Conectar

Ver Versão Completa : Machu Picchu – Uyuni – Atacama – Noroeste Argentino (NOA) –

Páginas : 1 2 3 [4] 5

samukanvas
12/03/2009, 19:09
Mário, vcs viajaram juntos? Cade as fotos??? :mrgreen:

Abs

cbridi
12/03/2009, 21:36
Isso aqui tá um silêncio danado... todos (Jeison, Iwa, PedroMattos, Samuka?) viajando e ninguém põe foto nenhuma.

Newton Guerra
13/03/2009, 08:16
Samukanvas, eles não viajaram juntos não. O Mário foi depois com o Konai e Hélio. Hoje estão partindo para a região mais deserta do NOA: Tolar Grande, Antofalla, Antofagasta de la Sierra. Devem ficar sem internet por uns dias.

Abraços

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 09:15
Jeison meu irmão...

Tô de volta e agora na espera de notícias suas meu amigo...

Sérjão

jeisonk
13/03/2009, 22:14
Alguém sabe aonde está o Jeison???

É que eu estava tããããooo ocupado com um negócio roliço que nem deu tempo mais de entrar aqui :mrgreen:

Faaaaaaaaaaaaaaala galera, estamos em Putre, no Chile.
Encontrei o Pedro hoje na aduana chilena, eu estava entrando e ele indo para a Bolívia.

Tudo 100% galera, tirando algumas coisas que não pudemos ver em função de tempo fechado, como a carretera de la muerte e o nevado Chacaltaya.
Do resto tudo 10.
Amanhã cedo vamos cruzar o parque nacional Lauca e o Parque Isluga.
Hoje passamos pelo parque Sajama mas também tivemos que seguir viagem, estava chovendo e cancelamos o acampamento.
Quando falei com o Pedro ele disse que iria dar uma fuçada no Sajama também, e talvez dormir por lá.

Perai que vou separar pelo menos umas 5 fotin proceis.

Abs

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 22:20
Que vidinha chata em amigo!!!

Só falta a Original !!!

Grande abraço meu irmão...

Sérjão

É que eu estava tããããooo ocupado com um negócio roliço que nem deu tempo mais de entrar aqui :mrgreen:

Encontrei o Pedro hoje na aduana chilena, eu estava entrando e ele indo para a Bolívia.

Tudo 100% galera, tirando algumas coisas que não pudemos ver em função de tempo fechado, como a carretera de la muerte e o nevado Chacaltaya.
Do resto tudo 10.
Hoje passamos pelo parque Sajama mas também tivemos que seguir viagem, estava chovendo e cancelamos o acampamento.
Quando falei com o Pedro ele disse que iria dar uma fuçada no Sajama também, e talvez dormir por lá.

Abs

jeisonk
13/03/2009, 22:36
Bom, vão aí algumas fotos.

1-Estrada do Pacífico
2-Vale do Rio Colca
3-Alto bagarai
4-Lago Titicaca
5-Onde está Wally? :mrgreen: (Tiwanacu-BO)

Pois é Sérjão, não tem Original, mas tomamos um bocadinho de Cusqueña, eita trem bão, abraços cara.

Abs galera, em Iquique dou (ui) notícias.

Fui

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 22:44
Eita lembranças de 2007...tomei muita Cusqueña...

Beleza irmão, não esqueça de dar (ui!!!) notícias...

Sérjão

Bom, vão aí algumas fotos.

1-Estrada do Pacífico
2-Vale do Rio Colca
3-Alto bagarai
4-Lago Titicaca
5-Onde está Wally? :mrgreen: (Tiwanacu-BO)

Pois é Sérjão, não tem Original, mas tomamos um bocadinho de Cusqueña, eita trem bão, abraços cara.

Abs galera, em Iquique dou (ui) notícias.

Fui

CAVESO
13/03/2009, 22:47
Até que enfim o Jeison deu sinal de fumaça!!!!!!!!!

Achei que tinha conhecido uma Lhama apaixonante e desistido do troller e da vida.....:mrgreen:

Por la carretera.....

samukanvas
14/03/2009, 00:12
Pronto... já vou ter que encomendar caixas de calmante... Começaram as fotos :mrgreen:

Ô Jeison, trás umas canas bolivianas dessas aí pra gente provar :mrgreen:

Dukaraio!!! :palmas:

Acompanhando.....

fredycoelho
14/03/2009, 00:49
Saudações Expedicionários!!!

Sei que o que vou solicitar aqui é quase "Off Topic" mas...
Estamos (eu, D. Encrenca e um casal amigo) há 8 meses nos programando para "primeira expedição" (permitam-me chamar assim, pois a expectativa é imensa) 100% on road, pelas estradas brasileiras tocando no solo argentino e paraguaio, totalizando 8600 Km...
Estou com a missão de preparar a "A RANGEnalda come piche" para viagem... que por sinal ganhou uma capota de fibra, que já sei que são 2 alegrias: Uma quando vc coloca e outra quando tira!

RESUMINDO:
Gostaria de ter acesso a uns Check-List dos kilometrados para adicionar ao meu (peças sobressalentes, ferramentas, equipamentos anti perrengue, kit conforto,...)
E-mail: fredycoelho@hotmail.com

E PARA A GALERA QUE ESTÁ, E QUE VAI PEGAR A ESTRADA: BOA VIAGEM E DEUS OS ILUMINE E VOLTEM EM PAZ!!!:concordo:

CAVESO
14/03/2009, 01:15
Ô Jeison, trás umas canas bolivianas dessas aí pra gente provar :mrgreen:

Se não der pra trazer a cana, serve o destilado dela...:odedo:

Hugo4x4
14/03/2009, 07:59
Eita lembranças de 2007...tomei muita Cusqueña...

Beleza irmão, não esqueça de dar (ui!!!) notícias...

Sérjão

Sérgio,
Em casa só falta o Cuy, a Cusqueña é um item no estoque ainda.

Polvora
14/03/2009, 09:21
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=161035&d=1236994221

Caraio cê tá comendo junco :mrgreen:

[]s acompanhando a expedição :concordo:

Jéster
14/03/2009, 15:08
Fala Giovani,

Valeu pelas dicas.
Uma dúvida, qual seria a km desse trecho sugerido (Salta - Cafayete - San Miguel de Tucuman e Santiago del Estero)?

Depois você retornou a salta novamente?

Um abraço:concordo:

Boa tarde Pessoal,

Segui o conselho do Giovani e vou ficar mais tempo no NOA.
Cheguei do atacama ontem apos cancelar a ida a Iquique.
Com isso ficarei mais um dia em Salta (onde estou no momento) e irei a Cafayete, Tucuman e Estero.

No chile nem me pediram a habilitacao.

Um abraco:concordo:

Oscar "Atobás"
14/03/2009, 17:28
Sérgio,
Em casa só falta o Cuy, a Cusqueña é um item no estoque ainda.
__________________________________________________ _____________

Caraca Hugo, comer esse ratinho da india não é meio esquisito:pensativo: ?? Acho que prefiro mastigar o junco que o Jeison tá na foto (demais):mrgreen:

Jeison, vai postando mais fotos, tô indo para essas bandas em julho deste ano, vou te pertubar com tudo que é informação que possas me dar.:concordo:
Abraços

Hugo4x4
14/03/2009, 21:55
__________________________________________________ _____________

Caraca Hugo, comer esse ratinho da india não é meio esquisito:pensativo: ?? Acho que prefiro mastigar o junco que o Jeison tá na foto (demais):mrgreen:

Jeison, vai postando mais fotos, tô indo para essas bandas em julho deste ano, vou te pertubar com tudo que é informação que possas me dar.:concordo:
Abraços

Oscar,

Cuy ao forno é muito saboroso, mastigar junco não é comigo não.

Pedro Mattos
16/03/2009, 22:20

Do resto tudo 10.

Abs

Salve pessoal,
Legal te encontrar Jeison pena que nao deu para tomar aquela cerva ou vinho devido ao frio. Dormimos no sajama e foi 10. Meu relogio marcou 12 graus dentro do quarto, ficamos numa pousadinha show do Marcelo e Isabel, nos adotaram quem quizer pode ficar lá que é garantido. Vimos tudo e entramos nas termas foi legal, agora estamos em Uyuni e conhecemos o salar. "Sem palavras"
Abçs

cbridi
16/03/2009, 22:38
Grande Pedro!
Encarou o rípio ou foste pelo asfalto no trecho Sajama -> Uyuni?

Fotos!!!!!

samukanvas
17/03/2009, 16:30
Jeison, no tienes un pesito para la internet? :mrgreen:

Fotos!!!!!!

Abração!!

iwakura
19/03/2009, 08:41
A quem esteja ou vá passar pela Argentina nos próximos dias: os ruralistas estão pressionando os deputados do Congresso Argentino a conseguir quorum para discutir as retenções das exportações rurais. Vão decidir amanhã (19/03) se partem para a força, com cortes de rutas. Já estão acampados às margens das rodovias. Não sei exatamente quais rodovias, mas a que passa por Roque Saez Peña é uma delas.

[]
Mário

jeisonk
19/03/2009, 21:43
A quem esteja ou vá passar pela Argentina nos próximos dias: os ruralistas estão pressionando os deputados do Congresso Argentino a conseguir quorum para discutir as retenções das exportações rurais. Vão decidir amanhã (19/03) se partem para a força, com cortes de rutas. Já estão acampados às margens das rodovias. Não sei exatamente quais rodovias, mas a que passa por Roque Saez Peña é uma delas.

[]
Mário

Fala Mario, tudo bom? Passei anteontem por Saez Peña e tive que furar um bloqueio pelas marginais, tá sinistro.

Bom galera, faz dias que não posto, houveram algumas mudanças drásticas na viagem, estou hoje já em Rio Verde-MS, voltando pra casa às pressas, vou explicar:

Mora comigo meu cunhado, irmão da minha patroa, cara novo (23), gente boa.
A mulher dele (23) estava grávida de gêmeos, teve uma gravidez complicada, ela sofreu um acidente anos atrás e ficou um bom tempo com graves sequelas, atualmente ela estava levando a vida de muletas e mesmo assim conseguiu levar a gravidez até o fim.
Na sexta 13 chegou o dia, tudo tranquilo, foram a Cuiabá ter as crianças.
Nasceram perfeitas, porém houveram algumas complicações no parto e pra ajudar ela pegou uma infecção hospitalar, no dia 13 mesmo ela foi pra UTI. Dia 14 entrou em coma e começou a bagunça toda, aquela correria, duas pessoas novas e essa situação e a gente longe, mas acompanhando, tínhamos chegado em Iquique no final da tarde.
Dia 15 ficamos o dia parados esperando notícias, sem saber o que fazer, na parte da tarde, das 3 até as 8 teve 6 paradas cardíacas e na 00:30 do dia 16 ela faleceu.
Diante disso tudo não tivemos outra alternativa a não ser abandonar a viagem de onde estávamos e seguir o mais rápido possível para casa, ele e as crianças vão precisar muito de ajuda agora.
Mesmo assim, já no dia 15 tínhamos decidido voltar pra casa, a situação já era gravíssima, já estava sendo esperado o pior, que acabou não demorando.
Amanhã devemos chegar em Cuiabá no fim da tarde, meu cunhado e a sogra estão num hotel e as crianças ainda estão no hospital, vou ver a situação quando chegar.

Bom galera, desculpa a demora em dar notícias.

Amanhã à noite ou depois de amanhã quando estiver em casa conversamos com mais detalhes, agora vou jantar que o estômago já está comendo o intestino.

Abraços

SÉRGIO HOLANDA
19/03/2009, 22:00
Meu grande amigo.

Sinto muito pelo que aconteceu ao seu cunhado, lembro bem dele, espero que ele consiga superar o mais rápido possível, afinal tem agora de ser pai e mãe ao mesmo tempo, e de dois bebês.

Que Deus proteja esta família, afinal ele sabe o que faz.

Um forte abraço para todos e se precisar de algo por aqui meu grande amigo é só dizer.

Sérjão

Fala Mario, tudo bom? Passei anteontem por Saez Peña e tive que furar um bloqueio pelas marginais, tá sinistro.

Bom galera, faz dias que não posto, houveram algumas mudanças drásticas na viagem, estou hoje já em Rio Verde-MS, voltando pra casa às pressas, vou explicar:

Mora comigo meu cunhado, irmão da minha patroa, cara novo (23), gente boa.
A mulher dele (23) estava grávida de gêmeos, teve uma gravidez complicada, ela sofreu um acidente anos atrás e ficou um bom tempo com graves sequelas, atualmente ela estava levando a vida de muletas e mesmo assim conseguiu levar a gravidez até o fim.
Na sexta 13 chegou o dia, tudo tranquilo, foram a Cuiabá ter as crianças.
Nasceram perfeitas, porém houveram algumas complicações no parto e pra ajudar ela pegou uma infecção hospitalar, no dia 13 mesmo ela foi pra UTI. Dia 14 entrou em coma e começou a bagunça toda, aquela correria, duas pessoas novas e essa situação e a gente longe, mas acompanhando, tínhamos chegado em Iquique no final da tarde.
Dia 15 ficamos o dia parados esperando notícias, sem saber o que fazer, na parte da tarde, das 3 até as 8 teve 6 paradas cardíacas e na 00:30 do dia 16 ela faleceu.
Diante disso tudo não tivemos outra alternativa a não ser abandonar a viagem de onde estávamos e seguir o mais rápido possível para casa, ele e as crianças vão precisar muito de ajuda agora.
Mesmo assim, já no dia 15 tínhamos decidido voltar pra casa, a situação já era gravíssima, já estava sendo esperado o pior, que acabou não demorando.
Amanhã devemos chegar em Cuiabá no fim da tarde, meu cunhado e a sogra estão num hotel e as crianças ainda estão no hospital, vou ver a situação quando chegar.

Bom galera, desculpa a demora em dar notícias.

Amanhã à noite ou depois de amanhã quando estiver em casa conversamos com mais detalhes, agora vou jantar que o estômago já está comendo o intestino.

Abraços

jeisonk
19/03/2009, 22:09
Meu grande amigo.

Sinto muito pelo que aconteceu ao seu cunhado, lembro bem dele, espero que ele consiga superar o mais rápido possível, afinal tem agora de ser pai e mãe ao mesmo tempo, e de dois bebês.

Que Deus proteja esta família, afinal ele sabe o que faz.

Um forte abraço para todos e se precisar de algo por aqui meu grande amigo é só dizer.

Sérjão

Blz Sérjão, pode deixar que transmito os sentimentos pro Renato.

Cara, pensa numa correria pra vir embora, saímos de Iquique na manhã do dia 16 e pousamos em Jujuy, chegamos às 10:30, descemos a Cuesta de Lipez à noite, pensa num cheiro de pastilha de freio frita :mrgreen:
De Jujuy fomos pousar em Posadas e no outro dia fomos até Foz somente, queria aproveitar e trocar os pneus da viatura, o que acabei não fazendo e perdendo tempo, não valia a pena.
Hoje rodamos até Rio Verde.

Mas é isso aí meu amigo, a vida sempre guarda algumas dessas.

Quando chegar em Mutum te ligo pra gente botar as conversas em dia.

Abraços

SÉRGIO HOLANDA
19/03/2009, 22:29
É meu amigo, a vida tem disso, agora é bola pra frente e tentar ajudar o máximo o Renato, ele vai precisar, é muito novo ainda e tanta responsabilidade.

Rapaz, essa descida é bruta!!! Eu lembro que usei muito a primeira e a segunda, pra evitar fritar os freios!!! Volta com calma, não adianta agora correr.

Quando chegar e tiver com tudo resolvido me liga sim...

Grande abraço meu amigo e boa viagem de volta pra casa.

Sérjão

Blz Sérjão, pode deixar que transmito os sentimentos pro Renato.

Cara, pensa numa correria pra vir embora, saímos de Iquique na manhã do dia 16 e pousamos em Jujuy, chegamos às 10:30, descemos a Cuesta de Lipez à noite, pensa num cheiro de pastilha de freio frita :mrgreen:
De Jujuy fomos pousar em Posadas e no outro dia fomos até Foz somente, queria aproveitar e trocar os pneus da viatura, o que acabei não fazendo e perdendo tempo, não valia a pena.
Hoje rodamos até Rio Verde.

Mas é isso aí meu amigo, a vida sempre guarda algumas dessas.

Quando chegar em Mutum te ligo pra gente botar as conversas em dia.

Abraços

cbridi
19/03/2009, 23:37
Jeison,

Poucas palavras... força pra todos e bola pra frente!

[]'s

CAVESO
19/03/2009, 23:57
Jeison,

Única coisa que posso fazer daqui é enviar muita força e luz para você e os seus aí!

Que Deus ilumine a todos e principalmente o caminho dessas duas crianças!

Tentando imaginar a dor....

Meu abraço!

Newton Guerra
19/03/2009, 23:59
Jeison,

Muita força para toda a família. Que essas crianças iluminem a vida de seu cunhado e tragam forças para que ele supere tudo o que está passando.

Abraços

samukanvas
20/03/2009, 14:37
Jeison, meus sentimentos a toda a família...

Abs e força!

Pedro Mattos
21/03/2009, 21:14
Salve all,
Jeison, meus sentimentos pelo ocorrido, força aí.
Bridi, fomos de Oruru até huari e seguimos pelo rípio até uyuni, daí em diante só rípio seguindo um tracklog que passava pela "RUTA DE LAS JOYAS ALTOANDINAS" até a laguna colorada e a saída p/ SPA, realmente um dos pontos altos da expedição.
Agora estamos em Foz do Iguaçu para comprar umas coisas e amanhã tocar p/ SP.

Joao Nogueira
22/03/2009, 22:09
Jeilson boa noite !!

Nós aqui do paraná estamos enviado a voce e sua familia muita paz, amor e conforto em seus corações.

Fica com Deus!!!

iwakura
23/03/2009, 06:48
Jeison,

Meu pêsames, estamos aqui torcendo pra que consigam levar a vida da melhor forma possível.

Também já estamos de volta. Algumas fotos:

1. Salar de Arizaro, com o Cono de Arita ao fundo;
2. Mina Julia, parte branca/amarela, lááááá no alto e meio da foto;
3. Mina La Casualidad, 4100m;
4. Trackers na Mina Julia;
5. Altitude: 5226m!

[]
Mário.

tavio_g
23/03/2009, 09:02
Jeison. Cara sem palavras.
boa sorte por aí!!!! Volta na boa.
abraços!

tavio_g
23/03/2009, 09:08
Olá Iwakura, tudo bem?
Ia subir de sp até Machu Pichu de carro, porém resolvi ir de avião e voltar, pegar o carro e descer sentido Foz e depois entrar na argentina por lá. em direção ao atacama e alí curtir uns dias.
na volta, eu nao queria fazer o mesmo caminho. pensei em descer um pouco mais na argentina e voltar mais pelo sul, porém queria umas dicas do que tem de legar por lá. lugares recomendados e etc.
aceito sugestões!

[]s

Pedro Mattos
23/03/2009, 13:15
Jeison,

Meu pêsames, estamos aqui torcendo pra que consigam levar a vida da melhor forma possível.

[]
Mário.

Iwa, vc tinha razão, tive que fazer um desvio para chegar em corrientes devido aos ruralistas argentinos, mas foi tranquilo. Duro foi a nevasca para ir para AR, chegou uma hora que a coisa ficou séria.
Nossa maior altitude foi essa da foto no PQ Eduardo Avaroa.
Ja estou em SP cheguei na madruga, depois coloco as fotos.

samukanvas
23/03/2009, 14:39
Pedro,

Essa foto da nevasca vc tava aonde? Bolívia?

Sabe se na região que a placa indicava estava nevando tb?

abs

maaro
23/03/2009, 18:49
Jeison,

[]
Mário.

Mario,

Como foi o desempenho das Trackers por lá? Elas são à gasolina?

Pedro Mattos
23/03/2009, 19:37
Pedro,

abs

Fala Samuka,
Aqui estavamos indo de SPA à Argentina subindo ainda no lado chileno. A parte mais crítica foi ao passar pela entrada do caminho da Aduana boliviana a uns 4500/4800m. O bixo pegou por que fomos brincando e quando vimos a neve tava alta e não se tinha referência de nada, era tudo branco. Se quiser te mando por e-mail (não sei mandar aqui) a posição aproximada pq não marquei exatamente o ponto, mas dá para saber bem onde foi. Reparem nas fotos como a estrada vai sumindo.
Mas quando começamos a decida as coisas foram melhorando e na fronteira exatamente não tinha mais nada de neve.

iwakura
23/03/2009, 20:46
Mario,

Como foi o desempenho das Trackers por lá? Elas são à gasolina?

Tanto as duas Trackers (gasolina) quanto a Hilux (modelo novo, turbo diesel) foram muito bem. A Hilux, inclusive, em nenhum momento, esfumaçou ou perdeu força.

[]
Mário.

cbridi
23/03/2009, 21:09
Legal!!! Agora tá quase todo mundo em casa e as fotos vão aparecendo...

Dukraio essa neve Pedro! Como foi segurar a hilux na pista sem correntes?

[]'s

jeisonk
24/03/2009, 11:33
Valeu galera, agora é bola pra frente, o pior passou e as coisas já estão se ajeitando.

Iwa, vc tinha razão, tive que fazer um desvio para chegar em corrientes devido aos ruralistas argentinos, mas foi tranquilo. Duro foi a nevasca para ir para AR, chegou uma hora que a coisa ficou séria.
Nossa maior altitude foi essa da foto no PQ Eduardo Avaroa.
Ja estou em SP cheguei na madruga, depois coloco as fotos.

Cara, show de bola.
Eu não cheguei a pegar neve em nenhum lugar, mas no caminho ao vale do colca pegamos muito granizo, a pista ficou branca.
E a SW, como foi?

Pois é Mário, passamos pelo tão sonhado NOA num apuro só, uma pena.
Quando chegamos nas grandes salinas já era começo de noite, daí pra frente não vi mais nada, só cheiro de freio mesmo :mrgreen:
Mas já estou programando a volta para o término da viagem, não será pra tão logo mas já estou correndo atrás.
Agora, uma coisa que tu sempre me falou, de não perder tempo no Atacama, cara, você tinha toda razão, passei muito rápido pela região, mas nem de longe era o que imaginava.
Em compensação cruzar os parques Lauca, Las Vicuñas, Surire e Isluga foi algo fantástico, fiquei impressionado com as belezas do lugar, vale a pena uma visita por lá.

Pedro,

abs

Tá fu.... :mrgreen:

[]'s

Faaaaaaaaala Bridi.
Agora estou dando uma organizada nos dados e fotos, quero ver se essa semana posto um material aqui no fórum.

Abraços galera :concordo:

IVAN ROBERTO
24/03/2009, 13:11
é Isso Aí Jeison, Agora é Bola Pra Frente, Abraços.

maaro
24/03/2009, 17:35
Tanto as duas Trackers (gasolina) quanto a Hilux (modelo novo, turbo diesel) foram muito bem. A Hilux, inclusive, em nenhum momento, esfumaçou ou perdeu força.

[]
Mário.

Que legal! Pq estou indo de TR4 e estava um pouco preocupado com a questão do motor a gasolina...a maioria do pessoal aqui, vai de diesel!
Você recomenda alguma preparação em especial para a altitude/frio? Tens uma ideia do preços media da gasolina na Argentina, Chile e Bolivia? ;-)

valeu!

iwakura
24/03/2009, 19:23
Que legal! Pq estou indo de TR4 e estava um pouco preocupado com a questão do motor a gasolina...a maioria do pessoal aqui, vai de diesel!
Você recomenda alguma preparação em especial para a altitude/frio? Tens uma ideia do preços media da gasolina na Argentina, Chile e Bolivia? ;-)

valeu!

Sim, pra altitude ir subindo devagar. Se for subir muito depressa, não durma no alto. Pro frio, um bom casaco e blusão! Se estavas te referindo ao carro, eu nunca fiz nada de especial. Se for rodar por muita estrada de terra, leve um filtro de ar sobressalente.

Gasolina na Bolívia é de graça. No Chile regula com o preço do Brasil. Na Argentina, a Super, gasolina de preço mediano, está em torno de 2.4 pesos (1.7 reais).

E quem disse que o pessoal daqui é maioria nessa região???? Só pra constar, o carro a gasolina é muito melhor nas grandes altitudes e frio intenso da cordilheira, tanto é assim que a quase totalidade dos carros nativos que vc vai encontrar nesses lugares é a gasolina!!

[]
Mário.

samukanvas
24/03/2009, 21:55
Fala Samuka,
Aqui estavamos indo de SPA à Argentina subindo ainda no lado chileno. A parte mais crítica foi ao passar pela entrada do caminho da Aduana boliviana a uns 4500/4800m. O bixo pegou por que fomos brincando e quando vimos a neve tava alta e não se tinha referência de nada, era tudo branco. Se quiser te mando por e-mail (não sei mandar aqui) a posição aproximada pq não marquei exatamente o ponto, mas dá para saber bem onde foi. Reparem nas fotos como a estrada vai sumindo.
Mas quando começamos a decida as coisas foram melhorando e na fronteira exatamente não tinha mais nada de neve.

Valeu pelas infos!!! :concordo:

Suas fotos são demais!!! A toy nesse fundo branco ficou duka!

