Conectar

Ver Versão Completa : Lift de Suspensão - Receita Completa

Páginas : 1 [2] 3 4 5

Júlio C. A. Santos
11/09/2009, 00:34
Olá Lucena,

Vou colocar os amortecedores traseiros da Besta 3.0 por eles são maiores que os originais da Sportage, feito isso, os calços de 50mm cabem certinho debaixo das molas. Os amortecedores traseiros da minha Sportage estão totalmente detonados por isso vou aproveitar a oportunidade. Aqui em SC estão pedindo R$ 95,00 pelo par dos amortecedores novos.

Abraço :concordo:

Pescador4x4
11/09/2009, 09:04
Para calços de 40 mm na traseira esses amortecedores da Besta 3.0 tb servem? Abs.

Lucena04
11/09/2009, 09:47
Olá Lucena,

Vou colocar os amortecedores traseiros da Besta 3.0 por eles são maiores que os originais da Sportage, feito isso, os calços de 50mm cabem certinho debaixo das molas. Os amortecedores traseiros da minha Sportage estão totalmente detonados por isso vou aproveitar a oportunidade. Aqui em SC estão pedindo R$ 95,00 pelo par dos amortecedores novos.

Caramba, 95,00 o par? Está mais barato que os da minha parati :palmas:
Essa loja que vc vai comprar tem site na net? Se tiver jeito vou querer tb :-D
Falou!

Júlio C. A. Santos
11/09/2009, 22:03
Lucena,

Notícia ruim, o mecânico me ligou e disse que ouve um erro, os amortecedores chegaram mas não são de Sportage :putz:. Entende agora porque eu prefiro consertar minha Sportage em casa? Tem mecânico que não presta atenção e só faz M...:evil: Eu disse pro vendedor usar óculos :odedo:e pesquisar melhor no catálogo, semana que vem ele me passa o orçamento correto.

Abraço

MAAT
12/09/2009, 15:01
julio oi obrigado ja recivi tu recado ja esta em la oficina ok logo quero falar com el sro ok

Pescador4x4
25/09/2009, 16:48
Fotos do lift de1"...
calços de 25mm na dianteira e 40mm na traseira. Subiu -+ 40mm...Obrigado a todos pelas dicas. Abs.

Pescador4x4
25/09/2009, 16:50
mais fotos...

Lucena04
25/09/2009, 17:52
mais fotos...
Pescador, que rack é esse que vc colocou?

Pescador4x4
25/09/2009, 18:01
É da marca KEKO, fica bem legal...dá uma olhada no tópico abaixo tem mais fotos...Abs
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53214&page=2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53214&page=2)

Lucena04
25/09/2009, 18:14
É da marca KEKO, fica bem legal...dá uma olhada no tópico abaixo tem mais fotos...Abs
[/URL][url]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53214&page=2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53214&page=2)
ficou legal, valeu :concordo:

Marcus Pereira
25/09/2009, 20:22
[/URL][url]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53214&page=2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53214&page=2)

Pescador,
Visitei o site de KEKO e não achei rack específico para Sport. Suponho que este seja de outro veículo, embora tenha ficado perfeito na sua viatura.
Vc sabe informar exatamente o modelo deste rack?

Abç,
Marcus.

Joaomsl
26/09/2009, 00:26
Pescador,
Visitei o site de KEKO e não achei rack específico para Sport. Suponho que este seja de outro veículo, embora tenha ficado perfeito na sua viatura.
Vc sabe informar exatamente o modelo deste rack?

Abç,
Marcus.

Marcus,

ele é para meriva...mas se encaixa perfeitamente na sport e na ranger...tem gente que não gosta, mas como utilizo bastante, acho super necessário...ele aguenta até 36 kilos...

olha o link:

http://www.keko.com.br/produtos_novo/index.php?lang=br (http://www.keko.com.br/produtos_novo/index.php?lang=br)

valeu

Júlio C. A. Santos
26/09/2009, 01:15
Pessoal,

Que bom que vocês acharam uma solução para o rack de teto, :palmas: mas esse tópico é sobre LIFT DE SUSPENSÃO, peço a vocês que continuem esse assunto nos seguintes links:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45643

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53214

Com certeza nesses tópicos específicos sobre RACKS vocês irão tirar todas as suas dúvidas, e estarão ajudando a manter o fórum organizado.:pipoca:

Obrigado pela cooperação :concordo:

Abraço

Marcus Pereira
26/09/2009, 11:29
João Maurício, grato pela informação.:concordo:

Julio, tens razão, foi mal...:oops: desculpe a nossa falha.:mrgreen:

Abraços a todos,

Marcus.

taraba
28/09/2009, 11:18
[QUOTE=Joaomsl;992338]Marcus,

ele é para meriva...mas se encaixa perfeitamente na sport e na ranger...tem gente que não gosta, mas como utilizo bastante, acho super necessário...ele aguenta até 36 kilos...

olha o link:

[/URL][url]http://www.keko.com.br/produtos_novo/index.php?lang=br (http://www.keko.com.br/produtos_novo/index.php?lang=br)

valeu[/

eu acho bonito, mas :stop: em alguns carros com teto menos rigido não é aconselhavél a instalação.

Elmer_Jeep
28/09/2009, 12:08
Bom, fui dar uma conferida no tópico e não pude deixar de comentar.

Moçada, não se arrisquem com esse tipo de improviso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=155994&d=1234108301

um par de encolhedor de mola é baratinho e te dá mais segurança e praticidade:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=410&cat=1&subcat=81

[]'s

Júlio C. A. Santos
28/09/2009, 13:37
Legal, pensei que fossem muito caros esses encolhedores.

Abraço

Nava
28/09/2009, 21:27
Concordo, nao se arrisquem...mas funciona tb...

Lucena04
21/10/2009, 18:52
Grande Mateus.
Seguinte, na minha fiz assim:
Para substituir as molas e amortecedores traseiros originais da Sportage, devemos usar as molas e amortecedores da besta gs 16 dianteiros ou traseiros?
Molas traseiras do Palio Weekend 97 GNV e amortecedores traseiros da Besta GS 16 Lugares 3.0. Ps. Tem que especificar que é pra GS 16 Lugares 3.0, pois tem pra 12 lugares e é igual ao original da sportage.

Usando esta configuração será obrigatório a regulagem da Barra Panhard somente se o pneu ficar raspando no copo do amortecedor?
SIM, obrigatoriamente, senão o pneu irá raspar.

Na dianteira da Sportage, além dos calços de 30mm, qual a melhor mola e amortecedor para substituir os originais . As molas originais da minha estão cansados mas os amortecedores vai depender de análise na hora que desmontar.
As molas mantive as originais pq estavam boas, mas se for trocar, molas e amortecedores da besta. Ps. Os amortecedores não tenho certeza se servem os da besta, certamente alguem irá confirmar.

A sportage original é muito molenga, parece um barco a deriva, quando eu trocar as molas e amortecedores, mesmo ficando mais alta, será que ela vai ficar menos molenga??
No meu caso ficou bem mais firme por usar molas pra GNV.

[]s
(DU)

Eu não entendi direito, essa Barra Panhard fica nos amortecedores traseiros? Pq na minha está pegando nos amortecedores traseiros e não sei se é culpa do lift ou da largura dos pneus (30X9,5XR15), não gostaria de ter que trocar as rodas ou colocar alargador.
Tá certo que o meu outro carro é uma parati, mas senti a Vtr com pouca estabilidade, achei ela um pouco molenga, mas o que me assustou mesmo é que de vez em quando parece que ela está saindo de traseira, pouca coisa mas assusta, mais na trilha do que no asfalto.
Obs: antes de viajar eu a levei para fazer o alinhamento.
Vcs já passaram por isso?

Na foto os calços da traseira, ainda estou usando os amortecedores originais.

Pescador4x4
21/10/2009, 19:41
Lucena,
Eu questionei justamente isto, quando pensei em fazer o lift, mas posteriormente descobri com o Júlio q essa alteração da barra panhard só erra nessessária para calços maiores q 40mm, inicialmente eu utilizei as medidas da dos argentinos como está na pag. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=17 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=17), porém como troquei os quatro amortecedores, coloquei logo calço 50mm na traseira e amortecedor da besta 3.0, mas o calço fica na parte de baixo e não em cima como o seu, na dianteira ficou o calço de 25mm com amortecedores da besta menor...altura de +- 4cm na dianteira e +-5cm na traseira, na verdade ela ficou bem mais dura, a estabilidade até 100km/h não foi muito alterada não...Abs!

Júlio C. A. Santos
21/10/2009, 20:47
Pescador,

Veja as especificações técnicas dos amortecedores traseiros:

Amortecedor traseiro Kia Besta GS 16 lugares 1998 ->
Dimensional Aberto - 611,00mm

Amortecedor traseiro Kia Sportage 2.0 turbo 4x4 1994 ->
Dimensional Aberto - 545,00mm

O amortecedor traseiro da Besta 16 lugares é 66 mm mais longo que o original da Sportage, então se pode usar calços com 66 mm na traseira, sem problemas.

Fonte: Monroe

Atualmente estou estudando a melhor forma de alongar os amortecedores traseiros, pois não vou usar os da Besta, fui ao torneiro mecânico pra ver o que ele diz, mas gostei dessa idéia (foto).

Nava
21/10/2009, 21:47
Julio, faça uma peça em forma de U, fechado em cima. Nestas extremidades vc faz um furo e passa a ponta do amortecedor. Na outra ponta, um parafuso fixa o resto do conjunto. Simples e eficaz, alem de reversivel e barato.

Pescador4x4
21/10/2009, 22:05
Júlio,
Eu utilizei os amortecedores da cofap, não sei se tem diferença, mas levantei ela no elevacar e está bem justa, tenho até q força um pouco para sair, outro detalhe em relação aquele desenho argentino foi q ao coloquei 20mm no lugar dos 15mm, no encaixe da mola, quando fiz o mesmo teste na configuração original, amortecedor da sport sem calço, consegui tirar a mola bem mais fácil...vou tentar ver uma situação em trilha/passeio para tentar esterçar mais...essa solução foi apresentada pelo Carlin, só não gostei, pq para reverter fica bem complicado e na hora de vender o carro, o bicho vai pegar, essa q o nava falou parece ser bem legal, agora consegui visualizar, talvez tivesse optado p ela...Abs!

Júlio C. A. Santos
21/10/2009, 22:27
Nava,

Pode desenhar?:oops: Não entendi muito bem...:putz:

taraba
22/10/2009, 08:23
eu fiz um calço de molas pode ser interessante postar a foto aqui!

taraba
22/10/2009, 08:26
calço em aço com 4cm

taraba
22/10/2009, 08:28
###############################################

Lucena04
22/10/2009, 16:21
Lucena,
Eu questionei justamente isto, quando pensei em fazer o lift, mas posteriormente descobri com o Júlio q essa alteração da barra panhard só erra nessessária para calços maiores q 40mm, inicialmente eu utilizei as medidas da dos argentinos como está na pag. [/URL][url]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=17 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=17), porém como troquei os quatro amortecedores, coloquei logo calço 50mm na traseira e amortecedor da besta 3.0, mas o calço fica na parte de baixo e não em cima como o seu, na dianteira ficou o calço de 25mm com amortecedores da besta menor...altura de +- 4cm na dianteira e +-5cm na traseira, na verdade ela ficou bem mais dura, a estabilidade até 100km/h não foi muito alterada não...Abs!
Dei uma olhada na net sobre essa tal barra panhard, vi que é aquela que é que fica um pouco na diagonal atrás do diferencial. A regulagem nessa barra serve para o pneu parar de raspar no amortecedor e dar maior estabilidade?
Outra dúvida: se eu colocar os amortecedores da Besta 16 lugares ainda é necessário fazer regulagem dessa barra para não raspar? Eu sentir a VTR saindo de traseira pode ser problema nessa barra tb?
:concordo:

Pescador4x4
22/10/2009, 17:09
Lucena,
Qual é a altura do calço traseiro?

Lucena04
22/10/2009, 18:08
Lucena,
Qual é a altura do calço traseiro?
Como teve que colocar um outro calço suplementar pq a frente ficou mais alta eu não lembro exatamente a medida total, mas deve estar com 5,5 ou 6,0 cm de calço na traseira.

Pescador4x4
22/10/2009, 18:32
Rapaz,
Como já disse o meu tem 5cm e não pega em nada, nem deu diferenaça nas medidas do pneu para o paralamas, o pessoal q subiu mais de 7cm foi q teve q modificar a barra, tenta colocar o calço na parte inferior...pode estar aí a diferença, agora com certeza vc vai ter q colocar um prolongador nesse amortecedor original ou trocar p/ da besta maior...imagina 6cm maior, teu amortecedor deve estar trabalhando bem forçado com essa diferença toda...Abs!

Lucena04
22/10/2009, 19:26
Rapaz,
Como já disse o meu tem 5cm e não pega em nada, nem deu diferenaça nas medidas do pneu para o paralamas, o pessoal q subiu mais de 7cm foi q teve q modificar a barra, tenta colocar o calço na parte inferior...pode estar aí a diferença, agora com certeza vc vai ter q colocar um prolongador nesse amortecedor original ou trocar p/ da besta maior...imagina 6cm maior, teu amortecedor deve estar trabalhando bem forçado com essa diferença toda...Abs!
O meu está pegando só na traseira, esse fds já vou correr atrás do amortecedor da besta 16 lugares aí quando for colocar o amortecedor já vejo se é possível inverter a colocação dos calços e se vai resolver o problema de raspar.
Vc sabe como funciona essa barra panhard? Se fizer o prolongamento dela qual é o resultado, pq para de raspar? Ela joga pneus para fora, inclina ou afasta o amortecedor?
Valeu :concordo:

EDuarte
22/10/2009, 19:59
O meu está pegando só na traseira, esse fds já vou correr atrás do amortecedor da besta 16 lugares aí quando for colocar o amortecedor já vejo se é possível inverter a colocação dos calços e se vai resolver o problema de raspar.
Vc sabe como funciona essa barra panhard? Se fizer o prolongamento dela qual é o resultado, pq para de raspar? Ela joga pneus para fora, inclina ou afasta o amortecedor?
Lucena
Essa barra serve para dar sustentação lateral ao diferencial, sem ela o eixo traseiro fica "bobo".
Se vc olhar a viatura por tras percebera que o diferencial esta deslocado para a direita pois quando se eleva a suspenção a tendencia é essa barra ficar mais na vertical que na horizontal,o correto é essa barra ficar exatamente alinhada em relação ao eixo, por isso o pneu raspa, o fato de perder um pouco de estabilidade é normal devido a altura pois quanto mais alto menos estabilidade, não tem muito o que fazer em relação a isso, o que certamente ajudaria seria colocar uma mola mais firme, foi o que fiz e ficou ótimo.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
22/10/2009, 23:18
Lucena
Essa barra serve para dar sustentação lateral ao diferencial, sem ela o eixo traseiro fica "bobo".
Se vc olhar a viatura por tras percebera que o diferencial esta deslocado para a direita pois quando se eleva a suspenção a tendencia é essa barra ficar mais na vertical que na horizontal,o correto é essa barra ficar exatamente alinhada em relação ao eixo, por isso o pneu raspa, o fato de perder um pouco de estabilidade é normal devido a altura pois quanto mais alto menos estabilidade, não tem muito o que fazer em relação a isso, o que certamente ajudaria seria colocar uma mola mais firme, foi o que fiz e ficou ótimo.
[]s
(DU)

Fala Edu, beleza.
To tomando a coragem para levantar a viatura, só não tenho onde fazer :putz:.

Vai cobrar caro :mrgreen:.

Viu o tópico "trilha em sp" ???

Até mais.

Lucena04
22/10/2009, 23:26
Fala Edu, beleza.

Até mais.
Levantei a minha na alternativa 4x4, não sei te falar o preço direito pq fiz muita coisa na vtr, dá uma ligada lá, fala com o Leandro (11) 2221-5359, se quiser falar fala que foi o Júnior (eu) da Sportage branca que indicou.

Lucena04
23/10/2009, 00:10
Lucena
[]s
(DU)
E aí, vamos pra Peruíbe?

EDuarte
23/10/2009, 09:33
Fala Edu, beleza.

Até mais.
Fala Alex
Ja falei procê, é só vir aqui que a jente faz, é só trazer a carne pro churras.
[]s
(DU)

Lucena04
24/10/2009, 03:02
Lucena
[]s
(DU)
Retirei o carro de onde estava instalando o som e verifiquei que realmente essa barra está desalinhada em relação ao eixo.
Conversei com o mecânico hj e ele disse que faz a regulagem dessa barra que pode ser feita de duas maneiras: simplesmente cortar a barra panhard e soldar uma barra de ferro para alongar já na medida ou adaptar uma rosca tipo parafuso, que dá para regular para o tamanho que quiser inclusive voltar ao original, só que essa adaptação de rosca custaria uns 150 reais. Achei meio caro e estou pensando em só mandar soldar a barra já na medida, já que eu não penso em baixá-la mais.
Amanhã se der tudo certo vou comprar os amortecedores da Besta Gs 16 lugares no mercadocar, se eu não me engano cotei lá por 154 reias marca Cofap. Ah, o Leandro (mecânico) falou seria mais seguro colocar uma cinta para segurar as molas tendo em vista que o curso do amortecedor vai aumentar.
Estou fazendo tanta coisa que estou pensando em já trocar as molas e usá-las com os calços que já estão instalados, meu medo é que ela fique muito alta de traseira e prejudique muito a estabilidade.

Pescador4x4
24/10/2009, 09:02
Lucena,
Não sei se vc já leu esse tópico desde o início, é demorado mas tem várias respostas para suas dúvidas...a questão da solda de uma barra de ferro é bem complicada de calibrar...vários optaram pela rosca e parafuso, R$ 150,00 achei caro...achei a idéia da cinta legal, só não consegui visualizar. Abs!

EDuarte
24/10/2009, 09:58
Lucena
Não acho muito legal cortar a barra, prefiro prolongar o suporte que foi o que fiz, mas é opinião pessoal.
O amortecedor tem que ser o da besta GS 16 lugares "3.0", se for o da 2.2 ou 2.0 (não lembro ao certo) não adianta, pois é o mesmo da sportage.
Quanto a cinta, acho que não vai precisar, pelo tamanho do calço que vc colocou, o amortecedor não vai abrir o suficiente pra escapar a mola, mas na hora que colocar os amortecedores vc ja vai perceber se vai ser necessario ou não o uso da cinta.
Não adianta vc colocar molas maiores com calços se o amortecedor não der curso de trabalho.
[]s
(DU)

Lucena04
27/10/2009, 22:43
Não tem o que agradecer Lucena, basta vir mais vezes.
Vamos para o topico correto do lift de suspenção e poste o resultado, mas acho que com molas pra GNV a viatura ira ficar muuuuito dura pois vc não tem GNV e o peso do cilindro faz diferença.
[]s
(DU)
Meu, eu até tomei um susto quando eu vi a vtr, ela ficou muito alta! Eu pensei que a receita desse lift era para ser com mola GNV, kkk, agora já era... :putz:
O mecãnico já falou que eu vou ter que por roda com off set mais negativo ou colocar alargadores senão vai ficar raspando direto, mesmo com o ajuste da barra panhard.
Por incrível que pareça estou torcendo para que ela dê uma assentada na traseira com o uso, pq senão eu vou ter que baixar o diferencial para dar uma equilibrada.
Estou preferindo colocar umas rodas com offset negativo, vou ter que encontrar até sexta, vcs recomendam alguma marca de roda?

