Ver Versão Completa : Lift de Suspensão - Receita Completa
Djalma colombo
09/06/2011, 16:01
Me diz uma coisa, a tua tem mania de apagar quando tá no gnv em dias de frio?
cegandrade
09/06/2011, 17:25
Nunca tive problemas dela apagar nao, so estou tendo dificuldades agora, pois ela esta sem o variador de avanço, e se vc deixar ela descer o giro muito rapido como quando se joga ela em ponto morto quando o giro esta acima de 2mil, ela corre o risco de apagar, pois quem ajuda a corrigir isso é o variador de avanço.
O unico problema que estou tendo é que ela esta com a ventuinha travada e isso faz com que a temperatura fique muito baixa a quese zero e o consumo fica alto.
Devo colocar nela depois uma ventuinha eletrica, e com isso melhor o consumo tanto na gasolina quanto no gnv.
Ela esta fazendo uma media de 10km por m3 de gnv.
Na gasolina ainda nao medi.
DouglasMac
10/06/2011, 22:09
Carlos, se quer altura do diferencial ao chão é só aumentar nas medidas do pneu.
Molas, amortecedres e etc. só aumenta a altura da carroceria e chassis, o vão do diferencial ao chão permanece o mesmo.
O mais indicado na lama, é fazer um peito de aço longo até a travessa do meio da viatura. Skid.
cegandrade
11/06/2011, 13:38
Show, vou começar a analisar tambem essa possibilidade de colocar um peito de aço pelo fundo.
DouglasMac
11/06/2011, 18:18
O Eduarte tem ou faz esse skid.
A Gran balança muito a traseira, efeito "gangorra", então uma mola mais dura com a mesma altura, principalmente pelo GNV.
jotaunior
21/06/2011, 09:05
Buenas pessoal tudo certo?
Alguem tem os calços para fazer o lift para vender? ou as medidas para que eu possa levar em algum lugar para fazer...
Abraços.
Djalma colombo
22/06/2011, 16:24
Aí Jota segue as medidas:
Molas traseiras pra subir = ou- 8 cm usa da zafira
Calços dianteiros usa nylon de alta resistencia medida 138 mm de circunferência por 30 mm de espessura, os furos tu usa o prato superior da mola dianteira pra como referncia. Troca os 4 amortecedores pelos da besta gs de 16 lugares. Nesse mesmo post o NAVA aqui de curitiba colocou todo o processo de troca e medidas, é muito fácil e vc faz em casa!
jotaunior
22/06/2011, 16:30
Aí Jota segue as medidas:
Molas traseiras pra subir = ou- 8 cm usa da zafira
Calços dianteiros usa nylon de alta resistencia medida 138 mm de circunferência por 30 mm de espessura, os furos tu usa o prato superior da mola dianteira pra como referncia. Troca os 4 amortecedores pelos da besta gs de 16 lugares. Nesse mesmo post o NAVA aqui de curitiba colocou todo o processo de troca e medidas, é muito fácil e vc faz em casa!
Valeu mt obrigado!
cegandrade
22/06/2011, 17:11
Eu ainda tenho uma duvida sobre o uso da mola simples do zafira no grand sportage.
Se a grand ja tem mais peso que a curta e no meu caso ainda tem o gnv, nao seria melhor usar a mola do safira com gnv??
Acho que se colocar a simples ela nao tera o ganho de altura que a curta.
Djalma colombo
22/06/2011, 19:53
Com certeza vai ficar melhor, não tinha observado o fato de ser a gran!
Olá pessoal, preciso tirar umas dúvidas por aqui também. Fiz o lift na minha mas a frente ficou muito baixa, e estou querendo colocar calço na frente, ou trocar as molas dianteiras pelas da besta 16 lugares. Ela está na oficina, montando o motor esta semana, e quanto tirararm o motor é que percebí, que a base de fixação olhando pelo cofre do motor, onde aparecem os 3 parafusos, e a ponta do amortecedor, está meio "arregaçada" como se tivesse tomado pancadas fortes. Chegou até a tocar na bandeja da bateria fazendo um furo!!
Lí em algum lugar sobre um kit, que tem borrachas e arruelas de fixação dos amortecedores, alguém sabe se as da besta servem? De 12 ou 16 lugares? Isso acontece por causa do lift ou é porque está dando início de curso, molas sem espaço para o curso, molas cansadas ou é falta de arruelas mesmo??
Por favor, alguém sabe me explicar? Obrigado.
ANIBALCL
27/06/2011, 08:09
Ed, eu fiz o meu lift só trocando as molas. essas da Besta 16L são mais grossa e tem um elo a mais, já deve dar uma levantada legal sem precisar de calços. só não use os amortecedores da Besta 16L com lift porque são menores que os originais e pra mim não ficou legal tive que trocar.
Djalma colombo
27/06/2011, 20:57
Moçada, usei amortecedores da besta gs, são maiores, ficou muito bom, mesmo com calços de 30 mm. Com relação ao seu problema Ed, a minha tava batendo forte, mas era por causa dos amortecedores estourados, qualquer solavanco dava uma porrada sem tamanho, pode ter sido isto a causa mais provavel!
Thiago-s
28/06/2011, 23:35
dae galera, fiz lift de 2 na minha body lift que deu 4,5p mais ou menos, no lift fiz calço na frente, alonguei os amortecedores, atraz usei mola dianteira do stilo que ficou muito macio, amortecedor da besta gs16 e alonguei um pouco eles, e pra dar um pouco de estabilidade fiz alargadores de roda de 100mm (10cm) e os pneus recapados vj910 31x10,5 ficaram piqueno, proximo passo é 33x12,5 mas ainda nâo estou contente, vou fazer uma sport com pneus 35 ainda, mas ai claro que vou mecher um pouco mas no motor pra compensar. link pra vocês verem as fotos. se quiserem tirar duvidas fiquem a vontade. http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=2617347186768036152&aid=1305472302
jotaunior
03/07/2011, 11:21
Bem, agora vou falar do prolongador da panhard, e confesso que mesmo lendo todos as páginas deste tópico, mesmo com a excelente explicação do EDuarte, aliás que me salvou e ao mecânico, eu, não entendia direito o porque do ajuste, só sabia mesmo que deveria faze-lo.
Então imprimi a foto do prolongador, e levei ao mecânico, que apesar de mexer diariamente em suspensão mal sabia o nome da Panhard, ele mesmo me perguntou umas cinco vezes.
Foi um dia inteiro de trabalho e estudo sobre o que deveria ser feito, e se eu não estivesse lá, ficaria com a suspensão traseira torta em pelo menos 5cm.
O que ocorreu foi que o mecânico simplesmente ia colocar o prolongador no resultado da acomodação da nova suspensão, e para mim ele ia fazer o correto, mas por sorte eu resolvi dar uma olhada na parte baixa e tava tudo deslocado para a direita, daí partimos para alinhar o furo do prolongador com furo original.
E como faríamos isso? Bem, usei a "famosa" técnica de pedreiro, criei um "prumo" feito com uma peça metálica e coloquei no meio do furo original, e ajustamos o furo do prolongador para efetuarmos a soldagem da peça, porém havia um leve declive para a direita no local que escolhemos, e a suspensão acabou ficando cerca de 3mm fora da posição para a direita, que pretendemos corrigir após a acomodação da suspensão, que aparentemente já deve ter ocorrido, hoje já fiz alguns "saltos" nas lombadas da cidade, e o carro passou bem, sem as "decolagens" citadas pelo Anibal, apesar de firme e sensível a suspensão reagiu bem às solicitações até agora, amanhã vou coloca-la na terra e num asfalto irregular que tem aqui perto e vamos ver como ela se comporta, por enquanto estou apaixonado pelo carro. Seguem as fotos da Panhard.
Abçs a todos,
TopGun
Bom dia Topgun,
fiz o lif na minha viatura, mas esta faltando ajustar o panhard voce tem o modelo desse que voce fez?
Abraços
DouglasMac
03/07/2011, 14:49
Essa confusão com a Panhard fica fácil de resolver se adotar o sistema de rosca.
jotaunior
03/07/2011, 15:12
Essa confusão com a Panhard fica fácil de resolver se adotar o sistema de rosca.
Como funciona esse esquema de rosca?
Abraços
Thiago-s
03/07/2011, 15:45
dae Junior, beleza? então vocês estão se referindo atras quando levanta e a roda fica um lado torto? se for isso eu peguei a barra e fiz um furo ao lado da furacão original, medi quantos cm a roda estava a mais para um lado e fiz a furacão ao lado, ai ficou certo, bem simples de fazer. abraco
jotaunior
03/07/2011, 17:23
Foto da SPT com o lift:
http://www.itajaioffroad.com.br/Fotos/data/Diversas/2011-07-02 14.09.30.jpg
Abraços
Djalma colombo
03/07/2011, 21:49
Aí Jota, faiz uma descrição da viatura pra pro pessoal, tá uma belezona. Parabens!
jotaunior
03/07/2011, 22:10
Aí Jota, faiz uma descrição da viatura pra pro pessoal, tá uma belezona. Parabens!
Valeu obrigado!!!!
Bem ai vao os dados da minha viatura:
Grand SPT 2.0 Tdi 2001
Exterior:
Pneu Pirelli Scorpion ATR 235/75 R15
Lift de suspensao - Dianteira com calço de nylon de 3cm / Traseira com molas da zafira e amortecedor da besta gs 16 lugares
Quebra-Mato - feito por mim :dance:
Elevação dos suspiros da caixa, da tração, e dos diferenciais.
O que falta colocar ainda:
Guincho
Estribo lateral
Snorkel
Acho que é isso ai, abraços!
DouglasMac
03/07/2011, 22:51
Panhard de rosca tem até fotos aqui no forum, consiste: Corta o tubo a uns 30 cm de distancia do suporte, solde uma barra rosqueada por dentro de um lado, na outra "boca" do tubo, solde uma porca, vai ajustando até alinhar a carroceria. Na rosca mantenha uma contra porca para dar o aperto. Pronto!
Geralmente a diferença é mínima, uns 2,00cm. Mas tem de alinhar.
Thiago-s
03/07/2011, 23:07
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php?photo=13210&title=img-20110611-163511&cat=500
Pescador4x4
04/07/2011, 21:59
Encontrei esse vídeo no youtube... YouTube - ‪sportage na trilha‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=_JTSt8Izddo&feature=related)
alguém conhece? gostaria de mais detalhes das modificações dessa danada... Abs!
DouglasMac
04/07/2011, 23:17
Acho que o Nava deve conhecer, fala aí!!
Thiago-s
05/07/2011, 01:16
Encontrei esse vídeo no youtube... YouTube - ‪sportage na trilha‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=_JTSt8Izddo&feature=related)
alguém conhece? gostaria de mais detalhes das modificações dessa danada... Abs!
pelo que vi tem lift na suspensão 2 polegadas, amortecedor de besta gs16, parachoque e guincho, snorkel, rodas 8 polegada, pneus 31x10,5. Ta bem equipadinha essa sportage e vai muito bem.
Lucena04
05/07/2011, 14:17
caramba, espaçador de 10cm?!? Vc pensou que se for colocar um pneu ainda maior vai ter que mexer nas engrenagens da caixa de tranferência ou trocar as duas coroas e pinhões? seu carro tá andando bem com pneu 31", pega nos paralamas quando faz "X"? parabéns pela viatura, está muito bonita!
Thiago-s
05/07/2011, 18:53
caramba, espaçador de 10cm?!? Vc pensou que se for colocar um pneu ainda maior vai ter que mexer nas engrenagens da caixa de tranferência ou trocar as duas coroas e pinhões? seu carro tá andando bem com pneu 31", pega nos paralamas quando faz "X"? parabéns pela viatura, está muito bonita!
dae lucena, pois é, mandei fazer mesma relaçao da 2.0 a gasolina, vai fica mas reduzida e me compensar, como fiz body lift de 4 polegadas e lift de 2 polegadas eu ja fiz trillhas bem pesadas e em x nao pega na no paralamas, mas agora vo por pneus 33x12,5 recapados que vai ser quase um 35 ai ja mandei pro bombista pra dar um grauzinho na bomba de diesel e aumentar um pouco pressao de turbo. qualquer duvida so falar. abraço
Lucena04
06/07/2011, 08:44
Eu tinha mó vontade de levantar um pouco mais sportage e colocar pneus 33", mas a minha idéia era baixar o diferencial dianteiro e não levantar a carroceria, se bem que eu achei legal a idéia de levantar a carroceria pq eu tenho a impressão que o centro de gravidade fica mais baixo, diminui um pouco o risco de tombar. Fiquei com um cagaço dos pneus pegarem no paralamas, aliás eu não sei como os seus não estão pegando, vc teve que mexer na lataria? Eu acho que o problema maior é deixá-la mais reduzida, se tivesse um kit de redução pra ela seria ótimo.
Alan Costa
06/07/2011, 08:49
Ae galera parei a viatura no mecânico para algumas manutenções e vou aproveitar para fazer o lift estou usando este tópico como base mas vi muitas variações na receita gostaria de saber se mesmo hoje manteríamos a receita inicial do nava ou se podemos fazer alguma melhoria. Obrigado a todos!
Djalma colombo
06/07/2011, 14:18
A única variação que poder ficar melhor é usar as molas dianteiras da besta gs, ela tem elos a menos mais é mais reforçada, com isso elça faca mais alta e equivalente ao uso de calços. Se quiser mais alto ainda usa as molas da gs e ainda os calços! o resto é a receita do NAVA!
