Ver Versão Completa : Ponto fraco Dana44 willys dianteiro-CRUZETAS E SEMI EIXOS
Sandro Tannuri
08/12/2004, 17:18
Eu não deveria criar este topico pois me beneficio disso nas provas de trial mas como sou bonzinho. :lol:
Na prova de Trial Rock Crawling em SP tivemos umas 6 quebras de semi eixos dianteiros e/ou cruzetas nos D44 de Rural.
Vamos usar este topico para postar as soluções que cada um encontrou ou esta buscando.
Para começar sei que o Andre BH fabricou seu proprio semi eixo para uso de cruzeta grande. Como foi isso Andre?
O Regis me passou a seguinte msg em outro topico:
Superior Axles para Dana 44 inners and outers para 1 eixo US$750 lá
CTM Joints US$180 cada lá
Calculo uns US$2.000,00 posto aqui.
Abraços
Régis
Não acho que caibam semi eixos com cruzetas grandes nos munhões fechados.
Abraços,
Ian Moreira
08/12/2004, 19:16
Beleza Sandro :D
Essa seria uma solução plausível :?:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/eb3816fad1794898318ef86f1790373e.jpg
Outra mais de perto
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/a4335f0c33aa3bf5bdcc90a1a4c21b37.jpg
Sandro esse diferencial é do meu amigo João de Marco aqui de Anápolis, ele adaptou o munhão do Javali, no diferencial DANA 40(poderia ser DANA 44), cruzeta da C-10 , e mais uns rolamentos e retentores do Chevete, dá uma lida no tópico abaixo, que ele abriu:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1522
Sandro Tannuri
08/12/2004, 19:30
Eu tenho estas fotos aqui e o Jorge ja esta tentando achar um eixo de Javali para estudar.
Que tamanho tem estas cruzetas da C10? Sabe o codigo Spicer? Seria 5-297x?
Abraços,
Ian Moreira
08/12/2004, 19:34
Eu tenho estas fotos aqui e o Jorge ja esta tentando achar um eixo de Javali para estudar.
Que tamanho tem estas cruzetas da C10? Sabe o codigo Spicer? Seria 5-297x?
Abraços,
Sandro vou tentar falar com ele amanhã, e posto assim que tiver a posição :wink:
joao de marco tavares
08/12/2004, 20:30
Sandro beleza , as cruzetas são as mesma do jeep, troller , c-10 ,no site da dana tem a especificação, existe uma reforçada e outra normal .
Ref. ao diferencial são dana 44 o Ian viajou falando que era 40, quem montou para mim foi o Luiz Henrique lá do cocalinho no MT (http://www.planetaoffroad.com.br/p08n.htm ), aquele que tem um jeep controle remoto, ele só não deu garantia do seguinte , se eu der um pulo e cair acelerando forte, o resto pode meter a madeira, já fiz alguns testes, dei um salto de 1,50mt e nada com o bichinho.
O que eu usei lá , rolamento do chevette , retentor , garfo do cardã do jeep mesmo, cruzetas e o resto e usinagens de um bom torneiro.
Estou com um outro projeto usar o mesmo munhão do javali , só que em vez de cruzetas uzar homocinetica , igual ao do troller.
O que vc acha?
[´] sonhando com o proximo bicho
Sergio Rocha
08/12/2004, 20:38
Sandro
A da c-10 é a 5-153x , conforme site da Spicer.
http://www.dana.com.br/spicer/
[]'
Sergio Rocha
08/12/2004, 20:43
Completando
TABELA DE APLICAÇÕES
Montadora Veículo
FORD F 100
FORD F 1000
FORD F 350
FORD Galaxie
FORD Jeep
FORD Maverick
FORD Pick up
FORD Rural
GENERAL MOTORS AC10
GENERAL MOTORS AC14
GENERAL MOTORS AC15
GENERAL MOTORS ACD10
GENERAL MOTORS ACD14
GENERAL MOTORS Bonanza
GENERAL MOTORS C 10
GENERAL MOTORS C 15
GENERAL MOTORS C 15A
GENERAL MOTORS CD14
IVECO Daily 35.10 Chassi Cabine
IVECO Daily 35.10 Furgão
TROLLER Troller RF Sport
TROLLER Troller T4 TDI
VOLKSWAGEN D400
VOLKSWAGEN DoDge Charger
VOLKSWAGEN DoDge Dart
VOLKSWAGEN Kombi
VOLVO B10M CarDan Do VentilaDor
VOLVO B58 CarDan Do VentilaDor
fonte: Spicer
[]'
Sandro Tannuri
08/12/2004, 21:09
Pelo que o João e o Sergio postaram e a mesma do Jeep e Rural?! Será isso mesmo?
Se for não resolveu o problema de quebrar semi eixos e cruzeta.
E ai galera, cade as soluções usando a 5-297x ou 5-760x?
Abraços,
Beto Lacerda
08/12/2004, 21:21
na fourwheller de out ou nov tem uma materia bem legal dos beef 44's , uns dana 44 com bloqueio ARB e pontas de eixo 35 estrias do dana 60 ,mas num era muito barato não , vou procurar a revista e tento passar melhor as ideias da materia
[]'s
Sandro Tannuri
08/12/2004, 21:47
na fourwheller de out ou nov tem uma materia bem legal dos beef 44's , uns dana 44 com bloqueio ARB e pontas de eixo 35 estrias do dana 60 ,mas num era muito barato não , vou procurar a revista e tento passar melhor as ideias da materia
[]'s
Beto,
Usando peças importadas eu sei como fazer, o proposito deste topico e fazer isso em R$.
Abraços,
Marcos Ojeda
09/12/2004, 11:16
vcs já viram isso parece homocinetica
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/853624ebb4678ca850c4415dbd3eaec5.jpg
não ficaria melhor, pelo menos nos carros de rua a cruzeta foi abolida a muitos anos
joao de marco tavares
09/12/2004, 11:39
Eu fiz um medição rapida , a homocinetica cabe certinho no munhão do jeep.
será que e melhor que cruzeta?
Alexandre Vaz Ferreira
09/12/2004, 12:12
E ai pessoal
Só pra enriquecer o tópico (ou empobrecer :lol: ), deem uma olhada : http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3676&highlight=homocin%E9tica
O certo é que precisamos de uma solução pra esse problema, 6 quebras no trial é muito né :wink:
Um abração
Marcos Ojeda
09/12/2004, 12:30
Sandro o Meleção estava vendendo o Eixo dianteiro dele no qual ele chamava de e d44 hd com ball joint cruzetas ox semi eixos de 1 1/4 seria uma solução cara?
Eduardo Velo
09/12/2004, 13:11
Sandro e all , será que os jipes que sofreram quebras durante o Trial não tinha algum defeito na montagem do eixo ???
Tive problemas com o D 44 do Engesa (Tras.) pq soltou a porca do rolamento do pinhão , o serviço foi mal feito , e acabou criando dentes finos na coroa e pinhão (folga excessiva) , novamente montagem mal feita e lá se foi coroa e pinhão pro saco , comprometendo Sat./ plan. que depois veio a ser trocada tbm , montamos de acordo com a cartilha Dana , demora um bocado , mas já abusei pra caramba e até agora está com a mesma folga ...
Cruzeta sempre sendo engraxada , (as que tem pino grax.) , verificar óleo do dif. se não tem água , estrias (Engesa é 30) se estão em bom estado , mesmo assim é possível que haja quebra ???
Pneus maiores pode ser uma causa de quebra ??? qual seria o limite pra D. 44 ??? lembrando que alguns tinha 33" ...
[]s...
Sandro Tannuri
09/12/2004, 15:32
Homocinetica não é a melhor solução apesar das do Bill estarem resistindo bem.
O D44 do Melecão era importado então não conta, alem disso ele vendeu junto com o Jeep.
Não existem problemas de montagem em todos os jipes, esta quebrando porque e fraco mesmo para pneus acima de 35".
Como ja disse resolver importando semi eixos e cruzetas é mole, dificil e pagar os impostos e frete.
Cade os interessados??
Abraços,
joao de marco tavares
09/12/2004, 15:54
Estou com o Sandro e não abro mão.
Sandro , quer dizer que a homocinetica do Bill não vai muito longe.
Vou numa casa de cruzeta procurar uma pequena e grossa para colocar no proximo briquedim.
[´] Sonhando com o proximo
joao de marco tavares
09/12/2004, 15:56
Sandro e os seus eixos já vendeu?
Sandro Tannuri
09/12/2004, 16:40
Estou com o Sandro e não abro mão.
Sandro , quer dizer que a homocinetica do Bill não vai muito longe.
Vou numa casa de cruzeta procurar uma pequena e grossa para colocar no proximo briquedim.
Sandro e os seus eixos já vendeu?
Não disse nem acho que as homocineticas do Bill não vão longe, só não acho a solução ideal.
Ainda não vendi os eixos.
Abraços,
joao de marco tavares
09/12/2004, 17:06
Vcs sabiam que existe uma F-350 4X4 eixo rigido fabricada no brasil, com eixos DANA made in Brasil :lol: .
equipeminas4x4
09/12/2004, 17:21
Bom,
A solução que o André utilizou no Trial, desenvolvemos junto, inclusive serão utilizadas no KALANGO assim que ele chegar aqui em BH, nos próprios semi-eixos quebrados. As extremidades onde a cruzeta encaixa serão completadas com solda e posteriormente usinadas para a mesma dimensão das cruzetas originais, porém deixando a parede mais reforçada. Utilizamos uma cruzeta bem mais reforçada, que não me lembro a especificação agora, os copinhos com roletes foram eliminados e no lugar entra um novo copinho em aço especial, acoplando diretamente na cruzeta. Isto deve evitar que as cruzetas quebrem e levem o semi-eixo junto.
Não aconselho para uso no dia-a-dia, pois a lubrificação fica reduzida e não existe mais os roletes, porém para uso exclusivo no trial, vai funcionar.
[]´s
hugo.morais
09/12/2004, 17:24
Pessoal,
Se eu entendi direito, os semi-eixos do eixo dianteiro do engesa (Dana 30) são mais fortes do que o semi-eixos do eixo dianteiro da Rural? Minha dúvida é que sempre foi visto como um Upgrade a troca do eixo dianteiro do engesa pelo eixo da Rural, pq o eixo da Rural era mais forte por ser Dana 44.
Se o que eu perguntei no paragráfo anterior é verdade então o D44 da rural só é mais forte do que o do engesa coroa e pinhão, certo? Isso sem falar na facilidade de adaptar freios mais fortes no Dana 30.
Ah, já ví que foi muito discutido por aqui Eixo de Ruralx Eixo de Band e a conclusão que chegaram é que os dois são equivalentes. então se existisse as mesmas possibilidades para o eixo da Band, qual dos dois (Rural e Band) seria mais forte?
ramiro_eli
09/12/2004, 17:37
Eu fui um dos felizardos a estourar um semi-eixo dianteiro.
O diferencial dianteiro tinha acabado de ser revisado(12hs antes :shock: ) e BUMMM! Estorou a cruzeta, destruindo os dois semi-eixos e o munhão junto.
Montei tudo original de novo, mas sei que isso vai voltar a me incomodar.
Existem tambem alguns semi eixos que não tem cruzeta e sim uma espécie de castanha. Este tipo de semi eixo é mais resistente?
Marcel,
Se o semi eixo for submetido a solda, ele não ficará enfraquecido pela temperatura a qual foi exposto? Quando voce tiver a especificação da cruzeta posta aqui!
Sandro Tannuri
09/12/2004, 17:46
Vcs sabiam que existe uma F-350 4X4 eixo rigido fabricada no brasil, com eixos DANA made in Brasil :lol: .
Existe tambem a F250 4x4, tem uma galera em SP que tem acesso a esses eixos mas custa uma grana.
Se eu entendi direito, os semi-eixos do eixo dianteiro do engesa (Dana 30) são mais fortes do que o semi-eixos do eixo dianteiro da Rural? Minha dúvida é que sempre foi visto como um Upgrade a troca do eixo dianteiro do engesa pelo eixo da Rural, pq o eixo da Rural era mais forte por ser Dana 44.
O D30 do Wrangler e Cherokee tem uma cruzeta mais forte que os D44 de Rural, o do Engesa não tem.
Abraços,
Sandro Tannuri
09/12/2004, 17:52
Bom,
A solução que o André utilizou no Trial, desenvolvemos junto, inclusive serão utilizadas no KALANGO assim que ele chegar aqui em BH, nos próprios semi-eixos quebrados. As extremidades onde a cruzeta encaixa serão completadas com solda e posteriormente usinadas para a mesma dimensão das cruzetas originais, porém deixando a parede mais reforçada. Utilizamos uma cruzeta bem mais reforçada, que não me lembro a especificação agora, os copinhos com roletes foram eliminados e no lugar entra um novo copinho em aço especial, acoplando diretamente na cruzeta. Isto deve evitar que as cruzetas quebrem e levem o semi-eixo junto.
Não aconselho para uso no dia-a-dia, pois a lubrificação fica reduzida e não existe mais os roletes, porém para uso exclusivo no trial, vai funcionar.
[]´s
Marcel,
Não conheço nada de aços e tratamentos termicos mas sempre ouvi que solda atrapalha. O que voce acha?
Cruzetas sem roletes não são problema para semi eixos, eu mesmo uso isso no Hulk pois as cruzetas CTM são assim. A CTM usa buchas de bronze para evitar o atrito ferro com ferro.
Abraços,
hugo.morais
09/12/2004, 17:58
Sandro,
As cruzetas do semi-eixo dianteiro do engesa são as mesmas da transmissão do Jipe/F-1000, salvo engano... Lembro que uma vez eu precisei comprar e foi fácil de achar, essas cruzetas são fracas ou vc quiz dizer que os semi-eixos são fracos? :D
Sandro Tannuri
09/12/2004, 18:19
Sandro,
As cruzetas do semi-eixo dianteiro do engesa são as mesmas da transmissão do Jipe/F-1000, salvo engano... Lembro que uma vez eu precisei comprar e foi fácil de achar, essas cruzetas são fracas ou vc quiz dizer que os semi-eixos são fracos? :D
Os dois, as cruzetas são tão fracas quanto a da Rural e o semi eixo é mais fraco. 1,16" do D30 contra 1,25" da Rural/Jeep.
Abraços,
hugo.morais
09/12/2004, 18:23
Agora eu entendi! :lol:
Por um momento pensei que meu eixo dianteiro era bom! :lol: Então vou começar a pensar num futuro upgrade pra minha camper ;)
leopoldo
09/12/2004, 19:06
Bom, eu resolví o meu problema instalando as homocinéticas da toyota no meu CJ6 nos eixos dianteiros e traseiro(já colocaram a foto dela na página 1) e estão aguentando o V8 sem problemas. Tá certo que não fiz estrepulias no fora de estrada, mas comparando com as cruzetas do jeep que duravam uma semana, estou muito feliz.
