Ver Versão Completa : Amortecedores para o CJ5
H.Martins
30/07/2014, 17:52
Amigos,
Andei conspurcando aqui no fórum, algumas dicas sobre amortecedores. Muitos são os elogios exaltando a qualidade dos amortecedores traseiros da Ford Ranger 97/98 Cofap Turbogás. Mas ficaram algumas dúvidas; uso a suspensão original ( Dianteira com 11 lâminas do feixe e 10 na traseira, somados aos pneus 33'') Dentro das dimensões de abertura e fechamento, é possível instalá-los no meu jeep? No caso, o ideal é usar os 4 traseiros sim? Ao fazer a busca nas auto-peças, perguntaram se era os da Ranger a Gasolina, ou a Diesel. Ademais, os disponíveis nas Ranger a partir de 1999/2000 Também são uma opção?.
Martins,
Os da Ranger 99/00, se não me engano, são diferentes. O melhor para o seu caso é o que você pesquisou. Deve ter código aqui nesse tópico. Pelo código, não tem erro, mas se não me engano da Gasolina ou Diesel são idênticos. Mas vai pelo código que é melhor.
Quanto à sua configuração de feixes e pneus, não vejo problemas, pode ir sem medo.
[s] amortecidos,
H.Martins
30/07/2014, 20:28
Martins,
Os da Ranger 99/00, se não me engano, são diferentes. O melhor para o seu caso é o que você pesquisou. Deve ter código aqui nesse tópico. Pelo código, não tem erro, mas se não me engano da Gasolina ou Diesel são idênticos. Mas vai pelo código que é melhor.
Quanto à sua configuração de feixes e pneus, não vejo problemas, pode ir sem medo.
[s] amortecidos,
Fala Marcelo!
Muito obrigado pelas informações. Sobre o uso dos amortecedores; pretendo substituir os atuais Heckethorn 90000 pelos Cofap Turbo-Gás. Interessente, pois não encontrei muitas referências sobre este modelo aqui no fórum. Os Heckethorn 90000, são um mistério.. rsrs (Ao menos para mim, um leigo..) Obs: Quanto as buchas dos amortecedores, é necessário alterá-las?. Vi por aqui mesmo, alguns usuários utilizando as buchas do Mercedes M608...
Segue uma foto dos amortecedores traseiros do meu jipe:
472565
Martins,
No meu caso, fiz assim: arranquei as buchas que vem no amortecedor e substitui todas por aquelas de poliuretano (tipo: Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/jg-de-buchas-em-poliuretano-p-amortecedor-jeep-e-toyota-bandeirante.html)). Isso porque numa extremidade desse amortecedor vem com uma bucha de borracha e um pino interno de aço que não passa no suporte original do CJ. Com essas buchas de poliuretano resolvi fácil o problema. Está lá assim até hoje desde 2005. Como elas são partidas no meio, a instalação é fácil demais.
Agora não tenho a código de referência desse amortecedor, mas é o traseiro da Ranger 1997, Cofap turbogás.
Qualquer dúvida avisa.
[s]
Willian Del Piero Rocha
30/07/2014, 22:03
O amortecedor é o Cofap turbogás GL 12343 .
vavarusso
31/07/2014, 08:46
Martins,
No meu caso, fiz assim: arranquei as buchas que vem no amortecedor e substitui todas por aquelas de poliuretano (tipo: Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/jg-de-buchas-em-poliuretano-p-amortecedor-jeep-e-toyota-bandeirante.html)). Isso porque numa extremidade desse amortecedor vem com uma bucha de borracha e um pino interno de aço que não passa no suporte original do CJ. Com essas buchas de poliuretano resolvi fácil o problema. Está lá assim até hoje desde 2005. Como elas são partidas no meio, a instalação é fácil demais.
Agora não tenho a código de referência desse amortecedor, mas é o traseiro da Ranger 1997, Cofap turbogás.
Qualquer dúvida avisa.
[s]
Bom dia, Marcelo e todos, eu apenas retirei aquele cilindro de metal de uma das extremidades.
