Ver Versão Completa : Lift de Suspensão - Receita Completa
Marcus Pereira
12/04/2010, 12:05
Júlio, na minha sport está por cima também... é montagem original.:concordo:
Sds.
220381
Júlio C. A. Santos
12/04/2010, 14:12
Como estou a algum tempo sem acessar o forum:oops::putz:, dei uma lida nos posts mais antigos e vi que a moda agora é a tal mola da Gran Besta GS 3.0 16 lugares...:palmas: Essa parece a receita que irei adotar, junto com molas traseiras de Omega que um amigo ira me ceder para testes.:concordo:
Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:
E aí Geisler,
Vou instalar as molas dianteiras da Besta em breve, e tirar os calços. Nas Sportages a diesel pode ser que a frente fique um pouco mais baixa(coisa mínima) e mais macia pra rodar em calçamento, o motor a diesel é mais pesado.
Abraço :concordo:
Júlio C. A. Santos
12/04/2010, 14:15
Júlio, na minha sport está por cima também... é montagem original.:concordo:
Sds.
220381
Hum... Então a minha tá certa, também esta montada por cima.
Pescador4x4
12/04/2010, 19:34
Seguindo a última moda aqui do forum, também dei uma levantada básica na viatura:
Dianteira: molas da Besta (altura antes= 74 - depois 81 cm)
Traseira: molas da Meriva (altura antes= 77 - depois 83 cm)
Nenhum calço!
Notem na foto como ficou a homocinética: tá quase reto! Acho que não vai forçar nada...
Kiabiker,
Que marca são esses pneus? não consegui identificar pelas fotos...Abs!
kiabiker
12/04/2010, 21:38
Tô usando pneus BS 225/70r15 fazem 3 anos. Nenhum problema até agora. São só meio barulhentos acima de 70 km/h.
Essa barra estabilizadora por cima ou por baixo faz diferença ?? Já veio assim no carro...
Lucena04
12/04/2010, 23:54
Olá Kiabiker,
Para quem quer fazer lift de suspensão mas quer deixar a Sportage "nivelada" e confortável acho que as molas traseiras ideais são as da Meriva mesmo. Veja minha Sportage quando estava com as molas traseiras da Meriva GNV, ficava "quase" nivelada. Agora já sabemos como essas molas ficam na Sportage curta e na Grand. Hoje minha Sportage está com calços de 30mm na dianteira(vou aumentar mais 5mm) e molas traseiras da Zafira com amortecedores da Besta 16 lugares alongados pra ter mais curso de torção, e as molas não saem do lugar.
Kiabiker, tem um detalhe na sua Sportage que me chamou a atenção: Na foto que aparece a homocinética, a barra estabilizadora está fixada por baixo do suporte na suspensão. Na minha Sportage a barra esta fixada por cima, afinal qual é a forma correta de fixação da barra??? Pessoal, por favor olhem isso nas suas Sportages, agora fiquei preocupado hehehe.
Julio, vc lembra quanto que levantou com as molas traseiras da Meriva GNV na sua Sportage? Pq vc trocou pela da Zafira? essa da Zafira é GNV? Qual ficou melhor nos quesitos mais alta, estabilidade e conforto? quanto levantou a da Zafira GNV?
Valeu :concordo:
Júlio C. A. Santos
13/04/2010, 01:02
Lucena,
Com as molas da Meriva minha Sportage ficou com cerca de 1,5cm a menos que a Sportage do Kiabiker(porque ele usa pneus maiores que os meus). Com as molas da Zafira tinha ficado praticamente da mesma altura da Sportage do Lifes a Beach, ele publicou uma foto da Sportage dele com as medidas, a foto está nesse tópico. Preferi as molas da Zafira porque não queria levantar muito a Sportage já que não faço trilhas pesadas, prefiro passeios por trilhas leves a médias, por isso achei essa configuração ideal. Não ficou tão confortável por causa dos amortecedores da Besta, mas ficou mais firme. Eu usava as molas da Meriva porque foi a primeira mola parecida com a original que encontrei, aí ví que ela era mais alta e decidi comprar pra testar, mas acabei me interessando nas molas da Zafira porque vi relatos no tópico "Molas traseiras Sportage". As molas da Meriva que eu usava eram pra GNV e as da Zafira que uso atualmente são as normais. Repare nas fotos, a diferença entre a mola da Zafira(maior) e a da Meriva(menor). Agora vi que a moda é usar molas dianteiras da Besta hehehe, vou instalar mais tarde.
Saudações senhores,
Hoje fui levar a minha sport para avaliar o tipo de Lift, e para minha surpresa os dois amortecedores dianteiros estavam vazando óleo.
A pergunta do Lucena foi providencial, o mecânico me fez a mesma pergunta. E com o vazamento vou ter que adiantar o lift.
Bem o decidido, por enquanto, ficou assim:
DIANTEIRA:
2 amortecedores dianteiros da Sportage
2 molas dianteiras da Besta 3.0 GS 16 lugares
2 espaçadores AVM 38mm
TRASEIRA:
2 amortecedores traseiros da Besta 3.0 GS 16 lugares
2 Molas traseiras da Zafira normais
2 bases em nylon de 3mm para as molas
2 espaçadores AVM 38mm
A PANHARD ainda é dúvida, estou tentando o prolongador mas a solução mais fácil é o parafuso de ajuste
Amanhã começo a cotar as peças e vou passando as cotações por aqui.
Abraço a todos
Lucena04
13/04/2010, 23:31
Saudações senhores,
Hoje fui levar a minha sport para avaliar o tipo de Lift, e para minha surpresa os dois amortecedores dianteiros estavam vazando óleo.
A pergunta do Lucena foi providencial, o mecânico me fez a mesma pergunta. E com o vazamento vou ter que adiantar o lift.
Bem o decidido, por enquanto, ficou assim:
DIANTEIRA:
2 amortecedores dianteiros da Sportage
2 molas dianteiras da Besta 3.0 GS 16 lugares
2 espaçadores AVM 38mm
TRASEIRA:
2 amortecedores traseiros da Besta 3.0 GS 16 lugares
2 Molas traseiras da Zafira normais
2 bases em nylon de 3mm para as molas
2 espaçadores AVM 38mm
A PANHARD ainda é dúvida, estou tentando o prolongador mas a solução mais fácil é o parafuso de ajuste
Amanhã começo a cotar as peças e vou passando as cotações por aqui.
Abraço a todos
Como vc mesmo já citou a pesquisa da abertura e fechamento dos amortecedores que o Júlio fez da marca Monroe, os amortecedores com maior abertura seria da Gran Sportage. Sobre outras marcas não sabemos, se for o caso vc pode ver a medida na caixa e comparar com a tabela passada pelo Júlio. Fui olhar a marca do meu amortecedor hj e é da marca "HD" Amortecedores, parece ser nacional, nunca ouvi falar :pensativo: foi trocado pelo antigo dono e está em bom estado.
Em relação aos espaçadores peça o específico da Sportage, a AVM fabrica um modelo para a Sportage. O do Willys apesar de dar para montar não é o apropriado e deve custar o mesmo preço. Na época que eu pesquisei a Jipebrás tinha o melhor preço e tem contato direto com o pessoal da fábrica. Pode ter certeza que eles não vão te vender o errado pq eu já tive esse problema com eles e acabei trocando (para resumir a história foi encomendado na fábrica e eu fui buscar). Se alguém falar que não existe o modelo para Sportage, ou vc insiste ou vc procura em outro lugar, para não ter dor de cabeça no futuro. Se for o caso liga na AVM e pega o modelo dos espaçadores específicos (11) 4612-8088, o pessoal atende bem.
Um dica para vc ter certeza que está pegando a mola da Besta 3.0 GS 16 lugares é contar os elos tem que ter 8 igual o original da Sportage só que com o filamento mais grosso.
:concordo:
Lucena04
13/04/2010, 23:48
Top gun, ajuda e muito :concordo::concordo::concordo:
Me ajudem os mais entendidos, mas cheguei a conclusão que o ideal (seguindo as medidas da marca Monroe) seria o da Gran Sportage. Esses 4cm que ele abre a mais não prejudica em nada e pq teria o mesmo efeito de abertura se tivesse um calço de 4cm acima do amortecedor, com a vantagem de ter essa diferença para "torção" e não como dois pontos fixos. Não sei se consegui ser claro :oops:, mas inspirado na boa vontade do nosso "Professor" :mrgreen: eu desenhei a figura em anexo para tentar explicar melhor o eu quis dizer.
Outra grande vantagem é que esse amortecedor foi feito justamente para a Sportage :dance:, agora eu não sei pq tem essa diferença para a Sportage curta :pensativo:, acredito que outros componentes como molas, coifas de homocinética e etc. são iguais a da curta. Acredito ainda que uma abertura muito maior que isso poderia prejudicar em alguma coisa, tipo ficar pegando na coifa das homocinéticas, mas aí eu já não entendo direito e foi só um palpite
Nota importante: o amortecedor da Besta quando fechado é 9cm maior :shock: portanto poderia dar o problema de bater quando a susp fosse exigida, então não seria recomendado segundo esses números da Monroe.
Os amortecedores da minha Sportage aparentemente foram trocados recentemente (pelo antigo dono) e eu estava com problemas de bater o amortecedor quando eu passava em buracos e lombadas com um pouco de velocidade, dava até medo se andar um pouco mais rápido em estrada de terra esburacada. Quanto eu estiver com o carro eu vou dar uma olhada.
Valeu :concordo:
Quando eu escrevi eu esqueci de anexar o desenho :putz:
Baudenbacher
14/04/2010, 08:13
Pessoal,
Comprei as molas dianteiras da Besta 16 lugares (novas) e as molas traseiras do Ômega GNV (usadas).
Os amortecedores usarei: dianteiro da Besta 16 lugares e traseiros do Ômega :shock:. Vamos ver como é que fica :pipoca:.
Vamos ver se esta semana sai o tão sonhado salto alto da Loira :mrgreen:.
Abraço...
Júlio C. A. Santos
14/04/2010, 10:53
Pessoal,
Comprei as molas dianteiras da Besta 16 lugares (novas) e as molas traseiras do Ômega GNV (usadas).
Os amortecedores usarei: dianteiro da Besta 16 lugares e traseiros do Ômega :shock:. Vamos ver como é que fica :pipoca:.
Vamos ver se esta semana sai o tão sonhado salto alto da Loira :mrgreen:.
Abraço...
Baudenbacher,
Quanto tu pagou nas molas novas da Besta? Molas dianteiras da Besta 16 só existe um tipo? Eu chego na loja e peço por molas pra Grand Besta GS 3.0 16 lugares, é isso?
Geisler®
14/04/2010, 11:56
E aí Geisler,
Vou instalar as molas dianteiras da Besta em breve, e tirar os calços. Nas Sportages a diesel pode ser que a frente fique um pouco mais baixa(coisa mínima) e mais macia pra rodar em calçamento, o motor a diesel é mais pesado.
Fui ver o preço das molas da Besta aqui na KIA de Joinville, e desanimei..:shock::putz: 300 e la vai cacetada CADA mola, ou seja, o par ta "beirando" os 700 reais....:parede:
Ai não dá né... ai força a amizade como diz um amigo meu heehe:mrgreen:
Na Platoville, me orçaram as molas da Gran Besta GS 3.0 de 16 lugares, a 480 reais o par, mas ainda acho caro :pensativo:
Amanhã vou procurar em mais lugares, que hoje nem deu tempo, se tiver alguma dica Julio, eu aceito :concordo:
Abraço, e LAMA \o/:odedo::mrgreen:
Lucena04
14/04/2010, 12:57
Nesse lugar tem várias peças de Sportage, foi lá que eu comprei a minha ventoinha completa e as molas dianteiras da besta Gs 3.0 (melhor preço que eu achei e tinha a pronta entrega). Fui pesquisar o preço das lanternas traseiras e o preço estava muito bom, mas barato que em desmanche e olha que são novas, só que eles só tinham da Sportage até 97.
2000 AUTO PEÇAS - VILA GUILHERME
AUTO-PEÇAS NO BAIRRO DA VILA GUILHERME
Av Joaquina Ramalho, 815, ZONA NORTE - AUTO PEÇAS
VILA GUILHERME - SÃO PAULO - SP
(11) 2909-2000 / 290
Não sei se eles enviam para outro Estado, se eu não me engano custou 189 reais o par, já com o desconto à vista, pagando a vista eles dão um desconto muito bom.
Baudenbacher
14/04/2010, 15:14
Baudenbacher,
Quanto tu pagou nas molas novas da Besta? Molas dianteiras da Besta 16 só existe um tipo?
Juliobf
Se não estou enganado paguei no par R$238,00 aqui em Sorocaba numa loja que vende peças para Vans (Besta, H100...). Estas molas são bem grossas e pesadas e tem a mesa espessura das molas do Ômega GNV. Nas molas do Ômega GNV usada paguei R$100,00 numa loja de segunda mão :mrgreen: (ferro velho mais arrumado).
Abraço...
Bem eu cheguei na loja e pedi as molas dianteiras da Besta 16 lugares.
kiabiker
14/04/2010, 16:36
Comprei as molas na semana passada na CASA DAS MOLAS em Curitiba.
Preços:
Dianteiras da besta: $ 210 o par
Traseiras da meriva: $ 170 o par
Júlio C. A. Santos
14/04/2010, 18:01
Kiabiker,
O preço das molas dianteiras tá ótimo, tu pode nos passar o telefone dessa loja?
As molas traseiras da Meriva GNV estou vendendo a R$ 80,00 o par(paguei R$ 160,00). Mas ainda to pensando em colocar as molas da Zafira GNV. Atualmente uso as da Zafira normais. As molas da Zafira normais ficam melhor com amortecedores originais e alongadores, isso pra quem quiser conforto, e ainda fica estável.
kiabiker
15/04/2010, 21:14
Achei a NF
Casa das Molas
fones: (41) 3332-3884 / 3332-7007
Curitiba - PR
Aqueles preços são sem a instalação. Eu paguei mais $70 pra montar.
Como vc mesmo já citou a pesquisa da abertura e fechamento dos amortecedores que o Júlio fez da marca Monroe, os amortecedores com maior abertura seria da Gran Sportage. Sobre outras marcas não sabemos, se for o caso vc pode ver a medida na caixa e comparar com a tabela passada pelo Júlio. Fui olhar a marca do meu amortecedor hj e é da marca "HD" Amortecedores, parece ser nacional, nunca ouvi falar :pensativo: foi trocado pelo antigo dono e está em bom estado.
Em relação aos espaçadores peça o específico da Sportage, a AVM fabrica um modelo para a Sportage. O do Willys apesar de dar para montar não é o apropriado e deve custar o mesmo preço. Na época que eu pesquisei a Jipebrás tinha o melhor preço e tem contato direto com o pessoal da fábrica. Pode ter certeza que eles não vão te vender o errado pq eu já tive esse problema com eles e acabei trocando (para resumir a história foi encomendado na fábrica e eu fui buscar). Se alguém falar que não existe o modelo para Sportage, ou vc insiste ou vc procura em outro lugar, para não ter dor de cabeça no futuro. Se for o caso liga na AVM e pega o modelo dos espaçadores específicos (11) 4612-8088, o pessoal atende bem.
Um dica para vc ter certeza que está pegando a mola da Besta 3.0 GS 16 lugares é contar os elos tem que ter 8 igual o original da Sportage só que com o filamento mais grosso.
Ok Lucena, copiado! Vou procurar os amortecedores da GRAN.
Vc tbm já havia me falado dos prolongadores da AVM, inclusive a Roda Livre AVM que coloquei comprei na Jipebrás, melhor preço realmente.
Grato pelas dicas.
Topgun
Baudenbacher
17/04/2010, 16:50
Boa tarde, pessoal,
Instalei as molas traseiras do Ômega GNV e não aconselho nem para meu inimigo, a mola é muito gossa :shock: (é o dobo da Sportage)e faz o carro pular que nem cavalo brabo :stop:.
Vou tentar trocar as molas por umas mais finas.
Ah, os amortecedors do Ômega traseiros não encaixam no olhal da baso do amortecedor e a haste é mais fina.
Então descartem estas peças.
Vivendo,errando e aprendendo :parede::parede::parede::parede:rsrsrsrsrss
Abraço...
Júlio C. A. Santos
18/04/2010, 01:38
Achei a NF
Casa das Molas
fones: (41) 3332-3884 / 3332-7007
Curitiba - PR
Aqueles preços são sem a instalação. Eu paguei mais $70 pra montar.
Obrigado Sergio. :concordo:
Júlio C. A. Santos
18/04/2010, 01:50
Boa tarde, pessoal,
Instalei as molas traseiras do Ômega GNV e não aconselho nem para meu inimigo, a mola é muito gossa :shock: (é o dobo da Sportage)e faz o carro pular que nem cavalo brabo :stop:.
Vou tentar trocar as molas por umas mais finas.
Ah, os amortecedors do Ômega traseiros não encaixam no olhal da baso do amortecedor e a haste é mais fina.
Então descartem estas peças.
Vivendo,errando e aprendendo :parede::parede::parede::parede:rsrsrsrsrss
Abraço...
Baudenbacher,
As molas do Omega que tu usou são as traseiras? Aqui no fórum já ouvi falar em usar molas dianteiras do Omega na traseira da Sportage. Não seria isso o correto?
Mesmo assim, não tem como tu comprar molas num desmanche, testar e se não ficar bom trocar por outro produto? Por aqui é possível fazer isso. Após comprar alguma peça tenho um prazo de até 48hs pra trocar.
Baudenbacher
18/04/2010, 14:47
Julio,
Eu vou amanhã cedo para trocar as molas por outras mais finas no ferro velho em que comprei, este foi o acordo que fiz com o dono, e à tarde mão na massa :concordo:.
Hoje aprendi a trocar as molas sozinho:
- solte o parafuso da base do amortecedor usando uma chave boca 17mm;
- levante uma das rodas traseira com o macaco até a mola se soltar;
- levante um pouco mais até que a mola maior encaixe no lugar da antiga;
- abaixe o carro;
- coloque o parafuso do amortecedor e aperte.
Pronto serviço feito em menos de uma hora para as duas rodas.
Fiz isto com as duas Sportages, mas como as molas são muito grossas os dois carros ficaram com a traseira quicando parecido com carro rebaixado.
Se alguém solber como trocar as molas dianteiras me avisa :concordo:.
Abraço...
Pescador4x4
18/04/2010, 15:57
Julio,
Eu vou amanhã cedo para trocar as molas por outras mais finas no ferro velho em que comprei, este foi o acordo que fiz com o dono, e à tarde mão na massa :concordo:.
Hoje aprendi a trocar as molas sozinho:
- solte o parafuso da base do amortecedor usando uma chave boca 17mm;
- levante uma das rodas traseira com o macaco até a mola se soltar;
- levante um pouco mais até que a mola maior encaixe no lugar da antiga;
- abaixe o carro;
- coloque o parafuso do amortecedor e aperte.
Pronto serviço feito em menos de uma hora para as duas rodas.
Fiz isto com as duas Sportages, mas como as molas são muito grossas os dois carros ficaram com a traseira quicando parecido com carro rebaixado.
Se alguém solber como trocar as molas dianteiras me avisa :concordo:.
Abraço...
Baudenbacher,
Levanta o carro em um elevacar e não precisa tirar parafuso nenhum, sai apenas com a mão é bem fácil, não leva um minuto...agora as dianteiras são bem mais complicadas(perdi 02 amortecedores por descuido do mexanico), no começo desse tópico o nava dá as intruções...Abs!
Baudenbacher
19/04/2010, 10:52
Valeu Pescador,
Vou dar uma pesquisada no início do tópico.
Tive que soltar os amortecedores porque eles foram em fim de curso.
Troquei as molas no desmanche por molas da Siena (era o que tinha), vou tentar desmontar e montar hoje no final da tarde, se ficar bom posto o resultado aqui.
Abraço...
Se for colocar mola maior na traaseira tem de soltar o amortecedor...se for só trocar, nao precisa soltar.
O ideal é tirar os pneus e soltar o amortecedor do lado que ta trabalhando. Depois solta o outro.
Baudenbacher
20/04/2010, 09:14
Pessoal,
As molas do Siena também não deram prova :parede::parede::parede::parede:.
O carro ficou alto pra caramba mas ficou quicando, o amortecedor deu fim de curso novamente :oops::oops:. Parece que não tem peso a traseira da Sportage.
O pior foi que estraguei os macacos das duas Sportages, aquela rosca é uma bo$% (bo@$%ä)@.
Vou tentar mais uma vez com outra mola, afinal somos brasileiros e não desistimos :parede:.
Abraço...
Fala Claudio
Qual amortecedor vc ta usando?
Qdo vc troca a mola e baixa o carro a mola encolhe ou fica fixa?
Veja se os amortecedores não estão com problemas, ja comprei amortecedores de outro carro que estavam com defeito, não encolhiam nem a pau.
Isso ta muito estranho.
[]s
(DU)
Lucena04
20/04/2010, 10:26
Pessoal,
As molas do Siena também não deram prova :parede::parede::parede::parede:.
O carro ficou alto pra caramba mas ficou quicando, o amortecedor deu fim de curso novamente :oops::oops:. Parece que não tem peso a traseira da Sportage.
O pior foi que estraguei os macacos das duas Sportages, aquela rosca é uma bo$%@.
Vou tentar mais uma vez com outra mola, afinal somos brasileiros e não desistimos :parede:.
Abraço...
Dica de molas traseiras:
http://www.guanhaesoffroad.com.br/dicas/51-como-elevar-a-suspensao-do-sportage.html
Aprovada no fórum: Palio weekend (gnv ou não), Meriva e Zafira.
Eu uso a do Palio Weekend gnv.
obs:
1- Se eu não me engano os amortecedores da besta que são usados na traseira são mais duros que os originais da Sportage.
2- Calibre o pneu com 26 libras (que é o recomendado pelo fabricante) que vc já sente o carro um pouco mais macio.
Baudenbacher
20/04/2010, 11:02
Fala Claudio
Qual amortecedor vc ta usando?
