Conectar

Ver Versão Completa : Lift de Suspensão - Receita Completa

Páginas : [1] 2 3 4 5

Nava
07/02/2009, 23:34
Olá moçada!

O tão sonhado lift aconteceu e fiquei muito feliz com o resultado. Então vou realtar aqui o que foi feito para vcs não sofrerem tanto e terem um bom resultado.

Ingredientes:

- jogo de molas traseiras fiat weekend 97 com borrachas, cima e em baixo.
- dois prolongadores de amortecedor ou os amortecedores da besta GS 16 lugares.
- dois macacos bons
- calços de madeira
- oleo desingripante bom
- dosi calços de nylon medindo 125 mm de diamentro externo, 30 mm de altura, furo central com 80 mm cortado em angulo de uns 15 graus a partir de 15 mm (pq o prato da mola dianteiro tem um raio e isso servirá para ajustar as peças).
- 6 parafusos 6 mm, aço, com uns 70mm de comprimento.
- sargentos, saca-molas ou qq outra coisa que vc consiga comprimir as molas dianteira de forma segura (isso é o que nos deu mais trabalho!).
- chave estrela 23 mm (sem ela nao solta a dianteira
- chave catraca com articulação

Eixo traseiro:

Dica: levante um lado e calce, pois assim dá mais curso para descer o eixo do lado que vc está trabalhando.

- Tire o pneu, solte a parte de cima do amortecedor, calçando com um macaco extra o eixo, para vc ter controle de abaixar e elevar o eixo.

Tire a mola, limpe tudo e coloque a outra.

Coloque o prolongador na rosca e monte tudo, dando torque suficiente.

Repita do outro lado.

Eixo dianteiro:

Tire o pneu. Solte o pivo da barra estabilizadora.

Solte os 3 parafusos da torre, dentro do cofre do motor.

Solte o parafuso de 23 mm que prende o garfo do amortecedor.

Solte os 4 parafusos que unem as duas partes do garfo.

Dica: Tire a porca de 23 mm e bata com um punção até sair o braço de um lado, não precisa tirar os dois, pois isso vai facilitar a montagem.

Solte o pino que prende o braço triangular superior da suspensão (use macaco para elevar e abaixar a bandeja. Cuidado com as coifas para nao rasgar nada.

Beleza, tirou o conjunto mola amortecedor. Na bancada encolha a mola e tire a parte de cima. Coloque o calço, ajuste se precisar e marque os furos.

No prato para tirar os parafusos originais é so bater uma vez e boa.

Coloque tudo de novo e aperte o conjunto (fique de olho para nao errar as posições das borrachas e arruelas.)

Dica: antes de apertar, verifique a posição que ficará os braços do garfo em relação a furação da torre, pq depois vc nao gira ela nem fudd...

Coloque o conjunto prendendo por cima. Monte os dois lados do garfo, bata o pino de 23mm devolta e recoloque a barra estabilizadora (o uso do segundo macaco aqui ajuda bastante.

Repita do outro lado.

Pronto!

A traseira subiu generosos 7 cm, ficou firme mas não dura, manteve o curso.
A dianteira subiu uns 4 cm, melhorando muito.

Depois posto fotos.

Agradeço o Paulo (MIT) que ajudou muito em tudo!

Só tstar na valeta agora....

Costa Junior
08/02/2009, 13:19
Ei, Nava Posta as fotos pra gente vêr. Tá faltando tirar da assinatura a informação de que um dia sai o Lift 2´´

Nava
08/02/2009, 13:33
E o mane esqueceu de tirar do antes e depois...ma olhe, até minha mulher ao ver a viatura sem saber do lift perguntou: oq vc fez na viatura quie ficou tao alta? hehehe

Investimento $$$$

R$50 nas molas.
R$50 nylon
R$10 usinagem nylon
R$ 6 parafusos

5 horas de trabalho (agora com know-how dá rpa fazer em duas horas com tudo a mao).

Se quiser fazer com estas molas, recomendo pesquisar o preço de novas, poi snao foi facil achar molas boas, sem ferrugem, tortas, etc.

Nava
08/02/2009, 13:48
Agora fotos...na pressa nem tirei muitas.

Nava
08/02/2009, 13:50
mais fotos....

Nava
08/02/2009, 21:25
Medidas tiradas hoje:

referencia posição do macaco no chassi até o chao:

- Dianteiro 29cm
- traseiro 34cm

Está raspando um pouco o pneu pelo lado de dentro, pois o tatu é cravudo e qdo dá fim de curso superior, dá um apegadinha...vou tirar os dentes do pneu e ver se melhora, senao, vou tacar espaçador.

Fiz uma trilha básica e o desempenho melhorou uns 50%. O maior curso, maior altura e as avm fizeram muita diferença.

O carro ficou firme, mas como a mola é progressiva, nao tirou o conforto em trecho de deslocamento, ao contrário, coma a suspensão mais alta melhorou ainda mais.

É só ligar o ar cond, o cd preferido, 4x4 e curtir o domingão...

ROAD TECH
09/02/2009, 08:06
Medidas tiradas hoje:

referencia posição do macaco no chassi até o chao:

- Dianteiro 29cm
- traseiro 34cm

Está raspando um pouco o pneu pelo lado de dentro, pois o tatu é cravudo e qdo dá fim de curso superior, dá um apegadinha...vou tirar os dentes do pneu e ver se melhora, senao, vou tacar espaçador.

Fiz uma trilha básica e o desempenho melhorou uns 50%. O maior curso, maior altura e as avm fizeram muita diferença.

O carro ficou firme, mas como a mola é progressiva, nao tirou o conforto em trecho de deslocamento, ao contrário, coma a suspensão mais alta melhorou ainda mais.

É só ligar o ar cond, o cd preferido, 4x4 e curtir o domingão...

Olá Nava,

Como ficou os ângulos das homocinética com as rodas dianteira no ar????.

Certa vez tentei montar calços semelhantes aos seus na dianteira e percebi que ao girar as rodas com o carro suspenso no elevador acontecia alguma restrição ao movimento.

Na verdade os cursos de suspensão dianteira e traseira são dados pelos respectivos cursos dos amortecedores.

Mesmo amortecedor > mesmo curso total.

Na dianteira tudo bem, pois vc colocou o calço acima do apoio de mola. Na traseira deve ter perdido parte do curso de extensão, devido às molas mais altas.

Sds,

Octávio

Paulo_CW
09/02/2009, 08:55
Ae Nava...
Agora sim heim... só trilhas...:dance:
Segue uma foto com da trilha de testes para aprovação do lift...

Audi80
09/02/2009, 11:20
Meu Lift é semelhante, mas com molas da suprema na traseira e calços de 40mm na dianteira. Uso Pneus Mud 30x9,5 Pirelli e eles possuem cravos laterais... esses cravos pegavam muito no "copo" do amortecedor traseiro, como o seu... minha solução foi cortar o copo fora. Resolvido! Uso amortecedores da Besta GS 16, Monroe gas premium gold.

Fabio

Nava
09/02/2009, 21:36
Na posição normal elas ficaram com uns 2 graus para baixo. Qdo era stock ficava uns dosi graus para cima. Não ficou torcido em vao livre. Ficou normal. O ideal é nao forçar em maximo angulo/curso.

O curso permaneceu em ambos os eixos em virtude do mesmo amortecedor. na traseira tem o prolongador (60mm) para nao detonar o mesmo.

mbm4x4
09/02/2009, 23:04
Parabéns Nava pela nova configuração.
Não tem dinheiro que pague qdo voce gosta e consequentemente aproveita todos beneficios.
Agora ninguém te segura:
Pneus TATU
RL Avm
Lift e peito de Aço...Segura peão!!!!
[]s
Mateus

EDuarte
10/02/2009, 12:57
Nava, me tira uma duvida, pela foto a mola da fiat em uma das extremidades é maior que a original, ou seja, o elo é mais aberto, não deu diferença no suporte? Ficou pra cima ou pra baixo? Tem como vc postar uma foto desse detale na viatura?
Valeu
[]s
(DU)

Nava
10/02/2009, 19:47
Eduarte, sim isso ficou ruim, mas fácil de acertar.

Eu montei com o elo menor para cima, mas como o prato de baixo é liso, a mola escorrega.

Inverti a mola e até agora ficou no lugar. O ideal é cortar uma chapa fina e dobrar para formar um prato com apoio (abas) e dai nao escorrega mais.

Nava
10/02/2009, 19:50
Life, to mais facero que ganso novo, porco na lama, égua com dois potrilhos, cachorro em mudança...risos

Ficou dez! Deveria ter feito isso no primeiro dia depois da compra. Recomendo!

Vira uma pickup mesmo. E o povo olha, e mede daqui e dali...olha a pneuzada...doidera! E na trilha? Afe...

Auriemma
11/02/2009, 01:06
Pessoal vê se podem me ajudar, estou querendo levantar um pouco minha Sportage, hj fui na Oficina Jeep Trip no Tatuapé e o cara me cobrou 1500,00 para levantar o carro em 2 e 3 polegadas, trocando amortecedor traseiro e molas e calçando o dianteiro, confesso que fiquei meio assustado com o valor, alguém conhece uma forma ou lugar mais barato.
Pois estou também para trocar meus Pneus, que apesar de estarem muito novos, não são lameros, estou com os Pneus Michelin LTX M/S 225/70 R 15, que alias estou vendendo por 200,00 reais cada para poder combra os BF Mud que gostaria de colocar nas medidas 235/75 R15, e achei estes por 630,00, alguém sabe se arrumo por menos também?
Moro na Zona Norte de Sp e agradeço se puderem me ajudar.

jgneves
11/02/2009, 12:06
Pessoal vê se podem me ajudar, estou querendo levantar um pouco minha Sportage, hj fui na Oficina Jeep Trip no Tatuapé e o cara me cobrou 1500,00 para levantar o carro em 2 e 3 polegadas, trocando amortecedor traseiro e molas e calçando o dianteiro, confesso que fiquei meio assustado com o valor, alguém conhece uma forma ou lugar mais barato.
Pois estou também para trocar meus Pneus, que apesar de estarem muito novos, não são lameros, estou com os Pneus Michelin LTX M/S 225/70 R 15, que alias estou vendendo por 200,00 reais cada para poder combra os BF Mud que gostaria de colocar nas medidas 235/75 R15, e achei estes por 630,00, alguém sabe se arrumo por menos também?
Moro na Zona Norte de Sp e agradeço se puderem me ajudar.

Auriemma,

Com este valor que querem te cobrar, dá pro c viajar até Curitiba, pagar o churrasco pro Nava, elevar seu carro e até trazer dinheiro de volta.

Audi80
11/02/2009, 12:21
Auriema,

Cote os Pirelli MUD, 30x9,5. São um pouco maiores que os 235, mas cabem com perfeição na nossa sportage. Pelo menos aqui no Rio estão custando ainda na casa dos 500... tenho e aprovo!

Abs,
Fabio

ALEXANDRE MIETTI
11/02/2009, 18:33
Life, to mais facero que ganso novo, porco na lama, égua com dois potrilhos, cachorro em mudança...risos

Ficou dez! Deveria ter feito isso no primeiro dia depois da compra. Recomendo!

Vira uma pickup mesmo. E o povo olha, e mede daqui e dali...olha a pneuzada...doidera! E na trilha? Afe...

Fala Nava, nota 10 a viatura, os amortecedores vc manteve os originais ou trocou tb?

Nava
11/02/2009, 23:25
Só troquei molas.

Realmente o povo ta cobrando caro...Venha pra ca que eu cobro 1000 com tudo instalado! Direito a trilha de teste ainda...

Se vc quer pneu lameiro, conheça tatu pneus. O armadillo roda bem no asfalto, duravel, barato, balanceado, e detona na trilha, dá de dez nos mud, argentinos e afins...mas o tatu 235 nao vai caber sem lift de carroceria pois vai raspar tudo...esse pneu custa 250 cada!

Maverickturbo
12/02/2009, 11:08
Fala Nava,

Parabens pelo passo a passo, ficou muito bom!

Auriemma,

Eu tenho os Saveros MUD, na medida 31x10,5 eles custaram da última vez R$ 540 cada.
Acho que deve ter em medida menor, checa o preço ali no Jo Pneus, na av eng caetano alvares, ele costuma ter preços bons.
Com relação a jeeptrip, antes eu indicava, mas agora está complicado, por enquanto estou sem uma oficina pra indicar.
Antes R$ 1500 era para o body-lift de 4, que permite colocar os pneus 31x10,5.

Auriemma
13/02/2009, 18:50
Fala Nava,

Parabens pelo passo a passo, ficou muito bom!

Auriemma,

Eu tenho os Saveros MUD, na medida 31x10,5 eles custaram da última vez R$ 540 cada.
Acho que deve ter em medida menor, checa o preço ali no Jo Pneus, na av eng caetano alvares, ele costuma ter preços bons.
Com relação a jeeptrip, antes eu indicava, mas agora está complicado, por enquanto estou sem uma oficina pra indicar.
Antes R$ 1500 era para o body-lift de 4, que permite colocar os pneus 31x10,5.

OI Maverik

Eu estou conversando com o Jo sobre os Pneus, ele me falou que está dificil arrumar nessas medidas, ele me falou que mexeu no seu carro já.
Eu achei na caçula Pneus na Av Agua Fria os Pirelli Mud 30 9,5 R15 por 558,00 sob encomenda, parece bom preço né. E será que esses Pneus são melhorer que o BF.
Para aumentar o carro, vou ter que pesquizar bastante ainda, capaz de tentar fazer sozinho, o Body Lift na Jeeptrip me cobraram 3.000,00 ve se pode.
Pelo jeito a gente mora perto, moro paralelo a mariquinha viana, a gente se tromba qualquer dia.

Valeu.

Nava
22/02/2009, 13:22
Alguem tem solução para o caso de raspar o pneu pelo lado de dentro do suporte do amortecedor...nao quero mexer na barra panhard...

Júlio C. A. Santos
22/02/2009, 17:37
Não sei não... Mas acho que uns pneus mais finos... :pensativo:

Abraço

CarlinBC
24/02/2009, 16:47
Olá Nava... Não entendí porque voce encolheu e tirou a mola para depois montar novamente. Foi só para tirar os parafusos?

Nava
24/02/2009, 22:20
Porque vc tem de trocar os parafusos originais por maiores e só assim que é possivle fazer isso.

EDuarte
25/02/2009, 09:27
Alguem tem solução para o caso de raspar o pneu pelo lado de dentro do suporte do amortecedor...nao quero mexer na barra panhard...

Nava, se vc não quiser modificar a panhard coloque espaçadores de rodas, mas eu acredito que a melhor slução seria fazer um prolongador do suporte da barra (segue foto). Eu coloquei as molas da Palio Weekend como vc indicou e ja estou providenciando o prolongador.

[]s
(DU)

Nava
25/02/2009, 23:10
Ficou boa?

E to vendo essa possibilidade, mas vou tentar o espaçador antes...

EDuarte
26/02/2009, 09:02
Ficou boa?