Elmer_Jeep
31/07/2014, 09:15
Bom dia, Marcelo e todos, eu apenas retirei aquele cilindro de metal de uma das extremidades.
Eu já fiz isso também pra tentar aproveitar a bucha original mas quanso sai o cilindro a borracha expande e o furo continua menor que a medida dos pinos do suporte.
Outro detalhe sobre as buchas bi-partidas é que elas são feitas pra usar em olhal cônico e os olhais deste amortecedor são retos...
[]'s
Bom dia pessoal...
No meu eu fiz a mesma coisa, apenas tirei aquele caninho que vai dentro da borracha, e mesmo a borracha expandindo um pouco, como citou o elmer, eu consegui colocar no pino do suporte.
abs, ate mais...
H.Martins
31/07/2014, 11:39
Marcelo,
Grato pelas dicas, os amortecedores já estão à caminho! Sobre as buchas PU, ao substituir as buchas antigas dos jumelos e amortecedores, vimos que as mesmas eram de PU; fiquei surpreso ao ver o estado das buchas.. totalmente esfareladas, deterioradas! O jipe estava sendo amortecido ''No ferro'' literalmente. Foram trocadas pelas convencionais, de borracha mesmo. Após isso, lubrificação dos feixes de molas - melhorando de modo significativo os barulhos e rangidos por alguns dias. Mas o Jipe continua pulando bastante (Sei que os pneus 33'' colaboram um bocado), porém a carroceria balança muito em lombadas, buracos. A frente ''Passarinha'', e ao transpor obstáculos percebo o jipe meio ''molenga'' na dianteira etc.. ( Estava pensando em pulverização também, mas não sei se é contra indicado no meu caso)
Abraço
H.Martins
01/08/2014, 12:03
Minha dúvida é quanto as buchas, não sei exatamente qual delas usar. Como havia dito, retirei buchas em PU do meu jipe, moídas (Buchas do amortecedor e jumelos) Vi por aqui a utilização das buchas do MB608, qual das buchas é a melhor afinal? Aproveitando, queria diminuir um pouco os ruídos da carroceria, e do chassi, pois ao andar tornaram-se um pouco mais incômodos. Tenho que trocar as buchas, mas não sei quais usá-las, e de quebra ganhar uma altura extra.
O jogo de amortecedores já estão comigo, resta definir quais buchas usar - e os calços da carroceria, estou colhendo o máximo de informações para passar ao responsável pelas mudanças.
Abraço
vavarusso
01/08/2014, 13:58
Martins mandei fazer num torneiro, de borracha de pneu de trator.
H.Martins
01/08/2014, 17:14
Martins mandei fazer num torneiro, de borracha de pneu de trator.
Vavarusso;
Você teria algumas fotos para melhor identificação? Quais as dimensões? Como ficou o comportamento do Jeep? Não à riscos de avarias/trincas no chassi/carroceria?
Obrigado.
vavarusso
01/08/2014, 22:43
Vavarusso;
Você teria algumas fotos para melhor identificação? Quais as dimensões? Como ficou o comportamento do Jeep? Não à riscos de avarias/trincas no chassi/carroceria?
Obrigado.
Desculpe Martins, mais to falando das buchas dos jumelos e amortecedores. Na carroceria usei os calços de motor de opala, ficou bom, mas meio molenga.
squinzani
26/06/2015, 09:09
Reativando o topic...
Temos que criar um manual de instruções da http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg :roll:
o fórum tá cheio de relatos, é só querer pesquisar q vc encontra, veja alguns exemplos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3296&highlight=ranger
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9509&highlight=ranger
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2320&highlight=ranger
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14979
Sobre valores, o amortecedor falado nesse tópico e nos outros listados acima está custando (na minha cidade) de 80 a 120 reais cada.
[]'s
esse manual não ta abrindo mais :/ tb né.. 2006... aqui nem carrega as paginas.
bom pelo que foi dito que li em vários tópicos... o amortecedor a ser utilizado para substituir os originais do CJ5 são:
Amortecedor traseiro - Cofap - Ranger 2.3L Argentina - 1996 até 1997 - Turbo gás código: GL12343
505682
A dúvida é o seguinte...
