Conectar

Ver Versão Completa : Pneus, off-road e afins.

Páginas : [1] 2 3 4 5 6

flavio.bfg
16/07/2007, 15:09
Olá! Meu nome é Flávio Santana. Sou consultor técnico dos Pneus BFGoodrich. Notei que vários tópicos desse fórum tratam de dicas de uso e manutenção de pneus, minha especialidade. Neste tópico, gostaria de me colocar à disposição de vocês para esclarecimento de especificações, utilização, cuidados, enfim, qualquer dúvida a respeito do assunto.
Abs e saudações trilheiras!

Elmer_Jeep
16/07/2007, 17:18
Bem vindo ao 4x4Brasil,

sabe dizer quando teremos no mercado nacional o modelo BF Krawler ??
http://www.bfgoodrichtires.com/overview/krawler-t-a-kx/1718.html

Bernardo Hoelz
16/07/2007, 19:02
Flavio blz!?

vc poderia colocar algumas fotos de pneus pra trilhas e me explicar quais as diferenças entre eles, e o melhor pra trilha no tamanha 255/7/15".

Guiga Tostes
16/07/2007, 22:24
Olá Flávio, seja bem vindo!

Já vou aproveitar para alugar...rsrsrs tenho uma dúvida cruel e apesar de o assunto já ter sido abordado neste forum antes, minha duvida persiste...

Na minha Band 85 (aço curta) sempre tive BF MUD 33" (já os utilizo há 6 anos...tô no 2o. jogo) e a minha dúvida é quanto a pressão ideal para rodar no asfalto, considerando conforto e durabilidade? E nas trilhas, quanto posso baixar a pressão sem risco de destalonamento, uma vez q não possuo bead locks?

Kim
16/07/2007, 23:07

Já vou aproveitar para alugar...rsrsrs tenho uma dúvida cruel e apesar de o assunto já ter sido abordado neste forum antes, minha duvida persiste...

Na minha Band 85 (aço curta) sempre tive BF MUD 33" (já os utilizo há 6 anos...tô no 2o. jogo) e a minha dúvida é quanto a pressão ideal para rodar no asfalto, considerando conforto e durabilidade? E nas trilhas, quanto posso baixar a pressão sem risco de destalonamento, uma vez q não possuo bead locks?

Caro flavio.bfg!!

Bem vindo ao Forum e, faça de sua presença um balizamento de saber sobre pneus para nós!!!:shock::concordo:

Bem, minhas dúvidas começam com as mesmas do Guiga.

Se houver possibilidade, mostre seu produto a nós, aqui no Forum.

Abraços de BF AT33"

KIm.

flavio.bfg
18/07/2007, 12:59
Bem vindo ao 4x4Brasil,

sabe dizer quando teremos no mercado nacional o modelo BF Krawler ??
http://www.bfgoodrichtires.com/overview/krawler-t-a-kx/1718.html
Olá Elmer,
todo pneu para ser vendido no Brasil precisa de ser certificado no INMETRO. Esta certificação envolve testes específicos que só se justificam quando existe um volume de vendas significativo. Os pneus BFGoodrich Krawler são pneus específicos para praticantes do rock crawling e, portanto, ainda têm o mercado muito restrito. Por isso não tem homologação no INMETRO para ser comercializado no Brasil. Ou seja, infelizmente não temos como dar uma previsão de quando poderemos importá-lo para cá.
Flávio

flavio.bfg
18/07/2007, 13:29
Olá, Bernardo,
temos três modelos básicos para caminhonetes esportivas: o Mud Terrain T/A KM (20% asfalto/80% off-road); o All Terrain T/A KO (50%/50%) e o Long Trail T/A (80% asfalto/20% off-road). A dimensão 255/75 R 15 é equivalente à 30X9,5 R 15 (mesma altura e mesma largura). Nesta dimensão, só temos disponível a escultura All Terrain T/A KO. Se quiser mais detalhes sobre o pneu, você pode acessar nosso site: www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/).
Flávio

Flavio blz!?

vc poderia colocar algumas fotos de pneus pra trilhas e me explicar quais as diferenças entre eles, e o melhor pra trilha no tamanha 255/7/15".

flavio.bfg
18/07/2007, 13:34

Olá Guiga,
Não tem aluguel nenhum, estou aqui para isso mesmo!
Vamos lá: o que determina a pressão ideal em um pneu em relação a outro é a capacidade de carga. O pneu 33X12.5 R 15 tem a mesma capacidade de carga de um 31X10,5 R 15 ou de um 235/75 R 15, Quer dizer, os três têm a mesma recomendação de pressão.
Esta recomendação é dada pelo fabricante do veículo, baseado na distribuição de peso por eixo, no comportamento da caminhonete e no desgaste do pneu. Nós recomendamos respeitar a recomendação determinada pelo fabricante da sua caminhonete para rodagem em asfalto, para conseguir o melhor equilíbrio entre desgaste do pneu, conforto e comportamento do veículo.
Em areia, barro muito molhado e fundo, ou para transpor pedras com baixíssima velocidade para não comprometer a estrutura interna do pneu, a menor pressão que pode ser utilizada sem nenhum risco de destalonamento é 12 psi. Mas, esta pressão só pode ser utilizada em velocidades até 40 Km/h. Acima disto, já devemos voltar à pressão normal.
Espero ter esclarecido suas dúvidas!
Flávio

flavio.bfg
18/07/2007, 13:40
Caro flavio.bfg!!

Bem vindo ao Forum e, faça de sua presença um balizamento de saber sobre pneus para nós!!!:shock::concordo:

Bem, minhas dúvidas começam com as mesmas do Guiga.

Se houver possibilidade, mostre seu produto a nós, aqui no Forum.

Abraços de BF AT33"

KIm.
Olá Kim,
Espero ter esclarecido suas dúvidas na resposta ao Guiga (acima). Quanto aos nossos produtos, como disse um pouco mais acima ao Bernardo, temos três modelos básicos para caminhonetes esportivas: o Mud Terrain T/A KM (20% asfalto/80% off-road); o All Terrain T/A KO (50%/50%) e o Long Trail T/A (80% asfalto/20% off-road). Mas sugiro que você acesse nosso site (www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/)) para ter uma visão mais geral do que oferecemos.
E qualquer dúvida, já sabe, estou sempre por aqui!
Flávio

Bernardo Hoelz
18/07/2007, 13:50
flavio obrigado pela resposta, vou colocar os all terrian 50% asfalto e off-road.

abraços

flavio.bfg
18/07/2007, 13:59
flavio obrigado pela resposta, vou colocar os all terrian 50% asfalto e off-road.

abraços
Estamos aqui para isso mesmo, Bernardo.
E pode ficar tranqüilo quanto à escolha.
O All Terain oferece excelente controle da direção e maior durabilidade (tem grande resistência a cortes, choques e perfurações, e maior proteção da roda contra agressões laterais).
Flávio

GH
18/07/2007, 19:46
Boa noite, Flavio,

Seja muito bem vindo ao Fórum.
Admirável sua participação, pois não é pra qualquer fabricante vir até a aqui para "dar a cara a tapa".

Bom, já que temos a sua presença, aproveito para reforçar a pergunta do Elmer sobre o modelo Krawler.

Esse seria o modelo que nós, trilheiros, usaríamos em nossos jipes.
Já usamos BF Mud por um bom tempo, mas não usamos mais. Não que o pneu tenha mudado para pior, mas o que mudaram foram as trilhas: cada vez mais radicais.
Para quem como eu tem uma viatura somente para trilhas, o pneu desta viatura pode (e deve) ser o mais agressivo possível, dentro dos limites que devem ser respeitados, óbvio.
Assim sendo, estamos partindo para o uso dos pneus recapados e remoldados em desenhos bastante agressivos, que vêm nos atendendo a contento.
Veja só: no meu CJ, uso um jogo de Grabber MT 35. Mas não pra trilha. Na trilha, prefiro usar os modelo "Frontiera", precisando assim ter dois jogos de pneus (o que enche o saco...).

Se tivéssemos por aqui os Krawler, muito provavelmente com só um jogo deles eu resolveria tudo.
Analisando seu desenho, não acho que sejam exclusivos para rock-crowling: parecem ser muito bons de lama, também.

Com a atual cotação do dólar, talvez fôssem uma alternativa bastante viável para a comunidade jipeira!

ps.: sou fã de carteirinha dos BF, uso em minha Hilux (AT 31) e não troco por nada.

Luciano SHAKALL
18/07/2007, 20:12
CAmaRAdas, bem interessante esse tópico/"balcão tira-dúvidas" BF Goodrich... :concordo: :palmas:
Tão interessante que, acho que deveria ser movido para a seção "GERAL", não? :rolleyes: :pensativo:

[]'s sonhando com o "NIVAder" calçando BF MUD 31"...

Guiga Tostes
18/07/2007, 20:50
Ok Flávio, mto obrigado pelas infos e novamente parabéns pela iniciativa. Consumidores e a BF só tem a ganhar com isso.

[]'s

AlemãoRS
18/07/2007, 21:51
Não sei dizer quanto a esse BF Krawler, mas os do concorrente da BF, os Maxis Creepy Crawler são ruins na lama, piores que os mud.
Foi essa a impressão que tive numa trilha que tinha um troller com esses pneus..

Luciano SHAKALL
19/07/2007, 01:05
Não sei dizer quanto a esse BF Krawler, mas os do concorrente da BF, os Maxis Creepy Crawler são ruins na lama, piores que os mud.
Foi essa a impressão que tive numa trilha que tinha um troller com esses pneus..Acho que só dá pra ter uma real noção de comparação, utilizando os dois tipos no mesmo carro, com o mesmo motorista, passando (ou não :mrgreen: ) no mesmo local. :wink:
Vai que o piloto do tal Troller era um "bração"... :twisted: :twisted: :twisted:

[]'s continuando a achar que esse tópico deveria ir pro "GERAL"... :rolleyes:

Aurélio
19/07/2007, 01:23
Mud Terrain T/A KM (20% asfalto/80% off-road)

Opa.
Por falar em pneus e homologação, pq a BFG não disponibiliza a medida 235/85 R16 do modelo Mud Terrain T/A KM ?

[]´s

Aurélio
(fã do 235/85 R16 :mrgreen:)

Estevam
19/07/2007, 01:45
Olá! Meu nome é Flávio Santana. Sou consultor técnico dos Pneus BFGoodrich. Notei que vários tópicos desse fórum tratam de dicas de uso e manutenção de pneus, minha especialidade. Neste tópico, gostaria de me colocar à disposição de vocês para esclarecimento de especificações, utilização, cuidados, enfim, qualquer dúvida a respeito do assunto.
Abs e saudações trilheiras!Ola Flavio valeu pelas explicações, eu tb tinha dúvidas, e vc ja respondeu, valeu mesmo e mto bem vindo aqui ....abçs:cool:

joão k. chikui
19/07/2007, 07:02
Flávio
Parabéns pela iniciativa, e, tenho certeza que está sendo muito útil para nós usuários desta marca tão conceituada.

Elmer_Jeep
19/07/2007, 09:52
Olá Elmer,
todo pneu para ser vendido no Brasil precisa de ser certificado no INMETRO. Esta certificação envolve testes específicos que só se justificam quando existe um volume de vendas significativo. Os pneus BFGoodrich Krawler são pneus específicos para praticantes do rock crawling e, portanto, ainda têm o mercado muito restrito. Por isso não tem homologação no INMETRO para ser comercializado no Brasil. Ou seja, infelizmente não temos como dar uma previsão de quando poderemos importá-lo para cá.
Flávio

Flávio, obrigado pela resposta. Não sei se é do conhecimento da empresa mas temos um campeonato nacional de RockCrawling e muitos dos participantes são integrantes aqui do Fórum, caso tenha interesse em conhecer os organizadores/competidores acesse o site http://www.unroc.com.br/

1 abraço.

flavio.bfg
19/07/2007, 13:21
Alô Gustavo, Giga, Estevan, Luciano, João, Elmer e demais integrantes do fórum, agradeço a acolhida e as palavras de incentivo. Espero continuar sendo útil e contribuir para a troca de informações aqui.
Abs e saudações trilheiras a todos!

Alexandre Zocrato
19/07/2007, 13:29
Flávio,
Entre os AT e os MUD há muita diferença de durabilidade?
Para usar em uma land que faz trilha e anda em estrada, qual seria recomendável?
O problema maior é só o barulho dos mud?
É que eu quero desempenho nas trilhas e poder andar nas estradas também.
Um abraço.

flavio.bfg
19/07/2007, 18:12
Boa noite, Flavio,

Seja muito bem vindo ao Fórum.
Admirável sua participação, pois não é pra qualquer fabricante vir até a aqui para "dar a cara a tapa".

Bom, já que temos a sua presença, aproveito para reforçar a pergunta do Elmer sobre o modelo Krawler.

Esse seria o modelo que nós, trilheiros, usaríamos em nossos jipes.
Já usamos BF Mud por um bom tempo, mas não usamos mais. Não que o pneu tenha mudado para pior, mas o que mudaram foram as trilhas: cada vez mais radicais.
Para quem como eu tem uma viatura somente para trilhas, o pneu desta viatura pode (e deve) ser o mais agressivo possível, dentro dos limites que devem ser respeitados, óbvio.
Assim sendo, estamos partindo para o uso dos pneus recapados e remoldados em desenhos bastante agressivos, que vêm nos atendendo a contento.
Veja só: no meu CJ, uso um jogo de Grabber MT 35. Mas não pra trilha. Na trilha, prefiro usar os modelo "Frontiera", precisando assim ter dois jogos de pneus (o que enche o saco...).

Se tivéssemos por aqui os Krawler, muito provavelmente com só um jogo deles eu resolveria tudo.
Analisando seu desenho, não acho que sejam exclusivos para rock-crowling: parecem ser muito bons de lama, também.

Com a atual cotação do dólar, talvez fôssem uma alternativa bastante viável para a comunidade jipeira!

ps.: sou fã de carteirinha dos BF, uso em minha Hilux (AT 31) e não troco por nada.
Olá Gustavo,
obrigado pela dica e pela opinião. Só um pequeno comentário a mais sobre o Krawler, a maior dificuldade dele na lama é a escultura mais fechada que o Mud, mas, é verdade que ele também funciona. Analisaremos a possibilidade de homologá-lo, mas, a princípio, não poderemos contar com este produto este ano, devido ao prazo necessário para testes. Se os estudos mostrarem uma viabilidade para esta homologação, poderemos ter alguma coisa para o próximo ano.
Flávio

flavio.bfg
19/07/2007, 18:16
Opa.
Por falar em pneus e homologação, pq a BFG não disponibiliza a medida 235/85 R16 do modelo Mud Terrain T/A KM ?

[]´s

Aurélio
(fã do 235/85 R16 :mrgreen:)
Olá Aurélio,
este pneu existe nos EUA e está homologado. Podemos trazê-lo sem problemas. Só não o fazemos porque acreditamos não existir mercado para ele. Mas, se você se interessar, podemos ver o preço e prazo para você e trazer um jogo ou mais, se você assim quiser.
Flávio

flavio.bfg
19/07/2007, 18:18
Flávio, obrigado pela resposta. Não sei se é do conhecimento da empresa mas temos um campeonato nacional de RockCrawling e muitos dos participantes são integrantes aqui do Fórum, caso tenha interesse em conhecer os organizadores/competidores acesse o site http://www.unroc.com.br/

1 abraço.
Ok, Elmer.
Obrigado pela dica e pelo convite.

CAVESO
19/07/2007, 18:52
Flávio,

Seja bem-vindo ao fórum e parabéns pela iniciativa de vir ao encontro dos jipeiros do fórum.

Li suas respostas a respeito de pressão ideal para pneus AT 33", mas ainda continuo na dúvida.

tenho esse modelo de pneu em meu engesa (que pesa aproximadamente 1.500 kg) e ainda não sei qual a pressão ideal para rodar com eles no asfalto.
No meu caso fica impossível recorrer ao fabricante para saber a pressão indicada, pois, além da engesa não existir mais, o jipe saía de frábrica com pneus 7.50 - 16.

Que pressão você recomenda?

Outra coisa: Já vi algumas picapes rodando aqui no brasil com pneus AT 35".
Onde consigo esses pneus para compar já que entrei em contato com algumas revendas que alegaram que a BF importa pouco desse modelo.

Grato e forte abraço!

Aurélio
19/07/2007, 19:09
Olá Aurélio, este pneu existe nos EUA e está homologado. Podemos trazê-lo sem problemas. Só não o fazemos porque acreditamos não existir mercado para ele. Mas, se você se interessar, podemos ver o preço e prazo para você e trazer um jogo ou mais, se você assim quiser.Abs e saudações trilheiras!Flávio
Opa.

Vamos ver isso oportunamente. De toda forma, se não for muito trabalho, veja o preço ai pra gente.
Abs,

Aurélio

joão k. chikui
19/07/2007, 19:14
Flávio
A minha dúvida parece muito com a do amigo Caveso: Uso os BF33 AT numa Band CD que pesa 2 ton e BF33 mud num JPX que pesa 1500 kg.
Como esses veículos saem de fábrica com 7.50-16 e 215/80-16 , as pressões recomendadas pelos fabricantes são para aqueles pneus.
Como entendo que deve ser muito difícil para vcs calcularem as pressões recomendadas caso a caso, Vou dizer qual a pressão que gostaria de usar no dia-a-dia e em viagens , só queria ver se há alguma recomendação contra essa pressão (baixa).
Digo isto pq é inegável a beleza, a eficiência , a estabilidade (pelo aumento significativo na largura do Cj eixos +Pneus, principalmente pq obrigatoriamente utilizamos rodas com off set -25 mm, mas , que utilizando pressão normal , fica duro o carro.
Na Band , gostaria de usar 28 libras na diant e 30 na tras. Em viagens , vazia , 32 na diant e 35 na traseira.
No JPX 24 na diant e 26 na traseira.

Desde já , agradeço.

Loras
19/07/2007, 20:16
Olá Aurélio,
este pneu existe nos EUA e está homologado. Podemos trazê-lo sem problemas. Só não o fazemos porque acreditamos não existir mercado para ele. Mas, se você se interessar, podemos ver o preço e prazo para você e trazer um jogo ou mais, se você assim quiser.
Flávio

Flavio,

Quem tecla por aqui é o Loras da Clube Land Rover...:concordo:

Como comentei com você, precisarei de novos pneus para a 110 em dezembro/janeiro.

Considero os seguintes::arrow:

Michelin XZL ou BF Mud Terrain

Por isso teria especial interesse no Mud 235/85R16 também... dependendo do preço, escolho o modelo. Confesso que tenho certa preferência pelo XZL!!!:!:

Aguardo seu contato: japadoidao arroba uol ponto com ponto br

Abraço,

Dieselboy
19/07/2007, 23:12
"... todo pneu para ser vendido no Brasil precisa de ser certificado no INMETRO. Esta certificação envolve testes específicos que só se justificam quando existe um volume de vendas significativo ..."

é a maldita e ETERNA BURROCRACIA BRASILEIRA :parede: :-x :evil: que NAO SERVE NEM CONTRIBUI EM ABSOLUTAMENTE NADA!!!

A não ser é claro para recolher mais impostos e taxas para os abarrotados cofres públicos :parede: :x

O que não entendo é porque da necessidade de certificação (por parte das agencias governamentais) para venda em território nacional se esses pneus são fabricados, certificados e passam por rigorosos testes de QC (Controle de Qualidade) em seus países de fabricação no caso USA.

Ainda bem que no Paraguay não tem essa BURROCRACIA :dance:

Ahhh, mas já deve ter alguém pensando ..... mas não tem garantia, não tem certificação, não tem NF, não tem ................. e daí?

Tem o que realmente interessa, preço e mercadoria de qualidade, claro desde que saiba onde comprar, né? :mrgreen:

Aurélio
20/07/2007, 03:56
Por isso teria especial interesse no Mud 235/85R16 também...

Opa.
Mais um !
Assim, vamos dominar o mundo! :mrgreen:

[]´s

Aurélio

Tio Eddie
20/07/2007, 11:02
X2 Diesel,

Mas quanto aos BF MUD 35" são "facilmente " encontrado no Paraguay, meu primo os utiliza na F-1000, desde sempre....risos..

flavio.bfg
20/07/2007, 18:55
Olá, Alexandre.

O maior problema de se utilizar o Mud Terrain em asfalto é o desgaste irregular que apresentará ao longo da vida, especialmente nos ombros. Se fizermos rodízio constante em "X", minimizaremos este desgaste e conseguiremos uma quilometragem final pouca coisa menor que o All Terrain. Quanto ao ruído, será um pouco mais alto, mas nada que comprometa o conforto muito fortemente. É perfeitamente suportável.

Flávio

flavio.bfg
20/07/2007, 18:57
Caveso,

Realmente, falando de veículos Engesa, fica complicado resgatar informações. Para o peso que você indicou, teríamos mais ou menos 370 Kg de peso por pneu. Como o pneu 33 suporta 1.000 kg com 50 psi, podemos aplicar pressões da ordem de 28 psi (a curva não é linear e não se pode aplicar regra de 3 neste cálculo). Os pneus 35X12,5 R 15 estão disponíveis
normalmente nas nossas revendas. Se você tiver alguma dificuldade específica, pode ligar no 08009709400 que eles informarão uma revenda mais próxima que os tenha neste momento.

Flávio

flavio.bfg
20/07/2007, 18:58
Aurélio,

vamos calcular o preço e informaremos oportunamente.

Flávio

flavio.bfg
20/07/2007, 18:58
Olá, Chikui.

Realmente, para estes pesos, estas pressões que você está utilizando me parecem boas. Não provocarão nenhum tipo de desgaste irregular nem comprometerão a estrutura interna dos pneus.

Flávio

Alexandre Zocrato
20/07/2007, 19:10
Olá, Alexandre.

O maior problema de se utilizar o Mud Terrain em asfalto é o desgaste irregular que apresentará ao longo da vida, especialmente nos ombros. Se fizermos rodízio constante em "X", minimizaremos este desgaste e conseguiremos uma quilometragem final pouca coisa menor que o All Terrain. Quanto ao ruído, será um pouco mais alto, mas nada que comprometa o conforto muito fortemente. É perfeitamente suportável.

Flávio

Flávio,
Muito obrigado pela resposta. Permita-me mais uma perguntinha:

Acabei de adquirir um jogo de BF At 265/75 r 16 para minha defender 90.
Ao conversar com o pessoal, descobri que a recomendação para a defender 90 seria a pressão de 29 libras na dianteira e 40 libras na traseira.

Ocorre que nunca utilizei mais do que 32 libras nos pneus traseiros, pois o carro pularia igual a um cabrito.

Tenho um guincho na dianteira, o que altera um pouco a relação de peso por eixo. Ele pesa exatos 40Kg. Em função disso, a dianteira fica um pouco mais pesada e a traseira ficaria mais leve (haveria, em tese, uma alteração na inclinação da viatura.

Qual seria então a pressão adequada, tanto para durabilidade quanto para dirigibilidade e conforto?

Desde já agradeço.
Alexandre

flavio.bfg
24/07/2007, 13:01
Olá, Loras.
O XZL é muito mais reforçado e suporta mais peso também, o que faz com
que seja mais durável na prática off-road. O Mud Terrain é mais confortável
(apesar de saber bem que conforto em off-road não é o fundamental), mais
bonito (subjetivo) e tem o mesmo desempenho (aderência, tração no barro,
pedras terra e areia, comportamento, dirigibilidade) na utilização
off-road.

Podemos trazer o XZL sob encomenda dentro de um prazo até 120
dias no valor atual de R$630,00 aproximadamente. O processo é o seguinte:

Você deve se dirigir a um revendedor Michelin (ver lista das revendas com
endereço e telefone no site www.michelin.com.br (http://www.michelin.com.br/)) e solicitar o pneu CAI
110720 (código interno) cuja descrição é LT235/85 R 16 4X4 O/R XZL 120Q TL,
dizendo que consultou à Michelin e que dissemos que podemos trazer sob
encomenda. A partir daí, eles poderão orientá-lo sobre o procedimento a ser
seguido.

Espero ter ajudado.
Flávio

Flavio,

Quem tecla por aqui é o Loras da Clube Land Rover...:concordo:

Como comentei com você, precisarei de novos pneus para a 110 em dezembro/janeiro.

Considero os seguintes::arrow:

Michelin XZL ou BF Mud Terrain

Por isso teria especial interesse no Mud 235/85R16 também... dependendo do preço, escolho o modelo. Confesso que tenho certa preferência pelo XZL!!!:!:

Aguardo seu contato: japadoidao arroba uol ponto com ponto br

Abraço,

flavio.bfg
24/07/2007, 13:03
Flávio,
Muito obrigado pela resposta. Permita-me mais uma perguntinha:

Acabei de adquirir um jogo de BF At 265/75 r 16 para minha defender 90.
Ao conversar com o pessoal, descobri que a recomendação para a defender 90 seria a pressão de 29 libras na dianteira e 40 libras na traseira.

Ocorre que nunca utilizei mais do que 32 libras nos pneus traseiros, pois o carro pularia igual a um cabrito.

