PDA

Ver Versão Completa : Machu Picchu – Uyuni – Atacama – Noroeste Argentino (NOA) –

Páginas : 1 2 [3] 4 5

Profº ADOLFO
08/01/2009, 10:11
:concordo: Show de Bola, Parabéns!!! :concordo:

Robram
08/01/2009, 12:10
Ricardo,

No Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai, vc nao precisa de passaporte, basta q vc esteja com a identidade atualizada (no max expedida a 10 anos).
A burocracia nao muda pra quem esta ou nao com passaporte.
Evidente q em todos lugares q vc parar: aduana, policia e hoteis, vao pedir pra vc o passaporte por ser estrangeiro, mas dai vc apresenta a identidade.
Fui ate Iquique no Chile, no meu carro estavamos em 4 pessoas com identidade, e no outro carro 2 pessoas com passaporte, em nenhum lugar tivemos q preencher papeis migratorios diferentes...
E tem mais em cada Aduana é diferente os papeis, o atendimento, a demora...

Qto a combustivel, no meu caso diesel, levei um galao de 20 litros de reserva, mas nao usei, mas passei por muitos postos sem combustivel, e passei um pequeno susto depois de Purnamarca, pois o consumo de combustivel (devido a altitude e escassez de oxigenio) aumento e muito, mas como estava com o mapas Mapear no gps, vi q tinha posto em susques, uma cidade de uns 300 habitantes....(heheheheh).

Hoje com certeza, teria enchido o galao de 20 litros...

Semana q vem, se conseguir terminar uma obra a tempo, irei para Ushuaia.

Boa Viagem

Robson Ramos
Telemaco Borba - Pr

RICARDO SP
09/01/2009, 18:23
valeu robson e ferramenteiro..

eu sou inexperiente ainda em viagens pela america do sul...mas agora gostaria de fazer a minha primeira ...tenho visto os topicos e pensado no roteiro.....que deve ficar entre SP FOZ ..ATACAMA NOA FOZ SP se eu tiver uns 15 dias...se for com uns 25 dias tentarei USHUAIA....isso pra janeiro ainda....ta meio em cima mas se tiver parceiro eu agito isso rapidinho..

eu tenho passaporte mas a minha mulher ta com o dela vencido e o muleke de 6 anos so tem o rg......mas vcs falaram ai que da pra ir..
entao pra mim so faltara....a tal da carta verde...
liguei na minha corretora e ela disse que a CHUBB minha cia. nao fornece isso ...agora nao sei onde tirar pq li que é preciso para a argentina...

abracos e no aguardo

thiagoduarte
09/01/2009, 19:09
To indo na semana que vem, meu objetivo é tentar conhecer todos esses lugares... vou pela estrada corumbá - santa cruz! se alguem puder me mandar o roteiro, nao conheço nada por lá ainda

email : d_thiago@hotmail.com

Se alguem tiver afim de ir... só avisar

Valeu !Abraço

heibn
10/01/2009, 11:52
Ferramenteiro , uma duvida que atinge muitos expedicionarios da America do Sul é sobre o caminho Uyuni - Atacama . Como voce fez ? é necessário Guia ? tem a rota no GPS ? quantos dias leva ? Obrigado .

Robert Costa
10/01/2009, 12:01
entao pra mim so faltara....a tal da carta verde...
liguei na minha corretora e ela disse que a CHUBB minha cia. nao fornece isso ...agora nao sei onde tirar pq li que é preciso para a argentina...

abracos e no aguardo

veja em: http://www.magnaseguros.com.br/ (http://www.magnaseguros.com.br/)
http://www.lumaseguros.com.br/cartaverde.htm (http://www.lumaseguros.com.br/cartaverde.htm)

até +

jeisonk
12/01/2009, 12:29
Caro Jorge:!:

Tirei a minha PID,(Permissao Internacional para Dirigir) recentemente, em Salvador custou R$62,00, no DETRAN. Na realidade é apenas a traduçao da CNH.

Um abraço.

Cara, fiz a minha na sexta passada, o DETRAN aqui de Cuiabá me cobrou R$ 192,00 :shock:

É de cair o c. da bunda :parede:

[]'s

jeisonk
12/01/2009, 12:35
A travessia da Cordilheira de San Buenaventura está retirada do roteiro, após trocar alguns e-mails com o Tano Baldi (argentinafotografica.com.ar) e também conversar com o pessoal no fórum patagonia4x4, todos me aconselharam a não fazer de forma alguma a travessia sozinho.
Dizem que a estrada está transitável, mas tem alguns trechos com bastante areia e também um pequeno trajeto no leito de um rio e que se eu tiver algum problema, por menor que seja, posso ficar alguns dias à espera de ajuda por ser uma região isolada.

Então vou refazer esta parte do NOA, não sei se irei até Fiambalá, pois era mais um ponto de passagem para a subida até ADLS do que destino.

Talvez, dependendo de alguns ajustes e acertos (patroa), há a possibilidade de inverter o roteiro e fazer o NOA no começo, junto com o amigo Mário, mas tenho antes que estudar um pouco mais a situação.

Abraços galera

luis figueira
12/01/2009, 16:31
galéra!! li anteriormente que na Argentina e Chile, não se pode trafegar com acessórios q ultrapasse o para-choque do veiculo. mas vi algumas fotos no blog do Luiz Fernando Martinhão, onde sua viatura estava equipada com um guincho que vai bem além do par-choque. se ele não tiver problema , na minha viagem de 2010 vou instalar um . ABRÇOS.
Cara,
nao instala nao. Eh proibido. Na passagem da fronteira, ninguem vai te encrencar mas os policiais de la sao tao corruptos quanto os de ca e vao te tirar uma grana pelo erro.

Pedro Mattos
12/01/2009, 20:06
Jeison, Bridi, Iwakura e demais foristas que acompanham o tópico, estou com o roteiro feito e decidi excluir o NOA desta vez, ficaria muito corrido diminuindo o tempo de permanência em lugares que podemos gostar e esticar um pouco mais. Peço ajuda dos colegas para informações e "pitacos" sobre essa rota:
SP > Corumbá > Sta Cruz de La Sierra > Cochabamba > La Paz > (estrada da morte) Coroíco > Copacabana ( via estreito de Tiquina) > Puno > Cuzco (Macchu-Picchu) > Lima( trecho muito bonito e acho que de pouca informação com + ou- 700K pela R3 em sua maior parte, passando por Poroy-Abancay- Kishuara- San Jerônimo- Talavera- Ocros- Ayacucho- Huancayo- Muqui- La Oroya- Casalpalca- Chicla- Surco. Não sei quantos dias levarei para percorrer esse trecho, mas dá para visualizar a rota que é de rara beleza no G-Earth, vale a pena) > San Bartolo (surf) > Pisco > Paracas (surf na Isla de San Gallan) > Arequipa e Vale do Colca (provável rafting) > Nazca e seus desenhos > Arica (surf) > Iquique (surf) > Tocopila > Calama > SPA ( e seus atrativos)> Bolivia novamente ( reserva Eduardo Avaroa > Salar de Uyuni > Parque nacional Sajama > Oruro > Cochabamba > Sta Cruz de La Sierra > Corumbá > SP.
Qualquer dica é muito bem vinda, aguardo opiniões.
Dúvidas: - Alguém conhece o trecho Cuzco - Lima?
- Sul da BOL alguém tem os tracks, sugere lugares p/ pernoitar e comer?
- Uyuni - Sajama ( Jeison e Bridi) o que sugerem?
- Praticamente rodarei na BOL/ Perú / Chile, portanto não tenho que possuir a carta verde, confere? Somente a PID (cnh internacional), vacina da febre amarela, passaporte e docs da nave em ordem e no meu nome, confere? E a RCF (Extensão da cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa) que o Iwakura se referiu?
Por enquanto é isso.
Abçs a todos:concordo:.

cbridi
13/01/2009, 00:33
Pedro,

Algumas comentários, lembrando que não fui até Lima e nem em Nazca:

Vais descer até Uyuni e depois subir novamente até o Sajama? IMHO, fica uma volta grande demais! O mais natural seria ir de Arica para o Sajama, fazendo Arica -> Sajama -> Oruro -> Uyuni -> SPA. De SPA, a maneira mais fácil, rápida e tranquila de voltar ao Brasil é pela Argentina. Se você realmente quer descer até Iquique, talvez seja melhor deixar o Sajama de fora. E se quiser voltar por Corumbá, podes, ao invés de subir novamente até Cochabamba, ir por Uyuni -> Potosi -> Sucre -> Sta Cruz de la Sierra. Em resumo você trocaria o Sajama por Sucre e Potosi. Não conheço esse trajeto, mas está nos meus planos conhecer Sucre e Potosi.

Pernoite no sul da Bolívia? Em Uyuni vc ainda tem alternativas, mas fora de lá é no alojamento da Laguna Colorada. :-)

Quando entrei no Peru foi solicitado um tal de seguro, não conseguiram me explicar qual seguro seria, mas, pra variar, com uns trocados a situação foi resolvida. Até onde eu sabia, em 2006, não havia um seguro obrigatório, mas, não quis discutir com os guardas da aduana e acabei morrendo em alguns soles. Iwakura é o cara nesse e em vários outros assuntos, espero que ele se pronuncie à respeito... :-)
Se fores voltar pela Argentina, você deve fazer a carta-verde, pode fazê-la apenas para os dias que estará transitando pelo território argentino.

A vacina da febre amarela (não esqueça de solicitar o comprovante internacional de vacina - caderneta amarela) é obrigatória, eu fiz, mas ninguém, em nenhum lugar, solicitou! Mas se é obrigatório, faça! :-)

Quanto a carteira internacional eu também fiz, mas parece que não é mais necessário (Iwakura, pronuncie-se novamente!! :-) )

O seguro da minha viatura já era válido para o Mercosul (Argentina e Uruguai) e Chile, na Bolívia e Peru andei sem seguro (a extensão da cobertura por 30 dias custava mais que o seguro de um ano, dane-se, fui sem!).

Acho que é isso...

[]'s

iwakura
13/01/2009, 07:36
Pedro,

No que concerne à documentação, acho que estás no caminho certo. Quanto à extensão do RCF para América do Sul, tens de falar com a tua corretora, não sei se são todas ou quais as seguradoras que fazem.

Complementando o Bridi, a Carteira Internacional de Vacinação é fornecida na Vigilância Sanitária, para onde vc leva a carteira nacional de vacinação.

No Perú, vc morri com propina na entrada e na saída (é bom ter trocado)... Na Bolívia, embora mais pobre, achei o pessoal muito mais honesto...

Quanto à carteira internacional: o que sei é que não é necessário para o Mercosul + Chile. No Perú e Bolívia, não sei dizer, porque fui com ela.

Qto ao NOA, infelizmente, pra ti, vais perder o melhor da America do Sul... Gosto é gosto: surfar nas águas congelantes do Pacífico :discordo::shock:8) hehehe

Ah, todos os tracks da Bolívia vc encontra nos mapas do Viajeiros (www.viajerosmapas.com (http://www.viajerosmapas.com))

[]
Mário.

Pedro Mattos
13/01/2009, 08:05
Bridi e Iwakura, valeu, mas vamos por partes...........

Pedro,

Vais descer até Uyuni e depois subir novamente até o Sajama? IMHO, fica uma volta grande demais! O mais natural seria ir de Arica para o Sajama, fazendo Arica -> Sajama -> Oruro -> Uyuni -> SPA. De SPA, a maneira mais fácil, rápida e tranquila de voltar ao Brasil é pela Argentina. Se você realmente quer descer até Iquique, talvez seja melhor deixar o Sajama de fora. E se quiser voltar por Corumbá, podes, ao invés de subir novamente até Cochabamba, ir por Uyuni -> Potosi -> Sucre -> Sta Cruz de la Sierra. Em resumo você trocaria o Sajama por Sucre e Potosi. Não conheço esse trajeto, mas está nos meus planos conhecer Sucre e Potosi.

Não quero deixar o Sajama, meu roteiro é flexível e se vcs acharem que é inviável eu abro mão de Iquique já que o surf não é a prioridade e já estarei satisfeito com as ondas que pegarei antes.

Pernoite no sul da Bolívia? Em Uyuni vc ainda tem alternativas, mas fora de lá é no alojamento da Laguna Colorada. :-)

Dá na boa p/ pernoitar por lá?

Quando entrei no Peru foi solicitado um tal de seguro, não conseguiram me explicar qual seguro seria, mas, pra variar, com uns trocados a situação foi resolvida......

Esse seguro é o tripto, um selo que é obrigatório andar com ele colado no vidro. (fonte : Ricardo Abamonte livro Pé na estrada)

[]'s

Termino depois, to entrando numa cirurgia agora, abçs

konai
13/01/2009, 15:23
Pedro.

Em 2006 fui a Machu Picchu, passando por La Paz, Tiquina, Copacabana, Puno, Juliaca até Cuzco. De Cuzco, fui para Ollantaytambo via Pisac. Na volta, desci para o litoral até Nazca, entrando por Urubamba, Chinchero e Abancay, atravessando a Reserva Nacional Pampa Galeras. Muito bonito o trecho e leva 1 dia inteiro. De Nazca, fui a Ica e Pisco. Não cheguei em Lima.

Vale a pena ficar 1 dia em Urubamba para visitar as Salineras de Maras e as ruinas de Moray, entre Urubamba e Chinchero.

Se é uma prioridade ver o parque Sajama e o Uyuni, sugiro a partir de Arequipa (vale a pena ver) ir para o canion do Colca e dormir em Cabanaconde onde tem um bom hotel (meio caro, mas tem o hotel municipal mais barato). Sair cedo, parar no mirante do condor e voltar para La Paz pela estrada que sai em Juliaca. Não pare em Juliaca pq os hotéis são muito caros. Prefira Puno. De La Paz vá para o Sajama, fronteira no Lago Chungará, Putre, Arica, Iquique, Calama, SPA, Salar de Uyuni e volta para casa.

Boa viagem.

konai
13/01/2009, 15:32
Pedro.

Em 2006 fui a Machu Picchu, passando por La Paz, Tiquina, Copacabana, Puno, Juliaca até Cuzco. De Cuzco, fui para Ollantaytambo via Pisac. Na volta, desci para o litoral até Nazca, entrando por Urubamba, Chinchero e Abancay, atravessando a Reserva Nacional Pampa Galeras. Muito bonito o trecho e leva 1 dia inteiro. De Nazca, fui a Ica e Pisco. Não cheguei em Lima.

Vale a pena ficar 1 dia em Urubamba para visitar as Salineras de Maras e as ruinas de Moray, entre Urubamba e Chinchero.

Se é uma prioridade ver o parque Sajama e o Uyuni, sugiro a partir de Arequipa (vale a pena ver) ir para o canion do Colca e dormir em Cabanaconde onde tem um bom hotel (meio caro, mas tem o hotel municipal mais barato). Sair cedo, parar no mirante do condor e voltar para La Paz pela estrada que sai em Juliaca. Não pare em Juliaca pq os hotéis são muito caros. Prefira Puno. De La Paz vá para o Sajama, fronteira no Lago Chungará, Putre, Arica, Iquique, Calama, SPA, Salar de Uyuni e volta para casa.

Boa viagem.

konai
13/01/2009, 15:53
Correção.

De Urubamba para Nazca gastei 2 dias. Pernoitei em Abancay.

jeisonk
13/01/2009, 17:37
Pedro, na Laguna Colorada dá pra pousar na boa, só tem que se virar com comida e também levar um bom saco de dormir.
Se der uma boa chorada pode até ser que consiga uma refeição por lá, mas é bom se preparar para não ficar na mão.
Dá uma olhada nas fotos do blog do Luiz Fernando, tem umas fotos do alojamento nesta página:
http://atacama4x4.multiply.com/photos/album/11/_dia_08_SPA_-_Laguna_Colorada

Abs

Pedro Mattos
13/01/2009, 20:30
..... procurei por esse seguro na net e não vi nada, porém ele fala no livro dele.

Se fores voltar pela Argentina, você deve fazer a carta-verde, pode fazê-la apenas para os dias que estará transitando pelo território argentino.

Pelo que o Iwakura escreveu terei que fazer a carta verde, mas comentarei logo mais. Quantos dias vcs acham nescessário p/ NOA? Apesar de ler todos os tópicos dos colegas em relação ao NOA eu ainda não estou familiarizado, tenho que estudar mais o trecho. Alguém sugere uma rota enxuta passando pelos lugares mais imperdíveis?

A vacina da febre amarela (não esqueça de solicitar o comprovante internacional de vacina - caderneta amarela) é obrigatória, eu fiz, mas ninguém, em nenhum lugar, solicitou! Mas se é obrigatório, faça! :-)

Já temos de nossa ida à Costa Rica, a própria cadernetinha "laranja", ok

Quanto a carteira internacional eu também fiz, mas parece que não é mais necessário (Iwakura, pronuncie-se novamente!! :-) )

De qquer forma eu farei, Bol e Perú obrigam o porte e não quero rolo gratuito.

O seguro da minha viatura já era válido para o Mercosul (Argentina e Uruguai) e Chile, na Bolívia e Peru andei sem seguro (a extensão da cobertura por 30 dias custava mais que o seguro de um ano, dane-se, fui sem!).

Estou checando...

Acho que é isso...

[]'s

Qto ao NOA, infelizmente, pra ti, vais perder o melhor da America do Sul... Gosto é gosto: surfar nas águas congelantes do Pacífico :discordo::shock:8) hehehe

Tens toda a razão Iwa, gosto é gosto e tem p/tudo, agora se tem homem que gosta de homem ainda por cima peludo:shock::putz: e nós respeitamos, que mal há gostar das ondas geladas do Pacífico?:lol:
É farei o NOA me convenceu.:concordo:

Ah, todos os tracks da Bolívia vc encontra nos mapas do Viajeiros (www.viajerosmapas.com (http://www.viajerosmapas.com/))

É verdade sempre entro lá e fico pirando nas expedições e curtindo a musiquinha andina que acabo esquecendo de olhar os tracks.

[]
Mário.

Konai, valeu pelas dicas, Arequipa e o Vale (canion) do Colca também são prioridade e não abro mão, mas não quero retornar a Juliaca/Puno/La-Paz que já terei feito anteriormente, apesar que o restante do seu roteiro me agrada também. Depois da intimada do Iwakura não perderei o NOA de jeito nenhum, e ele tem propriedade para tanto.

Jeison, tava faltando vc. Legal vi as fotos, tranquilo, pode deixar que rango não faltará, levarei uma carretinha só de rango e h2o com direito a feijoada em lata, umas jacas, duas galinhas e um porco:lol::palmas:. Brincadeira, mas estarei preparado.

E quanto a perda de tempo com os trâmites aduaneiros? Queria evitar de ficar cruzando fronteiras todo o momento por isso pensei em fazer o roteiro anterior que seria um círculo, só entraria duas vezes na Bolívia.

Obrigado a todos que estão ajudando e desculpem as brincadeiras.
Abç

cbridi
13/01/2009, 21:37
Como o palpite é livre...

Fronteira chata, demorada e de encher o saco é a chilena. Para defender a exportação de frutas evitando a entrada da mosca-da-fruta em seu território eles revistam deus-e-o-diabo, impedindo a passagem de alimentos in natura e derivados de carne. Portanto, esqueça as jacas, as galinhas e o porco! Ou coma tudo antes de chegar no Chile! :-)

A rota do konai é interessante, você entrará no Chile somente uma vez, pelo Paso Chungara, encostadinho do nevado Sajama, tendo o vulcão Parinacota como testemunha. :-) Descendo até Arica e, então sim, indo para Iquique e SPA e de SPA para Uyuni. Isso fará você entrar 3 vezes na Bolívia, mas ainda é mais rápido que entrar uma no Chile (pelo menos é a experiência que tenho). De Uyuni vá para Tupiza e entre na Argentina por Villazón - La Quiaca (daqui em diante é com o mestre do NOA, Sr. Iwa!:-P ).

[]'s

iwakura
14/01/2009, 11:16
Como o palpite é livre...

... Fronteira chata, demorada e de encher o saco é a chilena....

... entre na Argentina por Villazón - La Quiaca (daqui em diante é com o mestre do NOA, Sr. Iwa!:-P )....

[]'s

Villazón/La Quiaca não fica nem um pouco atrás das fronteiras Chilenas em demora. É um caos total!

Mas, vamos aos palpites... Primeiro o imperdível:

No NoA, sem dúvida, uma atração imperdível é Antofagasta de La Sierra e os entornos, em especial o Salar de Antofalla, uma visão do outro mundo. De San Antonio de Los Cobres até Antofagasta, é factível ir em um só carro, embora sempre um pouco arriscado, principalmente depois da mina FMC de lítio, onde o movimento de veículos escasseia bastante.

Outra alternativa pra chegar a Antofagasta é por baixo, Cafayate, RN40 e RP43, via Vila Vil. Bem mais tranquilo, embora quando chove a estrada fica intransitável, visto que, em Vila Vil, a RP 43 passa literalmente por dentro do rio.

Em Antofagasta, há vários passeios relativamente simples e por perto, como visitas a petroglifos e hieroglifos, visita ao Campo de Piedra Pomez (Pedra Pome) e subida ao Vulcao Alumbrera (vista incrível).

O passeio até o Salar de Antofalla é perigosa pra se fazer sozinho. Mas, há em Antofagasta um guia com uma LR 110, que ser contratado para acompanhar o teu veículo.

Isso é o imperdível do imperdível.

Há outros roteiros igualmente desbundantes, mas bem mais complicados de ir sozinho.

No norte há outros pontos bastante interessantes e que merecem visita: Yavi, Iruya, Humahuaca, Tilcara, Purmamarca, Susques, San Antonio de Los Cobres, Cachi, Cafayate, Salta, etc.

Em Salta, além do tradicional, não deixe de visitar o seguinte: Museo de Arqueologia de Alta Montaña (MAAM), Museo del Norte, Museo Antropologico e o Mercado Artesanal, artesanato de alta qualidade em uma antiga casa colonial jesuíta.

Inclui, no arquivo em anexo, alguns dos pontos e rotas do norte e noroeste Argentino.

[]
Mário.

Jéster
14/01/2009, 14:33
A travessia da Cordilheira de San Buenaventura está retirada do roteiro, após trocar alguns e-mails com o Tano Baldi (argentinafotografica.com.ar) e também conversar com o pessoal no fórum patagonia4x4, todos me aconselharam a não fazer de forma alguma a travessia sozinho.
Dizem que a estrada está transitável, mas tem alguns trechos com bastante areia e também um pequeno trajeto no leito de um rio e que se eu tiver algum problema, por menor que seja, posso ficar alguns dias à espera de ajuda por ser uma região isolada.

Então vou refazer esta parte do NOA, não sei se irei até Fiambalá, pois era mais um ponto de passagem para a subida até ADLS do que destino.

Talvez, dependendo de alguns ajustes e acertos (patroa), há a possibilidade de inverter o roteiro e fazer o NOA no começo, junto com o amigo Mário, mas tenho antes que estudar um pouco mais a situação.