Qdo vc troca a mola e baixa o carro a mola encolhe ou fica fixa?
Veja se os amortecedores não estão com problemas, ja comprei amortecedores de outro carro que estavam com defeito, não encolhiam nem a pau.
Isso ta muito estranho.
[]s
(DU)
Fala Eduarte,
As molas "novas" não sedem quando ponho o carro no chão mesmo com o amortecedor solto em sua base e o amortecedor original da Sportage dá fim de curso (todo esticado), mas quando volto com as molas originais o amortecedor volta para o curso normal.
As molas do Ômega que usei eram muito grossas, então troquei pelas molas do Siena que são mais finas sendo intermediária entre as originais da Sportage e as do Ômega. Tô achando que devo procurar molas com a mesma bitola da Sportage mas com comprimento maior, aí sim acho que vai dar certo :pipoca: e trocar os amortecedores. Na loja tinha amortecedores traseiros do ômega e do Kadette mas os que estavam em melhores condições eram os do ômega.
Será que se eu trocar o conjunto completo de molas + amortecedores.
Abraço...
Lucena04
20/04/2010, 11:43
Fala Eduarte,
As molas "novas" não sedem quando ponho o carro no chão mesmo com o amortecedor solto em sua base e o amortecedor original da Sportage dá fim de curso (todo esticado), mas quando volto com as molas originais o amortecedor volta para o curso normal.
As molas do Ômega que usei eram muito grossas, então troquei pelas molas do Siena que são mais finas sendo intermediária entre as originais da Sportage e as do Ômega. Tô achando que devo procurar molas com a mesma bitola da Sportage mas com comprimento maior, aí sim acho que vai dar certo :pipoca: e trocar os amortecedores. Na loja tinha amortecedores traseiros do ômega e do Kadette mas os que estavam em melhores condições eram os do ômega.
Abraço...
Se eu não me engano as molas do ômega que dão certo na traseira da Sportage são as do ômega dianteiras, só que tem que pegar duas do mesmo lado pq elas são diferentes.
Fala Eduarte,
Abraço...
Tudo indica que as molas que são duras demais, porem o siena é mais leve que a sportage e o palio weekend então a mola deveria ceder... que estranho...
Se puder vai na certeza, amortecedores da besta e molas do palio weekend GNV são perfeitas.
[]s
(DU)
Baudenbacher
20/04/2010, 13:47
Valeu Eduarte e Lucena,
O negócio não :discordo: é ficar inventando moda :parede: :oops: :putz:.
Mas valeu para aprender a trocar as molas traseiras, no total foram duas tentativas com a Loira e uma com a Morena.rsrsrsrs...
Abraço...
Oi Baudenbacher
Qdo fiz o lift na minha viatura na primeira vez coloquei as molas da Zafira GNV.
Não gostei, ficou extremamente dura e desconfortavel, apesar de bem mais firme. Desfiz o lift.
Depois de trocar muitas idéias com Julio, resolvi fazer o lift novamente e colocar desta vez as molas da Zafira SEM GNV.
Nossa, qta diferença, ficou com conforto parecido com as originais só que pouco mais firme.
A conclusão que cheguei : Molas GNV são muito mais duras que as normais.(molas Zafira GNV /Zafira SEM GNV)
Adorei, ficou bom já de primeira. Uso até hoje.
Se utilizar os amortecedores originais, É OBRIGATÓRIO, o uso de prolongadores.
Vai aí minha contribuição.
[]s
mateus
Valeu Eduarte e Lucena,
O negócio não :discordo: é ficar inventando moda :parede: :oops: :putz:.
Mas valeu para aprender a trocar as molas traseiras, no total foram duas tentativas com a Loira e uma com a Morena.rsrsrsrs...
Abraço...
Baudenbacher
22/04/2010, 09:18
Oi Baudenbacher
Qdo fiz o lift na minha viatura na primeira vez coloquei as molas da Zafira GNV.
Não gostei, ficou extremamente dura e desconfortavel, apesar de bem mais firme. Desfiz o lift.
Depois de trocar muitas idéias com Julio, resolvi fazer o lift novamente e colocar desta vez as molas da Zafira SEM GNV.
Nossa, qta diferença, ficou com conforto parecido com as originais só que pouco mais firme.
A conclusão que cheguei : Molas GNV são muito mais duras que as normais.(molas Zafira GNV /Zafira SEM GNV)
[]s
mateus
Valeu Mateus.
É por isso que eu adoro este Forum.
Abraço a todos...
Oi Baudenbacher
[]s
mateus
Fala Mateu, blz?
Sabe me dizer quanto levantou com as molas da zafira?
Na dianteira colocou calço de quanto? Ficou nivelada?
Pode postar uma foto?
Não pretendo tirar as molas do palio weekend, estou muito satisfeito com a altura e estabilidade, mas tenho um amigo que quer fazer lift mas não quer tão alta quanto a minha (que pro meu gosto ainda esta baixa...rssss).
Valeu
[]s
(DU)
Saudações senhores,
Relembrando, estou tentando fazer a seguinte receita de lift:
DIANTEIRA:
Amortecedor GRAND Sport Valor médio..R$460
Mola diant da Besta 3.0 GS 16 lug........R$260
TRASEIRA:
Mola Zafira......................................R$340
Amortecedor tras.da Besta 3.0 16 lug...R$270
Bem, não consegui encontrar o amortecedor da GRAND Sportage, inclusive dois revendedores me disseram que os amort. da Besta e Sport são os mesmos.
No catalogo da Cofap nem tem amortecedor da Sportage http://www.mmcofap.com.br/catalogos/baixar/03amortecedores.pdf
já o da monroe é diferente mas não tem da GRAND
http://www.sa-tenneco-automotive.com/tenneco/arcweb_br/Catalogo/CatMonroe.pdf
Alguém pode ajudar? Amortecedor da Grand e da curta são os mesmos?
Eu acho que sim, afinal é a mesma distância entre eixos, mesma largura e o angulo de saída da GRAND é menor, o que não justifica o amortecedor da GRAND ser maior que a curta.
Mas...
Abraço a todos.
TopGun
Grande EDUARTE
Blz pura:mrgreen:
Dá uma olhada nestes dois links que tá tudo lá.
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=38
mensagem#380
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1055707#post1055707
mensagem#386
Desculpe a preguiça.:lol:
[]s
mateus
Fala Mateu, blz?
Sabe me dizer quanto levantou com as molas da zafira?
Na dianteira colocou calço de quanto? Ficou nivelada?
Pode postar uma foto?
Não pretendo tirar as molas do palio weekend, estou muito satisfeito com a altura e estabilidade, mas tenho um amigo que quer fazer lift mas não quer tão alta quanto a minha (que pro meu gosto ainda esta baixa...rssss).
Valeu
[]s
(DU)
Grande EDUARTE
Blz pura:mrgreen:
Dá uma olhada nestes dois links que tá tudo lá.
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=38 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=38)
mensagem#380
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1055707#post1055707 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1055707#post1055707)
mensagem#386
Desculpe a preguiça.:lol:
[]s
mateus
Valeu Mateus, ajudou bastante.
Mas sem querer abusar, por causa da diferença de pneus não da pra ter uma ideia real da altura, vc poderia tirar a medida do paralama até o a ponta de eixo (centro da roda)? por favor?
Valeu
[]s
(DU)
Saudações senhores,
Relembrando, estou tentando fazer a seguinte receita de lift:
DIANTEIRA:
Amortecedor GRAND Sport Valor médio..R$460
Mola diant da Besta 3.0 GS 16 lug........R$260
TRASEIRA:
Mola Zafira......................................R$340
Amortecedor tras.da Besta 3.0 16 lug...R$270
Bem, não consegui encontrar o amortecedor da GRAND Sportage, inclusive dois revendedores me disseram que os amort. da Besta e Sport são os mesmos.
No catalogo da Cofap nem tem amortecedor da Sportage http://www.mmcofap.com.br/catalogos/baixar/03amortecedores.pdf
já o da monroe é diferente mas não tem da GRAND
http://www.sa-tenneco-automotive.com/tenneco/arcweb_br/Catalogo/CatMonroe.pdf
Alguém pode ajudar? Amortecedor da Grand e da curta são os mesmos?
Eu acho que sim, afinal é a mesma distância entre eixos, mesma largura e o angulo de saída da GRAND é menor, o que não justifica o amortecedor da GRAND ser maior que a curta.
Mas...
Abraço a todos.
TopGun
Até onde eu sei os amortecedores da Gran e da Curta são os mesmos.
Eu to achando um pouco caro, paguei a um ano atras 140,00 nas molas do palio e 350,00 nos amortecedores dianteiros.
[]s
(DU)
Valeu EDuarte, estou a procura de preços mais vantajosos, grato pela resposta.
TopGun
Dae EDUARTE
:putz: Desculpa a demora.
A medida da aba do paralama até o centro da roda;
Traseiro: 52cm
Dianteiro: 50cm
Isso usando 225/75 r15 com 26lbs.
[]s
mateus
Valeu Mateus, ajudou bastante.
Mas sem querer abusar, por causa da diferença de pneus não da pra ter uma ideia real da altura, vc poderia tirar a medida do paralama até o a ponta de eixo (centro da roda)? por favor?
Valeu
[]s
(DU)
Dae EDUARTE
:putz: Desculpa a demora.
A medida da aba do paralama até o centro da roda;
Traseiro: 52cm
Dianteiro: 50cm
Isso usando 225/75 r15 com 26lbs.
[]s
mateus
Valeu Mateus
Como a medida é do centro da roda até o paralama, a medida dos pneus não importa.
[]s
(DU)
ANIBALCL
28/04/2010, 14:11
oi galera, a minha é curta gasolina 96 tem um cilindro de gnv de 21m3 e a suspensão traseira me parece baixa e mole. quando suspendo ela os amortecedores ( azuis ) esticam e as molas ficam completamente soltas.
queria trocar o conjunto por um que deixasse mais alto e firme sem ficar pulando e sem correr riscos pois uso ela exclusivamente no asfalto, cidade e estrada, a coitada só sente cheirinho de terra quando vou pro sítio, rsss
então qual seria a melhor opção nesse caso ? em sp onde poderia encontrar as molas e amortecedores ? obrigado !
Lucena04
29/04/2010, 09:17
oi galera, a minha é curta gasolina 96 tem um cilindro de gnv de 21m3 e a suspensão traseira me parece baixa e mole. quando suspendo ela os amortecedores ( azuis ) esticam e as molas ficam completamente soltas.
queria trocar o conjunto por um que deixasse mais alto e firme sem ficar pulando e sem correr riscos pois uso ela exclusivamente no asfalto, cidade e estrada, a coitada só sente cheirinho de terra quando vou pro sítio, rsss
então qual seria a melhor opção nesse caso ? em sp onde poderia encontrar as molas e amortecedores ? obrigado !
Pelo o que eu entendi vc quer levantá-la para ficar com a altura original, tendo em vista que com as molas originais e o cilindro de 21m3 ela acabou ficando mais baixa. Dá uma pesquisada no fórum, se eu não me engano teve um relato que as molas do vectra (não sei o ano) são parecidas com as originais da Sportage, então eu acredito que se vc usar as molas do Vectra GNV vc vai atingir o seu objetivo.
ANIBALCL
29/04/2010, 10:45
Pelo o que eu entendi vc quer levantá-la para ficar com a altura original, tendo em vista que com as molas originais e o cilindro de 21m3 ela acabou ficando mais baixa. Dá uma pesquisada no fórum, se eu não me engano teve um relato que as molas do vectra (não sei o ano) são parecidas com as originais da Sportage, então eu acredito que se vc usar as molas do Vectra GNV vc vai atingir o seu objetivo.
obrigado pela atenção !
bom, eu li muito esse post mas como nao entendo de mecanica
e nao tenho um mecanico de confianca para fazer testes fico
com receio de me meter a fazer as coisas por tentiva e erro.
sem falar nos custos de ficar comprando pecas erradas.
como eu disse na minha as pecas da suspensao traseira com
certeza nao sao originais e o modelo de amortecedor tem curso
maior que as molas. as bandejas ( esse é o nome correto ? )
das molas estao bem ruinzinhas e ficam presas apenas pela pressão
quando levanta o carro sai tudo, so ficam os amortecedores.
se tiver uma receita que deixe so um pouco mais alto e firme
sem ter que inventar muito, eu prefiro senao me contento em deixar da
altura original mas que suporte o cilindro de gnv sem arrear a traseira.
pelo que li e entendi, no meu caso para a suspensao traseira terei que optar por molas para carros com gnv e amortecedores da besta ou mais longos que os originais, assim nao precisa usar prolongador.
seria suficiente pra levantar um pouco sem ter que mandar fazer peças, molas traseiras da zafira gnv e amortecedores traseiros da besta gs 3.0 ?
precisa substituir as bandejas das molas traseiras ? tem que mandar fazer
de que material ? por exemplo, porque poliuretano e nao aço ?
qual o risco de usar uma especificacao errada e essa peca de poliuretano ou outro material se partir com um impacto e desmontar a suspensao com o carro andando ?
e para a dianteira ? posso trocar so a traseira e depois de um tempo arrumar a dianteira ou teria que trocar tudo de uma vez ?
entao gostaria de uma ajuda mais especifica quanto a marca/codigos/modelos dos amortecedores/molas usados para substituir. por exemplo, eu li que pode usar do omega, da besta, da zafira mas ficam algumas duvidas :
usar molas dianteiras ou traseiras desses carros ?
como comprar molas do mesmo lado apenas ? qual lado usar ?
qual o modelo para carro com e sem ar condicionado ?
( isso muda muito a mola ! )
putz, abusei né ?
fico agradecido desde ja com qualquer ajuda que vier !
abracos
ANIBALCL,
O fato de as molas sairem quando levanta o carro não siginifica que não são originais, as molas provavelmente estão cansadas devido ao exesso de peso constante do cilindro.
A minha tbm estava assim, mas era pq as molas estavam cansadas.
Molas da zafira ou meriva
pelo que li e entendi, no meu caso para a suspensao traseira terei que optar por molas para carros com gnv e amortecedores da besta ou mais longos que os originais, assim nao precisa usar prolongador.
Correto
seria suficiente pra levantar um pouco sem ter que mandar fazer peças, molas traseiras da zafira gnv e amortecedores traseiros da besta gs 3.0 ?
Sim, é suficiente.
precisa substituir as bandejas das molas traseiras ?
Não é necessario se vc usar molas tipo "bujão", se não me engano as molas da zafira e meriva são bujão mas uma é mais macia que a outra.
O Julio e o Mateus usaram essas molas, eles podem te dar mais detalhes.
tem que mandar fazer
qual o risco de usar uma especificacao errada e essa peca de poliuretano ou outro material se partir com um impacto e desmontar a suspensao com o carro andando ?
Poliuretano é mais leve que o aço
e para a dianteira ? posso trocar so a traseira e depois de um tempo arrumar a dianteira ou teria que trocar tudo de uma vez ?
Pode fazer a traseira primeiro e depois a dianteira, mas vai ficar meio estranho com a dianteira mais baixa, vai ficar parecendo dragster, rodei uns 20 dias assim.
entao gostaria de uma ajuda mais especifica quanto a marca/codigos/modelos dos amortecedores/molas usados para substituir. por exemplo, eu li que pode usar do omega, da besta, da zafira mas ficam algumas duvidas :
Traseiras, apenas se usar a do omega que tem que ser a dianteira.
Isso se aplica apenas se usar as molas do omega.
Até onde eu sei com ou sem ar não interfere nas molas, tanto que não existe essa informação nos catalogos.
putz, abusei né ?
Sinta-se avontade, estamos aqui pra ajudar.
Se escrevi alguma besteira ou esqueci de algum detalhe por favor me corrijam.
[]s
(DU)
ANIBALCL
29/04/2010, 11:45
ANIBALCL,
O fato de as molas sairem quando levanta o carro não siginifica que não são originais, as molas provavelmente estão cansadas devido ao exesso de peso constante do cilindro.
A minha tbm estava assim, mas era pq as molas estavam cansadas.
Molas da zafira ou meriva
Correto
Sim, é suficiente.
precisa substituir as bandejas das molas traseiras ?
Não é necessario se vc usar molas tipo "bujão", se não me engano as molas da zafira e meriva são bujão mas uma é mais macia que a outra.
O Julio e o Mateus usaram essas molas, eles podem te dar mais detalhes.
tem que mandar fazer
Poliuretano é mais leve que o aço
Pode fazer a traseira primeiro e depois a dianteira, mas vai ficar meio estranho com a dianteira mais baixa, vai ficar parecendo dragster, rodei uns 20 dias assim.
Traseiras, apenas se usar a do omega que tem que ser a dianteira.
Isso se aplica apenas se usar as molas do omega.
Até onde eu sei com ou sem ar não interfere nas molas, tanto que não existe essa informação nos catalogos.
putz, abusei né ?
Sinta-se avontade, estamos aqui pra ajudar.
Se escrevi alguma besteira ou esqueci de algum detalhe por favor me corrijam.
[]s
(DU)
eu tive uma pickup strada com AC e no posto de troca de molas e amortecedores colocaram para carro sem AC. resultado : estragou os dois amortecedores e bandejas dianteiras, sendo que a loja teve que me ressarcir dos prejuizos pois tive que mandar arrumar na Fiat. foi constatado inclusive por um tecnico da Cofap que existe diferença não só das molas como dos batentes dos amortecedores, daí a minha dúvida na hora de comprar as molas se tivesse que usar molas dianteiras de outro carro, além do que o lado da mola dianteira também poderia ter alguma diferença devido a distribuição de peso não ser igual.
na frente qual seria o conjunto adequado então ?
valeu mais uma vez !!!
ANIBALCL,
Depende da traseira, o Mateus usou molas da zafira na traseira e calços de 30mm na dianteira e ela ficou alinhada.
Ja no meu caso com calço de 30mm a frente ficou muito mais baixa em relação a traseira que esta com molas do Palio weekend, terei que colocar as molas da besta.
Se vc usar as molas da zafira na traseira coloque calços de 30mm na dianteira, se colocar as molas da besta a frente ficará mais alta.
[]s
(DU)
Lucena04
29/04/2010, 14:34
ANIBALCL,
Vc precisa definir bem o que vc quer fazer, se vc não for usar o carro para trilhas não vejo necessidade de de levantar o carro acima da altura original, a não ser por estética 8)
Como vc deve ter lido no fórum, levantar o carro envolve algumas váriáveis, sugeri a mola no vectra GNV para que vc nem precise trocar os amortecedores traseiros e nem mecher na suspensão dianteira para ficar alinhada.
Agora vc tb pode aproveitar a desculpa do arriamento causado pelo GNV e prepará-la para fazer umas trilhas :twisted:, vai dar um pouco mais de trabalho mas dependendo do que vc quer fazer vale a pena.
Lucena04
29/04/2010, 14:41
Anibal,
dá uma lida nesse tópico abaixo, teve gente que usou a mola do Corsa Sedan 1.6 e do Astra Sedan para manter a mesma altura, dependendo se vc usar a versão GNV delas pode te ajudar, o ideal seria vc levar a sua mola em uma loja e comparar com as outras.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41767
eu tive uma pickup strada com AC e no posto de troca de molas e amortecedores colocaram para carro sem AC. resultado : estragou os dois amortecedores e bandejas dianteiras, sendo que a loja teve que me ressarcir dos prejuizos pois tive que mandar arrumar na Fiat. foi constatado inclusive por um tecnico da Cofap que existe diferença não só das molas como dos batentes dos amortecedores, daí a minha dúvida na hora de comprar as molas se tivesse que usar molas dianteiras de outro carro, além do que o lado da mola dianteira também poderia ter alguma diferença devido a distribuição de peso não ser igual.
na frente qual seria o conjunto adequado então ?
valeu mais uma vez !!!
Anibal, nunca vi Sportage sem Ar Condicionado e Ar quente, creio que todas são com estes equipamentos de série, a diferença está no sistema : Manual ou semi-automático.
Alguém no forum já viu alguma Sport sem Ar Cond?
TopGun
ANIBALCL
30/04/2010, 22:46
Anibal, nunca vi Sportage sem Ar Condicionado e Ar quente, creio que todas são com estes equipamentos de série, a diferença está no sistema : Manual ou semi-automático.
Alguém no forum já viu alguma Sport sem Ar Cond?
TopGun
Ah não, eu me referia às molas que substituiriam as originais. se for usar molas de carro onde AC é opcional aí existe diferença. e isso vale para os amortecedores também. no caso da minha Strada foi isso que aconteceu, o posto de molas ( não vou citar o nome mas é bem famoso ) instalou o conjunto para o modelo sem AC e acabou estragando inclusive as bandejas. por isso fiquei na dúvida de qual seria o modelo correto pois com
certeza deve dar diferença e talvez por isso apareçam opiniões diferentes sombre a mesma "receita".
Ola Galera tenho uma sportage 96/97MRDI gasolina e queria levanta-la um pouco e colocar amortecedores especiais, calços etc, sou de santo andre e quero preparar a viatura pois vou pra chapada dos veadeiros em GO, alguem me indica alguma oficina especializada que faça o serviço bom e rapidinho????
Valew...
Quanto vc quer levantar?
Se quiser eu faço pra vc o lift o peito de aço e o que mais vc precisar.
[]s
(DU)
Quanto vc quer levantar?
Se quiser eu faço pra vc o lift o peito de aço e o que mais vc precisar.
[]s
(DU)
EDuarte, tô fazendo o Lift provavelmente nas próximas duas semanas, eu tenho interesse no peito de aço, se puder me envia uma MP com um orçamento, pretendo colocar o peito até julho quando devo viajar com a família.
Grato
Saudações senhores, as peças e pneus chegaram esta semana e na outra estarei fazendo o lift da suspensão.
O que me causou estranheza foram as molas dianteiras, vieram com apenas 7 elos, nem 6 nem 8, e pesam uma barbaridade (20 kilos) é quase o mesmo peso de todas as outras peças juntas, ao reclamar com o vendedor, ele me mostrou no catalogo que unificaram as molas da GS 12 e 16 lugares (dianteira), e a mola traseira, apesar de pedir normal veio GNV da Zafira.
