Ver Versão Completa : F1000 1987 em Taubaté
ricarvalhal
08/07/2014, 10:54
Olá Pessoal,
Sou Ricardo e estou com uma F1000 87 que era de meu pai por 10 anos... Segue algumas fotos da azulona...469769
469770
primeiro, gostaria de agradecer as experiências relatadas por todos neste fórum, são de grande valor para pessoas que estão estão iniciando e não conhecem tão a fundo os detalhes de camionetes.
Após adquirir a camionete:brinde:, adquiri um manual dela... muito informação detalhada que passa despercebido...
Atualmente ela esta com o 215/80r16 mas tenho um jogo de rodas ovais da F1000 aro 15, estou escolhendo os pneus entre as duas opções 30/9.5r15 ou 255/75r15, mas a minha dúvida é se vai aumentar o raio de curvatura (mais dificuldade em fazer retornos na cidade) se eu usar o 255/75 caso ele pegue na suspensão, poderiam me dizer se terei algum problema usando o 255/75 ?
Na cidade ela faz 7,5 km/l, e na estrada 10 km/l andando bem 110 km/h ... com um cambio da F250 diesel... assim pretendo manter o diâmetro externo do pneu próximo dos 750 mm (30/9.5r15) mas passar para 763 mm (255/75r15) não mudaria quase nada...
Abri este tópico, pois tenho outras e terei mas dúvidas para compartilhar com vcs e assim podemos manter uma conversa !! Mas pode deixar que usarei o campo buscar do fórum !!
Abraço
Ricardo
Boa tarde ricarvalhal e bem vindo. Bem vamos direto ao assunto, as rodas ovais tem um problema em relação as F1000 até 1992,ou seja, elas possuem off set de 0 para positivo o que trocando em miudos quer dizer que ela fica mais para dentro e dependendo da medida do pneu a ser usado quando esterçar totalmente a direção para os lados os pneus fatalmente rasparão nos tirantes da suspensão consequentemente também diminuindo minimamente o raio de giro. Espero ter contribuído, Ford abraço.
SFeitosa
08/07/2014, 13:15
Ricardo,
Os 255/75/15 irão calçar bem. A largura maior dos pneus é compensada pelo offset mais negativo das rodas aro 15.
Caso opte por pneus um pouco maiores, 31", o que na minha opinião ficam mais bonitos nas f, é só usar rodas com offset mais negativo. O valocimetro ficará atrasado, mais você ganhará na velocidade de cruzeiro com rotação menor. Em arrancadas não ficará prejuicado pois o cambio de 5 marchas tem a primeira bem reduzida.
Abraço,
Feitosa
ricarvalhal
08/07/2014, 20:36
Ze V8 e SFeitosa, obrigado pelas dicas !!
Ainda bem que conseguirei usar as rodas 15, com certeza pneus 31" ficariam lindos... mas vou ficar um pouco abaixo nos 30" mesmo.
Encontrei Pneu 30X9.50R15 KL61 Marshal 104S (https://www.pneustore.com.br/produto/311-pneu-30x9-50r15-kl61-marshal-104s) por R$360 e o Pneu 255/75R15 KL78 Marshal 110S por R$ 425. Sào da linha Kumho. Achei tambem o Pneu 30x9,5R15 Dunlop AT3 104S por R$ 425. O uso sera somente cidade. Conhecem estes pneus ?
Muito obrigado
Show a pickup!! Seja bem vindo.
drosssor51
09/07/2014, 00:22
Muito legal a efe Ricardo..!
parabéns ..!!
Se me permite um pitaco.... uso na minha os 255/75R15..
Não há nada de errado ... ficam perfeitos na efe.
Mas se pudesse escolher hj.. "denovo".. ficaria com o mesmo diâmetro com tala menor... portanto 30/9.5"
Abç
ricarvalhal
09/07/2014, 10:08
Obrigado drosssor51 !!
Estou pendendo para o 30/9.5 mesmo...
Pessoal a alguns dias a seta (indicador de direção) parou de funcionar tanto no painel quanto as próprias setas. Quando eu estava dirigindo e a seta parava de funcionar, eu desligava a chave e ligava de novo e ela voltava a funcionar, mas agora parou de vez...
As luzes de emergência funcionam certinho (piscam as 4 ao mesmo tempo) e já verifiquei fusíveis, to desconfiando do rele, será ???
Obrigados !!!
Muito legal a efe Ricardo..!
parabéns ..!!
Se me permite um pitaco.... uso na minha os 255/75R15..
Não há nada de errado ... ficam perfeitos na efe.
Mas se pudesse escolher hj.. "denovo".. ficaria com o mesmo diâmetro com tala menor... portanto 30/9.5"
Abç
SFeitosa
09/07/2014, 21:15
O uso sera somente cidade. Conhecem estes pneus ?
Ricardo,
Somente posso dar opinião a respeito de pneus que conheço. Estou acabando um jogo de Firestone Destination A/T 109/105R (255/75/15)
Já rodei perto de 70.000km, e parece que rodará mais uns 10.000 (80.000 eu considero excelente). Aqui no DF os firestone estão custando em torno de R$600. A moda aqui agora são os Dunlop, por ser bem mais barato. Ainda não ouvi nenhum depoimento a respeito de qualidade e durabilidade.
Eu sou da opinião que pneus de primeira linha valorizam o veículo, mais isso é muito particular, o lance de "compensa ou não compensa".
ricarvalhal
10/07/2014, 08:10
Nada como um eletrecista dar uma olhadinha de um minuto e falar é a chave de seta !!!!!
Obrigado drosssor51 !!
Estou pendendo para o 30/9.5 mesmo...
Pessoal a alguns dias a seta (indicador de direção) parou de funcionar tanto no painel quanto as próprias setas. Quando eu estava dirigindo e a seta parava de funcionar, eu desligava a chave e ligava de novo e ela voltava a funcionar, mas agora parou de vez...
As luzes de emergência funcionam certinho (piscam as 4 ao mesmo tempo) e já verifiquei fusíveis, to desconfiando do rele, será ???
Obrigados !!!
Boa tarde Ricarvalhal!
ta bonitona a camionete hein! Parece zerada!
Cara, vou colocar uma caixa zf na minha tb. Poderia dar detalhes da instalção, modificações que precisou fazer, como fez com o velocímetro? E com o disco de embreagem? Que relações de diferencial está usando? Quais as impressões ao dirigir?
Muito obrigado!
drosssor51
10/07/2014, 18:19
O 229 ta turbinado Ricarvalhal???
7,5 km/l na cidade de média está razoável... mas o 229 faz mais que isso... a não ser que esteja preparado..
abç
ricarvalhal
11/07/2014, 08:20
Para ser bem sincero, quem fez todo o serviço foi meu pai, eu peguei pronta !!! mas já faz alguns anos que ele trocou o cambio, sei que ele usou uma flange (1") para fazer o acoplamento do cambio a capa seca. O diferencial esta alongado, tenho o original guardado (eu não lembro a relação pois está em londrina), A embreagem está a original mas em marcha lenta faz um trec-trec chato e alto, ai da uma cutucada no acelerador e para.... não sei porque (mas ta relacionado com embreagem... pois se pisar no pedal para)... mas sempre fez isso depois de colocado este novo cambio. Foi adicionada uma bandeja de deslizamento atras do cambio, não lembro se o original tem essa bandeja, segue foto, ia tirar mais mas o chao estava molhado. O velocimetro é consequencia de diferencial/pneu/cambio, atualmente ele marca a velocidade real (GPS) mas lembro que meu pai foi modificando coroa/pinhao do velocimetro.
Desculpe a falta de informação técnica, escrevi o que lembro de cabeça, por favor, pode perguntar novamente o quem interesse e eu pergunto para meu pai. O cambio é gostoso de trocar marcha.... da pra usar a primeira normalmente e a quinta over na estrada inteira (subida e descida). Fica dificil eu comparar pois só estou a 1 mes com a camionete ....
Abraços
Boa tarde Ricarvalhal!
Cara, vou colocar uma caixa zf na minha tb. Poderia dar detalhes da instalção, modificações que precisou fazer, como fez com o velocímetro? E com o disco de embreagem? Que relações de diferencial está usando? Quais as impressões ao dirigir?
Muito obrigado!470264
ricarvalhal
11/07/2014, 08:37
Então, ta turbinada sim e faz tempo algo em torno de 10 anos.... não tem preparação... só turbo...
Mas tenho dúvidas se a kilometragem que eu anotei esta certa, pois peguei diretamente do painel, e como tem pneu/cambio/diferencial modificado, não sei o quão certa/errada está. Vou ter que fazer um percurso com ela e outro carro para verificar....
outro ponto, é que uso ela pra ir ao trabalho.... 5 km, ai funciono ela 2-3 minutos para aquecer... ando 5-10 minutos e já desligo.... a tarde mesma coisa..... então ela trabalha pouco tempo em temperatura adequada/normal.....
Vc poderia passar uma média que faz com a sua para eu ter uma referência ?
Abraço
O 229 ta turbinado Ricarvalhal???
7,5 km/l na cidade de média está razoável... mas o 229 faz mais que isso... a não ser que esteja preparado..
abç
drosssor51
11/07/2014, 17:59
opa .... posso sim..
A minha faz entre 8,8~9,2 Km/l.
Mas é aspirada... e ta com regulagem original... sem mudar ponto, nem débito.
abç.
PauloBala
11/07/2014, 20:42
Prezados:
Tenho que confessar que andei namorando as Bandeirantes, mas depois avaliei melhor, e acho que para meu uso, uma caminhonete como a f1000 vai satisfazer minhas necessidades. Como não quero aventuras radicais trilhas bravas, etc. Gostaria de saber como as f1000 4X2 encaram a areia da praia. Não digo dunas, e sim uma areia, só até chegar ao mar. Elas conseguem ir?
sallespickup
12/07/2014, 09:06
eu uso o dunlop e até agora com 22 mil parecem novos, pneu mais macio e bom de curva, o unico senão, por ser mais mole se não tiver com o alinhamento ok começa a deformar bem facil, aconteceu em uma viagem eu vi alinhei e resolvel
drosssor51
12/07/2014, 19:26
Prezados:
Tenho que confessar que andei namorando as Bandeirantes, mas depois avaliei melhor, e acho que para meu uso, uma caminhonete como a f1000 vai satisfazer minhas necessidades. Como não quero aventuras radicais trilhas bravas, etc. Gostaria de saber como as f1000 4X2 encaram a areia da praia. Não digo dunas, e sim uma areia, só até chegar ao mar. Elas conseguem ir?
Paulo....uma f1000 4x2 não se dá muito bem em terrenos de baixa aderência...
Talvez uns bons pneus para terra tragam uma certa melhora... mas o dia que ficar na mão vai lembrar de um 4x4.
Não estou falando mal da f1000 4x2.... pois tenho uma... mas devemos ponderar as necessidades.
O conforto de uma band e de uma f1000 não podem ser comparados.
Da mesma forma, o poder de tração de band 4x4 e uma F1000 4x2 também não.
Analise suas necessidades... e quem sabe (por que não) uma F 4x4.
Abç
ricarvalhal
13/07/2014, 20:19
Estou usando um diferencial 13/39... , a carcaca dele eh de 98....
abraco...
Boa tarde Ricarvalhal!
Muito obrigado!
Para ser bem sincero, quem fez todo o serviço foi meu pai, eu peguei pronta !!! mas já faz alguns anos que ele trocou o cambio, sei que ele usou uma flange (1") para fazer o acoplamento do cambio a capa seca. O diferencial esta alongado, tenho o original guardado (eu não lembro a relação pois está em londrina), A embreagem está a original mas em marcha lenta faz um trec-trec chato e alto, ai da uma cutucada no acelerador e para.... não sei porque (mas ta relacionado com embreagem... pois se pisar no pedal para)... mas sempre fez isso depois de colocado este novo cambio. Foi adicionada uma bandeja de deslizamento atras do cambio, não lembro se o original tem essa bandeja, segue foto, ia tirar mais mas o chao estava molhado. O velocimetro é consequencia de diferencial/pneu/cambio, atualmente ele marca a velocidade real (GPS) mas lembro que meu pai foi modificando coroa/pinhao do velocimetro.
Desculpe a falta de informação técnica, escrevi o que lembro de cabeça, por favor, pode perguntar novamente o quem interesse e eu pergunto para meu pai. O cambio é gostoso de trocar marcha.... da pra usar a primeira normalmente e a quinta over na estrada inteira (subida e descida). Fica dificil eu comparar pois só estou a 1 mes com a camionete ....
Abraços
Muito obrigado pela resposta ricarvalhal! Poderia tirar uma foto da flange? Além disso, poderia questionar teu pai o por quê dela? O eixo da caixa era muito longo?
Além disso, como foi feito para ter saída para o cabo do velocímetro? Pergunto pq a caixa da F250 tem velocímetro eletrônico...
Muito obrigado
ricarvalhal
17/07/2014, 14:12
Então usou flange para não furar a capa seca/Cambio direto, mas pode ser feito sem também. O eixo da caixa não foi modificado. e o velocimetro ta mecânico.
Coloquei duas fotos do flange, mas não ta fácil ver....
Muito obrigado pela resposta ricarvalhal! Poderia tirar uma foto da flange? Além disso, poderia questionar teu pai o por quê dela? O eixo da caixa era muito longo?
Além disso, como foi feito para ter saída para o cabo do velocímetro? Pergunto pq a caixa da F250 tem velocímetro eletrônico...
Muito obrigado
ricarvalhal
17/07/2014, 14:19
Alguém poderia me dizer se estas duas porcas nas fotos acima (ligação da suspensão dianteira ao chassis) pode ou deve ser usada para pequeno ajuste no alinhamento/cambagem/caster ou devem ser torqueadas por igual ? atenciosamente
drosssor51
17/07/2014, 16:01
Alguém poderia me dizer se estas duas porcas nas fotos acima (ligação da suspensão dianteira ao chassis) pode ou deve ser usada para pequeno ajuste no alinhamento/cambagem/caster ou devem ser torqueadas por igual ? atenciosamente
Nas efe de 93 em diante não existe nenhum tipo de ajuste nesta porca, pois a arruela de encosto trava diretamente no braço da suspensão.
Nas quadradas é muito provável que seja mesma coisa.
abç
ricarvalhal
17/07/2014, 16:12
Obrigado, deve ser isso !!
Nas efe de 93 em diante não existe nenhum tipo de ajuste nesta porca, pois a arruela de encosto trava diretamente no braço da suspensão.
Nas quadradas é muito provável que seja mesma coisa.
abç
Ramon Pires
17/07/2014, 18:12
Pode ajustar sim, coloca uma arroela que da ajuste mandando o pneu mais pra frente, fiz isso pra distribuir a distancia igual do parachoque ao pneu até a parte de traz do paralamas, ai ajusta a geometria e fica 100%.
ricarvalhal
25/07/2014, 14:13
Pessoal, apertei o porca do rolamento da manga de eixo (dianteira) e mesmo assim fica uma pequena folga, segurando o disco com as duas maos ele mexe, acredito que a folga seja entre o rolamento pequeno e a manga de eixo, o que se faz neste caso ? será que outro rolamento novo resolve este problema ? ou trocando a manga de eixo ? Pois pelo que entendo se deve apertar a porca (que ficaria sem folga) ai retorna a porca 60graus e trava com a cupilha, ficando com uma pequena folga.
Obrigado
ricarvalhal
28/07/2014, 22:31
Ola rolamento METABRASIL eh de confianca, alguem ja usou ? para rodas dianteiras....
drosssor51
28/07/2014, 23:17
Cara..... !!! Rolamento é Timken ....... fabricado nos EUA.... não custa nem 10 reais a mais do que os outros....
A marca cogitada eu desconheço.
Abç
ricarvalhal
29/07/2014, 09:18
Obrigado, agora ta definido !!!
Cara..... !!! Rolamento é Timken ....... fabricado nos EUA.... não custa nem 10 reais a mais do que os outros....
A marca cogitada eu desconheço.
Abç
Vou com o Drossor, rolamento é Timken, até os do diferencial inclusive do pinhão botei Timken. Tivemos caminhão Ford com o famoso diferencial Timkão, indestrutível e olha que nóis é cupim do ferrokkkkkkk.
BrunoDallanora2013
29/07/2014, 22:18
Vou com o Drossor, rolamento é Timken, até os do diferencial inclusive do pinhão botei Timken. Tivemos caminhão Ford com o famoso diferencial Timkão, indestrutível e olha que nóis é cupim do ferrokkkkkkk.
pessoal tem que conferir estes rolamentos pois tem um Timken que tem gravado fundo a escrita na capa do rolamento e outro que é bem fraquinho o que é bem fraquinho é falsificado piratiado , é isso mesmo até isto já falsificam uma vezcomprei um desses e debuliou mais ligeiro que outros bem pirata , mas o tinken original mesmo dura muito é o melhor rolamento que tem !
o original a escrita é gravada fundo na capa do rolamento tanto que depois de tempos de uso tu tira o rolamento e a escrita ainda ta legível na capa é uma letra gravada fundo no metal coisa que os falsificantes ainda não conseguem imitar !
ricarvalhal
30/07/2014, 13:40
Peças falsificados ou remanufaturas é complicado.... comprei a barra de direção da Driveway.... putz que arrependimento.... quando engraxei os terminais vazou graxa que apliquei, mas antes vazou um liquido....agua/óleo....e a graxa saia não só próximo do terminas, mas também na tampa embaixo do terminal....... vamos apreendendo......
pessoal tem que conferir estes rolamentos pois tem um Timken que tem gravado fundo a escrita na capa do rolamento e outro que é bem fraquinho o que é bem fraquinho é falsificado piratiado , é isso mesmo até isto já falsificam uma vezcomprei um desses e debuliou mais ligeiro que outros bem pirata , mas o tinken original mesmo dura muito é o melhor rolamento que tem !
o original a escrita é gravada fundo na capa do rolamento tanto que depois de tempos de uso tu tira o rolamento e a escrita ainda ta legível na capa é uma letra gravada fundo no metal coisa que os falsificantes ainda não conseguem imitar !
ricarvalhal
04/08/2014, 14:57
Alguém poderia me indicar uma forma de proteção para a camionete, válvula corta combustível, trava nos pedais ?? Obrigado
A minha tem valvula corta combustivel e uso tranca caseira de prender nos pedais e enrolar a corrente no volante, travando-a com cadeado.
