Ver Versão Completa : Amortecedores para o CJ5
Emerson de Oliveira
27/02/2004, 08:31
Olá pessoALL,
Depois de uma vasta pesquisa nos tópicos do fórum, li um monte, e ainda estou confuso :oops: .
Minhas dúvidas são sobre amortecedores, vou listá-las:
i) Como efetuar, em casa mesmo, um teste para verificar se os amortecedores estão bons ou ruins :?:
ii) Meu CJ5 quando passa por um buraco/valo numa velocidade razoável o eixo dianteiro bate naquele batente de borracha fixado no chassi, isso é normal :?: Caso contrário seria problema de amortecedor ou mola :?:
iii) Qual seria a vantagem de utilizar os já famosos amortecedores trazeiros da Ranger 4x2 porque, pelo que pude verificar aqui em Blumenau, os seus preços são quase o dobro dos originais.
iv) Ainda quanto aos amortecedores da Ranger, quando liguei para perguntar o preço o vendedor me fez a seguinte pergunta: "É o da Ranger antiga ou da nova?", aí eu respondi: "Não sei." :oops: , qual seria :?:
Bom... por enquanto é só... mais tarde tenho certeza de que outras dúvidas surgirão...
[]'s
Emerson.
Ian Moreira
27/02/2004, 10:16
Empurre o carro para baixo com as mãos no capô e na traseira, se ele balançar uma única vez e parar, é sinal que os amortecedores estão em bom estado. Se ele balançar mais de uma vez, pode trocar porquê está avariado, mas como o Jeep é um pouco duro, é fácil perceber dirigindo, se você passa em um buraco e o carro gangorra, se você passa em costela de vaca e o Jeep fica incontrolável balançando igual a uma dançarina de KAN-KAN é hora de trocar, o amortecedor ra Ranger é o traseiro. e é da antiga, e eu paguei R$ 90,00 em cada,
Precisando é só chamar :wink:
Tambem estou precisando trocar meus amortecedores, pesquisei no forum e observei que os mais indicados são os da Traseiros da Ranger 4x2 e os da Mercedes M608, agora pergunto qual são os M608 Traseiros ou Dianteiros.
Verifiquei que os da Ranger são mais caros (R$ 100,00 cada) já os da M608 (R$ 55,00 cada), então queria a ajuda dos amigos para me dar mais informações sobre esse M608.
Qual Modelo ?
O que precisa adaptar ?
Durabilidade ?
Etc Etc ?
Saudações
Não sei responder esta pergunta porem estou como o mesma duvida qual amortecedor colocar.
Um mecanico da Guarujeep, diz ser uma boa escolha o amortecedor trazeiro da Kombi muito bom para o jeep alguem já houviu falar disto uo já esperimentou.
Alo a todos!!!! :D
No meu CJ5 estou usando o da blazer, e até agora não tive problemas :wink:
[]'s amortecidos
HIGHLANDER
27/02/2004, 18:35
Não sei responder esta pergunta porem estou como o mesma duvida qual amortecedor colocar.
Um mecanico da Guarujeep, diz ser uma boa escolha o amortecedor trazeiro da Kombi muito bom para o jeep alguem já houviu falar disto uo já esperimentou.
Sem querer malhar nada nem ninguem mas eu checaria duas vezes as opiniãoe do pesoal da "Guarujeep" viu, ja fiz serviços lá e alem de muito porco e demorado retornei duas vezes e não acertaram a mão....
reparem que é um relato e não um BOATO EU fiz serviços lá não é uma daquelas historias em que "ouvi dizer que fulano"...
Só um toque.... :wink:
Sergio Rocha
27/02/2004, 18:51
Um dos melhores amortecedores para CJ é o trazeiro da Ranger até 97, da marca Cofap são turbogas.
Não use o da Kombi, porque não deve ter curso suficiente.Já viu Kombi subindo meio-fio em diagonal ?
Os da Ranger só precisa trocar a bucha de baixo (use a do velho que vc tirar) a bucha de cima cabe certinho.
Os do 608 vc tem que reposicionar uns 10 cmm para cima o suporte superior.
Sergio Rocha
cj3 ex-cabrito
leopoldo
27/02/2004, 19:14
Empurre o carro para baixo com as mãos no capô e na traseira, se ele balançar uma única vez e parar, é sinal que os amortecedores estão em bom estado.
Isso só funciona em suspensões com molas helicoidais !!!
Dependendo da configuração da suspensão do jeep, o dono vai ter que pular do 2º andar de um prédio pra ver se a frente abaixa ou dependendo do porte físico do jipeiro pode até dar um enfarte de tanto tentar.
COMO SE TESTA ????
Tira o amortecedor.
Deixe ele esticado em primeiro lugar.
Ponha uma barra qualquer de ferro no furo de baixo.
Suba com cada pé em um lado da barra - lógico, a barra deve se só um pouco comprida.
Empurre com a mão o amortecedor de forma a fechá-lo.
Movimento uniforme, sem rangidos, travamentos ......ok, você só deve ouvir um borbulhar.
Agora, tome um pouco de TODDY,
Arrume outra barra de ferro.
Coloque no furo de cima.
Peque esta barra com as 2 mãos enquanto os pés estão lá , na barra de baixo.
PUXE, com força.
Movimento uniforme, BEMMMMM mais "duro" que o de fechar, sem trancos, rangidos ou movimentos em falso até quase estar todo aberto ....OK.
De novo, um ruido de borbulhar junto com um leve assovio.....é o óleo passando na(s) válvula(s) interna(s).
BOA MUSCULAÇÃO.
Rene G. Mattos
28/02/2004, 15:56
Ola, todos
Aprendi bastante neste tópico pois sempre procurei saber como fazer este teste nos amortecedores, sem fazer Mer#*@ nos pobres amortecedores ou terminar me colocando em algum perigo, ou quem sabe com um pouco de sorte terminar me matando hehehe :shock:
Sempre me divirto muito com as explicações de Leopoldo, em sua grande maioria são de caráter Extremamente informático e técnico misturado a muito humor. :D
Sou meu bobo para o riso, estou sempre rindo graças a deus... ou Leopoldo tem talento pra comedia ou sou mesmo meio bobo hehe :lol:
[]`s Bem Humorados
René G. Mattos
Bem no meu uso os da TOYOTA BANDEIRANTES, são excelentes e foram indicados por quem entende muito bem.
Este jogo zerado é da MOMROE (esta correto) e custaram 125 latinhas os quatros (04).
Abraços 8)
Bem no meu uso os da TOYOTA BANDEIRANTES, são excelentes e foram indicados por quem entende muito bem.
:D Grande Alex!!!
:D "Quem entende muito bem" te indicou um dos amortecedores mais duros que existem... Para quem faz Rally com o jeep (alta velocidade em estradas esburacadas) é ótimo! :lol: :lol:
[]'s
Sergio Rocha
29/02/2004, 12:28
"Quem entende muito bem" te indicou um dos amortecedores mais duros que existem... Para quem faz Rally com o jeep (alta velocidade em estradas esburacadas) é ótimo!
É isso aí segui o teu conselho e RETIREI os amortecedores da Toyota e coloquei os traseiros da Ranger, ficou OTIMO
Obrigado pela dica.
Elmer_Jeep
29/02/2004, 15:01
galera, sobre amortecedor aki no site jah foi muito comentado, cada um tem uma opinião pois cada cj tem uma configuração diferente, no meu caso eu não recomendo pra jeep nenhum os amortecedores do MBenz 608 :evil: :evil: :cry: , na moral são uma merda pois não são de dupla ação, ele fecha sem nenhuma resistencia(pressão) fazendo seu jeep afundar de uma vez, so apresenta resistencia pra abrir quando a suspensão estica, são uma droga.
Sobre os da toyota bandeirante, do ano 96 em diante tem um curso maior que o das mais antigas :D 8) , eu gostei do curso e por serem de dupla ação e pro meu cj ficou legal pois uso motor e cambio da band então ele pesa um pouco mais que um cj original 8) . Eu recomendo pra CJs que tenham motores maiores ou guinchos ou outros componentes que alterem o peso normal :D , daí o fato de alguns amigos falarem que esses amortecedores são duros é pq uma toyota band pesa muito mais que um cj
Já li aki no site tambem sobre os rancho e bilstein, os rancho eu conheço, só falta grana pra adquirir.
Ei, na moral, kombi :P ... eu acho q os amortecedores da kombi mesmo esticado nem alcança os pontos de fixação do meu cj, hehehe :twisted: 8)
[]'s
Oi é verdade , até agora não vi um nego voltar lá, meu jeep já esta lá + de 3 mese do combinado e o serviço é porco.
Seria melhor tirar o jeep de lá, pois sou novato no meio, não vendi o gol para comprar o jeep desde criança sonho com um cj-5.
Para ajudar em algumas referencias para vocês:
Os ranchos 9000 X com 9 regulagens custam US$ 125,00 cada.
Os 5000 que não tem regulagem custam US$ 75,00 cada.
Os HDS que são similares aos Heckethorn custam R$ 185,00 cada.
O melhor são as informações abaixo.
A tabela de aplicação dos HDS tem as seguintes informações:
Para CJ5 com até 1 polegada a mais de suspensão são os 9102 para ambos os eixos.
Tais amortecedores também são indicados para:
Traseira do Wrangler YJ com até 1 polegada a mais de suspensão.
Traseira do Samurai até 94 com 1 até 2,5 polegadas a mais de suspensão.
Traseira da Band até 92 com até 1 polegada a mais de suspensão.
Dianteira da Band até 92 com 2 até 3 polegadas a mais de suspensão.
Dianteira da S-10 93-99 com 2 até 3 polegadas a mais de suspensão.
Para CJ5 com 2 até 3 polegadas a mais de suspensão são os 9105 para ambos os eixos.
Tais amortecedores também são indicados para:
Traseira da Band até 92 com 2 até 3 polegadas a mais de suspensão.
Dianteira da Band até 92 com 4 até 5 polegadas a mais de suspensão.
Traseira da Hilux até 95 com até 1 polegada a mais de suspensão.
Ambos do Engesa com até 1 polegada a mais de suspensão.
Ambos do Troller até 02 com até 1 polegada a mais de suspensão.
Pedro Bachir
29/02/2004, 20:31
E ae??? :D
O amortecedor da Ranger, da bem mais curso que o original???
Estou perguntando isso, pq ontem arqueou as molas dianteiras da Laranja, e quando passa em um quebra- molas ou coisa parecida o amortecedor original, chega ao fim do curso e desse jeito ele vai estourar logo, intão já é melhor ir pensando em outro pra colocar no lugar... :roll:
valews :lol:
flw :)
Caro Giovanni
Obrigado pela dica sobre empeno de coluna (AMORTECEDOR TOYOTA BAND)
Abraços
Alex
E TUDO COMEÇOU EM 1957 :D
Estou perguntando isso, pq ontem arqueou as molas dianteiras da Laranja, e quando passa em um quebra- molas ou coisa parecida o amortecedor original, chega ao fim do curso e desse jeito ele vai estourar logo, intão já é melhor ir pensando em outro pra colocar no lugar... :roll:
:D Grande Pedro!!!
:D Primeiro: o amortecedor da Ranger tem o mesmo curso do original Willys.
:D Segundo: se as molas foram arqueadas, basta aguardar um pouco. Logo elas voltarão ao normal. :wink: Serviço inútil esse... :roll:
[]'s
Caro Giovanni
Obrigado pela dica sobre empeno de coluna (AMORTECEDOR TOYOTA BAND)
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: Não por isso... :lol:
[]'s
Pedro Bachir
29/02/2004, 21:40
:D Grande Pedro!!!
:D Primeiro: o amortecedor da Ranger tem o mesmo curso do original Willys.
:D Segundo: se as molas foram arqueadas, basta aguardar um pouco. Logo elas voltarão ao normal. :wink: Serviço inútil esse... :roll:
[]'s
E ae Giovani??? :D
axo que não vai voltar tão rápido assim não, trocou a molamestra e a promeira lâmina depois dela, colocou novas, e colocou mais 2 laminas no feixe... :wink:
Que amortecedor vc recomenda então, que tenha mais curso que o original e seja barato(no maximo 100lts cada um) :?: :?: :?:
antecipadamente obrigado :D
Oi Pedro,
Arquear significa provocar uma deformação plástica no material.
Isso acaba com as propriedades do material.
O fato chegar ao fim de curso normalmente já danifica o amortecedor no primeiro fim de curso.