Alguns falam utilizar as buchas originais dos amorcededores willys, outros falam para utilizar as buchas do MB608... falam para trocar só as buchas inferiores dos amortecedores ranger e deixar os superiores.. outros falam ao contrário, para trocar as duas buchas.
Afinal, qual bucha utilizar nesse amortecedor da ranger para instalar no CJ5 com suspensão original e quais trocar?
squinzani
03/07/2015, 08:41
cade os entendidos do pedaço?
Ola amigo, bom dia!!!!
No meu caso eu so tirei aquele caninho de metal qua vai dentro da bucha, ficou perfeito. Ja faz 2 anos que estou usando e ate agora esta se comportando muito bem.
ate mais.
vavarusso
03/07/2015, 20:03
Boa noite só tirei aquele caninho do olhal inferior. Só coloca na bancada com ajuda de uma morsa.
gabriel_thomaz
09/01/2017, 23:53
Pessoal....Qual o melhor amortecedor para usar com Jumelos revólver? Abraço
M-Beltrame
10/01/2017, 10:19
Depende de quanto você quer investir/adaptar...
Muito curso, pouco conforto:
MB 1313
Menos curso mais "conforto":
F250 turbo gás
Traseiro da ranger 4x4 argentina.
Tem outras opções (pode comprar um jogo de pro comp, rancho, bilstein etc com 12" ou mais de curso) mas pra aproveitar bem os Jumelos, tem que mexer no suporte...
M-Beltrame
10/01/2017, 10:33
Moderadores e povo interessado,
Seria legal construirmos um banco de dados com esse tipo de info, não seria?
O forum tem muito conteúdo, porem nem sempre a pesquisa retorna bons resultados e muitas vezes o conteúdo esta diluído em varias paginas.
Esse banco de dados conteria as informações padrões, quase como um catalogo, podendo ser até no Excel e cada aba da planilha teria um tema (Motor, Cambio, Eixo, Suspensão, etc).
Vai dar trabalho, mas acredito que iria gerar um bom resultado...
Viajei na maionese? rsrs
Abraços,
Elmer_Jeep
10/01/2017, 11:47
Depende de quanto você quer investir/adaptar...
Muito curso, pouco conforto:
MB 1313
Menos curso mais "conforto":
F250 turbo gás
Traseiro da ranger 4x4 argentina.
Não recomendo nenhum de Mercedes.
As melhores opções com baixo custo são os de Ranger e F250 mesmo.
Preferencialmente os da Ranger, pois os de F250 tem mais pressão e acabam deixando o Jipe mais duro, já testei os dois modelos, ambos Cofap turbogás, no mesmo Jipe, no mesmo dia e os de Ranger deram um resultado melhor.
Ranger até 1997. Traseiro
Medidas: 58cm aberto X 36 fechado
Ranger 1998 a 2007. Traseiro
Medidas: 68cm aberto X 40 fechado
F250 Traseiro (mesma medida da ranger 98 a 07, porém com mais carga).
gabriel_thomaz
10/01/2017, 23:21
Obrigado...vou procurar esses da Ranger...
Outra dúvida posso contar com o amortecedor para limitar o curso ou melhor colocar uma cinta?
Sobre a dificuldade de pesquisa no fórum que M-Beltrame citou.....eu costumo pesquisar pelo Google da seguinte maneira: site:www.4x4brasil.com.br amortecedor willys
Ajuda bastante a encontrar a informação.
Elmer_Jeep
11/01/2017, 01:12
Obrigado...vou procurar esses da Ranger...
Outra dúvida posso contar com o amortecedor para limitar o curso ou melhor colocar uma cinta?
Amortecedor como limitador vai danificar em pouco tempo de uso, mas se a sua suspensão for de feixes não não vai precisar usar limitador, o próprio sistema se encarrega disso.
Pra uma suspensão de feixes abrir bastante precisaria ter no Jipe eixos largos, rodas pesadas (beadlock, pneus grandes) e ter buchas de borracha no suporte fixo que são mais flexíveis que PU. Já montei vários willys assim e os amortecedores mais longos (Ranger 98-07) deram conta do recado.
