PDA

Ver Versão Completa : Pneus, off-road e afins.

Páginas : 1 2 3 [4] 5 6

flavio.bfg
01/04/2009, 09:44
Prezado, saberia informar se os pneus BF goodrich de 33x12,5 r15 pode ser usado em um Grand Cherokee Limited? Como a minha tem um lift de 2", os de 31" rodam sem problemas, e como pretendo partir para troca de um novo jogo, tenho essa dúvida. Grato.

Opa Emílio,

Se a sua Limited já está modificada, não saberia te responder imediatamente. Na original com certeza não caberia. Sugiro consultar um distribuidor BFGoodrich que tenha o pneu 35 em estoque (pode ser dificil de encontrar um, mas, com paciência, você encontrará) e montá-lo no seu carro para ver se, com a direção toda esterçada e com a suspensão oscilando, não existe risco de toque no seu veículo.

Espero ter ajudado!

Abçs e Saudações Trilheiras!

Flávio.

flavio.bfg
01/04/2009, 16:42
Flavio,boa tarde,fiquei preocupado quando li a tua resposta sobre o Mud terrain T/A KM não suportar uma viagem de mais de 200 km a velocidades acima de 80 por hora,no asfalto, pois tenho na minha cherokee uns na medida 33 , ela é bem pesada(mais de 2 ton). E como em breve vou fazer uma viagem tendo um deslocamento maior que esses 200 km por asfalto e a mais de 80 por hora ,faço a pergunta:Mesmo calibrados e sem excesso de peso é para ficar preocupado mesmo ou entendi mal a explicação?desde já te agradeço

Eduardo,

Fique tranquilo.O pneu não irá explodir nem se danificar, mas, como todo pneu de escultura muito agressiva, ele poderá marcar a banda de rodagem e, se não tomar providências preventivas, poderá a medio prazo gerar desgastes irregulares e ruídos em excesso. Para evitar isto, recomendamos fazer rodízios periódicos em "X", isto é, passar o pneu dianteiro direito para a traseira esquerda e vice-versa. Assim, iremos inverter o sentido de giro do pneu e a escultura tenderá a ter um desgaste um pouco mais normal, mesmo rodando somente no asfalto.

Flávio.

flavio.bfg
01/04/2009, 16:44
olá flavio!

tenho visto pneu bf all terrain sendo vendidos com medidas que não constam no site.....
por ex: semana passada eu vi uma s-10 com pneus na medida 255/70 r16 e já vi pessoas aqui do forum que compraram pneus 275/70 r16 all terrain tb.

gostaria de saber se estas medidas são vendidas normalmente ou somente por pedido.

uso pneus 265/75 all terrain, mas estou meio "cansado" da altura deles. gostaria de comprar um 265/70.....tem como vc conseguir essa medida pra mim no pneu all terrain? ou o 255/70 tb pode ser!

abraços!

Jera,

Hoje nós temos disponível normalmente no mercado brasileiro a seguinte escultura na dimensão citada:
255/70 R 16 Long Trail T/A = Um pneu para 80% asfalto e 20% off-road
Podemos trazer sob encomenda as seguintes dimensões e esculturas:

255/70 R 16 Mud Terrain T/A KM
265/70 R 16 All Terrain T/A KO
265/70 R 16 Long Trail T/A
275/70 R 16 Macadam = Pneu europeu 90% asfalto (veja no site http://www.pneusbfgoodrich.com.br clicando em caminhonetes esportivas para ver a imagem deste pneu).

Nestas dimensões, não podemos trazer nenhuma outra escultura porque elas não estão homologadas no INMETRO. Para fazer um pedido sob encomenda, basta dirigir-se a qualquer distribuidor BFGoodrich listado no nosso site e fazer a solicitação. Este distribuidor irá calcular o preço, nos consultar sobre a disponibilidade e, caso você esteja de acordo, dentro de 90 a 120 dias a partir do seu pedido os pneus estarão disponíveis nesta revenda para você!

Flávio.

Eduardo Schaefer
01/04/2009, 19:12
Flavio,agradeço a explicação e a atenção :concordo: Abraço

Jera
01/04/2009, 22:29

x2!!!! mt obrigado! acho que vou encomendar os 265/70!

flavio.bfg
02/04/2009, 13:30

Opa Eduardo,

Estamos aqui pra isso!

Flávio.

lpfm
02/04/2009, 17:23
Flavio,
vc tem algum pneu 35" aro 17 ou similar?
abs,
lp

jeisonk
02/04/2009, 20:15
Mud Terrain T/A KM: Mais adequado para utilização em trilhas muito radicais com obstáculos em que mesmo um veículo 4X4 tem muita dificuldade de superar. Roda com conforto e silêncio em asfalto, mas, não suporta velocidades altas nem trechos muito longos em asfalto com velocidade (mais de 200 Km a mais de 80 Km/h, para dar um parâmetro). É a que tem um visual mais agressivo, transformando a sua pick-up em uma verdadeira máquina off-road a um custo relativamente baixo. Chama a atenção por onde passa.

Muito me estranha essa afirmação, troquei na última semana meus MUD 33 que tinha no Troller, frequentemente faço isso de andar mais de 200km seguidos, sempre a 110/120km/h, e troquei eles após exatos 63.180km.
E olha que os pneus não estão carecas, tem entre 4 e 5mm de borracha ainda.

Só a título de informação :concordo:

Abs

jeisonk
02/04/2009, 20:16
Só depois vi o outro post.

Talvez seja isso, sempre faço o rodízio em X, geralmente de 5 em 5.000km, quando faço um balanceamento.

Abs

ORIONE
04/04/2009, 06:01
Pessoal, dei uma lida nos primeiras e últimas páginas (são mtas né:stop:) e adorei o tópico!!:dance:

Recentemente comprei 2 MAXXIS Pneu 235/75 R15 108S MA-751 Maxxis por R$350,00 cada + balanciamento R$6,00cada (o borracheiro é bom de preço!!! :D). E eu tinha acabado de comprar o carro e tava meio duro :parede: além da minha região ñ ter os BF a pronta intrega...

Porem minha vontade msm era de um jogo de Pneus 31x10.5 R15 ALL TERRAIN T/A KO BFGoodrich ou 30x9.5 R15 :twisted:

Tenho 1 Frontier SE ONE 2003 4x4 e a medida q saiu de fábrica acredito ser 265/70 R15 e queria um q ñ tivesse mta diferença em relação a circunferência p/ ñ alterar o velocímetro e nem a elásticidade do carro... conheço a fórmula p/ cálcular a circunferencia...

Porem flavio.bfg, vc indicaria qual medida?? Ta saindo a qto R$:pensativo:???

No meu caso venderia os 2 Maxxis Semi-novos, só rodaram uns 900Km e pagaria um jogo de BF 30" ou 31" :dance:

Alias no site www.maisqtudo.com.br (http://www.maisqtudo.com.br) onde comprei um jogo de Maxxis 205/45 R16, (tem desenho bonito e aparentam boa qualidade)pro meu Kadettão, (na época foi cerca de R$260,00 cada no site + frete) tem os Pneus 31x10.5 R15 ALL TERRAIN T/A KO BFGoodrich, pena q estão esgotados no momento :cry:

Abração galera

flavio.bfg
06/04/2009, 10:06
Flavio,
vc tem algum pneu 35" aro 17 ou similar?
abs,
lp

Opa!

A medida 35 polegadas se refere ao diâmetro externo do pneu. Nesta nomenclatura nós não temos, mas, temos o pneu 315/70 R 17 que é exatamente do mesmo diâmetro que um 35", ou seja, 890 mm. Nesta dimensão temos o All Terrain T/A KO que está para chegar ao mercado brasileiro. Tivemos problemas para certificá-lo no INMETRO, mas, já está resolvido, já fizemos o primeiro pedido de importação e deveremos estar recebendo estes pneus dentro de 90 dias, aproximadamente.

Espero ter ajudado!

Flávio.

flavio.bfg
06/04/2009, 10:08
Muito me estranha essa afirmação, troquei na última semana meus MUD 33 que tinha no Troller, frequentemente faço isso de andar mais de 200km seguidos, sempre a 110/120km/h, e troquei eles após exatos 63.180km.
E olha que os pneus não estão carecas, tem entre 4 e 5mm de borracha ainda.

Só a título de informação :concordo:

Abs

E aí Jeison,

O que queria destacar é que existe um tipo de pneu específico para cada tipo de utilização e, se mal aplicado, isto gera consequências. No caso do pneu Mud usado em asfalto, especialmente a altas velocidades e por um tempo prolongado, devido ao tipo de borracha resistente a cortes que ele possui, ele aquece muito. O aquecimento é o maior inimigo do pneu, pois, provoca separações internas. Nosso setor de desenvolvimento de produtos trabalhou muito fortemente para minimizar ao máximo esta consequência e podemos dizer que hoje não temos mais este problema, mas, se somado a isto, tivermos uma rodagem com pressão baixa, aí sim o pneu aquecerá exageradamente e poderá apresentar problemas internos. Outra consequência é que, como todo pneu de escultura muito agressiva, ele poderá marcar a banda de rodagem e, se não forem tomadas providências preventivas. Poderá a medio prazo gerar desgastes irregulares e ruídos em excesso. Para evitar isto, recomendamos fazer rodízios periódicos em "X", isto é, passar o pneu dianteiro direito para a traseira esquerda e vice-versa. Assim, iremos inverter o sentido de giro do pneu e a escultura tenderá a ter um desgaste um pouco mais normal, mesmo rodando somente no asfalto.

Abraços e saudações trilheiras!

Flávio.

jeisonk
06/04/2009, 10:16
E aí Jeison,

O que queria destacar é que existe um tipo de pneu específico para cada tipo de utilização e, se mal aplicado, isto gera consequências. No caso do pneu Mud usado em asfalto, especialmente a altas velocidades e por um tempo prolongado, devido ao tipo de borracha resistente a cortes que ele possui, ele aquece muito. O aquecimento é o maior inimigo do pneu, pois, provoca separações internas. Nosso setor de desenvolvimento de produtos trabalhou muito fortemente para minimizar ao máximo esta consequência e podemos dizer que hoje não temos mais este problema, mas, se somado a isto, tivermos uma rodagem com pressão baixa, aí sim o pneu aquecerá exageradamente e poderá apresentar problemas internos. Outra consequência é que, como todo pneu de escultura muito agressiva, ele poderá marcar a banda de rodagem e, se não forem tomadas providências preventivas. Poderá a medio prazo gerar desgastes irregulares e ruídos em excesso. Para evitar isto, recomendamos fazer rodízios periódicos em "X", isto é, passar o pneu dianteiro direito para a traseira esquerda e vice-versa. Assim, iremos inverter o sentido de giro do pneu e a escultura tenderá a ter um desgaste um pouco mais normal, mesmo rodando somente no asfalto.

Abraços e saudações trilheiras!

Flávio.

:concordo:
Blz Flávio.

Mas é isso mesmo, sempre fui muito cuidadoso, rodízio, cuidado com pressão, etc, por isso que duraram bastante.

Abs

thiagodc
06/04/2009, 18:27
Boa Tarde Flávio. Tudo bem ?

Tenho uma L200 Triton Diesel e estou para trocar meus pneus.

Quero algo com estilo mais agressivo, como o MUD, porém ando quase exclusivamente no asfalto com ela. Teria alguma objeção quanto ao uso destes na Triton ?
Voce indica quais medidas ?

Muito obrigado.

lpfm
06/04/2009, 21:12
Opa!

A medida 35 polegadas se refere ao diâmetro externo do pneu. Nesta nomenclatura nós não temos, mas, temos o pneu 315/70 R 17 que é exatamente do mesmo diâmetro que um 35", ou seja, 890 mm. Nesta dimensão temos o All Terrain T/A KO que está para chegar ao mercado brasileiro. Tivemos problemas para certificá-lo no INMETRO, mas, já está resolvido, já fizemos o primeiro pedido de importação e deveremos estar recebendo estes pneus dentro de 90 dias, aproximadamente.

Espero ter ajudado!

Flávio.

sim ajudou muito. grato

Carneiro
07/04/2009, 09:36
Tenho uma L200 Triton Diesel e estou para trocar meus pneus.

Quero algo com estilo mais agressivo, como o MUD, porém ando quase exclusivamente no asfalto com ela. Teria alguma objeção quanto ao uso destes na Triton ?
Voce indica quais medidas ?

Thiago!

Se você anda exclusivamente no asfalto, ou ainda pega uma terrinha vez ou outra, apesar de ser bonito o pneu MUD, eu não aconselho.

O pneu é excelente, e conforme o Flávio explicou acima, tem tecnologia para minimizar os problemas de rodar muito em asfalto. Entretanto, por exeperiência própria, ele vale a pena se pegar lama (trilha) vez ou outra. Eu faço poucas trilhas no ano, de repente apenas umas 4, mas já me vale, pois faz diferença.

Deve ficar bonito e versátil um AT, ainda mais o BF. Tem outras marcas bacanas também, com letras brancas, etc, e bons de rodagem. Veja que o AT ainda é mais barato que o MUD, e vai ser melhor para você (mais seguro no asfalto molhado, um pouco menos barulhento).

Imagino que a Triton venha com 265/70R16, não? Deve caber 265/75R16 fácil, e não sentirá muita diferença haja vista a potência e torque que esse motor "gonorante" tem.

Abraços,

Márcio.

PS: se colocar o MUD mesmo, perca a dó de riscar o carro e comece a fazer umas trilhazinhas bacanas, tipo Castelhanos etc. :twisted:

flavio.bfg
07/04/2009, 12:03
Pessoal, dei uma lida nos primeiras e últimas páginas (são mtas né:stop:) e adorei o tópico!!:dance:

Recentemente comprei 2 MAXXIS Pneu 235/75 R15 108S MA-751 Maxxis por R$350,00 cada + balanciamento R$6,00cada (o borracheiro é bom de preço!!! :D). E eu tinha acabado de comprar o carro e tava meio duro :parede: além da minha região ñ ter os BF a pronta intrega...

Porem minha vontade msm era de um jogo de Pneus 31x10.5 R15 ALL TERRAIN T/A KO BFGoodrich ou 30x9.5 R15 :twisted:

Tenho 1 Frontier SE ONE 2003 4x4 e a medida q saiu de fábrica acredito ser 265/70 R15 e queria um q ñ tivesse mta diferença em relação a circunferência p/ ñ alterar o velocímetro e nem a elásticidade do carro... conheço a fórmula p/ cálcular a circunferencia...

Porem flavio.bfg, vc indicaria qual medida?? Ta saindo a qto R$:pensativo:???

No meu caso venderia os 2 Maxxis Semi-novos, só rodaram uns 900Km e pagaria um jogo de BF 30" ou 31" :dance:

Alias no site www.maisqtudo.com.br (http://www.maisqtudo.com.br) onde comprei um jogo de Maxxis 205/45 R16, (tem desenho bonito e aparentam boa qualidade)pro meu Kadettão, (na época foi cerca de R$260,00 cada no site + frete) tem os Pneus 31x10.5 R15 ALL TERRAIN T/A KO BFGoodrich, pena q estão esgotados no momento :cry:

Abração galera

Opa!!

Que bom que está gostando do Tópico!:dance:
A dimensão 31X10,5 R 15 alterará a leitura do velocímetro e do odômetro da sua Frontier em mais ou menos 5%. A tolerância máxima admitida para se considerar uma dimensão equivalente a outra, ou seja, do mesmo diâmetro, é de 3%.
Já a dimensão 30X9,5 R 15 é sim considerada equivalente à 265/70 R 15 e não irá provocar nenhuma alteração nos instrumentos nem na relação de transmissão do seu veículo.

Abçs e Saudações Trilheiras!!!

Flávio.

flavio.bfg
07/04/2009, 12:06
sim ajudou muito. grato

Estamos aí pra isso!:dance:

Flávio.

Engels Kbça
07/04/2009, 17:43
x2!!!! mt obrigado! acho que vou encomendar os 265/70!

Grande Jera !:!:

Estava com essa duvida sobre pneus. Atualmente estou usando, na SW4, PIRELLI ATR 265/70R 16 , que já estão com quase 80 mil rodados e pretendo troca-los, mas não encontrei, no site da BFG, com essa medida. Pensei em colocar os BF 245/75R16 AT KO , mas queria mesmo os BF 255 ou 265/70R16 AT KO, para não alongar muito a relação do cambio.
:pensativo:Caso você encomende os 265/70R16 AT KO, queria saber o preço $$$$$

jeisonk
07/04/2009, 17:51
Engels, com essa troca, do 265/70 para o 245/75 você não vai alongar a relação e sim encurtar ela em míseros 1%, a altura da banda vai baixar de 185,5mm para 183,75mm, e vai ter um pneu um pouco mais estreito, só.
Ou seja, pra rodar vai é ficar melhor.

Abs

Engels Kbça
07/04/2009, 18:19
Engels, com essa troca, do 265/70 para o 245/75 você não vai alongar a relação e sim encurtar ela em míseros 1%, a altura da banda vai baixar de 185,5mm para 183,75mm, e vai ter um pneu um pouco mais estreito, só.
Ou seja, pra rodar vai é ficar melhor.

Abs

Grande Jeison :!::!:
Exatamente, vai encurtar, mas se colocar os BF 265/70R16 , vai alongar um pouco porque são um pouco mais alto e largos do que os PIRELLI's. Mas se a diferença de altura é de apenas 1,75mm é desprezivel, sai na calibragem. Quanto a largura, os BFG são largos e os BF 245 tem quase a mesma largura do 265 da PIRELLI.
Afinal onde encontrou as dimensões desses pneus??? Andei procurando nos sites da PIRELLI, BFG e não encontrei.
Pois é !! andar no rípio daquela Ruta 40 é um castigo para os pneus, bem que vc avisou...
Um grande abraço Engels

jeisonk
07/04/2009, 18:41
Fala cara.

Então, pelo pouco que sei de pneus, uma medida 265/70 por exemplo, quer dizer que a largura da banda é de 265mm e a altura da banda é de 70% disso, ou seja, 185,5mm.

Os BF 245/75 tem 2cm a menos que os 265/70 da Pirelli na largura, uma conta direta, mas a altura deles é quase igual.

Abs

Engels Kbça
07/04/2009, 19:13
Fala cara.

Então, pelo pouco que sei de pneus, uma medida 265/70 por exemplo, quer dizer que a largura da banda é de 265mm e a altura da banda é de 70% disso, ou seja, 185,5mm.

Os BF 245/75 tem 2cm a menos que os 265/70 da Pirelli na largura, uma conta direta, mas a altura deles é quase igual.

Abs

Grande Jeison
Corretissimo , mas se você tiver a curiosidade de medir a largura dos pneus, vai ver que as medidas não são bem aquelas que estão na lateral, com aquela nomenclatura toda. Experimente.
Um grande abraço amigão.

Jera
07/04/2009, 19:17

Estava com essa duvida sobre pneus. Atualmente estou usando, na SW4, PIRELLI ATR 265/70R 16 , que já estão com quase 80 mil rodados e pretendo troca-los, mas não encontrei, no site da BFG, com essa medida. Pensei em colocar os BF 245/75R16 AT KO , mas queria mesmo os BF 255 ou 265/70R16 AT KO, para não alongar muito a relação do cambio.

vou decidir isso daqui um mês +-......mas te falo sim!
só sei que os 265/75 at ko em anapolis-go, estão 580,00 reais. o preço deve ficar nessa faixa dos 600,00.

jeisonk
07/04/2009, 19:24
Grande Jeison
Corretissimo , mas se você tiver a curiosidade de medir a largura dos pneus, vai ver que as medidas não são bem aquelas que estão na lateral, com aquela nomenclatura toda. Experimente.
Um grande abraço amigão.

Blz, vou fazer isso, fiquei curioso agora

Abraços

Ps. e as fotos da viagem, quando sairão? :mrgreen:

van vliet
07/04/2009, 21:46
Ola Flavio, gostaria q vc tirasse uma duvida. Vc sab me dizer se o pneu michelin 4x4 A/T XTT esta disponivel nas medidas 265/75r16 ou 285/75r16?

obrigado, abrçs

flavio.bfg
08/04/2009, 10:38
Thiago!

Se você anda exclusivamente no asfalto, ou ainda pega uma terrinha vez ou outra, apesar de ser bonito o pneu MUD, eu não aconselho.

O pneu é excelente, e conforme o Flávio explicou acima, tem tecnologia para minimizar os problemas de rodar muito em asfalto. Entretanto, por exeperiência própria, ele vale a pena se pegar lama (trilha) vez ou outra. Eu faço poucas trilhas no ano, de repente apenas umas 4, mas já me vale, pois faz diferença.

Deve ficar bonito e versátil um AT, ainda mais o BF. Tem outras marcas bacanas também, com letras brancas, etc, e bons de rodagem. Veja que o AT ainda é mais barato que o MUD, e vai ser melhor para você (mais seguro no asfalto molhado, um pouco menos barulhento).

Imagino que a Triton venha com 265/70R16, não? Deve caber 265/75R16 fácil, e não sentirá muita diferença haja vista a potência e torque que esse motor "gonorante" tem.

Abraços,

Márcio.

PS: se colocar o MUD mesmo, perca a dó de riscar o carro e comece a fazer umas trilhazinhas bacanas, tipo Castelhanos etc. :twisted:

É isto aí, Carneiro. Mandou bem!

Thiago,

Só para complementar, a escolha do pneu depende muito do objetivo final envolvido nesta escolha. O Mud, como foi destacado, é para quem faz trilha, sim, mas, é também para quem quer dar um visual agressivo à caminhonete, mudar o visual dela e mostrar que ela é mais forte e mais preparada que as outras. Se o seu objetivo não casa com nenhuma destas duas ideias - visual agressivo ou prática de off-road, o melhor mesmo é o All Terrain ou até uma escultura mais para asfalto ainda, como um Long Trail, por exemplo, que dará muito mais quilometragem, mais aderência especialmente em piso molhado, mais conforto e é mais econômico.
Quanto à dimensão, também aqui depende do seu objetivo. Se quer dar uma turbinada no visual, o melhor é um pneu maior que o original. Neste caso, poderia ser o 265/75 R 16 como sugeriu o Carneiro. Caso seu objetivo seja manter uma aparência mais original, sem ter problemas com a leitura dos instrumentos, sem alterar a relação de transmissão do veículo, recomendamos manter a dimensão original.

Flávio.

thiagodc
08/04/2009, 11:58
Muito obrigado aos 2 pelas prontas respostas.

