Conectar

Ver Versão Completa : Subaru Forester 2009 ou Suzuki Gran Vitara 2009?

Páginas : 1 [2] 3

schimuda
16/05/2010, 13:10
O atendimento da Subaru não deixou a desejar. Meu azar foi ter sido num sábado à tarde e ainda mais feriado. Se tivesse conversado com alguém da concessionária, não precisaria ter rebocado.
O carro foi rebocado no sábado e entregue na segunda. Ao menos ganhei uma lavada grátis.
De lá pra cá o carro tem funcionando perfeitamente.

dkelbert
17/05/2010, 14:20
Mais informações sobre Consumo:

Desde que comprei minha Forester XT , o consumo tem melhorado a cada dia.
Começou fazendo 6.5cidade e 8.0estrada
Depois, 7.0 8.5, respectivamente.
Depois 7.5 e 9.0.
Os dois últimos tanques ficaram entre 8.0cidade e 10.0estrada.

Estou bastante satisfeito (pelo motor que tem)

awlacerda
17/05/2010, 17:02
Senhores, meu primeiro post em um site de entusiastas, já tive muita coisa, mas pela primeira vez me sentiria injusto se não comentasse sobre minha nova aquisição, minha Subaru Forester 2.0 TOP. Como engenheiro mecânico, detalhista e apaixonado por pilotar, vou me ater apenas a engenharia do carro, deixando de lado o quanto amei o painel, a posição dos comandos, revestimento dos bancos e volante alem do teto solar que mais parece um solário e do excelente conjunto óptico xênon.
O fato é que li muito aqui no site para formalizar uma opção de compra, fiz teste drive em tudo que foi possível, e logicamente, falando de engenharia, sobraram os excelentes Suzuki e Forester.
Tive sedãs esportivos ou sociais por toda a vida, mas a necessidade de andar em caminhos difíceis com carro cheio me levaram aos pequenos SUVs, sejam eles AWD ou 4X4.
Minha primeira duvida foi como conciliar o prazer de ter performance em uma serra de asfalto liso, e ainda assim poder me atochar na lama, areia e buraqueira, e em subidas impossíveis a carros normais, em um mesmo veiculo?
Andei um tempo de Coreano, e meu Deus! Como as pessoas se deixam enganar por estes caras? Resisti a largar meus sedãs, ainda que o preço dos hyunkias sejam realmente bons.
Achei o conjunto mecânico do Suzi muito bom, gostei da caixa, das opções de tração em separado e do motor liso, que envolve tecnologia de ponta, redução de peso e bom consumo. E em termos de visual, fala sério, bonito hein!
Mas quando andei de Subaru amigo...., há muito eu procurava um carro destes, motor boxer divino, parece que tem um cilindro a mais de tão elástico, tudo em alumínio, sentado ao volante, esqueça a altura do solo e você está em um esportivo e não em um SUV. O que senti foi estar em carro de categoria superior, como um BMW, Mercedes ou Audi, porem mais usável, e isto realmente é o Subaru, algo notável, vejam que um STI por exemplo, destrói a maioria dos Porsche e até M3, se falarmos dos ridículos monstros americanos, ai da até pena. Lembrem que a empresa que faz o STI é a mesma que faz a Forester, e que os motores, tirando o veneno têm exatamente o mesmo projeto, e há anos ganham como os melhores do mundo.
E a hora da verdade? Fui rodar 800Km com meu brinquedo novo, SP X Ubatuba X Parati X Taubaté X SP. Asfalto fácil da Carvalho, serra pesada Taubaté Ubatuba, areia em Parati e Trindade alem de lama, buraco e subidas em uma Fazenda em Taubaté.
Acreditem, para quem sabe, as 4 marchas do tip são perfeitas, a tal tração Subaru é muito mais que eu esperava, no asfalto é o capeta, e no chão; não duvidem, a única coisa que ela não tem são as alavancas de seleção, fui a lugares onde antes tirei meus sedãs na talha ou no trator, e vi Pajero full e Sportage 4x4 esperarem a lama secar para saírem de lá, tentei fazer merda de tudo que foi jeito, não adianta, passou fácil.
Tentei ao máximo respeitar os 4000RPM que o manual pede por um curto período de amaciamento, e ela passava dos 160Km mole, longe dos tais 4000, e melhor, na Carvalho crava 12 Km/l e teima em não baixar por mais que se brinque, no percurso todo, serra, cidade etc., ficou em 9.9.
Falam de revenda, mais prazer está acima de tudo, e ainda assim acho que fiz bom negócio, pois está vendendo sem parar, quem compra agora ainda paga 83K a 92K a 2.0, e com certeza, com a aceitação que o carro vem tendo isto vai mudar. Medo da Caoa? Só um louco largaria este osso, se ela sai a Subaru entra. 5 anos de garantia, revisão a cada 10000Km, valores em torno de 600, a quem ainda tem medo.....Só lamento. Agora fiz 40, sempre troquei, mas acho que morro Subaru, quando puder, passo a Forester para mulher, e saio de WRX.
Abraços.

hgsn
18/05/2010, 18:33
awlacerda,

Começou bem. Post bacana, que reune razão e paixão com equilíbrio. Neste mesmo fórum há um tópico de Tiguan vs. Forester, em que um membro comenta s/ as considerações apaixonadas dos donos do Subaru (aliás, ele apresenta ótimos e importantes posts s/ a Outlander GT, que tb. considero um belíssimo carro). Ele tem razão e, atento a isso, venho tentando manter o máximo de imparcialidade nos comentários, pois sei que eles podem influenciar a decisão de muita gente na compra de um bem caro e importante.

A despeito disso, e muito embora reações apaixonadas sejam, por princípio, subjetivas, acho que um conjunto muito grande de reações apaixonadas em torno de um mesmo veículo acaba encerrando um critério objetivo e adicional para futuras escolhas: a altíssima satisfação dos proprietários. Também será difícil, para mim, largar a Subaru...

danilo kid
18/05/2010, 21:43
awlacerda,

Começou bem. Post bacana, que reune razão e paixão com equilíbrio. Neste mesmo fórum há um tópico de Tiguan vs. Forester, em que um membro comenta s/ as considerações apaixonadas dos donos do Subaru (aliás, ele apresenta ótimos e importantes posts s/ a Outlander GT, que tb. considero um belíssimo carro). Ele tem razão e, atento a isso, venho tentando manter o máximo de imparcialidade nos comentários, pois sei que eles podem influenciar a decisão de muita gente na compra de um bem caro e importante.

A despeito disso, e muito embora reações apaixonadas sejam, por princípio, subjetivas, acho que um conjunto muito grande de reações apaixonadas em torno de um mesmo veículo acaba encerrando um critério objetivo e adicional para futuras escolhas: a altíssima satisfação dos proprietários. Também será difícil, para mim, largar a Subaru...
SUBARU é uma paixão sim!!
uma paixão totalmente RACIONAL.

awlacerda
19/05/2010, 01:16
Ola amigo hgsn, obrigado pelos comentários, concordo 100% com você, teve paixão sim, mas é uma paixão repleta de razões técnicas como você bem sabe rrssss, mas sem duvida, cada dono faz um determinado uso que torna uma marca ou veiculo mais adequado, no meu caso, SUBARU foi uma luva.

Forte Abraço, belissimo forum.

sinval miguens de araujo
19/05/2010, 14:23
Pessoal,
Acabei de entrar neste fórum exatamente para procurar ajuda nesta decisão: GRAND VITARA V 6 ou FORESTER 2.5 XT Turbo. Meu coração está no SUBARU, mas a razão no VITARA. Já fiz muitas trilhas no passado, com Niva e Vitara 16V 5P 97, mas agora os efeitos da idade estão chegando e até um filho temporão esperado para o mês de agosto. Então, as trilhas serão mais leves, necessariamente. Talvez só passeios. Mas o que ainda vou fazer com frequência é ANDAR NA AREIA. Freqüento o litoral da região dos lagos, onde temos praias ainda desertas de AREIA GROSSA, bem grossa e mais difícil de transpor. Nas areias finas das praias do Sul, praticamente qualquer carro, até 4x2, anda sem maiores complicações, mas em areia grossa o bicho pega. Essa conversa toda então é para me apresentar e perguntar, ao mesmo tempo: será que o Subaru turbo, levemente mais alto em relação ao solo (225 X 200 mm), mais leve (1565 X 1753 kg) e com melhor torque (32,6@2800 X 29,6@3200 Kg.m@RPM) teria o mesmo desempenho do que o Vitara, que conta com a REDUZIDA? Sei que os ângulos de entrada e saída do Vitara são melhores, mas para andar na areia isso não é tão importante. Se não fosse esse areião, não tinha dúvidas: SUBARU ganharia fácil.
Li todas as mensagens anteriores e não vi esta comparação (desempenho em areia pesada) em nenhuma delas. Gostaria de contar com a opinião de vocês.
Grato,
Sinval

awlacerda
20/05/2010, 18:01
Sinval, primeiro meus parabens cara, pensei que era só eu, tambem estou esperando uma temporãzinha para novembro, mas vc com 61! Maravilha meu amigo.
Vamos aos carros, sou suspeito para dar opinião amigo, mas acho que este video pode ajudá-lo na dúvida quanto a areia, quanto ao resto, você já disse tudo.
Abraço.
http://www.youtube.com/watch?v=2yp1PkXizeQ

awlacerda
20/05/2010, 18:06
Detalhe Sinval, veja que a 2009 não é turbinada, e nem 2.5, fora dos EUA a subaru usa o mesmo motor do Brasil, 2.0.
Abraço.

rodrigo6883
24/05/2010, 22:28
Boa noite a todos,

Encontrei esse excelente forum há 3 semanas e li todos os posts desse tópico. Recentemente, surgiu a oportunidade de trocar de carro e sempre vem aquela dúvida de qual marca e modelo comprar.
Vi um Forester prata no estacionamento do prédio em que trabalho e decidi pesquisar seus atributos e equipamentos nos sites da marca. Gostei muito da XS completa, pelo pacote de equipamentos que apresenta, e resolvi ir, sem a mínima intenção de comprar, à concessionária Subaru Champion aqui em Brasília.
Logo de cara, gostei do espaço interno, especialmente para as pernas de quem vai no banco traseiro, notei a falta de alguns mimos. Depois, o vendedor me ofereceu um test drive em uma XS básica e assim que comecei a dirigir fui "contaminado" pelo vírus Subaru.
Estabilidade de sedã e rodar de SUV. Motor exelente que parece ter mais do que seus 160 CV. Câmbio com boas relações de marcha, apesar de apenas 4 marchas.
Fiquei muito impressionado com um carro que até então não conhecia.
Em pesquisas a muitos sites estrangeiros, notei que a versão XT da Forester ganhou alguns comparativos e foi muito elogiada pela crítica especializada.
Por curiosidade, pedi pra fazer um test drive na XT e aí começou o meu problema. Durante esse teste entendi o porquê de tantos elogios. O carro é simplesmente EXCEPCIONAL. O motor é muito forte e as acelerações são vigorosas. Meu problema foi que agora não queria mais saber da XS.
Atenção: NÃO DIRIJAM A VERSÃO XT, VÃO ACABAR SE APAIXONANDO.
Após pensar muito, pois são 15 mil reais a mais, fechei negócio numa XT prata.
Receberei o carro na quinta (27/05) e depois postarei minhas primeiras impressões.

Obrigado a todos que colocaram suas opiniões.
Sou mais um no planeta Subaru.
Até mais.

dkelbert
25/05/2010, 17:33
Boa noite a todos,

Encontrei esse excelente forum há 3 semanas e li todos os posts desse tópico. Recentemente, surgiu a oportunidade de trocar de carro e sempre vem aquela dúvida de qual marca e modelo comprar.
Vi um Forester prata no estacionamento do prédio em que trabalho e decidi pesquisar seus atributos e equipamentos nos sites da marca. Gostei muito da XS completa, pelo pacote de equipamentos que apresenta, e resolvi ir, sem a mínima intenção de comprar, à concessionária Subaru Champion aqui em Brasília.
Logo de cara, gostei do espaço interno, especialmente para as pernas de quem vai no banco traseiro, notei a falta de alguns mimos. Depois, o vendedor me ofereceu um test drive em uma XS básica e assim que comecei a dirigir fui "contaminado" pelo vírus Subaru.
Estabilidade de sedã e rodar de SUV. Motor exelente que parece ter mais do que seus 160 CV. Câmbio com boas relações de marcha, apesar de apenas 4 marchas.
Fiquei muito impressionado com um carro que até então não conhecia.
Em pesquisas a muitos sites estrangeiros, notei que a versão XT da Forester ganhou alguns comparativos e foi muito elogiada pela crítica especializada.
Por curiosidade, pedi pra fazer um test drive na XT e aí começou o meu problema. Durante esse teste entendi o porquê de tantos elogios. O carro é simplesmente EXCEPCIONAL. O motor é muito forte e as acelerações são vigorosas. Meu problema foi que agora não queria mais saber da XS.
Atenção: NÃO DIRIJAM A VERSÃO XT, VÃO ACABAR SE APAIXONANDO.
Após pensar muito, pois são 15 mil reais a mais, fechei negócio numa XT prata.
Receberei o carro na quinta (27/05) e depois postarei minhas primeiras impressões.

Obrigado a todos que colocaram suas opiniões.
Sou mais um no planeta Subaru.
Até mais.

Sinceramente, meus parabéns!
Fez uma excelente aquisição.

Att
Dennis

awlacerda
26/05/2010, 06:46
Amigo, parabens, não deixe de nos informar suas impressões, estou em Curitiba agora, na segunda viagem da XS TOP, fiquei feliz na serrra SP x Curitiba feito criança, faz curva que parece estar no trilho, andei o tempo todo o quanto pude, pois estava atrasado, o consumo ficou em 10 mesmo no limite, mantendo todo tempo os 4000RPM pedidos no amaciamento. Considerando que ainda teve um trecho de 30Km em engarrafamentos em SP.

Abraço.

r.steim
26/05/2010, 11:44
Aos amigos do "SUBARU FORUM"

Bom demais ver que forasteiros estão virando "foresteiros"...
Parabéns aos que fizeram suas aquisições .

Abço
Ricardo

awlacerda
26/05/2010, 21:34
hahaha, estou juntando uma graninha para este senhor fazer uma destas para mim.
http://www.youtube.com/watch?v=o_WO9wxdj5g

awlacerda
01/06/2010, 18:33
Acabo de retornar de Curitiba, estrada péssima com chuva e óleo e buraco na serra, e ainda se paga pedágio. O carro continua surpreendendo!, Em uma curva de raio longo e bem larga, forcei o limite de propósito para ver como funciona o tal do controle de tração, e pow, la estava ele, quando o carro começa a querer sair a rotação é cortada e o giro distribuido nas rodas que ainda tem aderência, muito bacana, estranho sentir o pé em baixo e o motor limitado, mas funciona maravilhosamente bem.
Desligar o tal botãozinho?, só se for para fazer drift, faz muita curva, mas ainda é um SUV.
Amanhã sigo para o Rio, e completo os 2500Km, uuuuhuuuu, adeus limite de 4000RPM.
OBS: 9,8 Km/l

Abraços.

rodrigo6883
01/06/2010, 21:07
Completei uma semana com a Forester XT e o carro realmente muito bom. Uma pena ter que respeitar os 4000 RPM nos primeiros 2.500 km, pois é só encostar o pé no acelerador e as respostas são de um verdadeiro carro esportivo. Rodei apenas 165 km na cidade e ainda não pude fazer a média de um tanque completo, mas no computador de bordo tá marcando média de 7,2 km/l.
Farei uma viagem de 1.200 km no feriado de corpus christi e terei as primeiras impressões de como o carro se comporta na estrada, além de poder medir o consumo em rodovia.
Perguntei na concessionária sobre os acessórios apresentados no site global da marca e estes não estão disponíveis no Brasil.
Então, começei a pesquisar lojas de peças e acessórios originais nos EUA e encontrei esta que envia para o Brasil
https://www.subaruonlineparts.com/index.php?osCsid=f574b8b1bcd278238eba09d8f30288a2

Comprei uma par de poteiras de escapamento cromadas pra testar a idôneidade da loja e se realmente a mercadoria chega.
https://www.subaruonlineparts.com/product_info.php?cPath=22_84_86&products_id=770&osCsid=f574b8b1bcd278238eba09d8f30288a2

A mercadoria foi despachada hoje (01/06) com código de rastreamento para acompanhamento pelo site dos correios.
Se chegar sem problemas, comprarei um conjunto de frisos para as portas original de fábrica e pintados na cor do veículo.

Até mais,

Rodrigo
FORESTER XT 09/10, PRATA.

Anneto
05/06/2010, 22:59
Olá amigos,
Esta é minha primeira postagem no forum.
Primeiramente quero parabenizar todos os participantes pelo nível de postagem e interesse em ajudar.
Assim como muitos aqui estou saindo do segmento sedam e entrando para o "SUV" e de preferência 4X4. Estou pesquisando qual comprar até o limite de 100K mas as dúvidas são muitas.
Usualmente não sou de fazer trilhas mas adora viajar com a família pelo nosso Brasil. Mas como a cidade que moro tem bastante o que se fazer no mundo off road (praia, dunas) quero um modelo que atenda em ambas as ocasioes.
Vou continuar lendo e na medida trocar umas idéias com os colegas aventureiros.

rodrigo6883
07/06/2010, 23:36
Fiz uma viagem de aproximadamente 1.200 km no feriado prolongado e o carro é fantástico na estrada. Conforto, estabilidade, silêncio a bordo e muita segurança nas ultrapassagens são alguns dos pontos positivos.

Umas das minhas dúvidas era se um câmbio automático com apenas 4 marchas resultaria em altas rotações e desconforto acústico em velocidades elevadas. Para minha surpresa, o câmbio é ótimo. A 140 km/h no piloto automático o motor gira em apenas 3.100 RPM. O modo sequencial funcionou bem nos trechos mais sinuosos e em ultrapassagens.
Como nos primeiros 2.500 km o limite de 4.000 RPM tem que ser obedecido, resovi testar qual a velocidade possível de se alcançar nesse limite de giro. A 4000 RPM dá pra chegar a 180 km/h sem problemas.

Levando-se em conta que o carro tá pouco rodado e tem um motor 2.5 turbo com 230 hp achei o consumo de combustível detro do esperado.
Carro com 3 adultos, 1 criança, porta malas lotado e pisando bem (120km/h-140km/h)com ar condicionado ligado fez 8,4 nos primeiros 600 km e 9,0 nos 600 km restantes.

Achei na internet o manual da FORESTER XT vendida nos EUA e lá se recomenda, para os motores turbo, a utilização de gasolina de alta octanagem, sob pena de perda nas acelerações e diminuição da vida útil do motor. Achei muito interessante e recomendo a todos proprietários do modelo turbo que baixem o manual e leiam, tem muita coisa interessante que na versão brasileira do manual não tem. No próximo tanque vou abastecer com gasolina pódium da petrobrás.

Abraços
Rodrigo

FORESTER XT, PRATA, 2009/2010.

Anneto
09/06/2010, 21:32
Rodrigo,
Com essa velocide o consumo foi muito bom.
Mas acho que consegue melhores indices ainda.
Abs.

dkelbert
10/06/2010, 08:50
Fiz uma viagem de aproximadamente 1.200 km no feriado prolongado e o carro é fantástico na estrada. Conforto, estabilidade, silêncio a bordo e muita segurança nas ultrapassagens são alguns dos pontos positivos.

Umas das minhas dúvidas era se um câmbio automático com apenas 4 marchas resultaria em altas rotações e desconforto acústico em velocidades elevadas. Para minha surpresa, o câmbio é ótimo. A 140 km/h no piloto automático o motor gira em apenas 3.100 RPM. O modo sequencial funcionou bem nos trechos mais sinuosos e em ultrapassagens.
Como nos primeiros 2.500 km o limite de 4.000 RPM tem que ser obedecido, resovi testar qual a velocidade possível de se alcançar nesse limite de giro. A 4000 RPM dá pra chegar a 180 km/h sem problemas.

Levando-se em conta que o carro tá pouco rodado e tem um motor 2.5 turbo com 230 hp achei o consumo de combustível detro do esperado.
Carro com 3 adultos, 1 criança, porta malas lotado e pisando bem (120km/h-140km/h)com ar condicionado ligado fez 8,4 nos primeiros 600 km e 9,0 nos 600 km restantes.

Achei na internet o manual da FORESTER XT vendida nos EUA e lá se recomenda, para os motores turbo, a utilização de gasolina de alta octanagem, sob pena de perda nas acelerações e diminuição da vida útil do motor. Achei muito interessante e recomendo a todos proprietários do modelo turbo que baixem o manual e leiam, tem muita coisa interessante que na versão brasileira do manual não tem. No próximo tanque vou abastecer com gasolina pódium da petrobrás.

Abraços
Rodrigo

FORESTER XT, PRATA, 2009/2010.

Até hoje nunca coloquei gasolina comum na minha XT.
Acredito que apenas era comum quando veio da Revenda, uns 10L.

Estou nos 3.300km e apenas pódium.
Cidade tem feito 7.5Km/l e na estrada 10.5Km/l, isso a aprox. (120km/h)
A 110km/h tem feito 11km/l

Abraço
Dennis

rodrigo6883
12/06/2010, 23:05
Abasteci com gasolina podium, vamos ver a diferença no desempenho e consumo.
Preço: R$ 3,05 aqui em Brasília.

Por ser um carro importado, estava apreensivo com relação ao preço do seguro.
Paguei R$ 3.600,00 na Bradesco Seguros. Achei o preço muito bom, pois o preço do carro foi R$ 107.000,00.
Percentualmente dá 3,4% do valor do carro. Franquia de R$ 3.800,00.

Perguntei na concessíonária sobre os acessórios que existem no site global da marca e eles não vendem nem instalam nenhum.
Encontrei alguns sites nos EUA que vendem acessórios originais e vou encomendar alguns deles como, por exemplo, frisos laterais.

Abraços,
Rodrigo.

FORESTER XT PRATA 09/10.

r.steim
24/06/2010, 11:31
Encontrei alguns sites nos EUA que vendem acessórios originais e vou encomendar alguns deles como, por exemplo, frisos laterais.

Caro Rodrigo,
Tenho uma XS grafite e vi no youtube uma preta com friso nas janelas e na lateral das portas que ficaram muito bem pro carro...se vc conseguir nos USA eu também gostaria de comprar...
Abço
Ricardo

r.steim
28/06/2010, 18:22
Aos companheiros de forum,

Minha Forester completou 10.000 e fiz a revisão na CIA MOTORS no Rio de Janeiro.
Foram de um atendimento impecável, tiraram todos os barulhos que o carro fazia no porta malas, e o melhor, me custou 3x R$ 147,00, no cartão de crédito.
Parabéns à concessionária e recomendo aos companheiros
Abço

rsantos
03/07/2010, 15:24
O posicionamento dos carros aqui no Brasil é totalmente diferente do exterior - A imagem e a "qualidade percebida" dos automóveis, por aqui, parece ser ditada pelo preço que resolvem vender o carro.

Não vejo sentido na comparação do Grand Vitara com o Forester. São veículos com propostas distintas. Além disto, no quesito qualidade, a marca Subaru, em qualquer lugar do mundo, é MUITO mais conceituada do que a marca Suzuki. Nos EUA, por exemplo, ninguém ousaria comparar Subaru com Suzuki. O Subaru é percebido como um veículo claramente superior. Em tudo. Na Austrália um país com características mais parecidas com as nossas (sem neve, mas com muita estrada de chão) os Subarus também são percebidos como veículos superiores. E vendem muito mais!

Em qualquer lugar do mundo Subarus custam mais que Suzukis (equivalentes). Mas aqui, por questões de "posicionamento", temos esta certa confusão.