Deve ter sido um pesadelo ver a estrada se perdendo no branco.... Nessas horas não há nada que se possa fazer :shock:

Abs

maaro
24/03/2009, 21:57
Sim, pra altitude ir subindo devagar. Se for subir muito depressa, não durma no alto. Pro frio, um bom casaco e blusão! Se estavas te referindo ao carro, eu nunca fiz nada de especial. Se for rodar por muita estrada de terra, leve um filtro de ar sobressalente.

Na verdade eu estava falando do carro! Mas qualquer dica é bem vinda...hehehe

Gasolina na Bolívia é de graça. No Chile regula com o preço do Brasil. Na Argentina, a Super, gasolina de preço mediano, está em torno de 2.4 pesos (1.7 reais).

E quem disse que o pessoal daqui é maioria nessa região???? Só pra constar, o carro a gasolina é muito melhor nas grandes altitudes e frio intenso da cordilheira, tanto é assim que a quase totalidade dos carros nativos que vc vai encontrar nesses lugares é a gasolina!!

[]
Mário.

Poxa, não tinha pensado nisto, quer dizer que por lá a preferencia é por gasolina! Bão Dimais! Uma preocupação a menos pra viagem!!! :)

Valeu Mario!
[]'s

samukanvas
24/03/2009, 22:00
Tá fu.... :mrgreen:

Estou levando 2 tobas de reserva pra caso eu me foda muito :mrgreen:

Abs

Pedro Mattos
25/03/2009, 17:48

[]'s

Bridi e Jeison, não tive muitas dificuldades p/ segurar a hilux acho que pelo carro ser bem pesado, estar carregado, 4x4 acionado, velocidade mínima e o principal " C... NA MÃO" foram a receita para tudo ter corrido bem. Mas confessando uma coisa, foi a única vez em toda expedição que pensei em voltar principalmente depois de sair do acostamento e cair no canteiro lateral que era inclinado e o carro não voltava para a pista. Coloquei a reduzida andei um pouco para frente torcendo p/ não pegar uma pedra coberta de neve, forcei um pouco e ela saiu. A partir daí foi só CNM, eu olhando p/ chão tentendo ler uma trilha de uma nissam que passou bem antes no sentido oposto e já tava coberta de neve e a patroa tentando vizualizar as placas de ambos os lados da estrada que já estavam brancas, no meio de uma paisagem totalmente branca só para termos a referência e nos mantermos no meio da pista.Isso não durou muito em km mas em tempo foi uma eternidade que adrenalizou.

iwakura
25/03/2009, 18:04
Bridi e Jeison, não tive muitas dificuldades p/ segurar a hilux acho que pelo carro ser bem pesado, estar carregado, 4x4 acionado, velocidade mínima e o principal " C... NA MÃO" foram a receita para tudo ter corrido bem. Mas confessando uma coisa, foi a única vez em toda expedição que pensei em voltar principalmente depois de sair do acostamento e cair no canteiro lateral que era inclinado e o carro não voltava para a pista. Coloquei a reduzida andei um pouco para frente torcendo p/ não pegar uma pedra coberta de neve, forcei um pouco e ela saiu. A partir daí foi só CNM, eu olhando p/ chão tentendo ler uma trilha de uma nissam que passou bem antes no sentido oposto e já tava coberta de neve e a patroa tentando vizualizar as placas de ambos os lados da estrada que já estavam brancas, no meio de uma paisagem totalmente branca só para termos a referência e nos mantermos no meio da pista.Isso não durou muito em km mas em tempo foi uma eternidade que adrenalizou.

É por essas que prefiro viajar de carro e não de avião!:dance:

[]
Mário

maaro
25/03/2009, 19:00
Mario, Pedro e Jeison,

Agora que todos voltaram...quando teremos os tracklogs?? :P

[]´s

samukanvas
25/03/2009, 22:26
É por essas que prefiro viajar de carro e não de avião!:dance:

[]
Mário

:lol: :lol: :lol: :lol: muito bom!!!

Joao Nogueira
26/03/2009, 00:29
Jeison , boa noite !

Assim que tiver um tempo poderia enviar seu material ( Check-list, Rota, total de Km percorridos ).

Gostaria de ter uma noção da real estrutura que necessito para fazer uma expedição dessa grandeza.

:concordo: Tks

joao.nogueira@grupoaval.com.br

fredycoelho
26/03/2009, 08:23
Jeison , boa noite !

Assim que tiver um tempo poderia enviar seu material ( Check-list, Rota, total de Km percorridos ).

Gostaria de ter uma noção da real estrutura que necessito para fazer uma expedição dessa grandeza.

:concordo: Tks

joao.nogueira@grupoaval.com.br

Sem querer ser inconveniente, mas já sendo, também tenho interesse no seu material...

Grato,

Grande abraço

fredycoelho@hotmail.com

Pedro Mattos
26/03/2009, 12:56
Mario, Pedro e Jeison,

Agora que todos voltaram...quando teremos os tracklogs?? :P

[]´s

Fala Maaro,
Assim que tranferir para o computador eu te passo.
Me mande seu e-mail, pode ser por mp se quiser.

jeisonk
30/03/2009, 09:49
Fala galera, abri um novo tópico para fazer um relato da viagem e postar fotos.
Fiz separado pra não poluir demais por aqui, iria dificultar pra quem vem neste atrás de informações.

Link para o tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54308

:concordo:

Abs

Augustocesar
30/03/2009, 21:04
Fala Maaro,
Assim que tranferir para o computador eu te passo.
Me mande seu e-mail, pode ser por mp se quiser.

Mário, Pedro e Jeison,

Também quero os track logs da viagem de vocês, se possível. Afinal esperiência é muito importante quando se é novo nessas empreitadas. he he he
Meu e-mail é: augustoandrade2002@gmail.com

Um grande abraço, parabéns a todos pelas viagens e pela bondade de compartilhar com todos do fórum.
Augusto César de Andrade
Goiânia - Goiás.

jeisonk
30/03/2009, 21:12
Mário, Pedro e Jeison,

Também quero os track logs da viagem de vocês, se possível. Afinal esperiência é muito importante quando se é novo nessas empreitadas. he he he
Meu e-mail é: augustoandrade2002@gmail.com

Um grande abraço, parabéns a todos pelas viagens e pela bondade de compartilhar com todos do fórum.
Augusto César de Andrade
Goiânia - Goiás.

Augusto, os meus tracks já estão disponíveis no tópico do link que deixei acima, é só baixar.

Abs

zamboni
08/04/2009, 21:09
Excelente aventura!!!

Estou me organizando para fazer no final do ano ,iniciando dia 17 de dezembro e terminando no prazo de 20 dias ,alguem sabe como são as condições do tempo nessa epoca.

jeisonk
09/04/2009, 08:38
Vai pegar época das chuvas, mas não o forte, pode ir tranquilo.

Abs

zamboni
09/04/2009, 11:26
Obrigada pela informação !!!
Nesse trajeto tem que atravessar muitos rios (sabe a profundidade)e tem informação se o tempo é ceu aberto ,ou neblina (pois se for sempre nublado ,não vai dar pra ver muito as belezas naturais da região)

jeisonk
09/04/2009, 11:40
Na Estrada do Pacífico, se pegar ela abaixo de chuva, vai ter que atravessar algumas corredeiras que descem das montanhas e passam sobre a estrada.
A água mais alta que peguei foi na altura dos estribos do Troller.

Quanto à neblina, vai da sorte, vi muita coisa bacana, só perdi de ver algo por causa da neblina na região da Estrada da Morte e no Nevado Chacaltaya, ambos próximos a La Paz.

Abs

Felipe
09/04/2009, 21:27
Tive uns problemas com meu computador por isso essa demora.
Dá para sair da Bolívia e entrar na Argentina por Jama tranquilamente, Existem dois camihos, um mais a Oeste que passa pelos lugares que vc citou e outro mais a leste que passa por aguas calientes e também pelos Geigers e pela Laguna Colorada. Passei pela Leste por indicação de que seria a mais rápida, uma vez que iríamos pernoitar na base do Licancabur(laguna Verde)

Não tenho os track logs, somente as rotas que eu criei no mapsource, se quiser me passe seu e-mail

Abraço

Fala ! Vc poderia me passar essa rota também?

zamboni
13/04/2009, 17:06
Precisa alguma preparação especial no veiculo ? Vou de nissan frontier sel (modelo novo) ela é baixa e esta com os pneus de fabrica .

jeisonk
13/04/2009, 17:49
Precisa alguma preparação especial no veiculo ? Vou de nissan frontier sel (modelo novo) ela é baixa e esta com os pneus de fabrica

Não precisa preparação especial, vai tranquilo.
Por não ter snorkel, é só ficar atento quando aparecer alguma água pra atravessar, espere alguém fazê-lo antes para avaliar a situação.

tavio_g
13/04/2009, 23:44
alô aos viajantes e viajados.
estou com quase tudo pronto pra minha viagem em junho.
queria compartilhar com voces o que penso em fazer e gostaria muito de obter sugestões sobre o roteiro, se estou esquecendo de alguma coisa ou me preocupando com algo que nao é assim tão bacana.
o que estiver entre parenteses é o que pode-se encontrar na cidade/região onde estaremos.

ida:
-campinas
-foz do iguaçu
-Posadas
-corrientes
-santiago del estero
-termas de rio hondo(vale a pena???)
-tafi del valle
-cafayate(beber vinho torrentés e conhecer vinicolas - quinta e vasija secreta)
-cachi(valle encantado, parque nac. los cardones)
-salta(empanadas salteñas)
-san salvador de jujuy
-punamarca (cerro de las siete colores, paseo de los colorados)
-quebrada humahuaca(Coctaca, Uquía, peñas blancas e chulín)
-susques
-Paso Jama(abastecer antes de sair e levar provisão de combustivel, regiao sem infra)
-San Pedro Atacama : geisers,salar atacama, pueblo fantasma, laguna colorada, laguna
verde, valle de la luna, valle de la muerte, pukará de quitor, codillera de la sal,
termas de puritana (vale a pena?), aldea de tulor
-hospedando em Toconao(vale a pena?) onde me hospedaria uma vez que disseram que lá nao
compensa?
-Calama(vale a pena ir até lá?)

Retorno:
-Toconao
-Socaire(segundo sites é o melhor ponto para observar o salar de atacama,artesanato)
-Paso Sico(alguma recomendação?
-San Antonio de los cobres
-Salta(empanadas salteñas se forem boas mesmo..)
-Rio Piedras (daqui até corrientes que poderia ter de bom?)
-Monte quemado
-Presidencia Roque Saenz Pena
-Corrientes
-Posadas
-Foz do Iguaçu
-Campinas

tb estou anexando o track feito no map source

qualquer dica será muito bem vinda.

obrigado

[]s

iwakura
14/04/2009, 11:02
Otávio,

Teu arquivo eu não consegui abrir no Mapsource.

Que diabos vc vai fazer em Monte Quemado???? Deixar a sogra lá??? :pensativo: Já dormi lá, por necessidade, e te digo que não foi uma experiência muito graficante... hehehe.

Onde fica e que têm em Coctaca e Chulín?? Peñas Blancas que vc se refere é na fronteira com a Bolívia?

Na minha humilde opinião Calama não vale a pena não: não têm nada e é caríssima. O mesmo digo de San Salvador de Jujuy (exceto pelo caríssima). Vale muito mais a pena passar mais tempo em Purmamarca, Tilcara, Humahuaca e arredores.

De Salta até Posadas, Rio Piedras incluído, não há nada de interessante.

Paso de Jama: ultimo abastecimento é em Susques.

Por fim, com relação ao Paso de Sico, no inverno, a recomendação é sempre consultar a previsão do tempo...

Acho que é isso.

Abraços,
Mário.

tavio_g
14/04/2009, 16:04
Otávio,

Teu arquivo eu não consegui abrir no Mapsource.
estou enviando novamente

Que diabos vc vai fazer em Monte Quemado???? Deixar a sogra lá??? :pensativo: Já dormi lá, por necessidade, e te digo que não foi uma experiência muito graficante... hehehe.
nada, só citei para ficar claro o caminho que vou fazer na volta.
mas deixar a sogra lá nao seria má ideia.:twisted::twisted:

Onde fica e que têm em Coctaca e Chulín?? Peñas Blancas que vc se refere é na fronteira com a Bolívia?

aqui tem um pouco do que é:
http://www.helmichweb.nl/Argentina%20Chile%20Bolivia/Humahuaca.html (http://www.helmichweb.nl/Argentina%20Chile%20Bolivia/Humahuaca.html)
http://www.viagensmaneiras.com/viagens/INTERNACIONAL/quebradadehumahuaca.htm (http://www.viagensmaneiras.com/viagens/INTERNACIONAL/quebradadehumahuaca.htm)

Na minha humilde opinião Calama não vale a pena não: não têm nada e é caríssima. O mesmo digo de San Salvador de Jujuy (exceto pelo caríssima). Vale muito mais a pena passar mais tempo em Purmamarca, Tilcara, Humahuaca e arredores.

legal... vou pesquisar mais sobre estas cidades.
alguma recomendação em especial?

De Salta até Posadas, Rio Piedras incluído, não há nada de interessante.

blz. passarei reto!

Paso de Jama: ultimo abastecimento é em Susques.

ok, levarei combustivel reserva.
dá para entrar no pais com galões de diesel fora do carro?
ou os caras ecrespam com isso?

Por fim, com relação ao Paso de Sico, no inverno, a recomendação é sempre consultar a previsão do tempo...

hummm ok, é que nao queria fazer o mesmo caminho na volta. fica muito monotono :mrgreen::mrgreen:

Valeu!

iwakura
14/04/2009, 16:46
Otávio,

Acho que o teu roteiro está legal.

Sobre os galões de diesel cheios eu não tenho idéia. Mas, na entrada do Chile já me perguntaram, em mais de uma ocasião, o que eu tava levando nas bambonas, mas elas estavam vazias... No Paso de Jama não há necessidade de combustível extra. No de Sico é bom levar um pouco, mas daí vc transfere o combustível antes de passar na fronteira.

Sobre Purmamarca, Humahuaca, Tilcara, nenhuma recomendação em especial. Purmamarca é a que têm os melhores (e mais caros) hotéis, inclusive têm um Wine Spa novo, logo após a cidade, na estrada que leva ao Paso de Jama.

Em Cafayate, se tiver $$ sobrando, eu recomendo muito o Villa Vicuña Boutique Hotel (não é barato, 300 pesos, cerca de 200 reais o casal, mas é um charme só).

Abraços,
Mário.

jeisonk
14/04/2009, 16:50
ok, levarei combustivel reserva.
dá para entrar no pais com galões de diesel fora do carro?
ou os caras ecrespam com isso?

Otavio, eu atravessei várias fronteiras já com galão fora e cheio de diesel.
Em 2007 cruzei da Argentina pro Chile várias vezes e agora passei da Bolívia para o Chile e posteriormente para a Argentina e depois entrando no Brasil, as duas vezes fui baixar todo o diesel aqui em casa.
Em 2007, quando entrei no Uruguai foi a única vez que quiseram encrencar, mas acabaram me liberando assim mesmo.
Até semana passada estava rodando com diesel boliviano :mrgreen:

Um pouco antes do Paso Jama, sentido saindo da Argentina, quase chegando na aduana, tem um posto YPF novinho (ou reformadinho:mrgreen:) e show de bola.

[]'s

jeisonk
14/04/2009, 16:51
Ops, respondemos quase juntos :mrgreen:

Jyoti
14/04/2009, 17:29
alô aos viajantes e viajados.
estou com quase tudo pronto pra minha viagem em junho.
queria compartilhar com voces o que penso em fazer e gostaria muito de obter sugestões sobre o roteiro, se estou esquecendo de alguma coisa ou me preocupando com algo que nao é assim tão bacana.
o que estiver entre parenteses é o que pode-se encontrar na cidade/região onde estaremos.

ida:
-campinas
-foz do iguaçu
-Posadas
-corrientes
-santiago del estero
-termas de rio hondo(vale a pena???)
-tafi del valle
-cafayate(beber vinho torrentés e conhecer vinicolas - quinta e vasija secreta)
-cachi(valle encantado, parque nac. los cardones)
-salta(empanadas salteñas)
-san salvador de jujuy
-punamarca (cerro de las siete colores, paseo de los colorados)
-quebrada humahuaca(Coctaca, Uquía, peñas blancas e chulín)
-susques
-Paso Jama(abastecer antes de sair e levar provisão de combustivel, regiao sem infra)
-San Pedro Atacama : geisers,salar atacama, pueblo fantasma, laguna colorada, laguna
verde, valle de la luna, valle de la muerte, pukará de quitor, codillera de la sal,
termas de puritana (vale a pena?), aldea de tulor
-hospedando em Toconao(vale a pena?) onde me hospedaria uma vez que disseram que lá nao
compensa?
-Calama(vale a pena ir até lá?)

Retorno:
-Toconao
-Socaire(segundo sites é o melhor ponto para observar o salar de atacama,artesanato)
-Paso Sico(alguma recomendação?
-San Antonio de los cobres
-Salta(empanadas salteñas se forem boas mesmo..)
-Rio Piedras (daqui até corrientes que poderia ter de bom?)
-Monte quemado
-Presidencia Roque Saenz Pena
-Corrientes
-Posadas
-Foz do Iguaçu
-Campinas

tb estou anexando o track feito no map source

qualquer dica será muito bem vinda.

obrigado

[]s

Otavio,
fiz trajeto parecido...ha 2 anos, no verão.
Como vc vai em junho, em Termas do Rio Hondo da pra pegar banhos quentes, maravilhosos, relaxar um dia e tocar pra frente. Fui pelo P. Sico, mas na sua epoca acho q pode estar fechado-neve. Eu faria ateh o Atacama bem feito e voltaria, pois, Toconao, Calama, etc, não tem nada ...Tafi, Cachi, Cafayate,Salta...são imperdiveis...Na ida, estando em Cafayate, veja como esta o P.Sico. Se OK, entre por ele e volte pelo Jama, eh mais na rota, bonito e facil. Caso esteja fechado, siga pra Salta-Jama.
Na volta, Atacama, Salta, Foz e casa , com dormida em Corrientes. Sacoo ???
Qto a galões, viajo com dois de 20l acima do carro e nunca tive problema em nenhum pais.
EM JUNHO, VAH PREPARADO PARA O FRIO E CONTRATEMPOS INERENTES...
Suerte,

konai
14/04/2009, 23:28
Entrei no Chile com 4 tambores de 50 litros, um deles com diesel. Não me perguntaram nada. Em compensação, além de vistoriarem todas as malas, perguntaram várias vezes se eu estava levando artesanato. Se pretende comprar artesanato na Argentina, compre na volta.

Quanto aos passeios no Atacama, não gostei da Pukara e a aldeia de Tulor então, foi decepcionante. Se pudesse pedia meu dinheiro de volta ...

Osvaldo.

heibn
16/04/2009, 22:45
Moçada,
digo uma coisa para vocês: metam o pé na estrada!

O sul boliviano é sensacional!Não deixem de fazer o percurso que liga Uyuni à San Pedro do Atacama passando pelas lagunas Verde e Colorada, Arbol de Piedra e Geiseres Sol de la Manana! Ah, os geiseres, como diz o nome, devem ser vistos antes do nascer do sol... tudo isso tá no lado boliviano, que, na minha opinião, é muito mais lindo que o lado chileno... sem desmerecer o chileno, que tbem é impressionante.

Olhem aí a Ranger na margem da laguna Verde: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=336588&postcount=4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=336588&postcount=4)

[]'s

CBRIDI , como voce fez o trajeto Uyuni - Atacama ? seguiu algum carro de agencias ? foi sozinho com GPS ? existem estradas ?? Obrigado:?:

tavio_g
20/04/2009, 17:16
boa pergunta.
estou nessa de planejar o trajeto até o uyuni mas nao sei por onde.
pensei em ir pra lá direto, antes de ir ao SPA ou é melhor ir lá e seguir uns carros guia?
pois queria ir até a cidade de Uyuni, deixar o carro lá e seguir pro deserto como eles, para nao detonar o carro. como seria então que devo fazer?

abraços e obrigado pelas dicas.

Hugo4x4
21/04/2009, 00:05
CBRIDI , como voce fez o trajeto Uyuni - Atacama ? seguiu algum carro de agencias ? foi sozinho com GPS ? existem estradas ?? Obrigado:?:

Heibn,

Eu fiz em Dezembro 08 Atacama-Uyuni, dois carros, indispensável GPS, anexo algumas fotos do caminho.

Hugo4x4
21/04/2009, 00:18

Mais fotos.

Giovani
21/04/2009, 01:15
boa pergunta.
estou nessa de planejar o trajeto até o uyuni mas nao sei por onde.
pensei em ir pra lá direto, antes de ir ao SPA ou é melhor ir lá e seguir uns carros guia?
pois queria ir até a cidade de Uyuni, deixar o carro lá e seguir pro deserto como eles, para nao detonar o carro. como seria então que devo fazer?

abraços e obrigado pelas dicas.

Olá Otávio!

Fomos em fevereiro último, fazendo Uyuni e depois SPA. Recomendo o contrário, senão SPA perde a graça. Passei o Vale da Lua e disse: "é isso?":lol:
Como o Hugo já falou, GPS é fundamental, pois o trajeto entre SPA e Uyuni é complicado, fácil de se perder. E lento, média de 30Km/h. Ou vc segue atrás das Land Cruiser de excursão... Só que aí vc tem que fazer o trajeto no tempo deles e não no seu.
É preciso no mínimo 2 dias para esse trajeto, então vc terá que acampar. Nós acampamos na Hedionda.
Só um detalhe... Não lembro de ver nenhuma agência do Chile oferecendo passeios na Bolívia e nem o contrário. Acho que os trâmites de fronteira dificultam, além da animosidade entre os 2 países. Mas vc pode ir de SPA até a Laguna Colorada, que é fácil de achar, e de lá seguir as Land Cruiser para Uyuni.
Só reserve um tempo para fazer a Aduana de veículos na Bolívia, que fica à uns 70 km da fronteira, fora da rota e à 5011 metros de altitude, marcados no GPS! Essa aduana é visível no Google Earth (22°26'26,95"S e 67°48'21,64"O), mas não tem indicação nenhuma.

Se quiser mais detalhes é só pedir. :concordo:

Abs

Giovani
21/04/2009, 01:58
Sobre as estradas na Bolívia...

Trecho entre La Quiaca (AR) e Uyuni (BO).

Não se enganem, as estradas não são lisas. Tem tanta costela que só "parece" lisa...

Giovani
21/04/2009, 02:05
Trecho entre Uyuni e a Laguna Colorada.

Jyoti
21/04/2009, 20:22
Heibn,

Eu fiz em Dezembro 08 Atacama-Uyuni, dois carros, indispensável GPS, anexo algumas fotos do caminho.

HUGO / GIOVANI,
vc usou o mapa do "viajeros/AR" ? Funcionou legal? Fizeram a Isla del Pescado( Incahuasi), ou tava inundado?
Tô indo agora em Setembro e vou fazer o circuito inverso, Uy/Atac, pois, entrarei pelo sul da BO e o Atac. já conheço. Meu objetivo é só o UYUNI e a travessia ao Atac., depois, retorno por Salta. Tbém, não quero só seguir Land de excurção. Tenho um Garmin 276C
Abs,

Hugo4x4
21/04/2009, 21:48
HUGO / GIOVANI,
vc usou o mapa do "viajeros/AR" ? Funcionou legal? Fizeram a Isla del Pescado( Incahuasi), ou tava inundado?
Tô indo agora em Setembro e vou fazer o circuito inverso, Uy/Atac, pois, entrarei pelo sul da BO e o Atac. já conheço. Meu objetivo é só o UYUNI e a travessia ao Atac., depois, retorno por Salta. Tbém, não quero só seguir Land de excurção. Tenho um Garmin 276C
Abs,

Jyoti,

Ler o relatado em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=799940&postcount=559

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=806850&postcount=584

Giovani
21/04/2009, 22:53
HUGO / GIOVANI,
Abs,

Olá Jyoti!

Quem "navegou" o trajeto todo foi meu amigo Júnior. Ele usou vários mapas, a maioria comprado na Argentina e Chile. Não temos nenhum confiável aqui no Brasil. Iclusive compramos 2 mapas em Uyuni, numa agência.
Pra vc ter uma idéia, uma cidadezinha na Bolívia (não lembro qual), tinha 3 nomes diferentes. O GPS e 1 mapa, indicavam 1 nome. Em outro mapa o nome era diferente. E quando chegamos na dita, cravado no GPS, tinha uma placa na entrada da cidade com outro nome, bem diferente!:rolleyes:
E não espere conseguir informações dos locais. Eles mal sabem onde vivem, quando muito sabem qual é a próxima cidade. Mesmo os guias, nas Land Cruiser, conhecem o roteiro que fazem e nada mais.
Um guia que usamos e nos valeu muito: “Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul”
http://www.submarino.com.br/produto/1/183456/guia+criativo+para+o+viajante+independente+na+amer ica+do+sul
Esse guia é muito bom e atualizado. Foi lançado ano passado. Tanto os hotéis e restaurantes que fomos, todos por indicação desse guia. Tem mapas das principais cidades. A única variação é nos preços, que subiram entre 20% e 30% em relação ao que está indicado no guia. Resultado da crise dos EUA no final do ano. É um excelente investimento para quem vai viajar pelos países vizinhos.:concordo:

Sobre Salta, é uma bela cidade, mas o trânsito é um caos! Chegamos na cidade lá pelas 19:00h, imagina um inferno! Muita atenção nos cruzamentos, a preferencial é de quem vem mais rápido... :putz:
De lá fomos para Cafayete, cidade pequena, tranqüila e com muitas vinícolas. Recomendo!:concordo:

Abs

Jyoti
22/04/2009, 09:58
Jyoti,

Ler o relatado em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=799940&postcount=559

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=806850&postcount=584
HUGO,
valeu, muito grato.
São mesmo os mapas q tenho usado!
O Mapear da AR eh fantastico. O Viajeros ainda não utilisei. E o outro tbem não.
Abraço,

Jyoti
22/04/2009, 10:15
Olá Jyoti!

