Ver Versão Completa : F1000 1987 em Taubaté
Edintruder
02/05/2016, 21:31
deixaram estrangulada demais.
A turbina na f1000 MWM trabalha originalmente com 1,4bar de pressão.
ricarvalhal
03/05/2016, 10:16
Comprei tinta cinza escuro (spray) e fui pintar o motor.... mas o cinza escuro é quase branco.... ai não pintei o bloco, só os tubos do turbo e flauta .....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527707&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527708&stc=1
e a famosa BI
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527709&stc=1
LUIZ170686
03/05/2016, 14:20
Sim Luiz, ta andando já... meio devagar mas ta... o bombista deixou ela com regulagem original com se não fosse turbo... ai ela ta amarrada de mais, hoje deixei ela la na loja para eles aumentarem o debito... ta limitado a 0.3 bar a pressão da turbina... e tb não ta fazendo nada de fumaça....
cara fala sério, o bombista foi ai tirar sua bomba injetora...será que ele não viu esse baita "caracol" chamado turbina na frente da bomba??? meu Deus é muita burrice demais desses caras...se tá turbinada deixa regulagem pra turbo pô!!!
A minha da primeira vez que fiz a bomba, mandei abrir o débito e com o pé no talo passava bem do 1 kg...não sei quanto dava porque meu manômetro só vai até 1kg, mas acredito que dava 1,4kg como o Edintruder disse acima...porém 2 anos depois fiz a bomba e coloquei o intercooler junto. mandei abrir o débito pois tava regulagem original assim como a sua...ai abriram uma beleza...em 3 mil giros ele carrega 0,8 kg...e se pisar pra passar dos 3 mil giros o motor fica muito "aspero", urra muito, dai não forço pois tenho medo de mandar ele pro "pau". a minha também não faz fumaça nenhuma... eu to afim de abrir uma meia volta mas to criando coragem pra entrar em baixo dela fazer isso. a minha bomba é regulagem toda original, exceto o débito um pouco aberto.
agora faço uma pergunta aqui pros mais experientes que eu...
Andei em uma F4000 aqui...mesmo ano da minha mwm229 diferencial dana... tudo igualzinho a minha, menos intercooler que a dele não tem, porém a dele o motor foi feito tem uns 30 mil km...não sei o que o cara fez mas que a camionete dele tá andando muito isso tá, falar a vdd até F1000 original passa apertado com ela...pegamos estrada e a camionete bate 130 140km/h, velocímetro errado não é porque em via de 110km/h eu passava os carros pequenos tranquilo. agora uma coisa que percebi a dele bate a casa dos 3mil giros muito fácil, e não fica "urrando parecendo estrangulada" igual a minha. ela bate os 130 na casa dos 3300 giros...e o motor dele trabalhando nessa faixa de giros parece o meu trabalhando a 2600 giros (digamos a mesma "suavidade"). porém uma coisa que notei é que a dele o motor tem um tiquinho a menos de torque que a minha, pois em alguma subidas tinha que voltar 4ª marcha onde a minha sobe em 5ª. mas pouca coisa, nada que um embalo extra não a faça subir em 5ª também. pergunto pro cara o que ele fez mas o bicho é velhaco num conta de jeito nenhum...alguém ai teria alguma teoria pra esse milagre?
Edintruder
03/05/2016, 18:21
Luiz, se for F4000, o diferencial dela é bem reduzido, então para andar a 140 ele só conseguirá com uma caixa de marchas com 5a drive. Caso a caixa for normal, com 1a para trás, o velocímetro dele está marcando errado. Por ser mais reduzida, a F4000 embala mais rápido mesmo.
sallespickup
03/05/2016, 20:39
quando a bomba esta fora e é regulada na bancada de teste não é só o debito que é corrigido pra turbinado, mais tempo de bomba, transferencia e varios outros parametros, agente chamava isso de sincronizar bomba, então, pode ser por isso Luiz, que a F4000 do seu colega anda e não urra
LUIZ170686
04/05/2016, 09:45
Edintruder o câmbio dele é clark 240v 5ª pra trás igual ao meu...e diferencial igual também dana 70 hd relação 4,10...por isso meu espanto.
