Ver Versão Completa : Subaru Forester 2009 ou Suzuki Gran Vitara 2009?
schimuda
26/02/2011, 22:40
Fiz uns testes na minha forester (básica 2.0). Os primeiros 10 mil km acabaram com média de consumo 10,2 Km/l, 80% estrada, piloto automático a 120 km/h. Os ultimos 2 mil km, resolvi andar a 100 km/h: média de 11,3 Km/l.
Guasca de Fora/RS
27/02/2011, 01:25
Eu ligo o ipod nessa entrada auxiliar, pra mim tá jóia... antes tinha que usar conversor pra FM. A qualidade do som é boa, são seis alto-falantes e um subwoofer embaixo do banco do motorista.
SEGURO,
Quanto vocês pagaram no seguro do Forester? Por favor, escrevam qual o modelo/ano/estado. Obrigado,
heliosilva77
28/02/2011, 10:56
Já vi aqui em tópico que o 2010 o seguro foi em torno de 4000 reais. Aqui mesmo no fórum.
SEGURO,
Quanto vocês pagaram no seguro do Forester? Por favor, escrevam qual o modelo/ano/estado. Obrigado,
Caro forista,
A minha FORESTER 08/09 2.0 Xs, ficou em torno de R$.1200,00 na ALLIANZ.Seguro total.Região de Campinas-SP.
Obrigado, Jofran e Helio. Pelo visto, vou ter que pesquisar bastante entre as seguradoras.
ABs.
Obrigado ao pessoal que falou sobre o som do carro. Nos fóruns do exterior o pessoal costuma dizer que o som original do carro não presta (mesmo adicionando tweeter e sub vendidos na própria concess. subaru).... mas muito do que eles falam não serve como referência para nós mesmo.
Quando eu perguntei sobre os controle do lado esquerdo do volante, me referia a esquerda no volante, porém no painel. Pelas fotos que tenho visto, ali está o ajuste do espelho retrovisor e ajuste da luminosidade do painel. É só isso mesmo ou tem algo mais ali???
Outra pergunta, o modelo XT tem vindo com Xenon desde qual ano??? modelo 2009 em diante ou apenas 2010???
Marcelo Carvalhal
01/03/2011, 13:39
SEGURO,
Pra você que mora em BRASÍLIA, temos um parceiro no RIO DE JANEIRO, que tem preços muito abaixo do cobrado.
Em nossas lojas os seguros são feitos com eles
www.mouraoseguros.com.br
Camarão®
01/03/2011, 15:26
XT sempre teve Xenon, desde 2006
Guasca de Fora/RS
01/03/2011, 21:37
Tem também o controle para ligar e desligar o controle de estabilidade (VDC).
Na minha XT, 10/10, no RS, to pagando 9.300 por 3 anos, com 3.500 de franquia (Chubb).
Sobre o som, a menos que seja muito exigente, satisfaz plenamente, tanto em matéria de potência como qualidade.
O carro realmente é muito bom, comportamento esportivo que pode ir pra terra e lama sem apanhar.
sinval miguens de araujo
02/03/2011, 12:31
Sobre esse VDC (Controle de Estabilidade) da FORESTER.
Tem um botão que o desliga, em caso de necessidade. Que necessidade seria essa?
Por exemplo, gosto de dirigir na areia. Devo desligar o VDC assim que começar a andar na areia? Ou já devo entrar na areia já com ele desligado? Ou preciso ser muito esperto e ficar atento para só desligá-lo na iminência de atolar o carro?
Um abraço,
Sinval
Rio de Janeiro
Tem também o controle para ligar e desligar o controle de estabilidade (VDC).
Na minha XT, 10/10, no RS, to pagando 9.300 por 3 anos, com 3.500 de franquia (Chubb).
Sobre o som, a menos que seja muito exigente, satisfaz plenamente, tanto em matéria de potência como qualidade.
O carro realmente é muito bom, comportamento esportivo que pode ir pra terra e lama sem apanhar.
:putz:.:pensativo:.
Caros Amigos SUBARISTAS.
Tb. gostaria de saber a função deste controle de tração das FORESTER.
Pelo manual não consegui entender.Qual seria o comportamento do carro?
Outro dia em uma estrada de terra a Forester ameaçou patinar e a luz do controle acendeu e apagou logo em seguida.Porque?
Grato,
Jofran.
Camarão®
02/03/2011, 14:11
Jofran, esta é a funcão do VDC, evitar patinar. Quando o sistema percebe que a roda está perdendo aderencia ele entra em acão, evitando a roda de girar em falso. Acendeu a luz na hora que patinou, indicando a falha do sistema, assim que parou de patinar a luz apagou. Se vc desligar o VDC as rodas ficam livres para patinar, ideal para quem gosta de cantar pneu......
Jofran, esta é a funcão do VDC, evitar patinar. Quando o sistema percebe que a roda está perdendo aderencia ele entra em acão, evitando a roda de girar em falso. Acendeu a luz na hora que patinou, indicando a falha do sistema, assim que parou de patinar a luz apagou. Se vc desligar o VDC as rodas ficam livres para patinar, ideal para quem gosta de cantar pneu.......
Caro Camarão,:concordo:.
Muito obrigado pela sua resposta.É normal acender e apagar a luz nesta situação?
schimuda
02/03/2011, 19:53
No link abaixo tem um video do autoesporte onde o reporter passa num aclive preparado com uma camada de lona plástica, onde jogam agua, sabão e vaselina (aos 02:46). Ele passa com o VDC ligado e desligado. O que se percebe é que com ele ligado as rodas começam a patinar e reduzem a rotação até conseguirem tracionar novamente. Com ele desligado o carro passa também, mas as rodas patinam sem dó e o cara segura sem muito extresse no braço.
No manual diz que uma situação que pode ser favorável desligar o vdc é quando se está passando em estradas com muitas pedras soltas.
No link abaixo tem um video do autoesporte onde o reporter passa num aclive preparado com uma camada de lona plástica, onde jogam agua, sabão e vaselina (aos 02:46). Ele passa com o VDC ligado e desligado. O que se percebe é que com ele ligado as rodas começam a patinar e reduzem a rotação até conseguirem tracionar novamente. Com ele desligado o carro passa também, mas as rodas patinam sem dó e o cara segura sem muito extresse no braço.
No manual diz que uma situação que pode ser favorável desligar o vdc é quando se está passando em estradas com muitas pedras soltas.
:concordo:.Caros Subaristas,
Muito Obrigado a todos.:palmas::palmas:.
Abs Jofran
schimuda
02/03/2011, 21:01
só faltou o link, né?
http://www.govesasubaru.com.br/imprensa/87-impreza-e-forester-no-programa-auto-esporte
schimuda
02/03/2011, 21:14
Sobre esse VDC (Controle de Estabilidade) da FORESTER.
Tem um botão que o desliga, em caso de necessidade. Que necessidade seria essa?
Por exemplo, gosto de dirigir na areia. Devo desligar o VDC assim que começar a andar na areia? Ou já devo entrar na areia já com ele desligado? Ou preciso ser muito esperto e ficar atento para só desligá-lo na iminência de atolar o carro?
Um abraço,
Sinval
Rio de Janeiro
Você só deve desligar como último recurso, quanto o carro não sai do lugar. E pelo que me lembro, ele só fica desligado em baixa velocidade.
:mrgreen:.
Caros SUBARISTAS.
Então pelo que eu estou entendendo,ao desligar o VDC,o carro ficará com as quatro rodas tracionadas?
Jofran.:pensativo:.
R. Mendes
03/03/2011, 10:06
Caros SUBARISTAS.
Então pelo que eu estou entendendo,ao desligar o VDC,o carro ficará com as quatro rodas tracionadas?
O Forester tem tração permanente nas 4 rodas, elas ficam tracionadas independente do controle de tração. Corrijam-me se eu estiver errado.
Abraço
Camarão®
03/03/2011, 10:15
As 4 rodas são tracionadas o tempo todo e o VDC atua nas 4 de maneira independente.
Minha forester não tem VDC e nunca senti falta, mas acho que é um item importante de segurança e para quem se aventura demais em estradas complicadas.
Caros SUBARISTAS.
Desculpem amigos,
O que eu quiz dizer é se as quatro rodas ficam bloqueadas com o sistema desligado.
R. Mendes
03/03/2011, 16:03
Desculpem amigos,
O que eu quiz dizer é se as quatro rodas ficam bloqueadas com o sistema desligado.
Você se refere ao bloqueio do diferencial central ou dos dianteiro e traseiro?
De qualquer forma, nenhum diferencial fica bloqueado caso se desligue o controle de tração.
:concordo:
Olá pessoal,
Sou novo no forum, mas já acompanho os comentários há muito tempo. Sou fã do Forester e faz tempo que estou trabalhando para comprar um, até porque atualmente possuo um Ecosport 4WD que me decepcionou profundamente (acabamento ruim, sensação de fragilidade, ruídos, etc...). Acho que o Forester é exatamente o oposto do Eco em todos os sentidos, mas eu busco principalmente a confiabilidade e durabilidade dos Subaru e que a Ford está longe de fornecer, pelo menos no Ecosport.
Como muitos já falaram aqui, também estou um pouco apreensivo quanto aos preços das revisões, disponibilidade de peças e valor de revenda do carro. Será que seria melhor esperar pelo modelo 2011? Parece que os preços vão subir, e isso preocupa. O vendedor da Subaru aqui no RJ me falou que a garantia de 5 anos seria apenas para motor e câmbio, pois a cobertura total seria apenas para o primeiro ano (XS básica). Isso é verdade?
Obrigado pela atenção e desculpe se fui repetitivo em relação a tópicos anteriores, pois não li todos os comentários já postados.
Forester, com certeza, eu tinha votado no GV, mas acho que a melhor opção é ela. Tenho uma dúvida: O GV tem reduzida? A Forester tem? Dou a vitória para qual tiver e se nenhum tiver, vou de GV
(GV=Grand Vitara, ok?)
GV tem reduzida sim.
carlinhosmcz
03/07/2011, 03:27
Pessoal,
Procurei contribuir com as discursões e posso dizer que tenho o melhor carro que ja tive. Um FORESTER XT 2009 (dezembro de 2009) com 30.000 rodados. Estou colocando a venda com o coração na mão. Os interessados mandem um email.
Obs. Esta com os pneus novos, DVD Clarion e todos os alto falantes + sub + modulo rockford forsgate!
Caros amigos, primeira postagem, mas estou aqui acompanhando há um tempo...
Bem, acabei ficando mesmo entre GV e FOrester, mas a patroa, que é a pessoa que MANDA MESMO :chorandoderir:, acha o GV mais bonito!!!!
Bom, pelo que tenho lido, ambos são ótimos! POis bem, eu estou quase fechando um negócio no GV 2.0 2009, com 26.100Km, bem novo.
Infelizmente no Test drive que eu fiz, acabei não marcando o consumo, e isso é importante porque hoje eu consumo 6,5Km/l na cidade, e qualquer coisa que melhore é vantagem.
Outra coisa, eu nunca tive um 4x4, e vocês serão os CULPADOS :cool: por isso, uma vez que eu me baseei muito neste site. Só que sinceramente, não sei nem pra que servem os botões do carro. Sò tenho familiaridade com carro automático tipo Scenic.
Bom, se alguém puder dar uma luz sobre o real consumo do carro, se vale mesmo a pena, e quais as funções que eu poderei contar, agradeço!
Sobre Kit multimidia, se alguém conhece um lugar legal e em conta em São Paulo para instalar, eu agradeço!!
Abraços.
Gobbato:pipoca:
MarcusTalamasca
20/12/2011, 14:02
Acabei de ler todas as 44 páginas desse tópico. No momento atravessou por um terrível dilema, que e a escolha entre uma Forester XS Top zero e uma Outlander GT usada...
Os amigos sabem o que de novo veio com a Forester 2011? o tópico e meio antigo e nao informa.
Para os que compraram recentemente, e razoável tentar achar a XS top por 95 mil? Esse e o meu limite de preço...
CID DOS SANTOS SCALA
20/12/2011, 15:05
Prezados Colegas...
Acompanhei mais ou menos esse longo e muito interessante texto discutindo a melhor opção 4x4, a GV III ou a Subaru Forester.
Pois muito bem, nao li os ultimos posts mas, porque um Subaru? Digo isso porque, quando decidimos por uma compra precisamos ter em mente que a manutenção pode ser um aspecto realmente critico na compra e, principalmente, permanencia com um veiculo.
Tenho alguns casos que guardo comigo como referencia tecnica/ experiencia pessoal: um primo meu adorava mercedes porque eram tidos (por ele) como veiculos 'inquebraveis', quase infaliveis, e que a manutenção era coisa desprezivel uma vez que, jamais precisaria dela, exceto para os requisitos basicos e usuais de qualquer outro, como trocas de oleo, pastilhas de freio, e naturalmente os pneus. Pois nao foi que um belo dia a danada deu um pau numa peça que, se bem me lembro, tinha um complexo rolamento interno, que, apreçado na revenda, ficava algo em torno dos R$5000, mas... um grande "amigo" sugeriu uma mecanica de carros importados que poderia "fazer" o reparo sem substituição desta maldita jeringonça. Sabe no que deu? Quase destruiu o motor da mercedes, pois esta peça era fundamental para a manutenção da temperatura interna do motor (nao me lembro se era algo como uma bomba dagua, sei la)... Resumo da opera? O orçamento na autorizada FOI PARA A ESTRATOSFERA!