EDuarte
28/10/2009, 09:24
Meu, eu até tomei um susto quando eu vi a vtr, ela ficou muito alta! Eu pensei que a receita desse lift era para ser com mola GNV, kkk, agora já era... :putz:
O mecãnico já falou que eu vou ter que por roda com off set mais negativo ou colocar alargadores senão vai ficar raspando direto, mesmo com o ajuste da barra panhard.
Por incrível que pareça estou torcendo para que ela dê uma assentada na traseira com o uso, pq senão eu vou ter que baixar o diferencial para dar uma equilibrada.
Estou preferindo colocar umas rodas com offset negativo, vou ter que encontrar até sexta, vcs recomendam alguma marca de roda?
Assentar a traseira pode esquecer, por ser molas pra GNV são bem mais firmes e o peso da viatura não será suficiente pra arrealas a curto prazo.
Posso estar enganado, mas acredito que ira ficar desconfortavel, muito dura, e vc pode vir a ter problemas com trinca de chassi e rolamentos pois a pancada na suspenção fica-rá muito seca, tomara que não.
Não entendi o que voce quis dizer com "baixar o diferencial para dar uma equilibrada
".
Se vc for colocar rodas de ferro, as mais usadas são as mangels, pra falar a verdade nem sei se existe outro fabricante pra rodas de ferro, mas se for colocar de liga leve aí tem varias.
[]s
(DU)

Lucena04
28/10/2009, 10:28
Assentar a traseira pode esquecer, por ser molas pra GNV são bem mais firmes e o peso da viatura não será suficiente pra arrealas a curto prazo.
Posso estar enganado, mas acredito que ira ficar desconfortavel, muito dura, e vc pode vir a ter problemas com trinca de chassi e rolamentos pois a pancada na suspenção fica-rá muito seca, tomara que não.
Não entendi o que voce quis dizer com "baixar o diferencial para dar uma equilibrada
".
Se vc for colocar rodas de ferro, as mais usadas são as mangels, pra falar a verdade nem sei se existe outro fabricante pra rodas de ferro, mas se for colocar de liga leve aí tem varias.
[]s
(DU)
Talvez tenha até que usar um prolongador para o amortecedor, mesmo usando o da besta Gs 3.0 16 lugares. Ainda não andei com o carro para ver como ficou, mas esteticamente a traseira ficou bem alta.

Esse "baixar diferencial" é um modo de levantar a frente e afastar a coifa da homocinética, não sou muito técnico no assundo e não consigo explicar direito, mas pelo que o mec falou coloca-se dois prolongadores não lembro onde (ele me mostrou o lugar) para levantar a frente.

caramba, estou criando um monstro, rs

EDuarte
28/10/2009, 10:37
A ta, agora entendi, vc esta se referindo a susp dianteira, essa modificação no diferencial dianteiro tambem pretendo fazer.
Mas baixar o diferencial dianteiro não altera a altura, apenas aliviará a homocinética.
[]s
(DU)

Lucena04
28/10/2009, 16:23
Será que tem perigo do pneu raspar no paralama se colocar espaçador de rodas de 4 cm?

Lucena04
28/10/2009, 17:27
A ta, agora entendi, vc esta se referindo a susp dianteira, essa modificação no diferencial dianteiro tambem pretendo fazer.
Mas baixar o diferencial dianteiro não altera a altura, apenas aliviará a homocinética.
[]s
(DU)
Deixa eu ver se entendi, se aliviar a homocinética fazendo essa moficicação no diferencial dianteiro dá para colocar um calço maior do que 3 cm na frente, assim elevando a vtr?

EDuarte
28/10/2009, 17:38
Será que tem perigo do pneu raspar no paralama se colocar espaçador de rodas de 4 cm?
Provavelmente não ira raspar, mas pelo preço que custa cada alargador vc compra rodas 15" usadas em perfeito estado, no meu ponto de vista não vale a pena.

Deixa eu ver se entendi, se aliviar a homocinética fazendo essa moficicação no diferencial dianteiro dá para colocar um calço maior do que 3 cm na frente, assim elevando a vtr?
Teoricamente sim, porem a bandeja não tem curso suficiente, tem que alongar o suporte da estabilizadora e os braços da barra de direção.
Mas nada impede de fazer as modificações.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
28/10/2009, 18:30
Lucena.

Com os pneus que vc colocou e com o lift de suspensão a sua Sportage esta mais pra “jipe de trilha” do que pra SUV. Eu colocaria quatros rodas de ferro pretas, aquelas com furos triangulares, sua viatura vai ficar bem mais “agressiva”, com visual mais off-road. E o bom de tudo é que essas rodas estão disponíveis em vários off-sets. Confira neste link: http://www.paulista4x4.com.br/produtos.asp?PN=4&FctIntervalo=16&codigo_categoria=000&tipo_busca=palavra&produto=roda

Júlio C. A. Santos
28/10/2009, 19:11
Lucena,

Tu ta preocupado em raspar os pneus na lataria? Veja isso, hehehe!

Abraço

EDuarte
28/10/2009, 19:13
So falta vc Julio.
E ae, vai ou não vai?.... rssss
[]s
(DU)

Lucena04
28/10/2009, 20:06
Pense bem antes de ir, entrou na chuva é pra se molhar, kkk

valeu pela dica

Nava
28/10/2009, 23:39
Gente, põe na cabeça que rebaixar o diferencialdianteiro nao altera nada no carro em relação a altura...quem tem de descer é a roda em relação ao chassi...se nao que mexer nisso, coloca entao calço na carroceria...

Levante a dianteira com calço de 3 cm e seja feliz. Andando no asfalto o semieixo fica retinho e ainda desacoplado nao da nada. Eu uso off-road hard e nunca tive problemas. Se mexer mais que isso dai sim, parta par alterações, mas levntar o carro e baixar o difentecial vc ta ganhando no que?

Façam o básico bem feito e boa...enjoy it!

A receita que fiz eu mecanico ta cobrando 400 pilas pra fazer, com material incluso e fica muito bom. Nem precisei corrigir geometria...tava tudo alinhadinho e bem alta.

Se quiser apavorar meso, coloca pneu grande...corte parachoque, etc...

EDuarte
29/10/2009, 09:49
Nava
Não é questão de ganhar em altura, e sim aliviar a homocinetica.
No meu caso quando a roda fica pendurada a coifa raspa na parte de baixo do amortecedor que consequentemente vai rasgar.
Baixando o diferencial elimina esse problema, e é pouca coisa, uns 5 cm resolvem o problema.
[]s
(DU)

Auriemma
29/10/2009, 18:59
E ai Lucena, bão, vi que seu Pai ta mal né, melhoras para ele.

Rolou o Churras Domingo? Minha mina precisava ir no Shop ai já viu né, numa próximo eu vou.

Lucena, me explica uma coisa, se vc já colocou os calços, porque vai trocar os amortecedores, pelo que eu sei, ou coloca os calços nas 4 ou troca por amortecedores da Besta 16 + molas maiores na traseira e calço apenas na dianteira, como do Omega, Hillux ou Palio Weekend se não me engano, estou correto? Vc ta querendo fazer as 2 coisas?

Outra coisa, a alternativa 4x4 cobra R$ 550,00 para levantar o carro colocando os 4 calços. E pelo que vc ta contando parace que deus alguns problemas, parece que eles não tem muita expeciencia em Sportage né. Pensei em fazer lá tb, mas agora já estou cabreiro. Acho que vou acabar trocando os amortecedores trazeiros e molas e colocar calço apenas na dianteria, que pelo que ví, não temo aumentar a dianteira pelo amortecedor e mola, pelo menos de um jeito fácil e barato.

Alguem já cotou o preço em algum lugar que faz amortecedores e molas sob medida para ver quanto que fica??

Preciso aumentar a minha urgente tb.

Júlio C. A. Santos
29/10/2009, 19:39
Outra solução dos americanos...

Lucena04
30/10/2009, 12:12
E ai Lucena, bão, vi que seu Pai ta mal né, melhoras para ele.

Rolou o Churras Domingo? Minha mina precisava ir no Shop ai já viu né, numa próximo eu vou.

Lucena, me explica uma coisa, se vc já colocou os calços, porque vai trocar os amortecedores, pelo que eu sei, ou coloca os calços nas 4 ou troca por amortecedores da Besta 16 + molas maiores na traseira e calço apenas na dianteira, como do Omega, Hillux ou Palio Weekend se não me engano, estou correto? Vc ta querendo fazer as 2 coisas?

Outra coisa, a alternativa 4x4 cobra R$ 550,00 para levantar o carro colocando os 4 calços. E pelo que vc ta contando parace que deus alguns problemas, parece que eles não tem muita expeciencia em Sportage né. Pensei em fazer lá tb, mas agora já estou cabreiro. Acho que vou acabar trocando os amortecedores trazeiros e molas e colocar calço apenas na dianteria, que pelo que ví, não temo aumentar a dianteira pelo amortecedor e mola, pelo menos de um jeito fácil e barato.

Alguem já cotou o preço em algum lugar que faz amortecedores e molas sob medida para ver quanto que fica??

Preciso aumentar a minha urgente tb.
A minha está servindo de esperiência mesmo.
Dica: dianteira - calço de 3 CM
Traseira - Mola da palio weekend (na minha eu usei mola GNV e ficou muito alta). Vai ter que fazer prolongador da barra panhard e no meu caso estou sendo obrigado a colocar rodas com offsei negativo ou colococar espaçador.
Para não te dar tanto trabalho eu acredito que se vc só colocar um calço de 4 cm na traseira não vai ser necessário tantas alterações como acertoda barra e trocar rodas.
Depois te falo com mais detalhes, estou um pouco sem tempo por estar dando assistência ao meu pai.

Júlio C. A. Santos
30/10/2009, 13:41
Se os espaçadores não fossem tão caros...:pensativo: Acho que resolveriam...

Lucena04
01/11/2009, 13:09
Se os espaçadores não fossem tão caros...:pensativo: Acho que resolveriam...
é, sai mais ou menos a metade do preço de rodas novas, não deveria ser tão caro assim. A única coisa boa é que dá para usar em conjunto com rodas com offset negativo jogando ainda mais as rodas para fora.

Lucena04
01/11/2009, 13:12
O mecânico da Alternativa 4x4 me emprestou os dois espaçadores traseiros em alumínio de 3cm para eu poder passar o fds e a vtr ficou show de bola, não está pegando nada e mesmo como as molas da palio weekend gnv ela ficou bem confortável.

Lucena04
02/11/2009, 22:19
Lift da minha vtr:
Na dianteira: Calço de 3,5 cm (segundo o mecânico coube)
Na traseira: mola palio weekend GNV, amortecedor besta Gs 3.0 16 lugares (cofap), não há necessidade de usar calço. Obrigatório: acerto da barra panhard (optei pelo prolongamento do suporte) e uso de alargadores ou rodas com offset negativo.

Auriemma
02/11/2009, 23:45
Lift da minha vtr:
Na dianteira: Calço de 3,5 cm (segundo o mecânico coube)
Na traseira: mola palio weekend GNV, amortecedor besta Gs 3.0 16 lugares (cofap), não há necessidade de usar calço. Obrigatório: acerto da barra panhard (optei pelo prolongamento do suporte) e uso de alargadores ou rodas com offset negativo.

Caramba Lucena, ficou muito alta a traseira né, como vc vai arrumai para ficar que nem a frente?

Eu tava pensando em ir na Ruas dos Trilhos na Quinta-feira no encontro de Jeep, agente poderia marcar de se encontrar lá né, pois lá eu nao conheço, só conheço o Pacaembu mesmo.

Lucena04
03/11/2009, 00:07
Caramba Lucena, ficou muito alta a traseira né, como vc vai arrumai para ficar que nem a frente?

Eu tava pensando em ir na Ruas dos Trilhos na Quinta-feira no encontro de Jeep, agente poderia marcar de se encontrar lá né, pois lá eu nao conheço, só conheço o Pacaembu mesmo.

Pretendo deixar assim por um bom tempo, achei que está melhor que antes quando estava só com calço na traseira.
Gostaria de dar mais uma levantada na frente mas não estou a fim de gastar mais $$$ agora, ainda mais que estou querendo colocar umas rodas com offset negativo em vez de colocar alargador. Se bem que dá vontade de usar os 2 (roda com offset negativo + alargador :twisted:).
Durante a semana não dá para eu ir no encontro de Jeep pq eu faço faculdade à noite :cry:.

Falou :concordo:

Júlio C. A. Santos
03/11/2009, 00:16
Tenho muitas fotos de lift de suspensão de Sportages americanas, as rodas dianteiras quase sempre estão na mesma altura das traseiras. Como eles fazem isso não sei, eles levantam a frente em 70mm nas molas, (o lift mínimo deles é 50mm :shock:). 70mm a mais na molas daria uns 100mm na altura total das rodas dianteira :shock:. Mas como?...:pensativo:

Lucena04
03/11/2009, 01:43
Tenho muitas fotos de lift de suspensão de Sportages americanas, as rodas dianteiras quase sempre estão na mesma altura das traseiras. Como eles fazem isso não sei, eles levantam a frente em 70mm nas molas, (o lift mínimo deles é 50mm :shock:). 70mm a mais na molas daria uns 100mm na altura total das rodas dianteira :shock:. Mas como?...:pensativo:

qual será o segredo? :pensativo:

ALEXANDRE MIETTI
03/11/2009, 20:21
Edu, me manda as medidas dos calços.
Se puder, tb me manda a medida da parede do tubo que vc comprou pra ver se acho algo parecido.
Pode ser ferro comum mesmo?

Até mais.

EDuarte
03/11/2009, 22:03
Fala Alê
O calço tem 125mm de diametro externo com um furo central de 80mm e 30mm de altura.
Se precisar no começo do topico tem uma foto do calço que o Nava fez.
Precisa tambem de 6 parafusos de aço com uns 70mm com porcas e arruelas de pressão, não me lembro o diametro mas da uma olhada no original que a medida é a mesma.
Com tubo fica complicado, como a parede é estreita se for um ferro mole com o tempo acaba cedendo, mas eu usei tubo manesman, a medida externa é a mesma, mas a parede tem que ter uns 20mm no minimo.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
04/11/2009, 02:55
Pessoal,

Neste fim de semana fiz o lift na minha Sportage com calços 30mm/65mm. Escolhi esta medida porque não queria que a traseira ficasse muito mais alta que dianteira. A traseira ficou apenas 1,5cm mais alta, perfeito. Nas fotos a traseira parece mais baixa por que o terreno era irregular, mas só percebi isso mais tarde quando descarreguei a câmera:putz:. Agora preciso trocar os pneus, eles estão “queimando o filme” da minha Sportage.:oops:

ALEXANDRE MIETTI
04/11/2009, 08:03
Fala Alê
O calço tem 125mm de diametro externo com um furo central de 80mm e 30mm de altura.
Se precisar no começo do topico tem uma foto do calço que o Nava fez.
Precisa tambem de 6 parafusos de aço com uns 70mm com porcas e arruelas de pressão, não me lembro o diametro mas da uma olhada no original que a medida é a mesma.
Com tubo fica complicado, como a parede é estreita se for um ferro mole com o tempo acaba cedendo, mas eu usei tubo manesman, a medida externa é a mesma, mas a parede tem que ter uns 20mm no minimo.
[]s
(DU)

Fala Edu, eu vi lá no início, não entendi direito esta parte "cortado em angulo de uns 15 graus a partir de 15 mm (pq o prato da mola dianteiro tem um raio e isso servirá para ajustar as peças)", dá pra desenhar ...kkk

Até.

EDuarte
04/11/2009, 08:52
Fala Alê
Eu não fiz esse angulo, deixei reto mesmo e foi de boa.
Vai fazer de nylon ou ferro?
[]s
(DU)

EDuarte
04/11/2009, 08:54
Fala Julio
Ficou show, muito bom trabalho.
Parabens
[]s
(DU)

Auriemma
04/11/2009, 09:18
Pessoal,

Neste fim de semana fiz o lift na minha Sportage com calços 30mm/65mm. Escolhi esta medida porque não queria que a traseira ficasse muito mais alta que dianteira. A traseira ficou apenas 1,5cm mais alta, perfeito. Nas fotos a traseira parece mais baixa por que o terreno era irregular, mas só percebi isso mais tarde quando descarreguei a câmera:putz:. Agora preciso trocar os pneus, eles estão “queimando o filme” da minha Sportage.:oops:

Oi Júlio, ficou muito bom o seu em, vc apenas colocou os cálços na frente e atrás?

Abc.

Pescador4x4
04/11/2009, 11:21
Júlio,

Parabéns, ficou muito legal...uma dica: se vc não pretende regularizar essa alteração no detran é bom pintar de preto os calços, ficam mais discretos...kkk

Na pag. 17 desse tópico tem um desenho perfeito dos calços nas medidas 25mm para dianteira e 40mm para traseira, sobe 4 cm geral, se quiser mais alto modifica apenas a altura dos calços para 30mm na dianteira e 50mm na traseira sobe 5cm geral...tem que seguir o desenho a risca e a medida dos parafusos dianteiro é de 8mm. Abs!

Júlio C. A. Santos
04/11/2009, 11:48
Olá Auriemma,

Usei somente calços com as molas originais, não achei que alterou tanto a estabilidade, ficou boa.

Pescador,

Na verdade quem publicou pela primeira vez o projeto argentino dos calços 25mm/40mm fui eu, hehehe! Fui até a argentina pra pegar este projeto... Fui até o site argentino eu quis dizer, hahaha!

Só pra lembrar, os calços do projeto argentino têm as mesmas dimensões dos calços dos kits americanos (exceto altura), o furo central precisa ter 80mm e o diâmetro externo 135mm, 125mm é para o caso de "economizar" material, mas serve também. Não se preocupem com "raio" no furo central, quando instalei os calços eu garanto que passava até um caminhão pelo furo de 80mm de tanto espaço que sobrava.

Abraço

Pescador4x4
04/11/2009, 11:57
kkk...realmente, essa parte era uma dica para o Alexandre.Abs!

Nava
04/11/2009, 14:26
Alexandre, é que o prato de mola tem um raio e se vc cortar um calço de parede paralela, nao cabe.

Ou vc leva o prato de mola no torneiro junto com o calço e ele copia esse raio, ou vc faz o corte em angulo, deixando o interior do calço conico.

Ou ainda, faz o diamentro interno maior, mas acho que a parede do calço fica fina demais.

Nava
04/11/2009, 14:29
Julio, parabens pela viatura, ta show...demorou, mas ficou bom heim!

Fiz uns pneus 225/75R15 modelo light com cravos laterais para uma grand sport e ficou muito loco...se quiser envio fotos.