E to vendo essa possibilidade, mas vou tentar o espaçador antes...
Ficou exelente Nava, só estou tendo problemas com o amortecedor, comprei os da besta mas é do mesmo tamanho do que esta la e fica sem curso nenhum, não sei se ja era da besta ou o cara me vendeu errado.
Teria como vc me fazer dois favorzinhos? Medir o curso do seu amortecedor aberto e tirar uma foto do espaçador pra eu ver como é?
Preciso resolver isso urgente ou vai estourar o amortecedor.
[]s
(DU)

Nava
26/02/2009, 20:02
A medida vai demorar...
O Espaçador é um pedaço de aço redondo ou sextavado, com uns 100 mm de comprimento, um furo roscado (mesma do amortecedor) e a outra ponta rebaixada com rosca para o diametro do furo. Assim, vc aparafusa o amortecedor sob ele e depois coloca as buchas no local original.
Estou usando o do vitara, pois ganhei.

Audi80
27/02/2009, 10:15
Nava,

Como o 30x9,5 da Pirelli MUD tem uns "cravos" laterais, eles praticamente travavam no copo do amortecedor... o que eu fiz? Cortei fora os copos do amortecedor e coloquei apenas um guarda pó protegendo a haste dele.... ficou otimo!!

Abs,

Fabio

EDuarte
27/02/2009, 14:00
A medida vai demorar...
O Espaçador é um pedaço de aço redondo ou sextavado, com uns 100 mm de comprimento, um furo roscado (mesma do amortecedor) e a outra ponta rebaixada com rosca para o diametro do furo. Assim, vc aparafusa o amortecedor sob ele e depois coloca as buchas no local original.
Estou usando o do vitara, pois ganhei.
Entendi...
Valeu Nava
[]s
(DU)

Nava
27/02/2009, 19:38
E curtiu a altura nova? q achou?

EDuarte
28/02/2009, 12:07
E curtiu a altura nova? q achou?
Show de bola Nava, ficou até mais alta do que eu imaginava, muito bom mesmo.
Só preciso resolver os amortecedores.
Agora acho que da pra colocar os Armadillo rssssss, só to achando puxado o frete.
[]s
(DU)

Nava
28/02/2009, 22:48
Me passa seu cep que eu farei novo orçamento. Mandei 4 pra MG a 100 reais...

EDuarte
02/03/2009, 13:31
Me passa seu cep que eu farei novo orçamento. Mandei 4 pra MG a 100 reais...
09895-080
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
05/03/2009, 01:44
No Cardomain.com encontrei essa gambiarra... O que é isso?... :pensativo:

EDuarte
05/03/2009, 10:28
No Cardomain.com encontrei essa gambiarra... O que é isso?... :pensativo:
Ele colocou um prolongador no ponto de fixação da barra no diferencial pra deixa-lo alinhado devido a autura da suspenção e assim alinhar o eixo novamente. Porem acredito que o correto seria fazer esse prolongador na outra ponta da barra, devido ao movimento que a suspenção faz a barra provavelmente baterá em cima ou tera que limitar o curso.
[]s
(DU)

CarlinBC
06/03/2009, 18:29
[quote=Nava;805639]Olá moçada!

O tão sonhado lift aconteceu e fiquei muito feliz com o resultado. Então vou realtar aqui o que foi feito para vcs não sofrerem tanto e terem um bom resultado.

Olá Nava...
Segui quase que totalmente sua sugestão fiquei muito satisfeito com o resultado.Obrigado!

Nava
06/03/2009, 20:26
Pela foto ficou legal...fala ae, a sensação de andar no carro alto é muito boa!!!

CarlinBC
06/03/2009, 20:39
Pela foto ficou legal...fala ae, a sensação de andar no carro alto é muito boa!!!

Não andei ainda.Terminei na quarta feira a noite e viajei a São Paulo. Eu mesmo é que estou metendo a mão na graxa. Amanha vou postar fotos dos discos de freio que estou adaptando na traseira. Obrigado pelo elogio...:concordo:

Júlio C. A. Santos
07/03/2009, 01:45
Faz tempo que estou pensando em levantar a suspensão, mas acho que vou deixar este serviço para minha oficina de confiança em Joinville/SC, eles cobram R$ 500,00 para levantar suspensão de Sportage (praticamente o mesmo preço de um par de rodas livres) a viatura fica pronta no mesmo dia. Um ex-membro deste Fórum (Beto Gordo) também levantou a suspensão da sua Sportage nessa mesma oficina. Eu vi a viatura dele, ficou 100%. :concordo:

Abraço

CarlinBC
07/03/2009, 08:35
Olá Julio...
Se a sua oficina cobra este valor com as peças incluidas, está ótimo o preço porque dá uma canseira danada fazer este serviço embora seja bem fácil. Eu mesmo estou fazendo, porque gosto, tenho todas as ferramentas e tempo...

CarlinBC
07/03/2009, 19:08
Mais fotos do SPTG com a suspensão levantada.

jgneves
07/03/2009, 20:16
Olá Julio...
Se a sua oficina cobra este valor com as peças incluidas, está ótimo o preço porque dá uma canseira danada fazer este serviço embora seja bem fácil. Eu mesmo estou fazendo, porque gosto, tenho todas as ferramentas e tempo...

Carlin,

Vc seguiu aquela receita do Nava? Quais as molas utilizadas? Trocou os amortecedores ou colocou prolongador? E o calço pra dianteira mandou fazer onde? Aqui em BH?:D

CarlinBC
08/03/2009, 11:46
Olá João...
Com a receita do Nava, ficou fácil executar o serviço. Eu já tinha comprado um par de molas em um ferro velho de recicláveis (paguei R$1,00 o kilo hehehe) mas não sei de qual carro. Para os amortecedores, estou fazendo um novo suporte superior que ficará soldado abaixo e dentro do original (fixo no chassis) que assim passará a ter um formato parecido com a letra A. Os calços dianteiros, usei dois feitos de borracha lonada que estavam nas molas traseiras e que eram a adaptação anterior a minha aquisição. Tinham a altura de 30mm mas quando coloquei e apertei, ficaram com uns 25mm então desmontei e coloquei mais um calço feito de nylon de aprox.10mm. Recomendo que voce faça os calços de outro material porque a borracha lonada foi muito difícil de trabalhar no torno. Se voce levar o prato superior do amortecedor diant. para qualquer torneiro, ficará mais fácil de fazer o serviço.
OK?

imoveisbranco
04/04/2009, 00:34
ontem estava passando na frente de um oficina mecânica e vi uma Jeep Cherokee com suspensão levantada,o dono não estava e perguntei a o mecânico,ele me falo' que o carro acima de 60/70 Km na BR era impossível de dirigir. agora que erro foi feito com a suspensão ?
porque quero levantar a minha Sportage mas sendo que não uso exclusivamente para trilha ma para trabalho e lazer e viagem,vale a pena levantar ? não perde estabilidade na rua com velocidade elevada ?

você que levantaram o carro tem problemas em alta velocidade ?

obrigado para esclarecer as minha duvida

Mattia

CarlinBC
04/04/2009, 09:00
ontem estava passando(...)era impossível(...)porque quero levantar a minha Sportage mas sendo que não uso (...)trilha ma para trabalho e lazer e viagem,vale a pena levantar ? não perde estabilidade na rua com velocidade elevada ?você que levantaram o carro tem problemas em alta velocidade?Mattia

Olá Mattia...
Entendo que qualquer veículo que tiver o seu centro de gravidade, simplesmente levantado, comprometerá a sua estabilidade.Além disso,a SPTG tambem é muito macia, então se deve endurecer as molas para reduzir o balanço.
Pra alta velocidade,o correto é rebaixar o veículo o que automaticamente abaixa o centro de gravidade.Uma suspensão a ar resolve os dois prazeres.
Abçs...

Júlio C. A. Santos
04/04/2009, 11:55
Pessoal,

Quem puder levantar a suspensão em casa, não pensem duas vezes. Tem lugar por aí que tão cobrando mais de R$ 1.000,00 pelo serviço. Descobri uma outra oficina em Joinville que levanta a suspensão de Sportage com calços e cobram menos de R$ 500,00 (material + M.O.), o serviço leva três horas. Eu gostaria de fazer este serviço em casa mesmo só por diversão, mas como não tenho tantas ferramentas... Pelo que vi na lista do material necessário publicado pelo Nava, se eu fosse comprar todas as ferramentas, me custaria quase o valor cobrado pela oficina. Parabéns a todos que possuem uma verdadeira oficina em suas garagens, eu ainda chego lá... :concordo:

Abraço

Nava
04/04/2009, 15:31
Moçada, as ferramentas essenciais são a chave 23mm, bons macacos e o esquema para vc fazer fechar a mola dianteira, que pode ser uma boa morsa de bancada. Estudando isso bem primeiro, não tem erro. Em 3h faz o serviço! Ajuda de alguem é importante tb, pois facilita.

Como disse, tenha tudo em mãos que não tem erro.

Qto a questão da cherokee: montei uns pneu sem uma que tinha o lift mas, mal feito. O cara pagou mais de mil reais e era só gambiarra. Tinha hastes de suspensão cortadas e emendadas com solda (bem porca!) entre outras coisas. No caso da cherokee, essas hastes posicionam as rodas dianteiras e traseiras no centro, e vc mudando isso de qq jeito, como a que vi, sai fora os centros, cambagem e tudo mais....quem consegue dirigir isso depois?

Assim, posso dizer, ajudado por quem tem lift na sport, que não muda nada na forma de dirigir. pelo contrário aumenta-se o prazer nisso! A unica coisa que muda mesmo é que em curvas mais rápidas a caroceria entorta mais, como qq carro mais alto.

Fui.

Beto4x4
05/04/2009, 00:06
"... posso dizer, ajudado por quem tem lift na sport, que não muda nada na forma de dirigir. pelo contrário aumenta-se o prazer nisso! A unica coisa que muda mesmo é que em curvas mais rápidas a caroceria entorta mais, como qq carro mais alto."

Pessoal, já faz uns meses que levantei a minha, e ficou muito show, realmente o carro fica com outro visual, mas, minha reclamação é em relação a ter ficado muito dura e isso talvez tenha sido pelo fato de eu usar as molas da zafira, será? Gostaria de saber se estas molas da weekend são mais macias e caso positivo vou providenciar a troca. A propósito, aqui no sul o mecânico de suspensão me cobrou 150,00 de MO para fazer o serviço. Sds (tem fotos anexas). Meus pneus são 255/60R15.

Nava
05/04/2009, 23:15
Ficou macia, na verdade achei que ficou bem mais firme e levando em consideração maior altura é o ideal.

O detalhe é só a questão que um lado da mola é plano e do outro tem a redução....tem que bolar um esquema pra ela ficar parada no prato superior.

De resto tudo ok.

Esse pneu 255 ficou muito chocha? Gasta mais qto? Ta raspando no curso maximo do eixo de trás?

Auriemma
06/04/2009, 02:38
Oi Pessoal, alguém tem para vender os calços de nylon para a dianteira da Sptg, to loco para levanta-la mais nem imagina ounde arrumar esses calços.
Outro detalhe, pelo que li, as molas do Omega 6cc são as melhores opções, só não entendi claramente se o conjunto é:
1-Mola omega 6cc dianteira esqueda (molas para GNV)
2-Amortecedor da Besta 16 lugares.

AI a frente é apenas o calço mesmo, não existe outra mola que sirva no lugar?

Abraço.

CarlinBC
06/04/2009, 07:12
Oi Pessoal, alguém tem para vender os calços de nylon para a dianteira da Sptg, to loco para levanta-la mais (...)
AI a frente é apenas o calço mesmo, não existe outra mola que sirva no lugar?Abraço.

Tem que saber quanto voce quer "levanta-la mais". Voce já levantou quanto com os calços?Trocar as molas diant.não levantam porque é limitado o espaço.

EDuarte
06/04/2009, 10:20
Concordo com o Nava, o nivel de dificuldade para efetuar esse serviço é pequeno, principalmente na traseira que é só trocar as molas e amortecedores, mas tem que fazer o prlongador da barra panhard senão o pneu do lado esquero ( olhando a viatura por tras) pega no amortecedor quando a supenção é exigida. Na frente é um pouquinho mais trabalhoso, mas é simples, eu mesmo fiz todo o serviço em casa, mas fiz os calços com tubo mannesman, o nylon por aqui é muito caro, me cobrara 90,00 em um tarugo de 15 cm, o tubo no ferro velho é por kilo, paguei 10,00. Só uma ressalva, não coloque calços maiores que 30 mm na dianteira, inventei de colocar de 35 mm e deu muuuuuito trabalho pois fica tudo no limite, muito justo, não vale apena.
Ficou ótimo, macia e firme, recomendo.
[]s
(DU)

CarlinBC
06/04/2009, 10:28
Olá Du...
Como é fixado o tubo para ficar centrado???
Poste fotos. Deve ter ficado show...
Abçs...

EDuarte
06/04/2009, 10:49
Olá Du...
Como é fixado o tubo para ficar centrado???
Poste fotos. Deve ter ficado show...
Abçs...
Puts, foi mau Carlin não tirei fotos, é que com a mão toda suja de graxa fica um pouco dificil tirar fotos, e na hora que se esta fazendo o trabalho agente nem lembra, foi mau.
Centralizar ele é o procedimento normal, como a parede do tubo é larga, deve ter uns 20 mm é só furar pra passar os parafusos. O que pode acontecer é o furo não ficar exatamente no centro da peça e não ficar um "furo" e sim um meio furo que foi o meu caso, é como se vc furasse com metade da broca na peça e metade pra fora, uma meia lua, Mas isso não tem nenhum problema, pois os furos são apenas pra centralizar e a peça fica exatamente sobre a mola, ficou perfeito, mas pode-se encontrar um tubo com a parede maior. Não sei se consegui esplicar direito, qualquer duvida é so perguntar.
[]s
(DU)

CarlinBC
06/04/2009, 11:07
No meu caso, usei um calço de borracha lonada que quando apertei,diminuiu muito, então completei com um calço de 10mm feito em nylon.E estou pensando em trocar por um calço único de nylon maciço ou similar que suporte a pressão.
Te pergunto: Por ser um tubo; ficou um espaço interno (oco ou vazio) que pode se encher de barro e provocar corrosão? Qual o diametro externo do tubo?
Abçs...

EDuarte
06/04/2009, 11:29
Entrar barro é dificil por ficar prensado entre o suporte do chassi e o suporte da mola, só entraria por cima dentro do cofre do motor, mas pode-se bolar um guarda pó de borracha. O diametro externo do calço que coloquei é de 130 mm + ou -.
A vantagem do tubo mannesman é que ele é fbricado sem solda, ele é prensado numa peça inteira, sua resistencia a pressão é estupida, mas acredito que não tenha necessidade de se usar esse tubo, pode ser qualquer outro que tenha a parede grossa.
[]s
(DU)

CarlinBC
06/04/2009, 11:43
Du...
Quando disse, entrar barro me expressei mal. É entrar poeira que se molha e vira barro.Isso!!! Bom se tiver jeito de fazer uns 2 furos na extremidade inferior do tubo p/vazar a água.Talvez resolva. Ótima idéia a sua do tubo.Moro ao lado da Valorec/Mannesmman.Vou dar uma investida nesta direção...
Abçs...

