PDA

Ver Versão Completa : Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

Páginas : [1] 2 3 4

Walter L. L. Casitta
11/07/2008, 13:45
Pois é pessoal, como discutido em outros tópicos agora é pra valer. Vou colocar mesmo um câmbio AT na Ranger ou pelo menos estou acreditando
que vou conseguir fazer isso.

Entre os três câmbio candidatos (ZF4H22, Ford A4LD e GM 4L60-E) o eleito foi o que acredito ser o melhor entre eles. 4L60-E da GM Blazer. Na verdade esse foi o que primeiro consegui encontrar em melhores condições e perto de casa, mas vamos fazer de conta que foi escollhido depois de profundos estudos tecnicos. Brincadeirinha, a 6 meses venho pesqueisando o assunto e então acredito que essa é mesmo a melhor opção pra alcançar os meus objetivos.

Em pricipio o objetivo inicial é ter um câmbio AT que também possa ser usado manualmente tipo o tiptronic e esse câmbio por ser gerenciado eletrônicamente permite isso. Vamos ver ser isso se confirmará...

Ta aí embaixo a foto do bicho e junto o conversor de torque que ainda vai ter que ser modificado para se adequar ao motor diesel.

http://img294.imageshack.us/img294/9625/4l60ezb1.jpg

Maranguas
11/07/2008, 15:25
Vai ficar uma loucura esse carro... Ficaria melhor ainda se o motor fosse o 3.0

Rogerrm
11/07/2008, 19:23
2.8 já é ótimo!

Parabens ae Casitta, o que é por um cãmbio, pra que já colocou um motor né?!

Tomara que de tudo certo ae

Anthoniusnikos
11/07/2008, 22:47
Maluco Beleza ! Quem sabe um dia chego a ter esse conhecimento e coragem.
Vou acompanhar. Não deixe de postar fotos de cada passo.
Prometo não fazer muitas perguntas.
Mas só diga se do lado da caixa é a embreagem "automática" ?
Abs
Anthoniusnikos

Pequeno jr
11/07/2008, 23:00
Walter ... parabéns .. depois t pago dois refrigerantes Pets pelo serviço e pela informação aqui no forum.

OBS: So pode ser refrigerante ... agora tem lei seca. bem q queria pagar um Chivas 12 anos ..mas, devido a nova lei, não será possivel.

Walter L. L. Casitta
11/07/2008, 23:02
Maluco Beleza ! Quem sabe um dia chego a ter esse conhecimento e coragem.
Vou acompanhar. Não deixe de postar fotos de cada passo.
Prometo não fazer muitas perguntas.
Mas só diga se do lado da caixa é a embreagem "automática" ?
Abs
Anthoniusnikos

É o conversor de torque. É ele que substitui a embreagem quando o câmbio é AT...

Walter L. L. Casitta
11/07/2008, 23:05
Walter ... parabéns .. depois t pago dois refrigerantes Pets pelo serviço e pela informação aqui no forum.

OBS: So pode ser refrigerante ... agora tem lei seca. bem q queria pagar um Chivas 12 anos ..mas, devido a nova lei, não será possivel.

Blz Pequeno, nesse caso vou tentar colocar o máximo de informações possíveis.:concordo:

FRanger
11/07/2008, 23:12
Depois vc poderia passar também o "bizú" para o pessoal da Ford, pois, eles não sabem como colocar um câmbio automático na Ranger.
Parabéns pela iniciativa da empreitada.
Vc tem formação profissional na área ou é simpatizante da mecânica?
Abraços,
FRanger

Pequeno jr
11/07/2008, 23:29
Depois vc poderia passar também o "bizú" para o pessoal da Ford, pois, eles não sabem como colocar um câmbio automático na Ranger.
Abraços,
FRanger

Professor pardal seria mais apropriado para o caso do Walter.

[ ]'s

umberto xxxrrr
11/07/2008, 23:41
Primeiramente parabéns pela iniciativa e escolha.

"Segundamente" , fiquei um pouco confuso quando dissestes ser possível usar este câmbio num modo manual como "tiptronic" (embora tenha entendido que não quis dizer "exatamente" como) por ele ser gerenciado eletronicamente.

E o que pretende usar para gerenciá-lo? Aqueles módulos programáveis?

Walter L. L. Casitta
11/07/2008, 23:46
Abraços,
FRanger

Sim, só simpatizante e curioso eu acho...

Walter L. L. Casitta
12/07/2008, 00:00
Primeiramente parabéns pela iniciativa e escolha.

"Segundamente" , fiquei um pouco confuso quando dissestes ser possível usar este câmbio num modo manual como "tiptronic" (embora tenha entendido que não quis dizer "exatamente" como) por ele ser gerenciado eletronicamente.

E o que pretende usar para gerenciá-lo? Aqueles módulos programáveis?

Prentendo usar o módulo de controle Computronic que permite ser mapeado "on-fly". Esse módulo permite que o câmbio funcione em três modos: Automático, Automático/Manual (esse modo pelo que entendi é semelhante ao tipitronic) e Manual.
Elem disso o módulo tambem tem um display que informa:
Rotação do motor RPM.
Velocidade Km/h.
Temperatura do óleo da câmbio ºC.
A marcha sendo usada 1,2,3 ou 4.
Tensão da Bateria.
Posição do acelerador %.
TCC On/Off.
Pressão do óleo do cambio.
Tem também um acelerômetro e meditor de força G.

Anthoniusnikos
12/07/2008, 05:56
Poxa Cassita, enquanto a gente está aquí tentando interfacear um OBD-2 em um 2.5, com pouco resultado, você vem com um computador de bordo ! Esse aí deve também informar a pressão do motor e turbina, apresentar lista de erros e correção, talvez o controle dos bicos de injeção (comb.+ oxigênio).
Abs

murilloaquino
12/07/2008, 11:07
No motor 2.5, é dificil algum computador de bordo que possa medir o controle de bicos e outros porque o motor é totalmente mecanico.
No 3.0 já é possivel sim..

Walter L. L. Casitta
12/07/2008, 11:32
No motor 2.5, é dificil algum computador de bordo que possa medir o controle de bicos e outros porque o motor é totalmente mecanico.
No 3.0 já é possivel sim..

Acho que se poderia dizer impossível no 2.5 e 2.8. Só um motor eletrônico consegue fornecer todas as informações que um computador de bordo precisa. O Compushift não chaga a ser um computador de bordo. Ele só recebe informações do câmbio. Mesmo quando ele informa a RPM do motor é apenas estimada uma vez que ele usa a informação de velocidade e relação de marchas e essa imformação só consegue ser precisa quando o conversor de torque estiver bloqueado. Em neutro ou park não funciona...

Marcelo(Natal-RN)
12/07/2008, 13:40
2.8 já é ótimo!

Parabens ae Casitta, o que é por um cãmbio, pra que já colocou um motor né?!

Tomara que de tudo certo ae

Eu ja iria falar que é 2.5 por conta do pisca dianteiro laranja e as lanternas traseiras nao serem fumê.

DieselPower
12/07/2008, 14:40
Prentendo usar o módulo de controle Computronic que permite ser mapeado "on-fly". Esse módulo permite que o câmbio funcione em três modos: Automático, Automático/Manual (esse modo pelo que entendi é semelhante ao tipitronic) e Manual.
Elem disso o módulo tambem tem um display que informa:
Rotação do motor RPM.
Velocidade Km/h.
Temperatura do óleo da câmbio ºC.
A marcha sendo usada 1,2,3 ou 4.
Tensão da Bateria.
Posição do acelerador %.
TCC On/Off.
Pressão do óleo do cambio.
Tem também um acelerômetro e meditor de força G.

Walter, o que é esse Computronic? Já comprou? No Brasil ou fora?
É exclusivo para gerenciamento de cambio AT?
Abraço.

Pequeno jr
12/07/2008, 19:07
Eu ja iria falar que é 2.5 por conta do pisca dianteiro laranja e as lanternas traseiras nao serem fumê.

Marcelo .. a Ranger do Walter era 2.5, mas a 20 dias atrás ele colocou um PSD 2.8 com TGV nela. Agora ele esta instaldo o cambio automático. Ou seja, será uma Ranger 2001 2.8 com TGV automática.

Tem as informa~ções e as fotos aqui no forum ... é so procurar.

AlbertoSato
12/07/2008, 19:24
Parabens mesmo pela iniciativa...,a Ford tinha q ter um engenheiro assim!!!
Walter..., esse sistema automatico/manual seria parecido com o cambio automatico do Omega 4.1 AT?
Pois, meu velho teve um desses omegas aki e o automatico dele tinha um sistema esportivo que agente apertava um botão '' S '' ( de sport ) e as marchas so passavam qnd o motor atingia rpm maxima (ou seja a faixa vermelha)!!!!
E fala ai..., qual a relação da 1º marcha ai desse cambio eh muito longa?
Abraço...,boa sorte!

dudu83
12/07/2008, 19:33
Walter..., esse sistema automatico/manual seria parecido com o cambio automatico do Omega 4.1 AT?
Pois, meu velho teve um desses omegas aki e o automatico dele tinha um sistema esportivo que agente apertava um botão '' S '' ( de sport ) e as marchas so passavam qnd o motor atingia rpm maxima (ou seja a faixa vermelha)!!!!
Abraço...,boa sorte!

essa ''esticada'' nas marchas se chama overdrive, nos cambios at mais novos nao tem botao, e so pisar no acelerador ate o fim que ele estica...

DieselPower
12/07/2008, 19:41
essa ''esticada'' nas marchas se chama overdrive, nos cambios at mais novos nao tem botao, e so pisar no acelerador ate o fim que ele estica...

Não. Overdrive é o que os câmbios da Mit possuem, se tratando de um câmbio 3 marchas mais o overdrive (4ª marcha). Quando você aperta o botão do overdrive ele "desliga" a 4ª marcha, deixando o câmbio trabalhar apenas com 3 marchas.
Já o que o amigo citou antes (Omega), é o "Sport" que altera a rotação de mudança de marchas, esticando mais antes da troca.
E o que o Walter fará, não é nem um nem outro, ele no modo tiptronic, vai escolher o momento de cada troca de marcha.
Abraço.

Márcio T
12/07/2008, 22:04
Não. Overdrive é o que os câmbios da Mit possuem, se tratando de um câmbio 3 marchas mais o overdrive (4ª marcha). Quando você aperta o botão do overdrive ele "desliga" a 4ª marcha, deixando o câmbio trabalhar apenas com 3 marchas.
Já o que o amigo citou antes (Omega), é o "Sport" que altera a rotação de mudança de marchas, esticando mais antes da troca.
E o que o Walter fará, não é nem um nem outro, ele no modo tiptronic, vai escolher o momento de cada troca de marcha.
Abraço.

Olá, DieselPower. É uma confusão muito comum. Na verdade, a última marcha é desabilitada quando se desliga o overdrive. Na Explorer, por exemplo, acende a indicação OVERDRIVE OFF.

O conceito de overdrive é quando o giro "de saída" é maior que o "de entrada", ou seja, a relação de transmissão é menor que 1:1.

Só é necessário e útil desativar o overdrive quando: (1) Estiver subindo uma serra e o câmbio ficar trocando muito entre as 2 últimas marchas; (2) Estiver descendo uma serra e precisar de freio motor e (3) quiser esticar a última marcha, subindo o giro.

Walter, parabéns pela iniciativa. :palmas: É um projeto de fôlego. Estou curioso para a solução de comando do câmbio eletrônico.

Um abraço.

Márcio

leobnaval
12/07/2008, 23:00
Walter quais são as relações deste câmbio e as do seu câmbio original?
porque senão tudo que ganhou de torque no motor não irá pras rodas que estão beeem calçadas com os BF, e você queria mais torque para poder rebocar né.

Abraços e sucesso

Edintruder
12/07/2008, 23:31

Dudu, o 'S' é sport mesmo e serve para aproveitaros regimes de maior potência nos motores ciclo Otto, o OD é a marcha mais longa além da relação 1:1 comuns nas 3as marchas dos câmbios AT. É como se fosse a 5a quando o câmbio é 4 marchas e mais OD.

No ômega funciona assim porém nos câmbios normais basta andar com o pé no fundo que troca lá no vermelho também.

TylerNTL
13/07/2008, 10:31
Pelo que sei o overdrive além de modificar as rotações de troca de marcha (mudando as marchas em giros um pouco mais altos) ela também funciona como freio motor. Com overdrive desligado não há transferência de energia dos eixos para o motor, resultando em uma certa economia de combustível.

No corolla se vc vier a mais de 120km/h e parar sem overdrive vc gasta um disco de freio!

AKPG
13/07/2008, 11:03
Walter,
Vou ficar de olho pois meu sonho é colocar um câmbio AT no meu Troller.
Boa sorte na empreitada!!!

Abraços,

ojaneri
13/07/2008, 11:05
Parabéns Walter, pela nova iniciativa! E pode deixar, que o simbolo 'AUTOMATIC' para colocar na tampa da caçamba é por minha conta! Nos mantenha informados. :-)

dudu83
13/07/2008, 11:49
Dudu, o 'S' é sport mesmo e serve para aproveitaros regimes de maior potência nos motores ciclo Otto, o OD é a marcha mais longa além da relação 1:1 comuns nas 3as marchas dos câmbios AT. É como se fosse a 5a quando o câmbio é 4 marchas e mais OD.

No ômega funciona assim porém nos câmbios normais basta andar com o pé no fundo que troca lá no vermelho também.

no meu mondeo 2002 quando eu aperto o botao que tem abaixo da alavanca de cambio , aparece ''o/d off'' dai a troca ocorre em uma rotacao maior porem bem antes do vermelho, quando eu piso ate o final , ai a troca ocore quase no vermelho...

pena que o manual sumiu... dai dava pra explicar melhor...

AKPG
13/07/2008, 11:53
no meu mondeo 2002 quando eu aperto o botao que tem abaixo da alavanca de cambio , aparece ''o/d off'' dai a troca ocorre em uma rotacao maior porem bem antes do vermelho, quando eu piso ate o final , ai a troca ocore quase no vermelho...

pena que o manual sumiu... dai dava pra explicar melhor...
Dudu,

Deve ter algo errado ai. OD OFF significa Over Drive OFF. Ou seja, ele não engata a última marcha. Se seu câmbio for de 4 marchas, ao acionar o botão OD OFF, vai engatar somente até a terceira. Na L200 era assim. Não sei se ele irá interferir no momento da troca de marchas.

Um abraço,

dudu83
13/07/2008, 12:00
Dudu,

Deve ter algo errado ai. OD OFF significa Over Drive OFF. Ou seja, ele não engata a última marcha. Se seu câmbio for de 4 marchas, ao acionar o botão OD OFF, vai engatar somente até a terceira. Na L200 era assim. Não sei se ele irá interferir no momento da troca de marchas.

Um abraço,

realmente ele so engata ate terceira, mas tambem como eu disse, a troca ocorre com um pouco mais de rotacao..

Márcio T
13/07/2008, 12:30
Pelo que sei o overdrive além de modificar as rotações de troca de marcha (mudando as marchas em giros um pouco mais altos) ela também funciona como freio motor. Com overdrive desligado não há transferência de energia dos eixos para o motor, resultando em uma certa economia de combustível.

Olá, Thelmo. Relamente o overdrive desligado proporciona freio motor - na última marcha. Mas não tem nenhuma influência na rotação que ocorre a troca de marcha. Alguns câmbios tem a opção esportivo, em que as marchas são esticadas e a troca ocorre em rotações mais altas. Nos câmbios eletrônicos, há também uma certa inteligência do PCM (ou outro controlador), que percebe (normalmente pela abertura do acelerador) quando se quer esticar um pouco. Não há uma rotação ou velocidade fixa para que o câmbio troque as marchas e isto se reflete até na economia de combustível. Com um pouco de experiência no automático, dá p'rá saber quando se deve aliviar o pé para trocar as marchas em baixa rotação. Na Explorer, é possível o PCM selecionar a 5ª (overdrive) tanto a 60 KM/h quanto a 140 KM/h, dependendo da abertura do acelerador - o que significa que a troca pode ocorrer a 2.000 ou 5.000 rpm's.

Um abraço.

Márcio

Walter L. L. Casitta
13/07/2008, 18:39
Walter, o que é esse Computronic? Já comprou? No Brasil ou fora?
É exclusivo para gerenciamento de cambio AT?
Abraço.

O Computronic é um gerenciador microcontrolado para as caixas de câmbio automáticas mais populares no USA. É feito lá no USA destinado ao pessoal de competição e hotrod. Existe pelo menos mais um compatível com esse câmbio lá. Por enquanto estou achando esse a melhor opção e ainda não comprei.

Walter L. L. Casitta
13/07/2008, 18:46
Abraço...,boa sorte!