Alan Costa
06/07/2011, 15:36
Certo essa mola dianteira da beata é a de 16L correto?
Com relação a mola traseira usaria a da palio adventure para gnv correto?
E os amortecedores traseiros tb da besta 16L. Com isso Nao preciso me preocupar com calço dianteiro. Meu entendimento esta correto?
Thiago-s
06/07/2011, 19:43
Eu tinha mó vontade de levantar um pouco mais sportage e colocar pneus 33", mas a minha idéia era baixar o diferencial dianteiro e não levantar a carroceria, se bem que eu achei legal a idéia de levantar a carroceria pq eu tenho a impressão que o centro de gravidade fica mais baixo, diminui um pouco o risco de tombar. Fiquei com um cagaço dos pneus pegarem no paralamas, aliás eu não sei como os seus não estão pegando, vc teve que mexer na lataria? Eu acho que o problema maior é deixá-la mais reduzida, se tivesse um kit de redução pra ela seria ótimo. minha não pega no palarama não, mas levantei bastante na carroceria, eu mandei fazer coroa e pinhão aqui na cidade vizinha, cara é fera, semana que vem vou colocar e te conto como vai ficar, faz lift na carroceria de 11cm como fiz que não pega não os pneus 33... e olha que torço a suspensão no limite e não raspa nada. abraço.
Thiago-s
06/07/2011, 19:46
E os amortecedores traseiros tb da besta 16L. Com isso Nao preciso me preocupar com calço dianteiro. Meu entendimento esta correto?
quanto cm você esta querendo levantar? pra 5cm 2 polegadas eu faria calço de 2p na dianteira, atras colocaria amortecedores de besta gs 16 lugares e mola depende, eu usei de stilo dianteira e ficou bem bacana.
Lucena04
07/07/2011, 08:57
Eu fiz isso na minha, a traseira fica um pouco dura mas eu acho melhor assim pq dá mais estabilidade. Vai ter que fazer o ajuste da panhard.
Lucena04
07/07/2011, 09:05
minha não pega no palarama não, mas levantei bastante na carroceria, eu mandei fazer coroa e pinhão aqui na cidade vizinha, cara é fera, semana que vem vou colocar e te conto como vai ficar, faz lift na carroceria de 11cm como fiz que não pega não os pneus 33... e olha que torço a suspensão no limite e não raspa nada. abraço.
Sou doido pra deixar a minha mais alta ainda vc fica falando essas coisas, rs. Vc tem alguma foto da sua Sportage torcendo com com os pneus entrando para dentro do para-lamas? Eu não consigo acreditar que um pneu 33" entra naquele espaço por causa do diametro, o meu de 30" recapado já fica próximo. Vc acha que é melhor/mais simples mexer na coroa e pinhão, será que não vai ficar roncando? quanto que custa os 2 kits de coroa e pinhão?
Falou!
jotaunior
07/07/2011, 10:59
Eu usei calço de 3cm na dianteira e na traseira a mola da meriva com o amortecedor da besta gs 16L, a dianteira ficou mais dura e a traseira ficou muito confortavel.
Djalma colombo
07/07/2011, 11:15
O Lucena daqui a pouco o Thiago tá montando um "BIG FOOT" of road, quando tiver pronto vai deixar a galera doida. rsrsrsrs
Lucena04
07/07/2011, 17:52
O Lucena daqui a pouco o Thiago tá montando um "BIG FOOT" of road, quando tiver pronto vai deixar a galera doida. rsrsrsrs
eu já estou ficando doido já, rs. Tinha uma época que eu estava querendo por pneus 33" mas acabei desistindo por vários motivos. Se ele conseguir vai ser bom porque pelo menos a gente vai saber que é possível.
Djalma colombo
07/07/2011, 19:40
Do jeito que vtr dele tá mais um pouco da pra comparar a uma ram 3500 havy duty!
Do jeito que vtr dele tá mais um pouco da pra comparar a uma ram 3500 havy duty!
Possivel é, sem duvidas, mas vai ficar bem fraca...
[]s
(DU)
Thiago-s
07/07/2011, 23:07
Possivel é, sem duvidas, mas vai ficar bem fraca...
[]s
(DU) é verdade eduarte, tenho 31x10,5 recapado que é quase um 32 digamos, e hj ficou pronta bico e bomba dela, e a 6 meses fiz todo motor e cabecote novo, coloquei um poco mas de pressao de turbo e adiantei um poco a bomba com os 33 e ficou muito manquinha, nao passa de 80km, e pra arranca mesmo deus me livre.... fico muito linda show de bola, pena que motor nao toca, to pensando em vender e pular pro troller, mas mesmo assim to vendo ja com a romaq pra ver quanto fica pistao forjado para ela, dependendo se der ai vou forja motorzinho e tentar joga mas preçao no motor, mas por enquanto é so um pensamento....
Acho que li em outro topico que vc esta querendo mandar fazer a relação dela igual a da gasolina, correto?
Ao invés de fazer igual a da gasolina, pq vc não faz ela um pouco mais curta?
[]s
(DU)
Thiago-s
09/07/2011, 11:03
Acho que li em outro topico que vc esta querendo mandar fazer a relação dela igual a da gasolina, correto?
Ao invés de fazer igual a da gasolina, pq vc não faz ela um pouco mais curta?
[]s
(DU) foi oque fiz, um pouco mas curta vou colocar segunda feira, ai digo se ficou bom. abraço.
Lucena04
13/07/2011, 23:16
pessoal, fiz bomba e bico, um bombista meio porco, levei a outro, ele me deu um talento, fez td certinho, trabalhou os bicos meu, adiantou minima coisa da minha bomba, faz pouca fumaça, pega muito bem, e coloquei 120km com pneus 33x,12,5, ela esta andando como se fosse com pneus originais, estou muito surpreso, vamos ver se nao vai avariar nada, mas confesso que estou muito animado com ela agora, troquei relação do diferencial tambem, fiz um pouco mas reduzido, 120 é de boa e nao berra muito o motor, e 4x4 reduzido fico muito bom,não vendo mas a bixinha não, proximo passo fazer um novo lift, quem sabe nas casa da 6polegadas!!!! quero um monstrilho rsrsrssss. abraço pessoal, breve fotos dela
Assim que puder coloca as fotos pra gente ver, já deve estar um "monstrinho". Passa a receita pra gente de como colocar os Pneus 33".
Até mais!
Thiago-s
15/07/2011, 01:22
Assim que puder coloca as fotos pra gente ver, já deve estar um "monstrinho". Passa a receita pra gente de como colocar os Pneus 33".
Até mais!sabado vou postar fotos e videos dela subindo uns barranquinhos tambem... ai vcs tem uma ideia da bichinha.abraço
Thiago,
Quanto gastou e onde mandou fazer a relação?
[]s
(DU)
andersoncolares
15/07/2011, 14:04
minha não pega no palarama não, mas levantei bastante na carroceria, eu mandei fazer coroa e pinhão aqui na cidade vizinha, cara é fera, semana que vem vou colocar e te conto como vai ficar, faz lift na carroceria de 11cm como fiz que não pega não os pneus 33... e olha que torço a suspensão no limite e não raspa nada. abraço.
Thiago, os calços que vc usou no lift de carroceria forma de 11cm? Penso em colocar uns 3 ou 4 cms para não ter que mexer muito na caixa ou na lata para a reduçã. O que vc me diz. Os calços são todos do mesmo tamanho?
Abraços
Colares
Thiago-s
15/07/2011, 19:01
Thiago, os calços que vc usou no lift de carroceria forma de 11cm? Penso em colocar uns 3 ou 4 cms para não ter que mexer muito na caixa ou na lata para a reduçã. O que vc me diz. Os calços são todos do mesmo tamanho?
Abraços
Colares olha, todos são mesmo tamanhos, eu fiz 11cm, tive que mudar para choques, as duas mangueiras que vão do tanque até entrada de combustível, 2 mangueiras do ar quente, tive que mudar reservatório hidráulico, tirei ele do suporte original e coloquei mas abaixo, alonguei só a alavanca da 4x4, a outra ficou mas baixa mas deixei original e ficou boa para passar, porem fiz calço de nylon pra por nos parafusos que prendem a caixa, coisa de 10mm, e acho que foi isso, nada que complique, tudo bem fácil de fazer, sô exige um pouco de tempo, se for mandar um mecânico fazer gasta uns 2 mil, se tu fizeres 3 ou 4 cms muda quase nd, da pra deixar td original, até alavancas de marcha, só vás ter que fazer a mudança dos para choques que é bem fácil também. abraço
Thiago-s
15/07/2011, 19:02
Thiago,
Quanto gastou e onde mandou fazer a relação?
[]s
(DU)
recuperg em gaspar,sc em torno de 1800 montado. abraço
andersoncolares
15/07/2011, 19:27
olha, todos são mesmo tamanhos, eu fiz 11cm, tive que mudar para choques, as duas mangueiras que vão do tanque até entrada de combustível, 2 mangueiras do ar quente, tive que mudar reservatório hidráulico, tirei ele do suporte original e coloquei mas abaixo, alonguei só a alavanca da 4x4, a outra ficou mas baixa mas deixei original e ficou boa para passar, porem fiz calço de nylon pra por nos parafusos que prendem a caixa, coisa de 10mm, e acho que foi isso, nada que complique, tudo bem fácil de fazer, sô exige um pouco de tempo, se for mandar um mecânico fazer gasta uns 2 mil, se tu fizeres 3 ou 4 cms muda quase nd, da pra deixar td original, até alavancas de marcha, só vás ter que fazer a mudança dos para choques que é bem fácil também. abraço
Thiago, quais alterações vc precisou fazer nos parachoques? Vo cê tem fotos do seu carro ou da serviço em etapas para nos apresentar? Agradeço demais sua ajuda... Abração
Colares
Thiago-s
16/07/2011, 19:00
Thiago, quais alterações vc precisou fazer nos parachoques? Vo cê tem fotos do seu carro ou da serviço em etapas para nos apresentar? Agradeço demais sua ajuda... Abração
Colares
eu tenho algumas fotos, nem todas, mas algumas tenho, vou postar algumas, mas é bem fácil o para choques, basta pegar a furação original e fazer uma chapinha com a furação mas encima, o para choques é o de menos. vou achar uma foto que tem o suporte e posto ai você vai ver que é bem fácil.
Lucena04
16/07/2011, 19:27
estou curioso para ver as fotos com os pneus 33"
andersoncolares
16/07/2011, 22:08
eu tenho algumas fotos, nem todas, mas algumas tenho, vou postar algumas, mas é bem fácil o para choques, basta pegar a furação original e fazer uma chapinha com a furação mas encima, o para choques é o de menos. vou achar uma foto que tem o suporte e posto ai você vai ver que é bem fácil.
Ok, Thiago, aguardo as fotos:concordo::pipoca:. Abração e muito obrigado pela atenção... :cool:
Lucena04
23/07/2011, 12:37
olha o esquema que usam para baixar o diferencial de vitara em portugal:
http://www.forum.madeiraoffroad.com/viewtopic.php?f=36&t=3656 (http://www.forum.madeiraoffroad.com/viewtopic.php?f=36&t=3656)
Pode servir de inspiração para os que gostam de fuçar :twisted:
"Parece ser tão simples"
fredboell
23/07/2011, 18:49
bacana hein, acho que amanha mesmo vou fazer isso na minha sportage...
hahahahahahaha
olha o esquema que usam para baixar o diferencial de vitara em portugal:
http://www.forum.madeiraoffroad.com/viewtopic.php?f=36&t=3656 (http://www.forum.madeiraoffroad.com/viewtopic.php?f=36&t=3656)
Pode servir de inspiração para os que gostam de fuçar :twisted:
"Parece ser tão simples"
Baixar o diferencial da Sportage é bem simples, mas completamente diferente do vitara e não influencia em nada na altura da viatura.
[]s
(DU)
tpidealli
25/07/2011, 23:16
Alguem tem ou sabe onde posso conseguir os calços da dianteira para a Sportage?
Vi nos posts anteriores pessoas comentando sobre levar em algum torneiro, mas dai iria precisar do desenho da peça em Autocad para montar certo?
O Material é Nylon, Polirietano ou Aço?
Alguem tem ou sabe onde posso conseguir os calços da dianteira para a Sportage?
Vi nos posts anteriores pessoas comentando sobre levar em algum torneiro, mas dai iria precisar do desenho da peça em Autocad para montar certo?
O Material é Nylon, Polirietano ou Aço?
Não precisa do desenho em CAD não, leve só as medidas pro torneiro que ele sabe como fazer ou desenhe a mão mesmo.
Pode ser nylon ou aço, o ideal é nylon por ser mais leve, porem é mais caro, no primeiro post desse topico tem todas as medidas do calço.
[]s
(DU)
ANIBALCL
26/07/2011, 11:46
Pessoal, preciso de uma ajuda de alguém de SC. eu vou mandar fazer amortecedores da Off Limits mas eles precisam de um dianteiro para servir de modelo para tirar medidas principalmente dos encaixes e dimensões. alguém teria um amortecedor dianteiro usado da Sportage 96/97 para mandar pra eles ? ou sé tiver um novo apenas para emprestar pra eles tirarem as medidas também serviria inclusive para medir a capacidade de carga e servir de base para desenvolvimentos especiais, como lift, rali, trilha, etc...