Seguem os valores:
DIANTEIRA:
2 Amortecedores CORVEN Sportage...............................R$317,00
2 Molas Besta GS 12/16 lugares CINDUMEL......................R$207,00
2 Espaçadores AVM 38mm p/ Sportage...........................R$230,00
TRASEIRA:
2 Amortecedores Turbogas COFAP Besta 16 lugares..........R$270,00
2 Molas Zafira GNV CINDUMEL ......................................R$135,00
Obs: Frete dos espaçadores ........................................R$ 30,00 na JIPEBRÁS seria R$15 mais barato, mas iriam demorar 20 dias.
Bem o total até o momento está em R$1.417,00 pagos a vista pelo desconto de 10% oferecido.
Ainda irei pintar as rodas de grafite claro (R$200,00 as cinco aqui em Pirassununga) e falta incluir o valor do prolongador da Panhard e o berço das molas traseiras. Quando for postar as fotos do antes e depois coloco estes valores.
E francamente estou com um frio na barriga por causa dessas molas, que tem até uma embalagem legal, ISO9001 e o diabo a quatro ( http://www.cindumel.com/joomla/ ), mas...
Alguém está usando a mola da Zafira GNV na traseira?
Este elo a menos na mola dianteira deve comprometer o ganho de altura?
Dependendo das respostas eu troco as molas.
Forte abraço a todos.
Lucena04
12/05/2010, 02:06
Saudações senhores, as peças e pneus chegaram esta semana e na outra estarei fazendo o lift da suspensão.
O que me causou estranheza foram as molas dianteiras, vieram com apenas 7 elos, nem 6 nem 8, e pesam uma barbaridade (20 kilos) é quase o mesmo peso de todas as outras peças juntas, ao reclamar com o vendedor, ele me mostrou no catalogo que unificaram as molas da GS 12 e 16 lugares (dianteira), e a mola traseira, apesar de pedir normal veio GNV da Zafira.
Seguem os valores:
DIANTEIRA:
2 Amortecedores CORVEN Sportage...............................R$317,00
2 Molas Besta GS 12/16 lugares CINDUMEL......................R$207,00
TRASEIRA:
2 Amortecedores Turbogas COFAP Besta 16 lugares..........R$270,00
2 Molas Zafira GNV CINDUMEL ......................................R$135,00
Obs: Frete dos espaçadores ........................................R$ 30,00 na JIPEBRÁS seria R$15 mais barato, mas iriam demorar 20 dias.
Bem o total até o momento está em R$1.417,00 pagos a vista pelo desconto de 10% oferecido.
Ainda irei pintar as rodas de grafite claro (R$200,00 as cinco aqui em Pirassununga) e falta incluir o valor do prolongador da Panhard e o berço das molas traseiras. Quando for postar as fotos do antes e depois coloco estes valores.
E francamente estou com um frio na barriga por causa dessas molas, que tem até uma embalagem legal, ISO9001 e o diabo a quatro ( http://www.cindumel.com/joomla/ ), mas...
Alguém está usando a mola da Zafira GNV na traseira?
Este elo a menos na mola dianteira deve comprometer o ganho de altura?
Dependendo das respostas eu troco as molas.
Forte abraço a todos.
Topgun, eu não sei quanto a espessura da mola que vc comprou, mas se for a mesma espessura da mola da besta Gs 3.0 16 lugares (mais grossa que a original da Sportage) ela tende a ceder menos e ficar mais firme, quanto mais elos mais cede e mais confortável fica. Provavelmente as molas devem ter o mesmo cumprimento, só que como cede menos deve deixar a Sportage mais alta.
Compara a espessura da mola que vc comprou com a espessura da mola que está na sua Sportage, dependendo vc pode até estar trocando 6 por meia dúzia.
Você pode fazer o teste e pode dar certo ou não, pode ser até melhor que a de 8 elos. Não sei se vc aceita esse risco, ainda mais sendo na parte dianteira que dá certa mão de obra para trocar. Se não quer arristar procura a de 8 elos que dá certo.
Topgun,
As molas da zafira não precisam de berço, o encaixe é o mesmo da original da sportage.
Lucena,
Só uma correção, vc postou acima "quanto mais elos mais cede e mais confortável fica", mas o correto é "menos" elos.
[]s
(DU)
ANIBALCL
12/05/2010, 09:23
oi galera !
no meu caso estou usando as rodas e pneus com medidas originais
e não iria usar calços, só levantar com a troca de molas
então mesmo assim precisa de espaçadores de rodas e do suporte da barra panhard ?
na frente poderia usar o amortecedor da besta também sem precisar adaptar nada ( calço, suporte, etc ) ?
marca allen de amortecedores é boa ?
Lucena, onde voce encontrou essas peças aqui em sp ?
obrigado !
ANIBALCL
12/05/2010, 09:33
site da Cofap
Besta GS Grand 16 lugares
amortecedor turbogas Traseiro
código GB48001M
Lucena04
12/05/2010, 10:55
Anibal,
Espaçadores eu comprei na Jipebrás
O restante vc pode encontrar na Auto Peças 2000 (fica na Joaquina Ramalho, Vila Guilherme)
Lucena04
12/05/2010, 11:02
Topgun,
As molas da zafira não precisam de berço, o encaixe é o mesmo da original da sportage.
Lucena,
Só uma correção, vc postou acima "quanto mais elos mais cede e mais confortável fica", mas o correto é "menos" elos.
[]s
(DU)
Eu pensei que fosse ao contrário :pensativo:, inclusive existem as molas progressivas que tem nas extremidades elos mais próximos e no meio mais afastados, isso para dar mais conforto e estabilidade em uma mesma mola.
Salvo engano as molas traseiras originais da Sportage (e de alguns carros da GM) são progressivas, por isso ao se trocar pela mola da Palio Weekend perde-se um pouco em conforto e ganha em estabilidade.
Eu achei q as molas da palio ficaram boas em relação a conforto e estabilidade. Porém, o encaixe superior não é o mesmo da sport e requer ajuste.
Topgun, eu não sei quanto a espessura da mola que vc comprou, mas se for a mesma espessura da mola da besta Gs 3.0 16 lugares (mais grossa que a original da Sportage) ela tende a ceder menos e ficar mais firme, quanto mais elos mais cede e mais confortável fica. Provavelmente as molas devem ter o mesmo cumprimento, só que como cede menos deve deixar a Sportage mais alta.
Compara a espessura da mola que vc comprou com a espessura da mola que está na sua Sportage, dependendo vc pode até estar trocando 6 por meia dúzia.
Você pode fazer o teste e pode dar certo ou não, pode ser até melhor que a de 8 elos. Não sei se vc aceita esse risco, ainda mais sendo na parte dianteira que dá certa mão de obra para trocar. Se não quer arristar procura a de 8 elos que dá certo.
Olá Lucena04, medi o diâmetro da mola e o resultado foi o seguinte:
Minha Sportage(original) .....................13mm
Mola Besta 12/16 lugares CINDUMEL.......17mm
Apesar da diferença ser de apenas 4mm a mola nova parece ser bem mais "parruda".
O mecânico que fará o serviço deu um sugestão interessante: colocar um calço do Passat (12mm) na parte superior da mola para incrementar a pressão, é um artifício que ele usa para recuperar molas cansadas.
Também copiei a mensagem do EDuarte e vi que não preciso me preocupar com a onfecção do berço do amortecedor, beleza!!! Uma coisa a menos.
Fica ainda a dúvida da Zafira com GNV, o mecânico me disse que a diferença é pequena, a mola é para os kits de 90kg (peso de uma pessoa "forte") então devo arriscar e vou coloca-las, e se alguém tem algo contra o calço na parte interna do amortecedor, por favor se manifeste.
Grato pelas mensagens e um bom dia a todos.
TopGun
ANIBALCL
13/05/2010, 21:20
hoje fui numa oficina instalar cabos e velas e no final pedi
para levantar o carro pra dar uma olhada e ver se identificava
o nheco-nheco na suspensão dianteira esquerda.
examinando tudo, não apareceu nada claramente detonado
que justificasse o barulho, apenas um coimeço de folga aqui e ali
mas nada aparente.
aproveitando, fomos examinar a traseira ( do carro ! ) e
qual não foi a minha surpresa : a mola traseira direita estava quebrada !!!
tinha uns 2 elos a menos, nem sei como não caiu pelo caminho.
não é a toa que eu estava achando o carro baixo...rsssss
bom, aproveitei a encrenca e tentei comprar as molas da Zafira GNV
pra ir adiantando o Lift, mas a oficina me indicou uma especializada
em suspenão para carros GNV e Blindados. então fui lá pois quando falei
que queria esse modelo de mola para adaptar e fazer
Lift eles se ofereceram para testar se ia ficar bom mesmo.
pelas fotos das molas da Zafira GNV e Zafira Blindada, ficou claro
que eram muuuuuito maiores ( a minha mola véia ta no meio delas na foto )
e por ser bem mais grossas talvez ficasse muito duro também.
acabei aceitando testar umas molas de Passat ( importado ! )
que eram as mais parecidas em desenho sendo um pouco mais grossas
nas pontas e pouco maior no tamanho.
que diferença ! affff, meu carro tava pra lá de arriado e com pouca
altura a mais nem vou precisar trocar os amortecedores por enquanto
pois subiu extamente o esperado, talvez até volte pra ajustar diminuindo uma polega.
seguem as fotos para avaliação da galera.
a oficina fabrica ou adapta qualquer tipo de mola basta ter as medidas
então dá pra fazer um esqueme bem legal sem precisar de
calços pra levantar pouco, que era o meu caso. mas pra trilha deve dar pra fazer
coisas bem interessantes também.
vou procurar os amortecedores dianteiros e depois voltar lá pra fazer
as molas dianteiras com apenas mais um elo e um pouco mais grossa do que a original,
daí deve ficar alinhada, agora ainda tá um pouco dragster
mas deu um diferença enorme,
dá até vontade de passar nos buracos,
virou outro carro !!! rssss
mais uma vez quero agradecer à galera do fórum, especialmente ao Eduarte pelas dicas e atenção dada.
meu cilindro de GNV de 21m3
http://farm2.static.flickr.com/1121/4605328754_f52ef7e6f4_m.jpg
molas Zafira GNV , a minha mola véia e
Zafira Blindada
http://farm5.static.flickr.com/4001/4604714241_ec67210a81.jpg Zafira
a mola que quebrou !
http://farm4.static.flickr.com/3302/4605329194_7aa3167902_m.jpg
comparativo da mola original 25cm e a que foi colocada 32cm
http://farm5.static.flickr.com/4024/4604714691_93ca26165b.jpg
resultado final
http://farm4.static.flickr.com/3339/4604714825_259d244a34_m.jpg
ANIBALCL
14/05/2010, 10:12
galera, alguém tem uma mola dianteira original e uma da Besta 16 lug pra emprestar ?
assim eu deixo lá na oficina pra servir de modelo para fabricar.
a frente ficou muito baixa do jeito que está e não dá pra rodar muito tempo assim, tá esquisito ! rssss
( e tb não vejo a hora de levantar a frente ! )
as molas traseiras que eu coloquei só não ficaram 110% porque achei que pula fácil em lombada, de resto tá ótimo pro uso urbano.
então vou pedir pra fazer uma do mesmo tamanho só que com as
pontas mais finas como na original assim fica mais progressiva.
a idéia é fazer o mesmo esquema pra frente, um pouco mais grossa e
um pouco mais alta, talvez apenas um elo a mais apenas assim deve alinhar perfeito com a traseira.
Júlio C. A. Santos
14/05/2010, 10:20
galera, alguém tem uma mola dianteira original e uma da Besta 16 lug pra emprestar ?
assim eu deixo lá na oficina pra servir de modelo para fabricar.
a frente ficou muito baixa do jeito que está e não dá pra rodar muito tempo assim, tá esquisito ! rssss
( e tb não vejo a hora de levantar a frente ! )
as molas traseiras que eu coloquei só não ficaram 110% porque achei que pula fácil em lombada, de resto tá ótimo pro uso urbano.
então vou pedir pra fazer uma do mesmo tamanho só que com as
pontas mais finas como na original assim fica mais progressiva.
a idéia é fazer o mesmo esquema pra frente, um pouco mais grossa e
um pouco mais alta, talvez apenas um elo a mais apenas assim deve alinhar perfeito com a traseira.
ANIBALCL,
Quais são os amortecedores traseiros que vc ta usando??? São os da Besta 16 lugares ou são os originais com alongadores??? Isso faz toda a diferença.
ANIBALCL
14/05/2010, 10:34
ANIBALCL,
As molas da Zafira GNV fazem a traseira da Sportage pular mesmo com um cilindro no porta-malas??? Como???
Quais são os amortecedores traseiros que vc ta usando??? São os da Besta 16 lugares ou são os originais com alongadores??? Isso faz toda a diferença.
então, como foi uma emergência eu não coloquei as molas da Zafira, são molas do Passat importado que foram ajustadas nas pontas para caber igual. os amortecedores ficaram os mesmos nem precisei trocar porque a diferença de altura da mola nova é pequena apenas ela é bem mais dura.
eram as molas mais parecidas com as originais que a oficina tinha lá ontem.
detalhe: eu acho que os amortecedores traseiros não são originais
porque tem mais curso que as molas novas.
como a oficina fabrica qualquer mola que voce precisar então vou pedir pra eles fazerem na mesma altura e diametro só que progressiva assim tira
esse efeito de pular em lombada e fica mais alto pra uso urbano.
e quero fazer a mesma coisa na frente, pedir pra fabricar uma mola sob
medida um pouco mais firme e um pouco mais alta pra dar alinhamento
com a traseira e sem precisar trocar o amortecedor original ou fazer outra adaptação, já que não pretendo fazer trilha e basta subir um pouco.
então se alguém quiser ajudar e fazer a mesma receita, seria legal deixar as molas lá pra servir de modelo e não precisar ficar com a viatura parada.
pode não ser a solução mais barata e rápida, pode não não atender às necessidades de quem faz trilhas pesadas etc... mas a possibilidade
de desenvolver as molas na medida , diametro, dureza e formato que se quiser pode ser uma boa pedida ou no mínimo uma alternativa a mais.
esse par traseiro eu paguei 250 e ficou bom nem parece que tem
um cililndro enorme de GNV no porta-malas !
a minha viatura tava bem arriada, afff !
Pessoal, to com uma mola dianteira da minha sporetage 95 diesel quebrada. Alguem poderia me informar uma mola opcional para colocar um par novo na dianteira ja que as originais nao to conseguindo.Onde consigo uma afoto da mola original ? pois estou achando que as minhas nem originais são . estou procurando em todo o forum mas so encontro receita para levantar a altura da suspensão o que não é o meu caso... Grato
ANIBALCL
14/05/2010, 11:34
Pessoal, to com uma mola dianteira da minha sporetage 95 diesel quebrada. Alguem poderia me informar uma mola opcional para colocar um par novo na dianteira ja que as originais nao to conseguindo.Onde consigo uma afoto da mola original ? pois estou achando que as minhas nem originais são . estou procurando em todo o forum mas so encontro receita para levantar a altura da suspensão o que não é o meu caso... Grato
olha só nesse link aparece a foto da mola dianteira original
http://www.thepartsbin.com/catalog/?N=1646+10924+4294963741+9408
a minha não é formato barril como esse então no meu caso não é original mesmo !
na minha não tem prolongadores de amortecedor nem na frente nem atrás.
Lucena04
14/05/2010, 12:10
olha só nesse link aparece a foto da mola dianteira original
http://www.thepartsbin.com/catalog/?N=1646+10924+4294963741+9408
a minha não é formato barril como esse então no meu caso não é original mesmo !
na minha não tem prolongadores de amortecedor nem na frente nem atrás.
Originalmente só as molas traseiras tem o formato de barril, as dianteiras não.
Se vc conseguir fazer as molas dianteiras progressivas provavelmente vc vai ficar com o carro mais confortável, a Pajero TR4 possui as 4 molas progressivas, a Sportage só as traseiras.
Sinceramente não sei pq a Sportage não possui as molas dianteiras progressivas como na traseira, com certeza deve ter algum motivo :pensativo: (estabilidade ou outros).
Sei lá, eu acho que quanto menos fuçar melhor, seria interessante vc tentar com as molas da besta Gs 3.0 16 lugares que é quase igual a original da Sportage, só é um pouco mais grossa e levanta bem.
Lucena04
14/05/2010, 12:12
Apesar da diferença ser de apenas 4mm a mola nova parece ser bem mais "parruda".
O mecânico que fará o serviço deu um sugestão interessante: colocar um calço do Passat (12mm) na parte superior da mola para incrementar a pressão, é um artifício que ele usa para recuperar molas cansadas.
Também copiei a mensagem do EDuarte e vi que não preciso me preocupar com a onfecção do berço do amortecedor, beleza!!! Uma coisa a menos.
Fica ainda a dúvida da Zafira com GNV, o mecânico me disse que a diferença é pequena, a mola é para os kits de 90kg (peso de uma pessoa "forte") então devo arriscar e vou coloca-las, e se alguém tem algo contra o calço na parte interna do amortecedor, por favor se manifeste.
TopGun
Eu acho que vai ficar muito alta na dianteira, mas não custa tentar.
ANIBALCL
14/05/2010, 12:18
TopGun
TopGun,
voce pode passar as medidas de comprimento dessas duas molas ?
eu quero ver o que fica melhor se mandar fazer ou comprar essa
da Besta mas pra mandar fazer precisa de todas as medidas.
obrigado !
Lucena04
14/05/2010, 14:54
TopGun,
obrigado !
Anibal,
nesse post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1102087&postcount=431 eu tirei uma foto comparando a mola dianteira original da Sportage, Besta Gs 3.0 16 lugares e Besta 12 lugares.
ANIBALCL
14/05/2010, 15:30
ok,
nas fotos as molas parecem ter a mesma altura, então a elevação
se deve só pela resistência maior da mola, certo ?
na segunda eu vou voltar na oficina pra refazer as molas traseiras
mas do tipo progressivas igual às originais mas com a altura maior.
as dianteiras vamos tirar, medir e fazer
um pouco mais grossa mas ou na mesma altura ou com um elo a mais.
quanto aos amortecedores, na frente não dá pra inventar muita coisa mesmo
mas atrás acho que talvez de pra adaptar daqueles regulaveis
Rancho. os que estão instalados na minha tem cerca de 55cm.
esses Rancho tem 60cm de curso e 9 regulagens,
então com a regulagem certa deve ficar 10. o dificil é ter a grana e coragem de comprar ! kkkk
vou só trocar as molas e esperar um pouco pra ver como se comporta
o carro. meu receio é essas alterações deixando a suspensão
mais dura afetar alguma coisa ou precisar alterar o amortecedor.
Obrigado Anibal, vou comparar a imagem e o tamanho da minha mola com as Montana, pois parece que os encaixes da sportage sao iguais as da chevrolet. A espessura da minha mola é 14,5 e a altura é 27 cm. Vou comparar com a da montana que tambem tem 14,5 de espessura so não sei a altura fora da suspensão. Se der posto aqui o resultado.
ANIBALCL
14/05/2010, 16:23
Obrigado Anibal, vou comparar a imagem e o tamanho da minha mola com as Montana, pois parece que os encaixes da sportage sao iguais as da chevrolet. A espessura da minha mola é 14,5 e a altura é 27 cm. Vou comparar com a da montana que tambem tem 14,5 de espessura so não sei a altura fora da suspensão. Se der posto aqui o resultado.
é estranho que naquele site que mostrei a mola dianteira aparece com
formato de barril mas parece que todas daqui são retas mesmo.
bom, na emergencia restaria comprar peça original ou fazer a adptação
com peças da Besta que não precisaria de calços. eu só vou tentar fazer
na oficina porque eles estão de boa vontade e tem facilidade de fazer
sob medida. a vantagem é se não ficar bom poder voltar lá e mudar alguma coisa.
então vou arriscar ser cobaia ! se der certo eu passo o contato e
preços pra galera ter mais uma opção.
ANIBALCL
20/05/2010, 15:20
bom, vamos lá com as novidades, nem todas boas :
em conversa com o dono do posto de molas por telefone antes de ir lá
toda a boa vontade dele mudou...
então desisti da idéia de tentar fazer as molas dianteiras sob medida e
tentar a receita para a frente e só voltar lá pra tentar melhorar a mola
traseira.
comprei as molas e amortecedores dianteiros da Besta GS 16 lugares
e instalei pra levantar a frente e poder ajustar a traseira ( do carro ! )
os amortecedores traseiros tinha do "genérico" a 110 pila o par
e comprei também para testar pois os que estavam instalados
ficaram curtos demais para a mola nova.
as molas dianteiras são de 17mm de espessura contra 14mm das originais
e tem um elo a mais. os amortecedores da Besta tem curso menor, mas
não achava os da Sportage e resolvi tentar com esses pois deveriam estar
equilibrados para trabalhar com as molas.
bom, a frente levantou bastante, para passar em valetas e depressões
na pista ficou muito bom mas para passar em lombadas... pula demais !
tem que passar a zero por hora em qualquer lombada senão pula muito
devido às molas serem muito mais duras que as originais.
e os amortecedores novos da Besta parecem que não aguentam a força
das molas e eles não seguram o movimento de volta.
na segunda voltei lá no posto de molas e trocamos os amortecedores
e tentamos colocar uma mola da Zafira normal ( sem ser GNV )
ficou horrível ! mole demais deixando o carro balançar muito e
inclinar em curvas mesmo a baixa velocidade, um perigo !
voltei e recolocamos as molas que estavam e melhorou um pouco.
ainda ficou mole, devido a troca dos amortecedores traseiros que também
não estão segurando muito bem, talvez por causa do peso do cilindro de GNV.
resumindo, os amortecedores velhos Monroe gas premium estavam mais
firmes que esses novos ! a mola traseira também já cedeu um pouco então
vou estudar de colocar as da Zafira GNV ou Omega GNV marca ALIPERTI,
se alguém já colocou em viatura com GNV gostaria de saber como ficou.
as fotos eu posto depois, quero tirar mais umas com uma régua
pra servir de medida de referência.
conclusão :
1) fazer lilft com pressa não foi uma boa,
mas tava com uma mola quebrada e preciso do carro pra trabalhar
então não tive muita escolha, tinha que fazer.