O fim de curso é quando a suspensão fecha?
Se for isso, o arqueamento deve ter acabado com a resistência da lamina, assim ela está cedendo com muito menos carga sobre ela.
E ae Giovani??? :D
axo que não vai voltar tão rápido assim não, trocou a molamestra e a promeira lâmina depois dela, colocou novas, e colocou mais 2 laminas no feixe... :wink:
Que amortecedor vc recomenda então, que tenha mais curso que o original e seja barato(no maximo 100lts cada um) :?: :?: :?:
:D Fala Pedro!!!
:D Ainda assim vão ceder... Acho que não compensa investir em novos amortecedores. De qualquer forma, o curso da suspensão não alterou, apenas está trabalhando perto do limite. Basta então fazer um adaptador ou mudar a posição de um dos pontos de fixação do amortecedor, de forma que possa voltar ao original depois. Mas, se quiser mesmo assim, tem o do MB-608 que possui uns 10 cm à mais de curso e é bem macio. :wink:
[]'s
Beto Lacerda
02/03/2004, 12:30
e quando o CJ tem SPOA qual amortecedor usar ??alguem que tem CJ com SPOA e ja testou e aprovou algum amortecedor ???o da ranger serve pois me pareceu ser o mais facil de adaptar mas se tem o mesmo curso que o original sera que não vai dar fim de curso facilmente ???
Pedro Bachir
02/03/2004, 20:24
E ae??? :D
Descobri que aqui na minha cidade, quase todo mundo ta usando os amortecedores trazeiros da F-4000, falaram que da bem mais curso!!! :o
Vo olhar o preço deles aqui e falo quanto é... :D
roger_caldas
20/04/2004, 15:33
Caros companheiros da lama,
estou querendo trocar os 4 amortecedores originais do meu CJ-5 pelos traseiros da Ranger 4x2 97.
Observei, entretanto, que as buchas de encaixe inferiores não são iguais às originais.
Pergunto: essas buchas originais são vendidas separadamente?! Caso afirmativo, poderia trocar as do amortecedor da Ranger por estas?
Como fizeram os iluminados que têm amortecedores Ranger em suas viaturas?
[]´s ainda duros, esperando mais amortecimento
Rogério Caldas
CJ-5 76 OHC - Jiponga
Alphaville / SP
andretomasi
20/04/2004, 19:28
Fala Roger,
Segundo nosso mestre Giovani, é só trocar as buchas mesmo, se deres uma pesquisada vai achar o tópico onde ele explica isso :wink:
[ ]´s
Sergio Rocha
20/04/2004, 20:56
Fala Roger
Eu coloquei buchas novas, vendem separado.
Pra colocar use um torno de bancada, água e sabão pra facilitar a entrada da bucha no olhal do amortecedor, entendeu né ? :D Não use oleo use agua pq seca rapido.O oleo pode atacar a borracha e como demora a secar pode ser q a bucha pule fora.
Um abraço
roger_caldas
22/04/2004, 17:51
Ahhhh, entendi!
Nesse caso, vou mandar um Ky Gel então! :lol:
É a base de H²O, lubrifica que é um exxxpetáculo e não ataca a borracha!
Jokes a parte, valeu pela dica, Sergião!
Um abraço,
Rogério
Sergio Rocha
22/04/2004, 19:56
Fala Roger
Depois da surra que eu tomei pra instalar os amortecedores da Ranger, em casa, fiquei expert em introduzir buchas em amortecedores e outras coisitas mais :lol: :lol: :lol:
Carvalho
23/04/2004, 21:31
Fala Roger
Depois da surra que eu tomei pra instalar os amortecedores da Ranger, em casa, fiquei expert em introduzir buchas em amortecedores e outras coisitas mais :lol: :lol: :lol:
CAMARADA OS AMORTECEDORES DA ranger não são maiores que os da toyota? hoje mesmo fiz essa medição e não coloquei por achar que fica batendo na baixa!
Mauro Darezzo
23/04/2004, 22:00
Comprei os meus amortecedores no Josewal e as buchas novas acompanharam a compra.
Para retirar as originais fiz o seguinte.
*Primeiro é preciso tirar o tubinho no centro da borracha.
*Peguei um cano medindo uns 8 cm de comprimento e no mesmo diâmetro do olhal.
*Usei um parafuso com espessura levemente mais fino que o tubinho como sacador.
*Coloquei alinhados o olhal e o cano de um lado e o parafuso pelo outro. Em uma morsa vá apertando que enquanto o parafuso entra o tubinho sai.
*Tire o parafuso.
*Para tirar a borracha o processo é o mesmo, só que com um parafuso mais grosso, ou um outro tubo que pegue a borracha pelo meio, ou seja, não pare no olhal, nem entre no furo novamente. A borracha também sai se vc bater com uma marreta ao invés de utilizar a morsa.
*Para colocar a bucha nova é simples, usei o lubrificante mais natural que existe, guspe (quem já transou no carro sabe do que estou falando, he he :oops: ). É só colocar o tal guspe na borracha e apertar na morsa, ela entra maaaaaaaccccciiiiiiioooooooo. Para conseguir um guspe de boa qualidade é só correr umas 10 voltas em torno do quarteirão sem beber água. Fica uma beleza. ECA!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Será que fui claro?????
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/1957/66.htm
Mauro
roger_caldas
23/04/2004, 22:10
Salve rapaziada!
Vi esses no Josewal, mas achei meio caros!
Na Koga-Koga, por exemplo, os amortecedore da Ranger estão por Lt$55 cada....
Qdo vi no Josewal, estavam por Lt$75 cada....
Daí a minha intenção de comprar as buchas separadas, já que devem custar uns dô real, no máximo...
Caro JMCC, procure pelos amortecedores da Ranger 4x2 96!
Maurão, desculpe-me pela indiscrição, mas qtas Lt$´s foram nessa brincadeira no Josewas!?
Abração,
Rogério
roger_caldas
23/04/2004, 22:13
Ahhhh, tinha esquecido: sobre o lubrificante mencionado, sugiro comer doce de leite, ao invés da corrida. O índice de viscosidade é muuuuito mais indicado, sem contar que cansa menos....hahahhahaha :lol:
[]´s gordinhos e preguiçosos....(depois de velosos e furiosos, hahaha)
Rogério
Vinicius Cruz
23/04/2004, 23:21
so assistindo a comédia desse topico!!!
Sergio Rocha
24/04/2004, 14:28
Fala JMCC,
Os amortecedores da ranger modelo COFAP GL12343, turbo gas, são do mesmo tamanho dos da Toyota.Tinha colocado os da Toyota, e troquei por esses da Ranger.São plug and play, só tem que trocar as buchas.
Fabiano-SL
24/04/2004, 16:07
Fala Sérgio!!
Cara, me diz uma coisa, antes de eu sair comprando:
O amortecedort da Ranger 4x2 96 é o dianteiro ou o traseiro que é plug and play no jeep.
aguardo!
Fabio Cortez
24/04/2004, 16:25
Pessoal...fui dar uma pesquisada aqui na Região e achei o amortecedor da ranger muito caro. O cara queria me cobrar 350 lt$ no par. Eu informei que seriam os amortecedores traseiros da Ranger 97 4x2.
Será que é isso mesmo?
Beto Lacerda
24/04/2004, 16:27
segundo consta em outros topicos é o traseiro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3176
[]'s
Sergio Rocha
24/04/2004, 19:03
Fala Sérgio!!
Cara, me diz uma coisa, antes de eu sair comprando:
O amortecedort da Ranger 4x2 96 é o dianteiro ou o traseiro que é plug and play no jeep.
aguardo!
Fala Fabiano
O amortecedor é o TRAZEIRO da Ranger.O numero e modelo que eu postei acima é do TRAZEIRO.
É só comprar os 4 iguais, e colocar.O Jeep usa os mesmos amortecedores na diant. e na trazeira. :wink:
Sergio Rocha
24/04/2004, 19:04
Pessoal...fui dar uma pesquisada aqui na Região e achei o amortecedor da ranger muito caro. O cara queria me cobrar 350 lt$ no par. Eu informei que seriam os amortecedores traseiros da Ranger 97 4x2.
Será que é isso mesmo?
Isso é um assalto.Paguei a um mes 340,00 pelos 4.Ou seja 170,00 o par.
Fabiano-SL
24/04/2004, 19:16
Valeu! Sérigio!
Mauro Darezzo
24/04/2004, 19:43
Salve rapaziada!
Vi esses no Josewal, mas achei meio caros!
Na Koga-Koga, por exemplo, os amortecedore da Ranger estão por Lt$55 cada....
Qdo vi no Josewal, estavam por Lt$75 cada....
Daí a minha intenção de comprar as buchas separadas, já que devem custar uns dô real, no máximo...
Caro JMCC, procure pelos amortecedores da Ranger 4x2 96!
Maurão, desculpe-me pela indiscrição, mas qtas Lt$´s foram nessa brincadeira no Josewas!?
Abração,
Rogério
Olá,
UFF, UFF, desculpe tava correndo até o mercado para ir comprar doce de
leite. hehe. :lol: :lol:
Nos amortecedores eu paguei R$75,00 cada "mermo". Mas é que comprei junto as pinças de freio ( oito pinças ) e mais umas coisinhas. Deu tudo uns 2000,00 (%$#@$$#% to fu...) Aí ele me dividiu em 4 "veis". No Koga koga além de longe para mim é só à vista. Teria que esperar para comprar o resto. Quem mandou ser pobre e ter que pagar parcelado. Como também não tenho cartão de crédito.... Além do mais no Josewal sempre fui bem atendido, e isso conta muito (Sr. Anísio, Cláudio, filha do Sr. Anísio, os mecânicos que sempre tiram dúvidas). Ele tem uma micro empresa e gera emprego para + - 10 pessoas, o Koga Koga já é grande, etc, etc. Já imaginou se um dia o mercado for dominado pelas grandes corporações???? Vai virar cartel.
roger_caldas
25/04/2004, 12:17
Será que é isso mesmo?
Saaaaalve Fabio!
Bródi, tá caro pá k7!
Tu deve ter procurado em concessionária, não?!
Vai em loja de auto-peças paralelas. Entra no site da Cofap e procura um revendedor aí na área!
Aqui em Sampa está na faixa dos 60 merréis, cada. Não pode ser tão diferente.
Abração,
Rogério
Beto Lacerda
25/04/2004, 16:50
Sabe o que pode estar causando essa dispariedade nos preços do amortecedor da Ranger , existem dois tipos para a mesma aplicação (ranger 4x2 traseiro),existe de diferentes marcas hidraulico (barato) , e o da Monroe a gás (Turbogas Gold) que é um pouco mais caro só que melhor.
existe da monroe sem ser o "turbogas" tb.
roger_caldas
25/04/2004, 21:10
Salve Betão!
Ledo engano! Os Cofap que estão à Lt$60 são TurboGás também!
Os originais na concessionária que estão uma fortuna!
[]´s economicos,
Rogério
Beto Lacerda
25/04/2004, 21:15
Tem outra coisa que queria saber sobre esses amortecedores da Ranger , eles tem o mesmo curso que o original ou maior ?? servem pra CJ com SPOA ??
roger_caldas
26/04/2004, 10:37
Tem outra coisa que queria saber sobre esses amortecedores da Ranger , eles tem o mesmo curso que o original ou maior ?? servem pra CJ com SPOA ??
Saaaaalve Betão!
Rapá, nesse ponto eu não posso te ajudar não. Pq vc não dá uma ligada pro Sr. Anísio, da Josewal? De repente já compra lá com ele mermo!
www.josewal4x4.com.br
Abração,
Rogério
Willys1951
14/06/2004, 20:15
Alguém sabe aonde encontro amortecedores Bilstein para CJ em Sampa ?? :shock:
O Regis acho que tinha um par aqui, mas eram monstruosos...;-)
Querendo podemos importar...
LuizCabral
14/06/2004, 23:48
Ja vi que ninguem usa mas aqui em natal tem muitos jeeps com os amortecedores traseiros da ipanema. Ja medi, e fechado dá exatamente a medida do jeep e aberto sobra 3 cm. Ah, e eh bem macio tb.
Seria uma boa opção, não?
Para quem não quer quebrar a cabeça com tentativas e erros (e gastos) eu tenho amortecedores importados (EUA) e próprios para os CJs por R$ 205,00 cada.
Só preciso saber se a suspensão é original ou levantada e ai o quanto foi levantada.