ANIBALCL
28/07/2011, 07:50
galera, já consegui que alguém entregue o amortecdor pra mim.
assim que ficar pronto e instalado posto os resultados.
tpidealli
28/07/2011, 17:44
Eduarte,
Olheis varios e varios posts aqui, e não achei nenhum falando sobre as medidas e furações para o calço de nylon traseiro somente o dianteiro que const ana primeira pagina como dito por voce...nem no topico de calços tem alguem falando sobre as medidas do traseiro...sei que muitos aqui fizeram com troca de molas, porem estou achando mais viavel deixar tudo calçado com o calço.
Na traseira é preciso fazer os 3 furos igual a dianteira? alçguem teria essa medida??? vi que já teve gente que colocou 50mm na traseira e 35mm na dianteira.
Não precisa do desenho em CAD não, leve só as medidas pro torneiro que ele sabe como fazer ou desenhe a mão mesmo.
Pode ser nylon ou aço, o ideal é nylon por ser mais leve, porem é mais caro, no primeiro post desse topico tem todas as medidas do calço.
[]s
(DU)
tpidealli
28/07/2011, 18:00
Anderson,
Seus calços traseiros voce teria a medida exata das furações e grau de inclinação da parte maior...?
Pessoal, agora que descobri que deveria comprimir minhas fotos para poder enviar:parede::parede::oops:, já o fiz e estou mandando primeira remessa de fotos. Por enquanto fiz somente a traseira. Nesta quita comprarei a briga com a dianteira. Moro em uma região de muitas curvas fechadas e para minha surpresa a alteração de estabilidade foi mínima. Creio que sentirei mais quando mexer na frente. Aguardem mais fotos:stop::pipoca:
Eduarte,
Olheis varios e varios posts aqui, e não achei nenhum falando sobre as medidas e furações para o calço de nylon traseiro somente o dianteiro que const ana primeira pagina como dito por voce...nem no topico de calços tem alguem falando sobre as medidas do traseiro...sei que muitos aqui fizeram com troca de molas, porem estou achando mais viavel deixar tudo calçado com o calço.
Na traseira é preciso fazer os 3 furos igual a dianteira? alçguem teria essa medida??? vi que já teve gente que colocou 50mm na traseira e 35mm na dianteira.
A ta, achei que vc estava querendo as medidas do calço dianteiro, desculpa.
Essas medidas eu não tenho, troquei as molas.
Se me permite um pitaco, não coloque calços na traseira, as molas originais são muito macias pra altura que ira ficar, como vc esta elevando o centro de gravidade da viatura, com molas macias vc ficará sem estabilidade, pois a sportage curta não tem barra estabilizadora atras, e não esqueça de alterar a panhard, principalmente se optar por causos.
[]s
(DU)
cegandrade
29/07/2011, 08:03
Pintou uma duvida, a sportage grand tem barra estabilizadora na trazeira, mesmo tendo eu tenho que alterar a panhard??????
andersoncolares
29/07/2011, 11:19
Anderson,
Seus calços traseiros voce teria a medida exata das furações e grau de inclinação da parte maior...?
TPI, vou checar meus arquivos pois tenho as medidas exatas. Te passo o mais rápido possível. Já te adianto que pode fazer com 50mm de altura tá! fiz com 45 e ví que pode ser 50, mas precisa usar amortecedor traseiro da Grand Besta 3.0 de 16 lugares e ajustar a panhard.
Abraços
andersoncolares
29/07/2011, 11:22
Pintou uma duvida, a sportage grand tem barra estabilizadora na trazeira, mesmo tendo eu tenho que alterar a panhard??????
Carlos, se não ajustar a panhard o carro dança ao passar por lombada ou desnível da pista. Parece que a roda traseira está solta.
Dá até um susto. Veja minhas fotos neste tópico de uns meses atrás.
Abração
tpidealli
29/07/2011, 14:01
Ótimo Anderson!
Fico no aguardo, para enviar os dados ao torneiro!
A dianteira voce sabe me dizer se consigo puxar nos 35mm?
TPI, vou checar meus arquivos pois tenho as medidas exatas. Te passo o mais rápido possível. Já te adianto que pode fazer com 50mm de altura tá! fiz com 45 e ví que pode ser 50, mas precisa usar amortecedor traseiro da Grand Besta 3.0 de 16 lugares e ajustar a panhard.
Abraços
tpidealli
29/07/2011, 14:09
Eduarde,
Entao, eu cheguei a ver alguns comentarios a respeito, porem vi que o proprio anderson colares disse que no ponto de vista dele ficou muito bom, no caso se o veiculo ficar estavel até os 100km por hora ta lindo!
Até porque eu dificilmente passo dessa velocidade, e o grande interesse é deixar o foco para o offroad, claro que usarei ele no dia a dia , mas é grande parte do tempo dentro da cidade...eu cheguei a algum tempo fazer spoa em um samurai que tinha e com pneus 3k...e sei exatamente do que está falando , acaba nos restringindo bastante o uso no onroad, mas estou bem ciente disso!
Se ficar muito ruim dai, qq coisa, troco as molas e coloco uma mais rigida...
Valeu pelas dicas, vamos ver o que consigo por aqui....
Abracos!!!
A ta, achei que vc estava querendo as medidas do calço dianteiro, desculpa.
Essas medidas eu não tenho, troquei as molas.
Se me permite um pitaco, não coloque calços na traseira, as molas originais são muito macias pra altura que ira ficar, como vc esta elevando o centro de gravidade da viatura, com molas macias vc ficará sem estabilidade, pois a sportage curta não tem barra estabilizadora atras, e não esqueça de alterar a panhard, principalmente se optar por causos.
[]s
(DU)
Eduarde,
Entao, eu cheguei a ver alguns comentarios a respeito, porem vi que o proprio anderson colares disse que no ponto de vista dele ficou muito bom, no caso se o veiculo ficar estavel até os 100km por hora ta lindo!
Até porque eu dificilmente passo dessa velocidade, e o grande interesse é deixar o foco para o offroad, claro que usarei ele no dia a dia , mas é grande parte do tempo dentro da cidade...eu cheguei a algum tempo fazer spoa em um samurai que tinha e com pneus 3k...e sei exatamente do que está falando , acaba nos restringindo bastante o uso no onroad, mas estou bem ciente disso!
Se ficar muito ruim dai, qq coisa, troco as molas e coloco uma mais rigida...
Valeu pelas dicas, vamos ver o que consigo por aqui....
Abracos!!!
Ok, boa sorte na empreitada, qquer duvida é só falar.
[]s
(DU)
andersoncolares
31/07/2011, 00:11
Ótimo Anderson!
Fico no aguardo, para enviar os dados ao torneiro!
A dianteira voce sabe me dizer se consigo puxar nos 35mm?
Cara, eu fiz em 30mm e mantive os amortecedores originais. Creio que se subir mais que isso pode forçar as homocinéticas.
Chego em casa neste domingo e vejo em meu PC as medidas extas dos calços. O torneiro faz sem erro em Nylon. Fica 100%. Não esqueça de ajustar a panhard após subir a traseira, se for de 40 a 50 mm. Abração e até mais.
Pessoal
olhei hoje que um amortecedor traseiro esta vazando.
Os que eu uso são os originais com prolongadores por causa do lift.
Vou colocar os da Besta GS 16, mas aí surgiu a dúvida.
Os amortecedores que devo comprar são os traseiros ou os dianteiros da Besta para colocar na traseira da Sportage.
Alguém tem uma idéia dos preços praticados por aí?
Sei que o amortecedor da Besta tem curso maior, portanto não utilizarei mais os prolongadores, neste caso colocarei para rolo.
abraço a todos.
Pra colocar na traseira da sportage são os traseiros da besta.
Se não me engano paguei 250,00 no par corven, mas isso ja fazem uns dois anos.
[]s
(DU)
[]s
(DU)
Mais uma vez, muito obrigado pela dica.
Você é o CARA ;-)
[]s
Mateus
tpidealli
08/08/2011, 23:00
Eduarte,
Consegui o par dos amortecedores traseiros da besta gs 16 lugares por R$ 95,00 da marca tigre na Auto Parts 2000 , essa loja tem na joaquina ramalho em Santana na Zona Norte de sp ou Guarulhos-SP.
[]s
(DU)
Essa autopeças 2000 tem aki no ABC tbm...
[]s
(DU)
Djalma colombo
20/08/2011, 18:52
Carlos segue as fotos do calço com as medidas marcadas, qualquer dúvida é só perguntar!
cegandrade
23/08/2011, 08:58
Carlos segue as fotos do calço com as medidas marcadas, qualquer dúvida é só perguntar!
Djalma, espetacular as fotos.
So fiquei na duvida da dimensao total da peça?
Muito obrigado pelas fotos!!!!!!!!!!
Júlio C. A. Santos
23/08/2011, 10:42
Olá Cegandrade,
Originalmente a medida externa é 136mm, o furo central tem 80mm e a altura é de 30mm. São as medidas dos calços que já vendi.
Abraço
Djalma colombo
23/08/2011, 11:36
Exato Julio, o que fiz foi fazer o furo interno de modo ao calço ficar bem ajustado no prato evitanto que corra para os lados e force os parafusos, e a medida que fiz foi de 138 mm externo!
cegandrade
23/08/2011, 17:22
Obrigado mais uma vez pelas dicas!
Alguém tem esses calços de Nylon a venda?
E o suporte da barra panhard? Alguém faz e vende?
Júlio C. A. Santos
01/09/2011, 07:27
Olá Pccrj,
Eu tenho. Meu E-Mail é juliomonge@terra.com.br
Abraço
DouglasMac
01/09/2011, 20:29
Júlio...o bom filho a casa torna!!!
Tô precisando dos dois semi eixos traseiros com 26 estrias, se souberem mandem MP!!!
andersoncolares
05/11/2011, 02:43
Pessoal, houve alguma evolução no quesito Body Lift aqui no fórum? E também estou precisando de um par de amortecedores dianteiros para minha vtr... Mandei email do site do offshox mas não me responderam. Pretendo colocar um par de offshox com um certo endurecimento, para conseguir passar em alguma depressão um pouco mais rápido sem dar uma pancada no fim de curso. Até quando desço um quebra-molas meu carro bate fim de curso na dianteira. Acho que os amort.... já eram.
Pretendo substituir os amort... e subir a VTR em una 5 a 8cms mas agora no Body Lift... Alguém sabe o que fazer com os parachoques originais para não precisat trocá-los?
Abraços a todos e qualquer coisas... estou a disposição.
Djalma colombo
05/11/2011, 13:12
Os parachoque só precisam ser alterados se for usar uma medida de pneu muito grande, de 30 pra cima, um 235 x75 passa no limite!
Lucena04
05/11/2011, 15:01
eu acho que ele perguntou do parachoque porque vai dar uma diferença em relação a carroceria que vai ser levantada.
andersoncolares
05/11/2011, 20:21
eu acho que ele perguntou do parachoque porque vai dar uma diferença em relação a carroceria que vai ser levantada.
Sim Lucena, vc tem razão... ao subir a carroceria, creio que os parachoques ficam baixo por serem fixados no chassis, não é?
Lucena04
05/11/2011, 21:26
é sim, já vi que tem solução para isso, mas eu não sei como é. Que tamanho de pneu vc quer colocar?
andersoncolares
05/11/2011, 21:46
Manter meus pneus que são 235/75 - 15
jotaunior
07/11/2011, 12:32
Salve pessoal, alguem sabe como esse Koreanos fizeram isso na SPT?
http://www.youtube.com/watch?v=hHMhLWPfUq8
Ate parece que o eixo fica solto em relação ao chassi...
Abraços
Djalma colombo
07/11/2011, 15:01
Responde essa sealguem souber: como não pulam fora as molas traseiras, parece que ta tudo solto parece eixo de carroça! kkkkk...
Responde essa sealguem souber: como não pulam fora as molas traseiras, parece que ta tudo solto parece eixo de carroça! kkkkk...
essa é facil...
as molas são maiores que o curso total do amortecedor aberto, pois são os amortecedores que limitam o curso da suspensão.
[]s
(DU)
andersoncolares
08/11/2011, 00:28
Alguém já fez o bodylift e alterou a fixação dos parachoques?:pipoca:
andersoncolares
24/01/2012, 23:22
Fala Anderson, beleza, ficou 10 a viatura, na traseira vc trocou as molas?
Na minha coloquei as da palio weekend gnv, ficou mais alta, as molas da frente são as originais com calço de 30mm, mas estão cançadas e não subiram muito, agora vou troca-las para fazer o acerto da altura tb.
Até mais.
Alexandre, você usou as molas da weekend de qual ano? faz diferença no formato das molas de ano pra ano?:?
Djalma colombo
25/01/2012, 10:53
Anderson e quiser usar as da zafira de qualquer no da certo e sobe uns 8cm, e na dianteira pode usar a da besta gs gran, não precisa nem de calço, havia colocado na minha ficou ótimo mas a patroa reclamou que ficou mias alto que eu joelho e "pediu pra deixar como estava!
andersoncolares
25/01/2012, 12:21
Anderson e quiser usar as da zafira de qualquer no da certo e sobe uns 8cm, e na dianteira pode usar a da besta gs gran, não precisa nem de calço, havia colocado na minha ficou ótimo mas a patroa reclamou que ficou mias alto que eu joelho e "pediu pra deixar como estava!
kkkkkkkkkkkkkk, manda quem pode e obedece quem tem juizo né Djalma... valeu pelas dicas; a minha está com calços dianteiros e traseiros, amortecedor traseiro da grand besta e original dianteiro. Vou avaliar sua opção. Grande abraço.
andersoncolares
30/01/2012, 17:35
Djalma, chegaram minhas molas da Weekend GNV e já instalei. Subiu umas 5 polegadas, cerca de 18 cm. depois posto as fotos comparativas. Acabou com um problema que eu tinha quando passava rápido em lombadas e dava uma pancada na traseira, tipo fim de curso do amortecedor.