Agora eu me lembrei de ter visto um filme de um cara mostrando como se quebram as cruzetas do eixo dianteiro de uma F350 4x4 na four wheeler magazine, no site. Nem essas aguentam se estiver esterçado. Vou ver se localizo o filme.
Acontece o seguinte:
As do jeep foram dimensionadas para um motor de 70 cv e como provávelmente todos nós temos muito mais que isso em baixo do capô, babau cruzetas.
A coisa fica muito pior quando se esterça pois o esforço extra faz com que ela quebre como se fosse de vidro.
Então, para quem tem jeep original e não quer ter dor de cabeça com aquelas cruzetinhas sem vergonha, para não quebrar no meio da trilha:
1-não dar trancos no acelerador em reduzida.
2-não acelerar muito com o eixo dianteiro esterçado no 4x4, muito menos se estiver reduzido.
3-quanto maior o pneu, mais cuidado ainda nesses itens anteriores.
Essas são as regras de sobrevivência para as cruzetas do eixo dianteiro.
Eu sei, quem tem jeep original está muito insatisfeito com isso mas é a regra do jogo.
ISSO É UMA LIMITAÇÃO DO EQUIPAMENTO!
Agora, nenhuma adaptação para solucionar este problema é fácil e/ou barato.
Simplesmente não existe a solução pronta além de caríssimas importações.
A minha solução passa por homocinéticas que eu acho caras, a confecção de 2 semi-eixos com tudo de torneamento, frezamento e tratamento térmico que tem direito e uma modificação no munhão externo para poder usar essa nova peça.
Sandro Tannuri
09/12/2004, 19:16
Leopoldo,
Falou e disse!
Imagina uma cruzeta que foi projetada para 70 CV e pneus 600x16 ter que aturar um 4.1 e pneus 35". Só pode quebrar.
Mas acontece que quase todo mundo que faz trial usa esses eixos então temos que arrumar uma solução economicamente viavel.
Eu ja vi la fora nos D60 usar uns semieixos feitos com flange de cardan, o que acha disso?
Abraços,
leopoldo
09/12/2004, 20:56
POrrA ! é um dana 60 ------SESSENTA ! ! !
Não temos isso aqui na versão dianteira.
O máximo que voce pode fazer com material aqui no Brasil é comprar um DANA 60 ou um 70 e fazer uma mistura com as pontas dos munhões fechados dos eixos das Dodge Commander.
A menos que você queira entrar no círcuito da importação dos EUA ai meu caro, voce traz o que quizer mas, haja grana.
É por isso que eu teimo em dizer que NÃO HÁ SOLUÇÃO ECONOMICAMENTE VIÁVEL para o simples jipeiro. Algumas soluções são viáveis mas passam beeeem longe de serem econômicas.
Eu já quebrei muito a cabeça tentando solucionar esse problema dentro desse parâmetro e o mínimo que eu conseguí foi o que uso hoje.
Para quem tem patrocíneo, quem sabe????
leopoldo
09/12/2004, 22:49
dei um salto de 1,50mt e nada com o bichinho.O que eu usei lá , rolamento do chevette , retentor , garfo do cardã do jeep mesmo, cruzetas e o resto e usinagens de um bom torneiro.
Estou com um outro projeto usar o mesmo munhão do javali , só que em vez de cruzetas uzar homocinetica , igual ao do troller.
O que vc acha?
Não sou o Sandro para responder mas, você fez uma enorme, gigantesca besteira.
O problema de quebra de cruzeta é o TORQUE, nada mais.
O dimensionamento de um componente desse tipo leva em consideração o momento torçor e as características do tipo do aço escolhido para determinar a espessura que pode carregar esse torque. Nada tem a ver com salto em altura ou distância.
O salto só prejudica o eixo levando à uma falha estrutural pois embora a tubeira seja de aço, a carcaça não é. A sua aventura nas alturas pode muito bem ter entortado a tubeira ou trincado a carcaça, ou empenado o garfo do munhão.
E sobre o eixo do javalí, a escolha do munhão aberto poderia até ser interessante se essa fábrica PICARETA não tivesse falido.
Eu procuro evitar trabalhar em peças de indústrias falidas porque daqui uns anos você poderá não ter mais peça de reposição e aí fica com um elefante bem branquinhio nas mãos. Fora não ter a mínima possibilidade de falar com o dept. engenharia e tirar qualquer duvida sobre as características desses componentes.
Quer um munhão tão tentador como esse ? veja o do JPX.
Só que não dá. É outro falido !
Não sou o Sandro para responder mas, você fez uma enorme, gigantesca besteira.
O problema de quebra de cruzeta é o TORQUE, nada mais.
O dimensionamento de um componente desse tipo leva em consideração o momento torçor e as características do tipo do aço escolhido para determinar a espessura que pode carregar esse torque. Nada tem a ver com salto em altura ou distância.
O salto só prejudica o eixo levando à uma falha estrutural pois embora a tubeira seja de aço, a carcaça não é. A sua aventura nas alturas pode muito bem ter entortado a tubeira ou trincado a carcaça, ou empenado o garfo do munhão.
Quebra em salto sim, ou até mesmo numa simples tirada de roda do chão.
Basta ficar acelerando...
Ai a diferença de rotação faz o serviço de quebrar semi-eixo ou similar.
Claro que é o mesmo torque que faz quebrar.
NÃO HÁ SOLUÇÃO ECONOMICAMENTE VIÁVEL para o simples jipeiro.
Leopoldo,
Aí é que está o gato....
Concordo que não há solução barata para o simples jipeiro... mas quem está fazendo Trial está preocupado em reforçar o carro, daí este economicamente viável cai por agua a baixo.......
O fato que temos é que os semi-eixos com CTMs colocados aqui no Brasil saem por volta de US$2.000, agora estamos tentando achar uma solução "parecida" (para não dizer copiada), mas feita aqui no Brasil à custos de nossa usinagem.
Se conseguirmos finalizar algo por volta de US$1.000 (R$3.000) feito aqui no Brasil isso ja é algo "economicamente viável"
Abraços
Régis
leopoldo
10/12/2004, 08:28
Ué !
Quem pediu algo economicamente viável foi o Sandro.
Viável já disse que há.
Economicamente falando, não sei o que voces consideram, afinal é do bolso de cada um.
Antes tivesse algo pronto para por no lugar daquele semi-eixo sem-vergonha do jeep.
e tem mais:
essas adaptações que voces estão tentando:
a cruzeta sem roletes até pode aguentar por ter o eixo sido acrescido do material onde antes estavam os roletes mas, será que os garfos do semi-eixo vão aguentar?
Acho que não. Mas para descobrir, só tentando.
equipeminas4x4
10/12/2004, 11:19
Leopoldo,
Justamente o garfo do semi-eixo é reforçado com solda e posteriormente usinado. Usamos uma cruzeta bem maior que a original e os "copinhos" são novos, eliminando os roletes. Como disse, o desgaste devido à falta dos roletes é bem maior. O Sandro disse que as dele tem buchas de bronze, o que eu penso não ter grande resistência para o uso que fazemos e deve apresentar folga com mais rapidez. Se bem que a função delas não terá tanto desgaste assim. Como só andamos com as rodas-livres desligadas por causa do ENSIMEC na dianteira, não vejo que problema nenhum de desgaste. Para evitar o problema da trava da cruzeta escapar, aproveitamos e soldamos os copinhos no semi-eixo. Vcs vão me perguntar se eu sou louco de fazer isso. Responderei, qd essa cruzeta quebra o semi-eixo vai pro saco também, como eu só pretendo substituir essa cruzeta qd ela quebrar novamente, não vou correr o risco de uma trava desta soltar e acontecer a mesma coisa.
[]´s... em testes no JPW do André com MWM 2.8 e assim que o pessoal de SP parar de copiar nossos carros, no Kalango também. :twisted: :twisted:
PS.: Régis, cadê nossos carros???
Régis, cadê nossos carros???
Não enche..... estamos desmontando eles para facilitar o envio pelo correio :lol: :lol: :lol:
Eles tão no pátio da transportadora e serão enviados em breve, provavelmente um por vez, dependendo do espaço para a formação de carga.....
Lembro que o transporte foi gratuito, e que a Transauto que pagou todos os custos envolvidos com impostos e etc.... então por favor não vamos pressioná-los para que tenhamos esse tipo de benefício no futuro em outras provas da UBROC
Abraços
leopoldo
10/12/2004, 11:49
TAÍ O SEU PROBLEMA, OU MELHOR, DA PEÇA.
A solda é considerada uma descontinuidade e é justamente por causa dela que vai romper. Pode não ser nem na solda em sí mas, no contorno dos grãos, uma região chamada de ZTA - zona térmicamente afetada.
Só vai funcionar se você mandar FORJAR o garfo.
E se não quebrar por esforço, quebra por fadiga pois, com é uma ZTA + regiões de diferentes características mecanicas unidas com pontos de solta, ou seja, uma verdadeira zona.
Só para você ter uma ideia de como essas coisas são sensíveis, a alguns anos um eixo de motor a jato rompeu e voou peça pra todo lado. Durante as investigações descobriu-se que a fratura do eixo foi devido ao simples fato de alguém, um dia, ter marcado com uma lapiseira 0,5 um risquinho ..... é, com a ponta do grafite.
Tudo bem, guardadas as devidas proporções entre o eixo do motor e as peças do jeep, isso é só para mostrar como pequenos detalhes podem por abaixo seu projeto.
E sua opção de solda nesses componentes não são uma boa ideia.
Você nem falou em examinar a área trabalhada por partículas magnéticas fluorescentes para saber se na usinagem ou na contração há micro-fissuras. Fora outras coisas básicas.
Tá vendo como pequenos detalhes são importantes?
Mas vai lá e faz o teste: esterça, poe em reduzida numa pista de areia e arranca umas 10 vezes.
equipeminas4x4
10/12/2004, 11:50
O Régis...
Td bem que eles que arcaram com o custo, que não é tão alto assim, pois as carretas voltam vazias de BH pra SP, mas tem gente que precisa do carro, o Gilvan por exemplo vai viajar com o carro no final-do-ano e ainda precisa dar manutenção nele antes da viagem. To preocupado com meu carro, póis tá sem a correia da bomba d´água e se eles ficarem manobrando muito tempo no pátio o motor vai pro saco. Olha isso pra mim por favor.
[]´s... preocupados
zecabaeta
10/12/2004, 18:26
Bom, enquanto estamos procurando uma solução plausível para esse problema, o que vai ser feito no meu carro é a simples colocação de um "batente". Ao que tudo indica, pelo menos no meu caso, o semi-eixo quebrou porque já não estava 100% e porque eu estava com a direção totalmente esterçada. Isso aliada à redução 6,5:1 e ao dif. 5,38:1 fez com que, apesar dos míseros 60 cv do meu motor e de toda a delicadeza no acelerador, todo o material parecesse de vidro.
Sei que não resolve 10% do problema e que vou perder curso de direção, mas pelo menos já é alguma coisa.
Abraços esperando uma solução
Sandro Tannuri
10/12/2004, 19:11
Leopoldo,
Ei vi a solução com flanges de cardan num D60 mas sera que não da para fazer num D44?
Esse negocio de economicamente viavel varia de acordo com cada um mas concordo com o Regis, o cara que gastou uma grana para fazer um jipe de trial e perde a prova por uma quebra de cruzeta passa a valorizar a cruzeta pelo valor total do jipe.
Marcel,
Que cruzeta e que copinho usaram?
Abraços,
leopoldo
10/12/2004, 19:17
Deixe eu lembrar vocês de apenas mais um detalhe que eu havia esquecido de mencionar, embora já tenha dito isso em outro tópico:
Para quem esta com bloqueio, aumenta mais ainda a chance de estourar o semi-eixo. Com o Limited slip é menor a possibilidade mas, com um bloqueio 100% é também de 100% de chance de quebrar. Assim, naquela lista de procedimentos para evitar a quebra fica da seguinte maneira, complementando o que já disse:
1-não dar trancos no acelerador em reduzida. ESPECIALMENTE DE RÉ.
2-não acelerar muito com o eixo dianteiro esterçado no 4x4, muito menos se estiver reduzido.
3-quanto maior o pneu, mais cuidado ainda nesses itens anteriores.
4-se tiver bloqueio no diferencial, mais cuidado ainda.
Quanto mais suave for a operação no acelerador
Quanto mais bem selecionada for a marcha
Quanto mais se usar potencia com as rodas alinhadas
menores as chances de estourar as cruzetinhas e ter que desmontar na trilha para não ficar com o munhão travado.
E de novo, Wallace , o salto não quebra a cruzeta, pode quebrar é o munhão, a carcaça do diferencial, os rolamentos ou empenar a manga de eixo ou o próprio eixo.
Sobre o que você falou, a diferença de velocidades, como quem faz curva com muita velocidade e a roda sobe no ar, ganha velocidade ao tocar no chão, pode causar um tranco no semi-eixo e sim, pode romper.
leopoldo
10/12/2004, 19:22
Sandro,
1- eu não sei se esse troço cabe dentro do munhão do jeep.
2- se o eixo não for bem feito, é ele que estoura e
3- só analisando o processo de fabricação para saber se vai sobreviver.
Com certeza lá nos EUA isso já foi resolvido, com um bom DANA 60 reverse cut e coisas assim.
Mas aqui, quero ver fabricarem.
Bom, enquanto estamos procurando uma solução plausível para esse problema, o que vai ser feito no meu carro é a simples colocação de um "batente". Ao que tudo indica, pelo menos no meu caso, o semi-eixo quebrou porque já não estava 100% e porque eu estava com a direção totalmente esterçada. Isso aliada à redução 6,5:1 e ao dif. 5,38:1 fez com que, apesar dos míseros 60 cv do meu motor e de toda a delicadeza no acelerador, todo o material parecesse de vidro.
Sei que não resolve 10% do problema e que vou perder curso de direção, mas pelo menos já é alguma coisa.
Abraços esperando uma solução
Pense bem... acho que um grande problema do Spider é justamente a limitação que ele fez... acho que vamos deslimitar... tem prejudicado em muito na prova.
E de novo, Wallace , o salto não quebra a cruzeta, pode quebrar é o munhão, a carcaça do diferencial, os rolamentos ou empenar a manga de eixo ou o próprio eixo.
Sobre o que você falou, a diferença de velocidades, como quem faz curva com muita velocidade e a roda sobe no ar, ganha velocidade ao tocar no chão, pode causar um tranco no semi-eixo e sim, pode romper.Quem costuma quebrar mais no salto é mesmo o semi-eixo, mas pode ser a cruzeta também. Temos N casos de quebra desta forma.
Sandro Tannuri
10/12/2004, 19:33
Sandro,
1- eu não sei se esse troço cabe dentro do munhão do jeep.
2- se o eixo não for bem feito, é ele que estoura e
3- só analisando o processo de fabricação para saber se vai sobreviver.