Infelizmente a Subaru no Brasil está SUPER mal representada. Vejo por este Forum pessoas maravilhadas com seus Subarus, com a dirigibilidade, etc.. etc... fazendo relatos após uma semana de uso, após uma viagem, etc... Para mim isto é TOTALMENTE IRRELEVANTE. Acho mesmo desnecessário ficar realçando a qualidade dos Subarus, pois isto É OBVIO! O problema com estes carros é quando daqui a cinco anos quebrar um farol e a vítima da CAOA tiver que desembolsar $9.000 pela peça e ainda ter que ficar esperando um mês. Ou ter que ficar catando peça na internet, gastando um tempo danado e paciencia com importação, etc... O produto é EXCELENTE, mas o representante no Brasil não presta.

E em função de tudo isto, não vende/revende. Experimenta botar para vender um Forester com cinco anos de uso para ver o que acontece.

Conclusão: Subaru no Brasil é um carro apenas para aficcionados COM DINHEIRO e TEMPO suficiente para considerar irrelevante a dor de cabeça com qualquer problema no pós-venda. O consumidor "normal" deve ficar longe desta marca. Infelizmente.

PS: O que me causa indignação neste caso é saber que, se bem trabalhada, esta seria uma marca que estaria bombamdo no Brasil assim como bomba na Austrália, onde o pessoal não quer saber de outra coisa.

schimuda
04/07/2010, 00:39
...Para mim isto é TOTALMENTE IRRELEVANTE. Acho mesmo desnecessário ficar realçando a qualidade dos Subarus, pois isto É OBVIO! O problema com estes carros é quando daqui a cinco anos quebrar um farol e a vítima da CAOA tiver que desembolsar $9.000 pela peça e ainda ter que ficar esperando um mês. Ou ter que ficar catando peça na internet, gastando um tempo danado e paciencia com importação, etc... O produto é EXCELENTE, mas o representante no Brasil não presta.

E em função de tudo isto, não vende/revende. Experimenta botar para vender um Forester com cinco anos de uso para ver o que acontece.

Conclusão: Subaru no Brasil é um carro apenas para aficcionados COM DINHEIRO e TEMPO suficiente para considerar irrelevante a dor de cabeça com qualquer problema no pós-venda. O consumidor "normal" deve ficar longe desta marca. Infelizmente.

PS: O que me causa indignação neste caso é saber que, se bem trabalhada, esta seria uma marca que estaria bombamdo no Brasil assim como bomba na Austrália, onde o pessoal não quer saber de outra coisa.

Olhe, custo de peças se equivalem, qualquer que seja a marca/importadora, num carro deste preço. Até por que hoje em dia tem a internet, você não depende tanto do importador. E consumidor normal não compra carro de 80, 90 mil. Esta história de revenda/custo de peças é justamente para os consumidores normais: troca de carro de 2 em 2 anos antes que comece a cair em pedaços. E mesmo para estes o preço da revenda esta cada vez menor, e por isto contando menos na hora da compra.
Pelo que entendi vc quis dizer: "comprem um carro mais vagabundo pra daqui a 5 anos terem mais chances de revender com um prejuízo menor"...
Ora, bote na ponta do lápis e verá que a diferença não é tão grande, se tiver alguma diferença.

R.P.P
08/07/2010, 10:07
Esta é a minha primeira postagem por aqui. Sei de todos os problemas que posso ter em comprar este carro (Forester), assistência técnica, desvalorização e etc........
O fato é que realmente estou em dúvida (Razão versus Emoção), não é fácil pesar tudo isto, os prós e os contras.
A minha principal dúvida realmente é qual versão comprar (2.0 ou 2.5), pois tenho medo de comprar eventualmente a 2.0 e passar raiva (e vergonha) na estrada. Não quero me arrepender, quero ter certeza que comprarei a versão certa para o meu uso. Complicado né ???

rodrigo6883
08/07/2010, 23:19
Esta é a minha primeira postagem por aqui. Sei de todos os problemas que posso ter em comprar este carro (Forester), assistência técnica, desvalorização e etc........
O fato é que realmente estou em dúvida (Razão versus Emoção), não é fácil pesar tudo isto, os prós e os contras.
A minha principal dúvida realmente é qual versão comprar (2.0 ou 2.5), pois tenho medo de comprar eventualmente a 2.0 e passar raiva (e vergonha) na estrada. Não quero me arrepender, quero ter certeza que comprarei a versão certa para o meu uso. Complicado né ???

Já dirigiu a turbo?
Caso negativo, não dirija, pois irá comprá-la.

R.P.P
09/07/2010, 08:05
Olá rodrigo6883.
Então, pretendo fazer o test-drive nas duas versões aqui em Curitiba.
Só a versão 2.0 está disponível no momento, a 2.5 parece que vai demorar um pouco para chegar.
A minha maior dúvida mesmo é qual é o comportamento do carro (2.0) em uma subida de serra por exemplo, retomadas, enfim, quando vc precisar mais do motor e precisar de respostas rápidas.
A pior coisa é vc ter um carro que te deixe na mão nestas horas, fora o motor "esgoelando".
Quando eu fizer o test-drive, e espero que não seja só uma voltinha no quarteirão, postarei a minha impressão.
Abs.

schimuda
10/07/2010, 18:37
Olá rodrigo6883.
Então, pretendo fazer o test-drive nas duas versões aqui em Curitiba.
Só a versão 2.0 está disponível no momento, a 2.5 parece que vai demorar um pouco para chegar.
A minha maior dúvida mesmo é qual é o comportamento do carro (2.0) em uma subida de serra por exemplo, retomadas, enfim, quando vc precisar mais do motor e precisar de respostas rápidas.
A pior coisa é vc ter um carro que te deixe na mão nestas horas, fora o motor "esgoelando".
Quando eu fizer o test-drive, e espero que não seja só uma voltinha no quarteirão, postarei a minha impressão.
Abs.

Conhecendo a serra do mar entre curitiba e o litoral, posso dizer que sim, o 2.0 vai esguelar (rodar a 6 mil rpm quando solicitado), mas não vai te deixar na mão, mesmo com carga máxima. O câmbio, em D, tem uma demora na resposta quando se afunda o pé (demora até reduzir uma, duas, até 3 marchas), mas no modo sport é bem mais rápida, mesmo não trocando manualmente a marcha. E ouvir o ronco do motor é uma delícia.
Agora, é um carro familiar, neste aspecto.

EduTracker
11/07/2010, 00:50
Fiz um test drive hoje.
Concordo com o que o colega avaliou.
De fato, o câmbio automático me pareceu demorar um pouco a responder, pelo menos comparado com o meu New Civic (mas pode ser também que melhore depois que amacie - o carro tinha 80km no hodômetro). Não experimentei as trocas no modo sequencial.

O carro é muito bom, impressiona a qualidade de construção e da suspensão e os opcionais.
Eles estão pedindo 79900 numa XS básica 0km (que, comparada à versão top, só não tem, salvo engano, o banco de couro, teto solar e o controle de som no volante). O carro tem 10 Airbags, ABS, Controle de Tração, piloto automático, um bom CD MP3, e computador de bordo que marca a autonomia. Tem faróis de neblina.

Tirando a questão da liquidez, para mim, ganha fácil de Captiva e CR-V, nas versões 4x2, sendo que o CR-V só tem airbags duplos e não tem faróis de neblina. E custam 86900, o Captiva e 88900, o CR-V.

No caso, eu estou inclinado a trocar o Tracker da minha esposa pelo Forester.

Abraços

R.P.P
11/07/2010, 07:10
Conhecendo a serra do mar entre curitiba e o litoral, posso dizer que sim, o 2.0 vai esguelar (rodar a 6 mil rpm quando solicitado), mas não vai te deixar na mão, mesmo com carga máxima. O câmbio, em D, tem uma demora na resposta quando se afunda o pé (demora até reduzir uma, duas, até 3 marchas), mas no modo sport é bem mais rápida, mesmo não trocando manualmente a marcha. E ouvir o ronco do motor é uma delícia.
Agora, é um carro familiar, neste aspecto.

Fiz test-drive na 2.0, trajeto curto, apenas 4 km. Não deu prá sentir muito o comportamento do carro. Aqui em Curitiba tem radar de velocidade até árvore, tem que ficar muito esperto, senãoooooooooo.
Usei o câmbio nos dois modos (D e S) e tive a mesma impressão. Mas a impressão final do conjunto foi boa, com certeza. A 2.5 não tinha ainda na concessionária. E nem previsão pelo jeito. Abs.

R.P.P
11/07/2010, 07:15
Fiz um test drive hoje.
Concordo com o que o colega avaliou.
De fato, o câmbio automático me pareceu demorar um pouco a responder, pelo menos comparado com o meu New Civic (mas pode ser também que melhore depois que amacie - o carro tinha 80km no hodômetro). Não experimentei as trocas no modo sequencial.

O carro é muito bom, impressiona a qualidade de construção e da suspensão e os opcionais.
Eles estão pedindo 79900 numa XS básica 0km (que, comparada à versão top, só não tem, salvo engano, o banco de couro, teto solar e o controle de som no volante). O carro tem 10 Airbags, ABS, Controle de Tração, piloto automático, um bom CD MP3, e computador de bordo que marca a autonomia. Tem faróis de neblina.

Tirando a questão da liquidez, para mim, ganha fácil de Captiva e CR-V, nas versões 4x2, sendo que o CR-V só tem airbags duplos e não tem faróis de neblina. E custam 86900, o Captiva e 88900, o CR-V.

No caso, eu estou inclinado a trocar o Tracker da minha esposa pelo Forester.

Abraços

Caraca. Aqui em Ctba estão pedido 86900,00 na XS e 96900,00 na XS Completa. :sad:

ldmelo
12/07/2010, 13:47
Também acho a comparação descabida. O GV tem reduzida, que o forester não tem. O GV está menos voltado para conforto e mais para offroad.

Ah... E um GV com banco de couro sai por 80 mil fechado... O forester acho que é bem mais, ou não?

EduTracker
13/07/2010, 00:55
Na verdade, o autor do tópico faz uma enquete entre forester e grand vitara, deixando claro que o uso seria majoritariamente urbano, com eventuais passagens por estradinhas de terra.

Com certeza, não ter reduzida retira muito da capacidade off-road do forester. Por outro lado, o Grand Vitara tá com uma altura livre de 20cm, e o ângulo de ataque caiu em relação à geração anterior (GVII). Acho (não tenho certeza) que também não manteve a carroceria montada em chassis e passou a adotar o monobloco.

De qualquer forma, o Grand Vitara tem mais DNA off-road que o Forester.

Nós estamos vendendo o Tracker com dó no coração, mas a família cresceu e agora pensamos nos passageiros de trás, daí a necessidade de mais airbags e, principalmente, espaço.

Abçs.

hgsn
13/07/2010, 09:14
R.P.P., acho que esses preços estão um pouco fora. A Forester completa deve estar por volta de 90 em SP e a XS por volta de 80. Tente dar uma ligada nas concessionárias aqui que deve valer a pena p/ vc. Abs.

R.P.P
13/07/2010, 10:57
R.P.P., acho que esses preços estão um pouco fora. A Forester completa deve estar por volta de 90 em SP e a XS por volta de 80. Tente dar uma ligada nas concessionárias aqui que deve valer a pena p/ vc. Abs.

Realmente hgsn, também acho que os caras estão "puxando" demais esses preços. Com certeza, os preços em SP e RJ são bem melhores, vale a pena se informar melhor.
Valeu. Abs.

schimuda
16/07/2010, 22:45
Caraca. Aqui em Ctba estão pedido 86900,00 na XS e 96900,00 na XS Completa. :sad:

Paguei 80k na minha em março, com aquela febre de redução de IPI. mas era uma 09/10. Vai ver é o preço de uma 10/10.

paulocesar76
17/07/2010, 10:08
Paguei 80k na minha em março, com aquela febre de redução de IPI. mas era uma 09/10. Vai ver é o preço de uma 10/10.
Fiz test drive ontem em Floripa, 81 e 91 xs e xs top. 09/10 ou 10/10, tanto faz.

r.steim
17/07/2010, 14:24
Caros amigos, esta semana passei um susto ao tentar ligar minha Forester de manhã e ela NÃO pegou....Meio q sem saber o que fazer....estava em casa no interior de MG...tentei ligar pra concessionária do RJ, mas era cedo e ninguém atendeu...aí resolvi ligar pro Subaru Gold Assistence....atendido na mesma hora dei o número do chassis e ela me devolveu o meu nome endereço e tel....primeira surpresa!....expliquei o problema e ela me disse que o técnico estaria em minha casa em CINQUENTA minutos...duvidei mas aconteceu...nos exatos 50 m eles estavam lá...segunda surpresa...e com uma bateria reserva, insistiram até o cisco de gasolina(aqui a gas é muito ruim...)sair do sistema ejetor e o carro pegar....tb me disseram que pelo convênio, se necessário rebocariam meu carro pra a CCs mais próxima sem custo algum e com direito ao carro extra.... não acreditei q teria uma solução tão rápida.....mais uma vez , ponto pra Subaru

rodrigo6883
20/07/2010, 22:06
Minha Forester turbo completou 2.500 km rodados e está cada vez mais econômica. Tá fazendo 8,5 km/l na cidade. Considero um consumo excelente pra um motor 2.5 com 230 hp. Melhor carro que já tive, vale cada centavo.

Eldon
20/07/2010, 23:42
r.steim,

Que história incrível hein! Mate a minha curiosidade, da onde este técnico saiu? De uma oficina de sua cidade? E ele entendia mesmo de Subaru? Cinquenta minutos é pouco tempo para aparecer alguém que entenda de Subaru na sua residência no interior da gloriosa MG. Acho que o problema era simples né, senão tinha dado reboque pra concessionária na certa.

Eldon

Claudio Pereira
24/07/2010, 20:22
Olá Pessoal,

Sou novo no fórum, apesar de acompanhá-lo ocasionalmente há alguns anos. Estou querendo trocar o meu GV 2001 por um SUV ou Crossover com mais recursos, principalmente em termos de segurança. Tenho grande simpatia pelos GV's pois já usei também um Vitara V6 97. O natural seria passar para o GV III, mas escolhe não sido tão simples. :parede:

Tenho pesquisado e lido bastante e confesso que o Forester me encantou. Fiz o test drive e a impressão que tive foi que "vesti" o carro, fora a sensação de segurança que ele transmite. Só não fechei negócio pelos mesmos motivos que todos têm falado no restante do tópico. O receio de ficar com o carro parado por falta de peças e o custo de peças, revisões e seguro. A questão da grande desvalorização não me importa muito porque todos os carros novos, principalmente importados, perdem muito. Comparando desvalorização do GV e Forester:

GV III 10/10 - R$87.000,00 08/09 - R$ 66.000,00 --> R$ 21.000,00
Forester XS Top 09/10 - R$ 95.000,00 08/9 - R$73.000,00 --> R$ 22.000,00

Os valores acima correspondem a anúncios que fui olhar em Brasília e, lógico, senti que dá para chorar um desconto. Já me passou pela cabeça outros SUV's como RAV4, CRV, XTrail, Outlander e até mesmo XTerra (2007), mas a tendência está mesmo para a disputa GV III x Forester... :?:

Vocês saberiam informar se a CAOA trouxe a versão 10/10 do Forester? Só vejo à venda 09/10. Estranhamente até vi o anúncio de uma promoção para 10 unidades em uma revista semanal.

Cláudio.

Claudio Pereira
24/07/2010, 20:28
Minha Forester turbo completou 2.500 km rodados e está cada vez mais econômica. Tá fazendo 8,5 km/l na cidade. Considero um consumo excelente pra um motor 2.5 com 230 hp. Melhor carro que já tive, vale cada centavo.

Rodrigo,

Esta média está boa demais. Meu GV II automático com 128 hp está com a média geral de 9,0. Meu percurso no dia a dia é 50% "estrada" e 50% "cidade", sem pisar fundo.

hgsn
26/07/2010, 18:01

Só estou conseguindo fazer 5,5/6,0km/l na cidade, mas moro em SP, que é um caso a parte. Estou satisfeito, de qq. forma, pq eu fazia exatamente isso com o Jetta, que andava menos e não é 4x4.

Aproveitando: Encarei de novo a ladeira da Pedra Grande há uns dias atrás. Ela subiu que nem um foguete, mesmo nuns trechos um pouco mais difíceis, com carro parando, ela ia em segunda sem tomar conhecimento de nada. Parece que tá subindo ladeira leve de asfalto...

r.steim
26/07/2010, 19:49
r.steim,

Que história incrível hein! Mate a minha curiosidade, da onde este técnico saiu? De uma oficina de sua cidade? E ele entendia mesmo de Subaru? Cinquenta minutos é pouco tempo para aparecer alguém que entenda de Subaru na sua residência no interior da gloriosa MG. Acho que o problema era simples né, senão tinha dado reboque pra concessionária na certa.

Eldon
Então Eldon

O cara era de uma oficina daqui e não entendia muito de Subaru, mas trouxe uma bateria reserva e tentou na ignição até o carro pegar (achou que era um cisco na gasolina) e eu acho q era mesmo pq não deu mais nada até hoje...mas o q valeu foi a tranquilidade de saber que tem uma assistência com reboque e tudo em uma cidade de 20 mil hab.....
Abço

guto572
26/07/2010, 20:02
é pessoal... também fui picado pelo mosquito Forester...
eu sempre fui apaixonado pela marca, a Subaru tem muita tradição e tem excelência na tecnologia empregada em seus motores e seu sistema de tração.
Meu sonho era comprar um Impreza, de tanto assistir o WRC... mas quando fui mês passado na Concessionária daqui de Ribeirão, depois de juntar o din-din, vi a Forester e me apaixonei! Eu que gosto de pegar umas estradas de terra, nuns sítios e ranchos de amigos, além de viajar muito pelas estradas esburacadas do Brasil varonil, vi aquela carrão robusto!!
Que loucura!
Tirei a Forester XS top na sexta passada, e logo no domingo ja botei a bichona na terra pra ver se tudo aquilo que vi no YouTube era verdade... Sem abusar, vi que areiões, subidas com cascalho e chão batido são fichinhas pra tração excelente que a Forester tem...

Pode até ser que a CAOA dê trabalho aos consumidores que possuem carros da Subaru, a revenda não compensa (vender um carro desse??? jamais!!!), e o custo da manutenção é caro...
Mas como um amigo meu disse quando eu estava pensando em comprar o carro: FAZER O QUE SE GOSTA É O MÍNIMO QUE POSSAMOS FAZER EM NOSSAS VIDAS!!!

eita carrão!

Claudio Pereira
26/07/2010, 21:36
é pessoal... também fui picado pelo mosquito Forester...
eu sempre fui apaixonado pela marca, a Subaru tem muita tradição e tem excelência na tecnologia empregada em seus motores e seu sistema de tração.
Meu sonho era comprar um Impreza, de tanto assistir o WRC... mas quando fui mês passado na Concessionária daqui de Ribeirão, depois de juntar o din-din, vi a Forester e me apaixonei! Eu que gosto de pegar umas estradas de terra, nuns sítios e ranchos de amigos, além de viajar muito pelas estradas esburacadas do Brasil varonil, vi aquela carrão robusto!!
Que loucura!
Tirei a Forester XS top na sexta passada, e logo no domingo ja botei a bichona na terra pra ver se tudo aquilo que vi no YouTube era verdade... Sem abusar, vi que areiões, subidas com cascalho e chão batido são fichinhas pra tração excelente que a Forester tem...

Pode até ser que a CAOA dê trabalho aos consumidores que possuem carros da Subaru, a revenda não compensa (vender um carro desse??? jamais!!!), e o custo da manutenção é caro...
Mas como um amigo meu disse quando eu estava pensando em comprar o carro: FAZER O QUE SE GOSTA É O MÍNIMO QUE POSSAMOS FAZER EM NOSSAS VIDAS!!!

eita carrão!

Guto,

Estou quase seguindo a mesma linha de pensamento... Acho que se eles tivessem uma Forester XT para testar na loja de Brasília, eu teria saído com uma no mesmo dia e estaria feliz da vida com ela :dance:

Como falei anteriormente, a desvalorização não me assusta, até porque eu ficaria no mínimo uns 5 anos com o carro. Hoje mesmo vi um anúncio de um GVIII V6 2009/10 por 64.000...:shock: Não sei se era ágio ou se a pessoa estava com muita urgência, mas quem compra um carro assim não pode estar pensando em valor de revenda, pois nos primeiros anos vai despencar mesmo...

Continuo pensando e pesquisando, só o valor do seguro me segura :-)

Outra grande dúvida é se não está no momento de esperar a chegada dos modelos 2011.

rodrigo6883
26/07/2010, 22:02
Cláudio,

Procura o Valdir na Subaru Champion aqui em Brasília. Ele é o gerente de vendas e foi quem me vendeu a Forester turbo. Estive recentemente na concessionária e eles estavam sem a XT no estoque. Quando fiz o test drive havia uma usada a venda, mas ela foi vendida em rapidamente. Veja com ele quando o estoque será reposto pra dar uma dirigida. Pode falar que me conheceu no forum. Segundo o Valdir, os preços de todos modelos deram uma baixada. Liga lá e confira.

Agraços
Rodrigo

guto572
26/07/2010, 22:16
Guto,

Estou quase seguindo a mesma linha de pensamento... Acho que se eles tivessem uma Forester XT para testar na loja de Brasília, eu teria saído com uma no mesmo dia e estaria feliz da vida com ela :dance:

Como falei anteriormente, a desvalorização não me assusta, até porque eu ficaria no mínimo uns 5 anos com o carro. Hoje mesmo vi um anúncio de um GVIII V6 2009/10 por 64.000...:shock: Não sei se era ágio ou se a pessoa estava com muita urgência, mas quem compra um carro assim não pode estar pensando em valor de revenda, pois nos primeiros anos vai despencar mesmo...

Continuo pensando e pesquisando, só o valor do seguro me segura :-)

Outra grande dúvida é se não está no momento de esperar a chegada dos modelos 2011.

Amigo,
Não vi nos sites "gringos" nada sobre atualizaçao do modelo forester;
e quanto ao valor do seguro, meu amigo, que merda... o mais barato q eu achei (no pior perfil do mundo = 26 anos, solteiro em ribeirao preto) foi de $$$4700, com franquia de $2.600...

assusta, mas nao da pra sair sem seguro, né?

Claudio Pereira
27/07/2010, 00:58
Cláudio,

Procura o Valdir na Subaru Champion aqui em Brasília. Ele é o gerente de vendas e foi quem me vendeu a Forester turbo. Estive recentemente na concessionária e eles estavam sem a XT no estoque. Quando fiz o test drive havia uma usada a venda, mas ela foi vendida em rapidamente. Veja com ele quando o estoque será reposto pra dar uma dirigida. Pode falar que me conheceu no forum. Segundo o Valdir, os preços de todos modelos deram uma baixada. Liga lá e confira.

Agraços
Rodrigo

Rodrigo,

Estive lá na semana passada conversando com o Valdir, mas fiz o teste na XS básica. Tem uma Top 2008/9 à venda por lá por cerca de 73K. Gostei do atendimento e ele foi bem atencioso. Acabei me esquencendo de perguntar sobre a reposição do estoque da XT, que provavelmente deve vir mais cara por talvez ser uma 10/10. Neste período do ano é normal as lojas baixarem os preços dos modelos 09/10 e começarem o lançamento dos modelos 10/11. Tem montadora que lançou o modelo 2011 em março:pensativo:
Vou dar uma ligada para ele amanhã e perguntar quando terão a reposição da XT.

Claudio Pereira
27/07/2010, 01:11
Amigo,
Não vi nos sites "gringos" nada sobre atualizaçao do modelo forester;
e quanto ao valor do seguro, meu amigo, que merda... o mais barato q eu achei (no pior perfil do mundo = 26 anos, solteiro em ribeirao preto) foi de $$$4700, com franquia de $2.600...

assusta, mas nao da pra sair sem seguro, né?