Realmente eu gostaria de dar um look mais agressivo à minha triton, aliás eu ja uso um Yokohama Geolandar A/T - LT 285/75 r16.
Porém quero algo mais agressivo e babei nos MUD, mas só tenho receio quanto a segurança que eles me trariam em asfalto em velocidades àcima de 120-140 KM, e ainda mais em asfalto molhado.
Quanto a fazer rodízio a cada tantos KM, não me incomoda, pq sei que eles requerem mais cuidados e se quero algo bom tenho que zelar mais, só me incomoda mesmo a segurança. Barulho ... diferença nos marcadores ... isso tudo eh compensado pelo visual !

Grande abraço

flavio.bfg
09/04/2009, 10:29

Cara,

O pneu 265/70 R 16 All Terrain T/A KO existe e pode ser importado sob encomenda para você. O preço aproximado seria em torno de R$ 690,00 a vista. Quanto à diferenças na relação de transmissão, segue uma pequena tabela para ajudá-lo a decidir:

DIMENSÃO PNEU = 265/70 R 16 / DIÂMETRO EXTERNO = 790 mm / DIFERENÇA NA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO = 0%
DIMENSÃO PNEU = 245/75 R 16 / DIÂMETRO EXTERNO = 790 mm / DIFERENÇA NA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO = 0%
DIMENSÃO PNEU = 265/75 R 16 / DIÂMETRO EXTERNO = 820 mm / DIFERENÇA NA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO = 3,5%

Tecnicamente a tolerância máxima para se considerar que não há alterações significativas na relação de transmissão é de 3%, ou seja, a 265/75 R 16 está um pouco acima deste limite. Isto diminui o torque do veículo, altera a leitura dos instrumentos do painel (velocímetro e odômetro) mas aumentaria a velocidade máxima.

Flávio.

flavio.bfg
09/04/2009, 10:44

Blz, vou fazer isso, fiquei curioso agora

Abraços

Ps. e as fotos da viagem, quando sairão? :mrgreen:

Jeison,

Os cálculos teóricos não batem com as medidas práticas porque o pneu é flexível e, sob carga (o peso da caminhonete já é uma carga grande) ele se deforma, diminuindo o raio do pneu. O que importa para o cálculo da relação de transmissão é raio com carga do pneu. O diâmetro que citamos é somente para verificar se o pneu cabe na caminhonete ou não. Quanto à largura, esta sim, é bem próxima à nominal que se vê quando se lê a dimensão do pneu. Só que é praticamente impossível medí-la com precisão, porque ela é medida na parte mais larga do pneu montado e inflado a pressão máxima recomendada. Teríamos que projetar esta largura em um plano para poder medí-la ou então utilizar um instrumento de medição tipo um compasso.

Abraços e Saudações Trilheiras!

Flávio.

flavio.bfg
09/04/2009, 10:46
Ola Flavio, gostaria q vc tirasse uma duvida. Vc sab me dizer se o pneu michelin 4x4 A/T XTT esta disponivel nas medidas 265/75r16 ou 285/75r16?

obrigado, abrçs

Olá!!!

Infelizmente tenho que lhe dizer que a Michelin não fabrica mais a escultura 4X4 XTT. Esta escultura foi substituída pela gama Latitude Cross, recém lançada na Europa. Nós aqui no Brasil preferimos utilizar a gama norte americana equivalente a esta, que se chama LTX A/T2. A medida 265/75 R 16 já está disponível nesta gama no Brasil e a 285/75 R 16 nós só a temos na marca BFGoodrich na escultura All Terrain T/A KO.

Flávio.

billj
09/04/2009, 11:17
Flávio,

Continua impossível botar no Brasil um jogo de 39" red label Krawlers??? É o meu pneu de preferência, mas se não tiver jeito, vou optar por "competition compound" Iroks.........:???:

Lembrando que este pneus vão calçar um veículo que bem provavelmente vai chamar atenção em feiras e exposições........:mrgreen:

Abraços,

Bill

van vliet
09/04/2009, 22:21
Olá!!!

Infelizmente tenho que lhe dizer que a Michelin não fabrica mais a escultura 4X4 XTT. Esta escultura foi substituída pela gama Latitude Cross, recém lançada na Europa. Nós aqui no Brasil preferimos utilizar a gama norte americana equivalente a esta, que se chama LTX A/T2. A medida 265/75 R 16 já está disponível nesta gama no Brasil e a 285/75 R 16 nós só a temos na marca BFGoodrich na escultura All Terrain T/A KO.

Flávio.

bgdo pelas informaçoes Flavio, tava querendo uns pneus pra colocar na f250 cd 4x4 , jah q os all terrain num sei oq aconteceu , mas num vao durar mais q 40000 km . coloquei o ltx at2 na sw4 e fikou otima, os pneus tem um visual bem agressivo mais ainda num rodei em terrenos com barro e lama . mais obrigado pelas informaçoes.

carlosdavidjr
10/04/2009, 09:57
Opa David!

Opções sim. Temos as seguintes variáveis a avaliar:

Escultura:

All Terrain T/A KO: Mais adequada para o uso misto onde tanto a parte de asfalto quanto o trecho fora de asfalto são importantes em distância e severidade. Proporciona excelente comportamento no asfalto e também dá a tração e aderência necessária às trilhas mais comuns. Restrições: Rodagem em trilhas muito radicais, onde um veículo sem alterações mecânicas normalmente não passa. É um pneu de visual atraente que se destaca diante de outros veículos similares equipados com pneus originais.
Mud Terrain T/A KM: Mais adequado para utilização em trilhas muito radicais com obstáculos em que mesmo um veículo 4X4 tem muita dificuldade de superar. Roda com conforto e silêncio em asfalto, mas, não suporta velocidades altas nem trechos muito longos em asfalto com velocidade (mais de 200 Km a mais de 80 Km/h, para dar um parâmetro). É a que tem um visual mais agressivo, transformando a sua pick-up em uma verdadeira máquina off-road a um custo relativamente baixo. Chama a atenção por onde passa.
Long Trail T/A: Mais recomendado para utilização em asfalto, longas distâncias que têm uma excepcional durabilidade e foi o equipamento original de vários SUVs americanos. Suporta trechos curtos de trilhas, desde que não sejam radicais. Não é um pneu que tenha um apelo visual forte, apesar de ter letras brancas.
4X4 Synchrone (Michelin): Ideal para asfalto a altas velocidades. É o único que atende às exigências da Nissan em termos de velocidade, transmissão de torque, aderência em piso seco e estabilidade em curvas, sempre em asfalto. Suporta uma utilização fora de asfalto para trechos curtos e não radicais. Não atrai a atenção por ser um pneu semelhante ao original do veículo.

Dimensão:

31X10,5 R 15: Dimensão mais usual, fácil de encontrar, disponível em diversas opções de escultura e marcas, de custo relativamente baixo. Em relação à original, é 20 mm mais alta (o carro ficará 10 mm mais alto) e exatamente da mesma largura.
265/70 R 15: Dimensão só disponível em esculturas de asfalto, apesar de ser a original do veículo.

Assim você poderá avaliar bem a sua necessidade para decidir qual a melhor opção.

Espero ter ajudado!:concordo:

Saudações Trilheiras!
Abçs,
Flávio.

Flávio,

Obrigado pelas explicações. Optei pelos BF-Goodrich All Terrain 31x10,5 R15 - (50x50). Coloquei oe pneus na sexta passada e estou bastante satisfeito até o momento. O carro tá grudado no chão na estrada e com excelente comportamento para o tipo de off-road que enfrento. O nível de ruído não é elevado. Na semana que vem vou encarar 700Km (RJ-AVARÉ), vamos ver como se sai. Ah! o pessoal me recomendou rodízio e alinhamento a cada 7.00Km de forma a ter pneu por muito tempo.

Abçs,
David

UpGrade
13/04/2009, 09:16
Flávio,
corri o tópico todo procurando por dicas para limpar as letras brancas dos pneus e não encontrei.
Eu tentava limpar com gasolina de aviação, OMO, esponja, nada resolve muito bem.
O que usei na última lavação foi uma toalha velha com OMO, e esfreguei com bastante força, deu uma limpada.. mas nao ficou 100%. Com esponja nem adianta tentar, ela esfarela.
Existe algum segredo pra limpar as letrinhas?

Abraço e parabéns pela consultoria.
Elton

Amigo, segredo para limpar as letrinhas: Uma esponja limpa e querosene. Só passar um pouco de querosene na esponja e passar nas letras, ficam como novas, brancas de verdade!, abraço!

rjuniorce
13/04/2009, 15:18
Flavio,

Acho muito bonito o pneu BF ALL-TERRAIN e interessante a proposta dele. O que eu gostaria de saber se ele é muito ruidoso no asfalto. (ronca?)

Abraços.

flavio.bfg
13/04/2009, 16:22
Flávio,

Continua impossível botar no Brasil um jogo de 39" red label Krawlers??? É o meu pneu de preferência, mas se não tiver jeito, vou optar por "competition compound" Iroks.........:???:

Lembrando que este pneus vão calçar um veículo que bem provavelmente vai chamar atenção em feiras e exposições........:mrgreen:

Abraços,

Bill

Opa Bill,

O pneu Krawler de 39" de diâmetro ainda não está disponível no mundo. Deverá ser lançado no final deste ano nos Estados Unidos.
O que podemos verificar para você, é a possibilidade de trazermos o pneu 38 X 14.50 R 17 LT 121QTL MUD TERRAIN T/A KM2. Ele te atende? Lembro que o novo Mud Terrain T/A KM2 foi inteiramente inspirado no Krawler.

Flávio.

flavio.bfg
13/04/2009, 16:23
bgdo pelas informaçoes Flavio, tava querendo uns pneus pra colocar na f250 cd 4x4 , jah q os all terrain num sei oq aconteceu , mas num vao durar mais q 40000 km . coloquei o ltx at2 na sw4 e fikou otima, os pneus tem um visual bem agressivo mais ainda num rodei em terrenos com barro e lama . mais obrigado pelas informaçoes.

Estamos aí pra isso! :dance:

Flávio.

Carneiro
13/04/2009, 17:45
O pneu Krawler de 39" de diâmetro ainda não está disponível no mundo. Deverá ser lançado no final deste ano nos Estados Unidos.
O que podemos verificar para você, é a possibilidade de trazermos o pneu 38 X 14.50 R 17 LT 121QTL MUD TERRAIN T/A KM2. Ele te atende? Lembro que o novo Mud Terrain T/A KM2 foi inteiramente inspirado no Krawler.

Já estão importando o KM2, Flávio? Em qualquer medida?

Márcio.

thiagodc
13/04/2009, 18:04
Muito obrigado aos 2 pelas prontas respostas.

Realmente eu gostaria de dar um look mais agressivo à minha triton, aliás eu ja uso um Yokohama Geolandar A/T - LT 285/75 r16.
Porém quero algo mais agressivo e babei nos MUD, mas só tenho receio quanto a segurança que eles me trariam em asfalto em velocidades àcima de 120-140 KM, e ainda mais em asfalto molhado. OQUE ACHA ?
Quanto a fazer rodízio a cada tantos KM, não me incomoda, pq sei que eles requerem mais cuidados e se quero algo bom tenho que zelar mais, só me incomoda mesmo a segurança. Barulho ... diferença nos marcadores ... isso tudo eh compensado pelo visual !

Grande abraço

Carneiro
13/04/2009, 18:16
Porém quero algo mais agressivo e babei nos MUD, mas só tenho receio quanto a segurança que eles me trariam em asfalto em velocidades àcima de 120-140 KM, e ainda mais em asfalto molhado. OQUE ACHA ?

Thiago!

O pneu é pior que um AT ou ST em asfalto molhado em situações comuns. Na cidade mesmo, pode fazer uma curva mais embalada e escorregar (com qualquer pneu, claro, mas com o MUD é um pouco mais fácil). Velocidades acima de 120-140 km/h não são seguras com qualquer pneu, ainda mais numa caminhonete. Qual estrada permite mais que 120 km/h!?

Se você já está usando 285/75, e o original da Triton é 265/70, certamente já tem diferença no marcador, então não ligará de colocar um 265/75. O barulho dele é diferente de um AT ou ST, mas se acostuma (pior mesmo é que tem pneu liso que forma irregularidades e grita muito mais).

Abraços,

Márcio.

billj
13/04/2009, 21:09
Opa Bill,

Flávio.

Mas é claro que está disponível, Flávio!!! Repare que falei de Red Label, que é o pneu de competição.... O Blue Label, deste aí você está certo, ele ainda não saiu....

De toda forma, não tenho interesse num pneu miudinho de 38", :mrgreen: já tenho um jogo de Swampers deste tamanho. Agora, caso conseguir trazer os Mud Terrain 40x14.50R17/C, aí sim, pode dar jogo....:concordo: Mas se conseguir este pneu, o 39" Krawler Red Label é só um pulo a mais........:mrgreen:

Abraços,

Bill

Engels Kbça
14/04/2009, 00:52
Cara,

O pneu 265/70 R 16 All Terrain T/A KO existe e pode ser importado sob encomenda para você. O preço aproximado seria em torno de R$ 690,00 a vista. Quanto à diferenças na relação de transmissão, segue uma pequena tabela para ajudá-lo a decidir:

DIMENSÃO PNEU = 265/70 R 16 / DIÂMETRO EXTERNO = 790 mm / DIFERENÇA NA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO = 0%
DIMENSÃO PNEU = 245/75 R 16 / DIÂMETRO EXTERNO = 790 mm / DIFERENÇA NA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO = 0%
DIMENSÃO PNEU = 265/75 R 16 / DIÂMETRO EXTERNO = 820 mm / DIFERENÇA NA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO = 3,5%

Tecnicamente a tolerância máxima para se considerar que não há alterações significativas na relação de transmissão é de 3%, ou seja, a 265/75 R 16 está um pouco acima deste limite. Isto diminui o torque do veículo, altera a leitura dos instrumentos do painel (velocímetro e odômetro) mas aumentaria a velocidade máxima.

Flávio.

Faleu Flavio:concordo::concordo:

Mas só aumentar o pneu não aumenta a velocidade maxima:parede:
Um grande abraço

jeisonk
14/04/2009, 19:27
Flávio, quando te perguntei isso:

"Postado originalmente por jeisonk
Flávio, boa tarde.

Seria possível encomendar da mesma maneira pneus Mud 285/70 R17?

Abraços"

Você respondeu isso:

Olá, Jeison!

Esta dimensão existe nos Estados Unidos, mas, não está homologada no INMETRO para importação no Brasil. Para conseguir uma homologação, temos que marcar o molde com o símbolo do INMETRO e provar que fizemos todos os testes requisitados por eles, apresentando os resultados.

Este processo é caro e pode ser demorado, caso tenhamos que fazer novos testes. Por tudo isto, não podemos trazer esta dimensão para o Brasil.

Abs e saudações trilheiras!
Flávio

Que medidas você tem disponível no Brasil (ou encomenda) em aro 17 na escultura Mud ou All?

Abraços

jeisonk
14/04/2009, 19:47
Natanael,

Em aro 17", podemos trazer as seguintes dimensões de pneus: 265/70 R 17, 285/70 R17 e 37X12,5 R 17, todas na escultura All Terrain T/A.

O prazo é de 90 a 120 dias a partir da confirmação do pedido em qualquer distribuidor BFGoodrich.

Abraços,
Flávio

Já achei alguma coisa

Pelo site da BF da gringolândia, o 265/70 tem medida real de 31,8" e o 285/70 de 32,7", que é a mesma medida real dos pneus 33".

Padeiro
14/04/2009, 20:02
Flávio, estou querendo trocar os pneus da minha tr4 e surgiu a dúvida entre at e mud.
Quão pior é a dirigibilidade do carro com pneus mud em relação aos at? Existe um comparativo?
Seria realmente melhor colocar os at uma vez q meu uso é 95% asfalto?
Posso comprometer os pneus mud por uso constante no asfalto?
Obrigado
Abç

flavio.bfg
15/04/2009, 10:03
Flavio,

Acho muito bonito o pneu BF ALL-TERRAIN e interessante a proposta dele. O que eu gostaria de saber se ele é muito ruidoso no asfalto. (ronca?)

Abraços.

Fala!!!

Tenho certeza que outros usuários poderão atestar melhor que eu, mas, te garanto que ele faz menos ruído que qualquer outro pneu misto do mercado e sua emissão de ruído é igual a muitos pneus 100% de asfalto de outras marcas.

Flávio.

C_Bacci
15/04/2009, 10:28
Bom dia Flávio...

Ha tempos venho matutando sobre as diferenças entre pneus AT 33x12,5R15 e AT 285x75R16 para a bandeirante.
Preciso comprar pneus e estou entre estas duas opções já que preciso também trocar de rodas.
Minha dúvida é se o pneu aro 16 teria um rodar mais confortável e mais estável no asfalto. Também se seria mais apropriado para o asfalto por ter largura menor agarrando menos no asfalto e assim economizando alguma coisa. Porém, pode ser que haja perda de performance no off road... o que vc acha???
Qual seria mais apropriado para um rodar mais estável em rodovias para o bandeirante?

Obrigado

billj
15/04/2009, 14:13
Fala!!!

Tenho certeza que outros usuários poderão atestar melhor que eu, mas, te garanto que ele faz menos ruído que qualquer outro pneu misto do mercado e sua emissão de ruído é igual a muitos pneus 100% de asfalto de outras marcas.

Flávio.

Tenho pneus BF/AT de 31" na minha Blazer e de 35" na minha Silverado. Não faço trilha com estes carros, só estrada de terra. Se o seu uso for esse, NÃO HÁ PNEU MELHOR!!!.........:concordo:

Não faz barulho, freia bem no seco e no molhado, faz curva que é uma beleza e dura uma eternidade. É com certeza o melhor pneu para SUV do mercado......

Abraços,

Bill

flavio.bfg
16/04/2009, 10:09
Já estão importando o KM2, Flávio? Em qualquer medida?

Márcio.

Opa Márcio!

Já temos em estoque as dimensões mais usuais do mercado e estamos aguardando a chegada de dimensões que antes não estavam disponíveis na escultura atual. O detalhe destas dimensões ainda não posso revelar, porque o lançamento não foi realizado nem mesmo internamente para o pessoal do comércio da BFGoodrich.

Flávio.

flavio.bfg
16/04/2009, 10:13
Mas é claro que está disponível, Flávio!!! Repare que falei de Red Label, que é o pneu de competição.... O Blue Label, deste aí você está certo, ele ainda não saiu....

De toda forma, não tenho interesse num pneu miudinho de 38", :mrgreen: já tenho um jogo de Swampers deste tamanho. Agora, caso conseguir trazer os Mud Terrain 40x14.50R17/C, aí sim, pode dar jogo....:concordo: Mas se conseguir este pneu, o 39" Krawler Red Label é só um pulo a mais........:mrgreen:

Abraços,

Bill

hahaha boa Bill!

Me dê mais um tempinho, mais umas duas semanas no máximo, para ver o que é que consigo trazer e a que preço. Assim que tiver boas novas, te escreverei!

Flávio.

flavio.bfg
16/04/2009, 10:15
Flávio, quando te perguntei isso:

Você respondeu isso:

Que medidas você tem disponível no Brasil (ou encomenda) em aro 17 na escultura Mud ou All?

Abraços

Jeison,

A única dimensão já disponível no Brasil é a 265/70 R 17 na escultura All Terrain T/A KO. As dimensões que podemos trazer são:

Gama All Terrain T/A KO:
37X12.50R17
285/70 R17
245/75 R17
315/70 R17

Na gama Mud Terrain T/A KM, estamos para lançar uma nova gama que, em um primeiro momento, não contemplará o aro 17", devido a baixa produção inicial neste lançamento, onde tivemos que priorizar as dimensões de maior volume. Mais para o fim do ano nós teremos algumas, mas, não posso antecipar quais serão neste momento. Surpresa! rs

Flávio.

flavio.bfg
16/04/2009, 10:17
Flávio, estou querendo trocar os pneus da minha tr4 e surgiu a dúvida entre at e mud.
Quão pior é a dirigibilidade do carro com pneus mud em relação aos at? Existe um comparativo?
Seria realmente melhor colocar os at uma vez q meu uso é 95% asfalto?
Posso comprometer os pneus mud por uso constante no asfalto?
Obrigado
Abç

E aí!

Cara, a escolha do pneu depende de alguns fatores a serem considerados. O fundamental é saber qual o seu real objetivo a ser atingido: Se é um visual mais agressivo, diferenciado para o seu veículo, se é uma melhor performance fora de estrada, para poder passar pelas trilhas mais radicais onde o pneu deve ser um aliado e não um empecilho, maior segurança e conforto no asfalto, para poder andar forte sem grandes sustos ou, por último, um pneu que dure muito e que tenha uma relação preço/qualidade mais interessante.
Estabelecida a sua prioridade, posso dizer que:
Se você busca um visual diferenciado para o seu TR4, sua escolha deve ser o Mud Terrain T/A. KM, mesmo que você nunca imagine ir a uma trilha na vida. Como precaução, você deve fazer rodízios frequentes (a cada 7.000 km, mais ou menos) em "X", invertendo o sentido de rotação, para minimizar a possibilidade de gerar desgastes irregulares que podem trazer vibrações e ruídos com o tempo. E deve evitar velocidades altas por longos períodos em estradas asfaltadas.
Se você faz muito pouco uso fora de estrada, mas, quando vai escolhe sempre o pior caminho, o mais radical, gosta de ser o carro que tira os outros dos atoleiros e das erosões, então sua escolha também deve ser o Mud Terrain T/A, com os mesmos cuidados descritos acima.
Agora se você gosta de andar rápido no asfalto, fazer curvas fechadas no limite, deixar para frear o mais tarde possível e andar sempre de maneira mais esportiva no trânsito, neste caso, sua escolha deve ser um pneu 100% para asfalto. Nós temos a escultura Long Trail T/A que é um pneu assimétrico e tem excelente performance no asfalto. Ele suporta uma rodagem fora de estrada porque é resistente, mas, sua escultura não ajuda em nada no barro ou na areia.
Se procura o melhor custo/benefício, o Long Trail T/A também será a opção mais lógica, devido a excepcional durabilidade deste pneu.
Por fim, se quer um pneu que não te deixará na mão em nenhuma circunstância, indo muito bem no asfalto com conforto, durabilidade e aderência tanto em seco quanto no molhado e que também vai muito bem no barro, areia, pedras e todo o tipo de trilha, dando um visual bonito no seu veículo e o pneu mais adequado para longas trilhas por não ser demasiadamente pesado, sua escolha deve ser o All Terrain T/A KO.

Bom é isso aí, espero ter ajudado!

Flávio.

flavio.bfg
16/04/2009, 10:20
Tenho pneus BF/AT de 31" na minha Blazer e de 35" na minha Silverado. Não faço trilha com estes carros, só estrada de terra. Se o seu uso for esse, NÃO HÁ PNEU MELHOR!!!.........:concordo:

Não faz barulho, freia bem no seco e no molhado, faz curva que é uma beleza e dura uma eternidade. É com certeza o melhor pneu para SUV do mercado......

