Ver Versão Completa : Subaru Forester 2009 ou Suzuki Gran Vitara 2009?
PRBrasil
04/06/2009, 01:18
Estou na dúvida para a compra de um SUV 0km, principalmente para uso urbano, e muito eventualmente fazer uso em viagens com estradas de terra, na faixa de preço de até R$ 90 mil.
Fiz teste drive na Nissan X-Trail, Captiva Ecotec, Suzuki Gran Vitara e Subaru Forester 2009. Dei uma olhada também na Tucson, mas ainda não dirigi.
Estou mais inclinado pela Subaru Forester 2009, com câmbio automático, e bancos de couro, que vai custar cerca de R$ 81 mil.
Lendo algumas mensagens antigas aqui no fórum, fiquei um pouco preocupado com a assistência técnica e o preço das peças. Também comentaram sobre a desvalorização, mas isso não me preocupa tanto, pois costumo ficar muitos anos com o mesmo carro.
Por outro lado, parece que esse carro é bastante resistente e durável, e não devo ter tanta necessidade de trocar muitas peças, pelo menos a curto prazo.
Moro na cidade do Rio de Janeiro.
Gostaria muito de saber a opinião de vocês, se fiz uma boa opção, ou se deveria escolher outro veículo.
Um abraço,
Paulo
neilsonhenriques
04/06/2009, 18:36
CAGTIVA ? ééééééccccaaaaa .... :stop::stop::stop::stop: :discordo::discordo::discordo::discordo: :stop::stop::stop::stop:
Os antigos VITARAS são guerreiros, esse novo não sei, mas, é da Chevrolet né ? E a Chevrolet já era. Eu não compraria.
Um amigo aqui da empresa comprou um X-Trail.
Gostei viu ? Não é má escolha não ! :concordo:
Econômico, o seguro não ficou caro (ele mora em Niterói) e tem 4WD Lock.
O espaço interno e a qualidade do acabamento me surpreenderam.
Tem um "farol de milha (??)" que fica no teto do carro que parece um holofote. Deve ser ótimo dirigir com aquilo numa estrada de chão a noite.
Só o som poderia ser uma aparência melhorzinha.
Se você gastar um troco a mais, dá pra comprar a versão top de linha que é realmente TOP.
Subaru é o bicho. Um conhecido trocou esse ano um Forester 1998 (212.000 km) por um Tribeca. Ele foi o único dono do carro e nunca levou numa revisão ! Só trocou óleo e botou água e gasolina. :shock:
Já levou em conta o Hyundai Santa Fé ? Pro seu uso, pode ser que seja bom e eles dão 5 anos de garantia sem limite de quilometragem. Ideal pra quem irá ficar com o carro por bastante tempo. Tem um tópico aqui falando dele. Dê uma olhada nas opiniões.
Um abraço e boa escolha.
Neilson
PRBrasil
04/06/2009, 22:03
CAGTIVA ? ééééééccccaaaaa .... :stop::stop::stop::stop: :discordo::discordo::discordo::discordo: :stop::stop::stop::stop:
Os antigos VITARAS são guerreiros, esse novo não sei, mas, é da Chevrolet né ? E a Chevrolet já era. Eu não compraria.
Um amigo aqui da empresa comprou um X-Trail.
Gostei viu ? Não é má escolha não ! :concordo:
Econômico, o seguro não ficou caro (ele mora em Niterói) e tem 4WD Lock.
O espaço interno e a qualidade do acabamento me surpreenderam.
Tem um "farol de milha (??)" que fica no teto do carro que parece um holofote. Deve ser ótimo dirigir com aquilo numa estrada de chão a noite.
Só o som poderia ser uma aparência melhorzinha.
Se você gastar um troco a mais, dá pra comprar a versão top de linha que é realmente TOP.
Subaru é o bicho. Um conhecido trocou esse ano um Forester 1998 (212.000 km) por um Tribeca. Ele foi o único dono do carro e nunca levou numa revisão ! Só trocou óleo e botou água e gasolina. :shock:
Já levou em conta o Hyundai Santa Fé ? Pro seu uso, pode ser que seja bom e eles dão 5 anos de garantia sem limite de quilometragem. Ideal pra quem irá ficar com o carro por bastante tempo. Tem um tópico aqui falando dele. Dê uma olhada nas opiniões.
Um abraço e boa escolha.
Neilson
Olá Neilson, obrigado pela resposta!
O atual Gran Vitara é um legítimo Suzuki, totalmente "Made in Japan", conforme eu conferi pelas peças do motor. A parceria com a Chevrolet aqui no Brasil não deu muito certo, e já acabou há algum tempo.
Andei no Nissan X-trail há alguns meses atrás, e pelo que me lembro, o carro é extremamente silencioso. Em baixas rotações parece até que você está andando em um carro elétrico, não escuta nenhum barulho do motor, nem sente as mudanças de marchas. Aliás, achei que o torque do motor deixa um pouco a desejar, parece fraco demais para o carro. O design dele também não me agradou muito, e se não me engano, a versão mais simples tem roda com aro de ferro. Para um carro de cerca de R$ 90 mil, acho isso inaceitável.
Hoje fiz o teste drive do Tucson 2.0 GLS 2010, que está custando cerca de R$ 80 mil. Olha, a aparência do conjunto é até interessante, mas a impressão que tive ao dirigir é que estava guiando um carro "popular", "bonitinho, mas ordinário", feito com materiais de baixa qualidade. Fiquei decepcionado, afinal o carro é um sucesso de vendas, mas tem pouca qualidade. Não compraria.
Namorei o Santa Fé na loja, acho ele muito bonito e confortável, apesar de não gostar da grade dianteira, e parece ter muito mais qualidade que o Tucson, mas eu nem quis fazer um teste drive porque a versão mais barata custa cerca de R$ 100 mil. Não estou disposto a gastar tanto. Na verdade, se quisesse gastar mesmo mais, ficaria de olho é na Vera Cruz, que acho a mais bonita da Hyundai.
Puxa, legal ouvir essa experiência do seu amigo com o Forester 1998! Mostra que o carro é realmente um tanque! Dizem que o custo da manutenção da Subaru é alto, mas se o carro quase não precisa frequentar a oficina, então a manutenção na verdade fica é barata.
Eu praticamente já decidi por escolher o Subaru Forester 2009 2.0, na cor prata, automático, e bancos de couro preto. Estou aguardando um orçamento do meu corretor de seguros, para colocar na ponta do lápis o custo total do carro.
De qualquer forma, continuo querendo ouvir a opinião dos colegas de fórum.
Abraços,
Paulo
Não tenha a minima duvida de que o Subaro é muito superior a todos os outros concorrentes.
Mas não acho que esteja na categoria até 90mil...
Pelo que me lembre, este carro custa R$139mil...
Abraços.
cRiPpLe_rOoStEr
05/06/2009, 02:35
Não tenha a minima duvida de que o Subaro é muito superior a todos os outros concorrentes.
Mas não acho que esteja na categoria até 90mil...
Pelo que me lembre, este carro custa R$139mil...
Abraços.
por 140 pau deve ser o 2.5 turbo...
Callistus
05/06/2009, 03:09
Falo pelo carro que eu comprei esse ano, um XT LE.
Conta a favor o câmbio (CVT), a suspensão que é um primor (e olhe que já dirigi um Focus sedã), mimos diversos (em especial na capanga) e o consumo (baixo em comparação com a concorrência).
Conta contra o motor 2.0, para quem quer ter uma performance de sedã esportivo, so que você não vai estar dirigindo um sedâ esportivo. Ainda assim, tem só 2 Kgfm a menos que o Captiva 2.4, sendo que este último não tem 4WD, muito menos selecionável entre 2WD, 4WD e 4WD com bloqueio. Cilindrada por cilindrada, o motor Nissan é melhor. Se for comprar o seu como carro familiar com tendência estradeira, está melhor que de encomenda.
Mas depois de 3500 Km a coisa muda. O motor solta, o consumo melhora e dá pra subir rampa de terra de 30 graus sem fazer o carro berrar (muito).
Gostei mesmo. Só faltou regulagem elétrica dos faróis, porque até banco aquecido o carro tem (na LE), e um melhor acesso ao estepe, que é realmente uma EME...
neilsonhenriques
05/06/2009, 13:27
Mas depois de 3500 Km a coisa muda. O motor solta, o consumo melhora e dá pra subir rampa de terra de 30 graus sem fazer o carro berrar (muito).
Gostei mesmo. Só faltou regulagem elétrica dos faróis, porque até banco aquecido o carro tem (na LE), e um melhor acesso ao estepe, que é realmente uma EME...
Sobre o motor, foi exatamente o que esse cara aqui da empresa falou. O dele deve ter uns 5.000 km hoje. Foi um carro até os 2.500 km e hoje é outra coisa completamente diferente.
Mas concordo com o Paulo que 2.0 é muito pouco motor pra um carro desse tamanho e características (4x4). Que não se compare com o motor ECATEC do Captiva que AINDA é de bloco de ferro fundido e tem tudo de atrasado, beberrão e fraco.
Mesmo assim, pelo conjunto da obra (conforto, itens de série, acabamento e 4x4 Lock), eu o consideraria uma ótima opção.
Paulo, esse conhecido meu está no terceiro Subaru dele. O primeiro foi um Impreza 93 que foi trocado no Forester 98 e agora o Tribeca. E ele tem um sítio em Teresópolis que quando chove, nas palavras dele, só se sobe de trator ou de Subaru. Eu discordo. Ele nunca teve um Land Rover. :twisted:
Um abraço,
Neilson
danilo kid
05/06/2009, 14:14
sou um suspeito dono duma Forester 98 dando palpite: SUBARU FORESTER sem dúvida. sabendo levar naum dá nada de manutenção. é trocar óleo e filtros, verificar sempre as bieletas e buchas da suspensão, não deixar NINGUÉM mexer em nada da parte elétrica original, principalmente essas bestas de lojas de alarme da esquina, pois senão nunca mais vc consegue acertar a eletrica de novo...além de outras dicas que te passo depois se quiser...pois agora preciso voltar pro trabalho...
eu não pegaria zero km, mas sim iria atrás dum 2008 bem filé e de boa procedencia(a GARAGE SUBARU na cardeal arcoverde em são paulo eu acho um bom lugar, pois apesar de não serem agencia, são especializados em subaru)...assim com o preço que vc vai pagar numa 2.0 aspirada zero, vc consegue adquirir uma 2.5 turbo intercooler...e eu te digo...é uma baita diferença...pede pra andar nas duas, na estrada, e experimenta principalmente em retomadas e ultrapassagens com pouca distancia que vc vai comprovar...a Forester é um carro pesadão.
não hesite, esse japa é o BICHO!
BOA SORTE.
jipeiromirim
05/06/2009, 15:04
Forester, com certeza, eu tinha votado no GV, mas acho que a melhor opção é ela. Tenho uma dúvida: O GV tem reduzida? A Forester tem? Dou a vitória para qual tiver e se nenhum tiver, vou de GV
(GV=Grand Vitara, ok?)
Callistus
05/06/2009, 16:31
Acho 4 marchas para um carro desse nível de preço um absurdo. Faz qualquer subida de serra virar um inferno.
VOVÔ DO TROLLER
05/06/2009, 17:47
Forester, com certeza, eu tinha votado no GV, mas acho que a melhor opção é ela. Tenho uma dúvida: O GV tem reduzida? A Forester tem? Dou a vitória para qual tiver e se nenhum tiver, vou de GV
(GV=Grand Vitara, ok?)
Parece-me que o Subaru Forester, apesar de ser um baita carrão, não tem reduzida, e sim tração permanente nas 4 rodas com várias regulagens automáticas. O GV , com certeza, tem reduzida. Na minha modesta opinião, sem reduzida, não serve para trilhas mais pesadas, sem contar a pouca altura do solo do Subaru. Abs.
abaixo dados técnicos do Subaru Forester:
Arquivo: Edição de 11-12-2008
SECÇÃO: Motores (http://www.jornalaguarda.com/index.asp?idEdicao=279&idSeccao=3539&Action=seccao)
Motor Boxer Diesel é trunfo
http://www.jornalaguarda.com/fotos/279/6837.JPGSubaru Forester conhece 3ª geração
A 3ª geração da Subaru Forester já chegou ao mercado nacional, trazendo como grande trunfo o novo motor Boxer equipado com filtro de partículas. A Subaru foi extremamente cuidadosa ao trabalhar este motor, incidindo as preocupações em questões como a vibração ou o ruído. Menores consumos e menos gases poluentes, são outros atributos deste motor cujo desempenho melhorou de forma significativa com a nova caixa manual de seis velocidades. O novo boxer (cilindros de arquitectura horizontal e opostos) diesel proporciona um dos melhores desempenhos da sua classe devido aos 147 cv debitados às 3 600 rpm. Face á anterior, a nova Forester é mais alta, mais larga e mais comprida. Os percursos fora de estrada são agradáveis de efectuar, devido aos 215 mm de distância ao solo. Os desafios vencem-se devido ao sistema de tracção integral Symmetrical AWD (com o baixo centro de gravidade e excelente repartição de massas) que em conjunto com o Subaru Dynamic Chassis Control Concept dão à Forester um excelente comportamento, e um elevado conforto, similar ao de um automóvel ligeiro, com a versatilidade de um SUV.
Boa qualidade de vida a bordo, com bom espaço interior e boa visibilidade em todos os ângulos.
Ainda para melhor desempenho o sistema de travagem imobiliza a Forester durante cerca de um segundo depois de largar o pedal de travão, prevenindo que o automóvel descaia antes da aceleração, nos arranques em zonas inclinadas. O controlo de estabilidade optimiza o comportamento do sistema de tracção integral (Symmetrical AWD), o qual é de série em todos os modelos. Um conjunto de informações é reunido por sensores (que controlam o comportamento do condutor e as condições do veículo e da estrada) reduzindo o risco de derrapagem (VDC) e suportando a tracção em todas as rodas regulando a potência do motor e aplicando força de travagem em cada roda, de acordo com o necessário, evitando as derrapagens e as fugas de trajectória. Já disponível na rede de concessionários a nova Subaru Forrester é proposta a preços que variam entre os 32.990 aos 42.990 euros. Chegar às 400 unidades por ano é o objectivo da marca. Para isso conta, igualmente, com uma versão…bifuel. Trata-se de uma versão capaz de circular com gasolina ou a… GPL. No interior, entre os bancos da frente fica o botão que comuta os dois sistemas de alimentação, enquanto o depósito blindado de GPL foi colocado no local reservado para o pneu suplente. Com um consumo médio de 8,4 litros aos 100 km, o custo é 4.000 euros inferior ao da versão a gasolina
neilsonhenriques
05/06/2009, 21:52
Pra trilhas pesadas também acho que o Forester não vai dar conta, principalmente pela falta da reduzida.
Mas o uso do Paulo não parece ser esse e pelo que ouvi não é qualquer lama que pega o Subaru não. :shock:
Segundo informações (pelo menos no Forester 98) o sistema de tração desse carro é o capeta.
Já fui no sítio de um camaradaço que tem uma subida razoavelmente íngreme com aquele barro vermelho que escorrega só de olhar. No dia em que eu fui fazia um sol de rachar, mas, o dono do lugar falou que quando chove o bicho pega e era nessa época que ele gostava de ir pro sítio. :twisted:
Danilo, posta suas opiniões com relação ao desempenho do carro nesse ponto ?
Um abraço,
Neilson
cRiPpLe_rOoStEr
06/06/2009, 13:15
Motor Boxer Diesel é trunfo
A 3ª geração da Subaru Forester já chegou ao mercado nacional, trazendo como grande trunfo o novo motor Boxer equipado com filtro de partículas. A Subaru foi extremamente cuidadosa ao trabalhar este motor, incidindo as preocupações em questões como a vibração ou o ruído. Menores consumos e menos gases poluentes, são outros atributos deste motor cujo desempenho melhorou de forma significativa com a nova caixa manual de seis velocidades. O novo boxer diesel proporciona um dos melhores desempenhos da sua classe devido aos 147 cv debitados às 3 600 rpm.
quando li essa parte até me interessei, mas aí me dei conta que era uma notícia de portugal... seria bom ter mais modelos oferecidos no brasil com motores a diesel, e, sem querer entrar no mérito da questão mas já entrando, me parece melhor que o (des)governo ao invés de se empolgar com pré-sal e o "renascimento sucroalcooleiro" investisse em biodiesel...
danilo kid
06/06/2009, 13:36
(GV=Grand Vitara, ok?)
essas novas eu não sei, mas a minha é 5marchas com alavanca de reduzida acionada por cabo, que aliás eu uso sempre que preciso, até mesmo na cidade...pode usar e abusar, não tem erro.
na trilha esqueça, não tem altura, a menos que vc copie o que os australianos estão fazendo com os subarus por lá...pesquisa no google.
danilo kid
06/06/2009, 13:42
ou mesmo nos FLEX, certo Criple, assim como a Nissan já começou por aqui, mas acho dificil, pelo menos por enquanto, tanto no diesel ou no etanol....essa história dos motores a diesel se estende de longa data...veja os carros dos hermanos argentinos....até Ecobosta eles tem a diesel!
cRiPpLe_rOoStEr
06/06/2009, 19:26
veja os carros dos hermanos argentinos....até Ecobosta eles tem a diesel!
:shock:o detalhe é que essa m3rd4 só é feita na bahia...:shock: fora o combustivel tem a questão do custo de aquisição menor no exterior por conta de impostos:parede::parede::parede:... mas voltando ao tema do combustível: realmente eu acredito que aquela portaria da anp que regulamenta o uso do diesel foi uma grande burrice,:putz: afinal, alguns dos carros mais ecológicos do mundo são movidos a diesel,:dance: que requerendo poucas alterações podem rodar com biodiesel puro ou mesmo óleo vegetal natural...:concordo: quanto ao forester, se tivesse um pouco mais de vão livre e eu tivesse grana sobrando para comprar um, iria sem pensar duas vezes... sempre gostei da marca subaru...
jipeiromirim
06/06/2009, 21:33
Fui na Zuki ver o GV novo, sim ele tem reduzida, mas a Forester também deve ter, já que meu pai tem uma Impreza SW 97 e até ela tem reduzida, (para quem não sabe o Impreza é o carro esportivo da Subaru com tração integral) mas acho que o GV ganha pq tem bloqueio no dif. central e é mais alto. Mas vou te dar uma sugestão, compra esse aqui:
http://i285.photobucket.com/albums/ll47/dago46/suzuki_grand_vitara_bandit.jpg
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen:
cRiPpLe_rOoStEr
06/06/2009, 21:49
Fui na Zuki ver o GV novo, sim ele tem reduzida, mas a Forester também deve ter, já que meu pai tem uma Impreza SW 97 e até ela tem reduzida
nem todas as impreza sw tem reduzida, e os imprezas sedã não tem... a forester tb não...
jipeiromirim
06/06/2009, 22:59
nem todas as impreza sw tem reduzida, e os imprezas sedã não tem... a forester tb não...
Sério? Não sabia. Então, mais um ponto para o GV! É 4x4, tem reduzida, é um pouco alto, tem bloqueio de dif. central... O que mais você quer para se convencer a comprar um?:concordo:
danilo kid
06/06/2009, 23:32
Sério? Não sabia. Então, mais um ponto para o GV! É 4x4, tem reduzida, é um pouco alto, tem bloqueio de dif. central... O que mais você quer para se convencer a comprar um?:concordo:
...é pura questão de gosto: concordo em concordar que os Zukis são mais off que os Subis, mas afirmo que os Subis são muito mais carro que os Zukis.
cripple, minha forester tem reduzida SIM! tá bem aqui do lado do freio de mão!!
cRiPpLe_rOoStEr
07/06/2009, 00:27
cripple, minha forester tem reduzida SIM! tá bem aqui do lado do freio de mão!!
tens uma 98, né? será que assim como as imprezas wagon a forester acabou sendo simplificada e perdendo a reduzida em versões posteriores? caso as novas ainda tenham reduzida eu não sei o que estão esperando para trazer as versões a diesel da forester... a propósito: tu compraria uma forester a diesel?
cRiPpLe_rOoStEr
07/06/2009, 00:29
dinheiro suficiente, uma casa com garagem e um motor a diesel...:dance: aí teria um carro para a vida inteira mais 6 meses...
PRBrasil
07/06/2009, 12:38
quando li essa parte até me interessei, mas aí me dei conta que era uma notícia de portugal... seria bom ter mais modelos oferecidos no brasil com motores a diesel, e, sem querer entrar no mérito da questão mas já entrando, me parece melhor que o (des)governo ao invés de se empolgar com pré-sal e o "renascimento sucroalcooleiro" investisse em biodiesel...
O motor a diesel não está sendo oferecido por aqui. O motor do modelo que me interessei é um 2.0 boxer a gasolina de 160 cv. Acho que atenderá bem minhas necessidades, com um consumo regular de combustível.
PRBrasil
07/06/2009, 13:00
Pra trilhas pesadas também acho que o Forester não vai dar conta, principalmente pela falta da reduzida.
Mas o uso do Paulo não parece ser esse e pelo que ouvi não é qualquer lama que pega o Subaru não. :shock:
Segundo informações (pelo menos no Forester 98) o sistema de tração desse carro é o capeta.
Já fui no sítio de um camaradaço que tem uma subida razoavelmente íngreme com aquele barro vermelho que escorrega só de olhar. No dia em que eu fui fazia um sol de rachar, mas, o dono do lugar falou que quando chove o bicho pega e era nessa época que ele gostava de ir pro sítio. :twisted:
Danilo, posta suas opiniões com relação ao desempenho do carro nesse ponto ?
Um abraço,
Neilson
Com certeza, Neilson, fazer trilhas pesadas não é o meu objetivo. Mas o Forester 2009 está mais alto. Aqui tem 2 vídeos muito interessantes para conhecer melhor o carro. Acho que vocês vão gostar:
YouTube - Subaru Forester XS MY 2009( www.fabiatou.com)
YouTube - 2009 Subaru Forester
Abs,
Paulo
FilipeNovaes
06/07/2009, 20:20
Boa noite a todos.
Estou proucurando por carros nesse estilo, crossover ou suvs não tão grandes. E pra mim não é necessário a reduzida, pois nunca usei com a Hilux que tenho hoje.
No sábado fui ver o novo Gran Vitara e o Outlander 2.4 e hoje fui ver a Forester.
A Outlander eu não consegui ver direito pq não tinha disponível para test drive e o preço que a Mitsubishi cobra em Brasília é simplesmente abusivo!
Sobre o Gran Vitara eu gostei muito do estilo do carro, da dirigibilidade e do espaço interno. O preço das revisões citados pelo vendedor também me agradou. Mas achei o motor 2.0 com câmbio automático insuficiente e a diferença de R$30.000,00 pra versão V6 eu achei abusivo e sem explicação.
A Forester eu gostei muito do design interno e externo, muito confortável e o preço de R$74.000,00 na versão mais básica, R$94.000,00 na 2.0 completa e R$107.000,00 na 2.5 Turbo me surpreenderam. De negativo eu achei o porta-malas muito raso e as revisões meio caras, chegando a R$2300,00 a de 100.000km.
Cheguei a ir na Nissan pra ver o X-Trail, mas não tinha no showroom e muito menos para test drive.
Gostaria muito da opinião dos proprietários desses carros como o consumo, seguro, IPVA, defeitos apresentados, disponibilidade de peças, pontos fortes e fracos e o preço das revisões na sua região.
Desde já agradeço a todos.
Filipe Novaes
Ps.: o uso será feito 95% em asfalto e 60% na cidade, mas sempre que pego a estrada, o carro está carregado com equipamentos de mergulho e geralmente 3 pessoas.
caramba! forester 2.5 turbo por 107!!! se eu tivesse grana, pegava na hora! eleito melhor motor do mundo por 2 anos consecutivos e é o suv do ano nos EUA!! e anda mais do q qq carro nacional, até de civic si!!!
o negocio do 2.5 turbo deve ser o consumo....ainda mais vc saindo de uma hilux diesel. imagino no maximo 8km/l andando normal por ser cambio at.
as pessoas que tem o impreza tão fazendo +- 8km/l no 2.0 com 160cv em sao paulo. tem um cara aqui de brasilia e disse que fez 10,6km/l andando normal. no forester deve ser +- isso tb.
mas o forester de 74mil tem o melhor custo beneficio!! mt bom o preço.
FilipeNovaes
07/07/2009, 10:54
Pois é.. O preço na pra comprar realmente está muito bom. Além de todos que vi até agora, foi oq mais me agradou pelo conjunto.
Só tenho medo do preço para mantê-la, considerando também uma boa desvalorização. E o seguro da 2.5 turbo também deve ser bem salgado. O seguro da Hilux no nome do meu pai não chega R$3.000,00 e, segundo o vendendor da própria Subaru, a 2.0, com um bom perfil, o seguro fica pelo menos uns R$4.000,00 e de quebra ainda tem as revisões e peças de reposição também não devem ser baratas e quando tiver a disponibilidade.