Outro caso foi de outro amigo, dono de um Honda Civic, modelo "geração III" automatico... ele so comprava Honda, porque era isso e aquilo, pagava mais caro pela procedencia japonesa e alta confiabilidade mecanica, ate o dia que seu cambio automatico começou a "esfarelar" (acho que isso foi parar no PROCON, e denunciado na Quatro Rodas) e a Honda não reconhecia o vicio do produto... dizia-se que poderia ser o oleo ou a qualidade do metal da caixa automatica, e no frigir dos ovos, quem morreria com o prejuizo seriam os donos pois estes veiculos ja se encontravam fora do periodo de garantia, alguem lembra desse fato? Entao, fatura do proprietario: algo em torno de R$7.500! Meu amigo ficou revoltado porque ha dois anos, quando este fato se deu, eu tinha um Linea da Fiat, e nunca tive NADA...
Porque esta historia toda? Bem, um Subaru não tem a rede que a Suzuki está montando no Brasil, inclusive com a construção de uma fabrica para nacionalizar os Jimny... Sem entrar no merito da qualidade dos respectivos veiculos, e sabendo-se que ambos tem qualidades offroad reconhecidas, entao porque optar pela Subaru?
CID DOS SANTOS SCALA
20/12/2011, 17:05
Apenas para "apimentar" a discussão:
os motores Subaru desse modelo levado ao comparativo são boxer. Conseguem perceber que a troca de velas não é coisa comum a qualquer oficina terceirizada? Pois entao, imaginem voces que, cerca de 80% dos brasileiros, talvez mais, compram carros e não gostam de fazer as demais revisões alem da primeira nas concessionarias autorizadas... e outros 90% são afeitos a buscar adaptações ou compras de peças em mercado paralelo, alias, vem daí a fama dos VW e seu baixissimo custo de manutenção, leia-se "baixo custo de compra de peças", fartamente encontraveis em qualquer esquina de qualquer cidade! Essa é a referencia do brasileiro para manutenção de veiculos. O que será dos Subaru, sabidamente solidos e duraveis, mas que requerem a manutenção adequada, depois do primeiro ano de uso e demandar a troca de velas? Ja imaginaram uma vela "enjambrada" por um mecanico sabichão e recomendado por um amigo? Vixxxiiii... Se isso acontecer dentro da oficina autorizada, a Subaru que se vire com o onus da culpa, MASSSS... ocorrido fora, a economia da "esperteza" vai custar o ZOIO DA CARA ou... a venda a algum pobre 2º dono, embalado no sonho da compra do famoso Subaru! E vai ter a dor de cabeça de consertar o que o espirito de porco com "escorpião no bolso" deixou pra ele, coitado!
Camarão®
20/12/2011, 21:56
CID vc ta viajando. A Suzuki pode ter uma rede maior, mas não tem a qualidade de construção de um Subaru. E quando der pau no Subaru ou Suzuki os 2 vão ficar caros. Tenho Subaru a mais de 5 anos, estou no 3 e minha esposa tem 1 tb, o prazer de dirigir compensa qualquer falta de assistencia local, no MEU caso é claro. Para minha esposa acho que o custo beneficio de um Impreza é caro, um civic por ex seria mais facil.... MAs eu prezo muito pela dirigibilidade, e não vejo nenhum concorrente a altura nesse quesito em relação a Forester. Tive uma Forester 2007 por 5 anos e foram só alegrias, nunca quebrou nada, 1 rolamento trocado na garantia apenas. Todos os carros dessa categoria no Brasil são importados, problemas todos podem ter, falta de peças idem..... e me desculpe vela emjambrada? Vc ta brincando, até o Fusca tem motor boxer......
CID DOS SANTOS SCALA
24/12/2011, 12:17
Concordo com vc Camarão, problemas todos os carros podem ter, por isso que eu ponderei pelo custo da manutenção, afinal, quanto mais raro o equipamento, mais caro esse pessoal das oficinas cobram, tanto na mão de obra quanto nas peças, correto?
Eu nao vejo comparação entre um Civic e um Impreza... o Subaru está ANOS LUZ a frente em tecnologia e qualidade construtiva. Quem vai na compra de um Impreza seria comparavel ao comprador de vinhos mais exigente, quem vai no Civic é o comprador de vinho de supermercado. Sem desmerecer a nenhum dos dois veiculos, mas temos ofertas de mercado para o popular e para o conhecedor, e o Impreza é pra quem sabe o que quer.
Quanto a vela enjambrada, acredite, ja tive fusca 1300 (adorei esta viatura, diga-se!) e um mecanico me fez o favor de dar esta C$%&# com a vela... concorde comigo, consertar um fusca sempre foi barato, mas um Subaru... eu mataria o mecanico!!
Abraços,
Concordo com vc Camarão, problemas todos os carros podem ter, por isso que eu ponderei pelo custo da manutenção, afinal, quanto mais raro o equipamento, mais caro esse pessoal das oficinas cobram, tanto na mão de obra quanto nas peças, correto?
Eu nao vejo comparação entre um Civic e um Impreza... o Subaru está ANOS LUZ a frente em tecnologia e qualidade construtiva. Quem vai na compra de um Impreza seria comparavel ao comprador de vinhos mais exigente, quem vai no Civic é o comprador de vinho de supermercado. Sem desmerecer a nenhum dos dois veiculos, mas temos ofertas de mercado para o popular e para o conhecedor, e o Impreza é pra quem sabe o que quer.
Quanto a vela enjambrada, acredite, ja tive fusca 1300 (adorei esta viatura, diga-se!) e um mecanico me fez o favor de dar esta C$%&# com a vela... concorde comigo, consertar um fusca sempre foi barato, mas um Subaru... eu mataria o mecanico!!
Abraços,
Manutenção de QUALQUER carro importado é sempre mais cara. A do Grand Vitara também é cara. A diferença é que o Subaru tem um motor boxer e esse é um dos motivos de ele ser melhor que o Suzuki... Por outro lado, manutenção barata não se encontra em NENHUM carro importado. Por conta do mercado de automóveis globalizado, mesmo alguns carros nacionais (como o honda civic citado, por exemplo) têm peças caríssimas (que vêm do Japão ou de outros países...).
CID DOS SANTOS SCALA
27/12/2011, 11:01
Acho que vou protestar junto a VW, porque nao continuaram com o bom e velho motor boxer a ar em sua linha de montagem dos atuais carros, alias, a Tiguan ficaria bem melhor com um motor boxer, a Tuareg idem. Alias, porque a Land Rover nao utiliza esta tecnologia em seus off road, por isso estao perdendo mercado pra Subaru.
E ja vou encaminhar reclamação à Suzuki, porque esta maldita configuração de cilindros em linha?
Obrigado pela dica!
Acho que vou protestar junto a VW, porque nao continuaram com o bom e velho motor boxer a ar em sua linha de montagem dos atuais carros, alias, a Tiguan ficaria bem melhor com um motor boxer, a Tuareg idem. Alias, porque a Land Rover nao utiliza esta tecnologia em seus off road, por isso estao perdendo mercado pra Subaru.
E ja vou encaminhar reclamação à Suzuki, porque esta maldita configuração de cilindros em linha?
Obrigado pela dica!
E eu gostaria de saber por que a Porsche insiste nesse velho motor boxer...esse motor de fusca...
Camarão®
28/12/2011, 11:48
Motor Boxer não é melhor, nem em linha, nem em V ou W, a diferença é que a Subaru apostou no Boxer pelo posicionamento dele e deu muito certo. Não existe nenhum carro com da categoria com melhor centro de gravidade/estabilidade no segmento. Simples assim.
O motor boxer da Subaru encaixa perfeitamente no conjunto do carro, não é simplesmente colocar um motor qualquer, conectar na transmissão e andar, faz parte do projeto muito bem feito. A suzuki pode colocar um motor boxer e não vai deixar de ser uma carroça com motor boxer!
CID DOS SANTOS SCALA
28/12/2011, 20:38
Poxa, e eu comprei a carroça! Estou procurando o endereço desse amigo revoltado, dono de um Subaru para dar-lhe os parabens pela escolha. E ja vou vender minha carroça GV III, que nunca deu problema, alias desde o GV II, com varios anos de castigo off road, e até fã clubes diversos no Brasil.
Uma pena que o cara tenha comprado esta super maquina acreditando na fama da marca, mas... na hora de precisar dos serviços e peças, olha aí, coitado!
Obrigado pelas dicas, daqui pra frente, nada de GV III, apenas os excelentes Subaru "bocher" heheheheeee!
Galera, comprei um Subaru WRX 2009 0km...
O carro chegou em minha cidade e percebi que o câmbio apresentava um problema no engate da 2ª marcha.
Depois de 12 dias com o carro (600km apenas), o carro parou de engatar a 2ª marcha e acionei a assistência 24hras da Subaru.
Como estou em Cuiabá-MT e não tem Oficina Subaru aqui, mandaram para a Govesa, em Goiânia. Isso no dia 12/02/2009.
Ontem, meu carro retorna... 35 dias depois... Muito pior do que voltou!!! Não testaram o carro pois não andaram nem 5km com o carro!!!
Vejam isso: (detalhe... o problema era na segunda marcha)
Fiz um filme do problema da 5ª marcha
http://www.youtube.c...h?v=n7dxJjKsiAM
Fiz um filme das marcas e arranhões no pára-choque e rodas:
http://www.youtube.c...h?v=Js1PyHZq2tY
Fiz um filme das luzes no painel enquanto andava com o carro:
http://www.youtube.c...h?v=SofTHJcwosE
Fotos dos arranhões no console:
http://www.sitevip.c.../console-01.jpg
http://www.sitevip.c.../console-02.jpg
http://www.sitevip.c.../console-03.jpg
http://www.sitevip.c.../console-04.jpg
Fotos dos arranhões no pára-choque:
http://www.sitevip.c...rachoque-01.jpg
http://www.sitevip.c...rachoque-02.jpg
http://www.sitevip.c...rachoque-03.jpg
http://www.sitevip.c...rachoque-04.jpg
http://www.sitevip.c...rachoque-05.jpg
CID DOS SANTOS SCALA
28/12/2011, 20:41
Ihhhhhhhhh... a poderosa Subaru removeu os links do consumidor revoltado!!!
Vou localizar e re-postar aqui, pode deixar!
Abçs
CID DOS SANTOS SCALA
28/12/2011, 20:50
Mas esse aqui ta completinho... olha so!
SUBARU BICHADO - Resposta indignao de um cidado consumidor. (http://www.subarubichado.com.br/)
Apenas para ilustrar os fatos, mas o que me causou mais indignação foi que a propria SUBARU jogou no lixo a confiança no veiculo da marca jogando o preço de avaliação desse espetacular projeto do super motor boxer... veja o caso!
Todos os fatos, datas, locais, personagens, kilometragens e valores aqui citados são absolutamente reais e estão totalmente documentados. Clique aqui para passar este link adiante.
OS FATOS
12/2007 – 0 Km
Antes de tudo me identifico como sendo um cidadão brasileiro.
Um cidadão que tem como profissões médico e empresário na área de tecnologia da informação. Um cidadão que apesar de uma origem muito humilde alcançou sua posição atual após incontáveis e extremos desafios e sabe o valor de cada centavo conquistado.
Enfim, um cidadão como a maioria dos brasileiros honestos e empreendedores que, tem como princípios e sonhos básicos, cumprir sua função de auxiliador social, cumprir sua enorme carga burocrática e fiscal e almejar algum conforto e segurança na vida.
Então, após 30 anos de trabalho, resolvi satisfazer um desejo de conforto e segurança e comprar um carro com estes requisitos básicos. Mas o que me sucedeu na realidade foi ser sugado por um buraco negro de enganos, descasos e omissões.
Cronologicamente descrevo e documento os adjetivos acima definidores desse buraco negro em que, tenho certeza, se encontram tragados outros milhões de consumidores brasileiros com maiores ou menores cifras de seus esforços de vida.
Na data de 19/12/2007, após detalhada pesquisa baseada nas propagandas de veículos como revistas: veja, isto é, exame, quatro rodas, auto esporte, etc, etc, mais, tv, internet e outras mídias, comprei um carro japonês da marca SUBARU FORESTER TURBO 2.5 XT AUTOMATICO na agência CAOA da Av. Guilherme Dumond Villares, 249 - Morumbi - São Paulo/SP pensando ter comprado uma grande estrela SUBARU de qualidade e conforto e na realidade entrei num buraco negro.