Abraços,

Bill

Isso aí Bill! Apoiado!

Flávio.

Ronaldo B.
16/04/2009, 13:18
Também uso o BF/AT 31" na minha XJ, e posso dizer que o pneu é excelente, tanto com tempo seco como com chuva, com ou sem carga, no asfalto ou em estrada de terra. A estabilidade é excepcional e o nivel de ruido muito baixo se comparado aos pneus originais. Resumindo, é como o Bill disse, prá SUV e utilitários em geral é um excelente pneu, e de quebra ainda dá um visual bem legal na XJ.:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=636&pictureid=3652

[]´s

Marcos
16/04/2009, 16:13
Olá Flávio,

Qual pneu você recomendaria para substituir O Firestone 255/75-R15

Marcos
16/04/2009, 22:32
Olá Flávio,

Qual pneu você recomendaria para substituir O Firestone 255/75-R15
Faltou o modelo, e o FSR, AT

Padeiro
17/04/2009, 00:48
Valeu Flávio! Legal seu esclarecimento.
Eu esqueci de dizer q rodo pouco com o carro uns 10mil km ano e na maioria circuito urbano, por isso estou pensando no mud mas ainda não decidi.
Obrigado
Cesar

flavio.bfg
17/04/2009, 10:20
Valeu Flávio! Legal seu esclarecimento.
Eu esqueci de dizer q rodo pouco com o carro uns 10mil km ano e na maioria circuito urbano, por isso estou pensando no mud mas ainda não decidi.
Obrigado
Cesar

Beleza Cesar,

É isso, estamos aqui pra isso!

Flávio.

Engels Kbça
19/04/2009, 11:05
Cara,

Flávio.

Valeu Flavio:concordo:

Minha opção recai sobre o 245/75 R16 KO, só falta saber qual a largura REAL da banda de rodagem. A largura real do Pirelli ATR 265/70 R 16 = 215 mm.

Um abraço

SERGIO AUGUSTO
19/04/2009, 20:55
Boa noite Flavio;
Por favor, será que voce pode me informar se é possivel importar o modelo RADIAL T/A na medida P285/60R16 111T RWL? Tem immetro para essa medida? O pessoal das revendas nao consegue a informacao(pelo menos onde estive).
Obrigado pela atencao.

flavio.bfg
20/04/2009, 10:59
Faltou o modelo, e o FSR, AT

Beleza Marcos?!

Uma dimensão muito próxima à 255/75 R 15 é a 31X10,5 R 15 que é 20 mm mais alta e 10mm mais larga, mas, cabe no veículo sem problemas e não altera significativamente as características originais do veículo.
A substituição pelo Firestone depende muito da escultura. Provavelmente, se for novo, seja o Firestone Destination, que é considerado um pneu para 50% de asfalto e 50% fora de asfalto. Nestas condições, a nossa recomendação é a do pneu All Terrain T/A KO. Esta escultura têm excelente resposta no asfalto, tanto em conforto, quanto em durabilidade e aderência, como também é o pneu utilizado nas principais competições de Rally Raid em aro 15 em todo o mundo, suportando muito bem todos os tipos de terreno como cascalho, barro, terra e areia fofa. Mas, se for o Firestone FSR ou se caso você rode principalmente no asfalto e sua preferência é por pneus que dêem maior durabilidade e aderência no asfalto, a nossa recomendação é para o pneu Long Trail T/A, que é um pneu para 80% de asfalto e 20% fora de estrada.

Flávio.

flavio.bfg
20/04/2009, 11:27
Bom dia Flávio...

Ha tempos venho matutando sobre as diferenças entre pneus AT 33x12,5R15 e AT 285x75R16 para a bandeirante.
Preciso comprar pneus e estou entre estas duas opções já que preciso também trocar de rodas.
Minha dúvida é se o pneu aro 16 teria um rodar mais confortável e mais estável no asfalto. Também se seria mais apropriado para o asfalto por ter largura menor agarrando menos no asfalto e assim economizando alguma coisa. Porém, pode ser que haja perda de performance no off road... o que vc acha???
Qual seria mais apropriado para um rodar mais estável em rodovias para o bandeirante?

Obrigado

Opa!

Dê uma olhada em dimensão, largura e diâmetro para te ajudar a decidir melhor.

Dimensão = 33X12,5 R 15 / Largura = 300 mm / Diâmetro = 850 mm

Dimensão = 286/75 R 16 / Largura = 260 mm / Diâmetro = 845 mm

Para comparar o comportamento destas duas dimensões, temos que considerar que a escultura seja a mesma. Assim, o pneu mais largo tem maior aderência no asfalto (mais segurança e possibilidade de andar um pouco mais rápido), maior durabilidade e maior tração sobre areia, pedras, terra batida e terrenos duros. O pneu mais estreito economiza combustível, torna a direção mais leve (menor esforço nos componentes mecânicos e hidráulicos do veículo), faz menos ruído e tem melhor tração no barro e terrenos inconsistentes (ele cava o terreno inconsistente buscando o terreno duro que está no fundo). Quanto ao aro, considerando o mesmo diâmetro total, quanto menor o aro, maior o conforto, maior a resistência a choques e golpes, melhor o comportamento com pressões muito baixas para rodar sobre pedras, areia ou trilhas muito radicais, mas, menor a estabilidade do veículo e, consequentemente, menor a segurança. Estes são os principais fatores.
Em resumo, se é para melhorar a performance geral no asfalto, o 285/75 R 16 é a melhor escolha. Para fora de estrada, o 33 X12,5 R 15 é o ideal.

Abçs e Saudações Trilheiras!:concordo:

Flávio.

flavio.bfg
20/04/2009, 11:37
Boa noite Flavio;
Por favor, será que voce pode me informar se é possivel importar o modelo RADIAL T/A na medida P285/60R16 111T RWL? Tem immetro para essa medida? O pessoal das revendas nao consegue a informacao(pelo menos onde estive).
Obrigado pela atencao.

Opa Sérgio!

Esta dimensão realmente existe nos Estados Unidos, mas, não esta certificada no INMETRO e não pode ser importada nem vendida no Brasil por este motivo. No aro 16" não temos nada disponível na escultura Radial T/A. Existe uma possibilidade de trazê-la para você se for para um veículo antigo de coleção. Neste caso, o INMETRO aceita uma carta onde o usuário declara que este veículo utiliza este pneu e sua utilização é restrita a exposição e eventos. Outra possibilidade é para um veículo de competição que não roda em vias públicas. Se seu carro se enquadra em algum destes casos, eu posso verificar para você o preço e o prazo para importação, te envio um texto para que você confeccione esta carta e nós a encaminharemos para o INMETRO para liberar este produto para você.

Flávio.

ferramenteiro
20/04/2009, 11:57
Flavio

Vc pode antecipar em que medidas estarão disponíveis os MUD KM2 no aro 16?
Estou usando 285/75 ALL Terrain e gostaria de trocar por um Mud.
Tem idéia do preço que vão estar?

Obrigado

flavio.bfg
22/04/2009, 11:12
Flavio

Vc pode antecipar em que medidas estarão disponíveis os MUD KM2 no aro 16?
Estou usando 285/75 ALL Terrain e gostaria de trocar por um Mud.
Tem idéia do preço que vão estar?

Obrigado

Caro Ferramenteiro,

Infelizmente não posso antecipar muita coisa porque fazemos um certo sigilo antes do lançamento em função de estratégia de Marketing. De todas as formas, uma dica para você: Todas as dimensões que existem hoje no Brasil do atual Mud Terrain KM serão substituídas pelo novo Mud Terrain KM2. Além disto, acrescentaremos mais algumas, mas, em um segundo momento. O preço não irá variar em relação ao atual Mud Terrain KM.

Flávio.

jeisonk
22/04/2009, 12:20
Flávio, uma pergunta, fui encomendar um jogo de ALL 265/70 R17 aqui em Cuiabá e hoje eles me falaram que não está tendo essa medida disponível no Brasil, e também não tem previsão.
Procede isso?

Pergunto porque uma página atrás você disse que estava sim disponível e hoje para minha surpresa me ligaram avisando que não.

Abs

RHL
22/04/2009, 14:18
Caro Ferramenteiro,

Infelizmente não posso antecipar muita coisa porque fazemos um certo sigilo antes do lançamento em função de estratégia de Marketing. De todas as formas, uma dica para você: Todas as dimensões que existem hoje no Brasil do atual Mud Terrain KM serão substituídas pelo novo Mud Terrain KM2. Além disto, acrescentaremos mais algumas, mas, em um segundo momento. O preço não irá variar em relação ao atual Mud Terrain KM.

Flávio.

Flávio, quando chegam os novos KM2?

Jera
22/04/2009, 22:37

márcio, o flavio disse que nao pode dizer a data que vai ser lançado.....então vamos perguntar assim:

FLAVIO! ESTE ANO AINDA SAI O NOVO KM2?!?!?!?!?!

estou adiando a compra de pneus novos só esperando esse novo pneu.

flavio.bfg
24/04/2009, 11:24
Flávio, uma pergunta, fui encomendar um jogo de ALL 265/70 R17 aqui em Cuiabá e hoje eles me falaram que não está tendo essa medida disponível no Brasil, e também não tem previsão.
Procede isso?

Pergunto porque uma página atrás você disse que estava sim disponível e hoje para minha surpresa me ligaram avisando que não.

Abs

Olá Jeison!

Infelizmente é verdade. Temos tido muita demanda de algumas dimensões e, por incrível que pareça, ainda temos dificuldades de atender a algumas dimensões específicas, sendo esta uma delas. Quando falamos que não temos previsão de quando iremos recebê-la é porque ainda não temos a data em que irá embarcar nos Estados Unidos. Após este embarque, ainda teremos um mês e meio de viagem e liberação de alfândega. Minha sugestão, se você não pode esperar tudo isto, é utilizar o pneu na marca Michelin, escultura LTX A/T2 que foi um lançamento mundial no final do ano passado, tem excelente aderência no asfalto molhado, tem um visual da lateral e dos ombros agressivo e também é um pneu 50/50. Este sim, está disponível para pronta entrega.

Flávio.

flavio.bfg
24/04/2009, 11:26

Márcio,

As primeiras dimensões (as mais populares) estarão disponíveis já em maio!

Flávio.

flavio.bfg
24/04/2009, 11:28
márcio, o flavio disse que nao pode dizer a data que vai ser lançado.....então vamos perguntar assim:

FLAVIO! ESTE ANO AINDA SAI O NOVO KM2?!?!?!?!?!

estou adiando a compra de pneus novos só esperando esse novo pneu.

Opa Jera!

Como já estamos próximos, já posso antecipar sim que será a partir de maio, mas, esta data varia um pouco em relação à dimensão.

Flávio.

jeisonk
24/04/2009, 11:34
Olá Jeison!

Infelizmente é verdade. Temos tido muita demanda de algumas dimensões e, por incrível que pareça, ainda temos dificuldades de atender a algumas dimensões específicas, sendo esta uma delas. Quando falamos que não temos previsão de quando iremos recebê-la é porque ainda não temos a data em que irá embarcar nos Estados Unidos. Após este embarque, ainda teremos um mês e meio de viagem e liberação de alfândega. Minha sugestão, se você não pode esperar tudo isto, é utilizar o pneu na marca Michelin, escultura LTX A/T2 que foi um lançamento mundial no final do ano passado, tem excelente aderência no asfalto molhado, tem um visual da lateral e dos ombros agressivo e também é um pneu 50/50. Este sim, está disponível para pronta entrega.

Flávio.

Valeu Flávio.

Vou esperar, já estive olhando o Michelin, mas BF é BF, não me vejo colocando outro pneu na viatura, mesmo que do mesmo fabricante.
Só trocaria o BF AT por uns BF MUD :mrgreen:

Abs

negreira
24/04/2009, 11:37
FLAVIO...........

o que vc tem para 100% offroad...... no aro [[12 e 14]].....???
novos ou recapiados......???.......tem idéia de preço/modelo ??
se tiver fotos dos modelos favor mandar para o email......
via site mesmo..... ou por M.P.....! valeu !

Engels Kbça
24/04/2009, 12:17
Cara,

Flávio.

Caro Flávio.
Liguei para a revenda Ottoni Pneus, aqui em Salvador, me informam que esse pneu,o 265/70R16 KO (AT) não pode ser importado. Onde faço o pedido ?
Um abraço

Jera
24/04/2009, 19:10
Márcio,

As primeiras dimensões (as mais populares) estarão disponíveis já em maio!

Flávio.

valeu flavio!

por acaso a medida....265/75 r16 estará disponivel ja em maio?!?!???

C_Bacci
26/04/2009, 18:16
Bom dia Flávio...

Obrigado

Flávio, bom dia...

Continuo aguardando alguma posição sua em relação à esta minha dúvida citada aqui...
Preciso comprar um destes pneus nas próximas semanas...
Poderia me ajudar???

Obrigado

OLIVEIRA
26/04/2009, 22:46
Caro Carlos,

Pelo que disse eu iria de MUD tenho na minha viatura e não me arrependo não! É um senhor pneu e atende bem na terra/lama ele é 80/20, mas, anda muito bem no asfalto não tenho do que reclamar, inclusive, não o acho barulhento como alguns diziam. Acho que para quem faz trilha, mesmo que seja nos finais de semana, vale a pena investir um pouco mais e colocar os MUD's. Minha opnião.
Abraço a todos.:)

Olá, Flávio, você poderia ajudar?

Tenho uma FRONTIER SE 4X4 2.8 TD, atualmente equipada com pneus Michelin 4X4 SYNCHRONE 265X70 R15 112H, já pedindo substituição. Como meu perfil de rodagem semanal aponta predominância de asfalto, porém com situações off-road durante os finais de semana, algumas vezes severas, pensei num composto 80x20. Me parece que o BF-GOODRICH MUD TERRAIN T/A KM 31X10,5 R15 109Q atende às minhas necessidades. Porém gostaria de ouvir opiniões mais experientes. Existem outras opções?

Sds,
David

OLIVEIRA
26/04/2009, 22:50
Caro Jeisonk, ponha o MUD que não vai se arrepender e pelo que vi no seu perfil você viaja bastante acredito que vai adorar essa configuração de pneu a diferença é grande.
Abração.:)

Valeu Flávio.

Vou esperar, já estive olhando o Michelin, mas BF é BF, não me vejo colocando outro pneu na viatura, mesmo que do mesmo fabricante.
Só trocaria o BF AT por uns BF MUD :mrgreen:

Abs

jeisonk
27/04/2009, 09:10
Oliveira, essa medida que quero não tem no MUD.

[]'s

Jera
28/04/2009, 03:08
ja tem o mud km2 no site da bf. mas somente na medida 31x10,5 r15......o site tá com umas palas....

flavio.bfg
30/04/2009, 10:03
FLAVIO...........

o que vc tem para 100% offroad...... no aro [[12 e 14]].....???
novos ou recapiados......???.......tem idéia de preço/modelo ??
se tiver fotos dos modelos favor mandar para o email......
via site mesmo..... ou por M.P.....! valeu !

Opa Negreira!

Infelizmente nós da BFGoodrich ou do grupo Michelin não temos nenhum pneu off road nos aros 12, 13 ou 14".
Pena não poder ajudar :-?

Flávio.

flavio.bfg
30/04/2009, 10:04
Caro Flávio.
Liguei para a revenda Ottoni Pneus, aqui em Salvador, me informam que esse pneu,o 265/70R16 KO (AT) não pode ser importado. Onde faço o pedido ?
Um abraço

Engels,

Falaremos diretamente com a Otoni sobre isto. Eles ficaram com o seu contato para te ligarem de retorno ou não? Caso negativo, eu te peço o favor de entrar em contato novamente com eles na próxima semana depois de quarta-feira 06/05.

Flávio.

flavio.bfg
30/04/2009, 10:06
valeu flavio!

por acaso a medida....265/75 r16 estará disponivel ja em maio?!?!???

Jera,

Muito provavelmente no início de junho, dependendo do estoque do distribuidor.

Flávio.

flavio.bfg
30/04/2009, 10:10
Flávio, bom dia...

Continuo aguardando alguma posição sua em relação à esta minha dúvida citada aqui...
Preciso comprar um destes pneus nas próximas semanas...
Poderia me ajudar???

Obrigado

Carlos,

Havia respondido esta questão no dia 20/04. Segue a cópia da resposta:

"Para te ajudar a decidir melhor.

Dimensão 33X12,5 R 15 / Largura 300 mm / Diâmetro 850 mm
Dimensão 286/75 R 16 / Largura 260 mm / Diâmetro 845 mm

Para comparar o comportamento destas duas dimensões, temos que considerar que a escultura seja a mesma. Assim, o pneu mais largo tem maior aderência no asfalto (mais segurança e possibilidade de andar um pouco mais rápido), maior durabilidade e maior tração sobre areia, pedras, terra batida e terrenos duros. O pneu mais estreito economiza combustível, torna a direção mais leve (menor esforço nos componentes mecânicos e hidráulicos do veículo), faz menos ruído e tem melhor tração no barro e terrenos inconsistentes (ele cava o terreno inconsistente buscando o terreno duro que está no fundo). Quanto ao aro, considerando o mesmo diâmetro total, quanto menor o aro, maior o conforto, maior a resistência a choques e golpes, melhor o comportamento com pressões muito baixas para rodar sobre pedras, areia ou trilhas muito radicais, mas, menor a estabilidade do veículo e, consequentemente, menor a segurança. Estes são os principais fatores.
Em resumo, se é para melhorar a performance geral no asfalto, o 285/75 R 16 é a melhor escolha. Para fora de estrada, o 33 X12,5 R 15 é o ideal."

Flávio.:dance:

Caiogaucho
01/05/2009, 15:02
Pneus ALL para Disco II R18 quais opções????

2x4
04/05/2009, 17:22
Flavio,

recentemente adquiri 4 pneus Michelin energy E3A, na Lyon pneus, revenda autorizada Michelin em porto alegre, e tenho uma dúvida quanto ao desenho da banda de rodagem do pneu;

este pneu é assimétrico, ou seja, tem lado interno/externo de montagem, mas aparentemente não tem sentido de rotação, mas pelo desenho da banda de rodagem, e como os pneus são iguais, se ele estiver do lado direito, vai escoar a agua de fora para dentro, se estiver do lado esquerdo, vai escoar de dentro para fora, assim:

//////---------------//////

(em anexo uma foto do pneu para você entender melhor) http://i.s8.com.br/images/lojas/michelin/ieb2b2c/big21415180_1.jpg (http://i.s8.com.br/images/lojas/michelin/ieb2b2c/big21415180_1.jpg)

qual é a lógica de usar esse tipo de desenho na banda de rodagem? aparentemente a impressão que temos é de que o pneu é direcional e um dos lados esta rodando ao contrário

mais uma imagem para ilustrar melhor o que eu quero dizer:
http://www.vredestein.com/file_banden/2006/UltracSessantaRijrichting.jpg (http://www.vredestein.com/file_banden/2006/UltracSessantaRijrichting.jpg)

grato

Engels Kbça
05/05/2009, 17:15
Engels,

Falaremos diretamente com a Otoni sobre isto. Eles ficaram com o seu contato para te ligarem de retorno ou não? Caso negativo, eu te peço o favor de entrar em contato novamente com eles na próxima semana depois de quarta-feira 06/05.

Flávio.

Entrei em Contato com a Rio-Bahia, em Feira de Santana, e ficaram de consultar a fabrica, estou aguardando o contato deles. A Otoni ,não pediram telefone para contato, mas vou tentar de novo. Valeu Flávio:concordo:

flavio.bfg
08/05/2009, 16:48
Pneus ALL para Disco II R18 quais opções????

Caio,

Infelizmente aqui vamos te deixar na mão, quer dizer, a pé.:? Não temos nenhum pneu seja All Terrain T/A KO seja Mud Terrain T/A KM2 em aro 18 hoje homologados pelo INMETRO que possam ser importados para o Brasil.

Abçs e Saudações Trilheiras!!!

Flávio.

flavio.bfg
08/05/2009, 16:52
Flavio,

recentemente adquiri 4 pneus Michelin energy E3A, na Lyon pneus, revenda autorizada Michelin em porto alegre, e tenho uma dúvida quanto ao desenho da banda de rodagem do pneu;

este pneu é assimétrico, ou seja, tem lado interno/externo de montagem, mas aparentemente não tem sentido de rotação, mas pelo desenho da banda de rodagem, e como os pneus são iguais, se ele estiver do lado direito, vai escoar a agua de fora para dentro, se estiver do lado esquerdo, vai escoar de dentro para fora, assim:

//////---------------//////

(em anexo uma foto do pneu para você entender melhor) http://i.s8.com.br/images/lojas/michelin/ieb2b2c/big21415180_1.jpg (http://i.s8.com.br/images/lojas/michelin/ieb2b2c/big21415180_1.jpg)

qual é a lógica de usar esse tipo de desenho na banda de rodagem? aparentemente a impressão que temos é de que o pneu é direcional e um dos lados esta rodando ao contrário

mais uma imagem para ilustrar melhor o que eu quero dizer:
http://www.vredestein.com/file_banden/2006/UltracSessantaRijrichting.jpg (http://www.vredestein.com/file_banden/2006/UltracSessantaRijrichting.jpg)

grato

Opa!

Os pneus assimétricos como o Energy E3A que você comprou têm um lado externo da banda de rodagem mais compacto para melhorar a condução em pista seca, onde a aderência é mais crítica em curvas. Assim, com maior quantidade de borracha nesta região em contato com o solo, se aumenta a aderência em pistas sinuosas ou curvas fechadas, situações onde existe maior probabilidade de se superar o limite de aderência de um pneu em pista seca. Já em pista molhada, a aquaplanagem é o maior inimigo e ela geralmente ocorre em linha reta. Por isto, os pneus assimétricos têm a parte interna da banda de rodagem mais recortada para absorver e escoar o maior volume de água possível, conservando o contato do pneu com o solo. Esta solução, adotada primeiramente em pneus de rally e em pneus de competição para chuva foi passada pela Michelin para toda a linha de pneus de passeio hoje.
Os pneus direcionais como os BFGoodrich Touring e Touring G, por exemplo, têm um sentido de rodagem determinado, onde a escultura em forma de escama de peixe retira o excesso de água que fica entre o pneu e o solo molhado canalizando este excesso não somente para trás através dos sulcos longitudinais, mas também para os lados, sendo assim mais eficientes em solo molhado.
O desenho interno dos pneus Michelin Energy E3A não cumprem este papel, visto que eles não canalizam o fluxo de água do centro do pneu para as laterais, como o fazem os pneus direcionais. Lembre-se que a água busca sempre o caminho mais fácil e menos turbulento para percorrer. Uma escultura direcional tem obrigatoriamente que facilitar este caminho, através de um fluxo constante e sem turbulências, o que não é o caso deste pneu. Eles simplesmente absorvem o excesso de água contido na pista, armazenando esta água e expulsando o excedente para as laterais através da pressão de contato do pneu com o solo. São princípios distintos com objetivos distintos cujas pequenas diferenças no desenho fazem toda a diferença no resultado final.