Mas sobre as peças de reposição, o vendedor me garantiu uma coisa interessante: que a Subaru no Brasil está estocando uma enorme quantidade de peças em Anápolis, na fábrica da Hyundai, uma vez que é o mesmo importador. Disse também que agora eles querem crescer a marca Subaru no Brasil, ampliando a rede de concessionárias, divulgando melhor a marca e mantendo em estoque as peças de reposição. :pensativo:
Por enquanto vou continuar pesquisando e testando os carros que são do meu interesse para saber qual vale mais a pena. Na "pior das hipóteses" fico como estou.
Obrigado,
Filipe Novaes
Filipe e Jera,
Também fui conhecer o Forester aqui em Bsb. Apesar de ser muito corrida minha visita, gostei muito do carro. Pesquisei na web e parece que o carro é super premiado no EUA. Aqui no fórum mesmo, a pesquisa que fizeram perguntando qual o SUV vc compraria até R$ 90 mil, deu Forester na cabeça. Mas parece que ninguém tem coragem de comprar o carro. O que sei é que o preços das peças de reposição são um bssssurrrdo! Depois que fui na concessionária, troquei e-mails com a vendedora e ela me passou o preço das revisões e não achei caro, apenas as de km maiores são caras, mas isto é mais ou menos assim para todos os carros.
Este seguro é que complica, R$ 4000,00 só de seguro é difícil de engolir.
Enfim, o carro parece ser excelente, mas falta coragem, parece aquelas situações que você "casa" com o carro :)
Lembrei de outra coisa, parece que o carro é 08/08 ou 08/09.
FilipeNovaes
07/07/2009, 23:29
Eldon,
Estou na mesma situação. Me apaixonei pelo carro mas não tenho coragem de compra-la com medo do que possa vir depois. Hoje mandei um e-mail para o vendedor perguntando algumas coisas como valor de algumas peças de reposição, a tabela das revisões e, se possível, me colocar em contato com algum proprietário (está certo que nesse último ele pode me enrolar fácil). Ai agora estou esperando a resposta.
Se eu fosse comprar, seria a 2.0. Mas até mesmo a imprensa estrangeira fala apenas da 2.5 turbo ou então da versão a diesel.
E em relação ao ano, eu não tenho certeza se foi na Subaru ou em outra concessionária, mas o vendedor disse que era 2009/2009, tenho que confirmar isso.
O problema que o lado emocional está falando muito alto, mas ainda quero conhecer o X-Trail antes de qualquer coisa.
Obrigado!
Filipe Novaes
danilo kid
08/07/2009, 22:20
certamente vai ser um casamento feliz....longo, duradouro e sem dores de cabeça.
é um puta dum carro!
já tive toyota hilux japonesa das primeiras que sairam e gastava mais em manutenção.
...se seu perfil é de comprar carro e vender em dois ou tres anos vai perder dinheiro, mas se quer um carro pra longa vivencia....vái sem medo de ser feliz!
seguro: um gol de 30.000 contos fica em 1000 contos, é obvio que um importado de 90.000 vai ficar uns 4.000
Danilo,
Acho realmente que o Subaru Forester é um excelente carro, mas temos que pesar algumas coisas. Veja, uma TR4 que custou em torno de 74 mil (hoje tá bem mais barato, ô raiva!), teve um seguro de R$ 1800. :razz: Não estou comparando TR4 com Subaru, seria covardia com a pobre da TR4, só estou comparando o valor do carro em relação ao Seguro. Ficar pagando um seguro de 4 mil todo ano é punk! (pelo menos pro pobre aqui)
A Forester está sendo vendida aqui em Bsb por 79 mil (2.0), e já falaram aqui no fórum que caiu para 74 mil e o seguro foi cotado a 4 mil com bom perfil. :putz:
Outra coisa, sei que o carro tem fama de inquebrável, mas não tem essa, todo carro pode ter problemas, ainda mais com esta maravilha de gasolina que temos aqui no Brasil. Já ouvi falar que Subaru quase não quebra, mas se quebrar, o dono quebra junto e demora uma era pra peça chegar. É pagar pra ver né :pipoca: Não sei se é assim na realidade, mas temos que levar em conta que este carro tem um mercado mínimo no Brasil, oferta abundante de peças e concessionárias pra todo lado são apenas promessas de vendedores.
Filipe,
Segue a informação que recebi quanto ao preço das revisões da Forester:
(segundo o pessoal aqui de Bsb da Subaru, inclui as peças e mão de obra)
REVISÃO DE 10.000KM
MÃO DE OBRA GRATUITA COM INSPEÇÃO DE 20 ITENS: R$ 267,10
REVISÃO DE 20.000KM
MÃO DE OBRA E INSPEÇÃO DE 20 ITENS: R$ 554,60
REVISÃO DE 30.000KM
MÃO DE OBRA E INSPEÇÃO DE 18 ITENS: R$ 971,60
REVISÃO DE 40.000KM
MÃO DE OBRA E INSPEÇÃO DE 18 ITENS: R$905,70
REVISÃO DE 50.000KM
MÃO DE OBRA E INSPEÇÃO DE 19 ITENS: R$ 1340,10
REVISÃO DE 60.000KM
MÃO DE OBRA E INSPEÇÃO DE 19 ITENS: R$ 677,30
REVISÃO DE 70.000KM
MÃO DE OBRA E INSPEÇÃO DE 20 ITENS: R$ 487,10
REVISÃO DE 80.000KM
MÃO DE OBRA E INSPEÇÃO DE 18 ITENS: R$ 960,70
REVISÃO DE 90.000KM
MÃO DE OBRA E INSPEÇÃO DE 18 ITENS: R$ 534,50
REVISÃO DE 100.000KM
MÃO DE OBRA E INSPEÇÃO DE 19 ITENS: R$ 2291,60
FilipeNovaes
09/07/2009, 15:21
Danilo kid,
Gol e vários outros carros da VW não são referência para seguro. Pago muito mais barato hoje no seguro do meu Corolla XEI AT, do que do Gol 1.6. E não digo que o seguro da Forester é caro tendo como referencia Gol e Corolla. Hoje pago R$2700,00 de seguro da Hilux SW4 2007 no nome do meu pai, que é um carro a diesel, muito mais caro, que os equipamentos de segurança não chegam aos pés da Forester e sem falar nos freios da Hilux que simplesmente não prestam, mesmo com pastilhas e discos de alta performace.
Esse preço de seguro da Forester é reflexo do custo das peças e dificuldade de consegui-las.
Meu maior medo em pegar a Forester é ela dar um problema e deixar meu pai sem carro, já que ele que fará o uso no dia-a-dia. E estamos querendo reduzir os gastos, e pagar quase R$4000,00 de IPVA da SW4 é complicado.
Obrigado,
Filipe Novaes
Felipe,
Sou um Feliz propietário de um forester turbo faz 14 dias.
Não quero mais saber de nenhum outro carro na minha vida.
O motor desse carro é um absurdo, eu diria SELVAGEM!!! Tem que saber domá-lo pra não bater no carro da frente. Nas curvas é uma delícia e muito diferente, a impressão é que ele assume o controle do carro corrigindo pequenas barberagens que a gente faz.
Outra coisa me surpreendi foi o freio. Sai da concessionária a toda e quando vi já estava a 160km e um sinal vermelho na frente a poucos metros, pisei no acelerador meio tímido (esqueci que o carro tinha ABS) e quando percebi que ele tava controlado, foi só apertar e ele fez tudo sozinho parando na faixa.
O carro é muito silencioso, você não sente a troca de marchas.
Fiz um TD em SP, e o preço que o vendedor me passou foi de 104900. Mas quando falei que ia pagar a vista e disse que tinha mais barato em outro lugar ele baixou para 100K, mas acabei que não comprei lá.
Comprei no RJ pelo mesmo preço e frete incluso, mas foi muito dificil eles chegarem no preço, inventaram um monte de coisa, mas é claro que eles ainda tem lucro na operação. No mesmo dia um outro cliente na mesa do lado fechou uma 2.0 basica por 74500.
O seguro, no meu perfil, classe bonus 6 ficou em 3200 reais porto seguro.
Pode comprar sem erro, vai ficar muit feliz. Mas não compre a 2.0 intermediária, é quase o mesmo preço da turbo.
Espero ter ajudado,
Ric
carlinhosmcz
21/07/2009, 11:18
Poh, eu estou com a mesma duvida porém nas versões top (GV V6 e Forester Turbo). Estou indo na quinta feira dar uma olhada nos dois carros.
Quem poder visitar o link abaixo e me dar algumas sugestões eu agradeço!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=935985&posted=1#post935985 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=935985&posted=1#post935985)
Desde já agradeço a atenção.
carlinhosmcz
21/07/2009, 11:19
Ric, vc tem o contato da pessoa com quem vc falou em SP?
Obrigado
carlinhosmcz
21/07/2009, 11:21
Em relação a preço de peças se o carro for segurado não vejo problemas já que em caso de sinistro o seguro cobre e em caso de defeito a garantia de 5 anos também cobre!
Outra coisa, em 96 eu bati com um Gol Tsi e entre liberação de seguro e conserto do carro foram 5 meses e 28 dias!
FilipeNovaes
21/07/2009, 15:28
Desculpa a demora, estava viajando e fiquei 10 dias fora.
Eu recebi um e-mail do vendedor da Subaru de Brasília falando o preço de algumas peças de reposição que não são cobertas pela garantia:
JG DE PASTILHAS FREIO DIANTEIRA 535,00
JG DE DISCOS FREIO TRAS. 1126,00
JG DE PASTILHAS FREIO TRASEIRA 427,00
JG DE DISCOS TRASEIRO 720,00
AMORTECEDORES DIANT. JG 1408,10
AMORTECEDORES TRAS. JG 4373,00
FAROL ( UN) 3430,00
Imagina uma troca de amortecedores. Alguém tem ideia da vida útil em média deles? :shock:
Quanto a qualidade da marca e seus modelos eu não tenho mais a menor dúvida, mas o pós-venda me assusta bastante :(
Callistus
21/07/2009, 16:36
Eu recebi um e-mail do vendedor da Subaru de Brasília falando o preço de algumas peças de reposição que não são cobertas pela garantia:
FAROL ( UN) 3430,00
Imagina uma troca de amortecedores. Alguém tem ideia da vida útil em média deles? :shock:
Quanto a qualidade da marca e seus modelos eu não tenho mais a menor dúvida, mas o pós-venda me assusta bastante :(
Passa em Goiânia e leva aquele mesmo... :wink:
neilsonhenriques
21/07/2009, 17:01
FAROL ( UN) 3430,00
Conheço um cara que andou 212 mil km com um Forester (98) e não trocou absolutamente nada no carro que inclusive nunca viu uma concessionária na vida. Agora ele tem um Tribeca novinho novinho.
O uso dele era 80% cidade e 20% estrada de chão.
Se você não vai surrar o carro, custo para trocas de peças da suspensão não deve ser um problema.
As pastilhas de freio devem durar uns 40 mil km e esse preço não está tão ruim, mas, também não está barato.
Um abraço,
Neilson
FilipeNovaes
21/07/2009, 20:24
Conheço um cara que andou 212 mil km com um Forester (98) e não trocou absolutamente nada no carro que inclusive nunca viu uma concessionária na vida. Agora ele tem um Tribeca novinho novinho.
O uso dele era 80% cidade e 20% estrada de chão.
Se você não vai surrar o carro, custo para trocas de peças da suspensão não deve ser um problema.
As pastilhas de freio devem durar uns 40 mil km e esse preço não está tão ruim, mas, também não está barato.
Um abraço,
Neilson
Neilson,
Eu não sei muito sobre isso, mas acho que não se pode ser tomado como referencia o modelo 98, pq a suspensão do modelo atual é bem diferente, com os amortecedores autonivelantes e etc.
Sobre as pastilhas de freio, acho mais aceitável e acho também que seja possível uma paralela.
Vou ver também quanto custa em outras cidades, como Goiânia, e também mandar trazer de fora.
Abraço,
Filipe Novaes
FilipeNovaes
21/07/2009, 20:31
Felipe,
Sou um Feliz propietário de um forester turbo faz 14 dias.
Não quero mais saber de nenhum outro carro na minha vida.
O motor desse carro é um absurdo, eu diria SELVAGEM!!! Tem que saber domá-lo pra não bater no carro da frente. Nas curvas é uma delícia e muito diferente, a impressão é que ele assume o controle do carro corrigindo pequenas barberagens que a gente faz.
Outra coisa me surpreendi foi o freio. Sai da concessionária a toda e quando vi já estava a 160km e um sinal vermelho na frente a poucos metros, pisei no acelerador meio tímido (esqueci que o carro tinha ABS) e quando percebi que ele tava controlado, foi só apertar e ele fez tudo sozinho parando na faixa.
O carro é muito silencioso, você não sente a troca de marchas.
Fiz um TD em SP, e o preço que o vendedor me passou foi de 104900. Mas quando falei que ia pagar a vista e disse que tinha mais barato em outro lugar ele baixou para 100K, mas acabei que não comprei lá.
Comprei no RJ pelo mesmo preço e frete incluso, mas foi muito dificil eles chegarem no preço, inventaram um monte de coisa, mas é claro que eles ainda tem lucro na operação. No mesmo dia um outro cliente na mesa do lado fechou uma 2.0 basica por 74500.
O seguro, no meu perfil, classe bonus 6 ficou em 3200 reais porto seguro.
Pode comprar sem erro, vai ficar muit feliz. Mas não compre a 2.0 intermediária, é quase o mesmo preço da turbo.
Espero ter ajudado,
Ric
Ric,
Vc podia falar mais sobre o carro, agora que já está a mais tempo com ele?
Já deu pra ter uma ideia do consumo? E quais os pontos que vc destacaria como positivo e negativo?
Abraço,
Filipe Novaes
Explorer V6 4.0
28/07/2009, 15:17
Iria de Subaru Forester sem dúvida nenhuma.
Alexandre Guagliardi
31/07/2009, 23:59
Prezados,
se conseguir vender minha TR4 2007 ficarei na mesma dúvida. Já vi os dois carros (GV e Forester), todos 2.0 auto.
Concordo com os defensores da Forester e estou tendendo ao Subaru, pois é quase R$ 10 mil mais barato que o GV.
Entretanto, a falta de reduzida me incomoda. Quem tem ou já teve barco sabe a importância de um equipamento superdimensionado na hora do enrosco.
Abraço a todos.
Alexandre Guagliardi
01/08/2009, 00:02
Outra coisa importante.
Se você for puxar alguém com a cinta, a reduzida vai "proteger" melhor o sistema de tração do seu carro.
Comprei uma forester no final de junho. Viajei com ela para Itacaré e passei pelas estradas que dão acesso a Maraú com estrema facilidade. Na verdade, a forester anda melhor na terra que no asfalto. Na areia fofa, usei a opção manual do câmbio automático, com a segunda marcha, por exemplo. Com giro auto e torque, o carro não afundou (e isso sem sequer baixar pneus). Acho que isso substituiu a função da reduzida.Como já tive outro carro que tinha reduzida (uma grand cherokee), fiquei apreensivo quanto à forester, mas ela tirou de letra. Como o carro é novinho ainda fiquei com medo de colocá-lo em qualquer buraco, mas ele se comportou muito bem. Antes de comprar a forester, também fiquei em dúvida quanto ao grand vitara, mas optei pelo subaru porque tenho duas crianças pequenas e achei que o grand vitara pulava muito e não tinha os recursos de segurança do subaru (controle de tração - VDC - e seis airbags, por exemplo). Quando fiz o teste drive com o suzuki automático, achei o câmbio lerdo e o motor um pouco fraco. Minha mulher adorou o suzuki, mas nos gostamos mais do espaço dos bancos traseiros - e isso foi deciso - do subaru. Quanto ao preço da manutenção, são semelhantes aos carros nacionais (na volta da viagem, embora o manual indicasse a troca de óleo e filtro com 10.000 km, fiz questão de trocá-lo: o valor foi R$ 148,00). Quanto às peças fora da garantia - porque ela é de 5 anos para o motor e câmbio e 3 anos para tudo -, tenho consciência de que o carro é um importado e como todos os importados apresenta um preço maior de peças de reposição. Quanto ao seguro, o meu saiu por R$ 2,400,00. Optei pelo versão XS completa (teto, airbags frontais, laterais e cortinas, couro, banco elétrico...) porque o preço era mais baixo que o honda CRV e bem mais equipada. A versão turbo é uma delícia, mas mais cara e o consumo por volta 6 km por litro me faz lembrar a cherokee e isso não me animou. Quanto ao consumo da minha forester, ela está fazendo por volta de 10 km por litro na cidade e na estrada fez os mesmos 10 km em rodovias em que andei a 140 mais ou menos.
cRiPpLe_rOoStEr
04/08/2009, 17:25
Comprei uma forester no final de junho. Viajei com ela para Itacaré e passei pelas estradas que dão acesso a Maraú com estrema facilidade. Na verdade, a forester anda melhor na terra que no asfalto. Na areia fofa, usei a opção manual do câmbio automático, com a segunda marcha, por exemplo. Com giro auto e torque, o carro não afundou (e isso sem sequer baixar pneus). Acho que isso substituiu a função da reduzida.
se a 1ª marcha for "crawler" como no marruá, e no ml320cdi como alega a mercedes-benz, era bom o grupo caoa "pre$$ionar" o denatran para liberar a homologação do forester a diesel... aí mata a pau...
FilipeNovaes
05/08/2009, 01:24
Comprei uma forester no final de junho. Viajei com ela para Itacaré e passei pelas estradas que dão acesso a Maraú com estrema facilidade. Na verdade, a forester anda melhor na terra que no asfalto. Na areia fofa, usei a opção manual do câmbio automático, com a segunda marcha, por exemplo. Com giro auto e torque, o carro não afundou (e isso sem sequer baixar pneus). Acho que isso substituiu a função da reduzida.Como já tive outro carro que tinha reduzida (uma grand cherokee), fiquei apreensivo quanto à forester, mas ela tirou de letra. Como o carro é novinho ainda fiquei com medo de colocá-lo em qualquer buraco, mas ele se comportou muito bem. Antes de comprar a forester, também fiquei em dúvida quanto ao grand vitara, mas optei pelo subaru porque tenho duas crianças pequenas e achei que o grand vitara pulava muito e não tinha os recursos de segurança do subaru (controle de tração - VDC - e seis airbags, por exemplo). Quando fiz o teste drive com o suzuki automático, achei o câmbio lerdo e o motor um pouco fraco. Minha mulher adorou o suzuki, mas nos gostamos mais do espaço dos bancos traseiros - e isso foi deciso - do subaru. Quanto ao preço da manutenção, são semelhantes aos carros nacionais (na volta da viagem, embora o manual indicasse a troca de óleo e filtro com 10.000 km, fiz questão de trocá-lo: o valor foi R$ 148,00). Quanto às peças fora da garantia - porque ela é de 5 anos para o motor e câmbio e 3 anos para tudo -, tenho consciência de que o carro é um importado e como todos os importados apresenta um preço maior de peças de reposição. Quanto ao seguro, o meu saiu por R$ 2,400,00. Optei pelo versão XS completa (teto, airbags frontais, laterais e cortinas, couro, banco elétrico...) porque o preço era mais baixo que o honda CRV e bem mais equipada. A versão turbo é uma delícia, mas mais cara e o consumo por volta 6 km por litro me faz lembrar a cherokee e isso não me animou. Quanto ao consumo da minha forester, ela está fazendo por volta de 10 km por litro na cidade e na estrada fez os mesmos 10 km em rodovias em que andei a 140 mais ou menos.
Wilson..
Pouco antes de vc viajar, vc passou la na Subaru rapidinho para falar com o Oswaldo? No dia que levei meu pai la para conhecer a Forester, chegou um cara que tinha comprado uma recentemente e estava amaciando para viajar pra Bahia.
Caso tenha sido, seus comentários sobre o carro nos animaram muito de compra-la. Acho que foi a melhor propaganda que o Oswaldo poderia ter no momento.
Se vc não se incomodar, tenho algumas perguntas pra fazer como:
A sua hoje está com quantos km rodados?
Vc chegou a pesquisar algo sobre preço das revisões em Goiânia ou em algum lugar aqui por perto?
O seguro vc fez com qual empresa e qual o bônus que vc tem?
Desculpa o interrogatório. Amei o carro mas tenho bastante medo de comprar e morrer numa grana pra manter o carro depois.
Abraço,
Filipe Novaes
Filipe
O carro agora está com 5200 km. Quanto ao preço das revisões, elas não me pareceram altas. Pelo que me mostraram a mais cara seria aquela (com 100.000) em que haveria troca de correia dentada. Pelo que gastei com outros carros, não me pareceram valores muito fora do mercado. Mas lembre-se: o carro é um importado e portanto as peças de reposição tendem a ser mais caras e algumas podem demorar. Agora, com cuidado e manutenção preventiva tudo fica mais barato. Quanto ao seguro, fiz em nome da minha mulher (que usa mais o carro) porque no meu ficaria R$ 200,00 mais caro. Na viagem à bahia (voltei dia 31), o único inconveniente foi o farol baixo: ele estava com uma regulagem de fábrica muito baixa. Fiz a regulagem e ele ficou ótimo.
Filipe
Pesquisei bastante para comprar esse carro e gostei do CRV e do suzuki grand vitara também. Faça teste drive com todos e veja qual é a sua intenção com o carro. Eu queria um que tivesse segurança, conforto e que possibilitasse incursões em estradas de terra ou de areia. Nunca quis um off road e sim um suv ou um crossover. Pensei também nas camionetes diesel (L200 por exemplo), mas elas não me serviam nem à minha família (dois filhos pequenos com cadeirinha) e achei o custo de manutença e seguro muito caros, embora a desvalorização seja bem menor. Além do mais, minha mulher não gosta de camionetes e eu entendo isso (carro grande demais na cidade, tração traseira, aquela caçamba...). Mas para você, a história pode ser outra. Pesquise. Eu pesquisei muito nas sites europeus e americanos e fiquei com o subaru com a consciência de que ele é um bem de consumo e não um investimento. Quanto ao preço, ele foi mais barato que o Honda CRV e mais caro que o Suzuki Grand Vitara 2.0. Boa sorte.
FilipeNovaes
05/08/2009, 20:59
Wilson,
Eu não dúvida que a Forester é a que melhor me atende.
Mas tenho medo de morrer numa grana para manter o carro.
Por exemplo, vc sabe a vida útil em média dos amortecedores e das pastilhas de freio? pq pagar mais de R$4000,00 nos amortecedores traseiros tem que ser com um belo intervalo de tempo.
Abraço,
Filipe Novaes
Filipe
Eu jamais troquei amortecedor dos carros que já tive e nem cogito essa possibilidade. Quanto às pastilhas de freio, elas são sim mais caras que as dos carros nacionais. Na verdade, os preços dessas peças não me preocuparam. O que eu acho que tem de ser analisado é a desvalorização do veículo - que costuma ser grande.
certamente vai ser um casamento feliz....longo, duradouro e sem dores de cabeça.
é um puta dum carro!
já tive toyota hilux japonesa das primeiras que sairam e gastava mais em manutenção.
...se seu perfil é de comprar carro e vender em dois ou tres anos vai perder dinheiro, mas se quer um carro pra longa vivencia....vái sem medo de ser feliz!
seguro: um gol de 30.000 contos fica em 1000 contos, é obvio que um importado de 90.000 vai ficar uns 4.000
ahahahahah
O seguro de um Gol 2001, special, para o meu perfil custa 2500 latinhas pelo BB.
Proporcionalmente, um seguro de 4k, para um carro que custa 90k, é uma pechincha!
Aos colegas que querem ver o que o subaru forester pode fazer, vejam no You Tube : "NEW FORESTER offroad testdrive, Varna, BG". Nesse vídeo aparece um forester subindo um morro com um inclinação absurda. Impressionante. No You Tube há um monte de vídeos sobre o forester, mas o vídeo que me fez escolher o forester e não o CRV foi esse: "Uphill Climb, Forester Subaru 2009". Nesse último vídeo, mostra-se um forester subindo um morro aos pulos e, depois, uma CRV patinando...
neilsonhenriques
10/08/2009, 22:31
Wilson,
Sem chance de comparar CRV com Forester né ? Nem precisava ter pensado duas vezes.
Subaru é marca de off-road cascudo. Tem muita tradição em fazer carros desse tipo. Nunca tive um, mas, compraria sem sombra de dúvidas.
O propósito do 4x4 do CRV (AWD) é a segurança de ter 4 rodas tracionando para melhor aderência. Ele nem tem outros aspectos necessários a um uso mais barra pesada.
Um abraço,
Neilson
No site da subaru (bem simples por sinal, tipico de montadora que não pretende fica muito tempo rsrsrsrs) não tem nem a ficha técnica do forester. Não tem informação nenhuma, somente algumas fotos. Desse jeito, sem propaganda e com um site desses fica difícil alguém se aventurar e adquirir um carro desses.
PRBrasil
20/08/2009, 17:06
Caros colegas,
Fui eu que criou esse tópico, e gostaria de fazer uma atualização com meu depoimento pessoal sobre o assunto.
Eu comprei o Subaru Forester 2.0, versão básica. O carro aqui no Rio de Janeiro está sendo vendido por R$ 79.800 + R$ 1.800 pelo estofamento em couro, serviço terceirizado. Pagamento à vista. Paguei R$ 3.600 de seguro na Porto Seguro, tendo uma faixa 8 de bônus.