Com certeza lá nos EUA isso já foi resolvido, com um bom DANA 60 reverse cut e coisas assim.
Mas aqui, quero ver fabricarem.
Leopoldo,
Eu acho que não cabe e ai é que entra o munhão do Javali.
Vou procurar as fotos e postar aqui.
As suas recomendações para poupar os eixos se aplicam a jipes de trilha mas no trial não podemos ter tantos limites e cuidados.
Abraços,
leopoldo
10/12/2004, 19:47
Sim, isso é aplicável aos jeeps de trilha, de todos aqueles que estão lendo esse tópico.
Para vocês que de competição é só aguardar o estouro porque vai quebrar mesmo.
opções intermediárias nacionais:
1- coloque os munhões do eixo da toyota na carcaça do DANA 44. Já tem quem faz isso em são paulo. Usa-se a homocinética da toyota.
2- um eixo um pouco mais forte: ponha os munhões da dodge commander. Usa-se um eixo fabricado. Esse ainda não ví fazerem.
Sobre peças de javalí, já disse o que eu penso.
Deem uma olhada na Four Wheeler de Janeiro de 2005, tem uma materia "How to make your axles indestructible" ou coisa assim. Vale a pena!
Outro caso que nao foi mencionado, é que, por exemplo, quando o veiculo esta em descida em um angulo de 30º, o eixo dianteiro chega a receber mais de 30% mais peso do que se tivesse no plano, e se esse eixo for bloqueado, ai um semi-eixo pode acabar recebendo quase todo o torque do motor. Ai já viu...
Entao acrescentando ao texto do Leopoldo, cuidado em descidas e subidas, e lembre-se que a maior parte do torque vai pro eixo que esta "mais abaixo", devido a transferencia de peso. Isso é ainda pior em veiculos com menor "wheelbase", pois a transferencia de peso é maior. Uma ajuda seria aumentar o wheelbase do veiculo para cerca de 100", que seria uma otima relação para essa variavel.
leopoldo
11/12/2004, 11:44
Bom dia Ojaneri,
Na descida não há problema, todo santo ajuda. Você não acelera no 4x4, só pisa no freio.
Na subida, todo o peso do jeep se desloca para tras então alivia a carga no eixo dianteiro.
Mas na descida e você de ré subindo, haja semi-eixo. Na lama não há muito problema pois as rodas patinam, mas reduzido, numa ladeira, de ré, é só esperar aquele lindo ruido caraterístico de estouro de semi-eixo.
Mas isso acho que fica meio obvio.
É só o pessoal interpretar as condições de pior carga no eixo dianteiro e isso ajuda a não estourar ele.
Afinal, os semi-eixos dianteiros são na verdade 1/2 do que deveriam ser.
Sandro Tannuri
11/12/2004, 19:56
Achei a foto.
Isso seria mais facil de fazer?! Ou menos dificil?
Abraços,
Sandro Tannuri
11/12/2004, 20:12
Esta foto é melhor ainda, da para ver que basta fazer um eixo com estrias nas duas pontas e um flange tipo de cardan com estrias internas.
Abraços,
leopoldo
11/12/2004, 21:37
E QUEM SE HABILITA EM FORJAR O GARFO DE MUNHÃO INTERNO E O MUNHÃO EXTERNO ????????????
Sandro, cê tem ideia da dificuldade em fabricar as peças estruturais?????
O semi-eixo entalhado nas 2 extremidades, esse não tem segredo.
Mais fotos estão aqui:
http://4wheeloffroad.com/techarticles/131_0406_spl/
Sandro Tannuri
11/12/2004, 21:42
E QUEM SE HABILITA EM FORJAR O GARFO DE MUNHÃO INTERNO E O MUNHÃO EXTERNO ????????????
Sandro, cê tem ideia da dificuldade em fabricar as peças estruturais?????
O semi-eixo entalhado nas 2 extremidades, esse não tem segredo.
Mais fotos estão aqui:
http://4wheeloffroad.com/techarticles/131_0406_spl/
E ai que entra o do Javali.
Alem disso tem gente la fora que fez o garfo interno usando chapa de 1" dobrada e furada.
Abraços,
leopoldo
11/12/2004, 22:27
E ai que entra o do Javali
Aparentemente não há espaço para uma cruzeta maior que a do cardã.
A do cardã não serve. Tem que ser maior porque da cruzeta para o diferencial tem a redução da coroa-pinhão, fator de 4 a 6.
Olha as fotos dessa adaptação americana. O munhão é enorme !
Alem disso tem gente la fora que fez o garfo interno usando chapa de 1" dobrada e furada.
Isso pode ser uma baita barca furada. Não é só dobrar. Tem que desenhar o protótipo, saber que aço vai usar, tem que ser a quente, tem que ter um molde-gabarito, tem que usinar o assento dos pivôs em uma fresadora, fazer o furo do encaixe na tubeira, fazer um dispositivo para soldar na tubeira, inspecionar por partículas magnéticas, etc...etc... e depois tem de testar para não ser surpreendido com esse troço arrebentando numa estrada numa curva.
Possível é, mas é um trabalho bem interessante. O dimensionamento tem estar numa tolerância de 0,5 mm e 1º (nos angulos)
E o munhão externo?
Sandro Tannuri
11/12/2004, 22:40
Aparentemente não há espaço para uma cruzeta maior que a do cardã.
A do cardã não serve. Tem que ser maior porque da cruzeta para o diferencial tem a redução da coroa-pinhão, faotre de 4 a 6.
Olha as fotos dessa adaptação americana. O munhão é enorme !
A do cardan me parece maior que a dos semi eixos ?!
E o munhão externo?
Ai temos o maior problema. O jeito e usar o do Javali e fazer caber a cruzeta do cardan.
Ou usar o esquema mineiro com solda.
Ou a homocinetica da Toyota.
Ou o eixo completo do Troller com a bola invertida.
Ou munhões e semi eixos importados.
Ou um D60.
Ou levar reservas montados.
Aos interessados, quem prefere o que?
Abraços,
GuTo_Cerulli
12/12/2004, 09:25
Sandro e All,
Se a idéia é só pegar o munhão externo do Javali, acho que tem mais opções, pois temos carros, no mercado nacional, e em linha, com peças que podem ajudar, penso eu. Um exemplo, seria os munhões de carros, com suspensão independente na dianteira, tipo a suspensão SW4, acho que se as peças forem apropriadas, resolveriam muitos problemas, inclusive de up-grades futuros, pois lá fora exitem peças para tal...
leopoldo
12/12/2004, 10:57
Voces estão viajando!
A maior parte as SUV's é com suspensão independente na frente.
Nesse tipo de suspensão, o munhão externo é parte da ancoragem da suspensão.
Então não há geometria a ser aproveitada na montagem de um munhão externo desse tipo.
Só poderá ser usado munhão externo de eixo rígido.
Caro Sandro,
realmente o eixo dana 44 da rural a meu ver não é bom mas como é o que temos tenho procurado melhorá-lo o máximo possível. A solução que o Marcel descreveu eu vinha usando só que com copinhos com rolete e decidi usar copinhos sem rolete para ganhar mais resistência. A cruzeta é a 5297-x maior e mais resistente; acontece que o diametro do copo original é de 30 mm enquanto o da rural tem 27, por isso desenvolvi os copinhos sem roletes e que ficaram mais espessos mesmo com o diametro externo de 27.
As travas internas não funcionam, já se soltaram no meu e como percebi logo, desliguei a roda livre, ao desmontar a cruzeta estava OK, os copos quebrados e os semi-eixos começando a entortar nos mancais que seguram a cruzeta.
A solução que estou testando aumenta atraves de enchimento esta parte onde apoiam as cruzetas; concordo que geram mais tensão no material mas tenho usado aço 1020 e após medir a dureza das peças orifinais e das trabalhadas não houve grande diferença; os semi eixos originais são temperados por indução somente nas estrias e no apoio dos rolamentos até uma profundidade de 6mm. A meu ver é o melhor em termos de custo benefício até o momento. Meu motor tem muito torque e raramente quebro o semi-eixo, mas mesmo assim ando com reservas pois para o que fazemos, soluções de trilhas normais não se adequam muito não.
Lembro também que minhas cúpulas e flanges não são originais que a meu ver são muito fracos ; quem quiser saber mais sobre elas me avise.
Assim que o carro chegar vou desmontar e ver como se comportaram, além de trocar a capa seca da caixa que abriu ao final da prova de domingo.
Os pneus vão direto para o Sr. Eduardo para um desenho exclusivo e aí veremos o trem que pula na próxima ainda mais agressivo.
leopoldo
12/12/2004, 12:19
A do cardan me parece maior que a dos semi eixos ?!?
Sim Sandro, (atenção! os valores abaixo citados são aproxiamdos)
A do cardã é maior na altura/largura que a do semi-eixo [ OPA! corrigindo: só a largura é menor, o diâmetrro do copinho é igual ] é por isso que a cruzeta do semi-eixo vira farelo, porque entre o cardã e os semi-eixos há uma redução de 4 a 6:1; então aumenta o torque de 4 a 6, mas dividido em 2 rodas dá de 2 a 3X.
No jeep, a cruzeta do cardã é a 1310(5-121X) com altura 82,5mm e diâmetro do copinho 27mm. A resistência contínua é de 550Nm e transientes de 1 100Nm
Na cruzeta do semi-eixo, a resitência contínua é de 400Nm e transientes de 800 Nm.
Eu optei pelo uso da homocinética da toyota em que a resistência contínua é 1 900Nm e transientes de 2 900Nm e ruptura a 3 900Nm.
Agora, voltando para as opções de cruzetas:
Pelo esforço, o certo seria uma cruzeta tipo 1480 (5-263X) - altura 164mm e diametro do copinho 50mm. A resistência é de 1500 a 2800Nm
Não cabe nem por sonho pois o espaço no munhão do jeep é de 90mm.
As opções menores seriam:
A 1410(?): resistência de 1 115 a 2 100 ( não sei qual Spicer exatamente)
A 1330(5-273X): altura 92mm e o diâmetro do copinho 27mm resistência de 625 a 1 250
A 1350(5-297X ???): altura 92mm e diâmetro do copinho 30mm, resistência de ..........??? ( não tenho os valores)
Agora, lembrando que jeep pode ter bloqueio 100% e pode ficar dependurado em um só semi-eixo, o esforço poderia chegar a 4 a 6X o aumento de torque. Por isso que eu digo que é + fácil então quebrar !
Estou me referindo à cruzeta do semi-eixo que deveria ser MAIOR que a do cardã, para absorver esse aumento de torque.
IMPORTANTE:
Um outro fator que enfraquece a cruzeta, pelas observações e ensaios feitos lá nos EUA é que as travas dos copinhos não pode ser a meia lua. Tem de ser anel elástico.
Sandro Tannuri
12/12/2004, 19:40
André,
Me diga uma coisa, voce usou a cruz da 5-297X e o copinho da original do Jeep? É isso?
Leopoldo,
Vou tentar colocar a cruzeta do cardan com munhão de Javali e aquele esquema dos semi eixos, falta só arrumar um interessado em fazer a experiência ja que não tenho eixos de Jeep. Vou falar com o Jorge Freitas se ele quer experimentar.
Abraços,
leopoldo
12/12/2004, 20:46
coloquei mais uns dados acima
Não Sandro, fabriquei novos copinhos com diametro externo de 27 mme diametro interno condizente com o da 5297x que se não me engano é de 19 mm (não estou com os desenhos aqui) o que dá um copinho sem roletes com 4 mm de parede ; com o retrabalho nos semieixos aumento a base dos olhais de fixação e soldando os copos acabo como problema de soltura dos anéis de trava ; bom e o que perco?
1) fico com um menor raio de giro pois o reforço reduz o ângulo de trabalho do semi-eixo;
2) não aconselho para altas velocidades em 4x4 pois mesmo com óleo na cúpula e um furo na cabeço cos copinhos a lubrificação não é boa; como não uso o carro assim , fds.
a meu ver o ganho de resistência compensa?
o que acha ?
depois me fala quanto pagaste no dynatrac diant. e o peso atual do hulk.
Sandro Tannuri
15/12/2004, 10:42
Não Sandro, fabriquei novos copinhos com diametro externo de 27 mme diametro interno condizente com o da 5297x que se não me engano é de 19 mm (não estou com os desenhos aqui) o que dá um copinho sem roletes com 4 mm de parede ; com o retrabalho nos semieixos aumento a base dos olhais de fixação e soldando os copos acabo como problema de soltura dos anéis de trava ; bom e o que perco?
1) fico com um menor raio de giro pois o reforço reduz o ângulo de trabalho do semi-eixo;
2) não aconselho para altas velocidades em 4x4 pois mesmo com óleo na cúpula e um furo na cabeço cos copinhos a lubrificação não é boa; como não uso o carro assim , fds.
a meu ver o ganho de resistência compensa?
o que acha ?
depois me fala quanto pagaste no dynatrac diant. e o peso atual do hulk.
Andre,
Eu acho que se esta resistindo esta otimo, não sou muito de teorias ate porque não as tenho. Ate o momento é a melhor solução que apareceu.
Se quiser usar um D60 dianteiro existem soluções no Brasil beeeem mais em conta que um Dynatrac. Posso te arrumar o contato se quiser.
Quando pesei o Hulk em 2003 usava D30 e D35 com pneus 35" e pesou 1910 kg, agora com D60 e 39,5" acho que pesa uns 2300 kg.
Abraços,
Marcos Ojeda
16/12/2004, 09:16
alguem viu este sistema de cruzeta com uma bola ao inves de cruzeta, aparenta ser mmmuito mais forte que cruzeta. eu tenho um desses em um eixo de Rural canela fina que tenho guardado
leopoldo
16/12/2004, 09:45
Sim, era comum em jeeps antigos.
O problema é:
1- que não é mais fabricado.
2- só aparencia não engana. Só testando para ver até onde aguenta.
Mas com certeza está na mesma classe de resistência das cruzetas originais do jeep.
Se tivesse sido algo muito bom, teria ficado.
E olhando bem esse sistema, provávelmente deve ser uma bela fonte de vibração de semi-eixo.
joao de marco tavares
16/12/2004, 11:19
Aqui na minha cidade tem zero km pra vender.
Quem tiver interesse e só mandar uma MP.
leopoldo
16/12/2004, 13:27
João,
não que seja caso do pessoal comprar ou não,
mas é que sem conhecer a resistência desse componente, é só gastar $$$.
Uma coisa eu te garanto..............não resolve o problema aqui exposto de resistência mecanica para veículos modificados, mesmo porque esse componente foi projetado numa época anterior à cruzeta do semi-eixo do jeep, assim, problema por problema, essa peça é só mais um.
Marcos Ojeda
16/12/2004, 15:17
O problema é:
Mas com certeza está na mesma classe de resistência das cruzetas originais do jeep.