Receita do serviço:
Traseira: Amortecedores da Grand Besta GS 3.0
Molas da Weekend GNV :euforico:
Dianteira: Amortecedores e molas dianteiras originais com calço de 30mm (Nylon)
A dianteira ficou baixa em relação a traseira :parede:e está meio mole, batendo em emendas de asfalto e/ou buracos. Bate bem seco:shock:. Caso alguém saiba a melhor maneira de subir e corrigir esses bates, aceito sugestões:pipoca:.
Abraços a todos e boa semana.
:karate:
andersoncolares
30/01/2012, 17:44
Djalma, você disse que eu poderia usar as molas da Besta GS na dianteira, é isso? dispensaria o calço? e quanto aos amortecedores, deveriam ser trocados nesse caso? O que fez com suas molas que retirou?
Abração.
Djalma, você disse que eu poderia usar as molas da Besta GS na dianteira, é isso? dispensaria o calço? e quanto aos amortecedores, deveriam ser trocados nesse caso? O que fez com suas molas que retirou?
Abração.
Boa noite a todos,
Se me permitem os pitacos....
Relato minha experiência:
Na dianteira, usei primeiro os calços de 30 mm, depois coloquei as molas da besta ( sem tirar os calços ) resultado= a viatura ficou bemmmm alta e mais firme ( dura ) mas estrangulou a homocinética...;
Deixei e mola da besta e retirei o calço..., ficou muito dura ( para o meu gosto ); voltei a mola original e recoloquei os calços de nylon.
Na traseira, utilizo amortecedor da besta grand e coloquei a mola da palio wikend 99 (usada), ficou molenga, troquei por molas da palio wikend c/ gnv ( ficou mais alta mas ficou mais dura) e agora utilizo o da palio wikend 99 nova, ficou uma beleza.
Fiz o Body lift, coloquei calços de 25mm para não ter que aumentar os suportes da corroceria.
Quanto aos parachoques, eu fiz um bem bolado, mantendo-os nos mesmos encaixes originais...
Espero ter ajudado
Abraços e Lama!
Djalma colombo
31/01/2012, 11:25
Usei os amortecedores da besta na dianteira pra não ter problema com as molas e sem os calços, como o Bispo citou fica meio dura, ai voltei pras molas originais e ficou perfeito, na traseira usei as da zafira sem gnv, ficou show, porem manda quem pode e obedece quem tem juizo ou patroae volte a configuração original, ela reclamou porque ficou mais alto que seus joelhos, tipo altura da frontier, teria que arrumar uma escadinha pra ela, rsrsrrsrsrsrs...
andersoncolares
31/01/2012, 12:14
Usei os amortecedores da besta na dianteira pra não ter problema com as molas e sem os calços, como o Bispo citou fica meio dura, ai voltei pras molas originais e ficou perfeito, na traseira usei as da zafira sem gnv, ficou show, porem manda quem pode e obedece quem tem juizo ou patroae volte a configuração original, ela reclamou porque ficou mais alto que seus joelhos, tipo altura da frontier, teria que arrumar uma escadinha pra ela, rsrsrrsrsrsrs...
Nobre Djalma, em resumo, você deixou as molas originais com calço + amortecedores da besta na dianteira?
Bispo, na dianteira de minha VTR hoje, está como a sua, mas estou achando muito molenga. Passo em uma lombada e o carro sai balançando a frente se estiver um pouco mais rápido; além do bate seco assim que desce a lombada. Pearece fim de curso de amortecedor, mas não tem vazamento de óleo nos mesmos...
Abraços a todos e ainda aceitando mais opiniões.
Passo em uma lombada e o carro sai balançando a frente se estiver um pouco mais rápido; além do bate seco assim que desce a lombada. Pearece fim de curso de amortecedor, mas não tem vazamento de óleo nos mesmos...
Com certeza isso é amortecedor em fim de carreira...
[]s
(DU)
Costa Junior
02/02/2012, 12:56
Olá Cegandrade,
Originalmente a medida externa é 136mm, o furo central tem 80mm e a altura é de 30mm. São as medidas dos calços que já vendi.
Abraço
Bom dia, Julio.
Vc ainda tem os calços?
Quanto custa?
costa junior
Djalma colombo
05/02/2012, 14:12
Costa da uma pesquisada, pois coloquei fotos dos calços com as medidas1
andreandradesantos
06/02/2012, 01:02
Olá pessoal,
Tenho uma 2001 turbo diesel, acabei de levantar, mas ainda não sei qual pneu colocar, estou em dúvida entre 30" e 31", meu mecânico recomento o 30 pois com o 31 o carro pode ficar muito "xoxo", fraco etc... alguém tem alguma sugestão ou experiencia que possa contribuir?
jotaunior
06/02/2012, 07:43
Pois é pessoal, vou ganhar 4 pneus de 32' (scorpion MUD) de um amigo que comprou um troller e vai trocar os pneus, bem o que eu queria saber o que vou ter que mudar na viatura para aguentar os pneus na trilha? E se vai ser viável essas alterações...
Fala galera...
Deixa eu fazer uma ressalva qto aos pneus, o fato de o pneu ser maior não afeta apenas o desempenho da viatura, em uma trilha qto maior o pneu mais facil pra quebrar a ponta de eixo ou outra peça que seja mais fragil que o eixo.
Jota
Vc tem que trocar a relação dos diferenciais, qto mais curta for a relação mais força terá, todavia perderá em velocidade final.
[]s
(DU)
L.Andrade
15/02/2012, 23:58
Pessoal acabei de levantar a minha so pra ajudar quem queira o lift comprei os amortecedores e molas dianteiras da besta gs 16 lugares hoje, por 200 tudo usado mas em otimo estado e as molas trazeiras da palio weekend por 50 tudo na vila dos remedios aqui em Sampa proximo a ponte dos remedios tem varios desmanches de vans e pickups se precisarem de maiores informaçoes e so me procurar.abrçs
Leandro-MacaúbaPaisagismo
16/02/2012, 09:01
Pessoal acabei de levantar a minha so pra ajudar quem queira o lift comprei os amortecedores e molas dianteiras da besta gs 16 lugares hoje, por 200 tudo usado mas em otimo estado e as molas trazeiras da palio weekend por 50 tudo na vila dos remedios aqui em Sampa proximo a ponte dos remedios tem varios desmanches de vans e pickups se precisarem de maiores informaçoes e so me procurar.abrçs
Só pra dar mais uma luz pra galera, eu coloquei na frente somente as molas da besta gs 16 lugares e na trazeira coloquei amortecedores da besta gs 16 lugares com molas da meriva (NORMAL), antes tinha colocado as molas da palio weekend, mas ficou muito alta, dura e pulava igual a um cabrito, troquei pelas da meriva e ficou só um pouquinho mais baixa e muito mais confortavel, na trilha ta uma maravilha, agora vou colocar pneus 30".
De repente para as SPTG GRAN por serem mais pesadas vale a pena colocar na trazeira as molas da palio ou da zafira.
LAMA!
andersoncolares
16/02/2012, 11:33
Andrade, caso possa ver para mim sobre as molas e amortecedores dianteiros da Besta GS, agradeço muito. O preço está fantástico:dance:. Tenho uma Grand Sportage e coloquei na traseira as molas da Weekend GNV; Ficou bem alto, mas não pula:pular:, devido ao peso e comprimento da VTR. Agora só me falta subir a frente.:cool:
Abraçose aguardo resposta
tpidealli
17/02/2012, 00:03
Leandro,
Voce vai precisar colocar os alongadores de amortecedor na traseira...se nao vai ficar sem curso de suspensao.
Só pra dar mais uma luz pra galera, eu coloquei na frente somente as molas da besta gs 16 lugares e na trazeira coloquei amortecedores da besta gs 16 lugares com molas da meriva (NORMAL), antes tinha colocado as molas da palio weekend, mas ficou muito alta, dura e pulava igual a um cabrito, troquei pelas da meriva e ficou só um pouquinho mais baixa e muito mais confortavel, na trilha ta uma maravilha, agora vou colocar pneus 30".
De repente para as SPTG GRAN por serem mais pesadas vale a pena colocar na trazeira as molas da palio ou da zafira.
LAMA!
Costa Junior
17/02/2012, 00:46
Tpidealli, bonita sua VTR. qual o lift?
L.Andrade
17/02/2012, 08:19
Grande Tiago eu ia dizer o mesmo colocar prolongadores pois a minha anda dando coices estou indo por os pneus mud hoje agora so falta as AVM o pessoal do Pacaembu ontem me disse que voce tem um cara de campinas que vende mais barato? me passa o contato .Abraçao
L.Andrade
17/02/2012, 08:22
Andrade, caso possa ver para mim sobre as molas e amortecedores dianteiros da Besta GS, agradeço muito. O preço está fantástico:dance:. Tenho uma Grand Sportage e coloquei na traseira as molas da Weekend GNV; Ficou bem alto, mas não pula:pular:, devido ao peso e comprimento da VTR. Agora só me falta subir a frente.:cool:
Entao Anderson voce esta em MInas?o rapaz que me vendeu o kit da besta tem mais 4 desmontada la ve como quer fazer se tiver alguem aqui em sp eu explico como chega la abraçs
Luiz Roberto Coura Paiva
17/02/2012, 10:44
E aí, Costa Júnior, Blz?
Quando fiz o lift da vtr coloquei a mola do Ômega 6 cilidros, na traseira, e calço de 40 mm (nylon) e amortercedor da Besta GS. Fica perfeito, o curso do armotercedor da GS não ultrapassa a altura da mola, quando toda levantada.
Na dianteira, mantive as molas e armotercedores originais mas coloquei, também, calço de 40mm.
Se quizer, pode ser colocada somente as molas da GS, sem calço na dianteira.
Abraços;
andersoncolares
17/02/2012, 15:00
Entao Anderson voce esta em MInas?o rapaz que me vendeu o kit da besta tem mais 4 desmontada la ve como quer fazer se tiver alguem aqui em sp eu explico como chega la abraçs
Andrade, tem um primo meu aí que eu poderia pedir que ele me fizesse esse favor. Como faremos para esse contato? Vejo os fones dele e envio a você em particular depois?
Grande abraço.
L.Andrade
17/02/2012, 21:10
Andrade, tem um primo meu aí que eu poderia pedir que ele me fizesse esse favor. Como faremos para esse contato? Vejo os fones dele e envio a você em particular depois?
Grande abraço.
Tranquilo Anderson meu tel e 1194050030 fala pra ele me ligar que explico onde fica o desmanche abraçs
andersoncolares
22/02/2012, 02:23
Tranquilo Anderson meu tel e 1194050030 fala pra ele me ligar que explico onde fica o desmanche abraçs
Andrade, passei seu numero para meu primo que se chama Robson. Ele deve ligar para vc em breve sobre as molas e amortecedores da Besta GS. Conto com sua valiosa ajuda nessa empreitada. Grande abraço meu brother.
Colares
L.Andrade
22/02/2012, 10:24
Andrade, passei seu numero para meu primo que se chama Robson. Ele deve ligar para vc em breve sobre as molas e amortecedores da Besta GS. Conto com sua valiosa ajuda nessa empreitada. Grande abraço meu brother.
Colares
Tranquilo Anderson pode contar comigo estou aguardando ele me ligar abraçs
L.Andrade
27/02/2012, 23:25
Beleza Anderson acabei de passar o endereço p seu primo se por acaso ele nao achar me comprometi a leva-lo la se tu tivesse por aqui eu ate montava so pra passar o tempo te mais velho se precisar e so ligar abraçs
andersoncolares
28/02/2012, 00:35
Beleza Anderson acabei de passar o endereço p seu primo se por acaso ele nao achar me comprometi a leva-lo la se tu tivesse por aqui eu ate montava so pra passar o tempo te mais velho se precisar e so ligar abraçs
Valeu Andrade, agradeço muito sua ajuda nesta empreitada... Grande abraço meu brother... Depois dou notícias.
Costa Junior
04/03/2012, 23:55
Oi, Luiz Roberto.
Valeu, obrigada.
Se der, posta aí, ou me manda por MP as fotos da sua viatura.
Na minha, fiz calços de 30mm na dianteira e trazeira. Pus, pneus 365x70x15. achei que ficou bem.
andersoncolares
05/03/2012, 12:52
Andrade, o cara lá não tinha mais as molas e outro próximo pediu 180,00 cada jogo, quase o preço de novas que achei aqui na net. Mas valeu a intenção. Abraços e até outra hora...
L.Andrade
05/03/2012, 16:24
Anderson!!! tem sim passei la hoje troquei um amortecedor que nao estava muito bom tem 4 bestas gs la uma foi as peças que eu tirei!!!!acabei de chegar de la acho que seu primo nao foi no lugar certo!! ve com ele eu vou la pegar as peças pra ele so marcar o dia
tpidealli
13/03/2012, 23:52
e ai deu certo a suspensao e pneus do kondz?