Abraços galera

Boa tarde Jeison,

Se inverter o roteiro me avise. Quem sabe eu não acompanho vocês na primeira etapa.:concordo:

Um abraço

Pedro Mattos
15/01/2009, 02:05
Bridi, brincadeiras a parte eu sabia disso do Chile, portanto descartei a carretinha:lol:. O roteiro do Konai é bem interessante mas não quero retornar a Juliaca/Puno/La-Paz que já terei feito antes. Esse trajeto me interessa, Uyuni > Tupiza e entre na Argentina por Villazón - La Quiaca.

Iwa, gostei muito do mapa que mandaste, valeu, mas vc não acha que seria uma uma grande extendida na rota para quem já rodou muito e está, quer queira quer não, de retorno p/ casa e com 30 dias p/ tudo isso? Quanto tempo isso daría? Não seria possível com o seu conhecimento da região enxugar mais a rota ainda passando por lugares legais, a partir do que o Bridi citou, e deixar esse seu roteiro p/ uma próxima oportunidade até p/ que tenha outros carros juntos e mais segunça para que possamos aproveitar melhor e com mais calma as belezas da região. Não dá p/ abraçar o mundo em trinta dias. O que vc acha?
Abçs

iwakura
15/01/2009, 07:27
Bridi, brincadeiras a parte eu sabia disso do Chile, portanto descartei a carretinha:lol:. O roteiro do Konai é bem interessante mas não quero retornar a Juliaca/Puno/La-Paz que já terei feito antes. Esse trajeto me interessa, Uyuni > Tupiza e entre na Argentina por Villazón - La Quiaca.

Iwa, gostei muito do mapa que mandaste, valeu, mas vc não acha que seria uma uma grande extendida na rota para quem já rodou muito e está, quer queira quer não, de retorno p/ casa e com 30 dias p/ tudo isso? Quanto tempo isso daría? Não seria possível com o seu conhecimento da região enxugar mais a rota ainda passando por lugares legais, a partir do que o Bridi citou, e deixar esse seu roteiro p/ uma próxima oportunidade até p/ que tenha outros carros juntos e mais segunça para que possamos aproveitar melhor e com mais calma as belezas da região. Não dá p/ abraçar o mundo em trinta dias. O que vc acha?
Abçs

Pedro,

Claro que eu acho! Mandei esse arquivo pra ficar de referência e falei de Antofagasta e o Salar de Antofalla, porque perguntastes o que é imperdível no NOA...

Mas, um roteiro bem legal, relaxante, bem turístico, no norte Argentino é passar por Iruya (se não chover), Humahuaca, Tilcara e Purmamarca.

Em Iruya, essa é A HOSTERIA:

http://www.hosteriadeiruya.com.ar (http://www.hosteriadeiruya.com.ar)

[]
Mário.

Pedro Mattos
15/01/2009, 09:15
Pedro,

Mas, um roteiro bem legal, relaxante, bem turístico, no norte Argentino é passar por Iruya (se não chover), Humahuaca, Tilcara e Purmamarca.

Em Iruya, essa é A HOSTERIA:

http://www.hosteriadeiruya.com.ar (http://www.hosteriadeiruya.com.ar)

[]
Mário.

Legal Iwakura, era isso que eu estava pretendendo. Um retorno mais light para relaxar, apreciar e curtir sem muitas preocupações. Por que Iruya só se não chover, aquele rio que vi no mapa enche e alaga tudo?
Valeu, e vamos falando.

iwakura
15/01/2009, 10:37
Legal Iwakura, era isso que eu estava pretendendo. Um retorno mais light para relaxar, apreciar e curtir sem muitas preocupações. Por que Iruya só se não chover, aquele rio que vi no mapa enche e alaga tudo?
Valeu, e vamos falando.

Sim, se vc olhar no mapa, o rio Iruya, nos últimos 7/8km, praticamente acompanha a estrada. Esse rio, quando chove, e o verão é época de chuvas, enche muito e as águas descem com bastante violência, levando tudo que encontram pela frente, inclusive a estrada e quem estiver nela...

Agora em março, vou pra minha terceira tentativa de chagar em Iruya, pois, nas outras duas vezes que passei pela região, as chuvas me impediram...

[]
Mário.

ferramenteiro
15/01/2009, 18:39
Ferramenteiro , uma duvida que atinge muitos expedicionarios da America do Sul é sobre o caminho Uyuni - Atacama . Como voce fez ? é necessário Guia ? tem a rota no GPS ? quantos dias leva ? Obrigado .

O caminho tem no mapa do Viajeros, tem muitas bifurcações sinalizadas, só o começo, saindo de Uyuni é meio complicado, deve-se cruzar um rio para achar a estrada.
Existem 2 opções, uma mais próximo da divisa com o chile e outra paralela só que mais ao leste. Me aconselharam essa que vai mais ao leste.
O movimento de carros de excursões é muito grande, se ficar na dúvida é só seguir um deles. A estrada é bem ruim, mas passa até ônibus.
Saímos por volta das 9h de Uyuni e chegamos umas 18h na Laguna Verde.
Da par air em um dia até SPA (Saindo bem cedo e fazendo paradas rápidas)

Se quiser me mande seu e-mail que te passo a rota do GPS.

Abraço

thiagoduarte
16/01/2009, 17:41
Ferramenteiro , to pegando a estrada esta segunda, vou até machu picchu e depois descer p salar (uyuni), se vc puder me mandar as rotas do gps vai me ajudar bastante...Meu e-mail: d_thiago@hotmail.com

Valeu!

Pedro Mattos
16/01/2009, 21:38
Sim, se vc olhar no mapa, o rio Iruya, nos últimos 7/8km, praticamente acompanha a estrada. Esse rio, quando chove, e o verão é época de chuvas, enche muito e as águas descem com bastante violência, levando tudo que encontram pela frente, inclusive a estrada e quem estiver nela...

Agora em março, vou pra minha terceira tentativa de chagar em Iruya, pois, nas outras duas vezes que passei pela região, as chuvas me impediram...

[]
Mário.

Boa noite a todos.
Iwakura o que aconteceu das últimas vezes? Explique um pouco melhor p/ podermos visualizar como é por lá. E quando estarás por lá em março?
Resolvi fazer o que o Bridi indicou, se tudo der certo antes farei Arica > Sajama >Uyuni > SPA> e retornarei por onde vc indicou. Oque acha? Alquém arrisca um palpite? Cadê o Ramalho que está com tudo fresco ainda na cabeça?
Abçs

iwakura
17/01/2009, 08:38
Boa noite a todos.
Iwakura o que aconteceu das últimas vezes? Explique um pouco melhor p/ podermos visualizar como é por lá. E quando estarás por lá em março?
Resolvi fazer o que o Bridi indicou, se tudo der certo antes farei Arica > Sajama >Uyuni > SPA> e retornarei por onde vc indicou. Oque acha? Alquém arrisca um palpite? Cadê o Ramalho que está com tudo fresco ainda na cabeça?
Abçs

O que aconceceu as outras vezes? Choveu e daí passei direto... Se quer ter uma idéia do que acontece com as estradas por lá quando chove, olhe aqui:

<A href="http://www.youtube.com/watch?v=mpksXIIbw1Y" target=_blank>YouTube - Iruya SW4 al horno

YouTube - Iruya mas cruces de agua

YouTube - cruce iruya

Atente que, nesses exemplos acima, a chuva não deve ter sido tão forte, porque esses rios enchem muuuuuuuuito mais...

Cuidado com a chuva! Atente que isso não acontece só nessa estrada pra Iruya não... Várias estradas que passam abaixo da cordilheira são varridas com a água da chuva que desce com força. Uyuni-Potosi, Uyuni-Atocha-Tupiza são duas que me veem (nova ortografia!) à mente... Ano passado, um colega ficou horas parado na estrada Potosi-Uyuni por causa da chuva.

Saio de Porto Alegre no dia 09/03 e volto dia 27/03. Inicialmente faço um roteiro ameno e de adaptação à altura (Salta, Purmamarca, Humahuaca, Tilcara, Iruya) e depois partimos pro NOA: Salinas Grandes, Susques, Deserto del Diablo, Tolar Grande, Salar Arizaro, Estación Caipe, Socompa, Mina Julia, Mina La Casualidad, Mina e Cono de Arita, Salar Antofalla, Antofalla, Ojos del Salado, Vega La Botijuela, Antofagasta de La Sierra, Salar e Vulcão Carachi Pampa, Campo de Piedra Pomez, Mina Incahuasi, Salar del Hombre Muerto, San Antonio de Los Cobres, Abra El Acay, La Poma, Payogasta, Cachi, Quebrada de Las Flechas, San Carlos, Cafayate y, ufa, volvemos a Brasil!

[]
Mário.

jeisonk
17/01/2009, 09:54
Saio de Porto Alegre no dia 09/03 e volto dia 27/03. Inicialmente faço um roteiro ameno e de adaptação à altura (Salta, Purmamarca, Humahuaca, Tilcara, Iruya) e depois partimos pro NOA: Salinas Grandes, Susques, Deserto del Diablo, Tolar Grande, Salar Arizaro, Estación Caipe, Socompa, Mina Julia, Mina La Casualidad, Mina e Cono de Arita, Salar Antofalla, Antofalla, Ojos del Salado, Vega La Botijuela, Antofagasta de La Sierra, Salar e Vulcão Carachi Pampa, Campo de Piedra Pomez, Mina Incahuasi, Salar del Hombre Muerto, San Antonio de Los Cobres, Abra El Acay, La Poma, Payogasta, Cachi, Quebrada de Las Flechas, San Carlos, Cafayate y, ufa, volvemos a Brasil!

Tá certo isso Mário? Ojos del Salado?
Vai lá pra baixo do Paso San Francisco?

[]'s

iwakura
17/01/2009, 15:46
Tá certo isso Mário? Ojos del Salado?
Vai lá pra baixo do Paso San Francisco?

[]'s

Descurpa a nossa falha! É Ojos del Campo (S25.61334 W67.67310) na borda do Salar de Antofalla. São três pequenas lagoas: uma verde, uma azul e outra fanta laranja.

[]
Mário.

jeisonk
17/01/2009, 16:21
Show de bola Mário.
Achei o wpt delas, é uma ao lado da outra?

[]'s

iwakura
17/01/2009, 18:22
Show de bola Mário.
Achei o wpt delas, é uma ao lado da outra?

[]'s

Sim, é uma do lado da outra, o que as torna mais intrigantes!

[]s
Mario

Newton Guerra
17/01/2009, 20:30

[]
Mário.

Fala Mário! Primeiro de tudo, que inveja! Dá uma vontade danada de seguir com vocês.

Vendo seu roteiro, será que não vai ficar cansativo depois do Campo de Piedra Pomez voltar pelo salar del Hombre Muerto e SALC? Penso que depois dos salares de Arizaro e Antofalla talvez não seja tão bonita a volta de El Peñon até SALC. Se vocês estiverem cansados eu acho que seria legal seguir do Campo de piedra Pomez para Fiambalá pelos arenales. Deve ser bem legal. Aí daria para fazer um "descanso" na região dos Seismiles. Tenho vontade de explorar um pouco mais esses vulcões, são muito bonitos. A volta daí seria mais tranquila, mesmo por Cafayate e Cachi.

Abraços

iwakura
18/01/2009, 07:51
Fala Mário! Primeiro de tudo, que inveja! Dá uma vontade danada de seguir com vocês.

Vendo seu roteiro, será que não vai ficar cansativo depois do Campo de Piedra Pomez voltar pelo salar del Hombre Muerto e SALC? Penso que depois dos salares de Arizaro e Antofalla talvez não seja tão bonita a volta de El Peñon até SALC. Se vocês estiverem cansados eu acho que seria legal seguir do Campo de piedra Pomez para Fiambalá pelos arenales. Deve ser bem legal. Aí daria para fazer um "descanso" na região dos Seismiles. Tenho vontade de explorar um pouco mais esses vulcões, são muito bonitos. A volta daí seria mais tranquila, mesmo por Cafayate e Cachi.

Abraços

Newton,

O que publiquei são só dos lugares pelos quais pretendo passar. Não quer dizer que vá direto do Campo de Pomez até SALC! Minha idéia seria voltar a ADLS, dormir e no outro dia seguir a SALC e, daí, Abra Acay-Cachi.

Mas, eu também tenho em mente outros dois roteiros, a partir de ADLS/El Peñon. Um é exatemente essa tua sugestão! Outro, que acho que é mais legal ainda, é, a partir de ADLS, pegar aquele caminho que passa pela borda sul do Salar de Antofalla, Volcan Peinado e sai no Paso San Francisco. Daí, já mata a curiosidade do Osvaldo sobre o Paso...

Quanto à inveja e vontade, fique maturando-as até o ano que vêm!!:mrgreen:

[]
Mário.

Edson Bailuni
19/01/2009, 10:26
O caminho tem no mapa do Viajeros, tem muitas bifurcações sinalizadas, só o começo, saindo de Uyuni é meio complicado, deve-se cruzar um rio para achar a estrada.
Existem 2 opções, uma mais próximo da divisa com o chile e outra paralela só que mais ao leste. Me aconselharam essa que vai mais ao leste.
O movimento de carros de excursões é muito grande, se ficar na dúvida é só seguir um deles. A estrada é bem ruim, mas passa até ônibus.

Abraço
Bom dia

FERRAMENTEIRO,
Belo relato da viagem ,ficou muito bem explicado.
Acho que passei por vc na estrada ,pelo passo do SICO, eu estava numa TRITON preta .

Pedro Mattos
19/01/2009, 13:20
Acabei de voltar de uma expedição pela Argentina, Bolívia e Chile.....
.........Sai de Curitiba e segui até Corrientes-AR.......
.......fui até Yavi-ARG divisa com a Bolívia, muitas retas e estradas boas podendo manter uma média em alguns trechos de 140Km/h ....
......Chegando na Bolívia é que o bicho pega, adeus asfalto, só pedras e poeira. Fomos de La Quiaca até Uyuni passando por Atocha...
..... O GPS é essencial, muitas vezes a estrada sumia e seguia por dentro de um rio uns 5Km, vários rios para atravessar...
.... De Uyuni fomos até laguna colorada e verde, estradas ainda piores e chegamos a 4500m......
........Na laguna verde acampamos na base do Licancabur 6000m....
.......No Atacama-Chile........subir o vulcão Lascar e para isso a aproximação era feita de carro por estradas secundarias muito ruins, chegamos de carro até a base do vulcão com 5100m....
........Do Atacama fomos para San Antonio de Los Cobres-ARG passando pelo passo Sisco, chegamos a uns 4000m e pegamos até neve na pista. De Los Cobres fomos para Cafayate pasando por Abra el Acay, que segundo os argentinos é a estrada mais alta do mundo(e uma das mais altas da Argentina hehehe) Estrada fantástica para quem gosta de off road, muitos rios para cruzar, gelo e neve na pista, altidudes de5000m, paisagens alucinantes........

........ De cafayate fomos a Posadas e depois retornamos ao Brasil......

Se alguém quiser mais detalhes a respeito do roteiro ou do carro é só perguntar.

Recomendo muito essa viagem, é sensacional

Abraço e obrigado pelas dicas que me passaram
Rafael

Olá Rafael, show esse seu relato, estou indo daqui um mês e meu retorno será igual ao seu. Poderia me passar os tracks da sua expedição? Se der meu e-mail é: drpedromattos@hotmail.com
Saudações.
Pedro

tavio_g
20/01/2009, 18:33
Pessoal, ja verifiquei a contratação da carta-verde e ja solicitei a CNH internacional, porém a carta verde serve somente para argentina, uruguai, paraguay e chile(no melhor caso), ficando bolivia e Peru de fora.
como se faz para obter a papelada obrigatória para rodar nesses paises?
o que é necessário??
se pode comprar lá na aduana?
escrevi para o consulado da bolivia e nao me responderam ainda.

[]s

jeisonk
20/01/2009, 20:24
Otávio, o negócio mesmo pra não se incomodar é sempre ter os trocados à mão, é isso o que eles realmente querem.
Vai tranquilo que não é nem um bicho de 7 cabeças.
Eu pelo menos não vou levar nada.

Como está teu roteiro?

[]'s

jeisonk
20/01/2009, 21:05
Galera, quando estive em Cuiabá, fui atrás de um kit de cilindro + máscara de oxigênio para levar em função da altitude, me pediram a bagatela de 1.600,00 nesse kit :shock:

Sem chance, vou atrás de outra solução, folhas, remédios, etc.

[]'s

Giovani
20/01/2009, 21:12
Pessoal, ja verifiquei a contratação da carta-verde e ja solicitei a CNH internacional, porém a carta verde serve somente para argentina, uruguai, paraguay e chile(no melhor caso), ficando bolivia e Peru de fora.

É... Se deixar o "Peru de fora" vc pode ter problemas...:lol:

Com a Bolívia não estamos nem esquentando a cabeça. Como o Jeison disse, deixe uns pilas à mão. E tenha sempre moeda local...

[]'s

iwakura
21/01/2009, 07:17
Galera, quando estive em Cuiabá, fui atrás de um kit de cilindro + máscara de oxigênio para levar em função da altitude, me pediram a bagatela de 1.600,00 nesse kit :shock:

[]'s

Jayson,

Tchê! Como vais viajar sozinho com a mulher, é bom levar oxigênio... Vcs podem ficar tão mal que não vão nem conseguir dirigir, principalmente se subirem muito depressa. O ideal é fazer um roteiro em que não se suba mais de 1000/1500m por dia. Ou que suba de dia, mas durma no baixo de noite...

Mas, não precisa comprar não!! Esses kits são alugados! Deve sair por volta de 100 a 150 pila/mês, com a carga e os caninhos do respirador, vendidos separadamente. Ah, e o ideal não é máscara, mas esses caninhos como os da foto, pois só queres suplementar o oxigênio que estás respirando e não respirar somente pelo tubo (senão o oxigênio acaba logo, logo...):

http://img339.imageshack.us/img339/8007/pateticaes7.jpg (http://imageshack.us/)

[]
Mário.

jeisonk
21/01/2009, 08:24
Pois é Mário, fui atrás primeiro de aluguel, mas em Cuiabá só achei daqueles tubos grandes, usados em hospitais, solda, etc, um cilindro de quase 2 metros.
Deste pequeno não tem aqui pra alugar, só vender.

O único ponto crítico acredito que seja a entrada no Peru, vou sair da Amazônia Peruana e pousar em Cuzco (3400msnm) num único dia, pois depois disso as variações não são tão grandes.

[]'s

tavio_g
21/01/2009, 09:05
Jeison, sobre o roteiro ainda nao tenho ele definido.
estou colhendo informações ainda se vou pra nazca depois de machu pichu e antofagasta, cortando o salar boliviano.
ainda nao tive tempo de bolar tudo, mas preciso de um tempo livre pra pensar e pesquisar e claro perguntar aqui pros "mestres do mercosul" hehe

Giovani!
O peru pode ficar de fora sim!!! nao sempre!!! hehehe pq se tiver frio ainda passa uma vergonha!!! hehehe

sobre a altitude, posso falar da experiencia que eu tive.
trabalhando na colombia, ano passado sai de cali de carro(1200 mts altitude) e fui para uma cidade chamada manizales que fica a 2500 mts. dormi lá e depois dirigi até 4800 saindo pela manhã e chagando lá na hora do almoço.
não tivemos problemas por isso, porém o que todos disseram foi:
- nao tome bebida alcoolica 2 dias antes(isso inclui a vespera!)
- nao saia agasalhado de uma vez. saia com camiseta e vidros abertos para ir se aclimatando e se agasalhando aos poucos.
- tomamos um chá de coca com rapadura(panela) no caminho. muito bom!
- na subida, a gente parava a cada hora aprox, descia do carro ficava por ali uns 10, 15 minutos e ai seguia.

com isto nao tivemos problemas de altitude, e ainda quando chegamos a 4800 subimos a pé pela neve mais 100 mts. ok, quase morremos devido ao esforço fisico, mas foi tranquilo!

Falando sério, sobre a contratação do seguro para entrada no Peru, se pode fazer na fronteira?
isso é simples?

[]s

Pedro Mattos
22/01/2009, 00:15
Jeison, como estão os preparativos? Já tens a rota definida entre o P.N.Sajama e Uyuni? Fará o tradicional ou vai arriscar o caminho que o Bridi falou? Estava vendo o site dos mochileiros e por acaso vi um relato onde era citado uma taxa p/ rodar no Peru chamada SOAT, já ouviu falar?

......"SEGURO SOAT: procure se informar na aduana peruana onde vc compra, esqueci de comprar e uns 2000 de lá tive que correr atrás, os guardas queriam prender o carro, multar...e tudo mais....foi um sufoco totalmente desnecessário!!!!"........

http://www.mochileiros.com/atacama-peru-bolivia-argentina-paraguai-dez-07-e-08-de-carro-t25689-105.html (http://www.mochileiros.com/atacama-peru-bolivia-argentina-paraguai-dez-07-e-08-de-carro-t25689-105.html)

http://www.irb-brasilre.com.br/revista/290/neumar_antonio_trajano_de_sousa_290.pdf (http://www.irb-brasilre.com.br/revista/290/neumar_antonio_trajano_de_sousa_290.pdf)

É um tipo de dpvat, agora não sei se estrangeiro tem que ter. Procurei e não achei nada que fale a respeito.
Qualquer novidade dá um toque.
Abç

Cesar Cassique
22/01/2009, 09:14
Grande Jeisonk ,
vc consegue alugar essa garrafa de oxigenio em loja de mergulho, vc faz um pacote de 30 dias , assim vc aluga a garrafa com a valvula de mergulho, com isso vc pode usar normalmente , quando fomos não usamos , mais é importante ter cuidado em não fazer esforço e mastigar a folha da coca ,foi que me aliviou .
abraço
cesar cassique

jeisonk
22/01/2009, 09:21
Valeu Cesar, vou procurar se existe alguma casa de mergulho em Cuiabá.

Abs

jeisonk
22/01/2009, 09:22
Pedro, valeu pela info, vai ajudar a mim e ao Otávio, eu não estava muito preocupado, mas vou chegar na Aduana e perguntar certinho pra não ter problemas na trip.
Quanto ao trajeto Sajama-Uyuni, vou chegar lá e me informar, dependendo do que disserem, das condições e tempo de percurso, decido o que vou fazer.

Abs

Robram
22/01/2009, 14:19
Jeison,

Qdo fui para o Atacama, levei uma garrafa grande de oxigenio, devia de ter +d 1 metro d altura, levei ela na caçamba e chegando em purnamarca, coloquei ela no chao entre os bancos, e fixei ela entre os banco com esticadores, pra nao ficar batendo, sobrou apenas um pq espaço pro meu filho de 15 anos colocar os pes, e minha flha de 7 anos colocava os pes em cima da garrafa, minha filha usou durante a viagem + por diversao msm.
Mas no atacama, sempre usavamos o oxigenio antes de dormir, faziamos inalaçao para hidratar/umidecer as vias aereas, pois la é muito seco, e segundo um medico amigo, orientou-me a sempre usar com soro, nunca so o oxigenio...