Abçs e Saudações Trilheiras!:concordo:

Flávio.

Engels Kbça
09/05/2009, 07:47
Flavio.
Já temos algumas Pick up's saindo de fábrica com a medida 265/70 R 16, como as Rager's, as L200, bastante vendidas no Brasil. Então porque a BFGoodrich não disponibiliza essa medida na estrututura A/T KO, para quem precisa de uso misto, como companhias eletricas, petrolíferas etc ???
Um abraço

Joao Baeta
09/05/2009, 16:52
:arrow:Flávio,
Qual é o preço médio do pneu 32x11.5x15r da AT?
E onde encontro o preço mais em conta?
Obrigado e abs
J.Baeta's Off Road!

flavio.bfg
15/05/2009, 11:29
Flavio.
Já temos algumas Pick up's saindo de fábrica com a medida 265/70 R 16, como as Rager's, as L200, bastante vendidas no Brasil. Então porque a BFGoodrich não disponibiliza essa medida na estrututura A/T KO, para quem precisa de uso misto, como companhias eletricas, petrolíferas etc ???
Um abraço

Engels,

A marca BFGoodrich pertence ao grupo Michelin e existe uma política entre as marcas Michelin e BFGoodrich onde esta última é mais voltada ao esporte, lazer, competição e personalização enquanto que a marca Michelin é mais voltada ao uso por empresas, uso comercial, veículos e dimensões originais de série. Assim sendo, nesta dimensão, segundo a nossa estratégia, a marca Michelin seria a mais indicada e não haveria muito espaço para as duas marcas. Hoje temos disponível o pneu Michelin na escultura mista 65% on e 35% off chamada LTX A/T2, um lançamento mundial recente. Caso as vendas deste produto aumentem significativamente, já existiriam motivos para oferecer também um BFGoodrich All Terrain T/A KO nesta dimensão. De todos os modos, caso você queira, podemos trazer esta dimensão sob encomenda para você, dentro de um prazo que varia entre 90 a 120 dias.

Flávio.

flavio.bfg
15/05/2009, 11:31
:arrow:Flávio,
Qual é o preço médio do pneu 32x11.5x15r da AT?
E onde encontro o preço mais em conta?
Obrigado e abs
J.Baeta's Off Road!

João,

O preço varia de revenda a revenda, mas, a grosso modo, podemos dizer que gira em torno de R$ 800,00 a unidade. Nós temos disponibilidade imediata deste produto e, caso o distribuidor que você consultar não o tenha, em uma semana no máximo poderemos entregar para ele te atender. Vale a pena fazer uma cotação entre as revendas para descobrir se existem diferenças significativas de preços entre elas.

Flávio.

Elmer_Jeep
16/05/2009, 13:06
Flávio, gostariamos de receber sua opinião à respeito de remendar pneus, estamos debatendo sobre o método quente e frio.

Como arrumar um pneu furado? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=884057#post884057)

[]'s no aguardo

flavio.bfg
19/05/2009, 17:25
Flávio, gostariamos de receber sua opinião à respeito de remendar pneus, estamos debatendo sobre o método quente e frio.

Como arrumar um pneu furado? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=884057#post884057)

[]'s no aguardo

Elmer,

Existem somente dois tipos de conserto: A quente, onde a vulcanização (podemos chamar vulgarmente de união) da borracha se dá por temperatura e pressão e a frio, onde a vulcanização se dá através de uma reação química.
O conserto a quente consiste em se aplicar um manchão sobre a área danificada do pneu. Esta área deve ser previamente tratada, retirando-se toda a borracha e cabos afetados pelo dano. O manchão possui cabos têxteis em sua estrutura interna que substituem os cabos da lona carcaça e das lonas de topo que se romperam. Para aplicação do manchão, como a vulcanização se dará por calor e pressão, é necessário utilizar uma máquina chamada autoclave que aquece todo o pneu de forma homogênea e possui um envelope que dá uma pressão também uniforme sobre toda a superfície do pneu, tanto internamente quanto externamente. Este processo é recomendado para reparos em pneus maiores que 8 mm de diâmetro e só é encontrado em empresas que fazem recauchutagem de pneus, com raras exceções.
O conserto a frio consiste em se aplicar um plug de borracha na área danificada do pneu. Este plug está disponível em três tamanhos diferentes: 3 mm, 6 mm e 8 mm. O de 3 mm é recomendado para pneus de motocicletas, o de 6 mm para carros de passeio e caminhonetes pequenas e médias e o de 8 mm para as grandes caminhonetes, caminhões e ônibus. Este plug é constituído de uma base de borracha solidária a um tarugo. Ele deve ser aplicado de dentro para fora do pneu, em um furo previamente tratado através de uma fresa e toda a área deve ser limpa com uma pedra abrasiva. Toda a região deve ser coberta com uma cola especial, chamada cimento vulcanizante, que fará a reação química com o plug. Como é uma vulcanização química, é importante que a cola e o plug não estejam contaminados por gordura (não se pode tocar com a mão) nem com poeira. É imprescindível que sejam da mesma marca e também deve-se observar atentamente o prazo de validade, pois, em geral este prazo é muito pequeno (6 meses). Este conserto é mais usual e está disponível em todos os revendedores autorizados de pneus de marcas reconhecidas no mercado.
Quanto ao reparo da câmara de ar, é um processo a frio. Existem pequenas plaquetas que se aplicam diretamente à câmara, após a limpeza da mesma com a pedra abrasiva, com a cola da mesma marca que a plaqueta. Também é importante verificar a data de validade da cola.
Qualquer coisa fora destes dois métodos, conforme descrito acima, não é recomendado e não dará ao pneu a mesma segurança e garantia que tinha antes do dano. O macarrão, por exemplo, só deve ser usado como uma emergência, até se chegar a um local onde se possa fazer uma reparação como descrita acima. Um pedaço de borracha crua que é aplicado sobre um corte em um pneu sem nenhum tratamento e colado através de uma pequena máquina que só aquece uma pequena região do pneu não deve ser usado nunca porque danifica irremediavelmente o pneu e sua estrutura. Sei bem que só encontramos isto nas nossas borracharias, mas, sem a concientização das pessoas jamais conseguiremos mudar esta situação.

Abraços e Saudações Trilheiras!:D

Flávio.

Marcelo-HPE
19/05/2009, 22:10
Olá Flávio tudo bem !!
Estou interessado em adquirir um Jogo de BF´s MUd para substituir os meus Scopions ATR que apesar de novos , não me agradam em estradas enlameadas .
porem rodo muito em asfalto tb .
Qual desses 02 BF´s MUD são mais silenciosos no asfalto , o KM ou o KM 2. ???
Minha velocidade de cruzeiro é 110/ 120km/h .
grato pela atenção .

ThalesMC
24/05/2009, 14:09
E aí!

Cara, a escolha do pneu depende de alguns fatores a serem considerados. O fundamental é saber qual o seu real objetivo a ser atingido: Se é um visual mais agressivo, diferenciado para o seu veículo, se é uma melhor performance fora de estrada, para poder passar pelas trilhas mais radicais onde o pneu deve ser um aliado e não um empecilho, maior segurança e conforto no asfalto, para poder andar forte sem grandes sustos ou, por último, um pneu que dure muito e que tenha uma relação preço/qualidade mais interessante.
Estabelecida a sua prioridade, posso dizer que:
Se você busca um visual diferenciado para o seu TR4, sua escolha deve ser o Mud Terrain T/A. KM, mesmo que você nunca imagine ir a uma trilha na vida. Como precaução, você deve fazer rodízios frequentes (a cada 7.000 km, mais ou menos) em "X", invertendo o sentido de rotação, para minimizar a possibilidade de gerar desgastes irregulares que podem trazer vibrações e ruídos com o tempo. E deve evitar velocidades altas por longos períodos em estradas asfaltadas.
Se você faz muito pouco uso fora de estrada, mas, quando vai escolhe sempre o pior caminho, o mais radical, gosta de ser o carro que tira os outros dos atoleiros e das erosões, então sua escolha também deve ser o Mud Terrain T/A, com os mesmos cuidados descritos acima.
Agora se você gosta de andar rápido no asfalto, fazer curvas fechadas no limite, deixar para frear o mais tarde possível e andar sempre de maneira mais esportiva no trânsito, neste caso, sua escolha deve ser um pneu 100% para asfalto. Nós temos a escultura Long Trail T/A que é um pneu assimétrico e tem excelente performance no asfalto. Ele suporta uma rodagem fora de estrada porque é resistente, mas, sua escultura não ajuda em nada no barro ou na areia.
Se procura o melhor custo/benefício, o Long Trail T/A também será a opção mais lógica, devido a excepcional durabilidade deste pneu.
Por fim, se quer um pneu que não te deixará na mão em nenhuma circunstância, indo muito bem no asfalto com conforto, durabilidade e aderência tanto em seco quanto no molhado e que também vai muito bem no barro, areia, pedras e todo o tipo de trilha, dando um visual bonito no seu veículo e o pneu mais adequado para longas trilhas por não ser demasiadamente pesado, sua escolha deve ser o All Terrain T/A KO.

Bom é isso aí, espero ter ajudado!

Flávio.

Flavio,

Gostaria de aproveitar o tema e fazer duas perguntas:
Por que a medida da TR4 225/70R16 não é considerada para fabricação do ALL Terrain?
Outra coisa como a medida original não existe quais as implicações em utilizar a medida 225/75R16, a mais proxima?? Ou vc não recomenda neste caso?

grato e abraÇo

Fe_jipeiro
26/05/2009, 16:58
Boa tarde flavio.bfg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=13364) ,

Acabei de adquirir um jogo de BF 35" all terrain pra minha toy band ..... gostaria de saber qual é a calibragem correta para esses pneus ... estou utilizando 35 libras... esta correto?

Abs... obrigado pela atenção !

flavio.bfg
28/05/2009, 12:09
Olá Flávio tudo bem !!
Estou interessado em adquirir um Jogo de BF´s MUd para substituir os meus Scopions ATR que apesar de novos , não me agradam em estradas enlameadas .
porem rodo muito em asfalto tb .
Qual desses 02 BF´s MUD são mais silenciosos no asfalto , o KM ou o KM 2. ???
Minha velocidade de cruzeiro é 110/ 120km/h .
grato pela atenção .

Marcelo,

O novo BFGoodrich Mud Terrain T/A KM 2 é mais silencioso que o anterior Mud KM e, mesmo este anterior, em ruído ele é praticamente igual ao Scorpion ATR. Você praticamente não sentirá a diferença.

Flávio.

flavio.bfg
28/05/2009, 12:10
Flavio,

Gostaria de aproveitar o tema e fazer duas perguntas:
Por que a medida da TR4 225/70R16 não é considerada para fabricação do ALL Terrain?
Outra coisa como a medida original não existe quais as implicações em utilizar a medida 225/75R16, a mais proxima?? Ou vc não recomenda neste caso?

grato e abraÇo

Thales,

Pode ser montado sim. Existe uma alteração na leitura dos instrumentos do painel onde o velocímetro irá marcar uma velocidade 3% menor que a real e o odômetro também registrará uma quilometragem 3% menor, mas, este valor está dentro das tolerâncias aceitáveis para a precisão dos instrumentos em geral.
Infelizmente nós trabalhamos com produtos importados e, ainda que o mercado da Pajero TR4 no Brasil seja grande, nos Estados Unidos ou Europa não existe este veículo e eles não desenvolveram esta dimensão.

Flávio.

flavio.bfg
28/05/2009, 12:12
Boa tarde flavio.bfg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=13364) ,

Acabei de adquirir um jogo de BF 35" all terrain pra minha toy band ..... gostaria de saber qual é a calibragem correta para esses pneus ... estou utilizando 35 libras... esta correto?

Abs... obrigado pela atenção !

Felippe,

O que influencia na pressão dos pneus não é o tamanho dos mesmos e sim a capacidade de carga dos pneus. O pneu 35X12,5 R 15 tem a mesma capacidade de carga dos pneus 235/75 R 15 ou 31X10,5 R 15, pneus bem menores que ele. Por isto e, para resumir, não recomendamos nenhuma alteração na pressão original recomendada pela Toyota para a Bandeirantes em função da alteração da dimensão dos pneus.

Flávio.

Fe_jipeiro
28/05/2009, 16:42
Ok Flavio,

Muito obrigado ! Porém, percebi que com os 35" a band ficou muitooooo mais dura, utilizando a mesma calibragem. Para ficar "confortável", testei as opcoes até baixar para 26 libras q ficou no mesmo conforto q os 33". Será q perigo ou problema em rodar com essa pressao???

Abs...

Marcelo-HPE
28/05/2009, 23:28
Flavio ; muito obrigado pela atenção , agora já dá pra ter uma noção ,devo partir para os novos KM 2 mesmo .
abs.

wdoc
28/05/2009, 23:53
Flavio

Existe algum formula para calcular a pressao ideal dos pneus?
Pergunto pois antes tinha 265/70/16 com 26 libras e agora estou com MUDs 265/75/16, ainda com 26 libras mas sinto o carro meio cabritao pulando mais que tudo.

RONIE_VALIM
29/05/2009, 02:22
Boa noite Flávio BFG

Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho.

Gostaria de saber o seguinte:

Atualmente uso BF all 31" na frontier, comparando com os que tinham antigamente, o carro ficou mais duro, mas na minha opinião nada fora do suportável, até nem sinto mais!!!! Adoro estes pneus.

Como estou pensando seriamente em fazer um body-lift no carro e pretendo partir para um pneu mais "trilheiro"

Meus 31 estão com uma cara de cansados já, ai juntando a fome com a vontade de comer lhe pergunto:

Terá disponível o novo mud km2 32"?

O 33" certamente terá, imagino eu! Certo?

Agora um ponto importante, será que devo escolher este pneu?

O carro roda em média 10 mil km a cada 6 meses e nesses 6 meses, se encarar umas 6 trilhas de verdade é muito... Acho que algo em torno de 1000km no máximo em estrada de terra, incluindo trilhas.

Minha dúvida em relação aos mud está na escolha do all 33" ou 32" se achar...

Perguntas:

O mud km2, comparando com os all, a diferença de dureza, barulho e segurança em asfalto é gritante?

E comparando os all 31 com all 33, o que tem a me dizer?

Por enquanto acho que é só, se surgir mais eu posto aki..

Obrigado desde já!

GLEISON NOGUEIRA
03/06/2009, 09:33
Flávio e demais colegas....saberiam me dizer se o modelo Al Terrain 31 mudará tb??é que devo comprar ainda nesta semana os 4 para frontier.....desde já agradeço....abçoss

gwegbecher
03/06/2009, 22:19
Flavio,

Tenho uma duvida, tinha um jogo de 33"mud na minha defender e agora quero colocar um jogo de 33"no troller. Pelo desenho da banda de rodagem dos dois muds, fiquei e duivida qual o pneu mais agresseivo na lama, há muita diferença? Vcs disseram que o km2 é bem mais silencioso. Se eu adquirir esse jogo, qual a melhor forma de manutenção que devo dar.

Ah, rodo bastante em asfalto tbm.

Abraço

Germano

Fernando Lages
05/06/2009, 00:17
Flávio,
Vi que no site brasileiro da BF consta a medida 33x10.5R15 para o KM2, será que é mais fácil de encontrar nas revendas do que o KM?

[]s

RONIE_VALIM
06/06/2009, 10:32
Flávio,
Vi que no site brasileiro da BF consta a medida 33x10.5R15 para o KM2, será que é mais fácil de encontrar nas revendas do que o KM?

[]s

Certamente se encontrar fácil esta medida será meu próximo pneu... Vamos torcer!

http://img5.imageshack.us/img5/174/pneukm2.jpg

Doc Boss
07/06/2009, 21:17
Flávio, Amigos,

Estou pensando em substituir meus Pirelli Scorpion STR 265/70 R16 originais pelos BF Goodrich All Terrain T/A KO 285/75 R16. Pois tenho muita vontade de pegar mais trilhas no futuro próximo. Sei que mesmo sendo bem maiores, não raspam nas caixas de rodas da Triton, e dão um visual muito mais agressivo à pkp.
Os Pirelli originais me satisfazem para minhas características de uso, 70% urbano e 25% estradas asfaltadas, mas patinam muito nos 5% de barro e areia que já peguei. Já passaram dos 30.000 km e estão deixando a pkp muito dura mesmo na calibragem recomendada pelo fabricante. Acho que ainda rodam com segurança (é só não abusar na chuva) mais 10.000 km. Peço a opinião de vocês quanto a:

1. Segurança:
O aumento da altura pode prejudicar a estabilidade nas curvas?
No asfalto molhado, muda muito a aderência?
Muda a aderência no asfalto seco, principalmente nas freadas?

2. Outros detalhes:
Muda muito a marcação do odômetro e velocímetro? Tenho um GPS e observo uma diferença de cerca de 15% a menos nos instrumentos da pkp.
Um grande abraço a todos.

Doc Boss
07/06/2009, 21:27
Me esqueci de mais uma pergunta, troco o estepe também???

van vliet
13/06/2009, 22:11
Flávio, Amigos,

Estou pensando em substituir meus Pirelli Scorpion STR 265/70 R16 originais pelos BF Goodrich All Terrain T/A KO 285/75 R16. Pois tenho muita vontade de pegar mais trilhas no futuro próximo. Sei que mesmo sendo bem maiores, não raspam nas caixas de rodas da Triton, e dão um visual muito mais agressivo à pkp.
Os Pirelli originais me satisfazem para minhas características de uso, 70% urbano e 25% estradas asfaltadas, mas patinam muito nos 5% de barro e areia que já peguei. Já passaram dos 30.000 km e estão deixando a pkp muito dura mesmo na calibragem recomendada pelo fabricante. Acho que ainda rodam com segurança (é só não abusar na chuva) mais 10.000 km. Peço a opinião de vocês quanto a:

1. Segurança:

2. Outros detalhes:
Muda muito a marcação do odômetro e velocímetro? Tenho um GPS e observo uma diferença de cerca de 15% a menos nos instrumentos da pkp.

cara eu axo q pneu 285 num cabe na triton nao, mas acredito q 265/75 devem caber.em relaçao a pkp estar ficando dura , axo q nao sao os pneus nao. meu tio tem uma e ela eh dura msm , isso pq ele tah andando com 25 psi nos pneus originais , os msms citado ai em cima , e msm assim pula q nem cabrita.

abraços

flavio.bfg
15/06/2009, 16:19
Ok Flavio,

Muito obrigado ! Porém, percebi que com os 35" a band ficou muitooooo mais dura, utilizando a mesma calibragem. Para ficar "confortável", testei as opcoes até baixar para 26 libras q ficou no mesmo conforto q os 33". Será q perigo ou problema em rodar com essa pressao???

Abs...

Felippe,

O principal risco de se rodar com uma pressão mais baixa que o recomendado é o superaquecimento da estrutura interna do pneu que o excesso de flexão do flanco do pneu pode causar. Com este superaquecimento, a probabilidade de que haja separações internas é grande e, ocorrendo isto, pode haver uma perda instantânea de pressão, vulgo estouro do pneu, justamente no momento mais perigoso que é a alta velocidade em uma curva acentuada, quando o pneu recebe muita carga e está muito aquecido. Nunca recomendamos alterar a pressão buscando maior conforto. As alterações de pressão que se recomenda são somente temporárias e com o objetivo de melhorar o desempenho em alguma trilha muito pesada ou muito difícil para ser superada em condições normais.

Flávio.:wink:

flavio.bfg
15/06/2009, 16:20
Flavio ; muito obrigado pela atenção , agora já dá pra ter uma noção ,devo partir para os novos KM 2 mesmo .
abs.

Opa Marcelo!

Estamos aí para isso!:concordo:

Abraços e Saudações Trilheiras!!

Flávio.

flavio.bfg
15/06/2009, 16:22
Flavio

Existe algum formula para calcular a pressao ideal dos pneus?
Pergunto pois antes tinha 265/70/16 com 26 libras e agora estou com MUDs 265/75/16, ainda com 26 libras mas sinto o carro meio cabritao pulando mais que tudo.

Opa!

Os pneus Mud são muito mais reforçados que os pneus chamados de mistos ou pneus de asfalto. Devido a estes reforços, naturalmente eles são mais rígidos que estes outros produtos. Não devemos alterar as pressões para tentar compensar esta maior rigidez, porque o risco de se danificar o pneu devido a um superaquecimento do mesmo é grande. O maior inimigo do pneu é o calor e a maior fonte geradora de calor em um pneu é a baixa pressão. Por isto, insistimos muito em manter a pressão original recomendada pelo fabricante do veículo para rodar em asfalto, mesmo nos casos de alteração da dimensão original dos pneus.

Flávio.

flavio.bfg
15/06/2009, 16:28
Boa noite Flávio BFG

Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho.

Gostaria de saber o seguinte:

Atualmente uso BF all 31" na frontier, comparando com os que tinham antigamente, o carro ficou mais duro, mas na minha opinião nada fora do suportável, até nem sinto mais!!!! Adoro estes pneus.

Como estou pensando seriamente em fazer um body-lift no carro e pretendo partir para um pneu mais "trilheiro"

Meus 31 estão com uma cara de cansados já, ai juntando a fome com a vontade de comer lhe pergunto:

Terá disponível o novo mud km2 32"?

O 33" certamente terá, imagino eu! Certo?

Agora um ponto importante, será que devo escolher este pneu?

O carro roda em média 10 mil km a cada 6 meses e nesses 6 meses, se encarar umas 6 trilhas de verdade é muito... Acho que algo em torno de 1000km no máximo em estrada de terra, incluindo trilhas.

Minha dúvida em relação aos mud está na escolha do all 33" ou 32" se achar...

Perguntas:

O mud km2, comparando com os all, a diferença de dureza, barulho e segurança em asfalto é gritante?

E comparando os all 31 com all 33, o que tem a me dizer?

Por enquanto acho que é só, se surgir mais eu posto aki..

Obrigado desde já!

Ronie,

Obrigada!

