Ver Versão Completa : Rural 71 Sprint+ ZF automática(Lucirene)
Pessoas,
Resolvi abrir o tópico da Bagaça...:twisted:
Por hora está um pouco pobre, mas logo melhora...:rolleyes:
Primeiramente uma foto de como ela está hoje...
Depois coloco fotos de quando comprei ela.
Abraços
Como muitos viram, abri um tópico sobre Dimensionamento de radiadores (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55660).
Na verdade estou bem indeciso na forma como farei a junção desses radiadores.:pensativo:
Algumas fotos...:dance:
Mais algumas fotos...
Minhas opções de ventuinha... palpites?
Abraço
Zepi!
Só vou lembra-lo, que se for colocar ar condicionado, o condensador, trá que ficar entre os dois radiadores.
A seqüencia seria:
1 intercooler;
2 condensador do ar;
3 radiador do motor.
Presença ilustríssima do amigo KIM!!!!
Opa, disso eu não sabia ...pode me explicar?
Pensei que ele pudesse ficar na frente do intercooler.....
Muito bem lembrado kim...vai me ajudar e muito essa sua dica!
Abraço
Opa grande Zepi!
A disposição deve seguir a seguinte linha.
Intercooler, Ar e água.
O primeiro não pode sofrer interferência, pois poderá comprometer sua funcionalidade.
O condensador do ar esquenta muito quando em funcionamento, sem contar a restrição da ventilação pela colméia.
Na ninha opinião, passava a serra no comprimento, e colocaria mais adiantado, ali no bico.
a capacidade dele parece estar super dimensionada, não haverá problema.
Bem, é minha opinião, por conhecimento empírico.
abraços.
Kim.
Opa, Kim!
Quando peguei ele na mão pensei nisso também, mas colocando ele na horizontal, caba certinho e fica mais para dentro do bico, mas o ruim é que tem que refazer os bocais e uma caixa...$$$$$
Mas pra ficar bom seria o mais correto.
Obrigado!
Abraço
Zepi!
Pensei no lado que na foto está na parte inferior.
Seria somente serrar e fechar a caixa com solda, mais ainda assim seria pouca solda, pois a caixa naquele ponto é bem estreita (lado oposto do bocal), assim não haverá necessidade d mexer nos bocais.
O cara que mexe aqui, usa uma serra-fita.
Abraços.
Kim.
Luizinho
08/05/2009, 13:01
Senhores,
Eu não gosto de contrariar niguém mas já conversei com o Maurício da RaschMotoren sobre a ordem dos radiadores, e ele me explicou que o correto é mais a frente o condensador, no meio o intercooler e por último o radiador.
Talvez uma pesquisada nas Pick-ups americanas a diesel confirmará isso facilmente.
Não esqueça que usando câmbio automático é conviniente um radiador para o óleo do câmbio (como nas Explorer por exemplo), além da serpentina no radiador. Este deverá ficar na frente de todos os outros.
Kim, você me deu mais opções...obrigado pela ajuda!
Essa sua idéia é bem interessante, inclusivo pelo fato de não ter certez da eficiência de troca lá embaixo onde você falou...
Sem contar que sairia bem "bratin".....hehehehe!
Abraço
Olá, Luizinho!:concordo:
Cara, por hora ainda não terá AC...:cry:então terei de deixar essa questão pra mais tarde...
Abraço
Pessoas,
Resolvi ......
"Pessoas" é a melhor :lol::lol::lol::lol::lol:
Zepi, boa sorte na empreita, acompanho à muito tempo os comentários de vocês lá em "câmbio auto no sprint", sempre curti bastante a idéia.
Vai ficar chique a bagaça.
Abraços
Ah, esqueci
:odedo:
Obrigado "pessoa"!Hehehe!
Sempre bom ter apoio e críticas dos colegas do fórum...fazem nossos projetos evoluírem....
Abraço
gostei do "Zepimenta" !Hehehe!
Abraço
Alexandre Souto
11/05/2009, 11:47
Muito bom Zepi...
Essa Rural vai ficar fina, de acordo com tanta pesquisa que o Sr. faz, nao é pra menos!!!!
:palmas:
[]'s boa sorte na reforma e tudo de bom!!!
Talvez amigo, mas os maiores fornecedores de soluções e idéias, são o fórum e as críticas dos membros, assim como você meu caro!
Abraço
Zepi!
Vai de MWM + auto?
Preciso de fotos, muitas fotos!
Qualquer coisa: kimcavazin@yahoo.com.br
Claro que vou Kim!
Logo posto fotos dos dois montados...o problema é tempo...
Ps. Cara gostei tanto da idéia que me destes, que tosei um pouco o intercooler, e ficou ótimo!
E o pedaço que tirei dá ainda pra fazer um outro radidor, talvez de óleo, só que num formato diferente ...fino e comprido.
Abraço
José Augusto
11/05/2009, 16:26
Zepi, acho que cheguei tarde, como a rural tem a frente grande na Engenhoca como o motor é muito grande eu mandei fazer um intercooler que vai dentro daquele espaço frontal embaixo do trinco que fecha o capo do motor, abrimos um pouco de espaço na lateral e deixamos passagem para or ar para o radiador e ainda ficou uma folga de aproximadamente 8 cm entre o radiador e o intercooler.
Elmer_Jeep
11/05/2009, 16:54
Parabéns, finalmente criaram o topico desta criatura.
Olha até o Zé Augusto ta na área !
[]'s
Opa...a coisa está agitada aqui...
Gente hojedei uma fuçada, pois fiquei de folga a tarde...
Abri o cárter do monstrinho. e me apavorei....
Está bem limpinho como novo..depois posto fotos...
Elmer, valeu pela participação, e quanto a mexer o volante, você tinha razão...consigo mexer uns 2 cm angularmente e aí não vai mais, volto um pouco e não vai mais...
Abraço
José augusto, não chegou tarde não...me maus uma idéia...gostei!
Abraço
Esqueci de dizer que coloquei a Zf no Sprint e dei uma boa olhada...:pensativo:
O arranque coube bonititnho, e talvez, eu disse talvez, terei de tirar uns 3 mm da capaseca embaixo pela parte de dentro, só por garantia.
Estou sem minha máquina e meu celular desligou na segunda foto...enfim a união é perfeita!!!:dance::dance::dance:
Logo posto fotos!:stop:
Abraço
Vamos aos poucos....
volante de alumínio, mwm 2.8(bem sujo), junção mágica: mwm + ZF!
Abraço
Uma coisa que não gostei::???::???:
As furações "casam", mas montado ficou um pouco estranho...parece "adaptado"...no caso do Giovani Di napole a 4L60E ficou bem certinho...:pensativo:talvez seja um pouco preciosismo da minha parte...:oops:
Abs
Sobre o arranque, pode-se usar um original sem problemas mesmo com essa diferença:
Ps.:Logo posto fotos com o arranque no lugar!
Zepi
Parabéns pelo carro, muito bom!
Desculpe bagunçar o seu tópico, porém você teria outro CA 4m para vender ?
Abraços
Zepi,
Parabens pela viatura, e tbem por ser um dos pioneiros a encarar mwm(4cc)+zf!!!
Tbem estou namorando este motor com cambio auto, mas nada certo por enquanto.
Uma duvida, como vc fez o flex plate? nao esqueça das fotos!
Qual o comprimento (aproximado) do mwm+ zf?
Abraços
Leonardo Raffi
12/05/2009, 20:14
tinha um tópico desmanchando um galaxi e tinha uma c4(acho)...
se eu achar de novo posto aqui...
Zepi
Parabéns pelo carro, muito bom!
Desculpe bagunçar o seu tópico, porém você teria outro CA 4m para vender ?
Abraços
Alexandre Souto
12/05/2009, 20:33
ta ai...
To aguardando resposta do Leonardo sobre os pedais...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56078
:concordo:
Pavão, tudo bem?
Obrigado cara!Pela primeira vez sinto que cheguei no conjunto que queria!
No máximo dar uma preparada mais tarde, mas só!
Vi que você me mandou MP, responderei lá!
Abraço
Zepi,
Parabens pela viatura, e tbem por ser um dos pioneiros a encarar mwm(4cc)+zf!!!
Tbem estou namorando este motor com cambio auto, mas nada certo por enquanto.
Uma duvida, como vc fez o flex plate? nao esqueça das fotos!
Qual o comprimento (aproximado) do mwm+ zf?
Abraços
Kinho, Obrigado!
Mas não foi fácil, nem rápido..e isso que tem muito chão ainda..
Cara seguinte...pelo que pude ver, idéias do Elmer e do Di Napole, dá pra usar uma parte do volante bi-massa pra fazer um flex, assim usinando e furando-o.
Dá uma passada que, sempre que puder, colocarei novidades!
Abaixo uma foto do Elmer, que pretendo seguir!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=114601&d=1206365456
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=114600&d=1206365247
Abraço
Leonardo, lembrei de uma coisa...:mrgreen:
Como te enviei todos os documentos, não tenho como especificar o n° da nota fiscal, séria do kit e válvula...:parede::parede::parede:
Quando púder me envie por MP mesmo!
E quando for adaptar, fale comigo que tenho muitas experiências(+boas do que ruins...) com gnv para te passar, inclusive sobre melhorar o rendimento.
Abraço
Fiquei com uma dúvida:
Todos os 4cc tem "ladder frame"? No meu não veio...vejam como está limpinho o motor(a foto está horrível)
Abraço
Zepi!
Vai de MWM + auto?
Preciso de fotos, muitas fotos!
Qualquer coisa: kimcavazin@yahoo.com.br
O que você está "caraminholando" Kim?Hehehehe!:lol::lol:
Também vai ir por esse caminho?
Cara, estou entrando de férias, aí sim postarei bastantes fotos!
Abraço
haundrich
17/05/2009, 22:35
Zeppi
O que é ladder frame?
e qual foi o torque máximo que você encontrou para a ZF4HP22 ?
Olá amigo!
Lader frame é um reforço estrutural que é colocado na parte de baixo do bloco...vi num auncia antigo do mwm sprint, e queria saber se vinha em todos...
Quanto a torque...só falam em potência...
Mas para o que eu preciso tá bom...ainda mais sendo automático...
abraço
haundrich
20/05/2009, 12:16
É porque tempos atrás, eu tinha encontrado motores que usaram esse câmbio ZF, com 30 kgfm de torque máximo. Os câmbios são dimensionados para torque, e não potência.
É a força que determina o tamanho e a resistência dos dentes das engrenagens do câmbio.
30kgfm fica muito justo para um mwm de 34kgfm de torque. Se for para 30, vai acontecer de reduzir um pouquinho a vida útil do câmbio. Mas acho que não é o bicho.
Por outro lado, a faixa de torque dos motores a gasolina é mais suave do que os diesel. Acho que o diesel é meio bruto nos trancos. O que você diz?
Bem, acredito que o opala tenha versões que tinham mais de 30kgf...e mesmo assim acredito que não é o limite dela essa carga.Também tem o fato de haver um trabalho suave nesse conjunto...diferntre de uma c]ãmbio mecânico.