Aluguei esta garrafa, atraves de um amigo q tem uma loja de escapamentos e usam solda, quem usa solda, recebe visita no max a cada 15 dias dos fornecedores de gases (aqueles caminhoes com um monte de cilindro em cima), e quase todas essas empresas trabalham com oxigenio medicinal, e so pedir q na proxima visita eles trazem, paguei R$ 60,00 por 30 dias de aluguel, com um kit de inalaçao.

Agora qto a comprar uma garrafa descartavel la naquelas bandas acho isso muuito dificil....(relatos q li)

boa viagem

jeisonk
22/01/2009, 16:25
Valeu Robson.

A minha preocupação mesmo é o oxigênio em si, para umidade estou levando um inalador daqueles caseiros.

[]'s

Robram
23/01/2009, 10:59
Valeu Robson.

A minha preocupação mesmo é o oxigênio em si, para umidade estou levando um inalador daqueles caseiros.

[]'s

Nao se esqueçam q na Argentina e Chile os furos das tomadas sao diferentes, as vezes so os adaptadores deles nao sera suficiente para ligar um dispositivo eletrico, levem daqui um 'benjamin" ou T, q tenha os furos redondos e os chatos...

jeisonk
23/01/2009, 11:23
Robson, basicamente em viagens uso equipamentos elétricos só na viatura mesmo.
Quando fui pra patagônia só lembro de ter ligado uma única vez algo na tomada de um hotel.
Mas mesmo assim levo plug redondo e chato.

Abs

zamboni
23/01/2009, 15:33
Estou me organizando para final do ano ,fazer o trajeto de Fortaleza CE +
Bolivia+Peru+Chile+Paraguai voltando pelo Parana ,ou Rio Grande do Sul ,se vocês que tem muita experiencias nessas estradas puderem me dar
uma ajuda , eu lhes agradeço muito. (quem tiver roteiros , mapas , informações de hospedagem , documentos necessários , clima , como funciona as leis de transito nesse paises e etc)e se alguem quizer acompanhar ,estou planejando para dia 10 de dezembro .

cbridi
23/01/2009, 17:53
Opa! Você já leu este tópico desde a primeira página? Tem muita informação nele...

[]'s

jeisonk
23/01/2009, 18:15
Opa! Você já leu este tópico desde a primeira página? Tem muita informação nele...

X2

Dá uma boa lida nele e o que ainda tiver de dúvidas após isso você pergunta aqui, mas acredito que quase todas serão respondidas ao longo da leitura.

Abs

Pato de Foz
24/01/2009, 16:55
Oi Ferrementeiro
Que boa essa viagem que vc fez, estou com muita vontade de fazer essa volta.
Vc poderia me passar por mp a rota do GPS, especialmente Uyuni, Norte Argentino, Bolivia.
Meu e mail: patoquatroxquatro@gmail.com
Muito obrigado :concordo:

IVAN ROBERTO
25/01/2009, 12:22
valeu Cesar, Vou Procurar Se Existe Alguma Casa De Mergulho Em Cuiabá.

Abs

Jeison Tenho Contatos Aqui Em Cuiabá Com Pessoas Que Praticam Mergulho. Se Não Encontrou Nada Ainda Me Avise. Abraços.

jeisonk
25/01/2009, 12:26
Opa Ivan, quero sim cara.
Devo ir pra Cuiabá na Quarta, se puder me passar o contato já vejo isso.

Abraços

IVAN ROBERTO
25/01/2009, 12:28
cara,
Nao Instala Nao. Eh Proibido. Na Passagem Da Fronteira, Ninguem Vai Te Encrencar Mas Os Policiais De La Sao Tao Corruptos Quanto Os De Ca E Vao Te Tirar Uma Grana Pelo Erro.

Tem Razão Luis Acho Melhor Não Abusar Da Sorte. NADA DE GUINCHOS. ABRAÇOS

IVAN ROBERTO
25/01/2009, 12:30
opa Ivan, Quero Sim Cara.
Devo Ir Pra Cuiabá Na Quarta, Se Puder Me Passar O Contato Já Vejo Isso.

Abraços

Verei Ele Na Segunda é Coléga De Trabalho, Falando Com Ele Ja Te Envio.

jeisonk
25/01/2009, 12:31
Valeu Ivan, nos falamos.

Abs

Newton Guerra
25/01/2009, 12:54

[]'s

Jeison, aluguei esse kit portátil do link abaixo sem o carrinho por R$ 110,00 para 30 dias (janeiro 2008 ). É um cilindro pequeno de 5 litros com o equivalente a 750 litros de oxigênio mais o umidificador. A vazão de uso é entre 3 e 4 litros por minuto, ou seja, dá para umas 3 horas de consumo contínuo, é mais que o suficiente. Usamos bastante na viagem.

Esse tipo de equipamento é muito comum em lojas que alugam equipamentos hospitalares.

http://www.hospitalaraluguel.com.br/oxigenio.htm (http://www.hospitalaraluguel.com.br/oxigenio.htm)

Na foto dá prá ter uma idéia do tamanho.

jeisonk
26/01/2009, 11:56
Newton, hoje liguei pra uma porrada de lojas de equipamentos hospitalares em Cuiabá, nenhum aluga o cilindro :parede:
Em compensação achei um outro distribuidor que vende mais barato, fica em 540,00 o cilindro + 80,00 a carga e daí tem que ir atrás comprar o regulador e a mangueira, ainda assim acho caro demais.
Hoje ainda devo falar com o Ivan sobre a possibilidade de usar equipamento de mergulho.
Se nada disso der certo, vou sem mesmo, só na folha de coca e analgésicos, isso se der algum efeito.

Abs

ramalho-vitoria
26/01/2009, 12:12
Na viagem ao Atacama aluguei logo dois cilindros aqui em Vitória - E. santo e ficou bem em conta mesmo incluindo o cilindro regulador e umidificador, Ficou tudo em torno de uns 200 reais.

Entretanto, o que deu jeito mesmo e todos sabem dos grandes problemas que tive com o carro quebrado, foi a folha de coca colocada na parte interna da bochexa deixando o sumo se desprender. Só ocupou espaço. Resumo da opera: Não existe vida inteligente nos Andes sem a tal folhinha.

Vim a usar o oxigênio aqui em Vitória porque tinha que devolver o cilindro.

Em tempo: Tenho um pouco de pressão alta

jeisonk
26/01/2009, 12:14
Galera, meu roteiro está basicamente assim:

1º Dia: Deslocamento de Nova Mutum a Porto Velho-RO

2º Dia: Deslocamento de Porto Velho a Brasiléia-AC (fazer trâmites aduana brasileira aqui)

3º Dia: Deslocamento até Iñapari - Trâmites na aduana Peruana e deslocamento a Puerto Maldonado (+244km), verificar condições da estrada e seguir até Santa Rosa ou Mazuco (+150km) ou então até Quincemil (+100km)

4º Dia: Quincemil a Cuzco (293km) / Mazuco a Cuzco (400km)

5º/6º/7º/8º/ Dias: Cuzco

10º Dia: Cuzco (ou Ollantaytambo) a Chivay (366km) passando pelo interior: (Acopia / El Descanso / Yauri / Santa Maria / Sibayo)

11º e 12º Dias: Chivay e região (Valle del Colca)

13º Dia: Colca a Puno

14º Dia: Puno

15º Dia: Copacabana-BO

16º Dia: Copacabana a arredores de La Paz

17º Dia: Estrada da Morte (Coroico)

18º Dia: Arredores de La Paz a Parque Nacional Sajama

19º Dia: Sajama a Uyuni

20º/21º/22º/23º Dias: Salar de Uyuni e Altiplano Boliviano

24º Dia: Altiplano Boloviano a San Pedro de Atacama

25º/26º Dias: Atacama

27º Dia: SPA-CH a San Antonio de Los Cobres-AR

28º Dia: SALC a Cachi
Obs: Se necessário, acrescentar um dia para fazer tudo.

29º Dia: Cachi a Cafayate

30º Dia: Cafayate a Barranca Larga ou Villa Vil (indicação de Tano Baldi)

31º Dia: Barranca Larga a Antofagasta

32º e 33º Dias: Antofagasta de La Sierra

34º Dia: Antofagasta a SALC

35º Dia: SALC a Jujuy

36º Dia: Jujuy a Corrientes

37º Dia: Corrientes-AR a Foz do Iguaçú-BR

38º Dia: Foz do Iguaçú a Campo Grande

39º Dia: Campo Grande a Nova Mutum - (FIM)

Acho que ficou mais coerente agora, fiz algumas mudanças me baseando nos comentários da outra vez.

Mário, tínhamos trocado algumas idéias por e-mail, infelizmente não poderei te acompanhar, agradeço de coração a acolhida quando pedi mas não será dessa vez, tenho certeza que uma hora dará certo fazermos uma viagem em comboio.

Para quem não sabe eu "me convidei" pra fazer parte do roteiro do Mário pelo NOA, iria inverter meu roteiro, começando pela Argentina e o final seria no Peru e saída no Acre.

Qualquer sugestão é só falar.

Abraços galera

Newton Guerra
26/01/2009, 12:37
Newton, hoje liguei pra uma porrada de lojas de equipamentos hospitalares em Cuiabá, nenhum aluga o cilindro :parede:
Em compensação achei um outro distribuidor que vende mais barato, fica em 540,00 o cilindro + 80,00 a carga e daí tem que ir atrás comprar o regulador e a mangueira, ainda assim acho caro demais.
Hoje ainda devo falar com o Ivan sobre a possibilidade de usar equipamento de mergulho.
Se nada disso der certo, vou sem mesmo, só na folha de coca e analgésicos, isso se der algum efeito.

Abs

Comprar por esse preço não vale à pena. Sobre o equipamento de mergulho, o tanque é bem maior. Existem alguns pequenos que levam para reserva de emergência.
Os tanques de mergulho são carregados com ar, para o seu uso tem que ser carregado com oxigênio. E para usar oxigênio você tem que ter um fluxômetro e uma válvula para regular a vazão. Isso porque não se pode respirar só oxigênio e tem que ter umidificador. Fique também de olho em chamas (cigarro, fogareiro ) pois o oxigênio aumenta muuuuuuito o fogo.

Outra opção é tentar alugar por lá deixando um depósito, talvez em Salta.

Abraços

SÉRGIO HOLANDA
26/01/2009, 12:58
Jeison meu amigo,

é simples de se resolver o problema com um exercício de respiração, comece a ensinar seu corpo a respirar corretamente, enchendo sempre seus pulmões quando respirara, na subida respire sempre fundo, tem de hipreventilar seus pulmões...com esse exercício nunca tive problemas de altitude...

Sérjão

PS. prepara a carne!!!

Abs

jeisonk
26/01/2009, 13:05
Jeison meu amigo,

é simples de se resolver o problema com um exercício de respiração, comece a ensinar seu corpo a respirar corretamente, enchendo sempre seus pulmões quando respirara, na subida respire sempre fundo, tem de hipreventilar seus pulmões...com esse exercício nunca tive problemas de altitude...

Sérjão

PS. prepara a carne!!!

Blz Sérjão, acho que vai ser por aí mesmo.
A folha de coca não ia passar em branco de qualquer maneira :mrgreen:

Tá confirmado o dia?
Quantos serão?
Querem um hotel ou acampar? No gramado cabe a viatura e barraca de todos se for o caso.
Independente disso lá em casa arrumo lugar pra você e mais uns 3 ou 4 dormirem :concordo:

Abs

SÉRGIO HOLANDA
26/01/2009, 13:15
Beleza amigo!!!

Chegando em Nova Mutum dia 13 final do dia...

te mando um e.mail sobre a programação amigo!!!

Valeuzzz

Sérjão

Blz Sérjão, acho que vai ser por aí mesmo.
A folha de coca não ia passar em branco de qualquer maneira :mrgreen:

Tá confirmado o dia?
Quantos serão?
Querem um hotel ou acampar? No gramado cabe a viatura e barraca de todos se for o caso.
Independente disso lá em casa arrumo lugar pra você e mais uns 3 ou 4 dormirem :concordo:

Abs

IVAN ROBERTO
26/01/2009, 13:49
Comprar por esse preço não vale à pena. Sobre o equipamento de mergulho, o tanque é bem maior. Existem alguns pequenos que levam para reserva de emergência.
Os tanques de mergulho são carregados com ar, para o seu uso tem que ser carregado com oxigênio. E para usar oxigênio você tem que ter um fluxômetro e uma válvula para regular a vazão. Isso porque não se pode respirar só oxigênio e tem que ter umidificador. Fique também de olho em chamas (cigarro, fogareiro ) pois o oxigênio aumenta muuuuuuito o fogo.

Outra opção é tentar alugar por lá deixando um depósito, talvez em Salta.

Abraços

jeison o Newton disse tudo entrei em contato com o pessoal de mergulho e me disseram, que os tanques deles são para ar comprimido, daria p usar oxigenio, mas tem que mudar algumas valvulas de preção etc. no fim não fica viavel.abraços

IVAN ROBERTO
26/01/2009, 14:15
Jeison ja tentou na oxigenio cuiabá? falei com um vendedor sobre locação, ele me disse que eles alugam por seis meses R$ 180,00 o menor de 3.6 lts. Mais R$ 200,00
para acessórios; catéter,carga etc. a pessoa responsavél por locação se chama (Simone 65 3614 30 00 ) quem sabe consiga um bom desconto por ser apenas 40 dias.

jeisonk
26/01/2009, 16:01
Opa Ivan, vou dar uma ligada lá novamente.
Quando estive em Cuiabá, fui pessoalmente lá e um vendedor disse pra mim que não alugavam cilindros pequenos, apenas vendiam.
Fui na loja deles no começo da Miguel Sutil, lá na Ponte Nova.

Obrigado cara

Abs

cbridi
26/01/2009, 18:07
Jeison,

Tomo a liberdade de escrever algumas observações...

De Ollantaytambo vais para Chivay via Sicuani? (Estou sem o mapa aqui para conferir o trajeto e depois de dois anos a memória já se foi... :-) ) Levei um dia inteiro para fazer esse trecho. Peguei o trem de Aguas Calientes para Ollantaytambo de madrugada e meti o pé na estrada, chegando em Chivay quando já era noite. Não sei se fiz o trajeto melhor/mais curto, porque peguei umas informações no meio do caminho e não tenho certeza se foi a melhor opção.

Em Copacabana-BO, às 08:00 parte a maioria das embarcações que levam para a Isla del Sol e o retorno é em torno das 17:00. Se quiseres fazer o passeio, programe-se para estes horários. :-)

Em La Paz, se quiser conhecer o maior shopping de rua da AL, reserve um dia para o Mercado de las Brujas e arredores, tudo quase de graça, muito artesanato. Melhor, para economizar um dia, vá para Coroico bem cedinho e no retorno vá ao Mercado de las Brujas.
Podes também subir ao pico do Chacaltaya, subida tranquila, não fosse o fato de estar à 5.300 msnm. Prepare-se, o trânsito de La Paz é o mais louco que eu já vi. :-)

[]'s

jeisonk
26/01/2009, 18:20
Jeison,

Tomo a liberdade de escrever algumas observações...

De Ollantaytambo vais para Chivay via Sicuani? (Estou sem o mapa aqui para conferir o trajeto e depois de dois anos a memória já se foi... :-) ) Levei um dia inteiro para fazer esse trecho. Peguei o trem de Aguas Calientes para Ollantaytambo de madrugada e meti o pé na estrada, chegando em Chivay quando já era noite. Não sei se fiz o trajeto melhor/mais curto, porque peguei umas informações no meio do caminho e não tenho certeza se foi a melhor opção.

Em Copacabana-BO, às 08:00 parte a maioria das embarcações que levam para a Isla del Sol e o retorno é em torno das 17:00. Se quiseres fazer o passeio, programe-se para estes horários. :-)

Em La Paz, se quiser conhecer o maior shopping de rua da AL, reserve um dia para o Mercado de las Brujas e arredores, tudo quase de graça, muito artesanato. Melhor, para economizar um dia, vá para Coroico bem cedinho e no retorno vá ao Mercado de las Brujas.
Podes também subir ao pico do Chacaltaya, subida tranquila, não fosse o fato de estar à 5.300 msnm. Prepare-se, o trânsito de La Paz é o mais louco que eu já vi. :-)

[]'s

Faaaaaaaala cara, tudo bom?
Rapaz, o trajeto até Chivay faria entrando antes de Sicuani ainda, tem uma estrada que sai da principal próximo da Laguna Pomacanchi, dali seguiria para El Descanso, Yauri, etc.

Falando em Copacabana, cara, o que você me diz? Vale realmente um dia inteiro por lá? Achei algumas poucas fotos na net e não são tão animadoras, o que tu acha?

Com relação à La Paz, na verdade quero fazer algumas coisas próximas, mas se puder evitar até de entrar no fervo pra mim tá ótimo, mas quero passar em Tiwanacu, Chacaltaya, quero ir até aquela laguna nos pés do Huayna Potosi, fazer o trajeto de Coroico, indo pela antiga e voltando pela nova, essas coisas, mas se puder passar longe do centro, tá blz. Sou meio bicho do mato mesmo :mrgreen:

Valeu cara :concordo:

Abs

jeisonk
26/01/2009, 18:22
Off-topic

Alguém aí já viu esse site com fotos do Dakar?

http://www.boston.com/bigpicture/2009/01/the_2009_dakar_rally.html

Muito boas

Abs

IVAN ROBERTO
26/01/2009, 19:17
Opa Ivan, vou dar uma ligada lá novamente.
Quando estive em Cuiabá, fui pessoalmente lá e um vendedor disse pra mim que não alugavam cilindros pequenos, apenas vendiam.
Fui na loja deles no começo da Miguel Sutil, lá na Ponte Nova.

Obrigado cara

Abs

Jeison na oxigenio Cuiabá vc consegue locar apenas cilindro pequeno apenas para nitrogenio, o jeito é locar e fazer a troca de carga. fica bem mais em conta.

jeisonk
26/01/2009, 19:25
Blz Ivan, na quarta vou dar uma conversada com o pessoal lá, mas já estou desencanando de levar isso.
Vou dar uma passada aí na Nissan também :concordo:

Abraços

cbridi
26/01/2009, 19:29
Opa!!!! Tudo beleza!

Assim ó, sobre o passeio na Isla del Sol, é um passeio tranquilo, e podes optar em fazer uma caminhada de 3 hrs do norte até o centro da ilha. Não fiz a caminhada pois a cara-metade não estava disposta. No nosso caso valeu a pena, usamos esse dia para descansar e repor as energias.
Ler um pouco sobre os Incas torna o passeio mais interessante, segundo eles, é a ilha onde o Deus Sol nasceu. Tem vários sítios arqueológicos e muitos mochileiros de toda a parte do mundo, principalmente europeus. Na wikipedia também tem algumas fotos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isla_del_Sol. Ah, mais ao sul da ilha há uma fonte de água doce com muitos significados para a cultura inca. Em resumo, na minha opinião, o passeio é bem legal, não é assim algo do outro mundo, mas é bastante interessante.

Cara, o centro de La Paz, mercado da Brujas é bem legal, eu tbem sou bicho-do-mato, lá quem gosta de shopping arrumadinho e "bunitinho" tá f*dido, é tudo na rua, tudo mesmo! Desde loja de roupas até açougue! Eu (mais uma vez, é minha opinião) achei fantástico, muito show mesmo, apesar de no início ficar com certo receio devido à confusão.

Dependendo do horário, podes, na vinda de Copacabana aproveitar e passar por Tiwanaku - mata-se dois coelhos. Ou então, no dia que vc for ao Chacaltaya e Huyana Potosi (não fui até a Laguna mas acho que vi ela lá de cima do Chacaltaya) vá até Tiwanaku.

[]'s e não deixe de mandar notícias,

jeisonk
26/01/2009, 19:38
Dependendo do horário, podes, na vinda de Copacabana aproveitar e passar por Tiwanaku - mata-se dois coelhos. Ou então, no dia que vc for ao Chacaltaya e Huyana Potosi (não fui até a Laguna mas acho que vi ela lá de cima do Chacaltaya) vá até Tiwanaku

Pois é, estava pensando mesmo nisso, vindo por cima parece que tem tipo uma península para dentro do Titicada e uma estradinha que a contorna e acaba passando na volta por Tiwanaku, acho que vou por lá.
La Paz, bom, vou dar uma boa pensada, me interessei por isso, mas já me falaram tanto desse trânsito da cidade, estou até vendo.
Nada que o GPS não resolva :cool:

[]'s

Hugo4x4
29/01/2009, 00:57
Blz Ivan, na quarta vou dar uma conversada com o pessoal lá, mas já estou desencanando de levar isso.
Vou dar uma passada aí na Nissan também :concordo:

Abraços

Jeisonk,

Retornei ontem após 34 dias e 13.500 km rodados por Atacama-Uyuni-Copacabana-Cusco-Nasca-Lima-Caral-NOA, o efeito "Puna" não é brincadeira, vai armado com Oxigênio, remédio para enjôo (Dramin), chá de coca e coca. Desde que entramos na Bolívia até Nasca os oito integrantes da expedição sentimos o efeito em distintos momentos. O aluguel por 30 dias um cilindro de 1m3 O2 mais a compra do gás com regulador e mascara está todo por RS$ 180,00 suficiente para duas pessoas.

jeisonk
29/01/2009, 21:45
Jeisonk,

Retornei ontem após 34 dias e 13.500 km rodados por Atacama-Uyuni-Copacabana-Cusco-Nasca-Lima-Caral-NOA, o efeito "Puna" não é brincadeira, vai armado com Oxigênio, remédio para enjôo (Dramin), chá de coca e coca. Desde que entramos na Bolívia até Nasca os oito integrantes da expedição sentimos o efeito em distintos momentos. O aluguel por 30 dias um cilindro de 1m3 O2 mais a compra do gás com regulador e mascara está todo por RS$ 180,00 suficiente para duas pessoas.

Caramba Hugo, que beleza, como foi a viagem? Tudo em ordem? Algum problema? Algumas dicas?
E claro, tem algumas fotos pra gente? :mrgreen:

Cheguei agora pouco de viagem também, estava na "capitar" :cool:

[]'s

Hugo4x4
31/01/2009, 19:13
Caramba Hugo, que beleza, como foi a viagem? Tudo em ordem? Algum problema? Algumas dicas?
E claro, tem algumas fotos pra gente? :mrgreen:

Cheguei agora pouco de viagem também, estava na "capitar" :cool:

[]'s

Jeison,

A viagem foi ótima, tudo em ordem com os papéis necessários, carta verde, motoristas proprietários dos carros com passaporte e permissão internacional para dirigir, os outros passageiros com identidade atualizada (menos de dez anos), todos com certificado internacional de vacinação contra a febre amarela (expedida em aeroportos internacionais ou fronteiras). Pela ma qualidade do diesel abastecido no único posto de San Pedro de Atacama tive um único problema, chegando à laguna Colorada o motor somente funcionava em marcha lenta, quando apertava o acelerador ele morria. Fui puxado morro acima por 5 km e na descida com o freio motor o "engasgo" passou e pude continuar a viagem. Por relatos ouvidos outras pessoas tiveram problemas com a gasolina do mesmo posto. Viajar sempre de dia com ajuda de GPS utilizando mapas no Brasil “Projeto Tracksource”, na Argentina e Chile “Projecto Mapear”, na Bolívia “Viajeros Mapas” (não roteável) e no Peru “negrazongpsmaps.weebly.com”.

iwakura
01/02/2009, 08:12
Jeison,

Não sei que dia exatamente pretendes/pretendias estar em Machu-Picchu, porém vistes o post abaixo no Patagônia4x4?