EDuarte
06/04/2009, 11:51
Da pra fazer os furos sim, mas mesmo com o nylon acumularia um poco de pó tambem, bem menos é claro.
Pelo custo e resistencia eu acho que vale apena sim.
[]s
(DU)

CarlinBC
06/04/2009, 14:24
Da pra fazer os furos sim, mas mesmo com o nylon acumularia um poco de pó tambem, bem menos é claro.
Pelo custo e resistencia eu acho que vale apena sim.
[]s
(DU)

Agora falta voce postar as fotos dela pronta...
Abçs...

EDuarte
06/04/2009, 14:48
Agora falta voce postar as fotos dela pronta...
Abçs...
Assim que trocar os pneus eu posto as fotos.
[]s
(DU)

Auriemma
07/04/2009, 01:19
Tem que saber quanto voce quer "levanta-la mais". Voce já levantou quanto com os calços?Trocar as molas diant.não levantam porque é limitado o espaço.

Oi Carlin, ainda não tevantei nada, estou procurando os calços para comprar.
Será que ninguém sabe responder minha pergunda?

valeu

CarlinBC
07/04/2009, 07:59
Oi Carlin, ainda não tevantei nada, estou procurando os calços para comprar.Será que ninguém sabe responder minha pergunda?valeu

Olá Auriemma...
Acredito que não existem estes calços prontos no Brasil para comprar. Pelos depoimentos,todos os membros mandaram fazer ou fizeram mas, procure nas lojas americanas que talvez encontre.
Dê uma olhada neste site: www.upyourkia.com/ (http://www.upyourkia.com/)
Boa sorte.
Abçs...

CarlinBC
09/04/2009, 08:46
Olá Auriemma...Acredito que não(...) mas, procure nas lojas americanas que talvez encontre(...)

Lojas americanas tem duplo sentido. O que eu quis dizer é: Lojas situadas na America do Norte. Nos Estados Unidos mais precisamente.

Beto4x4
11/04/2009, 22:11
...
Ficou macia, na verdade achei que ficou bem mais firme e levando em consideração maior altura é o ideal.

O detalhe é só a questão que um lado da mola é plano e do outro tem a redução....tem que bolar um esquema pra ela ficar parada no prato superior.

De resto tudo ok....

...Esse pneu 255 ficou muito chocha? Gasta mais qto? Ta raspando no curso maximo do eixo de trás?...

Puts.!!! só agora pude entrar e ver que tinha respostas e perguntas!!! Tu diz que ficou macia! A minha está firme e macia no asfalto, mas em terreno esburacado ou em ruas pavimentadas, trepida muito, ou seja, sente muito e transmite para dentro as vibrações. Eu queria que fosse tipo "galaxy" uma nave, macia, pois, pelo peso dela,deveria ser assim.
Quanto ao pneu 255, ele é o mesmo diâmetro do original, ou seja, não afetou o desempenho. Coloquei umas arruelas espaçadoras no lado esquerdo da roda trazeira para compensar o meu lift da barra. Em determinadas situações o pneu rossa de leve a capa do amortecedor, mas, sem prejuizo algum. (ops.. o tópico é outro né!).
sds.

Nava
13/04/2009, 21:32
Beto, p´neu 255 igual a 205...sei nao.

Sim, na estrada esburacada ela continua firme. Dai só baixando os pneus para 23 lb q resolve muito isso. Mas ela nao tem suspensao galaxie nao...sem chance.

CarlinBC
06/05/2009, 14:17
Olá a todos...
Abaixo, postei uma foto da maneira que encontrei para aumentar o curso do amortecedor traseiro após o "lift de suspensão". Ao João JGNeves, que tentei me explicar na época, mas acredito que não conseguí. Agora ficou fácil entender.
Abçs...

EDuarte
06/05/2009, 14:29
Perfeito Carlin, tambem pensei em fazer isso, mas não quis soldar outra peça no chassi.
Você poderia ter soldado no limite do chassi, assim ganharia mais curso.
[]s
(DU)

CarlinBC
06/05/2009, 14:45
Perfeito Carlin, tambem pensei em fazer isso, mas não quis soldar outra peça no chassi.Você poderia ter soldado no limite do chassi, assim ganharia mais curso.[]s(DU)

Olá Du...
Qual método voce usou?
Acredito que se soldar o novo suporte na linha inferior do chassis, usando o mesmo amortecedor, não terá curso suficiente na ascendente, e na descendente, a mola é que ficará como limitador. Isto pode ocasionar a liberação da mola. Depois vou postar uma foto com a suspensão toda levantada para melhor compreensão do que eu disse...
Abçs...

CarlinBC
06/05/2009, 15:07
Olá Du...
Veja as fotos...

jgneves
06/05/2009, 15:34
Olá a todos...
Abaixo, postei uma foto da maneira que encontrei para aumentar o curso do amortecedor traseiro após o "lift de suspensão". Ao João JGNeves, que tentei me explicar na época, mas acredito que não conseguí. Agora ficou fácil entender.
Abçs...

Carlin,

Ficou show! muito bom. Depois vou querer um contato pessoal para ver de perto e ver se eu animo a faze-lo também. To meio agarrado estes dias.

abrs.

EDuarte
06/05/2009, 16:24
Oi Carlin.
No meu caso como ja estava na hora de trocar os amortecedores aproveitei e coloquei os da besta, ficou perfeito. O seu trabalho tambem ficou exelente.
Não esqueça que vc tera que fazer um prolongador na panhard ou no suporte pra compensar o desvio do eixo.
[]s
(DU)

CarlinBC
06/05/2009, 18:02
Oi Carlin(...)Não esqueça que vc tera que fazer um prolongador na panhard ou no suporte pra compensar o desvio do eixo.[]s(DU)

Olá Du...
Qual a explicação técnica sobre este assunto? O que acarretaria? Abçs...:pensativo:

Olá João...
A hora que voce quiser ver a minha obra, é só marcar.Abçs...:concordo:

EDuarte
06/05/2009, 18:41
Olá Du...
Qual a explicação técnica sobre este assunto? O que acarretaria? Abçs...:pensativo:

Oi Carlin.
Não sou muito bom em explicar, mas vou tentar.
Uma ponta da barra é presa na ponta do diferencial, a outra ponta é presa no chassi no lado oposto ficando na horizontal mantendo o eixo alinhado, levantando a suspensão a barra tende a ficar na vertical puxando o eixo pro lado direito (olhando por trás). Como concequencia o pneu do lado esquerdo irá fatalmente raspar no amortecedor quando a suspensão for exigida e estará forçando as borrachas das barras da suspensão que no meu caso logo que levantei ficou fazendo um tec-tec na barra direita quando arrancava com a viatura pra frente ou pra trás, pode olhar que vc vai perceber que o eixo esta desalinhado em ralação a carroceria.
Muitos não se preocupam com isso, simplesmente tiram a capa do amortecedor e ficam rodando assim, com o carro desalinhado.
Eu fiz um prolongador no suporte do chassi, mas o tamanho não foi suficiente, preciso aumentar mais um cadinho, outra opção é aumentar o tamanho da barra.
Não sei se consegui explicar direito, mas qualquer duvida é só chamar.
[]s
(DU)

CarlinBC
06/05/2009, 19:14
Du...
No meu caso, os pneus 225 que serão trocados por 205, estão longe das capas dos amortecedores por causa dos discos de freio adaptados que funcionam como um espaçador de 12mm. Qual é o cálculo para "aumentar um cadinho" que voce diz?
Amanha de dia, vou verificar no olhometro esta diferença.
Obrigado pela ajuda...

CarlinBC
07/05/2009, 07:52
Du...
Realmente. Existe uma diferença de 2 a 3cm prá fora, no lado direito e terei que fazer mais esta alteração.
Voce sabe me dizer se posso retirar esta barra normalmente, ou tenho que tomar outros cuidados antes de começar?
Abçs...

EDuarte
07/05/2009, 10:15
Pode tirar sem preocupação Carlin, apos tirar a barra é só colocar um macaco entre a roda e o chassi do lado esquerdo empurrando a carroceria até ficar alinhado, depois é só fazer o prolongador na medida da diferença e pronto.
O correto seria fazer com que a barra fique alinhada com o eixo, mas pra isso o prolongador do suporte ficaria muito grande formando uma alavanca que "talvez" venha a quebrar numa pancada muito forte, ou não...
[]s
(DU)

CarlinBC
07/05/2009, 11:15
Beleza, só não entendí quando voce diz:"apos tirar a barra é só colocar um macaco entre a roda e o chassi do lado esquerdo empurrando a carroceria até ficar alinhado"
Tem como postar foto da forma que voce fez? Outra coisa: Este tubo da barra é maciço ou oco?
Brigado por enquanto!!!!

EDuarte
07/05/2009, 11:39
Putz Carlin num tenho fotos, foi mau.
Colocando o macaco da viatura entre o pneu e o chassi, quando vc for abrindo o macaco ele vai empurrar o chassi, a idéia é empurrar a carroceria pra direita até alinhar, pode até empurrar a carroceria com a mão, ela fica molengona, é que com o macacao da pra vc ir regulando até chegar na posição certa e tirar a medida.
Acredito que a barra seja oca, mas não tenho absoluta certeza.
Tamo ai pra ajudar.
[]s
(DU)

CarlinBC
07/05/2009, 17:20
Du...
Vou cortar esta barra e aumentar no comprimento, com um tubo de mesmo diâmetro. Acho que é, o mais fácil de fazer no momento. O Nava poderia dar um pitaco técnico nesta MO. mas anda meio sumido...

EDuarte
07/05/2009, 17:43
Com certeza Carlin essa é a maneira mais facil, é só alinhar o carro, tirar a medida do que precisa a mais e boa.
Só uma dica, se vc mesmo for soldar, faça um chanfro rasoavel nas quatro bordas dos tubos pra encher de solda, comos os tubos terão o mesmo diametro vc não terá onde soldar.
[]s
(DU)

CarlinBC
07/05/2009, 17:58
Du...
Eu mesmo farei a solda. O chanfro é de lei. Hehehe...Voce tem o dom! Conhece muito!
Depois vou encarar este serviço. Por hoje já chega.
Abçs...

EDuarte
07/05/2009, 18:32
Nem tanto Carlin, em vista do que vc tem feito ai....
[]s
(DU)

Nava
07/05/2009, 20:25
Carlin, sinceramente acredito que aumentar o suporte da barra é mais confiável, mais fácil e simples. Vc cortando a barra terá de ajustar e isso leva tempo e nunca saberá se ta certinho, fora que vai cortar a peça e se um dia quiser mudar...

Outra coisa, se essa barra entortar um pentelésimo se quer vai gerar umponto fraco e concentrar tensão de compressão em regime de trabalho, sempre e cada vez mais forçando a entorntar mais com os esforços. Meu niva era assim...então esqueça.

O suporte basta vc ver qto vc aumentou no lift e medir de centro a centro do suporte, como aquela foto que o Eduardo postou e boa. Nada que um pedaço de cantoneira ou barra U nao resolva...tinta...brocas e já era.

EDuarte
08/05/2009, 09:56
Não é tão simples assim Nava, eu optei em prolongar o suporte apenas por poder voltar a originalodade, mas é mais trabalhoso, tem que colocar dois parafusos acima do original (ou um que atravesse de fora a fora), é necessario colocar um tibinho na furação original tipo um guia pra poder dar aperto e não amassar o suporte, etc etc etc, e não pode ser qualquer ferro se não entorta pois é formada uma alavanca, eu usei uma lamina de feixe de molas de jeep que eu tinha.
Quanto ao fato de a barra entortar, a minha é torta por causa da anta que instalou o cilindro de gnv e o suporte pegou na garra, ta assim até agora e ta de boa.
[]s
(DU)

CarlinBC
08/05/2009, 10:09
Olá Du e Nava. Bom dia!
Pensando melhor e deixando a preguiça de lado, acredito que aumentar a barra seja mais fácil. Porém, o alinhamento teria que ser mais preciso. Por exemplo: as duas extremidades teriam que manter o mesmo alinhamento original e isto é muito difícil para uma "oficina doméstica,fundo de quintal" igual a minha. A proposta da foto que o Du enviou, de fazer um prolongador de suporte, passou a ser o método mais garantido e de reversão sem "sequelas". É mais trabalhoso fabricar a peça realmente, mas vamos tentar.
Abçs e muito obrigado por enquanto!!!!!!

CarlinBC
08/05/2009, 16:21
Olá Du, Nava e outros amigos...
Como não gosto de ficar mudando minhas idéias, pois sou bem decidido,(rsrsrs) resolví meu problema do jeito que imaginei. Cortei e soldei a barra. Só que o resultado foi este abaixo:

EDuarte
08/05/2009, 16:44
Trabalho exelente Carlin, vc é o cara, parabens.
Mas não ficou muito fina essa barra roscada? Que aço vc usou?
[]s
(DU)

CarlinBC
08/05/2009, 17:23
Mas não ficou muito fina essa barra roscada? Que aço vc usou?[]s(DU)

Olá Du...
Acabei de por a barra no lugar. Descobrí que esta foi a melhor forma, porque há várias regulagens. Do tamanho do parafuso, não usei nem um terço. Tive que retirar a porca que aparece nas fotos, para caber. Se tivesse feito, soldando uns 30mm na barra direto, teria sido reprovado, pois não precisaria de mais do que 15mm ou um pouco mais. Deste jeito foi ótimo porque fui analisando de acordo com a distancia da roda em relação ao centro.
Este parafuso usado, é uma ponta de barra estabilizadora de Fiat 147. A barra do SPTG é oca e a parede não é tão grossa que mereça um parafuso de diâmetro maior.
Muito obrigado Du.
Valeu mesmo ...Te devo mais esta!
Abçs...:concordo:

EDuarte
08/05/2009, 17:51
Abraça... Deve nada não Carlin, tamo aki pra isso, uma mão lava a otra e as duas lavam a bun...
Me fala um trem, como vc teve que tirar a porca será que com a vibração e os trancos a barra num vai soltar? Não seria interessante vc cortar essa porca no meio e colocala pra ter uma contra-porca como garantia? Sei la, eu acho que pode soltar ou desregular.
[]s
(DU)

CarlinBC
08/05/2009, 18:22
Du...
Não tem como soltar e nem desregular porque as extremidades são fixas nos suportes. Eu coloquei aquela contra-porca apenas para dar um aperto depois de regulado e evitar alguma folga. A porca que soldei dentro do tubo da barra, é bem larga e ficou muito firme.
Abçs...

EDuarte
08/05/2009, 18:39
Intão ta intão uai !
[]s
(DU)

CarlinBC
09/05/2009, 00:20
Intão ta intão uai ![]s(DU)

Na foto que voce postou, também não tem contra porca. Veja lá.
Abçs...

CarlinBC
09/05/2009, 15:28
Prá encerrar o expediente de trabalho da semana, o serviço ficou assim.

