Ver Versão Completa : Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT
Walter L. L. Casitta
28/03/2009, 20:38
Se nao to enganado , esse conjuto eh de uma silverado americana 4x4 com rodado duplo ...
o cara tinha o motor e as peças do V8 diesel original , mas optou pelo sprint preparado ...
pelo coletor tubular tem no minimo 350 cv o motor ...:dance:
nao so ta funcionando , como melhor qe se fosse original , qe ali o caboclo ta botando dinheiro na camionete ..
Isso, o relato to no fórum picapesgm...
dalmolin
28/03/2009, 20:40
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1843&start=0 (http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1843&start=0)
esse eh o topico dessa camionete ...
Opa, beleza de tópico!
A ranger já está rodando com o CA?
Grande Caveso!
Ainda não está andando com o CA.
Se está, tem aqueles quadriculados na lataria, com uma placa diferente...:shock::mrgreen::mrgreen: pois está disfarçada.
Todo os dias venho aqui, para saber das novidades!:concordo:
Abraços.
Kim.
Walter, vc tirou a ideia de por o Cambio AT porque viu em outra Ranger ou pretende ser pioneiro (pelo menos no Brasil) com uma Ranger Automatica?
T.T. Rex - Tio Balú
06/04/2009, 22:44
Sr. Roger a esse pioneirismo o Sr. Walter poderia já incrementar a plataforma DYSCAS da Volvo, que não sei até que ponto está associada a Ford: http://www.dyscas.org/ (http://www.dyscas.org/)
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
06/04/2009, 23:26
Pessoal, os trabalhos estão lentos mas andando. Vou fazendo aos pouco nos horário que sobram entre os compromissos familiares e profissionais...
Agora a noite desmontei o câmbio. Lembram, que tenho que modificar o eixo de saída para se encaixar na CT da Ranger. Aproveitei para ver como estava o câmbio por dentro e vou ter que trocar alguns reparos.
Nunca tinha aberto um câmbio AT então quando tirei o corpo de válvulas foram seis esferas de retenção pro chão. Imaginem só 6 esferas de aço quicando na cerâmica e eu com as mão ocupadas só pude ficar olhando a onde elas iam parar. Tranqüilo, não só as encontre pelo chão mas identifiquei os lugares de onde elas saíram.
Em fim vou ter que comprar algumas peças de reparo, algumas juntas estão bem ressecadas. De forma geral o câmbio parece bom. Ainda vou medir o desgastes da cinta e dos discos.
Abaixo algumas fotos:
O câmbio em posição para ser aberto
http://img7.imageshack.us/img7/7052/at6a.jpg
A bomba de óleo já do lado de fora:
http://img14.imageshack.us/img14/1567/at4a.jpg
O corpo de válvulas de controle:
http://img10.imageshack.us/img10/2561/at5n.jpg
A bancada improvisada:
http://img18.imageshack.us/img18/7730/at1q.jpg
E por fim o eixo que vai se usinado:
http://img17.imageshack.us/img17/2315/at2x.jpg
T.T. Rex - Tio Balú
06/04/2009, 23:33
Como voces dizem aquí: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Uma vez quando abri o mouse caiu uma bola e já foi difícil de achar. Foi para no ralo sem tampa, e ainda bem que tinha sifão.
Sr. Walter vai usar a CT BW 1354 original ou outra?
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
06/04/2009, 23:41
Como voces dizem aquí: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Uma vez quando abri o mouse caiu uma bola e já foi difícil de achar. Foi para no ralo sem tampa, e ainda bem que tinha sifão.
Sr. Walter vai usar a CT BW 1354 original ou outra?
Tio Balú
Sim, vai funcionar com a CT original da Ranger...
T.T. Rex - Tio Balú
06/04/2009, 23:45
É mesmo a 1354 ou a 4404 ou 05, e também com o eixo e diferencial DANA e as relações de redução originais ?
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
07/04/2009, 00:10
É mesmo a 1354 ou a 4404 ou 05, e também com o eixo e diferencial DANA e as relações de redução originais ?
Tio Balú
1354 com eixo Visteon. A relação da minha Ranger é original, mas uso pneus 285x75x16 e motor 2.8TGV no lugar do 2.5 então até aqui a relação está ok. Vamos ver como ficará com o câmbio AT...
cRiPpLe_rOoStEr
07/04/2009, 15:09
qdo estiver pronta a adaptação, vem em porto que o churrasco é por minha conta...
aoliveira
07/04/2009, 18:32
Walter, como andam os 285, continua satisfeito com eles?
Não sei se sonhei ou se vi em algum post seu que se fosse hoje não colocaria eles. :pensativo:
Marcelo-HPE
07/04/2009, 18:44
Walter , estava pensando sobre o cambio AT x potência da l200 outdoor HPE . ela possui 141 cv tanto MT como AT no caso da AT a potência não seria menor ? porque a bomba de óleo do conversor de torque pode "roubar" alguma potência do motor , a não ser que a MIT colocou uns cavalinhos a mais no motor para compensar a potência consumida pela bomba do conversor de torque .
estava pensando daqui a algum tempo trocar a minha por uma picape AT .mas ainda não sou muito fã de cambio AT .
abs
Edintruder
07/04/2009, 19:46
Marcelo, depois que tu andas em um AT é difícil voltar para um MT.
Tudo questão de hábito.
Marcelo-HPE
07/04/2009, 21:42
Valeu Edin .. quem experimenta um AT realmente diz a mesma coisa .
Só gostaria de saber se o desempenho da picape não fica muito comprometido, principalmente nas ultrapassagens .
abs
Walter L. L. Casitta
07/04/2009, 22:12
Walter, como andam os 285, continua satisfeito com eles?
Não sei se sonhei ou se vi em algum post seu que se fosse hoje não colocaria eles. :pensativo:
Isso foi antes de trocar o motor pelo 2.8. Sem modificar a relação do dif. o torque vai embora. Se não tivesse trocado o motor certamente teria tirado mesmo...
Edintruder
07/04/2009, 22:26
Marcelo, em relação ao desempenho, não sinto tanta diferença com o AT, com o meu Monza foi bem ao contrário, andava mais e arrancava mais forte que o Monza da minha mãe com mesmo motor mas caixa manual e andava mais que o 2.0 álcool que tive antes, ambos os 3 com 110cv.
No modelo da Toyota Fielder que também andei com AT, gostei muito do desempenho e chega a 180km/h em menos de 2500m.
Na Explorer V6 AT também achei muito boa a retomada e arrancadas.
Santana 2.0 AT também não notei diferença em retomada e arrancada contra o MT. O Santana inclusive parece puxar mais que o Monza pois é só pisar no fundo que canta pneus, no Monza tinha que engatar D com motor cheio para cantar pneus.
Eu teria outro AT sem sombra de dúvidas e fico babando pelo projeto do Walter!
Walter L. L. Casitta
07/04/2009, 22:41
Walter , estava pensando sobre o cambio AT x potência da l200 outdoor HPE . ela possui 141 cv tanto MT como AT no caso da AT a potência não seria menor ? porque a bomba de óleo do conversor de torque pode "roubar" alguma potência do motor , a não ser que a MIT colocou uns cavalinhos a mais no motor para compensar a potência consumida pela bomba do conversor de torque .
estava pensando daqui a algum tempo trocar a minha por uma picape AT .mas ainda não sou muito fã de cambio AT .
abs
O consumo da bomba é relativo. Quanto maior o torque do motor menos ela rouba. Num motor diesel que tem quase o mesmo torque de um motor V6 ou V8 não perde praticamente nada.
Eu não ficaria surpreso se você descobrisse que a L200 AT anda mais que a MT. A velocidade final da AT com certeza é melhor que a MT...
Marcelo-HPE
08/04/2009, 22:50
Amigos ; obrigado pelos esclarecimentos . um cambio AT mais alongado seria mesmo melhor no asfato em viagens .
Já andei numa HIlux 3.0 AT , deu pra notar que a bicha tem um trêm de força do KCT . não sei a l200 outdoor .
vou dar uma procurada aqui na cidade se tem alguma l200 AT vendendo em algum picareta por aqui , e vou pedir para fazer um test drive . o pior é se eu gostar . aí eu vou falir a firma...$$$$$$ .rsrsrs
abs
Edintruder
09/04/2009, 15:53
Marcelo,
Só cuida para pegar L200 acima da 2006! Sei que sabes disso muito bem, mas não custa lembrar...
Walter, a última marcha da caixa que estás colocando é 1:1 ou é mais longa? Digo isso pois seria como andar em 4a marcha e te obrigaria a alongar os diferenciais pela 2.8.
Walter L. L. Casitta
10/04/2009, 21:22
Walter, a última marcha da caixa que estás colocando é 1:1 ou é mais longa? Digo isso pois seria como andar em 4a marcha e te obrigaria a alongar os diferenciais pela 2.8.
1:1 é relação da terceira. A quarta desse câmbio é 0,7:1, bem mais longa que a quinta da Ranger 2001.
murilloaquino
11/04/2009, 12:08
Cambio automatico combina com torque alto...
O problema é que não acho a caixa da l-200 tão bem acertadaaa....IMHO
T.T. Rex - Tio Balú
12/04/2009, 19:50
Olá Walter e Edintruder. Se a relação da quinta da Ranger 2001 for 0,791:1, está certo que comparado com a 0,7xx:1 do AT é um pouco mais longa. Mas com essa diferença a menos de 0,091:1 aparece muito ? A do seu diferencial permanece 4,56:1, ou vai ter que alongar também ?
E das outras marchas, qual as relações ?
Prefiro as relações mais longas devido ao uso que faço das estradas. Mas para as zonas urbanas é bem melhor as curtas. O que acha ?
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
12/04/2009, 20:37
Olá Walter e Edintruder. Se a relação da quinta da Ranger 2001 for 0,791:1, está certo que comparado com a 0,7xx:1 do AT é um pouco mais longa. Mas com essa diferença a menos de 0,091:1 aparece muito ? A do seu diferencial permanece 4,56:1, ou vai ter que alongar também ?
E das outras marchas, qual as relações ?
Prefiro as relações mais longas devido ao uso que faço das estradas. Mas para as zonas urbanas é bem melhor as curtas. O que acha ?
Att
Tio Balú
No caso do câmbio MT, a diferença entre 0,7:1 e 0,79:1 pode parecer pouco mas não é. São 12% de diferença. Teria quase o mesmo efeito que tirar um pneu 235x75x15 (29") original da Ranger e colocar um 33".
Em alguns casos seria a diferença entre vencer uma subida em 5º marcha ou ter que reduzir pra 4º pra conseguir chegar até o topo.
No caso do câmbio AT temos que levar em consideração ajuda "mágica" do conversor de torque, que pode multiplicar por dois o torque, então esses 0,7:1 no ponto de maior escorregamento do mesmo equivaleria a 1,4:1.
Abaixo a relação de marchas original do câmbio 4L60E e o que eu acredito que seria a relação equivalente com a atuação do conversor de torque:
4L60 Original:
Primeira: 3,06:1
Segunda: 1,63:1
Terceira: 1:1
Quarta: 0,7:1
4L60 com o torque multiplicado pelo conversor de torque:
Primeira: 6,12:1 a 3,06:1
Segunda: 3,26:1 a 1,63:1
Terceira: 2:1 a 1:1
Quarta: 1,4:1 a 0,7:1
Então, se não estou errado, isso também explica porque o câmbio AT não precisa de tantas marchas quanto um câmbio MT.
T.T. Rex - Tio Balú
12/04/2009, 21:15
Walter, poderia se dizer que esse conversor de torque vai dobrar a força, proporcionado até o dobro de velocidade para cada marcha, mas mantendo o mesmo tempo para as trocas ? Nesse caso o diferencial não deveria ter uma relação 9,12:1 ?
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
12/04/2009, 21:32
Walter, poderia se dizer que esse conversor de torque vai dobrar a força, proporcionado até o dobro de velocidade para cada marcha, mas mantendo o mesmo tempo para as trocas ? Nesse caso o diferencial não deveria ter uma relação 9,12:1 ?
Att
Tio Balú
O conversor não dobra a velocidade. Ele dobra o torque quando está escorregando. Ele faz com que a relação fique mais reduzida e por isso o câmbio AT tem as relações mais alongadas...
T.T. Rex - Tio Balú
12/04/2009, 21:51
É que viajei com uma Pagero 350 Km e para entrar a segunda marcha era preciso esticar a primeira até uns 70 Km/h, a terceira a uns 110 Km/h, ... Achei as marchas bem longas, maiores velocidades, e muito torque para um AT sem conversor.
No seu caso o cambio Visteon continua com a mesma relação ?
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
12/04/2009, 23:17
É que viajei com uma Pagero 350 Km e para entrar a segunda marcha era preciso esticar a primeira até uns 70 Km/h, a terceira a uns 110 Km/h, ... Achei as marchas bem longas, maiores velocidades, e muito torque para um AT sem conversor.
No seu caso o cambio Visteon continua com a mesma relação ?
Att
Tio Balú
Não entendi a pergunta, mas o meu câmbio original MT e Mazda e o AT que estou adaptando GM 4L60E
Walter,
Nessa sua imensa pesquisa para definir o CA, chegou a cogitar a idéia de colocar o zf hp 22?
Acha que tal câmbio funfaria legal com um motor mwm sprint 2.8?
Abraços curiosos
Hummmmm...
Achoi que para 2012 teremos novidades!!!!
Walter L. L. Casitta
13/04/2009, 08:29
Walter,
Nessa sua imensa pesquisa para definir o CA, chegou a cogitar a idéia de colocar o zf hp 22?
Acha que tal câmbio funfaria legal com um motor mwm sprint 2.8?
Abraços curiosos
O melhor câmbio sem dúvida seria 4L60E que foi feito para ser controlado por um micro-controlador e então permite ser mapeado através de um notebook por exemplo, conforme as características do motor e ou da forma de condução do veículo como eu estou fazendo, mas não fica barato. Paguei U$1000,00 no controlador de TCI.
O ZF tirado do Opala vem em segundo lugar já que esse motor tem a rotação máxima e de torque parecidas com o sprint 2.8, e ainda tem a vantagem de o atuador ser por cabo e não por vácuo e que facilita muito a instalação no motor diesel. Acredito até que se o câmbio ficar com a tendência de trocar as marchas em rotação muito alta daria pra compensar através de um ajuste entre o cabo e o acelerador. Existe uma boa chance de funcionar bem sim.
T.T. Rex - Tio Balú
13/04/2009, 08:34
Abração Kim.
Walter, vou tentar explicar melhor a minha dúvida. Primeiro é que começo a me interessar muito por mecânica, e talvez escolha como opção profissional eng. mecânica.
Não me expressei muito bem, mas não tenho dúvida que dobrar o torque significa dobrar a força, mas você deve concordar que dobrar o torque pode significar duas coisas:
1 - Se esse torque for transferido para uma relação curta ele vai proporcionar pouca velocidade e muita força (caso dos tratores).
2 - Se o torque "dobrado" for transferido totalmente para os eixos, numa relação mais longa, ele vai proporcionar muito mais velocidade (carros de arrancada).