O valor do seguro está alto mesmo... Fiz uma simulação no BB e para um seguro novo sem bônus e o valor de 5450,00. Amanhã vou ligar para o meu corretor verificar na Porto Seguro. Quando ele simulou para mim o do GVIII, ficou em cerca de R$3.500,00 com franquia de R$2300,00. Paguei cerca de R$2.000,00 do meu GV 2001 no início do ano. O carro deve valer cerca de R$29.000,00. Eu não acharia caro um seguro de R$3.500,00 em um carro cujo valor é de R$95.000,00 e as peças são caríssimas.

MJunior
27/07/2010, 21:35
o que você achou desta seminova xs top 08/9? Liguei lá outro dia e me disseram que o único problema era o parabrisas trincado, mas que o antigo dono iria trocá-lo. Será que dá pra chorar neste valor? Abs,

danilo kid
27/07/2010, 22:08
All, acompanho este tópico desde o primeiro post.

Estou querendo comprar outra Forester mais nova que a minha, mas para isso primeiro preciso vender a minha 98.

Se alguém souber de alguém que queira começar por uma "velhinha valente", por gentileza passe meu contato: punkibitucatu@hotmail.com

O carro está com a manutenção em dia. Sempre o mantive assim.

Valor de venda compatível ao valor MÉDIO da Webmotors.

abs

danilo

Claudio Pereira
27/07/2010, 22:20
o que você achou desta seminova xs top 08/9? Liguei lá outro dia e me disseram que o único problema era o parabrisas trincado, mas que o antigo dono iria trocá-lo. Será que dá pra chorar neste valor? Abs,

MJunior,

No dia que a vi, o Valdir me mostrou o ponto de trinca no parabrisas, mas era pequeno. De qualquer forma tem que ser trocado e ele me informou que o dono fará a troca pelo seguro dele. Não andei no carro, mas esteticamente eu acho que ela deveria estar melhor para um carro com um ano e pouco de uso. O Valdir me disse que dava para chorar no valor sim. Considerando o preço da XS Top nova, ela está 22 mil abaixo e acredito que dê para baixar o valor até uns 70-71k. Na FIPE está por volta de 76k. A quilometragem dela estava perto dos 40.000Km, quase no ponto de fazer revisão. No mais, estava bem conservada e aparentemente sem marcas de batidas.

Essa história do parabrisa me deixou com o seguinte pensamento: "se este parabrisa ainda não foi trocado é porque está em falta e vai demorar para chegar..."

rodrigo6883
28/07/2010, 23:08
Antes de fechar negócio não deixe de dirigir a XT. Vc, com certeza, vai se arrepender depois.

adrianoteles
29/07/2010, 19:39

XT Turbo fazendo 8,5km/l? Contando pelo computador de bordo do carro ou fazendo as contas na mão? A minha é a 2.0 e já marcou no melhor tanque 10,2km/l, mas na ponta do lápis fez 9,75km/l (quantidade de litros da bomba dividido pela quilometragem parcial).

Em média a minha XS tá fazendo 8,5 - 9,5km/l (fazendo a conta na mão), o que teoricamente ainda está otimizando um pouco o consumo porque nem sempre o frentista enche o tanque até o máximo. A minha 2.0 está com 3500km. Acabei optando pela 2.0 por causa do consumo, mas agora fiquei na dúvida se valeu a pena hehe!

Abraço

Claudio Pereira
29/07/2010, 21:22
XT Turbo fazendo 8,5km/l? Contando pelo computador de bordo do carro ou fazendo as contas na mão? A minha é a 2.0 e já marcou no melhor tanque 10,2km/l, mas na ponta do lápis fez 9,75km/l (quantidade de litros da bomba dividido pela quilometragem parcial).

Em média a minha XS tá fazendo 8,5 - 9,5km/l (fazendo a conta na mão), o que teoricamente ainda está otimizando um pouco o consumo porque nem sempre o frentista enche o tanque até o máximo. A minha 2.0 está com 3500km. Acabei optando pela 2.0 por causa do consumo, mas agora fiquei na dúvida se valeu a pena hehe!

Abraço

Para fazer o controle de consumo e manutenções dos meus carros eu uso, no iPhone, um programa chamado GasCubby. Vc pode fazer o controle de vários carros, abastecimento total, parcial, manutenções, impostos, seguros, etc. Você sempre tem o consumo de cada abastecimento e a média histórica do veículo. Paguei US$ 5,00 por ele e tem sido muito útil para mim.

rodrigo6883
29/07/2010, 22:59
Abasteci ontem (quarta-feira 28/07), como sempre com pódium, o computador de bordo marcou 8,3 km/l, enquanto na bomba registrei o consumo de 8,0 km/l. Continuo achando a média muito boa em comparação ao consumo da 2.0.

r.steim
30/07/2010, 10:36
Abasteci ontem (quarta-feira 28/07), como sempre com pódium, o computador de bordo marcou 8,3 km/l, enquanto na bomba registrei o consumo de 8,0 km/l. Continuo achando a média muito boa em comparação ao consumo da 2.0.

A minha 2.0 está fazendo 9,0 na cidade e 10,5 na estrada....nas médias, sempre com o ar ligado...

Abço

adrianoteles
03/08/2010, 13:29

É, pode ser a velha questão do trajeto e peso no pé mesmo.

Abraço

villamarim
04/08/2010, 21:29
Depois de ler MUITAS vezes o forum e ver muitos vídeos no youtube acabei comprando minha forester 2.0 xs top. Troquei meu Audi A3 sportback 2008 por causa do sofrimento que o coitado estava passando nas ruas da minha cidade e pela vontade de fazer umas viagens "fora da estrada".
Confesso que minha primeira impressão foi relativamente ruim, afinal, acabei me acostumando com o acabamento e conforto do Audi, além do desempenho, claro. Tive então que fazer um exercício de calma e oferecer a Forester uma segunda chance. E agora, passado alguns dias, estou muito mais satisfeito com o carro. O espaço interno é ótimo, a visibilidade um primor, o teto solar um show. O motor é muito bom, com desempenho dentro do esperado para um subaru. Os barulhos realmente incomodam (já tirei a tampa do porta malas e guardei na garagem..rsrsrs), o material do painel é MUITO ruim, mas isso eu já tinha reparado antes de comprar e não posso reclamar. O couro dos bancos não impressiona nem um pouco.
Bom, precisando melhorar minha imagem do carro resolví perder a dó e pegar um pouco de barro esse fim de semana (não tenho experiência alguma no barro), e aí o carro apareceu, cresceu, tomou anabolizante e fez bonito!!!!!! Que maravilha!!!! Peguei alguns atoleiros leves e a Forester não tomou conhecimento deles, passou batido sem pestanejar. Pulou de uma nota 6 para um belíssimo 9.
Agora não vejo a hora de fazer alguma trilha com ela e daí veio a dúvida... ela ainda não tem 1000 km, ainda é cedo para uma trilha levezinha? melhor esperar mais ? Outra dúvida, alguem aqui colocou uma central multimidia? onde comprou?
Abraço aos amigos, vou postando minhas impressões conforme elas forem aparecendo.

Cássio

wilsonb
05/08/2010, 22:10
Quando você estiver em uma estrada ruim ou com condições de pouca aderência - numa rodovia, por exemplo -, você vai ver que o subaru é 10.

adrianoteles
06/08/2010, 15:18
Depois de ler MUITAS vezes o forum e ver muitos vídeos no youtube acabei comprando minha forester 2.0 xs top. Troquei meu Audi A3 sportback 2008 por causa do sofrimento que o coitado estava passando nas ruas da minha cidade e pela vontade de fazer umas viagens "fora da estrada".
Confesso que minha primeira impressão foi relativamente ruim, afinal, acabei me acostumando com o acabamento e conforto do Audi, além do desempenho, claro. Tive então que fazer um exercício de calma e oferecer a Forester uma segunda chance. E agora, passado alguns dias, estou muito mais satisfeito com o carro. O espaço interno é ótimo, a visibilidade um primor, o teto solar um show. O motor é muito bom, com desempenho dentro do esperado para um subaru. Os barulhos realmente incomodam (já tirei a tampa do porta malas e guardei na garagem..rsrsrs), o material do painel é MUITO ruim, mas isso eu já tinha reparado antes de comprar e não posso reclamar. O couro dos bancos não impressiona nem um pouco.
Bom, precisando melhorar minha imagem do carro resolví perder a dó e pegar um pouco de barro esse fim de semana (não tenho experiência alguma no barro), e aí o carro apareceu, cresceu, tomou anabolizante e fez bonito!!!!!! Que maravilha!!!! Peguei alguns atoleiros leves e a Forester não tomou conhecimento deles, passou batido sem pestanejar. Pulou de uma nota 6 para um belíssimo 9.
Agora não vejo a hora de fazer alguma trilha com ela e daí veio a dúvida... ela ainda não tem 1000 km, ainda é cedo para uma trilha levezinha? melhor esperar mais ? Outra dúvida, alguem aqui colocou uma central multimidia? onde comprou?
Abraço aos amigos, vou postando minhas impressões conforme elas forem aparecendo.

Cássio

Se ele ainda está com apenas 1000km, espere pelo menos amaciar até 2500km como recomenda o manual!

Abraço e boas trilhas!

adrianoteles
06/08/2010, 15:20

Cássio

Em relação ao banco em couro, eu acho que eles impressionam muito mais que os "couros" das bmws! Mas em termos de durabilidade, acho q os AUDI realmente parecem ser mais duráveis! Conheço um A3 2003 que está absolutamente zerado!

R.P.P
09/08/2010, 16:17
Dúvida aos proprietários da 2.5 XT. Em retomadas é necessário usar o modo Sport e reduzir uma ou mais marchas eventualmente ? Ou só o motorzão turbo já dá conta do recado ? Excelente forum, de alto nível. Obrigado por suas opiniões.

dkelbert
09/08/2010, 16:59
Dúvida aos proprietários da 2.5 XT. Em retomadas é necessário usar o modo Sport e reduzir uma ou mais marchas eventualmente ? Ou só o motorzão turbo já dá conta do recado ? Excelente forum, de alto nível. Obrigado por suas opiniões.

hehehe não precisa fazer nada além de segurar no volante e pisar no fundo.
É uma sensação muito gostosa, mesmo. 230CV num carro turbo, 4x4, é emocionante. Pisar nas curvas é delicioso.

No modo tiptronic, se vc pisar no fundo a resposta é imediata, porem progresiva e natural.(forte claro)

No modo Sport ou Automatico, a resposta demora para aparecer pois ele enche o giro primeiro pra depois prender a marcha. Mas a sensação é ainda melhor pois da um soco em você contra o banco. Mesmo a 100km/h.
Da pra sentir a força da bixinha.

Agora sobre retomadas, da pra colocar a segunda a 100km/h.
Acho que fica entre 4.500 a 5.500 giros. (eu andava assim no meu celta, pra ter torque kkkkk)
Mas aqui não vejo necessidade. sinceramente.

abraços

R.P.P
10/08/2010, 08:35
hehehe não precisa fazer nada além de segurar no volante e pisar no fundo.
É uma sensação muito gostosa, mesmo. 230CV num carro turbo, 4x4, é emocionante. Pisar nas curvas é delicioso.

No modo tiptronic, se vc pisar no fundo a resposta é imediata, porem progresiva e natural.(forte claro)

No modo Sport ou Automatico, a resposta demora para aparecer pois ele enche o giro primeiro pra depois prender a marcha. Mas a sensação é ainda melhor pois da um soco em você contra o banco. Mesmo a 100km/h.
Da pra sentir a força da bixinha.

Agora sobre retomadas, da pra colocar a segunda a 100km/h.
Acho que fica entre 4.500 a 5.500 giros. (eu andava assim no meu celta, pra ter torque kkkkk)
Mas aqui não vejo necessidade. sinceramente.

abraços

Valeu dkelbert. Era isso mesmo que eu esperava de um carro deste nível. Fiz o test-drive em ambas (2.0 e 2.5). Não preciso nem dizer qual foi a minha opção né ? Já encomendei, deve chegar logo, não vejo a hora de pegar a estrada e curtir tudo o que já foi falado deste "brinquedinho".
Como já escreveram aqui no fórum anteriormente, agora eu deixo de ser forasteiro e passo a ser "Foresteiro". 8-)
Abraços.

felipe_rj
11/08/2010, 00:44
Boa noite a todos, graças a esse fórum escolhi meu próximo carro que como a maioria aqui neste tópico, acabei optando pelo Forester. Infelizmente terei que esperar até final de setembro para poder receber a versão turbo, pois diz o vendedor que essa versão vem bem menos que a 2.0, e deu alguma zica na importação do carro. Enfim minha dúvida aos proprietários da Turbo é a seguinte: por acaso ao passar por alguma cratera o carro dá aquela pancada seca de escorrer lágrimas dos olhos ou passa tranquilo.O perfil (55 )dos pneus:concordo: não é baixo por acaso ???

villamarim
11/08/2010, 21:19
Pane no controle de tração (luz acessa permanente no painel). Ainda com 900 km..., não forcei o carro, apenas alguma lama na semana passada, sem forçar o giro acima de 4000 rpm. Na concessionaria (CAOA porto alegre) perguntaram se lavei o motor do carro... claro que não!!!!, só posso levar o carro na proxima quarta feira. depois conto o que aconteceu.

R.P.P
12/08/2010, 09:08
Mais uma dúvida aos proprietários da 2.5 XT. Em quantas RPM fica o motor em velocidades de "cruzeiro" , aos 120 até 150 km/h ? Valeu....

rodrigo6883
13/08/2010, 10:50
Na estrada como o piloto automático ajustado para 140 km/h o giro do motor fica em 3.100 RPM.

Abasteci esta semana e a XT fez a média de 8,1 km/l no computador de bordo e 7,9 km/l na bomba. Andei apenas na cidade, enfrentando os engarrafamentos de sempre. Considero uma boa marca.

R.P.P
13/08/2010, 11:39
Na estrada como o piloto automático ajustado para 140 km/h o giro do motor fica em 3.100 RPM.

Abasteci esta semana e a XT fez a média de 8,1 km/l no computador de bordo e 7,9 km/l na bomba. Andei apenas na cidade, enfrentando os engarrafamentos de sempre. Considero uma boa marca.

Estive lendo todas as suas opiniões sobre o carro. Ótima fonte de informação, com certeza. Eu ainda estou no aguardo da chegada do carro aqui em CWB. A expectativa é grande. Só me resta ter paciência. Valeu. Abraços. RPP.:)

schimuda
13/08/2010, 22:20
Bati a porta traseira (lado do motorista). Ela abre e fecha, trava, abre vidro, mas amassou legal, e o para-lamas amassou também. Aproveitei que que ia para a revisão dos 10 mil (331,00) e fiz um orçamento.
Segundo a concessionária, funilaria não resolve.
Porta: 2.500 e pouco. borracha em torno de 200. e um adesivo transparente nesta faixa tb... Parei por aí. vou acionar o seguro, logo que possa ficar sem o carro por uns dias.
Segundo a concessionária, dois dias para chegar a porta (pelo menos é rápido, mas por este preço).
---- x -----
Alguém aí já usou o controle de cruzeiro no modo tip-tronic? achei bem interessante... Nas subidas o carro não fica naquela reduz-aumenta (2.0), com um tolerancia de 10 Km/h. Se baixar desta diferença, o controle desliga sozinho. Deve economizar um pouco.

wilsonb
16/08/2010, 11:21
Bati a porta traseira (lado do motorista). Ela abre e fecha, trava, abre vidro, mas amassou legal, e o para-lamas amassou também. Aproveitei que que ia para a revisão dos 10 mil (331,00) e fiz um orçamento.
Segundo a concessionária, funilaria não resolve.
Porta: 2.500 e pouco. borracha em torno de 200. e um adesivo transparente nesta faixa tb... Parei por aí. vou acionar o seguro, logo que possa ficar sem o carro por uns dias.
Segundo a concessionária, dois dias para chegar a porta (pelo menos é rápido, mas por este preço).
---- x -----
Alguém aí já usou o controle de cruzeiro no modo tip-tronic? achei bem interessante... Nas subidas o carro não fica naquela reduz-aumenta (2.0), com um tolerancia de 10 Km/h. Se baixar desta diferença, o controle desliga sozinho. Deve economizar um pouco.

Nas subidas, acho mais interessante usar o câmbio no modo sport ou no manual.

rodrigo6883
18/08/2010, 09:06
Aqueles que são de Brasília e estão interessados em conhecer e fazer um test drive na Forester XT (turbo) aproveitem que a concessionária tem o modelo em estoque.

Procurem o Valdir, Gerente de Vendas, não custa nada e além disso vcs descobrirão porque todos que dirigem essa versão ficam apaixonados.

Abraços.

dkelbert
19/08/2010, 09:11
Ontem peguei meu carro da revisão do 10k. Tres pacotes foram sugeridos:
- básico(R$ 680,00 ~)
- intermediário (R$ 880,00 ~)
- completo (R$ 1.180,00 ~)

Fiz o básico pois cuidei legal da danada, e sempre abasteço com PODIUM.
Até hoje apenas 3 tanques de COMUM.
Na revisão dos 20k, farei a completa.

O Carro esta excelente, e fui muito bem atendido. Parabéns a Subaru que cresce a cada dia.

O que farei neste mês é colocar uma Central multimidia, mas ainda estou escolhendo qual:
-Caska
-Hurricane
-Witson
-Flyaudio

Alguma sugestão?

Abraços pessoal.

wilsonb
19/08/2010, 23:45
Ontem peguei meu carro da revisão do 10k. Tres pacotes foram sugeridos:
- básico(R$ 680,00 ~)
- intermediário (R$ 880,00 ~)
- completo (R$ 1.180,00 ~)

Fiz o básico pois cuidei legal da danada, e sempre abasteço com PODIUM.
Até hoje apenas 3 tanques de COMUM.
Na revisão dos 20k, farei a completa.

O Carro esta excelente, e fui muito bem atendido. Parabéns a Subaru que cresce a cada dia.

O que farei neste mês é colocar uma Central multimidia, mas ainda estou escolhendo qual:
-Caska
-Hurricane
-Witson
-Flyaudio

Alguma sugestão?

Abraços pessoal.

A Flyaudio parece mais bonita e adaptada ao Forester (veja no site da Flyaundio na China), mas não sei se é muito cara.

R.P.P
20/08/2010, 16:53
Olá. Alguém já colocou frisos laterais nas portas da Forester ? Aqueles para evitar batidinhas e "ovinhos" em estacionamentos. Esteticamente, como fica o resultado final ?
Valeu. Abraços.

dkelbert
20/08/2010, 16:57
Olá. Alguém já colocou frisos laterais nas portas da Forester ? Aqueles para evitar batidinhas e "ovinhos" em estacionamentos. Esteticamente, como fica o resultado final ?
Valeu. Abraços.

Ainda não coloquei justo por não saber como ficaria.

A minha já tem um ovinho destes bem de leve no lado do passageiro.
Mas não creio que o friso ajuda muito pois hoje os carros são todos de alturas diferentes, e a maioria das portas de hoje, não são retas, todas tem um biquinho safado.

O que farei é da próxima revisão(de 20k km) mandar no martelinho dar uma 'sugada' no 'hematoma' ehehhe

abraço

Guasca de Fora/RS
20/08/2010, 19:52
Hoje dei uma ligada para a concessionária da Subaru em Porto Alegre e tive uma boa e uma má notícia.

A boa é que a nova Subaru Outback, que está melhor do que nunca, está uns 15 mil (negociáveis, segundo o vendedor) abaixo do preço inicialmente divulgado (e absurdo) de 165 mil reais.

A má notícia é que a mesma concessionária cobra 125 mil numa Forester Turbo, que ando pesquisando o preço.

Pelo que havia pesquisado, o preço de uma turbinada oscila entre 109 e 115 mil. É ou não é?

rodrigo6883
21/08/2010, 16:33
Hoje dei uma ligada para a concessionária da Subaru em Porto Alegre e tive uma boa e uma má notícia.

A boa é que a nova Subaru Outback, que está melhor do que nunca, está uns 15 mil (negociáveis, segundo o vendedor) abaixo do preço inicialmente divulgado (e absurdo) de 165 mil reais.

A má notícia é que a mesma concessionária cobra 125 mil numa Forester Turbo, que ando pesquisando o preço.

Pelo que havia pesquisado, o preço de uma turbinada oscila entre 109 e 115 mil. É ou não é?

Paguei R$ 107.000,00 em maio deste ano.

Guasca de Fora/RS
21/08/2010, 18:23
Bom saber... claramente o preço é negociável, mas mesmo assim o preço de saída tá alto demais.

A Outback nova alguém aqui tem, ou sabe quanto tão pedindo nela?

villamarim
21/08/2010, 19:05
Bom, parece que o problema no controle de tração foi apenas um bug no sensor... vamos aguardar para ver se dá pau de novo. Na concessionaria nao conseguiram resolver uma estalo frequente (muito frequente) no teto solar. Agora vou ter que deixar o carro lá por uns 3 dias para que tentem arrumar o teto.... Apesar dos problemas estou satisfeito com o carro, troquei luxo por espaço e flexibilidade, assustou no começo mas finalmente "entendí" o carro. Agora com 2 milkm o consumo continua meio alto uns 9 km/l na estrada e um pouco menos na cidade.
Alguém aquí já colocou ela pra brigar na terra?

Abraços

Cássio

MJunior
21/08/2010, 21:45
Bom, parece que o problema no controle de tração foi apenas um bug no sensor... vamos aguardar para ver se dá pau de novo. Na concessionaria nao conseguiram resolver uma estalo frequente (muito frequente) no teto solar. Agora vou ter que deixar o carro lá por uns 3 dias para que tentem arrumar o teto.... Apesar dos problemas estou satisfeito com o carro, troquei luxo por espaço e flexibilidade, assustou no começo mas finalmente "entendí" o carro. Agora com 2 milkm o consumo continua meio alto uns 9 km/l na estrada e um pouco menos na cidade.
Alguém aquí já colocou ela pra brigar na terra?

Abraços

Cássio

Cassio e demais. Tenho visto no edmunds.com reclamações a respeito de barulhos internos e do conforto dos bancos, tanto do motorista quanto do passageiro. Obviamente são reclamações de consumidores americanos, muito mais exigentes e acostumados com automóveis de alto nível e de variadas e boas montadoras. Vi lá reclamações a respeito deste barulho no teto também. O que me dizem a respeito? Pergunto isto porque estou interessado em comprar uma Forester e quero saber se estes problemas são realmente frequentes, até para os nossos padrões.
Obrigado,

villamarim
22/08/2010, 22:13
Cassio e demais. Tenho visto no edmunds.com reclamações a respeito de barulhos internos e do conforto dos bancos, tanto do motorista quanto do passageiro. Obviamente são reclamações de consumidores americanos, muito mais exigentes e acostumados com automóveis de alto nível e de variadas e boas montadoras. Vi lá reclamações a respeito deste barulho no teto também. O que me dizem a respeito? Pergunto isto porque estou interessado em comprar uma Forester e quero saber se estes problemas são realmente frequentes, até para os nossos padrões.
Obrigado,
Mjunior,

olha, achei os bancos e a posição de dirigir BEM confortáveis, os ajustes elétricos são eficientes, vc vai achar a posição que quiser. Não havia visto em nenhum forum no brasil sobre esse barulho no teto, na subaru em POA mexeram um pouco esta semana, melhorou mas ainda estala e incomoda. Vou ter que deixar ele por mais dias para uma "mexida completa", chato, mas vou aproveitar uma viagem no sete de setembro e deixar o carro. Agora um conselho, se vc quer um carro só pra uso urbano não acho que seja a melhor opção. A vantagem da forester, na minha opinião é a flexibilidade de terrenos que ela encara junto com espaço interno, bom conforto na estrada e a segurança.
Isso tudo sobre a minha 2.0, porque a turbo é um foguete difícil de encontrar igual pelo mesmo preço.