SFeitosa
04/08/2014, 19:18
A minha tem trava carneiro (corta a ignição e trava os freios dianteiros, custa 500 pilas aqui no DF). E rastreador pela Ativasat (69 pilas/mes).
A minha tem corta combustivel, alarme, corrente e cadeadão no volante e ando sempre com uma calibre 12. O rastreador é algo muito eficaz, dias atrás uma Frontier foi roubada e ela tinha rastreador, a empresa entrou em contato e achamos ela escondida em um galpão juntamente com outros carros roubados e alguns já picados. Não só a Frontier foi recuperada como os demais veículos e todo mundo foi preso apanhados de surpresa. O que me impressionou foi a precisão do rastreador que deu o local exato. Ford abraço.
ricarvalhal
05/08/2014, 21:22
Obrigado pelas dicas, vou tentar usar no minimo 2 delas !!!!
ricarvalhal
05/08/2014, 21:32
Infelizmente uma pessoa esqueceu seu carro sem puxar o freio de mao no estacionamento do supermercado e ...... eh me acertou !!!!! lateral traseira direita.... segue algumas fotos....
473304 473310 473311473312
a tampa nao fecha.... e a traseira ficou inclinada.....bateu na roda tambem (mas deve ter sido parachoque e escapemento do 207)..
Para deixa-la nivelada tem que comecar do zero, verificar se as molas dianteiras estao na mesma altura, verificar se o feixe traseiro esta na mesma altura.. e apos isso ???
Conto com a opiniao dos amigos !!!
ricarvalhal
07/08/2014, 10:34
Infelizmente uma pessoa esqueceu seu carro sem puxar o freio de mao no estacionamento do supermercado e ...... eh me acertou !!!!! lateral traseira direita.... segue algumas fotos....
473304 473310 473311473312
a tampa nao fecha.... e a traseira ficou inclinada.....bateu na roda tambem (mas deve ter sido parachoque e escapemento do 207)..
Para deixa-la nivelada tem que comecar do zero, verificar se as molas dianteiras estao na mesma altura, verificar se o feixe traseiro esta na mesma altura.. e apos isso ???
Conto com a opiniao dos amigos !!!
Alguém poderia me ajudar no passo a passo para deixa-la "completamente alinhada" a principio começanco pela suspensão.
Obrigado adiantado
Cpmeçe trocando os calços de cabine para depois alinhar a caçamba de acordo com ela.
drosssor51
07/08/2014, 23:19
Ricarvalhal...... rapaz... não sei absolutamente nada de funilaria....kkk Só sei que a dica do Zé é boa....
Chegou a consultar um funileiro.... ???
ricarvalhal
11/08/2014, 23:44
sim, o procedimento eh mais ou menos assim:.... primeiro tem que deixar os molejos traseiros da mesma altura.... depois corrige a altura na suspensao dianteira.... simples assim....apos isso nivelas cabine, paralama, carrocheria..... mas ai ja nao sei por onde comeca...da frente pra tras ou de tras pra frente.....
Ricarvalhal...... rapaz... não sei absolutamente nada de funilaria....kkk Só sei que a dica do Zé é boa....
drosssor51
12/08/2014, 11:51
Será que precisa mexer na suspensão??? ela esta "torta" antes??? alinhamento de cabine e caçamba, pelo pouco que sei envolve somente os coxins de cabine.....
A não ser que o chassis esteja torto....
Começe alinhando a cabine com a troca dos coxins que são ao todo seis, dois no painel frontal um de cada lado do radiador, dois na parte de baixo da parede corta fogo da cabine (olhar dentro dos para lamas dianteiros) e mais dois sob o assoalho da cabine na parte de trás da mesma em uma travessa do chassi, por dentro. Feito isto parta para a caçamba e alinha pelos frisos da lata e observe também a distância entre caçamba e cabine para ficar igual dos dois lados. Feito isto aí sim parta para a suspensão e verifique a diferença de um lado para o outro. As F1000 até 1992 tem uma diferença de altura sendo sempre o lado direito ligeiramente mais baixo que o esquerdo na frente, onde inclusive até as molas são de diametro diferente. Outro detalhe é que nas F até 92 a roda dianteira direita é mais para dentro que a esquerda também favorecendo uma tendencia de cair para o lado direito. Esta aí a receita completa e um pouquinho dos segredos característicos de nossas Fs. Mais uma coisa, observe a cambagem, elas costumam ter diferenças mínimas de um lado para o outro, normalmente mais negativa na direita que na esquerda o que leva a uma ligeira tendencia de puxar para a esquerda. Veja um bom geometrista que consiga acertar a cambagem para que a diferença seja menor que meio grau de um lado para o outro. Jamais mexa nos tirantes da suspensão que são aqueles braços posicionados em paralelo ao chassi. Cambagem se acerta somente nos eixos em X, ou calçando a mola ou envergando a frio. Ford abraço, qualquer coisa estamos aí. Boa sorte.
ricarvalhal
12/08/2014, 14:10
O que aconteceu é que levei para trocar as buchas do molejo traseiro, ai o mexanico tirou os molejos e deixou os dois da mesma altura, montou e viu que a camionete ficou torta.... tipo olhando de trás, o lado direito tinha 80 cm do chão e o esquerdo tinha 77 cm... ficou muito feio.... ao invés de me ligar e ver o que eu queria fazer.... que provavelmente eu iria verificar as molas dianteiras, não, ele tirou o lado mais baixo e envergou mais....melhorou a visão vista de trás....mas a diferença foi para frente da camionete, um lado 3 cm mais alto que o outro.... eu coloquei uma câmara de ar com areia na caçamba (120 kg) e fui movimentando até deixar a frente mais ou menos nivelada e a traseira também..... mas ai veio a batida.... o canto traseiro que estava mais alto ...subiu mais com a batida....
Por isso que vou começar a correção pelo molejo traseiro... deixando eles com a mesma altura fora da camionete... e depois fazendo cambagem e ajuste com calço na suspensão dianteira...
O chassi eu sei que não ta torto, levei numa oficina Monobloco e o cara disse ta liso.... mas como troquei embuchamento completo (menos as molas) da suspensão dianteira, tenho que fazer cambagem/alinhamento....
Será que precisa mexer na suspensão??? ela esta "torta" antes??? alinhamento de cabine e caçamba, pelo pouco que sei envolve somente os coxins de cabine.....
A não ser que o chassis esteja torto....
ricarvalhal
12/08/2014, 14:18
Obrigado pela aula !! concordo plenamente com o explicado por vc Zé V8, valeu pelos detalhes de diferenças de cada lado.
Estou esperando a seguradora Liberty me dar retorno, pois não há em Taubaté um oficina (credenciada ou não) que conserta F1000 (alinhamento do molejo traseiro / cambagem / funilaria) num mesmo lugar, assim eles ficaram de oferecer um valor para eu consertar a camionete por conta própria, mas ainda não deram retorno..... numa oficina credenciada que não tem a prancha para levantar a F1000 o funcionário disse que passaria um valor de conserto de R$ 4.000. Mas ainda não sei quanto/quando/como vão me pagar.....
Um grande abraço
assim que eu tiver novidades compartilho com vcs!!
Começe alinhando a cabine com a troca dos coxins que são ao todo seis, dois no painel frontal um de cada lado do radiador, dois na parte de baixo da parede corta fogo da cabine (olhar dentro dos para lamas dianteiros) e mais dois sob o assoalho da cabine na parte de trás da mesma em uma travessa do chassi, por dentro. Feito isto parta para a caçamba e alinha pelos frisos da lata e observe também a distância entre caçamba e cabine para ficar igual dos dois lados. Feito isto aí sim parta para a suspensão e verifique a diferença de um lado para o outro. As F1000 até 1992 tem uma diferença de altura sendo sempre o lado direito ligeiramente mais baixo que o esquerdo na frente, onde inclusive até as molas são de diametro diferente. Outro detalhe é que nas F até 92 a roda dianteira direita é mais para dentro que a esquerda também favorecendo uma tendencia de cair para o lado direito. Esta aí a receita completa e um pouquinho dos segredos característicos de nossas Fs. Mais uma coisa, observe a cambagem, elas costumam ter diferenças mínimas de um lado para o outro, normalmente mais negativa na direita que na esquerda o que leva a uma ligeira tendencia de puxar para a esquerda. Veja um bom geometrista que consiga acertar a cambagem para que a diferença seja menor que meio grau de um lado para o outro. Jamais mexa nos tirantes da suspensão que são aqueles braços posicionados em paralelo ao chassi. Cambagem se acerta somente nos eixos em X, ou calçando a mola ou envergando a frio. Ford abraço, qualquer coisa estamos aí. Boa sorte.
ricarvalhal
12/08/2014, 14:20
Alguém sabe de alguma caçamba para F1000 até 92 a venda em bom estado (sem podres), pode ser em minas gerais, são paulo, paraná. Se tiverem algum contato, fico muito agradecido.
obrigado
Você achará esta caçamba em Anápolis ou Goiânia com toda a certeza. Olhe no OLX ou Bomnegócio. Abraço.
ricarvalhal
14/08/2014, 14:06
Obrigado pela dica, acabei comprando uma em Londrina.
Você achará esta caçamba em Anápolis ou Goiânia com toda a certeza. Olhe no OLX ou Bomnegócio. Abraço.
Edintruder
16/08/2014, 10:44
Chegando agora para marcar o tópico e acompanhar.
Velho, não tem muito mistério para alinhar essa caçamba aí. Encosta a esquerda F1000 no lado de um pilar de concreto forte ou uma árvore forte, coloca um pau tipo 8x8 e com um macaco hidráulico e um bom apoio empurra a coluna lateral traseira direita para fora. Dá uma forçada e experimenta a tampa. Faz isso até ceder o suficiente para manter a tampa alinhada. Tens que ver se as buchas da tampa estão todas boas para conseguires o alinhamento.
ricarvalhal
19/08/2014, 14:09
Alguém sabe se tem trava no encaixe do cabo do freio (de mão traseiro) no espelho da roda ? explicando melhor, se tem alguma trava externa na posição da seta vermelha. ( foto não é minha.... deve ser chevrolet)
atenciosamente474590
Edintruder
19/08/2014, 21:12
Não tem nenhuma trava. Fica preso apenas pela tensão do cabo e da mola na ponta do cabo. No espelho é apenas um apoio para segurar a capa do lado de fora quando puxa o freio de estacionamento.
ricarvalhal
19/08/2014, 22:00
Obrigado !!!!
Não tem nenhuma trava. Fica preso apenas pela tensão do cabo e da mola na ponta do cabo. No espelho é apenas um apoio para segurar a capa do lado de fora quando puxa o freio de estacionamento.
ricarvalhal
19/08/2014, 23:18
Alguem sabe se tem algum cilindro da ignicao de outro carro que serve da F1000 87 ? obg
É o mesmo do Del Rey, Corcel, Belina, Pampa. Inclusive um bom chaveiro pode modificar o segredo do cilindro para ficar igual ao das portas e então usar uma única chave. Ford abraço.
ricarvalhal
20/08/2014, 14:29
drosssor51
Vi num outro post seu sobre o assunto dos pinos da dobradiça das portas...
Vc trocou no local mesmo, ou tirou a porta ?
Obrigado
Ricarvalhal, lembre-se que as F1000 até 92 possuem as dobradiças embutidas nas colunas da cabine e para acessar os pinos é necessário remover as portas para sacar as dobradiças e fazer o serviço fora. Nas modernas elas são externas mas eu não recomendo trocar os pinos com a dobradiça no lugar sob o risco de danificar a pintura periférica do local. O melhor sempre é desmontar. Tem uma coisa, após fazer a troca dos pinos prepara uma boa dose de paciência para regular as portas para acertar frisos e vincos, altura e profundidade. A vantagem é que possui recursos tanto junto a coluna como junto a porta, junto a coluna é para dentro e para fora e junto a porta é para cima e para baixo. Ford abraço.
ricarvalhal
24/08/2014, 22:17
Agora sem Cacamba !!!!!
475113 475114 475115
Proxima etapa ....... nivelamento das molas traseiras.... alinhamento completo
ricarvalhal
24/08/2014, 22:43
Ze V8 e amigos, sera que tenho que deixar o molejo traseiro direito um pouco mais baixo tambem, para acompanhar a frente e o chassis nao ficar torcido ? To pensando em trocar as molas dianteiras pois to achando a frente muito baixa, tipo a borracha limitadoras de curso que encosta nas barras twin beam tao com uma distancia de 3-4 cm.... alias elas estao enconstando no na barra quando andando... pois tem marcas...
Lado Esquerdo
475116 475117
Lado Direito
475118 475119
agradeco antecipadamente as dicas !!!
Ricavalhal, quanto a suspensão dianteira primeiramente te digo que a altura é esta mesmo, ela não anda apoiada direto nos batentes mas os eixos trabalham bem próximos mesmo. Um recurso é calçar as molas dianteiras mas isto irá acarretar na alteração da cambagem que ficara positiva demasiadamente, altarará a posição dos tirantes que irão trabalhar forçadamente virado para baixo desgastando prematuramente a bucha de borracha. Todas as F1000 até 92 tem esta mesma altura originalmente podendo have cansaço das molas mas não o suficiente para baixar muito. Algo que pode te dar uma base se necessita realmente mexer é colocá-la nos aparelhos e medir a cambagem. Outra coisa, as F até 92 tem as molas dianteiras diferentes de um lado para o outro sendo uma mais grossa e outra mais curta o que faz elas serem ligeiramente caídas para a direita na dianteira. Ford abraço.
E a caçamba, vais trocar ou recuperar a tua?
ricarvalhal
25/08/2014, 21:09
Obrigado pela resposta, o mecanico que vai mexer na molejo e alinhamento disse exatamente o que vc ja disse..... assim pedi para ele nivelar os molejos e alinhamento da suspensao dianteira.... basicamente isso....
Ricavalhal, quanto a suspensão dianteira primeiramente te digo que a altura é esta mesmo, ela não anda apoiada direto nos batentes mas os eixos trabalham bem próximos mesmo. Um recurso é calçar as molas dianteiras mas isto irá acarretar na alteração da cambagem que ficara positiva demasiadamente, altarará a posição dos tirantes que irão trabalhar forçadamente virado para baixo desgastando prematuramente a bucha de borracha. Todas as F1000 até 92 tem esta mesma altura originalmente podendo have cansaço das molas mas não o suficiente para baixar muito. Algo que pode te dar uma base se necessita realmente mexer é colocá-la nos aparelhos e medir a cambagem. Outra coisa, as F até 92 tem as molas dianteiras diferentes de um lado para o outro sendo uma mais grossa e outra mais curta o que faz elas serem ligeiramente caídas para a direita na dianteira. Ford abraço.
ricarvalhal
26/08/2014, 10:50
vou trocar, inclusive já comprei outra numa loja de carroceria de madeira, apesar que seria fácil consertar pois somente amassou a parte de baixo da caçamba.... mas agora já comprei outra... e terei que pintar ....
Eu achei que a caçamba estava torta, mas não esta.. coloquei ela no chao nivelado e ela esta boa, a tampa fecha bem dos dois lados... agora já foi...
Abraço
E a caçamba, vais trocar ou recuperar a tua?
LRGagliardi
29/08/2014, 09:02
Ricar, primeiramente parabéns pela efe, ta muito conservada... estou precisando de uma ajuda também e espero contar com os conselhos de voces!
Pessoal tudo bem? To procurando uma F1000 duplada (ano, 4 faróis) para usar diariamente e na lida, puxando reboque com 2 cavalos. Minha idéia é calçar com uns pneus mud pra não ficar muito empenhado, e sempre andar com as correntes de roda na caçamba. Voces acham que serviria bem?
Edintruder
29/08/2014, 10:28
LRgagliardi, com certeza servirá muito bem. Pneus 33" MT na tração fazem milagres. Se o terreno estiver ruim basta botar peso na caçamba que ela vai que vai.
A melhor seriam as 91 ou 92 que são turbo de fábrica com 122cv. Essas seriam as melhores F1000 que saíram em matéria de resistência geral.
Ricar, primeiramente parabéns pela efe, ta muito conservada... estou precisando de uma ajuda também e espero contar com os conselhos de voces!
Pessoal tudo bem? To procurando uma F1000 duplada (ano, 4 faróis) para usar diariamente e na lida, puxando reboque com 2 cavalos. Minha idéia é calçar com uns pneus mud pra não ficar muito empenhado, e sempre andar com as correntes de roda na caçamba. Voces acham que serviria bem?
Oi amigo. Eu também puxo reboque com cavalos. Serve tranquilamente. Motorzão MWM puxa com folga. Qual o modelo do seu reboque? Abraço!
ricarvalhal
29/08/2014, 14:00
LRGagliardi, a respeito dos pneus não consigo te ajudar, pois eu usava 215/80r16 e nesta semana vou colocar 255/75r15, e não pretendo pegar atoleiro... tipo cowboy do asfalto !!!!
MARCAO_CUPIM
29/08/2014, 20:53
LRGagliard
Como o Edin disse a F-1000 Turbo 91 - 92 é melhor para o que procura e encontrar uma dessas não é tarefa facil , mas existem alguns exemplares. Segue algumas a venda.
Ford F-1000 1991 Cabine Dupla Diesel Turbo, 1991 - Carros em Goiás | bomnegócio.com (http://go.bomnegocio.com/grande-goiania-e-anapolis/veiculos/carros/ford-f-1000-1991-cabine-dupla-diesel-turbo-39246480)
Ford F-1000 o de fábrica, 1991 - Carros - Universitário, Cascavel | bomnegócio.com (http://pr.bomnegocio.com/regiao-de-foz-do-iguacu-e-cascavel/veiculos/carros/ford-f-1000-o-de-fabrica-34415573)
Agora se quiser algo mais interessante e mais bruto , essa sim garanto que nao irá se arrepender.