Para esclarecimentos, a Hyundai CAOA investiu 1,2 bilhões de reais em propaganda em 2010, ficando atrás apenas de Unilever e Casas Bahia. (Saiba mais) Aqui estou citando Hyundai CAOA porque é apenas esta empresa que importa, revende e se responsabiliza pelos veículos SUBARU no Brasil.
O que dizem algumas das propagandas estão abaixo documentadas:
(Subaru (http://www.SUBARU.com.br))
(Subaru (http://www.SUBARU.com.br/forester.php)), (QUATRO RODAS - Sales - Subaru Forester (http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/salao/salao_carro_266953.shtml),) Subaru lança novo Forester no Brasil - Revista - WebMotors (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=32184),) http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI84530-15846,00.htmlhttp://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item25211.shl
Como se vê, todas afirmam que o veículo é melhor em quase tudo, mas principalmente na garantia de 5(cinco) anos sem limites de kilometragens (saiba mais). Você reparou que existe um minúsculo asterisco nesta imagem?
Na revenda, em momento algum, a vendedora pediu-me para ler garantias contidas no manual, aliás, instrumento de informações elaborado para ser lido após a compra de qualquer produto ou serviço e nunca antes ou esclareceu-me sobre as escondidas armadilhas de garantias contidas nas entrelinhas dos textos dispersos e confusos dos manuais.
Detalhes: o carro custou R$112.000,00. Foi incluso um sensor de ré e nada mais a revenda, a CAOA ou a SUBARU me auxiliaram, nem mesmo um agradecimento ou um telefonema posterior sobre controle de qualidade ou satisfação e atenção ao cliente.
Como eu financiei parte do carro ele me custou, na verdade, até dezembro de 2010 a cifra de R$126.331,44. Este mesmo carro no Japão custa menos de R$45.000,00 (Quarenta e cinco mil reais) o modelo 2011! (Saiba Mais).
Em 14/01/2011 a revenda SUBARU de Campinas me oferecia R$50.000,00 na troca por um modelo 2010. Isto implica que o meu automóvel da marca SUBARU 2008 desvalorizou à incrível quantia de R$38.165,00 por ano ou R$1957,00 por cada 1000 Km rodado.
CID DOS SANTOS SCALA
28/12/2011, 20:59
A porcaria do meu GV III, esta carroça desgraçada, ja fez uns passeios off road e encarou pisos horriveis, alem do que, depois que descobri que carro bom é Subaru, passei a subir meio-fios e quebra molas com estupidez, mas o desgraçado ficou apenas com um leve ruido na tampa do porta-malas, e que depois da revisão acabou totalmente, silencio tooootal! Carrinho vagaaaaaaabundo viu...
Mas olha so o problemão com barulhos desse infeliz que comprou este maravilhoso projeto, melhor que muito relogio suiço de tao espetacular...
continuação do pobre infeliz do caso acima citado...
02/2008 – 1000 km
Logo nos primeiros km de rodagem observei, ou melhor, escutei, que o carro faziam barulhos ensurdecedores por todo o seu interior, frente, console, laterais e traseira. Mas, R$126.331,44 de investimento me fez pensar que nunca estaria dirigindo alguma coisa estragada, ainda mais sendo um carro japonês, SUBARU FORESTER TURBO 2.5 XT AUTOMATICO da CAOA e principalmente com todas aquelas garantias nas propagandas.
Nunca tive um carro de 230 hp turbo, era-me mais fácil imaginar que estava dirigindo um esportivo com suspensão diferenciada e dura para melhor aderências daí os ruídos inclusos.
Fiz vários e infrutíferos contatos com a revenda, esta dizia-me não ter nada com isso, procurei então a CAOA que, mesmo após inúmeros telefonemas, e outras tentativas de suporte, nunca ninguém me deu qualquer retorno por telefone ou internet. Aguentei até os 1000 Kms.
Na revisão de 1000 km adentrei um pouco mais no buraco negro. A revenda me indicou sua assistência autorizada ATUAL CAR em Campinas, Rua Carolina Florence, 1370 - Vila Nova. Fui informado pelo proprietário da oficina, que aquele ruído não era normal ou próprio do carro e que estava acontecendo porque aquele carro não passou pela revisão de TROPICALIZAÇÃO, item obrigatório a todos os carros importados, após entrada no Brasil para reajustes e adequações antes de ser entregue pela revenda a um cidadão consumidor brasileiro.
Ufa! Como fiquei aliviado! Principalmente depois que ele disse-me que iria fazer um revestimento interno nas partes mais ruidosas que “melhoraria bastante” tais ruídos e que era para eu voltar apenas 10.000 km depois. Porém, alguns Km depois notei que realmente havia melhorado um pouco, afinal se o piso colaborasse, o que não é muito comum no Brasil, dava para escutar algumas músicas. E, assim, foi até a revisão de 10.000 km; ruídos na frente, laterais e traseira. Nesta revisão perdi meus 2 primeiros dias úteis de trabalho, pois moro numa cidade a 160 km da oficina.
Camarão®
29/12/2011, 12:32
Se vc está todo feliz com seu GV pq vem aqui falar do Subaru? Seja feliz com ele, existem pessoas menos exigentes.....
MarcusTalamasca
29/12/2011, 13:17
Cid, não existe necessidade de se postar tanto só para depreciar o Subaru. Eu sou suspeito para falar, porque adoro o Grand Vitara, só não o compro porque sinto falta de mais airbags e mais equipamentos de segurança.
Mas é visível que o número de reclamações sobre mau funcionamento de Subarus é irrisório. Vasculhando bastante pela Internet, achamos essa aí do colega de cuiabá, e uma ou outra. Muitas reclamações sobre amadorismo da CAOA, mas sobre o carro mesmo não.
Não que a Suzuki tenha um monte, não tem. Mas é um pouco mais. Qualquer uma das duas, inclusive, tem muito menos reclamações que marcas bem conceituadas. Já li um monte de gente que abomina Mitsubishi, por exemplo, que sabidamente faz grandes carros.
Camarão, por mais que tenha me empolgado com a Forester, tenho limitações orçamentárias. Peço os seus conhecimentos específicos sobre o tema: Estou considerando a compra de um modelo 2009. Você teria alguma dica sobre o que devo olhar ao comprar uma usada? Usualmente eu levaria o carro em uma concessionária para um exame, scanner, etc., mas o problema é que a maioria dos carros oferecidos já está na concessionária, aí a avaliação deles fica deturpada e eu mesmo teria que olhar isso.
CID DOS SANTOS SCALA
30/12/2011, 11:34
Caro Marcus, não tive intenção de depreciar o Subaru! Eu quis mostrar que aquela propaganda toda da Subaru é exagerada, e os consumidores citados demonstram isso nos seus textos. O fato, como voce mesmo disse, é que componentes mecanicos são faliveis, passiveis de quebra ou mal funcionamento. Ambos, Suzuki e Subaru, são passiveis de quebra, apenas isso.
E entre estas duas carroças, eu fico com a Suzuki, apenas pela racionalidade da compra, afinal, a Subaru ainda nao dispoe de uma rede que cubra com eficiencia as necessidades de quem adere a esta marca. Não sou eu quem afirma isso, são os consumidores citados.
A Suzuki também não está com uma rede suficientemente grande pra se dizer que boa parte do territorio brasileiro esteja coberto, correto, mas, se eu precisar terei o que for necessario com maior facilidade que os pobres e revoltados consumidores citados do Super Subaru!
E como disse o outro colega, com uma falta de respeito desnecessaria com os demais colegas da lista, o Suzuki Grand Vitara é uma simples "carroça", de excelente custo x beneficio, e está por aí pra todos verem a enorme quantidade de compradores satisfeitos!
É perfeito!? Claro que não!! Mas tambem não faz aquela propaganda toda e...
Cid, mostre uma propaganda que a Subaru/Caoa fez no Brasil dos Subarus.... eu nunca vi nem em revista, TV, jornal, etc.... que eu saiba a Caoa só faz propaganda da Hyundai aqui no Brasil... acho que vc tá enxergando coisa demais.
E se vc ler realmente com atenção todas as 40 e tantas páginas deste tópico vai ver muitas opiniões coerentes e sem esse sensacionalismo que vc está querendo criar. As pessoas apontaram pontos fortes e fracos de cada um dos carros bem como a melhor utilização que se pode dar para cada um deles.
E se nunca teve um Subaru, não deveria ficar criticando sem embasamento ou apenas utilizando um ou outro caso isolado.
CID DOS SANTOS SCALA
02/01/2012, 12:15
Caro RBATA,
antes de mais nada, fazemos nossas escolhas com base em pesquisas, leituras e, fundamentalmente, experiencias dos proprietariios relatadas. Realmente, nunca tive um Subaru, mas é uma marca respeitada? Claro, porém, não comprei a citada marca por opção, escolha, como queira. Infelizmente, a realidade, por enquanto, no Brasil, minha opinião, reitero, é de que a Subaru ainda não dispoe de assistencia adequada na grande maioria das cidades brasileiras.
A nossa discussão fica em torno da melhor ESCOLHA entre Subaru x Suzuki, só isso. Não discutimos a melhor MARCA, obvio.
Elucidar a duvida significa emitir opinião para os futuros amigos que tenha esta duvida ficarem devidamente fundamentados. No final, a compra é uma questão emocional, voce vai la, entra na revenda e gosta do design, acabamento e... la vai o cheque! Rsrsrsss! MAS, nao se engane, esta discussao é fundamental para quem esta pesquisando, e ainda vai tomar a decisão.
O fato de não ter o carro não exime ninguem de emitir suas opiniões, muito pelo contrario, a lógica fundamenta os primeiros passos da decisão.
Acho que não devemos discutir assunto tecnico como quem discute religião ou futebol.
Veja, optei por Suzuki não porque é melhor, idestrutivel ou infalivel, nada disso, já pensei na condição de uso, fora de estrada leve a moderado, e sujeito a quebras, manutenções etc. O que me oferece melhor custo x beneficio final, pelo menos na minha região? A decisão foi por aí. Entretanto, provavelmente ponderaria de outra forma se morasse em Goiania, onde se encontra a melhor rede assistencial e com maior disponiblidade imediata de peças para o Subaru! Quem sabe?
Quanto a propaganda, não fui eu quem colocou em tela que foi fisgado pelos exageros na midia, foi o cara citado no artigo anexado!
Finalizando, não ganhamos nada com esta troca de informações, que visa apenas ponderar prós e contras de cada uma das opções.
Quem ganha é a comunidade de usuarios que acessa o forum e enriquece-se de informações.
A escolha pelo Suzuki não foi por considerar o melhor dos dois, pois tenho plena consciencia das limitações dos Suzukis, que estão longe de serem os melhores! Mas na sua faixa de mercado, tem suas boas qualidades, bom volume de vendas que formam o mercado de usados e da visibilidade da marca.
Abraços,
Camarão®
02/01/2012, 18:09
Quem faz propaganda de Subaru é quem tem e conhece a marca. Quem anda de Suzuki nunca vai entender o real motivo de ter um Subaru.
Caro RBATA,
antes de mais nada, fazemos nossas escolhas com base em pesquisas, leituras e, fundamentalmente, experiencias dos proprietariios relatadas. Realmente, nunca tive um Subaru, mas é uma marca respeitada? Claro, porém, não comprei a citada marca por opção, escolha, como queira. Infelizmente, a realidade, por enquanto, no Brasil, minha opinião, reitero, é de que a Subaru ainda não dispoe de assistencia adequada na grande maioria das cidades brasileiras.
A nossa discussão fica em torno da melhor ESCOLHA entre Subaru x Suzuki, só isso. Não discutimos a melhor MARCA, obvio.
Elucidar a duvida significa emitir opinião para os futuros amigos que tenha esta duvida ficarem devidamente fundamentados. No final, a compra é uma questão emocional, voce vai la, entra na revenda e gosta do design, acabamento e... la vai o cheque! Rsrsrsss! MAS, nao se engane, esta discussao é fundamental para quem esta pesquisando, e ainda vai tomar a decisão.
O fato de não ter o carro não exime ninguem de emitir suas opiniões, muito pelo contrario, a lógica fundamenta os primeiros passos da decisão.
Acho que não devemos discutir assunto tecnico como quem discute religião ou futebol.
Veja, optei por Suzuki não porque é melhor, idestrutivel ou infalivel, nada disso, já pensei na condição de uso, fora de estrada leve a moderado, e sujeito a quebras, manutenções etc. O que me oferece melhor custo x beneficio final, pelo menos na minha região? A decisão foi por aí. Entretanto, provavelmente ponderaria de outra forma se morasse em Goiania, onde se encontra a melhor rede assistencial e com maior disponiblidade imediata de peças para o Subaru! Quem sabe?
Quanto a propaganda, não fui eu quem colocou em tela que foi fisgado pelos exageros na midia, foi o cara citado no artigo anexado!
Finalizando, não ganhamos nada com esta troca de informações, que visa apenas ponderar prós e contras de cada uma das opções.
Quem ganha é a comunidade de usuarios que acessa o forum e enriquece-se de informações.