No manual da Ranger 2000/2000 especifica: torque máximo 284 Nm a 1600 rpm. Então qual seria o torque a 6000 rpm ? Os mesmos 284 Nm ?
Procede esse raciocínio ?
Qual é a relação de torque e velocidade ?
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
13/04/2009, 11:09
Abração Kim.
Walter, vou tentar explicar melhor a minha dúvida. Primeiro é que começo a me interessar muito por mecânica, e talvez escolha como opção profissional eng. mecânica.
Não me expressei muito bem, mas não tenho dúvida que dobrar o torque significa dobrar a força, mas você deve concordar que dobrar o torque pode significar duas coisas:
1 - Se esse torque for transferido para uma relação curta ele vai proporcionar pouca velocidade e muita força (caso dos tratores).
2 - Se o torque "dobrado" for transferido totalmente para os eixos, numa relação mais longa, ele vai proporcionar muito mais velocidade (carros de arrancada).
No manual da Ranger 2000/2000 especifica: torque máximo 284 Nm a 1600 rpm. Então qual seria o torque a 6000 rpm ? Os mesmos 284 Nm ?
Procede esse raciocínio ?
Qual é a relação de torque e velocidade ?
Att
Tio Balú
Se entendi bem acho que você não está considerando o stall nos conversores de torque. Vou tentar explicar do meu jeito...
O conversor tem um ponto ou rotação de stall. Acima dessa rotação ele passa a transferir 98% da rotação do motor para o cambio e não multiplica mais o torque. Dependendo do conversor a rotação de stall fica entre 1500 a 3500RPM. No meus caso espero que esteja em torno de 2000RPM.
Em outras palavras o conversor inicia a rotação escorregando ao mesmo tempo que o veículo esta começando a se movimentar. Nesse momento com o maior escorregamo o torque está sendo multiplicado ao máximo. O escorregamento vai diminuindo a medida que a velocidade se aproxima do ponto de stall. Acima da velocidade ou rotação de stall e se todas as outras condições estiverem favoráveis o câmbio troca para próxima marcha e então o conversor de torque volta a escorregar, multiplicando torque para a segunda marcha e por ai vai...
O conversor de torque é a parte principal de todo o câmbio. Se o ponto de stall não for compatível com a rotação de torque do motor o câmbio não funcionara direito.
É o conversor de torque o responsável pelo comportamento veículo com câmbio AT. Se o ponto de stall for muito baixo o veiculo tende a ser mais lento nas arrancados e a economizar mais combustível. Se o ponto de stall for mais alto o veículo tende a ter comportamento mais esportivo e beberrão.
Essa é a grande dúvida no meu projeto. Não faço idéia do ponto de stall do meu conversor de torque e muito menos se é compatível com o PS2.8 da minha Ranger... Vamos ver se terei sorte com ele.
T.T. Rex - Tio Balú
13/04/2009, 12:27
Se esse conversor de torque for ajustável vai dar certo sim.
Vou ler melhor todo o tópico todo para acompanhar e entender essa adaptação.
Valeu pela paciência Walter.
Att
Tio Balú
Marcello Ladeira
13/04/2009, 14:02
Se entendi bem acho que você não está considerando o stall nos conversores de torque. Vou tentar explicar do meu jeito...
O conversor tem um ponto ou rotação de stall. Acima dessa rotação ele passa a transferir 98% da rotação do motor para o cambio e não multiplica mais o torque. Dependendo do conversor a rotação de stall fica entre 1500 a 3500RPM. No meus caso espero que esteja em torno de 2000RPM.
Em outras palavras o conversor inicia a rotação escorregando ao mesmo tempo que o veículo esta começando a se movimentar. Nesse momento com o maior escorregamo o torque está sendo multiplicado ao máximo. O escorregamento vai diminuindo a medida que a velocidade se aproxima do ponto de stall. Acima da velocidade ou rotação de stall e se todas as outras condições estiverem favoráveis o câmbio troca para próxima marcha e então o conversor de torque volta a escorregar, multiplicando torque para a segunda marcha e por ai vai...
O conversor de torque é a parte principal de todo o câmbio. Se o ponto de stall não for compatível com a rotação de torque do motor o câmbio não funcionara direito.
É o conversor de torque o responsável pelo comportamento veículo com câmbio AT. Se o ponto de stall for muito baixo o veiculo tende a ser mais lento nas arrancados e a economizar mais combustível. Se o ponto de stall for mais alto o veículo tende a ter comportamento mais esportivo e beberrão.
Essa é a grande dúvida no meu projeto. Não faço idéia do ponto de stall do meu conversor de torque e muito menos se é compatível com o PS2.8 da minha Ranger... Vamos ver se terei sorte com ele.
Já que estamos conversando sobre o conversor de torque posto aqui uma dúvida... tenho percebido - não sei se é "implicância" minha - que meu carro, logo de manhã, quando frio tem ficado bem lerdo nas arrancadas, parece que o conversor de torque está atuando mais que normal e fazendo o carro patinar mais... isso logo passa.
O que pode ser? Será que é normal de todo carro automático ou é algo que denuncia desgaste no conjunto?
Abs,
Walter L. L. Casitta
13/04/2009, 15:46
Já que estamos conversando sobre o conversor de torque posto aqui uma dúvida... tenho percebido - não sei se é "implicância" minha - que meu carro, logo de manhã, quando frio tem ficado bem lerdo nas arrancadas, parece que o conversor de torque está atuando mais que normal e fazendo o carro patinar mais... isso logo passa.
O que pode ser? Será que é normal de todo carro automático ou é algo que denuncia desgaste no conjunto?
Abs,
O câmbio eletrônico muda o comportamento conforme a temperatura do óleo então acredito que isso seria normal até que o óleo alcance a temperatura normal. A mesma coisa deve acontecer se o óleo alcançar temperaturas muito alta.
Edintruder
13/04/2009, 16:12
Essa lerdeza nos AT ocorrem até com câmbios de controle mecânico por cabo. Ocorre pela viscosidade do óleo frio, quando aquece normaliza. Inclusive se evita puxar muito do desempenho antes do motor e do câmbio atingirem uma temperatura mais favorável ao trabalho.
Walter, não tem como instalar um Conversor com bloqueio? A vantagem é propiciar desempenho e bloquear para buscar economia.
Marcello Ladeira
13/04/2009, 16:43
Obrigado pelas explicações Walter e Edin, fiquei mais tranquilo agora... na verdade a lerdeza dura apenas os 30-60 primeiros segundos de funcionamento, depois o carro se porta normalmente... o que indica que a caixa se aquece rapidamente ou então que o câmbio tem uma temperatura bem extensa de funcionamento.
Vou observar se o comportamento é o mesmo caso deixe o carro ligado e em P logo de manhã cedo por cerca de 1 min antes de colocá-lo em marcha, ou seja, se o óleo do câmbio já aquece mesmo o veículo estando parado.
Abs,
Walter L. L. Casitta
13/04/2009, 16:47
Walter, não tem como instalar um Conversor com bloqueio? A vantagem é propiciar desempenho e bloquear para buscar economia.
Edi, acho que nem existe mais conversores sem bloqueio. Tanto o ZF quanto o 4L60E têm o lockup no conversor, mas ele só entra mesmo com aceleração moderada na 3º ou 4º marchas. É possível mapea-lo no câmbio eletronico, mas exite um monte de recomendaçãos pra evitar o degaste prematuro. Por exemplo, recomendam que fique desabilidado se o câmbio for usado para competições ou para rebocar...
Walter L. L. Casitta
13/04/2009, 16:56
Obrigado pelas explicações Walter e Edin, fiquei mais tranquilo agora... na verdade a lerdeza dura apenas os 30-60 primeiros segundos de funcionamento, depois o carro se porta normalmente... o que indica que a caixa se aquece rapidamente ou então que o câmbio tem uma temperatura bem extensa de funcionamento.
Vou observar se o comportamento é o mesmo caso deixe o carro ligado e em P logo de manhã cedo por cerca de 1 min antes de colocá-lo em marcha, ou seja, se o óleo do câmbio já aquece mesmo o veículo estando parado.
Abs,
Na verdade o que aquece o óleo do câmbio é o conversor de torque, então parado o câmbio teria que estar em D com freio de mão acionado. O melhor é sair andando logo sem forçar.
O Honda Fit tem uma Luz no painel que indica baixa temperatura. O manual recomenda acelerações moderadas até que se apague. Demora de 30-60 segundos também...
Hummmmm...
Achoi que para 2012 teremos novidades!!!!
Espero que seja bem antes......:mrgreen:
Daniel.Shimomoto
13/04/2009, 19:45
Abs,
Marcello;
O qe vou dizer não tem fundamento técnico algum...apenas prático.
Nos dois A/T's lá de casa que tivemos e que também tivemos que mexer no cambio (o Suzuki e o Vectra), observei que depois de mexido no cambio e no conversor, ambos ficaram muito mais "espertos" ao se soltar o pedal do freio e a marcha em D. Antes eles patinavam mais, quentes ou frios.
Agora um teste que pode ser feito para ver se o cambio A/T precisa ou não de reparos é ver o óleo da transmissão. Se ele tiver "cheiroso" (cheiro de óleo ATF) aparentemente não há desgastes. Agora se ele estiver escuro com cheiro de queimado, ai é sinal de que o desgaste é acentuado e precisa de reparos. Experiencia de quem teve que abrir 2 cambios automáticos (e sentiu o prejuizo :evil::evil::evil:)
Abs!!!!
Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 20:44
Esse eixo nunca mais se encaixara num veiculo GM :mrgreen:
Acabei de cortar e usinar o eixo de saída do cambio. Pronto pra receber as estrias e se tornar compatível com a CT da Ranger.
Felizmente para isso tive apenas que cortar e reduzir o diâmetro do eixo que na Ranger é um pouco menor. Melhor ainda seria se fosse um pouco menor. Como pode ser visto na foto ainda sobrou uma parte das estrias originais, mas acredito que não vão atrapalhar. Vamos fazer de conta que ninguém viu.:mrgreen:
Depois das estrias terei que reinstalar a roda fônica para o sensor de velocidade, só que agora com o diâmetro do eixo reduzido, mas o problema agora e conseguir fazer as estrias com as máquias e ferramentas que tenho e que não são as mais adequadas para esse tipo de serviço...
http://img49.imageshack.us/img49/1129/eixosaida.jpg
Craisiler
14/04/2009, 21:12
Ta loko eu vou pçarar de ler isso... fiquei até com dor de cabeça...
PQP Walter, por acaso tu é o cara que faz os serviços para o Chip Foose no OverHauling?
leobnaval
14/04/2009, 23:13
Walter ficou bom heim...
Esse restinho de estria anterior pode ser que depois que feita as estrias adequadas para ranger nem apareça...
Quanto a fazer as estrias não seria mais adequado mandar usinar em alguém com experiência nisso, sei que você é capaz mas sabe como é as vezes não temos as ferramentas mais adequadas e não conseguimos a precisão necessária e aprendemos com os erros (e nesse caso não seria legal).
Uma dúvida após a usinagem será necessário algum tratamento (térmico ou superficial)?
Abraços e bom trabalho...
Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 23:54
Walter ficou bom heim...
Esse restinho de estria anterior pode ser que depois que feita as estrias adequadas para ranger nem apareça...
Quanto a fazer as estrias não seria mais adequado mandar usinar em alguém com experiência nisso, sei que você é capaz mas sabe como é as vezes não temos as ferramentas mais adequadas e não conseguimos a precisão necessária e aprendemos com os erros (e nesse caso não seria legal).
Uma dúvida após a usinagem será necessário algum tratamento (térmico ou superficial)?
Abraços e bom trabalho...
Leo, esse eixo já foi tratado, tanto que tive um certa dificuldade pra tornear. Tive que ir cortando bem menos que normalmente daria pra cortar em cada passo, 0,25mm por vez e refrigerando com bastante óleo de tão duro que é. O eixo tina 32mm e precisei de 20 passadas pra chegar a 27mm ou a ferramenta teria ido embora.
Se você observar na foto da pra ver no topo do eixo onde eu o cortei e furei para a contra ponta do torno que a camada externa do metal é mais brilhante que a interna indicando que o eixo foi cementado se é que esse é o termo.
Se não estou enganado, não sou torneiro e nem dessa área, mas o tratamento do metal deve ser feito depois da usinagem, mas nesse caso o eixo já tem tratamento e espero que não seja necessário refazer outra vez se é que isso é possível...
T.T. Rex - Tio Balú
15/04/2009, 13:27
Walter a cementação é a introdução de 0,10 a 0,25% (máx. 0,8% C) de átomos carbono no ferro a temperaturas de 850 a 1.000 graus Célcius, que vai proporcionar dureza a superfície da peça, mas o seu interior permanece mais mole (dutil). Portanto, mesmo com todo o cuidado de refrigeração no processo de usinagem, as partes mais profundas das estrias podem necessitar de cementação novamente.
Quanto as estrias... Ficariam mal nas pernas da Gisele Bixing.
Att
Tio Balú
Edintruder
15/04/2009, 18:27
Mesmo assim, a cementação é feita durante o processo de fabricação. Se tiver que fazer o tratamento novamente, procura uma empresa de renome no ramo e mesmo assim não ficará como a original. Eu acredito que não precisará de cementação não.
Walter L. L. Casitta
15/04/2009, 19:20
Mesmo assim, a cementação é feita durante o processo de fabricação. Se tiver que fazer o tratamento novamente, procura uma empresa de renome no ramo e mesmo assim não ficará como a original. Eu acredito que não precisará de cementação não.
Também acredito nesse caso não seria necessário...
T.T. Rex - Tio Balú
16/04/2009, 00:18
Walter espero que você e o Edintruder estejam certos, mas na dúvida procure se informar com especialistas e se possível nos informe, pois gostaria de ter certeza que essa peça, tão importante no seu projeto, não viria a causar problemas.
Att
Tio Balú
Edintruder
16/04/2009, 19:23
Eu acho difícil ter que cementar pois em eixos flutuantes não é necessário fazer e trabalham sob esforço e vibração maior que a transmissão.
T.T. Rex - Tio Balú
16/04/2009, 19:55
Boa noite Walter. Quantas estrias tem a parte que acopla no AT e a parte que acopla na CT ?
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
16/04/2009, 22:26
Boa noite Walter. Quantas estrias tem a parte que acopla no AT e a parte que acopla na CT ?
Att
Tio Balú
25 estrias.
Agora mesmo tava eu lá pelejando com as estrias, mas o aço daquele eixo ta duro de mais. Até agora só consegui arranhar. :pensativo:
T.T. Rex - Tio Balú
16/04/2009, 22:42
Boa noite Walter.
Tem que ter muita paciência. Vai ter que dar uns 100 passes para cada estria (???). Melhor programar a máquina e deixar ela trabalhar por conta. Torcer pra a ferramenta de corte aguentar bem.
Não seria melhor trabalhar com uma peça de aço mais mole, de fácil usinagem, e depois mandar cementar ?
Cementação você sabe: os caras colocam a peça num forno a uns 900 graus em atmosfera de carbono e depois deixam efriar por umas 3 horas em meio adequado. Temperatura-carbono-tempo de esfriamento-meio de esfriamento, é que irão dar a dureza desejada.