Obrigado Alberto,Esse câmbio é o da Blazer e S10 V6, não sei se ele foi usado no ômega e não sei ainda quais eram os controles do câmbio na Blazer. A relação da primeira marcha é parecida com a segunda do meu câmbio manual assim como todos os câmbio de 4 marchas da mesma categoria.

Walter L. L. Casitta
13/07/2008, 18:51
Olá, DieselPower. É uma confusão muito comum. Na verdade, a última marcha é desabilitada quando se desliga o overdrive. Na Explorer, por exemplo, acende a indicação OVERDRIVE OFF.

O conceito de overdrive é quando o giro "de saída" é maior que o "de entrada", ou seja, a relação de transmissão é menor que 1:1.

Só é necessário e útil desativar o overdrive quando: (1) Estiver subindo uma serra e o câmbio ficar trocando muito entre as 2 últimas marchas; (2) Estiver descendo uma serra e precisar de freio motor e (3) quiser esticar a última marcha, subindo o giro.

Walter, parabéns pela iniciativa. :palmas: É um projeto de fôlego. Estou curioso para a solução de comando do câmbio eletrônico.

Obrigado Marcio,

Na Cherokee também com o overdrive ON o câmbio trocava as marchas antes do normal e ficava um pouco mais lerda.

Walter L. L. Casitta
13/07/2008, 18:57
Walter quais são as relações deste câmbio e as do seu câmbio original?
porque senão tudo que ganhou de torque no motor não irá pras rodas que estão beeem calçadas com os BF, e você queria mais torque para poder rebocar né.

Obrigado Leo,

A relação do câmbio é equivalente. A Primeira do AT se equivale a segunda do MT e assim por diante até a quarta do AT que é um pouquinho mais longa que as do MT. Pelas minhas contas vai ficar perfeito e até melhor com o comversor de torque pra ajudar.

Walter L. L. Casitta
13/07/2008, 19:00
Walter,
Vou ficar de olho pois meu sonho é colocar um câmbio AT no meu Troller.
Boa sorte na empreitada!!!

Alexandre, acredito que solução que estou desenvolvendo vai servir pro Troller sim...

Walter L. L. Casitta
13/07/2008, 19:01
Parabéns Walter, pela nova iniciativa! E pode deixar, que o simbolo 'AUTOMATIC' para colocar na tampa da caçamba é por minha conta! Nos mantenha informados. :-)

Boa idéia, vou colocar sim...

Walter L. L. Casitta
13/07/2008, 19:38
Nesse desenho abaixo tem o primeiro esboço do flange adaptador que vai permitir fixar o câmbio AT GM no motor PS2.8. Como vocês podem ver os furos em verde correspondem aos furos no Flange do motor e os furos em azul os do câmbio e felizmente só um dos furos do cãmbio coincidiu com um do motor e mesmo assim aqueles furos de diâmetro maior são furos para o guia e não para parafusos.
Depois que o layout do flange estiver pronto é só enviar o arquivo no padrão .DXF para que o pessoal da metalúrgica possa cortar na máquina de corte CNC com plasma...

http://img517.imageshack.us/img517/7830/flange1vz6.gif

Anthoniusnikos
13/07/2008, 20:51
PQP Casitta ! Tô surfando.
Abs
Antohnuiokoius

Walter L. L. Casitta
13/07/2008, 21:46
PQP Casitta ! Tô surfando.
Abs
Antohnuiokoius

Anthonius,

Esse flange é aquele ficará entre câmbio e o motor. Ele serve pra centralizar o câmbio em relação ao motor. Ele vai ser aparafusado ao motor e o câmbio nele. Abaixo o mesmo em 3D pra gente ter uma idéia de como ele vai ficar e mais embaixo uma foto parecida, como gostaria que ficasse no final.

http://img295.imageshack.us/img295/9209/flange3d1rl2.jpg

http://img504.imageshack.us/img504/3227/isuzoom0.jpg

Walter L. L. Casitta
13/07/2008, 23:04
GM 4L60-E Mazda M5R1(Ranger)
1ª 3,401
1ª 3,060 2ª 2,048
2ª 1,630 3ª 1,312
3ª 1,000 4ª 1,000
4ª 0,700 5ª 0,791
Ré 2,290 Ré 3,401

soneca_zzz
14/07/2008, 19:08
Caraca, tem doido pra tudo! Já trocou o motor, agora vai trocar o MT pelo AT... onde isso vai parar? Se é que vai parar? hehehe

Walter, não acompanhei a troca do 2.5 pelo 2.8 TGV que fez, talvez até tenham perguntado e vc respondeu em algum tópico, mas fiquei curioso sobre uma coisa: por que colocar o 2.8, tendo o 3.0 mais moderno e eletrônico? Seria valor, facilidade de instalação, alguma vantagem mecânica sobre o 3.0...?

Fuçando no Webmotors, achei isso aqui:
http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=4327838&tipo=U&carro=FORD_RANGER_4.0_XLT_4X4_CD_V6_12V_GASOLINA_4 P_MANUAL

Será que procede?

dudas_308w
14/07/2008, 19:34
GM 4L60-E Mazda M5R1(Ranger)
1ª 3,401
1ª 3,060 2ª 2,048
2ª 1,630 3ª 1,312
3ª 1,000 4ª 1,000
4ª 0,700 5ª 0,791
Ré 2,290 Ré 3,401

Walter, primeiro parabens! Parabens pelo 2.8 e agora pelo AT.:palmas:
Depois, vamos as observaçoes...

- uma dica, ao especificar o flange p/ pessoal da metalurgica, peça aço SAE 4140 ou 4340.
Sao aços p/ construçao mecanica, facil usinagem e boa resistencia. O preço será uns 60% a mais, porem nao pesará tanto quanto refazer o serviço.

- Vc vai ter que puxar a CT p/ tras. O AT é maior que o manual... e isso vai mudar os tamanhos dos cardãs tambem... sorry.

- se nao me engano, a outra opçao de controlador de AT chama-se power-shift.. da uma busca que vc acha.

- A Ré ficará mais fraca, e mais rapida... e nao tem o que fazer. Ao contrario do cambio manual, onde a ré é uma engrenagem "louca", a ré no AT é combinaçao das engrenagens existentes, entao não dá p/ adaptar nada...na melhor das maluquices.. uma reduzida em 4x2.

- medir a temperatura do oleo no conversor de torque pode ser uma boa ideia. O ideal seria descobrir qual a nominal de trabalho do GM. Considere a possibilidade de ter um radiador (desses de oleo do fusca, ou da DH da Ranger) somente p/ a transmissao, pois periga precisar.

No resto, parabens, parabens, parabens! :palmas:

TylerNTL
14/07/2008, 20:38
Walter,

Onde vc pretende instalar a alavanca do câmbio?

Desde que dirigi uns carros com alavanca no volante fique convicto que este seria o local correto para uma alavanca de câmbio, permitindo um melhor aproveitamento de um console central e/ou mais conforto para um 3º passageiro.

Anthoniusnikos
14/07/2008, 20:52
Tá fudido Casitta, vai ter que responder tudo isso, mas acho que está fazendo algo que muito poucos teriam coragem e disposição para fazê-lo.
Estamos na espectativa.
Já fez um curso de fotógrafo para postar as fotos dessa façanha ?
Eu acabei de reinstalar o tanque de combustível, e foi fod@@@, mas ficou como eu queria.
Abração
Anthoniusnikos

cantodopirão
14/07/2008, 20:56
Walter, já tem pergunta demais aqui!
Registro apenas meus cumprimentos e admiração:palmas:
Boa sorte!:concordo:

Walter L. L. Casitta
14/07/2008, 20:58
Walter, primeiro parabens! Parabens pelo 2.8 e agora pelo AT.:palmas:
Depois, vamos as observaçoes...

- uma dica, ao especificar o flange p/ pessoal da metalurgica, peça aço SAE 4140 ou 4340.
Sao aços p/ construçao mecanica, facil usinagem e boa resistencia. O preço será uns 60% a mais, porem nao pesará tanto quanto refazer o serviço.

- Vc vai ter que puxar a CT p/ tras. O AT é maior que o manual... e isso vai mudar os tamanhos dos cardãs tambem... sorry.

- se nao me engano, a outra opçao de controlador de AT chama-se power-shift.. da uma busca que vc acha.

- A Ré ficará mais fraca, e mais rapida... e nao tem o que fazer. Ao contrario do cambio manual, onde a ré é uma engrenagem "louca", a ré no AT é combinaçao das engrenagens existentes, entao não dá p/ adaptar nada...na melhor das maluquices.. uma reduzida em 4x2.

- medir a temperatura do oleo no conversor de torque pode ser uma boa ideia. O ideal seria descobrir qual a nominal de trabalho do GM. Considere a possibilidade de ter um radiador (desses de oleo do fusca, ou da DH da Ranger) somente p/ a transmissao, pois periga precisar.

No resto, parabens, parabens, parabens! :palmas:

Obrigado Dudas, hoje liguei para a metalúrgica e a máquina de corte CNC dos caras esta parada com defeito, mas vou procurar por esse que você indicou.

Caixa é AT na versão 4x2 é alguns centímetros mais comprida sim, mas a versão 4x4 é 14cm mais curta que a caixa MT da Ranger. A que comprei é uma 4x2 e vou ter que trocar ou modificar o eixo de saída. Terei que fazer com que ela fique do mesmo tamanho pra não mexer nos cardans.

Também existe o módulo da TCI, mas é até mais caro que o Compushift e depende de um PC para ser configurado então vou preferindo o segundo que funciona 100% sem a necessidade de um PC.

No Câmbio AT deve-se levar em conta o conversor de torque que consegue duplicar o torque e então a relação das marchas mais curtas não precisam ser tão curtas como nos câmbio MT.

Bem lembrado, já tava pensando em comprar isso lá fora, mas o fusca tem um radiador de óleo que não deve custar caro, mas mesmo assim se optar por ele acho que vou precisar de mais do que um para manter a temperatura do câmbio controlada. O da DH da Ranger deve ser muito pequeno caro pra isso.
Esse câmbio já tem um sensor de temperatura que também é monitorado pelo Compushif. O Compushift também leva em consideração a temperatura do óleo como um dos fatores para controlar o câmbio além de indicar a temperatura do óleo no display. Quando atemperatura do câmbio aumenta ele faz com que o cãmbio fique mais tempo nas marchas mais reduzidas...

É isso aí Dudas, obrigado pelas dicas. Ísso que é o bom do forum, sempre alguém tem um ou outra ideia melhor que a da gente...

Walter L. L. Casitta
14/07/2008, 21:03
Walter,

Onde vc pretende instalar a alavanca do câmbio?

Desde que dirigi uns carros com alavanca no volante fique convicto que este seria o local correto para uma alavanca de câmbio, permitindo um melhor aproveitamento de um console central e/ou mais conforto para um 3º passageiro.

Ainda não sei, vai depende do que vou encontrar no mercado de peças usadas...

Walter L. L. Casitta
14/07/2008, 21:09
Tá fudido Casitta, vai ter que responder tudo isso, mas acho que está fazendo algo que muito poucos teriam coragem e disposição para fazê-lo.
Estamos na espectativa.
Já fez um curso de fotógrafo para postar as fotos dessa façanha ?
Eu acabei de reinstalar o tanque de combustível, e foi fod@@@, mas ficou como eu queria.
Abração
Anthoniusnikos

Quanto mais perguntas melhor. Isso ajuda a gente ir tomando consciência da dificuldades e vez ou outra alguém acaba aparecendo com uma idéia ou solução bem melhor que a gente imagina..

Na hora do "vamo vê" é difícil segurar a câmera com as mãos cheias de graxa, mas prometo que vou fazer uma forcinha.:concordo:

Walter L. L. Casitta
14/07/2008, 21:19
Caraca, tem doido pra tudo! Já trocou o motor, agora vai trocar o MT pelo AT... onde isso vai parar? Se é que vai parar? hehehe

Walter, não acompanhei a troca do 2.5 pelo 2.8 TGV que fez, talvez até tenham perguntado e vc respondeu em algum tópico, mas fiquei curioso sobre uma coisa: por que colocar o 2.8, tendo o 3.0 mais moderno e eletrônico? Seria valor, facilidade de instalação, alguma vantagem mecânica sobre o 3.0...?

Fuçando no Webmotors, achei isso aqui:
http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=4327838&tipo=U&carro=FORD_RANGER_4.0_XLT_4X4_CD_V6_12V_GASOLINA_4 P_MANUAL

Será que procede?

Eu até achei o 3.0 mais barato, mas a instalação é bem mais complexa e mais cara devido ao motor ser eletrônico. Além do motor, teria que comprar a parte a central de controle, acelerador eletrônico, bomba de combustível no tanque, e fazer chicote um monte de fios fora que o radiador e intercooler são completamente diferentes e talvez teriam que ser trocados também...

soneca_zzz
14/07/2008, 21:49
É, realmente ficaria inviável a colocação do 3.0... aí teria que ter muita paciência e $disposição$ para tal. Mas só de pensar que trocou o motor e agora está se aventurando a trocar o câmbio, dá para perceber que gosta de inovar e melhorar, além de estudar e planejar o que fazer.
Boa sorte aí, acompanherei essa transformação! ;)

dudas_308w
14/07/2008, 22:20
-
Caixa é AT na versão 4x2 é alguns centímetros mais comprida sim, mas a versão 4x4 é 14cm mais curta que a caixa MT da Ranger. A que comprei é uma 4x2 e vou ter que trocar ou modificar o eixo de saída. Terei que fazer com que ela fique do mesmo tamanho pra não mexer nos cardans.

Me perdi... entao vc comprou a mais comprida... como vai fazer p/ caber? :pensativo:

No Câmbio AT deve-se levar em conta o conversor de torque que consegue duplicar o torque e então a relação das marchas mais curtas não precisam ser tão curtas como nos câmbio MT.

Certeza? Eu ateh onde conheço, o conversor de torque faz esse trabalho por conta de permitir que o giro do motor suba ateh o giro de maior torque sem que o cambio acompanhe. É como se vc dispensasse a 1a marcha e pudesse sair sempre em segunda "queimando embreagem"... porem essa "queima" nao ocorre por que nao tem embreagem, ela é feita de duas helices banhadas em oleo e a "queima" se traduz no aumento da temperatura do oleo...daí a minha dica do radiador... agora, eu tenho a impressao que o torque maximo do motor permanece o mesmo. Mas vc esta certo quanto a nao precisar de tanta reduçao em marchas.

Bem lembrado, já tava pensando em comprar isso lá fora, mas o fusca tem um radiador de óleo que não deve custar caro, mas mesmo assim se optar por ele acho que vou precisar de mais do que um para manter a temperatura do câmbio controlada.

Existem outras opçoes em motos. Acho que a Fazer 250 tem um radiador de oleo tambem. Se nao, procura nas revistas de tunning que vc acha opçoes. Porém, tenho a impressao que qualquer serpentina do tamanho de 1/2 folha de A4 resolve a tua vida. Afinal, a situaçao original "troca" calor atraves de uma carcaça fundida. Qualquer tipo de radiador significaria um aumento absurdo nessa troca.
Outra opçao seria o aumento forçado da circulaçao do oleo. Aumentando a vazao, troca-se mais calor. Porem ae entraria em bomba de oleo, ou seja, mais encrenca. Melhor seria o radiador pequeno com o oleo sendo empurrado pelo proprio movimento do conversor.

É isso aí Dudas, obrigado pelas dicas. Ísso que é o bom do forum, sempre alguém tem um ou outra ideia melhor que a da gente...

Nao ha do que, afinal, vc esta sendo o boi de piranha, nada mais justo que todos nos façamos a nossa contribuiçao.. afinal, pretendo usar a sua experiencia depois! :dance:
Abs

Walter L. L. Casitta
14/07/2008, 23:07
Me perdi... entao vc comprou a mais comprida... como vai fazer p/ caber? :pensativo:

A caixa mesmo é uma só tanto 4x2 como 4x4. o que é diferente é que a 4x2 tem o eixo de saida mais comprido e uma rabeta que cobre as estrias do eixo. A 4x4 tem o eixo de saída é mais custo e tem um flange pra encaixar a CT.

O certo seria trocar o eixo de saída e a rabeta que nem veio com a minha caixa. Esse eixo deve custar caro e pra trocar tem que desmontar a caixa inteira.

Como vou ter que fazer tudo encaixar na CT da Ranger, vou usinar um flange que deverá terá os 14cm que faltam para não ter que mexer nos comprimentos dos cardans.

Com o eixo ainda não sei ao certo o que vou fazer, e em último caso seria só trocar pelo da 4x4, mas também existe uma possibilidade de cortar uma parte dele sem retira-lo da caixa. Semana que vem tenho que ir a Cuiabá onde tenho um conjunto câmbio MT Mazda com a CT do picape Mazda B12. A caixa tá quebrada e a CT tá ok. Vou trazer tudo pra ca e credito que assim terei mais opções. Aí vamos ver que gambi seria possível...

leobnaval
15/07/2008, 11:52
Walter a L200 tem um bom radiador de óleo para o motor acredito que sirva para este caso seu, mas ferro-velhos escondem ouros, mas tambem tem muita coisa ruim e cara, realmentem tem que saber o que comprar no seu caso fica mais fácil por conta da experiência!

