Ver Versão Completa : Lift de Suspensão - Receita Completa
Djalma colombo
27/07/2013, 21:14
Mais uma lembrança: os amortecedores traseiros da besta são mais longos quando abertos, as vezes esqueço disso e as molas saem do lugar! kkkkk...
AFSHOOTER
28/07/2013, 11:26
Oi Leandro, Oi Duran, oi Djalma. Só para sanar a dúvida que até agora ninguém falou: Quando vou a loja de peças o vendedor dá o preço da mola da besta traseira e da dianteira. Então pergunto:
1- O que seria a tal , Mola da Besta GS 16 Lugares *Reforçada, é diferente da normal, como falar ao vendedor ?
2- Seria, além disso, a mola da besta GS16 Traseira ou dianteira, já que será para a dianteira da Sportage???
Desde já meu obrigado, pelos esclarecimentos !!
andersoncolares
28/07/2013, 19:19
Oi Leandro, Oi Duran, oi Djalma. Só para sanar a dúvida que até agora ninguém falou: Quando vou a loja de peças o vendedor dá o preço da mola da besta traseira e da dianteira. Então pergunto:
1- O que seria a tal , Mola da Besta GS 16 Lugares *Reforçada, é diferente da normal, como falar ao vendedor ?
2- Seria, além disso, a mola da besta GS16 Traseira ou dianteira, já que será para a dianteira da Sportage???
Alexandre, na dianteira vc vai usar as molas e amortecedores dianteiros. O termo "reforçada" diz respeito a ser da Besta GS 16 lugares, por isso se diz reforçada. É mais dura e mais firme. Causa um certo desconforto em piso irregular, mas a estabilidade fica fantástica. Estou com minha Grand assim na frente e na traseira, claro, tráseira com molas e amortecedores traseiros. Hoje, talvez eu usasse apenas os amortecedores da Besta GS com as molas originais. Meu carro ficou com uma altura fantástica, mas quando ando sem peso no carro, bate bastante. Ou volto as molas originais e coloco calços ou troco a mola traseira pela da Zafira.
Veja como ficou a traseira da minha VTR
423560
AFSHOOTER
28/07/2013, 19:59
Obrigado Anderson. Agora to seguro e nesta segunda o carro sairá de uma revisão na parte elétrica (vidros, travsa, etc) e já começará a transformação . Em breve fotos. Abraço para o povo de Montes Claros , novembro estarei aí em uma competição, é sempre uma cidade muito receptiva.
Exatamente, reforçada, como anderson disse, é para a GS16 lugares, recomendo as da aliperti.
São as dianteiras da Besta, na dianteira da sportage.
Djalma colombo
29/07/2013, 08:27
Completando a informação: as molas "traseiras" da besta não serve, a besta usa feixe de molas tipo lamina e não molas espirais, as molas dianteiras é que serve por serem espirais, ou seja dainteria molas da besta gs 16 lugares com amortecedores originais da sportage ou dianterios da besta gs 16, na traseira moas da zafira com amortecedores da besta gs 16, os amortecedores traseiros da sportage tem um curso menor!
andersoncolares
30/07/2013, 02:11
Completando a informação: as molas "traseiras" da besta não serve, a besta usa feixe de molas tipo lamina e não molas espirais, as molas dianteiras é que serve por serem espirais, ou seja dainteria molas da besta gs 16 lugares com amortecedores originais da sportage ou dianterios da besta gs 16, na traseira moas da zafira com amortecedores da besta gs 16, os amortecedores traseiros da sportage tem um curso menor!
Estou usando as molas traseiras da Weekend GNV mas ficou um tanto dura. São molas espirais. Só não são tipo barril como as da Sportage. Penso em trocar pelas da Zafira para que mantenha a altura que ficou espetacular...
Leandro-MacaúbaPaisagismo
30/07/2013, 09:35
Estou usando as molas traseiras da Weekend GNV mas ficou um tanto dura. São molas espirais. Só não são tipo barril como as da Sportage. Penso em trocar pelas da Zafira para que mantenha a altura que ficou espetacular...
Pessoal, vou dar minha opinião:
Pra quem tem GranSportage eu acho que seria melhor usar na traseira as molas da Zafira e quem tem a SPTG curta usar na traseira as molas da Meriva, pois eu coloquei inicialmente as molas da Zafira na minha SPTG curta e não gostei do resultado, troquei pela da Meriva e ficou show de bola. Vale lembrar que a Zafira é bem maior que a Meriva, assim como a GranSportage é bem maior que a SPTG curta.
LAMA!
dtsutomu
31/07/2013, 01:31
olá Duran, estou querendo fazer o lift e cada vez que leio o forum fico com mais dúvidas. Gostaria de saber: a besta 16 é a mesma que a besta gs 3.0? se da problema se utilizar os amortecedores da sportage com as molas da besta 16 lugares e meriva na traseira, pelo que li o curso é menor...? tem que fazer o ajuste na barra panhard? o amortecedor monroe adventure no catalogo diz que é ate 1998 será que serve na 2001? obrigado
olá Duran, estou querendo fazer o lift e cada vez que leio o forum fico com mais dúvidas. Gostaria de saber: a besta 16 é a mesma que a besta gs 3.0? se da problema se utilizar os amortecedores da sportage com as molas da besta 16 lugares e meriva na traseira, pelo que li o curso é menor...? tem que fazer o ajuste na barra panhard? o amortecedor monroe adventure no catalogo diz que é ate 1998 será que serve na 2001? obrigado
Bom dia, eu também fiquei com muitas duvidas,
Se a especificação da mola for somente besta GS 3.0, não compre, eu havia feito isso, e pedi para trocar, tem que ser Besta GS 3.0 16 Lugares, ela vem com indicação *Reforçada, se a tua oficina, ou teu distribuidor não achar, procure pelas molas da aliperti.
Pode manter sim os amortecedores da Sportage. Se você deseja um curso maior na suspensão traseira, você troca pelos da Besta.
Na frente aconselho manter os da sportage mesmo, visto que tem um curso maior.
No site da Monroe, diz que o amortecedor da sportage 2001 é o mesmo da 1998.
Abraço qualquer dúvida posta ai, abraço!
Claudio_Mag
02/08/2013, 07:30
olá Pardal01, gostaria de saber se teve que vazer adaptação da barra panhard... está satisfeito com esses amortecedores? qual a diferença da mola do celta em comparação com meriva e zafira? obrigado
Prezado dtsutomu,
Desculpe a demora no retorno . . . . estou acessando pouco, e como recebi uma boa proposta e vendi a Sportage, estou acessando menos ainda o Fórum específico para as Sportage(estou agora com um Tracker) . . . Vamos lá:
a) Realmente existe um desalinhamento entre o chassis e a carroceria, mas não notei muitos problemas. . . estava programando a adaptação da barra Panhard para comparar, mas acabei vendendo o veículo antes . . .
b) Utilizei pouco os amortecedores, porem foram muito bem indicados aqui pelo fórum e gostei do acabamento/embalagem e desempenho inicial. . . mas nada posso falar da durabilidade;
c) Desculpe, tb não posso contribuir com dados comparativos sobre as molas traseiras. Foi uma troca não programada, quando observei que a mola traseira original estava danificada durante uma troca de óleo, e a do Celta era a única disponível. . . mas gostei do desempenho das mesmas (prefiro carro mais "duro"). Infelizmente não anotei a marca e o modelo . . .
Um abraço e fico a disposição no que puder ajudar,
Claudio Magnanini
jvitorprado
09/08/2013, 00:22
Pessoal sou novo aqui forum como membro, mas venho a algum tempo pesquisando sobre a suspensão da sportage grand tdi 2001 e resolvi seguir a seguinte receita:
Mola de Suspensão Dianteira Kia Besta GS Grand 3.0 16 Lugares ano 98 até 05 - O par ( marca Master)Mola de Suspensão Traseira GM Zafira ano 01 em diante - O par - Marca Fabrini - I-CH0430amortecedor dianteiro besta gs 3.0 - cofap turbogas
amortecedor traseiro besta gs 3.0 - cofap turbogas
obs. O meu uso desse carro é para passeio e não para trilha, gostaria que ficasse confortável(não muito molenga), mas para minha surpresa depois de tudo instalado o mecânico disse que não deu certo as molas dianteiras pois ficou muito dura a frente , e de fato ficou mesmo que forçando a suspensão dianteira pressionando a frente quase nem mexe.
A altura ficou legal , mas pedi para retirar as molas da besta que paguei $390,00 e vou colocar as velhas da sportage com calço de 30mm e ver como vai ficar, se não ficar bom vou mandar as molas da besta de volta e pegar as molas da sportage novas $620,00 e colocar com os calços para equilibrar a altura da dianteira com a traseira.
O que acham?
desde já agradeço as respostas.
Jvitorprado
Já que você ta comprando novo, não ponha o amortecedor da besta na frente, deixa da sportage, pois o curso é mais longo, eu me arrependi de ter posto o da besta, (fim de curso direto)
mas questão de molas a minha receita é igual a sua, só que são molas da aliperti.
na frente talvez colocar a mola da besta gs 12 lugares então, a da de 16 lugares é mais rigida por causa do peso
jvitorprado
10/08/2013, 01:04
Jvitorprado
Já que você ta comprando novo, não ponha o amortecedor da besta na frente, deixa da sportage, pois o curso é mais longo, eu me arrependi de ter posto o da besta, (fim de curso direto)
mas questão de molas a minha receita é igual a sua, só que são molas da aliperti.
na frente talvez colocar a mola da besta gs 12 lugares então, a da de 16 lugares é mais rigida por causa do peso
rDuran Agora é tarde, já tinha mandado refazer o serviço hoje utilizando as molas usadas da sportage com calço de 30mm e o amortecedor da besta 16 lugares.
Quando fui pegar a spt na autocenter o mecanico ja veio falando dos amortecedores dianteiros, que não estavam como ele colocou a primeira vez (com as molas da besta), disse que ficaram duros e achava que deve ter danificado, tipo com fim de curso, porque ele alega que com essa montagem (amortecedor da besta e molas da besta) na spt que é mais leve a frente do que a besta, os amortecedores deve ter sofrido um retorno muito forte da mola, por conta do peso da frente da spt (isso quando ele foi experimentar o carro dando uma volta no quarteirão)e provocado o fim de curso que veio a danificar o amortecedor.
E agora não sei pra quem reclamar ,pra loja que me vendeu a mola da besta, caso ela não seja própria, mas acho que não é o caso, na autocenter que instalou as peças ou pra cofap.
Estou meio perdido pois não entendo muito de mecanica , mas estou achando estranho esses amortecedores terem sido danificados nessas condições que o mecanico me relatou.
O que você acha dessa situação, se é que consegui te fazer compreender o ocorrido.
jvitorprado, essa explicação que ele te deu não procede, muitos, inclusive eu, usamos essa configuração e fica perfeito, com certeza seus amortecedores estavam bichados...
[]s
(DU)
jvitorprado
10/08/2013, 16:49
jvitorprado, essa explicação que ele te deu não procede, muitos, inclusive eu, usamos essa configuração e fica perfeito, com certeza seus amortecedores estavam bichados...
[]s
(DU)
EDuarte, os amortecedores estavam normais antes de serem instalados pela primeira vez com a mola da besta, cheguei a pegar na minha mão e fazer o movimento de empurrar e soltar a haste e ela voltava normal, não estavam travados ou duros.
Será que houve alguma falha na instalação/montagem para danificar os amortecedores?
Alguém já viu algo parecido acontecer?
Na segunda-feira 12/08 estarei indo no autocenter para ver o que eles vão fazer pra mim, mas não estou otimista porque o mecanico está atribuindo o defeito no amortecedor devido a ter sido instalado um conjunto mola/amortecedor impróprio para meu carro, ele acha que a Cofap pode não dar garantia pela aplicação em veículo diferente da indicada pela Cofap.
O fato de estarem normais não quer dizer que não podem dar problema, mas infelizmente o fabricante pode negar em dar garantia pelo fato de terem sido usados em um veiculo não especificado.
É impossivel montarem errado, não tem como danificar na montagem, é só sangrar e montar, não tem segredo.
[]s
(DU)
andersoncolares
11/08/2013, 13:12
rDuran Agora é tarde, já tinha mandado refazer o serviço hoje utilizando as molas usadas da sportage com calço de 30mm e o amortecedor da besta 16 lugares.
Quando fui pegar a spt na autocenter o mecanico ja veio falando dos amortecedores dianteiros, que não estavam como ele colocou a primeira vez (com as molas da besta), disse que ficaram duros e achava que deve ter danificado, tipo com fim de curso, porque ele alega que com essa montagem (amortecedor da besta e molas da besta) na spt que é mais leve a frente do que a besta, os amortecedores deve ter sofrido um retorno muito forte da mola, por conta do peso da frente da spt (isso quando ele foi experimentar o carro dando uma volta no quarteirão)e provocado o fim de curso que veio a danificar o amortecedor.
E agora não sei pra quem reclamar ,pra loja que me vendeu a mola da besta, caso ela não seja própria, mas acho que não é o caso, na autocenter que instalou as peças ou pra cofap.
Estou meio perdido pois não entendo muito de mecanica , mas estou achando estranho esses amortecedores terem sido danificados nessas condições que o mecanico me relatou.
O que você acha dessa situação, se é que consegui te fazer compreender o ocorrido.
Vitor, bem vindo ao grupo.