Primeiramente o novo Mud Terrain T/A KM2 está disponível nas dimensões 32X11,5 R 15 e 33X12,5 R 15. A diferença entre estas dimensões são: diâmetro máximo: 815 mm e 845 mm respectivamente e largura máxima de 315 e 345 mm. Quanto à dureza ou rigidez, a escultura Mud é mais rígida que a All Terrain, sendo assim um pouco mais dura. Não é gritante, não vai te fazer arrepender desta troca, mas, você sentirá a diferença já nos primeiros quilômetros. O novo Mud KM2 é mais silencioso que o antigo Mud. Em relação à dimensão, ao contrário do que pode parecer, não depende muito da dimensão em si, mas, da capacidade de carga do pneu. Falando das duas dimensões em All Terrain, o 32 tem a capacidade de carga de 113 enquanto que o 33 é 108, ou seja, o 33 é mais macio que o 32, por incrível que pareça!

Espero ter ajudado!;)

Flávio.

flavio.bfg
15/06/2009, 16:31
Flávio e demais colegas....saberiam me dizer se o modelo Al Terrain 31 mudará tb??é que devo comprar ainda nesta semana os 4 para frontier.....desde já agradeço....abçoss

Gleison,

Posso te garantir que nos próximos anos não haverão mudanças nesta gama.:dance:

Flávio.

flavio.bfg
15/06/2009, 16:32
Flavio,

Tenho uma duvida, tinha um jogo de 33"mud na minha defender e agora quero colocar um jogo de 33"no troller. Pelo desenho da banda de rodagem dos dois muds, fiquei e duivida qual o pneu mais agresseivo na lama, há muita diferença? Vcs disseram que o km2 é bem mais silencioso. Se eu adquirir esse jogo, qual a melhor forma de manutenção que devo dar.

Ah, rodo bastante em asfalto tbm.

Abraço

Germano

Germando,

O novo Mud Terrain KM2 melhorou muito em relação ao antigo em dois aspectos principais: a resistência para uso sobre pedras nas trilhas e o silêncio e conforto em asfalto. Apesar disto, manteve a mesma capacidade de tração em lama que o antigo, pois, a área da banda de rodagem que fica em contato com o solo é a mesma que o anterior com relação aos sulcos e recortes da escultura, tendo somente uma forma diferente. A manutenção recomendada é a mesma, ou seja, se for utilizado preferencialmente no asfalto, recomendamos um rodízio em "X" a cada 10.000 km ou a cada revisão de freios do veículo, para diminuir a possibilidade de um desgaste irregular na banda de rodagem, característico de todo pneu de escultura muito aberta.

Flávio.

flavio.bfg
15/06/2009, 16:34
Flávio,

[]s

E aí Fernando!

No antigo KM não havia esta dimensão disponível para o Brasil, pois, não tínhamos a certificação do INMETRO para ela. No novo KM2 esta dimensão está disponível sob encomenda, quer dizer, você deve fazer o pedido em qualquer revendedor BF listado no nosso site e dentro de 90 a 120 dias o produto estará disponível para você neste revendedor.

Flávio.

Engels Kbça
15/06/2009, 16:37
Entrei em Contato com a Rio-Bahia, em Feira de Santana, e ficaram de consultar a fabrica, estou aguardando o contato deles. A Otoni ,não pediram telefone para contato, mas vou tentar de novo. Valeu Flávio:concordo:

Flavio

Até hoje não tive resposta dos fornecedores baianos.....:pipoca::pipoca::pipoca:

flavio.bfg
15/06/2009, 16:37
Flávio, Amigos,

1. Segurança:

2. Outros detalhes:

Opa!

Um pneu mais alto como o que você quer montar normalmente é mais flexível e mais macio que o outro que tem o flanco mais baixo. Nós condenamos muito a prática de abaixar as pressões para obter um maior conforto, pois, o risco de provocar um dano nos pneus é grande e as consequências dos danos deste tipo de causa são perigosas (explosão do pneu ou desprendimento da banda de rodagem em altas velocidades). Quanto às suas perguntas, realmente a estabilidade ficará prejudicada com a montagem de um pneu mais alto. Já a aderência no seco e/ou no molhado, não dependem da altura, mas, da largura do pneu. Neste caso, tanto em pista seca quanto em pista úmida (pista molhada mas sem a formação de poças d'água), quanto mais largo o pneu, maior a aderência, mesmo em se tratando de esculturas iguais. NO seu caso em particular em que você quer substituir um pneu de uso mais para asfalto por um pneu de uso mais misto, você obterá uma sensível melhora na aderência em piso molhado (onde é mais fácil chegar ao limite de aderência) e praticamente nenhuma melhora em piso seco (a maior largura será anulada por uma banda de rodagem mais recortada e mais aberta). A diferença nas leituras dos instrumentos do painel será um pouco superior à 7%, quer dizer, marcará uma velocidade e uma quilometragem 7% menor que a correta. A diferença que você encontra hoje no seu GPS não é normal. Tecnicamente a diferença aceitável entre os instrumentos é de 3%.

Abraços e Saudações Trilheiras!!!:lol:

Flávio.

flavio.bfg
15/06/2009, 16:40
Me esqueci de mais uma pergunta, troco o estepe também???

Sim, devido a grande diferença de altura entre os pneus. Caso você precise rodar muitos quilômetros com o estepe, esta diferença poderá ocasionar um aquecimento anormal e um desgaste prematuro no diferencial do eixo onde você montou o pneu estepe.

Abraços e Saudações trilheiras!

Flávio.

RONIE_VALIM
15/06/2009, 18:01
Ronie,

Obrigada!

Primeiramente o novo Mud Terrain T/A KM2 está disponível nas dimensões 32X11,5 R 15 e 33X12,5 R 15. A diferença entre estas dimensões são: diâmetro máximo: 815 mm e 845 mm respectivamente e largura máxima de 315 e 345 mm. Quanto à dureza ou rigidez, a escultura Mud é mais rígida que a All Terrain, sendo assim um pouco mais dura. Não é gritante, não vai te fazer arrepender desta troca, mas, você sentirá a diferença já nos primeiros quilômetros. O novo Mud KM2 é mais silencioso que o antigo Mud. Em relação à dimensão, ao contrário do que pode parecer, não depende muito da dimensão em si, mas, da capacidade de carga do pneu. Falando das duas dimensões em All Terrain, o 32 tem a capacidade de carga de 113 enquanto que o 33 é 108, ou seja, o 33 é mais macio que o 32, por incrível que pareça!

Espero ter ajudado!;)

Flávio.

Obrigado eu!

Neste meio tempo em que fiz a pergunta e que você respondeu eu me animei muito em pegar um KM2, porém para reduzir o desgaste prematuro de componentes do carro, direção principalmente, gostaria muito de colocar o 33x10,50.

Hoje mesmo eu liguei em uma revenda e me informaram algo totalmente diferente do que você relatou, disseram que não há possibilidades de encomenda...

Será que você pode me informar como proceder para dar início a esta encomenda? Quero o 33x10,5 mesmo, basta achar algum revendedor disposto a me ajudar!

Moro em Guarulhos e aqui tem uma revenda, chama-se G10 autocenter.

Valeu..

RONIE_VALIM
16/06/2009, 19:03
Fui pessoalmente na revenda que mencionei a cima e vi que já tem a pronta entrega o KM2 na na medida 265/75/16.. Dai eu fiz novamente a pergunta sobre encomendar os 33x10,5 e me disseram que tem como sim, porém não achava vantajoso e que certamente a demora pode chegar em até 120 dias.

Gostaria de saber qual a real diferença entre o 33x12,5 e o 33x10,5 no mud KM2. O vendedor me afirmou que a largura é a mesma, será?!

Obrigado pela atenção.

Salviano
16/06/2009, 20:13
Fui pessoalmente na revenda que mencionei a cima e vi que já tem a pronta entrega o KM2 na na medida 265/75/16.. Dai eu fiz novamente a pergunta sobre encomendar os 33x10,5 e me disseram que tem como sim, porém não achava vantajoso e que certamente a demora pode chegar em até 120 dias.

Gostaria de saber qual a real diferença entre o 33x12,5 e o 33x10,5 no mud KM2. O vendedor me afirmou que a largura é a mesma, será?!

Obrigado pela atenção.

Ele acertou sim.....veja: http://www.trilha4x4.com.br/index.php?view=article&catid=34:dicas&id=95:calculo-de-pneus&tmpl=component&print=1&page=

Dados Pneu Original
Medida em Pol. 33 x 12 / 15
Medida em mm. 317.5 x 72 / 15
Diametro 838
Circunferência 5265.3

Dados Pneu Novo
Medida em Pol. 33 x 10 / 15
Medida em mm. 266.7 x 85.71428571428572 / 15
Diametro 838
Circunferência 5265.3

Diferença mm: 0
Diferença %: 0%

RONIE_VALIM
16/06/2009, 20:20
Ele acertou sim.....veja: http://www.trilha4x4.com.br/index.php?view=article&catid=34:dicas&id=95:calculo-de-pneus&tmpl=component&print=1&page= (http://www.trilha4x4.com.br/index.php?view=article&catid=34:dicas&id=95:calculo-de-pneus&tmpl=component&print=1&page=)

Dados Pneu Original
Medida em Pol. 33 x 12 / 15
Medida em mm. 317.5 x 72 / 15
Diametro 838
Circunferência 5265.3

Dados Pneu Novo
Medida em Pol. 33 x 10 / 15
Diametro 838
Circunferência 5265.3

Vi a tabela, coloquei os valores mas não entendi direito, teria como me indicar o que, é o que?!

Salviano
16/06/2009, 20:36
Vi a tabela, coloquei os valores mas não entendi direito, teria como me indicar o que, é o que?!

Você abriu o link, não é?!! aí é só seguir as instruções... Na primeira coluna vc marca os pneus originais, em mm ou pol, mudando o "ponto".

Na segunda coluna vc coloca o pneus que vc pretende trocar ( mudando o "ponto" mm ou pol)
em 3° lugar vc pede para calcular...logo abaixo vai aparecer o resultado e as diferenças na velocidade.

facimfacim

RONIE_VALIM
16/06/2009, 20:40
Você abriu o link, não é?!! aí é só seguir as instruções... Na primeira coluna vc marca os pneus originais, em mm ou pol, mudando o "ponto".

Na segunda coluna vc coloca o pneus que vc pretende trocar ( mudando o "ponto" mm ou pol)
em 3° lugar vc pede para calcular...logo abaixo vai aparecer o resultado e as diferenças na velocidade.

facimfacim

Certo, até ai eu abri, coloquei e saiu os resultados..

Porém eu não sei como "ler" os resultados!

Eu preciso saber qual é a diferença de largura do 33x12,5 para o 33x10,5

Desculpe, mas realmente não entendo mesmo..

Fernando Lages
16/06/2009, 21:23
Ou o vendedor se enganou quanto à largura, ou se referiu comparando o 33/10.5R15 com o 265x75R15. :putz:

As medidas dos pneus são espressas de duas formas:
LARGURA(cm) x ALTURA DA BANDA(%) x RAIO(pol)
ou
ALTURA(pol) x LARGURA(pol) x RAIO(pol)

Quando você encontra 265x75R15 é a primeira forma:
largura = 265 cm
altura = (265 x 0,75 [75% da largura] x 2) + 381 cm [raio da roda] = 778,5 cm
raio = 15 polegadas (381 cm)

Quando você encontra 33/10.5R15 é a segunda forma:
largura = 10,5 polegadas (266,7 cm)
altura = 33 polegadas (838,2 cm)

Portanto, o 33/12.5R15 é 2 polegadas mais largo que o 33/10.5R15, que por sua vez tem praticamente que o 265x75R15, que porém é bem mais baixo que os dois primeiros.

Vale lembrar que as medidas são nominais, ou seja, um 33 de uma marca pode ter na verdade 32,5 polegadas, enquanto o de outra tem 32,8 polegadas de altura. Brincando, brincando, são quase 8 cm a mais. :pensativo:

Salviano
16/06/2009, 21:39
Certo, até ai eu abri, coloquei e saiu os resultados..

Porém eu não sei como "ler" os resultados!

Eu preciso saber qual é a diferença de largura do 33x12,5 para o 33x10,5

Desculpe, mas realmente não entendo mesmo..

Dados Pneu Original

Medida em Pol. 33 x 10 / 15 equivale a um pneu 266 x 85 x 15

que tem um Diametro de 838mm e a Circunferência de 5265.3

Dados Pneu Novo

Medida em Pol. 33 x 12 / 15 equivale a um pneu 317 x 72 x 15

Medida em mm. 317.5 x 72 / 15 que tem o mesmo diametro do acima 838mm
Diametro 838
Circunferência 5265.3

Salviano
16/06/2009, 21:51
meu jeep tem pneus 235 x 85 x 16, (em mm) pretendo colocar 35 x 12.5 x 15 (pol)

Medida em Pol. 31 x 9 / 16 (equivale)
Medida em mm. 235 x 85 / 16 (Meus pneus)
Diametro 806 (altura do pneus que estão no jeep em mm)
Circunferência 5064.24

Medida em Pol. 35 x 12 / 15 (futuros Pneus)
Medida em mm. 317.5 x 80 / 15 (equivalentes)
Diametro 889 (nova altura dos pneus em relação aos originais)
Circunferência 5585.75

Diferença mm: 521.51
Diferença %: 9.34% (diferença no velocimetro pra mais)

RONIE_VALIM
16/06/2009, 21:58
No caso o 33x10,5 é 2" mais fino que o 33x12,5 ???

E a altura total tanto de um quanto do outro é a mesma?

Valeu.

RONIE_VALIM
16/06/2009, 22:00
Ou o vendedor se enganou quanto à largura, ou se referiu comparando o 33/10.5R15 com o 265x75R15. :putz:

As medidas dos pneus são espressas de duas formas:
LARGURA(cm) x ALTURA DA BANDA(%) x RAIO(pol)
ou
ALTURA(pol) x LARGURA(pol) x RAIO(pol)

Quando você encontra 265x75R15 é a primeira forma:
largura = 265 cm
altura = (265 x 0,75 [75% da largura] x 2) + 381 cm [raio da roda] = 778,5 cm

Quando você encontra 33/10.5R15 é a segunda forma:
largura = 10,5 polegadas (266,7 cm)
altura = 33 polegadas (838,2 cm)

Portanto, o 33/12.5R15 é 2 polegadas mais largo que o 33/10.5R15, que por sua vez tem praticamente que o 265x75R15, que porém é bem mais baixo que os dois primeiros.

Vale lembrar que as medidas são nominais, ou seja, um 33 de uma marca pode ter na verdade 32,5 polegadas, enquanto o de outra tem 32,8 polegadas de altura. Brincando, brincando, são quase 8 cm a mais. :pensativo:

Você usou unidade de medida errada, né?

Salviano
16/06/2009, 22:05
No caso o 33x10,5 é 2" mais fino que o 33x12,5 ???

E a altura total tanto de um quanto do outro é a mesma?

Valeu.

"are baba"...até que enfim...descobriu o mistério, é isso mesmo.

Julio Militão
16/06/2009, 22:12

Obrigado pela atenção.

Caros amigos

Encontrei este arquivo acho que aqui mesmo no forum. Lembrando que na nomenclatura americana (acho) 33 é o diâmetro e 12,5 é a largura do pneu! O vendedor, como já disseram, se enganou.

Um abraço.

RONIE_VALIM
16/06/2009, 22:12
"are baba"...até que enfim...descobriu o mistério, é isso mesmo.

Desculpe o rolo, mas o vendedor se mostrou tão convicto do que falava que eu resolvi não discutir sobre o "serviço dele" e resolvi pesquisar antes...

Ele me disse que o 33x12,5 tem a mesma largura do 33x10,5 perguntei umas 3 ou 4 vezes se ele não estava se confundindo, ele tinha ctz do que estava falando.

Isso é um ponto que tenho que analisar certinho antes de decidir, pois o pneu é para uma Frontier, e para não ter problemas de desgaste do sistema de direção estou procurando um mais fino, porém com uma boa altura.

Valeu

RONIE_VALIM
16/06/2009, 22:20
Para quem quer ver foto que não seja do site, ai vai... Tirei hoje..

O pneu era um 265/75R16

Fernando Lages
16/06/2009, 22:50
Você usou unidade de medida errada, né?

Não, aonde?

RONIE_VALIM
16/06/2009, 22:53
Não, aonde?

Não viu as fotos?

TylerNTL
16/06/2009, 23:18
Flávio,

Vi no site da BFG a opção de um agendamento de compra, com um desconto interessante. Detelhe que não aparece nenhuma das 03 revendas daqui de Natal-RN, a mais próxima que aparece é no interior de Pernambuco.

Vc saberia informar se existe a possibilidade de realizar uma "compra agendada" utilizando uma das revendas daqui de Natal?
Os preços seriam próximos aos apresentados no site?

Fernando Lages
17/06/2009, 13:45
Não viu as fotos?

Você falou que eu utilizei uma unidade de medida errada, foi isto que perguntei. Não tem nada de errado, e pelas fotos não dá para descobrir qual a unidade de medida errada, né? :)

Mas eu realmente peguei as medidas erradas de um pneu que você citou :putz:, é 265x75R16 e não R15. Mesmo assim, ele continua sendo mais de 30 cm mais baixo que os pneus de 33 polegadas. :concordo:

RONIE_VALIM
17/06/2009, 13:58
Você falou que eu utilizei uma unidade de medida errada, foi isto que perguntei. Não tem nada de errado, e pelas fotos não dá para descobrir qual a unidade de medida errada, né? :)

Mas eu realmente peguei as medidas erradas de um pneu que você citou :putz:, é 265x75R16 e não R15. Mesmo assim, ele continua sendo mais de 30 cm mais baixo que os pneus de 33 polegadas. :concordo:

Acho que você não entendeu... Preste atenção, um pneu 30cm mais baixo que outro é muita coisa...

Mas enfim, pelo que entendi e pelo que eu já tinha em mente, um pneu 33x10,5 é 2" mais fino que um 33x12,5. SImplesmente isso e acabou.

Tudo certo!

Valeu pela ajuda...

flavio.bfg
17/06/2009, 15:49
Acho que você não entendeu... Preste atenção, um pneu 30cm mais baixo que outro é muita coisa...

Mas enfim, pelo que entendi e pelo que eu já tinha em mente, um pneu 33x10,5 é 2" mais fino que um 33x12,5. SImplesmente isso e acabou.

Tudo certo!

Valeu pela ajuda...

Opa! Acho que resolveram encerrar o assunto, correto?

Mas aí ai para dar mais uma ajudinha...

33 = Diâmetro externo em polegadas
10,5 ou 12,5 = Largura máxima em polegadas
Isso é pura teoria!

Na prática:

33x10,5 = 830mm x 260mm
33x12,5 = 845mm x 270mm

Flávio.

flavio.bfg
17/06/2009, 15:52
Flávio,

Vi no site da BFG a opção de um agendamento de compra, com um desconto interessante. Detelhe que não aparece nenhuma das 03 revendas daqui de Natal-RN, a mais próxima que aparece é no interior de Pernambuco.

Vc saberia informar se existe a possibilidade de realizar uma "compra agendada" utilizando uma das revendas daqui de Natal?
Os preços seriam próximos aos apresentados no site?

Thelmo,

Vamos fazer o seguinte...
Encaminhe um e-mail para camila.peres@br.michelin.com com o pneu de seu interesse e o seu endereço para que a mesma possa localizar a revenda mais próxima e lhe passar o valor.
No site nem sempre temos todas as revendas, ela tem a opção de participar ou não do projeto de compra agendada.

Flávio.

flavio.bfg
17/06/2009, 15:56
Flavio

Até hoje não tive resposta dos fornecedores baianos.....:pipoca::pipoca::pipoca:

Engels,

Se puder encaminhe um e-mail para camila.peres@br.michelin.com com seus dados que a revenda irá entrar em contato direto com você.
Ou se preferir segue contato direto na mesma:

Anderson - anderson@ottonipneus.com.br

Flávio.

CARLOS MOREIRA
17/06/2009, 16:05
Flavio, tô precisando comprar um par de MUD 33X12,5R15. Estou em Telêmaco Borba, interior do Paraná. Poderia me auxiliar? Meu e-mail particular é carlao@creapr.org.br.
Fico no aguardo.

[ ]´s

RONIE_VALIM
17/06/2009, 17:36
Nos informe sobre a medida 33x10,5R15 do pneu mud km2 por favor...

Estou precisando de pneus desta medida mas está sendo difícil ter uma resposta concreta dos revendedores...

Só para confirmar:

33x10,5 tem 83cm de altura total e 26cm de largura

33x12,5 tem 84,5cm de altura total e 27 de largura

Então o revendedor errou no modo que me explicou, porém está correto ao afirmar que o 33x10,5 é menor em diâmetro total também?

Já que estamos na chuva é pra se molhar, se não for pedir muito, compare estas medidas com o 265/75R16 por favor, dependendo eu coloco um jogo de rodas aro 16 de ferro, pois é fácil achar original de outro carro.

Todos KM2

Estas informações serão muito importantes para a compra.

Obrigado.

Fernando Lages
17/06/2009, 21:09

Tudo certo!

Valeu pela ajuda...

Agora sim, direto ao assunto! :)
Eu realmente não vi, pensei em mm e escrevi cm :parede:

Fernando Lages
17/06/2009, 21:35
Na prática:

33x10,5 = 830mm x 260mm
33x12,5 = 845mm x 270mm

Flávio.

Puxa, a diferença de altura entre os dois 33 é tão grande assim? :-o As medidas são do KM2, correto? Já é pra pensar se vale a pena o 33x10,5, 5 mm a mais de altura podem ser importantes numa trilha :mrgreen:

Valeu, Flavio, espero estar encomendando os 33x10,5 até o final do ano!

luz
21/06/2009, 02:00
Flavio me tire uma duvida? O pneu all terrain, medida 265/75/e16 é possivel colocar na sw4 2001? obrigado pela ajuda.luiz

afs
03/07/2009, 10:43
Olá a todos !

Alguem aí teria uma boa sugestão para um pneu misto tipo 50-50 ou talvez 60% asfalto para o Grand Vitara / Tracker ?

Obrigado !

Tio Eddie
05/07/2009, 18:01
Flávio, Boa tarde!

Apesar de aparecer no site do Inmetro a medida 255/85R16 do MUD TA KM (PNEUS-4R F226 - LT 255/85R16 M&S 119/116Q MUD TERRAIN T/A KM TL) não consigo encontrar essas medidas nas lojas Michelin/BFG aqui no MS.

Você saberia me dizer se esta medida é trazida para o Brasil? Pode ser na versão nova do MUD.

Grato

Eddie

flavio.bfg
10/07/2009, 14:49
Flavio, tô precisando comprar um par de MUD 33X12,5R15. Estou em Telêmaco Borba, interior do Paraná. Poderia me auxiliar? Meu e-mail particular é carlao@creapr.org.br.
Fico no aguardo.

[ ]´s

Opa Carlos,

Repassei sua solicitação para o SAC e eles estarão encaminhando um e-mail para você, informando a revenda mais próxima!