Quem "navegou" o trajeto todo foi meu amigo Júnior. Ele usou vários mapas, a maioria comprado na Argentina e Chile. Não temos nenhum confiável aqui no Brasil. Iclusive compramos 2 mapas em Uyuni, numa agência.
Pra vc ter uma idéia, uma cidadezinha na Bolívia (não lembro qual), tinha 3 nomes diferentes. O GPS e 1 mapa, indicavam 1 nome. Em outro mapa o nome era diferente. E quando chegamos na dita, cravado no GPS, tinha uma placa na entrada da cidade com outro nome, bem diferente!:rolleyes:
E não espere conseguir informações dos locais. Eles mal sabem onde vivem, quando muito sabem qual é a próxima cidade. Mesmo os guias, nas Land Cruiser, conhecem o roteiro que fazem e nada mais.
Um guia que usamos e nos valeu muito: “Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul”
http://www.submarino.com.br/produto/1/183456/guia+criativo+para+o+viajante+independente+na+amer ica+do+sul
Esse guia é muito bom e atualizado. Foi lançado ano passado. Tanto os hotéis e restaurantes que fomos, todos por indicação desse guia. Tem mapas das principais cidades. A única variação é nos preços, que subiram entre 20% e 30% em relação ao que está indicado no guia. Resultado da crise dos EUA no final do ano. É um excelente investimento para quem vai viajar pelos países vizinhos.:concordo:

Sobre Salta, é uma bela cidade, mas o trânsito é um caos! Chegamos na cidade lá pelas 19:00h, imagina um inferno! Muita atenção nos cruzamentos, a preferencial é de quem vem mais rápido... :putz:
De lá fomos para Cafayete, cidade pequena, tranqüila e com muitas vinícolas. Recomendo!:concordo:

Abs

GIOVANI,
mapa ''de papel'' na BO, eh loucura, nada funciona. Comprei um no Atacama q não ''bate" com nada! Eh o q vc falou!
O "Guia Criativo" eh muito legal e jah tenho.
Qto a Salta e Cafayate jah conheço. São muito boas...bons vinhos ...
Vou agora mesmo soh ao Uyuni, com o fiel GPS, sozinho, com esposa e um outro carro amigo 4x2(Blazer=serah que vou ter que rebocar? eheheheheehehhe).
A esposa não le nem uma linha reta no mapa, heheheheheeh, muito menos no GPS, porisso queria saber da "confiabilidade " dos mapas GPS na BO. Jah estive por lah 2x, mas "sem mapa", ....de mochila !
Vou chegar a BO atravessando o Paraguai,que tbem tem "pouco mapa", mas como eh "viagem de aventura", vamo q vamo !
Muito grato pelas info's.
Abraço,

jeisonk
22/04/2009, 10:16
HUGO,
valeu, muito grato.
São mesmo os mapas q tenho usado!
O Mapear da AR eh fantastico. O Viajeros ainda não utilisei. E o outro tbem não.
Abraço,

Jyoti, os mapas do Viajeros tem o NOA bem mais detalhado que o Mapear, e contempla toda a Bolívia e Peru também, são realmente muito bons.

Agora, o site deles é de babar, não? Perdi a conta de quantas noites passei "viajando" naqueles relatos e fotos pelo NOA.

E tanto o site como os mapas deles são feitos por pessoas como nós todos aqui, amantes de viagens, da natureza, de belas paisagens, acho um barato isso.

Abs

Jyoti
22/04/2009, 13:23
Jyoti, os mapas do Viajeros tem o NOA bem mais detalhado que o Mapear, e contempla toda a Bolívia e Peru também, são realmente muito bons.

Agora, o site deles é de babar, não? Perdi a conta de quantas noites passei "viajando" naqueles relatos e fotos pelo NOA.

E tanto o site como os mapas deles são feitos por pessoas como nós todos aqui, amantes de viagens, da natureza, de belas paisagens, acho um barato isso.

Abs

eh.....o Eduardo eh gente boa! Grande explorador e aventureiro.
Abs,

Hugo4x4
22/04/2009, 17:56
Jyoti,

Comprovei que o "viajeros" na Bolívia foi encima inclusive dentro do salar de Uyuni.

Oscar "Atobás"
23/04/2009, 08:13
http://www.submarino.com.br/produto/1/183456/guia+criativo+para+o+viajante+independente+na+amer ica+do+sul (http://www.submarino.com.br/produto/1/183456/guia+criativo+para+o+viajante+independente+na+amer ica+do+sul)
__________________________________________________ ___________

Giovani prazer em estar aqui com voces. Estarei também fazendo esta viagem agora em Julho, provavelmente sairemos em tres viaturas.
Bom, o que eu gostaria de saber é se este guia vem em Portugues ou Espanhol. A outra questão é para comprar só pelo link acima na internet ??
Abraços

jeisonk
23/04/2009, 08:37
Oscar, esse guia você encontra em vários locais.
É um guia feito por Brasileiros e para Brasileiros, o melhor do gênero. Recentemente lançaram também as versões exclusivas para Chile e Argentina, com mais detalhamento sobre esses países.

Pode comprar que vale cada centavo.

Abs

jeisonk
23/04/2009, 08:44
Esse guia é muito bom e atualizado. Foi lançado ano passado.

Realmente Giovani, como disse aí em cima, muito bom mesmo, maaaaaaas

Foi lançado a mais tempo já, agora deve ter saído uma edição atualizada, isso sim.
O meu tenho à 3 anos.

O primeiro da série foi um guia na mesma linha voltado para a Europa, foi lançado em 2000 se não me engano.

Tudo começou como só poderia, um grupo de malucos viajantes como nós que resolveu reunir informações sobre viagens :mrgreen:
Dá uma olhada aqui:

www.oviajante.com

Abs

Giovani
23/04/2009, 12:01

Foi lançado a mais tempo já, agora deve ter saído uma edição atualizada, isso sim.
O meu tenho à 3 anos.

O primeiro da série foi um guia na mesma linha voltado para a Europa, foi lançado em 2000 se não me engano.

Tudo começou como só poderia, um grupo de malucos viajantes como nós que resolveu reunir informações sobre viagens :mrgreen:
Dá uma olhada aqui:

www.oviajante.com

Abs
Grande Jeison!

É vero...

Bah, nem lembrei do site. Tinha olhado ele antes da viagem, muito bom.:concordo:

Abs

Oscar "Atobás"
23/04/2009, 16:54
Oscar, esse guia você encontra em vários locais.
É um guia feito por Brasileiros e para Brasileiros, o melhor do gênero. Recentemente lançaram também as versões exclusivas para Chile e Argentina, com mais detalhamento sobre esses países.

Pode comprar que vale cada centavo.

Abs
__________________________________________________ ____________

Jeison amigão, valeu pela dica, ja estou começando a procurar.
Abraços

cbridi
23/04/2009, 22:20

O meu tenho à 3 anos.

Dá uma olhada aqui:

www.oviajante.com

Abs

Para quem é de Porto Alegre e região, pode adquirir diretamente das mãos do Zizo Asnis (guiaamesul@oviajante.com) por um preço mais camarada que o encontrado nas livrarias. Vale muito a pena!

[]'s

Guilherme Ítalo BH
30/04/2009, 12:17
Prezados senhores,

Antes de qualquer assunto, gostaria de parabenizar o idealizador do site, tanto pela idéia quanto pela adminstração competente das informações que tanto têm contribuído com os viajantes.

Começamos agora (junto com a minha namorada)a traçar o roteiro de Belo Horizonte até Machu Pichu. A minha idéia inicial é sair de BH no dia 19 de dezembro e retornar no dia 9 de janeiro. Os lugares, assim como a ordem que pretendo seguir, são os seguintes:

São Paulo- Foz- Salta- Deserto do Atacama- Sul da Bolívia até Cuzco e Machu Pichu- Lima- La Paz e voltar pelo Mato Grosso passando por Bonito...

Já tenho uma noção da quilometragem, mas não conheço bem as estradas. O carro que utilizarei é um Uno Mille Economy, zero km. Assim seguem as dúvidas:

1) Consigo chegar aos destinos com esse carro (claro, entendo, que alguns trechos mais interessantes teria que fazê-lo em um carro 4x4)?

2) Qual seria o lugar mais interessante para passar a noite de natal e a do reveillon?

3) Quais as cidades e lugares, dentro desse roteiro, que valem a pena ser visitadas?

4) Eu consegui achar um site que informa as distâncias entre as cidades (http://www.horlogeparlante.com/pt/portugal-lisbon-470.php (http://www.horlogeparlante.com/pt/portugal-lisbon-470.php)), mas não dá detalhes das condições das estradas, tempo de percurso, opções de rotas e coisas assim (na Europa, há um site- viamichelin.com, que dá todas as dicas, inclusive com minúcias de roteiros, para planejar a sua viagem). Existe algum site do tipo na América do Sul?

5) Quantos dias são recomendados no Deserto de Atacama?

6) Eu li no fórum algo a respeito de seguro obrigatório para os veículos... há essa exigência dos países não-membros do Mercosul?

Muito obrigado pela atenção.
O meu e-mail é jornalistaguilhermeitalo@yahoo.com.br (jornalistaguilhermeitalo@yahoo.com.br)

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-40443.html)

Giovani
30/04/2009, 13:54
Começamos agora (junto com a minha namorada)a traçar o roteiro de Belo Horizonte até Machu Pichu. A minha idéia inicial é sair de BH no dia 19 de dezembro e retornar no dia 9 de janeiro. Os lugares, assim como a ordem que pretendo seguir, são os seguintes:
São Paulo- Foz- Salta- Deserto do Atacama- Sul da Bolívia até Cuzco e Machu Pichu- Lima- La Paz e voltar pelo Mato Grosso passando por Bonito...
Já tenho uma noção da quilometragem, mas não conheço bem as estradas. O carro que utilizarei é um Uno Mille Economy, zero km. Assim seguem as dúvidas:
1) Consigo chegar aos destinos com esse carro (claro, entendo, que alguns trechos mais interessantes teria que fazê-lo em um carro 4x4)?
O sul da Bolívia praticamente não tem estradas, veja as fotos algumas mensagens acima. Com um 4x4 a média horária é de 30 Km/h. E vc tem que considerar a altitude dos locais que vai passar, a aduana de veículos na fronteira da Bolívia e Chile está à 5.011 metros do nível do mar. A potência do motor cai pra menos da metade. Imagina isso num motorzinho 1.0. De Uno Mille na BO nem phodendo... Se quiser arriscar, leve bastante água, comida e barraca.
Também não precisa ser um 4x4, não é tanto pela tração, pois usamos poucas vezes e até nem precisaria, bastaria seguir o traçado "normal" da estrada. O bicho pega é na suspensão. Um carro pequeno não aguenta tanto maltrato. E também tem uns riozinhos para cruzar no caminho, onde a profundidade depende das chuvas...

2) Qual seria o lugar mais interessante para passar a noite de natal e a do reveillon?
Nisso não posso te ajudar.

3) Quais as cidades e lugares, dentro desse roteiro, que valem a pena ser visitadas?
Argentina:Salta, Purmamarca, Quebrada Humahuaca, Paso Sico (p/ o Chile)
Chile: Moais de Tara, San Pedro de Atacama e arredores.
Bolívia: Laguna Colorada, Árvores de Pedra, Laguna Hedionda e Uyuni (para visitar o Salar de Uyuni)
Se tem um lugar bonito para se conhecer é o sul da BO, o caminho todo é repleto de paisagens grandiosas.
São as que conheço e recomendo. Norte da BO e Peru ainda não conheço.

4) Eu consegui achar um site que informa as distâncias entre as cidades ... mas não dá detalhes das condições das estradas, tempo de percurso, opções de rotas e coisas assim (na Europa, há um site- viamichelin.com, que dá todas as dicas, inclusive com minúcias de roteiros, para planejar a sua viagem). Existe algum site do tipo na América do Sul?
http://oviajante.uol.com.br/ É muito bom. Não é específico sobre as estradas, mas as dicas são de grande ajuda. Pode ir em hotéis e restaurantes indicados, não tem erro.
O norte da AR tem estradas boas. No Chile é 1° mundo, bem tranqüilo. Na Bolívia é como já disse, praticamente não existe. Onde tem uma "estrada" demarcada, tem tanta costela e buraco que vc desmancha o carro. Sinalização, placas, esquece! Sem GPS vc não sabe onde está.

Em 3 dias vc vê tudo em San Pedro e arredores. Só o "Passeio das Estrelas" é preciso marcar com uns 4 ou 5 dias de antecedência. Nós não conseguimos fazer.

6) Eu li no fórum algo a respeito de seguro obrigatório para os veículos... há essa exigência dos países não-membros do Mercosul?
É a Carta Verde. O Banco do Brasil faz. Mas não espere que ela tenha validade em todos os países, por mais que eles vão garantir que sim. Quando vc chega numa aduana, é uma loteria... Apesar de termos uma "válida", tivemos que fazer outra, bem fajuta diga-se de passagem, em La Quiaca - AR/BO.

Considere alguns dias "extras" no seu cronograma. Em La Quiaca perdemos 1 dia e meio para conseguir passar pela aduana. Vc nunca consegue fazer a média horária que imaginou em casa, às vezes demora para achar um hotel, e por aí vai...
Nesse roteiro sempre tem animais na estrada (dos 2 tipos), então muita cautela. Tem GPS? É bom ter e saber usar. E muitos mapas, mais de 1 do mesmo lugar, de preferência.

No mais, pesquise muito na net sobre cada lugar e leia esse tópico desde o início, tem muita informação útil.:concordo:

Abs

maaro
30/04/2009, 15:33
...
Começamos agora (junto com a minha namorada)a traçar o roteiro de Belo Horizonte até Machu Pichu. A minha idéia inicial é sair de BH no dia 19 de dezembro e retornar no dia 9 de janeiro.
...
[COLOR=black]Já tenho uma noção da quilometragem, mas não conheço bem as estradas. O carro que utilizarei é um Uno Mille Economy, zero km. Assim seguem as dúvidas: [/URL]

PUTZ!!!!

Grande Guilherme!!! Esse topico tem de tudo (sobre a viagem pra MP), mas esse seu post superou!!! :palmas:

Cara, ninguem aqui vai saber se dá ou se não dá pelo simples fato de que ninguem tentou isso! Mas se vc for mesmo de Uninho e sendo jornalista, faz uma materia pra FIAT...vais virar garoto propaganda deles!!!! :twisted:

Vi em algum topico aqui do forum, alguem dizendo que foi de Belina pra Santiago na decada de 80... portanto pode ser! É doidera mas pode ser! :mrgreen:

Boa sorte pra vc!
[]´s

IVAN ROBERTO
30/04/2009, 17:34
Prezados senhores,

Antes de qualquer assunto, gostaria de parabenizar o idealizador do site, tanto pela idéia quanto pela adminstração competente das informações que tanto têm contribuído com os viajantes.

4) Eu consegui achar um site que informa as distâncias entre as cidades (http://www.horlogeparlante.com/pt/portugal-lisbon-470.php (http://www.horlogeparlante.com/pt/portugal-lisbon-470.php)), mas não dá detalhes das condições das estradas, tempo de percurso, opções de rotas e coisas assim (na Europa, há um site- viamichelin.com, que dá todas as dicas, inclusive com minúcias de roteiros, para planejar a sua viagem). Existe algum site do tipo na América do Sul?

Muito obrigado pela atenção.
O meu e-mail é jornalistaguilhermeitalo@yahoo.com.br (jornalistaguilhermeitalo@yahoo.com.br)

:shock: ai esta um cara de coragem... tudo bem que o uno é um dos veículos de passeio mais resistente, mas para uma aventura como esta tbém é preciso potencia de motor.

Felipe Araujo
30/04/2009, 18:35
Putz, muito bem esse tópico, tava precisando pra planejar minha trip pra ushuaia.

Vou ler tudo com bastante calam!!!

Jyoti
30/04/2009, 19:05
:shock: ai esta um cara de coragem... tudo bem que o uno é um dos veículos de passeio mais resistente, mas para uma aventura como esta tbém é preciso potencia de motor.

É isso aí!
Com cara e coragem, os " inocentes" vencem. Qto. mais informação, mais o cara vai achar que "não dá".
A primeira vez que fui a Ushuaia e voltei pela Ruta 40 até Bariloche, há 10 anos atrás, 17000 km, 40 dias, não sabia de nada ! Foi melhor assim. Nem seguro fiz !
Já encontrei Fiat Uno no Nevado de Acay, a 5000m de altitude, e o cara tava sòzinho !!!

Conheço quem já fez Ushuaia (= trajeto meu) de Ford KA, com 4 marmanjos dentro mais caixa Thule no teto.
Segue foto de um Fusquinha, uma caminhonete e um montão de bicicletas no "temível" Deserto de Atacama.
Abraço, e... mete bronca, GUILHERME ! VAI SER "A" AVENTURA !
Com a namorada, se estragar no meio do caminho, vai ser melhor ainda, ehehehehehehehhehehh

Giovani
01/05/2009, 02:00
É isso aí!
Com cara e coragem, os " inocentes" vencem. Qto. mais informação, mais o cara vai achar que "não dá".
A primeira vez que fui a Ushuaia e voltei pela Ruta 40 até Bariloche, há 10 anos atrás, 17000 km, 40 dias, não sabia de nada ! Foi melhor assim. Nem seguro fiz !
Cada um com seu cada qual...
Quanto mais informação, mais sabia que era possível e mais seguro me senti.
Sabia o que ia enfrentar. E quando vc está lá no meio do "nada", vc sabe onde é esse nada e identifica os locais (montanhas, paisagens) pois fez o dever de casa. Ao menos gosto de saber o que estou vendo, se é uma simples montanha, um vulcão, ou um monte de caca de Llama. Se vc ver uma, vai saber se é lhama ou vicunã?
Eu sabia que a dor de cabeça era da altitude e não uma gripe. Eu sabia que tinha que ter e tomar muita água. Sabia que tinha que levar combustível extra em determinado trecho, e tinha o galão para isso. Sabia à que distância estava da aduana e em que horário ela fecha (para não ter que pernoitar num local inóspito). Tinha equipamento de camping, pois sabia que em determinado local não teria onde ficar. Tinha ferramentas para apertar um parafuso da suspensão que soltou na estrada (3 vezes). Tinha um pedaço de arame para amarrar o descarga que quebrou o suporte. Soube identificar um barulho no motor após uma batida forte num buraco (queria ver um Uno nessa pancada!), e saber que não teria problema em continuar e mesmo se ocorresse, teria como arrumar. Tinha um fluído de freio para colocar na embreagem que vazou.
E muito mais... Isso só pra dizer o que ocorreu na Bolívia.
Pode parecer simples e até "lógico". Mas faz uma viagem sem saber nada disso.

Já encontrei Fiat Uno no Nevado de Acay, a 5000m de altitude, e o cara tava sòzinho !!!
Só assim mesmo, garanto que nem bagagem tinha...:lol:

Brincadeiras à parte, não é implicância, só que num veículo "limitado", sua viagem também fica limitada. Mas cada um tem que saber o que quer ver ou deixar de ver...
E carro 0 km não é garantia de nada! Melhor um usadinho que vc conheça de cabo a rabo.

E pra encher um pouco mais o saco... Quem mora no local, tem conhecimento sobre o que funciona ou não.
Vejam as fotos. Como são 'burros' esses caras. Tem agência de turismo, que faz os passeios na Bolívia e usam meras Land Cruisers 4x4, com capacidade máxima de 7 pessoas. Pô, pq não compram uma Besta ou micro ônibus e levam 15 ou 18 numa vez só! Ou então poderiam colocar uma frota de Fiat Uno para locação e cada um aluga o seu sai "aventurando-se"...:parede:

Abs

iwakura
01/05/2009, 08:44
Sabia o que ia enfrentar. E quando vc está lá no meio do "nada", vc sabe onde é esse nada e identifica os locais (montanhas, paisagens) pois fez o dever de casa. Ao menos gosto de saber o que estou vendo, se é uma simples montanha, um vulcão, ou um monte de caca de Llama. Se vc ver uma, vai saber se é lhama ou vicunã?

Meu caro Giovani, além da lhama e vicuña, existem também o guanaco e a alpaca...

Embora uma 4x4 super-equipada seja útil, não acho que deva ser impedimento para ninguêm fazer uma viagem dessas, seja com um 4x4 que vc conheça de cabo a rabo ou com um uno 1.0 recém comprado.

Suas fotos são ilustrativas, porém, à excessão de algumas estradas, as estradas da Bolívia e Perú em geral são aptas ao tráfego de qq veículo. Cruzei a Bolívia de sul a norte e posso te garantir que o veículo que mais vi foram hondas civic caindo aos pedaços circulando como taxis coletivos. Caminhonetes, como as que usam no Uyuni foram muito poucas.

Isso sem falar que a estrada entre Potosi e a cidade de Uyuni está sendo asfaltada...

Ps. Vc, por um acaso, quando era pequeno, andava de bici com capacete, luvas e rodinhas auxiliares???

[]
Mário.

zamboni
02/05/2009, 22:41
Vou sair de Fortaleza dia 18/12 , vou estar passando por Brasilia dia 19/12 a tarde ,vou levar uma corda extra pra no caso de você precisar ...
A principio tinha idéia de fazer o mesmo percurso que o seu , mas acho que vou deixar o Atacama de lado nessa viagem. Meu tempo é mais curto tenho que estar de volta dia 02/01/2010.
Pretendo sair do Brasil por Corumba(MS)passar por Santa Cruz de La Sierra,Cochabamba ,La Paz (talvez estrada da morte) , Copacabana ( Lago Titicaca ) , Cuzco (Machu Picchu), retornar a La Paz , Uyuni (deserto de sal ) e retornar por Santa Cruz de La Sierra , Corumba.
Desisti do Atacama porque fui informado que nessa época estão começando as chuvas e no Chile tem que cruzar alguns riozinhos .
O meu roteiro não esta pronto ainda se alguem tiver sugestões para esse trajeto gostaria que me informasse, tenho vontade de conhecer tudo nessa região ,só o meu tempo é limitado.:parede:

Guilherme Ítalo BH
04/05/2009, 11:29
Eu sabia que a dor de cabeça era da altitude e não uma gripe. Eu sabia que tinha que ter e tomar muita água. Sabia que tinha que levar combustível extra em determinado trecho, e tinha o galão para isso. Sabia à que distância estava da aduana e em que horário ela fecha (para não ter que pernoitar num local inóspito). Tinha equipamento de camping, pois sabia que em determinado local não teria onde ficar. Tinha ferramentas para apertar um parafuso da suspensão que soltou na estrada (3 vezes). Tinha um pedaço de arame para amarrar o descarga que quebrou o suporte. Soube identificar um barulho no motor após uma batida forte num buraco (queria ver um Uno nessa pancada!), e saber que não teria problema em continuar e mesmo se ocorresse, teria como arrumar. Tinha um fluído de freio para colocar na embreagem que vazou.
E muito mais... Isso só pra dizer o que ocorreu na Bolívia.
Pode parecer simples e até "lógico". Mas faz uma viagem sem saber nada disso.

Só assim mesmo, garanto que nem bagagem tinha...:lol:

Brincadeiras à parte, não é implicância, só que num veículo "limitado", sua viagem também fica limitada. Mas cada um tem que saber o que quer ver ou deixar de ver...
E carro 0 km não é garantia de nada! Melhor um usadinho que vc conheça de cabo a rabo.

E pra encher um pouco mais o saco... Quem mora no local, tem conhecimento sobre o que funciona ou não.
Vejam as fotos. Como são 'burros' esses caras. Tem agência de turismo, que faz os passeios na Bolívia e usam meras Land Cruisers 4x4, com capacidade máxima de 7 pessoas. Pô, pq não compram uma Besta ou micro ônibus e levam 15 ou 18 numa vez só! Ou então poderiam colocar uma frota de Fiat Uno para locação e cada um aluga o seu sai "aventurando-se"...:parede:

Abs
Prezado Giovani,

Muito obrigado pelas informações e pela disposição para responder às minhas dúvidas. Me agrada muito o seu estilo de viajar (munido do maior número de detalhes e informações possível), como também me agrada a inteligência refinada com que tece os seus comentários. É exatamente por essa identificação, que hoje tenho a magnífica oportunidade de interagir com vc por este fórum. Angariar informações foi o principal motivo que me levou a frequentar este espaço.
Talvez tenham passado despercebido por vc as minhas dúvidas quanto ao planejamento da viagem e até mesmo as ponderações que fiz no post. Tenho plena consciência dos limites de um carro que não 4x4, principalmente se este for 1.0, básico. Daí o motivo da minha preocupação e da minha pergunta sobre as estradas. Já li artigos a respeito das estradas de rípio e passagens sobre rios. Tenho consciência dos limites, mas não da impossibilidade de fazê-la em meu carro. Assim, por favor, se vc considera impossível chegar até Machu Pitchu com o meu veículo, mesmo sem acesso a alguns dos mais bonitos trechos do caminho, me diga, pois vou repensar o meio de transporte. Gostaria muito de ter um veículo 4x4, mas, permita-me a discordância, prefereria tê-lo zero desconhecido a um usado muito conhecido. Eu acredito na competência da indústria automobilística e penso que, estatisticamente, as chances de algo errado acontecer com um veículo 0 km são menores (só para deixar bem claro, sob as mesmas circunstâncias, um veículo mais novo é mais resistente, always). Porém, sinto muito não tê-lo, o que não me impede de viajar.
Portanto, Giovanni, gostaria de continuar recebendo os seus comentários, pois são os antagonismos que produzem o equilíbrio e acho muito importante essa celeuma. E também gostaria de continuar recebendo informáções dos demais do fórum sobre a possibilidade ou não de chegar ao meu destino, bem com das dificuldades que terei pelo caminho.
Muito obrigado mesmo pela constribuição.