Abraços

Gouveia
15/07/2008, 20:42
Casitta tu é corajoso.... boa sorte e se quiser, passa o material pra mim que depois eu posto no site um how-to..

Eduardo Eustaquio
22/07/2008, 18:08
Walter, parabéns pela empreitada e sucesso na conclusão da mesma.

Walter L. L. Casitta
22/07/2008, 23:58
Hoje mandei cortar no laser a chapa para o flange adaptador pra fixar o 4L60E no PS2.8. Me pediram 7 dias para a entrega. Depois ainda tenho que furar e rosquear.

Enquanto isso tenho que abrir a 4L60E, retirar o eixo de saída para cortar e fazer as estrias para que se encaixe na CT da Ranger uma vez que o câmbio GM que consegui era de uma Blazer 4x2. Ainda bem que é 4x2, se fosse 4x4 teria que encontrar uma forma para alongar o eixo...

Na foto abaixo o eixo da versão 4x2 e mais abaixo o da versão 4x4. Nenhum dos dois compatíveis com a CT da Ranger:

http://www.4l60-e.com/HPIM1314.JPG

http://transmissioncenter.net/IMG_0134.JPG

Loras
24/07/2008, 01:33
Uma bela iniciativa!!! Ousada!!! :palmas:

Walter, por curiosidade.

Por que não evitar o retrabalho do eixo e usar a CT da S-10/Blazer? :?:

Pelo que entendi não quer modificar a posição dos cardãs... ok!!!

Mas o trabalho e talvez o custo final fosse substancialmente menor.

Resta saber se casam a posição de saída dos cardãs na CT.

Abração,

Walter L. L. Casitta
24/07/2008, 09:21
Uma bela iniciativa!!! Ousada!!! :palmas:

Walter, por curiosidade.

Por que não evitar o retrabalho do eixo e usar a CT da S-10/Blazer? :?:

Pelo que entendi não quer modificar a posição dos cardãs... ok!!!

Mas o trabalho e talvez o custo final fosse substancialmente menor.

Resta saber se casam a posição de saída dos cardãs na CT.

Abração,

Foi justamente por ser mais simples e mais barato pretendo modificar só o eixo de saída. Pra colocar a CT da S10 também teria modificar o eixo saída do mesmo jeito, modificar os cardans e ainda ter comprar a CT da S10.

Anthoniusnikos
24/07/2008, 13:09
Grande e corajoso CASITTA. Pena eu não ser engenheiro mecânico para opinar em algo aí nessas modificações. Fica aquí o abraço positivo de que em breve veremos essa Ranger única de câmbio automático.
Anthoniusnikos :palmas:

Loras
24/07/2008, 21:23
Hum...

Elementar meu caro Watson!!!

Tua caixa automática foi tirada de uma GM 4x2... :parede:

Os neurônios demoram a esquentar, geralmente. :mrgreen:

Vou acompanhar o tópico. De repente é o futuro da 110 também... :pensativo:

Abraço,

Anthoniusnikos
27/07/2008, 10:56
E aí Casitta, estão faltando FOTOS !!! Como está indo a empreitada ? Já colocou tudo nos EIXOS ? Bricadeira..., sei que pode levar mais de mês para sair rodando. :shock::shock::shock:
Abraços
Anthoniusnikos

Walter L. L. Casitta
27/07/2008, 15:32
E aí Casitta, estão faltando FOTOS !!! Como está indo a empreitada ? Já colocou tudo nos EIXOS ? Bricadeira..., sei que pode levar mais de mês para sair rodando. :shock::shock::shock:
Abraços
Anthoniusnikos

Isso demora mesmo. No momento estou esperando o adaptador do flange ficar pronto. Enquanto isso estou me familiarizando com o funcionamento do câmbio e do software que vou usar pra mapear o controlador eletrônico.

http://img365.imageshack.us/img365/1039/tciwq2.gif

Anthoniusnikos
27/07/2008, 22:33
Olá Casitta. Só querendo acompanhar as modificações.
Então a MT Mazda + CT da Pick-up Mazda B12 ficaram de fora ?
Você só conseguiu ou achou melhor a 4L60-E da Blazer GM ?

Ví estes sites: http://www.powertraincontrolsolutions.com/content-4.html e

http://www.toyotanation.com/forum/showthread.php?t=257215 (http://www.toyotanation.com/forum/showthread.php?t=257215)
Electronic Transmission Controller Controls 4L80E, 4L60E, E4OD, 4R70W

Faz idéia porque o 4L60-E existe também no site da Toyota ?

Parece que agora vai compensar ter um computador de bordo, né ?

Esse programa é da GM ?

Dá para fazer simulações com algum desses programas ?

Abração

Anthoniusnikos

Walter L. L. Casitta
27/07/2008, 23:32
Olá Casitta. Só querendo acompanhar as modificações.
Então a MT Mazda + CT da Pick-up Mazda B12 ficaram de fora ?

Em princípio eu pensei em usar a ponta o eixo da saída da caixa da Mazda, mas mais tarde descobri que isso não iria ajudaria miuto...

Você só conseguiu ou achou melhor a 4L60-E da Blazer GM ?

Esse câmbio é um dos mais populares no USA e foi muito mais fácil encontrar informações sobre ele, muito diferente dos câmbio Ford Explorer ou ZF. Mesmo aqui no Brasil tem peças a vontade. Por isso preferi o 4L60E

Ví estes sites: http://www.powertraincontrolsolutions.com/content-4.html e

http://www.toyotanation.com/forum/showthread.php?t=257215 (http://www.toyotanation.com/forum/showthread.php?t=257215)

Parece que agora vai compensar ter um computador de bordo, né ?

Esse programa é da GM ?

Dá para fazer simulações com algum desses programas ?

Abração

Anthoniusnikos

Inicialmente pretendia usar o controlador Compushift, mas acabei encontrando algumas possíveis limitações então agora estou achando melhor usar o da TCI www.tciauto.com (http://www.tciauto.com) que é do mesmo fabricante desse PCS do link que indicou.
O Compushift vem com um mapeamento genérico. Você só tem que entrar com os parâmetros do motor e transmissão. Já o da TCI é bem mais complexo, você pode descidir como e quando o câmbio vai fazer a mudança de márchas tanto ascendente quanto descendente, criar dois modos de condução esportivo, econômico ou até um modo para os manobristas do estacionamento, mudar o câmbio para manual, reduzir câmbio para reduzir quando pisar no freio e por aí vai...

Aquele é um fórum Toyota e como o nosso aqui se fala de tudo...

Esse da TCI não tem o computador de bordo, mas me dá muito controle sobre o câmbio. O software não é da GM e sim do fabricante do controlador e premite customizar dodos os comandos do cãmbio.

Simulações eu acho que não tem como...

Loras
28/07/2008, 21:44
Walter,

Você já deve tê-lo feito... mas não custa lembrar.

O Ramiro usa um módulo desse no Devasso, com o mesmo câmbio.

De repente consegue um "test drive" no câmbio dele antes de decidir!!!

E ainda aproveita um passeio à Sampa... :mrgreen:

Abraço,

Walter L. L. Casitta
29/07/2008, 20:46
Walter,

Você já deve tê-lo feito... mas não custa lembrar.

O Ramiro usa um módulo desse no Devasso, com o mesmo câmbio.

De repente consegue um "test drive" no câmbio dele antes de decidir!!!

E ainda aproveita um passeio à Sampa... :mrgreen:

Abraço,

BLZ, vou procurar os posts dele...

Walter L. L. Casitta
29/07/2008, 20:48
Olha aí o adaptador do Flange. Ainda tenho que furar e fazer as roscas nos furos...

http://img521.imageshack.us/img521/4788/flxp0.jpg

Anthoniusnikos
06/08/2008, 19:16
E aí Casitta, quais são as novas ? Em que pé está o AT ?
Abraços :shock: :shock: :shock:
Anthoniusnikos

Walter L. L. Casitta
07/08/2008, 01:10
E aí Casitta, quais são as novas ? Em que pé está o AT ?
Abraços :shock: :shock: :shock:
Anthoniusnikos

Ta complicado, muito trabalho na empresa. Semana que vem acho que volto a mexer com essas coisas

Miranda
07/08/2008, 02:40
Cassita, vou fazer uma pergunta idiota, que alguem fez pra mim quando disse que ia colocar um motor de f250 ou RAM numa F1000.

Pq nao comprou uma pickup mais nova com o que vc queria?
assim, trocou o motor, ta mexendo no cambio.. com certeza, tem muito dinheiro investido nisso, daria pra vc, facilmente, trocar sua Ranger por uma Hilux.
Tu ja tem uma e usa a Ranger só para o hobby msmo?de ficar mexendo e tal...

fiquei curioso agora hehe
Me desculpe a indescrição, mas geralmente, pessoas que conheço que ja tem a sua idade, preferem algo original, que nao corra riscos de problemas, nada de adaptações e tal.. e vc, no entanto, sempre inovando. Parabéns.!

Alexandre Souto
07/08/2008, 09:57
Com sua licenca Walter....

Miranda, eu entendi o Walter... e se tivesse grana teria feito isso ou ate mais com meu antigo Suzuki Sidekick LIMITED, se a lata ta boa e tu gosta do carro, inclua no carro oque vc mais gosta. E quase certo que é um casamento com o carro, pq eu nao venderia se o trocasse o motor e cx do Side, minha intecao era por o VW1.9 Diesel consequentimente teria de adaptar a cx AUTO ki jah tin ha nele ou comprar outra, mas valeria a pena, alias eu acho ki era a unica opcao pra continuar com o carro, senod ki o motor dele tava tao retificado ki nao dava acerto.....

Enfim, apoio iniciativa e acho mto mto valida!!!!

Faria a mesma coisa na minha Ranger Sport, cheguei ate a dar uma breve olhada, mas nao animei por ser deste ano e perderia todas as garantias.

Boa empreitada Walter, e ficarei de olho no andamento!!!!!

[]'s automaticos (a rural vai ser)!!!!

ojaneri
07/08/2008, 10:50
Cassita, vou fazer uma pergunta idiota, que alguem fez pra mim quando disse que ia colocar um motor de f250 ou RAM numa F1000.

assim, trocou o motor, ta mexendo no cambio.. com certeza, tem muito dinheiro investido nisso, daria pra vc, facilmente, trocar sua Ranger por uma Hilux.

Me desculpe a indescrição, mas geralmente, pessoas que conheço que ja tem a sua idade, preferem algo original, que nao corra riscos de problemas, nada de adaptações e tal.. e vc, no entanto, sempre inovando. Parabéns.!

Qual é a graça de andar em um veiculo que qualquer um pode ter igualzinho ao seu? Imagine a alegria que dar ao terminar um projeto desse tamanho, andar nela, saber que você bolou os mínimos detalhes e deu certo? Pode não ser financeiramente recompensador, mas nem tudo é dinheiro nesse mundo.

Se eu tivesse o know-how que o Walter tem, eu provavelmente faria a mesma coisa. E rasgaria a transferencia do carro, e casaria com ele. Ter uma Hilux 0km automática tem um preço, e qualquer um pode financiar e ter uma. Agora ter uma Ranger 2001 com motor 2.8 e câmbio automático, não tem preço. Só o Walter tem :-)

Alexandre Souto
07/08/2008, 11:07
Exaaaatamente isso!!!!!!

Falou tudo oque eu keria falar!!!!

Essa Ranger pru Walter, verdadeiramente nao tera preço, soh PRAZER, e quer coisa melhor?!?!?

ojaneri
07/08/2008, 12:47
Se eu tivesse o know-how que o Walter tem, eu provavelmente faria a mesma coisa. E rasgaria a transferencia do carro, e casaria com ele.

Quero deixar claro que eu casaria com o CARRO, e não com o Walter, como pareceu acima quando reli. :dance:

Miranda
07/08/2008, 13:25
Galera, vcs nao entenderam...
eu queria saber o ponto de vista DELE..
Eu penso da mesma forma que vcs, tanto é que tenho planos para uma F1000 como disse no mesmo post!
Com certeza, ter algo unico que todo mundo pare e olhe " ueh.. uma ranger automatica"...é algo impagável!

Guilherme A. Araújo
07/08/2008, 19:22
Ter uma Hilux 0km automática tem um preço, e qualquer um pode financiar e ter uma. Agora ter uma Ranger 2001 com motor 2.8 e câmbio automático, não tem preço. Só o Walter tem :-)
Walter, manda uma cartinha pra promoçao da MasterCard, rsrs
-Ter uma hillux 0km AT - R$112.000,00
-Fabricar/Adaptar uma Ranger 01, 2.8 AT - uns R$75.000,00
->Ter uma=>Não tem preço!!!
kkkkkk!!

Walter, queria saber como vc faz pra lavar sua máquina depois da trilha, uma vez q diz q ela nunca entrou num posto/lava-jato
e o q me aconselha a fazer pra tirar akeles rangidos q aparentemente sao dos molejos??
Queria te mandar por MP, mas vc nao recebe..
Abraços

Walter L. L. Casitta
08/08/2008, 00:55

Miranda, é mais ou menos o que o pessoal falou. Gosto de mecânica e a Ranger é perfeita pra isso. Vou modificando mas pra usar mesmo. Agora mesmo estou em Cuiabá com ela. Toda vez que vem pra ca quando passo aí na sua cidade e vejo uma F250 lembro de você na hora:mrgreen:

Guilherme A. Araújo
08/08/2008, 02:13
Agora mesmo estou em Cuiabá com ela.
Casitta, vc é um cara experiente, queria trocar umas idéias contigo, mas nao recebes MP.
Moro em cuiabá, e se pudesse encontrá-lo ou combinar de tomar um chopp pra gente jogar conversa fora e trocar umas idéias...
Tô com um probleminha na máquina e ir na ford parece q os caras lá sao mais burros do que eu, rsrs
Qqr coisa me add no msn ou deixa recado no meu orkut.

Abraço

Miranda
08/08/2008, 12:25
Miranda, é mais ou menos o que o pessoal falou. Gosto de mecânica e a Ranger é perfeita pra isso. Vou modificando mas pra usar mesmo. Agora mesmo estou em Cuiabá com ela. Toda vez que vem pra ca quando passo aí na sua cidade e vejo uma F250 lembro de você na hora:mrgreen:

faz o que em cuiaba? fazenda por aí? é uma longa estrada de BH até aí ein?

Walter L. L. Casitta
09/08/2008, 23:55
Casitta, vc é um cara experiente, queria trocar umas idéias contigo, mas nao recebes MP.
Moro em cuiabá, e se pudesse encontrá-lo ou combinar de tomar um chopp pra gente jogar conversa fora e trocar umas idéias...
Tô com um probleminha na máquina e ir na ford parece q os caras lá sao mais burros do que eu, rsrs
Qqr coisa me add no msn ou deixa recado no meu orkut.

Abraço

Pucha vida Guilherme, tô numa correria danada aqui aqui em Cuiabá, amanhã vou para Cárceris e em seguida devo voltar para BH

Walter L. L. Casitta
10/08/2008, 00:11
faz o que em cuiaba? fazenda por aí? é uma longa estrada de BH até aí ein?

Temos em Cuiabá um caminhãozinho que presta serviços de transmissão de sinais de Televisão via satélite. Eu sou responsável pela manutenção dos equipamentos eletrônicos. Meu outro brinquedão...:mrgreen:

http://img166.imageshack.us/img166/3134/img0151ali0.jpg

du
11/08/2008, 10:18
Walter,

Que brinquedão legal. Precisa fazer uma versão off-road e prestar serviço em lugares difíceis.

Abraços Du.

Cristiano Ávila
12/08/2008, 21:29
Veja essa que saiu na 4x4 & Cia.

Guilherme A. Araújo
14/08/2008, 01:43
Temos em Cuiabá um caminhãozinho que presta serviços de transmissão de sinais de Televisão via satélite. Eu sou responsável pela manutenção dos equipamentos eletrônicos. Meu outro brinquedão...:mrgreen:

Hehe, vi seu brinquedo em frente o getúlio na segunda feira, mas nao vi tua caminhonete por lá, se tivesse visto teria parado pra dar um Alô!!!

Grande abraço

Walter L. L. Casitta
14/08/2008, 09:26
Hehe, vi seu brinquedo em frente o getúlio na segunda feira, mas nao vi tua caminhonete por lá, se tivesse visto teria parado pra dar um Alô!!!

Grande abraço

Isso foi na Terça-feira, mas eu já estava na estrada. Cheguei em BH ontem...