Ford 2000 cabine dupla 1985 - Caminhões, ônibus e vans - Parque da Fazenda, Itatiba | bomnegócio.com (http://sp.bomnegocio.com/sao-paulo-e-regiao/veiculos/caminhoes-onibus-e-vans/ford-2000-cabine-dupla-1985-42690154)
PQP!!! Essa F-2000 tá mtooo fera!!! Se eu tivesse a grana, compraria fácil.
MARCAO_CUPIM
29/08/2014, 23:09
PQP!!! Essa F-2000 tá mtooo fera!!! Se eu tivesse a grana, compraria fácil.
rfdex Essa Arrasta um Halley tranquilo hein..
Edintruder
30/08/2014, 08:03
A única cagadinha nessa F2000 foi a posição dos espelhos. Se tivesses colocado nas portas teria ficado mais legal. Fora isso é perfeita. Cabine dupla e caçamba normal da F1000.
rfdex Essa Arrasta um Halley tranquilo hein..
Tranquilamente! Mas particularmente eu não curto os Halley. Eu mesmo faço os meus. O problema é que sempre após fazer um reboque, aparece um doido com oferta irrecusável e termino entregando. Hehehehe. Abraço
A única cagadinha nessa F2000 foi a posição dos espelhos. Se tivesses colocado nas portas teria ficado mais legal. Fora isso é perfeita. Cabine dupla e caçamba normal da F1000.
Para mim esse retrovisor é feio. Se fosse minha, certamente usaria um baita retrovisor, nos moldes dos modelos americanos presos à porta mesmo. Abraço
Realmente a F2000 é bem interessante, mas os retrovisores naquela posição ficaram ruins pra não dizer anti estéticos, mas coisa fácil de resolver. acrescentar umas lanternas no teto, podendo ainda ser colocado nela as rodas de liga da F250, ambas são 8 furos exatamente igual, com a vantagem de possuir semi eixo flutuante absurdamente forte para tracionar muitas coisas. Com muito pouco dá pra transformar esta camionete em um baita carrão ao estilo EUA. Eu daria uma boa olhada nela, vale a pena. Ford abraço.
BrunoDallanora2013
31/08/2014, 23:17
Realmente a F2000 é bem interessante, mas os retrovisores naquela posição ficaram ruins pra não dizer anti estéticos, mas coisa fácil de resolver. acrescentar umas lanternas no teto, podendo ainda ser colocado nela as rodas de liga da F250, ambas são 8 furos exatamente igual, com a vantagem de possuir semi eixo flutuante absurdamente forte para tracionar muitas coisas. Com muito pouco dá pra transformar esta camionete em um baita carrão ao estilo EUA. Eu daria uma boa olhada nela, vale a pena. Ford abraço.
daria para por o eixo dianteiro da f25o e deixar 4x4 ? os espelhos que tem aqui numa f1000 a 85 é igual aqueles de caminhãozinho é menor que do f4000 ficariam bem legal nessa f2000 alem de serem baratos os originais metagal se encontrar custa 600 para cima um par desses que fali não sai 200 no maximo ! bem forte essa f2000
só para teram ideia de qual estou falando Jogo De Espelho Completo Da F-100 A F-1000 Novo - R$ 140,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-584921378-jogo-de-espelho-completo-da-f-100-a-f-1000-novo-_JM)
tem um da f4000 que fica feio pois é bem para fora tem um que tenho na f1000 95 que é igual mas bem curta as barras e o espelho menor fica com ar de caminhão mas é robusto barato e não é feio !
ricarvalhal
02/09/2014, 21:52
Amigos, amortecedor traseiro NAKATA eh igual a COFAP ? obrigado pela dicas
SFeitosa
03/09/2014, 15:30
Caso eu tenha entendido a pergunta, NAKATA é outro fabricante também de amortecedores. NAKATA, COFAP e MONROE fabricam amortecedores para essa aplicação.
Prefira COFAP e MONROE que são linha de montagem da maioria dos veículos nacionais.
ricarvalhal
03/09/2014, 16:59
vc respondeu minha pergunta mal formulada !! pois encontrei o NAKATA mais barato R$95 contra R$ 128 COFAP....
Vou de COFAP......
Caso eu tenha entendido a pergunta, NAKATA é outro fabricante também de amortecedores. NAKATA, COFAP e MONROE fabricam amortecedores para essa aplicação.
Prefira COFAP e MONROE que são linha de montagem da maioria dos veículos nacionais.
ricarvalhal
05/09/2014, 08:08
Pessoal, a minha F tem o diferencial traseiro da F1000 98, aquele que o oleo do diferencial lubrifica os próprios rolamentos, que acho que são rolamentos de roletes. Alguém tem a especificação do óleo que devo usar ? Será que faltou alguma informação de minha parte ? obrigado
Pessoal, a minha F tem o diferencial traseiro da F1000 98, aquele que o oleo do diferencial lubrifica os próprios rolamentos, que acho que são rolamentos de roletes. Alguém tem a especificação do óleo que devo usar ? Será que faltou alguma informação de minha parte ? obrigado
Ricarvalhal, se o diferencial for equipado com blocante terás que usar o óleo especifico para ele, agora se for simples então poderá usar o óleo comum para diferencial. Este diferencial pela descrição deve ser o Braseixos 405 chavetado, um eixo bastante robusto em termos de carcaça. Ford abraço amigo.
ricarvalhal
05/09/2014, 12:01
ok Zé V8, tem como eu saber se ele é blocante sem abrir ? Tipo, levantar as duas rodas e colocar o cardan para girar (via motor), e tentar segurar uma roda ? mas se tiver bolcante e não tiver funcionando... posso pensar erradamente que não tem ?
Ricarvalhal, se o diferencial for equipado com blocante terás que usar o óleo especifico para ele, agora se for simples então poderá usar o óleo comum para diferencial. Este diferencial pela descrição deve ser o Braseixos 405 chavetado, um eixo bastante robusto em termos de carcaça. Ford abraço amigo.
SFeitosa
05/09/2014, 20:51
Ricarvalhal, veja se tem uma plaquinha na carcaça do eixo do lado direito (passageiro). Nela tem as informações de modelo.
Ricarvalhal, faça o seguinte, levante a f1000 fazendo com que as rodas traseiras fiquem no ar, por favor tome os cuidados indispensáveis de segurança escorando as rodas dianteiras e se puder coloque cavaletes embaixo, ponha o motor em funcionamento e engate uma marcha 4 ou 5 e solte a embreagem, girando as duas rodas ao mesmo tempo tem blocante funcionando. Se quiseres ser minucioso, esgote o óleo, tire a tampa e reaperte os parafusos acessíveis do conjunto, chavetas e tal. Ford abraço.
Edintruder
05/09/2014, 23:46
Tira uma foto da bola do diferencial e posta pra gente ver.
Pode ser Dana 46 ou Braseixos 406. Se for Braseixos óleo 90, se for Dana 80W90 com aditivo para diferencial de deslizamento limitado.
ricarvalhal
08/09/2014, 08:35
Plaquinha não tem....
Ricarvalhal, veja se tem uma plaquinha na carcaça do eixo do lado direito (passageiro). Nela tem as informações de modelo.
ricarvalhal
08/09/2014, 08:44
Edintruder, segue fotos (centro, frente e próximo do espelho), e na tampa de abastecimento de óleo esta escrito "Usar óleo para tração equalizada". Se souber exatemente o modelo pela foto e me dizer eu agradeço. Sei que essa carcaça é da F1000 98, e não tenho o manual ou instruções para manutenção, se puderem me dar as dicas, vai ajudar muito, pois há uns 4 meses somente completei o óleo. Mas quero trocar o óleo dele.
Obrigado pessoal....
476680
476683
476685
Tira uma foto da bola do diferencial e posta pra gente ver.
Pode ser Dana 46 ou Braseixos 406. Se for Braseixos óleo 90, se for Dana 80W90 com aditivo para diferencial de deslizamento limitado.
ricarvalhal
08/09/2014, 08:46
vai ficar com 2 cores mais uma semana...
476686
depois vai ficar toda azul....
Ricarvalhal, sem dúvida é um Braseixos 406, mas volto a dizer, até porque deseja trocar o óleo, retire a tampa e inspecione tudo, aproveite para fazer uma limpeza no fundo da carcaça e retirar a sedimentação de material. A minha quando abri pra trocar a relação tinha um pedaço de dente de pinhão e um pedaço de dente da coroa imerso no fundo, coisa de uma quebra anterior pois a relação que tirei estava perfeita.
Edintruder
09/09/2014, 07:48
Braseixos 405.
O 406 é muito diferente. Posso te dizer é que esse eixo não saiu nas 98, até porque também não saiu 406 com LSD na linha original das F1000.
ricarvalhal
09/09/2014, 11:09
O dono de um ferro-velho me disse:
"Este diferencial é c10 GM Chevrolet com 6 furos na roda. Saiu de 73 a 79."
vou descobrir ainda o que tenho !!!
Obrigado Zé V8 e Edintruder
drosssor51
09/09/2014, 23:21
Esse é um bras 405.
a pergunta é: Saiu f1000 com esse eixo ??? em 87... penso que era somente dana 44.
Ricarvalhal.... se tirar a roda traseira, dá para ver se foi refurado para 5x5,5"
abç
Bom concordamos com o fato de ser um bras 405, agora ser de GM C10 tem que ver realmente se houve refuração nas pontas de eixo. Se for de C10 com a relação original o bicho é bem curto do tipo um 3.90 coisa que pelos relatos do ricarvalhal no tocante ao bom desempenho da F não pode ser. A relação longa do Braseixos é a 3.15 mesma dos Dodge Charger e digamos a relação concorrente do Dana 44 3.07. Finalmente continuo a dizer, tire a tampa e abra a "caixa de pandora" Ford abraço.
ricarvalhal
10/09/2014, 08:54
Drosssor51,
a ponta de eixo não é refurada com certeza, e esse diferencial não é da F1000 87. Meu pai disse que é da F1000 98 e esta com relação 39/13, tenho dúvida nestes dois pontos, pois não encontrei em catalogo nenhum esta relação.
Esse é um bras 405.
a pergunta é: Saiu f1000 com esse eixo ??? em 87... penso que era somente dana 44.
Ricarvalhal.... se tirar a roda traseira, dá para ver se foi refurado para 5x5,5"
abç
Ricarvalhal, a relação correta deve ser 15x39, longa pra caramba.
ricarvalhal
10/09/2014, 10:21
Zé V8, vou abrir e trocar o óleo e ver qual relação estou usando, acredito que seja tração positiva, assim vou comprar o óleo para isso. Mas a minha dúvida inicial é qual o óleo correto: 80W90 ou 90 ou 85W140 ??
Valeu pessoal pelas respostas !!
Bom concordamos com o fato de ser um bras 405, agora ser de GM C10 tem que ver realmente se houve refuração nas pontas de eixo. Se for de C10 com a relação original o bicho é bem curto do tipo um 3.90 coisa que pelos relatos do ricarvalhal no tocante ao bom desempenho da F não pode ser. A relação longa do Braseixos é a 3.15 mesma dos Dodge Charger e digamos a relação concorrente do Dana 44 3.07. Finalmente continuo a dizer, tire a tampa e abra a "caixa de pandora" Ford abraço.
SFeitosa
10/09/2014, 18:52
Esse é um bras 405.
abç
O catálogo abaixo esclarece essa dúvida.
SFeitosa
10/09/2014, 19:10
Zé V8, vou abrir e trocar o óleo e ver qual relação estou usando, acredito que seja tração positiva, assim vou comprar o óleo para isso. Mas a minha dúvida inicial é qual o óleo correto: 80W90 ou 90 ou 85W140 ??
Valeu pessoal pelas respostas !!
O ideal é confirmar o modelo para aplicar o óleo recomendado.
Caso confirme a tração positiva, existem opções segundo minha ultima pesquisa:
- TEXACO 3450 SAE 90
- TEXACO MULTIGEAR LS 85W140 (SEGUNDO A TEXACO, SUBSTITUI O 3450)
- IPIRANGA ULTRAGEAR LS 85W140
- LUBRAX GL5 LS SAE 90
- ACDELCO GL5 85W140 MA (ESTOU USANDO ESTE PARA O DANA 46)
lembrando que todos esses tem na sua aplicaçao os dizeres: oleo para tração positiva, oleo para diferenciais auto-blocantes ou "LS" limited slip differential.
Galera, tenho preferencia pelo Texaco, uso há anos nas minhas F sem problema nenhum. Uma única vez inventei de colocar um aditivo no óleo o que resultou na necessidade de uma desmontagem total do conjunto. O óleo misturado com o aditivo gerou uma viscosidade que fez com que os anéis do blocante colassem. Quase sempre ao arrancar ouvia um estouro e sentia uma pancada. Revisei calços, cruzetas, feixes de mola e nada, quando resolvi abrir o diferencial descobrindo a merda que eu havia feito. Desmontamos o bicho por completo separando todas as peças, planetarias, satelites, aneis blocantes, molas, rolamentos, coroa, pinhão tudo esparramado em cima da banca passando uma noite de molho em uma bacia com tiner. Com este relato quero deixar claro o seguinte, o oleo para o diferencial blocante tem sua viscosidade e componentes suficientes não necessitando de aditivos. Ford abraço.
drosssor51
10/09/2014, 23:11
Drosssor51,
a ponta de eixo não é refurada com certeza, e esse diferencial não é da F1000 87. Meu pai disse que é da F1000 98 e esta com relação 39/13, tenho dúvida nestes dois pontos, pois não encontrei em catalogo nenhum esta relação.
O catálogo abaixo esclarece essa dúvida.
Respondido....!
Mas temos que tomar cuidado com alguns catálogos.
Por exemplo, meu eixo não está ai.!!
F1000 94/95, com eixo dana 46 com LSD e relação 3.07.
ricarvalhal
12/09/2014, 22:59
boas noticias !
Encontrei em um catalogo o meu diferencial, eh um Braseixo 405 da F1000 85-96 blocante com relacao 11/39 (3.55) !!
Alguem sabe me dizer a quantidade de oleo para troca ?
Abracos
segue o link do catalogo:
http://www.meritor.com/customer/southamerica/sa_literature/Cat%C3%A1logo%20de%20Eixo%20Diferencial%20Comercia l%20Leve%202013.pdf
477248
Geralmente é até o local de abertura, não?
Waldir Carlos
13/09/2014, 17:33
https://lh4.googleusercontent.com/-1D5wiBpkLSA/VBSpUrd1CnI/AAAAAAAAIjM/0I-fQdhB_Gk/s720/275_Lube%2520Oil.jpg
[]s
Waldir Carlos
13/09/2014, 17:44
Fonte [pág. 6]:
[]s
Esse Waldir, mata a cobra e mostra kkkkkkkkkkk. Ford abraço Waldir, bem vindo de volta.
Waldir Carlos
14/09/2014, 10:15
Esse Waldir, mata a cobra e mostra kkkkkkkkkkk. Ford abraço Waldir, bem vindo de volta.
Grande Zé. Tentando ajudar. Valeu. Rs.
[]s
ricarvalhal
15/09/2014, 10:52
Ok, isso mesmo, mas eu queria saber a quantidade de óleo que tenho q comprar. O pessoal respondeu abaixo !!
Obrigado
Geralmente é até o local de abertura, não?
ricarvalhal
15/09/2014, 10:52
Obrigado Waldir !!
https://lh4.googleusercontent.com/-1D5wiBpkLSA/VBSpUrd1CnI/AAAAAAAAIjM/0I-fQdhB_Gk/s720/275_Lube%2520Oil.jpg
[]s
ricarvalhal
15/09/2014, 11:10
Bom dia a todos e obrigado pela ajuda !!!
Como a camionete esta sem a caçamba que esta pintando, vou trocar o óleo do diferencial. Ai começa a parte interessante que pessoas experientes podem me ajudar !!
1 - na sexta-feira levantei as duas rodas traseiras para ver o blocante funcionar, é funcionou belezinha !!! Muito difícil segurar a roda com a mão....
2 - no últimos meses de vez em quando pingava óleo do diferencial no chão, mas não tradicionalmente como a gente ve escorrer pela carcaça... reparei bem e entendi o que acontece... só pinga óleo quando engata marcha ré, e como deixei rodando um pouco ela parada em cima dos cavaletes, nó outro dia no sabado tinha uma pequena mancha de óleo no chão, mas o óleo não escorreu pela carcaça e sim pela cruzeta. Eu até estava em dúvida se era graxa da cruzeta mas deu para ver claramente que era óleo no chão.
Sei que no pinhão tem uma rosca que joga o óleo para dentro quando gira no sentido da camionhete andar para frente, assim essa rosca atua ao contrario em marcha ré... e pode jogar o óleo para fora.... que deveria ser vedado por um retentor.
Olhei bem de perto e o óleo parece vir da porca que prende o flange ao pinhão...pois o oleo pinga pela cruzeta....
vou somente trocar o óleo, senão teria que trocar rolamentos/retentores ...
abraços
drosssor51
15/09/2014, 13:31
Ricarvalhal, esse vazamento pode ocorrer por folga no ajuste do pinhão. Poderias tentar fazer o ajuste de pré carga, tens que retirar o cardan e apertar a porca que fica no meio da luva da cruzeta, busque um manual da braseixos que encontrará o torque para pré carga.
abç
ricarvalhal
16/09/2014, 07:59
Bom dia Zé V8, estou numa cidade com limitação técnica para realizar serviços que envolvem raciocínio lógico ou esforço para satisfazer a necessidade de cada consumidor.... assim deixe eu te perguntar uma coisa, eu comprei os três cilindros (ignição e das portas) vc comentou que daria pra trocar o segredo do cilindro da ignição. Vc sabe se é possível trocar o segredo do cilindro das portas também ?
Obrigado
É o mesmo do Del Rey, Corcel, Belina, Pampa. Inclusive um bom chaveiro pode modificar o segredo do cilindro para ficar igual ao das portas e então usar uma única chave. Ford abraço.
ricarvalhal
16/09/2014, 08:18
Zé V8,
Ok, seguindo seus conselhos, irei trocar os 6 coxins para ajudar alinhar a lataria, alguma recomendação por onde começar ?
Pois irei fazer sozinho, assim usarei macaco para levantar e trocar um a um...