Att
Tio Balú
Márcio T
17/04/2009, 01:40
Olá, Tio Balú.
Se bem me lembro das aulas de Metalografia e Tratamento Térmico, cementação somente é indicada para aços de baixo carbono e só aumenta a dureza superficial. No caso do eixo, pela sua característica de transmissão de força, resistência à torsão é essencial - dureza é secundária. Daí que o eixo não pode ter "miolo mole".
Walter, go straight ahead!
Um abraço.
Márcio
bom eu num entendi porque vc correu pra um cambio GM
no meuc aso ainda no manual estou usando um Mazda M5R1 que era 4x2 troquei o entalhado pelo 4x4 e coube na Borg 1354 perfeitamente...
porém agora com idéias fracas na mente achei um cambio auto que cabe perfeitamente no motor OHC + supercharger e injeção (seria equivalente ao 2.3L da ranger mas com um supercharger)
e também cabe perfeitamente com a t-case...
agora a pergunta porque não tentou fazer no esquema "divorciado" a t-case? na área hardcore tme algo sobre reduzida em balanço... é uma idéia, oldar estrias acho meio zicado
mas tow acompanhando
T.T. Rex - Tio Balú
17/04/2009, 08:32
Bom dia Marcio. Não sou especialista no assunto, mas se a sua afirmação procede, então você tira as dúvidas. Seguramente sei que se faz cementação nas pistas das homocinéticas, mas tinha dúvidas quanto as estrias dos eixos de tração e torsão. É certo que os esforços aí são mais de torção que de fricção. Bom seria saber o teor de carbono, Ni, Cr e W no aço desse eixo.
Att - Bom feriado.
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
17/04/2009, 15:43
bom eu num entendi porque vc correu pra um cambio GM
no meuc aso ainda no manual estou usando um Mazda M5R1 que era 4x2 troquei o entalhado pelo 4x4 e coube na Borg 1354 perfeitamente...
porém agora com idéias fracas na mente achei um cambio auto que cabe perfeitamente no motor OHC + supercharger e injeção (seria equivalente ao 2.3L da ranger mas com um supercharger)
e também cabe perfeitamente com a t-case...
agora a pergunta porque não tentou fazer no esquema "divorciado" a t-case? na área hardcore tme algo sobre reduzida em balanço... é uma idéia, oldar estrias acho meio zicado
mas tow acompanhando
É que o câmbio GM é mais muito mais bacana, muito mais barato, manutenção mais fácil, peças a vontade e também mais resistente que o equivalente da Ford. Vale a pena o esforço...
É que o câmbio GM é mais muito mais bacana, muito mais barato, manutenção mais fácil, peças a vontade e também mais resistente que o equivalente da Ford. Vale a pena o esforço...
Walter,
Aproveitando, dê uma luz para o cego aqui: esse sistema de comando por módulo como compraste é muito sensível a defeitos, desprogramações e outras chatices?
O câmbio sei que é muito resistente...
Walter L. L. Casitta
17/04/2009, 16:59
Walter,
Aproveitando, dê uma luz para o cego aqui: esse sistema de comando por módulo como compraste é muito sensível a defeitos, desprogramações e outras chatices?
O câmbio sei que é muito resistente...
O módulo é da TCI. Eu ainda não posso dizer se é ou não confiável. Só encontrei outro concorrente, mas no fim me decidi por esse por achar que era mais adequado ao motor diesel.
Já conectei ao câmbio e acessei com o notebook e até onde foi possivel testar tudo funcionou. Deu até pra ouvir os solenoides vibrando confirmando os sinais de comando em PWM.
Comprei na Jegs e mandei entregar num endereço de um conhecido em Miami. Hoje após a crise o preço esta mais baixo...
Walter L. L. Casitta
17/04/2009, 22:09
Uma vês que o câmbio foi aberto não tem como remontar com todos as juntas, vedações, retentores, filtros... usados. Muitos acabam sendo danificada durante a desmontagem. Então tive que ir atrás do "Overhaul kit" do câmbio que vem com tudo necessário. Dezena, talvez centenas de peças. Vem até aquelas esferas de retenção que quase perdi. Vem até um manual resumido com dicas e a seqüencia de montagem e aperto dos parafusos. Paguei R$270,00 por ele. Vejam a foto abaixo...
http://img519.imageshack.us/img519/633/overhallkit.jpg
Supercharger
18/04/2009, 10:11
Nesta foto aí, o que são os tais discos e cintas que tanto falam dos câmbios auto?
Edintruder
18/04/2009, 13:37
Nesta foto aí, o que são os tais discos e cintas que tanto falam dos câmbios auto?
Isso não faz parte do kit. Esse kit que o Walter comprou só tem os retentores e conexões das linhas de pressão. Os discos e "cintas ou correntes" é comprado separado.
Os discos de fricção são idênticos à embreagem de motos, e a corrente ou cinta é identico à corrente de aço da CT da Ranger, por exemplo. Esse tipo de componente dura muito e tem uma vida útil além de uma caixa de marchas manual se utilizada corretamente.
O desgaste acentudo em uma transmissão automática aonde é necessário a troca dessas peças prematuramente é mais comum em veículos utilizados com condução mais agressiva (arrancadas bruscas principalmente) e quando puxa muito reboques pesados.
No caso do Walter, se ele não precisou trocar essas peças de atrito e fricção denota ser uma caixa bem utilizada e que com certeza não dará dores de cabeça.
dalmolin
18/04/2009, 16:06
foi falado num topico de como usar bem o cambio auto , por um acauso :-D presenciei o mau uso de um hoje ....
no começo da descida de uma serrinha , coisa light , uns 900 m , me passou um cherokee V8 , e eu fui acompanhando a 100 110 kmh no max , (nada de abusivo com a F250 desce isso em 4ª sem usa muito freio) , caraaaa do ceu no meio da descida eu jah vim baixando pra 70 80 km h , e a cherokaa descendo lenha a cento e poucos , digo, daki a pouco esse cara vai se amontoar no 1113 pegando fogo as balaca la na frente ... e no fim da historia num tinha 1111 nem 1113 , era a cherokona fumaceando mesmo :pipoca: ....
Walter L. L. Casitta
18/04/2009, 17:37
Os discos e a cinta vêm num Kit mais completo e bem mais caro que esse...
http://www.4l60-e.com/HPIM1513.JPG
http://www.4l60-e.com/8Red_PP.jpg
Walter L. L. Casitta
18/04/2009, 17:48
Aquele eixo acabou com uma ferramenta de R$200,00.
Não tem problema, aos poucos eu vou mostrando pra esse eixo que é que manda! 8-)8-)8-)
http://img524.imageshack.us/img524/7985/estria2.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/8896/estria1.jpg
Nada resiste a um bom disco de corte...rsss
T.T. Rex - Tio Balú
18/04/2009, 20:16
Boa noite Walter.
Esquisitas essas estrias, pensei que fosse tirando cavaco e usando óleo de resfriamento !?.
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
18/04/2009, 20:55
Boa noite Walter.
Esquisitas essas estrias, pensei que fosse tirando cavaco e usando óleo de resfriamento !?.
Att
Tio Balú
Eu até tentei, mas esse eixo é duro de mais. Tive que apelar pro disco de corte abrasivo. Felizmente a minha furadeira tinha velocidade pra isso. Amanhã termino e já posso remontar a caixa...
T.T. Rex - Tio Balú
18/04/2009, 21:34
Walter... Isso é que é se dizer: NA MARRRA !!! Já sabia que aí em MG ninguém fica no mato sem cachorro. Coloca umas fotos da remontagem. Facilita o aprendizado. Se um dia precisar desmontar uma, já faço com maior segurança.
Tenho muitas ferramentas, mas a minha próxima aquisição, ainda, é uma prensa hidráulica para rolamentos. Mas um torno, ainda está longe.
Bom trabalho.
Att
Tio Balú
Edintruder
18/04/2009, 22:02
Com equipamento adequado com certeza se faz milagres!
Eu nem em pensamento conseguiria fazer um serviço assim em casa.
Viva o homemade!!!!!!!!!! :palmas:
Walter L. L. Casitta
19/04/2009, 10:05
A dona patroa fala pra todo mundo que essa fuçassão toda é só uma desculpa eu ficar gastando com máquinas e ferramentas...:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
O pior é que a minha oficina particular fica no quintal da minha mãe e ela recebeu uma proposta de compra da casa por uma construtora que pretende construir um prédio lá. Ela tá doidinha pra ir pra um apartamento. Parece que os dias da minha oficina estão contados...
Edintruder
19/04/2009, 12:04
A dona patroa fala pra todo mundo que essa fuçassão toda é só uma desculpa eu ficar gastando com máquinas e ferramentas...:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
O pior é que a minha oficina particular fica no quintal da minha mãe e ela recebeu uma proposta de compra da casa por uma construtora que pretende construir um prédio lá. Ela tá doidinha pra ir pra um apartamento. Parece que os dias da minha oficina estão contados...
Walter, meus pêsames...
Não queria estar na tua pele nesse momento... :parede:
T.T. Rex - Tio Balú
19/04/2009, 12:13
Espero que não tenha que morar em apto., aí vai ter que mudar para uma casa com galpão nos fundos. Se a esposa for o general do lar, e tiver que vender tudo, então compro a sua prensa hidráulica.
Att
Tio Balú - Bom feriado (espero que enforque a segunda-feira!)
Walter L. L. Casitta
19/04/2009, 19:32
Mais um etapa finalizada. O eixo tá pronto. Nas fotos o eixo antes e depois. Ficou 90%, se encaixou perfeitamente e sem folgas. Esse foi o primeiro eixo estriado que fiz, Se algum dia eu tiver que fazer outro garanto que ficará 100% :cool::cool::cool:
http://img105.imageshack.us/img105/4624/estria3.jpg
http://img17.imageshack.us/img17/2315/at2x.jpg
:palmas: :palmas: :palmas:
T.T. Rex - Tio Balú
19/04/2009, 19:55
Hummm..!!! Parece que ficou bom demais ! E esse outro eixo, com engrenagem saliente, onde vai ?
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
19/04/2009, 20:02
Enquanto vou montando o câmbio vou verificando se encontro algum sinal de desgaste ou deformação e acabei encontrando o primeiro na placa espaçadora do corpo de válvulas.
Os furos que formam as válvulas de retenção jundo com as esferas estão um pouco deformados com um ressalto nas bordas dos dois lados, ta vedando perfeito, não passa nem luz, mas numa placa nova não existe esse ressaltos que provavelmente foram causado pelo choque constante com as esferas. Eu não tenho certeza se isso pode ou não se um problema, amanhã tenho que procurar e opinião de alguem mais experiente...
http://www.4l60-e.com/700TG.jpg
http://img17.imageshack.us/img17/3271/placa2l.jpg
http://img16.imageshack.us/img16/779/placa3.jpg
http://img144.imageshack.us/img144/5857/placa4.jpg
Walter L. L. Casitta
19/04/2009, 20:05
Hummm..!!! Parece que ficou bom demais ! E esse outro eixo, com engrenagem saliente, onde vai ?
Att
Tio Balú
É o eixo original antes de ser modificado. A engrenagem saliente é a roda fônica do sensor de velocidade. Foi retirada mas vai voltar pro eixo em outra posição logo apos as estrias...
T.T. Rex - Tio Balú
19/04/2009, 20:25
É da CT BW 4405 ?
Walter L. L. Casitta
21/04/2009, 19:02
Essa é a Roda fônica devidamente embuchada e instada no eixo.
Antes que perguntem a roda fônica funciona junto com o sensor de velocidade. Eles geram o sinal VSS usado pelo velocímetro e pelo câmbio AT. O câmbio AT usa essa informação (VSS) e do sensor de posição do pedal do acelerador (TPS) para decidir qual é e melhor marcha e o estado com lockup do conversor de torque (TCC).
Poderia usar o VSS exitente na Ranger se fosse 4x2, mas sendo 4x4, quando fosse usada a reduzida poderia confundir o câmbio. Por isso tenho que gerar outro sinal VSS colocado antes da CT para que não sofra influência dela.
http://img10.imageshack.us/img10/5786/rodafonica2.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/5531/rodafonica1.jpg
T.T. Rex - Tio Balú
21/04/2009, 19:49
Boa noite Walter. Falei da BW 4405, mas os câmbios 4L60E me parece também adequada as NP 241.
Qual CT vai usar na sua ?
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
21/04/2009, 19:50
Boa noite Walter. Falei da BW 4405, mas os câmbios 4L60E me parece também adequada as NP 241.
Qual CT vai usar na sua ?
Att
Tio Balú
Vou usar a original da Ranger...
Edintruder
22/04/2009, 13:33
Walter, não saiu Blazer executive AT com 4x4?
umberto xxxrrr
22/04/2009, 13:42
Saiu sim: http://www.josemauricioautomoveis.com.br/auto/mostrar.php?codigo=123098411451595&startitem=&startpage=&endpage=&revendauto=&categoria=&marca=&model=&condicao (http://www.josemauricioautomoveis.com.br/auto/mostrar.php?codigo=123098411451595&startitem=&startpage=&endpage=&revendauto=&categoria=&marca=&model=&condicao)=#
O que não saiu (eu acho) foi blazer diesel auto e 4x4....
Seria um boa um CA com t-case da blazer hein.... :pensativo:
Walter L. L. Casitta
22/04/2009, 13:59
A foto do anúncio é inexplicável.
Eu nunca soube de Blazer V6 AT 4x4, apenas diesel. S10 sim.
É raridade, não existe nem na lista da tabela da Fipe...
umberto xxxrrr
22/04/2009, 14:08
A "explicação" (no próprio anúncio) :
...RARIDADE BLAZER 4X4 AUTOMATIC CARRO FEITO POR ENCOMENDA...