Zepi
15/08/2008, 14:41
Walter, maus parabens pela idéia!
Antes de comprar o Gm 4.4, tinha intenção de colocar a AT num motor ford, mas desisti, pois o flange é tranquilo, entretanto o arranque complica...
Já pensou como fará o seu?
Acho que terá de usar o da ranger juntamento com se volante alterado pera ser um flex plate.
Ou já tens uma solução diferente, que é de se esperar um engenheiro como você!Hehehe!
Mande imagens, pois quero acompanhar seu trabalho!
Abraços

felippetti
15/08/2008, 17:51
Veja essa que saiu na 4x4 & Cia.

Então tá... aí está minha visão de "brinquedinho": http://www.gizmag.com/go/5869/

Um dia... um dia...

Abraço a todos!

netão
18/08/2008, 14:10
"Brinquedo" de gente grande viu!!

Cristiano Ávila
23/08/2008, 23:37
Então tá... aí está minha visão de "brinquedinho": http://www.gizmag.com/go/5869/

Um dia... um dia...

Abraço a todos!
Gostei dessa, pena que não cabe na minha garagem!!!
hehehehe

DieselPower
27/08/2008, 11:37
E aí Walter, já ta andando de AT?
Abraço.

Walter L. L. Casitta
27/08/2008, 21:34
E aí Walter, já ta andando de AT?
Abraço.

Por enquanto o único AT que posso dirigir é o FIT da dona patroa, com o trampo que ta aqui o projeto fica parado até o fim se setembro. Até lá espero ter recebido o controlador do câmbio...

Walter L. L. Casitta
14/09/2008, 22:29
Hoje peguei o flange pra usinar, fazer o furos e rocas. Depois dessa parte pronta não encontrei uma boa forma de cortar o flange para contornar a saliência do motor de arranque, afinal de contas se tratava de um chapa de aço de 16mm de espessura difícil de cortar e o acabamento estava ficando muito ruim. Acabei me emputecendo com a coisa.:putz:
Joguei o flange fora e desenhei um novo com um corte pra contornar o motor de arranque. Amanhã mando pra recortar um novo no laser...8-)

Assim que tudo se encaixar posto o projeto do flange em arquivo .DXF que usarei para a maquina CNC de corte a laser...

Abaixo o novo desenho do flange...

http://img211.imageshack.us/img211/3817/flange2cf5.gif

Walter L. L. Casitta
15/11/2008, 19:53
Retomando o projeto do câmbio AT pra Ranger, acabei de usinar o flange e como prometido seguem as fotos. Prontinho. O próximo passo será o flexplate...

http://img266.imageshack.us/img266/6013/flange1ak7.jpg

http://img266.imageshack.us/img266/9523/flange2fs5.jpg

Anthoniusnikos
16/11/2008, 05:25
Espero que os engenheiros da Ford estejam, também, acompanhando. Quem sabe se até pudessem colaborar com alguma ajuda.
E aí Casitta, já recebeu o controlaro de câmbio?

Abração

Walter L. L. Casitta
16/11/2008, 19:50

Abração

Tá chegando...

soneca_zzz
17/11/2008, 11:07
Espero que os engenheiros da Ford estejam, também, acompanhando. Quem sabe se até pudessem colaborar com alguma ajuda.

Abração

Anthoniusnikos, já tive essa ilusão quanto a Ford. Infelizmente é uma empresa que não quer nem saber de seus clientes.

Em um outro forum/grupo de carros Ford, falávamos com muita gente de dentro da Ford e nunca conseguimos nada, nenhum tipo de ajuda, desde engenharia até qualquer tipo de desconto de peças e/ou serviços.

Honestamente, acho que não existe mais aquele "amor" pelo trabalho/evolução que víamos antigamente. Se o Casitta conseguisse "apresentar" a Ranger dele para algum engenheiro da Ford, sinto que é muito mais provável que o cidadão diga "puxa, que legal! agora sai da minha frente que tenho mais o quê fazer"... Só teria realmente ajuda se envolvesse grana ou encontrasse um engenheiro apaixonado pela marca e pelo que faz.

A única "ajuda" que a Ford nos deu foi em um evento tuning, onde levamos alguns carros e tivemos acesso VIP no stand deles. E o pior, enquanto as outras montadoras botaram o seu pessoal para trabalhar e apresentaram ótimos carros, a Ford contratou uma loja para fazer a modificação em seus carros. Não posso negar que alguns ficaram bons, mas era deprimente ver que tinha mais propaganda da loja Leandrini que fez as modificações do que um produto apresentado pela própria Ford! :parede:

A GM, FIAT, VW... todas levaram ótimos carros, feitos por ELES. Ah, não lembro direito, mas parece que o Clube do Marea tinha uma parceria com a FIAT e, por várias vezes, fecharam autódromos para competições e eventos.

Desculpem, isso não tem nada a ver com o tópico! :mrgreen: Foi só um desabafo de algo que vejo há anos... :cry:

Walter L. L. Casitta
17/11/2008, 11:40
Eu tenho certeza que se fosse interesse da Ford fazer uma Ranger diesel com câmbio AT ela faria e rápido. Ela deve conhecer bem o mercado. Uma empresa como a Ford depede de pesquisas de mercado pra desemvolver os seu produto e sabe bem o mercado quer comprar. Certamente a Ranger é feita preferencialmente para o mercado argentino onde se compra muito mais picapes que o Brasil. Assim vamos fabricando veículos populares e importando os de luxo salvo algumas pouca exceções...

murilloaquino
17/11/2008, 12:00
O mercado de pick-ups da argentina é maior que o do brasil?
Não sabia dessa informação....

dudas_308w
18/11/2008, 15:34
Ha poucos dias estive no Salao do Automovel, aqui em SP vendo as novidades. Parece que o mercado esta bem animado com as versoes "adventure", que como todos sabem, vem com suspensao mais alta e cheias de peças plasticas bonitinhas e sem muita serventia. Exceção honrosa a Fiat linha "locker", que desenvolveu um diferencial blocante a comando eletronico, e realmente esta entregando alguma coisa nova. (quem sabe as outras se animam?)
Mas, como os outros dizem, a Ford deve saber o que vende ou nao. A culpa nao é so dela, é do povo que compra tranqueira.
Resta a nós corajosos fazermos o carro da forma que queremos.

Aproveitando a experiencia, o amigo Walter teve tempo de olhar o encaixe do CA com a CT? Vai precisar outra flange?
e o eixo? O acoplamento do CA com motor será no flex-plate, imagino que tranquilo, e a flange da foto tem tudo p/ funcionar bem.. mas e a saida do CA com a CT?
abs

Walter L. L. Casitta
18/11/2008, 15:51
Aproveitando a experiencia, o amigo Walter teve tempo de olhar o encaixe do CA com a CT? Vai precisar outra flange?
e o eixo? O acoplamento do CA com motor será no flex-plate, imagino que tranquilo, e a flange da foto tem tudo p/ funcionar bem.. mas e a saida do CA com a CT?
abs

Coincidência ter perguntado. Acabei de chegar com as peças brutas de alumínio onde pretendo usinar a peças que vão conectar a CT a câmbio.

Será um daptador com um flange GM de um lado e um flange Ford do outro além do coxim de apoio para todo o tram de força. Depois de pronto posto as fotos...

Raposo
18/11/2008, 16:31
Retomando o projeto do câmbio AT pra Ranger, acabei de usinar o flange e como prometido seguem as fotos. Prontinho. O próximo passo será o flexplate...

http://img266.imageshack.us/img266/6013/flange1ak7.jpg

http://img266.imageshack.us/img266/9523/flange2fs5.jpg
Walter. Desculpe a intromissão. Esta máquina é uma furadeira de coluna com mesa universal? Se positivo, acho que daria para fazer o rasgo do motor de arranque com uma fresa de topo.
Já com relação ao cambio AT, tenho certeza que ficará ótimo e pergunto: aceita encomenda?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Abraços.

Walter L. L. Casitta
18/11/2008, 16:49
Walter. Desculpe a intromissão. Esta máquina é uma furadeira de coluna com mesa universal? Se positivo, acho que daria para fazer o rasgo do motor de arranque com uma fresa de topo.
Já com relação ao cambio AT, tenho certeza que ficará ótimo e pergunto: aceita encomenda?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Abraços.

É uma fresadora. Da pra fazer tudo sim mas nesse caso preferi mandar para cortar no laser...

edubelem
18/11/2008, 16:59

Abração

Eles não iriam fazer um flange e sim uma cx seca nova, espero que eles se sensibilizem e comessem a produzir ranger at..

Abs,

dudas_308w
19/11/2008, 15:15
Coincidência ter perguntado. Acabei de chegar com as peças brutas de alumínio onde pretendo usinar a peças que vão conectar a CT a câmbio.

Será um daptador com um flange GM de um lado e um flange Ford do outro além do coxim de apoio para todo o tram de força. Depois de pronto posto as fotos...

certo.... mas e o eixo? como será a saida do cambio AT p/ a entrada da CT?
piloto-piloto soldado?

abs

Walter L. L. Casitta
19/11/2008, 15:31
certo.... mas e o eixo? como será a saida do cambio AT p/ a entrada da CT?
piloto-piloto soldado?

abs

Hoje mandei cortar no laser a chapa para o flange adaptador pra fixar o 4L60E no PS2.8. Me pediram 7 dias para a entrega. Depois ainda tenho que furar e rosquear.

Enquanto isso tenho que abrir a 4L60E, retirar o eixo de saída para cortar e fazer as estrias para que se encaixe na CT da Ranger uma vez que o câmbio GM que consegui era de uma Blazer 4x2. Ainda bem que é 4x2, se fosse 4x4 teria que encontrar uma forma para alongar o eixo...

Na foto abaixo o eixo da versão 4x2 e mais abaixo o da versão 4x4. Nenhum dos dois compatíveis com a CT da Ranger:

http://www.4l60-e.com/HPIM1314.JPG

http://transmissioncenter.net/IMG_0134.JPG

O da caixa GM vai ser cortado e usinado com 25 estrias pra ficar igual a caixa da Ranger...

Eduardo Eustaquio
19/11/2008, 16:19
Walter Casitta, ainda continuo na torcida pela sua empreitada.

Boa sorte.

Fabil
19/11/2008, 16:57
ô Walter... temo site desses fabricantes dos modulos do cambio? T+

Walter L. L. Casitta
19/11/2008, 17:00
ô Walter... temo site desses fabricantes dos modulos do cambio? T+

http://www.tciauto.com/Products/Electronics/default.asp (http://www.tciauto.com/Products/Electronics/default.asp)

Pequeno jr
20/11/2008, 13:30
É uma fresadora. Da pra fazer tudo sim mas nesse caso preferi mandar para cortar no laser...

Começo a rir qdo vejo as coisas que vc tem em casa. De tdo um pouco.

Se brincar tem até um torno ai.

Rogerrm
20/11/2008, 14:13
Pequeno jr ele tem um torno...

Walter L. L. Casitta
20/11/2008, 16:46
Começo a rir qdo vejo as coisas que vc tem em casa. De tdo um pouco.

Se brincar tem até um torno ai.

Então deixa eu fazer um pequeno inventario atualizado pra você:

Pesados:
Torno Riosulense 600mm entre pontas.
Furadeira fresadeira com mesa coordenada (furos de até 35mm).
Serra de fita para perifs de até 150mm.
Inversor para solda Tig e máscara eletrônica LCD.
Compressor 10 pés cúbicos
Prensa de 15Ton.
Guincho Hidráulico 500Kg,

Leves: Torquímetro, Parafusadeira de impacto pneumática, Chave de catraca pneumática, Retífica pneumática, Martelete pneumático e mais um monte de tranqueira...:mrgreen:

Fabil
20/11/2008, 16:53
uau!!! posso ir brincar ae na sua garagem??? deixa?? deixa??? ahhh vai diz que sim.. anda.. nao seja egoista.. sssssiiiiiimmmmmmmmm?????

Turtle
20/11/2008, 20:42
Walter, c vai ter 2 trabalhos nessa sua empreitada ai!! Uma é conseguir finalizar toda a parte mecanica, e a outra é responder todas as mensagens do povo aqui do forum!!! Qual será que dá mais trabalho?? huahuauhauhauaha

Tem que ter BAGOS pra fazer isso hein velho, parabens mesmo assim , tomara q de certo pois este ano me aventurei em um desmanche caseiro, e sei como é decepcionante qdo as coisas nao dao certo, mas tb qdo dâo nao tem preço que pague, to acompanhando a parada de longe mas torcendo...

Nada a ver com o topico, mas to alucinado em uma picape chamada Silverado 454 SS.. quem curtir um v8 oldschool puro torque barulho de barco pesquisem!!!

absss

Edintruder
20/11/2008, 20:58
uau!!! posso ir brincar ae na sua garagem??? deixa?? deixa??? ahhh vai diz que sim.. anda.. nao seja egoista.. sssssiiiiiimmmmmmmmm?????

X2!!!
Fala sério! Eletrônica para ti é hobby, não?

Raposo
24/11/2008, 15:43
Ô Quico! Só faltou puxar o Walter pela camisa. Tá vendo muito o Chaves.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

elmestizo
24/11/2008, 23:08
Walter,

Já pensou no conjunto do Flexplate + conversor? Como fará o flexplate?

Abrass

Walter L. L. Casitta
24/11/2008, 23:31
Walter,

Já pensou no conjunto do Flexplate + conversor? Como fará o flexplate?

Abrass

Não vou usar um flexplate convencional com cremalheira. Não tem como já que devido ao flange que une o motor a câmbio, deixa o conversor de torque um pouco afastado. Vou manter o volante do motor, apenas vou aliviar o seu peso um pouco. O flexplate que usarei esta sendo cortado no Laser e sera unido ao volante com um espaçador de alumínio.

As fotos abaixo de onde roubei a idéia mostram mais ou menos como deve ficar:

http://img152.imageshack.us/img152/9909/isuzo1ww1.jpg

http://img152.imageshack.us/img152/4508/isuzo2ze7.jpg

elmestizo
26/11/2008, 00:38
Deixa ver se entendi...

Vc vai manter o volante do motor mais fino, vai parafusar no volante um espaçador e no espaçador vai prender o flexplate+conversor? Esse treco todo, não ficará mto pesado?

Capa seca vai usar do cambio?

Vc tem o site de onde tirou as fotos? queria ter uma noção total do projeto!

abrass

Walter L. L. Casitta
26/11/2008, 08:03
Deixa ver se entendi...

Vc vai manter o volante do motor mais fino, vai parafusar no volante um espaçador e no espaçador vai prender o flexplate+conversor? Esse treco todo, não ficará mto pesado?

Capa seca vai usar do cambio?

abrass

Vai ficar mais pesado com certeza, só conversor de torque pesa mais que o volante. por isso vou tentar aliviar um pouco. Não vou mexer na capa seca.

O site é http://www.isuzudieselswapper.com/ (http://www.isuzudieselswapper.com/)

dudas_308w
01/12/2008, 14:57
Walter, desculpa a canseira, mas eu to muuuito inclinado a seguir os seu passos. Só preciso vender a moto e levantar os fundos..rs.rs.rs..

O cambio da Blazer 4x2 que vc arrumou, o 4L60E tem a terminação em um piloto com a ponta para fora da carcaça, eixo estriado onde encaixa a flange do cardã certo? Ou seja, nao é um cambio que termine numa placa furada para encaixe em uma CT... é uma carcaça arredondada de encaixe direto em cardã.
Entao imagino que quando vc mencionou peça de aluminio para segurar o conjunto, to entendendo que vc vai fazer uma nova parte de tras do cambio, onde vai encaixar na CT da Ranger. É isso? A carcaça tem essa possibilidade? Problemas de vedação, juntas, o que vc estah vendo ai, alem da diferença de estrias?

Aproveitando ainda... o seu espaçador de flexPlate-volante, mais a peça de aluminio, nao vão aumentar demais o comprimento do conjunto?

abs

dudas_308w
01/12/2008, 15:02

abrass

acho que o site daonde ele tirou as fotos chama-se www.garagemdowalter.com.br (http://www.garagemdowalter.com.br)
rsrsrsrsrsrs...

Walter L. L. Casitta
01/12/2008, 19:49
Walter, desculpa a canseira, mas eu to muuuito inclinado a seguir os seu passos. Só preciso vender a moto e levantar os fundos..rs.rs.rs..

O cambio da Blazer 4x2 que vc arrumou, o 4L60E tem a terminação em um piloto com a ponta para fora da carcaça, eixo estriado onde encaixa a flange do cardã certo? Ou seja, nao é um cambio que termine numa placa furada para encaixe em uma CT... é uma carcaça arredondada de encaixe direto em cardã.
Entao imagino que quando vc mencionou peça de alumínio para segurar o conjunto, to entendendo que vc vai fazer uma nova parte de tras do cambio, onde vai encaixar na CT da Ranger. É isso? A carcaça tem essa possibilidade? Problemas de vedação, juntas, o que vc estah vendo ai, alem da diferença de estrias?