Já rodei cerca de 1.900 kms, e estou muito satisfeito com o carro. Ele faz cerca de 8,5 km/l de gasolina na cidade. Muito macio, a suspenção não quica, ótimos freios, o motor responde bem quando solicitado. A posição de dirigir é bem semelhante a de um carro de passeio. A tração 4x4 integral tem uma resposta um pouco diferente em determinadas situações, mas você logo se acostuma.
A cobertura da mala é um pouco barulhenta, e a traseira também faz alguns barulhos quando o carro passa por buracos maiores, mas nada que incomode muito.
As versões superiores vem com estofamento em couro de fábrica, embora o acabamento de fábrica seja excelente, a forração não é 100% couro, algumas partes é sintético.
Tive sérios problemas com a firma, terceirizada, que fez a forração em couro. Finalmente, após quase 2 meses de muitos telefonemas para a Subaru, idas e vindas, essa firma terminou o serviço satisfatoriamente, com a forração 100% em couro, inclusive as laterais das portas. Felizmente, como paguei o serviço diretamente para a Subaru, a firma terceirizada da forração utilizou bancos de outros carros da loja para fazer o serviço, o que me permitiu continuar usando meu carro normalmente.
Outro dia voltei a examinar o Suzuki Gran Vitara, e uma coisa que me chamou a atenção, negativamente, foi o sistema de abertura e fechamento das portas, especialmente das portas trazeiras, que tem um acabamento ruim, o mecanismo é duro quando a porta está abrindo, e o ângulo de abertura é restrito. Na Forrester, a sensação ao abrir as portas é excelente, e as portas abrem com facilidade, e com um grande ângulo de abertura, dando muito conforto para entrar e sair do carro. Talvez seja apenas um detalhe, mas que pode fazer muita diferença, pois demonstra o cuidado e o padrão de qualidade da Subaru na montagem do Forester.
Estou muito satisfeito com o Forester, e recomendo. :)
carlinhosmcz
20/08/2009, 18:19
Acabei de fechar negocio na Forester XT 2.5. Deve estar chegando dentro de 15 dias e quando estiver com o carro escrevo para contar minha experiencia!
FilipeNovaes
20/08/2009, 23:59
Acabei de fechar negocio na Forester XT 2.5. Deve estar chegando dentro de 15 dias e quando estiver com o carro escrevo para contar minha experiencia!
Essa eu estou bem ansioso pra saber como é. Deve ser uma delícia acelera-la :twisted:
Eu acho que a Subaru está vendendo bem a Forester, pelo menos aqui em Brasília, pois só nessa semana eu vi 3 na rua. Fora uma Tribeca e alguns Imprezas.
Assim que conseguir vender o carro do meu pai, espero colocar mais uma Forester nas ruas. :dance:
Filipe Novaes
carlinhosmcz
21/08/2009, 12:47
Eu tive a oportunidade de fazer um mini testdrive e acelerei pra valer já que era uma rua praticamente sem movimento e ela é muito gostosa. Tinha um Jetta até semana passada que é um sr. carro e a forester ainda anda mais!
Marcelo Carvalhal
21/08/2009, 13:53
SUBARU...
Com reduzida?
YouTube - Forester in deep mud
Ué..pneus originais?
YouTube - NEW FORESTER offroad testdrive, Varna, BG
Bloqueio?
YouTube - Subaru Forester testing 1 the best mpeg1
YouTube - Subaru Forester Diesel 2.0 XS T-D Off Road Drive Test
Molhado?
YouTube - Forester GT
Na areia...pneus orignais?
YouTube - New Forester 2009 vs 2007 who is the best?
Mais alguns..
YouTube - 2009 Subaru Forester Off-Road Demonstration
YouTube - New Impreza 1.5R - offroad
YouTube - Subaru Adrenaline 4x4 Camp
ISSO É O MAIOR ABUSO DE TODOS..NA AGUA?..
YouTube - Subaru Forester XT flood crossing
YouTube - Subaru Forester goes snorkeling!
JEEP X SUBARU?
YouTube - SiL subaru Julie's bugrex
neilsonhenriques
21/08/2009, 22:20
SUBARU...
Esse carro é MUITO valente. :palmas:
90% dos proprietários não vão chegar nem perto dos obstáculos que o Forester pode transpassar.
Quem comprou, fez muito boa escolha.
Não desmerecendo o Vitara que é um carro muito bom, mas, eu acho que o conjunto do Forester (capacidade off-road, conforto, espaço interno, acabamento e robustez) sai vencedor.
PRBrasil
22/08/2009, 12:59
Um detalhe interessante que demonstra como o vício de fumar está completamente por fora, é que a Forester não tem acendedor de cigarros, nem cinzeiros! :palmas:
Meu carro está com 6500 km rodados. Tem feito média de 9,8 na cidade. O carro é muito bom, mas a direção elétrica é sensível demais. Veja que ela não passa sensação de insegurança em velocidades mais altas. O que pode parecer estranho é a precisão e sensibilidade dessa direção elétrica. Tenho de me acostumar, pois sempre tive carros com direção hidráulica e a condução é diferente. Agora começo a entender o sistema de tração do forester: ele não tem reduzida e nem bloqueio, mas tem um sistema que distribui a força entre os eixos e rodas que é completamente diferente dos sistemas AWD de carros como o CRV, Tucson, Santa Fé, Captiva e outros. Uma das dificuldades com o Forester é o desconhecimento sobre a tecnologia do veiculo. Agora entendo que bloqueio é para um tipo de sistema de tração que não apresenta os recursos do sawd do subaro. Vamos ver se consigo, aos poucos, entender tudo.
carlinhosmcz
23/09/2009, 09:37
Na segunda feira fui pegar meu forester XT em Recife e tive o prazer de no primeiro dia com o carro pegar a estrada para voltar a Maceió. Posso dizer que o carro é fantastico além de ser uma bala. Quando me distraia o carro já estava a 160 km/h.
Daqui a alguns dias eu posto o consumo dele pra quem tiver interesse.
PRBrasil
24/09/2009, 17:33
Aqui no Rio de Janeiro, a minha média de consumo na cidade está entre 8,0 - 8,5 km/l. Quando o trânsito melhora, o consumo se aproxima de 9,0 km/l. Bastante razoável, e exatamente o que eu esperava.
Primemover
03/10/2009, 01:02
Estava na mesma dúvida do colega que criou o tópico. Acabei achando um bom forester 08 2.5T pouco rodado e fechei negócio. Alguns motivos porque acabei fugindo da suzuki:
1. poucas concessionárias (menos ainda que a subaru);
2. O grupo dela é o mesmo da mitsubishi brasil (detonado pelos usuários do forum), nao que a CAOA que administra a subaru daqui seja grande coisa, mas as reclamações são menos numerosas
3. motorzão do subaru e conforto no geral ao andar na cidade. A versão V6 do GV, próxima ao desempenho do forester turbo é muito cara por aqui
4. Pelo que vi no youtube o desempenho na terra do subaru é muito satisfatório para caminhos de terra "leves"
De qq maneira, acredito que as duas são uma ótima compra, é questão de pesar as suas preferências. Vale lembrar que a concessionária da suzuki foi a que melhor avaliou meu usado, como aconteceu como alguns do que postaram no forum.
Aos que tem a forester turbo, que gasolina usam, comum ou as premiuns da vida?
d_fismann
05/10/2009, 23:05
olá pessoal,
faz tempo que não passo pelo fórum (última visita 16.08.2007 - que absurdo! rs).
li todo o tópico porque meu pai vai receber outro carro da empresa e me pediu ajuda para resolver qual seria o carro. Seguem as sugestões com as minhas opiniões e caso tenham algo a comentar / complementar / alterar / xingar (xingar não! rs) peço que o façam por favor.
perfil de uso do carro: semana = cidade e fds = imigrantes. nada de off! valor: R$ 100k. ele tinha um new civic que gostava bastante por alguns motivos (palavras dele): adorava dirigir o carro, estável, consumo de 10 km/L na cidade (era gas. e não flex), pegada do volante, painel, rodou 60mil km em 3 anos e não deu nenhum problema. não gostava: carro muito baixo (difícil de entrar p/ ele), carro um pouco duro (por isso ele gostava da estabilidade! rs), porta-malas pequeno.
carros:
santa fé - carro com bonito desenho (pessoalmente prefiro os mais quadrados), manutenção cara (o q deve ser comum à todos dessa lista), preço do seguro não sei, consumo alto (5 na cidade e 8 na estrada) revenda com depreciação duvidosa, bons equipamentos de série. fiz td (test drive) do carro e não gostei, achei fraco o motor, achei mole além da conta, não senti firmeza alguma na direção por ser muuuito macia, enfim eu - e não meu pai - não gostei e não compraria, mas...
forester - desenho ok (não chama tanta atenção como o sf e isso a meu ver pode ser bom - roubo), manut. cara, seguro não sei, consumo (10 na cidade e na estrada), revenda com dúvida tb, bons equipos, 4x4 integral (tradição subaru e sabemos ser bastante forte), não fiz ainda o td.
outlander 2.4 - não vou escrever tudo de novo! rs. os importados tem várias características em comum! não sei o consumo, manut. cara tb, desenho novo chegará em 10 dias (só dar um google em outlander 2010), seguro não sei. dirigi uma v6 e gostei bastante, parece um sedã e não uma suv.
grupo caoa e sr (souza ramos) sabemos que não são um primor de atendimento e etc.
zuki gv ele não quer.
honda crv é fraca.
dodge journey tb não.
sw4 2.7 acho muito grande.
captiva de jeito nenhum.
não quer nenhum sedã (fusion v6).
sugeri uma triton v6 flex (chega em 10-15 dias) e ele não quer picape.
pajero sport v6 flex achou dura demais (não gostou do banco do motorista)
até bmw 118 dá pra pegar mas não recomendei tb (desenho mudará em breve)
nissan xtrail não gostou do desenho
volvo v50 acho bem legal, é uma alternativa? estão vendendo por 98 mas não sei se é a versão com 140 ou com 170cv... e tem os mesmos defeitos dos citados acima. não é suv...
ufah...
tks e abras 4ALL,
dfis
Guasca de Fora/RS
28/10/2009, 22:12
Pois é... venho observando este forum e outros sites sobre veículos 4X4 e cheguei à conclusão de que, em tese, o Forester seria a melhor opção para o que quero de um carro. Aí vem o velho problema... manutenção (mesmo a preventiva)... onde fazer? Em Porto Alegre, além da concessionária da Subaru (da qual não pretenderia virar refém), onde mais posso fazer a manutenção de um Subaru?
cRiPpLe_rOoStEr
31/10/2009, 23:06
Pois é... venho observando este forum e outros sites sobre veículos 4X4 e cheguei à conclusão de que, em tese, o Forester seria a melhor opção para o que quero de um carro. Aí vem o velho problema... manutenção (mesmo a preventiva)... onde fazer? Em Porto Alegre, além da concessionária da Subaru (da qual não pretenderia virar refém), onde mais posso fazer a manutenção de um Subaru?
por coincidência, o antigo proprietário do meu apartamento é mecânico e mexe com subaru... o corretor de quem eu comprei o apê tem um legacy 98... vou falar com ele por essa semana e dps volto com algum contato dele...
Guasca de Fora/RS
02/11/2009, 21:06
por coincidência, o antigo proprietário do meu apartamento é mecânico e mexe com subaru... o corretor de quem eu comprei o apê tem um legacy 98... vou falar com ele por essa semana e dps volto com algum contato dele...
Tá certo... qualquer coisa posta o contato aqui. E se alguém tiver um Forester dos novos pra contar como é que é e como faz a manutenção, manda ver aqui no fórum.
Guasca de Fora/RS
05/11/2009, 21:15
Tchê, conversei ontem com um cara que tem uma Subaru Forester um modelo antes deste atual. O cidadão me contou que a garantia de 5 anos é furada. Tudo tem restrições. E ainda por cima, com 18 mil km, teve que consertar um amortecedor traseiro, ficou com o carro parado na única autorizada em POA, o amortecedor veio de SP e custou 2 mil reais. Assim não dá pra ser feliz.
danilo kid
05/11/2009, 23:34
Tchê, conversei ontem com um cara que tem uma Subaru Forester um modelo antes deste atual. O cidadão me contou que a garantia de 5 anos é furada. Tudo tem restrições. E ainda por cima, com 18 mil km, teve que consertar um amortecedor traseiro, ficou com o carro parado na única autorizada em POA, o amortecedor veio de SP e custou 2 mil reais. Assim não dá pra ser feliz.
báh, que azar....a minha tá com 160mil km e só agora to trocando os amortecedores originais!!
Guasca de Fora/RS
06/11/2009, 20:31
Curiosamente ele me falou também que tinha tido uma Forester 98 antes dessa 2007 e não teve problemas, vendeu com uns 150.000 km. Se decepcionou foi com a mais nova.
ALVARO BRAGA
07/11/2009, 13:13
Tenho uma XT 2.5, aqui em Brasília ela ta fazendo 7.5km/l, na cidade o carro é um avião, como você ta no sul, na argentina as peças são mais baratas
Acabo de pegar meu carro na revisão. Custou 442,00 (322 + 120,00 do alinhamento e balanceamento). Comprei o carro em junho e já viajei com ele para Itacaré. Na revisão, corrigiu-se o alimento do veículo (a direção puxava um pouco para a direita). Ele tem feito em média 9,7 km na cidade. Avaliação sumária: o carro é sensacional e não é comparável com nenhum carro nacional. Estou muito satisfeito e minha mulher não quer largá-lo.
richardmilk
13/11/2009, 22:44
Aqui na Inglaterra nao vejo muito Forester, da Subaru tem muito Impreza (muito popular), mas a oferta de usados Forester nao e' grande. A minha duvida e' com relacao a isso no Brasil, acredito que seja mais dificil de revender o Forester do que um GV por exemplo, nao? Essa pra mim e' a unica duvida que eu teria na hora de comprar um Forester, nao sei o que vcs acham?
Com certeza é mais difícil revender carro importado, ainda mais quando o importado é caro, como o Forester ou o Grand Vitara. Observe que a desvalorização de todos os carros importados é muito grande. Isso se aplica para BMW, Mercedes, Land Rover, para todas as grandes marcas. Não tenho certeza se é mais fácil revender Grand Vitara que o Subaru Forester. O que eu observo é que há muito mais anúncios com Grand Vitara que o Subaru Forester. Comprar um novo Subaru Forester usado é muito mais difícil que um Grand Vitara. Aqui em Brasília há anúncios de Grand Vitara (seminovos com 5.000 Km ou um pouco mais com desvalorização de quase 20%) e não encontro Forester usado a venda. Será que o Subaru Forester não vende nada ou quem comprou não quer vender?
PRBrasil
17/11/2009, 15:38
Acabo de pegar meu carro na revisão. Custou 442,00 (322 + 120,00 do alinhamento e balanceamento). Comprei o carro em junho e já viajei com ele para Itacaré. Na revisão, corrigiu-se o alimento do veículo (a direção puxava um pouco para a direita). Ele tem feito em média 9,7 km na cidade. Avaliação sumária: o carro é sensacional e não é comparável com nenhum carro nacional. Estou muito satisfeito e minha mulher não quer largá-lo.
Em um carro com tração integral como o Forester, também é aconselhável fazer o rodízio de pneus, como em outros veículos?
PRBrasil
17/11/2009, 15:39
Em um carro com tração integral como o Forester, também é aconselhável fazer o rodízio de pneus, como em outros veículos?
PRBrasil
18/11/2009, 19:05
Pelo que eu pesquisei, o rodízio de pneus funciona da mesma forma do que em veículos com outros tipos de tração:
http://www.tirerack.com/tires/tiretech/techpage.jsp?techid=18 (http://www.tirerack.com/tires/tiretech/techpage.jsp?techid=18)
No caso da Forester, como o pneu é unidirecional o rodízio não é feito em "X". No resto, é igual a qualquer veículo.
PRBrasil
19/11/2009, 18:48
No caso da Forester, como o pneu é unidirecional o rodízio não é feito em "X". No resto, é igual a qualquer veículo.
Então a troca só é feita da frente para trás e vice-versa, correto?
E o pneu estepe, como ele entraria no rodízio?
O IIHS divulgou a lista dos veículos mais seguros vendidos no mercado americano. Observem os carros da Subaru:
Lista dos mais seguros dos EUA pelo IIHS19/11/2009 http://carsale.uol.com.br/images/nbspCinza.gif
Carsale - O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), o instituto norteamericano de segurança veicular, divulgou a lista dos carros mais seguros entre os modelos 2010. O IIHS realiza testes veiculares e determina seus níveis de segurança usando como critérios número de airbags, simulações de colisões frontais, laterais, traseiras e, pela primeira vez, resistência do teto em caso de capotagens. Além disso, a partir deste ano, todos os candidatos ao ranking devem possuir controle eletrônico de estabilidade (ESP). A exigência deste dispositivo, aliado ao teste de esforço no teto, aumentou o rigor das avaliações. O resultado é uma redução drástica do número de listados. Na edição deste ano, o ranking tinha 94 modelos. Para 2010 foram indicados apenas 27 carros, destes 16 são vendidos no Brasil.
Os carros seguros listados pelo IIHS e vendidos no mercado nacional são os Volvo S80, C30, XC60 e XC90; Volkswagen Tiguan, Passat e Jetta; Subaru Tribeca, Legacy, Forester, Outback e Impreza (com exceção da versão WRX); Mercedes-Benz Classe C; Kia Soul; Dodge Journey; Honda Civic. Deve-se levar em consideração que a avaliação considera itens que podem não estar a disposição no Brasil. Algumas figurinhas fáceis nas listas dos últimos anos perderam espaço. BMW, Mazda, Mitsubishi e Saab não conseguiram emplacar nenhum nome. Confira a lista completa em cada categoria abaixo.
Sedãs Grandes
Buick LaCrosse
Ford Taurus
Lincoln MKS
Volvo S80
Médios
Audi A3
Chevrolet Malibu
Chrysler Sebring
Dodge Avenger
Mercedes-Benz Classe C
Subaru Legacy
Subaru Outback
Volkswagen Jetta
Volkswagen Passat
Volvo C30
Compactos
Honda Civic
Kia Soul
Nissan Cube
Subaru Impreza
Volkswagen Golf
Utilitários
Dodge Journey
Subaru Tribeca
Volvo XC60
Volvo XC90
Utilitários compactos
Honda Element
Jeep Patriot
Subaru Forester
Volkswagen Tiguan
Marcelo Carvalhal
23/11/2009, 00:10
O IIHS divulgou a lista dos veículos mais seguros vendidos no mercado americano. Observem os carros da Subaru:
Lista dos mais seguros dos EUA pelo IIHS19/11/2009 http://carsale.uol.com.br/images/nbspCinza.gif
Carsale - O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), o instituto norteamericano de segurança veicular, divulgou a lista dos carros mais seguros entre os modelos 2010. O IIHS realiza testes veiculares e determina seus níveis de segurança usando como critérios número de airbags, simulações de colisões frontais, laterais, traseiras e, pela primeira vez, resistência do teto em caso de capotagens. Além disso, a partir deste ano, todos os candidatos ao ranking devem possuir controle eletrônico de estabilidade (ESP). A exigência deste dispositivo, aliado ao teste de esforço no teto, aumentou o rigor das avaliações. O resultado é uma redução drástica do número de listados. Na edição deste ano, o ranking tinha 94 modelos. Para 2010 foram indicados apenas 27 carros, destes 16 são vendidos no Brasil.
Os carros seguros listados pelo IIHS e vendidos no mercado nacional são os Volvo S80, C30, XC60 e XC90; Volkswagen Tiguan, Passat e Jetta; Subaru Tribeca, Legacy, Forester, Outback e Impreza (com exceção da versão WRX); Mercedes-Benz Classe C; Kia Soul; Dodge Journey; Honda Civic. Deve-se levar em consideração que a avaliação considera itens que podem não estar a disposição no Brasil. Algumas figurinhas fáceis nas listas dos últimos anos perderam espaço. BMW, Mazda, Mitsubishi e Saab não conseguiram emplacar nenhum nome. Confira a lista completa em cada categoria abaixo.
Sedãs Grandes
Buick LaCrosse
Ford Taurus
Lincoln MKS
Volvo S80
Médios
Audi A3
Chevrolet Malibu
Chrysler Sebring
Dodge Avenger
Mercedes-Benz Classe C
Subaru Legacy
Subaru Outback
Volkswagen Jetta
Volkswagen Passat
Volvo C30
Compactos
Honda Civic
Kia Soul
Nissan Cube
Subaru Impreza
Volkswagen Golf
Utilitários
Dodge Journey
Subaru Tribeca
Volvo XC60
Volvo XC90
Utilitários compactos
Honda Element
Jeep Patriot
Subaru Forester
Volkswagen Tiguan
Se a SUBARU, tivesse mais alguns modelos de repente apareceria mais.....:mrgreen:
dkelbert
23/11/2009, 13:45
Estou bastante em dúvida referente a aquisição da Forester.
São 10mil entre a XS e a XT. A questão é, vale a pena apenas pelo motor???
Até pensei na Xtrail da Nissan.. mas essa tb nem tem mais no mecado Brasileiro(Versão LE)
A GV-III fiz test-drive mas não curti.
A Sorento, tadinha.... era show de bola mas não tem mais modelo 2009. a 2010 apenas em março e não terá Diesel.
dificil escolher qdo se tem exatos 105.000,00 ehhehe
A versão XS tem dois modelos: um mais completo (seis airbags, xenon, banco elétrico e teto solar) e uma mais simples com apenas dois airbags, sem xenon, banco elétrico e teto. A diferença entre a versão XS completa e XT é "apenas" o motor. Optei pela XS completa porque estava dentro das minhas possibilidades e porque tem 5 anos de garantia. A turbo - fiz td também- é uma delícia, mas tem apenas 2 anos de garantia. Quanto à segurança, não há diferença: as duas são imbatíveis e têm tração4x4 sawd e vdc(controle de estabilidade e tração).
Guasca de Fora/RS
23/11/2009, 22:18
A versão XS tem dois modelos: um mais completo (seis airbags, xenon, banco elétrico e teto solar) e uma mais simples com apenas dois airbags, sem xenon, banco elétrico e teto. A diferença entre a versão XS completa e XT é "apenas" o motor. Optei pela XS completa porque estava dentro das minhas possibilidades e porque tem 5 anos de garantia. A turbo - fiz td também- é uma delícia, mas tem apenas 2 anos de garantia. Quanto à segurança, não há diferença: as duas são imbatíveis e têm tração4x4 sawd e vdc(controle de estabilidade e tração).
Essa versão completa da 2.0 é uma tentação. Quantos contos custou? Já levou ela na concessionária pra revisão? E a tração, sente a diferença mesmo no dia a dia? O câmbio de quatro marchas dá conta do recado ou fica como o da minha Zafira, urrando em ultrapassagens? Saudações coloradas!
Maurício Fernandes
23/11/2009, 23:01
Tchê, estes dias "pilotei" um Subaru WRX (Imprenza).
Não existe carro igual ao Subaro. Loucura.
Lamento em relação as demais marcas, mas os japoneses estão muitos acima da média e os Subaro então entre os melhores japoneses. Claro que a Suzuki não fica para trás, mas acredito que não dá para comparar um Forester com um GVIII.
Não estou falando de trilha, apenas estradas off road light.
Abraço
dkelbert
23/11/2009, 23:32
Verdade Wilson, a XS leva imensa vantagem.
A minha duvida é a mesma da maioria! O Cambio de 4 AT, nao berra d+?
Estão me oferecendo uma XS Completa 2009/2010 por 95.000.
Será que esse preço ainda abaixa mais?
Quais outros carros(se existem) poderia colocar lado-a-lado para optar e comprar?
Marcelo Carvalhal
25/11/2009, 14:06
Quais outros carros(se existem) poderia colocar lado-a-lado para optar e comprar?]
Existem 03 modelos
FORESTER X - R$ 79.900 ( PRETO E PRATA NA LOJA - MODELO 2010 AGORA COM 06 AIRBAGS )
FORESTER XS -----mais barato que a concorrênica...:mrgreen:
FORESTER XT ---- mais barato que a concorrência...:mrgreen:
Quem quiser aproveitar........21 - 2137 - 0200 - MARCELO CARVALHAL:concordo:
Quais outros carros(se existem) poderia colocar lado-a-lado para optar e comprar?
Antes de comprar, testei o suzuki grand vitara 2.0 e o CRV. Quanto à forester, de fato o câmbio com 4 velocidades berra, mas para minorar isso, na estrada, em subidas ou ultrapassagens, uso o modo esportivo ou o modo manual. Em compensação, em terrenos acidentados, escorregadios ou fofos (como areia) é possível trabalhar com giro e torque mais altos com marcha mais baixa. Acho que o projeto do carro mescla asfalto e terrenos escorregadios. Agora se você quer desempenho insuperável nos dois mundos, pense no turbo. Sobre o preço, a minha é completa e foi um pouco mais barata (4,3%).