Vc precisa testar a suspensão em sua abertura máxima e a partir daí definir a posição dos suportes de fixação.
Pode usar um barranco, rampa ou até mesmo um hi-lift (com bastante cuidado).
gabriel_thomaz
13/01/2017, 08:29
Obrigado Elmer_Jeep....vou juntar as peças e fazer o serviço...assim que estiver pronto eu posto o resultado.
luciano ajv
19/01/2018, 11:34
olá. alguém conhece (já usou/sabe se é bom) o amortecedor Shock Absorver Pró Rally Suspensão de 1 1/2 à 3 Pol. Mais Alta - Para Willys, Jeep Ford, F-75, Rural e Toyota Bandeirante (http://www.gama4x4.com.br/amortecedor-shock-absorver-pro-rally-suspens-o-de-1-1-2-a-3-pol-mais-alta-para-willys-jeep-ford-f-75-rural-e-toyota-bandeirante.html), que vende na Gama 4x4?preciso um conjunto bom para meu cj5 58 original.
Elmer_Jeep
19/01/2018, 13:13
olá. alguém conhece (já usou/sabe se é bom) o amortecedor Shock Absorver Pró Rally Suspensão de 1 1/2 à 3 Pol. Mais Alta - Para Willys, Jeep Ford, F-75, Rural e Toyota Bandeirante (http://www.gama4x4.com.br/amortecedor-shock-absorver-pro-rally-suspens-o-de-1-1-2-a-3-pol-mais-alta-para-willys-jeep-ford-f-75-rural-e-toyota-bandeirante.html), que vende na Gama 4x4?preciso um conjunto bom para meu cj5 58 original.
Medida Aberto completamente: 700mm
Medida totalmente Fechado: 440mm
Não serve pra suspensão original, o curso é bem maior que o do amortecedor original.
Luciano,
Para CJ com suspensão original eu recomendo os traseiros da Ranger, mas tem que ser daquela Ranger primeiro modelo (Argentina) até 1997. O próprio Elmer colocou essa opção alguns posts acima.
Eu usei muito no meu CJ e tem uma ótima relação custo benefício. E por ser Turbogás, o amortecedor tem ação dupla.
[s]
JonasKyojin
23/06/2018, 15:30
Olá pessoal; gostaria de ter a opinião de pessoas mais experientes, quanto ao uso dos amortecedores traseiros da S-10 10/11 no cj5.
vou manter as molas originais; colocar o eixo por baixo das molas e colocar jumelos um pouco maiores.
Aristides Jr
23/06/2018, 22:08
Olá JonasKyojin!
É sempre bom ver gente jovem interessada nos velhos Jeeps!
Poste aqui fotos do Jeep, nós gostamos muito! Além do que muita gente virá em seu ajuda!
Utilizar outro tipo de amortecedor no Jeep Willys acredito ser comum, existem vários modelos que tem o mesmo curso e no máximo com adaptação da borracha de fixação servem direitinho!
Sobre estas outras modificação acontece que quando voce mexe na altura e montagem, muitas outras coisas são alteradas exemplo geometria da direção, alinhamento de cardans... O centro de equilibrio/gravidade, e a dirigibilidade ficam muito prejudicadas.
Eu não aconselho! Tenho certeza que seu jeep pode ser muito legal sem estas modificações! Caso seja extremamente necessárias e com acompanhamento de montador experiente, voce pode melhorar alguma coisa, mas vai piorar em muitas outras.
Eu sei que digo isto para quase todas as modificações, mas especialmente esta me incomoda, quando tinha perto da sua idade fiz exatamente igual a voce (o que eu nem precisava) capotei o Jeep!
Olá pessoal; gostaria de ter a opinião de pessoas mais experientes, quanto ao uso dos amortecedores traseiros da S-10 10/11 no cj5.
vou manter as molas originais; colocar o eixo por baixo das molas e colocar jumelos um pouco maiores.