Anderson!!! tem sim passei la hoje troquei um amortecedor que nao estava muito bom tem 4 bestas gs la uma foi as peças que eu tirei!!!!acabei de chegar de la acho que seu primo nao foi no lugar certo!! ve com ele eu vou la pegar as peças pra ele so marcar o dia
L.Andrade
14/03/2012, 11:32
335820
e ai deu certo a suspensao e pneus do kondz?
Deu sim eu mesmo montei so estou tendo problemas com balanceamento nao consigo passar de 60kmh coloquei os estribos da hilux tambem com regulagem e reforçado e ja estou fazendo o parachoque se quiser tambem me da um tok abraçs
Ahh e ai ja arrumou o diferencial????
jotaunior
14/03/2012, 12:46
335820
Deu sim eu mesmo montei so estou tendo problemas com balanceamento nao consigo passar de 60kmh coloquei os estribos da hilux tambem com regulagem e reforçado e ja estou fazendo o parachoque se quiser tambem me da um tok abraçs
Ahh e ai ja arrumou o diferencial????
Opa parachoque de aço, isso me interessa mt!!! Ja saba +- qto vai custar?
Abraços,
L.Andrade
14/03/2012, 16:18
Opa parachoque de aço, isso me interessa mt!!! Ja saba +- qto vai custar?
Abraços,
Grande eu mesmo vou fazer na casa de um amigo que tem maquina de solda sei que cada curva custa 4.50 reais e a barra 80 cada vou usar 6 curvas e 2 barras e meia para deixar lugar para o suporte do guincho tudo com material reforçado pois as barras sao de 1.5mm de espessura depois e so acabamento e tinta
Ahh! tambem depende do desenho do parachoque que pretende fazer quando terminar posto fotos
Abrçs
jotaunior
14/03/2012, 16:30
Blz!!! O bom é que nao vai ficar caro. Aqui em tem um cara que faz mas sai em media 600,00 a 900,00 só q tenho que deixar o carro la ate ele terminar de fazer o parachoque, pois ele nunca fez para a SPT e nao tem o gabarito...
Depois bota as fotos aqui!!!!
L.Andrade
14/03/2012, 16:43
Blz!!! O bom é que nao vai ficar caro. Aqui em tem um cara que faz mas sai em media 600,00 a 900,00 só q tenho que deixar o carro la ate ele terminar de fazer o parachoque, pois ele nunca fez para a SPT e nao tem o gabarito...
Depois bota as fotos aqui!!!!
AHH tudo começou quando quiseram me cobrar 400 pilas so para adaptar os estribos da hilux que comprei ai peguei um sabadao abraçei a maquina de solda e fixei no chassis com 6 maos francesas com cantoneiras de 1/2 polegada e ainda com regulagem pois nas trilhas e so soltar as porcas e abrir ate 30 cms da carroceria assim evita de amassar rs
Grande eu mesmo vou fazer na casa de um amigo que tem maquina de solda sei que cada curva custa 4.50 reais e a barra 80 cada vou usar 6 curvas e 2 barras e meia para deixar lugar para o suporte do guincho tudo com material reforçado pois as barras sao de 1.5mm de espessura depois e so acabamento e tinta
Ahh! tambem depende do desenho do parachoque que pretende fazer quando terminar posto fotos
Abrçs
Se me permite um pitaco, tubo com 1,5mm de parede acho muito fino pra um parachoque, fiz o meu com tubos de 2,5" e 2,5mm de parede, o ideal seria 3mm... pra aguentar o tranco...
[]s
(DU)
L.Andrade
14/03/2012, 23:29
Se me permite um pitaco, tubo com 1,5mm de parede acho muito fino pra um parachoque, fiz o meu com tubos de 2,5" e 2,5mm de parede, o ideal seria 3mm... pra aguentar o tranco...
[]s
(DU)
Edu se puder mande uma foto do seu para ver como ficou!!!abraçs
Acho que da pra ter uma noção, mas qquer coisa depois tiro foto com a viatura limpa.
E fiz com o guincho removivel pra colocar atras caso seja necessario.
336007336008
[]s
(DU)
L.Andrade
15/03/2012, 13:32
Acho que da pra ter uma noção, mas qquer coisa depois tiro foto com a viatura limpa.
E fiz com o guincho removivel pra colocar atras caso seja necessario.
336007336008
[]s
(DU)
Muito bom gostei!!!e nao e dificil de fazer valeu Edu
Nino_offroad
20/04/2012, 13:16
Boa tarde galera,
Sou novato no grupo e tenho uma Sportage Turbo diesel 2001, moro em Natal/RN e gostaria de fazer o lift na suspensão da minha viatura, alguém poderia me indicar uma oficina ou mecânico aqui em Natal que faça esse tipo de serviço?
Abraço, Nino_Offroad
L.Andrade
20/04/2012, 18:23
Boa tarde galera,
Sou novato no grupo e tenho uma Sportage Turbo diesel 2001, moro em Natal/RN e gostaria de fazer o lift na suspensão da minha viatura, alguém poderia me indicar uma oficina ou mecânico aqui em Natal que faça esse tipo de serviço?
Abraço, Nino_Offroad
Amigao seja voce mesmo o mecanico e muito simples e te garanto e uma otima terapia nao precisa ser mecanico para fazer esse serviço aqui mesmo no site tem todas as dicas passo a passo se precisar e so falar.
LAMA
Nino_offroad
20/04/2012, 19:59
Valeu L.Andrade vc poderia me passar as dicas pois, como já disse sou novato mas tbm gosto muito de por a mão na masa. Fico no aguardo vlw!!!!
Abrçs
L.Andrade
21/04/2012, 10:47
Valeu L.Andrade vc poderia me passar as dicas pois, como já disse sou novato mas tbm gosto muito de por a mão na masa. Fico no aguardo vlw!!!!
Abrçs
Todas suas duvidas estao aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/51989-lift-de-suspensao-receita-completa-74.html tem todas as dicas e umas fotos e so seguir passo a passo que voce monta e gasta menos da metade do que te cobrariam nas oficinas
na minha viatura a unica diferença da receita do Nava e que na frente eu em vez dos calços eu coloquei molas e amortecedores da besta gs 16 lugares.
espero ter ajudado se houver duvidas me avise
Abraçs
21/04/2012, 13:20
Abrçs
Cara aqui no forum vc vai achar varios tipos de lift, cada um fez a sua maneira, as vezes o que deu certo em um carro nao da no outro...Na minha viatura eu fiz da seguinte forma: Na frente so coloquei as molas da besta GS 16lugares e nao troquei os amortecedores, mantive os originais. Na traseira inicialmente tinha colocado molas da palio weekend com amortecedores da besta GS 16lugares, mas ficou muito alta e dura, dai troquei as molas pela da zafira e continuou muito dura entao depois de muito ler este forum acabei colocando as molas da Meriva na traseira e mantive os armotecedores da besta GS16lugares, ficou show, alta e macia. Unica coisa que acho q dara um trabalho maior vai ser o prolongador da barra de panhard que vc tera que fazer. Basta vc procurar aqui no forum que vc vai ver como que se faz e o que é. LAMA!
andersoncolares
22/04/2012, 01:40
Nino, em minha VTR que é uma Grand Sportage 2.0 TDI ano 2000, eu fiz o que o Leandro fez mas mantive as molas da weekend GNV na traseira. No meu caso, como o carro é mais longo e + pesado, ficou show. Tive que alongar a panhard mas foi fácil com um bom serralheiro. Há fotos do ajuste que fiz em minha viatura. Fiquei devendo as fotos finais mas devo postar em breve. Ficou um pouco dura mas manteve a excelente estabilidade em curvas que tinha qdo estava baixa.
Olá a todos, após a minha ausência, aqui vai o único Sportage a circular em Portugal com Pneus 31(que eu conheço), estas fotos foram tiradas para efeito de legalização no sábado passado, não é o aspecto final, sei que as rodas são feias, mas como o carro foi cortado, teve que levar rodas com offset positivo para a marca não reclamar.
Material:
Body Lift Nylon 8cm
AVM Free wheel hubs
Bomba injetora de Mazda 626 comprex
Rebarbadora, discos, Chapa Aluminio, Betume, Chapas de ferro e tinta
Remoção da centralina, não há gestão electrónica do motor.
Ficam as fotos, aberto a perguntas e respostas
Abraços e cumprimentos.
Eu fiz o Lift com o Eduarte e ficou muito bom!!!
Valeu a pena e recomendo!!!!
Altura muito boa nas trilhas!!!
Abraços!!
jotaunior
12/06/2012, 09:01
Bom dia pessoal, sei que ja coloquei a foto da viatura com o lift, mas agora também esta com sapatos novos!!!!
352963352964352965
Entao a configuracao dela ficou:
Pneus: Sem Frontiera+
LIFT Dianteiro: 1,5 Polegadas
LIFT Traseiro: 3 Polegadas
Abraços e LAMA!!!!
Jeepeiro doidao
16/06/2012, 20:27
Caro jotaunior, primeiramente parabéns pela viatura, mais assim... Em termo de curiosidade da minha parte, a grand sportage ela e boa na trilha??? Pergunto isso pq sou jipeiro e tenho uma grand sportage ano 2001tdi, e estou doido pra fazer uma trilha, mais no momento minha única viatura e a grand sportage... No caso se eu fizer um upgrade na suspencao dela posso fazer uma trilhazinha básica????
Abraços...
jotaunior
16/06/2012, 20:38
Caro jotaunior, primeiramente parabéns pela viatura, mais assim... Em termo de curiosidade da minha parte, a grand sportage ela e boa na trilha??? Pergunto isso pq sou jipeiro e tenho uma grand sportage ano 2001tdi, e estou doido pra fazer uma trilha, mais no momento minha única viatura e a grand sportage... No caso se eu fizer um upgrade na suspencao dela posso fazer uma trilhazinha básica????
Abraços...
Boa noite amigo, mt obrigado!
Se vc fizer o lift se suspensão ela vai tranquilo em trilhas leves e médias. No site do nosso grupo tem umas fotos e videos das trilhas que ja fiz com ela.
www.itajaioffroad.com.br (http://www.itajaioffroad.com.br)
Qualquer duvida é so falar.
Abraços,
Jeepeiro doidao
17/06/2012, 11:42
Bom dia jotaunior... Pow cara, ficou show os vídeos com a sportage... Mais me diga uma coisa, e a respeito da temperatura vc n tem nenhum problema na hora da trilha n??? Pois o q eu me preocupo muito e na temperatura...
Abraços...
jotaunior
17/06/2012, 11:54
Teve umas trilhas q a temperatura subiu um pouco, mas dai troquei a hélice e a válvula termostática... Depois disso a temp nunca mais subiu nem na estrada nem nas trilhas, mas para garantir sempre levo água para o radiador na porta mala.
Gastei 30 reais na válvula e 150 na hélice viscosa.
Abraços,
jotaunior
28/06/2012, 10:00
Bom dia Pessoal, ontem comecei a levantar mais um pouco a viatura, estou passando lift da dianteira para 2polegadas e agora com o prolongador do amortecedor para não bater em final de curso...
O lado do motorista terminamos ontem hoje vamos levantar o lado do carona.
Assim que estiver tudo pronto posto as fotos da viatura.
Abraços,
Bom dia Pessoal, ontem comecei a levantar mais um pouco a viatura, estou passando lift da dianteira para 2polegadas e agora com o prolongador do amortecedor para não bater em final de curso...
Abraços,
Cuidado para não estrangular a homocinetica com a suspensão aberta... o maximo aceitavel com segurança é 30mm
[]s
(DU)
jotaunior
28/06/2012, 13:57
Cuidado para não estrangular a homocinetica com a suspensão aberta... o maximo aceitavel com segurança é 30mm
[]s
(DU)
VAleu pela dica, vou ficar de olho!
andersoncolares
29/06/2012, 00:28
Abraços,
Jota, eu levantei meu caro de forma que ficou muito bom sem comprometer a homocinética. Usei amortecedores e molas dianteiras da Besta GS e ficou show. Combinado com pneus 235/75-15 e não pegou nem nos paralamas nem na parte interna. Tenho uma Grand Sportage 2.0 TDI ano 2000
Abraços
Colares
Ana Rita
20/07/2012, 12:31
Estou precisando urgente do jogo de molas para minha sportage 98/99 , fui trocar o pneu da minha hj, e na hora q o arriaram o macaco, a mola pulou...parece que haviam encaixado ela, e está presa pelo peso do carro. Voltei com ela pro lugar, até a troca, mas n sinto segurança em andar com o carro desse jeito.
Tem alguma que possa ser adaptada?
Aguardo a ajuda de vcs.
Estou precisando urgente do jogo de molas para minha sportage 98/99 , fui trocar o pneu da minha hj, e na hora q o arriaram o macaco, a mola pulou...parece que haviam encaixado ela, e está presa pelo peso do carro. Voltei com ela pro lugar, até a troca, mas n sinto segurança em andar com o carro desse jeito.
Tem alguma que possa ser adaptada?
Aguardo a ajuda de vcs.
Se não me engano a do monza serve...
Se vc for em uma oficina especializada em suspenção eles tem varios modelos em estoque e podem encontrar uma que sirva sem nenhum problema.
[]s
(DU)
jotaunior
20/07/2012, 13:35
Agora com 3" na traseira e 2" na dianteira.