Salles eu estava lendo um tópico antigo no picapes gm que falava disso, que não era só abrir o débito do óleo, que tinham mais regulagens que tinham que ser feitas em bancada pra ficar bom mesmo. será que pode ser feita uma nova regulagem na minha bomba pra tentar melhorar o desempenho? pois provavelmente ela foi feita nos parâmetros originais especificados para MWM 229, teria como regular ela por exemplo com a configuração do MWM 229 turbo, colocando elementos do turbo e tals? será que melhoraria o desempenho? pois o caminhão VW 7-110 vem com motor MWM -229 turbo original como na F1000 e com bomba bosch em linha também. só a F1000 turbo original 4 faróis que eu não lembro se é bomba em linha ou rotativa.
sallespickup
04/05/2016, 14:38
isso Luiz, e sim da pra abrir a sua bomba e deixar como da F1000 turbo de fabrica 90 e 91
ricarvalhal
11/05/2016, 08:54
Furei o coletor de escape e instalei o mesmo sensor de EGT que eu usava na saida da turbina. O interessante é que agora a temperatura máxima 450 ºC é a mesma de antes de eu trocar bicos injetores e fazer a BI. A BI agora esta com 1/2 volta no débito, antes devia estar com mais, pois tinha bem mais fumaça... Achei que subiria a EGT medida pois estaria pegando no ponto mais quente..... mas vai entender...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528413&stc=1
Achei este gráfico que mostra que a temperatura após a turbina (ponto 4) é sempre menor que a temperatura no coletor do escape (ponto 3) ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/504029-f1000-1987-em-taubate-745px-brayton_cycle.svg.png (fonte: wikipedia)
ricarvalhal
11/05/2016, 08:56
Luiz, as 4 fárois TD229 são BI em linha com LDA !!
Edintruder o câmbio dele é clark 240v 5ª pra trás igual ao meu...e diferencial igual também dana 70 hd relação 4,10...por isso meu espanto.
Salles eu estava lendo um tópico antigo no picapes gm que falava disso, que não era só abrir o débito do óleo, que tinham mais regulagens que tinham que ser feitas em bancada pra ficar bom mesmo. será que pode ser feita uma nova regulagem na minha bomba pra tentar melhorar o desempenho? pois provavelmente ela foi feita nos parâmetros originais especificados para MWM 229, teria como regular ela por exemplo com a configuração do MWM 229 turbo, colocando elementos do turbo e tals? será que melhoraria o desempenho? pois o caminhão VW 7-110 vem com motor MWM -229 turbo original como na F1000 e com bomba bosch em linha também. só a F1000 turbo original 4 faróis que eu não lembro se é bomba em linha ou rotativa.
LUIZ170686
11/05/2016, 16:05
mas será que não pode utilizar os elementos internos e tals, pois penso que eles devem ter mais vazão, consequentemente poderiam ter um acerto melhor. pra render mais.
ricarvalhal
11/05/2016, 22:20
Luiz, pelo q sei, os bicos são os mesmo, eu ACHO que a BI é a mesma (menos a LDA)... Pois como sabemos se abrirmos o débito aumenta bem a potência.... Assim ACHO que a BI é a quase a mesma ...
sallespickup
12/05/2016, 07:24
nunca peguei tabela, mais acredito que seja praticamente igual, agora vai a experiencia, bomba regulada na bancada pra tubo, que acelerando parada sobe em 0.8, na estrada dava 1.3, e não tinha LDA nem tão pouco fumaceava feio, era o normal, uma boa regulagem se ve quando depois de 0.5 não se ve mais fumaça, pois se passar disso ainda fumaceando o motor não aguenta pois lava o cilindro deixando sem lubrificação
LUIZ170686
13/05/2016, 10:22
Semana que vem vou procurar um bombista por aqui, e ver se ele tem como dar um tapa na bomba pra deixar ela mais esperta.
WIlhan Romeiro
16/05/2016, 09:55
bom dia . comprei um f1000 85 mwm 226 tenho duvidas no marcador de pressao do oleo . a minha marca de 0. a 2e4( sao o meio) e o 6 q e o no maximo eu creio .. na lenta ela fika entre o 2 e 4 mais quando eu ando e xego em torno de 3 mil rpm ele sobe, e chega quaze ao 6 queria saber se e bormal ou n isso .... obrg
Edintruder
16/05/2016, 17:20
Wilhan, é isso mesmo. Está normal. Se prestares atenção, quando botares óleo novo a pressão será maior, assim como motor frio também terá maior pressão.
Nos veículos modernos é apenas luz espia, que ao meu ver não dá para avaliar muita coisa. Quando acende é sinal que está estragado, e com marcador tem como evitar trancar o motor pois a pressão gradualmente ficará baixa com o passar dos anos.
bom dia . comprei um f1000 85 mwm 226 tenho duvidas no marcador de pressao do oleo . a minha marca de 0. a 2e4( sao o meio) e o 6 q e o no maximo eu creio .. na lenta ela fika entre o 2 e 4 mais quando eu ando e xego em torno de 3 mil rpm ele sobe, e chega quaze ao 6 queria saber se e bormal ou n isso .... obrg
ricarvalhal
16/05/2016, 17:44
Ola WIlhan, adicionei duas fotos dos manômetros usados nas f1000, na verdade o mínimo e máximo são iguais, só muda a escala intermediaria.