EDuarte
09/05/2009, 16:10
Na foto que voce postou, também não tem contra porca. Veja lá.
Abçs...
Tem razão Carlin.
O seu trabalho ficou muito bom. Parabens
[]s
(DU)

CarlinBC
09/05/2009, 16:29
Olá Du...
Inventando um pouco mais, será se ficaria legal, soldar um tubo externamente na parte mais alta, pra funcionar como uma capa igual ao amortecedor???
Abçs...

EDuarte
11/05/2009, 11:11
Oi Carlin
Voce diz cobrindo a rosca?
Se for, seria uma boa proteção pra rosca.
[]s
(DU)

jgneves
11/05/2009, 11:24
Carlin,

Dá um jeito de vez na kcunda, porque depois desta adaptação os coreanos virão te buscar:shock:

CarlinBC
11/05/2009, 14:08
Oi Carlin
Voce diz cobrindo a rosca?Se for, seria uma boa proteção pra rosca.[](DU)

Olá Du...
Isso mesmo. Cobrindo como uma capa de amortecedor. Vou fazer depois.
Abçs...

CarlinBC
11/05/2009, 14:11
Carlin,Dá um jeito de vez na kcunda, porque depois desta adaptação os coreanos virão te buscar:shock:

Vá preparando seu bolso porque vou por sua viatura nas alturas, como treinamento remunerado. Hehehehe

Nava
14/05/2009, 22:22
Carlin, vc usou aquele kit de borrachas da palio para completa ro lift?

CarlinBC
14/05/2009, 22:26
Carlin, vc usou aquele kit de borrachas da palio para completa ro lift?

Olá Nava...
Não sei que kit de borrachas é este.Me explique...

Nava
14/05/2009, 22:28
aqueles batentes da mola...os qu eto usando escorregam e a mola fica meio torta...

EDuarte
14/05/2009, 22:31
Nava,
Eu usei as borrachas originais das molas do palio e as molas ficaram firmes no lugar.
[]s
(DU)

CarlinBC
14/05/2009, 22:33
Eu soldei 2 "grampos" no prato inferior e 1 no superior...A mola nem mexe.

Nava
14/05/2009, 22:37
Opa, me mande uma foto dessa ai do grampo...

CarlinBC
14/05/2009, 22:54
Opa, me mande uma foto dessa ai do grampo...

São tres chapas curvas de acordo com a mola. Na foto dá prá ver uma delas. A outra fica no lado oposto e a superior forma um Y em relação às inferiores.
Hoje retirei os parachoques para começar o body lift. Não vou levantar muito, para não ter que aumentar as mangueiras...

CarlinBC
14/05/2009, 23:08
Com indicação

CarlinBC
15/05/2009, 08:32
Mestre Nava, seu desejo é uma ordem e espero te-lo atendido. Caso queira mais fotos, é só ordenar. Moral hein????
Fotos durante o dia, são melhores. As duas primeiras, são da parte superior e a última foto é do lado de dentro, da parte inferior.

Marcos Vaz
15/05/2009, 09:40
Mestre Nava, seu desejo é uma ordem e espero te-lo atendido. Caso queira mais fotos, é só ordenar. Moral hein????
Fotos durante o dia, são melhores. As duas primeiras, são da parte superior e a última foto é do lado de dentro, da parte inferior.

Amigo Calin, ficou interessante seu grampo de fixação das molas, mas na minha santa ignorância, gostaria de dar uma sugestão.
Procure colocar uma borracha entre os pratos e as molas.
O acumulo de água e terra nestes pratos é grande e quando você tem um contato como esse de ferro com ferro a tendência é acelerar um processo de oxidação.
Alguém me corrija se estiver enganado.

CarlinBC
15/05/2009, 10:09
Olá Marcos...
Cheguei a pensar nisso sim mas, existem tantos pontinhos de oxidação (veja nas fotos da barra panhard) nesta viatura, que achei que não faria diferença uns a mais...
Valeu a dica e não se esqueça de postar o vídeo ...
Abçs...

Marcos Vaz
15/05/2009, 11:02
Olá Marcos...
Cheguei a pensar nisso sim mas, existem tantos pontinhos de oxidação (veja nas fotos da barra panhard) nesta viatura, que achei que não faria diferença uns a mais...
Valeu a dica e não se esqueça de postar o vídeo ...
Abçs...

Ok, mas estes pontinhos podem se tornar uns pontões e você ter que refazer este suporte da mola. O ideal seria o calço de borracha com o buraco no meio, para ele não correr. Neste calço deverá ter também o rasgo onde encaixa a ponta do aspiral da mola, para ela também não correr em cima do calço.
Não se preocupem, assim que o motro funcionar postarei o vídeo.
Grande abraço,

jgneves
15/05/2009, 11:50
Carlin,

Muito bom! Soluções simples que resolvem!

CarlinBC
15/05/2009, 20:41
Carlin, Muito bom! Soluções simples que resolvem!

Olá João...
Ontem eu iniciei a fase de levantar a carroceria, retirando os dois parachoques. O dianteiro é bem complicado de sair, mas saiu. Hoje, comprei um jogo de serras copo para fazer os calços de nylon. Já fiz os calços e também já soltei os 4 suportes da carroceria do lado direito. Segunda feira continuarei a empreitada. Não decidi ainda, quanto vou levantar. Vai depender de não ter que alterar mais nada, além do normal.

jgneves
15/05/2009, 20:46
Carlin,

Se der registra os passos em fotos pra gente.:concordo:

CarlinBC
15/05/2009, 20:53
Vou tentar... Me empolgo e esqueço da câmera ou às vezes, a mão está tão suja, que desanimo de fotografar...

Nava
16/05/2009, 00:04
Carlin, isto muito me interessa!

Acredito que seja interessante abrir um topico só para este tema e tirar a foto do antes e depois! Nao esqueça de medir tb!

Nava
16/05/2009, 00:08
Carlin, to adquirindo um guincho e vou precisar de uma sfotos da dianteira para fazer o berço do guincho. Tem jeito de vc postar mais algumas? Ah, e o passo-a-passo de retorar o parachoque.

Abraço

CarlinBC
16/05/2009, 00:29
Nava...Voce viu as fotos dos grampos nas molas traseiras? Me explique como voce quer estas fotos da frente sem parachoque.

Júlio C. A. Santos
16/05/2009, 18:03
Acho que tenho fotos e instruções de lift "caseiro" na minha coleção. :lol:

Costa Junior
17/05/2009, 15:54
Acho que tenho fotos e instruções de lift "caseiro" na minha coleção. :lol:

Caro Júlio,
Fui no mecanico para colocar um calço de 3cm na suspensão da sportage e ele me desaconselhou, dizendo que prejudica muito a homocinetica e a suspensao em geral . Será verdade? Qual sua opinião e a dos demais foristas?
Costa Junior

Júlio C. A. Santos
17/05/2009, 18:22
Costa Junior,

Acho que é verdade, em algum tópico aqui do fórum já foi relatado que calços de 3 cm são suficientes para prejudicar as homocinéticas quando as rodas ficam no ar. Às vezes eu encontrava uma Sportage na oficina onde sou cliente, acabei descobrindo que essa Sportage era de um membro aqui do fórum. Essa Sportage estava com pneus 235/80/15, foi colocado calços de 2,5 cm em uma oficina especializada. Achei estranho a oficina ter aconselhado calços de apenas 2,5 cm, acho que os mecânicos sabiam qual o ângulo máximo das homocinéticas. A minha opinião: Em breve vou instalar calços na suspensão, e vão ser de 2,5 cm, não tenho dúvidas. Vou conversar com os mecânicos para ter certeza disso.

Abraço

Nava
17/05/2009, 21:47
Amigos,

Ja fiz os testes e verifiquei que em regime normal e com lift 25mm as homocineticas ficam retas. Qdo se eleva a frente, como o curso aumentou, elas ficam mais curvadas, mas ainda dentro da tolerancia. O pior caso é o esterçamento total com elevação total, pois soma-se dois angulos. Se vc avalair qtas vezes vc estará engatato 4x4 e rodando nesta situação vc vai chegar a conclusão de que perdeu tempo em nao fazer o lift antes e curtir um carro alto e imponente e que nao prejudica nada nenhum ponto do carro. Basta fazer bem feito!

Nava
17/05/2009, 21:48
Julio, como vc consegue ter um carro tao limpo!

Júlio C. A. Santos
17/05/2009, 22:12
Nava,

Acredite, mesmo depois da trilha, a Sportage ganha uma cera na lataria as vezes, hehehe. E tem outra, aqui na praia se você deixar o carro sujo por muito tempo, em breve será melhor fazer amizade com um bom latoeiro porque o preju vai ser grande, a lama é misturada com sal. Sobre as homocinéticas, estou cada vez mais confuso, agora descobri num site Australiano uma Sportage modificada com equipamentos de primeira, e calços de 3 cm. Será que o calço "padrão" é 3 cm mesmo?:pensativo: No Fórum 4x4 da Argentina tem uma Sportage com calços de 8 cm (oito centímetros), acho que nem existe mais homocinética. Vou continuar procurando matérias sobre calços em sites Americanos e Europeus, e qualquer novidade eu divulgarei aqui no fórum.

Abraço

CarlinBC
17/05/2009, 22:26
Nava,Acredite, mesmo depois da trilha, a (...)Vou continuar procurando matérias sobre calços em sites Americanos e Europeus, e qualquer novidade eu divulgarei aqui no fórum.Abraço

Olá Júlio...
O depto de pesquisas internacionais, fica sob sua responsabilidade...
Abçs...

Costa Junior
18/05/2009, 19:01
Amigos,

Ja fiz os testes e verifiquei que em regime normal e com lift 25mm as homocineticas ficam retas. Qdo se eleva a frente, como o curso aumentou, elas ficam mais curvadas, mas ainda dentro da tolerancia. O pior caso é o esterçamento total com elevação total, pois soma-se dois angulos. Se vc avalair qtas vezes vc estará engatato 4x4 e rodando nesta situação vc vai chegar a conclusão de que perdeu tempo em nao fazer o lift antes e curtir um carro alto e imponente e que nao prejudica nada nenhum ponto do carro. Basta fazer bem feito!

Oi, Nava.
Então quer dizer que, na sua opiniao, os calços de 25mm não prejudicam em nada as homocinéticas? Agradecemos pelas opiniões. Vou esperar mais algumas opinioes sobre o assunto. Estou propenso a instalar os calços de 25mm. Vejamos quem mais da opinião.
Costa JUnior

EDuarte
18/05/2009, 19:40
Estou com calços de 30mm e posso dizer que esse é o limite, o ideal é 25mm mesmo, com 30mm fica apertado até pra colocar o amortecedor no lugar, tentei colocar 50mm e não entrou nem com reza braba.
[]s
(DU)

CarlinBC
18/05/2009, 19:57
Vou esperar mais algumas opinioes sobre o assunto. Estou propenso a instalar os calços de 25mm. Vejamos quem mais da opinião.Costa JUnior
Olá Costa Júnior...
Com relação ao comentário do seu mecanico vou fazer um breve relato do ocorrido comigo. Fui em tres mecanicos e cada um disse que faria o lift de um modo diferente. Cada um, mais difícil que o outro, sempre puxando pelo grau de complexidade em "projetar" o serviço. E óbviamente bem caros...
Em função destes pormenores, metí a mão na graxa e não me arrependí ainda...
No meu caso, quando dei aperto nos parafusos, o calço feito de borracha lonada com 30mm de altura cedeu e reduziu para 25mm. Acabei de montar sem perceber e simplestemente descobrí que o carro estava quase da mesma altura anterior. Foi muito trabalho para um resultado tão miúdo. Então desmanchei novamente e completei com um calço feito de nylon de 7mm.
Abçs...

MarcSport
18/05/2009, 20:12
Nava,

Acredite, mesmo depois da trilha, a Sportage ganha uma cera na lataria as vezes, hehehe. E tem outra, aqui na praia se você deixar o carro sujo por muito tempo, em breve será melhor fazer amizade com um bom latoeiro porque o preju vai ser grande, a lama é misturada com sal. Sobre as homocinéticas, estou cada vez mais confuso, agora descobri num site Australiano uma Sportage modificada com equipamentos de primeira, e calços de 3 cm. Será que o calço "padrão" é 3 cm mesmo?:pensativo: No Fórum 4x4 da Argentina tem uma Sportage com calços de 8 cm (oito centímetros), acho que nem existe mais homocinética. Vou continuar procurando matérias sobre calços em sites Americanos e Europeus, e qualquer novidade eu divulgarei aqui no fórum.

Abraço

8 cm na dianteira não tem como, na traseira ou na carroceria é possível.
Tenho calços de 30mm na dianteira a 3 anos e 45000 km e nunca tive problemas nas homocinéticas...

mbm4x4
18/05/2009, 21:38
Ae Julio
Dê uma olhada neste site australiano:
http://www.ozkia.com/mainindex2.html (http://www.ozkia.com/mainindex2.html)
Se é que voce já não conhece...hehehe:mrgreen:
abs
Mateus

Nava,

Abraço

Júlio C. A. Santos
18/05/2009, 21:50
E aí Mateus, blz!

Acertou, esse site já conheço, sites sobre Sportage conheço do mundo inteiro, hehehe :lol:. Sou membro até do Sportage Club da Argentina, e pretendo me inscrever em algum fórum americano para trazer novidades ao nosso fórum. Fotos de Sportage já estão sobrecarregando meu computador, são muitas :pipoca:.

Abraço

Nava
19/05/2009, 00:34
Isso ai Julio, vamos encher isso daqui de informação!

alessandracardio
19/05/2009, 01:06
oi boa a noite, gostaria de uma ajuda!
comprei uma sport 97, ano passado, e desde entao vem comm baixa no oleo; o mecanico me disse que esta queimando oleo , pq parece nao ter vazamentos!? entao pergundo que tipo de oleo usar? seria caso de retificar o motor_ me copraram $4500 p retificar!?
obrigada!:pensativo:

Robinho da Jaguatirica
19/05/2009, 09:22
oi boa a noite, gostaria de uma ajuda!
comprei uma sport 97, ano passado, e desde entao vem comm baixa no oleo; o mecanico me disse que esta queimando oleo , pq parece nao ter vazamentos!? entao pergundo que tipo de oleo usar? seria caso de retificar o motor_ me copraram $4500 p retificar!?
obrigada!:pensativo:

Oi alessandracardio,

Seje muito bem vinda ao forum!:dance:
Sua pergunta seria melhor respondida no tópico Sportage Motor e transmissão http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16383 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16383)
O melhor de tudo é que você não abriu tópico novo, excelente começo!:palmas:
Vá até lá e pergunte novamente que a turma vai te dar aquela força, outra coisa, diga a quantidade de óleo que costuma baixar, se sai fumaça azul, que óleo está usando, o modelo da sua sport se gasolina ou diesel, se a descarga está melada, etc...:concordo:

Boa lama!

Robinho

Nava
19/05/2009, 17:55
Costa Jr, veja, a palavra nao prejudica NADA eu nao usaria pis vc tirou do projeto original e sendo assim, dependendo do seu uso, vai ocorrer um desgaste maior ou menor.