Como o Aristides já disse SPOA uma adptação que exige estudo e ciência, vais passar as molas pra cima do eixo por estética? esquece, vai ficar uma merda e perigoso.
Qual vai ser o uso do jeep?
que tamanho de pneus pretende colocar?
SPOA + jumelos altos?????? Pra quê?
vai usar eixos originais?
começaria a pesquisa e estudo por aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/325-spoa-em-cjs.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1445-suspensao-spoa.html
Já adianto: vai ter que corrigir o angulo de cáster da maneira correta, se mantiver os jumelos e molas originais dá pra usar amortecedores originais nos suportes originais sem problema (usei assim com eixo de f75 e molas originais era muito bom)
SPOA bem feito é uma solução interessante para ganho de curso e possibilidade de uso de pneus maiores. Fora isso é dor de cabeça.
nas fotos na trilha e na rua de costas SPOA com eixos de f75, molas originais do jeep e amortecedores originais.
Na outra foto, SPOA, jumelos revolver, molas toyota, eixos de rural, em ambas o castér foi corrigido para 4 graus positivo, ando a 120 com esse carro sem problemas:cool:
[]´s
JonasKyojin
27/06/2018, 11:26
Obrigado Aristides!
Postarei sim; conforme for restaurando ele; pois estou começando do zero por se dizer rs..
Aristides Jr
27/06/2018, 12:42
Olá JonasKyojin!
Parabens pela iniciativa de reforma!
Voce poderá contar sempre com as informações que estão aqui, que diga-se de passagem são suficientes para uma pessoa com conhecimentos básicos montar um jeep das peças até o estado de zéro KM!
Antes de começar se voce puder definir como pretende usar seu jeep, evitará refazimentos e arrependimentos.
Jeep para uso em final de semana, passeios, trilhas leves e média.
Voce pode participar de praticamente tudo com o Jeep totalmente original!
Inclusive se voce direcionar sua reforma para mantê-lo como saiu de fábrica, voce encontra todas as peças, tudo o que precisar!
Ao final voce terá um ótimo Jeep! Forte e confiável!
Poste as fotos da maneira como ele está, mesmo que seja apenas os pedaços.
Eu ainda não aprendi utilizar direito os recursos aqui do forum, mas sei que existe como criar um album, como se fosse uma agenda e a medida que a reforma vai acontecendo, voce vai documentando.
JonasKyojin
27/06/2018, 13:42
Como o Aristides já disse SPOA uma adptação que exige estudo e ciência, vais passar as molas pra cima do eixo por estética? esquece, vai ficar uma merda e perigoso.
Qual vai ser o uso do jeep?
que tamanho de pneus pretende colocar?
SPOA + jumelos altos?????? Pra quê?
vai usar eixos originais?
começaria a pesquisa e estudo por aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/325-spoa-em-cjs.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1445-suspensao-spoa.html
Já adianto: vai ter que corrigir o angulo de cáster da maneira correta, se mantiver os jumelos e molas originais dá pra usar amortecedores originais nos suportes originais sem problema (usei assim com eixo de f75 e molas originais era muito bom)
SPOA bem feito é uma solução interessante para ganho de curso e possibilidade de uso de pneus maiores. Fora isso é dor de cabeça.
nas fotos na trilha e na rua de costas SPOA com eixos de f75, molas originais do jeep e amortecedores originais.
Na outra foto, SPOA, jumelos revolver, molas toyota, eixos de rural, em ambas o castér foi corrigido para 4 graus positivo, ando a 120 com esse carro sem problemas:cool:
[]´s
Opa Tuna..
Na verdade só estou analisando as melhores opções e as mais fáceis também; para deixar meu cj mais alto e incorpado.. Sou novo nessa area, sempre gostei de trilhas mas só agora surgiu a oportunidade de comprar esse jeep para mim reformar..
Comprei peneus do Troller 33x12,5
E estou olhando ums aros para eles..
Citei essa ideia de SPOA mas concordo que não seria boua ideia pelo menos por agora; já q não quero perder estabilidade nem alterar muito curso caster e etc
pretendo usar o cj para cidade e para trilhas leves..
