PDA

Ver Versão Completa : Pneus, off-road e afins.

Páginas : 1 [2] 3 4 5 6

FCarneiro
18/01/2008, 00:39
Flávio,

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de ter aberto este tópico para compartilhar sua experiência com os leitores e usuárioas deste Fórum. São de pessoas e profissionais como você que nós usuários Brasileiros precisamos. Nota 1000 para você!!!

Também tenho algumas dúvidas, que julgo já estarem um pouco sanadas com o tópico, mas gostaria de algumas orientações suas:

1) Troquei os pneus Pirelli 245/70R16 107T de minha Ranger CD 2007 por pneus BF All Terrain T/A 265/75R16 120/116S. A calibragem em vazio recomendada pelo fabricante para os 245/70 é de 30 lbs na frente e na traseira. Com os 265/75 estou usando a mesma calibragem e as vezes rodo com 28 lbs para minimizar a trepidação na traseira da Ranger. Pelo que entendi no tópico a calibragem para os 265/75 de ser a mesma recomendada para os 245/70. Você confirma?

2) Comprei este pneus em JAN/2006, usei-os durante 14 meses em minha ex-Pajero e quando vendi o carro eles ficaram guardados por 10 meses até eu instalá-los novamente na Ranger em JAN/2008. Como saíram da revenda somente a 02 anos e não vejo nada aparentemente defeituoso nos mesmos, creio que o tempo que ficaram guardados não poderá ter afetado a segurança dos mesmos. O que você me recomenda? Procurar um distribuidor BF? Eles ficaram empilhados e semi-cobertos, ou seja, tomaram um pouco de sol e chuva, mas não vi nada de anormal a não ser uma dificuldade na remontagem devido ao empilhamento.

3) Quanto ao rodízio sempre mantive o mesmo sentido de rodagem quando estavam na Pajero. A partir de agora devo manter a mesma prática ou devo cruzá-los?

Aguardo seus comentários e antecipadamente agradeço pela atenção.

Sds,

josé luiz meirelles
20/01/2008, 18:29
Olá, José.

Quanto mais alto o centro de gravidade do veículo, pior a estabilidade. Melhorar a estabilidade substituindo a dimensão de pneus é possível, desde que se utilize pneus de perfil mais baixo. Só que estes pneus só estão disponíveis em esculturas específicas para a utilização em asfalto, devido ao grande risco potencial de cortes ou danos acidentais que eles têm em uma eventual utilização off-road.

Substituir somente as rodas por outras mais largas não mudará nada em termos de estabilidade do veículo, porque a alteração da altura do veículo será desprezível e não altera praticamente nada em termos de rigidez do pneu.

Assim, o que pode ser estudado é a substituição destes pneus mistos por pneus para asfalto de perfil mais baixo, mas, que suportarão uma trilha leve sem nenhum problema. Fiz uma pequena tabela para você poder comparar os resultados:

Pneu atual245/75 R 16 = Diâmetro externo máximo: 775 mm.

Pneu alternativo sugerido:255/65 R 16 = Diâmetro externo máximo: 735 mm. (diferença de 40 mm ou 1,5 polegada aproximadamente)Nesta dimensão, não temos nada disponível na marca BFGoodrich, mas, temos o pneu Michelin Latitude Tour HP recém lançado no mercado.

Outro trabalho que pode ser estudado é na suspensão do veículo, tornando-a mais rígida através da substituição das molas e amortecedores.

Abs e saudações trilheiras!
Flávio

Caro Flavio,

Obrigado por toda a ajuda e tempo dispensado.
Eu penso, realmente, em retirar os pneus Goodyear AT/S 245/75 16 que acabei de comprar e instalar... Deixaram o carro muito instável no asfalto e estou acahndo que não compensarão a alegria adicional que terei em minhas eventuais necessidades off-road...

Por isso acredito que irei migrar de volta para o perfil 70... Pensei em duas opções:
- 255/70 16 (ex.: Pirelli ATR) ou a sua sugestão
- 255/65/16 (Michelin LAtitude)

Acontece que a 2a opção parece-me ser basicamente para asfalto...Ou tem algum percentual de uso para terra também?

Na opção de 30% terra e perfil 70 ou 65, qual seria a sua melhor opção? esta mesma sugerida ou outra?

Grande abraço!!!

Bruno Sander
24/01/2008, 22:34
Estou fechando negócio numa Nissan Frontier SEL em Santo André (SP) - Moro em BH.
Minha intenção é buscar o carro até, NO MÁXIMO, Sexta (dia 01/02/08).
Ela vem com pneus DUNLOP 255/70/R16.
Quero TROCAR os pneus por BFGoodrich All-Terrain 265/75R16.
Entenda por "trocar": Dar os pneus Dunlop 0km e colocar no lugar os BF, pagando-se a diferença de valores!
Alguém, POR FAVOR, saberia, por gentileza, me informar onde seria possível fazer isto em São Paulo ??????????????
A troca pode ser feita na própria concessionária e eu pago a diferença à vista (em dinheiro)!
Se alguém puder me informar algo: brunosander@hotmail.com

TMorais
24/01/2008, 23:41
Flávio:
Eu e mais um grupo de pessoas estamos procurando o pneu BF MUD 235/70/16, e sei que esse pneu é vendido na argentina. EXISTE a possibilidade de trazer, sob encomenda, alguns jogos desse pneu? Se sim, quanto sairia?

grato!

Flavio,

Sobre a mensagem acima postada a algum tempo você já tem a resposta? E sobre o BF All Terrain 235/70 R16?? Quanto ficaria?

Desde já agradeço,

flavio.bfg
12/02/2008, 16:34
Flávio,

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de ter aberto este tópico para compartilhar sua experiência com os leitores e usuárioas deste Fórum. São de pessoas e profissionais como você que nós usuários Brasileiros precisamos. Nota 1000 para você!!!

Também tenho algumas dúvidas, que julgo já estarem um pouco sanadas com o tópico, mas gostaria de algumas orientações suas:

1) Troquei os pneus Pirelli 245/70R16 107T de minha Ranger CD 2007 por pneus BF All Terrain T/A 265/75R16 120/116S. A calibragem em vazio recomendada pelo fabricante para os 245/70 é de 30 lbs na frente e na traseira. Com os 265/75 estou usando a mesma calibragem e as vezes rodo com 28 lbs para minimizar a trepidação na traseira da Ranger. Pelo que entendi no tópico a calibragem para os 265/75 de ser a mesma recomendada para os 245/70. Você confirma?

2) Comprei este pneus em JAN/2006, usei-os durante 14 meses em minha ex-Pajero e quando vendi o carro eles ficaram guardados por 10 meses até eu instalá-los novamente na Ranger em JAN/2008. Como saíram da revenda somente a 02 anos e não vejo nada aparentemente defeituoso nos mesmos, creio que o tempo que ficaram guardados não poderá ter afetado a segurança dos mesmos. O que você me recomenda? Procurar um distribuidor BF? Eles ficaram empilhados e semi-cobertos, ou seja, tomaram um pouco de sol e chuva, mas não vi nada de anormal a não ser uma dificuldade na remontagem devido ao empilhamento.

3) Quanto ao rodízio sempre mantive o mesmo sentido de rodagem quando estavam na Pajero. A partir de agora devo manter a mesma prática ou devo cruzá-los?

Aguardo seus comentários e antecipadamente agradeço pela atenção.

Sds,

Olá, pessoal!

Sentiram minha falta? Pois eu senti muita falta dessa discussão tão boa, com perguntas melhores a cada dia! Tudo bem que eu não posso reclamar de ficar distante (até porque eu realmente estava precisando tirar umas férias!), mas eu não posso negar que fiquei um pouco triste de abandonar o fórum justamente quando a discussão estava tão boa...

Bom, mas agora eu estou de volta. Podem me encher de perguntas de novo!

Fernando, vamos às suas dúvidas:1) É isso mesmo. A pressão não depende do tamanho do pneu, mas da capacidade de carga. Tanto o pneu 245 como o 265 da BFGoodrich têm a mesma capacidade de carga, código 120 marcado no flanco, que significa 1.400 Kg/pneu. Assim, a pressão recomendada para estes dois produtos é exatamente igual. 2) Qualquer tipo de envelhecimento natural da borracha só começa a ocorrer a partir de 5 anos da data de fabricação dos pneus. Por isto, no seu caso, não há com o que se preocupar. O que pode acelerar e antecipar o processo de degradação da borracha é o contato com derivados de petróleo ou com a luz de solda elétrica, o que, suponho, não seja o seu caso. 3) Estes pneus não têm sentido de rodagem pré-determinados e não existe nenhuma contra indicação em inverter o sentido de giro deles. É até positivo no sentido de uniformizar mais o desgaste, visto que as esculturas de tacos como o All Terrain tendem a se "moldar" com o solo se permanecem muito tempo girando em somente um único sentido e isto pode causar vibrações e ruídos, caso se some a isto pequenas folgas na suspensão ou haja flutuação de carga (especialmente no eixo dianteiro de caminhonetes que levam peso de vez em quando).

É isso, espero que eu tenha respondido duas perguntas. Pessoal, vamos lá! Vamos reanimar esse fórum novamente!

Flávio

flavio.bfg
12/02/2008, 16:40
Caro Flavio,

Obrigado por toda a ajuda e tempo dispensado.
Eu penso, realmente, em retirar os pneus Goodyear AT/S 245/75 16 que acabei de comprar e instalar... Deixaram o carro muito instável no asfalto e estou acahndo que não compensarão a alegria adicional que terei em minhas eventuais necessidades off-road...

Por isso acredito que irei migrar de volta para o perfil 70... Pensei em duas opções:
- 255/70 16 (ex.: Pirelli ATR) ou a sua sugestão
- 255/65/16 (Michelin LAtitude)

Acontece que a 2a opção parece-me ser basicamente para asfalto...Ou tem algum percentual de uso para terra também?

Na opção de 30% terra e perfil 70 ou 65, qual seria a sua melhor opção? esta mesma sugerida ou outra?

Grande abraço!!!

Olá, José!Apesar de todos os fabricantes determinarem percentuais de utilização dentro e fora de estrada, isso é muito teórico e pode não representar exatamente as características do produto.

Na prática, dizer que um produto pode rodar 30% fora de estrada ou 20% é o mesmo, visto que dependerá muito do tipo de dificuldade do terreno, da pressão e carga a que o pneu estará submetido, do tipo de condução imposta pelo motorista e uma série de outros fatores.

O Latitude Tour da Michelin está classificado por nós para rodar até 20% fora de asfalto e tem boa tração sobre mato molhado, cascalho e barro não muito profundo e não deverá deixar você na mão nos caminhos fora de estrada abertos ao transito em geral e nas trilhas leves. Mas, nas trilhas um pouco mais exigentes, pode apresentar algum grau de dificuldade extra para superar alguns trechos.

Mas, qualquer outra escultura mais mista como o Pirelli ATR, mesmo na série 70, pode não corresponder às suas necessidades no asfalto. Infelizmente, falando em pneus, temos que abrir mão de determinadas características para conseguir outras.

Me parece que o mais importante para você é um pneu que te traga segurança para percorrer qualquer distância em asfalto seco e molhado e que permita que você se aventure em algumas trilhas. Se é assim, o Latitude Tour é uma boa opção para você. Caso sua maior preocupação seja realmente maior tração off-road, uma escultura mais mista pode ser melhor.

Considere que tudo isso são somente opiniões e não há nenhum interesse nosso em te influenciar por um ou por outro, mas, eu as coloco para te ajudar a pensar, refletir e tomar sua decisão. Também sei que é um investimento pesado, financeiramente falando e isso inviabiliza ficar testando diversos tipos de produtos. Por isso, você está certo em buscar opiniões para te ajudar a decidir, tendo assim melhor chance de obter êxito nesta decisão.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
12/02/2008, 16:44
Flavio,

Sobre a mensagem acima postada a algum tempo você já tem a resposta? E sobre o BF All Terrain 235/70 R16?? Quanto ficaria?

Desde já agradeço,

Morais,

Tenho que reconhecer que este assunto ficou parado durante as minhas férias. Te reafirmo que, poder trazer este produto, sim, podemos.

Neste momento exato não há disponibilidade para importá-lo, devido a baixa produção e alta demanda, mas, isso deverá ser corrigido nos próximos dois meses.

Uma vez colocado o pedido, deveremos recebê-lo dentro de 90 a 120 dias. O preço eu vou consultar para você e volto a informar depois.

Abraços,
Flávio

Jorge T
13/02/2008, 16:25
Flávio, parabéns pela iniciativa e pelo apoio.

Estou querendo colocar um Mud e soube que já existe um na mesma medida do A/T 225/75 R16, isso é verdade ?

MITROTO
13/02/2008, 16:44
Olá amigos trilheiros.
Meu nome é Guilherme e sou novo por aqui. Gostei muito do espaço e tenho certeza de resolver muitas duvidas neste forum.
A primeira delas é a seguinte: recentemente troquei os pneus de minha band, que eram BF Goodrich 33/12.5 por pneus da mesma marca, porém menores, os 235/7,5. Para os penus menores eu não preciso de jumelos tão altos como para os grandes de antes. Alguem saberia me informar como ficaria a band com os jumelos mais baixos (originais da band)? será que os penus vão voltar a pegar na lataria? é verdade que ela ficará mais estavel?
Alem disso, nessa troca de pneus, há dois BF Goodrich All Terrain 33/12,5 semi novos que estou vendendo, alguem interessa?

Abraço à todos
Guilherme

FCarneiro
13/02/2008, 16:49
Fernando, vamos às suas dúvidas:1) É isso mesmo. A pressão não depende do tamanho do pneu, mas da capacidade de carga. Tanto o pneu 245 como o 265 da BFGoodrich têm a mesma capacidade de carga, código 120 marcado no flanco, que significa 1.400 Kg/pneu. Assim, a pressão recomendada para estes dois produtos é exatamente igual. 2) Qualquer tipo de envelhecimento natural da borracha só começa a ocorrer a partir de 5 anos da data de fabricação dos pneus. Por isto, no seu caso, não há com o que se preocupar. O que pode acelerar e antecipar o processo de degradação da borracha é o contato com derivados de petróleo ou com a luz de solda elétrica, o que, suponho, não seja o seu caso. 3) Estes pneus não têm sentido de rodagem pré-determinados e não existe nenhuma contra indicação em inverter o sentido de giro deles. É até positivo no sentido de uniformizar mais o desgaste, visto que as esculturas de tacos como o All Terrain tendem a se "moldar" com o solo se permanecem muito tempo girando em somente um único sentido e isto pode causar vibrações e ruídos, caso se some a isto pequenas folgas na suspensão ou haja flutuação de carga (especialmente no eixo dianteiro de caminhonetes que levam peso de vez em quando).

É isso, espero que eu tenha respondido duas perguntas. Pessoal, vamos lá! Vamos reanimar esse fórum novamente!

Flávio

Flávio,

Valeu pelos esclarecimentos. Eu também tirei alguns dias de férias e na viagem de 5.000 km, já com os BFs, percebi uma pequena vibração no volante próximo aos 110 km/h. Interessante é que eu conferi a suspensão dianteira e traseira da Ranger antes da viagem, alinhei e balanciei as 04 rodas e mesmo assim ainda senti uma certa vibração. Talvez seja o efeito dos pneus terem rodado por muito tempo sem o rodízio cruzado. Vou providenciar um novo rodízio a cada 5.000 km.

Grato,

nanito
15/02/2008, 11:18
E aí Flávio!!

Êta povo que não pára de perguntar!! Hehehe!!

Olha só! Eu tenho um jogo de BF Mud 215/75 R15, uso ele somente para trilhas e expedições leves. Penso em deixar ele no meu jogo de rodas principal, para uso freqüente. Por ele ser MUD, tem problema de desgaste prematuro ou deformações na carcaça com o uso quase constante no asfalto?! Ou ele é para uso somente off road?! Qual a calibragem recomendada para um suzuki vitara 3 portas?!

Agradeço a ajuda!

flavio.bfg
15/02/2008, 17:30
Flávio, parabéns pela iniciativa e pelo apoio.

Estou querendo colocar um Mud e soube que já existe um na mesma medida do A/T 225/75 R16, isso é verdade ?

Jorge,

Para falara a verdade, essa dimensão não está disponível para pronta entrega no Brasil. Se você tiver interesse nela e puder esperar de 90 a 120 dias, podemos fazer uma importação especial sob encomenda para você.

Basta dirigir-se a qualquer distribuidor BFGoodrich e fazer um pedido formal sob encomenda.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
15/02/2008, 17:34
Olá amigos trilheiros.
Meu nome é Guilherme e sou novo por aqui. Gostei muito do espaço e tenho certeza de resolver muitas duvidas neste forum.
A primeira delas é a seguinte: recentemente troquei os pneus de minha band, que eram BF Goodrich 33/12.5 por pneus da mesma marca, porém menores, os 235/7,5. Para os penus menores eu não preciso de jumelos tão altos como para os grandes de antes. Alguem saberia me informar como ficaria a band com os jumelos mais baixos (originais da band)? será que os penus vão voltar a pegar na lataria? é verdade que ela ficará mais estavel?
Alem disso, nessa troca de pneus, há dois BF Goodrich All Terrain 33/12,5 semi novos que estou vendendo, alguem interessa?

Abraço à todos
Guilherme

Guilherme,

Só um pequeno comentário sobre a estabilidade: quanto mais baixo o centro de gravidade de um veículo, maior a sua estabilidade. Assim, o fato de substituir os pneus 33X12,5 R 15 pelos pneus 235/75 R 15 certamente tornarão a sua Bandeirantes bem mais estável.

Quanto a caber ou não no veículo, os pneus originais da Bandeirantes mais novas eram 7.50 X 16, que têm 815 mm de diâmetro externo e 215 mm de largura, enquanto que os pneus 235/75 R 15 têm 747 mm de altura e 245 de largura máximo.

Por isso, se houver algum problema (o que acho muito pouco provável) será o de toques com a direção completamente esterçada em alguma parte do veículo, mas, em linha reta, mesmo com carga, não haverá nenhum risco de toques do pneu no veículo.

Flávio

flavio.bfg
15/02/2008, 17:40
Flávio,

Valeu pelos esclarecimentos. Eu também tirei alguns dias de férias e na viagem de 5.000 km, já com os BFs, percebi uma pequena vibração no volante próximo aos 110 km/h. Interessante é que eu conferi a suspensão dianteira e traseira da Ranger antes da viagem, alinhei e balanciei as 04 rodas e mesmo assim ainda senti uma certa vibração. Talvez seja o efeito dos pneus terem rodado por muito tempo sem o rodízio cruzado. Vou providenciar um novo rodízio a cada 5.000 km.

Grato,

Olá, Fernando.

Sim, provavelmente seja isso mesmo.

Pode ser que, em um primeiro momento logo após o rodízio, a vibração até aumente, em virtude da escultura já estar com um desgaste tendencioso para um lado. Mas, com a rodagem normal, em poucos quilômetros deverá diminuir para níveis bem melhores do que os atuais.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
15/02/2008, 17:45
E aí Flávio!!

Êta povo que não pára de perguntar!! Hehehe!!

Olha só! Eu tenho um jogo de BF Mud 215/75 R15, uso ele somente para trilhas e expedições leves. Penso em deixar ele no meu jogo de rodas principal, para uso freqüente. Por ele ser MUD, tem problema de desgaste prematuro ou deformações na carcaça com o uso quase constante no asfalto?! Ou ele é para uso somente off road?! Qual a calibragem recomendada para um suzuki vitara 3 portas?!

Agradeço a ajuda!

Olá, Nanito!

O Mud Terrain T/A KM é um pneu 80% fora de asfalto. Seu uso constante em asfalto pode gerar um desgaste na escultura que pode gerar vibrações e ruídos. Para evitar isso, é muito importante fazer rodízios em forma de "X" freqüentes (a cada 7 mil quilômetros, mais ou menos), passando o pneu dianteiro direito para a traseira esquerda e assim por diante.

A recomendação que temos para o Suzuki Vitara curto é de 23 psi nos quatro pneus com meia carga (2 pessoas mais bagagem ou 3 pessoas sem bagagem) ou 23 psi na dianteira e 26 psi na traseira com carga máxima (5 pessoas ou o veículo muito carregado).

Mas é importante consultar o manual do proprietário para checar se realmente essa é a recomendação para a sua versão, já que existem variações de versões de veículos que podem alterar a recomendação de pressão. Quem determina a pressão para uso no asfalto dos veículos é o fabricante do veículo, e essa recomendação está no Manual do Proprietário.

Flávio

Fernando da Terra
15/02/2008, 18:04
Fala grande Flavio, tudo beleza? Aqui tudo legal comigo e com os pneus!!
Aproveitando que você tá aí pra responder nossas dúvidas, me diga uma coisa que estou curioso:
-quanto é a kilometragem que a BF garante que os ALL Terrain 235 85 16 chegam a rodar?
Alguns aqui do fórum disseram que chega aos 100.000k. Isso é verdade?
Outra questão, é que a Land Rover não recomenda o rodízio de pneus nas Land.
O que você tem de informação sobre isso, isto é, sobre não se fazer o rodízio de pneus no veículo?
grande abraço, cara.

Fernando

leofs
19/02/2008, 00:08
Márcio,
Nos Estados Unidos existe a dimensão 30X9.5 R 15, mas, ela não está disponível no Brasil por não estar certificada no INMETRO.

Abs,
Flávio

Olá Flavio,

Comprei uma S10 ano passado e ela está com pneus BF 30X9.5 R15.
Andei sondando aqui no Rio e uma revenda BF tinha um jogo dessa medida.
Será que a vendedora se enganou? Ou essa medida foi liberada?
De onde vieram esses pneus que foram parar no meu carro não teremos como saber ao certo.

obrigado

flavio.bfg
21/02/2008, 15:24
Fala grande Flavio, tudo beleza? Aqui tudo legal comigo e com os pneus!!
Aproveitando que você tá aí pra responder nossas dúvidas, me diga uma coisa que estou curioso:
-quanto é a kilometragem que a BF garante que os ALL Terrain 235 85 16 chegam a rodar?
Alguns aqui do fórum disseram que chega aos 100.000k. Isso é verdade?
Outra questão, é que a Land Rover não recomenda o rodízio de pneus nas Land.
O que você tem de informação sobre isso, isto é, sobre não se fazer o rodízio de pneus no veículo?
grande abraço, cara.

Fernando

Olá, Fernando.

Muito boa a sua pergunta, muitas pessoas já me perguntaram isso. A Land Rover considera que a distribuição de pesos e da tração nos seus veículos assegura um desgaste regular e normal dos pneus, não sendo assim necessário realizar o rodízio.

Mas, além destes fatores, existem muitos outros que influenciam no desgaste, como inclinação da pista, trajeto percorrido pelo cliente (mais curvas para um lado que para o outro, por exemplo), maneira de conduzir o veículo (condução mais arrojada, por exemplo), carga no veículo (andando só com o motorista na maior parte do tempo)...

Enfim, tudo isso pode fazer com que os pneus de uma determinada posição tenha um desgaste mais rápido que de outras. Não existem contra-indicações ou restrições para o rodízio e, por isso, não vemos nenhum motivo para não recomendar o rodízio dos pneus, especialmente em veículos 4X4 onde é sempre recomendável ter os 4 pneus no mesmo estado.

A durabilidade dos pneus depende de inúmeros fatores como velocidade média, tipo de piso, carga no veículo, pressões utilizadas, estado mecânico da suspensão, maneira de conduzir, isto só para citar os mais importantes.

Só para te passar alguns dados, um veículo desalinhado pode ter a durabilidade dos pneus reduzida de 20 a 50%, as pressões 25% abaixo da recomendada geram um desgaste 55% maior nos pneus, o desgaste é proporcional ao quadrado do aumento da velocidade do veículo.

Por tudo isso, seria muito leviano de nossa parte determinar um valor para a quilometragem de um pneu, já que não há como controlarmos todos esses fatores. Sempre dissemos que o mais importante é comparar coisas similares, quer dizer, temos que comparar a quilometragem alcançada com um determinado tipo de pneu com outros que rodaram nas mesmas condições para que seja realmente válido. Mas não podemos afirmar ou sugerir nenhum valor final para essa quilometragem.

Flávio

flavio.bfg
21/02/2008, 15:28
Olá Flavio,

Comprei uma S10 ano passado e ela está com pneus BF 30X9.5 R15.
Andei sondando aqui no Rio e uma revenda BF tinha um jogo dessa medida.
Será que a vendedora se enganou? Ou essa medida foi liberada?
De onde vieram esses pneus que foram parar no meu carro não teremos como saber ao certo.

obrigado

Oi, Leo.

Essa dimensão está disponível em toda a nossa rede na escultura All Terrain T/A KO.