Júlio C. A. Santos
04/11/2009, 15:06
Olá Nava,

Realmente os pneus ficaram "estranhos" com a viatura alta, sobre o "raio" no furo central, eu mesmo fiz o lift e te juro que o calço com paredes totalmente paralelas não deram problema nenhum, quando instalei os calços dianteiros eu me lembrei disso que você disse e olhei atentamente o encaixe do calço com o amortecedor, mas... Não deu nada, até parecia uma peça original da viatura, é como mostra o projeto argentino. Tem certeza que tu fizeste o furo de 80 mm Nava? Com 80 mm é IMPOSSÍVEL não dar certo. Na foto que vc postou o furo parece ser de 70 mm, é bem estreito. Os 6 parafusos mais longos nos amortecedores deverão ser de exatamente 6 cm, de 7 cm ficam grande demais, parecem 6 “antenas” dentro do capô, pelo menos na minha viatura. Poderíamos perguntar a todos deste fórum que fizeram o lift e se basearam no projeto argentino pra saber se realmente o problema existe.

Júlio C. A. Santos
04/11/2009, 16:03
Aqui estão mais algumas fotos, os calços traseiros de 65 mm. Agora falta alinhar a barra panhard.

Nava
04/11/2009, 17:20
Ok, Julio, se deu certo paralelo, boa tb!
Mas veja suas molas, estão cansadas...qdo vc colocar 2 pessoas atras, pronto, ja vai dar fim de curso....por isso trocar é melhor.

Júlio C. A. Santos
04/11/2009, 18:25
Acho que as molas não estão tão cansadas, já fiz algumas trilhas com 5 pessoas na viatura e não deu fim de curso. Uma vez deu fim de curso porque "decolei" com 4 pessoas a bordo, mas veja, os amortecedores traseiros estão "no osso", totalmente detonados, e as molas estão sem batentes, trocando isso fica ótimo. Mas se eu usasse a Sportage com freqüência nas trilhas pilotando agressivamente, aí sim, concordo em usar molas mais duras e longas, com certeza neste caso seria a melhor alternativa.

Abraço

ALEXANDRE MIETTI
04/11/2009, 18:27
Fala Edu, beleza, comprei os amortecedores, molas e o ferro para fazer o calço.
Tem como vc ver com o seu camarada torneiro quanto ele cobra pra tornear as peças?
A peça de ferro tem 100mm de altura por 150mm de diametro e tem um furo no centro de 70mm, talvez nem precise aumentar para 80, pelos comentários do Júlio.

Até mais.

Nava
04/11/2009, 18:31
DE aço Alexandre, nao vai ficar muito pesado nao?

EDuarte
04/11/2009, 18:33
Vou falar com ele e depois te falo, mas o furo tem que aumentar pra 80mm sim.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
04/11/2009, 18:40
de aço alexandre, nao vai ficar muito pesado nao?

to até achando que vai, mas vou levar pro edu ver e dar uns palpites, pq o dele ele fez de tubo mannesman, acredito que de ferro tb.
Certo edu?

Júlio C. A. Santos
04/11/2009, 18:44
Alexandre,

O furo central tem que ser 80mm mesmo.

Pessoal,

Os 4 calços me custaram R$ 150,00 mão de obra + Nylon, foi caro isso? Se foi caro agora já era, hehehe!

Pescador4x4
04/11/2009, 18:48
Os meus custaram R$ 100 mo + R$ 100,00nylon...tá na média.Abs!

Nava
04/11/2009, 18:51
Gente, mas falem a verdade, o carro fica outro!!! Vale cada centavo!

EDuarte
04/11/2009, 19:20
Alê
Pesadinho até vai ficar, mas que diferença vai fazer 1 ou 2 kilos a mais na viatura?
A vantagem do nylon alem de mais leve não enferruja.
É isso mesmo, os meus fiz com tubo mannesman de ferro, mas por serem de tubo são mais leves, mas nem tanto.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
04/11/2009, 19:21
Pessoal,

Se não der certo a fabricação dos calços com outro material, use o nylon mesmo que não tem erro, na verdade seria o ideal, pena que é caro demais em algumas regiões. Tem gente aqui em SC que levanta veículos 4x4 usando calços de MADEIRA, putz!!! :shock:

EDuarte
04/11/2009, 19:51
Madeira !?!?!?!?!?!?!
Afffff...
Isso que é relaxo hein...
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
04/11/2009, 20:45
Madeira !?!?!?!?!?!?!
Afffff...
Isso que é relaxo hein...
[]s
(DU)

O pior eh que cheguei a pensar nessa possibilidade, hahahaha!

EDuarte
04/11/2009, 21:18
O pior eh que cheguei a pensar nessa possibilidade, hahahaha!
Fala sério né !!!!!
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
05/11/2009, 19:06
Pessoal,

Olha o que acabei de descobrir do ADAMS LIFTS: LANÇAMENTO! Calços para Lift do Pajero TR4, será que cabe na Sportage?:pensativo: Ficaria bom neh?

EDuarte
05/11/2009, 21:18
Julio
Pode até servir, mas o preço deve ser bem alto em comparação com os que fizemos.
Que ficaram ótimos diga-se de passagem.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
07/11/2009, 00:02
Pessoal,

No meu lift usei alongadores nos amortecedores originais. Cortei um pedaço de uma barra de ferro sextavada e fui ao torneiro para fazer rosca nas peças. Depois coloquei parafusos em aço 8.8 para segurar as peças por cima eliminando as porcas. Os dois alongadores custaram juntos R$ 22,00 (material + confecção das peças).

EDuarte
07/11/2009, 09:29
Alê
Liguei pro meu amigo torneiro mas o filho dele disse que ele esta viajando e não tem previsão pra voltar, ele foi pra chacara dele em Pilar do Sul, aposentado sabe como é né...
[]s
(DU)

mbm4x4
07/11/2009, 12:29
Ae Julio
Coloca umas fotos da viatura e a receita lá no tópico Fotos-Body/suspension lift- antes e depois.
Ficou muito boa sua solução para os alongadores.
[]s
mateus

Pessoal,

No meu lift usei alongadores nos amortecedores originais. Cortei um pedaço de uma barra de ferro sextavada e fui ao torneiro para fazer rosca nas peças. Depois coloquei parafusos em aço 8.8 para segurar as peças por cima eliminando as porcas. Os dois alongadores custaram juntos R$ 22,00 (material + confecção das peças).

ALEXANDRE MIETTI
07/11/2009, 17:31
Alê
Liguei pro meu amigo torneiro mas o filho dele disse que ele esta viajando e não tem previsão pra voltar, ele foi pra chacara dele em Pilar do Sul, aposentado sabe como é né...
[]s
(DU)

Achei um cara que me faz por 80,00 e dois por 100,00.
Pelo que vi a média de valor é esse, tem idéia do seu amigo?

Até.

EDuarte
07/11/2009, 23:00
Achei um cara que me faz por 80,00 e dois por 100,00.
Pelo que vi a média de valor é esse, tem idéia do seu amigo?

Até.
Nem imagino o preço dele Alê, ele nunca me cobrou nada pq eu tambem nunca cobro dele.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
16/11/2009, 18:19
Pessoal,

Neste fim de semana troquei os amortecedores traseiros. Coloquei os MONROE GAS PREMIUM GOLD da Besta GS 16 lugares, eliminei os alongadores de amortecedor, já que os amortecedores da Besta são da medida exata do Lift que fiz. A viatura ficou bem mais dura, mas testei na trilha, andei a mais de 60km/h em uma estrada onde se anda normalmente a 40km/h(ou menos) e fiquei impressionado com a capacidade de absorver impactos que esses amortecedores têm. Mesmo usando as molas originais ainda não consegui dar fim de curso na suspensão. Os batentes que ficam no meio das molas instalei os do Chevette, até parece que são originais da Sportage, ficam perfeitos. Quando a Sportage estava no elevador na oficina, reparei que o cardam bate naquela longarina que atravessa o chassis, alguém percebeu isso? E as coifas das homocinéticas raspam no suporte do amortecedor. Uma das coifas rasgou, vou ter que trocar imediatamente, pensei em adaptar outra, alguém já fez isso?

Nava
16/11/2009, 21:53
Sim, reparei que se der fim de curso em ambos os lados do eixo traseiro, pega o cardã no tubo, mas somente nesse caso, o que é quase impossível, mesmo no off pesado.

Qto as coifas, tb vi que passa bem perto, tipo uns 4 mm, mas nao pega.

A minha rasgou dentro de um dos sulcos. Tirei ela fora e o furo tinha cerca de um cm. procuramos várias coifas no mercado e a do fiat tipo daria certo, porém, a coifa kia tem uma espessura e qualidade de material estupidamente superior! Então limpei tudo muito bem, sequei e meti silicone forte, dentro e por fora e remontei. Ficou zero bala. Por mais detonada que estaje a sua, ainda acho que vale a pena restaurar ela...é muito forte. Coloque graxa molikote ou preserve a original dela, ok?

Lucena04
18/11/2009, 23:00
Coloquei 4 espaçadores de roda (38mm) na Sportage, para o pneu traseiro parar de pegar no amortecedor devido ao lift, e agora o pneu (30"X9,5X15) dianteiro está pegando no parachoque, cortei um pedacinho interno, que não aparece, e não adiantou :putz:
Agora vou ter que cortar um pedaço maior ou trocar esse parachoque por de ferro ou tirar os espaçadores da frente :pensativo:
Estou pensando em aproveitar a desculpa para por parachoque de ferro :twisted:

Lucena04
25/11/2009, 15:33
Lucena, ébem simples, a receita eu peguei aqui no forum.
Coloquei calços nas molas dianteira, sendo quê os meus calços tem 5 cm de altura, mas já to querendo elevar para 7 cm.
Você colocou calço de 5 cm na frente e coube? não ficou pegando na coifa da homocinética?

Nava
25/11/2009, 18:26
5cm na dianteira vai forçar as homocineticas....esqueça.

EDuarte
25/11/2009, 18:32
Alem de forçar as homocineticas vai raspar a coifa no amortecedor quando a roda ficar pendurada.

[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
04/12/2009, 15:51
Eu não queria assustar ninguem, mas... Vejam o que pode acontecer...

Lucena04
04/12/2009, 16:12
Vcs sabem se se dá para substituir as molas da frente por outra mais firme e que já levante a vtr sem utilizar calços? Como a minha vai ficar bem mais pesada na frente (parachoque de ferro, guincho e quebramato) eu imagino que ela vai dar uma arriada.

Nava
05/12/2009, 09:26
Lucena, a mola fica presa dentro de um sistema com o aortecedor. Pode ser trocada, mas o calço é inevitável. Eu acho que o ideal seria vc ir em lojas de preparação para gnv e fabricar uma mola especifica, visto que o curso dela é fixo e vc terá de mudar a constante F1 e F2.

Lucena04
08/12/2009, 13:58
Lucena, a mola fica presa dentro de um sistema com o aortecedor. Pode ser trocada, mas o calço é inevitável. Eu acho que o ideal seria vc ir em lojas de preparação para gnv e fabricar uma mola especifica, visto que o curso dela é fixo e vc terá de mudar a constante F1 e F2.
Quando terminar de fazer o parachoque vou tentar ver isso aí

Lucena04
08/12/2009, 14:05
Vi uma receita para levantar a Sportage em um site gringo, mas não manjo muito de inglês, ainda mais quando se fala em peças de carro.
Será que vc podem me ajudar traduzindo somente o que foi feito na frente dessa vtr? Tive a impressão de ser um lift um pouco exagerado, não consegui nem distinguir se foi um lift de suspensão ou de carroçeria.
http://www.4x4wire.com/forums/showthreaded.php?Cat=0&Number=1186803&Main=1186803

Nava
08/12/2009, 23:36
Julio...só vi uma coifa rasgada...

Coloquei pneu 31 na minha hj e nao pega em nadinha....ficou doida! Parece uma Xterra!

Júlio C. A. Santos
10/12/2009, 21:25
Nava,

Ficou muito legal a sua Sportage com esses pneus.

Obs.: A foto da coifa rasgada é de uma Sportage americana, a coifa que rasgou da minha é do lado da roda.

Mateus,

Os calços de nylon de 30 mm para a dianteira já ficaram prontos, os alongadores dos amortecedores traseiros também, todos os parafusos necessário pro lift estão incluídos no pacote. Vou enviar o kit pra você. Me mande o seu endereço por MP ok.

Tenho mais um par de calços dianteiros novos de 30 mm, tu conhece alguém que tenha interesse? Aqui no fórum 99% dos Sportagers já fizeram lift, vou colocar o anúncio na área de peças á venda aqui do fórum.

mbm4x4
10/12/2009, 21:39
Uhhhuuuu!!!!!!!!!!
Agora sai o LIFT!!!!!!!!!
Já te mandei uma mp.
Aguardo o número da sua conta pra depósito.
Se mandar hoje já deposito amanha mesmo.
Valeu professor:concordo:
[]s
mateus

Nava,

Obs.: A foto da coifa rasgada é de uma Sportage americana, a coifa que rasgou da minha é do lado da roda.

Mateus,

Os calços de nylon de 30 mm para a dianteira já ficaram prontos, os alongadores dos amortecedores traseiros também, todos os parafusos necessário pro lift estão incluídos no pacote. Vou enviar o kit pra você. Me mande o seu endereço por MP ok.

Tenho mais um par de calços dianteiros novos de 30 mm, tu conhece alguém que tenha interesse? Aqui no fórum 99% dos Sportagers já fizeram lift, vou colocar o anúncio na área de peças á venda aqui do fórum.

gvirtuoso
11/12/2009, 02:07
Nava,

Mateus,

QUanto a brincadera Julio ???

GRande abraco carinha...

Auriemma
11/12/2009, 19:17
Nava,

Mateus,

Oi Julio, quanto que vc está pedindo nestes calços? Uma coisa, 30 mm não é pouco não, o normal nao é colocar de 4 ou 5 mm?

Júlio C. A. Santos
11/12/2009, 21:20
Guilherme e Auriemma,

R$ 80,00 nos calços dianteiros, 30mm é a medida mais usada em lift de suspensão de Sportage, eles levantam a frente o suficiente pra usar pneus 31" ou maior.

Mateus,

Já enviei seu kit de lift, vou enviar o nº para rastreamento da encomenda por MP pra você ok.

mbm4x4
11/12/2009, 22:49
Valeu professor:concordo:
Agora é só esperar chegar o trem.:pipoca:
Conforme conversamos, na suspensão traseira pretendo utilizar molas da Zafira GNV(1415kg+80kggnv)=1495kg
Peso d sportage =1531kg
Tá bem equilibrado, o veiculo doador tem quase o mesmo peso do receptor.
Colocarei os prolongadores que voce me mandou nos amortecedores originais traseiros.
[]s
Mateus

Guilherme e Auriemma,

R$ 80,00 nos calços dianteiros, 30mm é a medida mais usada em lift de suspensão de Sportage, eles levantam a frente o suficiente pra usar pneus 31" ou maior.

Mateus,

Já enviei seu kit de lift, vou enviar o nº para rastreamento da encomenda por MP pra você ok.

Auriemma
12/12/2009, 09:52
Guilherme e Auriemma,

Mateus,

E aí Julio, eu compro esses calcos de vc, me fala o número da sua conta que depósito ainda hj se for banco do Brasil.

Vou ter que trocar os amortecedores dianteiro e traseiros tb. Me confirme uma coisa.

Dianteiro igual da besta 12 lugares? Compensa pelo valor?

Traseiro Besta 16 lugares (sem calços) mais as molas do meriva gnv. Elas encaixam perfeitamente? São de GNV mesmo?

Onde eu consigo esses amortecedores mais barato em SP?

Não vejo a hj !!!!!!

Lucena04
12/12/2009, 11:51
eu gostaria de ver como fica a Sportage com as molas da meriva gnv, vcs tem fotos?

Auriema, na av Joaquina Ramalho, vila guilherme, tem várias lojas que vendem peças de Vans e Importados. Quando eu estava pesquisando sobre amortecedores tinha um que era por volta de 120 reias o par, de marca desconhecida, chinesa eu acho, mas fiquei com receio de comprar. Esse amortecedor "ching ling" tem a capa de proteção de prástico e dá para tirá-la caso o seu pneu estiver raspando no amortecedor, agora eu já não sei se isso prejudica a durabilidade do amortecedor. O meu eu comprei cofap, capa protetora de metal, o pneu ficou pegando, resultado: tive que comprar espaçadores de rodas (38mm). Aí vc tem que ver, pq o preço do cofap e do nakata (marca boa tb) é praticamente o dobro do "chig ling" e é mais difícil de arrancar a capa. A marca corven tb vem com protetor de plástico, mas o Leandro da alternativa já me disse que teve problemas com amortecedores dessa marca. Esse da corven eu cheguei a comprar no Mercadocar e acabei trocando por outras peças.

mbm4x4
15/12/2009, 12:18
Oi Juilio
Chegou o kit que voce enviou.
Parabens pela eficiencia e profissionalismo.
Os parafusos em saquinhos separados, os calços embalados em esponja...coisa fina.
Vou colocar nesta quinta feira.
Vou providenciar fotos e medir antes e depois.
Decidi por colocar as molas da zafira(SEM GNV)PQ já conheço a altura que vai ficar a traseira com essas molas.
Encontrei as molas por 170 o par, novas ,da marca Aliperti. Vou comprar na Heiderpeças aqui de floripa, quase do lado do detran do estreito.
Valeu julio pela paciência.
Foi um prazer ter feito negócio com voce.
[]s
mateus

Auriemma
15/12/2009, 18:58
Pessoal to com uma duvida e preciso ver isso o mais rápido possível, pois meu carro está na Oficina e o orçamento já está em R$ 3000,00.

Todo mundo fala muito, só que fica meio bagunçado e não da pra entender direito.

Para aumentar a traseira, irei colocar os Calços, pois no momento não preciso trocar os amortecedores nem as molas traseira. Só que eu pendei que ao invés de colocar os calços na traseira, seria a mesma coisa colocar apenas molas mais altas, que substituiriam os calços ok.

Pergunta. O jogo de calços (dian.e tras.) sai por 350,00 na alternativa 4x4.
Qual mola poderia colocar na traseira ao invés dos calços e quanto é a media de preço destas molas? Não esquecendo que os amortecedores são originais. A ideia é colocar molas maiores no lugar de calços.

Pergunta: Na Dianteira, vou ter que trocar os amortecedores, e falei para o mecânico que li aqui que o amortecedor da Besta dianteiro é igual o da Sportage, mas ele ligou numa loja na minha frente e o cara falou que são diferentes.

Abaixo vou passar alguns preços do orçamento, se puderem opinem.

Jogo e lona freio de mão - 130,00
Cilindro roda Tras. - 100,00 cada
Cabo de freio de mão - 197,00 (Cabo de ouro???)
Rolamento de roda dianteira - 105,00
Pastilha freio - 110,00 (ele falou que tinha de 50 a 140,00, pegou a do meio)
Disco freio dianteiro - 165,00

Caraio, quando vou parar de gastar com o carro e começar a gastar com lama...

Qual seria este amortecedor e quanto eu pagaria nele, pois o da Sportage está em torno de R$400,00 o par.