Abraço
Gente na junção do volante com o conversor, vi que é mais fácil usar o volante completo travado e balanceado.
Mas fica a dúvida: Como travá-lo? Me parece que são materiais diferentes, assim impossibilitando a solda, ou não?
POderia soldar na borda e depois balancear?
Abraço
É porque tempos atrás, eu tinha encontrado motores que usaram esse câmbio ZF, com 30 kgfm de torque máximo. Os câmbios são dimensionados para torque, e não potência.
É a força que determina o tamanho e a resistência dos dentes das engrenagens do câmbio.
30kgfm fica muito justo para um mwm de 34kgfm de torque. Se for para 30, vai acontecer de reduzir um pouquinho a vida útil do câmbio. Mas acho que não é o bicho.
Por outro lado, a faixa de torque dos motores a gasolina é mais suave do que os diesel. Acho que o diesel é meio bruto nos trancos. O que você diz?
Tem outra coisa...:pensativo:o câmbio automático não tem uma porcentagem de escorregamento?No caso do ZF, ocorre o bloqueio do conversor, mas quando isso acontece?Em que circunstâncias?:?::?:
Se fosse um câmbio manual, com certeza estaria despejando esses (quase)~34 kgf a 1800 rpm, mas no automático quantos por % estará recebendo o câmbio?
Acho que esse câmbio tem bastante fôlego, e quer queira, ou não, vem original num motor com mais de 4 litros!E tem muitos rodando por aí preparados...
É minha aposta...caso eu esteja errado vou "Powerglide"!!!!!:odedo::odedo:
Abraço
Pessoas, alguém sabe me dizer se é fácil conseguir a flange de trás da turbina?
O flange que vai atrás da parte quente da turbina.
Na minha está sem...
HOje vou tentar desmontar o volante...vamos ver no que dá...
Abraço
Devagar e sempre....
Tô encasquetado comesse tal de volante...
Meti a lixadeira nele!!
Quem quiser saber como desmonta esse troço é só ver nas fotos...
...Tomei um "laço" pra separar isso e ainda faltou tirar as molas...
Abraço
Continuando a destruição...
Alexandre Souto
26/05/2009, 19:20
Continuando a destruição...
kkkkkkkk
se num vai dum jeito vai do outro!!! :palmas:
Issae Zepi, "mao na massa" é aprendizado!!!
Quem dera ter tempo pra isso... :?
[]'s... :mrgreen:
É porque estou de férias..
semana quevem a coisa já empaca....
Aproveitando, Alexandre como fez sua adaptação do setor da s10?
Procurei fotos, mas não achei...o pitmam fica pra frente?
Abraço
Alexandre Souto
27/05/2009, 12:14
É porque estou de férias..
semana quevem a coisa já empaca....
Aproveitando, Alexandre como fez sua adaptação do setor da s10?
Procurei fotos, mas não achei...o pitmam fica pra frente?
Abraço
Ola amigo Zepi,
achei algumas fotos mais detalhadas, se nao sanar sua duvida pode perguntar. :concordo:
Tenho mais de 700 fotos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Abração!!!
Obrigado Alexandre!
Ainda vou trocar muita idéia com vc cara!
Teu projeto é um pouco diferente do meu, mas não deixa de causar inspiraçoes...
Sabe que depois de um tempo começei a gostar mais da idéia de baixar o teto...hehehe
Abraço
Alexandre Souto
27/05/2009, 13:23
Obrigado Alexandre!
Ainda vou trocar muita idéia com vc cara!
Teu projeto é um pouco diferente do meu, mas não deixa de causar inspiraçoes...
Sabe que depois de um tempo começei a gostar mais da idéia de baixar o teto...hehehe
Abraço
Grande Zepi....
Cara, bom saber que tem inspirado a galera e estou 100% a disposicao para ajudar, se eu nao souber procuro ou passo pro Sr. Joao, que é o comandante da empreitada.
Sobre o teto, eu ja to acostumado, quero ver uma ao lado da outra, ai sim verei a diferenca.
Grato e entra pra tuminha do "boné baixo"!!!! hehehhee...
ate!!!
Bem, pessoas ao colocar o motor no lugar já avistei alguns problemas:
Meu filtro é muito grande e acho que terei de colocá-lo dentro da cabine;
descarga vai ficar grudada na bateria, de resto é um motor "pequeno" até...
Abraços
:dance::dance:entrando...entrando...
o filtro não vai caber, mas o restante até ficou bem folgado....
Giovani Di Napoli
01/06/2009, 12:29
Bem, pessoas ao colocar o motor no lugar já avistei alguns problemas:
Meu filtro é muito grande e acho que terei de colocá-lo dentro da cabine;
descarga vai ficar grudada na bateria, de resto é um motor "pequeno" até...
Abraços
Blz Zepi
A minha bateria, vou colocar debaixo do banco dos passageiros, vou fazer duas caixas lá, uma de cada lado do cardã, uma para a bateria e outra para ferramentas. Assim "nasce" espaço no cofre para o filtro de ar e elimino o problema de aquecimento da bateria (de olho na vida útil).
[]´s
Alguém sabe me dizer se tem como colocar a waste gate em outro lugar?
Por causa dela, não caberá o meu filtro(que é grandinho...)
Abraço
Blz Zepi
A minha bateria, vou colocar debaixo do banco dos passageiros, vou fazer duas caixas lá, uma de cada lado do cardã, uma para a bateria e outra para ferramentas. Assim "nasce" espaço no cofre para o filtro de ar e elimino o problema de aquecimento da bateria (de olho na vida útil).
[]´s
Pensei em fazer isso Giovani, mas meu motor veio com a fiação da bateria original...acho que vou usar um filtro um pouco menor...o que eu tenho é o mesmo usado na F1000 e no caminhão ford cargo.
Abraço
Vinícius-RS
01/06/2009, 20:17
parabéns Zepi, essa mecânica é de respeito! Boa sorte no projeto! To acompanhando aqui...
abração
Obrigado Vinícius!
Mas você lembra que até um falcon esteve perto de equipar minha rural...
Eu estou esperando essa Rural v6 sair da oficina hein!
Podemos brincar por aí nessas paisagens lindas do RS!
Abraço
Vinícius-RS
02/06/2009, 23:43
Lembro do falcon sim Zepi, um baita motor, mas a diferença pro 2.8 é razoavelmente grande hein?! heheh... É, vamos evoluindo as viaturas! E quando estiverem prontas, sem dúvida combinaremos um passeio. Um pessoal aqui de Cachoeira quer ir pro Atacama no verão de 2010, todos com Jeep Willys e Rural. Se eu me animar a ir junto te aviso e derrepente damos uma banda pela américa do sul! hehe
abraço
Porr$$%#@!!!Du K-raleo!!!!!
Show de bola!
Abraços
Leonardo Raffi
03/06/2009, 11:54
e ai zepi e vinicius conforme for os negocios tendo uma viatura fechada a diesil fico bem interessado neta viagem...
Lembro do falcon sim Zepi, um baita motor, mas a diferença pro 2.8 é razoavelmente grande hein?! heheh... É, vamos evoluindo as viaturas! E quando estiverem prontas, sem dúvida combinaremos um passeio. Um pessoal aqui de Cachoeira quer ir pro Atacama no verão de 2010, todos com Jeep Willys e Rural. Se eu me animar a ir junto te aviso e derrepente damos uma banda pela américa do sul! hehe
abraço
Elmer_Jeep
03/06/2009, 12:00
olha ai rapaz, o negocio ta adiantado.
Bolou o esquema dos suportes e travessa ja ?
E como ficou o volante + conversor ?
[]'s
Elmer, agora o tempo ficou curto, pois voltei a trabalhar...(estava de férias)
Já fiz um esquema sim, e logo que colocar a mão na massa, posto fotos!
Quanto ao flex, depois de desmontar o volante, descobri um jeito bem interessante de fazer:
Vou fazer uma chapa um pouco grossa, com três pinos guias e três roscas, para prender o conversor.Essa chapa irá soldada no que sobrou do volante do mwm.E o melhor é que poderei parafusá-lo pelo bruraco que tem em baixo da ZF, não necessintando montar o conversor/flex no motor, e depois colocar a caixa, ou ainda "estripar" a caixa.No sistema origianl os parafusos vão pelo lado do motor, na minha idéia ira pelo lado da caixa.Até porque imagina, como seria chato montar a caixa no conversor/motor.Imagia errar um daqueles estágios de montagem do conversor...
Mas isso vou ter certeza depois que terminar os suportes, até porque não pesei essas peças pra ver conseguirei manter o pesso original.
Acho que é isso!Elmer, logo peço sua ajuda...hehe!
Abraço
Gente!!!!Me apovorei com o preço dos calços do mwm...isso que liguei em lojas de borracha, imagina na autorizada!!Porra, 300~400!!!Aí não dá!
....Mais uma adaptação... :(
Abraço
Giovani Di Napoli
03/06/2009, 17:04
Gente!!!!Me apovorei com o preço dos calços do mwm...isso que liguei em lojas de borracha, imagina na autorizada!!Porra, 300~400!!!Aí não dá!
....Mais uma adaptação... :(
Abraço
Zepi,
Nem na Azenha (Poa) você achou mais barato??? Já perguntou nos centros de serviço MWM, não na GM (o motor é da S-10, né?), na MWM.
[]´s
Leonardo Raffi
03/06/2009, 17:09
Zepi semana passada comprei 15 calços do mwm claro q da F1000 o 229 por 15 pila cada para usar como calço de carroçeria na Rural... vou pesquisar aqui para o mwm 2.8... qual a medidas dele os do 229 é 7 cm... ja vi uasrem do caminhão scania(isto mesmo ) leva 2 e custa 90 pila no máximo os dois...
Giovani Di Napoli
03/06/2009, 17:20
Zepi,
Nem na Azenha (Poa) você achou mais barato??? Já perguntou nos centros de serviço MWM, não na FORD, na MWM.
[]´s
Depois eu cobro a informação, quando eu aparecer por aí...
Nome BORRACHAS AZENHA LTDA.
Endereço AVENIDA AZENHA, 533
Bairro AZENHA
Telefone (51) 3223-2688 Fax (51) 3223-2688
Email b.azenha@terra.com.br
Site www.borrachasazenha.com.br
R$ 140,00 cada
[]´s
Obrigado pelas respostas!
Foi aí mesmo que eu perguntei...
148,00R$ um lado só!
Mais 138 do outro lado!
É um pouco caro não acham?A Borrachas farrapos me deram preço de 220 um lado...
Leo, Na distribuidoras mwm não perguntei, mas tenho até medo...hehehe
Abraço
Alexandre Souto
03/06/2009, 19:10
Ola Zepi td certo?!?!?
Cara, o da F1000 tenho impressao ser beeeem mais barato, que sao os que uso como coxim do motor, e bem faceis de achar...
[]'s sugestivos....
Ola Zepi td certo?!?!?
Cara, o da F1000 tenho impressao ser beeeem mais barato, que sao os que uso como coxim do motor, e bem faceis de achar...
[]'s sugestivos....