Um abraço,
Flávio

Vilquer
21/02/2008, 16:12
Flavio,
Tenho um Scorpion, 255/75 R 15, Está bem fundo ainda.
Mas ficou um bom tempo parado e está ressecado. Tenho como revitalizar ele?
De alguma forma tenho como deixa-lo próprio pra uso?! Ou compraria um próprio pra asfalto e usaria ele pra uma trilha?!
Saudações.

flavio.bfg
25/02/2008, 10:59
Flavio,
Tenho um Scorpion, 255/75 R 15, Está bem fundo ainda.
Mas ficou um bom tempo parado e está ressecado. Tenho como revitalizar ele?
De alguma forma tenho como deixa-lo próprio pra uso?! Ou compraria um próprio pra asfalto e usaria ele pra uma trilha?!
Saudações.

Olá, Vilquer.

Infelizmente o processo de envelhecimento de um pneu é irreversível (assim como o do ser humano também é . . . rs rs rs) e não há como recuperá-lo ou revitalizá-lo.

O pneu neste estado pode sofrer separações internas e pode chegar a estourar de um momento para outro. O ideal é substituí-los por outros para a sua segurança.

Mas, se quer aproveitá-los ainda, pelo menos se deve evitar percursos longos, altas velocidades e flexões muito fortes do pneu em trilhas, especialmente onde for necessário diminuir a pressão. De todas as maneiras, o risco de ter um destes pneus estourado a qualquer hora é grande.

Flávio

flavio.bfg
25/02/2008, 11:07
Pessoal,

Esse recado é para todos vocês:

Não sei se vocês já sabem, mas nós da BFGoodrich temos uma revista de conteúdo off-road e 4x4 chamada Giro & Aventura.

Bom, a Giro & Aventura acaba de lançar seu novo site (www.giroeaventura.com.br). Até aí, tudo bem. Mas nós, da BFGoodrich, estamos tão felizes com a experiência de trocar idéias com vocês, que resolvemos criar uma área nesse novo site dedicado à troca de idéias.

Na seção "comunidade" vocês poderão ver as melhores perguntas respondidas aqui no fórum, e ainda postar os seus comentários.

Espero que vocês gostem!

Flávio

Alexandre X
28/02/2008, 20:21
Flavio, alguma chance (mesmo que remota) de se obter pneus BF All Terrain e Mud na medida 33x10.5R15?

Tio Eddie
29/02/2008, 12:33
Flavio, alguma chance (mesmo que remota) de se obter pneus BF All Terrain e Mud na medida 33x10.5R15?

Após ler este excelente e looooooongo tópico inteiro, encontrei no último post uma pergunta que é o que eu também quero saber...

Estou usando os BF MUD 33X12,5X15, acho os pneus excelentes, com boa durabilidade, etc, etc, mas pro meu uso são muito LARGOS, e quero algo mais fino, mas com o mesmo diâmetro.

Pergunto, existe MUD 33" mais fininho no aro 15?

Abraços

Eddie

Alexandre X
29/02/2008, 14:27
Nos USA tem Mud nessa medida 10.5 e esse foi o motivo da minha pergunta

Tio Eddie
29/02/2008, 14:30
Se nos EUA tem, quem sabe eu não acho no Paraguay.......

Vou começar a garimpar.....

Dieselboy, por acaso vc já viu essa medida na tua região?

Abraços

Eddie

Tio Eddie
29/02/2008, 19:07
Bem galera,

Liguei a pouco pro Massari, meu fornecedor de pneus em Bela Vista Norte, PY, e ele me disse que não tem o 33x10,5x15, e que nem por encomenda ele consegue.

Vou tentar com outros revendedores de pneu por lá, mas acho que vai ser, no mínimo, trabalhoso.

Aceito sugestões de onde procurar esta medida.

Abraços

Eddie

Alexandre X
01/03/2008, 15:17
Se fosse fazer contrabado de super swamper va la, a interco sempre cagou pro brasil. Agora fazer contrabando de BF so porque ela e uma empresa miope para o mercado offroad ja e demais.
Pensando bem pq nao? Vou pesquiisar no paraguai e uruguai. :mrgreen:

offroad
01/03/2008, 15:22
acho q nao, nos outros paises nao tem concorrencia de pneu usado e pneu recapado (se preocupam c/ seguranca). alem do mais olha qtas pickups e suvs vendem no brasil...
nao tem mercado, se tivesse com certeza a bf teria toda a linha.
brasileiro gosta de celta tunado, essa eh a verdade.
:parede:

Alexandre X
01/03/2008, 18:40
So faltou explicar se tostines vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais :mrgreen:

srgrande
02/03/2008, 20:28
acho q nao, nos outros paises nao tem concorrencia de pneu usado e pneu recapado (se preocupam c/ seguranca). alem do mais olha qtas pickups e suvs vendem no brasil...
nao tem mercado, se tivesse com certeza a bf teria toda a linha.
brasileiro gosta de celta tunado, essa eh a verdade.
:parede:

Não precisa generalizar, há brasileiro que gosta de celta offroad (o ridículo foi superado)tambem, um tunado original de fábrica...

flavio.bfg
03/03/2008, 09:23
Se fosse fazer contrabado de super swamper va la, a interco sempre cagou pro brasil. Agora fazer contrabando de BF so porque ela e uma empresa miope para o mercado offroad ja e demais.
Pensando bem pq nao? Vou pesquiisar no paraguai e uruguai. :mrgreen:

Pessoal,

Podemos trazer sob encomenda tanto o All Terrain como o Mud Terrain na dimensão 33X10,5 R 15. Uma vez confirmado o pedido junto a qualquer distribuidor BFGoodrich, os pneus deverão estar disponíveis entre 90 a 120 dias.

Basta vocês se dirigirem a qualquer revendedor BF (pode consultar o site www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/) para ver a lista de distribuidores), dizer que já consultaram a BF e sabe que existe este pneu, solicitar um pedido sob encomenda para vocês.

A revenda vai consultar-nos sobre preço e disponibilidade e nós retornamos a informação via esta mesma revenda, que ligará para vocês e confirmará o pedido. A partir daí, é só aguardar.

E, gente, tentem entender o nosso lado... Não se trata de miopia da nossa parte. Como vocês devem saber, todos os pneus vendidos no Brasil devem ter uma certificação do INMETRO. Só que isso não acontece com a rapidez que nós gostaríamos. A burocracia acaba atrasando esse processo de colocar os pneus à venda no mercado brasileiro. Por isso alguns pneus demoram para chegar ao mercado.

É lógico que todos os nossos produtos passam por uma avaliação de mercado antes de serem colocados à venda. Se há um número de pessoas suficiente para comprá-los, não há por que nós não vendermos.

Portanto, quando vocês não virem um produto à venda no Brasil, há duas hipóteses: ou não há mercado suficiente para ele, ou ele ainda está na fila de espera do processo burocrático da certificação.

Lembrem-se: se eu estou aqui, é porque a BFGoodrich se importa com a opinião dos seus consumidores. Acreditem quando eu digo que não há miopia.

Um forte abraço e saudações trilheiras!
Flávio

Tio Eddie
03/03/2008, 09:56
Tks Flávio!!!

É sempre bom saber que ainda temos alternativas "lícitas" antes de partirmos pro jeitinho...

Apesar do interesse pelo 33x10,5, começei a ter outra idéia menos convencional...

Já que estou usando 33x12,5x15 e os 35" tb são 12,5...estou cogitando uma temporada com os 35".....

Mas isso vai depender de quanto esforço a mais eles vão gerar no sistema como um todo.

De qualquer modo, agradeço a informação quanto aos 33x10,5

Abração

plnx
03/03/2008, 12:28
apesar do forum ser sobre 4x4, aproveito sua presença por aqui para uma perguntinha.

Tenho um Maverick 76 e esto pensando em usar os
P 275/60R15 107S RADIAL T/A

mas minhas rodas atuais são tala 7"
a pergunta então é : posso usar essa roda inicialmente ou preciso partir de inicio para outra roda ?
resumindo, qual a tala recomendada para tal roda ?

flavio.bfg
05/03/2008, 10:51
apesar do forum ser sobre 4x4, aproveito sua presença por aqui para uma perguntinha.

Tenho um Maverick 76 e esto pensando em usar os
P 275/60R15 107S RADIAL T/A

mas minhas rodas atuais são tala 7"
a pergunta então é : posso usar essa roda inicialmente ou preciso partir de inicio para outra roda ?
resumindo, qual a tala recomendada para tal roda ?

Pinx,

A largura mínima de roda para este pneu é de 7,5". Montar em uma roda de 7" vai alterar a região de flexão do pneu, podendo provocar a longo prazo separações internas que podem chegar a uma perda de resistência do pneu e a consequente explosão do mesmo. A largura máxima de roda para este pneu é de 9,5".

Flávio

flavio.bfg
05/03/2008, 10:57
Pessoal,

A equipe de redação da Giro & Aventura (revista da BFGoodrich) está preparando uma matéria sobre os melhores mecânicos do Brasil.

Eles pediram para que eu perguntasse isso a vocês. E aí, vocês têm alguém de confiança que sempre prepara os carros de vocês antes de percorrerem as melhores (ou piores rsrsrs) trilhas? Aquele que vocês pensam "esse é O cara"?

Alguém tem algum mecânico para indicar?

Flávio

Alexandre X
05/03/2008, 11:18
Flavio, excelente informacao.. Isso vai me ajudar a definir um novo projeto.

Alexandre X
05/03/2008, 11:27
Para mim o melhor mecanico que conheci e o Daniel do Brooklin. 11 50925423

Carneiro
05/03/2008, 11:38
Para mim o melhor mecanico que conheci e o Daniel do Brooklin. 11 50925423

Endosso. Além de ser bom tecnicamente, é ótimo profissional. E tem uma história interessante de como se enfiou no mundo 4x4 e principalmente de Suzukis. Certamente vale a pena para a revista.

Abraços,

Márcio.

Alexandre X
05/03/2008, 11:39
Como sugestao, ja que a BF nao tem muita representatividade no mundo do offroad pesado.
Nao seria o caso de se pensar em patrocinar o campeonato nacional de rockcrawling da Unroc, fornecendo de forma exclusiva ou nao aos competidores pneus BF Krawler? Seria uma forma de entrar num mercado que ela nao atua, e mostrar a superioridade de seu produto frente a Interco (que domina) e a Maxxis?

Alexandre X
05/03/2008, 11:45
Como sugestao, ja que a BF nao tem muita representatividade no mundo do offroad pesado.
Nao seria o caso de se pensar em patrocinar o campeonato nacional de rockcrawling da Unroc, fornecendo de forma exclusiva ou nao aos competidores pneus BF Krawler? Seria uma forma de entrar num mercado que ela nao atua, e mostrar a superioridade de seu produto frente a Interco (que domina) e a Maxxis?

flavio.bfg
05/03/2008, 18:06

Alexandre,

Você tem toda a razão. Esse tema já foi discutido com alguns membros neste fórum e infelizmente não avançou muito em virtude da nossa legislação que impede a importação de pneus que não estejam homologados no INMETRO, caso do Krawler.

Essa homologação só é viável se tivermos um volume importante, o que não é o nosso caso. Além dessa dificuldade, temos uma produção limitada desta gama que não é suficiente para atender a todos os interessados.

Por isso, não temos muitas possibilidades de fazer esta homologação e trazê-los para o Brasil.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
05/03/2008, 18:09
Melhores mecânicos: vai na seção frota 4x4 aqui do forum e entre nos tópicos mais visitados que você certamente encontrará os melhores.
Abs.

Pessoal,

Valeu pelas dicas! Vocês são 10!

Se depender de vocês, nós teremos uma ótima matéria! Aliás, quem quiser, pode receber a revista gratuitamente em casa. Basta entrar em www.giroeaventura.com.br e se cadastrar.

A próxima edição deve sair em junho.

Flávio

FernandoRisso
05/03/2008, 18:56
Flávio,

Os pneus não precisam ser aprovados pelo INMETRO se forem usados somente em competições, certo? Afinal a maioria dos carros que competem não rodam no asfalto.

Eu seria um dos interessados em usar os novos BF Mud com 42".

[]'s

Tio Eddie
05/03/2008, 19:04
Boa tarde Flávio!

Estava dando uma olhada no site de vocês e não encontrei nenhuma revenda BFG no Mato Grosso do Sul!!!

VC sabe me dizer a razão disso?

Abraço

Eddie

Alexandre X
05/03/2008, 21:20
E colocar um Krawler numa pick-up e rodar no asfalto ia ser um crime...

lfab
05/03/2008, 22:54
Olá Flavio,

Primeiramente gostaria parabenizá-lo por este tópico.

Gostaria de lhe perguntar sobre o uso de Correntes para a pratica do off road, pois vejo esta como uma saída para quem utiliza o carro 90% no asfalto, mas eventualmente faz trilhas pesadas com o proprio carro. Utilizo os BF/AT 245 75 16 na Minha Range Rover Classic, e penso em deixar um jogo de correntes na mala para os casos de necessidade.

Outra dúvida que tenho é sobre o rodízio em X, pois vi esta referencia algumas vezes neste tópico, mas para fazê-lo qual seia o Prazo e metodos utilizado ( digo Desmontar e remontar, ou trocar a direção de rodagem dos pneus ?

Abs
Felipe
Range Rover Classic

flavio.bfg
07/03/2008, 15:05
Flávio,

Os pneus não precisam ser aprovados pelo INMETRO se forem usados somente em competições, certo? Afinal a maioria dos carros que competem não rodam no asfalto.

Eu seria um dos interessados em usar os novos BF Mud com 42".

[]'s

Fernando,

Você está certo. Mas, nesse caso, nós da BFGoodrich temos que fazer uma carta para o INMETRO solicitando uma derrogação dessa homologação e nos comprometendo a retornar ou destruir estes produtos após a competição. É feito assim com os pneus de corrida que trazemos.

Para isso, teríamos que ter o controle de todos os pneus trazidos, o que exige uma equipe para acompanhar os eventos e informar o INMETRO sobre a destruição dos pneus.

Como nós não temos esta estrutura, infelizmente fica difícil para nós assumirmos esse compromisso... :(

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
07/03/2008, 15:11
Boa tarde Flávio!

Estava dando uma olhada no site de vocês e não encontrei nenhuma revenda BFG no Mato Grosso do Sul!!!

VC sabe me dizer a razão disso?

Abraço

Eddie

Eddie,Deve ter havido algum problema na sua consulta. O endereço do nosso site é www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/). Lá aparece um buscador onde é preciso selecionar o estado em que se quer buscar um distribuidor, neste caso MS.

Se você não especificar nenhuma cidade, aparecerão 5 opções de revenda, sendo uma em Dourados, outra em Três Lagoas e as outras 3 em Campo Grande.

Pode ser que no momento que você tentou tenha havido algum problema com o site, mas, se foi isso, já está solucionado. De todos os modos, te passo os dados destes revendedores para você:Capital Pneus Endereço:Rua Marcelino Pires, 2800Centro - Dourados - MSTelefone:(67) 423-0800 (callto:+1423-0800) Havilá Pneus Endereço:Av. Capitão Olinto Mancini, 849Centro - Três Lagoas - MSTelefone:(67) 3522-1010Speed Auto Center II Endereço:Av. Fernando Corrêa da Costa, 1001Centro - Campo Grande - MSTelefone:(67) 3382-4020 Speed Pneus Endereço:Av. Eduardo Elias Zahran, 2461 Vila Jardim Alegre - Campo Grande - MSTelefone:(67) 3382-4020 Speed Pneus Endereço:Rua Ceará, 1088Vila Gomes - Campo Grande - MSTelefone:(67) 326-7070 (callto:+1326-7070)

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
07/03/2008, 15:20
Olá Flavio,

Primeiramente gostaria parabenizá-lo por este tópico.

Gostaria de lhe perguntar sobre o uso de Correntes para a pratica do off road, pois vejo esta como uma saída para quem utiliza o carro 90% no asfalto, mas eventualmente faz trilhas pesadas com o proprio carro. Utilizo os BF/AT 245 75 16 na Minha Range Rover Classic, e penso em deixar um jogo de correntes na mala para os casos de necessidade.

Outra dúvida que tenho é sobre o rodízio em X, pois vi esta referencia algumas vezes neste tópico, mas para fazê-lo qual seia o Prazo e metodos utilizado ( digo Desmontar e remontar, ou trocar a direção de rodagem dos pneus ?

Abs
Felipe
Range Rover Classic

Felipe,O uso de correntes é indicado nas seguintes situações: quando existe falta de aderência em tração (neve, gelo ou barro) ou quando o piso é extremamente agressivo aos pneus (andar sobre pedras cortantes em uma pedreira ou mina, por exemplo).

Os cuidados básicos para o uso da corrente são:

- A corrente tem que ser da medida ideal para a dimensão de pneu a ser montada;

- Tem que ser firmemente fixada, evitando as pontas soltas;

- O veículo equipado com correntes não pode superar os 60 Km/h de velocidade e elas não dão aderência sobre pisos lisos (asfalto, cimento, pedras lisas).

Se essas recomendações são seguidas, a colocação de correntes não causa danos aos pneus.
Quanto ao rodízio em X, não é necessário desmontar os pneus, já que eles não têm sentido de giro determinados. Pode-se inverter o sentido de rodagem dos pneus sem nenhum problema e é justamente assim que conseguimos um desgaste mais uniforme da escultura do pneu.

Toda escultura em tacos soltos (All Terrain ou Mud Terrain) tende a se moldar ao sentido de rodagem, gerando uma forma de desgaste tipo "dente de serra".

Associado a uma rodagem prolongada em asfalto e a alguma folga na suspensão, este desgaste pode evoluir muito rapidamente, gerando ruídos e vibrações.

Com o rodízio em X, invertendo o sentido de giro, se diminui muito essa possibilidade. Ele deve ser feito a cada 7.000 Km aproximadamente.

Flávio

Loiro
07/03/2008, 17:57
Nao teria como repensar a questao de trazer ou nao os pneus pra ca???? Pelo jeito parece que mercado tem....
[]´s

Tio Eddie
07/03/2008, 19:35
Eddie,Deve ter havido algum problema na sua consulta. O endereço do nosso site é www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/). Lá aparece um buscador onde é preciso selecionar o estado em que se quer buscar um distribuidor, neste caso MS.

Se você não especificar nenhuma cidade, aparecerão 5 opções de revenda, sendo uma em Dourados, outra em Três Lagoas e as outras 3 em Campo Grande.

Pode ser que no momento que você tentou tenha havido algum problema com o site, mas, se foi isso, já está solucionado. De todos os modos, te passo os dados destes revendedores para você:Capital Pneus Endereço:Rua Marcelino Pires, 2800Centro - Dourados - MSTelefone:(67) 423-0800 (callto:+1423-0800) Havilá Pneus Endereço:Av. Capitão Olinto Mancini, 849Centro - Três Lagoas - MSTelefone:(67) 3522-1010Speed Auto Center II Endereço:Av. Fernando Corrêa da Costa, 1001Centro - Campo Grande - MSTelefone:(67) 3382-4020 Speed Pneus Endereço:Av. Eduardo Elias Zahran, 2461 Vila Jardim Alegre - Campo Grande - MSTelefone:(67) 3382-4020 Speed Pneus Endereço:Rua Ceará, 1088Vila Gomes - Campo Grande - MSTelefone:(67) 326-7070 (callto:+1326-7070)

Um abraço,
Flávio

Tks Flávio!

E parabéns pelo serviço ao consumidor com qualidade de primeiro mundo!!!

Abração

Eddie

P.S. Indo para o segundo jogo de BFG MUD para a Milona...

Raposo
10/03/2008, 13:57
Olá! Meu nome é Flávio Santana. Sou consultor técnico dos Pneus BFGoodrich. Notei que vários tópicos desse fórum tratam de dicas de uso e manutenção de pneus, minha especialidade. Neste tópico, gostaria de me colocar à disposição de vocês para esclarecimento de especificações, utilização, cuidados, enfim, qualquer dúvida a respeito do assunto.

Olá Flávio, minha Ranger está equipada com BF Goodrich 235/75 R 15. Pergunto: Gostaria de aumentar o tamanho do pneu. É possível? Até que medida eu posso aumentar sem trocar a roda e sem alterar muito o velocímetro (por causa dos pardais e do controle de manutenção) e o consumo de óleo?
Desde já agradeço.

flavio.bfg
10/03/2008, 15:34
Nao teria como repensar a questao de trazer ou nao os pneus pra ca???? Pelo jeito parece que mercado tem....
[]´s

Loiro,

Tenha certeza que ninguém mais do que nós gostaríamos de tê-los aqui para oferecer a vocês. Mas, infelizmente, ainda não encontramos maneira.

De todos os modos, como disse antes, teremos um lançamento no início do próximo ano de um produto que se assemelhará muito ao Krawler, com a vantagem de ser mais polivalente e menos específico.

Cremos que ele atenderá plenamente aos que necessitam de um produto para escaladas em pedras, desde que não sejam exageradamente íngremes.

Flávio

jeisonk
10/03/2008, 16:03
Flavio, será o BF Mud 2 que está disponível nos EUA?

Tio Eddie
10/03/2008, 22:43
Boa noite Flávio

Estava mais uma vez navegando no site da BFG (www.bfgoodrich.com.br) e observei que várias das janelas drop down não funcionavam corretamente (uso Mozila Firefox como navegador):parede::parede:

Então me ocorreu que podia ser incompatibilidade do navegador (browser), mudei para i Internet Explorer, e tudo funcionou.:dance:

Vai uma sugestão, alertar na página inicial do site que o mesmo é melhor visualizado com o Internet Explorer, assim os usuários do Firefox, como eu, podem optar por usar outro navegador.

My 2 cents.

Abração

Eddie

Carneiro
11/03/2008, 08:15
Estava mais uma vez navegando no site da BFG (www.bfgoodrich.com.br (http://www.bfgoodrich.com.br)) e observei que várias das janelas drop down não funcionavam corretamente (uso Mozila Firefox como navegador):parede::parede:

Então me ocorreu que podia ser incompatibilidade do navegador (browser), mudei para i Internet Explorer, e tudo funcionou.:dance:

Vai uma sugestão, alertar na página inicial do site que o mesmo é melhor visualizado com o Internet Explorer, assim os usuários do Firefox, como eu, podem optar por usar outro navegador.

Eu tenho o mesmo problema pois uso Linux.

Então fica a sugestão mais pesada :twisted: para o Flávio: cobrar a equipe de projetista da página para que eles façam o código javascript funcionar direito com IE, Firefox, e Safari. :concordo: Por que excluir não usuários do Windows...? :discordo:

Abraços,

Márcio.

flavio.bfg
12/03/2008, 09:32
Olá Flávio, minha Ranger está equipada com BF Goodrich 235/75 R 15. Pergunto: Gostaria de aumentar o tamanho do pneu. É possível? Até que medida eu posso aumentar sem trocar a roda e sem alterar muito o velocímetro (por causa dos pardais e do controle de manutenção) e o consumo de óleo?
Desde já agradeço.

Olá, Raposo.

O ideal para não alterar muito a relação de transmissão original (e conseqüentemente manter a leitura dos instrumentos mais ou menos próxima do valor correto) é utilizar a dimensão 30X9,50 R 15.

Mas, de todos os modos, você terá uma diferença de 4% aproximadamente na leitura, quer dizer, quando o velocímetro marcar 100 Km/h, na realidade você estará a 104 Km/h.

O que nós sempre consideramos é que o erro dos instrumentos é em torno de 3%. Por isso, os 4% de diferença do pneu podem ser bem absorvidos, caso o seu veículo tenha os instrumentos fora do limite extremo.

Como saber disso? Você pode testar medindo a distância percorrida. Tenha a certeza de uma distância determinada, marcada com GPS ou por algum construtor de estradas, meça com o odômetro quantos quilômetros seu aparelho marca e aí, você verá se existe diferença e de quanto é.

Quanto maior a distância medida, mais preciso o resultado. Se estiver zerado ou mesmo marcando menos que o real, você pode trocar os pneus e esquecer dessa diferença. Caso contrário, é bom ficar atento ou então desistir de aumentar o tamanho deles.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
12/03/2008, 09:34
Flavio, será o BF Mud 2 que está disponível nos EUA?

Jeison,
Em alguma dimensões específicas, geralmente em aros maiores (de 17" até 22"), está disponível sim. Nas dimensões mais usuais, aros 15 e 16", ainda não.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
12/03/2008, 09:37
Boa noite Flávio

Estava mais uma vez navegando no site da BFG (www.bfgoodrich.com.br (http://www.bfgoodrich.com.br)) e observei que várias das janelas drop down não funcionavam corretamente (uso Mozila Firefox como navegador):parede::parede:

My 2 cents.