E olhando bem esse sistema, provávelmente deve ser uma bela fonte de vibração de semi-eixo.
Leopoldo o que nos estamos procurando, não é algo que nos de conforto mas sim muito mais resistencia (pneus grandes e trilhas pesadas)que as atuais cruzetas, nem tudo que é descontinuado é por falta de quaalidade, mas pode ser tb contenção de despesas ou pelo que vc disse desconforto ao sentir a vivração do conjunto.
Eu sinceramente olhanda a peça acho mais forte que as cruzetas, mais robusto.
Marcos Ojeda
16/12/2004, 15:18
O problema é:
Leopoldo o que nos estamos procurando, não é algo que nos de conforto mas sim muito mais resistencia (pneus grandes e trilhas pesadas)que as atuais cruzetas, nem tudo que é descontinuado é por falta de quaalidade, mas pode ser tb contenção de despesas ou pelo que vc disse desconforto ao sentir a vivração do conjunto.
Eu sinceramente olhanda a peça acho mais forte que as cruzetas, mais robusto.
equipeminas4x4
16/12/2004, 15:37
É isso Marcos, precisamos de resistência. O reforço do semi-eixo que estamos fazendo não aconselho pra ninguém que faça uso normal do seu 4x4. Nós só usamos o carro em condições extremas, qd não é assim, a RL tá desligada. Solução de resistência tem um monte, o que precisamos é com custo baixo. A solda no semi-eixo tem todo o problema que o Leopoldo disse sobre a ZTA, etc. só que se durar um prova nas condições que a gente exige, tá ÓTIMO. O que não pode acontecer é o filha da mãe quebrar no meio da prova.
Olhei esse semi-eixo com a rótula esférica, com certeza é bem mais resistente que a cruzeta. Só que pra fabricar um desse, o custo de material + usinagem + tratamento da estria não é barato.
[]´s
Aquele troço se cham de "vexier ball joint". É forte para ca.ra.lho, mas precisa de lubrificação constante. Não foi para frente este conceito exatamente por causa de problemas com lubrificação........
Para um semi-eixo de um jipe de Trial, acredito que poderia ser uma solução muito boa, desde que o cara o desmonte e relubrifique depois de cada prova.........
Abraços,
Um fornecedor nacional destas juntas é Imetex. O site deles é www.imetex.com.br mas não tem porra nenhuma lá.......... :roll:
Eu tenho um catálogo deles aqui na minha frente que tirei do arquivo. Têm um monte de tamanhos, de 13 mm até 100 mm de diâmetro.......
Bom, como alguns sabem, sou engenheiro mecânico com especialização em projeto de máquinas industriais. Ou seja, de fazer este projeto seria só fazer que faço todo dia........
Se que estou arrumando para a cabeça, mas vocês querem que eu desenhe esta merda procês?!?!. Acontece que acabei de receber em casa dois eixos dianterios da Rural, então posso tirar as medidas......
Só me fodo.......... :? :mrgreen:
Abraços,
Aqui na minha cidade tem zero km pra vender.
Quem tiver interesse e só mandar uma MP.
Quanto?
leopoldo
16/12/2004, 16:26
Aqui tem um diagrama da mesma:
http://www.jeeparts.nl/Onderdelen/Jeep_Parts_Catalogus/vooras_univ_kogels.htm
http://www.jeeparts.nl/Onderdelen/Jeep_Parts_Catalogus/pic-50.jpg
A junta da Imetex é semelhante essa "Tracta", só que a bola é uma peça só. O pulo do gato será de tentar enfiar dentro do espeço disponível peças padrão da Imetex ou no máximo aproveitando peças brutas para posterior usinagem.........
Abraços,
joao de marco tavares
16/12/2004, 16:37
Amanha eu vejo e falo para vcs , o ano passado eu vendi umas destas para o portugues zeradas tambem.
Pode falar com o portuga que foi ele quem comprou.
Caro Sandro, só hoje pude pegar o carro e acabei desmontando o semi-eixo para dar uma olhada, qual não foi minha surpresa ao constatar que os semi eixos estavam inteirinhos mas um dos copinhos (justamente o que não havia soldaddo em torno dele na sua totalidade pois estava começando a ficar duro dificultando o semi eixo a girar quando o estava finalizando ) havia se soltado. Pode parecer engraçado mas fiquei satisfeito pois não danifique os semi eixos, a cruzeta estava intacta e perfeitamente fixada na parte longa do semi eixo e o mellhor de tudo o mesmo continuava a tracionar mesmo sem os copos da parte curta.
Jamais havia visto um semi-eixo ser submetido ao esforço como o daquela prova ( e vários quebraram) e olha que meu motor deve ter o maior torque de todos que estavam lá, soltar copo de cruzeta e não danificar o semi-eixo e muito menos a cruzeta.
Creio que o problema foi ter usado material muito duro nos copinhoe e que acabou fragilizando a solda em sua borda; vou mudar o material e continuar a testar.
O outro lado que ficou bem ajustado na montagem e com solda total nos quatro copinhos está perfeito ( e é o lado menor que normalmete quebra mais pois aguenta menor torção).
A meu ver é a melhor alternativa nacional e de menor custo.
Quem tiver outra que apresente,
Essa junta que o pessoal vem comentando também acredito ser mais forte mas é muito difícil de encontrar, tento conseguir uma há tempos para poder copiar mas o problema maior deve ser de usinagem que não fica barato não, aliás creio ter sido este o problema de descontinuidade dessa peça além da pior lubrificação que não é problema para o trial.
Outra coisa boa , sequer uma gota dágua nos eixos, mesmo com toda aquela água .
Agora é só trocar a capa seca que quebrou, desempenar o cardã e pneus 3k para encarar a próxima prova.
abraço,
joao de marco tavares
17/12/2004, 11:04
Regis o cara só tem um par completa , mas é do jeep e é nova , nunca usada, o cara faz cada R$100,00 , e ele tem mais uma do lado comprido do jeep tambem.
Quem quiser depois do Regis e só falar.
A unica coisa que vc ira gastar a mais e como frete , hehehe este e eu quem faço fica R$30,00 para Sampa.
[´] catirando
Marcos Ojeda
17/12/2004, 11:15
eu fico com essa que é Somente o lado compridp, eu tenho o lado curto, e faço o jogo.
me avise como faço para pegar isso
Marcos Ojeda
17/12/2004, 11:19
é o semi-eixo interno, bola e o semi eixo externo, ok
Pra mim não vai servir pois meus eixos são de Rural (um pouco mais largos) :(
Marcos,
Dá para você emprestar um desses conjuntos pró Régis para a gente tirar as medidas?!?
Abraços,
Marcos Ojeda
17/12/2004, 11:44
vou pegar tudo e a gente da um jeito ok
Marcos Ojeda
17/12/2004, 11:47
se é de jeep para mim tb não serve
Sandro Tannuri
17/12/2004, 20:30
André,
Interessante, só faltou travar melhor o copinho então.
Eu e o Jorge estamos tentando colocar a cruzeta do cardan no munhão usando o do Javali. Vamos ver no que dá. A diferença de tamanho e muito grande e espero ser suficiente para aguentar o tranco.
Abraços,
OK Sandro, me fale qual o código dessa cruzeta pois aqui em BH tem um representante de uma fábrica americana que produz cruzetas de melhor qualidade e resistência que as nacionais . Não sei se conhece mas elas são muito apreciadas pelo pessoal de carga pesada e mineração a marca é CCL.
Agora só por curiosidade, acha que é mais resistente que a 5297x?
Se conseguir a tensão máxima que ela foi dimensionada, avise.
Sandro Tannuri
18/12/2004, 18:47
Andre,
A que vamos tentar e a 5-121x que é a do cardan do Jeep. Parece que os codigos Spicer são diferentes no Brasil e EUA pois vi uma referência neste topico que o tipo 1310 é a 5-297x la nos EUA e sei que uma 1310 e com certeza a 5-121x aqui no Brasil então talvez a 5-121x(Brasil) seja igual a 5-297x(EUA).
Estranho mas talvez seja. Eu tenho como confirmar isso pois tenho as duas basta achar a 5-297x que não uso mais e medir, vou tentar fazer isso.
Nunca ouvi falar dessa CCL.
Abraços,
Gilbertojipeiro38
18/12/2004, 21:47
voces ja tentaram usar eixos dianteiros de trator como ZF, Carraro ou mesmo Spicer eles tem reducao final planetaria no cubo e aguentam mui disaforo de peao nas fazendas
leopoldo
18/12/2004, 21:58
Sandro,
Essa semana que passou, movido pela mesma curiosidade em relação a esses códigos, fiz contato com a divisão da engenharia da DANA sobre as cruzetas. Veja o que eles esclarecem:
"As denominações 1310, 1410, 1550, etc são as séries das cruzetas e definem sua capacidade de transmissão de torque.
Existem várias cruzetas para uma mesma série, mas com diferentes características.
Por exemplo, as cruzetas 5-160X, 5-462X e 5-815X são todas da série 1410, ou seja, possuem a mesma capacidade de torque e as mesmas dimensões externas de montagem, mas mudam alguma coisa na vedação e no processo de fabricação.
O número da cruzeta não identifica a série e podem existir várias cruzetas da mesma série, ou seja, não há como fazer uma correlação simples entre os números tipo 5-XXX e as séries 1310, 1410, 1550, etc.
Por outro lado, como eu já tinha citado, a série identifica a capacidade de transmissão de torque da cruzeta, mas esse não é o único critério a ser considerado na hora de definir uma aplicação. É preciso verificar também a questão da durabilidade, acelerações (inerciais e torsionais) e rotação crítica, basicamente.
A durabilidade dependerá do tipo de aplicação e ângulos de trabalho, da mesma forma que as acelerações.
Já a rotação crítica vai depender das dimensões do tubo do cardan.
Às vezes, o simples fato de alteração em ângulo de trabalho com o mesmo torque
transmitido já vai exigir uma troca de série para que se possa manter a
mesma vida útil do cardan"
Pelo menos consegui identificar como 1310 a cruzeta do cardã do jeep, a antiga 5-121-X, que já mudou o código.
Sandro Tannuri
18/12/2004, 22:24
Legal Leopoldo!!
Eu desconfiava disso , procurando no site da Dana achei varios codigos para cruzetas de cardan que sei com certeza serem 1310.
Achei essa tabela de medidas no Pirate4x4:
U-joint series Joint width (W) (inches) Cap diameter (D) (inches) Maximum Angle Continuous rating (lb-ft) Short Duration rating (lb-ft)
1310 3.219 1.062 30 130 800
1330 3.625 1.062 20 150 890
1350 3.625 1.188 20 210 1240
1410 4.188 1.188 37 250 1500
Ficou meio fora de ordem mas da para entender.
Existem varias outras series mas essas são as mais comuns em cardans automotivos.
Eu vou medir uma 5-297x(D30 e D44 EUA) assim que puder para confirmar se é uma 1310 mesmo e se for basta então fazer caber a cruzeta do cardan no munhão usando as peças do Javali e pronto.
Abraços,
A 5297x tem diametro do copinho de 30 mm (1,188 pol) ; tá mais para a série 1350 .
Quanto à cruzeta ccl Sandro, te asseguro que é mais forte que a spicer é qualquer outra nacional; o acabamento também é perfeito, creio mesmo que só perde para uma ox ou CTM.
Não creio que grandes empresas de mineração estariam usando-a se não fossem realmente boas pois o custo de máquina parada é infinitamente superior à diferença de preço de cruzetas. Se quiseres experimentar me avise que posso ver quanto sai a cruzeta que o Jorge pretende usar ; vale a pena tentar.
Sandro Tannuri
19/12/2004, 16:57
Andre,
Vamos primeiro fazer a cruzeta caber e depois te falo o tamanho que deu certo para experimentar uma CCL.
Abraços,
leopoldo
20/12/2004, 13:32
Pessoal:
Vejamos as capacidades das cruzetas DANA em lb.ft - (N.m), contínuo e transientes:
1310 130 a 800 - (176 a 1 100)
1330 150 a 890 - (203 a 1 250)
1350 210 a 1 240 - (285 a 1680)
1410 250 a 1 500 - (338 a 2 033)
Vejamos a homocinética da toyota Band nacional:
contínuo: 1 900 N.m e transientes: 2 900 N.m e ruptura a 3 900 N.m
Fica óbvio que nem a 1410 sobrepuja a capacidade da homocinética, então eu fico curioso do porque vocês teimam em bater a cabeça com cruzetas no munhão, mesmo colocando a cruzeta de cardã no munhão, mesmo modificando garfos e soldando copos de cruzetas, mesmo tentando colocar algo dentro do munhão do javali (extinto), mesmo tentando outras cruzetas que, diga- se de passagem, não podem ser muito superiores Às da DANA - (mesmo se for 30% a mais não resolve).....etc...etc...etc...!
Não seria mais simples fazer como já é feito para o troller de competição do Paris-Daccar ?
Um eixo híbrido: miolo Dana 44 e tubeira/munhões da Toyota, sendo que já tem que faz isso???????
Marcos Ojeda
20/12/2004, 13:55
Explica melhor o que temos que fazer, usemos o tubo do dana 44, e os semi-eixos? o munhão?, a manga e o cubo?
leopoldo
20/12/2004, 15:15
Carcaça DANA 44
Diferencial DANA 44
Tubo - parte DANA 44, pontas da toyota (MUNHÃO INTERNO)
Semi-eixos fabricados sob medida
Munhões externos da toyota + homocinética+manga de eixo+cubos+roda-livre+miscelaneas.
Quem faz isso é o eng Marcelo - 11.5533-9691
marcelobuchli@aol.com.
Elmer_Jeep
20/12/2004, 17:26
Sandro, Elcio e Pessoal:
Vejamos as capacidades das cruzetas DANA em lb.ft - (N.m), contínuo e transientes:
1310 130 a 800 - (176 a 1 100)
1330 150 a 890 - (203 a 1 250)
1350 210 a 1 240 - (285 a 1680)
1410 250 a 1 500 - (338 a 2 033)
Vejamos a homocinética da toyota Band nacional:
contínuo: 1 900 N.m e transientes: 2 900 N.m e ruptura a 3 900 N.m
Fica óbvio que nem a 1410 sobrepuja a capacidade da homocinética, então eu fico curioso do porque vocês teimam em bater a cabeça com cruzetas no munhão, mesmo colocando a cruzeta de cardã no munhão, mesmo modificando garfos e soldando copos de cruzetas, mesmo tentando colocar algo dentro do munhão do javali (extinto), mesmo tentando outras cruzetas que, diga- se de passagem, não podem ser muito superiores Às da DANA - (mesmo se for 30% a mais não resolve).....etc...etc...etc...!
Não seria mais simples fazer como já é feito para o troller de competição do Paris-Daccar ?
Um eixo híbrido: miolo Dana 44 e tubeira/munhões da Toyota, sendo que já tem que faz isso???????