Marcos ET
15/06/2004, 09:39
PessoALL que "saca" de amortecedores e suspensão em geral:
Já que o assunto é este, alguém pode esclarecer EXATAMENTE por que as Pick-Ups usam o amortecedor traseiro esquerdo por trás do eixo (comprime em direção ao jumelo) e o traseiro direito a frente do eixo (comprime em direção ao ponto fixo da mola)? é pra compensar o efeito torçor do eixo cardãn sobre o eixo rígido? existe vantagem nesta instalação para CJs?
Outra coisa: amortecedor com grande curso pra que? para o eixo deslocar inteiro para baixo em relação ao chassis? ou pra torcer? caso seja a segunda hipótese, nao seria o caso de deslocar o ponto de fixação dos amortecedores com o chassis mais para o centro da viatura?
Ah! a gosma preta e fedorenta voltou.............
[]'s a todos.
Oi Marcos,
Na Cherokee é assim... nunca parei para pensar, mas no caso da Cherokee pode ser somente para permitir a passagem do escapamento.
Uma das picapes tem ambos na frente do eixo... acho que é na S-10
Se colocar o amortecedor para dentro vai piorar tudo... quanto maior e mais para fora o amortecedor melhor... o mesmo vale para as molas.
Afinal, qual o melhor.... ranger? mb608.., ipanema.. :shock: ...
meu motor bf161..
Sergio Rocha
15/06/2004, 22:08
Segundo os entendidos, um amortecedor pela frente do eixo e outro por traz é para diminuir a possibilidade de torção do eixo.
Qto aos amortecedores, eu prefiro os da Ranger a gas.
Beto Lacerda
16/06/2004, 01:45
Segundo os entendidos, um amortecedor pela frente do eixo e outro por traz é para diminuir a possibilidade de torção do eixo.
tipo ... , ajuda a combater axle wrap ?? e muda alguma coisa ??
[]'s
Sergio Rocha
17/06/2004, 21:51
Exatamente, ajuda a combater o axle wrap .
Alguem ja ouviu falar ou usou os Heckethorn Nitro 9000?
Sera que esses são bons.
Eu tenho uma Bandeirante e Fiz um kit FES. Mantive duas folhas do feixe e instalei molas da Sportage.
Só que agora estou com muito mais mola que amortecedor. A estabilidade aumentou e a suspensão trabalha mais, so que como tem mais mola que amortecedor ela ta pulando mais, e os amortecedores estão degradando a passos largos, ja não estão mais segurando nada.
- Agora, será que amortecedores traseiros da Ranger não vão ter o mesmo problema, de serem muito fracos em relação ao molejo?
- Será que os Heckethorn Nitro 9000 iriam aguentar o tranco?
alguem sabe de um amortecedor que possa solucionar meu problema. va vou dizendo que os Rancho não estã ao meu Alcance ($$$).
desde ja agradeco a atenção
Patrick
Oi Patrick,
Fique com os HDS, que eu vendo a R$ 205,00 cada um.
E fabricado pela mesma empresa que faz os Heckethorn, ou seja, é o mesmo amortecedor.
Wallace:
vc saberia me dizer se esses amortecedores sao de açao dupla?
e qto ao curso?
[]´s
Oi Elcio,
Acho que 99% dos amortecedores vendidos no mercado atualmente são de dupla ação, sim os HDS são de dupla ação.
O curso depende do modelo, tenho varios, incluindo com curso realmente grande, mais de 13,5 polegadas de curso e outros com pouco, 4 polegadas.
Beto Lacerda
05/07/2004, 14:03
O curso depende do modelo, tenho varios, incluindo com curso realmente grande, mais de 13,5 polegadas de curso e outros com pouco, 4 polegadas.
Wallace digamos que alguem venha a comprar tais amortecedores para um CJ ,o preço é o mesmo para todos os modelos ?? pergunto pois curso a mais não faz mal certo ?? vale mais a pena comprar o com maior curso e caso vc faça up-grades na susp. ja tem amortecedores longos certo ??
[]'s
Dennis Figueiredo
05/07/2004, 14:23
Wallace digamos que alguem venha a comprar tais amortecedores para um CJ ,o preço é o mesmo para todos os modelos ?? pergunto pois curso a mais não faz mal certo ?? vale mais a pena comprar o com maior curso e caso vc faça up-grades na susp. ja tem amortecedores longos certo ??
[]'s
eu ia perguntar exatamente isso :D
Oi Pessoal,
O preço dos HDS é sempre o mesmo. Assim como os do Rancho. E quase todos os amortecedores do mercado.
O problema de comprar com maior curso é o comprimento fechado também é maior. Como o amortecedor colocado não deve dar fim de curso nem aberto nem fechado isso normalmente implica que não se pode colocar um maior.
Normalmente o limite é o curso fechado que pode obrigar a limitar o curso aberto.
Beto Lacerda
06/07/2004, 12:04
O problema de comprar com maior curso é o comprimento fechado também é maior. Como o amortecedor colocado não deve dar fim de curso nem aberto nem fechado isso normalmente implica que não se pode colocar um maior.
Normalmente o limite é o curso fechado que pode obrigar a limitar o curso aberto.
alterando-se os suportes de maneira que fechando todo não de fim de curso ,tipo se o amortecedor fechado mede 20" e aberto 33,5" , vc posiciona os suportes de maneira que fiquem no min a 21" qdo. comprimidos em curso max. (po 1" é espaço de garantia + que suficiente) , qdo. solicitado o amortecedor vai abrir até a susp. trabalhar inteira , e não vai dar fim de curso por abrir totalmente nunca , talvez o unico incoveniente seja a altura do suporte superior , para evidar o fim de curso na compressão , mas em cj cabe facil , não consigo ver o pq de comprar um com menos curso , tem outro motivo wallace ???
[]'s
Isso não é simples não... deu um belo trabalho do Spider do Bill... e se modificar o veiculo tem que mudar tudo.
Acho mais fácil vender os amortecedores e comprar outros...
Um maior é mais pesado, mais isso não é um grande motivo.
Beto Lacerda
06/07/2004, 14:32
po wallace to longe de 4 link fox shox etc. , só spoa mesmo :lol: , então pelo que entendi da certo , tipo um amortecedor com curso a mais não trara nenhum problema , o lance de vender e tal é complicado , vc perde $$ com isso e pelos relatos esses amortecedores heck (o hds é heck generico certo ??) duram bem , ja que vai comprar ja compra o com maior curso possivel , assim caso faça alguma melhoria na susp o amortecedor num enche o saco , ; mas e a calibragem é a mesma ?? ou tem como pedir esse de 13" de curso com a mesma calibragem que um pra cj ???
[]'s
Dennis Figueiredo
06/07/2004, 14:56
...mas e a calibragem é a mesma ?? ou tem como pedir esse de 13" de curso com a mesma calibragem que um pra cj ???
[]'s
Assino embaixo dessa pergunta, :D, mas eu gostaria de um com 11"
Tem diferentes calibragens, é uma questão de casar tamanho e características.
Informem o que desejam que eu verifico as possibilidades.
Beto Lacerda
07/07/2004, 02:53
wallace ,com calibragem pra usar em CJ qual o maior curso disponivel nos hds ??existe algum com regulagem tipo rancho ??
[]'s
Tenho que confirmar, mas acho que são os maiores mesmo.
19,42 fechado, 32,95 aberto, 13,53 curso, medidas em polegadas
Dennis Figueiredo
07/07/2004, 14:51
Wallace da uma olhadinha aí num pro willizinho com 11" de curso, tens a pronta entega???
Existe um modelo com 10,4 de curso, ai depois acho que só com 12,15 polegadas
Beto Lacerda
07/07/2004, 19:57
wallace qual o melhor , heck , warn black diamond, trailmaster ssv , rancho 5000 ou o Skyjacker hydro 7000 ??? pergunto pois la nos EUA todos estão na casa dos US$40,00 aprox. para CJ com 4" de lift ,ja os rancho 9000 , e os edelbrock sobem pra casa dos 80/90 US$ fugindo um pouco do valor , como trazer depois nois vê , mas qual o melhor ???vale a pena pagar o dobro por um rancho 9000 em relação aos outros citados ???
[]'s
Oi Beto,
Alguns tem caracteristicas diferentes e também depende da aplicação.
Os Skys são normalmente mais moles que os outros.
Os Ranchos 9000 X são bons para quem não sabe a carga que precisa ou se o veiculo tem multiplos uso, seria o meu caso, mas dificilmente é o de um CJ.
Fábio Alexandre
08/02/2005, 22:20
Amigos gostaria de saber se os amortecedores de kombi cabem certinho, ou seja tirar um e por outro ? Já ouvi falar que cabem mais eu não curto gambiarras mas se couberem eu colocarei e goastaria de saber tbem se não ficam ruim ? Um amigo meu tem uma oficina e tem 4 amortecedores irá me dar sem custo nenhum. Agradeço a todos pela atenção !!!!!!!!!
servem direitinho
já usei os traseiros da kombi nos feixes traseiros
o preço é razoável
mas eles tem pouco curso
talvez na cidade quebrem o galho
[ ]´s
Luiz Gustavo Mayr
21/04/2005, 14:57
Caros Amigos,
qual amortecedores voces indicariam para CJ5? Levem em conta preços também, pq sei que os Rancho são ótimos mais tb o olho da cara...
Aguardo opiniões...
Grato LGmayr[/b]
Sergio Rocha
21/04/2005, 15:52
Benvindo Luis Gustavo
Pra CJ original, amortecedor traseiro das ranger antigas.Cofap turbo gas.São muito baratos e macios, amplamente utilisados e testados.Eu uso no meu CJ.
[]'
Luiz Gustavo Mayr
21/04/2005, 16:24
Amigo muito obrigado pela dica... vc tem idéia de preço?
Só confirmando o nome do amortecedor é Cofap turbo gas?
Valeu... :lol:
Sergio Rocha
21/04/2005, 20:00
Luiz
Não tenho certeza do preço, mas é algo como 60,00 ou 70,00 cada um.
São os traseiros da Ranger antiga.O codigo cofap é GL12343.
[]'
Luiz Gustavo Mayr
21/04/2005, 23:04
Sergio,
Brigadão pela dica...agora vou atras...
Valeu
:D
Vinicius_4x4
22/04/2005, 08:01
Sergio, pode ser que esteja pedindo muito :lol: ! Mas será que tu não sabe qual a medida deste amortecedor aberto e fechado? Pois procurei no catálogo da cofap e as medidas não constam lah.
Só pra acrescentar, o que tem no catálogo é o seguinte:
Modelo: Ranger (Argentina)
Aplicação: i XL/XLT
Ano: 96eMod.97
Valew!!
Luiz Gustavo Mayr
22/04/2005, 11:38
Caro Sérgio Rocha,
mais uma perguntinha...
É necessário alguma adaptação para colocar o amortecedor da Ranger no meu CJ? E quanto ao curso? è o mesmo do original?
Valeu a atenção
Eu coloquei os amortecedores da Blazer e ficam bons tbm. Não precisa adptar nada e só colocar no lugar e pronto. :wink:
[]'s amortecidos
Luiz Gustavo Mayr
22/04/2005, 14:52
Valeu pela dica de todo mundo... mas me digam uma coisa , qual é melhor então o da Blazer ou o da Ranger?
Fui...
Não sei comparar, pois eu não tive amortecedores da ranger no CJ :roll:
Mas o importante e vc ter os amortecedores em condições de uso e com curso suficiente. :wink:
[]' amortecidos
Luiz Gustavo Mayr
22/04/2005, 15:07
Me diz uma coisa Hélio,
De qual modelo de Blazer é o amortecedor, vc consegue me passar as especificações pra eu correr atras? É relativamente macio, ou pelo menos mais macio que os originais?
Aguardo resposta...
Luiz
Vou ver se identifico o amortecer e codigo. :wink:
Agora macio, acho que depende um pouco do que vc chama de macio. CJ com feixe de molas original, comparado a outros carros, acho que não fica macio de jeito nenhum :evil: . Mas vc acaba acostumando :mrgreen:
[]'s verificando codigo. 8)
Sergio Rocha
22/04/2005, 18:59
Fala
O amortecedor da ranger tem o mesmo curso do amortecedor do Jeep.É plug and Play.
Diversas pessoas aki no forum usam o da Ranger e estão satisfeitos.
Eu usei o da toyota e quando troquei pelo da Ranger senti uma put@ diferença.Cj com feixes pode ficar confortável sim.Lógico q nunca vai deixar de ser um Jeep.Mas isso já é papo pra muito tempo.