Mas como é essa da F1000?:pensativo:
O problema é que esse calço é bem diferente, tem um parafuso na "horizontal"....:putz:não é um simples parafuso passante...se fosse assim, nem perdia meu tempo(e dinheiro) procurando o próprio...hehehe!
Vou colocar uma foto do folgado!
Zeppi
O que é ladder frame?
e qual foi o torque máximo que você encontrou para a ZF4HP22 ?
Olá, amigo1
hoje resolvi procurar o tal "torque máximo" dessa caixa...
Na primeira pequisa escolhi a Land Rover Discovery v8 3.9.
Descobri que tem 31,8 kgf, logo depois fui ver a v8 4.0 e essa tem 34,6 kgf
então acho que acaba por aqui essa discussão, não é?:odedo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Land_Rover_Discovery#Discovery_Series_II
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=it&u=http://www.roverworld.com/schede_tecniche_range_rover.htm&ei=twIpSrmaN6qxtgeuhPHHCA&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3D3.9%2BL%2B182%2Bhp%2Bv8%26hl%3Dpt-BR%26lr%3Dlang_pt%26sa%3DG
Abraço
bem...continuando a pesquisa...encontrei mais um "motorzinho que usou a ZF4hp22:
Ranger rover 4.6 com uns duzentos e pouos cavalinhos...:pipoca:
Mas indo ao que interessa...ele tem nada menos que 38,2 kgf!!!:odedo::odedo::odedo:
...acho que então não terei problemas com os 34 kgf do mwm...:pensativo:
fontes:
http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0659
http://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=24486
Abraços
Blz Zepi
[]´s
Consegui resolver os dois problemas.
O filtro ficou no lugar da bateria, e a bateri vai ficar no paralama junto ao radiador.O esguicho d'água vai para o oputro lado, assim abri espaço para as mangueiras do intercooler e radiador.
Depois posto fotos!
Abraço
As fotos com a posição do filtro e suporte da bateria...ficou um pouco apertado, mas nada que atrapalhe o movimento do motor ou mangueiras.:concordo:
Abs
Mais uma de como ficou o filtro...
Achei que ficou bom, só não gostei que a saída para a turbina ficou para baixo..
Abs
Alexandre Souto
08/06/2009, 12:36
Mas como é essa da F1000?:pensativo:
O problema é que esse calço é bem diferente, tem um parafuso na "horizontal"....:putz:não é um simples parafuso passante...se fosse assim, nem perdia meu tempo(e dinheiro) procurando o próprio...hehehe!
Vou colocar uma foto do folgado!
OK Zepi, entendi.... se nao sabe com eh o modelo do coxim da F1000, ai uma foto anexa. :concordo:
Abracao e boa semana!!!!
Hum...beleza...parece os da scania...
Obrigado!
Abraço
Leonardo Raffi
08/06/2009, 18:45
OK Zepi, entendi.... se nao sabe com eh o modelo do coxim da F1000, ai uma foto anexa. :concordo:
Abracao e boa semana!!!!
Os q eu comprei são retangulares e de um lado tem uma estrutura de metal para estabilizar no suporte... esse ai é parecido com o do opala os do scania é um opla parrudo...
vou ver se vou na oficina tirar uma foto...será muda no ano da F1000???
Zepi,
Amanha na parte da tarde, vou colocar umas fotos do suporte do motor mwm adaptado em uma F75, assim vc tem mais uma ideia!
Abraços, (torcendo pra ver a Lucirene pronta)
Alexandre Souto
08/06/2009, 20:20
Os q eu comprei são retangulares e de um lado tem uma estrutura de metal para estabilizar no suporte... esse ai é parecido com o do opala os do scania é um opla parrudo...
vou ver se vou na oficina tirar uma foto...será muda no ano da F1000???
Segundo meu mecanico sao usados nas F4000 e na milona... tb pode estar enganado, pode ter comprado "como" da F1000, mas confirme mesmo por favor cara...
Abraço!!!
Zepi,
Amanha na parte da tarde, vou colocar umas fotos do suporte do motor mwm adaptado em uma F75, assim vc tem mais uma ideia!
Abraços, (torcendo pra ver a Lucirene pronta)
Opa!!!
Me manda as fotos dessa gambi aí!:mrgreen::mrgreen:
Eu quero copiar!!!!Hehehe!:oops::odedo:
Abraço
Zepi,
aqui vai as fotos. Nao sei se é a melhor opção pra coxim e suporte, mas me pareceu bem simples! Segundo o mecanico, o coxim é de motor mercedes de caminhão, o restante ele fez com chapa de aço!
Espero ter ajudado!
Elmer_Jeep
09/06/2009, 16:00
Zepi,
aqui vai as fotos. Nao sei se é a melhor opção pra coxim e suporte, mas me pareceu bem simples! Segundo o mecanico, o coxim é de motor mercedes de caminhão, o restante ele fez com chapa de aço!
Espero ter ajudado!
Isso aí deve ser coxim de cabine por causa do parafuso passante, coxim de motor MBenz eu usei no meu sprint e o Zepi tem as fotos.
[]'s
Opa!
me deu umas idéias essa gambi!hehehe!!!
Concordo com o Elmer...a digo até mais...parece o original da rural, só que ele colocou os dois juntos!
Abraço
Opa pessoal!
Essas fotos estão mais para coxim de gabine.
Parece muito com os da D20/Silverado.
Mais na Ranger e S10 também são parecidos...
Abraços.
Kim.
Fui lá na Ranger fotografar o coxim de gabine.
Esse é em baixo do banco do motorista.
Oia aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57667
Sairá aqui:
http://www.minharural.blogspot.com/
Parece gêmea!
junior braga
09/06/2009, 21:05
Zepi,
Espero ter ajudado!
:stop: Esse coxim ai é da cabine dos Caminhões MBB 1113/1313/2013,etc.
Pra mim é o riginal da rural.. tanto que na última foto para aparece um só em vez de dois juntos.
me enfim, não será esse que usarei, acho que vou usar o de motor 1113 MB, toyota B., ou opala(acho um pouco fraco).
Pensei num jeito que usar um "cubo" de ferro com duas roscas ou furos passantes com ângulo de ~100°.Assim ficaria em baixa do suporte...fica um pouco mais bonito!Hehehe!
Abraço
Zepi!
Esses coxins seria ideais, rendo em vista que os parafusos são passantes.
Digo isso, pois no 6cil que tinha havia o problema de o coxim partir ao meio devido ao torque do motor.
Assim, construi uma trava, para que quando arrancasse, o coxim não quebrasse.
Mais tarde postarei fotos.
Abraços.
Kim.
Zepi!
Esses coxins seria ideais, rendo em vista que os parafusos são passantes.
Digo isso, pois no 6cil que tinha havia o problema de o coxim partir ao meio devido ao torque do motor.
Assim, construi uma trava, para que quando arrancasse, o coxim não quebrasse.
Mais tarde postarei fotos.
Abraços.
Kim.
Beleza Kim!
Vou fazer isso, obrigado!
Abraço
Segue as fotos da gambi!
Foi a única forma que encontrei sem ter que trocar o coxim.
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/MeuEngesa#5120259102047372722
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/MeuEngesa#5120259132112143810
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/MeuEngesa#5120259162176914898
Bem resolvi fazer de forma simples...:lol:
Pretendo usar o coxin da F1000 que Alexandre falou, com parafuso passante!:twisted:
Abs
Outro lado...
O coxim de opala é só pra fazer de conta...pois usarei um mais reforçado!
E aproveitei pra usar os suportes origiais deslocados e um pouco alterados!
Ficou prático!
E aquela chapinha ainda receberá mais reforço para estabilizar o motimento do motor e deixá-la inquebrável!HEhehe!
Abs
Suportes soldados!A solda não ficou tão bonita, mas ficou forte!
Logo posto fotos!
Abraço
Alexandre Souto
22/06/2009, 09:36
Muito bom Zepi!!!
Vai ficar legal, resistentes, os suportes!!!!
[]'s....
Beleza, Alexandre!
Usei sua dica, e fui de calço de F1000, qué o mesmo do Scania!
Me diz uma coisa ele não é passante né?
Abraço
Alexandre Souto
22/06/2009, 12:13
Nao é nao Zepi, é borracha a chapa. Mas com dois pontos de fixacao!!! Palabras do Sr. Joao... n vi exatamente como ele é fixado...
Abras...!!!
Aí vão as fotos do suportes!
Pra mim,tá bem bão, ficou forte pra K@r$%*#!!:odedo::odedo:
Abraço
Elmer_Jeep
22/06/2009, 18:47
Ficou legal, no troller é mais ou menos assim.
Vc tirou essas bases do chassi de onde ?
junior braga
22/06/2009, 21:42
Beleza, Alexandre!
Usei sua dica, e fui de calço de F1000, qué o mesmo do Scania!
Me diz uma coisa ele não é passante né?
Abraço
Zepi td blz;
:mrgreen: então anexei algumas dicas de coxim de motor, o da F1000 :discordo: é o mesmo da Scania :discordo: são parecidos... veja:
Na fig.1 é dos motores MWM acho que é o que vc citou;
Na fig.2 é apenas uma sugestão, pois ja possui parafuso passante;
Nas fig.(s) 3,4 e 5 é da linha scania;
Pode escolher um que fique melhor para sua adaptação, lembrando que os da scania são mais reforçados, pois afinal é de scania....rsrsrsrs.
Também ja está a referência da marca rei.
:concordo::concordo:
Zepi td blz;
:mrgreen: então anexei algumas dicas de coxim de motor, o da F1000 :discordo: é o mesmo da Scania :discordo: são parecidos... veja:
Na fig.1 é dos motores MWM acho que é o que vc citou;
Na fig.2 é apenas uma sugestão, pois ja possui parafuso passante;
Nas fig.(s) 3,4 e 5 é da linha scania;
Pode escolher um que fique melhor para sua adaptação, lembrando que os da scania são mais reforçados, pois afinal é de scania....rsrsrsrs.
Também ja está a referência da marca rei.
:concordo::concordo:
Realmente não são os mesmos....
Não tinha visto os dois...mas quem me falou o cara da "Casa das borrachas"...Hehehe!
Mas agora confirmo que omeu é o último, sem o parafuso passante.Scania!
Abraço
Ficou legal, no troller é mais ou menos assim.
Vc tirou essas bases do chassi de onde ?
:mrgreen::mrgreen:
Grande Elmer!
Esses são os originais invertidos, cortados, diminuídos em entortados um pouco...:dance::dance:
Ficou na medida!Ainda faltam alguns reforços, na minha humilde opinião...hehe!
Os calços originais sairiam quase 300 reais, mas estes saíram por 40 reais!:palmas::palmas:
E não gastei nada com a solda, pois meu tio trabalha com isso e tem caixas e caixas de eletrodo...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Ou seja gastei 40 + 1 real da chapinha de 10mm que já estava com ângulo!
Abraço
Bem pessoas, agora vem a parte mais complicada...fazer o tal flexplate...
passou pela minha cabeça usar a parte de "fofo" do volante, mas não acho legal soldar aço com fofo.
Então vou usar uma chapa também em aço.
Vou colocar três pinos e fazer três roscas.