Marcelo Carvalhal
20/12/2009, 14:23
Vamos fazer uma trilhazinha de SUBARU....:mrgreen:
FORESTER 2003....
http://www.youtube.com/watch?v=pP9LiW6n6ws&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=HbJcXhZeiF4
Olá, amigos do fórum! Sou novo por aqui e estou interessado na forester 2.0 "básica" que está com um bom preço e agregou os 6 airbags. Moro em Brasília e o uso seria, eventualmente, em trilhas. Tenho algumas dúvidas a respeito das diferenças entre os modelos, e o site da subaru não ajuda em nada e não posso transportar as informações do site global, porque a caoa mexe nas configurações dos carros para trazer para o Brasil. As minhas principais dúvidas são as seguintes:
1) A forester 2.0 básica também vem com o controle de estabilidade- vdc- ou este recurso só existe na 2.0 completa e na 2.5?
2) Quais seriam as outras diferenças entre os modelos 2.0?
3) O carro anda bem nas ultrapassagens? É claro que sei que este modelo não é um esportivo.
4) Quanto estão pagando pelo seguro?
Para quem ainda não viu, um video com o forester 2009 e a importância do controle de estabilidade
Obrigado,
Agora vai:
http://br.youtube.com/watch?v=wwmh2-EztzI
Marcelo Carvalhal
22/12/2009, 23:36
Olá, amigos do fórum! Sou novo por aqui e estou interessado na forester 2.0 "básica" que está com um bom preço e agregou os 6 airbags. Moro em Brasília e o uso seria, eventualmente, em trilhas. Tenho algumas dúvidas a respeito das diferenças entre os modelos, e o site da subaru não ajuda em nada e não posso transportar as informações do site global, porque a caoa mexe nas configurações dos carros para trazer para o Brasil. As minhas principais dúvidas são as seguintes:
1) A forester 2.0 básica também vem com o controle de estabilidade- vdc- ou este recurso só existe na 2.0 completa e na 2.5?
2) Quais seriam as outras diferenças entre os modelos 2.0?
3) O carro anda bem nas ultrapassagens? É claro que sei que este modelo não é um esportivo.
4) Quanto estão pagando pelo seguro?
Para quem ainda não viu, um video com o forester 2009 e a importância do controle de estabilidade
Obrigado,
1)>Todas as NEW FORESTER, tem ESP ( existe grandes diferenças de entre os controles de estabilidade dinâmicos ) os, ESP são os mais completos, eles controlam desde o esterçamento do volante ( NEW FORESTER VEM COM DIREÇÃO ELÉTRO/HIDRAULICA), redução na cx de marcha, frenagem de emergência, na PORSHE....chega ao ponto de "equilibrar" a carroceria..além de todo o trabalho acima.
2)> Os modelos 08/09, não vinham com AIR BAGS nos bancos e de janela ( 06 IARBAGS ), o que já está presente nos modelos 09/10, assim como fechamento dos retrovisores.
Os modelos XS 2.0 165 CV, vem a mais
TETO SOLAR PANORÂMICO / BANCOS ELÉTRICOS / BANCOS DE COURO DE FABRICA / CD PAINEL 6 DISCOS + CONTROLE DO RÁDIO NO VOLANTE /FAROIS DE XENON
3)>O HONDA CRV...pesa mais de 1990 KG e tem um motor com 142 CV..e povo ainda BLINDA...o NISSAN XTRAIL pesa mais que isso..e tem 138 CV...AA FORESTER..pesa 1450 KG..e tem 165 CV..., faça as contas.
PESO EM ORDEM DE MARCHA, NÃO É O PESO DO CARRO OK !!!
4)>Seguro novo com PERFIL médio - R$ 3.500 no máximo....mesmo na TURBO
Tenho modelo FORESTER X PRATA 2010 PRONTA ENTREGA - R$ 79.900,00
21 - 2137-0200
comercialzin básico...:mrgreen:
Valeu, Marcelo, muito esclarecedor. Vou pesquisar preço por aqui e ver se vale a pena buscar aí.
Abraço,
Guasca de Fora/RS
25/12/2009, 16:45
O carro tem pinta de ser ótimo, os preços estão ficando bons, mas falta mais assistência técnica pro povo pegar confiança.
NovatoRJ
31/12/2009, 18:35
Pessoal,
Primeiramente feliz 2010! Esta é minha primeira postagem...
Também fiquei na mesma dúvida: GV ou Forester. Eu já tinha uma queda pela Forester e depois de td que li por aqui não tenho mais dúvidas. Os senões ficam por conta da desvalorização dos Subaru (costuma ser bem acima da média) e o preço das peças. Isso sem falar que só temos duas oficinas no RJ... Mas vamos ver se dá pé...
Posto depois se realmente conseguir fechar negócio...
PRBrasil
31/12/2009, 23:06
Pessoal,
Primeiramente feliz 2010! Esta é minha primeira postagem...
Também fiquei na mesma dúvida: GV ou Forester. Eu já tinha uma queda pela Forester e depois de td que li por aqui não tenho mais dúvidas. Os senões ficam por conta da desvalorização dos Subaru (costuma ser bem acima da média) e o preço das peças. Isso sem falar que só temos duas oficinas no RJ... Mas vamos ver se dá pé...
Posto depois se realmente conseguir fechar negócio...
Ondem ficam essas oficinas? Pensei que só houvesse uma oficina, na Tijuca.
NovatoRJ
01/01/2010, 10:03
Ondem ficam essas oficinas? Pensei que só houvesse uma oficina, na Tijuca.
Tem essa aqui tb...
Razão Social: Autoban Bandeirantes Automóveis Ltda.
Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 2741
Bairro: Estrada dos Bandeirantes, 2741
UF: Rio de Janeiro
CEP: 22710-104
Fones: (021) 2443-2596 / (021 )2445-4649
Fax: (021) 3412-5700
Site: www.subaru.com.br
Tipo: Peças e Serviços
dennis de oliveira cavalc
03/01/2010, 19:08
Olá galera,
Estou praticamente decidido a comprar uma subaru forester e achei muito legal os companheiros do fórum criarem essa "sala" de discussão aqui. Após ler todas os posts, sinceramente, estou sentindo falta do companheiro que comprou a XT turbo (será que se arrependeu?) pois o amigo simplesmene não deu mais as caras. Estou na dúvida se pego uma XS ou uma XT portanto médias atuais de consumo, como se comporta o carro em retomada/ultrapassagens, se na XT só se deve usar gasolina pódium, enfim... A melhor e mais confiável opinião sobre carros que é a de quem compra e usa no dia a dia.
Um Grande abraço e, por favor não deixem de colocar suas observações
Dennis
Comprei minha forester XS em julho de 2009. O carro está agora com 15.000 Km e acabo de voltar com a família de uma viagem de 5.000 km que fiz com a forester (Brasília/Santa Catarina/Gramado-RS). O Carro é excelente. O meu subaru é o XS completo e ele anda muito bem na estrada e o que me incomodou no início foi o câmbio. Resolvi usando a opção mecânica do Prodrive e percebi que o carro tem excelente retomada. Quanto ao XT (turbo), se eu tivesse R$ 15.000,00 a mais talvez comprasse a turbo. Mas como não tinha e o modelo turbo só tem 2 anos de garantia (contra 5 do modelo aspirado) fiquei feliz (e estou) com a aspirada.
dennis de oliveira cavalc
12/01/2010, 20:42
Comprei minha forester XS em julho de 2009. O carro está agora com 15.000 Km e acabo de voltar com a família de uma viagem de 5.000 km que fiz com a forester (Brasília/Santa Catarina/Gramado-RS). O Carro é excelente. O meu subaru é o XS completo e ele anda muito bem na estrada e o que me incomodou no início foi o câmbio. Resolvi usando a opção mecânica do Prodrive e percebi que o carro tem excelente retomada. Quanto ao XT (turbo), se eu tivesse R$ 15.000,00 a mais talvez comprasse a turbo. Mas como não tinha e o modelo turbo só tem 2 anos de garantia (contra 5 do modelo aspirado) fiquei feliz (e estou) com a aspirada.
Olá wilson,
15000 km já é uma boa marca e, vc com certeza já possui dados preciosos sobre o carro. Quanto ao consumo, o que vc tem conseguido usando o modo anual do cambio, na cidade e na estrada (por favor detalhe a sua velocidade de cruzeiro)? O carro tem aguentado bem o tranco?
Abraço
Dennis
Minha forester faz na cidade entre 9,5 e 10 km/litro (com ar-condicionado) e na estrada mais ou menos a mesma coisa. O detalhe é que, na estrada, o carro anda a 140, 160 com facilidade e isso interfere no consumo. Além disso, ando com o ar-condicionado ligado o tempo todo. Quanto ao câmbio, na primeira viagem que fiz com o carro (para Itacaré, em julho), não sabia como lidar com os três modos de condução: drive, sport e manual. Em estradas, o drive causa em aclives a desagradável busca por velocidade constante com alternância entre 3ª e 4ª marchas e o modo sport torna o carro mais ágil, mas aumenta o consumo.
Resolvi o problema usando o modo manual. Pude perceber no modo manual a excelente retomada do forester e hoje, na estrada, uso em 90% do tempo, o modo manual. Na cidade, uso o drive. Quanto à força do veículo, posso dizer que ele anda bem, principalmente se observarmos que ele é um 2.0. Ele arranca bem e tem excelente retomada, mas, evidentemente, não se compara com o turbo. Dos exatos 16.100 km rodados do meu carro, cerca de 10.000 km foram rodados em viagens, na verdade 2 viagens! Uma à Bahia e outra ao sul do país. Viajei com minha mulher e dois filhos pequenos e o carro se mostrou impecável: confortável, econômico e seguro. Recomendo. Recomendo também a forester turbo (que faz cerca de 6 km/litro) e, principalmente, recomendo os carros da Subaru: são de outro mundo.
carlinhosmcz
15/01/2010, 11:25
Olá galera,
Estou praticamente decidido a comprar uma subaru forester e achei muito legal os companheiros do fórum criarem essa "sala" de discussão aqui. Após ler todas os posts, sinceramente, estou sentindo falta do companheiro que comprou a XT turbo (será que se arrependeu?) pois o amigo simplesmene não deu mais as caras. Estou na dúvida se pego uma XS ou uma XT portanto médias atuais de consumo, como se comporta o carro em retomada/ultrapassagens, se na XT só se deve usar gasolina pódium, enfim... A melhor e mais confiável opinião sobre carros que é a de quem compra e usa no dia a dia.
Um Grande abraço e, por favor não deixem de colocar suas observações
Dennis
Olá Dennis,
Realmente eu estava ausente desde novembro/09 mas estou de volta.
O que posso falar do carro é que ele é simplesmente sensacional!
O motor é impressionante (0 a 100 em 6,6 segundos de acordo com teste feito pela revista norte americana MotorTrend) e a dirigibilidade é fora do comum!
O consumo dele é similar a um 6 cilindros, faço em média 6,5 km/l na cidade e perto de 8 km/l na estrada. Esse consumo é baseado a uma condução normal. Caso você pise com muita vontade ele baixa!
Coloquei com extrema facilidade 203 km/h (no GPS) numa estrada sem movimento algum e sei que ele passa facil dos 215 porém não é bom andar tão rapido assim não é?!
Espero ter esclarecido suas duvidas e qualquer duvida estamos aí.
PRBrasil
15/01/2010, 13:07
O meu carro está com 8700 km rodados, e também estou muito satisfeito com ele.
Meu modelo tem o motor 2.0 aspirado, que faz cerca de 8,0 km/l na cidade (Rio de Janeiro) e 10 km/l na estrada, sempre com o ar-condionado ligado. É um consumo quase igual a uma Zafira de câmbio manual que eu tenho.
Caio1976
15/01/2010, 18:11
Boa tarde a todos!
Finalmente encontrei um lugar para compartilhar informações sobre a Forester.Adquiri em dezembro uma 0KM 09/10 aspirada completa.
O carro esta com 3.500km e já pude testar os recursos em diferentes condições (somente asfalto).Vou tentar falar de impressões mais do que de opcionais.
O sistema symmetrical AWD proporciona uma dirigibilidade impressionante e o motor boxer além do baixo centro de gravidade tem um nivel de vibração "baixíssimo".Quando esta parado parece estar desligado.Outra coisa que chama a atenção é a suavidade e facilidade que as portas se fecham.Basta deixala a 4 dedos de distancia e empurrar.Os comando s todos a mão(simple e funcional como em todos os subarus), o ar apesar de não ser digital regula de meio em meio grau.Regulagem de velocidade do limpador modo intermitente dianteiro, 2 velocidades do limpador traseiro.Entrada e carregador de Ipod, bancos traseiros rebatem 50/50 com 2 botoes no porta malas entre outros.
Outros pontos fortes são o tamanho "ideal" nem grande nem pequena, não sofre em vagas apertadas.Posição de digirir.O carro simplesmente veste, não há como não encontar uma posição que agrade.No caso da minha que tem o banco do motorista eletrico ele se move em todas as direções imagináveis.
Esterça uma barbaridade, só dirigindo pra comprovar. Eu que não tenho experiência em off road acho que isso deve ser ótimo tbm fora do asfalto.
Os mimos que ela oferece convidam a ficar brincando o tempo todo.A começar pelo teto panoramico, sempre que não esta muito quente ou chovendo ele esta aberto. Fechado com o forro aberto é otimo também pois ilumina o carro por dentro com a claridade externa.
O xenon ilumina até a alma do condutor do carro da frente e os espelhos retráteis tambem são muito úteis quando estacionado e as vezes para deixar motoboys desesperados passarem sem que o arranquem.
Segurança além de todos os itens que vcs já sabem.Pra quem tem filho/a pequeno e usa cadeirinha ela conta com o sistema isofix que não é nada de novidade mas por incrível que pareça não é encontrado em quase nenhum carro nacional.Outro detalhe importante são as notas da Forester e todos os subarus alcançadas nos testes de colisões e capotamentos nos EUA e Europa.
Se eu não reclamar de nada vão achar que trabalho na Subaru.Então vamos lá.
Porta malas: Ss cxs de rodas ocupam pouco espaço mas mesmo assim tem apenas 450 litros.Menor que de muito seda.
Cobertura do compartimento de malas faz um pouco de barulho em ruas com pavimento ruim.
A versão com couro não tem couro nas laterias das portas.Embora isto seja normal em outros paises pra nós brasileiros é esquisito.E a que não tem couro como passou a vir com airbags laterais na versão 2010 eu não me arriscaria a colocar couro nos bancos e correr o risco de atrapalhar o funcionamneto dos airbags.
Quanto ao consumo testei 4 situações todas com o ar ligado.
1)Cidade SP transito caótico dezembro 7 km/l
2) Cidade RJ 8 km/l.
3)Estrada cheia Carvalho Pinto e Dutra(percurso SP/RJ) carro lotado com 4 pessoas andando razoavelmente forte sem subir muito o giro pois estava amaciando. 9.8KM/l.
4)Estrada Castelo Branco vazia(percurso SP/Sorocaba), carro vazio 2 pessoas andando a 120. 11.5 KM/l.
Seguro:Cheguei a pensar em não fazer porém o preço me surpreendeue acabei optando por fazer.Um seguro novo sem bonus saiu por 3400 reais pela Alpha seguradora que é parceira da Subaru.Semana passada soube de um caso de sinistro, nada muito grave numa forester igual e a conta foi R$45.000,00.Também li num blog sobre um WRX novo, que saiu da estrada e teve leves arranhoes além de um parachoque quebrado e a conta ficou em R$20.000.Portanto vale a pena pensar.
Custo beneficio:
Eu particularmente prefiro a Forester que Captiva,Vitara,CRV,RAV4 e Outalder que tem +/- o mesmo preço.
Só não cito o coreano pois eles é o melhor do mundo e daí não tem como competir.
Espero ter sido útil.Abraço a todos
Olá, amigos. Estou interessado em comprar uma forester 2.0 xs, mas preciso de informações sobre o carro, porque o site da subaru no brasil é vergonhoso e os vendedores, bem, em vendedores não dá pra confiar, né? Quero saber as diferenças entre a xs básica e a completa, principalmente no quesito segurança, que é um dos pontos fortes dos subaru. A principal dúvida é: a xs básica vem com controle de estabilidade- vdc- e encostos ativos para os bancos dianteiros? Pelo que me informaram, as diferenças entre as duas versões são: teto, xenon e controle do som no volante. Há mais alguma?
Vale ressaltar que a xs 2.0 básica agora vem com 6 airbags também. Abçs,
Todos os subaru forester vêm com VDC (controle de tração e de estabilidade). As diferenças entre a "básica" e a completa são banco de couro, teto solar, xenon e disqueteira com seis cds. O resto é igual. Quando comprei o meu subaru, a versão "básica" tinha só dois air-bags e por isso comprei a completa. Agora, parece a básica também vem com seis air-bags. Quanto à segurança, veja o site do IIHS nos Estados Unidos sobre os 27 carros mais seguros vendidos nos Estados Unidos. O forester é um deles.
Estou tentado a comprar uma Forester e uma das coisas que mais me atrai é justamente a atenção à segurança. Acho que vale a pena o investimento, apesar da perda no valor de revenda e o custo das peças de reposição. É uma pena a vinculação da Subaru à CAOA, mas acho que vou arriscar. Você é de Brasilia? Como é a assistência da Subaru Champion?
Abraço,
Guasca de Fora/RS
18/01/2010, 13:31
E computador de bordo, só tem na turbo?
carlinhosmcz
18/01/2010, 14:04
E computador de bordo, só tem na turbo?
A turbo conta apenas com o consumo médio.
Caio1976
18/01/2010, 14:39
A turbo conta apenas com o consumo médio.
Aspirada tbm! Apenas consumo imediato e mais dois consumos medios que funcionam com base aos dois "trips" do hodometro parcial.
Att,
mas vale a pena pelo resto.
dkelbert
18/01/2010, 21:49
Olha... estou louco para comprar uma Forester...mas...
Algumas peças do quebra-cabeças ainda preciso resolver:
- e a Santa Fé?
- e a GV III
- e o Tiguan? baixou de preço absurdamente, para complicar!!!
- e Outloander
As peças que não encaixaram, e já deixei de lado
- CRV (tirei pq acho feia de fora, e carro... tem que casar!! ehehe)
- a xtrail
- a captiva
Por enquanto estou nesta ordem mais ou menos:
1. Forester
2. Santa fé
3. Outlander
4. GVIII
5. Tiguan
6. CRV
7. Xtrail
8. Captiva
alguma idéia que me ajude?
abraço moçada! vocês estão sendo super importantes.
Estou tentado a comprar uma Forester e uma das coisas que mais me atrai é justamente a atenção à segurança. Acho que vale a pena o investimento, apesar da perda no valor de revenda e o custo das peças de reposição. É uma pena a vinculação da Subaru à CAOA, mas acho que vou arriscar. Você é de Brasilia? Como é a assistência da Subaru Champion?
Abraço,
Meu carro está com quase 17.000km rodados e nos contatos que tive com a concessionária fui muito bem atendido. São prestativos e sempre entrei na oficina para ver parte de trabalho e conversar com o mecânico. Concordo que é uma pena a vinculação da Subaru com o grupo Caoa. É bom lembrar que a Hyundai parou há alguns meses de vender seus veículos no Japão. Eles tentaram emplacar a Hyundai no Japão por 4 anos e decidiram sair porque os carros não vendiam...
Olha... estou louco para comprar uma Forester...mas...
Algumas peças do quebra-cabeças ainda preciso resolver:
- e a Santa Fé?
- e a GV III
- e o Tiguan? baixou de preço absurdamente, para complicar!!!
- e Outloander
As peças que não encaixaram, e já deixei de lado
- CRV (tirei pq acho feia de fora, e carro... tem que casar!! ehehe)
- a xtrail
- a captiva
Por enquanto estou nesta ordem mais ou menos:
1. Forester
2. Santa fé
3. Outlander
4. GVIII
5. Tiguan
6. CRV
7. Xtrail
8. Captiva
alguma idéia que me ajude?
abraço moçada! vocês estão sendo super importantes.
Para ajudar verifique no site do IIHS quais são os 27 carros mais seguros vendidos nos Estados Unidos. Nessa lista, na categoria "small suv´s", aparecem apenas dois dos 8 que você listou: subaru forester e tiguan. E, para mim, esses dois valem o que custam. O engraçado é que um coreano que agora será "fabricado" no Brasil foi reprovado nos testes de segurança do IIHS.
dkelbert
20/01/2010, 16:30
Problema é pensar na desvalorização.
Me da arrepiossss
: )
O Consumo de XT alguém tem valores reais?
Cidade / Estrada
Pessoal, na comunidade do impreza no orkut os proprietários reclamam muito do problema de discos empenados precomente, ocorrendo em alguns carros antes dos 10 mil km, e sem cobertura pela garantia da CAOA (?). Alguém teve problema semelhante com a forester?
Internet é uma m****! Fuçando por aí já descobri duas forester novas que deram defeito: uma que apagou na imigrantes e o cara parou com o freio de mão e outra que começaram a acender luzes de alerta e foi rebocada para a ccs 2 vezes. Preferia a minha crença anterior na indestrutibilidade dos subaru.
dkelbert
24/01/2010, 00:06
Internet é uma m****! Fuçando por aí já descobri duas forester novas que deram defeito: uma que apagou na imigrantes e o cara parou com o freio de mão e outra que começaram a acender luzes de alerta e foi rebocada para a ccs 2 vezes. Preferia a minha crença anterior na indestrutibilidade dos subaru.
-----------
Que ruim... Sabemos que todos carros quebram...
Mas pelas vendas da Subaru... que não são tantas comparadas a outros veículos no país, você ter encontrado dois carros com pane ZERO, já me deixa com pé atras.
abs
cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2010, 00:14
Fuçando por aí já descobri duas forester novas que deram defeito: uma que apagou na imigrantes e o cara parou com o freio de mão e outra que começaram a acender luzes de alerta e foi rebocada para a ccs 2 vezes.
qual será a zica que deu com essa que apagou na imigrantes?
danilo kid
24/01/2010, 00:38
pode continuar acreditando....aqui vai uma pequenina estória:
certa vez uma oficina especializada em subaru fez a revisão numa forester de uma tiazinha que estava indo de sp pra santos,....ela pegou seu subaru na oficina e rumou para seu destino....quase chegando lá o motor subtamente travou!!!....foi-se descobrir que na revisão esqueceram de colocar oleo no carro!! que absurdo!!! mas absurdo maior foi conseguir rodar cerca de 100km com o motor seco! isso é um SUBARU.
cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2010, 04:10
certa vez uma oficina especializada em subaru fez a revisão numa forester de uma tiazinha que estava indo de sp pra santos,....ela pegou seu subaru na oficina e rumou para seu destino....quase chegando lá o motor subtamente travou!!!....foi-se descobrir que na revisão esqueceram de colocar oleo no carro!! que absurdo!!! mas absurdo maior foi conseguir rodar cerca de 100km com o motor seco! isso é um SUBARU.
só assim msm... só faltava estar sem água no radiador :parede::parede::parede:...
Este é um relato que li na comunidade do orkut do Subaru club:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=530644&tid=5425509414449886164&start=1
Andreas (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10793382925016546509)
SUBARU FORESTER NOVA
Moro em Sta Cruz do Sul, a 160Km de Porto Alegre. Comprei uma Forester nova na CAOA de Porto Alegre. Recebi o carro no dia 15 de outubro de 2009. No dia 12 de novembro, ao manobrar o carro na garagem, acenderam, simultaneamente, a luz de falha do motor e a luz de falha na transmissão. Como o manual proibe andar com o carro assim, liguei para o 0800 da Subaru e mandei o carro de guincho para a CAOA de Porto Alegre (tudo por conta da SUBARU). Passados alguns dias, fui de onibus buscar o carro. Tudo OK. Dia 27 de dezembro, preparei o carro para viajar, e ao manobrar no páteo de casa, apareceu o tal defeito de novo. Desisti de viajar, 0800... E lá foi o guincho de novo, levar a UBARU para a ASTEC de Porto Alegre. Ficou pronta dia 8 de janeiro. E, de férias, fui de novo de onibus, buscar o carro. Veredicto: "defeito provavel no sensor de ar" mas tem que encomendar o sensor SE O DEFEITO VOLTAR! Demora algumas semanas para chegar! Apesar do bom atendimento, perdi totalmente a confiança neste carro. Pelo menos será vendido com baixa quilometragem! Andou mais de guincho que viajando. Está com 2100Km mas a estréia não está nada boa. Depois de um ano, não teri mais a assistencia gratuita. Aí, vou comprar um guincho.
Se querem cuidar da marca SUBARU, é um PÉSSIMO COMEÇO.
Que saudades da Discovery que usei 13 anos e troquei por esta coisa...