Devido a vc utilizar roda-livre, 99% do tempo os semi-eixos estão parados e sendo assim, vc poderia colocar 1km de calço que não daria em nada. O problema é quando vc usa no off-road, em determinadas situações vc usa ofim de curso e tem de estercer...dai elas ficam mais no seu limite e sendo assim, terão sua vida util diminuida. EX: original 1 trilha/mes = vida de 200 mil km. Calços de 30 mm 3 trilhas mes = vida 180mil km.

Resumo, o problema é o jeito de tocar, onde vc vai usar e com que frequencia...isso sim vai causar mais impacto no seu carro do que só nas homocineticas. pelo menos é o que eu penso.

Mete lift que vc tá perdendo tempo!!! Vai ser feliz!

Júlio C. A. Santos
20/05/2009, 23:01
Nava,

Acho que vai ser uma pergunta idiota que vou fazer... :pensativo:: Para evitar ângulo excessivo das homocinéticas, não tem como baixar um pouco o diferencial dianteiro? :putz: Putz! Essa foi bola fora não?

Abraço

EDuarte
21/05/2009, 09:45
Nava,

Acho que vai ser uma pergunta idiota que vou fazer... :pensativo:: Para evitar ângulo excessivo das homocinéticas, não tem como baixar um pouco o diferencial dianteiro? :putz: Putz! Essa foi bola fora não?

Abraço
Julio, sua pergunta tem muito fundamento sim, não é dificil e resolve esse problema caso queira aumentar mais a suspenção.
Lembro que um tempo atras estudei isso na minha viatura e levantei essa hipotese mas acho que não agradou muito aqui no forum e deixei o assunto de lado, mas acredito que é possivel, viavel e aconcelhavel pra aumentar mais a suspenção.
[]s
(DU)

Nava
21/05/2009, 19:51
Julio, pode ser feito mas vai resolver o que?

Vc baixando o conjunto todo vai ganhar altura como?

Então não faça lift, preserve a suspensão e mexa no lift da carroceria e troca os pneus por 255/75/15 ou famoso 31".

MarcSport
21/05/2009, 20:40

Então não faça lift, preserve a suspensão e mexa no lift da carroceria e troca os pneus por 255/75/15 ou famoso 31".

X2.
A única maneira de aumentar o vão livre do carro é com pne~us mais altos, se fizer um body lift de 10 cm, o vão livre do carro continuará idêntico.
Então para que serve o body lift?
Para colocar pneus mais altos.
Já com o lift de suspensão, ganha-se vão livre sob o motor e no vão central do carro, porém nada se ganha sob o diferencial traseiro.
Com isso considero que até pneus 235, o body lift terá apenas função estética, para medidas maiores já se faz necessário.
Lift de suspensão considero inquestionável, quem usa o carro no off road DEVE fazer.

EDuarte
22/05/2009, 14:43

Oi Nava,
A questão de baixar o diferencial dianteriro não é pra se ganhar altura e sim "aliviar" o angulo da homocinetica caso queira levantar mais de 30 mm, claro que pra levantar mais de 30 mm seria necessario mexer nos braços da suspenção tambem, ja estudeia a fundo o caso e acho valido e viavel.
[]s
(DU)

Costa Junior
30/05/2009, 19:07
Costa Jr, veja, a palavra nao prejudica NADA eu nao usaria pis vc tirou do projeto original e sendo assim, dependendo do seu uso, vai ocorrer um desgaste maior ou menor.

Devido a vc utilizar roda-livre, 99% do tempo os semi-eixos estão parados e sendo assim, vc poderia colocar 1km de calço que não daria em nada. O problema é quando vc usa no off-road, em determinadas situações vc usa ofim de curso e tem de estercer...dai elas ficam mais no seu limite e sendo assim, terão sua vida util diminuida. EX: original 1 trilha/mes = vida de 200 mil km. Calços de 30 mm 3 trilhas mes = vida 180mil km.

Resumo, o problema é o jeito de tocar, onde vc vai usar e com que frequencia...isso sim vai causar mais impacto no seu carro do que só nas homocineticas. pelo menos é o que eu penso.

Mete lift que vc tá perdendo tempo!!! Vai ser feliz!

Vou fazer uma pergunta que acho um tanto infantil, mas gostaria de ver as respostas de quem entende, para que nao ficar com duvidas swobre o assunto.
Estou coomprando uns calços de borracha (desta que já se pronunciaram acima, de pneu) de 30mm. A pegunta é:posso somente colocar estes calços, sem mecher mais em nada,sem trocar amortecedor e nem molas, apenas instalando os calços?
Agradeço a quem puder tirar minhas dúvidas
Costa Junior

CarlinBC
30/05/2009, 22:09
Olá Costa Júnior...
Com relação ao comentário do seu mecanico vou fazer um breve relato do ocorrido comigo. Fui em tres mecanicos e cada um disse que faria o lift de um modo diferente. Cada um, mais difícil que o outro, sempre puxando pelo grau de complexidade em "projetar" o serviço. E óbviamente bem caros...
Em função destes pormenores, metí a mão na graxa e não me arrependí ainda...No meu caso, quando dei aperto nos parafusos, o calço feito de borracha lonada com 30mm de altura cedeu e reduziu para 25mm. Acabei de montar sem perceber e simplestemente descobrí que o carro estava quase da mesma altura anterior. Foi muito trabalho para um resultado tão miúdo. Então desmanchei novamente e completei com um calço feito de nylon de 7mm.
Abçs...

Olá Costa Junior...
Não sou quem entende e talvez não seja a minha opnião, a melhor e nem a mais coerente, mas com certeza, colocar calços de borracha eu não colocaria pelo trabalho que dá, o resultado fica devendo. Experiência própria relatada.

EDuarte
31/05/2009, 13:35
Concordo com o Carlin, com calços de borracha vc perderá uns 30% ou mais da altura devido ao esmagamento da borracha.
Coloque de Nylon ou metal.
[]s
(DU)

Costa Junior
31/05/2009, 14:43
Olá Costa Junior...
Não sou quem entende e talvez não seja a minha opnião, a melhor e nem a mais coerente, mas com certeza, colocar calços de borracha eu não colocaria pelo trabalho que dá, o resultado fica devendo. Experiência própria relatada.

O, vou mandar fazer os calços de nylon. Pergunto: é so instalar os 04 calços e proonto. Não ha necessidade de molas, amortecedores, etc. ?
Da ceerto somente os calços de 30mm?

CarlinBC
31/05/2009, 15:05
O, vou mandar fazer os calços de nylon. Pergunto: é so instalar os 04 calços e proonto. Não ha necessidade de molas, amortecedores, etc. ?Da ceerto somente os calços de 30mm?

Olá Costa Júnior...
Agora é que eu percebí que está havendo uma diferença na sua interpretação do suspension lift.
Vejamos: O calço de 30mm é para a dianteira e não precisa mudar mais nada além dos parafusos que fixam a parte superior. Com este calço na dianteira, seu carro deve levantar aproximadamente uns 60mm.
Na traseira é outro método que está exposto neste tópico.
Reveja: Troca das molas por outras maiores (no desmanche,é mais barato que dois calços de nylon torneados) ajuste do ponto de fixação dos amortecedores e da barra panhard.
Veja se estou errado e me diga por favor.

EDuarte
31/05/2009, 15:41
Olá Costa Júnior...
Agora é que eu percebí que está havendo uma diferença na sua interpretação do suspension lift.
Vejamos: O calço de 30mm é para a dianteira e não precisa mudar mais nada além dos parafusos que fixam a parte superior. Com este calço na dianteira, seu carro deve levantar aproximadamente uns 60mm.
Na traseira é outro método que está exposto neste tópico.
Reveja: Troca das molas por outras maiores (no desmanche,é mais barato que dois calços de nylon torneados) ajuste do ponto de fixação dos amortecedores e da barra panhard.
Veja se estou errado e me diga por favor.
Apenas acrecento que no caso da traseira vc tambem pode colocar prolongadores de amortecedor ou colocar os da besta GS 16 3.0.
[]s
(DU)

CarlinBC
31/05/2009, 15:43
O, vou mandar fazer os calços de nylon. Pergunto: é so instalar os 04 calços e proonto. Não ha necessidade de molas, amortecedores, etc. Da ceerto somente os calços de 30mm?

Costa Junior...
Eu retiraria o prato superior da suspensão dianteira, primeiro, e o levaria no torneiro para fazer os calços e furações na medida certa.

Nava
31/05/2009, 17:27
Carlin, se puder tirar fotos do estado atual dos parachoques, fazer um esboço e coisa assim pra gente ajudar o lift, seria bom. Eu to esperando a solução disso para eu fazer na minha...nao posso deixar o carro parado, então tem de ser feito tudo em uma tarde, acha que dá tempo?

Nava
31/05/2009, 17:28
Como vc fez com flexiveis de freio, cabo de freio de mao, tubo de combustivel, alinhamento radiador/ventoinha, alavanca do 4x4, etc.

CarlinBC
31/05/2009, 18:29
Como vc fez com flexiveis de freio, cabo de freio de mao, tubo de combustivel, alinhamento radiador/ventoinha, alavanca do 4x4, etc.

Nava...
O que dá mais canseira é o parachoque dianteiro. Meu carro não tem cabo de freio de estacionammento.A alavanca do 4x4 e de câmbio tem que cortar a moldura e talvez um pouco de ajeitamento no console, porque ele pega na alavanca do 4x4 tambem.Quando minha mão esq."funcionar" novamente, vou ver como resolver.Radiador tem que compensar os 30mm tambem.
Na minha casa eu faço o serviço sozinho. Com ajudantes e um programa prévio, acho que dá práum dia, apertado.
Abçs...

Costa Junior
02/06/2009, 00:38
Costa Junior...
Eu retiraria o prato superior da suspensão dianteira, primeiro, e o levaria no torneiro para fazer os calços e furações na medida certa.

Ok. Amigos. Agora entendi perfeitamente, a questão da elevação na dianteira e trazeira.
Se entendi bem, quando se coloca um calço na dianteira, o carro eleva o dobro, é isso? Conforme vc falou, colocando=se um calço de 30mm, elevas o carro em 60mm. Se puderem me explicar porque isso se dá, eu agradeço.
Agradeço tambem, pelas informaçõe sempre muito uteis para os sportagers.
E ressalto a importancia deste forum.
Ha pouco, tava pensando em trocar minhas sport por umas SW4 E fui fuçar o forum sobre as SW4. Não encontrei tanta repartição de informações e solidariedade quanto encontramos aki. Por isso, ja estou desistindo da ideia da troca.

Recentemente, vi umas discussão sobre a questão dos farois das sportages, quando alguem deu as dicas de passar massa de polir. Os farois da minha eram horriveis. Segui as instrtuçoes postadas aki e com uma simples aplicação de massa de polir, os farois ficaram beleza.
Parabens a todos, pela boa vontade
Costa Junior

CarlinBC
02/06/2009, 09:42
Ok. Amigos. Agora entendi perfeitamente, a questão da elevação na dianteira e trazeira.Se entendi bem, quando se coloca um calço na dianteira, o carro eleva o dobro, é isso? Conforme vc falou, colocando=se um calço de 30mm, elevas o carro em 60mm. Se puderem me explicar porque isso se dá, eu agradeço.Costa Junior

Costa Junior...
É simples de entender. Fiz um rabisco da situação mas tente imaginar um compasso. Coloque um calço de X tamanho, na ponta extrema, entre as duas partes do mesmo e verá que, quanto mais se aproximar da junção, mais as pontas se abrirão. É o que acontece na suspensão dianteira pelo seu desenho. Eu disse que levanta aproximadamente 60mm. Não é exato. Meça a altura do chão ao paralama, antes e depois e nos passe pois eu esquecí de faze-lo.

Costa Junior
02/06/2009, 10:45
Costa Junior...
É simples de entender. Fiz um rabisco da situação mas tente imaginar um compasso. Coloque um calço de X tamanho, na ponta extrema, entre as duas partes do mesmo e verá que, quanto mais se aproximar da junção, mais as pontas se abrirão. É o que acontece na suspensão dianteira pelo seu desenho. Eu disse que levanta aproximadamente 60mm. Não é exato. Meça a altura do chão ao paralama, antes e depois e nos passe pois eu esquecí de faze-lo.

Oi Carlin.
Simples e objetivo. Entendi perfeitamente.
Qdo fizer, posto a medida da altura antes e depois.
Obrigado
Costa Junior

CarlinBC
02/06/2009, 11:58
Oi Carlin.Simples e objetivo. Entendi perfeitamente.Qdo fizer, posto a medida da altura antes e depois. Obrigado Costa Junior

Costa Junior...
Com relação à traseira, voce pode usar calços em vez de trocar as molas tras. Basta colocar os calços sob as molas. Particularmente acho que voce pode colocar os calços de borracha lonada, mas o serviço de tornearia será muito chato de fazer se o torneiro não tiver uma ferramenta própra para cortar borracha. Foi o meu caso. Recomendo que se coloque um calço de pelo menos 60mm. Não sei como seria feita a fixação da mola. OBS: Na traseira um calço de 60mm, levanta 60mm.
Abçs...

jgneves
02/06/2009, 13:23
Carlin,

Pqp vc tava escondendo leite né? depois daquele desenho vc ainda fala de rabisco? Vc é projetista de veiculos não é? Naum quer que te descubram aqui em BH. rsrsrsrs.:oops:

CarlinBC
02/06/2009, 13:29
Carlin,Pqp vc tava escondendo leite né? depois daquele desenho vc ainda fala de rabisco? Vc é projetista de veiculos não é? Naum quer que te descubram aqui em BH. rsrsrsrs.:oops:

Olá João...
Melhor ler isto ou isso, do que ser analfabeto!!!!!
:odedo:Literalmente!!!

jgneves
03/06/2009, 19:36
Carlin,

Vc que entende muito de fiat, eu estava observando o uno way, me parece ter mais altura do solo do que a spt com suspensao original. confere ou não?

jgneves
03/06/2009, 19:36
Carlin,

Vc que entende muito de fiat, eu estava observando o uno way, me parece ter mais distancia do solo do que a spt com suspensao original. confere ou não?

CarlinBC
03/06/2009, 21:03
Carlin,Vc que entende muito de fiat, eu estava observando o uno way, me parece ter mais distancia do solo do que a spt com suspensao original. confere ou não?

Olá João...
A suspensão do Uno é muito fácil de subir ou descer.O pneu do Uno Way deve ser o 175 /70 /13. Já usei um jogo desta medida no Mille da minha mãe e dei uma levantada legal na suspensão. Não sei como é a altura original da Spt. Sinceramente.

ALEXANDRE MIETTI
03/06/2009, 21:47
Olá João...
A suspensão do Uno é muito fácil de subir ou descer.O pneu do Uno Way deve ser o 175 /70 /13. Já usei um jogo desta medida no Mille da minha mãe e dei uma levantada legal na suspensão. Não sei como é a altura original da Spt. Sinceramente.

Eu acho que não, sei que ele é sim um pouco mais alto que o normal, aqui onde moro tem um cara que tem um e minha Tia trocou a Sport dela em um Uno Way, vou verificar e depois posto alguma informação.