Antes vou pesar o conversor com óleo, como me aconselhou o amigo Elmer, depois comparar peso do volante mais embreagem.
Agora a coisa aperta um pouco...e o Xavier não põe a "Lata-de-lixo pra andar!!!!!
Abraço
Vinícius-RS
01/07/2009, 23:14
E aí tche! Tudo tranquilo?
E a documentação da Rural, como vai ficar com essa nova lei de somente legalizar motores com até 10% mais de potência? Eu to ferrado com a minha. Não sei o que fazer. Será que não tem como conseguir uma nota, dizendo que o motor tem 90 e poucos cvs? Daí nem precisava fazer inmetro! heheheh
abraçoo
E a documentação da Rural, como vai ficar com essa nova lei de somente legalizar motores com até 10% mais de potência? Eu to ferrado com a minha. Não sei o que fazer. Será que não tem como conseguir uma nota, dizendo que o motor tem 90 e poucos cvs? Daí nem precisava fazer inmetro! heheheh
abraçoo
Beleza Conterrâneo!
Cara, meus movimentos são friamente calculados!:mrgreen::mrgreen:
Já fui criticado por ter escolhido o mwm, mas é muito simples, ele encaixa perfeito na rurautomática!
Seguinte ela veio com o motor 3000 com 130 cv, no documento.
E o mwm consta 132 cv conferidos pela numeração junto ao crva.
É isso!
Abraço
Vinícius, dá uma lida aqui, tem um relato de um colega do fórum sobvre essa questão da legislação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=857625&postcount=21
Abraço
Leonardo Raffi
03/07/2009, 08:20
abraçoo
e ai Vinicius...
Aconselho você descobrir ai um despachante q conhece o caminho...(nem sempre o legal)
Tem q ser um despachante q tenha acesso ao orgão de inspeção veicular(eles q dão o laudo)... normalmente ir direto não é bom pois eles não t conhece e de repente com essas ondas de gravações....
Você pode após a apresentação fazer com o q eles interprete as leis q um veiculo 4x4 com reduzida original de fabrica basta para colocar diesil e não olhe a lei de troca de motor com o mesmo combustivel ai q entra os 10%... para isso fazer uma agrado $$$$ é bom
digo q tem local de inspeção veicular q assim interpretam mesmo assim larga um regalo para a inspeção ficar mais atranquila alegre etc...
Nos casos do de mesmo combustivel soltando um regalo(gorjeta em castelhano) aceitam um documento assinado em cartório na qual tu assume a total responsabilidade civil criminal do motor e jura q ele tem exatamente ou na faixa dos 10% os hp q consta nos doc do veículos...
se na tua cidade não der procure outra(vai achar sim) se quizer me informo aqui... uma vez legalizado ai transf. para qualquer cidade...
Beleza, Leo?
To esperando seu endereço(perdi) pra te enviar a válvula!
Corre, que quero te mandar um brinde!!!Hehehehe!
Abraço
que na resolução fala em 10% para alteração de potência/cilindrada, ou seja, mesmo no mesmo tipo de combustível, se alterar a litragem já era...
Entretanto, como disse o Leo, procura um despachante bão e resolve isso cara!
Abraço
Zepi
Ontem abri o CA, e tirei a tampa traseira.
Estava tudo em ordem! Muito Obrigado.
Essa semana mandarei ao MArcel para as devidas flanges.
Ah. o leonardo, amigo seu, comprou o meu TH 180 amanhã enviarei a ele.
GRande abraço, muito obrigado.
Boa Sorte na empreitada, estou sem acesso ao forum no novo emprego.
Uma prazer Pavão!
Boa sorte a você também!
Mais um nos tomáticos, e influenciando o Leo!Hehehe!
Abraço
Vinícius-RS
07/07/2009, 20:56
E aí Leonardo Raffi e Zepi!
Valeu pela ajuda. Mas o problema é que colocando a numeração do motor no detran, aparece que foi retirado de uma Ranger e consta a potência... Segundo o despachante que está fazendo isso pra mim (o mesmo que tinha legalizado meu jeep ano passado), teria que encontrar uma empresa homologada ao denatran, se não me engano, para que eles fornecessem a papelada. E aí sim, parece que pode aumentar mais do que os 10%. Minha Rural não era 4x4 originalmente, acho que tem como eles comprovarem isto pelo chassis né!? Vocês conhecem alguma oficina aqui no rio grande ligada ao denatran?
Leonardo, se você descobrir algo por aí, me prende o grito que me largo pra Rio Grande! heheh
abração
Cara, sei que o Ariel colocou diesel numa veraneio 4x2 com uma liminar...não lembro o tópico onde está isso...
Abraço
Consegui agora adaptar a tubulão do atf.
logo posto fotos!
Abraço
Consegui alterar as mangueiras originais...mas só vai dar pra usar uma parte delas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=180129&d=1247065942
Fotos da forração antiga, na qual me basearei para fazer apróxima!
A coisa vai lenta...
1- Estado da mangueira da BV;
2 e 3- Mangueira que recuperei;
4- volante antes do trabalho: vai para o torno facear e parafusar na chapa com a cremalheira.
É mais ou menos isso que penso em fazer:
Usar as seis roscas para fixar o conversor e fazer outras três para parafusar a chapa na cremalheira.(setas em azul)
Abs
Essa semana começo o trabalho pesado no flex...
Serão várias idas ao torneiro...:pensativo::pensativo:
Abraço
Caramba, só agora achei esse tópico!!!!!!!!!!!! :parede:
Comecei a ler e parei n página 5....
Linda e sarada essa Lucirene :palmas:
Hehehe!
Achei que já tivesse visto Caveso.....hehehehe!
Quase morri de rir!
Obrigado pela visita!As portas sempre estarão abertas para todos!
Abraço
Juro que só achei ontem....
Não tem dado tempo de visitar o tópico frota e já ia zangar com vc para abrir o tópico dela....rsssss
Li tudinho, show de bola!!!!!!!!! :palmas:
Amigos, um pouco da história da lucirene...
1-Foto com um velho amigo( rural ainda original);
2-motor 3000 original;
3-encontro casual.
Avatar....logo depois da primeira reforma...
A Lucirene ganhou um presentinho...
Alexandre Souto
28/07/2009, 15:16
A Lucirene ganhou um presentinho...
Linda grade Zepi..... e esta inteirona!!!!!
As Rurais mais bonitas tem esta grade... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]'s da espécie Gradealis Horizontalis.... :twisted:
Supercharger
28/07/2009, 15:43
Avatar....logo depois da primeira reforma...
Não sou muito chegado em roda de liga, sou adepto da Mangels de aço, mas tá aí uma roda que achei bacana! Lembra um pouco uma da Grand Cherokee que é diamantada na face e dourada no miolo.
Saudações,
Gustao.
Linda grade Zepi..... e esta inteirona!!!!!
As Rurais mais bonitas tem esta grade... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]'s da espécie Gradealis Horizontalis.... :twisted:
Olá amigo!
Realmente estão em bom estado...comprei do Zé mirto.
Quero ver depois de bem polida!!!
Abraço
Não sou muito chegado em roda de liga, sou adepto da Mangels de aço, mas tá aí uma roda que achei bacana! Lembra um pouco uma da Grand Cherokee que é diamantada na face e dourada no miolo.
Saudações,
Gustao.
Sabe amigo que eu também não era muito chegado...mas um dia avistei essas quando passava pela BR-101 e foi paixão a primeira vista...comprei na hora...e isso que eu estava em outro Estado!
Abraço
Senhores estou me preparando para fazer o motorzinho roncar semana que vem...
tenho que comprar ainda, novo filtro de óleo, de diesel, algumas conexões da turbina, e óleo para preencher o cárter.
Abraço
Zepi,
Meu Ca chegou aqui...
Fiz a medição do conversor e a folga é praticamente zero, parece novo!
Comecei a quebrar a cebça em como prender o conversor ao volante.
Tô é com pena de destruir meu volante, pois é bi-massa e está novinho...
Vou procurar um detonado por aqui...
santistadoente
30/07/2009, 22:05
Senhores estou me preparando para fazer o motorzinho roncar semana que vem...
tenho que comprar ainda, novo filtro de óleo, de diesel, algumas conexões da turbina, e óleo para preencher o cárter.
Abraço
Essa é a melhor hora ouvir o bicho roncar no CA, não esquece de colocar no Youtube, pra gente ver a menina brava eim?
huhuahuahauahaua:concordo:
Abraço!
Essa é a melhor hora ouvir o bicho roncar no CA, não esquece de colocar no Youtube, pra gente ver a menina brava eim?
Abraço!
X2:concordo:
Não estou perdendo nenhum novo capítulo!
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 01:41
vai ficar show essa rural... automática e a diesel, melhor impossível... ainda pensa em como adaptar a/c?
Zepi,
Meu Ca chegou aqui...
Fiz a medição do conversor e a folga é praticamente zero, parece novo!
Comecei a quebrar a cebça em como prender o conversor ao volante.
Tô é com pena de destruir meu volante, pois é bi-massa e está novinho...
Vou procurar um detonado por aqui...
Caveso,
me ensina como se faz essa medição aí?
É com paquímetro, micrômetro ou lâminas de calibre?
Essa semana amanhã já começo a operação de juntar a cremalheira com o volante, e fazer o flex plate.Acompanhe e saberá como não deve fazer...:odedo:
Abraço
Abraço!
Santista, com certeza!
Estou ansioso, mas tudo a seu momento, com os colegas aqui do fórum aprendi que a precipitação, nessas adaptações, só atrapalha e faz triplicar o s gastos.
Abraço
X2:concordo:
Não estou perdendo nenhum novo capítulo!
Vamo lá né Kim!
E seu projeto?O que anda caraminholando?
Não esconda o jogo hein!
Abraço
vai ficar show essa rural... automática e a diesel, melhor impossível... ainda pensa em como adaptar a/c?
A/C seria Ara condicionado?:pensativo::mrgreen:
olha amigo, penso sim...mas beeemmm depois...primeiro quero tirá-la da garagem...:mrgreen::mrgreen:
A/C É algo que não faltará, pode ter certeza!
Abraço
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 22:06
A/C seria Ara condicionado?:pensativo::mrgreen:
olha amigo, penso sim...mas beeemmm depois...primeiro quero tirá-la da garagem...:mrgreen::mrgreen:
A/C É algo que não faltará, pode ter certeza!
Abraço
se tu ja tivesse algum projeto em mente eu ja iria te perguntar sobre qual sistema pensaria em usar... a propósito: com certeza tu ja deve ter visto alguns caminhões com aqueles climatizadores evaporativos, e vai concordar comigo que aquilo ia ficar mto estranho na rural por conta daquele ressalto no teto... eu ja pensei em fazer uma adaptação usando o espaço originalmente destinado ao sistema de ventilação original do veículo para ficar mais discreto... tenho intenção de usar esse sistema num baja...
Caveso,
me ensina como se faz essa medição aí?
É com paquímetro, micrômetro ou lâminas de calibre?
Essa semana amanhã já começo a operação de juntar a cremalheira com o volante, e fazer o flex plate.Acompanhe e saberá como não deve fazer...:odedo:
Abraço
Zepi,
Não deu pra usar nenhum medidor pois é bem fundo e estreito o furo do conversor.