Guilherme Ítalo BH
04/05/2009, 11:36
Vou sair de Fortaleza dia 18/12 , vou estar passando por Brasilia dia 19/12 a tarde ,vou levar uma corda extra pra no caso de você precisar ...
A principio tinha idéia de fazer o mesmo percurso que o seu , mas acho que vou deixar o Atacama de lado nessa viagem. Meu tempo é mais curto tenho que estar de volta dia 02/01/2010.
Pretendo sair do Brasil por Corumba(MS)passar por Santa Cruz de La Sierra,Cochabamba ,La Paz (talvez estrada da morte) , Copacabana ( Lago Titicaca ) , Cuzco (Machu Picchu), retornar a La Paz , Uyuni (deserto de sal ) e retornar por Santa Cruz de La Sierra , Corumba.
Desisti do Atacama porque fui informado que nessa época estão começando as chuvas e no Chile tem que cruzar alguns riozinhos .
O meu roteiro não esta pronto ainda se alguem tiver sugestões para esse trajeto gostaria que me informasse, tenho vontade de conhecer tudo nessa região ,só o meu tempo é limitado.:parede:
Zamboni!!!

Estava pensando em fazer esse roteiro na ida e voltar pelo deserto do atacama, pois assim passaria em Foz na volta para fazer comprar depois do período do Natal. Poderíamos começar a trocar informações a respeito disso, hein? Um grande abraço!

jeisonk
04/05/2009, 11:46
Assim, por favor, se vc considera impossível chegar até Machu Pitchu com o meu veículo...

Totalmente impossível, nem com um 4x4 você chegaria lá :mrgreen:

zamboni
04/05/2009, 21:28
Totalmente impossível, nem com um 4x4 você chegaria lá :mrgreen:

Na sua viagem a Machu Picchu , quando você estava no trem você viu alguma estrada proxima aos trilhos e pontes sobre o rio ?

Eu estive olhando pelo Google Eart e parece ter varias pontes que cruzam o rio e varios vilarejos que são interligados por estradas , claro que a definição de imagem do Eart é um pouco baixa , mas eu tinha vontade de chegar o mais proximo possivel de Machu Picchu com veiculo 4x4 , quemsabe até Aguas Calientes.
http://machupicchu/:pensativo::idea:

jeisonk
04/05/2009, 21:37
Não tem estradas para águas calientes

O mais próximo que você pode chegar é no povoado de Santa Tereza, mas mesmo assim tem que pegar o trem para Aguas Calientes.
Até tem uma estrada que segue após Santa Tereza, mas não tem acesso para Machu Picchu, o pessoal do Viajeros já passou por ela.

Perguntei para o pessoal de lá, esse acesso até Santa Tereza dizem que leva de 8 a 9 horas para fazer a partir de Cuzco e que a estrada é pedreira.

Abs

jeisonk
04/05/2009, 21:46
Zamboni, baixa o mapa do Viajeros e abre ele no Mapsource, você vai ver certinho o que estou te falando.

Abs

zamboni
04/05/2009, 21:59
Zamboni, baixa o mapa do Viajeros e abre ele no Mapsource, você vai ver certinho o que estou te falando.

Abs

Como é que eu faço para baixar o Mapsource , alias quais são os GPS que pode ser instalados os mapas do Peru e Bolivia (eu tenho um Airis que só tem atualizações para Argentina , Brasil e Europa)
E muito obrigada pela informação.:concordo:

jeisonk
04/05/2009, 22:05
Os mapas disponíveis na net que usamos são só para GPS Garmin.
O Mapsouce é um programa que vem junto quando você compra.

Até dá pra baixar ele por aí, acredito que tenha disponível em algum lugar, mas será só pra visualizar os mapas no pc mesmo.

Abraços

zamboni
04/05/2009, 22:24
Zamboni!!!

Estava pensando em fazer esse retro Na ida e voltar PLO deserto do atacama, pois assim passaria em Foz na volta para fazer comprar depois do período do Natal. Poderíamos começar a trocar informações a respeito disso, hein? Um grande abraço!

O meu roteiro , como eu havia dita não está fechado , se eu conseguir encaixar dentro do meu tempo ,pode ser que faça , outra coisa temos que ver como estarão as chuvas no mes de dezembro , pois se estiver chovendo muito vamos ter que evitar travessias de riachos(a um tempo atras eu atravessava riachos com carro 4x2 e baixo , de marcha ré para o motor não aspirar agua (altura máxima dagua ,70cm e largura máxima do riacho 10metros).
Uma sugestão : você deveria trocar os pneus originais do seu uno por pneus lameiros de 6 lonas (existem varias marcas e versões)a maioria deles deve ser em aros 14",se for necessário trocar os aros você pode comprar 4 em desmanches (o preço é bem mais em conta).Pois as condições que vamos enfrentar(muita pedra e lama)faz necessária a utilização de pneus mais resistentes ,o pneu 145 original roda bem na cidade e asfalto , mas na lama e em cima de pedras não se comporta nada bem,

Giovani
05/05/2009, 01:27
Talvez tenham passado despercebido por vc as minhas dúvidas quanto ao planejamento da viagem e até mesmo as ponderações que fiz no post. Tenho plena consciência dos limites de um carro que não 4x4, principalmente se este for 1.0, básico. Daí o motivo da minha preocupação e da minha pergunta sobre as estradas. Já li artigos a respeito das estradas de rípio e passagens sobre rios. Tenho consciência dos limites, mas não da impossibilidade de fazê-la em meu carro. Assim, por favor, se vc considera impossível chegar até Machu Pitchu com o meu veículo, mesmo sem acesso a alguns dos mais bonitos trechos do caminho, me diga, pois vou repensar o meio de transporte. Gostaria muito de ter um veículo 4x4, mas, permita-me a discordância, prefereria tê-lo zero desconhecido a um usado muito conhecido. Eu acredito na competência da indústria automobilística e penso que, estatisticamente, as chances de algo errado acontecer com um veículo 0 km são menores (só para deixar bem claro, sob as mesmas circunstâncias, um veículo mais novo é mais resistente, always). Porém, sinto muito não tê-lo, o que não me impede de viajar.
Olá Guilherme!

Li seu 1° post novamente e me chamou atenção a duração da sua viagem: 21 dias. Esse roteiro, nesse tempo, só fazendo rally. O roteiro que fizemos teve 5.975 km. Foram 15 dias super corridos. Analisando hoje, eu cortaria quase 1/3 dele, para poder aproveitar melhor, já que tempo não tínhamos. Quantos km vc calcula fazer?

Como já disse, Peru e norte da BO, não conheço. Machu Picchu, como o Jeison lembrou, só de trem ou à pé (reserve o tempo no cronograma). O norte da Argentina, por onde vc vai passar, tem estradas boas. No Chile é mais tranquilo ainda, tem asfalto em quase tudo. O “bicho pega” é na Bolívia, especificamente no sul, por onde passei em fevereiro/09. E é lá também o lugar mais bonito.
Em geral a estrada é cheia de costelas (trepidação), mas também tem rio para cruzar, tem trechos de 50m com pedras grandes, erosões, tem vários km direto na areia... Mesmo se alguém rebocar, vc detona o carro. E a viagem pára por aí...

Querendo conhecer o sul da Bolívia, sugiro contratar um passeio de 3 dias em Uyuni, numa agência local. Assim vc deixa o seu carro numa garagem e vai com mais alguns turistas, à bordo das Land Cruiser, para conhecer o salar, as lagunas, Cidade De Pedra, os geysers, etc. Só não sei por onde vc iria para Uyuni, vindo do Chile. Tem uma aduana em Ollague. Se entrar na BO por ali, a estrada não é tão ruim. Andamos um bom trecho dela, antes de seguir para a Laguna Hedionda, pelo Valle de las Rocas.
Depois vc pode seguir viagem para Villazón, para então entrar na AR. Esse trecho também tem estradas ruins e alguns riozinhos para cruzar, mas é o “menos pior”.

Eu acredito na competência da indústria automobilística e penso que, estatisticamente, as chances de algo errado acontecer com um veículo 0 km são menores...
Eu não...:mrgreen:

Portanto, Giovanni, gostaria de continuar recebendo os seus comentários, pois são os antagonismos que produzem o equilíbrio e acho muito importante essa celeuma. E também gostaria de continuar recebendo informações dos demais do fórum sobre a possibilidade ou não de chegar ao meu destino, bem com das dificuldades que terei pelo caminho.
Muito obrigado mesmo pela contribuição.
Sempre. Discordar também faz parte.:concordo:

Abs

Fotos:
1 - Nosso roteiro na Bolívia: Entramos por Villazon, seguimos para Uyuni, fizemos o passeio no salar numa Land Cruiser, depois seguimos para o sul, acampando na Laguna Hedionda, passando pela Colorada e seguindo para SPA.

2 - Mapinha pequeno, mas dá para entender pq essa região da BO é muito interessante.

3 - Foto tirada do Google Earth. Esse é o Vale de las Rocas, no caminho para a Laguna Hedionda. Passamos exatamente no mesmo lugar. E estava exatamente igual. Não tirei fotos, pq tínhamos que chegar na Hedionda antes da noite cair, para montar o camps.

alberto megda
17/05/2009, 20:23
segue videos de uma viagem parecida
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=j_Qib8NqzN8&feature=channel]YouTube - deserto do atacama[/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=Sx0ANh7Weqg&feature=channel]YouTube - Terra Extrema[/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=mTIrkHqIizA&feature=channel]YouTube - salar de uyuni[/URL]

jeisonk
18/05/2009, 08:09
Madruga, que lugares são esses no vídeo do Atacama?
Ou não são no Atacama e sim na Bolívia?

Abs

Giovani
18/05/2009, 09:15
Madruga, que lugares são esses no vídeo do Atacama?
Ou não são no Atacama e sim na Bolívia?

Abs
A montagem do vídeo está fora de ordem.

O 1° vídeo começa na Laguna Hedionda, vai para a Árvore de Pedra, Laguna Colorada, Geysers Sol de Manãna, Vale da Morte (SPA), volta para antes da Hedionda, mostrando (dando zoom 2X) uma pequena lagoa que tem onde vc sai da "estrada principal" (direção Ollague) para entrar no Valle de las Rocas, estradinha que entra no Valle e no final parece ser a Laguna de Tara (CH), no caminho do Paso Jama.

O 2° vídeo obviamente é no Salar de Uyuni.

O 3° começa no salar. Aquele "posto" de abastecimento não sei onde fica, mas tem toda cara de ser nos arredores do Uyuni, pois este estava alagado e eles encontaram um "piscinão" de lama. :pensativo:

Abs

jeisonk
18/05/2009, 10:28
Blz :concordo:

Abs

axel
18/05/2009, 10:45
ola jeisonk,

tudo bem? cara gostaria de saber se você faz alguma adaptação nas rodas livres, para proteger contra roubos, lembra quando nos encontramos na "Trilha Bravo" em Cuiabá, ai te contei do roubo das rodas livres de uma toyota na cidade de Mazuco.

outra coisa seria possivel você disponibilizar os tracklogs, caso alguém queira da viajem que fiz é só pedi.

na volta eu vim por Santa Cruz, San Ignacio de velasco, San Vicente (tranca Exercito), Matão
e Pontes e Lacerda. foi este caminho que você fez?

jeisonk
18/05/2009, 11:12
ola jeisonk,

tudo bem? cara gostaria de saber se você faz alguma adaptação nas rodas livres, para proteger contra roubos, lembra quando nos encontramos na "Trilha Bravo" em Cuiabá, ai te contei do roubo das rodas livres de uma toyota na cidade de Mazuco.

outra coisa seria possivel você disponibilizar os tracklogs, caso alguém queira da viajem que fiz é só pedi.

na volta eu vim por Santa Cruz, San Ignacio de velasco, San Vicente (tranca Exercito), Matão
e Pontes e Lacerda. foi este caminho que você fez?

Faaaaaaaaala cara, tudo bom?

Não fiz a proteção, mas não dormi em Mazuco, fiquei em Quincemil e foi bem tranquilo.

Aqui nesse tópico tem o relato completo, com fotos e também o tracklog:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54308

Voltei pelo Chile e Argentina.

Abraços

alberto megda
18/05/2009, 18:48
o video do atacama é entre uyuni e san pedro, ja o video do salar, começamos em lyca e fomos até uyuni, 190 km de salar em 5 dias , pernoitandoi na isla del pescado

Robram
12/06/2009, 10:04
Ola,

Estou indo a Machu Picchu no Peru pelo Acre, Puno, La Paz (BO), Coroico, Uyuni, SP Atacama, Paso Sico, San Ant de Los Cobres, Salta, retorno brasil via Resist, Posadas...
Estaremos em 2 pick up 4x4 com 2 crianças (15 e 7 anos).

Duvidas...
Cusco - Puno +- 400 km?
Puno - La Paz 265 km?
La Paz - Coroico ida e volta +- 250 km?
La Paz - Uyuni, Qual lugar mais rapido?
Pensei: Oruro, Challapata, Sevaruyo, Rio Mulatos, Uyuni ou
Oruro, Potosi, Chaquilla, Uyuni. Nao sei a distancias das 2 opçoes...
Quero ficar 1 dias em Uyuni ir no Salar ate Isla Pescado, da pra ver em 1 dia mesmo?
De Uyuni quais as opçoes para ir para SP Atacama?
Indo por Ollague qual a distancia ate SP Atacama?
E a rota q vai pelo Altiplano e LAgunas, é possivel em 1 dia, qual dsitancia?

Aceito opinioes de passeiois, hoteis, rotas, e tudo mais de informaçoes q possam ajudar.

Abraços a todos,

Robson

Robram
12/06/2009, 10:08
Fiz algumas perguntas em outro topico, q tem mais a ver com o Uyuni.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=905172#post905172

Robram
12/06/2009, 10:11
Fiz algumas perguntas em outro topico, q tem mais a ver com o Uyuni.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=905172#post905172

Desculpem, errei.

Este link era para estar em outro topico.

Robram
05/07/2009, 21:43
Acabei mudando a rota de retorno da Bolivia para o Brasil, vou sair do Uyuni, voltar para Oruro pernoitar em Cochabamba, mais 1 dia ate Santa Cruz de La Sierra, e por ultimo ate Corumba, tenho visto na internet q esta estrada esta bem adiantada com relaçao ao asfalto, minha principal duvida é qto a segurança, lembrando q sempre viajarei de dia...

Hoje apos 2.450 km estou em Cacoal / RO.
Amanha irei ate Rio Branco / Acre.

Estarei em Cusco dia 9

jeisonk
06/07/2009, 09:35
Blz cara, vai dando notícias.

Sucesso na jornada.

Abs

Robram
06/07/2009, 20:34
Apos 3 dias de viagem e 3400 km, estou em Rio Branco, capital do Acre.
Acho q andei uns 3000 km de estrada ruim pra nao dizer pessima, é uma vergonha o descaso do governo federal com as principais estradas do Brasil.
Nossos carros gastam mais, estragam mais, por causa das pessimas condicoes das rodovias.
Nao conhecia esse extremo do Brasil, literalmente tudo é ao extremo, a diferença de renda, preço de tudo, condiçoes de vida, fiquei triste com a realidade vivida por nossos conterraneos.
Fiquei ate filosofando sobre a necessidade da minha viagem, por ver a realidade, por lembrar de quanto pago de imposto...
Mas bola pra frente, que Deus ilumine a todos.
E q nos Brasileiros q nao desistimos nunca - mas nao fazemos nada pra mudar isso e aceitamos tudo como simples ovelhas - continuemos com nossa luta, pq se depender do governo...

A vida continua...

Amanha vou ate Cobija/Bolivia, e depois para Assis Brasil, e seguir ate Puerto Maldonado Peru, onde pernoitarei, para no dia seguinte seguir viagem ate Cusco.

Isso é o certo ne JeisonK?

Abraços a todos.

jeisonk
06/07/2009, 20:56
Negativo, nada de entrar na Bolívia, chegando em Brasiléia/Epitaciolandia siga pelo Acre até Assis Brasil.

De onde tu tirou essa informação?

Abs

fsoaresi
07/07/2009, 01:17
Rapaz, não entendi se já passou pela Bolívia. Mas, tem muito material aqui e na internet.

Se não passou, considerou voltar do Peru pelo Titicaca? Dizem que as estradas pelas margens do lago são legais e não era tão demorado (vi num blog de viagem de moto, mas, é melhor checar algum post recente), além do Titicaca que é bem legal (fui até Copacabana, onde comi uma truta salmonada ótima), principalmente para crianças, dar uma volta num barco de tora-tora é inesquecível, as ilhas de tora-tora são interessantes, tem o artesanato dos índios, numa delas tinha até um museu muquifo de uma familia responsável por fazer barcos de tora-tora, sendo um usado por historiadores provarem que era possivel atravessar o Atlantico neles e chegar no Egito, dai egípcios e incas serem parecidos... Na volta para La Paz passará por Tiawananaku, cidade misteriosa, se não me engano o portal do SOl é lá, e em La Paz tem um museu com muita coisa Inca, e próximo, tem o Vale de La Luna para passear, além das montanhas nevadas com lhamas.
http://www.boliviatravel-queen.com/en/mapa-lago.html

Ainda não fui ao Uyuni, mas, acho que vale descer de La Paz passando por Oruro (não tem nada lá, só no carnaval) até o Uyuni, e esticar até os vulcões e lagos do Chile (pretendo fazer isto breve), depois queria voltar por Potsi e Sucre, que falam bem, tem uma arquitetura Jesuita interessante, até Cochabamba > Santa Cruz > Corumbá, onde os relatos dizem estar com estradas recém concretadas.
Boa sorte.
http://www.2wonders.com/espanol/images/mapas/rutas_salar.jpg
http://www.2wonders.com/espanol/images/mapas/mapaturisticouyuni.gif

PS: Beba refrigerante fechados, experimente as saltenhas e a melhor cerveja do mundo: Paceña, cuidado com a comida.

Ola,

Estou indo a Machu Picchu no Peru pelo Acre, Puno, La Paz (BO), Coroico, Uyuni, SP Atacama, Paso Sico, San Ant de Los Cobres, Salta, retorno brasil via Resist, Posadas...
Estaremos em 2 pick up 4x4 com 2 crianças (15 e 7 anos).

Duvidas...
Cusco - Puno +- 400 km?
Puno - La Paz 265 km?
La Paz - Coroico ida e volta +- 250 km?
La Paz - Uyuni, Qual lugar mais rapido?
Pensei: Oruro, Challapata, Sevaruyo, Rio Mulatos, Uyuni ou
Oruro, Potosi, Chaquilla, Uyuni. Nao sei a distancias das 2 opçoes...
Quero ficar 1 dias em Uyuni ir no Salar ate Isla Pescado, da pra ver em 1 dia mesmo?
De Uyuni quais as opçoes para ir para SP Atacama?
Indo por Ollague qual a distancia ate SP Atacama?
E a rota q vai pelo Altiplano e LAgunas, é possivel em 1 dia, qual dsitancia?

Aceito opinioes de passeiois, hoteis, rotas, e tudo mais de informaçoes q possam ajudar.

Abraços a todos,

Robson

jeisonk
07/07/2009, 08:21
... dar uma volta num barco de tora-tora é inesquecível,...

Você quis dizer Totora, certo? :mrgreen:

Abs

fsoaresi
07/07/2009, 20:50
rsrs
Pela hora que postei dá para entender a confusão, além do que tem muito tempo que não vejo um barco de totora, rsrs
Abs, e aproveite.

Você quis dizer Totora, certo? :mrgreen:

Abs

Robram
13/07/2009, 21:26
ola, a todos.
Jeison, quiz dizer passar por Epitacio apenas para comprar uns bolivianos para qdo entrar na Bolivia por Desaguadero.

Estou agora em Puno, no lago titicaca.

Depois de 4500 km cheguei em Cusco.
Sendo q do Pr ate o Rio Branco, levei apenas 3 dias, 1 dia tranquiloa ate Puerto Maldonado, oque demora msm é a migraçao em iñapari, ficamos enrolados por 3 horas.

Mas o duro msm, foi de Puerto ate Cusco, levamos 22 horas para percorrer 490 km.
Saimos as 4 horas da manha e chegamos em Cusco as 2h da manha do outro dia.
Saimos com muita chuva.
E no odometro (zerado no posto de Puerto) marcando 217 e 240 km, haviam 2 bloqueios, fechando a estrada das 8 ao 12 horas e das 13 as 18 e das 19 as ?????
Ficamos parados por umas 2 horas no primeiro bloqueio q abriu as 13 horas, mas so chegamos no outro bloqueio as 13:30, e ficamos parados ate as 18 horas, muito ruim ficar tanto tempo parado, principalemente por ter acordado tao cedo.
Dai imagine percorrer os outros 250 km a noite, com muita neblina, com a altitude buzinando na cabeça...
E para piorar, nao achamos diesel nos grifos da estrada, pois no Peru houve uma parada nacional nos dias 7,8 e 9.
Dai compramos 20 litros naquelas casas q vendem em bacia, com certeza batizada, so colocamos no galao para uma emergencia.
Mas as camionetes conseguiram chegar com mais de 1/4 no tanque, economia devido a andar muito devagar em baixa rotaçao.
Indico q saiam ja com o galao de reserva de puerto maldonado.
Preço diesel em anapari 12,50 soles por 3,78 litros (1 real = 1,45 soles)
Em puerto 9,50 soles.
Em cusco fiquei mal no primeiro dia, tive q tomar o sorochi phill e o cha de Pepsi
Entao se tem em mente ir para Machu Pichu, tenha pelos menos 2 dias de folga antes, para se ambientar na altitude
E para minha sorte, alem de pegar muita chuva na saida de Puerto, subi no Machu Picchu com muita chuva, so consegui tirar a foto classica das ruinas perto das 13 horas, pois tava tao fechado de neblina q nao dava para ver nenhuma das montanhas em torno.
é isso por enqto.
Abraços a todos

Robson

Augustocesar
15/07/2009, 10:10
Robran,
Estou em Iquique depois de passar pelo Uyuni e já ficamos cansados da Bolívia, estou pensando na alternativa do retorno e não será por Corumbá. he he he
Seu relato da vinda pelo Acre me deixou apreensivo, gostaria de mais detalhes e se possível do seu track, seria possível me mande pelo e=mail: augustoandrade2002@gmail.com que me ajudará muito.
Eu vim pela Argentina, passamos em Foz e fiquei alguns dias em Corrientes onde meu motor deu problema e acabei mandando fazer ele na Consecionária Audec, agora pelo menos estou com motor novo. he he he
Depois passamos para o Chile para São Pedro do Atacama onde chegamos sentindo muito a altitude.
A cidade de São Pedro do Atacama é muito precária e não oferece conforto, resolvemos dormir em Calama, cidade mineira muito mais estruturada e com preços mais acessíveis.
Saimos para a Bolívia por Ollague, região de vulcões e muitos deles ainda ficam soltando uma fumacinha contínua.
As aduanas são muito complicadas na entrada, na Bolívia se prepare para pagar 15 pesos Bolivianos por pessoa e por carro ( 3,75 pesos Boliviano = 1 real) e mesmo na Isla del Pescado dentro do Salar você tem que pagar 15 pesos por adulto e se não pagar eles te encaram e ficam te controlando não aceitando sequer sacar fotos. resolvemos pagar e fizemos nosso almoço nas mesas disponíveis.
Se prepare para ver contrastes de estradas na Bolívia, em momentos a estrada é de terra tão boa que parece asfalto e depois ela fica tão ruim que se assemelha a trilhas.
Ficamos no Hotel de Sal em Cachi Cristal Manana e pagamos 80 doláres por casal, mas compensa o hotel custou sendo a administradora 1 milhão de doláres. ele fica na entrada do salar e se precisar do track te mando, passe o e=mail.
Entramos numa roubada quando fomos procurar a aduana na cidade de Liaca, sendo que não encontramos e além de cruzar o salar (140 km de sal) ainda saimos em estradas precárias e e sem qualquer informação. Decidimos voltar ao Chile por Ollaque que era a melhor opção.
Ao voltar ao Chile praticamente desmontaram nossas malas e bagagem e fora a babação nos carros preparados, eles foram muito grossos.
é isso. Abraços,
Augusto "De Goiás" mas no Chile. he he he

Emilio Carlos
19/07/2009, 21:16
Jeisonk e Ramalho, boa noite.
Prezados estou progamando com meus primos e amigo, a possibilidade de um passeio deste em Janeiro de 2011. Nesse período estaremos reunindo informações sobre esse tipo de expedição.
Dai lhe peço, se existe a possibilidade de me enviar esse material também, e que quando retornar de sua viagem com a patroa, poderia acrescentar algo mais afim de nos ajudar.
No mais obrigado e sucesso na empreitada.

jeisonk
20/07/2009, 08:55
Emilio, mande teu e-mail.