A escolha pelo Suzuki não foi por considerar o melhor dos dois, pois tenho plena consciencia das limitações dos Suzukis, que estão longe de serem os melhores! Mas na sua faixa de mercado, tem suas boas qualidades, bom volume de vendas que formam o mercado de usados e da visibilidade da marca.
Abraços,
Caro Cid (e demais),
Acho que uma questão básica é: você já fez um test-drive para valer com a Forester ?
Eu fiz, e analisei detalhadamente as opções Forester e GV-III, quando e fiz minha opção por um SUV.
Repetindo argumentos de um post anterior, a potência e o torque da Forester são superiores, dá para sentir muito a diferença ao dirigir; a garantia é de 5 anos (contra 3 anos da Suzuki), o câmbio é Tiptronic, tem piloto automático; tem 8 air bags (contra os 2 da GV), o modelo é mais recente (lançado nos EUA em 2009, a GV foi lançada em 2006), o preço que paguei pela Forester foi inferior ao da GV automática, e o seguro foi mais barato; além disto, há umas coisinhas a mais, como limpador de faróis, estofamento em couro, etc.
E apesar de concordar que as autorizadas de ambas as marcas são caras, em Curitiba confio mais na revenda da Subaru que nas (2) da Suzuki (que também conheço pois minha filha tem um SX4).
Finalmente, por que na enquete deste tópico a Forester tem o dobro de votos que a GV ?
Saudações.
Camarão®
03/01/2012, 13:08
Fora a dirigibilidade da máquina que não tem comparação. Esse fim de ano peguei a Forester 2007 de meu pai para dar umas voltas, tenho uma Outback 2011 3.6, e digo de boca cheia, a Forester continua uma delicia de dirigir.
Luis Artur - SP
11/01/2012, 10:50
:?: Uai? Não entendo essa dúvida, são carros diferentes. A Forester é uma perua que ficou mais parruda - crossover ja o GVIII é um jipe que ficou mais metido a SUV. Na essência são propostas diferentes, a dirigibilidade do Subaru será sempre prioridade pois é um carro para asfalto e estradas de terra, o GVIII (que também é muito bom de dirigir...) sai das estradas e entra nas trilhas com mais facilidade, e se precisar mais arrojo então, levanta uma polegada coloca um mud e pronto ele vira um tratorzinho:cool:
alexfrossard
12/01/2012, 19:17
Ja tive Vitara 97 automático de zero a 90.000km, e outback 98 de zero (comprada em 2000) até 205.000km. Os dois eram ótimos em suas aptidões. Na manutenção eu tinha o mesmo problema de falta de concessionárias com as duas marcas. Isso não me aborrecia. Dava um trabalhinho a mais, mas tudo se resolvia. Troquei a Outback num Forester aspirado recentemente. Hoje em dia, falar que a Suzuki tem mais assistência que Subaru é bobagem, a não ser, lógico, que haja uma concessionária Suzuki na sua cidade e não tenha uma Subaru. Daí me parece melhor o GV por razões óbvias. Mas, se há uma conces. sequer em BH, Rib Preto, Campinas, SP, RJ, Floripa, Curitiba, Brasilia, Goiânia etc pra mim já é o bastante. Não vejo diferença entre ter 5 ou 2 de cada uma como fator decisório na compra. As razões pelas quais escolhi o Subaru na compra foram as seguintes: 1- 8 air bags contra 2 do GV. 2- Satisfação anterior com o Outback (fidelidade) 3- Tração integral do Forester contra a tração sob demanda do GV. Caso queira ver evidenciada a diferença entre os dois carros é MUITO simples: Em um dia de chuva torrencial pegue uma estrada, de preferencia não muito boa, e ande com o carro a uns 110 a 130 km/hora (se der). Daí o gap entre os dois veículos aparece. Minha forester está com uns 7000 km. Acho que podia ter um pouquinho mais de torque e uma marcha a mais no câmbio pra ficar excelente. Ao viajar, apos um tempo aprendi a lidar com isso usando o tiptronic e a decepção em relação a esses fatores diminuiu enormemente, e estou muitíssimo feliz com o carro. Tenho consciência de que a Caoa não é lá a melhor referência em respeito com o cliente, ou seriedade com o mercado, mas o carro é de 1ª qualidade.
alexfrossard
12/01/2012, 19:22
Luis Artur, na minha opinião eram carros diferentes que se igualaram em proposta. Não vejo o GV com o mesmo perfil Off road do passado. Não imagino GVIII daqui uns anos desbravando trilhas pesadíssimas como os suzukis antigos que vemos hoje adaptados só pra isso. Acho que o perfil de uso e de consumidor dos dois é muito parecido.
Ja tive Vitara 97 automático de zero a 90.000km, e outback 98 de zero (comprada em 2000) até 205.000km. Os dois eram ótimos em suas aptidões. Na manutenção eu tinha o mesmo problema de falta de concessionárias com as duas marcas. Isso não me aborrecia. Dava um trabalhinho a mais, mas tudo se resolvia. Troquei a Outback num Forester aspirado recentemente. Hoje em dia, falar que a Suzuki tem mais assistência que Subaru é bobagem, a não ser, lógico, que haja uma concessionária Suzuki na sua cidade e não tenha uma Subaru. Daí me parece melhor o GV por razões óbvias. Mas, se há uma conces. sequer em BH, Rib Preto, Campinas, SP, RJ, Floripa, Curitiba, Brasilia, Goiânia etc pra mim já é o bastante. Não vejo diferença entre ter 5 ou 2 de cada uma como fator decisório na compra. As razões pelas quais escolhi o Subaru na compra foram as seguintes: 1- 8 air bags contra 2 do GV. 2- Satisfação anterior com o Outback (fidelidade) 3- Tração integral do Forester contra a tração sob demanda do GV. Caso queira ver evidenciada a diferença entre os dois carros é MUITO simples: Em um dia de chuva torrencial pegue uma estrada, de preferencia não muito boa, e ande com o carro a uns 110 a 130 km/hora (se der). Daí o gap entre os dois veículos aparece. Minha forester está com uns 7000 km. Acho que podia ter um pouquinho mais de torque e uma marcha a mais no câmbio pra ficar excelente. Ao viajar, apos um tempo aprendi a lidar com isso usando o tiptronic e a decepção em relação a esses fatores diminuiu enormemente, e estou muitíssimo feliz com o carro. Tenho consciência de que a Caoa não é lá a melhor referência em respeito com o cliente, ou seriedade com o mercado, mas o carro é de 1ª qualidade.
O GVIII não possui tração sob demanda não, é 4x4 integral o tempo todo.
alexfrossard
13/01/2012, 06:27
Então fui mal informado. Obrigado pela observação. Acho o GV mais bonito que o SF, mas esse quesito tem baixa relevância na minha forma de escolher um carro. O Suzuki usado é mais barato que o Subaru, o que leva a crer que se desvalorize mais. Na verdade essa informação é relacionada ao preço de aquisição dos dois que presumo, sejam similares.
Marcelo Carvalhal
14/01/2012, 21:53
NOOSSAAA...faz tempo que mão passo aqui....hahha...tá muito engraçado as trocas de tapas !!!
Luis Artur - SP
18/01/2012, 11:59
Luis Artur, na minha opinião eram carros diferentes que se igualaram em proposta. Não vejo o GV com o mesmo perfil Off road do passado. Não imagino GVIII daqui uns anos desbravando trilhas pesadíssimas como os suzukis antigos que vemos hoje adaptados só pra isso. Acho que o perfil de uso e de consumidor dos dois é muito parecido.
O GVIII ainda é muito bom para offroad, não sei por quanto tempo mas insisto que so da pra comparar Forester com GV se for pra andar no asfalto/estrada de terra e mesmo assim o GV não faz feio, tem uma estabilidade fantástica. A unica vantagem da Forester na terra é ser 2cm mais alta. O GV é mais completo na minha opinião, sem contar que vc não entra no mundo picareta da CAOA:discordo:...
Abs
MarcusTalamasca
08/02/2012, 17:11
Eu acho bastante curioso como se criam algumas lendas sobre determinadas marcas... por exemplo, "Subaru é difícil de vender". Ora, é claro que não se vende tão rapidamente quanto um carro popular, mas acredito que isso tenha mais relação com o preço do que a marca.
Um Subaru usado vende fácil se estiver bem cuidado e com preço justo, nas duas ocasiões em que amigos venderam uma Forester e outra Outback os negócios foram celebrados em uma semana.
Um Subaru usado, em tese, é uma compra de usado muito mais segura que a maioria dos veículos, pela sua excepcional engenharia. O bichinho não quebra.
Tatico18
08/02/2012, 18:28
Boa tarde amigos do forum,
Estou a procura de uma VTR usada. Pelo que tenho visto de preço de mercado os veículos que poderei comprar são CR-V EXL, Grand Vitara 4x4 2.0 ou Forester XS Top todos entre 2009 e 2010 (adoraria um Forester Turbo mais falta $$$$, rsss).
Nos últimos dias tenho devorado os tópicos sobre o Forester e sobre o Grand Vitara. Adianto que estou muito interessado no Subaru mesmo não existindo concessionária no meu estado MT.
Escrevo pra saber se algum colega do forum está interessado em trocar de veículo bem como pra saber o que vcs acham dos preços anunciados no webmotors... Me parece que estão um pouco fora da realidade do mercado.
Meu interesse é no pagamento a vista sem troca.
Grande abraço a todos.
MarcusTalamasca
16/02/2012, 01:55
Prezado, gostaria de incentivá-lo na aquisição de um Subaru. Moro em Cuiabá e já ouvi noticias acerca da próxima inauguração de uma concessionária aqui, o que será muito positivo para nós.
Um vizinho meu comprou uma Outback em Campo Grande e está muito satisfeito com o carro. Ele tem família lá então aproveita para ver a família nas revisões. Na verdade, ele só foi em uma.
Mas é inevitável que abram uma concessionária no estado. Dizem que será no lugar da CAOA Hyundai na Fernando Correa.
Boa tarde amigos do forum,
Estou a procura de uma VTR usada. Pelo que tenho visto de preço de mercado os veículos que poderei comprar são CR-V EXL, Grand Vitara 4x4 2.0 ou Forester XS Top todos entre 2009 e 2010 (adoraria um Forester Turbo mais falta $$$$, rsss).
Nos últimos dias tenho devorado os tópicos sobre o Forester e sobre o Grand Vitara. Adianto que estou muito interessado no Subaru mesmo não existindo concessionária no meu estado MT.
Escrevo pra saber se algum colega do forum está interessado em trocar de veículo bem como pra saber o que vcs acham dos preços anunciados no webmotors... Me parece que estão um pouco fora da realidade do mercado.
Meu interesse é no pagamento a vista sem troca.
Grande abraço a todos.
Roberto.p
11/03/2012, 00:32
Boa tarde,
Depois de um ano pesquisando, lendo todas as msg deste forum e de outros comprei a forester 2.0. Carrão gostoso, de família. Pois bem, levei ele em junho pra região de Carrancas em MG pra testar suas agilidades em trilhas. na estrada de terra ele era excelente, mas pra pegar trilha faltava a reduzida. se o barranco era de médio pra grande não subia por nada, faltava a tal reuzida. Tração dele era boa pra andar em velocidade alta na estrada de terra, mas, definitivamente não servia pra fazer trilha, nisso o GV se saiu melhor. Vi pessoalmente isso.
Mas não foi por isso que eu passei pra frente. Um dia estava voltando de Trindade no litoral Fluminense e um caminhão desses pau de arara me deu uma ré e quebrou farol esquerdo. advinha o melhor preço que encontrei? 5 mil reais. tudo bem. Me conformei. ... Até que um dia minha esposa sobe no meio fio com ele e quebra as duas suspensões. Danou- se tudo. Nem me perguntem o preço. Dava pra comprar um carro popular. Aliás acho que fui burro, deveria ter desmontado ele e vendido as presas, ganharia muito mais.
E não me venham dizer q carro importado é tudo igual, só de curiosidade eu cotei as peças do seu principal concorrente o Grand vitara e o conserto sairia por menos de 1/3 do preço. Eu falei pro representante da subaru que eu estva tendo consertar era uma forester e não uma Ferrari.
O que eu achei engraçado é que ninguém comenta isso aqui no forum. Depois conversando com um amigo que trabalha com mídias e publicidade ele me disse que a subaru Caoa usa a mesma estratégia de marketing que a panasonic. Ou seja, é toda feita em internet e redes sociais etc... Essas duas empresas, a panasonic com mais força ainda, tem gente suas atuando dia e noite em fóruns desse tipo. A idéia é pra cada manifestçáo negativa colocar 3 positivas.
Roberto.p
11/03/2012, 00:34
Boa tarde,
Depois de um ano pesquisando, lendo todas as msg deste forum e de outros comprei a forester 2.0. Carrão gostoso, de família. Pois bem, levei ele em junho pra região de Carrancas em MG pra testar suas agilidades em trilhas. na estrada de terra ele era excelente, mas pra pegar trilha faltava a reduzida. se o barranco era de médio pra grande não subia por nada, faltava a tal reuzida. Tração dele era boa pra andar em velocidade alta na estrada de terra, mas, definitivamente não servia pra fazer trilha, nisso o GV se saiu melhor. Vi pessoalmente isso.