JOFRAN
23/08/2010, 08:50
Mjunior,

olha, achei os bancos e a posição de dirigir BEM confortáveis, os ajustes elétricos são eficientes, vc vai achar a posição que quiser. Não havia visto em nenhum forum no brasil sobre esse barulho no teto, na subaru em POA mexeram um pouco esta semana, melhorou mas ainda estala e incomoda. Vou ter que deixar ele por mais dias para uma "mexida completa", chato, mas vou aproveitar uma viagem no sete de setembro e deixar o carro. Agora um conselho, se vc quer um carro só pra uso urbano não acho que seja a melhor opção. A vantagem da forester, na minha opinião é a flexibilidade de terrenos que ela encara junto com espaço interno, bom conforto na estrada e a segurança.
Isso tudo sobre a minha 2.0, porque a turbo é um foguete difícil de encontrar igual pelo mesmo preço.
Caros Amigos,
Estes estalos podem ser devidos a falhas de pontos de solda no monobloco devido a torção.
Um funileiro com experiencia pode identificar o problema.As concessionarias dificilmente tem pessoal com esta prática.Tive uma perua,em que o problema era no monobloco ,na parte superior da porta do motorista.Um velho amigo funileiro, inseriu uma chave de fenda,com um pequeno afastamento das chapas resolveu o probema.

MJunior
23/08/2010, 17:45
Mjunior,

Cassio, o que mais me interessa na Forester é a segurança, sem equivalente no mercado nacional por este preço, e o espaço interno. Já fiz um test drive na 2.0 e achei bem acertada, muito gostosa de dirigir. No meu caso não vejo necessidade de uma 2.5, ou melhor , acho 30 mil dinheiros uma diferença exagerada entre a básica e a XT. Estou pensando em comprar uma básica mesmo, mas para andar 60 a 70% do tempo na cidade e o restante em estradas com níveis variados de conservação. Trilha, mesmo, não tenho intenção de fazer, ou seja, estou querendo um crossover. Uma outra opção, para mim, seria o Honda CRv, mas 4x4, com controle de estabilidade e seis airbags só a EXL, que está 102 mil, ou seja, 18 mil reais mais cara que a Forester básica, que oferece tudo isto. Sei que manutenção e a revenda dela é mais difícil, mas sei lá, gosto muito mais do estilo e da dirigibilidade da forester.

dkelbert
23/08/2010, 17:59
'Foresteiros' !

Não há como criarmos um tópico Subaru Forester, e sub tópicos do tipo:
tunning / motor
som / multimidia
aparencia
dúvidas
fotos

etc?

r.steim
23/08/2010, 22:56
Valeu. Abraços.

R.P.P.
Eu, inspirado no video do you tube "subaru forester 2009 off road" onde aparece uma preta com frisos prata num deserto, descobri que os da fiat strada cabine simples eram muito parecidos.....mandei pintar na cor das maçanetas e coloquei...o resultado foi muito bom, mudou a cara do carro a agora me livrei dos amassadinhos...
ABÇO

MJunior
24/08/2010, 06:59
quanto vocês têm pago por elas? Nas de 10 mil, 20 mil, etc. São a cada 10 mil km?
Abraços,

JOFRAN
24/08/2010, 08:31
R.P.P.
Eu, inspirado no video do you tube "subaru forester 2009 off road" onde aparece uma preta com frisos prata num deserto, descobri que os da fiat strada cabine simples eram muito parecidos.....mandei pintar na cor das maçanetas e coloquei...o resultado foi muito bom, mudou a cara do carro a agora me livrei dos amassadinhos...
ABÇO
Bom dia Steim,
Daria para colocar as fotos?
Quanto custou?
Grato Jofran-Campinas-SP.

R.P.P
24/08/2010, 09:01
Valores em CWB que obtive na concessionária.
10000km R$ 550,00.
20000km R$ 890,00.
30000km R$ 790,00.
Abs.

R.P.P
24/08/2010, 09:03
R.P.P.
ABÇO

Valeu a dica r.steim.
Abs.:)

r.steim
24/08/2010, 10:42
Bom dia Steim,
Daria para colocar as fotos?
Quanto custou?
Grato Jofran-Campinas-SP.

Caro Jofran
Os frisos custaram R$ 50,00 e a pintura R$ 120,00, com fundo e verniz...
Estou indo viajar esta semana e volto em meados de setembro...na volta lhe mando as fotos, OK ?
Abço

JOFRAN
24/08/2010, 12:08
Caro Jofran
Os frisos custaram R$ 50,00 e a pintura R$ 120,00, com fundo e verniz...
Estou indo viajar esta semana e volto em meados de setembro...na volta lhe mando as fotos, OK ?
Abço
Caro Steim,
Estaremos na expectativa.Tenho uma Forester 09 2.0 prata.Tb quero proteção contra os "ovinhos".
Grato .
Jofran.

MJunior
24/08/2010, 21:32
Valores em CWB que obtive na concessionária.
10000km R$ 550,00.
20000km R$ 890,00.
30000km R$ 790,00.
Abs.

Valeu! Mais em conta do que imaginava.
Abs,

JOFRAN
24/08/2010, 22:03
:?: Caros amigos,
Alguem já trocou,ou sabe sobre procedimento de troca do filtro de combustival da forester 08/09 2.0 asp.?:-?.
Estão pedindo entorno de R$400,00.
O filtro fica dentro do tanque.Alguns sites dizem que não se mexe,aqui a CAOA recomenda trocar com 50mil kms.Por favor lancem luz nessa confusão.
Grato. Jofran.

R.P.P
26/08/2010, 10:34
Olá. A primeira troca de óleo é solicitada aos 5000 km. Será melhor antecipar , em função do motor amaciando e etcéteras ? Ouvi dizer que seria bom fazer aos 1500 km + ou -. Será que procede esta informação ? Obrigado.

wilsonb
26/08/2010, 11:04
Olá. A primeira troca de óleo é solicitada aos 5000 km. Será melhor antecipar , em função do motor amaciando e etcéteras ? Ouvi dizer que seria bom fazer aos 1500 km + ou -. Será que procede esta informação ? Obrigado.

Não. A primeira troca de óleo ocorre na primeira revisão aos 10.000 quilômetros.

JOFRAN
26/08/2010, 22:41
Caros amigos,:?:
alguem sabe informar onde fazer manutenção das subaru em S.Paulo,sem ter que ficar refem da concessionária?:discordo:
Agradeço as indicações.
Abs. Jofran.:concordo:

R.P.P
27/08/2010, 14:31
Prezados amigos do blog. Peguei a XT nesta semana. O carro realmente é show, dirigibilidade excelente. E o motor ? Um avião, anda muitoooooooooo mesmo. Postarei futuramente quando tiver maiores informações sobre consumo e outras informações relevantes. Abraços.

R.P.P
27/08/2010, 14:55
Não. A primeira troca de óleo ocorre na primeira revisão aos 10.000 quilômetros.

Olá wilsonb. Segundo o manual, pelo que eu entendi, é recomendável fazer a troca aos 5000 km nas condições de "uso severo". Uso severo, é o nosso "anda e para" constante das grandes cidades. E uma possível troca antes, aos 1500 km (minha dúvida inicial) seria em função de possíveis resíduos no motor em função do amaciamento. Vamos dizer que seria um excesso de zelo. Abraços.:)

rodrigo6883
27/08/2010, 15:50
Prezados amigos do blog. Peguei a XT nesta semana. O carro realmente é show, dirigibilidade excelente. E o motor ? Um avião, anda muitoooooooooo mesmo. Postarei futuramente quando tiver maiores informações sobre consumo e outras informações relevantes. Abraços.

Parabéns pela compra. Tenho certeza que fez uma excelente aquisição.
Abasteça com gasolina podium e respeite o limite de RPM até os 2.500 km.

wilsonb
27/08/2010, 23:15
Olá wilsonb. Segundo o manual, pelo que eu entendi, é recomendável fazer a troca aos 5000 km nas condições de "uso severo". Uso severo, é o nosso "anda e para" constante das grandes cidades. E uma possível troca antes, aos 1500 km (minha dúvida inicial) seria em função de possíveis resíduos no motor em função do amaciamento. Vamos dizer que seria um excesso de zelo. Abraços.:)

Com 5.000 km troquei o óleo da Forester na volta de uma viagem que fiz à Bahia, mas, como você diz, foi por excesso de zelo. Quanto à troca aos 1.500 km, não me parece recomendada haja vista que o óleo que vem de fábrica é preparado para o amaciamento.

villamarim
29/08/2010, 00:44
Novamente acendeu a luz do controle de tração. O barulho no teto continua, parece que realmente tem haver com os pontos de solda. Vou viajar no 7 de setembro e deixar o carro a semana toda, espero sinceramente que seja a última vez que dê problema. Prometeram trocar o sensor do controle de tração..... vamos ver.

Emotsuka
31/08/2010, 02:02
Também tenho a dúvida do assunto deste tópico. Os subaristas foram a grande maioria, fiquei quase convencido... mas não 100%, pois ainda acho que a GVIII entrega mais "luxos" que a Forester XT (frescura pra uns, mas eu gosto destes mimos). Os materiais do acabamento interno da GVIII me pareceram de melhor qualidade, e acho que o consumo do turbo e do V6 devem se equivaler... isso realmente não me preocupa tanto pois tenho um Azera que bebe horrores!
Me preocupa o fato de que a GVIII com nova traseira sem o estepe do lado de fora já está circulando lá fora e esta novidade não deve demorar a chegar.
Meu coração também bate pela Tiguan, mas o valor do seguro chega a ser abusivo (como todo VW), tem muito mais tecnologia embarcada, mas também terá modificações no câmbio em breve. E acho que a rede VW não tem preparo para lidar com carros de luxo.
A Forester é a que possui o projeto mais recente, mas mima menos os ocupantes, existe uma lacuna enorme de equipamentos (e de preço) entre a Forester XT e a Outback. Se existisse uma Forester XT com os equipamentos da Outback (digo, as frescuradas todas) custando uns 120, 130 mil eu assinava o cheque agora mesmo.

danilo kid
31/08/2010, 20:02
Caros amigos,:?:
alguem sabe informar onde fazer manutenção das subaru em S.Paulo,sem ter que ficar refem da concessionária?:discordo:
Agradeço as indicações.
Abs. Jofran.:concordo:
www.garagesubaru.com.br

é o lugar mais indicado. eles tem ferramental e know how para dar uma boa assistência. o preço é beeeem melhor que concessionária.

JOFRAN
31/08/2010, 21:55
www.garagesubaru.com.br (http://www.garagesubaru.com.br)

é o lugar mais indicado. eles tem ferramental e know how para dar uma boa assistência. o preço é beeeem melhor que concessionária.

Boa Noite,Danilo.:concordo:
Tenho conhecimento da Garage.A minha intenção era saber outra alternativa.Realmente o preço deles é bem mais em conta .:-D.
Abs. jofran

Guasca de Fora/RS
31/08/2010, 22:02
Também tenho a dúvida do assunto deste tópico. Os subaristas foram a grande maioria, fiquei quase convencido... mas não 100%, pois ainda acho que a GVIII entrega mais "luxos" que a Forester XT (frescura pra uns, mas eu gosto destes mimos). Os materiais do acabamento interno da GVIII me pareceram de melhor qualidade, e acho que o consumo do turbo e do V6 devem se equivaler... isso realmente não me preocupa tanto pois tenho um Azera que bebe horrores!
Me preocupa o fato de que a GVIII com nova traseira sem o estepe do lado de fora já está circulando lá fora e esta novidade não deve demorar a chegar.
Meu coração também bate pela Tiguan, mas o valor do seguro chega a ser abusivo (como todo VW), tem muito mais tecnologia embarcada, mas também terá modificações no câmbio em breve. E acho que a rede VW não tem preparo para lidar com carros de luxo.
A Forester é a que possui o projeto mais recente, mas mima menos os ocupantes, existe uma lacuna enorme de equipamentos (e de preço) entre a Forester XT e a Outback. Se existisse uma Forester XT com os equipamentos da Outback (digo, as frescuradas todas) custando uns 120, 130 mil eu assinava o cheque agora mesmo.
Pois é... lendo este tópico e depois de muito pesquisar, fiquei muito propenso a trocar meu carro por uma Forester XT. Liguei para a concessionária em Porto Alegre e fiquei impressionado que pediram 125 mil na XT, muito acima do que venho pesquisando na internet. A Outback, que nem pedi o preço, o vendedor me ofereceu por 150 mil "negociáveis", ou seja, podendo baixar. Aí comecei a pensar sério na Outback, que é um absurdo de carro, há anos já reparava nela quando via uma na rua. Mas acho mais viável negociar a Forester XT mesmo, baixando o preço até onde der. O que pende a favor da Forester é que aqui mesmo no fórum há muitos proprietários - já da nova Outback não sei de nenhum.

JOFRAN
01/09/2010, 10:38
Bom dia SUBARISTAS,:mrgreen:

Nos manuais "off" Brasil recomenda-se trocar as velas com 100 mil kms.No manual da Subaru Forester 08>,editado pela Caoa recomendam trocar com 50 mil kms.Para se trocar as velas destes modelos é preciso levantar o motor tendo que remover varios componentes como caixa e entrada de ar,bateria etc.
Aqui na terceirizada(não concessionária) a brincadeirafica em aprox. R$ 700,00 - R4 97,00 cada vela e 2hs de mão de obra a R$145,00 a hora.:discordo:
Na www.velauto.com.br (http://www.velauto.com.br) , na Lapa a vela de iridium DENSO IK20 original (sic.) custa R$ 224,00 o jogo.:neutral:.
O procedimento de troca na Garage Subaru foi orçado em R$170,00.

Camarão®
01/09/2010, 11:57
POde ir sem medo na http://nihonsubaru.com/

Fica na Av Faria Lima, perto do largo da Batata em pinheiros.

Já fiz algumas coisas lá, pode falar com o Osmar. Ele é ex funcionário da CAOA e sabe tudo da marca.

Achei muito melhor que a GARAGE.

JOFRAN
01/09/2010, 13:04
POde ir sem medo na http://nihonsubaru.com/

Fica na Av Faria Lima, perto do largo da Batata em pinheiros.

Já fiz algumas coisas lá, pode falar com o Osmar. Ele é ex funcionário da CAOA e sabe tudo da marca.

Achei muito melhor que a GARAGE.
Caro amigo,Saude e Paz.
Muito obrigado pela informação.É isto que devemos divulgar para os SUBARISTAS.

Grato Jofran.

R.P.P
01/09/2010, 13:30
Parabéns pela compra. Tenho certeza que fez uma excelente aquisição.
Abasteça com gasolina podium e respeite o limite de RPM até os 2.500 km.
Primeira média de consumo (XT).
No computador de bordo : 6,8 km/l.
Na bomba : 6,6 km/l.
Abs.

Taucherjr
01/09/2010, 14:51
Caros amigos,

sou apaixonado pela marca Subaru e autor do voto nº 100...rs. Pretendo a médio prazo trocar meu new civic por uma Forester. Fico namorando o carro toda vez que estou na net e apesar de ainda não possuir um, gostaria de ajudar aos que pretendem comprá-lo. Hoje mesmo, liguei para a CIAMOTORS e obtive o preço da XT, que a meu ver está de bom tamanho: R$ 110.000,00, com alguma gordurinha ainda p/ queimar. Falei com o Tiago e ele me falou que tem o carro na loja. A XS Top tem na loja também, com uma gordura maior p/ queimar. Creio que a XT seja o melhor negócio, pois em caso de substituição de peça, seria bem mais fácil importar, visto que nos EUA, todas são 2.5 turbo. e também não se correria o risco de se arrepender depois por não comprar um carro mais potente.
atenciosamente,
Taucherjr

R.P.P
01/09/2010, 16:25
Caros amigos,

sou apaixonado pela marca Subaru e autor do voto nº 100...rs. Pretendo a médio prazo trocar meu new civic por uma Forester. Fico namorando o carro toda vez que estou na net e apesar de ainda não possuir um, gostaria de ajudar aos que pretendem comprá-lo. Hoje mesmo, liguei para a CIAMOTORS e obtive o preço da XT, que a meu ver está de bom tamanho: R$ 110.000,00, com alguma gordurinha ainda p/ queimar. Falei com o Tiago e ele me falou que tem o carro na loja. A XS Top tem na loja também, com uma gordura maior p/ queimar. Creio que a XT seja o melhor negócio, pois em caso de substituição de peça, seria bem mais fácil importar, visto que nos EUA, todas são 2.5 turbo. e também não se correria o risco de se arrepender depois por não comprar um carro mais potente.
atenciosamente,
Taucherjr

Eu também troquei um Civic por um Forester XT. Sinceramente, não tenho saudades. Por enquanto, estou gostando muito do carro. E o preço que vc falou está muito bom. Sò tenho um arrependimento, o de não ter trocado antes. :)

Camarão®
01/09/2010, 19:23
Acabei de chegar da Subaru da av Ibirapuera. Fui deixar o impreza da patroa para revisão de 1 ano. Já tenho uma foreste aspirada 2007 e de olho numa XT ou Tiguan, estou an dúvida ainda. O vendedor que me vendeu os 2 subarus falou que faz 105k na XT. Na 2011 vai vir ar digital dual zone e mais algumas mudanças simples mas chega só lá pra março. Acho uma boa opção a XT por 105k, por esse preço não vejo nada mais equipado.

Camarão®
02/09/2010, 15:31
Notícia quentinha

For the first time in two decades, Subaru is expected to debut an all-new 4-cylinder boxer engine later this year, which will be used in most models in its lineup to help improve fuel economyhttp://images.intellitxt.com/ast/adTypes/mag-glass_10x10.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/#).

According to a report by Japan's Nikkei business daily, the new engine will be between 2.0- and 2.5-liters with improved fuel economy by roughly 10 percent and will be used in everything from the Legacy to the Impreza. First, however, it will launch in the Forester. The new engine is also slated to get a CVT transmission – a notable improvement over the 4-speed auto-box in the forester and Impreza.

Subaru has confirmed that a new engine is being prepped to debut but no details have been provided.

It's possible that the new engine could use both direct-injection and a start-stop system, two technologies that were showcased on the Hybridhttp://images.intellitxt.com/ast/adTypes/mag-glass_10x10.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/#) Tourer Concept – a hybrid model that Subaru unveiled at last year's Tokyo Auto Show. Subaru is also expected to deliver a hybrid model in 2012 based on an existing vehicle.

tulhoxtt3
03/09/2010, 03:01
Notícia quentinha

According to a report by Japan's Nikkei business daily, the new engine will be between 2.0- and 2.5-liters with improved fuel economy by roughly 10 percent and will be used in everything from the Legacy to the Impreza. First, however, it will launch in the Forester. The new engine is also slated to get a CVT transmission – a notable improvement over the 4-speed auto-box in the forester and Impreza.

O CVT corrigiria o maior defeito hoje da Forester que é esse câmbio de 4 marchas. Para quem passou os últimos 5 anos dirigindo CVT, como eu, foi um choque fazer um TD na 2.0 e sentir os buracos das 4 marchas nas subidas - simplesmente falta uma marcha ali entre a 3a e a 4a. Ou berra para manter 80, ou se espreme e perde velocidade.

Hoje estou mais para o Tiguan. Seu acabamento, detalhes e painel empatam, na minha equação utilitarista pessoal, com a maior confiabilidade mecânica do Subaru. O desempate, hoje, para mim, é mesmo o câmbio de 6 marchas da VW, que é outra suavidade em relação aos buracos das 4 da Subaru.

Se fosse CVT, aí não conseguiria escolher entre os 2... :shock: :?:

tulhoxtt3
03/09/2010, 03:10
Novamente acendeu a luz do controle de tração. O barulho no teto continua, parece que realmente tem haver com os pontos de solda. Vou viajar no 7 de setembro e deixar o carro a semana toda, espero sinceramente que seja a última vez que dê problema. Prometeram trocar o sensor do controle de tração..... vamos ver.

Villamarim, tenho atualmente um Audi A4 e a luz do controle de tração sempre acende quando ele entra em funcionamento, ou seja, se eu cravo o pé embaixo e o turbo "entra", o controle de tração segura a onda para o carro não ficar patinando. Normal. Não seria o mesmo caso no seu carro?

dkelbert
03/09/2010, 08:09
O CVT corrigiria o maior defeito hoje da Forester que é esse câmbio de 4 marchas. Para quem passou os últimos 5 anos dirigindo CVT, como eu, foi um choque fazer um TD na 2.0 e sentir os buracos das 4 marchas nas subidas - simplesmente falta uma marcha ali entre a 3a e a 4a. Ou berra para manter 80, ou se espreme e perde velocidade.

Hoje estou mais para o Tiguan. Seu acabamento, detalhes e painel empatam, na minha equação utilitarista pessoal, com a maior confiabilidade mecânica do Subaru. O desempate, hoje, para mim, é mesmo o câmbio de 6 marchas da VW, que é outra suavidade em relação aos buracos das 4 da Subaru.

Se fosse CVT, aí não conseguiria escolher entre os 2... :shock: :?:

Bom dia!!

Não sei quanto a Forester XS/2.0.
Mas eu tenho a XT 2.5, e realmente não consigo sentir falta de uma 5 ou até mesmo 6 marcha.

O motor é show de bola e as marchas longas evitam o tempo perdido de ficar trocando marchas...
Não há mudanças 'sem graça' de marchas em subidas e etc como relatos.(talvez por ser uma XT, gostaria que outros que possuem XT tb se manifestem também).

Pelo que li o tipo CVT não se encaixaria para o modelo TURBO, por questões técnicas mesmo(torque e afins?)

Vou relatar o que sinto falta de verdade, de acordo com minhas necessidades:
- Ar Condicionado Dual Zone (parece que virá em 2011 ou 2012)
- Atras os assentos foram projetados para japoneses(familias pequenas), portanto 2 ficam extremamente confortaveis.. mas o terceiro(do meio) não fica.
- Luz no porta malas (fundo)
- Luz no porta luvas? (meu deus eu não achei)
- algumas partes do veiculo são com engates, não parafusos, e remetem a pequenos ruídos internos. (há como resolver por conta própria)
- Computador de bordo mais completo.
- Xenon 6k ou 8k (o atual é 4,3k)
- keyless?? sem chave para ingnição, como BMW

O que eu ainda vou fazer:
- Central multimidia(4 conto uma completa)
- interface vidros + teto
- escapamento esportivo (ronco mais forte alem de ganhar alguns CVs)
- quem sabe um xenon 6k

Abraços!

Camarão®
03/09/2010, 10:20
Bom dia!!

Pelo que li o tipo CVT não se encaixaria para o modelo TURBO, por questões técnicas mesmo(torque e afins?)

- Atras os assentos foram projetados para japoneses(familias pequenas), portanto 2 ficam extremamente confortaveis.. mas o terceiro(do meio) não fica.
- algumas partes do veiculo são com engates, não parafusos, e remetem a pequenos ruídos internos. (há como resolver por conta própria)

- quem sabe um xenon 6k

Abraços!

Sobre o CVT acho que funcionaria no turbo, já roda no Legacy e na Outback no H6 280cv. Seria absurdo colocar CVT na aspirada e deixar a turbo com esse cambio. Tem o Legacy GT com 270 hp turbo e 5 marchas e TIP no volante, essa poderia ser a opção da XT.

O Ar dual zone está confirmado

tulhoxtt3
03/09/2010, 11:13
Bom dia!!

Mas eu tenho a XT 2.5, e realmente não consigo sentir falta de uma 5 ou até mesmo 6 marcha.

O motor é show de bola e as marchas longas evitam o tempo perdido de ficar trocando marchas...
Não há mudanças 'sem graça' de marchas em subidas e etc como relatos.(talvez por ser uma XT, gostaria que outros que possuem XT tb se manifestem também).

- quem sabe um xenon 6k

Abraços!

Oi Dkelbert, de quebra vc me tirou uma dúvida que já tinha postado em outro tópico e ainda não tinha conseguido resposta: se o torque de sobra da XT conseguiria tapar os buracos do câmbio na base da brutalidade.