ALEXANDRE MIETTI
15/12/2009, 22:00
Bom, eu troquei o rolamento da roda dianteira e o mecanico me cobrou R$ 80,00, há uns 4 meses atrás, fora a mão de obra.
As lonas tive que trocar, o mecanico usou as da kombi, rebitando-as na sapata, mas não to achando a nota pra te dizer o valor.
Cilindro da roda traseira serve o da Besta, em torno de R$ 30,00, infelizmente niguém incluindo eu, quando trocaram pegaram a marca e o modelo.
No lift, usei na traseira molas da palio wekkend gnv (Fabrini) e amortecedores da Besta gs 16 lugares (Korven), R$ 320,00 tudo, são maiores não precisa de calço, se vc manter os amortecedores originais e trocar a mola por uma maior, aí irá precisar calçar os amortecedores.
Na dianteira fiz um calço de 30mm e foi instalado em cima dos amortecedores.
O Edu sei que trocou os amortecedores dianteiros e pode te dizer algo.

Segue o resultado.

EDuarte
15/12/2009, 22:11
Vou tentar ajudar no que eu puder...

Para aumentar a traseira, irei colocar os Calços, pois no momento não preciso trocar os amortecedores nem as molas traseira. Só que eu pendei que ao invés de colocar os calços na traseira, seria a mesma coisa colocar apenas molas mais altas, que substituiriam os calços ok.
Colocar calços não é a mesma coisa que trocar as molas por maiores e mais firmes, as molas originais são desenvolvidas para trabalhar na altura original da viatura, são muito macias, por isso perderá bastante estabilidade por causa da flexibilidade X altura.

Pergunta. O jogo de calços (dian.e tras.) sai por 350,00 na alternativa 4x4.
Se mandar fazer sai bem mais barato, fale com o Juliobf161, se não me engano ele estava vendendo esses calços.

Qual mola poderia colocar na traseira ao invés dos calços e quanto é a media de preço destas molas? Não esquecendo que os amortecedores são originais. A ideia é colocar molas maiores no lugar de calços.
Depende de quanto vc quer de altura, coloquei as da palio weekend GNV e levantou 10cm, tambem colocamos na viatura do Alexandre Mietti e ficou pereito, bem firme e ótima estabilidade, paguei na época 140,00 o par, mas o Alê pode passar o valor mais atualizado, pois comprou recentemente.
Pra manter os amortecedores originais só com prolongadores,pois baterão no fim de curso com facilidade e irão pro saco rapidinho.

Pergunta: Na Dianteira, vou ter que trocar os amortecedores, e falei para o mecânico que li aqui que o amortecedor da Besta dianteiro é igual o da Sportage, mas ele ligou numa loja na minha frente e o cara falou que são diferentes.
Pergunte dos amortecedores dianteiro da besta GS 12 lugares.

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa....
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
16/12/2009, 01:54
Auriemma,

Estão bem caros esses quatro calços hein!!! Coloquei a venda calços de 30 mm para lift de 2" na suspensão dianteira, está no tópico de peças à venda aqui do fórum, esse é o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67576

Sobre os amortecedores dianteiros, veja as medidas dos amortecedores:

Besta 12 e 16 lugares

Aberto - 334,00mm
Fechado - 226,00mm

Sportage curta

Aberto - 337,00mm
Fechado - 217,00mm

Grand Sportage

Aberto - 341,00mm
Fechado - 217,00mm

Essas são as medidas fornecidas pela Monroe, repare que os amortecedores da Besta abrem um pouco menos. Aqui no fórum alguns reclamam que as coifas das homocinéticas raspam nos amortecedores e outros não reclamam ou dizem que não raspam. Seria porque alguns usam amortecedores da Besta e outros usam os originais da Sportage??? E também não entendi porque os amortecedores da Grand Sportage têm medida diferente dos demais...

Será que os amortecedores da Besta com menos abertura resolvem o problema das coifas raspando??? Quem instalou amortecedores da Besta com calços de 30 mm poderia nos dar essa informação.

Auriemma
17/12/2009, 02:03
Auriemma,

Estão bem caros esses quatro calços hein!!! Coloquei a venda calços de 30 mm para lift de 2" na suspensão dianteira, está no tópico de peças à venda aqui do fórum, esse é o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67576

Besta 12 e 16 lugares

Aberto - 334,00mm
Fechado - 226,00mm

Sportage curta

Aberto - 337,00mm
Fechado - 217,00mm

Grand Sportage

Aberto - 341,00mm
Fechado - 217,00mm

Essas são as medidas fornecidas pela Monroe, repare que os amortecedores da Besta abrem um pouco menos. Aqui no fórum alguns reclamam que as coifas das homocinéticas raspam nos amortecedores e outros não reclamam ou dizem que não raspam. Seria porque alguns usam amortecedores da Besta e outros usam os originais da Sportage??? E também não entendi porque os amortecedores da Grand Sportage têm medida diferente dos demais...

Será que os amortecedores da Besta com menos abertura resolvem o problema das coifas raspando??? Quem instalou amortecedores da Besta com calços de 30 mm poderia nos dar essa informação.

Oi Julio, o problema do amortecedor da Besta pelo que me falaram é que o encaixe é um pouco diferente, falaram que dá para adaptar, mas tem que fazer uma furação a mais, não entendi direito.

Os amortecedores que andei contando por ai dianteiros está em torno de R$ 400,00 coreanos, mas não originais e com garantia de apenas 3 meses, ai fode né.

Descobri que existe amortecedores para SPTG Monroe, cujo códigos são: Dianteiro D7841 e Traseiro D7699, ainda não descobri o preço, pois ta difícil de achar, mas eles tem garantia de 2 anos.

O problema dos meus amortecedores traseiros é que estão bons ainda, ai trocar por novos complica né. Não sei o que fazer. rsrsr.

Nava
17/12/2009, 08:24
Rolamentos sao universais, entao pode procurar pelo numero em diversas lojas...
lona e pastilha preço ok
disco de freio, um pouco caro
cao freio de mao, paguei do niva, que é porcaria 80 mangos...da sport por 200, ate nao ta caro, mas e´caro.

Lucena04
17/12/2009, 12:49
Oi Julio, o problema do amortecedor da Besta pelo que me falaram é que o encaixe é um pouco diferente, falaram que dá para adaptar, mas tem que fazer uma furação a mais, não entendi direito.

Os amortecedores que andei contando por ai dianteiros está em torno de R$ 400,00 coreanos, mas não originais e com garantia de apenas 3 meses, ai fode né.

Descobri que existe amortecedores para SPTG Monroe, cujo códigos são: Dianteiro D7841 e Traseiro D7699, ainda não descobri o preço, pois ta difícil de achar, mas eles tem garantia de 2 anos.

O problema dos meus amortecedores traseiros é que estão bons ainda, ai trocar por novos complica né. Não sei o que fazer. rsrsr.

Auriemma, se tiver um tempo dá uma procurada em amortecedores nas lojas da Av Joaquina Ramalho, na Vila guilherme. Lá tem algumas lojas autopeças de vans, 4X4 e importados.

Auriemma
17/12/2009, 19:05
Então Lucena, o Leandro disse que os amortecedores ainda etão bons, nao vou precisar troca-los graças a deus..
Ele vai colocar os calços na frente e atrás e vai testar para ver como fica o curso do amortecedor, se der fim, ele vai prolongar os amortecedores, ele falou que é muito melhor fazer isso com os amortecedores originais do que ficar adaptando amortecedores de outros carros.
O cara só trabalha com 4x4, acho que dá pra confiar né, ele sabe o que faz.

Os discos de freios achei na Castro por 140 o par, enquanto em outros lugares estava +- 150 cada um. é ainda é marca Fremax que é uma das melhores.

Uma coisa o Leandro me falou e concordo com ele, peças de segurança como suspensão e freio, não dá para ficar inventando moda, principalmente com freios, pois falei pra ele sobre rebitar as lonas e ele falou que fica um lixo e perigoso. Prefiro gastar mais e ficar com um carro seguro e confiável, minha família anda dentro dele né.

Semana que vem acho que fica pronto, espero.

Júlio C. A. Santos
17/12/2009, 19:56
Então Lucena, o Leandro disse que os amortecedores ainda etão bons, nao vou precisar troca-los graças a deus..
Ele vai colocar os calços na frente e atrás e vai testar para ver como fica o curso do amortecedor, se der fim, ele vai prolongar os amortecedores, ele falou que é muito melhor fazer isso com os amortecedores originais do que ficar adaptando amortecedores de outros carros.
O cara só trabalha com 4x4, acho que dá pra confiar né, ele sabe o que faz.

Os discos de freios achei na Castro por 140 o par, enquanto em outros lugares estava +- 150 cada um. é ainda é marca Fremax que é uma das melhores.

Uma coisa o Leandro me falou e concordo com ele, peças de segurança como suspensão e freio, não dá para ficar inventando moda, principalmente com freios, pois falei pra ele sobre rebitar as lonas e ele falou que fica um lixo e perigoso. Prefiro gastar mais e ficar com um carro seguro e confiável, minha família anda dentro dele né.

Semana que vem acho que fica pronto, espero.

Auriemma,

A oficina é excelente, sua viatura está em boas mãos, mas coloque prolongadores nos amortecedores traseiros já que você colocou os calços, senão isso vai diminuir a flexão lateral do eixo traseiro. Concordo em NÃO usar amortecedores traseiros da Besta 16 lugares, isso deixa a suspensão dura demais e sua Sportage nunca mais passará no teste eletrônico de suspensão nas oficinas. Estudei a fundo esse assunto sobre amortecedores, e como era de se esperar descobri o seguinte: Os amortecedores da Besta têm retorno lento demais, foi projetado para funcionar com um feixe de molas semelhante ao de um caminhão médio, e é claro, a Besta 16 lugares pesa mais de 1.800kg, a Sportage a gasolina pesa 1.466kg. Eu tenho percebido que os amortecedores da Besta não proporcionam retorno rápido depois que as molas são comprimidas, isto é, a roda não toca o chão rapidamente quando passa por uma lombada por exemplo, como disse, o retorno do amortecedor é lento, foi feito para feixe de molas bem duro.

Coloque prolongadores nos amortecedores originais, conselho de amigo.

mbm4x4
17/12/2009, 20:35
Enfim saiu o LIFT.:dance:
Não tinha várias ferramentas e também não achei nenhum parceiro perto pra me ajudar, então tive que pagar um mecanico.
Ele cobrou 100 pratas para fazer o serviço.Ele seguiu os passos descritos neste tópico e foi tranquilo.
Na dianteira usei a receita tradicional de calços de 30mm sobre o prato de molas.
Na susp. traseira coloquei as molas da Zafira e alongadores nos amortecedores originais.
Segue as fotos e as medidas de antes e depois.
Valeu galera, com todos dizem: VALEU CADA CENTAVO.
Obrigado em especial ao Julio que foi incansavel na realização da empreitada.
[]S
MATEUS
depoi que abri as fotos vi que ficou impossivel de ler as medidas
segue as medidas abaixo
da esq. pra dir.:DEPOIS: 83 cm; 27,5 cm; 30cm; 85,5 cm
ANTES:78CM; 22CM; 23CM; 79CM

EDuarte
17/12/2009, 22:00
...falei pra ele sobre rebitar as lonas e ele falou que fica um lixo e perigoso...

Me desculpe à franqueza, mas se esse mecânico disse que rebitar as lonas fica um lixo e perigoso é sinal que é um péssimo profissional, pois se soubesse um pouco mais sobre o histórico da sportage saberia que as lonas se soltam com o tempo e principalmente em contato prolongado com água, basta ler os relatos dos amigos foristas, e se fosse realmente perigoso as montadoras não usariam esse método, tanto que as da sportage não são rebitadas e soltam.

[]s
(DU)

EDuarte
17/12/2009, 22:22
Auriemma,

A oficina é excelente, sua viatura está em boas mãos, mas coloque prolongadores nos amortecedores traseiros já que você colocou os calços, senão isso vai diminuir a flexão lateral do eixo traseiro. Concordo em NÃO usar amortecedores traseiros da Besta 16 lugares, isso deixa a suspensão dura demais e sua Sportage nunca mais passará no teste eletrônico de suspensão nas oficinas. Estudei a fundo esse assunto sobre amortecedores, e como era de se esperar descobri o seguinte: Os amortecedores da Besta têm retorno lento demais, foi projetado para funcionar com um feixe de molas semelhante ao de um caminhão médio, e é claro, a Besta 16 lugares pesa mais de 1.800kg, a Sportage a gasolina pesa 1.466kg. Eu tenho percebido que os amortecedores da Besta não proporcionam retorno rápido depois que as molas são comprimidas, isto é, a roda não toca o chão rapidamente quando passa por uma lombada por exemplo, como disse, o retorno do amortecedor é lento, foi feito para feixe de molas bem duro.

Coloque prolongadores nos amortecedores originais, conselho de amigo.

Julio
De onde vc tirou essa ideia que com amortecedores da besta não passa no teste de suspenção?
Fiz a vistoria mes retarsado e a suspenção foi até elogiada pela firmeza e estabilidade.
Apenas pra constar, o amortecedor da besta tem o retorno lento porque esse é o intuito dos amortecedores de dupla ação, que acredito que vc deve ter lido que o original da sportage tambem é de dupla ação, ou seja, tambem tem o retorno lento.
Se quando vc passa em uma lombada os amortecedores demoram muito pra voltar ao estado de descanso, troque-os porque estão com defeito.
Suspenção boa pra off tem que ser firme e curso longo.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
17/12/2009, 23:31
Eduarte,

Sim são firmes, prefiro assim também, mas molas originais com amortecedores da Besta... Amanhã vou ver as molas GNV da Zafira porque uso amortecedores da Besta, acho que só assim pra resolver. Eu tinha molas originais com amortecedores da Besta, estava péssimo assim, quando coloquei as da Meriva melhorou uns 40%, agora espero que as molas GNV da Zafira deixe tudo mais equilibrado.

Peso da Sportage diesel 2.2 - 1.531 kg

Peso da Chevrolet Zafira 2.0 automática - 1.450 kg

Peso da Chevrolet Zafira com GNV (cilindro de 80 kg) - 1.530 kg (o mesmo peso da Sportage diesel 2.2).

Antes de trocar as molas traseiras deve-se sempre analisar se o veículo doador tem a mesma equivalência de peso que a Sportage.

Além disso, a carga útil da Sportage é de 500 kg (consta no manual), e a da Zafira é de 700 kg (a Zafira leva 7 pessoas).

As molas da Zafira na Sportage do Mateus ficaram ótimas com amortecedores originais, eu espero que as molas da Zafira GNV também fiquem ótimas com os amortecedores da Besta na minha Sportage.

Mas molas originais cansadas com amortecedores duros... Que fica ruim fica... Se é pra deixar os amortecedores da Besta, é bom colocar molas bem duras mesmo...

edujr8
18/12/2009, 01:25
life's a beach parabens pelo lift fico show mesmo :palmas: mó inveja :mrgreen: no bom sentido.

pow quanto + ou - vc gasto com o lift ? e como fico o carro depois perdeu maciez no asfalto ou continua o mesmo ? fica muito alto pra entra no carro depois ? " pergunto isso por que meu pai não é muito grande e ele tbm usa o carro :).

até mais e parabens denovo :concordo:

Lucena04
18/12/2009, 07:38
Enfim saiu o LIFT.:dance:
Não tinha várias ferramentas e também não achei nenhum parceiro perto pra me ajudar, então tive que pagar um mecanico.
Ele cobrou 100 pratas para fazer o serviço.Ele seguiu os passos descritos neste tópico e foi tranquilo.
Na dianteira usei a receita tradicional de calços de 30mm sobre o prato de molas.
Na susp. traseira coloquei as molas da Zafira e alongadores nos amortecedores originais.
Segue as fotos e as medidas de antes e depois.
Valeu galera, com todos dizem: VALEU CADA CENTAVO.
Obrigado em especial ao Julio que foi incansavel na realização da empreitada.
[]S
MATEUS
depoi que abri as fotos vi que ficou impossivel de ler as medidas
segue as medidas abaixo
da esq. pra dir.:DEPOIS: 83 cm; 27,5 cm; 30cm; 85,5 cm
ANTES:78CM; 22CM; 23CM; 79CM
Ficou bonita :palmas:

mbm4x4
18/12/2009, 12:51
O kit completo custou 300 (170 das molas e 130 do kit by Julio)
A mão de obra custou 100
totalizando 400 pratas.
Ainda é muito cedo pra falar sobre o comportamento do carro...Mas na medida que for testando eu passo minhas impressões.
Qto a altura para entrar no carro eu postei as medidas em outro post. confere lá.
Uma coisa é fato, só de olhar pra ela já abro um sorriso na hora. :mrgreen:
VALEU CADA CENTAVO
[]S
MATEUS

life's a beach parabens pelo lift fico show mesmo :palmas: mó inveja :mrgreen: no bom sentido.

pow quanto + ou - vc gasto com o lift ? e como fico o carro depois perdeu maciez no asfalto ou continua o mesmo ? fica muito alto pra entra no carro depois ? " pergunto isso por que meu pai não é muito grande e ele tbm usa o carro :).

até mais e parabens denovo :concordo:

ALEXANDRE MIETTI
18/12/2009, 16:00
O kit completo custou 300 (170 das molas e 130 do kit by Julio)
A mão de obra custou 100
totalizando 400 pratas.
Ainda é muito cedo pra falar sobre o comportamento do carro...Mas na medida que for testando eu passo minhas impressões.
Qto a altura para entrar no carro eu postei as medidas em outro post. confere lá.
Uma coisa é fato, só de olhar pra ela já abro um sorriso na hora. :mrgreen:
VALEU CADA CENTAVO
[]S
MATEUS

Parabéns pela viatura, ficou show de bola.

:dance:

mbm4x4
21/12/2009, 21:37
Valeu Alexandre:concordo:
Fico feliz com a aprovação do pessoal.:cool:
[]s

Parabéns pela viatura, ficou show de bola.

:dance:

mbm4x4
21/12/2009, 21:40
Obrigado:concordo:
Fico feliz que teu pai anda melhorando.
Espero que ele melhore ainda mais
[]s
mateus

Ficou bonita :palmas:

Auriemma
23/12/2009, 11:18
[QUOTE=EDuarte;1055414]Me desculpe à franqueza, mas se esse mecânico disse que rebitar as lonas fica um lixo e perigoso é sinal que é um péssimo profissional, pois se soubesse um pouco mais sobre o histórico da sportage saberia que as lonas se soltam com o tempo e principalmente em contato prolongado com água, basta ler os relatos dos amigos foristas, e se fosse realmente perigoso as montadoras não usariam esse método, tanto que as da sportage não são rebitadas e soltam.

[]s
(DU)[/QUOT

Oi Eduado, desculpe a franqueza eu, mas primeiro que a oficina é especializada em 4x4 a anos no mercado, segundo que a propria oficina tem veículo próprio de competição, uma pajero TR4, terceiro que obviamente que vou confir numa oficina especializada que me da garantia de serviço e não nos foristas aventureiros com todo respeito, pois ninguem daqui poderá me dar garantia se alguma coisa acontecer correto.
E quarto, pelo que eu sei, posso estra enganado, nao existe lona original rebitada, e deve ter algum motivo para isso.
Talvez o que vc falou seja coerente e funcione perfeito, mas me entenda que preciso confiar em uma empresa especializada que vai me dar garantia do serviço.
QUanto ao amortecedor,
também não sou o dono da razão, pois não sou engenhero mecanico, nem fui eu quem desenvolver a Sportage, mas a crosso modo, colocar um amortecedor de um veículo de passageiros, que pesa 1800 kg +- num veículo Off Road de 1400 kg +- me parece um tanto anormal, não que não deva funcionar, pois eu ia colocar estes amortecedores, mas como a oficina me convenceu que os originais são melhores e que apenas os calços fica ótimos, fui de calço e acredito que seja a melhor coisa.
Agora se vc acha que tem razão, ligue na Alternativa 4x4, fale com o Leandro ou com o dono Sérgio e defenda sua tese antes de falar que o cara é uma péssimo profissional.