Tenho um guincho na dianteira, o que altera um pouco a relação de peso por eixo. Ele pesa exatos 40Kg. Em função disso, a dianteira fica um pouco mais pesada e a traseira ficaria mais leve (haveria, em tese, uma alteração na inclinação da viatura.

Qual seria então a pressão adequada, tanto para durabilidade quanto para dirigibilidade e conforto?

Desde já agradeço.
Alexandre

Pois não, Alexandre. Pode perguntar à vontade.

A Land Rover determina esta pressão na traseira em função da capacidade
de arraste do veículo e também para melhorar o comportamento.

Para o pneu, em teoria, pensando exclusivamente no pneu, pelo peso do carro em rodagem
normal, sem nenhum esforço de arraste (outro veículo atolado, um reboque,
trailer, barco, moto ou qualquer coisa guinchada atrás), podemos trabalhar
com uma pressão mais baixa sem problemas. Eu diria até que podemos
considerar a mesma pressão do eixo dianteiro.

Mas, cuidado. Nós da BFGoodrich não podemos recomendar nem indicar nada fora do especificado pelo fabricante do veículo, mesmo porque trabalhamos em conjunto com eles
na determinação destes fatores.

Abraços,
Flávio

Flávio Tigre
24/07/2007, 14:15
Oi , xará ,
Utilizo os BF MUD 33" no meu CJ5 há dois anos , o desgaste é mínimo , e o ruído , suportável ( prá quem tem CJ... rsss ) . Maravilha de pneu . Mas eu continuo na dúvida da prssão correta . Consegui informação , depois de muito tentar , na BF / Michelin , para usar 35 lbs , o que é inviável . Por tentativas , baixei prá 30 , e , atualmente , uso 28 lbs . Tá correto ? Posso baixar mais para uso em asfalto ? Em trilhas , o mínimo é 12 lbs mesmo sem bead locks ?
[]'s

Supercharger
24/07/2007, 14:17
Flávio PPN, posso estar errado, mas acho que o correto é o seguinte: no próprio pneu você tem a informação de pressão máxima e carga máxima. Logo, à carga máxima precisaria ter aquela pressão. Aí você vê qual o peso do seu carro e faz uma regra de três para ver qual é a pressão correspondente. Lembrando que a carga máxima que tá lá é 1/4 da carga, visto que os 4 pneus dividem o suporte a este peso.

[]´s
Gustavo.

CAVESO
24/07/2007, 19:53
Flávio PPN, posso estar errado, mas acho que o correto é o seguinte: no próprio pneu você tem a informação de pressão máxima e carga máxima. Logo, à carga máxima precisaria ter aquela pressão. Aí você vê qual o peso do seu carro e faz uma regra de três para ver qual é a pressão correspondente. Lembrando que a carga máxima que tá lá é 1/4 da carga, visto que os 4 pneus dividem o suporte a este peso.

[]´s
Gustavo.

Numa das páginas anteriores o Flávio da BFG explica que o cálculo para determinas a pressão correta não é uma regra de três simples.

Não sei qual é a forma correta de calcular, mas fica a lembrança do que ele disse aqui.

Explique pra nós, Flávio.

Hugo4x4
24/07/2007, 20:35
Numa das páginas anteriores o Flávio da BFG explica que o cálculo para determinas a pressão correta não é uma regra de três simples.

Não sei qual é a forma correta de calcular, mas fica a lembrança do que ele disse aqui.

A regra de três funciona sim, escrevi isto num tópico sobre pressão dos pneus numa Defender 90:

"A pressão dos pneus depende do fabricante do pneu e do fabricante do carro e esta em função da carga sobre os mesmos, para uma noventinha o mínimo segundo o manual é de 28 psig e se for um BF Goodrich AT 235/85/16 temos segundo a tabela uma carga máxima de 1.380 kgf que equivale a uma pressão de 80 psig. O manual do carro diz que com carga máxima temos um peso total de 2.550 kgf, vamos supor uma distribuição de 1.100 kgf no eixo dianteiro então resulta uma pressão de 1.100*80/(2*1.380)= 32 psig e 1.450 kgf no traseiro 1.450*80/(2*1.380)= 42 psig. Sem carga temos um peso total de 1.950 kgf adotando 1.000 kgf na frente resulta 1.000*80/(2*1.380)= 29 psig e 950 kgf para atrás 950*80/(2*1.380)= 28 psig. Além dos dados dos manuais e dos cálculos devemos observar o desgaste para ajustar melhor os valores."

CAVESO
24/07/2007, 20:43
Achei a resposta do Flávio BFG:

"Caveso,

Realmente, falando de veículos Engesa, fica complicado resgatar informações. Para o peso que você indicou, teríamos mais ou menos 370 Kg de peso por pneu. Como o pneu 33 suporta 1.000 kg com 50 psi, podemos aplicar pressões da ordem de 28 psi (a curva não é linear e não se pode aplicar regra de 3 neste cálculo). Os pneus 35X12,5 R 15 estão disponíveis
normalmente nas nossas revendas. Se você tiver alguma dificuldade específica, pode ligar no 08009709400 que eles informarão uma revenda mais próxima que os tenha neste momento.

Flávio"

Reparem que ele salienta que: "a curva não é linear e não se pode aplicar regra de 3 neste cálculo".

Maiores detalhes com o próprio Flávio.

Hugo4x4
25/07/2007, 21:38
Achei a resposta do Flávio BFG:

"Caveso,

Flávio"

Reparem que ele salienta que: "a curva não é linear e não se pode aplicar regra de 3 neste cálculo".

Maiores detalhes com o próprio Flávio.

Caveso,

Como escreví o fabricante do carro e do pneu definem o valor mínimo e o máximo da pressão e a variação da pressão com o peso é linear, no caso do Engesa os pneus 33x10,5x15 tem um tamanho exagerado, pelo cálculo supondo um peso de 800 kgf no eixo dianteiro teríamos uma pressão calculada de 17 psig que segundo Flávio está abaixo do mínimo recomendado de 28 psig.

CAVESO
25/07/2007, 23:13
Hugo,

Tentei entender como é possível calcular a pressão ideal para cada caso, mas, segundo suas explicações e do Flávio, são pressões definidas pelos fabricantes.

Flávio Tigre
26/07/2007, 00:21
Essas recomendações das fábricas provavelmente levam em consideração não só o conforto , como também a estabilidade e a durabilidade dos pneus .

flavio.bfg
26/07/2007, 16:12
Oi, Flávio.
Para os pneus, o ideal é a pressão mais alta, evitando flexões exageradas, o que faz o pneu durar mais e ter menos probabilidade de danos. O tamanho do pneu não tem nada a ver com a pressão que ele deve rodar, pois o que determina a pressão ideal é a capacidade de carga do pneu e a velocidade.

Como o 33X12,5 R 15 tem a mesma capacidade de carga de pneus bem menores que ele (235/75 R 15, por exemplo), teoricamente ele deve utilizar a mesma pressão recomendada para os pneus originais. A pressão normal para velocidades acima de 40 Km/h é recomendada pelo fabricante do veículo em conjunto com os fabricantes dos pneus que equipam originalmente o veículo. Nós não podemos recomendar algo distinto disto sem o aval do fabricante do veículo.

Mas se você está usando 28 psi e está tendo bom resultado, não vemos problemas em continuar assim. Já a pressão mínima de 12 psi só deve ser utilizada em areia ou para trechos onde existam grandes pedras a transpor, como fundo de rios, por exemplo. Em trilha normal, onde a velocidade pode chegar a 40 Km/h ou mais que isto, o pneu não suportará rodar com 12 psi, podendo romper a sua estrutura interna e até gerar um acidente. Esta pressão é somente para velocidades muito baixas e por trechos curtos, onde mesmo sem bead locks não existe o risco de destalonamento.

Flávio

flavio.bfg
26/07/2007, 16:15

Na verdade, existem curvas gráficas de pressão para cada desenho de pneu, onde, baseado em testes de laboratório, se determina a flexão da carcaça sob uma carga específica a uma velocidade determinada.

Este gráfico é construído assim: no projeto do pneu, um dos fatores determinantes é a flexão máxima que a carcaça pode suportar. Considerando este dado como limite, aplicamos cargas diferenciadas e variamos a velocidade, construindo o gráfico de pressões com os dados obtidos.

Fazendo as extrapolações e interpolações nestes dados, chegamos à pressão ideal para manter a flexão da carcaça dentro dos níveis aceitáveis para as diversas velocidades e as várias cargas a que o pneu pode ser submetido.

A partir daí, verificamos qual seria a pressão média a recomendar para abranger a situação mais crítica de peso e velocidade sem comprometer a utilização com o mínimo de peso possível que o pneu pode ser submetido. Por isto, este estudo é feito para cada tipo de veículo em conjunto com o fabricante do veículo.

Pneu parece uma coisa simples, mas na verdade não é assim.

Flávio

flavio.bfg
02/08/2007, 10:18
Prezados amigos
estarei fora nas próximas três semanas, em virtude do Rally dos Sertões e de uma convenção regional da BFGoodrich, que ocorrerá logo em seguida.
Mas podem continuar a enviar suas dúvidas e seus comentários que eu os responderei na volta, a partir da segunda-feira 27/8.
Flávio

Elmer_Jeep
02/08/2007, 12:56
Legal Flavio, parabéns pela atenção e compromisso com os participantes do fórum.

[]'s

Thiago Varela
22/08/2007, 21:08
Flávio,

sou de Fortaleza/CE e fiz contato com 3 revendedoras que constam no site da BF.
Estava procurando o preço de venda do modelo 235/75 R15 MUD, porém nenhuma das três possuiam e uma delas informou que o modelo citado não é nem fabricado(?). As três informaram também que não constava na tabela que tinham em mãos.

Estou esquecendo alguma coisa?

offroad
23/08/2007, 18:41
fabricado eh sim....

Fernando da Terra
27/08/2007, 09:24
Flávio, tudo bem? Como é que foi no Rally? Grandes emoções? Faz inveja prá gente.....
Estou pesquisando preços do BF All Terrain 235 85 R16 para colocar no meu defender 90. Consultei a revenda aqui de Campinas e eles me informaram que não é mais fabricado nessas medidas e eles me indicaram o 245 75 R16 como alternativa. (passaram o preço de 540,00 à vista).
Pergunto: não é mais fabricado mesmo? Não existe alternativa com 85 em vez de 75? Qual seria a alternativa para um pneu mais fino do que o 245, com R16?
Agora, se em vez do ALL fosse o MUD, quais seriam as opções disponíveis?
Agradeço sua atenção e aguardo as respostas. Sei que tua cabeça ainda deva estar lá no nordeste, mas assim que for possível.....rs....
Abraço

Fernando

bpspoa
27/08/2007, 13:22
Flávio:
Eu e mais um grupo de pessoas estamos procurando o pneu BF MUD 235/70/16, e sei que esse pneu é vendido na argentina. EXISTE a possibilidade de trazer, sob encomenda, alguns jogos desse pneu? Se sim, quanto sairia?

grato!

bpspoa
27/08/2007, 13:22
no aguardo!

RHL
28/08/2007, 11:57
Gostaria de colocar no meu Feroza os BF all terran, mas não estou encontrando na medida 225 75R15. acredito que o 235 vai ficar muito pesado...

pcervieri
28/08/2007, 13:11
Flávio:
Eu e mais um grupo de pessoas estamos procurando o pneu BF MUD 235/70/16, e sei que esse pneu é vendido na argentina. EXISTE a possibilidade de trazer, sob encomenda, alguns jogos desse pneu? Se sim, quanto sairia?

grato!

Caramba, nao sabia que esse pneu nao tem no Brasil.

Eu tenho ele na minha S10, tem muita facilidade de achar aqui no Paraguay, acho que de cada 10 S-10, 8 tem o mud 235x70x16.

Fernando da Terra
30/08/2007, 09:35
Como tatú, ops, digo, como estás tú, Flávio? Tudo bem?......
Já voltou?....

Estou pesquisando preços do BF All Terrain 235 85 R16 para colocar no meu defender 90. Consultei a revenda aqui de Campinas e eles me informaram que não é mais fabricado nessas medidas e eles me indicaram o 245 75 R16 como alternativa. (passaram o preço de 540,00 à vista).
Pergunto: não é mais fabricado mesmo? Não existe alternativa com 85 em vez de 75? Qual seria a alternativa para um pneu mais fino do que o 245, com R16?

flavio.bfg
31/08/2007, 13:37
Olá pessoal!
estou de volta à ativa, após acompanhar nossa equipe no Rally dos Sertões.
Para quem não se lembra, ou ainda não me conhece, sou consultor técnico dos Pneus BFGoodrich e estou à disposição de vocês para esclarecimento de especificações, utilização, cuidados, enfim, qualquer assunto relativo a pneus.
Flávio

flavio.bfg
31/08/2007, 13:39
Flávio,

sou de Fortaleza/CE e fiz contato com 3 revendedoras que constam no site da BF.
Estava procurando o preço de venda do modelo 235/75 R15 MUD, porém nenhuma das três possuiam e uma delas informou que o modelo citado não é nem fabricado(?). As três informaram também que não constava na tabela que tinham em mãos.

Estou esquecendo alguma coisa?

Oi Thiago,
É verdade que este pneu não está mais nas listas de preços das revendas BFGoodrich. Devido ao baixo volume de vendas, optamos por não mantê-lo disponível na nossa oferta produto. Mas, caso haja interesse, podemos trazer sob encomenda para você. O prazo para entrega varia de 90 a 120 dias e o preço eu vou pedir para o setor responsável calcular para você e voltarei a te informar assim que o tenha.

flavio.bfg
31/08/2007, 13:39
Flávio, tudo bem? Como é que foi no Rally? Grandes emoções? Faz inveja prá gente.....
Agradeço sua atenção e aguardo as respostas. Sei que tua cabeça ainda deva estar lá no nordeste, mas assim que for possível.....rs....
Abraço

Fernando

Oi Fernando
a informação de que o pneu 235/85 R 16 All Terrain não é mais fabricado não procede. Nós continuamos fabricando normalmente e este produto continua disponível no Brasil. O que ocorreu foi uma falta prolongada no início do ano, pela capacidade limitada de produção que temos nas dimensões de pneus para veículos 4X4 e agora ainda temos alguns reflexos desta falta, porque estamos atendendo primeiramente a pedidos mais antigos. Se você quiser me dizer através de qual revenda deseja comprar este produto, posso entrar em contato diretamente com este distribuidor para agendar com ele o recebimento deste produto, caso ele não o consiga através das vias normais.

flavio.bfg
31/08/2007, 13:41
Flávio:

grato!

Oi Bpspoa
Estou solicitando ao setor responsável pelos preços que me passe o valor final deste produto. A importação leva de 90 a 120 dias e o pedido deverá ser encaminhado a um distribuidor BFGoodrich. Assim que tiver o valor, te informarei.
Abs e saudações trilherias!

flavio.bfg
31/08/2007, 13:42
Gostaria de colocar no meu Feroza os BF all terran, mas não estou encontrando na medida 225 75R15. acredito que o 235 vai ficar muito pesado...

Oi Marcio
Infelizmente a dimensão 225/75 R 15 nas esculturas All Terrain ou Mud Terrain não existem no mundo. Só temos na escultura Long Trail T/A, que você pode ver em qualquer revenda BFGoodrich pessoalmente ou ver no nosso site as características deste produto. Em duas palavras, é uma escultura mais para asfalto, mas que resiste bem às agressões de uma utilização fora de estrada, desde que não seja muito longa nem muito extrema. Não tem bom poder de tração em barro ou areia (por isto é um pneu mais para asfalto), mas tem um visual no flanco semelhante a um pneu de uso misto.

Aurélio
31/08/2007, 14:12
Flávio,

O pneu All Terrain de 32" cabe na roda 15x7JJ-8 DOT ?

Fernando da Terra
03/09/2007, 07:44
Se você quiser me dizer através de qual revenda deseja comprar este produto, posso entrar em contato diretamente com este distribuidor para agendar com ele o recebimento deste produto, caso ele não o consiga através das vias normais.

Olá Flávio.
Sim, se puder contatar o Israel da Toninho Auto Center, em Campinas-SP, agradeceria. O prazo de entrega também seria em torno de 90/120 dias?
Fernando

flavio.bfg
04/09/2007, 11:04
Flávio,

O pneu All Terrain de 32" cabe na roda 15x7JJ-8 DOT ?

Aurélio,
Não. A roda ideal para os pneus 32 é a de 9" de largura, podendo ser montado em rodas com 8" sem nenhum prejuízo para o pneu. Mas a roda de 7" é muito pequena para este pneu. Vai alterar a região de flexão da carcaça e pode provocar a médio prazo uma ruptura interna no pneu ou danos no talão. Na roda de 7", o máximo que se pode montar é um pneu 31X10.5 R 15.

flavio.bfg
04/09/2007, 11:06
Olá Flávio.
Sim, se puder contatar o Israel da Toninho Auto Center, em Campinas-SP, agradeceria. O prazo de entrega também seria em torno de 90/120 dias?
Fernando

Fernando,
Informamos ontem à Toninho Auto Center que o pneu 235/85 R 16 All Terrain T/A KO está disponível e o prazo de entrega é de uma semana, caso ele não tenha estoque.
Flávio

flavio.bfg
04/09/2007, 11:13
Oi Thiago,
É verdade que este pneu não está mais nas listas de preços das revendas BFGoodrich. Devido ao baixo volume de vendas, optamos por não mantê-lo disponível na nossa oferta produto. Mas, caso haja interesse, podemos trazer sob encomenda para você. O prazo para entrega varia de 90 a 120 dias e o preço eu vou pedir para o setor responsável calcular para você e voltarei a te informar assim que o tenha.

Thiago,
complementando a mensagem anterior, o valor é de aproximadamente R$500,00. Você deve se dirigir à revenda BFGoodrich de sua preferência (veja a listagem no site www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/)), solicitar esta dimensão como pedido sob encomenda e confirmar a compra (cada revenda tem seu sistema para fazer isto). Dentro de no máximo 120 dias estes pneus estarão disponíveis nesta revenda.

Beto Lacerda
04/09/2007, 11:58
Flavio a BFGoodrich teria alguma promoção/patrocinio para 4 jogos de pneus 35"X12,5"X15" para uso em 4 equipes ano que vem , em competições de rock crawling ???
[]'s

Aurélio
04/09/2007, 17:05
Aurélio,Não. A roda ideal para os pneus 32 é a de 9" de largura, podendo ser montado em rodas com 8" sem nenhum prejuízo para o pneu. Mas a roda de 7" é muito pequena para este pneu. Vai alterar a região de flexão da carcaça e pode provocar a médio prazo uma ruptura interna no pneu ou danos no talão. Na roda de 7", o máximo que se pode montar é um pneu 31X10.5 R 15. Abs e saudações trilheiras!
Opa.
Valeu, Flávio :concordo:
A propósito, essa medida ainda está disponível para venda?
Procurei no site da BF e não achei.

[]´s

Aurélio

flavio.bfg
05/09/2007, 12:12
Flavio a BFGoodrich teria alguma promoção/patrocinio para 4 jogos de pneus 35"X12,5"X15" para uso em 4 equipes ano que vem , em competições de rock crawling ???
[]'s

Oi Beto,
Nós como fabricantes não temos esta possibilidade no momento, porque todos os patrocínios e promoções que fazemos são programadas no início do ano, mas, pode ser estudado algo com os nossos distribuidores. Gostaria de saber de que cidade vocês são para poder encaminhar este pedido ao nosso representante comercial da região para que ele possa negociar com os revendedores um pacote que seja interessante para vocês.

flavio.bfg
05/09/2007, 12:13
Opa.
Valeu, Flávio :concordo:
A propósito, essa medida ainda está disponível para venda?
Procurei no site da BF e não achei.

[]´s

Aurélio

Aurélio,
realmente esta dimensão não faz parte da nossa oferta produto hoje, devido ao baixo volume de vendas. Se você quiser adquirir este pneu, basta dirigir-se a um revendedor BFGoodrich e dizer que quer comprar este pneu sob encomenda. Cada revenda tem o seu sistema de venda nestas condições, mas este revendedor colocará o pedido conosco e, dentro de 90 à 120 dias, o pneu estará disponível para você nesta revenda.

Jéster
07/09/2007, 21:21
Boa noite Flávio,

coloquei mês passado 4 BF goodrich AT na minha cherokee Xj. A dúvida que eu tenho é com relação ao rodízio. A BF Goodrich indica o rodízio cruzado ou o normal (que só muda os pneus da frente para trás e os de trás para frente).
Já ouvi várias opiniões bem diferentes com relação a isso.

Obrigado

Um abraço

Beto Lacerda
08/09/2007, 11:46
Oi Beto,
Nós como fabricantes não temos esta possibilidade no momento, porque todos os patrocínios e promoções que fazemos são programadas no início do ano, mas, pode ser estudado algo com os nossos distribuidores. Gostaria de saber de que cidade vocês são para poder encaminhar este pedido ao nosso representante comercial da região para que ele possa negociar com os revendedores um pacote que seja interessante para vocês.
Abs e saudações
eu estou em SP/SP
mas teriamos equipes de outros estados
me manda contato por mp ou email betolacerda@4x4brasil.com.br
[]'s

Thiago Varela
10/09/2007, 16:53
Flávio,

muitissimo obrigado pela atenção, porém acho que não irei esperar 90~120 dias... ;P

Estarei estudando outras possibilidades...

Bocarde
10/09/2007, 22:38
Saudações a todos! Esta é minha primeira mensagem nesse fórum e eu esperava que fosse para tratar de assunto mais alegre...

Aproveitando a disponibilidade de meu xará gostaria de perguntar quais as formas de amparo que a BFGoodrich da em situações como a que vou relatar. Bem, desde já esclareço que não é meu objetivo denegrir a imagem dessa marca visto que é muito conceituada em nosso meio 4X4, mas apenas para aproveitar a disponibilidade do especialista que encabeça esse tópico e mostrar a todos qual o caminho a seguir em situações parecidas. Pois bem...
Meu carro (um Land Rover Defender 110) estava cheio de amigos (4) e transitava por uma estrada asfaltada quando o pneu traseiro (calibragem 42 psi ) se esfacelou. Não preciso dizer que controlar o veículo não foi nada fácil, demos sorte por eu viajar em baixa velocidade e porque nenhum outro veículo estava por perto.
O pneu encontrava-se com a banda de rodagem ainda espessa (vide foto) e mesmo assim, inexplicavelmente e sem passar em nenhum buraco ou objeto, a banda de rodagem se despreendeu da carcaça com o reforço em aço também estourando (a foto mostra o pneu depois de estourar e andar uns 200 m). Estou usando meu pneu reserva que é um Michelan mas ainda possuo outros três pneus BF nas mesmas condições que o anterior, estou preocupado, para não dizer traumatizado, quanto minha segurança visto que a qualquer momento outro estouro inexplicável pode ocorrer. Bem, como disse, os pneus estão visualmente em bom estado mas não sei o que se passa dentro da carcaça visto que uma já explodiu em condições normais de rodagem. Anexo fotos tiradas ainda hoje para ilustrar minhas informações.
Bem, não preciso dizer que necessito urgência na solução desse entrave visto que não tenho outro pneu reserva. Outra coisa, moro em Manaus, longe de tudo, procedimentos de envio de material para perícia se alongariam para lá de minhas disponibilidades.
Enfim, um pneu estourado sem um motivo aparente, outros três em meu carro sem que eu possa ter certeza sobre minha segurança, o que devo fazer? No que a BF Goodrich me ampara em seus termos de garantia?

Atenciosamente,
Flávio.

Carneiro
10/09/2007, 23:59
Oi Bpspoa
Estou solicitando ao setor responsável pelos preços que me passe o valor final deste produto. A importação leva de 90 a 120 dias e o pedido deverá ser encaminhado a um distribuidor BFGoodrich. Assim que tiver o valor, te informarei.
Abs e saudações trilherias!

Opa!

Também tenho interesse no 235/70R16 MUD! Mais um para o grupo, de repente vale a pena mesmo trazer e num bom preço! :dance:

Abraços,

Márcio.

Dieselboy
11/09/2007, 00:18
Bocarde

Tem que observar o prazo de validade do pneu, creio que nos BF Goodrich é algo em torno de 5 anos :pensativo: a partir da data de fabricação.

PARECE que os materiais componentes sofrem um processo de "fadiga" com o decorrer do tempo, portanto quanto mais velhos (considerando a idade e não o estado de conservação) maior será a tendência a que venham a apresentar tais problemas.

Não estou dizendo isso à toa :discordo: há relatos de outros membros aqui do fórum que inclusive já haviam ALERTADO p/ os perigos deste fato.

Mas essa é apenas uma opinião particular, ok? creio que o Flavio poderá esclarecer melhor este assunto.

caj
11/09/2007, 15:32
caros colegas.
alguém sabe onde posso achar pneus 215/60 r 16 para por no lento sportage 2006? me parece que a marca mais barata é a hankook. Sp.-SP
grato

Jeanilson
11/09/2007, 21:19
Flávio,

Primeiramente bem-vindo ao Fórum e parabéns pela iniciativa. :palmas:

Acredito que uma questão importante foi tocada aqui: a idade dos pneus.