O curso não sei de cabeça.Se for importante posso medir.Vou ter q tirar um fora e medir.Se precisarem é só pedir.
[]'
Fábio Alexandre
22/04/2005, 19:19
São os 4 traseiros da Ranger que temos que colocar, ou seja na dianteira do jeep vão os traseiros da Ranger é isso?
Este da Blazer nunca tinha ouvido falar alguem sabe me dizer se ficam bons tbem ?
E quanto a colocação destes amortecedores é tirar os velhos e colocar os novos ou precisam de adaptções?
Ultima pregunta: Qual é melhor o daKombi ou o da Ranger (sem que tenha que adaptar)?
Sergio Rocha
22/04/2005, 21:20
São os 4 traseiros da Ranger que temos que colocar, ou seja na dianteira do jeep vão os traseiros da Ranger é isso?
Este da Blazer nunca tinha ouvido falar alguem sabe me dizer se ficam bons tbem ?
E quanto a colocação destes amortecedores é tirar os velhos e colocar os novos ou precisam de adaptções?
Ultima pregunta: Qual é melhor o daKombi ou o da Ranger (sem que tenha que adaptar)?
São os traseiros da Ranger.Vc coloca tanto na traseira quanto na dianteira do CJ.Como já falei antes, são pnp.
Vc já viu Kombi subindo em calçada ? Já viu ela com a roda no ar sem conseguir tracionar pra subir ?
Vc acha q esse amortecedor tem curso ?
[]'
Fábio Alexandre
23/04/2005, 17:39
Valeu Sergio !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :lol:
Luiz Gustavo Mayr
27/04/2005, 12:44
Galera,
comprei os traseiro da Ranger e estou colocando no jeep. Depois digo o resultado. Realmente as medidas batiam com as originais e é só por e usar, ou como dizem alguns experts aqui do forum, "plug and play". Valeu pela dica, já que graças a vcs fiquei sabendo desses amortecedores...
:mrgreen: :lol: :D
Vinicius_4x4
27/04/2005, 15:22
Vc já viu Kombi subindo em calçada ? Já viu ela com a roda no ar sem conseguir tracionar pra subir ?
Vc acha q esse amortecedor tem curso ?
Sem criar polêmica :lol: , mas eu medi os amortecedores da kombi e encontrei dois modelos:
Kombi .../96 :arrow: Fechado = 350 mm e aberto = 540 mm
Kombi (hibrida) 97/... :arrow: Fechado = 410 mm e aberto = 640 mm
Olhando no catalogo da Monroe eu encontrei os amortecedores da Ranger (da linha rancho) e tinha os seguintes valores:
Ranger argentina :arrow: Fechado = 364 mm e aberto = 565 mm
Eu não entendo muito sobre amortecedores, mas não daria praticamente o mesmo se eu utiliza-se os amortecedores da kombi do ano até 96?
Detalhe:
:arrow: Todos os amortecedores mencionados acima são traseiros;
:arrow: O amortecedor da kombi custa R$ 68,00 e tem as medidas aproximadamente (diferença de 15 mm apenas) iguais ao amortecedor da ranger, só que este custa R$ 150,00.
Se puder me ajudar agradeço!
Fábio Alexandre
27/04/2005, 15:27
Luis Gustavo, quanto vc pagou nos amortecedores da Ranger?
E aos amigos mais expert no assunto, será que o que o nosso amigo Vinicius escreveu aqui não faz sentido, lembrando que o amigo Sergio Rocha descriminou totalmente o uso dos amortecedores da Kombi.
Obrigado a todos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sergio Rocha
27/04/2005, 20:45
Meus amigos
Primeiro amortecedor de Ranger a 150,00 chame a policia é um assalto.
Não é questão de discriminação, é questão de uso comprovado.Diversas pessoas aqui no forum, como eu mesmo, usam amortecedores da Ranger.Nunca ouvi ninguem reclamar, pelo contrario só elogios.Aprendi essa dica do amortecedor da Ranger, com o mestre Giovani.Uso estou muito satisfeito e continuo recomendando.Quanto ao curso do amortecedor da Kombi, não sei informar.Toda vez q penso neles, lembro da cena da Kombi subindo calçada com a roda no ar. :lol:
Agora se vcs querem experimentar o da Kombi, depois conta pra gente se vale a pena. :wink:
[]'
Luiz Gustavo Mayr
27/04/2005, 23:12
Caros,
Comprei o amortecedor da Ranger traseiro, mas não dá Monroe e sim da COfap. Paguei R$ 90,00 cada. Sobre o amortecedor da Kombi, todos descriminam e não fui eu que ia discordar e comprar pra testar... preferi o que era garantido..
Abraços,
Fábio Alexandre
28/04/2005, 06:58
Melhor o certo do que o duvidoso né !!!!!!!!!!!
Eu é que não vou servir de cobaia.......................... :lol:
Vinicius_4x4
28/04/2005, 09:01
Aí Luiz Gustavo,
Por acaso tu não sabe as medidas do amortecedor traseiro da ranger da marca Cofap?
E quanto ao saber se é bom ou não os amortecedores da kombi também não sei, só vi as medidas dele e postei aqui pois achei bem parecido com o da ranger.
Valew!
Fábio Alexandre
28/04/2005, 12:38
Alguem pode me dizer qual é a vantagem do amortecedor da Ranger se comparando com o original do Jeep?
Acredito que seja mais mácio é isso ?
Sergio Rocha
28/04/2005, 13:25
Alguem pode me dizer qual é a vantagem do amortecedor da Ranger se comparando com o original do Jeep?
Acredito que seja mais mácio é isso ?
O ultimo jeep fabricado foi em 1983 acho muito difícil q se encontre algum amortecedor original.To falando original realmente, não os de toyota q se dizem originais.
Quanto a diferença, é exatamente isso a sensação de ser macio.
falo sensação porque o q faz ser macio ou não são as molas.O amortecedor se muito forte segura muito rapido a subida da suspensão, dando a sensação de dureza.Se for muito fraco segura muito pouco a subida da suspensão, dando a impressão de maciez.O segredo é nem tão forte, nem tão fraco.E isso os da Ranger atendem bem.
Se alguem estiver interessado um link sobre suspensões.Sào para carros de pista, mas o conceito sempre se aplica.
.http://pessoais.digi.com.br/~deda/func_amorteced/func_amorteced.htm
Luiz Gustavo Mayr
28/04/2005, 13:28
As medidas eu não sei direito do curso aberto e fechado, pq quando fui comprar levei o original e medi ao lado do da Ranger. Os cursos são semelhantes, apesar que o da Ranger fecha um pouco mais que o original do jeep. Mas não tem problema com isso, seria problema se ele abrisse menos que o original, oq não acontece...
Quanto a vantagem é mesmo em relação a maciez... ele é mais macio que o amort. original do jeep...
qualquer duvida manda ai...
Vinicius_4x4
29/04/2005, 07:55
Valeu Luiz!
Quanto ao original do jeep, fui em uma loja que só vende os amortecedores da marca cofap e o vendedor disse que tinha os amortecedores do jeep. Não sei se os originais do jeep são da marca cofap ou se é paralelo.
Abraço!
Luiz Gustavo Mayr
29/04/2005, 10:47
Falow...
precisando estamos aí..
A cofap deve ter um amort. semelhante ao original do jeep, deve ser este q vc viu...
Mas não deve ser o da ranger. Caso vc queira o codigo da ranger é só ver nesse tópico mesmo, pq acho que o Sergio Rocha já postou esse codigo, dai é só vc ir lá e passar o codigo pro vendedor...
Abraços...
Olá Vinicius,
Não sei onde vistes o amortecedor da Ranger a R$ 150,00, mas efetuei uma breve pesquisa em Março e na Montreal(Concessionária Ford em POA) estavam a R$ 94,00 o GL12343.
Espero ter ajudado.
[]'s
André Corso
150 o jogo . acredito . compreo agora pra colocar no jeep , foi 185 o jogo
Vinicius_4x4
29/05/2005, 18:59
Valeu André!
Vou dar uma olhada nisto.
TIAGO PIPPER
29/05/2005, 22:40
USO NO MEU CJ-5 :
QUATRO AMORTECEDORAS DA F-1000 4X4...É SHOW...!
tudo bem galera, sobre o amotecedor da ranger, aparti d qual ano eu já posso utiliza-la.......tem alguma diferença d modelo, XL, XLT???????
abraço :D :D
Sergio Rocha
03/06/2005, 17:07
tudo bem galera, sobre o amotecedor da ranger, aparti d qual ano eu já posso utiliza-la.......tem alguma diferença d modelo, XL, XLT???????
abraço :D :D
É o amortecedor da ranger antiga.Compra pela especificação q não tem erro.
GL12343.
[]'
COMO EU SOH INICIANTE, EU GOSTARIA D SABE SE EXISTE ALGUMA RELAÇÃO DO SHIMMY COM O AMORTECEDOR ??...........OU NUM TEM NADA A VER
ABRAÇO GALERA
Rodolfo Ourique
04/06/2005, 11:06
Provavelmente vc está se referindo ao Amortecedor de Direção, este sim causa shimmy se estiver mal posicionado ou defeituoso.
CJ-5 1977
"Hakuna Matata"
www.ilhajeepclube.hpg.com.br
Sergio Rocha
04/06/2005, 19:05
COMO EU SOH INICIANTE, EU GOSTARIA D SABE SE EXISTE ALGUMA RELAÇÃO DO SHIMMY COM O AMORTECEDOR ??...........OU NUM TEM NADA A VER
ABRAÇO GALERA
Nada a ver.
Verifique o aperto de jumelos e do feixe.caster,folga rolamentos, caixa de direção e etc. :wink:
[]'
Rodolfo Ourique
04/06/2005, 22:05
Realmente Sérgio o que vc citou tb afeta, mas como este tópico se refera à amortecedor achei bom frisar o de direção...Ah! vc se esqueceu das ponteiras de direção, qq folga maior causa shimmy tb...
SEI Q O QUE ESTOU CITANDO NUM TEM MUITO A VER COM O TOPICO, MAS EU FIZ UMA PESQUISA E ACABEI ACHANDO QUE O AMORTECEDOR DE DIREÇÃO NUM VAI ACABA COM O SHIMMY, SOH VAI INIBIR ...............OQ ACONTECE AFINAL
ABRAÇO
DESCULPA, TAH MISTURANDO OS ASSUNTOS
:D :D
Rodolfo Ourique
05/06/2005, 06:10
É verdade o que vc disse, ele simplesmente inibe, mas se vc tiver usando uma configuração de pneus maiores e alterações na suspensão, sem o amortecedor o Shimmy será inevitável. Experiência própria, o meu Jeep qd comprei andava sem amortecedor de direção, depois que coloquei pneus 31" com jumelos altos o Jeep saiu igual a um cabrito, por isso disse que possa ser o amortecedor de direção.
Sergio Rocha
05/06/2005, 17:49
É verdade o que vc disse, ele simplesmente inibe, mas se vc tiver usando uma configuração de pneus maiores e alterações na suspensão, sem o amortecedor o Shimmy será inevitável. Experiência própria, o meu Jeep qd comprei andava sem amortecedor de direção, depois que coloquei pneus 31" com jumelos altos o Jeep saiu igual a um cabrito, por isso disse que possa ser o amortecedor de direção.
Amortecedor de direção só esconde o chime.Eu uso 33, jumelos mais altos e não tenho chime, mesmo quando tiro o amortecedor de direção.
Chime é aquela vibração q sentimos na direção quando andamos a uma velocidade por volta de 80 kmh, ou quando caimos com uma roda dianteira em um buraco.
[]'
Rodolfo Ourique
06/06/2005, 13:23
Ok! Sérgio, eu sei o que é Shimmy, mas o que narrei anteriormente foi o que aconteceu no meu CJ 5, com certeza a suspensão bem firme com buchas novas não dará shimmy, mas no CJ 5 aconteceu, no seu caso pode ser pelo fato dos jumelos serem na frente o CJ 5 na frente é a montanheira...confere?
Mas tb pode ter sido na época um alinhamento mal feito (toe-in)...
[]`s tirando dúvidas.
BLZ!!!! , Luiz
8) 8) se o teu jeep estiver com jumelão ou arqueado não adianta nem combi nem ranger, os dois fica sem curso, so para jeep totalmente original, se você nao
quiser gastar algumas latinhas R$$$$$, manda alongar os da combi ou ranger
é so soldar os olhais dos amortecedores velhos nos novos dois para cada um...