Flávio.

flavio.bfg
10/07/2009, 14:51
Nos informe sobre a medida 33x10,5R15 do pneu mud km2 por favor...

Estou precisando de pneus desta medida mas está sendo difícil ter uma resposta concreta dos revendedores...

Só para confirmar:

33x10,5 tem 83cm de altura total e 26cm de largura

33x12,5 tem 84,5cm de altura total e 27 de largura

Então o revendedor errou no modo que me explicou, porém está correto ao afirmar que o 33x10,5 é menor em diâmetro total também?

Já que estamos na chuva é pra se molhar, se não for pedir muito, compare estas medidas com o 265/75R16 por favor, dependendo eu coloco um jogo de rodas aro 16 de ferro, pois é fácil achar original de outro carro.

Todos KM2

Estas informações serão muito importantes para a compra.

Obrigado.

Ronie,

:pensativo:
Em teoria, o número "33" indica o diâmetro externo do pneu em polegadas e os dois seriam iguais, porém, como existem tolerâncias e como esta indicação é teórica, na prática o número correto é este mesmo. O 265/75 R 16 tem as seguintes medidas: 280 mm de largura e 820 mm de diâmetro. Como você vê, estas 3 dimensões são muito próximas uma das outras. O pneu 33X12,5 R 15 Mud KM2 estava em falta, mas, já o temos disponível no estoque. Basta você solicitá-lo a qualquer revendedor nosso com o qual você tenha contato. Já o 33X10,5 R 15 nós só o trazemos sob encomenda, quer dizer, é necessário fazer um pedido ao nosso distribuidor e aguardar de 90 a 120 dias a chegada do mesmo. O 265/75 R 16 está disponível para pronta entrega nos nossos revendedores.

Abraços e Saudações Trilheiras!:concordo:

Flávio.

flavio.bfg
10/07/2009, 14:53
Flavio me tire uma duvida? O pneu all terrain, medida 265/75/e16 é possivel colocar na sw4 2001? obrigado pela ajuda.luiz

Luiz,

Eu não sei te afirmar se cabe ou não neste veículo sem problemas. Minha sugestão é ir a qualquer revendedor BF que esteja próximo de você e solicitar para montar no carro para verificar. Será necessário que você leve as rodas 16" (pelo menos uma). Dentro da revenda mesmo, basta virar a direção completamente para um lado e para o outro, fazendo oscilar um pouco a suspensão. Se não ficar muito próximo a nenhuma parte fixa do veículo, pode montar sem problemas.

Flávio.

RONIE_VALIM
10/07/2009, 14:55
Obrigado pelas informações.

Decidi e comprei os 33x12,5 KM2

flavio.bfg
10/07/2009, 14:57
Olá a todos !

Alguem aí teria uma boa sugestão para um pneu misto tipo 50-50 ou talvez 60% asfalto para o Grand Vitara / Tracker ?

Obrigado !

Opa!

Sem fazer nenhuma alteração no Vitara, nós da BF não temos uma solução50/50 para lhe oferecer.:neutral:

Flávio.

flavio.bfg
10/07/2009, 14:58
Flávio, Boa tarde!

Apesar de aparecer no site do Inmetro a medida 255/85R16 do MUD TA KM (PNEUS-4R F226 - LT 255/85R16 M&S 119/116Q MUD TERRAIN T/A KM TL) não consigo encontrar essas medidas nas lojas Michelin/BFG aqui no MS.

Você saberia me dizer se esta medida é trazida para o Brasil? Pode ser na versão nova do MUD.

Grato

Eddie

Grande Eddie!

Esta é a escultura antiga que não é mais produzida. A nova escultura, Mud Terrain T/A KM2 ainda não tem certificação no INMETRO e, por isto, não podemos trazê-la. Podemos trazer a 285/75 R 16 que é da mesma altura desta dimensão, caso seu maior interesse seja na altura do pneu e não houver muito problema com a largura.

Abraços e Saudações Trilheiras!:dance:

Flávio.

foxvieira
10/07/2009, 15:49
Opa!

Sem fazer nenhuma alteração no Vitara, nós da BF não temos uma solução50/50 para lhe oferecer.:neutral:

Flávio.

Eu tambem gostaria de saber onde encontro esses pneus aqui no RJ , acho que é o BF AT 235/70-16

onde posso compra-los no RJ ?

linuxhellmaster
11/07/2009, 10:08
Eu utilizo pneus 295/50/15 na minha ford ranger STX, voce possui algo da sua marca p/ essas dimensoes ? qual o valor $$

cheers

Sport
13/07/2009, 22:53
Caros,
Inicialmente, registro que sou novato neste fórum, mas sempre gostei de trilhas.
Tb aproveito para parabenizar a todos - e principalmente ao Flávio - pela dedicação para responder tantas indagações.
Bom, apesar de ter lido as mais de 90 páginas sobre esse tema (pneus BF), mas não encontrei resposta para minha dúvida: posso usá-los em minha Pajero Sport 2006 ?
Seguem as medidas : 265/70R15 110S
Rodas: 15x7JJx(AI)
Offset: 10mm

Caso positivo, qual a medida recomendada ?

Alguns destes : 30x9,5R15 104S ou 31x10,5R15 109S ?

Antecipadamente agradeço,

Cláudio

Samuel Marques
14/07/2009, 18:38
Ola Flavio, acabei de adquirir um Suzuki jimny, ja tive no passado um Samurai ja equipado para trilhas, mas este não tem nada ainda, quero começar pelos pneus, o que vc me recomenda, vale informar que este é meu único veículo no momento, portanto utilizo para todos os casos, e não gostaria de altera-lo muito.

Abraços
Samuel

flavio.bfg
17/07/2009, 11:32
Eu tambem gostaria de saber onde encontro esses pneus aqui no RJ , acho que é o BF AT 235/70-16

onde posso compra-los no RJ ?

Opa!

No Rio, nós temos os seguintes revendedores que você pode consultar por este pneu:

ABC Pneus LJ 32 - Wal Mart Linha Amarela
Endereço:
Avenida Projetada, 345 Bloco 01 Loja 11
Engenho de Dentro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21)3271-9466

ABC Pneus LJ 34 - Wal Mart Tijuca
Endereço:
Rua Almirante Cochrane, 146
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21)2565-7288/2567-3066

ABC Pneus LJ31-Wal Mart Barra da Tijuca
Endereço:
Avenida das américas, 3650 Loja 8
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 33252945

ABC Pneus lj 38- Wal Mart Campinho
Endereço:
Av. Ernani Cardoso, 400
Cascadura - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21)2450-3142

Alinhacenter Serviço Automotivo Bosch
Endereço:
Rua de Santana, 169 A 181
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21)2232-0304

BIG BOX
Endereço:
Rua Gonzaga Bastos, 265
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 2288-4308

Big Alinhamento
Endereço:
R. Visconde de Itamarati, 141
Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 2567-3730

Força Dupla 2
Endereço:
Estrada do Mendanha, 1340 LojaC, D
Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 3406-3926

Força Dupla Auto Center
Endereço:
Est.da Cachamorra, 259 Loja A
Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21)3394-6958

Freeway Pneus
Endereço:
Av. das Américas, 2000 - Anexo VI
Telefone:
(21) 2439-3880

Guidon
Endereço:
Av. Bartolomeu Mitre, 808 loja A
Leblon - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 3259-4828

Lokau
Endereço:
Av. das Americas, 5150 Lj 31 (dentro do estacionamento do Carrefour)
Telefone:
(21) 2431-0752

Lucar
Endereço:
Estrada de Jacarepaguá, 6888
Jacarepaguá - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 2447-7534

MCR Auto Center
Endereço:
Estrada do Galeão, 1.198
Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 2462-5202

Master 100
Endereço:
Av. Geremário Dantas, 486 - Loja
Pechincha - Jacarepaguá - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 2425-3837

Salvatore Car Center
Endereço:
Av. das Américas, 13999
Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 2499-1515

Tek Star Pneus
Endereço:
Av. Brasil, 1857
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 3891-4200

Udam Auto Center
Endereço:
Rua Conde de Bonfim, 759
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21) 2570-8305

Rides Auto Center
Endereço:
Av. dos Democráticos,1846
Bonsucesso - Rio de Janeiro - RJ
Telefone:
(21)3888-9227

Espero ter ajudado ;)

Flávio.

flavio.bfg
17/07/2009, 11:34
Eu utilizo pneus 295/50/15 na minha ford ranger STX, voce possui algo da sua marca p/ essas dimensoes ? qual o valor $$

cheers

E aí!

Já tivemos um pneu chamado de Radial T/A nesta dimensão, mas, ele não é mais fabricado.:roll:

Flávio.

flavio.bfg
17/07/2009, 11:37
Caros,
Inicialmente, registro que sou novato neste fórum, mas sempre gostei de trilhas.
Tb aproveito para parabenizar a todos - e principalmente ao Flávio - pela dedicação para responder tantas indagações.
Bom, apesar de ter lido as mais de 90 páginas sobre esse tema (pneus BF), mas não encontrei resposta para minha dúvida: posso usá-los em minha Pajero Sport 2006 ?
Seguem as medidas : 265/70R15 110S
Rodas: 15x7JJx(AI)
Offset: 10mm

Caso positivo, qual a medida recomendada ?

Alguns destes : 30x9,5R15 104S ou 31x10,5R15 109S ?

Antecipadamente agradeço,

Cláudio

Opa Claúdio!

Seja bem vindo!!!

Para responder melhor a sua pergunta, é indispensável que você saiba bem qual é o seu objetivo na troca da dimensão original dos pneus da sua Pajero. Se o seu objetivo é ter um pneu com características mais para o uso misto e que suporte melhor as trilhas um pouco mais pesadas que o normal de uma estrada aberta ao público em geral, você pode manter a dimensão original ou aumentar ligeiramente a altura do veículo, evitando mudanças muito radicais que possam provocar toques no carro. Neste caso, o mais recomendável é o pneu 31X10,5 R 15 que é menos que 5% maior que o original e te dará melhor performance off-road. Se o seu objetivo é um visual mais agressivo, chamar mais a atenção e destacar a sua Pajero por onde você passar, aí o mais indicado são as transformações mais radicais, que incluem um aumento no curso da suspensão do veículo, utilizando dimensões tipo 33X12,5 R 15 ou até 35X12,5 R 15.

Abraços e saudações trilheiras!:concordo:

Flávio.

flavio.bfg
17/07/2009, 11:40
Ola Flavio, acabei de adquirir um Suzuki jimny, ja tive no passado um Samurai ja equipado para trilhas, mas este não tem nada ainda, quero começar pelos pneus, o que vc me recomenda, vale informar que este é meu único veículo no momento, portanto utilizo para todos os casos, e não gostaria de altera-lo muito.

Abraços
Samuel

Opa Samuel!

A dimensão original do Jimny é 205/70 R 15 e sem alterações na suspensão do veículo não existem outras dimensões que possamos recomendar sem correr o risco de toques e raspagens no veículo. Nesta dimensão, nós temos o pneu Long Trail T/A (você pode ver os detalhes dele no nosso site www.bfgoodrich.com.br) que é um pneu 80% asfalto. Como todo pneu de asfalto, ele tem ótima durabilidade, aderência é silencioso, mas, no barro, sua escultura deixa a desejar. É resistente para rodar sobre pedras, cascalho e terrenos duros, tendo sido testado e aprovado por empresas que fazem instalação e manutenção em redes elétricas rurais. Agora, se você pensa em ir alterando pouco a pouco o seu Jimny, nossa recomendação é o pneu 215/75 R 15 All Terrain T/A KO, este sim, um verdadeiro pneu misto que não te deixará na mão em nenhuma trilha que o seu Jimny possa entrar e se comportará como um pneu 100% asfalto fora da trilha. Ele irá tocar um pouco na lataria (paralamas) mas, nada que impeça o uso normal, se você não andar muito carregado (5 pessoas).

Flávio.:dance:

Sport
20/07/2009, 18:41
Flávio,
Obrigado pelas dicas. Desejo mesmo o "31", pois não busco alterar muito o carro.
Porém, não estou conseguindo achá-lo por aqui (Salvador/BA).
O site da BF tá fora do ar ?
Será que vc poderia informar em quais lojas posso encontrá-lo em SSA ??

Grato,
Cláudio

VictorMedeirosRN
20/07/2009, 23:44
Olá flavio, adquirimos uma viatura militar chevrolet modelo c-65 6x6, porem ele veio com pneus para asfalto, então olhando pela internet achei esses pneus 1400x20, gostaria de saber se é necessaria alguma modificação no caminhão para coloca-los, qual o preço dele e do 1200x20.
desde já grato.
Victor Medeiros

Sport
23/07/2009, 11:14
Flávio, Não preciso mais da informação, pois já consegui adquirí-los. Sds,]

Guilherme Kyrillos
23/07/2009, 16:09
Amigos, saudações.
Estou tentando comprar aqui em Maceió 4 pneus MUD tamanho 33.12,5.15 e o preço é assustador. Alguém pode informar qual é o preço desse pneus por aí nas suas cidades?
[]s

RONIE_VALIM
23/07/2009, 16:33
Amigos, saudações.
Estou tentando comprar aqui em Maceió 4 pneus MUD tamanho 33.12,5.15 e o preço é assustador. Alguém pode informar qual é o preço desse pneus por aí nas suas cidades?
[]s

Paguei aqui em SP R$830,00 em cada no modelo MUD KM2 33x12,5R15

ferramenteiro
23/07/2009, 17:33
Flávio,
Existe alguma previsão de lançamento do MUD KM2 na medida 285/75/16?
Tem idéia do valor?

Obrigado

jeisonk
23/07/2009, 18:39
E para 265/70 R17, alguma previsão de disponibilidade no Brasil de algum modelo BF?
Tu disse tempos atrás que não estava tendo nada em estoque, e agora como está isso?

Até pouco tempo tinha somente linha Michelin.
Liguei em Cuiabá semana passada, ficaram de verificar e até agora nada.

Abs

Guilherme Kyrillos
26/07/2009, 22:12
Paguei aqui em SP R$830,00 em cada no modelo MUD KM2 33x12,5R15
Ronie, saudações.
Essa loja tem site para contato? Com esse preço compensa até pagar o frete para Maceió.
Quantos km no asfalto será que rodam esses pneus?
[]s

RONIE_VALIM
26/07/2009, 23:39
Ronie, saudações.
Essa loja tem site para contato? Com esse preço compensa até pagar o frete para Maceió.
Quantos km no asfalto será que rodam esses pneus?
[]s

Não conheço site deles, mas se quiser eu te passo o telefone, ai é só comentar meu nome que eu acho que rola o mesmo preço, pois este preço ai não é normal não, tem um descontinho envolvido nele!

É uma loja Michellin / BF Goodrich... NF, garantia e tudo mais, recomendo!

Engels Kbça
27/07/2009, 14:06
Flávio,
Obrigado pelas dicas. Desejo mesmo o "31", pois não busco alterar muito o carro.

Grato,
Cláudio

Claudio
Também estava a procura de pneus BFG, aqui em Salvador e confesso que perdi a paciencia nessa procura, telefones sem retorno, e-mail's sem resposta...ah !! Desisti, comprei pneus GENERAL GRABBER, made in USA. Até agora sem queixas. olha aqui nesse topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55572

Sport
27/07/2009, 16:51
Engels, Bom, depois de muita procura e informações desencontradas, finalmente achei o BF 31 numa loja no final da Av. Bonocô, sentido Iguatemi. Tava na dúvida, mas acabei escolhendo os BF´s mesmos - apesar do General ter melhor preço ($512,00 contra $610,00) - em razão das referências que recebi dos meus amigos. De toda sorte, é muito bom saber que o "General" tb é uma ótima opção !! Sds, Cláudio.

jeisonk
27/07/2009, 17:47
E para 265/70 R17, alguma previsão de disponibilidade no Brasil de algum modelo BF?
Tu disse tempos atrás que não estava tendo nada em estoque, e agora como está isso?

Abs

Flávio, falei hoje com o pessoal da Speed Pneus de Cuiabá e continuam sem previsão de estoque para os pneus acima.
O estranho é que a PneusFácil, que é multimarca, tem eles para entrega em 10 dias, sabe explicar o porque disso, de não ter na rede autorizada e sim em multimarcas?

Abs

carlos_troller
29/07/2009, 21:05
Pessoal,

Quanto está saindo os BF Mud 33x12,5 R15 KM2??
Alguém tem idéia de preços?

Abs

RONIE_VALIM
29/07/2009, 22:14
Pessoal,

Abs

Segundo post da página anterior tem algo sobre

Abs..

C_Bacci
30/07/2009, 11:48
Olá Flávio...

Tenho em minha bandeirante - aço curta com turbo - pneus BF MUD 33"x12,5R15 em rodas 15x10" em aço. Gostaria de saber qual seria a sua impressão sobre trocar esses pneus por BF AT 285x75R16 em rodas 16x8".
Acha que pode haver ganho de dirigibilidade? consumo, conforto, ruido, maciez. Ou será que não há qualquer tipo de ganho??
Pretendo rodar muito mais em asfalto ou estradas de terra do que fazer trilhas (as que vierem serão bem vindas). Imagino que o pneu 285, por ter menos perfil de borracha pode deixar o carro mais firme, e sendo mais estreito pode ter menos arrasto... além disso... com as rodas 16" eu retorno ao aro original apesar de a tala 8" não ser original.. aliás... a roda 16x8" seria a mais indicada para este pneu??? Porque é tão difícil de encontrar essa medida nas lojas da BF??? Há alguma loja onde você saiba que o preço está bom e possa me indicar???

Fernando da Terra
01/08/2009, 13:21
Fala Flávio, tudo beleza?

Cara. parabéns pela grande consultoria que você está dando para nós, aqui do fórum.....

Tenho algumas perguntas a serem colocados aqui, que postei no forum dos land, mas sei que só você mesmo para nos dar um parecer.... veja bem, só estou relatando o que acontece comigo, queria só o seu parecer a respeito:

Meus pneus BF AT 235 16 85 estão com 26.000 k rodados.
Costumo colocar 28 na dianteira e 35 na traseira.
Esses 26.000 foram em sua maioria rodados em asfalto.
Como é recomendado não fazer o rodízio, sempre cada um ficou em seu lugar.
Notei que o desgaste dos dianteiros está bem maior (como era de se esperar).
Hoje peguei um paquimetro e fui medir a profundidade dos sulcos, em vários pontos do pneu:

Estepe novo, nunca usado: média de 12,95mm de profundidade
Dianteiro esquerdo: média de 6,50mm
Dianteiro direito: média de 5,35mm
Traseiro esquerdo: média de 8,80mm
Traseiro direito: média de 8,65 mm

A conta é simples: quando chegar aos 50.000 estarei sem pneu na dianteira e com pneu com 30% para rodar ainda na traseira....

Perguntas:
- 50.000 não é pouco para um BF AT ?
- o fato de não fazer rodízio, vai diminuir a vida útil dos pneus, pois, quando for trocar os dianteiros, o correto seria trocar os quatro, correto?
- pensei que o dianteiro esquerdo desgastasse mais que o direito, devido ao meu peso na viatura....mas não foi isso que aconteceu...
- cacete!! pensei que os pneus durassem bem mais que isso......
estou tentado a fazer o rodízio no próximo balanceamento......:pensativo:
mas, quanto seria o risco de prejudicar o sistema de direção, fazendo isso (rodizio) ?

Fernando
(tentando economizar $$$...)

grande abraço cara!!

Fernando
(só esperando o Flavio sair desse enrascada.....)

RONIE_VALIM
01/08/2009, 13:32

Cara. parabéns pela grande consultoria que você está dando para nós, aqui do fórum.....

Tenho algumas perguntas a serem colocados aqui, que postei no forum dos land, mas sei que só você mesmo para nos dar um parecer.... veja bem, só estou relatando o que acontece comigo, queria só o seu parecer a respeito:

grande abraço cara!!

Fernando

Cara, sei que a pergunta você fez para o Flávio, porém fiquei espantado com essas informações...

Sempre usei BF All 31x10,5 em minha Frontier que tive ano 2003 e usei um bom tempo na que possuo atualmente ano 2007.

Sempre fiz rodízio em linha reta (sem cruzar) agora que ando com MUD 33x12,5 vou fazer rodízio com 5000km e ainda vou fazer em X

Não entendi o motivo de estragar a direção do carro fazendo rodízio... Tem alguma explicação pra isso?

Vou acompanhar aqui para ver o que os mais experientes vão falar...

Abs e boa sorte!

RONIE_VALIM
01/08/2009, 13:33
Mais uma coisa:

Qual é o mínimo aconselhado de calibragem que devo usar nos 33x12,5 MUD KM2? Mínimo no asfalto e mínimo na trilha...

Abraços!

ocarioca
01/08/2009, 20:06
Mais um interessado em BF MUD KM2 285/75/16

Fernando da Terra
01/08/2009, 22:19
Não entendi o motivo de estragar a direção do carro fazendo rodízio... Tem alguma explicação pra isso?

Fala Ronie, tudo legal?

Quanto ao não fazer rodizio dos pneus, isso é uma recomendação da Land Rover, para os veículos fabricados por ela.....

Vamos aguardar o Flavio dar o parecer dele, para os meus comentários.....

Fernando

RONIE_VALIM
02/08/2009, 00:26
Fala Ronie, tudo legal?

Quanto ao não fazer rodizio dos pneus, isso é uma recomendação da Land Rover, para os veículos fabricados por ela.....

Vamos aguardar o Flavio dar o parecer dele, para os meus comentários.....

Fernando

Informação nova para mim!

Se descobrir um motivo concreto para isso poste aqui, fiquei curioso agora...

Abs

Fernando da Terra
03/08/2009, 13:48
Fala Ronnie!

O próprio Flávio já respondeu para mim, mesmo nesse tópico sobre o porque da Land Rover recomendar isso:

Olá, Fernando.

Muito boa a sua pergunta, muitas pessoas já me perguntaram isso. A Land Rover considera que a distribuição de pesos e da tração nos seus veículos assegura um desgaste regular e normal dos pneus, não sendo assim necessário realizar o rodízio.

Mas, além destes fatores, existem muitos outros que influenciam no desgaste, como inclinação da pista, trajeto percorrido pelo cliente (mais curvas para um lado que para o outro, por exemplo), maneira de conduzir o veículo (condução mais arrojada, por exemplo), carga no veículo (andando só com o motorista na maior parte do tempo)...

Enfim, tudo isso pode fazer com que os pneus de uma determinada posição tenha um desgaste mais rápido que de outras. Não existem contra-indicações ou restrições para o rodízio e, por isso, não vemos nenhum motivo para não recomendar o rodízio dos pneus, especialmente em veículos 4X4 onde é sempre recomendável ter os 4 pneus no mesmo estado.