Costa Junior
11/06/2009, 22:58
FIZXASÇASO DAS
Costa Junior...
Com relação à traseira, voce pode usar calços em vez de trocar as molas tras. Basta colocar os calços sob as molas. Particularmente acho que voce pode colocar os calços de borracha lonada, mas o serviço de tornearia será muito chato de fazer se o torneiro não tiver uma ferramenta própra para cortar borracha. Foi o meu caso. Recomendo que se coloque um calço de pelo menos 60mm. Não sei como seria feita a fixação da mola. OBS: Na traseira um calço de 60mm, levanta 60mm.
Abçs...

Alguem pode opinar como fizar a molas trazeiras com as calços?

CarlinBC
14/06/2009, 22:45
FIZXASÇASO DAS

Alguem pode opinar como fizar a molas trazeiras com as calços?

Olá Costa Junior...
Agora que reparei nas últimas fotos que o Júlio postou no tópico: Body lift-preciso de ajuda p/ realizar. Tem fotos de um calço com encaixe para fixação da mola. Postei duas fotos aquí mas veja as outras lá no tópico citado. Eu usei molas maiores, então, não prestei atenção nestas fotos antes.
Abçs...

ALEXANDRE MIETTI
14/06/2009, 23:15
Carlin,

Vc que entende muito de fiat, eu estava observando o uno way, me parece ter mais distancia do solo do que a spt com suspensao original. confere ou não?

Putz....comparei minha viatura com o uno Way, a distância do assoalho é aprox. 2 cm maior do que a distância da parte debaixo do chassi da minha viatura, com pneu 225/75/15 e o uno com 175/75/13...

Júlio C. A. Santos
15/06/2009, 00:18
Carlin,

Compre a revista 4x4&Cia deste mês (edição 191), tem a matéria completa sobre a Sportage 1994(do Kiros aqui do fórum) com calços de suspensão de 7(sete) cm, calços de carroceria de 10(dez) cm e pneus de 33 polegadas. Só pra lembrar, essa Sportage tem pára-choques de ferro feitos sob medida, acho que você vai gostar.

Abraço :concordo:

jgneves
15/06/2009, 11:22
Alexandre,

Este carro nosso é baixo demais. se vc então comparar com o Idea adventure é só rir :mrgreen:. Prum 4x4 é horrivel.

CarlinBC
15/06/2009, 13:42
Carlin,

Compre a revista 4x4&Cia deste mês (edição 191), tem a matéria completa sobre a Sportage 1994(do Kiros aqui do fórum) com calços de suspensão de 7(sete) cm, calços de carroceria de 10(dez) cm e pneus de 33 polegadas. Só pra lembrar, essa Sportage tem pára-choques de ferro feitos sob medida, acho que você vai gostar.

Olá Julio...
Comprei a revista. Show demais a Sportage do Kiros. Deve te-la apenas para uso off . Muito radical e tem tambem o Engesa do Junior Bitencourt participante daquí do fórum...

CarlinBC
15/06/2009, 19:24
Olá Julio...Muito radical e tem tambem o Engesa do Junior Bitencourt...

O nome correto é JUNINHO_BITTENCOURT

Júlio C. A. Santos
15/06/2009, 19:44
Tive a oportunidade de ver o Engesa do Juninho de perto na trilha que organizei aqui na Ilha. Compare a minha Sportage com o Engesa (fotos), preciso fazer um body lift pra ficar da mesma altura, hehehe!

CarlinBC
15/06/2009, 20:00
Tive a oportunidade de ver o Engesa do Juninho de perto na trilha que organizei aqui na Ilha. Compare a minha Sportage com o Engesa (fotos), preciso fazer um body lift pra ficar da mesma altura, hehehe!Abraço :concordo:

Realmente há um predio branco ao lado do seu carro. Voce terá que fazer um suspension lift e um body lift caprichados para chegar a esta altura. Estes espelhos externos do seu carro, são de quê?

Júlio C. A. Santos
15/06/2009, 20:09
Os espelhos originais quebraram faz tempo, aí eu adaptei os espelhos modelo Wrangler(foto), ficou com um visual meio Mitsubishi Pajero 95, atualmente estou usando os espelhos do Ford Escort 89.

Abraço

CarlinBC
15/06/2009, 20:22
Os espelhos originais quebraram faz tempo, aí eu adaptei os espelhos modelo Wrangler(foto), ficou com um visual meio Mitsubishi Pajero 95, atualmente estou usando os espelhos do Ford Escort 89.Abraço

Estas, são adaptações que não interferem em nada na qualidade ou segurança do carro e resolvem um problema. Parabéns...

Nava
15/06/2009, 20:24
Julio, tem de por um pneu compativel com essa viatura sua ae véi...

Júlio C. A. Santos
09/07/2009, 22:37
Olá Nava,

Bem no início deste tópico você disse que pagou R$ 50,00 no nylon e R$ 10,00 no serviço de usinagem do nylon. Esse é o valor dos 2 calços da frente? Então os 2 calços dianteiros + usinagem custaram R$ 60,00 é isso? Agora to empolgado, vou ter que fazer esse Lift de qualquer jeito, vou instalar calços de 3,5mm, achei um site Coreano que vende calços dessa medida como produto "original" das Sportages, isto significa que não dá problema.

CarlinBC
10/07/2009, 18:24
Olá Nava...Agora to empolgado, vou ter que fazer esse Lift de qualquer jeito, vou instalar calços de 3,5mm, achei um site Coreano que vende calços dessa medida como produto "original" das Sportages, isto significa que não dá problema.Abraço :concordo:

Júlio,tenho certeza absoluta, que agora voce sobe na vida.:D :dance:

Nava
10/07/2009, 19:37
Meta ficha e depois põe a foto da danada ae. Nao esquece do antes/depois.

Júlio C. A. Santos
10/07/2009, 21:57
Carlin,

Lá no tópico "SPORTAGE - Apresentação e Bate-Papo livre" você comentou sobre o uso de um "olhal" no amortecedor traseiro, descobri umas idéias no Kia Sportage Clube da Argentina não sei se servem.

Abraço

CarlinBC
10/07/2009, 22:28
Carlin,Lá no tópico "SPORTAGE - Apresentação e Bate-Papo livre" você comentou sobre o uso de um "olhal" no amortecedor traseiro, descobri umas idéias no Kia Sportage Clube da Argentina não sei se servem.Abraço

Olá Júlio...
O esquema que fiz é bem parecido com o da primeira foto. O esquema da segunda foto é uma armadilha... Reveja a minha gambiarra...

Júlio C. A. Santos
14/07/2009, 00:17
Pessoal,

Onde encontro alongadores de amortecedor traseiro? Não achei em lugar nenhum, são os mesmos do Suzuki Vitara?

Abraço

CarlinBC
14/07/2009, 09:13
Pessoal,Onde encontro alongadores de amortecedor traseiro? Não achei em lugar nenhum, são os mesmos do Suzuki Vitara?Abraço

Olá Júlio...
Voce terá que levar o amortecedor em um torneiro para fabricar o alongador com a mesma rosca, sendo uma interna e outra externa, em cada extremidade. Veja a forma no anexo. O ideal é usar um tarugo sextavado para facilitar o aperto.
Abçs...

Marcos Vaz
14/07/2009, 11:38
Pessoal,

Onde encontro alongadores de amortecedor traseiro? Não achei em lugar nenhum, são os mesmos do Suzuki Vitara?

Abraço

Amigo, vc já experimentou o amortecedor da besta? São mais longos que os originais e o encaixe é o mesmo.

Júlio C. A. Santos
14/07/2009, 18:20
Pessoal,

Encontrei uns pedaços de tubos de nylon aqui perto de casa num comércio de sucatas, peguei 70cm de tubos, será que é suficiente?:mrgreen: Os tubos de nylon tem 130mm de diâmetro, seria apenas para levantar a suspensão dianteira, pois na traseira são necessários calços com 140mm de diâmetro.

Obs.: O proprietário da loja de sucatas deixou levar pra casa os 70cm de calços sem pagar nada e disse que eu poderia usar a quantidade que eu quiser, porque ele vai cobrar apenas R$ 10,00 (dez reais) em tudo que eu precisar. Acho que vou fazer uns calços a mais pra vender.:pipoca:

Abraço

CarlinBC
14/07/2009, 18:31
Pessoal,...que vou fazer uns calços a mais pra vender.Abraço
Olá Júlio...
Quanto me custará duas peças de 35mm cada?
Abçs..

Júlio C. A. Santos
14/07/2009, 19:04
Carlin, não sei, acho que uns cinco reais...:pensativo:

ALEXANDRE MIETTI
14/07/2009, 20:40
Amigo, vc já experimentou o amortecedor da besta? São mais longos que os originais e o encaixe é o mesmo.

Marcos, vc conseguiu esta altura na traseira apenas trocando os amortecedores e as molas pelas da besta ?
Se foi, vc pode me passar os modelos ou códigos, pois a minha viatura, que é Grand, parece que tá com a traseira meio baixa, no próximo mês preciso consertar a trinca do chassi, e vou ver se levanto ela.

Pra galera que tb tem viatura da Grand, podem me dizer se tb tem esta diferença em relação com a dianteira ?

Valeu...

CarlinBC
14/07/2009, 20:46
Carlin, não sei, acho que uns cinco reais...:pensativo:

Júlio...
Me mande um MP com seus dados que vou depositar na sua conta inclusive o valor do frete.

Nava
14/07/2009, 21:15
Falei pro Julio, mas serve a todos. O prolongador de amortecedor pode ser feito com um abarra de aço chata, 25mm de largura, dobrando em U e fechando com mais um pedaço soldado. Fica entao um retangulo, onde vc fura ambos os lados e parafusa a parte de cima no suporte e a parte debaixo no amortecedor.

Alexandre, faz um lift ae que resolve esse tuning..

ALEXANDRE MIETTI
14/07/2009, 21:29
Alexandre, faz um lift ae que resolve esse tuning..

Nava, não to acompanhando este tópico, mas o lift, seria só calçar os amortecedores ou troca tb as as molas e os amortecedores.

Pelos da besta mesmo ?

Vc viu na foto a diferença em relação a dianteira, parece até que a frente tá mais alta qua a original.

Não queria nada muito nervoso não, só uma levantadinha para ficar mais imponente, pq parece que até as Eca Sport :odedo: são mais altas...

Até.

mbm4x4
14/07/2009, 21:51
Explica isso melhor...num intindi...tem como desenhar???:rolleyes::pensativo::parede::mrgreen:
[]s
mateus

Falei pro Julio, mas serve a todos. O prolongador de amortecedor pode ser feito com um abarra de aço chata, 25mm de largura, dobrando em U e fechando com mais um pedaço soldado. Fica entao um retangulo, onde vc fura ambos os lados e parafusa a parte de cima no suporte e a parte debaixo no amortecedor.

.

Marcos Vaz
15/07/2009, 09:48
Marcos, vc conseguiu esta altura na traseira apenas trocando os amortecedores e as molas pelas da besta ?
Se foi, vc pode me passar os modelos ou códigos, pois a minha viatura, que é Grand, parece que tá com a traseira meio baixa, no próximo mês preciso consertar a trinca do chassi, e vou ver se levanto ela.

Pra galera que tb tem viatura da Grand, podem me dizer se tb tem esta diferença em relação com a dianteira ?

Valeu...

Bom dia amigo Alexandre,
Esta altura na traseira da minha Sporte foi feito da seguinte forma:
- Molas traseiras da Hilux SW4 ano 2000
- Amortecedores da Besta 16 lugares
E mais nada, nem calços pois as molas são bem longas e não precisam de calços.
Mas tem um negócio, tem que levantar a dianteira também se não vai ficar muito desproporcional.

EDuarte
15/07/2009, 10:19
É isso mesmo que o Marcos disse Alex, só que ao invez de colocar as molas da SW4 coloquei da palio weekend com GNV, ficou perfeito.
[]s
(DU)

Marcos Vaz
15/07/2009, 10:24
É isso mesmo que o Marcos disse Alex, só que ao invez de colocar as molas da SW4 coloquei da palio weekend com GNV, ficou perfeito.
[]s
(DU)

Sim Alexandre, levantei a minha nessa altura para fazer trilhas mais pesadas, acredito que não deva ser o seu caso, como o Edu disse as molas da weekend ficarão perfeitas.

EDuarte
15/07/2009, 11:04
Esqueci de mencionar Alex, mesmo com as molas do palio weekend tem que levantar a dianteira como o Marcos disse, senão fica muito desproporcional.
Mesmo com calços de 30 mm na dianteira a traseira ainda ficou um pouco mais alta .
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
15/07/2009, 23:50
Sim Alexandre, levantei a minha nessa altura para fazer trilhas mais pesadas, acredito que não deva ser o seu caso, como o Edu disse as molas da weekend ficarão perfeitas.

Sim com certeza, só queria levantar um pouco mais.

valeu.

ALEXANDRE MIETTI
15/07/2009, 23:53
Esqueci de mencionar Alex, mesmo com as molas do palio weekend tem que levantar a dianteira como o Marcos disse, senão fica muito desproporcional.
Mesmo com calços de 30 mm na dianteira a traseira ainda ficou um pouco mais alta .
[]s
(DU)

Certo, com que altura sua viatura ficou?
Vc calçou a dianteira com 30mm, ela só subiu isso?
Posta uma foto pra gente ver...

CarlinBC
16/07/2009, 10:10
Certo...Vc calçou a dianteira com 30mm, ela só subiu isso?

Olá Alexandre...
Conforme já exposto neste tópico, com um calço de 30mm na suspensão dianteira, vai elevar uns 60 ou 70 mm.
Abçs...

EDuarte
16/07/2009, 10:50
Certo, com que altura sua viatura ficou?
Vc calçou a dianteira com 30mm, ela só subiu isso?
Posta uma foto pra gente ver...
Fala Alex.
Poxa cara não tenho fotos da minha ainda, mas é o que o Carlin disse, na dianteira levanta uns 60, 70 mm e na traseira com as molas do palio levanta uns 100, 110mm.
Se vc quiser, da uma passada em casa pra conferir, acredito que vc vai querer fazer.
[]s
(DU)

Pescador4x4
19/07/2009, 15:37
Olá Alexandre...
Conforme já exposto neste tópico, com um calço de 30mm na suspensão dianteira, vai elevar uns 60 ou 70 mm.
Abçs...
CarlinBC,

Eu sou novo no mundo 4x4, sempre utilizei meu carro em arreia de praia, aqui nesse fórum tive várias dicas legais... bem, agora estou pensando em equipá-lo um pouco, peito de aço, RL AVM, e um jogo extra de pneus lameiros...já levantar a suspensão, fico um pouco preocupado... perguntas: como é o comportamento na estrada, a estabilidade e frenagem sofrem alterações significativas? e a fiscalização, os guardas não ficam na bronca?
Valeu...

CarlinBC
19/07/2009, 16:00
Olá Pescador4x4...
Seja muito bem vindo!!!
O carro continua com a mesma "postura" porque é muito pouco que se levanta desta forma que fizemos.Tem amigos daquí do fórum ,como o Maverick Turbo que levantou o carro com o Lift de suspensão e o Body lift, mais de 150mm sem reclamar de estabilidade. Aí sim, é claro que em curvas fechadas de estrada, vai modificar o comportamento se estiver com mais velocidade.
Abçs...