Mais difícil ainda vai ser (daqui alguns anos, se não ficar por "gerações" na família do amigo aí) : Ranger AUTOMATIC 4x4 diesel. heheheh
P.S.: Na tabela da Fipe não diferenciam tipo de câmbio para os modelos de S10 e Blazer (nem nas costumeiras versões DLX/Executive 4x2).
umberto xxxrrr
22/04/2009, 14:21
Aparentemente teve outras:
http://www.webcomercio.com.br/Produto/WC18203.1-BLAZER-EXECUTIVE-43-V6-4X4-AUTOMATICA-E-BLINDADA.aspx (http://www.webcomercio.com.br/Produto/WC18203.1-BLAZER-EXECUTIVE-43-V6-4X4-AUTOMATICA-E-BLINDADA.aspx)
http://media.gm.com:8221/division/brazil/news/press/1998/mai/pr01051998.html (http://media.gm.com:8221/division/brazil/news/press/1998/mai/pr01051998.html)
http://carros.automovel.com.br/ache/detalhes/Usados/Chevrolet/Blazer-DLX-Executive-4x4-4.3-SFi-V6/905481.html/ (http://carros.automovel.com.br/ache/detalhes/Usados/Chevrolet/Blazer-DLX-Executive-4x4-4.3-SFi-V6/905481.html/)
http://www.noticiasautomotivas.com.br/carro-usado-da-semana-opiniao-de-dono-blazer-executive-43-v6-auto-4x4-2001-2002/ (http://www.noticiasautomotivas.com.br/carro-usado-da-semana-opiniao-de-dono-blazer-executive-43-v6-auto-4x4-2001-2002/)
http://www.apontador.com.br/content/SP/santo_andre/autos/C4026839413702024F0D44/chevrolet_blazer_4_3_sfi_dlx_executive_4x4_v6_12v_ gasolina_4p_automatico.html (http://www.apontador.com.br/content/SP/santo_andre/autos/C4026839413702024F0D44/chevrolet_blazer_4_3_sfi_dlx_executive_4x4_v6_12v_ gasolina_4p_automatico.html)
http://carros.automovel.com.br/ache/detalhes/Usados/Chevrolet/Blazer-DLX-Executive-4x4-4.3-SFi-V6/778721.html/ (http://carros.automovel.com.br/ache/detalhes/Usados/Chevrolet/Blazer-DLX-Executive-4x4-4.3-SFi-V6/778721.html/)
http://www.adoosbrasil.com/post/3341969/blazer_dlx_executive_43_automaica_4x4_digital_top (http://www.adoosbrasil.com/post/3341969/blazer_dlx_executive_43_automaica_4x4_digital_top)
...RARIDADE BLAZER 4X4 AUTOMATIC CARRO FEITO POR ENCOMENDA...
Tá explicado.....
Mais uma adaptação, dessas que, como a do Walter, ficam melhores do que as originais....:mrgreen:
leobnaval
22/04/2009, 14:28
Taí blazer 4x4 automática, mais algumas:
http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosResultado/pgBuscaUsadosResultado.aspx?unico=&SeteOito=on&anoFinal=&precoInicial=&kmFinal=&precoFinal=&garantia=&anoInicial=&comb=&uf=&kmInicial=&defic=&descrModelo=&opcionais=&NoveZero=on&part=S&marca=2&portas=&CincoSeis=on&descrVersao=4.3%20SFI%20DLX%204X4%20V6%2012V%20GAS OLINA%204P%20AUTOM%C3%81TICO&avanc=1&revend=S&foto=N&modelo=658&cambio=&cor=&cidade=&TresQuatro=on&UmDois=on
mais algumas executive:
http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosResultado/pgBuscaUsadosResultado.aspx?unico=&SeteOito=on&anoFinal=&precoInicial=&kmFinal=&precoFinal=&garantia=&anoInicial=&comb=&uf=&kmInicial=&defic=&descrModelo=&opcionais=&NoveZero=on&part=S&marca=2&portas=&CincoSeis=on&descrVersao=4.3%20SFI%20DLX%20EXECUTIVE%204X4%20V6 %2012V%20GASOLINA%204P%20AUTOM%C3%81TICO&avanc=1&revend=S&foto=N&modelo=658&cambio=&cor=&cidade=&TresQuatro=on&UmDois=on
Abraços, Leo
umberto xxxrrr
22/04/2009, 14:30
Não não CAVESO, neste caso "por encomenda" (ou off-order acho) quer dizer que não é fabricado e enviado para as concessionárias sem que haja o pedido (medo de encalhe).
O Stilo 2.4 Abarth (recentemente descontinuado) ficou por bom tempo assim. Caravans ambulância (à sua época) e vários outros exemplos.
Ecosport versão XL "só" consta na tabela com motor 1.6 , mas recentemente me foi oferecida (para frotista é de série) com motorização 2.0 de fábrica.
P.S.: Desculpe citar carros de passeio.
Esse Umberto sabe tudo.......rsss
Fonte de sapiência nesse fórum de malucos...rss
Walter L. L. Casitta
22/04/2009, 15:39
P.S.: Na tabela da Fipe não diferenciam tipo de câmbio para os modelos de S10 e Blazer (nem nas costumeiras versões DLX/Executive 4x2).
Diferenciam sim, tem discriminação diesel 4x4 e 4x2, mas as V6 só 4x2...
umberto xxxrrr
22/04/2009, 16:23
Falei tipo de câmbio (automático ou manual) que não diferenciam (na tabela fipe especificamente para estes modelos).
Tração é verdade, como vc citou.
Acertamos ambos. hehehe
Mas, como disse a tabela da Fipe não contempla todos os modelos existentes.
Walter L. L. Casitta
22/04/2009, 16:51
Seria um boa um CA com t-case da blazer hein.... :pensativo:
S10 tem um monte com câmbio AT 4x4...
S10 tem um monte com câmbio AT 4x4...
Procurei esses dados outro dia e não encontrei:
Esta t-case é por engrenagem ou corrente?
A saída para o diferencial dianteiro para pela direita ou esquerda?
Walter L. L. Casitta
22/04/2009, 17:21
Procurei esses dados outro dia e não encontrei:
Esta t-case é por engrenagem ou corrente?
A saída para o diferencial dianteiro para pela direita ou esquerda?
Acionamento elétrico, corrente, saída dianteira pela esquerda, e traseira no centro. 4x4H 1:1 e 4x4L 2.7:1 (a reduzida é a mais reduzida entre todas as picapes)
http://img100.imageshack.us/img100/448/cts10.gif
No meu caso ficaria melhor a t-case de hilux (engrenagens, acionamento por alavancas e saída pela direita) + flange Mkrawler...
Valeu pela informação, WAlter!!!!!!
Guilherme A. Araújo
22/04/2009, 19:25
Mas as Blazer executive V6 automaticas nao sao 4x4??
Me lembro que meu tio teve uma que era auto e 4x4, e sempre vejo na rua umas executive com o adesivo na lateral 4x4...
Edintruder
22/04/2009, 19:40
Não compensava mais arrumar uma CT dessas da S-10 então do que acoplar a da Ranger? O acionamento do 4x4 da Ct da S-10 permite o uso de alavanca simples caso tenha que isolar o sistema elétrico.
Walter L. L. Casitta
22/04/2009, 20:21
No meu caso ficaria melhor a t-case de hilux (engrenagens, acionamento por alavancas e saída pela direita) + flange Mkrawler...
Valeu pela informação, WAlter!!!!!!
Eu tenho uma CT direita com corrente do picape Mazda. Esta anunciada por R$500,00 mas ninguém se interessou ainda...
http://img84.imageshack.us/img84/2504/mazda2ro3.jpg
Walter L. L. Casitta
22/04/2009, 20:41
Não compensava mais arrumar uma CT dessas da S-10 então do que acoplar a da Ranger? O acionamento do 4x4 da Ct da S-10 permite o uso de alavanca simples caso tenha que isolar o sistema elétrico.
Acho que não, A CT da Ranger já esta lá, A da S10 seria mais um custo e teria que vir com os cardans ou parte deles...
O certo seria ter optado pelo câmbio Ford, mas não resisti ao preço do GM por ser bem mais abundante incluzive na oferta de peças sem falar o monte de informações e dicas que se pode achar na internet na Internet.
.
felippetti
22/04/2009, 22:21
Eu tenho uma CT direita com corrente do picape Mazda. Esta anunciada por R$500,00 mas ninguém se interessou ainda...
http://img84.imageshack.us/img84/2504/mazda2ro3.jpg
Achava que esse cambio das Mazdas eram os mesmos da Ranger... É muito diferente?
Walter L. L. Casitta
22/04/2009, 23:33
Achava que esse cambio das Mazdas eram os mesmos da Ranger... É muito diferente?
Junto com essa CT aí veio um câmbio Mazda bem diferento do Mazda da minha Ranger.
Exite uma verdadeira salada de câmbios usados na Ranger. Eaton, Mazda, Toyo e Mitsubishi. Apenas os automáticos são Ford...
felippetti
22/04/2009, 23:44
Junto com essa CT aí veio um câmbio Mazda bem diferento do Mazda da minha Ranger.
Exite uma verdadeira salada de câmbios usados na Ranger. Eaton, Mazda, Toyo e Mitsubishi. Apenas os automáticos são Ford...
Mas a CT tá sobrando? A CT é igual ao usado nas Rangers 2.5? Se for, tenho interesse...
Walter L. L. Casitta
23/04/2009, 07:49
Mas a CT tá sobrando? A CT é igual ao usado nas Rangers 2.5? Se for, tenho interesse...
Essa CT so serve em veículos com o diferencial dianteiro do lado direito. Não tem nada a ver com Ranger.
no meuc aso mandei inverter a bola de diferencial do eixo da rural para aceitar a t-case da ranger
não é dificil um bom torneiro faz isso sem maiores problemas
T.T. Rex - Tio Balú
23/04/2009, 19:53
Walter, também existe uma uma infinidade de CTs das quais se pode fazer uma salada com as CMs. É só ter tempo, criatividade e paciência.
Essa hibridização que o Walter está fazendo é o desafio que os engenheiros projetistas tem no dia-a-dia. Trabalhar com o que existe no mercado.
Att
Tio Balú
Márcio T
26/04/2009, 09:48
... Os furos que formam as válvulas de retenção jundo com as esferas estão um pouco deformados com um ressalto nas bordas dos dois lados, ta vedando perfeito, não passa nem luz, mas numa placa nova não existe esse ressaltos ...
Olá, Walter. Estes ressaltos são "fabricados" para melhor assentamento das esferas de retenção: http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=137972
Márcio
Walter L. L. Casitta
27/04/2009, 23:18
Olá, Walter. Estes ressaltos são "fabricados" para melhor assentamento das esferas de retenção: http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=137972
Márcio
Pois é, levei num mecânico especializado em câmbio AT, o mesmo que tem me vendidos as peças. A oficina dele não é pequena, é limpa e organizada. Disse que trocaria a placa espaçadora apenas se as esferas estivessem a passando pelo furo. Isso mesmo que ele disse! Cá entre nós eu trocaria bem antes disso o que não seira o caso. A minha ainda falta muito pra chegar a esse ponto.
Bola pra frente... Antes de reinstalar o eixo na caixa fiz um teste com a roda fônica e o sensor e não gostei muito do sinal obtido.
O sensor é o mesmo do diferencial da Ranger e com essa roda fônica consegui apenas 300mV. Na Ranger esse mesmo sensor gera quase 3V. Vou ter que fazer outra roda fônica com os dentes bem maiores...
T.T. Rex - Tio Balú
28/04/2009, 09:34
Bom dia Walter. Não serve o sensor do ABS ?
Nota: Quando montar tudo, deixa o óleo por minha conta. Vou te mandar um ATF importado direto de Michigan.
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
28/04/2009, 10:06
Bom dia Walter. Não serve o sensor do ABS ?
Nota: Quando montar tudo, deixa o óleo por minha conta. Vou te mandar um ATF importado direto de Michigan.
Att
Tio Balú
O sensor eu já tenho falta a roda fônica. Mas é moleza de fazer e dá menos trabalho que adaptar...
Já tenho uma carga óleo, comprei 10L em promoção outro dia, mas ainda não sei de quanto vou precisar. A especificação do câmbio é de 8,5 quartos. Não sei o que isso quer dizer em litros. Falta perguntar pro Google.:mrgreen:
Supercharger
28/04/2009, 14:02
A especificação do câmbio é de 8,5 quartos. Não sei o que isso quer dizer em litros. Falta perguntar pro Google.:mrgreen:
Quartos de galão, a medida de volume comum nos EUA.
Walter L. L. Casitta
28/04/2009, 15:43
Quartos de galão, a medida de volume comum nos EUA.
A calculadora do Google nunca falha: :mrgreen: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=1+quart+to+liter&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=4&oq=1+quart (http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=1+quart+to+liter&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=4&oq=1+quart)
A calculadora do Google nunca falha: :mrgreen: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=1+quart+to+liter&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=4&oq=1+quart (http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=1+quart+to+liter&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=4&oq=1+quart)
Google é o seu pastor e informações não lhe faltarás!!! :D
Guilherme A. Araújo
28/04/2009, 18:16
Walter, depois dá uma olhadinha no topico que eu abri, e vaja se consegue me dar uma luz de onde faz parte o chicote q vai no cambio, tem fotos lá.
Abraço
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=869615&posted=1#post869615
Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 17:11
Como disse lá atras tive que fazer uma nova roda fônica pro sensor de velocidade co câmbio. Nas fotos o menor era o original e mair novo que tive que usinar....
http://img230.imageshack.us/img230/9107/fonica.jpg
T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 18:30
Explica aí Walter, porque os dentes ficaram mais largos(maiores). Seria pelo fato do sensor eletromagnético ler melhor a velocidade ?
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 18:46
Explica aí Walter, porque os dentes ficaram mais largos(maiores). Seria pelo fato do sensor eletromagnético ler melhor a velocidade ?
Tio Balú
O sensor que vou usar é igual ao diferencial da Ranger. Ele funciona melhor com dentes maiores como no diferencial da Ranger.
T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 18:51
Boa noite Walter.
No caso da Ranger, os dentes são os da engrenagem cônica(?) do cardan com as coroas da planetária (veloc. e ABS) ? Ou existe uma roda fônica no terminal do cardan, já dentro do diferencial ?
Balú
Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 21:38
Boa noite Walter.
No caso da Ranger, os dentes são os da engrenagem cônica(?) do cardan com as coroas da planetária (veloc. e ABS) ? Ou existe uma roda fônica no terminal do cardan, já dentro do diferencial ?
Balú
É a peças número 4 no desenho...
http://img10.imageshack.us/img10/5030/rodadif.jpg
T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 21:58
Valeu Walter. É uma engrenagem reta. Não sabia da existência dela. Talvez as cônicas e hipóides não deêm bom sinal ?
Abs
Balú
Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 23:32
Valeu Walter. É uma engrenagem reta. Não sabia da existência dela. Talvez as cônicas e hipóides não deêm bom sinal ?
Abs
Balú
Essas engrenagens não refletem a velocidade do veículo. Elas só giram quando existe diferença de velocidade entre as rodas...
Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 23:45
Estava feliz remontando o câmbio enquanto tentava entender como era o acoplamento entre o conversor de torque e a bomba de óleo quando percebi que alguma coisa não estava correta. Desmontei a boma e vejam só que grande M: O rotor da bomba quebrado. Mais um inesperado. O pior é que o nosso amigo Palito tinha garantido que esse câmbio estava OK. Imagino que esse câmbio foi de uma Blazer sinistrada e o motor deve ter travado no momento do acidente. Vamos ver se encontro isso pra comprar na segunda-feira...
http://img114.imageshack.us/img114/8091/bombarotor.jpg
Walter L. L. Casitta
02/05/2009, 00:09
U$40,00 seria o preço dessas peças mo USA, Vamos ver quanto custará aqui no Brasil...
http://www.4l60-e.com/13_Vane_Pump.jpg
Que lenha hein..... :parede:
T.T. Rex - Tio Balú
02/05/2009, 10:53
Bom dia Walter, sem intorromper o assunto com o Cavesso, já sei sobre a independência das rodas de trás, e em muitos casos se instala o bloqueio. Mas para que serve essa leitura da diferença da velocidade das duas rodas ?