Seguinte, também uso essa mesma configuração e conforme Eduarte falou, minhas molas da Besta GS 3.0 16 lugares, mas da Alliparts e são um pouco duras, mas nada que impeça o uso. Só não são macias como as da Sportage, mas já uso faz uns 2 anos e nunca tive problemas. Os amortecedores meus também são da Besta 16 lugares.
cegandrade
30/08/2013, 15:22
Alguem tem perdido por aí as dimensoes do adaptador da Panhard??? Estou precisando fazer para o meu, pois apos colocar as molas do zafira esta pegando o amortecedor dos 2 lados. E os caras que consultei ficaram meios duvidosos em fazer.
Alguem tem perdido por aí as dimensoes do adaptador da Panhard??? Estou precisando fazer para o meu, pois apos colocar as molas do zafira esta pegando o amortecedor dos 2 lados. E os caras que consultei ficaram meios duvidosos em fazer.
Dica que eu peguei
é melhor fazer outra barra panhard,
se você fazer um "calço" pra barra, pode ser fácil de quebrar, ou faz uma barra panhard regulavel então
denishark
08/09/2013, 18:36
E ai galera !!!
Fiz meu lift parcial... coloquei as molas da Palio Weekend 97 na trazeira... e foi show !!! Além de alta ficou confortavel... gostei..
Agora vou fazer o calço pra coloca na frente.... 3cm é o máximo que pode ?
http://imageshack.us/a/img821/1314/3cvl.jpg
http://imageshack.us/a/img546/9388/th5i.jpg
(O adesivo é que essa bichinha foi de SP até Goias numa expedição de voo de parapente.... rodou 5mil km)...
Valeu.
ViniFreitas
09/09/2013, 17:48
Ficou muuuiiitooo boom! Muito bonito o seu carro! Que pneus está usando? Da pra medir a altura entre o pneu e o paralama?
denishark
09/09/2013, 21:25
Ficou muuuiiitooo boom! Muito bonito o seu carro! Que pneus está usando? Da pra medir a altura entre o pneu e o paralama?
Os pneus são Pirelli Scorpion ATR 235/75R15... e o vão ficou 18cm com o carro vazio !!! Com o carro cheio cai pra uns 12cm.
Du_Viagem
10/09/2013, 19:39
Queria saber se para fazer o lift de 2" no Suzuki Grand Vitara 2003 é necessário fazer alguma alteração à mais na suspenção, ou se somente os calços (o Kit para Lift 2" vendido na alternativa 4x4, na todo terreno, etc) já é o suficiente e o que altera no carro além da altura em relação ao solo e a estabilidade(claro, fica pior por estar mais alto).
Enfim, tem gente que põe os amortecedores na traseira da Omega Suprema, mas pelo que li não são todos, então acho que não é necessário, e fora isso só fico na dúvida se isso afeta transmissão, juntas, coisas assim, se reduz vida útil, etc.
Quero fazer o lift de 2" mas não quero ter a segurança do carro afetada, o utilizo em asfalto também e não faço trilhas mas uso em estradas de terra que por vezes são bem ruins, então a idéia é poder usar pneus 225/70 16r no lugar dos 235/60 16r originais do carro, pois eles são só para asfalto, queria um pneu A/T e nas medidas originais pelo que vi não existe.
Agradeço a ajuda desde já!
Luiz Eduardo.
denishark
10/09/2013, 19:50
Queria saber se para fazer o lift de 2" no Suzuki Grand Vitara 2003 é necessário fazer alguma alteração à mais na suspenção, ou se somente os calços (o Kit para Lift 2" vendido na alternativa 4x4, na todo terreno, etc) já é o suficiente e o que altera no carro além da altura em relação ao solo e a estabilidade(claro, fica pior por estar mais alto).
Enfim, tem gente que põe os amortecedores na traseira da Omega Suprema, mas pelo que li não são todos, então acho que não é necessário, e fora isso só fico na dúvida se isso afeta transmissão, juntas, coisas assim, se reduz vida útil, etc.
Quero fazer o lift de 2" mas não quero ter a segurança do carro afetada, o utilizo em asfalto também e não faço trilhas mas uso em estradas de terra que por vezes são bem ruins, então a idéia é poder usar pneus 225/70 16r no lugar dos 235/60 16r originais do carro, pois eles são só para asfalto, queria um pneu A/T e nas medidas originais pelo que vi não existe.
Agradeço a ajuda desde já!
Luiz Eduardo.
Eduardo... essa seção é da Kia Sportage... na seção da Suzuki talvez ja tenha a receita...
Du_Viagem
13/09/2013, 06:31
ops. foi mal...vejo lá então!Vlw.
EduKeenan
13/09/2013, 16:15
Tai minha Grand com o lift... quase 2 anos e muita alegria. Abração!!
Amigos, estou querendo levantar minha sportage, mas estou usando hoje pneu 225/75/15 , voces acham que com este pneu fica bom, ou preciso trocar os pneus tbm? Alguém com esta configuração? Grato.
Sportage 98 GNV / Gasolina.
EduKeenan
18/09/2013, 11:00
Amigos, estou querendo levantar minha sportage, mas estou usando hoje pneu 225/75/15 , voces acham que com este pneu fica bom, ou preciso trocar os pneus tbm? Alguém com esta configuração? Grato.
Olá Gil, uso na minha Grand o 235/75/15 e não tenho queixas(rsrsrs). Acima desta medida só colocando espaçadores(senão pega no amortecedor). Abração!
Edu,
Voce tem as molas traseiras da Palio weekend na sua sportage? Para instalar ela é só trocar uma pela outra ou necessita
de mais algum ajuste?
Vi para comprar palio weekend 97-00, é isto mesmo?
EduKeenan
20/09/2013, 18:58
Edu,
Voce tem as molas traseiras da Palio weekend na sua sportage? Para instalar ela é só trocar uma pela outra ou necessita
de mais algum ajuste?
Vi para comprar palio weekend 97-00, é isto mesmo?
Oi Gil,
Uso as da Palio Week porém tem que prender a parte inferior na bandeja (ela e maior e escapa da base). Na minha usei uma flange com o diâmetro int. Do pino guia da base e o externo 2mm maior que o diâmetro do calço da mola. Não esquece de alongar o suporte da Panhard(para não raspar o pneu no amort.
espero ter ajudado. Da uma olhada nas molas da Meriva e Zafira, o pessoal aqui tbm usa essas. Abraço!!
André Fernandes
22/09/2013, 22:19
A do zafira cabe como uma luva, não precisa de nada, só trocar e o mesmo efeito.
andersoncolares
28/11/2013, 12:45
A do zafira cabe como uma luva, não precisa de nada, só trocar e o mesmo efeito.
André, como ficou a altura com as molas da Zafira? Sabe me dizer se fica da altura das molas da Palio? Tenho estas da Weekend mas acho muito duras para a cidade e não queria descer meu carro de novo. Estou em dúvida se uso as originais com um calço maior (tipo 80 a 100 mm) ou se troco pelas da Zafira, mas como disse, não quero o carro baixo de novo.
André, como ficou a altura com as molas da Zafira? Sabe me dizer se fica da altura das molas da Palio? Tenho estas da Weekend mas acho muito duras para a cidade e não queria descer meu carro de novo. Estou em dúvida se uso as originais com um calço maior (tipo 80 a 100 mm) ou se troco pelas da Zafira, mas como disse, não quero o carro baixo de novo.
A minha está com da zafira,
A do palio fica um pouco mais alta, mas também fica dura, se atrás colocar do palio, ele vai fica mais alta que na frente, então você vai ter que por um calço na frente também.
Na frente mola da besta gs 16 lugares reforçada
e atrás da zafira, subiu entorno de 5cm na frente e atrás
http://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q87/581571_578778222189003_1599428287_n.jpg
http://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/q87/1380607_556648947740387_657988734_n.jpg
http://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q79/s720x720/1185009_528073653931250_354337425_n.jpg
Curso de suspensão, não ergueu a roda e nem caiu a mola
http://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/q75/s720x720/1148794_528965647175384_594575688_n.jpg
http://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q72/s720x720/1233396_528965690508713_801641299_n.jpg
andersoncolares
28/11/2013, 16:15
Muito bom. minha VTR é uma Grand Sportage. Creio que vou por as molas da zafira com os calços que eu já tenho e aproveitar o ajuste da panhard que já fiz.
Djalma colombo
28/11/2013, 18:57
Ja usei as da zafira e ficam muito boas, não ficam dura e ficam numa boa altura, a aminha era curta e subia quase 8 cm!
Muito bom. minha VTR é uma Grand Sportage. Creio que vou por as molas da zafira com os calços que eu já tenho e aproveitar o ajuste da panhard que já fiz.
Amigo, onde você comprou os calços que vc usou na sua grand sportage? Vi as fotos e ficaram muito tops.
andersoncolares
12/12/2013, 14:06
Amigo, onde você comprou os calços que vc usou na sua grand sportage? Vi as fotos e ficaram muito tops.
Foram feitos por um torneiro aqui em Moc Hendrix. Levei o projeto que achei aqui mesmo no fórum e ele fez. São de "Nylon" que comprei num ferro-velho aqui em Montes Claros. Já veio no diâmetro certo, então o torneiro apenas fez os ajustes necessários ao encaixe das molas.
Puxa o post avançou muito...risos
Valdir viana
27/12/2013, 12:17
Boa tarde pessoal, vejo que vocês têm bastante experiencia com SPORT, tenho uma que pretendo fazer um lift, mas meu mecânico me disse para elevar somente a carroceria e não mexer na suspensão, alguem tem algum comentário a respeito? obrigado.
Valdir viana
27/12/2013, 12:23
Blz garoto, este snorkel é próprio para a sport? tem unas dicas para passar?
Boa tarde pessoal, vejo que vocês têm bastante experiencia com SPORT, tenho uma que pretendo fazer um lift, mas meu mecânico me disse para elevar somente a carroceria e não mexer na suspensão, alguem tem algum comentário a respeito? obrigado.
Eleve a suspensão e não a carroceria.
Elevando a suspensão vc ganha vão livre pra transpor obstaculo, elevar a carroceria junto com a suspensão é pratica comum pra usar pneus maiores...
[]s
(DU)
andersoncolares
15/01/2014, 14:42
Oi Gil,
Uso as da Palio Week porém tem que prender a parte inferior na bandeja (ela e maior e escapa da base). Na minha usei uma flange com o diâmetro int. Do pino guia da base e o externo 2mm maior que o diâmetro do calço da mola. Não esquece de alongar o suporte da Panhard(para não raspar o pneu no amort.
espero ter ajudado. Da uma olhada nas molas da Meriva e Zafira, o pessoal aqui tbm usa essas. Abraço!!
Edu, voc~e usou as molas da Weekend normal ou GNV? Usei estas últimas e a altura ficou 10, mas ficaram muito duras no pessímo asfalto da minha região... socava e tremia tudo.
Abraços e aguardo resposta
EduKeenan
15/01/2014, 15:08
Edu, voc~e usou as molas da Weekend normal ou GNV? Usei estas últimas e a altura ficou 10, mas ficaram muito duras no pessímo asfalto da minha região... socava e tremia tudo.
Abraços e aguardo resposta
Oi Anderson,
As da Week normal são muito confortáveis(pouco mais duras que as originais), porém se for pro off road mais radical batem muito. Talvez com pouca gente na vtr até fique legal, mas ando com 5 a 7(tenho bancos no porta mala), então não aguenta. To pensando em colocar as gnv. ou meriva gnv.
andersoncolares
15/01/2014, 15:17
Puxa o post avançou muito...risos
Você anda muito sumido grande mestre NAVA. Vê se aparece mais...
Grande abraço e feliz ano novo
fabiano carraro
24/01/2014, 09:34
este carro foi feito pro RAFA de cwba ,segue abaixo a alteraçao feita no carro dele.
fabiano carraro
24/01/2014, 10:14
boas pessoas segue aq um lift que fiz a 1 ano atraz na SPORTAGE do Rafael de CWBA.
448181448182448183448184
as molas trazeiras sao da ZAFIRA e os amortecedores da BESTA (se nao me engano...)
na dianteira tudo original,apenas com calço de 35mm...lembrando que se for maior que isto pegará o garfo na coifa da homocinética.
448189448190
fabiano carraro
24/01/2014, 10:29
e aq como ficou....
a foto448191448192448193 da suspensao desmontada e com os pneus 33" sao pra um novo kit que estou desenvolvendo de 4" a 12"...pra pneus do 32" ao 37"!!!! :euforico:
comprei uma Sportage 2001 diesel pra mim mesmo e estou estudando todos os upgrades possiveis pra ela !!!!pois adorei o carro.
Massa fabiano, te adicionei no facebook também, quero dar um capricho na minha dianteira, estou sem calcos, somente molas mais duras
gilson_ng
24/02/2014, 12:43
Preciso trocar os amortecedores da minha sportage 98 2.0 gasolina. Pensei em colocar os da Besta GS. Alguém sabe se há, ou qual é a diferença entre os amortecedores da besta gs 2.7 e beta gs 3.0?
Preciso trocar os amortecedores da minha sportage 98 2.0 gasolina. Pensei em colocar os da Besta GS. Alguém sabe se há, ou qual é a diferença entre os amortecedores da besta gs 2.7 e beta gs 3.0?
Creio que nenhuma, Na frente ou atrás? Na frente colocar da besta GS não ha ganho nenhum, ainda tera que cortar o suporte do flexivel do freio, o curso do amortecedor na frente é menor.