Usamos um alicate de abrir travas (os dedos não alcançam a última turbina) para verificar manualmente a folga, que foi praticamente desprezível...
O problema maior dos conversosres é quando a folga entra as turbinas é significativa (alguns têm folga de 5 a 6 m.m. pra lá)...
com certeza tu ja deve ter visto alguns caminhões com aqueles climatizadores evaporativos, e vai concordar comigo que aquilo ia ficar mto estranho na rural por conta daquele ressalto no teto... eu ja pensei em fazer uma adaptação usando o espaço originalmente destinado ao sistema de ventilação original do veículo para ficar mais discreto...
Nossa você tirou as palavras da minha boca!
Acho horrível o aspecto exterior deles...
Acho que vou ir de A/C mesmo...deve ficar bom, pois a tem manta no teto e por baixo, além de espuma nas laterais...em dias de sol forte ela fica agradável, :dance: já o meu gol...tem que esperar para entrar :evil: !
cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 08:36
Acho que vou ir de A/C mesmo...deve ficar bom, pois a tem manta no teto e por baixo, além de espuma nas laterais...em dias de sol forte ela fica agradável, :dance: já o meu gol...tem que esperar para entrar :evil: !
pensa em usar o tradicional "gela-saco"?
pensa em usar o tradicional "gela-saco"?
Boa pergunta...hehehe!
Abraço
Senhores, as obras não estão paradas...acontesse que estou sem o cabo da digital...hehehe!
Já coloquei o radiador de ATF;
Comprei 20 litros de Ursa Premium TDX;
Troquei os bocais do radiador;
Comprei umas mangueiras de silicone para o intercooler;
Mandei colocar bocais maiores no intercooler;
Descobri uma solução interessante para o flex plate, que permitirá parafusar o conversor diretamente na cremalheira.
Logo mais posto fotos!
Abraço
E as fotos?????????????????????????
Roendo os dedos aqui....
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 23:44
Senhores, as obras não estão paradas...acontesse que estou sem o cabo da digital...hehehe!
qto custa esse cabo? pela curiosidade que eu tenho de ver essas fotos até compro o mardito...:mrgreen: só vai ter que esperar.........:pipoca::pipoca::pipoca: brincadeiras à parte, tem uma previsão de quando vai terminar a adaptação?
Elmer_Jeep
25/08/2009, 09:12
Quero ver as fotos dos mangotes e do esquema do conversor no flex. É assim que deve ser feito, o volante original é transformado num flexplate pra receber o conversor.
[]'s
CAdê as fotos, Phorraaaaaaaa?????????????????
:mrgreen:
Calmaaa gente...estou de férias e o cabo na casa da namorada...(ui)!
Por hora vcs poderia\ me ajudar num detalhe:
Na cremalheira do mwm tem um chanfro nos dentes do lado onde pega o arranque(bendix)
Se eu inverter e usar do lado contrário teria obrigatóriamente de fezer esses chanfros?Penso em fazer...
A idéia é inverter pois assim a chapa da cremalheira fica pra fora, ao contrário da posição original..
Mas claro, fazendo isso três furos do volante(um ao lado do outro), ficam pouca coisa deslocada.
são ossos do ofício..hehehe
Vou ver se posto com a máquina da minha irmã..mas o flex terá de esperar, pois, está no torneiro...
Abraços
Zepi,
Esses chanfros são imprescindíveis, pois são eles que permitem a entrada mais suave dos dentes do bendix na cremalheira sem "trepar".
Ansioso aqui pelas fotos do flex....
Zepi,
Esses chanfros são imprescindíveis, pois são eles que permitem a entrada mais suave dos dentes do bendix na cremalheira sem "trepar".
Ansioso aqui pelas fotos do flex....
POis é caveso, eu estava é com um pouco de preguiça de fazê-los...hehehe!
Acho que amanhã acabo o flex, e monto!
Não está sendo fácil, mas minha idéia está dando certo até agora...
Logo que puder coloco fotos!
Abraços
Logo que puder coloco fotos!
Tá bom...depois mando a conta da farmácia pra sua casa! :mrgreen:
Olhando sem muito critério (o fiz rapidamente colocando a capa no lugar no motor) , deu pra ver aqui que os furos abaixo dos guias da capa-seca não conferem com os do motor.
Você deixará sem parafusos ou irá fazer algum suporte ali?
Tá bom...depois mando a conta da farmácia pra sua casa! :mrgreen:
Olhando sem muito critério (o fiz rapidamente colocando a capa no lugar no motor) , deu pra ver aqui que os furos abaixo dos guias da capa-seca não conferem com os do motor.
Você deixará sem parafusos ou irá fazer algum suporte ali?
Olha Caveso, isso é uma coisa com aqual não me preocupo, pois, algumas outras caixas GM tem essa parte aberta, indo no lugar uma chapa de metal...
Na local não há grandes forças.. na Viatura do Ramiro ele cortou em ângulo com é no TH180 de opala!
Abraço
Zepi,
Também pensei nas capas abertas, mas.................................como o alumínio é de fácil modelagem, vou tentar prender pelo menos um na parte inferior.
Você sabe qual o óleo é recomendado pela GM para esse câmbio?
Zepi,
Também pensei nas capas abertas, mas.................................como o alumínio é de fácil modelagem, vou tentar prender pelo menos um na parte inferior.
Você sabe qual o óleo é recomendado pela GM para esse câmbio?
É o Dexron II ou III, dá uma olhada no site "brasilautomático", pois lá tem vários dados sobre esse câmbio com quantidade de óleo, quilometragem de troca etc.
Abraço
Caramba, procurei em vários sites e nem me lembrei desse..... :parede:
É que pra montar o câmbio amanhã precisarei deixar os discos de molho no óleo.
Valeu!
Caramba, procurei em vários sites e nem me lembrei desse..... :parede:
É que pra montar o câmbio amanhã precisarei deixar os discos de molho no óleo.
Valeu!
Bem que tu poderias publicar um passo a passo de como se monta esse câmbio hein?
Eu até criaria coragem...
Abraço
Já estou fazendo isso....
Se ao final não sobrar nenhuma peça eu monto um tutorial aqui... :mrgreen:
Bem que tu poderias publicar um passo a passo de como se monta esse câmbio hein?
Eu até criaria coragem...
x2 :concordo:
[]´s
Estou quase concluindo o flex!
Está sendo muito trabalhoso mesmo, mas está sendo recompensador....
Preciso conferir novamente as medidas montado, pra ter certeza que posso meter solda!
O fato de sempre fazer as peças com margem de erro atrasa ainda mais, mas quero fazer esse trabalho uma vez só!
Abraço
Alexandre Souto
28/08/2009, 16:02
Estou quase concluindo o flex!
Está sendo muito trabalhoso mesmo, mas está sendo recompensador....
Preciso conferir novamente as medidas montado, pra ter certeza que posso meter solda!
O fato de sempre fazer as peças com margem de erro atrasa ainda mais, mas quero fazer esse trabalho uma vez só!
Abraço
E por fazer uma vez só, fará bem feito, o tempo de finalização nao importa, depois tudo se paga ZEPI!!!!
E eu, depois de 8 anos planejando, estou deverasmente FELIZ!!!!!!
Grande abraço e boa sorte nesta etapa!!!!!
gente, não sei se acabo hoje o troço!Olha, pensei que seria mais fácil...
Vamos ver até onde tenho ânimo de fazer isso...
Soldar isso não é mole não, e acertar as medidas...Jesus...
Abraços
Elmer_Jeep
28/08/2009, 23:15
qual a bronca atualmente ? Manda as fotos.
[]'s
Elmer, tudo bem?
Cara seguinte estou demorando bastante pra soldar os suportes...na verdade soldar é rápido, o demorado é acertar as medidas de altura etc...:putz:e depois do calor deu uma varição de décimos de mm.:parede::parede:
estou quase concluindo, não estou me preocupando muito coma estética da solda, mas sim em ela não quebrar nos próimos 10 anos!hehehe!:odedo:
Agente mede,mede,mede e quando monta , às vezes dá diferença ainda...:parede::parede:antes de soldar vi que o parafuso original do flex do opala não iria passar para parafusar...(isso que eu o diminuí uns 4mm) :shock:aí então tive a idéia de fazer a fixação com um rasgo lateral assim o parafuso entra de lado e consigo parafusar...:rolleyes::rolleyes::concordo:
Agora, se o "cabra" estiver disposto a fazer um flange afastando o câmbio do motor...bom, aí é outra história...:concordo:
Estou gastando infinitamente menos do que pensei com o flex, mas tá dando trabalho...:pensativo:
Abraço, e logo posto fotos!
Cadê as fotos, Zepi??????????????
Está chegando a hora do flex aqui.
Vou aproveitar o motor aberto e mandar balancear virabrequim, volante-flex e conversor...
Bem, aí vão algumas que consegui passar para o PC.
Peço que não reparem muito na solda que está horrível...mas as medidas estão correta.,..hehehe:mrgreen::mrgreen:
Mais algumas quase pronta para acoplar no conversor...
Bem, vamos lá...
Gostei dessa solução pois mantive conjunto quase original, somente intercambiando algumas peças do próprio sistema.
ítem alteros:
1- Volante original, diminuído e invertido;
2- Flages que ficam junto ao volante, somente foram diminídas uns 3 mm e tiveram novos encaixes, assim com um guia para o conversor;
3- Câmbio permaneceu progonal, somente com um pequeno desbaste para o nariz do arranque não colidir com a capa seca;
4- Motor permanecer original sem nenhuma alteração;
5- Conversor de torque também permaneceu original mantendo as roscas originais e os parafusos.
Por ora é isso.
Abraços
Zepi,
Você vai encaixar o "pino" traseiro do conversor nessa bucha que você fez para o centro do volante?
Eu andei olhando e vi que esse "pino" é oco (um tubo), com uma bucha para o eixo mais comprido que vem do câmbio.
No meu não vou prender para dar uma certa "flexibilidade" ao conversor.
Amanhã deve ficar pronto meu felx e postarei fotos.
Eu vou demanchei o volante bi-massa, cortei no torno até a cremalheira e vou fixar o flex do opala no centro do volante.
Vai ficar tão bom quanto o seu...rsss
Caveso, logo que começar a fazer vai perceber que não é só unir os dois...deve ter um espaçamento entre eles pois o conversor não no volante...e é uma grande diferença...na verdade próxima "daqueles" 2,5 cm...
Abraço
outro detalhe, preferi fazer equele guia por dois motivos, ele é a única certeza de centralização, pois o conversor não é perfeitamente esférico, e segundo que no opala, salvo engano também tem isso.
Se olhar bem só com a cremalheira ele não fica centralizado pois os furos têm medida maior que os parafusos do conversor, então na hora de montar, normalmente na horizontal o conversor, que tem "pouco " peso vai tendar a ficar mais para baixo saindo do centro...
Preferi assim, pois estará sempre no centro, mes que se soltem os parafusos do conversor...
Ah outra coisa, pense em como vai parafusar o flex no conversor, isso é um dos ítens mais importantes!