Abração

Eddie

Eddie e Carneiro,

Estamos verificando com o nosso pessoal de apoio informático o que ocorreu. Estamos testando com o Firefox e vamos corrigir os possíveis problemas que encontrarmos.Muito obrigado pela dica e pela informação! Assim vocês contribuem enormemente para fazermos um site melhor para vocês e para todos os usuários.

Qualquer outra dica ou informação, mesmo sugestão, será muito bem recebida.

Flávio

Elmer_Jeep
12/03/2008, 10:06
Em alguma dimensões específicas, geralmente em aros maiores (de 17" até 22"), está disponível sim. Nas dimensões mais usuais, aros 15 e 16", ainda não.

Um abraço,
Flávio

Qual o maior diâmetro desses Mud pra aro 17" ou 20" ?

[]'s

Raposo
13/03/2008, 18:25
Olá, Raposo.

O ideal para não alterar muito a relação de transmissão original (e conseqüentemente manter a leitura dos instrumentos mais ou menos próxima do valor correto) é utilizar a dimensão 30X9,50 R 15.

Mas, de todos os modos, você terá uma diferença de 4% aproximadamente na leitura, quer dizer, quando o velocímetro marcar 100 Km/h, na realidade você estará a 104 Km/h.

O que nós sempre consideramos é que o erro dos instrumentos é em torno de 3%. Por isso, os 4% de diferença do pneu podem ser bem absorvidos, caso o seu veículo tenha os instrumentos fora do limite extremo.

Como saber disso? Você pode testar medindo a distância percorrida. Tenha a certeza de uma distância determinada, marcada com GPS ou por algum construtor de estradas, meça com o odômetro quantos quilômetros seu aparelho marca e aí, você verá se existe diferença e de quanto é.

Quanto maior a distância medida, mais preciso o resultado. Se estiver zerado ou mesmo marcando menos que o real, você pode trocar os pneus e esquecer dessa diferença. Caso contrário, é bom ficar atento ou então desistir de aumentar o tamanho deles.

Um abraço,
Flávio

Flávio, valeu mesmo pela dica. Vou procurar pneus nas dimensões que você indicou. um grande abraço.:-D

flavio.bfg
17/03/2008, 16:07
Qual o maior diâmetro desses Mud pra aro 17" ou 20" ?

[]'s

Olá, Elmer.
Nos Estados Unidos temos o diâmetro 38 polegadas como o máximo para o aro 17 e 42 polegadas em aro 20. Infelizmente nós não temos certificação no INMETRO para importar ou vender essas dimensões no Brasil...

Um abraço,
Flávio

Elmer_Jeep
17/03/2008, 16:34
Humm, 42 x 20" é interessante. Vou dar uma pesquisada aqui pela Venezuela...

[]'s

jeisonk
17/03/2008, 17:29
Jeison,

Um abraço,
Flávio

Flávio, houve um engano, a minha pergunta foi com relação ao lançamento que você disse que iria ter que seria um produto próximo ao Krawler, daí perguntei se seria o BF Mud2 que está disponível nos EUA.
Será ele o próximo BF a desembarcar no Brasil?

[]'s

Carneiro
17/03/2008, 17:40
Flávio, houve um engano, a minha pergunta foi com relação ao lançamento que você disse que iria ter que seria um produto próximo ao Krawler, daí perguntei se seria o BF Mud2 que está disponível nos EUA.

[]'s

Aliás, pelo que li por aí, o MUD KM2 já teria essas medidas maiores (e a menor delas 245/70R17) esse ano, e ano que vem, só no 2º semestre, as medidas "padrão" do MUD KM também.

É isso, Flávio? Imagino que no Brasil nada de Inmetro para KM2 por enquanto, não?

M.

Carlo_TR4Flex
19/03/2008, 20:55
Flavio,

Vc sabe de alguem que tenha posto este pneu numa tr4 2008 sem problemas? Pergunto isso prq tenho visto muita gente falando que esse pneu seria a solução para o baixo desempenho dos novos pirelli scorpion que equipam a tr4 e acabei comprando um jogo. O problema é que estou indo retirar minha TR4 amanhã e o cara da revenda falou que "esta raspando um pouco o pneu dianteiro na parte de dentro quando esterça tudo". Ajuda!

Valeu,
Carlo.

PS: muito boa sua iniciativa de dar suporte no quesito pneus.

Carneiro
19/03/2008, 22:51
Flavio,

Vc sabe de alguem que tenha posto este pneu numa tr4 2008 sem problemas? Pergunto isso prq tenho visto muita gente falando que esse pneu seria a solução para o baixo desempenho dos novos pirelli scorpion que equipam a tr4 e acabei comprando um jogo. O problema é que estou indo retirar minha TR4 amanhã e o cara da revenda falou que "esta raspando um pouco o pneu dianteiro na parte de dentro quando esterça tudo". Ajuda!

Imagino que 1 cm a mais de raio não pegue na caixa de roda da TR4, mas tem que testar também em torção máxima. O que deve estar pegando é o pneu no chassi.

Ou acostuma, ou coloca um alargador na roda (cuidado que tem que ver como fica a cambagem etc), ou ainda limita a direção: não sei se dá para fazer isso na TR4 de maneira fácil.

Não se esqueça de testar a torção, senão na trilha terá o pneu zoado.

Abraços,

Márcio.

Joao Baeta
27/03/2008, 14:13
:arrow:Flávio!
Tem como ecomendar o pneu 235/60-16R da BF A/T p/ botar no GV TD 01
:pensativo:
Abs

Carneiro
27/03/2008, 14:34
:arrow:Flávio!
Tem como ecomendar o pneu 235/60-16R da BF A/T p/ botar no GV TD 01
:pensativo:
Abs

Acho que não existe, nem lá fora... Tem 245/70R16 disponível no Brasil, e como já comentado aqui, 235/70R16 MUD sob encomenda (90-120 dias).

M.

Joao Baeta
27/03/2008, 14:37
Acho que não existe, nem lá fora... Tem 245/70R16 disponível no Brasil, e como já comentado aqui, 235/70R16 MUD sob encomenda (90-120 dias).

M.
:arrow::putz:
Acho que tem o 235/75 A/T... :pensativo:

Felipe Nogueira Torrano
27/03/2008, 15:00
Desde já agradeço.

Fala Raposo!!

Minha mãe tem BF AT 31' na Ranger dela!!
Cai como uma luva... Não raspa em nada!!!:dance:
Eu aconselho!! Fica muito bonita a Ranger com estes pneus...

[]'s

Felipe Nogueira Torrano
27/03/2008, 15:12
Ola Flávio e Galera!!

Fuçando neste tópico tive a curiosidade de ver o ano do meu pneu... o tal do DOT!!
Quando eu vi quase cai para traz!!! Meus pneus BF All Terrain são de 1988!!!:putz:
Não posso ficar com esses pneus de geito nenhum...:discordo:

Vou troca-los ainda essa semana por uns 235 que são mais apropriados para a configuração do meu Vitara!! Só não sei se MUD ou ALL...

Flavio... A revendedora da rua Funchal na Vila Olímpia falou que não tem esses pneus a algum tempo!! O cara disse que está em falta pois a BFGoogrich não está dando conta de repo-los no mercado!! Achei isso muito estranho... É verdade??

[]'s a todos e andando com muito cuidado...

Carneiro
27/03/2008, 15:24
:arrow::putz:
Acho que tem o 235/75 A/T... :pensativo:

R15. R16 não. Tem 235/70 e 245/70 (AT), 235/70 e 255/70 (MUD).

http://www.bfgoodrichtires.com/specs/all-terrain-t-a-ko/44.html

http://www.bfgoodrichtires.com/specs/mud-terrain-t-a-km/1152.html

Pelo que o Flávio já comentou aqui, as outras medidas (que não se encontram no sítio brasileiro da BF) do MUD já foram homologadas pelo INMETRO, mas acho que do AT não. Mas melhor ele confirmar.

M.

Felipe Nogueira Torrano
27/03/2008, 15:41
Outra coisa Flávio...

As revendedoras estão dizendo que não tem BF MUD na medida 235... Só a partir de 31'!
Mas no site consta o 235 MUD...

Tem ou não?

Obrigado!!
[]'s

Elmer_Jeep
27/03/2008, 15:42
Olá, Elmer.
Nos Estados Unidos temos o diâmetro 38 polegadas como o máximo para o aro 17 e 42 polegadas em aro 20. Infelizmente nós não temos certificação no INMETRO para importar ou vender essas dimensões no Brasil...

Um abraço,
Flávio

Flavio, esse modelo 42X20" tem algum código que facilita a identificação ?

[]'s

flavio.bfg
28/03/2008, 10:25

[]'s

Olá, Jeison.

Sim, é isso mesmo.

Infelizmente, eu não posso entrar em detalhes, mas é um produto que promete!

Flávio

flavio.bfg
28/03/2008, 10:28
Aliás, pelo que li por aí, o MUD KM2 já teria essas medidas maiores (e a menor delas 245/70R17) esse ano, e ano que vem, só no 2º semestre, as medidas "padrão" do MUD KM também.

É isso, Flávio? Imagino que no Brasil nada de Inmetro para KM2 por enquanto, não?

M.

Tem razão, Márcio.

Como a produção ainda está iniciando, os testes que fazemos para certificar esse produto para o INMETRO estão em andamento.

Esses testes são feitos na Europa, porque lá é o nosso centro tecnológico para os produtos comercializados na América do Sul e os laboratórios homologados pelo INMETRO são os de lá.

Mas, até o início do próximo ano deveremos ter essa novidade aqui também.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
28/03/2008, 10:31
Flavio,

Valeu,
Carlo.

PS: muito boa sua iniciativa de dar suporte no quesito pneus.

Carlo,

Isso eu não sei dizer. Mas se a revenda está dizendo que pega um pouco, é melhor ter cuidado. Avalie bem onde está roçando o pneu, se é possível fazer algum trabalho para evitar isso (de carroceria ou de suspensão) porque, se raspa sem carga, carregado você poderá ter problemas maiores, tipo deformar o paralamas ou tocar em partes da suspensão impedindo o bom funcionamento das mesmas.

Um abraço,
Flávio

PS: Pessoal, infelizmente, não vou poder responder todas as perguntas agora. Mas assim que eu puder, volto aqui para responder a todos, ok?

flavio.bfg
31/03/2008, 18:38
Ola Flávio e Galera!!

Fuçando neste tópico tive a curiosidade de ver o ano do meu pneu... o tal do DOT!!
Quando eu vi quase cai para traz!!! Meus pneus BF All Terrain são de 1988!!!:putz:
Não posso ficar com esses pneus de geito nenhum...:discordo:

Vou troca-los ainda essa semana por uns 235 que são mais apropriados para a configuração do meu Vitara!! Só não sei se MUD ou ALL...

Flavio... A revendedora da rua Funchal na Vila Olímpia falou que não tem esses pneus a algum tempo!! O cara disse que está em falta pois a BFGoogrich não está dando conta de repo-los no mercado!! Achei isso muito estranho... É verdade??

[]'s a todos e andando com muito cuidado...

Olá, Felipe.

É verdade que estamos tendo uma demanda maior do que prevíamos e tem ocorrido falta pontual de algumas dimensões no mercado, mas, esta dimensão em particular devemos receber dentro das próximas duas semanas. Se quiser, te confirmo depois quando tivermos disponibilidade, ok?

Flávio

flavio.bfg
31/03/2008, 18:48
Flavio, esse modelo 42X20" tem algum código que facilita a identificação ?

[]'s

Elmer,

Nos Estados Unidos existem duas gamas de pneus BFGoodrich nessa dimensão:

Código Interno Descrição008301 42X14.5R20LT 125Q TL MUD TERRAIN T/A KM2 LRC GO385051 42X14.50R20 125L TL KRAWLERT/A KX LRC GONenhum destes dois produtos têm certificação no INMETRO para importação ou comercialização no Brasil.

Flávio

MIT3.5JULI
01/04/2008, 19:19
Ola
Tenho uma Pajero 3.5 10l 99/99 e queria substituir os atuais 265/70 16
pelos Goodrich 265/75 16 A/T ,quais serao as vantagens e sera que
posso ter algum problema por esse Goodrich ser um pouco maior ??
Desde ja agradeco a ajuda.

MIT3.5JULI

Marcello Ladeira
01/04/2008, 20:49
Mit3.5Juli uso essa medida (265/75R16) na minha Pajero Sport e também usei na minha ex-L200 Sport sem problema algum. Na L200 pegava um pouco no para-barro mas bastou debastá-lo um pouco e pronto.

Tanto a L200 Sport quanto a Pajerto Sport possuem de série o 265/70.

Aqui em BH muita gente de Pajerinho usa essa medida da BF.

Abs,

MIT3.5JULI
01/04/2008, 23:25
:concordo: Ok Marcello
Obrigado pela dica.
Na verdade estou com os Yokohama mas preciso de um pouco mais
de aderencia no uso fora de estrada.Vou colocar os A/T da Goodrich
nesta medida que vc esta usando.
Obrigado.
MIT3.5JULI

Mit3.5Juli uso essa medida (265/75R16) na minha Pajero Sport e também usei na minha ex-L200 Sport sem problema algum. Na L200 pegava um pouco no para-barro mas bastou debastá-lo um pouco e pronto.

Tanto a L200 Sport quanto a Pajerto Sport possuem de série o 265/70.

Aqui em BH muita gente de Pajerinho usa essa medida da BF.

Abs,

Felipe Nogueira Torrano
03/04/2008, 20:57
Fala Flávio!!

Obrigado pela atenção!!
Já estou de BF AT 235/75 novinhos...:dance: Por enquanto os All Terrain se enquadram melhor ao meu perfil!! Por enquanto...:twisted:

[]'s a todos!

Joao Paulo
06/04/2008, 07:59
Flavio,

em mensagem anterior, perguntei sobre o peso dos BF Mud, e entre outros, voce me informou:
265/75 R 16 = 23,5 Kg
285/75 R 16 = 25,5 Kg

Estou considerando a troca dos meus BF Mud 265/75/16 no futuro então por favor me informe tb:
- o peso dos BF A/T nestas medidas
- o peso dos Michelin XZL em medidas compativeis (existe apenas o 7.5/16 disponivel no Brasil?)
- existe alguma tabela da BF e Michelin com estes pesos, para não ficarmos perguntando a conta-gotas :o)

Grato,

Joao Paulo

flavio.bfg
10/04/2008, 12:46
Olá pessoal.

Desculpem por estar um pouco ausente. Na verdade, eu estou na França, em reunião com a área de competições e o Marketing de Produtos (vamos ver se teremos novidades!). Por isso, não tenho tido tempo nenhum para responder as mensagens de vocês. Só agora eu arranjei uma brecha para entrar aqui e escrever bem rapidinho.

Mas podem ficar tranqüilos que eu estou guardando tudo, e assim que eu voltar, vou responder uma a uma, ok?

Enquanto isso, vocês podem continuar mandando perguntas e comentários à vontade! E se quiserem entrar ainda mais no clima de aventura, podem conferir a nova edição online da Giro & Aventura, nossa revista de off-road.

Ela acabou de entrar no ar, e traz matérias sobre o Farol de Santa Marta (http://www.giroeaventura.com.br/site/revista/?materia=53) - com direito a roteiro, planila, fotos e arquivos para GPS - , o Dakar 2009 (http://www.giroeaventura.com.br/site/revista/?materia=47), dicas de manutenção de pneus (http://www.giroeaventura.com.br/site/revista/?materia=51) e dicas de acessórios (http://www.giroeaventura.com.br/site/revista/?materia=50).

A gente faz essa revista com muito carinho e seria legal contar com a visita de vocês.

É isso aí, gente. Espero poder responder todas as mensagens de vocês em breve.

Abraços e saudações trilheiras!
Flávio

Eduardo Velo
10/04/2008, 13:07
Flavio , muito bacana o site ... pelo jeito promete melhorar ...

abs ...

paulopintas
23/04/2008, 22:56
caraca me ajuda flavio,tenho uma ranger cd 2007 gasolina,tirei da conscesssionaria ja com os 33,hj ta com 24mil km,devo trocar de roda?qual devo colocar???

Tiago & Jimny
25/04/2008, 18:21
Olá pessoal.

Desculpem por estar um pouco ausente. Na verdade, eu estou na França, em reunião com a área de competições e o Marketing de Produtos (vamos ver se teremos novidades!). Por isso, não tenho tido tempo nenhum para responder as mensagens de vocês. Só agora eu arranjei uma brecha para entrar aqui e escrever bem rapidinho.

Mas podem ficar tranqüilos que eu estou guardando tudo, e assim que eu voltar, vou responder uma a uma, ok?

Enquanto isso, vocês podem continuar mandando perguntas e comentários à vontade! E se quiserem entrar ainda mais no clima de aventura, podem conferir a nova edição online da Giro & Aventura, nossa revista de off-road.

Ela acabou de entrar no ar, e traz matérias sobre o Farol de Santa Marta (http://www.giroeaventura.com.br/site/revista/?materia=53) - com direito a roteiro, planila, fotos e arquivos para GPS - , o Dakar 2009 (http://www.giroeaventura.com.br/site/revista/?materia=47), dicas de manutenção de pneus (http://www.giroeaventura.com.br/site/revista/?materia=51) e dicas de acessórios (http://www.giroeaventura.com.br/site/revista/?materia=50).

A gente faz essa revista com muito carinho e seria legal contar com a visita de vocês.

É isso aí, gente. Espero poder responder todas as mensagens de vocês em breve.

Abraços e saudações trilheiras!
Flávio

Flávio,
antes de tudo, me apresento. Tiago Tudo bem?

Flávio eu tenho muito interesse no Mud terrain no tamanho 215 75 R15 mas não para agora que eu estou com um jogo de lameiros novos, seria para mais adiante, pq eu quero acabar como o famoso 2º jogo de pneus, e minha idéia seria usar o mud de forma integral. O Problema é que esse pneu pelo que eu me informei só tem uma loja em são paulo que vende e demora meses pra chegar por ser importado... Gostaria de saber se vocês não pretendem "oficializar" a venda dessa medida que já existe até mesmo nos paises vizinhos do Brasil e ficam PERFEITOS nos suzukis sem a necessidade de forçar o conjunto ou comprar redução de relação de caixa. Mas perfeitos seriam se custassem o preço do BF trial que é o que equipa meu carro no dia-dia e considero ele muito confortável.

desde já obrigado pela atenção

diogo ludovico
05/05/2008, 11:07
Pessoal, qual seria o problema de se usar um pneu 33" em uma roda tala 7? Qual seria a tala minima para este pneu? a 8,5?
Não consigo encontrar rodas com tala 8.5, teria problema monar emroda tala 8?

edival
06/05/2008, 19:49
Prezado Flavio

Comprei um pneu BF All Terrain para substituir um pneu que perdi na trilha. Acontece que com pouco tempo de uso o pneu recem adquirido apresentou um corte proximo a roda. Bati algumas fotos do corte e estou colocando uma na mensagem. Favor dar uma olhada e se possível emitir uma opiniao sobre o assunto

Atenciosamente,

Luiz

flavio.bfg
08/05/2008, 10:30
Flavio,

em mensagem anterior, perguntei sobre o peso dos BF Mud, e entre outros, voce me informou:
265/75 R 16 = 23,5 Kg
285/75 R 16 = 25,5 Kg

Estou considerando a troca dos meus BF Mud 265/75/16 no futuro então por favor me informe tb:
- o peso dos BF A/T nestas medidas
- o peso dos Michelin XZL em medidas compativeis (existe apenas o 7.5/16 disponivel no Brasil?)
- existe alguma tabela da BF e Michelin com estes pesos, para não ficarmos perguntando a conta-gotas :o)

Grato,

Joao Paulo

Olá, João Paulo e pessoal!

Desculpem pela demora, mas agora estou de volta a todo vapor!
Estava com saudades dessa comunidade...

João, quanto à sua pergunta, infelizmente não existem tabelas públicas com os pesos dos pneus. Mas não tem problema. Você e o resto do pessoal pode perguntar à vontade, que eu responderei sempre que tiver a informação.

O All Terrain T/A pesa respectivamente 21,5 Kg para o 265/75 R 16 e 26,5 Kg para o 285/75 R 16. Sei que parece estranho este último valor, inclusive maior que o Mud Terrain na mesma medida, mas o peso dos pneus não depende somente do tamanho ou da escultura.

Varia muito conforme a estrutura interna de cada um, projetos e dimensões mais atuais ou mais antigas, reforços exigidos por algum fabricante de veículos que utiliza este pneu no equipamento original e outros fatores.

O 4X4 O/R XZL pesa 20,5 Kg na dimensão 235/85 R 16 e 20,3 Kg na dimensão 7.50 R 16.

Flávio

flavio.bfg
08/05/2008, 10:35
Flavio , muito bacana o site ... pelo jeito promete melhorar ...

abs ...

Que bom que você gostou, Eduardo!

Ele foi feito para vocês, off-roaders e trilheiros – nosso público mais importante, diga-se de passagem – e eu espero que vocês possam aproveitar bastante!

Flávio

flavio.bfg
08/05/2008, 10:40
caraca me ajuda flavio,tenho uma ranger cd 2007 gasolina,tirei da conscesssionaria ja com os 33,hj ta com 24mil km,devo trocar de roda?qual devo colocar???

Paulo,

O pneu 33X12,5 R 15 deve ser montado em rodas de 8,5" até 11". Montar em aros mais estreitos que esse provoca uma alteração na região de flexão do pneu, acelerando a fadiga dos materiais, o que pode provocar no médio e longo prazo uma ruptura da carcaça do pneu.

Por isso, recomendamos sim a substituição da roda por qualquer outra com talas entre 8,5 e 11 polegadas de largura. Mas o fato de estar rodando com aros mais estreitos não comprometerá o pneu de um dia para outro.

Quanto mais tempo nessa situação, maior a probabilidade que venha a ter problemas com esses pneus no futuro, só que estamos falando em probabilidades. Pode ser que você alise estes pneus na roda 7" e não tenha nenhum problema. Pode ser que mesmo trocando a roda, em pouco tempo mais venha a ter problemas.

O mais importante nesta situação é verificar sempre visualmente os pneus e, aos primeiros sinais de deformações ou pequenas rachaduras que apareçam, procurar uma revenda BFGoodrich para se desmontar este pneu e examiná-lo mais cuidadosamente por um especialista.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
08/05/2008, 10:47
Flávio,
antes de tudo, me apresento. Tiago Tudo bem?

Flávio eu tenho muito interesse no Mud terrain no tamanho 215 75 R15 mas não para agora que eu estou com um jogo de lameiros novos, seria para mais adiante, pq eu quero acabar como o famoso 2º jogo de pneus, e minha idéia seria usar o mud de forma integral. O Problema é que esse pneu pelo que eu me informei só tem uma loja em são paulo que vende e demora meses pra chegar por ser importado... Gostaria de saber se vocês não pretendem "oficializar" a venda dessa medida que já existe até mesmo nos paises vizinhos do Brasil e ficam PERFEITOS nos suzukis sem a necessidade de forçar o conjunto ou comprar redução de relação de caixa. Mas perfeitos seriam se custassem o preço do BF trial que é o que equipa meu carro no dia-dia e considero ele muito confortável.

desde já obrigado pela atenção

Tiago,
A informação passada a você por esse revendedor não é verdadeira. Essa dimensão faz parte da nossa oferta normal no Brasil, nós dispomos de estoque para pronta entrega a qualquer revendedor que solicitá-la e, o que pode ter ocorrido não somente com esta dimensão, mas, com diversas outras, são problemas de abastecimento que temos enfrentado ultimamente.

Tivemos em janeiro uma greve nos portos do Rio e de Santos, e mais recentemente uma greve dos fiscais da alfândega. Além disso, a demanda de pneus tem crescido além da capacidade de produção de algumas medidas. Tudo isso tem provocado a falta de vários produtos que deveriam estar disponíveis normalmente na nossa revenda.

Para regularizar tudo isso, estamos com um plano de aumento de estoques internos, mas o resultado deste plano não se dará imediatamente.

Flávio

flavio.bfg
08/05/2008, 10:59
Pessoal, qual seria o problema de se usar um pneu 33" em uma roda tala 7? Qual seria a tala minima para este pneu? a 8,5?
Não consigo encontrar rodas com tala 8.5, teria problema monar emroda tala 8?

Diogo,
O pneu 33X12,5 R 15 deve ser montado em rodas de 8,5" até 11". Montar em aros mais estreitos que este provoca uma alteração na região de flexão do pneu, acelerando a fadiga dos materiais, o que pode provocar no médio e longo prazo uma ruptura da carcaça do pneu.

Por isso, recomendamos sim a substituição da roda por qualquer outra com talas entre 8,5 e 11 polegadas de largura.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
08/05/2008, 11:02
Prezado Flavio

Comprei um pneu BF All Terrain para substituir um pneu que perdi na trilha. Acontece que com pouco tempo de uso o pneu recem adquirido apresentou um corte proximo a roda. Bati algumas fotos do corte e estou colocando uma na mensagem. Favor dar uma olhada e se possível emitir uma opiniao sobre o assunto

Atenciosamente,

Luiz

Olá, Luiz.