"hola desde el 1 de febrero hasta el 28 de febrero queda cerrada la entrada al MACHU PICHU por mantenimiento de la carretera de entrada ,bacheo,limpieza de canales de salida de agua,etc. desde ya quedan avisado.Saludos desde el pais de los incas. Eduardo"

http://www.patagonia4x4.com.ar/foros/viewtopic.php?t=23097 (http://www.patagonia4x4.com.ar/foros/viewtopic.php?t=23097)

[]
Mário.

bozó
02/02/2009, 10:53
Tranquilo Ramalho, vou mandar para o Aurélio.

Quanto à companhia, sinta-se à vontade para usar esse tópico para discutir e arrumar companhia para sua expedição também.

Grande abraço
Oi JeisonK!

Estou querendo planejar um expedição para o Peru e vim aqui no forum para buscar experências. Vi que você e o Ramalho já estão bem adiantados neste assunto. Há alguma possibilidade de me enviar o documento que o Ramalho te passou.

Pretendo fazer esta viajem no ano que vem, mas já gostaria de me preparar para tal empreitada.

marcioboz@gmail.com

Abraços!!!

jeisonk
02/02/2009, 11:47
Jeison,

Não sei que dia exatamente pretendes/pretendias estar em Machu-Picchu, porém vistes o post abaixo no Patagônia4x4?

"hola desde el 1 de febrero hasta el 28 de febrero queda cerrada la entrada al MACHU PICHU por mantenimiento de la carretera de entrada ,bacheo,limpieza de canales de salida de agua,etc. desde ya quedan avisado.Saludos desde el pais de los incas. Eduardo"

http://www.patagonia4x4.com.ar/foros/viewtopic.php?t=23097 (http://www.patagonia4x4.com.ar/foros/viewtopic.php?t=23097)

[]
Mário.

Não sabia da notícia não Mário, mas de qualquer maneira minha previsão de estar em Machu Picchu era pra 2 ou 3 de Março.
Mesmo assim acredito que terei problemas em função da grande procura que terá após esse período fechado.
Vou tentar reservar algo meio logo, senão vou ficar na mão.

Valeu Mário

Abraços

jeisonk
02/02/2009, 11:50
Bozó, hoje ainda te mando o que tenho de material aqui

Abs

iwakura
03/02/2009, 07:31
Não sabia da notícia não Mário, mas de qualquer maneira minha previsão de estar em Machu Picchu era pra 2 ou 3 de Março.
Mesmo assim acredito que terei problemas em função da grande procura que terá após esse período fechado.
Vou tentar reservar algo meio logo, senão vou ficar na mão.

Valeu Mário

Abraços

Jeison,

A notícia do Colo parece mais animadora...

Mas, é sempre bom reservar com antecedência, não faça como eu que cheguei num dia em Cuzco e queria ir no outro à Machu-Picchu... Felizmente o Perú também é terceiro mundo e a agência conseguiu ajeitar para dois dias depois, quando a antecedência mínima exigido para fazer reservas é 3 dias...

[]
Mário.

Lo que generalmente cierra en Enero o Febrero es el Camino del Inca que da acceso a la ciudadela a pie,...

La página oficial de iperu,.. no dice nada ! (sería la primera en informar)

http://www.peru.info/s_ftociudades.asp?pdr=651&jrq=3.7&ic=1&ids=1291 (http://www.peru.info/s_ftociudades.asp?pdr=651&jrq=3.7&ic=1&ids=1291)

Lo que sucede es que la gente no conoce y generaliza,...

Aca esta claramente descripto:

Desde el primero de febrero cierran Camino Inca a Machu Picchu por obras de mantenimiento

Cusco, ene. 19 (ANDINA).- El tránsito por el denominado Camino Inca que conduce a Machu Picchu será cerrado durante un mes, desde el primero de febrero, para trabajos de reacondicionamiento, conservación, limpieza y adecuación de la red vial y campamentos.
Fernando Astete, director del Parque Arqueológico de Machu Picchu, explicó que esta labor se ejecuta desde el año 2002, según establece el Reglamento de Uso del Camino Inca.

“Desde el primero de febrero se cierra el tránsito al Camino Inca y se apertura el primero de marzo”, precisó en diálogo con la agencia Andina.

Mencionó que entre las obras a realizar destacan la limpieza y reacomodo de las plataformas donde los turistas instalan sus carpas, así como de acondicionamiento y limpieza de canales de evacuación de aguas pluviales que estaban colmatados.

Asimismo, la evaluación y tratamiento de los bloques que piedra que posee el Camino Inca, así como el reacondicionamiento de los servicios higiénicos y de las casetas de los vigilantes.

“También se procede a la erradicación de las plantas invasoras, así como trabajos de reforestación en ambas márgenes del Camino Inca”, anotó.

Astete indicó que los operadores turísticos conocen de estas reglas, por lo que se informa con la debida anticipación a los turistas para que no vayan en vano a conocer este lugar durante esta temporada.

Dicho lugar tiene un extensión aproximada de 37 kilómetros y a lo largo de éstos se encuentran unos 40 sitios arqueológicos, entre ellos la famosa ciudadela inca de Machu Picchu, patrimonio mundial designado por la Unesco.

(FIN) LBH/VVS

MACHU PICCHU es aún un excelente negocio para las autoridades Peruanas,.. tendría que haber un hecho cataclismico para que lo cierren,... solo basta calcular los u$s40 de la entrada x 1500 a 4500 turistas día x 360 días al año,... + los U$s10 de la hamburguesa y el bondi que te sube,..

Un abrazo
el Colo

jeisonk
03/02/2009, 08:43
Blz Mário, assim fica mais tranquilo, apesar de que minha intenção é fazer a trilha inca, a curta, de um dia.

Abs

Jyoti
03/02/2009, 17:43

Abraço

FERRAMENTEIRO,

tõ indo agora em junho/julho pro Uyuni, via Paraguay, Tarija, Uyuni e depois desço pra SPAtacama, que já conheço, entrando na AR por Salta e retornando.
Pergunto:
é possível entrar pela ponta do Chile, vindo Laguna Verde-BO, SEM DAR ENTRADA em SPAtacama e seguir direto pra AR-Salta? ( pular a aduana chilena: será q os argentinos vão "impedir"?)
É possivel me mandar o tracklog do Uyuni?
Vc foi na "laguna hedionda", "lag. honda" ,"árvore de pedra" , nos "geigers sol de mayo", e na "laguna colorada"? Estão mais a oeste !
Muito grato,

jeisonk
03/02/2009, 17:59
Jyoti, teria a opção de fazer aquele trajeto que vai da Laguna Colorada até Tupiza (próx a Tarija), passando por Quetena, Lipez, San Pablo, etc.
De lá até La Quiaca-AR é um pulo e não entra no Chile.
O único porém é que parece meio casca grossa o caminho.

Abs

Jyoti
03/02/2009, 18:29
Jyoti, teria a opção de fazer aquele trajeto que vai da Laguna Colorada até Tupiza (próx a Tarija), passando por Quetena, Lipez, San Pablo, etc.
De lá até La Quiaca-AR é um pulo e não entra no Chile.
O único porém é que parece meio casca grossa o caminho.

Abs

Jeison,
é que já vou entrar pelo Paraguay /San Juan cabellero-Villamontes-BO, Tarija, Tupiza, Uyuni. Só 15 dias.
Aí, quero baixar a sudoeste, passando por Salar de Chiguana, árvore de pedra, laguna colorada,, geiger del sol de mayo, lag. verde... (quase Chile), q é o mais bonito e melhor. Não tenho medo de "estrada" casca grosa boliviana, mas... sem mapa no GPS, não dá !!
Daí, só entrando no CL pra voltar pra AR. Gostaria de não passar por SPAtacama, já conheço e ir direto pra AR- Salta.
"Sacou"?
Abração e obrigado,

jeisonk
03/02/2009, 18:46
mas... sem mapa no GPS, não dá

Falou tudo, tem muito caminho aí no meio do Altiplano, mas a maioria não mapeados como são os do NOA.

Seria o caso de uma expedição em 3 ou 4 viaturas para muitos dias, bem provido de suprimentos, especificamente para mapear a região.

Como seria bom se pudesse capturar num arquivo as estradinhas que vemos no Google Earth não é?

[]'s

jeisonk
03/02/2009, 18:58
Tem uma estradinha mapeada que sai de San Pablo de Lipez e vai até próximo a fronteira com a Argentina, mas ela tem uma interrupção, mas na ponta diz "continua camino a rio mojon".

iwakura
04/02/2009, 07:28
Como seria bom se pudesse capturar num arquivo as estradinhas que vemos no Google Earth não é?

Jeison,

E quem é que disse que não dá??!! Dá inclusive pra fazer um mapa com fundo transparente para jogar por cima do Mapear ou Viajeros no GPS, por exemplo... Já fiz e funciona muito bem...

O limitante vai ser a precisão do Google Earth (seria bom ter alguma referência conhecida por perto para 'calibrar' o mapa).

E utilizar um programa chamado Mapwel (www.mapwel.biz (http://www.mapwel.biz)). Há uma versão demo no site, se não fizer muitas rotas, o programa funciona bem. Depois de um certo tamanho, a versão gratuíta vai capar os mapas gerados. Preço: US$ 45 para 1 GPS ou US$ 90 para nro ilimitado de GPS.

[]
Mário.

poeckster
04/02/2009, 08:01
Amigos, alguém pode me informar com é o abastecimento diesel em Antofagasta de la Sierra, tem posto e o diesel é garantido de ter?
estou pensando em vindo de SPAta/Chile para SAd Cobres/Arg, descer ate ADLS e conhecer a região.
É recomendado ir mais de um carro,pq estarei sozinho. ( 20 fev aprox.)

obrigado

sds

João

jeisonk
04/02/2009, 08:02
Dá inclusive pra fazer um mapa com fundo transparente para jogar por cima do Mapear ou Viajeros no GPS, por exemplo... Já fiz e funciona muito bem...

Esse mapa com fundo transparente se faz com isso?

E utilizar um programa chamado Mapwel (www.mapwel.biz).

:pensativo:

iwakura
04/02/2009, 08:13
Esse mapa com fundo transparente se faz com isso?

:pensativo:

Sim, o mapa com fundo transparente se faz com o Mapwel. Fica só aparecendo a tua trilha (q podes criar com cores e traçados diversos) por sobre o mapa principal.

[]
Mário.

Newton Guerra
04/02/2009, 08:19
FERRAMENTEIRO,

tõ indo agora em junho/julho pro Uyuni, via Paraguay, Tarija, Uyuni e depois desço pra SPAtacama, que já conheço, entrando na AR por Salta e retornando.
Pergunto:
é possível entrar pela ponta do Chile, vindo Laguna Verde-BO, SEM DAR ENTRADA em SPAtacama e seguir direto pra AR-Salta? ( pular a aduana chilena: será q os argentinos vão "impedir"?)
Vc foi na "laguna hedionda", "lag. honda" ,"árvore de pedra" , nos "geigers sol de mayo", e na "laguna colorada"? Estão mais a oeste !
Muito grato,

Jyoti, acho que não tem problema algum você entrar na Argentina sem ter papéis do Chile. Eles exigem só seus documentos e o do carro, não teêm nada a ver com os papéis chilenos. Fui sem passaporte, e na saída de San Pedro de Atacama os papéis chilenos ficam por lá mesmo. Na aduana argentina tivemos que apresentar documentos, preencher formulários e só.

Teoricamente acho que só teria problema se você pegasse uma fiscalização chilena no caminho, mas é muito improvável.

Abraços

iwakura
04/02/2009, 08:21
Amigos, alguém pode me informar com é o abastecimento diesel em Antofagasta de la Sierra, tem posto e o diesel é garantido de ter?
estou pensando em vindo de SPAta/Chile para SAd Cobres/Arg, descer ate ADLS e conhecer a região.
É recomendado ir mais de um carro,pq estarei sozinho. ( 20 fev aprox.)

obrigado

sds

João

João,

Em ADLS normalmente têm gasolina e diesel. Mas às vezes não têm, principalmente diesel (gasoil). É altamente recomendável levar umas bombonas extras. E tentar encher desde, no mínimo Susques, pois em SALC também às vezes não têm combustível.

De SALC até o fim do Salar del Hombre Muerto, onde fica a mina de lítio (RP17) têm algum tráfego de caminhões. Da mina de lítio até ADLS (uns 80km), é bastante escasso o tráfego. Se te ocorrer algo, tens de estar preparado para caminhar e muito...

Vindo por baixo, por Vila Vil (RP43), há mais movimento.

[]
Mário.

jeisonk
04/02/2009, 08:24
Sim, o mapa com fundo transparente se faz com o Mapwel. Fica só aparecendo a tua trilha (q podes criar com cores e traçados diversos) por sobre o mapa principal

Blz :concordo:

Vou tentar depois de novo, não tá abrindo o site.

Valeu por mais essa, agora Back to the Google Earth :dance:

Abs

poeckster
04/02/2009, 09:11
Obrigado Mario, como pretendo ir a Cachi via El Acay, então talvez eu tente ir a ADLS por Vila Vil, e tinha a impressão que esta via era mais deserta.

sds

iwakura
04/02/2009, 09:26
Obrigado Mario, como pretendo ir a Cachi via El Acay, então talvez eu tente ir a ADLS por Vila Vil, e tinha a impressão que esta via era mais deserta.

sds

Não! Inclusive, por esta rota passa, 3 vezes por semana, o famoso "El Antafagasteño", linha de ônibus que une ADLS ao resto da Catamarca. O único senão é que, se chover, a ruta, que passa duas ou três vezes pelo leito do rio, fica intransitável.

http://farm4.static.flickr.com/3214/2375047487_25b80f5372.jpg?v=0

[]
Mário.

ferramenteiro
04/02/2009, 09:34
Bom dia

FERRAMENTEIRO,
Belo relato da viagem ,ficou muito bem explicado.
Acho que passei por vc na estrada ,pelo passo do SICO, eu estava numa TRITON preta .

Isso mesmo Edson, nos cruzamos perto do Passo Sico, lembro da sua Triton e mais alguns Trollers

Êh mundo pequeno

Grande Abraço

ferramenteiro
04/02/2009, 10:00
FERRAMENTEIRO,

Pergunto:
Muito grato,

Tive uns problemas com meu computador por isso essa demora.
Dá para sair da Bolívia e entrar na Argentina por Jama tranquilamente, Existem dois camihos, um mais a Oeste que passa pelos lugares que vc citou e outro mais a leste que passa por aguas calientes e também pelos Geigers e pela Laguna Colorada. Passei pela Leste por indicação de que seria a mais rápida, uma vez que iríamos pernoitar na base do Licancabur(laguna Verde)

Não tenho os track logs, somente as rotas que eu criei no mapsource, se quiser me passe seu e-mail

Abraço

jeisonk
05/02/2009, 16:46
Galera, estou fazendo as reservas para a trilha inca, fiquei impressionado com os preços.

O mesmo pacote, para trilha inca de dois dias / 1 noite achei valores de US$ 250.00 até 485.00 :shock:

Em compensação achei hotéis bacanas com preços bastante atrativos, estou com alguns pré-selecionados aqui com diárias de 30.00 a 50.00 doletas para quarto casal, todos com banheiro privativo, garagem, café da manhã, net.

[]'s

Jyoti
05/02/2009, 21:22
Tive uns problemas com meu computador por isso essa demora.
Dá para sair da Bolívia e entrar na Argentina por Jama tranquilamente, Existem dois camihos, um mais a Oeste que passa pelos lugares que vc citou e outro mais a leste que passa por aguas calientes e também pelos Geigers e pela Laguna Colorada. Passei pela Leste por indicação de que seria a mais rápida, uma vez que iríamos pernoitar na base do Licancabur(laguna Verde)

Não tenho os track logs, somente as rotas que eu criei no mapsource, se quiser me passe seu e-mail

Abraço

Ferramenteiro,
pode mandar a rota, que já ajuda.
Muito grato,
jyotideva@hotmail.com

Jyoti
05/02/2009, 21:35
Jyoti, acho que não tem problema algum você entrar na Argentina sem ter papéis do Chile. Eles exigem só seus documentos e o do carro, não teêm nada a ver com os papéis chilenos. Fui sem passaporte, e na saída de San Pedro de Atacama os papéis chilenos ficam por lá mesmo. Na aduana argentina tivemos que apresentar documentos, preencher formulários e só.

Teoricamente acho que só teria problema se você pegasse uma fiscalização chilena no caminho, mas é muito improvável.

Abraços

Newton/Ferramenteiro,
é... acho que vou tentar essa.
Já estive em SPA e, como estarei com "tempo curto", quero sair da BO e entrar na AR, direto, sem migraçao/aduana no CL.

By the way, VOCES OU ALGUÉM SABE ME DIZER SE EXISTE ALGUMA "HOSPEDAGEM" PRA PASSAR A NOITE NO TRAJETO ENTRE UYUNI E LAGUNA VERDE/FRONTEIRA BO-CL ???
( gostaria de fazer este trecho em 2 dias, com calma...)

Grato,

Newton Guerra
05/02/2009, 23:06
Newton/Ferramenteiro,
é... acho que vou tentar essa.
Já estive em SPA e, como estarei com "tempo curto", quero sair da BO e entrar na AR, direto, sem migraçao/aduana no CL.

By the way, VOCES OU ALGUÉM SABE ME DIZER SE EXISTE ALGUMA "HOSPEDAGEM" PRA PASSAR A NOITE NO TRAJETO ENTRE UYUNI E LAGUNA VERDE/FRONTEIRA BO-CL ???

Grato,

Jyoti, eu não fui pra Bolívia, só cheguei até a aduana aos pés do Licancabur - Laguna Verde. Pelo que tenho lido tem um alojamento bem simples na Laguna Colorada. Da Laguna Verde até a aduana argentina é um "pulinho", bem perto mesmo.

Abraços

Hugo4x4
05/02/2009, 23:50
Galera, estou fazendo as reservas para a trilha inca, fiquei impressionado com os preços.

O mesmo pacote, para trilha inca de dois dias / 1 noite achei valores de US$ 250.00 até 485.00 :shock:

Em compensação achei hotéis bacanas com preços bastante atrativos, estou com alguns pré-selecionados aqui com diárias de 30.00 a 50.00 doletas para quarto casal, todos com banheiro privativo, garagem, café da manhã, net.

[]'s

Jeison,

Conversei com pessoas que fizeram a trilha do Inca e comentaram que vale cada centavo, só tem que ter disposição, é igual a estar subindo escada o tempo todo. Se não quiser caminhar a melhor opção é negociar com o hotel em Cuzco para guardar as malas e deixar o carro no estacionamento, pegar o trem em Cuzco(U$81,00 ida e volta por pessoa em Back Packer na PeruRail) direto para Machu Picchu Pueblo, subir de ônibus (U$14,00) até as ruínas, fazer o passeio (U$ 40,00 a entrada as ruínas), descer caminhando, dormir em MPP e retornar no outro dia cedo. Pegar o trem em Ollantaytambo não compensa.

cbridi
06/02/2009, 01:04

Jyioti,

Existe sim, próximo da Laguna Colorada, considero que esse seja o ideal se você quiser ver os gêiseres Sol de la Manaña em plena atividade, pois você poderá acordar às 04:30 da manhã para chegar nos gêiseres Sol de la Manaña antes do raiar do sol. São acomodações ultra-simples, sem infra, quartos coletivos com 8 camas.

Marquei alguns pontos no Maps para você conferir: http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&ll=-22.444033,-67.664795&spn=1.330168,2.449951&t=h&z=9&msid=117792063551604666116.000462371d76e616dca55

Sobre sair direto da Bolívia para a Argentina, acredito que não haja problema, a menos que venha encontrar fiscalização chilena no caminho, ainda assim creio que caberia uma explicação para a polícia. O "pulinho" que o Newton se refere fica em torno de 140 Kms (se não estou enganado).

[]'s

cbridi
06/02/2009, 01:19
O que seria do vermelho se todos gostassem do azul... :-)

Eu peguei o trem em Ollantaytambo e acho que compensa. Você sai de Cusco de manhã, passa por Saqsayhuman, visita as atrações do Vale Sagrado e pega o trem em Ollantaytambo no final do dia, pernoitando em Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo) ou parando no meio do caminho para fazer a trilha inca de um dia. Volta no dia seguinte ao passeio por MP com o primeiro trem da manhã (acho que às 5:45), desce em Ollantaytambo e, conhecendo o roteiro do Jeison, ruma direto para Chivay (as malas já estão no carro, que ficou no estacionamento em Ollantaytambo).

É apenas minha opinião... :-)

[]'s

jeisonk
06/02/2009, 08:11
Então o preço para o pacote não está tão fora assim, só de trem e ingresso são 135 doletas, e os 250 incluem as refeições, guia, equipamento de camping, etc.

Bridi, você diz em seguir direto pra Chivay no mesmo dia que fizer a visita a Machu Picchu? Então a visitação lá não toma um dia inteiro?

Valeu galera

iwakura
06/02/2009, 09:59
Então o preço para o pacote não está tão fora assim, só de trem e ingresso são 135 doletas, e os 250 incluem as refeições, guia, equipamento de camping, etc.

Bridi, você diz em seguir direto pra Chivay no mesmo dia que fizer a visita a Machu Picchu? Então a visitação lá não toma um dia inteiro?

Valeu galera

A visitação a MC dura menos que um dia, a não ser que vc seja muito interessado em cada pedrinha e sua história... Ou resolva subir naquela montanha, que não me lembro o nome, e que todo ano morre um, principalmente no verão, quando chove e a trilha fica muito escorregadia... Quando estive lá, um italiano estava desaparecido fazia uns 3 meses...

Mas, o Bridi não disse pra seguir direto a Chivay no mesmo dia, leia de novo: ele sugeriu que vc pernoite em Aguas Calientes...

Bem, fiz basicamente a mesma coisa que o Bridi: peguei o trem noturno em Ollataytambo e pernoitei em Aguas Calientes e de manhã bem cedo subi a MC. É uma das melhores opções, pois és o primeiro a chegar, inclusive antes dos que fazem a trilha e MC ainda está vazio.

Na volta, em vez de pernoitar em AC, no meio pro final da tarde pegamos o último trem para Ollantaytambo e dali retornamos de micro-ônibus a Cuzco, onde tínhamos deixado o carro. Ps. Em Ollantaytambo encontramos alguns conterrâneos gaúchos que, como eu, que preferem o azul...