Aproveitando ainda... o seu espaçador de flexPlate-volante, mais a peça de aluminio, nao vão aumentar demais o comprimento do conjunto?

A carcaça do cambio é igual tanto para 4x2 quanto 4x4. A diferença esta no que vai aparafusado na parte de trás e no eixo de saída.

Em 4x2 vem uma rabeta com um formato cônico típico de todas caixa 4x2.

Em 4x4 vem um caixa seca que se conecta a caixa de transferência. Essa caixa precisa ter o comprimento e os flanges adequados tanto ao câmbio quanto a CT da Ranger inclusive no comprimento para que se torne desnecessário modificações nos comprimentos dos cardans. Essa caixa não existe e eu estou usinando uma completamente em alumínio. Metade do trabalho já foi e assim que estiver pronta coloco as fotos.

Quanto ao eixo de saída, como disse lá atrás vou cortar e usinar as estrias compatíveis com a CT da Ranger.

A solução do flexplate foi o que se pode arranjar mas eu acho que vai funcionar sem problemas. Por falar nisso já deve estar pronto.

No momento estou mais preocupado com o conversor de torque que precisa ser modificado pra funcionar com o motor PS 2.8. Se eu não encontrar quem faça isso no Brasil, vou ter que importar um sob medida ou tudo estará perdido. O cara que iria fazer isso está desencontrado, mas amanhã eu pego ele na curva.

Anthoniusnikos
01/12/2008, 22:27
Parece...! que estou acompanhando essa transmutação toda. Faz de conta que sim. Fico satisfeito que alguns companheiros estão seguindo o raciocínio. Vai postando aí Casitta. Está ficando cada vez mais interessante.
Abs
Anthoniusnikos

dudas_308w
02/12/2008, 16:07
No momento estou mais preocupado com o conversor de torque que precisa ser modificado pra funcionar com o motor PS 2.8. Se eu não encontrar quem faça isso no Brasil, vou ter que importar um sob medida ou tudo estará perdido. O cara que iria fazer isso está desencontrado, mas amanhã eu pego ele na curva.

Walter, que modificações vc precisa no conversosr de torque?
Parece que ele aguenta normalmente o torque do PS...
abs

dudas_308w
02/12/2008, 17:36
Walter, just in case....
http://www.idealconversores.com.br/telas/produtos.html (http://www.idealconversores.com.br/telas/produtos.html)

IDEAL Conversores - Rua: Cachoeira do Sul, 242-A - Vila Jaguará - São Paulo - SP - CEP: 05117-010 - Tel: (011) 3621-7110 / 3621-6241

Walter L. L. Casitta
02/12/2008, 17:52
Walter, que modificações vc precisa no conversosr de torque?
Parece que ele aguenta normalmente o torque do PS...
abs

O converso de torque tem que ser compatível com a curva de torque do motor. No caso o conversor de torque que tenho era usado com o motor GM 4.3 Vortec onde o torque máximo fica em 2600RPM. No meu caso o PS2.8 tem o torque máximo em 1400RPM eu acho.

Ainda não compreendi completamente o funcionamento do conversor de torque. Pelo que andei pesquisando até agora o conversor deveria escorregar de zero até a proximidade da rotação de maior torque do motor. (esse seria o ponto de stall) Nessa faze ele consegue multiplicar o torque até umas 2 vezes, justamente o desejado durante uma aceleração ou retomada. A partir da rotação de maior torque o escorregamento passa a ser bem pequeno ou quase desprezível.

Imagino que se colocar esse conversor original, durantes as arrancadas normais o motor subiria rapidamente o giro até 2600RPM até que a Ranger chegue numa velocidade compatível com o ponto de stall do conversor de torque. Assim o motor acabria trabalhando a maior parte do tempo acima de 2600 RPM.

Com o conversor de torquer modificado, tudo isso aconteceria em rotação mais baixas, de preferência próximo aos 1500RPM onde o PS2.8 tem mais torque.

Não achei nenhuma informação que indique o ponto de stall desse conversor de torque. Estou estimando algo próximo a 2600RPM que é onde fica o torque do motor Vortec. Se alguém que tiver uma Blazer AT, corragem suficiente e puder ajudar é só engatar o D pisar no freio pra não deixar o veículo se movimentar e acelerar pra ver até onde vai a rotação do motor. Cuidado, se o câmbio estiver ruim vai fd de vez. :mrgreen:

dudas_308w
03/12/2008, 08:11
humm... vc pode ter razao quanto a curva de torque. Pelo que sei, o conversor permite uma certa "patinagem" durante o ponto morto, e cfme vc acelera, ele tende a correr atras do prejuizo equalizando as rotações. Isso é conforme o desenho do estator e turbina. Relamente durante a fase de aceleração, quando o conversor patina, ele da a contrapartida da rotação multiplicando o torque, porem, vc teria realmente um descasamento da curva do motor com a curva do conversor. O ponto de torque maximo do PS2.8 deve estar muito abaixo (em RPM) do ponto "0" do conversor. Mas eu acho que o fato dele fazer com que o motor trabalhe em regime mais alto, nao afetaria nada no consumo. Porem vc perde em longevidade do motor, com certeza.
Vou falar com um pessoal sobre isso. Talvez uma saida seria ter o fluido do conversor substituido por um fluido pouca coisa mais densa. A encrenca será calcular qual viscosidade seria a ideal. Nao sei se uma "regra de 3" (viscosidade atual X RPM PS2.8 / RPM 4.3) te daria a viscosidade desejada...

vamos malhar o assunto.
abs

Walter L. L. Casitta
03/12/2008, 16:59
Walter, just in case....
[/URL][URL]http://www.idealconversores.com.br/telas/produtos.html (http://www.idealconversores.com.br/telas/produtos.html)

IDEAL Conversores - Rua: Cachoeira do Sul, 242-A - Vila Jaguará - São Paulo - SP - CEP: 05117-010 - Tel: (011) 3621-7110 / 3621-6241

Esse cara nunca ouviram falar de ponto de Stall do converor de torque...

Eles fazem o reforço das palhetas, mas também não souberam me explicar pra que servia isso...

dudas_308w
03/12/2008, 21:18
Esse cara nunca ouviram falar de ponto de Stall do converor de torque...

Eles fazem o reforço das palhetas, mas também não souberam me explicar pra que servia isso...

putz... o pior é que eles vendem o serviço de recondicionamento todo dia... imagino que beleza que nao fica, se o fulano nem sabe como funciona o que ele conserta....:parede:

dudas_308w
06/12/2008, 19:28
Walter, hj dei uma corrida (improdutiva) atras de um 4L60E. Nao achei, mas perguntando sobre o seu problema encontrei mais uma indicaçao.
Eng.Marcelo, responsavel tecnico pela Guidomatic. f.011-3686-6457.
Segundo o atendente da Guidomatic, essa pessoa fica na outra unidade e tem muitos anos de experiencia em conversor de torque e combio auto.
Boa sorte
abs

haundrich
09/12/2008, 08:17
A carcaça do cambio é igual tanto para 4x2 quanto 4x4. A diferença esta no que vai aparafusado na parte de trás e no eixo de saída.

Em 4x2 vem uma rabeta com um formato cônico típico de todas caixa 4x2.

Em 4x4 vem um caixa seca que se conecta a caixa de transferência. Essa caixa precisa ter o comprimento e os flanges adequados tanto ao câmbio quanto a CT da Ranger inclusive no comprimento para que se torne desnecessário modificações nos comprimentos dos cardans. Essa caixa não existe e eu estou usinando uma completamente em alumínio. Metade do trabalho já foi e assim que estiver pronta coloco as fotos.

Quanto ao eixo de saída, como disse lá atrás vou cortar e usinar as estrias compatíveis com a CT da Ranger.

A solução do flexplate foi o que se pode arranjar mas eu acho que vai funcionar sem problemas. Por falar nisso já deve estar pronto.

Walter

Não sei se essa informação te ajuda.

Aqui na empresa tem máquinas que possuem inércia muito alta para partir. Antes da softstater ser viável, é comum a partida com auxílio de acoplamentos hidraúlicos. Nesse exemplo, o motor é de 100CV.

Eu achava que acoplamentos hidraúlicos eram semelhantes ao conversor de torque, o princípio é o mesmo, mas o funcionamento descobri que é diferente.

Todavia, o que faço para "casar" o torque de partida necessário para o motor elétrico de 100 CV não "arrancar" a máquina da base e também para não ficar patinando no óleo para o resto da vida(e aquecer até estourar a válvula da carcaça), é alterando o volume ou até a especificação (densidade) do óleo.

Até acertar o ponto, bastava adicionar 50ml, até que a partida total da máquina decantadora centrífuga diminuia uns 30 segundos. Outro caso , foi a substituição do óleo tellus por outro mais "grosso" foi o suficiente.

Quem sabe, engrossando o óleo, isso ajuda a abaixar a rotação para casar com a faixa de torque de seu motor.

Walter L. L. Casitta
09/12/2008, 09:01
Walter

Não sei se essa informação te ajuda.

Aqui na empresa tem máquinas que possuem inércia muito alta para partir. Antes da softstater ser viável, é comum a partida com auxílio de acoplamentos hidraúlicos. Nesse exemplo, o motor é de 100CV.

Eu achava que acoplamentos hidraúlicos eram semelhantes ao conversor de torque, o princípio é o mesmo, mas o funcionamento descobri que é diferente.

Todavia, o que faço para "casar" o torque de partida necessário para o motor elétrico de 100 CV não "arrancar" a máquina da base e também para não ficar patinando no óleo para o resto da vida(e aquecer até estourar a válvula da carcaça), é alterando o volume ou até a especificação (densidade) do óleo.

Até acertar o ponto, bastava adicionar 50ml, até que a partida total da máquina decantadora centrífuga diminuia uns 30 segundos. Outro caso , foi a substituição do óleo tellus por outro mais "grosso" foi o suficiente.

Quem sabe, engrossando o óleo, isso ajuda a abaixar a rotação para casar com a faixa de torque de seu motor.

Eu pensei nisso depois que o Dudas teve a mesma idéia. Acontece que o óleo do conversor é o mesmo do câmbio e esse tem algumas funções dependentes da pressão hidráulica. Receio que esse óleo poderia interferi no funcionamento da caixa inteira.

Ontem a noite fui tentar descobri qual poderia ser a velocidade de stall do meu conversor de torque e uma vez que esse não tem nenhuma identificação comecei a ler tudo que consegui encontrar com o Google e encontrei muitas coisa interessantes e entre tantas, duas em comum:

1- Normalmente os fabricantes do veículos com motor a gasolina determinam a velocidade de stall dos conversores de torque em torno de 700RPM abaixo do ponto mais alto da curva de torque do motor para privilegiar o consumo de combustível. Nos diesel eles colocam conversores de torque com o ponto de stall acima da velocidade de torque.

2- A maioria dos conversores de torque originais dos veículos a gasolina têm o ponto de stall abaixo de 2000RPM chagando a 1200RPM quando os motores são aqueles Voitões.

Isso explica o porque da maioria dos veículos AT gasolina são lerdos na arrancada e existem um monte de empresas que trabalham levantando o ponto de stall dos conversores para os veículos a gasolina e baixando pra diesel.

Diante disso vejo uma grande possibilidade do conversor que tenho funcionar com o meu motor. Vou ter que colocar e ver no que dá. Além disso se não me atender com ele instalado consigo ter uma noção bem melhor de qual seria a velocidade de stall ideal e também medir a velocidade de stall do meu.

Pra finalizar estou passando essa pendência do conversor de torque pro final da lista e só vou me preocupar se não funcionar realmente. Primeiro vou testar...

haundrich
09/12/2008, 10:29
Agora que vi o post do Duda.

Sobre empresas que modificam o ponto de "stall", vi também que inserem um "zero clutch", como o da ATS. Entendi que é uma espécie de embreagem de auxílio, que praticamente elimina o pouco escorregamento que ainda tem na faixa stall, privilegiando o consumo.

Que pena que o óleo do câmbio é compartilhado com o conversor de torque.
Desta forma, caso não dê certo o casamento entre o seu motor e a 4L60, resta...:
ou trocar o conversor por outro;
ou aumentar as paletas;
ou modificar o desenho interno do fluxo do óleo no conversor, tipo "alargar os dutos", sei lá.
Ainda não conheço totalmente um conversor de torque. Mas, será que temos alguma forma de aumentar alguns daqueles dutos, se tiver um que esteja "estrangulando"? Porque não acredito que um fabricante irá fazer um conversor para cada tipo de motor que aparece por ai. Penso que deve ser uma carcaça padrão para cobrir faixas de rotação x torque, e que se altera somente uma peça para casar adequadamente ao modelo das montadoras..
tipo, você não vai fabricar o conversor de torque com diâmetro de 201mm para bmw320i e um conversor de torque de diâmentro 205mm para o bmw325i.....
acho que só muda alguma peça interna..

Walter L. L. Casitta
09/12/2008, 11:30
Agora que vi o post do Duda.

Sobre empresas que modificam o ponto de "stall", vi também que inserem um "zero clutch", como o da ATS. Entendi que é uma espécie de embreagem de auxílio, que praticamente elimina o pouco escorregamento que ainda tem na faixa stall, privilegiando o consumo.

Que pena que o óleo do câmbio é compartilhado com o conversor de torque.
Desta forma, caso não dê certo o casamento entre o seu motor e a 4L60, resta...:
ou trocar o conversor por outro;
ou aumentar as paletas;
ou modificar o desenho interno do fluxo do óleo no conversor, tipo "alargar os dutos", sei lá.
Ainda não conheço totalmente um conversor de torque. Mas, será que temos alguma forma de aumentar alguns daqueles dutos, se tiver um que esteja "estrangulando"? Porque não acredito que um fabricante irá fazer um conversor para cada tipo de motor que aparece por ai. Penso que deve ser uma carcaça padrão para cobrir faixas de rotação x torque, e que se altera somente uma peça para casar adequadamente ao modelo das montadoras..
tipo, você não vai fabricar o conversor de torque com diâmetro de 201mm para bmw320i e um conversor de torque de diâmentro 205mm para o bmw325i.....
acho que só muda alguma peça interna..

A modificação que os caras fazem envolve a mudança do ângulo das palhetas principalmente do estator. Originalmente não tem, mas depois de modificadas as palhetas tem que ser soldadas uma a uma com solda TIG. Trabalhera...

haundrich
11/12/2008, 15:15
Walter

Será mesmo que não vai casar a RPM de stall do conversor da 4L60E com o powerstroque ou mwm? Descobriu algum conversor de torque alternativo?

Walter L. L. Casitta
11/12/2008, 15:41
Walter

Será mesmo que não vai casar a RPM de stall do conversor da 4L60E com o powerstroque ou mwm? Descobriu algum conversor de torque alternativo?

Eu até tenho esperança que case depois do que andei lendo na internet então vou testar primeiro antes de sair gastando.

O torque do PS fica me 1400RPM e o MWM em 2000RPM então eu acho que com o MWM esse conversor de torque funcionaria melhor, mas também andei lendo na internet que outros fatores alem da curva de torque influenciam como: Peso do veículo e diâmetro dos pneus. Então tem que testar e ver o que acontece.

Encontrei conversores do jeito que preciso em www.4l60-e.com .

murilloaquino
11/12/2008, 18:20
Walter, o torque maximo do PS fica em torno de 1400, mas se olhar a curva de torque, mesmo em 2000 RPM o 2.8 PS tem 36 kg de torque, mais que os 34 do MWM. Entao, daria certo pela curva mais plana do PS com TGV....

Walter L. L. Casitta
11/12/2008, 18:44
Walter, o torque maximo do PS fica em torno de 1400, mas se olhar a curva de torque, mesmo em 2000 RPM o 2.8 PS tem 36 kg de torque, mais que os 34 do MWM. Entao, daria certo pela curva mais plana do PS com TGV....

Certo, na estrada e também acho que vai dar certo. Vamos ver em baixa velocidade no transito de BH.

Walter L. L. Casitta
11/12/2008, 20:58
A baixo as fotos do flexplate e do volante do motor 2.5.

Nessa parte ainda faltam:
1- Aliviar o volante
2- Acertar o flexplate
3- Usinar o espaçador de alumínio
4- Mandar balancear tudo...

http://img525.imageshack.us/img525/4113/flex1gv0.jpg

http://img525.imageshack.us/img525/7074/flexiu0.jpg

FábioBananal
11/12/2008, 21:32
Walter blz!!!
Rapaz não sei se alguem já te indicou o Afonso da tt4 de Bauru, tive lá esses dias atras e o cara faz adapatações de motores a diesel em cherokkes, land rover, pathfinders e o escanbal!!!! pelo q eu vi. ele tem uma experiencia boa com cambios automaticos. Tenta entar em contato com ele, o cara é super gente fina!!!
abçs.