Vou arquear um pouco as molas q são originais e usar um jumelo pouco maior.
Quanto ao Jumelo revolver, n sei muito a respeito de seus princípios; sei que ajuda bastante o eixo para desníveis de solo; mas já vi comentários que se torna perigoso para pistas, sujeito a capotamento.. Poderia me confirmar se isso procede?
Obgd pelo comentário e pf se possível podem ir me dando sugestões e idéias aí pessoal ✌😃
Elmer_Jeep
28/06/2018, 09:58
O amortecedor da S10 pode ser utilizado, mas precisa trocar as buchas do olhal superior, pois a fixação é diferente.
O mais comum que a galera instala no Jeep é o traseiro da Ranger antiga: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/2879-instalacao-dos-amortecedores-da-ranger.html
Spoa com feixe original não compensa;
Spoa com jumelo alto não presta;
Já usei pneu 35 sem spoa, mas a suspensão era com feixes de toyota band e jumelos de tamanho original, que já dá uma boa diferença em relação ao conforto e altura comparada com a suspensão original.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/7893d1103737957-prateado-cj5-diesel-cada-vez-mais-bruto-jeep_capota_baixa__1_362.jpg
Os pneus traseiros raspavam um pouco na caixa de rodas daí um tempo depois acabei fazendo spoa e instalando eixos de rural
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e22c89faded420a9b9d1760f8b6488ad.jpg
Boa sorte na empreitada.
JonasKyojin
29/06/2018, 22:09
O amortecedor da S10 pode ser utilizado, mas precisa trocar as buchas do olhal superior, pois a fixação é diferente.
O mais comum que a galera instala no Jeep é o traseiro da Ranger antiga: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/2879-instalacao-dos-amortecedores-da-ranger.html
Spoa com feixe original não compensa;
Spoa com jumelo alto não presta;
Já usei pneu 35 sem spoa, mas a suspensão era com feixes de toyota band e jumelos de tamanho original, que já dá uma boa diferença em relação ao conforto e altura comparada com a suspensão original.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/7893d1103737957-prateado-cj5-diesel-cada-vez-mais-bruto-jeep_capota_baixa__1_362.jpg
Os pneus traseiros raspavam um pouco na caixa de rodas daí um tempo depois acabei fazendo spoa e instalando eixos de rural
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e22c89faded420a9b9d1760f8b6488ad.jpg
Boa sorte na empreitada.
Opa Elmer; bacana sua viatura.. Vou dar uma olhada nos da Ranger; obgd!
marushio
16/07/2018, 17:09
Amortecedor Traseiro Cofap Bl1007 Kombi Clipper 78-96, esse e o código? qual modificação fazer nesses amortecedoes trazeiros?
Elmer_Jeep
16/07/2018, 18:12
Amortecedor Traseiro Cofap Bl1007 Kombi Clipper 78-96, esse e o código? qual modificação fazer nesses amortecedoes trazeiros?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/6959-amortecedor-de-kombi-serve-certinho-ou-tem-que-adaptar.html
ylarocca
26/01/2020, 12:58
Pessoal, reativando o topico, vou relatar minha experiencia na instalacao dos amortecedores da Ranger 97 no Jeep Willys. Este topico foi essencial para minha decisao e orientacaoo na instalacao. Inicialmente, cabe esclarecer que no Jeep estava instalado o amortecedor convencional de fabricacao nacional da marca Gardinotec. Muito bons e duraram quase 20 anos, em trilhas leves. Considerando que a suspensao do meu Jeep está um pouco mais alta, estou usando os jumelos de 3", decidi trocar pelo amortecedor Cofap Turbogas traseiro da Ranger 97. A primeira coisa é sacar a bucha inferior que vem no amortecedor, a bucha de cima serve no jeep e a borracha é macia, aceita uma variacao do pino sem problema. Para o olhal inferior, eu testei as buchas bipartidas do amortecedor da Toyota Bandeirantes antiga para substituir, achei muito macias e deformam antes do aperto final, descartei. A alternativa foi instalar as buchas do amortecedor