PDA

Ver Versão Completa : Hilux SW4 2.7 4Runner 1996 - YODA

Páginas : [1] 2

Marcelo J Manente
09/10/2014, 19:40
Pessoall,

Estou aqui para mostrar a minha nova viatura (nova pra mim) Hilux SW4 2.7 4Runner 3RZ-FE 1996 apelidada de YODA.
Pois alem de ser um mestre Jedi também é parte do nome do fundador da Toyota.

-x-x-x-x-x-x-x

Wikipedia:
Kiichiro ToYODA era um ambicioso engenheiro, com uma personalidade carismática. Seu pai, Sakichi, foi um grande industrial da tecelagem. Em uma viagem a Nova York em 1922, Kiichiro percebeu a importância do automóvel e ficou preocupado com a influência que os americanos teriam na economia japonesa. Decidiu construir carros.
De volta ao Japão, persuadiu seu pai a entrar no negócio. Kiichiro passou o resto da década visitando as principais fábricas americanas e européias. Como seu pai, também era um inventor inspirado - e persistente. Dizem que visitou Henry Ford mais de uma vez. Conclui que o melhor a fazer seria aprender com as técnicas americanas de produção em massa. "Mas não iremos copiá-las. Usaremos nossa própria pesquisa e criatividade para desenvolver um método de produção que se adapte à situação de nosso país", disse. Toyoda construiu seu protótipo de motor a gasolina em 1930, na tecelagem do pai. Seu progresso foi tanto que levou a idéia a sério e vendeu a patente do tear automatizado que havia inventado para financiar o novo empreendimento. O primeiro motor, o tipo A (um seis cilindros em linha de 3,4 litros) ficou pronto em setembro de 1934. O protótipo do primeiro carro, o modelo A, em 1935, deu início ao modesto Departamento de Automóveis da tecelagem Toyoda. Com maquinário importado do Ocidente, começou a produzir em 1936 seu primeiro carro, o modelo AA baseado no Chrysler Airflow, mas com uns toques de Chevrolet. Em 1937 a marca cortou os laços umbilicais com a tecelagem e mudou o nome para Toyota. A explicação: em japonês, Toyoda é escrito com dez traços, e Toyota com oito, considerado um número de prosperidade. Hoje a Toyota está presente em 160 países e é a mais eficiente montadora do mundo. Essa eficiência vem do sistema criado em 1938 por Toyoda que ficou conhecido como Just in Time, uma idéia inovadora , no qual as peças chegavam à linha de produção na hora da montagem e na quantidade exata.

-x-x-x-x-x-x-x

Comprei na segunda feira e ainda não fiz media de consumo, até porque, nem da pra fazer com o pneu de trilha q veio com ela.
Já estou resolvendo uns pepinos. Vamos ver o que vai dar.

Um abraço a todos.

Marcelo J Manente
09/10/2014, 19:42
A história do fundador da Toyota foi uma colaboração co nosso companheiro Rubens Linhalis.

F. Oliveira
10/10/2014, 08:55
estás muito bem servido para cortar o mundão, como vc sempre tem feito, xexelo...acompanhei seus topicos de viagens com a ranger e fiquei maravilhado! não será diferente agora com a nova viatura!

parabéns pela linda máquina e abração!

feitosac
11/10/2014, 00:22
Parabens Xexelo , linda viatura, agora é cair na estrada.
Abs.

Marcelo J Manente
11/10/2014, 12:47
Valeu F.Oliveira e Feitosa
Espero poder cortar o mundão com o Yoda. Que a força esteja com vcs. kkk

---------------------------

Então, rodei uma semana com o Yoda e já percebi que tem muita coisa a ser revisada. Mas primeira coisa que fiz foi colocar um alarme e um rádio Pioner. O alarme q estava tinha sido desativado e estava estragado. Coloquei um Positron com sensor de presença. O problema é q esqueci duas ve3zes do dito cujo e tive de voltar a pé. kkkkkkk.

Primeiro o cilindro superior ou inferior de embreagem não está bom. Chegava a fazer barulho ao pisar e uma vez eu tive de puxar o pedal de embreagem com a mão para q ele voltasse ao lugar.
Depois também verifiquei que o freio está puxando muito para a direita ao pisar nele.

Fui no sábado a uma oficina de minha confiança e vi uma porção de coisinhas a fazer.
Bom tem q trocar pivo inferior direito, bieleta direita, os discos de freio estão beeeeeeem marcados e os tambores de freio traseiros tbm estão muito finos. Vi eles regulando o freio de mão e foi quase até o fim da regulagem para ficar com o freio de mão firme. Tbm me mostraram uma tabela e a medida do tambor num paquimetro. Provavelmente o tambor é de fábrica mesmo.

Lá se vão uns 1500 ou mais... :-(

Um abraço

Marcelo J Manente
11/10/2014, 12:50
E estou vendendo ou trocando os pneus:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/144328-vendo-ou-troco-pneus-255-75-r15-colossus-mud-meia-vida.html#post2199238

Sonhador
11/10/2014, 16:22

Então, rodei uma semana com o Yoda e já percebi que tem muita coisa a ser revisada. Mas primeira coisa que fiz foi colocar um alarme e um rádio Pioner. O alarme q estava tinha sido desativado e estava estragado. Coloquei um Positron com sensor de presença. O problema é q esqueci duas ve3zes do dito cujo e tive de voltar a pé. kkkkkkk.

Primeiro o cilindro superior ou inferior de embreagem não está bom. Chegava a fazer barulho ao pisar e uma vez eu tive de puxar o pedal de embreagem com a mão para q ele voltasse ao lugar.
Depois também verifiquei que o freio está puxando muito para a direita ao pisar nele.

Fui no sábado a uma oficina de minha confiança e vi uma porção de coisinhas a fazer.
Bom tem q trocar pivo inferior direito, bieleta direita, os discos de freio estão beeeeeeem marcados e os tambores de freio traseiros tbm estão muito finos. Vi eles regulando o freio de mão e foi quase até o fim da regulagem para ficar com o freio de mão firme. Tbm me mostraram uma tabela e a medida do tambor num paquimetro. Provavelmente o tambor é de fábrica mesmo.

Um abraço

E Isso e so o Começo !!

Marcelo J Manente
11/10/2014, 19:07
E Isso e so o Começo !!

Poxa sonhador, não me desanime. kkkkk

Alias segunda medida de consumo: 5 Km/l maus, muito maus...

Abraço.

Sonhador
11/10/2014, 19:39
Eu brinco falando a verdade , Mas penso que a viatura quando estiver em ordem e so alegria , estou resolvendo algumas pendencias , meu motor e semelhante ao seu ...

penso que se tudo der certo devo levar uns 2a ou mais para deixar ela 100% , sem nenhum grande upgrade , um carro do dia a dia , com intenção de carro de viagem com a possibilidade de alguns lugares passeios em estradas ruins.

Supercharger
11/10/2014, 20:41
Lá se vão uns 1500 ou mais.

Não vai gastar menos que 5 mil, realmente. Só um jogo de pneus leva 2 mil…

Sonhador
11/10/2014, 22:46
Poxa sonhador, não me desanime. kkkkk

Alias segunda medida de consumo: 5 Km/l maus, muito maus...

Abraço.

Sobre o consumo leve em um bom mecanico , troque as velas ,cabos de vela, limpeza de bico , ai manda verificar se a sondas lambdas estão funcionando direito , se tudo esta ok.
A minha estava sem os dois sensores , sensor de detonação havia quebrado o terminal , entre outras coisinhas , agora descobri que meu catalizador não esta bom .
esse topico abri diante de um problema , que ainda estou vendo se acabou resolvendo, e serve de alerta para alguns detalhes.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/142371-hilux-sem-forca.html

Marcelo J Manente
11/10/2014, 23:31
Sobre o consumo leve em um bom mecanico , troque as velas ,cabos de vela, limpeza de bico , ai manda verificar se a sondas lambdas estão funcionando direito , se tudo esta ok.
A minha estava sem os dois sensores , sensor de detonação havia quebrado o terminal , entre outras coisinhas , agora descobri que meu catalizador não esta bom .
esse topico abri diante de um problema , que ainda estou vendo se acabou resolvendo, e serve de alerta para alguns detalhes.

Sonhador,

Agora vi uma coisa na internet, acho que eu estava errado na medição de consumo. O caso é que o tamanho do pneu é 6,3% maior q o tamanho original. O que faz com q a quilometragem marcada seja menor.
Então fazendo as contas, no painel marcava 180 Km + 6.3 % = 191 / 25.6 litros = 7,46 Km/l, o que é um ótimo consumo apesar do pneu.

Boa suspresa. Minha ideia é colocar gnv no Yoda no futuro, então se ele faz 7,5 Km/l + ou - , poderá fazer uns 10 Km/m3 no GNV que está R$ 1,79 aqui perto de casa. O GNV está praticamente R$ 1,0 mais barato que a gasolina em CTBA.
Será q minhas contas estão certas?

UM abraço.

HERICK
12/10/2014, 04:15
Parabéns Marcelo! Vai deixá-la do seu jeito em breve e que venham os passeios!:cool:

EduardoSW
13/10/2014, 08:32
Marcelo,

Passando para registrar meu cumprimentos.....que a YODA te proporcione SÓ ALEGRIAS!

LINDA VIATURA!:safari-rig:

Abraço.
Eduardo.

Rubens Linhalis
13/10/2014, 09:54

Um abraço

Marcelo,

Realmente esse é só o começo. A revisão bem feita da viatura tem relação direta a sua felicidade no relacionamento com ela..rs. Vai gastar, sim, vai gastar. Mas vai ter a viatura confiável, que não lhe trará problemas pelos próximos inúmero mil km. Afinal, já sao 18 anos de uso, e nem sempre os antigos donos tiverem o cuidado necessário.

Com relação ao tambor de frio, discos e pastilhas nao sei dizer quanto a necessidade real de serem produto originais toyota.

Em relacao ao pivo inferior de direção, esse nao tem jeito. Há inúmeros relatos de quebra de pivo de direção quando instalados um pivo NÃO originail. E o preço desses pivos não é bartao. Já faça a cotacao lá nas lojas de Ponta Porã, acredito que os pivos sao os mesmo do modelo a diesel.

abraços

Rubens Linhalis
13/10/2014, 09:59
Não vai gastar menos que 5 mil, realmente. Só um jogo de pneus leva 2 mil…

Basicamente, vai ter que fazer os freios dianteiros e traseiros. Trocar os pneus e pivos de direção. Trocando todos os fluidos e filtros, limpeza de bico e TBI, troca de correias e esticadores, válvula termostática e aditivo, velas e cabos de vela. Vai passar do 5 muito fácil.

Mas nao desanima, o carro é muito bom e compensa muito deixar o carro em ordem para não ter surpresas desagradáveis.

abraços

Marcelo J Manente
13/10/2014, 23:18
Basicamente, vai ter que fazer os freios dianteiros e traseiros. Trocar os pneus e pivos de direção. Trocando todos os fluidos e filtros, limpeza de bico e TBI, troca de correias e esticadores, válvula termostática e aditivo, velas e cabos de vela. Vai passar do 5 muito fácil.

Mas nao desanima, o carro é muito bom e compensa muito deixar o carro em ordem para não ter surpresas desagradáveis.

abraços

Vou de leve Rubens, arrumando aos poucos. Essa semana vou fazer sistema de freios que está me deixando preocupado. Só tem um pivô ruim, por isso vou de genérico de boa marca agora e no 13º eu compro e troco os 4 por originais.

Mês que vem vou fazer fluidos, limpeza de bicos, tbi, troca de velas e cabos.

Cara, sou professor, a grana é curta pra fazer tudo de uma vez.

MAndei uma MP pra vc. Chegou a ver?

Um abraço.

HERICK
14/10/2014, 05:25
Use somente pivôs originais, custam mais caro, mas duram uma eternidade, os paralelos duram muito pouco e comprometem a segurança, costumam quebrar e a roda pode cair, minha opinião de quem já teve Hilux picape e Sw4!

Supercharger
14/10/2014, 05:46
Vai passar do 5 muito fácil.

Rsrs, peguei leve pra não assustar o colega, mas você foi na lata, rsrs.

Sobre os pivôs, não há logica,por falta de grana, colocar um paralelo + m.o. para depois trocar. Faz mais sentido encostar o carro por uns meses e gastar uma vez só.

Rubens Linhalis
14/10/2014, 08:34
Vou de leve Rubens, arrumando aos poucos. Essa semana vou fazer sistema de freios que está me deixando preocupado. Só tem um pivô ruim, por isso vou de genérico de boa marca agora e no 13º eu compro e troco os 4 por originais.

Mês que vem vou fazer fluidos, limpeza de bicos, tbi, troca de velas e cabos.

Cara, sou professor, a grana é curta pra fazer tudo de uma vez.

MAndei uma MP pra vc. Chegou a ver?

Um abraço.

Marcelo,

Vi sim sua MP, guenta aí que vou responder... :D

Tem que ir arrumando aos poucos mesmo, o Pacato eu comprei em maio-2014, e 5 meses depois ainda tem manutenção programada a ser feita. Esta acabando, mas tem. As notas fiscais eu estou colocando todas dentro de uma caixa de sapato, no fundo do guarda-roupas. Tenho ate medo do dia que tirar para ver quanto realmente gastei..rs. Ainda faltam pequenos detalhes como cabo de velas novos, coletor de exaustão, polias de serviço e reparo da alavanca da cx de marchas a serem trocados. Mas te falo, o Pacato, hj esta impecável... excelente para dirigir, o consumo urbano com ar e pneus 31" batendo sempre nos 7,1 km/l .

Antes de trocar o pivo com problema por um paralelo, pesquise o preço do original em CSS e nas lojas de Ponta Porã. As CSS dividem em 3x no cartao. As vezes compensa dividir no cartao do que pagar numa peça e nao trocar.

Da uma olhada nesse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/69653-pivos-da-sw4.html

abraços!

Marcelo J Manente
14/10/2014, 22:04
Fotos do primeiro round na oficina. kkkkk

$$$$$$$

Rubens Linhalis
15/10/2014, 09:39
É isso ai Marcelo,

Deixar o carro em dia e ficar pobre, "faz parte" ....kkkk

Marcelo J Manente
18/10/2014, 15:30
É isso ai Marcelo,

Deixar o carro em dia e ficar pobre, "faz parte" ....kkkk

Agora comprei os pneus. Pensei em comprar na viagem, mas tenho que usar o carro até o fim do ano no dia a dia. Não dá pra aguentar com esses pneus de trilha. Comprei pela internet no Wallmart, pneu Timberline Dayton 235/75 r15 a 375 reais cada, o q vai dar 150 por mês em 10 vezes.

Nesta semana vou envelopar o teto e o capô com padrão fibra de carbono. Lá se vai mai$$$$$$$.

Haaaa! A troca de fluido de freio resolveu uns 60 % do problema da embreagem. Ela estava dura e fazendo barulhos estranhos. Agora está mais leve e sem travar no fundo. Provavelmente era o fluido q estava pra lá de vencido.

Um abraço.

Rubens Linhalis
20/10/2014, 08:58
Agora comprei os pneus. Pensei em comprar na viagem, mas tenho que usar o carro até o fim do ano no dia a dia. Não dá pra aguentar com esses pneus de trilha. Comprei pela internet no Wallmart, pneu Timberline Dayton 235/75 r15 a 375 reais cada, o q vai dar 150 por mês em 10 vezes.

Nesta semana vou envelopar o teto e o capô com padrão fibra de carbono. Lá se vai mai$$$$$$$.

Haaaa! A troca de fluido de freio resolveu uns 60 % do problema da embreagem. Ela estava dura e fazendo barulhos estranhos. Agora está mais leve e sem travar no fundo. Provavelmente era o fluido q estava pra lá de vencido.

Um abraço.

Legal Marcelo,

Aos poucos as coisas vao se ajeitando.

Ainda bem que era só o fluido de embreagem!

Daqui a pouco o carro esta revisada, com manutenção em dia e super confiável para pegar essas estradas !

abraço!

Digaum
20/10/2014, 10:22
Bom dia xexelo. Outro Curitibano! Que beleza!! :D

Sonhador,

Agora vi uma coisa na internet, acho que eu estava errado na medição de consumo. O caso é que o tamanho do pneu é 6,3% maior q o tamanho original. O que faz com q a quilometragem marcada seja menor.
Então fazendo as contas, no painel marcava 180 Km + 6.3 % = 191 / 25.6 litros = 7,46 Km/l, o que é um ótimo consumo apesar do pneu.

Qual o pneu original dela? Segundo o site pneusfacil.com a medida original é 265/70r16. Use o calculador do site para ver a diferença

Compare as Medidas de Pneu

(http://www.pneusfacil.com.br/report_tecnico_pneu.php)

Boa suspresa. Minha ideia é colocar gnv no Yoda no futuro, então se ele faz 7,5 Km/l + ou - , poderá fazer uns 10 Km/m3 no GNV que está R$ 1,79 aqui perto de casa. O GNV está praticamente R$ 1,0 mais barato que a gasolina em CTBA.
Será q minhas contas estão certas?

UM abraço.

Sobre o GNV, eu tenho e uso na minha viatura. Uso o kit aspirado de 2a geração e a minha tem média urbana de 7,23km/m3 de GNV. A média mínima foi de 6,43 e a máxima 7,73. Se a sua faz 7.5km/l de gasolina eu acredito que poderá fazer por volta de 8,7 a 9,3 no GNV, dependendo do tipo de kit que instalará e como fará a regulagem dele. Lembrando que o GNV é abastecido sobre pressão e para quando ela equaliza as pressões do sistema de abastecimento e do cilindro, então quanto menor a temperatura ambiente mais gás vai entrar e consequentemente maior será a autonomia e menor o consumo. Macete: abasteça pela manhã. E nunca, jamais, estrangule o GNV apenas para ter mais kms por metro cúbico. Vai torrar as velas em pouco tempo e ferrar com o cabeçote.

Marcelo J Manente
20/10/2014, 12:57
Bom dia xexelo. Outro Curitibano! Que beleza!! :D
Qual o pneu original dela? Segundo o site pneusfacil.com a medida original é 265/70r16. Use o calculador do site para ver a diferença
Sobre o GNV, eu tenho e uso na minha viatura. Uso o kit aspirado de 2a geração e a minha tem média urbana de 7,23km/m3 de GNV. A média mínima foi de 6,43 e a máxima 7,73. Se a sua faz 7.5km/l de gasolina eu acredito que poderá fazer por volta de 8,7 a 9,3 no GNV, dependendo do tipo de kit que instalará e como fará a regulagem dele. Lembrando que o GNV é abastecido sobre pressão e para quando ela equaliza as pressões do sistema de abastecimento e do cilindro, então quanto menor a temperatura ambiente mais gás vai entrar e consequentemente maior será a autonomia e menor o consumo. Macete: abasteça pela manhã. E nunca, jamais, estrangule o GNV apenas para ter mais kms por metro cúbico. Vai torrar as velas em pouco tempo e ferrar com o cabeçote.

