PDA

Ver Versão Completa : Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

Páginas : 1 2 [3] 4

Anthoniusnikos
28/08/2009, 03:42
E aí Casitta ? Tranqüilo ?
1 - O chicote do CA para o módulo PCM, você comprou separado ou veio junto com o câmbio ?
2 - Depois de instalado o câmbio só precisa fazer a reprogramação do módulo da CPM, ou o CA tem um módulo também ?
Abraços
Anthon

Walter L. L. Casitta
30/08/2009, 15:41
Boa noite WALTER CASITTA sou novo aqui, estou seguindo a suas resposta ja algum tempo, por favor me de uma opnião sobre a ranger v6 4x4 para fazer trilha a suspenção aguenta o rojão gostaria de levantar ela colocar pneus 33 ou 35 encurtar a caçamba , como esta na foto mas nao é minha ainda. Como essa. Obrigado. Haroldo

Vai depender do que você chama de trilha. Se for pra acompanhar um jipe, só com muitas modificações...

Walter L. L. Casitta
30/08/2009, 15:43
Walter,
Tudo bom? faz tempo que nao entrava no seu topico e esta realmente muito bom!Meus parabens de novo! Isso eh algo impossivel para leigos como eu.
Tive uma duvida que vc pode ter respondido anteriormente e nao encontrei: Teve alguma modificação no documento do carro?
abs,
lp

Obrigado lp,

Não pretendo modificar a documentação não. Troquei o motor pelo 2.8 a mais de um ano eu acho e os documentos ainda constam o 2.5...

Walter L. L. Casitta
30/08/2009, 15:49
E aí Casitta ? Tranqüilo ?
1 - O chicote do CA para o módulo PCM, você comprou separado ou veio junto com o câmbio ?
2 - Depois de instalado o câmbio só precisa fazer a reprogramação do módulo da CPM, ou o CA tem um módulo também ?
Abraços
Anthon

O fabricante do módulo de controle, a TCI, também fornece um chicote.

O câmbio vem sem nada, tem que comprar o módulo fazer a programação ou o mapa das trocas de marchas.

Em tempo: O câmbio tem atingido a temperatura de 90°, o que acredito ser normal...

Anthoniusnikos
30/08/2009, 16:40
Fica de ôlho, melhor não precisar de ventoinha.

Mas, e os testes de rua ? Continuam ?

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
30/08/2009, 17:34
Fica de ôlho, melhor não precisar de ventoinha.

Mas, e os testes de rua ? Continuam ?

Abs
Anthon

Sim eu estou afinando o câmbio. Estava demorando um pouco pra passar da 2 pra 3. De 1 pra 2 ficou bom, mas a troca tem que ficar um pouco mais suave e por aí vai...

Quando terminar ponho os gráficos aqui...

Anthoniusnikos
30/08/2009, 21:32
Ficou mais ou menos livre da mecânica ? Agora é só moleza !
E esse ajuste, é todo feito do Laptop ou tem alguns apertos aquí e alí ?
Fica esperto! A Foida pode te cobrar royalty!
Confessa aí Casitta, você cursou até o último ano de eng. elétroeletrônicamecânica. Ou não ?
Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
30/08/2009, 23:22
Ficou mais ou menos livre da mecânica ? Agora é só moleza !

Não tem mais nada na mecânica pra fazer, mas ainda falta a fiação:

- fiação da Luz de ré.
- fiação que libera a partida e 4x4L só em park.
- fiação que libera a alavanca sair do park com o pedal do freio acionado e motor ligado.
- interruptor de seleção de programa econômico e esportivo.
- luz do mostrador da posição das marchas.
- e mais para frente os comando para troca de marchas em manual. Sem bem mas não tô com muita vontade de colocar isso não)

E esse ajuste, é todo feito do Laptop ou tem alguns apertos aquí e alí ?

Todos os ajustes são feitos com o software que vem com o controlador do câmbio. É só conectar o notebook no controlador do câmbio com um cabo USB.

http://img365.imageshack.us/img365/1039/tciwq2.gif

Confessa aí Casitta, você cursou até o último ano de eng. elétroeletrônicamecânica. Ou não?
Abs
Anthon

Eu tenho apenas curso técnico, mas estou envolvido com eletrônica desde os 11 anos de idade. Mecênica é passa tempo e toda informação que preciso encontro na internet...

Anthoniusnikos
30/08/2009, 23:59
Descupe a imgüinorança, mas conheço câmbio automático com as posições: P(estac.) R(ré) N(ponto morto) D(tracionado pra frente) e E(econômico). O seu mostrador de posições de marcha é: P, R, N, D, 3, 2, 1. :oops: Como ficaria a posição econômica e esportiva nesse mostrador ?
E a pressão do óleo do câmbio, tá normal ?
Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
31/08/2009, 00:35
Descupe a imgüinorança, mas conheço câmbio automático com as posições: P(estac.) R(ré) N(ponto morto) D(tracionado pra frente) e E(econômico). O seu mostrador de posições de marcha é: P, R, N, D, 3, 2, 1. :oops: Como ficaria a posição econômica e esportiva nesse mostrador ?
E a pressão do óleo do câmbio, tá normal ?
Abs
Anthon

O opção E não vem mais. As TCUs de hoje costumam ter mais de 5 mapas entre econômico e esportivo e selecionam uma delas automaticamente pela fora de como o motorista usa o acelerador.

No meu caso o controlador do câmbio é burro e me permite criar até dois mapas, mas eu tem que indicar qual pretendo usar através de um interruptor.

netão
31/08/2009, 07:55
O opção E não vem mais. As TCUs de hoje costumam ter mais de 5 mapas entre econômico e esportivo e selecionam uma delas automaticamente pela fora de como o motorista usa o acelerador.

No meu caso o controlador do câmbio é burro e me permite criar até dois mapas, mas eu tem que indicar qual pretendo usar através de um interruptor.
Você falou que seu cambio é burro;ele pode se comportar como de uma L200 Sport ou é melhor?
Parabéns pela sua engenharia,eu tenho uma enorma vontade de fazer isso na f250,mas não tenho tempo e no momento grana!!!

Walter L. L. Casitta
31/08/2009, 10:12
Você falou que seu cambio é burro;ele pode se comportar como de uma L200 Sport ou é melhor?
Parabéns pela sua engenharia,eu tenho uma enorma vontade de fazer isso na f250,mas não tenho tempo e no momento grana!!!

É igual ao L200 Sport sim, mas no meu tenho a possibilidade de mapear conforme o meu gosto.

Comparado com o da L200, o meu programei para trocar as marcha em giro mais baixo (mesmo porque o torque do 2.8 começa em 1400RPM) e também desabilitei o Kickdown.

Renato Fraga
31/08/2009, 10:28
Mas o KickDown não é justamente para favorecer as retomadas?????

Com ele desabilitado, como fica essa situação????

Abraços

Walter L. L. Casitta
31/08/2009, 11:12
Mas o KickDown não é justamente para favorecer as retomadas?????

Com ele desabilitado, como fica essa situação????

Abraços

O kickDown é indispensavel se o ponto de stall do conversor fica numa rotação abaixo da rotação de torque do motor. No meu caso o PS 2.8 tem o torque iniciando em 1400RPM e o stall do conversor de torque da Blaser, pelo comportamento em mais ou menos uns 2000Rpm.

Desabilitei o kickDown, mas não o desbloqueio do lockup do conversor de torque nessa situação. Além disso mesmo sem o kickdown o câmbio ainda reduz normalmente seguindo os parâmetros que defini no mapeamento.

No início do projeto eu estava muito preocupado com o ponto de stall do conversor, mas do jeito que está não poderia ser melhor. Realmente nesse ponto eu tive muito sorte.

Alexandre Souto
31/08/2009, 11:51
Muito massa Walter, uma empreitada de peso e deu certo demas rapaizz..... sei que ja esperava isto, mas eu estava apreensivo, meu "sonho" é uma Range AT!!!!

Boa sorte com esta maquina!!!!!

Abs e espero um dia ainda ver vcs por BH... :)

Abs!!!!

Walter L. L. Casitta
31/08/2009, 12:02
Muito massa Walter, uma empreitada de peso e deu certo demas rapaizz..... sei que ja esperava isto, mas eu estava apreensivo, meu "sonho" é uma Range AT!!!!

Boa sorte com esta maquina!!!!!

Abs e espero um dia ainda ver vcs por BH... :)

Abs!!!!

Obrigado Alexandre. Na verdade nem eu tô acreditando que tá funcionando tão bem. Eu ainda estou muito inseguro e com medo desse negocio da um pau e me deixar na mão.:mrgreen:

Vou ter que andar aqui por perto por um tempo até ter coragem de pegar a estrada...

Pequeno jr
31/08/2009, 13:31
kkk !!!

DEixa de ter medo Walter .. se funcionar tudo direitinho ai nas subidas de BH ... na estrada será mais fácil

Eduardo Eustaquio
31/08/2009, 18:08
Parabéns pelo sucesso alcançado caro Walter

Kim
31/08/2009, 20:04
Quando começa a produção em série para a Ford????

Alexandre Souto
31/08/2009, 21:44
Quando começa a produção em série para a Ford????

OPA!!!

to na fila!!!

:dance:

dudas_308w
31/08/2009, 21:52
Na verdade nem eu tô acreditando que tá funcionando tão bem. Eu ainda estou muito inseguro e com medo desse negocio da um pau e me deixar na mão.:mrgreen:

Vou ter que andar aqui por perto por um tempo até ter coragem de pegar a estrada...

Walter, desencana, se for quebrar, vai quebrar no transito. O CA tem muito mais stress no anda-para do que em estrada. No anda-para, vc segura o carro no freio e força o conversor. Na estrada, em valocidade, tudo se acomoda. :dance:

A unica coisa, não sei se vc tomou esse cuidado, aproveita que vc vai mexer em eletrica da luz de ré, 4x4L, etc., e verifica se tudo tem fuzivel. A unica peça que vc nao pode perder de jeito nenhum é o teu modulo, então, protege ele em tudo que é fio, sensor, entrada e saida...

abs

matheus0508
01/09/2009, 12:18
tem que ter coragem!!

CAVESO
01/09/2009, 13:23
tem que ter coragem!!

Mas para levantar da cama, pela manhã, também é preciso muita coragem......:mrgreen:

umberto xxxrrr
01/09/2009, 13:43
Parabéns. Mereces o sucesso na empreitada.

Para mim foi uma aula de inventividade e esmero.

CAVESO
01/09/2009, 14:31
Walter,

No tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=61363&page=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=61363&page=1)

pedi ajuda aos colegas para tentar adaptar um painel de S10 a diesel em meu engesa (usarei o motor da S10 com câmbio automático zf4hp22 - opala).

O que está pegando é que o câmbio usa cabo e no painel o velocímetro é eletrônico.

Há alguma protese que pode ser usada para passar de mecânico para eletrônico?

Desculpe tumultuar aqui, mas creio que você tenha feito algo parecido em sua super-auto-ranger.

Abração

Walter L. L. Casitta
01/09/2009, 18:00
Walter,

No tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=61363&page=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=61363&page=1)

pedi ajuda aos colegas para tentar adaptar um painel de S10 a diesel em meu engesa (usarei o motor da S10 com câmbio automático zf4hp22 - opala).

O que está pegando é que o câmbio usa cabo e no painel o velocímetro é eletrônico.

Há alguma protese que pode ser usada para passar de mecânico para eletrônico?

Desculpe tumultuar aqui, mas creio que você tenha feito algo parecido em sua super-auto-ranger.

Abração

Pessoal, Obrigado pela força e pelos elogios.

CAVESO,

O mais simples que posso imaginar seria uma roda fônica parecida como a que coloquei no eixo de saída na minha caixa sendo instalada entre o flange na saída da CT e a cruzeta do cardam com um sensor da Ranger. Pra isso seria preciso saber quantos pulsos elétricos por Km são usados no velocímetro da S10.

Então, independente da solução o primeiro paço seria descobrir as características do velocímetro. Depois e se for o caso com esse informação fica fácil calcular o número de dentes e o diâmetro da roda fônica...

netão
02/09/2009, 11:47
O kickDown é indispensavel se o ponto de stall do conversor fica numa rotação abaixo da rotação de torque do motor. No meu caso o PS 2.8 tem o torque iniciando em 1400RPM e o stall do conversor de torque da Blaser, pelo comportamento em mais ou menos uns 2000Rpm.

Desabilitei o kickDown, mas não o desbloqueio do lockup do conversor de torque nessa situação. Além disso mesmo sem o kickdown o câmbio ainda reduz normalmente seguindo os parâmetros que defini no mapeamento.

No início do projeto eu estava muito preocupado com o ponto de stall do conversor, mas do jeito que está não poderia ser melhor. Realmente nesse ponto eu tive muito sorte.
Cara,e na hora que você tem que pisar fundo,como ela tá se comportando??

Walter L. L. Casitta
02/09/2009, 16:11
Cara,e na hora que você tem que pisar fundo,como ela tá se comportando??

Dependo da velocidade reduz ou não. Se manter o pé no fundo vai até 3500RPM e passa para a próxima marcha.

O kickdown é muito chato e a minha ranger tem o speed control que leva o acelerador até o fundo com muita freqüência. Além disso eu não tinha o hábito de reduzir nas ultrapassagens. A Ranger PS 2.8 retoma muito bem com o torque em 1400RPM ainda mais agora com o conversor de torque pra ajudar...

Renato Fraga
02/09/2009, 17:03
Walter, aproveitando a deixa da sugestão dada ao amigo acima com relação à roda fônica, sabe me dizer qual a calibragem ideal e a utilizada por você na distância do sensor para a cremalheira?????

Estou com um probleminha na minha Dakota e temo que seja por desajuste. O ponteiro fica impreciso conforme a velocidade aumenta e trava ao chegar nos 90km/h quando começa a oscilar de forma bem intensa até o momento em que o painel acusa o erro acendendo as luzes do freio e ABS. Por outro lado, quando freio até parar, ele demora a voltar À posição ZERO o que está ocasionando o acionamento do ABS por qualquer motivo.

Se puder dar um palpite, será bem vindo!!!!

Abraços

Walter L. L. Casitta
02/09/2009, 17:20
Walter, aproveitando a deixa da sugestão dada ao amigo acima com relação à roda fônica, sabe me dizer qual a calibragem ideal e a utilizada por você na distância do sensor para a cremalheira?????

Estou com um probleminha na minha Dakota e temo que seja por desajuste. O ponteiro fica impreciso conforme a velocidade aumenta e trava ao chegar nos 90km/h quando começa a oscilar de forma bem intensa até o momento em que o painel acusa o erro acendendo as luzes do freio e ABS. Por outro lado, quando freio até parar, ele demora a voltar À posição ZERO o que está ocasionando o acionamento do ABS por qualquer motivo.

Se puder dar um palpite, será bem vindo!!!!

Abraços

Não tenho certeza. Vi num osciloscópio que quanto mais próxima a roda fônica maior o sinal gerado pelo sensor. Eu deixei mais ou menos 1mm de folga.

Uma vez também tive problema com o ABS (num outro veículo) e dava problema andando acima de 100Km/h. Tinha limalha de ferro grudada no sensor. Depois de limpo não deu mais problema...

Renato Fraga
02/09/2009, 17:35
Beleza, vou verificar isso.

Obrigado

Zepi
03/09/2009, 17:04
Walter, como esão as coisas?
Estamos na torcida!!!hehehe!
Aparece lá no tópico "Câmbio auto no mwm 2.8 Sprint"! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27407)
E também lá no tópico da Rurautomática (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56104), pra dar uns pitacos meu amigo!
São sempre boas, as críticas, de pessoas criativas!
Abraço

Anthoniusnikos
04/09/2009, 02:55
Olá Casitta. O sensor de velocidade fixado no diferencial é preso por um parafuso que sai facilmente, também sai fácil o conector elétrico, porém o sensor não sai nem a pau quando puxado. Para tirar o sensor para verificar se tem limalha de ferro, tem-se que abrir o diferencial e soltar por dentro ? :pensativo::pensativo::pensativo:
Abraços
Anthon

Walter L. L. Casitta
04/09/2009, 07:37
Olá Casitta. O sensor de velocidade fixado no diferencial é preso por um parafuso que sai facilmente, também sai fácil o conector elétrico, porém o sensor não sai nem a pau quando puxado. Para tirar o sensor para verificar se tem limalha de ferro, tem-se que abrir o diferencial e soltar por dentro ? :pensativo::pensativo::pensativo:
Abraços
Anthon

É só puxar com jeito que ele sai, mas o sensor que pega limalhas é o do ABS que fica na roda...

CAVESO
04/09/2009, 12:27
CAVESO,

O mais simples que posso imaginar seria uma roda fônica parecida como a que coloquei no eixo de saída na minha caixa sendo instalada entre o flange na saída da CT e a cruzeta do cardam com um sensor da Ranger. Pra isso seria preciso saber quantos pulsos elétricos por Km são usados no velocímetro da S10.

Então, independente da solução o primeiro paço seria descobrir as características do velocímetro. Depois e se for o caso com esse informação fica fácil calcular o número de dentes e o diâmetro da roda fônica...

Walter,

Vou ver se consigo os dados do painel...