No meio off-road é comum os pneus durarem muitos anos antes de acabar a banda, já que os jipes geralmente rodam poucos Kms por ano, e muitos desses pneus ganham uma "segunda vida" com a recapagem, geralmente com uma banda de desenho mais "agressivo".

Então algumas dúvidas sobre o esse assunto:

:arrow: Esse limite divulgado de 5 anos é algo absoluto ou depende de fatores, como Kms rodados por ano, clima da região, calibragem, carga, etc?

:arrow: Existe alguma maneira de aumentar essa vida útil dos pneus?

:arrow: E o mais importante: quais seriam os sinais de um pneu com vida útil já expirada? E quais os riscos de rodar com um pneu desses?

É que esse assunto me preocupa pois a minha viatura (um Suzuki Vitara) atualmente está com um jogo de pneus A/T (de outro fabricante) com mais de cinco anos de fabricação porém com a banda pouco gasta, inclusive o estepe tem 10 anos e nunca rodou :shock:. Posso continuar utilizando esses pneus normalmente ou devo tomar alguns cuidados especiais? Posso utilizar o estepe (em emergências) ou corro o risco desse pneu estourar nos primeiros metros?

Talvez o correto fosse trocar esses pneus por novos, mas dá uma pena ter que jogar fora pneus tão pouco rodados... :oops:

[]'s

CAVESO
11/09/2007, 21:37
Opa, o prazo de validade dos pneus BF é dúvida minha também...

Dieselboy
14/09/2007, 15:47
Pessoal

Estava "fuçando" num fórum de motos e vejam o que encontrei a respeito da validade dos pneus:

Pneu tem data de validade. A vida de útil de um pneu é de cerca de 4 a 5 anos. Não convém utilizar os fabricados há mais de 5 anos. Depois disso ocorre ressecamento da borracha, com perda de flexibilidade, micro-rachaduras e tendência ao famoso “estouro”.

A data de fabricação está marcada na lateral do pneu com o código “DOT”. Exemplo: DOT 4792 significa que o mesmo foi fabricado na semana 47 de 1992.

Um pneu “vencido”. DOT 3600 significa semana 36 de 2000.
UM PNEU INVALIDO

O da Hornet descreve DOT EN A5 DDN0605

NÃO ME DÊEM OS CRÉDITOS

Post oficial feito pelo Motomaniaco do forum amigos do debate :arrow: http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&

JAIME MOREIRA
14/09/2007, 15:59
Nunca consegui ficar muito tempo com pneus ate ter que me preocupar com validade, mas vendi um gol de uma tia minha a um amigo, o gol tinha 9 anos, 15,000km, aquele carro que todo mundo procura, senhora de idade que nunca usa o carro...
resultado
meu amigo se lascou...
os pneus estavam todos ressecados, um estourou logo que começou a rodar muito, e acabou tendo que trocar os 4
tinha ate os cabelinhos dos pneus em alguns, rs, mas estavam totalmente rachados...

JairoM
14/09/2007, 16:04
É verdade sim. Pneu tem VALIDADE.

Quando fui colocar meus BF´s, a loja anunciou um precinho lá embaixo.....

Na hora da montagem, isso foi em 1o de maio do ao passado, queriam empurrar pneus com data de fabricação de uns 3/4 anos antes.

Bati pé, disse que iria divulgar aqui no Forum, que ia até pro Procom....

O gerentão viu que eu ia reclamar mesmo, e acabou autirizando a montagem de pneus datados de dezembro de 2005 (portanto, pneus com 4 meses de idade)....

Meu sogro, que quase não roda, teve problemas sérios com pneu. Na volta de uma viagem curta de 100km, explodiu o 1o pneu. Ele botou o estepe, e poucos km depois estourou o 2o. Com a ajuda de um taxista, ele conseguiu comprar um usado na beira da estrada. Depois disso veio rezando..... A uns 10km da casa dele, arrebentou o 3o pneu.

Parou, pegou a roda, um taxi, e foi comprar um zero km. Na loja que ele entrou contaram a mesma historia.... Quando ele chegou em casa, foi conferir as datas em todos os pneus... Não deu outra. Tinham mais de 7 anos de fabricados. Estavam ressecados!

E a banda de rodagem deles, estava quase nova.... sem uso.

Dieselboy
14/09/2007, 19:14
Como "Ler" o Pneu?

http://www.estradas.com.br/faq/imagens/michelin_pneu.jpg

1- Largura de seção nominal do pneu (em milímetros*).
2- Razão entre a altura e a largura da seção do pneu novo em percentual. Também conhecida
como série do pneu.
3- Construção radial
4- Diâmetro nominal da roda na qual se deve montar o pneu.
5- Escultura/Desenho do pneu
6- Índice de capacidade de carga em montagem simples (3.550 kg/pneu).
7- Índice de capacidade de carga em montagem geminada (3.075 kg/pneu).
8- Símbolo de velocidade: 130 km/h.
9- Tubeless: sem câmara ou Tubetype: com câmara.
10- Nome do fabricante.
11- DOT - local de fabricação e data/mês/ano.
12- Certificação INMETRO.
13- Posição do indicador de desgaste
14- Matrícula do fabricante encontrada no pneu Michelin
15- País de fabricação.
16- Indicação no pneu da possibilidade de ressulcagem.

*A largura da seção também pode ser expressa em polegadas.

Fonte: http://www.estradas.com.br/faq/michelin.asp

Bocarde
18/09/2007, 16:28
Agradecido as colaborações...
Parece que realmente o ocorrido se deve ao tempo de vida dos pneus, conferindo a idade ele acusa 9 anos de idade. O estado de conservação não corresponde ao tempo mas se adequa a baixa quilometragem do veículo. Mas fica a ressalva: a idade é um fator determinante (pelo menos na hora da garantia não tem chororô) e sua visualização no pneu não é clara! (não é direta nem dedutiva para a grande maioria dos usuários). Esse código pode significar uma saída técnica na hora da confecção dos pneus, mas também pode causar um sério acidente uma vez que o aspecto visual de um pneu costuma se sobressair a sua idade (para muitos é uma informação inacessível, não é uma coisa que se aprenda na escola ou mesmo que os vendedores indiquem na hora da compra). Seria interessante que as fábricas imprimissem no mínimo o ano completo da fabricação do pneu, ou mesmo o tradicional que se encontra em TODOS os outros produtos do mercado: VAL 09/2007!!!
Pode até parecer besteira, mas olhando pro meu pneu ninguém diria que ele ia explodir de uma hora pra outra sem aviso algum e botar minha vida em risco.
Vamos lá moçada, todo mundo ajoelhando e averiguando a idade do pneu, vocês podem estar rodando sobre uma bomba relógio!

Hah, aproveitando... Alguém ai poderia dar um depoimento sobre o desempenho dos BF Goodrich MUD no asfalto? Outra coisa, alguém sabe se comprar pneus na Venezuela é vantajoso ou tem algum contato por lá?

Abraços,
Flávio.

Dieselboy
18/09/2007, 17:03
alguém sabe se comprar pneus na Venezuela é vantajoso ou tem algum contato por lá?
Quem é vizinho do "camarada" Chavez aqui no fórum é o Elmer.

Elmer_Jeep
18/09/2007, 17:24
num sei de nada.

Elmer_Jeep
18/09/2007, 17:29
prometem que vcs vão acreditar se eu disser o preço de um BF Mud 33 ?

Bocarde
18/09/2007, 18:44
Pode dizer...
Mas é na Venezuela esse valor?
Ninguém dai de RR atravessa a fronteira pra trocar de pneu, já estive lá e me pareceu que nosso favorecimento na hora da conversão da moeda pode dar um incentivo maior a essa prática.

Dieselboy
18/09/2007, 19:05
Elmer por lá encontram-se outras marcas algo do tipo de: Dick Cepek, Cooper Tires, Mickey Thompson, Pro Comp, Nitto, Sumitomo ... ??? :palmas: :dance:

Nagawa
18/09/2007, 19:52
Caro Flávio.

Aproveitando sua boa vontade em sanar dúvidas, gostaria de saber se é possível e seguro usar um MUD 31x10,5 em uma roda aro 15x6". O uso seria misto, predominantemente no asfalto. Obrigado.

AlemãoRS
18/09/2007, 20:13
No Paraguai, em Rivera, os BF mud 33" custam U$240 e os 35" U$250. Fala aí Elmer, o Hugo Chavez vende mais barato?

jeisonk
18/09/2007, 20:39
No Paraguai, em Rivera, os BF mud 33" custam U$240 e os 35" U$250. Fala aí Elmer, o Hugo Chavez vende mais barato?

No Uruguai você quer dizer.

Foi mais ou menos o que paguei em Março, R$ 490,00 se não me engano.

[]'s

AlemãoRS
18/09/2007, 20:52
Ops...hehehe..isso ai...

srgrande
18/09/2007, 20:59
Flavio,
Vc ja tem fotos do novo modelo BFG MUD?

jeisonk
18/09/2007, 21:10
Flavio,

E tem isso? :shock:
Não seria o BFKrawler não? :pensativo:

[]'s

srgrande
18/09/2007, 21:49
E tem isso? :shock:
Não seria o BFKrawler não? :pensativo:

[]'s

Não, já existe e em breve será conhecido o novo MUD TERRAIN da BFGOODRICH.
Os gomos diminuiram, dizem que sera mais silencioso.
Talvez o Flavio possa colocar umas fotos.

Dieselboy
18/09/2007, 21:55
Realmente é verdade :shock: tem um modelo novo denominado de Mud Terrain T/A KM2, mas tem que entrar pelo site americano, pois no site da BF brasileira ainda não consta NADA, não entendi o porque disto? :pensativo:

:arrow: http://www.bfgoodrichtires.com/catalog/off-road/5.html

No site nacional observei que há modelos que NÃO CONSTAM no site americano :shock:

Vejam no site nacional os modelos Radial G2 e o Radial Rock:

:arrow: http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dAoESYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwAo _iAc/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?channelId=c04 de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD&idSegmento=319.0

Elmer_Jeep
18/09/2007, 22:45
Ninguém dai de RR atravessa a fronteira pra trocar de pneu, já estive lá e me pareceu que nosso favorecimento na hora da conversão da moeda pode dar um incentivo maior a essa prática.
Sim, é uma pratica bem comum, afinal são 3horas(de Jipe) até a fronteira, tem até lojas de lá que anunciam nos outdoors aqui da cidade.

Elmer_Jeep
18/09/2007, 22:59
Elmer por lá encontram-se outras marcas algo do tipo de: Dick Cepek, Cooper Tires, Mickey Thompson, Pro Comp, Nitto, Sumitomo ... ??? :palmas: :dance:

Sim, tem tudo isso :concordo: por lá.

Elmer_Jeep
18/09/2007, 23:11

Aqui na fronteira não tá tendo 33 e 35 e mesmo assim quando tem é somente Goodyear ou Firestone.

Fui agora no feriado do 7 de setembro até a cidade de Puerto Ordaz (Guayana) onde rolou alguns jogos da copa america e tal, fica à uns 800km daqui.

Encontramos numa loja lá os BF mud 33 (modelo convencional) por R$440,00 cada :mrgreen:

O que me deixou com mais raiva nessa história toda foi no posto ao encher o tanque(60 litros) do carro com gasolina 95octanas por R$2,70 (isso mesmo, dois reais e setenta centavos), daí fui comprar um picolé e paguei R$4,00 :shock:

[]'s e desculpem o off-topic :concordo:

Dieselboy
18/09/2007, 23:55
Encontramos numa loja lá os BF mud 33 (modelo convencional) por R$440,00 cada :mrgreen:
Em Salto del Guairá os BF Mud 33" estão "saindo" p/ mesmo preço :mrgreen:

JairoM
19/09/2007, 13:29
Elmer,

2,70 por 60 litros...... isso dá 0,045 por litro ......

Que gasolina cara...... :) :) :) :) :)

Dieselboy
19/09/2007, 13:42
Eu só não consigo entender o porque do preço do barril do petróleo custar U$$ 8,00 na "boca do poço" e após desembarcar nos USA passar a valer U$$ 82,00 :shock: :shock:

Tudo bem que há o ônus do transporte, refino, impostos, etc, etc e etc ... mas convenhamos o ganho é ABSURDAMENTE ASTRONÔMICO :evil:

Dieselboy
20/09/2007, 16:39
Pessoal

Consegui "baixar" algumas fotos do novo modelo da BF Goodrich, na verdade são 2 novos modelos :shock: o Mud Terrain T/A KM2 e o Mud Terrain T/A KM "DT"

Parabéns à BF Goodrich pelos novos desenhos :palmas: :concordo:

http://img404.imageshack.us/img404/7592/krawlertakxmoldedtreadcen5.jpghttp://img404.imageshack.us/img404/4097/mudtakmcompbu7.jpg
http://img216.imageshack.us/img216/8342/mudtakm2compxy1.jpghttp://img404.imageshack.us/img404/7727/mudtakmdtcompau0.jpg

jeisonk
20/09/2007, 17:29
De responsa mesmo é esse modelo Krawler.

CAVESO
20/09/2007, 22:15
O T/A KM-2 parece algo entre o MUD (antigo) e o AT, não?

Dieselboy
20/09/2007, 23:24
Particularmente ele me pareceu mais uma "espécie" de Krawler "Light" :pensativo:

Comparando temos: 1° foto Krawler; 2° foto Mud T/A KM2 (Krawler "Light"); 3° foto Mud "antigo" + All Terrain = Mud T/A KM2

http://img404.imageshack.us/img404/7592/krawlertakxmoldedtreadcen5.jpghttp://img216.imageshack.us/img216/8342/mudtakm2compxy1.jpg
http://img404.imageshack.us/img404/4097/mudtakmcompbu7.jpghttp://img215.imageshack.us/img215/2858/allterraincomped2.jpg
http://img215.imageshack.us/img215/7057/mudtakm2compyo7.jpg

Abs a todos e até mais.

srgrande
21/09/2007, 11:01
Atualizando minhas informações, o novo pneu BF no Brasil será o Mud Terrain T/A KM2, vide fotos postadas pelo colega Paranavaiense (nooooossa) DIESEL"OLD"BOY.

Bocarde
21/09/2007, 11:39
Particularmente ele me pareceu mais uma "espécie" de Krawler "Light" :pensativo:

Comparando temos: 1° foto Krawler; 2° foto Mud T/A KM2 (Krawler "Light"); 3° foto Mud "antigo" + All Terrain = Mud T/A KM2

http://img404.imageshack.us/img404/7592/krawlertakxmoldedtreadcen5.jpghttp://img216.imageshack.us/img216/8342/mudtakm2compxy1.jpg
http://img404.imageshack.us/img404/4097/mudtakmcompbu7.jpghttp://img215.imageshack.us/img215/2858/allterraincomped2.jpg
http://img215.imageshack.us/img215/7057/mudtakm2compyo7.jpg

Abs a todos e até mais.

Onde estão as fotos citadas?
Alguém sabe quando vão começar a comercializar esses novos modelos no Brasil? Principalmente o KM2.
Estou fechando a compra de um jogo de pneus, muito importante essa informação...
ABS
Flávio.

jeisonk
21/09/2007, 11:51
Uai, estão aí na tela, inclusive na tua citação.

alexandre roveri
21/09/2007, 12:20
Rapaizi ! Achei bem parecido com o desenho da banda da Vipal ! Aquele tal de VJ9000 :idea:

Será que a BFGOODRICH está copiando o desenho da Vipal:shock:

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

A questão é quanto vai custar ? Seria bom se eles posicionassem o novo modelo no lugar do atual mudo e abaixassem o preço do mud "!

Bocarde
21/09/2007, 13:05
Uai, estão aí na tela, inclusive na tua citação.

Engraçado, aqui não aparece nada! Alguém já teve esse problema sabe como resolver?

Dieselboy
21/09/2007, 14:50
Engraçado, aqui não aparece nada! Alguém já teve esse problema sabe como resolver?
Acho que no lugar das fotos devem estar aparecendo uns "quadradinhos" brancos com um "x" em vermelho, não é mesmo? :pensativo:

Faz o seguinte: clica com o botão direito do mouse sobre esses quadrados e a seguir seleciona a opção "mostrar imagem" que surgirá entre as várias opções disponibilizadas na caixa.

Pelo menos quando isso ocorre comigo faço exatamente isso e as imagens aparecem logo em seguida :concordo:

Bocarde
21/09/2007, 15:43
Acho que no lugar das fotos devem estar aparecendo uns "quadradinhos" brancos com um "x" em vermelho, não é mesmo? :pensativo:

Faz o seguinte: clica com o botão direito do mouse sobre esses quadrados e a seguir seleciona a opção "mostrar imagem" que surgirá entre as várias opções disponibilizadas na caixa.

Pelo menos quando isso ocorre comigo faço exatamente isso e as imagens aparecem logo em seguida :concordo:

Não aparece nada mesmo, nem os quadradinhos!
Vai saber...

flavio.bfg
21/09/2007, 16:09
Saudações a todos! Esta é minha primeira mensagem nesse fórum e eu esperava que fosse para tratar de assunto mais alegre...

Aproveitando a disponibilidade de meu xará gostaria de perguntar quais as formas de amparo que a BFGoodrich da em situações como a que vou relatar. Bem, desde já esclareço que não é meu objetivo denegrir a imagem dessa marca visto que é muito conceituada em nosso meio 4X4, mas apenas para aproveitar a disponibilidade do especialista que encabeça esse tópico e mostrar a todos qual o caminho a seguir em situações parecidas. Pois bem...
Meu carro (um Land Rover Defender 110) estava cheio de amigos (4) e transitava por uma estrada asfaltada quando o pneu traseiro (calibragem 42 psi ) se esfacelou. Não preciso dizer que controlar o veículo não foi nada fácil, demos sorte por eu viajar em baixa velocidade e porque nenhum outro veículo estava por perto.
O pneu encontrava-se com a banda de rodagem ainda espessa (vide foto) e mesmo assim, inexplicavelmente e sem passar em nenhum buraco ou objeto, a banda de rodagem se despreendeu da carcaça com o reforço em aço também estourando (a foto mostra o pneu depois de estourar e andar uns 200 m). Estou usando meu pneu reserva que é um Michelan mas ainda possuo outros três pneus BF nas mesmas condições que o anterior, estou preocupado, para não dizer traumatizado, quanto minha segurança visto que a qualquer momento outro estouro inexplicável pode ocorrer. Bem, como disse, os pneus estão visualmente em bom estado mas não sei o que se passa dentro da carcaça visto que uma já explodiu em condições normais de rodagem. Anexo fotos tiradas ainda hoje para ilustrar minhas informações.
Bem, não preciso dizer que necessito urgência na solução desse entrave visto que não tenho outro pneu reserva. Outra coisa, moro em Manaus, longe de tudo, procedimentos de envio de material para perícia se alongariam para lá de minhas disponibilidades.
Enfim, um pneu estourado sem um motivo aparente, outros três em meu carro sem que eu possa ter certeza sobre minha segurança, o que devo fazer? No que a BF Goodrich me ampara em seus termos de garantia?

Atenciosamente,
Flávio.

Olá, Bocarde.
Primeiramente gostaria de me desculpar, tanto a você quanto aos outros membros dessa comunidade, pela demora. Eu realmente estava enrolado ultimamente, e não tive tempo de aparecer por aqui.

Bom, quanto à sua pergunta, seria muito leviano de minha parte querer analisar e tirar conclusões de um problema somente vendo a fotografia. Recomendo que envie este pneu a um revendedor BFGoodrich aí em Manaus para que ele possa ser analisado na nossa fábrica com melhores recursos. Sei que o prazo para esta análise é longo, mas este é o procedimento adotado por todos os fabricantes de pneus. Existem algumas garantias comerciais que se pagam no ato, no próprio distribuidor, mas as garantias técnicas têm que ser analisadas obrigatoriamente na nossa fábrica. Quanto ao receio pelos outros pneus que estão rodando, a própria revenda tem pessoal capacitado e treinado por nós para analisá-los com cuidado e verificar se existe algum risco. Os danos que ocorrem nos pneus geralmente são progressivos e podem ser detectados com antecedência por uma pessoa capacitada. As exceções a isto são os danos acidentais, mas, neste caso, todos nós estamos sujeitos a isto a qualquer momento, independentemente do estado ou da marca de pneus que estejamos utilizando. Você não precisa enviar este pneu necessariamente para a revenda onde ele foi adquirido. Qualquer revenda BFGoodrich no Brasil pode recebê-lo e irá encaminhá-lo para a nossa fábrica, o mais rapidamente possível. Tão logo este pneu chegue aqui no Rio de Janeiro, ele será analisado e faremos um relatório para você sobre o ocorrido. Não digo que é isto, mas só para comentar sobre a opinião do Dieselboy, ele tem razão. Nenhum fabricante concede nenhuma garantia após 5 anos de fabricação de um produto devido ao envelhecimento e fadiga de material. E nós não recomendamos que nenhum pneu seja utilizado depois de 10 anos de fabricado, independentemente do estado aparente do pneu. A data de fabricação pode ser lida nos quatro últimos números escritos após a sigla "DOT" marcado na lateral do pneu. Os dois primeiros números são a semana de fabricação e os dois últimos números, o ano.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

Abraços e saudações trilheiras,
Flávio

flavio.bfg
21/09/2007, 16:14
Opa!

Também tenho interesse no 235/70R16 MUD! Mais um para o grupo, de repente vale a pena mesmo trazer e num bom preço! :dance:

Abraços,

Márcio.

Olá, Carneiro.
O preço do pneu 235/70 R 16 Mud Terrain T/A KM para o estado de São Paulo é de aproximadamente R$500,00 (o preço não pode ser fixado pelo fabricante e cada revenda tem a liberdade de praticar o preço que melhor convier para o mercado. Este valor é somente uma referência). Caso esteja interessado, é só entrar em contato com qualquer revenda BFGoodrich e solicitar este pneu no regime "sob encomenda". A partir do pedido, entre 90 e 120 dias depois o produto estará disponível para você na revenda que você escolheu.

Abs,
Flávio

flavio.bfg
21/09/2007, 16:27
caros colegas.
alguém sabe onde posso achar pneus 215/60 r 16 para por no lento sportage 2006? me parece que a marca mais barata é a hankook. Sp.-SP
grato

Olá, caj.
Nós temos o pneu 215/60 R 16 95H 4X4 Synchrone, na marca Michelin. O pneu Michelin se destaca pela durabilidade muito superior a dos concorrentes, tornando-o mais barato ao longo do tempo. Além disto, você terá direito à Multiproteção, que é uma garantia contra cortes ou danos acidentais por 6 meses, reparação de furos gratuita nas revendas Michelin participantes do programa além da garantia normal de fabricação por 5 anos. Você pode consultar o preço em qualquer revenda Michelin nos endereços e telefones disponíveis no site www.michelin.com.br (http://www.michelin.com.br/) Espero que essa informação tenha sido útil.

Abs e saudações trlheiras!
Flávio

flavio.bfg
21/09/2007, 16:31
Flávio,

Primeiramente bem-vindo ao Fórum e parabéns pela iniciativa. :palmas:

Acredito que uma questão importante foi tocada aqui: a idade dos pneus.

No meio off-road é comum os pneus durarem muitos anos antes de acabar a banda, já que os jipes geralmente rodam poucos Kms por ano, e muitos desses pneus ganham uma "segunda vida" com a recapagem, geralmente com uma banda de desenho mais "agressivo".

Então algumas dúvidas sobre o esse assunto:

:arrow: Esse limite divulgado de 5 anos é algo absoluto ou depende de fatores, como Kms rodados por ano, clima da região, calibragem, carga, etc?

:arrow: Existe alguma maneira de aumentar essa vida útil dos pneus?

:arrow: E o mais importante: quais seriam os sinais de um pneu com vida útil já expirada? E quais os riscos de rodar com um pneu desses?

É que esse assunto me preocupa pois a minha viatura (um Suzuki Vitara) atualmente está com um jogo de pneus A/T (de outro fabricante) com mais de cinco anos de fabricação porém com a banda pouco gasta, inclusive o estepe tem 10 anos e nunca rodou :shock:. Posso continuar utilizando esses pneus normalmente ou devo tomar alguns cuidados especiais? Posso utilizar o estepe (em emergências) ou corro o risco desse pneu estourar nos primeiros metros?