Tio Balí
Walter L. L. Casitta
02/05/2009, 12:22
Bom dia Walter, sem intorromper o assunto com o Cavesso, já sei sobre a independência das rodas de trás, e em muitos casos se instala o bloqueio. Mas para que serve essa leitura da diferença da velocidade das duas rodas ?
Tio Balí
Não deve servir pra nada. De onde você tirou isso?
Edintruder
02/05/2009, 13:26
Walter, esse leitor de velocidade da caixa é exclusivo para o sistema de gerenciamento eletrônico? Ele lê a velocidade da caixa apenas?
Walter L. L. Casitta
02/05/2009, 13:58
Walter, esse leitor de velocidade da caixa é exclusivo para o sistema de gerenciamento eletrônico? Ele lê a velocidade da caixa apenas?
No meu caso ele só vai servir pro gerenciador eletrônico do câmbio. Na Blazer ele também gera o VSS pro velocímetro e para IE. Se a minha Ranger fosse 4x2 poderia aproveitar o que já existe na Ranger do sensor do diferencial...
Renato Fraga
02/05/2009, 14:07
Meu, desculpa me intrometer, até o momento estou apenas apreciando a evolução do serviço do nosso amigo Walter.
Mas Tio Balu, você tá entendendo uma complicação numa coisa que é extremamente simples.
Veja que a tal cremalheira existente no berço do diferencial da Ranger e que funciona como uma roda fônica, pussui a simples função de passar à central eletrônica a velocidade de rotação do eixo. Com esse sinal, é possível aplicar várias funções tal como acionar o velocímetro, fazer o papel de sensor de velocidade nos motores otto injetados, e finalmente uma função rudimentar de ABS. Rudimentar sim pois pode ocorrer perfeitamente de haver uma roda travada e a coroa continuar em movimento. Nunca funciona como um ABS clássico que tem um sensor em cada roda. Na verdade esse ABS em pick ups tem mais a função de equalizar o freio trazeiro com o dianteiro do que evitar travamentos propriamente ditos.
Agora faço uma pergunta direcionada ao Walter:
No eixo da sua Ranger existe tal sensor????? Qual a preocupação de adaptar essa roda fônica no seu novo câmbio???? utilizando o sinal que vem do diferencial, quando estiver com a reduzida acionada ocorrerá muita distorção nos parâmetros configurados no módulo????? O módulo se baseia apenas por esse sensor?????? Não entra TPS, rotação entre outros????
Veja que na minha Dakota, ao trocar o eixo original por um do Troller, precisei adaptar esse mecanismo afim de manter as funções relacionadas ao dispositivo em funcionamento, e o principal tem a ver no mapeamento da injeção. O carro fica muito xoxo com esse sensor inoperante. O que fiz foi fazer um furo na carcaça do eixo "novo", adaptar o sensor original, e acomodar a cremalheira no berço do diferencial.
Preferí fazer assim, pois tive medo de descalibrar a leitura se a configuração de um componete remanufaturado pudesse ter discrepância com o original. Entendo que a quantidade de ressaltos bem como a velocidade em que estes vão passar pelo sensor determinam os valores da leitura e qualquer diferença em relação ao parâmetro original pode ocorrer problemas.
Abraços
Walter L. L. Casitta
02/05/2009, 15:50
Agora faço uma pergunta direcionada ao Walter:
No eixo da sua Ranger existe tal sensor????? Qual a preocupação de adaptar essa roda fônica no seu novo câmbio???? utilizando o sinal que vem do diferencial, quando estiver com a reduzida acionada ocorrerá muita distorção nos parâmetros configurados no módulo????? O módulo se baseia apenas por esse sensor?????? Não entra TPS, rotação entre outros????
Veja que na minha Dakota, ao trocar o eixo original por um do Troller, precisei adaptar esse mecanismo afim de manter as funções relacionadas ao dispositivo em funcionamento, e o principal tem a ver no mapeamento da injeção. O carro fica muito xoxo com esse sensor inoperante. O que fiz foi fazer um furo na carcaça do eixo "novo", adaptar o sensor original, e acomodar a cremalheira no berço do diferencial.
Preferí fazer assim, pois tive medo de descalibrar a leitura se a configuração de um componete remanufaturado pudesse ter discrepância com o original. Entendo que a quantidade de ressaltos bem como a velocidade em que estes vão passar pelo sensor determinam os valores da leitura e qualquer diferença em relação ao parâmetro original pode ocorrer problemas.
Abraços
O controlador do câmbio precisar de apenas dois sensores externos o TPS e VSS. (Sensor de posição do acelerador e velocidade). O TPS vou ter que colocar ainda. O VSS como você disse a Ranger já tem no diferencial, acontece que sendo 4x4 quando estiver usado a reduzida o controlador poderia se confundir pela relação de redução da CT entre o câmbio e o sensor e por esse motivo estou instalando outro antes da CT.
Com relaçao a quantidade de ressaltos, precisei fazer maior para que ficassem compatível com o sensor magnético que tenho. No acaso teria que ser com default 40 ressaltos (câmbio original GM), mas o controlador do câmbio pode ser programado conforme o sensor usado. No caso o que fiz foi o que achei mais conveniente que foi um com 20 ressaltos...
Cara, eu sou um leigo no assunto, mas como vai ficar o carro quando você usar a reduzida e a 1ª marcha (numero 1) no AT?Melhor ou pior que no MT?
Walter L. L. Casitta
02/05/2009, 16:27
Cara, eu sou um leigo no assunto, mas como vai ficar o carro quando você usar a reduzida e a 1ª marcha (numero 1) no AT?Melhor ou pior que no MT?
Não entendi a pergunta. O que você quer dizer com melhor ou pior?
T.T. Rex - Tio Balú
02/05/2009, 18:07
Obrigado pelo esclarecimento Renato. Agora sei que existe mais de uma roda fônica e a função.
Desculpa o engano Walter. Na sua resposta eu tinha entendido que a cremalheira (n.4) da figura é que não tinha função, mas você estava referindo-se as engrenagens cônicas. Certo !
Se preferir, paro de fazer perguntas.
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
02/05/2009, 18:20
Obrigado pelo esclarecimento Renato. Agora sei que existe mais de uma roda fônica e a função.
Desculpa o engano Walter. Na sua resposta eu tinha entendido que a cremalheira (n.4) da figura é que não tinha função, mas você estava referindo-se as engrenagens cônicas. Certo !
Se preferir, paro de fazer perguntas.
Att
Tio Balú
Não Balú. Fique a vontade...
Edintruder
02/05/2009, 18:58
Dudu, ficará como uma 1a reduzida comum, porém com o auxílio do conversor, poderá ter picos de torque muito maiores que o MT. Acredito que com o AT, possa usar muito mais o 4x4hi do que 4x4low em situações que só se utilizaria o 4x4low.
Sempre o AT ficará melhor que o MT.
Balú, o ABS só funciona quando as duas rodas travam. Nesse caso a função do RABS é apenas evitar cavalos de pau em freadas de emergência. Enquanto tiver uma roda com aderência a picape mantém a trajetória normal.
O que o Walter está fazendo com o sensor de rotação da transmissão é para evitar problemas com as trocas quando estiver em 4x4low, pois em determinadas programações, a caixa não acusaria velocidade suficiente de troca, mantendo apenas a 1a sem passar as próximas por velocidade, apenas por rpm.
Não entendi a pergunta. O que você quer dizer com melhor ou pior?
Eu quero dizer se o comportamento vai ser parecido com o de um cambio MT, se muda muito usando a reduzida.
Renato Fraga
02/05/2009, 23:04
Perfeito Walter, entendí perfeitamente a necessidade de manter esse sensor de velocidade. MAs chegou a pesquisar como é que funciona nos veículos originalmente equipados com CA + Tcase????
Em relação à configuração da cremalheira que você confeccionou, mais perfeito ainda se o seu módulo tiver o recurso de ser ajustado para fazer a leitura. Isso dá liberdade de fazer o componente que for mais fácil.
Abraços e continuo acompanhando a evolução do projeto !!!!!!!!!!!!!!
Walter L. L. Casitta
02/05/2009, 23:19
Perfeito Walter, entendí perfeitamente a necessidade de manter esse sensor de velocidade. MAs chegou a pesquisar como é que funciona nos veículos originalmente equipados com CA + Tcase????
Pois então, o módulo que vou usar tem um fio para 4WD Low, mas só funciona com câmbios Ford. Com o câmbio da GM fica desabilitado...
Em relação à configuração da cremalheira que você confeccionou, mais perfeito ainda se o seu módulo tiver o recurso de ser ajustado para fazer a leitura. Isso dá liberdade de fazer o componente que for mais fácil.
Foi isso que falei, o módulo permite isso o que me deixou a vontade pra fazer uma diferente da original...
Walter L. L. Casitta
02/05/2009, 23:27
Eu quero dizer se o comportamento vai ser parecido com o de um cambio MT, se muda muito usando a reduzida.
Com certeza, fica semelhante. Tive um Cherokee Sport AT e o câmbio dela passava da primeira até a quarta muito mais rápido do se conseguiria no MT. Espero que a Ranger se comporte na mesmo jeito...
Anthoniusnikos
04/05/2009, 17:19
E aí Walter Cassita, pensei que chegando das féiras fosse encontrar uma Ranger 2.8 com AT já rodando ? Se precisar de ajuda, pode contar, acabei de fazer um curso "teórico" sobre câmbios automáticos.
Abração
Anthon
Guilherme A. Araújo
14/05/2009, 19:03
Walter, me diz uma coisa....
Meu cruise control é original e parou de fucnionar do nada, os botoes estao perfeitos encaixado certinho nos plugs, apenas a capa de um lado é q está meio ruim e parou de funcionar de uma hora pra outra...
Já falei sobre isso em outro topico q tinha um pouco a ver ocm o assunto mas ninguem pode me ajudar.
Tem alguma luz aí pra mim??rsrs
O q pode ser, onde eu vejo, sei lá. qqr coisa...
Abraço
Walter L. L. Casitta
14/05/2009, 21:05
Walter, me diz uma coisa....
Meu cruise control é original e parou de fucnionar do nada, os botoes estao perfeitos encaixado certinho nos plugs, apenas a capa de um lado é q está meio ruim e parou de funcionar de uma hora pra outra...
Já falei sobre isso em outro topico q tinha um pouco a ver ocm o assunto mas ninguem pode me ajudar.
Tem alguma luz aí pra mim??rsrs
O q pode ser, onde eu vejo, sei lá. qqr coisa...
Abraço
Xiiii. Tem um monte de coisa que poderiam ser verificadas. O mais obvio seria o fusível de 7,5A e depois se certificar que o problema não está relacionado com aquele da fiação que foi arrancada.
Se esse problema não for relacionado como primeiro, então você tentar com esses arquivos .PDF
Guilherme A. Araújo
15/05/2009, 03:49
Xiiii. Tem um monte de coisa que poderiam ser verificadas. O mais obvio seria o fusível de 7,5A e depois se certificar que o problema não está relacionado com aquele da fiação que foi arrancada.
Se esse problema não for relacionado como primeiro, então você tentar com esses arquivos .PDF
Pois é, eskeci de falar.
Qdo instalou o rastreador, realmente nao foi mexido em fio algum que vá para as bandas do volante ou perto dele, ligou no fio q vai pro som, q coloquei direto da bateria....
E os fusíveis estao OK tbm, foi a primeira coisa q testei.
O f... é q num conheço ninguém aki que saiba mexer com isso!
Amanha cedo vou fazer estes testes.
A propósito, vc tem tanta coisa da ford assim?? como q faz se eu quiser uma cópia destas coisas atualizadas q vc tem?? hehe
Abraços
Walter L. L. Casitta
15/05/2009, 08:52
A propósito, vc tem tanta coisa da ford assim?? como q faz se eu quiser uma cópia destas coisas atualizadas q vc tem?? hehe
Você consegue tudo nas concessionárias ou em: http://www.oic.com.br/
As copias que tenho são registradas, não posso copiar...
Cristiano Ávila
03/06/2009, 23:48
Olá Walter,
Tem alguma novidade pra gente?
Abraço
Walter L. L. Casitta
04/06/2009, 08:00
Olá Walter,
Tem alguma novidade pra gente?
Abraço
Estou aguardando a chegada do rotor da bomba de óleo.
Comprei a peça na Trasmíssion Center no dia 4 do 5 (U$73,00). Os manés só enviaram a peça no dia 28 do 5 depois que reclamei e ainda me enviaram o label number de outro cliente. Um de Madagascar.:putz:
Felizmente a USPS me enviou label number correto e pude rastrear a peça até a chegada no Brasil dia 1 do 6 as 4:02 horas em algum aeroporto que também não sei qual. Desde então mais nenhuma informação. Deve estar na Aduana para a avaliação e cálculo de imposto. Pela experiência passada isso pode levar até uns 30dias e esse tempo vai ser determinado pela "boa vontade" dos nossos "queridos" agentes da receita federal.
Edintruder
04/06/2009, 09:27
O problema que reparei no convívio com o pessoal da RF aqui em Rio Grande é que tem muitos fiscais que gostam de complicar com baboseiras até o pessoal começar a correr atrás e ficar bajulando. Tem que ver como o pessoal das agencias de navegação tratam os fiscais aqui. Quase deuses.
Anthoniusnikos
04/06/2009, 10:00
Não engraxa não. Se ensebarem muito, leva o caso para a promotoria do Ministério Público Federal. Procure um promotor e denuncia os funcionários relapsos. Deus é um ser abstrato, esses pilantras são de carne e osso iguais a todo mundo. Quando o bicho pega, eles caem na real.
Também existe a Corregedoria, que vem funcinando muito bem.
Abs
Anthon
Walter L. L. Casitta
04/06/2009, 11:00
Não engraxa não. Se ensebarem muito, leva o caso para a promotoria do Ministério Público Federal. Procure um promotor e denuncia os funcionários relapsos. Deus é um ser abstrato, esses pilantras são de carne e osso iguais a todo mundo. Quando o bicho pega, eles caem na real.
Também existe a Corregedoria, que vem funcinando muito bem.
Abs
Anthon
Não é o caso ainda, tem apenas 4 dias que a coisa chegou no Brasil. Demora um pouquinho, mas sempre chega...
Walter L. L. Casitta
08/06/2009, 13:41
Acabei de receber o rotor da Bomba de óleo do câmbio. É muito fácil encontrar as peças desse câmbio. Diria até que mais fácil e barato que as peças do câmbio Mazda MT original da Ranger no Brasil. A peça, ou melhor, o kit completo custou U$39,00 e o frete uns U$26,00 demorou 10 dais entre a postagem e a entrega via correio aéreo comum USPS e melhor ainda já que receita não me cobrou nada a mais. Aqui no Brasil só encontrei a bomba completa usada por R$800,00 8)8)8)
Comprei a peça em www.4L60-e.com...
http://img520.imageshack.us/img520/1508/rotor4l60e.jpg
Walter L. L. Casitta
14/06/2009, 17:59
Hoje tentei fixar a CT da Ranger no câmbio AT pra conferir se tudo estava certinho com os adaptadores e...