528699 528700
no manual diz que a 3000 rpm ou condição normal deve marcar 3. Em marcha lenta pode chegar a 1. Isto com o motor aquecido.
Seria bom vc começar a verificar pelo mais barato e fácil, painel...cebolao...bomba de oleo... verifique se esta usando o oleo correto 15w40. Isto que te falei é para o 229, tem que verificar ser tudo vale para o 226.
tudo de bom
bom dia . comprei um f1000 85 mwm 226 tenho duvidas no marcador de pressao do oleo . a minha marca de 0. a 2e4( sao o meio) e o 6 q e o no maximo eu creio .. na lenta ela fika entre o 2 e 4 mais quando eu ando e xego em torno de 3 mil rpm ele sobe, e chega quaze ao 6 queria saber se e bormal ou n isso .... obrg
ricarvalhal
31/05/2016, 08:30
Bom, tenho um cambio ZF, eu usei o Lubrax 80w GL4 até que não era ruim mas as vezes raspava quando estava quente, estou usando o Lubrax 90 GL4 este quando frio o cambio fica duro de engatar, procurei em minha cidade um oleo para o cambio ZF de acordo com o especificado no manual da F250 e não encontrei, ai encontrei pela net o oleo 80w90 API GL4 na loja Altese (http://www.altese.com.br)
529553
Óleo Para Transmissão Mecânica - Tutela Car EPYX - Caixa do Câmbio API GL4 - SAE 80W90 Multiviscoso - PetronasEste foi o único oleo que encontrei que é 80w90 API GL4
depois informo o resultado....
Coophamat
31/05/2016, 12:08
Ricarvalhal, sua f1000 a 100 km/h no GPS em quinta, está a qual rotação?
ricarvalhal
31/05/2016, 21:48
2100 rpm !
ricarvalhal
07/06/2016, 07:33
Rodei exatamente 1 mes com o oleo novo (sem militec) e olha a pó que formou no bujão magnético...
530097
sei lá o que é isso....
Bom, tenho um cambio ZF, eu usei o Lubrax 80w GL4 até que não era ruim mas as vezes raspava quando estava quente, estou usando o Lubrax 90 GL4 este quando frio o cambio fica duro de engatar, procurei em minha cidade um oleo para o cambio ZF de acordo com o especificado no manual da F250 e não encontrei, ai encontrei pela net o oleo 80w90 API GL4 na loja Altese (http://www.altese.com.br)
529553
Óleo Para Transmissão Mecânica - Tutela Car EPYX - Caixa do Câmbio API GL4 - SAE 80W90 Multiviscoso - Petronas
Este foi o único oleo que encontrei que é 80w90 API GL4
depois informo o resultado....
ricarvalhal
17/08/2016, 07:30
Migrei para o novo Forúm: FORDTRUCKBR (http://fordtruckbr.forumeiros.com/)
Trovao azul 1987 (http://fordtruckbr.forumeiros.com/t12-trovao-azul-1987)
Agradeço a todos pela ajuda nestes anos
Javarotti
26/08/2016, 22:42
[QUOTE=ricarvalhal;2373211]Bom, tenho um cambio ZF, eu usei o Lubrax 80w GL4 até que não era ruim mas as vezes raspava quando estava quente, estou usando o Lubrax 90 GL4 este quando frio o cambio fica duro de engatar, procurei em minha cidade um oleo para o cambio ZF de acordo com o especificado no manual da F250 e não encontrei, ai encontrei pela net o oleo 80w90 API GL4 na loja Altese (http://www.altese.com.br)
O meu também está com o câmbio da Silverado.
Mudou o carro completamente!
535043535044535045
Javarotti
26/08/2016, 22:45
:safari-rig:
ricarvalhal
01/08/2017, 13:06
Fiquei exatamente 3 anos a F1000, foi muita aprendizagem, desde manutenção básica, até pintura, instalação de ar condicionado, remoção e instalação de câmbio, troca de bomba dágua, troca de junta do cabeçote.
Mas a familia cresceu e ela não comportava mais 4 pessoas.... assim ela foi pra São Lourenço-MG.
550663
Foto de recordação dos bons momentos no seu volante !! Triste vê-la partindo mas espero que seja muito útil para o próximo proprietário.
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