Atrás é vantagem, pois o curso fica maior. Mas se está com a mola original ela pode escapar facilmente
gilson_ng
24/02/2014, 18:26
Obrigado rDuran,
na traseira ta tudo ok (mandei fazer molas mais altas), mas ao levantar a traseira a frente ficou muito baixa, então comprei um par de calços de nylon 30mm, mas quando fui instalar o mecanico disse que tem um amortecedor estourado (eu já havia percebido que a frente tava "socando"). Tenho lido alguns tópicos sobre lift de suspensão, e neste aqui vi que já instalaram o amortecedor dianteiro da besta na sport. Iria substituir o amortecedor da sport pelo da besta pelo fato de serem mais baratos (PAR AMORTECEDOR DIANTEIRO SPORTAGE = R$ 587,00 / PAR AMORTECEDOR DIANTEIRO BESTA GS 2.7 R$ 266,00 - Auto Peças HTS - As Melhores Peças de Carro é na HTS Latarias (http://www.htslatarias.com.br))
Obrigado rDuran,
na traseira ta tudo ok (mandei fazer molas mais altas), mas ao levantar a traseira a frente ficou muito baixa, então comprei um par de calços de nylon 30mm, mas quando fui instalar o mecanico disse que tem um amortecedor estourado (eu já havia percebido que a frente tava "socando"). Tenho lido alguns tópicos sobre lift de suspensão, e neste aqui vi que já instalaram o amortecedor dianteiro da besta na sport. Iria substituir o amortecedor da sport pelo da besta pelo fato de serem mais baratos (PAR AMORTECEDOR DIANTEIRO SPORTAGE = R$ 587,00 / PAR AMORTECEDOR DIANTEIRO BESTA GS 2.7 R$ 266,00 - Auto Peças HTS - As Melhores Peças de Carro é na HTS Latarias (http://www.htslatarias.com.br))
Hum tudo bem,
É eu atualmente uso da besta e não aconselho, ele da fim de curso muito fácil, assim vou completar 1 ano em agosto e já irei que ter trocalo (marca monroe) paguei 145 em cada. Realmente da besta é mais barato mas tem essa desvantagem. Se não faz raid, ou pula muito, dunas, vai durar bastante tempo
mflaviorodrigues
26/02/2014, 09:31
Mais se colocar o amortecedor da Besta na frete da Sportage ela não fica muito Dura?
Mais se colocar o amortecedor da Besta na frete da Sportage ela não fica muito Dura?
Pra mim não é o amortecedor que deixa dura. E sim a mola.
Não tem vantagem nenhuma colocar amortecedor da besta na frente, além do preço. Só tem desvantagem (curso menor, tem que fazer uma adptação com o suporte do flexivel do freio)
ph.rigon
26/02/2014, 22:02
Pessoal, alguém já fez o lift na Grand? Fica bom?
Pessoal, alguém já fez o lift na Grand? Fica bom?
Ja fiz em algumas e fica muito bom.
Como a grand é 30 cm maior e consequentemente mais pesada, sugiro colocar molas pra GNV.
[]s
(DU)
Richard Maia
06/03/2014, 20:44
Eu tenho uma grand e coloquei molas da dianteira de opala 6 canecos na traseira. Ficou boa. Alta, não está dura. Só que tenho que retrabalhar o cano de escape. Está fazendo redemoinho de fumaça na traseira.
andersoncolares
07/03/2014, 07:47
Eu tenho uma grand e coloquei molas da dianteira de opala 6 canecos na traseira. Ficou boa. Alta, não está dura. Só que tenho que retrabalhar o cano de escape. Está fazendo redemoinho de fumaça na traseira.
Bom dia Richard, eu fiz o lift na minha Grand e usei as molas de GNV na traseira (Weekend), a altura ficou 10 mas ficou muito duro. Troquei pelas molas da Zafira. Não gostei da altura porque ficou mais baixo do que eu queria, mas o conforto ficou show. Talvez eu coloque calço junto das molas da zafira. Quanto ao amortecedor, estou usando os da Besta GS nos dois eixos, mas ao trocar o dianteiro, colocarei os da Sportage. A única adaptação que precisei fazer foi o ajuste da Panhard, mas coisa simples para um bom serralheiro.
Fabiano, te mandei email a respeito dessas alterações que fez na Sportage, se possível, entre em contato.
reslima@hotmail.com
Renato
e aq como ficou....
a foto448191448192448193 da suspensao desmontada e com os pneus 33" sao pra um novo kit que estou desenvolvendo de 4" a 12"...pra pneus do 32" ao 37"!!!! :euforico:
comprei uma Sportage 2001 diesel pra mim mesmo e estou estudando todos os upgrades possiveis pra ela !!!!pois adorei o carro.
Luiz Gaucho
14/03/2014, 19:52
Bom dia Richard, eu fiz o lift na minha Grand e usei as molas de GNV na traseira (Weekend), a altura ficou 10 mas ficou muito duro. Troquei pelas molas da Zafira. Não gostei da altura porque ficou mais baixo do que eu queria, mas o conforto ficou show. Talvez eu coloque calço junto das molas da zafira. Quanto ao amortecedor, estou usando os da Besta GS nos dois eixos, mas ao trocar o dianteiro, colocarei os da Sportage. A única adaptação que precisei fazer foi o ajuste da Panhard, mas coisa simples para um bom serralheiro.
Anderson, as molas da Zafira que você está utilizando são as normais ou para GNV ?
Obrigado,
Luiz
andersoncolares
20/03/2014, 20:36
Anderson, as molas da Zafira que você está utilizando são as normais ou para GNV ?
Obrigado,
Luiz
Olá Luiz, são as molas normais. Não sei como ficaria com as GNV pois as da Weekend GNV ficaram muito duras, mas a altura estava fantástica.
cegandrade
21/03/2014, 08:41
A minha modelo grand esta com molas da zafira gnv e além da altura ficou bem macia. Mais a minha tem cilindro de 18m3 de gnv.
gilson_ng
09/04/2014, 13:42
A minha modelo grand esta com molas da zafira gnv e além da altura ficou bem macia. Mais a minha tem cilindro de 18m3 de gnv.
Pra mim não é o amortecedor que deixa dura. E sim a mola.
Não tem vantagem nenhuma colocar amortecedor da besta na frente, além do preço. Só tem desvantagem (curso menor, tem que fazer uma adptação com o suporte do flexivel do freio)
Coloquei amortecedores dianteiros da besta gs 2.7, mas não fica bom com molas maiores, pois da fim de curso. Estou usando calços de nylon 2,5cm com as molas originais.
458645
458646
railisson
16/04/2014, 09:56
ola julio vç e o julio que eu conheci em abaete e que atraves da minha jabuticaba fizemos amizade? (jabuticaba e uma spt preta que foi carinhosamente apelidada assim pelos meninos)
andersoncolares
20/05/2014, 23:14
Pessoal, ao meu ver, cheguei nuam receita que me agradou muuuuuito e até a patroa amou. Refiz o lift de suspensão da vtr utilizando calços de 90mm na traseira com as molas da Zafira. Ficou alta como eu queria e com um conforto espetacular. Os amortecedores são da Besta GS 3.0 16l, que por sinal estão vazando e serão trocados em breve. Na dianteira recoloquei as molas originais, mas com calços de 43mm. Para complementar, acrescentei distaciadores de rodas de 38mm nas 4 rodas. Em resumo, ficou alta como eu queria e macio como a patroa prefere, e a estabilidade na estrada ficou excepcional. Lembrando que uso pneus 235-75/15. Depois posto fotos. Breve virão também as RLs AVM manuais reforçadas.
Abraços a todos.
ANDREWKDT
21/05/2014, 07:37
To curioso pra ver tbm, deve ter ficado bem alta mesmo...manda umas fotos dela..
Luiz Gaucho
21/05/2014, 08:26
To curioso pra ver tbm, deve ter ficado bem alta mesmo...manda umas fotos dela..
Também quero ver estas fotos.
Luiz
cegandrade
21/05/2014, 08:32
Quando coloquei as molas da zafira, tive me mãos as molas da montana gnv, são bem maiores que as da zafira. Mais fiquei com medo de dar fim de curso na transmissão e cair, como aconteceu com uma C-10 que tive, e após arquear o feixo ficou alta de mais e deu limite na ponta da transmissão. Também fiquei curioso com a altura.
Alexandre B.
21/05/2014, 08:47
Olá pessoal.
Iniciei o lift na viatura, por enquanto só troquei as molas traseiras pelas molas originais da Zafira (Aliperti AL116 - R$ 240,00 o par) e coloquei alongadores de 45 mm nos amortecedores. As da Zafira encaixam perfeitamente, como já foi dito aqui. Não tenho ideia das molas que estavam nela, eram duas diferentes uma da outra. Ficou um pouco mais macia, acho que os amortecedores Turbo Gas deixam ela um pouco mais "dura" (pelo menos sempre ouvi falar que com os amortecedores Turbo Gas se perde um pouco de conforto),mas são os que vieram nela e estão bons, então vão esses mesmo. Estou esperando chegar os encolhedores de mola para colocar calços de 20 a 30 mm na dianteira.
Pensei em colocar calços de borracha na dianteira pra ficar mais confortável, alguém já tentou isso?
463695463696463702463709
Vou ter que analisar o comprimento do alongador do amortecedor, pois parece que ficou dando fim de curso quando fecha e o macaco original não levanta o suficiente para retirar o pneu.
463704463708
Vou acompanhando o tópico e posto mais informações após novos testes.
Abraço a todos.
ANDREWKDT
21/05/2014, 16:51
Tem como tirar uma foto deste alongador pro amortecedor que vc fez??
Alexandre B.
22/05/2014, 00:48
Olá Andrewkdt, seguem fotos.
É uma barra sextavada com comprimento de 45 mm e rosca M10 se não me engano. Pedi pro torneiro fazer igual a rosca do amortecedor, o parafuso tem 45mm de comprimento na parte da rosca. O material e mão de obra saiu uns R$ 20,00 (só os alongadores).
463878463879463881
Abraço.
Alexandre
ANDREWKDT
22/05/2014, 07:04
Bem interessante, obrigado Alexandre b.
Luiz Gaucho
25/05/2014, 19:30
Pessoal, ao meu ver, cheguei nuam receita que me agradou muuuuuito e até a patroa amou. Refiz o lift de suspensão da vtr utilizando calços de 90mm na traseira com as molas da Zafira. Ficou alta como eu queria e com um conforto espetacular. Os amortecedores são da Besta GS 3.0 16l, que por sinal estão vazando e serão trocados em breve. Na dianteira recoloquei as molas originais, mas com calços de 43mm. Para complementar, acrescentei distaciadores de rodas de 38mm nas 4 rodas. Em resumo, ficou alta como eu queria e macio como a patroa prefere, e a estabilidade na estrada ficou excepcional. Lembrando que uso pneus 235-75/15. Depois posto fotos. Breve virão também as RLs AVM manuais reforçadas.
Abraços a todos.
Anderson, está devendo as fotos hein !!!
Vou seguir sua "receita", mas sem os calços. Só tenho uma questão: porque não colocar as molas de Zafira também na dianteira ?
Luiz
andersoncolares
25/05/2014, 22:57
Anderson, está devendo as fotos hein !!!
Vou seguir sua "receita", mas sem os calços. Só tenho uma questão: porque não colocar as molas de Zafira também na dianteira ?
Luiz
Boa noite Luiz, tentei enviar as fotos do celular mas não obtive sucesso. Vou baixar no note eenvio em seguida. Quanto às molas da Zafira na frente, nunca li nada aqui sobre esta possibilidade, por isso nem pensei na ideia. Se alguém mais quiser opinar, estaremos na escuta.
Abraços a todos
cegandrade
26/05/2014, 09:12
A sportage tem muita mais peso na dianteira do que a Zafira. São formatos bem diferentes. O pessoal sempre usa as molas da Besta GS e mantem os amortecedores da Sportage pois tem o curso maior.
Luiz Gaucho
26/05/2014, 09:18
A sportage tem muita mais peso na dianteira do que a Zafira. São formatos bem diferentes. O pessoal sempre usa as molas da Besta GS e mantem os amortecedores da Sportage pois tem o curso maior.
Então vamos lá ver se entendi:
- Suspensão Dianteira:
- Molas Besta GS 16 lugares
- Amortecedores originais Sportage
- Suspensão Traseira:
- Molas originais Zafira
- Amortecedores Besta GS 16 lugares
É essa configuração para ter o carro um pouco mais alto que o original, ganhando em conforto ?
Obrigado,
Luiz
Djalma colombo
26/05/2014, 10:33
Luiz, com esta configuração vai ficar numa altura legal, porem as molas da besta na frente vão deixa-la mais firme um pouco, se quiser o mesmo conforte terá que usar as molas originais com calços!
ANDREWKDT
26/05/2014, 11:01
A mola traseira da zafira serve tanto pra sport curta e a gran??
Pq vi outra receita que que o cara usou mola de omega suprema na trazeira da sportage gran..
cegandrade
27/05/2014, 09:12
Essa realmente é a receita padrão, tanto para curta quanto para Grand. Mais no meu caso, por ter o gnv, optei por molas de gnv da Zafira e ficou muito bom. Quando vc sai com ela a primeira vez, pois mudanças, vc se sente em outro carro a diferença é espetacular.
Então vamos lá ver se entendi:
- Suspensão Dianteira:
- Molas Besta GS 16 lugares
- Amortecedores originais Sportage
- Suspensão Traseira:
- Molas originais Zafira
- Amortecedores Besta GS 16 lugares
É essa configuração para ter o carro um pouco mais alto que o original, ganhando em conforto ?
Obrigado,
Luiz
jeansantangelo
01/06/2014, 15:21
como vc instalou esse freio a disco na traseira ... passa a receita
Prezados,
Vou iniciar o lift na minha Sportage.
Li muitos posts aqui, mas ainda tenho dúvidas, por isso peço AJUDA!
O que já decidi, é que vou instalar apenas calços nas molas dianteiras, estou pensando em 30mm que parece foi a altura indicada como máxima sem prejudicar as homocineticas. Vou instalar amortecedores novos na dianteira, e optei pelos originais da Sportage, pois os da Besta tem curso menor, correto?