359893
andersoncolares
20/07/2012, 22:33
Pessoal, estive olhando uma Montana que trafegava em minha frente e percebi que a mola traseira dela é do tipo barril. Será que o tamanho dela serviria para nossos lifts?
Djalma colombo
21/07/2012, 16:45
anderson as molas da montana, zafira, palio weekend deixam cerca de 8cm mais altas, já as do corsinha ficam mais ou menos na mesma altura. Havia colocado as da zafira na minha, fica mais alta e não muda a maciez da suspensão!
21/07/2012, 22:54
anderson as molas da montana, zafira, palio weekend deixam cerca de 8cm mais altas, já as do corsinha ficam mais ou menos na mesma altura. Havia colocado as da zafira na minha, fica mais alta e não muda a maciez da suspensão!
Coloquei as molas da Zafira na minha (SPTG curta) e ficou dura pra caramba e muito alta mesmo, hoje estou com molas da Meriva tá show na trilha e não perdeu a maciez. Um amigo meu que tem uma SPTG grand colocou as molas da zafira e na dele ficou muito boa mesmo.
andersoncolares
22/07/2012, 01:04
Coloquei as molas da Zafira na minha (SPTG curta) e ficou dura pra caramba e muito alta mesmo, hoje estou com molas da Meriva tá show na trilha e não perdeu a maciez. Um amigo meu que tem uma SPTG grand colocou as molas da zafira e na dele ficou muito boa mesmo.
Eu coloquei em minha Grand as molas traseiras da Weekend GNV. Suspendeu legal mas ficou um pouco dura. Hoje eu colocaria da weekend normal. A altura ficou show. Depois posto as fotos.
jotaunior
23/07/2012, 08:33
Eu uso as molas da Zafira com amortecedor da besta gs 16 lugares, ficou com uma altura boa e macia.
Abraços.
Djalma colombo
23/07/2012, 20:36
é o mesmo kit que uso quando vou pegar umas pedreiras!
rafaelbedendo
24/07/2012, 00:14
Galera das Sportages, me ajudem por favor?
Qual o lift mais alto q pode ser feito na Sportage DLX 2.2 Diesel 97?
Quero fazer o Lift e Colocar uns pneus bem grandes.
Outra duvida para fazer lift tenho q mexer em documento do carro?
Abraços
O lift maximo de suspenção é 30mm mais que isso estrangula a homocinetica, e o maximo do pneu é 31", mas acho que na 2.2 é muita coisa, o motor é um pouco fraco pra esse pneu.
Qquer alteração que fizer no carro que tire a originalidade é nescessario mexer no doc, mas no caso de jeep os homi não encrespa.
[]s
(DU)
rafaelbedendo
24/07/2012, 22:38
EDuarte, Muito obrigado pelas dicas,
Agora me fala uma coisa voce me indica alguem que faça esse Lift? E alguem q possa dar uma avaliada no carro?
Para ver se vale a pena mesmo a compra? Sou De interlagos- ZOna Sul.
Abraços
Jeepeiro doidao
27/07/2012, 16:16
Olá pessoal... Eu gostaria de saber de vc´s uma receita pra levantar uma grand sportage 2001 TDI... mais n quero fazer muita coisa n... será se mudando as molas e amortecedores, de qual carro eu poderia utilizar...???
Abraços...
jotaunior
27/07/2012, 16:30
Olá pessoal... Eu gostaria de saber de vc´s uma receita pra levantar uma grand sportage 2001 TDI... mais n quero fazer muita coisa n... será se mudando as molas e amortecedores, de qual carro eu poderia utilizar...???
Abraços...
Boa tarde,
na minha grand spt eu usei as molas da zafira e os amortecedores da besta gs 16 lugares na traseira e na dianteira coloquei calço de tecnil e molas dianteiras da besta gs 16.
Abraços,
Jeepeiro doidao
27/07/2012, 17:17
Olá Jotaunior, como vc vai meu caro... Me diga uma coisa... e a estabilidade do carro como ficou? e onde adiquiro esses calços???
Abraços...
jotaunior
27/07/2012, 17:20
Olá Jotaunior, como vc vai meu caro... Me diga uma coisa... e a estabilidade do carro como ficou? e onde adiquiro esses calços???
Abraços...
Para mim ficou boa, nao corro mt (entre 80 e 100km/h), eu comprei em uma casa de ferragens e mandei o torneiro cortar mas medidas certas...
Jeepeiro doidao
31/07/2012, 09:52
Bom dia caro Jotaunior... vc sabe me dizer qual foi a medida dos calços q vc utilizou na mola da sportage??...
Abraços...
jotaunior
31/07/2012, 10:01
Bom dia caro Jotaunior... vc sabe me dizer qual foi a medida dos calços q vc utilizou na mola da sportage??...
Abraços...
Estou agora com calços de 2cm na dianteira, mas ja usei 5cm só que ela ficou muito boba...
Jeepeiro doidao
31/07/2012, 10:10
ok... 2 cm, faz muita diferença mesmo viu!!! a sua ficou com uma altura show de bola!!!!
Jeepeiro doidao
31/07/2012, 10:11
Jotaunior... as molas da Zafira vc colocou as da traseira ou da dianteira na traseira da sportage???
jotaunior
31/07/2012, 10:21
Jotaunior... as molas da Zafira vc colocou as da traseira ou da dianteira na traseira da sportage???
Se não me engano colocamos a mola traseira, ja faz quase dois anos que estou usando elas...
Djalma colombo
31/07/2012, 15:13
Jota, se não quiser usar calços na dianteira, vc pode usar as molas dfianteiras da besta gs, e as molas da zafira são usadas as traseiras na traseira, as dianteiras não servem, as traseiras são do formato barril!
leandro bagatta
24/08/2012, 11:05
A minha ja comprei com a suspensão mexida, parece que com as molas da towner, pelo que me falaram, mais to sem parametro pra saber a altura, quinem esse que o Nava descreve no inicio desse topico que altura ficou do chão? alguem tem uma medida?
tpidealli
29/08/2012, 13:41
Pessoal Alguem fez o Lift de carroceria?
Será que puxar mais que 3polegadas dá certo? sendo que já tenho lift de suspencao.
Rafa-CWB
25/09/2012, 13:29
Júlio,
Parabéns, ficou muito legal...uma dica: se vc não pretende regularizar essa alteração no detran é bom pintar de preto os calços, ficam mais discretos...kkk
Na pag. 17 desse tópico tem um desenho perfeito dos calços nas medidas 25mm para dianteira e 40mm para traseira, sobe 4 cm geral, se quiser mais alto modifica apenas a altura dos calços para 30mm na dianteira e 50mm na traseira sobe 5cm geral...tem que seguir o desenho a risca e a medida dos parafusos dianteiro é de 8mm. Abs!
Não achei este desenho na pagina 17.
pessoal, fiz uma merda grande no meu grand sportage, um elo da mola direita quebrou, eu fui e cortei um elo do outro lado, o carro ficou parecendo o caraio de rabo pra cima e de bico pra baixo e não to conseguindo encontrar as molas originais dela, alguem tem experiencia de outra mola que pegue na dianteira do sportage?
andersoncolares
04/10/2012, 21:49
pessoal, fiz uma merda grande no meu grand sportage, um elo da mola direita quebrou, eu fui e cortei um elo do outro lado, o carro ficou parecendo o caraio de rabo pra cima e de bico pra baixo e não to conseguindo encontrar as molas originais dela, alguem tem experiencia de outra mola que pegue na dianteira do sportage?
Prezado And 4x4, caso não encontre as molas originais você pode optar pelas molas dianteiras da Besta 12 lugares para manter a altura original e caso queira já subir a frente do carro, usaria as molas dianteiras das Besta Grand GS 16 lugares. :karate:
Espero ter ajudado.
Abraços e boa sorte parceiro:brinde:
Colares
Grand Sportage 2.0 TDI 2000 Preta.:safari-rig:
jonh-quest
04/10/2012, 22:13
Prezado And 4x4, caso não encontre as molas originais você pode optar pelas molas dianteiras da Besta 12 lugares para manter a altura original e caso queira já subir a frente do carro, usaria as molas dianteiras das Besta Grand GS 16 lugares. :karate:
Espero ter ajudado.
Abraços e boa sorte parceiro:brinde:
Colares
Grand Sportage 2.0 TDI 2000 Preta.:safari-rig:
É plug and play?
andersoncolares
04/10/2012, 22:54
É plug and play?
Yes Jonh...:dance: as dianteiras são idênticas sendo que as da GS 3.0 16 lugares são mais altas e mais duras, mas ainda assim é só tirar uma e por a outra:bananadança:. As da GS 12 lugares são praticamente as mesmas:pipoca:.
Claudio_Mag
30/10/2012, 20:48
Amigos,
Pergunta impertinente de um novato estreante no mundo maravilhoso SUV (Sportage Usada Velha). . . existe alguma norma, regulamento, portaria, etc, que especifique o quanto se poderia modificar na suspensão/pneus sem apurrinhação com a vistoria anual (o Detran no RJ é um saco...) ??. . . ou é na "conversa", etc . . . é possivel utilizar um laudo de uma empresa técnica especializada (existe ??), como no caso da instalação de GNV, etc ?
Um abraço,
Claudio
Amigos,
Pergunta impertinente de um novato estreante no mundo maravilhoso SUV (Sportage Usada Velha). . . existe alguma norma, regulamento, portaria, etc, que especifique o quanto se poderia modificar na suspensão/pneus sem apurrinhação com a vistoria anual (o Detran no RJ é um saco...) ??. . . ou é na "conversa", etc . . . é possivel utilizar um laudo de uma empresa técnica especializada (existe ??), como no caso da instalação de GNV, etc ?
Um abraço,
Claudio
Qualquer modificação que fizer na suspensão terá que constar no documento, por se tratar de veiculo off-road que não é carro de boyzinho, não é usado pra racha, é extremamente raro a lei encrespar.
Quem emite o laudo de qquer modificação feita no veiculo é o INMETRO.
[]s
(DU)
31/10/2012, 08:07
Prezado Pardal01,
Ja passei por algumas vistorias no DETRAN-RJ e não falaram nada ainda...até porque mesmo que vc faça o lift o carro nao fica igual a um monstro...rsrsrsr, a não ser que vc coloque também pneus 31" ou maiores que irão acabar chamando muito a atenção dos vistoriadores.
Claudio_Mag
02/11/2012, 06:24
Prezados EDuarte / Leandro,
OK, gratíssimo pela orientação ! Nada como perguntar aos Mestres. . . .
Um ótimo final de semana !
Um abraço,
Claudio Magnanini
02/11/2012, 21:55
Prezados EDuarte / Leandro,
OK, gratíssimo pela orientação ! Nada como perguntar aos Mestres. . . .
Um ótimo final de semana !
Um abraço,
Claudio Magnanini
Eu mestre? Quem sou eu, o mestre das SPTG é o Eduarte eu sou e sempre serei um eterno aprendiz...
O aprendizado é eterno...
[]s
(DU)
Djalma colombo
03/11/2012, 22:33
Falando em aprendizado, pergunta de ignorante ao mestre Eduarte, existe bucha do braço auxiliar ou só trocando por completo, ou existe alguma que possa ser usada?
Falando em aprendizado, pergunta de ignorante ao mestre Eduarte, existe bucha do braço auxiliar ou só trocando por completo, ou existe alguma que possa ser usada?
Troca só a bucha, mas tem que mandar fazer, da ultima que mandei fazer paguei 60,00 de MO.
[]s
(DU)
andersoncolares
04/11/2012, 17:21
Troca só a bucha, mas tem que mandar fazer, da ultima que mandei fazer paguei 60,00 de MO.
[]s
(DU)
Eduarte, esta troca das buchas vale para as balanças dianteiras também? Estou precisando trocar do meu Grand Sportage mas se desse só as buchas ficaria muito mais em conta. Que tipo de mecânco faz este serviço?
Abraços
Colares 4x4
Eduarte, esta troca das buchas vale para as balanças dianteiras também? Estou precisando trocar do meu Grand Sportage mas se desse só as buchas ficaria muito mais em conta. Que tipo de mecânco faz este serviço?
Abraços
Colares 4x4
Sim, pode trocar só as borrachas da bandeja superior e inferior...
Qquer mecanico desmonta e manda recondicionar.
Só lembrando que depois de pronto é nescessario corrigir o caster, camber e convergencia.
[]s
(DU)
andersoncolares
05/11/2012, 13:08
Sim, pode trocar só as borrachas da bandeja superior e inferior...
Qquer mecanico desmonta e manda recondicionar.
Só lembrando que depois de pronto é nescessario corrigir o caster, camber e convergencia.
[]s
(DU)
Valeu grande Eduarte... sabe onde encontro estas buchas? e quantas são para as duas rodas?
Me recomendaram trocar os pivôs inferiores também... Caso troque as borrachas necessita trocar os pivôs?
Abraços cordiais..
Colares 4x4
Valeu grande Eduarte... sabe onde encontro estas buchas? e quantas são para as duas rodas?
Me recomendaram trocar os pivôs inferiores também... Caso troque as borrachas necessita trocar os pivôs?
Abraços cordiais..
Colares 4x4
É muito dificil encontrar essas buchas de borracha pra vender, é só vc mandar em uma casa especializada na remanufatura dessas peças que eles tem um moooonte de buchas e colocam outra igual, inclusive os pivos.
Tanto as buchas qto os pivos vc troca só os que estiverem ruins ou com desgaste.