E este no ht forum:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=106222&page=3&highlight=forester
#41 (http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1950129&postcount=41) http://www.htforum.com/vb/images/buttons/report.gif (http://www.htforum.com/vb/report.php?p=1950129)
http://www.htforum.com/vb/images/statusicon/post_old.gif 02-10-2009, 19:53
Vlad62 (http://www.htforum.com/vb/member.php?u=119658) http://www.htforum.com/vb/images/statusicon/user_offline.gif
Membro
Registro em: 2-10-09
Agradecimentos: 0
Agradecido 0 vezes por 0 msgs
SUBARU/CAOA
Tenho um Forester 2.0 modelo 2008. O carro é maravilhoso de conforto mas quebrou uma peça no motor e o carro desligou a 80 km/hora na Imigrantes e fiquei sem freio pq o motor estava apagado. Parei aos poucos com o freio de mão. Fiquei com o carro na oficina da CAOA da R. Pavão em São Paulo 10 dias encostado por causa de uma peça de uns 300 gramas que não havia em estoque em SP e teve que vir de Anápolis em Goiás. Ao invés de mandarem por sedex me deixaram 10 dias esperando a peça que veio com lotes de outras peças em um caminhão. Detalhe paguei 3 mil um para-choque de plástico que do Outlander da Mistsubishi custa R$ 800,00. A CAOA rouba sem dó nos preços das peças. Me falaram que as vêzes nas concessionárias o pessoal tira peças de carros 0 km e troca por peças usadas. Não sei se foi o que ocorreu com meu Forester pois todo mundo diz que o Subaru não quebra. Meu carro está com 22 mil km e tinha acabado de fazer a revisão dos 20 kmil km e trocado tudo que eles falaram para trocar.
De qualquer modo o carro é super macio e confortável de dirigir mas a CAOA é picareta, atende pessimamente o cliente e é desrespeitosa com ele. Por isso apesar de adorar meu carro estou pensando em trocar por um Mitsubishi pq me disseram que a própria Mitsubishi abriu uma empresa no Brasil. Não tem empresário picareta brasileiro como a CAOA como importador exclusivo.
Como quase morri com a falha do carro e fui super mal atendido na CAOA entrei no site da SUbaru do Japão e EUA para ver se havia algum email para reclamação e um setor para isso. EM NENHUM DOS 2 HÁ!! Achei o email de 2 diretores da SUbaru americana e enviei email reclamando da CAOA e de que quase morri com o defeito da peça no meu carro. Nenhum email de retorno. Não tem para quem reclamar da CAOA nos sites da Subaru dos EUA e Japão. Por isso achei que a SUbaru que é uma empresa do Grupo Fuji não está nem aí para o seu consumidor e para o que seus representantes nos outros países fazem com seus clientes.
Assim de que adianta o carro ser maravilhoso se depois vai passar semanas parado na oficina da CAOA, se vc vai ser tratado como se eles estivessem fazendo um favor em vender ou consertar o carro?
Vou procurar outros carros japoneses no mesmo preço. Desde que não seja importado por empresa brasileira. Tem que ser importado pela própria empresa que abriu um filial no Brasil como a Mitsubishi.
abs
Fiquei na bronca ao ler estes depoimentos, porque fiz um test drive na forester xs básica, ontem, e fiquei simplesmente encantado com o carro. A dirigibilidade é maravilhosa, para mim o motor 2.0 é mais que o suficiente e o preço está realmente tentador, se levarmos em conta as qualidades que sabemos que o carro tem. Sei que todas as marcas, por melhor que sejam, dão defeitos. Depende muito de sorte. Há algumas que dão defeitos mais frequentes e as melhores ficam na média. Mas a forester vende muito pouco para haver 2 relatos graves como estes. De todas as marcas que pesquisei (montadoras em geral, não só 4x4), a única que está bem acima da média é a toyota. Apesar de vender corolla e hylux a rodo, as reclamações são escassas. Tive um corolla e posso atestar isto. Todas as outras boas montadoras têm reclamações em grande quantidade e algumas extrapolam, como a citroen, por exemplo. Se vocês derem uma olhada no www.reclameaqui.com.br (http://www.reclameaqui.com.br), vão ver que, enquanto a honda tem, p.ex., 400 reclamações, a toyota tem 60 mais ou menos, a ford tem centenas, etc e a maioria das reclamações contra a toyota são a respeito de financiamento, prazo de entrega, somente uma ou outra é a respeito de defeitos graves. Só que, com o dinheiro de uma tr4, dá pra comprar uma forester e um outro carrão. Não sei se há alguma coisa relacionada à caoa, mas realmente fiquei com o pé atrás. Abçs,
danilo kid
24/01/2010, 12:23
só assim msm... só faltava estar sem água no radiador :parede::parede::parede:...
...então escuta essa outra: um senhor estava voltando de bauru para botucatu com seu subaru, juntamente com seu filho. A certa altura do trajeto, o menino perguntou para o pai por que aquele ponteiro estava no vermelho....o pai parou no acostamento e percebeu que o radiador estava vazando muito, mas como já estava perto de botucatu resolveu arriscar e continuou...chegou na oficina com o carro fumaceando e com o motor batendo e sem uma gota d´água no radiador.
Que cagada né!
Pois é, mas depois de arrumar o radiador, trocar oleos, filtros e bomba de oleo, colocaram o carro pra funcionar e tiveram uma surpresa: nenhuma junta queimada e o motor funcionando redondinho, sem rajar nadinha.
O senhor precisava viajar para campo grande na mesma semana, e assim o fez. E lá chegando telefonou dizendo que o carro estava normal e que tinha feito uma boa viagem.
Sorte? Pode ser!
Isso é um SUBARU.
Agora, se vc depender da Caoa, fudeu!
então vamos tentar separar as coisas:
SUBARU é um excelente automovel, vejam os ranking de indices de manutenção das montadoras.
CAOA é uma péssima representante da marca no brasil.
quais os problemas que você teve o seu e como foram as soluções? Se puder me ajudar, agradeço. Esclarecendo: moro em Brasilia e estou pensando em comprar um forester zero km, o que me faz dependente, teoricamente, da caoa, por causa da garantia. Temos apenas uma ccs subaru, que não é da caoa, é do mesmo dono de uma ccs peugeot daqui.
Abç,
danilo kid
24/01/2010, 16:14
quais os problemas que você teve o seu e como foram as soluções? Se puder me ajudar, agradeço. Esclarecendo: moro em Brasilia e estou pensando em comprar um forester zero km, o que me faz dependente, teoricamente, da caoa, por causa da garantia. Temos apenas uma ccs subaru, que não é da caoa, é do mesmo dono de uma ccs peugeot daqui.
Abç,
amigo, quer um conselho?
não compre zero km.
procure uma usada em bom estado, preferencialmente que que esteja com as revisões carimbadas.
-desta forma vc fica livre pra levar o carro em qual oficina confiar.
-não vai perder muito dinheiro com a desvalorização.
-os subarus são carros pra 500.000km, portanto se vc pegar um carro com 40, 50, 60 mil km, pode crer que tem toda a vida do carro pela frente.
eu nunca tive problemas sérios até hoje, somente manutenção e desgaste normal de peças...afinal estamos falando de um carro de 12 anos.
- troco oleo e filtro a cada 5 mil km.
- cuidado com oleos errados no motor, principalmente no cambio, direção e freios. troque oleo em oficina, nunca em postos de gasolina e lojas de oleo. esse pessoal, sem generalizar, só faz cagada. siga as especificações do manual.
- bieletas e buchas de suspenção desgastam a cada 25 mil mais ou menos, sempre faço a base de troca, pago R$70 cada
- coifas de cambio, direção, etc...precisam ser avaliadas com frequencia, borracha sempre resseca e racha, permitindo a entrada de sujeiras que podem comprometer as peças. esses itens são baratos, a japanparts tem todos quase, não precisa comprar original. coisa de R$40 cada.
- minhas pastilhas de freio nunca foram trocadas! sempre dou uma olhada, mas elas incrivelmente não se desgastam.
- troquei agora com 150mil km os amortecedores dianteiros(R$940 o par na netkar) e esta semana os traseiros(R$970 o par tb na netkar)
- o radiador trincou na parte de plastico, mandei recuperar, ficou otimo, não vasou nunca mais, gastei coisa de 100contos.
-tive seguro sempre, e aconselho a não ficar sem de jeito nenhum. precisei usar só uma vez, para substituir o para choque dianteiro depois que peguei um bicho na estrada: a peça custou para o seguro incriveis e absurdos R$4,3mil, eu paguei R$460 de franquia.
- o cabeçote do lado do motorista começou a melar de oleo um pouquinho, mandei trocar a junta, mas continuou melando, então descobri que melava por causa do respiro que fica ali perto, ou seja, troquei sem precisar.
- me arrependi até a morte de mandar colocar alarme, a parte eletrica do carro tem muitas particularidades, mesmo para auto eletricas experientes. cuidado com isso!!
- minha embregem tava meia boca e eu resolvi arriscar de mandar remanufaturar, hehehe, estou rodando com ela já faz 30mil km assim...
é por aí....
detalhe: só eu dirijo meu carro.
não se arrependerá de ter um SUBARU, provavelmente.
boa sorte!
Valeu, Danilo, bastante esclarecedoras as suas explanações. Vou pesquisar usados também na webmotors.
Valeu,
Andre Causanilhas
25/01/2010, 07:57
Sou de Brasília e comprei um Subaru semana passada. Iria comprar um Honda CRV mas quando fiz um test-drive fiquei bastante impressionado com o veículo e com os detalhes internos.
Por enquanto não tenho experiência alguma com a mecânica e só estou lendo a respeito da qualidade do veículo.
Quanto ao motor Boxer, é um puta de um motor e garante tudo que já lí. O veículo parado parece que está desligado, não treme nada além de ser bastante nervoso.
Estou ainda avaliando o consumo na cidade pois estou na primeira abastecida e terei resultados esta semana, mas nos meus testes iniciais, vale mais andar com o piloto automático o máximo que puder pois economiza bastante o combustível aparemente pelos números apresentados da estimativa de km/l.
Enfim, estou impressionado.
Estou combinando uma viagem para a Chapada dos Veadeiros para testar na estrada.
Estive na Subaru Champions este final de semana e fiz um test drive na forester 2.0. Fiquei impressionado com a dirigibilidade do carro: a direção elétrica é bem leve nas manobras- mais leve até do que um sedã que tenho-, a visibilidade traseira é muito boa nas balizas, o motor manda bem apesar do peso do carro e tem uma tremenda estabilidade. Gostei muito de dirigir a forester. Estão pedindo 83.900,00 na "básica", que agora vem completíssima, com airbags laterais, de cortina e os outros itens de segurança, mas achei que avaliaram mal o meu usado (pior até do que em outras ccs).Você conseguiu negociar com eles (se é que comprou nesta ccs)?
Abç,
dkelbert
25/01/2010, 23:31
Eu já decidi! Vou adquirir uma Forester XT em no máximo 3 meses.
grande abraço a todos que ajudaram!
flw
cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2010, 01:23
...então escuta essa outra: um senhor estava voltando de bauru para botucatu com seu subaru, juntamente com seu filho. A certa altura do trajeto, o menino perguntou para o pai por que aquele ponteiro estava no vermelho....o pai parou no acostamento e percebeu que o radiador estava vazando muito, mas como já estava perto de botucatu resolveu arriscar e continuou...chegou na oficina com o carro fumaceando e com o motor batendo e sem uma gota d´água no radiador.
Que cagada né!
Pois é, mas depois de arrumar o radiador, trocar oleos, filtros e bomba de oleo, colocaram o carro pra funcionar e tiveram uma surpresa: nenhuma junta queimada e o motor funcionando redondinho, sem rajar nadinha.
O senhor precisava viajar para campo grande na mesma semana, e assim o fez. E lá chegando telefonou dizendo que o carro estava normal e que tinha feito uma boa viagem.
Sorte? Pode ser!
Isso é um SUBARU.
só te digo uma coisa: TENSO
só que se o louco quiser andar sem água tem que adaptar motor de fusca aumentado para 2300cc e turbinado como eu vi numa brasília uma vez :mrgreen::mrgreen::mrgreen:... brincadeiras à parte, subaru não é fraco mesmo...
Agora, se vc depender da Caoa, fudeu!
então vamos tentar separar as coisas:
SUBARU é um excelente automovel, vejam os ranking de indices de manutenção das montadoras.
CAOA é uma péssima representante da marca no brasil.
x2
DKelbert, Forester XT é o bicho. Só que aí sai do meu orçamento. Aqui em Brasilia estão vendendo a 105 mil e acho que ainda dá pra negociar. Pelo que andei vendo, parece que o preço desta ccs está bom, pelo menos em comparação com os preços da webmotor.
dkelbert
26/01/2010, 13:46
DKelbert, Forester XT é o bicho. Só que aí sai do meu orçamento. Aqui em Brasilia estão vendendo a 105 mil e acho que ainda dá pra negociar. Pelo que andei vendo, parece que o preço desta ccs está bom, pelo menos em comparação com os preços da webmotor.
MJunior, farei um test-drive caprichado nesta quinta-feira
A noite ou na sexta te informo os resultados !
grande abraço
Vinicius Bsb
26/01/2010, 16:55
Meus caros, sou novo no forum. Tenho visto que o Subaru Forester Turbo parece realmente valer a pena:palmas: e estou praticamente desistindo da Captiva AWD V6.
Entretanto, a Land Rover Freelander 2 S está sendo vendida por 115.900 nas concessionárias.:idea:
O que eu pergunto é se a Land Rover é um mito ou realidade? Entre a Forester XT Turbo e uma Freelander 2 S, mesmo que custassem o mesmo preço, qual vocês consideram ser "mais carro"? E mesmo considerando uma diferença de uns 8 mil reais, a Freelander valeria o sacrifício? Considerando que meus objetivos off road são menores do que cidade e estradas asfaltadas.
neilsonhenriques
26/01/2010, 17:25
Bom, nenhum dos dois pode se considerar um autêntico off-road. Posso dizer que o Freelander é excelente (porque já tive um 2006 do primeiro modelo) e penso que o Forester também seja boa escolha.
A capacidade 4x4 de ambos é parecida, mas, na minha opinião, o Freelander 2 leva vantagem nesse aspecto. O Forester se parece mais com o Freelander que eu tinha, o primeiro. Esse FL2 já conta com mais recursos 4x4 e motor de 6 cilindros com câmbio de 5 marchas que deve fazer com que ele rode mais suave que o Forester apesar da potência de ambos ser parecida.
A favor do Forester acho que fica a segurança e a robustez. Conheço uma pessoa que tinha um 98 e trocou agora por um Tribeca depois de 198 mil km. Praticamente só botou óleo e água no carro além de trocar algumas poucas peças como pastilhas e discos de freio. Nunca fez nada na suspensão e nunca ficou na mão. O carro era usado pra ir pro sítio numa estrada de chão que muito jipe ia penar pra subir se chovesse e segundo ele o Forester subia rindo com pneu de asfalto. :palmas:
A favor do Freelander 2, , sistema 4x4 mais moderno e melhor valorização na revenda. Fiz viagens muito longas com meu FL1 e o carro é espetacular. Não cansa. Eu gosto bastante de poder importar as peças da Land Rover e levar para um mecânico que confio. Sai bem barato e fico mais tranquilo de poder olhar o cara trabalhando. Não sei se isso seria possível com o Forester ou se você teria que morrer na mão da conce$$ionária. De qualquer forma quem compra um carro desse valor não pode pensar do jeito que eu penso. :mrgreen:
Se você estivesse falando do FL2 SE ou HSE, te diria pra ir de FL2 sem pensar duas vezes, porém, o Forester XT Turbo é mais carro do que o FL2 S.
Vá de Forester Turbo que vai fazer melhor. :concordo:
Abraço,
Neilson
Bom, dos 3 carros que você citou, só sei que a Captiva tem apresentado um número sem fim de reclamações, principalmente quanto a barulhos internos e dificuldade na reposição de peças. No www.htforum.com.br (http://www.htforum.com.br) há um tópico só sobre problemas com a Captiva.
Vinicius Bsb
27/01/2010, 11:20
Se você estivesse falando do FL2 SE ou HSE, te diria pra ir de FL2 sem pensar duas vezes, porém, o Forester XT Turbo é mais carro do que o FL2 S.
Neilson e colegas,
A Freelander 2 SE tem apenas os bancos em couro elétricos e xenônio a mais do que a S, mas está mais de 20.000 reais mais cara. E o vendedor me informou que os airbags dela não impedem a colocação do banco em couro por mim.
Hoje fui ver a Forester e a Freelander, mas não andei, não sei qual das duas teria melhor dirigibilidade (alguém sabe?), mas para quem está acostumado com um sedã de luxo, o acabamento e painel da Forester decepciona. Já a Land Rover Freelander 2 me agradou bastante neste aspécto, além de ser um pouco mais alta, maior e com a mala maior. Se bem que por ser mais larga (2m contra 1,80 da Forester) talvez isso incomode no dia a dia para estacionar. O fato é que, a primeira vista e sem dirigir, em ficaria com a Freelander que ainda tem 3 anos de garantia contra os 2 anos do Forester Turbo (só o forester aspirado tem 5 anos de garantia). O que vocês acham?
Cuidado com esta historinha de colocar couro em carro com airbags laterais. Teve impreza que bateu e não abriu os laterais por causa de couro colocado fora da fábrica. Proibiriam isso na subaru.
Vinicius Bsb
27/01/2010, 21:53
Sim MJunior, tenho que conferir esse lance do air bag, mas dois vendedores de cidades diferentes me dissseram que os air bags laterais da Freelander não ficam nos bancos. Sendo assim, haveria, algum problema em colocar o couro nos bancos?
Mas todos os airbags laterais que conheço saem dos bancos, os de cortina é que saem do teto. Mas é fácil, é só você ver onde está a etiqueta.
MFreitas
29/01/2010, 09:03
Srs,
Obrigado pela participação de todos. Muito bom esse forum. Tem me passado muitos insights.
Estou pesquisando há 1 mês qual 4x4 comprar até +- R$90mil. Estava entre o Forrester, o GV e o TR4. Depois de ler esse tópico, estou bem mais propício ao Forrester.
Acho que é consenso afirmar que aparentemente as principais desvantagens do Forrester são a desvalorização, a caoa, e a falta de reduzida. O q me preocupa mais é está última. O carro não perde muito sem a tração reduzida? Sem a reduzida, o Forrester anda bem em areia (praia), e pequenas trilhas?
E o TR4, não é uma boa opção?
Muito obrigado!
Vinicius Bsb
29/01/2010, 10:26
Caro MFreitas, acho que pior do que não ter reduzidas é o fato de a Forester ter apenas 4 marchas. Pelo menos para mim que vou passar mais tempo no asfalto do que na terra.
Agora, o TR4 é uma bosta completa. A malinha é malinha de ecoesporte. Meu pai tem um com câmbio automático que é simplesmente horrível. O motor dela é muito fraco e o câmbio ainda piora as coisas. Sem falar que em conforto, instrumentos, acabamento e tamanho qualquer outro SUV melhorzinho deve ganhar dela. Principalmente um Forester. A questão é que a TR4 deve ser bem mais barata. Mas eu não comprava.
MFreitas
29/01/2010, 16:44
Obrigado Vinicius. Eu que já não estava muito animado com a TR4, acho que irei excluí-la da lista, pois escutei comentários semelhantes, embora tenha escutado que na areia a performance dela é muito boa.
Mas, entre o GV e a Forrester, para quem quer fazer passeios quinzenalmente enfrentando pequenas trilhas e areia fofa de dunas, vcs não acham que a reduzida seria importante? (embora não pretenda enfrentar trilhas pesadas).
neilsonhenriques
29/01/2010, 19:01
Mas, entre o GV e a Forrester, para quem quer fazer passeios quinzenalmente enfrentando pequenas trilhas e areia fofa de dunas, vcs não acham que a reduzida seria importante? (embora não pretenda enfrentar trilhas pesadas).
O Vinicius já te adiantou sobre a TR4 e é realmente uma porcaria. O pior carro que já tive, com toda certeza.
PORÉM, PRO SEU USO, compre uma TR4.
Nenhuma das outras opções vai subsituir a reduzida que ela tem e funciona bem.
Já que seu uso é esse e você tem até 90 mil latinhas, já considerou a possibilidade de uma Hilux cabine dupla mesmo que usada ? É melhor que todas essas opções aí !
Abraço, :concordo:
Neilson
carlinhosmcz
31/01/2010, 20:55
. O fato é que, a primeira vista e sem dirigir, em ficaria com a Freelander que ainda tem 3 anos de garantia contra os 2 anos do Forester Turbo (só o forester aspirado tem 5 anos de garantia). O que vocês acham?
Amigo, o Forester XT tem sim garantia de 5 anos. Os unicos subarus que não tem são os Imprezas Turbo!
Carlinhos, só se mudou na linha 2010, porque até 2009 o xt só tinha garantia de 2 anos.
Vinicius Bsb
31/01/2010, 23:29
Foi o próprio vendedor da concessionária de Brasília que me confirmou que o Forester Turbo tem só dois anos de garantia. Eu até perguntei, mas ele não soube (ou não teve coragem) dizer o motivo da diferenciação.
A propósito, um colega de forum disse que ia fazer um test drive quinta-feira... e então colega, o que você achou do carro?
Vinicius.
dkelbert
01/02/2010, 00:10
Foi o próprio vendedor da concessionária de Brasília que me confirmou que o Forester Turbo tem só dois anos de garantia. Eu até perguntei, mas ele não soube (ou não teve coragem) dizer o motivo da diferenciação.
A propósito, um colega de forum disse que ia fazer um test drive quinta-feira... e então colega, o que você achou do carro?
Vinicius.
Olá Vinicius
Nao fiz test-drive com a XT, mas com a XS TOP.
O veículo é Espetacular! Sem palavras.
Não senti falta da 5 marcha não.. Porem antes de fechar vou dar mais uma volta.. afinal quero a XT pois ela acompanha além do motor 2.5L, uma roda maior e um spoiler(?? nao lembro nome ) trazeiro.
Sobre garantia, essa historia é uma bagunça mesmo... o vendedor me garantiu que é de 3anos para a XT, nem 2, nem 5! hehe mas 3 anos. vai saber...
Senti falta do mostrador digital pro AR CONDICIONADO, mas fora isso, nao tem nem como colocar um carro do lado para comparar. Pra deixar de mano-a-mano, tens que colocar um carro de 40 mil a mais. Ai vai ser pau-a-pau. Mas pra que pagar mais pra algo igual?
Seguro ficou em 3.800 para MAPFRE com bonus 6, tenho 30 anos.
Quero ver se compro em até 20 dias.
Prazo de entrega esta entre 10 e 20 dias tb
grande abr.
MFreitas
01/02/2010, 09:56
Obrigado Neilson. Pode ser uma boa opção mesmo. Irei pesquisar e ver o que encontro.
Abs.
Olhei no site da subaru agora e lá há uma ressalva sobre a garantia de 5 anos, apenas com relação a dois modelos do impreza (2 anos) , não fala nada a respeito da forester. Muito confuso.
Vinicius Bsb
01/02/2010, 10:04
Olá Dkelbert
Qual foi o preço que você conseguiu na XT? E esses valores de seguro são para ela e não para a xs, né? E a suspensão é confortável, mas mole demais ou é meio termo?
Olhe, por 115.900 você compra uma Land Rover Freelander 2 S, não tem teto solar nem bancos de couro elétrico, mas o motor e o câmbio parecem ser melhor e é um carro um pouco maior e, na minha opinião, com acabamento mais moderno e bonito. Mas gosto é gosto. Ademais 10 ou 15 mil a mais não é uma diferença desprezível.
Veja esse lance da garantia, o vendedor tem de ter um manual que diga o tempo da garantia. Era só o que faltava... Se tem uma coisa que me irrita é vendendor que não conhece o produto que está vendendo. Passam a maior parte do dia sem ter o que fazer e não se preocupam em estudar as características do carro???!!!!!!
carlinhosmcz
02/02/2010, 12:25
Diante de tantas duvidas e especulações eu resolvi ler o manual de garantia e tira-las de uma vez por todas!!!
A garantia é total de 3 anos (36 meses) e mais 2 anos (24 meses) para cambio, motor e outro item que não recordo agora (tração?!?!).
Não sei se todos os veiculos com "garantia" de 5 anos são assim...
Abraço a todos!
dkelbert
02/02/2010, 15:52
Diante de tantas duvidas e especulações eu resolvi ler o manual de garantia e tira-las de uma vez por todas!!!
A garantia é total de 3 anos (36 meses) e mais 2 anos (24 meses) para cambio, motor e outro item que não recordo agora (tração?!?!).
Não sei se todos os veiculos com "garantia" de 5 anos são assim...
Abraço a todos!
Com certeza porque o perfil do comprador de uma XT, em sua maioria, utiliza mais esse conjunto do motor, cambio, tração.
Portanto de 5 anos cai para 2 anos. E o restante fica reduzido a 3 anos.
O carro é tão forte quanto o outro, porem o perfil de quem compra um veiculo assim, imagina-se um desgaste maior.
Será que estou no caminho certo?
Vinicius Bsb
02/02/2010, 17:42
Carlinhos, fiquei em dúvida. A garantia é de três anos MAIS dois para câmbio e motor; ou é dois anos para câmbio e motor E três anos para o resto?
Outra coisa, você está se referindo à garantia da Forester Turbo, né?
Abraço e obrigado.
Vinicius.
carlinhosmcz
02/02/2010, 18:10
Com certeza porque o perfil do comprador de uma XT, em sua maioria, utiliza mais esse conjunto do motor, cambio, tração.
Portanto de 5 anos cai para 2 anos. E o restante fica reduzido a 3 anos.