Obrigado!

dudas_308w
04/09/2009, 19:53
Me lembro de ja ter visto isso em manual.
Se os sensores forem de induçao, normalmente 2-3 fios encapsulados em uma barra roscada aprox 1/4", eles tem a distancia correta a serem fixados. Melhor a fazer é procurar o codigo deles ( o que tenho aqui esta numa capa cinza logo apos a barra roscada) e procurar o gap correto na pagina do fabricante internet.
abs

Anthoniusnikos
10/09/2009, 05:52
E aí Casitta, aproveitou o feriado para fazer os ajustes finais ? Já se aventurou a ir mais longe com a viatura ? Como está se comportando o CA ? Tá bala ?
Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
10/09/2009, 06:44
E aí Casitta, aproveitou o feriado para fazer os ajustes finais ? Já se aventurou a ir mais longe com a viatura ? Como está se comportando o CA ? Tá bala ?
Abs
Anthon

Fala Anthoniusnikos,

Nesse feriado viajei e tive que rebocar, então fui de F350. A Ranger já esta OK, tenho usado no dia dia e o câmbio vai indo muito bem, me divirto saindo dos semáforos na frente de todo mundo sem a chateação da embreagem, mas eu acho que vou ter que melhorar o sistema de resfriamento do óleo, que esta chegando fácil aos 97º. Estou tentando encontrar uma ventoinha de moto pra colocar lá, mas ainda não encontrei nada com preço razoável. Ontem mesmo cotei uma nova da Yamaha XT600 custando R$1100,00. Assim não da né?

Walter L. L. Casitta
10/09/2009, 07:58
Outra coisa que esqueci de contar: Não vejo mais a fumaça. O câmbio não deixa o motor girar abaixo de 1500RPM e nem acima de 3500RPM. Na cidade pelo menos, 90% do tempo fica entre 1800 e 2500.

A Fumaça agora só parece se eu acelerar fundo e mesmo assim aquela fumaça preta que sempre aparecia nas arrancada com o câmbio manual nunca mais vi. A F350 que é 0KM e motor euroIII faz mais fumaça que a minha Ranger...

Walter L. L. Casitta
10/09/2009, 12:32
Hoje fiz um teste pesado pra ver qual seria o comportamento do câmbio sob pressão. Engatei o reboque com o quadriciclo (+/- 300Kg), AC ligado e acelerarei pela Serra do Curral acima.

Gravei o log da TCU e deu pra ver que a temperatura do óleo foi nas alturas, 115ºC. Eu tina programado pra que entrasse em proteção a 110ºC e ele entrou mesmo. O conversor de torque entrou em lock-up e só saiu quando parei a Ranger completamente.

Abaixo o gráfico gerado pelo programa DatlogViwer da TCU
- A linha verde representa a velocidade (máxima de 127Km/h)
- A cinza, a posição do acelerador
- E a Branca a temperatura que já estava em 91º no início do log e foi subindo até os 115º.

Agora entendo o porque das L200 Sport AT superaquecer com mais facilidade qua a MT. O arrefecimento do óleo do câmbio deve ser feito no radiador do motor como na maioria dos veículos com câmbio AT...

http://img196.imageshack.us/img196/9797/logtc.gif

leobnaval
10/09/2009, 13:12
Outra coisa que esqueci de contar: Não vejo mais a fumaça. O câmbio não deixa o motor girar abaixo de 1500RPM e nem acima de 3500RPM. Na cidade pelo menos, 90% do tempo fica entre 1800 e 2500.

A Fumaça agora só parece se eu acelerar fundo e mesmo assim aquela fumaça preta que sempre aparecia nas arrancada com o câmbio manual nunca mais vi. A F350 que é 0KM e motor euroIII faz mais fumaça que a minha Ranger...

Interessante isto aí...Walter

Faz sentido a L200 at aquecer mais pelo fato de o radiador do câmbio acabar aquecendo ainda mais o conjunto de arrefecimento que por si só já é precário...

Já ouvi relato de Hilux at aquecendo tambem em subida de serra com transito agora não sei se aqueceu o motor e/ou o câmbio.

Abraços, Leo

Zepi
10/09/2009, 14:20
Walter, que boa notícia!
Já tinha comentado sobre isso em outro tópico...
Imagino que o câmbio não deixa forçar o motor como acontece nos câmbio mecânicos!

[]'s poluindo menos!

leobnaval
10/09/2009, 15:30
Walter, que boa notícia!
Já tinha comentado sobre isso em outro tópico...
Imagino que o câmbio não deixa forçar o motor como acontece nos câmbio mecânicos!

[]'s poluindo menos!

Consequentemente deve se ter uma durabilidade maior do motor e seus componentes...

Anthoniusnikos
10/09/2009, 16:18
Nada melhor que dados científicos sistemáticos para esclarecer as dúvidas.
E agora Casitta ? Com o pouco espaço que tem, como posicionar melhor o radiador de óleo para a colocação da ventoinha ?
Estive pensando mas não encotro outro lugar para colocar o radiador além da frente da viatura. Em outro lugar, só se abrir coletores laterais de vento.

Uma dúvida: A coordenada X do gráfico é o tempo ? Se rodar em veloc. máx. a 90 Km/h, por uma hora, a temp. do óleo se mantém estável ?

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
10/09/2009, 16:35
Nada melhor que dados científicos sistemáticos para esclarecer as dúvidas.
E agora Casitta ? Com o pouco espaço que tem, como posicionar melhor o radiador de óleo para a colocação da ventoinha ?
Estive pensando mas não encotro outro lugar para colocar o radiador além da frente da viatura. Em outro lugar, só se abrir coletores laterais de vento.
Abs
Anthon

Acabei de comprar uma ventoinha de moto no desmanche. Essa ventoinha foi feita para ser instalada por trás do radiador. Tenho que trazer o radiador de óleo um pouco para frente para que ele caiba lá. O espaço é suficiente pra isso...

Anthoniusnikos
10/09/2009, 16:47
Beleza, tomara que dê certo.
Mas, a troca de calor ar/óleo é bem menos eficiente que a troca de calor ar/água. Então, vamos ao teste.
Se o resultado não for o esperado, então vai ter que arrajar uma ventoinha maior, ou quem sabe, ao invés de ar, trocar calor com água+aditivo.
Abs
Anthon

CAVESO
10/09/2009, 17:35
ventoinha de cb 500?

Walter L. L. Casitta
10/09/2009, 18:11
ventoinha de cb 500?

Não sei, foi de alguma moto, esqueci de perguntar de onde teria saido. É certo que terei que dar um trato nela antes de instalar.

http://img25.imageshack.us/img25/5109/vento1.jpg
http://img151.imageshack.us/img151/185/vento2.jpg

Joaomsl
11/09/2009, 14:29
Walter,

tive o trabalho de ler o tópico desde o início e fiquei surpreso com a sua calma pra resolver os problemas que iam surgindo...gostei muito da sua idéia...depois de montar o CA e ele tá funcionando a contento, vc já é um expert no assunto...

Parabéns mesmo e se um dia for passar por maceió avisa que agente bota a viatura na areia pra fazer uns testes de campo...kkkkk

valeu

Rogerrm
11/09/2009, 17:23
Walter,
Parabéns mesmo e se um dia for passar por maceió avisa que agente bota a viatura na areia pra fazer uns testes de campo...kkkkk

valeu

Walter colocar a Ranger no Off-Road? :mrgreen:

Walter L. L. Casitta
11/09/2009, 20:09
Só pra registrar, hoje um fio terra se soltou (falha nossa :roll:) no meio do transito e desligou a TCU. O câmbio AT ficou meio que a deriva, se é que se pode dizer assim. De certa forma foi bom que agora eu sei o que esperar se a TCU parar de funcionar outra vez.

Me parece que o câmbio foi projetado para entrar num modo de emergência caso a TCU entre em pane. Sem a TCU o câmbio não troca as marchas mas isso não impediu que a Ranger continuasse a rodar e eu pude voltar pra casa sem maiores problema. Chegando la liguei o notebook pra tentar descobrir o que estava acontecendo e nada, foi nesse momento que percebi que a TCU estava desligada.

Sem a TCU o câmbio ainda aceita alguns comandos através da alavanca: P R N D, só que em D ele sempre engata a segunda marcha e fica nela. A Ranger ficou lerda na arrancada mas é possivel andar até a 60km/h. Cada dia que passa fico mais fã desse câmbio...

Walter L. L. Casitta
11/09/2009, 20:11
Walter,

tive o trabalho de ler o tópico desde o início e fiquei surpreso com a sua calma pra resolver os problemas que iam surgindo...gostei muito da sua idéia...depois de montar o CA e ele tá funcionando a contento, vc já é um expert no assunto...

valeu

Obrigado Joaomsl, Já estou programando uma viagem de teste: BH - Cuiabá...

Guilherme A. Araújo
12/09/2009, 18:22
Obrigado Joaomsl, Já estou programando uma viagem de teste: BH - Cuiabá...
Nao esquece de quando vir a cuiabá me ligar pra gente tomar uma cervejinha...
Ou me manda um e-mail avisando que vens pra cá.
Abraço e sucesso!!!!

Pequeno jr
12/09/2009, 23:39
Fica esperando Guilhermer

O Walter vem a Brasília direto .... to querendo levar a Ranger dele numa concessionária Ford daqui para eles verem que é possivel .. e cadé o cara???

Fugiu, desapareceu, escafedeu-se

Edintruder
13/09/2009, 19:32
Walter, qual é o consumo atual?
Melhor, quanto tava fazendo o 2.8 antes e depois do AT?

Walter L. L. Casitta
13/09/2009, 20:02
Fica esperando Guilhermer

O Walter vem a Brasília direto .... to querendo levar a Ranger dele numa concessionária Ford daqui para eles verem que é possivel .. e cadé o cara???

Fugiu, desapareceu, escafedeu-se

Não é assim né Pequeno. É que a vida é corrida mesmo...:roll:

Walter L. L. Casitta
13/09/2009, 20:05
Walter, qual é o consumo atual?
Melhor, quanto tava fazendo o 2.8 antes e depois do AT?

Ainda não sei. Também estou muito curioso com isso, enchi o tanque na sexta e também só agora estou andando com a Ranger no meu rítimo normal. Vamos ver o que vai dar...

Walter L. L. Casitta
13/09/2009, 20:20
Finalmente retirei todas as gambis, fiz todas as conexões elétricas, tapei o buraco da alavanca do câmbio antigo e reinstalei as saias dos para-lamas dianteiros. Eu ja tinha esquecido o quanto a Ranger era silenciosa.

O câmbio tá funcionando lindamente, Acho que encontrei o programa correto, não tem mais o que mexer. Falta pegar uma estrada pra conferir. Tenho agora que melhorar o sistema de errefecimento do câmbio...

http://img195.imageshack.us/img195/7236/piso.jpg

Anthoniusnikos
13/09/2009, 20:52
Estive pensando que se a ventoinha não der conta, então sugiro que arrume um radiador refrigerado a água e aproveite a ventoinha, que aí o óleo vai esfriar.
Outra coisa...! O radiador aí na frente não está muito longe do câmbio, não ?
Talvez em lugar das mangueiras de borracha, poderia colocar umas de cobre, que aí até chegar no câmbio, via por baixo do motor, iria refrigerando. Pode até dar uma serpentinada nos tubos. :pensativo::pensativo::pensativo:

Casitta, esses CA tem bomba própria de circulação de óleo ?

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
13/09/2009, 21:15
Estive pensando que se a ventoinha não der conta, então sugiro que arrume um radiador refrigerado a água e aproveite a ventoinha, que aí o óleo vai esfriar.
Talvez em lugar das mangueiras de borracha, poderia colocar umas de cobre, que aí até chegar no câmbio, via por baixo do motor, iria refrigerando. Pode até dar uma serpentinada nos tubos. :pensativo::pensativo::pensativo:

Casitta, esses CA tem bomba própria de circulação de óleo ?

Abs
Anthon

Além do ventilador que vou instalar, também vou trocar o carter por um que segundo o vendedor baixa a temperatura em 20º e tem um bujão para dreno. O meu esta meio amarrotado de tanto ficar jogado pelo chão irregular e os caras que me venderam arrastavam ele pra lá e pra cá sem dó...

http://www.partshp.com/Pans.h3.jpg

O câmbio tem só a bomba principal que pressurisa a linha hidráulica. O retorno passa pelo trocador de calor antes de voltar para o carter...

dudas_308w
14/09/2009, 16:21
Só pra registrar, hoje um fio terra se soltou (falha nossa :roll:) no meio do transito e desligou a TCU. O câmbio AT ficou meio que a deriva, se é que se pode dizer assim. De certa forma foi bom que agora eu sei o que esperar se a TCU parar de funcionar outra vez.
...

Walter, isso havia me passado pela cabeça já, mas eu sempre esquecia de perguntar quando voltava ao computador... aonde vc instalou fisicamente a TCU? :pensativo: Pergunto isso por que é comum ouvir estorias da minha namorado (corretora de seguros) contando que os bandidos, arrancam paineis e portas procurando rastradores.. ou que arrombam carros para pegar GPS, disqueteira, etc. E no seu caso, isso representaria o fim do controle do cambio...

Entao, vc deixou a TCU exposta? Imagino que vc deve ter puxado a porta de conexão do PC para um local proximo ao OBD2?
Em tempo, quando vc "energiza" a TCU, ela não faz um check funcional? Depois ela energiza o chicote do cambio? Acredito que deve haver um ponto do chicote do cambio que vc possa pegar o sinal e levar a um LED no painel, que te daria a leitura de TCU pronta e operacional... se bem me lembro, o painel da Ranger tem umas posiçoes ociosas cfme o modelo (diesel/gasolina/xl/xlt) ou vc pode até usar a propria posiçao PRND12 do painel..
abs

dudas_308w
14/09/2009, 16:35

Abs
Anthon

Anthon,

a distancia nao faz muita diferença pro equipamento, e sim a "altura" do sistema... o equipamento a ser refrigerado, tem dois tubos, o de saida cuspindo oleo quente e o de entrada esperando a chegada do refrescado. Se a linha for paralela ao chao, o oleo anda dentro dela sem esforço, e pode andar 1m, 2m, 3m, sem problema. É claro que se for preciso empurrar o oleo por 20mts, a massa de oleo poderá ser muito grande para a força da bomba. Mas isso é caso extremo, nao o de um carro.
Por outro lado, se o trocador de calor for posicionado de forma muito elevada em relaçao ao cambio, a bomba fara um esforço pouca coisa maior. Mas nada exagerado, pois ele nao pos no teto...

De qualquer forma, estando mais longe há mais espaço para a troca de calor. E como vc sugeriu, uma serpentina ajuda. Alias, o trocador de calor é nada mais que uma serpentina andando dentro de uma serie de laminas. As laminas roubam calor da serpentina, e trocam com o ar em volta, usando a superficie maior.

Eu tenho a impressão, que pelo que o Walter descreveu (carter amassado) que a troca pelo novo já vai mudar e muito a situação termica do conjunto. Não me espantaria de ele descobrir que o carter antigo tem amassados que comprometem a circulaçao.

abs

Walter L. L. Casitta
14/09/2009, 16:52
Walter, isso havia me passado pela cabeça já, mas eu sempre esquecia de perguntar quando voltava ao computador... aonde vc instalou fisicamente a TCU? :pensativo: Pergunto isso por que é comum ouvir estorias da minha namorado (corretora de seguros) contando que os bandidos, arrancam paineis e portas procurando rastradores.. ou que arrombam carros para pegar GPS, disqueteira, etc. E no seu caso, isso representaria o fim do controle do cambio...

Entao, vc deixou a TCU exposta? Imagino que vc deve ter puxado a porta de conexão do PC para um local proximo ao OBD2?
Em tempo, quando vc "energiza" a TCU, ela não faz um check funcional? Depois ela energiza o chicote do cambio? Acredito que deve haver um ponto do chicote do cambio que vc possa pegar o sinal e levar a um LED no painel, que te daria a leitura de TCU pronta e operacional... se bem me lembro, o painel da Ranger tem umas posiçoes ociosas cfme o modelo (diesel/gasolina/xl/xlt) ou vc pode até usar a propria posiçao PRND12 do painel..
abs

A minha Ranger é muito modificada, acho que não é interessante rouba-la. O cara que entrar na minha Ranger já vai dar de cara com a falta o pedal da embreagem. Acho que ele vai preferir uma outra qualquer...

Eu adaptei o console completo da Blazer e a TCU fica dentro. O conector para o PC é um DB9 RS232 com um conversor para USB. Pra ter acesso a ele e também a TCU eu tenho que levantar o apoio de braço do console e retirar o porta trecos.

A TCU não faz nenhuma rotina checagem e não tem nem um preparação para um led ou lâmpada piloto. Se eu quiser me comunicar com ela sem usar um NB, tenho que criar alguma coisa capaz de comunicar via rede CAN ou comprar um painel LCD que é vendido como opcional.

http://www.compperformancegroupstores.com/store/graphics/00000006/377525_100.jpg

Aquele PRND12 do painel não da pra usar. Ele funciona com uma mascara que é puxada pela alavanca, do câmbio AT original da Ranger americana.

Walter L. L. Casitta
15/09/2009, 07:51
As fotos do interior da Ranger AT. Como podem ver, não resisti e comprei também a manopla da Blazer...

http://img15.imageshack.us/img15/2045/cf2d.jpg

http://img12.imageshack.us/img12/2000/cf3i.jpg

http://img6.imageshack.us/img6/8827/cf1s.jpg

Alexandre Souto
15/09/2009, 08:23
Muito bom Walter, ficou muito original!!!!!

De parabens pela camioneta AT!!!