2) ficou muito bom dirigir nas alturas, vale a pena fazer.
3) meu carro tem GNV então esse peso extra pode influenciar no resultado
das receitas que o pessoal usa.
4) na frente não tem muito o que inventar mesmo, mas achei que ficou
muito duro com as molas da besta e os amortecedores não são lá
grande coisa seria melhor se fossem mais firmes
e as molas um pouco mais macias.
5) atrás dá pra melhorar, mas agora vou ver com calma qual a melhor solução.
6) a marca das peças também deve influenciar também.
na autopeças onde comprei :
molas e amortecedores dianteiros R$ 385,00
amortecedores traseiros R$ 110,00
no posto de molas :
molas traseiras R$ 250,00
outras cotações :
amortecedores traseiros Monroe Gás Premium Gold
para Besta GS 16 lugares código 27230
em média R$ 400,00 o par colocado
originais (?) em loja especializada
QTD DESCRIÇÃO R$
2 Amortecedor dianteiro 400.00 PAR
2 Amortecedor traseiro 380.00 PAR
2 Mola dianteira 240.00 PAR
2 Mola traseira 460.00 PAR
Lucena04
20/05/2010, 16:07
Anibalcl, vc lembra quantos elos tem a mola dianteira que vc colocou? A original da Sportage tem 8 e a que eu coloquei da besta Gs 3.0 16 lugares também tem 8. achei estranho vc encontrar essa diferença de elos :pensativo:
ANIBALCL
20/05/2010, 16:14
Anibalcl, vc lembra quantos elos tem a mola dianteira que vc colocou? A original da Sportage tem 8 e a que eu coloquei da besta Gs 3.0 16 lugares também tem 8. achei estranho vc encontrar essa diferença de elos :pensativo:
olha, comparando as duas lado a lado era maior sim, pouco mais era
e mais grossa com certeza, de 14mm original para 17mm essa nova.
eu comprei numa loja la na Joaquina Ramalho.
depois eu posto as fotos, é que tirei com celular e preciso baixar
só to achando muito dura em lombadas, em valetas ta ótima.
TopGun,
obrigado !
Anibal, desculpe-me, só vi sua mensagem agora, passei a semana fazendo o Lift da minha Sport e só entrei no forum hoje, infelizmente as molas já estão no carro, mas como vi pelos relato que já se decidiu...
Bem, fiz meu lift e visualmente estou com aquela maravilhosa sensação "sorriso", ou seja, chego na garagem e não há como não abrir um sorriso, ao olhar o carro.
Vou detalhar mais a frente o processo mas resumindo, foram 10 cm de ganho na dianteira que agora está 88 cm do solo até o centro do paralama e 12cm na traseira, no centro do chassis foram 11 cm de ganho chegando a 33 cm do solo até a base do chassis, creio que acabaram as "gangorras" durante os passeios nas trilhas na Canastra.
Mais tarde irei postar as fases e as fotos.
TopGun, sorrindo na garagem.
Galera
Gostaria de deixar uma dica, qdo tirarem as medidas do lift do antes e depois, alem das medidas do solo, tirem tbm a medida do berço inferior ao superior, assim teremos a medida real de ganho.
[]s
(DU)
ANIBALCL
21/05/2010, 14:58
eu to mais preocupado com a frente, a traseira ficou mais macia por
causa dos amortecedores, talvez na primeira vez que só troquei a mola
estivesse muito dura devido ao amortecedor original ser muito curto
ou com algum problema.
agora na frente eu to mesmo com medo de pegar um buraco ou
sobressalto na pista e afetar alguma coisa, ficou muito duro nas lombadas
pula muito mesmo tem que passar muito devagar.
outra coisa que me chamou a atenção é que antes de mexer na parte
dianteira tinha um barulho metálico. com a troca dos amortecedores e
molas o barulho sumiu por uns dias e agora está voltando
então deve ser alguma coisa relacionada com o suporte do
amortecedor que faz contato de metal com metal com o carro.
o mecânico que fez a troca falou que deveria ser isso e colocou
um pouco de graxa, mas voltou a fazer barulho.
eu olhei lá no site da Kia info e no esquema do amortecedor não me
parece que tenha faltado alguma peça ou borracha entre a parte superior
do suporte do amortecedor e o ponto de contato onde é fixado.
isso é assim mesmo ?
amanhã vou tirar umas fotos em alta definição assim pode ampliar e ver
os detalhes.
Bem senhores, rodei apenas 25 km com o carro, e ainda existem alguns rangidos oriundos da acomodação da suspensão.
A minha primeira impressão até o momento é que o carro ficou firme mas não chega a saltar como o Anibal descreve.
Abaixo seguem as fotos do antes e depois.
Quanto as medidas infelizmente não medi o berço, aliás EDuarte, eu nem sei muito bem onde fica isso, tenho só uma idéia, "sorry"rsrsrs.
Mas foi isso de ganho: 10cm na frente, 11cm no meio do chassis e 12 cm na traseira.
Seguem as primeiras fotos, tentei tira-las na mesma posição mas ficou um pouco fora mas dá para ver a diferença.
Topgun
Ficou show de bola, parabens...
O berço é onde fica apoiada/encaixada a mola.
[]s
(DU)
Lucena04
21/05/2010, 18:41
Ficou ótima, parabéns :palmas::palmas::palmas:
É o mesmo pneu nas duas fotos? É diferença de claridade ou vc mudou a cor das rodas:?:
Como diria o Nava, só falta uns pneus cravudos 8-), mas só se vc for usá-la em trilha, para uso só em asfalto não compensa.
Lucena04
21/05/2010, 18:46
Vc chegou a usar o calço na dianteira? Na traseira vc uso as molas da Zafira GNV mesmo?
Desmontagem e comparações.
Seguem as fotos da desmontagem e a comparação das molas e amortecedores traseiros.
Os amortecedores COFAP da Besta 16 lugares possuem a conexão da base mais larga que o amortecedor original da Sport, houve a necessidade de abrirmos o suporte, mas nada acima do normal permitido.
Ficou ótima, parabéns :palmas::palmas::palmas:
É o mesmo pneu nas duas fotos? É diferença de claridade ou vc mudou a cor das rodas:?:
Como diria o Nava, só falta uns pneus cravudos 8-), mas só se vc for usá-la em trilha, para uso só em asfalto não compensa.
A foto antes foi tirada pela manhã e a depois foi tirada pela tardezinha dai a diferença de claridade, mas no caso das rodas não é claridade não pintei as rodas da mesma cor da Ecosport, grafite claro, deixei as calotas na cor original, os pneus são 235/75R15 os anteriores eram 225, só no pneu foi 1,3cm de ganho.
Os pneus cravudos fazem parte do projeto, mas vou comprar umas rodas de ferro antes, e depois compro os pneus (ok Nava?!)
Deixei as calotas dianteiras vazadas para ter o acesso a roda livre, como coloquei o espaçador de 38mm elas ficaram cerca de 2cm para dentro, antes ficavam 1,7cm para fora das calotas.
Vc chegou a usar o calço na dianteira? Na traseira vc uso as molas da Zafira GNV mesmo?
Não usei nenhum calço, foi basicamente a sua receita com algumas orientações do EDuarte, na frente molas da Besta 12/16 lugares que tinham 7 elos, um a menos que o original, inclusive ela era menor que a original da Sport, o que me deixou preocupado quanto ao ganho, mas colocamos um calço de nylon de 7mm acima da borracha superior e na base da mola colocamos o calço de borracha do Opala ano 80 que tinha 15mm antes de ser colocado contra os 6mm do calço original da Sport que estavam ressecados.
Também tivemos que adaptar o guarda pó, usamos a parte superior do guarda pó do Del Rey, com um bom resultado final.
Os amortecedores dianteiros são Corven, aparentemente os mesmos da Besta, vieram sem os suportes das mangueiras do vácuo do acionamento da roda livre automática, mas como não uso mais...
Na traseira coloquei os da Zafira GNV mesmo, as reações do carro parecem com as de um carro rebaixado bem sensível as ondulações do piso, mas não chegam a causar um grande desconforto. Vamos ver depois na estrada e na trilha.
Na dianteira, depois de montado, o conjunto ficou bem mais pesado que o original, só a mola pesava 10kg.
Para recolocar no carro foi necessário o uso do encolhedor de molas, aparentemente os calços internos usados na parte superior e a base de borracha mais grossa deixaram o conjunto mais esticado que o original.
Lucena04
21/05/2010, 20:01
pelo que eu vi essa sua mola dianteira tem 7 elos e meio e como eles não são mais distantes entre si eu acredito que vai continuar confortável.
Pescador4x4
21/05/2010, 20:14
Parabéns! gostei do resultado... sem falar que a viatura não tem ferrugem, coisa linda...Abs!
Eric
Na traseira a montagem foi simples e rápida apenas a adaptação no suporte da base do amortecedor, faltava a confecção do prolongador da panhard, mas só poderiamos faze-lo após as rodas voltarem da pintura.
Mais tarde posto as fotos da panhard.
Parabéns! gostei do resultado... sem falar que a viatura não tem ferrugem, coisa linda...Abs!
Eric
Obrigado, morei 7 anos em Salvador e lá ou vc lavava o carro uma vez por semana ou trocava de carro todo o ano, viciei.
Também dissolvo a sujeira com uma mistura 50% óleo Diesel e 50% shampoo de carro, é muito bom, aprendi com um lavador de motos, é pulverizar esperar 10min e lavar.
Esta é minha receita!
Topgun
Ficou show de bola, parabens...
O berço é onde fica apoiada/encaixada a mola.
[]s
(DU)
AHHHH!!! Grato, como dizia meu avô: "-vivendo e aprendendo".
Quando eu fizer o lift de carroceria meço por lá também
Abs
Bem, agora vou falar do prolongador da panhard, e confesso que mesmo lendo todos as páginas deste tópico, mesmo com a excelente explicação do EDuarte, aliás que me salvou e ao mecânico, eu, não entendia direito o porque do ajuste, só sabia mesmo que deveria faze-lo.
Então imprimi a foto do prolongador, e levei ao mecânico, que apesar de mexer diariamente em suspensão mal sabia o nome da Panhard, ele mesmo me perguntou umas cinco vezes.
Foi um dia inteiro de trabalho e estudo sobre o que deveria ser feito, e se eu não estivesse lá, ficaria com a suspensão traseira torta em pelo menos 5cm.
O que ocorreu foi que o mecânico simplesmente ia colocar o prolongador no resultado da acomodação da nova suspensão, e para mim ele ia fazer o correto, mas por sorte eu resolvi dar uma olhada na parte baixa e tava tudo deslocado para a direita, daí partimos para alinhar o furo do prolongador com furo original.
E como faríamos isso? Bem, usei a "famosa" técnica de pedreiro, criei um "prumo" feito com uma peça metálica e coloquei no meio do furo original, e ajustamos o furo do prolongador para efetuarmos a soldagem da peça, porém havia um leve declive para a direita no local que escolhemos, e a suspensão acabou ficando cerca de 3mm fora da posição para a direita, que pretendemos corrigir após a acomodação da suspensão, que aparentemente já deve ter ocorrido, hoje já fiz alguns "saltos" nas lombadas da cidade, e o carro passou bem, sem as "decolagens" citadas pelo Anibal, apesar de firme e sensível a suspensão reagiu bem às solicitações até agora, amanhã vou coloca-la na terra e num asfalto irregular que tem aqui perto e vamos ver como ela se comporta, por enquanto estou apaixonado pelo carro. Seguem as fotos da Panhard.
Abçs a todos,
TopGun
Perfeito Topgun, exelente trabalho.
Não se preocupe com esses 3mm, não fará diferença, a minha esta um pouco mais que isso.
[]s
(DU)
ANIBALCL
23/05/2010, 17:46
vendo as fotos do Topogun já vi que a minha suspensão dianteira
tem algumas diferenças.
os suportes do amortecedor que estão instalados na minha
não tem o apoio superior onde está a borracha superior e
a porca de fixação. não tem a peça que vai na haste, só o copo de
proteção e também não tinha aqueles "tubinhos" de metal
que aparecem sobre a mesa.
só tem as arruelas e borrachas, aliás está extamente como no
Kia Tech Info.
seguem algumas fotos para avaliação:
esquema do amortecedor
http://farm5.static.flickr.com/4057/4632686381_2da24f6623.jpg
a esquerda o meu suporte e a direita
um suporte da Besta GS que não serve
porque os parafusos são mais grossos.
repare que o meu não tem a parte superior.
http://farm5.static.flickr.com/4070/4632537775_61cfe94ebd_m.jpg
a mola dianteira velha e a nova, que parece
um pouco maior talvez por causa da antiga estar
arriada por uso.
http://farm5.static.flickr.com/4028/4633133256_0a1c14f3d9_m.jpg
resultado na frente
http://farm5.static.flickr.com/4037/4633134634_a0c2ecff70.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3343/4632532465_99b1690021.jpg
resultado atras
http://farm5.static.flickr.com/4015/4633120964_d6d5519189.jpg
http://farm5.static.flickr.com/4002/4633131850_0e3d4c00f7.jpg
resultado final
http://farm5.static.flickr.com/4014/4632528505_f34c70333a.jpg
Ficou bom seu Lift Anibal!!!
Só que não consegui ver a medida da régua de aço que colocou, mas parece que ficou bem próximo da minha.
Quanto ao amortecedor a borracha que está na parte de cima da mola é original, só o calço do passat que colocamos entre a borracha o suporte superior é que foi inserida.
E o prolongador da panhard não vai fazer? Se não ajustar a carroceria vai ficar saindo para a direita nos sobressaltos e lombadas.
Parabéns!!!
TopGun
ANIBALCL
24/05/2010, 08:06
ops, falha nossa !
vamos as medidas :
a régua tem 1m de comprimento.
a altura ficou em 82cm do chão até o paralamas, tanto na frente quanto
na traseira, sendo que o centro da roda está em 33cm.
só estou achando que o problema de pular/ser muito dura a frente em
lombadas é por causa do suporte do amortecedor e do amortecedor
de Besta que coloquei. alguma coisa não deve estar no lugar certo.
vou procurar suportes novos e trocar esses
amortecedores que também acho que não seguram bem a volta
da mola.
de resto to muito satisfeito, valeu à pena apesar das cabeçadas
que estou dando, mas vivendo e aprendendo, e com o pessoal daqui
com certeza vou aprender muita coisa ainda !
e os espaçadores das rodas, mesmo usando pneus e rodas originais
eu preciso colocar também ?
quanto ao suporte da barra eu preciso fazer sim e esse treco
não vende em loja então vou precisar terceirizar essa parte.
alguém se habilita ?
fotos maiores :
http://farm5.static.flickr.com/4002/4633131850_0e3d4c00f7_b.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3343/4632532465_99b1690021_b.jpg
Beleza Anibal, observei que vc está usando os pneus originais 205/75R15 se passar para o 235/75R15 dará o ganho de mais 4,4cm só no pneu, e ficará com 86cm, quase o que consegui no meu lift. veja esse link de Portugal:http://www.pneubeato.com/velocidade.htm basta colocar a medida atual e depois a do pneu pretendido e ele dá todas as medidas, lembre de colocar a opção "metric" nas medidas.
Quanto ao prolongador também pensava ser um bicho de 7 cabeças, mas não é não, é só achar um cara que faça bem soldas, eu ia fazer com uma dobragem, aí o negócio fica mais complicado, mas se for só soldar não é difícil.
Na sexta, dia 28/05, estarei retificando as medidas do meu prolongador para alinhar a suspensão, eu vou tirar mais algumas fotos e tentar detalhar mais as medidas.
Talvez com isso consiga confeccionar a peça.
Se quizer fala com o EDuarte, acho que ele faz a peça em "dois tapas"!!!
Também estou me adaptando ao carro, ontem na estrada deu para notar que ela ficou mais sensível às oscilações laterais nos pisos irregulares, coisa que ela não fazia antes, porém melhorou a estabilidade nas velocidades acima de 100km/h, é um jogo de perde/ganha.
Falta colocar na terra agora, mas só depois de sexta!
Abç
Com o aumento de curso da suspensão você terá que observar se fica marcas nos seus amortecedores traseiros, se ficar provavelmente terá que usar espaçadores mesmo com os pneus originais, ou se forem marcas leves vc poderá retirar os guardas pó dos amortecedores.
TopGun
Anibal
Se quiser eu faço o prolongador da panhard pra vc, agora eu estou fazendo o lift e outras coisinhas na viatura do gnomo, mas se quiser qdo terminar da pra fazer.
Quanto ao pneu raspar no amortecedor, mesmo com o alinhamento da panhard ira raspar, não é sempre, apenas qdo a suspenção torcer.
[]s
(DU)
ANIBALCL
25/05/2010, 08:06
Anibal
Se quiser eu faço o prolongador da panhard pra vc, agora eu estou fazendo o lift e outras coisinhas na viatura do gnomo, mas se quiser qdo terminar da pra fazer.
Quanto ao pneu raspar no amortecedor, mesmo com o alinhamento da panhard ira raspar, não é sempre, apenas qdo a suspenção torcer.
[]s
(DU)
beleza ! me avise quando tiver um tempinho.
com certeza eu estou com um probleminha na suspenão dianteira,
vou ter que trocar os amortecedores de Besta que comprei.
aliás que fique de aviso pra galera :
NÃO USE AMORTECEDOR DE BESTA NA DIANTEIRA
O CURSO É MENOR DO QUE O DA SPORTAGE !!!
só descobri isso na hora que desmontei e medi com os que
estavam instalados daí resolvi colocar mesmo assim pra testar
mas não recomendo. o vendedor da loja autoparts 2000
disse que eram iguais...:evil:
agora tá com um barulho bem estranho, um som oco deve ser fim de curso
além de não aguentar muito bem a ação da mola.
ainda bem que não custou muito caro assim o preju vai ser menor.
e os amortecedores "genéricos" para a traseira também não recomendo,
apesar de estar quebrando um galho, são muito moles, talvez até
de certo numa viatura sem GNV mas na minha ficou devendo.
mas também por "110 reau" o par queria o que né ? :lol:
beleza ! me avise quando tiver um tempinho....
OK Anibal, eu aviso...
[]s
(DU)
ANIBALCL
25/05/2010, 16:57
Conversei com a assistência técnica da Monroe
para pedir informações sobre os amortecedores
que poderiam servir na Sportage.
o amortecedore dianteiro que estava no meu carro
é o modelo
Código: 83760
Descrição: amortecedor
Linha de Produto: GAS PREMIUM
Dimensional Aberto 341,00mm
Dimensional Fechado 217,00mm
segundo eles informaram esse amortecedor
apesar de servir perde a garantia pois não
é o recomendado para a Sportage.
o modelo que eles recomendam é outro
Kia Sportage 2.0 , 4x4 , Turbo de ..../98
Dianteiros: D7841
Traseiros : D7699
Linha de peças Reflex, importadas da Europa para atender aos veículos deste modelo e ano de aplicação.
como a mola que estava lá tinha 24cm de comprimento
e a mola da Besta GS 16 lugares ( marca Tigre )
tem 33cm e segundo eles o amortecedor
quando instalado tem que ficar no meio curso
então para essa adaptação de mola não vai
dar certo podendo dar fim de curso.
de acordo com essa teoria, o amortecedor
dianteiro correto para a mola da Besta 16L
teria que ter 16,5cm de curso total e
o amortecedor original tem apenas 12,4cm.
isso sem falar que parte desse curso da haste
é perdido pela distancia de fixação e batentes,
arruelas, porcas, etc..
outra informação que me passaram é sobre
a instalação dos amortecedores.
tem que fazer uma operação de "sangria dos gases"
antes de instalar que consiste em abrir total,
virar de ponta cabeça, comprimir e desvirar.
repetir a operação por 5x antes de instalar.
isso evitaria falhas causadas pela mistura
de gases no compartimento correto do amortecedor.
eu já acompanhei instalação de amoertecedor
e nunca vi ninguém fazer isso, no entanto
a minha suspensão dianteira mudou um pouco
desde que instalei os amortecedores da Besta.
resumindo :
1) o cálculo de que o curso do amortecedor tem que
ser a metade do comprimento da mola +50mm está certo ?
2) a operação de "sangria" deve ser feita mesmo ou não muda nada ?
3) alguém usa amortecedores da Monroe na dianteira depois
de fazer o lift ? se sim qual modelo ?
Pescador4x4
26/05/2010, 07:25
Além da questão do curso do amortecedor, tem o peso dos motores que são diferentes(gas/diesel), logo o resultado tb vai ser diferente...Abs!
ANIBALCL
26/05/2010, 14:25
Topgun,
vendo as fotos das peças da suspensão dianteira
percebo que tem muitas diferenças em relação à minha
viatura.
o suporte/batente superior do amortecedor, que segura a mola,
tem uma base para encaixar as arruelas e a borracha superior.
na minha não tem isso e os suportes novos que procuro também
não tem.
outra peça que me cham a atenção é onde aparece uma outra
borracha redonda que tem no seu interior uma espécie de tubo
de metal. isso encaixa na haste do amortecedor certo ?
na minha quando desmontei não tem esse tubo !
só tem as borrachas e arruelas e percebo que depois de montado
o conjunto se desloca/ajeita.
a impressão é que existem dois tipos de suspensão dianteira
pois as peças parecem bem diferentes.
estou desconfiado de que o problema da suspensão dianteira
na minha viatura seja devido a essa diferença.
alguém conhece bem essas diferenças para ajudar ?
Não usei nenhum calço, foi basicamente a sua receita com algumas orientações do EDuarte, na frente molas da Besta 12/16 lugares que tinham 7 elos, um a menos que o original, inclusive ela era menor que a original da Sport, o que me deixou preocupado quanto ao ganho, mas colocamos um calço de nylon de 7mm acima da borracha superior e na base da mola colocamos o calço de borracha do Opala ano 80 que tinha 15mm antes de ser colocado contra os 6mm do calço original da Sport que estavam ressecados.