Acho que aqui o pessoal pode contribuir, observei que um molejo traseiro é mais duro que o outro, subindo no para-choque do lado esquerdo o molejo esquerdo parece mais macio, ja subindo do lado direito este parece mais duro, fica fácil ver pois esta sem caçamba. Deveriam ser iguais certo ?
Obrigado
Bom dia Ricarvalhal, sim a troca do segredo do miolo das fechaduras das portas é possível ser trocado, fiz isto na minha adequando ao cilindro da ignição. Um chaveiro que faça chaves para carro sendo um pouquinho experiente consegue. Quanto a troca dos calços, primeiramente afrouxe todos para facilitar o acesso quando colocar o macaco sob a cabine. Atenção, utilize um apoio de madeira entre a cabine e o macaco para não amassar o local e distribuir melhor o apoio quando estiver levantando. O ideal é começar ou pelos da frente ou pelos de trás. No que se refere as molas traseiras, normalmente o que acontece na substituição de laminas as novas tem uma tensão mais rigida que as antigas fazendo com que ocorra tais diferenças. Espero ter contribuido, qualquer dúvida estamos aí, um Ford abraço.
Mais uma coisa, para alinhar a cabine seria interessante que a caçamba estivesse no lugar evitando que a cabine fique proxima demais da caçamba quando recolocares no lugar. Ante as grandes possibilidades de alinhamento a cabine não simplesmente só sobe com a troca dos calços mas permite um pequeno arrasto sobre o chassi podendo ficar mais para um lado que para o outro ou mais para a frente ou para trás ou até mesmo um pouco atravessada. O mesmo pode ser feito com a caçamba então por isso deve estar no lugar ficando um alinhamento perfeito.
Utilize calços da marca Rei.
ricarvalhal
17/09/2014, 10:20
É possível comprar pelo site: Suporte Rei (http://www.suporterei.com.br/home/)
Utilize calços da marca Rei.
BrunoDallanora2013
17/09/2014, 21:05
Mais uma coisa, para alinhar a cabine seria interessante que a caçamba estivesse no lugar evitando que a cabine fique proxima demais da caçamba quando recolocares no lugar. Ante as grandes possibilidades de alinhamento a cabine não simplesmente só sobe com a troca dos calços mas permite um pequeno arrasto sobre o chassi podendo ficar mais para um lado que para o outro ou mais para a frente ou para trás ou até mesmo um pouco atravessada. O mesmo pode ser feito com a caçamba então por isso deve estar no lugar ficando um alinhamento perfeito.
Se perceber ate na camionete novinha sai de fabrica com um pequeno desalinhamento da cabine com a caçamba um lado vem sempre mais para fora ,notei isto em mais de 3 zerinhas estranho né ?
ricarvalhal
18/09/2014, 07:57
Isto mesmo Bruno, teve um colega que reformou a F1000 inteirinha e só depois viu que a caçamba ficou deslocada igual as originais...
vou tentar puxar um pouco, mas acredito que não fique 100% alinhada, pois se saia assim de fabrica é sinal que não tinha regulagem suficiente....
Se perceber ate na camionete novinha sai de fabrica com um pequeno desalinhamento da cabine com a caçamba um lado vem sempre mais para fora ,notei isto em mais de 3 zerinhas estranho né ?
Edintruder
18/09/2014, 21:24
Com o tempo a cabine desalinha também. A minha eu coloquei os calços e deixei perfeitamente alinhada, porém hoje ela está torcida para a direita. A fresta entre a caçamba na direita está pequena comparada com a esquerda. Vou tentar colocar um esticador com cabo para trazer a cabine pra lugar, daí afrouxo e aperto novamente os coxins. A F1000 HSD de um amigo meu está exatamente como a minha.
ricarvalhal
18/09/2014, 21:59
Boa noite pessoal, alguem poderia me dizer quantas laminas deve ter o molejo traseiro da f1000 1987, na minha esta com 10 laminas no total, no catalogo fabrini fala 7 ou 8. Obrigado
477831
ricarvalhal
21/09/2014, 11:42
Pessoal, irei trocar a junta do cabecote do 229, esta vazando agua para fora do motor, eu gostaria de saber se convem fazer algum servico devido a retirada e troca das juntas, da pra fazer a regulagem de valvulas neste servico?, pois sei que na minha nunca foi feito esta regulagem. obrigado
Sim, dá e deve verificar válvulas sim e o estado geral do cabeçote. Na montagem, use só junta ORIGINAL MWM (por sinal é uma junta metálica ok) e barata. Abraço
Boa noite Ricarvalhal, aproveite e troque todas as juntas, porque se uma abriu o bico as outras também podem estar comprometidas. Com os cabeçotes fora aproveite e verifique os vedadores de valvula, guias, sedes e selos que as vezes vazam e parece ser junta. Como disse o rfdex utilize somente a junta original mas apenas fazendo uma pequena correção, a junta não é metálica no 229, somente no X12, mas é uma antiga discussão que já fizemos aqui no forum a cerca de substituir as de amianto por metálicas nos motores turbinados. É que com a pressão do turbo, se exagerada, pode acabar cuspindo as juntas pra fora. Ford abraço, fica aí a sugestão de roteiro para os cabeçotes.
ricarvalhal
21/09/2014, 21:22
Ze V8, eh recomendado usar junta metalica no 229 turbinado, neste caso nao sendo original, teria alguma marca boa para recomendar ? O meu eh turbinado, mas a pressao maxima chega a 0.9-1 kgf/cm2.
muito obrigado
Boa noite Ricarvalhal, aproveite e troque todas as juntas, porque se uma abriu o bico as outras também podem estar comprometidas. Com os cabeçotes fora aproveite e verifique os vedadores de valvula, guias, sedes e selos que as vezes vazam e parece ser junta. Como disse o rfdex utilize somente a junta original mas apenas fazendo uma pequena correção, a junta não é metálica no 229, somente no X12, mas é uma antiga discussão que já fizemos aqui no forum a cerca de substituir as de amianto por metálicas nos motores turbinados. É que com a pressão do turbo, se exagerada, pode acabar cuspindo as juntas pra fora. Ford abraço, fica aí a sugestão de roteiro para os cabeçotes.
ricarvalhal
21/09/2014, 21:24
muito provavelmente eh cabecote com problema (vazamento de agua para fora do motor) pois a um tempo atras vazava no cilindro 4, ai foi trocado junta e a posicao dos cabecotes, e depois de um tempo comecou a vazar no cilindro 2.
Obrigado !!!
Sim, dá e deve verificar válvulas sim e o estado geral do cabeçote. Na montagem, use só junta ORIGINAL MWM (por sinal é uma junta metálica ok) e barata. Abraço
Ze V8, eh recomendado usar junta metalica no 229 turbinado, neste caso nao sendo original, teria alguma marca boa para recomendar ? O meu eh turbinado, mas a pressao maxima chega a 0.9-1 kgf/cm2.
muito obrigado
Ricarvalhal, a marca da junta metálica é também MWM International do motor X12. A pressão do turbo da minha F1000 tá em 1,4 kg e o motor está com as juntas originais de amianto. Já tive problema de vazamento de água onde tiramos os cabeçotes e os quatro estavam trincados. Coloquei os quatro novos com as juntas e todos os parafusos apertados com o torque certo e com motor frio. Ficou beleza considerando que o "pau" pega todo dia.
ricarvalhal
23/09/2014, 07:56
Pessoal, vou retomar o assunto do molejo, o da minha camionete tem todas as laminas praticamente em contato, assim ela deve ficar boa para carga, mas não carrego peso, e há uns meses atras eu andava com 150 kg na caçamba...estava até bom. Mas acredito que a solução mais limpa é endireitar as laminas de baixo (as menores) para que somente as 3 de cima trabalhem mais. Este é o caminho mesmo ?
Obrigado
Boa noite pessoal, alguem poderia me dizer quantas laminas deve ter o molejo traseiro da f1000 1987, na minha esta com 10 laminas no total, no catalogo fabrini fala 7 ou 8. Obrigado
477831
ricarvalhal
13/10/2014, 11:54
Alguém ja tentou tirar os pedais de freio e embreagem para trocar o embuchamento deles ? A mola de retorno da embreagem é muito dura. Alguém tem o macete para fazer o serviço ?
obrigado
Alguém ja tentou tirar os pedais de freio e embreagem para trocar o embuchamento deles ? A mola de retorno da embreagem é muito dura. Alguém tem o macete para fazer o serviço ?
obrigado
Estou curioso também!
Ricarvalhal, tirar aquela mola é uma luta travada entre força e jeito. Para que ela desencaixe é necessário que o pedal da embreagem suba dando espaço para que o gancho da mola tenha um mínimo de espaço para escapar do orifício. Até aí a teoria tá beleza. Precisa pegar uma barra de ferro e calçar por detrás do pedal e assim tirando a tensão da mola e facilitando a sua retirada. Os cuidados devem ser extremos nesta manobra para não forçar demais e empenar a base do painel e também não correr o risco de escapar a barra e estragar algo na periferia ou até mesmo se machucar. Sugiro que não faça esta empreitada sozinho. A notícia ruim é que deverá proceder da mesma maneira para recolocar. Dá para tentar fazer outra coisa, mas demanda desmontar quase o painel inteiro, retirando o quadro de instrumentos para acessar por cima e remover a coluna de direção soltando a pedaleira inteira. Fica aí as sugestões, Ford abraço e boa sorte.
ricarvalhal
14/10/2014, 07:43
É isso ai Zé V8, o que eu fiz foi que desloquei o pedal da embreagem para a esquerda e a bucha da esquerda saiu do lugar e não entrava mais, pois a mola do capeta é muito dura... ai coloquei laminas entre os elas da mola e ela ficou alguns milimetros mais esticada ai consegui colocar a bucha... (mas só a bucha que tinha saido, não deu pra trocar todas) isso depois de mais de uma hora.... ai montei tudo.... Mas a sacada do negócio é o que vc disse "retirar a mola"... eu ia dizer que é loucura retirar o painel para retirar o conjunto de pedaleiras, mas depois que vi a coisa preta apertada ... talvez seja a melhor alternativa.... pois é mamão com açucar tirar o painel completo !!!
Ricarvalhal, tirar aquela mola é uma luta travada entre força e jeito. Para que ela desencaixe é necessário que o pedal da embreagem suba dando espaço para que o gancho da mola tenha um mínimo de espaço para escapar do orifício. Até aí a teoria tá beleza. Precisa pegar uma barra de ferro e calçar por detrás do pedal e assim tirando a tensão da mola e facilitando a sua retirada. Os cuidados devem ser extremos nesta manobra para não forçar demais e empenar a base do painel e também não correr o risco de escapar a barra e estragar algo na periferia ou até mesmo se machucar. Sugiro que não faça esta empreitada sozinho. A notícia ruim é que deverá proceder da mesma maneira para recolocar. Dá para tentar fazer outra coisa, mas demanda desmontar quase o painel inteiro, retirando o quadro de instrumentos para acessar por cima e remover a coluna de direção soltando a pedaleira inteira. Fica aí as sugestões, Ford abraço e boa sorte.
ricarvalhal
30/10/2014, 07:52
Pessoal, para dar um retorno a respeito do vazamento de óleo no diferencial quando andando em marcha ré. Foi retirado a porca da luva da cruzeta e passado "cola", ficou bom não vazou mais nada... não mexi no retentor...
atenciosamente
Bom dia a todos e obrigado pela ajuda !!!
Como a camionete esta sem a caçamba que esta pintando, vou trocar o óleo do diferencial. Ai começa a parte interessante que pessoas experientes podem me ajudar !!
1 - na sexta-feira levantei as duas rodas traseiras para ver o blocante funcionar, é funcionou belezinha !!! Muito difícil segurar a roda com a mão....
2 - no últimos meses de vez em quando pingava óleo do diferencial no chão, mas não tradicionalmente como a gente ve escorrer pela carcaça... reparei bem e entendi o que acontece... só pinga óleo quando engata marcha ré, e como deixei rodando um pouco ela parada em cima dos cavaletes, nó outro dia no sabado tinha uma pequena mancha de óleo no chão, mas o óleo não escorreu pela carcaça e sim pela cruzeta. Eu até estava em dúvida se era graxa da cruzeta mas deu para ver claramente que era óleo no chão.
Sei que no pinhão tem uma rosca que joga o óleo para dentro quando gira no sentido da camionhete andar para frente, assim essa rosca atua ao contrario em marcha ré... e pode jogar o óleo para fora.... que deveria ser vedado por um retentor.
Olhei bem de perto e o óleo parece vir da porca que prende o flange ao pinhão...pois o oleo pinga pela cruzeta....
vou somente trocar o óleo, senão teria que trocar rolamentos/retentores ...
abraços
ricarvalhal
13/11/2014, 23:26
Ola pessoal, no manual fala para usar oleo SAE30, eh esse mesmo que vcs usam no 229 ? obrigado
Ricarvalhal, o óleo que uso no 229 é 15w40. Outro dia um amigo meu iventou de colocar um 25w50 e as palhetas do exaustor de vácuo pararam de funcionar dando a impressão que o hidrovácuo estava fuçado, isto só para relatar o problema visível que o óleo mais grosso causou. Então, nestes casos usar somente o óleo indicado e de preferencia sem aditivos milagrosos. Ford abraço.
ricarvalhal
14/11/2014, 10:41
Zé V8, também estou usando o 15w40, o negócio é continuar nele.... mas achei estranho o manual falar em sae30....
Ricarvalhal, o óleo que uso no 229 é 15w40. Outro dia um amigo meu iventou de colocar um 25w50 e as palhetas do exaustor de vácuo pararam de funcionar dando a impressão que o hidrovácuo estava fuçado, isto só para relatar o problema visível que o óleo mais grosso causou. Então, nestes casos usar somente o óleo indicado e de preferencia sem aditivos milagrosos. Ford abraço.
GCCarneiro
14/11/2014, 21:56
O 15w40 por ser multi viscoso, é melhor que os mono viscosos. Se for usar Petrobras use o Top Turbo é pouca coisa mais caro que o Extra Turbo mas muito superior.
Acho, me corrijam se eu estiver errado, mas acredito que não se encontra mais óleo na classificação única SAE 30. Quanto ao Lubrax Top Turbo, pode ir sem medo. Minha F84 que vive sob o pau não reclama nada. Mesmo próximo da troca, onde pode-se rodar até 10.000km com folga, o óleo ainda encontra-se com uma boa viscosidade. Gosto muito do Mobil Delvac, mas por uma questão de praticidade, tendo em vista que abasteço 98% das vezes em postos BR então aproveito o mesmo local para a troca de óleo. Filtro de óleo para mim é Mann e não dá pra brincar com isto, a longevidade de um motor não está só no óleo, mas um bom filtro é fundamental. Não economizo nisto, troco o filtro sempre que troco o óleo. Ford abraço.
GCCarneiro
16/11/2014, 10:44
Filtro sempre uso Mahle ou original (que é Mahle em outra caixa)
ricarvalhal
16/11/2014, 21:15
GCCarneiro e ZeV8, valeu pelos comentarios, segundo o manual a troca de oleo e filtro eh a cada 5.000 km .... como isso pra mim eh 6 meses,vou seguir....
Bom inicio de semana !!!!
ricarvalhal
26/11/2014, 11:19
Com o motor desligado, quando piso na embreagem ... antes de chegar no fim de curso, escuto um nhec-nhec um rangido....o varão e as juntas externas estão lubrificadas, mas dentro da capa seca não sei como esta, alguém já passou por isso ? obr
Com o motor desligado, quando piso na embreagem ... antes de chegar no fim de curso, escuto um nhec-nhec um rangido....o varão e as juntas externas estão lubrificadas, mas dentro da capa seca não sei como esta, alguém já passou por isso ? obr
Ricarvalhal, o tal nhec é na extremidade do garfo da embreagem dentro da capa seca. Às vezes, com muita sorte e cuidado consegues resolver com um óleo em spray utilizando-se do caninho e largando o jato bem na conexão das peças. Mas trata-se de uma solução provisória e deves ter cuidado para não largar óleo demais para dentro e contaminar o disco. O certo é tirar o garfo mas para isso é necessário remover a capa seca e aí lubrificar com graxa grafitada a articulação.
drosssor51
26/11/2014, 23:05
X2.... Articulação do garfo da embreagem....
Se não tem problemas na embreagem... terá que se acostumar com ele..kkk
Se for abrir... é melhor revisar tudo... ai dura mais um longo tempo sem mexer.
ricarvalhal
27/11/2014, 09:47
Meu pai disse que trocou/revisou o sistema de embreagem há 12 anos !!!!:shock:
mas trepida um pouco somente quando tento sair em segunda marcha mas com o veiculo em movimento (mas quase parado).... pois sair em segunda marcha parado é mais lento que sair de primeira e jogar segunda.....
X2.... Articulação do garfo da embreagem....
Se não tem problemas na embreagem... terá que se acostumar com ele..kkk
Se for abrir... é melhor revisar tudo... ai dura mais um longo tempo sem mexer.
Ricarvalhal, em 12 anos de uso, quanta água já passou por ali, tanto de chuva quanto de lavagens, calor, poeira. A tal trepidação nas condições que relata não é a embreagem mas sim o próprio motor que "apanha". Ford abraço.
ricarvalhal
11/12/2014, 08:40
Bom dia Pessoal,
alguém tem o esquema da fiação elétrica da F1000 diesel (72-92) pois estou tendo interferência da luz de freio e seta... eu acredito que eu tenha feito a ligação certa quando eu troquei a caçamba, mas pode ser algum fio quebrado... sei lá... queria testar desde o começo da fiação...
obrigado
Ricarvalhal, as F1000 até 1987 vinham de fábrica com as sinaleiras traseiras totalmente vermelhas, portanto sem luz de ré e os piscas piscavam com o mesmo filamento da lampada usado para o freio. Com o tempo a grande maioria trocava pelas sinaleiras das 88 em diante. Então, para separar o pisca do freio puxa-se um novo fio do interruptor do pedal até lá atras. Portanto, acredito que foi feito também na tua, se observares atrás do pedal varás um fio independente e o fio das setas passando próximo dali devendo inclusive possuir um remendo com fita isolante. Ford abraço.
ricarvalhal
12/12/2014, 08:43
Obrigado ZéV8, não sabia destes detalhes !!!
vou gastar mais um tempo nesta brincadeira... a interferência da luz seta/lanterna acontece somente de um lado.... mas eu lembro de ter feito o aterramento .......