[]'sss...

Kim
15/09/2009, 08:44
Na minha opinião está faltando algo...

.

.

.

.

.

.

.

.

...hummmmmmmmm...

Cadê o vídeo da Rangermatic na ativa??????????

Walter L. L. Casitta
15/09/2009, 10:52
...Cadê o vídeo da Rangermatic na ativa??????????

Tô preparando o roteiro para a produção cinematográfica...:mrgreen:

Zepi
15/09/2009, 11:50
Walter, eu quero saber a diferença de consumo dessa ranger hein!
Quando acabar esse diesel posta a média anterior e a posterior!

Abraço

elmestizo
15/09/2009, 13:00
Um luxo, parabéns!!!

CAVESO
15/09/2009, 13:22
Ficou melhor na ranger do que na Blazer....rssss

leobnaval
15/09/2009, 13:25
Walter ficou muito bom mesmo, vindo de você era o minimo que agente podria esperar...

parabéns e uma pergunta qual o próximo up-grade? hehehehehehe

Abraços, Leo

Marcello Ladeira
15/09/2009, 13:31
Parabéns Walter... trabalho de PRIMEIRA QUALIDADE, ficou como original... uma pena a Ford não permitir este prazer aos proprietários da Ranger.

Só senti falta de uma pecinha da Mitsubishi... devia pelo menos ter usado uma manopla de Pajero Sport/FULL ou mesmo da Outdoor, hehehe.

Abs,

Walter L. L. Casitta
15/09/2009, 19:27
Parabéns Walter... trabalho de PRIMEIRA QUALIDADE, ficou como original... uma pena a Ford não permitir este prazer aos proprietários da Ranger.

Só senti falta de uma pecinha da Mitsubishi... devia pelo menos ter usado uma manopla de Pajero Sport/FULL ou mesmo da Outdoor, hehehe.

Abs,

Obrigado pessoal...

Marcello, saiba que andei garimpando na SPimports e noutros desmanches, mas as peças da Mit são raras e o pessoal aproveita pra cobrar mais caro por isso...

Rogerrm
15/09/2009, 21:26
parabéns e uma pergunta qual o próximo up-grade? hehehehehehe

Abraços, Leo

Acho que vai ser os Vidros eletricos, a minha tambem não tem e as vezes acho que faz falta...

adams
15/09/2009, 21:31
Nao sei...
este contato entre o console da chevrolet e o carpet da ford...
Pode dar uma reação quimica...
Mas ficou legal. Bem acabado.
Ao nivel esperado por nós "sapos" do projeto...

Edintruder
15/09/2009, 21:47
Pois é Walter... Se venderes um kit com o gerenciador eletrônico da CA, o flange de adaptação entre a CA e a CT, junto com o eixo entalhado da CA, vai ter gente querendo passar a Ranger pra AT também!

Pensa num kit e bota um preço. Se um dia eu tiver com a ranger e dinheiro pra isso, entro na fila! ahahaha!

Walter L. L. Casitta
15/09/2009, 22:17
Acho que vai ser os Vidros eletricos, a minha tambem não tem e as vezes acho que faz falta...

Tem oito anos que estou pra colocar isso lá. Acho que as chances dessa Ranger ver esses vidros elétricos já espiraram.:mrgreen:

Walter L. L. Casitta
15/09/2009, 22:29
Pois é Walter... Se venderes um kit com o gerenciador eletrônico da CA, o flange de adaptação entre a CA e a CT, junto com o eixo entalhado da CA, vai ter gente querendo passar a Ranger pra AT também!

Pensa num kit e bota um preço. Se um dia eu tiver com a ranger e dinheiro pra isso, entro na fila! ahahaha!

Nemmm! Chega de mexer com isso. Não quero mais saber upgrades e nem updates. :-D

Pequeno jr
15/09/2009, 22:46
Nemmm! Chega de mexer com isso. Não quero mais saber upgrades e nem updates. :-D

Qualé Walter ... tem pelo menos umas 10 rangers aqui querendo virar AT.

FAlando nisso, fui ler o inicio do tópico e lembrei que qdo vc vier aqui, tenho q t pagar 2 coca-colas.

Promessa é divida, mas não inventa de vir aq qdo eu estiver viajando.

Kim
16/09/2009, 09:06

Até quando??????:mrgreen: :mrgreen:

No momento em que sentar na frente da trelevisão sem nada para fazer, já vai abrir o capô da Rangermatic!!!

Rogerrm
16/09/2009, 14:52

Walter, não adianta não tente nos convercer dessa afirmação aí em cima(pra não dizer mentir neh:cool:)

Tu és amigo do jaque... Caminho sem volta....

Explica KIM

Edintruder
16/09/2009, 15:30
Pois é Roger,
Ahahahah!
O Walter e o Kim são amigos de infância do Jaque!
Ahahahahahah

Kim
16/09/2009, 19:15
Pois é Roger,
Ahahahah!
O Walter e o Kim são amigos de infância do Jaque!
Ahahahahahah

Esse Jaque...

Jaque vendi o Engesa...

...comprei um chassis e uma carroceria...

...e...

...to montando um FII, cummins, cambio e t-case de toy...

Esse Jaque...

Semi flutuante...
...bloqueio...
AC...

Esse Jaque!!!

Mais se não fosse o Jaque, o que estaria fazendo??

Assistindo televisão!
Num Boteco!
...

Viva o Jaque!!!

adams
19/09/2009, 21:58
Walter

Este cambio da blazer tem cabos de acionamento ou é totalmente eletronico. Possuindo apenas o chicote.
Com Bl de 3" algum problema entre a maior altura e o acionamento.

RcSala
19/09/2009, 22:42
Walter a ford deveria contratar você, quem sabe assim a ranger não sai com câmbio automático de fábrica né?

Parabéns pela iniciativa, ficou muito bom mesmo!

Walter L. L. Casitta
19/09/2009, 23:37
Walter

Este cambio da blazer tem cabos de acionamento ou é totalmente eletronico. Possuindo apenas o chicote.
Com Bl de 3" algum problema entre a maior altura e o acionamento.

Tem um cabo flexível e um chicote e o BL não faz diferença. Passei os dois pelo buraco que passava a alavanca do câmbio original. Veja na foto como ficou:

http://img195.imageshack.us/img195/7236/piso.jpg

Walter L. L. Casitta
19/09/2009, 23:43
Walter a ford deveria contratar você, quem sabe assim a ranger não sai com câmbio automático de fábrica né?

Parabéns pela iniciativa, ficou muito bom mesmo!

Não dá pra entender muito bem os motivos da Ford ou da GM para não oferecer o câmbio AT como opcional...

Anthoniusnikos
20/09/2009, 00:07
Abração Casitta.
Dá para entender porque a Ford comprou a Troller ? Primeiro para fechar, depois com a intervensão do Sen. Suplicy-SP, etc. manteve-se aberta desde 2007 ?
Quem não está babando no seu projeto ? Parabéns é pouco, é até dificil aceditar que tudo eteja funcionando como as previsões iniciais ! Para uma sessão de modificações, você extrapolou muito.
Mas, chega de confete ! - Quem sabe, sabe, quem não sabe se sacode.
Já instalou a ventoinha no radiador de óleo do CA ? Se instalou, a temperatura abaixou ?
Anthon

leobnaval
20/09/2009, 11:21
Daqui a pouco a Ford vai comprar o Walter

brincadeira...

Abraços

Edintruder
20/09/2009, 12:54
Daqui a pouco a Ford vai comprar o Walter

brincadeira...

Abraços

Pois é Leo, se a Ford comprar o Walter vão fechar ele! Acredito que sejam capazes de dar um sumiço nele sim! aahahhahahah

Walter, te esconde enquanto é tempo!
Ahhaha

Walter L. L. Casitta
20/09/2009, 15:57
Tá legal pessoal. Ainda bem a Ford não faz idéia das gambis que tô fazendo aqui. Câmbio GM numa Ranger. Eu em?:putz:

Chega de rapa pé.

Tô aqui com um baita imprevisto. O câmbio aquece pra burro. Se deixar frita. Acho que mais devido ao torque de 38Kgf do PS2.8. Que isso sirva de alerta aos que estão adaptando o câmbio AT.

Como disse lá atrás, (na verdade nem sei se disse mesmo) na estrada o bicho pega e a temperatura do câmbio vai subindo sem trega. No primeiro teste chegou aos 115º.

Tentando consegur mais eficiência no arrefecimento do câmbio troquei o radiador de óleo tosco que tinha instalado anteriormente por um importado que comprei na Crestana. Esse um vem como suporte para uma ventoinha o que facilitou a instalação daquela de moto que encontrei num desmanche.

Instalei por enquanto com a ventoinha ligada direto. Ligando a chave a ventoinha liga junto. Agora andando na cidade a temperatura do câmbio não chega aos 80º, dependendo da distância nem aos 70º o que também não é bom. Mais a frente instalo um interruptor termico pra ligar a ventoinha a partir dos 80º. Na estrada, agora a temperatura máxima foi de 95º. A meta é não permitir que ultrapasse os 90º e por enquanto estou ensaiando instalar mais um radiador de óleo igual ao lado, mas dessa vez sem a ventoinha.

Quanto ao interruptor térmico pretendo fazer com que a ventoinha ligue em baixa velocidade junto com a chave de ignição e acelere ao máximo após o óleo atingir os 80º.

A baixo algumas fotos. Na última o primeiro radiador que saiu fora...

http://www.crestanaecrestana.com.br/produtos/1221.jpg

http://img154.imageshack.us/img154/4605/radvent1.jpg

http://img154.imageshack.us/img154/3273/radvent2.jpg

http://img19.imageshack.us/img19/3496/radoleo.jpg

SAPO-BOMBA
20/09/2009, 16:16
"Instalei por enquanto com a ventoinha ligada direto. Ligando a chave a ventoinha liga junto. Agora andando na cidade a temperatura do câmbio não chega aos 80º, dependendo da distância nem aos 70º o que também não é bom."

Pergunto: Pq não é bom o câmbio se manter nessa temperatura? Tem algum problema ou o câmbio precisa de "temperatura ideal de operação" como os motores diesel?

"Mais a frente instalo um interruptor termico pra ligar a ventoinha a partir dos 80º. Na estrada, agora a temperatura máxima foi de 95º. A meta é não permitir que ultrapasse os 90º e por enquanto estou ensaiando instalar mais um radiador de óleo igual ao lado, mas dessa vez sem a ventoinha."

O melhor radiador no seu caso, eu creio que seria o da L200 automática ( aquele compridão ). Quanto à ventoinha disparar, basta instalar um sensor térmico como os que vêm nos carros populares, não? Agora tem que achar um que faça a ventoinha disparar na casa dos 90º ou abaixo um pouco.

Walter L. L. Casitta
20/09/2009, 18:24
"Instalei por enquanto com a ventoinha ligada direto. Ligando a chave a ventoinha liga junto. Agora andando na cidade a temperatura do câmbio não chega aos 80º, dependendo da distância nem aos 70º o que também não é bom."

Pergunto: Pq não é bom o câmbio se manter nessa temperatura? Tem algum problema ou o câmbio precisa de "temperatura ideal de operação" como os motores diesel?

"Mais a frente instalo um interruptor termico pra ligar a ventoinha a partir dos 80º. Na estrada, agora a temperatura máxima foi de 95º. A meta é não permitir que ultrapasse os 90º e por enquanto estou ensaiando instalar mais um radiador de óleo igual ao lado, mas dessa vez sem a ventoinha."

O melhor radiador no seu caso, eu creio que seria o da L200 automática ( aquele compridão ). Quanto à ventoinha disparar, basta instalar um sensor térmico como os que vêm nos carros populares, não? Agora tem que achar um que faça a ventoinha disparar na casa dos 90º ou abaixo um pouco.

Assim como o motor, freio, pneus o câmbio também precisa estar dentro da faixa de temperatura pela qual foi prevista no projeto. Não só o câmbio, mas o óleo que é usado dentro dele. Muito frio pode prejudicar tanto quanto muito quente.

O interruptor térmico que me referi é um desses usados nos radiadores dos motores AP a gasolina mais antigos ou um daqueles comuns usados na indústria eletrônica. Esse último dá pra encontrar com as características exatas, não só a temperatura de acionamento como se normalmente fechado ou aberto e até a histerese da temperatura. Só que ainda não consegui encontrar um fornecedor aqui por perto...

Zepi
21/09/2009, 12:00
Inicialmente eu pensava em colocar dois radiadores originais de opala, mas achei que não fosse preciso.Entretanto, escutando seu relato, mesmo o sprint tendo menos torque, acho que vou considerar essa idéia...

abraço

Walter L. L. Casitta
27/09/2009, 19:42
Agora com a versão 2.0 do sistema de arrefecimento espero que o câmbio fique com uma temperatura mais constante. Ontem na estrada a ventoinha não chegou a ligar. Agora chegando em casa ela estava ligada, mas como o NB não estava conectado não deu para saber qual era a temperatura. Durante a semana saberei como vai se comportar exatamente. Fora isso o câmbio tá uma beleza.

Como sempre fim de semana é F pra mexer com essas coisas. Faltaram 10cm de mangueira e tive que fazer uma emenda. Acrescentei mais um radiador de óleo e pra que não fique muito frio um interruptor térmico de que ligará o ventilador quando o óleo que vem do câmbio alcançar 86º e desligar quando baixar para 76º.

A primeira foto um detalhe do interruptor térmico e na segunda uma geral da gambí...

http://img27.imageshack.us/img27/135/arref2.jpg

http://img180.imageshack.us/img180/7444/arref1.jpg

Marcello Ladeira
27/09/2009, 20:30
Agora com a versão 2.0 do sistema de arrefecimento espero que o câmbio fique com uma temperatura mais constante. Ontem na estrada a ventoinha não chegou a ligar. Agora chegando em casa ela estava ligada, mas como o NB não estava conectado não deu para saber qual era a temperatura. Durante a semana saberei como vai se comportar exatamente. Fora isso o câmbio tá uma beleza.

Como sempre fim de semana é F pra mexer com essas coisas. Faltaram 10cm de mangueira e tive que fazer uma emenda. Acrescentei mais um radiador de óleo e pra que não fique muito frio um interruptor térmico de que ligará o ventilador quando o óleo que vem do câmbio alcançar 86º e desligar quando baixar para 76º.

A primeira foto um detalhe do interruptor térmico e na segunda uma geral da gambí...

http://img27.imageshack.us/img27/135/arref2.jpg

http://img180.imageshack.us/img180/7444/arref1.jpg
Walter esta solução poderia ser adotada pelos proprietários das L200 Sport AT esquentadinhas?

Abs,

Walter L. L. Casitta
27/09/2009, 20:34
Walter esta solução poderia ser adotada pelos proprietários das L200 Sport AT esquentadinhas?

Abs,

Acho que sim. Acho que resolveria de vez o problema do aquecimento. só não sei se tem espaço lá...

http://www.4l60-e.com/tc.gif

Anthoniusnikos
27/09/2009, 20:43
Marcello, pelo relato do Casitta, aquí mesmo neste tópico, os CA das L200 são refrigerado pela água(sistema de arrefecimento) do próprio motor. Então, esse radiador(es) extra(s) resolveriam o problema do superaquecimento das L200.

Casitta, cadê as fotos ? - Huuuuummmmmm...! Agora consegui ! Vai de DUOrefresh, mesmo ! Só faltava ter que colocar duas ventoinhas !? :evil::evil::evil:

Agora, teóricamente, a temperatura deve manter-se na faixa do ideal.

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
27/09/2009, 21:10
Marcello, pelo relato do Casitta, aquí mesmo neste tópico, os CA das L200 são refrigerado pela água(sistema de arrefecimento) do próprio motor. Então, esse radiador(es) extra(s) resolveriam o problema do superaquecimento das L200.

Casitta, cadê as fotos ?

Abs
Anthon

Da um refresh, (techa F5) que as fotos vão aparecer...

Daniel.Shimomoto
27/09/2009, 21:35
Acho que sim. Acho que resolveria de vez o problema do aquecimento. só não sei se tem espaço lá...

http://www.4l60-e.com/tc.gif

Walter e Marcello;

Teve um cara aqui no forum que adaptou um intercooler de Gol 1000 turbo numa L-200. Não me lembro o nome do forista, acho que era PY5NQ, uma coisa assim....Segundo ele resolveu. E deve ter resolvido porque ele nunca mais postou nada....

Abs!!!

Anthoniusnikos
27/09/2009, 21:54
O problema é que, mesmo com dois radiadores, a refrigeração do óleo só vai ocorrer com a viatura em velocidade ou com a ventoinha ligada.
Como seria se pegasse um congestionamento, ou descesse a Serra de Miracatú-SP, com filas de caminhões na sua frente, que geralmente se fica numa toada 20 Km/h por mais de 40 mim ?
Ainda penso que um radiador refrigerado a água+aditivo, e uma pequena ventoinha, e uma bomba para circulação da água :pensativo:, a troca de calor, sem dúvida, é mais eficiente.
Sei que é difícil arrumar um espaço para mais um reservatório de expansão no cofre das Ranger, mas dando-se um jeitinho cabe.
Com um radiador de intercooler e uma boa e grande ventoinha, também poderá dar certo, mas e o espaço ? E o consumo de energia ?
Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
27/09/2009, 22:27
O problema é que, mesmo com dois radiadores, a refrigeração do óleo só vai ocorrer com a viatura em velocidade ou com a ventoinha ligada.
Como seria se pegasse um congestionamento, ou descesse a Serra de Miracatú-SP, com filas de caminhões na sua frente, que geralmente se fica numa toada 20 Km/h por mais de 40 mim ?
Ainda penso que um radiador refrigerado a água+aditivo, e uma pequena ventoinha, a troca de calor seria mais eficiente.
Sei que é difícil arrumar um espaço para mais um reservatório de expansão no cofre das Ranger, mas dando-se um jeitinho cabe.
Com um radiador de intercooler e uma boa e grande ventoinha, também poderá dar certo, mas e o espaço ? E o consumo de energia ?
Abs
Anthon

Que eu me lembro as L200 AT só aquecem em alta velocidade ou rebocando e não em baixa e nem no transito pesado.

