Ver Versão Completa : Ponto fraco Dana44 willys dianteiro-CRUZETAS E SEMI EIXOS
Não, era "subjecção" mesmo, já que esta "subjetura" realmente não existe. Falha minha........ :oops: Vale comentar que, ao contrário da sua mais nova afirmação, também não existe "subjectura". De qualquer forma, agradeço a sua orientação, vou editar a minha mensagem anterior.........
Abraços esforçados em mater o fórum livre de informações equivocadas e nebulosas,
leovalle
04/08/2005, 14:36
caro Sr. Arnold,
Existe sim Subjectura, já que se trata de palavra com derivação parassintética do verbo subjecturar. Entenda:
Palavra original: Subjectura
prefixo + palavra primitiva + sufixo
Sub Jectur a
Subjecção trata da ação daquele que pratica a Subjecturação.
[]'s
Dennis Figueiredo
04/08/2005, 14:40
caro Sr. Arnold,
Existe sim Subjectura, já que se trata de palavra com derivação parassintética do verbo subjecturar. Entenda:
Sub Jectur a
[]'s
Pra um mineiro que fala pela metade tu ta bem metido :putz:
caro Sr. Arnold,
Sub Jectur a
[]'s
hhhhhhmmmmmmmmmmmm........
Caro Sr. Léo Valério,
O estranho, muito estranho é que esta suposta palavra "subjectura" não consta no Diccionário da Língua Portuguesa On-Line.
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
Outrossim, não consta a referida "palavra" na edição de 1998 do Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa.
Portanto, só posso concluir que a sua afirmação seja apenas mais um exemplo desta tendência do Sr. de escrever antes de ter domínio do assunto em pauta. Seria omissa por minha parte de não ressaltar isso para o eventual benefício dos demais nobres colegas deste estimado fórum.
Abraços em pról do fórum,
cristiano
04/08/2005, 15:06
Putz... :putz: só não vale dedo no olho e chute no saco... :discordo:
[]´s como diz o Dennis, chegando com a avuadeira :mrgreen:
Acho q poderíamos convidar o Prof Pasquelle pra participar aqui do fórum.. oq acham?? :pensativo:
:D
Abraços
leovalle
04/08/2005, 15:13
Sr. Arnold Dirceu,
Sugiro que V.Sa. adquira um dicionário mais atualizado, pois esse de 1998 está um pouco defasado, não devendo conter também palavras como linkar, Ipod, zipar, etc.
Meus xarás, Leonardo da Vinci, Galileu, Socrates e Sófocles, temos mesmo essa mania de estarmos alguns anos a frente dos cidadãos medianos.
[]'s
Dennis Figueiredo
04/08/2005, 15:20
.... anos a frente dos cidadãos medianos.
[]'s
Quer dizer que tu tem anos na frente dos medianos????
....... safado sem vergonha ainda escolhe tamanho.....
Sr. Léo da Vinci Valério,
Providenciarei de imediato uma edição mais nova deste diccionário Michaelis, é provável que seja esta desatualização que está gerando este lamentável mal-entendido.
Quanto a sua mais nova afirmação de estar alguns anos a frente de nós, os mortais, agradeço de coração a sua compreensão e principalmente, a sua paciência por responder as nossas perguntas sobre os produtos da sua linha e sobre a vida em geral. Somos realmente afortunados em poder contar com as suas orientações, obrigado novamente...........
Caraio, essa de xara foi foda.............
Abraços,
equipeminas4x4
04/08/2005, 15:30
Não posso me afastar por um período muito longo, que já encontro meus amados amigos se degladiando com lindas palavras, neste respeitado espaço.
Passando a aula de português, voltemos ao assunto principal do tópico, para que este não se perca na insignificância, como vemos em alguns poucos casos.
Serão basicamente 2 configurações:
Eixo RockBone 30 estrias:
Composição técnica:
a) Carcaça do diferencial Dana 44
b) Coroa –Pinhão Dana
c) Retentor de pinhão
d) Rolamentos do pinhão
e) Rolamentos da cx de satélite
f) Full-lock 30 estrias
g) Pontas de eixo internas t-Rex Bone 30 estrias (diâmetro 1,2793”)
h) Pontas de eixo extrenas T-Rex Bone 30 estrias
i) Garfos Spicer 4590-1 modificados
j) Cruzetas 5160X
k) Cubos
l) Mangas
m) Munhão interno fundido 8630 com kingpin e rolamento inferior
n) Munhão externo fundido 8630 com braço de direção superior
Eixo RockBone 35 estrias
Composição técnica:
a) Carcaça do diferencial Dana44 ou Dana60
b) Coroa –Pinhão Dana
c) Retentor de pinhão
d) Rolamentos do pinhão
e) Rolamentos da cx de satélite
f) Full-lock 35 estrias
g) Pontas de eixo internas t-Rex Bone 35 estrias (diâmetro 1,500”) 4340
h) Pontas de eixo extrenas T-Rex Bone 35 estrias 4340
i) Garfos Spicer 4590-1 modificados
j) Cruzetas 5160X
k) Cubos
l) Mangas
m) Munhão interno fundido 8630 com kingpin e rolamento inferior
n) Munhão externo fundido 8630 com braço de direção superior
o) Discos de freio BD1000
p) Pinças de freio modificadas Hi-Lux
Esta é a composição técnica dos eixos. A forma como eles serão vendidos se completos ou não, se com fornecimento de peças como carcaça, coro e pinhão pelo cliente ou não, etc. ou mesmo as formas de pagamento, ainda não foram divulgados.
[]´s felizes em poder esclarecer dúvidas tão pertinentes.
leovalle
04/08/2005, 15:32
Antes de mais polêmica, esclareço:
Quando digo Xarás, faço pensando na questão cerebral e intelectual, por total congruência desses e não por nomes.
Acho prudente voltarmos ao assunto do tópico, pois não terei tempo hoje para ler longas mensagens que recebo mui carinhosamente de moderadores.
[]'s
leovalle
04/08/2005, 15:39
Caríssimo Marcel,
Como sempre tácito em suas mensagens.
Complementando, será possível algumas alterações nessas configurações, por encomenda, para casos específicos de rodas-livre e opções pessoais, no melhor estilo "Sanduba de Bairro" onde vc manda tirar o tomate e troca por baicon, diferentemente de sandubas de grife como Mac Donalds.
[]'s
Como sempre, observações sábias e ponderadas. Sim, voltaremos ao assunto do tópico, assim poupando os moderadores do árduo trabalho de nos orientar quanto o uso adequado deste estimado espaço.
Sr. Equipeminas4x4, muito obrigado por ter esclarecido tecnicamente os atributos do(s) produto(s) em pauta. A empresa Ensimec pode se considerar muito afortunada em contar com profissionais como o Sr. e o Sr. Léo Valério, grandes figuras no cenário 4x4 nacional........
Abraços emocionados de poder fazer parte deste ilustre grupo,
leovalle
04/08/2005, 15:53
Sr. Arnold,
Rendo graças em meu nome e do Sr. Equipeminas4x4. Sentir-mo-nos honrados em participar da equipe de tão ilibada empresa.
Sinto-me feliz de não ter deixado a impressão de ser um parlapateiro, um pantomineiro.
[]'s
FernandoRisso
04/08/2005, 16:04
Antes de mais nada, parabéns ao Bill e Leo por cultivarem esse amor tão bonito para que todos aqui do fórum saibam e aprendam como deve-se amar !!! :palmas:
Marcel, a Ensimec pensa em uma solução para um bloqueio selecionável, seja ele elétrico, a ar, hidraúlico, cabo etc ? Se não, esses semi-eixos 30 estrias encaixariam em um bloqueio ARB ou similares selecionáveis para D44 ?
[]'s sempre quase técnicos e sem ofensas !!! :mrgreen:
Sinto-me feliz de não ter deixado a impressão de ser um parlapateiro, um pantomineiro.
[]'s
Confesso que as minhas limitações com a língua portuguesa novamente se manifestaram, então foi preciso eu recorrer ao uso do dicionário on-line.......... :oops:
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
Que por minha supresa, voltou com a suposta palavra "parlapateiro" como sendo inexistente. A palavra mais próxima encontrada era "carrapateiro".
Ao título de engrandecer o meu humilde vocabulário, peço a gentileza do Sr. em confirmar se estas duas palavras, "parlapateiro"e "carrapateiro" são de fato sinônimo.
Abraços humildes diante a grandeza desta comunidade,
leovalle
04/08/2005, 16:10
Friso,
Apesar de terdes perguntado ao Sr. Equipeminas4x4, tomo a dianteira em responder seus questionamnetos, por guardar informações sobre o assunto.
O bloqueio selecionável da ENSIMEC, voltou a prateleira de projetos, uma vez que a prioridade agora são os RockBone.
Nas pontas de eixo, será usado o mesmo setup de estrias das pontas de eixo Dana originais de 30 e 35 estrias, o que possibilitará o uso de bloqueios de quaisquer marcas no mercado.
Desculpas antecipadas por minha ânsia em fornecer informações. :oops:
[]'s
leovalle
04/08/2005, 16:18
Sr. Arnold,
tente a palavra Parlapatão.
Sim, carrapateiro poderá ser considerado sinônimo de parlapatão se tomada no mesmo sentido da palavra carapeteiro.
[]'s
equipeminas4x4
04/08/2005, 16:19
Friso,
...
Nas pontas de eixo, será usado o mesmo setup de estrias das pontas de eixo Dana originais de 30 e 35 estrias, o que possibilitará o uso de bloqueios de quaisquer marcas no mercado.
Desculpas antecipadas por minha ânsia em fornecer informações. :oops:
[]'s
Sem querer contradizê-lo, existe, porém, um equívoco em sua informação. Para o Dana44, esse set-up de 35 estrias é exclusivo ENSIMEC, visto que as 35 estrias são comuns no Dana 60. Vc não encontrará um bloqueio selecionável com 35 estrias para o Dana 44. Porém para as 30 estrias, qualquer modelo conhecido atende.
[]´s... esclarecedores.
equipeminas4x4
04/08/2005, 16:22
Somente frisando minha imensa satisfação, em fazer parte de tão renomado fórum. Sinto-me como uma gota d´água neste oceano de conhecimento.
[]´s... emocionados.
Marcos Ojeda
04/08/2005, 16:40
Somente frisando minha imensa satisfação, em fazer parte de tão renomado fórum. Sinto-me como uma gota d´água neste oceano de conhecimento.
[]´s... emocionados.
Gastou todo Michaeles, Aurelio, é outrs dicionários.
hehehe só corujando.
leovalle
04/08/2005, 16:42
Sem querer contradizê-lo, existe, porém, um equívoco em sua informação. Para o Dana44, esse set-up de 35 estrias é exclusivo ENSIMEC, visto que as 35 estrias são comuns no Dana 60. Vc não encontrará um bloqueio selecionável com 35 estrias para o Dana 44. Porém para as 30 estrias, qualquer modelo conhecido atende.
Corretíssimo,
Na ânsia de resposta, abstei de informar que pensava tão somente nos D60, me esquecendo dos 44.
[]'s
Beto Lacerda
04/08/2005, 18:26
[]´s... esclarecedores.
sem querer contradize-lo ...
dana 44 com 35 estrias e semi eixo de 1,5 não é exclusivo da ensimec não ...
no brasil sim
mas quem começou com isso foi a arb ...
[]'s
ps: 1ª pag do topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6806#76019
equipeminas4x4
04/08/2005, 18:42
Falou e disse.
Beto o Pelé dos 4x4.
[]´s
Beto Lacerda
04/08/2005, 18:44
Falou e disse.
Beto o pelé dos 4x4.
[]´s
o brigado Marcel bueno ...
[]'s
Sandro Tannuri
04/08/2005, 19:35
Marcel,
Me parece muito bom o esquema mas um D44 30 estrias tem 1,31" de diametro nos semi eixos , esse de voces vai caber?
O Beto ja disse que a ARB saiu na frente com 35 estrias para D44 mas isso não tira o merito da Ensimec, fazer isso la fora e mole mas aqui e coisa de quem enxerga o futuro e sai na frente.
Pede para o Leo ir mais devagar nas comparações para não empolgar demais a galera. :mrgreen:
Parabens Ensimec!!!!!!!
Abraços,
leovalle
04/08/2005, 20:34
Sandro,
Tô somente colocando melzinho na chupeta da galera. Vc acha que exagerei nas comparações onde? Sem sacanagem aqui, é pra eu entender mesmo.
Me parece muito bom o esquema mas um D44 30 estrias tem 1,31" de diametro nos semi eixos , esse de voces vai caber?
Caber onde? Se estiver falando do de 1,5", 35 estrias, tudo é projetado pra ele, inclusive o bloqueio. É isso?
O Beto ja disse que a ARB saiu na frente com 35 estrias para D44 mas isso não tira o merito da Ensimec, fazer isso la fora e mole mas aqui e coisa de quem enxerga o futuro e sai na frente.
Além de que os importados são muito caros, apesar de um mercado infinitamente maior. Com certeza a ENSIMEC tá pensando no futuro e acrescento, no mercado externo. Temos marcas brasileiras e produtos brasileiros para off-road exportados (roda-livre, motor de giuincho, rodas, etc) e quem sabe futuramente os RockBone tb.
[]'s
Sandro Tannuri
05/08/2005, 00:25
Sandro,
Tô somente colocando melzinho na chupeta da galera. Vc acha que exagerei nas comparações onde? Sem sacanagem aqui, é pra eu entender mesmo.
Caber onde? Se estiver falando do de 1,5", 35 estrias, tudo é projetado pra ele, inclusive o bloqueio. É isso?