Ricarvalhal, as F1000 até 1987 vinham de fábrica com as sinaleiras traseiras totalmente vermelhas, portanto sem luz de ré e os piscas piscavam com o mesmo filamento da lampada usado para o freio. Com o tempo a grande maioria trocava pelas sinaleiras das 88 em diante. Então, para separar o pisca do freio puxa-se um novo fio do interruptor do pedal até lá atras. Portanto, acredito que foi feito também na tua, se observares atrás do pedal varás um fio independente e o fio das setas passando próximo dali devendo inclusive possuir um remendo com fita isolante. Ford abraço.
drosssor51
12/12/2014, 12:25
Meu pai sempre falou ..... vou colocar as lanternas da pampa na F1000... kkkk acho que nunca trocamos..
ricarvalhal
25/12/2014, 21:49
Cilindro mestre marca power stop, bom ??? Ou sera que troco reparo original ???? FeliZ NATAL A TODOS
Cilindro mestre marca power stop, bom ??? Ou sera que troco reparo original ???? FeliZ NATAL A TODOS
Ricarvalhal, com freio não se economiza, enquanto existirem peças Bosch para freios das F1000, vou certo nelas. Pode até ser mais caro mas compensa, vai trocar agora e esquecer por muito tempo, trocando o fluido apenas.
ricarvalhal
03/01/2015, 11:23
Obrigado Ze, mas descobri que o mecanico colocou os reguladores automaticos do freio traseiro errado.... estavam com roscas invertidas... ai o pedal ficava baixo.... comprei novamente novos e irei trocar.....
agora outra duvida..... sabe onde encontro a bomba manual da bomba injetora na internet ??... acho que a minha ta com problemas... naum da pressao....
Obrigado
Ricarvalhal, com freio não se economiza, enquanto existirem peças Bosch para freios das F1000, vou certo nelas. Pode até ser mais caro mas compensa, vai trocar agora e esquecer por muito tempo, trocando o fluido apenas.
Boa noite Ricarvalhal. Na verdade a bombinha manual é muito fácil de ser encontrada em qualquer bombista, mas um detalhe, a Bosch desenvolveu uma bombinha destas que não precisa desrosquear para fazer a sangria, bastando apenas pressionar sua "cabeça", to usando na minha F89, deve estar custando cerca de R$30,00. Ford abraço.
ricarvalhal
05/01/2015, 23:06
Obrigado, eh esta mesma que ja tenho, mas se "bombo" ela, ela nao fica dura, abri o parafuso de sangria e nao vazava diesel... isto ta errado neh ?
Boa noite Ricarvalhal. Na verdade a bombinha manual é muito fácil de ser encontrada em qualquer bombista, mas um detalhe, a Bosch desenvolveu uma bombinha destas que não precisa desrosquear para fazer a sangria, bastando apenas pressionar sua "cabeça", to usando na minha F89, deve estar custando cerca de R$30,00. Ford abraço.
Ricarvalhal, a tal bombinha está sem nenhuma pressão? O motor funciona mesmo assim? Se o motor não estiver funcionando é provável que haja algum entupimento na linha de combustível. Então verifique o filtro de sedimentação junto ao chassi sob a caçamba. Com uma chave de boca retire a bombinha com carcaça e tudo e com isto na banca examine as peças móveis e a própria carcaça.
ricarvalhal
07/01/2015, 10:41
Sim, sem pressão. Bom ... tudo começou quando fui dar uma volta..... liguei andei uns minutos e o motor começou a morrer... pisei vária vezes fundo mas não acontecei nada.... ai o motor morreu.... Como tenho uma válvula corta combustível acoplada ao filtro de sedimentação, pensei que poderia ter sido a válvula que fechou por algum problema. Fui na bombinha manual e bombei igual um bobo sem acontecer nada( mesmo com o parafuso da sangria aberto).... quando eu esperava um pouco o motor dava partida mas ficava falhando (como se tivesse ar no sistema)... Retirei a válvula corta combustível e sangrei os bicos injetores um a um... soltou diesel pelo acoplamento do bico com os canos.... Ai o motor funcionou redondo de novo....
Assim acredito que o problema não era a válvula corta combustível, pois religuei ela novamente... mas eu sabia que havia um vazamento de diesel no cano de alimentação do filtro sedimentador (achei que o vazamento não teria problema, mas to achando que ele foi o motivo de ter pego ar na linha de combustível)...mesmo com o tanque cheio...
Agora o motor ta funcionando certinho, sem vazamento no cano do filtro sedimentador, mas eu lembro que quando troquei todos os filtros (sedimentador + combustível) os 2 dois filtros de combustível , eles estavam muito sujos.. com folhas de arvore dentro ... (não me pergunte como folhas foram parar la dentro) pois o tanque e mangueiras estão bom, pois verifiquei quando troquei a caçamba...
Mas como a bombinha não da pressão acho que ela já era....se for pra eu procurar o-ring novo acho mais fácil comprar um bombinha nova....
Obrigado.... e vc ta virando meu consultor !!!!
Ricarvalhal, a tal bombinha está sem nenhuma pressão? O motor funciona mesmo assim? Se o motor não estiver funcionando é provável que haja algum entupimento na linha de combustível. Então verifique o filtro de sedimentação junto ao chassi sob a caçamba. Com uma chave de boca retire a bombinha com carcaça e tudo e com isto na banca examine as peças móveis e a própria carcaça.
Edintruder
11/01/2015, 21:17
Ricarvalhal, em relação ao 229 com bomba em linha, para melhorar a performance tem que trocar os elementos injetores da bomba por outros de maior capacidade. Ela tem uma regulagem, mas como nunca mexi nessa BI, não posso te ajudar muito, porém essa regulagem por si só não fará muitos milagres...
Ricarvalhal, a bomba em linha tem uma regulagem atrás dela, tem uma tampinha parafusada com lacre. o problema é tirar a tampa sem danificar o lacre. Lá dentro encontrarás um parafuso que aumenta o débito da bomba, também podes afrouxar a bomba e girar um fio de cabelo em direção ao bloco e com isto adiantarás o ponto de ignição. Só com estas duas coisinhas o troço vai dar uma diferença.
ricarvalhal
11/01/2015, 23:24
Lacre.... este ficou pra historia.... alias eu troquei o oleo da BI ha uns dias e ja estava sem lacre... so naum me preocupo muito pois esta camionete era de meu pai por 12 anos.....
estou com a seguinte duvida: o motor funcionava redondinho sem fumaca branca nem quando frio, mas estava vazando agua pela junta do cabecote....tipo 4 litros por semana... alias a noite dava pra ver pingando no chao, quando o motor estava frio..... ai levei para trocar as juntas... ate agora nao vazou, alias ele quis vazar nas primeiras semanas... comprei um torquimeto e apertei mais um pouco, um pouco alem do que o mecanico tinha usado e um pouco alem do torque especificado... mas agora o motor ta soltando um pouco de fumaca branca quando frio...... ai vem a duvida, sera que quando apertei o cabecote as valvulas desregularam ?? sera que consigo fazer a regulagem em casa mesmo, tenho ferramentas e calibre ? nao encontrei ajuda na net...
eu acho melhor resolver esse assunto fumaca branca/ regulagem valvulas antes de "brincar" com a BI. estou no caminho certo ???
boa semana a todos !!!
Ricarvalhal, a bomba em linha tem uma regulagem atrás dela, tem uma tampinha parafusada com lacre. o problema é tirar a tampa sem danificar o lacre. Lá dentro encontrarás um parafuso que aumenta o débito da bomba, também podes afrouxar a bomba e girar um fio de cabelo em direção ao bloco e com isto adiantarás o ponto de ignição. Só com estas duas coisinhas o troço vai dar uma diferença.
Ricarvalhal, o aperto dos cabeçotes foi feito com o motor frio? Convém sim repassar a regulagem das valvulas que remotamente podem estar causando a fumaça branca, mas sempre com o motor frio. Quando reapertou os cabeçotes o fez com torquimetro? Deu a mesma carga em todos os parafusos? Quando o mecanico trocou as juntas deu algum passe nos cabeçotes? Os buracos dos parafusos no bloco foram limpos antes da remontagem? Se houve passe nos cabeçotes pode então estar aí a origem da fumaça branca. A tal fumaça é ardida? Quanto ao lacre, se meus "colegas" te parararem é multa e apreensão do veículo. Estamos aqui aprendendo juntos.
ricarvalhal
12/01/2015, 08:37
Zé V8, como eu sabia que 2 cabeçotes não estavam bons e estavam na posição 2 e 3 (1-frente 4-traseira), digo que não estavam bons no sentido de estarem vazando água pela junta, solicitei ao mecânico somente limpeza manual e juntas novas e coloquei os que estavam em na posição 2-3 na posição 1-2, no caso de algum problema, somente trocaria-os.
Quando EU apertei, fiz com o motor quente, pois era a última chance do cabeçote, pois eles já haviam sidos planados no passado, quando ainda era de meu pai, dessa vez não plainei. Sim, a regulagem de válvulas ira ser feita novamente com motor frio. E sim apertei cruzado com a mesma carga nos parafusos.
Zé a fumaça é ardida sim, não tem aquele cheiro normal da fumaça diesel.
Pretendo fazer o seguinte, reapertar todos os cabeçotes, pois somente reapertei os dois primeiros devido ao acesso mais fácil, o terceiro a chave encostava no bico injetor.
1- reapertar todos os cabeçotes
2- regular as válvulas
3- verificar a BI e bicos injetores e lacrar.
Eu ví em algum tópicos que vc usa bicos de maior vazão, poderia me dar as dicas do que posso fazer conforme vc já fez: a minha tem bomba em linha sem LDA, mas sei que quando eu levar na oficina Bosch, vai ter que fazer alguma coisa. Para usar estes bicos de maior vazão tem que mudar alguma coisa na bomba injetora ?
Obrigado
Ricarvalhal, o aperto dos cabeçotes foi feito com o motor frio? Convém sim repassar a regulagem das valvulas que remotamente podem estar causando a fumaça branca, mas sempre com o motor frio. Quando reapertou os cabeçotes o fez com torquimetro? Deu a mesma carga em todos os parafusos? Quando o mecanico trocou as juntas deu algum passe nos cabeçotes? Os buracos dos parafusos no bloco foram limpos antes da remontagem? Se houve passe nos cabeçotes pode então estar aí a origem da fumaça branca. A tal fumaça é ardida? Quanto ao lacre, se meus "colegas" te parararem é multa e apreensão do veículo. Estamos aqui aprendendo juntos.
Quer abrir a bomba, Ricardo?
489516
Atrás da bomba tem 4 parafusos. Tira eles e tu vai ver igual a foto. Ali tem um parafuso fenda com contra-porca. Gira no sentido horário pra aumentar o débito. Mumu na teta!
Abraço
Antes de mexer é bom fazer uma marquinha na posição original, pois em caso de merd@, conseguirá voltar à posição anterior. Quando fiz isso na minha ex-Hilux, lembro de ter que folgar aquela porca em volta do parafuso do débito para depois mexer na regulagem. E daí nesse processo para sair de posição é fácil fácil. Tanto na hora de apertar quanto de desapertar! Abraço.
Ricarvalhal, a fumaça branca ardida não é problema de injeção e sim da camara de combustão. Explico: os 229 não aceitam muito bem as diferenças de altura nos cabeçotes e camisas no seu assentamento no bloco. Pode ser que com a troca de posição dos cabeçotes tenha coincidido em colocar um cabeçote muito baixo sobre um cilindro onde uma camisa esteja mais para cima, ocasionando uma diferença na queima e até na compressão. O certo, quando tiramos os cabeçotes é verificar a altura das camisas em relação ao bloco com um relógio comparador. O mesmo deve ser feito com os cabeçotes para verificar sua altura. Quanto a BI, um teste simples que qualquer bombista pode fazer é verificar se a bomba mantem a pressão da linha de combustivel de um dia para o outro.Quanto aos bicos de maior vazão, os do MWM TD são dotados de seis orifícios de pulverização contra os tres dos aspirados. Os meus são do MWM seis cilindros também com seis orifícios. O BBMoro disse que os do Scania 110 também dão certo. Ford abraço.
Ricarvalhal, a fumaça branca ardida não é problema de injeção e sim da camara de combustão. Explico: os 229 não aceitam muito bem as diferenças de altura nos cabeçotes e camisas no seu assentamento no bloco. Pode ser que com a troca de posição dos cabeçotes tenha coincidido em colocar um cabeçote muito baixo sobre um cilindro onde uma camisa esteja mais para cima, ocasionando uma diferença na queima e até na compressão. O certo, quando tiramos os cabeçotes é verificar a altura das camisas em relação ao bloco com um relógio comparador. O mesmo deve ser feito com os cabeçotes para verificar sua altura. Quanto a BI, um teste simples que qualquer bombista pode fazer é verificar se a bomba mantem a pressão da linha de combustivel de um dia para o outro.Quanto aos bicos de maior vazão, os do MWM TD são dotados de seis orifícios de pulverização contra os tres dos aspirados. Os meus são do MWM seis cilindros também com seis orifícios. O BBMoro disse que os do Scania 110 também dão certo. Ford abraço.
Fala Zé! Só pra complementar a informção, os porta injetores precisam ser trocados para casar os do Scania. Nos nossos 229, o porta injetore é para a família de injetores DLLB, a qual é bem restrita em diversidade. Trocando-se o porta injetores para a família DLLA, a gama de injetores é vasta!
Abraço
ricarvalhal
16/01/2015, 09:45
Obrigado pela dica !! Depois que eu fizer uma revisão na BI e bicos se eu sentir que falta um algo mais, não passarei vontade !!!:twisted:
Faz umas semanas eu troquei o óleo da BI.... cheguei bem perto desse parafuso mágico .... mas sem saber !!
Quer abrir a bomba, Ricardo?
Atrás da bomba tem 4 parafusos. Tira eles e tu vai ver igual a foto. Ali tem um parafuso fenda com contra-porca. Gira no sentido horário pra aumentar o débito. Mumu na teta!
Abraço
ricarvalhal
16/01/2015, 14:02
Os bicos injetores são baratos (R$ 50 - cada), caros são os porta bico injetores !!!
Fala Zé! Só pra complementar a informção, os porta injetores precisam ser trocados para casar os do Scania. Nos nossos 229, o porta injetore é para a família de injetores DLLB, a qual é bem restrita em diversidade. Trocando-se o porta injetores para a família DLLA, a gama de injetores é vasta!
Abraço
ricarvalhal
16/01/2015, 21:49
O que eu acho estranho eh que fumaca branca so com o motor frio.... o ponteiro da temperutura sobe um pouco e ai ja para... fumaca preta so colar o pe no acelerador....
ricarvalhal
17/01/2015, 22:07
caramba o motor quase naum pinga oleo... ai vc entra em baixo e vc a bomba de oleo com parafuso solto... e ve a bomba injetora presa somente com 3 porcas.... ai descobri porque faltava uma porca... gastei 2 horas para colocala e apertala....
ricarvalhal
19/01/2015, 09:38
Será que daria certo usar bicos com pressão de abertura menor ??existe alguma tabela com vazão injetada para vários modelos de bicos ??
Pois no 229/4 aspirado é DLLB151S907.
no TD 229/6 é DLLB também, encontrei uma referencias: DLLB150S765, mas a pressão de abertura é de 180 bar.
será que isso daria certo,
Abraço
Edintruder
19/01/2015, 21:50
Ricarvalhal, evita mudar a pressão dos bicos pois a Bi trabalha com uma pressão pré-estabelecida pelo volume injetado. Se a BI estiver desgastada poderá não conseguir abrir os bicos com maior pressão e não irá ligar o motor. Já o oposto fará mais fumaça e o desempenho reduzirá. Podes trocar os bicos mas regula eles para a pressão de trabalho da BI. Se regular os bicos para pressão maior, ela vai andar mais e fumaçar menos, porém a BI precisa estar boa para conseguir funcionar.
ricarvalhal
20/01/2015, 11:09
Obrigado Edin, era mais pra ter certeza em qual direção andar... assim os bicos devem seguir a pressão da BI.
Obg
Ricarvalhal, evita mudar a pressão dos bicos pois a Bi trabalha com uma pressão pré-estabelecida pelo volume injetado. Se a BI estiver desgastada poderá não conseguir abrir os bicos com maior pressão e não irá ligar o motor. Já o oposto fará mais fumaça e o desempenho reduzirá. Podes trocar os bicos mas regula eles para a pressão de trabalho da BI. Se regular os bicos para pressão maior, ela vai andar mais e fumaçar menos, porém a BI precisa estar boa para conseguir funcionar.
ricarvalhal
20/01/2015, 21:55
Alguem tem alguma referencia da mangueira do hidrovacuo ou servo freio da F1000 4 farois, nao acho em lugar algum, a minha furou e tem um cano dentro, medi com um paquimetro e ela eh de 3/4" externa por 1/2" interna.
obg
Tire ela e vá até uma casa que mexa com mangueiras hidráulicas. Eles farão outra utilizando os próprios terminais seus. abraço
ricarvalhal
21/01/2015, 17:10
Fiz isso mesmo, mas comprei somente a mangueira pois nas extremidades são usadas abraçadeiras normais.... o interessante é que não achei nenhuma informação na net.... digo peça nova para vender...
Obrigado rfdex !
Tire ela e vá até uma casa que mexa com mangueiras hidráulicas. Eles farão outra utilizando os próprios terminais seus. abraço
ricarvalhal
29/01/2015, 08:51
Atualizando:
1 - troca da vedação das porta:
491160
2 - Vedação interna das portas:
491161
3 - Adição de suporte(reforço) no paralama do lado esquerdo, igual ao suporte do lado direito.
491162
E vamos indo.... ontem chegou compressor e pistola para pintura !!!
Ricardo, me interessa essa vedação diretamente na porta, além da ao redor do "portal"! Já tinha pensado em fazer algo assim. Se puder dar detalhes e tirar fotos, fico agradecido.