Pelo que pesquisei, essa alteração daria algo em torno de 60mm de altura a mais, ou seja, calço de 30mm daria algo próximo disso, mas não exato.
Outro detalhe é que meu carro é grand, e diesel, motor mais pesado, será que sobe isso mesmo? alguém aí já instalou numa grand diesel esses calços de 30mm e poderia dizer quanto sobe?
Na traseira, vou comprar 2 amortecedores novos a gas da nakata da besta gs 16 e por molas originais da Zafira, sem ser para gas, para ficar mais macia. E quero colocar o calço, mas não sei a medida do calço.
Gostaria que ela ficasse quase com a mesma altura na frente e atrás, talvez 2 ou 1 cm a mais atrás.
Lembrando que ela é grand, diesel, então é mais pesada na frente e não tem gas atrás, mas é mais pesada atrás por ser grand.
A minha dúvida mesmo é o tamanho desse calço traseiro, para que fique apenas ligeiramente mais alta atrás.
Grato desde já!
Amigos, pelo que vi pessoal mantem os amortecedores originais na dianteira da sportage, mesmo quando se faz lift e pelo que entendi, o da Besta GS, apesar de servir, tem um curso menor e por isso em carros com a suspensão alterada, ele daria fim de curso mais facilmente.
Sendo assim, estive durante os ultimos dias buscando amortecedores dianteiros para a sport e encontrei o par, da marca "allen" a um valor de R$ 259,00. Gostaria de saber dos amigos que estão mais habituados com o veículo e que entendem mais dele, já que estou adentrando nesse meio apenas a alguns meses, se conhecem essa marca de amortecedor, se eles são bons e se o valor está dentro do que se pode pagar pelo par.
De antemão, agradeço as respostas que surgirem.
Abs a todos.
Renato
Renato, nunca usei esses allen e tbm não ouvi falar muito bem não, sugiro os corven, são barato e bons.
[]s
(DU)
Eu vou optar pelos allen shocks mesmo, originais da sport na dianteira.
Motivo: os da besta sao , mais baratos mas tem menos curso, dao fim de curso, varios posts aqui relatando, com quebra da peça a medio prazo.
Motivo 2 : essa marca custa a metade o par do preço dos corven citados, e li posts de usuarios usando ha 2 qnos e satisfeitos, se alguem teve problemas com essa marca, poste aí!
Vou tentar resumir as receitas que li aqui no post pra facilitaro pessoal:
RECEITA 1 Desempenho
Dianteira: molas da besta gs 16 e amortecedores originais da sport (maior curso).
Traseira: molas da zafira e amortecedores da besta gs 16 (maior curso).
Ajuste da barra traseira, panhard, o ajuste pod ser feito aumentando o tamanho da conexao num serraoheiro, alongando a barra com um parafuso rosqueado, ou fazendo outra barra mais longa.
Essa receita seria a melhor para a sportage grand, ou para a curta com kit gas. Grand com kit gas, trocaria a mola por zafira reforçada para gas. E sportage curta sem gas, seria a mola da meriva normal (receita do Leandro).
Essa receita seria a de melhor desempenho, estabilidade, mas nao fica muito confortavel a diamteira.
RECEITA 2 Confort
A receita 2 seria igual a 1, com respectivas variaçoes na traseira, mas na dianteira, no lugar das molas da besta gs 16, usariam- se calços de nylon, ou PU, há fotos e medidas aqui, de no máximo 30mm, para nao prejudicar a homocinética, podendo ser de 25mm. Calculou-se que a dianteira subiria algo lróximo do dobro dessa medida.
Essa receita não daria tanta estabilidade, mas o conforto do carro seria bem melhor. Optei por essa receita.
Para compensar, vou instalar espaçadores de roda da AVM de 36mm, aumentando o espaço entre eixos, e estou estudando a possibilidade de instalar pneus medida 255/75 r15, ganhando estabilidade e mantendo o conforto.
Minha dúvida agora é se na grand diesel, usando calços de 30mm na dianteira com as molas originais e amortec originais, e molas da zafira comum na traseira com amort de besta gs 16 o carro vai fiar com a traseira ligeiramente mais alta, ou se precisarei de pequenos calços para a traseira. O ajuste da panhard é obrigatorio para estabilidade.
ANDREWKDT
05/06/2014, 16:43
Esta é minha duvida tbm, pra um lift simples como este sem exagero precisaria mexer na panhard??
Djalma colombo
05/06/2014, 22:30
Esse ajuste não interfere muito na panhard, a minha é curta e já usei calços de 30 mm na dianteira com os amortecedores e molas originais e na traseira as molas de zafira sem gas com os amortecedores da besta gs 16 lugares, ficou confortavel e não alterou muito na estabilidade, subiu uns 8 cm tanto na dianteira como na traseira, é a receita mais barata e simples. Uso os amortecedores da Allen shocks, já estão com 3 anos e estão bons, exijo bastante deles pois não sou muito de perdoar buracos em estrada de chão, e as vezes alguns meio fio, resumindo onde não há caminho eu faço! kkkk..Um forte abraço a todos!
andersoncolares
20/06/2014, 01:27
Vou tentar resumir as receitas que li aqui no post pra facilitaro pessoal:
RECEITA 1 Desempenho
Dianteira: molas da besta gs 16 e amortecedores originais da sport (maior curso).
Traseira: molas da zafira e amortecedores da besta gs 16 (maior curso).
Ajuste da barra traseira, panhard, o ajuste pod ser feito aumentando o tamanho da conexao num serraoheiro, alongando a barra com um parafuso rosqueado, ou fazendo outra barra mais longa.
Essa receita seria a melhor para a sportage grand, ou para a curta com kit gas. Grand com kit gas, trocaria a mola por zafira reforçada para gas. E sportage curta sem gas, seria a mola da meriva normal (receita do Leandro).
Essa receita seria a de melhor desempenho, estabilidade, mas nao fica muito confortavel a diamteira.
RECEITA 2 Confort
A receita 2 seria igual a 1, com respectivas variaçoes na traseira, mas na dianteira, no lugar das molas da besta gs 16, usariam- se calços de nylon, ou PU, há fotos e medidas aqui, de no máximo 30mm, para nao prejudicar a homocinética, podendo ser de 25mm. Calculou-se que a dianteira subiria algo lróximo do dobro dessa medida.
Essa receita não daria tanta estabilidade, mas o conforto do carro seria bem melhor. Optei por essa receita.
Para compensar, vou instalar espaçadores de roda da AVM de 36mm, aumentando o espaço entre eixos, e estou estudando a possibilidade de instalar pneus medida 255/75 r15, ganhando estabilidade e mantendo o conforto.
Minha dúvida agora é se na grand diesel, usando calços de 30mm na dianteira com as molas originais e amortec originais, e molas da zafira comum na traseira com amort de besta gs 16 o carro vai fiar com a traseira ligeiramente mais alta, ou se precisarei de pequenos calços para a traseira. O ajuste da panhard é obrigatorio para estabilidade.
Relatório das receitas que eu segui até ficar satisfeito:
Na primeira, mantive tudo original + calços 30mm frente e 45mm traseira + alongador do amortecedor. Ficou muito molenga e instavel nas curvas.
Na segunda, molas e amortecedores da Besta GS na dianteira e Molas Palio Weekend GNV + amortecedor Besta GS na traseira. A altura ficou fantástica, a estabilidade então, nem se fala, mas para o péssimi asfalto da minha região, não aguentei. Socava demais.
A final, que ficou fantástica para mim: Dianteira original + calços de 45mm (Isso mesmo, e minhas homocinéticas sobreviveram bem); Traseira com amortecedor da Besta GS + mlas da Zafira com calços de 90mm. Um espetáculo de conforto e com estabilidade muito boa para o tamanho do carro. Para melhorar, instalei espaçadores de rodas nas 4. Confiram o resultado nas fotos. Abraços e espero ter ajudado.
A popósito, estou com os amortecedores Arlen já faz uns 3 a 4 anos e por enquanto, tudo em ordem.
467477467478467479467480467481467482
Djalma colombo
20/06/2014, 09:35
Colares ficou muito bom,mas como você fixou os calços na traseira?
andersoncolares
20/06/2014, 23:00
Colares ficou muito bom,mas como você fixou os calços na traseira?
Foram feitos no mesmo esquema citado aqui tempos atrás Dijalma. Com um furo na base e um batente no topo, reproduzindo os locais de encaixe das molas. E no mais é o peso do carro mesmo. Já até me atrevi a saltar uma linha férrea que atravessa minha cidade e não caíram...pra minha sorte, heheh. Eles entraram sob muita pressão. Eu praticamente soltei todo o eixo traseiro para encaixar as molas com os calços. Deixei apenas o cardã ligado ao eixo. Um trabalho moderado mas que permitiu a instalação das molas. Sem essa manobra seria impossível com os calços de 90 mm.
Djalma colombo
21/06/2014, 10:17
Colares, a minha como é curta, só com as molas da zafira ja fica quase nesta altura, hoje não uso, só quando vou brincar um pouquinho!
ROAD TECH
07/07/2014, 15:35
Olá Pessoal,
Chegando agora ao grupo com uma SPTG Turbo diesel 2001 curta.
Alguém já teve a curiosidade de verificar a interferência do cardã traseiro na travessa intermediária do chassis quando a suspensão traseira está completamente aberta (rodas no ar) com amortecedores de Besta GS? Sugiro darem uma olhada...... Segue foto...
Olá Pessoal,
Chegando agora ao grupo com uma SPTG Turbo diesel 2001 curta.
Alguém já teve a curiosidade de verificar a interferência do cardã traseiro na travessa intermediária do chassis quando a suspensão traseira está completamente aberta (rodas no ar) com amortecedores de Besta GS? Sugiro darem uma olhada...... Segue foto...
Antes mesmo de trocar de amortecedor eu saberia que isso aconteceria.
Isso só da problema se vc liga o carro com as rodas no ar em um elevador.
Ou se você salta com ela (em raid eu evito pular)
Agora em erosoes nas trilhas garanto pra você que nao pega.
ROAD TECH
11/07/2014, 10:56
Antes mesmo de trocar de amortecedor eu saberia que isso aconteceria.
Isso só da problema se vc liga o carro com as rodas no ar em um elevador.
Ou se você salta com ela (em raid eu evito pular)
Agora em erosoes nas trilhas garanto pra você que nao pega.
Olá Duran,
Resolvi o problema colocando uma chapa calço de 6 mm de espessura entre o câmbio e coxim da transmissão. Essa pequena elevação não compromete o alinhamento do conjunto e foi suficiente para afastar o cardã da travessa do chassis.
sds,
Olá Duran,
Resolvi o problema colocando uma chapa calço de 6 mm de espessura entre o câmbio e coxim da transmissão. Essa pequena elevação não compromete o alinhamento do conjunto e foi suficiente para afastar o cardã da travessa do chassis.
sds,
Ah com certeza é uma boa ideia também
edmir-fim_do_asfalto
03/08/2014, 11:23
Bom dia !!
Vou fazer o lift de suspensão da minha sportage, alguém teria o desenho com todas as medidas, já vi aqui no fórum algumas fotos com diâmetro e etc...mas não achei nenhuma que tem todas as dimensões como posicionamento dos furos e etc....ou se tiver alguém vendendo, me passe preços e etc...
Obrigado
Edmir
Bom dia !!
Vou fazer o lift de suspensão da minha sportage, alguém teria o desenho com todas as medidas, já vi aqui no fórum algumas fotos com diâmetro e etc...mas não achei nenhuma que tem todas as dimensões como posicionamento dos furos e etc....ou se tiver alguém vendendo, me passe preços e etc...
Obrigado
Edmir
Sugiro vc fazer o lift trocando as molas e amortecedores, se fizer com calço na traseira e molas originais ela vai ficar muito mole e perde estabilidade.
[]s
(DU)
andersoncolares
08/08/2014, 13:54
Bom dia !!
Obrigado
Edmir
Caso opte pelos calços, segue as imagens dos dianteiros com medidas. Dois calços de nylon medindo 125 mm de diamentro externo, 30 mm de altura, furo central com 80 mm cortado em angulo de uns 15 graus a partir de 15 mm (pq o prato da mola dianteiro tem um raio e isso servirá para ajustar as peças).Assim que eu achar os traseiros posto aqui.473566473567473568473566473567
andersoncolares
08/08/2014, 14:15
Pessoal e Eduarte, quando passo em quebra-molas um pouco mais rápido ou pesado, está ocorrendo um bate forte e seco na traseira, lado direito. Teria algo a ver com o ajuste da barra Panhard? A miha foi ajustada, mas depois subi mais o carro. Fica perigoso remover e deixar sem a Panhard? 473569
Pessoal e Eduarte, quando passo em quebra-molas um pouco mais rápido ou pesado, está ocorrendo um bate forte e seco na traseira, lado direito. Teria algo a ver com o ajuste da barra Panhard? A miha foi ajustada, mas depois subi mais o carro. Fica perigoso remover e deixar sem a Panhard? 473569
Isso é amortecedor ou mola cansada, mais provavel o amortecedor
Nem pensar em deixar sem a panhard, é ela que segura o eixo no lugar, sem ela a carroceria vai pra um lado e o eixo pro outro.
[]s
(DU)
andersoncolares
08/08/2014, 17:34
Isso é amortecedor ou mola cansada.
Nem pensar em deixar sem a panhard, é ela que segura o eixo no lugar, sem ela a carroceria vai pra um lado e o eixo pro outro.
[]s
(DU)
Mais uma vez, muuuito obrigado meu amigo Eduarte em Sportages, hehe
edmir-fim_do_asfalto
09/08/2014, 20:19
Obrigado Anderson !!...