Mas não foi por isso que eu passei pra frente. Um dia estava voltando de Trindade no litoral Fluminense e um caminhão desses pau de arara me deu uma ré e quebrou farol esquerdo. advinha o melhor preço que encontrei? 5 mil reais. tudo bem. Me conformei. ... Até que um dia minha esposa sobe no meio fio com ele e quebra as duas suspensões. Danou- se tudo. Nem me perguntem o preço. Dava pra comprar um carro popular. Aliás acho que fui burro, deveria ter desmontado ele e vendido as presas, ganharia muito mais.
E não me venham dizer q carro importado é tudo igual, só de curiosidade eu cotei as peças do seu principal concorrente o Grand vitara e o conserto sairia por menos de 1/3 do preço. Eu falei pro representante da subaru que eu estva tendo consertar era uma forester e não uma Ferrari.
O que eu achei engraçado é que ninguém comenta isso aqui no forum. Depois conversando com um amigo que trabalha com mídias e publicidade ele me disse que a subaru Caoa usa a mesma estratégia de marketing que a panasonic. Ou seja, é toda feita em internet e redes sociais etc... Essas duas empresas, a panasonic com mais força ainda, tem gente suas atuando dia e noite em fóruns desse tipo. A idéia é pra cada manifestçáo negativa colocar 3 positivas.
Roberto.p
11/03/2012, 01:13
Completando, a suspensão não é coberta nem pela garantia de fabrica e nem pela seguradora. Aliás, deveria ter lido isso quando assinei o contrato de seguro.
Completando, a suspensão não é coberta nem pela garantia de fabrica e nem pela seguradora. Aliás, deveria ter lido isso quando assinei o contrato de seguro.
Olá Roberto,
Também sou do Rio e tenho uma Forester 2010. Sei que sua experiência deve ter sido uma dor de cabeça terrível e não desejo isso para ninguém pois sei exatamente como é. Só gostaria de fazer algumas observações em relação aos seus comentários e garanto que não sou da Caoa. Aliás só tenho críticas a esta empresa:
1) Na trilha que você fez, concordo que provavelmente o Grand Vitara se sairia melhor por causa da reduzida, mas quantas pessoas que compram este carro sabem usar ou vão precisar deste recurso? Sem dúvida a minoria. Agora quantas pessoas que compram um Subaru usam os benefícios do seu sistema de tração no dia a dia, seja numa mudança rápida de percurso para evitar um acidente. passando sobre uma poça em alta velocidade ou numa serra com chuva? Todos usam e a maioria nem sabe que possui um sistema com tanta tecnologia em mãos, garantindo-lhes uma segurança excepcional.
2) Nesta trilha, ao subir o barranco você desligou o controle de tração? No youtube não faltam videos do carro subindo ladeiras de terra extremamente íngremes e por isso achei estranha a sua experiência. Eis alguns exemplos:
NEW FORESTER offroad testdrive, Varna, BG - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1_X0hjtDXcY&feature=fvsr) - 1:26
Subaru AWD Uphill Comparison Test - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0_MXK2nzt2Y&feature=related)
3) Não sei se a sua Forester era top, mas mesmo se o farol danificado era de xenon, concordo que 5 mil Reais é um absurdo. A maioria dos seguros oferece cobertura de faróis. Fiz pela Allianz com esta cobertura por R$ 3,7 mil e minha franquia para faróis, lanternas e retrovisores é de R$100. Mesmo se você não tem esta cobertura, no mercado livre é fácil de encotrar os faróis da Forester, variando entre R$1300 e R$1900 dependendo se for novo/usado ou com/sem xenon. Não é barato, mas melhor do que R$5 mil...
4) A garantia da Subaru cobre a suspensão durante 1 ano se ela for danificada sob condições normais de uso (é só ver o manual e o site). Não sei o contexto que causou o dano no seu carro nem a extensão dele, mas para quebrar a suspensão dianteira e traseira deve ter sido um impacto em alta velocidade e num meio fio alto. Isso nunca vai ser um conserto barato, especialmente se houve dano ao sistema de tração e amortecedores, que por serem auto-nivelantes (traseiros) são caros. Pesquisei numa autorizada Subaru na Inglaterra e cada amortecedor traseiro custa cerca de R$1200 (400 libras). Imagina no Brasil com a Caoa? Sem dúvida é uma cobertura a ser negociada com a seguradora. Agora, quanto custaria o mesmo conserto num Tiguan, Freelander, Edge, Sorento, Santa Fé, Outlander, CRV, RAV4? Será que ficaria mesmo tão distante da Forester? O Suzuki é um carro mais barato mesmo, menos potente, menos airbags, sem controle de tração/estabilidade, sem direção elétrica, e ainda mais que oferece uma versão de entrada 4x2 por menos de R$70 mil (em algumas concessionárias), que tem a mesma suspensão da 4x4, quase R$20 mil mais cara. É só olhar a ficha técnica no site da Suzuki. Isto sugere que ele pretende atrair compradores também de uma faixa de preço inferior. A Forester atualmente parte com sua versão mais "básica" de R$90 mil, no mínimo. Na minha opinião é outro tipo de carro. Só no Brasil que existe esta comparação, sem desmerecer ao Suzuki que é um bom carro para a sua proposta.
5) Por último, não vi em nenhum fórum da Subaru do Brasil postar algum elogio à Caoa. Muito pelo contrário, só vejo críticas. Todos os elogios aos Subaru postados aqui são compatíveis com as opiniões de todos os outros proprietários de Subaru em sites estrangeiros. São opiniões inclusive embasadas pela imprensa especializada mundial. Nada foi inventado, o carro fala por ele mesmo. Se a Caoa fosse tão forte em promover os Subarus na internet, que é um dos principais meios de comunição atualmente (talvez o principal), veríamos muito mais Subarus nas ruas, não acha? Só compra Subaru quem conhece o carro e conhece de carro, e está disposto a correr os riscos de uma eventual dor de cabeça com peças e manutenção para ter um carro excepcional em mãos.
Não trocaria minha Forester por Grand Vitara, Tiguan, Outlander, CRV, RAV4, AUDI, Mercedes, BMW, Land Rover....mas esta é a minha opinião, e com certeza a de todos os Subaristas aqui e no mundo.
um abraço a todos
Guasca de Fora/RS
08/05/2012, 22:20
5) Por último, não vi em nenhum fórum da Subaru do Brasil postar algum elogio à Caoa. Muito pelo contrário, só vejo críticas. Todos os elogios aos Subaru postados aqui são compatíveis com as opiniões de todos os outros proprietários de Subaru em sites estrangeiros. São opiniões inclusive embasadas pela imprensa especializada mundial. Nada foi inventado, o carro fala por ele mesmo. Se a Caoa fosse tão forte em promover os Subarus na internet, que é um dos principais meios de comunição atualmente (talvez o principal), veríamos muito mais Subarus nas ruas, não acha? Só compra Subaru quem conhece o carro e conhece de carro, e está disposto a correr os riscos de uma eventual dor de cabeça com peças e manutenção para ter um carro excepcional em mãos.
Perfeito esse parágrafo. É exatamente o caso. Em Porto Alegre a Subaru vai abrir uma loja própria. Recebi uma ligação do pós-vendas da Subaru após ter feito algumas críticas à CAOA durante a última revisão do meu carro. O novo gerente me falou que a marca terá mais atenção por parte da CAOA, desde o marketing, com metas mais agressivas de vendas, até o pós-venda, com serviços e peças mais em conta. Tomara que isso se concretize, pois é o grande empecilho para o aumento do número de Subarus no Brasil.
Não trocaria minha Forester por Grand Vitara, Tiguan, Outlander, CRV, RAV4, AUDI, Mercedes, BMW, Land Rover....mas esta é a minha opinião, e com certeza a de todos os Subaristas aqui e no mundo.
Já eu trocaria pelas três últimas marcas, dependendo do modelo, se tivesse dinheiro para tanto. Aí é que está o barato de um Subaru. Em termos de engenharia e segurança, além de performance, rivaliza com as marcas de primeiro time, só que a um preço mais em conta. Depois do aumento do IPI o preço de uma Forester turbo pulou de 105 para 130 mil reais, o que eu acho muito caro. Ainda bem que finalmente comprei a minha antes disso. Mas mesmo assim, pelo que o carro oferece nos itens que comentei, é um pega parelho com as marcas alemãs, que são a minha referência em carros. Só um item de mecânica acho que a Subaru ficou muito para trás, que é o câmbio automático. Deveria ser de seis marchas. O motor de 2 litros sente muita falta de mais marchas. O turbo não, mas melhoraria ainda mais com mais duas marchas, principalmente a economia de combustível na estrada.
Resumindo, era fã de Subaru antes de ter um, e hoje recomendo a marca fortemente, desde que o interessado atente para que o colega falou acima. Ainda bem que hoje a importação de peças pela internet é viável, pois em caso de sinistro facilita muito. Fora isso, o carro dificilmente quebra. O meu tá com mais de vinte mil quilômetros e só faz a manutenção preventiva. Já andei em subidas de estrada de terra bem pesadas, areia fofa de beira de lagoa e nunca o carro fez menção de atolar. No asfalto, nem se fala, é um esportivo. Coisa de engenheiro japa!
Dr.Fantastico
14/05/2012, 00:15
Assino embaixo do post do betomf. Resposta completa e definitiva.
Acho que o colega Roberto.p se precipitou e talvez nao estivesse preparado para um reves (acidente, farol quebrado) em um importado de pouca popularidade (200 carros/mes no Brasil) como os Subaru. E pra azar da marca (ou despreparo - o Brasil nao é para amadores), ainda está entregue à CAOA.. Que, sejamos francos, nao é muito pior que as outras ditas nacionais no pos-venda - renault, fiat, hyundai e que tais..
Subaru: se voce precisa perguntar o que é, é porque nunca vai entender o que significa.
Boa Tarde Senhores.
Parabéns a todos pelas respostas e opiniões, sempre há algo de posito para aprender com vossas experiências.
Um dos colegas colocou um link para um video onde são mostrados testes com Subaru vs. Concorrêntes, mas em nenhum desses testes aparece a Suzuki GV e eu fiquei na dúvida, pois se tais testes forem realmente verdadeiros, a Subaru ganhou de marcas muito renomadas e experientes. Gostaria de Saber dos Senhores se para o Vídeo abaixo, SE o Suzuki Grand Vitara 2011 fizesse tais testes, ele passaria? Segue abaixo link para o vídeo:
Subaru AWD vs. Everyone Else - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Q7dVFY5CxT0)
Desde já muito grato e Boa Tarde para Todos.
Luis Artur - SP
24/05/2012, 15:53
Boa Tarde Senhores.
Parabéns a todos pelas respostas e opiniões, sempre há algo de posito para aprender com vossas experiências.
Um dos colegas colocou um link para um video onde são mostrados testes com Subaru vs. Concorrêntes, mas em nenhum desses testes aparece a Suzuki GV e eu fiquei na dúvida, pois se tais testes forem realmente verdadeiros, a Subaru ganhou de marcas muito renomadas e experientes. Gostaria de Saber dos Senhores se para o Vídeo abaixo, SE o Suzuki Grand Vitara 2011 fizesse tais testes, ele passaria? Segue abaixo link para o vídeo:
Subaru AWD vs. Everyone Else - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Q7dVFY5CxT0)
Sem duvida, o GV é um jipe por natureza, ganhou uma roupagem mais sofisticada para atender um público mais urbano mas é o único na sua categoria de preço e tamanho que ainda mantém boas características offroad como sub-chassi incorporado ao monocoque, tração integral permanente com diferencial central com opção de bloqueio a qquer velocidade e caixa de câmbio auxiliar com excelente grau de redução. Difícil comparar com a Forester uma vez que a única coisa em comum, ou ao menos parecido, é o preço. Forester é uma perua parruda e GV um jipe metido a besta, entendeu?
Abs
Boa Tarde Senhores.
Você já parou pra pensar porque que eles não colocam o Grand Vitara? O pessoal que fez esse video(Subaru) não colocou nenhum concorrente que conseguisse subir essa rampa e os tais obstáculos tão facilmente como os carros da Subaru.
Não seja tão ingenuo em acreditar tudo que tenha na internet! Eles não colocaram o Grand Vitara porque sabem que o carro iria subir facilmente, e inclusive com mais facilidade que o Subaru em algumas situações (basta colocar reduzida).
Esse video vai contra os concorrentes que o Subaru ganha facilmente e claramente todos sabem que o Grand Vitara é uns dos principais concorrentes do Forester. Não faz sentido não colocar o Grand Vitara se ele é uns dos concorrentes, o único motivo deve ser porque o carro tem capacidade de ir tão bem quanto os carros da Subaru.
schimuda
07/06/2012, 00:47
É claro que a grand vitara é melhor no off road. quem acompanha o tópico desde o início nunca questionaria isto.