do MB608, sem o caninho central. O furo do centro da bucha da certinho no pino do Jeep, mas tive que desgastar um pouco a parte externa da bucha, usando o esmeril, para quando encaixar no olhal do amortecedor nao apertar o furo central. Feito isso, bora para instalacao. O amortecedor Turbogas tende a ficar aberto e ai que o bicho pega. Para instalar, usei as cintas que vem no amortecedor fechando-o ate uma altura menor que os dois pinos de fixacao. Passei detergente de cozinha para lubrificar o pino e a bucha. Eu encaixei um pouco do olhal inferior e soltei a cinta, quando o olhal passou pelo pino superior, eu o encaixei rapidamente. Para completar o encaixe da parte inferior, eu usei uma corda passando por tras das molas e perto do olhal do amortecedor, fiz um laco de forca e puxando a corda, eu ajudava o deslocamento do amortecedor com a mao ou com o pe, rss, dependendo do grau de dificuldade. Quando uma parte da rosca estava exposta, eu acabava de ajustar na chave, apertando a porca e arruela ate o final do curso do pino. E necessario tirar a roda e o jeep deve estar bem apoiado, porque sao necesarios alguns arrancos. (tive que tirar os acentos e os cedilhas do texto pq estava truncando os caracteres).
Luiz Fernando de C
25/01/2021, 22:20
Boa noite!
Estou finalizando a instalação das molas da toy e os amortecedores da ranger.
Porém me veio um questionamento:
Os amortecedores da ranger, no olhal inferior(o mesmo que é incompatível) vem com um caminho de metal, que se retirado, possibilita a instalação nos suportes originais do jeep, sem talvez a necessidade da bucha do amortecedor do MB608.
Elmer_Jeep
26/01/2021, 09:51
Boa noite!
Estou finalizando a instalação das molas da toy e os amortecedores da ranger.
Porém me veio um questionamento:
Os amortecedores da ranger, no olhal inferior(o mesmo que é incompatível) vem com um caminho de metal, que se retirado, possibilita a instalação nos suportes originais do jeep, sem talvez a necessidade da bucha do amortecedor do MB608.
O tubo de ferro da bucha do amortecedor da ranger não separa porque a borracha é moldada nele, só vai sair a bucha inteira, por isso a necessidade de troca por outra bucha com diâmetro interno compatível com os pinos do willys.
Luiz Fernando de C
30/01/2021, 20:29
Fala Elmer!
Cara valeu pelas dicas la no face.
To tentando readaptar usar o fórum, pois é bacana compartilhar com todos as dúvidas e soluções.
Tem algo diferente com as peças que comprei, só pode.
As buchas do MB 608 comprei da marca/ref camprisma-124. Pelo que vi a aplicação serve tambem pra sprinter e mais alguns.
Mesmo assim, tirando o caninho de ferro delas, depois de montadas nos olhais inferiores dos amortecedores da ranger não serviu.
Fechou demais o furo.
Usei uma morsa pra sacar e montar as buchas.
Retirar só o caninho do amortecedor da ranger também não deu.
Como ja comprei as do MB 608, ainda me falta desbastar um pouco na parte externa da bucha e montar novamente no olhal inferior da ranger, como ja foi falado aqui.
Mas o jeep sem amortecedor ta engraçado viu, parecendo uma maria mole quando anda.
Uma dica pra quem for montar o turbogaz da ranger é medir a abertura exata necessária pra montar ele nos olhais do jeep e depois usar um arame recozido (por fora dos olhais) amarrado, fazendo a função de encolhedor.
Depois de montado é só cortar o arame.
Facilita pois ele é normal aberto e o local não é tão acessível para fazer força e encolher.
mpvianna
02/08/2021, 17:04
Posso usar os traseiros da Ranger antiga no CJ5 1973 com a suspensão original sem fazer adaptações além da bucha de borracha inferior??? Saberia qual o numero de referencia do amortecedor pra compra correta? Abssss!
Sim, pode usar de boas. Tenho no meu jeep. O codigo de referencia do amortecedor, se não me engano é o GL12343