Conectar

Ver Versão Completa : Nova Hilux: p/ quem veio de outras pick-ups

Páginas : 1 2 [3]

Rogério Silva
05/11/2007, 23:02
Rogério dá uma olhada nas explicações do Sérgio Holanda, que transcrevi, que estão bem simples e claras.

Cordialmente,

Luiz Antonio

Realmente essa resposta da Toyota é muito vaga, e agora tá bem explicado, mas tbm o Sérgio é cobra qd se trata de hilux:lol:.
Valeu os esclarecimentos:concordo:

Loyer
06/11/2007, 12:46
:concordo::concordo::concordo:

Grande Loyer,

sem bronca, não precisa, como é tração integral o sistema está acoplado o tempo todo, a única coisa que se pede em relação a isso é sempre, mais sempre mesmo trocar o óleo do dif dianteiro nas revisões...

Sérjão

Valeu Serjão.
Engraçado, quando levantaram essa questão, me veio uma dúvida que nunca achei resposta em canto nenhum...
Será que existe um limite de velocidade p/ andar no 4x4 H. Já vi manual trazendo limite p/ o 4x4 L, mas nunca vi p/ o H.
Ps: inclusive já ouvi gente dizendo que anda no asfalto com chuva a 120 - 140 Km/h. Será que não causa danos? Tem aquela diferenciação de sistemas 4x4, part time, quadra drive e por ai vai... sei que alguns permitem andar em alta velocidade e outros não, é isso mesmo? O camarada que me disse que andava nessa velocidade em asfalto molhado tinha uma S-10 Executive 2004.
Abraço.

SÉRGIO HOLANDA
06/11/2007, 13:14
Grande Loyer...

Na verdade, não é só uma questão de limite, até porque como você falou existem tipos de 4x4, caixa de transaferência, diferenciais e outras...Algumas são feitas para rodarem em 4x4 full time sem problema, só almenta consumo e desgaste, mas outras não devem ser usadas full time pelo simples fato do sistema não ter sido projetado para tal. Lembrando que o uso de 4x4 full sem um diferencial deslizante pode provocar em velocidades altas acidentes, até porque sabemos que em situações de entrada e saída de curvas as nossas necessidades de tração não são as mesmas e com o 4x4 sem deslizamento a tração é permanetmente dividida entre os eixos traseiros e dianteiros 50/50, acarretando a falta de estabilidade na entrada de uma curva, quando precisamos mais de tração atrás e na saída quando precisamos mais de tração na frente...mas em velocidades moderadas isso contribui para maior aderência.

Quando pegava chuva forte no asfalto e queria andar acima de 140 eu colocava a 4x4 HI sempre...

Sérjão

Valeu Serjão.
Engraçado, quando levantaram essa questão, me veio uma dúvida que nunca achei resposta em canto nenhum...
Será que existe um limite de velocidade p/ andar no 4x4 H. Já vi manual trazendo limite p/ o 4x4 L, mas nunca vi p/ o H.
Ps: inclusive já ouvi gente dizendo que anda no asfalto com chuva a 120 - 140 Km/h. Será que não causa danos? Tem aquela diferenciação de sistemas 4x4, part time, quadra drive e por ai vai... sei que alguns permitem andar em alta velocidade e outros não, é isso mesmo? O camarada que me disse que andava nessa velocidade em asfalto molhado tinha uma S-10 Executive 2004.
Abraço.

Loyer
06/11/2007, 14:14
Grande Loyer...

Na verdade, não é só uma questão de limite, até porque como você falou existem tipos de 4x4, caixa de transaferência, diferenciais e outras...Algumas são feitas para rodarem em 4x4 full time sem problema, só almenta consumo e desgaste, mas outras não devem ser usadas full time pelo simples fato do sistema não ter sido projetado para tal. Lembrando que o uso de 4x4 full sem um diferencial deslizante pode provocar em velocidades altas acidentes, até porque sabemos que em situações de entrada e saída de curvas as nossas necessidades de tração não são as mesmas e com o 4x4 sem deslizamento a tração é permanetmente dividida entre os eixos traseiros e dianteiros 50/50, acarretando a falta de estabilidade na entrada de uma curva, quando precisamos mais de tração atrás e na saída quando precisamos mais de tração na frente...mas em velocidades moderadas isso contribui para maior aderência.

Quando pegava chuva forte no asfalto e queria andar acima de 140 eu colocava a 4x4 HI sempre...

Sérjão

É isso ai! Obrigado pela reposta, como sempre eu aprendendo com o professor!
Abração.

FlavioLouveira
06/11/2007, 14:44
Grande Loyer...

Sérjão

Mas com que carro isso?

Marcello Ladeira
06/11/2007, 15:12
Eu faço na minha L200 isso, mas não tenho muita coragem de passar dos 100km/h não justamente por ter lido que a tração pode ser acionada com o carro em movimento até 100km/h.

Abs,

murilloaquino
06/11/2007, 15:42
Galera, e a diferença de frenagem normal nos carros entre os eixos dianteiros e traseiros que existem?
Normalmente, a frenagem e 70% dianteria e 30% traseira.Com a tração part time, obrigatoriamente os eixos rodam em 50%-50%.
Ou seja, se vc freiar forte em uma curva, a dianteria freia normal e a traseira freia mais forte, então é provavel que seu carro possa rodar...
Meu raciocinio está certo?
Há algum tempo atras vi uma foto de acidente de uma sw4 antiga em que o dono rodou em uma descida de serra com a tração ligada justamente quando pisou no freio...

FlavioLouveira
06/11/2007, 16:11
Eu faço na minha L200 isso, mas não tenho muita coragem de passar dos 100km/h não justamente por ter lido que a tração pode ser acionada com o carro em movimento até 100km/h.

Abs,

Serio? Eu nao ando no asfalto com High não... nem com muita chuva hehe.... Um paralelepipedo pode ate ser...mas assim com chuva não...

Marcello Ladeira
06/11/2007, 16:49
Flávio ando quando está chovendo forte... é incrivel como se sente o carro mais na mão... acredito que não haja comprometimento do conjunto em função desse tipo de uso pois nessas condições o piso tem baixo atrito.

Da próxima vez que tiver oportunidade experimente.

Abs,

SÉRGIO HOLANDA
06/11/2007, 16:58
Grande Flavio,

fazia isso com minhas Exs-SW4 (98 e 2001) e com a Nova Hilux SRV...

Sérjão

Mas com que carro isso?

SÉRGIO HOLANDA
06/11/2007, 17:02
Grande Murrilão,

sei que acidente é esse, mas ali era uma poça de óleo de um caminhão de deisel e com a chuva aquilo vira sabão mesmo!!!

Com a diferença de frenagem entre os eixos o problema de se frear mais bruscamente é o conjunto estando acionado, ou seja, traçado haverá uma diferença menor de frenagem sim entre os eixos, porque o sistema de freio motor também vai estar agindo, potencializando a frenagem...mas isso em limites mais altos de velocidade, resultante de menor atrito...

Sérjão

Galera, e a diferença de frenagem normal nos carros entre os eixos dianteiros e traseiros que existem?
Normalmente, a frenagem e 70% dianteria e 30% traseira.Com a tração part time, obrigatoriamente os eixos rodam em 50%-50%.
Ou seja, se vc freiar forte em uma curva, a dianteria freia normal e a traseira freia mais forte, então é provavel que seu carro possa rodar...
Meu raciocinio está certo?
Há algum tempo atras vi uma foto de acidente de uma sw4 antiga em que o dono rodou em uma descida de serra com a tração ligada justamente quando pisou no freio...

SÉRGIO HOLANDA
06/11/2007, 17:06
Isso mesmo Flavio, como disse o Marcelão pode utilizar sim, mas também não ache que vai dar tanta estabilidade como você pensa, isso ocorre com um sistema de bloqueio torsen, ou seja, com acoplamento deslizante, que vai compensar a necessidade de tração entre os eixos e entre as rodas, o famoso LSD...

Em termos de desgaste Marcelão, com certeza como não é uso continuo, 4x4 sem ser full, não ai afetar o sistema...

Sérjão

Flávio ando quando está chovendo forte... é incrivel como se sente o carro mais na mão... acredito que não haja comprometimento do conjunto em função desse tipo de uso pois nessas condições o piso tem baixo atrito.

Da próxima vez que tiver oportunidade experimente.

Abs,

FlavioLouveira
06/11/2007, 18:59
Vou acabar tentando :-D

Eu uso sempre em terra,sempre ...sempre...viu a terra eu ligo, pois ali da uma seguraça boa ( e relembro meus dias de Motorsport hehe) no maximo a cada 15 dias é ligado, pois sempre que vou a fazenda uso o Low para chegar lah e o High nas estradas internas,pois eh bem acidentado la....

Eu sempre achei que ´´travava´´ muito fazendo curva e que no asfalto, mesmo molhado, a tração seria grande... entao nunca cogitei liga-lo...

Obrigado pela confirmação:concordo:

AKPG
07/11/2007, 16:50
Eu uso o 4x4 hi do Troller ( e usava o da L200 ) sempre que pego estrada molhada. Começou a chover, engato a tração. E até hj já usei o carro em velocidades de 140 ou 150 com 4x4 acionado e nunca tive nenhum problema. E para falar a verdade, quando aciono o 4x4 do Troller no asfalto, por incrivel que possa parecer, ele fica bom de curva.

Sei que alguns vão me chamar de doido por usar o 4x4 no asfalto, porém até hoje eu só tive experiências boas com isso. Vamos ver daqui a uns 100 mil km se eu não mudarei de opinião!!!

Marcello Ladeira
07/11/2007, 17:10
Alexandre ele não fica muito barulhento quando vc liga a tração no asfalto seco nao? Minha L200 começa a dar um Zunido brabo... como só uso na chuva esse zunido nem da pra escutar direto... agora quando preciso ativar o 4x4 pra fazer uma aferição no MMS em pista seca dá pra escutar fácil, fácil.

Abs,

AKPG
07/11/2007, 17:15
Alexandre ele não fica muito barulhento quando vc liga a tração no asfalto seco nao? Minha L200 começa a dar um Zunido brabo... como só uso na chuva esse zunido nem da pra escutar direto... agora quando preciso ativar o 4x4 pra fazer uma aferição no MMS em pista seca dá pra escutar fácil, fácil.

Abs,
Fica nada. Não faz barulho algum. Não sei se é pq o carro está com apenas 10 mil km.
Mas que fica uma beleza para fazer as curvas que existem aqui no começo da BR 381...

Um abraço,

Maranguas
07/11/2007, 19:41
140 - 150km/h em 4x4 hi no asfalto ?! Vc acha isso seguro? e na curva eh mais seguro ainda?! Acho q esse procedimento só é seguro msm em carros 4x4 full time.

SÉRGIO HOLANDA
07/11/2007, 22:26
Maranguas, vejá o que escrevi:

Com a diferença de frenagem entre os eixos o problema de se frear mais bruscamente é o conjunto estando acionado, ou seja, traçado haverá uma diferença menor de frenagem sim entre os eixos, porque o sistema de freio motor também vai estar agindo, potencializando a frenagem...mas isso em limites mais altos de velocidade, resultante de menor atrito...

e

Isso mesmo Flavio, como disse o Marcelão pode utilizar sim, mas também não ache que vai dar tanta estabilidade como você pensa, isso ocorre com um sistema de bloqueio torsen, ou seja, com acoplamento deslizante, que vai compensar a necessidade de tração entre os eixos e entre as rodas, o famoso LSD...

Em termos de desgaste Marcelão, com certeza como não é uso continuo, 4x4 sem ser full, não ai afetar o sistema...

Grande abraço,

Sérjão

140 - 150km/h em 4x4 hi no asfalto ?! Vc acha isso seguro? e na curva eh mais seguro ainda?! Acho q esse procedimento só é seguro msm em carros 4x4 full time.

Ric Mac
08/11/2007, 01:21
Galera,

Sejemos realistas, 4x4Hi não altera em nada a relação de marchas, ou seja, pode-se atingir a mesma velocidade que 4x2. O que ocorre com nossos 4x4 part-time é que não temos um diferencial central como o Sejão colocou (diferente das Defenders, TR4, Tucson, Cherokee, etc). Na terra ou pista molhada escorregadia (em velocidade mais alta) quem faz o papel do diferencial central é a falta de atrito pneus x solo.
Se andar em pista com atrito normal utilizando 4x4 sem diferencial central e fizer uma curva se o pneu do raio externo não deslizar, a T-Case pode quebrar....

AKPG
08/11/2007, 14:18
Maranguas,

Na verdade, eu utilizar o meu Troller com pneu 33 a 140 já não é nada seguro. Seja no 4x2 ou 4x4.

O que eu não consigo me convencer é do fato de utilizar o 4x4 sem o diferencial central atrapalha ao invés de ajudar. Na teoria, todos sabemos que a falta do diferencial central torna o carro inseguro ao usar o 4x4 no asfalto. Porém, não foi isso que senti na prática, seja com minha ex-L200, seja com o Troller.

Este é um assunto muito polêmico que já é discutido a bastante tempo aqui no fórum. Também sei que muitos irão me apedrejar por estar escrevendo que eu uso o 4x4 no asfalto (leia-se ou molhado ou em situações de curvas em alta velocidade). Porém, nestas situações, eu realmente sinto o carro mais firme no chão do que se estivesse no 4x2.

Vale ressaltar que não uso o 4x4 para andar na cidade e fazer curvas fechadas (tipo virar uma esquina e etc).

[]'s sem querer criar mais polêmica sobre o assunto.

Ric Mac
08/11/2007, 14:38
Alexandre,

O Problema de de andar com o 4x4hi no asfalto seco e fazer curva é porque como os pneus não vão derramar naturalmente, todo o sistema será forçado. Aí por uma lei da física, se o pneu não ceder, alguma peça interna vai...
No asfalto molhado e andando em velocidade maior, devido à diminuição de atrito, não deverá acarretar quebra pois o pneu vai deslizar. E como normalmente os diferenciais dianteiros são abertos, uma roda vai girar mais que outra e nada deverá quebrar. Agora, mesmo em piso molhado mas em baixa velocidade, CUIDADO, pq vai moer mesmo!
abraço

AKPG
08/11/2007, 14:40
Alexandre,

O Problema de de andar com o 4x4hi no asfalto seco e fazer curva é porque como os pneus não vão derramar naturalmente, todo o sistema será forçado. Aí por uma lei da física, se o pneu não ceder, alguma peça interna vai...
No asfalto molhado e andando em velocidade maior, devido à diminuição de atrito, não deverá acarretar quebra pois o pneu vai deslizar. E como normalmente os diferenciais dianteiros são abertos, uma roda vai girar mais que outra e nada deverá quebrar. Agora, mesmo em piso molhado mas em baixa velocidade, CUIDADO, pq vai moer mesmo!
abraço
Com certeza Ric. Eu não uso o 4x4 em baixa velocidade no asfalto. Ai é pedir pra ter problemas.

edmir
08/11/2007, 23:21
Colegas,

Vi no site da toyota que as Hilux A/T vem com piloto automático de série, essa informação procede ou é um opcional a parte?

Abs,

Edmir

Pequeno jr
08/11/2007, 23:29
Desde q comprei a RAnger tbm faço o mesmo. Choveu forte, aciono o 4x4 Hi. Isso ja foi falado e desfalado aqui no forum diversas vezes.

110, 120.... 160 ... so para ver até te quando a caixa aguenta. 280.000km e até hoje não quebrou nada.

SÉRGIO HOLANDA
08/11/2007, 23:38
edmir,

é de série sim o piloto automático nos AT...