Abraço
Zepi,
Mas no opala esse pino central não encaixa no virabrequim, encaixa?
Ele tem um calo no topo que impede o encaixe em qualquer lugar...
Na verdade, o conversor é centralizado pelo câmbio (buchas internas nos eixos e na bomba) e fixado na traseira ao volante.
Tipo: estando no lugar dele no câmbio, deverá estar centralizado nos parafusos, entendeu?
Bom, penso ser assim, pois é assim no opala, né?
Caveso não disse que é encaixado...fica só centralizado, e pra isso não precisa encaixar...só apoiar..como no sistema que eu fiz.Apoiado nesse cólon que você mesmo falou.
Montado com o câmbio na vertical percebe-se um quase imperceptível folga...por isso pensei nesse guia.Mas se não for necessário, acho que mal não fará, pois não acredito que ela vá ficar se movimentando, depois de ter encaixado nos três estágios de estrias...é o que acho...vamos testar, depois veremos..hehehe!
Abraço
Caveso!
Não retire o pino!
Sei que há diferença de diâmetro entre o 4 e o 6 cil.
Na minha opinião, serve de apoio, centralizador e reforço para a força centrífuga.
Zepi e Kim,
No opala esse pino encaixa no volante?
Vejam no meu tópico como fiz a fixação e opinem, por favor.
Caveso!
Não retire o pino!.....
.....Na minha opinião, serve de apoio, centralizador e reforço para a força centrífuga.
Grande Kim!
poxa kim!não aparece por aqui para seu valiosos pitacos!:mrgreen::mrgreen:
Concodo!:concordo:
Abraço
Cadê a torcida?
Sem torcida perco o entusiasmo...hehehe!
Este ano tem andar a bichinha..quero fazer logo a inspeção veícular....
Abraço
Caveso!
O pino encaixa como se fosse o rolamento da ponta do eixo piloto.
Serve para centralizar, pois quando colocando o conjunto no lugar, poderá ficar assimétrico, forçando o retentor do conversor/cambio.
Zepi!
Esse tópico, do Yellow e do Walter, são os três primeiros do "meus favoritos".
Abraços.
Kim.
Gente, comprei um filtro da Racor...muito bom por sinal, mas ele não vem com a bombinha para sangrar, ele tem só um parafuso em cima para sair o ar e um dreno em baixo no copo transparente.
Agora alguém poderia me dizer se é pepino?
Devos comprar um sobressalente com bomba, troco esse?
Meu pai me falou de umas bombinha externas que vinha nos "mercedinhos", seria uma saída?
Abraço
CARLOS SIQUEIRA
03/09/2009, 19:59
Caro, Zeppi e demais, tenho acompanhado a saga de vocês, e sou mais um na torcida de ver seus "automatics" rodando com total conforto e segurança. Vou contribuir na adaptação do RACOR, que acabei de instalar no engesão com o Q20b. A bomba, usei a da mercede$$$, que não é nada barata, mas extremamente eficiente, por ter ação dupla, ter tamanho reduzido e fixação fácil. No meu caso, o problema foi arrumar conexões compatíveis, pois PERKINS = polegadas / MERCEDES = milímetros, daí, quando achava o "banjo"/"olhal", na medida do parafuso oco, a ponta não servia para o tecalon, resultado, tive que pedir ao torneiro para "cravar" uma na medida que queria, após cortar a outra que era menor. Após isto, o mecânico trocou os filtros originais e instalou o racor,enchendo-os, com a alegria de uma criança com brinquedo novo. Segue fotos.
[]'s Carlos Siqueira
Walter L. L. Casitta
03/09/2009, 20:42
Caveso!
O pino encaixa como se fosse o rolamento da ponta do eixo piloto.
Serve para centralizar, pois quando colocando o conjunto no lugar, poderá ficar assimétrico, forçando o retentor do conversor/cambio.
Zepi!
Esse tópico, do Yellow e do Walter, são os três primeiros do "meus favoritos".
Abraços.
Kim.
Isso mesmo, tem que dar a maior atenção a esse guia, Sem ele não tem como centralizar o conversor de torque...
Isso mesmo, tem que dar a maior atenção a esse guia, Sem ele não tem como centralizar o conversor de torque...
:dance::dance: Ehhhh!O Walter apareceu!!!
Ainda bem que já fiz o flex pensando nesse guia..hehehehe!:odedo:
Abraço
Elmer_Jeep
04/09/2009, 10:23
Gente, comprei um filtro da Racor...muito bom por sinal, mas ele não vem com a bombinha para sangrar, ele tem só um parafuso em cima para sair o ar e um dreno em baixo no copo transparente.
Agora alguém poderia me dizer se é pepino?
Devos comprar um sobressalente com bomba, troco esse?
Meu pai me falou de umas bombinha externas que vinha nos "mercedinhos", seria uma saída?
Abraço
Zepi, quanto custou esse Racor, acho que vou precisar de um na saída do tanque, ele é separador de água certo ?
Esse sistema de bombinha é pra motores antigos, os high speed tem sangria automática, no caso dos sprint até tive essa dúvida antes de funcionar mas um bombista amigo nosso disse que(no caso da primeira partida) era só afrouxar a conexão dos bicos e dar na chave. E pra falar a verdade nem precisei disso.
Antigamente no Prateado eu tinha um filtro com bombinha mas nunca usei pois quando trocava o filtro já o instalava cheio de diesel e o 14B também tem sangria automática dispensando qualquer bomba auxiliar.
[]'s
Giovani Di Napoli
04/09/2009, 11:04
Zepi, quanto custou esse Racor, acho que vou precisar de um na saída do tanque, ele é separador de água certo ?
Esse sistema de bombinha é pra motores antigos, os high speed tem sangria automática, no caso dos sprint até tive essa dúvida antes de funcionar mas um bombista amigo nosso disse que(no caso da primeira partida) era só afrouxar a conexão dos bicos e dar na chave. E pra falar a verdade nem precisei disso.
Antigamente no Prateado eu tinha um filtro com bombinha mas nunca usei pois quando trocava o filtro já o instalava cheio de diesel e o 14B também tem sangria automática dispensando qualquer bomba auxiliar.
[]'s
Bom dia
Elmer verifique o anexo, pois para o motorzinho de dentista do Croco a recomendação é o sistema com 2 entradas e 2 saídas.
[]´s
[]'s
Beleza Elmer!
Paguei 250 no filtro com tudo!Suporte + elemento + Separados transparente.
Tentei fazê-lo pegar mas não consegui...por achei que precisasse da bombinha..
Também no relato do pessoal das Ranger, que dificuldade em fazer pegar depois que entra ar no sistema.
Meu motor ficou parado um bom tempo...por isso acho quie terei de fazer a sangria nos bicos...
Abraços
Walter,
O que estava trocando umas ideáis com o zepi é que o pino do conversor do ZF 4hp 22 tem uma cabeça, o que me faz entender que não é usado como centralizador no opala.
Imagino que que o conversor deve ser centralizado pelos eixos do câmbio e somente fixado ao flex pelos parafusos....
Mas ainda não apareceu ninguém para dizer como é o troço no opala.
Elmer_Jeep
04/09/2009, 12:46
Bom dia
Elmer verifique o anexo, pois para o motorzinho de dentista do Croco a recomendação é o sistema com 2 entradas e 2 saídas.
[]´s
Grande DiNapoli :concordo:
Apesar de aqui a viatura doadora ser ano 99 o filtro já era este do anexo. Comprei o filtro novo num distribuidor MWM e a válvula nova na Ford.
Tenho vários anexos destes da MWM, mas esse do filtro eu não tinha, muito boa a ilustração, poderíamos fazer um tópico pra compartilhar as matérias.
Zepi, veja lá que o anexo diz:
· Nesta aplicação não é especificada a utilização de bomba pré-alimentadora. Com a utilização deste filtro não se faz necessária a existência de bomba pré-alimentadora.
· A montagem de bomba pré-alimentadora indiscriminadamente pode provocar a perda da garantia do sistema de injeção e do motor.
[]'s
oK, Elmer!
Muito boa informação!Hehehehe!
Abração
Qual a vantagem do Racor em relação a outros filtros separadores de água?
Elmer_Jeep
04/09/2009, 13:00
Beleza Elmer!
Paguei 250 no filtro com tudo!Suporte + elemento + Separados transparente.
Tentei fazê-lo pegar mas não consegui...por achei que precisasse da bombinha..
Também no relato do pessoal das Ranger, que dificuldade em fazer pegar depois que entra ar no sistema.
Meu motor ficou parado um bom tempo...por isso acho quie terei de fazer a sangria nos bicos...
Abraços
Blz, vou procurar pelas lojas de caminhão daqui.
Teu motor ta instalado ja né, com tanque e linhas de combustível(saída/retorno) devidamente instaladas ?
O selenoide da BI estava ativado ?
O filtro é igual do anexo postado pelo DiNapoli ? (se for, confira a ligação das mangueiras)
O que fiz pra não precisar sangrar bicos foi por diesel no tanque e desconectar o retorno, daí colocamos ar(do compressor da oficina) na boca do tanque pra fazer o combustível circular preencher mangueiras e filtro, dai quanto saiu diesel no retorno parei de mandar ar(pressurizado), conectei o retorno novamente ao tanque e o bixo pegou da primeira cutucada :mrgreen:
To saindo pro rango, mais tarde nos falamos.
[]'s
Olha Caveso, pelo pouco que sei ele é muito usado em linha diesel pelas próprias montadoras, inclusive MWM.Falam muito bem dele...Ele é bem grande, tem visualizador de água e partículas, tem um dreno só para líquidos e outro para sólidos também.
Eu achei ótimo!
Abraço
Blz, vou procurar pelas lojas de caminhão daqui.
Teu motor ta instalado ja né, com tanque e linhas de combustível(saída/retorno) devidamente instaladas ?
O selenoide da BI estava ativado ?
O filtro é igual do anexo postado pelo DiNapoli ? (se for, confira a ligação das mangueiras)
O que fiz pra não precisar sangrar bicos foi por diesel no tanque e desconectar o retorno, daí colocamos ar(do compressor da oficina) na boca do tanque pra fazer o combustível circular preencher mangueiras e filtro, dai quanto saiu diesel no retorno parei de mandar ar(pressurizado), conectei o retorno novamente ao tanque e o bixo pegou da primeira cutucada :mrgreen:
To saindo pro rango, mais tarde nos falamos.
[]'s
Meu filtro é esse
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=189339&d=1252015154
A solenóide liguei sim, dá até pra escutar ele abrindo...
Ainda não fiz a linha até o tanque...só iria ligá-lo para verificar seus sistemas.
Mesmo sem usar ar comprimido saiu muito diesel pelo retorno..mas achei estranho que saiu um pouco de diesel na conecção dos bicos...Vou ter sangrar os bicos etc..
Será que é por estar sem filtro?
Amanhã vou tentar novamente com o filtro...
Abraço
Walter L. L. Casitta
04/09/2009, 13:24
Walter,
O que estava trocando umas ideáis com o zepi é que o pino do conversor do ZF 4hp 22 tem uma cabeça, o que me faz entender que não é usado como centralizador no opala.