Ola Digaum

No site pneus fácil (link abaixo) mostra esse tamanho de pneus 225/75 R15 para a SW4 1997 2.7, acredito que 265/75 seja a diesel ou as mais modernas. A minha com pneus 255/75 Mud da uma diferença de quase 10 Km a mais no gps quando no velocímetro marca 100 Km/h;
TOYOTA HILUX SW4 1997 - Pneus Fácil (http://www.pneusfacil.com.br/carros.php?id=16246)

Eu tive GNV no Niva e quando ele fazia 6,5 Km/m3 na gasolina fazia 9 a 10 Km/m3 no GNV. Espero que com a SW4 faça 9 a 10 km/m3. Quero ver se compro um kit de 3a. geração pq de 5a. meu bolso no momento não paga.

Um abraço.

Digaum
20/10/2014, 13:21
Ola Digaum

No site pneus fácil (link abaixo) mostra esse tamanho de pneus 225/75 R15 para a SW4 1997 2.7, acredito que 265/75 seja a diesel ou as mais modernas. A minha com pneus 255/75 Mud da uma diferença de quase 10 Km a mais no gps quando no velocímetro marca 100 Km/h;
TOYOTA HILUX SW4 1997 - Pneus Fácil (http://www.pneusfacil.com.br/carros.php?id=16246)

Eu tive GNV no Niva e quando ele fazia 6,5 Km/m3 na gasolina fazia 9 a 10 Km/m3 no GNV. Espero que com a SW4 faça 9 a 10 km/m3. Quero ver se compro um kit de 3a. geração pq de 5a. meu bolso no momento não paga.

Um abraço.

Está certo, olhei da 3.0... my bad!

2.7

Medida Original:

225/75R15

Pneus na medida: 225/75R15 (https://www.pneusfacil.com.br/index.php?medida=225/75R15)

3.0 TD

Medida Original:

265/70R16

Pneus na medida: 265/70R16 (https://www.pneusfacil.com.br/index.php?medida=265/70R16)

3.4 V6

Medida Original:

265/70R16

Pneus na medida: 265/70R16 (https://www.pneusfacil.com.br/index.php?medida=265/70R16)

Sábado instalarei os 32x11,5R15 na minha e a diferença deverá ser parecida. Estou procurando uma empresa que faça o ajuste no odômetro.

Sobre o GNV, a minha é automática e na gasolina faz entre 6,5 a 7km/l. No GNV, com velas e cabos em final de vida útil e regulagem do GNV "by myself" está em 7,24m3. Mas não tenho pé leve e pego trânsito pesado.

Supercharger
20/10/2014, 14:15
Deixe a perfumaria (o lance do teto) para depois. Priorize as revisões e ítens de segurança. A minha atual já tenho a mais de ano, e ainda não mexi no som e nos bancos (quero colocar couro) pois estou trocando aos poucos os ítens preventivos.

Marcelo J Manente
20/10/2014, 17:51
Deixe a perfumaria (o lance do teto) para depois. Priorize as revisões e ítens de segurança. A minha atual já tenho a mais de ano, e ainda não mexi no som e nos bancos (quero colocar couro) pois estou trocando aos poucos os ítens preventivos.

Putz, agora é tarde. Terça feira já vão plotar a viatura. Vou colocar fibra de carbono no teto e capô.

Depois eu fotografo.

Um abraço.

Sonhador
20/10/2014, 17:59
quanto gastou aproximadamente para plotar o teto e capo?

Marcelo J Manente
20/10/2014, 22:39
quanto gastou aproximadamente para plotar o teto e capo?

Para fazer plotagem de capo e teto 450 pilas.

um abraço.

Marcelo J Manente
21/10/2014, 23:08
Alguém sabe dizer se o cilindro mestre da embreagem da SW4 2.7 1996 é exclusivo ou é o mesmo da 3.0 e 2.8 diesel?

Rubens Linhalis
22/10/2014, 08:53
Alguém sabe dizer se o cilindro mestre da embreagem da SW4 2.7 1996 é exclusivo ou é o mesmo da 3.0 e 2.8 diesel?

Nao sei dizer Marcelo. Se for facil, passa numa CSS, setor de peças, pede para cotar e na hr já pergunta essa compatibilidade. Fiz isso aqui algumas vezes.

abraços!

Supercharger
22/10/2014, 18:22
Tem como descobrir sozinho.

Vai no www.toyodiy.com ou em outro de sua preferência e localiza a peça para o seu modelo e para o outro que tem curiosidade. Se o código Toyota for o mesmo...

Outra forma é achar o seu, e no mesmo site fazer a busca de "Parts cross-reference" e ver todos os veículos que usam aquela mesma peça.

Aparentemente são os mesmos, mas tire sua própria conclusão antes de gastar dinheiro.

(04493-60210) BRAKE MASTER CYLINDER KIT
(47201-34010) BRAKE MASTER CYLINDER SUB-ASSEMBLY
(47202-34010) BRAKE MASTER CYLINDER RESERVOIR SUB-ASSEMBLY

Marcelo J Manente
22/10/2014, 22:50
Tem como descobrir sozinho.

Vai no www.toyodiy.com (http://www.toyodiy.com) ou em outro de sua preferência e localiza a peça para o seu modelo e para o outro que tem curiosidade. Se o código Toyota for o mesmo...

Outra forma é achar o seu, e no mesmo site fazer a busca de "Parts cross-reference" e ver todos os veículos que usam aquela mesma peça.

Aparentemente são os mesmos, mas tire sua própria conclusão antes de gastar dinheiro.

(04493-60210) BRAKE MASTER CYLINDER KIT
(47201-34010) BRAKE MASTER CYLINDER SUB-ASSEMBLY
(47202-34010) BRAKE MASTER CYLINDER RESERVOIR SUB-ASSEMBLY

Obrigado pela ajuda. Pesquisei e no Ebay deu pra perceber que o cilindro mestre da embreagem serve tanto para a SW4 com motor 2.7 quanto da com motor 3.4.
Autopart International 072 9369 Clutch Master Cylinder | eBay (http://www.ebay.com/itm/Autopart-International-072-9369-Clutch-Master-Cylinder-/171266110137?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item27e04172b9&vxp=mtr)

Vou vem se importo ou compro por aqui.

Um abraço.

Rubens Linhalis
23/10/2014, 09:16
E ai Marcelo,

Plotou o carro? Os pneus chegaram? depois posta fotos atuais da viatura..

abraço

Marcelo J Manente
23/10/2014, 09:35
E ai Marcelo,

Plotou o carro? Os pneus chegaram? depois posta fotos atuais da viatura..

abraço

Rubens, os pneus ainda não chegaram, o prazo dado é de até 14 dias. Enquanto isso vou esmerilhando os pneus Mud no asfalto.

A plotagem esta sendo feita hoje, já aproveitei e mandei fazer o polimento (o que é um peido pra quem...). Amanhã eu vou buscar o Yoda todo limpo e enfeitado. kkkkk

Um abraço.

Marcelo J Manente
24/10/2014, 14:01
Pessoal,
vejam como ficou o Yoda após o polimento e envelopamento do capô e teto com o padrão fibra de carbono.
Achei que ficou com uma cara malvada. kkk

Um abraço.

Rubens Linhalis
24/10/2014, 14:16
Marcelo !!

Ficou shoooowww de bola o carro. Gostei ! Ta bem bonito o Yoda !

Ontem comecei a medi o bagageiro para o Pacato.. daí pensei em plotar o teto. Pois com o bagageiro + barraca de teto, fica praticamente impossível limpar o teto ao lavar o carro. Assim a sujeira acumula muito. Penso em plotar para proteger !

abraços !

Digaum
24/10/2014, 14:16
Pessoal,
vejam como ficou o Yoda após o polimento e envelopamento do capô e teto com o padrão fibra de carbono.
Achei que ficou com uma cara malvada. kkk

Um abraço.

Shoooww! Curti Xexelo... isto me deu idéias!!!

Pode passar o contato?

Meccano
24/10/2014, 15:44
Fala Professor, tudo bom?

Como imagino que pretende encher o hodometro do mítico Yoda lá pelas pradarias da Patagônia, deveria filmar toda

parte de baixo do para-choque tambem, sempre vi os carros Argentinos bem protegidos nessa área da lataria.

Voce sabe, o rípio e o vento não perdoa e kica toda pintura!

isso está ficando uma beleza mesmo!!

Parabens e bom fim de semana!

Marcelo J Manente
29/10/2014, 00:00
Chegaram os novos sapatos do Yoda. Pneus Timberline Dayton 235/75 r15

Amanhã vou trocar.

Um abraço.

Digaum
29/10/2014, 12:54
Chegaram os novos sapatos do Yoda. Pneus Timberline Dayton 235/75 r15

Amanhã vou trocar.

Um abraço.

Legal! Tire fotos quanto estiver pronta...

Rubens Linhalis
29/10/2014, 14:19
Por isso que é bom porta malas grande...kkkk

Marcelo J Manente
29/10/2014, 19:34
Ai estão as fotos dos novos pneus colocados.

Achei q esteticamente não combinou, mas combinou com o meu bol$o. kkkkk

Abraços.

Rubens Linhalis
30/10/2014, 09:02
Gostei Marcelo !

Combinou com estrada, que é o que mais importa!

E o barulho, diminuiu bem?

Digaum
30/10/2014, 09:27
Ai estão as fotos dos novos pneus colocados.

Achei q esteticamente não combinou, mas combinou com o meu bol$o. kkkkk

Abraços.

Kra,

Eu realmente achei ela mais bandida com os mud. Mas é o bol$o que manda, então... ESTÁ LINDA!! rsrsrsrsr

Marcelo J Manente
30/10/2014, 10:24
Gostei Marcelo !

Combinou com estrada, que é o que mais importa!

E o barulho, diminuiu bem?

Isso mesmo Rubens, combinou com estrada.

Quanto ao barulho, nossaaaa, foi da água pro vinho (e vinho du baum, kkk).

Ficou excelente.

Abçs.

Kra,

Eu realmente achei ela mais bandida com os mud. Mas é o bol$o que manda, então... ESTÁ LINDA!! rsrsrsrsr

O Yoda agora esta mais comportadinho, sem violencia. kkk

Abçs.

Marcelo J Manente
30/10/2014, 10:31
Pois é pessoal,

O cilindro de embreagem foi pros quiabos... Fiquei na rua...

Voltei pra oficina de guincho. Sorte q o substituto já foi encomendado e deve chegar hoje. Não pude pegar um original, mas peguei da marca Perfect Circle que parece ser uma boa marca.

Vou comprar o kit para recondicionar o cilindro original (q eu acho q é original) e guardá-lo para uma emergência.

la vai $$$$$.

Digaum
30/10/2014, 11:24
Pois é pessoal,

Voltei pra oficina de guincho. Sorte q o substituto já foi encomendado e deve chegar hoje. Não pude pegar um original, mas peguei da marca Perfect Circle que parece ser uma boa marca.

Vou comprar o kit para recondicionar o cilindro original (q eu acho q é original) e guardá-lo para uma emergência.

la vai $$$$$.

Vixxx... Mas faz parte.

Rubens Linhalis
30/10/2014, 12:58
Pois é pessoal,

la vai $$$$$.

E as fotos? kkkkkkk

To de sacanagem..

Essa semana eu estava pesquisando os cilindros de embreagem

O inferior achei a $ 23 na rockauto, marca AISIN . Original Toyota achei por $ 50. O reparo, também original sai por $ 12.

O superior achei a $ 49 na rockauto, marca AISIN. Original Toyota achei por $ 99. O reparo, tambem original sai por $ 28.

Isso é em dólar, ainda tem frete + imposto.

Os meus nao apresentam qualquer problema, quando for importar alguma outra coisa, talvez eu aproveite e importe somente os reparos para deixar guardado.

Agora, é melhor dar um problema desses perto de casa do que em uma viagem né..rs

abraços!

Marcelo J Manente
30/10/2014, 13:59
E as fotos? kkkkkkk

To de sacanagem..

Essa semana eu estava pesquisando os cilindros de embreagem

O inferior achei a $ 23 na rockauto, marca AISIN . Original Toyota achei por $ 50. O reparo, também original sai por $ 12.

O superior achei a $ 49 na rockauto, marca AISIN. Original Toyota achei por $ 99. O reparo, tambem original sai por $ 28.

Isso é em dólar, ainda tem frete + imposto.

Os meus nao apresentam qualquer problema, quando for importar alguma outra coisa, talvez eu aproveite e importe somente os reparos para deixar guardado.

Agora, é melhor dar um problema desses perto de casa do que em uma viagem né..rs

abraços!

Então Rubens,

Vou fazer isso mesmo, comprar o kit de reparo e guardar o original reparado.

Assim viajo mais tranquilo.

Se der certo e eu for viajar nas férias vou passar em Posadas q é divisa com Encarnacion no Paraguai e lá compro mais umas pecitas. Principalmente um kit completo de pivos inferiores e superiores originais ou Aisin.

Abç.

Ps.: Bem q eu pensei em fotografar no guincho, mas dai pensei " nãaaaaaooooo". kkkkk

Marcelo J Manente
30/10/2014, 19:54
Amigos
o Yoda já está em casa são e salvo.

Troquei o cilindro mestre e ficou uma manteiga.

Agora o cilindro q estava!!!!! Acho q era marca barbante, marca djanho.

Ta escrito apenas JT nele... Bem provavel q seja um paralelo bem frajuto. Até pq ele parecia bem novinho.

Seguem as fotos.

Abçs.

Marcelo J Manente
31/10/2014, 09:48
Pessoal,

O Yoda tem uma história de vida diferente.

Me contou o gerente da concessionária que a minha Hilux SW4 veio da Alemanha...
Um cônsul da Alemanha que vinha para o Brasil mandou trazer ela de lá. Depois de um tempo no Brasil a SW4 foi vendida para o segundo dono, um brasileiro, que teve de remarcar o chassis dela.
Por isso tem duas marcações de chassis. Uma no chassis atrás da roda dianteira direita e outra atrás da roda traseira esquerda com padrão brasileiro.
Bom, isso foi o que o vendedor me contou. Mas eu sou meio desconfiado.

Uma coisa que ajuda na resposta são as lanternas traseiras do Yoda. Procurei na internet e no Brasil, não vi nenhuma lanterna semelhante a que tenho. Pesquisando mais na internet verifiquei que essa lanterna é um modelo Europeu antigo.
Ok, o dono pode ter importado, mas elas parecem já gastas pelo tempo.
Vejam este link; http://www.mytightride.com/toy4run19chr.html (http://www.autoanything.com/lights/77A5223A3814874.aspx)

Só não sei se a SW4 foi importada para a Alemanha do Japão ou se foi montada por lá mesmo.

Mistéeeerios.

Abçs.

Supercharger
01/11/2014, 16:06
Essas lanternas são "aftermarket". Yoda Tunning.

:curtir:

Marcelo J Manente
02/11/2014, 10:37
Essas lanternas são "aftermarket". Yoda Tunning.

Super,

Desculpe, mas não sei o q é aftermarket.

Valeu.

Marcelo J Manente
02/11/2014, 19:26
Um pequeno passeio no Morro da Palha (local de voos de Parapente), em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba.

Marcelo J Manente
11/11/2014, 07:52
Este é o logo do Yoda.

Digaum
18/11/2014, 21:16
Este é o logo do Yoda.

Vai grafitar no(a) Yoda? :pensativo:

Marcelo J Manente
19/11/2014, 13:34
Vai grafitar no(a) Yoda? :pensativo:

Digaum,

To pensando mais em um adesivo pra colocar na porta ou tampa traseira.

Um abraço.

Marcelo J Manente
29/11/2014, 16:47
Galera,

Lá vou eu reclamar do consumo do Yoda... Anda beberrão esse Jedi.

Então, fiz a primeira média em estrada com gasolina aditivada. Deu 8,40 km/l com kms medidos no gps.

Confesso que estou decepcionado. Fiz a limpeza dos bicos antes.
Só não troquei cabos de vela, rotor e capa do distribuidor.

Peguei uma rodovia duplicada (Curitiba a Ponta Grossa), mantive a velocidade quase sempre a 110 Km/h com pequenos trechos apenas a 120 Km/h (descidas). Trechos estes que devem dar uns 5 a 10 % dos 206 Km que rodei.

Gostaria que a minha belezinha fizesse pelo menos 9 Km/l na estrada (ou mais) assim os custos de minha viagem de final de ano seriam mais baixos. Preciso achar dicas de economia com modificações no motor e não com condução que eu já sei.

Um abraço.

AAssis
01/12/2014, 08:24
hahah...

idem,

idem,

e idem no sonhar em fazer 9km/l...

AAssis
01/12/2014, 08:28
ah...e se não conseguir ja tive autorizacao para vender o carrinho da esposa e partir para uma diesel mais nova...

Rubens Linhalis
01/12/2014, 09:05
Galera,

Lá vou eu reclamar do consumo do Yoda... Anda beberrão esse Jedi.

Então, fiz a primeira média em estrada com gasolina aditivada. Deu 8,40 km/l com kms medidos no gps.

Confesso que estou decepcionado. Fiz a limpeza dos bicos antes.
Só não troquei cabos de vela, rotor e capa do distribuidor.

Peguei uma rodovia duplicada (Curitiba a Ponta Grossa), mantive a velocidade quase sempre a 110 Km/h com pequenos trechos apenas a 120 Km/h (descidas). Trechos estes que devem dar uns 5 a 10 % dos 206 Km que rodei.

Gostaria que a minha belezinha fizesse pelo menos 9 Km/l na estrada (ou mais) assim os custos de minha viagem de final de ano seriam mais baixos. Preciso achar dicas de economia com modificações no motor e não com condução que eu já sei.

Um abraço.

Marcelo,

Meu carro, com 80 kg no teto (barraca + galão de água), e pneus 31" fez 8km/l em duas medições. Uma em estrada plana e com muitas retas e outra subindo a serra em estrada com muitas curvas.

Seu carro com pneus originais e sem nada no teto, tem que fazer melhor. Vide o consumo que o Oliver consegue.

Coloca mais detalhado o que vc ja fez no carro em relação a alimentação do motor (ar, combustível e eletricidade).

abraços!

Rubens Linhalis
01/12/2014, 09:08
ah...e se não conseguir ja tive autorizacao para vender o carrinho da esposa e partir para uma diesel mais nova...

abelvilas,

Se passar de gasosa p diesel, pesquise bem o carro que pensa em comprar e real ganho com isso. Um amigo fez uma viagem de quase 7mil km p conhecer o sul do pais, viajou por 34 dias numa Hilux 2013 cabine simples (motor 3.0), o carro fez na estrada 9,5 km/l .

abraço.

AAssis
01/12/2014, 09:12
Com certeza esta troca teria que ser em alguma vtr no mesmo estado da minha... trocar uma que esta ok por uma tranqueira mais nova nao vale..rs... ja vi muita pajero sport diesel com ano legal mas toda detonada...

abelvilas,

Se passar de gasosa p diesel, pesquise bem o carro que pensa em comprar e real ganho com isso. Um amigo fez uma viagem de quase 7mil km p conhecer o sul do pais, viajou por 34 dias numa Hilux 2013 cabine simples (motor 3.0), o carro fez na estrada 9,5 km/l .

abraço.

Marcelo J Manente
02/12/2014, 07:47
Marcelo,

Meu carro, com 80 kg no teto (barraca + galão de água), e pneus 31" fez 8km/l em duas medições. Uma em estrada plana e com muitas retas e outra subindo a serra em estrada com muitas curvas.

Seu carro com pneus originais e sem nada no teto, tem que fazer melhor. Vide o consumo que o Oliver consegue.

Coloca mais detalhado o que vc ja fez no carro em relação a alimentação do motor (ar, combustível e eletricidade).

abraços!

Rubens,

Fiz o básico incompleto. Ainda tenho coisas a fazer.
Fiz limpeza de bicos, mas não fiz de TBI,
Troquei as velas, mas não pus a de iridiun (não achei no Brasil) e não troquei os cabos.
O filtro de ar está perfeito, não troquei. O filtro de combustível é novo.
AInda quero passar o scaner e ver se não tem nada que esteja falhando ou com defeito.

O caso é que não vai ter jeito, sou maniaco por baixo consumo. Vou acabar colocando GNV no futuro.

Um abraço.

AAssis
02/12/2014, 08:00
NNNNNNNNNAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUUUUUNNNNNNNNNNNNNNNNN NNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN

GGGGGGGGGGGGGGGGAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSS NNNNNNNNNNNNNNNNNNAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOO!!!

:curtir_nao:

Odeio gnv... e aqui no rio todo mundo coloca...foi um parto achar uma vtr sem gnv... eu (e mais uma galera) acho que acaba com o motor...

Rubens,

Fiz o básico incompleto. Ainda tenho coisas a fazer.
Fiz limpeza de bicos, mas não fiz de TBI,
Troquei as velas, mas não pus a de iridiun (não achei no Brasil) e não troquei os cabos.
O filtro de ar está perfeito, não troquei. O filtro de combustível é novo.
AInda quero passar o scaner e ver se não tem nada que esteja falhando ou com defeito.

O caso é que não vai ter jeito, sou maniaco por baixo consumo. Vou acabar colocando GNV no futuro.

Um abraço.

Marcelo J Manente
02/12/2014, 08:29
NNNNNNNNNAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUUUUUNNNNNNNNNNNNNNNNN NNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN

GGGGGGGGGGGGGGGGAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSS NNNNNNNNNNNNNNNNNNAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOO!!!

:curtir_nao:

Odeio gnv... e aqui no rio todo mundo coloca...foi um parto achar uma vtr sem gnv... eu (e mais uma galera) acho que acaba com o motor...

Bueno Abel,

Eu já tive 3 carros com GNV. Fiquei 5 anos com GNV no Niva, e 5 no Corsa q tenho hj. Só tirei do corsa pq pra vender o carro não valorizam em nada.

GNV dá problema de regulagem, mas nunca tive problemas com motor, e olhe que rodei muiiiito com esses carros q tive.

Eu gosto bastante. Só é chato pra regular e a vistoria anual.

Um abraço.

AAssis
02/12/2014, 08:34
Claro meu amigo... há experiencias e experiencias ...risos... Salve a diversidade!!!

Infelizmente eu tive 2 experiencias negativas com o gas ... e passei a não curtir...rs... ah...e realmente a regulagem e a papelada da vistoria anual são um pé... aqui ainda tem um p&¨% desconto no ipva para animar...

Bueno Abel,

Eu já tive 3 carros com GNV. Fiquei 5 anos com GNV no Niva, e 5 no Corsa q tenho hj. Só tirei do corsa pq pra vender o carro não valorizam em nada.

GNV dá problema de regulagem, mas nunca tive problemas com motor, e olhe que rodei muiiiito com esses carros q tive.

Eu gosto bastante. Só é chato pra regular e a vistoria anual.

Um abraço.

Meccano
02/12/2014, 16:17
Amigos, um conhecido torrou as valvulas do jipe dele com esse papo de gas... , gas só no isqueiro e no fogão!

Marcelo J Manente
02/12/2014, 17:39
Amigos, um conhecido torrou as valvulas do jipe dele com esse papo de gas... , gas só no isqueiro e no fogão!

Meccano,

Como disse o Abelvilas, viva a diversidade. Eu tive em 3 carros e nunca ferrou nenhum motor. Não tenho nada a reclamar. A economia que eu tinha com o GNV era algo como 50 a 60% menos descontando idas a cada 8 a 12 meses para reajustar e descontando também a vistoria anual.

Bom GNV em jipe de trilha acho que não deve ser uma boa. Geralmente são motores mexidos, além de serem forçados no limite.

Não é o meu caso, o Yoda vai fazer apenas passeios por estradas de terra, expedições e ser meu veiculo do dia a dia.
Mas ainda não é caso fechado, vou analisar.

Abç.

Supercharger
03/12/2014, 22:29
Desculpe, mas não sei o q é aftermarket.

São acessórios não originais desenvolvidos para determinado carro. Não equivale dizer que é genérico, ou sem marca, longe disto. Muitas vezes são marcas top. Mas não são ítens originais, nem mesmo como opcional. Por exemplo, um kit de suspensão com amortecedores, molas, etc feitos específicos para uma SW4, como um Ironman, é aftermarket.

Saudações,
Gustavo.

r0d
05/12/2014, 15:20
Seu consumo está normal. Não fique triste. Se você considerar a relação peso/potência vai verificar que é um bom consumo para esse porte de carro.

A minha faz em média 7,5 km/l e fico feliz.

Marcelo J Manente
10/12/2014, 13:21
Seu consumo está normal. Não fique triste. Se você considerar a relação peso/potência vai verificar que é um bom consumo para esse porte de carro.

A minha faz em média 7,5 km/l e fico feliz.

Rodrigo,

Faz 7,5 na cidade??? E na estrada.

Marcelo J Manente
10/12/2014, 13:22
São acessórios não originais desenvolvidos para determinado carro. Não equivale dizer que é genérico, ou sem marca, longe disto. Muitas vezes são marcas top. Mas não são ítens originais, nem mesmo como opcional. Por exemplo, um kit de suspensão com amortecedores, molas, etc feitos específicos para uma SW4, como um Ironman, é aftermarket.

Saudações,
Gustavo.

Valeu,

Ei realmente tentei pesquisar, mas não entendi. O bom é que o Yoda tem uma acessório eckiscrusivo. kkkkk

Abç.

r0d
10/12/2014, 15:54
Rodrigo,

Faz 7,5 na cidade??? E na estrada.

Sim, na cidade. Na estrada faz uns 8,5, estourando 9.

AAssis
11/12/2014, 07:16
Consumo! Consumo!Consumo!Consumo!Consumo!Consumo!Consumo! Consumo! Consumo!Consumo!Consumo! Consumo!Consumo! Consumo!Consumo!Consumo! Consumo!Consumo! Consumo! Consumo!Consumo!Consumo!

Isso me tira o sono... Não vou negar que tenho virado os olhos pras sw4 japonesas a diesel...
Vou pro Uruguai o ano que vem , ate pouco tempo atras ia com a Perebas ... mas tenho pensado em ir de Harley...rs..

Marcelo J Manente
16/12/2014, 20:12
É galera,

Bem que vcs me avisaram.
Até agora os custos iniciais de manutenção deram em R$ 5.450,00 (contando com os 1.5 mil dos pneus).

Sabem aquele problema que eu achei que eram dos freios???
Pois troquei tudo o q podia dar problema e o problema persistia. Pisava no freio e o Yoda puxava para a direita, e o volante esterçava para a esquerda!!!

Bingo, o meca descobriu o problema. As buchas da bandeja deram adeus e isso fazia o carro puxar para a direita ao frear.
Troquei todas as buchas. Marca paralela mesmo (a grana tá curta).
Agora ao pisar no freio o Yoda segue reto numa boa.

Bueno, assim a manutenção para viagem está feita... Pena q tá difícil de viajar. kkkkk

Um abraço.

Glaicon
17/12/2014, 07:33
Consumo! Consumo!Consumo!Consumo!Consumo!Consumo!Consumo! Consumo! Consumo!Consumo!Consumo! Consumo!Consumo! Consumo!Consumo!Consumo! Consumo!Consumo! Consumo! Consumo!Consumo!Consumo!

Isso me tira o sono... Não vou negar que tenho virado os olhos pras sw4 japonesas a diesel...
Vou pro Uruguai o ano que vem , ate pouco tempo atras ia com a Perebas ... mas tenho pensado em ir de Harley...rs..
Senhores, considerando a preocupação com o consumo, e como proprietário de uma SW 98 à diesel, posso dizer o seguinte: há uma boa variação nas médias se trafegar a 90 Km/h ou entre 100/110 Km/h.
Apesar da pouca diferença entre estas velocidades, a aerodinâmica das nossas viaturas oferece boa resistência ao ar.
Numa viagem que fiz sozinho, indo ao fórum de uma cidade aqui do interior de Santa Catarina, que só abriria ao meio dia, resolvi ir devagar, pois não adiantaria chegar cedo, mantendo a média entre 80 e 90 Km/h.
Ida e volta na mesma tocada, consegui rodar 740 Km´s com um tanque.
Média final de 12,4 Km/l. Fiquei feliz da vida.
Porém, antes e depois dessa viagem, nunca mais consegui essa média, pois trafego nas BR´s sempre entre os tais 100/110 Km/h.
Por isso, concluindo, viatura à gasolina rodando nestes 110 Km/h não fará os desejados 10 Km/l.
Só aliviando o pé demasiadamente.:concordo:

AAssis
17/12/2014, 08:08
Caraca !!! Excelente dica Glaicon... vou testar na festas de fim de ano...

Rubens Linhalis
17/12/2014, 08:24
É galera,

Bem que vcs me avisaram.
Até agora os custos iniciais de manutenção deram em R$ 5.450,00 (contando com os 1.5 mil dos pneus).

Sabem aquele problema que eu achei que eram dos freios???
Pois troquei tudo o q podia dar problema e o problema persistia. Pisava no freio e o Yoda puxava para a direita, e o volante esterçava para a esquerda!!!

Bingo, o meca descobriu o problema. As buchas da bandeja deram adeus e isso fazia o carro puxar para a direita ao frear.
Troquei todas as buchas. Marca paralela mesmo (a grana tá curta).
Agora ao pisar no freio o Yoda segue reto numa boa.

Bueno, assim a manutenção para viagem está feita... Pena q tá difícil de viajar. kkkkk

Um abraço.

EU ja parei de fazer contas em relação a manutenção a muito tempo... heheheh.

Ao menos resolveu o problema Marcelo, e isso sim importa. Nada pior que gastar e não resolver.

abraços e acompanhando..

r0d
17/12/2014, 10:55
Eu ainda controlo todos os gastos da minha. Já dava para ter comprado outra... hehehe

AAssis
17/12/2014, 11:06
Tb controlo... risos...

r0d...qdo criei a planilha o meu medo era chegar este dia...rs.. mas fora o consumo a minha tá tranquilão...

Meccano
17/12/2014, 15:34
Galera, viajar bem com segurança e conforto tem esse preço a pagar. mas numa longa viagem geralmente se o cara não for muito ansiosão acaba fazendo uma boa média, os trechos são longos e geralmente planos.
No Pajeirinho, mesmo com os famigerados galões no bagageiro fazia 10, o que é muito bom pra ele.
...o que não pode é fazer menos que 8/p/L.
...combustivel numa viagem é investimento, não despesa!
Bons planos a todos!

Tio Eddie
17/12/2014, 21:50
Galera, viajar bem com segurança e conforto tem esse preço a pagar. mas numa longa viagem geralmente se o cara não for muito ansiosão acaba fazendo uma boa média, os trechos são longos e geralmente planos.
No Pajeirinho, mesmo com os famigerados galões no bagageiro fazia 10, o que é muito bom pra ele.
Bons planos a todos!

Concordo em gênero, número e grau!
Rodei um ano e 12 dias de siena 1.0 flex. Fazia 7,5-8,9 km/L na cidade e no mínimo 11,5 km/L na estrada sempre com ar ligado, não variando muito cheio ou vazio. A 80km/h, carregado e ar ligado chegou a fazer 14km/L; MAS, para ultrapassar era um sofrimento, a bagagem até cabia, mas faltava espaço, e capacidade off road, bem, nada a comentar.

Um carro maior, mais capaz, com motor maior vai consumir mais, porém as coisas cabem, a viagem acaba sendo amis tranquila e dependendo do modelo/motor, tem sobra de força/potência para serras, ultrapassagens e afins, fora capacidade off road e o mais importante de tudo: O TESÃO DE UM 4X4!

Mas não tem almoço grátis! O jeito é trabalhar mais, economizar mais e continuar viajando.

[]s

AAssis
18/12/2014, 07:28
mas realmente é engraçado a questao do V6 gasolina... é uma questão de amor e ódio... ontem na voltinha do final da tarde para pegar a filha na escola, dei a acelerada para subir a rampa da garagem e vem aquela sensação de "full power" .. o motorzao v6 canta muito bonito qdo é chamado... nestas horas nem lembro de consumo, só satisfação!

Marcelo J Manente
18/12/2014, 10:04
EU ja parei de fazer contas em relação a manutenção a muito tempo... heheheh.

Ao menos resolveu o problema Marcelo, e isso sim importa. Nada pior que gastar e não resolver.

abraços e acompanhando..

É Rubens,

Eu ainda controlo pq se um dia for vender quero repor uma parte do custo. Sei q isso é quase impossível, mesmo assim tentarei.

Com certeza, nada melhor que um problema resolvido.

Abç.

Marcelo J Manente
18/12/2014, 10:17
Bons planos a todos!

É Meccano.

Eu não consigo rodar a menos de 110 Km/h, é muito cansativo naqueles retões.
No Yoda rodo a 110 no gps e no hodometro da uns 102/3 mais ou menos. Quando no hodometro está cravado em 100 Km/h no gps dá 107 Km/h.

Depois da decisão do via#@ do governador de aumentar o IPVA decidi colocar GNV mesmo pois fica com IPVA a 1% aqui no PR. Já até comprei um kit usado. Só o básico, cilindro de 15 m3, redutor, válvula de abastecimento e comutador. Preço bem em conta pq não é completo. Vou colocar o cilindro no lugar do estepe e adaptar um suporte interno pro pneu ficar lá atrás.

Ai quem sabe fazer uns 10 Km/m3 na estrada. Um m3 em Ctba está R$ 1,79, um real a menos que a gasosa. Se fizer uns 8,5 Km/m3 na cidade vou ficar muiiiiiito feliz.

Abçs.

Rubens Linhalis
18/12/2014, 11:42
Depois da decisão do via#@ do governador de aumentar o IPVA decidi colocar GNV mesmo pois fica com IPVA a 1% aqui no PR. Já até comprei um kit usado. Só o básico, cilindro de 15 m3, redutor, válvula de abastecimento e comutador. Preço bem em conta pq não é completo. Vou colocar o cilindro no lugar do estepe e adaptar um suporte interno pro pneu ficar lá atrás.

Ai quem sabe fazer uns 10 Km/m3 na estrada. Um m3 em Ctba está R$ 1,79, um real a menos que a gasosa. Se fizer uns 8,5 Km/m3 na cidade vou ficar muiiiiiito feliz.

Marcelo,

Esse final de semana esteve por aqui o Veraneio Viajante » Um projeto de superação e sustentabilidade pela América Latina (http://veraneioviajante.com.br/) . Eles usam GNV, 3 botijas na Veraneio 6cc. A rota deles é em funcao do GNV. Pelos cálculos, toda a viagem farão com 85% de uso de GNV. Na estrada acho que fazer 7km por metro cubico de GNV. Na gasolina seria 5km/l .

abraços!

Rubens Linhalis
18/12/2014, 11:43
Marcelo,

Esse final de semana esteve por aqui o Veraneio Viajante » Um projeto de superação e sustentabilidade pela América Latina (http://veraneioviajante.com.br/) . Eles usam GNV, 3 botijas na Veraneio 6cc. A rota deles é em funcao do GNV. Pelos cálculos, toda a viagem farão com 85% de uso de GNV. Na estrada acho que fazer 7km por metro cubico de GNV. Na gasolina seria 5km/l .

abraços!

AAA... eu nao pago mais IPVA, veículos com mais de 15 anos. Ai são 20 ? Compensa o custo para 2 anos de IPVA?

Marcelo J Manente
18/12/2014, 15:37
AAA... eu nao pago mais IPVA, veículos com mais de 15 anos. Ai são 20 ? Compensa o custo para 2 anos de IPVA?

Compensa a economia no GNV.

Agora hj fui ver e provavelmente não poderei colocar os cilindros embaixo :-(

Pena.

AAssis
19/12/2014, 07:07
eu tambem nao pagooooooooo

Rubens Linhalis
19/12/2014, 08:36
Compensa a economia no GNV.

Agora hj fui ver e provavelmente não poderei colocar os cilindros embaixo :-(

Pena.

Qual o motivo? Tamanho?

Marcelo J Manente
19/12/2014, 11:28
Qual o motivo? Tamanho?

Isso Rubens,

Sem medirem, só olhando, o mecânico da convertedora disse que provavelmente só caberiam 2 cilindros de 7,5 m3.

Com 15 m3 daria pra rodar na cidade uns 120 Km + ou -. Ou seja, teria q abastecer a cada 2 dias. :-(

Queria colocar 2 de 10. Vou acabar colocando dentro mesmo.

Vamos ver.

Abç.

Marcelo J Manente
20/12/2014, 13:38
.................

Meccano
20/12/2014, 14:12
https://lh4.googleusercontent.com/-uBzY4aek5zQ/Uu-pczyflLI/AAAAAAAAAb4/dhIuMmYXwks/w441-h349-no/A8915C7F-0A27-4469-A08A-78F00CECE8ED-1498-00000104C5AB6AA2_zpsc61453eb.jpg

Marcelo J Manente
20/12/2014, 18:53
Putz, era pra por essa imagem no tópico do Atacama e acabei colocando aqui. kkkkk

Supercharger
21/12/2014, 22:28
Sim, na cidade. Na estrada faz uns 8,5, estourando 9.

Isto é carregando aquele monte de coisas de acampamento que você mostrou em outro tópico? Ou tira tudo para o dia a dia? Viajei com a minha neste final de semana depois de um bom tempo só andando na cidade. Abasteci antes de iniciar a viagem, o resultado foi 7,3 km/l exclusivamente urbano, A/C ocasional (não gosto). Na volta da viagem abasteci novamente e o resultado foi 10.15 km/l exclusivamente de estrada, A/C ligado 100% do tempo.

A propósito, como os pneus originais do meu modelo são 225/70 e uso 235/75, o velocímetro marca CRAVADO igual ao GPS. Não dá nem 1 km/h de diferença.

AAssis
21/12/2014, 22:44
estas sw4 sao um show!!!

Marcelo J Manente
22/12/2014, 08:08
Isto é carregando aquele monte de coisas de acampamento que você mostrou em outro tópico? Ou tira tudo para o dia a dia? Viajei com a minha neste final de semana depois de um bom tempo só andando na cidade. Abasteci antes de iniciar a viagem, o resultado foi 7,3 km/l exclusivamente urbano, A/C ocasional (não gosto). Na volta da viagem abasteci novamente e o resultado foi 10.15 km/l exclusivamente de estrada, A/C ligado 100% do tempo.

A propósito, como os pneus originais do meu modelo são 225/70 e uso 235/75, o velocímetro marca CRAVADO igual ao GPS. Não dá nem 1 km/h de diferença.

Não colega,

É que minha viagem está afundando e eu quis colocar aquela foto no tópico do Atacama só q errei.

Estranho, o meu velocímetro com os pneus 235 marcam a menos q o GPS. Quando está cravado em 100 no GPS dá 107 km/h.

abç.

Glaicon
22/12/2014, 08:22
Não colega,

É que minha viagem está afundando e eu quis colocar aquela foto no tópico do Atacama só q errei.

Estranho, o meu velocímetro com os pneus 235 marcam a menos q o GPS. Quando está cravado em 100 no GPS dá 107 km/h.

abç.
Olhe na coluna da porta do motorista. A medida original da sua viatura é 225X75X15.
Se você colocou pneu maior vai dar diferença no hodômetro.:concordo:

Marcelo J Manente
22/12/2014, 09:13
Olhe na coluna da porta do motorista. A medida original da sua viatura é 225X75X15.
Se você colocou pneu maior vai dar diferença no hodômetro.:concordo:

Sim Glaicon,

Eu sei, é que o Supercharger disse que na SW4 dele não da diferença mesmo com pneu igual ao meu.

Abç.

Digaum
22/12/2014, 09:57
Isso Rubens,

Sem medirem, só olhando, o mecânico da convertedora disse que provavelmente só caberiam 2 cilindros de 7,5 m3.

Com 15 m3 daria pra rodar na cidade uns 120 Km + ou -. Ou seja, teria q abastecer a cada 2 dias. :-(

Vamos ver.

Abç.

Xexelo

1) Este cidadão tem uma SW4 97 com 20m3 de GNV em baixo do carro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/45603-vendo-hilux-sw4-2-7-16v-1997-a.html

487620

2) Este colocou dois cilindros em longitudinal no porta malas
487619

3) Eu uso um de 21m3 no porta-malas.

Marcelo J Manente
22/12/2014, 17:22
Xexelo

1) Este cidadão tem uma SW4 97 com 20m3 de GNV em baixo do carro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/45603-vendo-hilux-sw4-2-7-16v-1997-a.html
2) Este colocou dois cilindros em longitudinal no porta malas
3) Eu uso um de 21m3 no porta-malas.

Fala Digaum,

Acho que o cara da oficina estava de má vontade comigo então. Vou voltar lá e mostrar a foto que vc me mostrou pra ele ver como deve ser.

Um abraço.

Rubens Linhalis
22/12/2014, 17:54
Fala Digaum,

Acho que o cara da oficina estava de má vontade comigo então. Vou voltar lá e mostrar a foto que vc me mostrou pra ele ver como deve ser.

Um abraço.

Marcelo,

Desce o step e mede o que tem de espaço, vc não gasta 5 min p fazer isso. Ou toma como base o tamanho do pneu. Se o pneu cabe lá em baixo, um cilindro de tamanho equivalente também tem que caber.

Amostardeiro
23/12/2014, 17:47
Isso Rubens,

Vamos ver.

Abç.

Marcelo

Se "palpite" fosse bom ninguém dava de graça, eu acho que para uma vtr que tu vais usar para viagens longas com a possibilidade de dormir dentro dela o GNV vai ser um tiro no pé, voltando da Argentina dois anos atrás parávamos cada +- 200 km para uns companheiros abastecerem com gás, quando encontravam, no caso do Yoda tu vais ter uns 550 ou 600 km de autonomia e espaço de sobra, pensa bem.

Abs

Marcelo J Manente
23/12/2014, 18:02
Marcelo

Se "palpite" fosse bom ninguém dava de graça, eu acho que para uma vtr que tu vais usar para viagens longas com a possibilidade de dormir dentro dela o GNV vai ser um tiro no pé, voltando da Argentina dois anos atrás parávamos cada +- 200 km para uns companheiros abastecerem com gás, quando encontravam, no caso do Yoda tu vais ter uns 550 ou 600 km de autonomia e espaço de sobra, pensa bem.

Abs

É colega,

Por isso quero colocar o GNV em baixo. Minha ideia é para a economia na cidade e em trajetos curtos.
Para longas distância gostaria de usar o GNV como um "galão de reserva" em regiões mais críticas.
E é claro, um dia vou ter a minha SW4 diesel (sonho meu...).

Um abraço.

AAssis
23/12/2014, 18:13
É colega,

Por isso quero colocar o GNV em baixo. Minha ideia é para a economia na cidade e em trajetos curtos.
Para longas distância gostaria de usar o GNV como um "galão de reserva" em regiões mais críticas.
E é claro, um dia vou ter a minha SW4 diesel (sonho meu...).

Um abraço.

Falou bonito xexelo!!! Sw4 a diesel!!! Junto com um defender (ja $ei..rs) sao meua sonhos!!!

Marcelo J Manente
26/12/2014, 18:53
Nas últimas medições de consumo o Yoda está fazendo sempre 6,2 a 6,4 Km/l na cidade (medido com GPS). Mas eu tbm não sou dos mais calmos. Eu tento a maior parte do tempo ser mais tranquilo com o pé, mas as vezes dou umas esticadas. Então considero normal este consumo. Em janeiro vou comprar os cabos de vela, tampa do distribuidor e rotor novos para ver se o consumo melhora. Talvez comprar as velas de Iridium.

Como não devo mesmo viajar para O Atacama e noroeste da Argentina, vou gastar os pesos q tenho guardado da última viagem indo a Foz do Iguaçu fazer umas comprinhas no Paraguai e talvez na própria Argentina. Tenho 2300 pesos ainda.

Um abraço colegas e feliz ano novo.

Glaicon
27/12/2014, 08:27
Nas últimas medições de consumo o Yoda está fazendo sempre 6,2 a 6,4 Km/l na cidade (medido com GPS). Mas eu tbm não sou dos mais calmos. Eu tento a maior parte do tempo ser mais tranquilo com o pé, mas as vezes dou umas esticadas. Então considero normal este consumo. Em janeiro vou comprar os cabos de vela, tampa do distribuidor e rotor novos para ver se o consumo melhora. Talvez comprar as velas de Iridium.

Como não devo mesmo viajar para O Atacama e noroeste da Argentina, vou gastar os pesos q tenho guardado da última viagem indo a Foz do Iguaçu fazer umas comprinhas no Paraguai e talvez na própria Argentina. Tenho 2300 pesos ainda.

Um abraço colegas e feliz ano novo.
Desculpe, Xexelo, mas pela cotação atual, 2.300 pesos não dão R$ 500,00. Gastarás mais com combustível, pedágio e hospedagem.
Gaste o dinheiro em Curitiba mesmo.:concordo:

Marcelo J Manente
27/12/2014, 09:04
Desculpe, Xexelo, mas pela cotação atual, 2.300 pesos não dão R$ 500,00. Gastarás mais com combustível, pedágio e hospedagem.
Gaste o dinheiro em Curitiba mesmo.:concordo:

Glaicon,

Segundo o o conversor de moedas do UOL Economia a conversão dá R$ 718,00.
A ideia é ir com outras 2 ou 3 pessoas. Ficar uns 3 dias apenas, um para compras, dois dias para passeios. Ainda não conheço o parque dos pássaros e nunca fui até Itaipu.

Além disso, pode ser que em Puerto Iguazu na Argentina tenha peças de Toyota a gasolina, visto q no Paraguai parece q não tem. Dai eu compro as velas, cabos, capa e rotor do distribuidor.

Um abraço e feliz ano Novo.

Glaicon
28/12/2014, 08:42
Glaicon,

Segundo o o conversor de moedas do UOL Economia a conversão dá R$ 718,00.
A ideia é ir com outras 2 ou 3 pessoas. Ficar uns 3 dias apenas, um para compras, dois dias para passeios. Ainda não conheço o parque dos pássaros e nunca fui até Itaipu.

Além disso, pode ser que em Puerto Iguazu na Argentina tenha peças de Toyota a gasolina, visto q no Paraguai parece q não tem. Dai eu compro as velas, cabos, capa e rotor do distribuidor.

Um abraço e feliz ano Novo.
Bom, em mais pessoas já fica vantajoso e vale pelo passeio.:concordo:

Marcelo J Manente
30/12/2014, 13:34
Bom, em mais pessoas já fica vantajoso e vale pelo passeio.:concordo:

Vamos ver Glaicon, em casa é q não fico.

Abç.

Marcelo J Manente
11/01/2015, 09:29
Então amigos,

Fui a Floripa passar o ano novo, fique dia 31/12, 1 e 2/01/15 por lá. Vi a queima de fogos na beira mar, espetáculo lindo.
Na volta para Curitiba peguei um daqueles famosos engarrafamentos na região de Tijucas e Itajai. Coisa de uns 50 km disso.
Depois de um tempo no anda 5 m e para de novo a lenta começou a baixar pras 500 rpm e oscilando. Ficou assim alguns minutos até q acendeu a luz q mostra problema no motor.
Eu já estava de saco cheio mesmo do engarrafamento e pesquisei no GPS uma rota alternativa. Sai para a direita e cruzei por baixo da rodovia e caçei uma estrada de terra que foi me deixar na estrada que vai a Gaspar. Dali rodei por estradas regionais e fui sair para frente de Joinville. Quando peguei a BR 101 de novo a luz tinha se apagado e o engarrafamento tinha ficado pra trás.

Bom, tudo isso pra dizer que na semana seguinte levei o Yoda a mecânico para ele dar uma olhada. Ele passou o scaner e viu que tinha dado um erro na EGR, porém depois se estabilizou. Deu uma limpadinha lá e tudo ok.
Só que ele verificou duas coisas: a válvula termostática não está funcionando direito, está abrindo muito cedo e o motor não trabalha na temperatura correta. E o rotor do distribuidor esta meio baleado. Ou seja: paguei a M. O. e ainda terei de comprar as peças para repor. Aiaiai.
Falou que essas coisas podem atrapalhar no consumo (como suspeitei).

Bora ga$$$$$tar mai$$$$$.

Rubens Linhalis
12/01/2015, 09:24
Então amigos,

Fui a Floripa passar o ano novo, fique dia 31/12, 1 e 2/01/15 por lá. Vi a queima de fogos na beira mar, espetáculo lindo.
Na volta para Curitiba peguei um daqueles famosos engarrafamentos na região de Tijucas e Itajai. Coisa de uns 50 km disso.
Depois de um tempo no anda 5 m e para de novo a lenta começou a baixar pras 500 rpm e oscilando. Ficou assim alguns minutos até q acendeu a luz q mostra problema no motor.
Eu já estava de saco cheio mesmo do engarrafamento e pesquisei no GPS uma rota alternativa. Sai para a direita e cruzei por baixo da rodovia e caçei uma estrada de terra que foi me deixar na estrada que vai a Gaspar. Dali rodei por estradas regionais e fui sair para frente de Joinville. Quando peguei a BR 101 de novo a luz tinha se apagado e o engarrafamento tinha ficado pra trás.

Bom, tudo isso pra dizer que na semana seguinte levei o Yoda a mecânico para ele dar uma olhada. Ele passou o scaner e viu que tinha dado um erro na EGR, porém depois se estabilizou. Deu uma limpadinha lá e tudo ok.
Só que ele verificou duas coisas: a válvula termostática não está funcionando direito, está abrindo muito cedo e o motor não trabalha na temperatura correta. E o rotor do distribuidor esta meio baleado. Ou seja: paguei a M. O. e ainda terei de comprar as peças para repor. Aiaiai.
Falou que essas coisas podem atrapalhar no consumo (como suspeitei).

Bora ga$$$$$tar mai$$$$$.

Marcelo,

Eu nao sei por aqui (Brasil), pois não pesquisei, mas importando todas essas peças são muito baratas, comprei marcas conhecidas na Rockauto. Acho que o rotor custo 4 dolares. Aproveita a mao de obra, troca o copo do distribuidor, cabos de vela e velas. A válvula termostática acho que peguei 85 reais na America.

Algumas pequenas coisas é importante serem feitas. Numa dessas acontece algo mais serio ai o prejuízo é daqueles..

abraços e acompanhando..

Marcelo J Manente
16/01/2015, 10:43
Pessoal, to vendendo o step extra da minha antiga viatura, a Ranger.

Aceito troca por roda de SW4.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...ml#post2233781 (Roda de ferro da Ranger 98 5 furos com pneu para step.) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/146631-roda-de-ferro-da-ranger-98-5-furos-com-pneu-para-step.html#post2233781)

Abraços.

Marcelo J Manente
02/04/2015, 10:56
Então pessoal,

Desde que verifiquei que precisava trocar umas peças do sistema de ignição do Yoda demorei para comprar pois a grana anda curta.

Mas finalmente sobrou uma graninha e resolvi mandar vir as peças da Rockauto.
Foi bem rápido, saiu dia 17 de março e peguei no correio em 31 de março. Porém eu fui taxado. Interessante q eles taxaram só um item, a capa do distribuidor, e o preço de referência deles deve ser da concessionário, R$ 226,00, sendo que eu paguei U$ 17,00 (53 reais). Paguei R$ 135,00 de imposto só neste item.

Comprei a capa do distribuidor, o rotor (q estava ruim), os cabos de velas, as velas de iridiun e válvula termostática.

Só que não prestei a atenção e comprei os cabos de vela errados. Comprei os do motor correto só que mais atuais, que vem com bobinas diretas ao invés de distribuidor. O problema é q um cabo não deu certo pq ele não é de cachimbo na ponta q vai no distribuidor. Fiquei com 3 cabos novos e um velho. :-(

Porém deu pra ver uma melhora no motor só com a troca destes itens, mesmo com um cabo de vela velho.

Detalhe: ao trocar a termostática o mecânico me mostrou q na verdade eu estava rodando sem termostática. Por isso o motor rodava sempre tão frio. Depois da troca o marcador de temperatura se mantem um pouco abaixo do meio. Antes ele ficava quase sempre com a temperatura lá em baixo.

Acredito que agora o consumo deve baixar mais pois o conjunto já está mais equilibrado. Agora preciso comprar um novo jogo de cabo de velas para substituir todos os cabos e ficar tudo redondo...

Próximo passo: troca dos amortecedores. Mas talvez demore um pouco.

Um abraço amigos.

Marcelo J Manente
04/04/2015, 08:27
Decepção....

Mesmo andando quase todo o caminho de 335 km q fiz na sexta a 100 km por hora e já com as peças trocadas, o Yoda consumiu 8,5 km/h.
Achei q ia para uns 9 pelo menos.

F. Oliveira
04/04/2015, 14:49
Relaxa xexelo...só nisso aí vc já ganhou mais de 2km/l....hehehhehhehehehe

Abs!

Marcelo J Manente
04/04/2015, 19:50
Relaxa xexelo...só nisso aí vc já ganhou mais de 2km/l....hehehhehhehehehe

Abs!

Não colega.

Faz 6,5 p litro na cidade. Na estrada fazia o mesmo.

Abrç.

Marcelo J Manente
28/04/2015, 12:47
E continua redondinho a 6,5 km/l na cidade.

Marcelo J Manente
24/05/2015, 20:08
Troquei os amortecedores traseiros.
Comprei no Paraguai quando fui lá num sábado.
KYB. Só achei estranho, eles eram 4 cm mais curtos que os Corven Argentinos que estavam na viatura.
E na caixa a especificação estava correta. Para SW4 96 a 2002.
Um dos Corven traseiros que eu tirei não tinham mais ação. Acho q por isso estavam saindo de traseira.
Agora quando der a grana vou trocar todas as buchas da susp traseira que estão desgastados.

Ha! Eu não ia falar, mas a média de consumo na cidade melhorou, em 3 abastecidas 7 Km/l.

Abraço.

HERICK
25/05/2015, 05:41
A VTR tá ficando no jeito Marcelo! Forte abraço e acompanhando hehehehhe

Marcelo J Manente
02/06/2015, 18:46
A VTR tá ficando no jeito Marcelo! Forte abraço e acompanhando hehehehhe

Valeu Herick,

Como a grana ta curta, devagarinho vou ajeitando.

Abç.

Marcelo J Manente
03/06/2015, 15:38
Dura pouco...

É amigos, deu xabu... Depois que troquei as velas, cabos, tampa do distribuidor e rotor, notei que começou a dar umas falhadas no motor, como se um dos cilindros não estivesse funcionando. Ficava por um tempo e depois sumia o problema para depois voltar novamente.
Hoje pela manhã eu sai para ir trabalhar então parei num farol/sinaleiro que sei q demora bastante. Desliguei e ao voltar a ligar começou a castanhar quando se acelera, mas não faz barulho quando na marcha lenta. Perdeu muita potencia tbm. Tive de sair dali e parar 50 metros adiante para não causar problemas maiores no motor.

Suspeitas: bronzina, Alguém mais tem alguma outra ideia?

Abraços.

Sonhador
04/06/2015, 12:41
Pode Dar uma olhada em meu Topico :

Ou do Oliver:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/134738-motor-foi-pro-saco.html

Qualquer coisa me mande um privado para tirar duvidas.

Mas tanto no meu motor como no do oliver o que fudeu o motor foi o Balanceiro.

Marcelo J Manente
04/06/2015, 14:17
Pode Dar uma olhada em meu Topico :

Ou do Oliver:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/134738-motor-foi-pro-saco.html

Qualquer coisa me mande um privado para tirar duvidas.

Mas tanto no meu motor como no do oliver o que fudeu o motor foi o Balanceiro.

É Sonhador,

Na verdade não sei por onde começar. Estou sem grana no momento e com dívidas. Acho que terei de vender o Yoda do jeito que estar e comprar um 4x4 mais baratim pras minhas aventuras.
Quem sabe uma Rural Willis, kkkkk. Ou uma Sportage a gasolina talvez. Niva não, pq é muito pequeno e já tive dois, não quero mais. Fiquei mais velho e quero mais conforto agora.

Já fazem uns 6 meses que tento vender o meu Corsa 1.6 97 e não consigo. Ainda bem q não deu certo, senão eu teria ficado sem carro. A venda do Corsa seria pra tapar uns furos no meu orçamento. Agora já não sei mais o q fazer.

A SW4 vai ficar encostada por enquanto até eu achar uma solução.

O q me deixou um pouco mais tranquilo foi a planilha de gastos do motor do Oliver, achei q o custo da retífica seria em torno de 5 a 6 mil.

Abraços.

hercilio.neto
04/06/2015, 23:40
Alguma chance do problema ser na parte elétrica?

Marcelo J Manente
04/06/2015, 23:52
Alguma chance do problema ser na parte elétrica?

Não colega.

Ta batendo o motor, não pode ser nada elétrico.

HERICK
05/06/2015, 05:52
Bom dia Xexelo! Que lástima o acontecido com a Yoda, analise bem as prioridades, como você tem um segundo carro, não desanimaria e sem pressa faria o conserto do coração da VTR, vai juntando o dindim e bola pra frente meu amigo! Forte abraço.

Marcelo J Manente
07/06/2015, 12:01
Bom dia Xexelo! Que lástima o acontecido com a Yoda, analise bem as prioridades, como você tem um segundo carro, não desanimaria e sem pressa faria o conserto do coração da VTR, vai juntando o dindim e bola pra frente meu amigo! Forte abraço.

Valeu Herick,

Infelizmente o Yoda vai ficar um bom tempo na garagem sem andar. Não sei quando poderei mexer com ele $$$.

Tenho que ver como vão ficar as coisas daqui pra frente para pensar no que fazer. Não sei se faço o motor ou vendo do jeito que está. Infelizmente a segunda opção no momento está ganhando.

Um abraço

AAssis
08/06/2015, 09:15
Caramba...ki mierd@!!!

Marcelo J Manente
08/06/2015, 13:25
Caramba...ki mierd@!!!

Pois é amigo,

Nunca tinha estragado um motor de um carro meu. Tinha q ser justo quando eu estou com um carro q adoro????

Porém, como dizem, há males q vem para o bem.

E seu eu tivesse conseguido viajar para o Atacama nas minha férias????? Eu tinha me fud!$&@ mais ainda.

Mas bola pra frente.

Abç.

sandro_ventania
09/06/2015, 21:05
Xexelo...lamento muito amigo...isso sempre é um choque!
Mas veja bem...qualquer carro que voce venha a comprar, voce estará sujeito a um sinistro desse! Então a melhor coisa que você faz é consertar o seu carro...nada de vender o Yoda! Vai devagar, arrume um mecânico para dar o diagnostico preciso do problema, talvez o bicho não tenha 7 cabeças igual voce está pensando.
E mesmo que voce tenha que fazer o motor, motor a gasolina não é tão caro quanto diesel e voce vai ficar com um motor praticamente zero, confiável para fazer suas expedições. aproveite e retire o balanceiro igual o sonhador tirou.
No final além do motor zerinho, provavelmente ele ainda ficará mais economico...chegando no consumo que voce almeja.
Pô agora que o Yoda tá ficando do jeito voce vai desistir dele? Ele quer é um coração novinho pra combinar com o resto!
Boa sorte e transforme esse limão em limonada!!

jeisonk
09/06/2015, 23:22

:discordo::discordo:

504025

:mrgreen:

VQV

Marcelo J Manente
10/06/2015, 05:36
Xexelo...lamento muito amigo...isso sempre é um choque!
Mas veja bem...qualquer carro que voce venha a comprar, voce estará sujeito a um sinistro desse! Então a melhor coisa que você faz é consertar o seu carro...nada de vender o Yoda! Vai devagar, arrume um mecânico para dar o diagnostico preciso do problema, talvez o bicho não tenha 7 cabeças igual voce está pensando.
E mesmo que voce tenha que fazer o motor, motor a gasolina não é tão caro quanto diesel e voce vai ficar com um motor praticamente zero, confiável para fazer suas expedições. aproveite e retire o balanceiro igual o sonhador tirou.
No final além do motor zerinho, provavelmente ele ainda ficará mais economico...chegando no consumo que voce almeja.
Pô agora que o Yoda tá ficando do jeito voce vai desistir dele? Ele quer é um coração novinho pra combinar com o resto!

Bom Sandro,

Agora estou a pé, vendi o Corsa. Paguei as dívidas e sobrou uns R$ 2 mil, :-)
Quem sabe eu não acho alguém q venda peças em longas prestações???

Abraços.

PS.: ou eu compro um fuca bem ferrado pra rodar no dia a dia enquanto me capitalizo de novo.

Meccano
10/06/2015, 13:17
YESSSSSSSSSSSSSS Marcelo!!!!! esse é o espirito jipeiro viajero teimozão aflorando novamente!!

...agora é pau no burro e só para quando acabar falow?

jeisonk
10/06/2015, 15:47
YESSSSSSSSSSSSSS Marcelo!!!!! esse é o espirito jipeiro viajero teimozão aflorando novamente!!

Isso aí

Meccano, lembrei das tuas sempre engenhosas habilidades nas viaturas quando vi isso:

http://overland-magazine.es/noticiaampliada.asp?cod=1263

Se safou por pouco o cidadão

Abraços

sandro_ventania
10/06/2015, 18:59
Bom Sandro,

Agora estou a pé, vendi o Corsa. Paguei as dívidas e sobrou uns R$ 2 mil, :-)
Quem sabe eu não acho alguém q venda peças em longas prestações???

Abraços.

PS.: ou eu compro um fuca bem ferrado pra rodar no dia a dia enquanto me capitalizo de novo.

Sem dívidas a cabeça funciona melhor, né?!

Então...faça um diagnóstico do problema, como eu disse antes...vai que o bicho não tem 7 cabeças?
Limonada saindoooooooo!!:dance:

Sonhador
10/06/2015, 19:11
Xexelo

Como disseram agora e tentar fazer um orçamento , e ver realmente qual o tamanho do problema , quem sabe e mais simples do quem pensa.
Com bastante pesquisa pode achar bons preços em peças e não ter desespero.
E se tiver de abrir o motor , elimine o contrabalanço ...e problema cronico nos 2.7.
Não se desespere e pegue um pau velho , alem de gastar com documentação , pode vir com outros problemas .

Marcelo J Manente
12/06/2015, 10:22
Xexelo

Como disseram agora e tentar fazer um orçamento , e ver realmente qual o tamanho do problema , quem sabe e mais simples do quem pensa.
Com bastante pesquisa pode achar bons preços em peças e não ter desespero.
E se tiver de abrir o motor , elimine o contrabalanço ...e problema cronico nos 2.7.
Não se desespere e pegue um pau velho , alem de gastar com documentação , pode vir com outros problemas .

To levando o Yoda hoje para a oficina.
Mais tarde posto as opiniões do mecânico.

Abç.

sandro_ventania
16/06/2015, 10:22
E aí Xexelo...já tem o diagnóstico?

titanium
16/06/2015, 12:38
Xexelo,

Venho acompanhando de longe a sua saga com a viatura e confirmo o que já foi dito antes aqui no seu tópico: qualquer carro novo que você pegar pode vir apresentar problemas semelhantes (ou piores).

Viatura para expedição é Viatura que CONFIAMOS!
E motor é peça fundamental nessa equação... logo, deve ser feito com muito critério e com peças de altíssima qualidade!

Não caia na tentação de usar nada paralelo.. de fazer apenas o conserto do que quebrou...
Na minha opinião, se o motor começou a apresentar sinais de cansaço e (por isso) quebrou, faz logo tudo e fique com ele por muito tempo!

É com um carro confiável desses que você vai conseguir fazer sua expedição com tranquilidade!
E vamos combinar que tranquilidade é essencial para garantir uma boa viagem! Ninguém curte viagem estando tenso com o risco de o carro quebrar algo sério no meio do caminho..

Essa Toyotinha vale a pena!
Abraça a bronca e sai do outro lado!

Até por que, também como já falaram, fazer o motor a gasolina dela não é tão caro quanto fazer um 3L ou um 1kzte.
Deve ficar aí na casa dos 6 mil reais de peças originais.
Mas aí você tem um carro 0 km.

Abraços e sucesso!

Marcelo J Manente
16/06/2015, 17:17
E aí Xexelo...já tem o diagnóstico?

Xexelo,
Venho acompanhando de longe a sua saga com a viatura e confirmo o que já foi dito antes aqui no seu tópico: qualquer carro novo que você pegar pode vir apresentar problemas semelhantes (ou piores).
Viatura para expedição é Viatura que CONFIAMOS!
E motor é peça fundamental nessa equação... logo, deve ser feito com muito critério e com peças de altíssima qualidade!
Não caia na tentação de usar nada paralelo.. de fazer apenas o conserto do que quebrou...
Na minha opinião, se o motor começou a apresentar sinais de cansaço e (por isso) quebrou, faz logo tudo e fique com ele por muito tempo!
É com um carro confiável desses que você vai conseguir fazer sua expedição com tranquilidade!
E vamos combinar que tranquilidade é essencial para garantir uma boa viagem! Ninguém curte viagem estando tenso com o risco de o carro quebrar algo sério no meio do caminho..
Essa Toyotinha vale a pena!
Abraça a bronca e sai do outro lado!
Até por que, também como já falaram, fazer o motor a gasolina dela não é tão caro quanto fazer um 3L ou um 1kzte.
Deve ficar aí na casa dos 6 mil reais de peças originais.
Mas aí você tem um carro 0 km.
Abraços e sucesso!

Boas novas Sandro e Titaniun,

O problema era bem menor do que se pensava: junta do cabeçote. Já estão dando um passe no cabeçote e até sexta o Yoda já está na mão (se Deus quiser). Vou ligar logo mais as 18:30 h para bater papo com o mecânico.
Conforme ele me passar o cu$$$to vou já pedir pra ele mandar fazer as buchas da suspensão de poliuretano num conhecido dele q sempre faz isso para os 4x4 que ele arruma por lá.

Assim já adianto outra parte que teria de ser vista mais tarde, já que não terei um custo tão alto com o motor.
Dessa maneira até o final do ano vou deixando o carro tinindo para uma viagem de 30 dias ao Atacama e noroeste da Argentina.

Fica faltando trocar os bicos (ou recondicionar), a embreagem, as molas traseiras, amortecedores dianteiros e finalmente colocar o GNV. Não necessariamente nesta ordem. Pouca coisa kkkk.

Mais tarde mais notícias.

Abraços.

r0d
16/06/2015, 17:30
Coisa boa! Continue nos deixando informados.

sandro_ventania
16/06/2015, 18:46
Muito boa noticia Xexelo!
Só faço duas recomendações...use junta original e troque os parafusos do cabeçote por novos (e originais claro!) Devido ao aquecimento e tempo, esses parafusos podem perder a têmpera e não aceitar mais o torque correto ou perder o torque no primeiro esquente...também te aconselho a buscar a informação do torque correto para o seu motor. A maioria dos mecânicos usam um valor de torque "genérico" para todos os motores que mexem. Falo isso por experiencia propria, pois quando fui ajustar a folga de válvulas do meu carro eu tive que esfregar a folha do manual do motor que informa os valores, pois ele insistia em usar valores que ele estava "acostumado a usar" ...muito resignidado ele ainda falou no final..."sempre fiz assim a anos e nunca deu nada errado". Delfim Dpab também passou por isso quando faz o motor dele, teve que levar o manual do carro, pois o mecânico (CSS Toyota!) estava condenando o jogo de pistões dele por causa das medidas.
Se puder acompanhar o trabalho no mecânico, faça isso, nem que tenha que faltar ao serviço um dia.

Falando agora sobre as buchas de poliuretano...
Já pensei em colocar, mas ao fazer uma longa pesquisa...desisti definitivamente!
Vários relatos de trinca no chassis, nas bandejas, etc...sem falar no rangido que por melhor que seja a graxa nunca acabam.
Não precisa ser inteligente para ver que uma peça que usa borracha não se daria bem com algo rigido, não é? Essas buchas saem caras para a montadora, se elas pudessem usar poliuretano, nylon, etc...certamente elas seriam as primeiras a usar.
Essas buchas só são toleraveis em carros de pista, rebaixado, etc, pois deixam a suspensão mais firme...(obvio). Em carros como os nossos e que uma hora ou outra enfrenta estrads de terra (rípio?!) é pedir pra quebrar !!

AAssis
17/06/2015, 07:49
Uhu!! bãodimaisss!!

O problema era bem menor do que se pensava: junta do cabeçote. Já estão dando um passe no cabeçote e até sexta o Yoda já está na mão (se Deus quiser). Vou ligar logo mais as 18:30 h para bater papo com o mecânico.
Conforme ele me passar o cu$$$to vou já pedir pra ele mandar fazer as buchas da suspensão de poliuretano num conhecido dele q sempre faz isso para os 4x4 que ele arruma por lá.

Assim já adianto outra parte que teria de ser vista mais tarde, já que não terei um custo tão alto com o motor.
Dessa maneira até o final do ano vou deixando o carro tinindo para uma viagem de 30 dias ao Atacama e noroeste da Argentina.

Fica faltando trocar os bicos (ou recondicionar), a embreagem, as molas traseiras, amortecedores dianteiros e finalmente colocar o GNV. Não necessariamente nesta ordem. Pouca coisa kkkk.

Abraços.

titanium
17/06/2015, 08:29

Abraços.

A notícia é boa mesmo, Xexelo!
mas fique atento, meu camarada.. se a junta foi pro saco, tem algum motivo!

Se o motivo foi por que esquentou, aí depois que montar é bom
1 - observar se não vai passar pressão do cabeçote para o sistema de refrigeração.
2 - instalar um medidor de temperatura adicional no cabeçote e na água, de preferência analógico (mercúrio).

Abraços!

r0d
17/06/2015, 10:44
Segue a sequencia se aperto dos parafusos do cabeçote.

1ª etapa: 39 Nm
2ª etapa: 90º
3ª etapa: 90º

http://i.imgur.com/45B7vV7.png

O manual de serviço da 4runner não abrange o motor 3RZ-FE. Achei a informação no manual da T100. Dê uma olhada pois tem o passo-a-passo para montar o cabeçote (pg 773 a 783).

http://htftp.offroadsz.com/marinhaker/programi/VSI4KO%20ZA%20TOYO/1996%20Toyota%20T100%20FSM.pdf

r0d
17/06/2015, 10:50
Sobre as buchas de PU, coloquei na suspensão inteira.

Como minha buchas estavam todas ferradas, a troca mudou completamente a dirigibilidade do carro, deixando ele bem firme. Porém, elas rangem na suspensão dianteira.

Minha opção pelo PU foi devido ao valor. Como todas as minhas buchas estavam ferradas, o valor de trocar todas por buchas de borracha de qualidade não compensava.

Rubens Linhalis
17/06/2015, 12:44
Ufa Marcelo.. graças a Deus é coisa simples. Já que o carro foi camarada com vc, aproveita e retribui. Coloca tudo original, nao faça nada mais ou menos ou meio sola.. Nossos carros são verdadeiras maquinas, mas precisam de cuidados finos..rs. Sugestão, primeiro resolva essa bronca do motor, depois dele rodando, testado e aprovado passa para as outras (buchas da suspensão). Pois pode aparecer algum imprevisto no caminho de afinar o motor e vc já terá gastado com as buchas..

abraços

Marcelo J Manente
17/06/2015, 20:42
Segue a sequencia se aperto dos parafusos do cabeçote.

1ª etapa: 39 Nm
2ª etapa: 90º
3ª etapa: 90º

O manual de serviço da 4runner não abrange o motor 3RZ-FE. Achei a informação no manual da T100. Dê uma olhada pois tem o passo-a-passo para montar o cabeçote (pg 773 a 783).

http://htftp.offroadsz.com/marinhaker/programi/VSI4KO%20ZA%20TOYO/1996%20Toyota%20T100%20FSM.pdf

Valeu Rodrigo,

Vou passar essa informação para o meca.

Abç.

Marcelo J Manente
17/06/2015, 20:45
Ufa Marcelo.. graças a Deus é coisa simples. Já que o carro foi camarada com vc, aproveita e retribui. Coloca tudo original, nao faça nada mais ou menos ou meio sola.. Nossos carros são verdadeiras maquinas, mas precisam de cuidados finos..rs. Sugestão, primeiro resolva essa bronca do motor, depois dele rodando, testado e aprovado passa para as outras (buchas da suspensão). Pois pode aparecer algum imprevisto no caminho de afinar o motor e vc já terá gastado com as buchas..
abraços

Fala Viajante,

Peças todas originais estão fora do$$ meu$$ orçamentos no momento. Mas tbm não quero porcaria no carro. As buchas já estavam encomendadas desde segunda a noite quando o meca falou o diagnóstico.

Falei com o mecânico e ele me disse q deve ter queimado a junta pq o cabeçote não estava apertado corretamente, estava frouxo.
Vou comprar parafusos novos pro cabeçote.

Abraço.

r0d
18/06/2015, 09:02
Valeu Rodrigo,

Vou passar essa informação para o meca.

Abç.

Fique atento para o torque dos outros parafusos, como aqueles dois que ficam ali na frente da polia de comando, dos parafusos das capas de mancais do comando, do parafuso da polia, do parafuso da engrenagem, etc.

Tem tudo no manual.

sandro_ventania
18/06/2015, 13:11
Fala Viajante,

Peças todas originais estão fora do$$ meu$$ orçamentos no momento. Mas tbm não quero porcaria no carro. As buchas já estavam encomendadas desde segunda a noite quando o meca falou o diagnóstico.

Falei com o mecânico e ele me disse q deve ter queimado a junta pq o cabeçote não estava apertado corretamente, estava frouxo.
Vou comprar parafusos novos pro cabeçote.

Abraço.

Parafusos novos e originais...os paralelos não são feitos de aço de boa qualidade.

Marcelo J Manente
19/06/2015, 05:53
Parafusos novos e originais...os paralelos não são feitos de aço de boa qualidade.

Sandro,

Ficou com os parafusos velhos mesmo. Senão eu ficaria sem carro por mais uns dias.
Vou encomendar e guardar os parafusos para quando baixar de novo na oficina, dai mando trocar.

Abç.

Marcelo J Manente
20/06/2015, 18:29
Galera, o Yoda voltou ao lar.

Sobre o problema, o mecânico me passou aquilo mesmo que eu já tinha relatado: o cabeçote não estava com o aperto adequado (frouxo) e por isso ocorreu a queima da junta. Ele me mostrou a junta para eu constatar o estrago. Coloco em anexo uma imagem que eu peguei ma net para mostrar como estava a junta. Tinha um pedaço rompido entre os cilindros e os outros pedaços entre os cilindros estavam corroidos.

O custo total, com troca de buchas e troca de umas peças (não lembro o nome) das válvulas ficou em R$ 2.000,00.

Bem melhor que 4 a 5 mil que iria gastar se o motor desse chabu.

Mesmo assim. Entrando no vermelho de novo em 3, 2, 1... kkkkkkk

Abraços galera.

sandro_ventania
20/06/2015, 19:14
Que bom Xexelo...viu, não falei que o dragão não era esse tamanho todo!
Voce já devia estar perdendo compressão a algum tempo...o consumo deve melhorar alguma coisa.

Já que voce gosta de adrenalina e vive no limite do vermelho igual eu...aprende a sujar as mãos de graxa um pouco...voce não faz idéia do quanto ajuda e é bem mais fácil que parece
!

Marcelo J Manente
20/06/2015, 19:27
Que bom Xexelo...viu, não falei que o dragão não era esse tamanho todo!
Voce já devia estar perdendo compressão a algum tempo...o consumo deve melhorar alguma coisa.

Já que voce gosta de adrenalina e vive no limite do vermelho igual eu...aprende a sujar as mãos de graxa um pouco...voce não faz idéia do quanto ajuda e é bem mais fácil que parece

É colega,
Vou pensar seriamente nisso, afinal, eu sonho em dar a volta ao mundo. Ou pelo menos nas Américas, ou no mínimo na America do Sul. Ou... kkk

Abraço.

Marcelo J Manente
04/07/2015, 18:29
Então pessoal,

Mais manutenção, troca de dois bicos injetores (um estava com defeito no conector fazendo falhar), 2 bieletas, 2 braços axiais da direção. Vou trocar os outro$$ dois na próxima manutenção.

Boas novas, o consumo melhorou para 7,5 Km/l na cidade sem AC. UEBAAAAA.

Abç.

amonluna
04/07/2015, 20:50
Olá amigo, sou novo por aqui e acabei de ler seu relato completo, fiquei até tenso quando passei pelas paginas q você falou q ia vender o Yoda, fiquei feliz em saber q no final deu tudo certo, mais um torcendo p/ essa viatura ficar 100%, nunca andei de SW4, mas sempre sonhei em ter uma bixinha dessas, principalmente pela tração 4x4 fulltime, deve ser otimo rodar no asfalto com um carro traçado, a segurança em dias de chuva deve ser ótima. Mas sou muito medroso em encarar um carro com manutenção tão cara, por isso terminei comprando um 4x4 desconfortavel, apertado porém q acredito ser mais simples de manter.
Abraçao e boa sorte.

Marcelo J Manente
05/07/2015, 10:05
Olá amigo, sou novo por aqui e acabei de ler seu relato completo, fiquei até tenso quando passei pelas paginas q você falou q ia vender o Yoda, fiquei feliz em saber q no final deu tudo certo, mais um torcendo p/ essa viatura ficar 100%, nunca andei de SW4, mas sempre sonhei em ter uma bixinha dessas, principalmente pela tração 4x4 fulltime, deve ser otimo rodar no asfalto com um carro traçado, a segurança em dias de chuva deve ser ótima. Mas sou muito medroso em encarar um carro com manutenção tão cara, por isso terminei comprando um 4x4 desconfortavel, apertado porém q acredito ser mais simples de manter.
Abraçao e boa sorte.

Ola Amonluna,

Você se enganou em uma coisa, as SW4 não são 4x4 full time. Toda SW4 até 2002 tem uma alavanca para ligar o 4x4 normal e 4x4 reduzido (que eu saiba).

Vc falou de manutenção cara, mas o motor de Troller se der pau deve ser beeeeeem caro de se fazer. A minha SW4 a gasolina se tiver q fazer o motor vai custar uns 5 mil no máximo.
E as peças são caras na concessionária, porém tem muita loja com preços mais baixos mesmo para peças originais.

Abraço.

HERICK
06/07/2015, 05:38
Bom dia Marcelo! complementando as informações, tração integral somente nas Sw4 3.0 D4D 05/06 em diante, forte abraço.

amonluna
06/07/2015, 11:38
Ola Amonluna,

Você se enganou em uma coisa, as SW4 não são 4x4 full time. Toda SW4 até 2002 tem uma alavanca para ligar o 4x4 normal e 4x4 reduzido (que eu saiba).

Vc falou de manutenção cara, mas o motor de Troller se der pau deve ser beeeeeem caro de se fazer. A minha SW4 a gasolina se tiver q fazer o motor vai custar uns 5 mil no máximo.
E as peças são caras na concessionária, porém tem muita loja com preços mais baixos mesmo para peças originais.

Abraço.

Olá Xexelo, dessa eu não sabia, pensava q todas SW4 eram fulltime, bom saber!

Com relação a manutenção c ta certo, mexer em motor diesel deve ser bem mais caro, assim como uma bomba injetora ou uma turbina tamb são peças caríssimas, mas em compensação são peças q se bem usadas duram muito, segundo informações muito mesmo, então acho q a longo prazo elas se pagam, se eu ficar com esse carro o tempo q programei quando comprei é bem provavel q devo sentir esse peso no bolso algum dia, q espero q esteja beeem longe.

Mas a minha preocupação com manutenção é com coisas triviais q vão estragando normalmente e são trocadas regularmente e q se forem caras (em relação a de outros carros, não em comparação ao preço de um motor) terminam tornando a manutenção do carro meio estressante, falo isso porq já tive gol bola e com 100 reais eu trocava um monte de besteiras e já tive um nissan q uma balança original custava quase mil reais e as genericas de 250 reais duram no maximo 10 mil km nas ruas brasileiras, outra coisa é a mão de obra, não tenho experiencia, mas mexer numa SW4 não deve ser p/ qualquer mecanico, já o troller com bomba mecanica, dizem q a maioria dos mecanicos de caminhão ou até trator dá conta, pelo menos do basico.

Mas uma coisa é certa, tudo são apostas q fazemos e só o tempo vai dizer se foi uma boa ou não, torço p/ q tanto eu quanto você não se arrependemos das nossas.
Abraço e vamos q vamos!

Marcelo J Manente
06/07/2015, 17:01
Olá Xexelo, dessa eu não sabia, pensava q todas SW4 eram fulltime, bom saber!
Com relação a manutenção c ta certo, mexer em motor diesel deve ser bem mais caro, assim como uma bomba injetora ou uma turbina tamb são peças caríssimas, mas em compensação são peças q se bem usadas duram muito, segundo informações muito mesmo, então acho q a longo prazo elas se pagam, se eu ficar com esse carro o tempo q programei quando comprei é bem provavel q devo sentir esse peso no bolso algum dia, q espero q esteja beeem longe.
Mas a minha preocupação com manutenção é com coisas triviais q vão estragando normalmente e são trocadas regularmente e q se forem caras (em relação a de outros carros, não em comparação ao preço de um motor) terminam tornando a manutenção do carro meio estressante, falo isso porq já tive gol bola e com 100 reais eu trocava um monte de besteiras e já tive um nissan q uma balança original custava quase mil reais e as genericas de 250 reais duram no maximo 10 mil km nas ruas brasileiras, outra coisa é a mão de obra, não tenho experiencia, mas mexer numa SW4 não deve ser p/ qualquer mecanico, já o troller com bomba mecanica, dizem q a maioria dos mecanicos de caminhão ou até trator dá conta, pelo menos do basico.
Mas uma coisa é certa, tudo são apostas q fazemos e só o tempo vai dizer se foi uma boa ou não, torço p/ q tanto eu quanto você não se arrependemos das nossas.
Abraço e vamos q vamos!

Amon,

Eu realmente não tenho a mínima ideia do preço das peças triviais de um Troller, então nem tenho como comparar.
Tive de trocar um bico injetor por exemplo e o novo mais em conta era U$ 30,00 e o mais caro U$ 139,00.
Comprei dois dos mais baratos, com o imposto e valor de envio ficou em torno de 500 pilas. Na concessionária era mais caro.

Um abraço.

amonluna
07/07/2015, 14:23
Olá Xexelo, c pagou o imposto antes da encomenda chegar? Pergunto porq as vezes compro peças de bicicleta nos EUA, australia e até UK e nem sempre a receita taxa as encomendas, quando os pacotes são grandes ou pesados é quase certeza q vai taxar, mas quando é coisa pequena muitas vezes passa batido.

o ruim de cair na receita é q se o vendedor mandar sem nota eles taxam pelo valor q acham numa pesquisa rapida no mercado local, assim as vezes uma encomenda q custou US$ 100 é taxada como se valesse uma fortuna, assim prefiro sempre comprar de lojas grandes q sempre mandam nota.

A taxa deveria sempre ser igual a 60% do valor da mercadoria, nesse seu caso 60 dollares deveriam ser taxados em 36 dollares, totalizando cerca de 100 doletas, mas o povo da receita nem sempre entende assim e muitas vezes eles cobram 60% sobre o valor total da encomenda, incluindo o frete, o que é um absurdo, mas se você contestar as chances de ganhar são pequenas...enfim coisas do Brasil e de nossa industria super protegida pelo governo.

Boa sorte nas importações.

amonluna
07/07/2015, 14:32
Com relação a peças do troller, quase não existem, a maioria principalmente dos antigos como o meu são peças de outros carros como gol, fiesta, palio, vectra, S10, ranger ou de trator, caminhão, enfim o carro é um frankenstein e o dificil é saber de qual carro é tal peça, mas sabendo-se em geral são faceis de achar e com preço razoável.
Abraço.

AAssis
08/07/2015, 07:35
sonho de consumo!!

Bom dia Marcelo! complementando as informações, tração integral somente nas Sw4 3.0 D4D 05/06 em diante, forte abraço.

AAssis
08/07/2015, 07:38
Xexelo, excelentes noticias... As toyotas são muito fortes e vale a pena esse investimento...

Então pessoal,

Mais manutenção, troca de dois bicos injetores (um estava com defeito no conector fazendo falhar), 2 bieletas, 2 braços axiais da direção. Vou trocar os outro$$ dois na próxima manutenção.

Boas novas, o consumo melhorou para 7,5 Km/l na cidade sem AC. UEBAAAAA.

Abç.

Marcelo J Manente
04/08/2015, 22:31
Sai para passear no final de semana com a SW4. Carro carregado, 5 pessoas mais bagagem. Média de 8 km/l com descida e subida de serra.
Até ai ok.
O que eu não esperava é que nas descidas de lombadas a suspensão parecia que batia no batente, dando impressão que não aguentava o peso.
Ou seja, a minha impressão inicial é de que as molas estão cansadas mesmo. Antes eu já tinha relatado que a minha SW sai muito de traseira, agora acho que descobri o porquê.
O que acham?

HERICK
05/08/2015, 03:33
Sai para passear no final de semana com a SW4. Carro carregado, 5 pessoas mais bagagem. Média de 8 km/l com descida e subida de serra.
Até ai ok.
O que eu não esperava é que nas descidas de lombadas a suspensão parecia que batia no batente, dando impressão que não aguentava o peso.
Ou seja, a minha impressão inicial é de que as molas estão cansadas mesmo. Antes eu já tinha relatado que a minha SW sai muito de traseira, agora acho que descobri o porquê.
O que acham?

Bom dia Marcelo! Então acredito ser esse o problema mesmo, siga os conselhos do nosso querido Dr. Guilherme Abreu, inclusive o tópico aberto por ele chamado de "molas traseiras Sw4" está bombando hehehehehhe.

Marcelo J Manente
07/08/2015, 15:06
Bom dia Marcelo! Então acredito ser esse o problema mesmo, siga os conselhos do nosso querido Dr. Guilherme Abreu, inclusive o tópico aberto por ele chamado de "molas traseiras Sw4" está bombando hehehehehhe.

Assim q eu tiver dindin vou trocar as molas traseiras.

Abraços.

Marcelo J Manente
09/08/2015, 17:41
Olá Xexelo, c pagou o imposto antes da encomenda chegar? Pergunto porq as vezes compro peças de bicicleta nos EUA, australia e até UK e nem sempre a receita taxa as encomendas, quando os pacotes são grandes ou pesados é quase certeza q vai taxar, mas quando é coisa pequena muitas vezes passa batido.

o ruim de cair na receita é q se o vendedor mandar sem nota eles taxam pelo valor q acham numa pesquisa rapida no mercado local, assim as vezes uma encomenda q custou US$ 100 é taxada como se valesse uma fortuna, assim prefiro sempre comprar de lojas grandes q sempre mandam nota.

A taxa deveria sempre ser igual a 60% do valor da mercadoria, nesse seu caso 60 dollares deveriam ser taxados em 36 dollares, totalizando cerca de 100 doletas, mas o povo da receita nem sempre entende assim e muitas vezes eles cobram 60% sobre o valor total da encomenda, incluindo o frete, o que é um absurdo, mas se você contestar as chances de ganhar são pequenas...enfim coisas do Brasil e de nossa industria super protegida pelo governo.

Boa sorte nas importações.

Ola Amon.

Desculpe não percebi sua pergunta antes.
Quando encomendei os bicos na hora de fechar a compra eu me distrai e mandei vir por DHL. Dai foi taxado, teve custo de desembaraço e o escambau. Eu comprei na Rockauto.

Abraço.

HERICK
10/08/2015, 05:47
Assim q eu tiver dindin vou trocar as molas traseiras.

Abraços.
Show! Acompanhando :pipoca:

Marcelo J Manente
16/08/2015, 22:06
De Curitiba a Ponta Grossa e mais uns desviozinhos com consumo de 9,5 km/l.
Aí eu gosteiiiii.

Rubens Linhalis
16/08/2015, 22:45
Aí eu gosteiiiii.

9,5 km/l ??? Show Marcelo.. e o que mexeu/trocou no carro para ajustar esse consumo?

abraços

Marcelo J Manente
17/08/2015, 06:40
9,5 km/l ??? Show Marcelo.. e o que mexeu/trocou no carro para ajustar esse consumo?

abraços

Rubens,

Fiz limpeza de bicos e TBI, coloquei velas Iridiun, cabo de vela 8 mm eu mandei fazer aqui no Brasil (tinha importado o cabo errado), tampa do distribuidor e rotor tbm.

Minha tocada na estrada foi de 105 Km/h a 110 Km/h no máximo com algumas esticadas em ultrapassagens.

Pneus tamanho quase originais acho que tbm ajudam.

Basicamente é isso.

Abraços pra vc viajante.

Marcelo J Manente
17/08/2015, 12:16
Esqueci de falar q quando mandei arrumar após a queima da junta do cabeçote foi aplainado o cabeçote e tbm trocados umas peças ( q não lembro o nome) das válvulas de admissão. Além da válvula termostática.
Acho q isso tbm ajudou.

jeisonk
17/08/2015, 12:38
Aí eu gosteiiiii.

Shooooow Marcelo

Numa trip pelo Uruguai, fechando em 8.000km e bagagem até o talo bateu em 10 (9,97)
Pela diferença de valor da viatura compensa rodar na gasolina, interessante isso.
Minha velocidade é a mesma que tu anda, 105 a 110 com esticadas para ultrapassar, só.
Como é o torque da criança? No diesel ele dá uma empurrada legal com a turbina. Ainda não tive quaisquer problemas de aquecimento e tal, mas logo que comprei esgotei todo o sistema e coloquei 50-50 água desmineralizada e etilenoglicol e também um trato em radiador. Ainda não verifiquei termostática, mas ao que parece está tudo funcionando como deve ser.
Depois de tantas viaturas, estou gostando demais da SW, se tudo der certo vou manter a criança ou no máximo passar para uma a gasola.
O custo para manter é uma piada, IPVA idem e seguro não faço.

Simbora rasgar esse mundão de 4Runner.

Abraços

Marcelo J Manente
17/08/2015, 18:27
Shooooow Marcelo

Numa trip pelo Uruguai, fechando em 8.000km e bagagem até o talo bateu em 10 (9,97)
Pela diferença de valor da viatura compensa rodar na gasolina, interessante isso.
Minha velocidade é a mesma que tu anda, 105 a 110 com esticadas para ultrapassar, só.
Como é o torque da criança? No diesel ele dá uma empurrada legal com a turbina. Ainda não tive quaisquer problemas de aquecimento e tal, mas logo que comprei esgotei todo o sistema e coloquei 50-50 água desmineralizada e etilenoglicol e também um trato em radiador. Ainda não verifiquei termostática, mas ao que parece está tudo funcionando como deve ser.
Depois de tantas viaturas, estou gostando demais da SW, se tudo der certo vou manter a criança ou no máximo passar para uma a gasola.
Abraços

Grande Jeison,

O torque do motor 3rz fe é meio elástico. Ele responde um pouco devagar e vai desenvolvendo. Fiz um testezinho em uma estrada vazia com uma leve descida e o bichinho bateu 160 Km/h, mas deu medo e já desacelerei.
Caraca, sem seguro numa a diesel??? Acho temerário. Na minha no momento só tenho um botão q desliga a bomba d combustível (bem escondido) e um alarme com sensor de presença.

Jeison, de uma olhada lá no tópico do planejamento para o Atacama / Uyuni / NOA que abri no ano passado. Eu reativei e estou planejando. Veja se pode dar uma dica de roteiro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/144472-expedicao-noa-noroeste-argentino-e-atacama-de-sw4-5.html#post2306380

Um abraço.

Rubens Linhalis
17/08/2015, 18:48
Jeison..

Há relatos constantes de sw4 motor 2.7 16v gasolina fazendo 10km/l na estrada, mas o carro precisa estar original (em relacao a peso, pneus e bagageiro) e bem revisado/mantido.

Esse foi um dos motivos por eu escolher esse carro ao inves de uma sw4 motor diesel. Hoje mesmo, depois de ver seu comentário aqui, eu entrei em contato com o Diego do Viajar Intenso (http://www.viajarintenso.com.br/) , o carro dele esta fazendo 10km/l , e pelo estilo overland que sei, deve estar rodando abaixo do 100km/h, assim como eu. Eu acho que ele usa os pneus na media original..

Meu carro esta com um puta de um bagageiro, pneus maiores (31") e com um peso de armarios, bateria extra, geladeira e etc.. no fim esta com 2 toneladas (ligeiramente mais pesado que uma sw4 a diesel original). Meu carro faz constantemente acima de 8km/l na estrada.. chegou a fazer 8,8 km/l , claro que andando a 80..90km/h. Só ultrapasso fusca e cg125 em subida, no mais sigo sem presa..rs.

Paguei 25 mil no Pacato (e ainda acho que poderia ter pago menos). Uma Sw4 a diesel no mesmo estado de conservação, beirava os 38 mil, ou seja, 13 mil de diferença. De manutenção, com certeza a gasolina gastei menos, pois não tenho turbina e bomba injetora pra revisar (independente do estado de conservação do carro eu iria revisar esses itens, assim como fiz com outros itens comuns ao diesel e gasolina).

Agora, nao espere muita coisa do motor com o carro carregado. Se pisar anda, mas bebe. O diesel tem mais torque e uma tocada mais gostosa.. Mas é só saber apreciar a paisagem e fazer as coisas sem correria..

Com o carro vazio, a coisa muda, e da pra andar legal !

Como o Marcelo relatou, as marchar sao bem longas..

Só pra ilustrar, as duas SW4 tem quase a mesma preparação "Overland"

509872 509873

abraços..

jeisonk
17/08/2015, 19:09
Show

:concordo:

Abraços

Marcelo J Manente
18/08/2015, 08:47
Jeison..
Há relatos constantes de sw4 motor 2.7 16v gasolina fazendo 10km/l na estrada, mas o carro precisa estar original (em relacao a peso, pneus e bagageiro) e bem revisado/mantido.
Esse foi um dos motivos por eu escolher esse carro ao inves de uma sw4 motor diesel. Hoje mesmo, depois de ver seu comentário aqui, eu entrei em contato com o Diego do Viajar Intenso (http://www.viajarintenso.com.br/) , o carro dele esta fazendo 10km/l , e pelo estilo overland que sei, deve estar rodando abaixo do 100km/h, assim como eu. Eu acho que ele usa os pneus na media original..
Meu carro esta com um puta de um bagageiro, pneus maiores (31") e com um peso de armarios, bateria extra, geladeira e etc.. no fim esta com 2 toneladas (ligeiramente mais pesado que uma sw4 a diesel original). Meu carro faz constantemente acima de 8km/l na estrada.. chegou a fazer 8,8 km/l , claro que andando a 80..90km/h. Só ultrapasso fusca e cg125 em subida, no mais sigo sem presa..rs.
Paguei 25 mil no Pacato (e ainda acho que poderia ter pago menos). Uma Sw4 a diesel no mesmo estado de conservação, beirava os 38 mil, ou seja, 13 mil de diferença. De manutenção, com certeza a gasolina gastei menos, pois não tenho turbina e bomba injetora pra revisar (independente do estado de conservação do carro eu iria revisar esses itens, assim como fiz com outros itens comuns ao diesel e gasolina).
Agora, nao espere muita coisa do motor com o carro carregado. Se pisar anda, mas bebe. O diesel tem mais torque e uma tocada mais gostosa.. Mas é só saber apreciar a paisagem e fazer as coisas sem correria..
Com o carro vazio, a coisa muda, e da pra andar legal !
Como o Marcelo relatou, as marchar sao bem longas..
Só pra ilustrar, as duas SW4 tem quase a mesma preparação "Overland"
abraços..

Fala Rubens,

Não consegui acha no site do Viajar intenso a informação sobre o motor do Hilux deles, é o mesmo que o nosso. Pq se for pelo ano deve já ser o modelo que tem duas bobinas e não o distribuidor como o nosso. Talvez por isso esteja fazendo 10 Km/l na estrada.

Abraços.

Rubens Linhalis
18/08/2015, 15:52
Fala Rubens,

Não consegui acha no site do Viajar intenso a informação sobre o motor do Hilux deles, é o mesmo que o nosso. Pq se for pelo ano deve já ser o modelo que tem duas bobinas e não o distribuidor como o nosso. Talvez por isso esteja fazendo 10 Km/l na estrada.

Abraços.

Marcelo, a deles é 2002 diesel...

Marcelo J Manente
18/08/2015, 16:45
Marcelo, a deles é 2002 diesel...

Haaaaaa! Diesel.

Pena, já estava com ideias na cabeça. kkkkk

Tem um colega Toyoteiro neste grupo que vou postar o link que montou um monstrinho com o motor 2.4. Colocou Fueltech, turbina e mais um monte de atualizações. Ele disse que ficou bem econômica.
https://www.facebook.com/groups/529709527101768/

Abraço

feitosac
28/09/2015, 00:53
Shooooow Marcelo

Abraços

Jeison,
Conselho de amigo, se ainda não trocou a valvula termostática, troque , ela tambem cansa com o tempo e não chega a travar, é uma das maiores causas de trinca no cabeçote.
Abs.

jeisonk
28/09/2015, 01:07
Jeison,
Conselho de amigo, se ainda não trocou a valvula termostática, troque , ela tambem cansa com o tempo e não chega a travar, é uma das maiores causas de trinca no cabeçote.
Abs.

Valeu Feitosa

:concordo:

Marcelo J Manente
03/10/2015, 16:02
Logo logo poderei dar minha opinião a vcs sobre o GNV no Yoda.
Já comprei todas as peças, só preciso agora de mais uns detalhes a fazer antes de poder fazer vistoria do Detran para depois instalar o Kit.
Dica: é mais barato comprar as peças de um kit GNV pelo Mercadolivre do que pagar para uma instaladora.

E o Yoda está fazendo 7 a 7,5 km/l na cidade com muita constância.

Abraços.

Marcelo J Manente
07/10/2015, 22:35
é Galera, passeei de guincho outra vez.
Mesmo problema, queimou a junta.

Vamos ver o q aconteceu.
Abraços.

HERICK
08/10/2015, 05:28
é Galera, passeei de guincho outra vez.
Mesmo problema, queimou a junta.

Vamos ver o q aconteceu.
Abraços.

Kct Marcelo! Na torcida para que tudo se resolva o mais breve possível, boa sorte

Marcelo J Manente
08/10/2015, 12:33
Valeu colega.
Já estou desanimando com a viatura.
Abç.

digaum.fbg
08/10/2015, 12:38
Valeu colega.
Abç.

Putz Marcelo. Animo! Vai dar certo...

Rubens Linhalis
08/10/2015, 13:26
Tinha trocado os parafusos da outra vez? eram originais?

Marcelo J Manente
08/10/2015, 18:36
Tinha trocado os parafusos da outra vez? eram originais?

Não colega, não troquei os parfarusos (kkk).

Demorava 3 a 5 dias úteis p chegar e eu estava com muita pressa d não ficar a pé.

Abç.

Sonhador
08/10/2015, 18:42
Xexelo

Não desamine ....
Tenho tbem tido os probleminhas com a minha , mas penso que estou fazendo um investimento , e depois ela vai ficar em ordem e vou ficar so fazendo as melhorias.
Sempre penso .... se eu desistir ...vou ter de vender talvez a preço baixo , e o proximo dono pode ter sorte e eu ja ter resolvido os problemas graves e ele so curtir o carro.

Marcelo J Manente
08/10/2015, 18:49
Xexelo

Não desamine ....
Tenho tbem tido os probleminhas com a minha , mas penso que estou fazendo um investimento , e depois ela vai ficar em ordem e vou ficar so fazendo as melhorias.
Sempre penso .... se eu desistir ...vou ter de vender talvez a preço baixo , e o proximo dono pode ter sorte e eu ja ter resolvido os problemas graves e ele so curtir o carro.

Sonhador,

Vai depender do que o mecânico disser depois que abrir o motor. Tem que descobrir o que aconteceu para o motor fritar sua segunda junta em 3 meses.
Se não descobrir a causa vou vender. Eu não posso viajar com um carro ao qual não tenho certeza de que irei voltar pra casa.

Dai compro um carro mais barato e faço uma viagem sem trechos 4x4 com ele.

Abraços.

Marcelo J Manente
10/10/2015, 17:11
Xexelo

Não desamine ....

Que problemas vc tem enfrentado Sonhador?

Abç.

sandro_ventania
10/10/2015, 19:56
Sobre os parafusos...eu te disse, eu te disse, te disse, te disse!!:putz:

Só pra ter idéia, eu já vi em um carro comum, o mecânico tentar dar o torque nos parafusos do cabeçote, usando os parafusos velhos...nada de conseguir...quando tirou o parafuso ele tinha esticado 3cm, só nele tentando dar o torque !!
Pode até conseguir com ele frio, mas esquentou, já era, vai ceder!
Se eu sou mecânico me recuso a usar.
Aliás Xexelo...tenta usar a garantia do serviço e só compra as peças novas!
Ahhh...cuidado para o mecânico não inventar estória, para tirar a responsabilidade do serviço dele!

Sonhador
10/10/2015, 22:35
Como ja contei no inicio precisei fazer o motor , a caixa de direção esta com folga e vazando um pouco , preciso trocar amortecedores , e outras pequenas coisas que vão aparecendo.

Marcelo J Manente
10/10/2015, 23:01
Como ja contei no inicio precisei fazer o motor , a caixa de direção esta com folga e vazando um pouco , preciso trocar amortecedores , e outras pequenas coisas que vão aparecendo.

Do motor eu lembrava q vc tinha feito.

E eu tinha acabado de colocar o parabrisa novo, R$ 475,00.

Já estava fechando negocio nas molas traseiras e amortecedor dianteiro.

Já estava pesquisando a embreagem, pois já esta começando a chiar.

Agora de novo isso... Dá um desânimo.

Abraço.

HERICK
11/10/2015, 09:04
Valeu colega.
Abç.

Marcelo não desamine com a Yoda! A sua VTR já tem uma história e essa história vai ter um final feliz, todos nós já passamos por situações ruins com as suas VTRs, persistir sempre e desistir jamais, esse é o lema, forte abraço.

Sonhador
11/10/2015, 10:54
Qdo tive de fazer o motor me desanimou bastante !!!!
Mas depois comecei a pensar , que quando comprei a hilux a intenção era um carro forte e confiavel ,
para ficar por muitos anos , carro alto por causa das chuvas , para passeios mais ousados , e como tenho duas filhas pequenas um veiculo seguro e confortavel.

Se não tivesse ocorrido o problema do motor acho que a parte mecanica ja estaria em ordem, agora tenho de fazer caixa para ajeitar meu brinquedo . mas para mim o mais importante no momento e o carro esta rodando na cidade para poder ir ao trabalho , pegar minhas meninas na escola , então posso esperar um pouco mais para fazer viagens longas e um pouco mais ousadas com ela.
a esposa tem o carro dela e a prioridade em casa, pois no momento e o mais confiavel, para viajar usamos o carro dela.

Meu projeto antes de aparecer a hilux (eu tinha de conhecer um pouco mais antes de comprar , mas acho que teria caido nos mesmos problemas) , mas como dizia.... meu projeto seria uma pick up ou furgão antigo ......(pensava na chevrolet brasil) a ideia era achar um bom de lata e boa estrutura e depois adaptar uma mecanica mais moderna (sabia que gastaria bem mais nesse projeto), mas com o dinheiro que tinha estava aparecendo antigos muito detonados e com valores fora da realidade , foi qdo apareceu a hilux , que estava tambem dentro do bolso e de meus sonhos(Furgão , alto, 4x4 , completo , e ja estava pronto)

Apesar de morar não muito distante do serviço , trabalho em regime de turno (manha, tarde , noite e madrugada) normalmente vou de bike , mas qdo chovia ia de onibus, mas tem horarios que não tem onibus , e quando o pneu furava da bike e não tinha onibus ... eu ia andando (ate qdo chovia) o que me rendeu muitos resfriados .

AngelSteckel
11/10/2015, 11:58
Opa Xexelo sobre as buchas .... você comprou aonde e quanto saiu ? grato

Marcelo J Manente
11/10/2015, 16:02
Opa Xexelo sobre as buchas .... você comprou aonde e quanto saiu ? grato

Ola Angel,

Foi o mecânico que mando fazer. Te passo o telefone dele e ele passa o telefone do fornecedor dele. Custou R$ 450,00 as 8 (4 pequenas e 4 grandes). Não esqueça de verificar as buchas da barra estabilizadora traseira, as minhas eu comprei no Mercadolivre.

Auto mecânica Bibe (41) 3356-5047 .

sandro_ventania
16/10/2015, 23:15
Xexelo...como está o carro? Já resolveu o problema?

Marcelo J Manente
17/10/2015, 13:35
Xexelo...como está o carro? Já resolveu o problema?

Ola Sandro,

O Yoda está na oficina ainda, acho q demora mais uma semana ou mais até.

Ao abrir o motor e constatada a queima da junta, foi verificado o cabeçote e tudo ok. Mas o bloco não estava bem liso, então toca mandar plainar o bloco ($$$). Como foi tirado o motor já mandei ver a embreagem e, como eu já sabia, estava desgastada. Mandei recondicionar o disco. O plato e o rolamento estavam intactos. Uma coisa leva a outra então o mecânico pediu para eu ir lá dar uma olhada no volante do motor que, como eu mesmo pude constatar, estava desgastado. Toca mandar dar um passe no volante ($$$).

Já que está sem o motor, mandei dar uma olhada e uma limpeza no radiador ($$$).

Mandei vir na concessionária um jogo de parafusos novo, devem chegar semana que vem.

O chato é que se o bloco estava empenado, o méca tinha que ter visto isso já da outra vez... Vou pedir um bom desconto.

Abçs.

Amostardeiro
17/10/2015, 18:17
Marcelo

Dá uma geral no sistema de arrefecimento, muitas vezes uma válvula termostática ruim liquida um motor.

Abs

Marcelo J Manente
17/10/2015, 18:24
Marcelo

Dá uma geral no sistema de arrefecimento, muitas vezes uma válvula termostática ruim liquida um motor.

Abs

Colega,

Eu ja tinha colocado recentemente a válvula. Digo colocado porque o antigo dono tinha retirado. Por isso o marcador de temperatura sempre trabalhava em baixo da escala.
Depois de colocar a válvula nova o motor sempre se manteve com o marcador um pouco abaixo da metade.

Abç.

sandro_ventania
18/10/2015, 20:44
Ola Sandro,

O Yoda está na oficina ainda, acho q demora mais uma semana ou mais até.

Ao abrir o motor e constatada a queima da junta, foi verificado o cabeçote e tudo ok. Mas o bloco não estava bem liso, então toca mandar plainar o bloco ($$$). Como foi tirado o motor já mandei ver a embreagem e, como eu já sabia, estava desgastada. Mandei recondicionar o disco. O plato e o rolamento estavam intactos. Uma coisa leva a outra então o mecânico pediu para eu ir lá dar uma olhada no volante do motor que, como eu mesmo pude constatar, estava desgastado. Toca mandar dar um passe no volante ($$$).

Já que está sem o motor, mandei dar uma olhada e uma limpeza no radiador ($$$).

Mandei vir na concessionária um jogo de parafusos novo, devem chegar semana que vem.

O chato é que se o bloco estava empenado, o méca tinha que ter visto isso já da outra vez... Vou pedir um bom desconto.

Abçs.

Pede desconto mesmo!!
Mas tente ver pelo lado positivo...pelo menos você economizou nas futuras manutençoes, como a troca da embreagem, limpeza de radiador.
Além de estar com o veículo mais em dia para sua viagem.

além de trocar os parafusos...:dance:

Boa sorte...estamos na torcida!

AngelSteckel
21/10/2015, 23:25
valeu xexelo

Marcelo J Manente
22/10/2015, 20:31
valeu xexelo

Por nada Angel.

Um abraço.

Marcelo J Manente
22/10/2015, 20:40
Então,

Yoda já voltou ao lar. Não sem antes me levar muitos vinten$$$$$$.

O que foi feito:
Foi desempenado o cabeçote e o bloco do motor.
Trocado os parafusos do cabeçote.
Limpeza e varetamento do radiador.
Testado o marcador de temperatura e tudo ok.
Testada a válvula termostática e tbm ok.
Aproveitei para mandar recondicionar o disco de embreagem, verificado o rolamento e plato e tudo ok.
E tbm foi dado um passe no volante do motor pq estava meio riscado.

O menino está rodando macio e firme. Vamos ver o que acontece até o final do ano.

Abraços.

Sonhador
22/10/2015, 20:59
Agora e ver o consumo !!!

sandro_ventania
22/10/2015, 23:16
Beleza...agora vai ficar firme e forte!!!:euforico:

jeisonk
23/10/2015, 00:13
Vai fundo, tá ficando boa a criança

Abraço

Glaicon
23/10/2015, 07:27
Então,

O que foi feito:
Aproveitei para mandar recondicionar o disco de embreagem, verificado o rolamento e plato e tudo ok.

O menino está rodando macio e firme. Vamos ver o que acontece até o final do ano.

Abraços.
Se me permite opinar, raspa o fundo do cofre e troca o radiador.
Não tens idéia da diferença entre um elemento reparado/limpo e um novo.
A capacidade de resfriamento é bem melhor.:concordo:

Marcelo J Manente
23/10/2015, 18:36
Se me permite opinar, raspa o fundo do cofre e troca o radiador.
Não tens idéia da diferença entre um elemento reparado/limpo e um novo.
A capacidade de resfriamento é bem melhor.:concordo:

Obrigado pelo incentivo colegas.

Glaicon,
No momento a verba não dá colega, já raspei o fundo do fundo.

Esqueci de dizer que troquei o gel da ventoinha também.

Agora, depois de um dia andando, achei que ele está mais chocho...
Será só impressão??? Ou não?

Abraço.

Marcelo J Manente
28/10/2015, 11:17
Primeira média.
O Yoda continua fazendo 7,5 Km/l na cidade.

Planos para ano que vem??? Tentar chegar aos 8 km/l na cidade.

r0d
29/10/2015, 23:24
Então,

O que foi feito:

Abraços.

Qual foi o tamanho do "investimento"?

Marcelo J Manente
30/10/2015, 21:14
Qual foi o tamanho do "investimento"?

Ai cara,
Foi forte a facada, mas teve desconto. R$ 2500,00.

O problema é que eu tinha comprado todas as peças para instalar um kit GNV e agora não tenho dinheiro para pagar a mão de obra, vistoria e mudança do documento...

Fazer o que né?

Abç.

Sonhador
31/10/2015, 09:29
A Prioridade e a viatura estar rodando ...as melhorias vai sendo feita a medida que o dinheiro aparece ... e assim que eu penso !!

Marcelo J Manente
31/10/2015, 11:17
A Prioridade e a viatura estar rodando ...as melhorias vai sendo feita a medida que o dinheiro aparece ... e assim que eu penso !!

Tbm acho sonhador, mas o gnv me faria economizar uns 350 reais por mês. Essa economia ajudaria nas despesas e no planejamento de novas aventuras.

Abç.

elmestizo
02/12/2015, 18:04
Xexelo,

Vai instalar o kit de 5a, geraçao? onde pretende colocar os cilindros? de quais tamanhos?

Abraço

Marcelo J Manente
02/12/2015, 19:49
Xexelo,
Vai instalar o kit de 5a, geraçao? onde pretende colocar os cilindros? de quais tamanhos?
Abraço

Colega,

Vou colocar o de 3ª geração mesmo, a verba anda curta infelizmente.
O cilindro q já tenho é de 15 m3, só para rodar na cidade mesmo.
Quanto ao local da colocação, quero ver se ponho no lugar do stepe, se não couber vai no porta malas mesmo. Junto dos bancos dos passageiros.

Abç.

Marcelo J Manente
12/12/2015, 10:35
É colegas,

Deu chabu...
Do nada apareceu um barulho dentro da caixa de onde saem os cardãs dianteiro e traseiro. Algo como se uma peça estivesse solta lá dentro e batendo em tudo. Imaginem o barulho tec tec de uma peça que ficasse pendurada embaixo do seu carro, arrastando no chão e pulando o tempo todo. É assim o barulho. E quando se engata o 4x4 é pior o barulho. Parece barulho de corrente solta... Tem corrente nesta caixa?

Levei no mecânico e ele levantou a viatura. Rodamos as rodas dianteiras e o barulho é de algo arranhando dentro do t-case.

Cara, essa minha Toy tem fantasma ou costuraram uma foto dela na boca de um sapo e enterraram no cemitério.

Já to pensando em passar pra frente...

Abç.

amonluna
12/12/2015, 16:44
Amigo, desanima não, acaba q você vai entregar ela quase boa por menos do q gastou até agora, valor do carro+acertos já realizados...

o negócio é ir arrumando aos poucos e depois quando estiver tudo bom usar da forma correta, ou seja sempre andando na frente dos problemas, o problema é q donos sacanas usam o carro até ficar só o osso, dai quem pega depois tem q arrumar anos de desleixo e sai caro e cansativo mesmo, se fosse pra tí botar pra frente seria antes de começar a recuperar a mecânica.

parar agora é morrer na praia! acho q você já pulou a maioria das fogueiras q tinha, uma caixa de tração em bom estado não deve ser um absurdo, recomendo ao invés de simplesmente trocar as peças q estiverem ruim na sua, comprar logo um inteira usada mas ainda razoável e das 2 fazer uma, com certeza vão sobrar ainda muitas peças pra futuras manutenções, por praticamente o mesmo valor q sairá simplesmente trocar oq tiver ruim na sua.

abraço e boa sorte!

amonluna
12/12/2015, 16:49
Só pra constar recentemente um conhecido comprou uma t-case da L200 RS q é quase igual do troller, só q melhor pois o acionamento é mecânico, por R$ 1500, depois vendeu a carcaça da velha dele e só ai já tirou uma parte do prejú e ainda ficou com algumas partes q podem ser usadas pra manutenção futura.

mbm4x4
12/12/2015, 22:16
Penso parecido.
Nao desanima nao xexelo. Se tu gosta da viatura, mas ta sem as latinhas agora, da um jeito de tentar desconecrar de alguma forma a tração dianteira de forma que essa caixa fique temporariamente sem mexer.
Voce ganha tempo pra pensar o que fazer mas nao fica com a viatura parada.
Sera que se desconectar o carda ou soltar as rodas livres seria uma opcao? Desculpe se to falando besteira?
Boa sorte irmao!
[]s
mateus

Só pra constar recentemente um conhecido comprou uma t-case da L200 RS q é quase igual do troller, só q melhor pois o acionamento é mecânico, por R$ 1500, depois vendeu a carcaça da velha dele e só ai já tirou uma parte do prejú e ainda ficou com algumas partes q podem ser usadas pra manutenção futura.

Marcelo J Manente
12/12/2015, 23:33
Amigo, desanima não, acaba q você vai entregar ela quase boa por menos do q gastou até agora, valor do carro+acertos já realizados...
o negócio é ir arrumando aos poucos e depois quando estiver tudo bom usar da forma correta, ou seja sempre andando na frente dos problemas, o problema é q donos sacanas usam o carro até ficar só o osso, dai quem pega depois tem q arrumar anos de desleixo e sai caro e cansativo mesmo, se fosse pra tí botar pra frente seria antes de começar a recuperar a mecânica.
parar agora é morrer na praia! acho q você já pulou a maioria das fogueiras q tinha, uma caixa de tração em bom estado não deve ser um absurdo, recomendo ao invés de simplesmente trocar as peças q estiverem ruim na sua, comprar logo um inteira usada mas ainda razoável e das 2 fazer uma, com certeza vão sobrar ainda muitas peças pra futuras manutenções, por praticamente o mesmo valor q sairá simplesmente trocar oq tiver ruim na sua.
abraço e boa sorte!

Fala Amon,

Estou com viagem marcada para dia 28 para o Atacama. Já tinha até pago o seguro Carta Verde e o Soap-ex do Chile.
Se eu arrumar logo da para viajar, porém a grana provavelmente se vai no conserto do cambio.

O câmbio da minha é específico das a gasolina. As relações da 3.0 diesel e da 2.7 a gasolina são iguais até a quarta marcha, mas a quinta é diferente. Veja
3.0 = Fifth Gear: 0.85:1
2.7 = Fifth Gear: 0.81:1

Deve ser muito difícil achar o câmbio da minha, e se achar o preço das peças deve ser muito caro.

Segunda feira vou ter algum parecer do mecânico, ai saberemos o que terei de fazer.

Abç.

Marcelo J Manente
12/12/2015, 23:36
Penso parecido.
Nao desanima nao xexelo. Se tu gosta da viatura, mas ta sem as latinhas agora, da um jeito de tentar desconecrar de alguma forma a tração dianteira de forma que essa caixa fique temporariamente sem mexer.
Voce ganha tempo pra pensar o que fazer mas nao fica com a viatura parada.
Sera que se desconectar o carda ou soltar as rodas livres seria uma opcao? Desculpe se to falando besteira?
Boa sorte irmao!
[]s mateus

Mateus,

O mecânico falou isso tbm, porém como falei acima estou com viagem marcada para o Noroeste Argentino e Atacama.
Vou precisar da tração em alguns lugares provavelmente.

Abç.

amonluna
13/12/2015, 08:54
Fala Amon,

Estou com viagem marcada para dia 28 para o Atacama. Já tinha até pago o seguro Carta Verde e o Soap-ex do Chile.
Se eu arrumar logo da para viajar, porém a grana provavelmente se vai no conserto do cambio.

O câmbio da minha é específico das a gasolina. As relações da 3.0 diesel e da 2.7 a gasolina são iguais até a quarta marcha, mas a quinta é diferente. Veja
3.0 = Fifth Gear: 0.85:1
2.7 = Fifth Gear: 0.81:1

Deve ser muito difícil achar o câmbio da minha, e se achar o preço das peças deve ser muito caro.

Segunda feira vou ter algum parecer do mecânico, ai saberemos o que terei de fazer.

Abç.

Bom dia, não entendi, o problema é cambio ou T-case?

pelo menos no troller/ranger a T-case é bem mais em conta q o cambio...esse sim é caro, uma t-case usada boa c acha por +- 1500/2000, um cambio já de 4000 pra cima. mas dizem q as peças toyota são mais baratas...e a t-case da gasolina deve ser igual da diesel.

abraço

Marcelo J Manente
13/12/2015, 09:40
Bom dia, não entendi, o problema é cambio ou T-case?
pelo menos no troller/ranger a T-case é bem mais em conta q o cambio...esse sim é caro, uma t-case usada boa c acha por +- 1500/2000, um cambio já de 4000 pra cima. mas dizem q as peças toyota são mais baratas...e a t-case da gasolina deve ser igual da diesel.
abraço

Bem amon,

O que o mecânico disse é T-case. Como sou leigo só sei que o problema é daquele lugar de onde partem os cardãs.

Abç.

leoss
13/12/2015, 14:06
Fala xexelo beleza?!
Acompanho suas postagens aqui desde a Ranger 2.5. Cara carro não é ano e sim conservação,você ja fez várias manutenções nela e está devagarzinho deixando do seu jeito, já está com viagen marcada e desfazer dela nesse momento seria morrer na praia mesmo.
Eu não entendo muito de toyota ( acho bons carros, mas nao entendo muito) até mesmo pq sou um Fordmaniaco, mas provavelmente sua hilux não tem roda livre, sua caixa de transferência quebrou entao retire o carda dianteiro e só rode em 4x2. Se você obrigatoriamente tem que usar o 4x4 na viagem, não vai ter jeito, vê se arruma parcelado no cartão e bora viajar.

Se nao passar por trechos ruins retire o carda e viaje em 4x2 mesmo.

Dependendo do mecanico caixa de transferência não é bicho de sete cabeças pra abrir não, e de repente é uma coisa simples de arrumar.
abraço e contiuamos acompanhando

jeisonk
13/12/2015, 18:27
Bem amon,

O que o mecânico disse é T-case. Como sou leigo só sei que o problema é daquele lugar de onde partem os cardãs.

Abç.

Então esquece o câmbio.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
T-case não é o bicho de arrumar, e creio eu que são todas iguais, gas e diesel.

Boa sorte aí Marcelo

Abraços

BRAVOECONOVEMBER
13/12/2015, 22:20
Estava lendo a história da viatura. Carro usado é assim, depende do dono anterior. Mas tem um fator aí, de mecânico descuidado e falta de troca de parafusos de cabeçote por exemplo. Também já deixei de trocar coisas e me arrependo. Vivendo e aprendendo.
Mas, na boa... Estradas do sul são boas. A menos que queira pegar trilhas, vai em 4x2 mesmo. Tira o cardã dianteiro e experimenta, se der pra rodar sem ele, vai sem medo. Quando der, arruma de volta. Vale muito mais que não andar por causa disso.

Sonhador
13/12/2015, 23:24
Xexelo

Sera que nestes paises que pretende viajar não tem peças com valor mais baixo , ja que no brasil os impostos são carissimos?
vai em 4x2 e arruma o carro por la.

Marcelo J Manente
14/12/2015, 08:23
Fala xexelo beleza?!
Acompanho suas postagens aqui desde a Ranger 2.5. Cara carro não é ano e sim conservação,você ja fez várias manutenções nela e está devagarzinho deixando do seu jeito, já está com viagen marcada e desfazer dela nesse momento seria morrer na praia mesmo.
Eu não entendo muito de toyota ( acho bons carros, mas nao entendo muito) até mesmo pq sou um Fordmaniaco, mas provavelmente sua hilux não tem roda livre, sua caixa de transferência quebrou entao retire o carda dianteiro e só rode em 4x2. Se você obrigatoriamente tem que usar o 4x4 na viagem, não vai ter jeito, vê se arruma parcelado no cartão e bora viajar.
Se nao passar por trechos ruins retire o carda e viaje em 4x2 mesmo.
Dependendo do mecanico caixa de transferência não é bicho de sete cabeças pra abrir não, e de repente é uma coisa simples de arrumar.
abraço e continuamos acompanhando

Ola Leo,

O roteiro que eu criei tem trechos que quase com certeza terei de usar o 4x4, como o trecho de Antofalla a Tolar Grande, que pretendo seguir pelo interior para passar perto do Cono de Arita. Ou ainda, na região do Salar Uyuni.

Já decidi que vou arrumar ou trocar a T-case, fazer um emprestimo e ano que vem pego mais aulas para pagar a diferença. Tenho medo que algo mais quebre na caixa e eu fique no caminho.

Valeu.

Marcelo J Manente
14/12/2015, 08:25
Então esquece o câmbio.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
T-case não é o bicho de arrumar, e creio eu que são todas iguais, gas e diesel.
Boa sorte aí Marcelo
Abraços

Espero que seja fácil Jeison.

Abç.

Marcelo J Manente
14/12/2015, 08:33
Estava lendo a história da viatura. Carro usado é assim, depende do dono anterior. Mas tem um fator aí, de mecânico descuidado e falta de troca de parafusos de cabeçote por exemplo. Também já deixei de trocar coisas e me arrependo. Vivendo e aprendendo.
Mas, na boa... Estradas do sul são boas. A menos que queira pegar trilhas, vai em 4x2 mesmo. Tira o cardã dianteiro e experimenta, se der pra rodar sem ele, vai sem medo. Quando der, arruma de volta. Vale muito mais que não andar por causa disso.

Bravo,

Já decidi arrumar o t-case, prefiro ir com tudo funcionando pois se precisar de 4x4 (e parece que vai precisar) estarei seguro e tranquilo para usar.
Tem a possibilidade de alterar o roteiro e seguir apenas por estrada mais segura. Entretanto ainda vou esperar o parecer do mecânico.

O dono anterior devia ser um corvo. Eu devia ter desconfiado com aqueles pneus mud. O cara devia fazer trilha.

Xexelo

Sera que nestes paises que pretende viajar não tem peças com valor mais baixo , ja que no brasil os impostos são carissimos?
vai em 4x2 e arruma o carro por la.

Já está na oficina colega, além disso teria de achar um bom mecânico, abrir a caixa, achar a peça, comprar, arrumar, reinstalar etc...
Perderia uns 3 dias por lá.

Abçs.

Marcelo J Manente
14/12/2015, 19:13
A boa notícia é que não era nada daquilo que eu pensava...
Era a cruzeta q era original de fábrica. Olhem na foto o estado que ela estava!!!

Mandei ver as outras e está tudo ok.

Abraços.

mbm4x4
14/12/2015, 19:38
QUe susto hein meu amigo.
Ainda bem que nao foi a ct.
Boa sorte !
[]s mateus

Era a cruzeta q era original de fábrica. Olhem na foto o estado que ela estava!!!

Abraços.

jeisonk
14/12/2015, 20:13

Abraços.

Marcelo, sério, teus problemas são "de mecânico" e não "problemas mecânicos". Troque de oficina, urgente.
O cidadão foi capaz de erguer teu carro e girar as rodas, condenar a t-case e agora viu que são só as cruzetas?
Fuja

Abraços

Amostardeiro
14/12/2015, 20:53

Abraços.

Marcelo

Que boa notícia, assim não doeu tanto no bolso.

Abs

leoss
14/12/2015, 21:04

Abraços.

Fala xexelo, cara como é bom quando estamos esperando o pior, e no final o problema era bem menor do que esperávamos.

Agora dê uma revisada completa nela, e parta para viagem, agora que as notícias foram boas exigimos um relato a altura de suas viagens anteriores. Com fatos diários e muuitas fotos.

Obs: não vale fazer relato no facebok, tem que ser aqui no forum, igual os das suas viagens anteriores....

Realmente essa SUV é muito boa, confortavel, resistente e bonita

Marcelo J Manente
15/12/2015, 08:33
QUe susto hein meu amigo.
Ainda bem que nao foi a ct.
Boa sorte !
[]s mateus

Valeu Matheus,

Ainda bem, o custo foi muiiito menor.

Abç.

Marcelo, sério, teus problemas são "de mecânico" e não "problemas mecânicos". Troque de oficina, urgente.
O cidadão foi capaz de erguer teu carro e girar as rodas, condenar a t-case e agora viu que são só as cruzetas?
Fuja
Abraços

Não posso condená-lo. Nos andamos com a SW e não fazia barulho, depois engatei o 4x4 e o barulho apareceu.
Após levantá-lo num elevador, entramos embaixo e com o carro ligado e engatado não se percebia barulho nenhum. Somente ao desligar e rodar com a mão o pneu dianteiro é q o barulho apareceu. E parecia vir de dentro do T-Case. Ele mexeu, puxou e analisou a cruzeta, mas como estava bem suja não dava para ver nada.
O bom foi que ele fez a troca do óleo e uma limpeza. E já que trocou o óleo do t-case, troca da caixa, já que... troca dos diferenciais...

Abç.

Marcelo
Que boa notícia, assim não doeu tanto no bolso.
Abs

Ainda bem colega,
Sobra mais para trazer uns vinhos. kkk

Abç.

amonluna
15/12/2015, 10:33
Bom D+ amigo, agora é só curtir o passeio!
Feliz festas e viagens de fim de ano.

Rodrigo Lorenzetti
15/12/2015, 16:06
Boa tarde amigos 4x4.... Sou novo proprietário de uma 4runner 2.7 e esta impecável. O que tem me incomodado, é a questão do consumo. Tenho acompanhado o amigo Xexelo relatando sobre a sua e vi que melhorou muito o desempenho. A minha esta fazendo 5.5 na cidade, ta certo que quem mais anda é a esposa... Kkkkkkkk mas comprei sabendo que é pra fazer pelo menos 7,0. O que posso fazer pra melhorar??

Marcelo J Manente
15/12/2015, 16:35
Boa tarde amigos 4x4.... Sou novo proprietário de uma 4runner 2.7 e esta impecável. O que tem me incomodado, é a questão do consumo. Tenho acompanhado o amigo Xexelo relatando sobre a sua e vi que melhorou muito o desempenho. A minha esta fazendo 5.5 na cidade, ta certo que quem mais anda é a esposa... Kkkkkkkk mas comprei sabendo que é pra fazer pelo menos 7,0. O que posso fazer pra melhorar??

Rodrigo,

Vou repetir uma msg que postei em outro tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/144485-concentrando-informacoes-sobre-hilux-sw4-gasolina-2-7-3-0-e-3-4-ate-2002-a.html

Colega, primeira pergunta: qual é o tamanho dos pneus q estão nela???
Pergunto isso pq, se vc já leu anteriormente, o tamanho dos pneus influenciam bastante no consumo.
O pneu original de fábrica do modelo SW4 2.7 é 225/75 r15 e pneus maiores dão uma diferença no hodômetro e no consumo.

A minha SW4 2.7 veio com pneus 255/75 r15 lameiros. Faziam um barulho danado e o consumo era de 5 a 5,5 Km/l. Um dia antes de trocar os pneus verifiquei por gps que a velocidade não batia com a velocidade real. Refiz as contas e ví que estava fazendo 6 Km/l. Depois que troquei os pneu por um jogo 235/75 r15 (um pouquinho maior q original), a SW passou a fazer 6,5 por litro.

Depois disso mandei limpar os bicos, a TBI, troquei as velas (iridiun), o rotor (estava desgastado), a tampa do distribuidor, os cabos de vela e passei a trocar as marchas sempre ao chegar aos 2500 RPM. Passou a fazer 7,5 Km/l na cidade e 9,5 Km/l na estrada.

A lenta da minha SW tbm ficava por volta dos 1000, levei a um mecânico e ele regulou e agora fica em torno de 700 a 800 RPM, não vi como ele fez isso. Só quando esta frio ele fica nos 1000 e quando ligo o AC.
-x-x-x-x-x-x-

Veja estes itens e acho que poderás melhorar o consumo.
Agora melhor mesmo só se colocar um kit de 5ª geração de GNV, ai acredito que vá fazer uns 9,5 a 10 Km/l na cidade e uns 13 a 14 na estrada.

Abç.

Rodrigo Lorenzetti
15/12/2015, 18:04
Obrigado amigo, meus pneus estão na mesma medida que a sua. Vou fazer os procedimentos como vc me disse. Amanha vou a Foz e vou tirar a media na estrada pra ver.