Talvez o correto fosse trocar esses pneus por novos, mas dá uma pena ter que jogar fora pneus tão pouco rodados... :oops:

[]'s

Caro Jeanilson e demais membros que estão participando dessa discussão,
Não sei se essa informação será útil, pois parece que eu cheguei meio tarde nessa conversa. Mas aí vai:
Os compostos de borracha sofrem dois processos de degradação ao longo do tempo: o ataque pelo ozônio presente na atmosfera e a oxidação. A concentração maior destes fatores podem acelerar a degradação da borracha e o contrário, ou seja, a proteção dos pneus contra estes fatores, retardar. Nós trabalhamos sempre com a situação mais crítica que é o pneu montado, inflado e exposto à intempérie. Nesta situação, depois de 5 anos se inicia o processo de degradação. Esta degradação pode ser visível pela aparição de pequenas rachaduras no fundo da escultura, nos ombros do pneu ou na região próxima à roda. Estas rachaduras se dão pela perda de elasticidade da borracha. Se forçamos um objeto pontiagudo contra a borracha nestas partes, como uma chave de fenda, por exemplo, e aparecer as rachaduras, é sinal de que o processo de envelhecimento já está em fase adiantada. Cuidado que a sujeira acumulada nos pneus ao longo do tempo pode mascarar este exame. É importante primeiro raspar o pneu na parte onde se fará o teste. Após 10 anos, não recomendamos mais a utilização do pneu, independentemente do estado que apresente. Para melhor proteger os pneus, o ideal é que fiquem armazenados desmontados em um ambiente escuro, com baixa umidade, sem estar apoiado no solo e livre de qualquer emanação de derivados de petróleo (graxas, óleos, lubrificantes, etc. que mesmo em recipientes fechados emitem vapores que agridem a borracha). Ou, no caso do estepe no carro, evitar que fique exposto à luz solar direta, utilizando, por exemplo, uma capa protetora. Em todo rodízio de pneus, se deve considerar o estepe, para evitar este envelhecimento.

Abraços,
Flávio

Bocarde
21/09/2007, 16:36
Olá, Bocarde.
Primeiramente gostaria de me desculpar, tanto a você quanto aos outros membros dessa comunidade, pela demora. Eu realmente estava enrolado ultimamente, e não tive tempo de aparecer por aqui.

Bom, quanto à sua pergunta, seria muito leviano de minha parte querer analisar e tirar conclusões de um problema somente vendo a fotografia. Recomendo que envie este pneu a um revendedor BFGoodrich aí em Manaus para que ele possa ser analisado na nossa fábrica com melhores recursos. Sei que o prazo para esta análise é longo, mas este é o procedimento adotado por todos os fabricantes de pneus. Existem algumas garantias comerciais que se pagam no ato, no próprio distribuidor, mas as garantias técnicas têm que ser analisadas obrigatoriamente na nossa fábrica. Quanto ao receio pelos outros pneus que estão rodando, a própria revenda tem pessoal capacitado e treinado por nós para analisá-los com cuidado e verificar se existe algum risco. Os danos que ocorrem nos pneus geralmente são progressivos e podem ser detectados com antecedência por uma pessoa capacitada. As exceções a isto são os danos acidentais, mas, neste caso, todos nós estamos sujeitos a isto a qualquer momento, independentemente do estado ou da marca de pneus que estejamos utilizando. Você não precisa enviar este pneu necessariamente para a revenda onde ele foi adquirido. Qualquer revenda BFGoodrich no Brasil pode recebê-lo e irá encaminhá-lo para a nossa fábrica, o mais rapidamente possível. Tão logo este pneu chegue aqui no Rio de Janeiro, ele será analisado e faremos um relatório para você sobre o ocorrido. Não digo que é isto, mas só para comentar sobre a opinião do Dieselboy, ele tem razão. Nenhum fabricante concede nenhuma garantia após 5 anos de fabricação de um produto devido ao envelhecimento e fadiga de material. E nós não recomendamos que nenhum pneu seja utilizado depois de 10 anos de fabricado, independentemente do estado aparente do pneu. A data de fabricação pode ser lida nos quatro últimos números escritos após a sigla "DOT" marcado na lateral do pneu. Os dois primeiros números são a semana de fabricação e os dois últimos números, o ano.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

Abraços e saudações trilheiras,
Flávio

Flávio,
como disse em outra mensagem, parece que foi fadiga de material mesmo. Os pneus tinham 9 anos!
Aproveitando que vc está por aqui, quando a BF vai lançar os MUD KM2 e em quais medidas?
ABS,
Flávio.

flavio.bfg
21/09/2007, 16:36
Agradecido as colaborações...
Parece que realmente o ocorrido se deve ao tempo de vida dos pneus, conferindo a idade ele acusa 9 anos de idade. O estado de conservação não corresponde ao tempo mas se adequa a baixa quilometragem do veículo. Mas fica a ressalva: a idade é um fator determinante (pelo menos na hora da garantia não tem chororô) e sua visualização no pneu não é clara! (não é direta nem dedutiva para a grande maioria dos usuários). Esse código pode significar uma saída técnica na hora da confecção dos pneus, mas também pode causar um sério acidente uma vez que o aspecto visual de um pneu costuma se sobressair a sua idade (para muitos é uma informação inacessível, não é uma coisa que se aprenda na escola ou mesmo que os vendedores indiquem na hora da compra). Seria interessante que as fábricas imprimissem no mínimo o ano completo da fabricação do pneu, ou mesmo o tradicional que se encontra em TODOS os outros produtos do mercado: VAL 09/2007!!!
Pode até parecer besteira, mas olhando pro meu pneu ninguém diria que ele ia explodir de uma hora pra outra sem aviso algum e botar minha vida em risco.
Vamos lá moçada, todo mundo ajoelhando e averiguando a idade do pneu, vocês podem estar rodando sobre uma bomba relógio!

Hah, aproveitando... Alguém ai poderia dar um depoimento sobre o desempenho dos BF Goodrich MUD no asfalto? Outra coisa, alguém sabe se comprar pneus na Venezuela é vantajoso ou tem algum contato por lá?

Abraços,
Flávio.

Bocarde,

Toda escultura de tacos de borracha muito abertos, como a Mud Terrain, quando utilizada preferencialmente em asfalto, pode provocar um desgaste parecido com os dentes de um serrote, ou seja, os tacos ficam inclinados para um sentido determinado, especialmente na região mais solicitada do pneu que são os ombros. Este desgaste pode provocar vibrações e ruídos indesejáveis.

Para minimizar este efeito, é muito importante fazer um rodízio periódico em "X", alterando o sentido de rotação dos pneus.
Quanto a outros fatores, não existem maiores problemas. A restrição fica por conta de viagens longas sobre asfalto a altas velocidades, onde pode haver um super aquecimento do pneu, principalmente se a pressão estiver abaixo da recomendada.

Mas, em termo de durabilidade, ruído, aderência ou comportamento, não haverá nenhuma surpresa negativa utilizando o Mud Terrain em asfalto.

Abraços e saudações trilheiras!
Flávio

flavio.bfg
21/09/2007, 16:41
Caro Flávio.

Aproveitando sua boa vontade em sanar dúvidas, gostaria de saber se é possível e seguro usar um MUD 31x10,5 em uma roda aro 15x6". O uso seria misto, predominantemente no asfalto. Obrigado.

Nagawa,

O mínimo para se montar o pneu 31X10,5 R 15 é uma roda de 7" de largura. Montar em uma roda 6" altera a região de flexão do pneu, provocando uma fadiga antecipada da estrutura interna, que pode gerar ao longo do tempo uma separação interna, chegando a romper a carcaça (estrutura interna) do pneu.

Por isto, não recomendamos fazer esta montagem.
Abraços,
Flávio

flavio.bfg
21/09/2007, 16:46
Flavio,

Pessoal,

ainda não posso dar informaçoes específicas sobre esse pneu, por questões de confidencialidade da empresa. Mas saibam que ele deverá ser lançado somente no final do próximo ano, praticamente ao mesmo tempo que os EEUU.

Abraços,
Flávio

Bocarde
21/09/2007, 16:49
Pessoal,

ainda não posso dar informaçoes específicas sobre esse pneu, por questões de confidencialidade da empresa. Mas saibam que ele deverá ser lançado somente no final do próximo ano, praticamente ao mesmo tempo que os EEUU.

Abraços,
Flávio

Valeu Flávio,
tô saindo agora comprar meus BF's novos!!!
Abraços,
Flávio.

Dieselboy
21/09/2007, 17:06
[FONT=Verdana][SIZE=2]Os compostos de borracha sofrem dois processos de degradação ao longo do tempo: o ataque pelo ozônio presente na atmosfera e a oxidação
Pessoal

Este tópico está EXCELENTE devido `a QUALIDADE dos argumentos, sobretudo vindo de alguém que está mostrando que realmente tem conhecimento sobre o assunto :palmas:

Flávio, não querendo desmerecer os demais profissionais que estão diretamente ligados ao ramo que vc trabalha, mas acho que ou eles são muito despreparados tecnicamente ou relapsos e comodos ao extremo por omitirem informações de TAMANHA IMPORTANCIA para o consumidor que na maioria das vezes é leigo no assunto.

Embora já tivesse algum conhecimento acerca do assunto, não seria exagero de minha parte :discordo: dizer que NUNCA (independendo da marca) em mais 15 anos, alguém de uma revenda de Pneus me repassou tais informações :evil:

Particularmente acho que pneus representam um ítem de grande relevancia p/ que sejam (des)tratados da maneira que vem sendo feito nas revendas em geral :evil: pois pelo que vejo a maioria das lojas PRIORIZA somente a divulgação MASSIVA de seus produtos e os PLANOS DE PAGAMENTO e relegam `a um segundo plano ítens de SUMA IMPORTANCIA como um simples diálogo esclarecedor junto aos seus clientes.

Acho inclusive que uma conversa informal sem grandes aprofundamentos técnicos, mas que aborde com veemencia certos aspectos acerca da segurança dos produtos com certeza trarão `a curto e médio prazos uma mudança na forma com a qual tratamos o tema dos pneus. Isto inclusive pode refletir positivamente p/ as próprias fábricas de pneus, pois um consumidor PLENAMENTE ESCLARECIDO estará munido de conhecimento p/ evitar o uso inadequado dos produtos adquiridos, consequentemente o grau de insatisfação e `a recorrencia `a garantia serão bem menores.

Abs e obrigado pela atenção e sobretudo p/ amabilidade em compartilhar conosco essas informações que infelizmente parecem ser tratadas como TABUS ou SEGREDOS DE ESTADO em algumas revendas de pneus :mad:

Dieselboy
21/09/2007, 17:30
Flávio

Vc disse que os pneus sofrem processos naturais de desgaste desncadeados por fenomenos físico-quimicos (ataque do ozonio, oxidação, intempéries ....)

Esse processo limita-se `a banda de rodagem externa e ombros da escultura? ou "ataca" também a parte interna da banda de rodagem e a malha de aço do pneu? :pensativo:

Pergunto isso, pois fico a pensar então qual seria a segurança que teríamos no processo de recapagem de pneus? :shock: Como vc mesmo muito bem salientou é arriscado utilizar um pneu com + de 5 anos de vida, mas já vi pneus em algumas recauchutadoras que certamente ultrapassaram de longe este "período limite" de uso :shock: e mesmo assim estão lá na fila de espera :shock:

Outra pergunta, há algum produto específico p/ minimizar ou mesmo atenuar o desgaste acarretado pelos processos físico-químicos num pneu que "roda" pouco?

Fernando da Terra
21/09/2007, 17:34
Flavio, tudo bem?
Muito legal e importante a sua participação nesse forum.
Você teria pneu Michelin nas medidas 235 85 R16?
Estava pensando em colocar os BF All Terrain, mas se tivesse equivalente Michelin, acho que seria mais interessante....:pensativo:
Abraço

Fernando

Jeanilson
21/09/2007, 21:19
Caro Jeanilson e demais membros que estão participando dessa discussão,
Não sei se essa informação será útil, pois parece que eu cheguei meio tarde nessa conversa. Mas aí vai:
Os compostos de borracha sofrem dois processos de degradação ao longo do tempo: o ataque pelo ozônio presente na atmosfera e a oxidação. A concentração maior destes fatores podem acelerar a degradação da borracha e o contrário, ou seja, a proteção dos pneus contra estes fatores, retardar. Nós trabalhamos sempre com a situação mais crítica que é o pneu montado, inflado e exposto à intempérie. Nesta situação, depois de 5 anos se inicia o processo de degradação. Esta degradação pode ser visível pela aparição de pequenas rachaduras no fundo da escultura, nos ombros do pneu ou na região próxima à roda. Estas rachaduras se dão pela perda de elasticidade da borracha. Se forçamos um objeto pontiagudo contra a borracha nestas partes, como uma chave de fenda, por exemplo, e aparecer as rachaduras, é sinal de que o processo de envelhecimento já está em fase adiantada. Cuidado que a sujeira acumulada nos pneus ao longo do tempo pode mascarar este exame. É importante primeiro raspar o pneu na parte onde se fará o teste. Após 10 anos, não recomendamos mais a utilização do pneu, independentemente do estado que apresente. Para melhor proteger os pneus, o ideal é que fiquem armazenados desmontados em um ambiente escuro, com baixa umidade, sem estar apoiado no solo e livre de qualquer emanação de derivados de petróleo (graxas, óleos, lubrificantes, etc. que mesmo em recipientes fechados emitem vapores que agridem a borracha). Ou, no caso do estepe no carro, evitar que fique exposto à luz solar direta, utilizando, por exemplo, uma capa protetora. Em todo rodízio de pneus, se deve considerar o estepe, para evitar este envelhecimento.

Abraços,
Flávio

:palmas::palmas::palmas:

Excelente explicação, Flávio, totalmente útil, na verdade até vital, sobre envelhecimento e conservação de pneu :concordo: (E eu que achava que capa de estepe servia mais de enfeite... :parede:).

Então só para confirmar: se no teste da chave de fenda aparecer essas pequenas rachaduras então o pneu já está envelhecido e portanto não deve ser mais usado, correto?

E reforçando a pergunta do Dieselboy: Existe algum produto que ajuda a preservar a borracha do pneu, retardando o seu envelhecimento? E aqueles famosos "pretinhos" que passam nos lava-jatos, são prejudiciais?

O pneus da minha pergunta anterior, que fiquei com receio de dizer, são os Michelin LTX A/T 215 75 R15 (tinha esquecido que a Michelin e a BF são da mesma empresa :putz:)

[]'s esclarecidos.

Bocarde
22/09/2007, 05:59
Pois e DieselBoy, e tudo uma M... mesmo, at[e esse teclado!!!

Fui comprar os pneus, pra encurtar, pedi pra ver o DOT. Final de 2003! Argumentei com o vendedor, ele virou pro gerente e disse# O Cara sabe o negocio do dot, e agora, como fica ?! # Ou seja, eles saem por ai empurrando tudo, nao querem nem saber.
Mas agora eu pergunto (essa vai para o Flavio da BF!), minha busca foi frustrada ou nao?
Consegui um descontao, mas numa outra revendedora, o da anterior nao quis nem saber, gerentao deve ter falado que logo logo chegava outro otario e comprava.... Entao, esse que encontrei, minha unica opcao por aqui em Manaus, tem dot de 2004. Fica muito comprometida a vida desse pneu? Como funciona a validade BF, cinco anos de fabricacao ou cinco de uso? Sera que vou ter de esperar mais de mes para mandar importar do RJ ou ir buscar de Barco Regional na Bolivia? A segunda op;'ao e mais rapida, uns 20 dias :putz:Apelar para outro modelo? E o canela fina da Michelin 7.50 R 16 C 4X4 O/R XZL (javascript:popVeiculos(110181,'7.50 R 16 C 4X4 O/R XZL')) sem chances mesmo para quem usa rodas de liga leve de 7`?
Os caras das revendedoras estao muito devagar por aqui, sem opcao, me deem uma luz.

Enormemente agradecido pelo auxilio e empolgado com o nivel da discussao.
Bocarde.

PS#Nao custa perguntar ne, ta vindo alguem do sul aqui pro norte? Da pra trazer quatro pneus pra minha Land? Nao vai nem ocupar espaco :D

Bocarde
22/09/2007, 15:31
Outra coisa, pouco se escuta sobre os 245 75 16, nessa discussao infindavel sobre canela grossa canela fina ele nao seria uma boa opcao?Nao teria tracao e cortaria o barro, hah? Alguem usa? O que vcs acham de um MUD nessa medida num Land Rover pesadao?

ABS,
Bocarde

guiacolito
22/09/2007, 15:53
Olá Flavio vi topicos seu no Forum 4x4, gostaria de saber quantos kilometros dura o Mud... eu usei o MUD 245 aro 16 e durou 35 mil isso que eles estavam bemmm carecas... todos falam que duram mais e tals..
tipo nunca fiquei cantando pneu, nem cavalo de pau nem nada..
a unica coisa eh que a estrada da fazenda tem bastante pedra...
queria saber tbm se posso usar o MUD 33" na roda original da silverado aquela de ferro pequena que vem com pneu 215 aro 16? O 33" é o melhor para barro do que o 245???
me diga o que é o melhor...
abraços e obrigado

flavio.bfg
24/09/2007, 15:00
Flávio,
como disse em outra mensagem, parece que foi fadiga de material mesmo. Os pneus tinham 9 anos!
Aproveitando que vc está por aqui, quando a BF vai lançar os MUD KM2 e em quais medidas?
ABS,
Flávio.

Flávio,
Nos EEUU, este lançamento se dará até o meio do próximo ano. Aqui se retardam 4 meses, que é o tempo de envio dos produtos e constituição do estoque para fornecimento aos nossos distribuidores. Devemos ampliar o conteúdo dimensional, sobretudo em aros maiores (17", 18", 20", . . .).

Abs,
Flávio

flavio.bfg
24/09/2007, 15:03
Pessoal

Este tópico está EXCELENTE devido `a QUALIDADE dos argumentos, sobretudo vindo de alguém que está mostrando que realmente tem conhecimento sobre o assunto :palmas:

Flávio, não querendo desmerecer os demais profissionais que estão diretamente ligados ao ramo que vc trabalha, mas acho que ou eles são muito despreparados tecnicamente ou relapsos e comodos ao extremo por omitirem informações de TAMANHA IMPORTANCIA para o consumidor que na maioria das vezes é leigo no assunto.

Embora já tivesse algum conhecimento acerca do assunto, não seria exagero de minha parte :discordo: dizer que NUNCA (independendo da marca) em mais 15 anos, alguém de uma revenda de Pneus me repassou tais informações :evil:

Particularmente acho que pneus representam um ítem de grande relevancia p/ que sejam (des)tratados da maneira que vem sendo feito nas revendas em geral :evil: pois pelo que vejo a maioria das lojas PRIORIZA somente a divulgação MASSIVA de seus produtos e os PLANOS DE PAGAMENTO e relegam `a um segundo plano ítens de SUMA IMPORTANCIA como um simples diálogo esclarecedor junto aos seus clientes.

Acho inclusive que uma conversa informal sem grandes aprofundamentos técnicos, mas que aborde com veemencia certos aspectos acerca da segurança dos produtos com certeza trarão `a curto e médio prazos uma mudança na forma com a qual tratamos o tema dos pneus. Isto inclusive pode refletir positivamente p/ as próprias fábricas de pneus, pois um consumidor PLENAMENTE ESCLARECIDO estará munido de conhecimento p/ evitar o uso inadequado dos produtos adquiridos, consequentemente o grau de insatisfação e `a recorrencia `a garantia serão bem menores.

Abs e obrigado pela atenção e sobretudo p/ amabilidade em compartilhar conosco essas informações que infelizmente parecem ser tratadas como TABUS ou SEGREDOS DE ESTADO em algumas revendas de pneus :mad:

Dieselboy,
Você tem razão. Estou repassando seu comentário para o pessoal responsável pela formação dos nossos revendedores para que eles possam refletir e verificar uma maneira de melhor formar os nossos representantes. Obrigado pelo feedback.

Flávio

flavio.bfg
24/09/2007, 15:08
Flávio

Vc disse que os pneus sofrem processos naturais de desgaste desncadeados por fenomenos físico-quimicos (ataque do ozonio, oxidação, intempéries ....)

Esse processo limita-se `a banda de rodagem externa e ombros da escultura? ou "ataca" também a parte interna da banda de rodagem e a malha de aço do pneu? :pensativo:

Pergunto isso, pois fico a pensar então qual seria a segurança que teríamos no processo de recapagem de pneus? :shock: Como vc mesmo muito bem salientou é arriscado utilizar um pneu com + de 5 anos de vida, mas já vi pneus em algumas recauchutadoras que certamente ultrapassaram de longe este "período limite" de uso :shock: e mesmo assim estão lá na fila de espera :shock:

Outra pergunta, há algum produto específico p/ minimizar ou mesmo atenuar o desgaste acarretado pelos processos físico-químicos num pneu que "roda" pouco?

A oxidação ocorre mais intensamente na parte interna e afeta mais os cabos têxteis e metálicos da estrutura do pneu.

O motivo principal da oxidação é a passagem das moléculas de oxigênio através da porosidade natural da borracha, razão pela qual os pneus "perdem" pressão com o tempo. É por isso que devemos calibrá-los a cada 15 dias.

Quanto à reação com o ozônio, esta é mais externa, mas progride rapidamente para a parte interna da borracha, em virtude da flexão natural do pneu. Quando a borracha externa perde a sua flexibilidade pela reação com o ozônio, a parte interna, ainda que esteja boa, se separa e provoca uma abertura, em virtude desta diferença de flexão. A partir daí, cada movimento do pneu provoca o alastramento desta abertura.

Por isso, quando as consequências do envelhecimento ou fadiga do pneu são visíveis externamente, a estrutura interna já está comprometida também.

Abs,
Flávio

flavio.bfg
24/09/2007, 15:11
Flavio, tudo bem?
Muito legal e importante a sua participação nesse forum.
Você teria pneu Michelin nas medidas 235 85 R16?
Estava pensando em colocar os BF All Terrain, mas se tivesse equivalente Michelin, acho que seria mais interessante....:pensativo:
Abraço

Fernando

Fernando,
Hoje essa dimensão não faz parte da nossa oferta normal, mas podemos importar para você o pneu LT235/85 R 16 4X4 O/R XZL 120Q TL com um pedido firme seu. A escultura XZL era a original dos Land Rover Defender importados e é destinada a um uso off-road.

Como a demanda por essa dimensão não é grande, preferimos oferecer a escultura mista que vai bem no asfalto e também fora de asfalto, que é a BFGoodrich All Terrain que temos disponível hoje.

O preço de referência seria próximo a R$630,00 e o prazo de entrega é de 90 a 120 dias.

Abraços,
Flávio

Dieselboy
24/09/2007, 17:06
Flávio

Estávamos a comentar em outro tópico sobre remendos p/ pneu quando surgiu a dúvida, qual seria a opção mais indicada para o reparo no caso de um furo num pneu Tubeless? e nos que usam camara? ou seja na camara.

`A grosso modo pelo que me lembre há o "macarrão", o remendo a frio e o remendo a quente (vulcanização) :pensativo:

Não me recordo onde, mas ouvi ou li algo que dizia que o "macarrão" deveria ser utilizado apenas em situações emergenciais, pois dependendo da qualidade do serviço efetuado e sobretudo da velocidade `a qual é submetido o pneu, o mesmo poderia vir a se desprender ocasionando o esvaziamento do pneu. Isto procede ou seria apenas "lenda"? :pensativo:

Quanto ao remendo quente lembro que li algo desaconselhando tal procedimento, pois "em tese" submeteria de forma ISOLADA`a pressão e temperaturas elevadas apenas a parte do pneu que sofreu a "agressão", isto ocasionaria um desequilibrio molecular na região onde foi feito o reparo e ao longo do tempo poderia torná-la mais suscetível (delicada) a impactos e ou deformações :shock: sendo assim recomendavam que o procedimento correto seria o remendo a frio, isto procede ou é apenas "lenda"? :pensativo:

Desculpa a "saraivada" de perguntas :mrgreen: mas é como diz o velho ditado "entrou na chuva é para se molhar" :mrgreen:

Abs e até mais :concordo:

Fernando da Terra
25/09/2007, 12:58
Hoje essa dimensão não faz parte da nossa oferta normal, mas podemos importar para você o pneu LT235/85 R 16 4X4 O/R XZL 120Q TL com um pedido firme seu. A escultura XZL era a original dos Land Rover Defender importados e é destinada a um uso off-road.

Como a demanda por essa dimensão não é grande, preferimos oferecer a escultura mista que vai bem no asfalto e também fora de asfalto, que é a BFGoodrich All Terrain que temos disponível hoje

Puxa Flávio, agora fiquei na dúvida qual pneu colocar. Botar esses XZL que são originais na Land seria muito bom. Acontece que uso o Defender bem mais no dia dia e no asfalto, do que na terra. Esse pneus seriam tipo 80% off road e 20% on road, certo? Ou mais off road ainda. A pergunta é: se optasse pelo XZL, além do desgaste prematuro que será bem maior no asfalto, quanto eu perderia em termos de segurança e em termos de frenagem e dirigibilidade (segurança) quando estivesse em asfalto?
Agora estou propenso mesmo a colocar Michelin, pois posso comprovar que são realmente duradouros (ainda tenho os originais de 97, o uso foi interrompido por um periodo e recolocados, agora estou preocupado com a via útiol deles, que já era (segundo os proprios comentários aqui postados), mas que ainda estão rodando muito bem).
Nessas medidas não existe alternativa tipo ALL e MUD (igual a BF) para a Michelin, correto?
E vocês teriam os iguais aos meus (originais 97), os canelas finas, 7.50 R16? Quanto estão custando? E o tempo para entrega?
Mais uma pergunta: independente do qual pneu escolher para comprar, esses preços que você está me passando, seria para retirar aqui na revenda de Campinas-SP, correto?
Abraço e aguardando sua resposta....