Além de que os importados são muito caros, apesar de um mercado infinitamente maior. Com certeza a ENSIMEC tá pensando no futuro e acrescento, no mercado externo. Temos marcas brasileiras e produtos brasileiros para off-road exportados (roda-livre, motor de giuincho, rodas, etc) e quem sabe futuramente os RockBone tb.
[]'s
Leo,
Voce exagerou quando comparou com os eixos da Dynatrac. Existem diferenças grandes de materiais, processos e medidas entre os Dynatrac e os D60 comuns.
Um D44 de 30 estrias(Troller por exemplo) tem 1,31" de diametro nos semi eixos, o Marcel disse la atras que os da Ensimec teriam 1,2793” então como vão caber nos D44 que tem 1,31"? Só para ilustrar os D44 de 19 estrias tem 1,25".
A Ensimec esta de parabens, mostram uma visão alem do alcance do aqui e agora.
Abraços,
leovalle
05/08/2005, 00:44
Sandro
com certeza, por isso mesmo disse que ficaria "entre" um D60 comum e os Dynatrec. Quando digo isso é falando do uso da bola do D60.
(D44-30 estrias) Não sou expert em materiais, mas segundo estudos da ENSIMEC, dependendo do material e tipo de tratamento o diâmetro pode ser menor. Nesse mérito nem discuto, pq realmente não sei p. nenhuma.
(D44/60 - 35 estrias) A intenção é se ter um produto de qualidade internacional, mais em conta.
Continuo não entendendo a questão dos diâmetros, a questão do caber ou não caber. O produto só aproveita a bola de diferencial, não tendo essa de caber ou não caber. Não vai ter a opção de aproveitamento de material, a não ser a bola e talvez o tubo original, o que eu não faria.
[]'s
leovalle
05/08/2005, 00:48
Sandro,
Aho que entendí. O ara tem pontas de eixo 30 estrias e quer comprar somente a cruzeta e o bloqueio 30 estrias. É isso? Se for, realmente não deve dar se os diâmetros forem divergentes. Seria uma boa coincidir essas medidas.
Vou sugerir ao Franco.
[]'s
ramiro_eli
05/08/2005, 11:17
Acredito que estes projetos serão muito resistentes e podem inclusive serem exportados, mas...
Existe algum estudo de quanto irá custar um D44 destes?!?! :pensativo: Eu acredito que será uma pequena fortuna, e isto sem dúvida irá limitar o número de clientes do produto.
Eu acredito que a Ensimec poderia desenvolver kits p/ fazer up-grades nos eixos nacionais, mas a um custo mais baixo, para clientes que tenham jipes bem preparados, que fazem trilhas pesadas e eventualmente participam de um Trial, por exemplo.
E como seriam estes kits?!?!
Eu compraria um kit de semi-eixos em aço 4340(ou alguma outra liga mais resistente q a original) e alguma solução que acabasse com as cruzetas do munhão, como a homocinética de Band, por exemplo.
Mas este kit deve ser principalmete P&P nos eixos originais e continuar a usar rolamentos, retentores e os bloqueios que já existam no mercado de auto peças e adequar-se ao jipe do cliente, que no meu caso tenho os dois bloqueios 19 estrias e não pretendo trocá-los.
Outro ponto,
Será que transformar o eixo traseiro em flutuante é realmente a melhor opção?
Sei que é um sistema mais seguro em caso de uma eventual quebra, mas ao mesmo tempo tras vários contratempos, entre eles a fragilidade dos parafusos que fixam o queixo duro ao cubo, o maior custo e manutenção dos rolamentos cônicos (são mais sucetíveis à lama) alem de encarecer o kit.
Resumindo:
Eu compraria um kit de pontas de eixo traseira semi-flutuantes 19 estrias mais resistente e um kit de pontas de eixo dianteiras c/ homocinéticas de Band, 19 estrias e em liga mais resistente. :concordo:
equipeminas4x4
05/08/2005, 11:59
Ramiro,
A únioca solução que realmente fortaleceria o semi-eixo dianteiro, seria um novo semi-eixo, para utilização da cruzeta 5197X. Poré, para isso, o semi-eixo precisa ser forjado, o que não é barato. O problema dos D44 originais, está longe de ser apenas os semi-eixos, qd vc utiliza pneus 35" ou maiores. O eixo não foi projetado para este tamanho de pneu, o que traz problemas de rolamentos, folgas no munhão, empenos, etc.
É buscando uma solução definitiva para estes problemas que o RockBone será lançado. O preço, realmente não será o mais baixso do mundo, mas se vc pensar que um eixo de Rural está custando hoje alguma coisa em torno de R$1000,00 ae vc compra kit freio à disco, + rolamentos, + retentores, + m.o. para revisão, ele com certeza não sai por menos de R$2000,00. E com isso, vc não se livrou do problema do semi-eixo. Se existir um kit parcial, que vc possa montar numca carcaça de dif. traseira do Willys, q eu consegui de graça, que custe mais caro, mas que resolva definitivamente o problema, eu não penso 2X.
[]´s
leovalle
05/08/2005, 12:26
Ramiro,
Com certeza vc poderá comprar partes dos kits.
Pelo que ficou combinado, existe a possibilidade de usar a bola e o tubo origina, mas pense bem, gastar uma grana e economizar nos tubos?
Agora, como a idéia é ter um eixo HD, pra fazer meia sola e pneuas até 35", a solda como o Marcel fez nos semi-eixos do Kalango é um paliativo.
Não acho que a bichacinéticas resolvam. O Bill quebra aquilo todo dia e com certeza essas bichacinéticas também são caras e vc terá uma solução meia boca. Se bem que o Bill não é parâmetro pra nada.
O kit deve ocilar entre R$ 3.000,00 e R$ 9.000,00, dependendo do que vc vai comprar e se novo.
Kit flutuante traseiro
Com cereteza é uma excelente opção. Não existe caso relatado de quebra e mesmo com o uso de rolamentos cônicos, que apesar de um pouco mais caros, duram mais em condições ideais, existe um o-ring, extamente pra lama não entrar. Agora, pra quem usa um carro em condições extremas não tem lanche de graça; vai ter que fazer manutenção mesmo ou então adotar a minha postura:
Tô c.ando e andando se entrou lama no rolamento. Se ele me servir durante 1 ano, fica mais barato trocá-lo do que ficar pagando mecânico pra revisar, pois meus deslocamentos são curtos e uso o carro só pra trilha.
nesse link tem detalhes desses kits: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10809
[]'s
Sandro Tannuri
05/08/2005, 13:28
Leo,
O padrão mundial da Dana para o modelo 44 e com semieixos de 1,31" de diametro.
Se o Franco esta usando 1,2793" e porque não cabe em alguma peça dele o de 1,31".
Quem comprar este kit não vai poder usar caixas de satelites originais Dana nem muito menos ARB pois 1,2793" vai ficar folgado em 1,31" alem de ser menos resistente.
Entendeu agora?
A hora de rever esses numeros e agora, por isso estou insistindo.
Marcel,
Cruzeta de cardan não e igual a de semi eixo. Que medidas tera a cruzeta que vão usar?
Abraços,
leovalle
05/08/2005, 14:37
sandro,
Já tinha entendido.
[]'s
FernandoRisso
05/08/2005, 14:48
Marcel escreveu:
Vc não encontrará um bloqueio selecionável com 35 estrias para o Dana 44. Porém para as 30 estrias, qualquer modelo conhecido atende.
Sandro escreveu:
O padrão mundial da Dana para o modelo 44 e com semieixos de 1,31" de diametro.
Se o Franco esta usando 1,2793" e porque não cabe em alguma peça dele o de 1,31".
Quem comprar este kit não vai poder usar caixas de satelites originais Dana nem muito menos ARB pois 1,2793" vai ficar folgado em 1,31" alem de ser menos resistente.
Podemos concluir que por enquanto o projeto da Ensimec para um D44 com alguns poucos ajustes não serviria numa caixa de satélites de 30 estrias, é isso ? :pensativo: Acho que temos um gatinho aqui...
[]'s
Sandro Tannuri
05/08/2005, 14:53
Se o semi eixo tiver 1,2793" na parte estriada e isso sim, infelizmente.
Abraços,
equipeminas4x4
05/08/2005, 14:58
Srs.
Não tem gato, o semi-eixo será feito no padrão 30 estrias Dana, que é o mesmo fabricado para o Kit flutuante traseiro e o mesmo do full-lock para o Dana44 do Troller.
Sandro,
Estou com uma cruzeta dessas lá em casa, mas nã to achando na net as medidas dela. Assim que conseguir eu coloco aqui. Pra adiantar, é a mesma que o ADI usou no eixo dele.
[]´s
FernandoRisso
05/08/2005, 15:03
Ok Marcel, estamos ansiosos esperando todos os testes possíveis e imagináveis !!! Parabéns a Ensimec pelo desenvolvimento, sem dúvida vai ficar fantástico !!!
[]'s
Sandro Tannuri
05/08/2005, 15:06
Marcel,
Como não tem gato se voce escreveu que ele tem 1,2793" e os da Dana tem 1,31"?
Abraços,
Sandro.
equipeminas4x4
05/08/2005, 15:08
Sandro
http://www.stahl.com.br/stahlport/resource/imagens/10_fig1.gif
Cruzeta 5160X = CZ210
126 x 44 mm
[]´s
equipeminas4x4
05/08/2005, 15:11
Marcel,
Como não tem gato se voce escreveu que ele tem 1,2793" e os da Dana tem 1,31"?
Abraços,
Sandro.
Sandro
O diâmetro de especificação do semi-eixo é o menor diâmetro dele e não o diâmetro da estria. Vou verificar com o Franco qual é esse diâmetro que ele me mandou, mas com certeza não tem gato. A ENSIMEC faz o full-lock para Dana 44 30 estrias do troller, que é o mesmo utilizado no kit flutuante traseiro. Não tem gato, é padrão 30 estrias.
[]´s
leovalle
05/08/2005, 16:44
O Marcel comeu o gato.
Cadê vc Franco?
[]'s
Sandro Tannuri
05/08/2005, 17:08
Marcel,
Sendo assim com a parte da estria com 1,31" vai caber, mas é realmente necessario o semi eixo "afinar" em algum ponto?
Abraços,
equipeminas4x4
05/08/2005, 17:10
Sandro,
Ae que tá, to tentando falar com o Franco pra esclarecer isso. Assim que conseguir eu posto a resposta aqui. Não entendi o que vc falou sobre tipos de cruzeta.
[]´s
Sandro Tannuri
05/08/2005, 17:26
Marcel,
As cruzetas de cardan usam travas "por fora" dos copinhos enquanto que as de semi eixo a trava vai "por dentro".
Abraços,
equipeminas4x4
05/08/2005, 17:36
Sandro,
O tipo de fixação, não define se uma cruzeta é de semi-eixo ou cardan. O tipo de fixação é que define a cruzeta.
Usaremos a 5160X, que é a cruzeta do cardan da F600, com os respctivos flanges.
[]´s
Sandro Tannuri
05/08/2005, 17:41
Marcel,
Então vai usar flanges de cardan por isso cruzetas de cardan, entendido.
Só para comparação as cruzetas originais de um D60 tem 35mm de diametro dos copinhos enquanto que a cruz mede 106,4mm.
Voce tem certeza que vão fazer um munhão que caiba uma cruzeta tão maior que a original do D60? As diferenças são enormes, 35 contra 44mm nos copinhos e 106,4 contra 126mm na cruz.
Abraços,
equipeminas4x4
05/08/2005, 17:46
Sandro,
Todo o projeto foi feito usando software CAD 3D, inclusive o novo bloqueio para 35 estrias. O projeto está uma beleza e o modelo de fundição dos munhões interno e externo já estão prontos.
Veja a montagem. Se quiser tenho mais imagens da montagem.
[]´s
equipeminas4x4
05/08/2005, 17:47
mais imagens
Sandro Tannuri
05/08/2005, 18:06
Marcel,
Isso vai ficar forte pra k7 usando a bola do D60.
Eu perguntei sobre as cruzetas enormes porque usando flanges de cardan a viragem pode ficar muito pequena. Os semi eixos tem pouco material em volta da cruzeta se comparados com flanges de cardan.
Voces simularam a viragem?
Vai caber roda 15" com pouco backspace?
No desenho não parece ter previsão para braço de direção no topo do munhão externo, mas vai ter né?
Abraços,
leovalle
05/08/2005, 19:06
Viragem:
Não acho que a bichacinéticas resolvam. O Bill quebra aquilo todo dia e com certeza essas bichacinéticas também são caras e vc terá uma solução meia boca. Se bem que o Bill não é parâmetro pra nada.
Quebrei por duas vezes os semis dianteiros. A primeira quebra foi do semi-eixo mesmo, a bichacinética era mais forte. A segunda quebra foi de bichacinética, o Beto postou uma foto do estrago no tópico do Spider.
Em ambas das ocasiões, estive forçando para K7 o jipe. E na segunda quebra, ALGUMA COISA iria quebra de QUALQUER JEITO!! O pneu estava totalmente travado contra o parachoque dianteiro, não tinha jeito de girar. Ou seja, não teria importado se o eixo fosse de Rural, Troller, Ensimec ou até Dynatrac, que alguma coisa iria quebrar. Pode até ser algo que tem nada a ver com o eixo (cardan, t-case).
IMNSHO, as bichacinéticas do Troller (mesmas da Band) resolvem para 99% dos jipeiros usando eixos Dana 44 em trilha.
Abraços,
equipeminas4x4
08/08/2005, 10:40
Marcel,
Isso vai ficar forte pra k7 usando a bola do D60.
Eu perguntei sobre as cruzetas enormes porque usando flanges de cardan a viragem pode ficar muito pequena. Os semi eixos tem pouco material em volta da cruzeta se comparados com flanges de cardan.
Voces simularam a viragem?
Vai caber roda 15" com pouco backspace?