Também tivemos que adaptar o guarda pó, usamos a parte superior do guarda pó do Del Rey, com um bom resultado final.
Os amortecedores dianteiros são Corven, aparentemente os mesmos da Besta, vieram sem os suportes das mangueiras do vácuo do acionamento da roda livre automática, mas como não uso mais...
Na traseira coloquei os da Zafira GNV mesmo, as reações do carro parecem com as de um carro rebaixado bem sensível as ondulações do piso, mas não chegam a causar um grande desconforto. Vamos ver depois na estrada e na trilha.
Anibal, creio que o tubo a que se refere é o guarda pó, onde tivemos que fazer uma adaptação para colocarmos, e não é de metal e sim de plástico.
Quanto ao amortecedor:
1-Não sei o cálculo de funcionamento dos amortecedores mas parece que o que apresentou é o correto
2-Todas as vezes que troquei amortecedores os mecânicos fizeram a sangria.
3-Acho que o Juliobf usa Monroe.
TopGun
ANIBALCL
28/05/2010, 08:06
a minha dúvida quanto às peças da suspeñsão dianteira
surgiram quando desmontei para trocar molas e amortecedores
e vi que algumas peças eram diferentes das que o Topgun postou.
meu carro tinha um barulho do lado esquerdo que sumiu quando
fiz o lift mas depois de alguns dias voltou.
o problema me parece ser justamente nas peças que vão na haste
do amortecedor e no batente superior.
o lado esquerdo estava mal apertado e a haste se deslocou no batente
e pelas marcas que estavam nas arruelas eram elas que faziam
o barulho.
vejam as fotos abaixo e vejam se conseguem me ajudar
a solucionar as dúvidas e o problema.
diferença entre batentes, com e sem a "bandeja" superior
na minha é o da esquerda. repare nas marcas deixadas
pelo atrito da arruela superior contra o batente.
o da esquerda é o da besta gs e não serve na sportage
por causa dos parafusos de fixação que são mais grossos
http://farm5.static.flickr.com/4070/4632537775_61cfe94ebd.jpg
agora as peças que estou na dúvida
http://farm4.static.flickr.com/3399/4646734917_ba92a767be_o.jpg
1) arruelas superiores com a borracha, na minha vem tudo solto
são 3 peças separadas e não ficam montadas sobre o batente
como na foto
2) a peça com o tubo que falei. essa peça não tem na minha
suspensão e acredito que é a falta dela que deixa a haste
se deslocar e causar o barulho.
3) outra peça que não tem na minha. por baixo do batente do
amortecedor tem apenas mais uma borracha preta e uma arruela
grande parecida com a da parte de cima.
4) a coifa do amortecedor, essa tá lá, a única dúvida é que
a coifa fica solta e acaba por descer deixando a haste à mostra.
não teria que ser fixa na parte de cima ?
estou com dificuldade de encontrar essas peças porque
não sei o nome extao e nem como procurar.
tenho mencionado "kit do amortecedor" mas cada loja
entende uma coisa. uns chamam o batente de coxim,
outros as borrachas pretas de coxim e é uma confusão só,
e pra ajudar eu entendo lhufas de mecânica ! :lol:
então se os colegas puderem ajudar...
valeu !
Não posso te dizer muita coisa mas, tem um topico meu de alguns tempos atraz que eu fotografei os 2 lados pois, um estava montado diferente do outro, derepente pode ajudar.
4) a coifa do amortecedor, essa tá lá, a única dúvida é que
a coifa fica solta e acaba por descer deixando a haste à mostra.
não teria que ser fixa na parte de cima ?
Quanto a essa sua indagação vale tb pra mim pois a minha tb fica caida aparecendo parte do eixo..
Caso alguem te exclareça vai servir pra mim tb. :concordo:
ANIBALCL
28/05/2010, 21:52
achei, só que lá fora....:putz:
http://www.drivewire.com/search/?PN=4294933106&N=0&VN=4294967194+4294966545+4294964269&Nr=AND(universal:0)
Bem inicialmente o guarda pó funciona assim mesmo, se deslocando no eixo enquanto é nova, depois ela se acomoda na parte superior e quando fica velha ela cai, como estava a minha quando desmontei, a peça no.2 que está na foto não foi colocada no conjunto do meu amortecedor, eu acho (não é certeza) que é a peça original que veio com o amortecedor, mas o mecânico colocou a antiga, só trocou a borracha antiga pela nova.
Quanto ao barulho, dê uma olhada neste tópico ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=971688#post971688 ) , podem ser as pastilhas, é fácil checar, ande numa buraqueira, quando ouvir o barulho pise no freio se parar são as pastilhas, que ficam soltas e fazem o barulho.
TopGun
ANIBALCL
31/05/2010, 08:53
resolvido o problema das peças do amortecedor dianteiro.
achei e comprei o kit da Besta e serve certinho na Sportage
e tchau barulhos e suspenão dura na frente.
o que uma montagem errada não faz !
pena que perdi a foto do kit que tirei com o celular
mas é bem parecido com o kit importado abaixo :
http://farm5.static.flickr.com/4003/4655973298_1882ac079c_m.jpg
a ordem acima é de cima pra baixo, sendo que
as peças de 1 a 4 vem por cima do suporte do
amortecedor e as demais por baixo.
o tubo 3 fica dentro da duas borrachas.
a posição correta das peças é com a parte
cônica pra baixo, ou seja, nessa foto
elas aparecem invertidas.
a diferença desse kit para o que comprei
é que vem um batente do amortecedor que vai
dentro da coifa e deve segurar ela na posição correta
na minha viatura, do lado esquerdo não tinha o tubo 3
e as peças 2 e 4 foram improvisadas
no lugar da 2 não era uma borracha conica e sim "lisa"
mais parecida com a peça 5. e a arruela 4 também foi
substituída por uma igual a peça 6 !!!
só batendo na criatura que fez isso...
acabou o nheco-nheco metálico e a suspenão
passou a trabalhar direito, ficou mais macia
e não pula mais do jeito que estava antes.
mudou da água pro vinho.
agora quanto à diferença de suportes, com e sem a bandejinha
superior, pode ser diferença entre modelos diesel e gasolina.
como esse kit que comprei tem uma arruela cônica então
acredito que ele seja feito para o suporte sem a badejinha superior.
e o melhor de tudo, o par custou só R$56,00.
( autoparts 2000, joaquina ramalho 817 )
ATENÇÃO : da primieira vez que fui lá a anta que me
atendeu disse que não tinha esse kit, perdi tempo e MO
por tentar aproveitar o que estava instalado.
nas concessionárias não tem, precisa encomendar e eles
não sabem explicar o que vem no kit...
ANIBALCL
02/06/2010, 11:29
alguém usa amortecedores OFF-SHOX na Sportage ?
eu estou pensando em usar os OFF-SHOX só que
precisaria especificar muito bem as dimensões e
carga em função do lift e do GNV
para não perder o investimento.
existe alguma outra marca ou adaptação,
que não seja usar amortecedor da Besta GS 16 lugares,
que possa ser feita ?
é possível adaptar na traseira da Sportage curta um amortecedor
com a fixação superior por olhal ao invés de rosca ( original ) ?
Geisler®
03/06/2010, 03:07
Bem senhores, rodei apenas 25 km com o carro, e ainda existem alguns rangidos oriundos da acomodação da suspensão.
A minha primeira impressão até o momento é que o carro ficou firme mas não chega a saltar como o Anibal descreve.
Abaixo seguem as fotos do antes e depois.
Quanto as medidas infelizmente não medi o berço, aliás EDuarte, eu nem sei muito bem onde fica isso, tenho só uma idéia, "sorry"rsrsrs.
Mas foi isso de ganho: 10cm na frente, 11cm no meio do chassis e 12 cm na traseira.
Seguem as primeiras fotos, tentei tira-las na mesma posição mas ficou um pouco fora mas dá para ver a diferença.
Eu estive olhando os topicos anteriores, e o ANIBALCL fez um Lift praticamento igual ao seu Topgun, mas no seu caso, o carro ficou mais macio que o dele creio eu pelo fato de você estar utilizando os espaçadores de 38mm nas rodas, o que da uma força de alavanca maior sobre as molas.
Será esta a diferença? Pretendo fazer a mesma receita de lift, mas não usaria os espaçadores, mas se ficar duro como o ANIBALCL comentou, terei de por os espaçadores...:pensativo:
Tambem possuo um Sportage TDI 2001, só que o meu possui aqueles acabamentos em torno dos paralamas, debaixo das portas e tal, e pretendo trocar os pneus Pirelli Scorpion S/T 225/75 R15, por provavelmente pneus Maxxis na medida 235/75 R15 e gostaria de saber se vai bater em algum lugar sem os espaçadores e sem lift, ou se com apenas o lift, ja não bate, ou ainda se terei de remover os acabamentos em torno dos paralamas para poder usar pneu deste tamanho.
Parabens pelo carro Topgun, ficou muito bonito, assim como está, da uma idéia de jipe forte e robusto!! :palmas:
Lucena04
04/06/2010, 00:02
Eu estive olhando os topicos anteriores, e o ANIBALCL fez um Lift praticamento igual ao seu Topgun, mas no seu caso, o carro ficou mais macio que o dele creio eu pelo fato de você estar utilizando os espaçadores de 38mm nas rodas, o que da uma força de alavanca maior sobre as molas.
Será esta a diferença? Pretendo fazer a mesma receita de lift, mas não usaria os espaçadores, mas se ficar duro como o ANIBALCL comentou, terei de por os espaçadores...:pensativo:
Tambem possuo um Sportage TDI 2001, só que o meu possui aqueles acabamentos em torno dos paralamas, debaixo das portas e tal, e pretendo trocar os pneus Pirelli Scorpion S/T 225/75 R15, por provavelmente pneus Maxxis na medida 235/75 R15 e gostaria de saber se vai bater em algum lugar sem os espaçadores e sem lift, ou se com apenas o lift, ja não bate, ou ainda se terei de remover os acabamentos em torno dos paralamas para poder usar pneu deste tamanho.
Parabens pelo carro Topgun, ficou muito bonito, assim como está, da uma idéia de jipe forte e robusto!! :palmas:
Pelo menos no meu caso o que ficou pegando foi os pneus traseiros nos amortecedores, quando fiz o lift e coloquei pneus 30" (fiz os 2 ao mesmo tempo). Quando coloquei os espaçadores resolveu o problema da traseira mais os pneus dianteiros estavam pegando no parachoque, basta cortar um pedaço interno, olhando de fora nem dá para perceber.
Quanto ao efeito alavanca eu acredito que só acontece se passar por uma lombada de lado, quanto ao conforto do dia a dia não muda, dá um pouco mais de estabilidade pq aumenta o espaço entre as rodas e fica esteticamente mais bonita. Com o espaçador de 38mm não fica exageradamente para fora, fica praticamente na linha do para-lamas e na minha os pneus nunca pegaram neles, não que eu saiba, rs.
Não se esqueça de acertar a barra panhard.
Saudações Geisler, a minha viatura também possui os acabamentos, e que eu os retirei para limpar e passar antiferrugem na parte interna dos paralamas, agora já estão no lugar.
Eu fiz o lift justamente porque meus pneus 225/75R15 já pegavam em situações extremas, como curvas em altas velocidades ou em trilhas médias os pneus esbarravam nas partes dos acabamentos, no cano do tanque de combustível e nos amortecedores traseiros.
Então os espaçadores são necessidade a não ser que mude as rodas que joguem os pneus longe dos amortecedores, eu quase adotei esta opção, no site do "rolo4x4.com.br" tem umas opções interessantes de rodas.
A minha não ficou dura, na realidade a primeira impressão foi provocada pela calibragem dos pneus que foi deixada em 50psi na montagem e não calibraram depois, a idéia era calibrar depois de um dia depois da acomodação dos penus nas rodas, mas esqueceram de me avisar, só uma semana depois...
Meus amortecedores dianteiros são corven e os traseiros cofap turbogás.
Gastei quase o triplo do que pretendia mas o resultado compensou muito, obrigado pelo elogio, e a sua com os pneus maxxis também ficará muito bonita pode ter certeza.
Abçs
TopGun
Geisler®
06/06/2010, 04:11
Saudações Geisler, a minha viatura também possui os acabamentos, e que eu os retirei para limpar e passar antiferrugem na parte interna dos paralamas, agora já estão no lugar.
Eu fiz o lift justamente porque meus pneus 225/75R15 já pegavam em situações extremas, como curvas em altas velocidades ou em trilhas médias os pneus esbarravam nas partes dos acabamentos, no cano do tanque de combustível e nos amortecedores traseiros.
Então os espaçadores são necessidade a não ser que mude as rodas que joguem os pneus longe dos amortecedores, eu quase adotei esta opção, no site do "rolo4x4.com.br" tem umas opções interessantes de rodas.
A minha não ficou dura, na realidade a primeira impressão foi provocada pela calibragem dos pneus que foi deixada em 50psi na montagem e não calibraram depois, a idéia era calibrar depois de um dia depois da acomodação dos penus nas rodas, mas esqueceram de me avisar, só uma semana depois...
Meus amortecedores dianteiros são corven e os traseiros cofap turbogás.
Gastei quase o triplo do que pretendia mas o resultado compensou muito, obrigado pelo elogio, e a sua com os pneus maxxis também ficará muito bonita pode ter certeza.
Abçs
TopGun
TopGun, retirar e recolocar os acabamentos é dificil?
Você encontrou alguma "surpresa" na lataria por debaixo dos acabamentos? Poderia postar uma foto da viatura agora com os acabamentos no lugar?
Será que a policia não vai encrencar com pneu para fora ou quase para fora dos para-lamas?
Geisler®
06/06/2010, 04:25
Pelo menos no meu caso o que ficou pegando foi os pneus traseiros nos amortecedores, quando fiz o lift e coloquei pneus 30" (fiz os 2 ao mesmo tempo). Quando coloquei os espaçadores resolveu o problema da traseira mais os pneus dianteiros estavam pegando no parachoque, basta cortar um pedaço interno, olhando de fora nem dá para perceber.
Quanto ao efeito alavanca eu acredito que só acontece se passar por uma lombada de lado, quanto ao conforto do dia a dia não muda, dá um pouco mais de estabilidade pq aumenta o espaço entre as rodas e fica esteticamente mais bonita. Com o espaçador de 38mm não fica exageradamente para fora, fica praticamente na linha do para-lamas e na minha os pneus nunca pegaram neles, não que eu saiba, rs.
Não se esqueça de acertar a barra panhard.
Lucena, quando você diz pneu 30", eu não tenho idéia do tamanho do pneu..:parede::oops:
Seria equivalente ou maior que 235/75 por exemplo?:pensativo:
Com relação ao parachoques, creio que se refira aos originais, não aos de aço da sua viatura estou certo?
Eu estive reparando na Sportage do Julio, e me deu a impressão de que o parachoques dos modelos de 99 em diante são mais altos que o dos modelos anteriores.. Será?
De qualquer forma, esse mês só vai da pra comprar as RL manuais da AVM, e talvez os espaçadores tambem da AVM.:palmas:
TopGun, retirar e recolocar os acabamentos é dificil?
Você encontrou alguma "surpresa" na lataria por debaixo dos acabamentos? Poderia postar uma foto da viatura agora com os acabamentos no lugar?
Será que a policia não vai encrencar com pneu para fora ou quase para fora dos para-lamas?
Olá Geisler, só encontrei alguns pontos de ferrugem e muita sujeira na área dos parabarros dianteiros. E uma coisa que me chamou é como esses acabamentos isolam o barulho do motor, mesmo de dentro do carro.
É trabalhoso de tira-los e coloca-los, mas não é difícil, o mais difícil são uns parafusos plásticos de pressão que prendem a base dos parabarros, é bom comprar umas presilhas de pressão para colocar os acabamentos de volta, como alguns estavam ressecados eles quebraram durante a retirada.
Os pneus para fora são quase imperceptíveis, vou colocar umas fotos que tirei durante o lift, creio que a polícia não vai falar nada, mas confesso que quando passa uma palio weekend por perto fico babando os alargadores de paralamas dos Fiat. Quanto aos acabamentos tiro a foto esta semana depois de instalar o estribo, talvez na terça (8/jun).
Abç
TopGun
Lucena04
07/06/2010, 17:41
Lucena, quando você diz pneu 30", eu não tenho idéia do tamanho do pneu..:parede::oops:
Seria equivalente ou maior que 235/75 por exemplo?:pensativo:
Com relação ao parachoques, creio que se refira aos originais, não aos de aço da sua viatura estou certo?
Eu estive reparando na Sportage do Julio, e me deu a impressão de que o parachoques dos modelos de 99 em diante são mais altos que o dos modelos anteriores.. Será?
De qualquer forma, esse mês só vai da pra comprar as RL manuais da AVM, e talvez os espaçadores tambem da AVM.:palmas:
Eu tb não tenho noção do 235/75 :oops: rs
nesse link tem uma calculadora que faz a conversão de medidas:
http://www.geninhopneus.com.br/calculators/gearmetric.html
no caso o 235/75/15 é equivalente a 28.9"
Chico Almeida
07/06/2010, 23:32
Pessoal, boa noite.
Tenho minha Sportage (95 diesel aspirada) há menos de 1 ano e ainda não tinha posto 5 pessoas mais bagagem :mrgreen:. Pois bem, precisei fazer isso neste fim de semana e, as molas não suportaram o peso e deram fim de curso várias vêzes durante a viagem, principalmente, passando por buracos e quebra molas, em velocidade reduzida como manda o bom senso. O que poderia fazer pra acabar com isso??? Meu carro tem uns calços de aço sobre todas as 4 molas, colocados pelo antigo proprietário pra levantar dentro do normal (pelo que pude notar, medem aprox. 40 mm)!!! Será por causa dos calços ou as molas é que estão desgastadas demais :pensativo:??? Se alguém puder ajudar, agradeço.
Abraço a todos :concordo:,
Lucena04
08/06/2010, 00:12
Pessoal, boa noite.
Tenho minha Sportage (95 diesel aspirada) há menos de 1 ano e ainda não tinha posto 5 pessoas mais bagagem :mrgreen:. Pois bem, precisei fazer isso neste fim de semana e, as molas não suportaram o peso e deram fim de curso várias vêzes durante a viagem, principalmente, passando por buracos e quebra molas, em velocidade reduzida como manda o bom senso. O que poderia fazer pra acabar com isso??? Meu carro tem uns calços de aço sobre todas as 4 molas, colocados pelo antigo proprietário pra levantar dentro do normal (pelo que pude notar, medem aprox. 40 mm)!!! Será por causa dos calços ou as molas é que estão desgastadas demais :pensativo:??? Se alguém puder ajudar, agradeço.
Abraço a todos :concordo:,
Boa noite Chico Almeida,
na minha tb batia em início de curso na dianteira em passeios estrada de terra com buracos. Não que eu seja um "cupim de ferro", mas tinha que ficar andando igual vovó.. quando troquei pela mola da Besta 3.0 Gs 16 lugares os problemas acabaram.
Chico Almeida
08/06/2010, 00:21
Boa noite Chico Almeida,
na minha tb batia em início de curso na dianteira em passeios estrada de terra com buracos. Não que eu seja um "cupim de ferro", mas tinha que ficar andando igual vovó.. quando troquei pela mola da Besta 3.0 Gs 16 lugares os problemas acabaram.
Boa noite e valeu, Lucena.
Me diz mais uma coisa: Só trocar as molas e boa??? As 4 ou só as traseiras??? Sabes quanto fica isso, mais ou menos???
Abraço,
Geisler®
08/06/2010, 04:14
Olá Geisler, só encontrei alguns pontos de ferrugem e muita sujeira na área dos parabarros dianteiros. E uma coisa que me chamou é como esses acabamentos isolam o barulho do motor, mesmo de dentro do carro.
É trabalhoso de tira-los e coloca-los, mas não é difícil, o mais difícil são uns parafusos plásticos de pressão que prendem a base dos parabarros, é bom comprar umas presilhas de pressão para colocar os acabamentos de volta, como alguns estavam ressecados eles quebraram durante a retirada.
Os pneus para fora são quase imperceptíveis, vou colocar umas fotos que tirei durante o lift, creio que a polícia não vai falar nada, mas confesso que quando passa uma palio weekend por perto fico babando os alargadores de paralamas dos Fiat. Quanto aos acabamentos tiro a foto esta semana depois de instalar o estribo, talvez na terça (8/jun).
Abç
TopGun
Então você retirou até aquelas proteções por dentro do paralama dianteiro...:pensativo: Isso ali é chatinho de mexer:putz: hehehe
Os pneus ficaram um tiquinho pra fora sem os acabamentos, nessas condições, talvez a policia pudesse encomodar, mas como tem os acabamentos que alargam, nem vão dar bola mesmo.:concordo:
Acho que o estribo, juntamente com o lift, vai deixar a viatura linda!:palmas:
Geisler®
08/06/2010, 04:16
Eu tb não tenho noção do 235/75 :oops: rs
nesse link tem uma calculadora que faz a conversão de medidas:
http://www.geninhopneus.com.br/calculators/gearmetric.html
no caso o 235/75/15 é equivalente a 28.9"
Valeu Lucena:concordo:, grato pelo esclarecimento !! :palmas:8-)
Geisler®
08/06/2010, 04:25
Boa noite Chico Almeida,
Hahaha tenho o mesmo probleminha, não que eu seja um "cupim de ferro", eu só não:discordo: desvio muito dos buracos:mrgreen:... só dos maiores :parede:hehe
Tambem não curto muito andar que nem vovó...
Tenho de admitir, o Sportage é um carrinho forte nesse ponto, depois de mais de 1 ano andando sem cuidar muito da buraqueira, ainda não troquei nenhuma bucha de suspensão, e o único barulhinho é o das pinças de freio por enquanto.
Abraço, e LAMA \o/:concordo:
Lucena04
08/06/2010, 11:36
Boa noite e valeu, Lucena.