O falnge da CT ficou 5mm mais fino do que deveria.:putz::oops:
Vamo nois de volta ao torno... :parede:
http://img15.imageshack.us/img15/9613/adp4.jpg
http://img72.imageshack.us/img72/3637/adp5.jpg
http://img189.imageshack.us/img189/4226/adp3.jpg
Poxa.....que pelinho de tartaruga, hein? :pensativo:
leobnaval
14/06/2009, 23:29
Esse é o famos quase....
Vai fazer o que Walter usinar uma flange com estes 5 mm?
Ta ficando perfeito heim!
Abraços
Walter L. L. Casitta!
Vai usinar outra?
Manda essa para eu, pois achei tão bonita que deixarei na sala de visitas, como um ornamento...
Eu acho que o Quase é parente do Jaque...:mrgreen:
Parabéns pelo trabalho, não perco um capítulo.
Abraços.
Kim.
Kim , depois que o Walter trocou o motor da Ranger, o Jaque tornou-se amigo inseparável dele!!!
Jaque que troquei o motor, vamo mete um cambio também! haha :D
Supercharger
25/06/2009, 14:25
Aquele eixo que você encurtou, não tem como tirar os 5mm nele?
DieselPower
25/06/2009, 14:43
E aí Walter? Sai ou não sai esta Ranger automatica?
linuxhellmaster
25/06/2009, 14:57
No caso da minha STX, outros pontos de verificacao seriam...
- sensor de posicao da embreagem
- sensor de velocidade
- atuador do controle de velocidade
Os controles do volante podem ser testados usandosse um voltimetro comum.:mrgreen:
cheers
Walter L. L. Casitta
25/06/2009, 21:16
Aquele eixo que você encurtou, não tem como tirar os 5mm nele?
O flange com 6mm a mais já ta pronto. Eu tô é sem tempo pra mexer, tô em Rio do Sul SC, mas sábado já paro a Ranger definitivamente pra baixar a caixa e tirar a medidas pra terminar o flexplate. Então a Ranger só vai andar de novo com o câmbio AT...
Walter, estou de olho no seu projeto...hehehe!!!
Cara duas coisas:
1 - Já foi usado esse motor com o câmbio automático de opala, funcionou muito bem!
2 - O Xavier está adaptando esse Power Stroke com uma Zf de opala, e parafusou o conversor no volante aliviado.No caso dele soldou orelhas diretamente no bloco para poder parafusar o câmbio.
Como que na sua adaptação deu tanta diferença?
Será que ele mediu errado?
POr exemplo quanto falta para o conversor chegar no volante?
Visto que o Ramiro adaptou essa mesma ZF num Vortec, imagino que sigam o padrão Gm.
Vou questionar o Xavier também sobre isso...
Abraço
Walter L. L. Casitta
01/07/2009, 19:43
Cara duas coisas:
1 - Já foi usado esse motor com o câmbio automático de opala, funcionou muito bem!
2 - O Xavier está adaptando esse Power Stroke com uma Zf de opala, e parafusou o conversor no volante aliviado.No caso dele soldou orelhas diretamente no bloco para poder parafusar o câmbio.
Visto que o Ramiro adaptou essa mesma ZF num Vortec, imagino que sigam o padrão Gm.
Abraço
Eu vou usar flange com ambas as furações, Ford de um lado e GM do outro. Esse flange tem 16mm de espessura e por isso não vou poder aparafusar o conversor de torque direto no volante.
http://img266.imageshack.us/img266/9523/flange2fs5.jpg
Walter L. L. Casitta
01/07/2009, 19:51
Acabei de receber o rotor da Bomba de óleo do câmbio. É muito fácil encontrar as peças desse câmbio. Diria até que mais fácil e barato que as peças do câmbio Mazda MT original da Ranger no Brasil. A peça, ou melhor, o kit completo custou U$39,00 e o frete uns U$26,00 demorou 10 dais entre a postagem e a entrega via correio aéreo comum USPS e melhor ainda já que receita não me cobrou nada a mais. Aqui no Brasil só encontrei a bomba completa usada por R$800,00 8)8)8)
Comprei a peça em www.4L60-e.com...
http://img520.imageshack.us/img520/1508/rotor4l60e.jpg
Acabei de receber outro kit do rotor da bomba. Me parece que a loja que me vendeu enviou por engano para Madagascar. Quando percebeu o erro me enviou outro com o endereço correto que foi o primeiro que recebi. Agora o que foi para Madagascar chegou aqui e não tenho o que fazer com ele... :D:D:D
Walter L. L. Casitta
04/07/2009, 18:30
O adaptador que vai unir A CT da Ranger ao câmbio 4L60E esta prontinho. Falta só uma junta que fica na CT.
http://img12.imageshack.us/img12/7281/adap1.jpg
Antes que alguém pergunte, aqueles furos na parte de cima do adaptador são para o sensor de velocidade. Vou usar um igual ao que fica no diferencial da Ranger...
http://img35.imageshack.us/img35/5444/adap2.jpg
Hoje tirei o câmbio MT da Ranger. Só vai andar agora quando o câmbio AT estiver instalado e funcionando:pipoca::pipoca::pipoca:.
Na foto abaixo o flange que vai ficar entre o motor e o câmbio AT. Infelizmente os parafusos que comprei ficaram muito compridos e vou ter que comprar outros. São três tamanhos diferentes e eu só acertei no tamanho de um deles...
http://img224.imageshack.us/img224/9224/flangmont.jpg
E na última foto da pra ver também que não sobrou espaço para a passagem do cano de descarga, mas isso já era previsto e amanhã mesmo resolvo...
http://img54.imageshack.us/img54/2034/flanescap.jpg
Caro Walter L. L. Casitta!
Estou admirado com seu serviço, acompanho fielmente este tópico!
:pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca:
Também não perco um capítulo!
Além da qualidade do material empregado é animador ver ser possível executar um serviço de altissima qualidade dentro de casa!
Salve, salve o home made! :palmas:
Cristiano Ávila
05/07/2009, 03:40
É isso aí Walter, agora vai!!!
Abraço
Walter L. L. Casitta
05/07/2009, 15:56
Se vocês querem chamar de home made por mim tudo bem. Mas vamos lembrar que em casa tenho máquinas e ferramentas para usinagem que normalmente uma oficina mecânica de automóveis não tem. Inclusive acabei de comprar um macaco hidráulico de câmbio. Não fosse ele dependeria de um monte de braços pra retirar o câmbio da Ranger e com ele consegui fazer tudo sozinho.
Já perdi a conta eu melhor nem quis fazer as contas de quanto já gastei em ferramentas pra poder colocar esse câmbio na Ranger, mesmo assim tem sido bem divertido.
Voltando ao câmbio, abaixo a foto do flange modificado pra passagem do cano de descarga. Já está no lugar em defeinitivo, preso com apenas 2 parafusos, os único que serviram por enquanto.
http://img25.imageshack.us/img25/3804/falngefim.jpg
Também já consegui determinar as espessura do espassador de alumínio que terei que colocar entre o volante do motor e flexplate (13,5mm)
Como disse anteriormente terei que aliviar um pouco o peso do volante e então comecei pesando o volante e conversor de torque:
Peso do volante do motor PS 2.8: 18,2Kg
Peso do volante do motor HSD 2.5: 13,1Kg
Conversor de torque do 4L60E: 19Kg
Como podem ver o conversor de torque do câmbio AT pesa mais que o volante do motor PS2.8.
O que pretendo fazer: Como ainda tenho o HSD 2.5 que era da Ranger, vou usar o volante dele que já é bem mais leve e aliviar o máximo que conseguir para usar com o câmbio AT. Não tenho como fazer isso em casa. Esse volante não cabe no meu torno que é pequeno pra isso. Então durante a semana mando fazer o trabalho e em seguida mando balancear.
Entre o volante e conversor de torque, como já disse vai um espaçador de alumínio e o flexplate. O espeçador será basicamente uma peça de 210mm de diâmetro e 13,5mm de espessura com as devidas guias para que facilite a centralização e alinhamento no volante e do conversor de torque. Essa peça da para fazer em casa sem problemas e o flexplate já esta pronto a um bom tempo...
Abaixo as fotos dos volantes. O mais gordinho, o da direita é o do motor PS 2.8
http://img15.imageshack.us/img15/5737/volantesp.jpg
Walter L. L. Casitta
05/07/2009, 16:15
Cara duas coisas:
Abraço
Zepi,
Estive pensado um pouco mais nessa possibilidade de aparafusar o conversor de torque diretamente ao volante como você falou. No meu caso o conversor de torque é fixado por 3 parafusos ao flexplate sendo que as roscas ficam no conversor. Então pra fazer isso, aparafusar o conversor direto ao volante os parafusos teriam que vir de trás do volante em direção ao conversor e diferente dos outros motores a gasolina principalmente o PS 2.8 não tem acesso a parte de trás do volante...
Mesmo assim antes de continuar o que estava fazendo vou ver se encontro uma outra solução pra isso...
Renato Fraga
05/07/2009, 17:55
Isso é muito importante até porque existe uma recomendação de que o conversor deve ser acoplado ao câmbio com este ainda separado do motor.
Assim sempre que for unir ou separar o conjunto, o conversor deve ser solto do virabrequim e permanecer acoplado ao câmbio.
Abraços
Renato: seria o ideal colocar o conversor no câmbio, mas com câmbio de capa seca inteiriça é impossível tal feito...
Tem que prender no volante, alinhar motor e câmbio (usando guias parafusados numa das partes e juntar com bastante cuidado para não cortar o retentor da bomba ou trepar as estrias do conversor...
Walter: sua home made é profissa! :mrgreen:
Meu sonho é ter uma casa "mobiliada" assim...
Renato Fraga
05/07/2009, 22:35
Pois é Caveso,
Só te lembrando que originalmente na Blazer, o flex plate e o conversor ficam parcialmente expostos apesar da capa seca do câmbio se inteiriça, pois no motor, a parte inferior não acompanha a curvatura da capa seca, tendo portanto como arremate uma chapa popularmente chamada de "cartinho".
Dessa forma o procedimento para remover o câmbio do motor é, inicialmente solta-se o conversor do flex plate e depois solta-se o câmbio removendo então tudo junto.
O ponto crítico desse encaixe é em relação à bomba de óleo do câmbio. Pode acontecer de o encaixe não ocorrer adequadamente e a bomba ficar com função debilitada comprometendo os discos de embreagem do câmbio, além dos detalhes que você citou.
Abraços
O 4l60e tem um carter sob volante e conversor, é isso?
Pensei que fosse capa seca inteiriça como o zf hp 22....
Edintruder
06/07/2009, 01:49
Se não sai por baixo, deve ter uma janela de acesso por cima ou algum lado. O conversor sempre vai acompanhado com a caixa mesmo.
Renato Fraga
06/07/2009, 02:49
O 4l60e tem um carter sob volante e conversor, é isso?
Pensei que fosse capa seca inteiriça como o zf hp 22....
Não, o câmbio não tem carter não. Ele tem a capa seca inteiriça como você já disse.
O que você não entendeu é que o motor é que é diferente em relação ao caso aqui do Walter. Resumindo, a capa seca encosta só a metade se sua circunferência no motor. Esse restante é que é fechado pelo carter. Quando aberto, expõe a parte de traz do flex plate dando acesso aos parafuso que o fixam ao conversor.
Abraços
Walter L. L. Casitta
06/07/2009, 07:51
A verdade é que no meu caso não existe acesso pelo motor e pela capa seca só tem um buraco redondo de 50mm de diâmetro exatamente como na foto.
http://image.automotive.com/f/technical/chassis/completebuilds/17709255+pheader/sucp_0904_01_z+chevy_4L60E_transmission+build.jpg
linuxhellmaster
06/07/2009, 08:17
A verdade é que no meu caso não existe acesso pelo motor e pela capa seca só tem um buraco redondo de 50mm de diâmetro exatamente como na foto.
http://image.automotive.com/f/technical/chassis/completebuilds/17709255+pheader/sucp_0904_01_z+chevy_4L60E_transmission+build.jpg
Parece ser essa a tampa de manutencao/inspecao, o furo redondo.... pelo menos no V8 seria o suficiente p/ ir virando o virabrequim com uma chave e ir soltando/apertando os parafusos q fixam o conversor de torque no flexplate ("prisioneiros" ficam no conversor de torque)
Uma outra coisa,, eu sei q voce sabe... mas vou perguntar soh por perguntar......
Se voce aliviar o volante.... como fica o balanceamento ? no V8 eh caixao, da uma vibracao do kct se nao rebalancear o conjunto movel denovo... das poucas vezes q precisamos fazer modificacoes no volante... nos rebalanceamos o mesmo usando um conjunto movel "extra".. que tinhamos por perto... pra manter o balanceamento do volante... em alguns dos V8 o balanceamento eh dado no volante/flex e no damper.... enquanto em alguns outros V8.... eh tudo interno, dado no virabrequim... ae os volantes tem "imbalanco" neutro.
projeto bem legal,
cheers
Walter L. L. Casitta
06/07/2009, 08:27
Parece ser essa a tampa de manutencao/inspecao, o furo redondo.... pelo menos no V8 seria o suficiente p/ ir virando o virabrequim com uma chave e ir soltando/apertando os parafusos q fixam o conversor de torque no flexplate ("prisioneiros" ficam no conversor de torque)
Uma outra coisa,, eu sei q voce sabe... mas vou perguntar soh por perguntar......
Se voce aliviar o volante.... como fica o balanceamento ? no V8 eh caixao, da uma vibracao do kct se nao rebalancear o conjunto movel denovo... das poucas vezes q precisamos fazer modificacoes no volante... nos rebalanceamos o mesmo usando um conjunto movel "extra".. que tinhamos por perto... pra manter o balanceamento do volante... em alguns dos V8 o balanceamento eh dado no volante/flex e no damper.... enquanto em alguns outros V8.... eh tudo interno, dado no virabrequim... ae os volantes tem "imbalanco" neutro.
projeto bem legal,
cheers
Felizmente eu estou livre desses volantes bimassa. No meu caso o volante é maciço e o balanceamente é feito de forma convencional. Aqui em BH tem uma empresa chamada Balanceamento Dinâmico onde pretendo mandar fazer esse serviço...
Renato Fraga
06/07/2009, 09:06
Felizmente eu estou livre desses volantes bimassa. No meu caso o volante é maciço e o balanceamente é feito de forma convencional. Aqui em BH tem uma empresa chamada Balanceamento Dinâmico onde pretendo mandar fazer esse serviço...
É;
O que o Linux citou é uma observação importantíssima para motores em V onde o virabrequim é desbalanceado groceiramente falando. Na verdade esse balanceamento é extremamente crítico e na teoria , o simples fato de mudar um pistão ou biela, ou qualquer coisa que faça parte do conjunto móvel do motor, o balanceamento vai pro espaço.
Nos motores em linha esse lance do balanceamento é bem menos crítico, onde se cada peça individualmente estiver balanceada, a discrepância será praticamente nula.
Nos casos dos motores que são acoplados em câmbio automático, o conversor acaba fazendo também o papel de um balanceador dinâmico tal como os Fluid Dampers, amenizando portanto muito dos problemas de vibrações.