MOLEZA TA RESOLVIDO O PROBLEMA!!!!!!!!! :wink: :wink:
Rodolfo Ourique
07/06/2005, 21:40
Boa Tomboly, aproveitando a sua deixa...tem algum com curso maior para jumelões? Que não precise soldar os olhais? Os do 608? Já ouvi falar que eles tem bom curso...é verdade?
[]`s duvidosos.
blz!!! , Rodolfo
os do 608, ranger e combi, eles abertos tem pouquissima diferença entre si, o do 608 se não me engano são 3cm maior que os outros dois, so que tem um problema eles são muito duros, se opitar por eles vai ter que
mandar calibra - los em uma retifica de amortecedores, eles são desenvolvidos para trabalhar com ate 7 toneladas, são para caminhõens, vou dar uma dica ja que você e de sampa, no final da av. Imperado são miguel paulista, tem uma retifica de amortecedores "auto par" vai la e escolha o amortecedor que deseja colocar são inumeros os que dão serto no cj, a maioria e so trocar a borracha do olhau...
Abraços
Pessoal,
Só para acabar as dúvidas quanto aos amortecedores da Ranger:
- É o código que o Sérgio Rocha passou. :wink:
- São os traseiros da Ranger <= 97 (tanto faz se é 4x4, XL, XLT, é tudo igual) :wink:
- São turbogás, diferente dos CJs que são há óleo (esqueci o nome técnico :oops: ).
- Tem 348mm fechado, 574mm aberto e 226mm de curso (9,04") :wink:
- Eu paguei há duas semana R$ 150 o par, da Cofap :wink:
- É praticamente P'n'P. O olhal inferior tem uma bucha com um pequeno tubo de aço que foram removidos para entrar no suporte inferior. Nada que uma furadeira (para comer a bucha) e 15min não resolveram. :wink: :wink: 8)
Acho que é isso.
[s] ajudados,
Rodolfo Ourique
08/06/2005, 18:51
Valeu Marcelo...e Toboly, sou do Rio brodi... :?
Po, carioca foi mauzão, não sou muito detalhista
mas desculpa qualquer coisa ai BLZ!!!! Brodi!!!!
- Tem 348mm fechado, 574mm aberto e 226mm de curso (9,04")Isso ai não da final de curso fechado num CJ5 original?
Estas medidas até devem servir para um CJ5 levantado 2 polegadas.
Luiz Gustavo Mayr
09/06/2005, 13:46
Ae galera...
Já coloquei o cofap, da ranger e ficou 10... bem melhor que os originais... ficou muito mais macio... e tirou muito barulho do jeep...
Wallace,
Os originais do CJ tem 320mm fechado. São 2 cm a menos que os da Ranger. Sinceramente não sei se dá fim de curso numa suspensão original, :roll: só medindo mesmo. Como meu CJ utiliza feixes de Toy não tem problema. :wink:
[s] lifitados,
É isso que estou falando, se der final de curso pode quebrar os amortecedores.
E ai pessoal!É fantástica a gama de opções que temos para melhorar nossos jipes e caminhonetes!Vem cá,e na Rural também rola colocar esse amortecedor?Acho uma muit boa essa idéia!Abraços!!! :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
fala ai pessoal... pelo visto amortecedor traseiro da ranger é o bixo... mas qual a frequencia da troca deles... como saber a hora de trocar num 4x4?!
desculpe se a pergunta é meio básica... mas ninguém mencionou isso até agora e sou novato... ainda procurando uma viatura... abraços a todos!
Thiago Rodeghel
06/08/2005, 14:49
Aí Galera
Estou pesquisando amortecedores para meu CJ, pq acabou subindo um pouco mais q o esperado :pensativo:
Fui hj na Dpaschoal, e achei apenas o amortecedor traseiro da Sprinter mod. Turbo gás, mas tava mais caro q da Ranger, cada um por 164,00. Mas o vendedor me passou mais 2 códigos da Ranger, o GL12343 turbogás e um mod. de amortecedor da Ranger Rally :pensativo: GL12946... Segundo ele já é da Ranger 98 em diante, normalmente usado em modelos 4x4 apenas :) .
O preço da Ranger Turbogás, saia por 104,26 cada.
Já esse mod. da Ranger Rally Turbogás saia por 113,98.
Ambos esses preços, ele me falou q podia melhorar, já q infelizmente ele ainda naum tinha o produto em estoque :parede:
E agora??? Será q o amortecedor das Rangers 98/... serve no CJ?? Pq lembro de uma ranger XL 98 q meu pai teve, e era muito mais alta do q as 97 anteriores :wink: .
Da monroe saia por 150 cada :shock: da 97. Nem vou cogitar essa marca.
Bom se alguém souber se serve, por favor :concordo: :concordo:
[s]
Coloquei na traseira do meu CJ 5 o cofap GL 12343, que é da Ranger 96/97 importada, ficou muito bom, mais macio e menos barulho.
Paguei em SP no KOKA KOKA +- R$ 77,00 em cada um.
Tenho os quatro cofap GL12343, é só trocar a bucha inferior, paguei 98 contos em cada com bucha e tudo. Vale a pena.
William_NATAL
10/08/2005, 09:45
OIpa isto me interessa.
alguem sabe o site deste KOCA KOCA???????
serve e-mail tb. estou aumentando a altura do jipinho em 2" e acretido que o amortecedor traz da ranger 97 vai servir. por aqui achei a 104 cada.
Valeu.
CJ5BARIONI
10/08/2005, 13:41
Ae Galera!!!
Tb estou precisando trocar os amortecedores do meu CJ5, pois qdo comprei levantei
com jumelões e os amortecedores continua os originais, agora dizerem para estes
casos os "DIANTEIROS" DO MB608 são os melhores, e custam menos la$inhas. :lol:
Se estiver errado, alguem me corrija. :roll:
[]s querendo tirar esta duvida. 8)
CJ5BARIONI
10/08/2005, 13:46
Será que não é KOGA KOGA!!! :roll:
O Telefone desta Auto Peças: 11-6121-1000
[]s
William_NATAL
10/08/2005, 15:28
a bom !!!
achei que era loja de traficante.
Thiago Rodeghel
10/08/2005, 16:02
Blz Galera :D
Recebi uma resposta da Cofap, sobre as diferenças desse modelo de amortecedor da Ranger 96/97, com relação ao amortecedor modelo Rally :wink: E as devidas medidas do amortecedor Aberto e Fechado :)
Segue a resposta do email.
Thiago, bom dia
O amortecedor de código GL12343 (Ranger Argentina 96 e modelo 97) , é de
nossa linha Turbogás que por ser pressurizado propicia maior eficiência em
situações extremas e maior rendimento, se comparado ao tipo convencional, no
caso do amortecedor de código GL12946 (Ranger Argentina 96 e modelo 97)linha
Rally, lançada recentemente, além de contar com as características do
amortecedor Turbogás, tem maior resistência da coifa de Santoprene às
temperaturas atingidas pelo amortecedor, devido ao elevado número de ciclos
nos regimes de trabalho Off Road, confere maior proteção ao amortecedor
contra pedras, poeira, umidade, etc.
CA - 581 MM
CF - 353 MM
grato,
Cofap
Ainda estou decidindo por qual optar, preciso agora medir o qto vou precisar de curso :roll:
[s]
REPOLHÃO 4 por 2
11/08/2005, 01:03
Vale a pena colocar esse novo amortecedor super rally da COFAP!! :concordo:
http://www.mmcofap.com.br/noticias1.asp?code=36
Vejam as vantagens no site acima!! E ele é muito bonito... valoriza o jeep e custa
apenas R$ 12,00 a mais que o turbo gás....
Koga Koga Distribuidora Auto Peças Ltda. Av. Dom Emanoel, 170 - Qd.04 - Lts.1/20 -
Cep: 74430-180 Tel: (62) 295-6955. PPL Distribuidora de Peças Ltda.
KOGA KOGA E CIA
LTDA Tel. (011) 6965 0016 (011) 9160 0016 Rua do Orfanato, 1573/ 1629 ...
Galera esse e o endereço do KOGA loja aonde eu comprei os meus amortecedores....
Grande Abraço e Boa Sorte.
Olá Pessoal,
Posso utilizar o Cofap GL12343 com a altura original do Jeep ?!?
Obrigado a todos.
André
André,
É difícil diagnosticar sem medir o CJ, mesmo utilizando feixes e jumelos originais, sempre tem alguma variação se comparado com a altura original. :roll: Vale lembrar ainda que esse amortecedor tem de curso fechado 2 cm a menos que os originais do CJ. Então, só medindo mesmo. :wink:
[s]
pbofreitas
05/09/2005, 11:56
Bem galera, estou em grandes dúvidas aqui... creio que vcs possam me ajudar.
Estou pretendendo fazer SPOA no meu CJ-5. Agora não sei se devo trocar os amortecedores... Na verdade preciso trocar pois eles ainda são originais, mas quais devo utilizar? :pensativo:
Qual deveria ser o amortecedor ideal para conseguir um bom curso para uso off-road?
:P primeiro post!
Pedro - Belo Horizonte
Pedro,
Primeiro faz o SPOA, testa a supensão sem amortecedores e mede quanto você vai precisar de curso, dai você procura na tabela da Monroe (ela é completa, vai de carro a caminhões) qual amortecedor tem as medidas que você precisa. :concordo:
Não existe fórmula pronta para isso, só medindo mesmo. :wink: A menos que você não se importe em comprar um amortecedor e esse depois não servir. :roll:
[s] medidos,
klaus motta
05/09/2005, 20:48
Estou pensando em instalar os amortecedores de blazer no meu cj5/62. O mecânico me informou que ficaria mais macio que os de ranger será que é verdade?O correto seria utilizar somente os traseiros como da ranger?existe algum modelo(ano da blazer)que seria o mais indicado? desde já obrigado, klaus motta
Klaus,
Provavelmente vai dar fim de curso. :( O amortecedor traseiro da Blazer tem 368mm fechado, e os originais do CJ5 320mm. Na maioria das vezes que dá batente, o amortecedor acaba danificado. :(
[s]
Elmer_Jeep
10/01/2006, 12:19
estou querendo trocar os 4 amortecedores originais do meu CJ-5 pelos traseiros da Ranger 4x2 97.
Observei, entretanto, que as buchas de encaixe inferiores não são iguais às originais.
Pergunto: essas buchas originais são vendidas separadamente?! Caso afirmativo, poderia trocar as do amortecedor da Ranger por estas?
Como fizeram os iluminados que têm amortecedores Ranger em suas viaturas?
Fala Roger
Eu coloquei buchas novas, vendem separado.
Fala galera, blz :concordo:
Seguinte, depois de muita http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg e leitura resolvi comprar os amortecedores da ranger (GL12343) pra instalar no Prateado e tirar minhas próprias conclusões sobre o desempenho.
Quanto às medidas, de centro a centro dos olhais são 35,4cm fechado e 58cm aberto.
Agora vem o lance da bucha inferior, Velho e all eu compro a bucha de qual amortecedor pra usar nos da ranger :?:
Obrigado. 8)
Grande Elmer,
Usei as buchas que são vendidas para o CJ mesmo, aquelas de polioretano, amarelas, que custa umas L$ 30 o jogo completo (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11866). Serviu direitinhho. :concordo: :concordo:
[s] embuchados,
Elmer_Jeep
10/01/2006, 16:49
Marcelo, opa, não recebi a notificação dessa mensagem. :evil:
Cara, eu tenho aqui as buchas de PU vermelhinhas só que tem um detalhe importante aí.
O olhal inferior do amortecedor é reto e as buchas do Jeep são cônicas, coloquei elas apenas fazendo um teste manual e passam direto(atravessam) o olhal do amortecedor...
Li em outro tópico que vc tirou o tubinho de ferro e refurou a borracha pra ficar com a medida do pino. To pensando em fazer isso também...
[]'s
Elmer,
No suporte inferior eu arranquei tudo, aquele maldito pino e a borracha que envolve ele. Meti furadeira para comer a borracha e depois fói só puxar com alicate pra sair pino + borracha do olhal. :twisted:
E as buchas não atravessaram direto. Pelo fato de serem cônicas, entra só uma parte o resto não. Elas são cônicas justamente para isso.