Ah, com respeito às agências, desconfie das que têm um preço muito barato... Dê uma pesquisada no site dos Mochileiros pra ver se ninguêm levou o cano...

[]
Mário

jeisonk
06/02/2009, 10:40
A visitação a MC dura menos que um dia, a não ser que vc seja muito interessado em cada pedrinha e sua história... Ou resolva subir naquela montanha, que não me lembro o nome, e que todo ano morre um, principalmente no verão, quando chove e a trilha fica muito escorregadia... Quando estive lá, um italiano estava desaparecido fazia uns 3 meses...

Pois é, estava pensando mesmo em subir a Huayana Picchu.

Mas, o Bridi não disse pra seguir direto a Chivay no mesmo dia, leia de novo: ele sugeriu que vc pernoite em Aguas Calientes...

É verdade :concordo:

Bem, fiz basicamente a mesma coisa que o Bridi: peguei o trem noturno em Ollataytambo e pernoitei em Aguas Calientes e de manhã bem cedo subi a MC. É uma das melhores opções, pois és o primeiro a chegar, inclusive antes dos que fazem a trilha e MC ainda está vazio.

Na volta, em vez de pernoitar em AC, no meio pro final da tarde pegamos o último trem para Ollantaytambo e dali retornamos de micro-ônibus a Cuzco, onde tínhamos deixado o carro. Ps. Em Ollantaytambo encontramos alguns conterrâneos gaúchos que, como eu, que preferem o azul...

Ah, com respeito às agências, desconfie das que têm um preço muito barato... Dê uma pesquisada no site dos Mochileiros pra ver se ninguêm levou o cano...

Vou dar uma fuçada com relação à agência.

Valeuz Mario

Abs

cbridi
06/02/2009, 11:39
Grandes Iwa e Jeison :-D

Eu sou um dos que subiu a montanha, mas não subi o Huayna Picchu (http://en.wikipedia.org/wiki/Huayna_Picchu), subi o cerro de Machu Picchu, levei duas horas e meia pra subir e fiquei mais de uma hora lá em cima esperando o tempo abrir e nada, somente nuvens! Tá, depois de encher o saco, desci! Era o que faltava pro tempo abrir. :-)

Fui uns dos primeiros a chegar, subi no segundo ônibus da manhã e saí de lá depois das 17:00. :mrgreen:
Com a chegada do trem da tarde, MP lota, recomendo visitar cedo da manhã para evitar as aglomerações. E, se não inventar de subir as montanhas, dá pra voltar no mesmo dia da visita.

Duas fotos a partir de cerro de Machu Picchu:
http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/B1FoF7kya8nwmwmTJgjhSg?authkey=R_Vv8YG4BXs&feat=directlink
http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/irMzEWpxId6H3_7FUt3kCQ?authkey=R_Vv8YG4BXs&feat=directlink
Tenho outras a partir do cerro, mas são de nuvens... :-D

[]'s

jeisonk
06/02/2009, 12:17
Cara, tava olhando as outras fotos do teu album, show de bola.

Algum motivo em especial pra não ter subido ao Chacaltaya com a viatura?

[]'s

cbridi
06/02/2009, 13:56
Cara, tava olhando as outras fotos do teu album, show de bola.
Algum motivo em especial pra não ter subido ao Chacaltaya com a viatura?
[]'s

Não há nenhum motivo, pode ir tranquilo. Eu não fui pois havia lido no Mochileiros (http://www.mochileiros.com/) que era melhor deixar o carro no hotel devido ao trânsito de La Paz e ao preço do táxi (que é bem barato para nossos padrões). Como era meu primeiro dia em La Paz, amarelei e resolvi seguir a dica. Bom, que o trânsito de La Paz é o mais caótico que já vi, isso realmente é, mas dá pra encarar sem maiores problemas.

[]'s

Fernando da Terra
06/02/2009, 14:09
Muito legal mesmo as fotos, parabéns pela viagem, Bridi!!
Todas estão boas, principalmente as da subida do Chacaltaya e as do Canon del Colca.......

Abraço

Fernando

cbridi
06/02/2009, 14:41
Na época da viagem (2006), fiz uma confusão com as fotos. Tem mais algumas, fora de ordem cronológia, em http://s172.photobucket.com/albums/w40/cbridi/

[]'s

Hugo4x4
06/02/2009, 19:50
O que seria do vermelho se todos gostassem do azul... :-)

Eu peguei o trem em Ollantaytambo e acho que compensa. Você sai de Cusco de manhã, passa por Saqsayhuman, visita as atrações do Vale Sagrado e pega o trem em Ollantaytambo no final do dia, pernoitando em Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo) ou parando no meio do caminho para fazer a trilha inca de um dia. Volta no dia seguinte ao passeio por MP com o primeiro trem da manhã (acho que às 5:45), desce em Ollantaytambo e, conhecendo o roteiro do Jeison, ruma direto para Chivay (as malas já estão no carro, que ficou no estacionamento em Ollantaytambo).

É apenas minha opinião... :-)

[]'s

Postei que não compensa pela diferença de somente de U$ 5,00 entre sair de Cuzco e sair de Ollantaytambo, além da parte mais bonita da viagem de trem está entre Cuzco e Ollantaytambo. Dá para fazer a visita em um dia as ruínas saindo de Cuzco pela manha e retornando a noite. O hotel de Cuzco me indicou o Sr Angel Soto da agencia de turismo "Los Ángeles" www.viajesla.com para comprar o pacote da visita, foi eficiente e atencioso.

Newton Guerra
06/02/2009, 22:20
Jyioti,

O "pulinho" que o Newton se refere fica em torno de 140 Kms (se não estou enganado).

[]'s

É isso mesmo. Falei "pulinho" pelas dimensões da viagem. São 13 km da Laguna até o asfalto, daí mais uns 125 até a aduana. É bem rápido.

Abraços

kkampus
08/02/2009, 11:31
[quote=ramalho-vitoria;600801]Prezado Jeilsonk,
Caro ramalho
Na verdade , quero fazer esse mesmo roteiro em Setembro de 2008, junto com o mauro. Somos da expedicao capim dourado (ver neste forum).
Na verdade o sonho é Machu Picchu, mas pela proximidade acho que é melhor agregar os outros lugares.
Necessito de dicas.
grato

K.Kampus

Jéster
09/02/2009, 11:58
Você pretende fazer o sul ou o norte do Chile?
O Chile todo numa viagem de 20 a 30 dias até dá pra fazer, mas vai ser um Rally, não vai aproveitar nada os locais.
A não ser que deixe a Carretera Austral e Patagônia Chilena para trás, o que seria uma lástima, afinal é a melhor parte.

Um roteiro mais básico seria descer pelo Chile e subir pela Argentina, de Mendoza para baixo, indo até a região de Torres del Paine e El Calafate, sem estender até Ushuaia, dá pra ver muita coisa, aproveitar bastante o tempo. Se apertar dá pra descer à Ushuaia, mas vão-se pelo menos uns 4 dias.

Outra opção é fazer o NOA, Atacama e Altiplano Boliviano, também dá, nada aprofundado demais mas aproveita bastante. Se for estender ao Peru já aperta.

O que mais te agrada?
Que tipos de atrações te chama mais? Desertos? Fiordes? Fauna marinha? Metrópoles? Interior? Frio?
Essas coisas precisa ter em mente na hora de montar o roteiro.

Vamos nos falando, qualquer dúvida é só perguntar.

Abs

Bom dia Jeison,

Consegui alguém para fazer essa viagem e a idéia é ir ao Atacama dessa vez através de corrientes e salta.
Quantos kms é do Atacama ao Uyuni?
O que tens de informações dessas regiões?
Tens um checklist para a viagem?

Podes me encaminhar? (jester.macedo@gmail.com)

Obrigado

Um abraço

maaro
09/02/2009, 13:38
Pessoal,

Abri um topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52041 procurando companheiros para a expedição em julho/09.

Quem a animar, coloquei lá o itinerario basico que pretendo fazer basedo na leitura deste post e dos preciosos arquivos enviados pelo Jeison. Se tiverem dicas, tambem serão bem vindas.

Alguem sabe como está a estrada nesta epoca? Muito frio?

[]´s
Marcus

jeisonk
09/02/2009, 16:14
Bom dia Jeison,

Consegui alguém para fazer essa viagem e a idéia é ir ao Atacama dessa vez através de corrientes e salta.
1-Quantos kms é do Atacama ao Uyuni?
2-O que tens de informações dessas regiões?
3-Tens um checklist para a viagem?

4-Podes me encaminhar? (jester.macedo@gmail.com)

Obrigado

Um abraço

Faaaaaaala Jéster.

1-Do Atacama (SPA) à cidade de Uyuni são dois dias para fazer um roteiro básico, passando pelas lagunas, ilha del Pescado, salar, etc. Se quiser cortar algumas coisas e fazer em um dia beeeeeem puxado, também dá, mas é um pecado.

2-As informações sobre essa região você vai achar tudo que precisa no tópico, é só dar uma boa fuçada nele que tem muita coisa bacana.

3-Tenho, check-list e mais algumas coisinhas.

4-Vou te mandar um e-mail com o material.

Abs

Jéster
09/02/2009, 17:11
Faaaaaaala Jéster.

1-Do Atacama (SPA) à cidade de Uyuni são dois dias para fazer um roteiro básico, passando pelas lagunas, ilha del Pescado, salar, etc. Se quiser cortar algumas coisas e fazer em um dia beeeeeem puxado, também dá, mas é um pecado.

2-As informações sobre essa região você vai achar tudo que precisa no tópico, é só dar uma boa fuçada nele que tem muita coisa bacana.

3-Tenho, check-list e mais algumas coisinhas.

4-Vou te mandar um e-mail com o material.

Abs

Boa tarde Jeison,

Muito obrigado pelo material, vou olhar com bastante calma.
Sabes a km do atacama até o salar?
Você fala que é bom considerar 2 dias para ir e mais dois dias para voltar?

Um abraço:concordo:

jeisonk
09/02/2009, 17:34

Bom, aí já dá pra considerar dois dias para ir, fazendo o roteiro mais a Oeste, e um dia para voltar vindo pelo roteiro leste, que se encontram próximo à Laguna Colorada, se não me falha a memória.
Jéster, não esquece de carregar tudo no GPS, porque esses roteiros aí sem ele não são possíveis, a não ser que você siga o pessoal das agências de turismo.

Cara, a KM não sei te dizer.

Abs

Hugo4x4
09/02/2009, 20:22
Boa tarde Jeison,

Muito obrigado pelo material, vou olhar com bastante calma.
Sabes a km do atacama até o salar?

Jéster,

Eu fiz Atacama-San Cristóbal 343 km em um dia pelo caminho mais curto (à direita na Laguna Colorada), de San Cristóbal até Uyuni 97 km, total de 440 km. Em Dezembro/Janeiro como o salar está alagado comprei o pacote do passeio. Conseguimos entrar 50 km sem chegar até a Isla de Pescado, a velocidade cruzeiro era de 18 km/h, ou seja mas um dia para Uyuni.

cbridi
09/02/2009, 23:25
Hugo,

Eu vi o salar seco e achei surreal, mas estou percebendo pelas tuas fotos que alagado é muito mais interessante, indescritível. Show de bola!

Aquela "tela" que estão colocando na Land Cruiser é para proteger o motor do banho de sal?

[]'s

maaro
10/02/2009, 11:04
Pessoal,

Abri um topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52041 procurando companheiros para a expedição em julho/09.

Quem a animar, coloquei lá o itinerario basico que pretendo fazer basedo na leitura deste post e dos preciosos arquivos enviados pelo Jeison. Se tiverem dicas, tambem serão bem vindas.

Alguem sabe como está a estrada nesta epoca? Muito frio?

[]´s
Marcus

Jeison / Ramalho / All
Vejam o roteiro que planejei...ele é factivel? Esta correto? Podem dar seus pitacos...
Tenho 3 noites para escolher onde ficar, portanto tambem aceito sugestões quanto a isto!

Pedro Mattos
10/02/2009, 13:28
Hugo,

Eu vi o salar seco e achei surreal, mas estou percebendo pelas tuas fotos que alagado é muito mais interessante, indescritível. Show de bola!

Aquela "tela" que estão colocando na Land Cruiser é para proteger o motor do banho de sal?

[]'s

Salve Bridi, a lona é p/ proteção contra a água salgada, mas não sei se resolve não:discordo:, tanto é que me decidi em contratar a agencia de turismo quando tiver por lá.
O meu roteiro será parecido com o seu adentrando a BO por tambo quemado, vendo o sajama e indo p/ Uyuni. Poderia de descrever a sua rota desse caminho?
Vi suas fotos e não vejo a hora de por o pé na estrada, são somente 9 dias.
Valeu!

jeisonk
10/02/2009, 16:45
Jeison / Ramalho / All
Vejam o roteiro que planejei...ele é factivel? Esta correto? Podem dar seus pitacos...
Tenho 3 noites para escolher onde ficar, portanto tambem aceito sugestões quanto a isto!

Marcus, acho que factivel está, só o dia 4, de Salta-AR até Potosi-BO acho meio puxado essa quilometragem, a não ser que você passe direto pelas atrações que estão no caminho.
Pelo que entendi, os dias que não estão no roteiro são os disponíveis para algum passeio, é isso?
Eu colocaria 1 em Uyuni, chegando lá reserve um dia e pegue uma agência se preferir, para andar pelo salar e ir até a Isla Pescado.

Colocaria 1 dia a mais na região de Cuzco, no roteiro estão somente dois dias, e um dia tranquilamente vai para visitação de Machu Picchu. Tem bastante coisa nos arredores.

O 3º dia então jogue para o NOA, faça aquele percurso corrido do dia 4 em duas etapas pelo menos, aproveita a região.

Uma dúvida, no dia 19, conforme tua tabela, vai rodar só 309km?
E no dia 20 só 431? Dá pra ganhar um dia aí, a não ser que você queira visitar as Cataratas.

Abs

Hugo4x4
10/02/2009, 20:10
Hugo,

[]'s

Cbridi,

Conheci o salar no melhor momento, a vista é espetacular, ele vira um gigantesco espelho refletindo a imagem do céu, no horizonte todo se confunde, as pessoas e os carros parecem flutuar no espaço.
Com lona tapam todos os buracos embaixo do motor, também vi colocar papelão por dentro com a mesma finalidade.
Postei uma foto com a comida na mesa, a seguir posto uma do almoço.

jeisonk
10/02/2009, 20:28
Hugo, show de bola isso. :palmas:

cbridi
10/02/2009, 21:34
O meu roteiro será parecido com o seu adentrando a BO por tambo quemado, vendo o sajama e indo p/ Uyuni. Poderia de descrever a sua rota desse caminho?

Minha rota nesse caminho: Parque Sajama -> Curahuara de Carangas -> Totora -> Belen -> La Joya -> Oruro -> Challapata -> Uyuni. De Carahuara para Oruro fui pelo rípio, mas não vi grandes atrativos, creio que tivesse ido pelo asfalto (Patacamaya -> SicaSica -> Caracollo -> Oruro) seria mais rápido e vantajoso. Saindo do Sajama pernoitei em Oruro, saí no meio da manhã, almoçando em Challapata, chegando em Uyuni em torno das 16:00. Como escrevi anteriormente, existem várias alternativas para esse trajeto pelo rípio mas, andando sozinho, a prudência não me deixou arriscar caminhos mais desafiadores.

[]'s desejando uma ótima viagem, aguardando fotos e relatos...

cbridi
10/02/2009, 21:56
Cbridi,

Conheci o salar no melhor momento, a vista é espetacular, ele vira um gigantesco espelho refletindo a imagem do céu, no horizonte todo se confunde, as pessoas e os carros parecem flutuar no espaço.
Com lona tapam todos os buracos embaixo do motor, também vi colocar papelão por dentro com a mesma finalidade.
Postei uma foto com a comida na mesa, a seguir posto uma do almoço.

(leia isto com tom de ironia, sarcasmo, inveja ou qquer outra coisa)
Já que tu não viste nada interessante, somente água e reflexos e nem pudeste chegar no metade do salar, apresento a Isla Pescado e seus cactus gigantes e, seguindo tua linha, a parada para o almoço com as Land Cruisers das agências de Uyuni. :-)

Hugo4x4
10/02/2009, 23:02
(leia isto com tom de ironia, sarcasmo, inveja ou qquer outra coisa)
Já que tu não viste nada interessante, somente água e reflexos e nem pudeste chegar no metade do salar, apresento a Isla Pescado e seus cactus gigantes e, seguindo tua linha, a parada para o almoço com as Land Cruisers das agências de Uyuni. :-)

Cbridi,

Na foto não da para ter uma idéia do tamanho dos cactus, em anexo uma no Parque Nacional Los Cardones em Salta-Argentina.

iwakura
11/02/2009, 10:12
Cbridi,

Na foto não da para ter uma idéia do tamanho dos cactus, em anexo uma no Parque Nacional Los Cardones em Salta-Argentina.

Oops quer competição? O meu cactus é maior!!! hehehe

Abraços,
Mário.

Newton Guerra
11/02/2009, 11:50
Oops quer competição? O meu cactus é maior!!! hehehe

Abraços,
Mário.

Quem tem o cactus maior?

jeisonk
11/02/2009, 12:17
Onde foi a foto Newton?

Noooooooooossaaaa, esses cactus são enooooooooormes :mrgreen:

jeisonk
11/02/2009, 12:18
Já que o assunto da hora são cactus, esse do Mário tá sinistro, parece que tá mandando alguém naquele lugar :lol::lol:

Newton Guerra
11/02/2009, 13:33
Onde foi a foto Newton?

Noooooooooossaaaa, esses cactus são enooooooooormes :mrgreen:

Foi perto de Humahuaca, numa vilazinha que esqueci o nome. Um moleque disse que é o maior "cardón de Argentina". Imagino se ele conhece todos, hehehe.

Abraços

maaro
11/02/2009, 15:24
Marcus, acho que factivel está, só o dia 4, de Salta-AR até Potosi-BO acho meio puxado essa quilometragem, a não ser que você passe direto pelas atrações que estão no caminho.
Pelo que entendi, os dias que não estão no roteiro são os disponíveis para algum passeio, é isso?
Eu colocaria 1 em Uyuni, chegando lá reserve um dia e pegue uma agência se preferir, para andar pelo salar e ir até a Isla Pescado.

Colocaria 1 dia a mais na região de Cuzco, no roteiro estão somente dois dias, e um dia tranquilamente vai para visitação de Machu Picchu. Tem bastante coisa nos arredores.

O 3º dia então jogue para o NOA, faça aquele percurso corrido do dia 4 em duas etapas pelo menos, aproveita a região.

Uma dúvida, no dia 19, conforme tua tabela, vai rodar só 309km?
E no dia 20 só 431? Dá pra ganhar um dia aí, a não ser que você queira visitar as Cataratas.

Abs

Jeison,

Obrigado por suas dicas, quanto ao dia 4 Salta/Potosi, pensei que seria necessário chegar a Potosi para depois ir para Uyuni, mas acho que isto está errado...Qual seria o melhor caminho pra quem vai de La Quiaca a Uyuni? E depois de Uyuni a La Paz, é necessario passar por Potosí?

jeisonk
11/02/2009, 16:31
Jeison,

Obrigado por suas dicas, quanto ao dia 4 Salta/Potosi, pensei que seria necessário chegar a Potosi para depois ir para Uyuni, mas acho que isto está errado...Qual seria o melhor caminho pra quem vai de La Quiaca a Uyuni? E depois de Uyuni a La Paz, é necessario passar por Potosí?

Não disse que não seria necessário, apenas disse que era puxado demais e você não veria nada no caminho, afinal são mais de 700km e duas aduanas para fazer.
Mas há um caminho mais curto sim, de La Quiaca vá a Tupiza e depois pegue à esquerda em direção à Atocha e posteriormente Uyuni.
De Uyuni a La Paz também não é necessário passar em Potosi, vá direto a Oruro passando por Cachani, Rio Mulatos, Challapata.

Digo isso baseado nos mapas que tenho e nos arquivos do Mapsource.
Galera que já rodou por lá, confere o que falei?

[]'s

maaro
11/02/2009, 18:06
Não disse que não seria necessário, apenas disse que era puxado demais e você não veria nada no caminho, afinal são mais de 700km e duas aduanas para fazer.
Mas há um caminho mais curto sim, de La Quiaca vá a Tupiza e depois pegue à esquerda em direção à Atocha e posteriormente Uyuni.
De Uyuni a La Paz também não é necessário passar em Potosi, vá direto a Oruro passando por Cachani, Rio Mulatos, Challapata.

[]'s

Entendido, minha duvida era justamente se havia outra estrada possivel para o Uyuni.

jeisonk
11/02/2009, 18:12
Entendido, minha duvida era justamente se havia outra estrada possivel para o Uyuni

:concordo:

cbridi
11/02/2009, 19:36

Confere! Apenas onde vc escreveu Cachani, leia-se Colchani.

[]'s

jeisonk
11/02/2009, 19:40
Confere! Apenas onde vc escreveu Cachani, leia-se Colchani

Pois é, também já vi num mapa Colchani, mas na hora só consultei no Mapsource com o arquivo do Viajeros, e lá está Cachani :lol::lol::lol:
Normal, nesses arquivos aparece cada nome :mrgreen:

[]'s

Jyoti
11/02/2009, 20:21
Pois é, também já vi num mapa Colchani, mas na hora só consultei no Mapsource com o arquivo do Viajeros, e lá está Cachani :lol::lol::lol:
Normal, nesses arquivos aparece cada nome :mrgreen:

[]'s

Jeison, Bridi,
no mapa que tenho do Altiplano, consta "CACHANI", a noroeste de Uyuni, .
Não estão confundindo com "Colchane", no Chile, divisa com a BO, perto do salar de Coipasa, a oeste de Uyuni?
Abraços,

jeisonk
11/02/2009, 20:43
Bom, olha, agora me apertou, vou dar uma fuçada nos mapas Jyoti.

Pedro Mattos
11/02/2009, 21:05
Minha rota nesse caminho: Parque Sajama -> Curahuara de Carangas -> Totora -> Belen -> La Joya -> Oruro -> Challapata -> Uyuni. De Carahuara para Oruro fui pelo rípio, mas não vi grandes atrativos, creio que tivesse ido pelo asfalto (Patacamaya -> SicaSica -> Caracollo -> Oruro) seria mais rápido e vantajoso. Saindo do Sajama pernoitei em Oruro, saí no meio da manhã, almoçando em Challapata, chegando em Uyuni em torno das 16:00. Como escrevi anteriormente, existem várias alternativas para esse trajeto pelo rípio mas, andando sozinho, a prudência não me deixou arriscar caminhos mais desafiadores.

[]'s desejando uma ótima viagem, aguardando fotos e relatos...