[]s
(DU)
andersoncolares
05/11/2012, 14:54
Mais uma vez muito obrigado Eduarte...
Grande abraço.
Assim que conseguir te aviso do resultado.
Djalma colombo
06/11/2012, 13:51
Valeu mais uma vez, a bucha da minha desintegrou! kkkkkkkkkkkkk...
Uma dica Djalma, coloque uma graxeta no meio da peça e faça umas estrias dentro das buchas pra passagem da graxa, irão durar bem mais se vc engraxar periodicamente.
[]s
(DU)
Djalma colombo
06/11/2012, 22:10
Grande Edu, valeu pelas dicas irei providenciar o quanto antes, numguento mais o barulho de ferro solto! rsrsrs...
Rafa-CWB
07/11/2012, 16:50
De qual bucha você esta se referindo?
Djalma colombo
08/11/2012, 15:36
Rafa, é da bucha do braço auxiliar de direção!
Rafa-CWB
06/12/2012, 09:44
Alguém já fez lift de carroceria de 2"?
Precisa mudar muita coisa? Pois me parece que a ventoinha vai ficar pegando na capa do radiador, o reservatório da direção hidraulica, o filtro de diesel, etc ficaram com as mangueiras curtas....
Poderiam me confirmar?
Djalma colombo
06/12/2012, 11:01
Rafa toma cuidado tambem com as homocineticas, pois podem trabalhar estranguladas e acabar quebrando, com relação ao resto é possivel mas tem que fazer todas as adpatações de manguieras, cardans, defletor da ventoinha, barra de direção entre outras, aqui em Curitiba tem o Dilmar, tambem conhecido como "NAVA aqui no forum" DA COLOSSUS PNEUS, o cara manja muito de sportage, da uma ligada pra ele
Rafa-CWB
06/12/2012, 15:33
Rafa toma cuidado tambem com as homocineticas, pois podem trabalhar estranguladas e acabar quebrando, com relação ao resto é possivel mas tem que fazer todas as adpatações de manguieras, cardans, defletor da ventoinha, barra de direção entre outras, aqui em Curitiba tem o Dilmar, tambem conhecido como "NAVA aqui no forum" DA COLOSSUS PNEUS, o cara manja muito de sportage, da uma ligada pra ele
Valeu pela dica.
Mas se eu não me engano, no lift de carroceria não vai alterar as homocineticas, somente o resto que é preso na carroceria.
No caso das homocinéticas elas são ligadas a suapensão e chassi.
Um abraço.
Djalma colombo
06/12/2012, 21:43
Com certeza Rafa, me referi pois foi uma lembrança que me vei na hora e que não havia citado!
André Fernandes
02/02/2013, 20:34
No Cardomain.com encontrei essa gambiarra... O que é isso?... :pensativo:
prolongador de barra panhard??????
será?
oO
Djalma colombo
02/02/2013, 22:49
Confere André, é uma adaptação para regular a panhard quando se ergue demais as suspensões!
andersoncolares
02/02/2013, 22:51
prolongador de barra panhard??????
será?
oO
André, foi sim uma gambiarra na Panhard só que feita na parte inferior, ao contrário do que fizemos e com um tipo de regulagem como a barra dianteira...
André Fernandes
02/02/2013, 23:48
André, foi sim uma gambiarra na Panhard só que feita na parte inferior, ao contrário do que fizemos e com um tipo de regulagem como a barra dianteira...
show de bola!!!!, rs
André Fernandes
02/02/2013, 23:59
pessoal, to querendo aumentar a altura da minha pro carnaval.... so que to na duvida se troco as molas ou uso calços de nylon....
queria dar preferencia para os calços... li que o curso do kia sportage gran era maior que a curta,,, ou seja, queria colocar calços de 30mm de altura na frente e 30mm atras e pronto....alguem colocou e o carro ficou ruim de estabilidade.... ando sempre voado.. aproximadamente 140 sempre e quero continuar com o mesmo conforto...
e as medidas são essas mesmo.. 125mm de total com furo de 80mm e 30mm de altura na diateira e traseira?
queria a ideia de vocÊs e assim que fica pronto eu coloco o antes e o depois....
pessoal desde já um otimo carnaval...
André Fernandes
03/02/2013, 00:05
ou se vcs acharem que fica melhor trocando apenas as molas... me indiquem o modelo:D.... sei que ja foi dito varias vezes,,, so que quero ter certeza antes de comprar, rsrsrs
Djalma colombo
03/02/2013, 17:45
André usa as molas da zafira na traseira e os calços na dianateira com as molas originais, não esquece de trocar os amortecedores originais pelos da besta gs que tem um curso mais longo, se manter os originais, quando abrirem da fim de curso e um tranco na suspensão o que pode causar quebra do amortecedor.
Os calços tem fotos que coloquei no post lift de suspensão, com as medidas, dá uma pesquisada!
alexandrodorner
04/02/2013, 20:07
Galera voces podem me ajudar ?
Final do ano fis uma jeral na suspençao da branquinha e ja aproveitei e fis um lift com cauços de nyilon , porem a suspençao traseira ficou um pouco dura entao resouvi trocar as molas traseiras , mas qual seria melhor as da safira ou do meriva ?
A branquinha e´ uma geep (curta) diesel 2003 , a intençao e´ deixar ela macia igual a original .
Poderem ajudar eu agradeço des de ja obrigado .
AlexandroDoner
andersoncolares
05/02/2013, 10:41
ou se vcs acharem que fica melhor trocando apenas as molas... me indiquem o modelo:D.... sei que ja foi dito varias vezes,,, so que quero ter certeza antes de comprar, rsrsrs
André, a troca dos amortecedores não tem choro, se quiser subir o carro, tem que trocar os amortecedores pelos das Besta GS 3.0; Quanto ás molas, concordo com o Djalma em que vc pode por apenas calços na dianteira, de 30mm e molas da Zafira na traseira. se for por calços na traseira pode por até 50mm mas a estabilidade vai ficar comprometida porque as molas da Grand são muito macias e o carro vai dançar nas curvas. Também ando nessa média de velocidade e por isto optei pór por molas mais duras na frente e trás, então usei as molas da Besta GS também, tanto frente quanto traseira e a estabilidade não alterou em nada, até melhorou:cavalo:, mas o carro ficou meio duro se andar vazio. Por conforto eu colocaria hoje as molas traseiras do Zafira, mas sabendo que vai perder um pouco da estabilidade nas curvas. Fica a questão: Se quiser desempenho em curvas, molas da Besta:lutabox:, se quiser mais conforto, molas da Zafira:zzz:.
Abraços e bom carnaval
Colares 4x4:safari-rig:
andersoncolares
05/02/2013, 10:43
Galera voces podem me ajudar ?
Final do ano fis uma jeral na suspençao da branquinha e ja aproveitei e fis um lift com cauços de nyilon , porem a suspençao traseira ficou um pouco dura entao resouvi trocar as molas traseiras , mas qual seria melhor as da safira ou do meriva ?
A branquinha e´ uma geep (curta) diesel 2003 , a intençao e´ deixar ela macia igual a original .
Poderem ajudar eu agradeço des de ja obrigado .
AlexandroDoner
Pra ficar macia como a original creio que as molas do Meriva ficarão melhores pro seu carro que é mais curto.
alexandrodorner
06/02/2013, 16:31
Pra ficar macia como a original creio que as molas do Meriva ficarão melhores pro seu carro que é mais curto.
Valel aderson obrigado pela dica .
Djalma colombo
06/02/2013, 20:03
André as molas da zafira são um pouco mais firmes que as da meriva,como a sua é uma gran elas ficarão melhores e a estabilidade não será afetada, a minha é uma curta e usei as da zafira, ficou show de bola sen perder a estabilidade e conforto!
André Fernandes
06/02/2013, 22:26
André as molas da zafira são um pouco mais firmes que as da meriva,como a sua é uma gran elas ficarão melhores e a estabilidade não será afetada, a minha é uma curta e usei as da zafira, ficou show de bola sen perder a estabilidade e conforto!
ja mandei usinar os calços em nylon de maior resistencia possivel.. agora falta so as molas que irei comprar pela manha
a pedido irei comprar a do zafira... so mais uma duvida... modelo normal do zafica 7 lugares com ou sem gnv?
Djalma, a da zafira não ficou muto dura na sportage curta não?
Ela é ideal pra Gran.
[]s
(DU)
andersoncolares
07/02/2013, 20:45
ja mandei usinar os calços em nylon de maior resistencia possivel.. agora falta so as molas que irei comprar pela manha
a pedido irei comprar a do zafira... so mais uma duvida... modelo normal do zafica 7 lugares com ou sem gnv?
André, se seu carro for o SPT curto, aconselho Zafira normal. As de GNV certamente ficarão duras devido ao menor peso do carro.
Abraços
Colares
Djalma colombo
07/02/2013, 20:57
Realmente Edu, mas as que tenho são normais e usei antes de tirar o gnv e depois, senti que ficou mais macia que as molas que estava usando com gnv, só as coloco quando vou "brincar" um pouquinho, rsrs, tenho que comprar um par para uso no dia a dia que fique na altura normal, ja que a patroa reclama que fica muito alta com as da zafira, pois as que uso kikam as vezes por serem mais firmes!
André Fernandes
09/02/2013, 16:15
Realmente Edu, mas as que tenho são normais e usei antes de tirar o gnv e depois, senti que ficou mais macia que as molas que estava usando com gnv, só as coloco quando vou "brincar" um pouquinho, rsrs, tenho que comprar um par para uso no dia a dia que fique na altura normal, ja que a patroa reclama que fica muito alta com as da zafira, pois as que uso kikam as vezes por serem mais firmes!
os calços ficaram prontos... com a medida de 125mm e 80mm de furo e 30mm de altura... resta saber se ele leva algum furo????
ja li o topico todo e ate agora não achei??
bom carnaval pra todos!!
Djalma colombo
09/02/2013, 21:30
André tem que fazer a furação dos parafusos que seguram as torres no chassi, vc fez calços para a traseira tambem? Se fez tem que ver um modo de fixar pra quando a suspensão trabalhar eles não cairem, pesquisa no post que tem fotos dos calços com as medidas, são as fotos dos calços que fiz!
Djalma colombo
09/02/2013, 21:40
Moçada que ta com duvidas nos calços, da uma olhada nessa pagina, tem as fotos dos calços que fiz com as fotos e com as medidas!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/51989-lift-de-suspensao-receita-completa-69.html
André usa as molas da zafira na traseira e os calços na dianateira com as molas originais, não esquece de trocar os amortecedores originais pelos da besta gs que tem um curso mais longo, se manter os originais, quando abrirem da fim de curso e um tranco na suspensão o que pode causar quebra do amortecedor.
Os calços tem fotos que coloquei no post lift de suspensão, com as medidas, dá uma pesquisada!
Olá Djalma. Estou fazendo lift em uma Gran Sportage tdi 2001. Na traseira já tenho as molas da zafira sem GNV. Agora deu pau em um amortecedor dianteiro, e vou aproveitar pra levantar um pouco também. Já tenho o calço pronto de 30mm. Quero colocar o amortecedor da besta mantendo as molas originais da sportage. Quando você sugere o amortecedor da besta GS, é o da 12 ou 16 lugares? Abraço
Djalma colombo
19/02/2013, 15:44
São os da 16 lugares, quando for comprar vera que são praticamente os mesmos, o que muda é o apoio do flexivel do freio!
São os da 16 lugares, quando for comprar vera que são praticamente os mesmos, o que muda é o apoio do flexivel do freio!
Obrigado pela resposta. Só esqueci de perguntar de que ano serve.
Djalma colombo
19/02/2013, 21:18
Rl68 pode ser até 2003 que eu saiba, de uma olhada no que esta no lugar e quaando compra veja se é igual, coisa simples!
Claudio_Mag
21/03/2013, 00:16
Amigos,
Estou prestes a instalar as molas dianteiras da Besta GS 3.0 16 lugares em minha Sportage curta 2001 diesel para fazer o lift recomendado aqui no fórum e aproveitar e trocar os amortecedores . . . .os originais estão em falta e custam R$ 390,00/cada. . . . encontrei uns coreanos da marca "parts mall" (o ultimo que usei durou 3 meses. . .) e outros da marca "Allen". Alguem conhece/já usou esta marca "Allen" ??
Como o comprimento livre sem carga da mola original da Sportage é praticamente o mesmo da mola da Besta, existiria diferença entre o amortecedor da Sportage e da Besta ?
Um abraço e muito obrigado,
Claudio
André Fernandes
21/03/2013, 00:52
Amigos,
Estou prestes a instalar as molas dianteiras da Besta GS 3.0 16 lugares em minha Sportage curta 2001 diesel para fazer o lift recomendado aqui no fórum e aproveitar e trocar os amortecedores . . . .os originais estão em falta e custam R$ 390,00/cada. . . . encontrei uns coreanos da marca "parts mall" (o ultimo que usei durou 3 meses. . .) e outros da marca "Allen". Alguem conhece/já usou esta marca "Allen" ??
Como o comprimento livre sem carga da mola original da Sportage é praticamente o mesmo da mola da Besta, existiria diferença entre o amortecedor da Sportage e da Besta ?