E voltando a falar da instalação do conversor ao câmbio e câmbio ao motor, ceretamente aquela "janela" na capa seca tem essa finalidade, permitindo tal operação apesar de como eu já havia dito, nos motores V6 e V8 e até mesmo os L6, praticamente a metade da circunferência do conversor fica exposta na porção inferior.
Abraços
linuxhellmaster
06/07/2009, 09:49
É;
O que o Linux citou é uma observação importantíssima para motores em V onde o virabrequim é desbalanceado groceiramente falando. Na verdade esse balanceamento é extremamente crítico e na teoria , o simples fato de mudar um pistão ou biela, ou qualquer coisa que faça parte do conjunto móvel do motor, o balanceamento vai pro espaço.
Nos motores em linha esse lance do balanceamento é bem menos crítico, onde se cada peça individualmente estiver balanceada, a discrepância será praticamente nula.
Nos casos dos motores que são acoplados em câmbio automático, o conversor acaba fazendo também o papel de um balanceador dinâmico tal como os Fluid Dampers, amenizando portanto muito dos problemas de vibrações.
E voltando a falar da instalação do conversor ao câmbio e câmbio ao motor, ceretamente aquela "janela" na capa seca tem essa finalidade, permitindo tal operação apesar de como eu já havia dito, nos motores V6 e V8 e até mesmo os L6, praticamente a metade da circunferência do conversor fica exposta na porção inferior.
Abraços
Issae, no caso dos inlinha, eh menos critico e da p/ balancear as pecas quase q individualmente.
Nos V8's como voce citou, o balanceamento de fabrica eh bem legal pro fato de ser linha de producao... e em geral se voce trocar uma biela ou pistao.. nao afeta muito, desde q seja a mesma peca, ou seja..original.. agora se voce fizer como eu faco.. de trocar pecas entre motores da mesma familia.. ae nao tem jeito, se nao balancear legalzim.. da umas vibracoes horriveis.... tipo quando o motorista da barcona do lado tah chacoalhando igual gelatina... por causa de uma mistura mal ajustada (isso antigamente neh... hj em dia eh mais dificil de se ver esse tipo de coisa...)
Mais uma vez, sobre os automaticos em "Geral".. sim fica um bom pedaco embaixo aberto na caixa seca, em geral voce tem uma cobertura q voce instala depois de tudo apertadinho..... por um acaso eu tenho um C4 aqui na minha sala... segue uma foto... acho q da pra reparar q falta um belo "D" embaixo.... mas nao chega a metade tmb... rsssss
cheers
linuxhellmaster
06/07/2009, 09:53
Na verdade eh que alguns o balanceamento eh interno (nas massas do vira) e outros externo (damper geralmente)... nao sei bem isso de "bimassa" (nao conheco esse termo pra volantes) ... ae se voce alivia o volante em um motor com balanceamento externo.. voce tem de corrigir seja no damper seja no volante... (mas normalmente se corrije no volante, p/ caso se queira trocar o mesmo... pode por o original sem mexer no motor...). fora isso o mesmo eh solido, menos no caso do flexplate.. mas nao muda o metodo de balancear.
Claro q pra um motor em linha eh diferente, mesmo pq o vira do mesmo eh balanceado por natureza.
cheeers
Edintruder
12/07/2009, 00:32
Tá funcionando a Ranger AT???
Walter L. L. Casitta
12/07/2009, 19:15
Tá funcionando a Ranger AT???
Edi, infelizmente estou em viagem, só depois do dia 23 vou poder mexer com aquilo de novo...
Zepi,
Estive pensado um pouco mais nessa possibilidade de aparafusar o conversor de torque diretamente ao volante como você falou. No meu caso o conversor de torque é fixado por 3 parafusos ao flexplate sendo que as roscas ficam no conversor. Então pra fazer isso, aparafusar o conversor direto ao volante os parafusos teriam que vir de trás do volante em direção ao conversor e diferente dos outros motores a gasolina principalmente o PS 2.8 não tem acesso a parte de trás do volante...
Mesmo assim antes de continuar o que estava fazendo vou ver se encontro uma outra solução pra isso...
Beleza Walter?
Essas opções de montagem também me deixam louco...:mrgreen:
Seguinte no seu câmbio teria que colocar ainda espaçadores...mas no meu caso fazer 6 furos no coversor e parafusá-lo nas roscas existentes no volante(assim como no seu).
As roscas que falo são as que prendem platô.
No original são três parafusos, mas só que com uma bitola maior do que aqueles que prendem o platô.
As roscas do conversor pretendo colocar prisioneiros e fazer guias.
Dessa forma eu consigo parafusar o conversor pelo abertura, que tem embaixo da caixa(assim como o seu).
Na foto é a parte do volante que irei parafusar na cremalheira.
Os parafusos são para fixar o conversor, e as setas em amarelo para fixar a cremalheira.
Abraço
Outra coisa...apertadinho o espaço embaixo da ranger hein...hehehe!
Abraço
Nas retroescavadeiras existe uma chapa (disco), chamada também de flexplate, entre o volante e o conversor. O conversor é fixado na chapa que é fixada no volante.
Além de possibilitar a fixação, funciona com flexivel também, já que o conversor não por ser muito rígido no sistema...
Pois é...sobre essa flexibilidade ficam algumas dúvidas...
Como age essa flexibilidade em motor que tem um alto torque em baixas rotações?
A chapa que usarei é bem mais fina que um volante, mas não sei quão flexivel ela é.
E também pra que serve essa flexibilidade?
Abraço
Zepi,
Do que sei a flexibilidade é necessária para permitir o balanceamento do conjunto e também facilitar o acoplamento do CA no conversor preso ao volante...
É uma chapa bem mais fina mesmo... Deve ser uns 3/16" de espessura.
Mas isso, como disse, é o que sei de aplicações em máquinas de terraplenagem...
Não sei se aplicaria a câmbios automotivos..
Há algumas carregadeiras da fiat-hitachi que usam várias chapas muito finas, sobrepostas, como flex entre o volante e o conversor...
Walter L. L. Casitta
01/08/2009, 21:15
Vamo que vamo. A minha Ranger já está parada a umas 3 ou 4 semanas e a quantidade de detalhes pra resolver já está meu deixando entediado...
Praticamente terminei o "falexplate", se é que ele tenha ficado flexível mesmo, mas não quero nem saber. Não tive tempo nem para mandar aliviar o volante do motor e sem aliviar também não preciso balancear. Não da pra esperar mais então pulei essa parte...
Se não houver imprevistos montarei o câmbio nesse domingo pra terminar o suporte da caixa no chassi e ver como fica o escapamento. Com sorte coloco o motor em funcionamento pra ver se o óleo corre pelo câmbio...
http://img38.imageshack.us/img38/9936/flexfinal.jpg
Edintruder
01/08/2009, 23:20
Opa! De volta à ativa! Estamos todos torcendo pra dar tudo certo e na semana que vem poder dizer que o Walter tem uma Ranger AT! :palmas:
aoliveira
02/08/2009, 13:17
Opa! De volta à ativa! Estamos todos torcendo pra dar tudo certo e na semana que vem poder dizer que o Walter tem uma Ranger AT! :palmas:
X2! tá todo mundo na expectativa :pipoca:
Cristiano Ávila
02/08/2009, 15:37
X2! tá todo mundo na expectativa :pipoca:
É isso aí, dá-lhe Walter!!!!
Estamos na espectativa para saber como vai ficar!!!
Abraço
Walter,
Você fez um espaçador entre o "flexplate" e o volante, é isso?
Walter L. L. Casitta
02/08/2009, 18:47
Walter,
Você fez um espaçador entre o "flexplate" e o volante, é isso?
Isso mesmo. Na foto ele já instalado no motor. A unica coisa que fiz no volante foram os 8 furos mosqueados. Aja munheca.:putz:
Eu poderia ter tomado outro caminho. Poderia ter trocado o flange desse motor pelo flange do motor HSD2.5 da S10 que é PNP tanto no motor quanto no câmbio AT. Esse flange poderia ser furado pra entrar por traz com os parafusos e fixar o conversor de torque direto ao volante evitando fazer esse monte de peças. Fica pra próxima. Eu tenho tido o trabalho triplicado por não ter parado a Ranger desde o início.:parede::parede::parede:
O dia hoje não foi nada produtivo. Esqueci que iria precisar de várias coisinhas e então não tive como montar o câmbio dessa vêz. Faltaram juntas, parafusos, e até ferramenta. Domingo não é o melhor dia, se falta alguma coisa para tudo. Aproveitei o resto do dia pra limpar a Ranger que esta debaixo de árvores e ficou coberta de poeira e titica de passarinho...
http://img522.imageshack.us/img522/1825/flexfinal1.jpg
leobnaval
02/08/2009, 21:06
O dia hoje não foi nada produtivo. Esqueci que iria precisar de várias coisinhas e então não tive como montar o câmbio dessa vêz. Faltaram juntas, parafusos, e até ferramenta. Domingo não é o melhor dia, se falta alguma coisa para tudo. Aproveitei o resto do dia pra limpar a Ranger que esta debaixo de árvores e ficou coberta de poeira e titica de passarinho...
Sei bem o que esta falando demorei 3 semanas só pra dar uma reformada na suspensão da minha L200, sempre falta parafusos, porcas, alguma peça nova pra trocar, um serviço de torneiro e por aí vai...mas o resultado final foi bom ainda não terminei por que vou fazer uma calço para por na mola diant. porque a camionete esta muito baixa a frente.
Olha o antes e o depois...
Abraços, Leo
Walter,
O espaçador foi feito em alumínio?
Os furos vazaram ele e os parafusos são rosquados no volante, é isso?
Walter L. L. Casitta
03/08/2009, 08:32
Sei bem o que esta falando demorei 3 semanas só pra dar uma reformada na suspensão da minha L200, sempre falta parafusos, porcas, alguma peça nova pra trocar, um serviço de torneiro e por aí vai...mas o resultado final foi bom ainda não terminei por que vou fazer uma calço para por na mola diant. porque a camionete esta muito baixa a frente.
Olha o antes e o depois...
Abraços, Leo
Eu tinha vontade de fazer isso no chassi inteiro, mas agora eu sei que não tenho tempo...
Walter L. L. Casitta
03/08/2009, 08:33
Walter,
O espaçador foi feito em alumínio?
Os furos vazaram ele e os parafusos são rosquados no volante, é isso?
Exatamente...
Eu poderia ter tomado outro caminho. Poderia ter trocado o flange desse motor pelo flange do motor HSD2.5 da S10 que é PNP tanto no motor quanto no câmbio AT.
http://img522.imageshack.us/img522/1825/flexfinal1.jpg
Walter, tem certeza disso?
Antes de comprar o mwm quase comprei um HSD 2.5, e verifiquei essa posibilidade.
O que descobri foi que a capa seca da s10 com motor 2.5, é diferente do padrão gm.
Essa troca de flanges entre Ford e Gm só é possivel entre a silverao e F-250, ambas com motor mwm sprint 4.2.
Foi o que consegui com o Dalmo e o Xavier, mas posso estar errado..:putz:
Mas não te amarra Homi, queremos ver o troço andando!
Abraço
Walter L. L. Casitta
03/08/2009, 17:34
Walter, tem certeza disso?
Antes de comprar o mwm quase comprei um HSD 2.5, e verifiquei essa posibilidade.
O que descobri foi que a capa seca da s10 com motor 2.5, é diferente do padrão gm.
Essa troca de flanges entre Ford e Gm só é possivel entre a silverao e F-250, ambas com motor mwm sprint 4.2.
Foi o que consegui com o Dalmo e o Xavier, mas posso estar errado..:putz:
Mas não te amarra Homi, queremos ver o troço andando!
Abraço
Agora que você falou, não tenho certeza não, vou procurar saber então...
Edintruder
03/08/2009, 19:51
Pôxa Walter, se eu estivesse mais perto até iria aí te dar uma mãozinha pra ver se a coisa se monta de uma vez! eheheh!
Walter L. L. Casitta
09/08/2009, 20:25
Edi, seu tivesse ajuda aqui, já teria terminado.
Nesse FDS consegui encaixar a caixa no motor e só então que deu pra ter uma idéia do quanto esse câmbio é maior que o MT original e tem o dobro do peso também. Precisou um pouco de paciência pra ele passar entre os suportes da barra torção. Mesmo assim fiquei aliviado por não ter que fazer outro escapamento. Parece até que foram feitos um pro outro...
A fixação dos parafusos do conversor de torque ao flexplate foi tranqüila apesar do acesso limitado.
Também já retirei o pedal e todo acionamento hidráulico da embreagem. O pior é que eu nem sei se isso tudo vai funcionar direito. :putz:
Acesso ao flexplate...
http://img140.imageshack.us/img140/5451/acesso.jpg
O cano ficou bem próximo ao câmbio, uns 20mm de distância. Acho que vai precisar de um isolamento termico. Na última foto dá pra ter uma noção melhor da distância entre o escapamento e o câmbio...
http://img39.imageshack.us/img39/6876/espcap.jpg
http://img200.imageshack.us/img200/8717/geraldgt.jpg
linuxhellmaster
09/08/2009, 21:29
Edi, seu tivesse ajuda aqui, já teria terminado.
Nesse FDS consegui encaixar a caixa no motor e só então que deu pra ter uma idéia do quanto esse câmbio é maior que o MT original e tem o dobro do peso também. Precisou um pouco de paciência pra ele passar entre os suportes da barra torção. Mesmo assim fiquei aliviado por não ter que fazer outro escapamento. Parece até que foram feitos um pro outro...
A fixação dos parafusos do conversor de torque ao flexplate foi tranqüila apesar do acesso limitado.
Também já retirei o pedal e todo acionamento hidráulico da embreagem. O pior é que eu nem sei se isso tudo vai funcionar direito. :putz:
Acesso ao flexplate...
O cano ficou bem próximo ao câmbio, uns 20mm de distância. Acho que vai precisar de um isolamento termico. Na última foto dá pra ter uma noção melhor da distância entre o escapamento e o câmbio...
Realmente bem perto... muiiito perto. :pensativo: e considerando q a passagem pelo cambio eh relativamente perto do coletor de escape.... Eu iria de isolamento termico duplo (revestimento ceramico e manta) e ainda enfiaria um radiador de oleo pro cambio... (nao sei como eh o original, qualquer coisa eh melhor que aqueles U's normalmente encontrados....)
Ficou bonito, parabens.
cheers
Anthoniusnikos
10/08/2009, 00:16
Parabéns Walter pelo projeto e execução. Dá vontade de ficar aquí só elogiando, mas isso vai encher o saco e não vai contribuir muito.
Acho que vale a pena refazer algumas revisões dos cálculos antes de colocar esse câmbio para funcionar. Como pretende fazer os testes ? Com as 4 rodas no cavalete ? Ou direto no chão firme mesmo ?
Espero que esteja fazendo a contabilidade dos gastos do protótipo, para que os interessados possam ter uma idéia de quanto vão gastar. A mão-de-obra a gente avalia... ehehehe !
Abração
Anthoniusnikos
Só babando o teclado aqui....