Não tive esses problemas que você relatou. Agora se as suas buchas passam direto, das duas uma: ou suas buchas não são do CJ, ou as minhas não são. Mas eu usava elas com os amortecedores originais e era a mesma coisa, não atravessava o olhal. :pensativo: :pensativo:
[s] cônicos,
Elmer_Jeep
10/01/2006, 17:21
Marcelão, as buchas q tenho são de cj sim, a diferença está nos olhais dos amortecedores ranger.
O olhal superior é cônico, entra uma bucha de cada lado e o apoio é o desenho interno do olhal.
Já o olhal inferior é reto, o apoio da bucha é por fora do olhal onde a bucha original tem um ressalto tipo o formato de um carretel.
É q to sem tempo de ir numa autopeças pra procurar uma bucha q dê certo, mas acho q vou resolver essa parada refurando a bucha mesmo :roll:
[]'s
Sergio Rocha
10/01/2006, 18:54
Elmer
Não lembro bem, mas eu acho que eu usei as buchas da toyota.Elas são divididas, e conicas, 2 por olhal, uma pra cada lado.
[]'
Elmer_Jeep
11/01/2006, 12:22
Sergio Rocha, de toyota não vai servir tambem, acontece o q expliquei pro Marcelo ali em cima.
De qualquer forma obrigado pela atenção.
[]'s
Sergio Rocha
11/01/2006, 19:11
Sergio Rocha, de toyota não vai servir tambem, acontece o q expliquei pro Marcelo ali em cima.
[]'s
Pena que nào ajudei. Mas eu tenho certeza que as borrachas são de um carro nacional, e nào são as da Ranger.
[]'desculpe pela falta de memoria :parede:
Elmer_Jeep
11/01/2006, 19:49
[]'s
Pena que nào ajudei. Mas eu tenho certeza que as borrachas são de um carro nacional, e nào são as da Ranger.
[]'desculpe pela falta de memoria :parede:
Fala Velho, comprei as buchas do amortecedor do MB608.
elas vem com caninho de ferro tambem, mas usando sem o caninho o furo da borracha fica um pouco folgado nos pinos do CJ.
Vou usar assim mesmo, pois em 2001 quando montei o Prateado usava amortecedores do 608 sem os caninhos.
Tive olhando as buchas da F1000 também, tem o mesmo formato só que um pouco mais largas...
To sem camera aqui senão já postava umas fotos pra ajudar os próximos que forem adaptar amortecedor da ranger no CJ.
[]'s
Elmer_Jeep
13/01/2006, 11:26
Buenas galera, resolvi meu "pobrema" :palmas:
No olhal inferior do amortecedor da ranger instalei as buchas do amortecedor do MB608.
Como eu disse ali acima as buchas do 608 sem o caninho de ferro ficavam um pouco folgadas nos pinos do CJ, porém quando prensei as buchas nos olhais inferiores do amortecedor o furo fechou e ficou com a medida ideal, entrando bem justo nos pinos do CJ.
Foto das buchas utilizadas (tá ruim pq foi tirada via celular)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/1daffbfacd2e0cf7b2aa6097ceb387aa.jpg
Da esquerda pra direita:
inferior F1000 - inferior ranger - superior ranger - inf/sup CJ's
Então é isso ae, quem for adaptar amortecedor de ranger no CJ substitua a bucha inferior pela do amortecedor do caminhão Mercedes 608.
[]'s amortecidos
Elmer_Jeep
13/01/2006, 11:45
Ah, já ia esquecendo.
O Jeep ficou bem melhor com os turbogás, recomendo :concordo: :dance:
Caiogaucho
16/01/2006, 00:26
Pessoall,
Alguem poderia postar as fotos do passa-a-passo da montagem das buchas?
Caio
necessito trocar os 4 amortecedores de meu CJ5....
Qual é o mais indicado e quanto vou gastar ????
[]´s
Elmer_Jeep
19/01/2006, 10:21
Temos que criar um manual de instruções da http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg :roll:
o fórum tá cheio de relatos, é só querer pesquisar q vc encontra, veja alguns exemplos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3296&highlight=ranger
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9509&highlight=ranger
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2320&highlight=ranger
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14979
Sobre valores, o amortecedor falado nesse tópico e nos outros listados acima está custando (na minha cidade) de 80 a 120 reais cada.
[]'s
fernandão
31/01/2006, 22:53
pessoal estou com uma oportunidade de trazer uns ranchos 9000
mas esbarei no seguinte problema eu quero aproveitar os amortecedores quando trocar minha suspensão por uma de toyota !!! será que dá ???levando em consideração que meu jeep é um cj
com spoa e eixos de f-75 qual é uma boa medida pra eles ??? será que alguem pode me ajudar :mrgreen: e não me venham com essa de pesquisa como podem perceber pelo topico eu
já pesquisei e num cheguei a conclusão nenhuma :pensativo:
[]´s
Elmer_Jeep
31/01/2006, 23:37
quando colocar os feixes band no CJ spoado creio que vai ganhar mais flexão do que tem atualmente com spoa e feixes originais. Então tem q se preparar pra um amortecedor que não dê fim de curso fechado sem aproveitar uma boa parte da suspensão comprimida, nem aberto sem aproveitar uma boa parte da suspensão extendida.
Não garanto que vai dar certo porque não sei como está a distancia entre as bases de fixação dos amortecedores nessa sua suspensão, e acredito que seja necessário modificá-las quando trocar os feixes.
No meu CJ (spoa e feixes band) os amortecedores dianteiros são de toyota(por enquanto) 52 aberto e 32 fechado. Os trazeiros são de ranger 58 aberto e 36 fechado.
Os trazeiros estão numa boa posição permitindo flexão/curso pra cima e pra baixo.
Já os dianteiros estão curtos, a suspensão não extende totalmente pois os amortecedores estão dando fim de curso aberto(52cm), daí estou pensando em instalar os da ranger na dianteira também, só que são 4cm maiores quando fechados então vou ter que fazer o suporte do chassi um pouco mais alto pros futuros amortecedores não dar fim de curso quando fechados (32toyota X 36ranger)
Se vc não tiver dificuldades em modificar os suportes posteriormente verifica os que vc usa atualmente e procura os rancho com a medida aproximada a estes.
No meio dessa tabela tem as medidas e aplicações da linha rancho :wink:
http://www.sa-tenneco-automotive.com/brz/produtos/_catalog-produtos/archivos/impr/CatMonroe_2_Parte(21-36).pdf
espero que eu tenha ajudado em algo
[]'s e boa sorte.
fernandão
31/01/2006, 23:45
Elmer o problema é que o meu jeep num ficou pronto ainda nem com feixes originais :oops:
mas já que essa é uma opurtinidade unica de compra de ranchos a preços de lá :mrgreen:
então não posso perder a opurtinidade mas tambem não quero perder os amortecedores quando for mudar a suspensão ( 2007 )
[]´s obrigado :concordo:
fernandão
31/01/2006, 23:51
num funfa
http://www.sa-tenneco-automotive.com/brz/produtos/_catalog-produtos/archivos/impr/CatMonroe_2_Parte :cry:
[]´s :cry: :cry:
Elmer_Jeep
01/02/2006, 10:18
http://www.sa-tenneco-automotive.com/brz/produtos/_catalog-produtos/archivos/impr/CatMonroe_2_Parte(21-36).pdf
Copia esse endereço e cola na barra do navegador.
na mensagem anterior acho q ficou um pedacinho do link de fora, não sei porque.
Acabei de testar e abriu numa boa.
O arquivo é do ADOBE.
[]'s
fernandão
01/02/2006, 23:35
:concordo: :palmas: :palmas: :palmas:
[]´s :dance:
Fred Almeida
21/02/2006, 09:18
PessoALL,
acabei de ganhar(0800) 1 jogo de amortecedores dianteiros e traseiros de Blaser.
Será que dão no meu CJ5?
Abraços
Fred
Elmer_Jeep
21/02/2006, 10:32
Fred Almeida, tem como medir eles aberto e fechado :?:
jfwebber
21/02/2006, 11:42
Prezado Fred.
Pelo que sei cabe direitinho no CJ.
Eu também ganhei (com o bônus do cartão de crédito = custo zero) um conjunto de amotecedores de Blazer e o meu mecânico, que não é de fazer besteira, disse que vai ficar muito bom, "que era exatamente o que ele estava pensando em me sugerir".
SDS
Webber
Pessoal,
Para aqueles que ganharam o armotecedor da Blazer, uma má notícia: não serve. :discordo:
Segundo o catálogo Monroe:
Dianteiro: aberto = 420mm, fechado = 281mm
Traseiro: aberto = 608mm, fechado = 368mm
CJ original: Aberto = 520mm, fechado = 320mm
Resumindo; se for o dianteiro vai dar fim-de-curso quando aberto, se for o traseiro, vai dar fim-de-curso fechado. :? :? Isso considerando que o CJ está com suspensão original. :wink:
[s] catalogados,
Elmer_Jeep
22/02/2006, 10:27
Segundo as medidas informadas pelo Marcelo esse amortecedor trazeiro blazer tá com as medidas bem próximas da ranger que são 58x36 aproximadamente.
Então quem for utilizar com a suspensão original vai ter que elevar o suporte de fixação do amortecedor no chassi pra não dar fim de curso fechado.
Os amortecedores da ranger modelo COFAP GL12343, turbo gas
Todos,
Para enriquecer o tópico, os mesmos amortecedores da marca Monroe têm o código 84728 T.
By the way, por quanto vocês compraram esses amortecedores da COFAP?
Da Monroe está R$107,00 cada :shock:
Elmer_Jeep
07/03/2006, 16:56
Eu pago 55 reais pelo cofap numa distribuidora no Amazonas.
Aqui no comercio local as lojas vendem por 90...
Não conheço de perto os Monroe, sei que os nakata arrancam o olhal do amortecedor pois são fixados na carcaça/cilindro com solda ponto :parede: , já os cofap vem com um cordão de solda ao redor :concordo:
Elmer,
Obrigado pela informação.
Já é uma boa referência pra negociar com os caras daqui.
Vale dizer que os Monroe são iguais aos da Cofap.
[]'s
ramil2007
16/03/2006, 03:18
Olá pessoal, firma...
Gostaria de saber qual foi a conclusão disso tudo?
Qual o amortecedor certo, e qual bucha certa comprar?
Não sei se estou com mto sono, mas não entendi nada, mó confusão...
hehehe...
Grato mestres...
jfwebber
16/03/2006, 12:14
Pessoal.
O amortecedor de Blazer realmete não serve.
Vou ter que vender ou trocar os que ganhei e colocar outros.
Pretendo trocar pelos da Ranger conforme já referido pelo "povo" aqui do tópico ou coocar os originais mesmo.
SDS
Webber
Elmer_Jeep
16/03/2006, 12:37
Olá pessoal, firma...
Gostaria de saber qual foi a conclusão disso tudo?
Qual o amortecedor certo, e qual bucha certa comprar?
Não sei se estou com mto sono, mas não entendi nada, mó confusão...
hehehe...
Grato mestres...
Cara, acredito que tá tudo explicado na página anterior, melhor que isso só se eu for aí montar pra vc :mrgreen:
[]'s
roger_caldas
18/03/2006, 13:48
Meus caros,
acabei de comprar 4 amortecedores da Ranger Cofap/Motorcraft código GL12343.
Achei o preço muito bom comparando com o mercado e achei interessante dividir aqui com vocês.
Comprei em uma loja aqui em São Paulo chamada MercadoCar e cada um custou R$68,75.
Comentei com o vendedor que divulgaria pra alguns interessados e ele me disse que ligassem e entrassem em contato direto com ele.
Seguem os dados:
Loja: MercadoCar Barra Funda
Vendedor: Fábio Luiz (Dept° de peças)
Telefone: (11)3616-3555
Abraços sem nenhuma comissão :D :D :D ,
Rogério
roger_caldas
18/03/2006, 13:48
Meus caros,
Achei o preço muito bom comparando com o mercado e achei interessante dividir aqui com vocês.
Comprei em uma loja aqui em São Paulo chamada MercadoCar e cada um custou R$68,75.
Comentei com o vendedor que divulgaria pra alguns interessados e ele me disse que ligassem e entrassem em contato direto com ele.
Seguem os dados:
Rogério
fernandão
18/03/2006, 14:26
pelo que se ve no seu avatar seu jeep é SPOADO
e mesmo assim serviu os amortecederores ?
dá pra enviar uma foto como os mesmo foram fixados :mrgreen:
[]´s curiosos
roger_caldas
18/03/2006, 16:59
pelo que se ve no seu avatar seu jeep é SPOADO
e mesmo assim serviu os amortecederores ?
dá pra enviar uma foto como os mesmo foram fixados :mrgreen:
[]´s curiosos
Grande Fernandão!