Bridi, Iwakura, Jeison e demais companheiros, obrigado pela ajuda, agora só faltam pequenos detalhes.......
Bridi, ainda não sei nesta parte do trajeto o que eu farei, mas de qualquer forma já está tudo marcado e quando estiver lá decidirei.
Quanto aos relatos e fotos assim que der eu posto aqui, só não prometo durante a expedição pois se a patroa ver esse layout marronzinho do fórum ela me mata:oops::lol:. Mas na volta com certeza.
Abçs a todos.

jeisonk
11/02/2009, 21:10
Galera, estou pensando em dar uma modificada no roteiro, pra ir até o Pacífico e aproveitar e rodar em mais alguns lugares.

No roteiro antigo, a partir do Sajama o previsto por dias seria: (a grosso modo)
Dia 1- Sajama a Uyuni
Dia 2 a 5 - Uyuni, Salar, Lagunas, Deserto, etc
Dia 6 - Altiplano a SPA
Dia 7 e 8 - SPA
Dia 9 - SPA a NOA

E estou pensando em fazer algo mais ou menos assim:

Dia 1 - Sajama a Isluga passando pelo PN Lauca e PN Volcan Isluga
Dia 2 - Isluga a Iquique
Dia 3- Iquique a SPA
Dia 4 e 5 - SPA
Dia 6 - SPA a Laguna Colorada
Dia 7 - Laguna Colorada a Uyuni pelo Oeste
Dia 8 - Salar e Isla Pescado
Dia 9 - Uyuni a SPA pelo Leste
Dia 10 - SPA a NOA

Aumentaria um dia, no máximo dois, e faria uma volta diferente.
Penso isso em função de que, gostaria de fazer os dois roteiros, leste e oeste, como no roteiro antigo estaria partindo de Uyuni em direção a SPA, necessariamente teria que repetir um trecho praticamente inteiro. Mesmo assim acho que tenho que repetir o trecho que liga a Laguna Colorada a SPA, pois a bifurcação dos dois caminhos é próximo a ela.

O que acham?

[]'s

jeisonk
11/02/2009, 21:15
só não prometo durante a expedição pois se a patroa ver esse layout marronzinho do fórum ela me mata

Mais uma que não gosta de dividir o marido com o fórum :lol::lol::lol::lol:

Em casa é a mesma coisa, volta e meia mudo a configuração de visualização para pegar um pouco menos no pé. :mrgreen:

[]'s

cbridi
11/02/2009, 23:11
Sobre Cachani ou Colchani... Colchani é na "entrada" do Salar de Uyuni, poucos Kms à noroeste de Uyuni, é à este que me refiro (19700 citações no google (http://www.google.com.br/search?q=bolivia+colchani&sourceid=navclient-ff&ie=UTF-8&rlz=1B3GGGL_pt-BRBR299BR299)). Cachani fica à noroeste de La Paz (1220 citações no google (http://www.google.com.br/search?q=bolivia+cachani&sourceid=navclient-ff&ie=UTF-8&rlz=1B3GGGL_pt-BRBR299BR299)). Acho que o pessoal do Viajeros se confundiu...

Pedro, faz igual ao Jeison, troca o estilo do marronzinho para o azulzinho (por sinal, é o que eu uso por considerá-lo mais agradável visualmente). :-D

Alemão Jeison! Gostei da tua mudança de roteiro, será bem mais interessane que o trecho Sajama -> Oruro, viste isto (http://dalton.iq.ufrgs.br/lss/surire.htm)? Lembro de ter passado pela placa da primeira foto. O ruim dessa mudança vai ser o aumento do número de passagens pela alfândega... :-)

[]'s

samukanvas
11/02/2009, 23:33
Grande Jeison, não estou lendo todo seu tópico por pura preguiça, mas te peço a gentileza de, na volta, me dizer todos os detalhes da sua viagem. Principalmente a parte que vai até o atacama!!! :mrgreen:

De lá nós vamos descer pelo chile em vez de voltar pelo mesmo lugar...

Tire muitas fotos e não seja pão duro!!! Arrume internet por lá e vá nos enviando os relatos e fotos!!! Se precisar de dinheiro pra internet eu tenho um par de eixos aqui que posso vender barato :mrgreen: Aliás, dei uma bela olhada neles hoje... que grosseria :twisted:

Já está chegando a hora!!! Espero que esteja ansioso quanto eu estou com a minha tb... e espero que essa sua viagem seja maravilhosa!

Bejunda

jeisonk
11/02/2009, 23:35
Alemão Jeison! Gostei da tua mudança de roteiro, será bem mais interessane que o trecho Sajama -> Oruro, viste isto? Lembro de ter passado pela placa da primeira foto

Cara, show de bola, acabei de fuçar a matéria.

Comecei a me interessar pela região a poucos dias, estou lendo o livro do casal Claudio e Joyce Guimaraes, Terra sem Fronteiras. Eles citam o Vulcão e Parque Isluga e região, daí que comecei a dar uma olhada com outros olhos a região.

Valeu Bridi

Abs

jeisonk
11/02/2009, 23:48
Grande Jeison, não estou lendo todo seu tópico por pura preguiça, mas te peço a gentileza de, na volta, me dizer todos os detalhes da sua viagem. Principalmente a parte que vai até o atacama!!! :mrgreen:

De lá nós vamos descer pelo chile em vez de voltar pelo mesmo lugar...

Tire muitas fotos e não seja pão duro!!! Arrume internet por lá e vá nos enviando os relatos e fotos!!! Se precisar de dinheiro pra internet eu tenho um par de eixos aqui que posso vender barato :mrgreen: Aliás, dei uma bela olhada neles hoje... que grosseria :twisted:

Já está chegando a hora!!! Espero que esteja ansioso quanto eu estou com a minha tb... e espero que essa sua viagem seja maravilhosa!

Bejunda

Podexá Rodrigo, assim que chegar te passo o que precisar.
Cara, net até que acha fácil, mas lembro da outra viagem, tem tanta coisa pra ver e fazer que você acaba priorizando outras coisas, no máximo manda alguma notícia pra dizer que está tudo bem. A gente sai daqui com umas idéias e quando está lá o trem muda, você quer é tirar o máximo de proveito possível da região.
Valeu a tentativa de deixar os eixos quietinhos? :mrgreen:

Cara, estou ansioso mesmo, mas daquela maneira boa, sabe, é bom demais essa fase de preparação e saber que dali a alguns dias vai estar na estrada, show mesmo, to curtindo bagarai.

Abraços véio

Giovani
12/02/2009, 03:37
Salve Galera!!!!

São 3:35h da madruga... Acabei de socar a mochila. Putz... Acho que não vou usar nem a metade...:roll:

A bagagem já está arrumada. Amanhã, digo, daqui à pouco, é só finalizar umas coisas nas viaturas e dar um jeito colocar tudo dentro, em cima, embaixo...:mrgreen:

Sexta à tarde partimos! Temos um roteiro, mas pode sofrer alterações ao longo da viagem:
Santa Rosa - RS / Ituzaingo - AR / Corrientes - AR / Quebrada Humauaca - AR / La Quiaca - AR / Uyuni - BO / Laguna Colorada - BO / San Pedro de Aatacama - CH / Calama - CH / Anfotagasta - CH / San Pedro de Atacama - CH / Paso Sico CH / San Antônio de Los Cobres - AR / Cachi - AR / Cafayete - AR / San Miguel de Tucumã - AR / Santiago del Estero - AR / Corrientes - AR / Santa Rosa - RS - Brasil!

Vou fazer um diário com anotações de km, consumo, preços, etc. Também vamos mapear tudo no GPS. Na volta abro um tópico contando tudo.:concordo:

Quando puder mando notícias.

[]'s

jeisonk
12/02/2009, 09:21
Blz Giovani, boa sorte cara, que Deus te acompanhe e dê tudo certo.

Abs

Newton Guerra
12/02/2009, 10:08
Salve Galera!!!!

São 3:35h da madruga... Acabei de socar a mochila. Putz... Acho que não vou usar nem a metade...:roll:

A bagagem já está arrumada. Amanhã, digo, daqui à pouco, é só finalizar umas coisas nas viaturas e dar um jeito colocar tudo dentro, em cima, embaixo...:mrgreen:

Sexta à tarde partimos! Temos um roteiro, mas pode sofrer alterações ao longo da viagem:
Santa Rosa - RS / Ituzaingo - AR / Corrientes - AR / Quebrada Humauaca - AR / La Quiaca - AR / Uyuni - BO / Laguna Colorada - BO / San Pedro de Aatacama - CH / Calama - CH / Anfotagasta - CH / San Pedro de Atacama - CH / Paso Sico CH / San Antônio de Los Cobres - AR / Cachi - AR / Cafayete - AR / San Miguel de Tucumã - AR / Santiago del Estero - AR / Corrientes - AR / Santa Rosa - RS - Brasil!

Vou fazer um diário com anotações de km, consumo, preços, etc. Também vamos mapear tudo no GPS. Na volta abro um tópico contando tudo.:concordo:

[]'s

Boa viagem! Vá com cuidado curtindo o caminho.

Se tiver que cortar algo de seu roteiro eu tiraria sem dúvida nenhuma Calama e Antofagasta. Tudo bem que tem o simbolismo de chegar ao Pacífico, mas visual que é bom....

Abraços palpiteiros

ramalho-vitoria
12/02/2009, 11:02
Salve Galera!!!!

[]'s

Que Deus te acompanhe nessa empreitada. Estaremos torcendo por você.

Boa viagem ...

Jyoti
12/02/2009, 12:32
Salve Galera!!!!

[]'s

Giovani,
parabéns pela viagem, desfrute bastante, pois, eh muito bom e bonito. Jah fiz esse trajeto, ao contrario, menos o Uyuni,que vou faze-lo agora em abril. Apos o Paso Sico e SA los Cobres, fantãstico, passe pelo Nevado de Acay, para chegar a Cachi =4900m altitude !!!
Tome bons vinhos em Cafayate,e...curta a viagem com calma.
Abraço,

konai
12/02/2009, 14:08
Boa viagem! Vá com cuidado curtindo o caminho.

Se tiver que cortar algo de seu roteiro eu tiraria sem dúvida nenhuma Calama e Antofagasta. Tudo bem que tem o simbolismo de chegar ao Pacífico, mas visual que é bom....

Abraços palpiteiros

X2 !!!

A região é realmente incrível. Boa viagem.

Giovani
12/02/2009, 23:37
Valeu PessoALL!:-D

Obrigado pelo apoio e dicas, que nos auxiliaram muito.

Pretendemos passar pelo Nevado de Acay sim. Antofagasta entrou no roteiro pq o pessoal quer um "refresco" dos camps e das estradinhas de terra. Lá vai ser o meio da viagem. Provavelmente será de lá que enviarei notícias...

Agora tá tudo em cima! Bagagem "filtrada", mesmo assim enorme!

Se der tempo mando umas fotos das viaturas antes da saída.:concordo:

[]'s

jeisonk
16/02/2009, 22:22
Faltam 10 dias :dance::dance::dance::dance:

Eita ansiedade da peste :mrgreen:

[]'s

maaro
17/02/2009, 13:48

[]'s

tá chegando a hora....hehehehe

Imagino! Minha viagem é só em julho e eu já tô ansioso...

Tudo pronto Jeison?

[]´s

Jéster
17/02/2009, 14:03
Bom, aí já dá pra considerar dois dias para ir, fazendo o roteiro mais a Oeste, e um dia para voltar vindo pelo roteiro leste, que se encontram próximo à Laguna Colorada, se não me falha a memória.
Jéster, não esquece de carregar tudo no GPS, porque esses roteiros aí sem ele não são possíveis, a não ser que você siga o pessoal das agências de turismo.

Cara, a KM não sei te dizer.

Abs

Jeison,

Para ir até o Atacama e Iquique, é fundamental ter um GPS?
Eu tenho um handheld com windows mobile e instalei um programa chamado GPS tuner (www.gpstuner.com). Sabes onde eu acho mapas para utilizar com esse GPS?

Faltam 16 dias para minha partida!!:pipoca:

Um abraço

maaro
17/02/2009, 14:18
Jeison,

Eu tenho um handheld com windows mobile e instalei um programa chamado GPS tuner (www.gpstuner.com). Sabes onde eu acho mapas para utilizar com esse GPS?

Um abraço

Tenta no http://www.tracksource.org.br/

[]´s

jeisonk
17/02/2009, 16:58

Tudo pronto Jeison?

[]´s

Cara, tudo pronto é uma coisa praticamente impossível :mrgreen:

Mas está dentro do aceitável :concordo:

Abs

jeisonk
17/02/2009, 17:01
Jeison,

Um abraço

Não é fundamental Jéster, para esse roteiro não.
Usando mapas de papel vai tranquilo.

Cara, teria que ver que tipos de arquivo ele usa, se é base Garmim por ex.
Mas saber qual usa não sei, nunca vi esse programa.

Abs

samukanvas
17/02/2009, 17:24

Tudo pronto Jeison?

[]´s

Em julho estará indo pra onde? Atacama? Sai que dia?

Acho que nos trombaremos na estrada :cool:

Abs

====================================

Jeison,

Desculpe o off-topic.:oops:

Abs

maaro
17/02/2009, 17:53
To indo até Machu Picchu...

Passando por NOA, Chile e Uyuni...
Veja o topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52041

Estou procurando companheiro...Anima?

Abs

Jeison,

Abs

samukanvas
17/02/2009, 18:22
To indo até Machu Picchu...

Passando por NOA, Chile e Uyuni...
Veja o topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52041

Estou procurando companheiro...Anima?

Olha marcus, se eu fosse de carro até que animaria sim de me juntar ao amigo, mas essa viagem será com mais 4 amigos de moto.

Saio no dia 01/07 com retorno dia 29 como vc. Vamos ao NOA passando pelo atacama e descendo pelo chile até santiago. Depois mendonza etc... até o sul do brasil.

Teu roteiro está muito legal!!! Vai ser uma viagem inesquecível.

Abs

jeisonk
17/02/2009, 18:32

Abs

Jeison,

Abs

Marcus, cuidado com os maus elementos que encontrará na viagem :mrgreen:

Rodrigo, sabe que aqui é tua casa também, é só não tirar a roupa, do resto fica sussa. :concordo:
E aí, preparando as coisas pra trip?

Abs

samukanvas
17/02/2009, 18:56
Marcus, cuidado com os maus elementos que encontrará na viagem :mrgreen:

Rodrigo, sabe que aqui é tua casa também, é só não tirar a roupa, do resto fica sussa. :concordo:
E aí, preparando as coisas pra trip?

Abs

:mrgreen:

Preparando todos os dias. Cada hora tem alguma coisa pra acrescentar no check list, algum blog pra ler, alguma consideração a tratar com os companheiros de viagem, etc... Estou respirando essa viagem mesmo a uns 4 meses de distância.

A motoca foi pra Yamaha hoje. O acerto grosso eu fiz. Mas o carbura não ficou lá essas coisas, então mandei ela pra lá. Vai fazer uma geralzona (A segunda antes da viagem) e colocar a motoca no padrão de fábrica. Antes da viagem (1 mes antes) eu dou outra geral mais light, celo a égua e me mando.

Estou muito ansioso... já tá ruim de dormir. Imagino vc... :D

Conhece alguma coisa sobre o paso de los libertadores na estrada que vai de los andes, chi a mendonza, argh? Acho que lá teremos mais problemas que no paso jama com neve e frio, mesmo sendo mais baixo.

Abs

jeisonk
17/02/2009, 20:09
Conhece alguma coisa sobre o paso de los libertadores na estrada que vai de los andes, chi a mendonza, argh? Acho que lá teremos mais problemas que no paso jama com neve e frio, mesmo sendo mais baixo

Cara, acredito que não terão problemas não Rodrigo, é provavelmente o paso mais utilizado, por necessidade não pode ficar fechado muito tempo.
O que pode acontecer é não conseguir passar pela antiga fronteira, o Cristo, mas só.
Vocês estão levando alguma barraca, saco de dormir, algo assim para alguma emergência? Foda é espaço na motoca.
Apesar de que, comprei um par de saco de dormir para temperaturas na faixa de -10 por aí, cara, pensa num trem gigante, fica inviável na moto.
Acho que o negócio é se informar certinho na região de Santiago antes de tentar, e se for o caso ficar um ou dois dias por lá até ter certeza que não terá problemas.

Abs

cbridi
17/02/2009, 22:23
Conhece alguma coisa sobre o paso de los libertadores na estrada que vai de los andes, chi a mendonza, argh?

De moto, em Julho Samuka? Tá bebendo o quê? :-D
O que sei é que meu tio tem uma empresa de transportes que faz rota semanal pro Chile, tem anos que os caminhões ficam mais de 15 dias parados na neve esperando a liberação da pista. Melhor se informar das condições antes de subir a cordilheira.

Alguns links que tio Google encontrou com notícias sobre o fechamento da passagem:
http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=619181&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=829200
http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=619181&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=521145
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=11665

[]'s

samukanvas
17/02/2009, 22:39
Jeison,

Eu vou levar uma barraca meia boca e meu saco que é legal (-3 graus) mais muitas roupas de frio. Ficando longe do vento, o frio é mais fácil de controlar, acredito.

Vou pesquisar mais sobre o assunto!

Obrigado!!

===================================

Cbridi,

Show esses links. O negócio é sério mesmo... Ótima dica do paso de pino hachado! Como vamos a santiago, estaremos perto dele. Mesmo sendo a 800 e poucos km de distância, é melhor perder umas horas de viagem que dias esperando no meio da neve...

Vou passar os links pro pessoal e ver o que acham.

Boa dica mesmo!

Abs

Fernando da Terra
18/02/2009, 07:27
Eu vou levar uma barraca meia boca e meu saco que é legal (-3 graus) mais muitas roupas de frio. Ficando longe do vento, o frio é mais fácil de controlar, acredito.

Fala cara!!! Que viagem louca.......

Porra, você nunca acampou em Itatiaia?

Lá voce vai pegar uns 6 graus negativo, acampado.....

O lance é como você falou, tem de ficar abrigado do vento......

Mas eu ainda acho que se tú tiver de acampar na neve, vai ter que estar melhor preparado........

Acampa lá, antes de viajar e faz um teste......

Abraço

Fernando

Fernando da Terra
18/02/2009, 07:55
Samuka,
vai ai umas fotos para te inspirar....

As fotos da perereca, deparamos com ela grudada na porta do carro congelado, de manhã....... com certeza ela foi dar um salto durante a noite e no meio dele, encontrou um carro congelado.......

Lá é assim, se você tiver paciência e ficar dentro da viatura com as portas abertas,
as pererecas virão saltitando para o teu colo.......... o dificil fai ser você ficar ereto, com aquele frio do cacete.......

Foto 1 - perereca grudada na porta do carro
Foto 2 - close da perereca
Foto 3 - de manhã
Foto 4 - ao entardecer
Foto 5 - o Majestoso
Foto 6 - Bem cedo.....

Fernando da Terra
18/02/2009, 07:56
Não coube a foto 6.....

Fernando

jeisonk
18/02/2009, 08:10
De moto, em Julho Samuka? Tá bebendo o quê?
O que sei é que meu tio tem uma empresa de transportes que faz rota semanal pro Chile, tem anos que os caminhões ficam mais de 15 dias parados na neve esperando a liberação da pista. Melhor se informar das condições antes de subir a cordilheira

:shock::shock:

Cara, até 15 dias sem atravessar, PQP

Nada como falar com quem sabe do assunto.

maaro
18/02/2009, 10:16
De moto, em Julho Samuka? Tá bebendo o quê? :-D
O que sei é que meu tio tem uma empresa de transportes que faz rota semanal pro Chile, tem anos que os caminhões ficam mais de 15 dias parados na neve esperando a liberação da pista. Melhor se informar das condições antes de subir a cordilheira.

Alguns links que tio Google encontrou com notícias sobre o fechamento da passagem:
http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=619181&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=829200
http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=619181&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=521145
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=11665

[]'s

Sabe se o caminho por San Pedro de Atacama é mais tranquilo? Lá tambem acontecem interdições?

maaro
18/02/2009, 10:19
Olha marcus, se eu fosse de carro até que animaria sim de me juntar ao amigo, mas essa viagem será com mais 4 amigos de moto.

Saio no dia 01/07 com retorno dia 29 como vc. Vamos ao NOA passando pelo atacama e descendo pelo chile até santiago. Depois mendonza etc... até o sul do brasil.

Teu roteiro está muito legal!!! Vai ser uma viagem inesquecível.

Abs

De moto Samukanvas!!!!

Essa sim, vai ser inesquecivel!!! Tomara que a gente se esbarre mesmo...
E cuidado com o frio, pelo que o pessoal está dizendo a coisa vai estar feia....

[]s

iwakura
18/02/2009, 11:00
Sabe se o caminho por San Pedro de Atacama é mais tranquilo? Lá tambem acontecem interdições?

Não sei se muda muito não... O Paso de Jama pode fechar até no verão (normalmente não mais que 1 dia), como fechou em fevereiro de 2005, quando meu dentista teve de retornar a Purmamarca e só conseguiu passar no dia seguinte.

[]
Mário.

Newton Guerra
18/02/2009, 11:26

Sempre podem ocorrrer interdições, mas neva bem menos que no Paso de los Libertadores.

Em janeiro do ano passado (verão) tivemos que esperar 2 horas na aduana chilena para liberar a estrada. Parecia meio neve, meio granizo. Estava bem frio.

Abraços

maaro
18/02/2009, 14:45
Sempre podem ocorrrer interdições, mas neva bem menos que no Paso de los Libertadores.

Em janeiro do ano passado (verão) tivemos que esperar 2 horas na aduana chilena para liberar a estrada. Parecia meio neve, meio granizo. Estava bem frio.

Abraços

Poxa, Newton!
Se no verão é assim, imagino no inverno...aventura garantida...
Corrente de pneu para o checklist!!!

samukanvas
18/02/2009, 15:43
Belíssimas fotos pessoal!!! Estou nervoso pra ir... :mrgreen:

Muito obrigado mesmo pelas infos!

Segue mais um arquivo que um outro camarada descobriu sobre paso em anexo.

O importante é que faltam 8 dias :mrgreen:

Abs

jeisonk
18/02/2009, 16:36
O importante é que faltam 8 dias :mrgreen:

Nem me fale
Ontem a noite mexendo na viatura, mexendo num um adaptador que comprei pra acendedor de cigarros, foi só ligar que desligou a metade das coisas do carro :mrgreen:
Fui fuçar primeiro nos fusiveis, nada, maaaaaaaaas hoje descobri que o acendedor está mencionado em dois locais no manuel, daí foi só bater no outro e blz.
Mas como semana passada tinha arrancado o painel inteiro do bugão pra fazer uma limpeza no ar, na hora que vi que o primeiro fusível estava OK, já bateu aquele medinho de que alguém tinha feito caquinha. :putz:

Mas é sempre assim, quando mais perto da saída, mais "barulhos e coisas estranhas" aparecem, a grande maioria é pura neura :mrgreen:

Hoje a noite mais um capítulo, arrancar os bancos traseiros, colocar suporte do GPS, antena, etc.