Fernando

JAIME MOREIRA
27/09/2007, 12:34
Aproveitando o tópico...
Estava pensando em trocar os pneus do meu troller por bf mud 33´, mas achei caro demais!!!!
ai vi uns 3k , tem penus maravilhosos, mas sou meio contra pneus recapados, o que acham deles?
dizem no site deles que dura até mais que penus comuns.. seria verdade isso???
o troller fica com minha esposa durante a semana e uma vez por mes vai pra trilha, tenho pneus wrangler at originais do troller, o que recomendam??

MarcSport
28/09/2007, 12:47
Pessoal.
Tenho uma dúvida que me persegue a algum tempo.
Troquei os pneus do meu carro por pneus maiores. Nos pneus originais o manual fala para calibrar com 26 psi, acredito que não importa o "tamanho" do pneu, a pressão deve ser a mesma.
Além disso olhei a "pressão para carga máxima" nesse pneu e fazendo uma regra de três caio nos mesmos 26 psi.
Olando o pneu ele parece murcho e toda vez que os calibro ou faço balanceamento me falam que essa pressão é muito baixa e me recomendam a aumentar.
Até agora não percebi desgaste irregular nos pneus, o q vcs acham?

flavio.bfg
28/09/2007, 13:21
:palmas::palmas::palmas:

Excelente explicação, Flávio, totalmente útil, na verdade até vital, sobre envelhecimento e conservação de pneu :concordo: (E eu que achava que capa de estepe servia mais de enfeite... :parede:).

Então só para confirmar: se no teste da chave de fenda aparecer essas pequenas rachaduras então o pneu já está envelhecido e portanto não deve ser mais usado, correto?

E reforçando a pergunta do Dieselboy: Existe algum produto que ajuda a preservar a borracha do pneu, retardando o seu envelhecimento? E aqueles famosos "pretinhos" que passam nos lava-jatos, são prejudiciais?

O pneus da minha pergunta anterior, que fiquei com receio de dizer, são os Michelin LTX A/T 215 75 R15 (tinha esquecido que a Michelin e a BF são da mesma empresa :putz:)

[]'s esclarecidos.

Jeanilson,

Se os pneus já apresentam pequenas rachaduras, o mais aconselhável e buscar um técnico em pneus para melhor avaliá-los. Em todas as revendas Michelin temos uma pessoa treinada para verificar esta situação. Caso sua utilização seja somente a baixas velocidades, no trânsito urbano, ou em pequenos trechos de estrada onde não haja muito risco, não vemos problemas em seguir utilizando os pneus nestas condições. Caso contrário, para viagens longas a altas velocidades, realmente o melhor é substitui-los. Quanto aos pretinhos que se vendem por aí, a maior parte deles é de boa qualidade e não afetam em nada o pneu. Porém, existem uns poucos que são feitos a base de óleo queimado, geralmente estes que não têm rótulos ou embalagens seladas. Estes são muito prejudiciais aos pneus e devem ser evitados a todo custo. Para retardar o envelhecimento, só mesmo cobrindo os pneus que não estão em uso para protegê-los do sol e da luz, mantê-los secos e limpos. Não existe nenhum outro produto que ajude a melhorar a conservação deles.

Flávio

flavio.bfg
28/09/2007, 13:24
Pois e DieselBoy, e tudo uma M... mesmo, at[e esse teclado!!!

Fui comprar os pneus, pra encurtar, pedi pra ver o DOT. Final de 2003! Argumentei com o vendedor, ele virou pro gerente e disse# O Cara sabe o negocio do dot, e agora, como fica ?! # Ou seja, eles saem por ai empurrando tudo, nao querem nem saber.
Mas agora eu pergunto (essa vai para o Flavio da BF!), minha busca foi frustrada ou nao?
Consegui um descontao, mas numa outra revendedora, o da anterior nao quis nem saber, gerentao deve ter falado que logo logo chegava outro otario e comprava.... Entao, esse que encontrei, minha unica opcao por aqui em Manaus, tem dot de 2004. Fica muito comprometida a vida desse pneu? Como funciona a validade BF, cinco anos de fabricacao ou cinco de uso? Sera que vou ter de esperar mais de mes para mandar importar do RJ ou ir buscar de Barco Regional na Bolivia? A segunda op;'ao e mais rapida, uns 20 dias :putz:Apelar para outro modelo? E o canela fina da Michelin 7.50 R 16 C 4X4 O/R XZL (http://javascript%3Cb%3E%3C/b%3E:popVeiculos%28110181,%277.50%20R%2016%20C%204 X4%20O/RXZL%27%29) sem chances mesmo para quem usa rodas de liga leve de 7`?
Os caras das revendedoras estao muito devagar por aqui, sem opcao, me deem uma luz.

Enormemente agradecido pelo auxilio e empolgado com o nivel da discussao.
Bocarde.

PS#Nao custa perguntar ne, ta vindo alguem do sul aqui pro norte? Da pra trazer quatro pneus pra minha Land? Nao vai nem ocupar espaco :D

Bocarde,

Quanto aos pneus novos, a maioria dos revendedores autorizados possui uma área de estoque de pneus que é escura, pintada de cal (o cal absorve o ozônio e ajuda a conservar os pneus) e seca. Os pneus geralmente estão em prateleiras sem tocar o chão, sem esforço sobre eles, enfim, na condição ideal de estocagem. Nestas condições, pode-se dizer que a conservação dos pneus é a ideal e que o envelhecimento não existe. Por isto, a garantia de fábrica que damos nos pneus é de 5 anos a partir da nota fiscal de venda. Consideramos que, saído da revenda é que o pneu começa a sofrer o processo de envelhecimento. Um DOT 2003 na revenda significa que o pneu está em melhor estado que um DOT 2006 há um ano na rua ou montado em um carro, no que diz respeito ao envelhecimento. O pneu 7:50 R 16 deve ser montado em rodas de no máximo 6,5" de largura. Além disto, alteramos a região de flexão do pneu, comprometendo sua durabilidade e sua segurança. Se montar, não ocorrerá nada durante a vida do pneu, mas, próximo do fim, o pneu se desgastará mais rapidamente e pode aparecer separações internas, especialmente se associado a uma utilização a baixa pressão em algum momento do pneu. Estas separações podem provocar a ruptura do pneu, mas, repito, isto somente a longo prazo.

Abs,
Flávio

flavio.bfg
28/09/2007, 13:26
Outra coisa, pouco se escuta sobre os 245 75 16, nessa discussao infindavel sobre canela grossa canela fina ele nao seria uma boa opcao?Nao teria tracao e cortaria o barro, hah? Alguem usa? O que vcs acham de um MUD nessa medida num Land Rover pesadao?

ABS,
Bocarde

Existem muitos que colocam o 245 em Defender e estão satisfeitos com ele.

Como já dissemos algumas vezes, quanto mais largo o pneu, maior a durabilidade do mesmo, melhor a aderência e melhor o conforto, mas é pior para enfrentar o barro pouco profundo (maioria das situações de off-road) e pior para subidas muito íngremes (diminuição do torque do veículo).

Entre os prós e contras, cada um tem a sua melhor opção.

Abs,
Flávio

flavio.bfg
28/09/2007, 13:28
Flávio

Estávamos a comentar em outro tópico sobre remendos p/ pneu quando surgiu a dúvida, qual seria a opção mais indicada para o reparo no caso de um furo num pneu Tubeless? e nos que usam camara? ou seja na camara.

`A grosso modo pelo que me lembre há o "macarrão", o remendo a frio e o remendo a quente (vulcanização) :pensativo:

Não me recordo onde, mas ouvi ou li algo que dizia que o "macarrão" deveria ser utilizado apenas em situações emergenciais, pois dependendo da qualidade do serviço efetuado e sobretudo da velocidade `a qual é submetido o pneu, o mesmo poderia vir a se desprender ocasionando o esvaziamento do pneu. Isto procede ou seria apenas "lenda"? :pensativo:

Quanto ao remendo quente lembro que li algo desaconselhando tal procedimento, pois "em tese" submeteria de forma ISOLADA`a pressão e temperaturas elevadas apenas a parte do pneu que sofreu a "agressão", isto ocasionaria um desequilibrio molecular na região onde foi feito o reparo e ao longo do tempo poderia torná-la mais suscetível (delicada) a impactos e ou deformações :shock: sendo assim recomendavam que o procedimento correto seria o remendo a frio, isto procede ou é apenas "lenda"? :pensativo:

Desculpa a "saraivada" de perguntas :mrgreen: mas é como diz o velho ditado "entrou na chuva é para se molhar" :mrgreen:

Abs e até mais :concordo:
Vamos lá.Existem somente dois tipos de conserto: A quente, onde a vulcanização (podemos chamar vulgarmente de união) da borracha se dá por temperatura e pressão, e a frio, onde a vulcanização se dá através de uma reação química. O conserto a quente consiste em se aplicar um manchão sobre a área danificada do pneu. Esta área deve ser previamente tratada, retirando-se toda a borracha e cabos afetados pelo dano. O manchão possui cabos têxteis em sua estrutura interna que substituem os cabos da lona carcaça e das lonas de topo que se romperam. Para aplicação do manchão, como a vulcanização se dará por calor e pressão, é necessário utilizar uma máquina chamada autoclave que aquece todo o pneu de forma homogênea e possui um envelope que dá uma pressão também uniforme sobre toda a superfície do pneu, tanto internamente quanto externamente. Este processo é recomendado para reparos em pneus maiores que 8 mm de diâmetro e só é encontrado em empresas que fazem recauchutagem de pneus, com raras exceções. O conserto a frio consiste em se aplicar um plug de borracha na área danificada do pneu. Este plug está disponível em três tamanhos diferentes: 3 mm, 6 mm e 8 mm. O de 3 mm é recomendado para pneus de motocicletas, o de 6 mm para carros de passeio e caminhonetes pequenas e médias e o de 8 mm para as grandes caminhonetes, caminhões e ônibus. Este plug é constituído de uma base de borracha solidária a um tarugo. Ele deve ser aplicado de dentro para fora do pneu, em um furo previamente tratado através de uma fresa e toda a área deve ser limpa com uma pedra abrasiva. Toda a região deve ser coberta com uma cola especial, chamada cimento vulcanizante, que fará a reação química com o plug. Como é uma vulcanização química, é importante que a cola e o plug não estejam contaminados por gordura (não se pode tocar com a mão) nem com poeira. É imprescindível que sejam da mesma marca e também deve-se observar atentamente o prazo de validade, pois em geral este prazo é muito pequeno (6 meses). Este conserto é mais usual e está disponível em todos os revendedores autorizados de pneus de marcas reconhecidas no mercado. Quanto ao reparo da câmara de ar, é um processo a frio. Existem pequenas plaquetas que se aplicam diretamente à câmara, após a limpeza da mesma com a pedra abrasiva, com a cola da mesma marca que a plaqueta. Também é importante verificar a data de validade da cola. Qualquer coisa fora destes dois métodos, conforme descrito acima, não é recomendado e não dará ao pneu a mesma segurança e garantia que tinha antes do dano. O macarrão, por exemplo, só deve ser usado como uma emergência, até se chegar a um local onde se possa fazer uma reparação como a descrita acima. Um pedaço de borracha crua que é aplicado sobre um corte em um pneu sem nenhum tratamento e colado através de uma pequena máquina que só aquece uma pequena região do pneu não deve ser usado nunca porque danifica irremediavelmente o pneu e sua estrutura. Sei bem que só encontramos isto nas nossas borracharias, mas sem a concientização das pessoas jamais conseguiremos mudar esta situação.

Flávio

flavio.bfg
28/09/2007, 13:30
Puxa Flávio, agora fiquei na dúvida qual pneu colocar. Botar esses XZL que são originais na Land seria muito bom. Acontece que uso o Defender bem mais no dia dia e no asfalto, do que na terra. Esse pneus seriam tipo 80% off road e 20% on road, certo? Ou mais off road ainda. A pergunta é: se optasse pelo XZL, além do desgaste prematuro que será bem maior no asfalto, quanto eu perderia em termos de segurança e em termos de frenagem e dirigibilidade (segurança) quando estivesse em asfalto?
Agora estou propenso mesmo a colocar Michelin, pois posso comprovar que são realmente duradouros (ainda tenho os originais de 97, o uso foi interrompido por um periodo e recolocados, agora estou preocupado com a via útiol deles, que já era (segundo os proprios comentários aqui postados), mas que ainda estão rodando muito bem).
Nessas medidas não existe alternativa tipo ALL e MUD (igual a BF) para a Michelin, correto?
E vocês teriam os iguais aos meus (originais 97), os canelas finas, 7.50 R16? Quanto estão custando? E o tempo para entrega?
Mais uma pergunta: independente do qual pneu escolher para comprar, esses preços que você está me passando, seria para retirar aqui na revenda de Campinas-SP, correto?
Abraço e aguardando sua resposta....

Fernando

Fernando,
Infelizmente não temos esculturas tipo All Terrain na marca Michelin na medida 235/85 R 16 no Brasil, só em BFGoodrich. Quanto à dimensão 7:50 R 16 XZL, esta está disponível para pronta entrega em qualquer revendedor Michelin. Caso o revendedor não a tenha em estoque, ele pode nos solicitar que dentro de uma semana no máximo estará na revenda. O preço que te passei é somente para referência, visto que cada revendedor é livre para praticar o preço que melhor lhe convier. Esta referência foi considerada para o estado de São Paulo, em virtude do ICMS diferenciado que existe de estado para estado. A diferença entre o 235/85 R 16 e o 7:50 R 16 é de a diferença é de 28 milímetros de largura a favor do 235. A escultura XZL como a escultura Mud Terrain são 80% off-road. Em asfalto, não terão a mesma aderência e o mesmo comportamento de um pneu misto, tipo All Terrain. Não chega a ser nada que possa comprometer a sua segurança ou dirigibilidade, mas será inferior. O mesmo ocorre com o conforto. Em durabilidade já é mais relativo. Por terem compostos de borracha extremamente resistentes a cortes, acabam que são mais duráveis, como composto. Só que, como a área de contato com o solo é menor, em virtude de ser uma escultura mais aberta, a tendência é que se desgastem mais. Somando os dois fatores, temos um equilíbrio. Quer dizer, no final, devem durar praticamente o mesmo.

Abraços,
Flávio

flavio.bfg
28/09/2007, 13:33
Aproveitando o tópico...
Estava pensando em trocar os pneus do meu troller por bf mud 33´, mas achei caro demais!!!!
ai vi uns 3k , tem penus maravilhosos, mas sou meio contra pneus recapados, o que acham deles?
dizem no site deles que dura até mais que penus comuns.. seria verdade isso???
o troller fica com minha esposa durante a semana e uma vez por mes vai pra trilha, tenho pneus wrangler at originais do troller, o que recomendam??

Jaime,O pneu 33X12,5 R 15 é mais indicado para quem precisa de muita flutuação. Quer dizer, para quem vai rodar na areia fofa ou para quem vai escalar trechos importantes de pedras arredondadas, tipo rock crawling.

Fora isto, torna o veículo muito pesado e lento e, por isto, não é o mais indicado. Para fazer trilhas onde existem diversas situações como barro, cascalho, subidas e decidas fortes mas também longos trechos de terra batida e deslocamentos importantes em asfalto, o melhor é uma escultura tipo All Terrain, especialmente porque, na cidade, terá muito melhor dirigibilidade (aderência em asfalto e conforto). Já a opção por pneus recapados ou remoldados deve ser considerada com cuidado. Nos remoldados, não sabemos da situação da carcaça original que está por baixo. Pode ser um pneu mais reforçado de um lado e outro com uma carcaça 100% asfalto do outro. Esta diferença provoca alteração significativa no comportamento do veículo, inclusive no diâmetro final sob carga. Isto sobrecarrega o diferencial do veículo, pois é como se estivesse rodando com um pneu menor do que o outro, em virtude da diferença de flexão das carcaças.

Outro cuidado é quanto à data de fabricação da carcaça original. Já falamos aqui anteriormente sobre os perigos de se rodar com uma carcaça muito antiga e, no caso dos remoldados, é impossível saber esta data.

O terceiro risco que envolve tanto os remoldados quanto os recauchutados é o processo em si, que sempre provoca desequilíbrios dinâmicos no pneu e acabam gerando dificuldade de balanceamento e vibrações indesejáveis.

Estas vibrações têm que ser absorvidas pela suspensão do veículo, que acaba se desgastando muito mais rapidamente, tendo a vida útil dos amortecedores e molas reduzidas drasticamente. Por isto, os fabricantes de pneus em geral não recomendam a recauchutagem e remoldagem de pneus de caminhonete e não realizam esta operação. O mesmo não se dá, por exemplo, para pneus de ônibus e caminhão, onde os próprios fabricantes têm o seu processo de recauchutagem e recomendam abertamente este processo.

Flávio

Fernando da Terra
28/09/2007, 16:58
Flavio, sensacional cara!... Tuas explicações estão sendo dignas de um mestre, você realmente entende do assunto, parabéns!!

Decidi minha compra por esse mesmo: Michelin LT235/85 R 16 4X4 O/R XZL 120Q TL .
Pode considerar este post, como um pedido firme meu. Preciso de 5 pneus.
Agora, alguns pontos a acertar: liguei na revenda de Campinas (Toninho Auto center, com o Israel) e ele disse que ia consultar sobre a importação e o preço que eles me fariam. Você pode entrar em contato com eles para agilizar?
Para bater o martelo final do negócio, só preciso que eles me passem o valor de venda deles. Sendo em torno do que você falou, vou fechar o negócio sim.
Outra coisa importante: as rodas do meu defender são originais e estão equipadas com o Michelin 7.50 R16. O 235/85 R16 caberá perfeitamente nessas rodas, certo? (dá pra ver como sou leigo no assunto....rs...)
Então, fico no aguardo de tuas respostas e da resposta da revenda para finalizarmos o negócio.....

Fernando

Fernando da Terra
28/09/2007, 17:02
Flavio, você teria uma foto do pneu (Michelin LT235/85 R 16 4X4 O/R XZL 120Q TL), para visualizar?

Fernando

Jeanilson
28/09/2007, 21:07
...
Se os pneus já apresentam pequenas rachaduras, o mais aconselhável e buscar um técnico em pneus para melhor avaliá-los. Em todas as revendas Michelin temos uma pessoa treinada para verificar esta situação. Caso sua utilização seja somente a baixas velocidades, no trânsito urbano, ou em pequenos trechos de estrada onde não haja muito risco, não vemos problemas em seguir utilizando os pneus nestas condições. Caso contrário, para viagens longas a altas velocidades, realmente o melhor é substitui-los.
...
Obrigado pela informação, Flávio! vou procurar uma revendedora para uma análise melhor dos pneus.

...
Quanto aos pretinhos que se vendem por aí, a maior parte deles é de boa qualidade e não afetam em nada o pneu. Porém, existem uns poucos que são feitos a base de óleo queimado, geralmente estes que não têm rótulos ou embalagens seladas. Estes são muito prejudiciais aos pneus e devem ser evitados a todo custo. Para retardar o envelhecimento, só mesmo cobrindo os pneus que não estão em uso para protegê-los do sol e da luz, mantê-los secos e limpos. Não existe nenhum outro produto que ajude a melhorar a conservação deles.
...
É bom saber disso... :concordo:

[]'s

flavio.bfg
02/10/2007, 18:42
Pessoal.
Tenho uma dúvida que me persegue a algum tempo.
Troquei os pneus do meu carro por pneus maiores. Nos pneus originais o manual fala para calibrar com 26 psi, acredito que não importa o "tamanho" do pneu, a pressão deve ser a mesma.
Além disso olhei a "pressão para carga máxima" nesse pneu e fazendo uma regra de três caio nos mesmos 26 psi.
Olando o pneu ele parece murcho e toda vez que os calibro ou faço balanceamento me falam que essa pressão é muito baixa e me recomendam a aumentar.
Até agora não percebi desgaste irregular nos pneus, o q vcs acham?

A pressão dos pneus não tem nenhuma relação com o tamanho deles, e sim com a capacidade de carga de cada pneu. Geralmente, falando de pneus 31, 33 ou 35, a capacidade de carga deles é a mesma e, portanto, também a pressão.

E se a dimensão que você colocou no seu carro não for nenhuma destas, mas uma outra que tenha realmente maior capacidade de carga, aí então deveria, em teoria, baixar a pressão em relação à original.
Concluindo, se o manual do seu carro recomenda 26 psi, esta é a pressão que você deve usar no asfalto ou trechos de terra batida, não importando o tamanho dos pneus.

Abraços,
Flávio

flavio.bfg
02/10/2007, 18:46
Flavio, sensacional cara!... Tuas explicações estão sendo dignas de um mestre, você realmente entende do assunto, parabéns!!

Decidi minha compra por esse mesmo: Michelin LT235/85 R 16 4X4 O/R XZL 120Q TL .
Pode considerar este post, como um pedido firme meu. Preciso de 5 pneus.
Agora, alguns pontos a acertar: liguei na revenda de Campinas (Toninho Auto center, com o Israel) e ele disse que ia consultar sobre a importação e o preço que eles me fariam. Você pode entrar em contato com eles para agilizar?
Para bater o martelo final do negócio, só preciso que eles me passem o valor de venda deles. Sendo em torno do que você falou, vou fechar o negócio sim.
Outra coisa importante: as rodas do meu defender são originais e estão equipadas com o Michelin 7.50 R16. O 235/85 R16 caberá perfeitamente nessas rodas, certo? (dá pra ver como sou leigo no assunto....rs...)
Então, fico no aguardo de tuas respostas e da resposta da revenda para finalizarmos o negócio.....

Fernando

Fernando,
Vamos falar com o Israel amanhã sobre este pedido. Quanto à roda, não há problemas. As duas dimensões de pneus utilizam rodas que variam de 6" até 7,5" de largura.

Segue a foto que você pediu em anexo.

Flávio

MarcSport
02/10/2007, 21:52
Caro Flavio.
Obrigado.
[]s

A pressão dos pneus não tem nenhuma relação com o tamanho deles, e sim com a capacidade de carga de cada pneu. Geralmente, falando de pneus 31, 33 ou 35, a capacidade de carga deles é a mesma e, portanto, também a pressão.

Carneiro
03/10/2007, 10:07
Olá, Carneiro.
O preço do pneu 235/70 R 16 Mud Terrain T/A KM para o estado de São Paulo é de aproximadamente R$500,00 (o preço não pode ser fixado pelo fabricante e cada revenda tem a liberdade de praticar o preço que melhor convier para o mercado. Este valor é somente uma referência). Caso esteja interessado, é só entrar em contato com qualquer revenda BFGoodrich e solicitar este pneu no regime "sob encomenda". A partir do pedido, entre 90 e 120 dias depois o produto estará disponível para você na revenda que você escolheu.

Abs,
Flávio

Grande Flávio!

Viajei semana passada, somente agora vi. Mas veja só: antes mesmo de você reponder, já entrei em contato com a Tik Tak Pneus, aqui na Lapa. A menina foi atenciosa e procurou a Michelin/BF para ver se podiam encomendar. Não me retornou mais e liguei ontem (dia 2). Ela disse que ia tentar novamente procurar vocês.

Outra coisa que fiz, à época que perguntamos dessa medida, foi ligar na BF, e comentaram que enquanto não entrasse no sistema, não teria opção de encomenda.

Vou ligar novamente para a Tik Tak, então pergunto: tem alguma informação ou nome de quem eles podem procurar na Michelin/BF? Ou só essa mesma que já passou: encomenda!? :D

Obrigado pela atenção! E parabéns pelo serviço que está prestando nesse tópico - excelentes aulas.

Márcio.

Fernando da Terra
03/10/2007, 16:43
Vamos falar com o Israel amanhã sobre este pedido. Quanto à roda, não há problemas. As duas dimensões de pneus utilizam rodas que variam de 6" até 7,5" de largura.

Segue a foto que você pediu em anexo.

Ok Flavio, muito obrigado.
Te mandei uma MP para você explicando melhor o meu "causo" que agora é questão de vida ou morte, nos dois sentidos...rs...
Agora mais uma dúvida: qual a referência para saber se o pneu é para ser usado com ou sem camara? É pelo tipo da roda? Os meus atuais (Michelin 7.50 R16) são com camara.....
responda-me ó grande mestre....rs....

Fernando

flavio.bfg
05/10/2007, 15:14
Márcio,
Vamos entrar em contato com a revenda Tik Tak para agilizar o procedimento.

Abs,
Flávio

Grande Flávio!

Viajei semana passada, somente agora vi. Mas veja só: antes mesmo de você reponder, já entrei em contato com a Tik Tak Pneus, aqui na Lapa. A menina foi atenciosa e procurou a Michelin/BF para ver se podiam encomendar. Não me retornou mais e liguei ontem (dia 2). Ela disse que ia tentar novamente procurar vocês.