O meu câmbio também só aquece nessas mesmas condições.

dalmolin
27/09/2009, 22:48
Imagina aquela silverado americana com pneu duplo , que o cara fez com o sprint 6 cil e 350 cv , com esse cambio ae 4l60 ...
o radiador do cambio deve ta mergulhado no nitrogenio liquido :-D

CAVESO
27/09/2009, 22:56
Imagina aquela silverado americana com pneu duplo , que o cara fez com o sprint 6 cil e 350 cv , com esse cambio ae 4l60 ...
o radiador do cambio deve ta mergulhado no nitrogenio liquido :-D

O Rogério vendeu a silverado antes de detonar uns dois 4l60e com o sprint preparado, segundo palavras dele próprio....

dalmolin
27/09/2009, 23:17
O Rogério vendeu a silverado antes de detonar uns dois 4l60e com o sprint preparado, segundo palavras dele próprio....num deu liga entao o tomático :( . mas aquele sprint dele tava bunitaço :-D

Walter L. L. Casitta
27/09/2009, 23:23
O Rogério vendeu a silverado antes de detonar uns dois 4l60e com o sprint preparado, segundo palavras dele próprio....

Eu cheguei a falar com o Rasch sobre essa picape. Segundo ele a adaptação não tinha funcionado bem e o proprietário comprou um câmbio preparado no USA. Pelo que entendi, concluí que ele fora infeliz na escolha do controlador do câmbio. Usou o Compushift que vem pré mapeado, aquele mesmo que eu também quase comprei. Se tivesse usado o TCI teria sido mais feliz. Com o TCI você faz o que quiser com o câmbio...

CAVESO
28/09/2009, 00:11
O que o rogério havia me dito é que os discos não estavam aguentando o despejo de potência do super sprint.

Mas perfeitamente adequável com o módulo, como vc disse, Walter!

CAVESO
28/09/2009, 00:21
Walter,

Quais as medidas desse radiador (incluindo litragem) que vc comprou na crestana?

Walter L. L. Casitta
28/09/2009, 00:26
Walter,

Quais as medidas desse radiador (incluindo litragem) que vc comprou na crestana?

-Dimensões: 250mm largura x 170mm altura x 30mm espessura
-Peso seco 0,833kg / capacidade 300ml

Guilherme A. Araújo
28/09/2009, 10:58

Walter, e se tivesse colocado o radiador do cambio da dodge ram??
Acho q ele num deixaria eskentar, rssrsrs.
Esses dias tava vendo de uma q tenho aki na loja, pqp, o trem é gigante!!!

Abraço

Walter L. L. Casitta
28/09/2009, 11:39
Walter, e se tivesse colocado o radiador do cambio da dodge ram??
Acho q ele num deixaria eskentar, rssrsrs.
Esses dias tava vendo de uma q tenho aki na loja, pqp, o trem é gigante!!!

Abraço

KKKKKK, O da RAM nunca vi, mas o F350 que tem aqui já é gigante...

CAVESO
28/09/2009, 12:58

Obrigado, Walter!

Guilherme A. Araújo
28/09/2009, 13:42
Walter, só uma ajudinha...
Minha ranger usa o dif Visteon 8.8 e tem relaçao 3,73 (conforme manual e especificaçoes ford pelo ano)...
Você q entende bem de ranger, qual seria a relaçao de coroa e pinhao dela?
E o dianteiro, acho q é o mesmo ainda né, dana 35, qual seria a relaçao dele??

To querendo trocar minha relaçao tras ou colocar o dif D44, com relaçao mais curta...
Dá uma luz aí pra mim.
Abraço

Edintruder
28/09/2009, 14:31
Tem dana 4,55:1 ou 4,1:1

Saiu uma linha dana nas 2.5, as últimas e só vi a minha e mais uma com esse diferencial traseiro dana. Inclusive consta no catálogo Ford como dana 44-3 para 2.5 diesel.

Será mais fácil colocar o diferencial traseiro da 2.8 e o miolo do diferencial dianteiro do 2.8 pois não ficará muito reduzida. Se colocar a relação da 2.5 ficará muito curta e presa.

Walter L. L. Casitta
28/09/2009, 19:41
Walter, só uma ajudinha...
Minha ranger usa o dif Visteon 8.8 e tem relaçao 3,73 (conforme manual e especificaçoes ford pelo ano)...
Você q entende bem de ranger, qual seria a relaçao de coroa e pinhao dela?
E o dianteiro, acho q é o mesmo ainda né, dana 35, qual seria a relaçao dele??

To querendo trocar minha relaçao tras ou colocar o dif D44, com relaçao mais curta...
Dá uma luz aí pra mim.
Abraço

Se for trocar o traseiro tem que trocar os dois.

A relação de redução é essa mesmo 3,73:1 tanto dianteiro com no traseiro. O número de dentes eu não sei.

No Brasil 8.8 você só encontra 3,73 e 4,56. Outras opções só Dana 44 como escreveu o Edi. O D35 da frente tem mais opções.

Guilherme A. Araújo
28/09/2009, 19:51
Tem dana 4,55:1 ou 4,1:1

Saiu uma linha dana nas 2.5, as últimas e só vi a minha e mais uma com esse diferencial traseiro dana. Inclusive consta no catálogo Ford como dana 44-3 para 2.5 diesel.

Será mais fácil colocar o diferencial traseiro da 2.8 e o miolo do diferencial dianteiro do 2.8 pois não ficará muito reduzida. Se colocar a relação da 2.5 ficará muito curta e presa.
Pois é Edi, isso mesmo que eu queria fazer, colocar o dana na tras e trocar o miolo da dianteira. E sim, o da 2.8 que é 4,56, acho q iria ficar muito bom, visto que meu cambio é longo pktc.
Qual seria a melhor relaçao de cora/pinhao p colocar? 9x41??
Walter, e Edi, o que me aconselham, trocar só a relaçao dos dois dif, ou trocar a relaçao da diant e colocar dana na tras.?? Na verdade queria a mais barata das opçoes. E li tbm q o 8.8 é mais forte q os dana, mas os preços sao f...
Só p encerrar essa saidinha do topico, e agradeço mais uma vez pela ajuda e compreensao.

Abraços

Walter L. L. Casitta
28/09/2009, 19:55
Pois é Edi, isso mesmo que eu queria fazer, colocar o dana na tras e trocar o miolo da dianteira. E sim, o da 2.8 que é 4,56, acho q iria ficar muito bom, visto que meu cambio é longo pktc.

Walter, e Edi, o que me aconselham, trocar só a relaçao dos dois dif, ou trocar a relaçao da diant e colocar dana na tras.?? Na verdade queria a mais barata das opçoes. E li tbm q o 8.8 é mais forte q os dana, mas os preços sao f...
Só p encerrar essa saidinha do topico, e agradeço mais uma vez pela ajuda e compreensao.

Abraços

Alguns 2.8 tem a mesma relação da sua Ranger. Olha com cuidado em se tratando de peças usadas não tem opção mais barata ou mais cara e sim oportunidade na hora da compra...

Edintruder
28/09/2009, 20:24
Os dif do PS2.8 é 4,1:1.
Porque pretendes reduzir os diferenciais? Vai gastar mais.

Renato Fraga
28/09/2009, 21:36
Opa, a Ranger do meu pai usa 3,73/1.

É uma LIMITED 2.8 power stroke 2004.

Abraços

Daniel.Shimomoto
28/09/2009, 21:52
As primeiras Rangers 2.8 sairam com diferenciais 4,10 no inicio, em 2001/2002 e depois sairam 3.73 nas subsequentes!

Abs!!

Edintruder
28/09/2009, 23:49
opa!
Essa informação eu não sabia! Bom saber disso!

CAVESO
29/09/2009, 00:10
Walter,

Um detalhe que me lembrei agora e esqueci de perguntar: o fato de ter colocado o radiador lá na frente da picape (longe e mais alto que o CA) não atrapalha a refrigeração e força a bomba do CA?

Walter L. L. Casitta
29/09/2009, 07:39
Walter,

Um detalhe que me lembrei agora e esqueci de perguntar: o fato de ter colocado o radiador lá na frente da picape (longe e mais alto que o CA) não atrapalha a refrigeração e força a bomba do CA?

Acredito que não. Tanto que depois que instalei o segundo radiador a temperatura ainda não chegou a 90º, mesmo com a ventoinha ligando após os 86º.

CAVESO
29/09/2009, 12:52
Bom saber disso....

Guilherme A. Araújo
29/09/2009, 17:55
Os dif do PS2.8 é 4,1:1.
Porque pretendes reduzir os diferenciais? Vai gastar mais.
uai, agora me confundiu...
Se eu reduzir, o motor num trabalha mais folgado? semprecisar fazer muita força?Consequentemente nao ficaria mais economico??

Minha intençao é reduzir pq to com 2 cilindors de gnv na carroceria e com pneus 32, e pretendo colocar 35, na pior das hipoteses os 33 no ano q vem, entao já queria ir me preparando.
Mas mantendo ela com estes pneus, era só pra reduzir o esforço mesmo, visto que no gnv ela perde um pouco da potencia...

Gasta mais entao é?? Vixi, meu pensamento tava errado entao....

Abraço

Zepi
29/09/2009, 18:45
E ae walter,
e o consumo, aferiu?

Abraços

Walter L. L. Casitta
29/09/2009, 19:00
E ae walter,
e o consumo, aferiu?

Abraços

O consumo foi bem alto no primeiro tanque. Exatos 8Km/L...

Guilherme A. Araújo
29/09/2009, 19:45
Antes fazia qto??

Joaomsl
29/09/2009, 20:45

Walter,

vc leva em consideração na medição o tamanho dos pneus...não dá diferença não??? os pneus já estavam antes de vc fazer a mudaça para automático? quanto era o consumo??

valeu

Daniel.Shimomoto
29/09/2009, 21:04
uai, agora me confundiu...
Se eu reduzir, o motor num trabalha mais folgado? semprecisar fazer muita força?Consequentemente nao ficaria mais economico??

Minha intençao é reduzir pq to com 2 cilindors de gnv na carroceria e com pneus 32, e pretendo colocar 35, na pior das hipoteses os 33 no ano q vem, entao já queria ir me preparando.
Mas mantendo ela com estes pneus, era só pra reduzir o esforço mesmo, visto que no gnv ela perde um pouco da potencia...

Gasta mais entao é?? Vixi, meu pensamento tava errado entao....

Abraço

Com GNV e pneus 33/35, o melhor é o 4,56 mesmo...Isso se não tiver jeito de colocar maior!!!

Abs!!!!

Daniel.Shimomoto
29/09/2009, 21:31
opa!
Essa informação eu não sabia! Bom saber disso!

Antes de eu pegar a minha Ranger zero km, experimentei algumas 2.8 usadas.

A primeira 2.8 que experimentei era uma 2001/2002. 130 mil km mas muito mal cuidada. Precisava de um bom trato, um bom zelo. Era ate barata para a época (me pediram 50 mil Reais em 2006). Era um foguete em subidas. Um foguete! Se quer saber, acelerava melhor que a minha 3.0 atual (por conta do TGV que ajuda pra kct). Mas o reservatorio do limpador do parabrisa tinha um quebrado feio, a cacamba era amassada, a frente levemente arriada, e o 4x4 Low nao funcionava (hoje eu sei que é coisa simples de se resolver - basta ver os sensores do freio/embreagem - eu estava começando no fórum)

Depois experimentei uma 2003/2004. Achei-a mais lerdona, parecia que o motor trabalhava mais folgado, mas ao mesmo tempo nao enchia tão rapidamente quanto a primeira 2.8 que experimentei. Ai eu fiquei intrigado e comecei a pesquisar. E descobri essa questão dos diferenciais.

Abs!!!

Walter L. L. Casitta
29/09/2009, 21:42
O consumo da Ranger sempre ficou entre 9 e 10 Km/L, mas depois que instalei o câmbio tenho feito trajetos bem diferentes do que costumo fazer pra testar o câmbio. Alguma vezes com o NB ligado parando pra mudar algum parâmetro do câmbio.

Outra coisa que não consigo evitar são arrancadas mais fortes com o giro acima de 3000RPM e principalmente nas retomas. É bem mais divertido do que quando tinha que pisar na embreagem.

Inicialmente tinha ajustado o câmbio de uma forma que ficava a maior parte do tempo com o giro entre 1800 a 2500RPM, mas mudei e o giro agora fica um pouco acima de 1800 até 2700RPM. Por enquanto estou achando melhor assim...

Acho que o consumo vai aumentar em relação ao tempo do câmbio MT, mas ainda na da pra dizer quanto...

Pra medir o consumo multiplico o que marca no hodômetro por 1,137 por conta do tamanho dos pneus...

Zepi
30/09/2009, 08:32

Hum...para os benefícios que trouxe acho que está bom...

Abraço

Zepi
01/10/2009, 07:19
Walter, não pensou que esse aquecimento poderia ser em função da relação de diferencial muito longa?

Abraços

Walter L. L. Casitta
01/10/2009, 08:01
Walter, não pensou que esse aquecimento poderia ser em função da relação de diferencial muito longa?

Abraços

Também, mas eu não tenho o que fazer já o meu dif é o mais reduzido disponível. 4,56:1. Talvez eu coloque pneus menores como o 265x75x16. Semana que vem vou pegar a estrada com a Ranger. Devo rodar uns 4000Km. Vamos ver no que vai dar...

Zepi
01/10/2009, 10:42
Também, mas eu não tenho o que fazer já o meu dif é o mais reduzido disponível. 4,56:1. Talvez eu coloque pneus menores como o 265x75x16. Semana que vem vou pegar a estrada com a Ranger. Devo rodar uns 4000Km. Vamos ver no que vai dar...

Hum...bem estou começando e pensar que a minha relação pode ficar longa...(4,27:1)...
Por enquanto meus pneus são pequenos..(30").
Nossa terá bastante chão pra testar a "Marvada"!

Fico no aguardo!
Abraços

Alagoano
01/10/2009, 10:48
Pra medir o consumo multiplico o que marca no hodômetro por 1,137 por conta do tamanho dos pneus...

Olá Walter....uma ajuda, na nossa Ranger usamos pneus BF All Train 31x10 aro 15". Fiz um percurso que mediu exatamente 8,9km (medi no hodômetro do Fiesta com penus originais), depois o mesmo percurso com a Ranger medindo no seu hodômetro 8,7km.

Para medir o consumo, tenho que multiplicar a quilometragem do hodômetro por quanto?

Obrigado...

Walter L. L. Casitta
01/10/2009, 11:02
Hum...bem estou começando e pensar que a minha relação pode ficar longa...(4,27:1)...
Por enquanto meus pneus são pequenos..(30").
Nossa terá bastante chão pra testar a "Marvada"!

Fico no aguardo!
Abraços

Hiiiiii, 4,27 é muito pouco com certeza. Com esse motor câmbio tem que começar de 4,56...

Walter L. L. Casitta
01/10/2009, 11:09
Olá Walter....uma ajuda, na nossa Ranger usamos pneus BF All Train 31x10 aro 15". Fiz um percurso que mediu exatamente 8,9km (medi no hodômetro do Fiesta com penus originais), depois o mesmo percurso com a Ranger medindo no seu hodômetro 8,7km.

Para medir o consumo, tenho que multiplicar a quilometragem do hodômetro por quanto?

Obrigado...

O pneu original da Ranger tem 29" de diâmetro. O 31" é 7% maior. Então com pneus 31" o seu hodômetro marca 7% a menos que com os pneu originais...
O melhor seria comprar com um GPS do que com outro carro. Não dá pra saber qual seria mais ou menos impreciso...

Zepi
01/10/2009, 12:07
Hiiiiii, 4,27 é muito pouco com certeza. Com esse motor câmbio tem que começar de 4,56...

POis é...mas fico pensando que quando usava o motor original não tinha problema, como vai longo com esse motor que tem bem mais torque?
Também temo fato da rural ter uns 500 quilos a menos que essas pick ups médias...
Vamos ver no que dá..

Abraço

Walter L. L. Casitta
01/10/2009, 13:44
POis é...mas fico pensando que quando usava o motor original não tinha problema, como vai longo com esse motor que tem bem mais torque?
Também temo fato da rural ter uns 500 quilos a menos que essas pick ups médias...
Vamos ver no que dá..

Abraço

A Ranger pesa 2T. Se Rural for uns 1,5T como você diz então a sua relação vai ficar OK...

Alagoano
01/10/2009, 18:43
O pneu original da Ranger tem 29" de diâmetro. O 31" é 7% maior. Então com pneus 31" o seu hodômetro marca 7% a menos que com os pneu originais...
O melhor seria comprar com um GPS do que com outro carro. Não dá pra saber qual seria mais ou menos impreciso...