Me diz mais uma coisa: Só trocar as molas e boa??? As 4 ou só as traseiras??? Sabes quanto fica isso, mais ou menos???
Abraço,
Na minha só estava batendo na frente pq na traseira eu já estava usando as molas da palio weekend GNV. Se eu não em engano paguei 189 reais no par de molas da besta 3.0 Gs 16 lugares e não houve necessidade de trocar os amortecedores pq eles estavam bons e tem curso suficiente. Segundo alguns relatos aqui do fórum, se tiver que trocar os amortecedors seria bom manter os da Sportage mesmo que tem curso maior que os da besta.
Para contabilizar os custos é bom levar em conta tb a mão de obra, na troca de molas dianteiras costumam ser mais caras que na traseira pq dá bem mais trabalho.
Lucena04
08/06/2010, 11:42
Então você retirou até aquelas proteções por dentro do paralama dianteiro...:pensativo: Isso ali é chatinho de mexer:putz: hehehe
Os pneus ficaram um tiquinho pra fora sem os acabamentos, nessas condições, talvez a policia pudesse encomodar, mas como tem os acabamentos que alargam, nem vão dar bola mesmo.:concordo:
e æ "Cupim de ferro", rs
eu estava pensando em colocar esses acabamentos, fiz uma pesquisa na concessionária e o preço deles infelizmente é um absurdo...
ANIBALCL
08/06/2010, 13:11
desculpe a pergunta mas eu vejo que existem borrachas
para jeep ( se não me engano ) que são plug&play,
então tirando a estética de lado isso não resolveria ?
suponha que se cole no paralamas uma borracha para fazer o papel
de alargador, isso regularizaria o veículo ?
Lucena04
08/06/2010, 17:05
desculpe a pergunta mas eu vejo que existem borrachas
para jeep ( se não me engano ) que são plug&play,
então tirando a estética de lado isso não resolveria ?
suponha que se cole no paralamas uma borracha para fazer o papel
de alargador, isso regularizaria o veículo ?
Resolução Contran 292:
Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
III – A substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e assemelhados
IV – A alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_292.pdf
Eu entendo que colocar um alargador de pára-lamas não serve para a regularização do veículo porque a lei determina que os pneus não ultrapassem os limites externos dos pára-lamas, eu considero que o alargador é um acessório que não faz parte dele. Isso é só uma interpretação minha, pode ser que alguém tenha uma opinião diferente.
Com espaçador de rodas de 38mm os pneus ficam bem no limite, mas se for ver bem só de levantar a suspensão já dá para enquadrar no inciso IV e pneus maiores inciso II, ambos do referido artigo. O negócio é ser bem humilde e respeitar a autoridade do policial em qualquer abordagem para não motivá-lo a procurar picuinhas no carro, pq se quiser achar sempre acha. É muito difícil encontrar um carro 100% correto, mesmo não sendo jipe.
ANIBALCL
08/06/2010, 21:11
Lucena,
concordo com as colocações feitas, mas
gostaria de discutir mais sobre alguns pontos.
no caso dos carros Fiat modelo Adventure por exemplo
não existe paralamas largo e sim uma peça de
plástico que aumenta a área, portanto também
um acessório e não a própria peça de aço.
mas voltando as possíveis soluções,
então se um funileiro soldar um aumento
ou seja lá o que for, daí ficaria correto ?
na questão das molas, o lift então é ilegal ?
acho que o pior são os carros rebaixados
porque o pessoal corta as molas.
ecomo tem gente que inclusive usa GNV
e passa nas vistorias ? o laudo de conformidade/segurança
da vistoria serviria legalmente para permitir
a circulação dos veículos ?
o meu passou na vistoria esse ano e já devia estar
com a ponta da mola quebrada,
no entanto deram ok ! rssssss
Geisler®
09/06/2010, 04:40
e æ "Cupim de ferro", rs
eu estava pensando em colocar esses acabamentos, fiz uma pesquisa na concessionária e o preço deles infelizmente é um absurdo...
Pois é, como diria o "Chapolin", "Se aproveitam de minha nobresa" heheh:parede:
Andei procurando as calotinhas que vão nos aros das Sportages com aro de liga...:pensativo: só porque a minha tem uma que ta sem o emblema "KIA" e outra ta descascada...:roll: Sabe quanto na KIA Motors?:pensativo: R$76,00 CADA calotinha... :shock:
Adivinha quando que vo trocar essas calotas :discordo:hehe:mrgreen: No mesmo dia descobri que tem no mercado livre por R$29,00.
De repente você acha alguem que esteja laminando estes acabamentos em fibra, eu até ja pensei em usar meus parachoques, de modelo, pra tirar um molde em fibra, e depois laminar a peça, pra entra na lama sem medo de ser feliz!!:mrgreen:
Por enquanto eu fico só no sonho hehehe
Conforme prometido:
Seguem as fotos com o estribo, estou estudando em jeito em conta de cobrir as saliencias dos pneus, mas só dá para observar se pararem o carro, andando não se percebe.
TopGun
Conforme prometido:
Seguem as fotos com o estribo, estou estudando em jeito em conta de cobrir as saliencias dos pneus, mas só dá para observar se pararem o carro, andando não se percebe.
Ai Topgun, ta muito linda sua VTR, qual foi o estribo que vc adaptou nela? Vc tem uma foto do suporte que vc fez para fixa-lo.. ou vc usou original.. Se vc puder mostrar eu agradeceria.. VLW.. :concordo:
Lucena04
09/06/2010, 18:00
Conforme prometido:
TopGun
Ficou muito bom :palmas:, estou instalando na minha tb.
Geisler®
10/06/2010, 00:32
Conforme prometido:
TopGun
Ficou ótima TopGun!! :palmas:
Não entendi o que quis dizer com "cobrir as saliencias":oops:.. Fala do excesso lateral nos para-barro?
Lucena04
10/06/2010, 08:58
Lucena,
...
e como tem gente que inclusive usa GNV
e passa nas vistorias ? o laudo de conformidade/segurança
da vistoria serviria legalmente para permitir
a circulação dos veículos ?
O uso de GNV é autorizado/permitido, desde que se tenha todos os docs, uso na minha parati e nela está uma maravilha.
ANIBALCL
10/06/2010, 09:26
Lucena,
a minha dúvida não é sobre a regularização do GNV, eu também tenho
e está tudo documentado e em ordem. mas a última vistoria foi feita
antes de fazer o lift.
a questão é saber como o veículo que é obrigado a fazer a inspeção
veicular anual por causa do GNV passa na vistoria tendo suspensão
elevada, alargador de roda, pneus saindo fora dos paralamas, gerador de hidrogênio, gambitechs mil, etc... enfim tudo quanto é modificação que o pessoal faz por aqui.
daí eu imagino que se o veículo foi vistoriado e recebeu um laudo
de conformidade então a autoridade policial não terá o que reclamar
numa eventual abordagem, claro que sempre a gente respeitando
e colaborando e nada de arrogância. rssss
eu gostaria de saber então se quem fez lift está passando sem problemas
nas vistorias ou se teve algum item que gerou problema ou tem que ser
removido para a vistoria.
outro ponto é que como ficam os deslocamentos de veículos muito
modificados ? se estamos preocupados com um lift light e pneus no limite
fico imaginando como se vira a galera do off-road pesado !
abraços !
O uso de GNV é autorizado/permitido, desde que se tenha todos os docs, uso na minha parati e nela está uma maravilha.
Fiz a vistoria no final do ano passado e foi tudo tranquilo, não encresparam com o lift, inclusive foi elogiado.
[]s
(DU)
Conforme prometido:
Ai Topgun, ta muito linda sua VTR, qual foi o estribo que vc adaptou nela? Vc tem uma foto do suporte que vc fez para fixa-lo.. ou vc usou original.. Se vc puder mostrar eu agradeceria.. VLW.. :concordo:
Saudações Wladybr, não foi adaptação não, foi estribo da Sportage mesmo, achei inicialmente no Mercado Livre, e a;i fiz uma pesquisa via google e achei o site, é este: http://loja.casadascapotas.com.br/loja/produto-103567-1451-estribo_tubular_p_sportage_ou_grand_sportage_ate_2 004 o bom é que não precisa furar nada, tem dois modelos o preto e o cromado, e se quizer é bom comprar logo pois no site do fabricante nem consta mais, ou seja é estoque da loja
Ficou ótima TopGun!! :palmas:
Não entendi o que quis dizer com "cobrir as saliencias":oops:.. Fala do excesso lateral nos para-barro?
Trata-se da saliência do pneu provocada pelo espaçador AVM de 38mm, que foi colocada para evitar que os pneus raspassem nos amortecedores traseiros, os pneus ficaram cerca de 20mm fora da carroceria.
Abç
ANIBALCL
14/06/2010, 10:47
Galera,
que macaco voces estao usando após o lift ?
( para deixar na viatura )
com os amortecedores da Besta GS, a traseira
subiu bastante e devido ao curso bem maior
para instalar os espaçadores de rodas eu tive
que usar um calço de madeira e um macaco
tipo garrafa que foi até o limite.
Lucena04
14/06/2010, 14:19
Galera,
Boa pergunta, se furar um pneu vou ter que improvisar, aquedito que se colocar um calço embaixo do macaco já dê para levantar um pneu.
Galera,
Deixo no portamalas dois tocos pequenos pra elevar o macaco, outra saida seria comprar um Hi-Lift.
[]s
(DU)
Geisler®
15/06/2010, 02:45
Eu uso um macaco hidráulico pequeno, para até 4 toneladas, tipo esses de caminhão e ao invés de apoiar na carroceria, faço apoio diretamente no eixo, assim três ou quatro bombeadas ja elevam a roda. :concordo:
Lucena04
15/06/2010, 09:56
Eu uso um macaco hidráulico pequeno, para até 4 toneladas, tipo esses de caminhão e ao invés de apoiar na carroceria, faço apoio diretamente no eixo, assim três ou quatro bombeadas ja elevam a roda. :concordo:
Apoiar no eixo pode ser uma boa idéia, uma vez eu quase comprei um macaco hidráulico tipo garrafão só que li em algum lugar que esse tipo de macaco uma frescura de não poder ficar deitado aí eu preferi não arriscar.
Geisler®
16/06/2010, 01:44
Apoiar no eixo pode ser uma boa idéia, uma vez eu quase comprei um macaco hidráulico tipo garrafão só que li em algum lugar que esse tipo de macaco uma frescura de não poder ficar deitado aí eu preferi não arriscar.
Bom, isso ai eu vou descobrir quando furar algum pneu hehehe
To quase um ano e meio com a viatura e não furou nenhum...:dance:
Pra falar a verdade, nem lembro quando foi a ultima vez que parei no posto pra calibrar pneus...:oops::putz:
Uma coisa que eu estava reparando nesse macaco que eu tenho, é a altura dele... Até agora não testei com pneu murcho, só cheio, mas talvez ele nem entre debaixo do eixo quando estiver vazio...
Pode ser um problemão isso, pois nem to mais andando com o macaco original... Mas não to afim de esvaziar um pneu pra fazer este teste :parede:
Vou ver se tiro uma foto do macaco e posto aqui. :concordo:
RicardoM
23/06/2010, 17:41
Fala galera gente boa,
To com a seguinte dúvida no lift da sportage 95 diesel. Meu brother fez o lift com a seguinte configuração, e a frente ficou muito mole, a ponto de o amortecedor ficar batendo. Gostaria de saber se alguém tem alguma dica ou sugestão.
Na dianteira:
-Amortecedor da besta 16L;
-Molas originais;
-Calço de 5 cm entre a mola e o copo da mola.
Na traseira:
-Molas dianteiras do chevette;
-O amortecedor não foi prolongado e nem a panhard alterada
Abraços a todos,
Ricardo Madureira
Fala galera gente boa,
To com a seguinte dúvida no lift da sportage 95 diesel. Meu brother fez o lift com a seguinte configuração, e a frente ficou muito mole, a ponto de o amortecedor ficar batendo. Gostaria de saber se alguém tem alguma dica ou sugestão.
Na dianteira:
-Molas originais;
-Calço de 5 cm entre a mola e o copo da mola.
Na traseira:
-Molas dianteiras do chevette;
-O amortecedor não foi prolongado e nem a panhard alterada
Abraços a todos,
Ricardo Madureira
Bem Ricardo, pela experiência que tive no meu Lift a mola original com calço deveria dar mais resistência e evitar que a suspensão ficasse mole, mas se ainda assim ele fica mole pode ser mola cansada, as molas originais são velhas? O amortecedor da Besta dianteiro na maioria dos fabricantes tem o curso menor que o da Sportage, talvez esta combinação mola velha+menor curso estejam causando os batimentos. Precisaríamos de mais dados.
Quanto ao amortecedor traseiro sem problemas, o da Besta 16L tem curso suficiente para suportar as novas amplitudes da suspensão, apesar que não me lembro de ter lido sobre molas do chevette na traseira da Sport. Quanto a Panhard ela precisa ser ajustada, pois quando passar numa lombada ou o carro saltar , mesmo de leve, a carroceria será jogada para a direita, fazendo inclusive que a roda pegue no amortecedor. Nesta página tem mais detalhes: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=48
Minhas sugestões: Trocar as molas dianteiras pelas da Besta 16L e fazer um alongador p/ a Panhard.
Boa sorte para o seu brother.
TopGun
RicardoM
25/06/2010, 17:37
Realmente as molas são velhas e estão cansadas. Vamos ver a possibilidade de substituição pelas da besta ou iremos testar uma mola nova (dianteira do opala 4cc)
Agora vimos um projeto para poder utilizar calços maiores ou molas maiores na dianteira.
O projeto consiste em fabricar um espaçador do pivo da bandeja superior, utilizando um calço(tamanho a definir)e um pivo da D20 que é mais longo. Desta forma a suspensão ficará livre para poder abrir mais. Outra coisa que tem que ser feito é um outro espaçador para o amordecedor dianteiro para compensar o novo curso.
Bem Ricardo, pela experiência que tive no meu Lift a mola original com calço deveria dar mais resistência e evitar que a suspensão ficasse mole, mas se ainda assim ele fica mole pode ser mola cansada, as molas originais são velhas? O amortecedor da Besta dianteiro na maioria dos fabricantes tem o curso menor que o da Sportage, talvez esta combinação mola velha+menor curso estejam causando os batimentos. Precisaríamos de mais dados.
Quanto ao amortecedor traseiro sem problemas, o da Besta 16L tem curso suficiente para suportar as novas amplitudes da suspensão, apesar que não me lembro de ter lido sobre molas do chevette na traseira da Sport. Quanto a Panhard ela precisa ser ajustada, pois quando passar numa lombada ou o carro saltar , mesmo de leve, a carroceria será jogada para a direita, fazendo inclusive que a roda pegue no amortecedor. Nesta página tem mais detalhes: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=48
Minhas sugestões: Trocar as molas dianteiras pelas da Besta 16L e fazer um alongador p/ a Panhard.
Boa sorte para o seu brother.
TopGun
Realmente as molas são velhas e estão cansadas. Vamos ver a possibilidade de substituição pelas da besta ou iremos testar uma mola nova (dianteira do opala 4cc)
Agora vimos um projeto para poder utilizar calços maiores ou molas maiores na dianteira.
O projeto consiste em fabricar um espaçador do pivo da bandeja superior, utilizando um calço(tamanho a definir)e um pivo da D20 que é mais longo. Desta forma a suspensão ficará livre para poder abrir mais. Outra coisa que tem que ser feito é um outro espaçador para o amordecedor dianteiro para compensar o novo curso.
Cuidado com a homocinética, se aumentar mais que 50 mm ira trabalhar no limite em percurso normal e estrangulará em trilhas.
Baixe tambem o diferencial dianteiro.
[]s
(DU)
RicardoM
29/06/2010, 18:47
Ae galera, só pra confirmar que as molas dianteiras do chevette na traseira da sportage realmente deu certo. Ela está 2 dedos mais alta que a dianteira e está bem firme. Muito bom mesmo, ainda falta trocar as molas dianteiras que estão cansadas e ajustar a panhard, mas logo faremos isso.
Abraços a todos
RicardoM
29/06/2010, 18:55
Eu não sei se estou falando besteira, mas comparei a posicao das homocinéticas do meu vitara com os da sportage do neto e percebi que as da sportage estao quase retas e que as do vitara ficam bastante estranguladas, mas nunca tive problemas com quebras. Fotos da sportage anexas. Depois mando as do vitara
A homocinetica dessa forma esta beleza, tem que ficar esperto com o curso da suspenção totalmente aberto.
[]s
(DU)
Marcos Vaz
01/07/2010, 11:10
Eu não sei se estou falando besteira, mas comparei a posicao das homocinéticas do meu vitara com os da sportage do neto e percebi que as da sportage estao quase retas e que as do vitara ficam bastante estranguladas, mas nunca tive problemas com quebras. Fotos da sportage anexas. Depois mando as do vitara
Olá Ricardo, estou há muito tempo sem postar no fórum e hoje dando uma olhada nas suas fotos da viatura levantada me chamou atenção a foto em que aparece o braço da direção com um parafuso novo.
Você pode me explicar a função desta peça? Minha viatura é bem alta, mas não coloquei nada na direção para compensar a altura.
Abraços
Marcos Vaz
01/07/2010, 11:18
Olá Ricardo, já estou ha algum tempo sem postar no fórum.
Estive olhando suas fotos e me camou atenção a foto em que o pivô esta com um prolongado.
Você pode me explicar a função?
RicardoM
01/07/2010, 14:29
Fala Marcos,
O braço da direção é original, apenas substituimos ele pq o anterior já estava bem surrado. Usamos também a mesma receita do forum para o lift, apenas com a diferença que o tecnil fica entre a mola e o copo da mola e a mola traseira que é a do chevette.
Estamos estudando um projeto para prologar o pivo da balança para aumentar um pouco mais a altura da suspensão e o curso dela, mas o que está pegando é apenas o ângulo da homocinética, isso temos que pensar.
Parabéns pela sua viatura, está show de bola.
Abraços,
Ricardo Madureira
Marcos Vaz
02/07/2010, 22:31
Caro Ricardo, pense comigo e me corrija se estiver errado.
O diferencial dianteiro da sporte é preso no chassi, certo? E se nós calçarmos os pontos de fixação do diferencial, para que ele possa ir mais para baixo e conseqüentemente o chassi mais para cima levando todo o conjunto da suspensão com ele?
Foi só uma déia, eu já venho pensando nisso ha algum tempo, também queria levantar mais a viatura.
RicardoM
03/07/2010, 13:54
Fala Marcos,
Reposicionando o diferencial para baixo, o que se ganha é um melhor ângulo para as homocinéticas. A altura do chassi continua a mesma.
Para levantar mais a viatura, vc tem mais duas opções:
-Prolongar os pivos da balanca superior e colocar um calço ou mola maior, claro, prolongando também o curso do amortecedor e baixando o dif. diant.
-Ou levantar a carroceria,
Até o momento ainda nao visualisei outra forma. Mas vamos estudando que uma hora sai uma receita bacana para levantar mais as sportages.
Um grande abraço,
Ricardo
Caro Ricardo, pense comigo e me corrija se estiver errado.
O diferencial dianteiro da sporte é preso no chassi, certo? E se nós calçarmos os pontos de fixação do diferencial, para que ele possa ir mais para baixo e conseqüentemente o chassi mais para cima levando todo o conjunto da suspensão com ele?
Foi só uma déia, eu já venho pensando nisso ha algum tempo, também queria levantar mais a viatura.
andersoncolares
11/07/2010, 18:15
Seguindo a última moda aqui do forum, também dei uma levantada básica na viatura:
Dianteira: molas da Besta (altura antes= 74 - depois 81 cm)
Traseira: molas da Meriva (altura antes= 77 - depois 83 cm)
Nenhum calço!
Notem na foto como ficou a homocinética: tá quase reto! Acho que não vai forçar nada...
Qual alteração você fez nos amortecedores pois também tenho uma Gran igual a sua e estou estudando esse forum a dois dias para escolher o melhor caminho, pois uso mais em asfalto que terra. A propósito, sua SPT ficou lindona demais.:palmas::palmas::palmas::concordo:
Abraços a todos
Colares
andersoncolares
11/07/2010, 18:48
Kiabiker,
O preço das molas dianteiras tá ótimo, tu pode nos passar o telefone dessa loja?
As molas traseiras da Meriva GNV estou vendendo a R$ 80,00 o par(paguei R$ 160,00). Mas ainda to pensando em colocar as molas da Zafira GNV. Atualmente uso as da Zafira normais. As molas da Zafira normais ficam melhor com amortecedores originais e alongadores, isso pra quem quiser conforto, e ainda fica estável.
Julio, essas molas que vc está vendendo resolveriam meu caso? tenho uma Gran Sportage 2000 TDI e não faço trilha mas viajo em, lugares acidentados mas principalmente por asfalto. Veja se seria interessante para mim pois não preciso subir tanto o carro, é mais por estética mesmo. Subir uns 5cm está ótimo.
Abração
Colares
andersoncolares
11/07/2010, 21:52
Pessoal, como disse nas mensagens anteriores, estou estudando esse tópico faz dois dias e lí desde a primeira até a última postagem. Minha intenção é elevar a vtr cerca de 5cm na frente e no máximo 10 na traseira. Não faço trilha, mas ando por estradas bem acidentadas de vez em quando. Tenho uma Grand Sportage TDI ano 200 igual a do KiaBiker; decidi pelo seguinte: Manter o amortecedor original na dianteira e colocar a mola da Besta GS 3.0 16L; na traseira colocar o amortecedor trazeiro da mesma besta, mas com mola da Zafira, que me dará conforto e estabilidade mesmo elevando o carro. Concluí que não precisaria mexer no panhard, e espero não precisar colocar os espaçadores. Uso os pneus Michellin Scorpion 235x75x14 e creio que ao subir o carro as rodas não pegarão em lugar algum.
Por gentileza me corrijam onde eu estiver errado ok!
Grande abraços a todos e boa semana para todos nós.