A durabilidade dos pneus depende de inúmeros fatores como velocidade média, tipo de piso, carga no veículo, pressões utilizadas, estado mecânico da suspensão, maneira de conduzir, isto só para citar os mais importantes.

Só para te passar alguns dados, um veículo desalinhado pode ter a durabilidade dos pneus reduzida de 20 a 50%, as pressões 25% abaixo da recomendada geram um desgaste 55% maior nos pneus, o desgaste é proporcional ao quadrado do aumento da velocidade do veículo.

Por tudo isso, seria muito leviano de nossa parte determinar um valor para a quilometragem de um pneu, já que não há como controlarmos todos esses fatores. Sempre dissemos que o mais importante é comparar coisas similares, quer dizer, temos que comparar a quilometragem alcançada com um determinado tipo de pneu com outros que rodaram nas mesmas condições para que seja realmente válido. Mas não podemos afirmar ou sugerir nenhum valor final para essa quilometragem.

Flávio

Agora, relendo essa resposta que o Flávio me deu, ele praticamente já respondeu minhas dúvidas.......

Eu vou acabar optando pelo rodízio, ainda.... fazendo as contas de quanto ganharei se o fizer.......daria algo em torno de 60.000 rodados, fazendo um único rodízio......

O que me encana, é que tem amigos aqui no fórum que afirmam que os pneus rodaram 90/100.000 k com eles......... são 50% a mais do que vou conseguir rodar......

Mestre Flávio, nos dê mais uma luz, please!!

Fernando

jeisonk
03/08/2009, 16:31
...afirmam que os pneus rodaram 90/100.000 k com eles

:shock::shock:

E eu estava louco de faceiro que os meus rodaram quase 70k no bugão

Bruno Max
03/08/2009, 17:36
Olá! Meu nome é Flávio Santana. Sou consultor técnico dos Pneus BFGoodrich. Notei que vários tópicos desse fórum tratam de dicas de uso e manutenção de pneus, minha especialidade. Neste tópico, gostaria de me colocar à disposição de vocês para esclarecimento de especificações, utilização, cuidados, enfim, qualquer dúvida a respeito do assunto.
Boa Tarde! Adquirir recentemente uma Tracker 08/08, o to querendo deixar o visual dela mais agresiva, com uns pneus maiores, deixando assim ela mais alta. Os originais dela são 225/60 R16, e pesquisando aqui no site, vi que o limite de tamanho pra ela, pra não precisar mexer em suspenção é o 235/70 R16. E tenho pensado em por o All Terrain deste tamanho, mais este modelo de pneu vai alterar em muito o consumo do meu veículo?
Desde já agradeço a atenção
Att, Bruno Max.

jeisonk
03/08/2009, 17:45
Fala Bruno, bom, primeiro seja muito bem vindo ao fórum.

Apesar de tratar de pneus neste tópico e também não desmerecendo o serviço do Flávio, acredito que o melhor lugar para tirar essa dúvida tua seja no sub-fórum "Suzuki", já que o Tracker é um Suzuki com gravata Chevrolet.
Dá uma olhada lá, tenho certeza que vai achar bastante tópicos sobre teu carro e o assunto consumo, é só dar uma pesquisada, na minha assinatura tem um link sobre como otimizar a busca.

Link direto para lá (Suzuki): http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=36

Abraços e curta bastante o fórum.

jeisonk
03/08/2009, 17:52
Dois links sobre o assunto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52529&highlight=consumo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50398&highlight=consumo

Tire suas dúvidas em qualquer um deles

[]'s

VOVÔ DO TROLLER
03/08/2009, 19:20
POSTADO POR B R U N O MAX
Boa Tarde! Adquirir recentemente uma Tracker 08/08, o to querendo deixar o visual dela mais agresiva, com uns pneus maiores, deixando assim ela mais alta. Os originais dela são 225/60 R16, e pesquisando aqui no site, vi que o limite de tamanho pra ela, pra não precisar mexer em suspenção é o 235/70 R16. E tenho pensado em por o All Terrain deste tamanho, mais este modelo de pneu vai alterar em muito o consumo do meu veículo?
Att, Bruno Max.

Boa tarde Bruno. Parabéns pela bela compra e benvindo ao forum. Pneus 235/70/16 SOMENTE COM KIT DE SUSPENSÃO DE 2" e mesmo assim vai "pegar" nas longarinas do chassi quando do esterço máximo. Os pneus que cabem sem mexer na suspensão são os 225/70/16, mas aí são mais finos e o ganho de altura é pequeno. PARA NÃO ME PROLONGAR NO ASSUNTO, pois há vários tópicos sobre o mesmo, aconselho você a pesquisar os sites já informados pelos colegas acima. Abs. Válter

alvaro.jrc
03/08/2009, 20:19
All, aproveitando o tópico qual a média de preço que estão encontrando do BF MUD 31 e 33 em outros Estados???

Aqui é Maceió o menor preço que achei do 31 foi R$ 750,00 em cash.

RONIE_VALIM
03/08/2009, 20:41
R$830,00 33" Mud km2 em São Paulo... Se alguém se interessar entre em contato comigo, é uma loja Michellin/BF-Goodrich... Nota fiscal, garantia etc...

flavio.bfg
04/08/2009, 11:08
Flávio,

Grato,
Cláudio

Claúdio,

Tivemos um probleminha nos sites da BFG nesta semana que se passou, porém o mesmo já está no ar!
Peço que verifique por lá se alguma loja irá lhe atender, caso não consiga encontrar, encaminhe um e-mail para camila.peres@br.michelin.com que a mesma terá o prazer de lhe ajudar!

Flávio.

flavio.bfg
04/08/2009, 11:41
Olá flavio, adquirimos uma viatura militar chevrolet modelo c-65 6x6, porem ele veio com pneus para asfalto, então olhando pela internet achei esses pneus 1400x20, gostaria de saber se é necessaria alguma modificação no caminhão para coloca-los, qual o preço dele e do 1200x20.
desde já grato.
Victor Medeiros

Fala Victor!

Para montar os pneus 1400 X 20 é necessário uma roda de no mínimo 10" de largura, provavelmente mais larga que a que está no seu carro. Além disto é necessário verificar o espaço na caixa de rodas, visto que estes pneus são mais altos (quase 50 mm) e mais largos (também 50 mm). Nós não temos o pneu 1400 X 20 para pronta entrega e no momento não podemos prever uma data de quando teríamos este produto. Como o preço varia em função da data de recebimento, infelizmente não há como estimar um valor no momento sem confirmarmos a disponibilidade física do pneu.

Flávio.

flavio.bfg
04/08/2009, 11:43
Amigos, saudações.
[]s

Opa Guilherme!

A BFGoodrich não cobra frete e as variações de preço que existem entre as regiões do país se devem mais a uma diferença de ICMS que cada estado cobra, dependendo da origem do pneu. Mas, normalmente, você não deve encontrar grandes variações de preço ao longo do Brasil nesta dimensão.

Flávio.:concordo:

flavio.bfg
04/08/2009, 11:48
Flávio,
Existe alguma previsão de lançamento do MUD KM2 na medida 285/75/16?
Tem idéia do valor?

Obrigado

Meu caro ferramenteiro,

Teremos este pneu disponível aqui somente daqui a 2 ou 3 meses no máximo. Só dependemos no momento do embarque nos Estados Unidos.

Abraços e Saudações Trilheiras!:mrgreen:

Flávio.

flavio.bfg
04/08/2009, 11:53

Abs

Jeison!!!

Meu caro, já está disponível esta dimensão na escultura All Terrain T/A KO!
Caso o distribuidor Speed não o tenha, ele pode solicitar e, dentro de no máximo uma semana, o pneu estará disponível neste revendedor.Nós iremos conversar diretamente com este revendedor sobre estes pneus para esclarecer a situação.

Flávio.

flavio.bfg
04/08/2009, 11:56
Pessoal,

Abs

Opa Carlos!

O preço sugerido de venda deste produto é de R$ 930,00 em São Paulo.:dance:

Flávio.

flavio.bfg
04/08/2009, 13:31
Olá Flávio...

Tenho em minha bandeirante - aço curta com turbo - pneus BF MUD 33"x12,5R15 em rodas 15x10" em aço. Gostaria de saber qual seria a sua impressão sobre trocar esses pneus por BF AT 285x75R16 em rodas 16x8".
Acha que pode haver ganho de dirigibilidade? consumo, conforto, ruido, maciez. Ou será que não há qualquer tipo de ganho??
Pretendo rodar muito mais em asfalto ou estradas de terra do que fazer trilhas (as que vierem serão bem vindas). Imagino que o pneu 285, por ter menos perfil de borracha pode deixar o carro mais firme, e sendo mais estreito pode ter menos arrasto... além disso... com as rodas 16" eu retorno ao aro original apesar de a tala 8" não ser original.. aliás... a roda 16x8" seria a mais indicada para este pneu??? Porque é tão difícil de encontrar essa medida nas lojas da BF??? Há alguma loja onde você saiba que o preço está bom e possa me indicar???

E aí!!

Vamos por partes...:putz:
O pneu 285/75 R 16 deve ser montado em rodas de 7,5" até 9" de largura, quer dizer, sua roda de 8" cai bem para esta dimensão. Quanto às mudanças, vamos comparar primeiro somente o aspecto dimensional. O pneu 285/75 R 16 é mais alto (10 mm) e mais largo (40 mm). Quanto mais alto, menor a estabilidade em curvas, menor a precisão de direção (mais lenta a resposta às mudanças de direção) e menor o torque do veículo, o que prejudica a retomada de velocidade. Quanto mais largo, melhor a aderência, maior o consumo de combustível e maior o ruído. Agora, mudando também a escultura, você terá um ganho forte em aderência no asfalto seco e molhado e terá uma redução no ruído em rodagem. A estabilidade continuará prejudicada em curvas e a direção menos precisa. O ideal seria optar pela dimensão 265/75 R 16 que será 20 mm mais larga e 20 mm mais baixa que a 33X12,5, trazendo aí sim uma melhora global na dirigibilidade em todas as situações, reduzindo o ruído e melhorando a aderência. Esta dimensão também pode ser montada na roda 8". E, quando for para a trilha, não te deixará na mão!

Flávio.

flavio.bfg
04/08/2009, 13:34

grande abraço cara!!

Fernando

Opa Fernando!

Agradeço pelos parabéns! Agora vamos ao que interessa...sair da enrascada! rs

Primeiramente não se assuste muito porque o desgaste de um pneu não é linear, ou seja, à medida que um pneu vai se desgastando, a velocidade do desgaste diminui, porque a borracha vai se compactando, os tacos da escultura estando mais baixos oscilam menos o que gera menos atrito e menos desgaste, os sulcos que são em "V" vão diminuindo, aumentando a quantidade de borracha em contato com o solo, enfim, quanto mais liso, mais dura um pneu.
Outra coisa é quanto ao pneu dianteiro esquerdo ou direito. Depende um pouco do projeto do veículo e da utilização, mas, normalmente o pneu dianteiro é mais sacrificado por dois motivos: 1- quando se gira a direção, devido ao fato da caixa de direção ficar localizada próxima à roda esquerda, a resposta é mais imediata nesta roda, retardando algumas frações de segundo a "chegar" do outro lado, devido ao peso da barra de ligação da direção. Isto também provoca mais folgas na direção do lado direito que do lado esquerdo. 2- o peso do carro, apesar do motorista estar do lado esquerdo, tende a ser maior do lado direito devido à inclinação da pista, para os casos onde a rodagem for predominantemente em linha reta em pistas de mão única.
O nosso conselho é de fazer rodízios constantes sempre que se fizer uma revisão no veículo, aproveitando a mão de obra que já existirá em retirar os pneus para verificar os freios do veículo. Na sua situação, o melhor neste momento é fazer o rodízio e não mexer mais, acompanhando o desgaste, até igualar a profundidade dos pneus dianteiros com os traseiros para então, voltar a fazer rodízios frequentes, mantendo o desgaste uniforme entre os 4 pneus.
Lembramos sempre que, em um veículo 4X4, o ideal é sempre substituir os 4 pneus ao mesmo tempo.

Espero ter ajudado aí cara!

Flávio.

flavio.bfg
04/08/2009, 13:40
Cara, sei que a pergunta você fez para o Flávio, porém fiquei espantado com essas informações...

Sempre usei BF All 31x10,5 em minha Frontier que tive ano 2003 e usei um bom tempo na que possuo atualmente ano 2007.

Sempre fiz rodízio em linha reta (sem cruzar) agora que ando com MUD 33x12,5 vou fazer rodízio com 5000km e ainda vou fazer em X

Vou acompanhar aqui para ver o que os mais experientes vão falar...

Abs e boa sorte!

Opa cara!

Não entendi muito bem o que você quis dizer com "estragar a direção".:???:
Houve algum problema mecânico no veículo? Se houve, de que natureza foi? Já montamos muitos pneus muito mais pesados que os originais em Frontier e nunca ouvi falar em problemas na direção por conta disto. Fazendo rodízio então, diria que é praticamente impossível isto gerar um problema mecânico no veículo. Se foi uma alteração de comportamento da direção, aí pode ser que o rodízio já foi realizado tarde demais, depois que os tacos dos pneus já estavam marcados no sentido de rodagem, gerando um desgaste irregular. Aí sim, um rodízio pode destacar mais este desgaste, fazendo-se sentir mais fortemente na direção. Mantendo os pneus no sentido em que estavam, provavelmente a sensação em um primeiro momento irá melhorar, mas, a longo prazo, os pneus tenderão a ter vibrações e ruídos cada vez mais altos, sempre que forem utilizados preferencialmente no asfalto. Lembro que nos pneus All Terrain T/A KO não há necessidade deste tipo de rodízio (em X) mesmo usando 100% do tempo em asfalto. É um pneu já projetado para suportar bem esta utilização. Mas, o Mud Terrain é muito mais sensível. Isto melhorou um pouco com o KM2, mas, ainda assim, é melhor prevenir fazendo rodízios frequentes antes que os pneus mostrem qualquer tipo de desgaste irregular.

Flávio.

flavio.bfg
04/08/2009, 13:43
Mais uma coisa:

Qual é o mínimo aconselhado de calibragem que devo usar nos 33x12,5 MUD KM2? Mínimo no asfalto e mínimo na trilha...

Abraços!

Ronie,

No asfalto a nossa recomendação é seguir o que consta no manual do proprietário do veículo, mesmo com a mudança de dimensão, quer dizer, segundo os dados que temos aqui, 31 psi nos quatro pneus. Assim você terá melhor dirigibilidade no asfalto.
Em trilhas, tudo depende da velocidade. Se for uma trilha muito travada, onde existe a necessidade de se abaixar a pressão dos pneus para sair mais facilmente dos trechos mais pesados, pode-se utilizar até 14 psi se a velocidade não passar de 40 Km/h e se não for para rodar mais que 1 hora nestas condições.

Flávio.

flavio.bfg
04/08/2009, 13:45
Fala Ronnie!

O próprio Flávio já respondeu para mim, mesmo nesse tópico sobre o porque da Land Rover recomendar isso:

Agora, relendo essa resposta que o Flávio me deu, ele praticamente já respondeu minhas dúvidas.......

Eu vou acabar optando pelo rodízio, ainda.... fazendo as contas de quanto ganharei se o fizer.......daria algo em torno de 60.000 rodados, fazendo um único rodízio......

O que me encana, é que tem amigos aqui no fórum que afirmam que os pneus rodaram 90/100.000 k com eles......... são 50% a mais do que vou conseguir rodar......

Mestre Flávio, nos dê mais uma luz, please!!

Fernando

Fernando,

Existem muitos fatores que influenciam no desgaste dos pneus. O principal é a velocidade. Um pneu usado mais esportivamente que outro pode durar menos da metade, falando de um mesmo veículo, nas mesmas pistas. Outro fator que influencia bastante é o tipo de asfalto e as condições de trânsito. Via de regra, carros usados na cidade de São Paulo têm a durabilidade dos pneus muito maiores que outros iguais usados no interior paulista. Não podemos esquecer da pressão dos pneus que, por exemplo, se 25% abaixo da recomendada também fazem os pneus durarem 50% menos. Enfim, são vários os fatores e não podemos comparar muito um usuário com outro. Se quer economizar nos pneus, bem como em combustível, freios, suspensão e tudo o mais, é só seguir as orientações de uma direção econômica:
- Acelerar progressivamente nas arrancadas
- Frear lentamente, antecipando os momentos de parada obrigatória mais a frente
- Fazer curvas a velocidade moderada mesmo no seco, evitando inclinações fortes da carroceria do veículo
- Evitar mudanças bruscas de velocidade
- Evitar mudanças bruscas de rotação do motor (evitando variação grande no torque)
- Manter as pressões sempre de acordo com o indicado no manual do proprietário do veículo
- Verificar sempre o alinhamento da direção.
Assim, os pneus durarão bem mais que em situações diferentes a esta.

Flávio.

afs
04/08/2009, 15:32
Oi Flávio, qual um BF misto que você recomenda para o Grand Vitara / Tracker ?

RONIE_VALIM
04/08/2009, 18:26
Ronie,

No asfalto a nossa recomendação é seguir o que consta no manual do proprietário do veículo, mesmo com a mudança de dimensão, quer dizer, segundo os dados que temos aqui, 31 psi nos quatro pneus. Assim você terá melhor dirigibilidade no asfalto.
Em trilhas, tudo depende da velocidade. Se for uma trilha muito travada, onde existe a necessidade de se abaixar a pressão dos pneus para sair mais facilmente dos trechos mais pesados, pode-se utilizar até 14 psi se a velocidade não passar de 40 Km/h e se não for para rodar mais que 1 hora nestas condições.

Flávio.

Se eu usar o que consta no manual o carro fica muito duro...

Qual o mínimo que eu posso rodar para não estragar os pneus? Ouvi falar sobre 24 libras, confere esta informação?

Obrigado desde já.

Michelangelo
05/08/2009, 13:28
Flávio, adquiri há pouco mais de 1 mês uma Toyota Land Cruiser Prado 2007 que está com os pneus originais Bridgestone Dueler H/T 840 265/65 R17 112S. Os pneus dianteiros estão com um desgaste mais acentuado na parte interna e deverei substituí-los acredito em no máximo 10000 a 15000 Km. Os traseiros ainda estão muito bons. Fiz alinhamento da suspensão logo ao adquirir o carro e foi feito um Cáster para corrigir a causa do desgaste irregular dos pneus.
Quero substituir esses pneus pelos belos e famosos BFGoodrich All terrain T/A mas não encontrei esses pneus com a mesma medida dos que possuo. No site da PneuFácil encontrei 2 medidas aro 17 e estou sem saber se seria aconselhável adquirir uma dessas medidas (265/70R17 e 37x12.5R17).
Tenho algumas dúvidas que gostaria que me ajudasse:
1- Não existe o pneu All Terrain da BFGoodrich com a mesma medida?
2- Seria necessário substituir os 4 pneus de uma só vez ou poderia trocá-los aos pares mantendo os semelhantes no mesmo eixo?
3- Se eu substituir os pneus atuais pelos BFGoodrich A/T 265/70R17 eu perderia em estabilidade, consumo e causaria desgaste aos componentes da suspensão?
4- Você acha que devo continuar usando os Bridgestone?
Atualmente rodo cerca de 2 mil a 4 mil Km por mês e a maior parte do percursso é em rodovias asfaltadas. Eventualmente me aventuro em algum off-road, atividade cada vez mais desejada !
Muito Obrigado pela atenção!!!

alvaro.jrc
05/08/2009, 16:02
Opa Carlos!
O preço sugerido de venda deste produto é de R$ 930,00 em São Paulo.:dance:
Flávio.

Flávio, qual o preço sugerido para o Mud 31??? Pergunto isso pq acho que aqui na região estão superfaturando esses pneus.... :pensativo:

dudarj
05/08/2009, 19:12

Qual o mínimo que eu posso rodar para não estragar os pneus? Ouvi falar sobre 24 libras, confere esta informação?

Obrigado desde já.

Ronie, uso 27 libras no meu 33" e roda confortável sem ficar "pesado"

RONIE_VALIM
05/08/2009, 20:10
Ronie, uso 27 libras no meu 33" e roda confortável sem ficar "pesado"

Valeu! Estou usando 28 atualmente, vou colocar 27, acho que menos que isso deve ser meio arriscado..

Se alguém usa menos que 27 se pronuncie por favor..

jeisonk
05/08/2009, 20:33
Ops, eu, sempre usei 25 nos meus Mud 33
Como disse lá atrás, rodaram quase 70.000km

Abs

jeisonk
05/08/2009, 20:34
Uso Mudzilla 35" num CJ que tenho, só uso 15 libras, direto, nunca passei disso.
Mas não serve de comparação, só uso em trilhas.

Abs

RONIE_VALIM
05/08/2009, 20:38
Ops, eu, sempre usei 25 nos meus Mud 33
Como disse lá atrás, rodaram quase 70.000km

Abs

Estes 33" que sempre rodaram com 25 libras rodaram em qual carro?

jeisonk
05/08/2009, 20:39
Troller :concordo:

[]'s

RONIE_VALIM
05/08/2009, 20:42
Troller :concordo:

[]'s

Bom saber, vou esperar o que o Flávio diz sobre esta pressão nestes pneus, vou começar a usar mais vazio...

jeisonk
07/08/2009, 09:33
Jeison!!!

Meu caro, já está disponível esta dimensão na escultura All Terrain T/A KO!
Caso o distribuidor Speed não o tenha, ele pode solicitar e, dentro de no máximo uma semana, o pneu estará disponível neste revendedor.Nós iremos conversar diretamente com este revendedor sobre estes pneus para esclarecer a situação.

Flávio.

Grande Flávio, valeu pela intervenção cara, problema resolvido.
Daqui a 10 dias os pneus estarão em Cuiabá para serem retirados. :dance:

Isso demonstra tua preocupação e compromisso com o cliente, parabéns.

Abraços

CAVESO
07/08/2009, 13:24
Ah se todo fabricante fosse igual a BF....

O Flávio teria seu trabalho redobrado..... :mrgreen:

Esse merece :palmas:

flavio.bfg
07/08/2009, 13:59
Att, Bruno Max.

Bruno!

Os pneus 235/70 R 16 têm 25 X 75 centímetros enquanto os pneus originais (235/60 R 16 e não 225 como você disse) têm 25 X 70, quer dizer, a diferença total é de 5 centímetros mais alto que o original. Na realidade, como falamos de diâmetro, a altura do carro só variará em 2 centímetros (diferença do raio com carga dos pneus).
Na prática, o torque do veículo irá diminuir um pouco. Se você quiser compensar esta perda acelerando mais, terá um aumento de consumo de combustível. Por outro lado, se você usar mais o veículo em linha reta com pouca alteração na velocidade, você até economizará combustível com pneus maiores. Como depende muito do trajeto e da maneira de conduzir, é impossível prever a alteração que trará no consumo de combustível com esta troca de dimensão de pneus.