Seria muito leviano da minha parte examinar um pneu por fotografias e fazer um diagnóstico do dano, porque o importante é verificar a profundidade do corte, se danificou ou não as lonas carcaça do pneu (e quantas, se for o caso)... Enfim, para se tirar conclusões é necessário ver pessoalmente o pneu.

Por isso, te peço o favor de enviá-lo a qualquer revendedor BFGoodrich (veja a lista de revendas no nosso site www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/)) para que um especialista possa dar uma posição real sobre o dano.

Um abraço,
Flávio

Alcantara
27/05/2008, 23:25
Amigos Foristas,
Comprei Pneus Bf 265/75-16 A/t Para minha Outdoor, e logo depois de quatro dias, meu mecandico disse que esse tipo de pneu (50% Asfalto E 50% Terra), desgasta rápido demais se rodar mais no asfalto do que na terra....Realmente faz sentido, mas ele falou que depois de 15.000 Km esse pneu fica produzindo um barulho intermitente muito alto em contato com o asfalto... E que daí por diante, não tem mais quem consiga balancear...
Alguém tem algo a me falar sobre esses pneus? Minha utilização realmente é de 95% em asfalto! Qual a durabilidade deles nessas condições?
Abraço a todos!!

rafaelfernandez
28/05/2008, 00:01
Posso estar enganado, mas pelo que sei, a vida util desses pneus é algo em torno de 60.000km. Tenho esses pneus na minha VTR e ja rodei 20.000km com eles e ate agora nenhum sinal de desgaste.
[]´s e piscada de farol

maurobraga
28/05/2008, 00:07
Alcantara,
Os AT da BF são os melhores pneus que já tive, a durabilidade é muito boa com certeza roda mais 60000km, e com relação ao barulho, não tive problema, não são como os ST mas nada que atrapalhe.
Vc fez uma ótima escolha de pneu.

um abraço

Dieselboy
28/05/2008, 00:54
Primeiro, este pneu 50% off 50% on, não tem nada de desgastar-se mais rapidamente se comparado a um ST :stop: seu mecânico falou por falar, sem fundamentação alguma :stop: :discordo: pois, o que determina um maior ou menor desgaste, é o somatório de diversos fatores, entre os quais: porcentagem dos materiais que compõe um pneu, condições de rodagem, forma de utilização, etc.

Veja um exemplo "clássico" disto, um Pirelli Scorpion ST, é voltado para o tráfego urbano, portanto em condições "ideais", ou seja, mesmas condições de utilização que seu concorrente, deveria durar mais que um BF A/T (50% on, 50% off), correto? No entanto, seu desgaste é infinitamente superior se comparado ao BF A/T!!! :shock:

Ora, então porque a "regrinha" furou? :pensativo: Simples, neste caso o BF dura mais, devido à sua composição.

O BF's A/T chegam fácil aos 80 mil, claro desde que, realizando balanceamento, alinhamento e rodízio a cada 10 mil, ao passo que, os Pirelli Scorpion mal passam os 50 mil.

Qto ao barulho, pelo fato dos BF's terem os "gomos" mais separados e os sulcos mais profundos, se comparados aos pneus S/T, isto certamente acabará tornando-os um pouco mais barulhentos, mas nada preocupante, podes ficar tranquilo.

Sergio Rocha
28/05/2008, 13:03
Uso Bf AT em uma toyoita de uso 99 % urbano. É sem dúvida o melhor pneu AT do mercado.Leve seu carro a uma revenda autorizada BF e peça para examinarem os pneus.
Verifique a calibragem que vc usa e o alinhamento da direção.Pneus se desgatam em até 50 % a mais se rodarem fora da calibragem.

[]'

flavio.bfg
28/05/2008, 13:20
Olá, pessoal!

Nada de novas dúvidas, comentários, dicas... nada?

Se precisarem, estou aqui.

Flávio

SERGIO-HJR
28/05/2008, 23:05
Tiago,
A informação passada a você por esse revendedor não é verdadeira. Essa dimensão faz parte da nossa oferta normal no Brasil, nós dispomos de estoque para pronta entrega a qualquer revendedor que solicitá-la e, o que pode ter ocorrido não somente com esta dimensão, mas, com diversas outras, são problemas de abastecimento que temos enfrentado ultimamente.

Tivemos em janeiro uma greve nos portos do Rio e de Santos, e mais recentemente uma greve dos fiscais da alfândega. Além disso, a demanda de pneus tem crescido além da capacidade de produção de algumas medidas. Tudo isso tem provocado a falta de vários produtos que deveriam estar disponíveis normalmente na nossa revenda.

Para regularizar tudo isso, estamos com um plano de aumento de estoques internos, mas o resultado deste plano não se dará imediatamente.

Flávio

Tbm recebi essa mesma informação... :pensativo:

Carneiro
29/05/2008, 10:31

Já que pediu... :mrgreen:

Flávio, estou gostando bastante do BF MUD 245/75R16 na Tracker.

Entretanto, a beirada dos gomos no pneu dianteiro estão gastando um pouco, ou seja, ela já não são mais canto vivo como os traseiros ou novos.

Você acha que mesmo mudando a cambagem para tentar deixar a banda paralela isso acontece pelo arraste nas curvas? Ou melhor eu verificar se a cambagem não tá legal (se não me engano, deixamos 0,5 grau negativo, para tentar compensar a tendência da suspensão forçar positivo)?

Só resumindo: a dúvida é se, mesmo conseguindo manter o pneu, com o carro no solo, com cambagem 0, acontece de gastar um pouco a beirada dos gomos.

Abraços,

Márcio.

PS: Aquele problema das letras foi resolvido, num lugar que levei para lavar eles deram um bom trato e ficou lindo. Agora é só marrom de terra mesmo!

RHL
29/05/2008, 11:53
Pessoal, quanto dura um média, um pneu BF MUD? Dá pra usar no dia a dia ou ele detona rápido? Dura igual ao ALL Terrain? Pra uma viagem longa (patagônia) dá pra ir de MUD ou é besteira?

Abraços

fassinho
29/05/2008, 16:23
Olá! Meu nome é Flávio Santana. Sou consultor técnico dos Pneus BFGoodrich. Notei que vários tópicos desse fórum tratam de dicas de uso e manutenção de pneus, minha especialidade. Neste tópico, gostaria de me colocar à disposição de vocês para esclarecimento de especificações, utilização, cuidados, enfim, qualquer dúvida a respeito do assunto.

ola flavio tudo bem?? Ja que vc trabalha na bf, eu gostaria de saber se vc ja ouviu falar ou conhece os pneus da GT RADIAL, que sao feitos na indonesia?? Aparentemente (pelo menos eh o q diz o site!) a michelin eh meio "socia" dessa marca, assim como sao "socios" da bfgoodrich. A minha pergunta eh q estou querendo colocar uns gt radial adventuro a/t pois eles estao 300 pilas mais baratos que os bfs na mesma medida. pelo q ja pesquisei esses pneus ate ja ganharam um premio nos EUA de melhor custo/beneficio em 2006! vc acha q eles sao realmente confiaveis? obrigado, fassinho!:concordo:

Alcantara
30/05/2008, 08:29
Obrigado a vcs pela ajuda!!
Estava viajando e não estava podendo ver as respostas...
Fico mais tranquilo :-Ddepois de ler suas experiências com esses pneus... Valeu mesmo!!!
Abraço a todos!!!:concordo::concordo:

cbridi
30/05/2008, 09:13
Alcantara,

Neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311 temos a presença de um consultor técnico da BFGoodrich, que já respondeu e continua respondendo muitas de nossas dúvidas.

[]'s

ramalho-vitoria
30/05/2008, 09:31
Alcantara !!!

Fique despreocupado por enquanto.

Os meus pneus AT da BF Goodrich tem 37.000 Km e calculo que estão com 3/8 de vida. Ando 80% no asfalto mas nada de grandes velocidades (entre 80 e 120). Não percebi nenhum ruido maior no rodar dos mesmos.

Nossa única diferença é que meu aro é 15.

Conforme Cbridi falou tem um site específico sobre pneus com um especialista e minhas considerações são apenas de usuário neófito.

Um abraço.

Elmer_Jeep
30/05/2008, 09:42
Alcantara,

Neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311 temos a presença de um consultor técnico da BFGoodrich, que já respondeu e continua respondendo muitas de nossas dúvidas.

[]'s

as mensagens ja estão no tópico :concordo:

flavio.bfg
30/05/2008, 15:51
Obrigado a vcs pela ajuda!!
Estava viajando e não estava podendo ver as respostas...
Fico mais tranquilo :-Ddepois de ler suas experiências com esses pneus... Valeu mesmo!!!
Abraço a todos!!!:concordo::concordo:

Olá, Alcantara.

Seja bem-vindo ao nosso ilustre tópico! Vamos agitá-lo ao máximo! rsrsrsrs

Bom, acho que os membros dessa comunidade já fizeram um excelente trabalho. Se ainda servir de alguma coisa, seguem mais alguns comentários.A gama BFGoodrich All Terrain T/A KO realmente é 50% on road e 50% off road, mas, o maior sucesso desta gama que já está no mercado há mais de 15 anos é exatamente oferecer um excelente comportamento, aderência, conforto e silêncio na rodagem em asfalto, mesmo a altas velocidades, sem vibrações, ruídos ou nenhum dos inconvenientes normais de pneus projetados para utilização fora de estrada e, ao mesmo tempo, oferecer tração, resistência e aderência sobre barro, terra, cascalho e todas as condições normais encontradas em uma utilização fora de estrada.

O segredo disso são um somatório de fatores, entre eles:
-dois compostos distintos de borracha da banda de rodagem específicos para maior aderência sobre pisos escorregadios e para maior durabilidade,
- tecnologia Trigard com 3 lonas carcaças para maior resistência a choques e cortes no flanco e outorga ao mesmo tempo maior flexibilidade e conforto ao pneu,
- tecnologia Dual-tread radius onde existem dois raios distintos na banda de rodagem que fazem com que o pneu tenha uma melhor distribuição dos esforços ao longo da banda de rodagem, aumentando o rendimento quilométrico e diminuindo a possibilidade de desgastes irregulares, fazendo o pneu rodar mais silenciosamente,
- tecnologia ShoulderLock que prove barras de tração laterais nos ombros do pneu para melhor tração quando o pneu se submerge sob barro, areia ou cascalho, e várias outras tecnologias que você pode consultar no nosso site.

Os ruídos e vibrações que costumam aparecer em pneus tipicamente off-road são provenientes principalmente do desgaste irregular que essas esculturas apresentam ao longo da vida do pneu.

Ainda que a probabilidade que apareça este tipo de desgaste nos pneus All Terrain, em virtude das tecnologias que ele contém citadas acima, o rodízio de pneus sempre ajuda a minimizar ainda mais a possibilidade de aparecimento dos desgastes irregulares.

Recomendamos sempre os rodízios em X, isto é, o dianteiro direito iria para a posição traseira esquerda e assim por diante.

Espero ter ajudado.

Flávio

flavio.bfg
30/05/2008, 16:00
Já que pediu... :mrgreen:

Flávio, estou gostando bastante do BF MUD 245/75R16 na Tracker.

Entretanto, a beirada dos gomos no pneu dianteiro estão gastando um pouco, ou seja, ela já não são mais canto vivo como os traseiros ou novos.

Você acha que mesmo mudando a cambagem para tentar deixar a banda paralela isso acontece pelo arraste nas curvas? Ou melhor eu verificar se a cambagem não tá legal (se não me engano, deixamos 0,5 grau negativo, para tentar compensar a tendência da suspensão forçar positivo)?

Só resumindo: a dúvida é se, mesmo conseguindo manter o pneu, com o carro no solo, com cambagem 0, acontece de gastar um pouco a beirada dos gomos.

Abraços,

Márcio.

PS: Aquele problema das letras foi resolvido, num lugar que levei para lavar eles deram um bom trato e ficou lindo. Agora é só marrom de terra mesmo!

Olá, Carneiro.

Que bom que as letras do pneu ficaram legais!
Bom, para responder à sua dúvida é preciso saber onde ocorre o toque do paralama nos pneus. Se for na parte mais alta do paralama, está claro que não tem nada a ver com a direção.

Neste caso, melhor que mexer no camber, sugiro alterar um pouco o perfil do paralama. Qualquer lanterneiro (tipo martelinho de ouro) pode fazer isso.

Se a parte do paralama onde os pneus estão tocando for a parte mais próxima do solo, tem a ver com a direção. Neste caso, a alteração no camber não resolverá o problema. Também aí se pode verificar com o lanterneiro ou então diminuir um pouco o curso da direção, através do limitador de giro.

Resumindo, não recomendamos alterar o câmber em função deste problema e sim buscar outras maneiras para resolver o problema.

Um abraço,
Flávio

Carneiro
30/05/2008, 16:05
Bom, para responder à sua dúvida é preciso saber onde ocorre o toque do paralama nos pneus. Se for na parte mais alta do paralama, está claro que não tem nada a ver com a direção.

Neste caso, melhor que mexer no camber, sugiro alterar um pouco o perfil do paralama. Qualquer lanterneiro (tipo martelinho de ouro) pode fazer isso.

Se a parte do paralama onde os pneus estão tocando for a parte mais próxima do solo, tem a ver com a direção. Neste caso, a alteração no camber não resolverá o problema. Também aí se pode verificar com o lanterneiro ou então diminuir um pouco o curso da direção, através do limitador de giro.

Resumindo, não recomendamos alterar o câmber em função deste problema e sim buscar outras maneiras para resolver o problema.

Flávio!

Fiquei confuso! O problema que descrevi não tem a ver com o paralama não! São os cantos dos gomos dos pneus, na parte de fora, e não pega em nada. A questão é que parecem estar gastando mais, diferente dos traseiros. A dúvida é se isso é normal pelo arraste nas curvas, mesmo quando o pneu não está inclinado positivamente.

Abraços,

Márcio.

rafaelfernandez
30/05/2008, 23:13
Ola Flavio!!

Gostaria que me tirasse uma duvida. Qual a pressão correta pra se rodar no asfalto usando pneus BG A/T 265/75 R16 numa Land Rover Defender 110? Os pneus originais sao 235/85 R16 e a pressao recomendada pela montadora com pneus originais e até meia carga é 28 na dianteira e 41 na traseira.
Desde ja agradeco!

Rafael Fernandez:concordo:

Eduardo Velo
30/05/2008, 23:15
Flavio , aproveitando sua boa vontade , gostaria de saber se existe a possibilidade ( ou se a BF já pensou nisso ... ) de os pneus BF AT terem gomos extras nas laterais salientes e intercalados , (gomo sim - gomo não ) para agarrar qdo o pneu precisa de agarre lateral ? , esse gomo extra teria que ficar 1" longe do piso , para ser usado somente em situações que precisasse de tração na lateral do pneu e não ter desgaste por uso de rodagem ...

grato pela atenção ...
Edu

Tio Eddie
30/05/2008, 23:29
Grande Flávio!

Apenas um depoimento,

Os BF MUD 33"x12,5 R15 da Milona completaram 90.000km em 18 meses de uso sendo o uso cerca de 60%on 40%off.

Estarão sendo substituidos assim que eu chegar de viagem, mas apenas agora estão chegando nos TWI.

Nunca precisei rodar com estepe e tive apenas um furo por causa de um parafuso, mesmo assim rodei 300km até meu borracheiro de confiança e nem baixar o pneu baixou.

As quinas apresentam, algumas rachaduras, mas nada de vazamentos.

Definitivamente um excelente produto que vale cada centavo de seu preço!

Abraços

Eddie

Bianor
31/05/2008, 21:09
Alguem sabe ai onde posso adquirir 4 pneus BF AT 245/70R16 por um preço em conta ?
Sds

lealrenato
01/06/2008, 21:46
to entrando nesse topico, apos ler todas as suas paginas, e ter esclarecido minhas duvidas a respeito de pneu.
mas vamos ao que interessa, quero parabenizar :palmas::palmas:o FLAVIO bfg :palmas::palmas:pelo senso de profissionalismo, dedicação e acima de tudo AMOR ao que faz.
parabens Flavio e parabens a BFG por autorizar a sua presença entre nos.

P.S. :putz:amanhã estarei mandar refazer o balanceamento e alinhamento do meu carro:cry:, ja q a WIDMEN:parede::parede: no rio, nao o fez em forma de X, e perssiste a deformação irregular e barulho.

abs

Matiusso
02/06/2008, 11:36
Olá, pessoal!

Flávio
Bom dia Flavio
Tenho uma S10 CD 4x4, e estou qurendo colocar os BF all terrain T/A KO, eles são 50%/50%, mas se eu rodar mais no asfalto vou ter um desgaste prematuro dos pneus? em relação aos 70%/30% off road?

lealrenato
02/06/2008, 22:30
flavio

:putz::putz:vc poderia me dizer, desenhar, exemplificar o sentido da escamação do pneu mud, com o desgaste por uso em asfalto.

me fiz entender???:pensativo::pensativo:

o lado q desgaste mais, fica virado pra onde???:pensativo::pensativo:

parte superior ou inferior do pneu???:pensativo::pensativo:

abs

flavio.bfg
03/06/2008, 16:54
Flávio!

Fiquei confuso! O problema que descrevi não tem a ver com o paralama não! São os cantos dos gomos dos pneus, na parte de fora, e não pega em nada. A questão é que parecem estar gastando mais, diferente dos traseiros. A dúvida é se isso é normal pelo arraste nas curvas, mesmo quando o pneu não está inclinado positivamente.

Abraços,

Márcio.

Olá, Carneiro.
Desculpa o meu mal entendido. Se é um desgaste natural como você descreve, pode ser por outros fatores além do câmber: todo pneu de tacos mais separados, como o Mud Terrain, quando utilizado em asfalto tende a ter um desgaste mais acentuado nos tacos externos em virtude da solicitação em curvas, como você mesmo citou.

Isso é normal e a única maneira de minimizar esse desgaste é fazendo um rodízio, passando esses pneus pra traseira. Se o desgaste for mais forte nos tacos internos, é possível que haja um problema de alinhamento do veículo, não somente o câmber, mas também a convergência e divergência.

O desgaste interno ocorre mais acentuadamente na rodagem em linha reta com o ângulo de divergência mais aberto que o normal ou que o recomendado.

O mesmo que você citou para o câmber também se aplica à divergência, ou seja, a tendência normal de todo veículo é aumentar o ângulo de divergência em rodagem, em virtude das possíveis folgas na suspensão e da movimentação natural das partes mecânicas do veículo.
Se todos os ângulos estão bem e ainda assim esse desgaste continuar aumentando, a única explicação é o tipo de utilização que você faz do veículo (rodagem prolongada em asfalto com pneus específicos para utilização off-road) conjugado com o tipo de configuração do veículo (ângulos da suspensão mais pronunciados).

A solução neste caso para minimizar o problema é fazer um rodízio constante, a cada 10.000 km aproximadamente. Dessa forma, os pneus se desgastarão por igual e não haverá uma incidência de desgaste muito forte nos ombros a ponto de diminuir a vida útil dos pneus.

Lembro que é justamente nos ombros dos pneus que temos a maior quantidade de borracha na banda de rodagem e que mesmo estando bem mais gasto nessa parte, teremos tanta ou mais borracha aí que no centro da banda de rodagem antes de chegar nas lonas metálicas.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
03/06/2008, 16:57
Ola Flavio!!

Gostaria que me tirasse uma duvida. Qual a pressão correta pra se rodar no asfalto usando pneus BG A/T 265/75 R16 numa Land Rover Defender 110? Os pneus originais sao 235/85 R16 e a pressao recomendada pela montadora com pneus originais e até meia carga é 28 na dianteira e 41 na traseira.
Desde ja agradeco!

Rafael Fernandez:concordo:

Olá, Rafael.

Muitas pessoas costumam me perguntar sobre pressão. Mas é o que eu digo: isso não é determinado pelo fabricante do pneu, e sim pela montadora do veículo.
Portanto, a pressão correta deve ser essa mesmo que você falou.

Flávio

Carneiro
03/06/2008, 17:03
Desculpa o meu mal entendido. Se é um desgaste natural como você descreve, pode ser por outros fatores além do câmber: todo pneu de tacos mais separados, como o Mud Terrain, quando utilizado em asfalto tende a ter um desgaste mais acentuado nos tacos externos em virtude da solicitação em curvas, como você mesmo citou.

Valeu pela explicação, Flávio, excelente.

Eu também tava utilizando 26 libras, mas resolvi colocar 32 e verifiquei que aparentemente diminui o problema (ao passar num cimento cheio de pó, não ficou na lateral do gomo).

Vou rever o alinhamento e camber. E devo fazer rodízio cruzado com 5000 km mesmo! :mrgreen:

Logicamente não vou poder fugir muito do desgaste, pois uso o carro bastante no asfalto!

Márcio.

flavio.bfg
03/06/2008, 17:03
Flavio , aproveitando sua boa vontade , gostaria de saber se existe a possibilidade ( ou se a BF já pensou nisso ... ) de os pneus BF AT terem gomos extras nas laterais salientes e intercalados , (gomo sim - gomo não ) para agarrar qdo o pneu precisa de agarre lateral ? , esse gomo extra teria que ficar 1" longe do piso , para ser usado somente em situações que precisasse de tração na lateral do pneu e não ter desgaste por uso de rodagem ...

grato pela atenção ...
Edu

Olá, Edu.

Valeu mesmo pela sugestão! Mas nossos projetistas disseram que a maior vantagem dos pneus All Terrain são a sua polivalência, isto é, ser muito bom no asfalto e também fora de asfalto.

Quando começamos a agregar características mais específicas para utilização mais agressiva off-road, como os ombros escalonados que você sugere, teríamos um prejuízo grande na direção on road. Nesse caso específico, os ombros escalonados aumentam significativamente o ruído em uma rodagem em asfalto a altas velocidades em função da aerodinâmica, para ficar só na principal consequência. Isso faria este produto um pouco mais ruidoso e menos confortável, diminuindo o prazer que muitos têm em utilizá-lo no asfalto.

Essa solução foi adotada no Mud Terrain, com tacos escalonados e em níveis diferentes, quer dizer, temos três alturas distintas de tacos nos ombros, cada uma intercalada com a seguinte em posições distintas. Isso torna esse produto ideal para enfrentar os atoleiros, as pistas com britas ou pedras pequenas, trechos de areia e terra fofa, onde normalmente a escultura fica coberta com estes materiais e são os ombros que dão a tração necessária para o veículo seguir em frente.

Mas obrigado mesmo pela sugestão! Toda ideia é sempre bem vinda!

Flávio

Carneiro
03/06/2008, 17:09
A solução neste caso para minimizar o problema é fazer um rodízio constante, a cada 10.000 km aproximadamente. Dessa forma, os pneus se desgastarão por igual e não haverá uma incidência de desgaste muito forte nos ombros a ponto de diminuir a vida útil dos pneus.

Dúvida sobre o rodízio, Flávio!

É para fazer cruzado, ok. Mas não se deve inverter o pneu na roda, né? Afinal
só um lado dele tem letras brancas... :parede:

M.

flavio.bfg
03/06/2008, 17:13
Grande Flávio!

Apenas um depoimento,

Os BF MUD 33"x12,5 R15 da Milona completaram 90.000km em 18 meses de uso sendo o uso cerca de 60%on 40%off.

Estarão sendo substituidos assim que eu chegar de viagem, mas apenas agora estão chegando nos TWI.

Nunca precisei rodar com estepe e tive apenas um furo por causa de um parafuso, mesmo assim rodei 300km até meu borracheiro de confiança e nem baixar o pneu baixou.

As quinas apresentam, algumas rachaduras, mas nada de vazamentos.

Definitivamente um excelente produto que vale cada centavo de seu preço!

Abraços

Eddie

Olá, Eddie.

Que bom que você gostou! Fico muito feliz de saber isso!

Flávio

flavio.bfg
03/06/2008, 17:18
to entrando nesse topico, apos ler todas as suas paginas, e ter esclarecido minhas duvidas a respeito de pneu.
mas vamos ao que interessa, quero parabenizar :palmas::palmas:o FLAVIO bfg :palmas::palmas:pelo senso de profissionalismo, dedicação e acima de tudo AMOR ao que faz.
parabens Flavio e parabens a BFG por autorizar a sua presença entre nos.

P.S. :putz:amanhã estarei mandar refazer o balanceamento e alinhamento do meu carro:cry:, ja q a WIDMEN:parede::parede: no rio, nao o fez em forma de X, e perssiste a deformação irregular e barulho.

abs

Olá, Renato.