Com a saída marcada pro dia 26, acho que até lá por 10 de Março deixo tudo em ordem :mrgreen:

[]'s

Jéster
18/02/2009, 17:55
Nem me fale
Ontem a noite mexendo na viatura, mexendo num um adaptador que comprei pra acendedor de cigarros, foi só ligar que desligou a metade das coisas do carro :mrgreen:
Fui fuçar primeiro nos fusiveis, nada, maaaaaaaaas hoje descobri que o acendedor está mencionado em dois locais no manuel, daí foi só bater no outro e blz.
Mas como semana passada tinha arrancado o painel inteiro do bugão pra fazer uma limpeza no ar, na hora que vi que o primeiro fusível estava OK, já bateu aquele medinho de que alguém tinha feito caquinha. :putz:

Mas é sempre assim, quando mais perto da saída, mais "barulhos e coisas estranhas" aparecem, a grande maioria é pura neura :mrgreen:

Hoje a noite mais um capítulo, arrancar os bancos traseiros, colocar suporte do GPS, antena, etc.

Com a saída marcada pro dia 26, acho que até lá por 10 de Março deixo tudo em ordem :mrgreen:

[]'s

em relação a altitude, o fato de ir até o atacama (aproximadamente 2500m) pode ocasionar problemas relativos a altitude?

Um abraço e faltam 16 dias para minha partida!!:pipoca:

jeisonk
18/02/2009, 18:06
2500m é tranquilo, pelo que li é de 2800-3000m pra frente que começam os problemas.

Abs

Oscar "Atobás"
19/02/2009, 17:53
2500m é tranquilo, pelo que li é de 2800-3000m pra frente que começam os problemas.

Abs
__________________________________________________ ____________

Jeison, venho acompanhando este topico desde item 01 e a coisa toda ficou muito rica em informações, muito bom ter este intercambio. :palmas:

Vamos lá, na realidade devo estar fazendo este trajeto e agradeceria que apos seu retorno me desse todas as dicas necessarias, como rotas, dificuldades e etc. (Vou com esposa e filho de 8 anos):pipoca:

Rodrigo e Maaro (não sei seu nome) vou sair daqui de minha cidade (Arraial do Cabo-RJ) provavelmente no dia 03 de julho com previsão de volta dia 8 de agosto. Devido trabalho e ferias de filho que irá junto só poderei ir neste periodo, mas seria interessante nos encontramos. Tô começando a fazer minha planilha de viagem, mas ainda não tenho muita coisa definida.:pensativo:
Como ainda temos uns meses pela frente vamos conversando.

Jaison meu e-mail atobas@pousadadosatobas.com.br

Rodrigo, quando fiz Arg / Chile no mesmo mes, (jul) naõ consegui passar para Santiado do Chile por Uspallata porque a nevasca estava tão forte e iria ficar por uns 4 dias. Resolvi perder Santiago mas aproveitei melhor Bariloche e estações de Esqui.
Abraços a todos.:concordo:

jeisonk
19/02/2009, 19:15
Blz Oscar, bem vindo ao grupo.

Quando voltar, pode deixar que o que precisar de informação e estiver ao alcance te passo.
Vou mapear toda a viagem também, depois deixo o arquivo do GPS aqui no tópico junto com um relato completo.

Abraços cara

maaro
20/02/2009, 10:41
__________________________________________________ ____________

Rodrigo e Maaro (não sei seu nome) vou sair daqui de minha cidade (Arraial do Cabo-RJ) provavelmente no dia 03 de julho com previsão de volta dia 8 de agosto. Devido trabalho e ferias de filho que irá junto só poderei ir neste periodo, mas seria interessante nos encontramos. Tô começando a fazer minha planilha de viagem, mas ainda não tenho muita coisa definida.:pensativo:
Como ainda temos uns meses pela frente vamos conversando.

Rodrigo, quando fiz Arg / Chile no mesmo mes, (jul) naõ consegui passar para Santiado do Chile por Uspallata porque a nevasca estava tão forte e iria ficar por uns 4 dias. Resolvi perder Santiago mas aproveitei melhor Bariloche e estações de Esqui.
Abraços a todos.:concordo:

Oscar,

Meu nome é Marcus e estou programando para sair no dia 09/07(feriado aqui em SP). Qual seu destino? Algum lugar em especial?
Com certeza vamos nos encontrar, estou indo só com a patroa...Fiz um pré-roteiro, e estou pesquisando aqui no forum, tambem conto com os relatos do Jeison...hehehe

Vamos falando...vou te mandar um email tb...

[]´s

samukanvas
20/02/2009, 11:02
Opa!!! Se perceberem uma xt azul com uns baús de alumínio, não passem por cima porque pode ser eu :mrgreen:

Valeu a dica, Oscar!!!

FALTAM 6 DIAS!!! :mrgreen:

Oscar "Atobás"
20/02/2009, 13:28
Oscar,

Meu nome é Marcus e estou programando para sair no dia 09/07(feriado aqui em SP). Qual seu destino? Algum lugar em especial?
Com certeza vamos nos encontrar, estou indo só com a patroa...Fiz um pré-roteiro, e estou pesquisando aqui no forum, tambem conto com os relatos do Jeison...hehehe

Vamos falando...vou te mandar um email tb...

[]´s
__________________________________________________ ______________

Legal Marcus, inclusive recebi teu e-mail do teu trajeto, mas por enquanto devido ao meu trabalho (hospedagem) eu to todo atarefado com o Carnaval, :putz:por isso ainda não tive muito tempo para estudar o meu trajeto.
Após o Carnaval começarei a fazer minhas pesquisas e perguntas (logico) aqui neste forum, porque eu to cheio de duvidas para esta viagem. De qualquer maneira vamos conversando.:concordo:

Ramalho, li todo o teu relato com os problemas que ocorreram contigo, e até fiquei um pouco preocupado porque tambem tenho viajado em minha Attack 2006 por toda esta America do Sul, mas a minha já esta com 70.000 km e o unico problema que tive até hoje foi a troca do reparo da bomba eletronica que aconteceu aqui mesmo em minha cidade, e olha que este meu veiculo costuma andar em algumas trilhas mais violentas por aqui.
Bom mas o que eu gostaria de saber é o seguinte: Porque voce não foi direto por Corumbá? e voltando pelo norte da Arg. (traj.de ida) :?:
Abraços

ramalho-vitoria
20/02/2009, 13:42
Prezado Oscar,

Corumba não estava em meu trajeto. Só por isso.

Fico entretanto satisfeito em saber que você parece que reside em Arraial do Cabo, cidade onde passei parte de minha infância.

Tenho casa na Roça Velha e quase todo mês estou por ai.

Sem querer fazer merchandize, porque você não promove descontos para o pessoal do forum ??? Sei que não é nesse tópico, mas porque não poderia ser criada uma tabel de descontos em vários estabelecimentos nesse pais .

Um abraço e vamos nos falando.

Fernando da Terra
20/02/2009, 14:12
Sem querer fazer merchandize, porque você não promove descontos para o pessoal do forum ??? Sei que não é nesse tópico, mas porque não poderia ser criada uma tabel de descontos em vários estabelecimentos nesse pais .

olha ai que grande idéia,
do nosso grande Ramalho.....

Fernando

Oscar "Atobás"
20/02/2009, 16:34
Prezado Oscar,

Corumba não estava em meu trajeto. Só por isso.

Fico entretanto satisfeito em saber que você parece que reside em Arraial do Cabo, cidade onde passei parte de minha infância.

Tenho casa na Roça Velha e quase todo mês estou por ai.

Um abraço e vamos nos falando.
__________________________________________________ __________

Legal Ramalho, saber que voce tem casa aqui em minha cidade, sabendo disso faço questão em te pagar um geladinha aqui. :DTô por aqui a uns 12 anos, sai do Rio por um pequeno problema de violencia, nada tão grave quanto determinados acontecimentos que escuto, mas aqui é mais tranquilo e o ar que respiro é outro
Perguntei sobre Corumbá porque achei que teria algum problema passar por lá, uma vez que minha viagem deva começar por la, porque antes quero dar uma paradinha em Bonito (MT) Outra pergunta: Como voce conviveu com a diferença atmosferica por lá, afinal eu também já passei dos enta.:mrgreen:
Com relação a hospedagem para nosso pessoal, logico que sempre temos um preço diferenciado, mas isso é outro assunto.:concordo:
Jaison desculpe estar no teu topico falando coisas pessoais mas é assim que nos conhecemos melhor. Sei que tua adrenalina deve estar a 1000.:mrgreen: Outra coisa, quando é mesmo que vais?
Abraços

jeisonk
20/02/2009, 17:53
Jaison desculpe estar no teu topico falando coisas pessoais mas é assim que nos conhecemos melhor. Sei que tua adrenalina deve estar a 1000.:mrgreen: Outra coisa, quando é mesmo que vais?
Abraços

Valeu a dica, Oscar!!!

FALTAM 6 DIAS!!!

:concordo:

Abraços

ramalho-vitoria
21/02/2009, 07:48
Prezado Oscar,

Me preparei com 2 cilindros de oxigênio e vim gasta-los aqui em Vitória pois tinha que devolver o "vasilhame". Só os usei na parada em Susques, na ida, quando realmente pensei que ia morrer pois durante a noite coloquei o aquecedor do quarto no máximo e o mesmo acabou consumindo ainda mais o pouco oxigênio que havia no ambiente.

A partir de Susques foi na utilização da folhinha mesmo e deixo registrado que não existe vida nos Andes sem a mesma. Mas só lá.

Durante a minha viagem enviava E. mails a alguns parceiros relatando o meu dia a dia. Sobre o assunto, em um e. mail enviado, desenvolvi uma tese antropológica (na sacanagem) versando sobre os efeitos da puna (mal de altitude) com relação a dificuldade de miscigenação euro-americana no altiplano.

Aproveito a oportunidade da proximidade da partida de Jeison para parabenizar o mesmo pelo tópico que tem sido fonte de informação para tantos outros guerreiros.

Que os Anjos do Senhor o acompanhem em sua jornada ...

jeisonk
21/02/2009, 18:21
Aproveito a oportunidade da proximidade da partida de Jeison para parabenizar o mesmo pelo tópico que tem sido fonte de informação para tantos outros guerreiros.

Que os Anjos do Senhor o acompanhem em sua jornada ...

Que é isso Ramalho, o mérito não é meu e sim de todos que estão por aqui visitando e palpitando sempre que possível. Realmente, virou quase que um guia para quem pretende visitar a região, além de muitas informações, é um canal direto com quem já foi e pode tirar uma dúvida sobre algo mais específico, ficou show demais isso, e a grande maioria você pode ver que frequenta assiduamente o tópico.
O único e pequeno preço cobrado por tais informações para quem chega novo é a paciência de ler tudo, mas vamos e viemos, além de informações dá pra rir um bocado com o que está aí pra trás, ficou divertido. :concordo:

Ramalho, abração cara, agradeço os votos

Ps. em Abril me inicio.

ramalho-vitoria
22/02/2009, 00:06
Mais um trecho da Carretera Interoceanica que foi inaugurado.

A fonte de informação é do Ministério de Transportes do Perú www.mtc.gob.pe (http://www.mtc.gob.pe)

PRESIDENTE ALAN GARCÍA Y MINISTRO ENRIQUE CORNEJO INAUGURARON OBRAS DE CARRETERA INTEROCEÁNICA SUR http://www.mtc.gob.pe/idm/descarga/noticias/1687-1.jpgEl Presidente de la República, Alan García Pérez, y el Ministro de Transportes y Comunicaciones, Enrique Cornejo Ramírez, arribaron hoy a la ciudad de Cusco para inaugurar un tramo de la Carretera Interoceánica Sur y las obras del Mirador & Parador Ausangate Hatun Pukaran.

La comitiva presidencial se trasladó a la Variante Hualla Hualla en donde se inauguraron 40 kilómetros de la Carretera Interoceánica Sur. La obras de construcción de la vía representó una inversión de S/. 213’000.000 nuevos soles.

“Esta carretera es una obra grandiosa que significará la integración de los pueblos en toda la zona sur de nuestro país, y también la integración con Brasil e incluso con Bolivia. Esta carretera significa la creación de empleos, bienestar y calidad de vida para los peruanos”, sostuvo el ministro Cornejo Ramírez.

Cabe destacar que la ejecución de este tramo representó uno de los mayores logros y desafíos que superados por los obreros peruanos en la construcción de la carretera Interoceánica, puesto que tuvieron que superar las condiciones geográficas y climáticas propias de la zona que se encuentra a 4780 m.s.n.m.

Posteriormente, las actividades presidenciales continuaron con la inauguración del Mirador & Parador Ausangate Hatun Pukaran ubicado en la comunidad campesina de Cuyuni, ubicado a 4000 msnm en el distrito de Ccatcca en Cusco.

El Mirador & Parador Ausangate Hatun Pukaran, cuyo costo representó una inversión de S/. 650,000 nuevos soles, brindará la mejor vista al Apu Ausangate, la montaña más representativa de los andes cusqueños, situada a 6372 m.s.n.m en la Cordillera Vilcanota y considerada uno de los picos nevados más importantes del Perú.

Cabe destacar que el mirador ofrecerá servicios de parqueo, venta y exposición de artesanías, snack y servicios higiénicos, administrados por un grupo de la comunidad campesina de Cuyuni.

Esperamos que jeison traga as noticias mais frescas ainda ...

Zé Roberto
22/02/2009, 16:24
Prezados,
Sou novato no mundo 4x4 e já to querendo fazer a minha primeira expedição. Tô programando pra setembro/2009 a primeira expedição para o sudoeste da Bolivia e norte do Chile. meu roteiro aproximado será:
- corumba, sta cruz, la paz, copacabana, puno, lapaz, Uyuni, S.Pedro de Atacama, Salta, Corrientes, Foz do Iguaçu.
Gostaria da opinião de voces sobre este trajeto. pretendo ir com a esposa e com uma filha. Como já to nos 50 gostaria de saber sobre essa coisa de altitude e tudo mais. Tambem gostaria de saber sobre o trecho Corumbá- Santa Cruz, dá pra fazer numa tacada só ou é melhor para em San Jose de Chiquitos. Alguém esta com viagem prevista pra lá nesta mesma época? quem sabe a gente não combina alguma coisa em conjunto!

Jeisonk,
Desculpe, mas não consegui ler todo o topico, pois tem mais de 600 citações. mas lí boa parte.

Zé Roberto

jeisonk
23/02/2009, 16:19
Zé, bem vindo ao tópico.

Quanto ao roteiro, você pensa em entrar no Peru só pra visitar Puno, é isso mesmo?
Eu aproveitaria para visitar algo a mais, tanto Cuzco como Arequipa são relativamente próximos de Puno.

Abraços

Zé Roberto
24/02/2009, 10:25
Zé, bem vindo ao tópico.

Quanto ao roteiro, você pensa em entrar no Peru só pra visitar Puno, é isso mesmo?
Eu aproveitaria para visitar algo a mais, tanto Cuzco como Arequipa são relativamente próximos de Puno.

Abraços

Jeison,
Esta é uma dúvida que eu ainda tenho que resolver. Penso em fazer o norte chileno e ai a viagem talvez fique longa demais. Ou seja, até setembro tenho que resolver se fico mais no Peru e volto pelo mesmo caminho (La Paz, Sta.Cruz, Corumbá) ou se vou para o Atacama e volto por foz do Iguaçu.
To aceitando sugestões.

Hugo4x4
24/02/2009, 21:34

[]'s

Jeison,

Vai partir mesmo quinta feira? Se for boa viagem, desfruta do altiplano, das paisagens e da historia. Fotos em anexo:

N°1 Figura em Nasca
N°2 Estrada entre Cuzco e Nasca
N°3 Iruya-NOA
N°4 Embarcando para ver as linhas de Nasca

jeisonk
24/02/2009, 23:01
Jeison,

Vai partir mesmo quinta feira? Se for boa viagem, desfruta do altiplano, das paisagens e da historia.

Valeu Hugo.
Vou sim, na quinta feira lá pelas 4 da matina estou pegando a estrada.
Hoje pra variar passei o dia em volta da viatura ajeitando os últimos detalhes.

Abraços

Oscar "Atobás"
25/02/2009, 08:53
Valeu Hugo.

Abraços
__________________________________________________ ______________

BOA VIAGEM AMIGO, E QUE TODA A ENERGIA POSITIVA ESTEJA CONTIGO:palmas::concordo::palmas::concordo::palmas :
Não esqueça, quando possivel sempre nos dar informações e se possivel algumas fotos.
ABRAÇOS

iwakura
25/02/2009, 10:05
Valeu Hugo.

Abraços

Jeison,

Cara, boa viagem! Próximo domingo sairemos nós, qualquer coisa nos pechamos pela Argentina...

Abraços,
Mário.

cbridi
25/02/2009, 13:22
Rrrrrr... boa viagem pra quem tá de partida por esses dias, Jeison, Iwakura e Samukanvas!

[]'s aguardando fotos e relatos...

Herculano
25/02/2009, 13:35
Boa viagem, divirta-se, não se esqueça de ir fazendo os relatos e mandado fotos

abç

Herculano

Robert Costa
25/02/2009, 15:16
boa viagem a todos e tudo de bom.

jeisonk
25/02/2009, 16:43
Jeison,

Cara, boa viagem! Próximo domingo sairemos nós, qualquer coisa nos pechamos pela Argentina...

Abraços,
Mário.

Valeu galera, obrigado pelos votos e grande abraço à todos.

Mário, vamos nos comunicando por aqui, por e-mail e por fone, estou te passando agora por MP o cel que vou levar junto.
Se Deus quiser, nos encontraremos em algum lugar pra tomar uma gelada e contar alguns causos, ou se for o caso, tomar um vinho e reclamar do frio :mrgreen:

Abraços turma

Quati
25/02/2009, 18:21
Omi seu menino, boa viagem pa tu, e pra quem for junto tambem!

Chico

Zé Roberto
25/02/2009, 20:18
Jeison,
Boa viagem e mande noticias e fotos. Vou aproveitar a sua experiência pra programar a minha viagem.
Zé Roberto

Hugo4x4
25/02/2009, 20:59
Valeu galera, obrigado pelos votos e grande abraço à todos.

Mário, vamos nos comunicando por aqui, por e-mail e por fone, estou te passando agora por MP o cel que vou levar junto.
Se Deus quiser, nos encontraremos em algum lugar pra tomar uma gelada e contar alguns causos, ou se for o caso, tomar um vinho e reclamar do frio :mrgreen:

Abraços turma

Reclamar? Por aqui o vinho está esperando o frio chegar.

Foto 1: San Pedro de Yacochuya
Foto2: El Esteco (ex Michel Torino)

Giovani
26/02/2009, 02:16
Salve Galera!

No momento estou em Salta, na Argentina, retornando para casa.
Passamos pelo Uyuni, acampamos na Laguna Hedionda, passamos pela Colorada, San Pedro, Antofagasta... Ainda vamos a Cafayete, depois para casa.
Os lugares sao espetaculares, principalmente na Bolivia. O ruim lá sao as estradas. Tudo chao batido, cheio de costelas cobertas por um talco (nem dá para chamar de pó) marrom. Em virtude dessas estradas tivemos alguns probleminhas. Um parafuso da suspensao da Cherokee que teimava em soltar e o escape da Toyota que quebrou um suporte. Coisa pouca mesmo. Nem pneu furado tivemos.
Porém mudamos o roteiro e retornamos pelo Paso Jama, pois no Paso Sico seriam uns 400 ou 500 km de chao e as viaturas nao passariam ilesas. Algumas buchas de suspensao estao "abrindo o bico". Teríamos que trocar antes de fazer outro trecho desses e isso levaria 1 ou 2 dias, que nao temos.
Falando em dias... Perdemos 1 dia e meio na aduana argentina de La Quiaca!
Fujam dessa maldita cidade! Naquela segunda-feira negra só vimos passar uns 3 caminhoes e 1 (um) carro! Ficamos lá plantados o dia todo!
E a fila era imensa! Os hotéis lotaram com o pessoal que nao pode atravessar.
Outro dia conto melhor como foi...

[]'s

iwakura
26/02/2009, 09:39
Reclamar? Por aqui o vinho está esperando o frio chegar.

Foto 1: San Pedro de Yacochuya
Foto2: El Esteco (ex Michel Torino)

Hugo,

Frio chegar? Por aqui não esperamos nada pra beber um vinho... hehehe

Por sinal, deves conhecer vinhos, pois visitastes duas das melhores vinícolas argentinas...

Abraços,
Mário.

Jéster
26/02/2009, 11:00
Pessoal,

Semana que vem estarei indo ao Atacama.:pipoca:
Estarei fazendo o seguinte Roteiro:
Florianópolis / Barracão (Paraná) / Corrientes / Salta / SPA / Iquique e retorno pelo mesmo caminho.

Algum tem alguma sugestão de retorno a partir de Salta passando pelo Rio Grande do Sul? Assim evito passar pelas mesmas cidades do Paraná e SC.

Um abraço

cbridi
26/02/2009, 11:23
Algum tem alguma sugestão de retorno a partir de Salta passando pelo Rio Grande do Sul? Assim evito passar pelas mesmas cidades do Paraná e SC.

Várias possibilidades... A partir de Posadas, de balsa pode entrar no RS em Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Lucena, Porto Xavier, etc. Ou pela ponte entre Santo Tomé e São Borja.

Nesta região, se houver tempo, você pode visitar o Salto do Yucumã no Parque Estadual do Turvo e também as missões jesuíticas em São Miguel das Missões.

[]'s

iwakura
26/02/2009, 11:23
Pessoal,

Semana que vem estarei indo ao Atacama.:pipoca:
Estarei fazendo o seguinte Roteiro:
Florianópolis / Barracão (Paraná) / Corrientes / Salta / SPA / Iquique e retorno pelo mesmo caminho.

Um abraço

Oi Jester,

Para voltar pelo RS, você pode atravessar por Porto Mauá ou Porto Xavier (ambos com balsa) ou São Borja (ponte internacional, mas com um pedágio salgado e parece que a estrada na parte brasileira está destruída, pelo menos foi o relato dos Argentinos que foram à Floripa agora nas férias...). Podes visitar as ruinas em São Miguel das Missões e seguir por Passo Fundo, Lajes e Floripa.

Acho, inclusive, que esse trajeto é mais curto pra vc do que ir até Dionísio Cerqueira...

Abraços,
Mário.

iwakura
26/02/2009, 11:25
Várias possibilidades... A partir de Posadas, de balsa pode entrar no RS em Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Lucena, Porto Xavier, etc. Ou pela ponte entre Santo Tomé e São Borja.

Nesta região, se houver tempo, você pode visitar o Salto do Yucumã no Parque Estadual do Turvo e também as missões jesuíticas em São Miguel das Missões.

[]'s

Me ganhou por segundos!

Jéster
26/02/2009, 11:26
Oi Jester,

Para voltar pelo RS, você pode atravessar por Porto Mauá ou Porto Xavier (ambos com balsa) ou São Borja (ponte internacional, mas com um pedágio salgado e parece que a estrada na parte brasileira está destruída, pelo menos foi o relato dos Argentinos que foram à Floripa agora nas férias...). Podes visitar as ruinas em São Miguel das Missões e seguir por Passo Fundo, Lajes e Floripa.