Colares
Patoloko
11/07/2010, 22:40
Pessoal, como disse nas mensagens anteriores, estou estudando esse tópico faz dois dias e lí desde a primeira até a última postagem. Minha intenção é elevar a vtr cerca de 5cm na frente e no máximo 10 na traseira. Não faço trilha, mas ando por estradas bem acidentadas de vez em quando. Tenho uma Grand Sportage TDI ano 200 igual a do KiaBiker; decidi pelo seguinte: Manter o amortecedor original na dianteira e colocar a mola da Besta GS 3.0 16L; na traseira colocar o amortecedor trazeiro da mesma besta, mas com mola da Zafira, que me dará conforto e estabilidade mesmo elevando o carro. Concluí que não precisaria mexer no panhard, e espero não precisar colocar os espaçadores. Uso os pneus Michellin Scorpion 235x75x14 e creio que ao subir o carro as rodas não pegarão em lugar algum.
Colares
Vc tem certeza que a medida do pneu é essa mesmo? Não seria aro 15?
Pescador4x4
12/07/2010, 07:42
Colares
Vai pegar na capa do amortecedor traseiro (lado do motorista) em situações mais "radicais"... Se corrigir a panhard melhora um pouco, entretando com essa medida de pneu (235/75/15) o ideal seria instalar os espaçadores da AVM...Abs!
andersoncolares
12/07/2010, 12:59
Vc tem certeza que a medida do pneu é essa mesmo? Não seria aro 15?
Tem razão, é aro 15. Não tenho opção de não mexer com afastadores ou barra panhard? E seu colocar os espaçadores me livro da panhard ou mexer nela é inevitável?
O que vocês acham das suspensões a ar para serem utilizadas em viagens ou trilhas leves?
Abraços e grato ao Pescador e ao Patoloko
andersoncolares
12/07/2010, 13:04
Vai pegar na capa do amortecedor traseiro (lado do motorista) em situações mais "radicais"... Se corrigir a panhard melhora um pouco, entretando com essa medida de pneu (235/75/15) o ideal seria instalar os espaçadores da AVM...Abs!
Pescador, o que vc me diria sobre essas suspensões de borracha infladas? A ar. Sei que são usadas em caminhões, mas em caminhoneteas e para estrada não sei como ficariam.
Abraços
Pescador4x4
12/07/2010, 15:22
Pescador, o que vc me diria sobre essas suspensões de borracha infladas? A ar. Sei que são usadas em caminhões, mas em caminhoneteas e para estrada não sei como ficariam.
Abraços
Anderson,
Suspensões de borracha infladas eu não conheço, mas posso te dizer uma coisa, qualquer alteração na suspensão tem pontos positivos e negativos, a relação custoxbenefício é sempre complicada de avaliar. E como vc não pensa em fazer trilhas eu deixaria original mesmo e investiria meu dinheiro em protetores inferiores e nas RL's AVM... Abs!
andersoncolares
12/07/2010, 22:41
Anderson,
Suspensões de borracha infladas eu não conheço, mas posso te dizer uma coisa, qualquer alteração na suspensão tem pontos positivos e negativos, a relação custoxbenefício é sempre complicada de avaliar. E como vc não pensa em fazer trilhas eu deixaria original mesmo e investiria meu dinheiro em protetores inferiores e nas RL's AVM... Abs!
O que seriam essas RL's AVM? conheço pouco essas abreviaturas...desculpa a ignorância.
Vocês acham que não vale a pena levantar somente por estética ou para andar na terra visto que vou muito a fazendas e com certa frequência pego estradas bem acidentadas?
Minha SPT é mais baixa que uma Ranger e acho isso meio chato. Umas poucas vezes o amortecedor traseiro deu fim de curso com 5 pessoas e umas lombadas na estrada de nosso sítio. Pescador, caso tenha uma sugestão menos radical mas que suspenda mesmo que seja pouco (05 cm traseira e dianteira) Talvez com os calços e alongamento dos amortecedores...
Pescador4x4
13/07/2010, 08:22
O que seriam essas RL's AVM? conheço pouco essas abreviaturas...desculpa a ignorância.
Vocês acham que não vale a pena levantar somente por estética ou para andar na terra visto que vou muito a fazendas e com certa frequência pego estradas bem acidentadas?
Minha SPT é mais baixa que uma Ranger e acho isso meio chato. Umas poucas vezes o amortecedor traseiro deu fim de curso com 5 pessoas e umas lombadas na estrada de nosso sítio. Pescador, caso tenha uma sugestão menos radical mas que suspenda mesmo que seja pouco (05 cm traseira e dianteira) Talvez com os calços e alongamento dos amortecedores...
Anderson,
Roda Livre AVM(+- R$ 500,00) foi o dinheiro mais bem pago na minha sportage, vc troca o sistema de automático para manual, fica bem mais seguro pois não terá mais dúvidas se o carro está ou não em 4x4. Tb não faço trilhas apenas passeios/pescarias e estou bem satisfeito... Na minha fiz o seguinte: calço de 2,5cm na frente e 5cm atrás, troquei os quatro amortecedores na frente pelo da besta 12 lugares e atrás pelo da besta de 16 lugares, todos cofap. Já tentei colocar a mola da meriva gnv na traseira mas voltei para os calços pois apesar de mais confortável fica pegando no amortecedor, pneu 235/75/15. Hoje eu faria diferente, calço de 2,5cm na frente e de 4cm atrás e caso não fosse necessário trocar os amortecedores deixaria os originais mesmo com prolongador na traseira. Sobe 4cm geral e mesmo parecendo pouco dá uma outra vida, fica praticamente na mesma altura de uma tr4, com os pneus 235/75/15. E com 4cm não vejo necessidade de alterar a panhard. Se os amortecedores traseiros não estiverem bons ai sim colocaria os da besta de 16 lugares e calços de 5cm. Não dá para colocar com calços de 4cm pois os amortecedore da besta de 16 lugares tem uma abertura maior. Contudo já seria interessante alterar a panhard. Sei que vários colegas aqui do fórum pensam diferente, mas vai depender da utilização de cada um. Se fosse utilizar apenas para trilhas a conversa seria outra...kkk. Abs!
Modelo dos calços:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=17
Obs: Mesmo com essas leves alterações tem pontos negativos: - o carro ficou mais duro, principalmente para os ocupantes do banco traseiro. - apesar de pegar alinhamento normal, a geometria ficou visivelmente alterada, logo o desgaste dos componentes será maior.
andersoncolares
13/07/2010, 13:23
Anderson,
Roda Livre AVM(+- R$ 500,00) foi o dinheiro mais bem pago na minha sportage, vc troca o sistema de automático para manual, fica bem mais seguro pois não terá mais dúvidas se o carro está ou não em 4x4. Tb não faço trilhas apenas passeios/pescarias e estou bem satisfeito... Na minha fiz o seguinte: calço de 2,5cm na frente e 5cm atrás, troquei os quatro amortecedores na frente pelo da besta 12 lugares e atrás pelo da besta de 16 lugares, todos cofap. Já tentei colocar a mola da meriva gnv na traseira mas voltei para os calços pois apesar de mais confortável fica pegando no amortecedor, pneu 235/75/15. Hoje eu faria diferente, calço de 2,5cm na frente e de 4cm atrás e caso não fosse necessário trocar os amortecedores deixaria os originais mesmo com prolongador na traseira. Sobe 4cm geral e mesmo parecendo pouco dá uma outra vida, fica praticamente na mesma altura de uma tr4, com os pneus 235/75/15. E com 4cm não vejo necessidade de alterar a panhard. Se os amortecedores traseiros não estiverem bons ai sim colocaria os da besta de 16 lugares e calços de 5cm. Não dá para colocar com calços de 4cm pois os amortecedore da besta de 16 lugares tem uma abertura maior. Contudo já seria interessante alterar a panhard. Sei que vários colegas aqui do fórum pensam diferente, mas vai depender da utilização de cada um. Se fosse utilizar apenas para trilhas a conversa seria outra...kkk. Abs!
Modelo dos calços:
Obs: Mesmo com essas leves alterações tem pontos negativos: - o carro ficou mais duro, principalmente para os ocupantes do banco traseiro. - apesar de pegar alinhamento normal, a geometria ficou visivelmente alterada, logo o desgaste dos componentes será maior.
Pescador...
Achei muito interessante sua indicação e devo levar muito a sério essa hipótese. Também uso o carro nas mesmas condições que você. E caso eu use a mola da Meriva normal, o que vc acha com relação a panhard e pegar nas rodas. Você está usando espaçadores nas rodas?
Grande abraço amigo...também vou pescar agora em agosto e com o carro.
andersoncolares
13/07/2010, 13:24
Anderson,
Modelo dos calços:
Pescador...
Achei muito interessante sua indicação e devo levar muito a sério essa hipótese. Também uso o carro nas mesmas condições que você. E caso eu use a mola da Meriva normal, o que vc acha com relação a panhard e pegar nas rodas. Você está usando espaçadores nas rodas?
Grande abraço amigo...também vou pescar agora em agosto e com o carro.
Pescador4x4
13/07/2010, 14:01
Anderson,
Com pneus 235/75/15 em situações críticas fora de estrada já pega bem de leve na capa superior do amortecedor. Com calço de 4 a 5cm vai pegar um pouco mais. Não uso os espaçadores pois ia cair em um novo problema, os pneus ficariam para fora do paralamas. Não sei como ficaria a mola da Meriva normal, teria q testar, a da Meriva gnv sobe +-5cm e pega bem mais q com os calços de 5cm. Tá vendo com a coisa parece simples e no final não é....kkkk. O ideal é sempre alterar a panhard, mas com 4cm o problema é mínimo, já com 10cm...Abs!
Chico Almeida
13/07/2010, 20:01
Boa noite, pessoal.
Estou passando por um problema com a suspensão traseira da minha Sport (95 diesel aspirada) que é o seguinte:
com 5 pessoas e sem bagagem, a suspensão traseira dá fim de curso em qualquer desnível na pista. Levei num "especialista" em suspensão e o mesmo disse que tenho que aumentar :parede: os calços das molas (meu carro tem calços dianteiros e traseiros de aprox. 4 cm!!). Acho que o julgamento está errado pois o que bate é a mola que deve estar cansada e o calço só levanta um pouco o carro, certo??? O "especialista" ainda queria me cobrar mil reais para fazer e instalar os 4 calços!!! Ele está me esperando esta semana para fazer o serviço...:odedo::odedo::odedo:!!!!!!!
Quando comprei este carro, o antigo proprietário me entregou "todos" os documentos antigos, inclusive guia de importação e várias notas de serviços e numa delas, até recente, foram colocados amortecedores da Besta GS. Só não sei se traseiros ou dianteiros!!!
O que vcs me aconselham???
Abração a todos :concordo:
Chico
Isso é apenas molas cansadas, troque as molas e terá o problema resolvido.
Sugiro colocar molas que suportem mais peso, como para GNV por exemplo, pois mesmo as originais novas com 5 passageiros mais a bagagem costumam bater o fim de curso.
[]s
(DU)
Ai pessoal... vendo um site de fotos de SPORTAGES.. acabei deparando com este link.. num é relacionado pelo pouco que eu sei SE SERVE PRA TODAS.. mas algo ai pode ser util...
Esta frase aqui deixa bem claro...
Esse procedimento foi feito em uma Sportage 98, mas deve ser semelhante / igual para todos anos e até mesmo uma boa base para outros veículos
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/KiaSportageBodyLift.shtml
INCLUSIVE TEM UM PASSO A PASSO DA MONTAGEM:
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/Docs/KiaBodyLift.html
SE FOR UTIL PRA GENTE NO FUTURO... QUEM SABE.. :concordo::concordo:
Chico Almeida
14/07/2010, 19:43
Chico
Isso é apenas molas cansadas, troque as molas e terá o problema resolvido.
Sugiro colocar molas que suportem mais peso, como para GNV por exemplo, pois mesmo as originais novas com 5 passageiros mais a bagagem costumam bater o fim de curso.
[]s
(DU)
Fala EDuarte, boa noite.
Pois é, amigo, levei o carro numa loja dessas que testam a suspensão e o danado passou na prova.....e aí? O cara que fez disse que o teste é do conjunto todo mas.......tb penso em molas cansadas, amanhã vou verificar isso com meu meca que, ainda não opinou!!! A receita dominante é mola da Meriva, certo???
Abraço,
andersoncolares
14/07/2010, 21:27
Ai pessoal... vendo um site de fotos de SPORTAGES.. acabei deparando com este link.. num é relacionado pelo pouco que eu sei SE SERVE PRA TODAS.. mas algo ai pode ser util...
Esta frase aqui deixa bem claro...
Esse procedimento foi feito em uma Sportage 98, mas deve ser semelhante / igual para todos anos e até mesmo uma boa base para outros veículos
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/KiaSportageBodyLift.shtml
INCLUSIVE TEM UM PASSO A PASSO DA MONTAGEM:
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/Docs/KiaBodyLift.html
SE FOR UTIL PRA GENTE NO FUTURO... QUEM SABE.. :concordo::concordo:
Esses kits são para elevação da carroceria inteira e será necessário adaptar o câmbio e redução em seguida. A vantagem é que fica com suspensão toda original. Algo parecido já existe no Brasil com nome de Body Lift.
Fala EDuarte, boa noite.
Pois é, amigo, levei o carro numa loja dessas que testam a suspensão e o danado passou na prova.....e aí? O cara que fez disse que o teste é do conjunto todo mas.......tb penso em molas cansadas, amanhã vou verificar isso com meu meca que, ainda não opinou!!! A receita dominante é mola da Meriva, certo???
Abraço,
Oi Chico
A mola da meriva seria pra elevar um pouco a suspenção, pra manter a altura original teria que ser outra mola.
[]s
(DU)
Júlio C. A. Santos
15/07/2010, 19:26
Oi Chico
A mola da meriva seria pra elevar um pouco a suspenção, pra manter a altura original teria que ser outra mola.
[]s
(DU)
O proprietário de uma oficina aqui da cidade disse que já instalou molas traseiras de Vectra(1997 a 2005) numa Sportage. Obs.: O dono da Sportage queria deixar a altura original. Pesquise sobre essas molas, quem sabe pode ser a solução.
Abraço
Chico Almeida
15/07/2010, 21:29
EDuarte e Julio, boa noite.
Valeu as dicas mas, as molas do Vectra, pelo peso do carro, não seriam macias demais??? Já li tantas receitas diferentes por aqui que acabei embaralhando tudo!!! Minha intenção é deixar a suspensão mais resistente e ao mesmo tempo confortável!!! Vi no Mercado Livre umas bolsas de ar para serem postas dentro da mola (não aquelas de suspensão a ar!!!) por aprox. 500 reais o kit (2 peças mais mangueiras e conexões), achei interessante!!!! No ebay tb tem a 87 "verdinhas" o mesmo kit!!!
De qualquer forma, valeu as dicas.
Abraço,
Júlio C. A. Santos
15/07/2010, 21:43
EDuarte e Julio, boa noite.
Valeu as dicas mas, as molas do Vectra, pelo peso do carro, não seriam macias demais??? Já li tantas receitas diferentes por aqui que acabei embaralhando tudo!!! Minha intenção é deixar a suspensão mais resistente e ao mesmo tempo confortável!!! Vi no Mercado Livre umas bolsas de ar para serem postas dentro da mola (não aquelas de suspensão a ar!!!) por aprox. 500 reais o kit (2 peças mais mangueiras e conexões), achei interessante!!!! No ebay tb tem a 87 "verdinhas" o mesmo kit!!!
De qualquer forma, valeu as dicas.
Abraço,
Hum... Vc precisa de suspensão mais resistente...:pensativo: Quem colocou as molas do Vectra com certeza não faz trilhas ou coloca peso demais na Sportage(o Vectra 2.0 8v pesa 1.268kg). Quem sabe as molas do Vectra GNV... Acho que essas bolsas de ar são a solução mesmo. Vamos aguardar mais opiniões.
Abraço
andersoncolares
19/07/2010, 00:23
Pessoal, estou com as peças prontas e tentarei fazer nesta segunda de manhã. Fiz os calços traseiros em Nylon de 45 mm, os dianteiros de 30mm,e alongadores somente para os amortecedores traseiros em aço com 70mm de altura. Vou fotografar o passo-a-passo e verificar se preciso mexer na panhard,e depois posto as fotos aqui para todos. Optei por manter as suspensões originais por enquanto pois as molas e amortecedores de minha Gran SPT estão ótimas.
Abraços
Colares
GSPT TDI 2000
Geisler®
19/07/2010, 01:56
Pessoal, estou com as peças prontas e tentarei fazer nesta segunda de manhã. Fiz os calços traseiros em Nylon de 45 mm, os dianteiros de 30mm,e alongadores somente para os amortecedores traseiros em aço com 70mm de altura. Vou fotografar o passo-a-passo e verificar se preciso mexer na panhard,e depois posto as fotos aqui para todos. Optei por manter as suspensões originais por enquanto pois as molas e amortecedores de minha Gran SPT estão ótimas.
Abraços
Colares
GSPT TDI 2000
Anderson, se puder, tire umas fotos antes e depois do lift pra ver como fica :concordo:
andersoncolares
19/07/2010, 10:35
Anderson, se puder, tire umas fotos antes e depois do lift pra ver como fica :concordo:
Geisler, já fiz a traseira e fotografei passo-a-passo. A noite ponho as fotos.
Abraços
andersoncolares
19/07/2010, 22:43
Boa noite pessoal; conforme prometido seguem algumas fotos do Lift traseiro da minha SPT Grand TDI assim que eu descobrir como se coloca fotos aqui. Aceito sugestões...
andersoncolares
19/07/2010, 22:48
Alguém me tira uma dúvida? É possível abaixar o curso do amortecedor apenas com as mãos ou meus amortecedores estão bixados?
RicardoM
19/07/2010, 23:54
Anderson,
Segue em anexo as dicas de como inserir fotos.
Abraços
Luiz Roberto Coura Paiva
21/07/2010, 16:35
Minha sportage preparada...
Luiz Roberto Coura Paiva
21/07/2010, 16:36
Olha ela ai de novo!
Luiz Roberto Coura Paiva
21/07/2010, 16:37
Mais uma foto
RicardoM
21/07/2010, 18:45
Show de bola hein Luiz. Parabéns pela viatura.
Olha ela ai de novo!
andersoncolares
21/07/2010, 20:25
Pessoal, agora que descobri que deveria comprimir minhas fotos para poder enviar:parede::parede::oops:, já o fiz e estou mandando primeira remessa de fotos. Por enquanto fiz somente a traseira. Nesta quita comprarei a briga com a dianteira. Moro em uma região de muitas curvas fechadas e para minha surpresa a alteração de estabilidade foi mínima. Creio que sentirei mais quando mexer na frente. Aguardem mais fotos:stop::pipoca:
andersoncolares
21/07/2010, 20:31
Mais fotos da sequencia de montagem da traseira:pipoca:
andersoncolares
21/07/2010, 20:38
Fotos finais e da panhard já ajustada...:pipoca:
andersoncolares
21/07/2010, 20:46
Anderson,
Segue em anexo as dicas de como inserir fotos.
Abraços
Valeu mesmo pelas instruções Ricardo. Precisei apénas reduzir a resolução da fotos mas foi legal. Abraços
RicardoM
21/07/2010, 22:12
Blz hein anderson, gostei da adaptação. Vamos ver como vai ficar a dianteira.
Abraços,
Ricardo
Geisler®
21/07/2010, 23:59
Fotos finais e da panhard já ajustada...:pipoca:
Valeu Anderson!!:concordo::palmas: Ficou muito boa a adaptação!!
Possuo uma TDI 2001 curta, e reparei que sua suspensão traseira é diferente da minha.
Na sua existe uma barra estabilizadora, e dois braços por cima do diferencial, enquanto na minha, só há 1 braço central, sobre o miolo do diferencial e não há barra estabilizadora, nem os suportes não tem...
O comportamento da suspensão traseira da sua Sportage, deve ser bem melhor que o da minha :concordo:
Logo logo farei o meu lift tambem :dance:
Abraço e LAMA \o/:mrgreen:
Luiz Roberto Coura Paiva
23/07/2010, 09:47
Olá pessoal!
Desculpem a intromissão. A respeito do "lift de suspensão", o que fiz foi trocar as molas traseiras pelas molas do ômega (também traseiras), calço de 1,5 polegadas (3,81 cm) e amortecedor da besta 16 lugares. Na dianteira mantive o mesmo amortecedor e coloquei, também, calço de 1,5 polegadas. Ficou show, estabilidade perfeita e na trilha (pesada) não apresentou nenhum problema. Estou plenamente satisfeito. :idea:
andersoncolares
23/07/2010, 15:48
Valeu Anderson!!:concordo::palmas: Ficou muito boa a adaptação!!
Possuo uma TDI 2001 curta, e reparei que sua suspensão traseira é diferente da minha.
Na sua existe uma barra estabilizadora, e dois braços por cima do diferencial, enquanto na minha, só há 1 braço central, sobre o miolo do diferencial e não há barra estabilizadora, nem os suportes não tem...
O comportamento da suspensão traseira da sua Sportage, deve ser bem melhor que o da minha :concordo:
Logo logo farei o meu lift tambem :dance:
Abraço e LAMA \o/:mrgreen:
Geisler, quando comprei essa Grand me preocupei no início achando que seria ruim de curva pois troquei um vectra por ela e o vectra é excelente para curvas em alta. Para minha feliz surpresa essa grand é excelente para curvar e por isso senti segurança em levantá-la e mesmo alta ainda está boa de curva.
Abraços
andersoncolares
23/07/2010, 15:54
Diário de lift...
Pessoal, ontem fiquei o dia todo por conta do lift dianteiro da minha GSPT. Me precaví seguindo conselhos do Nava e arranjei encurtadores para as molas; Não tentei fazer sem eles pois é muito perigoso. A maior dificuldade que tive foi na hora de recolocar o pino da barra estabilizadora e que prende o suporte dos amortecedores. Sem contar que o engenheiro da Kia deve ter esquecido de que um dia alguém precisaria tirar o amortecedor que fica EMBAIXO DA BATERIA. Levei a maior surra daqueles parafusos. Tirei a caixa do filtro de ar e a bateria para ter acesso. Na esquerda foi tudo beleza mas qdo fui para a direita...Ufa. Até quebrei um macaco emprestado que tava comigo tentando levantar a bandeja para repor o pino.