Não precisa do traseiro pois vou colocar os amortecedores da besta GS 16 e as molas da Zafira ou Meriva, tenho 2 duvidas: primeiro :vc diz que o furo central é de 80 mm mas nas fotos estão anotados 63 mm e 78 mm, como é isso ?? eu usino do centro dos 30 mm pra fora ficando o furo de um lado com 63 mm e do outro com 78 mm ?....segundo, nas fotos tem o diâmetro dos furos mas não tem a posição deles, vc teria estas medidas ?....eu só consigo mexer no carro aos fins de semana, então eu queria estar as peças prontas pra só desmontar e remontar.....
Edu..eu pretendo colocar o guincho, vi no manual que a sptg esta preparada pra isso...pretendo monta-lo com o para-choque original, já tenho como fazer, a pergunta...as molas originais + calço 30 mm + amortecedor original vai dar certo ? ou tenho que colocar outro modelo de amortecedor e mola, estou calculando uns 35KG entre guincho e suporte..
Valeu gente !!
edmir-fim_do_asfalto
09/08/2014, 20:21
Esqueci do desenho que fiz...473657
Obrigado Anderson !!...
Não precisa do traseiro pois vou colocar os amortecedores da besta GS 16 e as molas da Zafira ou Meriva, tenho 2 duvidas: primeiro :vc diz que o furo central é de 80 mm mas nas fotos estão anotados 63 mm e 78 mm, como é isso ?? eu usino do centro dos 30 mm pra fora ficando o furo de um lado com 63 mm e do outro com 78 mm ?....segundo, nas fotos tem o diâmetro dos furos mas não tem a posição deles, vc teria estas medidas ?....eu só consigo mexer no carro aos fins de semana, então eu queria estar as peças prontas pra só desmontar e remontar.....
Edu..eu pretendo colocar o guincho, vi no manual que a sptg esta preparada pra isso...pretendo monta-lo com o para-choque original, já tenho como fazer, a pergunta...as molas originais + calço 30 mm + amortecedor original vai dar certo ? ou tenho que colocar outro modelo de amortecedor e mola, estou calculando uns 35KG entre guincho e suporte..
Valeu gente !!
Como ja disse, só o guincho pesa em torno de 50Kg, as molas originais vai arriar rapidinho...
[]s
(DU)
andersoncolares
10/08/2014, 01:18
Esqueci do desenho que fiz...473657
Edmir, ao comprar a peça de Tecnil (nylon) uma que vem com um furo central, já é do diãmetro que precisa para encaixar no prato da suspensão, mas precisa fazer um bisel para encaixar na curva do prato, por isso tem a diferença no diãmetro do furo em um dos lados. Veja nas imagens do arquivo que te mandei. Conseguiu abrir? Com relação aos 3 furos, meça a metade da distancia entre a borda externa e a interna da peça, do lado onde for feito este bisel. Os furos ficarão mais para fora e não centrados como está no seu desenho. Abraços e sigo a disposição.:computador:
edmir-fim_do_asfalto
10/08/2014, 10:55
Como ja disse, só o guincho pesa em torno de 50Kg, as molas originais vai arriar rapidinho...
[]s
(DU)
Oi Edu !!...não consegui passar por ai ontem, mas não faltara oportunidade, o guincho que pretendo comprar pesa em torno de 35k, mas vc tem razão, o suporte que eu pretendo fazer deve pesar algo em torno de 10KG, que molas vc sugere eu comprar ?....mantenho os amortecedores originais ?....abs....
edmir-fim_do_asfalto
10/08/2014, 11:12
Oi Anderson !!..obrigado pelas respostas, mas continuo na duvida, eu vi as suas fotos e nelas fotos o lado A tem 63 mm e o lado B 78 mm, por isso a minha confusão, o que significa estas medidas ? se o furo tiver 80 mm eu não conseguirei fazer nestas medidas.....quanto aos furos, beleza, a posição deles mais pra fora eu entendi, mas e a distancia entre eles em relação ao diâmetro total ?....vi que dois estão alinhados, a distancia pro debaixo é a mesma dos que estão alinhados ?
Oi Edu !!...não consegui passar por ai ontem, mas não faltara oportunidade, o guincho que pretendo comprar pesa em torno de 35k, mas vc tem razão, o suporte que eu pretendo fazer deve pesar algo em torno de 10KG, que molas vc sugere eu comprar ?....mantenho os amortecedores originais ?....abs....
De quantas libras é o guincho que vc vai colocar? To achando ele muito leve.
Coloque as molas da besta e mantenha os amortecedores originais.
[]s
(DU)
edmir-fim_do_asfalto
10/08/2014, 12:38
tenho 3 opções...ZHME 9500 37KG.....Warn tabor 9500...35KG........winch 9000.....38KG......pelo que vi gira em torno disso, de 35KG a 40KG....eu tinha no Engesa o Warn 9000 e era um belo guincho....coloco as dianteira da GS 16 lugares ?....
edmir-fim_do_asfalto
10/08/2014, 12:40
Anderson !!...fui la ver in loco na viatura e não preciso das medidas da posição dos parafusos, da pra medir por cima, vou comprar esta semana os tarugos para usinar os calços....só me tire esta duvida do furo central por favor
tenho 3 opções...ZHME 9500 37KG.....Warn tabor 9500...35KG........winch 9000.....38KG......pelo que vi gira em torno disso, de 35KG a 40KG....eu tinha no Engesa o Warn 9000 e era um belo guincho....coloco as dianteira da GS 16 lugares ?....
Sugiro vc colocar guincho de 12.000 lbs, menos que isso vai fazer muita força e pode queimar a curto prazo.
Correto, dianteiras da gs 16 lugares.
[]s
(DU)
Djalma colombo
10/08/2014, 19:12
Oi Anderson !!..obrigado pelas respostas, mas continuo na duvida, eu vi as suas fotos e nelas fotos o lado A tem 63 mm e o lado B 78 mm, por isso a minha confusão, o que significa estas medidas ? se o furo tiver 80 mm eu não conseguirei fazer nestas medidas.....quanto aos furos, beleza, a posição deles mais pra fora eu entendi, mas e a distancia entre eles em relação ao diâmetro total ?....vi que dois estão alinhados, a distancia pro debaixo é a mesma dos que estão alinhados ?
Acho que da pra tirar a duvida!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/51989-lift-de-suspensao-receita-completa-69.html
andersoncolares
11/08/2014, 17:19
Anderson !!...fui la ver in loco na viatura e não preciso das medidas da posição dos parafusos, da pra medir por cima, vou comprar esta semana os tarugos para usinar os calços....só me tire esta duvida do furo central por favor
Se comprar o tarugo com furo de 80 mm, esqueça as medidas anteriores. Apenas centralize os 3 furos entre a largura que deverá ser de 40 mm {120 mm ( externo) - 80 mm (interno)}
edmir-fim_do_asfalto
16/08/2014, 18:38
Se comprar o tarugo com furo de 80 mm, esqueça as medidas anteriores. Apenas centralize os 3 furos entre a largura que deverá ser de 40 mm {120 mm ( externo) - 80 mm (interno)}
Valeu Anderson !!.....já entendi tudo....logo logo a bichinha vai estar alta tbm.....futuro bons rolês em MG !!!.....
edmir-fim_do_asfalto
22/09/2014, 13:49
Pessoal....vou começar a comprar as peças para o lift....achei estas molas novas:
Mola Traseira Original Fabrini Gm Zafira 01/ Ich0430...R$ 245,00 o par com garantia e etc....é ela que vcs usam ?....ou a reforçada para gas ?....
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/mola-traseira-original-fabrini-gm-zafira-01-ich0430-10504-MLB20029844259_012014-O.jpg
edmir-fim_do_asfalto
22/09/2014, 13:54
Os amortecedores eu achei estes:Amortecedor Traseiro Premium gas gold Monroe , contendo garantia de fabrica, Besta 16 lugares 1998 em diante
478170
edmir-fim_do_asfalto
23/09/2014, 17:42
Boa tarde !!!....aonde comprou este parachoque dianteiro com suporte pra guincho e faróis auxiliares ?....
A minha está com da zafira,
A do palio fica um pouco mais alta, mas também fica dura, se atrás colocar do palio, ele vai fica mais alta que na frente, então você vai ter que por um calço na frente também.
Na frente mola da besta gs 16 lugares reforçada
e atrás da zafira, subiu entorno de 5cm na frente e atrás
http://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q87/581571_578778222189003_1599428287_n.jpg
http://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/q87/1380607_556648947740387_657988734_n.jpg
Pessoal....vou começar a comprar as peças para o lift....achei estas molas novas:
Mola Traseira Original Fabrini Gm Zafira 01/ Ich0430...R$ 245,00 o par com garantia e etc....é ela que vcs usam ?....ou a reforçada para gas ?....
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/mola-traseira-original-fabrini-gm-zafira-01-ich0430-10504-MLB20029844259_012014-O.jpg
Eu uso da marca Aliperti, dessa marca tenho relatos ai de pessoas que tiveram problemas precoces em adaptações.
Eu uso da Meriva, mas vou trocar pela da Zafira em breve.
O amortecedor é esse mesmo, monroe esse não tem erro a mais e um ano e o meu continua integro.
Sobre o parachoque é o Junior Purga aqui de Curitiba que faz
https://www.facebook.com/saojoseoffroad?fref=ts
Sobre o parachoque do rDuran, já tentei contato com o camarada que ele indicou pelo facebook, mas infelizmente não consegui.
Sobre o parachoque do rDuran, já tentei contato com o camarada que ele indicou pelo facebook, mas infelizmente não consegui.
Tentou por telefone? Quer que eu te mande por MP? faz o seguinte, comenta numa foto lá ou manda inbox pra ele que ele já conversa com você.
edmir-fim_do_asfalto
25/09/2014, 19:00
Obrigado pelas dicas ...mandei uma msg inbox pelo FB, vamos ver se me responde....
Dúvida para os experts:
Se eu colocar as molas da besta gs 16 na frente (sem calço) e as molas originais (sem gnv) da Zafira atrás de uma sportage GRAND, que é mais pesada na traseira, precisaria de calço na traseira para deixar ela equilibrada ou apenas ligeiramente mais alta atrás (2 cm já estaria de bom tamanho) ?
E se se for o caso de eu precisar de calço na traseira, que medida, e alguém teria um desenho, imagem, medidas ou algo assim?
Grato pessoal!
andersoncolares
06/11/2014, 23:09
Dúvida para os experts:
Se eu colocar as molas da besta gs 16 na frente (sem calço) e as molas originais (sem gnv) da Zafira atrás de uma sportage GRAND, que é mais pesada na traseira, precisaria de calço na traseira para deixar ela equilibrada ou apenas ligeiramente mais alta atrás (2 cm já estaria de bom tamanho) ?
E se se for o caso de eu precisar de calço na traseira, que medida, e alguém teria um desenho, imagem, medidas ou algo assim?
Grato pessoal!
Reis, eu faria isso em parte, sendo uma boa opção para as molas da Zafira na traseira, mas na dianteira manteria as molas originais com um calço de 30 a 40 mm. As molas da Besta GS na frente vai ficar muito dura. Te falo por experiência. Coloquei as molas da Besta nas 4 rodas; fazia curva feito carro esportivo, mas o conforto foi pro saco e acaba estragando outras partes da suspensão, balanças, etc. Nesse mesmo tópico tem a receita completa que o pessoal acabou elegendo como o mais acertado, creio que lá pela página 24. Boa diversão nesse trampo e bem vindo.
Fala Anderson,
Grato pela resposta. pelo que pesquisei nesse enorme tópico, e pesquisei muito, conclui que a solução que você indicou não foi aprovada por todos, em posts posteriores, por gerar muita perda de estabilidade no carro.
Ja a mola da besta, mas somente na frente, me pareceu ter sido a solução mais aprovada, mesmo gerando certa dureza. Contudo a estabilidade tem sido muito elogiada, e eu pego estrada, quero compensar o ganho de altura. E tem que considerar que meu carro é diesel, frente mais pesada que um a gasolina, o que atenua um pouco isso.
Quanto as molas traseiras, como você colocou de besta, ai sim, fica muito duro. O mesmo ocorreria com a mola da Zafira GNV, por isso optei por molas normais da Zafira, creio que ficará equilibrado no conforto. Aqui vi que sendo grand o resultado é diferente da curta, pelo maior peso na traseira. Na curta creio que a mola da América seja a melhor.
Se ficar ruim, vou guardar minhas molas originais que estão boas, e faço um calço de 30mm como indicado.
Agora, quanto a mola da besta 16 estragar as balanças eu não vi nenhum post. Apenas vi quanto a sacrificar homocineticas com calços acima de 30mm. Você passou por isso? Com quanto tempo? Carro diesel?
Mas as minha dúvida persiste : levantando na frente com molas besta gs e atrás com molas Zafira normais, fica mais alto atrás?
andersoncolares
07/11/2014, 19:03
Fala Anderson,
Grato pela resposta. pelo que pesquisei nesse enorme tópico, e pesquisei muito, conclui que a solução que você indicou não foi aprovada por todos, em posts posteriores, por gerar muita perda de estabilidade no carro.
Ja a mola da besta, mas somente na frente, me pareceu ter sido a solução mais aprovada, mesmo gerando certa dureza. Contudo a estabilidade tem sido muito elogiada, e eu pego estrada, quero compensar o ganho de altura. E tem que considerar que meu carro é diesel, frente mais pesada que um a gasolina, o que atenua um pouco isso.