Essa do troller eu não sabia. :D
Carcaça DANA 44
Diferencial DANA 44
Tubo - parte DANA 44, pontas da toyota (MUNHÃO INTERNO)
Semi-eixos fabricados sob medida
Munhões externos da toyota + homocinética+manga de eixo+cubos+roda-livre+miscelaneas.
Quem faz isso é o eng Marcelo - 11.5535-9691
acho que é esse o nº.
Meu CJ tem essa configuração e estou muito satisfeito desde que fiz o serviço.
Um detalhe que pode servir pra alguma coisa nessa adaptação: Não sei se o comprimento dos semi-eixos dianteiros(dana e band) é o mesmo, porém as 30 estrias do Jeep são 1mm mais profundas que as da band.
Tudo bem, e daí: Daí que no diferencial trazeiro do meu Jeep eu uso semi-eixos da band onde apenas aprofundei as estrias +1mm pra encaixar nas planetárias do Dana 44.
[]'s apoiando e compartilhando a idéia do Leopoldo. 8)
(editando com fotos dos semi eixos dianteiros do CJ5 e da band)
Sandro Tannuri
21/12/2004, 00:49
Leopoldo,
Deve ter algo que não estamos levando em consideração na comparação. Eu ja quebrei homocinetica de Land Rover com pneus 33" , será que a da Toyota e tão mais forte que resistiria aos 39,5" que uso hoje? Acho que não.
Eu copio mais do que crio e ninguem nos EUA usa homocineticas em eixos HD, todos usam cruzetas. Tem os eixos Unimog que usam uma junta CV mas acho que é diferente das homocineticas que estamos acostumados.
O pessoal que usa Toyota lá sempre que pode aposenta as "Birfield joints" e substituem por cruzetas.
Os Trollers de rali ou qualquer outro 4x4 não podem ser comparados aos jipes de trial quanto a capacidade de quebrar eixos.
Não tenho como comprovar porque nenhum louco iria me emprestar os eixos para teste mas garanto que quebro eixos de Toyota bloqueados muito facilmente numa prova de trial, basta virar a direção toda e despejar os poneis quando estiver preso em algum obstaculo.
Ja temos a solução do Andre(BH) e vamos continuar tentando.
Abraços,
leopoldo
21/12/2004, 08:37
Sandro,
infelizmente não temos a riqueza de opções dos americanos, que até ficam perdidos de tantas que são.
1-Birfild joints estouram mesmo - se esterçar e mandar ver o pé e tem gente que faz reforço nas birfilds (Lá nos EUA e não é difícil). Mas que pelo menos é mais resitente que as cruzetas do cardã, isso é mesmo. Para DANA 44 com pneus até 35", tá muito bom. Bloqueado.....bom.....já ficou claro que tem que ter cuidados extras.
2- Mesmo essas opções de cruzetas maiores como as dos eixos da DANA 60 e pneus 36" - eu já ví moer nas mesmas condições. Não sei se vocês viram o filme de como o cara quebra a cruzeta esterçando, na página da Petersen. Isso foi ano passado.
Pela experiência que eu tenho, para eixos equipados com pneus 39,5" e acima, deveria ser DANA 70 com munhões de Dodge Comnander, ou do mercedes 1313 - 4x4.
Qualquer coisa mais fraca vai quebrar se afundar o pé.
Então , boa sorte.
Um D60 em boas condições aguenta qualquer coisa que um jipe de trial ou rockcrawling normalmente vai enfrentar, até com pneus de 44".........
E antes que alguém fala algo ao contrário...........
Quebra faz parte........... :wink:
Abraços,
Henrique Josino
21/12/2004, 10:07
Pra participar um pouco do tópico......., já q de cruzeta to aprendendo....cada uma q vcs colocam ai tem q passar la no google pra “traduzir”. :roll: :roll: :roll:
Segue o vídeo da Petersen do cara quebrando a cruzeta..........
http://planeta.terra.com.br/esporte/defender90/The%20Break.mov
É 8.9MB e o aquivo é MOV.
O legal é ver em câmera lenta o negocio estourando!!! :twisted:
[]’s
ramiro_eli
21/12/2004, 10:22
Henrique,
O link não está funcionando... :(
equipeminas4x4
21/12/2004, 10:25
Bom, por enquanto vamos ficando com a solução caseira. Até agora é a mais barata que apareceu e que com certeza resolve os problemas temporariamente. Qd colocar os 38 eu falo se vai aguentar também ou não. :wink: :wink:
[]´s
Marcos Ojeda
21/12/2004, 10:43
Henrique,
O link não está funcionando... :(
só clique com mause ao contrario ou seja lado direito e mande salvar destino como, assim da certo
leopoldo
21/12/2004, 13:42
Excelente Josino.
Era esse mesmo !
Um D60 em boas condições aguenta qualquer coisa que um jipe de trial ou rockcrawling normalmente vai enfrentar, até com pneus de 44"
o f#da vai ser arrumar um D60. ($)
ate seria interessante se nao fossem tao raros, os dianteiros principalmente.
ja o eixo de um 1313 ou 1513 4x4 da pra encontrar, mas colocar um eixo de 500 quilos (ou mais) no jeep vai ser outro desafio.
[]´s
leopoldo
21/12/2004, 15:37
ELCIO,
Eu não estava mencionando colocar os eixos e sim os munhões ......... fazer um eixo híbrido miolo dana 44, 60 ou 70 e ponteiras por exemplo 1313.
humm, tem razao.
me desculpe.
joao de marco tavares
21/12/2004, 17:46
Pessoal aquele eixo que saiu no chevrolet C-60 traçado que modelo que é,
tem dois num ferro velho , e esta completinho ele e com munhão fechado.
Serve para alguma coisa aquilo.
Marcos Ojeda
21/12/2004, 17:55
João peguei o semi-eixo, mas é do 51 cj3a dana 25/27 verei o que vou fazer e te aviso
Sandro Tannuri
21/12/2004, 20:21
Sandro,
infelizmente não temos a riqueza de opções dos americanos, que até ficam perdidos de tantas que são.
E verdade, imagina achar D60, V8 e cambios auto em qualquer desmanche? Seria bem legal.
1-Birfild joints estouram mesmo - se esterçar e mandar ver o pé e tem gente que faz reforço nas birfilds (Lá nos EUA e não é difícil). Mas que pelo menos é mais resitente que as cruzetas do cardã, isso é mesmo. Para DANA 44 com pneus até 35", tá muito bom. Bloqueado.....bom.....já ficou claro que tem que ter cuidados extras.
Achei que as birfields fossem como nossas homocineticas!? Pelo visto não são! E isso? Dá para ver que entendo tudo de Toyotas.
2- Mesmo essas opções de cruzetas maiores como as dos eixos da DANA 60 e pneus 36" - eu já ví moer nas mesmas condições. Não sei se vocês viram o filme de como o cara quebra a cruzeta esterçando, na página da Petersen. Isso foi ano passado.
Pela experiência que eu tenho, para eixos equipados com pneus 39,5" e acima, deveria ser DANA 70 com munhões de Dodge Comnander, ou do mercedes 1313 - 4x4.
Qualquer coisa mais fraca vai quebrar se afundar o pé.
Então , boa sorte.
Um D60 com certeza aguenta bem o tranco até um 42", acima disso ou tem que ter cuidado com o acelerador ou usar um D60 melhorado tipo com semi eixos e cruzetas mais fortes.
Abraços,
leopoldo
21/12/2004, 23:04
Achei que as birfields fossem como nossas homocineticas!? Pelo visto não são! E isso? Dá para ver que entendo tudo de Toyotas
Pode ficar sossegado que são as mesmas.
Só que tem um cara lá que ficou famoso por retrabalhar elas e deixar um pouco + resistentes.
Como o Sandro mesmo disse, infelizmente não temos as opções de lá.
Homocinéticas reforçadas funcionam bem;tinha no meu J quando era quase original e fazia Raid, o motor era bem mechido e o bicho acompanhava carros mais velozes . Com o carro totalmente bloqueado, o esforço é muito grande e a condução é muito diferente. Raramente se vê uma toyota V* lá nos states com homocinéticas originais, taçlves por terem a opção dos dana 60 muito mais em conta.
O grande problema de eixos muito grandes também é o peso, colocar um diferencial de caminhão provavelmente não vai quebrar mais mas em compensação vais acabar com o carro principalmente na distribuição de peso e suspensão.
Infelizmente ainda somos uma minoria e a indústria automobilística e de auto peças ainda não acordou para nosso segmento, provas como o endurance trial e rockcrawling tem tudo para alavancar isso também, vamos continuar falando e fazendo que um dia a coisa fica mais fácil.
grande abraço,
Jorge Grego
22/12/2004, 14:03
Caros amigos.
Me esclareçam uma dúvida.
O que motiva mais a quebra das pontas de eixo, a altura do pneus ou sua largura?
Abraços
Jorge
leopoldo
22/12/2004, 14:26
Basicamente o aumento no diâmetro do pneu, não a largura, mas não só isso. Veja:
Aumentando-se o diâmetro, lembra-se daquela história no 1º colegial: momento é força vezês distância? aqui é visto como torque (torção) na ponta de eixo é igual força de contado vêzes a distância.
Assim, aumentando-se peso sobre o eixo, aumentando-se o diâmetro do pneu, aumenta-se a carga no eixo (diga-se: semi-eixo).
Mas mesmo mantendo-se o mesmo motor, voce sobre carrega o semi-eixo se colocar uma relação coroa-pinhão mais curta, um cambio com a 1º mais curta, um motor mais potente, ou simplesmente um blocante 100%. usando reduzida, piora.
No caso em questão, o que mais preocupa o pessoal desse tópico e que nos jeeps e assemelhados ocorre tudo isso junto, aí o eixo fica fora da faixa para qual foi projetado ou no limiar extremo de utilização.
E enquanto o pneu derrapa, tudo bem mas a hora que encavala num buraco ou gruda na lama..............POWW !
Jorge Grego
22/12/2004, 16:17
Muito obrigado Leopoldo.
E parabens pela sua viatura.
Abraços
Jorge
Jorge Grego
24/12/2004, 01:00
Caros amigos, por favor, me corrijam se eu estiver errado.
Caso eu escolha um pneu 35 e baixe bem a pressão dele, ele forçaria menos as pontas de eixo, porque a altura ficaria menor, e funcionaria como um Mattracks pois haveria uma área de contato muito grande do pneu com o solo.
Então seria valido ter pneus 35 ou maiores, andar com eles cheios e nas trilhas baixar o maximo a calibragem deles?
Abraços
Jorge
leopoldo
24/12/2004, 09:39
Não, porque a maior área de contato equivale a um maior "agarramento", embora com uma altura menor. Uma coisa compensa a outra.
E para rodar com essa pressão muito baixa você vai ter que usar bead locks.
Custo !
Jorge Grego
24/12/2004, 10:05
Obrigado Leopoldo.
Mas imaginado usar os bead locks, vc acha que melhoraria o desempenho nas trilhas.
Faz tempo estou querendo trocar os pneus, mas ainda não me decidi, do jeito que esta hoje, ele vai muito bem nas trilhas e não tem perigo de quebrar e como tem um bom guincho, se encalhar é so usa-lo.
Mas estou querendo sempre melhorar.
Abraços
Jorge
Sandro Tannuri
24/12/2004, 10:13
Eu pego essa Leopoldo,
Jorge,
Tudo tem que estar equilibrado, abaixar demais a pressão dos pneus apesar de aumentar muito a area de contato vai aumentar tambem a chance de ficar preso pela " bola" do diferencial que vai estar bem mais proxima do chão.
Esse lance de pressão de pneu como tudo num jipe tem que estar adequado, nem muito nem pouco.
Abraços,
leopoldo
24/12/2004, 10:36
Complementado o que o Sandro falou:
No meu entendimento, pressões baixas e bead locks é para um tipo de esporte como o rock crawling onde com isso você tem menor risco de rasgar o pneu além da maior área de contato. Onde também vai-se beeem devagar.
Pressões muito baixas geram enormes tensões nas camadas de borracha que tendem a fazer o mesmo delaminar. É por isso que o fabricante geralmente recomenda não baixar para menos de 20 psi (ou em torno de...). No exemplo acima, como vai-se devagar, isso não chega a ser problema.
No caso de terrenos lamacentos, para aproveitar melhor o princípio de tração e empuxo gerado pelo pneu lameiro no mar de lama, o melhor é usar o pneu com a pressão adequada, que é a normal do dia à dia. Aqui, o que vale é o pneu espalhando lama para trás em velocidade. Lama para trás, jeep para frente.
Como o Sandro falou, é um caso de ajuste e equilíbrio.
Henrique Josino
03/01/2005, 09:52
Pra participar um pouco do tópico......., já q de cruzeta to aprendendo....cada uma q vcs colocam ai tem q passar la no google pra “traduzir”. :roll: :roll: :roll:
Segue o vídeo da Petersen do cara quebrando a cruzeta..........
http://planeta.terra.com.br/esporte/defender90/The%20Break.mov
É 8.9MB e o aquivo é MOV.
O legal é ver em câmera lenta o negocio estourando!!! :twisted:
[]’s
Estou tirando o video hoje a noite :( ......quem não baixou, copia ele logo q depois só la na Petersen.... :roll:
[]'s
FrommarS
10/01/2005, 23:02
Alguem sabe dizer quais os eixos usados no javali? Eles são muito ruins? Se pensar no uso em trilhas e não em provas.
Obrigado
Hasta
O Edvaldo da Suzucar está vendendo um eixo dianteiro do Trolha por R$ 3.000. Para um de vocês, isso seria uma solução boa.........
Abraços,
Sandro Tannuri
11/01/2005, 23:22
O Edvaldo da Suzucar está vendendo um eixo dianteiro do Trolha por R$ 3.000. Para um de vocês, isso seria uma solução boa.........
Abraços,
Ja tem gente interessada e a essa hora ja deve ate ter comprado.
O Jorge esta tentando a solução do Javali e em alguns dias vou postar o resultado aqui.
Abraços,
Beto Lacerda
13/04/2005, 11:28
O Jorge esta tentando a solução do Javali e em alguns dias vou postar o resultado aqui.
Abraços,
Sandro o Jorge teve algum progresso ???
[]'s
equipeminas4x4
13/04/2005, 13:28
Eu e o Leo estamos em contato com a ENSIMEC, para desenvolvimento de 2 soluções básicas:
1- semi eixo reforçado com cruzetas maiores para o D44 Rural - Tipo a solução que estou usando, porém nada de solda no semi eixo.
2- novo diferencial, utilizando apenas o miolo do D44, o resto é tudo novo, inclusive os tubos, tentando aproveitar manda, freio à disco e mais alguns componentes.