Você acertou: o Jiponga está SPOADO, mas mantive a posição relativa dos pontos de fixação dos amortecedores inalterada.
Não sei se vai ficar claro, mas dê uma olhada nas fotos abaixo:
Dianteira:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/b35ae5253a09c0c72716949752ebd22f.jpg
Traseira:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/98a20bcd748858bd8fc8791826f004aa.jpg
Estas fotos ainda estão com os amortecedores originais. Os novos, só vou instalá-los daqui a uns 15 dias.
Qualquer dúvida, dá um alô!
Abração,
Rogério
fernandão
18/03/2006, 17:04
brigadão :concordo: já estava pensando em algo do tipo agora visualizando
fica mais facil :mrgreen: 8)
[]´s
Elmer_Jeep
18/03/2006, 17:29
fernandão, o meu (CJ5 spoa) também esta´com os 4 amortecedores trazeiros da ranger.
Só tenho fotos aqui do eixo dianteiro, na parte superior (chassi) o pino de fixação permanece original, os pinos inferiores foram soldados na carcaça do diferencial.
No eixo trazeiro os pinos superiores (chassi) mudaram de posição pra deixar os amortecedores o mais vertical possível, ganhei estabilidade e amortecimento :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/21996b7f8aea7e517a9984e942478b01.jpg
[]'s
fernandão
18/03/2006, 17:51
Elmer será que posso abusar de vc :mrgreen:
tem como ver colocar uma foto da traseira :shock: :twisted:
pois seu jeep é uma fonte de inspiração pra mim muito caprichado mesmo :concordo:
[]´s
ReinaldoFred
20/03/2006, 14:21
E ai pessoal,
Eu comprei 2 amortecedores da ranger trazeiro GL 12343, para meu jeep
coloquei na frente, nâo sei parece que ficou um pouco grande, ele ficou praticamente inteiro, recolhido falta só um 10cm para fechar no maximo.
Elmer_Jeep
20/03/2006, 18:32
Elmer será que posso abusar de vc :mrgreen:
tem como ver colocar uma foto da traseira :shock: :twisted:
pois seu jeep é uma fonte de inspiração pra mim muito caprichado mesmo :concordo:
[]´s
:evil:
Serve de ladinho :?: :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=43556&d=1237842911
Veja que o suporte original ainda está ali na esquerda da foto, na parte inferior soldei um parafuso na canela do diferencial com a mesma medida do pino, ficou com mais estabilidade e confortável.
[]'s
Elmer_Jeep
20/03/2006, 18:52
E ai pessoal,
Eu comprei 2 amortecedores da ranger trazeiro GL 12343, para meu jeep
coloquei na frente, nâo sei parece que ficou um pouco grande, ele ficou praticamente inteiro, recolhido falta só um 10cm para fechar no maximo.
Tem como vc medir eles montados. :?:
Mas já falamos aqui em vários tópicos que no CJ com suspensão original o amortecedor da ranger pode dar fim de curso fechado.
[]'s
fernandão
20/03/2006, 23:36
Jipeiro_RR,
em baixo vc fixou no eixo igual ao dianteiro !!!! agora entendi :concordo:
obrigado amanhã meu mecanico já tem selviço copiar o seu jeep :mrgreen:
[]´s
Amigos, o amortecedor da ranger tem que ser os trazeiros ou pode ser os dianteiros? obrigado
Elmer_Jeep
21/03/2006, 10:11
jeep 53, http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3296
[]'s
Revivendo o tópico.
Estou estudando a possibilidade de comprar uns "Rancho" modelo 99113 e 99118 (um par de cada), mas pintou uma dúvida quanto ao tamanho.
Segundo o catálogo da Monroe, esses amortecedores têm:
código aberto fechado (mm)
RS99113 508 335
RS99118 563 361
Os amortecedores do Jeep são iguais para os eixos traseiro e dianteiros, certo?
:?: Então lá vão as duas primeiras perguntas:
Acontecerá algum problema se instalar amortecedores de dimensões diferentes?
Qual deles instalaria no eixo dianteiro?
Considerando que o Woody está com jumelos um pouco maior que originais, cerca de 10cm de pino-a-pino, e que tem uma mola a mais em cada feixe, lá vai a terceira pergunta:
:?: Será que vai dar fim de curso?
Vale lembrar que os originais, segundo a Cofap tem
código aberto fechado (mm)
L.12911 511 319
[]´s cheio de dúvidas :pensativo:
Elmer_Jeep
14/06/2006, 16:26
Cara deixa ver se entendi. :roll:
Teu CJ tá com suspensão original e jumelos de 10cm, vc quer colocar os rancho, blz.
O 99113 está praticamente com a mesma medida dos originais(cofap) creio que não dá problema.
Já o 99118 possivelmente vai dar fim de curso quando fechado.
Mas vc pode fazer um teste com a trena antes de comprar os rancho, vai precisar de uma rampa pra comprimir a suspensão aí vc verifica a medida entre os pontos de fixação do amortecedor.
[]'s
Olá galera, sou novato no ramo, sempre fui apaixonado por jeep, porém somente agora comprei um e estou equipando para nossas trilhas aqui no sertão da bahia. gostaria de saber qual melhor amortecedor, que seja fácil de instalar, sem necessitar de profundas adaptações, que proporcione um bom conforto, e que seja barato.
Grato,
Sergio Rocha
18/06/2006, 09:30
Kbgjr
Benvindo ao forum.Não tem um nome mais fácil não ? :mrgreen:
Amortecedores traseiros de ranger antiga, da cofap.Dá uma pesquisada aki no forum que tem muita coisa.
[]'
Valeu Sérgio Rocha pela dica, :concordo:
Vcs q s~ + experientes do que eu, gostariade saber se poderia colocar o amortecedor da ranger junto com molas esperiais para melhorar o conforto.
E como posso conseguir esses amortecedores, com segurança é claro, pela net.
Grato.
Normalmente o jipe é desconfortavel por culpa dos feixes, normalmente já velhos etc.
Mas mesmo com feixes novos não tem um conforto de automovel, nem se usar os amortecedores Rancho com regulagem, já que os amortecedores não são os mais responsaveis pelo conforto.
Trocar os feixes por molas helicoidais é fria no jipe por falta de espaço para se fazer algo bem feito, sem contar que o custo vai ficar alto.
Elmer_Jeep
18/06/2006, 18:41
kbgjr, já experimentou ler as outras paginas desse tópico :?:
[]'s e bem vindo ao forum :concordo:
Caros Amigos, Boa tarde...
Mais uma para discussão. Andei pesquisando e pude verificar que os amortecedores do Troller possuem as mesmas forças de atuação dos amortecedores traseiros da Ranger/97.
Outra grande vantagem é que as buchas dos amortecedores do Troller (superior e inferior) possuem um tubo de aço no diametro interno de 16mm. Isso elimina a necessidade de retrabalhar a bucha inferior dos amortecedores traseiros da Ranger.
O único problema é que os comprimentos abertos e fechados do Troller são um pouco maiores que os da Ranger.
Ranger/97 (traseiro):
C.A. = 581 mm
C.F. = 353 mm
curso = 288 mm
Troller:
C.A. = 601 mm
C.F. = 373 mm
curso = 288 mm
Abraços,
Dirceu
Ranger/97 (traseiro):
C.A. = 581 mm
C.F. = 353 mm
curso = 288 mm
Troller:
C.A. = 601 mm
C.F. = 373 mm
curso = 288 mm
Dirceu,
Vai dar fim de curso.
A propósito, o curso total de ambos é 228mm :)
[]´s
Aurelio, Boa tarde...
O curso de ambos os amortecedores são 288mm. A diferença é que os amortecedores do Troller tem 20mm a mais no comprimento aberto e no comprimento fechado, pois o mesmo possui "STOP HIDRAULICO", o que os amortecedores da Ranger não possuem :concordo: .
Abraços,
Dirceu
Elmer_Jeep
19/06/2006, 15:25
Esse do Troller é à gas :?:
Caro Elmer, boa tarde...
Os amortecedores do Troller são pressurizados sim :concordo: .
Abraços,
Dirceu
Elmer_Jeep
19/06/2006, 15:34
DJunior, bom aí então a brincadeira ficou interessante.
Já que o Troller é uma salada com peças de tudo que é carro pode ser que os amortecedores sejam de algum veículo nacional. :lol:
Tem a referencia dele aí pra eu consultar em alguns fornecedores :?:
Acredito que se for procurar dizendo que é do troller o preço vai ser dobrado :roll:
[]'s
Elmer,
Na verdade este tipo de consulta eu já realizei. Os amortecedores do Troller originalmente são produzidos pela COFAP e os mesmos são específicos para o Troller :cry: . O preço não deve ser dos melhores :pensativo: .
Abraços,
Dirceu
Alexandre Almeida
25/07/2006, 03:05
Meus caros,
Seguem os dados:
Rogério
Posso comprar este amortecedor mesmo se usar jumelos 1" ou 2" maior ?
jeeponga
15/08/2006, 13:31
Tem como vc medir eles montados. :?:
Mas já falamos aqui em vários tópicos que no CJ com suspensão original o amortecedor da ranger pode dar fim de curso fechado.
[]'s
Estou reformando um cj3a, com o feixe de mola em posiçao normal, e coloquei os amarotecedores da ranger (12343) na dianteira, e estou achando que vai dar fim de curso. E agora o que devo fazer? Trocar os amortecedores? Reposiciona-los?
Preciso de orientaçao
Grato
Jeeponga,
Não pode achar, tem que ter certeza.
A melhor maneira: tira o amortecedor, procura uma rampa e mede a distância de pino-a-pino do amortecedor com ela totalmente aberta e totalmente fechada. Só assim mesmo. Talvez você não precise reposicionar.
Teoricamente precisa pois o amortecedor da Ranger fecha 2cm a menos (se não me falhe a memória) do que o original do CJ, mas cada caso é um caso.
[s] medidos,
Sergio Rocha
15/08/2006, 22:03
Estou reformando um cj3a, com o feixe de mola em posiçao normal, e coloquei os amarotecedores da ranger (12343) na dianteira, e estou achando que vai dar fim de curso. E agora o que devo fazer? Trocar os amortecedores? Reposiciona-los?
Preciso de orientaçao
Grato
Testa mesmo que seja andando.Se estiver dando fim de curso, vc tem tres opções.
1- Faz como eu e deixa dar fim de curso, uso assim a mais de um ano.se vc não pretende dar saltos com o jeep, difícilmente vai ter problemas.
2- reposiciona o ponto de fixação.
3- Aumenta o batente da suspensão no chassi
[]'
jeeponga
16/08/2006, 10:46
Marcelo, Sergio muito obrigado pelas respostas
Fiz o teste que o Marcelo pediu e realmente acredito que vai dar fim de curso.
Vou fazer como o Sergio falou, vou exprerimentar com ele rodando (acredito que dentro de 1 mes isto ja sera possivel) e observar.
Se for para reposicionar o ponto alguma sugestao?
Grato
No entendo quase nada de mecanica e estou aprendendo um pouco no forum, então alguém pode me informar porque o amortecedor de dupla ação e melhor
Walmir,
Se você ler esse tópico inteiro terá sua resposta.
[s] lidos,
Um relato para complementar :
Eu utilizava no meu cj os amortecedores da ranger no meu cj , na traseira e da toyota na dianteira . troquei hj por novos da toy , pois meus amortecedores foram pro saco , n sei se foi pelo gnv ou o q , ou se estavam na hora de ir ou sei la o q . so sei q com os da ranger , o cj ficava meio bobo de lado balançando um pouco mais , com os da toy , ele ficou mais justinho .
Adeilson
24/11/2006, 09:26
Ola pessoal do forum!!
Alguem pode me dizer qual o melhor amortecedor para jeep willys 75.
Obrigado
Adeilson,
Usei por um bom tempo os amortecedores da tayota:parede: , resultado:
Trincas e quebra no suporte do amortecedor do chassis.
Agora uso o turbo gaz cofap, resultado:
Melhoria de 100% no amortecimento, ficou mucho bom mesmo.
Mas a calibragem certa dos pneus tbem influencia no amortecimento do
jeep.
Turbo gaz cofap+calibragem certa dos pneus = :concordo:
Agora uso o turbo gaz cofap
Vc poderia me informar qual modelo(de qual carro) de turbo gas que vc utiliza?