Outra coisa que fiz, à época que perguntamos dessa medida, foi ligar na BF, e comentaram que enquanto não entrasse no sistema, não teria opção de encomenda.

Vou ligar novamente para a Tik Tak, então pergunto: tem alguma informação ou nome de quem eles podem procurar na Michelin/BF? Ou só essa mesma que já passou: encomenda!? :D

Obrigado pela atenção! E parabéns pelo serviço que está prestando nesse tópico - excelentes aulas.

Márcio.

flavio.bfg
18/10/2007, 15:13
E aí, pessoal!

Vocês estão sumidos... Eu cheguei ontem de viagem, achando que ia entrar aqui e ia ter uma porção de comentários, mas, para a minha decepção, não havia nenhum.

Sintam-se livres para fazer comentários, críticas, dúvidas ou mesmo conversar sobre outras coisas.

Eu fico muito feliz quando sobra um tempinho para conversar com vocês!

Flávio

Carneiro
18/10/2007, 16:14
E aí, pessoal!

Vocês estão sumidos... Eu cheguei ontem de viagem, achando que ia entrar aqui e ia ter uma porção de comentários, mas, para a minha decepção, não havia nenhum.

Sintam-se livres para fazer comentários, críticas, dúvidas ou mesmo conversar sobre outras coisas.

Flávio

Flávio!

Não consigo o preço do 235/70R16 MUD com a Tik Tak, eles me disseram que estão esperando resposta da BF!

Será que rola mesmo? :-D

Abraços,

Márcio.

GH
19/10/2007, 11:48
E aí, pessoal!

Flávio

Ok, Flávio, então lá vai:

Quando a BF irá olhar pra nós trilheiros e disponibilizar o modelo Krawler aqui no país?

Dieselboy
19/10/2007, 11:57
Quando a BF irá disponibilizar o modelo Krawler aqui no país?
Isso já foi respondido lááááááááááá nos primeiros post's, olha a resposta aí :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=428549&postcount=6

Elmer_Jeep
19/10/2007, 12:06
Pois é, mas é bom perguntar pra eles verem que o consumidor só não compra porque não tem no mercado...

[]'s

ojaneri
19/10/2007, 18:47
Boa tarde,

Gostaria de tirar uma dúvida. É comum em FOrtaleza usarmos o estepe que fica do lado de fora (Troller, Vitarinhas, etc) como reservatório de ar. Ou seja, enchemos sempre o estepe acima da pressão normal e em algum problema - pneu esvaziou um pouco, ligamos um transferidor e calibramos. Saimos da areia com os pneus com pouca calibragem, usamos o transferidor para encher um pouco mais os pneus para andar em seguranca. E até como soprador em alguns casos (tirar areia do banco, etc, etc).

Portanto, a duvida seria, qual é a pressão maxima suportada por um pneu 33" BF A/T KO sem carga (estepe), para que não haja risco de danifica-lo. Sei que ele tem a pressão máxima de 34lbs para 1000kg de carga por pneu, mas sem carga, posso deixar em 50lbs?

[]s e muito obrigado pelo tempo

CAVESO
19/10/2007, 19:26
Boa tarde,

Gostaria de tirar uma dúvida. É comum em FOrtaleza usarmos o estepe que fica do lado de fora (Troller, Vitarinhas, etc) como reservatório de ar. Ou seja, enchemos sempre o estepe acima da pressão normal e em algum problema - pneu esvaziou um pouco, ligamos um transferidor e calibramos. Saimos da areia com os pneus com pouca calibragem, usamos o transferidor para encher um pouco mais os pneus para andar em seguranca. E até como soprador em alguns casos (tirar areia do banco, etc, etc).

Portanto, a duvida seria, qual é a pressão maxima suportada por um pneu 33" BF A/T KO sem carga (estepe), para que não haja risco de danifica-lo. Sei que ele tem a pressão máxima de 34lbs para 1000kg de carga por pneu, mas sem carga, posso deixar em 50lbs?

Boa pergunta!

Também tenho essa dúvida...

Jeanilson
19/10/2007, 22:24
E aproveitando as dúvidas sobre pressão.

É correto essa técnica da regra de três para determinar a pressão do pneu para determinada carga? :pensativo:

[]'s

flavio.bfg
22/10/2007, 16:59
Flávio!

Não consigo o preço do 235/70R16 MUD com a Tik Tak, eles me disseram que estão esperando resposta da BF!

Será que rola mesmo? :-D

Abraços,

Márcio.

Olá, Márcio.

Vamos falar novamente com a Tik Tak para agilizar o processo. Fique tranqüilo que tudo se dará conforme conversamos.

Abraços,

Flávio

flavio.bfg
22/10/2007, 17:03
Ok, Flávio, então lá vai:

Quando a BF irá olhar pra nós trilheiros e disponibilizar o modelo Krawler aqui no país?

Gustavo e Elmer Jeep,
Infelizmente é uma questão burocrática que impede a importação dos pneus Krawler para o Brasil. Estes pneus não têm marcação INMETRO e não estão certificados por este órgão para rodar no Brasil.

Para fazer esta certificação, são necessários vários testes que têm um custo elevado. Este custo só se justifica se o volume de pneus a ser vendido for significativo.

A gama de pneus Krawler é muito específica e tem um mercado muito restrito. Por isto, nunca terá volume de vendas e nunca se pagará o custo da certificação.

É bem verdade que existe uma imagem de marca a ser construída e que este produto pode ajudar muito neste trabalho. Isto sim não tem preço, mas temos dificuldade de dimensionar o impacto para a divulgação da marca que teríamos com a presença deste produto no mercado nacional.

Por tudo isto, no momento, não há possibilidades a curto e médio prazo de lançarmos este produto no nosso mercado. Vamos ter novidades no próximo ano bem próximas dele e elas vão atender grande parte das necessidades dos praticantes de rock krawling, mesmo não sendo um pneu específico para este esporte. Aguarde e verá. Um abraço,
Flávio

Dieselboy
22/10/2007, 17:25
É bem verdade que existe uma imagem de marca a ser construída e que este produto pode ajudar muito neste trabalho. Isto sim não tem preço, mas temos dificuldade de dimensionar o impacto para a divulgação da marca que teríamos com a presença deste produto no mercado nacional.
Flávio

Permita-me um "adendo": ao MEU VER creio que isto seria um "tiro no escuro" :pensativo: da mesma forma que o sucesso nas vendas pode ser estrondoso :palmas: deve-se também considerar o risco de um possível fracasso comercial :shock: não por causa da qualidade :discordo: e sim devido `a exíguo nicho consumidor para o produto em questão, afinal NINGUEM em sã consciencia iria assumir o risco de comercializar algo que não tivesse demanda suficiente p/ compensar sequer o investimento inicial :putz:

Assim sendo, creio que assumir o risco de trazer um produto destes é antes de tudo um longo e extenso estudo mercadológico e, se uma empresa do porte da Michelin/BF Goodrich até o presente momento não o fez, deve haver no mínimo algum bom motivo p/ isso :pensativo:

O mercado atual não perdoa erros nem poupa os que se aventuram por rumos incertos :putz:

Dieselboy
22/10/2007, 17:34
Flávio

Apenas a título de sugestão: não haveria alguma maneira ou alguma lacuna na legislação que permitisse `a BF Goodrich importar um pequeno lote desses pneus como produtos destinados para uso experimental em solo brasileiro? :pensativo:

Se fosse possível seria pelo menos o "start" um de estudo a médio prazo p/ verificar o interesse dos potenciais consumidores que poderiam ver este produto em ação em veículos disputando campeonatos de Rock Crawling :pensativo:

flavio.bfg
23/10/2007, 18:28
Boa tarde,

Ojaneri,

Um pneu não se danifica com uma pressão maior que o recomendado ou aconselhado para ele.

O risco é do pneu sair da roda ( o que dependerá do perfil da borda da roda) ou do pneu rodar com esta pressão, pois ele ficará muito vulnerável a qualquer corte ou impacto que possa sofrer (quando maior a pressão, mais probabilidade de cortes e choques o pneu tem).

Colocar 50 psi no pneu estepe não compromete em nada a sua estrutura ou o seu desempenho futuro, desde que, caso seja necessário utilizá-lo em algum momento, se lembre de abaixar para a pressão recomendada para o veículo.

Flávio

flavio.bfg
23/10/2007, 18:32
E aproveitando as dúvidas sobre pressão.

É correto essa técnica da regra de três para determinar a pressão do pneu para determinada carga? :pensativo:

[]'s

Jeanilson,

A pressão dos pneus é determinada em função da carga e da velocidade do veículo. Estes dois fatores geram um aquecimento da estrutura do pneu, calor este que tem um limite bem determinado, a partir do qual o pneu se degradará.

O pneu tem vários componentes internos e se movimenta todo o tempo devido à flexão da sua estrutura (carcaça), gerando atrito interno e, conseqüentemente, calor. Existem curvas gráficas de pressão para cada desenho de pneu, em que, baseando-se em testes de laboratório, se determina a flexão da carcaça sob uma carga específica a uma velocidade determinada.

Este gráfico é construído assim: no projeto do pneu, um dos fatores determinantes é a flexão máxima que a carcaça pode suportar. Considerando este dado como limite, aplicamos cargas diferenciadas e variamos a velocidade, construindo o gráfico de pressões com os dados obtidos. Fazendo as extrapolações e interpolações nestes dados, chegamos à pressão ideal para manter a flexão da carcaça dentro dos níveis aceitáveis para as diversas velocidades e as várias cargas a que o pneu pode ser submetido.

A partir daí, verificamos qual seria a pressão média a recomendar para abranger a situação mais crítica de peso e velocidade sem comprometer a utilização com o mínimo de peso possível a que o pneu pode ser submetido.

Por isso, esse estudo é feito para cada tipo de veículo em conjunto com o fabricante do veículo. Como este gráfico não é linear, não é possível aplicar uma regra de três simples para extrapolar os dados. É necessário realmente calcular o valor específico para cada ponto da curva a fim de encontrar a pressão ideal.

Como para carros de passeio os pesos variam pouco, geralmente só existem dois conselhos de pressão: carga normal e carga máxima. Já para veículos de carga existe uma variação maior, em que normalmente nós procuramos assessorar cada usuário (no caso de frotistas) a determinar a pressão ideal para os seus veículos.

Pneu parece uma coisa simples, mas, na verdade, não é assim. rsrsrsrsrs

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
25/10/2007, 15:19
Flávio

Permita-me um "adendo": ao MEU VER creio que isto seria um "tiro no escuro" :pensativo: da mesma forma que o sucesso nas vendas pode ser estrondoso :palmas: deve-se também considerar o risco de um possível fracasso comercial :shock: não por causa da qualidade :discordo: e sim devido `a exíguo nicho consumidor para o produto em questão, afinal NINGUEM em sã consciencia iria assumir o risco de comercializar algo que não tivesse demanda suficiente p/ compensar sequer o investimento inicial :putz:

Assim sendo, creio que assumir o risco de trazer um produto destes é antes de tudo um longo e extenso estudo mercadológico e, se uma empresa do porte da Michelin/BF Goodrich até o presente momento não o fez, deve haver no mínimo algum bom motivo p/ isso :pensativo:

O mercado atual não perdoa erros nem poupa os que se aventuram por rumos incertos :putz:

Dieselboy,

Desculpe pela demora à resposta. Estudos mercadológicos existem e, por eles, não existe mercado que justifique este lançamento.

Mas, como disse, mais importante que o número de pneus vendidos em si é o ganho com a imagem de marca, o que não há como mensurar. Pode ser que, devido a este produto, muitos comecem a falar da BFGoodrich e isto traga um reflexo nas vendas desta marca em outras gamas de maior volume (carros de passeio).

Mas pode ser que não e que somente venderemos alguns pneus a mais. De todos os modos, repetindo, vamos lançar um novo produto no ano que vem que se aproxima muito do atual Krawler, apesar de não ser específico para este uso.

Abraços,
Flávio

flavio.bfg
25/10/2007, 15:21
Flávio

Apenas a título de sugestão: não haveria alguma maneira ou alguma lacuna na legislação que permitisse `a BF Goodrich importar um pequeno lote desses pneus como produtos destinados para uso experimental em solo brasileiro? :pensativo:

Se fosse possível seria pelo menos o "start" um de estudo a médio prazo p/ verificar o interesse dos potenciais consumidores que poderiam ver este produto em ação em veículos disputando campeonatos de Rock Crawling :pensativo:
Sem a certificação e o selo do INMETRO, só pode ser importado nas seguintes condições:- Para rodagem 100% em pistas privadas, desde que a dimensão e o tipo de pneu não permitam que ele rode em vias públicas. Exemplos, pneus slick de competição, pneus para máquinas de terraplenagem e mineração, pneus para kart etc.
- Para testes de produtos, desde que haja uma destruição comprovada do pneu após o teste.
- Para veículos de colecionadores em dimensões que não são utilizadas nos carros atuais. Como vê, a lei é bastante rígida (como deve ser) e não há maneira legal de trazer estes produtos para comercialização em condições normais. Um abraço,
Flávio

j.sebastian
25/10/2007, 16:01
Sem a certificação e o selo do INMETRO, só pode ser importado nas seguintes condições:- Para rodagem 100% em pistas privadas, desde que a dimensão e o tipo de pneu não permitam que ele rode em vias públicas. Exemplos, pneus slick de competição, pneus para máquinas de terraplenagem e mineração, pneus para kart etc.

Não seria esse o caso do Rock Crawling? Um pneu 40", para uso em pistas de competição, privadas, num jipe que nunca vai andar na rua?

Seba

Elmer_Jeep
25/10/2007, 18:00
Seba, acho que nem o tio sam tem os krawler 40"
http://www.pirate4x4.com/articles/productreviews/krawler/
(a não ser que a matéria seja antiga)

Mas também no site da BF não consta http://www.bfgoodrichtires.com/specs/krawler-t-a-kx/1718.html

Isso o Flávio pode dizer com mais certeza.

[]'s

j.sebastian
25/10/2007, 18:03
DOT approved, não... Mas tem em competições, como queremos aqui! (ou é 39 ou 39.5, mas ainda dentro do limite de 40" do regulamento)

Inclusive tem a opção de vir "sem cortar", slick, para vc mesmo cortar como quiser...

Seba

Supercharger
25/10/2007, 18:59
Falando em BF, vi em uma revista que nos EUA lançaram um BF MUD com desenho novo. Agora parece um pouco com aquele IROK. No Brasil vão lançar este novo MUD também?

[]´s
Gustavo.

flavio.bfg
26/10/2007, 19:51
Não seria esse o caso do Rock Crawling? Um pneu 40", para uso em pistas de competição, privadas, num jipe que nunca vai andar na rua?

Seba

Sebastian,
Um pneu classificado como competição e aceito pelo INMETRO como tal tem que ter escrito no flanco (geralmente em inglês) que é para uso exclusivo em competição, o que não é o caso dos pneus Krawler da BFG.

De todas as formas, estamos estudando alguma possibilidade para trazer alguns destes pneus e, assim que tivermos alguma novidade, comunicaremos a você.

Abraços,
Flávio

flavio.bfg
26/10/2007, 19:54
Falando em BF, vi em uma revista que nos EUA lançaram um BF MUD com desenho novo. Agora parece um pouco com aquele IROK. No Brasil vão lançar este novo MUD também?

[]´s
Gustavo.

Gustavo,
Estes pneus não são produzidos aqui e, se existe um lançamento nos EEUU, também o faremos aqui.

Ainda não há data determinada, mas será no próximo ano.Aguarde!

Flávio

j.sebastian
27/10/2007, 00:25
Sebastian,
Um pneu classificado como competição e aceito pelo INMETRO como tal tem que ter escrito no flanco (geralmente em inglês) que é para uso exclusivo em competição, o que não é o caso dos pneus Krawler da BFG.

De todas as formas, estamos estudando alguma possibilidade para trazer alguns destes pneus e, assim que tivermos alguma novidade, comunicaremos a você.

Abraços,
Flávio

Seria ótimo, ficamos na espera! :concordo:

Seba

pcervieri
27/10/2007, 02:35
Flavio,

moro em Ponta Pora - MS, divisa com o paraguay. Tem uma loja da BF aqui, sera que consigo comprar o Krawler atraves deles???

Fernando da Terra
30/10/2007, 10:37
Flávio, tubo bem cara?
Então como te expliquei por MP, tive que alterar meus planos em relação aos meus pneus, devido aos acontecimetnos. Adiei o Michelin e preciso urgente dos ALL Terrain 235 85 R16.
No dia 04/10 já acertei a compra com a Toninho Autocenter (Israel) e ele me deu ok, que etava tudo certo, em 1 semana chegaria os pneus.
Acontece que até hoje não vieram (cobrei toda semana deles), e pior, o Israel me falou hoje pelo telefone que a BF não os tem para entrega e não sabe dizer quando terá.
E eles já tinham me garantido que tinham o pneu (você mesmo me confirmou isso).
Você pode ajudar em algo? Agora estou precisando urgente dos pneus e contava com eles este mês!
grande abraço

Fernando

flavio.bfg
06/11/2007, 15:58
Flavio,

moro em Ponta Pora - MS, divisa com o paraguay. Tem uma loja da BF aqui, sera que consigo comprar o Krawler atraves deles???
Na loja de Ponta Porã não, porque está dentro do território brasileiro. Eles teriam que trazer ilegalmente e correriam o risco fiscal de multa e apreensão de estoque.

No Paraguai, como não existe nenhum tipo de barreira ou exigência técnica ou regulamentar para importação de pneus e auto-peças, pode ser que os revendedores tenham.

Uma dificuldade extra que pode existir para encontrá-los lá é o mercado restrito. Normalmente os distribuidores e importadores de lá se concentram nos grandes volumes e nos pneus de saída fácil, o que não é o caso do Krawler. Mas, se você tem facilidade de consultar, não custa tentar.

Abraços,
Flávio

flavio.bfg
06/11/2007, 16:01
Flávio, tubo bem cara?
Então como te expliquei por MP, tive que alterar meus planos em relação aos meus pneus, devido aos acontecimetnos. Adiei o Michelin e preciso urgente dos ALL Terrain 235 85 R16.
No dia 04/10 já acertei a compra com a Toninho Autocenter (Israel) e ele me deu ok, que etava tudo certo, em 1 semana chegaria os pneus.
Acontece que até hoje não vieram (cobrei toda semana deles), e pior, o Israel me falou hoje pelo telefone que a BF não os tem para entrega e não sabe dizer quando terá.
E eles já tinham me garantido que tinham o pneu (você mesmo me confirmou isso).
Você pode ajudar em algo? Agora estou precisando urgente dos pneus e contava com eles este mês!
grande abraço

Fernando

Olá, Fernando.
Estou repassando o seu caso para o nosso SAC para eles poderem priorizar o seu atendimento. Desculpe todos os transtornos.

Flávio

Fernando da Terra
06/11/2007, 17:59
Estou repassando o seu caso para o nosso SAC para eles poderem priorizar o seu atendimento. Desculpe todos os transtornos.

Muito obrigado Flávio. É que agora o bicho pegou e estou precisando mesmo urgente dos pneus. Vou aguardar.
Quando eles tiverem alguma posição, te avisam para você poder me informar?

Abraço

FErnando

nanito
07/11/2007, 11:59
Olá Flávio!

Estou trocando meus pneus e queria resolver umas questões que estão na minha cabeça. Hoje utilizo pneus tamanho 235/75 R15 com rodas de tala 7". O problema é que no Vitara, essa medida força o carro a gastar mais combustível e isso é ruim pra mim, pois utilizo bem mais o carro no asfalto do que na lama. Sei que os muds da BF são confortáveis no asfalto, se comparados com pneus remoldados ou recapados. Então, estou à procura de pneus mud na medida 215/75 R15. Queria saber o diâmetro desse pneu de vocês em cm ou polegadas, só pra ter uma idéia de quanto vou perder de altura na viatura.

Se me passar essa informação o quanto antes, ficarei agradecido.

[]´s

nanito
07/11/2007, 16:15
Olá Flávio!

Estou trocando meus pneus e queria resolver umas questões que estão na minha cabeça. Hoje utilizo pneus tamanho 235/75 R15 com rodas de tala 7". O problema é que no Vitara, essa medida força o carro a gastar mais combustível e isso é ruim pra mim, pois utilizo bem mais o carro no asfalto do que na lama. Sei que os muds da BF são confortáveis no asfalto, se comparados com pneus remoldados ou recapados. Então, estou à procura de pneus mud na medida 215/75 R15. Queria saber o diâmetro desse pneu de vocês em cm ou polegadas, só pra ter uma idéia de quanto vou perder de altura na viatura.

[]´s
Já descobri o tamanho.
É 709mm, perco menos de 1" na troca dos pneus. Pra mim tá beleza.

[]´s

Fernando da Terra
12/11/2007, 16:04
Flavio, tudo bem cara? Não querendo encher muito teu saco, mas já soprando...rs....
Então, alguma respota para o meu caso? Alguma previsão?

Fernando

wagnerf
12/11/2007, 16:34
Flavio só apaixonado pelos pneus BF, hoje uso BF A/T 33 no meu troller, gostaria de te parabenizar pela iniciativa, de irar as duvidas da turma aqui.

Fernando da Terra
21/11/2007, 14:14
Socooooorrrroooo, Flávio..!!!!.....rs..... (te mandei uma mp...)

Fernando

flavio.bfg
22/11/2007, 15:41
Olá Flávio!

[]´s

Olá, Nanito e pessoal!

Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas pela demora das respostas, mas é que eu saí de férias e só voltei essa semana. Mas vamos lá! Agora eu estou de volta e vocês podem me perturbar à vontade! rsrsrs brincadeira!

Quanto à sua dúvida, o pneu 215/75 R 15 tem 704 mm de diâmetro externo máximo, contra 734 mm do pneu 235/75 R 15. Em teoria, quanto menor o diâmetro externo, maior é o consumo de combustível, se o veículo for utilizado em trechos planos com poucas arrancadas e freadas (sem grandes variações na velocidade). Se for utilizado mais em trechos travados, subidas de serra ou cidades com trânsito intenso, onde o torque é mais importante que a velocidade, esta situação pode se inverter.
Outro fator que afeta o consumo, além do diâmetro, é a largura do pneu. Quanto mais largo, maior o consumo de combustível. Por este parâmetro, o pneu 215 será sempre mais econômico que o pneu 235 (estes números representam a largura máxima em milímetros do pneu).
Para se medir a diferença na altura do veículo, o número que você deve utilizar é o raio com carga do pneu. O pneu 215/75 R 15 tem o raio com carga de 316 mm, enquanto que o pneu 235/75 R 15 tem o raio com carga de 328 mm, ou seja, a diferença em altura do veículo entre os dois pneus é de 12 mm.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
22/11/2007, 15:43
Flavio só apaixonado pelos pneus BF, hoje uso BF A/T 33 no meu troller, gostaria de te parabenizar pela iniciativa, de irar as duvidas da turma aqui.

Olá, Wagner.

Que bom, fico feliz com o seu comentário! É para isso que eu estou aqui mesmo.

Portanto, podem perguntar à vontade. Fico feliz de esclarecer todas as dúvidas relacionadas a pneus e off-road - claro, desde que estejam ao meu alcance... rsrsrs

Abs,
Flávio

Fernando da Terra
22/11/2007, 16:25
Fala grande Flávio, tubo bem? Aproveitou as férias? Recebi sua mp!!
Ótima notícia você me deu!!!
Acabei de ligar lá na revenda e eles confirmaram que os pneus estarão disponíveis até terça-feira.
Quero te agradecer por ter me ajudado. Muito obrigado mesmo!
Moçada, se tiverem algum rolo em relação à pneus, fiquem tranquilos pois o Flávio desenrola!!!...rsrs....
Grande abraço

Fernando

Igor Rodas
22/11/2007, 20:32
Oi, Flavio, primeiro meus parabens pela tua iniciativa de socorrer-nos com as nosas dividas, a minha e a siguinte, estoy pensando colocar Pneus Mud 32"x11,5x15, minhas rodas son 15x7, e queria saber si habria problema de colocar estes pneus nestas rodas.
Outra duvida, eu li que con respeto ao colnsumo em teoria a maior diametro menor consumo?, y a maior largura maior consumo (suponho que por ter maior superficie de contato), e iso?, entao, se eu colocar pneus maiores e mud, onde tein menor area de contato con o asfalto. Tere menor consumo?

Loiro
22/11/2007, 23:16
Oi, Flavio, primeiro meus parabens pela tua iniciativa de socorrer-nos com as nosas dividas, a minha e a siguinte, estoy pensando colocar Pneus Mud 32"x11,5x15, minhas rodas son 15x7, e queria saber si habria problema de colocar estes pneus nestas rodas.
Outra duvida, eu li que con respeto ao colnsumo em teoria a maior diametro menor consumo?, y a maior largura maior consumo (suponho que por ter maior superficie de contato), e iso?, entao, se eu colocar pneus maiores e mud, onde tein menor area de contato con o asfalto. Tere menor consumo?