EDuarte
23/12/2009, 11:31
[QUOTE=EDuarte;1055414]Me desculpe à franqueza, mas se esse mecânico disse que rebitar as lonas fica um lixo e perigoso é sinal que é um péssimo profissional, pois se soubesse um pouco mais sobre o histórico da sportage saberia que as lonas se soltam com o tempo e principalmente em contato prolongado com água, basta ler os relatos dos amigos foristas, e se fosse realmente perigoso as montadoras não usariam esse método, tanto que as da sportage não são rebitadas e soltam.

[]s
(DU)[/QUOT

Oi Eduado, desculpe a franqueza eu, mas primeiro que a oficina é especializada em 4x4 a anos no mercado, segundo que a propria oficina tem veículo próprio de competição, uma pajero TR4, terceiro que obviamente que vou confir numa oficina especializada que me da garantia de serviço e não nos foristas aventureiros com todo respeito, pois ninguem daqui poderá me dar garantia se alguma coisa acontecer correto.
E quarto, pelo que eu sei, posso estra enganado, nao existe lona original rebitada, e deve ter algum motivo para isso.
Talvez o que vc falou seja coerente e funcione perfeito, mas me entenda que preciso confiar em uma empresa especializada que vai me dar garantia do serviço.
QUanto ao amortecedor,
também não sou o dono da razão, pois não sou engenhero mecanico, nem fui eu quem desenvolver a Sportage, mas a crosso modo, colocar um amortecedor de um veículo de passageiros, que pesa 1800 kg +- num veículo Off Road de 1400 kg +- me parece um tanto anormal, não que não deva funcionar, pois eu ia colocar estes amortecedores, mas como a oficina me convenceu que os originais são melhores e que apenas os calços fica ótimos, fui de calço e acredito que seja a melhor coisa.
Agora se vc acha que tem razão, ligue na Alternativa 4x4, fale com o Leandro ou com o dono Sérgio e defenda sua tese antes de falar que o cara é uma péssimo profissional.
OK Auriema.
Boa sorte.
[]s
(DU)

Baudenbacher
19/01/2010, 14:34
Fala pessoal,

Estou cotando o par de amortecedores dianteiros e recebi uma cotação de R$250,00 pelo par de amortecedores dianteiros da Sportage da marca Ecolauber.
Outro orçamento que tive foi na concessionária R$ 285,00 cada amortecedor.:shock:
Agora pergunto: alguém conhece esta marca?

Aproveitando, acho que vou levantar um pouco a viatura. jà lí várias vezes este topico mas ainda estou em dúvida :parede: :-?.
Se trocar as molas trazeiras pelas do Ômega ou Pálio Weekend GNV + amortecedores da Besta se o carro fica firme e na dianteira trocando os amortecedores por outros originais + calço :pensativo:...
Ah! Estou pensando em fazer esta modificação na Sportage curta Diesel (Loira).:-?

Abraço...

Lucena04
19/01/2010, 17:24
Fala pessoal,

Estou cotando o par de amortecedores dianteiros e recebi uma cotação de R$250,00 pelo par de amortecedores dianteiros da Sportage da marca Ecolauber.
Outro orçamento que tive foi na concessionária R$ 285,00 cada amortecedor.:shock:
Agora pergunto: alguém conhece esta marca?

Aproveitando, acho que vou levantar um pouco a viatura. jà lí várias vezes este topico mas ainda estou em dúvida :parede: :-?.
Se trocar as molas trazeiras pelas do Ômega ou Pálio Weekend GNV + amortecedores da Besta se o carro fica firme e na dianteira trocando os amortecedores por outros originais + calço :pensativo:...
Ah! Estou pensando em fazer esta modificação na Sportage curta Diesel (Loira).:-?

Abraço...
Se colocar a mola do palio weekend gnv na traseira ela vai ficar bastante alta (uso na minha), vc vai ter que trocar os amortecedores ou colocar prolongador neles.
no meu caso, por ter colocado na traseira a mola da palio weekend, tive ainda que fazer o ajuste da barra panhard e depois colocar espaçadores de roda pq os pneus estavam pegando nos amortecedores. Tem gente que resolve esse problema arrancando a capa de proteção (quando é de plástico), mas como eu comprei um da cofap a capa dele é de ferro e seria difícil tirá-la, e outra, se aquela capa está ali deve ser por um bom motivo, então preferi não arrancá-la e acabei colocando espaçadores de rodas de 38mm.
Se optar por esse caminho é bom vc estar consciente que vai dar um certo trabalho.
Futuramente eu vou ver se consigo levantar a frente sem o uso de calço, mas isso bem mais pra frente.

mr_takut
19/01/2010, 21:45
eu estou ainda na duvida, sendo que tbn que eu nao entendo muito junto com a falta de um especialista na minha região estava procurando a solução melhor para mim.
no principio estava direcionado a seguir as indicaçoes do nava para o lift, mas a modifica da barra panhard nao me deixa tranquilo, assim estava pensando em trocar os amortecedores originais (quase acabados) por novos da monroe (tem varias series a que a sportage cabe e a gas premium gold) e se nao tiver contra-indicações colocar um calços de nylon nas molas para dar uma levantadinha basica (será que e possível? :pensativo: o para colocar os calços tenho que colocar amortecedores com um curso major?)

achei o catalogo monroe na net
(http://www.sa-tenneco-automotive.com/br_port/inicio_br_port.html) (http://www.sa-tenneco-automotive.com/br_port/inicio_br_port.html)
aqui tem para chorar :parede: o que nao tem so os preços mas nao falta o 0800...
a pesquisa continua :concordo:

MarcSport
20/01/2010, 10:52
[QUOTE=mr_takut;1074267]eu estou ainda na duvida, sendo que tbn que eu nao entendo muito junto com a falta de um especialista na minha região estava procurando a solução melhor para mim.
no principio estava direcionado a seguir as indicaçoes do nava para o lift, mas a modifica da barra panhard nao me deixa tranquilo, assim estava pensando em trocar os amortecedores originais (quase acabados) por novos da monroe (tem varias series a que a sportage cabe e a gas premium gold) e se nao tiver contra-indicações colocar um calços de nylon nas molas para dar uma levantadinha basica
QUOTE]

Na minha eu tinha calços de 35 mm e amortecedores originais na frente e 50 mm e amortecedores da Besta 16 lugares atrás, isso levantava o carro em cerca de 50 mm e usava pneus 235 que levantava em mais 20 mm.
Não precisei mexer na panhard...

Lucena04
20/01/2010, 12:03
[QUOTE=mr_takut;1074267]eu estou ainda na duvida, sendo que tbn que eu nao entendo muito junto com a falta de um especialista na minha região estava procurando a solução melhor para mim.
no principio estava direcionado a seguir as indicaçoes do nava para o lift, mas a modifica da barra panhard nao me deixa tranquilo, assim estava pensando em trocar os amortecedores originais (quase acabados) por novos da monroe (tem varias series a que a sportage cabe e a gas premium gold) e se nao tiver contra-indicações colocar um calços de nylon nas molas para dar uma levantadinha basica
QUOTE]

Na minha eu tinha calços de 35 mm e amortecedores originais na frente e 50 mm e amortecedores da Besta 16 lugares atrás, isso levantava o carro em cerca de 50 mm e usava pneus 235 que levantava em mais 20 mm.
Eu cheguei a rodar com calço de 50mm na traseira e realmente não foi necessário o ajuste da panhard.
Mas quando eu vi a Sport do Eduardo com a mola da palio weekend GNV eu não resisti e acabei colocando na minha tb. Mas eu não sabia que iria ter que fazer ajuste da panhard, colocar espaçador, cortar parachoque (pq com o uso dos espaçadores os pneus (30") ficam mais pra fora e pegam o parachoque), etc. Gostei muito do resultado e para mim compensou, mas se eu soubesse na época que ia dar tantos problemas e não sei se teria feito.

Baudenbacher
20/01/2010, 15:09
QUOTE]

Isto usando as 4 molas originais?
Abraço...

mr_takut
20/01/2010, 17:34
[quote=MarcSport;1074606]

Abraço...

sim basicamente usarei as molas originais ou algo com as mesmas caraterísticas dependendo do stato das minhas molas, o resultado que queria obter e de um carro que anda bem na estrada mas que aguenta as muitas estradas de barro e de lama (na chuva) da minha região, na verdade o carro vai a rodar um 45% na estrada (boa) e um 55% fora (barro, lama, treícios buracados etc etc).

Baudenbacher
21/01/2010, 08:47
Valeu a informação.
Pequei o desenho do calço na página 17 deste tópico e vou fazer orçamento com alguns torneiros de Sorocaba.

Julio
Você estava vendendo uns calços, você ainda tem e quanto? :mrgreen:

Eu acho que, :idea: :pensativo: se com as molas e amortecedores originais + calços posso voltar à altura original se não gostar do resultado e fica beeeemmmmm mais barato do que molas e amortecedores "acochambrados" de outros carros.

Agora, quanto aos amortecedores da marca Ecolauber, o vendedor disse que é importados dos EUA e dá 6 mêses de garantia e o valor R$250,00 o par dianteiro é menos da metade :eek: do valor pedido pela Kia, será que compensa? :pensativo:

Valeu pessoal.

Abraço...

Lucena04
21/01/2010, 10:41
Valeu a informação.
Pequei o desenho do calço na página 17 deste tópico e vou fazer orçamento com alguns torneiros de Sorocaba.

Julio
Você estava vendendo uns calços, você ainda tem e quanto? :mrgreen:

Eu acho que, :idea: :pensativo: se com as molas e amortecedores originais + calços posso voltar à altura original se não gostar do resultado e fica beeeemmmmm mais barato do que molas e amortecedores "acochambrados" de outros carros.

Agora, quanto aos amortecedores da marca Ecolauber, o vendedor disse que é importados dos EUA e dá 6 mêses de garantia e o valor R$250,00 o par dianteiro é menos da metade :eek: do valor pedido pela Kia, será que compensa? :pensativo:

Valeu pessoal.

Abraço...

Pelo que andei pesquisando, as melhores marcas são Nakata e Cofap.

Geisler®
25/01/2010, 01:03
Lucena,

Tu ta preocupado em raspar os pneus na lataria? Veja isso, hehehe!

Abraço

Gostei do detalhe da barra Panhard dessa foto ai..:mrgreen:

Abraço, e LAMA \o/:odedo:

Geisler®
25/01/2010, 01:27
Pessoal,

Ficou perfeita Julio, vou fazer assim na minha tambem, mas depois de voltar da lataria.
E a barra Panhard? Precisa alterar?

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

MarcSport
26/01/2010, 10:43
[quote=MarcSport;1074606]

Abraço...

Sim, as 4 molas originais

Lucena04
01/02/2010, 15:22
Lucena, Edujr e Reinaldo

Parabéns pelo passeio, na foto vocês não precisaram nem esconder a placa do carro, pois o barro fez este serviço.:palmas: :dance::concordo:

Lucena, depois me passa sua receita da suspensão, tô com dor de cotovelo :mrgreen: da altura do seu carro.

Abraço...
Na minha estou usando molas da palio weeknd GNV na traseira com amortecedores da besta 3.0 16 lugares (tve que colocar espaçador de roda de 38mm e fazer o prolongamento do suporte da barra panhard).
Na frente coloquei calço de 35 (tb estou usando espaçador de rodas de 38mm).
Para a frente eu sugiro a dica do Reinaldo, ficou bem bonita mas tenho minhas dúvidas se não vai comprometer a vida útil das homocinéticas: colocar as molas dianteiras da besta e manter o amortecedor original. Só isso já dá uma boa levantada, se vc quiser que fique que nem a dele só colocar um calço de 15mm, aí fica bem alta. Completando a receita dele, na traseira ele usou as molas do ômega com os amotecedores da besta GS 3.0 16 lugares.

Resultado: a frente da dele ficou mais alta que a minha e a traseira da minha ficou mais alta que a dele.

Achei interessante usar as molas da besta na frente pq o amortecedor dianteiro costuma bater no início de curso e como a molas da besta é mais grossa ela evita que isso aconteça.
Usar as molas do ômega na traseira aparentemente não deixou a barra panhard tão inclinada e elas tem o formato de barril, igual as originais.

o que eu recomendaria:
molas da besta (sem calço) na frente no lugar da original e molas do ômega na traseira com os amortecedores da Besta 3.0 Gs 16 lugares. Aí verifica se vai precisar do ajuste da panhard e dos espaçadores de rodas.
é só uma sugestão :concordo:

Baudenbacher
01/02/2010, 15:50
Na minha estou usando molas da palio weeknd GNV na traseira com amortecedores da besta 3.0 16 lugares (tve que colocar espaçador de roda de 38mm e fazer o prolongamento do suporte da barra panhard).
Na frente coloquei calço de 35 (tb estou usando espaçador de rodas de 38mm).
Para a frente eu sugiro a dica do Reinaldo, ficou bem bonita mas tenho minhas dúvidas se não vai comprometer a vida útil das homocinéticas: colocar as molas dianteiras da besta e manter o amortecedor original. Só isso já dá uma boa levantada, se vc quiser que fique que nem a dele só colocar um calço de 15mm, aí fica bem alta. Completando a receita dele, na traseira ele usou as molas do ômega com os amotecedores da besta GS 3.0 16 lugares.

Resultado: a frente da dele ficou mais alta que a minha e a traseira da minha ficou mais alta que a dele.

Achei interessante usar as molas da besta na frente pq o amortecedor dianteiro costuma bater no início de curso e como a molas da besta é mais grossa ela evita que isso aconteça.
Usar as molas do ômega na traseira aparentemente não deixou a barra panhard tão inclinada e elas tem o formato de barril, igual as originais.

o que eu recomendaria:
molas da besta (sem calço) na frente no lugar da original e molas do ômega na traseira com os amortecedores da Besta 3.0 Gs 16 lugares. Aí verifica se vai precisar do ajuste da panhard e dos espaçadores de rodas.

Lucena,
Cotei hoje numa loja de peças para Vans:
Amortecedor dianteiro Besta 12 lugares: R$ 145,00 cada;
Mola espiral dianteira Besta 12 lugares: R$ 115 cada (esta mola é reta mede 29,5 cm em repouso e não é em formato de barril é isto mesmo, é igual às da Sportage?)
Amortecedor traseiro besta 16 lugares: R$ 110,00 cada;
Mola da Omega Suprema/GNV R$ 80,00 o par usada (será que não fica com a traseira muito dura e quicando?)

Abraço...

Lucena04
01/02/2010, 22:55
Lucena,
Cotei hoje numa loja de peças para Vans:
Amortecedor dianteiro Besta 12 lugares: R$ 145,00 cada;
Mola espiral dianteira Besta 12 lugares: R$ 115 cada (esta mola é reta mede 29,5 cm em repouso e não é em formato de barril é isto mesmo, é igual às da Sportage?)
Amortecedor traseiro besta 16 lugares: R$ 110,00 cada;
Mola da Omega Suprema/GNV R$ 80,00 o par usada (será que não fica com a traseira muito dura e quicando?)

Abraço...
O amortecedor dianteiro não vai precisar trocar, pode continuar usando o seu, o original da Sportage.
Eu não cheguei a comparar as molas dianteiras (SportageXBesta), mas pelo que o Reinaldo me falou elas são bem parecidas, salvo engano a da besta é mais grossa. Pelo que eu já vi (montada) as molas dianteiras da Sportage são retas. As que têm formato de barril são as traseiras, isso eu tenho certeza pq quando pedi para tirar as minhas eu vi, aliás eu tenho elas guardadas ainda.
Amortecedor traseiro da Besta Gs 3.0 16 lugares eu uso da marca Cofap, o Reinaldo tb já usou Cofap só que o dele estourou e atualmente ele usa da marca Monroe, disse que não teve mais problemas.
O Par de mola da traseira ele usa a do ômega normal, sem ser Suprema e sem ser GNV, falou que fica boa, aliás na foto acima demontra o resultado dessa modificação. Nada impede de vc tentar de outra forma, pode até ser que fique melhor. Uma coisa é certa: quanto mais alta ficar a traseira mais vc vai ser obrigado a acertar a barra panhard e mais obrigado a usar espaçador de rodas (ou arrancar a capa do amortecedor, o que não julgo ser recomendável).

Acredito que a receita básica (molas dianteiras da besta (sem calço) na frente no lugar da original, mantendo os amortecedores originais da Sportage, e molas do ômega na traseira com os amortecedores da Besta 3.0 Gs 16 lugares) não vai exigir grandes modificações.

Se quiser a traseira mais alta coloque as molas da palio weekend GNV, vai ficar que nem a minha, só que vc vai ter que fazer os ajustes que já citei.

O reinaldo disse que pegou essa receita com um pessoal que faz competição.

Outra coisa que faz diferença é o tamanho dos Pneus, na minha e na dele são 30"/9,5/R15.

Lucena04
01/02/2010, 23:25
Na dianteira da minha eu estou pensando em por a mola da besta e tb um calço de 15mm, vai ficar que nem a dele. A configuração da traseira eu pretendo manter a minha do jeito que está. Acredito que assim ela vai ficar mais nivelada, só tenho medo das homocinéticas não suportarem. O ideal mesmo seria eu testar 1º só com as molas e se não ficar bom colocar os 15mm de calço.
Até o meu carro sair da intalação dos acessórios vai demorar bastante tempo ainda

Baudenbacher
02/02/2010, 08:19
Lucena,

Valeu pela informações :concordo:.

Você pode passar o contato de quem você comprou os afastadores e como fez o ajuste da barra Panhard.

Estou querendo colocar os pneus MUD 30"/9,5" R 15 do Geninho. Acho que este mês sai :pipoca:, pelo menos da Loira e depois a Morena para andar com salto alto :mrgreen:.

Vou tirar fotos do antes e depois.

Só me falta arrumar um mecânico bom :odedo: para fazer o serviço .

Abraço...

Lucena04
02/02/2010, 09:40
Lucena,

Valeu pela informações :concordo:.

Você pode passar o contato de quem você comprou os afastadores e como fez o ajuste da barra Panhard.

Estou querendo colocar os pneus MUD 30"/9,5" R 15 do Geninho. Acho que este mês sai :pipoca:, pelo menos da Loira e depois a Morena para andar com salto alto :mrgreen:.

Vou tirar fotos do antes e depois.

Só me falta arrumar um mecânico bom :odedo: para fazer o serviço .

Abraço...
Os espaçadores de rodas eu comprei na jipe brás (11) 3333-2370 e o prolongador do suporte eu comprei na alternativa 4x4 (11) 2221-5359, eles fizeram sob medida pra mim, tem que ver o quanto vc vai levantar.
o pneu eu comprei o Genius 1001, faz um pouco de barulho acima de 60km/h, parecido com rolamento roncando. Se puder pede os pneus com cravos laterais, não altera o preço e fica mais bonito.
Como vc tem duas Sportages seria bom deixar pelo menos uma preparada pra trilha :twisted:, e a outra só pra passeio/ dia a dia.
Naquele dia vc podia ter dado uma volta na minha, pena que foi tudo muito corrido.