Alpem disso, que benefícios tem esse reforço do paralama dianteiro?
Abraço
drosssor51
29/01/2015, 10:57
Ricardo... você mesmo fará a pintura da picape... ? vai fazer inteira ou somente os pontos localizados..
Queria saber fazer funilaria.. kkk
ricarvalhal
29/01/2015, 11:42
bbmoro, acho que vc postou algum tempo uma trinca naquela chapa que fica embaixo da bateria esquerda que vai presa no painel frontal, a minha também tem uma trinca igual a sua... e para soldar tem que desmontar a frente... eu não vou desmontar para soldar... assim resolvi colocar o suporte igual ao outro lado... mas no outro lado ele tem a função de segurar o conjunto do filtro de ar... somente isso...
Fiz o seguinte nas portas, internamente, passei desengraxante e depois a lavadora de alta pressão, depois convertedor de ferrugem, depois resina (nas extremidades coloquei fibra), depois tentei passar o KPO (veda capo) mas endureceu antes ai não passei ainda.
E fiz a mesma coisa nas vedações que vc viu na foto, mas passei o KPO com pouco catalizador e depois de 3 dias estava mole... ai tirei tudo e preparei com a quantidade certa de catalizador (ou até um pouco mais) e a vedação ficou boa...
Esse tal de KPO é o acabamento original dos carros mesmo, nas minhas porta, eu retirei a vedacao original pois havia ferrugem embaixo (principalmente abaixo da linha da maçaneta) e fiz o processo como falei acima....
vou postar as fotos como estavam antes ....
qualquer coisa, é só perguntar...
Ricardo, me interessa essa vedação diretamente na porta, além da ao redor do "portal"! Já tinha pensado em fazer algo assim. Se puder dar detalhes e tirar fotos, fico agradecido.
Alpem disso, que benefícios tem esse reforço do paralama dianteiro?
Abraço
ricarvalhal
29/01/2015, 11:51
drosssor51, eu vou fazer tudo sim (funilaria e pintura)...
funilaria ta muito fácil, tem os cantos traseiros dos paralamas (mas nem precisa desmontar), o assoalho da cabine tinha somente 1 furinho, só a porta do motorista tinha 2 podres..... os cantos da cabine traseiro já tinha sido feito quando troquei a caçamba....
Pintar, vou começar por dentro, pois há alguns meses eu havia trocado o tecido dos bancos e do teto, então já sei que a lataria por baixo e cima estão perfeitas.... e depois portas capu grade...
nunca pintei, alias já pintei casa portão bicicleta com spray...
Mas agora comprei um compressor e pistola....vou pintar tudo... devagar vai indo....pois tem que estudar bastante, tipos de massa, lixas, ordem dos processos....
abraço
Ricardo... você mesmo fará a pintura da picape... ? vai fazer inteira ou somente os pontos localizados..
Queria saber fazer funilaria.. kkk
bbmoro, acho que vc postou algum tempo uma trinca naquela chapa que fica embaixo da bateria esquerda que vai presa no painel frontal, a minha também tem uma trinca igual a sua... e para soldar tem que desmontar a frente... eu não vou desmontar para soldar... assim resolvi colocar o suporte igual ao outro lado... mas no outro lado ele tem a função de segurar o conjunto do filtro de ar... somente isso...
Fiz o seguinte nas portas, internamente, passei desengraxante e depois a lavadora de alta pressão, depois convertedor de ferrugem, depois resina (nas extremidades coloquei fibra), depois tentei passar o KPO (veda capo) mas endureceu antes ai não passei ainda.
E fiz a mesma coisa nas vedações que vc viu na foto, mas passei o KPO com pouco catalizador e depois de 3 dias estava mole... ai tirei tudo e preparei com a quantidade certa de catalizador (ou até um pouco mais) e a vedação ficou boa...
Esse tal de KPO é o acabamento original dos carros mesmo, nas minhas porta, eu retirei a vedacao original pois havia ferrugem embaixo (principalmente abaixo da linha da maçaneta) e fiz o processo como falei acima....
vou postar as fotos como estavam antes ....
qualquer coisa, é só perguntar...
Ótimo cara!! muito obrigado!
Abraço
ricarvalhal
04/02/2015, 07:47
Segue foto da vedação coberta com primmer .... e "remendo" by me ...
491880 491883
ricarvalhal
04/02/2015, 07:53
para descontrair....
tem alguma coisa estranha, de vez em sempre o retrovisor interno fica vibrando parecendo que estou em um terremoto (mesmo nunca tendo estado em um)....
acho que tem a ver com uma caixa preta atrás do banco.....
491884491885
drosssor51
04/02/2015, 21:18
Ricardo.. se ta tremendo tudo é sinal que ta bom...kkkkk
Já pensei em colocar um sub bem pequenino sob o banco do passageiro.
ricarvalhal
04/02/2015, 21:59
este que coloquei eh de 12", muito grande, mas eu ja tinha ele guardado a bastante tempo, se eu fosse comprar colocaria um de 8" ....e concordo contigo, sob o banco eh a melhor posicao pois nao perde o espaco atras do banco.....
abraco
Ricardo.. se ta tremendo tudo é sinal que ta bom...kkkkk
Já pensei em colocar um sub bem pequenino sob o banco do passageiro.
drosssor51
05/02/2015, 14:14
kkk pior que tenho um de 12" guardado em casa.. tb..... mas esse eu não vou por.. pensei em uma caixa pronta.. tipo bravox slin.... bem fininha..
se tocar sem modulo de potência melhor ainda...
ricarvalhal
10/02/2015, 12:18
Pessoal, é possível saber se o motor esta no PMS (Ponto morto Superior) olhando o indicador da foto ? Pois pretendo fazer a regulagem de válvulas...
492520
Obrigado
Edintruder
10/02/2015, 21:36
Basta olhar o balanço das válvulas. Quando as válvulas se cruzam o pistão está em baixo. Daí podes regular o cilindro oposto.
drosssor51
11/02/2015, 11:14
Ricardo.. como você vai virar o motor?? Pelo vira?
Edintruder
11/02/2015, 12:52
Eu engato 5a marcha e empurro a caminhonete.
ricarvalhal
11/02/2015, 13:54
a princípio iria fazer como o Edintruder comentou, mas esses dias estava olhando a bomba da direção hidráulica, peguei uma chave estrela 20 ou 22 e girou fácil o motor, se patinar talvez de para esticar um pouco mais a correia...
Abraço
Ricardo.. como você vai virar o motor?? Pelo vira?
drosssor51
11/02/2015, 22:32
Talvez o acesso para o virabrequim... por baixo da picape seja mais tranquilo... pela bomba da DH nunca tinha visto... kkk..
Ricardo.. vai atualizando...
abç
ricarvalhal
18/02/2015, 22:02
drossor51, eh facinho girar o motor pela bomba da DH, de vez em quando eh so ajudar na helice.... muito mais tranquilo que pelo virabrequim.... a nao ser que deite debaixo do motor para girar.. ai ai naum da pra ver as valvulas....
pela bomba da DH eh mais facil pelo reducao que tem entre as polias... abraco
Talvez o acesso para o virabrequim... por baixo da picape seja mais tranquilo... pela bomba da DH nunca tinha visto... kkk..
Ricardo.. vai atualizando...
abç
ricarvalhal
18/02/2015, 22:13
Regulagem de valvulas feita, e reaperto dos cabecotes, amanha veremos como ficou a fumaca branca ate atingir temperatura normal .... tinha valvulas com folga maior que 0.25mm, menor nao.... deixei todas com 0.20mm justinho, sem passar a lamina 0.25 mm.... servico rapido para quem tem experiencia.. quem nao tem gasta 3-4 horas....
ate mais
ricarvalhal
27/02/2015, 17:43
E não é que posso dizer que a regulagem de válvulas ficou boa !!!!:euforico:
muito menos fumaça com motor frio ... e barulho em marcha lenta mais redondo...
ricarvalhal
27/02/2015, 17:45
só um comentário, na estrada plana (Dutra) a 100 km/h no GPS em 5º marcha a rotação esta em 2100-2200 rpm e pressão do turbo a 0.3 bar.
ricarvalhal
12/03/2015, 23:31
Alguem tem foto de F1000 ate 92, com intercooler e ar condicionado, eu gostaria de planejar a instalacao dos dois radiadores na frente do radiador de agua.
obrigado
Edintruder
13/03/2015, 18:01
Ri, tens que ver primeiro qual intrcoler irás instalar. Espaço tem de sobra. Compra um condensador universal e um intercooler do caminhão cargo 8.140 e a partir daí podes começar a instalação.
ricarvalhal
14/03/2015, 08:55
Edin, to pensando em colocar un intercooler com entrada e saida do mesmo lado, acho que facilita as mangueiras..... vou encontrar um foto do cooler e posto.....
micheltakashima
14/03/2015, 19:11
Edin, to pensando em colocar un intercooler com entrada e saida do mesmo lado, acho que facilita as mangueiras..... vou encontrar um foto do cooler e posto.....
Assim ricarvalhal?
495531
ricarvalhal
14/03/2015, 20:29
Sim, Michel e Edin, parecido com este !!!
encontrei este do Mercede Benz 1722 por R$ 400
495545
mas eh maior que o da F250, vou esperar chegar o kit do ar condicionado e depois vejo um intercooler adequado ao espaco na frente do radiador...
Abraco
ricarvalhal
16/03/2015, 08:15
A lixa começou comer .... roto-orbital ajuda muito !!!!!!
495657
agora não tem mais volta....
Edintruder
16/03/2015, 16:24
O intercooler que tenho aqui estou modificando para ficar com as duas saídas assim como queres. Realmente ajuda muito com mangueiras e apetrechos periféricos.
ricarvalhal
25/03/2015, 21:30
Quem tem ZF 5s-420 com barulho em ponto morto e quando pisa no acelerador o barulho para....ou se pisa na embreagem e solta... o barulho também para.... isto eh devido a rotacao de marcha lenta muito baixa.... aumentei de 750 para 850 rpm e agora ta silencioso .... fica a dica...
pcnicolau
28/03/2015, 13:43
Edin me tira uma duvida tenho uma f1000 1990 com motor mwm229/4c, equipada com turbina apl 240 biagio .42/.48 e diferencial 3.07 igual a do nosso amigo zé V8, tava intercoolando o motor dai uns mecanicos falaram que não valia a pena. Tira essa duvida minha, melhora ou não melhora o rendimento do motor?
Edintruder
28/03/2015, 17:38
Rendimento melhora sim. O consumo tende a melhorar também.
ricarvalhal
28/03/2015, 20:23
bom.... naum sei qual velocidade final tu queres, mas em 5 marcha (zf 5s-420) 0.83 e diferencial 3.55 consigo 120 km/h no GPS a 2500 rpm, seria equivalente a 3.55*0.83=2.95.... assim estou com uma relacao mais longa que a tua.... e turbina com menos de 1 bar....
agora estou colocando ar condicionado, mas a proxima etapa eh colocar intercooler !!!
Edin, tu chegou a colocar um intercooler com bocais de 2" a alguns anos atras ?? se sim, sentiu alguma diferenca ??
Hoje pintei o teto da F-1000... pensei vou testar para ver como fica... foda que o teto eh a parte mais dificil de pintar... pois eh no plano horizontal e naum da posicao... subi no capo sem do......
depois posto umas fotos do resultado....
Rendimento melhora sim. O consumo tende a melhorar também.
Edintruder
28/03/2015, 21:14
Vou colocar o intercooler ainda. Falta tempo $...
ricarvalhal
30/03/2015, 23:39
Teto pintado .... estilo casca de laranja....
497533
:rolleyes:
alguem sabe quanto tempo tem que esperar para polir ?? da para polir a mao ??
antes de polir vale a pena passar lixa fina ? qual 1200 ??
:violao:
Edintruder
31/03/2015, 08:44
Lixa com 1200 com lixa d'água até ficar liso, daí lixa com 2000 para quebrar os riscos da lixa 1200 e daí queima na massa de polir. Pode ser na mão sim, mas dá trabalho. Podes começar com uma lixa 600 primeiro para gastar mais rápido esse desnível. Para polir, 24hs depois da pintura. E depois de uns 15 dias tem que polir novamente pois a tinta segue curando nesse período.
Deixa no sol esses 15 dias que ajuda a secar e mantém o polimento inicial por mais tempo.
LUIZ170686
31/03/2015, 09:47
Bom dia a todos, me desculpe atravessar a conversa dos amigos rsrsrsrs... mas acho que posso dar a minha contribuição.
A respeito do intercooler eu montei um na minha F-4000 em setembro no ano passado, modelo da sua F-1000 do ricarvalhal, dessas 4 faróis, não sei se serve de referência pra vc, bom na verdade pra mim o que mudou foi a temperatura que o motor trabalha, pois a mesma não sobe a temperatura de jeito nenhum quando andando na estrada, nem mesmo carregada. na cidade sobe pouca coisa se andar com trânsito, senão, o ponteiro nem mexe também.
Outra coisa é que senti o motor trabalhar mais cheio, tipo andando em qualquer marcha a 1500 rpm, eu acelero e ela vai com força subindo a rotação, parece que o motor sempre trabalha mais encorpado. e minha bomba está com regulagem original, até lacrado o parafuso. em subidas quando carregada enche 1 kg certinho no manômetro.
Porém, como na vida tudo sempre tem um porém. se vc está pretendendo colocar pra ter mais velocidade final assim como eu pretendia, acho que não vai surtir muito resultado. pois a minha F-4000 andava antes de eu colocar o intercooler a 2800 rpm em 100 km/h. refiz bomba injetora zero, coloquei o intercooler, minha turbina é uma biagio nova tbm tem uns 20 mil km e meu motor tá digamos meia vida (baixa um pouco de óleo mas a pressão está boa) e ela continua dando a 2800 rpm os mesmos 100km/h, porém mais rápido rsrsrs. tanto que estou na briga pra ver se consigo fazer a camionete render um pouco mais que isso pois andar a 100km/h hj em dia é osso.
Bom na minha humilde opinião o intercooler tem essas vantagens ai que falei, se quiser até tiro fotos pro amigo ver como que ficou a instalação e tals, e tento enviar pois nunca enviei foto aqui rsrsrsrs.
E se me permitem aproveitar o tópico, vi que vc´s estão falando em cambio também, queria perguntar uma coisa. minha 4000 utiliza cambio clark 240 v 5 marchas (acredito que o mesmo utilizado na maioria das F-1000), um mecânico me disse que tem como mudar algumas engrenagens e o eixo piloto dessa caixa, para conseguir mais velocidade final. será que isso existe mesmo? pois essa será minha última tentativa de fazer esta 4000 andar mais, o que tinha pra tentar até aqui tentei. troca de coroa e pinhão, no qual comprei um jogo e a minha já era relação a mais longa (no caso o dana 70hd só tem 9x41 ou 10x41 e a minha já era a 10x41). resumindo abri e fechei o diferencial, bom pelo menos revisei o diferencial rsrsrs. já turbinei, intercoolei fiz bomba zero. o que tinha pra tentar eu tentei. sei que existe a possibilidade de troca de cambio pelo zf, mas a principio eu não queria mexer com essas trocas ai, pois ai vem adaptação, já num é qualquer mecânico que faz, outros nem gostam, será que fica bom? tenho receio de gastar uma grana com isso e depois não ficar bom a adaptação ou não render o esperado. e ai será que os amigos podem me dar uma luz?
Desculpem o texto ai, abraços
LUIZ170686
31/03/2015, 09:49
497533
Acabei de fazer um retoque em um palio meu, e o funileiro disse pra esperar 60 dias antes de passar qualquer cera. se tá certo ou não num sei, mas vou esperar porque se der zica já volto nele kkkkk.
ricarvalhal
31/03/2015, 10:10
Edin, só uma coisa que esqueci de falar, estou pintando com esmalte sintético automotivo (com catalizador), suas dicas continuam as mesmas ? pergunto pois agora tem tintas/vernizes novos.....
Lixa com 1200 com lixa d'água até ficar liso, daí lixa com 2000 para quebrar os riscos da lixa 1200 e daí queima na massa de polir. Pode ser na mão sim, mas dá trabalho. Podes começar com uma lixa 600 primeiro para gastar mais rápido esse desnível. Para polir, 24hs depois da pintura. E depois de uns 15 dias tem que polir novamente pois a tinta segue curando nesse período.
Deixa no sol esses 15 dias que ajuda a secar e mantém o polimento inicial por mais tempo.
ricarvalhal
31/03/2015, 11:31
Luiz, obrigado pela sua opnião !!! vc é de Cornélio.. eu sou de Londrina :) mas moro em Taubaté agora :parede:....
Na verdade eu espero um comportamento muito parecido com o que vc descreveu, pois o que acontece quando turbinamos, ao invés do ar entrar no motor a temperatura ambiente (40 ºC) ele passa a entrar bem mais quente, fiz algumas simulações com planilhas que encontrei na net, e com 1 bar de pressão deve entrar a 120-140 ºC. Logo o motor trabalha mais quente por completo.
Outro ponto, é que quero instalar um ar condicionado, e o condensador dele (radiador) vai tampar quase todo o radiador original da F1000, assim acredito que a agua de resfriamento do radiador vai entrar mais quente no motor também...
Alias eu vou instalar o condensador do ar e rodar um pouco para ver se tem algum aquecimento do motor devido a maior restrição na passagem de ar pelo radiador de água da F1000, mas já sabendo que posteriormente o ar vai estar mais aquecido ainda pois este condensador libera ar mais quente para o radiador.
Então tem dois pontos que vão aquecer o motor ainda mais:
1 - condensador na frente do radiador de água (vai diminuir a passagem de ar pelo radiador de água)
2 - condensador aquece o ar na frente do radiador de água.
3 - a Turbina já aquece bem o ar na admissão.
o intercooler irá reduzir a temperatura de entrada do ar no motor, acredito aumentando alguns Cavalos e estes Cavalos sendo gastos para o compressor do ar condicionado.
No meu caso ainda, a 2500 RPM estou a 120 km/h (GPS) e turbina quase cheia 0.8 bar, acredito se eu tiver um intercooler conseguirei chegar a 130-140 no giro máximo do motor... mas não é isso que quero não !!! estou super contente o desempenho.... disse isso pois talvez para vc com um cambio/relacao mais longa, vc consiga aumentar sua velocidade de cruzeiro....
Por favor, me envie fotos da sua instalação ! e o modelo do intercooler que vc instalou.
Em relação ao cambio, eu não tenho experiência, eu uso um com 5 over drive ai na estrada fica bom, mas em 4 marcha que é 1:1 ... é curto na rodovia. Uso um ZF da F250... as adaptações são uma flange para vc não precisar furar a capa seca e nem a caixa do cambio, e tem o adaptador mecânico do velocimetro acho que era usado na D20 ou Silverado e talvez eixo piloto...
tem um tópico que mostra como faz, segue a dica:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/41721-adaptaco-cambio-zf-5s-420-de-f250-na-f1000.html
Vamos trocando figurinhas que encontramos boas soluções !!!!
Bom dia a todos, me desculpe atravessar a conversa dos amigos rsrsrsrs... mas acho que posso dar a minha contribuição.
A respeito do intercooler eu montei um na minha F-4000 em setembro no ano passado, modelo da sua F-1000 do ricarvalhal, dessas 4 faróis, não sei se serve de referência pra vc, bom na verdade pra mim o que mudou foi a temperatura que o motor trabalha, pois a mesma não sobe a temperatura de jeito nenhum quando andando na estrada, nem mesmo carregada. na cidade sobe pouca coisa se andar com trânsito, senão, o ponteiro nem mexe também.
Outra coisa é que senti o motor trabalhar mais cheio, tipo andando em qualquer marcha a 1500 rpm, eu acelero e ela vai com força subindo a rotação, parece que o motor sempre trabalha mais encorpado. e minha bomba está com regulagem original, até lacrado o parafuso. em subidas quando carregada enche 1 kg certinho no manômetro.
Porém, como na vida tudo sempre tem um porém. se vc está pretendendo colocar pra ter mais velocidade final assim como eu pretendia, acho que não vai surtir muito resultado. pois a minha F-4000 andava antes de eu colocar o intercooler a 2800 rpm em 100 km/h. refiz bomba injetora zero, coloquei o intercooler, minha turbina é uma biagio nova tbm tem uns 20 mil km e meu motor tá digamos meia vida (baixa um pouco de óleo mas a pressão está boa) e ela continua dando a 2800 rpm os mesmos 100km/h, porém mais rápido rsrsrs. tanto que estou na briga pra ver se consigo fazer a camionete render um pouco mais que isso pois andar a 100km/h hj em dia é osso.
Bom na minha humilde opinião o intercooler tem essas vantagens ai que falei, se quiser até tiro fotos pro amigo ver como que ficou a instalação e tals, e tento enviar pois nunca enviei foto aqui rsrsrsrs.
E se me permitem aproveitar o tópico, vi que vc´s estão falando em cambio também, queria perguntar uma coisa. minha 4000 utiliza cambio clark 240 v 5 marchas (acredito que o mesmo utilizado na maioria das F-1000), um mecânico me disse que tem como mudar algumas engrenagens e o eixo piloto dessa caixa, para conseguir mais velocidade final. será que isso existe mesmo? pois essa será minha última tentativa de fazer esta 4000 andar mais, o que tinha pra tentar até aqui tentei. troca de coroa e pinhão, no qual comprei um jogo e a minha já era relação a mais longa (no caso o dana 70hd só tem 9x41 ou 10x41 e a minha já era a 10x41). resumindo abri e fechei o diferencial, bom pelo menos revisei o diferencial rsrsrs. já turbinei, intercoolei fiz bomba zero. o que tinha pra tentar eu tentei. sei que existe a possibilidade de troca de cambio pelo zf, mas a principio eu não queria mexer com essas trocas ai, pois ai vem adaptação, já num é qualquer mecânico que faz, outros nem gostam, será que fica bom? tenho receio de gastar uma grana com isso e depois não ficar bom a adaptação ou não render o esperado. e ai será que os amigos podem me dar uma luz?
Desculpem o texto ai, abraços
pcnicolau
31/03/2015, 13:25
Ricarvalhal nesta parte acho que posso te dar uma ajuda, a minha f 4 farois é uma 1990, coloquei ar nela faz um ano e meio, realmente começa a esquentar então fiz o seguinte, troquei o radiador que já estava bem velhinho só que funcionava bem, coloquei um radiador especial da marca visconde, aquele de 3 canaletas em OBV, ficou show não esquenta mais, coloquei também liquido de arrefecimento nele 2 litros, também troquei a helice do motor por uma de 10 pas pois troquei a turbina comprei uma apl zero bala e troquei os elementos da bomba pelo da turbo,agora nem sai do azul, nesta parte do intercooler também gostaria de instalar, até fui ver o preço de um intercooler do VW 8.150, consegui o original de fabrica por R$500,00 só não instalei por falta de espaço na minha picape pois tem o ar e agora uma helice de 10 pas tive que mandar o radiador para frente pois as pas pegavam nele aí falta espaço, talvez fazendo alguma adaptação eu ainda consiga instalar o intercooler, aí fica show. Abraços
Edintruder
31/03/2015, 15:04
Ricarvalhal, sim, esmalte PU ou verniz o tempo de secagem é bem similar e o processo de polimento bem parecido também.
Luiz, o amigo já deu a dica. Caixa da F250 ou da Silverado vão resolver o teu problema. Infelizmente a relação do diferencial da F4000 não ajuda muito para velocidade, e não tem opções no mercado, porém a caixa vai alongar essa relação e ponto de conseguires rodar próximo dos 120km/h nesse regime de rpm sem perder a primeira marcha relativamente curta.
Para velocidade, é potência e relação de marchas para aproveitar essa potência extra. Relação longa sem força é tão inútil quanto força sem relação disponível...
micheltakashima
31/03/2015, 15:25
Ricarvalhal você mesmo está pintando?
497533
ricarvalhal
31/03/2015, 17:50
Pcnicolau, Obrigado pelas dicas, um ponto que não comentei antes, mas vc já disse, se eu notar que a temperatura aumentou devido ao ar condicionado, primeiramente irei tentar uma helice "nova" !!
Se não der resultado é isso mesmo, radiador maior.... poderia mandar uma foto do seu sistema de ar condicionado ?
Valeu !!!
Ricarvalhal nesta parte acho que posso te dar uma ajuda, a minha f 4 farois é uma 1990, coloquei ar nela faz um ano e meio, realmente começa a esquentar então fiz o seguinte, troquei o radiador que já estava bem velhinho só que funcionava bem, coloquei um radiador especial da marca visconde, aquele de 3 canaletas em OBV, ficou show não esquenta mais, coloquei também liquido de arrefecimento nele 2 litros, também troquei a helice do motor por uma de 10 pas pois troquei a turbina comprei uma apl zero bala e troquei os elementos da bomba pelo da turbo,agora nem sai do azul, nesta parte do intercooler também gostaria de instalar, até fui ver o preço de um intercooler do VW 8.150, consegui o original de fabrica por R$500,00 só não instalei por falta de espaço na minha picape pois tem o ar e agora uma helice de 10 pas tive que mandar o radiador para frente pois as pas pegavam nele aí falta espaço, talvez fazendo alguma adaptação eu ainda consiga instalar o intercooler, aí fica show. Abraços
ricarvalhal
31/03/2015, 21:45
Eu mesmo.... neste feriado vou pintar a cabine por fora e a grade da frente... o trabalho maior vai ser desmontar as portas por causa da macaneta e retrovisores.... ja vou aproveitar e por trava eletrica e alarme :karate:
to acompanhado seu 229/6 !!!!
Ricarvalhal você mesmo está pintando?
LUIZ170686
02/04/2015, 17:13
49779449779649779849779949780049780049780149780249 7803497792
Ai Ricarvalhal como prometido tá aí...qualquer coisa pode perguntar que eu respondo ok, o meu não foi feita nenhuma adaptação de nada, a única coisa é que foram colocados uns espaçadores no radiador, pra trazer ele mais pra perto da hélice do motor. e quanto ao câmbio zf s5-420 vc´s sabem quanto tá valendo um hoje em dia. tem que ser feito adaptação na embreagem também, pois andei lendo o tópico do amigo lá que adaptou o referido cambio e vi lá que parece que tem que adaptar embragem da f-250 e plato do mwm-229, é isso mesmo? quanto ao velocímetro é fácil também de adaptar? se alguém ai puder me dar umas dicas fico grato. abraços...
Edintruder
02/04/2015, 20:58
Olha no tópico aonde o Randal adaptou essa caixa na F1000 dele. Ele teve que fazer o adaptador do velocímetro, porém ele usou a caixa da D20 S4Tplus, se não me engano.
drosssor51
02/04/2015, 23:53
Ricardo.. e Luiz.... o MWM não tem histórico de aquecimento... seja ele turbo, aspirado... ou turbo com intercooler... Se a temperatura estiver alterada uma revisão boa no sistema de arrefecimento deverá resolver...
abç
pcnicolau
03/04/2015, 10:41
Luiz beleza de fotos, mas uma pergunta esse intercooler que colocou de que veiculo era? Ele não é muito pequeno, pois me falaram que esses motores mwm 229 precisam de um intecooler maior como o da f250 ou como os proprietarios das bands fazem o do VW 8.150, me dá a sua dica?
pcnicolau
05/04/2015, 11:10
Tudo bom ricarvalhal demorou mas taí as fotos498068498069498070498071
LUIZ170686
06/04/2015, 09:32
Luiz beleza de fotos, mas uma pergunta esse intercooler que colocou de que veiculo era? Ele não é muito pequeno, pois me falaram que esses motores mwm 229 precisam de um intecooler maior como o da f250 ou como os proprietarios das bands fazem o do VW 8.150, me dá a sua dica?
Então pcnicolau, esse kit de intercooler meu foi montado por uma revenda bosch aqui da minha cidade, eles compram o kit de uma fábrica que faz intercooler para motores diesel em geral e fazem a montagem, agora pequeno eu acho que ele não é não, é que ele fica montado na vertical, ai parece que é pequeno pois uma parte dele fica sem aparecer pois fica escondido atrás do para-choque, não tenho a medida exata dele mas meu pai tem uma F-350 que usa intercooler também e é mais ou menos as mesmas medidas, se não me engano o comprimento dele que é coisa de 2 ou 3 cm menor que o da F-350.
e outra o intercooler do 8-150 e das F-250/350/4000 mais novas tem entrada de um lado e saída de outro lado, ai eu teria que fazer recortes nas laterais do suporte do radiador, ia ficar cano atravessando de um lado pro outro no motor...ficaria mais complicado na minha opinião, e esse ai não como disse só tive que colocar espaçadores no radiador pra ele vir mais pra trás e pronto, pois as mangueiras vem debaixo para cima.
E drosssor51, é como eu disse a temperatura não subia tanto antes de eu colocar o intercooler, mas ela subia um pouquinho quando exigida, ai com o intercooler ela ficou praticamente zerada, mas não foi por isso que coloquei o intercooler, eu coloquei para que ele desse um fôlego a mais no motor, e deu, como eu disse ele anda mais cheio e as respostas vem mais rápido, portanto pode abusar um pouco do giro também que ela não aquece tanto, coisa que pelo menos na minha se me lembro bem pra andar a 110km/h nela eu tenho que meter 3mil rpm, e nessa rotação ela subia mais a temperatura, chegava no meio do marcador, coisa que agora não acontece mais, anda sempre fresquinha rsrsrsrs... agora quanto a necessidade real de colocar o intercooler, isso não existe mesmo, a gente coloca porque gosta e quer sempre melhorar o desempenho. como se diz é bom, mas se vive sem ele também.
E agora se Deus quiser ainda coloco um ZF S5-420, ai quero ver se vai andar ou não hehehe. vou pesquisando ai pra adaptar e valores do mesmo...
ricarvalhal
06/04/2015, 20:33
Edin, deixa eu abusar da sua experiencia e boa vontade em ajudar !!!
na verdade eu vou dar outra demão de tinta antes de polir, assim eu posso lixar tudo de novo com lixa 600 so para tirar a poeira da tinta e alguma sujeira que caiu e pintar tudo de novo ??
Obrigado pelas dicas !!!
ricarvalhal
06/04/2015, 20:59
Luiz, muito obrigado pelas fotos, ta bonita sua F4000 !!!!
vendo o intercooler atraves da grade ele ocupa dois retangulos de largura, isso da uns 350 mm, mas embaixo onde tem as conexoes das mangueira ele é mais largo ? Eu vou pedir outro favor !! passe as medidas do intercooler pra mim !!
Vendo a sua instalacao, acredito que entrada/saida por baixo facilita mesmo a instalação. Minha intensao é usar um intercooler igual ao seu, só que coloca-lo no lado esquerdo e no lado direito colocar o condensador do ar condicionado....mas tenho que ver diretinho se cabe lado a lado.
Novamente Obrigado
497803497792
Ai Ricarvalhal como prometido tá aí...qualquer coisa pode perguntar que eu respondo ok, o meu não foi feita nenhuma adaptação de nada, a única coisa é que foram colocados uns espaçadores no radiador, pra trazer ele mais pra perto da hélice do motor. e quanto ao câmbio zf s5-420 vc´s sabem quanto tá valendo um hoje em dia. tem que ser feito adaptação na embreagem também, pois andei lendo o tópico do amigo lá que adaptou o referido cambio e vi lá que parece que tem que adaptar embragem da f-250 e plato do mwm-229, é isso mesmo? quanto ao velocímetro é fácil também de adaptar? se alguém ai puder me dar umas dicas fico grato. abraços...[/QUOTE]
ricarvalhal
06/04/2015, 21:03
Vc comentou quanto custa um ZF 5s-420.... acredito que uns R$ 5-6 mil .... meu pai que adaptou o meu cambio a bastante tempo... mas a embreagem é original.... deve ter mudado somente o eixo piloto.... o velocimetro é a parte mais facil, um cambio naum sei se é da F250 ou silverado nao era eletronico... era vai cabo... tem que usar este...
Luiz, muito obrigado pelas fotos, ta bonita sua F4000 !!!!
vendo o intercooler atraves da grade ele ocupa dois retangulos de largura, isso da uns 350 mm, mas embaixo onde tem as conexoes das mangueira ele é mais largo ? Eu vou pedir outro favor !! passe as medidas do intercooler pra mim !!
Vendo a sua instalacao, acredito que entrada/saida por baixo facilita mesmo a instalação. Minha intensao é usar um intercooler igual ao seu, só que coloca-lo no lado esquerdo e no lado direito colocar o condensador do ar condicionado....mas tenho que ver diretinho se cabe lado a lado.
Novamente Obrigado
497803497792
Ai Ricarvalhal como prometido tá aí...qualquer coisa pode perguntar que eu respondo ok, o meu não foi feita nenhuma adaptação de nada, a única coisa é que foram colocados uns espaçadores no radiador, pra trazer ele mais pra perto da hélice do motor. e quanto ao câmbio zf s5-420 vc´s sabem quanto tá valendo um hoje em dia. tem que ser feito adaptação na embreagem também, pois andei lendo o tópico do amigo lá que adaptou o referido cambio e vi lá que parece que tem que adaptar embragem da f-250 e plato do mwm-229, é isso mesmo? quanto ao velocímetro é fácil também de adaptar? se alguém ai puder me dar umas dicas fico grato. abraços...[/QUOTE]
ricarvalhal
06/04/2015, 21:10
Pcnicolau, muito obrigado pelas fotos !! o condensador que tenho aqui é grande igual ao seu, mas ja estou vendo que se eu instala-lo vou me enrolar para colocar o intercooler, assim vou ver se encontro um menor para dividir espaco com o intercooler....
Deixa eu te perguntar um coisa, o ventilador original (que manda ar para o parabrisa) tem que ser retirado ? vc sentiu piora no desempenho apos instalar o ar condicionado, ou ao ligado tem alguma perda de potencia ? essa caixa universal faz muito barulho ?
Valeu !!!
Tudo bom ricarvalhal demorou mas taí as fotos498068498069498070498071
ricarvalhal
06/04/2015, 21:44
Fotos profissionais do status atual....
segundo minha filha de 5 anos, já sou pintor !!!
Porta motorista... ainda falta paralama..
498241
Parachoque 1 demão ...
498243
ainda falta capo...
498244
sem a grade...
498246
diferença entre caçamba pintada em novembro... e cabine pintada agora..... vou ter que pintar a caçamba também...:putz:
498247
drosssor51
06/04/2015, 21:53
Ricardo.... muito legal seu trabalho.... com certeza depois de polido vai ficar o bixo..! Parabéns.. (sua filha tem razão..kkk)
se me permite.. um pitaco... pinta a caçamba tb.!
abç..
Edintruder
06/04/2015, 21:56
Ricarvalhal, si, podes quebrar o brilho todo com lixa 600 d'água. Deixa a base bem parelha na lixa e depois pinta. Se pintares com tinta bem fina ela abre bem o brilho mais fácil.
pcnicolau
07/04/2015, 13:31
Bom Ricarvalhal, perca de potencia tem apenas um pouco pois o motor é grande na questão do barulho da caixa universal e normal igual aos carros de passeio, barulho normal de ar condicionado. Na questão do condensador vc tem razão o meu é grande então é mais dificil instalar um intercooler, teria que ser entre o condensador do ar condicionado e o radiador como estou usando hélice de 10 pás tive que jogar para frente meu radiador se reparar bem os dois tão quase colados, este dilema existe to pensando em voltar a hélice normal de 4 pás aí terei como jogar para trás o meu radiador, então conseguirei talvez espaço para o intercooler no meio dos dois, como o intercooler refrigera o ar que vai para o motor creio não precisar da hélice de 10 pás. Outro porém estou atrás do intercooler superflow da supecooler ele é mais grosso pois tem duas colméias só que refrigera o dobro, porém requer mais espaço, tô na luta não sei se vai dar certo.
pcnicolau
07/04/2015, 13:35
A respeito do ventilador que tem embaixo do painel vai ter que tira-lo, outra coisa pede para instalar o ar dentro do painel aí some aquela caixa evaporadora que tem na minha, vou fazer isso assim que puder aí te mando fotos, se tiver dindim talves eu compre uma igual aquelas usadas nas f100 americanas fica show.
Edintruder
07/04/2015, 16:56
Amigos, entrem no tópico abaixo e votem na enquete. F series up!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/poll-137-qual-sua-pickup.html
ricarvalhal
08/04/2015, 21:48
entendi, por acaso vc tem o contato do supercooler ? pois www.supercooler.com.br nao abre....
Bom Ricarvalhal, perca de potencia tem apenas um pouco pois o motor é grande na questão do barulho da caixa universal e normal igual aos carros de passeio, barulho normal de ar condicionado. Na questão do condensador vc tem razão o meu é grande então é mais dificil instalar um intercooler, teria que ser entre o condensador do ar condicionado e o radiador como estou usando hélice de 10 pás tive que jogar para frente meu radiador se reparar bem os dois tão quase colados, este dilema existe to pensando em voltar a hélice normal de 4 pás aí terei como jogar para trás o meu radiador, então conseguirei talvez espaço para o intercooler no meio dos dois, como o intercooler refrigera o ar que vai para o motor creio não precisar da hélice de 10 pás. Outro porém estou atrás do intercooler superflow da supecooler ele é mais grosso pois tem duas colméias só que refrigera o dobro, porém requer mais espaço, tô na luta não sei se vai dar certo.
ricarvalhal
08/04/2015, 21:50
o ar das F americanas eh show.... mas so importando.... quando vc diz dentro do painel, seria onde fica o porta luvas ?
valeu
A respeito do ventilador que tem embaixo do painel vai ter que tira-lo, outra coisa pede para instalar o ar dentro do painel aí some aquela caixa evaporadora que tem na minha, vou fazer isso assim que puder aí te mando fotos, se tiver dindim talves eu compre uma igual aquelas usadas nas f100 americanas fica show.
ricarvalhal
12/04/2015, 23:11
Amigos, Sera que um intercooler com esta medidas ficaria bom ??
498806
ocuparia somente metade da area do radiador... a outra metade para o condensador do ar condicionado....
FabioMedeiros78
13/04/2015, 15:45
Amigos, Sera que um intercooler com esta medidas ficaria bom ??
498806
ocuparia somente metade da area do radiador... a outra metade para o condensador do ar condicionado....
Ricardo, muito legal seu tópico!! To acompanhando já !
Dai pessoal! To sumido mas sempre de butuca.
Deixa eu me meter no papo, dar opnião e ouvir de vcs tb.
Ricarvalhal, tua ideia faz todo sentido em dividir o espaço. Geraria menos adaptações, porém é dificíl encontrar intercooler e condensador nessas medidas. Minha ideia é fazer o seguinte:
- mover o radiador para trás, retirar a ventoinha original e colocar uma elétrica.
PS: estou rodando sem ventoinha no momento, só na cidade, onde gera mais calor, e no verão de rachar aqui não passou do meio o ponteiro. Medi a temperatura com um termômetro de aproximação e marcou incríveis 85°C. A ventoinha elátrica é só por garantia, pois quando entrar IC e condensador, essa temperatura deve subir.
- Montar condensador com filtro secador que comprei em uma sucata e mede uns 30 mm de espessura;
- Montar um IC sob medida que desenhei com 50 mm de espessura.
498860
Movendo o radiador para traz teria espaço suficiente para tudo isso. Esse IC que desenhei tem a área de troca de muito similar ao da F250. Minha dica é, já que vai mexer e gastar, fazer bem dimensionado e de boa qualidade, caso contrário, será um simples acessório com pouca eficiência.
Como a saída do meu coletor é frontal, a ideia é baixar o radioador e fazer a tubulação passar por cima dele e entrar na entrada superior do IC. Serão apenas duas curvas, essa da imagem e uma na saida do compressor. A saída do IC será essa lateral, que terá uma dobra de 90° e duas de 45° até entrar na admissão.
Tomara que a ideia dê certo na prática.
Problema: o custo de IC na supercooler está na faixa de R$1500,00. Beeem caro.....qualidade é caro! Outra dica, por favor, não comprem IC com caixas laterais quadradas! A eficiência é mínima!
pcnicolau
13/04/2015, 19:04
Bom bbmoro, fazendo como vc diz tirando a hélice acho que daria certo, mas e na questão de aquecimento vc está usando sua F sem hélice e não dá problema de aquecimento? Se não tiver problema talvez seja a solução do espaço. Na questão do eletro- ventilador também parece uma boa ideia, mas de que tamanho seria este eletro-ventilador? Não deve ser muito barato pois queimei o que tenho no meu carro de passeio e la foram 900 dilmas para comprar outro. Abraços
FabioMedeiros78
13/04/2015, 22:14
Bom bbmoro, fazendo como vc diz tirando a hélice acho que daria certo, mas e na questão de aquecimento vc está usando sua F sem hélice e não dá problema de aquecimento? Se não tiver problema talvez seja a solução do espaço. Na questão do eletro- ventilador também parece uma boa ideia, mas de que tamanho seria este eletro-ventilador? Não deve ser muito barato pois queimei o que tenho no meu carro de passeio e la foram 900 dilmas para comprar outro. Abraços
Galera, vocês já tentaram mover a própria ventoinha para trás?
não sei como é nas F abaixo de 92 mas deve ser a mesma coisa, a minha tem um calco de uns 4 cm que fica entre a ventoinha e o suporte da polia, retirando ele e colocando os parafusos menores de tem fácil mais 4 cm de folga.
O eletroventilador comprei do Ford Ka, R$150,00 em uma sucata. Tirei a ventoinha para chegar a um temperatura maior no motor, pois queria saber qual a faixa de temperatura do interruptor do eltroventilador deveria usar, porém pouco mudou sem a ventoinha. Como falei, o ponteiro não chega no meio e a temperatura não atingiu 90°.
Abraço
Galera, vocês já tentaram mover a própria ventoinha para trás?
não sei como é nas F abaixo de 92 mas deve ser a mesma coisa, a minha tem um calco de uns 4 cm que fica entre a ventoinha e o suporte da polia, retirando ele e colocando os parafusos menores de tem fácil mais 4 cm de folga.
Sim, tem um bucha mesmo que poderia ser retirada, porém não sei a hélice não irá interferia com nada. Quero fazer espaço e aproveitar para retirar essa ventoinha de vez, pois é um sistema bem ultrapassado.
Abraço
pcnicolau
15/04/2015, 14:41
Beleza bbmoro, tava conversando com um mecanico de radiador e ele disse que se tirar a helice do motor e deixar só no eletro ventilador e perigoso, pois quando exigir do motor ele pode aquecer, tive olhando um eletro ventiladores para instalar vc instalou na frente do radiador ou atras, e qual o tamanho deste que esta usando, helices retas ou no formato de S. Se o eletro ventilador for instalado na frente do radiador ganha-se muito espaço entre o motor e o radiador, mas não sei se é o melhor local, como vc disse a hélice é coisa antiga quem sabe um eletro ventilador de conta do recado.
FabioMedeiros78
15/04/2015, 15:04
Beleza bbmoro, tava conversando com um mecanico de radiador e ele disse que se tirar a helice do motor e deixar só no eletro ventilador e perigoso, pois quando exigir do motor ele pode aquecer, tive olhando um eletro ventiladores para instalar vc instalou na frente do radiador ou atras, e qual o tamanho deste que esta usando, helices retas ou no formato de S. Se o eletro ventilador for instalado na frente do radiador ganha-se muito espaço entre o motor e o radiador, mas não sei se é o melhor local, como vc disse a hélice é coisa antiga quem sabe um eletro ventilador de conta do recado.
Leu não digo que a hélice é coisa antiga porque quase todo carro a diesel modernos ainda as usam!
a temperatura do motor a gasolina é muito baixa já o motor a diesel tem quase 5x mais temperatura que os a gasolina por isso esquenta muito mais!
Hoje em dia às camionetas como a Hilux usam hélice e elas não esquentam de forma alguma já as l200 mais antigas que usavam ventoinha se acelerasse mais que 120km/h ferviam daí você só imagina elas na lama.... Eram uma bosta
eu manteria a hélice recuando elas, retirando o calço e colocando i radiador o mais perto possível da hélice se quiserem coloca a hélice da f4000 cummins de 10 pás e verás que tudo será melhor principalmente o IC.
Coloquei na minha e o vento é extraordinário na lenta imagina em alta rotação. É um detalhe essa hélice da f4000 é cerca de 6mm mais recuada que a original que já da uma diferença!
Leu não digo que a hélice é coisa antiga porque quase todo carro a diesel modernos ainda as usam!
a temperatura do motor a gasolina é muito baixa já o motor a diesel tem quase 5x mais temperatura que os a gasolina por isso esquenta muito mais!
Hoje em dia às camionetas como a Hilux usam hélice e elas não esquentam de forma alguma já as l200 mais antigas que usavam ventoinha se acelerasse mais que 120km/h ferviam daí você só imagina elas na lama.... Eram uma bosta
eu manteria a hélice recuando elas, retirando o calço e colocando i radiador o mais perto possível da hélice se quiserem coloca a hélice da f4000 cummins de 10 pás e verás que tudo será melhor principalmente o IC.
Coloquei na minha e o vento é extraordinário na lenta imagina em alta rotação. É um detalhe essa hélice da f4000 é cerca de 6mm mais recuada que a original que já da uma diferença!
Fabio, concordo e discordo em algumas coisas.
Hoje, carros de passeio a diesel e alguns caminhões pequenos (ex Cargo 1119) usam hélice com acoplamento viscoso, que no fim das contas, funcionalmente é a mesma coisa que o eletroventilador. Hélice acoplada 100% do tempo é para motores que trabalham em plena carga e com pouco fluxo de ar, por exemplo máquinas agrícolas.
Falando do sistema de arrefecimento da Fmil, a minha não tem A/C ne IC ainda. E digo, o sistema está rodando muito bem sem ventoinha, é um sistema superdimensionado pelo que me parece. Não estou dizendo nem defendendo que devemos arrancar nossas ventoinhas :) :) , fiz isso apenas para tentar alcançar uma temperatura maior para dimensionar o interruptor do eletroventilador. Quando tiver A/C e IC acredito que o radiador perderá significativamente sua capacidade de troca de calor, então será necessário um eletroventilador, quem sabe dois ( um atrás e um na frente).
Com relação a hélice de 10 pás, vi que vc colocou e o barulho ficou muitooooo show! Já dirigi um ranger 3.0 com acoplamento viscoso, e quando a hélice ligava, o barulho era assim, fica muito legal mesmo. Mas pergunto, realmente tem necessidade um fluxo de ar assim na Fmil onde tem um baita espaço para o ar circular e um baita radiador? É importante lembrar que uma hélice assim consome uns bons cavalos! Pra se ter uma ideia uma colheitadeira gasta em torno de 25cv só na hélice! Acreditem! A Fmil não gasta tudo isso não, mas quanto mais pás, mais potência consumida.
Abraço
Nicolau, eu ainda não instalei, to rodando sem nada ainda.....mas vou colocar atrás, substituindo a ventoinha original. se não for suficiente, coloco uma na frente. A que comprei em formato de S as aletas e mede em torno de 450mm de diâmetro. Penso em colocar no canto inferior direito .
Abraço
ricarvalhal
15/04/2015, 18:54
bbmoro,
compartilho o link de um condensador que ocupa metade da area do radiador, não sei se é suficiente para o A/C mas a medida já ajuda
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638604063-condensador-universal-12x18-_JM
Outra dica que vc deu, é de baixar o radiador, eu vi uma foto na net de um fmil igual a nossa, mas naum encontro novamente, o IC era ligado por cima do radiador !!
Vc comentou da area do IC da F250... eu to usando como referência o do VW 8-150 que mede 568 x 376 x 40 (mm) bocais de 2,5"... talvez isto te ajude a dimensionar teu sistema...
Tudo de bom !!!!
Dai pessoal! To sumido mas sempre de butuca.
Deixa eu me meter no papo, dar opnião e ouvir de vcs tb.
Ricarvalhal, tua ideia faz todo sentido em dividir o espaço. Geraria menos adaptações, porém é dificíl encontrar intercooler e condensador nessas medidas. Minha ideia é fazer o seguinte:
- mover o radiador para trás, retirar a ventoinha original e colocar uma elétrica.
PS: estou rodando sem ventoinha no momento, só na cidade, onde gera mais calor, e no verão de rachar aqui não passou do meio o ponteiro. Medi a temperatura com um termômetro de aproximação e marcou incríveis 85°C. A ventoinha elátrica é só por garantia, pois quando entrar IC e condensador, essa temperatura deve subir.
- Montar condensador com filtro secador que comprei em uma sucata e mede uns 30 mm de espessura;
- Montar um IC sob medida que desenhei com 50 mm de espessura.
498860
Movendo o radiador para traz teria espaço suficiente para tudo isso. Esse IC que desenhei tem a área de troca de muito similar ao da F250. Minha dica é, já que vai mexer e gastar, fazer bem dimensionado e de boa qualidade, caso contrário, será um simples acessório com pouca eficiência.
Como a saída do meu coletor é frontal, a ideia é baixar o radioador e fazer a tubulação passar por cima dele e entrar na entrada superior do IC. Serão apenas duas curvas, essa da imagem e uma na saida do compressor. A saída do IC será essa lateral, que terá uma dobra de 90° e duas de 45° até entrar na admissão.
Tomara que a ideia dê certo na prática.
Problema: o custo de IC na supercooler está na faixa de R$1500,00. Beeem caro.....qualidade é caro! Outra dica, por favor, não comprem IC com caixas laterais quadradas! A eficiência é mínima!
FabioMedeiros78
15/04/2015, 21:27
Fabio, concordo e discordo em algumas coisas.
Hoje, carros de passeio a diesel e alguns caminhões pequenos (ex Cargo 1119) usam hélice com acoplamento viscoso, que no fim das contas, funcionalmente é a mesma coisa que o eletroventilador. Hélice acoplada 100% do tempo é para motores que trabalham em plena carga e com pouco fluxo de ar, por exemplo máquinas agrícolas.
Falando do sistema de arrefecimento da Fmil, a minha não tem A/C ne IC ainda. E digo, o sistema está rodando muito bem sem ventoinha, é um sistema superdimensionado pelo que me parece. Não estou dizendo nem defendendo que devemos arrancar nossas ventoinhas :) :) , fiz isso apenas para tentar alcançar uma temperatura maior para dimensionar o interruptor do eletroventilador. Quando tiver A/C e IC acredito que o radiador perderá significativamente sua capacidade de troca de calor, então será necessário um eletroventilador, quem sabe dois ( um atrás e um na frente).
Com relação a hélice de 10 pás, vi que vc colocou e o barulho ficou muitooooo show! Já dirigi um ranger 3.0 com acoplamento viscoso, e quando a hélice ligava, o barulho era assim, fica muito legal mesmo. Mas pergunto, realmente tem necessidade um fluxo de ar assim na Fmil onde tem um baita espaço para o ar circular e um baita radiador? É importante lembrar que uma hélice assim consome uns bons cavalos! Pra se ter uma ideia uma colheitadeira gasta em torno de 25cv só na hélice! Acreditem! A Fmil não gasta tudo isso não, mas quanto mais pás, mais potência consumida.
Abraço
A sim bbmoro, então tudo isso foi um mal entendido! kkkkk
Lhe peco desculpas.
Na verdade eu pensei que vocês estavam buscando mais espaço pra colocar o IC na frente do radiador e mais o AC dai como o espaço é pouco fica meio foda colocar tudo no mesmo lugar sem topar na hélice até que com a hélice viscosa fica praticamente a mesma coisa no espaço pois ela ocupa o mesmo espaço que a original.
Mas no caso das camionetes modernas não tem mais sistema de hélice direta porque como e uma central eletrônica que faz toda a regulação do diesel injetado ela entendendo o motor frio ira mandar mais diesel e assim consumindo mais por isso as hélices só funcionam em certo momento. Já na minha como e direto eu coloquei a hélice de 10 pás porque futuramente irei colocar o IC também (ela já tem ar e o bicho gela pra porra) quanto mais vento melhor e aumenta a eficiência do IC e a válvula termostática faz o trabalho dela de equilibrar a temperatura do motor nos 79-85 graus. Isso teoricamente claro kkkkk
Espero ter esclarecido.
Bem capaz Fabio, não tem que pedir desculpa de nada!!! Quanto mais ideias melhor! Valeu ai!
Ricarvalhal, obrigado pelas dimensões do IC e sugestão! Abraço
FabioMedeiros78
16/04/2015, 10:25
Bem capaz Fabio, não tem que pedir desculpa de nada!!! Quanto mais ideias melhor! Valeu ai!
Ricarvalhal, obrigado pelas dimensões do IC e sugestão! Abraço
kkkk bbmoromanda fazer um IC gigante!
ricarvalhal
16/04/2015, 12:41
Instalei dois termometros, 1 antes da caixa fria da trubina e outro após, quero ver o aumento de temperatura do ar devido a compressào na turbina. Nao furei a tubulucao, somente encontei o sensor e o encobri com silicone (unico material que eu tinha em casa).
499135
Como estou usando 2 sensores tiro o efeito da temperatura do cofre do motor (mais ou menos) e no final o que vale o a diferenca das temperaturas. E lógico devido a inercia de aquecimento da tubulacao e diferenca na conducao termica do calor na tubulacao/sensor.... a medido só é mais ou menos válida se manter a condicao de operacao do motor (na verdade pressao na turbina) por algum tempo.... acredito que minutos....
499136
Quero saber se aumenta muito, se sim a instalacao de um IC é justificada !!!
outro ponto que medirei depois é se ha diferenca na temperatura do ar captado proximo a grade e no filtro de ar original. O ZeV8 modificou a captacao de ar. ai passo alguns valores....
ricarvalhal
16/04/2015, 12:47
Segue algumas fotos apos pintura... nao poli a pintura...
499137499138499139499140499141499142499143
esqueci de pinta o santo antonio... depois vou pintar e colocar....
e colocar insulfilm...
É isso ai pessoal, como desmontei as portas para pintar, instalei alarme e trava eletrica !!!
Valeu amigos pelas dicas !!!