Tem um tempo já que to interessanto em adquirir um GPS, é muito útil....mas infelizmente ainda ta muito caro, vou esperar mais um pouco. Soube que já tem DVD te tela retrátil com GPS integrado...esse é bem interessante!

Valeu!

Walter L. L. Casitta
01/10/2009, 22:07
Semana passada troquei o Honda Fit LX CVT Dona Comadre por um New Fit EX AT. O primeiro era um carrinho econômico motor de 80CV e com um câmbio CVT simplesmente fantástico.

O novo nos foi entregue hoje e veio com um motor de 115CV e câmbio AT de 5 marchas. Tirando a suspensão que continua a mesma bosta, barulhenta e com pouco curso o carro não tem nada a ver com o antigo, mas que importa aqui é o câmbio.

A Honda chega a humilhar com os requintes tecnológicos desse câmbio. Reduz assim que a começa a embalar morro abaixo. Comparado ao que coloquei na Ranger ele parece até adivinhar o que vai acontecer pra selecionar a marcha correta.

Incrível, ele corta a acelerador durante as trocas de marchas e praticamente sem tranco. O ruido é parecido com a troca de marcha de um carro com câmbio MT. Ele muda claramente de comportamento quando se tem pressa ou se está dirigindo econômicamente.

Hoje eu só andei de New Fit. Amanhã de novo só de Ranger AT, mas não sem alguns retoques no câmbio. A primeira coisa que vou mudar é endurecer um pouco mais as trocas de marchas. Na Ranger comparando o New Fit as trocas estão até suaves de mais...:pensativo:

Walter L. L. Casitta
01/10/2009, 22:19
Tem um tempo já que to interessanto em adquirir um GPS, é muito útil....mas infelizmente ainda ta muito caro, vou esperar mais um pouco. Soube que já tem DVD te tela retrátil com GPS integrado...esse é bem interessante!

Valeu!

Eu escrevi comprar, mas na verdade era pra ser ...comparar com um GPS... Foi mal...

Anthoniusnikos
04/10/2009, 23:26
E aí Casitta ! Agora com os dois radiadores. Pisou fundo na boneca ? 140 - 160 Km/h, por uns 500 Km ??? A temperatura do CA passou dos 100 graus, ou manteve-se abaixo dos 80 graus ? E o comportamento do CA nessas condições ??? :pipoca::pipoca::pipoca:
Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
05/10/2009, 00:15
E aí Casitta ! Agora com os dois radiadores. Pisou fundo na boneca ? 140 - 160 Km/h, por uns 500 Km ??? A temperatura do CA passou dos 100 graus, ou manteve-se abaixo dos 80 graus ? E o comportamento do CA nessas condições ??? :pipoca::pipoca::pipoca:
Abs
Anthon

Rodei hoje 1200Km com um olho na estrada e outro na tela do NB.:mrgreen: Amanhã com mais 500Km estarei em Cuiabá.

O câmbio veio blz e não aquece quando conversor esta travado não importa a velocidade, pelo contrário, a temperatura baixa para 76ºC, mas se não ele aquece sem medida.

O problema são as retomadas iniciando de 40Km/H por exemplo. Tem que dar um aliviada no pé pro lock-up entrar ou a temperatura passa dos 100º

Amanhã vou mudar a configuração do câmbio e ver o que acontece...

V64

Guilherme A. Araújo
05/10/2009, 11:30
Rodei hoje 1200Km com um olho na estrada e outro na tela do NB.:mrgreen: Amanhã com mais 500Km estarei em Cuiabá.

O câmbio veio blz e não aquece quando conversor esta travado não importa a velocidade, pelo contrário, a temperatura baixa para 76ºC, mas se não ele aquece sem medida.

O problema são as retomadas iniciando de 40Km/H por exemplo. Tem que dar um aliviada no pé pro lock-up entrar ou a temperatura passa dos 100º

Amanhã vou mudar a configuração do câmbio e ver o que acontece...

V64

Cassita, já que vai estar aki em cuiabá, arruma um tempo de noite e vamo tomar uma cerva por aki home!!!
Tá doido, vai me dizer que vc trbalha durante a noite tbm??
rsrs

Abraço

Eduardo Valaretto
05/10/2009, 23:36
Cassita, tenho uma camper auto (ZF) com motor de opala e ela aquece nas mesas condições do seu carro, no transito pesado e em velocidade alta constante a temperatura é normal, mas com transito lento que exige trocas constantes de marchas chego a ficar preocupado.
Fico ligado na temperatura direto quando subo a serra (Santos-São Paulo) com transito moderado e trocas constantes de terceira e quarta (quando possível travo em terceira e melhora um pouco).
No meu caso ainda tem um agravante, como nos últimos opalas o radiador do óleo do cambio e da água do motor são interligados então quando um aqueçe o outro vai junto e em condições extremas fico com medo do motor e do cambio. Meu carro também não tem a coifa entre a hélice do motor e o radiador e isso faz uma bela diferença, assim que tiver um tempo vou moldar uma de fibra.

Abração e parabéns pelo ótimo trabalho, me deu vontade até de comprar uma ranger e mandar para vc fazer o upgrade.

Edintruder
06/10/2009, 00:09
Abração e parabéns pelo ótimo trabalho, me deu vontade até de comprar uma ranger e mandar para vc fazer o upgrade.

Entra na fila!!!
ahahahahahahah!

Walter L. L. Casitta
07/10/2009, 08:39
Cassita, já que vai estar aki em cuiabá, arruma um tempo de noite e vamo tomar uma cerva por aki home!!!
Tá doido, vai me dizer que vc trbalha durante a noite tbm??
rsrs

Abraço

Rapaz,

Não tenho horário aqui não. Trabalho fazendo manutenção em equipamento de telecomunicação áudio/vídeo e tenho que esperar os horários de ociosidade. Tenho sorte quando esse equipamentos ficam disponíveis durante o dia.

Hoje eu vou ficar a disposição da TV Rondon pela manhã e depois acompanhar uma transmissão de evento no tal do Leila Maluf. Da uma passada num desse locais.

Espero estar voltando nessa quinta...

SAPO-BOMBA
10/10/2009, 23:20
Não sei se pode interessar à alguns colegas foritas que pretendem se aventurar a transformar suas viaturas manuais em automáticas, mas achei interessante:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108460641-cmbio-automatico-eletrnico-com-reduzida-mod-4-l80-e-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108460641-cmbio-automatico-eletrnico-com-reduzida-mod-4-l80-e-_JM)

Esse modelo tb permite trocas manuais e a julgar pelo que andei lendo, é mais parrudo que o 4L60E, ou seja, ideal pra motores diesel torcudos... e de quebra vem com a reduzida acoplada.

O que me dizem?

Edintruder
11/10/2009, 13:57
Bom para o Sprint 6 cilindros.

Pequeno jr
23/10/2009, 20:22
Walter alguma novidade???

Já posso mandar a minha Ranger para BH ???

Walter L. L. Casitta
23/10/2009, 21:48
Walter alguma novidade???

Já posso mandar a minha Ranger para BH ???

Fala PJ.

Já rodei 6000Km com o câmbio. Sentei o pé na estrada de BH até Cuiabá. Foi bem e não aqueceu. O consumo variou conforme o peso do pé. foi de 6,7Km/l num tanque e 10Km/l num outro. No final das contas acho que com o câmbio AT a média de consumo caiu dos 9 ou 10KM/l para 8 ou 9Km/L.

A velocidade máxima foi foi 166Km no GPS. Curioso que isso só foi possível quando a temperatura estava abaixo de 25º. Com o sol quente e com a temperatura externa beirando os 32º a velocidade máxima foi de 148Km/h. Isso deve ter a ver com o intercooler. Só pode...

O que não me agradou foi a relação da 4º marcha. É longa de mais pro motor 2.8 e perde velocidade com facilidade nas subidas. A Ranger melhorou as retomadas até que a 4º entre e então fica xoxa. Talvez trocando os meus 285x75x16 pelos 265x75x16 isso resolva.

Agora o pior de tudo é que descobri um problema nesse câmbio AT. De forma intermitente, quando acelero fundo, a mudança da segunda pra terceira ou da quarta para a terceira fica demorada e o giro do motor vai prá la dos 3800RPM. Andando normalmente isso nunca acontece.

Pra ser sincero, eu já estou um pouco de saco cheio dessa Ranger estou avaliando 3 alternativas:

1- Baixo o câmbio, compro o Master Kit no USA pra zerar esse câmbio que já era de procedência desconhecida e não muito confiável.

2- Compro um câmbio 0Km desse leiloados pela GM no final da produção da Blazer. Achei um com o conversor também 0KM por R$4000,00 e nota fiscal o que facilitaria legalizar no Detran.

3- Desfaço tudo, volto com o câmbio MT, vendo a Ranger e compro um Frontier AT 0KM. A minha Ranger vem aparentando probleminhas típicos de carro velho, que vão desde lâmpadas que param de acender no painel, canaleta dos vidro gastos e pinturas desgastadas. Coisinhas pequenas, chatas de resolver que estão me tirando o prazer de ter essa Ranger e que o câmbio AT não está conseguindo compensar...

Pequeno jr
23/10/2009, 21:54
Frontier AT ...?????

Fazer o caminho inverso da maioria. Descobriu algo bom neste veículo???

O que vi até agora é q como não há nada paralelo para Nissan, vc morre na concessionária e assim o bolso fica bemmm judiado.

Pois é .. a sua é 2001 ... e a minha 1999. Hoje, teria que dar um banho de pintura nela ( R$ 1500,00) fora outras coisinhas que deveria arrumar. To avaliando uma série de coisas inclusive ficar um tempo com um 4x4 a gas (tracjer ou TR-4) e depois voltar para a boa e velha casa (diesel 4x4 e de preferencia pick-up),

No momento não esotu afim de me desfazer de dinhero só para ter um outro carro. Por isso, to no pensamento degrau em degrau.

Walter L. L. Casitta
23/10/2009, 22:35
Frontier AT ...?????

Fazer o caminho inverso da maioria. Descobriu algo bom neste veículo???

O que vi até agora é q como não há nada paralelo para Nissan, vc morre na concessionária e assim o bolso fica bemmm judiado.

Pois é .. a sua é 2001 ... e a minha 1999. Hoje, teria que dar um banho de pintura nela ( R$ 1500,00) fora outras coisinhas que deveria arrumar. To avaliando uma série de coisas inclusive ficar um tempo com um 4x4 a gas (tracjer ou TR-4) e depois voltar para a boa e velha casa (diesel 4x4 e de preferencia pick-up),

No momento não esotu afim de me desfazer de dinhero só para ter um outro carro. Por isso, to no pensamento degrau em degrau.

A intenção era ficar com essa Ranger e pegar uma F250 assim que tivesse uma garagem, mas tá demorando. Não sei se vou aguentar esperar...

Eu gosto mais da Triton, mas descobri que fico bloqueado quando entro na unica concessionária Mit que poderia me vender uma. A começar pela falta de espaço pra estacionar no pátio em frente a concessionária e depois pela cara de bunda dos vendedores. Os caras acham que tão vendendo BMW...

Pequeno jr
23/10/2009, 22:46
A intenção era ficar com essa Ranger e pegar uma F250 assim que tivesse uma garagem, mas tá demorando. Não sei se vou aguentar esperar...

Eu gosto mais da Triton, mas descobri que fico bloqueado quando entro na unica concessionária Mit que poderia me vender uma. A começar pela falta de espaço pra estacionar no pátio em frente a concessionária e depois pela cara de bunda dos vendedores. Os caras acham que tão vendendo BMW...

Complicado

Um amigo q tem uma 2.8 2004/2005 ... está quase decidido que vai para F-250 CD 4x4 zero km.

Ele está a umas 3 semanas fazendo teste drive e andando pelos engarrafamentos com essa bixa e já até acostumou. Vimos várias aqui no DF com pneus BF com medida maior e já verificamos com o mauricio um chip para ela.

Ja tem algumas F-250 com chipadas andando por ai.

Walter L. L. Casitta
23/10/2009, 23:03
Complicado

Um amigo q tem uma 2.8 2004/2005 ... está quase decidido que vai para F-250 CD 4x4 zero km.

Ele está a umas 3 semanas fazendo teste drive e andando pelos engarrafamentos com essa bixa e já até acostumou. Vimos várias aqui no DF com pneus BF com medida maior e já verificamos com o mauricio um chip para ela.

Ja tem algumas F-250 com chipadas andando por ai.

Eu queria uma CS 4x4 basicamente pra viagens longas como faço com a Ranger. Dirijo os caminhõezinhos da empresa e já estou bem acostumado com o tamanho. Um deles é um F350 2009 que acho muito ruim. Não anda e tem péssima dirigibilidade. Nada a ver com a F250.

Interessante essa história de chipar a F250. Tenho um amigo que tem uma e não consegue acompanhar a minha Ranger nem subindo...

Pequeno jr
23/10/2009, 23:20
Eu queria uma CS 4x4 basicamente pra viagens longas como faço com a Ranger. Dirijo os caminhõezinhos da empresa e já estou bem acostumado com o tamanho. Um deles é um F350 2009 que acho muito ruim. Não anda e tem péssima dirigibilidade. Nada a ver com a F250.

Interessante essa história de chipar a F250. Tenho um amigo que tem uma e não consegue acompanhar a minha Ranger nem subindo...

Coloca ele em contato com o Mauricio. O mesmo que tem feito a maioria dos carros dos sertões, Trollers 3.0 para 247cv, a triton do Bruno e etc.

Know How é o que mais o cara tem, além de ser se não to errado mestre nesta área pela UNB.

du
25/10/2009, 22:21
Walter,

Mas se optar pela F250 vai abrir mão do automático ?

Abraços Du.

Walter L. L. Casitta
26/10/2009, 08:14
Walter,

Mas se optar pela F250 vai abrir mão do automático ?

Abraços Du.

Fazer o que? Infelizmente o F250 é o único picape que consegue encarar com segurança e que realmente aguenta as estradas e o diesel nacional. Qualquer outro picape só trocando a cada 100.000Km...

Em minha opinião...

du
26/10/2009, 09:31
Walter,

Na realidade nem tenho necesidade de caçamba aberta, mas a F-250 sempre me chamou atenção.

O duro é o vício em câmbio automático.

Enquanto tenho andado pouco por ano, a Explorer é um casamento perfeito.

Só para exercitar os neurônios. Alguma opção de câmbio automático para adaptar na F-250 ?

Abraços Du.

netão
26/10/2009, 10:01
Walter,

Na realidade nem tenho necesidade de caçamba aberta, mas a F-250 sempre me chamou atenção.

Só para exercitar os neurônios. Alguma opção de câmbio automático para adaptar na F-250 ?

Abraços Du.
O cambio citado pelo Sapo nesse tópico ficaria bom nela,eu acho!!!

Walter L. L. Casitta
26/10/2009, 10:33
Walter,

Abraços Du.

Pois é. Mas não tem jeito de ficar 100% livre do câmbio MT...

Walter L. L. Casitta
26/10/2009, 10:35
O cambio citado pelo Sapo nesse tópico ficaria bom nela,eu acho!!!

Sim, teria que ser um do tamanho do 4L80e, mas pra adaptar outra vez acho que não faria não. Essa trabalheira um vêz só já é o suficiente.:mrgreen:

leobnaval
26/10/2009, 11:27
Walter tenho acompanhado o tópico e pelo trabalho, correria que deu acho que você não recomendaria comprar uma camionete MT e modifica-la pra AT, correto???

Walter L. L. Casitta
26/10/2009, 15:19
Walter tenho acompanhado o tópico e pelo trabalho, correria que deu acho que você não recomendaria comprar uma camionete MT e modifica-la pra AT, correto???

Com certeza não. Todo veículo modificado seja lá qual for a modificação pode vir a ser um bomba relógio. Não recomendo.

Quando vender a Ranger, antes de anunciar "desmodifico" tudo só pra ficar com a consciência tranqüila. O que sobrar faço como costumo fazer. Se não conseguir vender dou de brinde...

Edintruder
26/10/2009, 16:16
Quando vender a Ranger, antes de anunciar "desmodifico" tudo só pra ficar com a consciência tranqüila. O que sobrar faço como costumo fazer. Se não conseguir vender dou de brinde...

Opa!!! Primeira senha é minha!!! ahahahah
Pro brinde, é claro!!! ahahaha

Falando sério, esses pequenos probleminhas que começam a aparecer num veículo com quase 10 anos é exatamente o que eu tenho passado... Preciso trocar a barra de direção pois a articulação deu folga, preciso colocar os 4 bicos injetores, 4 pneus, pintura externa e polimento adequado, bomba de água....
E por aí vai... É mais fácil vender mesmo.

Daniel.Shimomoto
26/10/2009, 20:17
Opa!!! Primeira senha é minha!!! ahahahah
Pro brinde, é claro!!! ahahaha

Falando sério, esses pequenos probleminhas que começam a aparecer num veículo com quase 10 anos é exatamente o que eu tenho passado... Preciso trocar a barra de direção pois a articulação deu folga, preciso colocar os 4 bicos injetores, 4 pneus, pintura externa e polimento adequado, bomba de água....
E por aí vai... É mais fácil vender mesmo.

Nao precisa ter 10 anos não...a minha Ranger completou 77 mil km e como brinde, com 77.010km, saindo de uma propriedade rural, vi uma poeirona na frente dela....abri o capô e surpresa...um cheiro daqueles que arde o nariz e os olhos da gente: Alguma coisa no Ar condicionado estourou. Parou de funcionar.