Eaí Walter, essa carroça vai andar nesse fim de semana ou não?????!!!!! :D :D
Anthoniusnikos
15/08/2009, 19:41
Casitta, se a Ford bater na sua porta, inicie com um lance de U$ 30.000.000 pelas inovações tecnológicas na "carroça". :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
É bem possível que "eles" venham querer comprar a sua oficina só para fechar, assim como quiseram fazer com a TROLLER em 2007. :odedo::odedo::odedo:
Abs
Anthon
Walter L. L. Casitta
16/08/2009, 18:46
Primeiro os imprevistos do fim de semana:
1- Mais uma vez comprei os parafusos que faltavam com o comprimento errado. Pra complicar mais um pouco era feriado no sábado e não consegui encontrar um loja de parafusos aberta. Tudo bem, encontrei alguns na sucata pra quebrar o galho.
2- Não consegui encontrar em lugar nenhum o cabo que preparei pro sensor de TPS (sensor do acelerador). Segunda-feira vou ter que arranjar outro. Feito com cabo conduite do câmbio de bicicleta. Custa nada...
3- Quando fui conectar o conector do câmbio ele estava quebrado. Deve ter se quebrado durante a colocação do câmbio e eu não tinha visto. Tudo bem ainda funciona, mas vou ter que importar outro e o pior: Tirar o carter que não tem dreno e tá cheio de óleo pra poder trocar...
Felizmente nada disso impediu que pudesse ligar o motor e por o câmbio pra girar.
O primeiro teste consiste em colocar o cambio para fncionar com o eixo traseiro suspenso no cavalete conforme a recomendação do manual do câmbio. Como não tinha conectado o cardam ainda não precisei do cavaletes.
Fiz todas as conexões elétricas de forma provisória pra poder testar. Depois que tudo funcionar faço a definitiva.
Foi preciso ligar o motor 4 vezes e 6 litros de óleo Dextron III (R$45,00 o litro :putz:). Mesmo com o óleo no nível, ele desaparecia da vareta e o câmbio só deu sinal de vida na quarta completada do óleo.
Não sei ainda por que o sinal do sensor de velocidade não chegou ao controlador do câmbio e isso impediu o teste de mudança automática. O controlador do câmbio precisa de dois sinais pra fazer a mudança automática, (posição do pedal do acelerador (TPS) e velocidade (VSS), mas mesmo assim foi possível testar em manual e até então funcionou tudo perfeito. Eu já tinha descoberto um erro no chicote do controlador e pode ser que exista um outro. Vamos ver o que esta acontecendo...
Abaixo as fotos...
Trocador de calor de óleo do câmbio instalado.
http://img19.imageshack.us/img19/3496/radoleo.jpg
Sensor TPS (do acelerador do GM Monza). Já achei um lugar pra ele mas o cabo se perdeu...
http://img220.imageshack.us/img220/6420/tps.jpg
http://img19.imageshack.us/img19/5631/tps1.jpg
NoteBook e controlador do câmbio conectados durante o teste.
http://img269.imageshack.us/img269/7117/nbtci.jpg
Renatopami
16/08/2009, 18:55
SINISTRO.....:pipoca:
Daniel.Shimomoto
16/08/2009, 18:57
Walter...
R$45.00/L do Dexron III é muito dinheiro....
Aqui na minha região o Lubrax OH49X custa em torno de R$13.00 e o Valvoline, na casa dos R$20,00/L (todos Dexron III)
Abs!!!!
Walter L. L. Casitta
16/08/2009, 19:01
Walter...
R$45.00/L do Dexron III é muito dinheiro....
Aqui na minha região o Lubrax OH49X custa em torno de R$13.00 e o Valvoline, na casa dos R$20,00/L (todos Dexron III)
Abs!!!!
Pois é. Acontece que eu já tinha 3 litro do Elfmatic e pra não fazer mitureba tive que comprar mais 3, mas na minha cabeça estava que tinha pago R$22,00 pelos 3 primeiros...
TylerNTL
16/08/2009, 19:21
Esse óleo é o mesmo da DH e da CT da Ranger certo? Na concessionária aqui em Natal custa uns R$ 15/lt.
Daniel.Shimomoto
16/08/2009, 20:01
Pois é. Acontece que eu já tinha 3 litro do Elfmatic e pra não fazer mitureba tive que comprar mais 3, mas na minha cabeça estava que tinha pago R$22,00 pelos 3 primeiros...
É Walter, Elf é caro mesmo!!!!
Mas de toda maneira, parabéns mesmo pela empreitada!
um grande Abraço
Marcello Ladeira
16/08/2009, 20:43
Parabéns Walter... a empreitada é realmente grande e continuo na torcida.
Abs,
Walter,
Que radiador de óleo é esse?
Walter L. L. Casitta
16/08/2009, 23:04
Walter,
Que radiador de óleo é esse?
Esse é um radiador feito de forma artesanal para motores preparados. É feito em 3 tamanhos e esse é o intermediário. Custa R$200,00 independente do tamanho...
É da crestana & crestana?
Walter L. L. Casitta
16/08/2009, 23:19
É da crestana & crestana?
Não sei. É vendido numa lojinha de equipamentos de competição aqui em BH...
Essa ranger tem que funcionar.
Remontar ela de forma original... Vai dar trabalho.
Logo ofereço 20 mil nela desmontada.
To de sacanagem...
Parabens walter enquanto eu adato servofreio voce mapei cusva de torque em cambio at....
Walter L. L. Casitta
20/08/2009, 11:41
Dei uma fugida da empresa hoje. Apesar do trampo não consegui esperar até próximo FDS. Então de cara encontrei o problema do sensor de velocidade. Era só o conector mau encaixado.
O câmbio funcionou, trocou as marchas bunitinho, mas pra sair ando com a Ranger ainda preciso instalar o sensor TPS no acelerador e reconectar o eixo cardan. Tendo que manter a integridade do vestuário pra voltar para o escritório fica pro FDS.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
dudas_308w
20/08/2009, 19:22
Esse é um radiador feito de forma artesanal para motores preparados. É feito em 3 tamanhos e esse é o intermediário. Custa R$200,00 independente do tamanho...
Voce nao quis usar o de oleo do fusca por que, como tinhamos falado lá no começo?
Descobriu algum problema com ele? :pensativo:
Aproveitando, esta ficando espetacular! :dance:
abs
dudas_308w
20/08/2009, 19:27
ha, o isolamento termico para o cano de escape, talvez seja melhor vc fazer com um termotape. A manta asfaltica tem uns senões... se bem me recordo, aqui no forum mesmo alguem postou alguma coisa.
O termotape vai te dar o trabalho (talvez) de ter que soltar o escape do coletor, mas é feito para isso mesmo.
abs
Walter L. L. Casitta
20/08/2009, 21:18
Voce nao quis usar o de oleo do fusca por que, como tinhamos falado lá no começo?
Descobriu algum problema com ele? :pensativo:
Aproveitando, esta ficando espetacular! :dance:
abs
Nenhum problema com o do fusca, mas achei que esse poderia ser mais adequado por ser maior. De qualquer forma, os 5 minutos que deixei o motor girando o câmbio e D já foram o suficiente para o radiador apresentar um leve aquecimento. No notebook a temperatura do câmbio foi de 27º até 37º...
Termotape? É esse o nome? No mesmo lugar que comprei o radiador devem ter isso...
Walter,
Colocou ventoinha no radiador?
Walter L. L. Casitta
21/08/2009, 07:45
Walter,
Colocou ventoinha no radiador?
Acho que não será necessário...
Anthoniusnikos
21/08/2009, 10:14
Casitta, para rodar, além do sensor TPS, também vai precisar do sensor de temperatura?
Sabe qual a temperatura ideal para esse câmbio?
Abs
Anthon
Walter L. L. Casitta
21/08/2009, 10:49
Casitta, para rodar, além do sensor TPS, também vai precisar do sensor de temperatura?
Sabe qual a temperatura ideal para esse câmbio?
Abs
Anthon
Já existe um sensor de temperatura dentro do câmbio. O controlador eletrônico do câmbio se vira com ele...
Segundo o fabricante do controlador eletrônico do câmbio a temperatura ideal seria de 80 a 105º...
Na tabela abaixo a vida do câmbio em relação a temperatura:
http://www.tciauto.com/Products/TechInfo/trans_life_expectancy.jpg
Walter,
O pessoal aqui do fórum tem usado ventoinha de CB 500 nesses radiadores.
O Ramiro Eli (que usa 4l60e) colocou um radiador B&M com ventoinha no Devasso..
O bom da ventoinha é manter sempre a temperatura abaixo dos 80°
Walter L. L. Casitta
21/08/2009, 17:43
Walter,
O pessoal aqui do fórum tem usado ventoinha de CB 500 nesses radiadores.
O Ramiro Eli (que usa 4l60e) colocou um radiador B&M com ventoinha no Devasso..
O bom da ventoinha é manter sempre a temperatura abaixo dos 80°
Certo, mas no caso deles o câmbio trabalho em regime de trator.:mrgreen:
Como o meu vai trabalhar em regime normal, vou tentar como esse primeiro pra avaliar antes de investir num ventilador ou quem sabe num B&M...
Anthoniusnikos
23/08/2009, 14:46
Walter, o próprio câmbio automático faz circular o óleo ? Em afirmativo, então o teste mais crítico de temperatura é mesmo com a viatura parada. Se a temp. começar a passar o mín. de segurança, então vai mesmo precisar de um sistema de refrigeração auxiliar(fluído ou ventoinha). Não dá para utilizar o mesmo sistema de arrefeimento do motor ?
Só mais uma dúvida: Com a viatura parada em ponto morto a temp. sobe ? Ou só quando com marcha engatada e em movimento.
Abs
Anthon
Edintruder
23/08/2009, 15:30
Sobe em ponto morto até determinado ponto. A temperatura sobe mesmo com o atrito interno dos discos. Principalmente sob esforço em marcha mais longa.
Anthoniusnikos
23/08/2009, 16:14
Valeu Edin. Mas aproveitando, me diga...(expresão de baiano) Me diga: Já que a DH tem um raidadorzinho refrig. a ar(vento). Sem esse radiadorzinho a DH fica como: Dura ? Ou derrete alguns componentes ?
Abs
Anthon
Edintruder
23/08/2009, 16:32
Deve durar menos, pois o calor demasiado costuma aumentar o desgaste de peças metálicas e plásticas, e como o setor de DH tem guias plásticas e retentores, com a ação do calor a vida útil pode ser reduzida, porém a maioria dos carros não tem esse radiador para a DH, no caso como a Ranger é um veículo mais pesado, o óleo sofre maior aquecimento.
Walter L. L. Casitta
23/08/2009, 18:56
O Edi ja falou tudo aí...
Hoje saí com a Ranger pela primeira vez. Foi normal até a terceira que ficou indecisa. Não me contive, devia ter seguido em frente e deixar para fazer os retoques na programação por último, mas não. Estacionei o Ranger e fiz ali na rua mesmo. Aconteceu que em algum momento carreguei o arquivo default e sobrescrevi o arquivo correto.:putz:. Tive que voltar pra casa só em primeira marcha.
Acho que tudo isso se passou em menos de 15 minutos e a temperatura do câmbio não passou de 55º.
Mesmo assim fiquei satisfeito. Deu pra ver que vai funcionar. O câmbio como a maioria dos AT , na arrancada parece que não vai, mas de repente você já está colando no banco. Não consegui perceber a atuação do lockup do conversor de torque, mas no log do programa apareceu o sinal dele.
Abaixo as fotos da instalação do TPS a fiarama que ainda não terminei de ligar...
http://img10.imageshack.us/img10/7775/tps3a.jpg
http://img40.imageshack.us/img40/7802/tps2.jpg
http://img199.imageshack.us/img199/512/tps4q.jpg
http://img199.imageshack.us/img199/2465/tps5.jpg
http://img39.imageshack.us/img39/6959/fiarama.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/5513/4x4at.gif
Edintruder
23/08/2009, 21:25
Ahahaha!
Finalmente essa Ranger 4x4 At perdeu o cabaço!!!
:palmas:
Daniel.Shimomoto
23/08/2009, 22:30
NASCEU!!!!
Parabéns Walter pela empreitada!
Um abraço
Opaaaaa!!!
Parabéns!!!!!!:palmas: :palmas: :dance:
O logo 4x4 automátic ficou muito bom!!!
Isso vai entusiasmar mais ainda o Zepi, o Caveso dentre outros!!!
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
Nem imagina minha felicidade por você!
Abraços.
Kim.
cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 22:46
ja que tu está feliz pelo walter, que tal tentar uma empreitada dessas na tua ranger, kim?
Agora minhas vontades são duas: ver a ranger rodando redondo com o CA e conseguir um par desse adesivo....
Vamos mandar fazer? rsss
cRiPpLe_rOoStEr!
To partindo para um Cummins 4bt, o Caveso me passou um site gringo, que faz essa adaptação, as caraminholas estão alvoroçadas...
Olha o fuzileiro, na assinatura.
Caveso!
Viu só, o conjunto conversa bem!!!!!
E
Manda um "ctrl c, ctrl v" e manda ver, depois discutimos os direitos autorais...:mrgreen:
Falta o Zepi aqui, o Spina4x4...
Walter L. L. Casitta
23/08/2009, 23:26
Obrigado pela força pessoal.
O arquivo abaixo é o logo 4x4 da Ranger 2001 modificado no formato Coreldraw. É só mandar direto pra cortar em vinil...
Melhor que isso só dando uma volta na sua Rangermatic..... :mrgreen: :palmas:
Anthoniusnikos
24/08/2009, 00:22
PQP Walter Casitta, você é fód@ mesmo ! :twisted::twisted::twisted: Agora só está faltando uma Rural Willys com CA. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Walter, vai postando como se faz os testes e diagnósticos com esses programas no Not Book. Quero acompanhar o funcionamento desse CA na Ranger. Até acho que posso trocar a junta do cabeçote da minha quando precisar. As coisas que parecem impossíveis, vão ficando moleza depois que a gente vê alguém com mais coragem fazer. Amanhã mesmo vou desmontar o módulo do 4WD da minha para ver o que tem lá dentro.
Vamos ver se qdo. em pleno funcionamento, a temperatura do CA fica no ideal e o radiador funciona legal.
Se quiser sugestões para uma grade aminal para cobrir esse radiador (grade da frente) de óleo a gente ajuda a bolar uma.
Abs
Anthon
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 03:03
Agora só está faltando uma Rural Willys com CA. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
tem certeza que ainda falta? http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56104 :mrgreen:
HAROLDO PERES
24/08/2009, 21:57
Boa noite WALTER CASITTA sou novo aqui, estou seguindo a suas resposta ja algum tempo, por favor me de uma opnião sobre a ranger v6 4x4 para fazer trilha a suspenção aguenta o rojão gostaria de levantar ela colocar pneus 33 ou 35 encurtar a caçamba , como esta na foto mas nao é minha ainda. Como essa. Obrigado. Haroldo
Walter,
Tudo bom? faz tempo que nao entrava no seu topico e esta realmente muito bom!Meus parabens de novo! Isso eh algo impossivel para leigos como eu.
Tive uma duvida que vc pode ter respondido anteriormente e nao encontrei: Teve alguma modificação no documento do carro?
abs,
lp