No desenho não parece ter previsão para braço de direção no topo do munhão externo, mas vai ter né?
Abraços,
Sandro,
Eu concordo que com a bola do D60 isso fica praticamente indestrutível. Teria que fazer muita ignorância pra poder quebrar. Mas como já falamos anteriormente, o D44 resiste bem até pneus 40". Como não vamos usar nada maior que isso, vou fazer a experiência, até pq terei excelente vão livre no meio do diferencial.
Não se se vc já viu a trava dessa cruzeta, então segue uma foto pra vc. A "viragem" é de 30º para cada lado, o que eu acho muito bom.
A montagem prevê utilização de roda 15" com off-set -25 que é padrão Mangels.
Vai ter sim o braço de direção, coisa simples.
Mais fotos....
[]´s
Sandro Tannuri
08/08/2005, 21:11
Marcel,
Os cardans originais do Wrangler usavam esse tipo de trava, como viviam afrouxando eu troquei por grampos. Fiquem atentos a isso, a velocidade nesta aplicação e 5x menor que no cardan mas se pudesse ser com grampos era mais garantido.
Abraços,
Afonso Carlos
08/08/2005, 21:23
Sandro
http://www.stahl.com.br/stahlport/resource/imagens/10_fig1.gif
Cruzeta 5160X = CZ210
126 x 44 mm
[]´s
Marcel Vc tem certeza que estão usando cruzetas e flanges do cardan F-600 ?
Pelo que eu vi no catalogo do fabricante a CZ 210 tem as medidas abaixo.
CZ- 210 LADO 106,2 30,1
E este é o flange.
equipeminas4x4
09/08/2005, 10:29
:oops: :oops: :oops:
Afonso,
Como eu sou burro.... :mrgreen: :mrgreen: eu coloquei a especificação da 220. Afonso é isso mesmo, as dimensões são 106,2 x 30,1. O Flange é este mesmo, serão usados 2 em cada semi-eixo.
Sandro,
Vou usar o copinho maciço para aumentar ainda mais a resistência do conjunto.
Vou ficar atento à este detalhe da trava. Não sei se com os grampos, conseguiremos a mesma viragem, essa é a questan.
[]´s... corrigidos.
leovalle
09/08/2005, 10:44
Marcel,
O uso de trava química e o torque certo não acaba com o bambeamento dos parafusos dessas travas?
[]'s
equipeminas4x4
09/08/2005, 10:49
Com essa super velocidade que nós atingiremos, acho que não teremos problemas. Se for pensar em um carro com RL desligada, com certeza tb não haverá problemas. Com certeza a trava química ajuda e muito, pode se usar tb um parafuso mais longo com a contra porca por trás da flange, como se fosse o grampo. Como a cruzeta ficará "à vista" essa conferência será bem simples de ser feita, isso não será um problema.
[]´s
GuTo_Cerulli
09/08/2005, 11:16
marcel,
tá de parabéns esse troço ai... :palmas: vai ficar forte pacas...Já tem idéia do resto, tipo a comercialização? Já vi que poderemos optar entre D60 e D44, mas a bitola do eixo como fica? será padrão, ou poderemos optar por uma qualquer? Seria algo como os Dynatrac?
[]'s Apoiando e esperando pra comprar o meu! :concordo:
equipeminas4x4
09/08/2005, 11:31
Guto,
Com certeza o Franco já tem idéia dos preços de comercialização, mas ele ainda não fala sobre isso. A idéia é fazer os devidos testes nas piores condições de uso. O 1º eixo será montado no Kalango e testado com pneus 39,5" fazendo o que vc imaginar de pior, ou melhor :mrgreen: :mrgreen: . Pode estar certo que se este eixo for aprovado no Kalango, vcs poderão comprar de olhos fechados, pois eu não vou aliviar nos testes, não vai ter essa de dosar acelerador em momento algum. O principal teste, será o executado dando ré em numa descida íngreme, com o carro traçado, direção totalmente virada, rebocando outro carro, de preferência mais pesado e dando trancos pra testar a resistência, algo bem leve. :dance: :dance:
[]´s
equipeminas4x4
09/08/2005, 11:45
Guto,
A bitola do eixo é uma questão relativamente simples, pois só altera o comprimento dos semi-eixos internos e dos tubos. A bitola de projeto terá 2,10m de face a face externa dos pneus, considerando pneu largura 12,5" e rodas com off-set -25 que é padrão Mangels. Bitolas diferentes, deverão ser executadas sob consulta. O eixo poderá ser usado no Troller tb, com a inversão da bola para o lado esquerdo do carro.
O dado principal para construção do eixo, será o ângulo de inclinação do pinhão, que será feito de acordo com a necessidade do cliente.
[]´s
Marcos Ojeda
09/08/2005, 11:51
Guto,
Com certeza o Franco já tem idéia dos preços de comercialização, mas ele ainda não fala sobre isso. A idéia é fazer os devidos testes nas piores condições de uso. O 1º eixo será montado no Kalango e testado com pneus 39,5" fazendo o que vc imaginar de pior, ou melhor :mrgreen: :mrgreen: . Pode estar certo que se este eixo for aprovado no Kalango, vcs poderão comprar de olhos fechados, pois eu não vou aliviar nos testes, não vai ter essa de dosar acelerador em momento algum. O principal teste, será o executado dando ré em numa descida íngreme, com o carro traçado, direção totalmente virada, rebocando outro carro, de preferência mais pesado e dando trancos pra testar a resistência, algo bem leve. :dance: :dance:
[]´s
:putz:
Este teste não vai durar muito tempo não, vai começar a voar tcase, cardã pra todo lado. :pensativo:
Vai na manha aumentando o esforço devagar, para vc ver qual será o novo Fuzivel de seu conjunto.
equipeminas4x4
09/08/2005, 11:55
Pô Marquinho, vc precisa acreditar mais no resto do conjjunto mecânico, ou vc não tá acreditando é no piloto???? :pensativo: :pensativo:
Eu até achava vc um cara legal.... :mrgreen: :mrgreen:
[]´s... :mrgreen:
Marcos Ojeda
09/08/2005, 12:17
Pô Marquinho, vc precisa acreditar mais no resto do conjjunto mecânico, ou vc não tá acreditando é no piloto???? :pensativo: :pensativo:
Eu até achava vc um cara legal.... :mrgreen: :mrgreen:
[]´s... :mrgreen:
Tcase ainda não vi quebrar em provas de TRC mas Cardã eu mesmo quebrei 3, mas não sou referencia para nada. :pensativo: :parede: :putz:
equipeminas4x4
09/08/2005, 12:22
Depois que vi aqueles 3 ou 4 semi-eixos quebrados em SP, eu acredito que vc não seja referência mesmo..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
Marcos Ojeda
09/08/2005, 12:41
Depois que vi aqueles 3 ou 4 semi-eixos quebrados em SP, eu acredito que vc não seja referência mesmo..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]´s :evil: :evil: :evil:
Dennis Figueiredo
09/08/2005, 15:43
O principal teste, será o executado dando ré em numa descida íngreme, com o carro traçado, direção totalmente virada, rebocando outro carro, de preferência mais pesado e dando trancos pra testar a resistência, algo bem leve. :dance: :dance:
[]´s
Porque tu não toca fogo no carro também? :?
FrommarS
09/08/2005, 18:56
principal teste, será o executado dando ré em numa descida íngreme, com o carro traçado, direção totalmente virada, rebocando outro carro
Quem disse que um Javali não serve pra nada.....
[]'s colocando a disposição as 2 ton
Sandro Tannuri
09/08/2005, 20:48
Marcel,
Eu sabia que as medidas estavam erradas, não tinha como caber tamanho monstro de cruzeta num munhão razoavel.
As medidas certas se referem a algo entre as 5-297X (D44 e D30 gringos) e a 5-332X (D60). Ela tem a cruz da do D60 com o copinho da do D44 e D30 gringos. Mesmo assim sera muito forte.
Pena que nessa medida não existe CTM, se desse a do D60 seria o ideal. Só falta engordar o copinho, sera que não rola?
Abraços,
equipeminas4x4
10/08/2005, 17:42
Sandro,
Pelo que vi no flange, fica meio difícil, a não ser que a gente use outro flange. Mas acho que só os copinhos maciços já resolvem esse problema.
[]´s
Marcel,
Os cardans originais do Wrangler usavam esse tipo de trava, como viviam afrouxando eu troquei por grampos. Fiquem atentos a isso, a velocidade nesta aplicação e 5x menor que no cardan mas se pudesse ser com grampos era mais garantido.
Abraços,
Opa ! voltando na coversa depois de uma leve pausa lááá nos Sertões... 8)
Grampos não rola, pois são enormes e não existem (comercialmente falando) um que seja plug & play, minha sugestão é colocar um parafuso com a cabeça mais baixa e contra-porcas. Os parafusos atrapalham pacas no exterço.
de resto o projeto tá 100% (claro que cobrarei os direitos autorais depois !!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
Sandro Tannuri
11/08/2005, 10:11
ADI,
Bem vindo de volta a civilização. :mrgreen:
No caso do cardan resolvi com os grampos, se não cabem os grampos nesse esquema então que seja a contra porca mas que afrouxa isso eu sei.
Ja que voce vai cobrar direitos autorais eu quero a minha parte ja que fui eu que te apresentou a essa solução. :concordo:
Abraços,
equipeminas4x4
11/08/2005, 10:16
Caramba heim??? Nunca vi tanto pai querendo registrar a mesma criança..... :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
Sandro Tannuri
11/08/2005, 10:28
Caramba heim??? Nunca vi tanto pai querendo registrar a mesma criança..... :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
O verdadeiro pai e o gringo da Sunray Engineering de onde tirei a foto que enviei ao ADI.
Alias eles usam grampos. http://www.sunrayengineering.com/1550.html
Abraços,
[]´s
O verdadeiro pai e o gringo da Sunray Engineering de onde tirei a foto que enviei ao ADI.
Alias eles usam grampos. http://www.sunrayengineering.com/1550.html
Abraços,
Assino embaixo....o sandro tem razão, sempre falei que iria COPIAR a solução do gringo, apenas tropicalizei a solução.
O Franco comprou a idéia e profisionalizou a coisa.
Aliás, parabéns pela iniciativa !
:palmas: :palmas: :palmas:
equipeminas4x4
11/08/2005, 11:28
O segredo da criatividade é não contar pra ninguém, de onde vc copiou.
[]´s... filósofos.
Como coloquei no tópico do X-Viper.. detalhes do novo semi-eixo 'sarado" no cubo de roda original do D44
Eduardo Velo
17/08/2005, 08:07
E um cubo de roda sarado pra acompanhar o semi-eixo sarado ??
Será que tem alguém desenvolvendo ?
[]s...
Eduardo... ao menos para mim, ainda não se mostrou necessário, cubos de roda (ex F1000) já existem por aí, mas até o momento oque anda quebrando mesmo é o semi-eixo e cruzetas...
vamos ver essa versão, acho que fica assim por um bom tempo agora ! :wink:
equipeminas4x4
17/08/2005, 10:34
Opa,
To vendo um braço de munhão mais reforçado ou é impressão minha??????? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
Eduardo Velo
17/08/2005, 11:01
Stephan , vi os cubos e munhão de F1000 4x4 que o Rosnel colocou na Envesa da Fenajipe , mas segundo ele foi muito dificil achar e ficou bem caro toda a adaptação , são bem parecidos com esse munhão que ta no seu jipe ...
Foi feito a pedido de um cliente , um Fase 3 com cubo de roda e munhão reforçado , os outros Envesas continuam com eixos de Rural e obviamente as mangas de eixo iguais aos CJs , Rurais e Engesas . Meu problema é justamente esse , um carro muito pesado que , com pneus de 33" pra cima castigam os rolam. da luva de eixo , se pelo menos conseguisse um jeito de usar rolamentos mais largos sem jogar pra fora a roda livre ...
[]s ... e se der problema na manga de eixo vamos pra prancheta juntos ...
Opa,
To vendo um braço de munhão mais reforçado ou é impressão minha??????? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
hehe chapa de 1" agora além dos parafusos tem dois pinos de aço para evitar que se movimente... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
leopoldo
17/08/2005, 12:12
Infelizmente é um projeto fadado ao fracasso por causa do CUBO de RODA :( :( :(
equipeminas4x4
17/08/2005, 12:16
Leopoldo,
O otimismo é sua principal qualidade.... :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
leopoldo
17/08/2005, 12:35
Experiência própria com um V8.
estou dando uma certeza nesse cubo
vai abrir o bico.
Leopoldo...às vezes acho que vc deve rever seus conceitos... :pensativo: :pensativo: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O X-Viper é um Jipe de Trial, pra isso, ele deve suportar 5 km de prova (cada cubo)
Eu acho que dura mais de uma prova... :wink:
Se fosse fazer uma expedição ao Alaska, certamente não faria isso ! (Bom, pensando bem... nem iria de CJ pra lá mesmo...)
leovalle
17/08/2005, 13:52
O X-Viper é um Jipe de Trial, pra isso, ele deve suportar 5 km de prova (cada cubo)
Eu acho que dura mais de uma prova... :wink:
Se fosse fazer uma expedição ao Alaska, certamente não faria isso ! (Bom, pensando bem... nem iria de CJ pra lá mesmo...)
ADI,
Como não é prova do ANdré, pode diminuir para 2 Km :twisted:
Agora pelo que ví em BH seu destino é o C-laska. :mrgreen: Essa foi boa!!!
[]'s
leopoldo
17/08/2005, 13:55
Stephan,
:discordo: Não existe revisão de conceito em cima de uma evidência física, prova material e contundente.
O sistema de transmissão de torque pela fixação do cubo por meio de parafusos de aço sobre as roscas em FOFO é uma catástrofe.