Lucena04
02/02/2010, 09:54
Dá uma olhada nas Sportages:
A da esquerda é a do Eduardo Júnior, está original.
A do meio é a minha e está com calços de 35mm molas e amortecedores originais.
a da direita é a do irmão do Reinaldo (me fugiu o nome dele) está com a mola da besta, sem calços.

tive a impressão que a minha está mais alta :?:, mas eu acredito que essa diferença é devido aos meus pneus que são mais altos.

A do reinaldo não está na foto, mas está com as mola da besta mais um calço de 15mm, a frente um pouco mais alta que a minha.

Aí dá para vc ter uma comparação

MarcSport
02/02/2010, 20:44
o que eu recomendaria:

Lucena.
Na frente não basta só trocar as molas por maiores pois também precisa "prolongar" os amortecedores, colocando calços tem-se o resultado resultado de molas e amortecedores "maiores" com apenas uma alteração.

Lucena04
03/02/2010, 11:30
Lucena.
Na frente não basta só trocar as molas por maiores pois também precisa "prolongar" os amortecedores, colocando calços tem-se o resultado resultado de molas e amortecedores "maiores" com apenas uma alteração.
Pelo que o Reinaldo falou não há nessecidade de trocar o amortecedor, segundo ele tem curso suficiente, mas eu não testei ainda.
Em estrada esburacada, quando se pega um pouco de velocidade, eu tenho a impressão que o meu amortecedor dianteiro vive batendo em início de curso, não sei se é só comigo que isso acontece, mas tive essa impressão. Talvez a ulilização dessas molas da Besta ajude por esse lado. Eu não sei se a mola dianteira da besta é muito maior em comprimento, mas pelo que o reinaldo me falou a diferença maior seria na grossura do "filamento" da mola.

Baudenbacher
03/02/2010, 12:38
Pelo que o Reinaldo falou não há nessecidade de trocar o amortecedor, segundo ele tem curso suficiente, mas eu não testei ainda.
Em estrada esburacada, quando se pega um pouco de velocidade, eu tenho a impressão que o meu amortecedor dianteiro vive batendo em início de curso, não sei se é só comigo que isso acontece, mas tive essa impressão. Talvez a ulilização dessas molas da Besta ajude por esse lado. Eu não sei se a mola dianteira da besta é muito maior em comprimento, mas pelo que o reinaldo me falou a diferença maior seria na grossura do "filamento" da mola.
Quando fui cotar as molas dianteiras pedi para ver e medi, tinha 29,5cm de comprimento e era bem grossa :shock:.
Alguém sabe o comprimento da mola da Sportage quando não instalada?

Abraço...

wellfast
18/02/2010, 14:26
Sexta passada, 12, decidi fazer o lift da minha SPTG, lendo este tópico decidi apenas calça-la, com calços nas quatro rodas de 250 mm (todos iguais), utilizando das molas e amortecedores da monroe(corwen), que tinham 08 meses de uso (sua garantia é de 03 anos), troquei tambem os rolamentos da roda esquerda, com retentores.

Sabado,13, saimos (jalapão off road), para nossa III Expedição Jalapão, percurso proximo de 1.000km, sendo 35% on road.

O comportamento da SPTG na estrada foi show de bola, não ficou dura muito menos pulo, ficou bem segura, utilizando pneus 225x75 R15, agora quando chegou a hora do vamo ver off road, com a pista bem lameada, depois muita areia solta, com buracos grandes e atoleiros intermináveis.... percurso de aprox. 230 km, o amortecedor dianteiro direito vazou... no outro dia o esquerdo tambem não aguentou..., os trazeiros estão ok ainda... e roda livre (a ar-solenoides) não funcionou mais, então fiquei na mão 4x2.... pensa como foi otimo ser rebocado nesses atoleiros...

Pessoal, existiu alguma relação deste lift com a quebra destes amortecedores, e da quebra destes com a falha na tração?

Tambem, percebi que o mecanico, colocou uma especie de batente na aste do amortecedor dianteiro em ambos os lados, tal peça não existia antes do lift, isso pode ter contribuido pra quebra...?

Outro problema que tive nessa expedição, foi a quebra do retrovisor esquerdo, se alguem souber de alguma adaptação, ou alguem tiver pra vender, me informem....

Abraço a todos, logo posto fotos da SPTG na trilha...

Chacal
18/02/2010, 16:11
Wellington,
também conheço o Jalapão andando de Sportage, maravilha... acho que não tem relação a quebra dos amortecedores e a roda livre, a minha Sport é levantada com calços e uso pneus 235 e ainda não tive estes problemas e espero não ter, antes de me dar problemas, troquei as mangueirinhas, por outras mais resistentes lonadas e com abraçadeiras.
um grande abraço.

Pescador4x4
18/02/2010, 20:00
Wellington,
Na minha pretendia deixar os amortecedores dianteiros originais, mas o mexanico quando foi colocar os amortecedores no lugar acabou danificando os mesmos, como já tinha trocado os traseiros acabei trocando logo os 04, não entendi como vc colocou calços de 250mm em tudo, não deu diferença? calços de 250mm fazem a SPTG subir +-4,5/5cm na dianteira e a traseira vai subir apenas 2,5cm...Na minha coloquei de 2,5cm na dianteira e 5cm na traseira...Abs!

Júlio C. A. Santos
18/02/2010, 21:03
Olá Wellfast,

Os batentes sempre devem ser instalados nas hastes dos amortecedores dianteiros pra evitar fim de curso, acho que os amortecedores estragaram justamente porque estavam funcionando sem batentes.

Sobre o retrovisor...

No tópico Gambitech eu publiquei a adaptação do retrovisor do Ford Escort na minha Sportage, uso até hoje.

Nava
19/02/2010, 00:01
Vc calçou por dentrop ou por fora do conjunto dianteiro?
Pode ser fim de curso, como pode ser o amortecedor ruim mesmo.
Se levantar mais q 3 cm, sua homocinetica vai estourar em off pesado.

Lucena04
23/02/2010, 14:37
Fala rapaz blz, o kadet é ano 96 e as modificações foram feitas na traseira, no proximo mês vou mexer na dianteira tbm.
abçs
Estou quase trocando as molas dianteiras da Sportage pela da Besta Gs 3.0 16 lugares e tirar os calços. Quando eu tiver um tempo eu vou comparar a mola da Sportage com a da Besta, já achei um loja que vende as duas.

Lucena04
23/02/2010, 15:19
Achei na net por acaso, algumas dicas para elevar a suspensão:
http://www.guanhaesoffroad.com.br/dicas/51-como-elevar-a-suspensao-do-sportage.html

Lucena04
23/02/2010, 17:11
Estou quase trocando as molas dianteiras da Sportage pela da Besta Gs 3.0 16 lugares e tirar os calços. Quando eu tiver um tempo eu vou comparar a mola da Sportage com a da Besta, já achei um loja que vende as duas.
Fiz a comparação, tirei uma foto, mas estou sem o cabo usb aqui para descarregar a foto.
Comparamos a mola dianteira da Sportage, Besta Gs 3.0 16 lugares e a besta "normal".
As molas da Sportage e da Besta Gs 3.0 16 lugares são iguais no comprimento, quantidade de elos e na circunferência deles, a única diferença é que as molas da Besta Gs 3.0 16 são bem mais grossas.
A outra mola que comparamos tem menos elos, um pouco mais grossa que a da Sportage e comprimento igual.
A conclusão que tive é que se trocar as molas originais pela da besta 3.0 Gs 16 ela vai ficar mais alta pq vai ceder menos devido a grossura da mola. Agora fiquei na dúvida, será q ela vai ficar bem mais dura a ponto de ficar muito desconfortável :?:
Minhas molas dianteiras aparentemente estão um pouco cansadas, estou pensando em aproveitar e colocar logo a da besta e tirar os calços.

Nava
23/02/2010, 21:35
Eu nao trocaria a mola...mas vale a pena fazer um teste...

Lucena04
24/02/2010, 09:39
Eu nao trocaria a mola...mas vale a pena fazer um teste...
Mandei um e-mail para o Reinaldo, vou esperar ele responder como se comportou a viatura dele, depois posto aqui.

EDuarte
24/02/2010, 10:12
Mandei um e-mail para o Reinaldo, vou esperar ele responder como se comportou a viatura dele, depois posto aqui.
Eu acho valido colocar as molas da besta, as originais são muito macias e chega facil no fim de curso...
[]s
(DU)

Lucena04
24/02/2010, 10:50
Eu acho valido colocar as molas da besta, as originais são muito macias e chega facil no fim de curso...
[]s
(DU)
Na minha isso é bem perceptível, qualquer buraco em velocidade não muito alta já bate, só estou preocupado se o carro vai ficar muito duro e se vai levantar a ponto de poder tirar os calços sem ter grande diferença na elevação da dianteira.
Com relação as molas da pailo weekend GNV na traseira eu fiquei satisfeito quanto a altura e ao comportamento do carro, o único problema é que ela não tem o formato de barril e o encaixe não fica como o original. Tenho medo delas escaparem, mas segundo o mecânico isso vai ser difícil de acontecer.

EDuarte
24/02/2010, 11:56
Na minha isso é bem perceptível, qualquer buraco em velocidade não muito alta já bate, só estou preocupado se o carro vai ficar muito duro e se vai levantar a ponto de poder tirar os calços sem ter grande diferença na elevação da dianteira.
Com relação as molas da pailo weekend GNV na traseira eu fiquei satisfeito quanto a altura e ao comportamento do carro, o único problema é que ela não tem o formato de barril e o encaixe não fica como o original. Tenho medo delas escaparem, mas segundo o mecânico isso vai ser difícil de acontecer.
A minha bate bastante tbm, e os amortecedores são novos.
As molas traseiras não escapam, não tem como, mas se vc quiser garantir faça um berço pra ela encaichar dentro.
[]s
(DU)

Lucena04
24/02/2010, 15:08
A minha bate bastante tbm, e os amortecedores são novos.
As molas traseiras não escapam, não tem como, mas se vc quiser garantir faça um berço pra ela encaichar dentro.
[]s
(DU)
Esse berço que vc está falando é onde a parte de baixo mola fica encaixada?
Eu acho que vou precisar trocar berço pq o da minha já está escapando, só para garantir.
Segundo o mecânico a única coisa que pode acontecer é ficar fazendo barulho quando o berço original romper ou escapar, isso confere?
Vc já fez esse berço Eduardo? Será que dá pra por de outro carro?

EDuarte
24/02/2010, 15:31
Esse berço que vc está falando é onde a parte de baixo mola fica encaixada?
Eu acho que vou precisar trocar berço pq o da minha já está escapando, só para garantir.
Segundo o mecânico a única coisa que pode acontecer é ficar fazendo barulho quando o berço original romper ou escapar, isso confere?
Vc já fez esse berço Eduardo? Será que dá pra por de outro carro?
Seria como fazer um calço pra elevar a suspenção, porem seria feito nas medidas da mola e do berço original só que bem fino, apenas pra centralizar a mola.
O berço é o apoio da mola, onde a mola fica encaixada, se o seu esta quebrado veja se não é possivel solda-lo, qquer coisa mande uma foto pra eu dar uma olhada.
[]s
(DU)

Lucena04
24/02/2010, 15:48
Seria como fazer um calço pra elevar a suspenção, porem seria feito nas medidas da mola e do berço original só que bem fino, apenas pra centralizar a mola.
O berço é o apoio da mola, onde a mola fica encaixada, se o seu esta quebrado veja se não é possivel solda-lo, qquer coisa mande uma foto pra eu dar uma olhada.
[]s
(DU)
Salvo engano, a peça que eu me refiro que está escapando não de ferro e fica na parte de baixo onde a mola fica encaixada. Quando a Sportage sair do mecânico (trocando radiador e ventoinha) eu posto uma foto.
valeu :concordo:

ALEXANDRE MIETTI
24/02/2010, 22:38
Salvo engano, a peça que eu me refiro que está escapando não de ferro e fica na parte de baixo onde a mola fica encaixada. Quando a Sportage sair do mecânico (trocando radiador e ventoinha) eu posto uma foto.
valeu :concordo:

Deve ser a borracha que calça a mola, a minha da parte superior tb saiu do lugar e entrou um pedaço para dentro da mola.
Fazendo uma trava ou um grampo para fazer com que a mola permaneça no local, acredito que resolve, pois acho que ela se movimenta quando andamos com o carro.
Vc colocou que lado da mola para cima?
Nos casos meu e do Edu colocamos o lado maior, o lado menor para baixo, encaixa no local da mola original...confere Edu?

Até mais.

Lucena04
24/02/2010, 23:02
Deve ser a borracha que calça a mola, a minha da parte superior tb saiu do lugar e entrou um pedaço para dentro da mola.
Fazendo uma trava ou um grampo para fazer com que a mola permaneça no local, acredito que resolve, pois acho que ela se movimenta quando andamos com o carro.
Vc colocou que lado da mola para cima?
Nos casos meu e do Edu colocamos o lado maior, o lado menor para baixo, encaixa no local da mola original...confere Edu?

Até mais.
Sinceramente eu não lembro qual lado ficou para cima, quando ela sair do mecânico eu tiro uma foto. Mas é essa borracha mesmo que parece que vai sair do lugar, ela está na parte debaixo.

Abaixo a foto das molas (para comparação):
da esquerda para a direita:
1ª original da Sportage
2ª Besta 3.0 Gs 16 lugares
3ª Besta "normal"

Lucena04
25/02/2010, 13:56
Foto da borracha que está escapando.
Obs: o lado direito estava sendo levantado por um macaco.
O Leandro da Alternativa sugeriu encapar o início da mola com uma mangueira e tirar essa borracha. Pelo que eu entendi essa borracha não tem a função de segurar a mola e sim evitar que ela faça barulho no contato com o ferro logo abaixo.

Em relação a dianteira provavelmente eu vou por as molas da besta 3.0 Gs, mas vou deixar para um pouco mais pra frente, vou só terminar a instalação dos acessórios.

ALEXANDRE MIETTI
25/02/2010, 22:14
Sinceramente eu não lembro qual lado ficou para cima, quando ela sair do mecânico eu tiro uma foto. Mas é essa borracha mesmo que parece que vai sair do lugar, ela está na parte debaixo.

1ª original da Sportage
2ª Besta 3.0 Gs 16 lugares
3ª Besta "normal"

Lucena, eu coloquei na traseira as da besta gs, mas pelo que me lembro um lado delas é menor do que o outro, me parece que a da foto é igual dos dois lados, confere?

Até mais.

Lucena04
25/02/2010, 23:14
Lucena, eu coloquei na traseira as da besta gs, mas pelo que me lembro um lado delas é menor do que o outro, me parece que a da foto é igual dos dois lados, confere?

Até mais.
Isso, a minha é igual dos dois lados.
Pela pesquisa que eu fiz, as molas que possuem os elos mais próximos tendem a ser mais macias e as que possuem os elos mais afastados mais firme/dura. Existem ainda as molas progressivas, que possuem os elos mais proximos nas estremidades e mais afatados no centro, isso confere mais conforto no início do "pressionamento" da mola e mais firmeza e estabilidade logo após (bom para dar estabilidade em curva), tive a impressão que as molas traseiras originais da Sportage são assim, já na dianteira não.

Lucena04
09/03/2010, 20:37
Foto antes (calço de 35mm, molas originais aparentemente cansadas) e depois (sem calço e com as molas da Besta Gs 3.0) da minha Sportage.
Só dei uma volta no quarteirão, não sei se vai manter a mesma altura ou se ainda vai baixar um pouco, se continuar assim nem vou precisar mais dos calços.
Esteticamente achei linda, vamos ver como ela vai se comportar no dia a dia e principalmente nas trilhas :twisted::D:palmas:

Nava
09/03/2010, 23:41
Como ficou o angulo da homocinetica?

Lucena04
10/03/2010, 00:00
Ficou tranquilo, assim que eu puder eu tiro uma foto.
O bom dessa alteração é que eu acredito que o amortecedor não vai mais bater no início de curso, quando se passa em um buraco com um pouco de velocidade.

Baudenbacher
10/03/2010, 08:26
Ficou tranquilo, assim que eu puder eu tiro uma foto.
O bom dessa alteração é que eu acredito que o amortecedor não vai mais bater no início de curso, quando se passa em um buraco com um pouco de velocidade.

Ficou muito bonita :palmas:.

Os amortecedores você está usando qual: da Sportage ou da Besta?

Você mexeu também na traseira?

Parabéns.:concordo:

Abraço...

EDuarte
10/03/2010, 09:04
Fala Lucena.
Ficou muito bom...
A unica desvantagem que vejo é que como ficou sem os calços a suspenção fica com o curso de abertura bem reduzido.
[]s
(DU)

Lucena04
10/03/2010, 09:47
Ficou muito bonita :palmas:.

Os amortecedores você está usando qual: da Sportage ou da Besta?

Você mexeu também na traseira?

Parabéns.:concordo:

Abraço...
Estou usando os amortecedores originais pq ainda estão bons.
A traseira está com as molas da palio weekend gnv + amortecedores da Besta Gs 16 lugares.

Lucena04
10/03/2010, 09:56
Fala Lucena.
Ficou muito bom...
A unica desvantagem que vejo é que como ficou sem os calços a suspenção fica com o curso de abertura bem reduzido.
[]s
(DU)
é, preciso fazer o teste ainda para saber se vai bater do outro lado agora, aparentemente vai dar certo pq a mola é do mesmo tamanho que a original, só tem o filamento mais grosso.
O mecânico comentou sobre aquele esquema de tirar a barra espabilizadora, mas eu optei por deixá-la.

EDuarte
10/03/2010, 10:08
Andando no dia a dia provavelmente não vai bater quando aberta, mas na trilha, vai faltar curso pra encostar a roda no chão quando exigida.
O interessante é soltar a barra apenas qdo for fazer trilha.
No visual ficou linda, parabens.
[]s
(DU)

Chacal
10/03/2010, 10:26
Camaradas,
e o lift que se faz da carroceria, ou seja, calços entre o chassis e a carroceria, alguem tem o modelo dos calços.

Lucena04
12/03/2010, 10:18
tomara que aguente :twisted:

lulute
12/03/2010, 11:54
[QUOTE=Lucena04;1112531]Foto antes (calço de 35mm, molas originais aparentemente cansadas) e depois (sem calço e com as molas da Besta Gs 3.0) da minha Sportage.
É isso aí Lucena, o negócio é sempre tentar melhorar, parabéns.

Lucena04
22/03/2010, 11:13
Coloquei as molas dianteiras da besta 3.0 Gs e me arrependi.
Me arrependi de não ter feito isso antes!!!
A Sportage ficou bem estável e não houve necessidade colocar calços, parou de bater o amortecedor e agora é só alegria!
O carro ficou mais firme, bom pq o carro está mais alto. Já andei em blazer e achei ela molengona, o que não aconteceu com a Sportage mesmo com a susp elevada. Essas molas na dianteira combinaram bem com as molas da palio weekend GNV na traseira.
Os pneus 30" tb ajudam, tendo em vista que na traseira por mais que levante, o diferencial fica na mesma altura. Pq não usa homocinética.