O carro é tão forte quanto o outro, porem o perfil de quem compra um veiculo assim, imagina-se um desgaste maior.
Será que estou no caminho certo?
dkelbert,
Talvez eu não tenha sido claro então vamos lá:
A garantia do carro é de 5 anos sendo os 3 primeiros anos completa (suspensão, motor, cambio, ar condicionado, parte eletrica e etc) e os 2 ultimos anos apenas cambio e motor (se nao me engano, tração também).
Ou seja, a garantia do cambio e motor é de 5 anos e os outros itens é de 3 anos.
Abraço a todos
A garantia do forester aspirado é de 5 anos (3 total e 2 para motor, câmbio e diferencial). A do modelo turbo, segundo me disseram na concessionária, é de 2 anos apenas.
Acabo de comprar uma Forester XT e esclareci de uma vez por todas a questão da garantia. É de 5 anos, sendo 3 total + 2 de motor e câmbio, nos termos explicados pelo CarlinhosMCZ. Assim que tiver informações s/ velocidade, consumo, etc. volto a postar. Abs a todos.
Vinicius Bsb
04/02/2010, 13:47
Mais um ponto para a Freelander: o seguro, pelo menos no Banco do Brasil, sai mais barato do que para uma Forester XT. E o interessante é que o seguro da Freelander realmente não é caro se comparado com o valor do carro.
bom dia pessoal...
iniciei a busca por uma veiculo grande para a familia, e devido a esse forum, fui ver o forester... e fiquei impressionado... a versão XS (a básica se assim podemos chamar, já que ela é bem completa) é de dar show... bate qq sedan nacional, e o preço é bem acessível... numa primeira visita ofertaram por 84 mil... mas acredito que apertando dá mais...
assim, espero em breve estar de posse de uma..
abraços
Nao acho que veil ao forum certo se respondeu Forester, a GVIII é uma carro incrivel fora de estrada e ainda é um grande carro na estrada, tenho um 2.0 se tivesse mais grana compraria o 6 cilindros. Meu cunhado tem uma Forester, é um excelente carro on-road com alguma coisa da off, o GV é um baita off road e um ótimo on-road. Viajo a 160km/h com o GV cai um pouco na subida, muito seguro e estável. Perde para o Subaru que da 180km/h de média se vc quiser, mas é uma velocidade acima do que eu considero seguro para qualquer carro, especialmente em estradas brasileiras.
O GV tem suspensão de Pajero Full, Se quiser levantar é fácil, nunca vi nada nesse preço andando na areia como o GV anda.
Depois de umas voltinhas na terra e lama meu cunhado se arrependeu de ter pago mais num carro que só tem luxos a mais que o GV, de pratico para o fora de estrada perde muito.
Mas se quer um carro de passeio que não para em poça d'água aí o forester é legal, tem as frescuras que não dou valor, painel de Madeira, controle de tração, banco com costura afrescalhada...
Abs
Poxa, Caefoto, mas você considera controle de estabilidade uma frescura? É um importantíssimo item de segurança, que inclusive será obrigatório nos EUA a partir de 2011. Ele evita a perda de controle em curvas, manobras bruscas, prevenindo saídas de pistas e capotamento, principalmente em SUVs. Se você anda a l60 por hora numa SUV, então...Ah, além do ESP, o Forester básico tem a mais que o GV encostos ativos que impedem o efeito chicote em colisões traseiras e os airbags laterais e de cortina, que não têm nada de frescura.
Até coloquei um video sobre o esp da forester neste tópico mesmo, dê uma olhada lá.
Até coloquei um video sobre o esp da forester neste tópico mesmo, dê uma olhada lá.
Eu gosto de dirigir carro, gosto de fora de estrada, isso tudo é frescura na terra, eu disse na mensagem que é frescura para mim! Para você pode nao ser...
Eu acho o Forester melhor que o GVIII no asfalto. Mas é um carro muito mais divertido e vai bem no asfalto. Eu não tenho dó de por o GV na terra. Ele güenta o pau!
Agora no carnaval fomos passear na terra uma Forester (2009), uma TR4 (2008) e o meu GV (2010), a Forester ficou nas primeiras erosões. A TR4 foi bem na terra, o problema é que ela chegou quase 40min depois de nós, isso porque saímos juntos de Sao Paulo.
É opçao. Carro é gosto, mas Forester não é off-road, para mim é tipo uma Belina 4x4 (agora eu vou arrumar briga, hahaha!)... Anda mais que o GV no asfalto, é sem dúvida melhor no asfalto, mas não seria nunca minha opção para ser meu carro, até porque para andar no asfalto tem muito carro mais barato e que anda melhor que o Forester.
Ah sim, eu ando a 160Km/h no Vitara sim, e ele é estável, me sinto muito mais seguro nele do que na Tucson com controle de tração.
PRBrasil
18/02/2010, 12:29
Eu gosto de dirigir carro, gosto de fora de estrada, isso tudo é frescura na terra, eu disse na mensagem que é frescura para mim! Para você pode nao ser...
Quem não gosta de frescura compra um jipe, não um SUV.
Eu acho o Forester melhor que o GVIII no asfalto. Mas é um carro muito mais divertido e vai bem no asfalto. Eu não tenho dó de por o GV na terra. Ele güenta o pau!
Agora no carnaval fomos passear na terra uma Forester (2009), uma TR4 (2008) e o meu GV (2010), a Forester ficou nas primeiras erosões. A TR4 foi bem na terra, o problema é que ela chegou quase 40min depois de nós, isso porque saímos juntos de Sao Paulo.
Já pensou que seus amigos possam ter mais dó de maltratar os carros deles nos buracos? Vocês apostaram uma grana na corrida? Tem que valer a pena poder detonar o carro sem se preocupar com a manutenção, ou não?
Além disso, pode ser que você dirija muito melhor do que eles.
É opçao. Carro é gosto, mas Forester não é off-road, para mim é tipo uma Belina 4x4 (agora eu vou arrumar briga, hahaha!)... Anda mais que o GV no asfalto, é sem dúvida melhor no asfalto, mas não seria nunca minha opção para ser meu carro, até porque para andar no asfalto tem muito carro mais barato e que anda melhor que o Forester.
Ah sim, eu ando a 160Km/h no Vitara sim, e ele é estável, me sinto muito mais seguro nele do que na Tucson com controle de tração.
Eu não sei em que estrada você "anda a 160 km/h" aqui no Brasil. Mas se eu fosse você, teria mais cuidado, porque pode ser que não tenha nem tempo para pagar as multas que fatalmente chegarão.
Numa Tucson certamente você não pode se sentir seguro, basta procurar os testes de segurança feitos nos States.
Aliás, para você conhecer um pouquinho mais do Forester, pode começar assistindo os videos que o pessoal postou aqui mesmo nesse tópico.
E se quiser ver outros videos, procure no YouTube, especialmente videos de testes comparativos da Forester e GV, andando na lama, na areia, na água, e na neve.
Eu fico com a Nissan, dentre as opções apresentadas;;;
Opa,
você tem dúvidas de que a TR4 anda menos na estrada? Mesmo que andasse mais, ela treme toda se passa dos 140km/h. Não estávamos apostando corrida, mas era bem sacal esperar nosso amigo da TR...
Eu não levo multas há 2 anos, ando em estradas paulistas, Anhanguera e Bandeirantes principalmente, mas como ando muito conheço os pontos de radar. Para não mentir, levei uma multa a 60km/h dentro da cidade do Rio de Janeiro esses dias. GPS com marcação de radar ajuda bastante.
Os vídeos do Youtube não me dizem nada, há alguns em que o GV leva vanantagem e outros em que a Forester leva, mas eu cubro ralís há mais de 10 anos, e já cobrí o Sertões dentro de uma Forester (em 2001) e dentro de uma TR4 (2004), a TR é lenta, o Subaru teve problemas na embreagem (e lá vai Coca-Cola!) antes do final do ralí, tivemos que trocar por uma L200, antes de dar problema nós passamos algumas horas do dia desatolando a coitada, que realmente não foi feita para isso. Cobri no ano passado o Dakar aqui na Am. Latina dentro de um Troller e ví alguns JIII (como sao chamados os GV na Argentina) passarem por dunas e atoleiros como se estivessem no asfalto, tive que comprar um...
O GV ainda tem um frame que reforça o seu monobloco, permitindo que o carro torça até um certo limite, sem que o carro se estrague, o Subaru em 2001 no Sertões foi torcendo de erosão em erosão até trincar todo o parabrisa...
Se você tem dúvidas de que o GV é bom de trilha, procure os videos no Youtube do ralí Transiberiano, 2 GVs com a suspensão original só a gaiola interna para proteção completaram o ralí. Eu não apostaria que uma Forester completa um ralí desses.
Te falo com alguma experiência que o Subaru é um ótimo carro, mas não é um fora de estrada. Mas se acha que eu não tenho dó do GV e o meu cunhado tem dó do Subaru, compra um e põe na terra...
PRBrasil
18/02/2010, 17:31
Opa,
você tem dúvidas de que a TR4 anda menos na estrada? Mesmo que andasse mais, ela treme toda se passa dos 140km/h. Não estávamos apostando corrida, mas era bem sacal esperar nosso amigo da TR...
Eu não levo multas há 2 anos, ando em estradas paulistas, Anhanguera e Bandeirantes principalmente, mas como ando muito conheço os pontos de radar. Para não mentir, levei uma multa a 60km/h dentro da cidade do Rio de Janeiro esses dias. GPS com marcação de radar ajuda bastante.
Os vídeos do Youtube não me dizem nada, há alguns em que o GV leva vanantagem e outros em que a Forester leva, mas eu cubro ralís há mais de 10 anos, e já cobrí o Sertões dentro de uma Forester (em 2001) e dentro de uma TR4 (2004), a TR é lenta, o Subaru teve problemas na embreagem (e lá vai Coca-Cola!) antes do final do ralí, tivemos que trocar por uma L200, antes de dar problema nós passamos algumas horas do dia desatolando a coitada, que realmente não foi feita para isso. Cobri no ano passado o Dakar aqui na Am. Latina dentro de um Troller e ví alguns JIII (como sao chamados os GV na Argentina) passarem por dunas e atoleiros como se estivessem no asfalto, tive que comprar um...
O GV ainda tem um frame que reforça o seu monobloco, permitindo que o carro torça até um certo limite, sem que o carro se estrague, o Subaru em 2001 no Sertões foi torcendo de erosão em erosão até trincar todo o parabrisa...
Se você tem dúvidas de que o GV é bom de trilha, procure os videos no Youtube do ralí Transiberiano, 2 GVs com a suspensão original só a gaiola interna para proteção completaram o ralí. Eu não apostaria que uma Forester completa um ralí desses.
Te falo com alguma experiência que o Subaru é um ótimo carro, mas não é um fora de estrada. Mas se acha que eu não tenho dó do GV e o meu cunhado tem dó do Subaru, compra um e põe na terra...
O problema maior aqui é que você possui uma visão equivocada do assunto. Se você quer fazer TRILHA, não deveria ter comprado um SUV, deveria ter comprado um jipe, um Troller, por exemplo.
O comprador padrão de um SUV usa o carro 90% na cidade e 10% no campo.
O Subaru Forester foi eleito o SUV do ano em 2009, pelo conceituado site motortrend.com:
http://www.motortrend.com/av/features/112_0810_2009_subaru_forester_suv_of_the_year_vide o/index.html
Não entendo nada de trilha e nunca peguei trilhas pesadas, embora esteja ficando bastante empolgado com a idéia depois que tive acesso a este forum, mas, pelo que tenho lido, Forester e GVIII têm propostas diferentes. A Forester parece ser feita mais para a cidade e/ou trilhas leves enquanto a GVIII, que oferece reduzida, aguenta trilhas um pouco mais pesadas, mas deve ter uma desenvoltura um pouco pior na cidade/estrada. Acabo de comprar a Forester e, para o meu uso, fiquei extremamente satisfeito. A dirigibilidade dela é deliciosa e tive ótima impressão em estrada de terra (ex.: subida para a Pedra Grande). Estou c/ ela há mto. pouco tempo e postarei maiores impressões c/ o tempo. Abs a todos.
Opa,
O colega está comparando coisas diferentes. Mas, antes de comprar o Forester, eu também fiz isso. E não optei pelo suzuki grand vitara, que é um bom carro, porque o motor, o câmbio e os equipamentos de segurança do Forester são melhores. Ninguém compra subaru Forester para fazer trilha. Mas eventualmente usa o veículo em estradas ruins em passeios no interior ou no litoral. Embora os veículos da subaru tenham o apelo aventureiro por conta da fama com rallys, esses veículos incorporam o que há de mais desenvolvido para a segurança e desempenho. Não há isso nessa versão do grand vitara vendida no Brasil. No Japão, o Grand Vitara conta com motor 2.4, controle de estabilidade e de tração. O que me decepcionou no grand vitara foi isso: a versão vendida no Brasil não é a mesma vendida no Japão. Já o Subaru Forester vendido no Brasil e no Japão apresentam os mesmos equipamentos de segurança. Por causa desses equipamentos, o Subaru Forester é considerado um dos 27 carros mais seguros dos Estados Unidos. O Suzuki grand vitara é um bom carro, mas não é um Subaru.
raiffilho
21/02/2010, 09:13
Cara a aliança da suzuki e a gm nao acabou!!!!o que aconteceu foi que com essa crise a gm vendeu PARTE de suas açoes para a vw e a MITSUBISHI!!!atualmente nos Eua a suzuki utiliza peças nos seus carros!!com o suzuki xl7 que e praticamente um captiva!!!desde o motor v6 ate os comandos do painel!!!!ATUALMENTE o nosso grand-vitara e importado pelo grupo Mitsubishi-motors!!e o granvitara tem sim reduzida!!!inclusive a traçao e integral com opçao reduzida!!!na minha opiniao como o colega ai nos falou que tem medo da desvalorizaçao!!!eu iria com certeza no granvitara!!!o subaro com certeza ele iria perder uma boa grana!!!
Cara a aliança da suzuki e a gm nao acabou!!!!o que aconteceu foi que com essa crise a gm vendeu PARTE de suas açoes para a vw e a MITSUBISHI!!!atualmente nos Eua a suzuki utiliza peças nos seus carros!!com o suzuki xl7 que e praticamente um captiva!!!desde o motor v6 ate os comandos do painel!!!!ATUALMENTE o nosso grand-vitara e importado pelo grupo Mitsubishi-motors!!e o granvitara tem sim reduzida!!!inclusive a traçao e integral com opçao reduzida!!!na minha opiniao como o colega ai nos falou que tem medo da desvalorizaçao!!!eu iria com certeza no granvitara!!!o subaro com certeza ele iria perder uma boa grana!!!
Por isso, repito. Grand Vitara 2.0 é um bom carro (incomparavelmente melhor que a problemática captiva), mas não é um Subaru. Quanto à desvalorização veja se há diferença entre uma forester 2009 usada e um grand vitara? Carro importado é caro e desvaloriza mesmo.
Disseram aí para cima que o Grand Vitara é um SUV e não um jipe, que o Troller é melhor para trilha que o Grand Vitara. É uma questão de experiência.
Eixo Rígido na traseira é melhor para trilha? A Pajero Full então perde para o Troller na trilha? Sendo que tem a tecnologia que venceu 12 Rallys Dakar?
O Grand Vitara é um off-road incrível e um bom carro de passeio. O Troller é um carro de passeio ruim e um bom off-road. É uma questão de equilíbrio.
Veja quantos Vitaras e Trackers você vê na trilha, o novo Grand Vitara é a continuação deles. é melhor que eles na trilha, é melhor que eles na estrada.
Quanto à GM + Suzuki + Mitsubishi existe outro engano aí. Vou explicar. A GM tinha 4% da Suzuki, porém na crise a Suzuki comprou de volta os 4%, a Volkswagen comprou no início de 2010 15% da Suzuki no Japão, eles detêm 15% da marca no mundo. E aqui no Brasil e só no Brasil o grupo que opera a marca Mitsubishi, (Grupo Souza Ramos) é o mesmo que passou a importar Suzuki e pretende montar uma fábrica em regima CKD da Suzuki no Brasil. Por isso dificilmente você vê uma concessionária Mit sem uma Suzuki ao lado.
Ah sim, o Troller chega a 160km/h mas eu não me sinto seguro nessa velocidade nele apesar de já ter feito muito uso dele nessa velocidade.
O Subaru é sim um ótimo carro na estrada, sem dúvida, mas seguindo o raciocínio de vocês então um Audi A4 (que é 4x4) é um bom carro para o asfalto e passa por estradas ruins. O fusca também, a Belina 4x4...
Essa conversa vai ficar infindável, quero só deixar uma coisa registrada, para o meu uso (MEU USO) o Grand Vitara é um carro que oferece um melhor equilibrio ON/OFF Road. O Subaru é exatamente o conceito original de Crossover e não de SUV, tanto que é um dos modelos que apadrinham o nome de Crossover nos EUA. SUV é um conceito muito mais amplo, se você usar algumas referências conceituais vai incluir o Troller como SUV ou vai excluir a TR4 dessa categoria. O amigo que disse que eu não sei o que é SUV se enganou, a verdade é que nem ele, nem eu nem ninguém tem uma definição exata dessa categoria já que ela é muito ampla.
neilsonhenriques
23/02/2010, 19:34
Sem querer botar mais lenha na fogueira, mas já botando ... :mrgreen:
Disseram aí para cima que o Grand Vitara é um SUV e não um jipe, que o Troller é melhor para trilha que o Grand Vitara. É uma questão de experiência.
Acho que é mais questão de estrutura do que de experiência.
Compare o entre-eixos, ângulos de entrada e saída, relação peso x potência, pontos de ancoragem, enfim, especificações off-road de um e de outro para ver isso.
Um Troller de fábrica aguenta o mesmo que um Grand Vitara muito bem preparado.
Eixo Rígido na traseira é melhor para trilha? A Pajero Full então perde para o Troller na trilha? Sendo que tem a tecnologia que venceu 12 Rallys Dakar?
Se for o Pajerinho, beleza. Acho que o desempenho de ambos será parecido. O Troller só perderá por não ter LSD. Nada que um bloqueio 100% em um dos eixos não resolva.
O negócio é que com o preço de um Pajerinho dá pra comprar 2 Trollers né ? :roll:
A Toyota não venceu 12 vezes o Dakar.
A Land Rover não venceu 12 vezes o Dakar.
Vá em regiões inóspitas em que só trafegam autênticos off-roads e veja quais carros são usados: Land Rovers e Toyotas.
Além disso, considerando que o Dakar é um rally mais de regularidade do que de obstáculos, é o mesmo que dizer que o dono de um Megane pode ficar tranqüilo porque a Renault já ganhou duas ou três vezes a Fórmula 1. Isso não faria sentido né ?
O Grand Vitara é um off-road incrível e um bom carro de passeio. O Troller é um carro de passeio ruim e um bom off-road. É uma questão de equilíbrio.
Não sei como você chegou a conclusão de que o GV é um off-road incrível e o Troller é somente um bom off-road. Não seria o contrário ? :pensativo:
Veja quantos Vitaras e Trackers você vê na trilha, o novo Grand Vitara é a continuação deles. é melhor que eles na trilha, é melhor que eles na estrada.
Na estrada o GV III é muito melhor, mas, na trilha eu não tenho essa certeza não.
Vitara/Tracker
ângulo de ataque: 34 graus
ângulo de saída: 31 graus
altura livre do solo: 203 mm
entre-eixos: 2480
GV III
ângulo de ataque: 29 graus
ângulo de saída: 27 graus
altura livre do solo: 200 mm
entre-eixos: 2640
O peso do GV III não está especificado na ficha técnica, mas é seguramente maior que o do Tracker/Vitara.
Vê-se que as especificações do GV III são menos indicadas para trilha que o modelo antigo.
Ah sim, o Troller chega a 160km/h mas eu não me sinto seguro nessa velocidade nele apesar de já ter feito muito uso dele nessa velocidade.
Tem que ter coragem pra fazer isso hein ? :palmas:
Principalmente num carro que não é desenhado pra correr.
O Subaru é sim um ótimo carro na estrada, sem dúvida, mas seguindo o raciocínio de vocês então um Audi A4 (que é 4x4) é um bom carro para o asfalto e passa por estradas ruins. O fusca também, a Belina 4x4...
Se o A4 tivesse vão livre e um curso de suspensão mais longo talvez fosse bem confortável numa estrada de chão ruim, porém o propósito do carro é uma AutoBahn né ? :concordo:
Essa conversa vai ficar infindável, quero só deixar uma coisa registrada, para o meu uso (MEU USO) o Grand Vitara é um carro que oferece um melhor equilibrio ON/OFF Road.
Agora você chegou no X da questão e eu concordo totalmente contigo. O melhor equilíbro é mesmo do GV III.
Porém, a grande maioria que compra um GV III poderia optar pelo Forester (que é melhor no asfalto, tem mais tecnologia, segurança e um motor consagrado) sem pensar duas vezes considerando que dificilmente alguém compra um carro desses pra botar numa trilha, tanto um quanto outro.
Meus dois centavos. :concordo:
Neilson
PRBrasil
24/02/2010, 00:38
Essa conversa vai ficar infindável, quero só deixar uma coisa registrada, para o meu uso (MEU USO) o Grand Vitara é um carro que oferece um melhor equilibrio ON/OFF Road.
Meu caro, cada um tem a sua própria opinião, e se você está satisfeito com o que o Grand Vitara lhe oferece, não há o que discutir, aproveite seu carro e seja feliz. Tenho certeza que aqueles que escolheram a compra de um Subaru Forester, também estão muito felizes com a compra, como foi o meu caso, depois de ter feito vários test drivers, inclusive do Grand Vitara.
Posso de contar que não gostei de muitas coisas no GV, mas a minha opinião, assim como a sua, é extremamente pessoal e subjetiva. Não gostei do acabamento interno do GV, pouco conforto no banco traseiro, mala pequena, as portas traseiras fecham com dificuldade, o motor é fraco para o peso do carro e a aceleração não é das melhores, o carro pula muito nos buracos, amortecedores traseiros fazem barulho na cabine nos buracos... Esses são algumas coisas que eu me lembro de não ter gostado no GV. Na sua opinião, isso tudo pode ter pouca importância, mas para mim foi decisivo na hora de fazer uma escolha.
De qualquer modo, em TODOS TESTES COMPARATIVOS na internet o Subaru Forester recebeu melhores notas do que o Suzuki Grand Vitara, e em alguns testes o Subaru Forester chegou a ser escolhido como o melhor carro desse segmento, que inclui Honda CRV, Toyota RAV, Hyundai Tucson, Suzuki GV, etc.
Consumer Search:
Melhor Compact SUV: Subaru Forester 2009
http://www.consumersearch.com/small-suvs/2009-suzuki-grand-vitara
Suzuki Grand Vitara:
Consumer Guide Automotive:
Subaru Forester 2010: 70 pontos
http://consumerguideauto.howstuffworks.com/2010-subaru-forester.htm
Suzuki Gand Vitara 2010: 62 pontos
http://consumerguideauto.howstuffworks.com/2010-suzuki-grand-vitara.htm
MotorTrend.com:
Subaru Forester 2009 SUV do ano:
http://www.motortrend.com/av/feature...deo/index.html (http://www.motortrend.com/av/features/112_0810_2009_subaru_forester_suv_of_the_year_vide o/index.html)
The Car Connection:
Subaru Forester 2009: média 8,0
http://www.thecarconnection.com/overview/subaru_forester_2009#100178355
Suzuki Gand Vitara 2009: média 6,6
http://www.thecarconnection.com/review/1022131_2009-suzuki-grand-vitara
US News Rankings and Reviews:
Subaru Forester 2010: média 8,3
http://usnews.rankingsandreviews.com/cars-trucks/Suzuki_Grand-Vitara/
Suzuki Gand Vitara 2010: média 7,6
Auto123.com:
Subaru Forester 2010: 79% e 79%
http://www.auto123.com/en/subaru/forester/2009/review?carid=1095900301&artid=103826&pg=2
Suzuki Gand Vitara 2010: 77% e 76%
http://www.auto123.com/en/suzuki/grand-vitara/2009/review?carid=1096000300&artid=101110
PRBrasil
24/02/2010, 10:14
Consumer Search:
Suzuki Grand Vitara:
Como errei ao copiar 2 links do Forester, aqui estão os links corrigidos:
Consumer Search:
http://www.consumersearch.com/small-suvs/2009-subaru-forester (http://www.consumersearch.com/small-suvs/2009-suzuki-grand-vitara)
Suzuki Grand Vitara:
http://usnews.rankingsandreviews.com/cars-trucks/Subaru_Forester/ (http://usnews.rankingsandreviews.com/cars-trucks/Suzuki_Grand-Vitara/)
carlinhosmcz
24/02/2010, 17:32
Faziam alguns dias que não entrava no forum e quando entrei me deparei com uma grande discursão em torno do Forester e do Gran Vitara.
Quando pensei em comprar meu carro (Forester XT) eu estava em duvida entre ele e o GVIII e criei inclusive um topico aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59466
Quando fui fazer o test drive nos dois carros (fiz no mesmo dia) eu fiquei um pouco decepcionado com o acabamento e desempenho do mesmo (lembro que era o V6).