Eu não consigo explicar como eu fico feliz de saber que vocês estão gostando do meu trabalho. É claro que eu estou aqui a trabalho, mas isso não quer dizer que eu não goste do que eu faço. Eu gosto muito!

Eu fico até triste de não poder responder a vocês com a velocidade que eu gostaria. Aliás, se alguma pergunta não for respondida, não é porque eu ignorei não. É porque eu não tive tempo de responder (às vezes são muitas de uma vez), mas assim que sobra um tempo, eu respondo.

Mais uma vez, muito obrigado mesmo. :concordo:

Flávio

flavio.bfg
03/06/2008, 17:23
Bom dia Flavio
Tenho uma S10 CD 4x4, e estou qurendo colocar os BF all terrain T/A KO, eles são 50%/50%, mas se eu rodar mais no asfalto vou ter um desgaste prematuro dos pneus? em relação aos 70%/30% off road?

Matiusso,
O desgaste dos pneus depende de vários fatores, entre eles o desenho da escultura. Quanto mais borracha em contato com o solo, menor o desgaste do pneu, considerando constantes os outros fatores que influenciam no desgaste.

Por isso, as esculturas mais "fechadas", ou seja, com sulcos mais estreitos, têm geralmente um menor desgaste. Daí podemos considerar que os pneus All Terrain terão um melhor rendimento que os pneus Mud Terrain, quando ambos são utilizados somente em asfalto.

Mas entre os outros fatores está o composto de borracha utilizado. Os pneus Mud Terrain têm uma borracha mais resistente a cortes que os pneus All Terrain. Essa resistência a cortes o torna também mais durável quando utilizado no asfalto, minimizando o efeito da escultura.

Por isso, na prática, não há uma diferença muito grande de rendimento entre os dois produtos, mesmo sendo utilizados somente em asfalto. O que sim pode influenciar muito é a falta de um rodízio.

Pneus de escultura mais agressiva como o Mud Terrain por exemplo, quando são utilizados mais em asfalto tendem a "marcar" a escultura muito fortemente, podendo vir a provocar vibrações e ruídos indesejáveis.

Para minimizar essa possibilidade, sugerimos fazer rodízios constantes em X, quer dizer, passando o pneu dianteiro direito para a traseira esquerda e assim por diante.

Outro fator a se considerar para a boa durabilidade dos pneus é a pressão. Deve-se sempre utilizar a pressão recomendada no Manual do Proprietário do veículo. A única exceção para abaixar a pressão é para sair de situações críticas em trilhas muito radicais, tomando o cuidado de voltar a encher os pneus antes de seguir viagem a velocidades mais altas.

Com essas precauções, mesmo sendo um pneu bastante agressivo, o Mud Terrain poderá rodar no asfalto todo o tempo sem consequências negativas para o pneu ou para o veículo e seja o All Terrain ou o Mud Terrain terão uma durabilidade normal semelhante a qualquer pneu 100% de asfalto teria.

Um abraço,
Flávio

lealrenato
03/06/2008, 22:01
flavio

:putz::putz:vc poderia me dizer, desenhar, exemplificar o sentido da escamação do pneu mud, com o desgaste por uso em asfalto.

me fiz entender???:pensativo::pensativo:

o lado q desgaste mais, fica virado pra onde???:pensativo::pensativo:

parte superior ou inferior do pneu???:pensativo::pensativo:

abs

flavio

:stop:vou reformular a minha pergunta.

minha pkp ta com mud terrain t/a km, 265-75-16.
com relação ao desgaste dos gomos de borracha, olhando por cima, a parte superior do pneu, e vendo o gomo,
qual lado do gomo tera maior desgaste, o lado virado pra frente do carro, ou o lado virado pra tras do carro???:pensativo::pensativo:

:putz::putz:a pergunta deve-se ao fato que notei q os gomos do pneu estao escamados, um lado ta mais gasto q o outro.
:oops::oops:como :discordo::discordo: acompanhei aos rodizios de pneu, to perdido:parede::parede:, nao sei qual lado colocar pra regularizar a situação de barulho e pra dar um desgaste uniforme a eles.

abs

flavio.bfg
04/06/2008, 18:48
Dúvida sobre o rodízio, Flávio!

É para fazer cruzado, ok. Mas não se deve inverter o pneu na roda, né? Afinal
só um lado dele tem letras brancas... :parede:

M.
Exatamente, Carneiro.

Geralmente evitamos a recomendação de desmontar os pneus por envolver mais custos (mão de obra, balanceamento), mais riscos de danificar os pneus ou arranhar as rodas e também para manter as letras brancas para fora ou para dentro, conforme a vontade inicial do usuário.

Flávio

flavio.bfg
04/06/2008, 18:53
flavio

:stop:vou reformular a minha pergunta.

minha pkp ta com mud terrain t/a km, 265-75-16.
com relação ao desgaste dos gomos de borracha, olhando por cima, a parte superior do pneu, e vendo o gomo,
qual lado do gomo tera maior desgaste, o lado virado pra frente do carro, ou o lado virado pra tras do carro???:pensativo::pensativo:

:putz::putz:a pergunta deve-se ao fato que notei q os gomos do pneu estao escamados, um lado ta mais gasto q o outro.
:oops::oops:como :discordo::discordo: acompanhei aos rodizios de pneu, to perdido:parede::parede:, nao sei qual lado colocar pra regularizar a situação de barulho e pra dar um desgaste uniforme a eles.

abs

Reanato,Os pneus de gomos (ou tacos como nós chamamos internamente) independentes sempre terão um desgaste mais acentuado no lado de "saída" do gomo.

Explicarei melhor: imagine esse gomo entrando em contato com o solo na parte baixa do pneu.

O primeiro pedaço do gomo que toca o solo é chamado de bordo de ataque. Continuando o movimento, todo o gomo se apoiará no solo e, em seguida, começa a sair de lá, perdendo o contato com o solo.

A última parte a sair do contato com o solo é chamado de bordo de saída. Ele se desgasta mais devido à diferença física que existe entre o coeficiente de atrito estático e cinético. O cinético é sempre menor que o estático.

Isso faz com que tenhamos que fazer mais força para iniciar um movimento, porque os materiais em atrito estarão com o coeficiente estático, e menos força para manter o movimento, como arrastar um móvel, por exemplo.

Com o gomo do pneu acontece o mesmo. Quando ele toca o solo, ele está com o coeficiente de atrito estático. A medida em que o pneu avança, o limite de aderência do gomo é superado, dependendo do torque ou da velocidade angular.

Quando isso ocorre, esse gomo passa para o coeficiente de atrito cinético e se desliza mais facilmente sobre o solo, gastando-se mais. Essa parte que se gasta é o bordo de saída.

Pra simplificar a sua vida e responder mais objetivamente, existe uma dica pra saber o sentido de giro a que um pneu que já esteja marcado estava girando.

Basta passar a mão sobre a banda de rodagem no sentido de giro e, em seguida, no sentido oposto ao sentido de giro do pneu. O sentido no qual a sensação é mais lisa será o sentido de giro original do pneu. A sensação mais áspera, que prende mais a mão, será o sentido oposto ao de rodagem.

Agora fui eu que fiquei na dúvida se eu soube te explicar. Espero que sim.

:)

Flávio

Carneiro
04/06/2008, 19:10
Geralmente evitamos a recomendação de desmontar os pneus por envolver mais custos (mão de obra, balanceamento), mais riscos de danificar os pneus ou arranhar as rodas e também para manter as letras brancas para fora ou para dentro, conforme a vontade inicial do usuário.

Nem me fale que tive uma roda destalonada na trilha e depois fiz a besteira de tirar e colocar num borracheiro na estrada, sem máquina... Imagine se não zoou a roda... Eita pneu duro, sô! :concordo: Agora fica para uma pintura nova no futuro, pois trilha também pega nessa roda da Tracker.

Valeu, Flávio!

Márcio.

Eduardo Velo
04/06/2008, 19:23
Olá, Edu.Valeu mesmo pela sugestão! Mas nossos projetistas disseram que a maior vantagem dos pneus All Terrain são a sua polivalência, isto é, ser muito bom no asfalto e também fora de asfalto.
Quando começamos a agregar características mais específicas para utilização mais agressiva off-road, como os ombros escalonados que você sugere, teríamos um prejuízo grande na direção on road. Nesse caso específico, os ombros escalonados aumentam significativamente o ruído em uma rodagem em asfalto a altas velocidades em função da aerodinâmica, para ficar só na principal consequência. Isso faria este produto um pouco mais ruidoso e menos confortável, diminuindo o prazer que muitos têm em utilizá-lo no asfalto.
Mas obrigado mesmo pela sugestão! Toda ideia é sempre bem vinda!
Abs e saudações trilheiras!Flávio

Flavio , valeu a explicação , bem aceitável ... com certeza os gomos poderiam criar um ruido forte em velocidade , e to bem contente com a macies do BF AT ...

abs ...

cmurteira
04/06/2008, 19:54
Flávio,

Eu coloquei 4 sapatos novos na minha XTerra, Michelin 31X10,5 R15 LTX A/T, pois aqui em Macaé não tinha no momento o BF T/A KO. Estou satisfeito com os pneus. Eles realmente são similares?:pensativo:

Estava doido para colocar o Mud Terrain, mas como nas viagens rodo bastante no asfalto, fiquei com medo de gastarem muito rápido. Estava errado ?:putz:

Também tinha muita vontade de colocar o 33X12,5 R15, mas fiquei com medo de ficar raspando. Ele pode ser usado na XTerra original, ou seja, sem adaptação?

Grato.:concordo:

Carneiro
04/06/2008, 20:14
Eu coloquei 4 sapatos novos na minha XTerra, Michelin 31X10,5 R15 LTX A/T, pois aqui em Macaé não tinha no momento o BF T/A KO. Estou satisfeito com os pneus. Eles realmente são similares?:pensativo:

Estava doido para colocar o Mud Terrain, mas como nas viagens rodo bastante no asfalto, fiquei com medo de gastarem muito rápido. Estava errado ?:putz:

Como o Flávio já explicou aqui, a princípio deve durar parecido, ainda mais se fizer rodízio sempre, ao menos de 10 mil em 10 mil km.

Também tinha muita vontade de colocar o 33X12,5 R15, mas fiquei com medo de ficar raspando. Ele pode ser usado na XTerra original, ou seja, sem adaptação?

Aí a dúvida é de XTerra... Pelo que sei, até 31 cabe na boa, inclusive eles venderam (ou ainda vendem) com BF AT de fábrica, agora acho que na Ecotrip. Depois disso, só com lift de suspensão ou carroceria. Não sei quais são as opções fáceis no Brasil. A de carroceria só te da espaço para pneu maior mesmo, não acarreta em qualquer problema na suspensão, mas é bem chata de fazer (pode precisar prolongar barra de direção, de câmbio, da alavanca da caixa de transferência, tem que arruamar o para-choques, etc). Já de suspensão, deve haver bons kits, e não sei como fica os detalhes técnicos. Mas normalmente vai ganhar altura em outras partes, além da altura total do pneu maior.

Se divirta:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5140

Abraços,

Márcio.

adams
04/06/2008, 20:44
Prezado mestre

Gostaria de saber quais as medidas que voces oferecem nos aros 16 e 17.
Tem 335-75 16 e 17 por exemplo.
Ou seja medidas como 37-13.5 nos aros 16 ou 17.

Grato

Se quiser visite o topico Explorer como Body Lift 3"

Natanael Junior
05/06/2008, 13:22
Flávio, boa tarde.
Nota-se no mercado de SUVs 4x4 e Pickups 4x4 uma tendência para o uso de rodas aro 17 ou até maiores. Nos EUA e na Europa, já é comum inclusive em provas de Rock Crawling e em 4x4 exclusivos de trilha. Claro que para o uso off road, o ideal seria "menos roda e mais pneu" para garantir a mesma circunferência. Ocorre que em determinados modelos de 4x4 (e sou vítima disso com a Disco3), por causa do tamanho do conjunto de pinças+discos de freio, a menor roda possível é a aro 17.
Não fosse por isso, já tinha colocado umas 16 e uns BF AT que usei por quase 8 anos nos defenders que tive.
Não seria o caso de estudar a viablidade da comercialização de pneus nessa medida aqui no Brasil?
É possível trazer por encomenda o BF AT 245/75 R17 ou mesmo o BF AT 265/70 R17?
Segundo o link abaixo eles existem por lá!
http://www.customwheelsdirect.com/tires_brand/tire_detail.php?id=7855
Existe até um BFmud 22 que os gringos devem usar nos hummers da vida...
Obrigado,

lealrenato
05/06/2008, 15:07
Reanato,Os pneus de gomos (ou tacos como nós chamamos internamente) independentes sempre terão um desgaste mais acentuado no lado de "saída" do gomo.

Explicarei melhor: imagine esse gomo entrando em contato com o solo na parte baixa do pneu.

O primeiro pedaço do gomo que toca o solo é chamado de bordo de ataque. Continuando o movimento, todo o gomo se apoiará no solo e, em seguida, começa a sair de lá, perdendo o contato com o solo.

A última parte a sair do contato com o solo é chamado de bordo de saída. Ele se desgasta mais devido à diferença física que existe entre o coeficiente de atrito estático e cinético. O cinético é sempre menor que o estático.

Isso faz com que tenhamos que fazer mais força para iniciar um movimento, porque os materiais em atrito estarão com o coeficiente estático, e menos força para manter o movimento, como arrastar um móvel, por exemplo.

Com o gomo do pneu acontece o mesmo. Quando ele toca o solo, ele está com o coeficiente de atrito estático. A medida em que o pneu avança, o limite de aderência do gomo é superado, dependendo do torque ou da velocidade angular.

Quando isso ocorre, esse gomo passa para o coeficiente de atrito cinético e se desliza mais facilmente sobre o solo, gastando-se mais. Essa parte que se gasta é o bordo de saída.

Pra simplificar a sua vida e responder mais objetivamente, existe uma dica pra saber o sentido de giro a que um pneu que já esteja marcado estava girando.

Basta passar a mão sobre a banda de rodagem no sentido de giro e, em seguida, no sentido oposto ao sentido de giro do pneu. O sentido no qual a sensação é mais lisa será o sentido de giro original do pneu. A sensação mais áspera, que prende mais a mão, será o sentido oposto ao de rodagem.

Agora fui eu que fiquei na dúvida se eu soube te explicar. Espero que sim.

:)

Flávio

FLAVIO

entendi perfeitamente, entendi tb q existe uma galera q trabalha com pneus, alinhamento e balanceamento q :discordo::discordo: sabe porra nenhuma.
so sabem:parede::parede::parede: e fazer c.........a no carro dos outros.
os pneus mud q tenho estao com 25.000 km, e ultimamente aumentaram muito o barulho.
fui ver, e constatei q apesar de ter feito 3 alinhamentos/balanceamento e rodizio de pneus, todos na :evil: WIDMEN :evil:, botafogo, rio de janeiro ( :evil:guardem bem esse nome, pra recomendar para os inimigos :evil:).
o pneu apresentava desgaste irregular, ou seja o taco de entrada nao igualou com o de saida.:evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil::e vil::evil:
os tacos estavam irregulares, um muito mais gasto q o outro.
o problema é q nao tenho tempo pra acompanhar o serviço, e deixo na confiança.
me f.................
mas deu pra consertar, graças a sua explicação.
obrigado, mais uma vez e parabens pelo trabalho:palmas::palmas::palmas:

:concordo::concordo:

abs

flavio.bfg
06/06/2008, 19:02
Flávio,

Grato.:concordo:

Murteira,

Existem diferenças entre os pneus LTX A/T da Michelin e o BFGoodrich All Terrain T/A KO. As principais são:

Estrutura interna: O BFGoodrich All Terrain T/A KO tem três lonas carcaças e o Michelin LTX A/T somente duas. Isto confere maior resistência ao BFGoodrich contra choques e cortes no flanco, porém, dá ao Michelin maior conforto e maior capacidade de rodar a baixas pressões (maior flexão da carcaça).

Composto de borracha da banda de rodagem: Os pneus BFGoodrich têm compostos mais resistentes a cortes que os Michelin, por outro lado, o Michelin dura mais e tem maior aderência no asfalto.
Zona baixa ou região do talão: Os pneus BFGoodrich têm proteção de roda que também funciona para dificultar a penetração de pedras e mato entre o pneu e a roda. O Michelin não possui este recurso e é por isto, mais confortável na rodagem (menor rigidez da estrutura interna).

Multigarantia: Os pneus Michelin possuem uma garantia extra de 6 meses contra qualquer corte ou choque acidental, além da garantia de fabricação que os pneus BFGoodrich também possuem.

Existem várias outras pequenas diferenças, mas, estas são as principais.

Quanto ao desgaste dos pneus Mud Terrain T/A KM na utilização em asfalto, se for realizado um rodízio constante em "X", isto é, da dianteira direita para a traseira esquerda e assim por diante, não haverá muita diferença entre estes pneus e o All Terrain T/A KO.

Por fim, não tenho dados sobre a montagem de um pneu 33 em uma XTerra.

Recomendo ir a qualquer revendedor BFGoodrich e experimentar, montando no carro, verificando se os espaços disponíveis são suficientes para a oscilação da suspensão e para o giro da direção com estes pneus.

Flávio

flavio.bfg
06/06/2008, 19:04
Prezado mestre

Gostaria de saber quais as medidas que voces oferecem nos aros 16 e 17.
Tem 335-75 16 e 17 por exemplo.
Ou seja medidas como 37-13.5 nos aros 16 ou 17.

Grato

Se quiser visite o topico Explorer como Body Lift 3"

Adams,

No aro 16" temos o 265/75 R 16 e o 285/75 R 16 em estoque no Brasil.

Em aro 17" temos o 31X12,5 R 17 All Terrain T/A KO e em aro 18" o 35X12,5 R 18 Mud Terrain T/A KM, os dois são sob encomenda, isto é, a partir da confirmação do pedido no distribuidor BFGoodrich, os pneus estarão disponíveis em 90 a 120 dias aproximadamente.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
06/06/2008, 19:10
Flávio, boa tarde.
Nota-se no mercado de SUVs 4x4 e Pickups 4x4 uma tendência para o uso de rodas aro 17 ou até maiores. Nos EUA e na Europa, já é comum inclusive em provas de Rock Crawling e em 4x4 exclusivos de trilha. Claro que para o uso off road, o ideal seria "menos roda e mais pneu" para garantir a mesma circunferência. Ocorre que em determinados modelos de 4x4 (e sou vítima disso com a Disco3), por causa do tamanho do conjunto de pinças+discos de freio, a menor roda possível é a aro 17.
Não fosse por isso, já tinha colocado umas 16 e uns BF AT que usei por quase 8 anos nos defenders que tive.
Não seria o caso de estudar a viablidade da comercialização de pneus nessa medida aqui no Brasil?
É possível trazer por encomenda o BF AT 245/75 R17 ou mesmo o BF AT 265/70 R17?
Segundo o link abaixo eles existem por lá!
http://www.customwheelsdirect.com/tires_brand/tire_detail.php?id=7855
Existe até um BFmud 22 que os gringos devem usar nos hummers da vida...
Obrigado,

Natanael,

Em aro 17", podemos trazer as seguintes dimensões de pneus: 265/70 R 17, 285/70 R17 e 37X12,5 R 17, todas na escultura All Terrain T/A.

O prazo é de 90 a 120 dias a partir da confirmação do pedido em qualquer distribuidor BFGoodrich.

Abraços,
Flávio

Bianor
06/06/2008, 21:21
Prezado Flavio para aro 16 observei no site a medida 245/70R16 mas nas lojas ninguem tem. Afinal existe ou é pra ingles ver ?
Sds

gseverog
06/06/2008, 23:05
vc tem pneu 315/75/16??? em estoque

qual maior pneu q vctem pra aro16?

filipin
09/06/2008, 18:40
Flavio, tudo certo?
Estou trocando os pneus da viatura, estou olhando os BF mud... O carro é um samurai, gostaria de saber se tem a medida 215/75/15 desse pneu.
Se nao qual outra medida que serve, lembrando que ele nao tem nenhuma modificacao de suspensao e as rodas sao as originais.
Tanbem gostaria de saber sobre lojas em Sao Paulo com pronta entrega ja que na loja aqui em minas nao tem e eu tenho facilidades pra comprar em Sao Paulo.
Obrigado.

LOGANXXX
11/06/2008, 20:08
Caro Flávio,

Acabei de comprar 4 BF's 33" para meu Wrangler.
Voce ve maiores problemas em deixá-los nas rodas originais? (7,5")

obrigado!

diogo ludovico
11/06/2008, 21:11
Fera, 33" em rodas tala 7,5 vai estrangular o pneu. Acabei de comprar uns 33" para colocar no samurai e acabei tendo que trocar minhas rodas que eram tala 7 por tala 8", pois a recomendação dos 33" é de no minimo 8,5 (recomendado).
usar rodas muito menores que a recomendada pode causr desgaste irregular do centro do pneu, pelo menos foi o que me informaram.:rolleyes:

ArthurPaladini
11/06/2008, 22:22
flavio.bgf

Consultando o site da BF Goodrich internacional eu consegui ver que vocês tem as seguintes medidas:

- 325/65 - aro 18
- 35x12.5 - aro 18

Eu gostaria de saber, se vocês por acaso tem a informação se esse pneus caberiam numa Rexton 2 2008. E se vocês tiverem essa informação e os pneus que eu citei não couberem, qual o tamanho máximo de pneu aro 18 que entra nela?

Abraço.

flavio.bfg
13/06/2008, 17:42
Prezado Flavio para aro 16 observei no site a medida 245/70R16 mas nas lojas ninguem tem. Afinal existe ou é pra ingles ver ?
Sds

Bianor,

Nós estamos com dificuldades momentâneas de abastecimento, devido ao aumento de consumo mundial. Por isso, algumas dimensões estão em falta. Essa é uma delas.

Até o mês passado estávamos trabalhando com o estoque que havíamos feito no Brasil, mas esse estoque acabou e não temos ainda previsão de receber novos carregamentos. Neste mês não teremos produto. Para o próximo mês vai depender se conseguirmos ou não embarcar o que está reservado para nós nos Estados Unidos.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
13/06/2008, 17:44
vc tem pneu 315/75/16??? em estoque

qual maior pneu q vctem pra aro16?

A maior dimensão em aro 16" que temos disponível pra pronta entrega é 285/75 R 16 All Terrain T/A KO. Acima disso, podemos trazer sob encomenda para você, sendo que a maior dimensão disponível e certificada no INMETRO é justamente a 315/75 R 16 All Terrain T/A KO.

Pra fazer esse pedido, basta ir a qualquer revenda BFGoodrich, solicitá-la, a revenda irá nos consultar pra definir o preço e o prazo de entrega, te informará estes dados e, caso você confirme o pedido, dentro de 90 a 120 dias esse pneu estará nesta revenda para você.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
13/06/2008, 17:56
Flavio, tudo certo?
Estou trocando os pneus da viatura, estou olhando os BF mud... O carro é um samurai, gostaria de saber se tem a medida 215/75/15 desse pneu.
Se nao qual outra medida que serve, lembrando que ele nao tem nenhuma modificacao de suspensao e as rodas sao as originais.
Tanbem gostaria de saber sobre lojas em Sao Paulo com pronta entrega ja que na loja aqui em minas nao tem e eu tenho facilidades pra comprar em Sao Paulo.
Obrigado.

Filipin,

Devido a um aumento da demanda mundial por pneus e de estarmos trabalhando no limite da nossa capacidade de produção, algumas dimensões estão em falta no nosso estoque, mas, esta em particular nós a tínhamos disponível até o mês passado, vindo a faltar somente este mês.

É muito provável que os distribuidores que têm o costume de trabalhar com estoque próprio tenham essa dimensão. Como em São Paulo estão as maiores redes, acredito que não haverá problemas para que você encontre neles.

Eu sugiro consultar a rede ABC e a High Way, duas que trabalham normalmente com estoques mais elevados de pneus.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
13/06/2008, 18:02
Caro Flávio,

Acabei de comprar 4 BF's 33" para meu Wrangler.
Voce ve maiores problemas em deixá-los nas rodas originais? (7,5")

obrigado!

Para os pneus 33X12,5 R 15 a largura mínima necessária para a roda é de 8,5", ou seja, uma polegada maior que a sua.

Utilizar uma roda mais estreita provoca uma alteração na zona de flexão do pneu, que pode provocar a médio prazo uma ruptura da estrutura interna.

Por isso nós não recomendamos utilizar a roda 7,5" com pneus 33X12,5 R 15.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
13/06/2008, 18:06
Para os pneus 33X12,5 R 15 a largura mínima necessária para a roda é de 8,5", ou seja, uma polegada maior que a sua.

Utilizar uma roda mais estreita provoca uma alteração na zona de flexão do pneu, que pode provocar a médio prazo uma ruptura da estrutura interna.

Por isso nós não recomendamos utilizar a roda 7,5" com pneus 33X12,5 R 15.

Um abraço,
Flávio

Pessoal,

Só pra dar um aviso muito rápido: a partir da semana que vem eu vou ter que abandonar por um tempo essa comunidade mais uma vez...
=(
É que eu vou estar no Rally dos Sertões, e de lá fica impossível entrar aqui, infelizmente...

Mas nós podemos fazer aquele mesmo esquema de sempre: eu vou juntando as perguntas de vocês e, quando eu voltar, respondo todas, uma a uma, ok?

Flávio

flavio.bfg
13/06/2008, 18:08
flavio.bgf

Consultando o site da BF Goodrich internacional eu consegui ver que vocês tem as seguintes medidas:

- 325/65 - aro 18
- 35x12.5 - aro 18

Eu gostaria de saber, se vocês por acaso tem a informação se esse pneus caberiam numa Rexton 2 2008. E se vocês tiverem essa informação e os pneus que eu citei não couberem, qual o tamanho máximo de pneu aro 18 que entra nela?

Abraço.

Arthur,

Como não é muito comum encontrar uma Rexton utilizando aro 18", não tenho a informação se cabe ou não. Sugiro que você vá a uma revenda BFGoodrich que tenha estes pneus em estoque e faça um teste, montando os pneus no seu carro, simulando uma oscilação da suspensão e girando a direção completamente para ambos os lados.

Se ficar muito próximo a alguma parte fixa do veículo, é melhor não arriscar. Caso haja uma distância segura, pode rodar com eles sem maiores riscos.

Um abraço,
Flávio

TMorais
13/06/2008, 18:48
Flávio,

A BF disponibiliza o pneu MUD ou All Terrain (para Tracker) nas medidas:
235/70 R16 e 225/70 R16 ?? Teria outras medidas proximas a estas? Qual custo e disponibilidade? :pensativo:

O BF MUD 31 R15 (para troller)quanto custa?:pensativo:

Att.
Morais

TylerNTL
16/06/2008, 00:05
Flávio,

Tenho uma Ranger com 4 Michelin Syncrhone 255/75 R15. Vou fazer uma viagem e a caminhonete vai ficar parada no mínimo uns 8 dias (podendo ficar até 15).

Gostaria de deixá-la na garagem do meu prédio (imobilizada possivelmente por 15 dias).]
1-Existe risco de danos aos pneus (deformaçãoes) por ela ficar "PARADA" este tempo.
2-O que eu poderia fazer para minimizar estes riscos?
(calibrar com mais pressão, colocar sobre cavaletes)

Girti
16/06/2008, 11:50
Flávio,

Tenho uma Ranger com 4 Michelin Syncrhone 255/75 R15. Vou fazer uma viagem e a caminhonete vai ficar parada no mínimo uns 8 dias (podendo ficar até 15).

Gostaria de deixá-la na garagem do meu prédio (imobilizada possivelmente por 15 dias).]
1-Existe risco de danos aos pneus (deformaçãoes) por ela ficar "PARADA" este tempo.
2-O que eu poderia fazer para minimizar estes riscos?
(calibrar com mais pressão, colocar sobre cavaletes)

Não sou o Flávio, mas acho que posso ajudá-lo.

Esta imobilização até que não é longa, mas você pode calibrar os pneus com umas 2 a 4 libras acima da pressão usual. Uma sugestão: verifique qual é a pressão recomendada pelo manual para uso com o carro lotado, e calibre os pneus com estas medidas de pressão.
Também é recomendável encher bem o tanque de combustível, não deixando muito espaço para uma improvável, porém não impossível oxidação.
Verifique se há algum problema em desligar o polo negativo da bateria, para evitar que a mesma se descarregue. No meu carro, que é carburado, não há problema, mas não sei se isto pode causar problemas em um carro mais moderno (injeção eletrônica ou diesel). Acredito que não haja problema, mas é bom verificar junto a uma autorizada Ford ou ao seu mecânico.

Boa viagem!

TylerNTL
16/06/2008, 13:45
Ok! vou viajar mais tranquilo!

Ela ficou com essa calibrada a mais, tanque cheio e bateria desconectada.

flavio.bfg
30/06/2008, 19:00
Flávio,

A BF disponibiliza o pneu MUD ou All Terrain (para Tracker) nas medidas:
235/70 R16 e 225/70 R16 ?? Teria outras medidas proximas a estas? Qual custo e disponibilidade? :pensativo:

O BF MUD 31 R15 (para troller)quanto custa?:pensativo:

Att.
Morais

Olá, Morais e pessoal!

Após duas semanas fora (eu estava no Rally dos Sertões), cá estou eu de volta, e com o pé fervendo de tão quente! É que a equipe VW, patrocinada pela BFGoodrich, ficou com o primeiro e o segundo lugar geral na classificação do Rally.

Bom, mas vamos ao que interessa.

Morais, quanto à sua pergunta, nós temos o pneu 225/70 R 16 na gama Long Trail T/A, 80% asfalto. Na dimensão mais próxima da original, temos disponível a 225/75 R 16 nas três gamas de nossa oferta: Long Trail T/A (80/20), All Terrain T/A KO (50/50) e Mud Terrain T/A KM (20/80). O preço é definido pela revenda e não pela fábrica e pode variar de ponto a ponto de venda em função de descontos praticados ou de política de preços diferenciadas que cada revendedor nosso aplica.

Posso passar uma idéia geral, só para uma base de preços:

- 225/70 R 16 Long Trail T/A = R$ 430,00

- 225/75 R 16 Long Trail T/A = R$ 370,00

- 225/75 R 16 All Terrain T/A= R$ 500,00

- 225/75 R 16 Mud Terrain T/A=R$ 590,00

O 31X10,5 R 15 Mud Terrain T/A KM custa aproximadamente R$ 690,00

Estes são preços teóricos praticados em São Paulo.

Flávio

flavio.bfg
30/06/2008, 19:01
Não sou o Flávio, mas acho que posso ajudá-lo.

Esta imobilização até que não é longa, mas você pode calibrar os pneus com umas 2 a 4 libras acima da pressão usual. Uma sugestão: verifique qual é a pressão recomendada pelo manual para uso com o carro lotado, e calibre os pneus com estas medidas de pressão.
Também é recomendável encher bem o tanque de combustível, não deixando muito espaço para uma improvável, porém não impossível oxidação.
Verifique se há algum problema em desligar o polo negativo da bateria, para evitar que a mesma se descarregue. No meu carro, que é carburado, não há problema, mas não sei se isto pode causar problemas em um carro mais moderno (injeção eletrônica ou diesel). Acredito que não haja problema, mas é bom verificar junto a uma autorizada Ford ou ao seu mecânico.

Boa viagem!

Excelente resposta, Gil!
:concordo:

Flávio

Girti
02/07/2008, 11:51
Excelente resposta, Gil!
:concordo:

Flávio

Obrigado, Flávio, e parabéns por sua simpática iniciativa de criar este tópico para esclarecer eventuais dúvidas!

[ ]s

TMorais
02/07/2008, 14:02
Olá, Morais e pessoal!

Após duas semanas fora (eu estava no Rally dos Sertões), cá estou eu de volta, e com o pé fervendo de tão quente! É que a equipe VW, patrocinada pela BFGoodrich, ficou com o primeiro e o segundo lugar geral na classificação do Rally.

Bom, mas vamos ao que interessa.

Morais, quanto à sua pergunta, nós temos o pneu 225/70 R 16 na gama Long Trail T/A, 80% asfalto. Na dimensão mais próxima da original, temos disponível a 225/75 R 16 nas três gamas de nossa oferta: Long Trail T/A (80/20), All Terrain T/A KO (50/50) e Mud Terrain T/A KM (20/80). O preço é definido pela revenda e não pela fábrica e pode variar de ponto a ponto de venda em função de descontos praticados ou de política de preços diferenciadas que cada revendedor nosso aplica.

Posso passar uma idéia geral, só para uma base de preços:

- 225/70 R 16 Long Trail T/A = R$ 430,00

- 225/75 R 16 Long Trail T/A = R$ 370,00

- 225/75 R 16 All Terrain T/A= R$ 500,00

- 225/75 R 16 Mud Terrain T/A=R$ 590,00

O 31X10,5 R 15 Mud Terrain T/A KM custa aproximadamente R$ 690,00

Estes são preços teóricos praticados em São Paulo.

Flávio

Flavio,

E quanto a essas medidas: (todos raio R16 - Lembrando que é para Tracker!)
235/70
235/75
245/70
245/75
Teria disponibilidade para MUD e ALL TERRAIN?? E custos?
Acho que o 245/75 (R16) tem disponivel o MUD pois já vi relatos de compradores aqui do Forum. E o restante aí nos dois tipos de pneus?
Abç e valeu atenção!:concordo:

Carneiro
04/07/2008, 17:33
Flávio!

As revendas não têm BF MUD 245/75R16 e parece que a BF tá sem previsão... Vai chegar? Só preciso de 1 para o estepe... :mrgreen:

M.

Daniel08
09/07/2008, 12:56
Ae Flávio,
gostaria que tirasse uma dúvida.
Bem, tou precisando comprar 4 pneus pra minha pickup uso 225/75 r15, e utilizo 90% asfalto e 10% piçarra, andei pesquisando, e os pneus que me chamaram mais atenção foram:

BFGoodrich - Long Trail
Michelin - LTX/MS

O que você diz sobre eles?
Ambos são bons de chuva?
Me indicaria outro modelo?
Abraço.
Obrigado.

Bianor
09/07/2008, 14:06
Pois é meu caro tambem vou ter de abrir o bolso e colocar 4 pneus na Blazer 2.8 4x4.
A duvida é entre colocar o AT ou o ST.
A favor o AT tem a sua carcaça mais resistente e mais dura tambem.
Já o ST é mais confortável e silencioso mais apto ao asfalto.
Pesquisei o Michelin Latitude 245/70R16 encontrei por R$590 a vista.
Já o Pirelli ATR 245/70R16 encontrei por R$495 a vista.
Uma boa diferença !
Prezados foristas favor opinar.
Sds

Luiz Antonio C. Bodon
14/07/2008, 18:10
Flávio, boa noite.

A BFG tem o pneu A/T p/ L.R.Defender c/ as medidas 235/85 R16 ?

Grato pela atenção.

Fernando da Terra
15/07/2008, 18:37
A BFG tem o pneu A/T p/ L.R.Defender c/ as medidas 235/85 R16 ?

Fala Luiz!
Posso te adiantar que você tá falando com a pessoa certa! Quando precisei desse pneu, não tava conseguindo em nehuma revenda BF.
Falei com o Flávio, e ele conseguiu colocar os pneus na revenda que eu queria.
Veja em qual revenda você quer comprar e informe ao Flavio. Com certeza ele vai resolver facil!

Fernando

kmoretto
17/07/2008, 14:00
Flavio,

Sei que a pergunta não é sobre pneu mais está bem próximo, a tala da roda ( 7", 8",...) é medida pelo lado interno ou externo da roda????

Estou vendo uma roda usada para comprar e aí pintou a dúvida, também ví neste tópico que o ideal para pneu 33" a tala certa é entre 8,5 e 11", vai fazer alguma diferença uma de 8"???

[]´s

Luiz Antonio C. Bodon
17/07/2008, 15:35
Flavio, aproveitando que vc ainda não respondeu, estou com dificuldade de conseguir 4 pneus BFG 235/85 R16 A/T aqui em SP.

Entrei em contato com a loja ABC Pneus (localizada no bairro Barra Funda) e lá não tinham nenhum (informaram que só havia 2 pneus em uma loja no bairro Jabaquara), e que eles não tinham a menor idéia e nem previsão de quando haveria esse modelo novamente...:cry:

Preciso de sua ajuda...

Luiz Antonio C. Bodon
22/07/2008, 12:57
Consegui achar 4 pneus numa loja em SP....já estão na Defender 8-)

TMorais
24/07/2008, 19:30
Flavio,
Onde encontrar por um preço justo e que possa enviar para outro estado?

flavio.bfg
28/07/2008, 17:36
Flavio,

E quanto a essas medidas: (todos raio R16 - Lembrando que é para Tracker!)
235/70
235/75
245/70
245/75
Teria disponibilidade para MUD e ALL TERRAIN?? E custos?
Acho que o 245/75 (R16) tem disponivel o MUD pois já vi relatos de compradores aqui do Forum. E o restante aí nos dois tipos de pneus?
Abç e valeu atenção!:concordo:

Olá, pessoal.

Mais uma vez, um milhão de desculpas pela demora, mas ultimamente eu tenho estado mais enrolado que carretel por aqui. Infelizmente eu não vou ter tempo de responder todas as perguntas de uma vez, mas vou procurar responder o mais rápido possível, ok?

Valeu mesmo pela compreensão! :concordo:

Morais, quanto à sua pergunta, eu fiz uma pequena tabela para você. Os preços são indicativos e variam de revenda a revenda. Considerei o valor referente ao Estado de São Paulo para efeito do cálculo no imposto sobre circulação de mercadorias.

DIMENSÃO ALL TERRAIN MUD TERRAIN
235/70 R 16 não disponível não disponível
235/75 R 16 não disponível não disponível
245/70 R 16 R$ 515,00 não disponível
245/75 R 16 R$ 570,00 R$ 625,00

Antes de decidir sobre os pneus 245, é melhor verificar se cabem na caixa de rodas e se não tocam em nenhuma parte do veículo com a direção toda esterçada e o carro carregado. Em uma revenda BFGoodrich você pode experimentar esta montagem.

Flávio

flavio.bfg
28/07/2008, 17:45
Flávio!

As revendas não têm BF MUD 245/75R16 e parece que a BF tá sem previsão... Vai chegar? Só preciso de 1 para o estepe... :mrgreen:

M.

Márcio,

Estamos com um problema de maquinário na fábrica dos Estados Unidos nesta dimensão. Por isso a dificuldade de encontrar esse produto.

É pouco provável que alguma revenda o tenha em estoque. No momento não temos uma previsão de quando teremos este problema solucionado e quando receberemos este pneu. Assim que tiver uma boa notícia, te avisarei, ok?

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
28/07/2008, 17:47
Ae Flávio,
gostaria que tirasse uma dúvida.
Bem, tou precisando comprar 4 pneus pra minha pickup uso 225/75 r15, e utilizo 90% asfalto e 10% piçarra, andei pesquisando, e os pneus que me chamaram mais atenção foram:

BFGoodrich - Long Trail
Michelin - LTX/MS

O que você diz sobre eles?
Ambos são bons de chuva?
Me indicaria outro modelo?
Abraço.
Obrigado.

Daniel,

Para a sua utilização, qualquer um dos dois vai atender perfeitamente. A maior diferença entre eles é:

– Michelin LTX M/S = Tem a maior aderência da categoria SUV para asfalto molhado ou asfalto escorregadio. É extremamente silencioso e confortável e tem garantia contra danos acidentais incluído.

– BFGoodrich Long Trail T/A = Tem mais resistência contra choques e cortes que o LTX M/S e suportará melhor os 10% de piçarra que você tem na sua utilização.

As outras gamas que temos são para uso mais agressivo do que o seu caso, pelo que você descreveu. Se a sua maior preocupação é a aderência na chuva, minha recomendação é o LTX M/S.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
28/07/2008, 17:50
Pois é meu caro tambem vou ter de abrir o bolso e colocar 4 pneus na Blazer 2.8 4x4.
A duvida é entre colocar o AT ou o ST.
A favor o AT tem a sua carcaça mais resistente e mais dura tambem.
Já o ST é mais confortável e silencioso mais apto ao asfalto.
Pesquisei o Michelin Latitude 245/70R16 encontrei por R$590 a vista.
Já o Pirelli ATR 245/70R16 encontrei por R$495 a vista.
Uma boa diferença !
Prezados foristas favor opinar.
Sds

Bianor,

A diferença de preços que você tem corresponde a mais ou menos 19%. Você terá aproximadamente 30% a mais de rendimento quilométrico com os pneus Michelin Latitude Tour HP comparado com o Pirelli ATR. Assim, fazendo as contas, o pneu Michelin Latitude Tour HP é bem mais econômico que o Pirelli ATR.

Além disso, o Michelin tem uma garantia extra contra danos acidentais e reparação gratuita em caso de furos. Sem falar na segurança (maior aderência e menor distância de frenagem), no conforto (carcaça mais flexível por utilizar fios têxteis mais resistentes à flexão e ao calor), muito mais silencioso (até 30% mais silencioso que os pneus de asfalto da concorrência) e um projeto muito mais moderno (gama lançada no ano passado na Europa e Estados Unidos).

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
28/07/2008, 18:07
Flavio, aproveitando que vc ainda não respondeu, estou com dificuldade de conseguir 4 pneus BFG 235/85 R16 A/T aqui em SP.

Entrei em contato com a loja ABC Pneus (localizada no bairro Barra Funda) e lá não tinham nenhum (informaram que só havia 2 pneus em uma loja no bairro Jabaquara), e que eles não tinham a menor idéia e nem previsão de quando haveria esse modelo novamente...:cry:

Preciso de sua ajuda...

Olá, Luiz.

Temos hoje este pneu em estoque para enviar para a ABC. Caso haja alguma dificuldade, te peço o favor de ligar diretamente para o nosso telefone: 08009709400. Assim poderemos verificar o que está ocorrendo e corrigir esta situação.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
28/07/2008, 18:15
Flavio,

Sei que a pergunta não é sobre pneu mais está bem próximo, a tala da roda ( 7", 8",...) é medida pelo lado interno ou externo da roda????

Estou vendo uma roda usada para comprar e aí pintou a dúvida, também ví neste tópico que o ideal para pneu 33" a tala certa é entre 8,5 e 11", vai fazer alguma diferença uma de 8"???

[]´s

Kleber,

A tala é medida pelo lado interno. Envio anexo um desenho onde se determina o ponto de medição. O que chamamos de tala está especificado como Rim width.

Você está certo quanto à tala recomendada para o pneu 33" entre 8,5 e 11". A roda de 8" irá alterar a zona de flexão do pneu e isto pode gerar separações internas que podem romper o pneu com o tempo.

Também haverá uma alteração da área de contato com o solo, gerando desgastes irregulares e rápidos na banda de rodagem.

Por isso não recomendamos essa montagem.

Flávio

http://mail.selulloid.com/service/home/%7E/wheeldimensions.jpg?auth=co&id=8037&part=2

proelton
29/07/2008, 00:11
Olá, Carneiro.

Um abraço,
Flávio

Flávio,
corri o tópico todo procurando por dicas para limpar as letras brancas dos pneus e não encontrei.
Eu tentava limpar com gasolina de aviação, OMO, esponja, nada resolve muito bem.
O que usei na última lavação foi uma toalha velha com OMO, e esfreguei com bastante força, deu uma limpada.. mas nao ficou 100%. Com esponja nem adianta tentar, ela esfarela.
Existe algum segredo pra limpar as letrinhas?

Abraço e parabéns pela consultoria.
Elton

jeisonk
29/07/2008, 10:04

Usar a outra face do pneu :mrgreen:

Girti
29/07/2008, 18:03
Flávio,
corri o tópico todo procurando por dicas para limpar as letras brancas dos pneus e não encontrei.
Eu tentava limpar com gasolina de aviação, OMO, esponja, nada resolve muito bem.
O que usei na última lavação foi uma toalha velha com OMO, e esfreguei com bastante força, deu uma limpada.. mas nao ficou 100%. Com esponja nem adianta tentar, ela esfarela.

Elton

Não sou o Flávio, mas posso responder esta: use uma escova tipo "japonesa" (aquela em forma de círculo, lembra um donut) e saponáceo (Sapólio). Infelizmente, parece que não existe mais o Sapólio em pedra, de modo que o jeito é usar o em pó. Molhe a escova e, imediatamente, jogue um pouco do saponáceo sobre ela (ela precisa estar molhada, para o pó grudar nela), depois esfregue as letras vigorosamente. Estas deverão ficar branquinhas!

VOVÔ DO TROLLER
29/07/2008, 18:06
Citação:
Postado originalmente por proelton http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=655404#post655404)
Flávio,

Elton

Eu limpo com sabão de coco em pedra, com um escova que tenha empunhadura e fica bom. Só que tem que esfregar bastante. Abs

proelton
29/07/2008, 22:00
Ah certo, obrigado! vou procurar onde compra o sapolio.

outra, tentem uma vez usar uma toalha bem torcida (ela fica tipo dura) e esfreguem em cima com sabao, tambem limpa legal...

PauloBH
29/07/2008, 22:40
Flávio.

Qual a melhor medida e preço base BH para AT KO para rodar em L200 Outdoor HPE 2007 AT?

Obrigado!

Girti
30/07/2008, 00:09
Ah certo, obrigado! vou procurar onde compra o sapolio.

Você encontra em qualquer supermercado. Ainda existe o Breitkopf?

TMorais
31/07/2008, 18:28
Flavio,

Flavio,

Tô interessado nos BF MUD 225/75 R16. Onde consigo com preço justo (qual a base de preço?) e qual o lugar que possa enviar para outro estado? Acho que aqui na Bahi ana tem o MUD nessa medida.

No aguardo,

Daniel08
02/08/2008, 19:59
Daniel,

Para a sua utilização, qualquer um dos dois vai atender perfeitamente. A maior diferença entre eles é:

– Michelin LTX M/S = Tem a maior aderência da categoria SUV para asfalto molhado ou asfalto escorregadio. É extremamente silencioso e confortável e tem garantia contra danos acidentais incluído.

– BFGoodrich Long Trail T/A = Tem mais resistência contra choques e cortes que o LTX M/S e suportará melhor os 10% de piçarra que você tem na sua utilização.

As outras gamas que temos são para uso mais agressivo do que o seu caso, pelo que você descreveu. Se a sua maior preocupação é a aderência na chuva, minha recomendação é o LTX M/S.

Um abraço,
Flávio

Ae Flávio muito obrigado.
Coloquei os Michelin LTX M/S.
Abraço.

Luiz Antonio C. Bodon
05/08/2008, 12:16
Flávio, boa tarde,

Comprei 4 pneus BFG 235/85R16 AT e coloquie-os na Defender. montei-os c/ câmaras. Com 3 deles ficaram excelentes mas um deles tem dado dor de cabeça.

Primeiramente ele esvaziou. Levei a um borracheiro perto de cas e foi constatado um pequeno furo na lateral da camara, e não na banda de rodagem. Achei estranho e pensei que, por ser a câmara usada, isso ocorreu. Arrumei e coloquei-o p/ rodar, porém deixei o veículo no estacionamento (pois utilizei minha Bandeirante).

Passado 2 dias, recebi uma ligação do estacionamento onde guardo a Defender que o pneu (o mesmo) estava vazio. Troquei-o e novamente fui ao borracheiro e lá, por via das dúvidas, coloquei uma câmara de ar nova, arrumei a câmara anterior que, mais estranho ainda, apresentava outro furo próximo do primeiro.

Andei um pouco com o carro (Defender) e deixei-o no estacionamento. Para a minha "surpresa", novamente o pneu estava vazio :evil:. No borracheiro, arrumei pela 3ª vez a câmara (que é nova) num lugar próximo aos outros "furos". Ele recomendou ou que tirasse a câmara e andasse c/ o pneu sem a mesma (a roda está excelente) ou que fosse trocar o pneu (o que é uma pena).

O mesmo foi comprado na Highway (concessionária Michelin) aqui em SP.

O que fazer??? :(

mauarj
05/08/2008, 15:10
Olá Flavio, Tenho Intenção De Colocar Na Minha Tr4 4 Sapatos Bfg All Terrain 225/75/16 T/a Ko Ou 235/70/16, Estou Tendo Dificuldade De Achar Aki No Rj, E, Qnd Acho Estão Furando Meus Olhos, Existe Alguma Forma De Eu Pagar E Receber Em Casa, Por Um Preço Mais Acessivel? Ou Alguma Loja De Revenda Q Venda Por Um Preço Mais Acessivel(rj)? E Qual Deles Dois Levanta Mais Meu Carro. Obrigado Por Suas Respostas Aki No Forum, Grande Abraço.

flavio.bfg
06/08/2008, 11:22
Flavio,

Olá, Morais!

Mais uma vez, peço mil desculpas a você e ao resto do pessoal pela demora. Vou tentar responder com mais rapidez a partir de agora, ok? :-D

Quanto à sua pergunta, o envio de pneus de um estado para outro gera um custo extra de impostos. Cada estado tem taxas diferentes de ICMS e a cada operação entre estados, este imposto tem que ser cobrado, podendo depois ser restituído em parte pelo revendedor.

Por isso, a operação entre estados pode ficar mais cara, apesar do preço inicial poder ser menor. Mesmo se você ou algum conhecido seu for buscar os pneus e cruzar a fronteira de um estado para outro, algum fiscal pode te parar e fazer uma inspeção.

Este fiscal exigirá a Nota Fiscal e, caso não esteja especificado que trata-se de venda de um estado para outro com destaque do ICMS, a mercadoria poderá ser apreendida até que se regularize esta situação, com pagamento de multa inclusive.

Por isso, não recomendamos a compra em outro estado. As diferenças de preços que existem não compensam o custo de frete e impostos extras.

Flávio

flavio.bfg
06/08/2008, 11:26
Flávio,

Elton

Olá, Elton.

Excelentes comentários e dicas de todos! Mas não custa dar mais uma dica: você pode tentar usar uma lixa d'água, bem fina. A borracha embaixo é branca e o segredo é retirar uma camada superficial que está suja sem sujar novamente a nova camada de borracha branca nesta operação.

Como a borda da letra é de borracha preta, o cuidado que temos que ter é não sujar a lixa com esta borda preta, que sujaria novamente a parte branca. Substituindo frequentemente a lixa (para cada letra, por exemplo) você conseguirá um ótimo resultado.

Flávio

flavio.bfg
06/08/2008, 11:40
Flávio.

Qual a melhor medida e preço base BH para AT KO para rodar em L200 Outdoor HPE 2007 AT?

Obrigado!

Olá, Paulo.

Nós não temos disponível a dimensão original de pneus para a sua pick-up. A nossa melhor recomendação técnica é substituir pela dimensão 245/75 R 16 All Terrain T/A KO. Esta dimensão é da mesma altura da original, embora seja um pouco mais estreita, o que pode ficar esteticamente pior.

Outra sugestão seria colocar um pneu maior, o 265/75 R 16, mas, neste caso, o veículo ficará bem mais alto, o velocímetro e o odômetro irão marcar uma velocidade e distância percorrida menor que o real (quer dizer que você estará mais rápido do que estará marcando no velocímetro), apesar de esteticamente ficar bem melhor.

Entre estas duas soluções de dimensão, nós não temos nada mais disponível na marca BFGoodrich no Brasil. As nossas revendas em BH são:

CIA DO PNEU – AV. DO CONTORNO, 6969 – 3296-4566

CIA DO PNEU – AV. BIAS FORTES, 955 – 3335-0612

LAFER C AUTOMOT – AV. DO CONTORNO, 3751 – 3282-7633

UNIQUE PNEUS – AV.CRISTIANO MACHADO, 1979 – 3481-9477

UNIQUE PEDRO II – AV PEDRO II, 1760 – 3411-7377

BRASIF BHZ – R. MARGARIDA ASSIS FONSECA 171 – 2129-3800

TROPICAL PNEUS – AV. ANTONIO ABRAHÃO CARAN, 990 – 3443-3724

Vale a pena consultá-las para verificar se existem diferenças de preços entre elas.

Flávio

flavio.bfg
06/08/2008, 11:45
Flavio,

Tô interessado nos BF MUD 225/75 R16. Onde consigo com preço justo (qual a base de preço?) e qual o lugar que possa enviar para outro estado? Acho que aqui na Bahi ana tem o MUD nessa medida.

No aguardo,

Morais,

Nós, como fabricantes, não podemos controlar os preços praticados pelos nossos distribuidores por força de lei. Tentamos orientá-los a não ficarem fora do mercado com margens altas e também não canibalizarem o mercado perdendo dinheiro, mas, os preços são decisão de cada distribuidor.

Por isso, vale a pena entrar no nosso site (www.pneusbfgoodrich.com.br), (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/)escolher as revendas mais acessíveis e ligar para consultar os preços. Quando consultar os preços, é muito importante perguntar se inclui a montagem e os serviços (quais), para ter a mesma base de comparação.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
06/08/2008, 11:48
Flávio, boa tarde,

Comprei 4 pneus BFG 235/85R16 AT e coloquie-os na Defender. montei-os c/ câmaras. Com 3 deles ficaram excelentes mas um deles tem dado dor de cabeça.

Primeiramente ele esvaziou. Levei a um borracheiro perto de cas e foi constatado um pequeno furo na lateral da camara, e não na banda de rodagem. Achei estranho e pensei que, por ser a câmara usada, isso ocorreu. Arrumei e coloquei-o p/ rodar, porém deixei o veículo no estacionamento (pois utilizei minha Bandeirante).

Passado 2 dias, recebi uma ligação do estacionamento onde guardo a Defender que o pneu (o mesmo) estava vazio. Troquei-o e novamente fui ao borracheiro e lá, por via das dúvidas, coloquei uma câmara de ar nova, arrumei a câmara anterior que, mais estranho ainda, apresentava outro furo próximo do primeiro.

Andei um pouco com o carro (Defender) e deixei-o no estacionamento. Para a minha "surpresa", novamente o pneu estava vazio :evil:. No borracheiro, arrumei pela 3ª vez a câmara (que é nova) num lugar próximo aos outros "furos". Ele recomendou ou que tirasse a câmara e andasse c/ o pneu sem a mesma (a roda está excelente) ou que fosse trocar o pneu (o que é uma pena).

O mesmo foi comprado na Highway (concessionária Michelin) aqui em SP.

O que fazer??? :(

Olá, Luiz.

Os pneus BFGoodrich são fabricados para rodar sem câmara de ar e nós não temos câmaras disponíveis para eles.

Não vejo necessidade de se utilizar uma câmara de ar em um pneu hoje em dia, pois as rodas já são todas fabricadas para pneus sem câmara, assim como os pneus, e mesmo situações onde antigamente se recomendava o uso de câmaras, como a rodagem com baixa pressão em trilhas muito radicais, por exemplo, hoje existem soluções mais modernas e muito mais eficazes como o uso das rodas especiais com um flange externo aparafusado que evita o destalonamento do pneu, mesmo sem ar.

De todos os modos, minha recomendação é que você volte à highway, procure o Júnior, peça para ele verificar detalhadamente o seu caso e encontrar a melhor solução.

Flávio

flavio.bfg
06/08/2008, 11:50
Olá Flavio, Tenho Intenção De Colocar Na Minha Tr4 4 Sapatos Bfg All Terrain 225/75/16 T/a Ko Ou 235/70/16, Estou Tendo Dificuldade De Achar Aki No Rj, E, Qnd Acho Estão Furando Meus Olhos, Existe Alguma Forma De Eu Pagar E Receber Em Casa, Por Um Preço Mais Acessivel? Ou Alguma Loja De Revenda Q Venda Por Um Preço Mais Acessivel(rj)? E Qual Deles Dois Levanta Mais Meu Carro. Obrigado Por Suas Respostas Aki No Forum, Grande Abraço.

Nós não podemos controlar os preços praticados pelos distribuidores por força de lei, mas, aqui no Rio, devido ao mercado muito competitivo que existe, as margens praticadas por eles são menores do que nós recomendamos, quer dizer, vendem os pneus por um valor menor do que deveriam vender.

De todos os modos, vale a pena ligar para vários deles cotando o preço, tomando o cuidado de verificar sempre quais os serviços incluídos, para ter a mesma base de comparação. Hoje nós não temos venda direta nem pela internet nem por nenhum outro sistema.

Quanto às dimensões, o pneu 225/75 R 16 é quase 1 centímetro mais alto que o pneu 235/70 R 16, o que altera um pouco o visual da sua TR4 mas não compromete em nada a direção, estabilidade ou leitura dos instrumentos do painel do carro.

Flávio

PauloBH
06/08/2008, 23:22
Olá, Paulo.

Nós não temos disponível a dimensão original de pneus para a sua pick-up. A nossa melhor recomendação técnica é substituir pela dimensão 245/75 R 16 All Terrain T/A KO. Esta dimensão é da mesma altura da original, embora seja um pouco mais estreita, o que pode ficar esteticamente pior.

Outra sugestão seria colocar um pneu maior, o 265/75 R 16, mas, neste caso, o veículo ficará bem mais alto, o velocímetro e o odômetro irão marcar uma velocidade e distância percorrida menor que o real (quer dizer que você estará mais rápido do que estará marcando no velocímetro), apesar de esteticamente ficar bem melhor.

Entre estas duas soluções de dimensão, nós não temos nada mais disponível na marca BFGoodrich no Brasil. As nossas revendas em BH são:

CIA DO PNEU – AV. DO CONTORNO, 6969 – 3296-4566

CIA DO PNEU – AV. BIAS FORTES, 955 – 3335-0612

LAFER C AUTOMOT – AV. DO CONTORNO, 3751 – 3282-7633

UNIQUE PNEUS – AV.CRISTIANO MACHADO, 1979 – 3481-9477

UNIQUE PEDRO II – AV PEDRO II, 1760 – 3411-7377

BRASIF BHZ – R. MARGARIDA ASSIS FONSECA 171 – 2129-3800

TROPICAL PNEUS – AV. ANTONIO ABRAHÃO CARAN, 990 – 3443-3724

Vale a pena consultá-las para verificar se existem diferenças de preços entre elas.

Flávio

Valew, Flávio!!!

Obrigado e gde abraço! :palmas:

mauarj
07/08/2008, 05:56
Obrigado Flavio, Optei Mesmo Pelos 225/75/16 All Terrain T/a, E, Ficou Mais Alto Mesmo, Como Vou Fazer Lif De Suspensão Na Mionha Tr4, Ela Vai Virar Um Tratorzinho.grande Abraço E Obrigado Por Sua Ajuda Aki No Forum.

Fernando Lages
07/08/2008, 10:03
Flávio,

Quero trocar o original 31x10.5R15 de minha Pathfinder por um 33. Porém, a princípio, eu gostaria de manter as rodas originais que são 15x7. Assim, eu teria que usar um 33x10.5 ao invés de um 33x12.5, acredito. Está correto?

Aqui no BR não temos disponível o 33x10.5R15. Teria como consegui-lo? E, se for possível, eu devo fazer a cotação e encomenda direto em um fornecedor?

gui ranger 00
10/08/2008, 17:30
Oi Flávio!
Tenho uma dúvida e gostaria que você me ajudasse! Comprei uma ranger 3.0 2008 4x4 e coloquei o BF 245/75 R16 A/T, ficou legal porém vi outras com pneus maiores como 265/75, 285/75 R16 e até mesmo algumas com 33 A/T R15...tenho medo de comprometer muito o motor pois gosto de andar rápido...minha camionete ficou até feia perto das outras..
Você acha que há a possibilidade de colocar o 285/75 R16 sem raspar, porém subindo um pouquinho? Esse pneu 285/75 R16 equivale mais ou menos ao 33' R15?? Será que não fica muito pesado? Ou de repente seria mais correto colocar um 265/75?
Desculpe pelo aluguel..
abraço

flavio.bfg
11/08/2008, 16:31
Flávio,

Quero trocar o original 31x10.5R15 de minha Pathfinder por um 33. Porém, a princípio, eu gostaria de manter as rodas originais que são 15x7. Assim, eu teria que usar um 33x10.5 ao invés de um 33x12.5, acredito. Está correto?

Aqui no BR não temos disponível o 33x10.5R15. Teria como consegui-lo? E, se for possível, eu devo fazer a cotação e encomenda direto em um fornecedor?

Fernando,

Você está certíssimo. Os pneus 12,5 pedem uma roda no mínimo 8,5 polegadas de largura.

Nós podemos sim trazer os pneus 33 X 10,5 R 15 que podem ser montados na sua roda, seja na escultura All Terrain ou na Mud Terrain. Se quiser verificar preço e condições, pode se dirigir a qualquer distribuidor da BF que está no site www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/) e solicitar uma importação sob encomenda.

Pode dizer que já verificou que existe esta possibilidade diretamente com o pessoal da BF e que deseja saber o preço. A revenda irá colocar o pedido conosco e, dentro de 90 a 120 dias aproximadamente o pneu deverá estar disponível nesta revenda para você.

Flávio

flavio.bfg
11/08/2008, 16:38
Oi Flávio!
Tenho uma dúvida e gostaria que você me ajudasse! Comprei uma ranger 3.0 2008 4x4 e coloquei o BF 245/75 R16 A/T, ficou legal porém vi outras com pneus maiores como 265/75, 285/75 R16 e até mesmo algumas com 33 A/T R15...tenho medo de comprometer muito o motor pois gosto de andar rápido...minha camionete ficou até feia perto das outras..
Você acha que há a possibilidade de colocar o 285/75 R16 sem raspar, porém subindo um pouquinho? Esse pneu 285/75 R16 equivale mais ou menos ao 33' R15?? Será que não fica muito pesado? Ou de repente seria mais correto colocar um 265/75?
Desculpe pelo aluguel..
abraço

Gui,

Me preocupou um pouco a sua expressão "andar rápido", ainda mais você que tem uma Ranger 3.0 que eu sei que anda bem. Me preocupou porque, quando se aumenta o pneu e a altura do veículo, perde-se estabilidade, aumentando o risco de uma virada em uma curva mais forte.

Para você ter uma ideia de quanto aumenta, fiz um pequeno quadro para você:

Dimensão de pneus / Altura do veículo a partir do centro do cubo da roda

245/70 R 16 (originais)---------------340 mm
245/75 R 16 (os seus)----------------350 mm (3,3% maior)
265/75 R 16---------------------------360 mm (7% maior)
33X12,5 R 15--------------------------365 mm (12% maior)
35X12,5 R 15--------------------------380 mm (20% maior)

Consideramos sempre que até 3% de variação não existe nenhuma alteração significativa no veículo (estabilidade, leitura dos instrumentos do painel, funcionamento do ABS e dos demais ítens eletrônicos, etc.). Acima disso as alterações terão uma consequência maior.

Você trabalhando na suspensão, não só elevando, mas, adequando a suspensão a uma nova configuração, você minimiza o problema da estabilidade.

As lojas especializadas neste trabalho podem te orientar melhor a este respeito, mas, o custo geralmente é elevado para se obter um trabalho de qualidade e te trazer a segurança necessária para continuar andando forte com pneus grandes.

Flávio

jeisonk
11/08/2008, 16:44
Flávio, boa tarde.

Seria possível encomendar da mesma maneira pneus Mud 285/70 R17?

Abraços

gui ranger 00
12/08/2008, 12:13
Caro Flávio, muito obrigado pela dica!!
abraço
ps: e qto ao pneu 285/75 R16, equivale ao '33 R15??

Carlo_TR4Flex
15/08/2008, 12:09
Coloquei pneus bf at 225/75R16 na minha tr4 2008 que pra variar sairam da revenda desbalanceados. Depois de duas visitas a mitsubishi desisti e fui fazer o balanceamento local fora(paguei R$ 48 por um serviço que deveria ser feito de graça na MIT). Até ai tudo bem o carro ficou ótimo. Na revisão dos 10.000KM resolvi reclamar e falei pra MIT se virar e balancear o carro fora se eles não tinham equipamento ou capacidade pra balancear um pneu. Pra meu desespero quando o carro voltou da revisão, além de continuar desbalanceado notei que as bordas dos pneus estavam completamente arredondadas.!!. Minha pergunta é:

Balanceamento local feito com a maquina que apoia na lateral do pneu pode acabar com a borda se mal posicionada?

PS: a primeira vez que fiz o balanceamento local a maquina era diferente e apoiava pela frente do pneu na propia banda de rodagem.

flavio.bfg
19/08/2008, 15:11
Flávio, boa tarde.

Seria possível encomendar da mesma maneira pneus Mud 285/70 R17?

Abraços

Olá, Jeison!

Esta dimensão existe nos Estados Unidos, mas, não está homologada no INMETRO para importação no Brasil. Para conseguir uma homologação, temos que marcar o molde com o símbolo do INMETRO e provar que fizemos todos os testes requisitados por eles, apresentando os resultados.

Este processo é caro e pode ser demorado, caso tenhamos que fazer novos testes. Por tudo isto, não podemos trazer esta dimensão para o Brasil.

Flávio

flavio.bfg
19/08/2008, 15:14
Caro Flávio, muito obrigado pela dica!!
abraço
ps: e qto ao pneu 285/75 R16, equivale ao '33 R15??

Olá, Gui.

Sim, o pneu 33X12,5 R 15 é da mesma altura do pneu 285/75 R 16, ou seja, 840 mm de altura montado e inflado.

Flávio

flavio.bfg
19/08/2008, 15:16
Coloquei pneus bf at 225/75R16 na minha tr4 2008 que pra variar sairam da revenda desbalanceados. Depois de duas visitas a mitsubishi desisti e fui fazer o balanceamento local fora(paguei R$ 48 por um serviço que deveria ser feito de graça na MIT). Até ai tudo bem o carro ficou ótimo. Na revisão dos 10.000KM resolvi reclamar e falei pra MIT se virar e balancear o carro fora se eles não tinham equipamento ou capacidade pra balancear um pneu. Pra meu desespero quando o carro voltou da revisão, além de continuar desbalanceado notei que as bordas dos pneus estavam completamente arredondadas.!!. Minha pergunta é:

Balanceamento local feito com a maquina que apoia na lateral do pneu pode acabar com a borda se mal posicionada?

PS: a primeira vez que fiz o balanceamento local a maquina era diferente e apoiava pela frente do pneu na propia banda de rodagem.

Olá, Carlo.

Primeiramente este tipo de balanceamento, chamado de estático, só permite equilibrar o conjunto rodante em um plano, quer dizer, só dá leitura de um peso a ser aplicado em uma posição.

O balanceamento dinâmico, feito fora do veículo, permite balancear em dois planos, quer dizer, internamente e externamente. Por isso, a máquina que balanceia o pneu no lugar pode ficar zerada, mas o pneu vibrar a uma certa velocidade, porque a diferença de pesos não está na posição em que a máquina lê.

Quanto ao uso da máquina em si, mesmo não sendo o método ideal, ela pode apoiar-se em qualquer posição, pois, a função dela é dar uma rotação determinada ao pneu e ler, através do sensor, a vibração provocada a esta rotação, identificando o ponto onde ocorre o maior desvio.

O fato do operador haver apoiado na borda do pneu pode provocar as marcas assinaladas por você. Espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida.

Flávio

TMorais
19/08/2008, 17:16
Flavio,
Fiz uns contatos em distribuidores BF e uma revendedora do interior da Bahia informou que no Brasil não existe disponibilidade para o BF MUD 225/75 R16. Procede? Porém existe esta medida no site.

Onde posso encontrá-lo?

Achei o All Terrain nessa medida.. mas o custo:rolleyes: :putz:

No aguardo,

Charles Vitara
19/08/2008, 20:15
Flávio,
Tenho em meu Vitara pneus Michelin LTX A/T 215 75 R15 4x4, sendo que faço uso do veículo em trilhas e no uso diário, motivo pelo qual gostaria de saber qual a melhor forma de fazer o rodízio dos pneus?
Vc já ouviu falar daquelas bolas de vidro que estão sendo usadas para o balanciamento? Resolve o problema ou não?
Obrigado
Charles

lpfm
20/08/2008, 23:48
Flavio,
Tenho um jogo de rodas 15x10 offset -39 e estou relutante em colocar pneus 33"x12.5. Seria possivel eu usar os all-terrain 31'x10.5? Em caso afirmativo, qual a pressao ideal para uso? O carro em questao eh uma toyota hilux sr5

Flávio Tigre
21/08/2008, 00:20
Oi , xará ,
Onde acho os BF Mud 35"? Estou trocando os meus BF Mud 33" novinhos , pneus excepcionais , desgaste mínimo .
[]'s

carce
21/08/2008, 03:15
Olá Flávio

Sou proprietário de um Grand Vitara 5 portas e os pneus estão muito gastos, ainda os originais H/T 235/60 R16. Gostaria de trocá-los por um modelo mais off-road, talvez 50/50 porém estou com dificuldades por conta da medida original, e no momento não tenho intenção de fazer lift etc. Até agora só encontrei Wrangler RTS e Yokohama G012, você sugere alguma outra opção? Em último caso, você recomendaria qual dos acima (custo/beneficio/durabilidade)?

Grande abraço!
Carlos Arce
São Paulo/SP

lpfm
21/08/2008, 08:38
Oi , xará ,
Onde acho os BF Mud 35"? Estou trocando os meus BF Mud 33" novinhos , pneus excepcionais , desgaste mínimo .
[]'s
Flavio, tenho umas rodas 15x10 e quero colocar pneus 31" pq nao quero subir a hilux. Mas se nao der jeito, posso comprar seus pneus se tiver interesse

flavio.bfg
26/08/2008, 11:09
Flavio,
Fiz uns contatos em distribuidores BF e uma revendedora do interior da Bahia informou que no Brasil não existe disponibilidade para o BF MUD 225/75 R16. Procede? Porém existe esta medida no site.

Onde posso encontrá-lo?

Achei o All Terrain nessa medida.. mas o custo:rolleyes: :putz:

No aguardo,

Morais,

Por causa de um aumento da demanda mundial de pneus e a nossa limitada capacidade de produção, algumas dimensões estão em falta por enquanto, sendo a 225/75 R 16 Mud Terrain uma delas.

Nós não o temos disponível para entrega aos nossos distribuidores e não temos previsão de chegada para o próximo mês. Sei que isso é um grande transtorno para todos e que complica muito o nosso trabalho de construção de uma boa imagem de marca, mas, como importadores que somos, ficamos mais vulneráveis a estas variações de mercado.

Espero que você entenda a nossa situação, que é bem chata... :-(

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
26/08/2008, 11:17
Flávio,
Tenho em meu Vitara pneus Michelin LTX A/T 215 75 R15 4x4, sendo que faço uso do veículo em trilhas e no uso diário, motivo pelo qual gostaria de saber qual a melhor forma de fazer o rodízio dos pneus?
Vc já ouviu falar daquelas bolas de vidro que estão sendo usadas para o balanciamento? Resolve o problema ou não?
Obrigado
Charles

Charles,

Sobre o rodízio de pneus, existe muita controvérsia a respeito. Temos que separar de imediato duas situações:

1- Rodízio preventivo, onde os pneus não apresentam nenhum tipo de desgaste irregular,

2- Rodízio corretivo, onde os pneus já apresentam um desgaste mais acentuado em alguma parte que em outras da banda de rodagem.

Para o primeiro caso, o rodízio tradicional, ou seja, passar do eixo dianteiro para o traseiro, é suficiente, sendo recomendado que seja feito a cada revisão mecânica do veículo.

Já o segundo caso requer um exame por parte de um especialista para definir a melhor posição onde se pode minimizar o desgaste irregular apresentado. Qualquer revenda BFGoodrich tem pessoas treinadas e capacitadas por nós para fazer essa recomendação.

Sobre o balanceamento com as micro esferas de vidro, nós não recomendamos esse sistema e nenhum outro que adicione qualquer elemento estranho no interior do pneu, já que nem o pneu nem a roda foram projetados para isso, ok?

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
26/08/2008, 11:29
Flavio,
Tenho um jogo de rodas 15x10 offset -39 e estou relutante em colocar pneus 33"x12.5. Seria possivel eu usar os all-terrain 31'x10.5? Em caso afirmativo, qual a pressao ideal para uso? O carro em questao eh uma toyota hilux sr5

As rodas de 10" de largura não servem para os pneus 31X10,5 R 15. A largura máxima para esta dimensão seria de 9".

A pressão dos pneus não depende do tamanho dos mesmos e sim da capacidade de carga. Como os pneus 31X10,5 R 15 e 33X12,5 R 15 têm exatamente a mesma capacidade de carga (índice 109 que corresponde a 1.030 Kg) a pressão entre eles não muda.

Quem determina a pressão é o fabricante do veículo, em função de testes de dirigibilidade, comportamento e do desgaste dos pneus. Em cada veículo existe uma carga dinâmica nos pneus que varia constantemente e é impossível determinar uma pressão teórica em função desta carga.

Por isso, os fabricantes de veículo fazem diversos testes para determinar a pressão ideal, que é a que consta no manual do proprietário do veículo.

Só recomendamos alterar esta pressão em situações muito específicas, como, por exemplo, a prática de off road extremo sobre pedras lisas a muito baixa velocidade (Rock Krawler) ou areia profunda em longos trechos (dunas), mas, assim que sair destas situações, é necessário retornar à pressão original para não danificar os pneus e não comprometer a segurança do veículo.

Flávio

flavio.bfg
26/08/2008, 11:32
Oi , xará ,
[]'s

Flávio,

Esta dimensão não está disponível normalmente no mercado brasileiro, mas, podemos trazê-la sob encomenda para você, caso queira e caso possa esperar aproximadamente 120 dias, tempo necessário para cumprir todas as exigências legais de importação mais o translado.

Se estiver interessado, basta procurar qualquer distribuidor BFGoodrich e solicitar sob encomenda este produto. Este distribuidor irá entrar em contato conosco para formalizar o pedido e, nesta ocasião, poderemos te confirmar este prazo e o valor do produto.