Quanto as molas traseiras, como você colocou de besta, ai sim, fica muito duro. O mesmo ocorreria com a mola da Zafira GNV, por isso optei por molas normais da Zafira, creio que ficará equilibrado no conforto. Aqui vi que sendo grand o resultado é diferente da curta, pelo maior peso na traseira. Na curta creio que a mola da América seja a melhor.
Se ficar ruim, vou guardar minhas molas originais que estão boas, e faço um calço de 30mm como indicado.
Agora, quanto a mola da besta 16 estragar as balanças eu não vi nenhum post. Apenas vi quanto a sacrificar homocineticas com calços acima de 30mm. Você passou por isso? Com quanto tempo? Carro diesel?
Mas as minha dúvida persiste : levantando na frente com molas besta gs e atrás com molas Zafira normais, fica mais alto atrás?
Reis, hoje estou com meu carro com as molas originais na frente com calço de 45 mm, com amortecedor original da Sportage. Na traseira, instalei as molas da Zafira pelo conforto, mas não gostei da altura, que ficou praticamente da altura original, Então mantive as da Zafira mas coloquei calços de 100 mm com ajuste da barra Panhard. Vou ver se encontro uma foto para te mandar. Vai por mim, molas da Besta na frente é furada. Tenho duas aqui que se quiser até te vendo. Meu carro é Um Grand Sportage Turbo Diesel e eu uso em viagens frequentes de no mínimo 300 Kms , com trechos de muitas curvas acentuadas. Não sei quanto a estabilidade nas trilhas, que é onde mais se usa esse carro aqui no fórum, mas na estrada, com esta configuração que te disse que estou usando, ficou fantástico, tanto em estabilidade quanto em conforto. Acho que alcancei o equilibrio que eu tanto buscava. Detalhe, a maioria aqui diz que andar com um Sportage acima de 110 Km\h é até loucura; Em minhas viagens, percorro longos trajetos com médias de 140 Km/h, inclusive deixando muitas S-10 e Ranger para trás. Só perco para as Amarok e Hylux. Mas, é só minha experiência. Viajo tanto com o carro pesado quanto vazio. Não sei como fica na Sportage curta, que é maioria aqui. Esta é uma foto recente da minha Grand onde você consegue ver o calço dianteiro de 40 mm. Não tive problemas com a homocinética, mas enquanto estava com as molas da Besta na frente, quebrei alguns rolamentos e tive que trocar as bandejas.
483065
Anderson,
Grato mais uma vez pela resposta.
Teria fotos dos calços que fez?
Estou ou pensando em calçar atrás e à frente também, mantendo as molas originais na frente que estão boas, pensei em 30 na frente e 80 atrás.
EduKeenan
20/11/2014, 13:14
Olá Anderson e Allreis,
Na minha Grand só coloquei calços na dianteira(se não me engano 38mm), as molas e amortecedores são originais e na traseira amortecedores Besta gs Monroe e molas Palio Week normal. Abraço!
484369484370
Sou novo aqui, tenho uma sportege 2001 vou postar a foto. estou fazendo algumas modificações e minha intenção não é off road pesado e sim um rally de vez enquando. Adoro o meu carro apesar de não ser zero, sou apaixonado por ela. Pergunta, se apenas colocar as 4 molas da Besta 3.0, GS ela ficaria boa, queo dizer não vai ficar uma sanfona, balançando na reta????
Sou novo aqui, tenho uma sportege 2001 vou postar a foto. estou fazendo algumas modificações e minha intenção não é off road pesado e sim um rally de vez enquando. Adoro o meu carro apesar de não ser zero, sou apaixonado por ela. Pergunta, se apenas colocar as 4 molas da Besta 3.0, GS ela ficaria boa, queo dizer não vai ficar uma sanfona, balançando na reta????
Seja bem vindo
O correto é 2 molas da besta na frente, e atrás mola da zafira (meriva irá levantar a sua viatura, apesar que da besta também), e pelo contrário não fica uma sanfona ela fica bem dura e rigida, da a sensação de ficar mais estável, se você quer conforto não recomendo tal transformação, melhor manter original.
485428 opa...bom a minha receita foi um pouco diferente... Usei calços de 5 cm na mola dianteira e mandei aumentar o amortecedor original em 6 cm... Na traseira coloquei a mola da montana e aumentei os amortecedores dem 12 cm mas acabou q axei q ela ficou muito reta... Acabei fazendo um calcinho de 2 cm pra compensar... Gostei do resultado... Ficou da altura q eu queria e muito confortável
485428 opa...bom a minha receita foi um pouco diferente... Usei calços de 5 cm na mola dianteira e mandei aumentar o amortecedor original em 6 cm... Na traseira coloquei a mola da montana e aumentei os amortecedores dem 12 cm mas acabou q axei q ela ficou muito reta... Acabei fazendo um calcinho de 2 cm pra compensar... Gostei do resultado... Ficou da altura q eu queria e muito confortável
Ficou boa a altura,
mas só acho, ques se for o caso de você por parachoque de ferro na frente, guincho, ou andar em erosoes, ou pegar buracos a frente dara fim de curso e o pneu pegará no paralama, e atrás mesma coisa, se carregar 2 adultos andar em dunas ou erosoes ele vai dar fim de curso.
Cara a frente realmente ta batendo fim de curso... Quero rever os batentes de amortecedor, mas como li a fica muito dura com a mola da besta não quis colocar...se não conseguir ajustar com a mola original vou acabar optando por elas. a traseira ficou perfeita...já andei com 4 adultos e não bate nada... Só o pneu ta enroscando no amortecedor preciso por alargadores.
Vc acredita q esta dando fim de curso pq a mola original é muito macia?
Vc acredita q esta dando fim de curso pq a mola original é muito macia?
Exatamente. A mola original além de já ser macia, ela deve estar cansada, e com o calço a situação piora.
Talvez pegue então a mola da besta não a 16 lugares reforçada, mas sim uma e 12, talvez seja um pouco melhor que da sportage.
Vá em um local que mexe com vans, principalmente besta, veja com eles a diferença da mola da besta 12 lugares e 16, e da sportage também.
No caso o alargador só vi pra vender da AVM de 35mm ai é muito já, compensa pegar uma roda com offset negativo só para afastar um pouco do amortecedor, ou tenta só tirar a capa do amortecedor que ele para de pegar.
Valew as dicas... O alargador tem um pronto em uma borracharia com 10mm vou tentar colocar... Depois posto aki pra dizer como ficou...
Valew as dicas... O alargador tem um pronto em uma borracharia com 10mm vou tentar colocar... Depois posto aki pra dizer como ficou...
Mas é alargador do tipo flange?
ou é aqueles de aluminio? Pois se for desse ai, cuidado ao fazer trilha, ele judia dos prisioneiros e das porcas.
o correto é do tipo flange, mas nessa medida não tem
Esse seria o correto e seguro
http://www.jeeperia.com.br/loja/components/com_virtuemart/shop_image/product/5UAD3Resize116754499.205.343.jpg
Esse é perigoso por forçar os prisioneiros
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/4530-MLB4917892437_082013-O.jpg
É parecido com o segundo modelo.. Mas de aço... Tenho q ver se os prisioneiros não ficam curtos... Vou testar essa semana... Vlw!!
RENATO CANASTRA
27/03/2015, 15:33
Fui fazer um teste com a SPTG 99 gas em um barranco, junto com o vendedor, me assustei quando a mola traseira espirrou, colocamos e novamente ela saiu, o cara disse que é porque a mola ta sem apoio e bom colocar a da montana. Ainda não tentei pois fiquei preocupado se para viajar esta alteração pode comprometer o carro.
Mais uma dica, quais peças é bom sempre ter de reserva da SPT99 gas, as que são costumeiras de gastar ou quebrar?
Evaldo Silva
14/04/2015, 17:10
Eu mestre? Quem sou eu, o mestre das SPTG é o Eduarte eu sou e sempre serei um eterno aprendiz...
Eterno aprendiz meu Ir.'.?
Em pé e às órdens!
ARLS 121 Campinas - SP
Djalma colombo
15/04/2015, 22:34
Se fizer sempre a manutenção preventiva, não tem problemas a resolver, somente aqueles previstos. estou com a minha a quatro anos e os unicos problemas que tive foi culpa do antigo dono que era relachado!
pessoal.. tentei colocar as molas dianteiras da besta gs na viatura... mas elas sao muito, muito, muito mais duras q as originais... ao meu ver ficou inviavel, alguem usou outra mola na diantreira? valeu!!
andersoncolares
13/05/2015, 15:00
pessoal.. tentei colocar as molas dianteiras da besta gs na viatura... mas elas sao muito, muito, muito mais duras q as originais... ao meu ver ficou inviavel, alguem usou outra mola na diantreira? valeu!!
Boa tarde amigo. Também coloquei estas molas na minha Grand e desisti do uso. Voltei as originais com calços de 45mm e ficaram ótimas e na altura que eu queria.
estou revendo meus amortecedores.... essa semana fica pronto... segunda posto alguma novidade.
Senhores...
Deixo minha contribuição para uma pesquisa rápida:
Autor mensagem Observação
Carlin 147 Calço 30 mm (traseira) mas levanta quase 60 mm
E Duarte 148 Amortecedores Besta GS 16 lugares
Julio Santos 180 Prolongador amortecedor tras/mola suprema 2.2
Marcos Vaz 182 Amort.tras Besta são maiores que os originais e tem o mesmo encaixe
Marcos Vaz 191 Amort.tras Besta 16 lug e molas Toyota Hilux SW4 ano 2000
E Duarte 192 Traseira com molas Palio Weekend com gnv
E Duarte 236 Resumo molas/ amortecedores
Julio Santos 271 Amort. tras.Besta 16 lug + calço 50mm
Pescador 322 Calços /molas - resumo
Julio Santos 328 Fotos suspensão traseira
Julio Santos 343 Calços dianteiros Adams Lift
Julio Santos 350 Amort. tras Monroe Gáz Premium Gold
Julio Santos 362 Fotos dos calços dianteiros
Mateus 367 Molas traseiras Zafira gnv
Mateus 370 Molas traseiras Zafira sem gnv
E Duarte 373 Amortecedor dianteiro Besta GS 12 lugares
Julio Santos 374 Curso amortecedor Besta 12 e 16 lug (iguais)
Mateus 380 Fotos Sportage 2001 preta Fpolis
Pescador 672 Ótima receita
Anderson C 697 Barra Panhard - prolongador do suporte
Julio Santos 829 Medidas calço dianteiro
Julio Santos 833 E-mail Julio Santos - Juliomonge@terra.com.br
E Duarte 884 Fotos Sportage E Duarte
Djalma Col 974 Amort. diante Besta 16 lug muda só o apoio do flexível do freio
Djalma Col 976 Especificação amort diant Besta 16 lug - R168 até 2003
R Duran 997 Amortecedores diante Besta são iguais...?
Djalma Col 1006 Tirando dúvida...
R Duran 1010 Catálogo amort Monroe - esclarecendo
R Duran 1052 Amort. Besta GS 2.7 e GS 3.0 .....diferença ?
Djalma Col 1089 Resumo receita básica
Djalma colombo
14/05/2015, 22:01
kkkkk, sempre os mesmos, faltou o Nava que é o principal autor da receita básica!
É a melhor descrição para o lift que eu vi hoje. Sabe aquele mecânico que trabalha demais e não tem tempo de ganhar dinheiro nem de mexer no próprio carro. Então, ele me mostrou o lift que fez no seu sptg 97 na dianteira. Sabe aquele garfo que termina em 2 pontas que segura o suporte do amortecedor com 4 parafusos... bem, ele levantou o garfo e deixou 2 parafusos a menos. Resultado é que levantou uns 2 ou 3 cm, sem calço sem nada... e já anda assim há vários anos... e agora..?
Aproveitando a mensagem, preciso comprar os amortecedores e a mola traseira da receita desse tópico, pois minha sptg também tá na oficina começando o lift de suspensão. Fiquei na dúvida: os amortecedores mencionados aqui, tais como o Monroe gás Premium, o Monroe Adventure, Corvem gás(argentino), o Allen, são de dupla ação ou só funcionam pra baixo ..? Me disseram que para trilha não precisa dupla ação só rallye onde a velocidade é maior... . Com os universitários...!!
É a melhor descrição para o lift que eu vi hoje. Sabe aquele mecânico que trabalha demais e não tem tempo de ganhar dinheiro nem de mexer no próprio carro. Então, ele me mostrou o lift que fez no seu sptg 97 na dianteira. Sabe aquele garfo que termina em 2 pontas que segura o suporte do amortecedor com 4 parafusos... bem, ele levantou o garfo e deixou 2 parafusos a menos. Resultado é que levantou uns 2 ou 3 cm, sem calço sem nada... e já anda assim há vários anos... e agora..?
Aproveitando a mensagem, preciso comprar os amortecedores e a mola traseira da receita desse tópico, pois minha sptg também tá na oficina começando o lift de suspensão. Fiquei na dúvida: os amortecedores mencionados aqui, tais como o Monroe gás Premium, o Monroe Adventure, Corvem gás(argentino), o Allen, são de dupla ação ou só funcionam pra baixo ..? Me disseram que para trilha não precisa dupla ação só rallye onde a velocidade é maior... . Com os universitários...!!
Acho que todos são de dupla ação.