[]´s
Elmer_Jeep
13/04/2005, 15:48
Marcel, a opção 2 seria uma carcaça D44 com munhões diferentes e que receberia os semi eixos com cruzetas da opção 1 :?:
[]'s curiosos.
leovalle
13/04/2005, 17:29
Marcel, a opção 2 seria uma carcaça D44 com munhões diferentes e que receberia os semi eixos com cruzetas da opção 1 :?:
[]'s curiosos.
Não,
A idéia é termos as bolas do d44 com o resto da configuração do dana 50 ou 60, munhão aberto.
A ENSIMEC venderia um Kit com tubos canela grossa, semi eixos, munhão etc. Você tem que arrumar uma bola de dana44 que pode ser de jipe. dessa maneira desinflacionamos tb oos eixos de rural, que já bem servem a categoria de trial modificados.
Agora, nada vai impedir que vc compre os semi separados. A previsão é que sejam confeccionados somente 30.
[]'s
equipeminas4x4
13/04/2005, 18:50
É +/- isso que o Leo falou, seriam 2 semi-eixos diferentes, o 1º para tender a configuração original a 2ª para atender a galera mais exigente.
[]´s
Dennis Figueiredo
13/04/2005, 22:54
Bom...... claro que tudo isso me interessa..... mas temos que ver o preço.... eu pretendo num futuro não muito distante calçar 40" então me coloque na lista de provável comprador.
Sandro Tannuri
15/04/2005, 23:22
Beto,
O Jorge não evoluiu isso ainda, ele anda meio desanimado e ja chegou ate a falar em vender o jipe.
Abraços,
Beto,
O eixo dianteiro do Javali é um Dana 44 com os munhões aberto, segundo o Melecão estes eixos é que estão no Jeep que comprei dele, e tudo indica que sim pois pedi na Ensimec um bloqueio para o Javali e foi só trocar os rolamentos e pronto. Eles estão com cruzetas da OX e parecem bem fortes ainda não testei o carro pois estamos corrigindo algumas coisas.
Eles nao teriam uma solução pronta pras cruzetas dos D44?
http://www.sobratema.org.br/destaques/destaque5.htm
valeu
Sandro Tannuri
16/04/2005, 20:03
Palito,
Os eixos do Melecão são de International Harvester. Muito melhores que os de Javali. Voce tem em mãos o melhor conjunto de eixos que podem ser comprados prontos aqui no Brasil, melhor que esses só mandando fazer.
Abraços,
Sandro,
Estou a procura de um bloqueio para a traseira uma vez que está soldado, Vc sabe me indicar :?: O traseiro é dana 60 mesmo :?:
O Jeep já está nos finalmente, (ex Meleção Power) agora é Super Palitex, tinha varias coisas estranhas nele dentre elas a ultima foi as rodas invertidas e com os bread-lock soldados do lado que não destalona a roda, para desmontar os pneus só sendo muito artista ou magico :!:
Sandro Tannuri
16/04/2005, 23:29
Palito,
O eixo traseiro é um D60 de 30 ou 32 estrias não me lembro, existem bloqueios para ele de varios modelos mas se fosse voce compraria um bloqueio de 35 estrias e semi eixos tambem com 35 estrias. Assim ficariam inquebraveis.
Abraços,
Bom sou teimoso pacas, tô na encruzilhada do negócio.
O eixo traseiro tá sendo feito e creio não ter problemas.
Li todo o tópico e creio que ele se desvirtuou um pouco desde o início, quando o Sandro falou que era parra jipes que participam de Trial, não que outros não possam se interessar pelas respostas, mas sim no tipo de utilização deles.
Bom, na página 3 tem umas fotos que o Sandro postou e creio que estou indo neste sentido.
Quanto a confecção do protótipo não tenho problemas, mas dúvidas
Qual cruzeta (e berço) usar, tendo em vista que como farei o munhão "não há limites"
Qual o ângulo ideal pro munhão?
[]`s indo pra oficina
Aproveitando... alguém tem uma sugestão de ponta de eixos (pneus 37 x 14,5) e Roda Livre
Elmer_Jeep
29/04/2005, 14:55
Fala Stephan, da uma olhada nesse tópico aqui, pode ser q tenha alguma idéia de seu interesse.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9353
aquele abraço :mrgreen:
equipeminas4x4
29/04/2005, 15:06
Stephan
A cruzeta C-5297x, serve no munhão original Willys. Se vc tá fazendo algo novo, sem limites de tamanho, pode comprar uma maior que essa, que já é bem maior que a original Willys.
O que vc chama de berço???
[]´s
ramiro_eli
29/04/2005, 15:10
Marcel;
P/ colocar a C-5297X no munhão Willys é P&P?
Ou precisa fazer aquele esquema de soldar os copinhos?
EDIT: Já vi a resposta aminha pergunta na pág 4.
http://www.madxj.com/MADXJ/technical/technicalfiles/ARD30shafts297andSeals/D30shafts297andSeals.htm
outro..........
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Hybrid_Axle/HybridAxle.htm
equipeminas4x4
29/04/2005, 18:20
Marcel;
P/ colocar a C-5297X no munhão Willys é P&P?
Ou precisa fazer aquele esquema de soldar os copinhos?
EDIT: Já vi a resposta aminha pergunta na pág 4.
Ramiro, só complementando, o diâmetro do copinho da c-5297 é de 30mm e o do garfo do ssemi-eixo é de 27mm. Pra fazer um montar no outro, vc pode simplesmente fabricar o copinho com diam. 27, com o rebaixo para utilizar a mesma trava do copinho original, ae não precisa soldar nada.
[]´s
ramiro_eli
29/04/2005, 19:21
A trava original segura?!?!
Isso seria p/ montar sem os roletes, né? Como fica a lubrificação?
Stephan
A cruzeta C-5297x, serve no munhão original Willys. Se vc tá fazendo algo novo, sem limites de tamanho, pode comprar uma maior que essa, que já é bem maior que a original Willys.
O que vc chama de berço???
[]´s
Eu tô indo pro "tudo novo" daí queria uma opinião sobre uma cruzeta que aguentaria o tranco, sem procupação de tamanho (claro que de Volvo não... :D ) e quando quiz dizer 'berço" é onde a cruzeta é aparafusada (ponta do cardã).
Vem aí
Vc quer dizer a ponta de eixo mais resistente???
mas qu encaixa no munhão do D44??
Marcos Ojeda
25/05/2005, 17:01
Homocinetica está pronta agora é só testar.
marcos,
Parabéns! Camarada!
Espero que tenha Sucesso!
[]'s esperando para copiar :D :D :D
Dennis Figueiredo
28/05/2005, 23:43
O Franco tava na fenajeep com um eixo D44 com homo de toyotas promtinho
Elmer_Jeep
30/05/2005, 00:26
O Franco tava na fenajeep com um eixo D44 com homo de toyotas promtinho
Ok, e nas carcaças do munhão, algum up grade pra hy steer ou o eixo foi montado com aquelas coisinhas originais :?:
[]'s :twisted:
Quem quizer dar uma olhada na página do goofy, vai ver umas coisas interessantes... :wink:
Eduardo Velo
30/05/2005, 09:02
Quem foi na Fenajeep reparou no eixo diant. do Envesa ?
Estava com dif. Dana 44 da F1000 4x4 , os munhões são bem reforçados , o problema é que a manga continua Willys ...
Stephan , boa sorte no projeto ...
[]s...
Beto Lacerda
30/05/2005, 12:55
Edu tirei uma fotos p/ pessoal amanhã eu posto , mas o que gostei desse d44 de f-1000 é ser munhão aberto , cabe uma cruzeona ali , e a fixação do rolamento é muito maior possibilitand um high-steer bem feito sem gambis ...
[]'s
Dennis Figueiredo
01/06/2005, 08:59
Ok, e nas carcaças do munhão, algum up grade pra hy steer ou o eixo foi montado com aquelas coisinhas originais :?:
que eu me lembre era com coisinha originais :lol:
... mas o que gostei desse d44 de f-1000 é ser munhão aberto , cabe uma cruzeona ali , e a fixação do rolamento é muito maior possibilitand um high-steer bem feito sem gambis ...
[]'s
Pois é Beto, só que ai voce vai ter que comprar este preto da fenajeep, pois esta versão será unica em função do alto custo da modificação, palavras de Rosnel, pai da crinaça que morou em minha casa duarante a feira...
:D
Eduardo Velo
03/06/2005, 01:07
Franco , fiquei sabendo tb que saiu numa série limitada de F1000 4x4 com esses eixos ...
De Volta A Velha Prancheta pessoal ...
[]s ...
Pois é galera... a solução para cruzetas x munhão eu testei e aprovei, agora só falta retrabalhar os eixos, mas já é outra história !!!
Elmer_Jeep
08/06/2005, 09:24
Stephan, ficou legal a foto do avatar.
Outra coisa, o terminal de direção é do MBENZ-608 :?:
Parabéns pela iniciativa. :)
Stephan,
o terminal de direção é do MBENZ-608 :?:
É sim, mas tem que ser da Spicer/Nakata/Dana o Driveway não presta e folga logo...
Mas tudo será diferente em breve com a Full Hydro.
Eduardo Velo
08/06/2005, 11:41
Stephan , vc sabe se esses rolamentos do cubo são mais largos ou maiores que os de CJ ??
Vuisualmente parece ser menor , será que aguenta o tranco ??
Até agora não vi reclamações a respeito de Munhão e Cruzeta dos colegas que tem Engesa , mas sim dos rolamentos do cubo e dos munhões , qdo usam pneuzão ...
Outra queixa , mas ae não tem a ver com CJs a não ser que usem Links é da bucha da panhard do lado do motorista , pneuzão força aquela bucha , ela tem q ficar bem justa ...
[]s...
Eduardo.. o cubo, assim como o rolamento é o original, o que me causou uns problemas de redução de Ø de eixos e consequente quebra, isso vou alterar na versão 2.1 :D .
Esse CJ é pra Trial, o que em resumo diz que tem que durar uns 20 km... mas certamente dura mais.
Nessa versão 1.0 :wink: , o munhão tá sem rolamento só pino e bucha...
Quanto a bucha da panhard ainda não vi nenhum desgaste, mas isso é nomeu caso específico
Beto Lacerda
14/07/2005, 13:58
as fotos do eixo visto na fenajeep que fiquei devendo ...
[]'s
equipeminas4x4
14/07/2005, 14:20
Não cabe cruazeta maior do que essa que tá montada no carro. Pelo jeito ela não parece tão forte assim.
[]´s
Beto Lacerda
14/07/2005, 14:34
marcel eu vi o eixo cabe uma bem maior que a que esta , tem uma folga de uns 20 mm p/ cada lado ainda .... e cara é a de f-1000 , bem maior que a do CJ/rural/F-75 ...
[]'s
equipeminas4x4
14/07/2005, 14:43
pelo que vi na foto, tem folga para a carcaça, mas se reparar, não tem folga para a porca do pivô de articulação.
PS.: A cruzeta de F1000 cabe no munhão original Willys.
[]´s
Beto Lacerda
14/07/2005, 15:04
entendi pela fotoparece mesmo que ta colado na porca em cima mas num ta não tem uns 20 mm de folga facil ...
sobre as cruzetas de f-1000 no munhão de cj , to ligado ,mas é gambi , sem roletes etal .. , só p/ pista mesmo , coisa de carro com susp errada só p/ pista mesmo :twisted: :twisted: , agora p/ quem usa o carro p/ algo além de provas uma cruzeta sem roletes é inviavel , ou vc acha que dá p/ fazer passeios e etc com seu eixo de copinhos soldados ??? e se cabe ali nesse eixo a de f-1000 sussegada , com folga ... , com suas gambi cabe coisa bem maior ... , e sem suas gambi tb :lol: :wink:
lembre-se as soluções p/ poder usar pneu grande em d44 nacional não podem se limitar a pista .. tem muito ego querendo pneu 37" 38" no jeep p/ fazer trilha ...
[]'s
Dennis Figueiredo
14/07/2005, 15:12
tem muito ego querendo pneu 37" 38" no jeep p/ fazer trilha ...
[]'s
Eu sou um........
[]´s com 95" de entre eixos...... 8)
equipeminas4x4
14/07/2005, 16:02
pequeno bolisco Beto
O que vc não tá entendendo, conforme falei pra vc, pra colocar uma cruzeta maior, vc precisa de semi eixos maiores, ou então fazer a solução de flange, como o ADI fez. A solução de fazer semi-eixo novo, com garfo forjado e o escambal, não sai barato. Se somar a isso o preço desse munhão aberto, mais mão de obra, etc, sai caro para uma solução, não tão definitiva. Para o sistema de flange, precisa de um espço bem maior que este para colocar um cruzeta de f1000, por exemplo, visto que o flange fica bem maior que o semi-eixo forjado, para a mesma medida de cruzeta. Ou seja, vc tá fudido.
Não creio que o super sistema sem roletes, seja apenas para quem quer fazer provas. Depois de usar várias vezes a super gambiarra, com pneus 37", sem qualquer problema, tenho outro conceito. essa cruzeta, serve apenas para permitir esterçamento das rodas. Nada tem haver com velocidade. Como geralmente ela fica mergulhada numa mistura de óleo, graxa e demais coisas encontradas dentro de um diferencial, se isso vier a dar problema de desgaste, vai demorar muito, principalmente para carros que fazem trilhas apenas final de semana. No seu então, vai durar pro resto do fim do mundo. :twisted: :twisted: :twisted:
Resumindo, se tivesse um eixo original, num carro de trilha, faria isso sem pensar, mesmo que ele não fosse apenas para competição.
[]´s
Beto Lacerda
14/07/2005, 16:19
ok marcel vc venceu ...
:lol:
[]'s
Sandro Tannuri
14/07/2005, 16:46
Eu uso cruzetas sem roletes :dance: , toda vez que saio da trilha desligo as rodas livres. :wink:
Esse eixo ai da foto tem a cruzeta menor do que a que uso na direção, isso deve quebrar so de olhar para o obstaculo. :mrgreen:
Abraços,
Beto Lacerda
14/07/2005, 17:22
Eu uso cruzetas sem roletes :dance: , toda vez que saio da trilha desligo as rodas livres. :wink:
Esse eixo ai da foto tem a cruzeta menor do que a que uso na direção, isso deve quebrar so de olhar para o obstaculo. :mrgreen:
Abraços,
sandrão o lance dos roletes o marcel me explicou melhor no msn entendi ...
mas as cruzetas são maiores que da rural ... se são menores que da sua direção ... sorte sua :mrgreen:
[]'s
equipeminas4x4
14/07/2005, 17:30
O Sandro,
Tá de sacanagem com a gente né???? :discordo: :discordo:
:stop: com isso, um dia chegamos lá.
[]´s
Sandro Tannuri
15/07/2005, 00:11
E obvio que estou de sacanagem! O dia que vi o tamanho das cruzetas de direção fiquei assustado e nunca mais fiz força no volante com medo.