Vc quer um carro pra off-road e que não faça feio no asfalto? grand vitara (ou outros).
vc quer um carro pro asfalto que não faça feio no off-road? forester (entre outros).
aliás, forester nunca quis ser off-road. é um carro de rally. asfalto e estrada de chão (areia, lama, neve), com vão livre alto. Portanto, analise o uso que vai fazer do carro. Pra mim, que uso o carro 99% no asfalto e vou na minha chácara em alguns fins de semana, por estrada de terra, nada melhor que o forester.
Se vc vai meter o carro em trilha, escolhe outro (o grand vitara, por exemplo, mas até o jimny ou o tr4 se saem melhor).
burialmound
21/06/2012, 00:15
http://www.youtube.com/watch?v=My2RbPS-1fQ
http://www.youtube.com/watch?v=gz2RH9aFmMs
http://www.youtube.com/watch?v=7Lzl4LYrIZ8
Não compraria vitara pq é muito dura no asfalto!
Fala galera,
estou lendo o forum a varios dias pois tenho vontade de entrar no mundo 4x4 em 2013 e os modelos com preços +/- razoaveis que achei foram justamente o Forester e o GV......razoaveis somente se não fomos olhar os sites dos Estados unidos ou da Europa pois la temos modelos mais requintados com motores atualizados e pela metade do preço minimo (Raiva mode-on).
Moro na praia e as vezes deixo de ir em varios lugares para ter medo de ficar atolado .....no Recife já peguei 50cm de chuva no meu atual carro (Marea Turbo) e o carro começou a flutuar que nem uma barca .......foi meio tenso.
Não que eu seja um bração pois no meu ex marea aspro fuçado e rebaixado já andeis até Jeri e Ponta Grossa de Canoa Quebrada
http://img.photobucket.com/albums/v490/IAMDIX/FERIAS%202005/FERIAS2005054.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v490/IAMDIX/FERIAS%202005/FERIAS2005049bis.jpg
mas de 4x4 teria sido melhor rsrrsrsrs
Será que vai chegar o GV 2.4 proximamente?
Teria opção de xenons de fabrica?
Se for optar pela paixão não teria duvida no Forester 2.5 assim não sentiria falta de motor mas o preço e a assistencia CAOA ...............usado e fora da garantia nem pensar pois sei que as peças são caras.
O GV seria mais pela razão mas não me apego a marca e pode ser qualquer uma
A assistencia suzuki no Recife algem sabe se é boa?
Vai ter que ter abs e air bags frontais e ser automatico
Bom por enquanto é so....vou continuando lendo o forum e as opinões aleias
Abç
Fala galera,
estou lendo o forum a varios dias pois tenho vontade de entrar no mundo 4x4 em 2013 e os modelos com preços +/- razoaveis que achei foram justamente o Forester e o GV......
Abç
No início de 2012 passei pela mesma dúvida... limitei os concorrentes entre:
Toyota (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Toyota&modelobase=RAV4&anomodelo=2009&codigo=002097-4)RAV4 2.4 4x4 16V 170cv Aut. (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Subaru&modelobase=FORESTER&anomodelo=2010&codigo=027024-5) - marca confiável, posição de dirigir não me agradou, preço alto;
Suzuki (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Suzuki&modelobase=GRAND%20VITARA&anomodelo=2010&codigo=028013-5)Grand Vitara 2.0 16V 5p 140cv Aut. (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Suzuki&modelobase=GRAND%20VITARA&anomodelo=2010&codigo=028013-5) - 4x4 integral, marca confiável, excelente possição de dirigir, preço razoável;
Ssangyong Kyron 2.0 16V 141cv TDI Diesel Aut. (http://estadodeminas.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Ssangyong&modelobase=KYRON&anomodelo=2010&codigo=055026-4) - marca menos conhecida, possição de dirigir agradável, preço alto.
Durante o teste drive com o Grand Vitara gostei do carro, mas fiquei inseguro com a resposta do motor com câmbio automático, além do consumo ser o mais alto dos concorrentes (aprox. 8~9Km/l na cidade). Então um dia passando em frente a Subaru Champion resolvi fazer um teste drive com a Forester XS 2.0, adorei o carro... comprei na hora! (e o consumo de 9~10Km/l na cidade).
Subaru Forester 2.0 4x4 160cv Aut (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Subaru&modelobase=FORESTER&anomodelo=2010&codigo=027024-5). - 4x4 integral, marca confiável, posição de dirigir agradável, preço razoável.
Comprei em junho/2012 este carro e já fui 4 vezes a uma fazenda em Unaí/MG (140Km asfalto e 40Km terra) e participei do Buriti Adventure/2012 (http://www.buritirally.com.br/buriti/noticias/1-noticias/201-buriti-adventure-diversao-para-ficar-na-historia). O carro é tão estável na terra quanto o asfalto.
Ob.: meu irmão dirigiu minha Forester e duas semanas depois comprou uma XS 2.0 pra ele também!!!
Obrigado por responder eMatias,
o certo mesmo será testar os 2 mesmo e escolher a melhor oferta no ato da compra depois.
Já que tem Forester ....como ele se comporta na areia? Pergunto isso pois irei pegar trecho de areia na praia e as vezes lameiros em estrada de bairro e sei que ele não tem reduzida.
neilsonhenriques
26/09/2012, 18:25
Já que tem Forester ....como ele se comporta na areia? Pergunto isso pois irei pegar trecho de areia na praia e as vezes lameiros em estrada de bairro e sei que ele não tem reduzida.
Mas tem um sistema de tração excelente. Conheço quem tinha um Forester 1998 e tinha uso soviético do carro, inclusive pra subir um lamaçal daqueles horrorosos pra ir pro sítio. Esses carros de hoje com pretensão off-road (Ecosport, Duster, Captiva, enfim) não conseguiriam subir ali e o Forester dava conta tranquilo.
Reduzida não serve muito na lama, mas na areia talvez faça falta se for muito fofa. O GVIII também é excelente. Qualquer que seja a sua escolha estará muito bem motorizado.
Obrigado por responder eMatias,
o certo mesmo será testar os 2 mesmo e escolher a melhor oferta no ato da compra depois.
De fato a Forester não tem reduzida, no entanto tem o sistema 4x4 simétrico e controle de tração com rápida distribuição de força entre as rodas, e para arebatar, aliado ainda ao sistema de auto nivelamento do chassi (suspensão ativa)... encara bem os terrenos difíceis a suspensão endurece, levanta e abaixa mantendo o carro equilibrado!
Mas olha eu ainda não usei em lamaçal nem na areia, mas têm vídeos de brasileiros mostrando isso no Youtube.
Acredito que todo carro melhora seu desempenho com o pneu certo para o terreno!!!
Legal pessoal......não duvido nada sobre os carros ....o maior problema ao meu ver é a CAOA; mas irei testar as duas mesmo assim.
Legal pessoal......não duvido nada sobre os carros ....o maior problema ao meu ver é a CAOA; mas irei testar as duas mesmo assim.
E aí, já fez o test drive??? Qual foi sua impressão dos carros?
E aí, já fez o test drive??? Qual foi sua impressão dos carros?
Ainda não teve tempo de testar os 2 .......mas não tenho essa pressa toda pois so poderei trocar em 2013..........logo que consigo posto aqui as impressoes
montegrotto
13/10/2012, 18:27
Boa tarde,
Mas não foi por isso que eu passei pra frente. Um dia estava voltando de Trindade no litoral Fluminense e um caminhão desses pau de arara me deu uma ré e quebrou farol esquerdo. advinha o melhor preço que encontrei? 5 mil reais.
Amigo, sei que seu problema deve der sido resolvido há muito tempo, mas eu tenho uma Forester XT 2009 e lhe digo que o custo de manutenção da mesma tem saído similar ao de um sedan médio no Brasil. Importo tudo que eventualmente preciso dos EUA. Por exemplo, um farol desses custa 170 dólares (mais imposto de importação). Subaru não é carro de oficina e deve ser mantido à distancia da rede CAOA.
Amigo, sei que seu problema deve der sido resolvido há muito tempo, mas eu tenho uma Forester XT 2009 e lhe digo que o custo de manutenção da mesma tem saído similar ao de um sedan médio no Brasil. Importo tudo que eventualmente preciso dos EUA. Por exemplo, um farol desses custa 170 dólares (mais imposto de importação). Subaru não é carro de oficina e deve ser mantido à distancia da rede CAOA.
E a questão da garantia de 5anos??? (motor, transmissão e lataria)
Só se comprar a peça original e levar na concessionária... eles aceitam? Vou checar aqui em Brasília!
Como você compra as peças? (amigo tras ou Internet) Quais lugares/empresas, endereço/site ???
Comprar pelo ebay o no exterior so com cart~çao de credito internacional.......o Subaru forester seria um dos futuro candidatos na minha garagem mas so se for comseguro total haja visto os preços dessas peças absurdos........e tenho uma ressalva quanto ao contrato da CAOA .......será que so é até 2013 ?
Depois de dois anos pesquisando todos os Suvs principalmente o Vitara e dirigi tbm a nova s-10 a hilux e a triton optei pela forester turbo me baseando apenas nas opiniões de proprietários, cheguei a parar alguns donos de forester pra perguntar sobre o carro na rua, coisa de doido né? Apenas com duas semanas de uso sou suspeito de falar mas resumindo não dá pra comparar o Vitara com uma forester turbo e mesmo com aspirada. Não sei se é o caso mas mesmo admitindo que no off Road o Vitara fosse melhor, em todos os outros aspectos técnicos a forester é superior!
Parabéns pela aquisição JasonX, compartilho o mesmo sentimento!
heliosilva77
13/12/2012, 09:25
Pois é veih, gosto é gosto, eu tenho um GIII 11/12 4x2, e nem de longe comparo com o forester. Acho o vitara muito superior, carro maior, porta mala maior, enfim, cada um com seu carro.
Valeu,
Hélio.
Olá Hélio Rosa,
entendo sua satisfacão com seu GV III (2.0 16v 140cv 4x2)[exelente posicão de dirigir, fiz testdrive mais de uma vez!], pois seu carro anterior era uma TR4. Eu não caibo na TR4, muito menos com a bagagem da minha família.
Mas o motor do seu carro apesar de ser de alumínio e robusto é pouco potente para o peso do veículo resultando em alto consumo de combustível, atém de não ser 4x4, portanto não tem reduzida. Eu teria comprado o 2009 V6 232cv AWD que apesar de mais potente mantem o nível de consumo de combustível.
Mas olha só... meu carro é o modelo de entrada da Forester LX 2009 (2.0 16v 160cv AWD)... o motor é boxer! O motor também é de alumínio e robusto, consumo muito bom para seu peso/potênci (faz >=12Km/l na estrada, ~10Km/l na cidade), é AWD com controle de tracão inteligente (eficiente na lama, neve e "lona de plástico com água e detergente líquido" "- testado pelo autoesporte da Globo) e ainda possui suspensão ativa (chassi auto nivelante - que atua dependendo da carga/bagagem no carro e as irregularidades do solo não deixando a suspensão abaixar na estrada de terra!). Já os modelos TOP são XT (2.5 16v turbo 230cv, consumo parecido com o GV III 2.0 16v AWD) e a S edition (2.5 16v turbo 270cv, consome um pouco mais que o GV III V6 AWD).
Já fez testdrive na Forester? Qual?
Sem duvida, o GV é um jipe por natureza, ganhou uma roupagem mais sofisticada para atender um público mais urbano mas é o único na sua categoria de preço e tamanho que ainda mantém boas características offroad como sub-chassi incorporado ao monocoque, tração integral permanente com diferencial central com opção de bloqueio a qquer velocidade e caixa de câmbio auxiliar com excelente grau de redução. Difícil comparar com a Forester uma vez que a única coisa em comum, ou ao menos parecido, é o preço. Forester é uma perua parruda e GV um jipe metido a besta, entendeu?
Abs
De fato Luis... perua parruda AWD, controle de tracão inteligente e chassi auto nivelante (suspensão ativa), com motor boxer (2.0 16v 160cv ou 2.5 16v turbo 230cv) e consumo menor que o GV III tanto na cidade quanto na estrada. Mais adequada a competicões de RALLY de velocidade, regularidade ou aventura (estradas pavimentadas ou não, atoleiros, riachos, trilhas e eventualmente trilheiros), do que RAID (trilhas, atoleiros, trilheiros, subir barancos e atravessar rios pedregossos).
JPauloudi
26/12/2012, 19:03
É, gosto e que nem dente. Uns tem, e outros não.