Menos mal, mas na 2.0, para mim, ela realmente precisa de mais marchas. Ainda não estou 100% decidido pelo Tiguan. Parece que a XT está sendo anunciada a 105 mil aqui do lado em Goiânia, ou seja, com um chorinho, ainda conseguiria um pouco de desconto, e fica bem mais barata que o Tiguan completaço.

Quanto ao xenon, eu não mexeria. Vc vai arrumar sarna pra se coçar por dois motivos: o primeiro é que o Código de Trânsito só permite faróis branco ou amarelo, e esses 6k ou 8k são azuis/violeta, e o segundo é que o mesmo CTB não permite "alterações no sistema de iluminação dos carros".

De cara vc vai sair de um negócio 100% legal, para um negócio que não atende à legislação de trânsito. Pode ser que não dê em nada, mas é algo a se pensar, não? Além disso, essas são as cores dos "kits" que se vende por aí, e pensa bem, como os teus faróis são refletores, e não de canhão projetor, como a maioria dos xenon de fábrica, pode ser que vc acabe ficando mais retido em blitze Brasil afora tendo que explicar que o que vc tem nele não é kit xingling, mas sim equipamento de fábrica, com autonivelamento e lavagem...

Abs, T.

tulhoxtt3
03/09/2010, 11:17
Ah! esqueci de comentar!
A Audi já usa CVT em seus motores turbo desde 2002.
Se vc pegar a especificação do A4 0km, vai ver que ele é CVT, acoplado a um motor turbo com os mesmos 32mkgf de pura brutalidade que tem no turbo da Subaru XT. :concordo:

dkelbert
03/09/2010, 14:42
Ah! esqueci de comentar!
A Audi já usa CVT em seus motores turbo desde 2002.
Se vc pegar a especificação do A4 0km, vai ver que ele é CVT, acoplado a um motor turbo com os mesmos 32mkgf de pura brutalidade que tem no turbo da Subaru XT. :concordo:

Que coisa...
Eu li sobre CVT e motor da XT diretamente de um site subaru.
Algum engenheiro sei la... mas enfim... vamos aguardar.
Não consigo imaginar a reação do veículo em acelerações bruscas, no caso utilizando um CVT real....

Quanto aos faróis, é real. Vou é deixar quieto. kkkk

abraços!

tulhoxtt3
03/09/2010, 15:56
Que coisa...
Eu li sobre CVT e motor da XT diretamente de um site subaru.
Algum engenheiro sei la... mas enfim... vamos aguardar.
Não consigo imaginar a reação do veículo em acelerações bruscas, no caso utilizando um CVT real....

Quanto aos faróis, é real. Vou é deixar quieto. kkkk

abraços!

Tenho CVT há uns 4 anos, primeiro num Honda Fit 1.5 e depois num A4 1.8T. Vou te dizer uma coisa, a sensação é que ele até acelera menos. porque vc não tem aquele barulho de esticar as marchas. Mas é pura ilusão, pois o carro está acelerando mais rápido que se tivesse o câmbio automático normal ou o manual.

Na prática, com o pé embaixo, o motor sobe o giro até perto da faixa de potência máxima e lá estaciona. O câmbio cuida de manter o motor na faixa de potência máxima, enquanto aumenta a velocidade transferida para as rodas.

A melhor eficiência dele vem mais do fato de não cair os giros na passagem para uma marcha mais alta que no tempo em que se gasta desengatado na passagem entre elas.

Além disso, no uso normal o carro fica suave como uma seda, vc nunca sente trancos de passagem de marchas e o motor grita menos, porque o câmbio tem como fazê-lo girar na rotação exata para gerar quantidade de torque e potência exata demandada a cada instante.

Abs, T.

dkelbert
03/09/2010, 17:55
Tenho CVT há uns 4 anos, primeiro num Honda Fit 1.5 e depois num A4 1.8T. Vou te dizer uma coisa, a sensação é que ele até acelera menos. porque vc não tem aquele barulho de esticar as marchas. Mas é pura ilusão, pois o carro está acelerando mais rápido que se tivesse o câmbio automático normal ou o manual.

Na prática, com o pé embaixo, o motor sobe o giro até perto da faixa de potência máxima e lá estaciona. O câmbio cuida de manter o motor na faixa de potência máxima, enquanto aumenta a velocidade transferida para as rodas.

A melhor eficiência dele vem mais do fato de não cair os giros na passagem para uma marcha mais alta que no tempo em que se gasta desengatado na passagem entre elas.

Além disso, no uso normal o carro fica suave como uma seda, vc nunca sente trancos de passagem de marchas e o motor grita menos, porque o câmbio tem como fazê-lo girar na rotação exata para gerar quantidade de torque e potência exata demandada a cada instante.

Abs, T.

Show!
Nada como ouvir quem já utiliza a tecnologia.

abraços e bom feridão

Normio
03/09/2010, 19:08
tulhoxtt3: o xenon 6000k é branca e levemente azulada e é utilizada na maioria dos carros que vem com xenon de fábrica, como BMW, Mercedes, Land Rover, etc.. e na minha opinião a mais bonita.

tulhoxtt3
03/09/2010, 22:05
Normio, não vou discutir nem gosto nem estética, mas 6000k me parece um tanto puxado para o azul:
http://www.maxrev.de/files/2009/03/thumbs/t_techonecolors.jpg

E acho que li em algum lugar que os 4300K são a maioria dos "OEM".

De qualquer forma, mesmo que os 6000k sejam permitidos, e que possam até equipar alguns originais de fábrica, ainda acho que é sarna para ele se coçar, porque fica mais parecido com muito kit xenhonho, e ele pode acabar sendo mais parado nas Blitze, e como o farol da Forester é de refletor e não de canhão projetor, pode passar por muito aborrecimento para explicar ao agente de trânsito que é original e não adaptação.

E nosso amigo pode até ser enquadrado no art. 230, XIII, do Código de Trânsito:
Conduzir o veículo:
XIII - com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados;
Infração - grave; Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;

Abs,

Camarão®
03/09/2010, 23:21
A forester XT vem com xenon de fábrica e com projetor. 'Não tem como alguém encrencar a não ser que seja um super violeta.... Na minha 2007 não é original e tenho de 6000km, rodo a 3,5 anos e nunca nem fui parado. Se vc pegar a XT com xenon original, com regulagem de altura e lavador de farol, vc pode trocar pelo que vc quiser que nenhum policial vai encontrar argumento para te multar. Tem bmw por aí que vem com 8000k.

tulhoxtt3
04/09/2010, 00:27
Camarão, a Forester XT vem com xenon de fábrica e farol REFLETOR, e não projetor. Farol refletor é aquele que parece um olho de boi, acho que o Astra o está usando.
Dos carros que já vi por aí com xenon de fábrica só Corolla e Forester usam refletor. Não há problema algum nisso.
Agora para adaptar são outros 500, normalmente os que mais incomodam, que parecem um estádio de futebol vindo em sua direção, são os instalados sobre um farol refletor, especialmente nos monoparábola, como em gol, celta, etc. Parece que não é muito fácil fazer o corte do farol baixo e a luz espalha até para a lua.
Farol refletor:
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/toyota/2002/corolla-farol.jpg
Farol projetor (o do meio, tipo olho de boi, ao lado tem um refletor):
http://www.carparts-online.de/shop/images/product_images/info_images/13473.jpg

Se vc pegar a XT com xenon original, com regulagem de altura e lavador de farol, vc pode trocar pelo que vc quiser que nenhum policial vai encontrar argumento para te multar. Tem bmw por aí que vem com 8000k.

Não é bem assim não, a Resolução 227 do Contran fala que o farol tem de ser branco. Se o agente de trânsito achar que é azul pode te multar e apreender o carro até a regularização.

Agora que tem carro aí até com 12000k ou mais, imagino que tenha. Se vai ter enrosco na Blitz ou não são outros 500. Eu prefiro não arriscar. Mas como dizia meu finado avô: "cada cabeça uma sentença".

Abs, T.

Emotsuka
04/09/2010, 05:14
Dirigi a 2.0 e a XT, e na XT o câmbio não bobeia, ao contrário da 2.0 que além de dar umas bobeadas é lenta de saída.
Se a XT tivesse uma marcha a mais teria melhor consumo. Mas o boxter turbo casou bem com as 4 marchas. O ronco do motor é delicioso!
Acho o cvt ótimo, mas tira a emoção do turbo, como não tem queda de rotação vc não sente a velocidade... e nada mais delicioso num carro turbo do que sentir a velocidade no peito.
o cvt do antigo fit era infernal, pois como não tinha um isolamento acústico eficiente vc ficava escutando aquele barulho constante de afogador puxado.

Mas uma coisa tenho a dizer sobre esse assunto dos faróis... não entendo pra quê tanta luz se as ruas já são iluminadas. Na estrada a noite, ok, mas só.

Foi por causa dessas "melhorias" extras que desisti da Forester XT e comprei a Tiguan. Pagar mais de 100 mil num carro pra ficar tentando consertar os nhéc-nhéc das peças plásticas pesou contra. E o ar-condicionado poderia pelo menos ter uma gradação maior de graus (como na Grand Vitara 18, 19, 20...), só tem o 20, 25 (pra regular pra 22 graus tem que ficar contando os tec-tec). Pelo menos a central multimídia dá pra instalar sem precisar comprar moldura específica, pena que o som fique no alto do painel. As saídas do ar achei baixas demais.
O "computador de bordo" é sofrível.
Mas é a mais indicada pra trilhas pesadas, tem maior altura de solo, motor robusto, sistema de tração melhor que qlqr concorrente, e acho aquela entrada de ar do capô show de bola e o design tem personalidade própria.
A quantidade de vídeos no YT da Forester fazendo "o diabo" em trilhas é enorme em alguns vc pensa que é até um carro anfíbio! Fora os de velocidade.
A Tiguan é bem mais light, pena ter sido referência de estilo dos carros populares, e ao invés do Gol ter frente da Tiguan a relação é inversa pois tem toneladas de Gols nas ruas. No YT só tem vídeos de offroad leves, a altura do solo não chega a 20 cm. É um carro discreto mas com excelente acabamento e muita tecnologia embarcada.

Normio
04/09/2010, 11:49
No grand vitara o ar condicionado vai de 0.5 em 0.5 grau.

tullhoxtt3: no grand vitara o seu farol também é do tipo projetor. Coloquei xenon 6000k (numas lojas da Av duque de caxias em SP) e ficou muito desfocado, e fui ver na concessionária, eles botaram xenon num GVIII 2.0 e ficou muito bom ( foco e intensidade da luz).
Por isso que aviso, quando for colocar xenon, fique atento se os caras deixam bem focado.

Emotsuka
04/09/2010, 13:18
No grand vitara o ar condicionado vai de 0.5 em 0.5 grau.

tullhoxtt3: no grand vitara o seu farol também é do tipo projetor. Coloquei xenon 6000k (numas lojas da Av duque de caxias em SP) e ficou muito desfocado, e fui ver na concessionária, eles botaram xenon num GVIII 2.0 e ficou muito bom ( foco e intensidade da luz).
Por isso que aviso, quando for colocar xenon, fique atento se os caras deixam bem focado.

Na Forester tb, só que o botão de gradação da temperatura pula do 20 para o 25, são 9 clicks entre um e outro. Na Grand Vitara pelo menos tem todos os números e eles acendem. Na Forester XT o projetor é só para o farol baixo.

Camarão®
05/09/2010, 00:39
Não sabia que o Xenon com refletor ficava bom... o meu não original ficou aceitável, mas vira e mexe mando regular. O impreza com xenon vem com refletor ou projetor?

Sobre o AC e todo interior da Forester está meio defasado mesmo, mas no meu caso ainda acho que vale a pena pelo preço do carro e a robustez mecânica. Quando chegar o AC dual zone, deve ter mais algumas melhorias, quem sabe na XT não vem com o TIP de 5 marchas no volante que nem o Legacy e a Outback.....

Prefiro esse que o CVT.

Normio
05/09/2010, 12:49
Camarão : na mesma loja onde coloquei o xenon e ficou ruim no farol baixo (projetor) , pedi também pra colocar na luz de neblina ( refletor) e ficou bom. Só no farol baixo que ficou muito ruim.

villamarim
05/09/2010, 22:39
Villamarim, tenho atualmente um Audi A4 e a luz do controle de tração sempre acende quando ele entra em funcionamento, ou seja, se eu cravo o pé embaixo e o turbo "entra", o controle de tração segura a onda para o carro não ficar patinando. Normal. Não seria o mesmo caso no seu carro?

Tulhoxtt3,

infelizmente não. O audi a3 que tinha antes dessa forester tb acendia quando perdia a tração de alguma roda.... como que pra sinalizar que a pista está ruim e tirar o pé.
A luz que me refiro é a que acende quando a gente aperta o botão para desligar o controle de tração..... essa luz acendeu e não apaga mais.... sinalizado que o VCD não está ativo. Como é um ítem de segurança do carro estou muito puto e pensando em uma ação judicial se não resolverem isso definitivamente.
Quanto a Tiguan que vc está na dúvida, confesso que fiquei decepcionado quando ví pessoalmente e fiz um TD. Achei ela muito pequena, não me deixou com tesão, não curtí mesmo, exceto a frente que acho linda.

Abraço

rodrigo6883
06/09/2010, 12:08
Bom dia!!

- quem sabe um xenon 6k

Abraços!

Concordo,
O câmbio de 4 marchas não deixa a desejar na XT. Era um dos meus receios, mas fui surpreendido pois combina muito bem com o motor.
Quem tiver a oportunidade, dirija e, com certeza, terão a mesma opinião.

Sobre os barulhos no teto solar, acho que é no acabamento e não no sistema, pois quando andei com a janela do teto aberta eles desapareceram. Além do que, não chegam a ser um incômodo pra mim.

Camarão®
06/09/2010, 14:24
Minha forester 2007 não tem barulho nenhum no teto, o barulho mesmo fica na tampa do porta malas, essa sim sem solução até agora.

tulhoxtt3
06/09/2010, 20:40
Camarão, a sua 2007 tem o marcador de temperatura da água?
Se não me engano, na 2.0 Top que andei não tinha...

Camarão®
07/09/2010, 22:00
Tulhoxtt3, a minha tem marcador de temperatura sim, não entendo pq tiraram das novas. Mas também deve ter um sensor de superaquecimento, então para mim dá na mesma, vc só vai reparar no marcador de estiver no vermelho mesmo.....

Guasca de Fora/RS
07/09/2010, 22:17
Tulhoxtt3, a minha tem marcador de temperatura sim, não entendo pq tiraram das novas. Mas também deve ter um sensor de superaquecimento, então para mim dá na mesma, vc só vai reparar no marcador de estiver no vermelho mesmo.....
Pô, essa do marcador de temperatura eu fiquei pasmo. Tudo bem que a Subaru é conhecida por ser mais despojada de frescuras, mas esse equipamento eu acho importante e bem básico. Fico pensando em quando a lâmpada de temperatura está programada para acender. Vou questionar sobre isso quando for fazer o teste de direção em Porto Alegre. Estou em dúvida entre algumas opções, mas as principais são o Forester Turbo e a Outback.

tulhoxtt3
09/09/2010, 01:25

Camarão, não é frescura não, especialmente se seu carro já for mais velhinho. Temos um Fiestinha abacatão 96, com motor Zetec 1.4, que é o estepe da família. Outro dia estava pondo a fera para exercitar os músculos a caminho do trabalho e percebi que o marcador de temperatura estava se aproximando da zona proibida. Na hora desliguei o ar, e liguei o aquecimento no máximo. Resultado, a temperatura ficou perto do máximo, mas não chegou lá até eu chegar no trampo. Ou seja, o marcador te ajuda a tomar medidas ANTES da luz vermelha acender e vc ter de parar.

Concordo que no caso de um urbano como o Honda Fit, que só vai ser usado na cidade, o problema é menor, mas no caso da Forester, meu uso programado envolveria metê-la em estrada de chão, bem devagar, no interior do Piauí, com o ar-condicionado a milhão. Será que o sistema de arrefecimento aguenta? Talvez, mas para minha paz de espírito, quero cravar o olho no marcador de temperatura, porque caso ela comece a subir, quero programar a parada, e não ficar refém da luzinha malacafenta.

Mas tenho uma boa e uma má notícia para vc: a má, é que parece que seu mostrador não mostra realmente a temperatura: o marcador tem 3 posições fixas, que são frio, normal e quente pra c******, sem variar entre elas. Pelo menos é o que dizem os americanos aqui desse forum: http://www.subaruforester.org/vbulletin/f77/new-forester-water-temp-gauge-61845/ (posts #9 e #12).

A boa notícia é que parece que tem um aparelhinho chamado scan gauge, que eles mencionam nesse forum, e que daria a temperatura real. veja em http://www.scangauge.com/

Pelo que entendi, o aparelhinho iria numa tomada padrão do carro.

Abs, T.

Camarão®
09/09/2010, 10:10
T-boy realmente eu nem olho nesse marcador de temperatura. E não me faz falta nenhuma, mas tb acho que a Forester não foi feita para offroad pesado. E se os engenheiros da Subaru não acharam necessidade de colocar eu confio neles.

R.P.P
15/09/2010, 13:04
Informações sobre consumo :
Já rodei 1000 km e a última média foi de 7,5 km/l (no computador e na bomba).
Andando tranquilo, sem erguer muito o giro.
O consumo instantâneo no computador é muito útil, ajuda a controlar o "pé nervoso".
Estou satisfeito pelo motor que tem.
Abs.

JúniorSL
16/09/2010, 16:26
Fui na semana passada na revenda Subaru em Recife e vi uma XT preta 10/10 por 105 mil. Perguntei para vendedor sobre garantia e me disse que é total só nos primeiros 3 anos, procede ?

JOFRAN
16/09/2010, 16:53
:mrgreen: Caro Forista.
Procede sim.Alguns itens vão caducando com o decorrer do tempo.
Faça o calculo de quanto vc. vai gastar realizando todas as revisões na concessionaria e veja se compensa.Já postei aqui, que pessoalmente só faço a primeira revisão.As demais faço em oficinas de minha confiança e que permitem o meu acompanhamento no controle do serviço.
Veja bem é uma opinião pessoal.
Abs.Jofran

tulhoxtt3
16/09/2010, 19:48
:mrgreen: Caro Forista.
Procede sim.Alguns itens vão caducando com o decorrer do tempo.
Faça o calculo de quanto vc. vai gastar realizando todas as revisões na concessionaria e veja se compensa.Já postei aqui, que pessoalmente só faço a primeira revisão.As demais faço em oficinas de minha confiança e que permitem o meu acompanhamento no controle do serviço.
Veja bem é uma opinião pessoal.
Abs.Jofran

Jofran, acho que depende da marca. No caso da Honda acho que vale a pena, seja porque cobram barato, seja porque eles mantêm um registro online do que já foi feito. A troca de óleo sai mais barato que nas oficinas, e o alinhamento/balanceamento, sai mais ou menos o mesmo que uma oficina honesta que não aplica a pegadinha do malandro (cambagem, etc.).

Por outro lado, tenho um Fiestinha 96, que uso como estepe quando alguém da família está com o seu na revisão e que não levo na concessionária porque o serviço era ruim e caro (não sei como está hoje). Tinha uma pastinha onde guardava todas as notas de tudo o que foi feito nele. Até que um dia em 2008, um parente, preocupado que tinha que levar o carro na revisão, guardou (na casa de minha tia) a pastinha tão bem guardada que nunca mais ninguém a viu...

Em resumo, se a ccs é ruim, faz empurroterapia e é cara, oficina neles, estou contigo, mas não é solução ideal, porque um dia seus registros podem sumir, ou mesmo a oficina cair de qualidade (aqui em BSB tenho o problema adicional de nunca ter encontrado alguma que resolva de tudo, sempre são especialistas em algo, e algo sempre acaba com serviço pior...). Em resumo não acho que seja a solução ideal, mas é a melhor solução para a manutenção de boa parte das marcas. Agora tendo um Honda, nem cogito deixar de fazer a revisão neles...

Abs, T.

tulhoxtt3
16/09/2010, 19:51
Fui na semana passada na revenda Subaru em Recife e vi uma XT preta 10/10 por 105 mil. Perguntei para vendedor sobre garantia e me disse que é total só nos primeiros 3 anos, procede ?

Júnior, o preço está bom. Agora quanto à garantia, essa dá margem a controvérsias, já vi quem defende que é integral, tem quem defende que depois de 2-3 anos é só motor+câmbio.

No mínimo mostra o despreparo da Caoa em lidar (e passar informações claras e precisas) com um produto tão bom quanto os Subaru.

Abs, T.

wilsonb
16/09/2010, 21:10
Júnior, o preço está bom. Agora quanto à garantia, essa dá margem a controvérsias, já vi quem defende que é integral, tem quem defende que depois de 2-3 anos é só motor+câmbio.

No mínimo mostra o despreparo da Caoa em lidar (e passar informações claras e precisas) com um produto tão bom quanto os Subaru.

Abs, T.

Informa-se no manual que, a partir do 3º ano até o 5º, a garantia restringe-se a motor, câmbio e diferencial.

Camarão®
17/09/2010, 00:31
Correto o forista Wilsonb, após os 3 anos só cambio, motor e diferencial.

Marvila
17/09/2010, 19:12
Jofran, acho que depende da marca. No caso da Honda acho que vale a pena, seja porque cobram barato, seja porque eles mantêm um registro online do que já foi feito.tulhoxtt3, todas as concessionárias (inclusive de motos) registram as OS no sistema, que depois se traduzem no histórico de manutenção. Agora, se o "online" a que você se refere inclui em qualquer concessionária no pais (e registra num banco de dados) é um diferencial (adjetivo :mrgreen:)...

A troca de óleo sai mais barato que nas oficinas, e o alinhamento/balanceamento, sai mais ou menos o mesmo que uma oficina honesta que não aplica a pegadinha do malandro (cambagem, etc.).
Até aí tudo bem...deixa o dia no qual você precisar de algum serviço com utilização de "peça original Honda" para ver se continuará com esta opinião :pipoca:.
O que estou dizendo é que TODAS são iguais. Independente da marca. Não existe esta de "almoço grátis".

tulhoxtt3
17/09/2010, 21:49
Até aí tudo bem...deixa o dia no qual você precisar de algum serviço com utilização de "peça original Honda" para ver se continuará com esta opinião.

Marvila, já troquei bateria do Fit 05 que era meu e agora está com a esposa. Preço justo. Troquei as palhetas, mais caras, mas ela vem do Japão e não faz barulho, ao contrário das outras nacionais. A questão é que o carro não dá manutenção além das programadas.

Se um dia precisar fazer o CVT dele, aí realmente pode não compensar ir na ccs. Mas vou mandar orçar pelo menos.

E te digo mais, as oficinas por aí andam mentendo a faca tão com gosto, que quando vc vê a ccs da Honda cobra até mais barato nesses itens do dia a dia. Fora que, pelo menos a que eu uso, não vem com aquele papinho canalha de "dotô, vamo trocar essa correia dentada... o manual fala que é só com 120 mil, mas eu já vi muita gente perder o motor inteiro porque não trocou..."

O que estou dizendo é que TODAS são iguais. Independente da marca. Não existe esta de "almoço grátis".

Se todas forem iguais à Audi, aí ninguém faz nem a de 10mil!! :mrgreen:

Cara, minha experiência é que a Honda é muito diferente, pelo menos em comparação com Fiat, Ford, Peugeot e Audi, que são as que já tive o desprazer de lidar diretamente.

Abs, T.

Emotsuka
18/09/2010, 00:18
Aconteceu algo com uma reclamação que fiz pra Hyundai, que NUNCA vi acontecer... quando fui fazer a 1ª revisão, eu estava com pressa e fizeram uma bela empurroterapia... na 2ª revisão, prestei mais atenção e só fiz o que estava programado no manual, ou seja a 2ª revisão saiu mais barata que a 1ª! Reclamei a respeito e pensei que iria morrer na praia... esta semana a Hyundai me liga e dizem que irão estornar o valor pago a mais na 1ª revisão, pois eles viram realmente que foi feito algo que não era necessário.
Quando, e SE o valor entrar realmente na conta posto aqui.