Abs

ramalho-vitoria
20/07/2009, 09:58
Emídio,

Ninguém melhor que Jeison, nosso Guru, para te dar informações.

Entretento se quizeres complemnetar pode me enviar um e. mail para ramalholc@uol.com.br

No aguardo.

jeisonk
20/07/2009, 10:17
Emídio,

Ninguém melhor que Jeison, nosso Guru, para te dar informações.

Entretento se quizeres complemnetar pode me enviar um e. mail para ramalholc@uol.com.br

No aguardo.

Que é isso Ramalho, ainda estou a anos-luz de distância de um nível assim, mas um dia chegaremos lá, todos nós juntos.

E teu roteiro, finalizou? Chegou a fazer alguma modificação?

Abraços cara

Robram
23/07/2009, 11:17
ola, ja estou no Brasil, graças a Deus !

Depois q sai Cusco, fui ate puno, por uma linda e tranquila estrada.
Puno uma cidade com ruas estreitas, e muita buzina igual a todo Peru e Bolivia.
Nao ha regras explicitas sobre o transito, como preferencias e onde se pode ou nao virar, vale a Buzina, e o sentido, oras esta no chao, ora esta nas placas com nomes das ruas, fica dificil pra nos q estamos acostumados com o transito, mais educado e organizado do Brasil.
Visitei pela manhã Uros, e fui em direçao a Desaguadero, fronteira entre Peru e Bolivia.
Na saida de Puno, fui parado em uma blitz, onde pela primeira vez o policial me perguntou pelo seguro SOAT ou seja seguro obrigatorio para terceiros, nao sei se era obrigatorio ou qto custava, mas o policial queria apreender os veiculos, e aplicar uma multa de 324 soles em cada veiculo, depois de muita conversa e 100 soles (50 pra cada veiculo), fomos liberados.
Chegando na fronteira, ainda no Peru vc tem q ir em 3 lugares, em 1 carimba, em outra da ha saida no passaporte, em outra da a saido do carro, dai vc paga 5 soles, por ter usado a estrada pra um camarada q fica com uma corda trancando a rua, qdo passa da corda, vem a policia nacional e quer uma colaboracion, e blabla, da mais 5 soles, e tchau Peru!

Oscar "Atobás"
23/07/2009, 11:32
ola, ja estou no Brasil, graças a Deus !

Depois q sai Cusco, fui ate puno, por uma linda e tranquila estrada.
Puno uma cidade com ruas estreitas, e muita buzina igual a todo Peru e Bolivia.
Nao ha regras explicitas sobre o transito, como preferencias e onde se pode ou nao virar, vale a Buzina, e o sentido, oras esta no chao, ora esta nas placas com nomes das ruas, fica dificil pra nos q estamos acostumados com o transito, mais educado e organizado do Brasil.
Visitei pela manhã Uros, e fui em direçao a Desaguadero, fronteira entre Peru e Bolivia.
Na saida de Puno, fui parado em uma blitz, onde pela primeira vez o policial me perguntou pelo seguro SOAT ou seja seguro obrigatorio para terceiros, nao sei se era obrigatorio ou qto custava, mas o policial queria apreender os veiculos, e aplicar uma multa de 324 soles em cada veiculo, depois de muita conversa e 100 soles (50 pra cada veiculo), fomos liberados.
Chegando na fronteira, ainda no Peru vc tem q ir em 3 lugares, em 1 carimba, em outra da ha saida no passaporte, em outra da a saido do carro, dai vc paga 5 soles, por ter usado a estrada pra um camarada q fica com uma corda trancando a rua, qdo passa da corda, vem a policia nacional e quer uma colaboracion, e blabla, da mais 5 soles, e tchau Peru!

Bom dia Robram, estou em Cusco neste exato momento e estou pretendendo voltar para o BR tambem por Corumba. Meu trajeto serua Puno, Copacabana, La Paz, Cochabamba, Sta Cruz e direto Br para Corumba. Por acaso foi este o seu trajeto de volta e como estão as estradas de Sta Cruz até Corumbá. Sabes me dizer quantos dias neste percurso (acredito que 4 dias) Cusco x Corumba.
Agradeço explicações sobre estes detalhes
Abraços
Oscar

Robram
23/07/2009, 11:38
Passa uns 50 metros, nao lembro se tinha ou nao uma ponte, e vc esta na Bolivia, putz q fedor de Urina, Fezes, e tudo podre q vc possa imaginar !
Acredito q tenha sido a entrada mais facil das imigraçoes.
Como sempre faz formulario, carimba, entrega e boa, mas mais rapido, sem conversa.
Demoramos mais para internacio dos autos, tem q tirar fotocopia, e blabla.
Mas foi tranquilo, o carro de mi suegro, esta no nome da empresa, e passamos a conversa na boa na aduana, nem pediu o contrato social.
Entrei na bolivia, era assim: Placa do Brasil, parado onde tivesse um policial, ate La Paz so pagava o Peaje, mostrava o Rodaje (papel de pagamento do pedagio anterior) e documentos de internacion e carteira (licença) aqui do Brasil msm.
Qdo cheguei em el Alto dia 14 vespera de 2 dias de feriado, 15 e 16, o transito estava pior do q o esperado, muitos, mas uma quantidade absurda de vans nas ruas, vc nao sabe se para ou nao nos semafaros, pois eles nao param ! Carro atravessando pra tudo q é lado, e eles param do nada, ligam o alerta e ficam parados, esperando passageiros !
Apos passar o pegadio de El Alto, vi algumas pessoas, dando sinal pra parar, mas vc vai para 11 horas da noite, onde vc nao conhece?
Andei um pouco, e estavam preparando uma manifestaçao, em um bairro de El Alto, estavam jogando pedras enormes na estrada para impedi-la, e passei no meio disso tudo, batalhao de choque subindo na contramao, jogando bombas, uma explodiu do lado do meu carro, nao sei como nao estourou os vidros, pois senti a pressao da bomba, como se uma pedra tivesse acertado o carro, muito stress, medo e susto.
Apos este episodio, a estrada principal q chega ate o centro estava fechada, para os preparativos dos desfiles para o dia posterior, tivemos q entrar em umas ruelas q para andar uns 2 km, eu demorei umas 2 horas, imaginando q estava havendo mais manifestaçoes a frente...
No Gps apareceu um hotel a 1,2 km a frente, qdo cheguei onde aparecia uma rua, era uma escadaria, pensei vou contornar e voltar ate o hotel, mas para minha sorte, ao virar na proxima rua, dei de cara com o Ritz, ufa, fiquei mais tranquilo, e pude finalmente estar em um lugar seguro!

Robram
23/07/2009, 11:53
Bom dia Robram, estou em Cusco neste exato momento e estou pretendendo voltar para o BR tambem por Corumba. Meu trajeto serua Puno, Copacabana, La Paz, Cochabamba, Sta Cruz e direto Br para Corumba. Por acaso foi este o seu trajeto de volta e como estão as estradas de Sta Cruz até Corumbá. Sabes me dizer quantos dias neste percurso (acredito que 4 dias) Cusco x Corumba.
Agradeço explicações sobre estes detalhes
Abraços
Oscar

Oi, Oscar,

Sim, este seria seu trajeto de volta, eu fui ate o Uyuni e voltei ate Oruros, Cochabamba...
Qdo chegar em Cochabamba, preste muita atençao, no meu meu GPs, so tinha a estrada velha ate Santa Cruz, ha duas, va pela nova, eu fui pela velha, sai de Cocha as 15 horas e cheguei em SC as 4 horas da manha.
De Santa Cruz, saia bem cedo e va ate a San Jose Chiquitos (estrada ruim de terra+- 320km), durma em um hotel na praça central da Igreja, o hotel fica exatamente na frente da igreja do outra lado da rua.
Dai saia cedo e va para o Brasil, assim é mais seguro, pois me falaram q estas estradas nao sao muito seguras a noite... Pois placa do Brasil, vc é parado por todas policias constantemente, de Oruro pra frente, todo mundo quer uma colaboracion, da 5 bolivianos e tchau, eles te pedem pra conversar, perguntam de todos itens obrigatorio, mas oque querem é dinheiro.
Vc ta em Cusco, va ate Puerto Maldonado, e Acre, ha estrada ta ruim, mas sao so 2 dias e vc esta dentro Brasil.
De Cusco ate Puerto, sao 480 km, no sentido inverso ha bloqueio no km 217 e 240, q fecha das 8 as 12, das 13 as 18 horas, senao me engano, entao saia cedo de cusco, encha o tanque, se quiser leve uns 20 litros de reserva, nao precisei, mas nenhum posto q passei tinha diesel ate Puerto, leve agua, e comida se precisar ficar parado, pois nao ha nenhuma estrutura se precisar ficar parado....
De Puerto ate o Acre, sao no maximo 4 horas.
Pra carros com traçao, nao ha nenhuma dificuldade, a estrada é ruim, mas nao tem nada intransponivel ou q possa atolar o carro, vc passa por varios rios, com fundo de pedra, so tem uma maior, q se chover d+, pode encher um pouco mais.
Boa Viagem.

Robson

Robram
23/07/2009, 13:20
Em La Paz, estaria tudo fechado por 2 dias, precisava fazer cambio e apos algumas informaçoes de q a estrada de Coroico so tava descendo de bike, e ja desanimado com a noite anterior, fui para Oruros para ir ate Uyuni.
De Oruros direto ate o Uyuni 7 horas de viagem, a estrada tem uns 240 km de terra q varia muito o estado geral, nesta estrada, quase nao ha placas ou sinalizaçoes de direçao, entao sem GPS, é um pouco arriscado, pois como esta sendo asfaltada vc sai muito da estrada principal, andando em volta dela, sempre com muitas derivaçoes e cruzamentos.
Em Uyuni, fiquei no Hotel toñito com agencia de turismo propria.
Foi o unico lugar q tive coragem de comer alguma coisa, pois nos outros lugares vc olha a situaçao das pessoas e das cozinhas dos restaurantes da rua central e da uma desanimada...
No hotel vc conta com as informaçoes do Cris, uma americano de Boston, q acredito, ser socio do local.
Saimos as 10:30 para o Salar com o carro da agencia com o motorista Braulio, pessoa muito educada e atenciosa a todos seus pedido, ele faz oq vc quer, pára para fotos, conversa bastante, te conta estorias dos lugares, interessante, vi muitas cruzes e a ha muitos acidentes no salar, este anos ja morreram muitos turistas no salar, ha uns 30 dias 2 francesas...
Parece q tudo é reto, mas ha buracos grandes, os ojos del salar, saliencias, facilidade de se perder, e o maior perigo é o super-aquecimento dos pneus, pois o solo de sal é muito rugoso.
Fomos ao cemiterio de trem, salineras, hoteis de sal, ojos do salar, e a ilha Inka Wasi, voltamos no final do dia apos o sol se por, pagamos US$ 160 dolares, para 6 pessoas, com tudo incluso, almoço (frango e macarrao) e cafe da tarde.
No outro dia, comecei a volta ao Brasil.
Como a estrada estava melhor fizemos em 5:30 ate Oruro, chegamos em Cochabamba as 15:00 horas, vi no GPS q eram somente 517 km ate Santa Cruz, pensei, para quem anda 1500 km por dia, mais 517 vai de boa...
No mapa do meu GPS so tinha a estrada velha de Cocha-Santa, e eu nao sabia q era de terra, em pessimas condiçoes, com muita neblina...
Q erro, pague caro por isso.
Pra quem conhece, sabe q temos uma ruta da Morte de 517 km !!!!!
Com um trecho de uns 100km com uma neblina eterna, neste trecho a neblina molha tanto a terra q vira tudo barro !!!
Estrada a noite, com barro, neblina, sem guard-rails, e despenhadeiros de 1000m ao seu lado, ja imaginou? Eu passei nisso.
E qdo vc pega os ultimos 200 km q dizem ter asfalto, existem tantos, desvios e trechos com meia pista, q a estrada fica ainda pior q o trecho de terra, sem contar q na estrada cabe um carro e meio...
Cheguei em Santa Cruz de Sierra, as 4 hora de manha, dormi ate as 8, e sai em direçao ao Brasil, demorei umas 3 horas pra sair da cidade, e cheguei as 16 horas em San Jose Chiquitos no final da estrada de terra, dormi em um hotel na praça central.
E no dia seguinte segui ate o Brasil pelo ultimo trecho na Bolivia q é totalmente asfaltado.
Novamente facil desarolo burocratico aduaneiro.
E graças a DEUS Brasil, ufa nao via a hora de sair da Bolivia.
Porque?
Pra mim foi assim:
Na Bolivia, em quase todas as cidades vc paga um pedagio na entrada da cidade e tem mais um controle de pedagio da saida, e em cada pedagio/controle tem um policial, e quem ele para?
Nós brasileiros, documento, e colaboracion, em um dia mostrei meus documentos 8 vezes, isso porque na papeleta do pedagio, da pra ver os carimbos das policias anteriores...
Me senti discriminado, e ainda ha postos q nao abastecem estrangeiros...
Vc so encontra placas com informaçao de direçao do Brasil, exatamente na fronteira.
Nos hoteis, ha informaçoes em varias linguas, menos em portugues.

Valeu ir na bolivia?
Valeu sim, agora dou muito mais valor ao meu Pais, ha diferenças socias, ha problemas de estrutura, ha muito oq fazer.
Mas nao ha como comparar o Brasil com nosso vecinos (vizinhos), estamos anos-luz a frente.
Agora tenho fé, de q um dia, um dia, seremos uma naçao de 1º mundo, ja estamos no caminho, e bem adiantado...

Abraços a todos.
Espero q tenha ajudado, futuros viajantes.
Em breve postarei fotos.
Este relato, é exatamete oque passei, nao escondi fatos ou criei fantasias, vivenciei.

Robson
Valquria
Guilherme
Gabriela

Mario
Marli

Robram
23/07/2009, 13:31
Deixei o lugar mais bonito q conheci em todas minhas viagens, pra contar aqui a parte.
Entrei no Brasil por Corumba/ MS, almocei, ufa comi feijao, hahahaha.
Sai de Corumba rumo a estrada parque, estrada de terra com uns 80 km, e 77 pontes de madeira.
No começo parece uma estrada de terra comum e sem graça. Sem graça ate a primeira ponte, qdo vc ve jacares, e uma familia enorme de lontras fazendo a maior bagunça na agua.
Dai em diante, ha tanto oq se ver, jacares, capivaras, lontras, tuiuius, gavioes, macacos.
Muito lindo, aquela estrada sim, deveria ser considerado uma maravilha da natureza oficialmente, se nao for...
E ta tudo ali de graça, so olhar.
Mas se for, cuide, nao jogue lixos, nao queria leva nada pra casa, so a lembrança.
E saber q é aqui, no Brasil !

Parabens, a quem tem o prazer de morar no MS, lugar de tantos encantos, ja conheço alguns...
E espero em breve voltar.

tusa
23/07/2009, 21:35
Olá
Vcs já foram?
Se não tenho boas dicas pois fui de moto pelo norte da argentina ( Salta-Jujui-passo Jama- São Perdro atacama-Iqueque -Arica -Juliaca-Cusco- Machupichu-Copacabana-La paz-Cochabamba- Santa Cruz de La Sierra- Norte Argentina-Rosario-Assunção -Foz Iguaçú-Londrina-Ubatuba.
Este é +/- o roteiro que fiz com minha esposa .Se puder ajudar algum companheiro entre em contato
Abçs
Tusa

Oscar "Atobás"
27/07/2009, 00:31
Oi, Oscar,

Sim, este seria seu trajeto de volta, eu fui ate o Uyuni e voltei ate Oruros, Cochabamba...
Qdo chegar em Cochabamba, preste muita atençao, no meu meu GPs, so tinha a estrada velha ate Santa Cruz, ha duas, va pela nova, eu fui pela velha, sai de Cocha as 15 horas e cheguei em SC as 4 horas da manha.
De Santa Cruz, saia bem cedo e va ate a San Jose Chiquitos (estrada ruim de terra+- 320km), durma em um hotel na praça central da Igreja, o hotel fica exatamente na frente da igreja do outra lado da rua.
Dai saia cedo e va para o Brasil, assim é mais seguro, pois me falaram q estas estradas nao sao muito seguras a noite... Pois placa do Brasil, vc é parado por todas policias constantemente, de Oruro pra frente, todo mundo quer uma colaboracion, da 5 bolivianos e tchau, eles te pedem pra conversar, perguntam de todos itens obrigatorio, mas oque querem é dinheiro.
Vc ta em Cusco, va ate Puerto Maldonado, e Acre, ha estrada ta ruim, mas sao so 2 dias e vc esta dentro Brasil.
De Cusco ate Puerto, sao 480 km, no sentido inverso ha bloqueio no km 217 e 240, q fecha das 8 as 12, das 13 as 18 horas, senao me engano, entao saia cedo de cusco, encha o tanque, se quiser leve uns 20 litros de reserva, nao precisei, mas nenhum posto q passei tinha diesel ate Puerto, leve agua, e comida se precisar ficar parado, pois nao ha nenhuma estrutura se precisar ficar parado....
De Puerto ate o Acre, sao no maximo 4 horas.
Pra carros com traçao, nao ha nenhuma dificuldade, a estrada é ruim, mas nao tem nada intransponivel ou q possa atolar o carro, vc passa por varios rios, com fundo de pedra, so tem uma maior, q se chover d+, pode encher um pouco mais.
Boa Viagem.

Robson

Legal Robson valeu pelas dicas e realmente voce tem razão, alem dos Piages que temos que pagar (que são baratos) temos que aturar as policias que estão sempre querendo uma colaboração, bom pelo menos a mim me pediram pouco (ja é de praxe não tem jeito)
Não deu para te respender antes.
Neste exato momento estou em um bom hotel aqui de Santa Cruz e diga-se por sinal que a cidade me parece uma cidade bem moderna, amanhã cedo é que vou ter uma melhor visual.
Fiquei sabendo por um amigo Boliviano que costuma ir ao BR que são apenas 250 km de ripiio ou areia até S.Jose dos Chiquitos, acho que vou tentar ir no mesmo dia ou digamos vou tentar chegar em Corumba a noitinha.
Abraços

Robram
27/07/2009, 11:45
Ola, Oscar,

Se for tentar fazer em um dia, saia as 5 horas da manha q vc consegue, com tanque cheio ate a boca.
Sempre falta diesel nos postos mais distantes, em SJ Chiquitos, fazia 2 dias q estavam sem diesel, tinha uma fila enorme de caminhoes esperando...
A estrada em quase toda sua extensao é regular, em alguns lugares da pra andar entre 60 e 80 km (o carro pula menos), mas tem um trecho longo digamos de uma serrinha, q é muito ruim, vc anda a 20 por hora.
Mas se sair cedo, sem duvidas consegue.

Boa Viagem.

Robson

Fernando da Terra
27/07/2009, 15:28
Fala Robson, tudo legal?

Parabéns pela viagem cara!! São lugares que ainda não tive oportunidade de conhecer, mas que ainda vou estar lá.... você está devendo as fotos...

Como a estrada estava melhor fizemos em 5:30 ate Oruro, chegamos em Cochabamba as 15:00 horas, vi no GPS q eram somente 517 km ate Santa Cruz, pensei, para quem anda 1500 km por dia, mais 517 vai de boa...

Agora, me diz uma coisa: por que essa quilometragem diária, absurda? Tá parecendo que você estava num Rally......rsrsrsrs..... (alias, em Rally, não se anda tudo isso por dia não.....rsrsrsrs...)

Fazendo toda essa quilometragem diária, não se perde a oportunidade de conhecer melhor os lugares por onde passa?

Grande abraço

Fernando
(só esperando pelas fotos)

jeisonk
27/07/2009, 17:29
Fala Robson...

(só esperando pelas fotos)

X2 :mrgreen:

Oscar "Atobás"
28/07/2009, 10:29
X2 :mrgreen:

Robson é isso aí, são 9 hs da manhã e graças a Deus ja estou em Corumbá. Vim direto com um tanque cheio com media de velocidade entre 100 km e consegui chegar aqui ainda com 1)4 de tanque.
A parte de estrada de S.Cruz ate S.Jose Chiquitos é uma MERDA, não sei como estes bolivianos ainda não terminaram este trecho, tá certo que existem varios canteiros de obras mas acho que é uma vergonha por aqui uma vez que a noss HODEBRECH (acho que se escreve assim) já terminou a tempo a parte do contrato que lhe cabia, e realmente de S.Jose até Corumbá é uma beleza de estrada toda muito bem sinalizada. Não sei como aqueles poucos caminhões que passam por aquelas subidas e descidas de terra, pedras pontudas conseguem fazer este trecho (HORRIVEL) só mesmo para pessoas aventureiras como nós.
Passei pela Aduana da Bolivia as 8 da noite e a mesma já estava fechada, conversei com policial local sobre a baixa nos documentos e ele me falou que só no dia seguinte teria que voltar para dar visto de saida. Mas o mesmo me falou que não haveria tanta necessidade uma vez que eles ainda não têm um serviço informatizado. Em resumo não vou voltar para dar baixa alguma. Que se dane até porque não usei meu passaport para entrar na Bolivia, usei a minha ID, assim não fica nenhum registro em meu passaport.
Voce tem toda a razão VIVA O NOSSO BRASIL com todos os nossos problemas comparado a estes paises de nosso Mercusul ainda é o melhor, MUITO MELHOR.
Estou fazendo o trajeto de volta para casa uma vez que moro no RJ espero chegar em 3 dias sem pressa mas também se tiver que demorar 4 dias, não tem problema. Me deu até vontade de dar uma passada no Pantanal (vou ver se dá)
Jaison amigão não liga não, por estar tomando um pouco de teu topico aqui.
Abraços a todos

Robram
28/07/2009, 10:43
Bom dia,

Oscar, q bom q ja esta aqui !

Fernando, realmente sou piloto off-road, agora devido a uma cirurgia na coluna, faz 1 e 1/2 q nao participo de competiçoes, mas ja participei de muitos enduros de regularidade, FIM e Cross Country, aqui no Sul, entao imagina pra quem fica 10 horas sentado em uma moto pilotando e navegando, se ficar umas 15 numa camionete nao é moleza? Hahahahaha.
Mas na verdade organizo minha viagens com relaçao ao tempo q tenho pra viajar e onde quero ir, por exemplo fiquei 6 dias em Cusco, 1 em Puno e 3 em Uyuni, o resto foi viajando, e qdo estava na Bolivia, fiquei com muita raiva da policia local, entao queria sair de lá o qto antes...

Jeison, faz tempo q nao posto fotos em Forum, e as minhas fotos estao todas com qualidade acima de 8m, qual software vc usa para fazer o re-size?

Abraços a todos,

Robson

jeisonk
28/07/2009, 10:55
Jeison, faz tempo q nao posto fotos em Forum, e as minhas fotos estao todas com qualidade acima de 8m, qual software vc usa para fazer o re-size?

Uso o Picture Manager do Office mesmo, é só ir em exportar e vai ter um campo pra colocar o tamanho que deseja :concordo:

Abs

jeisonk
28/07/2009, 10:56
Jaison amigão não liga não, por estar tomando um pouco de teu topico aqui

Oscar, fica frio, o espaço é de todos, é pra isso mesmo que foi criado.

Abraços

Fernando da Terra
28/07/2009, 13:12
Oscar, fica frio, o espaço é de todos, é pra isso mesmo que foi criado.

Oscar, o Jeison até já me autorizou a ficar aqui, pelado, digitando......
O cara é gente fina....:mrgreen:

Fernando da Terra
28/07/2009, 13:18
na verdade organizo minha viagens com relaçao ao tempo q tenho pra viajar e onde quero ir, por exemplo fiquei 6 dias em Cusco, 1 em Puno e 3 em Uyuni,

Disso eu gostei.....deve ter curtido muito Cusco e a Grande Montanha Sagrada....

agora, é engraçado ler o seu relato sobre a Bolívia....a gente sente sua raiva nas palavras.....rsrsrs.....

Grande abraço cara....

Fernando

Robram
28/07/2009, 16:35
http://img34.imageshack.us/img34/1988/peruebolivia2009288.jpg (http://img34.imageshack.us/i/peruebolivia2009288.jpg/)http://img34.imageshack.us/img34/peruebolivia2009288.jpg/1/w320.png (http://g.imageshack.us/img34/peruebolivia2009288.jpg/1/)

Oscar "Atobás"
28/07/2009, 21:43
Disso eu gostei.....deve ter curtido muito Cusco e a Grande Montanha Sagrada....

agora, é engraçado ler o seu relato sobre a Bolívia....a gente sente sua raiva nas palavras.....rsrsrs.....

Grande abraço cara....