Imagino que que o conversor deve ser centralizado pelos eixos do câmbio e somente fixado ao flex pelos parafusos....
Mas ainda não apareceu ninguém para dizer como é o troço no opala.
O conversor de torque tem duas partes: a externa e a interna. A interna não tem contato com a externa a não ser através do óleo e é sustentada pelo eixo da caixa.
A externa é sustentada pelo flexplate.
Então, o conversor tem que ser centralizado duas vezêz, a interna pela caixa (essa parte é moleza, é só encaixar e pronto), mas a externa só mesmo através daquele pino guia, cabeça ou "pingulim" (ui).:mrgreen:
O conversor de torque tem duas partes: a externa e a interna. A interna não tem contato com a externa a não ser através do óleo e é sustentada pelo eixo da caixa.
A externa é sustentada pelo flexplate.
Então, o conversor tem que ser centralizado duas vezêz, a interna pela caixa (essa parte é moleza, é só encaixar e pronto), mas a externa só mesmo através daquele pino guia, cabeça ou "pingulim" (ui).:mrgreen:
Walter,
As turbinas não têm contato com a parte externa, mas o eixo mais comprido do CA é centralizado por uma bucha que fica justamente nesse pino ou pingolim, que na verdade é um tubo fechado do lado externo, sacou?
Esse eixo é centralizado pela bucha do CA de lado e pelo pingolim do outro.
No meu conversor há uma cabeça mesmo, que á a tampa do eixo soldada, o que impediria de centralizar o conversor pelo centro.
Eu poderia até tornear essa cabeça para igualar as medidas, mas fiquei com medo de furar o conversor...
Abração
Alexandre Souto
04/09/2009, 13:58
Meu filtro é esse
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=189339&d=1252015154
A solenóide liguei sim, dá até pra escutar ele abrindo...
Ainda não fiz a linha até o tanque...só iria ligá-lo para verificar seus sistemas.
Mesmo sem usar ar comprimido saiu muito diesel pelo retorno..mas achei estranho que saiu um pouco de diesel na conecção dos bicos...Vou ter sangrar os bicos etc..
Será que é por estar sem filtro?
Amanhã vou tentar novamente com o filtro...
Abraço
Se alguem precisar, tenho alguns em estoque....
Entre em contato:
www.hipress.com.br
www.movimec.com.br
[]'s negociantes!!!!
Ronin bh
04/09/2009, 15:27
Se alguem precisar, tenho alguns em estoque....
Entre em contato:
www.hipress.com.br (http://www.hipress.com.br)
www.movimec.com.br (http://www.movimec.com.br)
[]'s negociantes!!!!
o que mais q vc vende aii... ?? sua mae oc vende tamem nehh safado...mercenaaarioooo !!!!:odedo::odedo::odedo::odedo: VAI TER Q VENDER MTUUUUU FILTRO PA DAR DE BEBER PA FORDINHA !!!!!!
Alexandre Souto
04/09/2009, 15:35
o que mais q vc vende aii... ?? sua mae oc vende tamem nehh safado...mercenaaarioooo !!!!:odedo::odedo::odedo::odedo: VAI TER Q VENDER MTUUUUU FILTRO PA DAR DE BEBER PA FORDINHA !!!!!!
Filtros, conexoes, mangueiras, vedacoes e etc.... :mrgreen:
A mãe não, nem se vc reformar o Esterquinho e me der ele todo bunito, se isso, um dia for possivel... :dance: :-D :twisted: :mrgreen: :odedo:
Realmente, vo ter ki vender muito filtro pra abastecer a FOrDINHA..... :putz:
Portanto, alguem alguem?!?!?!?!? :mrgreen: Faço precim especial!!!!
[]'s e sds!!!!
ZEPI, desculpe o off topic..... abs!!!
Ronin bh
04/09/2009, 15:38
Filtros, conexoes, mangueiras, vedacoes e etc.... :mrgreen:
A mãe não, nem se vc reformar o Esterquinho e me der ele todo bunito, se isso, um dia for possivel... :dance: :-D :twisted: :mrgreen: :odedo:
Realmente, vo ter ki vender muito filtro pra abastecer a FOrDINHA..... :putz:
Portanto, alguem alguem?!?!?!?!? :mrgreen: Faço precim especial!!!!
[]'s e sds!!!!
saHSAushaUSHAushaUSHAUHSUahsaSAuhAHUSAhusa...:oded o::odedo:
esterquinho reformado é possivel...:odedo::odedo:...boniito:pensativo::pen sativo::pensativo: ? n precisa tem q ser funcional !! shaushaUSHAusahUHSAu...abras parcero é nois...
Walter,
No meu conversor há uma cabeça mesmo, que á a tampa do eixo soldada, o que impediria de centralizar o conversor pelo centro.
É ESSA cabeça que vai para o guia, Caveso, qual o problema?A minha fiz assim...não precisa mexer no conversor.
Se acha que é muito pequena a área de contato, está entrando em contradição pois você não previu usá-la.
Eu poderia até tornear essa cabeça para igualar as medidas, mas fiquei com medo de furar o conversor...
Não pode fazer um guia com o diâmetro dessa "tal" cabeça?
Repito, não precisa tornear nada ali.
Abração
Acho que é isso!
Abraços
Zepi,
Eu não vou usar o pino como guia.
Apenas comentei porque o pessoal disse que centraliza o conversor por ele e não estava entendendo como.
E continuo querendo saber como é o sistema no opala.....
P.S. esse filtro racor troca o elemento e o copo ou é descartável?
Walter L. L. Casitta
07/09/2009, 09:00
Walter,
As turbinas não têm contato com a parte externa, mas o eixo mais comprido do CA é centralizado por uma bucha que fica justamente nesse pino ou pingolim, que na verdade é um tubo fechado do lado externo, sacou?
Esse eixo é centralizado pela bucha do CA de lado e pelo pingolim do outro.
Abração
Com certeza o meu não é assim não. Encaixado na caixa ele fica caido. totalmente bambo e até raspa na caixa seca quando é girado....
Walter,
Já havia reparado que o conversor do 4l60e é bem diferente do 4hp22 ( bem mais compacto e sem a chapa de suporte)...
Por essa razão, inclusive, é que o conversor não pega nas salientes cabeças dos parafusos originais do volante mwm, como você havia me perguntado.
Veja nas foto....
Zepi,
P.S. esse filtro racor troca o elemento e o copo ou é descartável?
Claro que troca o elemento...pois eu não pagaria 250 reis por algo descartável em tão baixa quilometragem...hehehe:shock:
Custa em torno de 30 reais o elemento, já o copinho, usa-se o mesmo...e se tiver que trocar é mais caro que o filtro...Abraço
Pessoas, o flex, quanto a fixação,já está pronto como está nas fotos, mas falta algum acabamento e balanceamento, talvez pinte-o.:dance:
Mas estou seriamente pensando em fazer outro de reserva...pois não sei quanto dura em média uma cremalheira...:pensativo:
Como podem ver já parafusei o flex no conversor, mas farei uma coisa de cada vez...quero fazer uma rota alternativa para tirar os parafusos usando a abertura do motor de arranque( pode ser uma saída interesante...).
Abraços
Ufa!!Passando essa fase o restante será(eu acho) mais fácil...
Abraços
Zepi,
Eu furei meu volante e vou parafusar usando o furo do arranque.
Veja as fotos no meu tópico.
abs
Ué...como tinha pensado em parafusar antes?
Pensei que não precosasse o buraco do arranque.
Eu vou fazer para ter ume rota alternativa se um dia tiver de tirar o parafusos tiverem travados.
Abraços
Uma idéia que anda rondando minha cabeça...:pensativo::pensativo:
Abraços
Gente, estou de volta a luta!
Nesse final-de-semana fiz a tal prova no Ceará, a qual me fez largar a lucirene um pouco.
Ainda no lá, já estava pensando no que iria fazer no próximo sábado...
Acho que vou terminar de adaptarar pedaleira, colocar o radiador de óleo no lugar, adaptar alavanca e etc.
A coisa vai andar!!!
Abraço
Pessoas, está dificil achar a t-case que quero...então venho perguntar-lhes se seria possível usar um NP242 de cabeça para baixo?Alguém já fez?
Abraço
Pessoas, está dificil achar a t-case que quero...então venho perguntar-lhes se seria possível usar um NP242 de cabeça para baixo?Alguém já fez?
Abraço
Aqui tem 2 t-case's de s-10 de cabeça para baixo andando a mais de ano sem problemas!
[]'s
Zepi,
O Alexandre souto está usando uma 242 na rural dele, mas não sei se de cabeça pra baixo ou pra cima....
Zepi,
O Alexandre souto está usando uma 242 na rural dele, mas não sei se de cabeça pra baixo ou pra cima....
Ele usa eixos de troller, por isso usa a t-case na posição normal!
[]'s
HUm...boa noticia essa Loiro!
Estou matutando...caso não decida, usareia a original por um tempo.
Abraço
uma foto de como ficou o filtro Racor no mwm...:pipoca:
Alexandre Souto
21/10/2009, 17:59
Zepi, a bola 8 ficou mto massa.... depois mostre-nos mais detalhes!!!
Zepi,
Caveso, corrigindo, vou usar a NP231 (Wrangler e Cherokas ate 96 se nao me engano). :concordo:
Fotos no meu topico ou no album.
Abs a todos!!!
Alexandre, grande companheiro de rurarl..hehehe!
Deu trabalho essa "bola 8"...hehehe!
Cara, sua t-case é a 231?Não tem Full-time né?
Cara estou pensando em usar uma dessas "NP"...
Ela usa ATF como lubrificante, não é?
Quando sai da oficina a bagaça?
Abraço
Alexandre Souto
22/10/2009, 09:13
Alexandre, grande companheiro de rurarl..hehehe!
Deu trabalho essa "bola 8"...hehehe!
Cara, sua t-case é a 231?Não tem Full-time né?
Cara estou pensando em usar uma dessas "NP"...
Ela usa ATF como lubrificante, não é?
Quando sai da oficina a bagaça?
Abraço
Ola Zepi, bom dia meu caro!!!
Sim é a 231.
Se destravar as rodas dianteiras na roda livre, vira 4x2 sim!
sobre o lubrificante, nao sei te informar veja a PROCURA (http://www.google.com.br/search?q=manual+NP+231&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a) que fiz, nos links tem manual, reportagens gringas 231 e 241 e mtas outras infos... :concordo:
A FOrDINHA ta quase, vidros e eletrica estão finalizados, este fim de semana estarei em BH novamente, atualizo o topico, aguarde que a bagaça não demora sair do forno!!!! Obrigado por perguntar.... :concordo:
Ate mais Zepi!!!!
Bola 8 na caçapa D.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ficou bacana!
Alexandre Souto
22/10/2009, 13:45
Bola 8 na caçapa D.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ficou bacana!
Chique demas a bola 8!!!!
Como vai fazer o destravamento da alavanca Zepi? Mudanca do P para o D...
Mostre mais fotenhas!!!!
[]'s
Chique demas a bola 8!!!!