Guasca de Fora/RS
20/09/2010, 12:17
Pra quem é aqui do RS, seria bom negócio revisar o Subaru em Maldonado/Uruguai? Deem uma olhada no subaru.com.uy

JúniorSL
20/09/2010, 18:39

Abs, T.

Tenho interesse no carro, mas, vou esperar informações sobre a 2011 e tomara que não venha com preço muito acima. Obrigado.

tulhoxtt3
20/09/2010, 19:38
Correto o forista Wilsonb, após os 3 anos só cambio, motor e diferencial.

Segundo a pg. da Subaru... http://www.subaru.com.br/imagens/garantia5anos.jpg

*2 anos para Impreza WRX e WRX STI

Para mim a imagem dá a entender que são 5 anos mesmo, não 2+3. No mínimo eles tinham que explicitar isso. Aliás, eu diria que pelo código de Defesa do Consumidor, se está no site, eles teriam que honrar os 5 anos full...

De qualquer forma, é como já falaram aqui várias vezes, o produto é excelente, mas esse representante do Brasil adora uma propaganda enganosa nessa questão e nos números de potência máxima...

Abs, T.

Bruno-Araxá
23/09/2010, 19:03
Pessoal, estive olhando uma Forester semi-nova pra comprar e me deparei com um problema. Está com 23.000km. E não fez a revisão dos 20mil. Neste caso não tem como fazer a revisão dos 20mil para manter o carro em garantia ? Um vendedor de uma concessionaria me falou que o limite é muito pequeno...que as revisoes devem ser feitas numa gama de kilometragem entre 19.500 e 20.500 km ? Isto procede ? São somente 1000 km, de margem para não perder a Garantia ?

wilsonb
24/09/2010, 11:25
Pessoal, estive olhando uma Forester semi-nova pra comprar e me deparei com um problema. Está com 23.000km. E não fez a revisão dos 20mil. Neste caso não tem como fazer a revisão dos 20mil para manter o carro em garantia ? Um vendedor de uma concessionaria me falou que o limite é muito pequeno...que as revisoes devem ser feitas numa gama de kilometragem entre 19.500 e 20.500 km ? Isto procede ? São somente 1000 km, de margem para não perder a Garantia ?

Colega

Segundo o Manual, esse carro perdeu a garantia de fábrica. Os limites de tolerância são esses mesmos. No caso de se passar um ano, acho que o limite de tolerância é de um mês.

Camarão®
04/10/2010, 14:59
A Forester XT 2011 mudou alguma coisa para o mercado norte-americano.

Percebe-se nova grade, novo material do painel de toque macio, novo sistema de navegação, novos instrumentos no painel, a/c dual zone, volta o medidor de temperatura do arrefecimento, setas no retrovisores, etc.

Fotos aqui:

http://www.autotropolis.com/2011/subaru/forester/329688/interior-photos.html#

tulhoxtt3
04/10/2010, 17:31
A Forester XT 2011 mudou alguma coisa para o mercado norte-americano.

Percebe-se nova grade, novo material do painel de toque macio, novo sistema de navegação, novos instrumentos no painel, a/c dual zone, volta o medidor de temperatura do arrefecimento, setas no retrovisores, etc.

Fotos aqui:

http://www.autotropolis.com/2011/subaru/forester/329688/interior-photos.html#

Camarão, valeu pelo link! Dá para perceber que o painel deu uma boa melhorada mesmo. Parece que lá fora eles apresentaram também um novo motor. Infelizmente, contudo, parece que não trocaram o câmbio AT de 4 marchas.

Abs, T.

Camarão®
04/10/2010, 19:17
Tulho, o motor só mudou para a aspirada, para a Turbo manteve-se o mesmo. Não saiu informaçoes sobre o cambio ainda, mas parece que permanece o mesmo 4AT. Para a Turbo acho que não faz falta um cambio com mais marchas, na aspirada seria bem util.

hgsn
04/10/2010, 19:38
Revisão dos 10.000km. Ofereceram diversos pacotes. O mais barato, só de itens obrigatórios, aprox. R$500,00. O mais caro, aprox. R$1.200,00. Tentei lembrar de alguma questão específica p/ eles verem, mas n. tinha nada. Até agora, o carro continua tudo de bom.

tulhoxtt3
04/10/2010, 20:47
Vcs arriscam algum palpite de quando a 2011 chega por essas bandas?

Emotsuka
05/10/2010, 03:22
Vcs arriscam algum palpite de quando a 2011 chega por essas bandas?

Qdo fui fazer o TD em agosto, me disseram que a 2011 só em março. Mas tb não sei se falaram isso pra que eu fechasse a compra da 2010, ou se será isso mesmo. Precisa ver se os carros da subaru não vêm tb com o mesmo atraso da Tiguan que recebe as atualizações somente um ano depois.
Tudo dependerá tb de quantos Foresters já estão em Anápolis, se existe mais algum lote de 2010 pra chegar... só pra comparar, em setembro foram vendidas 104 Forester, 197 X1, 273 Freelander, 429 Tiguan.
Se a Caoa não reforçar a divulgação da Forester, vai demorar pro estoque da 2010 acabar. Foram 1186 ix35 vendidos em setembro, um carro mecanicamente inferior ao Forester, mas que teve divulgação pesada em toda imprensa especializada, todas as revistas tiveram o ix35 pra testar, comparar... e a Forester não entrou nem naquela matéria ridícula da revista Carros comparando os SUVs abaixo de 100k.
Ela padece do mesmo mal que o antigo Focus sofreu, excelentes produtos relegados à própria sorte. Já tentou achar uma Forester XT pra fazer TD? É como achar agulha no palheiro. Se mostrassem na TV 1/5 dos vídeos do YT que mostram a Forester fazendo "o diabo" em qlqr tipo de terreno, já seria uma bela divulgação.

Subaru Forester, perfeita pros alagamentos em São Paulo!
http://www.youtube.com/watch#!v=N_hOjhfzV_Q&feature=related (http://www.youtube.com/watch#%21v=N_hOjhfzV_Q&feature=related)

Comparativo:
http://www.youtube.com/watch#!v=_4SN9tXvrRQ&feature=related (http://www.youtube.com/watch#%21v=_4SN9tXvrRQ&feature=related)
http://www.youtube.com/watch#%21v=N_hOjhfzV_Q&feature=related
(http://www.youtube.com/watch#%21v=N_hOjhfzV_Q&feature=related)

R.P.P
05/10/2010, 10:01
Já li muitosssssssssss relatos sobre a dirigibilidade do Forester na chuva, com muitos elogios sobre a qualidade do carro.
Então, peguei alguma chuva na estrada nestes últimos dias (chuva fraca até chuva muito forte), muita enxurrada. E realmente posso afirmar que o carro nesta situação é tudo de bom mesmo, o carro se comporta praticamente como se a pista estivesse seca. Este é o meu primeiro carro com tração integral, e senti muito a diferença. Aprovadíssimo.
Abraços aos colegas.

Camarão®
05/10/2010, 10:15
A Subaru nao mantém estoque alto no Brasil. Chega aqui simultâneo com o Japão, a diferencá é o tempo de transporte e nacionalização dos veículos, se lançar lá em novembro, deve estar disponível para a venda como 10/11 lá para março/abril não antes.
A CAOA não investe pesado em Subaru no BR pq a Hyundai dá mais retorno. A própria Hyundai da Corea investe em mkt no Brasil e tem muito mais volume de produção disponível. Quer saber? Como apreciador da marca e dono de 2 Subarus, prefiro assim. Nunca tive problemas de peças nem de manuntenção, se jogassem no mercado 1000 carros por mês acho que os problemas iam aparecer mais rápido.

Adripabh
05/10/2010, 17:28
Olá! Acho que não é nem o tópico próprio para minha questão, mas vou postar aqui assim mesmo! :oops: Estou sofrendo para me decidir :pensativo:. Apesar de não pretender fazer trilhas, quero um carro 4X4, tanto pela estabilidade quanto para enfrentar estradas de terra. Até agora, minhas opções são as seguintes:

- CRV AT EXL 4X4 10/10, por 98.000. Apesar de achar o preço salgado, principalmente pela motorização oferecida, o carro tem tudo o que eu quero (6 airbags, teto solar, controle de estabilidade, interior com excelente acabamento e espaçoso e outras perfumarias), mas peca pelo motor, que achei muito fraco. Apesar disso, tem a manutenção barata da Honda e pouca desvalorização, além do bom consumo. Mas tem a questão de uma provável mudança de modelo em 2012 e os boatos sobre o motor 2.4;

- Captiva V6 AWD 10/10, por 96.000. Apesar do consumo absurdo, gostei muito do test drive e dos itens que o modelo oferece;

- Santa Fé zero, porém modelo 09/10, também por 96.000 ou uma 10/10, por 110.000. Neste caso, além do consumo, tenho um pouco de medo do pós venda das concessionárias Hyundai e da questão de falta de peças;

- Subaru Forester 2.0 XS Top 10/10, por 94.000 ou a 2.5 Top Turbo, por 105.000. Para mim seria "O" carro, não fosse pela questão da marca ainda não ser muito "conhecida" (aqui em BH acho que só vi uns 3 carros da marca até hoje!). Morro de medo também dos custos de manutenção, da desvalorização para revenda no médio prazo e de ficar refém da única concessionária da cidade!

Estou aceitando - e precisando! - de dicas, conselhos e palpites de quem já passou por dilema parecido!

Obrigada!

lhmedeiros
05/10/2010, 17:59
Olá! Acho que não é nem o tópico próprio para minha questão, mas vou postar aqui assim mesmo! :oops: Estou sofrendo para me decidir :pensativo:. Apesar de não pretender fazer trilhas, quero um carro 4X4, tanto pela estabilidade quanto para enfrentar estradas de terra. Até agora, minhas opções são as seguintes:

- CRV AT EXL 4X4 10/10, por 98.000. Apesar de achar o preço salgado, principalmente pela motorização oferecida, o carro tem tudo o que eu quero (6 airbags, teto solar, controle de estabilidade, interior com excelente acabamento e espaçoso e outras perfumarias), mas peca pelo motor, que achei muito fraco. Apesar disso, tem a manutenção barata da Honda e pouca desvalorização, além do bom consumo. Mas tem a questão de uma provável mudança de modelo em 2012 e os boatos sobre o motor 2.4;

- Captiva V6 AWD 10/10, por 96.000. Apesar do consumo absurdo, gostei muito do test drive e dos itens que o modelo oferece;

- Santa Fé zero, porém modelo 09/10, também por 96.000 ou uma 10/10, por 110.000. Neste caso, além do consumo, tenho um pouco de medo do pós venda das concessionárias Hyundai e da questão de falta de peças;

- Subaru Forester 2.0 XS Top 10/10, por 94.000 ou a 2.5 Top Turbo, por 105.000. Para mim seria "O" carro, não fosse pela questão da marca ainda não ser muito "conhecida" (aqui em BH acho que só vi uns 3 carros da marca até hoje!). Morro de medo também dos custos de manutenção, da desvalorização para revenda no médio prazo e de ficar refém da única concessionária da cidade!

Estou aceitando - e precisando! - de dicas, conselhos e palpites de quem já passou por dilema parecido!

Obrigada!

Eu no seu lugar consideraria seriamente o Grand Vitara III. Desses que foram citados é o único que tem reduzida, ou seja, enfrenta situações off roads com bem mais disposição. Além disso, é um Suzuki. Pode comprar e rodar tranquilo por muitos anos.

Abs.

Normio
05/10/2010, 23:29

Obrigada!

Em função do custo-benefício da uma olhada no GVIII. O carro 2.0 automático completo, você consegue negociar por 83.000 , lembrando que este tem como diferencial 4x4 integral + bloqueio + reduzida.
E não compre o Captiva, o carro é uma bomba!!
Tem muitas reclamações: http://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=captiva&id=&BuscaTipo=E&BuscaTipo=G#1149

Camarão®
06/10/2010, 09:56
Dessas opções a Forester XT é a melhor. O GV pode ser boa opção, mas acho que quem compra esse tipo de carro certamente não precisa de reduzida. E Suzuki......não é Subaru..... A Tiguan é ótima opção também.

Normio
06/10/2010, 15:07
Ai depende do caso mesmo, se for levar em consideração a reduzida, o GV é a melhor escolha, mas acho que mesmo assim pelo o que oferece, o preço da Suzuki está muito bom! E Subaru...não é Suzuki!

Emotsuka
06/10/2010, 18:53
Na questão de peças e revisão, nenhuma delas vai bater a CRV, SE o motor 2.4 vier a Honda vai deixar o preço nas alturas, podiam, pelo menos usar o motor do Civic Si na CRV. Mas é de longe a compra mais segura. Só que é aquela coisa, CRV parece bunda de velha, em toda esquina tem uma.

Forester XT vai ter seguro caro, pois meu pai tem uma Forester 2.0 básica e mesmo sendo classe 10 de bônus paga mais de 3mil. A desvalorização é alta, e como são trazidas poucas unidades, o preço das peças será alto tb. Mas é um excelente carro, motor boxer, melhor sistema de tração e o carro é um foguete!

Captiva nem comento, mas a GM deixou de produzir carros decentes há anos! Não a tôa foi a única que precisou do Obama pra sobreviver. Nem a Fiat quis mais o Powertreco da GM.

Só fiz TD no GV V6, não posso opinar a respeito de seguro e pós-venda. Acho um ótimo carro, minha única ressalva é que o estepe na tampa traseira atrapalha MUITO a visibilidade. A reduzida só será útil de for realmente usar.

Normio
06/10/2010, 20:12
Na questão de peças e revisão, nenhuma delas vai bater a CRV, SE o motor 2.4 vier a Honda vai deixar o preço nas alturas, podiam, pelo menos usar o motor do Civic Si na CRV. Mas é de longe a compra mais segura. Só que é aquela coisa, CRV parece bunda de velha, em toda esquina tem uma.

Forester XT vai ter seguro caro, pois meu pai tem uma Forester 2.0 básica e mesmo sendo classe 10 de bônus paga mais de 3mil. A desvalorização é alta, e como são trazidas poucas unidades, o preço das peças será alto tb. Mas é um excelente carro, motor boxer, melhor sistema de tração e o carro é um foguete!

Captiva nem comento, mas a GM deixou de produzir carros decentes há anos! Não a tôa foi a única que precisou do Obama pra sobreviver. Nem a Fiat quis mais o Powertreco da GM.

Só fiz TD no GV V6, não posso opinar a respeito de seguro e pós-venda. Acho um ótimo carro, minha única ressalva é que o estepe na tampa traseira atrapalha MUITO a visibilidade. A reduzida só será útil de for realmente usar.

A tampa da traseira não atrapalha não , mas a visibilidade traseira é ruim por causa da janela pequena mesmo. Não sei muito sobre o seguro do GVIII, mas acredito que seja na mesma faixa do Forester.
E o senhor tem razão sim, comparando as revisões do CRV com o GVIII, o CRV sai mais barato. Além disso uma coisa interessante é que a Honda possui o seu próprio óleo para o motor, que troca a cada 10.000 km e custa uns 16 contos por litro. Muito barato.

Sobre o pós-venda dos carros da Suzuki não sei dizer não, mas tive um GVII 2.0 que foi comprado por uns R$55mil na época e vendi por R$20 mil, com 12 anos de uso. Achei um excelente negócio.

wilsonb
23/10/2010, 21:15
A tampa da traseira não atrapalha não , mas a visibilidade traseira é ruim por causa da janela pequena mesmo. Não sei muito sobre o seguro do GVIII, mas acredito que seja na mesma faixa do Forester.
E o senhor tem razão sim, comparando as revisões do CRV com o GVIII, o CRV sai mais barato. Além disso uma coisa interessante é que a Honda possui o seu próprio óleo para o motor, que troca a cada 10.000 km e custa uns 16 contos por litro. Muito barato.

Sobre o pós-venda dos carros da Suzuki não sei dizer não, mas tive um GVII 2.0 que foi comprado por uns R$55mil na época e vendi por R$20 mil, com 12 anos de uso. Achei um excelente negócio.

Manutenção - "Eu odeio a Honda"

Julio Cabral (juliocabral.mg@diariosassociados.com.br) - Estado de Minas

Em lista bem-humorada, a dupla de mecânicos-apresentadores Tom e Ray Magliozzi, do show norte-americano Car Talk, elege os carros mais odiados por não darem defeitos
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Presshttp://imgs.vrum.com.br/veiculos/noticias/12872630809773519039.JPEG
http://www.divirta-se.uai.com.br/arquivos/imgs/twitter_2.png Acompanhe também o VRUM pelo Twitter (javascript:var discard=window.open('http://twitter.com/portalvrum', '_blank', ''))

Os irmãos Tom e Ray Magliozzi são famosos nos Estados Unidos pelo programa Car Talk, um talk show radiofônico no qual falam sobre automóveis e tiram dúvidas dos ouvintes. Em uma pesquisa feita pelos apresentadores, foram listados os 10 carros que os mecânicos mais odeiam no mercado norte-americano. Do outro lado do balcão, a relação de ódio não se dá pelo número de problemas que os carros apresentam e sim porque estes modelos não costumam dar dor de cabeça aos donos e, por isso mesmo, não dão lucro aos donos de oficinas. Uma enquete bem-humorada, claro, sem o tom de queixume. É um Top 10 que entrega as suas intenções leves até no número de carros listados – 13, na verdade.

A lista é encabeçada pelo Honda Civic, que, segundo eles, raramente costuma quebrar e, quando apresenta problemas, são fáceis de diagnosticar. A marca também faz a sua parte nos Estados Unidos, com peças baratas e acessíveis. Tal como o Accord, médio-grande que segue o Civic na lista. Uma opinião que é compartilhada por especialistas brasileiros. “Realmente, o Civic é um carro que dá pouco defeito. Uma qualidade que é meio assustadora, pois o carro é bom demais. Alguns clientes têm modelos Accord mais antigos, como um 2003, que só vêm para serviços de verificação de rotina, a exemplo de alinhamento, pastilhas de freio e óleo”, afirma Vicente Guimarães, da Alinha Rodas.

ATAQUE SAMURAI Os japoneses dominam a seleção do Car Talk, com maioria absoluta. Dos 13 citados, 12 são da Terra do Sol Nascente. São quatro da Toyota: Corolla, Camry, Sienna e Prius. Este último, inclusive, é “odiado” não exatamente por não dar problemas, mas sim por não fazer serviços fora da concessionária, dada a alta complexidade do híbrido. Seguem na lista outros Honda: o CR-V, vendido por aqui, que só apresenta um eixo de transmissão um pouco vibrante na versão 4X4; a minivan Odyssey; e o curioso crossover Element, baseado sobre o CR-V. “Todos os carros japoneses com os quais tive contato são bons, sem exceção, até os que tem 15 anos de uso contínuo”, assegura Fellippe Chiari, da Oficina Base.

Também são citados dois Subaru: o Impreza e o Forester, ambos importados para o Brasil. “Normalmente, esperamos ganhar muito dinheiro com carros com tração integral, graças ao sistema de transmissão com componentes adicionais. Infelizmente, este não é o caso do Impreza. Muito obrigado, Subaru”, alegam com ironia. Ainda há o Nissan Altima, grande sedã que não é trazido para o nosso mercado, mas que, segundo eles, “é capaz de rodar para sempre, além de proporcionar dirigibilidade prazerosa”.

UM NORTE-AMERICANO É sabido que a indústria norte-americana se preocupou com a invasão japonesa e criou produtos que espelhassem a qualidade e projeto dos nipônicos a partir da década de 1990. E não é que a qualidade foi equiparada em pelo menos um modelo? Ao menos é o que alegam Tom e Ray, que destacam o Ford Fusion como único representante do país. “Em nossa humilde opinão, trata-se de um dos poucos carros americanos que se iguala aos japoneses”, diz a matéria, que também adiciona como um alerta brincalhão: “Ray é um acionista da Ford, além de ser um antigo e insatisfeito acionista da General Motors”. Um retrato que Vicente Guimarães, da Alinha Rodas, não endossa completamente: “Não acredito que seja o mesmo patamar de construção. No contato que tive, ouvi barulhos da suspensão, mas nos Estados Unidos pode ser diferente, pois o piso das vias é melhor e assim o problema não é detectado”.

Mas também tem os carros que são os párias para os donos e a alegria de toda oficina. Por lá eles exemplificam alguns modelos da Fiat, Alfa Romeo, Lancia e Peugeot, além da AMC (companhia que foi comprada pela Chrysler em 1987), mas são marcas que estão fora do mercado norte-americano há mais de duas décadas. Ou seja, nada mais natural do que estes automóveis se tornaram visitantes frequentes e lucrativos de oficinas. “Nós poderíamos suportar todos os carros da lista se tivéssemos uma dúzia de clientes com alguns desses modelos. Caras, voltem por favor! Sentimos falta de vocês!”

Guasca de Fora/RS
24/10/2010, 19:41
Opa... gostaria de saber quem são os usuários do fórum que possuem Subaru Forester e Outback no RS. Estou querendo trocar de carro e minha preocupação é a manutenção, já que resido a 250 km de Porto Alegre. Atualmente o modelo que estou pensando em adquirir é o Subaru Forester XT.

villamarim
24/10/2010, 22:03
Opa... gostaria de saber quem são os usuários do fórum que possuem Subaru Forester e Outback no RS. Estou querendo trocar de carro e minha preocupação é a manutenção, já que resido a 250 km de Porto Alegre. Atualmente o modelo que estou pensando em adquirir é o Subaru Forester XT.

Guasca,
moro a 380 km de POA e comrei uma forester 2.0 xs top. Olha, é chato isso de ter quer ir para POA fazer revisão, mas minha cidade não têm concessionaria de nenhuma montadora, entao qualquer revisao tem que ser feita em no minimo 100 km de distancia, pra mim dá na mesma. No meu caso foi mais chato porque deu uns probleminhas nos sensores da barra de direção do controle de tração, entao tive que ir 3 vezes a POA para resolver isso, tempo e dinheiro jogados fora, aliás, fui muito bem tratado pela CAOA, e não tenho do que reclamar até agora. Não comprei a XT porque a garantia é de 2 anos e minha idéia é ficar com o carro por 4 anos ou mais, então pelo menos motor e cambio ficam resguardados depois de 3 anos. O consumo pelo que percebí é muito parecido com a turbo, na estrada faço 9 km/l andando a 120/130. O desempenho é satisfatório, quer dizer, pra um 2.0 pesado assim até que o desempenho é muito bom.

Guasca de Fora/RS
26/10/2010, 08:28
Pois é. Ontem estive numa concessionária da CAOA aqui do interior do RS e a vendedora me repassou que a concessionária, mesmo sendo da Hyundai, não só vende os carros da Subaru, como faz a revisão. Se for verdade, pelo menos para as revisões mais simples, já é um grande incentivo. Antes de fechar negócio (estou vendo um Subaru Forester Turbo), quero falar com o chefe da oficina local sobre isso. Vamos ver.

Até!

carlinhosmcz
26/10/2010, 12:03
Guasca,
... Não comprei a XT porque a garantia é de 2 anos e minha idéia é ficar com o carro por 4 anos ou mais, então pelo menos motor e cambio ficam resguardados depois de 3 anos. .

Olha só, essa é uma duvida que persiste entre algumas pessoas. A Forester XT TEM GARANTIA DE 5 ANOS (3 para todo o carro + 2 Cambio, motor). Isso esta no manual do proprietario e digo isso porque tenho uma!

Abraço a todos

dkelbert
26/10/2010, 13:51
Olha só, essa é uma duvida que persiste entre algumas pessoas. A Forester XT TEM GARANTIA DE 5 ANOS (3 para todo o carro + 2 Cambio, motor). Isso esta no manual do proprietario e digo isso porque tenho uma!