E agora o atuador da embreagem resolveu dar o ar da sua graça....come quase 1/2 litro de óleo a cada 2 meses.....

Vou ter que viajar final da semana e vou assim mesmo. Depois vejo o que resolvo.

Abs!!!!

dudu83
27/10/2009, 00:48
Fazer o que? Infelizmente o F250 é o único picape que consegue encarar com segurança e que realmente aguenta as estradas e o diesel nacional. Qualquer outro picape só trocando a cada 100.000Km...

Em minha opinião...

cheguei a essa conclusao tbm nao da pra ficar trocando de picape a cada 1 ano e meio, cheguei a conclusao ou ando de picapinha strada e troca a cada ano ou f250 4x4, tenho certeza que a manutencao da ranger nos proximos 100.000 naum vai ser tao em conta como foi ate agora....

Edintruder
27/10/2009, 09:01
Dudu, isso foi o que ocorreu comigo, nos primeiros 3 anos que estive com a Ranger a manutenção foi muito pouca. Só rotina,porém depois dos 80.000km de uso 99% urbano, ela começou a apresentar uma manutenção mais freqüente. Agora com a aproximação de 10 anos, os gastos prometem aumentar. Estou bem inclinado a vender a Ranger e pegar uma Palio Weekend pra minha esposa e eu herdo o Mille dela. Pois um Mille, essa manutenção é rasa de barata pra quem se acostumou a fazer a manutenção de uma picape diesel.
Se eu tivesse com bala na agulha, com certeza trocaria por uma picape mais nova, mas como não é o caso...

Walter L. L. Casitta
05/11/2009, 22:06
Vamos atualizar o tópico

Hoje baixei o carter do câmbio e troquei todo o chicote elétrico já que tinha quebrado o conector quando instalei o câmbio na Ranger. É bem mais fácil trocar tudo do que apenas o conector. O chicote completo vem com todos os conectores e o solenoide do lock-up do conversor de torque. Me custou U$60,00. Mais barato que os 4 litros de óleo Dextron III que tive que comprar.

Depois que cheguei de viagem quando fui fazer a trocas de óleo e filtros e com a Ranger no elevador sempre aproveito checar toda a Ranger por baixo então tive a triste surpresa de encontrar um pequeno vazamento de óleo no câmbio at. O óleo vem do pior lugar que poderia vir. Entre o conversor de torque e o câmbio.

Para resolver esse tipo de problema só baixando o câmbio e certamente terei que trocar o retentor que fica na entrada do câmbio.
Uma entre três coisa poderiam ter danificado esse retentor que era novo quando instalei o câmbio:

1- Apesar de todo cuidado que tive pode ter sido danificado na hora de instalar o conversor de torque...

2- O conversor de torque pode ter ficado um pouco excêntrico.

3- O conversor de torque pode ter superaquecido ou estar trabalhando muito quente o que acredito ser a causa mais provável.

"Vivendo e aprendendo". Vai aí uma dica útil para quem pretende instalar um câmbio AT que foi feito para algum veículo a gasolina num veículo com motor diesel:

O conversor de torque é a fonte de calor do câmbio. Se ele aquece muito, aquece o óleo que passeia por todo o câmbio e isso diminui a vida do câmbio.

O conversor de torque tem uma ponto de rotação de stall a partir da qual ele transfere praticamente 100% da rotação do motor para o câmbio. Com o motor girando numa rotação abaixo da rotação de stall do conversor apenas parte da rotação do motor é transferida para o câmbio. Nesse momento apesar de transferir menos rotações ele multiplica o torque e o preço que se paga por isso é o calor gerado.

Então, um conversor de torque que foi feito para um motor a gasolina costuma ter um ponto de stall em rotações bem acima dos que são feitos para motores a diesel. No meu caso o conversor de torque tem pelo que percebo um ponto de stall em torno de 2500RPM, feito pro motor GM vortex que tem o seu maior torque girando a 2600RPM. O meu motor tem o maior torque a 1600RPM. Abaixo de 80Km/H, o motor da minha Ranger fica a maior parte do tempo com a rotação um pouco acima de 2000RPM. Se o conversor escorrega até 2500RPM onde fica o ponto de stall não tem como não aquecer e esse está sendo a fonte de todo meu problema.

Isso ficou bem claro na estrada na ultima viagem que fiz, com o trânsito liberado andando entre 90Km/h a 140Km/h com o motor girando acima de 2800RPM o câmbio esfria ficando em torno de 70º, mas se o transito agarra e tendo que andar abaixo de 80Km/h a temperatura sobe e muito.

Solução: No USA é possível comprar conversores de torque modificados com stall a partir de 1200RPM (para motores diesel de baixa rotação) até 5000RPM (para competiação). Lá um conversor desse não custa tão caro, menos de U$300,00, mas é um peça pesada e difícil de enviar pelo correio.

De minha parte não sei ainda se continuarei com o câmbio AT, não estou afim de gastar mais. Ser for esse o caso também não pretendo ficar com uma Ranger 2001 e com câmbio MT. Vamos esperar o ano terminar e decidir com calma.

Espero estar ajudado aos que pretendem instalar um câmbio AT...

du
05/11/2009, 22:35
Walter,

Não sei as características do conversor de torque do câmbio do meu carro, não tenho controle da temperatura do óleo do câmbio, mas minha Explorer Limited V8 com velocidade próximo à 120 km/h o contagirus fica em 2.000 rpm. Estou usando pneu 265x70x16 mas o pneu original da minha Explorer é 255x70x16. Não sei se é adaptável ao seu câmbio, mas um conversor de Explorer V8 deve ser mais compatível com seu motor e sua velocidade de cruzeiro.

Abraços Du.

Walter L. L. Casitta
05/11/2009, 23:07
Walter,

Não sei as características do conversor de torque do câmbio do meu carro, não tenho controle da temperatura do óleo do câmbio, mas minha Explorer Limited V8 com velocidade próximo à 120 km/h o contagirus fica em 2.000 rpm. Estou usando pneu 265x70x16 mas o pneu original da minha Explorer é 255x70x16. Não sei se é adaptável ao seu câmbio, mas um conversor de Explorer V8 deve ser mais compatível com seu motor e sua velocidade de cruzeiro.

Abraços Du.

A velocidade cruzeiro não é problema. Nesse momento que o lock-up bypassa o conversor e ele não aquece. O problema acontece em velocidades intermediárias quando o lock-up não atua e principalmente durante nas retomadas de velocidade

Acredito que mesmo o conversor da Explorer aqueceria com o motor diesel. O conversor da Explorer tem características semelhantes ao da Balzer que uso...

Gustavo Niva
06/11/2009, 12:03
Espero estar ajudado aos que pretendem instalar um câmbio AT...Walter, ajudou e muito... andei/ando pensando em um 4l60e num gm250 e sempre to de olho nesse tópico... Obrigado :concordo:

Recentemente li algumas coisas interessantes sobre o 4l80e (resistencia, relações de marcha "melhores"), mas ainda tenho que pesquisar um bocado...

[]s,
Gustavo.

Zepi
06/11/2009, 16:17
Olá Walter!
Foi pensando nisso que escolhi o câmbio de opala.
Veja que o opala é um motor que tem torque máximo em 2000 Rpm.
O MWM tem torque em 1800 rpm, ouseja bem próximo do 6CC, entretanto já li que no opala atroca é feita perto dos 1800-1900rpm.
Sendo assim acho que tem muitas chances de dar certo o câmbio ZF com o MWM sprint.

Pena aqui no brasil não existir empresas especializadas em conversores..

Abraço

CAVESO
06/11/2009, 18:43
Olá Walter!
Foi pensando nisso que escolhi o câmbio de opala.
Veja que o opala é um motor que tem torque máximo em 2000 Rpm.
O MWM tem torque em 1800 rpm, ouseja bem próximo do 6CC, entretanto já li que no opala atroca é feita perto dos 1800-1900rpm.
Sendo assim acho que tem muitas chances de dar certo o câmbio ZF com o MWM sprint.

Monta logo essa rural, Zepi, assim fico sabendo se dá certo ou não....:mrgreen:

Pena aqui no brasil não existir empresas especializadas em conversores..

paulistaconversores@hotmail.com

Não sei se ele trabalha com conversores "alternativos", mas me foi indicado pelo pessoal da hidramático barão!

Walter L. L. Casitta
06/11/2009, 21:19

paulistaconversores@hotmail.com

Não sei se ele trabalha com conversores "alternativos", mas me foi indicado pelo pessoal da hidramático barão!

Falei com o pessoal da Paulista Conversores. São muito atenciosos, mas como em todas as empresas especializadas em conversores de torque que liguei também não sabiam do que eu estava falando quando me referi ao ponto de stall dos conversores.

O câmbio AT funciona no diesel, mas sem um conversor adequado o consumo vai aumentar e o câmbio vai aquecer algumas vezes. No câmbio eletrônico é possível trocar o mapeamento para um mais propício se ele aquecer. Sacrifica-se um pouco o desempenho até que o câmbio volte a temperatura normal. O câmbio mecânico eu não sei como ele se protege.

Eu comprei um manômetro de temperatura de óleo mas estou tão animado que ainda não instalei...

BoaTrilha
06/11/2009, 22:06
Falei com o pessoal da Paulista Conversores. São muito atenciosos, mas como em todas as empresas especializadas em conversores de torque que liguei também não sabiam do que eu estava falando quando me referi ao ponto de stall dos conversores.

O câmbio AT funciona no diesel, mas sem um conversor adequado o consumo vai aumentar e o câmbio vai aquecer algumas vezes. No câmbio eletrônico é possível trocar o mapeamento para um mais propício se ele aquecer. Sacrifica-se um pouco o desempenho até que o câmbio volte a temperatura normal. O câmbio mecânico eu não sei como ele se protege.

Eu comprei um manômetro de temperatura de óleo mas estou tão animado que ainda não instalei...

Walter, olhando o material que tenho da explorer, não é citado em nenhum momento ponto de stall.

Só existe referencia quanto a velocidade. É citado em varios lugares que o cambio só vai "travar" e cessar o deslizamento a partir de 80km/h.
A proposito, é esta mesmo a impressão que tenho ao andar com a pickup na cidade em transito pesado, que em nenhum momento o cambio cessa o deslizamento. (A temperatura aumenta sim, mas não ferve)

Referente ao torque maximo da explorer, segundo ficha tecnica, ele só ocorre a 4400rpm, coisa utópica na estrada e em condição normal de direção, a 120km/h fico na faixa de 2500rpm com o cambio já sem deslizamento (travou a aproximadamente 1800rpm - 4ªmarcha OD - 80km/h)

Quando aos radiadores de oleo ATF, como montou o esquema ar+agua?
na minha, do cambio ele vem pra serpentina que passa dentro do radiador de agua, depois no radiador de ar especifico do atf, aí volta pro cambio)

Este assunto muito me interessa, pois estou montando outro jeep com o cambio 4l80 + vortec v6 e tenho duvidas quanto a correta aplicação do conversor.

Abraços

Waldir Carlos
06/11/2009, 22:11
Me permitam um "offzinho":

Walter, se não estou enganado, você é de Malacacheta-MG. Agora em dezembro, vou "fazer" a ER [... de Dimantina-MG a Parati-MG]. Sair da BR-116, de Teófilo Otoni para Diamantina, com um veículo 4x4, via Malac é uma boa?

[]s

CAVESO
06/11/2009, 23:41

Eis o maior problema do câmbios automáticos: encontrar quem saiba como funciona e como mexer...

Diminuir a folga entre as turbinas qualquer torneiro faz....

Daniel.Shimomoto
07/11/2009, 01:24
Vamos atualizar o tópico

(...)

Solução: No USA é possível comprar conversores de torque modificados com stall a partir de 1200RPM (para motores diesel de baixa rotação) até 5000RPM (para competiação). Lá um conversor desse não custa tão caro, menos de U$300,00, mas é um peça pesada e difícil de enviar pelo correio.

(...)

Walter;

Cá pra nós, acho que já gastou tanto fosfato em bolar como colocaria um cambio A/T numa Ranger que, particularmente se o problema for mesmo o conversor, vale a pena sim importar e arriscar.

Depois de tanto esforço, voltar tudo para trás por conta de um conversor de torque é complicado.

Tem uma oficina em São Paulo, especializado em Cambios A/T chamada Pat Pauliceia (http://www.patpauliceia.com.br - parece oficina de Discovery Channel, com uma pessoa que fica limpando o piso frio o dia inteiro) e acho que, de repente eles podem atee te indicar alguem que mexa com conversor (o negocio deles é o cambio A/T). Já fiz dois cambios A/T's com eles e os caras são bons mesmo no que fazem.

Abs!!!!

Zepi
07/11/2009, 12:22

Segunda vem um mecânico em casa fazer a sangri e ligar o motor...sozinho, eu não consegui...
Se der tudo certo, já vou atrás do Dexron III e tentar fazer andar...

Abraço

CAVESO
07/11/2009, 14:02
Sangrar é mole...fique de olho no cara que fazendo pra você aprender...

Se acabar o óleo depois você já sabe...

Walter L. L. Casitta
07/11/2009, 14:33
Walter, olhando o material que tenho da explorer, não é citado em nenhum momento ponto de stall.

Só existe referencia quanto a velocidade. É citado em varios lugares que o cambio só vai "travar" e cessar o deslizamento a partir de 80km/h.
A proposito, é esta mesmo a impressão que tenho ao andar com a pickup na cidade em transito pesado, que em nenhum momento o cambio cessa o deslizamento. (A temperatura aumenta sim, mas não ferve)

Referente ao torque maximo da explorer, segundo ficha tecnica, ele só ocorre a 4400rpm, coisa utópica na estrada e em condição normal de direção, a 120km/h fico na faixa de 2500rpm com o cambio já sem deslizamento (travou a aproximadamente 1800rpm - 4ªmarcha OD - 80km/h)

Quando aos radiadores de oleo ATF, como montou o esquema ar+agua?
na minha, do cambio ele vem pra serpentina que passa dentro do radiador de agua, depois no radiador de ar especifico do atf, aí volta pro cambio)

Este assunto muito me interessa, pois estou montando outro jeep com o cambio 4l80 + vortec v6 e tenho duvidas quanto a correta aplicação do conversor.

Abraços

Eu usei apenas dois radiadores de óleo com ventoinhas instalados na frente do radiador do motor. Tem fotos lá atrás.

Com o motor Vortec o conversor de torque não deve superaquecer. Problema seria se fosse usar um motor diesel com o torque abaixo de 2000RPM...

Walter L. L. Casitta
07/11/2009, 14:44
Me permitam um "offzinho":

Walter, se não estou enganado, você é de Malacacheta-MG. Agora em dezembro, vou "fazer" a ER [... de Dimantina-MG a Parati-MG]. Sair da BR-116, de Teófilo Otoni para Diamantina, com um veículo 4x4, via Malac é uma boa?

[]s

Não sou de Malacacheta não. Nunca fui até lá, mas a região de Diamantina é muito legal, principalmente se conseguir incluir o Serro, Conceisão do Mato Dentro, Milho Verde e serra do Cipó no trajeto...

Walter L. L. Casitta
07/11/2009, 15:09
Walter;

Cá pra nós, acho que já gastou tanto fosfato em bolar como colocaria um cambio A/T numa Ranger que, particularmente se o problema for mesmo o conversor, vale a pena sim importar e arriscar.

Depois de tanto esforço, voltar tudo para trás por conta de um conversor de torque é complicado.

Tem uma oficina em São Paulo, especializado em Cambios A/T chamada Pat Pauliceia (http://www.patpauliceia.com.br - parece oficina de Discovery Channel, com uma pessoa que fica limpando o piso frio o dia inteiro) e acho que, de repente eles podem atee te indicar alguem que mexa com conversor (o negocio deles é o cambio A/T). Já fiz dois cambios A/T's com eles e os caras são bons mesmo no que fazem.

Abs!!!!

Você tem razão, acho que a melhor opção seria comprar logo esse conversor sob medida e resolver o problema de vez.

Gustavo Niva
07/11/2009, 17:44
Você tem razão, acho que a melhor opção seria comprar logo esse conversor sob medida e resolver o problema de vez.Walter, não dá pra usar o conversor de algum carro que tenha motor com torque máximo em rpm parecida com a do o seu?

Importar também deve ser uma boa... nos eua essas coisas são "baratas"... capaz de conversor + frete + provavel imposto custar menos que um usado por aqui... :parede:

[]s

CAVESO
07/11/2009, 17:50
Você tem razão, acho que a melhor opção seria comprar logo esse conversor sob medida e resolver o problema de vez.

É assim que se fala, Walter!!!!!!:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Sua adaptação ficou bem feita demais para ser desfeita! :concordo:

Pequeno jr
07/11/2009, 18:42
É assim que se fala, Walter!!!!!!:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Sua adaptação ficou bem feita demais para ser desfeita! :concordo:

Ufa !!

Ele nos escutou !!!

PQP .. vou até abrir uma latinha em bebemoração

Lucas Nassif
07/11/2009, 19:46

Você fez a melhor escolha, Walter, sem dúvidas!

Aquele dia pude ver pessoalmente o quanto essa Ranger sua tá bonita e conservada!
Realmente não vale a pena desistir nessa altura do campeonato.

Boa sorte!!