EDuarte
22/03/2010, 19:26
Coloquei as molas dianteiras da besta 3.0 Gs e me arrependi.
Me arrependi de não ter feito isso antes!!!
A Sportage ficou bem estável e não houve necessidade colocar calços, parou de bater o amortecedor e agora é só alegria!
O carro ficou mais firme, bom pq o carro está mais alto. Já andei em blazer e achei ela molengona, o que não aconteceu com a Sportage mesmo com a susp elevada. Essas molas na dianteira combinaram bem com as molas da palio weekend GNV na traseira.
Os pneus 30" tb ajudam, tendo em vista que na traseira por mais que levante, o diferencial fica na mesma altura. Pq não usa homocinética.
Lucena
Só uma duvida, é a mola dianteira da besta 3.0 GS 12 ou 16 lugares? Tem um ano especifico ou qquer ano?
Pintou essa duvida e achei melhor perguntar pra quem ja fez né....
Valeu
[]s
(DU)

Lucena04
22/03/2010, 19:45
Lucena
Só uma duvida, é a mola dianteira da besta 3.0 GS 12 ou 16 lugares? Tem um ano especifico ou qquer ano?
Valeu
[]s
(DU)
Putz eu nem perguntei qual era, só pedi a da besta Gs 3.0 uma que eu tinha comparado lado a lado com a original da Sportage. Salvo engano não existe esses dois tipos (12 ou 16 lugares) para a mola dianteira da Besta Gs 3.0, eu acho que todas 3.0 são 16 lugares. Que qualquer forma eu vou ligar para cara que vendeu para mim amanhã e pergunto pra ele qual foi.

Nava
22/03/2010, 21:40
Lucena a roda está levanta no macaco? Se sim, ta tudo ok.
Se não, faça o teste de novo coma roda toda estercida e levantado.

Lucena04
23/03/2010, 00:02
Desculpe-me Nava, não entendi o teste

Lucena04
23/03/2010, 11:06
Lucena
Valeu
[]s
(DU)
Perguntei para o vendedor e ele disse que é a mola da besta 3.0, segundo ele todas 3.0 são 16 lugares. seria interessante quando pegar a mola comparar com a original (se puder levar) ou veja pela foto que eu tirei.
Como eu já disse a única diferença entre as molas da besta 3.0 e a da Sportage é a grossura do filamento, fora isso são exatamente iguais. Achei isso interesante tendo em vista que não seria uma alteração muito drástica.

1ª original da Sportage (oito elos)
2ª Besta 3.0 Gs 16 lugares (oito elos)
3ª Besta "normal" (seis elos)

EDuarte
23/03/2010, 11:11
Valeu Lucena, vou cotar as molas, na auto peças 2000 me cobraram 223,00 da marca Tigre, vou dar uma vasculhada e ver se acho mais barato.
[]s
(DU)

Lucena04
23/03/2010, 11:20
Valeu Lucena, vou cotar as molas, na auto peças 2000 me cobraram 223,00 da marca Tigre, vou dar uma vasculhada e ver se acho mais barato.
[]s
(DU)
Se pagar à vista sai por 197 reais, perguntei para o vendedor.

EDuarte
23/03/2010, 11:25
Opa, ja melhorou, pior que eu perguntei se tinha desconto e ele disse que não, o cara deve ser apaixonado por vc...rsssss
[]s
(DU)

Lucena04
23/03/2010, 11:48
Opa, ja melhorou, pior que eu perguntei se tinha desconto e ele disse que não, o cara deve ser apaixonado por vc...rsssss
[]s
(DU)
Pode até ser, rs. Se vc chegar lá com o adesivo que vc colocou na Sportage "poderosas do 4x4 que perfumam as trilhas" capaz que ele te dê de graça, kkkk
Ah, lá eu falei com o Fábio, ele que me mostrou as molas para comparação.

EDuarte
23/03/2010, 11:56
Se for assim vou encher a viatura com esses adesivos....rssssss
[]s
(DU)

EDuarte
24/03/2010, 09:27
Nava
Não faz diferença, como ele tirou o calço e deixou só a mola, o curso da suspençaõ continua como original pois o amortecedor é o mesmo.

Júlio C. A. Santos
24/03/2010, 12:18
Nava
Não faz diferença, como ele tirou o calço e deixou só a mola, o curso da suspençaõ continua como original pois o amortecedor é o mesmo.

Encontrei mais kits de lift americano, australiano, etc. Pra levantar a frente eles usam molas maiores, dificilmente usam calços. Eh que por lá existem molas pra isso como as da marca Mabilsa de Portugal que levantam 4 cm e as da Ironman que levantam 5 cm. Os amortecedores eu acho que eles não trocam mesmo... Nunca achei nenhum kit com amortecedores dianteiros mais longos inclusos. Se realmente deu certa a idéia das molas da Besta 3.0 na dianteira, isso vai mudar o conceito de kit de lift pra Sportage no Brasil. Os gringos têm molas equivalentes por lá quando não usam as específicas, e pelo jeito nós também temos agora. O Lucena vai entrar pra história, pode ter achado a solução definitiva.

Lucena04
24/03/2010, 15:06
Encontrei mais kits de lift americano, australiano, etc. Pra levantar a frente eles usam molas maiores, dificilmente usam calços. Eh que por lá existem molas pra isso como as da marca Mabilsa de Portugal que levantam 4 cm e as da Ironman que levantam 5 cm. Os amortecedores eu acho que eles não trocam mesmo... Nunca achei nenhum kit com amortecedores dianteiros mais longos inclusos. Se realmente deu certa a idéia das molas da Besta 3.0 na dianteira, isso vai mudar o conceito de kit de lift pra Sportage no Brasil. Os gringos têm molas equivalentes por lá quando não usam as específicas, e pelo jeito nós também temos agora. O Lucena vai entrar pra história, pode ter achado a solução definitiva.

Quem me passou a dica das molas dianteiras da Besta foi o Reinaldo de Jundiaí, que conheci na trilha em comemoração aos 400 anos de Itu, que inclusive nos convidou para participar da "3ª Vársea na Trilha" em Vársea Paulista neste domingo dia 28 de março. Ele disse que aprendeu essa dica com um integrante da equipe da Kia do Brasil que preparava a Sportage para rally. Na dele (do Reinaldo) ele usa na dianteira a mola da Besta mais um calço de 15mm e na traseira as molas do ômega (não sei se dianteira ou traseira), ah ele teve problemas no diferencial traseiro e já trocou logo pelo LSD 8-). Ele tb comentou que se usar calço de 10mm ainda dá para usar o parafuso original, sem prolongador.
O que não tinha ficado claro era de qual besta eram as molas por isso fui na loja fazer a comparação (vide tópicos anteriores). A mola da besta 2.7 tb daria certo mas como possui menos elos tende a ser mais dura e menos confortável.
Achei que a frente da Sportage dele ficou muito alta em relação a traseira (aí é questão de gosto) então na minha pedi para o mecânico fazer o teste para ver como é que fica sem os calços, só com as molas da besta 3.0, e para mim o resultado ficou perfeito, a traseira ficou um pouco mais alta que a frente, na medida correta, ficou muito bonita esteticamente e aprovada em trilha.
Falando em estética, rodei uns dias sem espaçador e além dos pneus ficarem raspando nos amortecedores ela fica um pouco estranha visualmente, talvez pq eu já tenha acostumado com os espaçadores nela. Interesante que os espaçadores de 38mm deixam o pneu na linha correta dos para-lamas, sem deixar os pneus muito para fora.
Na traseira da minha Sportage (mola da palio weekend GNV) o mecânico retirou aquele berço de borracha e encapou a parte debaixo das molas, tendo em vista que os berços estavam rasgando.
Eu acho que uma forma interessante de fazer o lift da Sportage seria usar as molas dianteiras da besta 3.0 na frente e na traseira as molas da zafira ou outro carro da chevrolet que tenha formato de barril, como as molas traseiras originais da Sportage.
Não vou trocar as molas traseiras da minha pq estou completamente satisfeito, o carro ficou alto e bem firme, sem deixar de ser confortável (só calibrar o pneu com a medida correta, 26 libras), mas cada um tem um gosto. Como eu comentei o Eduardo, nesse fim de semana que fui para Castelhanos tive que desviar de um cachorro que estava atravessando a estrada sem olhar para os lados :shock: desviei e voltei logo em seguida, fiquei impressionado com a estabilidade do carro mesmo com a suspenção elevada :palmas:.

Nava
24/03/2010, 23:07
Tudo bem, tgrocando a mola por uma maior, o carro fica mais firme e nao abaixa, ficando alta, mas o amortecedor fica enforcado poisnao mudam o curso....Acho que até fica bom sim, mas ficaram na escolha de detonar amortecedor ao inves de detonar homocinetica...risos

Colocandpo calço a calibragem da suspensão e curso é a mesma, mas jogando ela para baixo par adar o lift. Como o rodar em 4x4 é sempr epouco e rodar geral é maior, optar por trocar a mola acho pior em custo beneficio. Ainda, o trampo para por o calço ou trocar a mola é o mesmo.

Lucena04
25/03/2010, 00:52
Tudo bem, tgrocando a mola por uma maior, o carro fica mais firme e nao abaixa, ficando alta, mas o amortecedor fica enforcado poisnao mudam o curso....Acho que até fica bom sim, mas ficaram na escolha de detonar amortecedor ao inves de detonar homocinetica...risos

Colocandpo calço a calibragem da suspensão e curso é a mesma, mas jogando ela para baixo par adar o lift. Como o rodar em 4x4 é sempr epouco e rodar geral é maior, optar por trocar a mola acho pior em custo beneficio. Ainda, o trampo para por o calço ou trocar a mola é o mesmo.
Nava, a mola da besta 3.0 tem o mesmo tamanho e são quase idênticas à da Sportage, a única diferença é o filamento mais grosso que faz com que ela ceda menos dando o lift.
Não achei o amortecedor enforcado, dá para perceber que ele ainda tem curso quando eu levanto no macaco, não é tando como o da traseira, mas me pareceu suficiente. Posso estar falando besteira, me corrijam se eu estiver errado, mas usando as molas da Besta 3.0 com os amortecedores originais eles continuam com os seus limites originais, mas isso tb acontece quando se uma simplesmente os calços de 30mm, o limite continua sendo o amortecedor. Geralmente quando se exige curso de suspensão levanta um lado desce o outro.
Antes eu percebia que quando andava um pouco mais rápido em estrada de terra e passava em um buraco sentia bater o amortecedor como se a mola estivesse cansada ou baixa demais, agora esse problema parou.
Pode ser que fique mais interessante colocar um amortecedor mais longo para ter mais curso de suspensão, mas por enquanto não estou sentindo necessidade. Vou trocá-los quando der problema neles, o que eu acho que vai demorar (tomara!), aí aproveito e coloco o da besta que mais barato é mais longo, pelo que eu já li em algum tópico, mas já não sei se um amorecedor mais longo traria outras complicações.
Em relação as homocinéticas elas continuam forçadas da mesma forma quando se usa os calços, talvez até um pouco mais, mas nada significativo.

EDuarte
25/03/2010, 09:55
No meu ponto de vista a mola da besta e amortecedor original é o melhor custo beneficio, não causará dano nenhum a homocinetica tendo em vista que o curso continua o mesmo.
No dia a dia o funcionamento fica igual, pra chegar no fim de curso só se passar correndo em uma lombada e tirar as rodas do chão, em uso normal isso não acontece, na trilha chegará no fim de curso na mesma cituação que a mola original, o ruim é que o curso de abertura fica menor e isso faz falta na trilha.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
25/03/2010, 12:51
No meu ponto de vista a mola da besta e amortecedor original é o melhor custo beneficio, não causará dano nenhum a homocinetica tendo em vista que o curso continua o mesmo.
No dia a dia o funcionamento fica igual, pra chegar no fim de curso só se passar correndo em uma lombada e tirar as rodas do chão, em uso normal isso não acontece, na trilha chegará no fim de curso na mesma cituação que a mola original, o ruim é que o curso de abertura fica menor e isso faz falta na trilha.
[]s
(DU)

X2 :concordo:

Baudenbacher
25/03/2010, 13:46
[]s
(DU)

Se colocarmos o conjunto: mola + amortecedor da Besta 3.0 não resolveira este problema de falta de curso do amortecedor em situações extremas com trilhas por exemplo :pensativo:?

Abraço...

EDuarte
25/03/2010, 13:52
Se colocarmos o conjunto: mola + amortecedor da Besta 3.0 não resolveira este problema de falta de curso do amortecedor em situações extremas com trilhas por exemplo :pensativo:?

Abraço...
Fala Claudio
Sem duvida ajudaria bastante, porem com curso maior dos amortecedores poderia danificar as homocineticas devido ao maior curso da suspenção aberta.
Talvez não chegue a afetar, só montando pra ver, nem sei se os amortecedores da besta são tããão maiores assim.
[]s
(DU)

Lucena04
27/03/2010, 01:18
Achei o cabo do celular, resultado do lift:

Baudenbacher
27/03/2010, 16:50
Achei o cabo do celular, resultado do lift:

Parabéns Lucena, :palmas:

Ficou muito alta :shock: e muito bonita :concordo:.

Vou fazer sua receita na minha.:dance:

Com quanto de altura ela ficou?

Parabéns novamente...

Abraço...

Nava
28/03/2010, 23:01
Ficou muito boa a frente dela. Vai passar em tudo...agora ela merceia um pneu mais "cavocador" para as partes melhores da trilha!

Lucena04
29/03/2010, 09:38
Parabéns Lucena, :palmas:

Ficou muito alta :shock: e muito bonita :concordo:.

Vou fazer sua receita na minha.:dance:

Com quanto de altura ela ficou?

Parabéns novamente...

Abraço...
Valeu
Eu não cheguei a medir, mas ficou um pouco mais alto que com os calços de 35mm que eu estava usando, aparentemente não está forçando a homocinética.

Lucena04
29/03/2010, 09:42
Ficou muito boa a frente dela. Vai passar em tudo...agora ela merceia um pneu mais "cavocador" para as partes melhores da trilha!
Esse fds eu fui no "Perdidos na Mata" em São Lourenço da Serra, realmente um pneu mais cavocador ajudaria em algumas partes, o problema é usar esses mais cavocadores no asfalto.

Topgun
03/04/2010, 20:22
Prezados senhores, em especial, os grandes mentores deste tópico, Nava, E Duarte, Lucena 04, juliobf161, Baudenbarcher e life’s a beach, desculpem-me se esqueci de alguém, mas depois de dois dias estudando este tópico foram as mensagens destes senhores que mais me chamaram a atenção. Em 2006, troquei meus pneus para 225/75R15 e passei minhas impressões aqui no Forum http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16384&page=20 agora, passados 60.000km irei trocar para os 235/75R15 e pretendo fazer meu lift de suspensão. Como o meu objetivo inicial é apenas evitar que os pneus esbarrem na lataria em situações extremas como ocorrem agora, pretendo optar por colocar calços de 25mm na dianteira e 40mm na traseira (receita argentina do juliobf161) e colocar o prolongador no amortecedor traseiro, sem mexer na barra panhard. Então senhores, o que me aconselham, estou correto no meu raciocínio?

EDuarte
04/04/2010, 19:35
Topgum
Sou radicalmente contra colocar calços na traseira e manter as molas originais, as originais são moles demais para a altura que vai ficar e perderá muita estabilidade.
Eu sugiro vc colocar as molas traseiras da palio Weekend GNV na traseira com amortecedores da besta GS Gran 16 lugares e na dianteira as molas tambem da besta, com isso vc terá um veiculo alto, firme e com uma ótima estabilidade.
Quanto a panhard, se não mexer o pneu irá respar muito na aste do amortecedor, na minha eu fiz a alteração na panhard e mesmo assim raspa, menos, mas raspa, ou vc coloca rodas com off set negativo ou espaçador de rodas.
[]s
DU

Topgun
05/04/2010, 15:58
Grande EDuarte,
Realmente eu havia pensado nesta modificação mais para frente, mas como já está desaconselhando os calços e também como observei que quem colocou acabou trocando para as molas depois, creio que vou gastar um extra e já fazer a modificação por definitivo.
Na dianteira, se não estou enganado, o Lucena04 também mudou o amortecedor para o da Besta GS, vc sabe dizer se há ganho de altura em relação a troca apenas da mola?
Quanto a barra panhard o motivo da adaptação é apenas para evitar que esbarrem nos amortecedores? Não é necessário nenhum ajuste geométrico?
Se eu optar pelos espaçadores posso deixar a panhard original?
Colocando os espaçadores de 30mm há o risco dos pneus 235/75R15 pegarem na parte externa do paralama?
A modificação que propôe é suficiente para colocar um pneu na medida 31?(pretendo comprar um MUD p/quando for para fazer trilha)
Desculpe-me por tantas questões.
GRATO!

Lucena04
05/04/2010, 16:26
Grande EDuarte,
Realmente eu havia pensado nesta modificação mais para frente, mas como já está desaconselhando os calços e também como observei que quem colocou acabou trocando para as molas depois, creio que vou gastar um extra e já fazer a modificação por definitivo.
Na dianteira, se não estou enganado, o Lucena04 também mudou o amortecedor para o da Besta GS, vc sabe dizer se há ganho de altura em relação a troca apenas da mola?
Quanto a barra panhard o motivo da adaptação é apenas para evitar que esbarrem nos amortecedores? Não é necessário nenhum ajuste geométrico?
Se eu optar pelos espaçadores posso deixar a panhard original?
Colocando os espaçadores de 30mm há o risco dos pneus 235/75R15 pegarem na parte externa do paralama?
A modificação que propôe é suficiente para colocar um pneu na medida 31?(pretendo comprar um MUD p/quando for para fazer trilha)
Desculpe-me por tantas questões.
GRATO!
Boa tarde Topgun,
Eu já cheguei a usar calço nas 4 rodas, e atualmente estou sem nenhum calço exatamente pelo o que o Eduardo disse. O carro está mais firme, com uma ótima estabilidade.
Na dianteira não há necessidade de trocar os amortecedores, só as molas da Besta Gs 3.0. Tome cuidado para não comprar gato por lebre, essa que eu estou te falando tem o mesmo formato e quantidade de elos da mola da Sportage só que tem o filamento mais grosso. Se vc estiver precisando trocar os amortecedores até seria interesante testar os da besta GS 3.0, mas não há necessidade de trocar.
Eu uso espaçadores de 38mm da AVM e os pneus não pegaram no para-lamas, agora eu não sei te dizer se não pega pq a Sportage está alta ou pq o pneu vai para dentro do para-lamas, de qualquer forma não pegou e olha que esses dias eu fiz uma trilha difícil.
Se optar por usar os espaçadores da AVM tome cuidado e compre um específico para a Sportage, o de willys apesar de servir não é o recomendado.
Quando se usa espaçadores resolve o problema da traseira ficar pegando o amortecedor, mas na dianteira o pneu 30"x9,5xR15 pega no parachoque. Dá para resolver isso cortando um pedaço interno dele (do parachoque, é claro :mrgreen:).
Ainda sim é recomendado o acerto da barra, digo por experiência não sei explicar o pq isso acontece, quando eu não tinha o acerto da barra dava impressão que o carro puxava pra direita quando a suspensão traseira era exigida. Alguém mais entendido aqui do fórum pode te explicar melhor pq isso acontece e se isso era é sintoma de barra panhard desalinhada mesmo.