Abraço a todos

Também confirmado por mim que tb tenho uma!
Aliás, é um foguete esse carrinho!!! ehehhe

Camarão®
26/10/2010, 15:16
Correto, 5 anos para Forester qualquer, 2 anos apenas para WRX e STI

villamarim
29/10/2010, 10:51
Controverso mesmo essa historia da garantia. Tanto em POA quanto na subaru de floripa me disseram que a garantia para motor da turbo é de apenas 2 anos, mas o manual diz outra coisa..... quanta organização!! Se tivesse sido informado disso teria comprado a turbo talvez, mas quer saber? melhor assim, acho que já teria me matado nessa turbo...rsrsrsssr é realmente um foguete maravilhoso......

wilsonb
29/10/2010, 14:53
Controverso mesmo essa historia da garantia. Tanto em POA quanto na subaru de floripa me disseram que a garantia para motor da turbo é de apenas 2 anos, mas o manual diz outra coisa..... quanta organização!! Se tivesse sido informado disso teria comprado a turbo talvez, mas quer saber? melhor assim, acho que já teria me matado nessa turbo...rsrsrsssr é realmente um foguete maravilhoso......

Quando comprei a minha (2.0), a garantia para a turbo era de apenas 2 anos. Mas a turbo vendida a partir de 2010 (modelo 2009 ou 2010), já tem garantia de 5 anos (2+3).

jjfsamurai
31/10/2010, 17:08
O fato da Forester ser 4 marchas, incomoda muito? Na opinião de vcs, é melhor uma 2.0 OKM ou uma 2.5 turbo semi-nova? Sou mais um que decidiu sair dos sedãs para encarar um SUV.

Bruno-Araxá
31/10/2010, 21:08
Comprei o Basico. Que serviu pra que eu sonhasse ainda mais com o TURBO. O 2.0 tem um desempenho razoável. Não muito diferente dos sedans( Corola,Civic,Megane), mas, pra ele andar tem que pisar. E se pisar ele bebe. Eu acho que o Turbo pela potencia que tem trabalha mais folgado não sendo necessário esticar tanto as marchas e consequentemente mais economia(Tem muuuito mais torque).
Só que o que vc deve pesar é. Um carro 0km, é um carro 0km. De segunda mão, vc pode ser surpreendido com algum problema do passado.

Boa escolha.

Bruno-Araxá.

Camarão®
31/10/2010, 22:08
Depende, se achar uma turbo em bom estado eu iria. Fique de olho se tem todas as revisões carimbadas, para manter a garantia.
Na aspirada o cambio limita um pouco, na turbo não vejo problema.

jjfsamurai
01/11/2010, 11:30
Pessoal estou saindo de c4 pallas exc., vou tentar arrumar um tempo para fazer o testdrive na turbo em sorocaba, estou muito empolgado pela turbo, vamos ver o que eles vão pedir por ela, a turbo vem completa ou tem uma lista extensa de opcionais, pois na 2.0 tem bem diferença, valeu pelas informações pessoal

carlinhosmcz
01/11/2010, 11:37
Pessoal estou saindo de c4 pallas exc., vou tentar arrumar um tempo para fazer o testdrive na turbo em sorocaba, estou muito empolgado pela turbo, vamos ver o que eles vão pedir por ela, a turbo vem completa ou tem uma lista extensa de opcionais, pois na 2.0 tem bem diferença, valeu pelas informações pessoal

A turbo vem completa de tudo (não há nenhum opcional). Garanto que quando você fizer o test drive vai se apaixonar!
Um carro que dispensa comentarios!
Boa sorte

Camarão®
01/11/2010, 12:33
Forester XT por 105k. Bom negócio, não vai sentir saudades nenhuma do francês.

TAZ-CWB
05/11/2010, 21:00
Prezados,

Após 10 anos como proprietário de Troller acabo de adquirir um Forester 2.0 XS. Como minha dúvida sempre esteve entre o Grand Vitara e o Forester, relato os motivos de minha decisão, pois acho que pode ser útil.

Contexto: além de usar o veículo no dia a dia, meu uso preferencial é para expedições. Eu e minha esposa fizemos várias com o Troller (e tb trilhas) no Brasil e exterior, mas após 10 anos (nos quais tb fiquei mais velho !) decidi ter um carro mais confortável.

Restrições: veículo 4x4 e de preço até + - R$ 80.000,00; isto excluiu modelos mais sofisticados e caros. Também exclui as pickups devido ao tamanho e às dificuldades no armazenamento da bagagem, etc.

Comparativo: tanto a Suzuki quanto a Subaru são excelentes marcas, mas ambas tem problemas em relação à assistência no Brasil.
Os itens que foram decisivos são indicados a seguir:

Veículo: Forester x GV
Potência: 165 hp x 140 hp
Garantia: 5 anos x 3 anos
Cambio: (Tiptronic + piloto automático) x (Manual ou Automático convencional)
Air bags: 6 x 2
Endosso do seguro: R$ 1.500,00 mais caro no meu perfil para o GV
Ano de lançamento do modelo nos EUA: 2009 x 2006

Defeitos: não são veículos diesel e o Forester não tem reduzida.

Nas propostas de preço que recebi em Curitiba (para pagamento à vista) o preço do Forester foi ligeiramente superior ao GV manual mas inferior ao GV automático.

Agora estou curtindo o novo veículo, vamos ver como se comporta na próxima viagem. Agradeço aos foristas (em especial os deste tópico) pelas dicas e discussões, foram muito úteis para minha tomada de decisão.

Saudações.

r.steim
06/11/2010, 18:02
Parabéns ao Taz, por sua decisão e aquisição....Quero tb compartilhar que estive semana passada em São Paulo (salão do automóvel), e em menos de 24 horas lá , vi 5 Foresters rodando nas ruas....uma surpresa pra quem acha que tem um carro raro de se ver por aí... esperemos que as coisas mudem e cada vez mais nossos carros se valorizem no mercado....Abços

CINGLEZ
08/11/2010, 19:10
Pessoal, estou quase fechando uma XT nova, tenho ainda algumas pequenas dúvidas. 1o o combustível, sei que nos EUA precisa ser premium. Aqui existe a recomendação? O donos têm usado?
Peças: alguém já teve dificuldades com peças para Forester XT?

Obrigado

R.P.P
10/11/2010, 15:18
O pessoal da concessionária recomenda usar gasolina comum ou premium.
O que não é recomendado, segundo eles, é usar gasolina aditivada.
Eu só tenho usado comum e tenho feito média de 7 km/l + ou - (na cidade).
Pretendo viajar qualquer dia desses e colocar a pódium, só para ver como o carro irá se comportar. Ainda não coloquei o "bichinho" na lama, no máximo um trecho pequeno de estrada de chão e olhe lá.
Em relação à peças, ainda não sei dizer, pois ainda não precisei (e nem espero precisar tão cedo).
Abs.

EduTracker
10/11/2010, 22:51
Salvo engano, sintam-se à vontade para corrigir, a premium tem os mesmos aditivos da "aditivada", a diferença é a octanagem. Assim, não se justifica a restrição à aditivada e não à premium, pois se o problema é o aditivo, ambas seriam desaconselháveis.
Na verdade, o que se ouve é que a aditivada e a premium teriam menos probabilidade de serem adulteradas ( o que não quer dizer que não possam ser).
A premium é recomendada para motores com alta taxa de compreensão, para motores comuns, não teria muita utilidade.
A Honda, p. ex., informa que os carros podem ser abastecidos com a gasolina comum, pois seus bicos seriam auto-limpantes e que o uso das outras fica a critério do proprietário.

Abçs.

R.P.P
11/11/2010, 08:07
Salvo engano, sintam-se à vontade para corrigir, a premium tem os mesmos aditivos da "aditivada", a diferença é a octanagem. Assim, não se justifica a restrição à aditivada e não à premium, pois se o problema é o aditivo, ambas seriam desaconselháveis.
Abçs.

Caraca. :shock:
Então me deram a informação errada na ccs.
Essa eu realmente não sabia. :???:
E agora ???? :parede:
Usar ou não usar, eis a questão..........
Valeu pela dica.
Abs.

R.P.P
11/11/2010, 08:13
Abçs.

Ah, lembrei de um detalhe.
O que o gerente da ccs me falou foi o seguinte :
Que os aditivos utilizados por cada marca/distribuidora são diferentes entre si. E que isso sim, poderia ser um problema para os motores.
Abs.

JOFRAN
11/11/2010, 09:14
:mrgreen:.Caros SUBARISTAS,

Na minha XS passei a usar a gas. comum da BR.Devo adicionar a cada 4 tanques o aditivo ACDELCO,que dizem que é o melhor.
Parece que o motor ficou mais "liso". Antes usava aditivada SHELL ou YPIRANGA.
Estava na estrada quando ao parar para abastecer o posto BR só tinha a comum.Abasteci e notei que o carro ficou melhor.:pensativo:. Já usei a PODIUM, e não notei diferença no desmpenho.
Esta é a minha experiencia pessoal,salvo melhor juizo.
Como as nossas gasolinas não tem um padrão confiavel,ficará sempre a dúvida.:pensativo::pensativo:.
abs. Jofran

hgsn
11/11/2010, 09:35
Na ccs me deram a mesma informação que deram ao R.P.P. Dar preferência à comum ou à Podium, mas evitar as aditivadas pq. têm apresentado alto índice de reclamação. Saí mais confuso do q. entrei, mas n. aprofundei a conversa. Tenho abastecido sempre com a comum, pois n. vi diferença nenhuma c/ a Podium, nem em consumo, nem em desempenho. Bem que alguem que entende realmente do assunto poderia nos dar uma aula aqui.
De resto, só quero renovar minhas juras de amor ao carro. Agora lá em casa espero q. seja sempre 1 subaru + 1 (isso se não der p/ serem 2 subarus). Abs a todos.

CINGLEZ
11/11/2010, 14:40
Pessoal, fiz hoje o TD na Forester XT. Comparando com a Outlander GT da minha esposa, tive a impressão de ser bem mais ágil (quando o turbo entra, ainda em baixa rotação, é um canhão), e tem uma dirigibilidade mais próxima à de um carro normal, me pareceu mais firme. Acabamento: mesmo nível da Outlander. Espaço interno menor. Enfim, gostei muito do carro, e é o meu pretendido, caso haja acordo de valores. Preço à vista: 105k.

Quanto à gasolina, nos EUA vem especificado claramente a NECESSIDADE de usar Premium, pois este tipo tem octanagem maior, sendo portanto mais adequada a motores com maior taxa de compressão. Gasolina comum, pode detonar antes da hora, causando a chamada batida de pino, com perda de potência. No entando, aqui no Br não consigo esta informação de forma clara, pois pode ter havido algum remapeamento que evite a necessidade. O vendedor tentou explicar e se complicou: disse que a Podium é melhor por ser premium, que "mantem o motor mais limpo, já que nossa gasolina é suja". Melhor desconsiderar.

Abs

hgsn
11/11/2010, 15:52
Xi. Então é bom aprofundar o estudo mesmo. quanto ao TD na Outlander, eu tive a mesma impressão de mais firmeza na Forester, ao menos em velocidades mais baixas. Em altas, acima de 160km/h, não testei a Outlander. A Forester alcança velocidades altíssimas muito rápido, mas não é um sedan e exige um pouco de cuidado. Como não costumo andar acima de 160km/h, isso não é um problema para mim. Se for para vc., sugiro q. dê uma olhada no Tiguan, que deve ter o comportamento mais firme dos três. Apesar disso, no quesito "prazer de dirigir", a Forester me encantou como nenhum outro. Ao contrário de vc. tive a impressão de q. o acabamento da Outlander é um pouco superior ao da Forester, mas me senti melhor na Forester (pura questão de gosto). Acho que os tres carros acima citados, bem como a Freelander, são opções fantásticas. Boa sorte e acho que o preço está muito bom, mas vale a pena tentar uma chorada de mais mil ou dois mil.

CINGLEZ
11/11/2010, 17:05
Pois é, estou negociando, porque quero tentar dar meu usado na troca. A bola está com eles. Se for bom negócio, eu fecho.

Quanto ao Tiguan, tb é opção, na verdade minha esposa faz um lobby por ele (aquele medo de Subaru, pra vender, etc). Mas a XT realmente dá mais prazer, a aceleração é excelente, e tem mais espaço embaixo (solo), que é um quesito que eu valorizo pela qualidade de nossas maravilhosas ruas (valetas, etc) e por usar em algumas estradas de terra um pouco rústicas.

Quanto ao combustível, enquanto não vir algo claro a respeito, por via das dúvidas vou seguir a recomendação do manual americano: usar premium. Sai mais caro, mas a tranquilidade não tem preço.

Vamos aguardar.

R.P.P
17/11/2010, 15:42
Ainda a questão da gasolina.
No manual consta como recomendado o uso da gasolina de 92 octanas (ou seja, a comum).
Também é frisado para não usar aditivos de qualquer tipo.
Se a premium possui aditivos , é de se supor que não devemos usá-la também.
Ou seja , somente a comum (seguindo a recomendação do manual).
Ohhhhhhhhhhhh noooooooooooo. :parede::parede::parede::parede:

JúniorSL
19/11/2010, 16:48
http://www.subaru.com/content/static/vehicles/forester/compare.html (http://www.subaru.com/content/static/vehicles/forester/compare.html)

Acho que já com as modificações ! A XT Touring tem Analog speedometer, AR Dual Zone, Backup Camera, entre outras que vi.

Tomara que o preço também não venha modificado para mais.

R.P.P
20/11/2010, 15:16
Ainda a questão da gasolina.
No manual consta como recomendado o uso da gasolina de 92 octanas (ou seja, a comum).
Também é frisado para não usar aditivos de qualquer tipo.
Se a premium possui aditivos , é de se supor que não devemos usá-la também.
Ou seja , somente a comum (seguindo a recomendação do manual).
Ohhhhhhhhhhhh noooooooooooo. :parede::parede::parede::parede:

82 octanas (comum) ao invés de 92. :oops:
No site da Petrobrás tem um material bacana.
DÚVIDAS: GASOLINA PODIUM DE A A Z.
Abs.

hgsn
22/11/2010, 13:58
82 octanas (comum) ao invés de 92. :oops:
No site da Petrobrás tem um material bacana.
DÚVIDAS: GASOLINA PODIUM DE A A Z.
Abs.
Agora aumentou minha dúvida. Se o manual recomenda gasolina de 92 octanas e a gasolina comum não tem essa octanagem, o ideal seria utilizar a Podium, que tem 95 octanas? Mas se o mesmo manual diz p/ não utilizar nenhum tipo de aditivo e a Podium já é aditivada, como resolver? Será que a vedação é para a utilização de aditivos que já não tenham sido incorporados à gasolina? Será que faltou tropicalizar o manual nesse aspecto, tendo em vista q. a gasolina comum no exterior já alcança 92 octanas?

R.P.P
22/11/2010, 16:10
Agora aumentou minha dúvida. Se o manual recomenda gasolina de 92 octanas e a gasolina comum não tem essa octanagem, o ideal seria utilizar a Podium, que tem 95 octanas? Mas se o mesmo manual diz p/ não utilizar nenhum tipo de aditivo e a Podium já é aditivada, como resolver? Será que a vedação é para a utilização de aditivos que já não tenham sido incorporados à gasolina? Será que faltou tropicalizar o manual nesse aspecto, tendo em vista q. a gasolina comum no exterior já alcança 92 octanas?

Na verdade, o manual recomenda 82 octanas (postei errado a primeira vez).
Na página 1-8 do manual está escrito o seguinte :
"Os veículos Subaru tem seus motores produzidos e adequados ao combustível disponível
em território brasileiro (gasolina com índice mínimo nominal de octanagem 82)".

Na página 8-2 do manual está escrito o seguinte :
"O uso de combustível de má qualidade ou aditivos inadequados pode causar danos ao motor".

Segue informação sobre a gasolina Pódium (direto do site deles):

http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c0/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLSzNLA0 9_Pw9LcxDXwEC_INtREQCu4ryx/?PC_7_235MFFH2089690IONH97FH2085_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z#16 (http://www.br.com.br/wps/portal/%21ut/p/c0/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLSzNLA0 9_Pw9LcxDXwEC_INtREQCu4ryx/?PC_7_235MFFH2089690IONH97FH2085_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z#16)

16) É possível se misturar a gasolina Petrobras Podium com outras gasolinas?
Sim, porém os benefícios obtidos serão menores proporcionalmente à quantidade de outras gasolinas misturadas (o desempenho, por exemplo, não será o mesmo quando se mistura a gasolina Podium com outras gasolinas).

De uma forma geral, não se recomenda o uso intermitente de gasolina comum (sem aditivo) com gasolinas aditivadas.

A Petrobras Podium é uma gasolina aditivada. Toda gasolina aditivada tem poder detergente/dispersante e ao ser utilizada após um longo período de uso de gasolina comum, irá provocar entupimentos nos bicos injetores e nos carburadores. Por esta razão, deve-se tomar os seguintes cuidados:

- não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento;

- comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, gradativamente, até atingir 100% de gasolina aditivada.

Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de se utilizar a Petrobras Podium.

Se alguém mais puder lançar uma luz sobre o assunto, por favor, escrevam.
Abs.

CINGLEZ
22/11/2010, 17:17
Ah, então o manual tem informações a respeito. Haviam me dito que o manual brasileiro não tinha nada.

Então é isso, eles adaptaram para o uso com comum tb, mesmo porque às vezes pode ser difícil encontrar premium, dependendo de onde estiver.

Quando aos aditivos, podem ter certeza, estão falando de outros aditivos que não os originais que a BR ou outra distribuidora já usam. Agora é fato a questão que um carro que sempre usa comum, se colocar aditivada de repente pode ter problemas, justamente porque a aditivada vai "soltar" as impurezas repentinamente, podendo causar entupimentos.

Eu vou testar com premium e com normal aditivada, se houver melhoria de desempenho / consumo com a premium uso esta, caso contrário não.

Na 5a devo pegar o novo brinquedo.

JOFRAN
22/11/2010, 17:47
:pensativo:.Caros foristas,
A informação que tenho em relação ao fato de a gas. adit. "soltar" impurezas, após o uso da comum,è que a cada três ou quatro tanques, colocar o aditivo AC DELCO na comum.Isto segundo o pessoal das revendas GM.Ninguem disse que o uso "súbito" da aditivada sobre a comum pode causar danos ao motor.Pessoalmente acho que pelo menos ao colocar o aditivo da minha escolha,confio na qualidade e procedencia do mesmo.
Que "confa" hein?Parece discução do Supremo.:mrgreen:
JOFRAN.

JOFRAN
22/11/2010, 18:04
Desculpem,erro imperdoavel,:oops::oops:.
Leia-se discussão e não discução.Pegou mal.

wilsonb
22/11/2010, 22:38
Não faz qualquer sentido vedação ao uso de gasolina aditiva (Br, Shell....) nos carros da Subaru. O manual da minha Forester não diz isso e o que parece não ser aconselhável é o uso de aditivos colocados separados da gasolina na bomba do posto. Quanto à turbo, tentaria a Podium (que também é aditivada) e faria medições para ver se compensa.

CINGLEZ
23/11/2010, 09:46
Quanto mais tempo passar usando a comum, maior o acúmulo de impurezas, portanto maior o risco ao se usar aditivos, seja da gasolina aditivada, seja aditivos "externos". A recomendação contra os "externos" deve ser em parte por não se saber bem a procedência, existem vários tipos e certamente alguns não devem ser recomendados para determinado tipo de motor. Portanto o pessoal já prefere recomendar não usar.

Quanto às aditivadas pelas distribuidoras, concordo que não faz sentido o veto. Mesmo porque existem modelos de importados que as montadoras recomendam usar apenas premium (podium e análogas) e estas são aditivadas. Meu sogro tem uma Volvo XC90 e o manual recomenda Premium por exemplo.

Marcelo Caju
18/01/2011, 16:53
Sou proprietário de uma forester 2010 0 Km - 2.0 e o carro é simplesmente sensacional na cidade e na estrada onde a utilizo mais aos finais de semana, o carro faz curvas grudado no chao por ser uma SUV e tem o desempenho / consumo muito bom por ter tração integral e também pelo tamanho e peso do carro.

Sds,

Marcelo Caju

Guasca de Fora/RS
20/01/2011, 06:00
Acabei de pegar a minha XT (aeeeeeeee!!!) e fui logo perguntando sobre qual gasolina usar. Na concessionária foi dito para usar a comum, sem aditivos.

Quanto ao carro em si, logicamente rodei um pouco só, mas algumas coisas me chamaram a atenção de cara: o conforto da suspensão, do câmbio e a suavidade do turbo. Aliás, a quantas rpm entra o turbo? Achei a aceleração até perto dos 4 mil rpm muito linear, sem trancos. Outra coisa boa é que o ar condicionado gela bem rápido.

O que eu não gostei é como o painel risca fácil. Mal se encosta nele e fica um ponto branco. Aconteceu comigo enquanto colocava o gps e fiquei surpreso. Outro ponto famoso dos Subaru eu já percebi: não tem certas perfumarias que vários carros tem. As portas não se fecham automaticamente com o veículo em trânsito. Vou ter que me reacostumar a fazer isso, ainda mais com a bebê (que adorou o carro!).

Outra coisa: quando fecho o teto solar, o forro fecha junto, é assim mesmo não? Forro totalmente aberto só com o teto totalmente fechado ou totalmente aberto.

Resumindo, o carro é jóia, quero ver é a famosa tração Subaru na prática.

Pepe Legal
22/01/2011, 01:16
Guascas,

Eu também adoro o carro em todos os aspectos. Realmente acho que algumas "perfumarias" no Brasil não são tão "perfumarias" assim. O carro trancar-se sozinho é uma quase necessidade (principalmente para quem vive em SP, como eu). Não sei se é possível instalar módulos capazes de fazer isso, e aproveitar para instalar umas "perfumarias de verdade" como fechamento dos retrovisores, dos vidros e do teto ao desligar o veículo. Se alguém souber me responder, agradeço.

Guasca de Fora/RS
22/01/2011, 08:18
Pepe, sobre interface pra fechar vidros, teto e recolher espelhos, há sim e me foi oferecido na concessionária. Futuramente devo instalar isso porque acho importante. Imagina fazer a %$#@ de deixar o teto aberto e ir embora?

Sobre o fechamento das portas, acho que há recurso pra isso, mas não é tão simples assim, afinal, carros com esse recurso, como a minha ex-Zafira, abrem todas as portas em caso de acidente.

A XT, com gasolina comum, fez de novo média superior de combustível, comparando-se exatamente o mesmo trajeto que costumava fazer com a Zafira. Ida e volta para o serviço, velocidade normal, sem aceleradas fortes, 7,8 km/l. Sem stress.

schimuda
22/01/2011, 19:30
Tenho um classe A que trava as portas aos 8 km/h e destrava em caso de acidente.
Não senti falta disto no Forester: travo e destravo todas as portas com um botão, e é possível cada passageiro destravar sua porta manualmente de forma fácil.
Quanto ao fechamento dos vidros pela trava da chave, é só instalar: me ofereceram na concessionária por +- 200 reais.

schimuda
22/01/2011, 19:48
Bom, faz tempo que não posto, então vou contar um pouco do meu histórico com a Forester XS básica.
Adquiri em Abril uma prata, 09/10 por 80 mil. Seguro 2.500. Franquia reduzida 2.500, bonus 5, brasil seguro auto. IPVA grátis no ano pelo estado de Goiás.
revisão 10 mil Km, 331 reais em brasília. Pedi alinhamento: 120.
Em Setembro, com 12 mil km, a uns 50 km/h, bato de frente na lateral de um Astra: Por sorte pegou na parte da frente do Astra, se pega na porta do motorista ele poderia ter se machucado. Por sorte, nenhum arranhão em ninguém.
Os air-bags frontais abriram. A frente ficou destruida, mas o carro parecia não ter nenhuma avaria mais séria, tanto que, como estava perto de casa, o conduzi até lá para esperar o guincho, sem nenhum problema, exceto a luz dos air-bags acesa.
Pra minha surpresa (e confesso, alegria), perda total. Previsão de conserto na concessionária: 70 mil reais. Tenho que me lembrar de pedir este orçamento quando ir lá novamente, mas tenho certeza que só não estou com o mesmo carro por que as peças são caras. Isto tem lá suas vantagens, as vezes.
Menos de 30 dias depois, adquiri outra zero, só que preta 10/10, nas mesmas condiçõe$. Hoje com 8 mil km.