Abraços,
jeepbruno
15/07/2005, 00:49
Como vocês são inteligentes pra KRL, quando acharem a solução me avisa :lol: , hehehehehehe
Eu quero colocar um 37.5x12,5R16 no meu Willys !!! hahahahaha :D :concordo:
[]'s galera.
Bruno
CJ5 Rayovac (Coloquei T-REX Bone... preciso testar agora)
Eu digo que já achei, mas ninguem deu bola.
Melhor para mim no momento que vou tentar comprar mais umas peças a um preço bom.
Eu também já achei. A versão 2.1 do ADI tá pronta (pena que a usinagem "matou" dois eixos... :? )
Mas meus semi-eixos vào ter o Ø min de 33 mm, Devo buscar todas as peças hoje e montar de novo o XXXX (novo nome em segredo).
leovalle
15/07/2005, 09:28
Eu também já achei. A versão 2.1 do ADI tá pronta (pena que a usinagem "matou" dois eixos... :? )
Mas meus semi-eixos vào ter o Ø min de 33 mm, Devo buscar todas as peças hoje e montar de novo o XXXX (novo nome em segredo).
ADI,
mude o nome do segredo pra YYYY, pq o que vc escolheu, se 1 já é aquele bração, imagina 4 :twisted:
[]'s
Beto Lacerda
15/07/2005, 09:36
Melhor para mim no momento que vou tentar comprar mais umas peças a um preço bom.
??? como assim ja achei ?? vc ta falando de eixos de troller ???
[]'s
equipeminas4x4
15/07/2005, 10:05
Vc não deveria comprar o jipe primeiro????? :twisted: :twisted: :twisted:
[]´s
Beto Lacerda
15/07/2005, 11:13
obvio que estou de sacanagem! O dia que vi o tamanho das cruzetas de direção fiquei assustado e nunca mais fiz força no volante com medo.
to ligado que vc evita virar a direção .. toco a direita ... toco a direita :twisted: :twisted: :twisted:
cara vc viu o monster garage do bronco rock crawler ??? tinha pro rocks com pneus 44" e atlas 6:1 o cara é metido a heroi e tentou tombar de proposito , esguelou o V-8 , o pneu quicava , batia derrapava pegava tração e a porra do eixo num estoura ... vc de 6 cil e pequenos 39,5" tem sobra de eixo p/ kct hein ... o cara não conseguiu tombar ... mas deu tanta porrada que quebrou os links da susp , mas eixos e t-case aguentaram todo desaforo do V-8 e pneus 44"
[]'s mais impressionados com o pro rock ...
FrommarS
15/07/2005, 11:44
monster garage do bronco rock crawler ???
Alguém tem gravado... no dia que era para passar não passou.... depois acabei perdendo...
[]'s querendo ver a proeza
Dennis Figueiredo
15/07/2005, 11:47
Tão falando deque vídeo? :pensativo:
Beto Lacerda
15/07/2005, 12:20
num é video é um programa de tv que passa no discovery channel ...
e no programa eles falaram que os pneus eram 44" mas no site esta como 39" ... http://dsc.discovery.com/fansites/monstergarage/challenges/rockcrawler.html
[]'s
FrommarS
15/07/2005, 12:27
Tão falando deque vídeo?
monster garage do bronco rock crawler
:wink:
[]'s
Beto Lacerda
15/07/2005, 12:58
voltando aos eixos ... Wallace que solução ??
[]'s
Dana 44 Troller antigo (que usa roda com 5 parafusos).
O tamanho da cruzeta já é maior que as do Dana 44 de Rural e aceita as cruzetas reforçadas como as OX. Fora outros reforços, como semi-eixos reforçados, que estão disponiveis nos EUA.
Para alguns que não sabem que falam, eu tenho JEEP... que também é jipe.
Outros nem jipe tem, ficam engaiolados sem saber o que tem!
Dennis Figueiredo
15/07/2005, 14:57
Ai Marcel...... agora ele te intimou :lol: eu não deixaria barato :lol:
Beto Lacerda
15/07/2005, 15:11
Dana 44 Troller antigo (que usa roda com 5 parafusos).
O tamanho da cruzeta já é maior que as do Dana 44 de Rural e aceita as cruzetas reforçadas como as OX. Fora outros reforços, como semi-eixos reforçados, que estão disponiveis nos EUA.
é parece ser uma boa opção mas onde achalos sem ser por preço abusivo ???
ai marcel viu como vc é tonto fica defendendo o cara e leva sabão :twisted: :twisted: :lol: :lol:
[]'s
equipeminas4x4
15/07/2005, 15:16
Tá vendo, tá cancelada a campanha volta Wallace. A gente tenta ajudar as pessoas que não tem carro pra correr Trial e dá nisso.... :lol: :lol:
Bill, pode correr com o Beto mesmo, vai treinando ele, que ano que vem vo precisar de spotter experiente. :concordo: :concordo:
[]´s...
Bill, pode correr com o Beto mesmo, vai treinando ele, que ano que vem vo precisar de spotter experiente. :concordo: :concordo:
É impressão minha ou ele acabou de revelar o plano de não terminar aquela canguiça do Léo até o fim do ano (pelo menos) ?????? :shock: :shock: :shock:
Abraços looooonge de querer criar intrigas
equipeminas4x4
15/07/2005, 15:35
É impressão sua. A suspensão tá pronta :palmas: , só falta ele fazer o restinho do carro. :concordo: :concordo:
Porém, não ficarei triste se ele ficar de spotter até 2007. :dance: :dance:
[]´s
Eu paguei R$ 1.700,00 nos dois eixos completos (incluindo freio) aqui no forum mesmo!
Beto Lacerda
15/07/2005, 16:28
Eu paguei R$ 1.700,00 nos dois eixos completos (incluindo freio) aqui no forum mesmo!
é num foi caro não .. depois diz p/ gente qto ficou +/- com todos up-grades ...
parece ser uma boa opção ..
mas p/ mim que ja estou com 2 full lock , um kit flutuante , disco nas 4 , tudinho p/ d44 de F-75 o jeito vai ser o esquema do copinho soldado do Marcel mesmo ...
por enquanto p/ os 33" deve aguentar ...
qdo comprar os swamper SX 38" ai vou ter problemas ... mas até lá até o Régis vai estar de carro andando :twisted:
[]'s
aceita as cruzetas reforçadas como as OX. Fora outros reforços, como semi-eixos reforçados, que estão disponiveis nos EUA.
Wallace... OX, eixos reforçados...
O propósito ainda é $$$, fazer barato... não importar Cruzetas, Semi eixos etc, daí fica mais fácil comprar logo um novo !
já viu o preço disso! :shock: Ox, CTM etc são os olhos da cara ! Tô fora :discordo: ... vou na minha mesmo
Os Full lock poderia usar nos eixos do troller, mas eu não usaria este tipo de bloqueio na frente nunca.
O unico up-grade que devo fazer é trocar as cruzetas, que já foram compradas, mas como foi um rolo com um cliente fica até dificil calcular um valor.
Dennis Figueiredo
15/07/2005, 16:51
...qdo comprar os swamper SX 38" ai vou ter problemas ...
To vendo que tu vai vender os BF e comprar TSL/SX antes mesmo de botar o carro pra andar.
equipeminas4x4
15/07/2005, 16:55
Não só eu usaria os Full-lock na dianteira, como uso e recomendo.
[]´s
Dennis Figueiredo
15/07/2005, 17:01
[]´s
x2
leovalle
15/07/2005, 17:16
X40
é que incluí os que vendí e estão usando no eixo dianteiro. :concordo:
Pra nós que temos os trouxas dos Spotters, se preciso ele vão lá e desligam a roda livre, se for o caso, já que ele desarma automaticamente
Régis,
O Marcel subornou todos os ligadores de centrais eletrônicas de Ranger da RMBH. Até hoje tá no aguardo do Magayver Carretel ligar aquela merda de central. :x
Minha CA já deve estar com o Pardal Ojeda pra flangear. Falta os bancos, gaiola, soldar os semi-eixos e pintura. O resto é perfumaria.
[]'s
Marcos Ojeda
15/07/2005, 17:30
Zé Ruela Valle que bancos vc quer, eu pretendo trocar os meus, qq falemos em pvt.
Sandro Tannuri
15/07/2005, 22:01
ara vc viu o monster garage do bronco rock crawler ??? tinha pro rocks com pneus 44" e atlas 6:1 o cara é metido a heroi e tentou tombar de proposito , esguelou o V-8 , o pneu quicava , batia derrapava pegava tração e a porra do eixo num estoura ... vc de 6 cil e pequenos 39,5" tem sobra de eixo p/ kct hein ... o cara não conseguiu tombar ... mas deu tanta porrada que quebrou os links da susp , mas eixos e t-case aguentaram todo desaforo do V-8 e pneus 44"
O Bronco estava com 39,5 e não subestime minha capacidade de fazer merda. :parede:
Abraços,
Beto Lacerda
15/07/2005, 22:49
ara vc viu o monster garage do bronco rock crawler ??? tinha pro rocks com pneus 44" e atlas 6:1 o cara é metido a heroi e tentou tombar de proposito , esguelou o V-8 , o pneu quicava , batia derrapava pegava tração e a porra do eixo num estoura ... vc de 6 cil e pequenos 39,5" tem sobra de eixo p/ kct hein ... o cara não conseguiu tombar ... mas deu tanta porrada que quebrou os links da susp , mas eixos e t-case aguentaram todo desaforo do V-8 e pneus 44"
O Bronco estava com 39,5 e não subestime minha capacidade de fazer merda. :parede:
Abraços,
Sandrão eu corrigi logo depois ...
e no programa eles falaram que os pneus eram 44" mas no site esta como 39" ... :wink: e depois daquela lateral na pedra ...
não subestimo mesmo :shock: mas que o treco aguenta desaforo ... ô se aguenta :lol:
e no programa eles falaram que os pneus eram 44" mas no site esta como 39" ... :lol: :lol: hehehe deus te ouça :lol:
.
.
.
... ja estou com 2 full lock , um kit flutuante foi confiando em vc's que me endividei :lol: :lol: :lol:
[]'s
Pode se individar mais para arrumar uma solução para as cruzetas e semi-eixos ou para fazer um estoque de peças...
GustavoRisso
18/07/2005, 10:00
Sandro e Beto,
Apenas uma correção com relação as pneus .... BF Krawler 40' ... eles informam que é um protótipo. Os Krawler vão até no máximo 37' .... http://www.bfgoodrichtires.com/bfgapp/catalog/tires/krawlertakx.jsp
Abraço,
Beto Lacerda
18/07/2005, 15:21
no site do programa diz 39,5" ... , no programa o cara falou 44" ...
mas voltando aos eixos ...
Stephan e os seus ?? os semi eixos entram no full lock ??? ja tem uma ideia do custo ???
[]'s
Sandro Tannuri
19/07/2005, 22:49
O programa é antigo e na epoca era prototipo, hoje e de produção apesar de não estar a venda ao publico e mede 39,5".
Abraços,
no site do programa diz 39,5" ... , no programa o cara falou 44" ...
mas voltando aos eixos ...
Stephan e os seus ?? os semi eixos entram no full lock ??? ja tem uma ideia do custo ???
[]'s
A versão 2.1 tá pronta, os semi eixos variam de Ø 33 a 35 (todos os 6), o erro foi na versão 1.0 onde eles afinavam para entrar na RL de Jeepc/ 28mm de Ø. Todos os 3 quebraram ali.
Agora só falta tempo pra montar e testar, mas estão prontos.. :mrgreen:
Dennis Figueiredo
20/07/2005, 16:16
Vai trocar de RodaLivre?
Beto Lacerda
20/07/2005, 17:20
A versão 2.1 tá pronta, os semi eixos variam de Ø 33 a 35 (todos os 6), o erro foi na versão 1.0 onde eles afinavam para entrar na RL de Jeepc/ 28mm de Ø. Todos os 3 quebraram ali.
Agora só falta tempo pra montar e testar, mas estão prontos..
Dennis Figueiredo
21/07/2005, 08:23
ja vai vendo o precinho mais camarada possivel para um segundo desses :lol: :lol:
[]'s
Beto na boa...... ou tu é doente ou teu prazer no jeep é ficar montando e desmontando ele.
ja vai vendo o precinho mais camarada possivel para um segundo desses :lol: :lol:
[]'s
Beto na boa...... ou tu é doente ou teu prazer no jeep é ficar montando e desmontando ele.
Ou pior... talvez ele seja os dois. :lol:
Beto Lacerda
21/07/2005, 10:31
devo concordar com o nero :lol:
mas agora falando seri , Dennis sera que vc ve muita dificuldade em montar um eixo aos poucos e qdo o mesmo estiver pronto substituir o que esta no jeep ???
[]'s
Dennis Figueiredo
21/07/2005, 11:10
, Dennis sera que vc ve muita dificuldade em montar um eixo aos poucos e qdo o mesmo estiver pronto substituir o que esta no jeep ???
[]'s
Não, mas se fosse só isso tudo bem.... acontece que tu faz isso com muitas outras partes, algumas que me lembro.
Tu ja tinha rodas, vendeu comprou de ferro pra colocar bead.
Tinha bloqueio, vendeu pra comprar ensimec.
Ja tem SPOA pronto(pelo menos foi oque me disse) agora ta querendo desmontar e colocar molas de Band.
Tinha eixos de CJ, trocou por de F-75 e agora quetrocar por esses do ADI.
Tudo isso com o carro parado, como eu ja falei... teu carro ta evoluindo mas nunca andou....... essa evolução deveria ser com ele andando, como a evolução dos carros nunca para, e tu ta querendo acompanhar isso eu concluo que teu carro nunca vai andar. Tira essa idéia da cabeça que teu carro ja vai sair PRONTO..... nenhum jipe esta pronto....
Milagre............ Milagre..............
O Dennis falou algo que faz sentido..............
:palmas: :mrgreen:
Abraços concordando plenamente com o Amarelão,
Huahuahuahua... o Dennis bebeu! e falou coisa com coisa!!! :mrgreen: :mrgreen:
Se bem que aquela carniça verde tá faz teeeempo parada!!!
Dennis Figueiredo
21/07/2005, 11:42
Se bem que aquela carniça verde tá faz teeeempo parada!!!
Ja tá andando o faladô :mrgreen: ....... de cambio mecânico ainda, mas ta andando. :dance:
Beto Lacerda
21/07/2005, 14:33
pros faladores de palntão .. saibam , falta só $$ p/ acabar ...
Dennis molas de cj não dão o resultado que as de toy .. mas isso vc sabe .. então por isso vou troca-las
cara por mim tava pronto faz tempo mas num tenho $$ p/ terminar do jeito certo ...
p/ fazer gambi prefiro esperar ...
sobre os eixos ... mané os de CJ cairam fora p/ fazer spoa e entraram os de F-75 ....
que receberão em breve um Kit flutuante , e dai fica o problema no dianteiro que por enquanto a solução sera copiar a gambi da solda do marcel ...
mas os eixos do ADI parecem que vão ser resistentes e a um custo acessivel ... algo contra trocar algo que vai certamente dar problema antes que de ???
e outra seu jeep anda uma trilha e vc encosta p/ mudar algo que não gostou e fica 3 meses parado ...