Amigo,
Acho que voce teria que colocar pelo menos 15x8 pois o pneus é 4.5 maior que a roda! Quanto ao resto nao sei lhe ajudar!
Abraço:concordo:

RHL
23/11/2007, 13:39
Eu consigo encontrar o pneu BF MUD no tamanho 30 aro 15??

Fernando da Terra
30/11/2007, 15:04
Flavião, só alegria cara...!!!
Já tô calçado com os pneus novos....
Mais uma vez, obrigado.
Grande abraço

Fernando

nanito
03/12/2007, 12:53
Consegue sim!!

Olha no site da BF!! www.bfgoodrich.com.br (http://www.bfgoodrich.com.br)

Eu achei até no tamanho 215/75 R15. Demorou um pouco mas veio (a fábrica fez por encomenda pelo que eu vi)

[]´s

flavio.bfg
07/12/2007, 15:45

Olá, Igor. Eu já respondi à sua pergunta por mensagem privada, mas como ela pode ser de interesse do pessoal, vou copiar a respota aqui:
A largura mínima da roda para o pneu 32X11.5 R 15 é de 8 pol. A roda de 7 pol. vai alterar a região de flexão do pneu original, podendo gerar a médio e longo prazo, separações internas no pneu. Separações estas que podem se tornar perigosas dependendo do momento que ocorram.

Por isso, não recomendamos esta montagem. Para a roda de 7 que você tem, o ideal é o pneu 31X10.5 R 15.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
07/12/2007, 15:50

Quanto à sua outra dúvida (quanto maior o diâmetro, menor o consumo), existem outras variáveis a considerar, entre elas, o composto de borracha.

Normalmente, os pneus mais resistentes a cortes, como o Mud Terrain, têm compostos de borracha que geram maior resistência ao avanço. Por isso, mesmo tendo menor quantidade de borracha em contato com o solo, o pneu Mud Terrain consome mais combustível que o All Terrain na mesma dimensão.

Quanto ao diâmetro que você citou, é verdade, mas, depende um pouco da utilização. Se a utilização do veículo for predominantemente em velocidades constantes, aí sim é válido este raciocínio de quanto maior o diâmetro, menor o consumo.

Mas, se a utilização principal do motor do veículo é o torque (acelerações e freio motor), onde a velocidade varia todo o tempo, aí o menor diâmetro ajuda a diminuir a curva de torque do motor, gerando menor consumo de combustível. Como vê, tudo é relativo.

Flávio

flavio.bfg
07/12/2007, 15:52

Márcio,
Nos Estados Unidos existe a dimensão 30X9.5 R 15, mas, ela não está disponível no Brasil por não estar certificada no INMETRO.

Abs,
Flávio

flavio.bfg
07/12/2007, 15:54
Flavião, só alegria cara...!!!
Já tô calçado com os pneus novos....
Mais uma vez, obrigado.
Grande abraço

Fernando

Que bom, Fernando!

Espero que você possa aproveitar bastante com esses pneus novos.

Boa aventura!

Abs,
Flávio

nanito
07/12/2007, 16:52
E aí Flávio, tudo beleza?!

Dúvidas:

1 - A moça que me vendeu os pneus mud 215/75 R15 me disse que o uso constante no asfalto escama o pneu mud. Isso é verdadeiro?! Pensei que os pneus muds e at só escamassem quando se usa o pneu no asfalto com calibragem baixa.

2 - Coloquei os muds 215 nas rodas originais do Vitara que têm tala 5,5 (não tenho certeza). Essa tala é a mais indicada para essa medida do pneu?! Tenho um outro jogo de rodas mangels tala 7 e no futuro queria colocar os muds nesse jogo. Tem problema colocar pneus dessa medida 215 em rodas com tala 7?!

Muito obrigado pelos serviços que vc presta aqui no fórum!!

VMEL
11/12/2007, 19:18
Parabéns Flávio, pela sua paciência e clareza nas informações. Como sou recém-ingresso no forum, me desculpe se a minha dúvida já foi esclarecida. TENHO UM TRACKER COM CALÇO DE SUSPENSÃO DE 2" E OS PNEUS ORIGINAIS SÃO HORRÍVEIS. QUERO SABER SE HÁ A OPÇÃO DO BF A/T NA MEDIDA 235/70/16 OU OUTRO MAIS AGRESSIVO DO QUE O ORIGINAL.
ABÇS E JÁ AGRADECENDO . vÁLTER

flavio.bfg
17/12/2007, 16:09
E aí Flávio, tudo beleza?!

Dúvidas:

1 - A moça que me vendeu os pneus mud 215/75 R15 me disse que o uso constante no asfalto escama o pneu mud. Isso é verdadeiro?! Pensei que os pneus muds e at só escamassem quando se usa o pneu no asfalto com calibragem baixa.

2 - Coloquei os muds 215 nas rodas originais do Vitara que têm tala 5,5 (não tenho certeza). Essa tala é a mais indicada para essa medida do pneu?! Tenho um outro jogo de rodas mangels tala 7 e no futuro queria colocar os muds nesse jogo. Tem problema colocar pneus dessa medida 215 em rodas com tala 7?!

Muito obrigado pelos serviços que vc presta aqui no fórum!!

E aí, Nanito! Tudo bem? Seguem as respostas às suas perguntas:

1. Todo pneu com sulcos transversais ao sentido de giro está sujeito a uma forma de desgaste que pode ser definida como escamas como você disse. Isto ocorre principalmente se o torque do veículo for elevado. Para evitar isto o melhor conselho é fazer o rodízio frequentemente, não somente da dianteira para a traseira, mas, em X, quer dizer, o pneu dianteiro direito deve ir para a traseira esquerda e assim por diante. Este rodízio, feito de maneira preventiva a cada 10.000 km evitará as formas de desgaste irregulares que podem surgir ao longo da vida do pneu.

2. O pneu 215/75 R 15 pode ser montado sem restrições em rodas de largura 5,5" até 7". Acima ou abaixo destas medidas é que podem surgir problemas para o pneu no médio ou longo prazo. Portanto, fique tranquilo. Suas rodas servem perfeitamente para esta dimensão de pneus.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
17/12/2007, 16:13
Parabéns Flávio, pela sua paciência e clareza nas informações. Como sou recém-ingresso no forum, me desculpe se a minha dúvida já foi esclarecida. TENHO UM TRACKER COM CALÇO DE SUSPENSÃO DE 2" E OS PNEUS ORIGINAIS SÃO HORRÍVEIS. QUERO SABER SE HÁ A OPÇÃO DO BF A/T NA MEDIDA 235/70/16 OU OUTRO MAIS AGRESSIVO DO QUE O ORIGINAL.

Olá, Váter! Em primeiro lugar, seja bem-vindo à nossa conversa aqui no fórum! Sinta-se livre para comentar e perguntar à vontade. Quanto à sua pergunta:É preciso fazer um teste prático para ver se com este calço um pneu maior não toca em nenhuma parte do veículo. Este teste pode ser realizado em qualquer revenda BFGoodrich, montando um jogo de pneus no carro e girando a direção, simulando alguma carga. Você pode experimentar o pneu 245/75 R 16, que é 90 milímetros mais alto que o original e 10 milímetros mais largo. Caso seja muito grande, nossa recomendação é o pneu 225/75 R 16. Esta dimensão é um pouco mais estreita que a original, mas, é quase 60 milímetros mais alta. Entre estas duas alternativas, ou mais próxima que a original, não temos nada na marca BFGoodrich. Temos alguma coisa na marca Michelin, mas a escultura dos pneus se parecerá mais com os pneus originais.

De todos os modos, você pode tentar a dimensão que você mesmo sugeriu, a 235/70 R 16, na gama 4X4 Synchrone. Ela é da mesma largura que a original e é quase 50 milímetros mais alta. Este pneu é um pneu mais para asfalto que off-road, mas, suporta sem problemas algumas saídas fora de estrada. Qualquer outra dúvida, ou se estas sugestões ainda não te atendem, é só falar.

Flávio

nanito
19/12/2007, 20:52
E aí, Nanito! Tudo bem? Seguem as respostas às suas perguntas:

1. Todo pneu com sulcos transversais ao sentido de giro está sujeito a uma forma de desgaste que pode ser definida como escamas como você disse. Isto ocorre principalmente se o torque do veículo for elevado. Para evitar isto o melhor conselho é fazer o rodízio frequentemente, não somente da dianteira para a traseira, mas, em X, quer dizer, o pneu dianteiro direito deve ir para a traseira esquerda e assim por diante. Este rodízio, feito de maneira preventiva a cada 10.000 km evitará as formas de desgaste irregulares que podem surgir ao longo da vida do pneu.

2. O pneu 215/75 R 15 pode ser montado sem restrições em rodas de largura 5,5" até 7". Acima ou abaixo destas medidas é que podem surgir problemas para o pneu no médio ou longo prazo. Portanto, fique tranquilo. Suas rodas servem perfeitamente para esta dimensão de pneus.

Um abraço,
Flávio
Show de bola Flavão!!!

Ano que vem monto os BF no jogo de mangels e mando pro recape os meus 205. Vai virar uma patrolinha!!!

[]´s "BFGoodrichzados"!!

flavio.bfg
21/12/2007, 16:27
Show de bola Flavão!!!

Ano que vem monto os BF no jogo de mangels e mando pro recape os meus 205. Vai virar uma patrolinha!!!

[]´s "BFGoodrichzados"!!

Que bom, Nanito!

Espero que fique bem legal!

Um abraço,
Flávio

Joao Paulo
22/12/2007, 08:36
Flavio,

sua participacao no forum é realmente muito valiosa.

Estou buscando informacoes sobre peso dos pneus, mas nao encontro no site. Voce poderia por favor me informar:
- o peso dos BF Mud, nas medidas 215/75R15, 265/75/R16 e 285/75/R16
- o peso dos pneus de passeio nestas medidas (para comparacao)
- o peso do Michelin Mud, na medida 265/85/R16

Grato,

Joao Paulo

Carneiro
23/12/2007, 13:17

Grande Valter!

Tentei, através de uma revenda BF (Tic Tac) e com apoio do Flávio, encomendar o 235/70R16 MUD. Tem liberação do INMETRO, então é só importar. Demoraria de 90 a 120 dias. Mas no final das contas não rolou - e imagino que não dê mesmo.

Flávio, alguma novidade? Mas eu tomei a decisão de levantar suspensão e carroceria e tentar um 245/75R16 - o único ruim para a BF é que há mais opções de outras marcas (e mais baratas) desse tamanho e agora vou comparar. :pensativo:

De qualquer maneira, acho que tem um bom mercado para esse tamanho 235/70R16, MUITAS Trackers (de quem só quer calço na suspensão) e TR4 (deve caber sem estresse!) por aí...

Abraços,

Márcio.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
23/12/2007, 17:02
Olá Flávio

Teria como nos repassar uma tabela com a largura mínima e máxima das rodas para os pneus 31", 32", 33" e 35", que são os mais usados nas trilhas. Dai até facilita a tua vida passando estas informações numa só vez...:mrgreen:

Uma outra pergunta, por curiosidade. O pesoal tá usando direto as rodas bead lock, para pode deixar os pneus com uma calibragem bem baixa em terrenos off road.

Essa torção nos pneus, acima do normal, diminui a vida útil dos mesmo?

Essa torção pode romper a estrutura do pneu?

Abraços.

ALESSANDRO IBAMA
23/12/2007, 18:13
Como vai Flávio ... preciso de uma orientação tua para quem é leigo leigo leigo em 4x4...

Seguinte..to querendo calçar minha Pajero TR4 07/08 (225/70 16 102T) com um BFG LT225/75 R16 110S ALL TERRAIN TA KO RWL ...

Pergunto: existe algum impedimento mecânico para tal substituição?....

Caso possa me orientar ..agradeço desde então..

Abço...

Luciano SHAKALL
23/12/2007, 20:02
"... Teria como nos repassar uma tabela com a largura mínima e máxima das rodas para os pneus 31", 32", 33" e 35", que são os mais usados nas trilhas ... Éverson, a largura da roda não está diretamente relacionada com o fato do pneu ser 31'', 32", 33", etc; por que essa é a medida do diâmetro total ("externo") do pneu (em polegadas).

A medida de referência seria a largura do pneu, como: 9,5" ; 10,5" ; 11,5" ; 12,5"...

Se não me engano (o Flávio vai corrigir isso), a "tala" das rodas, deve variar em uma relação de 70% a 90% da largura do pneu.
Se for assim mesmo (não lembro onde vi... :mrgreen: ), a tala indicada para, por exemplo, um pneu com largura de 9,5", seria de no mínimo 6,65", e no máximo de 8,55".

[]'s tentando me lembrar se é isso mesmo... :mrgreen:

andremorenojr
23/12/2007, 20:13
ola flavio muito prazer. tenho uma hulix sw4 com pneus 31x10,5x15 AT quero colocar 33, pelo que estudei vou ter que levantar um pouco mais a carroceria para nao arrastar. sabe me dizer se à necesidade de trocar as rodas por umas mais largas, para acomodar bem os pneus. os mud gastam muito mais rapido que os AT? ouvi dizer que os mud sao muito barulhentos. agradeço desde ja. abraços

TylerNTL
25/12/2007, 20:34
Flávio,

Vc também tem conheimento dos pneus Michelin?

Tenho um ranger Cabine Dupla Deisel 2001 e utilizo Michelin SYNCHRONE 255/75 R15 .
Meu objetivo principal conseguir a maior durabilidade o possível dos pneus.
Costumo fazer viagens curtas 400km quase que totalmente em asfalto.
Rodo aproximadamente 5000km/mês.

A dúvida é a seguinte, utilizo 31lb nos quatro pneus, para o objetivo de conseguir o máximo de durabilidade com estes pneus, estou andando com muita pressão?

flavio.bfg
26/12/2007, 16:15
Olá, João Paulo.

Antes de mais nada, espero que você e todos os membros deste fórum tenham tido um excelente Natal! Bom, vamos à sua pergunta:
O peso dos pneus Mud Terrain nestas dimensões são:215/75 R 15 = 14,5 Kg.265/75 R 16 = 23,5 Kg.285/75 R 16 = 25,5 Kg. Os pesos de pneus de passeio nestas medidas variam muito, dependendo do pneu. Te envio uma faixa média de valores para comparação, conforme você pediu:215/75 R 15 = de 10 à 13,5 Kg.265/75 R 16 = de 17,5 à 22 kg.285/75 R 16 = de 23,5 à 25 Kg. Não existe pneu BFGoodrich na dimensão 265/85 R 16, nem Mud Terrain, nem nenhuma outra escultura. Na série 85, só existe o 235 e o 255, que pesam respectivamente 22,5 e 23,5 Kg.

Um abraço,
Flávio

Flavio,

sua participacao no forum é realmente muito valiosa.

Estou buscando informacoes sobre peso dos pneus, mas nao encontro no site. Voce poderia por favor me informar:
- o peso dos BF Mud, nas medidas 215/75R15, 265/75/R16 e 285/75/R16
- o peso dos pneus de passeio nestas medidas (para comparacao)
- o peso do Michelin Mud, na medida 265/85/R16

Grato,

Joao Paulo

flavio.bfg
26/12/2007, 16:18
Grande Valter!

Tentei, através de uma revenda BF (Tic Tac) e com apoio do Flávio, encomendar o 235/70R16 MUD. Tem liberação do INMETRO, então é só importar. Demoraria de 90 a 120 dias. Mas no final das contas não rolou - e imagino que não dê mesmo.

Flávio, alguma novidade? Mas eu tomei a decisão de levantar suspensão e carroceria e tentar um 245/75R16 - o único ruim para a BF é que há mais opções de outras marcas (e mais baratas) desse tamanho e agora vou comparar. :pensativo:

De qualquer maneira, acho que tem um bom mercado para esse tamanho 235/70R16, MUITAS Trackers (de quem só quer calço na suspensão) e TR4 (deve caber sem estresse!) por aí...

Abraços,

Márcio.

Olá, Márcio.
Obrigado pelo retorno. Vamos verificar junto com a Tic Tac o que foi que aconteceu com o seu pedido.

De todos os modos, sua sugestão de termos disponível esta dimensão no Brasil será avaliada.

Flávio

flavio.bfg
26/12/2007, 16:34
Olá Flávio

Teria como nos repassar uma tabela com a largura mínima e máxima das rodas para os pneus 31", 32", 33" e 35", que são os mais usados nas trilhas. Dai até facilita a tua vida passando estas informações numa só vez...:mrgreen:

Uma outra pergunta, por curiosidade. O pesoal tá usando direto as rodas bead lock, para pode deixar os pneus com uma calibragem bem baixa em terrenos off road.

Essa torção nos pneus, acima do normal, diminui a vida útil dos mesmo?

Essa torção pode romper a estrutura do pneu?

Abraços.

Olá, Chuck.As respectivas larguras das rodas são:Pneu 31X10,5 R 15 = mínimo 7", máximo 9"Pneu 32X11,5 R 15 = mínimo 8", máximo 10"Pneu 33X12,5 R 15 = mínimo 8,5", máximo 11"Pneu 35X12,5 R 15 = mínimo 8,5", máximo 11" Para o pneu, existem 3 componentes que estão intimamente relacionados e que podem ser trabalhados entre eles para se obter o melhor rendimento em uma situação específica: carga, velocidade e pressão. Os valores normais destes fatores estabelecidos para os pneus em geral são da condição de utilização mais usuais, considerando fatores de segurança máximos, como velocidade alta, carga máxima e pressão máxima.

Você pode, por exemplo, aumentar a carga máxima, desde que se reduza a velocidade e se aumente a pressão. Igualmente, se pode reduzir a pressão desde que se reduzam a carga e a velocidade. Assim, trabalhando com estes fatores, é possível utilizar pressões extremamente baixas nos pneus, com este tipo de roda que você citou, desde que sejam observadas as seguintes condições:- Velocidade máxima: 6 Km/h (isto mesmo, seis)
- Tempo de rodagem nesta condição: inferior a 1 hora (o fator tempo aqui adicionado vem substituir o fator carga que não há como alterar)
- Voltar a pressão "normal" tão logo superado o obstáculo onde foi necessário diminuir a pressão, como a escalada sobre uma pedra ou rampa muito íngreme, um banco de areia fofa, etc. Para isto, é necessário ter um compressor de ar a mão. Obedecidas estas condições, é possível utilizar estas pressões muito baixas para superar obstáculos que, de outra forma, seriam praticamente intransponíveis, sem danificar a estrutura interna dos pneus. Mas, cuidado para a situação de choque, quer dizer, com a pressão extremamente baixa, qualquer pequena "batida" do pneu poderá gerar um choque onde a roda irá prensar a lateral do pneu contra o obstáculo e isto danifica irremediavelmente o pneu, gerando a famosa "bolha" na lateral.

Para evitar isso, o veículo deverá avançar sobre o obstáculo muito, mas muito lentamente, de forma que o pneu irá somente "tocar" o obstáculo e a pouca pressão de ar que existe no interior será capaz de evitar que a roda comprima completamente a lateral do pneu. Devido a este grande risco, não recomendamos esta prática.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
26/12/2007, 16:37
Como vai Flávio ... preciso de uma orientação tua para quem é leigo leigo leigo em 4x4...

Seguinte..to querendo calçar minha Pajero TR4 07/08 (225/70 16 102T) com um BFG LT225/75 R16 110S ALL TERRAIN TA KO RWL ...

Pergunto: existe algum impedimento mecânico para tal substituição?....

Caso possa me orientar ..agradeço desde então..

Abço...

Alessandro,

Existem tolerâncias dimensionais que são aceitas por normas internacionais. Para as dimensões dos pneus serem consideradas equivalentes, quer dizer, dentro destas tolerâncias, a variação no diâmetro externo dos pneus não deve ser superior a 3%. Esta substituição que você quer fazer está ligeiramente acima desta tolerância, isto é, 3,1%.

Por isso, problemas mecânicos como alteração significativa no torque do motor ou nos esforços mecânicos sobre os eixos e transmissão não ocorrerão e esta substituição pode ser realizada sem problemas.

O que deve ser avaliado é se, com carga máxima, o pneu não toca em nenhuma parte fixa do veículo, como paralama, batentes e barras de direção ou outra qualquer. Isso pode ser verificado em qualquer loja BFGoodrich, montando um jogo de pneus na dianteira e simulando uma carga com a oscilação da suspensão.

Flávio

flavio.bfg
26/12/2007, 16:42
ola flavio muito prazer. tenho uma hulix sw4 com pneus 31x10,5x15 AT quero colocar 33, pelo que estudei vou ter que levantar um pouco mais a carroceria para nao arrastar. sabe me dizer se à necesidade de trocar as rodas por umas mais largas, para acomodar bem os pneus. os mud gastam muito mais rapido que os AT? ouvi dizer que os mud sao muito barulhentos. agradeço desde ja. abraços

André,Sobre as rodas, o mais importante é verificar a largura das mesmas. Esta informação está escrita em baixo relevo ou no centro do disco, próximo aos furos de fixação, ou na base do aro, onde o pneu fica assentado, seja do lado externo ou do lado interno da roda, dependendo do tipo e do fabricante da roda. Para os pneus 31, as larguras recomendadas podem ser de 7" até 9". Para os pneus 33, o mínimo recomendado é 8,5" de largura. Caso tenha uma largura inferior a esta, a região de flexão do pneu será alterada do seu projeto original, podendo ocorrer separações nos elementos internos do pneu a médio e longo prazo, com risco até de explosão do mesmo em uma situação mais crítica. Quanto à escultura, os pneus Mud Terrain T/A são mais barulhentos que o All Terrain T/A, mas, dependendo da utilização, este barulho não chega a incomodar. Se a sua SW4 é utilizada a maior parte do tempo em cidade e trânsito urbano e se os trechos de estrada asfaltada por onde costuma andar são curtos ou de distância média e o asfalto não for muito liso, o ruído dos pneus Mud não será muito percebido. Caso a utilização do veículo seja principalmente em estradas asfaltadas, longas distâncias, estradas bem conservadas e asfalto liso, aí sim o ruído será significativo em relação a um pneu All Terrain. Sobre a durabilidade, todo pneu de escultura mais aberta tipo Mud tem menos borracha em contato com o solo e, por isto, menor durabilidade. Só que existe um fator que gera um contraponto a isto, que é o composto de borracha. Os pneus Mud Terrain T/A têm um composto de borracha mais resistente a cortes que os pneus All Terrain T/A e esta resistência melhora a durabilidade, diminuindo o desgaste. Assim, a diferença de durabilidade entre os dois pneus não chega a ser significativa. O mais importante na escolha do pneu é o objetivo principal da utilização do veículo. Se a sua SW4 será utilizada em trilhas onde a presença de barro ou cascalho for muito forte, os pneus Mud Terrain T/A podem fazer a diferença e as pequenas objeções desta escultura no asfalto serão compensadas pelo desempenho do veículo fora do asfalto. Agora se as trilhas onde você costuma andar são com um barro superficial pouco profundo, não existam ladeiras de cascalho molhado ou pedras lisas molhadas para serem superadas e geralmente não é necessário utilizar guincho ou ajuda externa para retirar o veículo dos trechos mais complicados, o pneu All Terrain T/A podem ir muito bem nas trilhas e serão impecáveis no asfalto, mesmo a altas velocidades.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
26/12/2007, 16:44
Flávio,

Vc também tem conheimento dos pneus Michelin?

Tenho um ranger Cabine Dupla Deisel 2001 e utilizo Michelin SYNCHRONE 255/75 R15 .
Meu objetivo principal conseguir a maior durabilidade o possível dos pneus.
Costumo fazer viagens curtas 400km quase que totalmente em asfalto.
Rodo aproximadamente 5000km/mês.

A dúvida é a seguinte, utilizo 31lb nos quatro pneus, para o objetivo de conseguir o máximo de durabilidade com estes pneus, estou andando com muita pressão?

Olá, Thelmo.A determinação da pressão dos pneus é feita pelo fabricante do veículo em função das características do pneu e do comportamento deste veículo. Assim, segundo nossas informações, a Ford recomenda 30 psi (ou libras por polegada ao quadrado) nos pneus quando a caçamba estiver vazia ou 45 psi na dianteira e 50 psi na traseira com a carga máxima do veículo. Se você utiliza 31 psi, está perfeitamente de acordo com a recomendação do fabricante do veículo e deverá obter o máximo de rendimento possível dos pneus com esta pressão. O mais importante é verificar estas pressões a cada 15 dias, sempre com os pneus frios. Outras dicas para melhorar o rendimento dos pneus são:- Fazer rodízios periódicos, a cada 10.000 km no máximo,- Verificar os ângulos da geometria da suspensão (alinhamento) a cada 10.000 km no máximo ou observar algum comportamento anormal no veículo, como a tendência de ir para um lado, "cantar" pneus nas curvas, diminuir a estabilidade, etc.- Verificar o balanceamento das rodas sempre que se desmontar um pneu, fazer alguma reparação no pneu ou se sentir a direção ou o veículo vibrando a uma determinada velocidade.- Proceder um exame visual a cada rodízio, retirando pedras ou objetos que estejam incrustados na banda de rodagem, verificando se existem cortes, deformações ou danos nos pneus.- Evitar, dentro do possível, o choque em buracos, guias e meio-fios, desníveis de pista ou outros obstáculos. Assim procedendo, você com certeza obterá o melhor rendimento possível dos seus pneus Michelin.