Guasca de Fora/RS
22/01/2011, 22:52
Na minha turbo 10/10, fiz o seguro por três anos, prêmio anual de uns 3.100 e franquia de 3.500 pela CHUBB. Peguei estrada hoje, a 120 km/h no velocímetro, 2600 rpm, consumo de 10 km/l na comum. Depois que acabar esse tanque penso em encher com a premium para sentir a diferença. Hoje aproveitei um trecho de contorno em que havia área de escape e dei uma forçada na curva, asfalto molhado. Cantou pneu um monte, mas ela foi se corrigindo e nem deu tempo para eu tentar consertar no braço e no pé. O controle de estabilidade atua antes e funciona mesmo.

Ah, eu sigo esquecendo de trancar as portas, mesmo com o controle do lado.

Marcelo Caju
27/01/2011, 10:19
Tenho lá minhas dúvidas do consumo das foresters turbo 2.5 para a aspirada 2.0 , Pois caros subaristas... quem anda num carro TURBO simplesmente não vai andar com o PÉ em cima principalmente na cidade e na estrada , e resumindo se apertar o acelerador a TURBO gasta gasosa.... a minha aspirada faz 9,0 na cidade e 11 na estrada com gasolina comun , está ótimo e acima do esperado pela tração integral e a meu ver para andar nesse transito CAÓTICO de S.P >>> não da para andar com um carro turbinado no dia a dia >>>>

Sds,

Marcelo Caju
27/01/2011, 10:20
:concordo:
Tenho lá minhas dúvidas do consumo das foresters turbo 2.5 para a aspirada 2.0 , Pois caros subaristas... quem anda num carro TURBO simplesmente não vai andar com o PÉ em cima principalmente na cidade e na estrada , e resumindo se apertar o acelerador a TURBO gasta gasosa.... a minha aspirada faz 9,0 na cidade e 11 na estrada com gasolina comun , está ótimo e acima do esperado pela tração integral e a meu ver para andar nesse transito CAÓTICO de S.P >>> não da para andar com um carro turbinado no dia a dia >>>>

Sds,

R.P.P
27/01/2011, 15:49

Sds,

Consumo da XT (atualmente com 6800 km rodados), rodando praticamente com gasolina comum.
Estrada : Com o pé "pesado", 8 à 9 km/l.
Estrada : com o pé um pouco "leve" , 10 à 11 km/l.
Um detalhe importante, no dia à dia na cidade, nos raros momentos em que o trânsito se encontra mais tranquilo, não é necessário "pisar" muito no acelerador. Ao contrário, na cidade eu devo andar com o pé bem leve, pois o carro acelera muito rápido mesmo.
Se eu souber administrar bem o "peso" do pé, acredito que ainda posso melhorar essas médias. Isso sem ser uma tartaruga (he he...).
O grande problema mesmo que realmente faz muita diferença no consumo é este "anda e para" constante. Isso realmente é dose cavalar. :)
Até o momento, nenhum tipo de problema com o carro, estou satisfeitíssimo.:dance:

Por acaso, vi o que está escrito na tampa do tanque de combustível :
UNLEADED 95RON GASOLINE ONLY.

Pelo que eu entendi, realmente é obrigatório o uso de gasolina PREMIUM.

Já usei a PREMIUM e não vi diferença no consumo.
Ainda vou tentar novamente.

E esta advertência (na tampa) me deixou realmente pensativo....:putz:

Abs.

wilsonb
28/01/2011, 03:19
Acabei de pegar a minha XT (aeeeeeeee!!!) e fui logo perguntando sobre qual gasolina usar. Na concessionária foi dito para usar a comum, sem aditivos.

Quanto ao carro em si, logicamente rodei um pouco só, mas algumas coisas me chamaram a atenção de cara: o conforto da suspensão, do câmbio e a suavidade do turbo. Aliás, a quantas rpm entra o turbo? Achei a aceleração até perto dos 4 mil rpm muito linear, sem trancos. Outra coisa boa é que o ar condicionado gela bem rápido.

O que eu não gostei é como o painel risca fácil. Mal se encosta nele e fica um ponto branco. Aconteceu comigo enquanto colocava o gps e fiquei surpreso. Outro ponto famoso dos Subaru eu já percebi: não tem certas perfumarias que vários carros tem. As portas não se fecham automaticamente com o veículo em trânsito. Vou ter que me reacostumar a fazer isso, ainda mais com a bebê (que adorou o carro!).

Outra coisa: quando fecho o teto solar, o forro fecha junto, é assim mesmo não? Forro totalmente aberto só com o teto totalmente fechado ou totalmente aberto.

Colega

Quando se fecha o teto solar o forro o acompanha. Mas você pode abrir manualmente apenas o forro.

Marcelo Carvalhal
28/01/2011, 17:22

Use gasolina de alta octanagem na estrada e comun na cidade, faz diferença, este motor tem tx de compresão de 10.1
Consumo é parecido, mas a medição só será correta após os 3.000 KM

Cuidado, ela é rápida e silenciosa....:mrgreen:

Marcelo Carvalhal
www.subaruciamotors.com.br

Guasca de Fora/RS
29/01/2011, 07:04
Fiz a primeira viagem com a XT, na ida fez 7,6 com a comum, na volta fez 7,9 com a podium (a estrada tava cheia de carros e caminhões, muitas ultrapassagens). Ela tem apenas 600 e poucos km até agora. Anda muito e é muito confortável, minha mulher ficou impressionada com o silêncio a bordo e o conforto do banco de trás (ela fica com a bebê).

danymelo
29/01/2011, 21:28
Prezados,
Acho este fórum fascinante, poder trocar experiências com vcs é de grande utilidade. Tenho um Nissan Sentra AT, carro de excelente mecânica, CVT maravilhoso, mas um "papel" em questão suspensão. Carro duro, sofre as ruas do RJ e extremamente barulhento. Obviamente, um carro impossível para off-roads e nem sequer estradas de terra.
Estou pensando em trocá-lo e estou avaliando a Forrester e a GVIII. Gostaria de receber seus comentários sobre suas experiências em termos de suspensão destes SUV's e barulhos internos. Li sobre a GVIII ser muito dura e a Forester cheia de barulhos.
Não quero mais carro barulhento e duro, além de querer incursionar mais em estradas de terra. Gostaria de receber a opinião de vcs!!
Muito obrigado.

Guasca de Fora/RS
29/01/2011, 22:10
Prezados,
Acho este fórum fascinante, poder trocar experiências com vcs é de grande utilidade. Tenho um Nissan Sentra AT, carro de excelente mecânica, CVT maravilhoso, mas um "papel" em questão suspensão. Carro duro, sofre as ruas do RJ e extremamente barulhento. Obviamente, um carro impossível para off-roads e nem sequer estradas de terra.
Estou pensando em trocá-lo e estou avaliando a Forrester e a GVIII. Gostaria de receber seus comentários sobre suas experiências em termos de suspensão destes SUV's e barulhos internos. Li sobre a GVIII ser muito dura e a Forester cheia de barulhos.
Não quero mais carro barulhento e duro, além de querer incursionar mais em estradas de terra. Gostaria de receber a opinião de vcs!!
Muito obrigado.
Acabei de fazer mais uma pequena viagem com a XT, desta vez não passando de 120 km/h e pegando um trecho de estrada de terra (me senti no WRC!). A tração do Subaru é muito boa mesmo, o carro vai se corrigindo nas curvas, a dirigibilidade desse carro não tem similar (tá certo que não andei em outros com tração integral, tipo Porsche ou Audi Quatro, mas...). O detalhe é: muito conforto. Suspensão excelente, no meu, sem barulhos, bancos ótimos também. Consumo hoje (com ar ligado o tempo todo): 9,2, gasolina podium.

Normio
30/01/2011, 02:37
Prezados,
Muito obrigado.

Vá de CRV, carro sem barulho, suspensão bem macia,super confortável, parece um sedan. Aguenta sem problemas estradinhas de terra leve.

schimuda
30/01/2011, 20:41
Dirijo na base 90% asfalto e 10% terra, 0% de trilha. Neste caso, o melhor carro com certeza é a Forester (entre os SUVs concorrentes). A tração 4x4 da Forester dá show de dirigibilidade em qualquer dos dois primeiros terrenos. É brincadeira fazer curvas, vc não passa aperto.
Se pretende fazer trilhas, escolha um com reduzida: GV ou até TR4.

danymelo
30/01/2011, 22:30
Dirijo na base 90% asfalto e 10% terra, 0% de trilha. Neste caso, o melhor carro com certeza é a Forester (entre os SUVs concorrentes). A tração 4x4 da Forester dá show de dirigibilidade em qualquer dos dois primeiros terrenos. É brincadeira fazer curvas, vc não passa aperto.
Se pretende fazer trilhas, escolha um com reduzida: GV ou até TR4.
E te resulta macia, muito dura, muito barulhenta?

Guasca de Fora/RS
30/01/2011, 22:38
E te resulta macia, muito dura, muito barulhenta?
Suspensão da Forester é ótima (embora para altas velocidades seja meio molenga) e não tenho problemas com barulhos. O que eu não gostei são os plásticos que riscam fácil. Concordo com a avaliação do colega acima, é um carro ótimo para estradas de asfalto e terra, mas não é feito para trilhas. É bem valente, mas trilha mesmo pega um carro preparado pra isso. Eu pegaria logo um Jeep ou Bandeirante, aí sim dá pra tocar na lama braba.

Marcelo Caju
31/01/2011, 11:41
Como já citei sobre consumo das foresters, segue aqui também minha opinião com relação aos modelos XS 2.0 - 2010 ao qual possuo e a modelo XT 2.5 Turbo, antes de comprar entre os dois modelos aqui na região de S.P levantei custos de : seguro , manutenção e consumo de gasolina aqui na cidade /transito ,e a modelo XT é o dobro da XS nesses gastos , para quem leva em consideração esse quesito de gasto (valor)um fator importante para quem esta adquirindo uma forester ....:palmas:

Camarão®
31/01/2011, 15:04
Discordo. Não é o dobro, e em muitos casos é a mesma coisa. Existem revisões que o valor é praticamente o mesmo, em outras fica um pouco mais cara mas não chega no dobro. O Seguro é mais caro, mas o valor do carro é mais alto, mas tb não chega ao dobro. O Consumo fica quase na mesma, a não ser que vc pise para valer, aí sim a turbo consome mais, mas ........anda mais. Tudo proporcional.

schimuda
02/02/2011, 22:05
O silêncio no carro é ensurdecedor. Mas duvido que seja suspensão para aguentar tranco ou para ser esportiva. fica no meio termo.

Marcelo Caju
03/02/2011, 14:05
Discordo. Não é o dobro, e em muitos casos é a mesma coisa. Existem revisões que o valor é praticamente o mesmo, em outras fica um pouco mais cara mas não chega no dobro. O Seguro é mais caro, mas o valor do carro é mais alto, mas tb não chega ao dobro. O Consumo fica quase na mesma, a não ser que vc pise para valer, aí sim a turbo consome mais, mas ........anda mais. Tudo proporcional.

Proporcional sim .... mais é alto em termos de custo/ benefício e a XS leva vantagem se você pesquisar preço e negociar sai bem abaixo das concorrentes ( SUVs)...e outro detalhe que não me agrada na modelo XT é o teto solar deveria ter a opção sem o teto de fabrica , para quem não gosta do acessório !

schimuda
03/02/2011, 22:02
Custo beneficio. Depende do beneficio em mente. A grande vantagem do Forester é sua estabilidade, segurança. Se vc for dirigir somente em engarrafamentos diários, compre o crv. ou melhor, compre o tucson. ou melhor, compre um fusca. ou melhor, ande de ônibus.

Marcelo Caju
04/02/2011, 11:13
Custo beneficio. Depende do beneficio em mente. A grande vantagem do Forester é sua estabilidade, segurança. Se vc for dirigir somente em engarrafamentos diários, compre o crv. ou melhor, compre o tucson. ou melhor, compre um fusca. ou melhor, ande de ônibus.
:palmas:

Acho melhor voce então andar de carroça no mato aí na sua cidade Formosa/ Goiana .. o individuo ignorante ! Estou postando aqui meu ponto de vista , agora se vc tem uma XT ou não parabéns estou passando aos leitores e subaristas minha OPINIÃO sobre o carro >>>>>>>>>>

Marcelo Caju
04/02/2011, 11:18
Sem comentarios !!!

Marcelo Caju
04/02/2011, 11:25
:odedo:
:palmas:

Acho melhor voce então andar de carroça no mato aí na sua cidade Formosa/ Goiana .. o individuo ignorante ! Estou postando aqui meu ponto de vista , agora se vc tem uma XT ou não parabéns estou passando aos leitores e subaristas minha OPINIÃO sobre o carro >>>>>>>>>>
:odedo:

Camarão®
04/02/2011, 13:16
Proporcional sim .... mais é alto em termos de custo/ benefício e a XS leva vantagem se você pesquisar preço e negociar sai bem abaixo das concorrentes ( SUVs)...e outro detalhe que não me agrada na modelo XT é o teto solar deveria ter a opção sem o teto de fabrica , para quem não gosta do acessório !

Se não gosta do teto deixa ele fechado.
E lógico que o custo benefício da XS é melhor, mas carro turbo não é custo, é apenas benefício! Acho a XT por 105mil um excelente negócio e a XS top por 90 cara!!! Se andar na boa a turbo consome o mesmo que a XS, mas ter um canhão embaixo do capo vale muito a pena. Subaru está longe de ser custo-benefício em qualquer versão.

Marcelo Caju
04/02/2011, 14:00
:concordo:
Se não gosta do teto deixa ele fechado.
E lógico que o custo benefício da XS é melhor, mas carro turbo não é custo, é apenas benefício! Acho a XT por 105mil um excelente negócio e a XS top por 90 cara!!! Se andar na boa a turbo consome o mesmo que a XS, mas ter um canhão embaixo do capo vale muito a pena. Subaru está longe de ser custo-benefício em qualquer versão.

Guasca de Fora/RS
04/02/2011, 22:03
Bom, eu sou suspeito pra falar, há 15 anos ou mais gravei na minha cabeça o binômio "Subaru Turbo", uma palavra junto da outra, e assim foi, até o dia em que finalmente comprei um... Subaru Turbo. Evidente que o turbo custa mais caro, mas não é só o turbo, o bloco do motor é diferente, maior, e o torque então, nem se fala. Saí de uma Zafira que se esgoelava pra fazer uma ultrapassagem um pouco mais exigente. Não sei como é o Forester com motor 2.0 para ultrapassar, mas acredito que seja um pouco melhor, já que o valor de torque é um pouco superior ao da Zafira. Mas não queria aperto não, o valor não é tão superior assim, e, considerando que um CRV custa praticamente a mesma coisa, a XT é um ótimo negócio, pra quem preza excelência mecânica e tração integral. Não tem carro parecido na faixa de preço da XT. Olhem esse vídeo de uma original. É bom contar com bala na agulha numa ultrapassagem, 210 km/h com o motor a 4500 rpm:

http://www.youtube.com/watch?v=WoAcfc0q85g

Última média com ela na cidade: 8,0 km/l, gasolina premium da Ipiranga.

Saudações coloradas

Camarão®
04/02/2011, 22:24
Repara o marcador de gasolina desse video hahhahahha

baixotuba
14/02/2011, 11:04
Também estou na dúvida sobre qual carro comprar e fiz um TD na Forester básica e na turbo há dois dias. Realmente a turbo é um foguete mas acho que a 2.0 dá conta do recado. Impressionante é a estabilidade e o silêncio ao rodar na estrada. Realmente o carro é demais. Muito confortável e espaçoso para o motorista (tenho 1,88m). A agilidade na cidade me lembra um carro de porte bem menor.
Gostaria de saber se alguém tem informações sobre alterações no modelo 2011. Na agência Subaru de Ribeirão Preto não sabem informar se haverá alterações e nem sabem quando o modelo 2011 chegará às lojas.
Pretendo comprar o carro em breve, mas se pudesse gostaria de pegar o modelo 2011 (alguns sites europeus relatam um novo motor 2.0 aspirado no modelo 2011, alguém sabe sobre isso? será que é igual o que já está nos modelos que vem para o Brasil?)
Não havendo disponibilidade do modelo 2011 será que se consegue um bom desconto na 2010, se saísse por uns 75K seria ótimo.
Abraço,
Alessandro.

Bruno-Araxá
17/02/2011, 14:24
Olhaí o resultado, pessoal.

Abraço,

Bruno-Araxá.

Guasca de Fora/RS
17/02/2011, 22:19
Olhaí o resultado, pessoal.

Abraço,

Bruno-Araxá.
Gostei! E as maçanetas, estão com cor diferente ou é impressão minha? Eu adoro carro todo branquinho com os vidros escurecidos. Parabéns!

heliosilva77
18/02/2011, 15:15
quanto pagou na viatura Bruno? é 2011 ou 2010??

danilo kid
22/02/2011, 10:02
Pessoal, estou vendendo minha forester 98. Segue ficha abaixo:

subaru forester 98/98 preta com saias e para-choques cinza(igual a pintura das outback, muito bonita)
motor boxer aspirado 2.0 16v
cambio mecanico 5marchas+ré
reduzida por acionamento mecânico(alavanca)
completa: Ar, d.h.,couro, vidros eletricos, etc.etc
pneus michelin syncrone4x4
carro totalmente revisado recentemente: Amortecedores novos, velas e cabos de velas novos, bicos limpos, cx de direção trocada reparos, pastilhas de freio novas, radiador novo, todos os filtros novos, oleos trocados e certamente mais alguma coisa que estou esquecendo agora.

carro pronto para qualquer viagem, em asfalto e/ou terra.

sou 2ºdono(desde jan/2005) e sempre mantive o carro em ordem, oleos e filtros trocados a cada 5.000km.

está com 160.000km, ou seja, aproximadamente 15.000km/ano, se olhar por este lado é pouca kilometragem. Comprei ele com 90.000km, ou seja, rodei 70.000km em 6anos.

ipva 2011 falta apenas 1parcela de r$260.

valor pedido r$22.900,00
este valor está praticamente alinhado ao preço médio da webmotors. O que posso garantir é que vc não vai precisar gastar em nada, pois eu já fiz isso antes de colocar o carro à venda, ao contrário do que a maioria faz.

o carro não está anunciado em nenhum lugar, somente no boca-a-boca com os amigos. Não estou com pressa.

detalhes: Somente riscos nas portas, típicos de estacionamento de prédios. Somente os riscos pois também fiz martelinho para tirar os 'crocs'.

estou a disposição para maiores esclarecimentos.

danilo

Primemover
23/02/2011, 16:48
Aos proprietários da forester em São Paulo: alguém conhece uma boa oficina que mexa com Subaru?

Desisti da CAOA após os preços absurdos de peças e revisões (por exemplo, ao trocar meus pneus com 40k eles me pediram cerca de R$ 200 reais a mais por pneu do que qq loja de esquina). Também tive problemas com a Garage Loves Subaru ali na cardeal arco verde (careira na minha opinião, atrasos frequentes na entrega do serviço, aquele famoso descaso geral com o cliente que infelizmente estamos acostumados).

Achei na internet uma chamada Nihon na faria lima que se diz especializada em Subaru. Alguém recomenda essa ou alguma outra??

abraços.

JOFRAN
23/02/2011, 17:19
Aos proprietários da forester em São Paulo: alguém conhece uma boa oficina que mexa com Subaru?

Desisti da CAOA após os preços absurdos de peças e revisões (por exemplo, ao trocar meus pneus com 40k eles me pediram cerca de R$ 200 reais a mais por pneu do que qq loja de esquina). Também tive problemas com a Garage Loves Subaru ali na cardeal arco verde (careira na minha opinião, atrasos frequentes na entrega do serviço, aquele famoso descaso geral com o cliente que infelizmente estamos acostumados).

Achei na internet uma chamada Nihon na faria lima que se diz especializada em Subaru. Alguém recomenda essa ou alguma outra??

abraços.
Caro Subarista,
Não desista,apesar da CAOA e tereirizadas os Subarus resistirão.
Tive contato com a Nihon e fiz uma tomada de preços para trocas de velas.Na NIHON ficava em menos da metade do preço comparando com as CSS. Entre no site
www.nihonsubaru.com.br (http://www.nihonsubaru.com.br)
Temos é que fuçar para não nos enganar.As velas originais denso vc. acha na VELAUTO na Lapa (Rua scipião se não me engano.)
Abs. e boa sorte.
Jofran

rbata
24/02/2011, 13:45
Bom dia Pessoal.

Meu pai está para trocar o carro agora no início do ano. Uma Santa Fé 2007/08, está com 60k. Não muito do que reclamar do carro, é super confortável, espaçoso, motor beberrão porém forte (em subidas longas na estrada precisa entrar com velocidade senão ele cai para terceira marcha), bem estável em curvas (comparado aos dois Citroen Picasso, e GM Blazer que já tivemos no passado), sempre usamos para descarregar o jet ski nuns buracos que exigem 4x4 de preferência com bloqueio do dif., e nunca nos deixou na mão. O carro nunca quebrou.

Estou tentando convencê-lo a ir pra Subaru. É uma das opções, apesar do pequeno mercado que detém atualmente. Porém na época que compramos Santa Fé, a Hyundai ainda não era nada no Brasil também.

Eu fiz o teste drive no Forester XT. Não conseguia esconder do vendedor o sorriso no meu rosto enquanto dirigia. Alias, vendedor nota 10 (Subaru de Campinas). Demos uma volta pela cidade, peguei algumas subidas, pisando leve o carro é muito suave mas vc pisa um pouco mais e simplesmente afunda no banco. As 4 marchas são mais que suficientes (lembrando do detalhe que é um carro que faz 0-100 em aprox. 6 seg.) Pegamos uma rotatória grande, o vendedor falou pra acelerar o carro, na primeira volta eu fui tranquilo a uns 40km/h para ver se não tinha nenhum buraco ou obstáculo, na segunda volta, sem trânsito, fui acelerando gradativamente, quando chegou nuns 60km/h a força lateral era muito grande, o carro ameaçou sair de lado (acho que saiu a dianteira) e automaticamente compensou a "cagada", não chegou nem a cantar pneu, e o carro estava carregado com 5 pessoas, o pessoal de trás ficou um pouco assustado...rs

Fiquei tão impressionado com a dirigibilidade/potência que nem prestei atenção no painel/acessórios. Alguém sabe dizer mais detalhes dos controles da Forester (mais especificamente XT)?

- O sistema de som é bom (qualidade, não volume)? Tenho uma TR4 e acho o som original dela muito bom.
- Tem entrada USB para pen drive?
- Bluetooth eu me lembro que não tem, correto?
- Do lado esquerdo do volante me lembro de ter visto uns botões/controles? Pra que servem?

Alguém tem fotos do painel do carro (XT), mostrando mais detalhes? Sabem se mudou alguma coisa da 2009 para 2010?

Alguém já colocou engate na Forester? (precisamos puxar jet ski) Colocou original ou mandou colocar fora?

Agradeço desde já.

schimuda
26/02/2011, 22:35
- O sistema de som é bom (qualidade, não volume)? Tenho uma TR4 e acho o som original dela muito bom.
Boa qualidade, controles muito intuitivos. Porém, baixo volume.

- Tem entrada USB para pen drive?
- Bluetooth eu me lembro que não tem, correto?
Não. Só entrada para para mp3 (fone de ouvido) debaixo do descança-braços central.

- Do lado esquerdo do volante me lembro de ter visto uns botões/controles? Pra que servem?
Controle do som.

Alguém tem fotos do painel do carro (XT), mostrando mais detalhes? Sabem se mudou alguma coisa da 2009 para 2010? Não mudou nada.