CarlinBC
19/07/2009, 18:30
Pescador4x4, qual é o seu carro? Com relação à fiscalização, até onde sei, é que, o carro não pode ter os pneus "sobrando muito" para fora dos paralamas. Isto é o que me disseram...
Abçs.

Júlio C. A. Santos
19/07/2009, 19:10
Olá Carlin,

Tem um detalhe sobre o Lift do Eduardo (Maverick Turbo): Ele teve que adaptar mais um par de amortecedores na dianteira, pois a Sportage dele ficou muito instável com toda a altura que ganhou com o Lift e Body Lift (foto1). Acho que a Sportage do Eduardo é a mais alta do fórum. :pensativo:

Pescador,

Bem-vindo. Se você anda muito na areia, os pneus lameiros vão te deixar com saudades de andar na areia sem encalhar. O correto é usar pneus mais lisos, largos e mais vazios pra areia (foto2). Aqui na praia, quando andamos na areia, a única viatura que consegue subir até o topo das dunas é uma Toyota Band que está com pneus quase carecas (foto3). A escolha dos pneus depende do terreno em que você vai rodar http://www.kia-sportage.com.ar/foro/Smileys/default/cwm12.gif (javascript:void(0);) com mais freqüência.

Abraço

Pescador4x4
19/07/2009, 20:00
Pescador4x4, qual é o seu carro? Com relação à fiscalização, até onde sei, é que, o carro não pode ter os pneus "sobrando muito" para fora dos paralamas. Isto é o que me disseram...
Abçs.
Carlin,

Sportage tdi 2000 curta, quanto a fiscalização acho q tem problema sim, lembra dos carros rebaixados...na minha cidade Maceió/AL tem muita sportage, é que nem bolacha, todo canto acha...kkk, ainda bem..., nunca vi nenhuma com suspensão elevada, logo, a fiscalização daqui conhece bem a original, de qualquer forma vou pesquisar...

Valeu!

Pescador4x4
19/07/2009, 20:12
Olá Carlin,

Tem um detalhe sobre o Lift do Eduardo (Maverick Turbo): Ele teve que adaptar mais um par de amortecedores na dianteira, pois a Sportage dele ficou muito instável com toda a altura que ganhou com o Lift e Body Lift (foto1). Acho que a Sportage do Eduardo é a mais alta do fórum. :pensativo:

Pescador,

Bem-vindo. Se você anda muito na areia, os pneus lameiros vão te deixar com saudades de andar na areia sem encalhar. O correto é usar pneus mais lisos, largos e mais vazios pra areia (foto2). Aqui na praia, quando andamos na areia, a única viatura que consegue subir até o topo das dunas é uma Toyota Band que está com pneus quase carecas (foto3). A escolha dos pneus depende do terreno em que você vai rodar http://www.kia-sportage.com.ar/foro/Smileys/default/cwm12.gif (javascript:void(0);) com mais freqüência.

Abraço
Julio,

Na minha tenho pneus 235/75/15, 70% asfalto - 30% terra, não pretendo alterá-los, e sim comprar um jogo extra lameiro, pois apesar de andar constantemente na arreia, sei que se for dar uma passeio pelos canaviais e matas daqui, atolo de primeira, é muito barro...kkk
Na arreia, baixo a calibragem para 18-20libras é show!!! principalmente depois das dicas aqui do fórum no uso da reduzida.
Já no barro...principiante total!!! Nem me arrisco antes de instalar o protetor de cárter e a RL manual (se bem q, nunca tive problemas com a minha, deve ser pq não ando na lama).

Valeu...

Júlio C. A. Santos
20/07/2009, 01:02
Pessoal,

Semana passada, fiquei a semana inteira estudando o Lift da minha Sportage, até consegui uns blocos de nylon para fazer os calços,:mrgreen: mas aí levei num torneiro e ele disse que nenhum dos calços poderia ser usados no torno porque estavam muito deformados e quebradiços,:cry: tudo bem devolvi os blocos pra loja de sucatas. Na quinta-feira passada liguei pro meu mecânico pra perguntar quanto custaria fazer um Lift com material incluso, menos de R$ 500,00 ele disse:pensativo:. Mas quando perguntei sobre a altura do Lift, ele disse que a altura máxima dos calços tem que ser de 1 cm (um centímetro), mais que isso fica impossível controlar o carro no asfalto, e quando vier um caminhão baú em sentido contrário, o deslocamento de ar do caminhão vai fazer o carro parar lá na “caxa prego”,:shock: puuuutz! Alguém aí já dirigiu no asfalto e foi parar lá na “casa do car@&%#” por causa dos calços?

Abraço

CarlinBC
20/07/2009, 09:26
Júlio, É fácil resolver este problema. Faça como eu: Quando voce avistar um baú em sentido contrário, pare no acostamento, espere o baú passar e depois continue com segurança. A vantagem do baú, é que dá prá ver de muito longe. Não vai dar prá ver de jeito nenhum, é o lift de 1cm.
Será, se é tão ruim, ser surdo e ou analfabeto???????? Me pergunto às vezes...
Abçs, Júlio!!!Continue traduzindo as coisas, está muito esclarecedor e espero que agora, esteja só zoando, como eu!!!risos...

Júlio C. A. Santos
20/07/2009, 12:48
Carlin,

Acredite, o mecânico falou serio sobre perder o controle do veículo por causa de caminhão baú... Eh que há alguns anos foi feito manutenção em um caminhão nessa oficina, depois quando o motorista dirigia o caminhão no asfalto uma das lonas do freio traseiro se soltou travando a roda, o motorista perdeu o controle do caminhão e acabou atropelando e matando uma pessoa. A polícia foi à oficina investigar esse caso, o proprietário da oficina teve sorte, ninguém havia mexido nos freios, mas o Carlinhos (dono da oficina) ficou traumatizado. Uma vez, um caminhão quase bateu na traseira da minha Sportage porque uma das lonas traseiras se soltou e travou completamente a roda, eu já publiquei isso lembra? (foto) Esse negócio de lona se soltar é coisa séria. Mas o que o freio tem haver com o Lift? Quando o assunto é modificação extrema (Lift com mais de 1cm, hahaha!) o proprietário da oficina se recusa a fazer. Enfim, é um mecânico experiente, mas não “levanta” mais...:lol:

Abraço

EDuarte
20/07/2009, 13:21
Oi Julio.
Assim como outros membros do forum tenho calços de 30mm na dianteira e uns 80mm na traseira (substitui a mola traseira), perde um pouco de estabilidade sim, mas muito pouco, nada preocupante.
[]s
(DU)

CarlinBC
20/07/2009, 17:02
Oi Julio.Assim como outros membros do forum tenho calços de 30mm na dianteira e uns 80mm na traseira (substitui a mola traseira), perde um pouco de estabilidade sim, mas muito pouco, nada preocupante.[]s(DU)

Olá Du...
No meu caso, não perdí nada de estabilidade, porque troquei as molas traseiras por outras maiores e mais duras. Na dianteira, além do calço sobre o prato da mola, coloquei dois calços nas duas extremidades das molas, deixando-as mais comprimidas e óbviamente mais duras também. A Sportage 95 original, é muito macia, na minha opnião.
Abçs...

MarcSport
20/07/2009, 17:46
A minha ficou mais firme após colocar os calços e trocar os amortecedores pelos da Besta, antes ela "passarinhava" um pouco devido aos amortecedores estarem "no osso".

Pescador4x4
20/07/2009, 18:47
Como prometido, fiz a pesquisa e encontrei a resposta aqui mesmo no fórum...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46709&highlight=alterar+suspen%E7%E3o+proibido (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46709&highlight=alterar+suspen%E7%E3o+proibido)

EDuarte
21/07/2009, 16:44
Olá Du...
No meu caso, não perdí nada de estabilidade, porque troquei as molas traseiras por outras maiores e mais duras. Na dianteira, além do calço sobre o prato da mola, coloquei dois calços nas duas extremidades das molas, deixando-as mais comprimidas e óbviamente mais duras também. A Sportage 95 original, é muito macia, na minha opnião.
Abçs...
oi Carlin
Fiz a mesma coisa só não coloquei os calços nas molas traseiras.
Um detale que me esqueci, perdi um pouco de estabilidade por causa dos pneus aemadillo, são muuuuito macios, com certeza é isso.
[]s
(DU)

Acacio
21/07/2009, 21:10
Pessoal como foi resolvido a questão dos parachoques qdo se faz o body lift????????

CarlinBC
21/07/2009, 21:20
Pessoal como foi resolvido a questão dos parachoques qdo se faz o body lift????????

Este assunto está mais debatido, no tópico "body lift" com várias idéias e fotos. Aproveite e deixe sua sugestão que será muito bem vinda.

Nava
22/07/2009, 22:15
Eduardo..cade as fotos da sport?

EDuarte
23/07/2009, 10:46
Foi mau Nava, vou tirar hoje prometo. rsssss
[]s
(DU)

CarlinBC
23/07/2009, 11:01
Nava, é mais fácil encontrar um protetor facial prá mula sem cabeça, do que as fotos da Sptg do Du... E digo mais, dá prá sentir daquí. Aquele rsssss.... é de gozação com a gente, com certeza!!!

EDuarte
23/07/2009, 11:29
Fala assim não Carlin, magoei:sad:, é que eu num tinha maquina pra tirar as fotos:parede:, mas ta na mão, espero que tenha ficado legal.:pipoca:
[]s
(DU)

taraba
23/07/2009, 11:35
Olá moçada!

Ingredientes:

- jogo de molas traseiras fiat weekend 97 com borrachas, cima e em baixo.
- dois prolongadores de amortecedor ou os amortecedores da besta GS 16 lugares.
- dois macacos bons
- calços de madeira
- oleo desingripante bom
- dosi calços de nylon medindo 125 mm de diamentro externo, 30 mm de altura, furo central com 80 mm cortado em angulo de uns 15 graus a partir de 15 mm (pq o prato da mola dianteiro tem um raio e isso servirá para ajustar as peças).
- 6 parafusos 6 mm, aço, com uns 70mm de comprimento.
- sargentos, saca-molas ou qq outra coisa que vc consiga comprimir as molas dianteira de forma segura (isso é o que nos deu mais trabalho!).
- chave estrela 23 mm (sem ela nao solta a dianteira
- chave catraca com articulação

Eixo traseiro:

Dica: levante um lado e calce, pois assim dá mais curso para descer o eixo do lado que vc está trabalhando.

- Tire o pneu, solte a parte de cima do amortecedor, calçando com um macaco extra o eixo, para vc ter controle de abaixar e elevar o eixo.

Tire a mola, limpe tudo e coloque a outra.

Coloque o prolongador na rosca e monte tudo, dando torque suficiente.

Repita do outro lado.

Eixo dianteiro:

Tire o pneu. Solte o pivo da barra estabilizadora.

Solte os 3 parafusos da torre, dentro do cofre do motor.

Solte o parafuso de 23 mm que prende o garfo do amortecedor.

Solte os 4 parafusos que unem as duas partes do garfo.

Dica: Tire a porca de 23 mm e bata com um punção até sair o braço de um lado, não precisa tirar os dois, pois isso vai facilitar a montagem.

Solte o pino que prende o braço triangular superior da suspensão (use macaco para elevar e abaixar a bandeja. Cuidado com as coifas para nao rasgar nada.

Beleza, tirou o conjunto mola amortecedor. Na bancada encolha a mola e tire a parte de cima. Coloque o calço, ajuste se precisar e marque os furos.

No prato para tirar os parafusos originais é so bater uma vez e boa.

Coloque tudo de novo e aperte o conjunto (fique de olho para nao errar as posições das borrachas e arruelas.)

Dica: antes de apertar, verifique a posição que ficará os braços do garfo em relação a furação da torre, pq depois vc nao gira ela nem fudd...

Coloque o conjunto prendendo por cima. Monte os dois lados do garfo, bata o pino de 23mm devolta e recoloque a barra estabilizadora (o uso do segundo macaco aqui ajuda bastante.

Repita do outro lado.

Pronto!

A traseira subiu generosos 7 cm, ficou firme mas não dura, manteve o curso.
A dianteira subiu uns 4 cm, melhorando muito.

Depois posto fotos.

Agradeço o Paulo (MIT) que ajudou muito em tudo!

Só tstar na valeta agora....

Meu amigo eu também fiz um lift de suspensão par a minha defender, vai lá a lista

4 molas iron man de 470mm
2 molas traseiras mabilsa internas
2cones traseiros
2braços de eixo traseiro angulados (maior deslocamento de eixo traseiro)
2suporte traseiros rebaixados de amortecedor( maior retorno de suspensão)
buchas polibush
2 braços dianteiros de 8º para correção do angulo da caster e maior deslocamento do eixo
1 barra penhard
2 suportes dianteiros maiores
2 amortecedores procomp mx6
2 amortecedores kamonseki
pneus 33x12 50

quero fazer os batentes maiores em material semelhante ao das polibuchas , são 4 em formato retângular, só que achei a barra muito cara, não sei se nylon fica legal , digo em termos de durabilidade.... abraços e ótimo tópico

CarlinBC
23/07/2009, 11:46
Fala assim não Carlin, magoei:sad:, é que eu num tinha maquina pra tirar as fotos:parede:, mas ta na mão, espero que tenho ficado legal.:pipoca:[]s(DU)

Olá Du, tá bacana demais. Sua viatura é muito bonita. Dou razão de ficar escondendo...Parabéns...:dance::palmas:

EDuarte
23/07/2009, 11:58
Valeu Carlin, precisa de mais acessorios como quebra mato, parachoque de ferro e outras coisinhas, mas sabe como é, a grana sempre ta curta, ainda mais agora que fiz uma cirurgia no zoio (da cara), a grana ficou mais curta ainda. rsssss

Ps. E a mão? como esta?
[]s
(DU)

mbm4x4
23/07/2009, 12:46
Ae DU
Ficou muito irada sua Sportage
Apavorou hein
:concordo::concordo::cool:

mas ta na mão, espero que tenha ficado legal.:pipoca:
[]s
(DU)

CarlinBC
23/07/2009, 12:55
Valeu Carlin, precisa de mais acessorios como quebra mato, parachoque de ferro e outras coisinhas, mas sabe como é, a grana sempre ta curta, ainda mais agora que fiz uma cirurgia no zoio (da cara), a grana ficou mais curta ainda. rsssssPs. E a mão? como esta?[]s
(DU)

Já está e vai ficar mais show ainda.Verei se o meu geriatra ortopedista me libera na próxima semana para voltar a mexer com o ombro e a mão. Eu não contei, mas quando a lixadeira me acertou, dei um tranco tão forte no braço esq. que provocou uma ruptura parcial no tendão do ombro esquerdo.Nem eu sabia do ocorrido, que só piorou com a imobilização da mão. Se o doutor me liberar, vou começar o parachoque de ferro.Postei um monte de idéias no tópico "body lift" mas não tive nenhum palpite pra me ajudar. Se a cirurgia foi no zoio da cara, é porque o outro tá bom?rsrsrs
Abçs...