Tem muita gente aqui falando o que não entende, e isso não é bom para um fórum de troca de informações. Uma coisa é você olhar para um carro de fora dele e gostar ou não, achar grande valor por poucos litros a mais em um porta malas, outra coisa é gostar de máquina na essência e na ação. Não há como comparar um veículo que não consegue fazer com segurança e perfeição uma curva fechada num piso molhado e com barreiras de cones com um que o faz. Não há como comparar uma máquina que não entra na oficina com outra disponível em várias revendas de usados. Não é qualquer carro que você deixa de lado as revisões caríssimas em concessionárias após um ou dois anos de uso, perdendo assim a garantia de 5 anos, e fica tranquilo pois sabe que não será preciso usá-la. Que o Suzuki é um ótimo carro, sem dúvidas. Muito acima dos Coreanos de araque e outros mais, mas cadê a legião de loucos por GV, como a legião de malucos por Subaru?
Com o perdão da expressão usada no início, retifico para "gosto não se discute, cada um tem o seu". Pois dá pra comparar um com o outro sim. Compra um Subaru, qualquer um da marca, quem é apaixonado por carro. Compra um Suzuki quem...não sei, ainda não tenho opinião formada neste caso. Cada um com seus méritos e públicos.
Um aperitivo:
2011 Subaru Traction/Stability Control and Symmetrical AWD vs. Nissan, Honda, Toyota, and Ford - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=P21lwEYY-D0)
Luis Artur - SP
27/12/2012, 21:57
Tem muita gente aqui falando o que não entende, e isso não é bom para um fórum de troca de informações. Uma coisa é você olhar para um carro de fora dele e gostar ou não, achar grande valor por poucos litros a mais em um porta malas, outra coisa é gostar de máquina na essência e na ação. Não há como comparar um veículo que não consegue fazer com segurança e perfeição uma curva fechada num piso molhado e com barreiras de cones com um que o faz. Não há como comparar uma máquina que não entra na oficina com outra disponível em várias revendas de usados. Não é qualquer carro que você deixa de lado as revisões caríssimas em concessionárias após um ou dois anos de uso, perdendo assim a garantia de 5 anos, e fica tranquilo pois sabe que não será preciso usá-la. Que o Suzuki é um ótimo carro, sem dúvidas. Muito acima dos Coreanos de araque e outros mais, mas cadê a legião de loucos por GV, como a legião de malucos por Subaru?
Com o perdão da expressão usada no início, retifico para "gosto não se discute, cada um tem o seu". Pois dá pra comparar um com o outro sim. Compra um Subaru, qualquer um da marca, quem é apaixonado por carro. Compra um Suzuki quem...não sei, ainda não tenho opinião formada neste caso. Cada um com seus méritos e públicos.
Um aperitivo:
2011 Subaru Traction/Stability Control and Symmetrical AWD vs. Nissan, Honda, Toyota, and Ford - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=P21lwEYY-D0)
Concordo, tem muita gente falando bobagem neste post.
Quanto aos "loucos"por Grand Vitara...tão aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-353.html
são só 353 páginas em um único tópico
Olá, Pessoal !
Estou com dúvidas a respeito de se troco o meu Kyron 2,0 2010(motor de 141 cv) por um ou Rexton (186cv) ou um Outback da Subaru(280 cv). Alguém poderia tecer alguns comentários sobre os carros propostos, já que é difícil de se encontrar maiores informações no fórum, e que possam me subsidiar na escolha, ou mesmo na permanência com meu carro atual, cujo maior defeito é o atraso na resposta ao acelerador partindo de baixa rpm ?
Gratos pela atenção.
Abçs.
Luis Artur - SP
09/01/2013, 01:30
Olá, Pessoal !
Estou com dúvidas a respeito de se troco o meu Kyron 2,0 2010(motor de 141 cv) por um ou Rexton (186cv) ou um Outback da Subaru(280 cv). Alguém poderia tecer alguns comentários sobre os carros propostos, já que é difícil de se encontrar maiores informações no fórum, e que possam me subsidiar na escolha, ou mesmo na permanência com meu carro atual, cujo maior defeito é o atraso na resposta ao acelerador partindo de baixa rpm ?
Gratos pela atenção.
Abçs.
Da uma olhada aqui
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/75511-quem-tem-rexton-por-aqui.html
Abs
Olá, Luis Artur e Pessoal !
Desculpem-me a 'mancada'! Só reparei que postei em lugar errado bem mais tarde. Gratos pela atenção. Abçs.
TONHO SUZUKI
18/01/2013, 17:02
Um aperitivo:
Tive dois Suzukis e ainda hoje tenho um GV 4x4. Excelente carro, sem problemas, robusto. Gosto muito da Subaru, sao ótimos. O problema aqui no Brasil é seu representante, o pior de todos, CAOA. Ficar na mao da CAOA? Nao, obrigado. Sobre apreciadores das marcas é só ver os fóruns e vida real para ver que tem muito mais pessoas que gostam da Suzuki que da Subaru. Comece a pesquisa por este fórum mesmo, veja se tem algum especifico da Subaru. Suzuki tem e é bem movimentado. Dois carros excelentes, cada um com seus prós e contras, cabe a cada um escolher o que melhor lhe atende.
Esta semana levarei meu carro, Subaru Forester LX 2009, para revisão de 60.000km na Subaru Champion (Brasília). Relatarei as ocorrências neste FORUM, para podermos comparar com experiências de proprietários de outros veículos, em especial com 4anos de idade ou 60.000km.
O valor da revisão ficou em R$850,00. Não fiquei impressionado pois não considero o valor baixo, no entanto li várias vezes neste portal sobre revisões em outros estados com valores acima de mil reais...
Entreguei o veículo em uma sexta e busquei no sábado, apesar de ser bem atendido (pessoal atencioso) fiquei com a impressão de que a concessionária necessita de mais funcionários para atendimento e execução.
heliosilva77
25/02/2013, 07:59
Pois é Matias, mais um problema, esses carros deveriam ter revisão tabelada, não faz sentido vc deixar o carro na revisão e não saber nem qto vai pagar. A land rover também é assim, ao meu ver, uma falta de respeito total com o proprietário.
O suzuki todas as revisões são tabelada até 100.000 km. Acabei de fazer a de 30 mil e paguei 380,00.
valeu,
Hélio.
O valor da revisão ficou em R$850,00. Não fiquei impressionado pois não considero o valor baixo, no entanto li várias vezes neste portal sobre revisões em outros estados com valores acima de mil reais...
Entreguei o veículo em uma sexta e busquei no sábado, apesar de ser bem atendido (pessoal atencioso) fiquei com a impressão de que a concessionária necessita de mais funcionários para atendimento e execução.
marcelosf
25/05/2013, 19:04
Colegas foristas.
Penso em adquirir uma Forester. Estou avaliando uma usada, devido ao $$$ disponível. Meu objetivo é uma acima de 2009.
Tenho lido sobre as impressões dos proprietários e tenho ficado a cada dia que passa mais empolgado.
Pergunto a vocês: as com motores 2.0 possuem um desempenho satisfatório????
Não pretendo colar no banco quando acelero mas também não quero por o pé para fora e ajudar o veículo em uma retomada.
Atualmente tenho um Palio Sporting com 115cv e torque de 16,2kgfm na gasolina e acho de bom tamanho.
O que os colegas acham???
Abraço a todos.
Marcelosf, são 160cv @ 3000rpm 20kgfm em um veículo com 1650kg... a sensação é bem diferente da do Palio! Mas muito agradável...
Pois é Matias, mais um problema, esses carros deveriam ter revisão tabelada, não faz sentido vc deixar o carro na revisão e não saber nem qto vai pagar. A land rover também é assim, ao meu ver, uma falta de respeito total com o proprietário.
O suzuki todas as revisões são tabelada até 100.000 km. Acabei de fazer a de 30 mil e paguei 380,00.
valeu,
Hélio.
Seu veículo é 4x2... quanto ficaria se fosse 4x4 (AWD)?
neilsonhenriques
31/07/2013, 21:20
A land rover também é assim, ao meu ver, uma falta de respeito total com o proprietário.
Helio,
Você está pagando na revisão do GVIII pouco menos do que eu pago no Discovery 3 (R$ 550). Obviamente eu importo até o filtro de óleo.
Fiz as revisões na concessionária pra ganhar o carimbo da garantia, mas nunca troquei nenhuma peça de desgaste lá (freios, discos, buchas da suspensão, etc).
Uma coisa que me agrada muito é não depender de concessionária brasileira pra consertar carro. Só pra se ter uma ideia, proporcionalmente, pago mais de manutenção no TR4 do que no Discovery e as revisões da Mit são tabeladas.
Minha mulher comprou um TR4 2013 e sinceramente, no início do ano que vem vamos trocá-lo por um Freelander 2 pra economizar com a manutenção.
Abraço,
Neilson
Luis Artur - SP
09/08/2013, 22:29
Seu veículo é 4x2... quanto ficaria se fosse 4x4 (AWD)?
eMatias, a mesma coisa. Fiquei surpreso quando comecei as revisões com meu Suzuki, sem contar que o atendimento é dez.
F. Oliveira
02/07/2014, 15:44
só sei de uma coisa:
como é bom não ser amarrado em garantia, carimbos, assaltos de concessionárias, etc...
fiz ontem minha revisão de 470mil km com meu mecânico de confiança:
10l de oleo motor - R$ 140,00
1 filtro de combustível +1 de oleo - R$ 145,00
1 Retentor da luva do diferencial traseiro - R$ 16,00
3 pontos de solta na luva - R$ 5,00
1 litro de óleo GL5 90 - R$ 12,00
Mão-de-obra - R$ 150,00
kantynho
07/07/2014, 18:20
só sei de uma coisa:
como é bom não ser amarrado em garantia, carimbos, assaltos de concessionárias, etc...
fiz ontem minha revisão de 470mil km com meu mecânico de confiança:
10l de oleo motor - R$ 140,00
1 filtro de combustível +1 de oleo - R$ 145,00
1 Retentor da luva do diferencial traseiro - R$ 16,00
3 pontos de solta na luva - R$ 5,00
1 litro de óleo GL5 90 - R$ 12,00
Mão-de-obra - R$ 150,00
Revisão de 470k? Isso é que eu chamo de rodar muito com o mesmo carro! :-)
Eu acabei de comprar um Forester aqui de Brasília, usado, principalmente pelas opiniões e declarações do pessoal aqui do Forum. Espero que eu dê sorte com o meu! :-)
Edsongir
13/07/2014, 19:46
Aproveitando esse tópico, o Subaru Forester no off road é no mesmo nível da Grand Vitara? Digo as zero km, quanto a segurança, sofisticação e acabamento a Forester é superior, porém é mais cara também.
Pessoal,
minha primeira mensagem aqui, espero que tenham compreensão caso eu fale alguma besteira rs.
Bem, li praticamente todas as páginas deste tópico, pois também estou na dúvida GV x Forrester.
Meu perfil de uso será 80% asfalto 20% estrada de chão em condições precárias. P/ exemplificar, quero pegar a subida pra Visconde de Mauá/RJ ou, pior ainda, p/ Ibitipoca/MG sem que a suspensão do meu carro vá p/ o espaço.
Algo como neste vídeo aqui está de ótimo tamanho pra mim: https://www.youtube.com/watch?v=9w9AJQzysdU
Inicialmente, estava pendendo para o GV 2.0, porém, verifiquei aqui e em outros sites alguns relatos dizendo que o motor é fraco p/ sustentar o peso do carro, que nas retomadas e no asfalto ele sofre pra efetuar ultrapassagens e tal. Eu realmente não queria passar raiva p/ subir a BR-40 p/ Itaipava e ser ultrapassado por um Pálio, por exemplo =), por isso a minha preocupação com o motor.
Estou pesquisando Forrester XT e GV 2.0 ou 3.2 usados, entre 2009-2011. O GV 3.2 reuniria tudo o que eu gosto e preciso, porém são pouquíssimos a venda na net e está na faixa de 66-69 mil na net, mais de 10 mi acima do mesmo GV 2.0 4x4 automático.
Já o Forrester XT 2.5 encontrei alguns regulando preço com o GV 2.0 4x4 automático. O meu receio em relação ao Forrester é o mesmo no que tange ao GV 3.2: manutenção cara. O Forrester já possui essa fama e o GV 3.2 pelo fato de ter parado de fabricar.
Lembrando que, por ser usado, não terei mais a garantia a meu dispor. Provavelmente pegarei veículos com 60-70 mil quilômetros rodados.
E aí, qual a opinião dos amigos? Pretendo fazer um TD no Forrester XT e GV 2.0, pois pagar mais de 10 mil no V6 está fora de questão p/ mim.
Pessoal,
minha primeira mensagem aqui, espero que tenham compreensão caso eu fale alguma besteira rs.
Bem, li praticamente todas as páginas deste tópico, pois também estou na dúvida GV x Forrester.
Meu perfil de uso será 80% asfalto 20% estrada de chão em condições precárias. P/ exemplificar, quero pegar a subida pra Visconde de Mauá/RJ ou, pior ainda, p/ Ibitipoca/MG sem que a suspensão do meu carro vá p/ o espaço.
Algo como neste vídeo aqui está de ótimo tamanho pra mim: https://www.youtube.com/watch?v=9w9AJQzysdU
Inicialmente, estava pendendo para o GV 2.0, porém, verifiquei aqui e em outros sites alguns relatos dizendo que o motor é fraco p/ sustentar o peso do carro, que nas retomadas e no asfalto ele sofre pra efetuar ultrapassagens e tal. Eu realmente não queria passar raiva p/ subir a BR-40 p/ Itaipava e ser ultrapassado por um Pálio, por exemplo =), por isso a minha preocupação com o motor.
Estou pesquisando Forrester XT e GV 2.0 ou 3.2 usados, entre 2009-2011. O GV 3.2 reuniria tudo o que eu gosto e preciso, porém são pouquíssimos a venda na net e está na faixa de 66-69 mil na net, mais de 10 mi acima do mesmo GV 2.0 4x4 automático.
Já o Forrester XT 2.5 encontrei alguns regulando preço com o GV 2.0 4x4 automático. O meu receio em relação ao Forrester é o mesmo no que tange ao GV 3.2: manutenção cara. O Forrester já possui essa fama e o GV 3.2 pelo fato de ter parado de fabricar.
Lembrando que, por ser usado, não terei mais a garantia a meu dispor. Provavelmente pegarei veículos com 60-70 mil quilômetros rodados.
E aí, qual a opinião dos amigos? Pretendo fazer um TD no Forrester XT e GV 2.0, pois pagar mais de 10 mil no V6 está fora de questão p/ mim.
Então,
Acho que comparar Forester XT contra o GV 2.0 não tem segredo, a superioridade do motor turbo faz muita diferença. Deixa o GV 2.0 no chinelo.
Se for comparar com o V6, ai vai ser uma embate mais duro. Sobre as peças do GV 3.2, realmente não sei como que são, mas sei que compartilha peças com o Captiva 3.6 V6 (são mesmo motores).
Abs.
CID DOS SANTOS SCALA
10/09/2014, 12:00
De fato, asfalto e desempenho esportivo não é para quem pensa em segurança e confiabilidade no offroad. Eu nunca vi motor turbo fazer diferença com a reduzida engatada, tanto é que há subidas ingremes enlameadas que um Troller não sobe mas um Suzuki Jimny ou um Vitarinha passam facilmente, como eu testemunhei, simplesmente pelo fato de que o Troller tinha muito peso sobre o eixo dianteiro e a inclinação muito grande e isso fazia o grandalhão escorregar a frente para os lados rsrsrss!
Para exibir ultrapassagens e desenvoltura de playboy nas BRs realmente é a melhor escolha, o Duster 4x4 tambem vai bem, o Ecosport 2.0 anda muito!
Os veiculos com caixa reduzida tem outro proposito.
Abçs!
azrael_rj
02/10/2014, 16:27
Eu estive em Mauá (mais precisamente em Maromba) com a finada Forester aspirada e foi show de bola. Recentemente fui no Petar e desci de Iporanga para Curitiba em estrada de terra e na volta fiz Cunha-Parati com a atual Forester Turbo. Para estrada de terra tanto faz ser GV ou FT e suas motorizações. Para asfalto e subir serra Forester XT, mas só pela questão de ultrapassar caminhão ou veículo mto lento. De resto, acho desnecessário.
Bom, só p/ atualizar. Comprei um GV v6 3.2 2010 e estou muito satisfeito! Tem tudo que eu preciso!
Agradeço aos que ajudaram com seus relatos.
marcio affonso
08/11/2014, 12:19
Sou suspeito.... Nunca tive ou dirigi um GV .
Tenho subaru a mais de 10 anos.
Impreza sw.
Fiz paraty a cunha subindo. E muitos outros trajetos ruins.
Meu irmão tem um outback com pneus yokohama geolandar at. Ele fez o Brasil inteiro.
Conheço subaru como trator japonês.
Vitara eh uma boa pedida pois dirigi um 93 achava sensacional.
Hoje essa forester nova eh incrivel a XT 2.5
Se eu tivesse condição compraria uma.
Pessoal,
Todas as versões do Forester tem o controle de estabilidade (VDC)?
Obrigado!
MountainEC
13/11/2014, 02:20
DFDO82,
Tô querendo pegar um GV 2010 v6 tb, mas meu receio é com peças de manutenção. O que você me poderia dizer disso, já que você comprou um recentemente?
Vlw
Bom eu fiz uma revisão no meu recém comprado GV V6 2010. Há peças mais baratas no mercado paralelo e, as originais Suzuki, não diferem no que tange ao preço daquelas adotadas no GV 2.0. Ressalto que não precisei comprar peças para o motor, essas sim seriam diferentes.
azrael_rj
19/12/2014, 17:42
Pessoal,
Todas as versões do Forester tem o controle de estabilidade (VDC)?
Obrigado!
Sim... e a partir de 2010 acho todas tem os 6 airbags tb
#Ricardo
27/05/2015, 13:00
Pessoal, sou fã do Forester, sou fã do Grand Vitara, mas atualmente rodo em um Jimny (que também sou fã...rs).
Pego trilhas leves e às vezes estradas pavimentadas, que não é a praia do Jimny.
Estou pensando em trocar o Jimny por um destes modelos. Desconsiderando o espaço interno (aqui é eu e a patroa), o ganho que terei em viagens compensa a perda que terei na terra?
No último passeio que fizemos, tinha uma Forester e uma Triton, era trilha leve, e achei que a Forester raspa bastante nas erosões e valas. Não sei se a Grand Vitara tem o mesmo comportamento.
Luis Artur - SP
27/05/2015, 19:17
Pessoal, sou fã do Forester, sou fã do Grand Vitara, mas atualmente rodo em um Jimny (que também sou fã...rs).
Pego trilhas leves e às vezes estradas pavimentadas, que não é a praia do Jimny.
Estou pensando em trocar o Jimny por um destes modelos. Desconsiderando o espaço interno (aqui é eu e a patroa), o ganho que terei em viagens compensa a perda que terei na terra?
No último passeio que fizemos, tinha uma Forester e uma Triton, era trilha leve, e achei que a Forester raspa bastante nas erosões e valas. Não sei se a Grand Vitara tem o mesmo comportamento.
Ricardo, entre aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-700.html
Pergunta pra galera deste tópico (do qual faço parte). Se pensa em andar junto com uma Triton, vai de Grand Vitara, se achar que precisa de altura acho que a metade do pessoal do tópico já ergueu a bicha.
Abs
Arildo MT
28/05/2015, 00:28
Saudações a todos, a forester é top excelente, porem apesar do primor do seu sistema de tração não as vemos no off road por aqui, também não vejo o pessoal calçando, erguendo, levantando, colocando pneu a/t, mud, etc, já o grand vitara tem muitas receitas aqui no fórum mesmo, para calçar, erguer, por pneu maior, etc, o monobloco tem reforços, sub chassi, reduzida, olhando por este ângulo a grand vitara teria uma pegada off road melhor com um pouco mais de DNA de jipe, só minha opinião, ok.
Concordo com vc, Arildo! Também acho que o Grand Vitara tem uma pegada mais off-road que a Forester. Mas o autor deste tópico, que acabou comprando a Forester, estava na dúvida quanto à compra de um SUV 0km, principalmente para uso urbano e muito eventualmente para viagens por estradas de terra. Para esse perfil de utilização, essa maior capacidade off-road do Grand Vitara, realmente, não importa muito.
CID DOS SANTOS SCALA
12/11/2015, 10:46
Concordo com vc, Arildo! Também acho que o Grand Vitara tem uma pegada mais off-road que a Forester. Mas o autor deste tópico, que acabou comprando a Forester, estava na dúvida quanto à compra de um SUV 0km, principalmente para uso urbano e muito eventualmente para viagens por estradas de terra. Para esse perfil de utilização, essa maior capacidade off-road do Grand Vitara, realmente, não importa muito.
Tenho acompanhado muuuuito o desempenho geral dos Subaru Forester nos videos do youtube e, nos EUA, realmente os recursos eletronicos que direcionam o torque em 100% para uma unica roda e em fração de segundo faz toda a diferença sem necessitar de uma caixa reduzida e projeto offroad mais apurado (o que representa alto custo para o desenvolvimento e sua produção). O fato é que ninguem duvida da qualidade dos Subaru, confiabilidade e alta tecnologia, mas infelizmente, aqui no Brasil, país pobre e de baixa renda per capita, oficinas com baixa qualidade geral tanto de mecanicos com formação e atualização quanto de compra de peças importadas, tudo isso cria uma dificuldade imensa para os amantes da marca Subaru. Vejam a opiniao de donos, e vejam tambem no Facebook a quantidade de pedidos para indicação de gambiarras e sugestão de "adaptações"; eu diria que é uma coisa impensavel comprar um carro tão sofisticado para cair no mundo das gambiarras e improvisações.
A mecanica Suzuki é mais simples, a importação de peças bastante facil por conta da imensa frota Suzuki nos paises proximos ao Brasil e, graças a Deus, os mecanicos "medianos" conseguem atender o suporte e assistencia tecnica com certa facilidade aos Suzukis no Brasil.
Essa é a infeliz realidade do nosso país e com a qual precisamos tomar nossas decisões e fazer escolhas.
kantynho
12/11/2015, 11:30
Tenho acompanhado muuuuito o desempenho geral dos Subaru Forester nos videos do youtube e, nos EUA, realmente os recursos eletronicos que direcionam o torque em 100% para uma unica roda e em fração de segundo faz toda a diferença sem necessitar de uma caixa reduzida e projeto offroad mais apurado (o que representa alto custo para o desenvolvimento e sua produção). O fato é que ninguem duvida da qualidade dos Subaru, confiabilidade e alta tecnologia, mas infelizmente, aqui no Brasil, país pobre e de baixa renda per capita, oficinas com baixa qualidade geral tanto de mecanicos com formação e atualização quanto de compra de peças importadas, tudo isso cria uma dificuldade imensa para os amantes da marca Subaru. Vejam a opiniao de donos, e vejam tambem no Facebook a quantidade de pedidos para indicação de gambiarras e sugestão de "adaptações"; eu diria que é uma coisa impensavel comprar um carro tão sofisticado para cair no mundo das gambiarras e improvisações.
A mecanica Suzuki é mais simples, a importação de peças bastante facil por conta da imensa frota Suzuki nos paises proximos ao Brasil e, graças a Deus, os mecanicos "medianos" conseguem atender o suporte e assistencia tecnica com certa facilidade aos Suzukis no Brasil.
Essa é a infeliz realidade do nosso país e com a qual precisamos tomar nossas decisões e fazer escolhas.
Falou tudo!
Tive de trocar o silenciador do Meu Subaru recentemente. Na CSS, saia a bagatela de 2 mil reais cada!! Comprei de um desmanche por 850 cada.
Enfim.. é um puta carro, mas a inexistência de escolas de mecânicos no Brasil dificulta muito a vida dos Subaristas.
tiaomsiq
06/12/2015, 21:24
Alguém já viu uma Pick-Up dessa?
518028
O problema da forester e dos subaru em geral é o design, nao me agrada nen um pouco.
kantynho
18/01/2016, 09:17
O problema da forester e dos subaru em geral é o design, nao me agrada nen um pouco.
Não que sejam feios .. na minha opinião, claro. Mas fora o novo STI que eu acho bem bacana, os demais modelos são bem insosos mesmo. Falta personalidade.
Olá kantynho, a personalidade esta debaixo do capô e ao lado das rodas!!!
Quando você estiver atrás do volante de uma Forester nas Dunas do Parque do Jalapão... você só verá personalidade.
Estive lá em julho/2015 com minha família.
Only Forester!
I had Suzuki Grand Vitara 2008 2.4 AT, but my Forester 2008 2.5 AT is better! He's faster, most powerful, higher and most comfortable!
If you're interested, go through the following link on blog of my car! Subaru Forester Трамвай | DRIVE2 (https://www.drive2.com/r/subaru/1687809/)
That's it and what it can:
https://youtu.be/1ifj6hgHqLE
https://youtu.be/HhOgPl82JCo
https://youtu.be/kf5kYW7zDao
VOVÔ DO TROLLER
15/09/2017, 13:59
Olá kantynho, a personalidade esta debaixo do capô e ao lado das rodas!!!
Quando você estiver atrás do volante de uma Forester nas Dunas do Parque do Jalapão... você só verá personalidade.
Estive lá em julho/2015 com minha família.
Me desculpem a chatice e o atraso na resposta, mas nas dunas do Jalapão são expressamente proibidos o trânsito de veículos 4x4 e a fiscalização é rigorosa, principalmente, nos últimos tempos. Abs
pequijeep
06/05/2020, 20:38
Verdade.
Foi-se, há muito, o tempo em que o pessoal daqui levava seus jipões chiques pra fundir o motor lá, ha ha ha ha ha.
O que teve de gente que pensou estar no WRX dazareia do deserto e ferrou com Pajero, Sportage, entre outros...
Me desculpem a chatice e o atraso na resposta, mas nas dunas do Jalapão são expressamente proibidos o trânsito de veículos 4x4 e a fiscalização é rigorosa, principalmente, nos últimos tempos. Abs