Outra fator que foi determinante na minha escolha é que o Gran Vitara é um carro com o projeto de 2005 e o Forester projeto de 2008/2009 ou seja, um projeto bem mais recente e moderno.
Luiz Castilho
25/02/2010, 21:47
Interessante e até engraçada essa polêmica.
Obviamente cada um está puxando a brasa para a sua sardinha.
Eu tenho um GV 2010 e adoro o carro. Quando fui comprar não fiz o test drive no Subaru por dois motivos: o design do carro não me agrada e tudo o que li leva a crer que os custos de manutenção são beeem elevados e a desvalorização do carro é imensa. Sem contar a grande dificuldade de revenda.
Mas isso não quer dizer que o carro é ruim. Pelo contrário. Tenho certeza de que é um excelente carro e se fosse no Brasil uma marca já tão estabelecida e duradoura como a Suzuki possivelmente entraria na minha lista de possibilidades, apesar do design que, como já disse, realmente não me agrada.
Abs!
neilsonhenriques
25/02/2010, 22:26
... uma marca já tão estabelecida e duradoura como a Suzuki ...
Você tá brincando né ? :putz:
Luiz Castilho
26/02/2010, 08:01
Você tá brincando né ? :putz:
Neilson
É obvio que a Suzuki não é uma Volkswagen ou uma Ford, com muitas décadas de presença por aqui.
Mas tenho um amigo por exemplo que tem um Vitara 97 comprado zero. Portanto está com o carro há 13 anos. Mesmo quando a Suzuki se ausentou do Brasil ele diz que nunca teve problemas para conseguir peças ou manutenção. O fato de a marca já estar por aqui há mais tempo criou um mercado "off-concessionárias" de peças e serviços.
Foi isso que quis dizer.
Abs!
neilsonhenriques
26/02/2010, 10:23
Luiz,
Em momento nenhum estou desmerecendo os carros da Suzuki. Gostaria de deixar claro. Antes de ter um TR4 estava quase fechado num Vitara. O peso foi pro TR4 exclusivamente pelo câmbio automático. :concordo:
O Suzuki antigo é um carro bem mais simples que o GV III.
Será que essas off-concessionárias conseguirão trabalhar nele ? :pensativo:
Minha opinião particular é que a Suzuki sofre do mesmo mal que a Hyundai/KIA aqui no Brasil.
Ambas abandonaram o barco quando a corda apertou e fecharam (ou agregaram) concessionárias.
Um amigo tentou vender um Grand Vitara por 8 meses. Por fim desistiu e ficou com o carro, que embora fosse excelente (palavras dele) era preciso se desfazer porque a filha mudou pra Europa.
Quem já tinha teve que dar um jeito de deixar o carro funcionando, mas os carros se desvalorizaram acima da média até que a GM passou a vendê-los.
A Suzuki agora é representada pelo Souza Ramos, tradicional "bom empresário brasileiro" o que é um mal sinal. Mesma coisa da Hyundai e a CAOA.
Essas empresas que ficam com um pé lá e outro cá não me inspiram confiança. Parece aquela situação: "vende aí no Brasil mas eu não quero nem saber se der problema hein ?". :pensativo:
Gostaria muito que a Suzuki considerasse o grande volume de vendas que teve no passado (o Vitara/Tracker vendeu muito) e viesse pra cá como sendo ela mesma. :concordo:
Abraço,
Neilson
MARCELOLUCHESI
26/02/2010, 10:50
Pois é Neilson é exatamente isso que falaste o "cara" fica com pouco de medo na hora da compra pois não é a fabrica, e sim uma importadora que traz esses veiculos como está ocorrendo com a Hyundai e Subaru e grupo CAOA e Suzuki-SR.
Mas como o Assunto é Subaru X Suzuki, Já tivemos na Familia essas duas marcas e quero dizer que tanto a subaru quanto a suzuki, são automoveis que passam 20 anos e não queimam um lampada. Acho o Subaru um pouco mais resistente que o Suzuki. Porem a desvalorização do subaru é maior por até então pouca aceitação no mercado nacional e muitos ainda desconhecem a marca subaru aqui.
Acho que os Suzukis (vitara, samurai, jimny, GV) Seguram preço, pelo fato de serem consederados Jipinhos pelos leigos e cativam muito as pessoas.
Só um adendo: a Hyundai (grupo CAOA que importa) acho dificil abandonar o mercado Brasileiro novamente em função do numero de unidades vendidas em todos os seu modelos. A Hyundai está vendendo muito mesmo (não sei como fica o pós venda e peças de reposição) e (Se a qualidade é a mesma que os JAPAS ou não ou se os carros vão durar tanto isso eu já não sei.
MARCELOLUCHESI
26/02/2010, 11:09
Mas não adianta, no fim compramos sempre o que mais agradou/melhor proposta/e sua utilização.
Em setembro do ano passado estava na duvida, queria um carro 4x4 trocar a filder da minha esposa, puxar meu quadri e levar a familia (esposa filho e babá a praia e viajens em geral), independente de ter reduzida ou não, pois para trilha eu tenho um TJ e um Quadri 4x4 da honda e um gol Gv p dia a dia.
Então procurei por CRV, RAV, SANTA FE , SUZUKI, SUBARU.
Bom no fim optei pela RAV, por ser maior que o suzuki(principalmente em espaço interno e conforto), a subaru era cara nepoca e achei a forest muito proxima do tamanho da filder que eu tinha. A tribeca estava fora do alcance da minha grana.
A Santa Fé achei legal completona, mas fiquei com pouco de receio quanto consumo do motor v6 e a proposta de volta pela filder foi muito baixa. A CRV achei motor 2.0 meio fraco pelo tamanho/peso do veiculo, apesar de ser cambio 5 marcha.
Então acabei optando pela RAV, por ser 2.4, melhor proposta que tive na filder, e continuei na Mesma marca.
E uma coisa que me chamou a atenção é que a Rav tem uma boa aceitação na hora de revender.
Estou muito contente com o carro, mas sempre fica aquela coisa, pô será que eu não tinha que ter comprado um suzuki, bah era 20 mil menos......Ou p t q p Olha só a nova outlander GT é um foguete, cambio at 5 marchas. Modelo novo.. Não adianta o ser humano é eternamente insadisfeito.
Mas uma coisa podem ter certeza todos perdem preço, quanto mais caro pior ainda.
Luiz Castilho
26/02/2010, 20:59
Mas uma coisa podem ter certeza todos perdem preço, quanto mais caro pior ainda.
Pois é Marcelo. Você tem toda a razão.
É por isso que eu acho que quem gosta de carro como nós e principalmente quem se dispoõe a comprar carros caros como os nossos tem que ver o "brinquedo" como um bem de consumo, destinado a servir bem e dar muito prazer. Se na hora da revenda vai perder dinheiro, paciência. O importante é ter tido anos de alegrias com a viatura.
Abs!
dkelbert
23/03/2010, 20:59
Pessoal... após muitas pesquisas e conversas, conclui e decidi, que a FORESTER será meu novo veículo!
Adquiri ontem e a bendita chega daqui 15 dias. Estou muito ansioso, e desde já informo que gosto é gosto! Mas realizei test-drive com Santa-fé, Tiguan, Sorento(antiga), Grand Vitara.
Tucson, Sportage, Captiva e Xtrail nem fiz o test-drive...
E a Forester foi realmente incrível, é muito NAVE esse carro. sem comparações.
Agora é esperar chegar....
Obrigado a todos por me ajudarem nessa escolha
Coalhada
25/03/2010, 13:39
Olá pessoal. Cheguei atrasado, mas vou dar minha colaboração:
Comprei meu Subaru Forester em Maio de 99, versão aspirada "básica". Pena na época não encontrar nenhum fórum para me ajudar na escolha.
Mas pesquisei muito na net e ouvi muitos elogios ao carro e a marca, porém muito pouco conhecida e mal representada no Brasil.
Esta resposta foi para mim (Edson):
http://blogs.abril.com.br/motordicas/2009/05/subaru-forester-uma-boa-opcao-compra.html
Conclusão: Quase um ano com o carro, 10000 km, nenhum problema com o carro. Vou fazer a 1ª revisão segunda na Caoa, espero não ter nenhuma surpresa.
A escolha seguiu o seguinte critério: escolher um SUV, com mecânica confiável, até 90k, econômico dentro do possível, automático e com espaço suficiente para levar a família. Experimentei:
1) CRV – Achei o carro chocho, lento e caro (86k - 4X2)
2) TR4 – Flex, mas não cabiam as pernas do meu filho atrás!!! (75k – 4X4)
3) Tucson – O barulho e o consumo me assustaram (76k – 4X2)
4) Sportage - Idem
5) Santa Fé – Design legal, porém o consumo e preço ficaram fora (96k - 4X4)
6) X-Trail –Caro e nem fiz teste drive, pois achei muito feio e motor fraco (90k – 4X4)
7) Pickup Hilux Gasolina – Câmbio manual, conforto e consumo???(78k – 4X2)
Testei o Forester à noite e comprei na hora. 76k com couro. O carro parece ter dupla personalidade: bravo, rápido e ágil quando exigido, dócil confortável e econômico quando for o caso. Direção elétrica: nem no Corolla é tão leve; estável, seguro, espaçoso, consumo médio: 8,5 cidade, 10,5 estrada chegando a 13 dependendo do pé, enfim show!. Fiz um trecho em estrada de terra em Itamonte-MG e pude testar o controle de estabilidade e o sistema AWD, fiz numa reta só, os outros carros quase saíram da estrada.
Pontos negativos:
1) Console entre os bancos tem apresentado rangidos, provavelmente pelo excesso de plástico utilizado. Vou reclamar e tentar corrigir na concessionária!
2) O câmbio seria perfeito se fosse de 5 marchas. Mesmo assim a percepção na troca das marchas, nenhum modelo chegou nem perto, inclusive alguns sedans que conheço.
Conclusão: Apesar das comparações parece mesmo um carro de uma categoria superior. Não procurava um carro para trilha, mas as estradas de terra de Minas que encaro, não volto mais para trás.
É isso aí, espero ter ajudado!
Caros colegas de forum...
Assim como lido recentemente, eu tb decidi comprar uma Forester 09/10 XS básica, que deve chegar aqui no Sul de Minas na próxima semana...
Foi muito importante a participação de vcs com suas opiniões e depoimentos e agradeço demais por isso ... é muito complicado vc querer comprar um carro de 80 mil sem saber direito nada sobre ele... e acabar sendo iludido por propagandas falsas...
VALEU !! E OBRIGADO a todos !!
Assim que eu tiver minhas primeiras impressões eu repasso
Abço
r. steim,
Parabéns pela compra! Tenho certeza de que vc. vai gostar. Também comprei uma há pouco tempo e estou achando o carro maravilhoso. Tive diversos tipos de carros e marcas (Pathfinder, Audi, Tucson, New Civic, Jetta, entre outros), mas nenhum me deu tanto prazer quanto a Forester está me dando. Espero que continue assim. Felicidades p/ vc. e p/ sua família.
hgsn,
Obrigado pela força....Aproveito então pra perguntar se seu carro veio com couro...se não, se vc sabe uma empresa confiável aí em Sampa que saiba colocar couro em Forester (extensivo a todos que possam saber), pois quero colocá-lo o qto antes...se não o carro vai deixando de ser ZERO e a gente não coloca nunca mais...rss
VALEU !
danilo kid
26/03/2010, 11:25
que felicidade de ver a familia SUBARISTA crescendo a cada dia!!
parabéns a todos pelas aquisições, certo da satisfação que vivenciarão com seus carros.
esperamos agora uma melhor atenção por parte da CAOA que, não sei por quê, ainda não se tocou do potencial de vendas desses carros.
schimuda
27/03/2010, 14:36
O meu chega na quarta. básica, 09/10, prata. Este fórum reforçou a minha certeza de que seria o carro certo pra mim. Agora só espero ter dinheiro pra botar gasolina, por que me atolei num empréstimo.
Gastei R$ 854,00 na revisão de 20.000 da forester. A revisão custava R$ 594,00. Acrescentei R$ 120,00 para alinhamento e balanceamento e R$ 140 para limpeza e filtro do ar-condicionado.
Aos colegas interessados, estive no Rio de Janeiro este fim de semana, e apesar de ter comprado a minha em S. P. por 83,5 mil, achei na Cia Motors por 79,9 mil a XS básica. De quebra ele colocaria alarme com módulo de vidros, tapetes insufilm e sensor de ré, desde que fizesse o banco de couro com eles por 2 mil.... mas vai advinhar né ? Ah, e tb se vc for financiar até 30 mil a taxa cai pra o,99 a.m....Não sei por qto tempo vai essa promoção, mas vale super a pena....
Abço
PRBrasil
08/04/2010, 13:52
Pessoal, fiz na segunda-feira a revisão de 10.000 km do meu Forrester aqui no Rio de Janeiro, na Autoban Bandeirantes, que fica na Taquara.
Eu havia ligado há cerca de 2 semanas atrás para obter informações sobre a revisão, e o atendente pediu que eu ligasse novamente na semana passada, porque eles estavam aguardando a chegada das peças necessárias para a revisão, filtro de óleo e filtro de ar.
Não liguei na semana passada, e fui direto da segunda-feira. Tive sorte. Cheguei junto com o carteiro, que entregou na oficina 3 filtros de óleo e 3 filtros de ar.
O pessoal da oficina me explicou que existe um grande problema de abastecimento de peças da Subaru aqui no Rio de Janeiro, e acredito que o problema deve se estender por outros estados do Brasil. Inclusive um cliente havia enviado uma carta para a coluna Defesa do Consumidor do jornal O Globo, que foi publicada, reclamando que o carro dele já havia passado dos 10.000 kms mas que ele não conseguia fazer a revisão porque as duas oficinas credenciadas não tinham as peças, e ele temia perder a garantia do carro. Tive sorte.
Como o mecânico não havia chegado devido às chuvas que começavam a cair no Rio de Janeiro, marquei para voltar depois do almoço para fazer a revisão.
A Autoban é uma oficina autorizada Hyundai, que também atende os veículos da Subaru. É uma oficina relativamente pequena, onde trabalham apenas 2 ou 3 mecânicos. Isso para mim foi uma grande vantagem, pois fui muito bem tratado, e acompanhei ao lado do mecânico todo o serviço de revisão.
Na verdade, meu carro não estava com nenhum problema, a não ser alguns eventuais barulhos no painel quando o carro anda em piso irregular, mas isso pode até ser inerente à qualidade dos plásticos do painel e console, que poderiam ser de melhor qualidade. Gostaria de saber se vocês que compraram o Forrester também notaram esses eventuais barulhos no painel.
Acompanhei a revisão, e o mecânico apertou todos os parafusos da suspensão do carro, e fez uma checagem minuciosa de tudo embaixo do carro e no motor. Ele esgotou completamente todo o óleo do motor, e isso deu um certo trabalho, pois inclusive desmontou a proteção do cárter, para fazer uma boa limpeza. O filtro de ar também deu trabalho para trocar, pois abertura dos clipes era insuficiente para uma troca segura sem danificar o plástico, e ele também teve que desmontar.
No final, apenas para uma verificação final, já que o veículo não tinha problemas, eles ligaram aquele scanner no terminal que fica perto da coluna de direção, e ligado a um laptop faz uma avaliação eletrônica para apontar qualquer tipo de defeito. Estava tudo ok. A revisão demorou cerca de 2 horas e meia, aproximadamente.
O custo da revisão não foi barata, principalmente pelo uso de óleo 100% sintético. Paguei um total de R$ 534,80, sendo 5 litros de óleo a R$ 68,00 o litro, filtro de óleo a R$ 68,80, e R$ 126,00 do filtro de ar.
Eles me disseram que a falta de peças não é um problema exclusivo da Subaru, e que eles tinham o mesmo problema com as peças da Hyundai.
Apesar do custo de sido acima do que eu esperava pagar, fiquei satisfeito com o atendimento e com os serviços, e principalmente por poder acompanhar tudo que estava sendo feito no meu carro.
Para quem mora no Rio, recomendo a oficina Autoban.
schimuda
08/04/2010, 19:51
Peguei o meu ontem, com uma semana de atraso, devido à connuito cessionária Govesa de Goiânia não ter me avisado que faltava o registro do contrato de cdc junto ao detran. Isto somado ao feriadão (claro que cartórios e detran não funcionam na quinta santa). Comprei o carro em Goiania, apesar de estar bem mais próximo de brasília, para não pagar o primeiro ano de IPVA. Não iria colocar nada no carro, e se colocasse seria em brasília, pois ficaria bem mais fácil caso desse algum problema. Mas por erro de comunicação acabaram colocando sensor de estacionamento (270,00). Ia por couro (1300,00), mas gostei do tecido dos bancos. Acho que nem Isofilm vou botar, pois uso muito o carro à noite e aí isofilm atrapalha. O sensor parece ser bom, e seu display até parece original do carro, fixado abaixo do velocimetro. O vendedor disse que era pra amaciar como carro de homem, sem dó. Foi o que fiz de Goiânia até Formosa (+-350 Km). Metendo o pé lá no fundo. Depois lí no manual que é pra nunca passar dos 4 mil giros antes dos 2500 Km. Daqui por diante seguirei o manual.
O carro, apesar das expectativas serem grandes, correspondeu. a 140 por hora na reta o computador acusava consumo de 10 km/l.
O manual do carro é muito organizado e explica tudo e mais um pouco, até como trocar algumas peças (filtros, fusíveis), algo que não tinha no manual do meu único carro anterior (classe a), até pela proposta do carro. Outra coisa que achei diferente é que pede para medir o óleo a cada abastecida. No classe A vc fazia isto dentro do próprio carro (eletronicamente) muito raramente, e a recomendação era nunca deixar frentista abrir o capo.
Em breve postarei mais impressões.
Pessoal, estou chegando aqui agora e apesar de ter lido muita coisa, gostaria da ajuda de voc~es para compra de uma SUV / Cross Over na faixa de R$ 90.000,00.
Meu uso será urbano (Rio de Janeiro) e estradas asfaltadas. Com certeza não farei trilhas. Meu carro atual é um corolla XEI Automático, que me dá um grande conforto e qualidade na direção, mas realmente farei a troca.
Bem gostaria das considerações de vocês, para todos os itens relativos a uma aquisição (manutenção, conforto, itens de série, consumo, facilidade de menutenção, acabamento, etc..)
Estou começando minha pesquisa para os seguintes modelos
Honda CRV LX 4X2;
Suzuki GV III;
Subaru Forester XS Básico;
Captiva Ecotec 2.4;
Actyon (Ssang Young ????).
Todos são carros na mesma faixa de preço (até R$ 90.000,00), portanto vamos lá.
Aguardo a opinião de vocês para me ajudarem na escolha.
Grande abraço a todos,
Ricardo
Ricardo,
Eu descartaria Captiva Ecotec, pelo alto índice de reclamações que tenho visto, inclusive aqui no Forum e a Actyon, que deve ser um carro muito bom, mas n. tem nenhuma tradição aqui.
Dentre as demais opções, relaciono abaixo minha opinião s/ prós e contras da CRV e Forester, que já dirigi.
(i) CRV
Prós: Acho bem bonita, espaçosa, com revenda provavelmente boa e excelente assistência técnica
Contras: Acho o motor fraco para o peso e não tem 4x4 (o que não deverá ser um problema para o uso que vc. descreveu)
(ii) Forester
Prós: Espaçosa e muito segura, com mecânica e dirigibilidade excepcionais
Contras: Revenda não deve ser boa; as peças são caras e a assistência é CAOA
Tb. gosto muito do GV III, mas nunca dirigi um e prefiro n. opinar. Só acho que para seu uso, vc. estará gastando $ com um veículo cujas principais características (tração reduzida e aptidão para terra/areia/trilhas) não serão aproveitadas. Talvez a opção mais racional para vc. seja mesmo a CRV.
De qq. forma, se optar pela Forester, acho que vale a pena negociar para tentar levar a XS completa. Quando comprei a minha, quase fechei negócio na completa por R$90mil. O momento está bom p/ fechar negócio nesse valor.
Abs. e boa sorte.
Olá pessoal,
Ontem completei a primeira semana com minha Forester XS básica e só tenho elogios... aliás, dos outros tb.... comprei uma grafite e ela realmente é muito classuda... só percebi foram alguns barulhos no porta malas qdo em rua de paralelepípedos (acho que isso não existe no Japão...só asfalto e do melhor...rss)...de resto...uma maravilha. Já está fazendo 8,5 a 9 km/l e não tem nem mil km.
na segunda vou a BH (estou no sul de Minas) colocar o couro, módulo dos vidros e sensor de ré na css Pacific Motors.
Pra quem está em dúvida (como eu estava) eu dirigi o GVitara e achei lento e pesado...Eu tinha um New Civic e a diferença foi enorme...e tb esse estepe atrás , eu não gosto...
O Honda, tá vendendo bem mas se vc for ver a desvalorização da QuatroRodas em um ano é enorme...não sei
Experimente um test drive no Subaru ..é encantador !
Boa sorte !
dkelbert
09/04/2010, 14:00
A minha chega dia 16/04. Vamos ver como se comporta a danada.
Posto novidades após primeiras abastecidas...
abraços.
Ricardo,
Eu descartaria Captiva Ecotec, pelo alto índice de reclamações que tenho visto, inclusive aqui no Forum e a Actyon, que deve ser um carro muito bom, mas n. tem nenhuma tradição aqui.
Dentre as demais opções, relaciono abaixo minha opinião s/ prós e contras da CRV e Forester, que já dirigi.
(i) CRV
Prós: Acho bem bonita, espaçosa, com revenda provavelmente boa e excelente assistência técnica
Contras: Acho o motor fraco para o peso e não tem 4x4 (o que não deverá ser um problema para o uso que vc. descreveu)
(ii) Forester
Prós: Espaçosa e muito segura, com mecânica e dirigibilidade excepcionais
Contras: Revenda não deve ser boa; as peças são caras e a assistência é CAOA
Tb. gosto muito do GV III, mas nunca dirigi um e prefiro n. opinar. Só acho que para seu uso, vc. estará gastando $ com um veículo cujas principais características (tração reduzida e aptidão para terra/areia/trilhas) não serão aproveitadas. Talvez a opção mais racional para vc. seja mesmo a CRV.
De qq. forma, se optar pela Forester, acho que vale a pena negociar para tentar levar a XS completa. Quando comprei a minha, quase fechei negócio na completa por R$90mil. O momento está bom p/ fechar negócio nesse valor.
Abs. e boa sorte.
Caro Hgsn,
Obrigado pela sua análise.
Realmente a Subaru enche os meus olhos, por todos os motivos que tenho visto nos diversos fórums.
Minha única preocupação é a parte de peças, como já vi relatado por um forista que teve dificuldade para realizar uma simples revisão dos 10.000 Km por ausência de Filtro de óleo e bujão do cárter.
Parece que este grupo CAOA não leva muito a sério a representação da marca aqui no Brasil.
abs.,
Ricardo
dkelbert
09/04/2010, 17:41
Dúvida..
Qual GPS (Kit multimídia) estão utilizando para Forester?
Witson? Flyaudio? Caska?
e quais os ultimos modelos(recomendados)
Eu não entendo nada disso...
abraços!
Marcelo M Silva
13/04/2010, 15:24
Ola Pessoal!
Estava a procura de um SUV e me apaixonei pelo Forester - o problema do homem é esse, se apaixonar por um carro e acabar fazendo uma compra errada - ae procurei informações na internet e encontrei vcs. Isso tem uns 20 dias. Essa enquete que colocar o Forester em 1º lugar me ajudou muito, mas mesmo assim percorrir as agencias na Barra da Tijuca e fui olhar a Captiva, GV, Varias Cherokees e umas outras...não teve jeito. Paixão é paixão. Sei que aqui, em um forum 4x4 que hj me apresento, existem vários donos de diversos 4x4, mas em 10/04/2010, por sinal dia de meu aniversáro, coprei um Forester.
Agora vou fazer parte desse forum e aprender um pouco sobre 4x4. pelo visto tenho muita coisa pra ler.
Um grande abraço a todos.
Marcelo Silva
Marcelo Silva,
Parabéns pela compra. Bom saber q. há mais um dono da Forester no Forum.
Rferraz,
Vc. me enviou uma mensagem privada indagando s/ há quanto tempo tenho minha forester e se já tive algum problema e/ou intervenção mecânica nela. Enviei duas respostas privadas, mas elas n. estão aparecendo como enviadas. Assim, posto aqui mesmo, pois poderá ser de interesse de outros.
Tenho a Forester há pouco mais de 2 meses (3.500km) e, portanto, minha experiência com ela ainda é insuficiente para passar parametros seguros s/ possíveis problemas mecânicos. Ainda não tive problema nenhum e, pela quilometragem, não era p/ ter tido nada mesmo.
Fui uma única vez na concessionaria, pois mexendo no radio acabei desabilitando as caixas traseiras, sem perceber. Fui atendido na hora e em 2 minutos estava tudo resolvido. A oficina estava vazia.
Apesar disso, o grupo CAOA realmente não me transmite confiança. É uma impressão ruim que começa naquela imagem de empresário brazuca esperto que o(s) dono(s) parece(m) transmitir, passa pelas propagandas exageradas e agressivas das marcas que ela representa e termina no preço de algumas peças que são realmente altos.