Walter L. L. Casitta
11/12/2008, 21:38
Walter blz!!!
Rapaz não sei se alguem já te indicou o Afonso da tt4 de Bauru, tive lá esses dias atras e o cara faz adapatações de motores a diesel em cherokkes, land rover, pathfinders e o escanbal!!!! pelo q eu vi. ele tem uma experiencia boa com cambios automaticos. Tenta entar em contato com ele, o cara é super gente fina!!!
abçs.

Verdade, eu tinha me esquecido desse cara. Vou entrar em contato com ele. Valeu...

Kim
11/12/2008, 21:59
Na minha opinião, ele visita o fórum, vende coisa pra caramba aqui neste espaço, então, acho que ele deveria passar por aqui!

Não é verdade?

Estamos aqui para nos ajudar, aqui aprendi o companherismo, tanto virtual, como os que conheci pessoalmente!

Abraços.

Kim.

FábioBananal
11/12/2008, 22:11
Kin!!! não acho q é mal vontade do Afonso não, e sim falta de tempo!! fui a bauru e fiz questao de ir conhecer a oficina do cara!! é serviço q nao acaba mais!! varios carros para fazer troca de motor, levantar suspensão e tudo q vc possa imaginar! é um cara tranquilo q não esconde o jogo e já deu dicas de graça pra muita gente aqui do forum!! tenho certeza q terá muito boa vontade de ajudar o Walter!! procura o anuncio de motores no classificados e manda a duvida!!
vlw

Kim
11/12/2008, 22:18
FábioBananal!

Não esquenta não, já havia percebido que o Afonso tem competência no que faz.

Passei no tópico dele e deixei uma mensagem para ele passar aqui!

Afonso Carlos
12/12/2008, 00:11
Walter blz!!!
abçs.

OK Grande Fabião, não exagera fazemos algumas coisinhas mas estamos sempre aprendendo, hahahahahahaha!!!

E a prova veio, tudo certo ?

Abração e volte mais!!!!

Afonso Carlos
12/12/2008, 00:27
Na minha opinião, ele visita o fórum, vende coisa pra caramba aqui neste espaço, então, acho que ele deveria passar por aqui!

Não é verdade?

Estamos aqui para nos ajudar, aqui aprendi o companherismo, tanto virtual, como os que conheci pessoalmente!

Abraços.

Kim.

OK, Grande kim, é só pedir que eu dou uma força no que for possível, mas não dá para mim saber de todos os tópicos do forum, certo!!!!
Respondo em media 45 emails por dia, muitas vezes de madruga, como agora (00:14) e vou até umas 3 da matina ainda hoje, atendo de 50 a 70 ligações telefonicas por dia, e te digo que 70% destes contatos seja via email ou via fone são perguntas e dúvidas técnicas, muitas, mas muitas vezes mesmo, de colegas foristas o que tenho o maior prazer em ajudar no que estiver ao meu alcance.
Nunca me neguei a passar informações, até mesmo para concorrentes, por isso participo do forum desde 2004, te garanto que aprendi e aprendo muito aqui, existem verdadeiros genios neste maravilhoso espaço, e eu não estou entre eles!!!
Minha Humilde contribuição vem de anos de tentativa e erro!!!

Mas também tenho a empresa, que toma muito tempo de mim, felizmente estamos lotados de serviço, e vc não imagina cada bucha!!!!!!!!!!!!

Quanto aos cambios auto, já fiz alguns, até agora tudo certo, nada que uma boas horas no Inventor (CAD), torno, freza, e muito suor não resolvam, pelo menos até hoje.

Mas é isso mesmo que eu gosto, trocar peça é fácil, agora, construir é legal!!!!!!!!! Principalmente quando escuto, "Não vai dar certo"

Abraço.

Kim
12/12/2008, 12:48
Caro Afonso Carlos!

Você é um dos que estão na minha lista...

De pessoas que admiro!:concordo:

só que de vez em quando, tenho que encher o saco dos outros:mrgreen:

Abraços.

Kim.
ps.: A dodge com eixos do troller ficou show!

haundrich
14/12/2008, 23:05
Grande Afonso

Uma pergunta que paira no ar..... Dá certo conversor de torque e câmbio 4L60E no power stroke 2.5 ou no mwm2.8?

é plug and play? ou tem que adaptar alguma coisa?
se tem que adaptar, vc tem o cambiom 4L60 e conversor de torque adequados para venda?

Cristiano Ávila
22/12/2008, 00:18
Walter,
Você chegou a estudar a adaptação do câmbio AT da Explorer? Eu ví que o controle automático de transmissão PCS (http://www.powertraincontrolsolutions.com/content-4.html) controla a CT 5R55E da Explorer. Meu interesse seria em adaptar um motor diesel na minha Explo sem perder o câmbio AT e de preferência manter o máximo de peças originais. Outra pergunta: Você sabe se esse controle da CT permite mesmo a troca sequencial, tipo o dualogic da Fiat?

Obrigado,
Cristiano.

Walter L. L. Casitta
22/12/2008, 00:48
Walter,
Você chegou a estudar a adaptação do câmbio AT da Explorer? Eu ví que o controle automático de transmissão PCS ([/URL][URL]http://www.powertraincontrolsolutions.com/content-4.html (http://www.powertraincontrolsolutions.com/content-4.html)) controla a CT 5R55E da Explorer. Meu interesse seria em adaptar um motor diesel na minha Explo sem perder o câmbio AT e de preferência manter o máximo de peças originais. Outra pergunta: Você sabe se esse controle da CT permite mesmo a troca sequencial, tipo o dualogic da Fiat?

Obrigado,
Cristiano.

Estudei sim. Acontece que câmbio Ford é muito mais raro a caro no mercado de usado do que o câmbio da GM aqui no Brasil. O câmbio da GM existe com fartura no mercado assim como as suas peças e também é bem mais resistente que o da Ford.

O controlador da PCS é o mesmo da TCI que é o que vou usar. Funciona tanto com a 4L60-E da GM quanto a 5R55E da Ford e mais um monte de outras. Também permite a troca das marchas seqüencialmente através de borboletas instaladas no volante.

Cristiano Ávila
22/12/2008, 01:15
Walter, deixa eu te perguntar mais duas coisas:
1- Você acha então que é possível eu adaptar um motor 2.5 ou o 2.8 TGV na minha Explorer?
2- Quanto ficou o controlador que você comprou/vai comprar?

Obrigado novamente,
Cristiano

Walter L. L. Casitta
22/12/2008, 08:30
Walter, deixa eu te perguntar mais duas coisas:
1- Você acha então que é possível eu adaptar um motor 2.5 ou o 2.8 TGV na minha Explorer?
2- Quanto ficou o controlador que você comprou/vai comprar?

Com certeza dá pra adaptar sim, mas tem que ser o 2.8 e tem obrigatoriamente que colocar o controlador. Só não sei te informar se o conversor de torque será compatível.

Pelo controlador paguei U$1000,00, mas ainda não chegou...

haundrich
23/12/2008, 11:57
Meu mecânico desconfiou que uma caixa automática da toyota hilux estava com rotação de "stall" meio alto. Logo em seguida, descobriu que o nível de óleo estava um pouco baixo. Bastou completar algums MLs, que tudo voltou ao normal. Será que se aumentar o nível ainda mais um pouco, baixa mais a RPM de "stall"?

Walter L. L. Casitta
23/12/2008, 14:23
Meu mecânico desconfiou que uma caixa automática da toyota hilux estava com rotação de "stall" meio alto. Logo em seguida, descobriu que o nível de óleo estava um pouco baixo. Bastou completar algums MLs, que tudo voltou ao normal. Será que se aumentar o nível ainda mais um pouco, baixa mais a RPM de "stall"?

Quando o nível fica muito baixo falta óleo no conversor então ele patina mesmo. O conversos tem que ficar completo de óleo pra não cavitar.

Acho que com mais óleo não faz diferença.

haundrich
23/12/2008, 14:50
Acho que é isso mesmo

a propósito, falou com o Afonso da TT4?

Cristiano Ávila
27/12/2008, 03:16
Valeu Walter, obrigado pelas informações!

Cristiano Ávila
27/12/2008, 03:17
Com certeza dá pra adaptar sim, mas tem que ser o 2.8 e tem obrigatoriamente que colocar o controlador. Só não sei te informar se o conversor de torque será compatível.

Pelo controlador paguei U$1000,00, mas ainda não chegou...
Valeu Walter, obrigado pelas informações!

dudas_308w
13/01/2009, 13:08
Walter,
to revendo o topico todo e fiquei numa duvida...
vc comentou que o oleo do conversor é o mesmo do cambio.. tem certeza disso?
tenho a nitida impressao que o conversor é selado com o oleo dentro.. ou estou enganado? Nao consigo ver onde o conversor "troca" o oleo com o restante da carcaça... confirma please?
abs

Walter L. L. Casitta
13/01/2009, 14:48
Walter,
to revendo o topico todo e fiquei numa duvida...
vc comentou que o oleo do conversor é o mesmo do cambio.. tem certeza disso?
tenho a nitida impressao que o conversor é selado com o oleo dentro.. ou estou enganado? Nao consigo ver onde o conversor "troca" o oleo com o restante da carcaça... confirma please?
abs

O óleo entra e sai do conversor através dos eixos. Os eixos são 3, um dentro do outro.

Um eixo leva a rotação do motor até a bomba hidráulica. Outro eixo leva a rotação da turbina do conversor de torque. Esse eixo é que movimenta o veículo e o último eu acho que serve pra controlar embreagem lock-up.

É mais ou menos isso salvo enganado em algum detalhe.

Walter L. L. Casitta
15/01/2009, 21:08
Enquanto o controlador do câmbio não chega, vejam as fotos do adaptador da caixa de transferência ao câmbio.

Nas fotos o flange do lado câmbio e o suporte para o Coxim. O flange que vai na CT já tinha terminado também mas cometi um engano na posição da furação e vou ter que uzinar outro.

http://img213.imageshack.us/img213/9915/adp1sg6.jpg

http://img213.imageshack.us/img213/2249/adp2yl8.jpg

dudas_308w
16/01/2009, 17:18
Walter, eu quero esse que vc usinou errado..rs.rs..
Serio, manda para eu copiar. Compro de vc, para aliviar o custo do material. :dance::dance:
Ae eu economizo os calculos, mediçoes, etc.
abs

Anthoniusnikos
17/01/2009, 00:31
UUUhhhh...! Eixo estriado Ok, flaxeplate Ok, adptador do flange Ok, adaptador da CM/CT , refazendo, Ok, conversor de torque Ok. Agora só falta o controlador de câmbio ?
Moleza ! :mrgreen::mrgreen::mrgreen: - Vou recomendar. Só não vou fazer na minha porque prefiro câmbio manual. :discordo::discordo::discordo:
Talvez daquí a uns dez anos eu mude de idéia. :pipoca::pipoca::pipoca:
Abraços
Anthon

Edintruder
17/01/2009, 13:57
UUUhhhh...! Eixo estriado Ok, flaxeplate Ok, adptador do flange Ok, adaptador da CM/CT , refazendo, Ok, conversor de torque Ok. Agora só falta o controlador de câmbio ?
Moleza ! :mrgreen::mrgreen::mrgreen: - Vou recomendar. Só não vou fazer na minha porque prefiro câmbio manual. :discordo::discordo::discordo:
Talvez daquí a uns dez anos eu mude de idéia. :pipoca::pipoca::pipoca:
Abraços
Anthon

Eu adoro AT, mas só áo vou fazer porque meu bolso tem limite...
Quem sabe um dia eu tenha uma picape AT.

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 16:17
será que tem algum cvt compatível com a s10 2.8td ou com a flexpower?

É o conversor de torque. É ele que substitui a embreagem quando o câmbio é AT...

alguns câmbios automáticos têm usado embreagem automática no lugar do conversor de torque, por ser mais compacta e "patinar" menos... e o desgaste é menor que a embreagem de um veículo com câmbio manual pq as marchas são sempre trocadas "no tempo"... a propósito: alguem sabe se o câmbio xtronic cvt do nissan murano usa embreagem ou conversor de torque?

Ví estes sites: http://www.powertraincontrolsolutions.com/content-4.html (http://www.powertraincontrolsolutions.com/content-4.html) e

deve ser produzido pela aisin (não tenho certeza), da qual a toyota possui participação acionária...

Eu tenho certeza que se fosse interesse da Ford fazer uma Ranger diesel com câmbio AT ela faria e rápido.

com o aumento do preço da gasolina e o crescimento na popularidade do biodiesel caseiro nos estados unidos, principalmente por causa da volkswagen e da mercedes-benz, é questão de tempo para as fábricas locais oferecerem pickups "pequenas" e veículos de passageiros a diesel, atendendo à preferência local pelos automáticos... a não ser que os câmbios manuais automatizados, que estão se tornando comuns nos caminhões, acabem tomando o espaço dos automáticos convencionais em função do menor custo e consumo de combustível...

cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2009, 01:00
a propósito: a quantas anda o projeto?

Walter L. L. Casitta
19/01/2009, 15:45
Walter, eu quero esse que vc usinou errado..rs.rs..
Serio, manda para eu copiar. Compro de vc, para aliviar o custo do material. :dance::dance:
Ae eu economizo os calculos, mediçoes, etc.
abs

Eduardo, eu envio ele de presente, mas no final quando tiver certeza que não preciso mais dele. De qualquer forma você não vai precisar e já que todas as medidas estão no manual de manutenção da caixas Eaton FSO2504. É só baixar no site. Nesse manual tem o desenho cotado da caixa inclusive das furações da caixa seca, flange da CT, diâmetro dos eixos, estrias e tudo mais. Como a FSO2504 é usada num monte de picapes nacionais, tem as medidas dos flanges das caixas secas de todas as marcas inclusive da GM e Ford o que facilitou muito a confecção do flange pra encaixar o câmbio AT GM no motor Ford...

Rodolfo Caldeira
19/01/2009, 18:02
Walter,

Quero antes de mais nada lhe parabenizar pelo projeto.
Normalmente fico só sapiando e lendo muito , vi que vc estava procurando ajuda para resolver alguns problemas com a transformação do câmbio , conheço um mecânico que trabalha com cÂmbio para competição e carros de competição ele fica no Barreiro de cima dá uma ligada para ele .

Tel 3336-3543 / 91476378.Rosalvo

Espero ter ajudado.

Abs,

Walter L. L. Casitta
20/01/2009, 20:42
Walter,

Quero antes de mais nada lhe parabenizar pelo projeto.
Normalmente fico só sapiando e lendo muito , vi que vc estava procurando ajuda para resolver alguns problemas com a transformação do câmbio , conheço um mecânico que trabalha com cÂmbio para competição e carros de competição ele fica no Barreiro de cima dá uma ligada para ele .

Tel 3336-3543 / 91476378.Rosalvo

Espero ter ajudado.

Abs,

Rodolfo, O pessoal já tinha me indicado o Rosalvo. Assim que precisar vou atrás dele. Por acaso estou trabalhando no cambio bem perto dele no Barreiro de Baixo.

Valeu...

dudas_308w
21/01/2009, 00:48
De qualquer forma você não vai precisar e já que todas as medidas estão no manual de manutenção da caixas Eaton FSO2504. É só baixar no site. Nesse manual tem o desenho cotado da caixa inclusive das furações da caixa seca, flange da CT, diâmetro dos eixos, estrias e tudo mais. Como a FSO2504 é usada num monte de picapes nacionais, tem as medidas dos flanges das caixas secas de todas as marcas inclusive da GM e Ford o que facilitou muito a confecção do flange pra encaixar o câmbio AT GM no motor Ford...
Valeu Walter, esse foi um belo pulo no projeto!
abs

Raposo
21/01/2009, 15:35
Enquanto o controlador do câmbio não chega, vejam as fotos do adaptador da caixa de transferência ao câmbio.

Nas fotos o flange do lado câmbio e o suporte para o Coxim. O flange que vai na CT já tinha terminado também mas cometi um engano na posição da furação e vou ter que uzinar outro.

http://img213.imageshack.us/img213/9915/adp1sg6.jpg

http://img213.imageshack.us/img213/2249/adp2yl8.jpg
Walter, em primeiro lugar parabéns pelos progressos. Em segundo lugar: essas peças usinadas não requerem tratamento térmico?
Abraços.

Walter L. L. Casitta
21/01/2009, 15:45
Walter, em primeiro lugar parabéns pelos progressos. Em segundo lugar: essas peças usinadas não requerem tratamento térmico?
Abraços.

Espero que não, por isso como pode ver estou fazendo tudo super dimensionado...

Raposo
21/01/2009, 15:49
Correto! Não tinha prestado atenção na espessura das paredes.
Abs.

Afonso Carlos
21/01/2009, 15:54

Walter parabéns pelo serviço, as flanges ficaram ótimas, quanto ao tratamento termico, não esquenta não existe a minima nescessidade!

abração.