Fernando

Fernando e Povo, é isso ai, realmente não gostei em nada da Bolivia, embora a minha volta acha-se mais segura voltar por lá mesmo (paciencia)
Estou neste exato momento em Miranda no M.G.do Sul e hoje fiz um passeio que não estava na minha rota mas que deu tempo, visitei a estrada principal do Pantanal de Mato Grosso, achei muito bonito, e tambem achei que tem jacare demais hehehehe
Segue duas fotos uma das 75 pontes de madeira que tivemos que atravessar e a outra de uma dos jacares que me deixou chegar bem proximo a ele. Ele só não mastigou minha perna porque não tinha cathup hehehehe. Serio gente o local é muito bonito, pena que precisaria de mais tempo.
Abraços a todos

ramalho-vitoria
29/07/2009, 09:25
Estamos acompanhando par e paso esse desafio, típico de vencedores.

Você está me obrigando a ir ao Arraial do Cabo para ouvir com mais detalhes as suas "mentiras".

Que o Grande Arquiteto do Universo te traga de volta para casa o mais breve possível.

Robram
29/07/2009, 11:47
Estou fazendo alguns testes para postar as fotos.
Qual seria a melhor forma?
Criar um album no forum, ou coloca-las em hoster?

http://img35.imageshack.us/img35/1413/peruebolivia2009316u.th.jpg (http://img35.imageshack.us/i/peruebolivia2009316u.jpg/)

jeisonk
29/07/2009, 11:59
Cara, o melhor a fazer seria abrir um tópico fazendo um relato de viagem detalhado e posteriormente fotos, que podem ser colocadas direto no fórum em "gerenciar anexos" ou em algum site como tu fez acima.

Se não quiser fazer um relato, abra mesmo assim o tópico pra organizar as fotos, fica melhor do que deixar aqui, acaba ficando perdido no meio de um monte de informações.

Depois de criado o tópico deixa o link neste aqui. :concordo:

Abs

Robram
29/07/2009, 12:59
Obrigado pela dica JeisonK, eu nunca havia prestado atençao nisto, achava q tinha q fazer, como fazia antigamente, postando a foto em um hoster, e depois colocando as informaçoes em HTML.

Fernando da Terra
29/07/2009, 13:48
aaaasssssshhhhh...!!!1 aaaasssssssshhhh...

iiiiiissssssssshhhhhhhh......

oooooooosssssshhhhhhhhhhh.....

(nota: orgasmo pelas fotos acima, vou já para o recém criado tópico....)

jeisonk
29/07/2009, 17:10
Cara, ficou show de bola o teu relato :palmas:

Galera, o material do Robson está em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60136

Abs

Robram
29/07/2009, 17:48
obrigado, Jeison.

Mas so consegui graças as suas dicas...

Robson

Oscar "Atobás"
30/07/2009, 18:19
Estamos acompanhando par e paso esse desafio, típico de vencedores.

Você está me obrigando a ir ao Arraial do Cabo para ouvir com mais detalhes as suas "mentiras".

Que o Grande Arquiteto do Universo te traga de volta para casa o mais breve possível.

Grande Ramalho e amigos aqui do forum, seria muito bom uma confraternização em minha pousada para contarmos nossas aventuras e conhecimentos destas longas viagens.
Isso regado a uma boa cerveja seria demais.
Já me encontro em SP perto da divisa do Rio e se O Grande Arquiteto do Universo quiser (sei que vai querer) estarei em casa amanhã.
Abraço a todos

jeisonk
03/11/2009, 09:27
Galera, o viajante Marcelo abriu um tópico sobre a viagem dele, copio aqui o texto, acredito que por aqui as chances de dicas são melhores.

Ola Pessoal

Estou fazendo os levantamentos para viagem em julho/10 para o Peru e Bolivia, entrando por Assis Brasil/AC e saindo da Bolivia em San Matias, diviza com Caceres/MT.
Com a ajuda do companheiro irmao Jeison, montamos a seguinte rota:
Saída de Cuiaba/MT sentido a Assis Brasil/AC - Cusco/PE - Machu Picchu/PE - Puno/PE - Copacabana/BO - La Paz/BO - Salar de Uyuni/BO - Sta Cruz/BO - San Matias/BO - Caceres/MT.
Conto com os companheiros para sugestões, dicas de hotéis, de viagem e roteiro.
Se algum dos companheiro do forum quizer fazer parte dessa viagem, venha somar
Abraço
Marcelo Cunha

Abraço irmão, seja bem vindo.

axel
03/11/2009, 13:58
Galera, o viajante Marcelo abriu um tópico sobre a viagem dele, copio aqui o texto, acredito que por aqui as chances de dicas são melhores.

Abraço irmão, seja bem vindo.

invadindo o tópico do Jeison,

como falei, Marcelo vou deixando aqui umas dicas rápidas só para ajudar você e a galera.

1. quem quiser carimbar passaporte faz em Epitaciolândia/Brasiléia (posto da policia federal, rua a esquerda logo na chegada).
2. carteira de saúde internacional, em Epitaciolândia/Brasiléia, do lado da aduanas brasileira na ponte com Cobira.
3. durma em Epitaciolândia/Brasiléia, muita opção de pousada, mais barato. (melhor que ir a assim brasil).
4. saque dinheiro em Epitaciolândia/Brasiléia, boa agencia do BB, ABASTEÇA.
5. se dormir em Epitaciolândia/Brasiléia, sai cedo, por volta das 7h da manha, são uns 130Km (boa estrada) até Assis Brasil, onde recomendo nem parar (a menos que tenha algo para resolver), lá não tem nada (só um mercadinho), passe direto na aduanas brasileira, não precisa para na aduanas, vai direto (há não ser que tenha um e queria declarar notebook (filmadora e maquina fotográfica não precisa)).
6. em Inhapari, va direto nas cassa de cambio, uma curutela de madeira, todos trocam R$ por U$ e SOL, troque todos seus R$, é o melhor lugar para cambiar R$, troque metade por SOL e metade por U$, cuidado nos U$, veja se não tem mancha, ou risco de caneta, não peque uma versão de U$ que é meio marrom de um lado e verde de outro, não é falsificado, mas no peru vc não consegue mais cambiar com este U$.
7. por volta de 8:30 a 9h que a alfândega peruana começa a atender, caribe passaporte, depois volta na curutela, é do lado, e tire Xerox do RG, CNH, passaporte onde tem fotos, e folha com carimbo de entrada.
8. peque a saída da cidade, não tem erro, a cidade deve ter umas 10 ruas, kkkkk, saindo da cidade tem o posto da aduanas peruana, declare o carro deixe as Xerox, pg uma mixaria por lá, não lembro o valor mas é em SOL.
9. depois pega a estrada, em Puerto Maldonado, tem umas Bálcãs, pg 20,00 SOL, ele vão pedir uns 40,00 SOL, fale que pg 20,00 SOL, na saída do porto acho que tem que pg mais uns 2,00 ou 3,00 SOL.
10. se quiser comer algo em Puerto Maldonato, aproveite, até cusco é um perenque só, ABASTEÇA é importante abastecer aqui, o combustível da que sobre até cusco, não precisa ter medo com combustível.
11. sai de PM e rode até Mazuco, recomendo dormir, daí pra frete a estrada é froide.
12. se for dormir em Mazuco, o melhor lugar que achei foi o “Hospedaje Vallesagrato” até Cusco tudo é muito barato e a qualidade bem proporcional, há a noite cuidado com o carro, se tiver roda livre (veja foto), roubaram as rodas livres desta Toyota vermelha. (estas fotos são de frete ao hotel, veja como os peruanos andam nas estradas.), outra coisa, quando mais cedo vc resolver parar para dormir melhor, as tempo para se organizar para o dia seguinte e quando fui a energia nestas cidade acabava as 22h, era a motor.
Por enquanto é isto.

Se lembro de algo te falo, há cara passa em Ariquipa, depois de Cusco é a melhor cidade, e é muito barato hotel por lá, mas lembrando sempre de negociar valores e pesquisar em uns 3.

Boa sorte.

Michel

jeisonk
03/11/2009, 16:44
1. quem quiser carimbar passaporte faz em Epitaciolândia/Brasiléia (posto da policia federal, rua a esquerda logo na chegada).
2. carteira de saúde internacional, em Epitaciolândia/Brasiléia, do lado da aduanas brasileira na ponte com Cobira.
3. durma em Epitaciolândia/Brasiléia, muita opção de pousada, mais barato. (melhor que ir a assim brasil).
4. saque dinheiro em Epitaciolândia/Brasiléia, boa agencia do BB, ABASTEÇA.
5. se dormir em Epitaciolândia/Brasiléia, sai cedo, por volta das 7h da manha, são uns 130Km (boa estrada) até Assis Brasil, onde recomendo nem parar (a menos que tenha algo para resolver), lá não tem nada (só um mercadinho), passe direto na aduanas brasileira, não precisa para na aduanas, vai direto (há não ser que tenha um e queria declarar notebook (filmadora e maquina fotográfica não precisa)).

Fala cara, tudo bom? Tem vindo a Cuiabá ultimamente?

Bom, quando tu me disse as mesmas recomendações ano passado fiquei cabreiro com Assis Brasil, mas chegando em Brasiléia fui me informar e, mesmo que com menos estrutura, dá pra fazer algumas coisas em AB.
1-Polícia Federal tem, muito bacana o pessoal.
2-Posto da Anvisa tem, pessoal idem.
3-Só achei uma pousadinha com garagem, mas quebrou o galho.
4-Não sei dizer, não saquei dinheiro em lugar algum.
5-A estrada é boa, tranquila, o único pessoal enrolado em Assis Brasil é da Receita, perdi 3 horas esperando o cidadão dito fiscal que trabalha no posto chegar pra declarar meus eletrônicos.

6. em Inhapari, va direto nas cassa de cambio, uma curutela de madeira, todos trocam R$ por U$ e SOL, troque todos seus R$, é o melhor lugar para cambiar R$, troque metade por SOL e metade por U$, cuidado nos U$, veja se não tem mancha, ou risco de caneta, não peque uma versão de U$ que é meio marrom de um lado e verde de outro, não é falsificado, mas no peru vc não consegue mais cambiar com este U$.
7. por volta de 8:30 a 9h que a alfândega peruana começa a atender, caribe passaporte, depois volta na curutela, é do lado, e tire Xerox do RG, CNH, passaporte onde tem fotos, e folha com carimbo de entrada.
8. peque a saída da cidade, não tem erro, a cidade deve ter umas 10 ruas, kkkkk, saindo da cidade tem o posto da aduanas peruana, declare o carro deixe as Xerox, pg uma mixaria por lá, não lembro o valor mas é em SOL.

É bem por aí mesmo, não se assuste, é tudo meio "nas coxa", mas funciona.

9. depois pega a estrada, em Puerto Maldonado, tem umas Bálcãs, pg 20,00 SOL, ele vão pedir uns 40,00 SOL, fale que pg 20,00 SOL, na saída do porto acho que tem que pg mais uns 2,00 ou 3,00 SOL.

X2, chorei mas consegui só por 30,00.

10. se quiser comer algo em Puerto Maldonato, aproveite, até cusco é um perenque só, ABASTEÇA é importante abastecer aqui, o combustível da que sobre até cusco, não precisa ter medo com combustível.

É realmente tudo bem simples dali pra frente, mas dá pra se virar com umas Inka Cola e uns salgadinhos :mrgreen:
Mesmo que tudo muito simples, não deixe de experimentar comidas locais, só tome cuidado com alimentos não cozidos/processados em função da qualidade da água. Em Quincemil onde pousamos comemos uma batata frita bem diferente, valeu.
Quanto à combustível, também abasteci somente em PM e depois em Urcos, já perto de Cuzco.

11. sai de PM e rode até Mazuco, recomendo dormir, daí pra frete a estrada é froide.
12. se for dormir em Mazuco, o melhor lugar que achei foi o “Hospedaje Vallesagrato” até Cusco tudo é muito barato e a qualidade bem proporcional, há a noite cuidado com o carro, se tiver roda livre (veja foto), roubaram as rodas livres desta Toyota vermelha. (estas fotos são de frete ao hotel, veja como os peruanos andam nas estradas.), outra coisa, quando mais cedo vc resolver parar para dormir melhor, as tempo para se organizar para o dia seguinte e quando fui a energia nestas cidade acabava as 22h, era a motor.
Por enquanto é isto.

É, a estrada não é das melhores (não era), mas depois de Quincemil vem a parte boa, a subida da cordilheira, você nem lembra da estrada.
Como disse acima, contrariando o Axel, pousei em Quincemil, o lugar era triste mas quebrou o galho, deixei o carro na frente da entrada da pousada, não tive problemas.

Se lembro de algo te falo, há cara passa em Ariquipa, depois de Cusco é a melhor cidade, e é muito barato hotel por lá, mas lembrando sempre de negociar valores e pesquisar em uns 3.

Boa sorte.

Michel

Pois é, também não passei em Arequipa, uma pena, me falaram muito de lá.

Abraços Michel, bom ter você por aqui novamente.

axel
03/11/2009, 17:54
Fala cara, tudo bom? Tem vindo a Cuiabá ultimamente?

Grande Jeisonk, fui em Julho fazer revisão de 20 mil, e fiquei a semana na Chapada dos Guimarães, estava tendo festival de inverno, só não foi melhor pq a esposa ficou, tive que ir só, kkkkk.

agora no mês passado fiquei na Chapada do Parecis (no dias 09-10-11-12-13) fiquei fazendo mergulho no rio Verde, visibilidade perfeita a 10m, coisa de louco, ve as fotos no meu orkut, procura por "michel trilha"

É realmente tudo bem simples dali pra frente, mas dá pra se virar com umas Inka Cola e uns salgadinhos :mrgreen:
Mesmo que tudo muito simples, não deixe de experimentar comidas locais, só tome cuidado com alimentos não cozidos/processados em função da qualidade da água. Em Quincemil onde pousamos comemos uma batata frita bem diferente, valeu.
Quanto à combustível, também abasteci somente em PM e depois em Urcos, já perto de Cuzco.

é isto mesmo combustível não tem erro, abasteci em PM, e rodei mais 3 dias em Cusco, até abastecer novamente, até pensei que iria aumentar o consumo mas deu na mesma que aqui.

É, a estrada não é das melhores (não era), mas depois de Quincemil vem a parte boa, a subida da cordilheira, você nem lembra da estrada.
Como disse acima, contrariando o Axel, pousei em Quincemil, o lugar era triste mas quebrou o galho, deixei o carro na frente da entrada da pousada, não tive problemas.

você acredita que pensei em ir a Quicemil, estava no projeto, mas como cheguei a noite em Mazuco, preferi não arriscar, as estradas são linda, mas o perigo é constante.

Pois é, também não passei em Arequipa, uma pena, me falaram muito de lá.

Abraços Michel, bom ter você por aqui novamente.

pois é Arequipa estar novamente no meu roteiro na próxima viajem, gostei demais, no nosso grupo teve gente que achou melhor que Cusco, tem muita opção te trilhas.

é isto ai, grande abraço, há as fotos dos peruanos acima estão desfocada pq tirei escondidos deles, eles estavam muito valentes.

Michel

konai
03/11/2009, 18:39
Olá Marcelo (Cunha03);

Acho importante para os foristas opinarem, vc informar quantos dias durará a sua viagem. O Peru tem muitos atrativos além de Machu Pichu. Como já foi dito, Arequipa é uma bela cidade e pertinho tem o Canion de Colca. No litoral tem as Ilhas Ballestas e a reserva de Paracas perto de Pisco, o oásis de Huacachina, as linhas de Nazca e muitas outras atrações. Não aconselho pegar o trem em Cuzco. Melhor ir de carro até Ollantaytambo e de lá seguir de trem. Os assentos do trem são muito ruins, a menos que vá no de luxo que custa uma nota preta. De Cuzco suba para Sacsayhuaman, Qenko, Puca Pucará, Tambo Machay até Pisac. Lá veja o mercado e tem ruinas incas importantes também. Siga até Urubamba ou Ollanta para dormir. Se quiser conhecer as Salinera de Maras e as ruinas de Moray, durma em Urubamba e faça o passeio no dia seguinte.

Osvaldo.

Cunha03
04/11/2009, 19:02
Pois bem pessoal, faltam 257 dias, quando fiz as contas parecia muito tempo, mas para quem ja esperou 36 anos, vi que não é muito coisa.
A programação do tempo de viagem será para 15 dias, a saída sera para o dia 15/07/2010, uma quinta feira, para ver se saio no domingo cedo de Inapari - P. Maldonado ou ate onde ir, pois segundo o Jeison, no domingo as obras da estradas ficam paradas, diminuindo assim o risco de ficar parado por causa das obras. Essa vai ser minha primeira viagem desse geito, por isso ja lhes peços desculpa pela anciedade e nescessidade de pequenos detalhes.
Fiz a programação do seguinte roteiro:
Entrando no Peru (ficou meio estranho isso!!!) por Inapari - Cusco - Valle del Colca - Puno.
Entrando na Bolivia por Copacabana - La Paz (Aqui estou em duvida, pois quero passar em Tiahuanacu, por onde é melhor, entrar na Bolivia por Desaquadero?) - Estrada da morte - El Alto - Oruro - Uyuni - Potosi - Sucre - Sta Cruz - San Ignacio - San Matias - Caceres/MT a 160 Km de casa.

Cunha03
04/11/2009, 19:13
Dando sequencia, nas cidades principais que vou passar fiz os seguintes roteiros:
01)Cusco: City tour nas ruinas proximas ao centro, Machu Picchu
02)Vale del Coca
03)Puno: Ilhas de Urcos e passeio pelo lago titicaca
04)Copacabana:
05)Tiahuanaco: antes de chegar em La Paz
06) La Paz: estrada da morte, El Alto, City tour
07) Uyuni: Salar

Olhem e de sua opinião, nessas cidades se vcs puderem informar as agencias de turismo e hoteis que vcs ficaram e as distancias ou melhor, tempo entre elas, pois pelo visto as distancias são poucas, mas o tempo por causa da precariedade das estradas sao enormes
Abraço

jeisonk
04/11/2009, 19:19
Marcelo, na época que viajei peguei toda a estrada aberta. Teria que se informar se até a data que tu irá não estará tudo pronto já, pois o prazo de construção da rodovia era curto, acredito que sim.
Quanto à dúvida sobre Tiwanacu, se quer conhecer Copacabana, vá direto de lá para Tiwanacu, chegando em El Alto vai pegar uma rodovia em direção a Desaguadero, no meio do caminho está Tiwanacu. Mas lá é bate-volta, saindo cedinho de Copacabana, dá pra ir a Tiwanacu, passar umas 3 a 4 horas e depois descer a estrada da morte e pousar em Coroico, tranquilo num dia. Caso descarte Copacabana, vá direto pela fronteira de Desaguadero, mas acho que já que está lá, vale a visita a Copa.
De Coroico suba novamente a La Paz, não precisa ir a El Alto (La Paz é embaixo e El Alto claro no alto, uma ao lado da outra). De La Paz vá a Oruro ou dependendo do horário e condições da estrada, até Uyuni. La Paz apesar de meio confuso também tem opções para ficar, veja se não vale a pena passar um dia por lá.

Deixa ver os dias, acho que ficaria assim:
1 e 2: deslocamento de Barra a Iñapari/Assis Brasil
3 e 4: Fronteira a Cuzco
5, 6 e 7: Cuzco (acredito ser o mínimo de permanência num lugar desses)
8: Cuzco a Cabanaconde (Vale do Colca)
9: Acorde beeeeeeem cedo, visite o Mirador del Condor e vá pousar em Puno
10: Pela manhã passeio pelas ilhas de Uros (contrate na noite anterior no hotel)
11: Puno a Copacabana, chegará bem cedo, dê um rolê na cidade e contrate o passeio das ilhas para o dia seguinte, se quiser claro.
12: Ilhas
13: Copacabana a Coroico pela estrada da morte.
14: Coroico a Oruro ou Uyuni.
15 (putz, acabou teu tempo) 16 e 17: Um dia para o Salar e dois dias rodando o Altiplano

Daí pra frente não sei quanto tempo levará pra chegar em Cáceres, mas o pessoal já aparece aqui pra te ajudar.

Marcelo, basicamente é o roteiro que fiz na minha viagem, apenas não fui pra Uyuni porque iria fazer isso pelo lado Chileno.

Acho que pra fazer isso tudo vai ter que se organizar em cima de 25 dias, ou cortar algumas coisas, talvez deixar Uyuni de lado para quando conhecer o Atacama e o NOA entrar por baixo.

Se está somente com os 15 dias mesmo, eu iria embora direto de Coroico pra casa, vou dar uma olhada nos mapas mas acho que dali dá pra seguir viagem para o Brasil.

Vamos falando

TFA

Jeison

jeisonk
04/11/2009, 19:22
Em razão de belezas, acredito que seja melhor enforcar Copacabana, ir direto de Puno a Oruro e posteriormente a Uyuni, é uma boa opção.

Infelizmente não dá pra abraçar tudo em razão da quantidade de dias.

Vamos falando

Abs

jeisonk
04/11/2009, 19:27
Revisando minha mensagem de antes, o descritivo do dia 10 e 11 são para um dia só, visite as ilhas de Uros (Puno) pela manhã e pela tarde vá a Copacabana, dá tranquilo pra fazer, ainda pega uma boa parte do dia claro por lá, me equivoquei.

Abs

konai
05/11/2009, 09:21
Marcelo.

Como o Jeison já disse, infelizmente 15 dias é pouco. Eu focaria a viagem em Macchu Pichu (Cuzco, vale sagrado e Macchu Pichu propriamente dita).

Escolheria entre Puno (Ilhas dos Uros) e Copacabana. Parece que em Copacabana também tem ilhas flutuantes.

Tiwanaku, vá se sobrar tempo.

Em La Paz tem o passeio para o Chacaltaya que vale a pena fazer.

Deixe de lado o Canion do Colca e o Salar de Uyuni para outra ocasião.

Lembre-se que as distâncias são grandes e na cordilheira não será possível desenvolver velocidade como no Brasil. No inverno pode nevar, dificultando os deslocamentos.

É importante ter uns 2 dias de margem para qq imprevisto. Naqueles países, assim como no nosso Brasil, é frequente alguns "paros", interditando as estradas.

Se a estrada até Cuzco estiver concluída, pode ganhar 1 dia, mas acho difícil até jul/10. Conversei este ano com uma pessoa que trabalha numa obra da Odebrecht (nem sei se é assim que se escreve) na Colômbia e ele me disse que estão encontrando alguns sítios arqueológicos e nesses lugares as obras estão paradas, dependendo da autorização das autoridades competentes

Osvaldo..

DanilloM
06/11/2009, 23:04
Caro Jeison, estou de partida em 02/12/2009 rumo ao NOA e Atacama . Viagem estimada em torno de 23 dias . Ficarei muito grato se puder me enviar seu roteiro. Embora o Peru vai ficar p/ próxima viagem .
Abraço e obrigado
danillo_manhas@hotmail.com

jeisonk
06/11/2009, 23:55
Danilo, você quer o roteiro que eu fiz no começo do ano ou uma sugestão adaptada pra tua viagem?

Se for a segunda opção, pensa em fazer somente NOA e Atacama ou pretende entrar na Bolívia?

Prefiro ir conversando por aqui, assim todos podem ajudar, fica bem mais rico de informação teu roteiro.

Aguardo

Abraços

marcioport
08/11/2009, 21:41
Boa noite

Estou verificando os últimos detalhes de nossa viagem para Machu Picchu e fiquei em dúvida sobre o percurso entre Juliaca e Arequipa.

Ocorre que estou utilizando vários mapas para traçar nosso percurso e o trajeto entre Juliaca e Arequipa apresenta estradas bastante diferentes quando comparo os mapas Cono Sur, Viajeros e Peru Roteável.

Os mapas Cono Sur e Viajeros apresentam uma Ruta que em Santa Lucia (distante 64Km de Juliaca) segue pela esquerda da cidade (direção sul), chegando à Arequipa pelo lado leste da cidade, passando pela Laguna Salinas e ao sul do Vulcão Misti.

O mapa Peru Roteável apresenta uma Ruta que em Santa Lúcia segue pela direita da cidade (direção norte), chegando à Arequipa pelo norte da cidade, passando próxima do Canyon Colca e ao norte do Vulcão Misti.

A grande questão é que os mapas acima mencionam apenas 1 Ruta cada um, não mencionando a Ruta apresentada nos outros mapas.

Minha dúvida é: qual dos mapas está correto ? Ambas as Rutas existem ? Qual é a melhor ?

Outra dúvida: a estrada que leva ao Canion Colca é asfaltada ? Quanto tempo é necessário para conhecê-lo ? Quem o conhece indica a visita ? Neste dia estaremos vindo de Cuzco e dormiremos em Arequipa.

Agradeço o auxílio.

jeisonk
09/11/2009, 08:09
Faaaaaaaaaaala Marcio, vamos lá:

Quando fui, peguei essa da direita em Santa Lucia, em direção à Crucero Alto e Imata, me pareceu a principal.
Até onde segui nela (onde saí em direção ao Colca) era toda asfaltada e boa.