O problema é parte torque e parte durabilidade, principalmente se for eixo traseiro.
Um alerta que spara uns serve como observação.
equipeminas4x4
17/08/2005, 14:00
Leopoldo,
Não entendi.... Ele substituiu o munhão externo. Onte então tem parafusos de aço em FOFO??
[]´s
Eduardo Velo
17/08/2005, 14:05
Experiência própria com um V8. estou dando uma certeza nesse cubo ... vai abrir o bico.
Leopoldo , qual seria a solução ??
Não podemos aumentar o diam. do rolam. pq vai diminuir a parede do cubo , não podemos reforçar o cubo pq vai diminuir o diam. do rolam.
O limite do reforço na luva é a furação da roda que ja tem pouca parede , ACHO que seria rolam. duplos mais largos mas ae joga pra fora a R. Livre ...
Sera que usar o eixo diant. do Wrangler seria uma solução ???
Beto Lacerda
17/08/2005, 14:06
equipeminas4x4, de que é feito o cubo original do willys onde vai a RL de toy ??
[]'s
equipeminas4x4
17/08/2005, 14:07
Tá me dizendo que quebra o cubo onde a RL tá presa?????? PIROU.
[]´s
Olha... eu já quebrei de tudo no CJ, mas cubo de roda nunca!
Mesmo com os 160 cv....
Agora então com câmbio Auto que deixa o cj mais "flexível" ainda aposto no meu "conceito"... :wink:
Tava pensando que vc tava falando da "moringa'onde vão os rolamentos (parte fixa do cubo)...
mas o cubo em si... essa é nova pra mim... vamos ver.. se quebrar faço um novo em aço (usinado) com paredes maiores...
vamos ver... vamos ver... :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Sandro Tannuri
17/08/2005, 14:15
Leopoldo e Marcel,
O que é FOFO? :pensativo:
Abraços,
.....
Agora pelo que ví em BH seu destino é o C-laska. :mrgreen: Essa foi boa!!!
[]'s
Leo... para de dormir com o marcel, digo Bozo... :parede: :parede: :parede:
Eduardo Velo
17/08/2005, 14:22
Leopoldo e Marcel,O que é FOFO? :pensativo:
Ferro Fundido " normal "
Beto Lacerda
17/08/2005, 14:22
Marcel eu num to falando nada ...
quem fala é o leopoldo que tem problema com isso desde sempre com seu V-8 ..
e num é que quebra ...
solta ...
[]'s
Marcel eu num to falando nada ...
quem fala é o leopoldo que tem problema com isso desde sempre com seu V-8 ..
e num é que quebra ...
solta ...
[]'s
Ah tá!!!
O meu sempre fez isso também, mas depois de cada trilha sempre reapertei os parafusos e pronto.
Em tempo, num sei porque, mas parafusos de inox soltam mais do que os de aço. fora que aquela trava parafuso da loctite por capilaridade (meio verdinha) é uma praga...num solta mais nem que vc queira !!! :mrgreen:
equipeminas4x4
17/08/2005, 14:36
Beto,
Soltar todos soltam. Pelo que entendi ele disse que vai quebrar. Ou então ele tava falando dos, acho que são 8, parafusos que prentem a a luva, onde vão os rolamentos cônicos, ao munhão externo. Esse ae quebra mesmo, mas o Stephan não usa mais esse munhão externo. Se for isso, para o original, tem a solução de usar estojo para substituir os parafusos, que já resolve o problema.
[]´s
equipeminas4x4
17/08/2005, 14:42
Opa, são 6 parafusos que fixam essa luva da foto ao munhão externo.
[]´s
http://www.ensimec.com/imagens/porcG.jpg
Onde vc achou essa luva ??? ë tupiniquim ?
leopoldo
17/08/2005, 15:17
Ou então ele tava falando dos, acho que são 8, parafusos que prentem a a luva
:discordo:
São os 6 do cubo.
Começam soltando, ao soltar começam a espanar as roscas.
ou
quebra por sobrecarga, simplesmente.
equipeminas4x4
17/08/2005, 15:21
Leopoldo,
São esses 6 então Leopoldo??? Se for esses que prendem essa luva, o Stephan não terá problemas, pois não usa mais o munhão em FOFO. no seu caso pode usar 6 estojos estriados, tipo esse estojo de roda. Coloca eles por dentro do munhão, de preferência da prensa, ou na porrada mesmo, e usa porca por fora. Fica show e resolve o problema.
[]´s
equipeminas4x4
17/08/2005, 15:23
Stephan,
Essa luva é original, só que tá limpa. A porca é a q a ENSIMEC fabrica, com sistema de trava, pra não folgar o rolamento qd estiver rodando.
[]´s
Beto Lacerda
17/08/2005, 15:29
marcel estojo seria parafuso prisioneiro em mineirês ???
[]'s
leovalle
17/08/2005, 16:46
Positivo. :concordo:
http://64.233.179.104/search?q=cache:2jq0GpK4qwkJ:www.metalurgicavera.co m.br/catalogo.htm+parafuso+estojo&hl=pt-BR
É melhor chamar parafuso prisioneiro de estojo que roda de jante, igual baiano. :mrgreen:
[]'s
equipeminas4x4
17/08/2005, 17:58
Se vc chama aquele estojo da roda do Willys de parafuso prisioneiro, então é isso mesmo.
[]´s
leopoldo
17/08/2005, 18:23
São esses 6 então Leopoldo??? Se for esses que prendem essa luva
:discordo: porca miséria :discordo:
são os 6 FUROS que prendem a roda livre ao cubo de rodas !
já falei umas 1 000 vêzes ! :evil:
As maledetas roscas do cubo espanam.
O diacho do engenheiro que desenhou o cubo deixou um espaço de 3/8 entre a rosca e a face do cubo onde os parafusos fletem e "trabalham" onde não deveriam.
e para piorar não deixaram espaço para modificar ! :twisted:
leovalle
17/08/2005, 18:44
Leopoldo,
Coloquei ali parafusos alem um pouco mais compridos e trava química. Nunca mais soltou ou espanou. Sei que o aperto foi dado com aquelas chaves alem grandes, que apertam mesmo.
Não usei ainda pneu maiores, mas pelo que sei o kalango tá assim tb e não teve problemas, ainda.
[]'s
leopoldo
17/08/2005, 19:14
Leo,
Técnicamente falando:
1- Parafusos mais compridos não fazem diferença.
2- A diferença seria: mais grossos.
3- "Allen" possui resistência na classe 12.9, resistência de sobra para os 3/8 UNC para uso normal, mas observe que eu disse que a BASE, que é o corpo FOFO do cubo é fraca.
4- A junta não é classificada sob-pressão pois o cubo não é um vazo de pressão, então não é o torque de aperto que significa sucesso na junta. O que tem de se evitar é a roda livre ou a flange "vibrar" na folga entre o parafuso e o corpo de roda livre (o furo própriamente dito); é por isso que na toyota tem aquelas arruelas cônicas. Isso porque obviamente o parafuso é menor que o furo (no diâmetro)
5- Então, mesmo que tenha o aperto, com o tempo, a junta parafusada deverá afrouxar, principalmente se for eixo traseiro, porque a roda livre ou a flange começa a se esfregar contra o cubo no arranque, na frenagem. Depois acontece a corrosão tipo fretting, aumenta a folga e tudo piora.
No dianteiro, demora o tanto quanto se usa 4x4, que é a exposição do cubo às tensões.
Lá nas minhas fotos tem um cubo que abriu o bico recentemente.
Como sempre soltavam os parafusos e depois os prisioneiros, coloquei 3 pinos de aço.......os maledetos quebraram também e os prisioneiros soltaram
Leo....poldo...
tô começando a achar que vc é azarado !!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
E só piora tudo isso quando tem aquelas RL de bosta, feitas em alumínio..............
leovalle
18/08/2005, 11:49
Leopoldo,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/d23e8613f210049d0ce478d17f4bf240.jpg
Vc usinou em aço?
Detalhes, detalhes.
[]'s
leopoldo
18/08/2005, 12:32
Sim.
Mas isso que você vê não é um cubo novo. O cubo do jeep está em baixo disso.
É um dispositivo que transfere torque do semi-eixo direto para os prisioneiros da roda, usando o cubo como apoio, afinal lá estão os rolamentos. Foi um exercício de cálculos e fits& clearences. E o dispostivo está em teste no momento.
leovalle
18/08/2005, 12:37
Foi um exercício de cálculos e fits& clearences.
Também conhecido como gambiarra.
Não deixe de avisar se der certo.
[]'s
leopoldo
18/08/2005, 12:57
Também conhecido como gambiarra
:discordo: :discordo: :discordo:
Gambiarra é algo feito sem critério, sem cálculo, sem verificação sem engenharia. Algo feito de qulquer jeito. Algo que se faz e de repente até funciona. :shock:
Esse dispositivo tem avaliação, projeto, cálculo, dimensionamento na 2º casa decimal e muita dor de cabeça para fazer muito bem o que está fazendo e estar lá onde está cabendo dentro de um espaço quase virtual :concordo:
Eduardo Velo
18/08/2005, 13:13
É nessa parte que to esquentando a muringa tb Leopoldo ...
O problema maior é o espaço mesmo , quase virtual , como vc disse ...
[]s ... torcendo pra funcionar ...
leovalle
18/08/2005, 13:34
:discordo: :discordo: :discordo:
Gambiarra é algo feito sem critério, sem cálculo, sem verificação sem engenharia. Algo feito de qulquer jeito. Algo que se faz e de repente até funciona. :shock:
Leopoldo, É lógico que tava te sacaneando. :mrgreen:
[]'s
Para mim, é uma solução em busca de um problema............ :roll:
Abraços loctiteados,
leopoldo
18/08/2005, 13:50
EDUARDO.
Tem mais espaço que o necessário. Depois que eu descobrí, saiu do virtual e virou um enorme espaço de montagem. :idea:
O problema foi descobrir onde esse espaço estava, pois tinha que manter a posição da roda-livre por causa do entalhado e o cubo por causa dos rolamentos. O segredo estava em usar as peças originais do jeep na posição de montagem original. :wink:
Por enquanto está funcionando muito bem e não poderia deixar de ser pois não passa mais torque pelas roscas do cubo de roda. Matei o problema, pelo menos do meu CJ. Para isso, as cotas usadas são muito precisas para a montagem no meu eixo, com o meu sistema de freio e roda. :shock:
Enquanto já está sendo usinado o kit das rodas dianteiras, estou testado a durabilidade da montagem da roda-livre em cima desse componente. :roll:
E o interessante é que apartir dessa ideia, posso ainda desenvolver mais 2 tipos de solução, mais radicais ainda :twisted:
leovalle
18/08/2005, 14:04
Leopoldo,
Tava olhando seu álbum e fiquei com2 dúvidas:
1) Pq do ajuste do cáster?
2) Pq tantos parafusos no eixo, se tem somente 2 pra segurar o braço longitudinal?
[]'s
leopoldo
18/08/2005, 16:19
Pq do ajuste do cáster?
O munhão interno (bola) pode ser montada à direita ou esquerda e isso significa, no meu projeto, em uma posição de 3º ou 8º. Isso porque o torneiro que fez o dispositivo para montar resolveu da cabeça dêle mexer nas cotas sem me falar. Inicialmente era para ser 0-0. No fim, ajudou a ter mais uma posição de ajuste.
Estava com 8º e estava tendo um BAITA shimmy. Coloquei em 3º e não shimou mais.
Pq tantos parafusos no eixo, se tem somente 2 pra segurar o braço longitudinal?
Porque os parafusos allen tem 2 funções:
1-Mantém a integridade estrutural do EIXO.
2-Porque o trem de suspensão está montado nesses parafusos.
leovalle
19/08/2005, 18:11
Algumas informações postadas em outro tópico pelo Franco da ENSIMEC que acho relevante que estejam aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11703
"O primeiro lote de ponta de eixo dianteiro deve estra pronto em uma semana, aquele que usa homocinética de Toyota...
O TRPC ja esta em teste e ja deu pau....estamos trabalhando em cima do problema, o que significa outro atraso na comercialização....melhor assim, antes não vender do que vender e não funcionar......
No forno está tb um projeto megalomaniaco para RockCrawling. Um eixo especial, chama RockBone, e tem original só globo Dana44. O resto é montagem. Tubos 3", Full-Lock com 35 estrias, ponta de eixo de 1,5", cruzetas 5-160, munhões especiais, fabicados sob medida, fundidos em 8630, freio a disco com pinça de quatro pistões, peso em trono de 160 Kg....quando tiver algo visivel, coloco umas imagens...
Outra novidade é um "Center" para reforma de diferenciais dentro da ENSIMEC, tipo pode enviar um diferencial de ferro velho, que nos o reformamos com peças nossas, ja ajustando e corrigindo problemas que frequentemente são solucionados na marreta por mecânicos menos caprichosos.... "
Segundo entrevista concedida pelo Franco essa tarde as novas pontas de eixo com homocinéticas, vem pra preencher o espaço que ficará entre os Dana 44 originais e o novo RockBone. Será direcionado a quem usa pneus até 35".
O primeiro RockBone, será exposto no estágio de confecção que se encontrar, na prova de Joinvile.
Da sucursal BH
[]'s
ramiro_eli
19/08/2005, 18:37
De um cliente satisfeito!!!
Só pra completar o tópico.....
Está em fase final um update nas tampas dos kit ponta de eixo, traseiro e dianteiro. O conhecido problema de soltar os parafusos da tampa ou da RL, espero solucionar com o sistema de cones e prisioneiros, originalmente utilizado nos eixos Toyota Bandeirante.