Walter L. L. Casitta
21/01/2009, 16:02
Walter parabéns pelo serviço, as flanges ficaram ótimas, quanto ao tratamento termico, não esquenta não existe a minima nescessidade!

abração.

Ôpa. Que bom, menos uma pra preocupar. Valeu...

Rodolfo Caldeira
23/01/2009, 22:49
Rodolfo, O pessoal já tinha me indicado o Rosalvo. Assim que precisar vou atrás dele. Por acaso estou trabalhando no cambio bem perto dele no Barreiro de Baixo.

Valeu...

Walter ,

Querendo ir lá é só me falar , que vou junto e te apresento a ele.

Depois quero conhecer seu carro.

Abraços

Walter L. L. Casitta
27/01/2009, 16:01
Xiiiiiii! Acabei de receber umas coisinhas aqui. Agora o bicho vai pegar.:dance::dance::dance:

http://img99.imageshack.us/img99/3580/tcuyb7.jpg

http://img99.imageshack.us/img99/4425/cabosqc8.jpg

dudas_308w
27/01/2009, 17:04
Ue...? Vc nao havia encomendado o compushift?
Esse precisa de um PC com serial para programar...
A proposito, 4L60E significa:
4 - marchas
L - longitudinal
60 - 6000 LBS de capacidade, depois aumentada para 8600 (peso max. veiculo)
E - versao eletronica.

Fonte: http://www.novak-adapt.com/knowledge/4l60e.htm (http://www.novak-adapt.com/knowledge/4l60e.htm)
(eles fazem flanges)

dudas_308w
27/01/2009, 17:05
Abraços.

Tenho a vaga impressao que aluminio nao aceita tratamento termico.....
:pipoca:

Walter L. L. Casitta
27/01/2009, 17:20
Ue...? Vc nao havia encomendado o compushift?
Esse precisa de um PC com serial para programar...
A proposito, 4L60E significa:
4 - marchas
L - longitudinal
60 - 6000 LBS de capacidade, depois aumentada para 8600 (peso max. veiculo)
E - versao eletronica.

Fonte: [/URL][url]http://www.novak-adapt.com/knowledge/4l60e.htm (http://www.novak-adapt.com/knowledge/4l60e.htm)
(eles fazem flanges)

A Primeira opção tinha sido o Compushift mesmo. Mais tarde encontrei algumas limitações e achei o da TCI mais indicado pro motor diesel. O TCI permite mapear o câmbio completamente não só o ponto de troca de marchas como a pressão da linha hidráulica e também o lock-up do conversor.

DieselPower
30/01/2009, 11:41
E aí? O "brinquedo" já está no lugar?
Terá como opção "Tiptronic" (sequencial)?

Walter L. L. Casitta
31/01/2009, 11:58
E aí? O "brinquedo" já está no lugar?
Terá como opção "Tiptronic" (sequencial)?

Isso tá tomando 100% do meu tempo de folga.
Vai ter a troca manual sim mais ainda não sei como vou instalar a chaves seletoras se no volante ou no console e ainda mais agora que consegui encontrar uma a alavanca seletora de marchas que por acaso foi também da Blazer. Consegui encotrar por um preço bom e essa veio até com o cabo.
Pelo menos nessa parte tudo vais se encaixar sem adapatações, mas com essa alavancoa tava num desmanche jogada em meio as intenpérias vou ter que restaurar químicamente pra eleiminar a ferrugem e lubrificar. É isso que tô fazendo agora. Assim que terminar coloco a foto...
Também terei que fazer outra manópla ou trocar o acabamento de couro dessa. Couro novinho muito bom, velho é nojento. Deve dar pra você imaginar o estado desse couro...

Walter L. L. Casitta
31/01/2009, 12:32
Fiquei impressionado com eficácia do produto Quimox. Tinha guardado isso a tanto tempo que o rótulo se foi. Se soubesse que o resultado seria esse, teria tirado uma fotos antes. As peças metálicas ficaram novas. Parece que vieram da concessionária.

http://img89.imageshack.us/img89/2585/seletoref5.jpg

leobnaval
31/01/2009, 20:25
Walter saberia me informar por qual produto pedir para comprar estou procurando algo como o que você utilizou, já que tenho algumas peças e motos de leilão.

Solupan já estou cansado de usar....

Aonde encontar e como é aplicado, é só pedir por Quimox mesmo?

Abração, Leo

Walter L. L. Casitta
31/01/2009, 21:06
Walter saberia me informar por qual produto pedir para comprar estou procurando algo como o que você utilizou, já que tenho algumas peças e motos de leilão.

Abração, Leo

[/URL][url]http://www.quimatic.com.br/produto/quimox/aplicacao/protecao-anticorrosiva/ (http://www.quimatic.com.br/produto/quimox/aplicacao/protecao-anticorrosiva/)

Comprei numa casa especializada em ferramentas.

A garrafa estava sem a maior parte do rótulo onde deveria ter as instruções de aplicação. Então usei uma bandeja plástica e fui pincelando. Quando dei por mim a ferrugem tinha desaparecido que nem mágica. Depois tirei o produto das peças com agua e ficou um pouco ressecado então borrifei com WD40 e pronto. Ficou novo.

Walter L. L. Casitta
31/01/2009, 21:20

Abração, Leo

Outra coisa, se a camada de ferrugem estiver muito grossa você pode usar o ácido muriático antes, mas só se a peças estiver muito enferrujada.

Se a peça estiver suja de óleo ou graxa o ácido não funciona então lave antes com sabão em pó tipo OMO ou outro qualquer.

Experimenta primeiro com as pequenas mesmo porque tem que ficar mergulhada no ácido. Não deixe a peça por muito tempo dentro do ácido. depois que o ácido elimina a ferrugem, começa a corroer a peça. A peça sai do ácido brilhando como se fosse novinha.

Depois do ácido lave com água e aplique o Quimox e então pinte se for o caso.

leobnaval
31/01/2009, 23:38
Valeu Walter!

Já sei até onde vende, inclusive tenho um catálogo desta marca...

Por acaso é isso que é usado para lavagem de carburador (o famoso banho quimico)?

Abraço, Leo

Allan Nielsen
01/02/2009, 08:38
Valeu Walter!

Já sei até onde vende, inclusive tenho um catálogo desta marca...

Por acaso é isso que é usado para lavagem de carburador (o famoso banho quimico)?

Abraço, Leo

Uma coisa que é muito bom para limpar carburadores é Creolina.

abs

Walter L. L. Casitta
01/02/2009, 09:53

Eu não sei se ele vai funcionar com alumínio que eu acho que seria o caso do carburador.

Talvez esse seria o mais indicado: http://www.quimatic.com.br/produto/limpaluminio/aplicacao/tratamentos-de-superficies/ (http://www.quimatic.com.br/produto/limpaluminio/aplicacao/tratamentos-de-superficies/)

leobnaval
01/02/2009, 22:22
Obrigado pelas dicas...

Acho que vale a pena mandar lavar o carburador em lojas especializadas afinal para uma dupla carburação paguei 10,00.

O que eu queria descobrir é como se lava bloco, cabeçote, etc. em retífica?

Abraços e boa sorte com o projeto que esta ficando muito bom!

Edintruder
02/02/2009, 10:36
Leo,
Limpador de alumínio ou desengraxante alcalino e jato de água com pressão.
Alguns casos o pessoal ainda utiliza querosene.

felippetti
02/02/2009, 12:50
Outra coisa, se a camada de ferrugem estiver muito grossa você pode usar o ácido muriático antes, mas só se a peças estiver muito enferrujada.

Se a peça estiver suja de óleo ou graxa o ácido não funciona então lave antes com sabão em pó tipo OMO ou outro qualquer.

Experimenta primeiro com as pequenas mesmo porque tem que ficar mergulhada no ácido. Não deixe a peça por muito tempo dentro do ácido. depois que o ácido elimina a ferrugem, começa a corroer a peça. A peça sai do ácido brilhando como se fosse novinha.

Depois do ácido lave com água e aplique o Quimox e então pinte se for o caso.

Walter,

várias peças do cofre do motor (defletores, parafusos, etc.) estão oxidados devido ao uso de produtos de lavagem (bando de lavador fdp)... Será que consigo aplicar algum destes produtos no local ou preciso mesmo desmontar pra dar um trato na ferrugem?

Valeu! Abraço!

leobnaval
02/02/2009, 15:21
Walter,

várias peças do cofre do motor (defletores, parafusos, etc.) estão oxidados devido ao uso de produtos de lavagem (bando de lavador fdp)... Será que consigo aplicar algum destes produtos no local ou preciso mesmo desmontar pra dar um trato na ferrugem?

Valeu! Abraço!

Felipetti, da pra fazer uma coisa que ficará perfeito mais é trabalhoso(a minha também esta com algumas peças com início de ferrugem devido a estes produtos de lavagem). o procedimento seria retirar esses parafusos e mandar zincar ou cromar e depois poli elas ja peças maiores poderia limpar com o produto que o Walter usou Quimox e depois pintar.

Mas tem uma série de tratamentos superficiais para evitar ferrugem...

Abraços, Leo

leobnaval
02/02/2009, 15:53
Edin eu utizo estes dois com jato de água de alta pressão e mais concentrados que o recomendado.

http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gif http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Cr/conteudo_dir.gif http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gif http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Cr/conteudo_esq.gif http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gif http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Cr/conteudo_dir.gif http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Ft/tl/pt/produtos.gif

http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Bt/seta.gif Linha Automotiva
http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gifhttp://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Bt/seta.gif Linha Desengraxante X4
http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gif Recomendamos em Postos de Serviços para lavagem de chassis, pátios sujos de óleo e graxa. Por serem produtos alcalinos, não recomendamos o uso em latarias de veículos. Aplique com pulverizador, aguarde alguns minutos e enxagüe. Não devem ser usados em superfícies quentes. Podem ser misturados com solventes orgânicos, tais como diesel ou querosene.
http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gif http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/hr_azul.gif http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gif X4 Supra 2:200
Produto alcalino, em alta concentração, fabricado com matérias primas nobres, com alto índice de eficiência na remoção de sujidades orgânicas. http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Ft/Up/Produto/Foto/35/100x100/X4%20Supra.jpg (javascript:twFctProdutoFotoExibir(35,'X4%20Supra. jpg');)
[ampliar (javascript:twFctProdutoFotoExibir(35,'X4%20Supra. jpg');)]http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gif Diluição:
Diluir 2 Litros do produto em 200 Litros de água (1%).

Embalagens:
CX 9x2L, 4x5L - BB 200L, 50L

Outras informações:
Documentação tecnica (javascript:twFctProdutoArquivos(35);)
Dados adicionais (javascript:twFctProdutoDetalhe(35);) http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gif http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/hr_azul.gif http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gif Detergente X4 MAX
Produto alcalino, com alta concentração em matérias nobres que otimizam e reduzem o tempo de lavagem, com a máxima eficiência em sujidades orgânicas. http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Ft/Up/Produto/Foto/36/100x100/X4%20Max.jpg (javascript:twFctProdutoFotoExibir(36,'X4%20Max.jp g');)
[ampliar (javascript:twFctProdutoFotoExibir(36,'X4%20Max.jp g');)]http://www.sandet.com.br/Prs/Img/IUSR/Px/spacer.gif Diluição:
Diluir 5 Litros do produto em 200 Litros de água (2,5%).

Embalagens:
CX 4x5L - BB 200L, 50L

Outras informações:
Documentação tecnica (javascript:twFctProdutoArquivos(36);)
Dados adicionais (javascript:twFctProdutoDetalhe(36);)

E mesmo assim não chega a ficar igual de retíficas, mas limpa muito bem.

Abraços, Leo

Walter L. L. Casitta
02/02/2009, 16:07
Walter,

Valeu! Abraço!

Resolve sim, mas se aplicar no local vai manchar as peças em volta e principalmente as de alumínio. Acho que não vale a pena, na próxima lavagem com o solupam vai enferrujar de novo...

Walter L. L. Casitta
02/02/2009, 16:09
Felipetti, da pra fazer uma coisa que ficará perfeito mais é trabalhoso(a minha também esta com algumas peças com início de ferrugem devido a estes produtos de lavagem). o procedimento seria retirar esses parafusos e mandar zincar ou cromar e depois poli elas ja peças maiores poderia limpar com o produto que o Walter usou Quimox e depois pintar.

Abraços, Leo

Talvez um verniz semi brilho. Se bem aplicado o solupam não tira...

leobnaval
02/02/2009, 16:11
Cotei o Quimox de 0,5 litro ta R$16,50 e o de 1 litro R$29,80.

Abraços, Leo

leobnaval
02/02/2009, 16:13
Walter já fiz isto em algumas peças limpei na escova de aço e apliquei verniz automotivo ficou muito bom...

Abraços, Leo

Walter L. L. Casitta
02/02/2009, 16:14
Cotei o Quimox de 0,5 litro ta R$16,50 e o de 1 litro R$29,80.

Abraços, Leo

Depois que usar a primeira vez não jogue fora, Eu já usei o meu 2 vezes. Acho que dá pra usar mais vezes...

Walter L. L. Casitta
02/02/2009, 16:17
Temos que testar aquele feito para alumínio. O meu estribo ficou russo. Quem sabe o brilho retorna com ele. Vou comprar um pra experimentar quando passar pela loja...

felippetti
02/02/2009, 21:11

Abraços, Leo

Pois é, Leo... Evitar eu não consegui... Preciso me livrar dela agora que já está instalada. Interessante foi ver um parafuso de inox sobreviver em meio a tanta ferrugem. Eu acho que vou separar algumas peças de cada vez e tentar fazer alguma coisa. Ideal seria algum produto "magico" que não necessitasse o desmonte...
Vou pesquisar um pouco mais a respeito... Qualquer dica é bem vinda...

Abraço a todos!!

felippetti
02/02/2009, 21:14
Resolve sim, mas se aplicar no local vai manchar as peças em volta e principalmente as de alumínio. Acho que não vale a pena, na próxima lavagem com o solupam vai enferrujar de novo...

Se depender de mim não haverá um "de novo"... Vou comprar um SkyVap da Polishop. Água quente na pressão é o melhor pra lavar motor e tirar os restos de mariposa dos cromados e dos vidros...

Abraço!!

Walter L. L. Casitta
03/02/2009, 07:36
Interessante foi ver um parafuso de inox sobreviver em meio a tanta ferrugem.

Inox é o cara. Resiste até a agua do mar...

Edintruder
03/02/2009, 12:10
O problema é que o Inox aguenta bem menos torque e esforços que o aço carbono...

Walter L. L. Casitta
03/02/2009, 12:23
O problema é que o Inox aguenta bem menos torque e esforços que o aço carbono...

...e bem mais caro também...

Anthoniusnikos
03/02/2009, 12:41
Olá Casitta. Num outro tópico estamos conversando sobre volante de motor, e para ajudar a sedimentar algum conhecimento, te pergunto: O seu motor 2.8 tem volante elástico ? Ou seja, é um MWM puro sangue ? Para a adaptação que está fazendo, tanto faz ?
Abraços
Anthon

Walter L. L. Casitta
03/02/2009, 12:52
Olá Casitta. Num outro tópico estamos conversando sobre volante de motor, e para ajudar a sedimentar algum conhecimento, te pergunto: O seu motor 2.8 tem volante elástico ? Ou seja, é um MWM puro sangue ? Para a adaptação que está fazendo, tanto faz ?
Abraços
Anthon

O meu motor é Power Stroke 2.8 TGV International. O volante é quase igual ao da sua Ranger 2.5.

O Câmbio AT dispensa o volante então vou ter que aliviar o peso do meu...

Anthoniusnikos
03/02/2009, 17:40
Como fica a partida, nesse caso, com o AT ?
Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
03/02/2009, 17:48
Como fica a partida, nesse caso, com o AT ?
Abs
Anthon

Quando o veículo vem com o Câmbio AT de fábrica, no lugar do volante vem só o flexplate:
http://www.4l60-e.com/Flywheel.jpg
No meu caso vou usar o volante da Ranger 2.5 com a peso aliviado...

Anthoniusnikos
03/02/2009, 18:20
Aliviar o peso, significa retirar massa do volante ? Isso não pode enfraquecer o mesmo, quando da aplicação dos torques (principalmente o de partida) ?
Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
03/02/2009, 19:57
Aliviar o peso, significa retirar massa do volante ? Isso não pode enfraquecer o mesmo, quando da aplicação dos torques (principalmente o de partida) ?
Abs
Anthon

Vai ficacar enfraquecido sim, mas como não tem mais embreagem então ele só vai servir pra segurar a cremalheira pro motor de arranque. Se existice um flexplate eu não precisaria dele...