De concreto, porém, nunca tive nenhum problema. Minha irmã e minha mãe, que são proprietárias de subarus diferentes há mais de 12 anos, também não.
Sorte na escolha.
dkelbert
16/04/2010, 19:05
Minha Forester XT chegou!
Estou completando 24hs com ela agora, hoje!
Gastei um tanque para ter uma ideia do consumo. Para minha surpresa ela fez média de 7.7km/l
Andei 80% na cidade, transito terrivel, e 20% no asfalto, fazendo ela puxar um pouco ehehhe mas sem exageros(obedecendo manual).
Alguns pequenos pontos que ainda não contam muito(devido ter andado pouco...), mas já serve de referência...
BOM
- O carro é excelente, estabilidade maravilhosa, gruda mesmo no asfalto.
- A velocidade de arrancada é impressionante, ja andei com carro de + HP mas nao sei pq essa aqui é tão diferente, parece que tem mais força.
- Consumo excelente pelos seus 230cv
- Controles internos
- Cambio, vc mau sente mudanças, bem macias/suaves
- resposta ao pisar é rápida, o giro ja sobe, potencia quase imediata
- Conforto interno
- controles do volante de som e de cruise sao fantasticos.
- motor silencioso ao andar civilizadamente
- incrivel espaco inteno entre bancos/frente/tras.
RUIM
- percebi alguns ruidos internos, coisa boba. tive identidos com toyota fielder e kia sorento. Inclusive quando fiz testdrive com a Dodge Journey tb ouvia certos ruidos traseiros, andando em vias nao pavimentadas(paralelepipedos ou desniveis subitos)
- como sou baixo(1.72), iria preferir um banco um pouco mais alto.
- Meu oculos nao cabe no estojo do veiculo, creio que apenas caibam oculos com lentes de grau.. menores/padroes
Na semana que vem, irei postar mais alguns detalhes que encontrar
abraços
dkelbert,
Também notei barulhos quando tirei a minha. Depois percebi que era a capa do porta-malas, que quando está recolhida balança. Passei a deixá-la sempre estendida e o problema foi resolvido. Teve tb.uma semana em que um novo barulho apareceu, mas percebi que eu havia esquecido um dos lados dos bancos traseiros encostado na posição correta, mas sem travar. Travei e, desde então nunca mais ouvi nenhum barulho na minha.
Quanto à altura do banco do motorista, o comando elétrico foi mais do que suficiente para mim. E sou ainda mais baixo que vc; (1,69,), mas sei que isso é muito pessoal.
dkelbert
17/04/2010, 09:05
hgsn
O que importa é estar satisfeito com o veículo, e isso eu estou e muito.
Creio que você também.
Sobre a altura do banco, lembro que o carro é feito para estar mais perto do chão, então mesmo sendo um carro alto(relação solo), o peso é sempre colocado mais abaixo.
Digo isso porque a Ecosport que eu tinha não se preocupava com isso(segurança), então socava o banco mais alto.
Como você mesmo falou... é pessoal(diria, costume... logo a gente acostuma e curte)
De qualquer modo, o carro é fantástico. Ainda é cedo para mais detalhes...
mas na semana que vem posto mais impressões!
grande abraço!
Senhores,
Estou muito animado para comprar um Forester, mas o meu corretor acabou de me desanimar um pouco, pois me disse que a Sulamérica Seguros não faz seguros para carros da Subaru porque estes carros tem histórico de falta de peças para reposição.
Esta informação procede?
Alguém saberia me dizer qual é o valor médio de um seguro para um cara de 30 anos, com 2 filhos, garagem no trabalho e em casa?
Quanto ao carro, eu fiz o teste drive e estou apaixonado, é demais!
Abraços,
Daniel
dkelbert
19/04/2010, 18:47
Senhores,
Estou muito animado para comprar um Forester, mas o meu corretor acabou de me desanimar um pouco, pois me disse que a Sulamérica Seguros não faz seguros para carros da Subaru porque estes carros tem histórico de falta de peças para reposição.
Esta informação procede?
Alguém saberia me dizer qual é o valor médio de um seguro para um cara de 30 anos, com 2 filhos, garagem no trabalho e em casa?
Quanto ao carro, eu fiz o teste drive e estou apaixonado, é demais!
Abraços,
Daniel
Prezado Daniel
Sei de alguns casos de Santa fé(hyundai), de Sorento(kia) e observe, de captiva(gm) que ficaram dias(3 semanas até) sem seus carros por falta de válvulas, para-brisa e outros de menor valor...
Creio que a falta de peças é mais burocrática do que de mercado.
Meu cunhado bateu o Impreza dele e o parachoque chegou em 2 semanas.
Cada caso um caso..
Quer velocidade na reposição de peças? compre carro abaixo de 60 mil...
opinião minha, claro...
Sobre seguro, com esse perfil q você tem e na minha região, com bonus 7, com certeza ficaria abaixo de 4.000. creio que entre 3000 a 4.000.
Lembre-se, falo da XT (turbo).
Fiz cotação para XS completa, e ficou em 3.800,00(porem solteiro sem filhos)
Para casado, cairia para uns 2800 aprox..
O casado e filhos, conta mto!!
Aproveite essa 'benção' ehehhe!
abraços
Obrigado dkelbert,
Tenho uma filha, mas a próxima chega em 25 dias mais ou menos :D
Eu fiz uma cotação no meu corretor ( que por sinal eu NÃO confio muito) e ele me disse que a Sulamérica não segura carro da Subaru e que a opção seria Porto Seguro, com um valor de R$ 5.000,00. Achei um absurdo de caro e desconfio que este cara está querendo se dar bem. De qualquer maneira, já formatei na minha cabeça que vou mudar de corretor e estou aguardando o contato de um cara de confiança, que faz o seguro do carro do meu cunhado (Tucson simples).
Se alguém do RJ puder responder minha mensagem, eu agradeço, pois acho que pode haver alguma diferença de estado para estado, mas não a diferença absurda que este cara está me passando. Em tempo, se alguém puder me confirmar a informação da Sulamérica, eu agradeço, pois o seguro do meu carro hoje é desta marca e eu estou satisfeito.
Abraços,
dduque
Prezado Daniel,
Comprei a minha XS em inicio de abril e aqui, no sul de Minas, com classe 9 ficou em R$ 1.500,00 na BB Seguros....espero ter servido de alguma referência.
Abço
Já ajuda sim r.steim, obrigado.
Acho que o fato de morar no RJ influencia bastante no preço do seguro.
A opinião de alguém do RJ ajudaria bastante, de preferência alguém com a minha faixa de idade.
Aguardo o retorno de alguém que tenha esta informação.
Obrigado.
Abraços,
dduque
PRBrasil
20/04/2010, 00:40
Já ajuda sim r.steim, obrigado.
Acho que o fato de morar no RJ influencia bastante no preço do seguro.
A opinião de alguém do RJ ajudaria bastante, de preferência alguém com a minha faixa de idade.
Aguardo o retorno de alguém que tenha esta informação.
Obrigado.
Abraços,
dduque
Eu paguei cerca de R$ 3.600 aqui no Rio, na Porto Seguro. Tive um desconto por já ter seguro há uns 8 anos e nunca ter usado.
Não deixe de fazer o seguro porque as peças são absurdamente caras, e se houver qualquer problema, o preço do conserto será proibitivo.
Não sou do Rio, sou de São Paulo, SP, mas acho que dá p/ ajudar como parâmetro.
Fechei R$3.600,00 pela CHUBB, na Forester Turbo com bonus máximo (perfil casado, com 2 filhos e 36 anos). Acho que o valor q. vc. recebeu tá muito além do razoável, mesmo p/ o RJ. Abs.
Obrigado PRBrasil e hgsn pelo feedback.
Estou aguardando a cotação de um outro corretor e ele me disse que provavelmente o valor deve ficar nesta faixa de R$ 3.500,00 mesmo.
Estou fissurado para comprar este carro, mas alguns amigos estão tentando me convencer que não é uma boa, por causa da assitência técnica e peças para reposição.
Alguém já teve problemas sérios com isto aqui?
Aguardo o retorno de vocês.
Obrigado.
Abraços,
Dduque
dduque,
Na minha opinião, a Subaru, com assistência técnica CAOA, nunca vai lhe oferecer a segurança de uma Honda ou Toyota. As peças tendem a ser mais caras e o risco de espera tende a ser maior.
Tem de ver se esse fator é suficiente para alterar sua escolha, à luz daquilo que vc. prioriza.
Eu, particularmente, dei mais importância ao prazer que o carro me ofereceria. Não tinha tesão nenhum na CRV e tinha muito mais tesão na forester do que na RAV. Ia ser uma m. para mim, sair de casa todo dia sem prazer na direção, amargurado toda vez que visse uma Forester passar. Se ela começar a dar problema, uma pena. terei dado azar, mas acho que esse risco existe com qq. marca, e é menor nas marcas japonesas.
Quanto às experiências, minha mãe, irmã e meu sócio possuem Subarus há muitos anos. Eu possuo há pouco mais de 2 meses. Nenhum de nós teve nenhum problema até hj., assim como conheço diversos proprietários fiéis de outras marcas que tb. nunca tiveram. Acho que o fator sorte pesa muito.
Boa sorte na escolha.
Concordo com hgsn, para mim um carro não é só o investimento mas uma satisfação pq gosto muito de dirigir...se der azar com consertos ou assistência técnica, paciência...terá valido a pena cada curva com a máxima estabilidade, a economia de combustível (já está fazendo 11,5 na estrada), o conforto e o desempenho...é isso aí..."fazer o que se gosta é o mínimo que devemos a nós mesmos no decorrer de nossas vidas"
Abço
schimuda
23/04/2010, 21:58
Quanto ao seguro, ouvi absurdos (acho que sulamerica) de querer cobrar 8 mil (na básica, meu caso). Consegui melhores cotações com outras seguradoras, sendo a mais baixa em 3200, sem bônus, para o interior de Goiás. Mas acabei fechando com o Banco do Brasil, que dá desconto para funcionário (meu caso). Saiu baratíssimo, apesar da franquia reduzida à 2500.
O que deve se abrir o olho é que as seguradoras não tem muita base para o carro, pois é pouquíssimo vendido no Brasil. Isto confunde o "sistema" de muitas, mas na verdade é a maior vantagem, pois é um carro pouquissimo visado para roubo e desmonte. Portanto, corra atrás, o seguro tem que ser barato.
Agora, sobre o carro. Alguém aí poderia me explicar por que os difusores de ar centrais não fecham?
Não tinha reparado, mas deve ser uma tendência de alguns carros novos japoneses. Vi que carros como CRV, Outlander e RAV tb. parecem não ter, mas carros alemães e americanos, como Tiguan e Captiva, têm. sei lá o motivo. Não deve ser nem economia, pq. não deve fazer diferença no preço final. Não sinto falta, pois p/ meu uso controlo o que preciso nas opções do botão do A.C., mas n. custava ter mais essa opção. Descuido bobo, mas o sistema, pelo menos, tem funcionado bem. O ar gela bem e rápido.
carlinhosmcz
24/04/2010, 03:17
Bom ver o forum sendo discutido.
Em relação ao seguro eu paguei R$3.200,00 classe 3 de desconto. Lembro que moro em Maceió, tenho 32 anos, solteiro, sem filhos mas com garagem no trabalho e em casa. Minha franquia é bem salgada, R$7.000,00.
Abraço a todos.
P.S. Forester XT
schimuda
24/04/2010, 21:44
cara, o carro é fenomenal na terra.
Comprem a turbo. Vale cada centavo a mais!! Vcs vão dar risada dos outros carros em várias situações:
- curvas em subida
- uma farolada na estrada
- saídas no pedágio
- ultrapassagem em subida
- estrada na chuva
- e por aí vai...
Outro dia encontrei um loco na Ayrton Senna com uma BMW 335i novinha. Andei (quase) junto. Mas bem, ela tem 305 cv...e custa 300 mil!!
Brincadeiras a parte: segurança fenomenal e prazer ao dirigir. Seguro 2,5 mil e consumo médio 8,5. Será que tem carro melhor?
carlinhosmcz
29/04/2010, 11:33
Hoje estou entendendo o POR QUE de tantas reclamações da CAOA.
Mandei meu carro para Recife fazer a revisão de 10.000 na segunda feira e hoje (quinta feira) estou desde 8:00 hrs da manhã (já são 11:30) tentando saber se o carro está pronto ou não para poder mandar buscar (moro em Maceió, 280 km de distancia), já falei com 4 pessoas (de vendedor a gerente geral) e NINGUEM consegue me dar uma informação. Todos me pedem 10 minutos dizendo que vão retornar e eu aqui de mãos atadas...
O carro é fenomenal, vale a pena mesmo comprar. Mas o atendimento da CAOA (Recife ao menos) é um desastre!!!!
Vou lá retornar aos telefonemas novamente...
carlinhosmcz
29/04/2010, 11:35
Ah, só pra complementar. O pessoal de lá não atende o celular de jeito nenhum e no telefone fixo da concessionaria quando vão passar para o consultor a ligação cai!
dkelbert
29/04/2010, 14:05
Ah, só pra complementar. O pessoal de lá não atende o celular de jeito nenhum e no telefone fixo da concessionaria quando vão passar para o consultor a ligação cai!
Nossa quanto descaso por parte da CC.
Com certeza há um atendimento péssimo pela sua CC.
Indiferente se for a CAOA ou não, eles(cc) poderiam informar o motivo da demora e ponto final.
Na minha região(SC e PR) isto não tem ocorrido.
E olha que conheço uns bons donos de Subaru
Abraços e boa sorte
dkelbert
01/05/2010, 13:47
Pessoal, quanto vocês tem calibrado os pneus da Forester XT? (ou XS mesmo)
abraços
Sem carga,na cidade, 2,1 e 2,0.
dkelbert
02/05/2010, 03:26
manual fala de 2.28 ou 33psi em condições normais
( acredito que em estrada).
a minha veio da CC com 40PSI pode acreditar? hehehe
carlinhosmcz, depois nos informe de como terminou a questão da revisão. tks.
carlinhosmcz
03/05/2010, 12:15
carlinhosmcz, depois nos informe de como terminou a questão da revisão. tks.
Consegui contato com a cc e peguei o carro na sexta feira. O valor da revisão foi de R$480,00 incluido além da troca de oleo e filtro o balanceamento, alinhamento e rodizio de pneus.
A questão do atendimento é por parte das pessoas mesmo que são totalmente despreparadas!
ola pessoal.. já venho pesquisando há cerca de 2 meses um SUV e estou praticamente decidido pelo forester..
li alguns comentarios aqui no forum de proprietarios da forester XS basica dizendo sobre colocar banco de couro.. existe essa possibilidade?? até onde eu saiba o fato de as novas versoes da forester ja virem com 6 airbag impossibilitaria essa instalaçao do couro...
alguem saberia mais detalhes sobre isso??
obrigado!
parabenizo o forum pelas informaçoes..
li alguns comentarios aqui no forum de proprietarios da forester XS basica dizendo sobre colocar banco de couro.. existe essa possibilidade?? até onde eu saiba o fato de as novas versoes da forester ja virem com 6 airbag impossibilitaria essa instalaçao do couro...
Caro RCC
Eu comprei ,em Março, uma básica e coloquei o revestimento de couro mais o sensor de ré e o módulo de vidros elétricos por R$ 2.000,00 divididos em 3 parcelas, na Pacific Motors de Belo Horizonte (que é uma CC da Hyundai)...Ficou muito bom ... na verdade parece que são 8 ou 10 airbags...
Tb estive no Rio no último fim de semana e pedi pra ver um barulho na caixa de direção, na CIA Motors (tb Hyundai) e me atenderam super bem, deixei o carro e me retornaram 3 horas depois, consertado...Tb reclamei de ruídos no porta malas mas pediram pra deixar com mais calma na revisão de 10000 km...Por enquanto, sem queixas de atendimento.Abços
Obrigado r.steim..
devo fechar negocio essa semana, mas inicialmente vou deixar com os bancos originais..
o barulho que vc refere na caixa de direcao nao interferia no funcionamento do carro? foi encontrado algum dano? o que te disseram?
valeu. abs.
Bom dia RCC
O barulho a que me referi me parecia alguma coisa meio solta e só podia ser percebido em ruas de paralelepípedos ou estradas de terra...O cara me disse que deu reaperto geral e ficou realmente quase imperceptível...a rua em que moro é com aquele piso...
No resto o carro é muito bom, com uma estabilidade que nunca vi...vale a pena !!
Boa sorte
Ricardo
dkelbert
04/05/2010, 13:40
Eu estou louco para colocar KIT MULTIMIDIA (GPS, TV, CAMERA RÉ...)
Se alguém se interessar, veja marca CASKA, modelos CA1621 ou K133DG
Estou avaliando preços e local para instalação!
abraços
Pessoal,
Tambem sou + 1 na dúvida entre o GV III e o Forester !!
Um item importante que irá tirar minha dúvida, é o custo da manutenção !
Alguem tem a comparação dos valores das peças + mão de obra que tem que ser trocadas devido ao uso comum, como por exemplo: Pastilhas de freio, trocas de óleo, filtros, pneus, gás do ar condicionado, até amortecedores e discos de freio...
O custo de peças como: para-choques, faróis, retrovisor, etc. Não preocupa tanto, pois quem irá pagar estas peças será o seguro, no caso de um acidente.
No aguardo,
Abraço
Dê uma olhada no topico novo suzuki grand vitara. Lá há muitas informações sobre o veículo e impressões. Uma coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de gente dizendo que a potência do carro deixa a desejar e que o consumo é alto para um carro 2.0. Quando fiz o test drive com o grand vitara (com o automático) também não o achei esperto, mas o carro tem outras qualidades. Apenas, não é um subaru.
dkelbert
05/05/2010, 19:21
Pessoal,
Alguem tem a comparação dos valores das peças + mão de obra que tem que ser trocadas devido ao uso comum, como por exemplo: Pastilhas de freio, trocas de óleo, filtros, pneus, gás do ar condicionado, até amortecedores e discos de freio...
O custo de peças como: para-choques, faróis, retrovisor, etc. Não preocupa tanto, pois quem irá pagar estas peças será o seguro, no caso de um acidente.
No aguardo,
Abraço
São carros realmente (ao meu ver) com propostas diferenciadas, apesar de poder utilizar tanto para off quanto para estrada.. um ou outro.
Acredito que se você for meter na lama, vá de GVIII. Há muitos que tem para isso, e um bodylift se faz com facilidade, as vezes até segurando uma garantia do veiculo se bem feito...
Se for utilizar mais na estrada, vá de Forester. Muito estável, segurança sem igual! Mais econômico e acredito, mais durável. Uma nave!
Lembre-se, opinião minha.
Sobre peças, solicite a uma revendedora Subaru e Suzuki alguns exemplos, amortecedores, embreajem, filtros, óleo.. Aí você terá um valor de verdade! isso você consegue em horas.
abraços
Luiz Castilho
07/05/2010, 21:38
Pessoal,
No aguardo,
Abraço
Acho que peças originais como parachoques, retrovisores e etc, adquiridos na concessionária serão sempre caros. Isso não é privilégio de Suzukis ou Subarus. É assim com Fiats, Renaults e outros montados no Brasil.
A Suzuki como está por aqui há mais tempo (mesmo com um hiato de alguns anos) e tem muuuuuito mais carros vendidos, acaba contando com um mercado paralelo e de adaptações. Eu tive um Renault Kangoo. É um carro para o qual até pneus você tem dificuldade de encontrar. Peças então, só na própria Renault. Como comprei usado acabei obviamente tendo que fazer algumas manutenções. Foram vários assaltos na concessionária. Renault nunca mais! :discordo: Minha principal reticência em relação à Subaru no Brasil é justamente essa. Mas tenho certeza de que são excelentes carros. Na América ou na Europa deve ser uma escelente opção, com várias assistências técnicas para escolher.
Mas não se esqueça de que está comprando um carro zero, com vários anos de garantia (3 no caso do Suzuki - o Subaru não sei se são 3 ou 5).
E para batidas e acidentes existe o seguro. Não dá pra comprar um carro pensando nas batidas. Olhar para o custo da manutenção preventiva sim, é um bom cuidado.
Abs!
MBacil,
Acho que a diferença no custo de manutenção de ambos não deve ser grande. Se vc. conseguir confirmar isso, acho que n. valerá a pena utilizar essa diferença como critério de desempate.
Tenho um pensamento parecido com o dkelbert. Se vc. acha que precisará de tração reduzida, p/ trilha mais pesada, vai de grand vitara. Se vai usar em estradas, independente do tipo (asfalto, neve, areia, saibro, terra esburacada, com ou sem chuva, etc.), vai de Forester sem medo. Se a dúvida persistir, n. esqueça de ficar atento ao que te atrai mais do ponto de vista puramente emocional para usar, aí sim, como um ótimo critério de desempate. boa sorte.
dkelbert
08/05/2010, 10:10
MBacil,
Acho que a diferença no custo de manutenção de ambos não deve ser grande. Se vc. conseguir confirmar isso, acho que n. valerá a pena utilizar essa diferença como critério de desempate.
Tenho um pensamento parecido com o dkelbert. Se vc. acha que precisará de tração reduzida, p/ trilha mais pesada, vai de grand vitara. Se vai usar em estradas, independente do tipo (asfalto, neve, areia, saibro, terra esburacada, com ou sem chuva, etc.), vai de Forester sem medo. Se a dúvida persistir, n. esqueça de ficar atento ao que te atrai mais do ponto de vista puramente emocional para usar, aí sim, como um ótimo critério de desempate. boa sorte.
Falou e disse!
Os dois carros são excelentes opções.
Faça test-drive, vá em estradas asfaltadas onde consegue impor 120km/h, vá em estradas esburacadas, de saibro... subidas, enfim... mas faça o test-drive em ambos.
Aquele veículo que te balançar, leve-o. Se ficar muito na dúvida, por nenhum te agradar completamente após o test-drive... não leve nenhum.
O negócio é gostar do que está comprando, realizar um sonho, satisfação ao dirigir, é quase um vicio...
Eu acordo de manhã e meu sentimento é não ver a hora de colocar o pé no meu veiculo!! ehhee
Precisa gostar!
abraçao
Após muito tempo sem consultar o forum, retorno com muito prazer ao ver tantas considerações importantes...algumas muito apaixonadas.
Tenho uma sw4 97 que adquiri em janeiro de 2009, com 221.000 km, e que me deu muitas alegrias. Uma máquina maravilhosa; tanto que passei a buscar uma 2002 que somasse o que já conheço a bloqueio de diferencial, ar digital, detalhes mais atuais e uma maior tranquilidade em relação a eventuais avarias.
Após buscar no mercado as sw4, constatei que não valeria investir cerca de 55.000 a 60.000 em uma 2002, pois sempre haverá a necessidade de alguns procedimentos preventivos e eventuais correções que cu$tam caro.
Estou na fase de ajustes da minha sw4 para venda e busca por outra viatura que me seja tão boa, mas que esteja dentro do orçamento (+- 85.000).
Sei que nessa faixa terei q sair do diesel e, nesse sentido, tenho que ser mais um a me perguntar: Subaru ou Suzuki?
A família torce pelo GV, a razão pende para o Forester, e o coração diz: que se dane! compra um troller. Mas, pq um troller na rua de segunda a sexta? e as viagens com a família?
Bem...não tem jeito! É pegar todo mundo, por dentro desses carros e testar no asfalto, na praia e no barro.
Mas, sei que sempre que ouvir o barulho do diesel vou me perguntar pq não comprei a sw4 2002 ou até uma 2006 (95.000) ou mesmo o troller.
schimuda
11/05/2010, 02:36
Pane no carro. 2 mil km. sabadão à tarde, primeiro de maio.
Deixei a luz de leitura acessa, por algumas boas horas.
Chamei a assistência da Subaru, deram carga na bateria e nada.
Rebocaram.
Peguei o carro na segunda-feira, e segundo o mecânico, faltou insistir na ignição.
Não teria problema algum na parte elétrica.
Até agora se confirma.
A conferir.
dkelbert
11/05/2010, 07:47
Pane no carro. 2 mil km. sabadão à tarde, primeiro de maio.
Deixei a luz de leitura acessa, por algumas boas horas.
Chamei a assistência da Subaru, deram carga na bateria e nada.
Rebocaram.
Peguei o carro na segunda-feira, e segundo o mecânico, faltou insistir na ignição.
Não teria problema algum na parte elétrica.
Até agora se confirma.
A conferir.
Você leu o manual do proprietário?(veiculo)
Eu li todo! foram duas tardes... e grifei o que considerei importante.
Existem algumas referências sobre deixar luzes ligadas, sem combustivel, e etc.. em relação ao talvez não ligar veículo. Vou conferir a página.
Mas algo como esperar e tentar ligar novamente, após 10min.
Se não ligar, existem algumas técnicas para repetição da ignição, precisa ser avaliado se foram tentadas (inclusive conforme solicita mecânico)
abraços e mais sorte!
Que chato, hein, Schimuda?
Nos mantenha informados s/ os desdobramentos e, se possível, nos informe como foi a assistência que vc. teve. Boa sorte.