Pois bem, as novas tampas dos eixos traseiros vem dai em diante com cavidades cônicas de 30graus, acompanhadas de 12 prisioneiros em aço (Grau 5) com cone partido e porca travante. Os dois pinos auxiliares, que existem no cubo Toyota, no caso do cubo Willys, são desconsiderados. Não sei até então se isto vai prejudicar ou se seria apenas um custos desnecessários, acresentar-los, pois resistência mecânica dos pinos é minima....nem temperados são. Detalhe que os prisioneiros do cubo do Jeep são 3/8" UNC e não M8 da Toyota.
E agora para completar...aquele rebaixo do cubo do Jeep serve exatamente para apoiar o colar do prisioneiro, na parte onde não ha rosca. Espero que com isso emfim, obtem-se uma solução mais robusta, solucionando um velho problema.......
Para quem quiser aplicar o sistema dos cones com prisioneiros nas RL já adqueridos, poderá no futuro enviar as RL para usinar o cone na carcaça e comprar avuslo um kit de prisioneiros.....bom na teroria é isto..ainda não está disponível...logo estará OK :D :D
jeepbruno
09/09/2005, 20:51
Perai...então, se eu colocar cambio automático, relação mais longa, e não ficar usando muita redução, a possibilidade do meu semi-eixo quebrar e menor ??
[]'s
leopoldo
09/09/2005, 23:59
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
leopoldo
10/09/2005, 12:26
Repetindo o mesmo tema no tópico dos reixos de rural:
Franco:
Temos falado de resistência mecanica da instalação da homocinética de toyota BAND nos eixos DANA 44 que no caso do jeep/rural representa um acréscimo,
Porém, seria oportuno que ficasse claro o seguinte:
Toda modificação desse tipo cria melhorias :P e alguns comprometimentos :cry: e nesse caso específico, já que não me lembro de ninguém ter mencionado isso :roll: vem a parte ruim dessa modificação .................
Para introduzir a homocinética nos eixos DANA 44, é necessário usinar internamente a manga de eixo do jeep para a homocinética passar.
Com isso, a parede do tubo fica mais fino. E por ter ficado mais fino, o tubo fica mais fraco. E por ter ficado mais fraco, o peso máximo admissível do jeep/rural tem de diminuir.
Quanto de tira? +/- 2 mm do diâmetro.
Caso não se tenha isso em mente, corre-se o risco de ter de presente uma fratura por sobre-carga na tubeira que suporta o cubo de rodas.
Vejam que caso o jeep/rural tenha freio à disco, no caso de fratura do tubo, o disco retém o conjunto no lugar e ainda é possível frear o veículo embora deverá haver uma certa perda de controle. :evil:
No caso de freio à tambor, o conjunto sairá do jeep/rural como se fosse o caso do semi-flutuante que se rompe e a roda inteira sai do carro, perdendo-se o freio e completamente o controle do jeep/rural. :roll: :evil: :cry:
:concordo: :concordo: :concordo:
jeepbruno
10/09/2005, 15:36
Hum...e outra...ficaria "bastante" acessivel esse projeto, ou seria quase o preço de um eixo dianteiro de Troller moderno ??
[]'s
leovalle
12/09/2005, 22:15
Galera,
:shock:
Acabei de ver fotos do eixo T-RexBone que a ENSIMEC tá fazendo pro Kalango.
Piensa numa coisa ignorante.
A título de comparação seria:
http://www.smartkids.com.br/colorir/frutas/images/limao.gif
o primeiro a manga e luva de eixo de um CJ e o mais abaixo os componentes do T-RexBone
[]'s
Paguei R$ 1.700,00 em um par de eixos de Troller aqui no forum... :D, completos, incluindo freios... :D
é.......da para colocar no teu carrinho de rolimã.... :mrgreen: :mrgreen:
O chato é que deve ficar mais forte e barato quando comparado ao que vocês estão fazendo!
e mediocre mesmo e falar sem ter conhecimento de causa..... :mrgreen: :mrgreen:
Beto Lacerda
13/09/2005, 17:13
Paguei R$ 1.700,00 em um par de eixos de Troller aqui no forum... :D, completos, incluindo freios... :D
dos antigos né ??? wallace nem da p/ comparar o rock bone é muuuuuuuito mais forte que qqer d44 ...
esqueceu que usa pontas de d60 reforçadas ....
não acho que supere os dynatrac mas que chegarão muito perto deles ...
e mesmo o kit com homo de toy fica mais forte que o eixo antigo do troller pois fica tão ou mais forte que o moderno, que já é mais forte que o antigo :wink: , e tais kits são viaveis para quem ja tem um d44 com freios a disco bloqueios etc etc , um par de eixos como o seu p/ quem tem um veiculo ja equipado com d44 é bobagem , é bom negocio p/ quem tem d30 ou 35 mas p/ quem ja tem um d44 é chover no molhado ...
a melhoria é pouca em relação ao custo
[]'s não comicionados porem consumidor do produto discutido
leovalle
13/09/2005, 17:49
não acho que supere os dynatrac mas que chegarão muito perto deles
Beto,
O negócio é muito bruto (RockBone), mas acho que o Sr. Wallace estava comparando era com os T-RexBone com Homo.
Se ele dissesse que os dele são idênticos aos usados no Spider, poderia até ser, mas mesmo assim pelo menos os semi-eixos são mais fortes 60%.
[]'s
Beto Lacerda
13/09/2005, 18:03
Se ele dissesse que os dele são idênticos aos usados no Spider, poderia até ser, mas mesmo assim pelo menos os semi-eixos são mais fortes 60%.
po Leo a info de que os t-rex bone são 60 % mais fortes que os semi eixos originais da linha d44.3 era p/ depois :twisted: :lol: :lol:
[]'s
Sandro Tannuri
13/09/2005, 20:27
Galera,
Não sou advogado do Wallace , mas não desprezem o poder dos materiais nobres.
Um D44 pode ter semi eixos de 35 estrias em 4340 como o RockBone.
Um D44 pode ter cruzetas CTM que são mais fortes que as do RockBone.
A unica coisa que será mais forte no RockBone são os munhões, de resto se o Wallace gastar em semi eixos e CTMs não perderá em nada.
Ainda tera uma vantagem, será peão alto que deixa a coroa mais forte e o cardan longe das pedras.
Abraços,
leovalle
14/09/2005, 00:13
Galera,
Não sou advogado do Wallace , mas não desprezem o poder dos materiais nobres.
Um D44 pode ter semi eixos de 35 estrias em 4340 como o RockBone.
Um D44 pode ter cruzetas CTM que são mais fortes que as do RockBone.
A unica coisa que será mais forte no RockBone são os munhões, de resto se o Wallace gastar em semi eixos e CTMs não perderá em nada.
Ainda tera uma vantagem, será peão alto que deixa a coroa mais forte e o cardan longe das pedras.
Abraços,
Sandro,
A compração que foi feita foi entre o T-RexBone dianteiro Homo c/ o eixo Troller antigo.
Claro que adicionando componentes de alta resistência o eixo fica mais forte, ou seja, adicionando-se os componentes que citou ao RockBone com certeza ele ganha ainda mais resistência.
[]'s
Franco...
1 cx de cerveja para o eixo que sobreviver em Join ? :concordo: :concordo:
Estou fazendo a exata comparação que o Sandro fez.
Meus eixos de Troller antigo que podem ser facilmente reforçados com componentes facilmente comprados nos EUA.
As cruzetas CTM, por exemplo, já comprei.
Não sei se vou fazer mais algum reforço como a troca de semi-eixos, mesmo porque meu uso não deve ser tão pesado e nem devo usar pneus tão grandes, já que provavelmnete devo ficar nos 35x 12,5 e ainda por cima com desenho AT.
Só estou a tempos falando que essa pode ser uma outra opção para quem quer ou precisa de um eixo mais forte como foi meu caso.
Eu ainda estou pesando em comprar outro dana 44 dianteiro do troller antigo para usar no eixo traseiro, se alguem souber de algum a venda eu agradeço a dica.
equipeminas4x4
14/09/2005, 14:12
Essa opção é boa pra quem tem grana. Comprar o eixo do Trolha, mais os semi-eixos importados, e as CTM´s, fica caro pra K7. Sem falar q é mais forte, mas não é indestrutível.
[]´s
(Essa é pro Bill)
Mas neste caso...qual seria o fusível ? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
:mrgreen:
Essa opção é boa pra quem tem grana. Comprar o eixo do Trolha, mais os semi-eixos importados, e as CTM´s, fica caro pra K7. Sem falar q é mais forte, mas não é indestrutível.
[]´sMarcel, pelos preços comentados aqui minha solução até o momento esta saindo mais barata.
equipeminas4x4
14/09/2005, 15:09
Wallace,
Quais preços vc está falando e com qual solução vc está comparando???
Lembre-se q o cara tem q comprar o eixo do trolha tb.
[]´s
Afonso Carlos
14/09/2005, 18:11
OK, não costumo e não gosto de me meter em assuntos polemicos como este, mas não posso deixar de expressar minha opnião em relação a alguns comentários que li neste post.
Até poucos mezes atrás qual era a opção de eixos para off-road pesado que tinhamos no Brasil ? Nenhuma !!
Hoje temos uma empresa pesquisando e desenvolvendo eixos especificos para o nosso uso, eu considero isto louvavel, primeiro porque o risco é enorme e a demanda ainda é muito pequena, somente alguns poucos com muita determinação e coragem é que encaram a empreitada.
Imagino que ao invez de ficarmos comparando preços ou a qualidade, devemos é incentivar, quem nós está, pelo menos oferecendo uma alternativa puramente nacional, que obviamente não tem o preço perfeito, nem as qualidades perfeitas, mas só o fato de ser uma opção em relação aos importados eu já o considero perfeito.
Franco como também respiro Off-Road desejo, meus mais sinceros votos de sucesso.
Um grande abraço a todos Afonso Carlos.
Sandro Tannuri
14/09/2005, 21:51
Leo e Marcel,
Não existe CTM disponivel para as cruzetas que voces disseram que usarão no RockBone. :discordo: Ainda esta em tempo de mudar isso, mas enquanto não mudarem terão que aturar o Wallace. :mrgreen:
Afonso,
Eu não estou criticando o RockBone, ja disse diversas vezes o que penso da Ensimec e seus produtos e sempre foram elogios. :concordo:
Acontece que é importante nivelar certas informações porque isso aqui é um forum aberto. Neste caso é importante mostrar que o D44 do Wallace vai ficar mais forte que o RockBone.
Mas ainda esta em tempo da Ensimec mudar o projeto e usar cruzetas que tenham a opção CTM dai sim o RockBone sera mais forte. :concordo:
Abraços,
Afonso Carlos
15/09/2005, 00:56
Ok, Sandro me desculpe se não me fiz entender, mas não dirigi a mensagem a VC, pessoa que tenho certeza, que contribui e torce para o off-road nacional.
Suas considerações seram sempre bem vindas, pelo menos para minha pessoa.
Um grande abraço Afonso Carlos.
leovalle
15/09/2005, 08:16
Não existe CTM disponivel para as cruzetas que voces disseram que usarão no RockBone. :discordo: Ainda esta em tempo de mudar isso, mas enquanto não mudarem terão que aturar o Wallace. :mrgreen:
Mas ainda esta em tempo da Ensimec mudar o projeto e usar cruzetas que tenham a opção CTM dai sim o RockBone sera mais forte. :concordo:
Sandro :parede: ,
O projeto não precisa ser mudado. Se o cara quer colocar o conjunto com as cruzetas CTM é só comprar as cruzetas e o kit importado de semi-eixos, mas em quanto vai ficar isso?
Cote um eixo dianteiro de Troller + 2 CTM + o kit de semis importados e vai entender do que estamos tentando chamar atenção.
Outra coisa é que a grande maioria já resolve o seu problema usando os T-RedxBone com homo, pq essa maioria não vai usar pneus maiores que 35".
Uma coisa que gostaria de ter dados aqui é sobre a comparação de resistência entre a cruzeta de cardãn da f600 e as CTM, mas com dados matemáticos e não chutes e aí sim dizer se são e o quão são tão resistentes.
Leopoldo, cadÊ vc pra explicar isso pra nós?
[]'s
Ó... quando bati a roda em MG as cruzetas de F600 agüentaram muuuito firme a porrada foi feia e chegou a marcar todo a luva.
Claro que não podemos comparar assim, mas elas são muuuito maiores em relação a uma original de D44
equipeminas4x4
15/09/2005, 10:45
Leo e Marcel,
Acontece que é importante nivelar certas informações porque isso aqui é um forum aberto. Neste caso é importante mostrar que o D44 do Wallace vai ficar mais forte que o RockBone.
Abraços,
Sandro,
Não existe mesmo a CTM nesta mekdida, mas dizer q o kit importado é mais forte, vc deve tá bebendo e muito :mrgreen: :mrgreen: . Só pelo fato de usar uma cruzeta CTM não quer dizer q o kit é mais forte. A cruzeta que vamos usar é bem maior q essa importada e isso compensa o fato de não ser CTM. :concordo: Também irei utilizar os copinhos maciços para aumentar ainda mais a resistência.
[]´s... despreocupados com a cruzeta.
Sandro Tannuri
15/09/2005, 13:17
Marcel,
As medidas que foram postadas da cruzeta dizem que a cruz tera o tamanho do D60 mas o copinho sera do tamanho do D44 e D30 gringos. Se usar copinho maciço vai ficar mais forte, mas uma CTM do D44 e D30 gringo e mais forte que isso. Eu acho que com alguma pequena modificação pode caber a cruzeta do D60 que pode receber o ugrade de uma CTM e dai sim seria muito mais forte que o projeto atual.
Estou sem tempo agora, estou de partida para Brasilia, mas no Pirate4x4 tem a resistencia de todas as cruzetas. Basta uma pesquisa la para ver que a CTM D44/30 gringos e mais forte que essa cruzeta original que vamos usar aqui. Ainda mais se ela não for Spicer.