Eu tinha nakata durou 3 meses, estou com o monroe premium gold indo pro terceiro ano. (3 anos de garantia)
O Allen falam que é marca capeta também, iria de cofap ou monroe
Bom pessoal coseguimos arrumar definitivamente a susp dianteira da "katraia". Os amortecedores foram refeitos, lembrando q calcei a mola em 5 cm, agora sao de dupla açao e a gás, foram refeitas as medidas e encurtados em 3 cm, estavam muito longos, tbm foi colocado um batente tipo sanfona, mais macio. agora nao da mais fim de curso e ela ficou mais firme q antes, mantendo o conforto... parece um landau! kkk
romulo22
09/06/2015, 07:41
bom dia pessoal...
sou novo no forum e acabei de comprar um sportage 97,ele esta com a suspençao dianteira ruim,gostaria de saber se ja que vo ter que arrumar se tem alguma modificaçao no quesito amortecedor e mola que posso fazer para levantar a frente pois vou fazer trilha com ele,existe algum outro amortecedor e mola que serve nele,nao me importo com conforto,se ele ficar mais duro nao e problema pra mim.E na traseira,o melhor e por molas do omega ou palio wekend?e os amortecedores sao da besta 16 lugares?
andersoncolares
09/06/2015, 20:50
Senhores...
Deixo minha contribuição para uma pesquisa rápida:
Autor mensagem Observação
Carlin 147 Calço 30 mm (traseira) mas levanta quase 60 mm
E Duarte 148 Amortecedores Besta GS 16 lugares
Julio Santos 180 Prolongador amortecedor tras/mola suprema 2.2
Marcos Vaz 182 Amort.tras Besta são maiores que os originais e tem o mesmo encaixe
Marcos Vaz 191 Amort.tras Besta 16 lug e molas Toyota Hilux SW4 ano 2000
E Duarte 192 Traseira com molas Palio Weekend com gnv
E Duarte 236 Resumo molas/ amortecedores
Julio Santos 271 Amort. tras.Besta 16 lug + calço 50mm
Pescador 322 Calços /molas - resumo
Julio Santos 328 Fotos suspensão traseira
Julio Santos 343 Calços dianteiros Adams Lift
Julio Santos 350 Amort. tras Monroe Gáz Premium Gold
Julio Santos 362 Fotos dos calços dianteiros
Mateus 367 Molas traseiras Zafira gnv
Mateus 370 Molas traseiras Zafira sem gnv
E Duarte 373 Amortecedor dianteiro Besta GS 12 lugares
Julio Santos 374 Curso amortecedor Besta 12 e 16 lug (iguais)
Mateus 380 Fotos Sportage 2001 preta Fpolis
Pescador 672 Ótima receita
Anderson C 697 Barra Panhard - prolongador do suporte
Julio Santos 829 Medidas calço dianteiro
Julio Santos 833 E-mail Julio Santos - Juliomonge@terra.com.br
E Duarte 884 Fotos Sportage E Duarte
Djalma Col 974 Amort. diante Besta 16 lug muda só o apoio do flexível do freio
Djalma Col 976 Especificação amort diant Besta 16 lug - R168 até 2003
R Duran 997 Amortecedores diante Besta são iguais...?
Djalma Col 1006 Tirando dúvida...
R Duran 1010 Catálogo amort Monroe - esclarecendo
R Duran 1052 Amort. Besta GS 2.7 e GS 3.0 .....diferença ?
Djalma Col 1089 Resumo receita básica
Heheheh, que baita resumão de primeira hein! Muito bom.
RENATO CANASTRA
24/06/2015, 16:16
Pessoal, fui colocar a mola da palio week 97 só pq a mola que ta na vit não para quando exigida, porém a mesma não encaixa e vai ser necessário mexer na suspensão. Bom eu só quero a mola firme no lugar e pensei em cortar 2 elos pois assim ela caberia junto com os calços sem precisar mexer na suspensão, alguem que é bom ou eu teria problemas mais pra frente?
RENATO CANASTRA
01/07/2015, 13:44
Pessoal, fui colocar a mola da palio week 97 só pq a mola que ta na vit não para quando exigida, porém a mesma não encaixa e vai ser necessário mexer na suspensão. Bom eu só quero a mola firme no lugar e pensei em cortar 2 elos pois assim ela caberia junto com os calços sem precisar mexer na suspensão, algum acha que é bom ou eu teria problemas mais pra frente?
Bem pessoal, ´coloquei a mola da week 97, porém cortei um elo, e a Sport99 ficou excelente, levantou 4cm na traseira, fiz um teste num morro de 8m altura em cerrado, e em outros com muitos obstaculos e a viatura sacolejou, pulou pra cima mas deu conta do recado sem soltar nenhuma peça.
hi all, sorry for the English but its the only other language i know except Hebrew.
i have read hear a lot and learned about the option to use zafira springs at the rear,i have searched the length of them and found some interesting things:
sportage original:
Diameter 1: 8,5 mm
Diameter 2: 14,75 mm
Diameter 3: 8,5 mm
Length: 268 mm
https://www.rexbo.eu/trw/coil-spring-jcs309?c=100113
opel zafira A05:
Fitting Position: Rear Axle
Diameter 1: 9,2 mm
Diameter 2: 13,75 mm
Diameter 3: 9,25 mm
Length: 304 mm
https://www.rexbo.eu/trw/coil-spring-jcs1234?c=100113
opel vectra c:
Diameter 1: 9,4 mm
Diameter 2: 13,2 mm
Diameter 3: 9,4 mm
Length: 316 mm
https://www.rexbo.eu/trw/coil-spring-jcs134?c=100113
opel astra G:
Diameter 1: 8 mm
Diameter 2: 13,6 mm
Diameter 3: 8 mm
Length: 318 mm
https://www.rexbo.eu/trw/coil-spring-jcs403?c=100113
opel combo:
Diameter 1: 8,15 mm
Diameter 2: 14,8 mm
Diameter 3: 8,2 mm
Length: 345 mm
https://www.rexbo.eu/trw/coil-spring-jcs683?c=100113
Renault Espace:
Diameter 1: 10,6 mm
Diameter 2: 13,7 mm
Diameter 3: 10,6 mm
Length: 354 mm
https://www.rexbo.eu/trw/coil-spring-jcs195?c=100113
Mercedes Vito Bus:
Diameter 1: 9,3 mm
Diameter 2: 16,95 mm
Diameter 3: 9,35 mm
Length: 370 mm
https://www.rexbo.eu/trw/coil-spring-jcs287?c=100113
Djalma colombo
09/08/2015, 21:31
Very good, com esta tabela vai ajudar muito a tirar as duvidas sobre o tamanho das molas!
RENATO CANASTRA
01/12/2015, 16:39
Very good, com esta tabela vai ajudar muito a tirar as duvidas sobre o tamanho das molas!
Estas e outras informações aqui não deixam eu desfazer da minha viatura de jeito nenhum. Isto aqui é uma escola para novatos e experientes em Sportage. Agradeço a todos pelas postagens.
Rafa-CWB
23/12/2015, 15:21
Estou utilizando na traseira a mola da meriva GNV, porém precisava levantar mais uns 3 a 5 cm.
Qual mola poderia colocar?
Estou utilizando na traseira a mola da meriva GNV, porém precisava levantar mais uns 3 a 5 cm.
tche to usando a mola da montana frente de agile.... da borda da caixa de rodas até o chao ta com 93 cm de altura pra mim ta otimo!!!
Do troller a menor, não se se é a dianteira ou traseira,
eu uso na minha,
porém você vai usar o que na frente? Pois colocando a do troller levanta muita a traseira.
Na frente eu uso uma mola sobmedida (antes usava da besta gs 16 lugares + calco de 2pol) ficava nivelado. Mas apartir disso começa a prejudicar os pivos da balanca superior, flexiveis de freio, homocineticas tem que baixar o diferencial e etc... é o pior investimento que ja fiz na minha. Tanto é que vou trocar os eixos agora gastar o que tem que gastar de uma vez só.
Richard Maia
16/02/2016, 15:20
Nava, já aumentei a traseira da minha sportage como você já viu. Agora estou dando uma geral no motor, turbina e bomba. Depois de rodados uns 400 mil km tem que tratar da bichinha. Vou fazer o lift na suspenção dianteira e posto as fotos Antes e depois. Abraço.
Richard Maia
16/02/2016, 15:21
Eu coloquei a mola dianteira do opala 6 canecos. Ficou jóia e não fica dura.
Boa Noite amigos, sou novo por aqui e acabo de adquirir uma Sportage 2.0 16v gasolina 1997/98 e tenho uma duvida. Estive vendo para trocar as molas dianteiras da VTR porem no quesito amortecedor pude verificar - no site da MONROE - que o amortecedor da sportage e da Besta tem em si um curso muito parecido. Será necessário a troca do amortecedor mesmo ou apenas a mola da Besta ja resolveria? E a mola da Besta GS 16 lugares seria a dianteira ou a traseira ( achei que a mesma so teria feixes de mola, porem vi que tem mola helicoidal traseira tbm - site ALIPERTI.
Djalma colombo
07/03/2016, 10:05
Makaue seja bem vindo!
Mola dianteira da besta na dianteira da sportage, mola traseira pode usar da zafira, montana ou outra dependendo de quanto quer subir. O amortecedor dianteiro da sportage tem um curso de abertura um pouco maior, se estiver bom, não precisa trocar, o pessoal geralmente usa o da besta por ser mais facil de encontrar!
Boa tarde a todos, como muitos sou novato no mundo 4x4, porém muito encantado com tudo que já li por aqui. Me chamo Marcelo de Jesus, sou amante do campismo a algum tempo e tendo em vista a necessidade de um carro mais adequado para estradas de terra optei por um kia grand sportage turbo diesel 2001. A minha dúvida é : É uma boa escolha? E como faço para elevar um pouco mais a suspensão? Nada muito exagerado. Desde já agradeço a todos, obrigado.
Bom dia Marcelo, seja bem vindo.
Nesse mesmo topico esta tudo mastigadinho sobre o lift, é só ler que vai tirar todas as suas duvidas.
Qto se fez ou não uma boa escolha é muito relativo, se pegou uma inteira e bem cuidada pelo antigo dono vai ser só alegria, é um carro com o melhor custo beneficio nessa categoria, é só cuidar. Mas se pegou uma judiada que o dono anterior era relaxado, vai ter muitas surpresas desagradaveis.
[]s
(DU)
cmarcelocabral
24/03/2016, 18:16
Molas da zafira na traseira. Show. Em breve, molas da Besta GS 3.0 12 lugares na dianteira.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525461&stc=1
Boa tarde cmarcelocabral belz?, seu carro esta show. Você fez só a substituição das molas, ou algo mais??
Raoni Bradacz
30/03/2016, 16:42
Olá pessoal, excelentes informações aqui, venho relatar que comprei uma sportage 2001 tdi com pneus 255/75 r15 e as vezes raspava na frente, aproveitei na hora de trocar os amortecedores originais por uns allen shocks para colocar um calço de borracha lonada de 12mm na dianteira (confeccionei o calço em casa cortando com faca, trabalhão mas ficou 10). FIcou muito bom o resultado, pude manter os parafusos originais do prato e não raspa mais no flexível de freio etc. Acredito que tenha elevado uns 18mm a dianteira devido a geometria da suspensão, comprei os encolhedores de mola da marca raven e recomendo. Futuramente terei que trocar os amortecedores traseiros e colocarei também da marca allen shocks na medida original, a viatura está com 144000 km toda original, esta semana irei trocar o fluido da embreagem viscosa que já não está muito bom. Abraço
Raoni Bradacz
30/03/2016, 16:44
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525942&stc=1Esta imagem foi antes de colocar os calços, roda livre avm e rack da meriva. Embreve posso postar mais fotos.
Raoni Bradacz
30/03/2016, 16:57
Molas da zafira na traseira. Show. Em breve, molas da Besta GS 3.0 12 lugares na dianteira.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/kia-sportage/525461-lift-de-suspensao-receita-completa-nova3.jpg
Olá, de onde você conseguiu esta moldura plástica para os faróis auxiliares? É da nissan? Muito legal.
Olá, de onde você conseguiu esta moldura plástica para os faróis auxiliares? É da nissan? Muito legal.
acredito q é essa aki http://www.arsenalcar.com.br/kit-farol-de-milha-auxiliar-de-teto-oval-cristal-off-road-universal-pr-1000566-315169.htm
tbm achei bem legal!!!
Raoni Bradacz
07/04/2016, 12:47
Valeu, não conhecia. Bem legal.
acredito q é essa aki http://www.arsenalcar.com.br/kit-farol-de-milha-auxiliar-de-teto-oval-cristal-off-road-universal-pr-1000566-315169.htm
tbm achei bem legal!!!
Rafa-CWB
10/05/2016, 13:05
Estou utilizando molas dianteiras da Besta GS 16 e os amortecedores traseiros e dianteiros também dela.
Porém as molas traseiras estou utilizando da Meriva GNV, ficou numa altura boa, apesar de eu querer que a traseira ficasse uns 3cm mais alta, pois ela esta reta com a dianteira, se colocar algum peso ou 2 pessoas + algo no porta mala já fica com a traseira mais baixa.
A única coisa que estou sofrendo é quando passo rápido em alguma elevação, a frente se comporta super bem, porém a traseira bate o final de curso do amortecedor, ou seja as molas não estão aguentando o peso do veículo.
Sabem alguma mais dura que ela?
Ola Rafa, podes postar umas fotos para ver como ficou o seu lift. Tbm vou fazer na minha. So estava na duvida das molas dianteira ou trazeira da besta gs 16.
raphatro
25/08/2016, 00:14
Me tira uma duvida, qual a medida do pneu, precisou de espacador??
raphatro
25/08/2016, 00:17
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/kia-sportage/525461-lift-de-suspensao-receita-completa-nova3.jpg
Me diga qual medida da do oenu?
Precisou usar espacador?
Me diga qual medida da do oenu?
Precisou usar espacador?
Show de bola sua Spt. Tenho uma, sou aqui de parauapebas
Raoni Bradacz
25/08/2016, 12:39
Me tira uma duvida, qual a medida do pneu, precisou de espacador??