Um abraço e muito obrigado,
Claudio
Leu meus pensamentos... to precisando comprar amortecedores dianteiros pra minha que é o mesmo modelo que a sua... só que a GRAN
to indo amanhã comprar e queria comprar a da besta 16 lugares
Claudio_Mag
21/03/2013, 08:55
OK André,
Bem, os que encontrei por aqui da marca "Allen" estão saindo por R$ 350,00 o par em uma loja na zona norte do Rj (Maracanã - Forte das Vans - 2568-0705) - Besta GS 16 lugares . . . ou R$ 580,00 despachados de São Paulo . . minha dúvida é que não tenho nenhuma referencia desta marca alienigena (sem trocadilho...) . . . o vencedor é muito atencioso, diz que vende muito e "não costuma voltar", mas . . . . vamos ver se algum Amigo aqui do forum consegue nos passar alguma "dica", comentário . . . .
Um abraço,
Claudio Magnanini
andersoncolares
21/03/2013, 22:39
OK André,
Bem, os que encontrei por aqui da marca "Allen" estão saindo por R$ 350,00 o par em uma loja na zona norte do Rj (Maracanã - Forte das Vans - 2568-0705) - Besta GS 16 lugares . . . ou R$ 580,00 despachados de São Paulo . . minha dúvida é que não tenho nenhuma referencia desta marca alienigena (sem trocadilho...) . . . o vencedor é muito atencioso, diz que vende muito e "não costuma voltar", mas . . . . vamos ver se algum Amigo aqui do forum consegue nos passar alguma "dica", comentário . . . .
Um abraço,
Claudio Magnanini
Claudio, os amortecedores dianteiros que estou usando na minha Grand são esses Allen e já faz mais de ano que instalei os da Besta GS. Nada de problema até então.
Claudio_Mag
22/03/2013, 12:55
Prezado Andersoncolares,
OK, muito grato pela informação ! Creio então que vou de Allen mesmo . . . . Os últimos que comprei eram coreanos, mas não eram os originais da KIA . . . no corpo gravado em relevo apenas "made in korea" e na caixa de papelão apenas escrito "Shock absorver - Parts Mall" . . . duraram 3 meses rodando no asfalto (meio esburacado, reconheço...) do Rio de Janeiro . .
Um abraço,
Claudio
Djalma colombo
22/03/2013, 22:53
Os que estou usando são allen e ja estão com mais de 2 anos e estão como novos!
andersoncolares
22/03/2013, 22:59
Prezado Andersoncolares,
OK, muito grato pela informação ! Creio então que vou de Allen mesmo . . . . Os últimos que comprei eram coreanos, mas não eram os originais da KIA . . . no corpo gravado em relevo apenas "made in korea" e na caixa de papelão apenas escrito "Shock absorver - Parts Mall" . . . duraram 3 meses rodando no asfalto (meio esburacado, reconheço...) do Rio de Janeiro . .
Um abraço,
Claudio
Pardal, minha cidade parece que foi bombardeada de tantos buracos que estão nas ruas. E ando muito em estradas de terra ou viajo com bastante carga (fiz uma mudança inteira carregando em meu carro, só não trouxe o colchão de casal e a geladeira, kkkkkkkkk) e os amortecedores estão em ordem total.
Boa sorte aí amigo.
Claudio_Mag
23/03/2013, 21:02
Ok, obrigado a todos !!!
Um abraço,
Claudio Magnanini
Djalma colombo
23/03/2013, 21:57
Pra testar meus amortecedores à alguns dias atras peguei uma estrada de chão que parecia o solo da lua, não deram problema nenhum e funcionaram muito bem, toquei o pé na media de uns 70km/h e estou muito satisfeito com o resultado!
Claudio_Mag
08/04/2013, 08:41
Amigos,
Um bom dia !
Conforme as dicas dos Mestres do forum, efetuei o lift de suspensão, utilizando as molas dianteiras (marca Sueden) e amortecedores (marca Allen) da Besta GS 16 lugares. Seguem fotos antes e depois (a traseira já estava com as molas do Celta sedan GNV):
404801404802
A frente estava com 753 mm medidos entre o piso e a parte inferior do para-lama. Ficou com 820 mm, ou seja, subiu 67 mm.
A suspensão ficou "bem durinha". Creio que por ter ficado "durinha", a estabilidade não foi muito prejudicada. É claro que subindo a viatura sempre vai se perder um pouco, devido a elevação do centro de gravidade, mas como estava com as molas originais (com pouco menos de 300.000 Km . . . . ) cansadas e um amortecedor vencido, melhorou muito. . . em algumas curvas fechadas com pavimentação irregular ela ficava "meio boba", com tendencia de sair de dianteira e agora sem problemas. . . .
Seguem tambem características das molas e amortecedores utilizados:
404808404809
Creio que não houve comprometimento das homocinéticas, mas segue foto para os Amigos mais experientes comentarem. . . como não faço trilhas, só passeios leves, creio que está OK. . . mas agradeço comentários !
404810
Um abraço e votos de uma excelente semana a todos,
Claudio
Luiz Gaucho
08/04/2013, 17:25
Amigos,
Um bom dia !
Conforme as dicas dos Mestres do forum, efetuei o lift de suspensão, utilizando as molas dianteiras (marca Sueden) e amortecedores (marca Allen) da Besta GS 16 lugares. Seguem fotos antes e depois (a traseira já estava com as molas do Celta sedan GNV):
404801404802
A frente estava com 753 mm medidos entre o piso e a parte inferior do para-lama. Ficou com 820 mm, ou seja, subiu 67 mm.
A suspensão ficou "bem durinha". Creio que por ter ficado "durinha", a estabilidade não foi muito prejudicada. É claro que subindo a viatura sempre vai se perder um pouco, devido a elevação do centro de gravidade, mas como estava com as molas originais (com pouco menos de 300.000 Km . . . . ) cansadas e um amortecedor vencido, melhorou muito. . . em algumas curvas fechadas com pavimentação irregular ela ficava "meio boba", com tendencia de sair de dianteira e agora sem problemas. . . .
404808404809
Creio que não houve comprometimento das homocinéticas, mas segue foto para os Amigos mais experientes comentarem. . . como não faço trilhas, só passeios leves, creio que está OK. . . mas agradeço comentários !
404810
Claudio
Ficou muito bom !!!! Parabéns !!!
Luiz Gaucho
Djalma colombo
08/04/2013, 23:30
Blza, não tem problema nenhum com este lift, é o mais simples e não compromete nada!
EduKeenan
11/06/2013, 11:59
416293Tai como ficou a minha... show!!
andersoncolares
11/06/2013, 12:33
416293Tai como ficou a minha... show!!
Boa tarde Edu, o link anexo não abriu...
Abraços
Colares 4x4
alexandreluiz01
24/06/2013, 11:37
Bom dia Galera!
Estou muito entusiasmado em fazer um Lift na minha Sportage que está com as molas e amortecedores ruins.
Pelo que vi, a galera está colocando:
Dianteira: Molas e amortecedor Gran besta GS 16 lugares
Traseira: Molas Meriva e amortecedor Gran besta GS 16 lugares.
Tenho algumas dúvidas, qual o calços ideal que tenho que colocar?
Sugerem alguma oficina aqui em Vitória/ES que fazem o serviço?
andersoncolares
24/06/2013, 13:49
Bom dia Galera!
Estou muito entusiasmado em fazer um Lift na minha Sportage que está com as molas e amortecedores ruins.
Pelo que vi, a galera está colocando:
Dianteira: Molas e amortecedor Gran besta GS 16 lugares
Traseira: Molas Meriva e amortecedor Gran besta GS 16 lugares.
Tenho algumas dúvidas, qual o calços ideal que tenho que colocar?
Sugerem alguma oficina aqui em Vitória/ES que fazem o serviço?
Alexandre, com esta configuração não precisa colocar calços. Já sobe bastante e sem comprometer a estabilidade. Só precisará ajustar a barra Panhard como vc pode ver nos links da página 24 em visão por baixo do carro junto ao eixo traseiro. Ou você usa as molas originais e calços com amortecedores da Besta ou usa a configuração que vc citou acima...
Abraços e bom trabalho...
Colares 4x4:safari-rig:
alexandreluiz01
24/06/2013, 21:29
Blz Anderson...Show, obrigado! Vou mandar vê e depois coloco as fotos para a galera ver!
dtsutomu
23/07/2013, 18:33
olá Pardal01, gostaria de saber se teve que vazer adaptação da barra panhard... está satisfeito com esses amortecedores? qual a diferença da mola do celta em comparação com meriva e zafira? obrigado
AFSHOOTER
25/07/2013, 19:11
Amigos,
Um bom dia !
404801404802
404808404809
404810
Claudio
Beleza seu lift pardal, parabéns ! Mas por favor eu comprei minha sportage a apenas 3 dias e já estou programando o lift e tenho as seguintes dúvidas:
Na dianteira da Sportage : Molas GS-16 (dianteiras ou traseiras? são diferentes, segundo vendedor)
Na traseira da Sportage : Molas GS-16 (dianteiras ou traseiras? são diferentes, segundo vendedor )
Ainda : o vendedor disse que os amortecedores da sportage e da besta gs16 são os mesmos!, que se os meus estiverem bons não precisaria trocar, fiquei inseguro...
Gostaria que a traseira ficasse um pouquinho mais alta que a dianteira, como faz? Es entre as molas da suprema, ou da meriva, ou da zafira ou da GS-16, quais são mais durinhas e/ou amis longas para se levantar mais ou menos... Ai indecisão... Dequalquer forma, desde já muito obrigado mesmo a todos que puderem contribuir !!
Djalma colombo
25/07/2013, 19:20
Molas da besta gs 16 na dianteria com os amortecedores originais que são uns 2 cm mais longos, na traseira molas da zafira com os amortecedores da besta gs 16 que tem um curso bem mais longo, com esta configuração ela ficara uns 8 a 9 cm a mais alta se ter que mexer em mais nada e ficara com a dianteria mais firme mas se quiser mais macia mantenha as molas originais na dianteira e coloque calços de PU com 30 mm de altura, mas lembre-se de que em primeiro lugar em que tipo de terreno mais utilizara a vtr e que elevando sua altura eleva-se o centro de gravidade alterando de certo modo a estabilidade. Pesquise melhor no tópico lift de suspensão - receita completa!
Beleza seu lift pardal, parabéns ! Mas por favor eu comprei minha sportage a apenas 3 dias e já estou programando o lift e tenho as seguintes dúvidas:
Na dianteira da Sportage : Molas GS-16 (dianteiras ou traseiras? são diferentes, segundo vendedor)
Na traseira da Sportage : Molas GS-16 (dianteiras ou traseiras? são diferentes, segundo vendedor )
Ainda : o vendedor disse que os amortecedores da sportage e da besta gs16 são os mesmos!, que se os meus estiverem bons não precisaria trocar, fiquei inseguro...
Gostaria que a traseira ficasse um pouquinho mais alta que a dianteira, como faz? Es entre as molas da suprema, ou da meriva, ou da zafira ou da GS-16, quais são mais durinhas e/ou amis longas para se levantar mais ou menos... Ai indecisão... Dequalquer forma, desde já muito obrigado mesmo a todos que puderem contribuir !!
Conforme o Djalma disse,
os amortecedores da besta da frente e atrás são "iguais" da sportage sim, MAs tem que ser da 16 lugares, mas na frente eu compraria o da Monroe Adventure (P/ sportage), o curso é mais longo que da besta.
A minha está assim, na frente o amortecedor da besta tem que cortar o suporte do flexivel de freio, aonde você for montar a suspensão o instalador notará.
Frente: Amortecedor da Besta GS16 Lugares (Vou por da sportage) + Mola da Besta GS 16 Lugares *Reforçada
Trás: Amortecedor da Besta GS16 Lugares + Mola da Zafira
Eu estou com essa configuração, e colocarei calços de 30m ainda =D para subir mais.
Segue algumas imagens.
http://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/q77/s720x720/1044797_510824632322819_1103351805_n.jpg
http://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/420694_480219768716639_758332049_n.jpg
No momento está assim:
http://distilleryimage7.ak.instagram.com/bab103acf17211e2a9ad22000a1fb3f4_7.jpg
AFSHOOTER
25/07/2013, 21:56
Duram MUITO OBRIGADO MESMO ! Então vou botar as molas da Gs16 na frente e atrás mola da Zafira. Os amortecedores se os meus estiverem bons podem contnuar já que são iguais como vc falou ná? se estiverem ruins boto da besta 16. Só para abusar um pouquinho mais... Estas fotos suas, muito boas por sinal, qual o modelo deste para chqoe quebra mato na frente do original ? Tem dica de onde encontrar?
Duram MUITO OBRIGADO MESMO ! Então vou botar as molas da Gs16 na frente e atrás mola da Zafira. Os amortecedores se os meus estiverem bons podem contnuar já que são iguais como vc falou ná? se estiverem ruins boto da besta 16. Só para abusar um pouquinho mais... Estas fotos suas, muito boas por sinal, qual o modelo deste para chqoe quebra mato na frente do original ? Tem dica de onde encontrar?
Isso, mas se for comprar amortecedor recomendo na frente comprar para sportage mesmo, e atras os amortecedores da besta
o Quebra mato é original da kia mesmo, comprei ano passado, para sportage entre 1995 até 1999, como a minha é 2001 tive que fazer uma pequena modificação no suporte para parafusar.
26/07/2013, 09:46
Segue a minha configuração e fotos:
Frente: Amortecedor original da sportage + Mola da Besta GS 16 Lugares *Reforçada
Trás: Amortecedor da Besta GS16 Lugares + Mola da Meriva