Stephan,
A sua cruzeta é maior que a do projeto do RockBone.
Leo,
O Wallace esta usando D44 do Troller antigo que custam barato, não tenho como fazer um comparativo porque não tenho o preço do RockBone completo.
Se o RockBone usar cruzetas do D60 eu sou um potencial comprador para todos os meus projetos futuros, por isso estou insistindo tanto nisso.
Abraços,
Se o RockBone usar cruzetas do D60 eu sou um potencial comprador para todos os meus projetos futuros, por isso estou insistindo tanto nisso.
x2
equipeminas4x4
15/09/2005, 14:06
Marcel,
Stephan,
A sua cruzeta é maior que a do projeto do RockBone.
Abraços,
Sandro,
A cruzeta q o Stephan usou é a mesma que estamos usando no RockoBone.
Vou verificar a resistência delas para comparação. Agora, ela é muitooooooo maior q a original D44, fala séio.
[]´s
[]´sEntendam que não estou falando que uma solução é melhor ou pior que outra.
Cada uma tem sua vantagem e desvantagem.
No meu caso e nos custos que levantei, a opção pelos danas 44 do Troller antigo com cruzetas CTM ficou mais interesante.
Seja porque já é uma solução comprovadamente que funciona (mais que testada lá fora).
Seja porque é uma solução que já existe.
Seja porque paguei um bom preço nos eixos de Troller.
Eu em principio não pretendo usar semi-eixos reforçados, mas tenho essa opção.
A minha solução vai ficar uns 2 mil reais para o eixo dianteiro incluindo a compra do eixo.
Com os semi eixos reforçados ficaria algo como 4 a 5 mil reais com a compra do eixo ou talvez um pouco mais se não pagar um bom preço no eixo.
O que queria informar é que devem ter outras soluções como a minha.
Não estou dizendo para ninguem usar a minha solução, mas que pode ser interesantes procurarem outras.
O Bill, por exemplo, parece satisfeito com a opção dele pelos eixos de Troller novo. Deve ter solução melhor, provavelmente, mas aparentemente ele achou um solução que tem atendido o que ele pretente e pode ou quer gastar.
O mesmo acontece com o Sandro com os Pro Rock dele! :mrgreen:
Lembrando que se alguem souber de um dana 44 dianteiro de Troller antigo vendendo eu tenho interesse, mesmo porque parece que ninguem mais tem! :mrgreen:
equipeminas4x4
15/09/2005, 14:30
Neste caso, vai gastar com a CTM à toa, pois o garfo do semi-eixo original é uma merdia, assim como o da Rural.
[]´s
Negativo, é mais forte que o da Rural.
equipeminas4x4
16/09/2005, 13:14
Não disse q era mais fraco, disse q é a mesma merdia. :concordo: :concordo:
[]´s
leovalle
16/09/2005, 14:28
Não disse q era mais fraco, disse q é a mesma merdia. :concordo: :concordo:
[]´s
Explicando melhor, já que disso eu entendo:
mesma mérdia
isso quer dizer que só modifica o formato, poder de feder, nojeira, bitola e etc, mas não deixa de ser merda.
[]'s
equipeminas4x4
16/09/2005, 14:35
Neste caso, vai gastar com a CTM à toa, pois o garfo do semi-eixo original é uma merdia, assim como o da Rural.
[]´s
Mas nem liga, qd foder o garfo vc me conta se a CTM resistiu.
[]´s
Se visitar o Pirate e outros sites lá fora pode encontrar até semi-eixos reforçados (como os Warns) detonados com a cruzeta CTM interinha, mas é claro que depende de como foi a quebra.
Beto Lacerda
16/09/2005, 14:59
corrijam-me se estiver errado mas CeP de D44 e de D44 high pinion são diferentes né ??? isso num dificulta encontrar relações ???
[]'s
Beto Lacerda
16/09/2005, 15:04
Marcel o que o wallace disse é verdade se algo quebrar num eixo com CTM, dificilmente , mas muito dificilmente mesmo foi a CTM que quebrou , na verdade eu nunca vi nenhum relato de CTM quebrada , por isso pode apostar que vai ser a orelha do semieixo dele que vai estourar ... se estourar dado o uso proposto .
[]'s
Por isso que os meus semi-eixos não tem orelha!!! eles são surdos !!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
equipeminas4x4
16/09/2005, 15:32
BETO, PQP, vc é burro, ou se faz de bobo ou não leu o tópico. Eu falei a mesma coisa q vc acaba de repetir. Falei q depois q isto estourar, a possibilidade da CTM ir pro saco é grande.
[]´s... desenhando pra mula entender.
Marcel o que o wallace disse é verdade se algo quebrar num eixo com CTM, dificilmente , mas muito dificilmente mesmo foi a CTM que quebrou , na verdade eu nunca vi nenhum relato de CTM quebrada , por isso pode apostar que vai ser a orelha do semieixo dele que vai estourar ... se estourar dado o uso proposto .
[]'s
Êta SBDI,
Ninguém tá falando que será o CTM que vai quebrar primeiro. Mas depois que a orelha do semi for pro saco, ESTA quebra vai levar monte de outras coisas junto, inclusive o CTM............
Abraços,
corrijam-me se estiver errado mas CeP de D44 e de D44 high pinion são diferentes né ??? isso num dificulta encontrar relações ???
[]'s
Diferentes, bem diferentes........... Os conjuntos HP são bem mais difíceis de encontrar, acho que só tem importado........
Abraços,
Tem que ser muito bom de carteira, gastar uma grana em Cruzetas CTM e instalá-las nos semi-eixos originais......nem nas originais dos Dana30 americana vale a pena, a orelha do semi-eixo abre o bico muuuuuuuuuuuuinto antes da cruzeta. :pensativo: Fato é que quando quebra, ela acaba debulhando a cruzeta e ai pareçe que o que quebrou primeiro é a cruzeta, quando pela logica é o garfo que quebra...
Depois, não é só a questão de reforçar semi-eixo, pois o munhão, rolamento do pino mestre, barços de direção no conjunto original são sofriveis e magrelas demais para encarar um pneu grande...simplesmente porque não foi projetado para tal. Nem as do Troller são, tanto que na versão original ja quebra as pontas dianteiras num pequeno vacilo..... :parede:
Marcel e Stephan, voces estão no caminho certo, não deem ouvidos a intrigas da oposição.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
E eu lá dou alguma coisa...muito menos o ouvido ! :mrgreen: :mrgreen:
Beto Lacerda
16/09/2005, 16:20
Êta SBDI,
traduzindo eta Spoter Bão Dos Inferno né ??? :mrgreen:
Beto Lacerda
16/09/2005, 16:27
[]'s
Diferentes, bem diferentes........... Os conjuntos HP são bem mais difíceis de encontrar, acho que só tem importado........
Abraços,
então o eixo do troller antigo num é tão vantagem assim ....
se p/ ficar bom tem que importar tudo ... num acha nada aqui ... p/ pneu até 35" fica muito mais caro do que pegar um d44 original ou o de rural e colocar os semi eixos t-rex com homo de toy ...
[]'s
leovalle
16/09/2005, 16:44
então o eixo do troller antigo num é tão vantagem assim ....
se p/ ficar bom tem que importar tudo ... num acha nada aqui ... p/ pneu até 35" fica muito mais caro do que pegar um d44 original ou o de rural e colocar os semi eixos t-rex com homo de toy ...
[]'s
:putz:
Tem 5 dias e 4 páginas que dizíamos exatamente isso.
Se vc entendeu qualquer um consegue.
Tô falando dos normais. :twisted:
Pra bom entendedor já basta. :concordo:
[]'s
Beto Lacerda
16/09/2005, 16:48
leovalle, se eu comprei a solução da ensimec é pq acredito ser a melhor né mané ...
mas como tenho tempo pois meu carro ta paradinho (sem $$$$) num deixo de analizar as outras alternativas apontadas ...
o Wallace tinha bons argumentos defendendo a solução por ele adotada ...
mas ver o spider com eixos de troller moderno (mesma merd@ que os de rural com o t-rex bone , na verdade até mais fracos ) me encoraja muito a apostar na solução do Franco
fora que vai ficar bacana os 2 eixos com miolo 100% ensimec :mrgreen:
[]'s
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
:dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:
Sandro Tannuri
18/09/2005, 20:56
Ja disse o que queria, se colocarem a cruzeta do D60 no RockBone vai ficar melhor e sou potencial cliente. Se não quiserem, não posso fazer nada.
A cruzeta do RockBone é muito maior que a do D44 nacional, é obvio, mas basta aumentar um pouco o copinho e teremos a do D60. E dificil entender isso?
Pesquisei no topico do ADI e realmente a cruzeta dele tem 30mm por 106,9mm.
Abraços,
Enquanto este assunto não quer calar, vai ai um curta metragem sobre um D44 com homo de Toy:
http://www.ensimec.com/revista_mat1.htm
:P :P :P :P :P :P
Sandro
Se paltite fosse bom, eu vendia......
A foto é bem interessante e da para chegar a algumas conclusões:
a) O munhão está quebrado e
b) A orelha do semieixo inetrno falhou ( e olha que é um Put...semiéixo)
Até ai foi facil, mas quem quebrou primeiro???
Obvio que foi o munhão, porque uma falha do semi-eixo não quebraria desta maneira a mancalização de um munhão parrudo como este do D60. Vamos supor que isto ocorreu em função de um salto ou exesso de tração de uma hireção full-hidro.
Após a falha do munhão, as partes que ficarm pinduradas ou que segurarm a roda mais o menos no lugar neste instante foi o semi-eixo que nos proximos graus de rotação foi sobrecarregado e então falhou.....
Então provavelmente não foi uma quebra em função de sobrecarga natural, foi falha de um sistema primário ( munhão) e enfiução deste o semi-eixo falhou.
Forte, hein
Mais forte foi o bração no volante :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
equipeminas4x4
19/09/2005, 08:17
Realmente a CTM não quebrou...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/thumbs/t_ctm_u_joint_360.jpg
Mas pela smarcas nela, essa ae num dá pra usar mais.
[]´s... torcendo pro Wallace montar os semi-eixos originais do Trolha, com CTM.
Sandro Tannuri
19/09/2005, 16:38
Franco e Marcel,
Este e apenas um exemplo de CTMs sendo abusadas e resistindo.
CTMs não cabem em semi-eixos originais.
Abraços,
equipeminas4x4
19/09/2005, 16:49
Sandro,
Não adianta ter uma puta cruzeta num garfo original, foi o que escrevi para o Wallace neste tópico. O que to apostando é q como a cruzeta é muito maior que uma original, quase igual à do Dana 60, não teremos problemas neste ponto. Isso é fato e será testado na prática muito em breve. Pode ficar tranquilo que qd for usar este eixo nos seus futuros projetos, ele estará testado na prática. :concordo: :concordo:
Se vc olhar bem pra ela, ela resistiu, mas não serve mais para ser utilizada. Veja as marcas que apareceram nela.
[]´s
Sandro Tannuri
19/09/2005, 17:01
Marcel,
O Wallace não vai colocar as CTMs em semi-eixos originais simplesmente porque não cabem.
A medida de maior importância para resistência de uma cruzeta e o diâmetro do copinho, usando o de 30 mm ela vai ficar beeeem mais fraca que uma CTM de D44, esta dificil entender isso? Você sabe que a cruzeta do D44 gringo tem copinho de 30mm? O mesmo do RockBone.
Eu não compraria um RockBone com uma cruzeta dessas.
A cruzeta da foto resistiu a quebra de um munhão e do semi-eixo, precisa mais?
Abraços,
equipeminas4x4
19/09/2005, 17:22
Vc ficou de me passar a resistência das CTM´s. Eu procurei no Pirate e num achei. A Spicer não fornece os valores pois segundo eles, são produtos feitos para as montadoras e os dados são sigilosos.
Mas acho q dá pra saber pelas contas de torque do motor, já que é usada no cardan do F600 e F4000. Alguém saberia me informar o torque destes motores???
[]´s... curiosos
equipeminas4x4
19/09/2005, 17:24
Marcel,
O Wallace não vai colocar as CTMs em semi-eixos originais simplesmente porque não cabem.
Abraços,
Então ele tá bebendo mais do que eu imaginava, pois disse q já comprou a CTM pra colocar no semi-eixo original do Trolha.
[]´s
equipeminas4x4
19/09/2005, 17:27
No meu caso e nos custos que levantei, a opção pelos danas 44 do Troller antigo com cruzetas CTM ficou mais interesante.
Seja porque já é uma solução comprovadamente que funciona (mais que testada lá fora).
Seja porque é uma solução que já existe.
Seja porque paguei um bom preço nos eixos de Troller.
Eu em principio não pretendo usar semi-eixos reforçados, mas tenho essa opção.
A minha solução vai ficar uns 2 mil reais para o eixo dianteiro incluindo a compra do eixo.
Com os semi eixos reforçados ficaria algo como 4 a 5 mil reais com a compra do eixo ou talvez um pouco mais se não pagar um bom preço no eixo.
Só pra constar...
[]´s
Sandro
Onde acho as dimensões da cruzeta CTM do D60, ou se tiveres podes me passar por favor ( tira-teima)
Preciso de:
Diametro externo do copo:
Largura externa da cruzeta:
Altura do copo:
Peso aproximado do conjunto: ( Sabes pra que???? Dificil de imaginar???)
Series - 1410
Cap Dia - 1-3/16
Overall Length - 3-15/16
Trunion Dia - 49/64
Peso não sei..........
Abraços,
equipeminas4x4
19/09/2005, 18:02
Essa é equivalente à 5297X, que aliás to usando no meu eixo.