Sérgio

Colegas,

Vi no site da toyota que as Hilux A/T vem com piloto automático de série, essa informação procede ou é um opcional a parte?

Abs,

Edmir

Loyer
08/11/2007, 23:39
Colegas,

Abs,

Edmir

De série!!! A hilux SRV não tem nenhum opcional, a escolha fica somente no câmbio, manual ou automático.
Ps: lembrando que não existe banco de couro de fábrica para a pick-up, na SW4 é opcional.
Abraço.

edmir
09/11/2007, 12:35
Colegas,

Quantos quilômetros duram em média as pastilhas e discos de freio das Hilux A/T?

Abs

Loyer
09/11/2007, 14:09
Colegas,

Quantos quilômetros duram em média as pastilhas e discos de freio das Hilux A/T?

Abs

Não teria como dizer nem uma média, já que cada pessoa dirige de um jeito, cada cidade tem seu ritmo, relevo e etc...
Um exemplo, a do meu vizinho foi trocada em todas as revisões (10 em 10 K), a do nosso amigo Waldir aqui do fórum acabou de sair da revisão dos 10 K e não foi trocada.
Esse meu vizinho não carrega peso, assim como o Waldir tb não.
Ps: sei que não tem nada a ver a comparação, mas a nossa SW4 está com 9 K e as pastilhas já estão beeeeeeeem gastas.
Abraço.

edmir
09/11/2007, 15:37
Concordo,

As minhas pastilhas de freio sempre duraram muito tempo, mas nunca tive carro automático.
Eu uso muito pouco o freio. Normalmente raciono o uso do acelerador para usar menos o freio, afinal de que adianta sair acelerando se o semáforo está fechado logo adiante?

Sds,

Edmir

edmir
09/11/2007, 15:41
Não teria como dizer nem uma média, já que cada pessoa dirige de um jeito, cada cidade tem seu ritmo, relevo e etc...
Um exemplo, a do meu vizinho foi trocada em todas as revisões (10 em 10 K), a do nosso amigo Waldir aqui do fórum acabou de sair da revisão dos 10 K e não foi trocada.
Esse meu vizinho não carrega peso, assim como o Waldir tb não.
Ps: sei que não tem nada a ver a comparação, mas a nossa SW4 está com 9 K e as pastilhas já estão beeeeeeeem gastas.
Abraço.

Aproveitando o tópico, quanto custam as pastilhas de freio das Hilux na concessionária?

Abs,

SÉRGIO HOLANDA
09/11/2007, 22:39
edmir,

quando comprei a minha SRV, a primeira série vendida no Brasil, tinha gente trocando pastilha com 4mil km...eu troquei com 40mil km, mas sei que as mais novas usam pastilhas importadas da Asia que duram bem mais que as primeiras feitas no MercoSul...

Sérjão

Colegas,

Abs

Waldir Carlos
11/11/2007, 18:45
Galera, inicialmente pensei em enviar uma MP para os toyoteiros [Serjão, Rogério, Lucas Nassif e Ramon], mas achei melhor postar em "aberto", afinal o fórum é público.

Bom, alguns foristas acompanharam mas vou relembrar que a Hilux fez uma viagem de mais de 10 mil quilômetros recentemente; incluídos aí os quase 2.000 de Aracaju até Niterói, depois da maratona para o RS [vide assinatura].

Na revisão dos 10.000 quilômetros, quase que de forma irresponsável acabei não "lembrando" de pedir alinhamento e balanceamento! Nossas rodovias não são das melhores e também "rodei" mas de 500 quilômetros de OFF ROAD ligth.

Na viagem de Aracaju para o Rio, naquela buraqueira na BR-101, a partir de Vitória-ES, comecei a observar que a direção estava "puxando" um pouco para o LD. Chegando em Niterói, levei a picape para alinhar e balancear.

Resultados e DÚVIDAS:

1. O gerente "técnico" da loja que fez a preventiva me chamou e alertou que seria RECOMENDÁVEL fazer [além do alinhamento e do balanceamento] cambagem;

2. Além disso, disse que era prudente e necessário fazer CASTER [quê diabos é isso?!]. Dizendo ele: Observe aqui [...fez uma medida aproximada] que a distância entre a parte externa do pneu dianteiro LE e a parte anterior do pára-lamas/caixa de rodas está um pouco MAIOR, em relação ao LD;

3. Tá certo que as "medidas" não foram assim tão EXATAS, mas percebi que tem uma peqnena diferença sim. Não fiz a tal cambagem nem tampouco pedi correção do CASTER, mas nesse fim-de-semana [depois desse alerta] fui de Niterói até Santos/SP... rodei mais de 1.250 Kms] e NÃO notei nada ANORMAL;

4. Tô com receio de reclamar na Toyota, PORQUE os pneus da Hilux NÃO são os originais [Goodyear Wrangler 255x70 R15]. Troquei-os por Yokohama 265x70 R15]. E agora? Sou um cara criterioso, a Águia Negra está beleza, mas quando o assunto envolve quesitos de SEGURANÇA fico temeroso; afinal, a negona tá "rodando" com velocidades um pouco acima da minha média... quando piso um pouco mais, tipo 150 Kms/h, fico com "medo".

[]s

Jorge T
11/11/2007, 21:03
Galera, inicialmente pensei em enviar uma MP para os toyoteiros [Serjão, Rogério, Lucas Nassif e Ramon], mas achei melhor postar em "aberto", afinal o fórum é público.

Bom, alguns foristas acompanharam mas vou relembrar que a Hilux fez uma viagem de mais de 10 mil quilômetros recentemente; incluídos aí os quase 2.000 de Aracaju até Niterói, depois da maratona para o RS [vide assinatura].

Na revisão dos 10.000 quilômetros, quase que de forma irresponsável acabei não "lembrando" de pedir alinhamento e balanceamento! Nossas rodovias não são das melhores e também "rodei" mas de 500 quilômetros de OFF ROAD ligth.

Na viagem de Aracaju para o Rio, naquela buraqueira na BR-101, a partir de Vitória-ES, comecei a observar que a direção estava "puxando" um pouco para o LD. Chegando em Niterói, levei a picape para alinhar e balancear.

Resultados e DÚVIDAS:

1. O gerente "técnico" da loja que fez a preventiva me chamou e alertou que seria RECOMENDÁVEL fazer [além do alinhamento e do balanceamento] cambagem;

2. Além disso, disse que era prudente e necessário fazer CASTER [quê diabos é isso?!]. Dizendo ele: Observe aqui [...fez uma medida aproximada] que a distância entre a parte externa do pneu dianteiro LE e a parte anterior do pára-lamas/caixa de rodas está um pouco MAIOR, em relação ao LD;

3. Tá certo que as "medidas" não foram assim tão EXATAS, mas percebi que tem uma peqnena diferença sim. Não fiz a tal cambagem nem tampouco pedi correção do CASTER, mas nesse fim-de-semana [depois desse alerta] fui de Niterói até Santos/SP... rodei mais de 1.250 Kms] e NÃO notei nada ANORMAL;

4. Tô com receio de reclamar na Toyota, PORQUE os pneus da Hilux NÃO são os originais [Goodyear Wrangler 255x70 R15]. Troquei-os por Yokohama 265x70 R15]. E agora? Sou um cara criterioso, a Águia Negra está beleza, mas quando o assunto envolve quesitos de SEGURANÇA fico temeroso; afinal, a negona tá "rodando" com velocidades um pouco acima da minha média... quando piso um pouco mais, tipo 150 Kms/h, fico com "medo".

[]s
Waldir, cuidado com essas lojas de alinhamento/balanceamento, esses caras gostam de empurrar um monte de serviços(cambagem,caster, etc.)
Acho difícil seu carro necessitar tão cedo desse tipo de serviço, mas vamos esperar a opinião dos toyoteiros.

Rogério Silva
11/11/2007, 22:07

Resultados e DÚVIDAS:

[]s

Waldir, como muita gte sabe aqui, os pneus originais da hilux são uma merda. A minha tremia qd passava dos 100km, levei o carro 2 vezes á toyota e não resolveram nada, balanceavam as rodas e depois tem uns dias, voltava a desbalancear, só conseguir resolver o problema após fazer a CAMBAGEM fora da toyota, depois disso ficou tudo normal. Agora quanto ao CASTER, ainda não notei nada, e o cara que fez a cambagem da hilux nem tocou nesse assunto.

Rogério Silva
11/11/2007, 22:11
Waldir, cuidado com essas lojas de alinhamento/balanceamento, esses caras gostam de empurrar um monte de serviços(cambagem,caster, etc.)
Acho difícil seu carro necessitar tão cedo desse tipo de serviço, mas vamos esperar a opinião dos toyoteiros.

Jorge, isso depende muito, pois meu carro tava na época com 4 mil e poucos rodados, e além disso, o próprio chefe da oficina me falou que algumas hilux vem desbalanceadas, no meu caso, foi preciso fazer a cambagem tbm, e o problema foi resolvido.

SÉRGIO HOLANDA
11/11/2007, 22:21
Waldirzão,

Cambagem: (Wikipédia - mais simples) -
É o ajuste que designa a inclinação da roda, em relação a um plano vertical (solo). Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas.
A cambagem excessiva, fora dos padrões de fábrica, provoca desgaste anormal da banda de rodagem do pneu e perda da estabilidade.
Quando positiva, afeta a parte externa do pneu e, quando negativa, a parte interna.
Por que realizar a cambagem ?
O ângulo do câmber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veículo.

Waldir: como você rodou mais de 10.000km com seu carro você deveria com certeza fazer o rodizio dos pneus, alinhamento e balanceamento. No Caso da Cambagem, pode sim ser necessário fazer o serviço, isso pode se dever a algum buraco muito forte que voc6e tenha caido, ou seja, uma pancada muito forte na roda e suspenssão, se não ocorreu é muito imprivavel que precise fazer o serviço, você vai ter de verificar o desgaste dos pneus dos dois lados, fazendo a medição da parte interna e externa para ver se estão se desgastando de forma normal...

Caster: É o ângulo entre a linha pivô (uma linha imaginária que passa pelo centro do eixo superior e o eixo inferior da suspensão) e a vertical.

No caso do Caster, é mais improvavel ainda, até porque a suspenssão da Hilux é muito forte, somente uma pancada muito forte ou um desgsate muito grande devido ao tempo e kilometragem podem gerar isso, ou no caso de uma pancada o rompimento de um pivô...

Realmente esse pessoal gosta de colocar serviço onde não existe, mas preste atenção no desgaste dos pneus dianteiros e veja se existe diferença entre eles...

Sérjão

Resultados e DÚVIDAS:

[]s

Jorge T
12/11/2007, 09:58
Jorge, isso depende muito, pois meu carro tava na época com 4 mil e poucos rodados, e além disso, o próprio chefe da oficina me falou que algumas hilux vem desbalanceadas, no meu caso, foi preciso fazer a cambagem tbm, e o problema foi resolvido.
Rogério, minha L200 também veio com problemas de Alinhamento quando peguei na autorizada, mas nestes 70km não lembro de fazer Cambagem/Caster, e olha que já dei algumas belas porradas andando na casa dos (30-50km/h) em estradas de chão.
Bucha porém, já troquei duas vezes.

murilloaquino
12/11/2007, 13:46
N pajero, acabei de fazer o caster...
Cv com o car que fez o serviço, ele me mostrou no computador que as medidas estavam alteradas.O volante do meu carro tambem estava meio ´´torto`` e no final do serviço, foi entregue um relatorio sobre o serviço e as correções...
Ele falou q provavelmente teria vindo com alteração da propria fábrica...
em tempo, gastei 50 reais pra fazer alinhamento e o caster...

Marcello Ladeira
12/11/2007, 15:38

x2... o alinhamento é um serviço bem barato, as lojas tiram a barriga da miséria com essas "empurranças".

Procure identificar lojas idôneas e comece a utiliza-las com frequência.

Minha L200 já precisou de dar uma esticadinha no Chassi, morri em 600 pratas... não sei se foi por algum uso indevido meu ou do dono anterior. Desde então os alinhamentos tem sido só alegria. Semana que vem depois da etapa da Copa Mineira ela vai pro spa para sair renovada. Vamos ver se precisará de alguma coisa além de um simples alinhamento.

Ouvi dizer que o chassi da L200 não aceita saltos... ano passado eu saltei com a pkp 2 vezes (antes de fazer o alinhamento de chassi), desde então evitei essa "brincadeira". Esse final de semana no MMS de Campinas precisei recuperar um atraso e peguei uma reta com algumas curvas de nível, resultado: 2 saltos de tirar as 4 rodas... hehehehe, vamos ver no que vai dar.

Abs,

Waldir Carlos
12/11/2007, 19:41
Brigadão galera. Seguirei rigorosamente as recomendações. Depois do alinhamento e do balanceamento, feito na sexta-feira passada, na viagem que fiz a Santos nesse FDS, observei que o alinhamento tá normal. Com relação ao balanceamento, notei hoje que a direção ainda "vibra" levemente. Retornei na loja de serviços nesta tarde e cobrei correção... refizeram o balanceamento com as rodas no local... disseram que é mais "preciso", com no máximo um valor de 3 [três] gramas por roda! Dizendo eles: Na "bancada" o erro máximo pode chegar a DEZ gramas!

Caster. Vou providenciar a medição exata da distância entre a seção externa dos pneus dianteiros e a face anterior do pára-lamas/caixa-de-rodas. Na "medição" que fiz com as mãos...He, he, he... notei uma diferença pequena. Cambagem: Vou levar em outra loja; não estou acreditando nesse diagnóstico. Esses depoimentos aqui me deixaram desconfiado que tem mutreta... talvez eles estejam inventando e querendo achar "defeitos".

:parede::parede:

[]s

Jorge T
12/11/2007, 20:01
Brigadão galera. Seguirei rigorosamente as recomendações. Depois do alinhamento e do balanceamento, feito na sexta-feira passada, na viagem que fiz a Santos nesse FDS, observei que o alinhamento tá normal. Com relação ao balanceamento, notei hoje que a direção ainda "vibra" levemente. Retornei na loja de serviços nesta tarde e cobrei correção... refizeram o balanceamento com as rodas no local... disseram que é mais "preciso", com no máximo um valor de 3 [três] gramas por roda! Dizendo eles: Na "bancada" o erro máximo pode chegar a DEZ gramas!

Caster. Vou providenciar a medição exata da distância entre a seção externa dos pneus dianteiros e a face anterior do pára-lamas/caixa-de-rodas. Na "medição" que fiz com as mãos...He, he, he... notei uma diferença pequena. Cambagem: Vou levar em outra loja; não estou acreditando nesse diagnóstico. Esses depoimentos aqui me deixaram desconfiado que tem mutreta... talvez eles estejam inventando e querendo achar "defeitos".

[]s
Waldir, procura levar numa loja de bandeira Michelan.

Tem uma loja na Tijuca(BIG) que são bem honestos. Como moro na Barra faço na loja do Freeway.
Quando troquei meus BF's levei o carro 3 vezes até eles acertarem o alinhamento sem o menor prb.

Aí em Niterói eu não conheço nada, infelizmente.

Marcello Ladeira
13/11/2007, 10:05

[]s
Nem sempre essas "empurranças" tem origem em mutretas mas, por descalibração da máquina de alinhamento.

Abs,

shimomoto
15/11/2007, 01:43
Nem sempre essas "empurranças" tem origem em mutretas mas, por descalibração da máquina de alinhamento.

Abs,

X2!!!!

E acrescento - alinhador pouco criterioso também

Abraços

Waldir Carlos
16/11/2007, 15:33
Boa tarde amigos! Quem freqüenta o fórum 4x4 sabe que nesse espaço, além de aprender bastante, a gente "constrói" muitas amizades. Sou relativamente novato, mas aqui tive a oportunidade de "conhecer" pessoas, as quais aprendi a respeitar e considerar. O nosso amigo Alexandre é parte importante desse grupo que considero amigo; de verdade!

Não vou me alongar mais... quero trazê-los a confirmação da materialização de um sonho. A nova e possante Hilux SRV AT, equipada com a motorização D-4D 3.0l 16V, Turbo Intercooller, foi recebida nesta data! Essa ótima notícia me deixou muito feliz. Creio que esse sentimento é compartilhado pela imensa maioria dos foristas, colegas amantes dessa maravilha dita 4x4. Fico imensamente grato por ser uma espécie de "porta-voz".

Bom, quem acompanha a área de picapes sabia que o nosso amigo estava aguardando um novo veículo. Pelo perfil dele, até já desconfiávamos qual seria a escolha, mas o suspense sempre existiu. Hoje, finalmente, a confirmação. Fiz até uma brincadeira [vejam quote abaixo] com ele. Errei feio nos horários, mas... Chamei isso de "Imaginando a cronologia de um sonho". É o "meu presente" para comemorar.

:grin::grin::grin:

* 07h59m13s: Funcionários de uma concessionária Toyota, na capital paulistana, começam a abrir as portas da loja;
* 08h01m01s: Chegada de um casal residente na cidade e ansiosos por algo novo;
* 08h32m27s: Início do "ritual" para entrega de um novo "avião" negro;
* Das 08h32m27s às 09h04m14s: Os felizes proprietários alternam momentos de "tontura", babam e conversam carinhosamente coisas quase desconexas;
* 09h56m27s: Final da entrega do veículo;
* 09h59m58s: Um jovem rapaz, tentando esconder a alegria, ao lado da esposa, liga definitivamente o possante veículo e parte para um "novo tempo";
* Das 09h59m58s às...: Uma charmosa e bonita Águia Negra percorre algumas avenidas da quinta maior [?] metrópole mundial, depois segue para alguns trechos das rodovias Imigrantes e Anchieta [?]... a partir daqui, nos dias seguintes, Common Rail, TGV, transmissão automática com [I]ECT, over drive, kick down, 4x2, 4x4Hi, 4x4Low, piloto automático, freios ABS e uma série de outras facilidades tecnológicas farão parte desse novo mundo, SEM NENHUM PROBLEMA DE AQUECIMENTO!!

Finalizo desejando muitas alegrias e sorte para eles. Assim como o amigo que vos escreve, creio que essa compra é resultado de muito trabalho e dedicação. Eles merecem!

Falando em trabalho, concluído esse relato vou reeditar minha assinatura. Doravante, se o amigo não se importar, aqui no fórum, teremos as Águias Negras I e II. Parabéns!!

Podemos rebatizar as picapes, Alexandre?

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Um abraço

Waldir

AKPG
16/11/2007, 20:02
Boa tarde amigos! Quem freqüenta o fórum 4x4 sabe que nesse espaço, além de aprender bastante, a gente "constrói" muitas amizades. Sou relativamente novato, mas aqui tive a oportunidade de "conhecer" pessoas, as quais aprendi a respeitar e considerar. O nosso amigo Alexandre é parte importante desse grupo que considero amigo; de verdade!

Não vou me alongar mais... quero trazê-los a confirmação da materialização de um sonho. A nova e possante Hilux SRV AT, equipada com a motorização D-4D 3.0l 16V, Turbo Intercooller, foi recebida nesta data! Essa ótima notícia me deixou muito feliz. Creio que esse sentimento é compartilhado pela imensa maioria dos foristas, colegas amantes dessa maravilha dita 4x4. Fico imensamente grato por ser uma espécie de "porta-voz".

Bom, quem acompanha a área de picapes sabia que o nosso amigo estava aguardando um novo veículo. Pelo perfil dele, até já desconfiávamos qual seria a escolha, mas o suspense sempre existiu. Hoje, finalmente, a confirmação. Fiz até uma brincadeira [vejam quote abaixo] com ele. Errei feio nos horários, mas... Chamei isso de "Imaginando a cronologia de um sonho". É o "meu presente" para comemorar.

:grin::grin::grin:

Finalizo desejando muitas alegrias e sorte para eles. Assim como o amigo que vos escreve, creio que essa compra é resultado de muito trabalho e dedicação. Eles merecem!

Falando em trabalho, concluído esse relato vou reeditar minha assinatura. Doravante, se o amigo não se importar, aqui no fórum, teremos as Águias Negras I e II. Parabéns!!

Podemos rebatizar as picapes, Alexandre?

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Um abraço

Waldir
Waldir e demais colegas do fórum,

Alguns podem ter achado um tanto boba aquela brincadeira de suspense sobre qual pkp eu estava comprando. Porém tive meus motivos em fazer isso. Outros podem não ter gostado da escolha. Porém, posso dizer o seguinte: Comprei a Hilux SRV AT 08.

PQP!!!! Isto é que é PICK-UP!!!!

Mesmo que eu não tenha conseguido dirigir mais do que três quarteirões com ela (visto que a pkp é da minha esposa, e ela simplesmente tomou conta da direção), posso afirmar o que todos aqui dizem: parece que estou dentro de um sedãn. Muito macia, silenciosa, não pula, responde rápido ao encostar o pé no acelerador e tudo isso com muito conforto.

Mas é aquela velha história. Carro novo, ficamos empolgado e tal. Mas acho que por tudo o que li neste fórum, tenho 99% de certeza que realmente não irei me decepcionar.

Saibam vocês que vou continuar com a mesma postura que sempre tive. Se esta pkp não me atender ou começar a apresentar problemas (espero que não, pois não sei se aguento outra L200 na minha vida!!!) irei reportar tudo aqui no fórum. Como fiz com minha ex-L200 e como faço com meu Troller (se bem q com o Troller nunca precisei reclamar de nada, ainda).

É isso ai pessoal. Depois vou postar os detalhes da compra, preço, prazo de entrega e etc.

Um abraço a todos,

AKPG
16/11/2007, 20:42
Pessoal,

Para quem quiser comprar uma Hilux, entre em contato com o Mauro (11-2122-0824) da concessionária Comart de SP. A minha chegou em 25 dias. Quem sabe ele não consegue arrumar uma neste prazo.

Recomendo o atendimento prestado pela Comart, em especial pelo Mauro (vendas) e Sandro (seguro). Eles mudaram o conceito que eu tinha com relação ao atendimento prestado pela Toyota.

Um abraço,

Jorge T
16/11/2007, 20:47
Waldir e demais colegas do fórum,

Alguns podem ter achado um tanto boba aquela brincadeira de suspense sobre qual pkp eu estava comprando. Porém tive meus motivos em fazer isso. Outros podem não ter gostado da escolha. Porém, posso dizer o seguinte: Comprei a Hilux SRV AT 08.

PQP!!!! Isto é que é PICK-UP!!!!

Mesmo que eu não tenha conseguido dirigir mais do que três quarteirões com ela (visto que a pkp é da minha esposa, e ela simplesmente tomou conta da direção), posso afirmar o que todos aqui dizem: parece que estou dentro de um sedãn. Muito macia, silenciosa, não pula, responde rápido ao encostar o pé no acelerador e tudo isso com muito conforto.

Mas é aquela velha história. Carro novo, ficamos empolgado e tal. Mas acho que por tudo o que li neste fórum, tenho 99% de certeza que realmente não irei me decepcionar.

Saibam vocês que vou continuar com a mesma postura que sempre tive. Se esta pkp não me atender ou começar a apresentar problemas (espero que não, pois não sei se aguento outra L200 na minha vida!!!) irei reportar tudo aqui no fórum. Como fiz com minha ex-L200 e como faço com meu Troller (se bem q com o Troller nunca precisei reclamar de nada, ainda).

É isso ai pessoal. Depois vou postar os detalhes da compra, preço, prazo de entrega e etc.

Um abraço a todos,
Ihhhh Alexandre, que bela notícia.

Parabéns pela AN II, mas essa história de que o carro é da patroa....sei não, acho que daqui a pouco vai ter um terceiro carro na garagem...hehehe

PS: Aproveita e bota um :mrgreen: na assinatura, tá falatando.

AKPG
16/11/2007, 20:53
Ihhhh Alexandre, que bela notícia.

Parabéns pela AN II, mas essa história de que o carro é da patroa....sei não, acho que daqui a pouco vai ter um terceiro carro na garagem...hehehe

PS: Aproveita e bota um :mrgreen: na assinatura, tá falatando.

Pois é Jorge, VALEU!!!!:concordo:

Acho q depois das alterações que pretendo fazer no Troller, vou ter que pensar seriamente em comprar um carro 1.0 pra eu andar na cidade... Porque pra usar a pkp vai ser flórida!!!

Quanto ao símbolo, tive que optar entre o mr green ou o muito irritado que já está lá por causa da L200. Por enquanto vai ficar o muito irritado.

Um abraço,

Jorge T
16/11/2007, 20:54

[]s
Waldir, aproveitando a revisão dos 70K levei a caixa preta para Alinhar/Balancear.
Mais uma vez passei sem ter que fazer cambagem/caster.
Como acho muito difícil vc ter caído em mais buracos do que eu nestes seus primeiros 10k, acredito que asim como o outros colegas já comentaram, seu carro deve ter vindo com alguma diferença de fábrica, mas isso é "galho fraco".

Waldir Carlos
16/11/2007, 21:12
Waldir, aproveitando a revisão dos 70K levei a caixa preta para Alinhar/Balancear.
Mais uma vez passei sem ter que fazer cambagem/caster.
Como acho muito difícil vc ter caído em mais buracos do que eu nestes seus primeiros 10k, acredito que asim como o outros colegas já comentaram, seu carro deve ter vindo com alguma diferença de fábrica, mas isso é "galho fraco".

Pois é Jorge, vou ficar atento. Não descarto essa tua opinião, mas é bom lembrar que, lá no RS, a Águia Negra rodou mais de 500 quilômetros de estradas ruins [erosão, muita pedra e buracos]. Só de Cambará do Sul para para Bom Jardim da Serra-SC, são cerca de cento e cinqüenta quilômetros bastante ruins. Será que os Yoko 265x70 R15 [um pouco maiores em relação aos originais] não contribuíram?

OFF: Alexandre, tô aguardando você atualizar a "assinatura", para depois eu ajeitar a minha...:):). Tá gostando? :D:D

[]s

AKPG
16/11/2007, 21:16
Pois é Jorge, vou ficar atento. Não descarto essa tua opinião, mas é bom lembrar que, lá no RS, a Águia Negra rodou mais de 500 quilômetros de estradas ruins [erosão, muita pedra e buracos]. Só de Cambará do Sul para para Bom Jardim da Serra-SC, são cerca de cento e cinqüenta quilômetros bastante ruins. Será que os Yoko 265x70 R15 [um pouco maiores em relação aos originais] não contribuíram?

OFF: Alexandre, tô aguardando você atualizar a "assinatura", para depois eu ajeitar a minha...:):). Tá gostando? :D:D

[]s
Pô Waldir,
Já alterei a minha assinatura. Acho q vc tá precisando aumentar o grau dos óculos!!! kkkkkkkkkk

Segue link de uma reportagem da Hilux 2008: http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not8540.shtml (reportagem bem fraquinha por sinal).

Um abraço e já com a assinatura nova!!!

Rogério Silva
16/11/2007, 21:24
Pow, até que enfim acabou o mistério heheh. Parabéns Alexandre, assim como todos o colegas do fórum, desejo muita sorte e felicidade com a sua nova viatura. Dessa vez esperamos que vc não tenha mais dor de cabeça e aborrecimentos, pois todos nos aqui acompanhamos o seu sofrimento com a l200. Continue postando comentários como vc sempre fez, com imparcialidade, sem "puxar sardinha" pra tal marca como muitos fazem por aqui, pois como nosso amigo Waldir falou, estamos aqui para aprender e trocar experiências verdadeiras. Abraço e parabéns.

AKPG
16/11/2007, 21:26
Pow, até que enfim acabou o mistério heheh. Parabéns Alexandre, assim como todos o colegas do fórum, desejo muita sorte e felicidade com a sua nova viatura. Dessa vez esperamos que vc não tenha mais dor de cabeça e aborrecimentos, pois todos nos aqui acompanhamos o seu sofrimento com a l200. Continue postando comentários como vc sempre fez, com imparcialidade, sem "puxar sardinha" pra tal marca como muitos fazem por aqui, pois como nosso amigo Waldir falou, estamos aqui para aprender e trocar experiências verdadeiras. Abraço e parabéns.
É isso ai Rogério, VALEU e OBRIGADO!!!
E fica sossegado que este vai ser o tópico que passarei a frequentar mais vezes aqui. E espero que somente com boas notícias.

Um abraço,

Waldir Carlos
16/11/2007, 21:31
Pô Waldir,
Já alterei a minha assinatura. Acho q vc tá precisando aumentar o grau dos óculos!!! kkkkkkkkkk

Um abraço e já com a assinatura nova!!!

Caramba, juro que não "enxerguei"! Acho que essa parte, escrita na cor vermelha, "atrapaiô o visuá":mrgreen::mrgreen:. Bom, vou ajeitar a minha assinatura, OK?

[]s

AKPG
16/11/2007, 21:36
Caramba, juro que não "enxerguei"! Acho que essa parte, escrita na cor vermelha, "atrapaiô o visuá":mrgreen::mrgreen:. Bom, vou ajeitar a minha assinatura, OK?

[]s

Este pedaço em vermelho vai continuar ai por mais um tempinho!!!:mrgreen::mrgreen:

Afinal, não quero que nenhum amigo compre uma pkp AT que faz 10 km/l e que nunca teve problema de aquecimento.:mrgreen::mrgreen:

Waldir Carlos
16/11/2007, 22:09
Realmente, essa "Reportagem" [?!] Carsale (http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not8540.shtml) está muito fraquinha. Muito melhor "navegar" no próprio site da Hilux 2008 (http://www.toyotahilux.com.br/#) .

Êita, eu "tumém" vou querer... He, he, he. O modelo 2008 traz algumas melhorias. Destaque para o Sistema de Diferencial traseiro Anti-Derrapante. Não entendo nadica desse tal de LSD, mas está escrito aí na página da Toyota.

[]s

SÉRGIO HOLANDA
16/11/2007, 22:09
:palmas::palmas::palmas:

PArabéns Alexandre pela maquina...

eu num disse que ia ser uma TOYOTA!!!

Pois é amigo, Toyota é Toyota e vais ficar mais contente com o tempo e a prestabilidade do SAC da Toyota, caso venhas a precisar...

TOYOTA É TOYOTA as demais são apenas mais uma fábrica de automoveis... e olha, não é qualquer marca que te dá garantia em uma peça num carro com 6 anos e 205.000km rodados como a Toyota fez semana passada com a SW4 do meu Pai...

Sérjão

Pessoal,

Para quem quiser comprar uma Hilux, entre em contato com o Mauro (11-2122-0824) da concessionária Comart de SP. A minha chegou em 25 dias. Quem sabe ele não consegue arrumar uma neste prazo.

Recomendo o atendimento prestado pela Comart, em especial pelo Mauro (vendas) e Sandro (seguro). Eles mudaram o conceito que eu tinha com relação ao atendimento prestado pela Toyota.

Um abraço,

SÉRGIO HOLANDA
16/11/2007, 22:11
Waldirzão,

quer ver reportagem boa sobre Toyota HIlux??? Compra a Planeta Off Road desse mês...SHOW!!!!!

Sérjão

Realmente, essa "Reportagem" [?!] Carsale (http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not8540.shtml) está muito fraquinha. Muito melhor "navegar" no próprio site da Hilux 2008 (http://www.toyotahilux.com.br/#) .

Êita, eu "tumém" vou querer... He, he, he. O modelo 2008 traz algumas melhorias. Destaque para o Sistema de Diferencial traseiro Anti-Derrapante. Não entendo nadica desse tal de LSD, mas está escrito aí na página da Toyota.

[]s

AKPG
16/11/2007, 22:12

[]s
Pois é Waldir,

O tal do LSD ajuda bastante no off-road. Quando uma das rodas traseiras fica no ar, pelo princípio de funcionamento do diferencial, toda a força passa automaticamente para a roda que está sem a tração e com isso, a roda q está em contato com o solo fica parada. O LSD faz com que parte da força que iria para a roda que está no ar seja transferida para a roda que está no solo e com isso, ajuda a tirar a pkp da situação em que se encontra. Resumidamente, é isso que o tal do LSD faz.

Um abraço,

SÉRGIO HOLANDA
16/11/2007, 22:25
Exatamente isso...

Usando simplesmente a física para auxiliar nesse processo...embora não seja tão eficaz como o bloqueio total...mas ajuda e muito em situações de pouca aderencia...

Sérjão

Pois é Waldir,

O tal do LSD ajuda bastante no off-road. Quando uma das rodas traseiras fica no ar, pelo princípio de funcionamento do diferencial, toda a força passa automaticamente para a roda que está sem a tração e com isso, a roda q está em contato com o solo fica parada. O LSD faz com que parte da força que iria para a roda que está no ar seja transferida para a roda que está no solo e com isso, ajuda a tirar a pkp da situação em que se encontra. Resumidamente, é isso que o tal do LSD faz.

Um abraço,

Waldir Carlos
16/11/2007, 22:25
Bom, como a minha não tem LSD, eu tenho uma justificativa para só fazer trilinhas bem lights :mrgreen::twisted:. Pensando bem, acho que vou propor uma troca ao Alexandre... a minha agora ficou "veinha". Se ele topar, eu volto uns trocados e ainda mando, de lambuja, essas "figurinhas" que acabei de editar e colocar na minha assinatura.

Topa o negócio, amigo? :dance::dance:

[]s

AKPG
16/11/2007, 22:31
Bom, como a minha não tem LSD, eu tenho uma justificativa para só fazer trilinhas bem lights :mrgreen::twisted:. Pensando bem, acho que vou propor uma troca ao Alexandre... a minha agora ficou "veinha". Se ele topar, eu volto uns trocados e ainda mando, de lambuja, essas "figurinhas" que acabei de editar e colocar na minha assinatura.

[]s
Depende de quantos "trocados" estamos falando hehehehe. Afinal brimo, fazemos qualquer negócia!!!:mrgreen:

Brincadeira, viu?!?!?! Não troco ela "nem a pau"!!!

SÉRGIO HOLANDA
16/11/2007, 22:40
Deixa de coisa Waldir...

e minha ex-SRV também não tinha LSD e tava acostumado com as SW4 anteriores, que possuem LSD e nem por isso deixei de uar a SRV no trabalho, digo no trabalho porque lá é mais pesado do que uma trilha, pois andasse o tempo todo em erosões e pedras soltas e o LSD é muito bem vindo nessas situações...Agora quando passei a usar a Prado, com LSD central e traseiro ai a coisa ficou imoral...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Sérjão

PS. melhor que um LSD coloca um bloqueio ARB no dif traseiro e pronto...

[]s

Waldir Carlos
16/11/2007, 22:58
Preciso arranjar outra "desculpa". Já fiz de tudo para esse povo amigo deixar minha joinha sem arranhão e amassões, mas tá phoda. Tem jeito não. Ainda bem que ela tá lá no Rio "escondidinha" e eu aqui curtindo o feriadão [de táxi!]. Serjão, desisto! Qualquer dia eu crio "coragem" e vou aí em PE para treinar, OK?

Em tempo: Agora eu quero ver se o Alexandre, com a negona "novinha em folha", vai mesmo sujar. Duvido que a patroa deixe :twisted::twisted::mrgreen:. Ele tem o Troller e eu nadica, além da Águia Negra I. Tô "dispensado", né?

[]s

LUIS ANTONIO -BA
16/11/2007, 23:31
Meu comentário é apenas sobre este vídeo que mostra o capotamento da Hilux. Sobre as demais notícias, não tenho nada a comentar.

Qualquer pkp que estivesse fazendo isso iria capotar também. Aqui mesmo no fórum tem um vídeo de um L200 capotando nas mesmas condições. Só não me lembro em qual tópico que eu vi.
O centro de gravidade de todas as pkp's é mais alto do que qualquer carro, portanto, fazer este tipo de babaquice (me desculpem o termo) com qualquer uma vai resultar na mesma coisa. Pode pegar a pkp que quiser.
Quando eu tive S10, quase capotei na estrada que liga o aeroporto de Cumbica até a Dutra. Eu estava a 60 km/h, ajustando o som do carro, quando de repente um tiozinho que também estava desatento veio com tudo pra cima de mim. Como puxei o carro muito rápido para a esquerda, a carroceria se delocou muito rápido e quase perdi o controle do carro. Se eu estivesse com qq outra pkp, teria acontecido o mesmo.

Talvez os acidentes que estejam acontecendo com a Hilux possam estar relacionados ao fato das pessoas que dirigem este carro "pensem" que estão dirigindo um sedã qualquer. E ai abusam do carro e não conhecem as reações de um veículo desta altura e deste porte.
Alexandre, qualquer pkp não, qualquer carro sim nessa condição até o Corolla capota pois, o piso não é liso e com certza se ficar patinando uma das rodas irão calçar no terreno e o resultado é o capotamento.

SÉRGIO HOLANDA
16/11/2007, 23:46
É Fácil, compra um Trolla pra patroa...

Sérjão

Preciso arranjar outra "desculpa". Já fiz de tudo para esse povo amigo deixar minha joinha sem arranhão e amassões, mas tá phoda. Tem jeito não. Ainda bem que ela tá lá no Rio "escondidinha" e eu aqui curtindo o feriadão [de táxi!]. Serjão, desisto! Qualquer dia eu crio "coragem" e vou aí em PE para treinar, OK?

Em tempo: Agora eu quero ver se o Alexandre, com a negona "novinha em folha", vai mesmo sujar. Duvido que a patroa deixe :twisted::twisted::mrgreen:. Ele tem o Troller e eu nadica, além da Águia Negra I. Tô "dispensado", né?

[]s

Waldir Carlos
17/11/2007, 10:48
Aproveitando a chegada de mais uma picape com transmissão automática aqui no fórum, peço licença para retornar ao tema DIRIGIBILIDADE. Antes porém, vale lembrar que essa é a minha primeira experiência com câmbio AT, e, muito provavelmente, eu esteja ainda cometendo algumas barbeiragens [erros básicos] quando dirijo a picape em rodovias.

A seguir, algumas situações que possivelmente trazem equívocos de interpretação e conhecimento, pelo fato de ser inexperiente no assunto. Na verdade, o resumo sintetiza parte das minhas dúvidas. Só lendo o manual [já cumpri essa parte] não basta.

* Um usuário tido como experiente, me ensinou que, quando estivesse atrás de um veículo lento [tipo caminhões], colocasse logo o câmbio na posição 3, para, na ultrapassagem, "ganhar" agilidade e antecipar o torque;

* Lendo por aí, também aprendi que, ao descer locais íngremes, escorregadios e perigosos, usar o "freio motor"... colocar manualmente para as posições 2 ou até L. Por absoluta ignorância, ainda fico confuso se essa operação é mesmo o tal de over drive, na Hilux AT;

* Observo que, descendo serras [na viagem que fiz recentemente, constatei isso em locais tipo a a Régis Bittencourt/BR-116 e a serra das Araras, na Dutra], o veículo "freia" sozinho, estando o câmbio na posição D. Imagino que a tecnologia é "inteligente" o suficiente para "perceber" a necessidade de reduzir;

* Conduzindo em trânsito urbano: No quesito aceleração, ainda tenho dificuldades de "educar" a posição do pé no acelerador. Muitas vezes, a "troca" automática retarda um pouco, porque não alivio. Desnecessariamente, nessa condição, acho que não estou otimizando o consumo de combustível e "gastando potência", SEM necessidade;

* Sistema de freios [ABS]: Lendo alguns relatos aqui no fórum, com relação aos possíveis riscos, ao se descer em locais enlameados e escorregadios, lembrei que passei um susto, talvez por ignorância [não saber usar!]. Descendo uma rampa bem escorregadia e íngreme lá no sul, notei algo estranho quando pisava, mesmo que levemente, no pedal de freios. Tive a impressão que as rodas estivessem travando e escutei um barulho. Um detalhe: Estava em 4x4Hi e posição D [errado?];

* Utilzação do sistema de tração: Primeiro, no manual da Toyota consta que é correto mudar de H2 para H4, com o veículo em movimento, desde que se respeite a velocidade máxima de 80 Km/h. Tudo bem, minha dúvida é aplicar isso em pistas asfaltadas... se estiver chovendo ou a via estando "úmida" está claro, mas, é correto utilizar esse recurso se a rodovia estiver "seca"? Em estradas de terra, estou adotando como [meu] padrão o H4Hi.

Por enquanto é isso! Espero que minhas dúvidas possam gerar uma discussão embasada e que produza ensinamentos para os principiantes como o amigo que vos escreve. Sabendo que aqui temos colegas com experiência mais do que suficiente para nos ajudar, estou certo que, em breve, passarei a dirigir a Águia Negra, CORRETAMENTE!

[]s

Loiro
17/11/2007, 13:12
* Sistema de freios [ABS]: Lendo alguns relatos aqui no fórum, com relação aos possíveis riscos, ao se descer em locais enlameados e escorregadios, lembrei que passei um susto, talvez por ignorância [não saber usar!]. Descendo uma rampa bem escorregadia e íngreme lá no sul, notei algo estranho quando pisava, mesmo que levemente, no pedal de freios. Tive a impressão que as rodas estivessem travando e escutei um barulho. Um detalhe: Estava em 4x4Hi e posição D [errado?];

* Utilzação do sistema de tração: Primeiro, no manual da Toyota consta que é correto mudar de H2 para H4, com o veículo em movimento, desde que se respeite a velocidade máxima de 80 Km/h. Tudo bem, minha dúvida é aplicar isso em pistas asfaltadas... se estiver chovendo ou a via estando "úmida" está claro, mas, é correto utilizar esse recurso se a rodovia estiver "seca"? Em estradas de terra, estou adotando como [meu] padrão o H4Hi.
[]s

Conforme uma matiria que li em uma revista, muitas pessoas compram um veiculo com ABS mas nao sabem usar o sistema de freio! Conforme a revista tem que se pisar bem fundo para ativar o ABS!
Abraço:concordo:

AKPG
17/11/2007, 13:47
* Um usuário tido como experiente, me ensinou que, quando estivesse atrás de um veículo lento [tipo caminhões], colocasse logo o câmbio na posição 3, para, na ultrapassagem, "ganhar" agilidade e antecipar o torque;

Waldir, isto pode ser feito sem problemas. Na verdade, ao fazer isso na Hilux AT, significa q vc está "desligando" o over drive, que no caso é a quarta marcha.

* Lendo por aí, também aprendi que, ao descer locais íngremes, escorregadios e perigosos, usar o "freio motor"... colocar manualmente para as posições 2 ou até L. Por absoluta ignorância, ainda fico confuso se essa operação é mesmo o tal de over drive, na Hilux AT;

Nas descidas íngrimes e enlameadas, a melhor forma é colocar o carro em reduzida e passar o câmbio para 2 ou L. Se a descida for realmente muuuito íngrime, deve-se reduzir, colocar no L e ainda ligar o Ar condicionado, para com isso roubar mais potência do motor e fazer com q o carro desça mais devagar ainda. O over drive não é isso. O over drive significa o que escrevi no item anterior. Ou seja, vc não permite que a última marcha seja engatada para poder ter mais força e potência quando está usando o carro na estrada.

* Observo que, descendo serras [na viagem que fiz recentemente, constatei isso em locais tipo a a Régis Bittencourt/BR-116 e a serra das Araras, na Dutra], o veículo "freia" sozinho, estando o câmbio na posição D. Imagino que a tecnologia é "inteligente" o suficiente para "perceber" a necessidade de reduzir;

Isso não saberei te dizer se é algo específico da Hilux. Preciso passar por situações como esta para poder entender e depois falar. Você conseguiu perceber se a pkp reduziu de marcha ou simplesmente freiou?

* Conduzindo em trânsito urbano: No quesito aceleração, ainda tenho dificuldades de "educar" a posição do pé no acelerador. Muitas vezes, a "troca" automática retarda um pouco, porque não alivio. Desnecessariamente, nessa condição, acho que não estou otimizando o consumo de combustível e "gastando potência", SEM necessidade;

Na verdade, nesta situação vc está esticando mais as marchas e consequentemente, gastando um pouco mais de diesel. Porém, esta é a forma que eu e minha esposa dirigimos. Acabamos sempre sentando o pé e deixando o motor trabalhar. Se aliviar o pé, as trocas serão em níveis de rotação mais baixo e com isso vai economizar combustível.

Em descidas enlameadas, se pisar no freio é quase certo que vc vai parar no barranco. Nesta situação, vc deveria estar usando o L para segurar o carro no freio-motor. Quanto ao barulho do ABS, quando vc pisa no freio e a tendência da roda é travar, ele faz um barulho alto (na L200, Blazer e Dakota era assim. Ainda não pude ver na Hilux mas deve ser igual). Quando isto acontece, vc tem q pisar mais forte no pedal de freio, porém no barro, não vai fazer muita diferença não. Este barulho acontece pois o sistema de freio está tentando liberar a pressão que foi aplicada ao pedal de freio para tentar fazer com q a roda q está querendo travar seja liberada.

Bom, esta é uma polêmica q não terã fim nunca. Na Hilux (como na L200, Troller, Ranger, S10, Pajero Sport) vc não pode usar o 4x4 em pisos com aderência (leia-se asfalto), pois como o carro não tem diferencial central, ao engatar a tração, a caixa de transferência (t-case) está jogando a mesma quantidade de tração para os eixos dianteiros e traseiros e ai, quando vc faz curvas as rodas internas e externas têm um diâmetro de giro diferente e vai forçar o sistema. Mas..... Eu uso o seguinte conceito. Veja bem, sou EU e sei que estou fazendo errado. Se estou na cidade, nunca ligo o 4x4. Se estou na estrada seca, também não uso. Estou na estrada com chuva, EU USO. Sai do asfalto, EU USO.

Bom, espero ter ajudado.

Um abraço,

SÉRGIO HOLANDA
17/11/2007, 15:08
Grande Waldir, o Alexandre já respondeu sua dúvidas, se possivel vou acrescentar mais alguma coisa.

[* Um usuário tido como experiente, me ensinou que, quando estivesse atrás de um veículo lento [tipo caminhões], colocasse logo o câmbio na posição 3, para, na ultrapassagem, "ganhar" agilidade e antecipar o torque;]
R - esse câmbio da Hilux é inteligente e aliado ao motor potente não faz necessário tal artificio. Na verdade o uso de L,2 e 3 nestes veículos são necessários no off road.

[* Lendo por aí, também aprendi que, ao descer locais íngremes, escorregadios e perigosos, usar o "freio motor"... colocar manualmente para as posições 2 ou até L. Por absoluta ignorância, ainda fico confuso se essa operação é mesmo o tal de over drive, na Hilux AT;]
R - Como o AKPG falou, não não é o over drive...na verdade ( o Alexandre já explicou o que é o over driva), você deve sempre usar Low e L nas descidas ingremes molhadas e até secas se a arribanceira for perigosa.

[* Observo que, descendo serras [na viagem que fiz recentemente, constatei isso em locais tipo a a Régis Bittencourt/BR-116 e a serra das Araras, na Dutra], o veículo "freia" sozinho, estando o câmbio na posição D. Imagino que a tecnologia é "inteligente" o suficiente para "perceber" a necessidade de reduzir;]
R - se por exemplo você estiver usando o piloto automatico e colocar uma velocidade X e começar a descer o câmbio ira reduzir para uma marcha que mantenha a velocidade desejada...no caso de aliviar o pé em uma decida o sistema da Hilux tende a segurar o carro em função de você não está acelerando, sim ele responde a isso inteligentemente, reduzindo o veículo.

[* Conduzindo em trânsito urbano: No quesito aceleração, ainda tenho dificuldades de "educar" a posição do pé no acelerador. Muitas vezes, a "troca" automática retarda um pouco, porque não alivio. Desnecessariamente, nessa condição, acho que não estou otimizando o consumo de combustível e "gastando potência", SEM necessidade;]
R- é costume, Lembro que na Prado, que bebe muito mais que a Hilux, quando comecei a usar urbanamente tava feito loba, acostumado com a Hilux fazendo em média 11km/l na cidade a Prado fazendo 8km/l, pois estava usando o mesmo pé que na Hilux e como a Prado é muito mais pesada e com 4x4 full o consumo é maior, com o tempo passei a aliviar o pe'na cidade e ela passou a fazer 9,5km/l, embora na estrada pelo pé era 7-7,5km/l mesmo.

[* Sistema de freios [ABS]: Lendo alguns relatos aqui no fórum, com relação aos possíveis riscos, ao se descer em locais enlameados e escorregadios, lembrei que passei um susto, talvez por ignorância [não saber usar!]. Descendo uma rampa bem escorregadia e íngreme lá no sul, notei algo estranho quando pisava, mesmo que levemente, no pedal de freios. Tive a impressão que as rodas estivessem travando e escutei um barulho. Um detalhe: Estava em 4x4Hi e posição D [errado?];]
R - Em velocidades baixas a ação do ABS é retardada, em alguns veículos é desligada a baixo de 25km/h...na verdade em descida molhada só se pisa no freio para parar e em local seguro...usar sempre reduzida e L ou primeira em manual e controlar o carro com aceleração. Com a Hilux tive um problemão, os ABS simplesmente em uma subida de serra entraram em crise existêncial e quase que eu caia em arribanceira...a Toyota trocou os 4 sensores, pois todos estavam com problemas e além do que fiquei sabendo que em angulos acima de 40 garus o bicho entrava em pane (isso me disseram em Off), pois toda vez que subia pra pedreira do boqueirão meu ABS acendia e o carro era só encostar o pé levemente que as rodas travavam...mas depois da troca dos sensores e reprogramação da CPU tudo voltou ao normal...

[* Utilzação do sistema de tração: Primeiro, no manual da Toyota consta que é correto mudar de H2 para H4, com o veículo em movimento, desde que se respeite a velocidade máxima de 80 Km/h. Tudo bem, minha dúvida é aplicar isso em pistas asfaltadas... se estiver chovendo ou a via estando "úmida" está claro, mas, é correto utilizar esse recurso se a rodovia estiver "seca"? Em estradas de terra, estou adotando como [meu] padrão o H4Hi.]
R - Alexandre deixou bem claro isso e como ele faço uso do mesmo esquema, claro que isso também vai do controle e experiência na condução do seu veículo, pois existe o problema da distribuição de tração por igual no eixos e reduz a estabilidade do sistema em alta velocidade...ai tem levar no braço, mas só em alta velocidade...

Sérjão

PS. não sei como deixar as janelas do que foi escrito...

Waldir Carlos
17/11/2007, 18:18
Bom, espero ter ajudado.

Um abraço,

Grande Waldir, o Alexandre já respondeu sua dúvidas, se possivel vou acrescentar mais alguma coisa.

Sérjão

:palmas::palmas::palmas: Eu solicitei apenas algumas dicas; vocês deram [ui!] uma aula de conhecimento. Capturei as páginas e transferí-las para o editor de texto. Já gravei o arquivo em "meus favoritos". Vivendo e aprendendo. Vou aperfeiçoar a maneira de dirigir. Obrigado!

PS. não sei como deixar as janelas do que foi escrito...

Serjão, cêtá de sacanagem, né? Homi, se ajeite... como pode? Para deixar o texto escolhido em "caixa baixa", basta dar [ui"] um quote, ou seja, adicionar um tag! Em retribuição às dicas que me destes, posso escrever uma apostilinha, OK? :mrgreen::mrgreen:

Assim:

SERGIO HOLANDA, THE OFF ROADER
SERGIO HOLANDA THE OFF ROADER
SERGIO HOLANDA THE OFF ROADER

[]s

SÉRGIO HOLANDA
17/11/2007, 19:39
Deixa ver se entendi...

:palmas::palmas::palmas: Eu solicitei apenas algumas dicas; vocês deram [ui!] uma aula de conhecimento. Capturei as páginas e transferí-las para o editor de texto. Já gravei o arquivo em "meus favoritos". Vivendo e aprendendo. Vou aperfeiçoar a maneira de dirigir. Obrigado!

Serjão, cêtá de sacanagem, né? Homi, se ajeite... como pode? Para deixar o texto escolhido em "caixa baixa", basta dar [ui"] um quote, ou seja, adicionar um tag! Em retribuição às dicas que me destes, posso escrever uma apostilinha, OK? :mrgreen::mrgreen:

Assim:

[]s[/quote]

Será que acertei???

SÉRGIO HOLANDA
17/11/2007, 19:41
Errei...

adonde ficam esse comandos, pois tem 3 tags pra usar, qual deles???

Deixa ver se entendi...

Assim:

[]s[/quote]

Será que acertei???[/quote]

SÉRGIO HOLANDA
17/11/2007, 19:42
Waldir, me dá um Help!!!

cê sabe né...vivendo e aprendendo...

Sérjão

SÉRGIO HOLANDA
17/11/2007, 20:12

123 testando

123 testando

Assim:

123 testando

Valeuzzz amigão...agora aprendi, graças a o amigo (via telefone)...

Sérjão

edubelem
17/11/2007, 20:17
Waldir, em casos de decidas muito ingremes e escorregadis engate logo a low, pois vc terá ainda mais controle sobre o carro.

[]'s,

Waldir Carlos
17/11/2007, 20:21
OFF: Beleza Serjão! Vou deixar para cobrar o "pagamento" quando eu for aí no PE treinar [na SR5] OFF ROAD. Aliás, o custo da ligação telefônica me desanimou... será que a gente conversou mais de 30 minutos?

Edu, brigadão... vou adotar essa dica.

:concordo::concordo:

[]s

SÉRGIO HOLANDA
17/11/2007, 20:48
Tamos acertado...agora acho que num chegou a 30 minutos não...

vais saber quando a conta chegar...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

dividimos a fatura...

Sérjão
PS. tá complicado escrever com a gatinha mexendo no note...e como a patroa foi pro cabelereiro e a bába tá de folga sobrou pro paizão...

OFF: Beleza Serjão! Vou deixar para cobrar o "pagamento" quando eu for aí no PE treinar [na SR5] OFF ROAD. Aliás, o custo da ligação telefônica me desanimou... será que a gente conversou mais de 30 minutos?

Edu, brigadão... vou adotar essa dica.

:concordo::concordo:

[]s

RICARDO SP
17/11/2007, 21:54
e ai pessoal
venho lendo esse post sobre a nova hilux pois penso em pegar uma..
tenho um sw4 99....quero fazer um up....mas ai surgiu uma duvida..
na mesma faixa de preco...120 k....da pra pegar hilux top 0km ou uma prado 2005....javi algumas pouco rodadas por ai,,,,gostaria de saber opinioes,,,,,ja li que o serjao e' admirador das prado....tem diferenca entre as 03/04/05/06/07....ela seria melhor que a hilux....qto a conforto( o que mais me interessa),consumo,manutencao.resistencia....etc.. ..
a duvida ta grande....mesmo pq ainda nao dirigi nenhuma das duas...
to so' na fase de pesquisa ainda...
agradeco a ajuda desde ja
abraco a todos,,,
ricardo

Pequeno jr
17/11/2007, 23:50
Ricardo .. falando de Toyota e ainda mais entre hilux e prado nem opino. Deixa com serjão.

SÉRGIO HOLANDA
17/11/2007, 23:51
Grande Ricardo,

A diferença é pouca entre os modelos, coisa de acabamento e acessórios, às 2003-2004-2005 são iguais, a partir de 2006 veêm com teto solar e sensor de estacionamento e parachoque de impulsão (que tem outro nome mas me falha a memória), no mais são iguais...

Não tem como comparar com uma Hilux, pois é outra categoria...

Em termos de conforto, é 10 vezes mais confortavel, em termos de manutenção básica o custo é o mesmo, algumas peças mais caras por terem de vir do Japão, mas nada tão assutador...Consumo, na Prado eu fazia 7km/l na estrada (em média andava em cima de 150km/h) e na cidade 9,5km/l, não corro na cidade e Recife é bem plana...Na minha ex-Hilux SRV fazia em média 11km/l na cidade e na estrada 9km/l no máximo, pois andava em cima de 180km/h o tempo todo...

Ricardo, em termos de resistência a Prado é superior a nova Hilux, pode ter certeza disso... http://br.youtube.com/watch?v=vn3rx0heeTY

Se você dirigir as duas será mais fácil sua escolha...em termos de potência e velocidade a Nova Hilux ganha, embora o torque do motor seja o mesmo...e se quiser é só chipar a Prado que ela vai dar 180cv...

Sinceramente com essa grana em mãos eu compraria uma Prado sem dúvida alguma...até porque já tive os dois carros e sei muito bem como ela é superior a Nova Hilux...embora o ideal seria com o motor 4D4...

Grande abraço,

Sérjão

e ai pessoal
venho lendo esse post sobre a nova hilux pois penso em pegar uma..
tenho um sw4 99....quero fazer um up....mas ai surgiu uma duvida..
na mesma faixa de preco...120 k....da pra pegar hilux top 0km ou uma prado 2005....javi algumas pouco rodadas por ai,,,,gostaria de saber opinioes,,,,,ja li que o serjao e' admirador das prado....tem diferenca entre as 03/04/05/06/07....ela seria melhor que a hilux....qto a conforto( o que mais me interessa),consumo,manutencao.resistencia....etc.. ..
a duvida ta grande....mesmo pq ainda nao dirigi nenhuma das duas...
to so' na fase de pesquisa ainda...
agradeco a ajuda desde ja
abraco a todos,,,
ricardo

RICARDO SP
18/11/2007, 00:32
ae serjao....valeu mesmo pelos esclarecimentos
agora preciso dirigir essa tal de prado ai viu...r.s...r.s...rs
tem umas aqui em sp com menos de 30 mil km rodados de uso urbano mesmo,,,,deve estar perfeitas,,,ainda nao fui ve las....devo ir essa semana.....pelos seus videos a resistencia nem vou comentar,,,,nao costumo fazer nem 10 por cento disso ai,,,mas como quero conforto mesmo ....e vc frisou que a prado e' 10 vezes mais confortavel ...to achando que a hilux 08 vai dancar.....sei la,,,vamos ver..vo tentar andar nas duas.....

valeu...
abracos a todos desta excelente comunidade onde a gente aprende muito sobre nossas paixoes,,,,

ricardo

SÉRGIO HOLANDA
18/11/2007, 00:52
Caro Ricardo,

qualquer dúvida é só avisar, tenho certeza que não vai se arrepender da Prado, que além de todos os ponto positivos é uma das mais bonitas SUVs vendida no Brasil...

Sérjão

ae serjao....valeu mesmo pelos esclarecimentos
agora preciso dirigir essa tal de prado ai viu...r.s...r.s...rs
tem umas aqui em sp com menos de 30 mil km rodados de uso urbano mesmo,,,,deve estar perfeitas,,,ainda nao fui ve las....devo ir essa semana.....pelos seus videos a resistencia nem vou comentar,,,,nao costumo fazer nem 10 por cento disso ai,,,mas como quero conforto mesmo ....e vc frisou que a prado e' 10 vezes mais confortavel ...to achando que a hilux 08 vai dancar.....sei la,,,vamos ver..vo tentar andar nas duas.....

valeu...
abracos a todos desta excelente comunidade onde a gente aprende muito sobre nossas paixoes,,,,

ricardo

AKPG
18/11/2007, 00:56
Ricardo, em termos de resistência a Prado é superior a nova Hilux, pode ter certeza disso... http://br.youtube.com/watch?v=vn3rx0heeTY

Acabei de rever este vídeo seu. PQP!!! Vc só pode ser louco mesmo!!! Fico imaginando como vai ser na Transamazônica!!!:mrgreen:

Mas que eu estou morrendo de vontade de fazer umas loucuras destas....ah, se estou!!!

Parabéns!!!:palmas::palmas:

SÉRGIO HOLANDA
18/11/2007, 01:27
Alexandre, que isso, sou louco não...sou até controlado...

Homi, na transamazônia a coisa vai ser diferente, lá não podemos exagerar, vai ser do tipo, tentar a primeira vez e só, para e bota o guincho pra puxar, pois não vai dá pra abusar da viatura...mesmo sendo Toyota...

Sérjão

PS. aproveita e bota a A.N.II pra ralar...

Acabei de rever este vídeo seu. PQP!!! Vc só pode ser louco mesmo!!! Fico imaginando como vai ser na Transamazônica!!!:mrgreen:

Mas que eu estou morrendo de vontade de fazer umas loucuras destas....ah, se estou!!!

Parabéns!!!:palmas::palmas:

Waldir Carlos
18/11/2007, 19:27
Os videos do Serjão são um show mesmo. Além da gente tupiniquim, eles têm admiradores mundo afora. Cada vez que os vejo [os videos] fico aqui matutando: Até para ir de "Zequinha" o sujeito precisa ter coragem e espírito de aventureiro.

Esse nosso amigo "peso-pesado" aprendeu trabalhando nos lamaçais e estradas quase intransitáveis da região, onde ele exerce a atividade profissional. Mas, além da "necessidade" é preciso ter habilidade, um veículo robusto e claro, não ter pena! Imagino a cara do pessoal daToyota quando ele levava a ex-SRV ou a Prado para as revisões, depois de uma "passseiozinho" tipo esse video.

A valente SR5 que ele tem hoje também é uma espécie de "topa-tudo". Que venha a Transamazônica, né rapaz? Os videos e fotos daquela inóspita e difícil "estrada" nos fazem imaginar que não é fácil enfrentá-la, mas sabemos que com gente experiente, bons veículos e planejamento, a aventura será um sucesso.

[]s

RezendeDF
18/11/2007, 20:21
Serjão é o seguinte:

Não tenho coragem e nem companheiro para colocar a L200 na transamazônica. Mais acho que topo ir de zequinha. Será que tem vaga?

SÉRGIO HOLANDA
18/11/2007, 22:33
:concordo::concordo::concordo:

Obrigado pelos elógios amigo Waldir...

Por falar em zequinha, dia desses um amigo, o Chico Poeira, corredor de Troller, viajou comigo para minha fazendinha e foi ver como é meu trabalho...ai em uma subida da serra ele simplesmente disse: "ei macho, aqui num sobe não...e se for meter o carro ai eu vou a pé!", pois é o cearense abriu pra ribanceira, a mesma ribanceira que quase caia com a Nova Hilux quando deu pane no ABS...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:...ele realmente não subiu.

Pois é amigo, que venha a transamazônica, mas uma coisa tenha certeza, nessa expedição terão bons trilheiros e com mais experiência que o amigo aqui, e com certeza vou aprender mais sobre o off road...e mais do que a vontade de ir é a vontade de voltar e montar os vídeos...

grande abraço no amigo.

Sérjão

Os videos do Serjão são um show mesmo. Além da gente tupiniquim, eles têm admiradores mundo afora. Cada vez que os vejo [os videos] fico aqui matutando: Até para ir de "Zequinha" o sujeito precisa ter coragem e espírito de aventureiro.

Esse nosso amigo "peso-pesado" aprendeu trabalhando nos lamaçais e estradas quase intransitáveis da região, onde ele exerce a atividade profissional. Mas, além da "necessidade" é preciso ter habilidade, um veículo robusto e claro, não ter pena! Imagino a cara do pessoal daToyota quando ele levava a ex-SRV ou a Prado para as revisões, depois de uma "passseiozinho" tipo esse video.

A valente SR5 que ele tem hoje também é uma espécie de "topa-tudo". Que venha a Transamazônica, né rapaz? Os videos e fotos daquela inóspita e difícil "estrada" nos fazem imaginar que não é fácil enfrentá-la, mas sabemos que com gente experiente, bons veículos e planejamento, a aventura será um sucesso.

[]s

SÉRGIO HOLANDA
18/11/2007, 22:36
Amigo Rezende,

vamos ver o que podemos fazer...até porque como exigência para quem quiser nos acompanhar na expedição, tem de ter pelo menos um zequinha-copiloto por carro, não sendo permitido apenas o motorista...com isso averão compaheiros de 4x4 que não terão zequinhas disponiveis, ai surje a vaga esperada...

Sérjão

Serjão é o seguinte:

Não tenho coragem e nem companheiro para colocar a L200 na transamazônica. Mais acho que topo ir de zequinha. Será que tem vaga?

Waldir Carlos
18/11/2007, 23:29
Tomara que arranjem uma vaguinha para o Rezende. Agora, pelo que o Pequeno fala, tem que ser numa picape com suspensão robusta!

[]s

freitasjr
19/11/2007, 05:13
...Mesmo que eu não tenha conseguido dirigir mais do que três quarteirões com ela (visto que a pkp é da minha esposa, e ela simplesmente tomou conta da direção), posso afirmar o que todos aqui dizem: parece que estou dentro de um sedãn. Muito macia, silenciosa, não pula, responde rápido ao encostar o pé no acelerador e tudo isso com muito conforto...

...Saibam vocês que vou continuar com a mesma postura que sempre tive. Se esta pkp não me atender ou começar a apresentar problemas (espero que não, pois não sei se aguento outra L200 na minha vida!!!) irei reportar tudo aqui no fórum. Como fiz com minha ex-L200 e como faço com meu Troller (se bem q com o Troller nunca precisei reclamar de nada, ainda)...

Aí Alexandre, parabéns pela sua nova aquisição no ramo das picapes. Uma coisa é certa, depois que se experimenta um câmbio AT, fica difícil se acostumar com manual.

Agora uma pergunta: "Vc vai fazer com a sua Hilux a mesma coisa que fazia com a sua Ex-L200; puxar seu Reboque subindo uma Serra com 2 Quadriciculos em cima :?: " :smile: :mrgreen:

Espero que possas desfrutar bastante dela como desejas.

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

RezendeDF
19/11/2007, 08:33
Tomara que arranjem uma vaguinha para o Rezende. Agora, pelo que o Pequeno fala, tem que ser numa picape com suspensão robusta!

[]s

Imagine se for o Serjão e eu então!:parede::parede:

AKPG
19/11/2007, 18:03
Aí Alexandre, parabéns pela sua nova aquisição no ramo das picapes. Uma coisa é certa, depois que se experimenta um câmbio AT, fica difícil se acostumar com manual.

Agora uma pergunta: "Vc vai fazer com a sua Hilux a mesma coisa que fazia com a sua Ex-L200; puxar seu Reboque subindo uma Serra com 2 Quadriciculos em cima :?: " :smile: :mrgreen:

Espero que possas desfrutar bastante dela como desejas.

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
Freitas, valeu!!!

Agora vc pode ter certeza que vou fazer com a Hilux os mesmos percursos que fiz com a L200. Quero fazer o tira-teima puxando o meu reboque e ver o que vai acontecer. Em breve, trago notícias (espero que boas!!! hehehehehe).

Um abraço,

AKPG
19/11/2007, 18:04
Imagine se for o Serjão e eu então!:parede::parede:
É melhor fazer a viagem numa retro-escavadeira!!! :mrgreen::mrgreen:

Obs.: A bola tava quicando...

freitasjr
19/11/2007, 21:50
Freitas, valeu!!!

Agora vc pode ter certeza que vou fazer com a Hilux os mesmos percursos que fiz com a L200. Quero fazer o tira-teima puxando o meu reboque e ver o que vai acontecer. Em breve, trago notícias (espero que boas!!! hehehehehe).
Um abraço,

Opa, vou ficar de olho nesse Tira-Teima, assim como estou no tópico do Ed.Eustáquio da Ranger X L200, pois sempre é bom ter essas comparações de usuários isentos a fim de deixar informações aqui no fórum p/ que possamos escolher qual delas se enquadra no perfil de cada um. :concordo:

Abraço e boa sorte com o novo carro, atenciosamente, Francisco de Freitas...

AKPG
19/11/2007, 22:56
Hoje constatei o primeiro "problema" na Águia Negra II. Reparei que a lâmpada da lanterna traseira direira estava queimada. Achei estranho um carro com 100 km de uso ter este pequeno defeito. Mas dos males, o menor. Coloquei o "problema" entre áspas pois é uma coisa irrelevante mas que é estranho acontecer tão cedo assim.

Um abraço,

AKPG
19/11/2007, 22:57
Opa, vou ficar de olho nesse Tira-Teima, assim como estou no tópico do Ed.Eustáquio da Ranger X L200, pois sempre é bom ter essas comparações de usuários isentos a fim de deixar informações aqui no fórum p/ que possamos escolher qual delas se enquadra no perfil de cada um. :concordo:

Abraço e boa sorte com o novo carro, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Freitas, fica sossegado que até o final do ano pretendo fazer este tira-teima.

Um abraço,

murilloaquino
20/11/2007, 12:07
ISso pode ter sido até com uma possivel vibração do carro...Aqui na minha cidade, uma lampada de 5W como essa custa 50 centavos

AKPG
21/11/2007, 14:54
Alguém ai já viu uma nova Hilux usando pneus 33? :mrgreen:
Será que cabe?

[]'s apenas viajando.... por enquanto:twisted::twisted::twisted:

Marcello Ladeira
21/11/2007, 15:39
Viajando nada... to vendo é que vc está com um jogo de 33 encalhado e procurando um bom destino... hehehehe

Acho que cabe sim Alexandre, mas tem de mecher na suspensão dianteira. Procure aqui no fórum, teve um cara lá no Pará que colocou na dele.

Abs,

AKPG
21/11/2007, 15:49
Viajando nada... to vendo é que vc está com um jogo de 33 encalhado e procurando um bom destino... hehehehe

Acho que cabe sim Alexandre, mas tem de mecher na suspensão dianteira. Procure aqui no fórum, teve um cara lá no Pará que colocou na dele.

Abs,

Um jogo de 33 MUD com 5 mil km encalhado? De onde vc tirou isto? :mrgreen::mrgreen:

Olha só como o universo está conspirando a meu favor :lol::lol::

1- A "muié" tá reclamando que a Hilux é muito baixa :shock::shock::putz::putz:(vê se pode isso!!! Acho que é porque ela dirigiu o Troll neste fds e depois foi dirigir a pkp).

2- Os 33 do Troll em breve estarão indo para a garagem e por lá eles devem ficar:grin::grin:.

Portanto.... quem sabe.... :twisted::twisted:

Acho q vou iniciar minha pesquisa de campo!!!:mrgreen::mrgreen:

wagnerf
21/11/2007, 16:28
Um jogo de 33 MUD com 5 mil km encalhado? De onde vc tirou isto? :mrgreen::mrgreen:

Olha só como o universo está conspirando a meu favor :lol::lol::

1- A "muié" tá reclamando que a Hilux é muito baixa :shock::shock::putz::putz:(vê se pode isso!!! Acho que é porque ela dirigiu o Troll neste fds e depois foi dirigir a pkp).

2- Os 33 do Troll em breve estarão indo para a garagem e por lá eles devem ficar:grin::grin:.

Portanto.... quem sabe.... :twisted::twisted:

Acho q vou iniciar minha pesquisa de campo!!!:mrgreen::mrgreen:

Se tiver ocupando muito espaço os Mud 33 eu guardo para vc. kkkkkkkkkkk

cbridi
21/11/2007, 20:05
Já passou pelo fórum um cara de Floripa que colocou os 33", inclusive postou fotos.
Acho que o mesmo cara que esteve na Argentina e trocou o parachoque dianteiro.

AKPG
21/11/2007, 20:10
Já passou pelo fórum um cara de Floripa que colocou os 33", inclusive postou fotos.
Acho que o mesmo cara que esteve na Argentina e trocou o parachoque dianteiro.
Pois é, eu me lembro disso. Porém não estou encontrando.

Vou continuar na procura.

Um abraço,

cbridi
21/11/2007, 20:14
Encontrei pra ti Alexandre: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15661

O Google é muito melhor que a pesquisa do site... basta usar site:http://www.4x4brasil.com.br nos argumentos de pesquisa...

[]'s

AKPG
21/11/2007, 20:16
Encontrei pra ti Alexandre: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15661

O Google é muito melhor que a pesquisa do site... basta usar site:http://www.4x4brasil.com.br nos argumentos de pesquisa...

[]'s
Valeu!!!:palmas::concordo:

edubelem
21/11/2007, 22:00
Pois é, eu me lembro disso. Porém não estou encontrando.

Vou continuar na procura.

Um abraço,

É esse o cara com 33???

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24589&page=3

[]'s,

Loiro
21/11/2007, 22:11
É esse o cara com 33???

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24589&page=3

[]'s,

Ele mesmo, mas em uma das fotos ele esta com uns aros 22" e na outra com os 33""
Abraço:concordo:

Pequeno jr
22/11/2007, 00:11

[]'s

X2 !!!.. tbm fiz o teste e pelo google a pesquisa está + eficiente.

SÉRGIO HOLANDA
22/11/2007, 08:40
Alexandre,

com certeza tem mexer na suspensão dianteira...

na minha, depois da peimeira vaigem, troquei e coloquei os 31"x 10,5" e ficou no limite...

Sérjão

Valeu!!!:palmas::concordo:

Waldir Carlos
27/11/2007, 22:57

Quer dizer que a patroa tá achando a picape "baixa", né Alexandre? Que diria minha sogra, que é baixinha e tem oitenta anos... para facilitar, quando levo ela para passear, preciso quase "colar" os pneus no meio-fio :lol::lol:.

Bom, voltando aos grandalhões BFG 33": Tudo bem, pode ir inventando essas loucuras aí... olhando essas fotos do link acima, sou obrigado a dizer: Se resolver mesmo instalar esse kit, a picape vai virar um trator, mas não vai poder me acompanhar na Fernão Dias, na Dutra ou na Imigrantes, certo? Em compensação, no OFF ROAD vai arrebentar :shock::shock:.

[]s

AKPG
28/11/2007, 10:48
Quer dizer que a patroa tá achando a picape "baixa", né Alexandre? Que diria minha sogra, que é baixinha e tem oitenta anos... para facilitar, quando levo ela para passear, preciso quase "colar" os pneus no meio-fio :lol::lol:.

Bom, voltando aos grandalhões BFG 33": Tudo bem, pode ir inventando essas loucuras aí... olhando essas fotos do link acima, sou obrigado a dizer: Se resolver mesmo instalar esse kit, a picape vai virar um trator, mas não vai poder me acompanhar na Fernão Dias, na Dutra ou na Imigrantes, certo? Em compensação, no OFF ROAD vai arrebentar :shock::shock:.

[]s
Pois é Waldir,

Tenho que aproveitar que a "muié" está reclamando deste "probleminha". É a deixa que eu precisava para começar a "fuçar" na Águia Negra II.

Olha lá em Waldir, num sei não, mas já encontrei o kit de suspensão. Falta agora só a relação para o diferencial que permita colocar os 33. To achando que depois que eu tiver coragem de fazer, vc vai querer fazer "tumém".

Segue o link pra vc dar uma espiada: http://www.ironmansuspension.com.ar/ ou http://www.ironmansuspension.com/

Um abraço,

Jera
28/11/2007, 11:54
com essa empresa na argentina ficou mais facil de fazer essa trator-hilux né!!hehehe
mt doida!!! ja tem ideia do preço do kit??? até eu animei com o fato de ter na argentina e ter pra ranger tb! quem sabe um dia.....

dá uma olhada nesse site tb. são conhecidos como um dos melhores do mundo e tem distribuidor no brasil. nao sei se eles tem o kit completo pra hilux. da uma pesquisada lá.
http://www.procompmotorsports.com.br/index.htm

AKPG
28/11/2007, 17:29
com essa empresa na argentina ficou mais facil de fazer essa trator-hilux né!!hehehe
mt doida!!! ja tem ideia do preço do kit??? até eu animei com o fato de ter na argentina e ter pra ranger tb! quem sabe um dia.....

dá uma olhada nesse site tb. são conhecidos como um dos melhores do mundo e tem distribuidor no brasil. nao sei se eles tem o kit completo pra hilux. da uma pesquisada lá.
http://www.procompmotorsports.com.br/index.htm
Para quem quer começar a mudar um pouco sua Hilux, acesse o site abaixo:

http://www.shopping4x4.com.ar/

Dá pra ficar com água na boca. E o kit de suspensão sai por USD 1083,86 já com impostos locais incluídos. Fora o chip de potência, para-choques diversos, guincho e etc.

To achando que em breve vou ter que fazer uma viagenzinha para visitar nossos hermanos....

Jera
28/11/2007, 18:36
Para quem quer começar a mudar um pouco sua Hilux, acesse o site abaixo:

http://www.shopping4x4.com.ar/

Dá pra ficar com água na boca. E o kit de suspensão sai por USD 1083,86 já com impostos locais incluídos. Fora o chip de potência, para-choques diversos, guincho e etc.

To achando que em breve vou ter que fazer uma viagenzinha para visitar nossos hermanos....

akpg, desculpe a minha falta de interpretação mas, 1083dolares só o kit de suspensão né?!?! nesse site tem o kit por $3425( isso seria em pesos ou dolares)
parachoques, guinchos, etc são pagos a parte deste valor né?!

AKPG
28/11/2007, 19:02
akpg, desculpe a minha falta de interpretação mas, 1083dolares só o kit de suspensão né?!?! nesse site tem o kit por $3425( isso seria em pesos ou dolares)
parachoques, guinchos, etc são pagos a parte deste valor né?!
Jera,

Este valor de mil e poucos refere-se apenas ao kit completo de suspensão em USD. Pelo que entendi, ainda é necessário comprar os jumelos a 30 dolares cada.

Na parte inferior esquerda do site, vc pode trocar a moeda. Os valores podem ser apresentados em pesos ou em dólares. Quando vc entra no site, o default é aparecer em Pesos. Uma vez que vc troca a moeda para Dólar, todos os valores passam a aparecer em USD.

Um abraço,

Loyer
29/11/2007, 14:49
Hj fui na TOY levar a SW4 e conheci uma cor nova na hilux. É alguma coisa puchada pro roxo, lilás sei la´... achei estranho pacas. Alguém já viu? o que achou?
abraço.

pereira da costa
29/11/2007, 15:05
Hj fui na TOY levar a SW4 e conheci uma cor nova na hilux. É alguma coisa puchada pro roxo, lilás sei la´... achei estranho pacas. Alguém já viu? o que achou?
abraço.
Parece que é cinza chumbo...não me empolguei.

Marcello Ladeira
29/11/2007, 15:23
Parece roxo mas é cinza chumbo?!?!?! Depois eu é que sou daltônico... hehehehe

Abs,

Loyer
29/11/2007, 15:24
Não não, cinza não é com certeza, e o que achei estranho é que consultei agora o catálogo de cores e não a encontrei. Mais tarde qnd for buscar a SW4 vou perguntar a minha prima que trabalha lá que cor era aquela, se bem que minha prima não estava lá naquela hora, mas talvez alguém saiba, vou tentar descobrir.

AKPG
29/11/2007, 15:55
Não não, cinza não é com certeza, e o que achei estranho é que consultei agora o catálogo de cores e não a encontrei. Mais tarde qnd for buscar a SW4 vou perguntar a minha prima que trabalha lá que cor era aquela, se bem que minha prima não estava lá naquela hora, mas talvez alguém saiba, vou tentar descobrir.
Deve ser a cor que saiu na reportagem da Triton, na 4 patas de novembro.

Se vcs olharem no final da reportagem, onde eles comentam sobre as pkps concorrentes, tem uma foto da Hilux com uma cor diferente.

AKPG
29/11/2007, 16:15
Pessoal, veja abaixo a foto da minha Hilux com pneu 35:shock::shock:.
Fica show de bola, né? :mrgreen::mrgreen:

Marcello Ladeira
29/11/2007, 16:40
Alexandre suponho que assim ela não saia do lugar, vai ficar travada... hehehehe

Abs,

Loyer
29/11/2007, 17:33
Parece que é cinza chumbo...não me empolguei.

Pereira vc está certo. Cheguei da TOY agora e dessa vez tinham duas dessa cor p/ ser entregue... Realmente no claro ela é um chumbo estranho, meio grafite e no escuro ela tava meio lilás. Bom... no claro ou no escuro continuo não gostando da cor, mas sabe como é gosto né? rs rs
abraço.

Loyer
29/11/2007, 17:35

Alexandre fiquei aqui imaginando como ficaria pronta.... muito bacana!

AKPG
29/11/2007, 17:55
Alexandre fiquei aqui imaginando como ficaria pronta.... muito bacana!
Nem me fala!!!! Mas isto ainda vai demorar um pouco. Preciso primeiro colocar estes 35 no Troller. Na Hilux não sei se terei coragem não. E preciso também descobrir onde encontrar coroa e pinhão que permita colocar no máximo uns 33.

AKPG
29/11/2007, 17:57
Alexandre suponho que assim ela não saia do lugar, vai ficar travada... hehehehe

Abs,
Teria ter que colocar no cavalete e de lá ela não iria sair... kkkkkkk

Ricardo Bambhoo
29/11/2007, 18:11
eita monstro ! fala ai, Alexandre ! bele ...
deste jeito vai raspar no para lamas :twisted:, tem que subir ela ! Voce não entende disto não, meu :mrgreen:. nem mexe :lol:
[]'s

AKPG
29/11/2007, 18:15
eita monstro ! fala ai, Alexandre ! bele ...
deste jeito vai raspar no para lamas :twisted:, tem que subir ela ! Voce não entende disto não, meu :mrgreen:. nem mexe :lol:
[]'s
Fala Bambhoo!!!!

Tudo beleza? Quando é que vamos para o Camel de novo?

Gostou da foto? Vou colocar no fundo de tela do meu micro pra servir de inspiração. Hehehehehe

Pena que vai demorar um pouco pra fazer isso. Mas que um dia eu vou fuçar nela, isso eu vou....

Um abraço,

Ricardo Bambhoo
29/11/2007, 18:20
Fala Bambhoo!!!!

Tudo beleza? Quando é que vamos para o Camel de novo?

Gostou da foto? Vou colocar no fundo de tela do meu micro pra servir de inspiração. Hehehehehe

Pena que vai demorar um pouco pra fazer isso. Mas que um dia eu vou fuçar nela, isso eu vou....

Um abraço,
Camel ? sem chances - por enquanto só trabalho :dance: ... logo logo vamos. vai no paca hoje...
[]'s

AKPG
29/11/2007, 18:29
Camel ? sem chances - por enquanto só trabalho :dance: ... logo logo vamos. vai no paca hoje...
[]'s
Paca Hoje? Sem chances... Só tenho alvará para uma saída na semana. Então vou usar este crédito para fazer uma trilha no sábado.

Um abraço,

wagnerf
30/11/2007, 10:14
Estou impressionado com o espaço na caçamba da hilux,

Nestas fotos estão 4 pneus 35x12,5 polegadas e 1 33x12,5 ( novos brinquedos para o troller do AKPG.

AKPG
30/11/2007, 18:31
Mais duas....

SÉRGIO HOLANDA
30/11/2007, 21:28
Agora é que o homi vai ficar abusado!!!!

Sérjão

Mais duas....

Waldir Carlos
01/12/2007, 00:56
Estou impressionado com o espaço na caçamba da hilux,

Nestas fotos estão 4 pneus 35x12,5 polegadas e 1 33x12,5 ( novos brinquedos para o troller do AKPG.

Interessante, tenho a impressão que esses pneuzões tumém cabem na caçamba da Águia Negra I...He, he, he.:-P:-P:-P

Finalmente hoje, acertaram o balanceamento da Águia Negra I. Testei até 170 Kms/h... beleza. A loja que realizou o serviço [insisti 3 vezes!] também é representante da linha de pneus YOKOHAMA GEOLANDAR. Enquanto faziam o serviço, chegou um "carregamento" de novos pneus e rodas. Embora eu NÃO tenha nenhum interesse naquelas rodas de playboy, perguntei o preço de um jogo. A resposta: R20 ou R22 [pneus e rodas] custam cerca de R$ 11.500 reais:shock::shock:!

[]s

murilloaquino
01/12/2007, 15:04
Ahahaha....
olha o waldirzão...
quando tinha a l-200 de 87 cv, chegar aos 140 era um martirio...Hj chegar a 170 na hilux virou rotina né?
hahahaaha

abraços

Waldir Carlos
01/12/2007, 19:01
Murillo, sabe cumé né? A gente vai acelerando, acelerando e, de repente, o ponteiro tá lá... 160 é moleza...KKKKKKKKKKKKKK. Mas, NÃO esqueça, minha velocidade de cruzeiro [que antes era 120 ph] é "apenas" 140 ph. Aproveitando: E a Pajero? Tá beleza?

[]s

murilloaquino
01/12/2007, 22:24
VOltei do sitio agora com ela...Depois da Instaação dos BIXENON, ta parecendo de dia...Coloquei os de 6000K que são os mais brancos possiveis...E agora to percebendo os 38 kg de torque nela...tá muito confortavel pra andar...

Walter L. L. Casitta
02/12/2007, 09:44
VOltei do sitio agora com ela...Depois da Instaação dos BIXENON, ta parecendo de dia...Coloquei os de 6000K que são os mais brancos possiveis..

Murilo,

Só como curiosidade: Nos estúdios de TV onde a iluminação e principalmente a temperatura de cor dessa iluminação é um parte chave para que as câmeras captem as cores da forma mais fiel possível a luz considerada e reconhecida com branca é a de 3600ºK. Acima disso como 6000ºK é luz fria e azulada. Abaixo é quente e amarelada...

Thiago Pereira
02/12/2007, 11:26
Murilo,

Só como curiosidade: Nos estúdios de TV onde a iluminação e principalmente a temperatura de cor dessa iluminação é um parte chave para que as câmeras captem as cores da forma mais fiel possível a luz considerada e reconhecida com branca é a de 3600ºK. Acima disso como 6000ºK é luz fria e azulada. Abaixo é quente e amarelada...

Murilo,

O Walter está certo, instalei na S10 um de xenônio de 4300K e ele é o que mais chega proximo do branco, mas ainda é possivel perceber um tom levemente azul.
Abaixo desse existe o de 3500K, mas já é amarelado e mais caro.
O de 4300K atualmente é o que fornece mais lumens, mas não o recomendo, pois incomoda muito os outros motoristas, recebo farol alto mesmo durante o dia e olha que o farol está 100% regulado.

No proximo irei optar pelo de 6000K com certeza.

Informação inutil passada pelo professor de termodinâmica: Kelvin por ser uma escala absoluta não recebe o sinal "º" com ºC ou ºF...se escreve simplemente K. Espero que não se ofendam com a correção.

Abraço,
Thiago

Jera
02/12/2007, 16:54
VOltei do sitio agora com ela...Depois da Instaação dos BIXENON, ta parecendo de dia...Coloquei os de 6000K que são os mais brancos possiveis...E agora to percebendo os 38 kg de torque nela...tá muito confortavel pra andar...

murilo,
vc ja usou esses farois na chuva?? se não, qnd usar, coloca oq vc achou aqui.
no farol alto, a luz se dispersa muito ou não?? fica bom em luz alta tb???
estou perguntando pq um conhecido tinha um numa ranger e vendeu pq não gostou do bi-xenon na chuva de noite (pois refletia mt) e pq a luz alta dispersava muito! até ja pensei em colocar, pois as vezes viajo a noite e esse conhecido me desanimou com o bi-xenon.

blz!!

Walter L. L. Casitta
02/12/2007, 19:13
Informação inutil passada pelo professor de termodinâmica: Kelvin por ser uma escala absoluta não recebe o sinal "º" com ºC ou ºF...se escreve simplemente K. Espero que não se ofendam com a correção.

Informação Inútil? Nada disso...

murilloaquino
02/12/2007, 20:46
Eu falei que era branco verdadeiro, pois tive um farol da philips, os cristal vision que eram 4300K e no final dava uma luz amarelada.Esse xenon, concerteza é branco mesmo e so fica azulado na hora q liga.Depois ele esquenta e fica super branco.
Na realidade, coloquei os xenon pq os farois da pajero e l-200 são HORRIVEIS.Então, nop alto ficou muito bom.O que falta no farol é intensidade luminosa, que se resolve ou com lampadas d 100W ou com os xenon.Como não queria colocar lampada de 100W e acho q nem pode por os refletores serem de policarbonato, os xenon casaram certinho.FIcou PERFEITO...LOngo alcance, visão lateral boa...Gostei mesmo do resultado...

Walter L. L. Casitta
02/12/2007, 20:48
Eu falei que era branco verdadeiro, pois tive um farol da philips, os cristal vision que eram 4300K e no final dava uma luz amarelada.Esse xenon, concerteza é branco mesmo e so fica azulado na hora q liga.Depois ele esquenta e fica super branco.
Na realidade, coloquei os xenon pq os farois da pajero e l-200 são HORRIVEIS.Então, nop alto ficou muito bom.O que falta no farol é intensidade luminosa, que se resolve ou com lampadas d 100W ou com os xenon.Como não queria colocar lampada de 100W e acho q nem pode por os refletores serem de policarbonato, os xenon casaram certinho.FIcou PERFEITO...LOngo alcance, visão lateral boa...Gostei mesmo do resultado...

Pro 4300K ficar amarelo. poderia ter algum problema na parte elétrica...

murilloaquino
02/12/2007, 20:51
Ah...super branco olhei em alguma escala q eu me recordo.Só não sei se tem fundamento cientifico.Pelo menos visualmente fica branco...
hhehehe
:P

murilloaquino
02/12/2007, 20:54
Não era amarelo não.Era um efeito que vc percebia q era pela ´´tintura`` do bulbo e não da lampada em si.
PS:Estou com um pequeno problema.Quando fui instalar os farois na pajero, o tempo aqui na minha cidade estava chuvoso.Deixei o bocal de onde coloca a lampada aberto por um tempo e acho e entrou o ´´ar umido``.Quando eu liguei os xenon, o refletor espelhado ficou um pouco embaçado.A lente tá blx, mais o refletor está embaçado.Alguem sabe como faz pra ´´desembaçar``?

Walter L. L. Casitta
02/12/2007, 20:59
Não era amarelo não.Era um efeito que vc percebia q era pela ´´tintura`` do bulbo e não da lampada em si.
PS:Estou com um pequeno problema.Quando fui instalar os farois na pajero, o tempo aqui na minha cidade estava chuvoso.Deixei o bocal de onde coloca a lampada aberto por um tempo e acho e entrou o ´´ar umido``.Quando eu liguei os xenon, o refletor espelhado ficou um pouco embaçado.A lente tá blx, mais o refletor está embaçado.Alguem sabe como faz pra ´´desembaçar``?

Os do Uno da minha irmã também ficaram assim e não consigo explicar porque. O carro tem pouco mais de um ano de uso.

murilloaquino
02/12/2007, 21:01
Será q dá pra fazer alguma coisa walter?Acho que isso diminui uns 20% da iluminação

Walter L. L. Casitta
02/12/2007, 21:06
Será q dá pra fazer alguma coisa walter?Acho que isso diminui uns 20% da iluminação

Acho que aqui em BH, aqueles caras que reformam faróis e lanternas na AV. Pedro Segundo conseguem dar um jeito nisso.

SÉRGIO HOLANDA
02/12/2007, 21:17
Murilão,

Já aconteceu varias vezes comigo, nas Hiluxs, na Prado...até porque isso acontece quando enfio o carro em algum rio...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

para resolver o problema eu retirava a lâmpada e metia o secador de cableos da patroa...depois rodava durante o dia sem a lâmpada e colocava uma meia-calça pra não entrar poeira...sempre resolveu...

Sérjão

murilloaquino
02/12/2007, 21:20
Ahh...essa do secador é uma boa...vou ter q tomar cuidado so com as lampadas de xenon, que são super sensiveis...
:P

Thiago Pereira
02/12/2007, 21:28

Murillo,

Segue uma tabela anexa com algumas cores das lampadas de xenônio.

Abraço,
Thiago

murilloaquino
02/12/2007, 21:38
Se vc olhar, mesmo que no monitor, dá pra percerbe q as de 4300 parecem ser um minimo de amareladas...já as de 6000, parece branco...

Jera
02/12/2007, 23:25
hj estava lendo uma revista lá de portugal.
lá tinha todas as pickups daquele país....frontier, hilux, ranger, triton, isuzu, mazda...etc
pois então.....lá estavam falando da hilux com o novo motor (é o mesmo d-4 com algumas mudanças, acredito que somente na eletronica) que agora está vindo com 171cv. a frontier tinha 174cv, mas para atender as novas normas de poluicão perdeu 3cv ficando com os mesmos 171cv da hilux.
lí tudo rapidamente pois estava no shopping e a namorada ja estava cansada de me esperar hehe.

Marcello Ladeira
03/12/2007, 17:20
Atenção proprietários:

http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not8598.shtml

Abs,

Loyer
03/12/2007, 20:28
hj estava lendo uma revista lá de portugal.
lá tinha todas as pickups daquele país....frontier, hilux, ranger, triton, isuzu, mazda...etc
pois então.....lá estavam falando da hilux com o novo motor (é o mesmo d-4 com algumas mudanças, acredito que somente na eletronica) que agora está vindo com 171cv. a frontier tinha 174cv, mas para atender as novas normas de poluicão perdeu 3cv ficando com os mesmos 171cv da hilux.
lí tudo rapidamente pois estava no shopping e a namorada ja estava cansada de me esperar hehe.

Já ouvi na concessionária que a Hilux 2009 virá com 171 cv, rodas aro 16 e computador de bordo. Eu não duvido nada já que tem la fora e ainda mais com a frontier batendo em cima.
Ps: cogita-se tb a prado vir com os 171 cv, ai ja não sei se seria o motor D4D e muito menos se esse boato tem fundamento, já que é um carro importado trazido de longe ao contrário da hilux que vem dos macaquitos aqui ao lado.

SÉRGIO HOLANDA
03/12/2007, 21:15
Amigo Loyer,

na verdade a Prado já usa esse motor desde seu lançamento em 2002-03 na Europa por causa da legislação ambiental e no Brasil como será exigido em 2009 virá também com esse motor, como por enquanto não é exigido vem como o motor 3.0TD da antiga SW4, só intercoolado e com bomba eletronica, mas que chipado vai pra 177cv fácil e sem forçar o sistema...

A Nova Hilux vai ser modificada para 171cv, como são as lá de fora, apenas por questões de comercio mesmo...

Sérjão

Já ouvi na concessionária que a Hilux 2009 virá com 171 cv, rodas aro 16 e computador de bordo. Eu não duvido nada já que tem la fora e ainda mais com a frontier batendo em cima.
Ps: cogita-se tb a prado vir com os 171 cv, ai ja não sei se seria o motor D4D e muito menos se esse boato tem fundamento, já que é um carro importado trazido de longe ao contrário da hilux que vem dos macaquitos aqui ao lado.

FlavioLouveira
04/12/2007, 16:50
Atenção proprietários:

Abs,

Obrigado Marcelo, ja avissei um conhecido meu aqui:concordo:

LUIS ANTONIO -BA
04/12/2007, 17:00
Atenção proprietários:

Abs,
Queremos ver a Mit fazendo uma convocação assim, mas é para o problema de aquecimento.
Ela vai ter que criar respeito ao Consumidor

AKPG
04/12/2007, 19:09
Queremos ver a Mit fazendo uma convocação assim, mas é para o problema de aquecimento.
Ela vai ter que criar respeito ao Consumidor
Luis,

Pode esquecer. Acho impossível a MIT ter este tipo de respeito com o consumidor, pois o valor do KIT GELO teria que sair do bolso dela.

Pq q vcs acham que eles fizeram o recall das rodas da Outdoor? Por que quem está pagando a conta é o fabricante das rodas. Se não..... não teria havido recall nenhum.

Montadora meia boca é assim....

Um abraço,

Marcello Ladeira
04/12/2007, 21:54
Luis,

Pode esquecer. Acho impossível a MIT ter este tipo de respeito com o consumidor, pois o valor do KIT GELO teria que sair do bolso dela.

Pq q vcs acham que eles fizeram o recall das rodas da Outdoor? Por que quem está pagando a conta é o fabricante das rodas. Se não..... não teria havido recall nenhum.

Montadora meia boca é assim....

Um abraço,
Alexandre se ela for obrigada ela o fará. hehehe

Abs,

AKPG
04/12/2007, 22:22
Alexandre se ela for obrigada ela o fará. hehehe

Abs,
Mas este é o problema. Ela só fará algo obrigada pela lei e nunca de livre e espontânea vontade. Ou melhor, pensando no respeito ao consumidor.

Marcello Ladeira
04/12/2007, 22:51
x2... concordo, se fosse fazer por livre e espontânea vontade já o teria feito. Só não entendo o quanto mais barato deve ser o sistema original para obrigá-la a desconsiderar o risco de continuar produzindo o carro com um sistema que se não dá problema em 100% dos casos dá em 30-40 e isso acaba por marcar o veículo e "infidelizar" seus proprietários.

Abs,

Loiro
14/12/2007, 21:14
Nao sei se é o Topico que o Waldir estava falando das Hilux com aro 20' e etc.. Acabei de ver uma cena que nao gostaria de ter visto.
Uma Hilux SRV AT com aro 20' ou 22' (nao liguei muito pros aros quando olhei) mas o que chamava atençao era a altura.
Parecia Jeep com SPOA!!! Gostei do visual que a viatura ficou mas a altura...
[]´s

AKPG
09/03/2008, 11:08
Pessoal,

Hoje eu usei a reduzida da Hilux e reparei que o câmbio foi utilizado somente até a terceira marcha. Não engatou a quarta nem quando acelerei até quase a faixa vermelha de giro. Está certo isto? A Hilux tem algum limitador para travar o câmbio em terceira, quando está reduzida?

Se for isto mesmo, alguém sabe explicar o motivo? Serjão? Homero? Help!!!!

Um abraço,

Pequeno jr
09/03/2008, 11:38
Pessoal,

Hoje eu usei a reduzida da Hilux e reparei que o câmbio foi utilizado somente até a terceira marcha. Não engatou a quarta nem quando acelerei até quase a faixa vermelha de giro. Está certo isto? A Hilux tem algum limitador para travar o câmbio em terceira, quando está reduzida?

Um abraço,

Estranho Alexandre. Desta forma em 3º marcha, para se ganhar velocidades estando reduzido vc com certeza entraria na faixa de corte de giro do motor.

Será q é assim mesmo??? Como era na L-200???

Vamos ver o que o Serjão e o Homero dizem

AKPG
09/03/2008, 11:44
Estranho Alexandre. Desta forma em 3º marcha, para se ganhar velocidades estando reduzido vc com certeza entraria na faixa de corte de giro do motor.

Será q é assim mesmo??? Como era na L-200???

Vamos ver o que o Serjão e o Homero dizem
Na L200 engatava até a quarta normalmente. Por isso que estou achando estranho...

freitasjr
09/03/2008, 13:55
Na L200 engatava até a quarta normalmente. Por isso que estou achando estranho...

Tem certeza Alexandre que na L200 engatava até a 4ª marcha quando reduzido ? Pois tanto o câmbio da Pajero Sport quanto o da TR4 automáticas só engata até a 3ª marcha, e vem especificando no manual isso.

Portanto, essa característica da Hilux deve ser normal.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

FlavioLouveira
09/03/2008, 14:44
engata a 4 sim heim.... 98% de certeza:mrgreen:

DieselPower
09/03/2008, 14:51
Vou fazer este teste e posto aqui (reduzida e 4a marcha).
Freitasjr, apenas por curiosidade, como ficou o consumo da Pajerona depois da bomba aberta?

Loyer
09/03/2008, 18:16
engata a 4 sim heim.... 98% de certeza:mrgreen:

O problema é os 2% que faltam... rs rs rs

Waldir Carlos
09/03/2008, 20:42
Pessoal,

Um abraço,

Alê, o amigo tá "arrepiando" o carro da patroa, né? Rapaz, deixa de munganga. O "nosso" carro não foi feito para "girar no vermelho" em 4x4Low :twisted::mrgreen:. Lá no passeio da Semana Santa, a gente troca uma idéias, mas tô com medo de ôcê querer testar na minha picape... He, he, he.

[]s

Jorge T
09/03/2008, 20:46
Pessoal,

Um abraço,
Em que shopping vc conseguiu isso ????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pequeno jr
09/03/2008, 20:49

X2 !!!!!!!

Foi na subida de 10º da garagem do shopping.

edubelem
09/03/2008, 22:49

Foi testar o sensor de estacionamento...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

freitasjr
10/03/2008, 02:54
Vou fazer este teste e posto aqui (reduzida e 4a marcha).
Freitasjr, apenas por curiosidade, como ficou o consumo da Pajerona depois da bomba aberta?

Bom dia DieselPower, a princípio ficou inalterado fazendo de 7,5 a no máximo 8,0 na cidade com o ar ligado.

Agora depois de um ano e meio assim, aumentou o consumo p/ 6,5 a no máximo 7 Km/L(andando devagar) e a fumaça preta aumentou bastante. Caso eu não a troque agora por uma Frontier SeL, vou fazer uma revisão na bomba injetora.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

AKPG
10/03/2008, 08:05
PQP!!!!. Não posso usar a AN2 uma vez na barro que já começa a sacanagem?!?!?!?!
Vcs estão me obrigando a colocar rodas aro 22 na bichinha.....

Freitas,
Estou com o Flávio: 98% de certeza. Porém como não tenho mais o carro não consigo chegar nos 100%. Portanto, alguém que tem L200 precisa testar e contar para gente.

FlavioLouveira
10/03/2008, 08:46
PQP!!!!. Não posso usar a AN2 uma vez na barro que já começa a sacanagem?!?!?!?!
Vcs estão me obrigando a colocar rodas aro 22 na bichinha.....

Freitas,
Estou com o Flávio: 98% de certeza. Porém como não tenho mais o carro não consigo chegar nos 100%. Portanto, alguém que tem L200 precisa testar e contar para gente.

hj a tarde ( se eu lembrar) eu entro numa estrada de terra aqui e testo ok...

AKPG
28/08/2008, 19:04
Pessoal,

Segunda feira, após 14 mil km, tive o primeiro problema com a Hilux.

Quebrou a máquina do vidro elétrico.

Levei o carro na concessionária e tudo foi consertado na garantia.

Um abraço a todos.

CLEITON LUCAS
21/01/2010, 12:46
ola, sou novo por aqui e preciso tirar umas duvidas, vou comprar uma sw4 3.0 TD porem tenho condiçoes d comprar do ano 97 a 99, to pesquisando p/ pegar uma boa, porem em alguns anuncios dizem que é motor 3.0 v6 12v TD, e outros dizem 4x4 com reduzida e bloqueio.

gostaria de saber se existe mesmo com o motor v6 3.0 TD ?

e se todas tem reduzida com bloqueio, ou apenas tração simples ??

e se puderem me passar umas dicas p/ saber se o motor cambio e diferencial estao em boas condiçoes, abçs a todos...

Loyer
21/01/2010, 16:47
ola, sou novo por aqui e preciso tirar umas duvidas, vou comprar uma sw4 3.0 TD porem tenho condiçoes d comprar do ano 97 a 99, to pesquisando p/ pegar uma boa, porem em alguns anuncios dizem que é motor 3.0 v6 12v TD, e outros dizem 4x4 com reduzida e bloqueio.

gostaria de saber se existe mesmo com o motor v6 3.0 TD ?

e se todas tem reduzida com bloqueio, ou apenas tração simples ??

e se puderem me passar umas dicas p/ saber se o motor cambio e diferencial estao em boas condiçoes, abçs a todos...

Cleiton é como te disse, vá na área da toyota. Não adianta ficar postando dúvida sobre sw4 na área de pick-ups.

Abraço.

Ricknit
11/02/2010, 13:50
Grande Loyer...

Sérjão

O limite para a 4x4 hi é só quanto ao engate, que SNME, é de 100km/h.

PORÈM pickup não foi feita pra correr!

bittcorp
11/02/2010, 15:23
Pessoal,
Um abraço,

Alexandre,

Não entendi direito... mas se a alavanca do câmbio estava na posição 3D, ela só vai até a 3ª... mesmo que esteja no 4x2.
[ ]´s
Bitt

Ricknit
11/02/2010, 15:26
Alexandre,

Não entendi direito... mas se a alavanca do câmbio estava na posição 3D, ela só vai até a 3ª... mesmo que esteja no 4x2.
[ ]´s
Bitt

a posição 3-D, na verdade são duas posições... Pra esquerda é a 3ª e pra direita é o Drive, que podemos considerar 4ª marcha (overdrive).

Luiz1903
12/02/2010, 23:09
Isso acontece muito com Hilux e também corolla,onde a alavanca e a posição das marchas é igual da Hilux.O que ocorre é que ás vezes,quando se muda de R pra D,sem querer o motorista bota na posição 3

AKPG
13/02/2010, 22:57
Alexandre,

[ ]´s
Bitt
Robson,
Quando fiz este teste, eu estava em 4x4 reduzido. E mesmo o câmbio na posição D, o carro engatou até a terceira. Fui trocando as marchas uma a uma e quando passei a alavanca de 3 para D, nada aconteceu, mesmo eu esticando as marchas até quase 4 mil rpm...

Abraço,

Pequeno jr
13/02/2010, 23:10
Alexandre, alguma vez você já começou o uso em D???

Ou todas as vezes era passando as marchas???

AKPG
13/02/2010, 23:13
Com certeza fiz tudo quanto foi teste. Mesmo começando o uso em D, sempre que estava em reduzida a quarta marcha nunca entrava. E o problema é que nunca consegui alguém que fizesse este teste também para saber se era um problema ou uma característica do carro...

Pequeno jr
13/02/2010, 23:35
Com certeza fiz tudo quanto foi teste. Mesmo começando o uso em D, sempre que estava em reduzida a quarta marcha nunca entrava. E o problema é que nunca consegui alguém que fizesse este teste também para saber se era um problema ou uma característica do carro...

Jera, Loyer, EEustaquio, Mestre Splinter (michelangelo) e os demais que esqueci o nome que tem a Nova Hilux automática.

tem como fazerem este teste ???

Walter L. L. Casitta
14/02/2010, 09:51
É muito difícil saber qual a marcha está engatada. Em 4x4L os engates são mais pronunciados, mas as vezes a gente acha que o câmbio engatou alguma marcha mas na verdade ele pode estar apenas engatando o lock-up do conversor de torque.

Loyer
14/02/2010, 10:55
Jera, Loyer, EEustaquio, Mestre Splinter (michelangelo) e os demais que esqueci o nome que tem a Nova Hilux automática.

tem como fazerem este teste ???

Petit tanto na sw4 la em Recife nas brincadeiras com o Sérjão quanto na pick-up agora em jericoacoara não percebi a 4ª marcha. O que se percebe na prática é até a 3ª mesmo.

Mas de qualquer forma, anda-se a 60 km/h reduzido no areião numa boa, sem parecer que o motor vai explodir.

Abraço.

AKPG
14/02/2010, 14:20
É muito difícil saber qual a marcha está engatada. Em 4x4L os engates são mais pronunciados, mas as vezes a gente acha que o câmbio engatou alguma marcha mas na verdade ele pode estar apenas engatando o lock-up do conversor de torque.
Walter,
Quando eu fiz este teste, eu coloquei o câmbio em primeira e fui trocando até chegar em D. Nas passagens de 1 até 3, o giro sempre caiu e a pkp aumentou a velocidade. Ao passar a alavanca de 3 para D, nada aconteceu. Portanto, tenho certeza que não entrou a quarta marcha.

Abraço,

AKPG
14/02/2010, 22:01
Walter,
Quando eu fiz este teste, eu coloquei o câmbio em primeira e fui trocando até chegar em D. Nas passagens de 1 até 3, o giro sempre caiu e a pkp aumentou a velocidade. Ao passar a alavanca de 3 para D, nada aconteceu. Portanto, tenho certeza que não entrou a quarta marcha.

Abraço,
Só para complementar, fiz o mesmo teste com o Wrangler e com a Ram. Nos dois carros eu pude perceber tranquilamente qual marcha que estava em uso. Na RAM foi até a quinta e no Wrangler até a quarta. Inclusive no Wrangler, como ele tem o botão OD/OFF, ao apertar este botão, ele reduzia imediatamente para a terceira. Ou seja, até o over drive funciona estando reduzido.