Um abraço,
Flávio

Marcello Ladeira
26/12/2007, 17:12
Flávio vocês recomendam manter a mesma pressão indicada pelo fabricante caso se altere a medida do pneu? Já vi muita gente sugerindo aumento de pressão com o aumento da medida, qual a opinião de vocês?

Abs,

Gigantin Samurai
26/12/2007, 17:21
Também tenho a mesmo dúvida acima relatada.
No meu caso, eu tenho um samurai 1997, que, salvo engano, deveria ter pneus 195/70/15 e utilizo michelin 215/75/15. A calibragem recomendada pelo fabricante, com pouco peso e pneus originais, é de 20psi na frente e atrás.

Quanto devo utilizar nos meus pneus 215/75/15?

Obrigado...

flavio.bfg
26/12/2007, 17:52
Olá, Thelmo.A determinação da pressão dos pneus é feita pelo fabricante do veículo em função das características do pneu e do comportamento deste veículo. Assim, segundo nossas informações, a Ford recomenda 30 psi (ou libras por polegada ao quadrado) nos pneus quando a caçamba estiver vazia ou 45 psi na dianteira e 50 psi na traseira com a carga máxima do veículo. Se você utiliza 31 psi, está perfeitamente de acordo com a recomendação do fabricante do veículo e deverá obter o máximo de rendimento possível dos pneus com esta pressão. O mais importante é verificar estas pressões a cada 15 dias, sempre com os pneus frios. Outras dicas para melhorar o rendimento dos pneus são:- Fazer rodízios periódicos, a cada 10.000 km no máximo,- Verificar os ângulos da geometria da suspensão (alinhamento) a cada 10.000 km no máximo ou observar algum comportamento anormal no veículo, como a tendência de ir para um lado, "cantar" pneus nas curvas, diminuir a estabilidade, etc.- Verificar o balanceamento das rodas sempre que se desmontar um pneu, fazer alguma reparação no pneu ou se sentir a direção ou o veículo vibrando a uma determinada velocidade.- Proceder um exame visual a cada rodízio, retirando pedras ou objetos que estejam incrustados na banda de rodagem, verificando se existem cortes, deformações ou danos nos pneus.- Evitar, dentro do possível, o choque em buracos, guias e meio-fios, desníveis de pista ou outros obstáculos. Assim procedendo, você com certeza obterá o melhor rendimento possível dos seus pneus Michelin.

Um abraço,
Flávio

Pessoal,

Mais uma vez eu gostaria de desejar Boas Festas a todos! Um ótimo 2008 para todos! Não sei se vocês já sabem, mas a Giro & Aventura, publicação da BFGoodrich, desenvolveu um cartão virtual, e eu resolvi fazer um para vocês! Para visualizá-lo, basta clicar no link, ou copiar e colar no seu browser.

http://www.giroeaventura.com.br/cartao2008/?id=132

Se vocês quiserem, podem fazer o de vocês também.

Flávio

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
26/12/2007, 21:30
Flávio

Muito obrigado pela resposta.
O cartão virtual é muito legal.
Gostei tanto que acabei colocando no Jeepbom como dica de site.

http://www.jeepbom.com.br/

Ps: Sei que a idéia do cartão é ser um marketing viral, mas não me importei em fazer isso de graça porque se é pra divulgar alguma marca de graça no site, pelo menos que seja uma marca que apoia o esporte. Fiz isso pq a BF Goodrich apoia em muito o off road, patrocinando vários eventos e veículos 4x4, mas o que mais me fez valorizar e reconhecer a marca foi essa sua atitude proativa em ajudar a esclarecer as nossas centanas de dúvidas, sempre se fazendo solítido quando necessário. A BF Goodrich está de parabéns pelo profissional que tem, tanto é que enviei um e-mail a empresa citando e parabenizando pelo seu interesse em auxiliar os clientes e não clientes da marca, pois além de profissionalismo, ai deve haver também paixão pelo que faz.

Novamente parabéns :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Se descer aqui pro sul de férias, me avisa, pois será uma honra te apresentar o off road dos pampas :mrgreen:

flavio.bfg
28/12/2007, 14:36
Flávio vocês recomendam manter a mesma pressão indicada pelo fabricante caso se altere a medida do pneu? Já vi muita gente sugerindo aumento de pressão com o aumento da medida, qual a opinião de vocês?

Abs,

Marcello e Gigantim,No caso de substituição da dimensão original dos pneus por outros, só existirá necessidade de alteração de pressões no caso de alteração significativa no índice de carga do pneu. Este índice é composto de dois ou três números que vêm gravados no flanco (lateral) do pneu logo após a dimensão.

Por exemplo: o pneu citado pelo Gigantim Samurai, onde o original é um 195/70 R 15 97S, "97" é o índice de carga que corresponde a 730 Kg por pneu. Já o pneu que ele está usando, tem a dimensão 215/75 R 15 100S, onde "100" é o índice de carga que corresponde a 800 kg por pneu. Esta diferença é considerada muito pequena para justificar uma alteração de pressão no pneu, mesmo tendo um volume maior.

Outro exemplo: o pneu 235/75 R 15 109T que equipou a S10, Ranger e várias outras caminhonetes de grande volume de vendas, geralmente é substituído pelo 31X10,5 R 15 109Q ou ainda pelo 33X12,5 R 15 109R em casos mais radicais. Todos estes pneus têm exatamente o mesmo índice de carga, que é 109 e corresponde a 1.030 kg por pneu e têm exatamente a mesma recomendação de pressão, ainda que qualquer um pode notar que um pneu 33X12,5 R 15 é muito, mas muito maior que o 235/75 R 15. Por isto, neste caso mais que em qualquer outro, tamanho não é documento.

Como a grande maioria das transformações de dimensões não afeta significativamente o índice de carga do pneu, geralmente não existe a necessidade de alterar a pressão. Mas raras situações em que esta diferença for grande e existir a necessidade de alterar a pressão, quanto maior o índice de carga, menor a pressão, apesar desta relação não ser direta.

Assim, um pneu com maior índice de carga e maior tamanho teria, em teoria, uma recomendação de pressão menor, ao contrário da idéia da maioria das pessoas conforme você mesmo escreveu na sua pergunta.

Flávio

flavio.bfg
28/12/2007, 14:43
Flávio

Muito obrigado pela resposta.
O cartão virtual é muito legal.
Gostei tanto que acabei colocando no Jeepbom como dica de site.

http://www.jeepbom.com.br/

Ps: Sei que a idéia do cartão é ser um marketing viral, mas não me importei em fazer isso de graça porque se é pra divulgar alguma marca de graça no site, pelo menos que seja uma marca que apoia o esporte. Fiz isso pq a BF Goodrich apoia em muito o off road, patrocinando vários eventos e veículos 4x4, mas o que mais me fez valorizar e reconhecer a marca foi essa sua atitude proativa em ajudar a esclarecer as nossas centanas de dúvidas, sempre se fazendo solítido quando necessário. A BF Goodrich está de parabéns pelo profissional que tem, tanto é que enviei um e-mail a empresa citando e parabenizando pelo seu interesse em auxiliar os clientes e não clientes da marca, pois além de profissionalismo, ai deve haver também paixão pelo que faz.

Novamente parabéns :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Se descer aqui pro sul de férias, me avisa, pois será uma honra te apresentar o off road dos pampas :mrgreen:

Chuck,

Você não sabe como eu fico feliz com comentários como esse...

O mais gratificante no trabalho não é o dinheiro que recebemos por ele ou o cumprimento de metas e objetivos, mas, a obtenção do reconhecimento pelas pessoas que são diretamente atingidas pelas nossas ações ou palavras de que o nosso esforço e dedicação foram importantes e válidos.

Muito obrigado pela motivação que você me enviou. Atitudes como esta vinda de onde menos esperávamos, por ser completamente espontânea e sem nenhum interesse por trás delas, nos impulsionam a seguir esforçando cada vez mais na realização de um trabalho cada vez melhor, procurando um dia satisfazer plenamente as pessoas que utilizam esse nosso trabalho. Muito obrigado e um Feliz 2008.

Um abraço,
Flávio

Marcello Ladeira
28/12/2007, 15:58
Flavio obrigado pela resposta. Ressalto como vários aqui a iniciativa de vocês em participarem do fórum. Não é qualquer fornecedor que se dispõe a abrir um canal tão direto assim com seus clientes.

Abs e bom 2008!!!

Gigantin Samurai
28/12/2007, 16:40
Flávio, muito obrigado.
Essa dúvida perdurava desde que troquei os pneus.
Vlw...

josé luiz meirelles
01/01/2008, 18:54
Olá,

Estou precisando de uma ajuda. Tenho uma Cherokee Liberty 2005. Instalei um kit de suspensão que elevou o carro 2,5 polegadas e coloquei 4 pneus Goodyear AT/S 245/75 16.

As rodas são 16 x 7.

Acontece que ao rodar com o carro verifiquei que perdi muito, mas muito mesmo estabilidade... Especialmente a traseira, que joga demais ao fazer curvas.

Imaginei que talvez devesse instalar um rodas mais largas que não deixassem os pneus se inclinar tanto para os lados... Estou correto nesta análise?

Qual seria a roda ideal para este pneu, para que eu pudesse desfrutar da qualidade off-road e não perdesse segurança no asfalto?

Obrigado!

josé luiz meirelles
01/01/2008, 18:57
Olá Flávio,

Estou precisando de uma ajuda. Tenho uma Cherokee Liberty 2005. Instalei um kit de suspensão que elevou o carro 2,5 polegadas e coloquei 4 pneus Goodyear AT/S 245/75 16.

As rodas são 16 x 7.

Acontece que ao rodar com o carro verifiquei que perdi muito, mas muito mesmo estabilidade... Especialmente a traseira, que joga demais ao fazer curvas.

Imaginei que talvez devesse instalar um rodas mais largas que não deixassem os pneus se inclinar tanto para os lados... Estou correto nesta análise?

Qual seria a roda ideal para este pneu, para que eu pudesse desfrutar da qualidade off-road e não perdesse segurança no asfalto?

Obrigado!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/01/2008, 13:19
Flávio

Nem precisa agradecer. Apenas gosto que justiça seja feita.:mrgreen:

Em relação a dúvida que eu tinha te repassado anteriormente em relação a largura do pneu e a largura da roda, a informação que você me passou foi a seguinte:

Pneu 31 X 10,5 R 15....mínimo 7"........máximo 9"
Pneu 32 X 11,5 R 15....mínimo 8"........máximo 10"
Pneu 33 X 12,5 R 15....mínimo 8,5".... máximo 11"
Pneu 35 X 12,5 R 15....mínimo 8,5".....máximo 11"

É correto então afirmar que a largura máxima da roda é sempre 1,5" a menos que a largura do pneu?

Pergunto isso pq eu sempre pensei q a largura descrita no pneus ( 31 X 10,5 R 15 ) seria a correspondente da roda.:pensativo:

Carneiro
04/01/2008, 12:33
Flávio!

Quanto pesa o BF MUD 245/75R16?

Obrigado!

Márcio.

Jipeiro
04/01/2008, 13:03
Aproveitando o gancho, gostaria de saber onde conseguir 4 pneus BF 31 p/ o Troller.

flavio.bfg
04/01/2008, 14:08
Olá Flávio,

As rodas são 16 x 7.

Obrigado!

Olá, José.

Quanto mais alto o centro de gravidade do veículo, pior a estabilidade. Melhorar a estabilidade substituindo a dimensão de pneus é possível, desde que se utilize pneus de perfil mais baixo. Só que estes pneus só estão disponíveis em esculturas específicas para a utilização em asfalto, devido ao grande risco potencial de cortes ou danos acidentais que eles têm em uma eventual utilização off-road.

Substituir somente as rodas por outras mais largas não mudará nada em termos de estabilidade do veículo, porque a alteração da altura do veículo será desprezível e não altera praticamente nada em termos de rigidez do pneu.

Assim, o que pode ser estudado é a substituição destes pneus mistos por pneus para asfalto de perfil mais baixo, mas, que suportarão uma trilha leve sem nenhum problema. Fiz uma pequena tabela para você poder comparar os resultados:

Pneu atual245/75 R 16 = Diâmetro externo máximo: 775 mm.

Pneu alternativo sugerido:255/65 R 16 = Diâmetro externo máximo: 735 mm. (diferença de 40 mm ou 1,5 polegada aproximadamente)Nesta dimensão, não temos nada disponível na marca BFGoodrich, mas, temos o pneu Michelin Latitude Tour HP recém lançado no mercado.

Outro trabalho que pode ser estudado é na suspensão do veículo, tornando-a mais rígida através da substituição das molas e amortecedores.

Flávio

flavio.bfg
04/01/2008, 14:10
Flávio

Nem precisa agradecer. Apenas gosto que justiça seja feita.:mrgreen:

Em relação a dúvida que eu tinha te repassado anteriormente em relação a largura do pneu e a largura da roda, a informação que você me passou foi a seguinte:

Pneu 31 X 10,5 R 15....mínimo 7"........máximo 9"
Pneu 32 X 11,5 R 15....mínimo 8"........máximo 10"
Pneu 33 X 12,5 R 15....mínimo 8,5".... máximo 11"
Pneu 35 X 12,5 R 15....mínimo 8,5".....máximo 11"

É correto então afirmar que a largura máxima da roda é sempre 1,5" a menos que a largura do pneu?

Pergunto isso pq eu sempre pensei q a largura descrita no pneus ( 31 X 10,5 R 15 ) seria a correspondente da roda.:pensativo:

Chuck,

É verdade que existe uma relação entre a largura do pneu e a largura da roda, mas, infelizmente não existem regras simples e diretas no mundo do pneu, devido à sua característica principal de ser um elemento flexível, o que gera grandes variáveis para cada situação específica de utilização.

A esta possível regra, você estaria correto se não tivéssemos as seguintes exceções:

- pneu 27X8.5 R 14, cuja largura máxima da roda permitida é de 7,5 polegadas;

- pneu 31X10.5 R 16.5, cuja única largura de roda disponível é de 8,25 polegadas.

Nas outras nomenclaturas utilizadas para descrever os pneus, chamada de milimétrica, esta regra não se aplica a nenhum caso. São dimensões tipo 235/75 R 15, para citar um exemplo, cuja roda mais larga recomendada é de 8 polegadas.

Se convertermos o número 235 (milímetros) para polegadas, encontramos aproximadamente 9. Mas, seu raciocínio foi muito bom e está muito próximo da realidade.
Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
04/01/2008, 15:49
Flávio!

Quanto pesa o BF MUD 245/75R16?

Obrigado!

Márcio.

Márcio,
O peso do pneu LT245/75R16 120Q MUD-TERRAIN T/A KM LRE TL é 22,5 kg.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
04/01/2008, 15:51
Aproveitando o gancho, gostaria de saber onde conseguir 4 pneus BF 31 p/ o Troller.

Qualquer revenda BFGoodrich tem este pneu disponível, ou, se eventualmente não o tiver, poderá adquirí-lo e recebê-lo no prazo máximo de uma semana.

A lista de revendas autorizadas se encontra no nosso site: www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/)

Flávio

Carneiro
04/01/2008, 20:58
Márcio,
O peso do pneu LT245/75R16 120Q MUD-TERRAIN T/A KM LRE TL é 22,5 kg.

Um abraço,
Flávio

Er, desculpe, devia ter perguntado na mesma... E o 235/70R16 (que eu não consigo! :p), quanto pesa?

Abraços,

Márcio.

josé luiz meirelles
07/01/2008, 00:00
Obrigado pela resposta Flavio.
Notei que a pressão que coloco no pneu faz uma enorme diferença... Em um primeiro momento começei a aumentar a pressãoem busca de uma maior estabilidade com o novo pneu, mas à medida que eu colocava mais ar, o carro ficava pior... Cheguei a colocar 40 libras na traseira. Um colega , então, sugeriu que eu diminuisse a pressão e coloquei 25 libras e o carro está impressionantemente mais estável! Há lógica nisto? Poderia manter esta pressão sem prejuízo aos pneus?
Grande abraço!

flavio.bfg
07/01/2008, 16:23
Er, desculpe, devia ter perguntado na mesma... E o 235/70R16 (que eu não consigo! :p), quanto pesa?

Abraços,

Márcio.

Oi, Márcio. Não tem problema.

O pneu 235/70 R 16 na escultura Mud Terrain T/A pesa 17,2 Kg.

Se você quiser, podemos trazê-lo sob encomenda para você, dentro de um prazo de 90 a 120 dias. Basta você ir a qualquer renvenda BFGoodrich e solicitar esta dimensão, dizendo que já consultou a BFGoodrich via mail e nós dissemos que pode ser importada sob encomenda. Eles farão o pedido para você e te avisarão assim que o pneu chegar.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
07/01/2008, 16:25
Obrigado pela resposta Flavio.
Notei que a pressão que coloco no pneu faz uma enorme diferença... Em um primeiro momento começei a aumentar a pressãoem busca de uma maior estabilidade com o novo pneu, mas à medida que eu colocava mais ar, o carro ficava pior... Cheguei a colocar 40 libras na traseira. Um colega , então, sugeriu que eu diminuisse a pressão e coloquei 25 libras e o carro está impressionantemente mais estável! Há lógica nisto? Poderia manter esta pressão sem prejuízo aos pneus?
Grande abraço!

José,

Você tem razão quanto à diferença de comportamento. A pressão afeta muito o comportamento de um veículo. Segundo os dados que tenho, a recomendação da Chrysler para este veículo é 26 psi. Sendo assim, utilizar 25 psi como você está usando é o ideal (1 psi não é diferença que possa ser considerada como tal).

Agora, se o manual do seu veículo determina uma pressão mais alta para ele, utilizar a pressão mais baixa constantemente afetará a durabilidade dos pneus, além de diminuir a aderência sobre o asfalto.

Não recomendamos nunca utilizar uma pressão menor que 10% da recomendada para o veículo, em condições normais.

Um abraço,
Flávio.

Jéster
09/01/2008, 16:09
Boa tarde Flávio,

Tenho uma cherokee xj com pneus BF AT 235/75R15.
Esses pneus estão com 6.000km e a dúvida que eu tenho é qual o melhor rodízio para ser feito nesse caso.
Apenas trocar os da frente pelos de trás ou fazer o rodízio cruzado.

Já ouvi indicação dos dois casos.

Um abraço e obrigado:concordo:

Carneiro
10/01/2008, 13:46
Oi, Márcio. Não tem problema.

O pneu 235/70 R 16 na escultura Mud Terrain T/A pesa 17,2 Kg.

Se você quiser, podemos trazê-lo sob encomenda para você, dentro de um prazo de 90 a 120 dias. Basta você ir a qualquer renvenda BFGoodrich e solicitar esta dimensão, dizendo que já consultou a BFGoodrich via mail e nós dissemos que pode ser importada sob encomenda. Eles farão o pedido para você e te avisarão assim que o pneu chegar.

Um abraço,
Flávio

Já tentei na Tik Tak, continuo sem preço do 235/70R16, bem como do 245/75R16 (virou o ano e eles iam me passar novos preços)...

Abraços,

Márcio.

paulopinto
14/01/2008, 16:02
Prezados Flavio, e pessoal do forum
Lendo aqui sobre o conhecimento e troca de informações em pneus gostaria de ouvir uma opinião sobre o caminho q tomei para solucionar a dificuldade de conseguir pneus 14.00 r20 no Brasil.Estou restaurando e modernizando um caminhão 6x6, no projeto a idéia é a ultilização de pneus Michelin 14.00r20 XL ou XZL, depois de elevada a suspensão e aumentada a distancia entreixos traseiros, tb estão sendo feitas diversas outras modificações. Agora qdo da solução sobre a compra de pneus existe uma dificuldade imensa em conseguir comprá-los aqui no Brasil, em loja encontrei apenas 3 pneus Pirelli na faixa de R$2800,00/unid. tb achei 1 Michelin XL novo na faixa de R$3000,00/unid. estes estão na faixa de US$ 500, 00 fora daqui, encontrei pneus USADOS XL com muito pouco a usar (os sulcos bem gastos!)a $ 1100,00, são praticamente só carcaças, fora daqui estas carcaças não valeriam US$120 ou R$210,00!!
Consegui em SP 6 pneus 14.00r20 G-20 XZA4 que é um desenho para asfalto, as medidas são praticamente as mesmas dos XL e XZL o preço é compativel com o estado, pensei em comprá-los e enviar a estas empresas q fazem vulcanização a frio em desenhos mistos , conseguindo assim algo + proximo de um pneu novo, e um valor final + justo, proximo ao preço das carcaças a min oferecidas.
As empresas q fazem este trabalho garantem q o produto final será equivalente ao pneu original. O q vc acha? Sendo a carcaça original de um pneu radial para asfalto qdo se colocar a banda offroad(mista) terá algum problema? Pelo peso do caminhão e a ultilização mista será q os pneus reformados aguentam o trabalho?
Voce conhece no Brasil reformadores de pneus para caminhões Off/On Michelin que tenham os desenhos XL e XZL.
Agradeço antecipadamente uma opinião d quem tem conhecimento sobre o assunto. Abçs Paulo.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
14/01/2008, 19:54
Olá Paulo

Em relação a dificuldade de encontrar o pneu, acho estranho pq tenho um amigo q possui um Chevrolet C-65 6x6 com esses pneus (novos) e está terminando um Pata Choca com esse tamanho de pneu tbm. Posso perguntar para ele onde comprou os mesmo e o valor.

[]'s imaginado mais um monstrinho com 1400x20 :twisted:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
14/01/2008, 20:18
http://www.youtube.com/watch?v=R7QgtfBaNEE&eurl=http://www.jeepbom.com.br/noticias.php?id_noticia=54

http://www.youtube.com/watch?v=ddXo8AylzO0

http://www.youtube.com/watch?v=RaGOX2NqGBs&feature=related

paulopinto
14/01/2008, 20:48
Olá, Everson, obrigado pela atenção, se puder perguntar a ele serei grato, acho q acabei ficando meio perdido pois os valores são muito altos, e de pneus de caminhão não entendo muito e só o q vemos por aí é para "caminhões normais" já tinha visto na internet este caminhão com os pneus 14.00 r20, só não consegui nenhum endereço para entrar em contato, legal !!

http://www.youtube.com/watch?v=R7QgtfBaNEE&eurl=http://www.jeepbom.com.br/noticias.php?id_noticia=54

http://www.youtube.com/watch?v=ddXo8AylzO0

http://www.youtube.com/watch?v=RaGOX2NqGBs&feature=related

flavio.bfg
15/01/2008, 14:26
Boa tarde Flávio,

Tenho uma cherokee xj com pneus BF AT 235/75R15.
Esses pneus estão com 6.000km e a dúvida que eu tenho é qual o melhor rodízio para ser feito nesse caso.
Apenas trocar os da frente pelos de trás ou fazer o rodízio cruzado.

Já ouvi indicação dos dois casos.

Um abraço e obrigado:concordo:

Jéster,

Considerando que o desgaste dos pneus é diferente em cada eixo e em cada lado, o melhor rodízio para equilibrar os desgastes é cruzado, quer dizer, o pneu dianteiro direito deve ir para a traseira esquerda e vice-versa.

Não existe nenhum problema em se alterar o sentido de giro dos pneus, conforme alguns apregoam por aí. Os fabricantes de veículos recomendam sempre o rodízio conservando os pneus no mesmo lado em virtude dos diferentes tipos de escultura que existem, isto é, pneus com sentido de giro determinados, pneus com lado de montagem específico, etc.

Assim, para generalizar uma forma de rodízio que atenda a todos os tipos, eles não recomendam a mudança no sentido de giro dos pneus nem a inversão na roda. Mas, no caso dos pneus BFGoodrich All Terrain T/A KO não existe nenhuma restrição a estas mudanças.

Flávio

flavio.bfg
15/01/2008, 14:31
Já tentei na Tik Tak, continuo sem preço do 235/70R16, bem como do 245/75R16 (virou o ano e eles iam me passar novos preços)...

Abraços,

Márcio.

Márcio,

Vou entrar em contato com a nossa área comercial para que eles possam intervir no seu caso. Te manterei informado sobre o andamento desta situação.

Pessoal,

mil desculpas pela minha ausência. Só que, mais uma vez, vou ter que ficar fora durante alguns dias. Mas em fevereiro eu estarei de volta, a todo vapor!

De qualquer forma, podem continuar mandando bala e perguntando à vontade! Eu quero voltar aqui e continuar vendo esse tópico bem movimentado, ok?

Abs e saudações trilheiras a todos!
Flávio

AKPG
15/01/2008, 20:26
Flávio,
Te mandei uma MP. ok?
Obrigado.