EDuarte
23/07/2009, 14:12
Valeu Life´s a beach que bom que aprovou.

Carlin,
Caraca meu, ta precisando se benzer, ve se toma mais cuidado quando voltar a ativa, mexanicos experientes e criativos como vc fazem falta.
Estou acompanhando os parachoques, são ideias otimas, estou só esperando vc se decidir por qual pra eu dar pitaco e "copiar", é claro.
O outro zóio esta muito bem sim, mas perto dos 40, ja viu, vai fazer a festa. ui.
[]s
(DU)

CarlinBC
23/07/2009, 15:23
Meu amigo eu também fiz um lift de suspensão para minha defender, vai lá a lista...em formato retângular, só que achei a barra muito cara, não sei se nylon fica legal , digo em termos de durabilidade.... abraços e ótimo tópico

Olá taraba...
Os nossos lift's de suspensão são separados por uma diferença mínima de valores. É assim como morar, um na periferia da baixada e o outro na Vieira Souto. :rolleyes: rsrsrs...
Abçs...

ALEXANDRE MIETTI
23/07/2009, 23:49
Fala assim não Carlin, magoei:sad:, é que eu num tinha maquina pra tirar as fotos:parede:, mas ta na mão, espero que tenha ficado legal.:pipoca:
[]s
(DU)

Ae Edu, parabéns, ficou 10, agora já sei onde vou levar pra fazer na minha :dance: .

Uma dúvida, se quiser isso dá pra desfazer, não precisou soldar ou cortar nada no chassi ou mexer com mangueiras do tanque ou outra coisa qualquer ?

Aquele abraço.

taraba
24/07/2009, 00:31
Olá taraba...
Os nossos lift's de suspensão são separados por uma diferença mínima de valores. É assim como morar, um na periferia da baixada e o outro na Vieira Souto. :rolleyes: rsrsrs...
Abçs...

mas rapaz eu paguei barato nesse kit, um kit semelhante deste nivél na europa é carissimo,nunca teria condições de comprar , só se ganhasse na mega sena, até mesmo as molas eu consegui direto com o representante dá iroman no brasil, seria o mesmo preço que fazer um mola pinba aqui no rio nessas oficinas de taxi e gás, os amortecedores kamonseki comprei direto com o fabriicante se fosse comprar na armazém 4x4 tomaria já uma grana nas costas, a vantagem dele é que não há alteração de preço, caso vc queira um maior com mais curso, eles fazem pelo mesmo valor do original

mas deixa de papo, o que eu quero falar é que particularmente eu não conheço a composição de suspensão da sportage, porém seria interessante desenvolver componenetes da suspensão, qualquer torneiro de competência realiza este trabalho, aí a performance vai subir consideravélmente,já tive body lift em um carro e digo é só estético e os calços não adiantam muito também é + altura e só, suspensão preparada é outra coisa.. é só uma dica abraços

CarlinBC
24/07/2009, 10:11
Valeu Carlin, precisa de mais acessorios como quebra mato, parachoque de ferro e outras coisinhas,...[]s(DU)

Olá Du...
Estive pensando... :pensativo:
Se voce vai mesmo, fazer parachoque de ferro, faça com o quebra mato junto. É uma única despesa.Tô errado???
Outra coisa; como voce fez com a barra panhard??
Abçs...

EDuarte
24/07/2009, 11:21
Ae Edu, parabéns, ficou 10, agora já sei onde vou levar pra fazer na minha :dance: .

Uma dúvida, se quiser isso dá pra desfazer, não precisou soldar ou cortar nada no chassi ou mexer com mangueiras do tanque ou outra coisa qualquer ?

Aquele abraço.
Oi Alexandre.
É só trazer a viatura que a gente faz, sem problema nenhum.
Da pra desfazer sim, não altera em nada a originalidade do carro, não mexe em mangueiras nem solda nada.
[]s
(DU)

EDuarte
24/07/2009, 11:27
Olá Du...
Estive pensando... :pensativo:
Se voce vai mesmo, fazer parachoque de ferro, faça com o quebra mato junto. É uma única despesa.Tô errado???
Outra coisa; como voce fez com a barra panhard??
Abçs...
Oi Carlin,
Esta certissimo, a ideia é justamente essa, fazer o parachoque com o quebra mato junto e se der ja fazer com o peito de aço tambem.
Na barra panhard eu fiz um prolongador no suporte do chassi, assim caso eu precise voltar a originalidade é so tirar o prolongador.
[]s
(DU)

Auriemma
24/07/2009, 20:21
Pessoal, uma duvida, porque ninguém mais falou sobre utilizar as molas do Omega 6cc, pelo que havia visto antes seria a mais ideal não seria??
E como saber se a mola tem a resistência correta para o peso da SPTG
Eu andei em uma S10 4x4 nova e fiquei de cara com a maciez da suspensão, andei a 100km/h em rua de terra e parecia que estava num cruzeiro, porque será isso, pelo fato de ser nova ou pelo conjunto de qualidade da suspensão?

Abraço e parabéns pelas informações.

CarlinBC
24/07/2009, 20:59
Pessoal, uma duvida, porque ninguém mais falou sobre utilizar as molas do Omega 6cc, pelo que havia visto antes seria a mais ideal não seria?...Abraço e parabéns pelas informações.

Olá Auriemma...
Voce tem razão, nos tópicos iniciais, a mola favorita era a do Ômega. Só que, cada um está usando molas diferentes. Por exemplo: o Eduarte usou da SW Toyota, o Nava usa do Palio Weekend, eu uso um par que comprei sem especificação do veículo. Saber a mola correta? Testamos com o achômetro! hehehe...Quanto à S10 nova, a engenharia de fábrica funciona melhor que nosso departamento de gambiarraria. Resumindo, eu finalizaria assim: Ficou alta, bonita, não compromete a segurança, ótimo, vamos rodar com o nariz empinado, cheios de orgulho!
Abçs...

CarlinBC
24/07/2009, 21:34
Auriemma, para ter certeza que a mola é a correta, só usando calços com as molas originais.
Abçs...

azía4x4
05/08/2009, 15:43
Outro ótimo tópico.Parabéns a quem o recheiou de boas matérias.

mbm4x4
29/08/2009, 19:46
Chegou a hora de trocar as molas e talvez os amortecedores da minha Sportage.
Desculpa mais uma vez incomodar o pessoal aí, mas lendo o tópico inteiro fiquei com algumas dúvidas:
Para substituir as molas e amortecedores traseiros originais da Sportage, devemos usar as molas e amortecedores da besta gs 16 dianteiros ou traseiros?
Usando esta configuração será obrigatório a regulagem da Barra Panhard somente se o pneu ficar raspando no copo do amortecedor?
Na dianteira da Sportage, além dos calços de 30mm, qual a melhor mola e amortecedor para substituir os originais . As molas originais da minha estão cansados mas os amortecedores vai depender de análise na hora que desmontar.
A sportage original é muito molenga, parece um barco a deriva, quando eu trocar as molas e amortecedores, mesmo ficando mais alta, será que ela vai ficar menos molenga??
Vlw pessoal
[]s
mateus

EDuarte
29/08/2009, 21:25
Grande Mateus.
Seguinte, na minha fiz assim:
Para substituir as molas e amortecedores traseiros originais da Sportage, devemos usar as molas e amortecedores da besta gs 16 dianteiros ou traseiros?
Molas traseiras do Palio Weekend 97 GNV e amortecedores traseiros da Besta GS 16 Lugares 3.0. Ps. Tem que especificar que é pra GS 16 Lugares 3.0, pois tem pra 12 lugares e é igual ao original da sportage.

Usando esta configuração será obrigatório a regulagem da Barra Panhard somente se o pneu ficar raspando no copo do amortecedor?
SIM, obrigatoriamente, senão o pneu irá raspar.

Na dianteira da Sportage, além dos calços de 30mm, qual a melhor mola e amortecedor para substituir os originais . As molas originais da minha estão cansados mas os amortecedores vai depender de análise na hora que desmontar.
As molas mantive as originais pq estavam boas, mas se for trocar, molas e amortecedores da besta. Ps. Os amortecedores não tenho certeza se servem os da besta, certamente alguem irá confirmar.

A sportage original é muito molenga, parece um barco a deriva, quando eu trocar as molas e amortecedores, mesmo ficando mais alta, será que ela vai ficar menos molenga??
No meu caso ficou bem mais firme por usar molas pra GNV.

[]s
(DU)

mbm4x4
29/08/2009, 21:52
E ae DU!!!
Valew :concordo:
A sua Sportage ficou irada, pela foto que voce postou ficou bem alta.:cool:
Obrigado pela resposta.
[]s
mateus

Grande Mateus.
Para substituir ...
...por usar molas pra GNV.

[]s
(DU)

EDuarte
29/08/2009, 22:37
E ae DU!!!
Valew :concordo:
A sua Sportage ficou irada, pela foto que voce postou ficou bem alta.:cool:
Obrigado pela resposta.
[]s
mateus
Tamos ai, se vc não morasse tão lonje, diria pra voce vir aqui que a gente erguia ela num sabado e ainda sobrava tempo pro churras.
[]s
(DU)

Marcos Vaz
30/08/2009, 02:05
Grande Mateus.
Molas traseiras do Palio Weekend 97 GNV e amortecedores traseiros da Besta GS 16 Lugares 3.0. Ps. Tem que especificar que é pra GS 16 Lugares 3.0, pois tem pra 12 lugares e é igual ao original da sportage.

SIM, obrigatoriamente, senão o pneu irá raspar.

As molas mantive as originais pq estavam boas, mas se for trocar, molas e amortecedores da besta. Ps. Os amortecedores não tenho certeza se servem os da besta, certamente alguem irá confirmar.

No meu caso ficou bem mais firme por usar molas pra GNV.

[]s
(DU)

Os amortecedores e molas dianteiras da Sporte são os mesmos da Besta. Uso os amortecedores dela.

Abraços

mbm4x4
30/08/2009, 10:01
Voce é muito gente fina!!!:concordo:
Muito obrigado pelo convite.
Um dia ainda sai esse encontro.
[]s
mateus

Tamos ai, se vc não morasse tão lonje, diria pra voce vir aqui que a gente erguia ela num sabado e ainda sobrava tempo pro churras.
[]s
(DU)

mbm4x4
30/08/2009, 10:05
Obrigado pela informação Marcos.
Só resta saber o modelo da Besta que voce se refere, e se são os dianteiros ou traseiros que são usados na substituiçao dos dianteiros da sportage.
Existem pelo menos tres motorizacoes e uns dois modelos de besta.:putz:
Valeu pela dica.
[]s
mateus

Os amortecedores e molas dianteiras da Sporte são os mesmos da Besta. Uso os amortecedores dela.

Abraços

EDuarte
30/08/2009, 11:23
Obrigado pela informação Marcos.
Só resta saber o modelo da Besta que voce se refere, e se são os dianteiros ou traseiros que são usados na substituiçao dos dianteiros da sportage.
Existem pelo menos tres motorizacoes e uns dois modelos de besta.:putz:
Valeu pela dica.
[]s
mateus
O dianteiro da besta é igual ao dianteiro da sportage e o traseiro da besta é igual ao traseiro da sportage.
Se não me engano os da besta 12 lugares 2.2 são exatamente os mesmos da sportage, ja os da besta 16 lugares são 5 cm maiores.
[]s
(DU)

mbm4x4
30/08/2009, 13:21
Sabe muuuito!!!:concordo::concordo::concordo:
VLW.
Esta semana vou pesquisar os preços por ai.
Depois posto aqui os valores que consegui.
Sabe me dizer se as molas que voce usou (palio)são maiores ou menores que a da Besta gs 16L 3.0??
Tenho que optar pela mais baixa um pouco para poder entrar no portão da minha garagem.hehehe:mrgreen:
Thx
[]s
Mateus

O dianteiro da besta é igual ao dianteiro da sportage e o traseiro da besta é igual ao traseiro da sportage.
Se não me engano os da besta 12 lugares 2.2 são exatamente os mesmos da sportage, ja os da besta 16 lugares são 5 cm maiores.
[]s
(DU)

EDuarte
30/08/2009, 21:29
Sabe muuuito!!!:concordo::concordo::concordo:
VLW.
Esta semana vou pesquisar os preços por ai.
Depois posto aqui os valores que consegui.
Sabe me dizer se as molas que voce usou (palio)são maiores ou menores que a da Besta gs 16L 3.0??
Tenho que optar pela mais baixa um pouco para poder entrar no portão da minha garagem.hehehe:mrgreen:
Thx
[]s
Mateus
Nao sei te dizer se são maiores ou menores, mas vc pode optar pelas molas da palio sem NGV, certamente não ficara tão alta como ficou a minha, ou optar pelas molas do monza, são do mesmo tamanho da sportage.

chicosena
01/09/2009, 20:35
Olá pessoal!

Levantei a minha, só que paguei bem mais caro rs, mas gostei muito do resultado. Quem levou na empresa foi meu filho Pedro que tbm é usuário da viatura. Ainda não testamos na lama.

Pescador4x4
03/09/2009, 10:11
Chico,

Mais uma vez, parabéns! sua Sportage ficou super harmoniosa, se não for muito incomodo vc poderia por a receita? altura dos calços, molas, amortecedores, etc. Esses pneus são BF nas medidas 235/75/15? Abs.

Júlio C. A. Santos
03/09/2009, 10:32
Pescador,

Aqui em SC existe uma empresa especializada em Lift, a ADAMS LIFTS E BODY LIFYS que vende kits para todo o Brasil por um preço muito baixo. Lojas especializadas como GARRA 4X4 e ARMAZÉM 4X4 são clientes da ADAMS LIFTS. Neste mês pretendo fazer o Lift com eles.

Contato:

ADAMS LIFTS E BODY LIFTS

47 3376 0608
47 9142 0606

Falar com Sandro

Nava
10/09/2009, 23:09
Julio, e o seu lift?

Júlio C. A. Santos
10/09/2009, 23:26
Nava,

Ultimamente tem estragado tanta coisa na minha Sportage, que não tá sobrando grana nem tempo pro Lift, ainda bem que resolvi o problema do cabeçote em casa, era minha maior preocupação. Já falei com o Sandro da ADAMS LIFTS, em breve vou fazer o Lift com calços de 30mm/50mm e amortecedores traseiros da Besta 3.0.

Lucena04
11/09/2009, 00:18
Nava,

Ultimamente tem estragado tanta coisa na minha Sportage, que não tá sobrando grana nem tempo pro Lift, ainda bem que resolvi o problema do cabeçote em casa, era minha maior preocupação. Já falei com o Sandro da ADAMS LIFTS, em breve vou fazer o Lift com calços de 30mm/50mm e amortecedores traseiros da Besta 3.0.

Julio,
A minha está com os calços quase na mesma medida, se bem que pretendo aumentar os traseiros que estão com 4,5 cm, mas vou ver primeiro como vai ficar o carro com o motor instalado.
Vc vai trocar os amortecedores traseiros pq já está na hora de trocar ou por outros motivos? :pensativo:
Falou :concordo: