Ver Versão Completa : Land Rover Discovery II - TD5 Automática - Chumbinho
titanium
06/01/2022, 14:01
Então resolvi:
1 - Tirar o vazamento da Direção Hidráulica;
2 - Tirar o vazamento de óleo do motor, ao pé da turbina;
3 - Concluir a revisão do sistema de arrefecimento e a troca de todas as mangueiras;
4 - Polir os farois;
5 - Trocar óleo do motor e substituir filtros;
Vamos começar pela eliminação do vazamento de óleo de motor.
Já na viagem de retorno à Brasília (Paraná-BSB) descobri um problema de vazamento de óleo na turbina, conforme relatado anteriormente.
Em Catalão, enquanto foi feito um reparo emergencial, acreditei que a raiz do problema era um parafuso trincado que estava fixando o tubo de retorno de óleo da turbina.
Rodando com ela em Brasília, alguns dias após o retorno, percebi que a base da turbina estava melada novamente.
Ou seja, não eram os parafusos, mas outro motivo.
Ao desmontar a turbina e olhar mais atentamente o return pipe, vejam o tamanho do empeno:
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O vazamento não ocorria na hora da montagem porque a junta era de cortiça e bem grossa.
Mas outro fator relevante para o vazamento era que além do empeno, a junta tinha o buraco mais estreito que o da turbina, o que acabava fazendo um "funil" no óleo que estava retornando ao carter.
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Já que estava com a turbina em mãos, resolvi tirar o coletor de escape para verificar eventual empenamento (comum nas Discoverys 2 td5):
578007578008
Para retirar o carter, precisa deslocar o compressor de AC.
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Coletor removido.
Empeno identificado.
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Na gringolândia o pessoal retira uma pequena parte do coletor que, segundo dizem, influencia no empeno do coletor quando este atinge altas temperaturas de EGT
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Lixando o coletor para tentar nivelar o empeno.
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Coletor instalado e junta de escape-turbina nova
578013
Para nivelar o empeno da flange do tubo de retorno da turbina, É NECESSÁRIO retirar o tubo inteiro do lugar. Do contrário, se for lixar no lugar, as partículas de metal irão cair para o carter e danificar o motor.
Usar chave 15/16".
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O vazamento do óleo do motor pela flange do tubo de retorno de óleo da turbina foi resolvido com sucesso!
O serviço no coletor de escape ficou muito bom (bem melhor do que estava), mas ainda mereja um pouco de gases de escape.
Quando for trocar a turbina vou levar o coletor em uma retífica para eles nivelarem na máquina.
titanium
06/01/2022, 14:20
Como já postei anteriormente, realizei a substituição da Bomba de Direção Hidráulica acreditando que o vazamento estava vindo dela.
Não resolveu.
Nessa empreita, desmontei TODAS as Mangueiras para inspecioná-las e verificar de onde vinha o vazamento.
Para fazer isso, tem que desmontar a grade frontal e retirar o radiador e o intercooler. Somente assim se tem acesso à mangueira da DH da linha pressurizada, que passa por debaixo do radiador.
Estudei sobre o sistema e verifiquei qual parte era a de alta pressão e qual era a de baixa pressão.
Com essas informações, levei em uma casa especializada em mangueiras e mandei substituir todas as partes de borracha (para facilitar o trabalho e não aumentar a "adaptação", eles aproveitam as partes metálicas das mangueiras).
Outro detalhe é que decidi não adquirir o óleo original da LR, por 2 motivos:
1 - é muito caro para gastar em um serviço que eu não sabia se ia ficar bom;
2 - é muito difícil de encontrar (nem toda concessionária LR tem dele), então em caso de viagem, fica mais complicado.
Optei por utilizar um óleo de excepcional qualidade e o mais similar aos parâmetros do original. Realmente foi o óleo com as especificações técnicas mais próximas (bem próximas!).
Mangueiras atualizadas, chegou a hora de montar e testar!
Montei 2 vezes e nas 2 vezes vazou...
E deu vazamento! :parede:
Desmontei tudo e levei em outra casa de mangueiras para pedir ajuda (literalmente)!!!
Minha vontade era desistir... só não toquei fogo no carro pois esse era o primeiro sistema que eu estava revisando que não estava ficando "bom" (ou seja, que misteriosamente o problema insistia em permanecer). Todos os demais sistemas do carro que foram revisados ficaram OK sem muito mistério. Esse já estava enchendo o saco.
Vamos às fotos..
- Desmontagem:
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- Mangueiras novas:
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- O'Rings de VITON, para que aguentem a temperatura do sistema.
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- Óleo FUCHS Titan CHF. Excelente óleo!
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- Depois que montei 2 vezes, já com as mangueiras novas, vazou novamente!
- Tirei algumas medidas para ver se havia alguma incompatibilidade de medidas, afinal, a bomba de DH era a nova... "vai que" mandaram uma errada, ou que esse adaptador da 2ª foto estivesse com dimensões incorretas...
- NADA DISSO: o problema estava em uma trinca localizada justamente atrás da do ressalto metálico que fica entre o O'ring e a porca de aperto da mangueira (fotos 1, 2 e 3)!
- O rapaz da outra casa de Mangueiras Hidráulicas que me deu esse bizu e quando levei a mangueira para ele testar, realmente estava trincado... ele disse que isso é mais comum que imaginamos... substituiu a ponteira por uma nova, aproveitou apenas a porca de aperto, ajustou a mangueira a um tamanho mais adequado e boa!
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- Por fim, detalhes da instalação das mangueiras, como recobrimento de borracha para evitar desgaste por roçar em outras peças.
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Agora sim, o serviço ficou bom e sem vazamentos!
E, principalmente, sistema totalmente revisado e novo, pronto para mais uns 100 mil km sem novidades.
titanium
06/01/2022, 14:33
Sistema de Arrefecimento.
Bom, a motivação para atacar o sistema de arrefecimento novamente era o fato de ter pedido ao mecânico a substituição de todas as mangueiras do sistema e isso não ter ocorrido.
Resultado: durante o retorno do Paraná uma mangueira furou e por DEUS (literalmente) eu percebi a mangueira vazando assim que ela furou.
Estava com a mangueira nova no portamalas e com água desmineralizada e aditivo, fiz o reparo no local e segui viagem.
Mas isso estava me incomodando e resolvi dar sequência à substituição de TODAS as Mangueiras do Arrefecimento.
Outra coisa que decidi foi substituir as malditas abraçadeiras de aperto (as que originais, que se retiram com um alicate específico), porque foi por conta dessas malditas que levei mais de 2 horas para trocar uma única mangueira...
Decidi instalar abraçadeiras de inox, de aparafusar.
Arranjei abraçadeiras de qualidade com meu sogro e iniciei as manutenções.
Outro ponto que decidi foi eliminar por completo o circuito de água de refrigeração da EGR.
Como anulei a EGR, não tinha sentido de permanecer o EGR Cooler e menos sentido ainda permanecer com um conjunto de mangueiras "sobrando" no sistema, prontinhas para furarem e oportunizarem danificar o motor!
Então algumas mangueiras foram eliminadas.
Vamos às fotos:
- Vaso de expansão substituído por um novo (e limpo);
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- Mangueiras velhas e algumas eliminadas:
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- Uma das saídas do vaso de expansão precisou ser isolada, em razão de eu ter eliminado uma parte do sistema.
- Fiz um pino tampão:
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- Mangueiras da saída do arrefecimento da cabine:
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- O sistema de arrefecimento dela tinha 2 tubulações que passavam por trás do motor.
1 - que leva água da saída da cabine (AC) para a flauta que fica sobre o coletor de escape.
2 - que leva água da saída do oil cooler para o vaso de expansão.
- Essa linha 2 que foi eliminada. Vejam o tampão que coloquei. Pesquisei bastante e vi que lá fora o pessoal também faz isso, sem relatos de problemas ou mudanças na temperatura de trabalho do motor.
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- Carro montado, com aditivo e água desmineralizada, com mangueiras novas e linha EGR eliminada.
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Mangueiras novas, sistema revisado, vaso expansão novo e alívio de poder rodar com o carro confiável!
titanium
06/01/2022, 14:46
Outros serviços que fiz na revisão que comecei a relatar acima:
- A mangueira de diesel que sai do cabeçote para o diesel cooler não estava "bacana" e aquele quick connector me dá um nervoso danado.. resolvi mandar fazer uma. Fotos dela sendo retirada:
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- Falando de Diesel Cooler...
- Já havia aberto ele para uma limpeza e substituição do o'ring, pois havia dado vazamento.
- O vazamento voltou, então abri novamente e decidi adicionar silicone na ponteira para que o o'ring fique com maior pressão na montagem. A intenção era adicionar 2 o'rings... mas agora não me lembro se montei com 2 ou apenas com 1... de toda forma PAROU O VAZAMENTO!
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- Polindo e limpando os farois:
- ANTES:
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- DEPOIS:
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- Sistema de arrefecimento também tinha essa flange bem sujinha e já começando a apresentar "corrosão" (isso porque passou um tempo sem rodar com aditivo). Limpeza realizada. Não senti necessidade de substituir, ao menos por agora, essa flange:
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- Sistema de arrefecimento também ganhou mangueira superior nova (assim que fiz o motor havia substituído ela, mas resolvi que estava na hora de trocá-la novamente):
- Na caixa também se vê os limpadores de parabrisa novos, filtros de diesel e os 2 filtros de motor (rotativo e normal).
- Também foi adquirida a Válvula Solenoide controladora do Turbo!
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- Substituição dos filtros de óleo e montagem do itens com TORQUÍMETRO, nos apertos indicados no Manual de Oficina:
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titanium
06/01/2022, 15:01
Revisão feita, era hora de viajar para testar a nave!
Vamos às fotos:
- KM dela ao sair do DF
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- Não viajamos de trailer pois as estradas para o NE são ruins. Mas levei os equipamentos de camping!
- Que MARAVILHA!!! a pequena usou bastante o sanitário Porta Potti na estrada, que conforto para ela e para nós!
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- Fiz uma tenda lateral e foi bem útil para as praias sem infraestrutura:
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- Bahia tem uma vegetação linda e diversa!
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- Também fomos à Aracaju/SE.
- Essa foto é da praça dos motorhomes, que fica no calçadão principal da cidade. Os motorhomes não ficam no CCB, optam por ficar nessa praça, que é à beira-mar.
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- Pausa para foto!
- ... mas sem entrar na praia, lá e na Bahia a legislação não permite. Pelo que tenho constatado, só o Ceará tem mapeados os pontos que podem e que não podem rodar de carro na praia! Excelente!
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- Já na volta, parada para foto em uma indústria de extração mineral e em um parque eólico na bahia, perto da chapada diamantina
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- KM durante a volta e parâmetros lidos no nanocom mostram como o carro estava trabalhando suave, com folga!
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- Se comportou bem! voltou sujinha, então logo ganhou um banho completo!
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OBSERVAÇÕES:
- Ela foi e voltou muito bem! Mantém boas velocidades de cruzeiro (100 km/h) e tem margem para ultrapassagem (130 km/h... 140..).
- Apresentou 2 probleminhas:
1 - vazamento no retentor externo do pinhão do eixo dianteiro (que eu já havia pedido ao mecânico para trocar - e não trocou, só colocou silicone). Parei em um posto para verificar. O rapaz falou que era melhor não completar o óleo pois estava bem cheio, só havia baixado o nível para abaixo do retentor, não comprometendo a lubrificação do conjunto. Como eu não estava puxando o trailer (ou seja, com peso), optei por ir monitorando o nível e completar com o óleo correto aqui em casa (óleo 75w90 100% sintético, que trocamos a poucos meses); e
2 - falhas no Sensor de Posição do Virabrequim (CKP - Crankshaft position sensor), que fez ela desligar "do nada" algumas vezes. Reparei que isso ocorria quando mantinha velocidades constantes de 110 km/h mesmo em subidas. O SENSOR que utilizo é um INTERMOTOR. É novo e foi substituído recentemente. Ao ler sobre essa falha em fórums gringos vi que esse sensor NÃO PODE SER PARALELO! Ele TEM QUE SER o ORIGINAL LAND ROVER, senão quando o motor trabalha mais quente ele dá xilique.
Vamos encomendar um sensor original e encontrar o retentor do eixo dianteiro para fazer a troca.
titanium
21/01/2022, 13:27
Chegaram! :torcendo:
Sensores de posição do virabrequim (CKP) e MAP originais Land Rover, para presentear a Chumbinho.
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titanium
12/07/2022, 22:09
Olá pessoal!
Novamente por aqui...
Vim relatar que hoje decidi trocar o óleo da viatura e substituir o tipo de óleo.
Quem acompanha o tópico sabe que desde que o motor foi feito o óleo que uso é o 10w40 100% sintético, por uma questão de preciosismo e para ter a garantia que SE PRECISASSE poderia passar o tempo da troca sem me preocupar...
Sim, isso seria possível por que uso diesel S10 e sempre troco os 2 filtros de óleo, dessa forma poderia arriscar rodar de 15 a 20 mil km, como indica o manual da Land Rover, especialmente porque no uso diário quem faz é minha esposa e NÃO é uso severo (aqui no DF as pistas são velocidade constantes e fluidas).
Bom, mas existem alguns fatores primordiais na minha decisão:
A Tecnologia dos lubrificantes diesel evoluíram bastante. O Óleo mineral CI-4 é moderno e projetado para esse tipo de motor. Veja: API CI-4:
The First Oil Category for Diesel Engines Using Cooled Exhaust Gas Recirculation (https://www.sae.org/publications/technical-papers/content/2002-01-1673/)
Conversei com mecânicos especialistas em retífica de motores e a maioria indicou que se passasse a utilizar um óleo mineral de alta especificação (como o CI-4) e trocasse o óleo com no máximo 10 mil km, seria melhor que usar um óleo 100% sintético de média qualidade.
A temperatura média da minha região majoritariamente está acima dos 15º e não tenho planos de viajar com ela para regiões com neve nos próximos meses, então manter um óleo fino não se justifica (para além do preciosismo).
O próprio manual da Land Rover deixa clara a opção de variar a viscosidade do óleo com base nas temperaturas médias da região do veículo.
Quando fui resgatar o trailer no Paraná e a turbina deu vazamento na mangueira de retorno, simplesmente NÃO achei óleo 10w40 sintético na estrada, e a pior coisa é misturar tipos de óleo (sintético com mineral e misturar viscosidades). Então, utilizar óleo 15w40 mineral, mesmo que em especificação elevada, facilita mais que usar óleo 10w40, já que todos os caminhões modernos utilizam esse óleo mineral mais top.
Então, por essas e outras, decidi que seria mais adequado passar a usar o 15w40 CI-4.
579377
A indicação de um mecânico de confiança foi de que usasse o TEXACO Ursa TDX (Ursa Premium TDX: por que e unico? Saiba no Blog da Texaco! (https://blog.texaco.com.br/ursa/ursa-premium-tdx/)), que em alguns caminhões roda 70 mil km.
Deixei claro que sou "chato" com a manutenção dos carros e ele disse então para não passar dos 10 mil km com esse óleo (considerando que uso óleo s10 e o regime de uso é tranquilo), sempre trocando os filtros.
Então, assim o fiz:
Esgotei o óleo velho;
Com o parafuso do carter "aberto", coloquei 500 ml do óleo novo, para tirar o excesso do fundo do carter;
Completei com 6,5 litros do óleo novo.
Vou rodar uns poucos Km com esse óleo e esgotar novamente.
Daí troco os 2 filtros (normal e rotativo) e coloco novamente o óleo novo.
Esse tipo de Flush é suficiente e, na minha visão, mais seguro que fazer flush com produtos químicos, que muitas vezes atacam vedações (juntas e o'rings).
579378
ALVARO ANGELO
13/07/2022, 07:39
Olá pessoal!
Novamente por aqui...
Vim relatar que hoje decidi trocar o óleo da viatura e substituir o tipo de óleo.
Quem acompanha o tópico sabe que desde que o motor foi feito o óleo que uso é o 10w40 100% sintético, por uma questão de preciosismo e para ter a garantia que SE PRECISASSE poderia passar o tempo da troca sem me preocupar...
Sim, isso seria possível por que uso diesel S10 e sempre troco os 2 filtros de óleo, dessa forma poderia arriscar rodar de 15 a 20 mil km, como indica o manual da Land Rover, especialmente porque no uso diário quem faz é minha esposa e NÃO é uso severo (aqui no DF as pistas são velocidade constantes e fluidas).
Bom, mas existem alguns fatores primordiais na minha decisão:
A Tecnologia dos lubrificantes diesel evoluíram bastante. O Óleo mineral CI-4 é moderno e projetado para esse tipo de motor. Veja: API CI-4:
The First Oil Category for Diesel Engines Using Cooled Exhaust Gas Recirculation (https://www.sae.org/publications/technical-papers/content/2002-01-1673/)
Conversei com mecânicos especialistas em retífica de motores e a maioria indicou que se passasse a utilizar um óleo mineral de alta especificação (como o CI-4) e trocasse o óleo com no máximo 10 mil km, seria melhor que usar um óleo 100% sintético de média qualidade.
A temperatura média da minha região majoritariamente está acima dos 15º e não tenho planos de viajar com ela para regiões com neve nos próximos meses, então manter um óleo fino não se justifica (para além do preciosismo).
O próprio manual da Land Rover deixa clara a opção de variar a viscosidade do óleo com base nas temperaturas médias da região do veículo.
Quando fui resgatar o trailer no Paraná e a turbina deu vazamento na mangueira de retorno, simplesmente NÃO achei óleo 10w40 sintético na estrada, e a pior coisa é misturar tipos de óleo (sintético com mineral e misturar viscosidades). Então, utilizar óleo 15w40 mineral, mesmo que em especificação elevada, facilita mais que usar óleo 10w40, já que todos os caminhões modernos utilizam esse óleo mineral mais top.
Então, por essas e outras, decidi que seria mais adequado passar a usar o 15w40 CI-4.
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A indicação de um mecânico de confiança foi de que usasse o TEXACO Ursa TDX (Ursa Premium TDX: por que e unico? Saiba no Blog da Texaco! (https://blog.texaco.com.br/ursa/ursa-premium-tdx/)), que em alguns caminhões roda 70 mil km.
Deixei claro que sou "chato" com a manutenção dos carros e ele disse então para não passar dos 10 mil km com esse óleo (considerando que uso óleo s10 e o regime de uso é tranquilo), sempre trocando os filtros.
Então, assim o fiz:
Esgotei o óleo velho;
Com o parafuso do carter "aberto", coloquei 500 ml do óleo novo, para tirar o excesso do fundo do carter;
Completei com 6,5 litros do óleo novo.
Vou rodar uns poucos Km com esse óleo e esgotar novamente.
Daí troco os 2 filtros (normal e rotativo) e coloco novamente o óleo novo.
Esse tipo de Flush é suficiente e, na minha visão, mais seguro que fazer flush com produtos químicos, que muitas vezes atacam vedações (juntas e o'rings).
579378
Beleza !!!
Alvaro Angelo
titanium
14/07/2022, 05:58
Beleza !!!
Alvaro Angelo
Grande ALVARO!
Bom "vê-lo" por aqui!
Tudo firme?
ALVARO ANGELO
15/07/2022, 19:01
Grande ALVARO!
Bom "vê-lo" por aqui!
Tudo firme?
Olá colega.
Tudo bem por aqui. E espero que com você e sua familia também.
Gostei muito dessa ideia de flush com o próprio óleo.
Vou fazer com um óleo mais barato e ver como é que vai sair do carter.
Abs
Alvaro Angelo
titanium
08/09/2022, 22:35
Registrando:
Parei a Chumbinho para pintar Teto e Capô.
Serviço ficou muito, muito bom!
...
Aí o tal "Jaquê" apareceu e resolvi revisar a suspensão:
- Fixei a Barra Estabilizadora ***
- Troquei Amortecedores dianteiros e traseiros
- Troquei buchas de amortecedores e algumas buchas que não estavam ok
- Troquei molas dianteiras.
Ainda aguardando chegada das molas dianteiras (originais Land Rover) para registrar tudo com fotos e passar as impressões.
...
***
Sobre a Barra Estabilizadora: como isolei o sistema de ACE (aliás, uma das melhores coisas que fiz nela!!!), a barra estabilizadora traseira foi removida completamente.
A dianteira ficou no local, contudo, como o sistema está sem óleo e sem pressão, o atuador do ACE perdeu efeito.
Projetei uma solução junto com Torneiro Mecânico para fixar a barra estabilizadora do ACE.
Como é isso?
Foi projetada e desenvolvida uma peça que substituirá o atuador do ACE da barra estabilizadora dianteira (o mesmo pode ser feito com a barra traseira).
Essa peça consiste foi feita com metal temperado de extrema dureza. Ela fixará a oscilação da barra estabilizadora de modo que se futuramente quiser retornar o sistema, é só instalar um atuador novo no lugar, pronto! a barra do ACE fica preservada.
Contudo, para isso, tive que mandar fazer buchas para a barra estabilizadora (a parte móvel dela). Como não quis importar peças do UK, mandei fazer no torneiro.
Aparentemente ficou excelente! Mas só o tempo irá dizer.
titanium
19/09/2022, 20:54
Não está na cronologia correta, mas já registro peças que chegaram hoje.
- Molas originais para a dianteira e
- As 3 buchas da Wattslink (barra da suspensão traseira) Genuínas LR também.
579660579664
579661
579662579663
titanium
06/04/2023, 20:26
Depois da revisão citada acima, onde foram substituídas molas e amortecedores, foi hora e preparar a nave para a viagem de final de ano.
Dezembro2022/Janeiro2023 viajamos pelo interior de SP e resolvi criar uma versão simplificada do "gavetão overlanding" que fiz na Lenda... fiz um móvel para a traseira da discovery 2 de modo a facilitar a acomodação da bagagem, das ferramentas, do sanitário Porta Potti e que, numa necessidade, pudesse virar cama e nos acomodar com mínimo de conforto.
Ficou ótimo!
Mas não foi necessário utilizar...
580404
titanium
06/04/2023, 20:37
Para a viagem de final de ano, providenciei também a substituição do sensor de posição de virabrequim e a troca de todo o chicote do CKP, desde o módulo (ECU) até o sensor.
estava dando muita interferência na leitura quando motor esquentava.
Somado a isso, instalei sensor CKP novo, original.
Viagem transcorreu muito bem, sem qualquer falha ou imprevisto!!!
....
Depois da viagem de fim de ano e de usar o carro no dia-a-dia nestes últimos 5 meses, chegou a hora de outra revisão.
Desta vez, revisão com 211 mil km rodados.
+ Troca do óleo;
+ Troca do filtro de óleo (o cartucho) - não troquei o rotativo;
+ Troca do filtro de diesel;
+ Troca do filtro de ar;
+ Inspeção das abraçadeiras do sistema de arrefecimento (reaperto) e complementação de água do arrefecimento (300 ml); e
+ Retirada das molas adicionais que o mecânico instalou para deixar o carro mais firme...
Sobre as molas..
Queria um riding mais firme.
Instalei na dianteira mola original (nova) e amortecedores de F250. Ficou espetacular!!!
Na traseira, molas originais mas com amortecedores originais... continuou parecendo um Landau... mas como a dianteira estava mais firme, não estava combinando.
O mecãnico teve a ideia mirabolante de adicionar uma mola dentro da outra... a firmeza até que ficou boa, mas pulando horrores ... não gostei.. além do barulho..
Viajei em dezembro/janeiro com ela assim... e voltei decidido a tirar essa engenhoca...
Só hoje consegui parar a nave para fazer o serviço... Discovery virou carro do dia-a-dia da esposa e não tem sido fácil arranjar janela para manutenção mais demorada.
aproveitei a folga da semana santa para fazer uma revisão boa e tirar essa mola adicional da traseira.
Como substituí os amortecedores originais pelos Cofap GL12343 (traseiros da Ranger argentina - muito usado nas Bands), ele está oferecendo uma dureza muito próxima dos dianteiros.
Molas adicionais retiradas, teste realizado
Me agrada o resultado. Mas ainda poderia ser mais firme um pouquinho... mas já está de bom tamanho.
FOTOS:
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bahteles
04/11/2023, 21:36
Fala titanium blz? cara que sensional esse diario de manutençao da sua disco.
Ainda estou lendo mas vi que vc fez o Ace removal, o meu acabou de quebrar o atuador... vc completou esse trabalho? se sim teve que importar as barras anti torçao ou encontrou aqui no brasil? Ainda estou estudando oq vai valer mais a pena, remover o ace ou arrumar
ps* se puder me add no whatsapp 19 992203889
bahteles
04/11/2023, 21:48
Registrando:
Parei a Chumbinho para pintar Teto e Capô.
Serviço ficou muito, muito bom!
...
Aí o tal "Jaquê" apareceu e resolvi revisar a suspensão:
- Fixei a Barra Estabilizadora ***
- Troquei Amortecedores dianteiros e traseiros
- Troquei buchas de amortecedores e algumas buchas que não estavam ok
- Troquei molas dianteiras.
Ainda aguardando chegada das molas dianteiras (originais Land Rover) para registrar tudo com fotos e passar as impressões.
...
***
Sobre a Barra Estabilizadora: como isolei o sistema de ACE (aliás, uma das melhores coisas que fiz nela!!!), a barra estabilizadora traseira foi removida completamente.
A dianteira ficou no local, contudo, como o sistema está sem óleo e sem pressão, o atuador do ACE perdeu efeito.
Projetei uma solução junto com Torneiro Mecânico para fixar a barra estabilizadora do ACE.
Como é isso?
Foi projetada e desenvolvida uma peça que substituirá o atuador do ACE da barra estabilizadora dianteira (o mesmo pode ser feito com a barra traseira).
Essa peça consiste foi feita com metal temperado de extrema dureza. Ela fixará a oscilação da barra estabilizadora de modo que se futuramente quiser retornar o sistema, é só instalar um atuador novo no lugar, pronto! a barra do ACE fica preservada.
Contudo, para isso, tive que mandar fazer buchas para a barra estabilizadora (a parte móvel dela). Como não quis importar peças do UK, mandei fazer no torneiro.
Aparentemente ficou excelente! Mas só o tempo irá dizer.
Acabei de ver que vc fez uma adaptacao na barra do ace mesmo, pois é... acho que vou ter que fazer o mesmo, pois nao acho de jeito nenhum a barra anti torcao da versão sem ACE no brasil e importar o conjunto vai ficar bem carinho $$$
Vc teria fotos de como ficou a adaptacao?
titanium
05/11/2023, 06:11
Acabei de ver que vc fez uma adaptacao na barra do ace mesmo, pois é... acho que vou ter que fazer o mesmo, pois nao acho de jeito nenhum a barra anti torcao da versão sem ACE no brasil e importar o conjunto vai ficar bem carinho $$$
Vc teria fotos de como ficou a adaptacao?
Olá Bahteles!
Meu amigo, NÃO USE a barra do ACE como barra estabilizadora!!!
Eu fiz isso e depois tirei, esqueci de registrar aqui no tópico!
Não da certo, porque a barra do ACE é rígida, ao passo que as barras estabilizadoras são maleaveis.
Estou rodando totalmente sem as barras.
Viatura roda bem.
Não vejo problemas... até porque eu coloquei amortecedores mais firmes: adaptei de F250 na dianteira, ficou no riding que gosto.
titanium
05/11/2023, 06:32
Fala titanium blz? cara que sensional esse diario de manutençao da sua disco.
Ainda estou lendo mas vi que vc fez o Ace removal, o meu acabou de quebrar o atuador... vc completou esse trabalho? se sim teve que importar as barras anti torçao ou encontrou aqui no brasil? Ainda estou estudando oq vai valer mais a pena, remover o ace ou arrumar
ps* se puder me add no whatsapp 19 992203889
esse número de celular ta certo? não ta dando pra add no zap...
bahteles
05/11/2023, 11:11
esse número de celular ta certo? não ta dando pra add no zap...
Está certo, se preferir me mande uma mensagem particular no chat do forum e eu te adiciono aqui.
Cara vc tirou totalmente o sistema entao? removeu a barra e as bieletas dianteiras e traseiras? Estou considerando isso mas nos grupos de facebook da discovery 2 alguns gringos dizem que fica bom outros dizem que nao da pra andar... estou na duvida
bahteles
05/11/2023, 13:07
esse número de celular ta certo? não ta dando pra add no zap...
Ops meu DDD é 11 e nao 19
bahteles
14/11/2023, 22:54
Importei a polia e removi o ACE e toda a barra de torçao e bieletas na frente, sinceramente rola um pouquinho a mais, mas nada muitoo significativo como vc disse, da pra andar de boas!
bahteles
29/03/2024, 16:04
@titanium (https://www.4x4brasil.com.br/forum/members/32126-titanium.html)
vc ja teve o famoso problema dos 3 amigos? conseguiu resolver?
titanium
15/06/2024, 18:43
Olá Bahteles!
Meu caro, me desculpe a demora em responder..
Vamos por partes...
ACE
Sim, retirei tudo e, pelo que vi, você fez o mesmo né.
Pois é, não faz muita diferença. Eu ainda coloquei amortecedores mais rígidos, de F250 na dianteira, que ficaram ÓTIMOOOSSSS!!!! Agora gostaria de colocar na traseira os mesmos...
Precisa de adaptação nos olhais, mas vale a pena.
3AMIGOS
Sim, quem tem Land Rover está sempre com muitos amigos! kkkkk
No caso das Discovery 2, no mínimo 3 amigos sempre andam juntos! rsrs
A verdade é que o 3 amigos acende por qualquer coisa.
Pode ser um cabo ruim,
Pode ser um cubo de roda começando a dar folga
Pode ser um aterramento
Pode ser módulo
Pode ser tanta coisinha..
Mas o que já percebi é que em alguns cenários o ABS continua funcionando. Claro, o adequado é resolver.
Não tenho priorizado isso no momento.
Salve salve Marcelo!
Também preciso encontrar um tal borrachão que é utilizado no cardã traseiro.. me parece que esse bolachão é o mesmo do Ômega..
Vou verificar isso melhor e realizar a manutenção o quanto antes.
Abração!
Olá pessoal, ressuscitando o tópico :)
Alguém sabe se o bolachão do Omega serve mesmo na D2 2004? Ou algum outro compatível?
Obrigado!
titanium
13/08/2024, 07:11
A gente ressuscita o que está morto, bilica...
O tópico da chumbinho está vivo! rsrs
Só que a viatura não quebra, aí fico sem o que postar... rsrs
Respondendo sua dúvida, sim, o do Ômega serve.
Só observe que do ômega é só o borrachão... na Discovery tem um pequeno rolamento ali no meio... então vai ter que reaproveitar o da sua e ver se está ok ainda.
Compre de boa qualidade.
Veja se a GetSetParts.com.br está tendo o borrachão por lá, se achar AllMakes PR2 está ótimo
Obrigado Titanium :)
O rolamento que você diz é aquela bucha que vai no final do cardan (dentro dele)? Acabei de ficar com dúvida nela também, eu comprei um kit na getset que vinha com os parafusos e essa bucha. E o interior é de borracha, diferente do que que está instalada na minha, que é de metal.
Encontrei essa referência aqui:
Bush-Steering Column DII TVD000020 RNQ010 | Rovers North - Land Rover Parts and Accessories Since 1979 (https://www.roversnorth.com/parts/tvd000020_bush_steering_column_dii)
O kit que comprei na GetSet:
Rolamento e Conjunto de Parafusos do Carda Traseiro Land Rover... (https://www.getsetparts.com.br/rolamento-e-conjunto-de-parafusos-do-carda-traseiro-land-rover-discovery-1-e-2-tvf100010fit-marca-allmakes.html)
Valeu!
titanium
14/08/2024, 06:44
Obrigado Titanium :)
O rolamento que você diz é aquela bucha que vai no final do cardan (dentro dele)? Acabei de ficar com dúvida nela também, eu comprei um kit na getset que vinha com os parafusos e essa bucha. E o interior é de borracha, diferente do que que está instalada na minha, que é de metal.
Encontrei essa referência aqui:
Bush-Steering Column DII TVD000020 RNQ010 | Rovers North - Land Rover Parts and Accessories Since 1979 (https://www.roversnorth.com/parts/tvd000020_bush_steering_column_dii)
O kit que comprei na GetSet:
Rolamento e Conjunto de Parafusos do Carda Traseiro Land Rover... (https://www.getsetparts.com.br/rolamento-e-conjunto-de-parafusos-do-carda-traseiro-land-rover-discovery-1-e-2-tvf100010fit-marca-allmakes.html)
Valeu!
Exatamente, Bilica
Existe ali uma bucha.
Não creio que o material seja fator preponderante, mesmo porque ele não vai ficar girando, é mais para apoio.
Então se a sua estiver com folga é melhor substituir pela que veio no kit da getset.
com os materiais em mãos você vai poder observar melhor a questão da qualidade dos materiais e das folgas, instale o que você sentir que irá durar mais.
Exatamente, Bilica
Existe ali uma bucha.
Não creio que o material seja fator preponderante, mesmo porque ele não vai ficar girando, é mais para apoio.
Então se a sua estiver com folga é melhor substituir pela que veio no kit da getset.
com os materiais em mãos você vai poder observar melhor a questão da qualidade dos materiais e das folgas, instale o que você sentir que irá durar mais.
Jóia, valeu!
titanium
01/10/2024, 19:40
Poucos registros de manutenção é porque a viatura não quebra! rsrs
Mas chegou a hora de fazer a manutenção da suspensão.
Ao longo dos últimos meses venho acumulando as peças para essa manutenção.
Já fiz muitas coisas, como amortecedores dianteiros de f250: ESPETACULARES!!!!
E os traseiros da ranger argentina... hum... moles... ficaria bom com os de f250, eu acho... algo a se pensar futuramente.
Na dianteira:
- Pivôs
- Kit de Barras de direção Heavy Duty com terminais de defender
- Amortecedor de direção
- Buchas da panhard
Na traseira:
- Buchas do movimento central (aquela bucha tripla)
- Algumas buchas que tenho guardadas..
Se der, troco também o bolachão de borracha e o rolamento interno dele
Aí aproveito para trocar o óleo e boa...
Também to querendo trocar o óleo do câmbio, já está chegando em 20 mil km.
titanium
04/10/2024, 07:17
Algumas peças para a revisão que mencionei.
Kit Heavy Duty (HD) de barras de direção para Discovery 2, somente as barras... os terminais são de DEFENDER, normais. é possível substituir posteriormente por terminais HD da defender.
581963581964
581965
581966581967
581968
titanium
08/10/2024, 09:02
Aproveitei uma "meia horinha" que sobrou no final de semana e aproveitei para instalar o kit.
Seguem detalhes do kit de Barras de Direção Heavy Duty Terrafirma para Discovery 2, com terminais de Defender.
As barras de direção são bem mais grossas que as originais.
O kit vem com terminais normais de Defender (não são terminais HD de defender), mas esses terminais da defender já são mais robustos que os de Discovery 2.
Havia trocado há poucos meses a barra grande (que fica atrás do eixo), ela estava boa... mas não estava achando a barra dianteira no brasil.
Foi aí que vi anunciado o kit na GetSetParts com preço bem justo e aproveitei para comprar as barras e o amortecedor de direção.
Ficou ótimo!
Fácil de instalar, plug'n'play.
Para não perder muito o alinhamento basta trocar uma barra por vez e travar a regulagem.
581977
581978
Detalhe da diferença de tamanho dos terminais Defender x Discovery 2:
581979
Detalhe do rebaixo feito na barra para acomodar as braçadeiras do suporte do amortecedor de direção, essa é a barra pequena, a da frente:
581980
Foto da barra dianteira instalada. Na sequência instalei a traseira, mas não tirei foto.
581981
Rodei com a nave e a diferença é perceptível.
0 folgas.
Agora vem a substituição das buchas de suspensão (as que ainda não troquei).
Aí show.
Rapaz, o carda traseiro da minha (2004 V8) não tem esse "rolamento interno". É um rolamento mesmo? Não encontrei.
Poucos registros de manutenção é porque a viatura não quebra! rsrs
Mas chegou a hora de fazer a manutenção da suspensão.
Ao longo dos últimos meses venho acumulando as peças para essa manutenção.
Já fiz muitas coisas, como amortecedores dianteiros de f250: ESPETACULARES!!!!
E os traseiros da ranger argentina... hum... moles... ficaria bom com os de f250, eu acho... algo a se pensar futuramente.
Na dianteira:
- Pivôs
- Kit de Barras de direção Heavy Duty com terminais de defender
- Amortecedor de direção
- Buchas da panhard
Na traseira:
- Buchas do movimento central (aquela bucha tripla)
- Algumas buchas que tenho guardadas..
Se der, troco também o bolachão de borracha e o rolamento interno dele
Aí aproveito para trocar o óleo e boa...
Também to querendo trocar o óleo do câmbio, já está chegando em 20 mil km.
Aproveitei uma "meia horinha" que sobrou no final de semana e aproveitei para instalar o kit.
Seguem detalhes do kit de Barras de Direção Heavy Duty Terrafirma para Discovery 2, com terminais de Defender.
Fantástico! Obrigado por continuar relatando e nos ajudando :)
Percebi nesse fim de semana que minha 2004 V8 está com a suspensão dianteira do lado do motorista com uma diferença de nível de 8cm :( (medindo do centro da roda até encostar no para-lama). As traseiras estão no mesmo nível (troquei bolsas faz pouco mais de 1 ano) Entendo que isso deva ser amortecedor ou molas cansadas.
Quais seriam opções de modelos nacionais pra manter o nível de originalidade do veículo (sem lift mas talvez com um rodar um pouco mais rígido do que o original)? As da 250 servem direto, sem adaptação?
abs!
titanium
28/01/2025, 11:17
BILICA,
Existem sim molas para substituir bolsas de ar.
Na loja GETSETPARTS.com.br você deve encontrar essas molas.
A substituição é bem simples.
Eu francamente acho que as molas são moles e os amortecedores são bem suaves... prefiro um Riding mais firme, por isso substituí os amortecedores dianteiros pelos da F250, ficaram perfeitos!
Os amortecedores traseiros eu substituí pelos Traseiros da Ranger Argentina 97, mas ainda não ficaram 100%...
Pretendo trabalhar nisso em breve, quem sabe fazer um lift discreto para caber na traseira da disco os amortecedores da f250 também... claro, lift nas 4 pontas
Bom o amortecedor da f250 precisa mudar os olhais.. serviço de TORNO, vai trocar os olhais pelos originais.
...
Sobre o cardã
é um pequeno rolamento que fica numa espécie de pino, por dentro do borrachão... é como se fosse uma bucha.
mas vejo muita gente trocar e não colocar esse rolamentinho...
o meu kit veio com ele, aí mandei trocar
...
Qualquer coisa só gritar..
Abraço
BILICA,
Existem sim molas para substituir bolsas de ar.
Na loja GETSETPARTS.com.br você deve encontrar essas molas.
A substituição é bem simples.
Eu francamente acho que as molas são moles e os amortecedores são bem suaves... prefiro um Riding mais firme, por isso substituí os amortecedores dianteiros pelos da F250, ficaram perfeitos!
Os amortecedores traseiros eu substituí pelos Traseiros da Ranger Argentina 97, mas ainda não ficaram 100%...
Pretendo trabalhar nisso em breve, quem sabe fazer um lift discreto para caber na traseira da disco os amortecedores da f250 também... claro, lift nas 4 pontas
Bom o amortecedor da f250 precisa mudar os olhais.. serviço de TORNO, vai trocar os olhais pelos originais.
Qualquer coisa só gritar..
Abraço
Valeu pela resposta! Não fui claro na minha colocação: pretendo deixá-las com bolsas + ACE, as bolsas tem menos de 1 ano.
Mas a dianteira (motorista) está mais baixa que o passageiro - e gostaria de trocar molas + amortecedor por um kit novo (mas sem lift, mantendo a originalidade do carro).
Esses kits que não achei - tem alguma alternativa (ou original) a venda no Brasil? Ou tem algo de Defender que sirva diretamente (minha é V8 2004).
Novamente, obrigado!
titanium
29/01/2025, 10:00
Valeu pela resposta! Não fui claro na minha colocação: pretendo deixá-las com bolsas + ACE, as bolsas tem menos de 1 ano.
Mas a dianteira (motorista) está mais baixa que o passageiro - e gostaria de trocar molas + amortecedor por um kit novo (mas sem lift, mantendo a originalidade do carro).
Esses kits que não achei - tem alguma alternativa (ou original) a venda no Brasil? Ou tem algo de Defender que sirva diretamente (minha é V8 2004).
Novamente, obrigado!
Molas dianteiras você pode procurar elas ORIGINAIS, na Land Rover, que certamente é um preço bem alto... pode tentar nas lojas fornecedoras de peças land rover alguma mola AfterMarket... pode importar ou pode mandar fazer em alguma fabricante de molas blindadas (aí você passa as especificações para eles).
Trouxemos de fora as molas para dianteira da Chumbinho
Trouxemos de fora as molas para dianteira da Chumbinho
Obrigado! Acho que esse vai ser o caminho!
abs
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