Para o Colca não é tudo asfaltado e tem trechos ruins, alguns bons. Depois que chega a Chivay é tudo chão, mas tranquilo.
Achei muito bacana, vale a pena, terá que acrescentar um dia no deslocamento a Arequipa, no primeiro saia bem cedo de Cuzco e procure pousar em Cabanaconde e no outro bem cedo vá ao mirante que tem logo na saída da cidade e logo após ao Mirador del Condor, o principal. Daí vá seguindo e conhecendo todo o vale até Chivay, faça um almoço por lá e siga a Arequipa.
Isso pra conhecer um pouco do lugar, pra conhecer melhor levaria pelo menos uns 2 dias rodando por lá, inclusive tem uma estradinha que segue após Cabanaconde e cai lá na Panamericana.

Abs

ablito
09/11/2009, 23:15
Olá amigo acredito que o roteiro que vc estará fazendo é Cusco-Juliaca-Arequipa.

O mapa Peru Roteável é o correto.. vc vais chegar pelo norte de Arequipa e passar ao lado do vale do colca em uma descida espetacular até Arequipa e tambem bastante perigosa, muitas curvas e muitos "choferes" peruanos malucos, principalmente os de onibus e de caminhões.. mas a paisagem é espetacular... quanto a outra rota pelo sul de Santa Luzia existe sim ... so que não é totalmente asfaltada e particamente intransponivel depedendo a época. Da uma olhad neste link http://www.moon.com/files/map-images/peru_00_Peru.jpg (http://www.moon.com/files/map-images/peru_00_Peru.jpg)

gmilani
10/11/2009, 14:12
ola amigos, estou acompanhando este topico, e pretendo em breve (quem sabe em dez/jan ) dar uma volta no peru, pra conhecer machu Picchu, e claro de carro, ja fiz atacama, e ushuaia, (atacama de ranger4x4, e ushuaia de MONTANA kk), bao, minha pergunta é sobre a segurança no perú, é tranquilo, pode-se dormir (descansar) em postos de combustiveis (tranquilo), tem camping bom ??

estas coisas assim, que queria saber, sobre violencia, assaultos, se brasileiros sao bem recebidos...

obrigado pela ajuda

jeisonk
10/11/2009, 18:10
Fala cara, blz.

Quem bom que vai pegar a estrada novamente, vi tuas fotos de Ushuaia já, show de bola.

No Peru tem campings sim, não tanto quanto Argentina e Chile e nem tão equipados.
Dormir em postos nem pensar, perguntei sobre isso por lá e de maneira alguma me recomendaram.

Brasileiros são bem recebidos sim, quanto à violência, assaltos, etc, não é tranquilo igual Argentina e Chile, mas é só ficar esperto, pra alguém de São Paulo é fichinha, é só manter o padrão.

Se no teu roteiro for entrar na Bolívia daí é atenção redobrada em tudo.

Abs

Cesar Cassique
10/11/2009, 19:28
Amigo Jeison ,esta de parabens pelo topico , é bastante importante para todos , sabemos que projetamos todos os detalhes mais na hora H sempre falta algo , cada roteiro existe varias situações , clima, estrada ,policiamento ,documentos, remedios , vacinas,tubo de oxigenio ,etc..........
Existindo esse topico especifico podemos tirar varias duvidas que não sabemos.
Parabens amigo :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

forte abraço

Cesar Siqueira
www.recifeexpedicoes.com (http://www.recifeexpedicoes.com)

marcioport
10/11/2009, 19:37
No Fantástico deste último domingo foi apresentada matéria sobre o Pico Chacaltaya na Bolívia abordando o fato de não ter mais neve no mesmo.

Vejam o link. (http://turismoeaventura.blogspot.com/2009/11/pico-chacaltaya-na-bolivia-nao-tem-mais.html)

jeisonk
10/11/2009, 19:49
Valeu Cesar, obrigado, mas devo estender isso a todos, afinal sem a participação de cada um por aqui isso não seria nada, o que fez crescer o tópico são as pessoas que frequentam e batem papo por aqui.

Abraços cara

marcioport
10/11/2009, 20:28
Não aconselho pegar o trem em Cuzco. Melhor ir de carro até Ollantaytambo e de lá seguir de trem. Os assentos do trem são muito ruins, a menos que vá no de luxo que custa uma nota preta.
Osvaldo.

Konai ou outros forenses

Deixe eu explorar um pouco esta questão sobre ir de carro até Ollantaytambo e de la ir de trem à Machu Picchu.

Minha pergunta é: existe um lugar para se deixar o carro com segurança em Ollantaytambo ?

Nossa idéia é fazer o Vale Sagrado durante o dia e à noite pegarmos o trem para Águas Calientes onde ficaríamos hospedados para conhecer Machu Picchu no dia seguinte. Deixar o carro em Ollantaytambo viria bem a calhar com nossa idéia visto que já estaríamos lá no final do dia.

jeisonk
10/11/2009, 21:20
Márcio, tem estacionamento sim, é muito comum turistas deixarem os carros por lá, muita gente faz isso.
A cidade não passa impressão de segurança, é meio bagunçado o acesso, mas é assim mesmo, tem os lugares fechados pra deixar a viatura, tranquilo.
Nós deixamos o carro em Cuzco somente porque quando fechamos o pacote da trilha inca estava incluso deslocamento desde o hotel, senão teria deixado por lá também.
O bridi também fez isso, deixou o carro em Ollanta.

Konai, cadê tu hômi? :mrgreen:

Abs

jeisonk
10/11/2009, 21:25
Ah, se for dormir em Ollanta, dá até pra fazer um bate-volta em Machu Pichu, pegue o trem que sai na madruga, vá até Aguas Calientes (se não me engano chega por volta das 7:30-8:00h), suba a MP, dá pra visitar as ruínas tranquilamente e pegue um trem de retorno pela tarde.

Sugestão se tiver meio corrido e quiser ganhar praticamente um dia.
Em Águas Calientes não tem muita coisa, mas o astral é bem bacana, mochileiros de todo canto do mundo, uma mega feira, além de aguas calientes para um banho claro.

Abs

marcioport
10/11/2009, 21:48
Amigos forenses

Acabo de comentar com minha esposa do orgulho que tenho de poder contribuir com este fórum. Já não consigo mais imaginar como seria estruturar uma viagem para a América do Sul ou mesmo Brasil sem poder contar com as ricas contribuições que aqui temos.

Apesar da modéstia do Jeison, conterrâneo aqui de Nova Petrópolis/RS, fica para ti Jeison meu especial agradecimento neste momento.

cbridi
10/11/2009, 21:50
Konai ou outros forenses

Deixe eu explorar um pouco esta questão sobre ir de carro até Ollantaytambo e de la ir de trem à Machu Picchu.

Minha pergunta é: existe um lugar para se deixar o carro com segurança em Ollantaytambo ?

Nossa idéia é fazer o Vale Sagrado durante o dia e à noite pegarmos o trem para Águas Calientes onde ficaríamos hospedados para conhecer Machu Picchu no dia seguinte. Deixar o carro em Ollantaytambo viria bem a calhar com nossa idéia visto que já estaríamos lá no final do dia.

Marcio,

Minha experiência: em 2006 fiz exatamente o que você está pretendendo. Passeei o dia todo pelo Vale Sagrado e, no final do dia, peguei o trem em Ollantaytambo pernoitando em Águas Calientes. Subi no primeiro ônibus para MP e retornei somente no final da tarde, mais uma noite em Águas Calientes e primeiro trem da manhã para retornar. Como o Jeison disse, em Ollantaytambo tem estacionamentos para a viatura, a primeira impressão é que não são muito seguros mas eu não tive problemas.

[]'s

jeisonk
11/11/2009, 08:03
Blz Marcio, precisando estamos em pé e a ordem.

Abs

jeisonk
11/11/2009, 08:09
Marcio,

Minha experiência: em 2006 fiz exatamente o que você está pretendendo. Passeei o dia todo pelo Vale Sagrado e, no final do dia, peguei o trem em Ollantaytambo pernoitando em Águas Calientes. Subi no primeiro ônibus para MP e retornei somente no final da tarde, mais uma noite em Águas Calientes e primeiro trem da manhã para retornar. Como o Jeison disse, em Ollantaytambo tem estacionamentos para a viatura, a primeira impressão é que não são muito seguros mas eu não tive problemas.

[]'s

Também é uma boa opção, em Águas Calientes tem mais opção de hospedagem do que Ollanta.

Marcio, vai passar na Carretera do Pacífico na ida ou na volta?

Abs

marcioport
11/11/2009, 21:42
Marcio, vai passar na Carretera do Pacífico na ida ou na volta?

Jeison

Na volta de Cuzco passaremos pelos seguintes locais:

01/01/2010 - De Cuzco à Arequipa: 609Km
02/01 - De Arequipa à Iquique: 736Km
03/01 - De Iquique à San Pedro de Atacama: 485Km

Alguma dica especial nesta região ?

MMacaé
12/11/2009, 00:23
Prezado Jeilsonk,

Eu ia fazer esse mesmo circuito mas estou esperando a Interoceanica ser asfaltada. Sei que passando a época das chuvas eles fazem uns 3 km por dia.

Enquanto esse projeto está na prateleira, eu e esposa estamos indo ao Perú, em setembro de 2008, mas passando por Uyuni, Atacama, Norte do Chile, Sul de Perú etc.

Montei um roteiro que já está praticamente pronto e te coloco a disposiçaõ visto que é o circuito inverso.

Meu E. mail é ramalholc@uol.com.br.

Vamos nos falando ...

Ramalho / Jeison

Vocês sabem se esta Interoceanica, já está asfaltada? É muito arriscado fazer este roteiro sozinho, com mulher e filha de 06 anos?

Inicialmente estava interessado em contratando uma empresa (Eco Expedições) mas analisando bem o programa deles achei muito pouco tempo para tanta estrada. O plano deles é fazer este mesmo circuito voltando pelo Noroeste Argentino em apenas 22 dias, saindo de Goiás. Como eu tenho de sair Não posso submeter minha filha à tanta estrada diariamente. Preciso de tempo para descansar e fazer programas de criança tambem. Por isto estou planejando fazer esta vaigem em 30 dias ou pouco mais.
Se souber de alguem que planeja fazer um viagem desta natureza, com mais vagar e tempo para fazer paradas curtas e não vaijar de noite, será bem vidno, especialmente se tiver o mesmo tipo de viatura, Hylux SW4.

Voces que já fizeram este roteiro têm dicas de hoteis, pontos imperdíveis, pontos interessantes, etc.

Jeison, As informações que vc me passou dias atrás foram muito boas. Todo pessoal com quem falei foram unânimes e todos concordam com os meus argumentos para esta mudança nos planos.

Obrigado

Messias Regilio

jeisonk
12/11/2009, 13:08
Jeison

Cara, nada especial, apenas de Iquique a San Pedro vá pela costa, é mais bacana. Diria também pra ficar um dia em Iquique coçando, é show de bola a cidade e os frutos do mar são fantásticos. O ceviche de lá é fodástico. Lembre-se que tem uma mega zona franca em Iquique.

Abs

iwakura
12/11/2009, 14:57
Jeison

Marcio,

Reforço as dicas do Jeison: Iquique é legal pra ficar pelo menos 1 dia. E, se estiver com os pneus meio carecas, é um bom lugar pra trocá-los. Também reforço que a melhor rota para SPA é pela praia.

Ah, como Iquique é uma cidade praiana do norte do Chile. No verão costuma ficar cheia, tipo Tramandaí...

Abraços,
Mario.

jeisonk
12/11/2009, 17:05
Vocês sabem se esta Interoceanica, já está asfaltada? É muito arriscado fazer este roteiro sozinho, com mulher e filha de 06 anos?

Messias, ainda não está tudo asfaltado, mas é tranquilo, eu fiz ela sozinho com a patroa no começo do ano.

Inicialmente estava interessado em contratando uma empresa (Eco Expedições) mas analisando bem o programa deles achei muito pouco tempo para tanta estrada. O plano deles é fazer este mesmo circuito voltando pelo Noroeste Argentino em apenas 22 dias, saindo de Goiás. Como eu tenho de sair Não posso submeter minha filha à tanta estrada diariamente. Preciso de tempo para descansar e fazer programas de criança tambem. Por isto estou planejando fazer esta vaigem em 30 dias ou pouco mais.
Se souber de alguem que planeja fazer um viagem desta natureza, com mais vagar e tempo para fazer paradas curtas e não vaijar de noite, será bem vidno, especialmente se tiver o mesmo tipo de viatura, Hylux SW4.

Voces que já fizeram este roteiro têm dicas de hoteis, pontos imperdíveis, pontos interessantes, etc.

Jeison, As informações que vc me passou dias atrás foram muito boas. Todo pessoal com quem falei foram unânimes e todos concordam com os meus argumentos para esta mudança nos planos.

Obrigado

Messias Regilio

Me passa o roteiro deles e diga o que gostou nele, daí faço uma sugestão e te mando.
Assim temos um ponto de partida e todos aqui vão palpitando até chegar num roteiro bacana, quem sabe no meio tempo já não ache alguém pra viajar contigo.

Abraços

konai
12/11/2009, 18:11
JEISON

Estou acompanhando, mas sou muito lerdo (é a idade ... hehe). Quando vejo algo que posso colaborar, outros já responderam com muita propriedade.

MARCIO

O problema de viajar pelo altiplano dos Andes é que tem muitas coisas para ver. Pela sua programação, vi que vai passar batido por Arequipa. No meu caso, fui de Urubamba para Nazca, subi para Pisco e depois fui para Arequipa. E de Arequipa fui para La Paz, seguindo para Arica pelo Lago Chungará. Mas eu tinha muito tempo disponível.

Osvaldo.

Lex-HPE
24/11/2009, 15:21
Amigos,
em primeiro lugar olá a todos e parabéns pela quantidade de informações valiosas.

Gostaria de saber se existe ou alguém sabe de algum site onde baixo mapas de GPS GARMIN p/ o Peru e pelomenos Sul da Bolívia, (cheguei a baixar o Viajeros4x4 mas quando instalei, bixou o meu Mapsource todo)

Obrigado

Newton Guerra
24/11/2009, 15:38
Amigos,
em primeiro lugar olá a todos e parabéns pela quantidade de informações valiosas.

Gostaria de saber se existe ou alguém sabe de algum site onde baixo mapas de GPS GARMIN p/ o Peru e pelomenos Sul da Bolívia, (cheguei a baixar o Viajeros4x4 mas quando instalei, bixou o meu Mapsource todo)

Obrigado

Peru:

http://gps-peru.forums-free.com/peru-ruteable-y-mapsource-descarga-e-instalacion-t6.html

No site do Viajeros tem uma função para desistalar a última versão caso "dê pau" no Mapsource. Fique esperto com as atualizações do Mapsource. Eles estão cada vez mais "cercando" os mapas gratuitos, daqui a pouco não se consegue instalá-los mais.

Dizem que a melhor versão do Mapsource é a 6.13.7, atualizações mais novas podem trazer problemas de incompatibilidade com mapas gratuitos.

Abraços

Cunha03
24/11/2009, 16:48
Amigos,

Obrigado

Lex-HPE, a turma por aqui é assim, um por todos e todos por um, se um demora para responder, outro amigo garante a resposta.
Abraço a todos

jeisonk
24/11/2009, 17:12
Lex, dê uma atenção especial ao que o Newton falou, reveja a questão da versão do Mapsource ou reinstale, pois o mapa dos Viajeros é o melhor para o sul da Bolívia, vale a pena mexer nisso.

Abs

iwakura
24/11/2009, 17:20
Caso ôceis não saibam, no link abaixo têm todas as versões do Mapsource (inclusive a 6.13.7, que funciona com o Viajeros e o Peru Roteável), aliás têm todas as versões de tudo que é software e firmware da Garmin:

http://www.gawisp.com/perry/

Link específico do Mapsource:

http://www.gawisp.com/perry/msource/

Abs

jeisonk
24/11/2009, 17:28
Mário, não sabia não, sempre baixava a atualização direto na Garmin.

Valeuzzzzz.

Abs

Lex-HPE
25/11/2009, 00:59
Obrigado Pessoal, vcs são 10

Quanto a oficinas, é tranquilo acha-las pelo caminho (Paraguay, Bolivia, Chile, Atacama, Noroeste Argentino) ???:pensativo:

Vou Sozinho numa L200 Bolinha, sei que ela é bem difundida na Argentina, mas nos outros lugares, será que consigo um mecânico no caso de uma emergência ??? (troca de correia, esticador, troca de polia, etc):pensativo:

Pretendo levar uma caixinha de primeiros socorros (Bateria 45Ah, correias do alternador, ar, comando de valvulas, hidraulica, bombona 20l oleo motor, 1 filtro de ar, 2 filtros de combustivel, 5L óleo diferencial/cambio, 2 pneus....) será que falta algo?:pensativo:

Obrigado.

marcioport
27/11/2009, 22:54
Forenses

Nossa viagem está se aproximando (20/12/09) e ainda temos detalhes para fechar.

Empaquei um pouco na questão das opções de trem para Aguas Calientes. No período em que chegaremos à região já não existem mais horários disponíveis para trens saindo de Cuzco e as opções saindo de Ollantaytambo conflitam um pouco com nossa programação.

Minha pergunta é: existe outra forma de compras as passagens de trem além do site www.perurail.com (http://www.perurail.com) ?

Aos que já foram, alguém se aventurou sem comprar as passagens antecipadamente ? Se sim, haviam muitas opções disponíveis ?

konai
27/11/2009, 23:22
Márcio.

Fui prá M.Picchu em out/06 sem fazer reserva. Chegando em Cuzco, fui direto à estação ferroviária comprar as passagens. Para saída de Ollanta, só tinha a partir de 2 dias. O interessante é que, na ida, o trem foi vazio. No nosso vagão só fomos nós. Na volta veio lotado.

marcioport
28/11/2009, 10:20
Konai

O que tenho visto é justamente o que comentas sobre retorno a partir de 2 dias.

Estou revendo nosso roteiro e avaliando a possibilidade de dormir em Ollanta e não em Águas Calientes e fazer o bate volta no mesmo dia.

1) Alguém tem algum dica de hospedagem em Ollantaytambo ?

2) O percurso de Cuzco à Ollantaytambo é de aproximadamente 75Km. Quanto tempo leva-se para fazer este percurso se fóssemos sair de Cuzco de madrugada com o objetivo de pegar o trem em Ollanta às 5 da manhã ?

Márcio.

Fui prá M.Picchu em out/06 sem fazer reserva. Chegando em Cuzco, fui direto à estação ferroviária comprar as passagens. Para saída de Ollanta, só tinha a partir de 2 dias. O interessante é que, na ida, o trem foi vazio. No nosso vagão só fomos nós. Na volta veio lotado.

jeisonk
28/11/2009, 11:43
Forenses

Nossa viagem está se aproximando (20/12/09) e ainda temos detalhes para fechar.

Empaquei um pouco na questão das opções de trem para Aguas Calientes. No período em que chegaremos à região já não existem mais horários disponíveis para trens saindo de Cuzco e as opções saindo de Ollantaytambo conflitam um pouco com nossa programação.

Minha pergunta é: existe outra forma de compras as passagens de trem além do site www.perurail.com (http://www.perurail.com) ?

Aos que já foram, alguém se aventurou sem comprar as passagens antecipadamente ? Se sim, haviam muitas opções disponíveis ?

Márcio, será que não é o caso de procurar alguma operadora de turismo?
Imagino eu que para períodos de alta muitas passagens já ficam nas mãos deles justamente pra pegar o turista com o pacote todo.
Se tiver que cair numa operadora também não é de todo ruim, os preços comprando pacote e comprando separado não são tão distantes.

Abs

jeisonk
28/11/2009, 12:10
2) O percurso de Cuzco à Ollantaytambo é de aproximadamente 75Km. Quanto tempo leva-se para fazer este percurso se fóssemos sair de Cuzco de madrugada com o objetivo de pegar o trem em Ollanta às 5 da manhã ?

Marcio, quando fui a agência me pegou (ui) no hotel às 3 da matina, chegamos com uma pequena folga.

Abs

biotracker
06/12/2009, 20:08
Olá, Jeison e viajantes.

Estou deixando um link com informações que podem ser muito úteis para quem viajará pela Bolívia. Trata-se do site da Administradora Boliviana de Carreteras (http://www.abc.gov.bo/vialidad/index.php?v=1). Neste site é possível consultar informações sobre as rutas bolivianas (trânsito, bloqueios, obras), o que pode auxiliar muito no planejamento das expedições, poupando dores de cabeça!

Espero que a informação seja útil.

Deixo minhas saudações para a turma.

Evandro Colares
Viajando na Patagônia e América do Sul (http://viajandopatagonia.blogspot.com)

jeisonk
07/12/2009, 08:23
Valeu Evandro

Abraços

capitao de areia
08/12/2009, 00:34
Oi Pessoal,
No proximo dia 17/dez/2009 iniciarei uma viagem para o Atacama na minha Defender 110. Vou sair do Brasil por Foz, passar por Corrientes, Salta e Jujuy até San Pedro. De lá vou a Antofagasta, desço para Santiago e volto ao Brasil por Mendonza, até Porto Alegre. Lá avaliarei se terei condições de descer para Ushuaia. Ah! Entre o Atacama e Antofagasta provavelmente verei alguns trechos do Dakar. Narrarei a aventura neste forum, sob demanda, e no blog capitaodeareia.blogspot.com. Por favor, preciso de dicas e alertas.

jeisonk
08/12/2009, 07:25
Você vai sair de Mendoza a Porto Alegre para lá decidir se vai pra Ushuaia?
Não entendi.
Porque você não decide isso por lá mesmo e encurta caminho? Ou desce pelo lado Chileno uma boa parte?
Sei lá, tem tantas opções ao invés de voltar ao Brasil para depois descer.

E Antofagasta e o litoral, algum motivo especial pra ir por lá e não pelo Noroeste Argentino (NOA) até Mendoza?

Quanto tempo poderá ficar na estrada?

Vão quantas pessoas no carro?

Vai esclarecendo melhor pra gente tuas intenções, assim podemos dar uma mão nisso tudo.

Abraços e bem vindo ao fórum

jeisonk
08/12/2009, 19:11
......................

Marcio, achei aqui os dados da empresa que me atendeu em Cuzco:

CUSCO IMPERIAL ADVENTURE TOURS SRL.
AV. LOS INCAS Nº 810 WANCHAQ (local propio)
TELEFAX. 51 - 084 - 315971
CEL 084-984429514- 984429519
WWW.CUZCOIMPERIAL.COM
MSN: CUZCOIMPERIAL@HOTMAIL.COM
INFO@CUZCOIMPERIAL.COM

Quem me atendeu por lá via mail e posteriormente pessoalmente foi a Regina e o Vladimir.
É uma empresa mais na periferia que pega serviços das empresas que ficam no centro, consequentemente mais barato o serviço e tão bom quanto.
Gostei muito do serviço, pessoal muito bacana e você trata direto com os proprietários e guias.

Abs

marcioport
08/12/2009, 20:23
Jeison

Obrigado pela dica.

Marcio, achei aqui os dados da empresa que me atendeu em Cuzco:

CUSCO IMPERIAL ADVENTURE TOURS SRL.
AV. LOS INCAS Nº 810 WANCHAQ (local propio)
TELEFAX. 51 - 084 - 315971
CEL 084-984429514- 984429519
WWW.CUZCOIMPERIAL.COM (http://WWW.CUZCOIMPERIAL.COM)
MSN: CUZCOIMPERIAL@HOTMAIL.COM
INFO@CUZCOIMPERIAL.COM

Rneres
09/12/2009, 13:44
Fala ! Vc poderia me passar essa rota também?

Se não for abusar, ferramenteiro, passe pra mim também (rneres@yahoo.com.br)...

Obrigado!

jeisonk
09/12/2009, 20:33
Estava lendo um relato com fotos no fórum patagônia, deixo aqui para compartilhar com vocês, fotos fantásticas.

http://www.patagonia4x4.com.ar/foros/viewtopic.php?t=27617

Abs

marcioport
18/12/2009, 16:18
Forenses

Quero mais uma vez agradecer a todos os forenses deste e de outros tópicos pelas dicas obtidas que nos permitiram montar nosso roteiro para o Machu Picchu que inicia-se neste próximo domingo, dia 20/12/2009.

Espero poder contribuir com dicas para novos viajantes em outras oportunidades.

Um abraço e acompanhem nossa aventura pelo www.turismoeaventura.blogspot.com (http://www.turismoeaventura.blogspot.com), isto se tivermos sinal de celular para enviar as postagens via Blackberry.

Cunha03
19/12/2009, 08:35
É isso ai, chegou a hora, a anciedade deve ser grande!
Marcio, boa viagem para o grupo e nos relate os acontecimentos.
Pois em julho 2010 é a minha vez. kkkkk
Abraço e boa viagem

jeisonk
19/12/2009, 11:44
Forenses

Quero mais uma vez agradecer a todos os forenses deste e de outros tópicos pelas dicas obtidas que nos permitiram montar nosso roteiro para o Machu Picchu que inicia-se neste próximo domingo, dia 20/12/2009.

Espero poder contribuir com dicas para novos viajantes em outras oportunidades.

Um abraço e acompanhem nossa aventura pelo www.turismoeaventura.blogspot.com (http://www.turismoeaventura.blogspot.com), isto se tivermos sinal de celular para enviar as postagens via Blackberry.

Que os bons ventos te acompanhem e tudo corra na mais justa e perfeita harmonia.

Ficamos no aguardo de notícias.