[]´s
http://www.pirate4x4.com/forum/attachment.php?attachmentid=139695&stc=1
Resposta definitiva:
Do Jess da empresa High Angle Driveline..........
============
1310 is 1/2 ton commonly - 3 1/4 across the caps- 1 1/16 cap (cheesy on anything with a 35" tire or more) 1330 is 3/4 ton same size caps in most cases as 1310 1 1/6 but 3 5/8 across the span of the joint - not good angle capability in most cases 20 max- mainly for stuff- 3r series or sagina commonly in chevy stuff inside clips and very cheesy aftermarket stuff- (cadillac c/v ) 1350 is 3 5/8 across 1 3/16 caps and pretty damn tough - 1410 series 1 1/2 ton commonly 4 7/16 across the caps 1 3/16 caps same as 1350 size caps- and max angle in most cases 30 degree's nice for lifted rigs with dana 60's and 14 bolts- and 1480 oh yeh baby lets just say its damn near unbreakable with 5 ton rockwells- hehe Jess
===============
Abraços,
As diferenças em comprimento de devem ao fato que existem mesmo cruzetas da mesma série com copinhos diferentes........
Abraços,
Sandro Tannuri
19/09/2005, 20:13
Para o Wallace usar uma CTM num semi-eixo original ele tera que usinar o semi-eixo. Ele vai descobrir isso se for tentar usar.
A cruzeta do D60 e da serie 1480 e não da 1410. Ela tem 34,92 mm no copinho e 106,375 mm na cruz.
Um semi-eixo de 1,5" com 35 estrias feito em 4340 resiste a 14721 ft/lbs e uma CTM de D60 supera isso, basta ver os relatos desses eixos quebrados e CTMs inteiras.
Fonte: http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/60_front/index.html
Abraços,
Para o Wallace usar uma CTM num semi-eixo original ele tera que usinar o semi-eixo. Ele vai descobrir isso se for tentar usar.
A cruzeta do D60 e da serie 1480 e não da 1410. Ela tem 34,92 mm no copinho e 106,375 mm na cruz.
Um semi-eixo de 1,5" com 35 estrias feito em 4340 resiste a 14721 ft/lbs e uma CTM de D60 supera isso, basta ver os relatos desses eixos quebrados e CTMs inteiras.
Fonte: http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/60_front/index.html
Abraços,
Quando eu decidi usar a da F600 foi porque eu simplesmente não acreditei no tamanho de uma de D60. O treco é enorme e teria que aumentar ainda mais o munhão (que já ficou grande) e creio que a proporcionalidade do treco todo ia pro espaço...
Tô com o Marcel... teoria é uma coisa...prática é outra (ai se os engenheiros de plantão me pegam... :stop: :stop: )
ramiro_eli
20/09/2005, 10:37
A cruzeta original do D44 nacional tb ficou intacta e os semi explodiram:
Marcos Ojeda
20/09/2005, 12:07
Tenho umas cinco cruzetas desta, mas acho que são du situações, uma é o copinho que quebra e outra o semieixo, a cruzeta em si, quebra mas depois que quebrou um dos dois anteriores. :putz:
Sandro Tannuri
20/09/2005, 13:06
Gente,
Quem um dia quiser usar cruzetas tipo CTM não vai conseguir porque não cabe, não tem nada a ver com teoria e pratica. Basta aumentar um pouquinho o munhão. :parede:
Nunca vi um troço tão simples e ao mesmo tempo tão dificil de entender. :twisted:
Abraços,
equipeminas4x4
20/09/2005, 14:55
Essa cruzeta original é tão porcaria, que ninguém consegue afirmar com certeza o que quebra primeiro.
[]´s
Mas acho q dá pra saber pelas contas de torque do motor, já que é usada no cardan do F600 e F4000.
[]´s... curiosos
Vamos pelo mais forte, a F350 com 6 cil 4,2l tubro intercoolado, manda 560Nm pra caixa.
Digamos 1:6,2 na primeira marcha, isso dá 3500 N.m no cardan.
Fator de segurança 3 dá em torno de 10.500 Nm, que podes considerar como limite praticável e como referencia....
Agora, quantos Nm são 14721 ft.lbs?????
1 Nm = 0,7376 Lb.Ft, logo 14721 ft.lbs = 19.960 N.m
é, da mais o menos o dobro.....quem sabe uma cruzeta de Scania não aguente mais.......
Bom, se a cruzeta da CTM aguenta mais que isso, está explicado porque não quebra, rsrsrsrssr.
Só digo uma coisa, pra quebrar um semieixo de 1,5" vai precisar um pouco mais que um D44, ou mesmo um D60 com RP originais, e um baita cardan, senão nem chega a coçar a resistência da cruzeta até então utilizada...
Marcel, tem mais uma. Tem uma cruzeta bem mais forte utilizado no cardan do MB912, vou ver e tirar umas fotos para arquivo, ai ponho aqui. :lol:
Rogério Tortato
20/09/2005, 23:28
Franco e cia..
eu já vi partes desse tópico, mas não o li integralmente, por isso me desculpe se estiver repetindo algo que já foi dito, ou mesmo se for muita besteira o que vou falar.
eu tenho um trator CBT traçado - uma dranha - mas a cruzetinha do cubo dianteiro é muito pequena. é claro que é maior qua a do willys, mas mesmo assim é muito pequena em proporção ao conjunto. o pneu dianteiro tem mais de um metro de altura, talvez 1,30 e a cruzeta não quebra.
porque? porque tem redução dentro do cubo, após a aplicação da força da cruzeta.
todos aqui querem redução e cruzeta que aguente, talvez essa possa ser uma solução 2 em 1. não sei se viável economicamente, mas...
esses cubos tem aos montes em ferro-velho de tratores e colheitadeiras. acha-se o eixo completo e não é caro (em demasia).
é claro que não é uma solução pro dia a dia, mas para competições, quem sabe, ou é fora de regulamento?
abraços.
Sandro Tannuri
20/09/2005, 23:48
Franco,
O Hulk tem 235 ft-lbs no motor, a relação final de 63,82:1 coloca 14.997,7 ft-lbs nos semi eixos sem contar o conversor de torque nem nenhum fator de segurança.
Entendeu porque preciso de CTMs do D60? :concordo:
Abraços,
O incrivel Hulk......
Tua cabeça tb fica verde quando acelera tudo????
Bom, então ta explicado porque tnata cruzeta....a 5-160X usada hoje no Rockbone é inferior a CTM ( bom, segundo a propria CTM, eles dizem que não há mais forte que a deles...). Com as medidas de 106,2 x 30,1 de copo, ja é bem grande. Pesquisei e encontrei uma com corpo mais reforçada, do 912. Mas tem tb a opção de colocar garfos maiores e instalar uma 5-263X, que tem 106,1 x 34,9, medidas iguais da CTM. Ai ja chega perto. E por ultimo, ainda dá para fabricar uma cruzeta especial com copos sem agulhas, para ganhar diâmetro no eixo.
Sandro,isto é o lado bom do RockBone, ele é parcialmente aberto e permite a adequação do produto conforme o desejo e bolso do cliente. Legal né...??
Mas 14.997,7 ft.lbs......caraca........ja da pra brincar um monte no monte.... :mrgreen: :mrgreen:
equipeminas4x4
21/09/2005, 09:01
Fala Sandro,
Se não precisar de fator de segurança tá na conta certa.... :mrgreen: :mrgreen:
E sinceramente, do jeito q leva na ponta dos dedos o Hulk, essa cruzeta dá e sobra. Apesar q não é pro Hulk né??
[]´s
Sandro Tannuri
21/09/2005, 19:05
Franco e Marcel,
Eu quero montar uma gaiola leve para TRC, dai a necessidade de eixos. :concordo:
Neste caso eu planejo passar os eixos do Hulk para a gaiola e usar o RockBone no Hulk com pneus 44" e bola do D60, assim não teria problemas de altura livre nem de resistencia.
Mas se não couber uma cruzeta de D60 no RockBone não posso usar uma CTM e dai não aguentaria os 44" com todo o torque do Hulk. Este e o problema, o Hulk despeja quase 15000 ft-lbs e não e qualquer eixo que vai aguentar isso com pneus 44".
Cabe ou não cabe no RockBone uma cruzeta com 106mm x 34,9 mm ?
Abraços,
equipeminas4x4
22/09/2005, 10:09
CABE.
[]´s
Sandro Tannuri
22/09/2005, 10:19
CABE.
[]´s
Quanto custa um dianteiro com 66" de WMS/WMS,cubo e disco para 6x6,5", bola D60, semi eixos em 4340 1,5" 35 estrias sem caixa de satelite e cruzetas?
Que mais precisam para especificar?
Abraços,
equipeminas4x4
22/09/2005, 10:45
Tem só 1 problema :pensativo: :pensativo:
O munhão foi feito pra caber a falnge que suporta a cruzeta. Esta flange não serve para a medida da cruzeta q vc tá precisando.
SOLUÇÕES:
1- Vc compra os semi para o Dana 60, conforme vc tá querendo, com a CTM. A ENSIMEC fabrica o eixo no comprimento certo pra montar esses semi-eixos.
2- Vc descobre qual a flange existente no mercado nacional que sirva para essa cruzeta CTM. A ENSIMEC fabrica os semi-eixos pra montar nessa flange.
3- A ENSIMEC pega um bloco de material especial e usina uma cruzeta no estilo CTM pra vc. Parece q a CTM tem forjada e usinada tb ou to enganado??
PS.: Usei o nome da ENSIMEC sem prévia consulta ao seu proprietário.... :concordo: :concordo: :concordo:
[]´s
Sandro Tannuri
22/09/2005, 19:33
Marcel,
Para colocar uma cruzeta com copinho maior, caso da 5-332X ou CTM, vai precisar de uma flange maior, ela vai caber no munhão?
Vou dizer o que acho que esta acontecendo e voce me confirma, OK ?
A Ensimec ja fez moldes para forjar os munhões e agora aparece um chato (eu) e diz que seria melhor se coubessem cruzetas um pouco maiores porque são o padrão de mercado. Dai não da mais para modificar os munhões.
E isso?
Abraços,
Marcos Ojeda
22/09/2005, 20:42
:pensativo:
equipeminas4x4
23/09/2005, 11:39
Marcel,
Para colocar uma cruzeta com copinho maior, caso da 5-332X ou CTM, vai precisar de uma flange maior, ela vai caber no munhão?
Vou dizer o que acho que esta acontecendo e voce me confirma, OK ?
A Ensimec ja fez moldes para forjar os munhões e agora aparece um chato (eu) e diz que seria melhor se coubessem cruzetas um pouco maiores porque são o padrão de mercado. Dai não da mais para modificar os munhões.
E isso?
Abraços,
Sandro, estamos usando uma cruzeta com 106,2 x 30,1. O fator que limitaria a utilização de uma cruzeta maior seria justamente a dimensão de 106 e não o diâmetro do copinho. Como esta dimensão é a mesma, creio que não haverá problema em utilizar a 5-332X ou a CTM.
Como ter certeza disso????
Vc compra um flange que caiba esta CTM, que no mercado nacional não sei se existe, o Franco desenha isso em 3D e faz a montagem no CAD. Teremos uma resposta totalmente precisa para a sua pergunta, sem chutes.
[]´s... novamente utilizando o nome da ENSIMEC sem prévia consulta ao proprietário... :mrgreen: :mrgreen:
Sandro Tannuri
23/09/2005, 18:39
OK, quando chegar a hora eu procuro então.
Abraços,
FernandoRisso
21/11/2005, 16:03
Reativando o tópico,
Alguma novidade neste ponto ??? Preço ??? Fotos ??? Existe ou é igual a cabeça de bacalhau !!!! :mrgreen:
[]'s
equipeminas4x4
21/11/2005, 16:08
Tá em vias de.
Era pra ser em dezembro, mas um pequeno atraso e ficou pra janeiro. As peças estão sendo usinadas.
[]´s
dalmo cruz torres
30/09/2007, 21:27
Pessoal, a quantas ficamos? Qual munhão usar?
Eu lí esse topíco todo mais tópicos esparssos sobre minhões, pelo que ví, apenas UP-GRADES no munhão dos Willys não vão resolver o problema. Alguém chegou a uma solução viável técnica e economicamente?
Dei uma estudada nos munhões do Troller, apesarde serem bons, não oferecem possibilidade de fazermos Hi-Steer neles. Os munhões da Band apresentam a vantagem da possibilidade segura de Hi-Steer, mais nada. Os munhões do Javali são muito parecidos com os munhões do Troller,mas há colegas que põe em cheque a qualidade de sua feitura. Os munhões da Ensimec têm preço proibitivo....
Alguém tem resultados palpáveis para apresentar pra gente?
:concordo:trez anos ç passaram desde o 1post do SANDRO e tivemos um enorme avanço nesta questao,SÓ QUE foi na politica cambial do país e no recuo do dolar,hahahahahahah agora ta mais barato importar uns DINATRAX,:parede:.CORRENDO ATRAZ ATÉ HOJE NESTE ASSUNTO,E CHEGANDO A CONCLUSAO QUE TA MAIS FACIL ACERTAR 6 NUMEROZINHOS BASICOS DOQUE FAZER TANTA CONTA.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
dalmo cruz torres
01/10/2007, 21:58
:concordo:trez anos ç passaram desde o 1post do SANDRO e tivemos um enorme avanço nesta questao,SÓ QUE foi na politica cambial do país e no recuo do dolar,hahahahahahah agora ta mais barato importar uns DINATRAX,:parede:.CORRENDO ATRAZ ATÉ HOJE NESTE ASSUNTO,E CHEGANDO A CONCLUSAO QUE TA MAIS FACIL ACERTAR 6 NUMEROZINHOS BASICOS DOQUE FAZER TANTA CONTA.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Carraro, os eixos são DÉIS, mas é$$$ Bagaraio
Pessoal,
Sei que o tópico é antigo e ninguém precisa ler ele inteiro, mas quanto as cruzetas do Dana 44, para quem não está afim de investir nas homocinéticas da Band, qual seria melhor solução? Visto que não encontra-se mais cruzetas do eixo da marca Spicer em nosso mercado, apenas Stahl e Platinum.