Como vai fazer o destravamento da alavanca Zepi? Mudanca do P para o D...
Mostre mais fotenhas!!!!
[]'s
A alavanca é original!
Simplesmente cortei aquela parte que parece um "T" e ficou tipo um pino, fiz rosca nesse pino e na bola 8, e pronto facin,facin!
Nesse final-de-semana vou tirar mais fotos.
Abraço
Suporte da alavanca feito e pedaleira no lugar!:dance:
A coluna ainda é original...mas logo dará lugar a uma escamotável!
Abraço
Bacana demais o suporte, Zepi!
Vou copiar a idéia no meu...
Obrigado Caveso!
Naverdade nessa foto o suporte ainda não está no lugar...está ao contrário.
A foto que tirei com ele no lugar sumiu..hehe!
Tinha uma travassa numa espessura boa, cortei, soldei e saiu isso aí!
Abraço
Alexandre Souto
27/10/2009, 01:41
Obrigado Caveso!
Naverdade nessa foto o suporte ainda não está no lugar...está ao contrário.
A foto que tirei com ele no lugar sumiu..hehe!
Tinha uma travassa numa espessura boa, cortei, soldei e saiu isso aí!
Abraço
Simples e funcional!!!
De parabens Zepi, e pensa em revestir ela? Se sim como?
Sem mais questionamentos!!!
Simples e funcional!!!
De parabens Zepi, e pensa em revestir ela? Se sim como?
Sem mais questionamentos!!!
Olá, Alexandre!
Isso é só o suporte interno.Penso em fazer um pequeno console e cobri-lo com corvim azul, talvez algum porta treco...e por último irá o painel original onde mostra os estágios do câmbio( P, N, D, 3, 2, 1).
Abraço
Alexandre Souto
27/10/2009, 09:03
Olá, Alexandre!
Isso é só o suporte interno.Penso em fazer um pequeno console e cobri-lo com corvim azul, talvez algum porta treco...e por último irá o painel original onde mostra os estágios do câmbio( P, N, D, 3, 2, 1).
Abraço
Ola Zepi, bom dia!!!!
Muito bom cara, ta ficando fina demas!!!!! :concordo:
Boa sorte e abraço!!!!
santistadoente
31/10/2009, 10:29
Olá, Alexandre!
Abraço
Conseguiu legalizar seu motor?
Ai onde voce mora é dificil ou não, abraço e bela viatura vai ficar eim?:palmas:
Olá- amigo curado!
Ainda não consegui, pois a viatura não está andando... :parede: falta pouco...
Quando a legislação,por hora estou dentro da lei, pois minha rural tinha o motor 3000, e tinha 130 CV no documento.Como Sprint tem 132 CV ficou tudo pela ordem... :concordo:
Logo saberei se é dificil ou não...hehehe! :pensativo:
Abraço
Alexandre Souto
31/10/2009, 11:11
Olá- amigo curado!
Quando a legislação,por hora estou dentro da lei, pois minha rural tinha o motor 3000, e tinha 130 CV no documento.Como Sprint tem 132 CV ficou tudo pela ordem... :concordo:
Abraço
Bom dia Amigos!
É Zepi, sua cavalaria aumentou apenas 2cv e com isso não terás problema mesmo. Já eu dobrei minha cavalaria :/
vão ver que bicho vai dar!!!!
Abs bom sábado!
santistadoente
31/10/2009, 16:35
Olá- amigo curado!
Abraço
O meu era 90 passou para 137,l e não teve problema, ja coloquei no documento atual e ja consta até o numero do motor, acho que só no diesel, me parece que o carro, tem que ser 4x4, o resto é serviço de despachante...........
Um grande abraço!:palmas:
Leonardo Raffi
31/10/2009, 22:56
Até onde eu sei.. confirma no pessoal do inmetro(vai ter q fazer) a regra das cavalaria vale para o mesmo combustivel... qdo troca do gasol p diesil cavalaria não conta só se pode documentar se tem 4x4 com reduzida ou a 1º marcha curta caso dos engesas,camper... e procedencia do motor...
cRiPpLe_rOoStEr
31/10/2009, 23:30
Até onde eu sei.. confirma no pessoal do inmetro(vai ter q fazer) a regra das cavalaria vale para o mesmo combustivel... qdo troca do gasol p diesil cavalaria não conta só se pode documentar se tem 4x4 com reduzida ou a 1º marcha curta caso dos engesas,camper... e procedencia do motor...
não tenho certeza, mas acho que a regra da potência vale mesmo qdo troca o combustível, tanto que na época de homologar o vitara ele mandou um migué e disse que o motor tinha 70hp... a propósito: o atual dono do vitara talvez ponha ele para vender (de novo).........
Bom dia a todos!
Essa quastão da porcentagem foi no próprio CRVA que me passaram.
Na tabela do Denatran na resolução 292 fala dessa porcentagem quando alteração de potência cilindrada.E na verdade é muito difícil numa troca de combustível, não ser alterada a potência.
Em princípio não seria necessário despachante...só se os caras complicarem muito..mas não gosto muito, pois é "jeitinho brasileiro" , nesse caso...nada contra os despachantes!
Estou mais preocupado com o câmbio automático...hehehe!
Abraço
Gente, estou tentando, sm sucesso ligar o motor da bagaça...
Antes não tinha uma bateria suficientemente potente...
O mecânico foi na minha casa e disse que o motor está muito novo!
Tentei no sabado com duas baterias, mas ocorreu que nem chegava diesel no bicos...
Enchi o saco, vou rebocar amanhã para o mecânico para ele averiguar...
Parece que o diesel não sai da bomba...dá pra escutar o solenóide ligando...sei lá..
Vamos ver no que dá...não sendo a bomba injetora, fico feliz!
Abraço
santistadoente
16/11/2009, 09:47
Gente, estou tentando, sm sucesso ligar o motor da bagaça...
Antes não tinha uma bateria suficientemente potente...
O mecânico foi na minha casa e disse que o motor está muito novo!
Tentei no sabado com duas baterias, mas ocorreu que nem chegava diesel no bicos...
Enchi o saco, vou rebocar amanhã para o mecânico para ele averiguar...
Parece que o diesel não sai da bomba...dá pra escutar o solenóide ligando...sei lá..
Vamos ver no que dá...não sendo a bomba injetora, fico feliz!
Abraço
Tenho uma F 250 XLT diesel desde 2002 tirei zero,nesses anos todos posso te dizer que ela é maravilhosa, a 3 anos atraz, tive esse problema de bomba, é salgado véio, gastei 5 mil latinhas para trocar, de resto nunca gastei nadinha nela, a não ser revisões normais, boa sorte ai e reza, pra não ser bomba!
E o CA montou?:concordo:
Abraço!
Zepi,
Você sangrou direitinho e não injeta diesel nos bicos?
Solte os canos na bomba injetora e veja se injeta ao ligar o motor.
Se não injetar, possivelmente pode ser o eixo da bomba ou rotor quebrados...
Isso constuma acontecer nesse tipo de bomba..
Zepi,
Você sangrou direitinho e não injeta diesel nos bicos?
Solte os canos na bomba injetora e veja se injeta ao ligar o motor.
Se não injetar, possivelmente pode ser o eixo da bomba ou rotor quebrados...
Beleza, Caveso!
O meca foi na minha casa e sangrou na segunda...no sábado coloquei duas baterias e o diesel danado não saía nos canos..soltei um pra ver se não era bico entupido, e nada de diesel...fiquei tirando e furungando no fio da solenóide, e ela estalava normal...
sei lá..
Vou largar lá amanhã ver o que dá.
Abraço
Zepi!
Vou te passar dois métodos para funcionamento/sangramento de motores a diesel mecânico:
O primeiro método, é fácil e não é dolorido!:shock:
Retire a conexão da turbina junto ao motor/cabeçote.
Não se preocupe com a pressão da turbina, pois é só para funcionar, depois que funcionar, desligue e recoloque a mangueira.
Com a entrada de ar aberta, pegue um spray desingripante, de preferencia novo, peça para alguém ligar o motor, e vá injetando o spray na tubagem.
O óleo fará o motor funcinar, precariamente, mais funcionará, quando notar que ficou "redondo", pare com o spray, observe o funcionamento, então desligue e remonte.
O segundo método é dolorido.
Com a mangueira retirada, coloque a mão na entrada de ar e peça para alguém ligar o motor.
Deverá insistir na partida.
Com a mão tampando a entrada de ar, o motor girará "livre".
Observe se estará saindo oleo diesel pelas conexoes dos bicos, que deverão estar froxas.
Quando começar a espirrar com força, pare, aperte as conexões e gire o motor novamente.
abraços.
Kim.
Beleza Kim!
Lembro que o mecânico me pediu se tinha desingripante...
Vou tentar isso Kim.
Se não der reboco para o mecânico...
O que me assustou foi que parou de mandar diesel do nada..
Como se a solenóide estalasse mas não abrisse.
Abraço
Abraços
Espero que esteja errado, mas no meu motor foi a mesma coisa...
Pegou no wd40 mas não injetava nada.
Desmontamos a bomba e estava lá o eixo quebrado...
Lembrando que comprei o motor já não pegando...
E quanto foi a brincadeira Caveso?
Abraço
o eixo da bomba ou rotor quebrados...
Hum...poxa esse sistema não era pra ser super confiável?
Abraço
Hum...poxa esse sistema não era pra ser super confiável?
Zepi,
Eu disse que é comum acontecer, baseado no que disse o bombista que chamamos pra olhar quando não queria pegar.
Ele previu baseado no conhecimento de ver isso acontecer com bombas rotativas..
Não perguntei na época o que leva a quebrar, mas acredito que seja algum tranco (fazendo pegar no tranco ou algo parecido)...
São peças bem resistentes, aparentemente...
Mas calma!
Talvez na sua nem seja isso...
Sobre o preço: ele ficou de conseguir as peças na faixa pra mim e nem sei quanto ficará ainda...
Estou esperando começar montar o motor para autorizá-lo a montar a bomba..
Caveso!
Para mim, é ar dentro da bomba injetora.
Quando levamos no bombista, ele monta a bomba "cheia", pois estava na máquina.
Agora, neste caso, está tudo vazio.
Até retirar totalmente o ar, leva um tempo...
Sobre o solenoide, se estiver na dívida, monta ele sem a borracha de dentro, mais antes, verifique se há afogador manual na bomba, para poder desligar o motor...
Abraços.
Kim.
KIm,
Pelo que entendi o zepi já havia sangrado a bomba (como aconteceu comigo) e mesmo assim ela não injetava.
Torço para que seja ar mesmo...rsss
abração
KIm,
Pelo que entendi o zepi já havia sangrado a bomba (como aconteceu comigo) e mesmo assim ela não injetava.
Torço para que seja ar mesmo...rsss
abração
Isso, mesmo...estranho que estaa injetando e depois parou...
bem logo vou pilotar a rural...
no reboque....hehehe!
Vou dar um tentiado como o Kim me falou... caso não funcione, reboque nela!
OBRIGADO PELA AJUDA AMIGOS!
Qualquer novidade, e informo por aqui!
Abraço