:concordo:

Zepi
09/11/2009, 12:12
Walter, onde está conseguindo o dexron II?
Quanto está custando o litro?

Abraço

Walter L. L. Casitta
09/11/2009, 16:38
Walter, onde está conseguindo o dexron II?
Quanto está custando o litro?

Abraço

Acho que o Dextro II não tem mais.

Estou usando o DextronIII Elf elfmatic. Até agora o mais barato que vi foi o Shell Donax TG (eu acho) por R$23,00 o litro...

CAVESO
09/11/2009, 17:41
Aproveitando: esse dexron III da petrobras que é vendido em postos, é bom?

Zepi
09/11/2009, 19:11
Desculpem...faltou colocar um "pauzinho"... :odedo: hehehe!

Me referia ao III mesmo...estou pensando em comprar um galão com 20 litros..sai mais em conta...
o óleo de motor comprei Ursa premium por 150 à vista!
O litro er quase 15 R$!

Abraço

Walter L. L. Casitta
09/11/2009, 20:29
Aproveitando: esse dexron III da petrobras que é vendido em postos, é bom?

Eu colocaria no câmbio sem medo...

Walter L. L. Casitta
09/11/2009, 21:15
Ontem passei um pente fino na Net pra tentar descobrir qual poderia ser o ponto de Stall do meu C/T e não é que cheguei bem próximo. Santo Google.

Outra vês antes de instalar o cambio na Ranger já tinha encontrado um código de 4 caracteres impressos no C/T e não achei nenhuma referência na Net. Desta segunda vêz foi moleza.

Esse código junto com uma tabela informa para qual câmbio o C/T foi feito, o fator K usado pelo fabricante para identificar a velocidade de stall, o tipo da embreagem de lock-up e o tipo de fixação.

Informações agora acredito que não faltam, mas...:

1- Não me lembro mais do código que vi no meu conversor de torque. Só depois que desmontar o câmbio vou saber. Mesmo assim liguei pra um cada que está vendendo um câmbio 4L60 de uma S10 4x4 pedi pra ele olhar qual era o código que estava o C/T dele e a rasposta foi: DCNF

2- Não achei uma mas vária tabela e algumas não batem com as outras principalmente no que informa o segundo dígito que é justamente o que indica qual é a velocidade de stall. Por exemplo para a letra C que eu acho que é a que vou encontrar no meu C/T indica a a velocidade de 2025 RPM numa, 2075 noutra, 1400 a 1800RPM numa terceira e 2400RPM numa quarta. Vou ter que encontrar um impressa pela GM de preferência.

Estou torcendo para que a velocidade de stall esteja em torno de 2400RPM que é o que acredito que seja pelo comportamento. Então colocaria um de 1800 ou 2000RPM. A Ranger ficaria um pouco mais lerda na saída, mas mais econômica e com um conversor mais frio.

Abaixo um a das tabeles que encontrei. Segundo essa tabela aí, sendo o meu conversor de torque um DCNF o ponto de stall dele estará numa velocidade próxima a 2075RPM

Agora é esperar até que possa baixar o câmbio e correr atrás. Quarta vou pra Cuiabá de novo e volto assim que resolver as coisa. Então semana que vem falaremos nisso de novo...

http://img687.imageshack.us/img687/3904/ctcode.gif

Walter L. L. Casitta
09/11/2009, 21:53
A tabela com códigos mais completa que encontrei. Tem C/Ts não só GM como Mitsubishi e ZF...

http://www.kingomatic.com/documents/08_TC_Cat_lo.pdf

Zepi
12/11/2009, 17:06
Nesse catálogo não encontrei o da ZF...

Uma pergunta Walter:

Por que não usou a caixa da ford explorer, pelo que sei é plug'n play no motor e na reduzida da ranger.
Não seria mais fácil?

Abraço

CAVESO
12/11/2009, 21:06
Zepi,

Tem o zf 4hp22 sim....nas páginas 152 a 155.

Walter L. L. Casitta
12/11/2009, 21:42
Nesse catálogo não encontrei o da ZF...

Uma pergunta Walter:

Por que não usou a caixa da ford explorer, pelo que sei é plug'n play no motor e na reduzida da ranger.
Não seria mais fácil?

Abraço

É PNP mas não é:

1 A furação no flange do motor coincide, mas ainda sim teria que usar um espaçador para colocar o flexplate como fiz com o câmbio GM

2 Com um espaçador no flanger no motor teria que modificar o comprimento dos cardans ou fazer um daptador mais curto entre a CT e o câmbio como fiz para o câmbio GM.

3 O Cãmbio GM e as peças são mais baratas principalmente a alavanca seletora com muito mais disponibilidade de usadas. A alavanca do Ford fica na coluna da direção. Tem que modificar até o quadro de instrumentos. Muito mais fácil foi instalar o console com a alavanca da Blazer

4 O câmbio da GM muito mais popular no USA, é bem mais resistente e não tem nenhum ponto fraco como o da Ford segundo os que se lê nos foruns de veículos Ford.

Só recomendaria o câmbio Ford pra instalar numa Explore MT...

Giovani Di Napoli
13/11/2009, 10:35
Bom dia Walter

Sobre a modificação do conversor, talvez o pessoal dos link's abaixo possam ajudar.

http://www.abconversores.com.br/

ou

http://www.capitaltratores.com.br/index.html

[]´s

Zepi
13/11/2009, 10:36
Hum...
e com a configuração que está, não precisou mecher nos cardãs?
Pensei que a alavanca fosse só colocar a que mais conviesse..hehehe!
Mas enfim você continua com o câmbio auto ou vai retornar ao mecânico?

Abraço

Pequeno jr
13/11/2009, 11:03
Hum...
e com a configuração que está, não precisou mecher nos cardãs?
Pensei que a alavanca fosse só colocar a que mais conviesse..hehehe!
Mas enfim você continua com o câmbio auto ou vai retornar ao mecânico?

Abraço

Zepi .. nem dá essa idéia ... deixa com o AT

Já foram horas de massa cinzenta embora ... agora é ficar assim e vender assim caso ele queira vender.

E outra .. pode ter certeza que vai sim achar um doido que pague o que quer!

CAVESO
13/11/2009, 13:37
Eu adequaria o conversor e ficaria automatizado......

Abraços repetitivos.....rsss

Zepi
20/11/2009, 18:06
Walter, algo que não comentou no tópico - pelo menos não achei..hehe :

Como ficou a sensação do lag, sumiu? Imagino que altere já o câmbio faze se use um regime mais alto de rotações na maior parte do tempo.

Abraço

Walter L. L. Casitta
20/11/2009, 21:56
Walter, algo que não comentou no tópico - pelo menos não achei..hehe :

Como ficou a sensação do lag, sumiu? Imagino que altere já o câmbio faze se use um regime mais alto de rotações na maior parte do tempo.

Abraço

Zepi, desde o ultimo post tive que viajar e não encostei mais na Ranger. Ta parada la na garagem desde então...:mrgreen:

dudas_308w
23/11/2009, 17:49
Walter, tudo bom?

estou me atualizando no topico, depois de umas semanas off-line, e vi o seu problema de vazamento/consumo/stall.
Pelo que vc descreveu e pelo que acompanhei desde o inicio do seu projeto, nao acho que o ponto de stall seja tao problematico assim nao :pensativo:.
É claro que os componentes são dimensionados para torque, rotaçao, etc., mas são faixas, e não pontos especificos. O fato de o seu stall ser acima do giro do motor, significa apenas que na velocidade de cruzeiro vc sai perdendo. Porem, o conversor deve ser capaz de suportar velocidades entre 500rpm e 5-6mil rpms. O projeto do cambio, é para todos os regimes, cidade, cidade engarrafada, estrada. Claro que vc perde em consumo, e o fato da energia ser dispensada termicamente eh um problema, mas vc tem trocador de calor a mais, certo?

Duas coisas me chamam a atençao no seu relato, a saber:

- o lag entre troca de marchas na marcha alta -> isso não deveria ocorrer, pois ao liberar um conjunto cinta/planetaria/discos de friçao, o cambio deveria engrenar o outro ja colocando a proxima marcha.
No tempo do controle totalmente hidramatico, isso era feito pelo conjunto de esferas, e a soluçao era desmontar a colmeia e revisa-las. Mas agora com o comando eletronico, pode ser problema de sensores. Ou, problema de componente de fricção, que se resolveria com o kit Master.

- excentricidade do conversor/eixo/flexplate - > Esse eu acho o mais critico. Não sei como vc alinhou, mas a minima excentricidade nessa area provocaria o desgaste do retentor, que vc comentou ser novo. Quando eu estava pensando nessa etapa, fiquei imaginando como seria o alinhamento, se daria para enfiar um relogio comparador dentro do conjunto uma vez montado, e outras formas de medir. Ou talvez ja pensar em uma soluçao que permitisse o "jogo" do conjunto, de uma forma controlada.

Vc chegou a instalar sensor de temperatura pro ATF? Sabe o quanto esta fora da especificaçao?

abs

Walter L. L. Casitta
29/11/2009, 21:35
Walter, tudo bom?

estou me atualizando no topico, depois de umas semanas off-line, e vi o seu problema de vazamento/consumo/stall.
Pelo que vc descreveu e pelo que acompanhei desde o inicio do seu projeto, nao acho que o ponto de stall seja tao problematico assim nao :pensativo:.
É claro que os componentes são dimensionados para torque, rotaçao, etc., mas são faixas, e não pontos especificos. O fato de o seu stall ser acima do giro do motor, significa apenas que na velocidade de cruzeiro vc sai perdendo. Porem, o conversor deve ser capaz de suportar velocidades entre 500rpm e 5-6mil rpms. O projeto do cambio, é para todos os regimes, cidade, cidade engarrafada, estrada. Claro que vc perde em consumo, e o fato da energia ser dispensada termicamente eh um problema, mas vc tem trocador de calor a mais, certo?

Duas coisas me chamam a atençao no seu relato, a saber:

- o lag entre troca de marchas na marcha alta -> isso não deveria ocorrer, pois ao liberar um conjunto cinta/planetaria/discos de friçao, o cambio deveria engrenar o outro ja colocando a proxima marcha.
No tempo do controle totalmente hidramatico, isso era feito pelo conjunto de esferas, e a soluçao era desmontar a colmeia e revisa-las. Mas agora com o comando eletronico, pode ser problema de sensores. Ou, problema de componente de fricção, que se resolveria com o kit Master.

- excentricidade do conversor/eixo/flexplate - > Esse eu acho o mais critico. Não sei como vc alinhou, mas a minima excentricidade nessa area provocaria o desgaste do retentor, que vc comentou ser novo. Quando eu estava pensando nessa etapa, fiquei imaginando como seria o alinhamento, se daria para enfiar um relogio comparador dentro do conjunto uma vez montado, e outras formas de medir. Ou talvez ja pensar em uma soluçao que permitisse o "jogo" do conjunto, de uma forma controlada.

Vc chegou a instalar sensor de temperatura pro ATF? Sabe o quanto esta fora da especificaçao?

abs

Dudas,

Instalei um termômetro digital. O câmbio não superaquece no uso normal e funciona muito bem apesar do aumento de consumo. A Ranger acelerar bem e está muito confortavel, mas o câmbio tem algum problema com certeza.

Eu estou sem espaço e tempo pra mexer. Estou modificando um F350 no lugar, mas assim que der vou baixar tudo, avaliar o que aconteceu com o retentor que provavelmente cozinhou, dependendo da identificação do C/T, se o stall for for abaixo 2000RPM vou mandar reformar. Se for acima de 2000 vou importar um com a velocidade de stall mais baixo, alguma coisa em torno de 1600RPM. O Câmbio vou trocar todo o Kit Master e zera-lo definitivamente...

Pequeno jr
30/11/2009, 12:22
Walter, depois cria um topico sobre as alterações desta F-350

Anthoniusnikos
30/11/2009, 12:40
Dudas,

Instalei um termômetro digital. O câmbio não superaquece no uso normal e funciona muito bem apesar do aumento de consumo. A Ranger acelerar bem e está muito confortavel, mas o câmbio tem algum problema com certeza.

Eu estou sem espaço e tempo pra mexer. Estou modificando um F350 no lugar, mas assim que der vou baixar tudo, avaliar o que aconteceu com o retentor que provavelmente cozinhou, dependendo da identificação do C/T, se o stall for for abaixo 2000RPM vou mandar reformar. Se for acima de 2000 vou importar um com a velocidade de stall mais baixo, alguma coisa em torno de 1600RPM. O Câmbio vou trocar todo o Kit Master e zera-lo definitivamente...

Cassita, e os dados no softer do lap top, não ajudam a identificar e quantificar os erros ? Ou está faltando sensores ?
Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
30/11/2009, 19:39
Walter, depois cria um topico sobre as alterações desta F-350

PJ,

A F350 está sendo modificada com a instalações de nivelador hidráulico, grupo gerador e equipamentos para poder transmitir sinais de TV via satélite. Nada de interessante ao fórum...

Walter L. L. Casitta
30/11/2009, 19:44
Cassita, e os dados no softer do lap top, não ajudam a identificar e quantificar os erros ? Ou está faltando sensores ?
Abs
Anthon

Anthoniusnikos,

O controlador só tem retorno do câmbio referente a temperatura e posição da alavanca seletora. O câmbio não possui se quer um sensor de pressão da linha hidráulica. Então do ponto de vista dele o câmbio está funcionado OK...

Anthoniusnikos
30/11/2009, 21:29
Anthoniusnikos,

O controlador só tem retorno do câmbio referente a temperatura e posição da alavanca seletora. O câmbio não possui se quer um sensor de pressão da linha hidráulica. Então do ponto de vista dele o câmbio está funcionado OK...

Não por isso; um sensor de presão de óleo custa R$ 20,00; é só arrumar um lugar, fazer uma rosca, ou soldar e fazer a instalação.

Sinceramente, o tópico ficou muito longo, e ao invés de voltar atrás, vou perguntar: - A Ranger e o AT estão funcionando bem ? O vazamento é por um retentor, mesmo ? O melhor desse projeto, é que depois de algum tempo, quando tudo for desmontado, ver o que deu muito certo e o que precisa ser aperfeiçoado.

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
30/11/2009, 23:29
Não por isso; um sensor de presão de óleo custa R$ 20,00; é só arrumar um lugar, fazer uma rosca, ou soldar e fazer a instalação.

Sinceramente, o tópico ficou muito longo, e ao invés de voltar atrás, vou perguntar: - A Ranger e o AT estão funcionando bem ? O vazamento é por um retentor, mesmo ? O melhor desse projeto, é que depois de algum tempo, quando tudo for desmontado, ver o que deu muito certo e o que precisa ser aperfeiçoado.

Abs
Anthon

Anthon, Vou tentar te atualizar no tópico:

O controlador do câmbio controla a pressão do câmbio através de um solenoide com pulsos elétricos de duração variável, mas não tem preparação para um sensor de pressão. Por isso ele não tem como me informar caso a pressão do câmbio não for a adequada. Se eu quiser saber da pressão do câmbio tenho que instalar um manômetro (existe um vendido pela GM pra isso) num ponto preparado pra isso na caixa de câmbio.

Acontece que eu não estou tão interessado na pressão do câmbio. Eu quero é justamente ter tempo pra desmanchar tudo e ver o que não ficou bom com você mencionou.

O câmbio funciona na Ranger com certeza e eu estou usando a Ranger feliz da vida. Agora esse caixa em particular que comprei sem conhecer a procedência tem com certeza pelo menos dois problemas:

1- De vez em quando a mudança da 2º para 3º marcha, a 2º desengata e a 3º demora a engatar e o motor acelera no vazio. Problema intermitente. O log gerado pelo controlador não mostra o problema. O controlador indica que a 3º esta engatada sem estar. O controlador comanda a caixa, mas não existe meios para que ele saiba se a caixa esta aceitando. Isso faz parte do projeto das caixas. Na verdade todas caixas AT que pude verificar funcionam exatamente com essa. Sem comunicação de retorno para o controlador ou com comunicação limitada, bem diferente do sistema de injeção eletrônica que trabalha com um monte de censores e pode gerar um monte de códigos de erro.

2- Em relação a temperatura: Coloquei um termômetro de óleo digital no painel da Ranger e o censor na tubulação do óleo do câmbio que vai para os radiadores. Quando exijo do câmbio morro acima, pé em baixo a temperatura do óleo começa a subir lentamente. No final da subida quando alivio o pé a temperatura muda bruscamente, por exemplo indo de 86ºC para 99ºC. Estou desconfiado que o óleo não esteja circula muito bem no radiador quando o câmbio é exigido e voltando a circular quando tiro o pé. Isso só pode ser um defeito nesse meu câmbio. Eu viajei 4000Km com esse câmbio desse jeito o ele pode ter superaquecido a ponto de queimar o retentor. Na ida fui monitorando com o notebook conectado mas na volta não tive muita paciência com isso. Estava mais interessado na paisagem e chagar em casa que me preocupar com a picape.

Eu não entendo todos os caminhos hidráulicos nas entranhas desse câmbio mas já estou familiarizado com o procedimento de desmontagem e montagem do câmbio. Já trabalhei com coisa mais complicada. Tenho o manual de manutenção com informações passo a passo para a reforma completa do câmbio. As peças desde que compradas no USA são relativamente baratas e já estou providenciando a compra. Fora o manual no YouTube tem um monte de videos sobres o mesmo assunto. Tem só que pesquisar pelo modelo do câmbio.