Como vocês estão fazendo em caso de quebra da cruzeta do eixo? Pergunto isso porque as cruzetas do meu CJ (ainda originais de fábrica) não estão muito boas e preciso trocar.
[s]
dalmo cruz torres
15/10/2007, 21:34
Marcelo, eu comprei as cruzetas novas Spicer aqui em Poços...
Ainda não me convenci sobre as Homocinéticas. Caro Bagaraio...
leopoldo
15/10/2007, 22:17
Marcelo,
Infelizmente não há outra solução entre trocar por uma Stahl, Albarus, ou similar e enfiar a mão no bolso e encarar uma cara adaptação/modificação com homo da toyota.
Não há meio termo.
A regra para a sua sobrevivência já foi comentada, porém, embrando pois está espalhado neste e outros tópicos assemelhados
1- evite ou não faça abuso com RPM em redução
2- nem evite ... simplesmente NÃO faça acelerações bruscas em redução com a roda esterçada.
3- se vc for subir uma ladeira em ré, mais cuidado ainda.
4- o mesmo cuidado se a roda estiver encavalada.
5- seja suave e macio no acelerador
6- cuidado com bloqueios 100% ao transpor obstáculos pois um semi-eixo pode ficar hiper sobrecarregado.
7- aumento de potencia de motor e redução de cambios adaptados e aumento de diametro de pneu e aumento de redução de difereciais = cada um aumenta proporcionalmente a chance de estouro de semi-eixo/cruzeta. Portanto + cuidado é necessário.
8- quando a coisa aperta, use o guincho, reboque, hi-lift, etc.... Melhor 1/2 h a mais na trilha que 12 h a mais sem semi-eixo.
Isso não só assegura a vida da cruzeta mas mais ainda ... do semi-eixo pois ele abre o bico mesmo, antes de quebrar as cruzetas. Fora a lubrificação .... de praxe.
dalmo cruz torres
15/10/2007, 23:20
Leopoldo, v/c concorda então que as Homo não são muito mais fortes que as cruzetas originais?
Dalmo,
Conseguiu? A informação que tenho é que a Spicer não fabrica mais dessas cruzetas aqui no Brasil. Se puder me passar o código dela, fica mais fácil procurar por aqui.
Leopoldo,
Obrigado pelas dicas. Mas o meu problema no momento está em encontrar uma Spicer. Dessas marcas é colocar e esperar a quebra.
[s]
Elmer_Jeep
16/10/2007, 19:46
SIPICER = ALBARUS.
[]'s
http://www.spicer.com.br/spicer/
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10942&idcategoria=16862&Nivell=&Categorias=
será que num tem de eixo também?
abs
http://www.spicer.com.br/spicer/
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10942&idcategoria=16862&Nivell=&Categorias=
será que num tem de eixo também?
abs
Zepi,
Essas cruzetas são do Cardan. O problema está nas cruzetas do semi-eixo.
[s]
dalmo cruz torres
17/10/2007, 12:31
Marcelo, eu comprei as quatro cruzetas do cardã e três para o eixo dianteiro. Comprei uma a mais exatamente para deixar de reserva, todas Spicer. Comprei no começo do ano, fevereiro ou março, e o vendedor me disse que tinha muitas cruzetas de eixo lá. Vou dar uma passada na loja essa semana e ver se tem mais, se tiver eu posso comprar pra repassar para o pessoal do fórum. Uma coisa, pode ser que tivessem na loja um estoque antigo, mas as caixinhas da embalagem já são dessas azuis modernas.
Emerson4x4
28/10/2007, 23:01
Olá pessoal
Vocês podem me passar a especificação da cruzeta do semi eixo?
Valeu
leopoldo
29/10/2007, 00:19
v/c concorda então que as Homo não são muito mais fortes que as cruzetas originais?
Não é um caso de concordar. É um fato incontestável.
Repetindo oque está na pag 7 deste tópico:
- cruzeta do semi-eixo, a resitência contínua é de 400Nm e transientes de 800 Nm.
- cruzeta do cardan, a resistência contínua é de 550Nm e transientes de 1 100Nm
- Homoc da toyota, a resistência contínua é 1 900Nm , transientes de 2 900Nm e ruptura a 3 900Nm
Emerson4x4
29/10/2007, 00:31
DIGO
Número de catálogo
Olá pessoal
Vocês podem me passar a especificação da cruzeta do semi eixo?
Valeu
dalmo cruz torres
29/10/2007, 11:12
Leopoldo, eu achava que as homoc do Toy Band não eram mais fortes que as cruzetas originais do semi eixo, mas estava errado. Então vale a pena usar as homoc !
Emerson4x4
12/11/2007, 02:54
Pessoal vocês podem me dizer se a cruzeta do cardan da Toy Bandeirantes pode ser usada no CJ?:parede:
Valeu
dalmo cruz torres
12/11/2007, 09:49
Emerson, as cruzetas do cardã do toyota são maiores que as do CJ.
Emerson4x4
13/11/2007, 02:15
Obrigado pela reposta. Mas ...
Será que é possível adaptar essas cruzetas no willys? :pensativo:
valeu
Emerson, as cruzetas do cardã do toyota são maiores que as do CJ.
dalmo cruz torres
13/11/2007, 09:00
Acho que sim. Eu estava com idéia de fazer isso: Mandar fazer quatro falnges para colocar no lugar do "garfo" das cruzetas, nos dois diferenciais e nas duas saídas da redução. E usar as luvas, cruzetas , estrias, espigas e "gaiolas"" de cruzetas do Toy Band. A única dificuldade que achei foi encontrar uma usinagem que fizesse as flanges.
Emerson4x4
29/11/2007, 01:24
Vou quebrar a cabeça para colocar cruzetas mais parrudas. Usinar uma peça (flange meio toy meio CJ) parece a meluor solução.
Mas mudando de assunto, alguem saberia me dizer quantas etrias tem o semieixo da band na parte que liga na homocinética?
Valeu
Leonardo Raffi
08/01/2008, 13:59
E ai pessoal ...gostei do do tópico pois é um problema crinico da minha C15 militar de tante detonar semi eixos ...adaptei munhao de javali(por sinal tenho um lado sobramdo agora áo sei exatamente qual ...quem quizer ou tiver o outro para rolo sem é bom ter reserva apesar de eu achar que aquenta bem... coloquei garfos e cruzetas de maquina agricula seifa ou trator tracionado...e os semi eixos feitos em tornearia sob medida...confesso que torci os semi eixo numa trilha e em Melo uruguai puxando um paulista numa chevrolet 38 traçado por sinal muito linda estorei os garfos de um lado....por sinal quem conhecer esse paulista ele tem uma silverdo embaixo do chevrolete 38...queria fotos que ele tirou de nós... bem áo li todo o topico mas queria saber se continuo com as minhas peças agricolas ou homocinete de band... o que me sugeri...
Olha, bom, sabe, caham, se tu traduzir isso tudo quem sabe a gente pode ajudar, mas assim tá difícil.
[]'s
Elmer_Jeep
08/01/2008, 17:13
queria saber se continuo com as minhas peças agricolas ou homocinete de band... o que me sugeri...
Quanto à resistencia já está explicado ali no topo da página.
Algumas dicas sobre homocinetica no eixo dianteiro da C15
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14730
[]'s
leopoldo
08/01/2008, 19:38
Se vc leu o tópico inteiro e ainda não chegou a uma conclusão, fica muuuuito difícil até de entender.
Leonardo Raffi
08/01/2008, 20:58
Desculpa pessoal eu me empolguei com o tópico porque ele é execelente...quando fiz a primeira pergunta eu queria um pouco de imediatismo...e tinha lido 3 paginas só... agora ja li até a pagina 30 depois continuarei... o que gostei foi mais ou menos estou no caminho certo pelo menos no uso dela que é trilha média pois as pesadas eu optei com jeep e até agora áo quebrou nada... voltando a camionete C15 militar tracao engesa mas com munhoes de jeep era terrível primeiro os rolamnetos sup e inf estouravam direto obtei por mancal e trinquei ...dilacerei munhoes semi eixos foram mais de 8 ai entre eixo de bandeirante optei pormunhoes de javali que eu tinha disponivel para comprar resolveu os problemas dos rolamentinhos ou mancal..usei garfos e cruzetas de trator tracionado (ai tive que passar os garfos no torno para diminuir o diametro para entrar no munhao do javali) em consequencia perdi as travas da cachopa ou copinhos e tive que soldar ...o que nao aguentou(faltou usar solda de inox dizem q é melhor) e os semi eixos eu mandei fazer no torneiro mas sem tratamento. Bem fiz uma trilha média p pesada em Arambaré aqui no RS e o jogo que eu fiz aguentou (apenas torceu dois semieixos os das pontas) mas a luva do cardan dianteiro ficou que nem uma casca de banana descascada mas problem ja resulvido nunca ocorreu por os semi eixos as argolas que seguram as cruzetas quebravam antes... Em Mello no uruguai puxante uma chevrolet 37 de um paulista com uma mecanica de silverado embaixo e tracionado que tinha dado problema no motor primeiro perdeu uma das cachopas e depois quebrou um garfo e fiquei sem a tracao... forcei muito mas nao queria que tivesse quebrado... vou terminar de ler o topico para ver mais detalhes... quero melhorar esse sistema de munhao de javali...mas se nao der penso ou munhao de bandeirante ou quem sabe munhao de caminhao tipo 1313 que eu li.No momento tenho certeza que nao é o conjunto ideal para ela pois se forcar tenho cverteza que quebrar . um abraco a todos qualquer duvido prenderei o grito... nesse final de semana estarei no Cassino dando suporte par uma turma de 40 motos que vao fazer o passeio de cassino a Chui. um abraco a todos
dalmo cruz torres
09/01/2008, 23:15
Leonardo, acho que o mais em conta para v/c é o eixo do Troller com roda de seis furos, acho que ele já vem com junta homocinética, e o munhão aparenta ser bem reforçado.
Leonardo Raffi
10/01/2008, 01:47
O Emerson me ofereceu homocinetica de band. fico pensando se ja tenho munhao de javali e leigamente acho que cabe no espaco restara comprar rodas livres p toyota e fazer semi eixos novos com estrias p homocinetico... o problema é q fica aberto vou ter que pensar em algo para tapar e revisar sempre após trilha. SERA QUE DARA CERTO??? LI AQUI QUE HOMOCINETICAS É BEM MAIS RESISRENTE QUE CRUZETAS... Quanto do trolher nao conhecO vou verificar... MAIS ALGUMA IDEIA!!!
Beto Lacerda
10/01/2008, 07:49
O Emerson me ofereceu homocinetica de band. fico pensando se ja tenho munhao de javali e leigamente acho que cabe no espaco restara comprar rodas livres p toyota e fazer semi eixos novos com estrias p homocinetico... o problema é q fica aberto vou ter que pensar em algo para tapar e revisar sempre após trilha. SERA QUE DARA CERTO??? LI AQUI QUE HOMOCINETICAS É BEM MAIS RESISRENTE QUE CRUZETAS... Quanto do trolher nao conhecO vou verificar... MAIS ALGUMA IDEIA!!!
usa a coifa da homocinetica do monza , é essa que usam no trolha
a homo de toy é a mesma do trolha só que sem o rebaixo p/ abraçadeira que prende a coifa
[]'s
Leonardo Raffi
10/01/2008, 20:26
Valeu... esta tudo se encaminhando para homo entao. Um abraço
equipeminas4x4
10/01/2008, 20:51
se não fizer tratamento no semi-eixo ele vai continuar torcendo. Se fizer tratamento errado ele quebra.
[]´s
Leonardo Raffi
10/01/2008, 21:05
jA PENSEI NISSO MAS AQUI (Pelotas-RS) NINGUEM FAZ, o que sugeri (quem) e mando eles pronto para tratamento ou mando as medidas e fazem tudo. Aguardo dicas...
equipeminas4x4
11/01/2008, 09:52
se tivesse colocado o kit ENSIMEC, teria gastado menos grana, teria ficado melhor e mais confiável.
[]´s
haundrich
13/01/2008, 23:50
Se for usar eixos de trolha para sua C-15, verifique antes a sua bitola. Acredito que os eixos de troller ficam muito estreitos para as GMs...
Beto Lacerda
14/01/2008, 09:12
se tivesse colocado o kit ENSIMEC, teria gastado menos grana, teria ficado melhor e mais confiável.
[]´s
mas não vejo pq o Franco não consiga fazer um semi eixo para o eixo dele , basta ele conseguir medir direito quais comprimentos ele precisa ..
ai o Franco faz igual T-rex .
mas ja que ja modificou e usa munhão de javali eu mediria para ver se num cabe umas cruzetas maiores ...
se couber ja faz semi para pegar garfo de cuzeta ao invez de homo , mas precisa medir qual vai caber ali ...
[]'s
equipeminas4x4
14/01/2008, 12:55
mas não vejo pq o Franco não consiga fazer um semi eixo para o eixo dele , basta ele conseguir medir direito quais comprimentos ele precisa ..
ai o Franco faz igual T-rex .
mas ja que ja modificou e usa munhão de javali eu mediria para ver se num cabe umas cruzetas maiores ...
se couber ja faz semi para pegar garfo de cuzeta ao invez de homo , mas precisa medir qual vai caber ali ...
[]'s
Até descobrir qual garfo de pinhão serve ali, sem ter o eixo em mãos é complicado.
[]´s