EDuarte
05/04/2010, 17:58
Topgun
A panhard serve pra deixar o eixo fixo e alinhado com a carroceria, uma ponta fica presa no eixo e a outra presa no chassi, se vc eleva a suspenção a tendencia da panhard é ficar na vertical puxando o eixo pra direita.
Se vc não fizer o alinhamento da panhard as rodas ficarão desalinhadas com relação a carroceria, voce pode deixar a barra como esta, porem quando vc passar em um desnivel de pista que a suspenção é comprimida a tendencia é de a barra puxar o eixo pra esquerda e empurrar a carroceria pra direita causando falta de estabilidade, que se vc estiver em velocidade alta o solavanco é grande e pode assustar, principalmente com o carro carregado, vazio nem tanto, isso é bem perceptivel quando vc passa em uma lombada com uma certa velocidade.
O correto é vc deixar a barra alinhada com o eixo, seja aumentando a mesma ou aumentando o suporte, que na minha opinião o mais seguro é aumentar o suporte, foi o que fiz.
Fiz um desenhinho pra vc poder entender, não é tudo isso que move o eixo, é bem sutil, mas o suficiente pra pegar o pneu no amortecedor e acontecer o que descrevi acima.

Ps. Desculpe o desenho, não sou muito bom nessa arte...rssss
[]s
(DU)

Baudenbacher
05/04/2010, 21:37
Topgun
A panhard serve pra deixar o eixo fixo e alinhado com a carroceria, uma ponta fica presa no eixo e a outra presa no chassi, se vc eleva a suspenção a tendencia da panhard é ficar na vertical puxando o eixo pra direita.
Se vc não fizer o alinhamento da panhard as rodas ficarão desalinhadas com relação a carroceria, voce pode deixar a barra como esta, porem quando vc passar em um desnivel de pista que a suspenção é comprimida a tendencia é de a barra puxar o eixo pra esquerda e empurrar a carroceria pra direita causando falta de estabilidade, que se vc estiver em velocidade alta o solavanco é grande e pode assustar, principalmente com o carro carregado, vazio nem tanto, isso é bem perceptivel quando vc passa em uma lombada com uma certa velocidade.
O correto é vc deixar a barra alinhada com o eixo, seja aumentando a mesma ou aumentando o suporte, que na minha opinião o mais seguro é aumentar o suporte, foi o que fiz.
Fiz um desenhinho pra vc poder entender, não é tudo isso que move o eixo, é bem sutil, mas o suficiente pra pegar o pneu no amortecedor e acontecer o que descrevi acima.

[]s
(DU)

Professor Eduarte,:palmas::palmas::palmas::shock::shock::sho ck:

Parabéns pela explicação.:dance::concordo:

O André tem razão de te chamar de PROFESSOR Eduarte. rsrsrs

Cotei em Sorocaba as molas dianteiras da Besta GS 3.0 + amotecedor dianteiro GS 3.0 + amortecedor traseiro 12 lugares + batentes = R$ 800,00 só faltou as molas do Pálio GNV.:parede:

Logo logo a Loira vai usar "salto alto". :pipoca:

Abraço...

Lucena04
05/04/2010, 23:45
Topgun

[]s
(DU)
Não é a toa que vc é o nosso professor, só agora que eu fui entender o q acontecia :palmas::palmas::palmas:

Lucena04
05/04/2010, 23:55
Professor Eduarte,:palmas::palmas::palmas::shock::shock::sho ck:

Parabéns pela explicação.:dance::concordo:

O André tem razão de te chamar de PROFESSOR Eduarte. rsrsrs

Cotei em Sorocaba as molas dianteiras da Besta GS 3.0 + amotecedor dianteiro GS 3.0 + amortecedor traseiro 12 lugares + batentes = R$ 800,00 só faltou as molas do Pálio GNV.:parede:

Logo logo a Loira vai usar "salto alto". :pipoca:

Abraço...
Olá Cláudio
Os amortecedores dianteiros se estiverem bons não precisam ser trocados, na minha eu não troquei. Se vc tiver oportunidade de medir, na loja onde estiver orçando, a diferença de abertura do amortecedor dianteiro da Besta 3.0 e dos originais dianteiros da Sportage seria de grande valia para nós.
Já os amortecedores traseiros precisam ser trocados e tem que ser o da besta 16 lugares que é o que tem maior abertura.

Baudenbacher
06/04/2010, 09:18
Olá Cláudio
Os amortecedores dianteiros se estiverem bons não precisam ser trocados, na minha eu não troquei. Se vc tiver oportunidade de medir, na loja onde estiver orçando, a diferença de abertura do amortecedor dianteiro da Besta 3.0 e dos originais dianteiros da Sportage seria de grande valia para nós.
Já os amortecedores traseiros precisam ser trocados e tem que ser o da besta 16 lugares que é o que tem maior abertura.

Lucena,

Valeu pela correção: amortecedro da Besta 16 lugares na traseira :concordo:.

Vou precisar trocar os amortecedores dianteiros pois já estão vazando.

Quando for voltar na loja eu verifico as medidas e posto aqui.

Alguém já fez o orçamento para troca das molas e amortecedore para comparar com o meu?

Abraço...

EDuarte
06/04/2010, 09:49
Só acrescentando, as molas e amortecedores são da besta GS 3.0 16 lugares como o Lucena disse, só faltou uma caracteristica que é a GRAN, pois existe outro modelo de besta que é 3.0 16 lugares que não é a gran e as molas são as finas e os amortecedores são curtos.
Então o correto é GRAN BESTA GS 3.0 16 LUGARES.
E vamos parar com esse papo de professor, to ficando sem graça, aqui "nois tudo é ingual"...rsss.
O André só me arruma pra cabeça viu...
[]s
(DU)

Topgun
06/04/2010, 21:30
Bem, minha idéia de gastar apenas R$400 foi pro espaço! rsrsrs
Mas é isso aí "professores", minha consulta foi para ser orientado sobre a melhor formula de lift para a Sportage, e pelo que li ficou da seguinte forma:

Dianteira:
2 Molas da Besta 3.0 GS 16 Lugares (meu amortecedor ainda está bom)
2 Espaçadores AVM 38mm

Traseira:
2 Molas da Palio GNV
2 Amortecedores da besta 3.0 GS 16 lugares
2 Espaçadores AVM 38mm
(Os batentes estão bons sabem me dizer se servem na molas novas?)
Panhard: fazer o prolongador e ajustar de acordo com o ganho de altura ( o desenho está perfeitamente compreensível EDuarte, obrigado!)

E infelizmente terei que me coontentar com o MUD de 235/75R15 grato pela orientação Lucena04.

Obrigado a todos pelas mensagens e irei deixando-os atualizados a medida que fizer o lift, os pneus devem chegar daqui 15 dias e pretendo deixar o carro parado 3 dias para a modificação, desempeno das rodas e pintura, e postarei as fotos com os ganhos de altura.

Abraços
TopGun

Topgun
06/04/2010, 21:41
Auriemma,

Besta 12 e 16 lugares

Aberto - 334,00mm
Fechado - 226,00mm

Sportage curta

Aberto - 337,00mm
Fechado - 217,00mm

Grand Sportage

Aberto - 341,00mm
Fechado - 217,00mm

Lucena04 havia esta mensagem do juliobf161 sobre os amortecedores se judar...

Lucena04
06/04/2010, 22:58
Lucena04 havia esta mensagem do juliobf161 sobre os amortecedores se judar...
Top gun, ajuda e muito :concordo::concordo::concordo:
Me ajudem os mais entendidos, mas cheguei a conclusão que o ideal (seguindo as medidas da marca Monroe) seria o da Gran Sportage. Esses 4cm que ele abre a mais não prejudica em nada e pq teria o mesmo efeito de abertura se tivesse um calço de 4cm acima do amortecedor, com a vantagem de ter essa diferença para "torção" e não como dois pontos fixos. Não sei se consegui ser claro :oops:, mas inspirado na boa vontade do nosso "Professor" :mrgreen: eu desenhei a figura em anexo para tentar explicar melhor o eu quis dizer.
Outra grande vantagem é que esse amortecedor foi feito justamente para a Sportage :dance:, agora eu não sei pq tem essa diferença para a Sportage curta :pensativo:, acredito que outros componentes como molas, coifas de homocinética e etc. são iguais a da curta. Acredito ainda que uma abertura muito maior que isso poderia prejudicar em alguma coisa, tipo ficar pegando na coifa das homocinéticas, mas aí eu já não entendo direito e foi só um palpite
Nota importante: o amortecedor da Besta quando fechado é 9cm maior :shock: portanto poderia dar o problema de bater quando a susp fosse exigida, então não seria recomendado segundo esses números da Monroe.
Os amortecedores da minha Sportage aparentemente foram trocados recentemente (pelo antigo dono) e eu estava com problemas de bater o amortecedor quando eu passava em buracos e lombadas com um pouco de velocidade, dava até medo se andar um pouco mais rápido em estrada de terra esburacada. Quanto eu estiver com o carro eu vou dar uma olhada.

Pescador4x4
07/04/2010, 08:07
Bem, minha idéia de gastar apenas R$400 foi pro espaço! rsrsrs
Mas é isso aí "professores", minha consulta foi para ser orientado sobre a melhor formula de lift para a Sportage, e pelo que li ficou da seguinte forma:

Dianteira:
2 Molas da Besta 3.0 GS 16 Lugares (meu amortecedor ainda está bom)
2 Espaçadores AVM 38mm

Traseira:
2 Molas da Palio GNV
2 Amortecedores da besta 3.0 GS 16 lugares
2 Espaçadores AVM 38mm
(Os batentes estão bons sabem me dizer se servem na molas novas?)
Panhard: fazer o prolongador e ajustar de acordo com o ganho de altura ( o desenho está perfeitamente compreensível EDuarte, obrigado!)

E infelizmente terei que me coontentar com o MUD de 235/75R15 grato pela orientação Lucena04.

Obrigado a todos pelas mensagens e irei deixando-os atualizados a medida que fizer o lift, os pneus devem chegar daqui 15 dias e pretendo deixar o carro parado 3 dias para a modificação, desempeno das rodas e pintura, e postarei as fotos com os ganhos de altura.

Abraços
TopGun
Topgun,
Uso calços na minha 2,5 na dianteira e 5cm na traseira, com os 04 amortecedores da besta cofap, estou plenamente satisfeito ela ficou bem mais firme, uma alteração futura seria a troca das molas traseiras pelas da Meriva (dica do Júlio).

Essa receita q vc vai utilizar o ganho de altura deve ser bem maior, agora dá uma olhada se não é viável utilizar as molas da Zafira ou Suprema na traseira, pois elas são do mesmo formato das Sportages, as da palio wk não são do mesmo formato e necessitam de solda ou grampos para mantê-las no lugar correto, senão vão ficar escorregando... Cuidado com as medidas dos amortecedores, variam conforme a marca. Abs!

Lucena04
07/04/2010, 09:21
Topgun,
Uso calços na minha 2,5 na dianteira e 5cm na traseira, com os 04 amortecedores da besta cofap, estou plenamente satisfeito ela ficou bem mais firme, uma alteração futura seria a troca das molas traseiras pelas da Meriva (dica do Júlio).

Essa receita q vc vai utilizar o ganho de altura deve ser bem maior, agora dá uma olhada se não é viável utilizar as molas da Zafira ou Suprema na traseira, pois elas são do mesmo formato das Sportages, as da palio wk não são do mesmo formato e necessitam de solda ou grampos para mantê-las no lugar correto, senão vão ficar escorregando... Cuidado com as medidas dos amortecedores, variam conforme a marca. Abs!
Eu acredito que as molas da Zafira ou da ou Suprema na traseira vão deixar a Sportage mais confortável que a alteração com as molas da Palio Weekend GNV. Aí é questão de gosto. Na época que eu estava fazendo o lift da traseira se eu tivesse observado essa dica das molas GM talvez eu teria optado por elas, mas como fiz usando as molas da Palio Weekend GNV e fiquei plenamente satisfeito resolvi não mudar mais.
Conclusão: com mola da palio weekend GNV o carro fica mais firme, com mola GM o carro fica mais macio. De qualquer forma estamos alterando as características originais do carro, basta escolher a forma que é mais conveniente.
As minhas molas não ficam escorregando, só tive que deixar de usar aquela borracha que recepciona as molas e pedi para encapar as molas na extremidade.

Pescador4x4
07/04/2010, 09:26
Lucena,
Utilizando a da Zafira ou Suprema para GNV, devem ser bem mais duras, resolveria...Abs!

EDuarte
07/04/2010, 10:22
Topgun e Pescador
Realmente as molas da palio weekend não são bujão como as originais, mas não ficam escorregando. Quando montadas elas ficam no centro depois escorregam pra frente e apoiam no ressaldo do berço e ali ficam sem se movimentar, e não escapam nem com o curso da suspenção totalmente aberto, uso esse sistema a mais de 1 ano e não tive problemas, quem tbm usa e não tiveram problemas são o Alexandre Mietti, Lucena e Nava.
As molas da zafira GNV seriam uma boa opção, mas não sei se dariam a mesma altura que as do palio weekend que deixam a viatura bem alta, se der pra comparar a altura e espessura dos filamentos das duas seria uma boa, mesmo assim tenho minhas duvidas, a traseira pode ficar mais baixa que a frente.
Soldar grampos na minha opinião é serviço porco, se quiser que ela fique certinha é só fazer um berço como a borracha de apoio mas nas medidas da mola, quero fazer isso na minha, só não fiz ainda por falta de tempo...
Segue desenho pra entenderem o que quero dizer.

[]s
(DU)

Pescador4x4
07/04/2010, 10:37
Eduarte,
O Nava relatou alguns problemas dela escapando, a idéia do berço é bem legal, quanto a da Zafira GNV realmente teria q testar a altura, salvo engano a da Zafira normal sobe 7 cm e a da palio sobe 8cm...Abs!

EDuarte
07/04/2010, 10:51
Pescador
Não cheguei a ver esse relato do Nava, precisa ver pq escapou.
A minha nunca escapou, tem um videozinho aki no forum, acho que no topico trilhas em sp que mostra a minha viatura com o curso da suspenção totalmente aberto e a mola esta no lugar.
Com a mola da palio a minha subiu 12 cm, a do Alexandre por ser a Gran subiu 9 cm.
[]s
(DU)

Wladybr
07/04/2010, 12:08
Aproveitando o topico e as FANTASTICAS explicações dos mestres aqui, percebo que a minha esta ligeiramente mais baixa atraz, creio eu que devido ao KIT GNV, tem como eu verificar se as molas que estão lá são as originais ou se trocaram qdo colocaram o KIT??

EDuarte
07/04/2010, 12:43
Aproveitando o topico e as FANTASTICAS explicações dos mestres aqui, percebo que a minha esta ligeiramente mais baixa atraz, creio eu que devido ao KIT GNV, tem como eu verificar se as molas que estão lá são as originais ou se trocaram qdo colocaram o KIT??
Se a traseira ta arreada não trocaram, é original...
[]s
(DU)

EDuarte
07/04/2010, 12:47
Uma correção
No desenho do berço que postei acima, onde esta marcado 3 Cm o correto é 3 mm.
Desculpem...
[]s
(DU)

Pescador4x4
07/04/2010, 14:13
Pescador
Não cheguei a ver esse relato do Nava, precisa ver pq escapou.
A minha nunca escapou, tem um videozinho aki no forum, acho que no topico trilhas em sp que mostra a minha viatura com o curso da suspenção totalmente aberto e a mola esta no lugar.
Com a mola da palio a minha subiu 12 cm, a do Alexandre por ser a Gran subiu 9 cm.
[]s
(DU)
Eduarte,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=2

Mas parece que a dele não é GNV e teve um lançe na posição de instalação da mesma...pode ser isso. Abs!

EDuarte
07/04/2010, 17:32
Hmmmm, pode ser isso mesmo...

[]s
(DU)

Topgun
09/04/2010, 16:53
Saudações senhores, fiquei dois dias fora do forum e fiquei surpreso com o número de mensagens esclarecedoras.
Irei analisar junto ao meu mecânico a proposta do Pescador 4x4 e também incluir as opções das molas da Zafira ou Suprema.
Também estudaremos o berço de 3mm proposto pelo EDuarte nas molas traseiras.

Grato pela partilha de conhecimentos.

Topgun

kiabiker
11/04/2010, 19:58
Seguindo a última moda aqui do forum, também dei uma levantada básica na viatura:
Dianteira: molas da Besta (altura antes= 74 - depois 81 cm)
Traseira: molas da Meriva (altura antes= 77 - depois 83 cm)
Nenhum calço!

Notem na foto como ficou a homocinética: tá quase reto! Acho que não vai forçar nada...

Lucena04
11/04/2010, 22:18
Seguindo a última moda aqui do forum, também dei uma levantada básica na viatura:
Nenhum calço!

Notem na foto como ficou a homocinética: tá quase reto! Acho que não vai forçar nada...
Ficou muito bonita, parabéns :palmas:
Na traseira vc usou molas gnv ou normais? Mudou muito o comportamento do carro? manteve os amortecedores dianteiros?

Júlio C. A. Santos
12/04/2010, 00:36
Nenhum calço!

Olá Kiabiker,

Para quem quer fazer lift de suspensão mas quer deixar a Sportage "nivelada" e confortável acho que as molas traseiras ideais são as da Meriva mesmo. Veja minha Sportage quando estava com as molas traseiras da Meriva GNV, ficava "quase" nivelada. Agora já sabemos como essas molas ficam na Sportage curta e na Grand. Hoje minha Sportage está com calços de 30mm na dianteira(vou aumentar mais 5mm) e molas traseiras da Zafira com amortecedores da Besta 16 lugares alongados pra ter mais curso de torção, e as molas não saem do lugar.

Kiabiker, tem um detalhe na sua Sportage que me chamou a atenção: Na foto que aparece a homocinética, a barra estabilizadora está fixada por baixo do suporte na suspensão. Na minha Sportage a barra esta fixada por cima, afinal qual é a forma correta de fixação da barra??? Pessoal, por favor olhem isso nas suas Sportages, agora fiquei preocupado hehehe.

Geisler®
12/04/2010, 03:51
Nenhum calço!

Ola Kiabiker, pelo que pude notar, você não fez uso de calço na suspensão dianteira, apenas a mola da besta.
Se for isto, gostaria de saber que ano e modelo de mola da Besta você utilizou e se usou tambem os amortecedores da Besta ou manteve o original.

Geisler®
12/04/2010, 04:37
Ola Kiabiker, pelo que pude notar, você não fez uso de calço na suspensão dianteira, apenas a mola da besta.
Se for isto, gostaria de saber que ano e modelo de mola da Besta você utilizou e se usou tambem os amortecedores da Besta ou manteve o original.

Como estou a algum tempo sem acessar o forum:oops::putz:, dei uma lida nos posts mais antigos e vi que a moda agora é a tal mola da Gran Besta GS 3.0 16 lugares...:palmas: Essa parece a receita que irei adotar, junto com molas traseiras de Omega que um amigo ira me ceder para testes.:concordo: