Ver Versão Completa : Nova Hilux: p/ quem veio de outras pick-ups
Se o Homero tivesse na área ele iria comentar um fato que ocorreu com ele com a Nova Hilux, onde ao passar num determinado local para chegar no estacionamento a roda trazeira da Hilux dele ficou no AR, ele teve que engatar a tração para sair pois a nova HIlux não tem nem mesmo um LSD tanto nos eixos traseiro ou dianteiro.
Ele verificou que, outros veículos que tinham o LSD passavam nesse local sem problema algum.
Não que o LSD faça falta, mas ajuda em determinados casos, com esse que ocorreu com ele ajuda e muito.
É isso ai pequeno, LSD na nova hilux somente nas 4x2.
Porém as 4x4 com a tração engatada se sai bem com uma roda no ar, dê uma olhada nesse vídeo...
Abraço!
Pequeno jr
03/06/2007, 11:14
Prezados um bloqueio tipo LSD ( como o Dana trac-lok tradicional nas nossas pick-ups, ranger, S-10, Frontier, F-1000, C-10, D-20 ) tem capacidade de transferir até 32% do troque de um semi-eixo sem tração para o outro que tenha condição de tração. Acredito que as Hilux 2006 já foram atualizadas com LSD, como eram as antigas. Se alguem puder confirmar ? Como ? Levante no elevador as duas rodas traseiras, coloque em ponto morto gire uma roda, a outra acompanha seja para frente ou para traz. Resistencia 38 kgf novo 18kgf ta ruim veio, troca os discos de deslizamento.
A S-10 com Dana 60 tinha trac-lok até fevereiro de 1997, depois veio o Dana 44 e só retornou em 2006.
Realmente lamentável uma pick-up de R$100.000 tentar subir um meio-fio de ré e quando a roda fica no ar para igual a uma Kombi velha de vender pamonha.
Quanto custa uma caixa de satélites trac-lok R$1000 para consumidor final
Para o fabricante muito menos pois ele tem que colocar uma caixa de satélites dentro do diferencial.
Biannor tu ficou expert no assunto hein. !!! ..rs ...
Mas respondendo sobre a nova Hilux nem mesmo o modelo 2007 não tem o LSD.
Acho q o perfil do comprador das antigas Hilux e essa nova Hilux é totalmente diferente, mas mesmo assim nada se justifica pela toyota não ter incluido um LSD na mesma.
AS antigas Hilux são sinônimo de robustez e veículo para trabalho. Ja a nova, em minha concepção, é uma pick-up/Sedan com o merger de suas caracteristicas destes dois tipos de veículos. Pelo menos aqui no DF vc so vê hilux na cidade e muitas dessas ja estão com Rodão rebaixadas e com sonzão na caçamba. Claro que existem exceções, mas vc não vê tanta nova Hilux no mato igual a gente vê por aqui Ranger e L-200.
Rogério Silva
03/06/2007, 12:08
Acho q apenas a hilux argentina que não tem o LSD, pois vi no site da toyota de Portugal e a hilux de lá tem o eaquipamento.
http://www.toyota.pt/cars/new_cars/hilux/technology.aspx
SÉRGIO HOLANDA
03/06/2007, 19:53
:concordo: :concordo: :concordo:
Das Pickup estás certo, só as 4X2, agora as SW4 a maioria vinha, na realidade era raridade uma SW4 sem LSD na traseira...pelo menos até a 2002...
As s-10 vinham com o DANA 60.
Se nao me engano, as hilux vinham com o lsd apenas no modelo 4x2...
SÉRGIO HOLANDA
03/06/2007, 19:55
Com certeza grande Loyer, pois na minha ex SRV não tinha bronca com isso...
É isso ai pequeno, LSD na nova hilux somente nas 4x2.
Porém as 4x4 com a tração engatada se sai bem com uma roda no ar, dê uma olhada nesse vídeo...
Abraço!
SÉRGIO HOLANDA
03/06/2007, 19:57
Grande Pequeno Jr.
é verdade...aliás, após a modelo 2000 o perfil mudou muito, só que mesmo a nova da pra fazer barulho no fora de estrada, principalmente no trabalho...agora os parachoques!!!!!!!!!
Biannor tu ficou expert no assunto hein. !!! ..rs ...
Mas respondendo sobre a nova Hilux nem mesmo o modelo 2007 não tem o LSD.
Acho q o perfil do comprador das antigas Hilux e essa nova Hilux é totalmente diferente, mas mesmo assim nada se justifica pela toyota não ter incluido um LSD na mesma.
AS antigas Hilux são sinônimo de robustez e veículo para trabalho. Ja a nova, em minha concepção, é uma pick-up/Sedan com o merger de suas caracteristicas destes dois tipos de veículos. Pelo menos aqui no DF vc so vê hilux na cidade e muitas dessas ja estão com Rodão rebaixadas e com sonzão na caçamba. Claro que existem exceções, mas vc não vê tanta nova Hilux no mato igual a gente vê por aqui Ranger e L-200.
SÉRGIO HOLANDA
03/06/2007, 20:08
:putz: :putz: :putz:
Grande Rogério,
ela possui sim, na Austrália e Asia também, pois o perfil de usuário é outro...
A Land Cruiser, por exemplo, que é vendida aqui possui apenas LSD no diferencial central e bloqueio, as que são para outros mercados possuem tambem na traseira...
é chato, mas é verdade...e o FJ Cruiser, que tem LSD no 3 diferenciais e blocante nos 3 também, para uso extremo, onde cada roda, com todos acionados recebe igualmente 25% da força do motor...animal!!!!!!! Quero um desses... http://www.youtube.com/watch?v=dH1wWlmMRcY na verdade uma Prado com bloqueio no dif. traseiro já ia de bom tamanho...afinal ainda é o carro da familia...
Acho q apenas a hilux argentina que não tem o LSD, pois vi no site da toyota de Portugal e a hilux de lá tem o eaquipamento.
http://www.toyota.pt/cars/new_cars/hilux/technology.aspx
Pequeno jr
03/06/2007, 20:16
:putz: :putz: :putz:
Grande Rogério,
ela possui sim, na Austrália e Asia também, pois o perfil de usuário é outro...
A Land Cruiser, por exemplo, que é vendida aqui possui apenas LSD no diferencial central e bloqueio, as que são para outros mercados possuem tambem na traseira...
é chato, mas é verdade...e o FJ Cruiser, que tem LSD no 3 diferenciais e blocante nos 3 também, para uso extremo, onde cada roda, com todos acionados recebe igualmente 25% da força do motor...animal!!!!!!! Quero um desses... http://www.youtube.com/watch?v=dH1wWlmMRcY na verdade uma Prado com bloqueio no dif. traseiro já ia de bom tamanho...afinal ainda é o carro da familia...
De familia né Sérgio,
Se pelo menos uns 10% dos donos brasileiros da prado dessem uma olhada nos teus vídeos iriam falar .... Ta que o PAriu .. esse camarada é doido.
KKkk.
SÉRGIO HOLANDA
03/06/2007, 20:32
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Grande Pequeno jr.,
já mandaram cada e.mail me esculhambando por causa dos videos, mas também adimirando a coragem de fazer isso com o carro...teve um que me chamou de doido la no youtube...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
eu disse ao cara que comprou a minha que iria dar um presente da natal pra ele...um CD com os vídeos...acho que ele vai ter um treco quando ver...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
De familia né Sérgio,
Se pelo menos uns 10% dos donos brasileiros da prado dessem uma olhada nos teus vídeos iriam falar .... Ta que o PAriu .. esse camarada é doido.
KKkk.
Pequeno jr
03/06/2007, 20:43
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Grande Pequeno jr.,
já mandaram cada e.mail me esculhambando por causa dos videos, mas também adimirando a coragem de fazer isso com o carro...teve um que me chamou de doido la no youtube...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
eu disse ao cara que comprou a minha que iria dar um presente da natal pra ele...um CD com os vídeos...acho que ele vai ter um treco quando ver...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Acredita q eu tava pra t perguntar isso .. pois em diversos vídeos aparecem as placas tanto da prado qto da Hilux.
Uma coisa é certa, o povo das agências la na caxanga qdo vê vc chegando com um veículo para negociar rezam para ninguem ter visto os videos.
SÉRGIO HOLANDA
03/06/2007, 20:55
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Será????
Acho que o youtube não é muito visto pelos clientes de Hilux e principalmente de Prado...a maioria aqui usa esses carros na cidade, um ou outro com Hilux ainda brinca, mas é na areia...
e normalmente troco o carro na autorizada e como os meus possuem todas as revisões os caras nem tem como depreciarem muito...
Acredita q eu tava pra t perguntar isso .. pois em diversos vídeos aparecem as placas tanto da prado qto da Hilux.
Uma coisa é certa, o povo das agências la na caxanga qdo vê vc chegando com um veículo para negociar rezam para ninguem ter visto os videos.
Será????
Acho que o youtube não é muito visto pelos clientes de Hilux e principalmente de Prado...a maioria aqui usa esses carros na cidade, um ou outro com Hilux ainda brinca, mas é na areia...
e normalmente troco o carro na autorizada e como os meus possuem todas as revisões os caras nem tem como depreciarem muito...
Serjão quando assisti seu vídeo pela primeira vez logo pensei: ''Deus o livre, ainda bem que não pretendo comprar uma Prado tão cedo e esse cara mora bem longe de mim'' rs rs
Abraço!
Waldir Carlos
05/06/2007, 14:35
Será????
:pensativo::pensativo::pensativo: Sergio, Quando eu for vender a Hilux [...Putz, ainda nem recebi!!], daqui a trocentos anos, antes vou deixar ela contigo para "amaciar" [...Na lama!!]... he, he, he. Tô brincando; quando ela chegar vou botar numa laminha básica, tipo 10 centímetros :dance::dance:.
[]s
SÉRGIO HOLANDA
05/06/2007, 15:08
:lol: :lol: :lol:
lembrando que muitos carros vão de Recife pra serem vendidos ai...meu sogro mesmo vende sempre os carros dele pra um cara que tomo mês leva uma segonha daqui de recife pra Brasilia...Olha a Prado chegando ai!!!!
heheheheh!!!!!!
grande abraço...
Serjão quando assisti seu vídeo pela primeira vez logo pensei: ''Deus o livre, ainda bem que não pretendo comprar uma Prado tão cedo e esse cara mora bem longe de mim'' rs rs
Abraço!
SÉRGIO HOLANDA
05/06/2007, 15:12
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
Ok amigo Waldir,
que tal uns 10cm de lama acima da base da porta???
tem umas boas nessa epóca por aqui...
grande abraço...
:pensativo::pensativo::pensativo: Sergio, Quando eu for vender a Hilux [...Putz, ainda nem recebi!!], daqui a trocentos anos, antes vou deixar ela contigo para "amaciar" [...Na lama!!]... he, he, he. Tô brincando; quando ela chegar vou botar numa laminha básica, tipo 10 centímetros :dance::dance:.
[]s
Waldir Carlos
05/07/2007, 21:42
Galera amiga! Quem acompanha a área de picapes aqui no 4x4 sabe o meu drama. Depois de quase sete anos utilizando uma valente Mit L200, resolvi mudar. Contei com a ajuda e orientação de muitos colegas. Não quero nominar ninguém com receio de cometer injustiças, mas tem pessoas aqui que merecem o meu aplauso e consideração. Acho que conquistei e construí boas amizades.
Na tarde desta quinta-feira, finalmente recebi a picape. É uma satisfação indescritível. Sou apaixonado por carros [picapes] desde a adolescência. É muito cedo para comentar. Preciso primeiro aprender a "dirigir" a Águia Negra. Por enquanto, apenas algumas fotos tiradas no calor da emoção. Em breve postarei as minhas primeiras impressões do novo veículo. Peço sorte e que Deus me conceda proteção.
:concordo::concordo::concordo: :grin::grin::grin:
[]s
Walter L. L. Casitta
05/07/2007, 21:50
Heeeeeeeeee! Parabéns Waldir.
Lucas Nassif
05/07/2007, 21:50
Galera amiga! Quem acompanha a área de picapes aqui no 4x4 sabe o meu drama. Depois de quase sete anos utilizando uma valente Mit L200, resolvi mudar. Contei com a ajuda e orientação de muitos colegas. Não quero nominar ninguém com receio de cometer injustiças, mas tem pessoas aqui que merecem o meu aplauso e consideração. Acho que conquistei e construí boas amizades.
Na tarde desta quinta-feira, finalmente recebi a picape. É uma satisfação indescritível. Sou apaixonado por carros [picapes] desde a adolescência. É muito cedo para comentar. Preciso primeiro aprender a "dirigir" a Águia Negra. Por enquanto, apenas algumas fotos tiradas no calor da emoção. Em breve postarei as minhas primeiras impressões do novo veículo. Peço sorte e que Deus me conceda proteção.
[]s
Waldir,
PARABÉNS pela aquisição:concordo: :concordo: :concordo: :concordo:. Com certeza vc não se arrependerá!!!! Agorá é curtir tudo de bom que essa incrível pickup tem a oferecer:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abração, e qualquer dúvida conte com a gente!!!! :concordo:
Waldir Carlos
05/07/2007, 21:59
Brigadão galera. Êita, já rodei 48 quilômetros... He, he, he. Ainda é muito cedo mas já posso afirmar: A "tomática" é show!! Quando os Yoko G012 chegarem vou visitar meus pais na roça e sujar a negona [de lama!], mas só um "pouquin".
Mais duas fotinhas. Na segunda, o amigo que vos escreve, caminhando para conhecer a novidade e treinar... He, he, he.
[]s
Graaaaaaaaaaaaaannnnnnnde Waldir!!!!!
Meus Parabéns!!!!! Muitas felicidades com seu novo brinquedo e que você seja muito feliz com a pkp.
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palma s::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Um forte abraço,
SÉRGIO HOLANDA
05/07/2007, 22:36
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas:
Grande amigo Waldir,
mais uma vez parabéns pela aquisição, agora é aproveitar tudo de bom desse carro e postar as fotos dela marronzinha de lama...
tudo de bom amigo.
Abração de 200kg,
Sérgio
Brigadão galera. Êita, já rodei 48 quilômetros... He, he, he. Ainda é muito cedo mas já posso afirmar: A "tomática" é show!! Quando os Yoko G012 chegarem vou visitar meus pais na roça e sujar a negona [de lama!], mas só um "pouquin".
Mais duas fotinhas. Na segunda, o amigo que vos escreve, caminhando para conhecer a novidade e treinar... He, he, he.
[]s
JEFFCATUNDA
06/07/2007, 01:13
Maior que um carro é um SONHO concretizado!
BOA SORTE!
Marcello Ladeira
06/07/2007, 13:30
WDI PAAAAAAAAARAAAAAAAAAAABEEEEEEEENNNNNNNNNNNSSSSSSSS SS!!!
que viatura SHOWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW!!!
Quando for vende-la com 30 e poucos mil km - daqui a outros 7 anos - garanto que não vai faltar comprador... hehehehe
[]'s,
Grande Waldir ! a agonia acabou ! hehehehe
Que blz ! parabéns e curta cada “vôo” da águia.
Eduardo Eustaquio
06/07/2007, 14:32
Waldir. Parabéns.
Um sonho realizado é de subir o Ego e a autoestima de qualquer um.
Parabéns.
Waldir Carlos
06/07/2007, 14:41
Contar com essa gente amiga é tão bom quanto receber a picape! As primeiras impressões são muito boas... Tenho pouca experiência com câmbio automático, mas é muito legal. Ainda não saí da cidade, quero ver essa "TGV" assobiando; de fato!
Embora eu não seja um piloto "voador" quero ver como ela se sai na BR. Ainda tenho dúvidas quanto à ultrapassagem... Over drive ou "aliviar" [por segundos] e "pisar fundo", em seguida? O pessoal da Toy me orientou assim: "Quando precisar de torque, tire o pé do acelerador e, em seguida, pise fundo".
Êita, parece que funciona melhor, em relação ao "corte" da quarta marcha. É isso mesmo?
edubelem
06/07/2007, 16:26
Contar com essa gente amiga é tão bom quanto receber a picape! As primeiras impressões são muito boas... Tenho pouca experiência com câmbio automático, mas é muito legal. Ainda não saí da cidade, quero ver essa "TGV" assobiando; de fato!
Embora eu não seja um piloto "voador" quero ver como ela se sai na BR. Ainda tenho dúvidas quanto à ultrapassagem... Over drive ou "aliviar" [por segundos] e "pisar fundo", em seguida? O pessoal da Toy me orientou assim: "Quando precisar de torque, tire o pé do acelerador e, em seguida, pise fundo".
Êita, parece que funciona melhor, em relação ao "corte" da quarta marcha. É isso mesmo?
Grande Walddir, com 87 pangares desntridos, da p/ ser apenas piloto rastejante' he he he..., nnovamente meus parabens , estou tentando falar com tigo porem chama e nao atende, deves esta dando uma volta com a ptroa, em relacao ao c at, basta vc passar a perna esquerda em baixo da direita, p/ evitar de pisar na embreagem, he he he...
()'s,
Pequeno jr
06/07/2007, 18:47
WAldir... CAra .. que bom .. chegou a águia.
Meu, coloca logo na estrada ... da um jeito de passar este fim de semana la nas bandas do recife e faz logo uns passeios light com o sErgio 200k.
Abração e parabens
Lucas Nassif
06/07/2007, 18:55
Waldir,
se precisar de ultrapassar, apenas pise fundo!! Ela responderá normalmente!!
Quando mais leve vc pisa, mais cedo ela troca de marcha. Se vc arrancar pisando tudo, ela esticará até o contagiros atingir o vermelhão! Depois troca.
Agora, se vc tiver andando na manha e pisar tudo, ela "perceberá" que necessita de potência, e reduzirá 1 ou 2 marchas automaticamente!! Mas se vc tiver andando na manha e nao pisar tao fundo, ela continua na mesma marcha! Depende do "pensamento" da caixa!! :mrgreen:
Abrassssss:palmas:
SÉRGIO HOLANDA
06/07/2007, 19:23
:concordo::concordo::concordo:
Isso mesmo Pequeno Jr,
to no aguardo de Waldir para trilhar light e dar um passeio por Porto de Galinhas de Nova Hilux...
WAldir... CAra .. que bom .. chegou a águia.
Meu, coloca logo na estrada ... da um jeito de passar este fim de semana la nas bandas do recife e faz logo uns passeios light com o sErgio 200k.
Abração e parabens
Rogério Silva
06/07/2007, 19:31
Eita, até q enfim chegou o carrão, parabéns Waldir, agora vc virou toyoteiro hehe. Felicidades.
Engels Kbça
06/07/2007, 19:39
[]s
:dance::dance:Parabéns Waldir:dance::dance: e Boa Sorte com sua nova picape.:concordo::concordo:
Um abração
Engels (Cabeça)
Waldir Carlos
07/07/2007, 20:14
Galera, ainda é cedo [...rodei apenas duzentos quilômetros porque combinei com a revenda de pneus Yoko, que ficaria por enquanto na cidade... os G012 só chegarão na próxima segunda ou terça-feira] para avaliar a picape mas lá vão alguns pitacos e dúvidas.
Nesta tarde peguei alguns trechos de BR para "pisar" um pouquinho. Fiquei impressionado com a "resposta" da motorização. Não sou um piloto phodão mas deixei a modesta um pouco de lado e ousei "descer a bota", além do costume. Realmente amigos, alcançar velocidades tipo 160 km/h é moleza. Não tive coragem para deixar chegar nos 170 ou cento e oitenta [...era um retão!], mas pude constatar que essa Hilux "anda" muita coisa.
Na minha velocidade de cruzeiro, 120 quilômetros por hora, observei que a rotação crava em 2000 rpm e a picape se comporta com extrema segurança, mesmo com os "pneuzins" originais. Sabendo daquela fama de picape campeã de acidentes, me contive e preferi ir com cautela. Depois, assim que trocar os Goodyear Wrangler pelos Yoko G012, vou botar em estrada de chão para saber como ela se comporta na piçarra e na buraqueira.
1. Pontos fortes:
1.1 Motorização [torque, baixo ruído e "segurança"];
1.2 Conforto, ergonomia dos bancos e espaço interno ;
1.3 Dirigibilidade [desenho do volante e painel de instrumentos];
1.4 Acessórios [porta copos, porta óculos, console entre bancos dianteiros e luzes de leitura].
2. Pontos médios [fracos?]:
2.1 "Carenagem" [pára-choques e molduras] poderia ser mais robusta;
2.2 Pneus Goodyear Wrangler "aparentam" ser pequenos;
2.3 Acabamento dos bancos poderia ser melhor [...gostei do revestimento das portas].
Bom, tenho pouquíssima experiência com câmbio automático. Tive uma única e rápida experiência com um sedan numa viagem que fiz ao Canadá, quando aluguei um carro por três meses. Isso foi em 1999! Na época, não me preocupei com detalhes. Agora, preciso aprender a dirigir corretamente para desfrutar o máximo da picape. Nesses três primeiros dias, estou agindo assim:
* Quando preciso de mais torque [ex.: ultrapassagens], simplesmente "piso fundo", sem mudar a posição de "D" para 3, 2 ou "L". Pelo que interpretei do manual, essa prática [[I]over driver?] seria mais aplicada para subir ou descer serras. Pisando fundo, estou praticando o tal de kick-down?
* Quando preciso "engrenar" da posição "P" [Parking] para "D" [Driver], mesmo pisando no pedal de freio o carro dá um "soquinho". Idem quando tiro de "N" para "R" [Reverse]. É isso mesmo, ou estou cometendo barbeiragem?
* Dirigindo na cidade, quando me aproximo dos semáforos vermelhos [início], estou optando por mudar de "D" para "N". Li que o carro é projetado para deixar na posição "D" [pé no pedal de freio], sem causar nenhum "esforço" na transmissão, devido à tecnologia disponibilizada pelo conversor de torque. Estou agindo corretamente?
* Nas arrancadas estou pisando um pouco fundo e percebo que há um certo "retardo" para o carro trocar de marcha. Quando saio pisando mais leve, tenho a impressão que essa sincronização é antecipada. Está certo isso, ou tô escrevendo bobagem?
Brigadão pelo incentivo galera :concordo::concordo::concordo:.
[]s
Lucas Nassif
07/07/2007, 20:28
Nesses três primeiros dias, estou agindo assim:
01) Quando preciso de mais torque [ex.: ultrapassagens], simplesmente "piso fundo", sem mudar a posição de "D" para 3, 2 ou "L". Pelo que interpretei do manual, essa prática [over driver?] seria mais aplicada para subir ou descer serras. Pisando fundo, estou praticando o tal de kick-down?
02) Quando preciso "engrenar" da posição "P" [Parking] para "D" [Driver], mesmo pisando no pedal de freio o carro dar um "soquinho". Idem quando tiro de "N" para "R" [Reverse]. É isso mesmo, ou estou cometendo barbeiragem?
03) Dirigindo na cidade, quando me aproximo dos semáforos vermelhos [início], estou optando por mudar de "D" para "N". Li que o carro é projetado para deixar na posição "D" [pé no pedal de freio], sem causar nenhum "esforço" na transmissão, devido à tecnologia disponibilizada pelo conversor de troque. Estou agindo corretamente?
04) Nas arrancadas estou pisando um pouco fundo e percebo que há um certo "retardo" para o carro trocar de marcha. Quando saio pisando mais leve, tenho a impressão que essa sincronização é antecipada. Tá certo isso, ou tô escrevendo bobagem?
[]s
Vamos numerar suas perguntas para ficar mais fácil, bleza?
01) Quando for andar, ponha em "D" e esqueça!! 3, 2 ou L é só quando precisar de mais aderencia em barros, subidas muito íngrimes, etc!! Em cidades e estradas, não precisa usá-los! Só em D e pronto!:cool:
02) Esses 'tranquinhos' são normais!!
03) Não entendi!! Você coloca em "N" com o carro ainda em movimento??? Se sim, não faça isso! Ao parar em semáforos, pode continuar em D, se for rápido, mas se for ficar muito tempo parado, é bom colocar em "N"!!
04) Isso eu te falei no meu ultimo post!! Quanto mais fundo vc pisa, mais ele demora pra trocar de marcha! Se vc pisa tudo, ele vai lá na faixa vermelha. Se for mansinho, troca na faixa de 1500 RPM!!
Se não ficou claro alguma explicação, só falar!!:concordo:
Obs: Já experimentou usar o piloto automático??? :mrgreen:
Abraçoss
Waldir Carlos
07/07/2007, 20:40
03) Não entendi!! Você coloca em "N" com o carro ainda em movimento??? Se sim, não faça isso! Ao parar em semáforos, pode continuar em D, se for rápido, mas se for ficar muito tempo parado, é bom colocar em "N"!!
Êita rapaz! Eu tava fazendo besteira :oops::oops:... mesmo muito pouco, estava tirando de "D" para a posiçao "N", antes da picape parar totalmente. Beleza, vou manter em "D". Digamos que foi uma pequena barbeiragem de iniciante na "tomática".
Obs: Já experimentou usar o piloto automático??? :mrgreen:
Abraçoss
Ainda não! As nossas rodovias por aqui são pouco convidativas. Em breve, quando eu sair do perímetro urbano vou experimentar... He, he, he.
[]s
Lucas Nassif
07/07/2007, 20:44
Êita rapaz! Eu tava fazendo besteira :oops::oops:... mesmo muito pouco, estava tirando de "D" para a posiçao "N", antes da picape parar totalmente. Beleza, vou manter em "D". Digamos que foi uma pequena barbeiragem de iniciante na "tomática".
Normal....todo mundo passa por isso!! Eu também já apanhei d+ da Diamante Negro II aqui!! :parede: Mas logo logo vc fica craque!!! :palmas: :palmas:
Abrassssssssssssssss :concordo:
Waldir Carlos
07/07/2007, 21:16
Beleza Lucas! Tô pegando as manhas devagarinho. Mais uma vez, brigadão pelas dicas. Outras virão; tenha paciência, não me dê bronca... He, he, he. A picape é um show... Se os "sapatos" novos chegarem, na próxima semana vou visitar meu pais na roça... Tem um trecho na chegada que, no inverno, costuma ficar enlameado. Vou meter a negona numa laminha básica e tirar umas fotos.
:concordo::concordo:
OFF: Mate uma curiosidade... Tô lendo na tua assinatura "Diamante Negro II"; um belo nickname para a picape, mas onde está o "Diamante Negro I"?
[]s
Lucas Nassif
07/07/2007, 21:22
OFF: Mate uma curiosidade... Tô lendo na tua assinatura "Diamante Negro II"; um belo nickname para a picape, mas onde está o "Diamante Negro I"?
[]s
A Diamante Negro I ERA uma S10 Executive 4x4 preta que tive durante 2 anos e meio!! Infelizmente acidentamos com ela em Dezembro passado:-(! Então, para não esquecê-la, coloquei o nome Diamante Negro II na Toy!!:-)
ps: Como vc disse que poderá pegar lama com ela, vou te adiantar uma coisa: Se vc tiver de 4x4 Hi e precisar de 4x4 reduzida, vc terá que colocar a alavanca em "N" antes de reduzir, pois se estiver em "D", vc não conseguirá!!
Abraçoss :concordo:
Edintruder
07/07/2007, 23:08
Passar de D para N em movimento perde-se o efeito de freio motor, porém quando está a menos de 40km/h, o motor tende a não desacelerar mais e se passar para N ajuda a poupar as pastilhas de freio. Eu fazia isso sem problemas quando não reduzia na caixa junto. Eu uso pouco o freio, dou sempre mais prioridade para a caixa, e se caso queiras aumentar a vida útil das pastilhas e lonas, para freiar em descidas ou reduzir o uso dos freios podes passar para 2a e em seguida para L quando menos de 40km/h. O Overdrive deligado faz a transmissão ficar sem a última marcha, então se o câmbio tiver 5 marchas, ficará no máximo em 4a.
murilloaquino
08/07/2007, 03:22
Economiza as pastilhas mais o desgaste da caixa é maior.
TIve um vectra automatico, e sempre eu deixava a caixa em D, não ficava mudando pra preservar a caixa de marchas.Quanto mais vc muda, mais ´´desgasta`` a caixa.
A unica coisa q ce pode fazer com mais frequencia é passar do D para o 3 quando ce precisa de resposta imediata.Exemplo:
Atras de um camioão em pista simples.Vc coloca no over drive q ela já fica em 3, e não em 4 para depois reduzir pra a terceira e vc perder tempo...
Taí uma dica...
SÉRGIO HOLANDA
08/07/2007, 09:55
Grande Murillo,
na realidade não ocorre esse desgaste acentuado como você falou...a caixa é tão resistente quanto uma manual...eu particularmente faço uso, como o Edi, do sistema de redução, tanto que, segura essa Waldir (embora o Waldir dirija muito pouco), a Nova Hilux troca em média as pastilhas com menos de 10.000km, eu troquei com 40.000 e eainda estavam razoaveis...
usava muito na Prado o sistema 3-2-L, principalmente por ser um carro pesado...
em relação a ultrapassagem, esse câmbios da toyota, você não precisa usar o OD, basta pisar que ele te responde rápido, você coloca uma 3 ou 2 se quiser que ele fique nesse limite de marcha...alguns câmbios relamente você deve usar o OD, os da GMC sim, os da Ford alguns modelos, mas os toyotas e VW, que já dirigi é só empurrar o pé...
grande abraço e devolta a F1...
Economiza as pastilhas mais o desgaste da caixa é maior.
TIve um vectra automatico, e sempre eu deixava a caixa em D, não ficava mudando pra preservar a caixa de marchas.Quanto mais vc muda, mais ´´desgasta`` a caixa.
A unica coisa q ce pode fazer com mais frequencia é passar do D para o 3 quando ce precisa de resposta imediata.Exemplo:
Atras de um camioão em pista simples.Vc coloca no over drive q ela já fica em 3, e não em 4 para depois reduzir pra a terceira e vc perder tempo...
Taí uma dica...
SÉRGIO HOLANDA
08/07/2007, 10:04
Grande Waldir,
como o Lucas respondeu bem respondido as suas perguntas, vou apneas fazer um comentário...
Pontos fracos:
Carenagem: hoje todas são assim, lembra meu cumpadre com a L200 Outdoor que fomos inaugurar na lama zerinhinha??? pois é, a L200 que deveria ser mais robusta que essa nova Hilux, voltou na segunda para a loja com o parachoque dianteiro solto e os parafusos (na Hilux são presilhas) estourados, tanto que colocaram parafusos e porcas maiores...
Pneus: são pequenos sim, deixa o carro muito baixo e quando fora de estrada tende a bater o peito no chão, mas lembre que esse carro tem fama de se acidentar por causa dos donos que não entendem o limite, e olha vou dizer uma coisa, quando você trocar os pneus por maiores seu carro vai ficar menos seguro ainda, pois vais levantar o CG dele, então toma cuidado!!! Na realidade pra ser um carro de uso em cidade , estradas e pouco fora de estrada, os pneus são ideais, pois reduzem o CG da pickup e em uso normal e em areia esses goodyear são bons..
Acabamento: mete logo uns bancos de couro, vai ficar mais show ainda...
é isso ai e deixa voltar pra F1...:lol::lol::lol:
Sérgio Holanda
Galera, ainda é cedo [...rodei apenas duzentos quilômetros porque combinei com a revenda de pneus Yoko, que ficaria por enquanto na cidade... os G012 só chegarão na próxima segunda ou terça-feira] para avaliar a picape mas lá vão alguns pitacos e dúvidas.
Nesta tarde peguei alguns trechos de BR para "pisar" um pouquinho. Fiquei impressionado com a "resposta" da motorização. Não sou um piloto phodão mas deixei a modesta um pouco de lado e ousei "descer a bota", além do costume. Realmente amigos, alcançar velocidades tipo 160 km/h é moleza. Não tive coragem para deixar chegar nos 170 ou cento e oitenta [...era um retão!], mas pude constatar que essa Hilux "anda" muita coisa.
Na minha velocidade de cruzeiro, 120 quilômetros por hora, observei que a rotação crava em 2000 rpm e a picape se comporta com extrema segurança, mesmo com os "pneuzins" originais. Sabendo daquela fama de picape campeã de acidentes, me contive e preferi ir com cautela. Depois, assim que trocar os Goodyear Wrangler pelos Yoko G012, vou botar em estrada de chão para saber como ela se comporta na piçarra e na buraqueira.
1. Pontos fortes:
1.1 Motorização [torque, baixo ruído e "segurança"];
1.2 Conforto, ergonomia dos bancos e espaço interno ;
1.3 Dirigibilidade [desenho do volante e painel de instrumentos];
1.4 Acessórios [porta copos, porta óculos, console entre bancos dianteiros e luzes de leitura].
2. Pontos médios [fracos?]:
2.1 "Carenagem" [pára-choques e molduras] poderia ser mais robusta;
2.2 Pneus Goodyear Wrangler "aparentam" ser pequenos;
2.3 Acabamento dos bancos poderia ser melhor [...gostei do revestimento das portas].
Bom, tenho pouquíssima experiência com câmbio automático. Tive uma única e rápida experiência com um sedan numa viagem que fiz ao Canadá, quando aluguei um carro por três meses. Isso foi em 1999! Na época, não me preocupei com detalhes. Agora, preciso aprender a dirigir corretamente para desfrutar o máximo da picape. Nesses três primeiros dias, estou agindo assim:
* Quando preciso de mais torque [ex.: ultrapassagens], simplesmente "piso fundo", sem mudar a posição de "D" para 3, 2 ou "L". Pelo que interpretei do manual, essa prática [[I]over driver?] seria mais aplicada para subir ou descer serras. Pisando fundo, estou praticando o tal de kick-down?
* Quando preciso "engrenar" da posição "P" [Parking] para "D" [Driver], mesmo pisando no pedal de freio o carro dá um "soquinho". Idem quando tiro de "N" para "R" [Reverse]. É isso mesmo, ou estou cometendo barbeiragem?
* Dirigindo na cidade, quando me aproximo dos semáforos vermelhos [início], estou optando por mudar de "D" para "N". Li que o carro é projetado para deixar na posição "D" [pé no pedal de freio], sem causar nenhum "esforço" na transmissão, devido à tecnologia disponibilizada pelo conversor de torque. Estou agindo corretamente?
* Nas arrancadas estou pisando um pouco fundo e percebo que há um certo "retardo" para o carro trocar de marcha. Quando saio pisando mais leve, tenho a impressão que essa sincronização é antecipada. Está certo isso, ou tô escrevendo bobagem?
[]s
Lucas Nassif
08/07/2007, 10:10
...e olha vou dizer uma coisa, quando você trocar os pneus por maiores seu carro vai ficar menos seguro ainda, pois vais levantar o CG dele, então toma cuidado!!!
Sem contar que, como o carro é AT, a relação de marcha muda!!:roll: O ideal é nao colocar um pneu MUITO maior nao senão vai ficar uma bost@!
Abrassss :concordo:
Rogério Silva
08/07/2007, 11:14
[quote=SÉRGIO HOLANDA;423604]:concordo::concordo::concordo:
Acabamento: mete logo uns bancos de couro, vai ficar mais show ainda...
Não sei como é o acabamento dos bancos da Hliux em tecido, mas com o couro fica show de bola mesmo, acho q por isso q todas as srv aqui em Belém saem com bancos de couro.
murilloaquino
08/07/2007, 13:10
Com os pneus, a altura é desprezivel, mais acredito q pela qualidade, concerteza ficará mais segura...Alem disso, e 1 cm mais largo...
*Eu tambem colocaria os bancos de couro.
Quanto a redução, andei na hilux somente 1 vez, por isso não sei te dizer quanto a redução, agora com base em um vectra cd q agente tinha aqui em casa, sempre usavamos o botão de trocas esportivas, ai segurava mais o giro alto e antecipava as reduzidas...
JEFFCATUNDA
08/07/2007, 16:04
MAIS UM ALOPRADO??
O jogador "Alemão" perdeu o controle de sua HILUX e morreu!
JEFFCATUNDA
08/07/2007, 16:04
acho que já é de modelo novo!
Alguem sabe detalhes?
Pequeno jr
08/07/2007, 18:42
Isso mesmo Pequeno Jr,
to no aguardo de Waldir para trilhar light e dar um passeio por Porto de Galinhas de Nova Hilux...
Sergio,
To vendo q vai ser mais fácil eu chegar ai no Pernambuco vei primeiro que o Waldir.
Se tdo der certo, SE MEU PADIM PADIm Cicero deixar, Outubro devo dar uma chegada de uns 12 a 15 dias ai em Recife. Vamos ver.
Waldir Carlos
08/07/2007, 18:46
R E E D I T:
Falha de edição. Leiam o próximo post. Desculpem!!
Waldir Carlos
08/07/2007, 18:48
Amigos, estou considerando cada [importante] opinião de vocês, embora eu tenha utilizado picape [L200 4x4] desde o final de 2000, em Hilux AT me considero um aprendiz. O Serjão tem razão; eu rodo muito pouco e, quase sempre, faço uso do utilitário como automóvel... Isso está mudando... He, he, he. Comprei a Hilux para agregar tecnologia, conforto e satisfação pessoal. Além disso, quero mudar [aos poucos] a forma de utilização desse carro. Cansei de passar seis ou sete anos com um veículo e vender para os outros "amaciarem".
Com relação aos pneus, saibam que sou um sujeito avesso à mudanças, em relação ao projeto original. No início, tinha preferência por manter os originais [Goodyear Wrangler 255/70 R15], mas mudei de opinião depois de ler vários relatos criticando os "pneuzins". Como a mudança de altura [de 738 mm nos originais para 752 mm nos Yoko 265/70 R15, portanto 14 mm a mais], representa "apenas" 1,0189%, resolvi mudar.
No quesito "comprimento da circunferência" [C= 2πr] os Yoko G012 são 44 mm maiores, representando uma alteração na velocidade "real" [calculada] de 1%. Estou considerando essa alteração de perímetro [2361 mm nos Yoko 265 contra 2317 mm nos originais 255] e saberei respeitar essa nova situação.
Resumo:
Só optei por trocá-los [ainda não chegaram; posso desistir!] porque, honestamente, achei os originais feios e pequeninos. Por favor, dêem um descontinho se acharem que estou abusando das leis da física... He, he, he.
o q significa CG?
Centro de Gravidade.
OFF: Lamento o trágico acidente com o jogador Alemão, comentado pelo colega JEFFCATUNDA! Quer sirva de lição para nos manter vigilantes e atentos ao dirigir uma possante camioneta. De novo, esse veículo NÃO é um sedan!!
[]s
Pequeno jr
08/07/2007, 18:53
Amigos, estou considerando cada [importante] opinião de vocês! Embora eu tenha utilizado picape [L200 4x4] desde o final de 2000, em Hilux AT me considero um aprendiz. O Serjão tem razão; eu rodo muito pouco e, quase sempre, faço uso do utilitário como automóvel... Isso está mudando... He, he, he. Comprei a Hilux para agregar tecnologia, conforto e satisfação pessoal. Além disso, quero mudar [aos poucos] a forma de utilização desse carro. <U>Cansei de passar seis ou sete anos com um veículo e vender para os outros "amaciarem
Waldir,
Hj tava nos feirões d carro aq no DF. O q vi de carros files e poucos rodados e nego pagando uma baba por eles. TInha alguns q os bixos tiraram até 8mil latinhas d valor do carro ... e o pior ... é q tinha nego q fechava negócio assim mesmo.
Use e abuse mesmo .. se vc não achar alguem no particular para comprar a sua viatura, qdo vc for vender em agência eles não vão estar nem ai para a kilometragem.
[]
Waldir Carlos
08/07/2007, 19:14
Esse fórum tá maluco. Sempre que escrevo, antes de enviar dou um preview... O texto estava completo, depois que enviei observei que só ficou a primeira parte. :oops::oops: Por favor, leiam o meu "REEDIT" anterior!
Êita Pequeno, onde você andava rapaz? Bisbilhotando as feiras, né? Com relação à visita ao Recife [...leia-se SERJAO!], quem sabe, não possamos planejar ir juntos... He, he, he. Se eu não puder ir antes, você passa aqui em Aracaju, fica uns dias e depois a gente segue juntos. Será que "vormicê" me acompanha no "asfarto"?
:dance::dance::dance:
[]s
SÉRGIO HOLANDA
08/07/2007, 19:40
Caro Pirel,
CG significa Centro de Gravidade, quanto mais alto estiver o CG de um veículo faz com que ele se torne menos estável em curvas ou movimentos bruscos de direção...observe que os veículos esporte são mais baixos...o idéal é um veículo com CG baixo e central, com divisão de peso e tração em 50% dos eixos...esse é o ideal...quando colocamos pneus mais altos, seja 1cm, e o veículo está em alta velocidade seu comportamento será bem diferente do mesmo com pneus mais baixos...mesmo achando que 1cm não faz diferença, lembre que um fusquinha a 80km/h pesa apenas 8kg em relação ao solo...
Grande abraço,
Sérgio Holanda
PS. o acidente do Alemão foi em uma Nova HIlux SW4
o q significa CG?
SÉRGIO HOLANDA
08/07/2007, 19:52
:lol::lol::lol:
Hehehehehe...oia o Waldir ficando abusado: "Séra que vormicê me acompanha no asfarto?":mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Ei pessoar...seria muito bom ter você dois aqui por Recife, o convite tá feito, tem um quarto de hospede e boto o filho pra fora do quarto dele e fica mais um liberado, então não tem desculpa de que os hoteis tão cheios, etc...venham e vão ficar aqui em casa...
Waldir, como conselho te digo que troque seu pneus sim pelos Yokohama, primeiro porque ando gostando muito destes pneus e não ia indicar se não fossem bons (já usei em diverssos tipos de piso), e em segundo porque vais ganhar mais altura para os pisos ruins das estradas e mais segurança em buracos...em relação ao velocimetro não se preocupa, agora ela ai medir certo, com os pneus originais ela mede a errado, pelo menos a minha era assim...eu na primeira viagem da minha ex-SRV, quando cheguei troquei os pneus pelos 31" da Michelan, pois raspei muito o carro no caminho da minha casa no interior...então amigo, pode trocar sem problemas, mas lembra que você, ou qualquer um que compre uma Pickup com motorzão, vai ter de aprender a pilotar mesmo...é se adaptar aos poucos e depois começar a andar na casa dos 200km/h...
Walter L. L. Casitta
08/07/2007, 19:56
CG significa Centro de Gravidade, quanto mais alto estiver o CG de um veículo faz com que ele se torne menos estável em curvas ou movimentos bruscos de direção...observe que os veículos esporte são mais baixos...o idéal é um veículo com CG baixo e central, com divisão de peso e tração em 50% dos eixos...esse é o ideal...quando colocamos pneus mais altos, seja 1cm, e o veículo está em alta velocidade seu comportamento será bem diferente do mesmo com pneus mais baixos...mesmo achando que 1cm não faz diferença, lembre que um fusquinha a 80km/h pesa apenas 8kg em relação ao solo...
Também não é assim né. Um centímetro não vai fazer nenhuma diferença perceptível. Um pneu diferente sim pra melhor o pra pior vai depender da marca/modelo.
Onde você tirou essa do fusca pesa 8Kg a 80Km/h? Nem avião fica mais leve em alta velocidade e nem quando esta voando...
Waldir Carlos
08/07/2007, 20:08
:lol::lol::lol:
Hehehehehe...oia o Waldir ficando abusado: "Séra que vormicê me acompanha no asfarto?":mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Foi só uma [saudável] provação Serjao. Digamos que sou um piloto moderado... He, he, he. Hoje pequei a patroa e rodei mais um "pouquin"... Por enquanto, ainda no asfalto, mas já é possível constatar que a Hilux é um show!
Ei pessoar...seria muito bom ter você dois aqui por Recife, o convite tá feito...
É uma possibilidade. Eu já tinha feito esse mesmo convite ao Pequeno antes. Vamos aguardar o "homi" se pronunciar. Já vou adiantando: topo uma laminha sim, desde que não arranhe nem cause danos na [frágil] "carenagem" da Hilux... He, he, he. Falando sério: Nada perto daquelas aventuras que estamos acostumados a ver nos videos do "peso pesado" Holanda_PE, mas, quero aprender um pouquinho sim!!
Waldir, como conselho te digo que troque seu pneus sim pelos Yokohama, primeiro porque ando gostando muito destes pneus e não ia indicar se não fossem bons ...então amigo, pode trocar sem problemas, mas lembra que você, ou qualquer um que compre uma Pickup com motorzão, vai ter de aprender a pilotar mesmo...é se adaptar aos poucos e depois começar a andar na casa dos 200km/h...
Pois é amigo, optei por eles seguindo dicas aqui mesmo do 4x4. Sou "homi" de rodovia, mas quero encarar as trilhas lights! Ainda é muito cedo... preciso aprender a pilotar a Águia Negra. Isso leva algums tempo! Agora, se aproximar dos 200 km/h não me seduz... Só tenho braço [e coragem] para ir até os 165 km/h!
Um abração
SÉRGIO HOLANDA
08/07/2007, 20:14
Grande Walter,
na realidade é sim, 1cm faz diferença quando falamos em velocidade e outras leis da fisica, ou vai me dizer que frear a 100km/h é a mesma coisa que frear a 110km/h, são apenas 10km/h que diferença faz??? Faz sim e muita, são aqueles centimetros ou metros a mais que irão fazer você se perder a sua vida...e 1cm a mais na altura altera sim o CG, claro que o tipo de pneu, tipo de banda de rodagem, desenho, etc, vai alterar, mas estava me referindo apenas a questão do almento da altura do veículo, então em termos gerais 1cm altera sim...
em relação ao fusca, veja bem, a massa em momentoa algum se altera, um 747 decola com mais de 100 toneladas de carga, e tirando o comb. que se vai, o resto do peso será o mesmo quando pousar ou estiver voando...o Fusca, leia-se, terá o peso de 8kg sobre a roda no piso, pois o restante está sendo levado pelas leis da física...por isso que falei que o peso exercido sobre o solo é de 8kg, "...em relação ao solo...". Ou seja o carro não está mais leve e sim o peso em forma de atrito no solo é menor a cada aumento de sua velocidade...Acho que agora falei mais certo...
grande abraço,
Sérgio Holanda
Também não é assim né. Um centímetro não vai fazer nenhuma diferença perceptível. Um pneu diferente sim pra melhor o pra pior vai depender da marca/modelo.
Onde você tirou essa do fusca pesa 8Kg a 80Km/h? Nem avião fica mais leve em alta velocidade e nem quando esta voando...
SÉRGIO HOLANDA
08/07/2007, 20:23
"Pois é amigo, optei por eles seguindo dicas aqui mesmo do 4x4. Sou "homi" de rodovia, mas quero encarar as trilhas lights! Ainda é muito cedo... preciso aprender a pilotar a Águia Negra. Isso leva algums tempo! Agora, se aproximar dos 200 km/h não me seduz... Só tenho braço [e coragem] para ir até os 165 km/h!"
Ainda mais com pneus 50/50 que você vai usar, não são pneus de alta performance, então segura o pé um pouco...
Grande abraço...
Waldir Carlos
08/07/2007, 21:37
E R R A T A: Desculpem, voltei para fazer uma correção no cálculo. No quote abaixo, onde lê-se 1,0189%, acabei NÃO deslocando a vírgula corretamente. Considerar 1,89%.
:oops::oops:
[]s
Com relação aos pneus, saibam que sou um sujeito avesso à mudanças, em relação ao projeto original. No início, tinha preferência por manter os originais [Goodyear Wrangler 255/70 R15], mas mudei de opinião depois de ler vários relatos criticando os "pneuzins". Como a mudança de altura [de 738 mm nos originais para 752 mm nos Yoko 265/70 R15, portanto 14 mm a mais], representa "apenas" 1,0189%, resolvi mudar.
Marcello Ladeira
08/07/2007, 22:13
Poxa Murillo explica uma coisa pra todos aqui do fórum, quando vc teve um Vectra Tomático vc tinha quantos anos?
Vc nasceu dia 29/2 e só aumenta a idade a cada 4 anos? hehehe
[]'s,
murilloaquino
09/07/2007, 02:42
Fala marcelão....
Quando falo meu carro, leia-se o carro da familia aqui de casa...
Hahaha...
a data certa do meu niver é dia 10/09 e estou com 18 anos completos...
Sempre gostei muito de carros e aqui em casa, um vectra CD ficou de 98 ate 2001 repousando na garagem...
Abraçoss...
ramonpoa
09/07/2007, 10:19
Nesses três primeiros dias, estou agindo assim:
* Quando preciso de mais torque [ex.: ultrapassagens], simplesmente "piso fundo", sem mudar a posição de "D" para 3, 2 ou "L". Pelo que interpretei do manual, essa prática [over driver?] seria mais aplicada para subir ou descer serras. Pisando fundo, estou praticando o tal de kick-down?
[]s
O pessoal já respondeu, mas deixa eu dar os meu pitacos.
a) quando quer ultrapassar, pise mais fundo mesmo, ou seja, literalmente o "kick-down"
b) tranquinho em carro automático é normal ao trocar de posição, mas na hilux é quase imperceptível. Veja se:
1 - quando estacionar, puxe o freio de mão antes de soltar o pé do freio. Muitos estacionam, colocam em P, tiram o pé do freio e depois puxam o freio de mão. o carro fica pendurado na caixa e não no freio de "estacionamento". O "tranco" ao tirar do P vai ser natural (e pode ser evitado);
2- é comum (para quem não está acostumado com automático) ir colocando no P ou R "ANTES" do carro estar totalmente parado. Evite isso...
3- Não tire de D para N nos semáforos. Colocando em D e sempre em D vai preservar sua caixa uma eternidade.....até porque "freado" o carro não faz força para arrancar....
4- quando a troca de marchas o carro automático "interpreta" seus comandos. Quando você "alivia" o pé ele troca de marcha automáticamente, porque sabe que você não quer "andar" mais do que aquela velocidade. Tanto é assim, que tem gente que, com o mesmo carro, faz 6 por litro na cidade e outros 9 (gasolina por exemplo). É só o jeito de dirigir, se tiveres sensibilidade para pisar, tirar um pouquinho o pé (sentir a troa de marcha) e voltar a acelerar, o rendimento aumenta bastante.
5- O "3" na Hilux funciona como um overdrive. Use ele a vontade. Eu uso bastante em estrada (para ultrapassar...) ao ficar atrás de um caminhão, já boto em 3..... ou usando reboque (isso tá no manual) ou mesmo em descida íngreme de serra e com chuva (o 3 não deixa o motor ficar em "ponto morto" como parece que fica o D....
Waldir Carlos
09/07/2007, 12:45
É só o jeito de dirigir, se tiveres sensibilidade para pisar, tirar um pouquinho o pé (sentir a troa de marcha) e voltar a acelerar, o rendimento aumenta bastante.
Dentre essas dicas acima, destaco essa aí! Nos primeiros dias, sempre achei que estava errando, ao manter o pedal sempre acelerando! Depois, aos poucos "percebi" que algo estava errado. Já tô quase habilitado nesse ponto. Quando não é necessário sair "arancando", piso de mansinho, procuro "sentir" a aceleração e, tiro levemente o pé do acelerador, depois volto a pisar; quando tenho certeza que a tecnologia fez o restante [a troca automática].
Com relação aos outros pontos, em que pese já ter lido totalmente o manual, agradeço e reconheço que nada substitui a experiência. A teoria é apenas parte... O resto a gente vai aprendendo.
[]s
Parabéns Waldir! Só vi o tópico hj, cheguei de viagem ontém, alias a primeira viagem da SW4. O que posso dizer do carro é que é fantástico, a estabilidade me deixou de queixo caído. O único senão é que ela corta em 180 Km/h, sei que muitos vão me chamar de louco como já fizeram outras vezes, mas é assim que eu viajo e continuarei, não consigo andar devagar em estrada. Achei o consumo muito alto, andando a 160 - 180 ela faz 6.9 - 7.0 km/l espero que melhore, já que ainda não fez nem 2.500 KM. A S-10 andando nessa velociadade fazia 8.5.
Abraço!
ramonpoa
09/07/2007, 16:42
O único senão é que ela corta em 180 Km/h, sei que muitos vão me chamar de louco como já fizeram outras vezes, mas é assim que eu viajo e continuarei, não consigo andar devagar em estrada.
olha, andando de GPS para cá e para lá, descobri que ela corta em exatos 182km .... hehehehe
murilloaquino
09/07/2007, 17:07
Se for em 182 de real, a 4 rodas ja tinha divugado essa velocidade maxima.
Será q foi xute ou foi acerto mesmo?
hahaha
abraçoss
edubelem
09/07/2007, 17:31
altura que é no max 1 cm e a SW4 vem com o 265/70 16, portanto acredito que o Waldir não irá notar grandes diferenças na direção, no meu caso que aumentou 2,5 cm não foi grandes mudanças.
Waldir, C auto é p/ colocar D p/ andar para frente, R pra trás e P ou N p/ estacionar, o resto só em ocasiões especiais, subidas ou decidas íngremes, passar por grandes atoleiros, andar em dunas e etc...
[]'s,
olha, andando de GPS para cá e para lá, descobri que ela corta em exatos 182km .... hehehehe
Pois é Ramon, mas nós não temos GPS, e 180 eu digo no painel, a pick-up já ouvi dizer que chega aos 200 no painel.
Me diz uma coisa, andando chutado, quanto faz sua hilux? Eu não to acreditando que essa média de 7 pra SW4 deja normal, mesmo sendo 4x4 full time.
Abraço.
ramonpoa
09/07/2007, 18:08
Pois é Ramon, mas nós não temos GPS, e 180 eu digo no painel, a pick-up já ouvi dizer que chega aos 200 no painel.
Me diz uma coisa, andando chutado, quanto faz sua hilux? Eu não to acreditando que essa média de 7 pra SW4 deja normal, mesmo sendo 4x4 full time.
Abraço.
consumo é m negócio meio estranho. faço mais km na cidade que na estrada. Na cidade, sempre andando em baixa (60 max 80, transito, engarrafamento, pardal, etc...) ela chega a fazer 12,5 13/14
Na estrada, um camarada civilizado, a 80/100/110, deve fazer até 15......
Acelerando mesmo, todavia, a 150/160 om picos de 180, ela faz 8 / 8,5......
Na minha uso 50% (estrada, cidade) e a média sempre crava em 10/ 10,5 / 11
Acho que o 7 tá meio exagerado...
consumo é m negócio meio estranho. faço mais km na cidade que na estrada. Na cidade, sempre andando em baixa (60 max 80, transito, engarrafamento, pardal, etc...) ela chega a fazer 12,5 13/14
Na estrada, um camarada civilizado, a 80/100/110, deve fazer até 15......
Acelerando mesmo, todavia, a 150/160 om picos de 180, ela faz 8 / 8,5......
Na minha uso 50% (estrada, cidade) e a média sempre crava em 10/ 10,5 / 11
Acho que o 7 tá meio exagerado...
Pois então estou encucado com esse consumo, na cidade andando a 70 - 80 Km/h ela faz no máximo 9.4 Km/l. Ela tem computador de bordo dai fico de olho nas médias, cheguei a desconfiar do computador, mas tirei a média na calculadora e deu a mesma coisa. Quando a sua era muito nova vc se lembre de algum consumo exagerado?
Será que alguém tem experiencia com carro de tração full time e poderia me dizer se essa diferença de consumo da pick-up p/ a SW4 é normal além da questão do peso é claro.
Walter L. L. Casitta
09/07/2007, 22:07
Pois então estou encucado com esse consumo, na cidade andando a 70 - 80 Km/h ela faz no máximo 9.4 Km/l. Ela tem computador de bordo dai fico de olho nas médias, cheguei a desconfiar do computador, mas tirei a média na calculadora e deu a mesma coisa. Quando a sua era muito nova vc se lembre de algum consumo exagerado?
Será que alguém tem experiencia com carro de tração full time e poderia me dizer se essa diferença de consumo da pick-up p/ a SW4 é normal além da questão do peso é claro.
A Cherokee Sport gasta mais e anda menos com a tração em full time do em em 4x2...
SÉRGIO HOLANDA
09/07/2007, 22:07
Grande Loyer,
tavaz sumido!!! por donde andavas???
vejamos:
quando a minha SRV estava com pneus originais, ou seja, até a primeira viagem de trabalho e ainda não chipada o velocimetro deu VDO (200km/h), mas quando troquei pelos 31" da Michelan (50/50) e mais altos o velocimetros só dava 180km/h...na realidade os pneus originais não batiam o velocimetro com o GPS e nem as lombadas elotrônicas, com os pneus maiores isso começou a bater quase preciso...inclusive mandei na época para a Toyota do Brasil um e.mail sobre o assunto...
SÉRGIO HOLANDA
09/07/2007, 22:10
:putz::putz::putz:
Caramba!!!!!!!!!
escrevi que só e só saio um pedaço.......
Grande Loyer,
tavaz sumido!!! por donde andavas???
vejamos:
quando a minha SRV estava com pneus originais, ou seja, até a primeira viagem de trabalho e ainda não chipada o velocimetro deu VDO (200km/h), mas quando troquei pelos 31" da Michelan (50/50) e mais altos o velocimetros só dava 180km/h...na realidade os pneus originais não batiam o velocimetro com o GPS e nem as lombadas elotrônicas, com os pneus maiores isso começou a bater quase preciso...inclusive mandei na época para a Toyota do Brasil um e.mail sobre o assunto...
SÉRGIO HOLANDA
09/07/2007, 22:17
Vejamos novamente:
se não sair tudo não escrevo mais:twisted::twisted::twisted:
Loyer, na Prado 4x4 full time e no pé pesado ela fazia 7 km/l...então o consumo tá normal...teu carro ainda tá amaciando e vai melhorar, mas como você anda correndo não vai ficar muito maior que 8,5km/l...
eu tava falando antes que a leitura do velocimetro em relação ao altura do pneu, na SW como é mais alta ela está lendo mais certo que a CD co pneus originais...
lembra que você não pode comparar muito com a SRV CD, pois a SW é mais pesada, possui diferencial com bloqueio central (4x4 full time) e aumenta o consumo pois exige mais do motor...então você tem, mais peso, mais engrenagens acopladas e isso vai gerar maior consumo...
grande abraço,
Sérgio Holanda
ramonpoa
10/07/2007, 08:46
lembra que você não pode comparar muito com a SRV CD, pois a SW é mais pesada, possui diferencial com bloqueio central (4x4 full time) e aumenta o consumo pois exige mais do motor...então você tem, mais peso, mais engrenagens acopladas e isso vai gerar maior consumo...
taí a explicação
Vejamos novamente:
se não sair tudo não escrevo mais:twisted::twisted::twisted:
Loyer, na Prado 4x4 full time e no pé pesado ela fazia 7 km/l...então o consumo tá normal...teu carro ainda tá amaciando e vai melhorar, mas como você anda correndo não vai ficar muito maior que 8,5km/l...
eu tava falando antes que a leitura do velocimetro em relação ao altura do pneu, na SW como é mais alta ela está lendo mais certo que a CD co pneus originais...
grande abraço,
Sérgio Holanda
Pois é Serjão estou me preparando p/ um concurso e tá difícil arrumar tempo p/ minhas tarefas que dirá p/ as diversões, mas em fim se o consumo da SW4 ficar em 8,5 eu vou ficar contente, afinal a S-10 fazia isso e não me dava o conforto da Toyota.
Abraço!
SÉRGIO HOLANDA
10/07/2007, 10:14
Pois é amigo,
agora vai depender muito do seu pé...eu sou super economico na cidade, lembro que a Prado fazia 10,5km/l e a Nova Hilux fazia mais 13km/l, agora na estrada!!!
e ai Loyer, Pequeno Jr e Waldir tão marcando uma vaigem pra bandas de cá...será que o amigo não poderia tirar umas feriazinhas e vir também???
Abr,
Sérgio Holanda
Pois é Serjão estou me preparando p/ um concurso e tá difícil arrumar tempo p/ minhas tarefas que dirá p/ as diversões, mas em fim se o consumo da SW4 ficar em 8,5 eu vou ficar contente, afinal a S-10 fazia isso e não me dava o conforto da Toyota.
Abraço!
Waldir Carlos
10/07/2007, 12:57
Informações adicionais:
* Pneus originais Goodyear Wrangler H/T-S 255x70 R15.
* Pneus atuais: GEOLANDAR YOKOHAMA A/T G012 265x70 R15.
Tenho visto relatos que a Hilux sai da montadora com os pneus calibrados em cerca de 38, até 40 lbs/pol2. Alertado sobre isso, assim que peguei a picape procurei conferir. Me surpreendi! Estavam com 30 libras; mantive assim até hoje. Outro aspecto aqui alertado foi com relação à alinhamento e balanceamento. O colega Rogério Silva sugeiru que eu ficasse atento. Fiquei e testei. Até 160 km/h não notei nada anormal.
Bom, hoje finalmente fui na revenda de pneus trocar os originais pelos GEOLANDAR YOKOHAMA A/T 265/70 R15. Novos "sapatos", rodas balanceadas e alinhadas. Amanhã, na parte da tarde, "caio" na estrada. É uma viagem pequena, cerca de quatrocentos quilômetros. Destes, cerca de quinze é de piçarra e algumas erosões. Lama mesmo, acho que encontrarei pouca, mas vou tirar uma fotos da Águia um "pouquin" suja... He, he, he.
Falando em fotos, a seguir, algumas tiradas antes e depois de trocar os pneus:
Fotos 1 e 2: Originais.
Fotos 3, 4 e 5: Pneus novos.
Em tempo:
SERJAO, você poderia mandar novamente aquela "receita" para instalar o imã no filtro de diesel? Sou meio manco em assuntos "mecânicos"; mande o passo-a-passo.
[]s
murilloaquino
10/07/2007, 13:10
Agora sim está com pneus à altura da camionete.Alem disso, esses pneus se não me engano sao indice de velocidade H, ou seja, pode ir ate os 210 sem problemas!!!
hahaha
Waldir Carlos
10/07/2007, 13:33
Agora sim está com pneus à altura da camionete.Alem disso, esses pneus se não me engano sao indice de velocidade H, ou seja, pode ir ate os 210 sem problemas!!!
hahaha
Murillo, cêtá me desafiando, né? Só tenho braço para ir até os 160 km/h... He, he, he. Os pneus são "112T" [índice de carga 1120 Kg e índice de velocidade 190].
Enquanto eu aguardava a troca dos pneus, fui apresentado a uma Ranger XLT. Um espetáculo! A bichona estava equipada com enormes pneus MUD/TERRAIN! Nunca tinha visto uma picape com "sapatos" desse tamanho. Estamos falando de pneus YOKOHAMA G001 315x75 R16!Desejei muito dispor de uma trena [escala] para medir a altura livre do solo.
Vejam as imagens da magavilha!
[]s
Lucas Nassif
10/07/2007, 13:42
Waldir!!
Ficou SHOW esses pneus na sua Toy!!:palmas::palmas: Infelizmente só dá pra fazer isso na Diamante Negro II apenas quando os originais acabarem!!!
Abrasssss:concordo:
SÉRGIO HOLANDA
10/07/2007, 14:24
Pois Waldir,
Dá outro visual a máquina!!!
agora esse penus 100% off road da yokohama são o bicho, eles são bonitos e tracionam muito...
ficou linda...
Murillo, cêtá me desafiando, né? Só tenho braço para ir até os 160 km/h... He, he, he. Os pneus são "112T" [índice de carga 1120 Kg e índice de velocidade 190].
Enquanto eu aguardava a troca dos pneus, fui apresentado a uma Ranger XLT. Um espetáculo! A bichona estava equipada com enormes pneus MUD/TERRAIN! Nunca tinha visto uma picape com "sapatos" desse tamanho. Estamos falando de pneus YOKOHAMA G001 315x75 R16!Desejei muito dispor de uma trena [escala] para medir a altura livre do solo.
[]s
Waldir Carlos
10/07/2007, 14:28
Waldir!!
Ficou SHOW esses pneus na sua Toy!!:palmas::palmas: Infelizmente só dá pra fazer isso na Diamante Negro II apenas quando os originais acabarem!!!
:concordo::concordo: Beleza amigo. Gostei da estética;vamos ver como eles se comportam rodando. Agora, fiquei pasmo com esses MUD que estão na Ranger que postei acima. PQP, eles são 315; maiores que 34 pol!! Se a Hilux fosse "manuá" eu iria botar eles... He, he, he. Tô brincando.
[]s
Lucas Nassif
10/07/2007, 14:59
:concordo::concordo: Beleza amigo. Gostei da estética;vamos ver como eles se comportam rodando. Agora, fiquei pasmo com esses MUD que estão na Ranger que postei acima. PQP, eles são 315; maiores que 34 pol!! Se a Hilux fosse "manuá" eu iria botar eles... He, he, he. Tô brincando.
[]s
Caraio!! Tá doido!!!!!!!:mrgreen:
Já sabe o que vai fazer com os originais?
edubelem
10/07/2007, 15:00
Waldir, quem te viu quem te vê, 160Km/h! Quando vc cruzar com a sua ex pkp, toma cuidado p/ não confundir com os jegues velhos de beira de estrada he he he he ... por falar em ex pkp, vc ainda esta com saudades ou já esqueceu ha ha ha ha...
Estes pneus dão mais ou menos de 1,3", quase 4cm amais de altura, e mais os 5cm do BL são quase 10cm amais que a original...
[]'s,
Pois é amigo,
agora vai depender muito do seu pé...eu sou super economico na cidade, lembro que a Prado fazia 10,5km/l e a Nova Hilux fazia mais 13km/l, agora na estrada!!!
e ai Loyer, Pequeno Jr e Waldir tão marcando uma vaigem pra bandas de cá...será que o amigo não poderia tirar umas feriazinhas e vir também???
Abr,
Sérgio Holanda
Rapaz, não me faça um convite desses pq vontade não falta! Ia ser bacana, eu e o pequeno Jr. poderiamos ir em comboio, pense numa pessoa gente boa, mas viagem por agora nem pensar, estive em Natal agora em Maio e viajar de novo só em Dezembro, e nem sei se esse anovai dar pra subir tanto, talvez irei só até Maceió.
Acho que vc já percebeu o tanto que sou seu fã né? Não tenha dúvidas, quando passar por ai quero pegar uma aula contigo, vc é o cara!!!! Como diz meu pai: ''Cê besta esse bicho é maluco''. rs rs
Abração Serjão! óóói rimou. :)
Estes pneus são lindos mesmo, e tracionam muito bem na lama ou em pedras.
Na areia é que o comportamento deles não é lá grandes
coisas.....
Eles são semelhantes aos MUDZILA... que voces podem até ver e cotar com o distribuidor aqui no Brasil.
http://www.braziltires.com.br/pneu_automotivo/mudzilla/mudzilla.html
Eles só tem um defeito grave: o PREÇO !!!!
Waldir Carlos
10/07/2007, 19:15
Edu, dê um descontinho aí meu camarada. Digamos que 160 Km/h é o "meu" limite para situações especiais... He, he, he. Claro que não esqueci a L200, afinal entre namoro, noivado e casamento foram quase sete anos. Agora, que a Águia é um "avião", não tenha dúvidas. Essa picape nas mãos [e pés] de quem se atreve a "disparar" é um foguete.
ET: Esses pneus que você se refere são aqueles MUD da Ranger, né? Não me assute. Os que botei na Hilux são "apenas" 14 mm mais altos. Correto?
:-D:-D
Lucas, os pneus originais ficaram na loja multimarcas. Negociei pagar a diferença. A patroa quase me expulsa de casa quando cheguei com essa lorota de "sapatos" novos. Tentei argumentar mas ela disparou: Não precisava; PQP, me calei :parede::parede:.
Jairo, concordo contigo com relação aos preços dos Yoko. Aproveitando: Cuide bem da "irmã gêmea" da minha velhota que se foi. É uma valente picape; sem dúvidas.
raphaelmacae
10/07/2007, 19:23
pessoal tenho uma hilux srv 06/06 e esta quase na hora de trocar de pneus, uso o carro somente pra asfalto,as vezes pego areia mais nada...
qual pneus voces me indicam?! os originais hilux sao horreiveis, sinceramente nao gostei...
SÉRGIO HOLANDA
10/07/2007, 20:02
:oops:
Grande Loyer, cê falando assim fico sem jeito...:lol::lol::lol:
mas num precisa vir até Recife, o nosso amigo Waldir tá organizando um fim de semana com muita areia, churrasco, cerveja e uma laminha se Deus quiser lá em Aracaju, pois fica mais central, daqui de Recife é pertinho 450km...mas quem sabe, saindo dai na quinta-feira e voltando na segunda??? vamos organizar, se for no fim do ano pode ser também, o que importa é fazermos o primeiro encontro e depois tornar isso anual, que acham???
grande abraço,
e valeuzzz...
Rapaz, não me faça um convite desses pq vontade não falta! Ia ser bacana, eu e o pequeno Jr. poderiamos ir em comboio, pense numa pessoa gente boa, mas viagem por agora nem pensar, estive em Natal agora em Maio e viajar de novo só em Dezembro, e nem sei se esse anovai dar pra subir tanto, talvez irei só até Maceió.
Acho que vc já percebeu o tanto que sou seu fã né? Não tenha dúvidas, quando passar por ai quero pegar uma aula contigo, vc é o cara!!!! Como diz meu pai: ''Cê besta esse bicho é maluco''. rs rs
SÉRGIO HOLANDA
10/07/2007, 20:09
:pensativo::pensativo::pensativo:
Grande raphael, se usa somente no asfalto, coloca uns Yokohama Geolandar 80/20 H...muito bom pneu e traciona bem no asfalto, em areia, barro e pedra...vais gostar...ou então coloca uns Michelan 31" x 10,5", Sycronic, pneus para 80.000km e muito gostoso de rodar...usa 265/70R15 que vai ficar bonito...
abraço,
Sérgio Holanda
pessoal tenho uma hilux srv 06/06 e esta quase na hora de trocar de pneus, uso o carro somente pra asfalto,as vezes pego areia mais nada...
qual pneus voces me indicam?! os originais hilux sao horreiveis, sinceramente nao gostei...
murilloaquino
10/07/2007, 20:10
[]s
Fala waldirzão, pois eh, o problema é que ela inspira muita comfiança e como é muito silenciosa, em trechos de reta e abertos, logo logo chega nos 160...
Eu ainda acho que em alguns locais, claro com muita cautela, dá pra andar nos 140-160 tranquilo...
Pequeno jr
10/07/2007, 20:27
Ow ... meu DEUS ... Ouça este meus amigos. Faça com que eu ganhe os projetos que estou sonhando q ai ... vou chegar no nordeste de viatura quase que zerada.
Galera, estando nas férias... qualquer 500 km para cima, 500 km para baixo a gente da um jeito de encontrar este povo todo.
Waldir, serjão, MArcelão, Alexandre .. a sessão dos emails to rindo até agora. rs!!! Eta bixo bruto da gota serena.
Waldir Carlos
10/07/2007, 21:23
Galera, estando nas férias... qualquer 500 km para cima, 500 km para baixo a gente da um jeito de encontrar este povo todo.
X2! Êita, sei que o povo mora longe, mas a gente pode pensar nisso prá valer. O ideal seria, além das famílias, reunir os carangos, mas... Sei lá, quem sabe aquelas promoções de baixa estação, tipo 50 merrecas. Reunir para se conhecer, para bebericar e "queimar" churrasco... Que beleza, hein?
Waldir, serjão, MArcelão, Alexandre .. a sessão dos emails to rindo até agora. rs!!! Eta bixo bruto da gota serena.
:concordo::concordo::concordo: :lol::lol::lol: :dance::dance::dance:
Pequeno, cê viu a Ranger bonitona que postei fotos? Lembrei de você; na hora... He, he, he.
Em tempo: SERJAO, você poderia mandar novamente aquela "receita" para instalar o imã no filtro de diesel? Sou meio manco em assuntos "mecânicos"; mande o passo-a-passo.
[]s
Cadê o amigo? "Homi", mande a "receita do bolo"; tô querendo imantar o filtro... Serve imã de disco rígido [HDD]? He, he, he.
[]s
Pequeno jr
10/07/2007, 21:32
Waldir,
To aqui mostrando para o meu pai. Estou na casa dele neste momento.
Show de bola hein... mas pena não podermos ter visto ela em ação. Como vc sabe, mexo com arrancada ...as vezes chegam alguns carros que se fosse pelo barulho nem iriamos competir, mas qdo vamos ver andando ... coitados.
Por isso q falo ... queria ver esta bixinha ai em ação.
Tdo bacana por ai né (sem interrogação)
pereira da costa
10/07/2007, 21:33
:pensativo: Prezados, venho acompanhando todas as discussões desse interessante tópico, creio iniciado pelo Loyer, além do link recomendado pelo Dieselboy - pois estou bastante interessado na nova hilux - e gostaria de pegar carona na pergunta recente do Raphaelmacae sobre pneus mais adequados. Gostaria de saber que pneus recomendam para a nova hilux cd sr 4x4 - creio que tenha que trocar os aros também? Os originais são 205 70 16, em aros de aço, creio que Goodyear. Caso troque pelos recomendados por vocês, se isso pode afetar mecanicamente qualquer funcionamento do projeto original, como suspensão, direção, etc.
O uso previsto será predominantemente urbano e rodovias asfaltadas, eventualmente algumas estradas não pavimentadas e esporadicamente alguma trilha. Se tudo der certo também planejo viajar no trecho Porto Velho-João Pessoa-Porto Velho (cerca de 10.000 km), no final do ano.
Muito obrigado pela atenção!
P.S.: Aproveito para saudar o forista Waldir 902 pela recente aquisição da Águia Negra e pelo sonho realizado!!
freitasjr
11/07/2007, 01:20
agora esse penus 100% off road da yokohama são o bicho, eles são bonitos e tracionam muito...
Olá Sergião, td em paz. Na verdade eles são 80% off-road. Eu os estou usando na minha Pajero a uns 2 meses e meio. São ótimos na lama, na areia q pensei que fossem ruins(pois afinal é um MUD) eles Não decepcionam e no asfalto(fora o barulho) tracionam bem tb e até agora Não notei nenhuma alteração significante na frenagem.
Um detalhe interesante, são pneus bem macios, eu sinto bem menos os impactos quando passo em buracos do que com os BF's AT que eu tinha antes na Pajero.
freitasjr
11/07/2007, 01:23
:putz:lá vai o fórum cortando as mensagens que a gente posta... :parede:
Continuando....
Waldir: Cheguei tarde no tópico(só o ví agora), mas mesmo assim, aí vai meus parabéns :palmas: pela sua bela picape... aquele parachoque de impulsão cromado dela, ficou show :concordo: Como vc mesmo disse em uma Msg anterior, curta bastante ela, essa história de deixar p/ os outros amaciarem qdo for vende-la não vale a pena... a diferença é pouca que se paga(na revenda) por um carro "extra"...
Um abraço a todos, cordialmente, Francisco de Freitas...
Waldir Carlos
11/07/2007, 07:40
:pensativo: Gostaria de saber que pneus recomendam para a nova hilux cd sr 4x4 - creio que tenha que trocar os aros também? Os originais são 205 70 16, em aros de aço, creio que Goodyear. Caso troque pelos recomendados por vocês, se isso pode afetar mecanicamente qualquer funcionamento do projeto original, como suspensão, direção, etc.
O uso previsto será predominantemente urbano e rodovias asfaltadas, eventualmente algumas estradas não pavimentadas e esporadicamente alguma trilha.
Amigo, inicialmente bem-vindo ao fórum. Embora eu não seja um expert em pneus acredito que os modelos que mais se encaixam no teu perfil são os H/T ou S/T. Vamos aguardar que colegas que conhecem bem o assunto se pronunciem. Foi aqui que obtive ajuda e orientação para escolher os Yoko que botei na SRV AT. Tens razão, o modelo SR vem equipada com rodas de aço estampado aro 205/70 R16.
P.S.: Aproveito para saudar o forista Waldir 902 pela recente aquisição da Águia Negra e pelo sonho realizado!!
:concordo::concordo: Brigadão e boa sorte na compra da Hilux. Quando tiver com ela nos informe e poste as "impressões".
Waldir: Cheguei tarde no tópico(só o ví agora), mas mesmo assim, aí vai meus parabéns :palmas: pela sua bela picape... aquele parachoque de impulsão cromado dela, ficou show :concordo: Como vc mesmo disse em uma Msg anterior, curta bastante ela, essa história de deixar p/ os outros amaciarem qdo for vende-la não vale a pena... a diferença é pouca que se paga(na revenda) por um carro "extra"...
Um abraço a todos, cordialmente, Francisco de Freitas...
:concordo::concordo: Êita amigo Freitas, onde "cêtava homi"? Pois é, lembra que trocamos umas idéias com relação à Pajero, né? Um carrão, mas preciso de picape. É muito cedo mas estou muito satisfeito com a negona. Hoje, na parte da tarde, vou visitar meus pais na roça. Não é uma viagem longa [cerca de trezentos e cinqüenta a 400 kms], mas é uma oportunidade para "testar" algumas coisas... He, he, he.
E a pajerona, beleza?
[]s
ramonpoa
11/07/2007, 08:50
Concordo com o Sérgio. Uso o G051 (265/70/15) na Hilux e fiz agora em junhon toda a carretera austral (sul do chile), el calafate e Ushuaia. Passei em asfalto, rípio, barro, neve, gelo em cima da pista e o pneu se prestou à tudo....
Alguns, como o Waldir, com sua nova hilux, não resistiram a tentação de colocar um 50/50 (g012), mas os 80/20 como o G051 e o Michelin Syncrhone cumprem a função muito bem, além de serem extremamente macios.
Em outra caminhonete tinha usado os Syncrhone e fui com eles para o Sul da Bolívia (só salar, pedra, rípio e areia) e depois dei a volta por Cuzco (Machi Pichu) e Nazcar, voltano pelo atacama. Pneus excelentesd, que enfrentaram todas as condições adversas, além d terem desempenho excelente de asfalto.
Os g051 ainda são mais macios que os Synchrone.
:pensativo::pensativo::pensativo:
Grande raphael, se usa somente no asfalto, coloca uns Yokohama Geolandar 80/20 H...muito bom pneu e traciona bem no asfalto, em areia, barro e pedra...vais gostar...ou então coloca uns Michelan 31" x 10,5", Sycronic, pneus para 80.000km e muito gostoso de rodar...usa 265/70R15 que vai ficar bonito...
abraço,
Sérgio Holanda
ramonpoa
11/07/2007, 09:18
abaixo algumas fotos de por onde os Geolander G051 passaram agora no início de junho....
Neve, gelo a pista, muitos acidentes, carros dançando em cima da pista, e a hilux (tracionada) sempre ultrapassou com segurança, em raros momentos sambou em cima do gelo....
:oops:
Grande Loyer, cê falando assim fico sem jeito...:lol::lol::lol:
mas num precisa vir até Recife, o nosso amigo Waldir tá organizando um fim de semana com muita areia, churrasco, cerveja e uma laminha se Deus quiser lá em Aracaju, pois fica mais central, daqui de Recife é pertinho 450km...mas quem sabe, saindo dai na quinta-feira e voltando na segunda??? vamos organizar, se for no fim do ano pode ser também, o que importa é fazermos o primeiro encontro e depois tornar isso anual, que acham???
grande abraço,
e valeuzzz...
Minha mão está coçando de vontade de ir... Mas realmente por agora não há a menor possibilidade deu ir, vai ficar pro fim do ano mesmo se tudo correr bem. Mas fique tranquilo que oportunidades não faltarão, e eu não vou desistir da aula.
Abraço!
freitasjr
11/07/2007, 15:26
:concordo::concordo: Êita amigo Freitas, onde "cêtava homi"? Pois é, lembra que trocamos umas idéias com relação à Pajero, né? Um carrão, mas preciso de picape. É muito cedo mas estou muito satisfeito com a negona. Hoje, na parte da tarde, vou visitar meus pais na roça. Não é uma viagem longa [cerca de trezentos e cinqüenta a 400 kms], mas é uma oportunidade para "testar" algumas coisas... He, he, he.
E a pajerona, beleza? []s
Fala amigo Waldir, eu estava ausente uns dias do fórum, por questões de estudo/trabalho. No meu caso já é o contrário, necessito mais de um carro fechado, tipo Pajero ou SW4. Quanto a águia, quando vc tiver pintado-a de "Marrom" nesta sua ida a roça, posta as fotos aqui p/ a gente vê :dance:
Quanto a Pajerona, ta tudo em certinho com ela... a uns 20 dias atrás participei de uma trilha com ela com esses pneus G001 MUD da Yokohama e são excelentes. Depois posto os vídeos(link do youtube) lá no tópico "Trilhas", mas vai demorar um pouquinho, pois são grandes e estou com uma preguiça de edita-los :lol: :parede:
Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
SÉRGIO HOLANDA
11/07/2007, 21:54
x2
Grande ramonpoa,
ambos são exelentes pneus, antes dos yokohama usava os Michelin Syncrhone e ainda digo que os syncrhone tracionam melhor que os 31" 50/50 da propria Michelin...
SÉRGIO HOLANDA
11/07/2007, 21:55
Bom amigo,
de qualquer forma estou no aguardo da sua vinda...
grande abraço e boa sorte nos concursos...
Sérgio
Minha mão está coçando de vontade de ir... Mas realmente por agora não há a menor possibilidade deu ir, vai ficar pro fim do ano mesmo se tudo correr bem. Mas fique tranquilo que oportunidades não faltarão, e eu não vou desistir da aula.
Abraço!
Waldir Carlos
14/07/2007, 21:48
Galera, voltei do pequeno passeio que fiz essa semana, quando fui visitar os meus pais na roça. Eles residem na área rural. Foi a PRIMEIRA oportunidade de colocar a Águia Negra na lama. Calma lá, é só uma coisinha bem light! Sou iniciante; nada perto dos phodões do OFF ROAD, mas sujei um pouquinho a Hilux. Espero que dêem um "descontin", afinal sou um usuário de asfalto... he,he, he.
Inicialmente posto algumas fotos que mostram uma sujeirinha básica na ex-reluzente pintura da negona. Não tenho intimidade com gravação nem tampouco edição de video. Ousei postar dois pequenos videos a seguir. É uma pequenina demonstração mas acho que já não tô mais "zerado"... He, he, he.
SERJÃO! Tô inspirado naqueles videos teus... Segunda-feira, vou mandar lavar... Se tiver arranhões na pintura, desisto... He, he, he.
Videos "relâmpagos", mas é o início:
http://br.youtube.com/watch?v=X5_1sKvHpjk
http://br.youtube.com/watch?v=UmFRNL7YmyY
Um grande abraço
Lucas Nassif
14/07/2007, 21:55
Galera, voltei do pequeno passeio que fiz essa semana, quando fui visitar os meus pais na roça. Eles residem na área rural. Foi a PRIMEIRA oportunidade de colocar a Águia Negra na lama. Calma lá, é só uma coisinha bem light! Sou iniciante; nada perto dos phodões do OFF ROAD, mas sujei um pouquinho a Hilux. Espero que dêem um "descontin", afinal sou um usuário de asfalto... he,he, he.
Inicialmente posto algumas fotos que mostram uma sujeirinha básica na ex-reluzente pintura da negona. Não tenho intimidade com gravação nem tampouco edição de video. Ousei postar dois pequenos videos a seguir. É uma pequenina demonstração mas acho que já não tô mais "zerado"... He, he, he.
SERJÃO! Tô inspirado naqueles videos teus... Segunda-feira, vou mandar lavar... Se tiver arranhões na pintura, desisto... He, he, he.
Um grande abraço
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: Hilux com cobertura de chocolate!! heehehheheheheh
Que beleza hein Waldir!!! :dance: :dance:
Uma dica: Ao passar por lugares alagados, é bom desligar os faróis, pois poderá haver choque térmico e eles trincarem! :concordo:
Falow amigo!!
Abraçoss!!!:concordo:
murilloaquino
14/07/2007, 22:05
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: Hilux com cobertura de chocolate!! heehehheheheheh
Que beleza hein Waldir!!! :dance: :dance:
Uma dica: Ao passar por lugares alagados, é bom desligar os faróis, pois poderá haver choque térmico e eles trincarem! :concordo:
Falow amigo!!
Abraçoss!!!:concordo:
Em farois de vidro tudo bem ,mais a maioria dos farois de hj são de policarbonato,então não há problema em mater aceso os mesmos...
Lucas Nassif
14/07/2007, 22:16
Em farois de vidro tudo bem ,mais a maioria dos farois de hj são de policarbonato,então não há problema em mater aceso os mesmos...
Hehehehehehe, mas tá valeno!!! :mrgreen:
Abrasss:concordo:
Ae Waldir!!!!
Colocou a Águia pra ralar, é?!?!?!?
Só um detalhe: Você passou muito devagar naquela poça de lama. Tinha que ter pisado fundo e passado na água!!! Ia sujar tudo, mas que a foto iria ficar mais bonita, isso iria...... Hehehehehehehe
Um abraço,
shimomoto
14/07/2007, 23:22
Um grande abraço
O Waldir;
Muito chique tua "águia negra"!!! Parabéns pela compra!!! E aproveite bastante!!!
Abraços
Waldir Carlos
14/07/2007, 23:36
Ae Waldir!!!!
Colocou a Águia pra ralar, é?!?!?!?
Só um detalhe: Você passou muito devagar naquela poça de lama. Tinha que ter pisado fundo e passado na água!!! Ia sujar tudo, mas que a foto iria ficar mais bonita, isso iria...... Hehehehehehehe
Um abraço,
Êita Alexandre! "Cqué" arrebentar logo no começo, né? "Homi", se eu descesse a bota no fundo, a patroa não teria coragem de filmar... He, he, he. Rapaz, aquela poça é pequena mas não tive [ainda] coragem de "embalar". Sou principiante amigo; se eu fizesse isso que sugeres, ficaria bonito, mas poderia arrancar a cerca de arame farpado.
:D:D:D
Brigadão shimomoto! Valeu. Aproveitando: Estamos no NE mas a "serração" parece coisa do sul. Veja nessa foto.
[]s
SÉRGIO HOLANDA
15/07/2007, 12:29
Isso mesmo grande Waldir,
começa assim, deixa tu passar pelo primeiro atoleiro que só um 4x4 consegue passar, ai meu amigo você terá experimentado pela primeira vez uma droga muito forte chamada off road e ai é feito Crak, não tem volta...
você precisa agora é andar nas dunas com a negona e ver o que ela pode fazer e o prazer que vai sentir andando nela...
Parabéns!!!
Grande abraço,
Sérgio Holanda
Waldir Carlos
15/07/2007, 19:37
:concordo::concordo: Acabei de postar algo nesse sentido agora há pouco no post # 558 - Nesse tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24589&page=56). Julgo oportuno transcrever abaixo o quê penso acerca desse mundo maravilhoso dito 4x4. A Águia Negra está comigo há apenas DEZ dias... He, he, he. Amanhã, logo cedo, a levarei para o posto de lavagem... Se estiver tudo "novin" [...Ai meu Deus, será que tem arranhões?], logo retomarei as "aulas" rumo ao desconhecido.
Um abração
Me permitam prestar alguns esclarecimentos. Antes porém, saibam que sou fã das aventuras e da "coragem" que vocês têm. Sabemos que grande parte dos usuários de picapes e SUVs aqui no Brasil, tem como "praia" preferida os Shoppings Centers. Ainda me considero parte integrante desses, mas acho que algo novo paira no ar... He, he, he.
Não é nada fácil levar um "jeepeiro" urbano para a trilha! Primeiro, tenho que vencer o obstáculo cultural. Depois, tem a questão do investimento que fiz muito recentemente. Só tenho a Hilux [...já começo a pensar na possibilidade de, no futuro, comprar um Jeep para as brincadeiras]. Já disse aqui e repito: Procurarei fazer um uso dessa picape, diferente do que foram os sete anos com a valente L200, mas nada radical.
Em resumo: Aos poucos, quero agregar o máximo de satisfação possível, mas levando em conta que isso é um processo e precisa de tempo. Digamos que estou na fase preparatória. A picape acaba de completar apenas 800 kms... Me concedam tempo para o bolso "esquecer".
Por todas essas razões, já ouso dar pequeninos testemunhos desse aprendizado. Observem atentamente a última foto e a compare com as demais. Acho que mesmo reticente, arrisquei discretos avanços, os quais certamente causam um certo impacto no bolso mas fazem MUITO bem ao coração... He, he, he.
[]s
RezendeDF
16/07/2007, 07:30
Grande Waldir,
Ainda sofro desse mal que você tem. Minha Outdoor já passou dos 15.000 km e ainda fico preocupado de estragar alguma coisa nas trilhas que faço nos fins de semana. Quando participei do campeonato mitsubish aqui em Brasília não tive dó não, teve uma hora inclusive quase raspei na lateral de outra L200, o cara tava muito devagar, uma poeira danada e ele não dava passagem de jeito nenhum. Então fiz essa ultrapassagem, com certeza a distância entre as duas picapes foi menos de 10cm a uma velocidade de uns 60km/h. Ufa!
O Pequeno pode dar o testemunho dele, afinal era o co-piloto/navegador!
Grande Waldir,
Ainda sofro desse mal que você tem. Minha Outdoor já passou dos 15.000 km e ainda fico preocupado de estragar alguma coisa nas trilhas que faço nos fins de semana. Quando participei do campeonato mitsubish aqui em Brasília não tive dó não, teve uma hora inclusive quase raspei na lateral de outra L200, o cara tava muito devagar, uma poeira danada e ele não dava passagem de jeito nenhum. Então fiz essa ultrapassagem, com certeza a distância entre as duas picapes foi menos de 10cm a uma velocidade de uns 60km/h. Ufa!
Amigo Rezende, vc podia me passar umas dicas de trilhas aqui perto né? Eu to querendo aproveitar a Pajero enquanto está aqui comigo.
Anota meu e-mail: wkohlrausch@yahoo.com.br
Abraço!
RezendeDF
16/07/2007, 19:00
Loyer vamos aproveitar logo essa Pajeto antes que vc venda. Podemos marcar alguma coisa com o Valery, ele conhece demais as trilhas tanto de Brasília como as do Goiás.
Liga pra gente marcar. 9219-3467
Waldir Carlos
20/07/2007, 19:09
Galera, desde que recebi a Hilux [05/jul], tenho viajado nos "outros aviões" [...Meu Deus!], razão pela qual somente rodei pouco mais de oitocentos quilômetros. De qualquer forma, acho que já posso afirmar que a picape "paga" o investimento.
Destaco as retomadas [...tô utilizando bastante o recurso kick down e, algumas poucas vezes, o over drive]. Embora as rodovias por aqui sejam mal conservadas e desprovidas de faixa dupla, já arrisquei pisar um pouco além da minha velocidade de cruzeiro que é cerca de 120 por hora. É impressionante o resultado quando a gente pisa forte no acelerador.
Não sou adepto e "corajoso" o suficiente para subir os giros do motor e alcançar velocidades tipo 170-180 por hora, mas se o sujeito "descer a bota" ela responde rápido. Nos meus modestos "testes" só ousei ir até aos 160... Achei a picape com boa estabilidade.
Bom, agora eu compreendo aquela fama de picape campeã de acidentes em rodovias. Ela tem projeto [motorização] e pode sim levar o camarada a achar que está dirigindo um potente sedan! Como me considero um piloto de "braço médio", me dou por satisfeito por usá-la para aquilo que foi projetada; uma PICAPE!
A seguir, mais algumas fotos. Nada radical, mas a Águia Negra já ficou um "pouqin" suja. Comparem as imagens e dêem um "descontin"... He, he, he.
Grande Waldir,
Ainda sofro desse mal que você tem. Minha Outdoor já passou dos 15.000 km e ainda fico preocupado de estragar alguma coisa nas trilhas que faço nos fins de semana.
Pois é Rezende. O Edu já tinha me alertado que a cor preta é uma beleza [fácil de sujar e arranhar]. Depois que mandei lavar, dei uma espiadinha e só vi um pequenino "arranhãozin":parede::parede:.
:dance::dance:
[]s
Loyer vamos aproveitar logo essa Pajeto antes que vc venda. Podemos marcar alguma coisa com o Valery, ele conhece demais as trilhas tanto de Brasília como as do Goiás.
Pois é grande Rezende (o cara é grande mesmo!!! rs rs ), vai ter que ficar pra próxima, essa semana vou deixa-la na agencia, voltei a andar mais e preciso economizar gasolina, sabe como é né V6 e economia andam M-U-I-T-O longe um do outro. rs rs
Abraço!
Pequeno jr
21/07/2007, 13:08
Grande Waldir,
Pois é Waldir .... se o Valery tivesse filmado de dentro da viatura do Rezende vc so iria escutar ... vai bate, vai bater ... caralho ... passou ... PQP ... e um monte de risadas.
Passou tão perto q deu para ver até o velocimetro da outra L200.... quase deu para ler o odometro dela tbm. RS!!!(exagerar so um pouco rs)
Pequeno jr
21/07/2007, 13:10
Vou daqui a pouco tomar uma gelada com o Valery la no Faisão Dourado na Asa Sul .... vou ver com ele se a gente marca algo.
Pequeno jr
21/07/2007, 13:11
Pois é grande Rezende (o cara é grande mesmo!!! rs rs ), vai ter que ficar pra próxima, essa semana vou deixa-la na agencia, voltei a andar mais e preciso economizar gasolina, sabe como é né V6 e economia andam M-U-I-T-O longe um do outro. rs rs
Abraço!
Loyer, se vender a pajero vc tem uma outra viatura para inaugurar.
Aproveita e leva teu pai q é gente boa.
Vou daqui a pouco tomar uma gelada com o Valery la no Faisão Dourado na Asa Sul .... vou ver com ele se a gente marca algo.
PQP pequeno, almoçei no faisão dourado sábado, devo ter saído de lá por volta das 15:00 horas. Quase nos encontramos!
Loyer, se vender a pajero vc tem uma outra viatura para inaugurar.
Aproveita e leva teu pai q é gente boa.
rs rs Pequeno meu pai nunca deu a mínima pra carro, usava os carros sem dó, andava em torno de 40.000 KM por ano e no fim de dois anos estavam em bom estado, ou seja sempre foi cuidadoso, mas nunca deixou de ir aonde queria.
Não sei o que deu nele, gostou tanto da SW4 que ta fazendo de tudo pra não coloca-la na terra, acho que te falei que nós fazemos uns catiros lá na ximenes veiculos (vc conhece), então, ele ta indo pra roça nos carros que a gente tem lá. hehe
Mas eu o conheço bem, esse zelo dura pouco, é a empolgação do primeiro carro caro, já já a bichona ta vermelha de poeira, e ai é só alegria.
Abração pequeno!!!
SÉRGIO HOLANDA
23/07/2007, 13:38
Grande Loyer,
traz ela pra cá que agente deixa Linda!!!
Tu precisa é andar com ela nas Dunas, ai num vai querer mais voltar pra casa...
Grande abraço,
Sérgio Holanda
rs rs Pequeno meu pai nunca deu a mínima pra carro, usava os carros sem dó, andava em torno de 40.000 KM por ano e no fim de dois anos estavam em bom estado, ou seja sempre foi cuidadoso, mas nunca deixou de ir aonde queria.
Não sei o que deu nele, gostou tanto da SW4 que ta fazendo de tudo pra não coloca-la na terra, acho que te falei que nós fazemos uns catiros lá na ximenes veiculos (vc conhece), então, ele ta indo pra roça nos carros que a gente tem lá. hehe
Mas eu o conheço bem, esse zelo dura pouco, é a empolgação do primeiro carro caro, já já a bichona ta vermelha de poeira, e ai é só alegria.
Abração pequeno!!!
Waldir Carlos
24/07/2007, 22:13
Galera, a Águia Negra acaba de completar os primeiros 1.000 quilômetros. Como de costume, em todos os carros que já tive, procuro pisar de mansinho até essa quilometragem e tal. Também não tenho experiência com câmbio automático. Ainda cometo certas barbeiragens, mas tô pegando as manhas.
As impressões inicias já manifestei aqui. Vou reforçar as principais:
- Retomadas de velocidade;
- Dirigibilidade e conforto para guiar;
- Amplo espaço interno no banco traseiro;
- Estabilidade e "sensação" de segurança [para alguns isso pode ser "defeito"];
- Painel de intrumentos atende bem; só precisavam ter colocado um sistema de ar condicionado mais "inteligente";
- Ergonomia e ajuste do banco do motorista.
Como críticas reafirmo a percepção de que achei a carenagem frágil para uma picape. Nisso, a Toyota privilegiou o usuário urbano em detrimento dos que a utilizam no campo [fazendas, trilhas e afins]. O acabamento interno é de qualidade, embora eu ache que poderiam ter caprichado mais nos detalhes e material empregado na tapeçaria. Gostei do acabamento das portas.
Consumo:
Bom, nesse quesito, considerado um dos pontos fortes dessa motorização [TGV] das duas uma: Ou, ainda não estou sabendo dirigir a picape; o mais provável! Ou, o motor ainda está "amaciando". Gostaria que os colegas toyoteiros há mais tempo se pronunciassem.
Tenho visto relatos que essa picape faz algo tipo 10 kms/l [urbano] e cerca de 12, 12,5 kms/l; até mais, em rodovias. Ainda não fiz uma medição apurada, mas os primeiros abastecimentos apontam para valores mais modestos. Vou acompanhar os próximos 2 mil quilômetros e posto aqui.
[]s
murilloaquino
24/07/2007, 22:20
Poste ai os primeiros resultadoss..
Pode ser na hora de abastecer tambem...Tem uns postos q enxem ate a boca, outros param no primeiro click...
procure fazer com a mesma medida...
SÉRGIO HOLANDA
24/07/2007, 22:27
Grande Waldir,
na minha ex-SRV, fazia em torno de 12,5km/l na cidade tranquilo...na estrada nem perdia tempo vendo, afinal andava em cima de 160-180 o tempo todo, mas uma vez emprestei meu carro para meu pai ir pra fazenda, ele foi e voltou com o mesmo tanque e fez uma média de 14km/l e meu pai anda na faixa de 120km/h só que ele disse que deu umas pisadinhas pra sentir o carro...agora no começo ela bebia mais, seu motor ainda vai amaciar e de preferência usa diesel da texaco e shell, em postos confiaveis, ai vai ficar mais economico e deixa passar dos 10.000km que o motor começa a amaciar...no seu caso vai ter de esperar um pouco...:lol::lol::lol:, pois 1.000km só isso rodei num dia semana passada, aliás 1.100km...
abração,
Sérgio Holanda
Galera, a Águia Negra acaba de completar os primeiros 1.000 quilômetros. Como de costume, em todos os carros que já tive, procuro pisar de mansinho até essa quilometragem e tal. Também não tenho experiência com câmbio automático. Ainda cometo certas barbeiragens, mas tô pegando as manhas.
- Painel de intrumentos atende bem; só precisavam ter colocado um sistema de ar condicionado mais "inteligente";
Como críticas reafirmo a percepção de que achei a carenagem frágil para uma picape. Nisso, a Toyota privilegiou o usuário urbano em detrimento dos que a utilizam no campo [fazendas, trilhas e afins]. O acabamento interno é de qualidade, embora eu ache que poderiam ter caprichado mais nos detalhes e material empregado na tapeçaria. Gostei do acabamento das portas.
Consumo:
Bom, nesse quesito, considerado um dos pontos fortes dessa motorização [TGV] das duas uma: Ou, ainda não estou sabendo dirigir a picape; o mais provável! Ou, o motor ainda está "amaciando". Gostaria que os colegas toyoteiros há mais tempo se pronunciassem.
Tenho visto relatos que essa picape faz algo tipo 10 kms/l [urbano] e cerca de 12, 12,5 kms/l; até mais, em rodovias. Ainda não fiz uma medição apurada, mas os primeiros abastecimentos apontam para valores mais modestos. Vou acompanhar os próximos 2 mil quilômetros e posto aqui.
[]s
SÉRGIO HOLANDA
24/07/2007, 22:29
Grande Murrillo,
tava vendo aquele negócio pra tu e tem uma 2004(full) por 110k, mas tá novinha...
Sérgio
Poste ai os primeiros resultadoss..
Pode ser na hora de abastecer tambem...Tem uns postos q enxem ate a boca, outros param no primeiro click...
procure fazer com a mesma medida...
murilloaquino
24/07/2007, 22:32
Poiss eh...
entra no msn depois...
que agente cv blzz?
abraçoss
edubelem
25/07/2007, 08:51
Consumo:
[]s
Waldir, é comum gastar um pouco mais no início, primeiro por que o motor não esta amaciado e 2º (principal fator) vc ainda esta se acostumando com a potência e aqui e acolá, da umas aceleradas e isto faz aumentar bastante o consumo, e 3º não compare o consumo de seu carro com os demais, cada um tem uma tocada diferente, por exemplo, meu carro faz 9, o mesmo que fazia a 2.5, tem muita gente aqui que faz 10, eu só consegui fazer 10 quando estava carregando uma geladeira e não podia correr e outra vez fiz 13 na estrada pois estava acompanhando uma turma que não passava de 120, por tanto cada um tem o seu consumo, porem o seu carro amaciado deve fazer em média 2 - 3 Km, a mais que a sua ex L-200. Outra coisa, não confia no comput de bordo, ele serve apenas para ter noção, enche bem cheio o tanque,roda e depois completa bem cheio e divide km / l.
[]'s,
murilloaquino
25/07/2007, 09:15
So lembrando que a hilux pick-up não tem o comput de bordoo....
:P
edubelem
25/07/2007, 09:50
So lembrando que a hilux pick-up não tem o comput de bordoo....
OOPS!!!!:oops:
SÉRGIO HOLANDA
25/07/2007, 18:27
Ei Murillo, só vi agora, mas tarde, se num for sair eu entro no msn...
abração,
Sérgio
Poiss eh...
entra no msn depois...
que agente cv blzz?
abraçoss
Pequeno jr
29/07/2007, 13:32
Galera,
Tive mais uma feliz experiencia com as novas Toyotas, Hilux e SW4 sendo que esta última não tinha nem 2.000km/rodados. Fui de BSB para Anápolis com um grupo de pucha saco de políticos amigos de meu pai.
Pela segunda vez, tomei uma surra do câmbio automático tanto ida qto volta. Acho que é questão do desespero nas horas das ultrapassagens. Chegando aqui perto de Samanbaia que comecei a pegar melhor o jeito do kick-down.. mas falta é mais contato com uma pick-up diesel e automática para poder explorar melhor o cambio.
Vou falar uma coisa. A SW4 é show de bola, so não faz tanta curva que nem a toyota, algumas curvas que fiz de bota embaixo sentia a SW4 querendo ver o outro lado e tinha q compensar muito no voltante. As diferenças maiores foram no consumo pois praticamente não houve diferença na forma de condução, mas em consumo a diferença foi de quase 3,5km. Enquanto a Hilux fez 10,3 a SW4 fez 7,48. Lembro q a SW era novissima e talvez seja isso a questão do consumo.
Uma coisa que notei da diferença entre os motores da Ranger 3.0 e da Toyota é que quando vc chega na ranger a uns 170km/h ela demora um pouco a chegar aos 180 q é o seu limitador. Na Hilux, quando chegou-se aos 180 é que vc começa a notar que alguma coisa ta segunrando o carro.
SObre a suspensão, não notei nada de diferença de outras pick-ups que ja andei. So que se tem que ter cuidado com a trazeira e é claro com o centro de gravidade auto que é normal de uma pick-up.
POsso falar com certeza que hoje as Toyotas estão anos luz em conforto em comparado com Ranger e L-200, S10 e outras. Agora no momento do Off-road ou do uso pesado é que as coisas mudam.
Waldir Carlos
29/07/2007, 13:48
Bom, além de colega forista tronei-me amigo do Pequeno, portanto um tanto suspeito, mas vou "mandar" assim mesmo. Sinceramente, é um dos caras mais imparciais e que sempre posta comentários isentos e desprovidos de paixão, aqui no fórum. Esse breve relato acima mostra aonde quero chegar.
Ainda é muito cedo mas já posso afirmar [sem paixão!] que a motorização da Hilux SRV AT é um espetáculo. E olha que eu ainda NÃO sei pilotar a picape corretamente. Já tô pegando as manhas, mas ainda há momentos que acelero "sem" necessidade. O recurso kick down é uma magavilha!
Aproveito para revelar algo novo: Sempre respeitei os 120 ou 130 kms/h. Ainda penso assim, mas confesso que é muito difícil se controlar. Então, mudei um pouco o limite. Por razões óbvias, prefiro não revelar a nova marca. Calma, nada perto dos phodões do volante, mas, se tiver pista, desço a bota mais um "pouquin"... He, he, he.
[]s
Pequeno jr
29/07/2007, 13:53
Bom, além de colega forista tronei-me amigo do Pequeno, portanto um tanto suspeito, mas vou "mandar" assim mesmo. Sinceramente, é um dos caras mais imparciais e que sempre posta comentários isentos e desprovidos de paixão, aqui no fórum. Esse breve relato acima mostra aonde quero chegar.
Ainda é muito cedo mas já posso afirmar [sem paixão!] que a motorização da Hilux SRV AT é um espetáculo. E olha que eu ainda NÃO sei pilotar a picape corretamente. Já tô pegando as manhas, mas ainda há momentos que acelero "sem" necessidade. O recurso kick down é uma magavilha!
Aproveito para revelar algo novo: Sempre respeitei os 120 ou 130 kms/h. Ainda penso assim, mas confesso que é muito difícil se controlar. Então, mudei um pouco o limite. Por razões óbvias, prefiro não revelar a nova marca. Calma, nada perto dos phodões do volante, mas, se tiver pista, desço a bota mais um "pouquin"... He, he, he.
[]s
Waldir, vc ta certo ... é dificil vc manter os 120 na Hilux. Essa velocidade utilizei mais nos eixões aqui do DF ou na pista que liga a cidade aonde moro, passa pela água mineral e vai em sentido a BR de goiania. Qdo cheguei na BR, não teve jeito ... botei os 163cv para funcionar.
Se tdo der certo, antes da minha formatura irei em Uberaba com esta Hilux novamente, logo apos a largada do Rally dos sertões. Será minha próxima tentativa de acertar o kick-down de primeira.
Pequeno jr
29/07/2007, 13:54
[]s
COmo ja disse antes, não tenho amores por essa ou aquela marca, mas tenho amor ao meu bolso. Se eu pudesse iria para uma Hilux nova, como não posso fico de Ranger, mas se a Mit abaixa-se o valor da manutenção da L-200 e me desse o Kit Gelo do Alexandre logo de primeira, ela que seria a minha vitima.
Waldir Carlos
29/07/2007, 14:13
É isso! Já escrevemos aqui, a picape perfeita NÃO existe. Todas têm suas qualidades e "defeitos". Passei quase sete anos com a L-200 de 87cv. Me atendia [e muito bem!], mas comprei a Hilux para desfrutar da tecnologia e do conforto.
A minha peregrinação em busca da "minha" picape, durou mais de seis meses. Aqui no fórum obtive valiosos relatos e sugestões. Hoje, mesmo sendo um novo toyoteiro, NÃO tenho nenhum tipo de dúvida. Se a gente usar de sinceridade e quiser aliar custo benefício, a Ranger XLT 3.0l é a picape que melhor agrega valor. Agora, honesta e [de novo!] sinceramente: Esses 163cv da Hilux geram algo que só se sabe quando dirige o veículo!
Voltando à dirigibilidade da Hilux:
Nos primeiros dias, eu sentia uma espécie de "medo" [por absoluta ignorância=desconhecimento da tecnologia] ao ultrapassar uma carreta daquelas grandonas; por exemplo. Achava que somente utilizando o tal kick down a picape poderia não "responder". Ledo engano... basta tirar o pé levemente e depois, pisar fundo mesmo... as costas do piloto grudam no encosto do banco. Impressionante!
Mas, como nem tudo são flores, acho que o usuário OFF ROADER "pesado" tem outras opções "melhores". A Toyota pecou na frágil carenagem, em detrimento dos usuários mais lights. Talvez a Hilux anterior SR5 [SERJÃO que o diga!]. Nesse campo da lama e da fazenda, as valentes L-200 [mesmo aquecendo!] são imbatíveis, pela robusta suspensão que trazem. De onde tiro essas conclusões se NÃO sou um cara com esse perfil? Lendo aqui no fórum!
:D:D
[]s
SÉRGIO HOLANDA
29/07/2007, 18:02
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Tem Pickup perfeita sim...NOVA HILUX SRV AT...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Fora a onda tirada...É verdade, a Nova Hilux peca muito na carenagem dianteira (ver foto da minha ex-SRV, após uma passagem de água nas dunas do RN), mas digo, hoje é a melhor maquina do mercado e se quiser usar no off road é só comprar a frente de chapa que já é vendida, R$ 5.500,00, e pronto, é só meter no fora de estrada...embora se tivesse um bloqueio como a L200 Outdoor seria o bicho, mas tem o braço também que ajuda um bocado...não teremos mais uma SR5 (como falou bem o Waldir), mas ainda acho as toyotas mais confiaveis e custo/beneficio melhor que qualquer outra...não é atoa que em vários países no mundo, as Toyotas são mais usadas em trabalhos off roads que outras marcas...
Agora, Pequeno Jr. é viciante acelerar esse motor, sinto falta daquela pisada...
Grande abraço,
Sérgio Holanda
Walter L. L. Casitta
29/07/2007, 18:21
se quiser usar no off road é só comprar a frente de chapa que já é vendida, R$ 5.500,00, e pronto, é só meter no fora de estrada...
Não seria R$550,00? Que chapa cara é essa? É mais cara que um guincho elétrico?
SÉRGIO HOLANDA
29/07/2007, 18:30
é carinha mesmo, mas encontrei na net mais "em conta", embora falte o frete e a MO... http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=263&categoria=37
da uma olhada...é muito usada nas Hilux da Austrália e Africa, e tem uma empresa aqui fazendo no mesmo molde...
Sérgio Holanda
Não seria R$550,00? Que chapa cara é essa? É mais cara que um guincho elétrico?
Walter L. L. Casitta
29/07/2007, 19:06
Agora entendi. É o para-choque inteiro de aço...
SÉRGIO HOLANDA
29/07/2007, 19:38
E já vem com base interna para o guincho, o que evita problema com a policia...
Sérgio Holanda
Agora entendi. É o para-choque inteiro de aço...
Rogério Silva
29/07/2007, 19:46
Sergão, tu q ta ligado nessas ondas de acessórios, já viu esse overbumper pra nova hilux? Sabe onde encontro?
Waldir Carlos
29/07/2007, 20:05
Sergão, tu q ta ligado nessas ondas de acessórios, já viu esse overbumper pra nova hilux? Sabe onde encontro?
Olá Rogério! Enquanto o SERJÃO tá ocupado, deixa eu te dizer. Na dúvida [devido à questão de um possível retardo no disparo do air bag] se instalava ou não o pára-choque de impulsão na minha Hilux, fui informado por um vendedor da Toy aqui que eles têm o tal over bumper. Amanhã, vou ligar para a concessionária aqui da cidade e te informo.
[]s
SÉRGIO HOLANDA
29/07/2007, 20:09
Grande Rogério,
Além da autorizada...tem loja em sampa que vende...
http://www.ciashop.com.br/garagemcambuci/findresults.asp?template_id=3&partner_id=1&mscssid=DF3E2G49KUBV8JT90CPKHVHFCPSC5MNE&dept_id_busca=0&spec=hilux&Submit.x=10&Submit.y=15
dá uma olhada neste site...eles também fazem encomenda...
Sérgio Holanda
Rogério Silva
29/07/2007, 20:18
Valeu pela dica Waldir e Sergão!
freitasjr
29/07/2007, 23:28
COmo ja disse antes, não tenho amores por essa ou aquela marca, mas tenho amor ao meu bolso. Se eu pudesse iria para uma Hilux nova, como não posso fico de Ranger, mas se a Mit abaixa-se o valor da manutenção da L-200 e me desse o Kit Gelo do Alexandre logo de primeira, ela que seria a minha vitima.
Pequeno, sei que a sua intenção no momento não é pegar uma L200, porém pegando uma carona aí no seu Post, só a título de informação, algumas concessionárias já estão dando o Kit Gelo na compra da L200 se o cliente pedir.
Aqui por exemplo na concessionária de Natal, se o cliente mencionar a questão de aquecimento das L200 Hpe na hora da compra e exigir uma providência, eles já entregam a picape com o Kit Gelo Alá AKPG :lol: instalado(sem ônus é claro).
Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
freitasjr
30/07/2007, 12:42
Vou falar uma coisa. A SW4 é show de bola, so não faz tanta curva que nem a toyota, algumas curvas que fiz de bota embaixo sentia a SW4 querendo ver o outro lado e tinha q compensar muito no voltante. As diferenças maiores foram no consumo pois praticamente não houve diferença na forma de condução, mas em consumo a diferença foi de quase 3,5km. Enquanto a Hilux fez 10,3 a SW4 fez 7,48. Lembro q a SW era novissima e talvez seja isso a questão do consumo.
Essa diferença no consumo tb não seria causado pelo fato de a SW4 ter tração integral permanente, diferente da Hilux toyota q não tem diferencial central...!! :wink:
Um abraço, cordialmente, Francisco e Freitas...
murilloaquino
30/07/2007, 13:45
Pequeno, pelo que vc falou, percebeu q a pick-up tem mais estabilidade do que a sw?
Estranho, pois teoricamente a divisão de peso é muito melhor na camionete fechada, alem de ter um diferencial central torsen e tração integral...
É isso mesmo?
abraços
SÉRGIO HOLANDA
30/07/2007, 19:57
Grande Murillo,
essa impresão é normal pra quem tá acostumado com pickup, como pequeno tem pickup já tá acostumado em controlar mais na curva e como a SRV tem muita estabilidade pra uma pickup e possui o entre eixo maior que a SW4, o cara sendo bom de braço consegue sentir mais estabilidade na pickup, senti isso quando saie da SRV pra Prado, e olha que a Prado tem mais estabilidade que a SW4...possui o torsen, e a divisão de peso é melhor e pneus de perfil mais baixo e largos R17...depois de um tempo fui pegando mais braço da Prado, mas ainda pisava mais na SRV de um cliente quando viajava com ele e não deixava o cara dirigir porque ele gosta de correr, mas não é bom de braço...acho que por isso o Pequeno Jr. sentiu mais estabilidade que a SW4...e lembrando que a SW4 é mais alta e entre eixos mais curtos que a SRV...inclusive é itém obrigatório em uma SUV com essa potência, leia-se diferêncial deslizante e LSD...se não as SW4 iriam virar Vira-Vira da Estrela!!!
Sérgio Holanda
Pequeno, pelo que vc falou, percebeu q a pick-up tem mais estabilidade do que a sw?
Estranho, pois teoricamente a divisão de peso é muito melhor na camionete fechada, alem de ter um diferencial central torsen e tração integral...
É isso mesmo?
abraços
murilloaquino
30/07/2007, 21:38
Boa serjão...
Eu ja estava pensando só no entre-eixos, que quanto maior, mais equilibrada a pick-up...
Marcelo 4runner
31/07/2007, 09:24
Senhores, preciso de ajuda.
Está aparecendo no painel de minha Toyota 4Runner uma mensagem:
"Rear Anti Lock"
Alguem sabe me dizer o que significa?
"Rear Anti Lock"
rs rs não faço a mínima idéia, se não tiver o manual passa numa concessionária...
Galera,
Tive mais uma feliz experiencia com as novas Toyotas, Hilux e SW4 sendo que esta última não tinha nem 2.000km/rodados. Fui de BSB para Anápolis com um grupo de pucha saco de políticos amigos de meu pai.
Pela segunda vez, tomei uma surra do câmbio automático tanto ida qto volta. Acho que é questão do desespero nas horas das ultrapassagens. Chegando aqui perto de Samanbaia que comecei a pegar melhor o jeito do kick-down.. mas falta é mais contato com uma pick-up diesel e automática para poder explorar melhor o cambio.
Uma coisa que notei da diferença entre os motores da Ranger 3.0 e da Toyota é que quando vc chega na ranger a uns 170km/h ela demora um pouco a chegar aos 180 q é o seu limitador. Na Hilux, quando chegou-se aos 180 é que vc começa a notar que alguma coisa ta segunrando o carro.
SObre a suspensão, não notei nada de diferença de outras pick-ups que ja andei. So que se tem que ter cuidado com a trazeira e é claro com o centro de gravidade auto que é normal de uma pick-up.
POsso falar com certeza que hoje as Toyotas estão anos luz em conforto em comparado com Ranger e L-200, S10 e outras. Agora no momento do Off-road ou do uso pesado é que as coisas mudam.
É pequeno, a nova hilux é apaixonante, só fiz duas viagens até agora na SW4, uma de 800 KM e outra aqui pertinho pirinopolis, a de 800 KM foi a primeira, dirigi 400 e meu pai 400, quando estava no banco do passageiro, fiquei indignado pensando ´´o q esta acontecendo com meu pai q ta andando tão devagar assim?´´ e qnd não aguentava mais, olhei no velocimetro e ele estava a 170. É impressionnte o nível de conforto que essa camioneta proporciona.
Quanto a estabilidade, achei muito boa, quem tem braço e é acostumado com pick-up tira de letra, que ela tende a sair isso tende, mas é só aplicar um pouquinho só de força e vc segura não deixando-a sair.
Em relação ao consumo fiquei um pouco decepcionado, tudo bem que ela não tinha nem 3.000 KM rodados, e nessa ultima viagem não tinha nem 3.500 KM, porém a S-10 com a mesma KM com o pé embaixo fazia 8,5. A SW4 andando como eu andava na s-10 está fazendo 6.9 Km/l. Na cidade já melhorou um pouquinho, esta fazendo agora 9.5 Km/l.
Ps: acho o tanque de combustível um tanto quanto pequeno. 66 L
Abraço!
murilloaquino
31/07/2007, 15:17
o da s-10 é de 67 l!!....
agora o tanque da hilux pick-up e de 80 litros
SÉRGIO HOLANDA
31/07/2007, 16:24
Marcelo,
respondi tua pergunta no outro tópico que você postou...o da SW4xPajero Sport...
Sérgio Holanda
"Rear Anti Lock"
SÉRGIO HOLANDA
31/07/2007, 16:28
Com a minha ex-SRV andando em cima de 140km/h, pois tava só relaxando nesse dia, curtindo um DVD, fui até Fortaleza completar o tanque e ainda rodei um bocado na cidade...em tempo: Recife-Fortaleza 800km
Sérgio Holanda
o da s-10 é de 67 l!!....
agora o tanque da hilux pick-up e de 80 litros
ramonpoa
31/07/2007, 16:59
"Rear Anti Lock"
Apesar do Sérgio Holanda já ter respondido e outro tópico, "anti lock" é "anti-travamento" e "rear" é traseiro. Possivelmente alguma anormalidade no seu ABS traseiro.....
pereira da costa
25/08/2007, 19:07
:pensativo: Por favor, prezados, alguém sabe como conseguir o manual da Nova Hilux em Inglês? Melhor se for digital.
Sinceros agradecimentos.
Galera,
Estou reativando o tópico pois tenho notícias sobre a Hilux.
Como alguns de vocês sabe, vendi minha chaleira e acora estou à procura de uma pkp de verdade. Por isso é que estou quase fechando a compra da Hilux. Porém quero aguardar mais um pouco para ver de perto a Triton (somente para desencargo de consciência) e algumas outras opções de SUV. Afinal, quem vai decidir a compra deste carro é a patroa, pois será ela quem vai usar o carro no dia-a-dia.
Hoje estive numa concessionária Toyota aqui de SP e o vendedor me disse que agora só irão chegar modelos 2008 e que a única mudança será a adoção do diferencial traseiro com LSD. Será que isto é verdade? A Hilux nova já não tinha vinha com isto?
Outra informação é que a Toyota espera regularizar a entrega de todas as Hilux até o final de Dezembro. Ou seja, pelo que entendi, a partir de Janeiro eles terão Hilux a pronta entrega. Será isso o efeito Triton?
Um abraço,
freitasjr
17/10/2007, 21:05
...Hoje estive numa concessionária Toyota aqui de SP e o vendedor me disse que agora só irão chegar modelos 2008 e que a única mudança será a adoção do diferencial traseiro com LSD. Será que isto é verdade? A Hilux nova já não tinha vinha com isto?
A Hilux Não possui LSD no dif. trazeiro, se não for conversa de vendedor, realmente é bem capaz de ela vir mesmo com esse recurso.
Outra informação é que a Toyota espera regularizar a entrega de todas as Hilux até o final de Dezembro. Ou seja, pelo que entendi, a partir de Janeiro eles terão Hilux a pronta entrega. Será isso o efeito Triton?
A Triton já estar confirmada p/ chegar agora em novembro, seu lançamento já estar até marcado, portanto, isso pode ter alguma influência nessa decisão da Toyota.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Waldir Carlos
17/10/2007, 21:33
Galera,
Como alguns de vocês sabe, vendi minha chaleira e acora estou à procura de uma pkp de verdade. Por isso é que estou quase fechando a compra da Hilux. Porém quero aguardar mais um pouco para ver de perto a Triton (somente para desencargo de consciência) e algumas outras opções de SUV. Afinal, quem vai decidir a compra deste carro é a patroa, pois será ela quem vai usar o carro no dia-a-dia.
Hoje estive numa concessionária Toyota aqui de SP e o vendedor me disse que agora só irão chegar modelos 2008 e que a única mudança será a adoção do diferencial traseiro com LSD. Será que isto é verdade? A Hilux nova já não tinha vinha com isto?
Um abraço,
:palmas::palmas::palmas: Alexandre, você sabe que estou "testando" a Águia Negra aqui no Rio Grande do Sul, né? Sou suspeito para opinar... mas como a viagem permitirá alcançar os dez mil quilômetros [...quase sete mil só nessa viagem], tenho bons relatos para fazer no final.
Já adiantando:
Nossa viagem não é apenas ON ROAD! Tudo bem, são trilinhas básicas, mas... os acesso às Cachoeiras, mais as visitas aos Parques da Serra Geral e Pq Nacional Aparados da Serra, incluída a Serra do Faxinal e o trecho entre Cambará do Sul e S. José dos Ausentes+S. Joaquim [Serra do Rio do Rastro] vão somar mais de 250 quilômetros de estrada de terrra.
Tudo bem, isso não é OFF ROAD de verdade, mas alguns trechos são bem "acidentados"... muita pedra solta e como tem chovido na região, a negona virou amarronzada.
No final vou fazer um relato com muitas imagens. Por enquanto só me resta dizer: Vai "fundo" e boa compra. Tô apenas retribuindo o incentivo que você me deu [ui!] para comprar a Hilux.
Uma última informação: Na vinda, quando "pegamos" a Fernão Dias/BR-381, de BH até Sampa, "pisei" fundo [... em alguns trechos busquei o "ponto de corte" de diesel mas a TGV continuou "viva"; mesmo aos 181 Kms/h!].Vou deixar para informar o consumo quando "cravar" os 8 mil quilômetros, mas adianto que a AT consome menos do quê eu imaginava... não é coisa de 10 kms/l não senhor... He, he, he.
[]s
Waldir,
O q vc tá fazendo no fórum uma hora destas? Devia estar fazendo outra coisa....
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Um abraço,
murilloaquino
17/10/2007, 22:09
Hahaha...
logo vc andando aos 180 waldirr?
SObre a hilux, a modelo 4X2 Vem com o DIF LSD...
So se eles vão adotar no 4X4
Galera,
Um abraço,
AKPG não se iluda com essa história de que vai normalizar, na minha época foi a mesma coisa, e sabe o que acontece? Eu não me lembro a época, mas a fábrica na Argentina fecha as portas em um período para recesso e ai meu amigo lasca tudo! A fila cresce que é uma loucura.
Eu te diria que se a patroa decidir pela Hilux, que vc compre até o início de Dezembro, pois quando chega esse período de férias e com o recesso da fábrica, demora muito p/ receber uma.
Aqui no DF o tempo de espera diminuiu um pouco, estão pedindo 90 dias.
Abraço.
Waldir Carlos
28/10/2007, 12:43
Hahaha...
logo vc andando aos 180 waldirr?
Calma Murillo! Foi somente por pouquíssimo tempo e em retões... He, he, he. Apenas queria saber se haveria o "corte de diesel"... Não aconteceu... a TGV continuou "viva", mesmo quando a velocidade atingiu 181 Kms/h. Não tenho coragem [nem preciso!], não temos boas rodovias e sabemos que nenhuma picape é suficientemente "segura" para rodar em velocidades tão altas.
Vou aproveitar para, em adição ao escrito no tópico [veja quote abaixo] que trata de consumo de picapes, descrever um pouco mais.
Bom amigos, quando estava decidindo comprar a Hilux, consultei outros colegas proprietários de SRV AT [Lucas Nassif, Ramon e o Rogério]aqui do 4x4 quanto ao consumo. Ontem, cheguei de uma viagem um tanto longa [vide assinatura]. A Águia Negra "voou" um pouco mais de oito mil quilômetros. Desses, exatos 515 Kms em estrada de chão.
Se as minhas anotações estiverem corretas [creio não haver erros], os resultados confirmam aquilo que me disseram. A SRV AT é um veículo "econômico", considerando a fase de amaciamento do motor [quilometragem atual: 10.161 Kms].
1. Trecho percorrido [asfalto]: 7.600 Kms;
2. Trecho percorrido [terra]: 515 Kms;
3. Trecho percorrido [total]: 8.115 Kms;
4. Volume de diesel consumido [total]: 712,467 litros;
5. Consumo médio: 11,390 Kms/l.
Outras informações [importantes]:
a] Nos trechos de estrada de terra [Serra do Faxinal + Idas e Voltas aos Parques da Serra Geral e Aparados da Serra + trajeto Cambará do Sul-RS => S. José dos Ausentes-RS => Bom Jardim da Serra-SC], usei sempre o 4x4 High e a velocidade média foi de 30 Kms/h. Fiz questão de abastecer em Cambará, rodar exatos 167 quilômetros até Bom Jardim da Serra [saímos para visitar fazendas e outras trilhas] e abastecer novamente. Aí claro que o consumo aumenta: 8,299 Km/l;
b] Nas rodovias "duplicadas", tipo a BR-101 [Curitiba => Floripa] e a BR-381/Fernão Dias [BH => Sampa], pisei um pouco mais fundo. Durante longos trechos mantive os 140 Kms/h, mas em locais mais "seguros", cheguei nos 150-160 Kms/h;
c] Nos [poucos] retões da BR-116 [Rio-Bahia], próximos à Vitória da Conquista-BA, ousei buscar o "ponto-de-corte" de diesel! Não tive coragem de pisar mais... ali pelo 181 Kms/h [velocímetro], aliviei o pé, mas até essa velocidade a TGV continuou viva!
d] Relação Velocidade x Rotação do motor: 80 Km/h => 1.500 RPM, 100 Km/h => 2.000 RPM, 120 Km/h => 2.100 RPM, 140 Km/h => 2.500 RPM, 160 Km/h => 2.800 RPM e 180 Km/h => 3.000-3.050 RPM. Gostei disso!
1. Conforto: Nessa viagem, adotei um limite de 1.000 quilômetros diários. Com a ex-L200 eu fazia em média uns 750 Kms. Senti uma enorme diferença... a Hilux é muito boa nesse aspecto... a ergonomia e a "posição" do motorista [com contribuição dos bancos de couro] é muito confortável;
2. Dirigibilidade: Há inúmeros relatos dando conta que a Hilux não tem estabilidade em curvas. Tem aquela fama de campeão de acidentes e tal. Na verdade, sabemos que nenhuma picape das "nossas" é muito boa nesse quesito. Além disso muitos fatores precisam ser levados em conta quando falamos disso. Condições da estrada, pneus, velocidade e, é claro, a habilidade do motorista. Mas, uma coisa é certa [pude constatar]: Sabendo "entrar", não há nenhum problema em "fazer curvas" em velocidades tipo 140 Kms/h.
Complementando: Nos primeiros quilômetros em rodovia duplicada, "senti" um pouco de "medo" nas curvas. Em algumas, tive a impressão que ela iria "jogar a traseira". Fui pegando a manha e afirmo, sem medo de errar! Depende mais do condutor; do quê do veículo!
3. Consumo: Não quero ser leviano, nem tampouco mentiroso, mas é possível sim conduzir a picape de modo a superar os 12 Kms/l. Leiam os resultados que postei no quote acima. Sabemos que é praticamente "impossível" dirigir uma AT [em boas pistas] abaixo dos 120-140 Kms/h. Não tive paciência para encher o tanque e manter tipo 110 Kms/h até consumir uns quarenta ou 50 litros, mas é provável que, nessa velocidade, a picape surpreenda muita gente.
4. Desempenho e Performance [Geral]: Excelente! Para quem veio de uma L200 2,5l 87cv, constatei na prática para que "serve" uma motorização de 163cv, a tal de Turbina de Geomeria Variável-TGV, os recursos kick down e over drive e muito mais. Carretões subindo em fila, basta pisar fundo e sentir as costas colarem no encosto do banco. Nesse outro aspecto, é muito fácil compreender porque ela é considerada campeã de acidentes em "alta".
5. [B]Rodovias:
5.1 Boas: ;
5.2 [B]Muito boas: , Imigrantes em SP, parte da BR-116 [Rio-Bahia], na região de Vitória da Conquista-BA;
5.3 [B]Perigosas: Trecho entre Ipatinga e João Monlevade, em Minas Gerais e [claro!] a mais famosa delas, a "rodovia da morte", a Régis Bittencourt/BR-116 [Sampa até Curitiba].
Por fim quero dizer que, embora não me considere um excelente piloto, acho que, em rodovia, tenho relativa experiência. Essa afirmação tem base nos cuidados [principalmente em ultrapassagens] que tenho, na atenção e uso dos três retrovisores, sempre escolhendo o momento certo de "ir" ou "ficar".
Nas rodovias tipo Fernão Dias/BR-381 [partes], BR-101 [trecho Curitiba-PR até Florianópolis-SC] e outros trechos duplicados Brasil afora, apenas uma pequena parte dos outros veículos [mesmo sedans!] me ultrapassaram. Recordo bem de uma Pajero Full, de uma SW4 e claro, de alguns Corollas e Honda Civic... He, he, he. Fiat Uno Mille? Nenhum!! KKKKKKKKK.
Resumo: Com uma picape de características similares à Hilux SRV AT, se o sujeito resolver "voar", se as pistas permitirem e se o cara for afoito, os sedans precisam sim respeitá-la.
[]s
dalmolin
28/10/2007, 13:09
Waldir , uma duvida :pensativo:
ali na rotaçao x velocidade da hilux
80 1500
100 2000
120 2100
140 2500
160 2800
180 3000
de 80 pra 100 ph precisou de 500 rpm pra subir 20 ph .... consequente mente pra ir a 120 precisa mais 500 , entao a 120 seriam 2500 rpm .... acredito que o velocimetro marque mais velocidade que a real ....
o qe tbm nao tem problema nenhum , soh dah uma empolgada no motora :roll::concordo:
Waldir Carlos
28/10/2007, 13:19
Waldir , uma duvida :pensativo:
ali na rotaçao x velocidade da hilux
80 1500
100 2000
120 2100
140 2500
160 2800
180 3000
de 80 pra 100 ph precisou de 500 rpm pra subir 20 ph .... consequente mente pra ir a 120 precisa mais 500 , entao a 120 seriam 2500 rpm .... acredito que o velocimetro marque mais velocidade que a real ....
o qe tbm nao tem problema nenhum , soh dah uma empolgada no motora :roll::concordo:
Caramba amigo, consultei as anotações da "navegadora"... ela jura que escreveu certo; também acho... era eu quem ditava os valores. Para repetir os testes, só quando a Hilux fizer a revisão dos 10.000 quilômetros... amanhã cedo, a Águia Negra vai "pousar" no posto de lavagem... tá sujinha mesmo... He, he, he.
[]s
Edintruder
28/10/2007, 19:12
A 80 deveria estar com o Over Drive desacoplado ainda, dando 1500 RPM...
Não, está invertido, tem como o Overdrive só entrar ao aliviar o pé ou estabilizar a velocidade, no caso a 80km/h entra para economia de combustível e ao pisar ele volta à 4a marcha e só entra novamente ao estabilizar a velocidade com a redução da pressão do acelerador, dessa forma se as anotações foram feitas durante a aceleração estava sem o OD, porém a 160km/h está praticamente o dobro da rpm dos 80km/h indicando que o OD já estava engatado em função do regime de rpm do motor, pelo menos é o que eu diria na medição dos 100 km/h que está mais desalinhada entre as outras. Eu diria que a 100km/h deveria ficar a uns 1850 rpm, porém ainda pode existir um erro do velocímetro nessa faixa.
dalmolin
28/10/2007, 19:42
a F250 a 100 ph da 2200 no motor , a ranger 3.0 era 1700 , se a hilux eh pouco mais curta que a ranger deve ser mesmo uns 1800 a 100 ph....
murilloaquino
28/10/2007, 21:56
Está teno uma confusão entre o od e o conversor de torque.O conversor de torque na pratca serve pra subir um pouco a rotação sem reduzir a marcha.O OD é a 4 marcha na hilux, ou seja a ultima marcha q é uma sobremarcha...
Walter L. L. Casitta
28/10/2007, 23:19
Está teno uma confusão entre o od e o conversor de torque.O conversor de torque na pratca serve pra subir um pouco a rotação sem reduzir a marcha.O OD é a 4 marcha na hilux, ou seja a ultima marcha q é uma sobremarcha...
Murillo,
Você ta realmente fazendo um monte de confusões. O OD não é uma sobre marcha como no câmbio da Ranger. Essa função no câmbio AT deixa todas as marchas um pouco menos alongadas incluindo a primeira marcha.
http://auto.howstuffworks.com/torque-converter.htm
http://auto.howstuffworks.com/automatic-transmission.htm
freitasjr
29/10/2007, 00:02
Murillo,
Você ta realmente fazendo um monte de confusões. O OD não é uma sobre marcha como no câmbio da Ranger. Essa função no câmbio AT deixa todas as marchas um pouco menos alongadas incluindo a primeira marcha.
http://auto.howstuffworks.com/torque-converter.htm
http://auto.howstuffworks.com/automatic-transmission.htm
Walter, só se for nos outros carros, pois nos da MIT, o od-off, serve exclusivamente, p/ reduzir da 4ª p/ 3ª marcha ou se estiver ligada desde o inicio, não deixa o carro passar da 3ª, ou seja, com o od-off desligado se tem uma 4ª marcha ou sobre marcha(como queiram chamar).
Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 00:24
Walter, só se for nos outros carros, pois nos da MIT, o od-off, serve exclusivamente, p/ reduzir da 4ª p/ 3ª marcha ou se estiver ligada desde o inicio, não deixa o carro passar da 3ª, ou seja, com o od-off desligado se tem uma 4ª marcha ou sobre marcha(como queiram chamar).
Pode ser que os câmbios AT eletrônicos o OD funcione de forma diferente do que descrevi, mas pelo menos em todos que dirigi, (não testei isso na Hilux) o OD atua alongando ou reduzindo todas as marchas.
Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 00:36
Agora pensando bem, por que não se desejaria que a quarta marcha não entre? O que diz o manual da a respeito?
shimomoto
29/10/2007, 00:54
Agora pensando bem, por que não se desejaria que a quarta marcha não entre? O que diz o manual da a respeito?
Pelo experiência que tenho com carros automáticos (meus pais só compram carros automáticos e já dirigi muito os carros deles...)
Pode ser interessante bloquear a 4º marcha pois em alguns modelos (é o caso do Vectra), ao se tirar o pé do acelerador, ele vai passando para as marchas a frente (ao se tirar o pé do acelerador, próximo ao cruzamento, por exemplo)
Em determinadas situações é conveniente sim.
Abraços
freitasjr
29/10/2007, 01:00
Caro amigo Walter, no manual comenta p/ se usar o od-off p/ reduzir p/ 3ª marcha no caso de ultrapassagem(se não quizer fazer uso do Kick down).
A questão de não querer que a 4ª marcha não entre, é o caso de se estar subindo uma serra e querer segurar o carro na 3ª(pedindo potência) sem se preocupar de "acidentalmente" pegar uma 4ª e diminuir o desempenho do carro na subida.
Em Dunas por exemplo, se usa muito esse recurso, dependendo do tamanho/altura da dita-cuja, se trava a marcha na 2ª ou 3ª p/ se evitar entrar em uma marcha mais alta na hora da subida e com isso perder a faixa de torque. :concordo:
Pode haver diferenças nas características do od-off em alguns modelos de câmbio, porém nos carros da Mit que eu já tive e dirigi, tanto faz estar com ele ligado ou desligado, ele Não irar alongar nem reduzir o tempo de passagem das marchas e sim reduzir p/ a 3ª(caso esteja na 4ª) ou impedir que seja jogada uma 4ª marcha(caso já se inicie em drive já com ele acionado).
Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 01:21
Caro amigo Walter, no manual comenta p/ se usar o od-off p/ reduzir p/ 3ª marcha no caso de ultrapassagem(se não quizer fazer uso do Kick down).
A questão de não querer que a 4ª marcha não entre, é o caso de se estar subindo uma serra e querer segurar o carro na 3ª(pedindo potência) sem se preocupar de "acidentalmente" pegar uma 4ª e diminuir o desempenho do carro na subida.
Em Dunas por exemplo, se usa muito esse recurso, dependendo do tamanho/altura da dita-cuja, se trava a marcha na 2ª ou 3ª p/ se evitar entrar em uma marcha mais alta na hora da subida e com isso perder a faixa de torque. :concordo:
Pode haver diferenças nas características do od-off em alguns modelos de câmbio, porém nos carros da Mit que eu já tive e dirigi, tanto faz estar com ele ligado ou desligado, ele Não irar alongar nem reduzir o tempo de passagem das marchas e sim reduzir p/ a 3ª(caso esteja na 4ª) ou impedir que seja jogada uma 4ª marcha(caso já se inicie em drive já com ele acionado).
Tive um Cherokee Sport e era impossível fazer com quarta marcha entrar em qualquer dessas situações a menos que o 4x4LO estivesse engatado. Com o OD ligado ela ficava xoxa em quaquer marca, inclusive nas arrancadas. A mesma coisa acontecia em todos veículos com cambio AT que me lembro.
murilloaquino
29/10/2007, 08:27
PElo menos no cambio da pajero e no do corolla é assim.Ele apenas passa as marchas até a terceira .
Waldir Carlos
29/10/2007, 10:20
Lendo as ponderações de vocês, acho que ainda preciso compreender [e dirigir corretamente!] como funciona o câmbio AT. Tô fazendo uma confusão danada com a aplicação do OD e Kick Down. Vejam vocês:
a] Dirigindo normalmente mantenho a posição D;
b] Quando estou em rodovia e preciso aliviar o pé do acelerador, por exemplo atrás de uma carreta, mudo para 3D [seria o tal de overdrive, "matando" a quarta marcha?];
c] Se for descer uma estrada escorregadia, perigosa e muito íngrime [fiz muito isso nas Serras do Rio do Rastro e principalmente na Serra do Corvo Branco!], utilizo as posições 2 e, dependendo da situação, até o L;
d] Kick Down: Tirar o pé do acelerador rapidamente e, em seguinda, pisar [bem] fundo, para "ganhar potência" e ultrapassar rapidamemnte.
Me respondam, por favor:
* Tô escrevendo bobagem e dirigindo errado?
* O sistema utilizado na Hilux AT é "igual" aos sedans?
* Na L200 AT tem algo diferente?
[]s
Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 11:09
Lendo as ponderações de vocês, acho que ainda preciso compreender [e dirigir corretamente!] como funciona o câmbio AT. Tô fazendo uma confusão danada com a aplicação do OD e Kick Down. Vejam vocês:
b] Quando estou em rodovia e preciso aliviar o pé do acelerador, por exemplo atrás de uma carreta, mudo para 3D [seria o tal de overdrive, "matando" a quarta marcha?];
c] Se for descer uma estrada escorregadia, perigosa e muito íngrime [fiz muito isso nas Serras do Rio do Rastro e principalmente na Serra do Corvo Branco!], utilizo as posições 2 e, dependendo da situação, até o L;
d] Kick Down: Tirar o pé do acelerador rapidamente e, em seguinda, pisar [bem] fundo, para "ganhar potência" e ultrapassar rapidamemnte.
Me respondam, por favor:
O câmbio da Hilux é um cambio inteligente, por isso não tem OD. Melhor dizendo ele tem a funcão OD, mas quem decide quando será usado é o controlador do câmbio. O Corola não, mas oelo menos os automóveis da Honda usam esse tipo de câmbio também.
O cambio da Mit, o usados na L200 e infelizmente o que vira na Triton, apesar de eletrônico é do tipo "burro", então o motorista é que decide quando usar o OD. Espero que o motor da Triton compense essa desvantagem a favor da Hilux
Na Hiluz quando você passa de D pra 3, você esta apenas limitando as mudanças de marcha até a 3 assim como quando se usa a 2 esta limitado até a 2.
Na posição D não existe freio com a ajuda do motor pelo menos a baixo dos 100Km/h.
freitasjr
29/10/2007, 14:06
Na Hiluz quando você passa de D pra 3, você esta apenas limitando as mudanças de marcha até a 3 assim como quando se usa a 2 esta limitado até a 2.
Na posição D não existe freio com a ajuda do motor pelo menos a baixo dos 100Km/h.
É isso que eu estou querendo dizer desde o inicio. É exatamente assim que o od-off da L200, Pajero TR4 e Pajero Sport(modelo 2007) funciona, ou seja limita a passagem de marchas até a 3ª.
Já as Pajero Sport até 2005/2006(importadas), não tem o od-off, porém tem a opção de se reduzir p/ a 3ª marcha.
Nos carros da Mit que tem o od-off, usa-lo não vai nem alongar nem reduzir a relação de marchas até a 3ª, irá apenas limitar o NÃO uso da 4ª marcha.
freitasjr
29/10/2007, 14:22
Tô fazendo uma confusão danada com a aplicação do OD e Kick Down. Vejam vocês:
Caro amigo Waldir, vamos lá :
a) Corretíssimo
b) Sim, exatamente, colocando-se na posição 3, vc mata a 4ª marcha. Só não entendi o pq colocar na 3ª, pq simplesmente Não tira o pé do acelerador ? Pois vc pode rodar(pelo menos na Pajero) a 65 Km/h(imaginando q se estar atrás de uma carreta) na 4ª marcha que se tem melhor economia de combustível do que na 3ª marcha onde o giro torna-se mais alto.
Agora qdo decidida a "hora exata" da ultrapassagem, aí sim vc pode jogar uma 3ª ou simplesmente optar pelo kick down q irá fazer a mesma coisa.
c) Perfeito
d) Correto, so q com uma ressalva, pq simplesmente não "socar" direto o pé no acelerador p/ se ter o kick down ? Pq 1º tirar e só depois socar ?
Não
Acredito que sim, porém essa história de câmbio AT as características do mesmo pode diferir de um modelo de carro p/ outro.
Não. Na verdade, a L200 em vez de ter a 3ª marcha tem no lugar o od-off, que por sua vez faz a mesma coisa da Hilux AT e Pajero Sport importadas, ou seja, limita/ou reduz as mudanças de marcha até a 3ª.
Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...
murilloaquino
29/10/2007, 17:11
É isso que eu estou querendo dizer desde o inicio. É exatamente assim que o od-off da L200, Pajero TR4 e Pajero Sport(modelo 2007) funciona, ou seja limita a passagem de marchas até a 3ª.
Já as Pajero Sport até 2005/2006(importadas), não tem o od-off, porém tem a opção de se reduzir p/ a 3ª marcha.
Nos carros da Mit que tem o od-off, usa-lo não vai nem alongar nem reduzir a relação de marchas até a 3ª, irá apenas limitar o NÃO uso da 4ª marcha.
SO uma correçãozinha freitas...Os cambios da pajero 2.5 são iguais aos das nossas pajeros, o mesmo INVECS II mesmo com o motor 2.5, ou seja, não tem o odd off e somente a 3º marcha no trilho do cambio...
Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 17:14
Certo, eu entendi isso, só que no meu modo de entender, essa não deveria ser a função do OD.
X2!!!!
Aqui na SW4 e no corolla é assim também.
SÉRGIO HOLANDA
29/10/2007, 18:20
O negócio correo bastante aqui, mas no final já tá tudo resolvido...
Freitas é isso ai mesmo e Waldir, como o Walter falou o câmbio da HIlux é inteligente é bem diferente da maioria dos AT do mercado, ajuda e muito, além do motor forte...
Sérjão atrasado...
Caro amigo Waldir, vamos lá :
a) Corretíssimo
b) Sim, exatamente, colocando-se na posição 3, vc mata a 4ª marcha. Só não entendi o pq colocar na 3ª, pq simplesmente Não tira o pé do acelerador ? Pois vc pode rodar(pelo menos na Pajero) a 65 Km/h(imaginando q se estar atrás de uma carreta) na 4ª marcha que se tem melhor economia de combustível do que na 3ª marcha onde o giro torna-se mais alto.
Agora qdo decidida a "hora exata" da ultrapassagem, aí sim vc pode jogar uma 3ª ou simplesmente optar pelo kick down q irá fazer a mesma coisa.
c) Perfeito
d) Correto, so q com uma ressalva, pq simplesmente não "socar" direto o pé no acelerador p/ se ter o kick down ? Pq 1º tirar e só depois socar ?
Não
Acredito que sim, porém essa história de câmbio AT as características do mesmo pode diferir de um modelo de carro p/ outro.
Não. Na verdade, a L200 em vez de ter a 3ª marcha tem no lugar o od-off, que por sua vez faz a mesma coisa da Hilux AT e Pajero Sport importadas, ou seja, limita/ou reduz as mudanças de marcha até a 3ª.
Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Me respondam, por favor:
[]s
Waldir é o que nosso amigo freitas falou, para reduzir uma marcha no acelerador não é necessário e nem legal retirar o pé, basta enfiar a butina que ele reduz.
Abraço.
Waldir Carlos
29/10/2007, 21:07
Beleza povo... acho que eu não estava errando tanto assim... só que agora vou aprimorar :concordo::concordo:. Com relação ao Kick-Down, me defendo assim: Quando fiz o test drive, perguntei ao vendedor [consultor de quê?] como utilizar o recurso... ele "ensinou": tire o pé e pise fundo em seguida :parede::parede:.
OFF: Serjão, na viagem que fiz, numa das paradas na Régis Bittencourt, vi uma Hilux "diferente". Veja as imagens e me diga se essa cor te faz lembrar de algo.
[]s
freitasjr
29/10/2007, 22:07
SO uma correçãozinha freitas...Os cambios da pajero 2.5 são iguais aos das nossas pajeros, o mesmo INVECS II mesmo com o motor 2.5, ou seja, não tem o odd off e somente a 3º marcha no trilho do cambio...
Não Murilo, eu já dirigi uma. Na Pajero modelo 2007, versão a diesel, eles "importaram"(trouxeram) tanto o motor 2.5 Hpe da L200 como a caixa de marcha. É a mesma, ou seja, Sem opção de 3ª no trilho do câmbio, porém com a opção do odd-off.
É igual a L200 AT Sport/Outdoor, usa a mesma caixa de marcha, tanto é que Não possui o recurso do botão "AT/Mode" que permite o carro sair da imobilidade a partir da 2ª marcha.
Agora isso nas diesel modelo 2007 p/ frente; a gasolina V6 mod 2007 não sei como é, pois ainda não vi o interior de uma, apenas rodando nas ruas.
Vc pode ter visto é uma a gasosa(V6 3.5) e ter pensado que era uma a diesel(externamente não existe diferença entre elas)...
shimomoto
29/10/2007, 22:22
Pessoal;
É engraçado esse negócio de câmbio automático. Tem carro que, no plano, ao se tirar o pé do acelerador (sem pisar no freio), para, por exemplo perder velocidade antes de chegar em num cruzamento, o câmbio mantêm a marcha presente engatada. Tem outros, como é o caso da GM, que se a marcha é a terceira por exemplo, ele passa para a quarta, se é a segunda, ele vai passando para a terceira, quarta, enfim...
Câmbio automático é bom no trânsito...Não judia da transmissão.
Abraços
SÉRGIO HOLANDA
29/10/2007, 22:41
Pois é Waldizão, lembra a ex-SRV e por falar nela, por acaso vi a KHH7312... passando hoje pela rua, no mesmo bairro que eu moro...quase que parava o cara para perguntar como tava a fera...
Sérjão
PS. seguem fotos da fera...
Beleza povo... acho que eu não estava errando tanto assim... só que agora vou aprimorar :concordo::concordo:. Com relação ao Kick-Down, me defendo assim: Quando fiz o test drive, perguntei ao vendedor [consultor de quê?] como utilizar o recurso... ele "ensinou": tire o pé e pise fundo em seguida :parede::parede:.
OFF: Serjão, na viagem que fiz, numa das paradas na Régis Bittencourt, vi uma Hilux "diferente". Veja as imagens e me diga se essa cor te faz lembrar de algo.
[]s
murilloaquino
30/10/2007, 00:05
Existe a diferença somente do scoop do interccoler na diesel e na gasolina não tem.
A modelo 2007 que eu vi, tanto quanto a especificação no site, dizendo que é INVECS II, alem das relações de marcha iguaizinhas as da ´´nossa`` caixa,levam a crer que realmente é a mesmissima caixa, tanto que o consultor tecnico da mit me garantiu que mesmo as novas, a caixa de marcha é diferente da caixa das l-200
freitasjr
30/10/2007, 01:39
Existe a diferença somente do scoop do interccoler na diesel e na gasolina não tem.
Tenho quase certeza que nem isso muda(nos mod a partir de 2007). Já o câmbio da gasosa não sei. Tenho um amigo que possui uma, vou procurar entrar em contato com ele p/ conferir.
A modelo 2007 que eu vi, tanto quanto a especificação no site, dizendo que é INVECS II, alem das relações de marcha iguaizinhas as da ´´nossa`` caixa,levam a crer que realmente é a mesmissima caixa, tanto que o consultor tecnico da mit me garantiu que mesmo as novas, a caixa de marcha é diferente da caixa das l-200
Caro amigo Murilo, As relações de marcha e diferencial são as mesmas das antigas(importadas), porém o câmbio é o mesmo da L200, o que possui o odd-off. Como eu te disse já dirigi uma. Vá em uma concessionária e confira.
Acreditar em história de consultor de concessionária, é a mesma coisa de acreditar em histórias da "Carochinha", haja visto, o tanto de absurdos que já foram ditos e postados aqui no fórum de relatos desses consultores.
Se esses consultores da MIT são os mesmos que estão dando um "trato" na sua Pajero, Xxiiiiiiiiiiii, eu perderia as esperanças e pegava o Uno Mille que está dando pau na sua Pajero em ultrapassagem hehehee :mrgreen: :-D
Abraço, cordilamente, Francisco de Freitas...
SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 13:14
Pô Freitas,
fala assim não, se não o Murilo vai pegar de volta a Ranger...
Murilão, depois de fazerem todo o serviço na Pajero avisa como ela ficou, a do freitas, tá um pouco mexida, ai não é referência, mas com certeza atua tem de dar 170km/h fácil...
Sérjão
Tenho quase certeza que nem isso muda(nos mod a partir de 2007). Já o câmbio da gasosa não sei. Tenho um amigo que possui uma, vou procurar entrar em contato com ele p/ conferir.
Caro amigo Murilo, As relações de marcha e diferencial são as mesmas das antigas(importadas), porém o câmbio é o mesmo da L200, o que possui o odd-off. Como eu te disse já dirigi uma. Vá em uma concessionária e confira.
Acreditar em história de consultor de concessionária, é a mesma coisa de acreditar em histórias da "Carochinha", haja visto, o tanto de absurdos que já foram ditos e postados aqui no fórum de relatos desses consultores.
Se esses consultores da MIT são os mesmos que estão dando um "trato" na sua Pajero, Xxiiiiiiiiiiii, eu perderia as esperanças e pegava o Uno Mille que está dando pau na sua Pajero em ultrapassagem hehehee :mrgreen: :-D
murilloaquino
30/10/2007, 13:22
Freitas, sei que vc entende de pajero com borra, mais tenho certeza que vc está equivocado quanto a pajero 2.5.
Acabei de voltar de uma concessionaria, entrei dentro e pude perceber que ela REALMENTE tem o cambio com a 3 marcha no trilho alem de ter o a/t mode no painel.Então, ela continua com o cambio inteligente igual a das importadas.
Vc pode tambem entrar no site da mit, ver as fotos da pajero sport a diesel, assim com as especificações da caixa de marchas, que são diferentes da l-200 e iguais as 2.8.
A caixa é uma v4aw2, que é a INVECS II ou inteligente.
Na pajero, eles trocaram APENAS a motorização...
murilloaquino
30/10/2007, 13:25
Pô Freitas,
fala assim não, se não o Murilo vai pegar de volta a Ranger...
Murilão, depois de fazerem todo o serviço na Pajero avisa como ela ficou, a do freitas, tá um pouco mexida, ai não é referência, mas com certeza atua tem de dar 170km/h fácil...
Sérjão
Ahahaha....vamo ver se a pajero anda mesmo...
Fiz ate um testezinho basico.Ela deu 160 numa descida e com o pé furando o assoalho...
Fui para o sitio com a familia ontem e a pajero na media de 120~130 fez 7 KM/l.
Eu ainda acho que não está normal.Como meu pai viaja na semana q vem para BH com ela, viajem de 400 km, vou pedir pra ele testar melhor o carro e colocar o consumo real dela.
Se não estiver bem, lá vai eu ligar pro SAC e tentar resolver o problema....
SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 13:49
Boa sorte amigo e mete bronca no SAC...
Sérjão
Fiz ate um testezinho basico.Ela deu 160 numa descida e com o pé furando o assoalho...
Eu ainda acho que não está normal.Como meu pai viaja na semana q vem para BH com ela, viajem de 400 km, vou pedir pra ele testar melhor o carro e colocar o consumo real dela.
Waldir Carlos
30/10/2007, 15:47
Sei que o tópico é voltado para as Hilux, mas...
Acompanho o drama do Murillo. Conhecendo o perfil dele [gosta de "pisar"!], torço imensamente para que ele tenha esse problema da Pajero solucionado; ele merece e investiu grana! Não entendo nadica da SUV da Mit, mas isso aí tem que ter uma solução... mete bronca neles rapaz!
[]s
Sei que o tópico é voltado para as Hilux, mas...
Acompanho o drama do Murillo. Conhecendo o perfil dele [gosta de "pisar"!], torço imensamente para que ele tenha esse problema da Pajero solucionado; ele merece e investiu grana! Não entendo nadica da SUV da Mit, mas isso aí tem que ter uma solução... mete bronca neles rapaz!
[]s
x2!!!!
Pois é Waldir,
Já falei isso para o Murillo. Tem que entrar com os dois pés no peito. Só assim é que eles sabem trabalhar.
Marcello Ladeira
30/10/2007, 17:33
x10
abs,
Com os dois pés e acho que com um reporter junto ajudará bastante....
Montadoras morrem de medo de mídia negativa...
edubelem
30/10/2007, 19:06
Murillo o meu cunhado tem uma Pajero 02 AT e ele diz que anda a 160, porem com pé em baixo, 180 é só na dessida.
O consumo é isso mesmo...
[]'s e boa sorte,
Waldir Carlos
30/10/2007, 20:41
Depois da viagem, atingida a quilometragem de 10 mil quilômetros, hoje a Hilux foi para revisão. Nenhum problema; apenas a inspeção de praxe. O melhor: Desembolsei somente 180 reais [filtro/R$52,28, óleo do motor/R$126,00 e o bujão do cárter/R$2,33]. A negona voltou ao "estado normal", aguardando uma próxima oportunidade.
Tá certo, que a viagem de 8 mil e poucos Kms [teve 515 quilômetros de terra] foi bem light, mas as imagens têm alguma diferença... o Edu tinha me alertado...a cor preta é phoda; já apareceram pequenos arranhões...saiu no polimento...KKKKKKKKKKKKKKKKK.
8)8)
[]s
Depois da viagem, atingida a quilometragem de 10 mil quilômetros, hoje a Hilux foi para revisão. Nenhum problema; apenas a inspeção de praxe. O melhor: Desembolsei somente 180 reais [filtro/R$52,28, óleo do motor/R$126,00 e o bujão do cárter/R$2,33]. A negona voltou ao "estado normal", aguardando uma próxima oportunidade.
Tá certo, que a viagem de 8 mil e poucos Kms [teve 515 quilômetros de terra] foi bem light, mas as imagens têm alguma diferença... o Edu tinha me alertado...a cor preta é phoda; já apareceram pequenos arranhões...saiu no polimento...KKKKKKKKKKKKKKKKK.
8)8)
[]s
Ê rapaz como eu gosto de chegar de uma viagem com o carro sujo assim, quando a gente manda lavar e encerar parece que fica mais bonita do que era antes. hehehe
Ps: Waldir a limpeza foi caprichada heim? A bicha ta brilhando mais que catarro na parede. rs rs rs
Abração.
Lucas Nassif
30/10/2007, 20:54
C@r@lho!!!!!!!!
O consumo tá igual o do Magnum na estrada!!!! :mrgreen:
(a diferença é que a sua Pajero tava andano no dobro da vel. que o Jeep aguenta!!:twisted: :palmas:)
Abrsssss:concordo:
SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 21:00
Waldir,
uma das coisas que sempre gostei na Toyota é que o custo de revisão é barato, se levarmos em conta o valor do carro...
Sérjão
8)8)
[]s
Waldir Carlos
30/10/2007, 21:22
Não quero ser leviano e "cuspir no prato" que comi, mas... comparando com o custo das revisões da minha ex-L200 [... a picape me servia muito bem, a MIt é que metia a faca!], a diferença é enorme.
[]s
murilloaquino
30/10/2007, 22:24
Galeraa,,, nem sempre gosto de pisar.O que eu gosto é manter uma velocidade de cruzeiro agradavel,em torno de 120 a 140 sem forçar o carro e com sobra pra algumas ultrapassagens.Na ranger por exemplo, andava sempre nessa media de 120~140 com muita folga no acelerador.O que eu percebo é que na pajero , ela força muito pra chegar nessa velocidade.Estou querendo ver se arrumo alguma pra eu fazer um test-drive e ver se tem diferença mesmo.
Quanto a mit, por enquanto todas as minhas reclamações foram aceitas sem demora,tirando o atraso de uns 3 dias na entrega do meu carro.A turbna, o coletor e a revisão na bomba foram feitos sem pestanejar...
Vou esperar uma viajem mais longa, no dia 6 de novembro, e posto as impressões para vcs aqui no forum...
abraçoss
murilloaquino
30/10/2007, 22:26
8)8)
[]s
So uma duvida.Todas as revisões da HILUX são com mão de obra gratuitaa?
abraçoss
Waldir Carlos
30/10/2007, 22:32
So uma duvida.Todas as revisões da HILUX são com mão de obra gratuitaa?
abraçoss
Não sei Murillo... tomara! Vamos aguardar o povo que tem Hilux há mais tempo se pronunciar. Chamando Serjão, câmbio!
[]s
8)8)
[]s
Bem vindo aos carros pretos. Eu já me acostumei, vou deixando acumular os riscos e quando estão muito aparentes, mando dar uma polida geral.
SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 23:22
Waldir e Murilão,
na verdade a primeira revisão é de grátis, as demais, a titulo de hoje são de R$ 72,00/h, estive hoje na Toyota pra pegar a SW4 do meu pai...Agora, por exemplo sempre tivemos 35% de desconto na mão-de-obra e 17% nas peças e com 30 dias no boleto para pagar... Na próxima revisão de Waldir vai sair na faixa de R$ 280,00, com certeza é a menor do mercado em relação as demais, até porque as horas são fechadas pelo tipode revisão e mesmo que demorem um pouco mais o valor de hora/revisão é fixo, pelo menos sempre foi assim aqui na Toyolex em Recife e já fiz revisões em Vitória -ES e,:mrgreen::mrgreen::mrgreen: a turma vai zonar, e na Toyota de Pelotas - RS...
Sérjão
Não sei Murillo... tomara! Vamos aguardar o povo que tem Hilux há mais tempo se pronunciar. Chamando Serjão, câmbio!
[]s
... pelo menos sempre foi assim aqui na Toyolex em Recife e já fiz revisões em Vitória -ES e,:mrgreen::mrgreen::mrgreen: a turma vai zonar, e na Toyota de Pelotas - RS...
Sérjão
Pelotas né?!?!?:shock::shock::shock:
Sei, sei, sei....:pensativo::pensativo::pensativo:
Num vou nem perguntar o que vc estava fazendo por lá...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Waldir Carlos
30/10/2007, 23:37
Pelotas né?!?!?:shock::shock::shock:
Sei, sei, sei....:pensativo::pensativo::pensativo:
Num vou nem perguntar o que vc estava fazendo por lá...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
OFF: Hein? O Serjão esteve em Pelotas? Sei não, viu?
:roll::roll:
Revisões: É isso mesmo... vi a tabela lá na Toy... a de 20 mil Kms custará R$ 280 e poucas latinhas. :dance::dance:
[]s
SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 23:53
Eu sabia que esse negócio de Pelotas ia pegar mauzzz...
mas num podia mentir, depois alguém que comprou minha ex-SW4 EFI e t;a no Fórum e olha o manual do proprietário vai ver o carimbo da autorizada toyota de Pelotas, então é melhor falar a verdade, num tem o que esconder...
Sérjão
PS. estava indo pro Chuí e parei em Pelotas pra revisão, mas nem fiquei na cidade, apenas fiz a revisão e pé na estrada em direção ao Chuí...dormi no Chuí...
Eu sabia que esse negócio de Pelotas ia pegar mauzzz...
mas num podia mentir, depois alguém que comprou minha ex-SW4 EFI e t;a no Fórum e olha o manual do proprietário vai ver o carimbo da autorizada toyota de Pelotas, então é melhor falar a verdade, num tem o que esconder...
Sérjão
PS. estava indo pro Chuí e parei em Pelotas pra revisão, mas nem fiquei na cidade, apenas fiz a revisão e pé na estrada em direção ao Chuí...dormi no Chuí...
Serjão, não precisa se explicar. A gente acredita.:mrgreen::twisted::shock:
freitasjr
31/10/2007, 02:17
Freitas, sei que vc entende de pajero com borra, mais tenho certeza que vc está equivocado quanto a pajero 2.5.
Acabei de voltar de uma concessionaria, entrei dentro e pude perceber que ela REALMENTE tem o cambio com a 3 marcha no trilho alem de ter o a/t mode no painel.Então, ela continua com o cambio inteligente igual a das importadas.
Murilo, das 2 coisas, uma, ou vc viu uma a gasosa e pensou que era a diesel, ou a MIT está disponibilizando 2 modelos diferentes da Pajero Sport a diesel ano 2007/2008. Veja as duas fotos das Pajeros novas com motor 2.5 da L200, e certifique-se que além de não ter a 3ª marcha no trilho do câmbio, possui o odd-off(veja botão pequeno na marcha) e tb Não possui o botão "A/T Mode"(tem uma depressão no lugar do botão).
A preta, foi a que eu dirigi. A prata apenas vi, e tb vi outra na concessionária(vermelho nelore) com essas mesmas características que te relatei.
Vc pode tambem entrar no site da mit, ver as fotos da pajero sport a diesel, assim com as especificações da caixa de marchas, que são diferentes da l-200 e iguais as 2.8.
A caixa é uma v4aw2, que é a INVECS II ou inteligente.
Na pajero, eles trocaram APENAS a motorização...
O site da MIT não é um bom ponto de referência, de vez em quando eles trocam as bolas, digo, põe algumas informações erradas. E volto a diser, trocaram o motor e câmbio(as fotos mostra isso), porém as relações continuaram as mesmas - a não ser - como eu disse antes, que esteja saindo 2 modelos diferentes.
freitasjr
31/10/2007, 02:30
Murillo o meu cunhado tem uma Pajero 02 AT e ele diz que anda a 160, porem com pé em baixo, 180 é só na dessida.
O consumo é isso mesmo...
Edu, a do seu cunhado por ser mod 2002 é ou uma GLS ou uma SE. A do Murilo é uma mod 200/2006, isto é, uma Hpe com 25 cvs a mais e 8 kgfm de torque tb a mais, portanto, é p/ ser mais ágil e esperta e passar dos 160 nas retas sem problemas, coisa que não estar acontecendo.
Edu, a do seu cunhado por ser mod 2002 é ou uma GLS ou uma SE. A do Murilo é uma mod 200/2006, isto é, uma Hpe com 25 cvs a mais e 8 kgfm de torque tb a mais, portanto, é p/ ser mais ágil e esperta e passar dos 160 nas retas sem problemas, coisa que não estar acontecendo.
Freitas essa semana levei um susto quando vi uma pajero full com o motor 2.8 diesel. Eu não sabia que existia, achei o preço muito bom inclusive, fica bem próximo de uma sport. O que eu quero saber é se é o mesmo motor da sport. Vc que é um conhecedor de pajeros sabe me dizer?
Abraço.
olha aqui uma:
http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=3266953&tipo=U&carro=MITSUBISHI_PAJERO_2.8_FULL_GLS_4X4_8V_TURBO_ INTERCOOLER_DIESEL_4P_AUTOMATICO
edubelem
31/10/2007, 11:15
Waldir e Murilão,
na verdade a primeira revisão é de grátis, as demais, a titulo de hoje são de R$ 72,00/h, estive hoje na Toyota pra pegar a SW4 do meu pai...Agora, por exemplo sempre tivemos 35% de desconto na mão-de-obra e 17% nas peças e com 30 dias no boleto para pagar... Na próxima revisão de Waldir vai sair na faixa de R$ 280,00, com certeza é a menor do mercado em relação as demais, até porque as horas são fechadas pelo tipode revisão e mesmo que demorem um pouco mais o valor de hora/revisão é fixo, pelo menos sempre foi assim aqui na Toyolex em Recife e já fiz revisões em Vitória -ES e,:mrgreen::mrgreen::mrgreen: a turma vai zonar, e na Toyota de Pelotas - RS...
Sérjão
Esses pernambucanos!!!! :rolleyes::rolleyes:
Bem que desconfiava!!!!:pensativo::pensativo:
Waldir, ta com muita saudade das rev. da Mit????:mrgreen::mrgreen:
[]'s,
Waldir Carlos
31/10/2007, 11:30
Waldir, ta com muita saudade das rev. da Mit????:mrgreen::mrgreen:
[]'s,
Homi, fikeketo... :twisted::twisted:
[]s
murilloaquino
31/10/2007, 14:44
Freitas, da MIT eu não DUVIDO nada....
Mais pelo menos a que estava na concessionaria, que é a do dono da concessionaria por sinal, tem o A/t MODE e ainda o 3 do cambio...
Então quer dizer que saiu com 2 tipos de cambios diferentes?
Mais uma pra alegrar a população dos mit de carteirinha...
huauhauhauha
freitasjr
31/10/2007, 17:01
Freitas essa semana levei um susto quando vi uma pajero full com o motor 2.8 diesel. Eu não sabia que existia, achei o preço muito bom inclusive, fica bem próximo de uma sport. O que eu quero saber é se é o mesmo motor da sport. Vc que é um conhecedor de pajeros sabe me dizer?
Abraço.
olha aqui uma:
http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=3266953&tipo=U&carro=MITSUBISHI_PAJERO_2.8_FULL_GLS_4X4_8V_TURBO_ INTERCOOLER_DIESEL_4P_AUTOMATICO
Olá Loyer, realmente sairam Pajeros Fulls(das antigas) com omotor 2.8, que é o 4M40, ou seja, é o mesmo da Pajero Sport. Só que eu achava que era até o ano de 2000; essa do link é ano 2001 e pela foto, o câmbio AT ainda é dos modelos antigos, isto é, não é o Tiptronic.
Se o dono não se confundiu na hora de postar a cilindrada do motor, então é sim o 4M40 2.8 da Pajero Sport, pois a MIT Não tem outro tipo de motor 2.8 que não seja esse.
freitasjr
31/10/2007, 17:05
Freitas, da MIT eu não DUVIDO nada....
Mais pelo menos a que estava na concessionaria, que é a do dono da concessionaria por sinal, tem o A/t MODE e ainda o 3 do cambio...
Então quer dizer que saiu com 2 tipos de cambios diferentes?
Mais uma pra alegrar a população dos mit de carteirinha...
huauhauhauha :P
Hehehee, pois é rapaz, tem coisas, que só a MIT faz por vc. Que misturada doida de câmbio é essa que eles fizeram...:roll:
murilloaquino
31/10/2007, 23:49
Quem sabe não era pra desovar algum estoque antigo desse cambio?
Apesar que ele é mais moderno do que o cambio usado hj na l-200
Waldir Carlos
02/11/2007, 00:52
Finalmente, após quatro meses da compra da Hilux, a leitura das partes mais importantes do manual foi concluída. Não basta apenas ler! Algumas orientações me chamaram a atenção. Transcrevo, na íntegra, como está escrito no manual. O texto destacado em azul me deixou intrigado [?].
1. Página 3-1 [Seção 3 Partida e Funcionamento]:
1.1 Como acionar o motor - [a] Antes de acionar a partida
1.1a.4 Somente transmissão automática: Pressione o pedal de freio e pressione-o até o final do curso até partir.
2. Página 3-3:
Precauções ao desligar o motor com o turbo-compressor [Motor Diesel]:
Antes de desligar o motor após condução em alta velocidade ou em trajetos longos, que exigem a exposição a regime de carga alta, mantenha-o funcionando em marcha-lenta conforme detalhado na tabela:
Condição de condução e tempo de funcionamento em marcha-lenta:
a] Condução normal em área urbana: Não necessário;
b] Condução em alta velocidade [aproximadamente 80 km/h]: Aproximadamente 20 segundos;
c] Aproximadamente 100 km/h: Aproximadamente 1 minuto;
d] Condução em aclives acentuados ou condução contínua acima de 100 km/h: Aproximadamente 2 minutos.
[]s
Edintruder
02/11/2007, 09:34
Essa tabela para desligar eu faço na estimativa de uso semelhante ao manual, mas nunca deixei mais de um minuto na lenta. Como ajuda a esfriar a turbina vou começar a segur a instrução da Toy...
Finalmente, após quatro meses da compra da Hilux, a leitura das partes mais importantes do manual foi concluída. Não basta apenas ler! Algumas orientações me chamaram a atenção. Transcrevo, na íntegra, como está escrito no manual. O texto destacado em azul me deixou intrigado [?].
1. Página 3-1 [Seção 3 Partida e Funcionamento]:
1.1 Como acionar o motor - [a] Antes de acionar a partida
1.1a.4 Somente transmissão automática: Pressione o pedal de freio e pressione-o até o final do curso até partir.
2. Página 3-3:
Precauções ao desligar o motor com o turbo-compressor [Motor Diesel]:
Antes de desligar o motor após condução em alta velocidade ou em trajetos longos, que exigem a exposição a regime de carga alta, mantenha-o funcionando em marcha-lenta conforme detalhado na tabela:
Condição de condução e tempo de funcionamento em marcha-lenta:
a] Condução normal em área urbana: Não necessário;
b] Condução em alta velocidade [aproximadamente 80 km/h]: Aproximadamente 20 segundos;
c] Aproximadamente 100 km/h: Aproximadamente 1 minuto;
d] Condução em aclives acentuados ou condução contínua acima de 100 km/h: Aproximadamente 2 minutos.
[]s
Isso é normal Waldir, acho que todas as montadoras recomendam isso, posso falar pelas que tive ou tenho, são elas: GM (S-10), TOY (SW4) e TROLLER (t-4).
Eu só sigo essa tabela quando ando em estrada, será que alguém que anda a 80 KM/h na cidade se lembra de esperar 20 segundos p/ desliga-la?
Ps: o engraçado é que na S-10, tive todo cuidado, pois era a primeira pick-up e tal... e o resultado foi a troca da turbina antes dos 17.000 KM. rs rs
Rogério Silva
02/11/2007, 13:02
Waldir, pow, só daqueles que tem preguiça de ler o manual heheh, li apenas algumas coisas. Me tira uma dúvida ae. Tem algo mencionando sobre a ultilização do 4x4 de tanto em tanto tempo ou km? A minha tem 1 ano e 5 meses, ta com 18.112 km e nunca tive oportunidade de usar o 4x4, pois só ando na cidade ( 100% asfalto ). A toyota menciona algo? Obrigado
Finalmente, após quatro meses da compra da Hilux, a leitura das partes mais importantes do manual foi concluída.
Uau!!! Pelo tempo que o Waldir demorou para ler o manual, imagino que pelo tamanho ele deve ficar guardado na caçamba. :mrgreen::mrgreen:
[]'s aguardando a resposta.
FlavioLouveira
02/11/2007, 14:58
Manter apertado o freio na hora de dar partida eh padrao mesmo...:concordo:
Interessante a recomendacao dos 20 seg, 1 min ou 2 min
Waldir Carlos
02/11/2007, 17:41
Waldir, pow, só daqueles que tem preguiça de ler o manual heheh, li apenas algumas coisas. Me tira uma dúvida ae. Tem algo mencionando sobre a ultilização do 4x4 de tanto em tanto tempo ou km? A minha tem 1 ano e 5 meses, ta com 18.112 km e nunca tive oportunidade de usar o 4x4, pois só ando na cidade ( 100% asfalto ). A toyota menciona algo? Obrigado
Êita Rogério, "cêtá" pedindo que eu leia o manual para você, né? He, he, he. Hoje estou com preguiça "tumém"... depois, se eu achar algo com relação a isso te aviso. Aliás, independente de ter alguma recomendação no manual, acho [EU] que é prudente, sair um pouco do asfalto [uma vez por mês?, engatar o 4x4Hi e "andar" alguns quilômetros. Lubrifica a transmissão, não?
Uau!!! Pelo tempo que o Waldir demorou para ler o manual, imagino que pelo tamanho ele deve ficar guardado na caçamba. :mrgreen::mrgreen:
[]'s aguardando a resposta.
Deixa de sacanagem Alexandre! Tem certeza que "ôcê" quer resposta? KKKKKKKKKKKKKK. Rapaz, é cultura nossa não ler manual de nada. Ou vc vai me dizer que é exceção?
OFF: Imagine só, o sujeito recém-casado [né Wagner?]... na noite de núpcias, enquanto a noiva se prepara, o marido "pede um tempo" para consultar o manual. Pense o drama...He, he, he.
[]s
edubelem
02/11/2007, 17:55
Êita Rogério, "cêtá" pedindo que eu leia o manual para você, né? He, he, he. Hoje estou com preguiça "tumém"... depois, se eu achar algo com relação a isso te aviso. Aliás, independente de ter alguma recomendação no manual, acho [EU] que é prudente, sair um pouco do asfalto [uma vez por mês?, engatar o 4x4Hi e "andar" alguns quilômetros. Lubrifica a transmissão, não?
Deixa de sacanagem Alexandre! Tem certeza que "ôcê" quer resposta? KKKKKKKKKKKKKK. Rapaz, é cultura nossa não ler manual de nada. Ou vc vai me dizer que é exceção?
OFF: Imagine só, o sujeito recém-casado [né Wagner?]... na noite de núpcias, enquanto a noiva se prepara, o marido "pede um tempo" para consultar o manual. Pense o drama...He, he, he.
[]s
Waldir, vc consultou o manual??? He he he ...
Tem que usar sim o 4x4, eu aciono sempre, uma vês por semana, no meu caso pq é elétrica, no manual não tem nada especificado, porem sei de muita gente que teve problema e o diagnóstico foi por falta de uso.
[]’s,
Lucas Nassif
02/11/2007, 18:17
Já ouvi falar que tem que andar nos carros Toyota, no mínimo 17km por mês com o 4x4hi acionado, para 'rodar' o sistema e não correr o risco de tudo emperrar.
Rogério Silva
02/11/2007, 18:54
[]s
Pow Waldir, só perguntei pq vc disse q tinha lido todo o manual:pensativo:
Waldir Carlos
02/11/2007, 18:58
Pow Waldir, só perguntei pq vc disse q tinha lido todo o manual:pensativo:
Homi, eu estava brincando. Não posso esquecer que o amigo foi um dos que mais me incentivou para adquirir a Hilux. Satisfação total! Fique à vontade rapaz e, assim que possível, saia um pouco do asfalto, engate o 4x4Hi e rode uns três quilômetros.
[]s
Renatopami
03/11/2007, 16:15
Manter apertado o freio na hora de dar partida eh padrao mesmo...:concordo:
Interessante a recomendacao dos 20 seg, 1 min ou 2 min
Ola Flavio:concordo:
A minha hilux é do modelo antigo(2004) e já tinha esta tabela de descanso para a turbina colada no pára brisa dela.São os mesmos tempos sugeridos para a nova hilux:wink:
ABRAÇOS!!
Renatopami
03/11/2007, 16:18
Waldir, vc consultou o manual??? He he he ...
Tem que usar sim o 4x4, eu aciono sempre, uma vês por semana, no meu caso pq é elétrica, no manual não tem nada especificado, porem sei de muita gente que teve problema e o diagnóstico foi por falta de uso.
[]’s,
Olá Edubelem:concordo:
Na hilux 2004,que tem o acionamento manual/mecânico,segundo o manual,tem que rodar 16 km mensais para lubrificar o sistema....:wink:
ABRAÇOS!!!!
SÉRGIO HOLANDA
03/11/2007, 22:56
Pessoal.
é necessário usar pelo menos uma vez ou outra a 4x4, até porque tudo que não é usado com o tempo estraga...
na verdade, quando deixamos de usar o sistema de acoplamento da tração, por não trabalhar, não lubrifica e depois de um tempo a lubrificação do sistema fica deficiente e quando se usa pode quebrar...
Sérgio Holanda
Olá Edubelem:concordo:
Na hilux 2004,que tem o acionamento manual/mecânico,segundo o manual,tem que rodar 16 km mensais para lubrificar o sistema....:wink:
ABRAÇOS!!!!
pereira da costa
04/11/2007, 21:15
8)Prezado Rogério, outro dia mandei a dúvida abaixo pro sac da toyota e não recebi uma resposta completa, entretanto o Sérgio Holanda e o Ramonpoa me deram excelentes orientações sobre o tema, em MP, que creio podem atender sua dúvida também. Se eles autorizarem passo as referidas orientações aqui pro tópico.
Prezado Senhor:
Tenho dúvida sobre o uso da tração 4x4; na página 1-7-8 do manual do proprietário da hilux, está escrito: "H4 ...para dirigir em estradas molhadas, cobertas de neve ou gelo, etc.", e na página 1-7-9 a seguir vem: "O veículo deve ser conduzido com a tração 4x4 durante no mínimo 16 Km por mês." Minha dúvida é: Como conciliar a afirmação da página 1-7-9 com a afirmação da página 1-7-8, considerando que não dispomos de estradas molhadas durante todo o ano?Ou seja em determinados períodos do ano ocorrem meses totalmente sem chuva; como fazer o funcionamento mensal recomendado no manual nesses períodos secos? Outra coisa o termo estradas molhadas está se referindo inclusive a estradas pavimentadas ou apenas a estradas de terra?
Gostaria também, se possível, que V.Sa. especificasse a quais tipos de piso está se referindo o "etc." da frase ..."Use esta posição para dirigir em estradas molhadas, cobertas de neve ou gelo, etc." também na página 1-7-8.
Cordialmente,
Luiz Antonio
Prezado Senhor Luiz Antônio,
Agradecemos o envio de seu e-mail.
Esclarecemos que além da posição "H4" da tração 4x4, o Senhor poderá utilizar a posição "H2" da tração 4x2 para dirigir normalmente em estradas secas com piso firme. Esta posição resulta em maior enconomia, condução mais silenciosa e menor desgaste, conforme consta na página 1-7-8 do manual do proprietário.
Informamos que a posição "L4" (posição de velocidade baixa e tração 4x4) também poderá ser utilizada em subidas ou descidas íngremes na montanha, dirigindo fora da estrada, sobre areia, neve ou lama. Com relação ao "etc" descrito na página 1-7-8 do manual, o mesmo refere-se às condições agora mencionadas (subidas ou descidas íngremes na montanha, dirigindo fora da estrada, sobre areia, neve ou lama), pois a posição "L4" compõem o sistema de tração nas quatro rodas e pode ser usada para máxima potência e tração.
Com relação às demais dúvidas técnicas, solicitamos que o Senhor faça contato com uma concessionária autorizada para esclarecê-las, pois todas as nossas concessionárias dispõem de informações completas sobre os nossos produtos e serviços. A concessionária é treinada para identificar eventuais problemas, verificações e reparos necessários nos veículos.
Para visualizar as concessionárias de sua preferência, clique em: http://www.toyota.com.br/dealers/index.asp (http://www.toyota.com.br/dealers/index.asp)
O Serviço de Assistência ao Cliente Toyota continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários pelo telefone: 0800 703 02 06 ou pelo e-mail: clientes@sac.toyota.com.br (clientes@sac.toyota.com.br)
Atenciosamente,
Toyota do Brasil
Serviço de Assistência ao Cliente
0800 703 02 06
clientes@sac.toyota.com.br (clientes@sac.toyota.com.br)
Alguém saberia me dizer se essa recomendação de uso mínimo vale p/ a SW4? Fiquei em dúvida já que ela tem tração integral.
Abraço.
SÉRGIO HOLANDA
05/11/2007, 18:43
Grande Loyer,
sem bronca, não precisa, como é tração integral o sistema está acoplado o tempo todo, a única coisa que se pede em relação a isso é sempre, mais sempre mesmo trocar o óleo do dif dianteiro nas revisões...
Sérjão
Alguém saberia me dizer se essa recomendação de uso mínimo vale p/ a SW4? Fiquei em dúvida já que ela tem tração integral.
Abraço.
SÉRGIO HOLANDA
05/11/2007, 18:44
Grande Pereira,
com certeza pode passar para o pessoal daqui o que te mandei por MP...
Grande abraço,
Sérjão
Rogério Silva
05/11/2007, 21:24
8)Prezado Rogério, outro dia mandei a dúvida abaixo pro sac da toyota e não recebi uma resposta completa, entretanto o Sérgio Holanda e o Ramonpoa me deram excelentes orientações sobre o tema, em MP, que creio podem atender sua dúvida também. Se eles autorizarem passo as referidas orientações aqui pro tópico.
Prezado Senhor:
Tenho dúvida sobre o uso da tração 4x4; na página 1-7-8 do manual do proprietário da hilux, está escrito: "H4 ...para dirigir em estradas molhadas, cobertas de neve ou gelo, etc.", e na página 1-7-9 a seguir vem: "O veículo deve ser conduzido com a tração 4x4 durante no mínimo 16 Km por mês." Minha dúvida é: Como conciliar a afirmação da página 1-7-9 com a afirmação da página 1-7-8, considerando que não dispomos de estradas molhadas durante todo o ano?Ou seja em determinados períodos do ano ocorrem meses totalmente sem chuva; como fazer o funcionamento mensal recomendado no manual nesses períodos secos? Outra coisa o termo estradas molhadas está se referindo inclusive a estradas pavimentadas ou apenas a estradas de terra?
Gostaria também, se possível, que V.Sa. especificasse a quais tipos de piso está se referindo o "etc." da frase ..."Use esta posição para dirigir em estradas molhadas, cobertas de neve ou gelo, etc." também na página 1-7-8.
Cordialmente,
Luiz Antonio
Prezado Senhor Luiz Antônio,
Agradecemos o envio de seu e-mail.
Esclarecemos que além da posição "H4" da tração 4x4, o Senhor poderá utilizar a posição "H2" da tração 4x2 para dirigir normalmente em estradas secas com piso firme. Esta posição resulta em maior enconomia, condução mais silenciosa e menor desgaste, conforme consta na página 1-7-8 do manual do proprietário.
Informamos que a posição "L4" (posição de velocidade baixa e tração 4x4) também poderá ser utilizada em subidas ou descidas íngremes na montanha, dirigindo fora da estrada, sobre areia, neve ou lama. Com relação ao "etc" descrito na página 1-7-8 do manual, o mesmo refere-se às condições agora mencionadas (subidas ou descidas íngremes na montanha, dirigindo fora da estrada, sobre areia, neve ou lama), pois a posição "L4" compõem o sistema de tração nas quatro rodas e pode ser usada para máxima potência e tração.
Com relação às demais dúvidas técnicas, solicitamos que o Senhor faça contato com uma concessionária autorizada para esclarecê-las, pois todas as nossas concessionárias dispõem de informações completas sobre os nossos produtos e serviços. A concessionária é treinada para identificar eventuais problemas, verificações e reparos necessários nos veículos.
Para visualizar as concessionárias de sua preferência, clique em: http://www.toyota.com.br/dealers/index.asp (http://www.toyota.com.br/dealers/index.asp)
O Serviço de Assistência ao Cliente Toyota continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários pelo telefone: 0800 703 02 06 ou pelo e-mail: clientes@sac.toyota.com.br (clientes@sac.toyota.com.br)
Atenciosamente,
Toyota do Brasil
Serviço de Assistência ao Cliente
0800 703 02 06
clientes@sac.toyota.com.br (clientes@sac.toyota.com.br)
Valeu Pereira, vou dar um jeito e procurar um campo e botar o H4 e L4 pra funcionar, apesar de achar q nunca vou precisar usá-lo. No meu caso, o importante era o câmbio at, e como a hilux só oferece esse tipo de câmbio com tração a 4x4, não tive escolha.
pereira da costa
05/11/2007, 21:40
Grande Pereira,
com certeza pode passar para o pessoal daqui o que te mandei por MP...
Grande abraço,
Sérjão
:)Prezados, abaixo transcrições destacadas das orientações do Sérgio Holanda, por mim recebidas, quanto à dúvidas no uso/uso mínimo obrigatório da tração 4x4 da nova hilux cd.
Caro amigo Pereira,
Infelizmente a resposta do SAC é altamente vaga, mas vamos lá.
Na verdade seu veículo é 4x2 e por possuir sistema 4x4, ou seja, diferêncial dianteiro, siguinifica que existem partes moveis no sistema da tração dianteira. Por si o sistema possui óleo lubrificante e engrenagens, dessa forma seria de bom grado utilizar esporadicamente este sistema para que ele se mantenha lubrifcado e em ordem. Na verdade o H4 só deve ser usado em pistas escorregadias, mesmo que esteka chovendo no asfalto e não for muita chuva ande de 4x2, mas se a chuva for muito intensa use o 4x4, fora isso o 4x4 (H4) deve ser usado em off road, ou seja, em pisos de terra, molhado ou seco, em barro seco ou molhado e em areial, fora isso use sempre 4x2. Como disse anteriormente, seria bom para o sistema ele ser engatado vez ou outra para sua lubrificação.
Grande abraço e espero ter ajudado,
Sérgio Holanda
Grande Pereira,
Para andar os 16km ou mais, você não precisa estar em uma estrada de terra, usa na cidade no asfalto mesmo, sem problemas. Agora as curvas não prejudicarão o sistema, o que não deves fazer é uma baliza com o sistema ativado, ou seja, estreçar a direção ao máximo, no mais pode rodar tranquilo enquanto lubrifica o sistema de tração dianteira...meu pai tem uma SW4 e quando eu pego acinono na cidade o sistema para poder movimentar, pois meu pai usa raramente...
Grande abraço,
Sérgio Holanda
pereira da costa
05/11/2007, 21:48
Rogério dá uma olhada nas explicações do Sérgio Holanda, que transcrevi, que estão bem simples e claras.
Cordialmente,
Luiz Antonio