Flávio.

Fernando da Terra
07/08/2009, 14:25
Ah se todo fabricante fosse igual a BF....

O Flávio teria seu trabalho redobrado..... :mrgreen:

Teremos que nos mobilizar e pedir aumento para ele junto à BF...

Profissionais assim, é difícil de se encontrar... temos que reconhecer.

Grande abraço Flávio!!!.... parabéns pela sua conduta e profissionalismo, e obrigado pelas sábias respostas aos meus questionamentos......

Fernando

CAVESO
07/08/2009, 14:55
É aquela coisa: existem os peixes e os que sabem nadar...

Lamberto
15/08/2009, 17:29
Caro Flavio,

irei trocar os pneus de minha sorento 2009. Ela vem com pneus 245/70/R16, porém gostaria de colocar um pneu um pouco maior/mais alto. Estou pensando no BF AT KO 265/75/R16, minha dúvida é : será que fica bom ? ou o 245/75/R16 seria melhor, levando em consideração desempenho, estabilidade, consumo,etc.

Agradece,

Lamberto

Michelangelo
15/08/2009, 18:39
Flávio, adquiri há pouco mais de 1 mês uma Toyota Land Cruiser Prado 2007 que está com os pneus originais Bridgestone Dueler H/T 840 265/65 R17 112S. Os pneus dianteiros estão com um desgaste mais acentuado na parte interna e deverei substituí-los acredito em no máximo 10000 a 15000 Km. Os traseiros ainda estão muito bons. Fiz alinhamento da suspensão logo ao adquirir o carro e foi feito um Cáster para corrigir a causa do desgaste irregular dos pneus.
Quero substituir esses pneus pelos belos e famosos BFGoodrich All terrain T/A mas não encontrei esses pneus com a mesma medida dos que possuo. No site da PneuFácil encontrei 2 medidas aro 17 e estou sem saber se seria aconselhável adquirir uma dessas medidas (265/70R17 e 37x12.5R17).
2- Seria necessário substituir os 4 pneus de uma só vez ou poderia trocá-los aos pares mantendo os semelhantes no mesmo eixo?
3- Se eu substituir os pneus atuais pelos BFGoodrich A/T 265/70R17 eu perderia em estabilidade, consumo e causaria desgaste aos componentes da suspensão?
Atualmente rodo cerca de 2 mil a 4 mil Km por mês e a maior parte do percursso é em rodovias asfaltadas. Eventualmente me aventuro em algum off-road, atividade cada vez mais desejada !

plopes
16/08/2009, 01:17
Oi Flávio.

Primeiramente, parabéns e obrigado pela excelente e preciosa contribuição ao Fórum. :concordo:

Além disso, ouvi dizer que a BF encerrou a fábricação nos EUA... isso procede ?
Será que ainda receberemos por aqui lotes Made In USA ou a partir de agora somente os Colombianos ?

Aquele Abraço !

jeisonk
16/08/2009, 08:18
... encontrei 2 medidas aro 17 e estou sem saber se seria aconselhável adquirir uma dessas medidas (265/70R17 e 37x12.5R17).

Nem que quisesse conseguiria colocar o 37" na Prado, são pneus monstros, pra tu ter uma idéia, o 265/70 R17 não chega a 32".

Cara, acredito que ainda não tenha, pois quando o Flávio foi questionado sobre isso lá atrás ele respondeu o seguinte:

Natanael,

Em aro 17", podemos trazer as seguintes dimensões de pneus: 265/70 R 17, 285/70 R17 e 37X12,5 R 17, todas na escultura All Terrain T/A.

O prazo é de 90 a 120 dias a partir da confirmação do pedido em qualquer distribuidor BFGoodrich.

Abraços,
Flávio

Então para a Prado teria que ser o 265/70, já que o 285/70, segundo o pessoal do fórum Pradopoint, precisa de um pequeno lift pra rodar sem problemas.

Troque todos de uma vez, é o mais recomendado, a Prado é Full Time.

Acredito que esse aumento de 1" na medida dos pneus não seja significativo a ponto de alterar isso, fica tranquilo. Vou colocar a mesma medida.

Aí já é questão de gosto, mas aguenta aí que o Flávio já aparece e complementa tudo que respondi e me corrige onde falei asneira :mrgreen::mrgreen:

Abraços

jeisonk
16/08/2009, 08:19
Ah, procura os 265/70 na rede BF, ficam cerca de R$ 150 a 200 mais baratos por unidade que na Pneus Fácil.

[]'s

flavio.bfg
18/08/2009, 09:22
Oi Flávio, qual um BF misto que você recomenda para o Grand Vitara / Tracker ?

Cara,

Na dimensão original ou uma dimensão equivalente a ela para montar no Grand Vitara. O pneu misto mais próximo que temos é na dimensão 235/70 R 16, mas, ela é 50 mm maior no diâmetro e toca no veículo, caso não se altere a altura da suspensão.

Flávio.

flavio.bfg
18/08/2009, 09:24

Obrigado desde já.

Existe uma relação entre a pressão do pneu, a carga que ele suporta e a velocidade. Se queremos alterar algum fator, outro deve também ser alterado para compensar a diferença. Com a carga não há como mexer (o peso do carro é sempre o mesmo), para reduzir a pressão, precisamos reduzir a velocidade. Uma redução de 31 psi para 24 psi, estamos falando em quase 25%, o que comprometeria muito o pneu, podendo até provocar um estouro da carcaça por superaquecimento em uma utilização sobre asfalto a velocidade alta constante. Para esta pressão, a velocidade máxima teria que ser reduzida a 60 Km/h, afim de evitar o superaquecimento. Ainda assim, a durabilidade do pneu será quase a metade do que seria com 31 psi. O conforto do veículo não deve ser buscado com a pressão dos pneus. É uma questão de concepção do veículo.

Flávio.

flavio.bfg
18/08/2009, 09:31

Opa!

Uma resposta grande para uma pergunta grande :concordo:

1) Nos Estados Unidos existe a dimensão original, mas, ela não está certificada pelo INMETRO para rodar no Brasil e nós não temos como obter esta certificação neste momento.
2) Em qualquer veículo 4X4, o recomendável é sempre substituir os 4 pneus de uma só vez. Por isto o rodízio é importante para igualar os desgastes. Além disto, em nenhuma hipótese se deve montar pneus de dimensões diferentes em um mesmo veículo, exceto se este veículo foi projetado para rodar assim.
3) A substituição por um pneu de maior diâmetro, vai diminuir a estabilidade do veículo sim, conforme você afirmou, mas, o restante não é tão evidente. Você melhora muito a capacidade de enfrentar trilhas com a sua Prado, aumentando todos os ângulos das pistas, você ganha no visual mais off-road que dará ao seu veículo, se você usa o carro mais em estradas retas e planas, o consumo de combustível até diminuirá, mas, ao contrário, se utiliza mais em serras ou estradas sinuosas ou no trânsito urbano, o consumo aumentará (o torque do veículo diminui). O conforto irá melhorar e a suspensão não será afetada, porque o peso do pneu é semelhante e não existe uma alteração significativa nos esforços nos componentes mecânicos. Os pneus irão durar mais também.
4) Caso queira manter a dimensão original para não alterar as características do veículo, principalmente a parte eletrônica (ABS, controle de tração e de estabilidade), minha sugestão é o pneu 265/65R17 112H TL LATITUDE TOUR HP da marca Michelin. Ele tem uma durabilidade muito maior que o Bridgestone, tem um comportamento em asfalto muito superior (o índice de velocidade é H, ou seja, projetado para chegar a 210 km/h, enquanto o Bridgestone é S, ou 180 km/h) e uma aderência especialmente em pista molhada também nitidamente superior.

Flávio.

flavio.bfg
18/08/2009, 09:32
Flávio, qual o preço sugerido para o Mud 31??? Pergunto isso pq acho que aqui na região estão superfaturando esses pneus.... :pensativo:

Cara,

O preço sugerido em São Paulo seria em torno de R$ 860,00.

Flávio.

flavio.bfg
18/08/2009, 09:36
Caro Flavio,

irei trocar os pneus de minha sorento 2009. Ela vem com pneus 245/70/R16, porém gostaria de colocar um pneu um pouco maior/mais alto. Estou pensando no BF AT KO 265/75/R16, minha dúvida é : será que fica bom ? ou o 245/75/R16 seria melhor, levando em consideração desempenho, estabilidade, consumo,etc.

Agradece,

Lamberto

Opa!

Não tenha dúvidas!
Para preservar melhor a dirigibilidade da sua Sorento o melhor é a dimensão 245/75 R 16, que ficará mais próxima da original, apesar de ser 25 mm maior em diâmetro. Você já terá um diferencial (pequeno, mas, perceptível) no visual do seu carro e conservará praticamente inalterado os fatores citados como estabilidade, desempenho, leitura dos instrumentos do painel, sensores eletrônicos do ABS, EBD, BAS, ESP ou o que mais o seu carro tiver. A escolha da dimensão maior ainda, tipo a 265/75 só se justifica caso queira obter uma performance em trilhas bem superior a que possui hoje, melhorando os ângulos de ataque, saída, elevando a altura em relação ao solo ou então se quiser um visual realmente destacado para o seu carro, chamando a atenção por onde passar, ciente que terá consequências como a perda da estabilidade, a leitura errada do velocímetro e do odômetro, a perda de torque do veículo e a possível interferência ou má leitura dos sensores eletrônicos do sistema de freios.

Flávio.

jeisonk
18/08/2009, 09:37
Flávio, estou tentando mandar uma MP, mas tua caixa está cheia.
Se preferir, deixe um endereço de e-mail.

Abs

flavio.bfg
18/08/2009, 09:37
Oi Flávio.

Primeiramente, parabéns e obrigado pela excelente e preciosa contribuição ao Fórum. :concordo:

Além disso, ouvi dizer que a BF encerrou a fábricação nos EUA... isso procede ?
Será que ainda receberemos por aqui lotes Made In USA ou a partir de agora somente os Colombianos ?

Aquele Abraço !

Gente boa!

Vou ter que lhe dizer que esta informação não procede!
Mesmo com a atual crise que afetou muito fortemente o mercado norte-americano, a BFGoodrich não fechou nem fechará no curto espaço de tempo nenhuma fábrica nos Estados Unidos nem no Canadá. Nós, por exemplo, temos toda a nova gama Mud Terrain T/A KM2 produzida lá, bem como a maior parte das dimensões da gama All Terrain T/A KO especialmente em aros 16 e 17 vindos de lá. E continuará assim pelos próximos anos. Na Colômbia são produzidos os pneus All Terrain T/A KO em aro 15 e alguns em aro 16, bem como a gama Long Trail T/A e Radial T/A (esta última não está presente no nosso mercado).

Flávio.

flavio.bfg
18/08/2009, 09:39
Nem que quisesse conseguiria colocar o 37" na Prado, são pneus monstros, pra tu ter uma idéia, o 265/70 R17 não chega a 32".

Cara, acredito que ainda não tenha, pois quando o Flávio foi questionado sobre isso lá atrás ele respondeu o seguinte:

Então para a Prado teria que ser o 265/70, já que o 285/70, segundo o pessoal do fórum Pradopoint, precisa de um pequeno lift pra rodar sem problemas.

Troque todos de uma vez, é o mais recomendado, a Prado é Full Time.

Acredito que esse aumento de 1" na medida dos pneus não seja significativo a ponto de alterar isso, fica tranquilo. Vou colocar a mesma medida.

Aí já é questão de gosto, mas aguenta aí que o Flávio já aparece e complementa tudo que respondi e me corrige onde falei asneira :mrgreen::mrgreen:

Abraços

Acho que já complementei tudo nas respostas acima né?!

Flávio.

flavio.bfg
18/08/2009, 09:44
Em meio de tanto elogio eu tive que me pronunciar...
Acho que vou mandar o e-mail do meu chefe para que vocês possam solicitar esse aumento! hahaha
Brincadeiras à parte...Agradeço o carinho e queria dizer mais uma vez que estou aqui para ajudá-los em tudo que for possível, e isso não é somente pela BFGoodrich, como pelo apoio que costumo dar aos condutores em geral. Trabalho muito tempo com o Marketing/Produto, então, acho que posso passar um pouquinho de minha experiência para vocês e aprender muito com as perguntas que me fazem pensar e pesquisar bastante.

Vamos às perguntas!

Flávio.

C_Bacci
18/08/2009, 09:59
Oi Flávio... bom dia

Estou indeciso entre pneu BFG AT 33"x12,5"r15 e o BFG 285x75r16... hoje rodo com MUD 33 mas venho pensando bastante em alterar para o All Terrain. Mudar de roda eu farei de qualquer jeito já que não pretendo usar as rodas 15x10" que vieram com a Band quando comprei... Então, roda 15" ou 16", não é problema... A minha dúvida é se eu terei algum benefício nítido em dirigibilidade, conforto, estabilidade, consumo etc... se migrar de um pneu 33 para um 285x75, já que a banda de rodagem é mais estreita e a altura de pneu é menor... Ou estou completamente errado?????
vale resaltar que original bandeirante é aro 16"...

Abraços

afs
18/08/2009, 15:07
Dimensão equivalente... Eu preciso de um pneu bom para poder pegar uma lama de vez em quando mas nao quero um Mud.. rodo uns 80% no asfalto

Se puder manda pro meu email particular afshalders arroba terra

Valeu

plopes
19/08/2009, 10:49
Gente boa!

Vou ter que lhe dizer que esta informação não procede!
Mesmo com a atual crise que afetou muito fortemente o mercado norte-americano, a BFGoodrich não fechou nem fechará no curto espaço de tempo nenhuma fábrica nos Estados Unidos nem no Canadá. Nós, por exemplo, temos toda a nova gama Mud Terrain T/A KM2 produzida lá, bem como a maior parte das dimensões da gama All Terrain T/A KO especialmente em aros 16 e 17 vindos de lá. E continuará assim pelos próximos anos. Na Colômbia são produzidos os pneus All Terrain T/A KO em aro 15 e alguns em aro 16, bem como a gama Long Trail T/A e Radial T/A (esta última não está presente no nosso mercado).

Flávio.

Obrigado pela resposta, Flávio. :concordo:

Na semana passada, pude comparar o Colombiano com o Americano, ambos 0Km AT 265/76 R16 e senti uma razoável diferença no peso dos dois. Isso é normal ?

Em meio de tanto elogio eu tive que me pronunciar...Acho que vou mandar o e-mail do meu chefe para que vocês possam solicitar esse aumento! hahaha

Aproveite e mande logo o e-mail do chefe do seu chefe que sem dúvida pintará uma promoção ! :mrgreen:

Abraço !

Octavio
19/08/2009, 12:53
Flávio,

Bom dia!

Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelo excelente " atendimento " que vc. nos dá aqui no forum, realmente é essa a diferença do ótimo profissional..........bom agora à pergunta:
tenho um vitara 94 com calço de suspensão de 2" e rodas 16", e queria colocar um mud nele, pois atualmente uso fate 215-80 R 16..........qual a medida mais próxima disso e qualo custo aproximado?

obrigado,

Octavio

JOFRAN
19/08/2009, 16:26
Amigos foristas,saude e paz.
Alguem sabe a formula que permite calcular a variação da velocidade em função doa altura dos pneus?Por exemplo:-do 195/60/15 para 205/60/15,qual seria a variação no velocimetro?E.T. aumentaria 0,7mms no diametro total .
GRATO A TODOS.JOFRAN;

Lamberto
20/08/2009, 22:14
Caro Flavio,

em primeiro lugar, obrigado pela resposta, mas cometi um equivoco na informação do pneu. Na realidade o pneu da sorento é o 225/75/16, então devo trocar por um com as mesmas especificações, ou poderia aumentar um pouco, tipo 245/70/16 desde que não perca em desempenho, alterações do odômetro, etc. Outra pergunta para o Flavio e outros que possam responder. O desempenho do modelo AT T/A KO, em asfalto, principalmente no molhado é confiável, tipo estabilidade/aderência nas curvas com velocidades mais altas ?

PS. Urgente, pois tenho que trocar os pneus amanhã

Agradece,

Lamberto

Aiello
20/08/2009, 22:53
Amigos foristas,saude e paz.
Alguem sabe a formula que permite calcular a variação da velocidade em função doa altura dos pneus?Por exemplo:-do 195/60/15 para 205/60/15,qual seria a variação no velocimetro?E.T. aumentaria 0,7mms no diametro total .
GRATO A TODOS.JOFRAN;

Jofran eu utilizo esse site http://www.miata.net/garage/tirecalc.html (http://www.miata.net/garage/tirecalc.html) para cálculos nas medidas métricas, ele te dá todas as informações inclusive diferença de velocidade que no seu exemplo seria 2% a mais na velocidade real. Cuidado com os radares!

Abraços

JOFRAN
21/08/2009, 18:59
[QUOTE=Aiello;962909]Jofran eu utilizo esse site http://www.miata.net/garage/tirecalc.html (http://www.miata.net/garage/tirecalc.html) para cálculos nas medidas métricas, ele te dá todas as informações inclusive diferença de velocidade que no seu exemplo seria 2% a mais na velocidade real. Cuidado com os radares!

:mrgreen: MUITO OBRIGADO.AIELLO. O CARRO DA PATROA É UMA TOYOTA FIELDER.COLOQUEI UM YOKOHAMA C-DRIVE 205/60/15.FICOU MUITO BOA.OS PNEUS ORIGINAIS ERAM BRIDGESTONE.MUITO DUROS PARA NOSSAS VIAS (CRUCIS).GRANDE ABRAÇO.
JOFRAN- EX XJ,SAMURAI,EXPLORER,RURAL,CJ,OUTBACK,CRV,ETC.:palm as:

Pavani
23/08/2009, 11:02
Flavio,

Bom dia!

Poderia me passar seu email?

Tenho algumas dúvidas em relação ao mkt da BF e revendas. OK?

Se quiser me mande um email no pavani@pavaniadventure.com.br

Obrigado!

Pavani

Jeepleo
23/08/2009, 17:52
Flávio,

faz muito tempo que procuro os Pneus 35x12,50x15 MUD Terrain KM2 para equipar o Beco, substituido os atuais All Terrain da mesma medida.

Tenho uma amizade muito grande com o pessoal da Highway Michelin aqui de SP e eles tem tentado insistetemente conseguir um jogo deste modelo pra mim, uma vez que aparece a opção de compra na tabela deles, mas sem sucesso.

No site de vcs, é anunciado que este modelo está disponível em medidas para aros de 13 a 18, assim como o modelo All.

Como faço? realmente gostaria de ter a possibilidade de obter este pneu em meu CJ.

Abraços

Léo

flavio.bfg
26/08/2009, 17:31
Oi Flávio... bom dia

Estou indeciso entre pneu BFG AT 33"x12,5"r15 e o BFG 285x75r16... hoje rodo com MUD 33 mas venho pensando bastante em alterar para o All Terrain. Mudar de roda eu farei de qualquer jeito já que não pretendo usar as rodas 15x10" que vieram com a Band quando comprei... Então, roda 15" ou 16", não é problema... A minha dúvida é se eu terei algum benefício nítido em dirigibilidade, conforto, estabilidade, consumo etc... se migrar de um pneu 33 para um 285x75, já que a banda de rodagem é mais estreita e a altura de pneu é menor... Ou estou completamente errado?????
vale resaltar que original bandeirante é aro 16"...

Abraços

Opa!

Cara, as diferenças de dimensões são:
Dimensão Altura do solo (raio do pneu) Largura
33X12,5 R 15 365 260
285/75 R 16 370 300

O pneu mais estreito ajuda a cavar mais o terreno, limpando a parte solta e buscando tração e aderência na parte mais compacta, o que facilita a dirigibilidade onde tem muita terra solta, barro sobre a pista, um pouco de cascalho jogado sobre terra firme e condições semelhantes. Também é melhor no asfalto molhado, facilitando a quebra da camada de água que está sobre a pista. O pneu mais largo, melhora muito a tração sobre pisos inconsistentes como areia, terreno pantanoso, fundo de rio como também no asfalto seco. Temos outra diferença importante que não está considerada, que é a altura do pneu, parte de borracha excluindo a roda. Quanto mais alto um pneu, maior facilidade você terá para subir em pedras e desníveis importantes, favorecendo neste aspecto o pneu 33. No asfalto, quanto mais alto o flanco do pneu, pior é para a estabilidade do veículo. Minha sugestão, resumindo, dependerá muito do uso prioritário que você quer para a sua Bandeirantes: se quer melhor dirigibilidade no asfalto ou quer um pneu mais largo para andar mais sobre areia, o melhor é optar pela dimensão 285. Se, ao contrário, faz trilhas rápidas, onde o mais importante é não perder a direção em uma curva onde entramos um pouco mais forte, ou se faz trilhas muito travadas, com muitas pedras, onde para sair de buracos as vezes é necessário a ajuda externa, o pneu 33 será sua melhor opção. Quanto à escultura, o Mud Terrain faz uma grande diferença somente se for enfrentar trechos longos enlamaçados. Para as trilhas normais, o All Terrain T/A dá conta do recado!

Abraços e Saudações Trilheiras!:lol:

Flávio.

flavio.bfg
26/08/2009, 17:32
Dimensão equivalente... Eu preciso de um pneu bom para poder pegar uma lama de vez em quando mas nao quero um Mud.. rodo uns 80% no asfalto

Se puder manda pro meu email particular afshalders arroba terra

Valeu

Não há dúvida que, no seu caso, o ideal é o pneu All Terrain T/A KO. Ele tem um comportamento no asfalto igual a um pneu 100% asfalto e vai bem mesmo em trilhas pesadas. O Mud só é indicado quando se roda por longas trilhas cheias de barro, em regiões que chove demasiadamente, onde o terreno não absorve bem a água ou não tem escoamento.

Flávio.

flavio.bfg
26/08/2009, 17:34
Flávio,

Bom dia!

Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelo excelente " atendimento " que vc. nos dá aqui no forum, realmente é essa a diferença do ótimo profissional..........bom agora à pergunta:
tenho um vitara 94 com calço de suspensão de 2" e rodas 16", e queria colocar um mud nele, pois atualmente uso fate 215-80 R 16..........qual a medida mais próxima disso e qualo custo aproximado?

obrigado,

Octavio

Octavio,

Temos disponível a dimensão 225/75 R 16 que tem exatamente a mesma altura do pneu que você está usando e é um pouquinho mais largo (mais ou menos 10 mm), podendo montar na mesma roda do 215. O preço sugerido deste pneu em São Paulo é de aproximadamente R$ 740,00.

Flávio.