É o da Ranger antiga, acho que 98, não sei n do modelo mas posso ver no jeep.
É o da Ranger antiga, acho que 98, não sei n do modelo mas posso ver no jeep.
Seu Jeep é SPOA ou SPUA, o amortecedor não dá fim de curso ??
abç
pmarcell
24/11/2006, 12:43
O código é GL-12343 da COFAP. Comprei recentemente a R$ 58,00 cada. Importante lembrar que o olho de fixação inferior tem o diâmetro menor que o original. Para reslover o problema basta remover a borracha do amortecedor novo e instalar a do velho. Barbada para qualquer mecânico. Um abraço.
Elmer_Jeep
24/11/2006, 13:37
as buchas do amortecedor velho não servem no GL12343 pois o olhal inferior é reto e os outros(originais CJ) são conicos.
Faça o serviço direito:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2879
[]'s
:shock:
Boa Elmer,
otimo topico:concordo:
Rodrigo59
24/11/2006, 19:19
O GL12343 e bom pra jeep spoa?? tem um curso maior??
Elmer_Jeep
24/11/2006, 19:23
quanto maior o curso maior o tamanho abertoXfechado...
Pra quem NÃO usa SPOA, como é meu caso esses amortecedores servem tbm? ou vão dar final de curso?
leopoldo
24/11/2006, 23:30
SOA ou SUA não necessáriamente modificam o curso de trabalho do amortecedor.
veja que pivos de direção, mangueiras de freio e angulo de trabalho de cruzeta é que normalmente limitam a suspensão.
O pricipal argumento do SOA é ganho em vão livre.
Com SOA, é possível usar os amortecedores originais desde que os suportes sejam reposicionados.
Veja que a mola ainda tem de contar com o batente de borracha
Veja que poderá ser necessário colocar cinta limitadora
Use a tecnica de dependurar o chassis por cavaletes para reposicionar os suportes e VERIFICAR o angulo de trabalho de cruzetas, pivos e flexíveis.
Use a tecnica de medição para dimensionar o batente
Não se esqueçam que no eixo dianteiro, a coisa complica por causa do caster.
Elmer_Jeep
25/11/2006, 12:59
Wilson, essa tua assinatura parece aquela história de "faça o que eu digo mas não faça o q eu faço"...
Esqueceu de pesquisar antes de perguntar?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2057&page=8
[]'s
Wilson, essa tua assinatura parece aquela história de "faça o que eu digo mas não faça o q eu faço"...
Esqueceu de pesquisar antes de perguntar?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2057&page=8
[]'s
Pow.. foi mais um gancho, não fugi do assunto nem criei topico pra fazer repeteco.. me perdoa vai...
p.peleje
28/11/2006, 16:11
Galera, achei esses cofap da Ranger 97, só que versão Rally: GL12946.
Alguém sabe as diferenças dos 2?
[]s
Peleje
p.peleje
28/11/2006, 16:38
Oh Elmer, estava vendo seu album, e parece que vc continua usando o GL12343 mesmo depois do revolver, é isso mesmo?
[]s
Peleje
Elmer_Jeep
30/11/2006, 13:10
Galera, achei esses cofap da Ranger 97, só que versão Rally: GL12946.
Alguém sabe as diferenças dos 2?
Fala Pelé, não recebi essa notificação no email...
O modelo Rally me parece ter apenas diferença no visual:
http://www.mmcofap.com.br/Noticia/imgs/STAR_LINEgd.jpg
http://www.mmcofap.com.br/
Star Line e Super Rally são as duas novas linhas de amortecedores lançadas pela marca Cofap.
O produto Star Line, destinado aos veículos mais sofisticados e luxuosos como Marea, Stilo, Zafira, Meriva, etc., garante para a suspensão dos veículos um melhor desempenho dos componentes, enquanto o amortecedor Super Rally, que é voltado para os veículos sport utility (adventure) e pick-ups, apresenta maior proteção contra pedras, poeira e umidade.
Esses dois grandes lançamentos contam ainda com mais uma inovação: a linha Star Line é totalmente prateada, cor que indica sofisticação e é a preferida pelo usuários de carros mais luxuosos, e a Super Rally apresenta o amortecedor preto e a coifa laranja, cor forte e esportiva, confeccionada em Santoprene®, material mais flexível e resistente às altas temperaturas atingidas pelo amortecedor.
Oh Elmer, estava vendo seu album, e parece que vc continua usando o GL12343 mesmo depois do revolver, é isso mesmo?
Exatamente e perfeitamente.
Spoa + feixe band + revolver na dianteira + 4 GL12343 na vetical.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=23
[]'s
p.peleje
30/11/2006, 14:19
Exatamente e perfeitamente.
Spoa + feixe band + revolver na dianteira + 4 GL12343 na vetical.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=23
[]'s
Valeu, semana que vem compro os meu 4, vou usar os revolver atrás só que vai continuar spua, pelo menos por enqto.
[]s
Peleje
Pessoal, já revirei o tópico amortecedores pra CJ5 e já me decidi pelos da Ranger (no lugar dos meus Heckethorn estourados :sad: ) mas ainda tenho uma dúvida: os GL12343 servem no CJ5 mesmo com jumelos altos :pensativo: ? Acho que os meus são 1" maiores que os standard. Vejam a foto:
Calvo,
Em teoria deverá servir pois esse amortecedores tem 574mm abertos, 50mm a mais que o original do Jeep, ou melhor, 2". Como seus jumelos são 1" maior que os originais, você ainda teria 1" de sobra. Porém tudo isso na teoria.
A melhor forma para não correr o risco seria tirar o amortecedor do jeep, verificar o curso de batente à batente aberto e fechado e medir com as dimensões do amortecedor pretendido.
[s] amortecidos,
Elmer_Jeep
02/01/2007, 18:33
Na minha opinião vai dar fim de curso fechado, esses dias dei uma porrada forte numa valeta e simplesmente arrancou o suporte de fixação superior do amortecedor dianteiro. Imagine num CJ com susp original.
[]'s
Calvo,
Em teoria deverá servir pois esse amortecedores tem 574mm abertos, 50mm a mais que o original do Jeep, ou melhor, 2". Como seus jumelos são 1" maior que os originais, você ainda teria 1" de sobra. Porém tudo isso na teoria.
A melhor forma para não correr o risco seria tirar o amortecedor do jeep, verificar o curso de batente à batente aberto e fechado e medir com as dimensões do amortecedor pretendido.
[s] amortecidos,
Marcelo: Obrigado... comprei os Cofap GL12343 e, pra matar a curiosidade (por garantia) levei o meu Heckethorn e comparei; são exatamente iguais (talvez alguns mm de diferença mas desprezíveis) tanto abertos quanto fechados. Valeu.
Elmer: Como são iguais e eu nunca tive problemas com o Heckethorn resolvi experimentar os da Ranger mesmo... vamos ver no que dá.
Agora que é fo#@ colocar a bucha inferior no suporte isso é... Acabei achando uma saída que achei interessante... usei uma chave L de 10mm, enfiei na bucha já lubrificada de acordo com o gosto do freguês: leite moça ou guspe :shock: aí posicionei em frente ao pino do suporte (também lubrificado) e empurrei o olhal do amortecedor... Tentei antes sem a gambi e não entrou nem fu@$@#$...
Ola galera,
Estou precisando colocar estes amortecedores em meu CJ3 (CARA DE CAVALO) , mas o "vendedor" nao esta conseguindo localizar por estes codigos:
monroe: 84728t
cofap : gl12343
alguem sabe se existem outros códigos p/ estes amortecedores da ranger?
e se sao da RANGER ANTIGA (argentina) abaixo de 1997 ou da NACIONAL acima de 97.
obrigado...
valeu...
p.peleje
04/01/2007, 08:58
Ola galera,
Estou precisando colocar estes amortecedores em meu CJ3 (CARA DE CAVALO) , mas o "vendedor" nao esta conseguindo localizar por estes codigos:
e se sao da RANGER ANTIGA (argentina) abaixo de 1997 ou da NACIONAL acima de 97.
obrigado...
valeu...
troque de vendedor pq o código cofap está correto
Elmer_Jeep
04/01/2007, 09:02
X2. Esse vendedor é um total incompetente.
O código monroe também está correto, na verdade as duas referencias são para o mesmo tipo e aplicação de amortecedor: Trazeiro Ranger Importada (ARG/USA) até 97.
[]'s
Ola galera,
obrigado...
valeu...
Edwint,
Realmente, o código está certo. Caso interesse, comprei os meus GL12343 na Dispemec em São José dos Campos. Cada um foi 71,25 latinhas. O fone de lá é (12) 3923-8115.
Obs.: São os traseiros da Ranger 4x2 1994 a 1997.
Esses amortecedores estão saindo à 75lts e uns centavos na www.jocar.com.br + 20lts de frete, o que da um preço bom,pelo menos em realçao ao que vi nas lojas aqui do rio que pedem entre 450 e 550lts no par traseiro(um roubo,e eles nao vedem no balão; só instalado, ou seja se vc for com uma ranger na loja além dos amortecedores eles vão inventar um monte de coisas pra trocar). eu vou comprar os meus na jocar mesmo, só permanece uma duvida,quais buchas usar..as que veeem com o amortecedor ou as do MB608?
Elmer_Jeep
05/01/2007, 09:01
Bom, sobre as buchas já deixei bem explicado nas paginas anteriores a experiencia que tive quando fui colocar esses amortecedores no meu CJ.
[]'s
Rodolfo Ourique
07/01/2007, 10:34
Tb sou do Rio, comprei os GL12343 na Tauá lá na Abolição por 90 latinhas, portanto não acho que valha a pena pagar o frete...dê uma procurada com calma...qq coisa entre em contato comigo que te explico como fazer para instalar no CJ, não tem mistério e dá pra usar as buchas que vem no próprio amortecedor Cofap.
Abçs.
Santoro,
página 7, mensagem #64
[]'s
Elmer, apesar de a única diferença ser a "sanfona" esta confere maior proteção à haste do amortecedor, num não?! :pensativo: Meus Heckethorn eram assim. Comprei os Cofap "não rally" e começo a ficar ligeiramente arrependido :putz:, deveria?. Digo ligeiramente porque o comportamento do bixin' ficou 10! com os GL12343 :dance:
Elmer, apesar de a única diferença ser a "sanfona" esta confere maior proteção à haste do amortecedor, num não?! :pensativo: Meus Heckethorn eram assim. Comprei os Cofap "não rally" e começo a ficar ligeiramente arrependido :putz:, deveria?. Digo ligeiramente porque o comportamento do bixin' ficou 10! com os GL12343 :dance:
Resposta da cofap:
A diferença entre os amortecedores da linha Turbogás e linha Rally esta na
maior resistência da coifa Santoprene às temperaturas atingidas pelo
amortecedor, devido ao elevado número de ciclos nos regimes Off Road,
confere maior proteção ao amortecedor contra pedras, poeira, umidade etc.
grato,
Cofap
Ganhei um par de amortecedores da S10, os grandes (nao sei se sao os dianteiros ou trazeiros) novos, aquele que tem uma capa de plastico, será que da p/ colocar almenos na trazeira do cj3?
Elmer_Jeep
11/01/2007, 09:21
edwint, veja na página 5 alguns comentários sobre os amortecedores da S10/Blazer.
Rodolfo Ourique
12/01/2007, 00:58
Hj achei os GL12343 na Altese na Penha (Av. Lobo Junior) por R$ 70,00....foi o mais barato que achei até agora no Rio...só não tem o modelo Super Rally...aliás quem trabalha lá é o Junior ex-JAP quem é jipeiro carioca conhece bem...
Abçs.
Galera...
revivendo o tópico... estou reformando o Jeep do meu pai e tenho que trocar os amortecedores. Quero colocar os da ranger com a suspensão original. Irei instalar feixes de mola novos e com jumelos um pouco mais altos. Existe algum problema???
Sergio Rocha
21/05/2007, 22:22
Galera...
revivendo o tópico... estou reformando o Jeep do meu pai e tenho que trocar os amortecedores. Quero colocar os da ranger com a suspensão original. Irei instalar feixes de mola novos e com jumelos um pouco mais altos. Existe algum problema???
Não, os amortecedores de Ranger ficam muito bons.se vai trocar os feixes por novos, troque pelos da Band.
[]'
vou colocar os feixes originais pq o objetivo da reforma é deixar o Jeep 100% original. Mas então eu não ter problema de dar fim de crso no amortecedor ou algo assim???