Olá, pneu 255/75 r15, na frente pegava muito pouco, coloquei calço de 12mm de borracha lonada o que devido a geometria da suspensão deve ter erguido uns 18mm e resolveu totalmente, atrás está original porém quando a suspensão trabalha de forma desigual (comprime mais um lado que o outro) raspa um pouco no amortecedor mas muito pouco, geralmente ando sozinho ou com uma carona.
Comprei ela assim, acho que o ideal são os 235/75 r15.
Está fazendo em torno de 10,5km/l mesclando cidade e estrada.
Abraço.
raphatro
26/08/2016, 06:12
Olá, pneu 255/75 r15, na frente pegava muito pouco, coloquei calço de 12mm de borracha lonada o que devido a geometria da suspensão deve ter erguido uns 18mm e resolveu totalmente, atrás está original porém quando a suspensão trabalha de forma desigual (comprime mais um lado que o outro) raspa um pouco no amortecedor mas muito pouco, geralmente ando sozinho ou com uma carona.
Comprei ela assim, acho que o ideal são os 235/75 r15.
Está fazendo em torno de 10,5km/l mesclando cidade e estrada.
Abraço.
Saquei, eu verifiquei uns valores de pneus e os que sairam a um bom valor foram os dunlops grantek, a minha duvida é se eles vão caber com as rodas originais, não queria por outro jogo de rodas, o lift eu ja to pesquisando as pecas pra fazer tbm.
andersoncolares
27/08/2016, 23:49
Saquei, eu verifiquei uns valores de pneus e os que sairam a um bom valor foram os dunlops grantek, a minha duvida é se eles vão caber com as rodas originais, não queria por outro jogo de rodas, o lift eu ja to pesquisando as pecas pra fazer tbm.
Os Grandtrek da Dunlop cabem tranquilamente nas rodas originais. Estou usando eles, 235/75-15
raphatro
28/08/2016, 17:59
Mas anderson usas espacadores do carro ou n precisa?
andersoncolares
28/08/2016, 21:01
Eu coloquei, mas por estética. Como tenho calços na suspensão, não pegava nada.
raphatro
29/08/2016, 13:11
Eu coloquei, mas por estética. Como tenho calços na suspensão, não pegava nada.
entendi, mas ai estas usando o 235 né, eu to querendo um maior... tipo 31 ou algo do genero.
quanto você gastou em espaçador pra rodas?
andersoncolares
29/08/2016, 20:00
entendi, mas ai estas usando o 235 né, eu to querendo um maior... tipo 31 ou algo do genero.
quanto você gastou em espaçador pra rodas?
Comprei faz tempo. Não me lembro o valor. Mas no ML tem essas da mesma marca que eu comprei.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715492685-espacador-roda-kia-sportage-ate-2004-e-bongo-alargador-_JM
MRMoraes
10/01/2017, 14:30
Pessoal,
Coloquei as molas da palio wekeend, que acrescentou uns 9 cm na traseira, deixando desproporcional o alinhamento da SPTG.
Agora quero colocar um calço na dianteira, onde consigo os mesmos, aguem tem uma dica?
Obrigado.
Boa noite, MRMoraes
você não está no grupo de Whatsap dos donos e apaixonados por Sportages?
Nele sempre é discutido e esclarecido muitas coisas sobre molas de outros carros nas Sports e também calços.
Pede pra galera de adicionar.
Abr
Djalma colombo
26/01/2017, 22:15
Pessoal,
Coloquei as molas da palio wekeend, que acrescentou uns 9 cm na traseira, deixando desproporcional o alinhamento da SPTG.
Agora quero colocar um calço na dianteira, onde consigo os mesmos, aguem tem uma dica?
Obrigado.
Acessa o link e troca uma idéia como pessoal: Entrar no Facebook | Facebook (https://www.facebook.com/groups/144493885709544/?ref=bookmarks)
Marcelo 4WD
22/03/2017, 01:52
Alguem poderia me ajudar com uma duvida a respeito de rodas para a Sportage 97.
Eu consigo colocar rodas com o OFFSET -25 e aro 15X10 ?
Os pneus 235/75/15 cabem nessa roda de 15x10?
Quero deixar minha sportage assim, como na foto, onde posso conseguir esses frisos laterais em cima das rodas de plastico preto? Alguem poderia me passar o grupo da Sportage no whats? tks
545222
mfdomingues
22/03/2017, 17:41
Alguem poderia me ajudar com uma duvida a respeito de rodas para a Sportage 97.
Eu consigo colocar rodas com o OFFSET -25 e aro 15X10 ?
Os pneus 235/75/15 cabem nessa roda de 15x10?
Quero deixar minha sportage assim, como na foto, onde posso conseguir esses frisos laterais em cima das rodas de plastico preto? Alguem poderia me passar o grupo da Sportage no whats? tks
545222
Marcelo,
Boa tarde
Se você tem face basta acessar pelo link Entrar no Facebook | Facebook (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fgroups% 2F144493885709544%2F%3Fref%3Dbookmarks)
Caso não possua, me passe seu contato que peço para os administradores lhe adicionar.
Estes frisos laterais com certeza são adaptado, o pessoal utiliza uns alargadores de paralalas, mas é mais rústico ficam "retos" lá no grupo o povo sabe a receita, estes ai terai que descobrir o carro que foram removidos e adaptar.
Quanto ao offset não sei lhe dizer, mas o 235/75 servem na roda original da sportage e para uso em cidade não pegam em nada, mas se for usar em uma trilha por exemplo em momento de torção estes pegarão na capa do amortecedor traseiro, basta remove-la que não incomodam mais.
Marcelo 4WD
25/03/2017, 09:51
MFDomingues muito obrigado pela ajuda, ainda tenho muita coisa a fazer na sportage.
Abaixo as fotos da minha suspensão bem cansada, heheh. Vou fazer um lift como está na receita, rsrs, abs.
545417545418545419545420545421545422
mfdomingues
25/03/2017, 10:03
MFDomingues muito obrigado pela ajuda, ainda tenho muita coisa a fazer na sportage.
Abaixo as fotos da minha suspensão bem cansada, heheh. Vou fazer um lift como está na receita, rsrs, abs.
545417545418545419545420545421545422
Boa sorte Marcelo.
Entra no grupo do wapp e do face vc não vai se arrepender, soh tem fera e eh muito ativo.
Marcelo 4WD
25/03/2017, 12:45
Se possivel, me add no grupo do whatsup please.
(11)98539-5640
boa tarde, estou iniciando com a sportage, os calços são pra a parte dianteira e as molas dão conta da parte traseira isso? quando fiz isso no meu niva alem das molas tive que calçar a traseira tambem, se puder me add no watz 19-9-9844-8084
andersoncolares
04/05/2017, 18:01
boa tarde, estou iniciando com a sportage, os calços são pra a parte dianteira e as molas dão conta da parte traseira isso? quando fiz isso no meu niva alem das molas tive que calçar a traseira tambem, se puder me add no watz 19-9-9844-8084
Boa tarde Vazan. É isso mesmo. Calço na frente e molas mais longas na traseira, junto com amortecedor também mais ongo ou com alongador.
David rizzardi
08/05/2017, 19:15
Eu não entendi direito, essa Barra Panhard fica nos amortecedores traseiros? Pq na minha está pegando nos amortecedores traseiros e não sei se é culpa do lift ou da largura dos pneus (30X9,5XR15), não gostaria de ter que trocar as rodas ou colocar alargador.
Tá certo que o meu outro carro é uma parati, mas senti a Vtr com pouca estabilidade, achei ela um pouco molenga, mas o que me assustou mesmo é que de vez em quando parece que ela está saindo de traseira, pouca coisa mas assusta, mais na trilha do que no asfalto.
Obs: antes de viajar eu a levei para fazer o alinhamento.
Vcs já passaram por isso?
Na foto os calços da traseira, ainda estou usando os amortecedores originais.
Opa amigo como fixou esse calço em cima da mola qual e o tamanho dele se puder me informar ficareii muito grato obrigado
Sandro Honorato
07/06/2017, 22:45
Acessa o link e troca uma idéia como pessoal: Entrar no Facebook | Facebook (https://www.facebook.com/groups/144493885709544/?ref=bookmarks)
Alguém add lá
Djalma colombo
08/06/2017, 21:50
como ta teu nome na tua pagina do face?
LITTLEFOX1982
27/06/2017, 12:14
Boa tarde amigos.
Li muita coisa por aqui, mas tenho algumas dúvidas.
Vou fazer o lift na minha Sportage 99, e no momento quero uma coisa mais básica sem muito investimento.
Na dianteira vão ser calços de nylon de 30mm, com molas e amortecedores originais.
Na traseira vou manter os amortecedores originais com prolongadores, mas estou na dúvida de qual mola usar?
Quero uma mola "plug and play" que saque a da Sportage e coloque ela no lugar.
Ví aqui pessoal falando da Weekend, Meriza, Zafira, Omega, Vectra, SW4, enfim...
Meu carro é utilizado somente aos finais de semana 70% cidade / 30% estradas, passeios e pequenas trilhas.
Não quero que a traseira fique muito mais alta que a dianteira, somente um pouco a mais devido a colocar passageiros.
Algum amigo pode ajudar nessa dúvida?
Coloque as da meriva ou zafira, são plug and play.
[]s
(DU)
LITTLEFOX1982
27/06/2017, 15:09
Coloque as da meriva ou zafira, são plug and play.
[]s
(DU)
Obrigado pela ajuda Eduarte.
Com essa configuração, vou ter que ajustar a panhard?
Obrigado pela ajuda Eduarte.
Com essa configuração, vou ter que ajustar a panhard?
Das que eu fiz com essa configuração saiu muito pouco da simetria original, não precisei alterar a panhard.
[]s
(DU)
LITTLEFOX1982
27/06/2017, 22:39
Das que eu fiz com essa configuração saiu muito pouco da simetria original, não precisei alterar a panhard.
[]s
(DU)
Otimo chefia, muito obrigado
LITTLEFOX1982
05/07/2017, 14:01
Minha contribuição para o tópico.
A rosca dos furos dos prolongadores de amortecedores traseiros, são M12
549557
Quanto ao espaçamentos entre furos dos calços de molas dianteiras são de 91,5mm
549558
Abraços nas "alturas"
danilosa
20/09/2017, 18:32
Eduarte, sei que não é o tópico, mas mencionaram em outro que você faz para-choque tubular sob medida. Estou precisando fazer um pra minha Frontier 2007. Você faz? Se alguém puder me ajudar com isso, sou de SP capital.
Eduarte, sei que não é o tópico, mas mencionaram em outro que você faz para-choque tubular sob medida. Estou precisando fazer um pra minha Frontier 2007. Você faz? Se alguém puder me ajudar com isso, sou de SP capital.
Opa, faço sim!
[]s
(DU)
dfbeserra
04/11/2017, 19:05
Parceiros, onde encontro os calços para dianteira da minha grand tdi 2001?
mfdomingues
06/11/2017, 12:21
Parceiros, onde encontro os calços para dianteira da minha grand tdi 2001?
Manda fazer no torneiro mecânico.
OLA! Sou novo gostei deste forum. Comprei uma Sportage ano 2000 modelo 2001 diesel. Estou feliz!!!
Não entendo nada de 4x4.
Eu terei que trocar os 4 amortecedores e molas da sportage.
Já li o tópico de suspenção.
Mas como não entendo nada de 4x4 verifiquei que tem várias alternativas.
O que eu quero na suspenção é que fique um pouco mais alta.
Sou professor de Educação Física, carrego muito material e loto com meus alunos juvenis para jogar média de peso dos alunos 85 kg cada.
Ando 80% em cidade mas com muita lombada, e 20% em estrada de terra muito ruim mesmo.
Qual a melhor configuração de suspenção, melhor para este uso, de preferencia com baixo custo.
ficar com a suspenso original e vota amortecedor a óleo e nao a gas ja que circulas 80% em cidade!!!!
Djalma colombo
27/02/2018, 19:15
OLA! Sou novo gostei deste forum. Comprei uma Sportage ano 2000 modelo 2001 diesel. Estou feliz!!!
Não entendo nada de 4x4.
Eu terei que trocar os 4 amortecedores e molas da sportage.
Já li o tópico de suspenção.
Mas como não entendo nada de 4x4 verifiquei que tem várias alternativas.
O que eu quero na suspenção é que fique um pouco mais alta.
Sou professor de Educação Física, carrego muito material e loto com meus alunos juvenis para jogar média de peso dos alunos 85 kg cada.
Ando 80% em cidade mas com muita lombada, e 20% em estrada de terra muito ruim mesmo.
Qual a melhor configuração de suspenção, melhor para este uso, de preferencia com baixo custo.
Se quiser erguer mais , pode colocar na frente os amortecedores originais com as molas da besta gs, e na traseira os amortecedores da besta gs com as molas da zafira!
denishark
03/09/2024, 17:42
Boa tarde Pessoal..... É 2024 e continuo aqui com minha Sportage Curta ano 2000 com motor de Opala 4 cilindros e injeção eletrônica.
É meu carro do dia a dia...
Ela ja tem um calço na dianteira e molas da Palio Weekend atrás... mas fica dura quando estou andando sózinho.. cheia fica legal....
Agora mola a dianteira direita cansou... vou precisar mexer... e pensei em colocar suspensão a ar... alguem ja fez ?
Na traseira seriam bolsas gomadas, não teria muito segredo... ja na dianteira teria que fabricar umas bolsas gomadas com o amortecedor atravessando no meio... aí queria tirar o calço e colocar um amortecedor com maior curso...
Alguem ja viu algo parecido ou teria alguma dica util pra ver se isso é "realizavel" ???
Obrigado.