Flávio

flavio.bfg
26/08/2008, 11:37
Olá Flávio

Sou proprietário de um Grand Vitara 5 portas e os pneus estão muito gastos, ainda os originais H/T 235/60 R16. Gostaria de trocá-los por um modelo mais off-road, talvez 50/50 porém estou com dificuldades por conta da medida original, e no momento não tenho intenção de fazer lift etc. Até agora só encontrei Wrangler RTS e Yokohama G012, você sugere alguma outra opção? Em último caso, você recomendaria qual dos acima (custo/beneficio/durabilidade)?

Grande abraço!
Carlos Arce
São Paulo/SP

Carlos,

Nós da BFGoodrich realmente não temos esta dimensão disponível, mas nenhum dos dois pneus que você citou é 50/50. São todos pneus de asfalto e, asfalto por asfalto, a melhor recomendação na dimensão original é o pneu Michelin na escultura Latitude Tour HP, que é um lançamento e contém todas as inovações que um lançamento geralmente traz.

Nesse caso específico, este produto é 80% asfalto (como o RT/S da Goodyear e o G012 da Yoko também são) e ele é um pneu que dura 25% a mais que o Goodyear RT/S, que o torna mais econômico no final da vida, além de ser um pneu que economiza combustível e diminui a emissão de gás carbono.

As letras HP no final significam High Performance, ou seja, é um pneu desenvolvido para um perfeito comportamento em asfalto a altas velocidades e a escultura está homologada até na BMW X5 e Porsche Cayenne.

Na utilização off road, foi especialmente adaptado para pisos muito escorregadios como barro, mato úmido e pedras lisas úmidas, tendo excepcional aderência nestas situações.

Espero que eu tenha ajudado na sua escolha.

Flávio

Jipeiro
26/08/2008, 11:47
Flavio,
Estou precisando de 4 pneus BF 35 para montar na roda 16 e gostaria de saber se dá p/ montar em uma roda de 8 polegadas.
Pan

brunoslins
26/08/2008, 15:11
Flavio.bfg

Não teriam pneus AT da BF na medida 225/70 R 16?? Vejo que não são distribuidos para o Brasil. Alguma possibilidade de comprar?

Grato,

Bruno

TMorais
26/08/2008, 19:47
Morais,

Por causa de um aumento da demanda mundial de pneus e a nossa limitada capacidade de produção, algumas dimensões estão em falta por enquanto, sendo a 225/75 R 16 Mud Terrain uma delas.

Nós não o temos disponível para entrega aos nossos distribuidores e não temos previsão de chegada para o próximo mês. Sei que isso é um grande transtorno para todos e que complica muito o nosso trabalho de construção de uma boa imagem de marca, mas, como importadores que somos, ficamos mais vulneráveis a estas variações de mercado.

Espero que você entenda a nossa situação, que é bem chata... :-(

Um abraço,
Flávio

Flavio,
Um preço do BF MUD 225/75 R16 honesto ficaria por volta de quanto?

Vc pode me indicar alguma loja que trabalhe com o BF A/T 225/75 R16 e possa enviar para a Bahia? Aqui está muito caro!:parede:

Charles Vitara
28/08/2008, 19:16
Charles,

Sobre o rodízio de pneus, existe muita controvérsia a respeito. Temos que separar de imediato duas situações:

1- Rodízio preventivo, onde os pneus não apresentam nenhum tipo de desgaste irregular,

2- Rodízio corretivo, onde os pneus já apresentam um desgaste mais acentuado em alguma parte que em outras da banda de rodagem.

Para o primeiro caso, o rodízio tradicional, ou seja, passar do eixo dianteiro para o traseiro, é suficiente, sendo recomendado que seja feito a cada revisão mecânica do veículo.

Já o segundo caso requer um exame por parte de um especialista para definir a melhor posição onde se pode minimizar o desgaste irregular apresentado. Qualquer revenda BFGoodrich tem pessoas treinadas e capacitadas por nós para fazer essa recomendação.

Sobre o balanceamento com as micro esferas de vidro, nós não recomendamos esse sistema e nenhum outro que adicione qualquer elemento estranho no interior do pneu, já que nem o pneu nem a roda foram projetados para isso, ok?

Um abraço,
Flávio

Flávio,

Valeu pela atenção, mas ainda estou na dúvida, pois afirmam em algumas públicações e sites que no veículo 4x4 o rodízio deve ser em X.
Seria correto fazer este tipo de rodízio, ou melhor, seria outra alternativa? O que vc acha?
Obrigado
Charles

Bailune1
29/08/2008, 11:03
Flavio,

Gostaria de saber se existe o pneu BF MUD 235/70 R16, e qual seria o valor do mesmo?

Obrigado.

Be Trindade
30/08/2008, 13:23
Flavio,

Gostaria de saber se existe o pneu BF MUD 235/70 R16, e qual seria o valor do mesmo?

Obrigado.
Flávio, vi que os pneus BF MUD 235/70 R16 são vendidos nos EUA e vi tambem que tem a possibilidade de importação desses pneus, qual seria o custo de importação do pneu e o tempo de espera para a chegada do mesmo?

Obrigado.

TMorais
02/09/2008, 14:28
Flavio,

Qual o peso desses pneus?
BF All Terrain 225/75 R16
BF MUD 225/75 R16

Pergunto para cálculo de frete..

No aguardo,

TMorais
02/09/2008, 21:30
Flavio,

Qual o peso desses pneus?
BF All Terrain 225/75 R16
BF MUD 225/75 R16

Pergunto para cálculo de frete..

No aguardo,

Além do peso é necessário saber o tamanho (diâmetro). :parede:

Att.

flavio.bfg
03/09/2008, 11:16
Flavio,
Estou precisando de 4 pneus BF 35 para montar na roda 16 e gostaria de saber se dá p/ montar em uma roda de 8 polegadas.
Pan

Jipeiro,

Infelizmente não dá não...

A largura mínima da roda para o 35X12,5 R 15 é 8,5". Pode parecer pouca diferença (meia polegada), mas, é o suficiente para provocar danos na região próxima ao talão do pneu a longo prazo.

Flávio

Carneiro
03/09/2008, 11:26
Flávio!

Alguma novidade sobre o 245/75R16 MUD? E o KM2, quando chega cheio de opções de medidas? E Papai Noel? :mrgreen:

M.

flavio.bfg
03/09/2008, 11:58
Flavio.bfg

Não teriam pneus AT da BF na medida 225/70 R 16?? Vejo que não são distribuidos para o Brasil. Alguma possibilidade de comprar?

Grato,

Bruno

Sim, Bruno.

Estes pneus não estão disponíveis no Brasil por falta de mercado estimado, mas podem ser importados sem problemas.

O procedimento é você se dirigir a qualquer revenda BFGoodrich listada no site www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/) e pedir esta dimensão sob encomenda, dizendo que já consultou a BF e sabe que existe e pode ser pedido.

Esta revenda irá nos consultar e, após esta consulta, te passará o preço e o prazo de entrega, geralmente de 90 a 120 dias após a confirmação do pedido. Caso você esteja de acordo, pediremos este pneu que estará disponível nesta mesma revenda para você após este prazo acordado.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
03/09/2008, 12:02
Flavio,
Um preço do BF MUD 225/75 R16 honesto ficaria por volta de quanto?

Vc pode me indicar alguma loja que trabalhe com o BF A/T 225/75 R16 e possa enviar para a Bahia? Aqui está muito caro!:parede:

Pelo código de defesa do consumidor, o fabricante ou importador não podem definir o preço final de venda dos produtos, para estimular a concorrência entre as lojas ou revendas.

Por isso, cada revendedor é livre para definir o preço de venda mais apropriado ao seu mercado, de acordo com os seus custos e com os preços praticados pela concorrência.

Minha sugestão é você fazer cotações por telefone em algumas revendas e até apertar a revenda mais próxima da sua casa com preços que você conseguiu pelo telefone por outro lado.

Quem sabe ele não cede um pouco? Te digo que hoje os revendedores de pneus em geral estão com margens baixas devido à forte concorrência e ao mercado que não está crescendo como previsto, forçando uma baixa nos preços praticados.

Mas uma choradinha não custa nada e com valores de outras revendas na mão ficará mais fácil negociar. A listagem das revendas com os telefones está no nosso site www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/)

Flávio

flavio.bfg
03/09/2008, 12:05
Flávio,

Valeu pela atenção, mas ainda estou na dúvida, pois afirmam em algumas públicações e sites que no veículo 4x4 o rodízio deve ser em X.
Seria correto fazer este tipo de rodízio, ou melhor, seria outra alternativa? O que vc acha?
Obrigado
Charles

Charles,

O rodízio em X é especialmente recomendado para esculturas mais abertas tipo Mud Terrain T/A quando se rodam grandes percursos sobre asfalto.

Nesta situação esta escultura pode vir a ter um desgaste irregular e o rodízio preventivo em X minimizaria este efeito. Fora este caso, não há necessidade deste procedimento, a não ser nos casos de rodízios corretivos como te expliquei.

Flávio

flavio.bfg
03/09/2008, 12:08
Flavio,

Obrigado.

Felipe,

Este produto existe, mas não está disponível no Brasil. Ele pode ser importado sob encomenda, o que demanda um prazo de 90 a 120 dias a partir da confirmação do pedido.

Te peço o favor de se dirigir a qualquer revenda BFGoodrich listada no site www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/) e formalizar esta consulta. Só o revendedor poderá informar o preço, após uma consulta que ele terá que fazer conosco.

Pelo código do consumidor, quem determina o preço de venda é o revendedor e o fabricante não pode determinar este valor. Mesmo sendo sob encomenda, você pode consultar o preço e condições em mais de um revendedor para fazer comparações e decidir sobre a melhor proposta.

Um abraço,
Flávio

flavio.bfg
03/09/2008, 12:17
Flávio, vi que os pneus BF MUD 235/70 R16 são vendidos nos EUA e vi tambem que tem a possibilidade de importação desses pneus, qual seria o custo de importação do pneu e o tempo de espera para a chegada do mesmo?

Obrigado.

Olá, Bernardo.
Desculpa, só agora eu vi a sua mensagem.
Na verdade, a resposta que eu dei acima também vale para a sua dúvida.

Flávio

flavio.bfg
03/09/2008, 12:51
Além do peso é necessário saber o tamanho (diâmetro). :parede:

Att.

Os pesos e tamanhos são:

LT225/75R16 110S ALL TERRAIN T/A KO LRD TL RWL 07 = 17 quilos (diâmetro: 29.3)

LT225/75R16 110Q MUD-TERRAIN T/A KM LRD TL RWL GO = 18,5 quilos (diâmetro: 29.5)

Um abraço,
Flávio

VOVÔ DO TROLLER
03/09/2008, 18:02
Boa tarde Flávio. Eu liguei para várias revendas aqui em S.P. (mais de 10) e eles disseram que não existe a opção para a compra do pneu 225/75/16 Mud Terrain T/A KM. Procede? Abs e obrigado

HugoFunatsu
03/09/2008, 23:02
tantas perguntas e respostas q ate confundem...
mas o seguinte...
tenho uma S10 2.8 cab dupla...
Rodas Aro 16, rodo mais em asfalto! ql pneu ideal e a medida ideal?

Charles Vitara
05/09/2008, 07:40
Flávio,
Mais claro impossível.
Valeu
Charles

van vliet
08/09/2008, 00:48
e ai pessoal td blz??
to com um problema . tenhu uma hilux sw4 2008, e os pneus jah estao na hr de serem substituidos. ainda tah com os originais , q sao sao uma porcaria ,a minha duvida eh se ha os bf all terrain na medida 265/70 r16???. pq no site soh tem 265/75 i vao axo q perfil 75 nao vao caber , i vao acabar raspando no parachoque dianteiroo.
se poderem ajudar serei muito gratoo

vlw pessoal

MACORIN
10/09/2008, 15:22
Olá, Flavio

Tenho uma F1000 CE e atualmente utilizo pneu 100 % asfalto na dianteira radial 255/70/15 e na traseira BF ALL 31.
Utilizo o carro em viagens e muita terra, só que rodo na proporção de 80% de asfalto e 20% de pura lama atoleiro mesmo.

Pergunta: 1 Qual é a média de durabilidade de um pneu bf all no asfalto?
2 Qual pneu indicado para dianteira ? visto que quero continuar com pneu radial. Ele é bem melhor na estrada e curvas.

reybelo
12/09/2008, 08:40
Boa tarde Flávio. Eu liguei para várias revendas aqui em S.P. (mais de 10) e eles disseram que não existe a opção para a compra do pneu 225/75/16 Mud Terrain T/A KM. Procede? Abs e obrigado

Beltram,

Eu não sei o que está acontecendo com esta medida... porque até o A/T está difícil de achar (um amigo meu teve que comprar em São José dos Campos)
Mas garanto que o MUD 225/75-R16 existe, eu ja vi e tenho até uma cotação

No site da BF
http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wp...001e65600aRCRD

Tópico no 4x4 Brasil (pneu para TR4)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16183&page=12

Cotação da Pneus Escudeiro (acho que não tem pronta entrega)
Av. do Rio Bonito, 2164
Interlagos - São Paulo - SP
(11) 5666-0315

PNEU 225/75 R 16 ATTA BFG R$ 538,00 (CADA)
PNEU 225/75 R 16 MUD BFG R$ 613,00 (CADA)

flavio.bfg
17/09/2008, 15:10

Beltram,

Infelizmente nós estamos com uma demanda mundial acima da nossa capacidade de produção em algumas dimensões, sendo esta uma delas.

Sempre insistimos com os nossos distribuidores para anteciparem suas compras e criarem seus próprios estoques afim de minimizar este problema, mas, nas gamas de menor giro como a Mud Terrain, poucos investem.

No momento não temos este produto em estoque e somente uma revenda de Salvador e outra do Paraná estão recebendo os poucos pneus que chegarão esta semana.

Após esta remessa ainda não temos confirmação de nova chegada, o que significa que demorará mais de um mês. O que posso fazer no momento é tentar negociar com os revendedores que receberão este pneu para ver se cedem 4 para você.

Para isso, preciso que você me confirme por qual revendedor irá querer receber estes pneus que eu coordenarei por aqui. Não posso garantir que conseguiremos, mas podemos tentar. Aguardo seu retorno.

Aliás, para você e todos os outros que estão pensando em comprar pneus, não deixem de participar da promoção que estamos fazendo através da nossa revista, a Giro & Aventura! O vencedor ganha o direito de acompanhar a etapa final do Rally Dakar 2009, na Argentina!

Para quem estiver interessado, pode ver mais em www.giroeaventura.com.br.

Flávio

flavio.bfg
17/09/2008, 15:18
tantas perguntas e respostas q ate confundem...
mas o seguinte...
tenho uma S10 2.8 cab dupla...
Rodas Aro 16, rodo mais em asfalto! ql pneu ideal e a medida ideal?

Hugo,

A dimensão original deste veículo em aro 16" é 235/70 R 16 e nesta dimensão só temos pneus na marca Michelin, na escultura Latitute Tour HP que é um pneu para asfalto com grande aderência em piso seco e molhado (indispensável para a S10 em freadas de emergência) excelente estabilidade e não provoca nenhum ruído ao rodar.

Mas se você quiser um visual mais atrativo, com letras brancas e igualmente bom comportamento em asfalto, sugerimos ver o pneu BFGoodrich Long Trail T/A na dimensão 225/75 R 16.

Ele é um pouco mais alto que o original, mas, não alterará as características originais do veículo nem a leitura dos instrumentos do painel, tem letras brancas no flanco, banda de rodagem assimétrica mais compacta no lado exterior e mais recortada na parte interna para melhorar a aderência em piso seco e molhado e igualmente é um pneu para asfalto, mas tem a resistência necessária para as saídas fora de asfalto sem se cortar na primeira pedra que encontrar como outros pneus para asfalto cortariam.

Você pode ver a foto e argumentações destes dois produtos nos nossos sites www.michelin.com.br (http://www.michelin.com.br/) e www.pneusbfgoodrich.com.br (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/) ou ir a qualquer revendedor BFGoodrich para ver de perto os dois produtos e decidir a melhor opção para você.

Flávio

flavio.bfg
17/09/2008, 15:24
e ai pessoal td blz??
to com um problema . tenhu uma hilux sw4 2008, e os pneus jah estao na hr de serem substituidos. ainda tah com os originais , q sao sao uma porcaria ,a minha duvida eh se ha os bf all terrain na medida 265/70 r16???. pq no site soh tem 265/75 i vao axo q perfil 75 nao vao caber , i vao acabar raspando no parachoque dianteiroo.
se poderem ajudar serei muito gratoo

vlw pessoal

Van,

Esta dimensão existe nos Estados Unidos na gama All Terrain T/A KO e podemos trazer para você sob encomenda, o que demorará aproximadamente 90 dias.

Se você pode esperar este prazo e quiser confirmar esta compra, basta se dirigir a qualquer revendedor BFGoodrich e solicitar esta dimensão dizendo que é sob encomenda e que você já nos consultou e sabe que existe e que podemos trazer.

Este distribuidor irá confirmar esta informação conosco e ele colocará o pedido. Nesta ocasião ele poderá te confirmar o preço. Caso você não possa esperar ou não queira se submeter a este processo, temos uma opção na marca Michelin que se chama Latitude Tour HP, um lançamento recente que traz excelente rendimento em asfalto, é confortável, estável e de excepcional aderência.

Não é um pneu misto, mas pode rodar um pouco fora de asfalto porque possui os ombros recortados e permite um pouco de tração no barro e na terra. Este produto já está disponível em pronta entrega nos revendedores Michelin.

Flávio

Carneiro
17/09/2008, 15:24
Flávio!

Cadê o 245/75R16 MUD!?!? :mrgreen:

Também vi que o KM2 já está sendo vendido lá fora em várias dimensões, inclusive "normais" :D. Virá para o Brasil?

M.

flavio.bfg
17/09/2008, 15:28
Olá, Flavio

Tenho uma F1000 CE e atualmente utilizo pneu 100 % asfalto na dianteira radial 255/70/15 e na traseira BF ALL 31.
Utilizo o carro em viagens e muita terra, só que rodo na proporção de 80% de asfalto e 20% de pura lama atoleiro mesmo.

Pergunta: 1 Qual é a média de durabilidade de um pneu bf all no asfalto?
2 Qual pneu indicado para dianteira ? visto que quero continuar com pneu radial. Ele é bem melhor na estrada e curvas.

Apesar da F1000 ter tração só na traseira, o ideal é ter os 4 pneus na mesma dimensão para melhor equilibrar a distribuição de peso do veículo e proporcionar melhor dirigibilidade.

Se os seus pneus traseiros ainda estão bons, recomendamos passá-los para a dianteira e comprar outros dois novos na mesma medida e escultura para a traseira, onde está a tração e onde você precisa de maior aderência, especialmente no barro, pois, quanto maior a profundidade do sulco do pneu, melhor a tração nesta situação.

Os pneus All Terrain vão muito bem no asfalto e também na terra, sendo por isto o pneu mais recomendado pelos usuários de veículos 4X4 em todo o mundo.

Falar em durabilidade é complicado, porque varia muito conforme a utilização, o tipo de veículo, a maneira de conduzir, o peso transportado, o estado mecânico do veículo, as pressões utilizadas, o trajeto, a velocidade, enfim são inúmeras as variáveis que não nos permitem arriscar a um palpite, mesmo tendo informações sobre várias de estas variáveis.

O que podemos dizer é que os pneus All Terrain duram mais que qualquer outro pneu misto nas mesmas condições e mais que a maioria dos pneus exclusivos de asfalto, também rodando nas mesmas condições.

Volto a lembrar: se for comprar um pneu BF mesmo, não deixe de participar da nossa promoção! Você pode ganhar uma viagem para ver a etapa final do Rally Dakar 2009, na Argentina!

Se estiver interessado, veja mais em www.giroeaventura.com.br

Flávio

VOVÔ DO TROLLER
17/09/2008, 17:16
Beltram,

Infelizmente nós estamos com uma demanda mundial acima da nossa capacidade de produção em algumas dimensões, sendo esta uma delas.

Sempre insistimos com os nossos distribuidores para anteciparem suas compras e criarem seus próprios estoques afim de minimizar este problema, mas, nas gamas de menor giro como a Mud Terrain, poucos investem.

No momento não temos este produto em estoque e somente uma revenda de Salvador e outra do Paraná estão recebendo os poucos pneus que chegarão esta semana.

Após esta remessa ainda não temos confirmação de nova chegada, o que significa que demorará mais de um mês. O que posso fazer no momento é tentar negociar com os revendedores que receberão este pneu para ver se cedem 4 para você.

Para isso, preciso que você me confirme por qual revendedor irá querer receber estes pneus que eu coordenarei por aqui. Não posso garantir que conseguiremos, mas podemos tentar. Aguardo seu retorno.

Aliás, para você e todos os outros que estão pensando em comprar pneus, não deixem de participar da promoção que estamos fazendo através da nossa revista, a Giro & Aventura! O vencedor ganha o direito de acompanhar a etapa final do Rally Dakar 2009, na Argentina!

Para quem estiver interessado, pode ver mais em www.giroeaventura.com.br (http://www.giroeaventura.com.br).

Flávio
FLÁVIO, boa tarde. Agradeço a sua atenção e gentileza. Na verdade estes pneus ( 225/70/16 mud da BF) seria para um amigo (pedi a ele para entrar em contato diretamente com você). Eu também pretendo adquirí-los futuramente, pois os meus estão com apenas 20.000 km rodados e ainda vão agüentar um bom tempo. Quando eu precisar vou tomar a liberdade de pedir a sua ajuda. Abs e obrigado. Válter

p.s. obrigado pela dica da giroeaventura (gostei da reportagem sobre Campos do Jordão)

TMorais
17/09/2008, 18:48
FLÁVIO, boa tarde. Agradeço a sua atenção e gentileza. Na verdade estes pneus ( 225/70/16 mud da BF) seria para um amigo (pedi a ele para entrar em contato diretamente com você).

Flavio,

VBeltram me alertou quanto ao pneu BF MUD 225/75 R16 que estaria chegando em Salvador. Entrei em contato com a revendedora hoje e ele disse que estava realmente para chegar esses pneus. O fato é que o custo unitário dos pneus ele "acha" que ficará por volta de R$680,00!! Realmente fica difícil pensar em BF... em Sampa relataram que, se tivessem, ficaria por volta de 580 a 590,00 a unidade.

Tem alguma previsão para a loja Cosmar pneus em São Paulo?

van vliet
18/09/2008, 21:39
Van,

Esta dimensão existe nos Estados Unidos na gama All Terrain T/A KO e podemos trazer para você sob encomenda, o que demorará aproximadamente 90 dias.

Se você pode esperar este prazo e quiser confirmar esta compra, basta se dirigir a qualquer revendedor BFGoodrich e solicitar esta dimensão dizendo que é sob encomenda e que você já nos consultou e sabe que existe e que podemos trazer.

Este distribuidor irá confirmar esta informação conosco e ele colocará o pedido. Nesta ocasião ele poderá te confirmar o preço. Caso você não possa esperar ou não queira se submeter a este processo, temos uma opção na marca Michelin que se chama Latitude Tour HP, um lançamento recente que traz excelente rendimento em asfalto, é confortável, estável e de excepcional aderência.

Não é um pneu misto, mas pode rodar um pouco fora de asfalto porque possui os ombros recortados e permite um pouco de tração no barro e na terra. Este produto já está disponível em pronta entrega nos revendedores Michelin.

Flávio

obrigado pela ajuda Flavio, amanha mesmo vo passar em uma revenda .
muito grato pelas informaçoes.
Van Vliet

lpfm
19/09/2008, 06:20
Ola, esta dificil encontrar pneus all terrain 35" em sp. da para encomendar? quanto sai?

flavio.bfg
25/09/2008, 18:34
Flávio!

Cadê o 245/75R16 MUD!?!? :mrgreen:

Também vi que o KM2 já está sendo vendido lá fora em várias dimensões, inclusive "normais" :D. Virá para o Brasil?

M.

Olá, Márcio.

Essa dimensão está realmente em falta. Tivemos uma demanda mundial muito maior que o previsto em algumas dimensões e a nossa capacidade de produção não supriu essa necessidade.

Infelizmente não temos uma previsão de chegada no curto prazo e acreditamos que nossos revendedores também estão em falta com ela agora. Uma posição antecipada que posso informar é que somente dentro de dois a três meses teremos recebimento dela aqui no Brasil, a confirmar.

O Mud Terrain KM2 será lançado em breve no Brasil. Nós não temos produção dessa gama aqui e tudo é importado. Só não recebemos ainda porque, apesar do lançamento, os Estados Unidos ainda estão vendendo a versão antiga e só liberarão a nova para exportação quando tiverem estoque suficiente da nova versão. Mas sabemos que isso não vai demorar muito.

Flávio