Anthoniusnikos
03/02/2009, 21:29
É verdade. Relí todas as páginas do tópico e encontrei as fotos. Então, o adaptador do flange preso ao volante é igual a um flexplate.
Aproveitando, pergunto: O número de dentes da cremalheira do seu 2.8 é igual ao do 2.5 ? E os do 2.8 MWM são diferentes. (Quantos dentes?)
Pergunto, porque ví muitos flexplate com números de dentes diferentes.
Abraços
Anthon

Walter L. L. Casitta
03/02/2009, 21:31
O número de dentes da cremalheira do seu 2.8 é igual ao do 2.5 ? E os do 2.8 MWM são diferentes. (Quantos dentes?)
Pergunto, porque ví muitos flexplate com números de dentes diferentes.
Abraços

2.5 e 2.8 são iguais. O MWM nunca vi...

leobnaval
03/02/2009, 22:02
Walter só tome cuidado para não aliviar demais pois pode ocorrer ruptura devido a rotação isso no motor diesel é uma vantagem já que a rotação não chega a ser tão alta como nos motores ciclo otto.

Abraços, Leo

Cristiano Ávila
05/02/2009, 23:01
Isso tá tomando 100% do meu tempo de folga.
Vai ter a troca manual sim mais ainda não sei como vou instalar a chaves seletoras se no volante ou no console e ainda mais agora que consegui encontrar uma a alavanca seletora de marchas que por acaso foi também da Blazer. Consegui encotrar por um preço bom e essa veio até com o cabo.
Pelo menos nessa parte tudo vais se encaixar sem adapatações, mas com essa alavancoa tava num desmanche jogada em meio as intenpérias vou ter que restaurar químicamente pra eleiminar a ferrugem e lubrificar. É isso que tô fazendo agora. Assim que terminar coloco a foto...
Também terei que fazer outra manópla ou trocar o acabamento de couro dessa. Couro novinho muito bom, velho é nojento. Deve dar pra você imaginar o estado desse couro...
Walter,

Você chegou a olhar outras alavancas seletoras? Você sabe dizer se eu poderia usar a alavanca da linha volks, que tem a troca sequencial, com essa CTM que você comprou?

Obrigado!

Walter L. L. Casitta
08/02/2009, 20:50
Walter,

Você chegou a olhar outras alavancas seletoras? Você sabe dizer se eu poderia usar a alavanca da linha volks, que tem a troca sequencial, com essa CTM que você comprou?

Obrigado!

Essas da WV serviriam para a troca manual mas não para a automética. Pra caixa que vou usar precisa ter as posições: PRND321

Eu comprei a alavanca Blazer. Exatamente a que é usadas com o meu câmbio que veio tabém de uma Blaser

IGORFROTA
19/02/2009, 15:25
Alguma nova ?
To curioso para ver como ficou e ver o acabamento da alavanca na Ranger

Walter L. L. Casitta
19/02/2009, 15:54
Alguma nova ?
To curioso para ver como ficou e ver o acabamento da alavanca na Ranger

É justamente onde estou trabalhando agora. Na manopla da alavanca do câmbio.

O console já está praticamente pronto. Depois coloco as fotos...

MadMax 93/93
27/02/2009, 11:22
É justamente onde estou trabalhando agora. Na manopla da alavanca do câmbio.

O console já está praticamente pronto. Depois coloco as fotos...

Walter, como está a mudança de cambio? ja esta andando de AT? to ancioso para vê tudo prontinho!!

Abs,
Vladimir Lucena
L200 93/93 - MadMax
João Pessoa - PB

Walter L. L. Casitta
27/02/2009, 20:01
Walter, como está a mudança de cambio? ja esta andando de AT? to ancioso para vê tudo prontinho!!

Devagar, mas indo. São muitos detalhes e agarrei na manopla da alavanca do câmbio...

Walter L. L. Casitta
14/03/2009, 20:22
Depois de vários contratempos de ordem pessoal e profissional, hoje consegui retornar ao meus brinquedos.

Estão prontos o console que é o da Blazer. Esse é 0Km e tava dando sopa no ML por R$160,00. Não puder perder a oportunidade. Esse console vem com acabamento imitando medeira então lixei e pintei igual ao moldura do painel central onde fica o rádio.

Também terminei a manopla da alavanca, mas não estou certo se será a definitiva. Essa é terceira que fiz e tô achando que ficou um pouco desproporcional. Perdi muito tempo só pra construir o mecanismo do botão da trava. Estra funcionando perfeitamente mas a manopla acabou ficando meio grande. Mais a frente e depois que tudo funcionar, ou melhor e se funcionar, me viro. Talvez pegue uma original da Blazer mesmo.

As travas da alavanca seletora vão funcionar exatamente como nos veículo com câmbio AT de fábrica. Com a trava da posição P solta pelo pedal de freio e inclusive a partida do motor só será permitida com a alavanca nessa posição.

http://img124.imageshack.us/img124/6176/console1.jpg

http://img124.imageshack.us/img124/255/console2.jpg

Edintruder
14/03/2009, 20:35
Lindo ficou!
Os bancos são da Blaser também?
Quando está prevista a estréia do AT?

Walter L. L. Casitta
14/03/2009, 20:53
Lindo ficou!
Os bancos são da Blaser também?
Quando está prevista a estréia do AT?

Os bancos são da Ranger XLT 2005.

A parte chata que envolvia acabamento interno acabou. A elétrica e eletrônica também estão praticamente terminadas dependendo de terminar a mecânica. Os interruptores de troca de marcha manual e programa vão ficar pra depois que tudo funcionar.

Agora vou continuar a mecânica, mas como só da para trabalhar nas horas de folga vamos ver se consigo terminar até o próximo mês.

Já ia esquecendo. Ainda tenho que instalar o sensor do acelerador.

felippetti
14/03/2009, 21:20
(...)
Estão prontos o console que é o da Blazer. Esse é 0Km e tava dando sopa no ML por R$160,00. Não puder perder a oportunidade. Esse console vem com acabamento imitando medeira então lixei e pintei igual ao moldura do painel central onde fica o rádio.
(...)

Caramba, que bala que ficou este console central da blazer!! Dá muito trabalho pra encaixar no chão da Ranger?
Parabéns Walter! Um dia quero chegar no teu nível de fuçar no carro...

Abraço!

Walter L. L. Casitta
14/03/2009, 21:51
Caramba, que bala que ficou este console central da blazer!! Dá muito trabalho pra encaixar no chão da Ranger?
Parabéns Walter! Um dia quero chegar no teu nível de fuçar no carro...
!

Obrigado Feli.

Tanto o piso da Blazer quanto da Ranger são bem irregulares e o console não encaixa muito bem não. O que eu tô fando é fixa-lo um pouco acima do piso e completando com borracha. Na Ranger original com câmbio MT deve ser um pouco mais difícil. Depois coloco mais detalhes.

Em Tempo: Parece que o cara do ML tem mais desse consoles: [/URL][url]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89093904-console-cambio-blazer-s10-executiva-automatica-chevrolet-gm-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89093904-console-cambio-blazer-s10-executiva-automatica-chevrolet-gm-_JM)

http://i160.photobucket.com/albums/t179/MICKEY-MOUSE_photo/CONSOLEBLAZERAUTOMTICA007.jpg

http://i160.photobucket.com/albums/t179/MICKEY-MOUSE_photo/CONSOLEBLAZERAUTOMTICA004.jpg

cRiPpLe_rOoStEr
14/03/2009, 22:00
perguntar não ofende: walter, nunca pensou em adaptar a alavanca do câmbio na coluna de direção?

Marcello Ladeira
14/03/2009, 23:15
Parabéns Walter, serviço de 1a. Quando vc acha que vai dar prá estreiar o novo brinquedo? E pelo que você viu do controle manual do câmbio, será simples de instalar? Ele se adapta a qualquer câmbio AT?

lpfm
14/03/2009, 23:38
Walter,
meus parabens:palmas::palmas: pelo conhecimento e carinho com que se dedica ao assunto! Realmete ficou muito bacana! da gosto de ver sua ideias sendo implementadas pouco a pouco.
abs,
lp

Walter L. L. Casitta
15/03/2009, 09:35
perguntar não ofende: walter, nunca pensou em adaptar a alavanca do câmbio na coluna de direção?

Pensei sim, mas como encontrei primeiro o câmbio GM e não o Ford...

Walter L. L. Casitta
15/03/2009, 09:45
Parabéns Walter, serviço de 1a. Quando vc acha que vai dar prá estreiar o novo brinquedo? E pelo que você viu do controle manual do câmbio, será simples de instalar? Ele se adapta a qualquer câmbio AT?

Obrigado Marcello.

Os controles manuais já vêm prontos no módulo da controle do câmbio que comprei. O módulo vem inclusive com chicote e conectores. Iriam ficar no console que iria construir, mas apareceu esse da Blazer então tenho encontrar outro lugar pra os interruptores, mas eu vou deixar isso pro final. Primeiro tenho que colocar o câmbio pra funcionar.

Como disse se não vierem mais contratempos profissionais ou pessoais, pretendo colocar isso tudo pra funcionar nos próximos 60 dias...

Walter L. L. Casitta
15/03/2009, 09:46
Walter,
meus parabens:palmas::palmas: pelo conhecimento e carinho com que se dedica ao assunto! Realmete ficou muito bacana! da gosto de ver sua ideias sendo implementadas pouco a pouco.
abs,
lp

Obrigado...

leobnaval
15/03/2009, 18:10
Walter ficou muito bom mesmo, a alavanca você usinou em nylon?
Só vai falta os vidros elétricos...pra quem troco o motor, vai por câmbio AT, é apenas um detalhe, parabéns.

Abraços, Leo

Walter L. L. Casitta
15/03/2009, 20:16
Walter ficou muito bom mesmo, a alavanca você usinou em nylon?
Só vai falta os vidros elétricos...pra quem troco o motor, vai por câmbio AT, é apenas um detalhe, parabéns.

Abraços, Leo

Obrigado Leo

Torneei em polipropileno preto, o mesmo material que usei como calço no body lift.

Engraçado que raramente sinto falta do vidro elétrico mesmo sendo essa Ranger o único veículo que uso e que não tem. Até o caminhão da empresa tem.

Anthoniusnikos
16/03/2009, 11:46
Casitta, aproveite que está mexendo no CA e instale uma DUAL TCASE, vai valorizar muito mais na revenda. :idea:
Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
16/03/2009, 13:55
Casitta, aproveite que está mexendo no CA e instale uma DUAL TCASE, vai valorizar muito mais na revenda. :idea:
Abs
Anthon

O que vem a ser isso?

ArthurC
16/03/2009, 17:31
É a utilização de duas tcases para aumentar a redução final (gear ratio), muito usado em rock crawling e em situações onde o torque alto é necessário.

Dispensável, ao meu ver, em um veículo de passeio como o seu.

Rogerrm
16/03/2009, 17:54
Abs
Anthon

Ta louco hein :palmas:

Loiro
16/03/2009, 18:54
É a utilização de duas tcases para aumentar a redução final (gear ratio), muito usado em rock crawling e em situações onde o torque alto é necessário.

Dispensável, ao meu ver, em um veículo de passeio como o seu.

Isso ai!
Se quiser instalar um eixo rigido na frente, algo assim tudo bem mas dual-tcase nem é muito usado no off road brasileiro. Pra passeio não é necessario.
No mais, parabens pela coragem e habilidade! Ta ficando muito bom!
[]´s

Walter L. L. Casitta
16/03/2009, 20:24
Agora entendi que o a sugestão...:-D

Anthoniusnikos, Nem Rock-crawler e muito meno Rock-Lobster. Só pra passear mesmo

Kim
16/03/2009, 20:29
Bem, não perco um lance desse tópico!

Estou ancioso para ver o vídeo da Ranger rodando...

Anthoniusnikos
16/03/2009, 22:26
Já que o objetivo do Casitta não é coloar a viatura para subir em parede, então a sugestão foi só de bricadeira.
Também estou ancioso para ver o câmbio automático da Ranger em funcionamento.
Casitta, se puder, coloque muitas fotos da instalação do CA. Também vai relatando as dificuldades.
Está dando certo o acoplamento da TCase com o CA ? Os cardãns acoplaram com os diferenciais sem problemas ? A parte eletrônica, está respondendo a contento ?

Abs
Anthon

stfuruie
22/03/2009, 16:19
Eu tinha uma blazer dlx 4x4 v6, a alcool,morria por causa da ma digestao do alcool, pois qndo tava andando era so alegria, sonhava com a possibilidade de por um 2.8 diesel nele, cheguei a ver uma igualzinha com adaptacao desta forma, mas o dono me disse q o cambio ja tinha querbrado 3 vezes, não sei em q parte, fiquei sabendo depois q ele abandonou o CA pelo CM, ainda assim sempre q posso trocar umas ideias com algum mecanico fico confabulando esta possibilidade. Espero sinceramente q seja feliz nesta empreitada, cheguei a imaginar q talvez pelo torque alto do motor diesel o cambio talvez não suportasse, pois pela cavalaria, o motor v6 tem mais... uma possibilidade seria colocar algum tipo de embreagem deslizante entre o cambio e o plato para amortecer o torque do motor, mas vamos vcer como fica a adaptacao deste caso, sera muito revelador. Parabens pela empreitada....

Walter L. L. Casitta
22/03/2009, 20:07
Eu tinha uma blazer dlx 4x4 v6, a alcool,morria por causa da ma digestao do alcool, pois qndo tava andando era so alegria, sonhava com a possibilidade de por um 2.8 diesel nele, cheguei a ver uma igualzinha com adaptacao desta forma, mas o dono me disse q o cambio ja tinha querbrado 3 vezes, não sei em q parte, fiquei sabendo depois q ele abandonou o CA pelo CM, ainda assim sempre q posso trocar umas ideias com algum mecanico fico confabulando esta possibilidade. Espero sinceramente q seja feliz nesta empreitada, cheguei a imaginar q talvez pelo torque alto do motor diesel o cambio talvez não suportasse, pois pela cavalaria, o motor v6 tem mais... uma possibilidade seria colocar algum tipo de embreagem deslizante entre o cambio e o plato para amortecer o torque do motor, mas vamos vcer como fica a adaptacao deste caso, sera muito revelador. Parabens pela empreitada....

Esse câmbio poderia quebrar por incompetência da minha parte em adapta-lo ao PS 2.8, mas nunca pelo torque do motor. Esse motor não competência pra isso. No USA esse câmbio é usados com motores muito maiores que os conhecemos...

netão
23/03/2009, 10:58
Esse câmbio poderia quebrar por incompetência da minha parte em adapta-lo ao PS 2.8, mas nunca pelo torque do motor. Esse motor não competência pra isso. No USA esse câmbio é usados com motores muito maiores que os conhecemos...
Esse cambio ai daria certo na F250 MWM também Walter?

Walter L. L. Casitta
23/03/2009, 15:26
Esse cambio ai daria certo na F250 MWM também Walter?

Tenho notícia de um cara em SP que fez isso, mas não sei se deu certo. Esse motor aí foi preparado e montado pela raschmotoren.
Na foto abaixo o MWM com o 4L60E igual ao meu...

http://www.picapesgm.com.br/forum/files/dsc03056_907.jpg

edpadilha
23/03/2009, 19:16
Walter,

Coloca logo isso ai na maquina, queremos ver os resultados!

abraco,
Ed

netão
24/03/2009, 10:27
O seu projeto estimula muita gente a fazer isso que você fez.Eu queria poder fazer na F250,mas agora falta o REAL,GRANA e outros derivados.

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 20:19
Tenho notícia de um cara em SP que fez isso, mas não sei se deu certo. Esse motor aí foi preparado e montado pela raschmotoren.
Na foto abaixo o MWM com o 4L60E igual ao meu...

http://www.picapesgm.com.br/forum/files/dsc03056_907.jpg

um cliente do meu pai tem uma f250 4x4, que só dá a partida com o pedal da embreagem acionado... onde tem que mexer para "enganar" o módulo do motor para adaptar o câmbio automático?

dalmolin
28/03/2009, 20:34
Se nao to enganado , esse conjuto eh de uma silverado americana 4x4 com rodado duplo ...

o cara tinha o motor e as peças do V8 diesel original , mas optou pelo sprint preparado ...

pelo coletor tubular tem no minimo 350 cv o motor ...:dance:

nao so ta funcionando , como melhor qe se fosse original , qe ali o caboclo ta botando dinheiro na camionete ..

Walter L. L. Casitta
28/03/2009, 20:36
um cliente do meu pai tem uma f250 4x4, que só dá a partida com o pedal da embreagem acionado... onde tem que mexer para "enganar" o módulo do motor para adaptar o câmbio automático?

Na Ranger assim como na F250 existe um interruptor no dedal da embreagem que serve pra desbloquear a partida. Na alavanca seletora da cambio AT também tem o mesmo interruptor na posição P. Então é só passar o fio do interruptor do pedal para o interruptor da alavanca do câmbio AT...