Abraços

fsoaresi
10/01/2010, 03:24
Quem já fez o Uyuni de carro, gostaria de uma ajuda.
Estou indo para Bolívia no Carnaval (uma semana) e gostaria muito de conhecer nesta viagem um pouco do Uyuni e Potosi e Sucre.
Pretendo sair de Cochabamba com um 4X4 alugado e dois dias depois estar em Sucre. Tenho dúvida em relação ao carro, pois, os mais em conta são o Daewoo Tico e Jimny (este ultimo o que mais gosto, já oSamurai considero muito instável e pequeno) será que nesta época com chuva tenho que ir de Gran Vitara (2 portas)? Eles dão conta pela altura do solo? presumo que estará com água por causa da época do ano.
A primeira parada penso em ficar no Luna Salada (acho imperdível ficar num hotel de Sal e este me pareceu bem ajeitado), penso em parar em mais um hotel no caminho pelo menos, e visitar o que estiver no trajeto até Sucre. Será que é possível visitar tudo? Adoraria ir nas lagoas, e a Isla del pescado acho que é perto do hotel.
Para os passeios, pretendo seguir os comboios com a anuência dos motoristas (e um acordo financeiro), conforme vi ralato no site, mas, será que algum passeio começa onde estarei e termina em Sucre? Ou encontrarei passeios pelo caminho que me farão chegar até Sucre?.... só não vou me meter naquele salar que deve estar com água, sem orientação. Ah! tenho um GPS Nuvi 200 que não consigo usar aqui no Brasil e não sei se terei tempo de aprender a manejá-lo até a viagem (seria de grande valia?).
Abs

http://ats.abris-a.com/bolivia/map/bol-m-uyuni.jpg
http://www.2wonders.com/espanol/images/ ... _salar.jpg (http://www.2wonders.com/espanol/images/mapas/rutas_salar.jpg)
http://www.2wonders.com/espanol/images/ ... ouyuni.gif (http://www.2wonders.com/espanol/images/mapas/mapaturisticouyuni.gif)
http://www.boliviatravel-queen.com/imag ... _uyuni.jpg (http://www.boliviatravel-queen.com/images/mapa_uyuni.jpg)

Hotel
http://www.lunasaladahotel.com.bo/es.html

fernando mello
10/01/2010, 13:45
ola , gostaria de saber se existem muitos postos entre corrientes e salta, obrigado mello

Giovani
10/01/2010, 14:23
ola , gostaria de saber se existem muitos postos entre corrientes e salta, obrigado mello
Não são "muitos", mas tem algumas cidadezinhas e vilarejos no trajeto. Não há perigo de ficar sem combustível.

[]'s

fsoaresi
11/01/2010, 02:50
Atualizando:
Peguei mais algumas informações e estou tendendo a fechar uma Pajero Monteiro - no primeiro dia sair de Cochabamba para Colchani (onde é o hotel), segundo dia passeio (ver abaixo), e no terceiro voltar do passeio e ir para Sucre.
Sabem se consigo fazer este passeio com o meu próprio carro, e se é só um dia para estar nestes lugares?:
- PASSEIO UYUNI
COLCHANI
Islã del Pescado
Chuvica
(Necrópolis)
(Vulcão Ollague - ver ao longe)
Lagunas Cañapa e Hedionda
Desierto de Siloli
laguna Colorada
Águas Termais
Laguna Verde
Laguna Blanca
(Licancabur- ver ao longe)

Esqueci de algum lugar que é imperdível? Não faço questão dos trens e da árvore de pedra.
Detalhe, devo considerar voltar de Sucre para Cochabamba de carro (não estou conseguindo deixar o carro em Sucre), alguém fez este trajeto? Me parece ser de 366Km e não ser muito ruim pelo que li (está certo?)

Abs

Quem já fez o Uyuni de carro, gostaria de uma ajuda.
Estou indo para Bolívia no Carnaval (uma semana) e gostaria muito de conhecer nesta viagem um pouco do Uyuni e Potosi e Sucre.
Pretendo sair de Cochabamba com um 4X4 alugado e dois dias depois estar em Sucre. Tenho dúvida em relação ao carro, pois, os mais em conta são o Daewoo Tico e Jimny (este ultimo o que mais gosto, já oSamurai considero muito instável e pequeno) será que nesta época com chuva tenho que ir de Gran Vitara (2 portas)? Eles dão conta pela altura do solo? presumo que estará com água por causa da época do ano.
A primeira parada penso em ficar no Luna Salada (acho imperdível ficar num hotel de Sal e este me pareceu bem ajeitado), penso em parar em mais um hotel no caminho pelo menos, e visitar o que estiver no trajeto até Sucre. Será que é possível visitar tudo? Adoraria ir nas lagoas, e a Isla del pescado acho que é perto do hotel.
Para os passeios, pretendo seguir os comboios com a anuência dos motoristas (e um acordo financeiro), conforme vi ralato no site, mas, será que algum passeio começa onde estarei e termina em Sucre? Ou encontrarei passeios pelo caminho que me farão chegar até Sucre?.... só não vou me meter naquele salar que deve estar com água, sem orientação. Ah! tenho um GPS Nuvi 200 que não consigo usar aqui no Brasil e não sei se terei tempo de aprender a manejá-lo até a viagem (seria de grande valia?).
Abs

http://ats.abris-a.com/bolivia/map/bol-m-uyuni.jpg
http://www.2wonders.com/espanol/images/ ... _salar.jpg (http://www.2wonders.com/espanol/images/mapas/rutas_salar.jpg)
http://www.2wonders.com/espanol/images/ ... ouyuni.gif (http://www.2wonders.com/espanol/images/mapas/mapaturisticouyuni.gif)
http://www.boliviatravel-queen.com/imag ... _uyuni.jpg (http://www.boliviatravel-queen.com/images/mapa_uyuni.jpg)

Hotel

konai
11/01/2010, 19:09
fsoaresi.

Primeiramente quero dizer que não fui fazer o passeio de Uyuni com carro próprio. Fui num pacote com agência (Cordillera) e a saída foi de SPAtacama, voltando para o mesmo lugar, mas como a época foi a mesma em que pretende ir, vou colocar algumas informações que talvez te ajudem.

1º dia

Saimos de SPA + ou - às 10.00 hs. e chegamos em Uyuni às 23.30 hs. pq houve alguns contratempos. O carro atolou em 1 banco de areia e tivemos que empurrar. Ainda bem que estávamos em 7 pessoas além do motorista. Na travessia de 1 rio encontramos 1 veículo encalhado e paramos durante um certo tempo pois naqueles lugares ermos ninguém prossegue viagem sem tentar ajudar. Como já tinha uns 6 jipes ajudando, o nosso motorista explicou aos demais que tinha que chegar naquele dia em Uyuni e partimos antes da retirada do carro encalhado. Na travessia do Rio Grande tivemos que aguardar o motorista pedir outro carro que veio nos buscar até o outro lado do rio pq não era possível fazer a travessia. Tinha chovido muito e o volume do rio estava muito grande. A ponte estava em construção e atravessamos a pé para o outro lado por umas passarelas bem precárias, cada um carregando sua mochila.

2º dia

Saimos da cidade de Uyuni às 10.00 hs e paramos em Colchani para atender os vendedores de artesanatos e lembranças. Depois foram cerca de 4 hs. dentro do salar alagado e paramos em 1 hotel de sal bem simples, com banheiro coletivo. Para tomar banho, tinha que pedir uns 15 minutos antes, para esquentarem a água e pagar uma taxa. O almoço foi entre 3 e 4 hs. da tarde. Depois fizemos uma visita a umas cavernas com algumas "múmias". O motorista/guia/cozinheiro não nos levou à Isla del Pescado. Não fiquei sabendo se foi por causa do nível das águas no salar ou por outro motivo qualquer.

3º dia

Saímos às 08.00 hs. e andamos o dia todo até o alojamento da Laguna Colorada, passando pela Arbol de Piedra. O almoço acho que foi na Laguna Hedionda.

4º dia

Volta para SPA. Acordamos às 05.00 hs. para poder ver o geiser Sol de la Mañana, depois rumamos para a Laguna Verde com o vulcão Licancabur ao fundo e chegar na fronteira até às 10.00 hs, onde a van esperava para nos levar a SPA.

Para quem vai de carro próprio, tem que levar a própria comida e cozinhar, além de levar uns 100 litros de combustível extra.

Para vc ter uma idéia do salar na época das chuvas, anexo algumas fotos.

Osvaldo.

fsoaresi
12/01/2010, 20:52
Caro Osvaldo,
Obrigado pelas informações.
A cada dia consigo mais informações e adapto o meu roteiro. Bem legal seu passeio, pretendo fazer breve um passando atacama, mas, desta vez só deu tempo para um bate-e-volta na Bolívia, e estou levando um parente Gringo, queria aproveitar ao máximo e fazer valer a vinda dele para esta viagem.

Algumas coisas estão se consolidando, devo ir realmente de Cochabamba para o Uyuni de carro - terei uns 3 dias para ir e voltar.
Por enquanto continuo sem saber o estado da estrada indo por Sucre ou por Oruru.

Já mudei de idéia e devo fazer o passeio pelo Salar no tour guiado, mas, queria poder ir um pouco além do que ver só a isla del pescado (incahuasi). Será que dá para ir até algum lago legal (acho que a laguna Hedionda é a mais próxima) e ver o Ollague tb?

fsoaresi
13/01/2010, 20:25
Achei este bom mapa da região.
Ainda pretendo (se tiver tempo) ir com meu carro até do Uyuni ao Ollague e Laguna Cañapa, ver os flamingos e voltar. Se não tiver informação deixarei para decidir lá.
Estou achando que preciso da carteira internacional, ainda não consegui confirmar isto, alguém sabe se é necessário para alugar um carro lá?

Programação:
15 lhegamos a Santa Cruz (0:15) y vamos a Cochabamba (aerosur Salida: 13:45).
16 Cochabamba /Uyuni (en coche) - Vamos a dormir en Uyuni
17 Tour de un día en Uyuni (en la mañana) - Y quedar en Uyuni otra vez
18 Uyuni / Potosí / Sucre - Sucre dormimos
19 Sucre / Cochabamba - Dormimos en Cochabamba
20 Cochabamba
21 Cochabamba / Santa Cruz (aerosur Salida: 20:15)
22 Santa Cruz / Río

Hoteis:
SUCRE
http://www.desumerced.com/hotel_imagenes.html
OU HOTEL PARADOR SANTA MARIA LA REAL

UYUNI
http://www.hotelcristalsamana.com/br/hotel.php

http://www.embajadadebolivia.es/index/bolivia/mapas/images/salar_uyuni.jpg

konai
13/01/2010, 21:44
fsoaresi

É uma pena vc ter só 1 semana. Para mim, o salar em si não foi a melhor parte. O restante do passeio foi muito melhor.

fsoaresi
13/01/2010, 22:12
Pois é, descobri isto depois que reservei a passagem. Estava contando com um avião que ia de cochabamba até o Uyuni (U$100,00), mas, não existe mais. Também não tinha como ficar mais tempo, só tenho esta semana de folga e consegui uma passagem ótima, o importante é conseguir aproveitar ao maximo.

De qualquer maneira, a viagem original que pretendo fazer com o meu carro e mais amigos (espero que ainda este ano), percorre o NOA, Atacama, entrando pelo Sul da Bolívia (Sico ou Jama), quando farei os lagos (Hedinoda, Colorado, Verde,...), Titicaca, e tentarei ir até Machu Picchu, voltando por cochabamba, Santa Cruz, Corumbá.... O plano B é passar pelos lagos e subir para Sucre, ir até Santa Cruz, fazer as missiones, Corumbá....
Pelo menos terei mais informações para esta próxima viagem.
Acabei de receber a informação de que de Oruru até o Uyuni são 16 horas de carro (+-300Km de terra)??!! Dando a volta por Potosi são 12hs, mas, com 120Km de terra. Já estou considerando ir a Oruru e pegar o trem, depois voltar e ir a Sucre de carro.

fsoaresi

É uma pena vc ter só 1 semana. Para mim, o salar em si não foi a melhor parte. O restante do passeio foi muito melhor.

fsoaresi
13/01/2010, 22:56
Acho que vou fazer isto mesmo (espero que seja a programação final).
Pajero até Oruru (4hs), vejo de tarde o carnaval de lá que é impactante, depois pego o trem a noite (http://www.fca.com.bo) - que parecem bem melhores do que imaginava - vou dormindo para o Uyuni (7hs), no dia seguinte faço o passeio caido (rsrs) de um dia, volto dormindo para Oruru, pego o carro e vou para Sucre por Potosi (7hs). Sucre durmo e volto para Cochamba.

15 lhegamos a Santa Cruz (0:15) y vamos a Cochabamba (aerosur Salida: 13:45).
16 Cochabamba /Uyuni (en tren) - Vamos a dormir en Uyuni
17 Tour de un día en Uyuni - Y quedar en Uyuni otra vez o si posible volvemos para Oruru em la noche em tren
18 Oruru/Potosi (almuerzo)/Sucre (en coche) – Sucre dormimos
19 Sucre / Cochabamba - Dormimos en Cochabamba
20 Cochabamba
21 Cochabamba / Santa Cruz (aerosur Salida: 20:15)
22 Santa Cruz / Río

De Luca
15/01/2010, 01:42
Pessoal,
Após haver "chupado" toooodas as informações, estou partindo com a namorada para o Atacama, pela via convencional e costumeira, sem muitos riscos, espero. Brasilia, Foz, Corrientes, Salta... SPA. Pretendo visitar Iquique.Tenho 17 dias pra isso. Quem sabe encontro alguem da turma por aí. Havendo novidades, as postarei aqui, com certeza.
Abraço a todos e obrigado pelas valiosas dicas, principalmente sobre (contra) a Bolívia. (risos)

De Luca
21/01/2010, 11:27
Estou em Thermas de Rio Hondo. Uma fria. Fora de temporada não há absolutamente nada aqui. Saindo agora em direção a Cafayate.

marcioport
23/01/2010, 23:39
Forenses

Compartilho com vocês mais um blog de um conterrâneo de minha cidade que está neste momento em uma viagem de 30 dias, de moto, percorrendo Argentina, Chile, Perú e Bolívia.

O endereço é http://nasasasdocondor.blogspot.com/ (http://nasasasdocondor.blogspot.com/) e o nome dele é Álvaro Link e sua esposa Adelaide.

fsoaresi
28/01/2010, 15:06
Caros,
Estou indo para Bolívia no Carnaval, farei Cochabamba/Oruru/Potosi/Sucre/Cochabamba de carro. Estou procurando mapas da região para GPS, e os únicos que achei - tracksource e viajeros - não tem muita coisa.
Saberiam dizer onde conseguiria um mais completo?
Abs

PS: Seria legal tb um tracklog com percursos no Uyuni, mas, não sei se o meu NUVI200 leria.

Cunha03
29/01/2010, 08:51
E ai fsoaresi,
Estou indo em julho (Peru/Bolivia), estou nos finalmentes do planejamento da viagem.
Tirei muitas dúvidas sobre GPS no forum www.gpsinfo.com.br (http://www.gpsinfo.com.br).
Quanto a mapas da bolivia, vi muita coisa num programa que tenho da Abril Guia 4Rodas Digital, mas acho que no site da 4Rodas vc encontre tbem.
Quanto a tracklog do salar, procurei e nao encontrei, mas a maioria me aconselharam a fazer o passeio com uma agencia local.
Vc esta morando na Bolivia?
Abraço
Marcelo
Se precisar tenho a minha rota no mapsource e te passo

fsoaresi
29/01/2010, 22:46
Marcelo,
Mapas eu consegui vários (tento depois postar com mais calma no forum), inclusive do Uyuni. O que estou com dificuldade de conseguir é mapas para o GPS das carreteras da Bolívia.

Bem, o meu roteiro é o que postei (Cochabamba/Oruru/Potosi/Sucre/Cochabamba), encontrei trechos no tracksouce e viajerosmapas, mas, tudo muito incompleto. Estou tentando aprender a gravar meu caminho no meu GPS para depois poder disponibiliza-lo para outros.
O passeio do Salar é melhor fazer com uma agencia mesmo (farei isto, saio de Oruru de trem para Uyuni - parece bom o trem - e lá pego o passeio, já fechei um privado, só com 3 amigos por U$216 com tudo), mas, o resto (lagunas, vulcoes, etc...) queria fazer de carro em Outubro numa viagem maior, mas, isto é outra história.....
Moro no RJ. Vlw, vou checar o forum que mandou.

Abs
Soares

E ai fsoaresi,
Estou indo em julho (Peru/Bolivia), estou nos finalmentes do planejamento da viagem.
Tirei muitas dúvidas sobre GPS no forum www.gpsinfo.com.br (http://www.gpsinfo.com.br).
Quanto a mapas da bolivia, vi muita coisa num programa que tenho da Abril Guia 4Rodas Digital, mas acho que no site da 4Rodas vc encontre tbem.
Quanto a tracklog do salar, procurei e nao encontrei, mas a maioria me aconselharam a fazer o passeio com uma agencia local.
Abraço
Marcelo

Cunha03
30/01/2010, 01:18
Soares, tem um site do Alex (http://www.cursosdegps.com.br/ ) que tem muita informaçoes quanto ao GPS e se vc quiser ele tem uns cursos online muito bom, fiz um do mapsource e quero fazer um outro do Nuvi 765 e 60 CX
O Alex é muito atencioso e paciente. kkk, quando estava em contato com ele, nao estava conseguindo baixar o mapsource e ja era tarde e ele teve toda a calma e paciencia de me orientar via net como fazer isso.
Att
Marcelo
obs, passe para mim o contato da empresa para o tur no salar de uyuni, pois ainda nao tenho um contato

fsoaresi
30/01/2010, 21:13
A empresa é Cobotur de Cochabamba, devo ter o contato no escritório, ela está reservando tudo para mim, hoteis, passagens de trem, de aviao....
Só para o passeio, tem uma que é bem conhecida nos foruns de viagem http://www.colquetours.com/, deve valer dar uma olhada.
O curso é uma boa dica.
É uma aula online? Custa R$200 o curso? Acho q só 3hs nao serao suficientes para mim, rsrs
O Cléber aqui do forum me ajudou pacas, consegui colocar meu primeiro mapa no GPS graças a ele (difícil será repetir o q fiz, rs).
Abs

Soares, tem um site do Alex (http://www.cursosdegps.com.br/ ) que tem muita informaçoes quanto ao GPS e se vc quiser ele tem uns cursos online muito bom, fiz um do mapsource e quero fazer um outro do Nuvi 765 e 60 CX
O Alex é muito atencioso e paciente. kkk, quando estava em contato com ele, nao estava conseguindo baixar o mapsource e ja era tarde e ele teve toda a calma e paciencia de me orientar via net como fazer isso.
Att
Marcelo
obs, passe para mim o contato da empresa para o tur no salar de uyuni, pois ainda nao tenho um contato

Cunha03
03/02/2010, 18:31
A empresa é Cobotur de Cochabamba, devo ter o contato no escritório, ela está reservando tudo para mim, hoteis, passagens de trem, de aviao....
Só para o passeio, tem uma que é bem conhecida nos foruns de viagem http://www.colquetours.com/, deve valer dar uma olhada.
O curso é uma boa dica.
É uma aula online? Custa R$200 o curso? Acho q só 3hs nao serao suficientes para mim, rsrs
O Cléber aqui do forum me ajudou pacas, consegui colocar meu primeiro mapa no GPS graças a ele (difícil será repetir o q fiz, rs).
Abs

Fsoaresi,
Ja entrei em contato com o pessoal da Cobotur, e eles retornaram prontamente
Valeu

fsoaresi
07/02/2010, 00:16
Marcelo,
O roteiro q pretendo fazer mais para o final do ano é este (se o anexo funcionar).
Conforme prometi, vou colocar os mapas q me auxiliaram de alguma forma e alguns links.
Abs

E ai fsoaresi,
Abraço
Marcelo

fsoaresi
07/02/2010, 01:39
Coloquei os mapas no:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1089247&posted=1#post1089247

Cunha03
08/02/2010, 11:54
Pessoal, o roteiro para a viagem esta tudo ok, estou indo em Julho/10 Peru e Bolivia - Acre - Cusco (pela transoceanica) - Arequipa - Puno - La Paz - Oruro - Uyuni - Sta Cruz - Caceres/BR
Agora vem quanto a viatura, é necessário ser 4x4? o que tenho que modificar?...
Aos amigos que ja fizeram essa viagem peço a ajuda.
Abraço
Marcelo

De Luca
09/02/2010, 01:18
Prezado, estive por lá em setembro do ano passado. A estrada de Assis Brasil até Cuzco ainda estava em construção. Te aconselho a se preparar para as condições precárias de acomodação e comida. Mazuco e Quincemil, são dois pueblos que tem alguma estrutura, bem fraca. Higiene? Nem pense muito nisso. Puerto Maldonado é cidade boa, mas fica a 250 km +- de Assis, então nem conta. Procure saber a hora em que a estrada fecha,(por causa da construção) porque aí não passa mesmo. Se vc conseguir algum apoio da Odebrecht (que esta construindo a TRansoceanica) pode ser até que consiga dormir no acampamento deles que é melhor que qualquer coisa que vc imagine naquela estrada. Se chover, não vá sem 4 x 4. Prepare-se para uma estrada fantastica, sensacional e emocionante. Se precisar de algo mais sobre, estou äs ordens. Abraço De Luca

Cunha03
09/02/2010, 08:33
Fale De Luca
[quote=De Luca;1090620]Prezado, estive por lá em setembro do ano passado. A estrada de Assis Brasil até Cuzco ainda estava em construção. Te aconselho a se preparar para as condições precárias de acomodação e comida. Mazuco e Quincemil, são dois pueblos que tem alguma estrutura, bem fraca. Higiene? Nem pense muito nisso. Puerto Maldonado é cidade boa, mas fica a 250 km +- de Assis, então nem conta.
Ja estou preparado para as condições sanitárias da região. kkk
Procure saber a hora em que a estrada fecha,(por causa da construção) porque aí não passa mesmo. Se vc conseguir algum apoio da Odebrecht (que esta construindo a TRansoceanica) pode ser até que consiga dormir no acampamento deles que é melhor que qualquer coisa que vc imagine naquela estrada.

Então, conforme li em um relato aqui no forum, programei minha passagem pela transoceanica no domingo, pois falam que as obras ficam paradas. De Luca, vc sabe a onde posso ter informações desses paros da Odebrecht? Esse acampamento da Odebrecht esta a quantos Km de Assis Brasil? Onde posso ver esse apoio para o acampamento da Odebrecht?

Se chover, não vá sem 4 x 4. Prepare-se para uma estrada fantastica, sensacional e emocionante. Se precisar de algo mais sobre, estou äs ordens. Abraço De Luca

Pois é, estava querendo ir com a S10, ela é mais macia nas estradas de terra e uma mecanica mais tranquila e creio eu da daria para baixar mais o custo da viagem. Ate coloquei a venda a S10 para trocar numa SW4, assim monto um auto para expedições, mas se ate julho nao vender ai vou com a Frontier SEL 4x4
De Luca, vc tem a Rota feita por vc no gps?
De Luca, obrigado e o que precisar estou de pé e a ordem
Abraço
Marcelo

Herbert Lima
30/04/2010, 11:24
Saudações Marcelo..

Tudo Ok para a viagem??

Cunha03
01/05/2010, 08:41
Cara, eu achava que estava tudo sobre controle, mas agora que a data esta definida, parece que vai ser amanha a partida, isso da uma adrenalina. kkkkk

Herbert Lima
01/05/2010, 11:34
Cara, eu achava que estava tudo sobre controle, mas agora que a data esta definida, parece que vai ser amanha a partida, isso da uma adrenalina. kkkkk

Vc vai mesmo fazer a trilha inca de 4 dias?

Vai começando a se preparar fisicamente para aguentar o tranco.

Agricio ja combinou até os guias para levarem as cervejas. Ja viu hotel com garagem e tudo mais.

Vc recebeu os vídeos da dança do siri??

Cunha03
03/05/2010, 08:53
vi, tem doido para tudo
kkk

sosegato
22/06/2010, 20:24
Estou indo pra cuzco agora em julho e pretendo cruzar a fronteira pelos dias 5 ou 6 ...vi comentarios a respeito do cambio de reais pra dolar e sol !
Gostaria de saber se alguem tem alguma informacao a respeito de euro, se eles aceitao euros na hora de comprar o sol !!!

Cunha03
22/06/2010, 21:37
Estou indo pra cuzco agora em julho e pretendo cruzar a fronteira pelos dias 5 ou 6 ...vi comentarios a respeito do cambio de reais pra dolar e sol !
Gostaria de saber se alguem tem alguma informacao a respeito de euro, se eles aceitao euros na hora de comprar o sol !!!
Sosegato, pelo que sei a uma certa dificuldade em fazer o cambio de euros para o sole, com o dolar é muito mais simples e vc consegue um melhor cambio.
Estou indo em agosto, quando chegar faça seu relato para que possamos nos preparar para a nossa viagem
Abraço e boa viagem

jeisonk
23/06/2010, 07:53
Nas fronteiras é um pouco mais complicado, mas em Cuzco pode ir com euros tranquilo, todas as casas de câmbio que passei aceitavam.

Mas concordo com o Cunha, vá com doletas que é mais simples, aceitam literalmente em qualquer boteco.

Abs