Acho, inclusive, que esse trajeto é mais curto pra vc do que ir até Dionísio Cerqueira...

Abraços,
Mário.

Bom dia Mário,

Então o melhor seria passar por Porto Mauá ou Porto Xavier. As duas tem uma boa frequencia de balsas?
Qual seria a 1° cidade brasileira após esses dois portos?

Obrigado pela ajuda:concordo:

Jéster
26/02/2009, 11:28

[]'s

Valeu Bridi,

Acho uma boa visitar as missões. Sempre tive vontade.

Pelo visto não vale a pena essa ponte entre Santo Tomé e São Borja por causa da estrada. Qual porto seria mais interessante para pegar a Balsa?

iwakura
26/02/2009, 11:32
Bom dia Mário,

Então o melhor seria passar por Porto Mauá ou Porto Xavier. As duas tem uma boa frequencia de balsas?
Qual seria a 1° cidade brasileira após esses dois portos?

Obrigado pela ajuda:concordo:

Tanto uma quanto outra têm hotéis. A cidade maior mais perto de Porto Xavier é São Luiz Gonzaga e de Porto Mauá, Santo Ângelo. Os horários das balsas que eu tenho são os abaixo:

Porto Xavier
Segunda à Sexta-feira
08:15, 09:00, 10:00, 11:00 e 11:30
14:15, 15:00, 16:00, 17:00 e 17:30
Sábados, Domingos e Feriados
09:15, 10:00 e 10:30
16:15, 17:00 e 17:30

Porto Mauá
Segunda à Sexta-feira
7.30 às 11.30 e das 14 às 18 horas.
Sábados, Domingos e Feriados
8.30 às 11.30 e das 15 às 18 horas.

[]
Mário.

cbridi
26/02/2009, 11:32
vou tentar ganhar do Iwa mais uma vez.. :-D

Passei duas vezes por Porto Mauá, durante o dia tem boa frequencia de balsa, acho que de hora em hora, após Porto Mauá fica Tuparendi, o maior município da região é Santa Rosa, cidade do Giovani acima.

[]'s

cbridi
26/02/2009, 11:34
Droga, perdi mas fiquei no mesmo minuto... :-D
Além disso a informaçaõ do Iwa tá muito mais completa... :-(

Jéster
26/02/2009, 11:40
Mário e Bridi,

Muito obrigado pela ajuda.

Vi que os dois portos têm praticamente a mesma distância de são miguel das missões.
Para vir de Salta, o mais indicado seria passar por Corrientes e depois Posadas?

Vocês sabem quantos kms tem de Corrientes a Posadas e de posadas a esses dois portos?

Valeu:concordo:

iwakura
26/02/2009, 11:50
Mário e Bridi,

Muito obrigado pela ajuda.

Vi que os dois portos têm praticamente a mesma distância de são miguel das missões.
Para vir de Salta, o mais indicado seria passar por Corrientes e depois Posadas?

Vocês sabem quantos kms tem de Corrientes a Posadas e de posadas a esses dois portos?

Valeu:concordo:

Vindo de Salta, ou se estica e dorme em Corrientes ou, vai mais tranquilo e dorme em Saez Peña.

Salta -> Corrientes : 870km
Salta -> Saez Peña : 650km
Saez Peña -> Posadas : 504km
Corrientes -> Posadas : 320km
Posadas -> Porto Xavier/Porto Mauá: cerca de 160km.

Ps. Pelo jeito não vais com GPS, não?

Abraços,
Mário.

cbridi
26/02/2009, 12:02
As distâncias o Mário respondeu...

Se você quiser visitar missões jesuíticas, pode fazer o roteiro completo visitando, no lado argentino, San Ignácio (http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=-27.522521,+-54.729080&daddr=-27.522955,-54.727879&hl=pt-BR&geocode=&mra=mi&mrsp=1,0&sz=15&sll=-27.522773,-54.727707&sspn=0.024205,0.030384&ie=UTF8&ll=-27.25525,-55.531431&spn=0.003033,0.005836&t=h&z=18) e no Paraguai Trinidad (http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=-27.522521,+-54.729080&daddr=-27.522955,-54.727879&hl=pt-BR&geocode=&mra=mi&mrsp=1,0&sz=15&sll=-27.522773,-54.727707&sspn=0.024205,0.030384&ie=UTF8&ll=-27.132203,-55.703269&spn=0.006073,0.011673&t=h&z=17) e Jesús (http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=-27.522521,+-54.729080&daddr=-27.522955,-54.727879&hl=pt-BR&geocode=&mra=mi&mrsp=1,0&sz=15&sll=-27.522773,-54.727707&sspn=0.024205,0.030384&ie=UTF8&ll=-27.056451,-55.74038&spn=0.024307,0.046692&t=h&z=15).

Jéster
26/02/2009, 13:36
Vindo de Salta, ou se estica e dorme em Corrientes ou, vai mais tranquilo e dorme em Saez Peña.

Salta -> Corrientes : 870km
Salta -> Saez Peña : 650km
Saez Peña -> Posadas : 504km
Corrientes -> Posadas : 320km
Posadas -> Porto Xavier/Porto Mauá: cerca de 160km.

Ps. Pelo jeito não vais com GPS, não?

Abraços,
Mário.

Mário,

Estou conseguindo uns mapas da argentina e chile no mercado livre. São mapas para o GPS rodoviário Garmin.
Também tenho um outro programa para o meu handheld com Windows mobile. Vou tentar fazer a rota no google earth e utilizar nesse software (www.gpstuner.com)
Estou indo com outra pessoa que definiu o roteiro e tem os mapas dos paises no GPS dele. Mas como estamos pensando em fazer roteiros diferentes no retorno, estou atrás dos mapas.

Valeu pela ajuda... foi de grande valia.

Bridi,

Vou visitar só o lado brasileiro mesmo, senão vou prolongar demais a viagem.
Valeu pela ajuda também.

Segue meu roteiro para a consideração de vocês:
6/3/2009 1 Florianópolis - Barracão (PR) 750
7/3/2009 2 Barracão - Corrientes 626
8/3/2009 3 Corrientes - Salta 846
9/3/2009 4 Salta - SPA (Por do Sol Vale da Lua) 511
10/3/2009 5 Salar de Atacama, Lagunas Altiplânicas 0
11/3/2009 6 Geiser El Tatio, Termas de Puritana, Cordilheira del sal, Pukará de Quitor e etc 0
12/3/2009 7 SPA - Iquique 490
13/3/2009 8 Iquique
14/3/2009 9 Iquique - SPA 490
15/3/2009 10 SPA - Salta 511
16/3/2009 11 Salta 0
17/3/2009 12 Salta - Corrientes 846
18/3/2009 13 Corrientes - Posada - Porto - São Miguel das Missões 623
19/3/2009 14 São Miguel - Passo Fundo 243
20/3/2009 15 Passo Fundo - Florianópolis 481

iwakura
26/02/2009, 16:18
Bem, quanto ao teu roteiro eu não vou comentar... Prefiro, toda vida, a Argentina, Bolívia e Perú ao Atacama.:mrgreen:

Qto aos mapas: se vc consegue rodar o Garmin Mobile XT, mapas GRATUÍTOS e muuuito bons da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, como já foi amplamente divulgado por aqui, vc consegue em: www.proyectomapear.com.ar (http://www.proyectomapear.com.ar)

Ps. Eu dei uma olhada nesses mapas do ML e, ao contrário do que o vendedor diz, esses mapas, muito provavelmente, são do Mapear e não de autoria dele...

Boa viagem!

[]
Mário.

samukanvas
27/02/2009, 20:53
Jeison!!! Cade vc meu fio????? :D

Giovani
28/02/2009, 23:39
Estou indo com outra pessoa que definiu o roteiro e tem os mapas dos paises no GPS dele. Mas como estamos pensando em fazer roteiros diferentes no retorno, estou atrás dos mapas.

Valeu pela ajuda... foi de grande valia.

Bridi,

Vou visitar só o lado brasileiro mesmo, senão vou prolongar demais a viagem.
Valeu pela ajuda também.

Segue meu roteiro para a consideração de vocês:
6/3/2009 1 Florianópolis - Barracão (PR) 750
7/3/2009 2 Barracão - Corrientes 626
8/3/2009 3 Corrientes - Salta 846
9/3/2009 4 Salta - SPA (Por do Sol Vale da Lua) 511
10/3/2009 5 Salar de Atacama, Lagunas Altiplânicas 0
11/3/2009 6 Geiser El Tatio, Termas de Puritana, Cordilheira del sal, Pukará de Quitor e etc 0
12/3/2009 7 SPA - Iquique 490
13/3/2009 8 Iquique
14/3/2009 9 Iquique - SPA 490
15/3/2009 10 SPA - Salta 511
16/3/2009 11 Salta 0
17/3/2009 12 Salta - Corrientes 846
18/3/2009 13 Corrientes - Posada - Porto - São Miguel das Missões 623
19/3/2009 14 São Miguel - Passo Fundo 243
20/3/2009 15 Passo Fundo - Florianópolis 481

Salve Galera!

Chegamos agora à tarde. Jéster, queria apenas dar uma sugestão...
Saímos de Salta quarta de manhã (25/02) e fomos para Cafayete. Cidadezinha pequena, tranqüila e repleta de vinícolas. Visitamos a Finca de las Nubes, no pé de uma montanha. Também tem excelentes hotéis e restaurantes. E tem o sorvete de vinho. Vc pode tomar um porre de sorvete...:mrgreen:
O caminho entre Salta e Cafayete, pela RN68 tem uma serra sinuosa que põe a Serra do Rio do Rastro no chinelo... Tem a Quebrada de las Conchas que é fantástica (estavam rodando um filme lá). Veja no Google Earth as fotos desse roteiro: Salta - Cafayete - San Miguel de Tucuman e Santiago del Estero. Recomendo a todos!
E Passo Fundo e São Miguel das Missões, deixa para quando vc não tiver outra opção... Tá certo que sou daqui e parece tudo normal, mas realmente, não tem nem comparação!
Não estou com as fotos desse trecho, baixamos tudo para um notebook. Amanhã começamos a organizar. Temos mais de 3000 fotos e outro tanto em video. Durante a semana vou abrir um tópico para relatar toda a viagem.:concordo:

Anexo umas fotos do nosso camping na Laguna Hedionda - BO.
Da esq. p/ dir.: eu, o Pequeno e o Berga. Friozão du KCT!

[]'s

iwakura
01/03/2009, 07:26
Salve Galera!

Saímos de Salta quarta de manhã (25/02) e fomos para Cafayete. Cidadezinha pequena, tranqüila e repleta de vinícolas. Visitamos a Finca de las Nubes, no pé de uma montanha. Também tem excelentes hotéis e restaurantes. E tem o sorvete de vinho. Vc pode tomar um porre de sorvete...:mrgreen:
O caminho entre Salta e Cafayete, pela RN68 tem uma serra sinuosa que põe a Serra do Rio do Rastro no chinelo... Tem a Quebrada de las Conchas que é fantástica (estavam rodando um filme lá). Veja no Google Earth as fotos desse roteiro: Salta - Cafayete - San Miguel de Tucuman e Santiago del Estero. Recomendo a todos!
E Passo Fundo e São Miguel das Missões, deixa para quando vc não tiver outra opção... Tá certo que sou daqui e parece tudo normal, mas realmente, não tem nem comparação!
Não estou com as fotos desse trecho, baixamos tudo para um notebook. Amanhã começamos a organizar. Temos mais de 3000 fotos e outro tanto em video. Durante a semana vou abrir um tópico para relatar toda a viagem.:concordo:

[]'s

Giovani,

Beleza que correu tudo bem com vcs! Estamos esperando os relatos e fotos!

Só fazendo uma comparação pro Jester: se a RN68 está para a Serra do Rio do Rastro, a RN33, que passa na Cuesta del Obispo/PN Los Cardones/Cachi, está mais pra Serra do Corvo Branco... Ambas imperdíveis.

[]
Mário

jeisonk
01/03/2009, 21:37
Holla amigos, como están? :mrgreen:

Bom galera, acabei de fazer check-in no hotel aqui em Cuzco, até agora tudo conforme o roteiro, o único inconveniente foi hoje termos que esperar algumas horas para desobstruirem dois desmorronamentos na carretera del pacífico, nas proximidades de Marcapata.
Cara, pensa numa rota muito louca essa, lugares com muita lama, precipícios, grandes altitudes, muito show de bola.
Hoje chegamos a 4720mts de altitude, tudo foi tranquilo, ninguém teve reaçao alguma com a altitude, mas tomamos dois remédios preventivos e praticamos alguns exercicios respiratórios, e só.

Bom, agora vou cair no banho e sair pra comer algo, ao longo desses 6 dias que ficaremos aqui nos falamos mais, vou postar algumas fotos também.

Abraaaaaaaaaaaaços turma

Hugo4x4
01/03/2009, 22:10
Hugo,

Frio chegar? Por aqui não esperamos nada pra beber um vinho... hehehe

Por sinal, deves conhecer vinhos, pois visitastes duas das melhores vinícolas argentinas...

Abraços,
Mário.

Mario,

Neste paralelo o clima é muito "ameno", hoje arrumei o que tenho para passar o inverno e peguei um malbec para acompanhar as empanadas. Falando de empanadas éramos oito na viagem que fiz em janeiro pelo NOA, em cada parada para o almoço consumíamos de 40 a 50 unidades, as Tucumanas foram as melhores. Anexo fotos:

1-Vinhos
2- Empanadas
3-Vista de San Miguel de Tucumán
4-Hostería em Tafí del Valle-Tucumán
5-Igreja em Villa Nougués-Tucumán

samukanvas
02/03/2009, 03:07

Bom galera, acabei de fazer check-in no hotel aqui em Cuzco, até agora tudo conforme o roteiro, o único inconveniente foi hoje termos que esperar algumas horas para desobstruirem dois desmorronamentos na carretera del pacífico, nas proximidades de Marcapata.
Cara, pensa numa rota muito louca essa, lugares com muita lama, precipícios, grandes altitudes, muito show de bola.
Hoje chegamos a 4720mts de altitude, tudo foi tranquilo, ninguém teve reaçao alguma com a altitude, mas tomamos dois remédios preventivos e praticamos alguns exercicios respiratórios, e só.

Bom, agora vou cair no banho e sair pra comer algo, ao longo desses 6 dias que ficaremos aqui nos falamos mais, vou postar algumas fotos também.

Abraaaaaaaaaaaaços turma

Oto, oto, oto.... queremos ver foto!!! :mrgreen:

poeckster
02/03/2009, 07:09
Iwakura, valeu pela dica de ir p/ Antofagasta de la Sierra pelo sul, foi mais rápido e prático, estão asfaltando quase tudo.

acabei de fazer Salta>Purmamarca>San Pedro Atacama> San Antonio de los Cobres via paso Sico,> Abra el Acay>Cachi>San Carlos>ADLS>Cabra Corral>Volta Rio, só tinha 15/16/dias para fazer.

ADLS é show mas estava sozinho, planeta Marte mesmo...tinha vontade de fazer a volta da cratera do vulcão Galán por El Peñon saindo norte perto da mina, uns 380km tudo, e Antofalla saindo por las Quinuas.
a kilometragem é alta dos passeios, tem prob. de chegar em ADLS e não ter diesel, em Hualfin tinham ficado 2 dias sem diesel. bombona de 12 litros não é nada.
ADLS não é brincadeira, se quebra lá fora já era....os guias estavam cobrando mais de 200 dólares por guia com carro por dia e eu queria pernoitar no Galán, e não tinha ninguém lá fazendo esses roteiros para ir junto. não pude levar o guia que trabalha na hosteria municipal pq o gênio aqui tirou todos os bancos de trás da 90...levar um local é boa idéia pq se der M. vão dar falta dele muito antes de vc. hehe, se derem.

Voltei de Cafayate na ruta 68 e cortando por Cabra Corral, saindo na ruta 9, ripio mas muito bonito.
sds.
fotos em:
http://picasaweb.google.com.br/poeckster/NOA2009 (http://picasaweb.google.com.br/poeckster/NOA2009)#

iwakura
02/03/2009, 10:17
Poeckster,

Fico feliz que tenha dado tudo certo! Agora, pernoitar no Galán não é nada recomendável, naquela altura o frio à noite é bastante rigoroso, além do que, no verão, uma tormenta pode deixar o pessoal em sérios apuros... O pessoal normalmente pornoita na mina de Litio.

Belas fotos!

O NOA está ficando muito conhecido por aqui... :mrgreen:

[]
Mário.

gian.f
02/03/2009, 10:49
Prezado Jeilsonk,

Eu ia fazer esse mesmo circuito mas estou esperando a Interoceanica ser asfaltada. Sei que passando a época das chuvas eles fazem uns 3 km por dia.

Enquanto esse projeto está na prateleira, eu e esposa estamos indo ao Perú, em setembro de 2008, mas passando por Uyuni, Atacama, Norte do Chile, Sul de Perú etc.

Montei um roteiro que já está praticamente pronto e te coloco a disposiçaõ visto que é o circuito inverso.

Meu E. mail é ramalholc@uol.com.br.

Vamos nos falando ...

Ola Ramalho, tenho interesse em ver este matrial, lhe enviei e-mail!
grato...

maaro
02/03/2009, 11:22

Abraaaaaaaaaaaaços turma

Grande Jeison!!!
Que bom que foi tudo conforme planejado!! Aproveita aí!!

Aguardamos as fotos.
Abraços,

Jéster
02/03/2009, 20:38
Salve Galera!

[]'s

Fala Giovani,

Valeu pelas dicas.
Uma dúvida, qual seria a km desse trecho sugerido (Salta - Cafayete - San Miguel de Tucuman e Santiago del Estero)?

Depois você retornou a salta novamente?

Jéster
02/03/2009, 20:39
Bem, quanto ao teu roteiro eu não vou comentar... Prefiro, toda vida, a Argentina, Bolívia e Perú ao Atacama.:mrgreen:

Qto aos mapas: se vc consegue rodar o Garmin Mobile XT, mapas GRATUÍTOS e muuuito bons da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, como já foi amplamente divulgado por aqui, vc consegue em: www.proyectomapear.com.ar (http://www.proyectomapear.com.ar)

Ps. Eu dei uma olhada nesses mapas do ML e, ao contrário do que o vendedor diz, esses mapas, muito provavelmente, são do Mapear e não de autoria dele...

Boa viagem!

[]
Mário.

Mário,

Sabes onde consigo o Garmin mobile XT?

Um abraço

iwakura
03/03/2009, 10:19
Mário,

Sabes onde consigo o Garmin mobile XT?

Um abraço

Jéster,

Aqui:

http://www8.garmin.com/support/collection.jsp?product=010-11034-00 (http://www8.garmin.com/support/collection.jsp?product=010-11034-00)

Como usar não me pergunte, mas têm um roteiro no fórum do PortalGPS (têm que se cadastrar para acessar):

http://www.portalgps.com.br/ (http://www.portalgps.com.br/)

Sobre o roteiro Salta, Cafayate, Tucuman, Estero: não não voltas para Salta, segues para Corrientes/Posadas/Brasil. Quanto à km envolvida: comparando com Salta-Corrientes, o a volta Salta-Cafayate-Tucuman-Estero-Corrientes acrescenta uns 300/400km.

Desde Salta até Cafayate, um excelente roteiro seria RP33, Cuesta del Obispo, Valle Encantado, Parque Nacional Los Cardones, Recta Del Tintin, RN40, Payogasta, Cachi, Quebradas De Las Flechas, San Carlos, Cafayate. Saindo cedo de Salta, chegas a Cafayate no final do dia.

De Cafayate, ficando um dia pelo menos, podes, pela manhã visitar a Quebrada De Las Conchas (RN68 ) e à tarde as vinícolas. Depois desces a Tucuman/Estero.

Abraços,
Mário.

Jéster
08/03/2009, 22:12
Jéster,

Aqui:

http://www8.garmin.com/support/collection.jsp?product=010-11034-00 (http://www8.garmin.com/support/collection.jsp?product=010-11034-00)

Como usar não me pergunte, mas têm um roteiro no fórum do PortalGPS (têm que se cadastrar para acessar):

http://www.portalgps.com.br/ (http://www.portalgps.com.br/)

Sobre o roteiro Salta, Cafayate, Tucuman, Estero: não não voltas para Salta, segues para Corrientes/Posadas/Brasil. Quanto à km envolvida: comparando com Salta-Corrientes, o a volta Salta-Cafayate-Tucuman-Estero-Corrientes acrescenta uns 300/400km.

Desde Salta até Cafayate, um excelente roteiro seria RP33, Cuesta del Obispo, Valle Encantado, Parque Nacional Los Cardones, Recta Del Tintin, RN40, Payogasta, Cachi, Quebradas De Las Flechas, San Carlos, Cafayate. Saindo cedo de Salta, chegas a Cafayate no final do dia.

De Cafayate, ficando um dia pelo menos, podes, pela manhã visitar a Quebrada De Las Conchas (RN68 ) e à tarde as vinícolas. Depois desces a Tucuman/Estero.

Abraços,
Mário.

Mario,

Valeu pelas dicas. Acho que vou fazer esse roteiro na volta.
Estou em Salta no momento e estou com uma duvida.

Mandei fazer minha carteira internacional uns dois dias antes da minha esposa e no final a dela ficou pronta e a minha nao. Vim sem a carteira e vi que na Argentina nao e necessario. Mas e no Chile?? Precisa??
Se precisar vou ter que deixar minha esposa dirigindo direto no Chile e a ida a Iquique pode ficar cansativo para ela.

Se alguem puder me responder eu agradeco.

Um abracao:concordo:

Newton Guerra
09/03/2009, 08:17
Mario,

Valeu pelas dicas. Acho que vou fazer esse roteiro na volta.
Estou em Salta no momento e estou com uma duvida.

Mandei fazer minha carteira internacional uns dois dias antes da minha esposa e no final a dela ficou pronta e a minha nao. Vim sem a carteira e vi que na Argentina nao e necessario. Mas e no Chile?? Precisa??
Se precisar vou ter que deixar minha esposa dirigindo direto no Chile e a ida a Iquique pode ficar cansativo para ela.

Se alguem puder me responder eu agradeco.

Um abracao:concordo:

No Chile não precisa da carteira internacional. Já fui parado pela polícia rodoviária para checagem de documentos e apresentei a carteira nacional mesmo. Existe um acordo entre o Brasil e Chile para dispensar o uso da internacional.

abraços

samukanvas
12/03/2009, 14:06
Alguém sabe aonde está o Jeison???

http://img17.imageshack.us/img17/5296/departmentstorea.jpg

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

iwakura
12/03/2009, 18:58
É aquele ali de blusão vermelho!

Nóis estamos em Pastos Chicos em Susques, amanhã adentramos a Tolar Grande e cruzaremos a Catamarca de fora a fora!

[]
Mário