[]'s
Dennis Figueiredo
21/07/2005, 14:52
mimimimimi mimimimimimimimimimimim imimimi mimimimimimi mimimimimimimimim imimimimimimimimimim imimimimimim imimimimimimi mimimimimimimimimimimimimi mimimimimimimim imimimimimimimimi mimi mimimimimimimimi mimimimimimimimimimi mimimimimimimi mimimimimimimimimimimi mimimimimimi mimimimimimimimimim imimimimimimi mimimimimimimimi........
e outra seu jeep anda uma trilha e vc encosta p/ mudar algo que não gostou e fica 3 meses parado ...
[]'s
Ultima vez que ficou tempo parado fou pra colocar eixos largos e isso foi em junho do ano passado.
Beto Lacerda
21/07/2005, 15:03
então tá ... :wink:
[]'s
A versão 2.1 está quase montada. :mrgreen: tenho fé no projeto e acho que não vou me incomodar mais. Mas (aproveitando um gancho de conversa com o Amerelão) o que fiz é "caseiro" não é um produto de prateleira / industrial como o da Ensimec. pro meu uso tá blz, mas se alguém quiser algo parecido terá que ter em mente que problemas podem aparecer. Fiz o meu visando 100% TRC nada de viagens, grandes deslocamentos etc.
Em Campos teremos a prova de que funciona.... :dance: :dance: :dance:
Ricardo Cubas
28/07/2005, 09:37
foi-se a primeira ponta de eixo ...
Dennis Figueiredo
28/07/2005, 09:59
foi-se a primeira ponta de eixo ...
Ricardo..... sinceramente...... como é o peso do teu pé?
Ricardo Cubas
28/07/2005, 10:59
eu acho que não foi por causa do pé pesado.
Acredito que tenha forçado numa descida de barranco de rio, que deu uma pancada no lado direito. mas mesmo assim não quebrou na hora, não fez nenhum barulho. Só vi que tinha quebrado porque perdi a tração na roda direita umas 2 horas depois ....
Recebi uma resposta do pessoal da ENSIMEC, que está testando uma solução p/ o conjunto dianteiro. Entendi que era tudo novo, semi-eixo, cruzetas de Toyota, tudo bem mais forte. Falaram que em breve estará no site oficial. O novo semi-eixo é próprio p/ receber as cruzetas da Toy. Todo o conjunto está redimencionado p/ abrigar as novas peças, maiores e mais fortes. :concordo: :palmas:
Abraços.
Eduardo Velo
04/08/2005, 07:32
Essa é uma excelente noticia , espero que venha reforço na manga de eixo tb ...
[]s...
Marcos Ojeda
04/08/2005, 08:16
Recebi uma resposta do pessoal da ENSIMEC, que está testando uma solução p/ o conjunto dianteiro. Entendi que era tudo novo, semi-eixo, cruzetas de Toyota, tudo bem mais forte. Falaram que em breve estará no site oficial. O novo semi-eixo é próprio p/ receber as cruzetas da Toy. Todo o conjunto está redimencionado p/ abrigar as novas peças, maiores e mais fortes. :concordo: :palmas:
Abraços.
Onde no semi-eixo tem cruzetas de Toy, pelo que sei é homocinetica.
leovalle
04/08/2005, 09:25
Abraços.
O RockBone da ENSIMEC não é baseado no conjunto da ToyBand.
Será com tudo novo, utilizando a bola do Dana44 ou do Dana60. Munhões abertos e semi eixos T-rex bone 35 estrias 60% mais fortes que os originais do Dana 60.
Será algo entre os Dana60 normais e os do Tannure (be próximos a esses).
[]'s
EDITADO A PEDIDO DO SR WILLIAN ARNOLD
É isso aí, Léo. Só que a mensagem fáz menção às homocinéticas da Band. Veja só:
Lançamos na Fenajeep um kit de semieixos para o diferencial dianteiro, com duas pontas T-Rex Bone e uso de das homcineticas Toyota Band.Está incluso uma manga modificada, alargador e alteração da estria da roda-livre. O kit está em estagio final de desenvolvimento, mas ainda não foi testado adequadamente. Tão logo teremos uma posição concreta, o kit irá ao ar no site.
Atenciosamente
Franco C. Gommersbach, Eng.Mec.
ENSIMEC Ltda.
Blumenau SC Brasil
0055 47 337-3390
Creio que em breve isso não será mais problema.
Léo, você vai vender essa solução a preços melhores do que direto com eles?
Quando sai o seu site?
Abraço.
Ricardo Cubas
04/08/2005, 09:37
Franco,
Se precisar de uma cobaia para teste do T-Rex no Dana 44 estou à disposição. :twisted:
Estou bem perto aí da Ensimec.
Sandro Tannuri
04/08/2005, 09:39
Leo,
Eles vão forjar as proprias carcaças? Elas vão ter maior vão livre? Vão fazer os semi eixos em 4340? Vão usar CTMs? Vão usar tubos com 1/2" de parede?
Abraços,
Isso é mais uma mostra do profissionalismo e da aposta da ENSIMEC, no mercado offroad. Isso também mostra o peso que esse fórum tem no mercado atento.
Parabéms aos boms profissionais. :palmas:
ramiro_eli
04/08/2005, 10:26
Serão produzidos semi eixos 19 estrias? :pensativo:
T-rex bone 35 estrias 60% mais fortes que os originais do Dana 60.
Será algo entre os Dynatrec Dana60 normais e os do Tannure (be próximos a esses).
[]'s
Menos, menos................
Abraços,
leovalle
04/08/2005, 11:40
É isso aí, Léo. Só que a mensagem fáz menção às homocinéticas da Band. Veja só:
Lançamos na Fenajeep um kit de semieixos para o diferencial dianteiro, com duas pontas T-Rex Bone e uso de das homcineticas Toyota Band.Está incluso uma manga modificada, alargador e alteração da estria da roda-livre. O kit está em estagio final de desenvolvimento, mas ainda não foi testado adequadamente. Tão logo teremos uma posição concreta, o kit irá ao ar no site.
Atenciosamente
Franco C. Gommersbach, Eng.Mec.
ENSIMEC Ltda.
Blumenau SC Brasil
0055 47 337-3390
Cowboy,
Realmente isso foi feito, mas o resultad não agradou, pq os munhõers ficaram com as paredes muito finas e consequentemente fracas. O Franco tem vontade de fazer uma solução mais barata para pneus até 35", mas no momento parou esse projeto para se concentrar nos RockBones para uso extremo.
[]'s
leovalle
04/08/2005, 12:02
Menos, menos..........
Bill,
é uma questão matemática, já que o projeto prevê pontas de eixo 60% mais fortes que os originais Dana 60. Por isso, dizer próximo.
Pra ser menos, melhor procurar um Dana 60 mesmo e não ter trabalho.
Sai pra lá seu GTDI :stop:
Cowboy,
O preço não terá diferença, a princípio, no caso dos Rock Bones completos, pois o ganho da fábrica será mínimo nesse caso, já que a intenção é ter carros preparados para consumo de outros produtos a serem lançados, como Bead-Lock, protetores, etc. O preço final ainda tá oscilando muito, pq estamos tentando conseguir tudo o mais em conta possível, mas se por acaso ocorrer de ter margem para eu trabalhar, com certeza venderei mais barato.
Ricardo,
Já tem 3 carros para cobaia: Kalango, Monster e Velociraptor.
Sandro,
Dos eixos originais Dana, somente se usará a bola. Tubos mais fortes, munhões abertos fundidos e usinados, cruzetas de cardã de caminhão nos munhoões. As outras configurações/especificações o Marcekl te respondeu numa outra mensagem a mais tempo. Não tenho aqui onde estou agora. Ele deve aparecer e responder isso.Vou abrir u tópico com todas as especificações e os projetos das peças.
Ramiro,
19 estrias tá fora. Sob encomenda as pontas de eixo poderão ter umas das extremidades com 30 estrias pra quem for usar roda livre de band. Pra quem tem as RL de 19 estrias, deve sair uma peça pra substituição nessas RL's.
[]'s
Léo,
Não estou duvidando que o eixo vai ser bom, tenho certeza que será. Já vi os ante-projetos e me parece muito bem pensado e projetado. Mas no fim, a base do eixo vai ser um miolo Dana 44. Portanto, de falar que o conjunto chega de ser mais forte que um Dana 60 é exagero............
Tudo bem, vamos assumir que eu aceito na sua afirmação que os semis sejam 60% mais fortes que os do Dana 60 da Dynatrac (eu não acredito nem de longe, mas isso é outra discussão). Mesmo acreditiando nisso, o conjunto R&P e caixa satélite (ou bloqueio) continuem sendo Dana 44. Só vai deslocar a explosão para o miolo............
A Ensimec está fazendo um puto projeto está de parabéns!! Só espero que a empresa não caia nessa armadilha de prometer muito mais do que está sendo fornecido. Uma cagada dessas é ela vai acabar sendo classificada junto com as picaretas do mercado, elas de que estamos cansados de ouvir. Seria uma pena isso, já que a Ensimec até agora se demonstra capaz, honesta e séria...........
Abraços sempre com uma opinião,
Fantástico, Léo. Estamos aguardando... :palmas:
Sabia que viria uma solução, mas não imaginava que a coisa tinha melhorado! :dance:
Estamos aguardando o novo tópico. Parabéns e sucesso! :concordo:
Bill, você acredita que vai estourar no miolo? :putz:
Não estou falando que VAI estourar o miolo. Estou falando apenas que o miolo vai se tornar o ponto fraco do conjunto, portanto o conjunto é mais fraco que qualquer Dana 60. E que nem se compara a qualquer Dynatrac..........
Abraços,
Léo, como estão os testes até agora? O que conseguiram detonar? Com que medida de pneu será "seguro"?
[] Torcendo p/ dar tudo certo...
leovalle
04/08/2005, 13:05
Léo,
Não estou duvidando que o eixo vai ser bom, tenho certeza que será. Já vi os ante-projetos e me parece muito bem pensado e projetado. Mas no fim, a base do eixo vai ser um miolo Dana 44. Portanto, de falar que o conjunto chega de ser mais forte que um Dana 60 é exagero............
Tudo bem, vamos assumir que eu aceito na sua afirmação que os semis sejam 60% mais fortes que os do Dana 60 da Dynatrac (eu não acredito nem de longe, mas isso é outra discussão). Mesmo acreditiando nisso, o conjunto R&P e caixa satélite (ou bloqueio) continuem sendo Dana 44. Só vai deslocar a explosão para o miolo............
A Ensimec está fazendo um puto projeto está de parabéns!! Só espero que a empresa não caia nessa armadilha de prometer muito mais do que está sendo fornecido. Uma cagada dessas é ela vai acabar sendo classificada junto com as picaretas do mercado, elas de que estamos cansados de ouvir. Seria uma pena isso, já que a Ensimec até agora se demonstra capaz, honesta e séria...........
Abraços sempre com uma opinião,
Bill sua PAA,
A base do eixo ser um Dana 44, vai pelo gosto do freguês. A opção para uso da bola do Dana 60 é possível, já que o sistema será por luva, para entrada dos tubos. Nesse caso é que afirmo que será próximo aos Dynatrec.
Em momento algum disse que serão 60% mais forte que os Dynatrec, mas sim que os dana 60 comuns. E a tal explosão dos Dana 44 pode acontecer sim, caso os penus sejam por exemplo os 42" ou >. Nesse caso opte de uma vez pelo D60. Apreenda a ler sua AA.
Não há promessa em nada que não possa ser atendido e não é a toa que os 3 carros que irão testar, correm na categoria Super e são patrocinados pela ENSIMEC. SE der merda, vai acontecer com a gente que se candidatou a isso (Eu, Marcel e o Gilvan), mesmo correndo o risco de ter prejuizo, nos acertos.
Seu ADF. :roll:
Cowboy,
O do Marcel é que vai sair primeiro, mas ainda demora um pouco. Minha recomendação é que se use até o 42", com a bola do D44. Acima disso bola do D60.
[]'s
Para os 900/16 está muito bom! Valeu. :!:
Na medida do possível, Léo, mantenha-nos informados.
Grande abraço.
Bill sua PAA,
A base do eixo ser um Dana 44, vai pelo gosto do freguês. A opção para uso da bola do Dana 60 é possível, já que o sistema será por luva, para entrada dos tubos. Nesse caso é que afirmo que será próximo aos Dynatrec.
Em momento algum disse que serão 60% mais forte que os Dynatrec, mas sim que os dana 60 comuns. E a tal explosão dos Dana 44 pode acontecer sim, caso os penus sejam por exemplo os 42" ou >. Nesse caso opte de uma vez pelo D60. Apreenda a ler sua AA.
mimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimi
[]'s
OK, então o que queria dizer isso???
Será algo entre os Dynatrec Dana60 normais e os do Tannure (be próximos a esses).
Está falando ou não que este conjunto será mais forte que a Dynatrac Dana 60??
Eu vou tentar ser mais atencioso na leitura, mas por favor me ajude, escrevendo sem tanta complicação, tá??? O que conta é clareza e firmeza nas especificações, achismo e subjetura (EDIT: leia-se "subjecção) seriam melhor deixados para a turma de Brasília............. :roll:
E aí gente...
Aguardem o tópico q o Afonso vai abrir falando sobre a ultima q passamos com um Dana 44.. q por sinal.. foi segunda passada!!!
Manda ver Afonsão!!
[ ]s
leovalle
04/08/2005, 13:29
Ok,
Ato falho.
Leia então:
"Será algo entre os Dana 60 normais e os Dynatrec do Tannure (bem próximos a isso, no caso de uso da bola do D60"
Espero ter ficado claro agora.
Não se preocupe, pq quando acho alguma coisa, não devolvo.
Se puder me explicar o que é subjetura, ficaria muito grato.
Aproveito para desejar-lhe um ótimo dia!!
[]'s
Me desculpe Léo, a palavra que quis usar era:
subjecção
do Lat. subjectione
s. f.,
figura de retórica pela qual o orador interroga o adversário e, prevendo a resposta, dá logo a réplica.
============
Quanto a falha na comparação, sugiro que você voltar para editar a mensagem original, só para não deixá-la equviocada........
Abraços de coração,
Abraços,
leovalle
04/08/2005, 13:53
Ah bão!!!
Na verdade V.Sa. queria dizer subjectura. Sugiro que edite também sua mensagem, para que outrens não pensem que V.Sa. é semi-analfabeto.
Eu já editei a minha.
Abraços, embuiído em manter o fórum no seu mais alto grau de seriedade e respeito.