Mas.......está pronta. Depois coloco as fotos finais.
Abraços a todos
Colares
GSPT TDI Preta arribada....kkkkkkkkkkkk
Luiz Roberto Coura Paiva
23/07/2010, 16:11
O que enviei é o "lift" básico para trilha pesada. É show, sem nenhum problema, há mais de três anos.
Luiz Roberto Coura Paiva
23/07/2010, 16:21
Estou muito satisfeito com o meu propósito. Aconselho a não alterar em mais nada na suspensão, no caso de trilha pesada.
A unica coisa que acho que pode ser feita é mais um par de amortecedores dianteiros, presos ao chassi e à bandeija.
Da forma como está não prejudicou em nada a homocinética. A alteração no ângulo da homocinética foi mínimo.
Quanto à suspensão traseira, ficou mais estável e mais dura também.
Luiz Roberto Coura Paiva
23/07/2010, 16:24
Mais fotos da minha Sportage.
andersoncolares
23/07/2010, 16:31
Estou muito satisfeito com o meu propósito. Aconselho a não alterar em mais nada na suspensão, no caso de trilha pesada.
A unica coisa que acho que pode ser feita é mais um par de amortecedores dianteiros, presos ao chassi e à bandeija.
Da forma como está não prejudicou em nada a homocinética. A alteração no ângulo da homocinética foi mínimo.
Paiva, estive vendo suas fotos (do carro) e ficou show de bola viu...
Parabéns e boas trilhas
Luiz Roberto Coura Paiva
23/07/2010, 17:04
Mais uma foto da minha Sportage.
Lucena04
23/07/2010, 18:07
Sua Sportage está muito bonita Luiz :palmas:
Quando eu tiver que trocar os meus pneus eu tenho vontade de colocar esses que vc está usando, é banda Vipal VJ 900 né? O que eu uso é o Genius 1001 de 30", estou gostando deles mas ouvi dizer que essa banda Vipal faz um pneu de 30" ficar do tamanho de 31", é verdade?
Você fez alguma coisa para melhorar o torque em baixa rotação por causa do aumento do tamanho dos pneus?
Luiz Roberto Coura Paiva
24/07/2010, 09:10
Olá Lucena04!
Por incrível que pareça esse pneu é o VJ900 225/70R15. Relamente ele fica mais largo e mais alto, tanto que optei pelo 70, mas depois de colocados percebí, em razão do "lift", que caberia perfeitamente o 75. Quando em baixa rotação não alteral em nada a potência.
Minha viatura está com o sistema de refrigeração lacrado, do Siena, e ainda travei a hélice, por isso perdeu um pouco de potência mas não há nada que a reduzida não supra em uma trilha pesada.
No asfalto "zoa" bastante.
Lucena04
25/07/2010, 12:54
Olá Lucena04!
Por incrível que pareça esse pneu é o VJ900 225/70R15. Relamente ele fica mais largo e mais alto, tanto que optei pelo 70, mas depois de colocados percebí, em razão do "lift", que caberia perfeitamente o 75. Quando em baixa rotação não alteral em nada a potência.
Minha viatura está com o sistema de refrigeração lacrado, do Siena, e ainda travei a hélice, por isso perdeu um pouco de potência mas não há nada que a reduzida não supra em uma trilha pesada.
No asfalto "zoa" bastante.
Fiz o cálculo e essa medida de pneu é equivalente a 27,4" e seus estão aparentando mais, não sei se é pela aparencia mais agressiva dessa banda ou se ela realmente deixa o pneu mais alto. Os meus são de 30" e devem estar com a altura bem parecia com os seus pneus.
andersoncolares
27/07/2010, 20:32
Passo-a-passo::pipoca:
1-Remover caixa do filtro de ar ou bateria (depende do lado que vai fazer primeiro:razz:)
2-Soltar os 3 parafusos que prende o amortecedor no cofre do motor.
3-soltar os 4 parafusos que prende o amortecedor à balança...depois segue a receita do Nava no ínicio do tópico.
Seguem as fotos
andersoncolares
27/07/2010, 20:42
Mais fotos em detalhes
andersoncolares
27/07/2010, 20:58
Mais fotos...:pipoca:
Vejam como ficaram minhas homocinéticas...
andersoncolares
27/07/2010, 21:02
Antes e depois:pipoca::dance::dance::dance::palmas:
andersoncolares
27/07/2010, 21:11
Fotos antes e depois da traseira e dianteira. Desculpem-me por não ser em mesmo ângulo mas dá para visualizar a diferença
Abraços
Anderson
GSTP TDI 2000 Arribada
Júlio C. A. Santos
27/07/2010, 22:00
Passo-a-passo::pipoca:
1-Remover caixa do filtro de ar ou bateria (depende do lado que vai fazer primeiro:razz:)
2-Soltar os 3 parafusos que prende o amortecedor no cofre do motor.
3-soltar os 4 parafusos que prende o amortecedor à balança...depois segue a receita do Nava no ínicio do tópico.
Seguem as fotos
A Sportage diesel aspirada tem tanto espaço pra trabalhar que nem precisa tirar a caixa do filtro ou a bateria, já a turbodiesel e a gasolina tem que tirar.
ALEXANDRE MIETTI
27/07/2010, 22:02
Fotos antes e depois da traseira e dianteira. Desculpem-me por não ser em mesmo ângulo mas dá para visualizar a diferença
Abraços
Anderson
GSTP TDI 2000 Arribada
Fala Anderson, beleza, ficou 10 a viatura, na traseira vc trocou as molas?
Na minha coloquei as da palio weekend gnv, ficou mais alta, as molas da frente são as originais com calço de 30mm, mas estão cançadas e não subiram muito, agora vou troca-las para fazer o acerto da altura tb.
Até mais.
andersoncolares
27/07/2010, 22:40
Fala Anderson, beleza, ficou 10 a viatura, na traseira vc trocou as molas?
Na minha coloquei as da palio weekend gnv, ficou mais alta, as molas da frente são as originais com calço de 30mm, mas estão cançadas e não subiram muito, agora vou troca-las para fazer o acerto da altura tb.
Até mais.
Alexandre, mantive toda a suspensão original, inclusive as molas traseiras. Coloquei calços de 30mm na frente e 45mm atrás com alongador do amortecedor. A sua VTR ficou fantástica. Como ficou a estabilidade já que a sua ficou com a traseira bem mais alta? Acha que ficaria boa se colocasse as molas da weekend normal (não GNV)? Que amortrecedores vc usou?
andersoncolares
27/07/2010, 22:41
A Sportage diesel aspirada tem tanto espaço pra trabalhar que nem precisa tirar a caixa do filtro ou a bateria, já a turbodiesel e a gasolina tem que tirar.
Julio, quando comecei a mexer imaginei que se tratava de um carro completamente diferente do carro do Nava. Espaço nenhum para mexer na suspensão dianteira.
Abração
Anderson
Marcio Medina
27/07/2010, 23:39
Fiz o cálculo e essa medida de pneu é equivalente a 27,4" e seus estão aparentando mais, não sei se é pela aparencia mais agressiva dessa banda ou se ela realmente deixa o pneu mais alto. Os meus são de 30" e devem estar com a altura bem parecia com os seus pneus.
Falae, Lucena!
Conheço essa Sportage...rsrsrsrs.
Grande abraço,
Marcio Medina
28/07/2010, 03:03
Alexandre, mantive toda a suspensão original, inclusive as molas traseiras. Coloquei calços de 30mm na frente e 45mm atrás com alongador do amortecedor. A sua VTR ficou fantástica. Como ficou a estabilidade já que a sua ficou com a traseira bem mais alta? Acha que ficaria boa se colocasse as molas da weekend normal (não GNV)? Que amortrecedores vc usou?
Eae, Anderson!
Dá um look que ESSES AMORTECEDORES (http://tiny.cc/wksjz) podem te ajudar, principalmente na estabilidade. Isso sem falar que são bemmmmm melhores para o off road. Qqr coisa, liga no fone que tá lá e pegue mais infos.
Abs,
ALEXANDRE MIETTI
28/07/2010, 21:25
Na frente foram só os calços porém as molas estão cansadas, daí o desnivel em relação a traseira, quando trocar acredito que irá acertar.
Na traseira molas da palio weekend gnv, por ser mais firme pois a viaturra é a Grand, o Eduarte que fez o serviço, aconcelhou estes pois o peso na traseira é maior que a curta, achei bom, os amortecedores da besta gs 16 lugares, Korven.
A estabilidade está meio estranha, to em duvida se é pela calibragem dos pneus ou pela frene estar praticamente sem amostecedor e molas ou pq ainda não coloquei o prolongador da panhard.
Até mais.
andersoncolares
28/07/2010, 22:30
Na frente foram só os calços porém as molas estão cansadas, daí o desnivel em relação a traseira, quando trocar acredito que irá acertar.
Na traseira molas da palio weekend gnv, por ser mais firme pois a viaturra é a Grand, o Eduarte que fez o serviço, aconcelhou estes pois o peso na traseira é maior que a curta, achei bom, os amortecedores da besta gs 16 lugares, Korven.
A estabilidade está meio estranha, to em duvida se é pela calibragem dos pneus ou pela frene estar praticamente sem amostecedor e molas ou pq ainda não coloquei o prolongador da panhard.
Até mais.
Alexandre, como fiz parte a parte, sei do que vc fala. Levantei a traseira antes e rodei com a VTR sem mexer na panhard e te digo que levei um susto ao passar meio rápido em uma lombada. Parecia que o eixo traseiro estava solto. Fui imediatamente ao serralheiro e fiz o serviço. Ficou outro carro. Só creio que vou reduzir o alongador do amortecedor traseiro que está com 56mm. Está dando fim de curso fácil. Penso deixar com os 45mm do calço da mola ou 40mm. Vou reduzindo e testando. Mando notícias.
Abraços
andersoncolares
28/07/2010, 22:31
Eae, Anderson!
Dá um look que ESSES AMORTECEDORES (http://tiny.cc/wksjz) podem te ajudar, principalmente na estabilidade. Isso sem falar que são bemmmmm melhores para o off road. Qqr coisa, liga no fone que tá lá e pegue mais infos.
Abs,
Medina, se der tempo te ligo nesta quinta...Penso em algo tipo o da Besta GS porém mais reforçado.
Abraços
DidiDavis
16/08/2010, 17:49
Ola mocada!
Primeiramente, parabens pelo forum. Tem muita informacao boa por aqui, ja achei muita coisa util. Eu li esse topico sobre lift de suspensao e acho que posso adicionar algumas coisas interessantes para voces.
Eu tenho um Sportage 1997, motor 2.0 a gasolina e, claro, 4x4. Recentemente eu coloquei um lift de suspensao de 100 mm (isso mesmo, 100 mm, ou 10 cm), usando molas traseiras de Jeep TJ, amortecedores traseiros de RAV-4 (1996) e espacadores nas torres dianteiras. Eu coloquei pneus com 31 polegadas de diametro (31x10.50x15R), mas os pneus raspam no parachoque dianteiro e na lata atras dos pneus dianteiros. O proximo passo eh colocar 50 mm de lift na carroceria pra resolver o problemas dos pneus raspando. Eu vou colocar umas fotos do carro aqui no forum assim que chegar em casa.
DidiDavis
17/08/2010, 03:08
Altura do pneu dianteiro ate o paralamas: 6 cm.
Altura da carroceira ate o chao (atras dos pneus dianteiros): 15 cm.
Atura do pneu traseiro ate o paralamas: 7 cm.
Altura da carroceira ate o chao ( na frente dos pneus traseiros): 16.5 cm.
DidiDavis
17/08/2010, 03:13
Os espacadores em cima das torres sao feitos de metal. Sao bem mais resistentes que os de nylon. Ainda falta colocar o body lift. Eu mudei de ideia e vou colocar um body lift de 75 mm, so preciso descobrir como vou fazer com a transmissao automatica. Vou colocar mais fotos assim q colocar o body lift e pintar as rodas de preto.
DidiDavis
17/08/2010, 20:41
Erro detected! Eu medi em polegadas, nao em centimetros. Eh so multiplicar por 2,54 pra saber as alturas em centimetros.
Altura do pneu dianteiro ate o paralamas: 15.2 cm.
Altura da carroceira ate o chao (atras dos pneus dianteiros): 37.5 cm.
Atura do pneu traseiro ate o paralamas: 17.7 cm.
Altura da carroceira ate o chao ( na frente dos pneus traseiros): 41 cm.
Parabéns pela viatura.:cool:
Ficou show!!!!
Seja bem vindo a turma.:concordo:
[]s
mateus
Altura do pneu dianteiro ate o paralamas: 6 cm.
Altura da carroceira ate o chao (atras dos pneus dianteiros): 15 cm.
Atura do pneu traseiro ate o paralamas: 7 cm.
Altura da carroceira ate o chao ( na frente dos pneus traseiros): 16.5 cm.
Patoloko
21/10/2010, 15:57
Não sabia em qual post colocar, mas pra não poluir, coloco o link (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1285439&postcount=1115)da minha dúvida. :concordo:
Erro detected! Eu medi em polegadas, nao em centimetros. Eh so multiplicar por 2,54 pra saber as alturas em centimetros.
Altura do pneu dianteiro ate o paralamas: 15.2 cm.
Altura da carroceira ate o chao (atras dos pneus dianteiros): 37.5 cm.
Atura do pneu traseiro ate o paralamas: 17.7 cm.
Altura da carroceira ate o chao ( na frente dos pneus traseiros): 41 cm.
Boa noite DidiDavis,
Vc fez trilha com frequência depois ter feito o lift?
A quanto tempo vc utiliza a sua viatura com esse lift?:pensativo:
Fiz na minha Sptg um lift (na frente) semelhante ao seu, diferenciando somente do calço que é de nylon com 03cm...Uso pneu 31x10.5x15
Resultado, a altura do pneu até o paralama ficou com 16,5cm... fiz duas trilhas tranquilo, mas num passeio fazendo uma pequena graça, ao esterçar todo o volante para direita, numa subida em 4x4 reduzida... quebrou a homocinética...:evil::evil:
A dúvida:
Será que a altura forçou a homocinética?
Será que a barra de direção por não ter limitador e desterça demais, podendo causar a quebra da homocinética?
Se mais alguem puder me auxiliar, desde já agradeço.:wink:
Abs.
Boa noite DidiDavis,
Vc fez trilha com frequência depois ter feito o lift?
A quanto tempo vc utiliza a sua viatura com esse lift?:pensativo:
Fiz na minha Sptg um lift (na frente) semelhante ao seu, diferenciando somente do calço que é de nylon com 03cm...Uso pneu 31x10.5x15
Resultado, a altura do pneu até o paralama ficou com 16,5cm... fiz duas trilhas tranquilo, mas num passeio fazendo uma pequena graça, ao esterçar todo o volante para direita, numa subida em 4x4 reduzida... quebrou a homocinética...:evil::evil:
A dúvida:
Será que a altura forçou a homocinética?
Será que a barra de direção por não ter limitador e desterça demais, podendo causar a quebra da homocinética?
Se mais alguem puder me auxiliar, desde já agradeço.:wink:
Abs.
Não sei qual a configuração que vc usou, mas dependendo da altura que ficou a homocinetica mais o tamanho do pneu, provavelmente estrangulou a homocinetica provocando a quebra a longo prazo, pneu muito grande como o seu força muito a homocinetica e outras peças como embreagem e ponta de eixo.
A direção tem limitador regulavel sim.
[]s
(DU)
Djalma colombo
24/02/2011, 09:49
Quanto gastou para fazer o lift, e sabe dizer onde encontro as peças mais em conta?
Forte abraço!
andersoncolares
24/02/2011, 13:04
Alexandre, como fiz parte a parte, sei do que vc fala. Levantei a traseira antes e rodei com a VTR sem mexer na panhard e te digo que levei um susto ao passar meio rápido em uma lombada. Parecia que o eixo traseiro estava solto. Fui imediatamente ao serralheiro e fiz o serviço. Ficou outro carro. Só creio que vou reduzir o alongador do amortecedor traseiro que está com 56mm. Está dando fim de curso fácil. Penso deixar com os 45mm do calço da mola ou 40mm. Vou reduzindo e testando. Mando notícias.
Abraços
Pessoal, finalizando o lift da minha VTR, depois de muitos testes, optei por colocar os amortecedores da Besta 16 lugares na dianteira e traseira, mantive as molas originais e calços de Nylon de 30mm na frente e 45mm atrás. Hoje, eu colocaria 50mm na traseira sem cisma. Fiz o ajuste da panhard conforme citado antes. O carro ficou com altura muito boa, confortável e sem perder estabilidade. Uso pneus Pirelli 235/75-15. Qualquer dúvida em que eu possa ser útil...é só chamar.
Abraços a todos
DouglasMac
27/02/2011, 00:52
este produto vai melhorar o conjunto de molas http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173054980-calco-anti-ruido-para-feixe-de-mola-em-nylon-s10-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173054980-calco-anti-ruido-para-feixe-de-mola-em-nylon-s10-_JM)
Alex, valeu a informação e indicação do produto.
Mas, infelizmente SPT usa molas helicoidais e não serve aqui pra turma. Este calção x espaçador é para feixe de molas.
LAMA!!
Djalma colombo
02/03/2011, 15:32
Os amortecedores traseiros tambem são da besta?
Lucena04
02/03/2011, 17:53
Os amortecedores traseiros tambem são da besta?
Os traseiros principalmente, tem que ser o traseiro da besta 16 lugares que tem maior curso. Na dianteira não é obrigatório pq o calço vai por cima do amortecedor, aliás se abrir o amortecedor dianteiro abrir demais pode forçar as homocinéticas em situação de trilha. Se eu não me engano o amortecedor dianteiro da Besta tem curso menor que o da Sportage. Dá uma lida nesse tópico que vc vai encontrar maiores informações.
Bispo, pneu 31 para a sportage é muito grande.
Com lift mesmo de 3 cm na dianteira (max!) vc deve sempre virar o menos possivel em 4x4.
Costa Junior
19/03/2011, 20:50
esse produto melhora o lift http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173054980-calco-anti-ruido-para-feixe-de-mola-em-nylon-s10-_JM
Amigo não entendi. Se este produto e para feixes de molas e as sportages não tem feixes de molas, onde vc vai usar esses calços?
cegandrade
06/06/2011, 11:19
Pessoal, ou lendo o topico e vendo que sempre que se altera a suspenaso trazeira é necessario regular a Panhard.
Gostaria de saber como isso é feito?? Sera que eu mesmo consigo fazer ou tenho que levar a uma mecanica especializada?
andersoncolares
06/06/2011, 11:39
Pessoal, ou lendo o topico e vendo que sempre que se altera a suspenaso trazeira é necessario regular a Panhard.
Gostaria de saber como isso é feito?? Sera que eu mesmo consigo fazer ou tenho que levar a uma mecanica especializada?
Cegrande, veja:arrow: nessa página aqui mesmo do fórum como pode ser feita essa adaptação da panhard. Você vai precisar de um bom serralheiro, mas mecânica simples.:pipoca:
:arrow:http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/51989-lift-de-suspensao-receita-completa-50.html
andersoncolares
06/06/2011, 11:56
e este é o ajuste que fiz em minha Grand Sportage...:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/51989-lift-de-suspensao-receita-completa-59.html
Djalma colombo
08/06/2011, 10:00
Cegandrade, com asmolas da zafira fica uns 7,5cm mais alta, a phanhard altera pouco, no maximo um alinhamento sem grandes alterações. Se for levantar mais do que isto, ai sim vai ter que adaptar alguma coisa!
cegandrade
08/06/2011, 10:16
Valeu pelas dicas.
To achando a minha muito baixa, eu nao faço trilhas com ela, mais como minha familia tem um sitio em uma area de dificil acesso, vivo ficando preso pois em dias de muita chuva com o passar de caminhoes cria alguns lugares meio complicado de passar, e ja fiquei com o fundo colado algumas vezes.
Djalma colombo
08/06/2011, 10:55
Então, com a receita do NAVA, não gasta muito e fica bem mais alta, a minha tá com pneu 225x75/15, quando coloquei o kit ficou com altura equivalente a de uma frontier, mas como a esposa é baixinha o assoalho ficou mais alto que seu joelho, daí voltei a altura normal. Ela fica com uns 33 cm de vão livre!
cegandrade
08/06/2011, 19:09
To pensando em colocar mola do zafira gnv ja que a minha tem cilindro de 16m3. O amortecedor que to pensando ainda se coloco o alongador ou o da besta grand.
andersoncolares
08/06/2011, 20:20
To pensando em colocar mola do zafira gnv ja que a minha tem cilindro de 16m3. O amortecedor que to pensando ainda se coloco o alongador ou o da besta grand.
Carlos, coloquei os alongadores e não ficou muito bom não. Retirei e coloquei os amortecedores traseiros da Gran Besta de 16 lugares, 3.0 e aí ficou 10. O calço traseiro foi de 4,5cm. Hoje colocaria de 50mm tranquilo. Também não faço trilha mas viajo bastante e ando em estradas acidentadas. Ficou show de bola e um tratorzinho minha Grand Sportage.
Abraços
Djalma colombo
09/06/2011, 09:22
Carlos, com as molas da zafira pra gnv vai ficar mais dura, com as molas normais fica blz, quase nem pula, fica como originais, só coloca os amortecedores da besta 16 lugares pra ficar 10!
cegandrade
09/06/2011, 10:21
Eu so pensei na mola do zafira com gnv é que alem da minha ser grand tem o gnv, mais tambem pensei na hipotese de ficar muito dura.
Mais vou fazer o teste com a comum, so vou ter que aguardar um pouco pois esse mes tenho que colocar 2 pneus para poder fazer a vistoria.