Então é o que farei, vou desmontar, avaliar as peças quanto as especificações do fabricante e trocar tudo que vier com o kit de reparo. Espero que o problema se resolva...

Em tempo.: O que pretendo gastar com esse câmbio não chega perto do que tenho que gastar com a Ranger nas partes originas. De repente pipocaram problemas por todos os cantos tipo: O eixo cardam, a coifa rasgou a junta tá cheia de areia, patilhas e discos estão no fim, o rolamento dianteiro esquerdo está com folga, o pivô do braço superior direito está com folga, o retentor do dif traseiro deixando passar um pouco de óleo, os batentes da suspensão dianteira voltaram dessa viagem totalmente esmagados, A luz do teto não funciona mais, a luz do óleo na acende, a luz nos controles do AC acendem quando querem, o alarme parou de funcionar do nada... Picape com mais de 200.000Km é assim né? Fazer O que? deveria ter vendido a um ano atrás...:mrgreen:

Pequeno jr
01/12/2009, 08:04
PJ,

A F350 está sendo modificada com a instalações de nivelador hidráulico, grupo gerador e equipamentos para poder transmitir sinais de TV via satélite. Nada de interessante ao fórum...

Ja instalou o Cruiser Control??

Tirou fotos do trabalho? Era isso que estava interessado.

Walter L. L. Casitta
01/12/2009, 08:18
Ja instalou o Cruiser Control??

Tirou fotos do trabalho? Era isso que estava interessado.

Ahhhh! Ok! Vou tirar as fotos...

Anthoniusnikos
01/12/2009, 11:39
Ainda vou insistir que deveria fazer o radiodor de óleo trocar calor com água(mantendo a ventoinha). Desde qui o ólio esteja circulando pelas galerias ca caixa. Talvez seja preciso melhorar a eficiência dessa circuhlação.
O problema das marchas, pode ser que os anéis sincronizadores estejam gastos, porém já deve existir sensores para identificar o engate i desengate.
Bom, como sugerir, às vezes, pode somar alguma coisa, vamos acompanhando o desenrrolar dos acontecimentos. Certamente ficamos felizes porque o powertrain está em muvimento, queimendo biodiesel.
(desculpem os errros; escrevi muitorápido)
Abs
Anthon

dudas_308w
13/12/2009, 12:23
Anthon,
o cambio AT nao tem aneis sincronizadores.... as engrenagens estao sempre engatadas, mas em conjuntos planetários. A combinaçao das marchas é feita por solenoides, que atuam em cintas de fricção travando a parte externa das planetarias. Entao, nao tem anel para sincronizar.
Walter,
me chamou a atençao o pulso limitado que o controle envia ao cambio para a troca de marcha. Possivelmente, ele mande o pulso, o cambio nao atue por algum defeito mecanico, e a situaçao perdura ateh uma proxima checagem, onde o modulo percebe que rotaçao/marcha/posiçao da alavanca nao estao de acordo e manda mais um pulso para engrenar.
Então, reforça a soluçao com o kit master.
Carro antigo é complicado mesmo..:dance: mas pense assim.... vc esta trocando o seu tempo por $$... se vc tivesse um carro 0km, gastaria em seguro, IPVA, depreciaçao muito mais do que consertar luz do teto ou trocar buchas de suspensao..
abs

Walter L. L. Casitta
13/12/2009, 13:20
Anthon,
o cambio AT nao tem aneis sincronizadores.... as engrenagens estao sempre engatadas, mas em conjuntos planetários. A combinaçao das marchas é feita por solenoides, que atuam em cintas de fricção travando a parte externa das planetarias. Entao, nao tem anel para sincronizar.
Walter,
me chamou a atençao o pulso limitado que o controle envia ao cambio para a troca de marcha. Possivelmente, ele mande o pulso, o cambio nao atue por algum defeito mecanico, e a situaçao perdura ateh uma proxima checagem, onde o modulo percebe que rotaçao/marcha/posiçao da alavanca nao estao de acordo e manda mais um pulso para engrenar.
Então, reforça a soluçao com o kit master.
Carro antigo é complicado mesmo..:dance: mas pense assim.... vc esta trocando o seu tempo por $$... se vc tivesse um carro 0km, gastaria em seguro, IPVA, depreciaçao muito mais do que consertar luz do teto ou trocar buchas de suspensao..
abs

Na verdade os pulsos de largura variável controlam apenas um solenoide da pressão interna do câmbio e outro do lock-up do conversor. Isso está funcionado com certeza pelo comportamento do câmbio em relação ao programação do TCU. Os solenoides responsável pelas trocas de marchas são apenas 2 para as 4 marchas e estes trabalham sem os pulsos, apenas on ou off. Se o problema fosse elétrico não teria como ser num marcha apenas.

Ontem baixei, mas não deu tempo de fazer mais nada. Ele ainda está debaixo da Ranger. eu tenho que levanta-la 40cm do chão pra podei puxar pra fora então ver o que aconteceu com o retentor...

Pequeno jr
14/12/2009, 00:12
Ahhhh! Ok! Vou tirar as fotos...

Promessa é divida !!!

Se quiser me manda por email

Walter L. L. Casitta
15/12/2009, 01:33
Promessa é divida !!!

Se quiser me manda por email

É que preciso lembrar de levar a câmera...

Walter L. L. Casitta
17/12/2009, 19:58
Bem Pessoal. Projeto do câmbio AT cancelado.

Motivo: A fila andou. A Ranger foi vendida e ficarei com ela até janeiro ou pelo tempo necessário pra colocar o cambio original de volta, legalizar o motor 2.8 e o Body Lift se for o caso... :cool::cool::cool:

Guilherme A. Araújo
17/12/2009, 20:19

Motivo: A fila andou. A Ranger foi vendida e ficarei com ela até janeiro ou pelo tempo necessário pra colocar o cambio original de volta, legalizar o motor 2.8 e o Body Lift se for o caso... :cool::cool::cool:
Putz, que triste, eu queria tanto ver esse projeto fncionando perfeitamente, q eum sabe até lhe fazer uma proposta nela, hehehe.

Abraços Walter, e diz aí, qual vai ser a nova caranga??

leobnaval
17/12/2009, 23:09
E aí Walter vai vender o câmbio AT e as flanges e módulo?

E qual vai ser o novo veiculo?

Abraços, Leo

Pequeno jr
17/12/2009, 23:42
Walter, assim que surgir a vaga na sua garagem, estarei estacionando a minha RAnger para por o cambio AT nela, oK!???

eu sei, não adianta você insistir em levar antes do natal, mas não dá ... vamos deixar para a primeira quinzena de janeiro.

Walter L. L. Casitta
18/12/2009, 08:21
Putz, que triste, eu queria tanto ver esse projeto fncionando perfeitamente, q eum sabe até lhe fazer uma proposta nela, hehehe.

Abraços Walter, e diz aí, qual vai ser a nova caranga??

Tritom, ou Frontier se a 2010 sair com AC automático e o preço melhorar mais um pouco...

Walter L. L. Casitta
18/12/2009, 08:22
E aí Walter vai vender o câmbio AT e as flanges e módulo?

E qual vai ser o novo veiculo?

Abraços, Leo

Vou fazer de tudo um pouco: Dar, vender e jogar no lixo...:mrgreen:

Walter L. L. Casitta
18/12/2009, 08:26
Walter, assim que surgir a vaga na sua garagem, estarei estacionando a minha RAnger para por o cambio AT nela, oK!???

eu sei, não adianta você insistir em levar antes do natal, mas não dá ... vamos deixar para a primeira quinzena de janeiro.

PJ,

Vendi Ranger pro meu irmão que queria o câmbo AT junto. Mas eu tive que explicar que divórcio funciona muito melhor quando não tem filho, pra não ter que pagar pensão... :concordo:

Supercharger
18/12/2009, 09:59
Falou tudo! Se parente ou amigo te compra o carro modificado, qualquer coisinha iam ficar pedindo sua ajuda para resolver. Não ia cessar sua responsabilidade sobre o carro nunca!

Anthoniusnikos
18/12/2009, 11:56

Casitta. Sempre achei que câmbio automático fica melhor para mulher ou deficiente físico. :twisted::twisted::twisted:

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
18/12/2009, 19:32
Casitta. Sempre achei que câmbio automático fica melhor para mulher ou deficiente físico. :twisted::twisted::twisted:

Abs
Anthon

Queria pensar assim também. Economizaria 15 a 20K na próxima viatura...

Anthoniusnikos
18/12/2009, 21:13
Queria pensar assim também. Economizaria 15 a 20K na próxima viatura...

Não tenho acompanhado o evoluir das carruagens, mas já saiu, ou quando vai sair as Ranger com CA diesel, aquí no BR ?

Abs
Anthon

leobnaval
18/12/2009, 21:50
Anthon como pode ver os engenheiros da ford devem estar no mesmo clima do Walter hehehehehehehe

Anthoniusnikos
18/12/2009, 21:59
Quem sabe ! Talvez já tenham adiado o projeto por várias vezes. É bem provável que o custo final de uma Ranger diesel 4x4 com CA, hoje, não sairia por menos que uns 120 mil, sem desconto.
Com esse preço, a pickup deixaria de ser um utilitário para os fins de puxar carga, que ainda é o seu principal objetivo.
Imagina você com mais de 1000 Kg na caçamba, subindo e descendo morro com um CA ? Será que os CA atuais, com os torques dos motores diesel aguentariam ?

Abs
Anthon

leobnaval
18/12/2009, 22:38
Acho que se não suportassem estas condições de carga com o CA, eles não venderiam, pelo menos não com a característica de suportar 1ton. na caçamba assim como eram as rangers V6 não me lembro certo os anos que carregavam segundo o manual 710kg. bem menos que as versões a diesel.

CAVESO
19/12/2009, 01:33
Um CA suporta tranquilamente torque e peso de uma picape.

Observem as máquinas de terraplenagem trabalhando, com seu implementos cravados na terra e as 4 rodas patinando...

A maioria dessas máquinas são equipadas com CA..

FRanger
19/12/2009, 08:05
Tritom, ou Frontier se a 2010 sair com AC automático e o preço melhorar mais um pouco...

Uma automática original não será com câmbio "adatado"(adaptado), como diz a gauchada de Unistalda.
Valeu o desenvolvimento! A Ford deve ter anotado tudo e certamente a Ranger ano/modelo 2045 :mrgreen: já virá com câmbio automático. Vamos aguardar!
Abraços,
FRanger

CAVESO
19/12/2009, 12:30
Uma automática original não será com câmbio "adatado"(adaptado), como diz a gauchada de Unistalda.
Valeu o desenvolvimento! A Ford deve ter anotado tudo e certamente a Ranger ano/modelo 2045 :mrgreen: já virá com câmbio automático. Vamos aguardar!
Abraços,
FRanger

Mas todos os veículos "originais" saem com câmbios automáticos adaptados.

Nem ford, nem toyota, nem mit, nem nissam e nem outro fabricante de veículos desenvolve seu próprio câmbio.

Pegam câmbios fabricados pela ZF, alisson e outros fabricantes e "adaptam" aos seus carros.

A diferença do trabalho que eles fazem para que o Walter fez é só a "adaptação fina", onde pegam vários conversores, escolhem o melhor e daí encontram a melhor regulagem eletrônica para a coisa.

Só para terem uma idéia: o câmbio zf 4hp22 que saiu por aqui no opala, saiu lá fora na range rover, bmw, jaguar, lincoln e outros...

O mesmíssimo câmbio, apenas com conversores diferentes...

Pelo que sei é isso...

Jera
19/12/2009, 12:34
Mas todos os veículos "originais" saem com câmbios automáticos adaptados.

Nem ford, nem toyota, nem mit, nem nissam e nem outro fabricante de veículos desenvolve seu próprio câmbio.

a ford desenvolve sim.....a nova f250 deles tem um motor e cambio feito pela propria ford.
acho q mercedes, ferrari, bmw.....acho q fazem seu proprio cambio. ACHO!

leobnaval
19/12/2009, 12:39
Se você parar pra pensar isso é o mercado, tanto industrial como automotivo as emprezas fabricam vários tipos e modelos de produtos que seguem normas e especificações e o pessoal vai adaptando.

É só ver a quantiadade de peças intercambiáveis que existe e tantos veiculos com a mesma plataforma (chassi, suspenção, etc.) as fabricas apenas fazem como disse o CAVESO os ajustes finais que pode ser um suporte uma peça ou outra.

Porque se cada carro tivesse um projeto e peças só pra ele os custos seriam muito alto.

Abraços

CAVESO
19/12/2009, 12:51
Bom...

Eu não sei se antigamente ou hoje os fabricantes desenvolvem por conta própria.

Minha pesquisa se restringiu aos câmbios fabricados no final da década de 80 e início de 90.

Pode ser que fabriquem hoje pois ficou fácil copiar bons câmbios de bons fabricantes...

Ainda mais com as possibilidades eletrônicas.

Mas concordo com o Léo que pra eles fica bem mais barato e mais eficiente manter a "especalização produtiva", deixando os câmbios nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Só sei de uma coisa: quem der continuidade ao projeto do Walter terá um ótimo conjunto em mãos!

Walter L. L. Casitta
19/12/2009, 14:55
Bom...

Eu não sei se antigamente ou hoje os fabricantes desenvolvem por conta própria.

Minha pesquisa se restringiu aos câmbios fabricados no final da década de 80 e início de 90.

Pode ser que fabriquem hoje pois ficou fácil copiar bons câmbios de bons fabricantes...

Ainda mais com as possibilidades eletrônicas.

Mas concordo com o Léo que pra eles fica bem mais barato e mais eficiente manter a "especalização produtiva", deixando os câmbios nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Só sei de uma coisa: quem der continuidade ao projeto do Walter terá um ótimo conjunto em mãos!

A receita está aí. Eu ia comprar um câmbio novo 4L60E 0Km da S10 4x4 que encontrei por R$4500,00 instalar na Ranger pra usar na cidade e depois comprar uma F250 para viajar, mas o pessoal de casa e do trabalho não compreenderam muito bem essa idéia e tive que ceder. Mas tá bom de qualquer jeito...

Anthoniusnikos
19/12/2009, 18:36
Um CA suporta tranquilamente torque e peso de uma picape.

Observem as máquinas de terraplenagem trabalhando, com seu implementos cravados na terra e as 4 rodas patinando...

A maioria dessas máquinas são equipadas com CA..

Então, o que vai pesar, mesmo, é o aumento do preço final da pickup, que talvez ficasse um pouco mais cara que as concorrentes.
Provavelmente também porque os câmbios manuais, no mercado brasileiro, ainda tem boa aceitação(eu mesmo não troco). Porém, é visível a perda de mercado das pickups da Ford para as outras marcas com CA.

Acrescentando à lista do Cavesso, outros fabricantes de câmbios: MAZDA, CLARCK, DANA.

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
19/12/2009, 21:33
Então, o que vai pesar, mesmo, é o aumento do preço final da pickup, que talvez ficasse um pouco mais cara que as concorrentes.
Provavelmente também porque os câmbios manuais, no mercado brasileiro, ainda tem boa aceitação(eu mesmo não troco). Porém, é visível a perda de mercado das pickups da Ford para as outras marcas com CA.

Acrescentando à lista do Cavesso, outros fabricantes de câmbios: MAZDA, CLARCK, DANA.

Abs
Anthon

A próxima Ranger já roda com câmbio AT na Europa a mais de 5 anos. Já vai chegar aqui no Brasil quase ao mesmo tempo que no USA já bem rodada. Não tem porque custar mais caro que as outras. Mas isso ainda leva 1 a 2 anos...

Diego Matos
08/02/2010, 21:09
Boa noite amigos, somente complementando, a toyota fabrica sim seus cambios at, ela é dona da maior fabricante de CA a AISIN, q fornece para gm, kia e outras....

Sei q ja vendeu seu carro, mas eu tive um problema parecido com o seu num vectra, e era apenas um duto do corpo de valvula do CA obstruido parcialmente, as x entrava a marcha outras x não, geralmente da 3 para 4...

Anthoniusnikos
08/02/2010, 21:44
No final da década de 60 a AISIN iniciou sua produção, nada menos que, com a Borg Warner. Coisas de japonês, que deveríamos começar, o mais brevementemente e inteligentemente imitar .
Att
Anthon

elmestizo
03/05/2010, 15:55
Walter a solução que você utilizou do volante+flange (espaçador)+flexplate deu certo 100%? Ou faria diferente agora?

Walter L. L. Casitta
03/05/2010, 16:27
Walter a solução que você utilizou do volante+flange (espaçador)+flexplate deu certo 100%? Ou faria diferente agora?

Funcionou perfeitamente.

juliano muller
03/05/2010, 17:10
Como o topico ficou grande, desisti de fazer a leitura de todas as paginas!

Minha pergunta é: Ja fez a troca do cambio?

Te pergunto porque uso um 4R70W AT na minha Explo V8(a mesma das F-150) e quero tirar pra colocar uma caixa mecanica da Ranger 5m...

Ou pensei tambem em colocar um Power-shift, nao sei se há algum disponivel pra esse modelo de caixa! Seria viavel?
Assim eu poderia fazer as trocas manualmente como um tip-tronic!
Se nao me engano, o Rodrigo(Samucanvas), colocou um na Cheroka dele, vi o video e achei bacana!

E quanto a caixa manual, se tiver alguma jogada aí na garagem me avisa, beleza!

Abraço...:concordo: