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drosssor51
16/01/2015, 13:32
Edin... Rodrigo....

Os TGV que conheço tem o controle de vácuo de acionamento feito de forma diferente do WG...
Sem nenhuma ligação com a caixa fria da turbina....

Se for igual o WG.... fica mais fácil.

rodrigonogueira
16/01/2015, 15:09
Então galera conseguir barganhar com o cara um desconto no carro que seria 25k vou pagar a ele só 22 3k será referente ao serviço o que acha do preço? ? Quem poder indicar uma loja de confiança ficarei muito agradecido visto que estou com muitas dificuldades de encontrar o turbo, vi um anúncio na Internet de uma loja a leão diesel está possui filiais em diversos estados PR SC MS SP quem já ouviu falar ou já fez compra na mesma e poder dar uma luz. Realmente estou muito precisado... Assim que eu desocupar do serviço dela ponho fotos e mais detalhes Abraço

rodrigonogueira
16/01/2015, 20:23
salve salve galera, depois do susto, a saga atras do turbo e outras peças de reposição continua, ainda nem tive tempo nem cabeça pra namorar o carro, mas acredito que se tudo der certo ate o fim da outra semana ele sai de la, terei que comprar a turbina pelo mercado livre quem poder da uma olhada la e avaliar quem sabe ate fazer alguma pergunta ao vendedor sera bem vindo, apesar desse vendedor ter uma boa reputação tenho um medo medonho de pegar um turbo remanufaturado ou algo assim quem poder deixar alguma dica sobre isso também... em fim vou deixar o link aqui ao que tudo indica segunda realizarei a compra. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-608258189-turbina-f1000-max-hsd-r01-master-power-garret-holset-_JM

e como dizem ford abraço!

rodrigonogueira
16/01/2015, 20:37
Ricardo, levantar esse motor não é muito caro não, dede que pesquise as opções antes de sair trocando as peças.

Um exemplo é o tensor da correia de acessórios, cujo tensor custa em torno de 400,00 e o rolamento lindado a prova da água cuta apenas 18,00...

Os bicos trocam inteiros sim, mas se os teus estão bons ainda, troca só quando chegar a hora. Tem bicos e maior vazão para esse motor caso queiras mais emoção ainda. rsrsrsr

Como o Drossor disse, podes partir para uma TGV, porém terá que trocar o coletor de admissão ou fazer um flange de 4 para 3 furos. O flange é uma chapa de 1/4" bem simples com um furo no meio. Tens que fixar num lado primeiro e fixar na turbina com porcas. Faz em casa sem dificuldade.

A Geometria é controlada pela pressão do ar, assim como a WG. Não altera nada além do flange.
Detalhe, essa turbina é pequena e segundo especialistas não tem recondicionamento. Ela está com folga por falta de cuidado de que andava com essa F1000, pois não aguardava com o motor na lenta os 30 segundos antes de acelerar depois de ligar e 30 segundos antes de desligar.

edin vamos por porte ainda não sou expert como tu ,kkkk, então no caso da bomba injetora tu recomendas que eu troque o corpo injetor e ajuste a dosagem de diesel? e no caso da turbina a TGV não tem recondicionamento? ou a WG que não tem? você conhece as turbinas master power o que tens a dizer sobre elas, se tiveres uma loja que possa indicar seria excelente,
abrço

Edintruder
16/01/2015, 23:19
Sobre turbinas, todas podem ser recondicionadas, porém não vale a pena comprar recondicionada pois duram muito menos que uma nova.
Ambas, a TGV ou WG, compensa pegar nova ou usada em bom estado.

Quanto à BI, podes trocar corpo distribuidor pelo da 2.8 que possui 13mm de diâmetro, e da F1000 tem 11mm de diâmetro. Depois ficarão apenas os bicos para completar o sistema de injeção, porém podes fazer essas melhorias todas por etapas. A turbina agora, e BI quando for necessário mexer nela.

rodrigonogueira
17/01/2015, 00:04
Entendi mas essa substituição do corpo injetor pode ser feita sem a trocar dos bicos? Mas agora não rola pois já foi trocado o cabeçote da BI e já saiu da bancada,estou mesmo é pecando de ajuda para comprar o turbo de qualidade e de forma segura aqui em Sergipe não encontrei.

Abraço

rodrigonogueira
17/01/2015, 10:38
obrigado dross , camionete boa precisava de um dono e agora tem, alias se estiver faltando durapox e arame ai na cidade de voce é porque esta tudo aqui!! o antigo dono aparentemente nunca tinha ouviu falar em silicone, nem em cola pra junta de motores, e nem no famoso enforca gato.kkkk
algum de voces ja tentou trocar o motor do vidro retrovisor da efe? sera que existe algum compativel deu para perceber que pelo menos um dos retrovisores é original e advinhem? o espelho esta fixado com durapox o motor deve estar arrebentado.

Edintruder
18/01/2015, 09:41
Rodrigo, a Garrett é a melhor turbina do mercado em questão de qualidade e durabilidade, tanto que é a fornecedora dos originais para diversos fabricantes, mas as Master Power e Biagio são excelentes também. Com proprietário zeloso duram tanto quanto as Garrett. Quando instalar a turbina nova é bom conferir se a linha de óleo da turbina está desobstruída. Com o tubo do óleo que chega na turbina desconectado, vira o arranque e veja se chega óleo nela em abundância. Não precisa funcionar o motor, desconecta o fio da bomba injetora e vira somente o arranque. Depois verifica se o retorno para o cárter está livre. Sopra através de uma mangueira conectada no orifício do retorno do lubrificante.

Entenda que o corpo da turbina alcança temperaturas muito elevadas, e o óleo fritava dentro da turbina quando o antigo proprietário desligava o motor com essa turbina ainda quente sem esperar os 30 segundos. Pode ter resíduos de óleo nesses tubos que prejudicarão a lubrificação da turbina nova. Então não custa conferir.

Quanto as WG e TGV, funcionam com a pressão gerada no próprio compressor, e através de uma tomada de pressão, acionam o diafragma. Na WG ela abre uma passagem direta entre o caracol frio expulsando o excesso de pressão direto para o caracol quente, e na TGV ela retorna um conjunto de aletas que "aumentam" o espaço no caracol quente reduzindo o rpm e pressão da turbina.

A diferença entre as duas é que a WG é uma turbina pequena que alivia a pressão mantendo um pico de pressão ajustável, e a TGV é uma turbina pequena que pode ser tornar grande gradativamente entrando mais cedo e mantendo uma curva de torque muito mais estável e linear.

rodrigonogueira
18/01/2015, 18:47
Rodrigo, a Garrett é a melhor turbina do mercado em questão de qualidade e durabilidade, tanto que é a fornecedora dos originais para diversos fabricantes, mas as Master Power e Biagio são excelentes também. Com proprietário zeloso duram tanto quanto as Garrett. Quando instalar a turbina nova é bom conferir se a linha de óleo da turbina está desobstruída. Com o tubo do óleo que chega na turbina desconectado, vira o arranque e veja se chega óleo nela em abundância. Não precisa funcionar o motor, desconecta o fio da bomba injetora e vira somente o arranque. Depois verifica se o retorno para o cárter está livre. Sopra através de uma mangueira conectada no orifício do retorno do lubrificante.

Entenda que o corpo da turbina alcança temperaturas muito elevadas, e o óleo fritava dentro da turbina quando o antigo proprietário desligava o motor com essa turbina ainda quente sem esperar os 30 segundos. Pode ter resíduos de óleo nesses tubos que prejudicarão a lubrificação da turbina nova. Então não custa conferir.

Quanto as WG e TGV, funcionam com a pressão gerada no próprio compressor, e através de uma tomada de pressão, acionam o diafragma. Na WG ela abre uma passagem direta entre o caracol frio expulsando o excesso de pressão direto para o caracol quente, e na TGV ela retorna um conjunto de aletas que "aumentam" o espaço no caracol quente reduzindo o rpm e pressão da turbina.

A diferença entre as duas é que a WG é uma turbina pequena que alivia a pressão mantendo um pico de pressão ajustável, e a TGV é uma turbina pequena que pode ser tornar grande gradativamente entrando mais cedo e mantendo uma curva de torque muito mais estável e linear.

Edin :palmas: mais uma aula, mas até agora não encontrei nenhuma das duas, kkkkk. região muito carente desse tipo de peças, amanhã vou ligar para alguns representantes da Garrett e Master Power em Salvador-Bahia, que fica a 320 km da minha cidade se eles tiverem vou me deslocar ate la pra comprar o produto, encontrei alguns anúncios na internet mas não me sentir confiável o suficiente para compra-las la sera o ultimo recurso.

Edintruder
18/01/2015, 23:35
A TGV é melhor, porém a WG é muito boa também, e não sei se compensa a diferença de investimento para extrair cerca de 5cv extras apenas. Se o preço for semelhante parte para a TGV, se não fica com a original Waste Gate que ainda permite muitos ajustes no motor que ela não enforca nada.

O dinheiro que poupas com a WG podes comprar bicos especiais com 30% a mais de vazão e ter´s um bólido debaixo do capô, fazendo essa F1000 rebocar qualquer Silverado ou F250 ladeia acima.

Olha esse vídeo. Bicos especiais preparados pela Rasch Motoren.
https://www.youtube.com/watch?v=i9UgBIWQNEA

rodrigonogueira
19/01/2015, 14:58
A TGV é melhor, porém a WG é muito boa também, e não sei se compensa a diferença de investimento para extrair cerca de 5cv extras apenas. Se o preço for semelhante parte para a TGV, se não fica com a original Waste Gate que ainda permite muitos ajustes no motor que ela não enforca nada.

O dinheiro que poupas com a WG podes comprar bicos especiais com 30% a mais de vazão e ter´s um bólido debaixo do capô, fazendo essa F1000 rebocar qualquer Silverado ou F250 ladeia acima.

Olha esse vídeo. Bicos especiais preparados pela Rasch Motoren.
https://www.youtube.com/watch?v=i9UgBIWQNEA

muito legal está andando praca, entretanto no momento vou me ater ao básico(turbina, bomba, ar condicionado) e a aparência coisas gritantes como durapox em alguns pontos, so depois disso que começo a pensar nos up great

drosssor51
19/01/2015, 15:22
obrigado dross , camionete boa precisava de um dono e agora tem, alias se estiver faltando durapox e arame ai na cidade de voce é porque esta tudo aqui!! o antigo dono aparentemente nunca tinha ouviu falar em silicone, nem em cola pra junta de motores, e nem no famoso enforca gato.kkkk
algum de voces ja tentou trocar o motor do vidro retrovisor da efe? sera que existe algum compativel deu para perceber que pelo menos um dos retrovisores é original e advinhem? o espelho esta fixado com durapox o motor deve estar arrebentado.

kkkk... ainda tem arame aqui.... durepox ta difícil de achar...kkk

devagar vai ajeitando as coisas... como o Pessoal comentou... se couber uma Garret .. não tenha duvidas...
abç.

rodrigonogueira
19/01/2015, 20:27
vou buscar amanha garrett 2050 pilas mas gasosa cerca de 220 e alimentação 80 (vou levar um amigo), amanha de tardinha ouço o ronco do motor, troquei varias mangueiras, troquei o cabeçote da bomba, retentor do diferencial, cruzeta do pião(Spicer), mas ainda tem muito fio desencapado e muita coisa sem funcionar, se alguém poder passar alguma dica de como tirar a folga na regulagem de altura do volante ficarei grato.

abrço

rodrigonogueira
19/01/2015, 20:28
kkkk... ainda tem arame aqui.... durepox ta difícil de achar...kkk

devagar vai ajeitando as coisas... como o Pessoal comentou... se couber uma Garret .. não tenha duvidas...
abç.


dross você tem alguma dica para o retrovisor?

Edintruder
19/01/2015, 21:33
O cabeçote que te referes é a parte de trás aonde são conectados os tubos dos bicos injetores? Caso positivo, tens como trocar essa peça por outra da 2.8 antes de montar no lugar. Troca esse peça e o eixo do meio com o came e comando do acelerador.

rodrigonogueira
19/01/2015, 22:04
O cabeçote que te referes é a parte de trás aonde são conectados os tubos dos bicos injetores? Caso positivo, tens como trocar essa peça por outra da 2.8 antes de montar no lugar. Troca esse peça e o eixo do meio com o came e comando do acelerador.

no caso o que chamamos de cabeçote é a parte que gira e oscila pra frente e para trás comprimindo o diesel e liberando conforme gira.

rodrigonogueira
19/01/2015, 22:15
no caso o que chamamos de cabeçote é a parte que gira e oscila pra frente e para trás comprimindo o diesel e liberando conforme gira.

daqui a algum tempo, faco esse up great(até porque a BI já esta no local) , aproveito e coloco também os bicos, não acho que esse serviço vai durar muito tempo, não gostei. fiz esse serviço lá meio que no susto, fui tirar alguns vazamentos e foi aparecendo uma coisa e outra, pelo menos tirando a bomba injetora ele não vende peças só mão de obra mesmo, o que da uma certa tranquilidade.

rodrigonogueira
19/01/2015, 22:29
mudando de assunto.... originalmente a mangueira do manômetro do turbo vai onde? na mangueira WG da turbina? ou no coletor de admissão? se poder colocar fotos... vi aqui no fórum que uns preferem de um jeito outro de outro, estou na duvida.

drosssor51
19/01/2015, 23:19
dross você tem alguma dica para o retrovisor?

O retrovisor tem para vender.. inteiro...... com motor ou fixo...

Se você quer somente a parte elétrica... parte para procurar em desmanche...

489995489996489997489998

A sequência de desmontagem é muito importante..... o a primeira peça que tem que sair é o vidro.... somente o vidro.. sem a capa preta... que é colado e bem duro de sair.

abç

rodrigonogueira
20/01/2015, 19:58
O retrovisor tem para vender.. inteiro...... com motor ou fixo...

Se você quer somente a parte elétrica... parte para procurar em desmanche...

489995489996489997489998

A sequência de desmontagem é muito importante..... o a primeira peça que tem que sair é o vidro.... somente o vidro.. sem a capa preta... que é colado e bem duro de sair.

abç

muito obrigado, bem ilustrativo, então na verdade não sei qual a situação que esta la dentro apenas o do lado do passageiro é original e como ja comentei esta fixado com durapox, kkkkkk, o outro é paralelo e ainda preto(original eé prata da cor do veiculo) no caso a pergunta seria motores de outros espelhos pode ser adptado?

Edintruder
20/01/2015, 21:20
Rodrigo, a mangueira do manômetro é conectada na curva de entrada da admissão. Poes colocar um T e sangrar essa pressão da tomada de pressão que vai para a LDA.

A peça que chamas de cabeçote é o came da bomba. Na BI da F1000 deve ter 11mm de diâmetro, na Ranger euro II tem 12mm e na 2.8PS tem 13mm de diâmetro.

drosssor51
20/01/2015, 22:43
muito obrigado, bem ilustrativo, então na verdade não sei qual a situação que esta la dentro apenas o do lado do passageiro é original e como ja comentei esta fixado com durapox, kkkkkk, o outro é paralelo e ainda preto(original eé prata da cor do veiculo) no caso a pergunta seria motores de outros espelhos pode ser adptado?


Rodrigo.. eu procuraria original... só partiria para adaptação em ultimo caso..

abç

rodrigonogueira
21/01/2015, 20:31
Rodrigo.. eu procuraria original... só partiria para adaptação em ultimo caso..

abç

é dross acabei decidindo que vou colocar o fixo mesmo sem parte elétrica igual ao que esta do lado do motorista quando eu estiver com mais tempo e $$ compro dois novos com motor, só colocaria elétrico se desse pra adptar com facilidade motores de retrovisor de outros carros pois ficaria mais barato,pois nesse caso compraria so um novo com motor, visto que, o original com motor é 350 reais cada

rodrigonogueira
21/01/2015, 20:52
Então Edin, acabei colocando direto no coletor mesmo abrir um buraco fiz a rosca e coloquei um engate rápido para a mangueira do turbo, ficou top, original, excerto pelo fato , de que provavelmente quebrei o manômetro original,:putz:, tentando ver se o mesmo não estava quebrado, quando coloquei a mangueira do compressor ele travou em 1.2 bar e não tem quem faça voltar, depois vou tenatr desmontar ver se tem algum objeto estranho ou algo do tipo, no fim das contas não fiz nada do painel funcionar:freaking:, depois de subistituir o cabo de velocimetro descobrir que a pequena engrenagem da caixa tambem esta quebrada ou gasta ou sei que la, já a do combustível esta doidona deve ser a boia solta, depois de quase uma semana tirei ela da oficina pra levar a outra, tentando fazer o ar funcionar, de mecanica ficou faltado apenas a folga da direção que é uma pequena cruzeta a ser trocada, e o retentor do pião do diferencial que não encontrei na cidade tem que ser pela net, e sobre a bomba atoa ela continua demorando um pouco a pegar mesmo depois do arranque e bomba feita a proposito de forma bem duvidosa , proxima vez vou pegar as peças direto de um distribuidor Bosch, para ter certeza da originalidade do produto, acho que vou dar umas 3 voltinhas como vc sugeriu pra ver como fica, vou colocar as fotos da turbina sair 5:30 de casa na terça fui ate salvador-Ba buscar a turbina 3:40 estava de volta com ela, pelo menos isso sei que não vai incomodar tão cedo.490336




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rodrigonogueira
29/01/2015, 21:57
Salve galera, esta todo mundo meio sumido aqui? ou eu que estou muito ansioso ? em fim muita coisa pra mexer na milona e quase todos os dias ocupado, acabei descobrindo que a junta do cabeçote estava queimando e nos primeiros km, adivinhem? la se vai o restante da junta, fazendo a mangueira do cabecote largar e jogando vapor d'agua pra todo lado e chamando um bocado de atenção, razão: junta mais vagabunda que ja foi fabricada no mundo, e segundo parafusos com o torque errado, alguns ate folgado, junta nova + faceamento do cabeçote + M.O e umas besteira 600,00 pilas, compensação coloquei a junta original mwm, e tudo justo na medida, amanha tiro ela do estaleiro!!

abrço











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drosssor51
30/01/2015, 00:24
Rodrigo... chegou a experimentar a turbina nova?? como tá a pegada?

Edintruder
30/01/2015, 08:24
Rodrigo, tem males que vem para bem. Isso poderia ter ocorrido na rodovia longe de casa, assim como poderia ter dado um prejuízo muito maior. Fazendo o serviço a critério, não tem como ficar ruim.

rodrigonogueira
30/01/2015, 20:30
Rodrigo... chegou a experimentar a turbina nova?? como tá a pegada?

experimentei sim, ainda não deu para extrair tudo dela pois ainda não troquei a cruzeta da barra de direção intermediaria, e folga deixa a direção com uma folga e afeta a dirigibilidade sem falar no risco, e ainda o velocímetro não esta funcionando entretanto com o gps, ela deu 120 na 4 a 3500 rpm, não deu pra esticar mais estava com o mecânico testando, achei muito bom, o que vocês acham? estou com um ponteiro cromado pra tirar o silenciador e colocar o escapamento pro lado. ainda muita coisa pra mexer pra deixa-la o minimo possível descente, grande parte da instalação esta sem funcionar, so depois disso que poderei viajar de forma tranquila.

rodrigonogueira
30/01/2015, 20:36
Rodrigo, tem males que vem para bem. Isso poderia ter ocorrido na rodovia longe de casa, assim como poderia ter dado um prejuízo muito maior. Fazendo o serviço a critério, não tem como ficar ruim.

com certeza edin, só fiquei um pouco preocupado com a histeria da patroa, e com o fato de ter que gastar mais entretanto, da forma que foi feito a tendencia é ficar pra vida toda, um pouco preocupado com o valor do carro paguei 22 mil nele e já gastei uma porrada, tipo 2300 no turbo + 1300 na bomba+ 650 no cabeçote fora a revisão que nem coloquei em conta um alguns peças tipo, o retrovisor, capota marítima, compressor do ar e M.O, luz de placa, e etc, e etc, mais uns 2200 , o que acha esta ficando muito caro o carro?

Coophamat
30/01/2015, 23:32
Parabéns pela f1000. Carro usado e assim mesmo, dificilmente tem pouca coisa para fazer ainda mais em um carro de 18 anos. Mas depois disso vai ter um carro bem confiável.

Edintruder
31/01/2015, 09:35
Rodrigo, mesmo pegando uma filé de 35000,00, irias gastar com um detalhe ou outro...
Ao menos estás trazendo essa F1000 de volta a vida, dando uma nova oportunidade dela "viver". rsrsrsr
Esses gastos maiores se referem a peças caras porém duráveis e que provavelmente nunca mias irás mexer de novo. Está ficando muto show! Não desanima.

rodrigonogueira
31/01/2015, 14:06
Rodrigo, mesmo pegando uma filé de 35000,00, irias gastar com um detalhe ou outro...
Ao menos estás trazendo essa F1000 de volta a vida, dando uma nova oportunidade dela "viver". rsrsrsr
Esses gastos maiores se referem a peças caras porém duráveis e que provavelmente nunca mias irás mexer de novo. Está ficando muto show! Não desanima.

muito obrigado é muito importante receber apoio alias de todos! obrigado! espero que ela me de um tempo agora,pelo menos um ano. kkkkk, comprei o compressor do ar-condicionado da royce connect não sei se é muito bom vc tem algum relato sobre? como o preço estava atratativo resolvi comprar estou aguardando a entrega. sobre os bicos modificados vc tem ideia do preço? um dos delas esta fraco pulverizando de forma irregular, se poder passar o contato me preparando pra gastar mais um pouquinho, falta agora so(pelo menos eu espero) a instalação colocar a buzina, luz de ré, uma geral na parte elétrica.

Edintruder
31/01/2015, 23:57
Eu já vi para vender na internet, mas o ideal é procurar o contato direto no site. www.raschmotoren.com.br
Ele monta esses bicos.

Sobre o compressor do AC, preciso comprar também, mas o modelo pro x-10 é denso de 8 orelhas.

rodrigonogueira
01/02/2015, 16:00
Eu já vi para vender na internet, mas o ideal é procurar o contato direto no site. www.raschmotoren.com.br (http://www.raschmotoren.com.br)
Ele monta esses bicos.

Sobre o compressor do AC, preciso comprar também, mas o modelo pro x-10 é denso de 8 orelhas.
justamente é semelhante ao denso 6p148, possui 8 orelhas também,so a marca que difere.

Edintruder
02/02/2015, 17:19
Rodrigo, achei esse Denso por 500,00 no ML. Conseguisses por menos?

rodrigonogueira
03/02/2015, 23:25
Rodrigo, achei esse Denso por 500,00 no ML. Conseguisses por menos?

então, na verdade não é denso, é semelhante a ele a marca é royce connect de SP, e sim por esse mesmo preço, o cara garantindo que é novo, a proposito daqui pro fim de semana ele deve estar chegando , assim que chegar coloco fotos aqui!

rodrigonogueira
04/02/2015, 19:51
fala galera, então mais uma vez venho buscar sabedoria com vós os mestres samurais! kkkkk
então segue o relato, esses dias o conta giros parou de funcionar e para ter acesso foi necessario retirar o filtro de ar a mangueira que vai na turbina e o que vem dessa valvula491949 notei que veio um certa quantidade de óleo algumas gotas, daí vem a pergunta: é nomral vim oleo lubrificante? e ainda qual a quantidade que é aceitavel/normal?

desde já gradecido

abraço!!

drosssor51
04/02/2015, 21:10
Rodrigo....

essa peça ai.. (está de ponta cabeça) recebe os vapores do bloco do motor e separa o óleo do ar e encaminha os gases do bloco para serem queimados ou requeimados.
quando ela recebe muito óleo significa que a pressão do cárter está alta.... vaza compressão do cilindro para o bloco (pelos anéis).
Quando ela não da "conta do recado" a caixa fria da turbina fica toda melecada.. pode até confundir com a turbina ruim.

Eu considero normal sujar um pouco a turbina...

Acho que é mais ou menos isso... mas deixa o pessoal mais experiente falar..
ABç

rodrigonogueira
05/02/2015, 09:42
Rodrigo....

essa peça ai.. (está de ponta cabeça) recebe os vapores do bloco do motor e separa o óleo do ar e encaminha os gases do bloco para serem queimados ou requeimados.
quando ela recebe muito óleo significa que a pressão do cárter está alta.... vaza compressão do cilindro para o bloco (pelos anéis).
Quando ela não da "conta do recado" a caixa fria da turbina fica toda melecada.. pode até confundir com a turbina ruim.

Eu considero normal sujar um pouco a turbina...

Acho que é mais ou menos isso... mas deixa o pessoal mais experiente falar..
ABç

então dross falo isso porque no teste, que o edin me ensinou de tirar a tampa por onde entra óleo e acelerar pra ver se vazava compressão, deu certo , tipo a tampa dançou mas foi só,por isso a pergunta

Edintruder
05/02/2015, 10:09
Essa é a famosa válvula PCV, e como o Drossor já disse como funciona, só vou complementar. No interior dela existe uma malha de metal para condensar os vapores de óleo e esses retornarem para o cárter, porém essa malha satura com o calor, e na medida que o óleo vai ficando mais velho ele passa com o vapor e gases para a entrada de ar. A sua conexão de retorno é entre o filtro de ar e a turbina. Então, é normal ficar bem suja de óleo principalmente em usos prolongados como viagens ou com motor muito quente. Então isso aí sempre está sujo de óleo.

rodrigonogueira
08/02/2015, 13:19
ola galera olha só a honra que tive esses dias na faculdade, uma f100 segunda geração, estacionada bem do lado da minha f, nem sabia que essa geração de carros tinha sido fabricados no brasil, não resistir tive que fotografar.
492359492360

Francisco Casal
08/02/2015, 23:15
Dae galera, então sem ter de abrir um tópico novo vou tentar tirar minha duvida com os experts.
Tenho uma ranger com o motor maxion 2.5, fazendo esse testa acima falado da tampa de óleo, ela balança mais q a f1000 do pai q tmb tem esse motor. O mais engraçado é o seguinte, a minha vaza óleo a dele menos, mas a minha em configurações originais anda mais q a dele tmb nessas configurações e a f1000 dele faz mais fumaça. Dito isso fica a minha pergunta. Se esses gazes vazam pelos anéis iriam ao cárter certo? Mas tirando a vareta do nível do óleo não vaza absolutamente nada de vapor. Mais uma informação, minha ranger em circuito misto com 300 kg em media de carga ela esta fazendo 11 km/l. A minha dúvida é a seguinte, tenho com oq me preocupar ou posso me acalmar e mandar esses mecanicos a ponte q caiu? Um forte abraço desde já obrigado.

Edintruder
09/02/2015, 11:20
Francisco, que ano é a tua Ranger? Se forEuro II tem mais torque que a F1000. Se a F1000 tá fazendo mais fumaça, os bicos podem estar ruins.

Francisco Casal
09/02/2015, 12:52
Ela é 1998, euro I. Mas oq eu axo estranho q a ranger tem um desgaste de anéis maior q a f1000 segundo o teste da tampa de óleo, mas ela tmb anda mais q a f1000 dele. Peso não seria desculpa pois as duas estão em regulagens originais e eu ando sempre com peso. Enquanto aos bicos obrigado pelo toque edintruder.

rodrigonogueira
09/02/2015, 19:30
492468 galera essa pecinha tem quebrado a cabeça não encontro em nenhum local aqui, achei apenas um anuncio no mercado livre e o cara quer 75 reais por ela e mais 60 de frete PAC, (mesmo valor que paguei de frete no compressor do ar condicionado) então se alguém poder indicar algum local ou comprar pra mim é só falar que deposito o $$ do produto e dos custos de envio obrigado!

Coophamat
09/02/2015, 19:50
Não consegui identificar qual e a peça, poderia dizer qual é que posso dar uma olhada nas auto peças aqui em campo grande.

rodrigonogueira
09/02/2015, 23:34
Não consegui identificar qual e a peça, poderia dizer qual é que posso dar uma olhada nas auto peças aqui em campo grande.
desculpa é a coroa do velocimetro da f1000 com cambio mazda, acredito que tanto faz a efe a gasolina 4.9 como a hsd, visto que possuem o mesmo cambio.

obrigado!

rodrigonogueira
11/02/2015, 14:41
boa tarde galera, mais uma duvida em especial que possui F-1000 HSD como motor maxion 2.5, qual a temperatura normal de trabalho desses motores, quero dizer a minha andando por aqui fica sempre no meio se pisar muito vai ate o "M" da palavra normal, um colega aqui tem uma falou que a dele nunca chega ate o meio, quando isso ocorre na dele é sinal que algo esta errado, daí fiquei com medo de estar forcando ou andando com o motor superaquecido. da ajuda ai obrigado!

drosssor51
11/02/2015, 22:37
Rodrigo... a minha é mwm 229.... chega no "M"..só quando eu to exigindo bastante do motor.... acima dos 2700 rpm...
Mas rodando normalmente na cidade ou na estrada... o ponteiro fica certinho no meio da escala... até esconde a divisão central

Eu consigo "ver" A VáLVULA TERMOSTÁTICA FUNCIONAR... ... quando saio pela manha... ela vai esquentando... o ponteiro encosta no centro da escala (meio)... e volta... um pouco.....
depois sobe novamente para o meio... e estabiliza... (acredito ter aquecido toda água..)...

Com certeza o HS tem comportamento diferente... vamos ver o que o pessoal comenta.

rodrigonogueira
11/02/2015, 23:27
Rodrigo... a minha é mwm 229.... chega no "M"..só quando eu to exigindo bastante do motor.... acima dos 2700 rpm...
Mas rodando normalmente na cidade ou na estrada... o ponteiro fica certinho no meio da escala... até esconde a divisão central

Eu consigo "ver" A VáLVULA TERMOSTÁTICA FUNCIONAR... ... quando saio pela manha... ela vai esquentando... o ponteiro encosta no centro da escala (meio)... e volta... um pouco.....
depois sobe novamente para o meio... e estabiliza... (acredito ter aquecido toda água..)...

Com certeza o HS tem comportamento diferente... vamos ver o que o pessoal comenta.

é tipo isso mesmo que acontece como moro no nordeste e estamos no verão...não sei ao certo...ficando ate 2500rpm ela trabalha no meio certinho , se tiver uma ladeira ou começar a esticar um pouco mais tipo rodar no fim da faixa verde que é cerca de 3500rpm se não me engano ela sobe um pouco, ficando em cima do "M" daí como tenho medo reduzo um pouco a rpm queria saber se isso é normal, vou colocar o ar dela pra funcionar amanha, vou aproveitar e colocar 2 ventiladores na frente do radiador do ar-condicionado, vou posicionar eles o mais baixo possível, pois, pelo que vi o para-choque impede em parte a ventilação natural, assim que acionar o compressor os ventiladores devem funcionar , talvez isso melhore a ventilação. vamos aguardar a opinião dos mestres ai, de qualquer forma obrigado pela contribuição.

rodrigonogueira
18/02/2015, 19:59
salve galera, estou com mais uma duvida sobre a f quem poder colaborar... andando com ela esses dias percebi que ela estava meia frouxa, meio que falhando, em rotação intermediaria depois destravava, e soltando muita fumaça, imaginei que poderia ser o filtro de diesel, pois deixei faltar esses dias achando que a boia estava com defeito, dai ela passou alguns dias encostada e quando fui ligar ela hoje de manha ela não ligou, daí como ja estava com o filtro dentro do carro apenas troquei e bati na chave de primeira ela pegou, mas continuou o falhando e dando alguma explosões na descarga, galera que é experte poderia da umas dicas, a proposito no dia que fiz a bomba, notei que um dos bicos estava "mijando" combustível sera que pode ser isso?

rodrigonogueira
19/02/2015, 19:25
resultado do falhamento pessoal, um dos parafusos do eixo de balancim, estava ruim, e alem disso o próprio eixo estava quebrado em 4 pontos, resultado da brincadeira 250R$, aparentemente ficou otima.

alguém ai sabe dizer se esses faróis serve na F1000, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-613371395-farol-ranger-2005-2006-2007-2008-2009-moldura-preta-_JM

Randal
20/02/2015, 07:31
resultado do falhamento pessoal, um dos parafusos do eixo de balancim, estava ruim, e alem disso o próprio eixo estava quebrado em 4 pontos, resultado da brincadeira 250R$, aparentemente ficou otima.

alguém ai sabe dizer se esses faróis serve na F1000, http://produto.mercadolivre.com.br/M...dura-preta-_JM


Este serve Não !!!!

rodrigonogueira
24/02/2015, 13:34
Este serve Não !!!!

Randal saberia dizer se tem a venda no ML faróis nesse estilo para F 1000. O è necessário importar?

Obrigado.

Randal
25/02/2015, 15:59
Estão são do Rodrigo e do Bruno ... Nesse estilo que vc quer são essas aí !! Eu to querendo trocar as minha Tb e só achei pelo eBay , o XXXTRIPOD da MC Tb tem umas bacanas na Efe dela e já comprou dessas dai , pode tentar ver com ele onde conseguir !!

rodrigonogueira
27/02/2015, 00:04
vi no ebay, uns parecidos, mas, fica muito caro, mais de mil pilas, não estou com essa grana toda, acho que vou colocar só um xenon na luz alta e regular bem os faróis, ver se melhora a visibilidade a noite, a proposito, saberia dizer que lâmpada encaixa ali, aparentemente é h4 mas queria confirma com alguém que já colocou xenon

rodrigonogueira
27/02/2015, 00:14
já ia esquecendo finalmente coloquei o ar pra gelar, como diz o matuto to de beiçu roxo!!kkkkkkkkkkk aproveitei e coloquei um eletro-ventilador,pois ficava muito distante o radiador do condensador ate agora só alegria, chega de passar calor. outra novidade essa semana chegou o som que comprei na net, coloquei 2 auto 6x9 na saída de ar da porta(tive que cortar lataria e forro de porta) + os tradicionais 5pol. no local original e um modulzinho, ficou ótimo dentro da cabine, esperando só a capota para encerrar as melhorias na aparência.

leoss
27/02/2015, 06:31
Caraca tua F ta ficando Top.... aguardamos ansiosos as Fotos...

rodrigonogueira
03/03/2015, 10:15
494256494257494255

essa semana finalmente chegou a capota marítima e a repaginada no visual foi concluída, o que acharam? opiniões sugestões são bem vindas.

ps: ainda estou apanhando aqui, no pc as fotos estavam na posição certa.

leoss
04/03/2015, 16:25
MUITO BONITA MAIS FOTOS MAIS FOTOS....:palmas::news-coffee:
esta ficando muito boa, e com certeza com e tempo e dinheiro que você esta dedicando a ela ela te recompensará com alegrias e poucas manutenções...
e Quanto ao motor vi que você deu um trato e ai ta andando bem, nas retomadas acelerações??
e o consumo de diesel como está?

leoss
04/03/2015, 16:28
Não querendo intrometer no visual que você está escolhendo pra ela , eu tiraria aquele adesivo preto na lateral logo abaixo da capota, acho que fica melhor na cor do carro mesmo... Mas não é uma critica viu, é só uma opinião...abraço

rodrigonogueira
04/03/2015, 19:57
tranquilo leoss, então eu coloquei aquela faixa mais pra esconder os danos no protetor de caçamba que por estética, mas depois de feito achei ate bonito e estou penasando em fazer no restante do resto e da um visual retro! heheh

leoss
05/03/2015, 06:38
Ah entendi. .. entao eu acho legal envelopar o carro todo eu acho que ficaria bacana faze no carro todo. ..e qquanto ao consumo dela como está? Ta andando bem?

rodrigonogueira
05/03/2015, 11:20
não deu pra aferir de forma exata ainda, pois, ela não esta marcando o velocímetro, entretanto pela base está +ou- entre 9 e 10, mas um dos elementos do bicos esta ruim cuspindo diesel de forma errada, andando bem está pena,que como já falei não posso abusar, porque se eu manter ela na segunda metade da faixa verde ela começa a aquecer e fico com medo de queimar a junta novamente daí quando ela chega ao "M" da palavra "normal" eu alivio o pé. minha ideia é colocar elementos dos bicos novos, quem sabe os do rasch! mas estou sem grana! e da umas voltas na bomba!

drosssor51
05/03/2015, 11:22
Rodrigo.... sonzeira nova.. parabéns.. to aguardando o consumo tb...kkk

leoss
05/03/2015, 15:35
então provavelmente está esquentando por conta dos bicos mijando né....
dizem que com os bicos da rasch fica muito forte... assim que sobrar uma grana coloca sem medo de ser feliz e nos conta o resultado

rodrigonogueira
05/03/2015, 17:36
então provavelmente está esquentando por conta dos bicos mijando né....
dizem que com os bicos da rasch fica muito forte... assim que sobrar uma grana coloca sem medo de ser feliz e nos conta o resultado

então, não sei se é por isso...porque pelo teste é só um que esta fraco, pelo menos que deu pra notar visualmente, vc já colocou os bicos? sabe dizer se é só o elemento ou o bico completo? qual a faixa de preço?

rodrigonogueira
05/03/2015, 17:51
já ouvi pessoal falando por aqui que coloca um radiador maior ou um reservatório maior e sana o problema, daí não sei o que fazer.....

Edintruder
05/03/2015, 19:54
HSD tem acoplamento viscoso na hélice. Se estiver ruim não puxa ar suficiente. Bom olhar também a bomba de água que tem aletas de plástico, e é comum rachar na base do eixo e rodar em falso. Outro detalhe, confere se está com válvula termostática. Pelo que dizes, eu chuto que esse motor está sem a válvula. O HSD não pode trabalhar sem válvula pois ela direciona o fluxo, não apenas bloqueia.

rodrigonogueira
06/03/2015, 15:26
HSD tem acoplamento viscoso na hélice. Se estiver ruim não puxa ar suficiente. Bom olhar também a bomba de água que tem aletas de plástico, e é comum rachar na base do eixo e rodar em falso. Outro detalhe, confere se está com válvula termostática. Pelo que dizes, eu chuto que esse motor está sem a válvula. O HSD não pode trabalhar sem válvula pois ela direciona o fluxo, não apenas bloqueia.

então edin, obrigado pelas dicas são sempre valiosas, acredito que não seja a polia viscosa pois parada ela não esquenta e sim em alta velocidade quando se exige um poco mais do motor, mas também o fluxo de ar é naturalmente maior, irei verificar a válvula e a bomba de água, mais uma vez obrigado

rodrigonogueira
18/03/2015, 20:14
Salve salve galera, trago boas novas heheh... fui na capital hoje levei o painel da efe para fazer uma revisão e colocar o relógio da turbina pra funcionar, ficou top já coloquei no carro e testei a 3000 rpm esta dando cerca de 1kgf/cm² o que acham? fui atras da válvula termostática pra trocar como nosso amigo edin sugeriu, antes de ir ate Aracaju eu tinha pesquisado na minha cidade aqui a válvula paralela(só tinha ela) custava 120 dilmas, ja la na JS distribuidora diga se de passagem que fui super bem atendido o cara se pôs a disposição pra mandar peça sem eu precisar me deslocar ate la que é cerca de 100km, resultado na distribuidora a válvula ORIGINAL MWM custou 50 dilmas, isso mesmo meus amigos mais de 50% de diferença, sem falar em qualidade. ainda essa semana coloco a válvula no lugar, a proposito se não precisar de chave especial e não for muito difícil acho que eu mesmo poderia trocar. quem poder da umas dicas se possível com foto:)gradecido. depois que eu colocar no lugar, seja eu mesmo ou com algum camarada coloco as impressões aqui e o mais importante se resolveu meu problema

abrço

drosssor51
18/03/2015, 23:46
Pesquisar é preciso ..... ótima compra.

robson010203
19/03/2015, 12:56
Salve salve galera, trago boas novas heheh... fui na capital hoje levei o painel da efe para fazer uma revisão e colocar o relógio da turbina pra funcionar, ficou top já coloquei no carro e testei a 3000 rpm esta dando cerca de 1kgf/cm² o que acham? fui atras da válvula termostática pra trocar como nosso amigo edin sugeriu, antes de ir ate Aracaju eu tinha pesquisado na minha cidade aqui a válvula paralela(só tinha ela) custava 120 dilmas, ja la na JS distribuidora diga se de passagem que fui super bem atendido o cara se pôs a disposição pra mandar peça sem eu precisar me deslocar ate la que é cerca de 100km, resultado na distribuidora a válvula ORIGINAL MWM custou 50 dilmas, isso mesmo meus amigos mais de 50% de diferença, sem falar em qualidade. ainda essa semana coloco a válvula no lugar, a proposito se não precisar de chave especial e não for muito difícil acho que eu mesmo poderia trocar. quem poder da umas dicas se possível com foto:)gradecido. depois que eu colocar no lugar, seja eu mesmo ou com algum camarada coloco as impressões aqui e o mais importante se resolveu meu problema

abrçodeixe um endereço de e-mail que eu te passo o manual de oficina desse motor

leoss
20/03/2015, 14:50
Robson por favor se possível me passa também.....
Silva.leo@ hotmail.com ou Leonardo@michelines.com.br
Obrigado amigo

robson010203
20/03/2015, 20:13
Robson por favor se possível me passa também.....
Silva.leo@ hotmail.com ou Leonardo@michelines.com.br
Obrigado amigoe-mail enviado

rodrigonogueira
25/03/2015, 15:57
rodrigo.eng.agro@hotmail.com

rodrigonogueira
25/03/2015, 16:05
Olá galera coloquei a válvula ontem, depois do serviço fui até a gerência da oficina acertar o serviço pois troquei a bateria que estava ruim e outras coisas. Enquanto isso a efe ficou na frente da oficina funcionando com o ar ligado por cerca de 15 minutos. Quando entrei no carro pra minha supresa a temperatura estava altíssima cerca de 2/3 da temperatura, confesso que fiquei frustrado percurso é minino de casa até a oficina não fiz o teste em rodovia, mas, acredito que não mude muita coisa. Realmente não imagino o que pode estar acontecendo pois sem a válvula poderia passar o dia todo parado em marcha lenta não passava de 1/3. Qualquer ajuda é bem-vinda.
Obrigado

PS: Robson o email esta aí em cima, deixo aqui o obrigado de forma antecipada.

rodrigonogueira
25/03/2015, 17:00
Alguém por aqui comentou que a origem desses aquecimento anormal pode ser os bicos ou até mesmo a bomba a minha a bomba foi feita recentemente mas um dos bicos estava ruim e eu ainda não troquei será que o problema está aí? Não foi conferido a quantidade de combustível .somente o forma como o combustível é expelido.

robson010203
25/03/2015, 22:06
Alguém por aqui comentou que a origem desses aquecimento anormal pode ser os bicos ou até mesmo a bomba a minha a bomba foi feita recentemente mas um dos bicos estava ruim e eu ainda não troquei será que o problema está aí? Não foi conferido a quantidade de combustível .somente o forma como o combustível.Rodrigo existe e a possibilidade de problemas na bomba dagua, nesse motor ela costuma soltar as pás do rotor e não circula o líquido de arrefecimento de forma eficiente.

Edintruder
26/03/2015, 12:46
Rodrigo, esse motor está girando bem ou está amarrado? Se o ponto ficar atrasado ele acaba aquecendo mais sim.
Mas eu ainda dou como último chute a bomba com o miolo rachado, roçando no eixo. Se a bomba estiver boa daí só sobra o cabeçote...

rodrigonogueira
28/03/2015, 20:31
Galera aparentemente o problema era o termômetro pois depois da válvula e bomba no lugar fui fazer o teste na rodoviária o resultado foi que a temperatura subiu sem parar chegando até o "L" da palavra "normal" chegando lá ela voltou subitamente chegando ao meio, suponho eu que esse comportamento seja resultado da abertura da válvula. Vou só conseguir um termômetro em uma oficina para aferir de forma correta.

Edintruder
28/03/2015, 21:12
Rodrigo, um termômetro a laser resolve essa dúvida.
Esse motor trabalha de 86 a 102°c. então mesmo com a temperatura muito alta no painel ele deverá permanecer dentro dessa margem. Mede nas mangueiras próximas da bomba de água e radiador.

rodrigonogueira
05/04/2015, 10:16
então galera alem do painel o cabeçote estava trincado no domingo passado quando fui sair com o carro o danado cuspiu água pela descarga me deixando apavorado, acabei dando sorte conseguir um cabeçote semi-novo e o cara me deu mão-de-obra grátis e garantia de 3 meses,o prejuízo foi de 1000 dilmas, mas, a diferença no carro foi notável mesmo com os bicos ruins o carro ganhou mais força e esta andando bem pra caramba, depois de umas voltas na rodovia fui atras do termômetro laser para averiguar se o painel estava realmente com defeito, resultado no termômetro a lesar na saída do cabeçote a temp. foi de 86° nas demais mangueira foi 80°

drosssor51
06/04/2015, 21:31
Rodrigo... que bom que achou o problema.... seus relatos servirão de guia para o pessoal do fórum.. abç..

Edintruder
07/04/2015, 16:58
Amigos, entrem no tópico abaixo e votem na enquete. F series up!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/poll-137-qual-sua-pickup.html

rodrigonogueira
29/04/2015, 17:38
salve galera , a galera do grupo do wattsapp gostaria de deixar uma explicação aqui....por motivos de força maior fui obrigado a excluir o aplicativo do meu celular, então manterei o contato por aqui....

agora sobre a efe finalmente coloquei os bicos novos nela e da 2.8, no momento que sair da oficina foi notavel que o carro ficou melhor(mais forte) e dando a partida rápido, estava demorando muito para pegar....dei algumas aceleradas na oficina e quase não se via fumaça preta. mas agora ela voltou os mesmo sintomas:pensativo:, muita fumaça preta e demorando a pegar...que loucura é essa??bicos novos precisam ser calibrados? eu ate iria da 2 voltas na bomba injetora mas depois desses sintomas fiquei meio confuso oque acham?

saudações

Edintruder
29/04/2015, 23:12
Força maior é a mulher? kkk
O meu celular trava muito o WS. Está ruim de manter o contato como antes.
Estranho. Deveria ficar redondinha. De qualquer maneira abre a BI sem medo. Os bicos já vem calibrados.

rodrigonogueira
30/04/2015, 19:12
Força maior é a mulher? kkk
isso mesmo edin....kkkkkk
O meu celular trava muito o WS. Está ruim de manter o contato como antes.
Estranho. Deveria ficar redondinha. De qualquer maneira abre a BI sem medo. Os bicos já vem calibrados.

mas fumaça preta não significa diesel desperdiçado ou mal queimado? sera que é uma boa? vou relatar o problema pro bombista que fez ela afinal esta na garantia....veremos...

Edintruder
30/04/2015, 22:32
Fumaça preta até pode ser desperdício de diesel mas também é demanda de potência! Basta aliviar o pé quando não precisar de potência a apertar quando precisa. É muito bom ter essa potência de sobra quando se precisa.
Basta se adaptar a andar com a BI berta que pouco se faz fumaça. Eu mesmo, raramente vejo fumaça no retrovisor e ando com a BI toda aberta. Mas se precisar tapar o carro de trás numa cortina de fumaça, é bem fácil.

rodrigonogueira
01/05/2015, 00:18
Fumaça preta até pode ser desperdício de diesel mas também é demanda de potência! Basta aliviar o pé quando não precisar de potência a apertar quando precisa. É muito bom ter essa potência de sobra quando se precisa.
Basta se adaptar a andar com a BI berta que pouco se faz fumaça. Eu mesmo, raramente vejo fumaça no retrovisor e ando com a BI toda aberta. Mas se precisar tapar o carro de trás numa cortina de fumaça, é bem fácil.
Na verdade o que mais esta me encomodando mesmo é a demora pra dar a partida..A fumaça como tu dizes é fácil de controlar...

jardel machado
03/05/2015, 12:40
Fala galera! Sou novo aqui , depois de muito custo, comprei minha f1000, 93, apesar do ano baixo consegui uma reliquia , de um senhor segundo dono , mwm 229 com apenas 250 mil km original, motor muito forte ,o ronco dele e impolgante. Vale muitoo a pena . Vlw

rodrigonogueira
04/05/2015, 16:44
Fala galera! Sou novo aqui , depois de muito custo, comprei minha f1000, 93, apesar do ano baixo consegui uma reliquia , de um senhor segundo dono , mwm 229 com apenas 250 mil km original, motor muito forte ,o ronco dele e impolgante. Vale muitoo a pena . Vlw

seja bem vindo Jardel abre um tópico para tua efe la tu se apresenta coloca fotos da efes.....e vai contando os causos todos aqui são muito bons em ajudar os novatos...kkk...MWM é assim mesmo ronca que é uma beleza

leoss
05/05/2015, 06:15
Grande Rodrigo que bom que a F ficou top com os bicos novos mas e esse problema da partida?
quantp a fumaça é como já foi dito só controlar o pé. ...
e a empresa ja ta a mil grau funcionando?
abraços

Edintruder
05/05/2015, 08:22
Fala galera! Sou novo aqui , depois de muito custo, comprei minha f1000, 93, apesar do ano baixo consegui uma reliquia , de um senhor segundo dono , mwm 229 com apenas 250 mil km original, motor muito forte ,o ronco dele e impolgante. Vale muitoo a pena . Vlw

Grande Jardel!
Bem vindo ao nosso fantástico mundo das EFES!

Dificilmente conseguirás te adaptar a andar de carro pequeno novamente. Eu tenho além da minha F1000, uma moto e um Escort Hobby 93. Assim posso andar com economia (moto), andar na cidade sem preocupar aonde estaciono (Escort) e ainda tenho a F1000 para curtir.

No feriadão de 1° de maio fizemos um encontro de picapeiros e amigos. Juntamos 7 Efes em Gramado, mais duas Toyotas e um Marruá. Um amigo nosso veio do PR de F100.

Jardel, te acostuma a olhar o fórum, para pesquisar sobre dúvidas e problemas. A dica é sempre perguntar por aqui antes de parar em oficinas, pois assim dificilmente cairás nas mãos de mercenários travestidos de mecânicos.

rodrigonogueira
06/05/2015, 18:35
então Leo estou aqui na briga!muita coisa para resolver agora na fazenda(época de plantio) e na empresa estou correndo feito um doido!!o xênon que comprei na china chegou! o resultado foi que tentei instalar, acho que tinha algum fio desencapado pois, a efe nem deu na partida e apagou tudo do painel, depois começou a sair um fedor de queimado e fui obrigado a tirar o polo positivo da bateria, vou ter que conseguir um eletricista pra vir aqui em casa ver o que fiz de errado. kkkk,e sobre a partida Leo vou ver um tempo pra levar no cara que fez a bomba já que esta na garantia. depois que por o farol pra funcionar vou tirar fotos pra mostrar aqui pra geral.

abraço

Edintruder
06/05/2015, 22:27
Rodrigo, olha na caixa de fusíveis e veja se não derreteu o fusível do farol. Na minha estava fazendo isso no fusível das lanternas, e os faróis eu fiz uma ponte nos fusíveis e coloquei um relé com fusíveis ao lado do filtro de ar. Com o tempo esses porta-fusíveis originais ficam muito oxidados e perdem muita tensão. Com a queda de tensão tem a geração de calor pela resistividade dos contatos, e daí começa a derreter tudo e fede a queimado.

Olha também a chave de ligar os faróis.

rodrigonogueira
27/05/2015, 22:48
Salve galera, coloquei os leds no painel da efe melhorou bastante estou satisfeito muito embora como vcs podem perceber através das fotos ainda tem uns pontos escuros, acho que tenho que desmontar pra ver se tem alguma obstrução, coloquei também os xênons pra funcionar, ficou ótimo ate melhor que esperava/queria estou com medo dos "homens" implicar tentar lembrar de tirar foto pra colocar aqui;sobre o curto relatado anteriormente na verdade tinha um fio desencapado e comeu a carga da bateria, nada grave, ainda bem, sobre o problema de funcionar fui no bombista esses dias ele aumentou o debito da bomba cerca de 2 voltas melhorou consideravelmente, antes demorava ate 5 segundos pra dar a partida, agora demora menos e as vezes pega de prima, sem falar que ficou andando muito forte ate a pressão no "relógio" ficou mais alta chegando a 1,1 bar, temperatura agora sempre normal, carro esta andando muito bem, tive oportunidade de testar com peso na fazenda antes e também depois da bomba aberta carro ficou muito forte, com 1 Ton parece brinquedo, resumo geral acertei o carro e agora é só alegria, estava sofrendo com o ar-condicionado agora no inverno,porque a velocidade estava sempre no máximo,(condensava água em todos os vidros) dai troquei a resistência do ventilador , agora posso escolher kkkk.

Edintruder
28/05/2015, 07:48
Trocasses a resistência toda ou trocasses só o fusível térmico de 1 real?
Repara que entre as resistências tem um fusível térmico. Basa trocá-lo que fica tudo ok. Na minha estava assim também quando comprei.
Se está dando 1,1bar a pressão está normal. Dá para aumentar mais um pouco ainda no futuro. Esse motor é muito bom. O complicado é achar mecânico que acerte ele de primeira. Se tivesses encontrado um desses, a tua F estaria andando há tempos como está andando agora.

rodrigonogueira
28/05/2015, 09:20
Trocasses a resistência toda ou trocasses só o fusível térmico de 1 real?
Repara que entre as resistências tem um fusível térmico. Basa trocá-lo que fica tudo ok. Na minha estava assim também quando comprei.
Se está dando 1,1bar a pressão está normal. Dá para aumentar mais um pouco ainda no futuro. Esse motor é muito bom. O complicado é achar mecânico que acerte ele de primeira. Se tivesses encontrado um desses, a tua F estaria andando há tempos como está andando agora.

a resistência a que estava la já era armengada com arame, e como a que o cara tinha era motorcraft então coloquei, mas me cobrou 100 dilmas, mesmo assim estou satisfeito o compressor estava quebrando a correia constantemente ele identificou e solucionou o problema providenciando um novo suporte para o mesmo isso ele não cobrou já que fiz la o serviço, inicialmente,

rodrigonogueira
28/05/2015, 10:31
a pressão subiu sem nenhuma alteração na turbina, somente com o ajuste do debito da bomba, se abrir mais vai pra 1,2bar eu acredito.

Edintruder
28/05/2015, 11:08
Isso. Ou até mais. Mas não compensa deixar a pressão ir além dos 1,3 no HSD 2.5.

rodrigonogueira
28/05/2015, 11:57
Isso. Ou até mais. Mas não compensa deixar a pressão ir além dos 1,3 no HSD 2.5.
obrigado pela dica Edin, não pretendo mecher mais nisso, está ótima do jeito que ta, continuando assim posso ate pensar no visual e outras melhorias

rodrigonogueira
28/05/2015, 17:34
está ai o resultado da efe com os xênons, e o detalhe do canto onde bate no cavalo recentemente, acabou que por causa dessa batida esses dias o capo abrir na rodovia, sorte que foi logo apos ter passado por uma lombada e não estava em alta velocidade, aguardando o trinco novo chegar pra consertar o capo e as molas e dobradiças do capo que empenaram também

sd

Waldir Carlos
28/05/2015, 17:46
Rodrigo, tentei te enviar um Zap. A CM, que você adquiriu recentemente, tem o logo da Ford. Poderia informar, onde comprou? Se preferir, MP.



[]s

rodrigonogueira
29/05/2015, 01:19
Rodrigo, tentei te enviar um Zap. A CM, que você adquiriu recentemente, tem o logo da Ford. Poderia informar, onde comprou? Se preferir, MP.



[]s

opa Waldir, desculpa não responder, estou sem wattsapp muier enchendo o saco fui obrigado a excluir, então W comprei no ML esse é o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-648189318-capota-f1000-93-94-a-2000-2001-2002-2003-com-estepe-baguete-_JM#redirectedFromParent. qualquer coisa estou a ordens fica a vontade pra me ligar... ainda estou devendo um café pra te não esquece só estou a procura de tempo hahaha

abraço

leoss
29/05/2015, 06:28
Apesar dos problemas que teve antes, acho que valeu a pena o tempo e o investimento na cheirosa. Ela ta ficando muito top, o xênon ficou muito bom e o painel tambem ficou bem legal. A mecânica ja está boa e confiável, a cheirosa caminha a passos na largos pra se tornar uma pickup sem detalhes, top....
Parabéns e no que pudermos ajudar estamos ai. ..
Ford Abraço! !

rodrigonogueira
29/05/2015, 09:45
Apesar dos problemas que teve antes, acho que valeu a pena o tempo e o investimento na cheirosa. Ela ta ficando muito top, o xênon ficou muito bom e o painel tambem ficou bem legal. A mecânica ja está boa e confiável, a cheirosa caminha a passos na largos pra se tornar uma pickup sem detalhes, top....
Parabéns e no que pudermos ajudar estamos ai. ..
Ford Abraço! !

valeu Leo, muito obrigado sou grato pela sua ajuda e de todos por aqui, tenho recebido muito apoio, me coloco a disposição pra ajudar também, agora sem zap podem ligar o mandar sms normal, kkkkk

abraço

Edintruder
29/05/2015, 10:45
A minha é uma dessas. Exatamente igual comprada na mesma loja. Eles encomendam direto de alguma fábrica e a lona vem com o logo da loja deles num cantinho. Tem 4 anos e meio. Está com os cantos bem feios já, mas são 4 anos de muito abre e fecha, sol e chuva.
Nenhum furo e nenhum rasgo, apenas as costuras dos cantos que apodreceram e arrebentaram pela tensão na hora de abrir ou fechar. Com o frio daqui, essa lona se contrai muito a ponto de machucar os dedos tentando abrir e ser impossível de fechar. Daí tem que deixar no sol um pouco para voltar ao normal e poder fechar.
Vale lembrar que moro perto do mar e numa região bem fria.
Recomendo e pretendo comprar outra igual em breve.

Randal
29/05/2015, 12:23
Gostei dos xenon !!! Ficou massa !!!

rodrigonogueira
29/05/2015, 21:17
A minha é uma dessas. Exatamente igual comprada na mesma loja. Eles encomendam direto de alguma fábrica e a lona vem com o logo da loja deles num cantinho. Tem 4 anos e meio. Está com os cantos bem feios já, mas são 4 anos de muito abre e fecha, sol e chuva.
Nenhum furo e nenhum rasgo, apenas as costuras dos cantos que apodreceram e arrebentaram pela tensão na hora de abrir ou fechar. Com o frio daqui, essa lona se contrai muito a ponto de machucar os dedos tentando abrir e ser impossível de fechar. Daí tem que deixar no sol um pouco para voltar ao normal e poder fechar.
Vale lembrar que moro perto do mar e numa região bem fria.
Recomendo e pretendo comprar outra igual em breve.

essas custuras arrebentam de todo jeito, a minha da antiga saveiro soltou tudo, também, acredito que no meu caso seja devido ao diesel que entra em contato com certa frequência que acaba ressecando. fica feio, mas ,essas lonas raro rasga ou fura, a não ser que tenha contato com algo ponte agudo .

rodrigonogueira
29/05/2015, 21:24
Gostei dos xenon !!! Ficou massa !!!
são ótimos melhora bastante a visibilidade, nem se compara com os antigos

rodrigonogueira
31/05/2015, 22:29
galera mais uma vez preciso da ajuda de v6, alguém sabe dizer que antena é compatível com a antena da efe? vi uma de ranger no mercado livre bem parecida não sei se é igual, a minha esta quebrada. outra coisa a luz do porta luvas não conseguir achar o local onde ela estar ou onde deveria se alguém poder fotografar e colocar aqui. outra coisa o relógio de teto da efe esta quebrado procurando no ml apareceu esse aqui como suposto ser original da efe503178
estes ai entretanto o que esta atualmente na efe é esse 503179

o primeiro é mais bonito e mais moderno sera que é mesmo compatível com a efe

Edintruder
31/05/2015, 22:42
O último é das F1000, Escort e Verona. Os primeiros são do Del-Rey.

Pesquisa por relógio de teto escort.
Sobre a antena, eu adaptei uma antena comum no suporte original. Quebrou o galho...

rodrigonogueira
19/06/2015, 15:52
Salve galera, todo mundo meio sumido por aqui...é esse tal de "zap zap" kkk...em fim saudação a todos espero que estejam todos bem, resolvi o problema da partida da efe, para minha surpresa um simples troca de filtro combustível resolveu, não fazia muito tempo que havia trocado, acho que porque passei um tempo quase que sempre com ela na reserva pode ter trazido sujeira do fundo do tanque. esses dias tive que retirar o radiador para sanar um vazamento, percebi que o mesmo esta em péssimas condições e o ideal seria troca-lo, antevendo esse problema comecei a pesquisar no ML não encontrei nenhum anuncio, so para efe MWM, e para 4.9 a gasolina, visualmente o da efe a gasolina é bem parecido e feito de alumínio, sera que é compatível com meu carro? acredito que seria um boa visto que o alumínio tende a ser mais eficiente na troca de calor. apesar do preço meio salgado cerca de 700 reais fora o frete e instalação estou disposto a investir se for compativel.

obrigado! abrço!!

Waldir Carlos
20/06/2015, 17:19
opa Waldir, desculpa não responder, estou sem wattsapp muier enchendo o saco fui obrigado a excluir, então W comprei no ML esse é o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-648189318-capota-f1000-93-94-a-2000-2001-2002-2003-com-estepe-baguete-_JM#redirectedFromParent. qualquer coisa estou a ordens fica a vontade pra me ligar... ainda estou devendo um café pra te não esquece só estou a procura de tempo hahaha

abraço


Rodrigo, desculpe-me, pela falta de educação. Nem agradeci! Solicitei uma Flash Cover, através de uma loja, aqui na capital. Sou cliente [de longas datas] deles e optei por receber; instalada.

[Se vender a picape, antes, guardarei a CM]. Rs.


[]s

rodrigonogueira
20/06/2015, 22:53
Relaxa Waldir, que bom que encontrou aí mesmo em aju até melhor receber instalada eu tive que pagar por fora.

robson010203
20/06/2015, 22:58
Rodrigo os radiadores são diferentes, o da 4.9 é mais largo, ocupa toda a abertura do painel frontal, ele é aproximadamente da largura do radiado mais intercooler da HSD

Waldir Carlos
21/06/2015, 08:01
Relaxa Waldir, que bom que encontrou aí mesmo em aju até melhor receber instalada eu tive que pagar por fora.

Blz, amigo. Sou cliente - "das antigas" - da "BS Acessórios [ali, na área dos mercados] não tem em estoque;a apenas para as picapes modernas. Para as velhotas F-1000 e F-250, somente encomenda. Como não tenho pressa, aguardando chegar.


[]s

rodrigonogueira
24/06/2015, 17:36
Blz, amigo. Sou cliente - "das antigas" - da "BS Acessórios [ali, na área dos mercados] não tem em estoque;a apenas para as picapes modernas. Para as velhotas F-1000 e F-250, somente encomenda. Como não tenho pressa, aguardando chegar.


[]s

bom saber, quem sabe eles ate conseguem o protetor de caçamba em PU, daqui a um tempo pretendo trocar o da efe que é em fibra de vidro e ta bem feio, mas isso é projeto la pra frente, inicio de 2016.

rodrigonogueira
24/06/2015, 17:38
Rodrigo os radiadores são diferentes, o da 4.9 é mais largo, ocupa toda a abertura do painel frontal, ele é aproximadamente da largura do radiado mais intercooler da HSD

é então teria que alterar muita coisa, vou continuar fuçando na net, a troca sera inevitável em pouco tempo o estado do meu é bem ruim, vários "remendos"

rodrigonogueira
24/06/2015, 18:59
sera que da problema colocar o intercooler a frente do radiador? digo isso pelo fato de que em baixa velocidades a refrigeração vai ser zero, tinha que bolar uma ideia com as mangueira também de entrada e saída.

Waldir Carlos
24/06/2015, 19:27
sera que da problema colocar o intercooler a frente do radiador? digo isso pelo fato de que em baixa velocidades a refrigeração vai ser zero, tinha que bolar uma ideia com as mangueira também de entrada e saída.


Rodrigo, o IC que foi instalado na EFE, ficou na frente [foto] do radiador. Não alterou a faixa de trabalho da T.


[]s

Waldir Carlos
24/06/2015, 19:32
https://lh3.googleusercontent.com/-piv0PO5ro2k/UE5loDIoT9I/AAAAAAAADMg/tPuISVKnPr4/s720/Kit%2520IC_BBerry%2520%25281%2529.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-jivpZU8F3Y0/UE5lj8k0j-I/AAAAAAAADMY/sODF3f3tR6E/s720/Kit%2520IC_BBerry%2520%25282%2529.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-Ncf0Qj6iwcg/UE5nxIMbR3I/AAAAAAAADOc/XmhvTJRNlpQ/s720/Kit%2520Intercooler%2520%25288%2529.JPG


[]s

Randal
25/06/2015, 21:30
E se ainda tiver alguma dúvida Qto ao tamanho do iC ... Olha o meu como ficou ,e te digo que não interfere em nada no trabalho do radiador de água !!!

rodrigonogueira
29/06/2015, 15:11
E se ainda tiver alguma dúvida Qto ao tamanho do iC ... Olha o meu como ficou ,e te digo que não interfere em nada no trabalho do radiador de água !!!

vou ter que bolar umas ideias de como vai ser, pois , não pretendo trocar o intercooler so reposicionar pra da espaço pro radiador novo, acredito que melhore a refrigeração, visto que, radiador das efe 4.9 ´é maior,

cris.v8
03/07/2015, 19:40
eai,, por amor de deus !! mostre fotos da posicao q vc coloco pente ai!! tenho uma blazer 2.5 maxion e to tentando colocar pente !! me ajude

cris.v8
06/07/2015, 13:19
Blazer 2.5 Maxion turbo máster power sera q pia?

Edintruder
07/07/2015, 21:50
Cris, procura no facebook pelo BF///MS. Lá tem uma galera que manja disso.

emilyleite
20/07/2016, 12:05
deixe um endereço de e-mail que eu te passo o manual de oficina desse motor


robson, passa pra mim tambem o manual da HSD
emily_leite45@hotmail.com

lucianoviegas
02/02/2017, 00:21
robson, passa pra mim tambem o manual da HSD
emily_leite45@hotmail.com
Boa noite, poderia mandar pra mim tb o manual da HSD???? lucianoviegas2000@yahoo.com.br

lucianoviegas
10/02/2017, 23:52
Poderia enviar o manual da HSD para mim, por favor??? :lucianoviegas2000@yahoo.com.br

Tutuklippel
30/08/2017, 11:14
Olá.... Sou fã de camionetas... Ja tive C10 77 (cambio em cima, motor 6cc misto quente, por sinal, troquei o motor por um perkins, e ficou o 6cc la sobrando, se alguem precisar de peças...), D10 El Camino Turbo 82, Pampa 93, Chevy500 91, S10 2.2 efi DLX 96, e agora, uma F1000 HSD 97 XLT...
Estou contente com a aquisiçao, apesar de o sonho de consumo ser uma Silverado Conquest 6cc....
Sou fã da F1000 (meu irmão ja teve uma SS 86 MWM), e apesar de contente com ela, ja que ela apresenta um desempenho ótimo (percebi que ela foi trabalhada bom e turbo pra maior pressao e combustivel), sinto falta daquele piado da turbina que se consegue no motor MWM....
Colocando pente na saida da turbina dela, mais um escape diretão, consegui um leve assovio nas baixas rotaçoes, quando se troca de marcha, mas o "pío", esse só se consegue nos giros altos, nas trocas de marcha... no meu caso, é muuuuuito pouco, se comparado aos da MWM....
1. Alguem sabe como conseguir fazer esse serviço pra esse motor?
2. Dizem que a substituiçao do conjunto turbina/coletores por outra 42. 48, seria o ideal.... Alguem sabe sobre isso?
3. Alguem tem o link pra baixar o manual dessa camioneta?
4. Qual os problemas que costuma a apresentar esse modelo de F1000 (HSD)????

Tenho uma f1000 HSD também, 96. Mas a minha parece que quando estou em 5a marcha não desenvolve tanto, chega com muito custo aos 110 km/h e pra passar disso é bem difícil.. Mesmo que ainda nem tenha chegado a 3.000 rpm. Nas 3 primeiras marchas ela tem muita força, sobe ladeiras em segunda e se pisar desenvolve pra por terceira, arranca bem em morro bem ingrime mesmo carregada, mas o problema é quando vou viajar... Alguém sabe dizer o que pode estar acontecendo? Para serras ela também é meio frouxa. Se tiver vazia sobe em quarta marcha, agora se tiver com um pouquinho de peso, ela pede arrego em alguns trechos e as vezes até vai uma terceira. (As serras daqui do ES são muito mais ingrimes que RS ou Paraná por exemplo) como é aonde você mora J.Elvio?

robertodaniel
21/10/2017, 13:27
Bom dia,

Prezado Edin, sou novo como tantos outros no forúm e que necessitam de orientações de pessoas com mais experiência como você.
O relato abaixo sobre o 2.5 é absurdamente realista, técnico e válido, coisa que nem mesmo mecânico de "carreira" saiba fazer ou queira fazer...
Mas vamos lá, não tenho condições para logo trocar de trocar e carro, mas assim que tiver quero partir para um veículo a diesel e resistente, não é para trilhas, expedições, etc, etc.
Apenas para duas ou três viagenzinhas por ano para visitar parentes em SP e oeste de Santa Catarina, talvez acampar em algum lugarzinho sossegado...
E só. Por isso não me importa tanto o ano do carro, (estou ciente que quanto mais novo, menor a probabilidade de prejuízos com manutenção), nos veículos a diesel pelo que percebo vale mais o cuidado que se tem do que simplesmente o ano, é muito relativo, tem picapes seminovas detonadas e outras com 20 anos seminovas... assim desde que esteja em bom estado, seja durável e seguro, já que está cada vez mais arriscado andar de automóvel nestas estradas onde vc tem que cuidar mais dos outros do que a si mesmo, quando menos espera vem um transtornado ultrapassando e te acerta em cheio, te pergunto: qual a chance vai ter num carro de passeio contra estes SUV'S, troller"s e picapes que estão invadindo as pistas cada vez mais potentes e com motoristas cada vez mais desvairados e bêbados...
A minha pergunta se me permite é a seguinte:
Vi um anuncio de uma f-1000 prata, cabine simples, completa ano 94 com motor 3.9 a diesel, descobri que é da família MWM, vc falou da série 229, pertence a esta série???
Ela está com 149.000km, pelo pouco que entendo, esta quilometragem não é muita coisa para um MWM, se bem cuidado é claro!
È um motor competente na estrada, bom de ultrapassagens, andar bem sem forçar a 100/120h?
Manutenção sem ser muito dispendiosa, quais os cuidados que preciso ter em relação a este motor, em comparação ao 2.5??
Mais uma vez agradeço a atenção e se puder me responder no e-mail agradeço. (utzigrodan@yahoo.com.br)





Dicas pra testar esse motor:

1- Abre o capô e olha o nível da água e óleo; identifica aonde está o cabo do acelerador na Bomba Injetora (BI);
2- Liga o motor e solta a tampa de abastecimento do óleo (amarela), dá umas aceleradas no motor pela BI e veja a tampa dançar, porém ela não pode e forma alguma sair do lugar. Se ela pular fora é sinal de perda de compressão para o cárter além da conta;
3- Solta a braçadeira da mangueira de cima que sai do intercooler para o coletor de admissão. No caso solta a mangueira do coletor de admissão. Com o motor ligado tu vai fechando a entrada de ar aos poucos e acelerando a BI com a outra mão, tentando manter o motor num regime próximo da lenta, porém vai chegar num ponto que a BI estará acelerada no limite e o ar quase todo fechado. Vai sair uma fumaceira doida no escapamento e o motor vai vibrar muito, porém se tiver biela batendo ela ficará muito clara pois vai bater com mais força e dará para escutar perfeitamente bem.
4- Tudo ok? então test drive em rodovia. Bota no asfalto e dá uma esticada na 5a marcha. Ela tem que passar dos 140km/h. Se não chegar nisso ou não passar é sinal de BI com desgaste. Mais cedo ou mais tarde terás que mandar abrir ela nesse caso. Podes tentar o desconto da BI caso não passe dos 140km/h. A final da Ranger 2.5 era 160km/h, mas a F1000 tem maior arrasto aerodinâmico, por isso a final dela é na volta dos 155~160km/h dependendo do vento.

NUNCA, NUNCA use diesel S-10, pode colocar diesel comum, de preferência em postos de beira de estrada ou aonde tem caminhão velho. Pode colocar até óleo de motor misturado no diesel, mas fica longe de diesel S-10!

Esse é só o começo, tem muito o que melhorar nesse motor. Não te ilude que dura pouco ou que seja fraco, pois se não ficares forçando ele a todo momento além dos 3500rpm ele aguenta muito. Ele dura no mínimo o dobro de qualquer motor 2.5 de L200. É muito bom, moderno e muito eficiente, porém os mecânicos não acompanharam essa evolução e resolveram falar mal desse motor em vez de tentar aprender a mexer neles. Daí iniciou a má fama injusta dos Maxions HSD. Nas Land Rovers ninguém reclama...

Esse motor pode ser melhorado facilmente com uma simples regulagem de débito na BI, bicos do 2.8 e quando tiver que fazer a manutenção da BI, coloca o corpo injetor da BI do 2.8. Fica muito bom. De cara basta apertar umas 4 voltas no parafuso do débito e regular a lenta novamente que te espantarás o desempenho que ele oferece. Nessa regulagem babaca, o 2.5 ganha muito torque.

Eu prefiro muito mais MAXION HS do que um MWM Sprint. Porém se tiveres como pegar uma F1000 com motor MWM 229 ou que sabe um X-10, dai terás um motor que vara fácil os 1.000.000km se bem cuidado antes da primeira retífica. Eventualmente os MWM dessa linha só trocam as juntas pelos vazamentos de óleo, mas quase nada além disso. Já o Maxion requer correias e tensores a cada 100.000km, sem dizer que não dispensam o bom capricho do proprietário, enquanto a série MWM 229 e X-10 bastsa ter óleo no cárter (barro também serve), água no radiador (pode ser de valeta), e qualquer tipo de gordura no tanque que ele irá trabalhar de qualquer jeito. E acredite, isso não é exagero. O MWM queima qualquer coisa que passe pelos bicos injetores. O meu estava com os 4 bicos condenados e funcionava muito bem. Demorava pra pegar no frio por conta dos bicos entupidos e mijando, mas o motor ligava e o pau comia.

A maior diferença entre as F1000 HSD e F1000 MWM, é que podes cravar o pé no fundo de um MWM que não se termina nunca mesmo em uso severo e extremo. (MWM que nos referimos é série 229 e X-10, esquece sprint que esse motor não vale a propaganda)

Jairo luiz guntschnig
06/11/2017, 13:47
boa tarde,tenho uma f1000 hsd motor maxion 2.5! estou com ela a 9 meses
em alguns momentos percebo que ela perde um pouco da força,mas isso acontece quando o motor está aquecido e dias mais quentes.ela está com 215000 km,nao falha,nao solta fumaça preta,da partida com facilidade tanto fria quanto quente só esse problema de perda de força com o motor quente vem me preocupando.peço ajuda pois o meu mecanico nao sabe por onde começar desde já agradeço

Francisco Casal
07/11/2017, 22:21
Como está o intercooler dela??

Jairo luiz guntschnig
08/11/2017, 04:42
o intercooler estava furado,mandei trocar mas nao adiantou

Coophamat
08/11/2017, 12:34
A pressão do turbo no painel sobe até quantos bar quando está fazendo força?

França brts
09/11/2017, 09:44
Amigo, sei que não tem nada a ver com este seu post... mas gostaria de saber como foi a resolução da triton do seu pai...
estou com um problema parecido e não acho solução!!
desculpe e Obrigado!
A pressão do turbo no painel sobe até quantos bar quando está fazendo força?

Francisco Casal
09/11/2017, 17:29
Pensei que o intercooler pudesse estar trancado e não refrigerando direito. Nessas circunstâncias não faço idéia do que pode ser.

Coophamat
09/11/2017, 22:50
Amigo, sei que não tem nada a ver com este seu post... mas gostaria de saber como foi a resolução da triton do seu pai...
estou com um problema parecido e não acho solução!!
desculpe e Obrigado!

França, o defeito estava no chicote dos sensores, foi feito teste de ponta a ponta e alguns dos sensores estavam com a ligação interrompida. Isso ocorreu pois antes dos defeitos começarem foi feito limpeza da egr, troca da turbina e dos bicos, tudo foi desmontado e na montagem os chicotes foram danificados.

França brts
11/11/2017, 16:11
Obrigado amigo! Irei ver com meu mecânico
França, o defeito estava no chicote dos sensores, foi feito teste de ponta a ponta e alguns dos sensores estavam com a ligação interrompida. Isso ocorreu pois antes dos defeitos começarem foi feito limpeza da egr, troca da turbina e dos bicos, tudo foi desmontado e na montagem os chicotes foram danificados.

Ezequiel Berni
18/01/2018, 13:47
Alguém pode me ajudar tenho uma F1000 97/98 e não encontro o sem fim correto do velocimetro para instalação se alguém tiver algum código ou local q possa ter agradeço pois ja tomei 4 multas de excesso por causa desta peça que não acho.

Ezequiel Berni
26/07/2018, 12:50
o galera me ajudem ai alguma idéia ?

Marcos Milan
27/09/2018, 15:41
Robsom, voce ainda tem o manual da ford f1000 hsd?

rauldoro
28/05/2019, 11:09
Desculpe ressuscitar o tópico (inclusive sou novo aqui) mas estou negociando um Fmilona vermelha HSD 97 com esse motor maxion, fiz os testes e os resultados foram bons, motor parece estar justo... O único "problema" que encontrei é que o antigo dono deixou a bomba aberta e o escape direto com pente na turbina... isso pelo ponto de vista de "sex appeal" é legal, mas e em relação a DURABILIDADE? Dá problema? É recomendado eu voltar ela pra original ou posso ficar andando por aí tacando barrunfo preto nos outros? :twisted:

Caboclo
28/07/2019, 22:47
Boa noite. Alguém poderia compartilhar o manual do proprietário da f1000 hsd 2.5? Já procurei bastante em minha Cidade e não consegui. Poderiam enviar para renatocabra@yahoo.com.br ?

mariomarcondes
25/10/2020, 11:28
Ressuscitando o tópico. Alguém que tenha o manual do proprietário da f1000 hsd 2.5 completo, poderia enviar para o meu email também mario_sociologia@hotmail.com.br ..... Obrigado

uchirec
25/06/2021, 21:14
Ao virar a chave na ignição quais luzes devem se acender no painel?
atualmente só acende a luz da bateria, e a mesma se apaga após partida.

Ela possui ar condicionado e um rádio simples com os alto falantes originais, atualmente usa uma bateria de 95Ah, a bateria ideal para esse veículo é realmente com essa amperagem?

Se não, poderiam me indicar a bateria com Amperagem correta além da corrente de partida correta?
Já sofri com a bateria descarregada após ficar 2 dias sem sair com o carro da garagem, será que é o alternador que não consegue mandar a corrente necessária?

a tensão com o veículo desligado depois de um dia inteiro de trabalho é 13,05V medindo com um multímetro, depois de 2 dias desligado mede entre 12,70 a 12,90V
a tensão com o veículo ligado(que é quando o alternador está gerando carga) varia entre 13,80 a 14,40V, maior parte do tempo o a tensão fica estável entre 14,15 a 14,20V, aparentemente tudo certo né?

Outro problema é o painel, a única coisa que funciona é a luz de bateria, velocímetro(e instável, mas mede de forma correta) e a luz indicadora que os farois baixos e alto estão acesos, porém, indicador de óleo do motor, medidor de temperatura, combustível, turbo e conta giros não funcionam, dá muito trabalho pra tentar colocar todos eles para funcionar?

A moldura interna completa do meu veículo está toda quebrada, eu tive que remendar com cola para poder usar, onde que eu consigo a moldura completa interna do veículo, pesquisei na internet e não consegui descobrir onde comprar, no mercado livre achei a moldura pela metade, mas eu preciso dela completa mesmo, inclusive, eu não vou conseguir resolver colocar para funcionar todas as funcionalidades do painel de instrumentos pois ele está todo colado, se fosse resolver teria que quebrar tudo.

Uma outra coisa que me incomoda um pouco com esse carro, sempre solta fumaça preta quando faço a troca de marchas, segundo alguns mecanicos é uma fumaça normal de carros diesel, mas n sei n..

Pedro Diniz
27/06/2021, 14:55
1) Ao virar a chave na ignição quais luzes devem se acender no painel? Na minha acendem a da bateria e do freio de mão, ambas desligando após o diagnóstico.

2)A bateria ideal para esse veículo é realmente com essa amperagem? Eu uso a de 75ah segundo manual que vi mas nesse caso isso pode variar conforme o seu uso.

3) Sobre o problema com o painel, estou na mesma kkkkk o manômetro do turbo funciona quando ele está querendo, o de óleo e combustível funcionam normal até o tanque estar mais ou menos na metade depois disso o óleo marca o mínimo e o tanque de combustível marca cheio, velocímetro funciona normal e o rpm na hora que o carro liga funciona mas depois morre. Uma loucura, nisso fico te devendo.

A minha ta na mesma, dois dias sem funcionar não liga mais, refiz o alternador, troquei a bateria, rele de partida, só me resta mexer motor de partida a frio. Aceito ajuda da galera 🤣

Gabriel Bonacin
21/07/2021, 22:39
o galera me ajudem ai alguma idéia ?
conseguiu resolver ? o código é e8tz17285c o preço é fora de base por isso não troquei da minha, vc já resolveu da sua ?

muraishi
04/08/2021, 14:21
alguem ja trocou o Maxion pelo mwm X10 ou akgum outro motor a diesel?Talvez colocar uma mecanica de Hilux 3.0

maxrafael06
17/10/2022, 12:01
Olá amigos do fórum, queria a opinião de voces sobre a compra de uma ford f-1000.

Ano 1997, motor 2.5 HSD, 140mil km rodados, não possui A/C e vidros elétricos, a interna está perfeita e a externa também, a mecanica ainda não olhei mas aparentemente sem muitos detalhes pois a milona era de um senhor do Goiás que cuidava muito bem, a pedida é 98mil reais, acham que vale a pena ou dependeria do estado da mecanica?