Ver Versão Completa : F1000 1987 em Taubaté
e ai Ricardo! Puxa vida cara, que bonita que tá essa tua camionete! Sério, tá bonita mesmo! Baita serviço!
Quanto a medição da temperatura do ar, meus parabéns! Nada melhor que colocar dados de uma medição para tirar as dúvidas! Como vc tem esses instrumentos? Com o que vc trabalha?
QUando vejo aquela palanca do ZF, bá rapaz, que vontade de ter na minha!
Abração
micheltakashima
16/04/2015, 14:05
Serviço de engenharia ehm Ricarvalhal parabéns!
Parabens pela pintura Ricarvalhal.
Da até vontade de fazer aqui também. Não sei se já contou isso no post, mas quando tava pintando não fez muita fumaça envolta, tipo pintando chão ou parede?
FabioMedeiros78
16/04/2015, 14:33
segue algumas fotos apos pintura... Nao poli a pintura...
499137499138499139499140499141499142499143
esqueci de pinta o santo antonio... Depois vou pintar e colocar....
E colocar insulfilm...
é isso ai pessoal, como desmontei as portas para pintar, instalei alarme e trava eletrica !!!
Valeu amigos pelas dicas !!!
rapaz tá top!! Parabens!!
Quando reformei a minha tambem instalei trava, vidro e alarme ficou muito bom e produtos de qualidade!
FabioMedeiros78
16/04/2015, 14:40
Instalei dois termometros, 1 antes da caixa fria da trubina e outro após, quero ver o aumento de temperatura do ar devido a compressào na turbina. Nao furei a tubulucao, somente encontei o sensor e o encobri com silicone (unico material que eu tinha em casa).
499135
Como estou usando 2 sensores tiro o efeito da temperatura do cofre do motor (mais ou menos) e no final o que vale o a diferenca das temperaturas. E lógico devido a inercia de aquecimento da tubulacao e diferenca na conducao termica do calor na tubulacao/sensor.... a medido só é mais ou menos válida se manter a condicao de operacao do motor (na verdade pressao na turbina) por algum tempo.... acredito que minutos....
499136
Quero saber se aumenta muito, se sim a instalacao de um IC é justificada !!!
outro ponto que medirei depois é se ha diferença na temperatura do ar captado proximo a grade e no filtro de ar original. O ZeV8 modificou a captacao de ar. ai passo alguns valores....
Ricardo, eu não sei sobre essa medição mas eu acho que se você colocasse um dentro do filtro (mangueira apos o filtro)e outro dentro da admissão sem silicone em cima daria para verificar a real temperatura do ar, usa o silicone apenas para grudar ele dentro da mangueira e passa o fio pela abraçadeira pois o silicone também isola o calor, assim creio que modificaria a temperatura.
Digo solta esse pedaço de mangueira entre a turbina e a admissão e coloca o sensor la dentro e fecha!
O IC eu sei que ele esfriaria mais esse ar condensando mas pra isso seria legal saber a temperatura dentro das tubulações de ar, seria legal você fazer esse teste pra todos nós sabermos e andar um pouco pro motor esquentar bem.
ricarvalhal
16/04/2015, 21:34
bbmoro, obrigado pelos elogios !
esses termometros são chineses (ebay) .... 4 por R$ 17..... mas tem que esperar 2 meses....
bom, sou engenheiro mecânico, trabalho na Alstom, com desenvolvimento de geradores de usinas hidroeletricas, trabalhei nos projetos de Foz do Chapeco (SC), Changuinola (Panama), Santo Antonio e Jirau (Rio Madeira), Belo Monte... e algumas PCH's tambem. Nesses geradores é feitos cálculos dos mancais, sistema de ventilacao, analise estrutural do estator e tambem do rotor....
Vc ja comprou o ZF ?
Abraco
e ai Ricardo! Puxa vida cara, que bonita que tá essa tua camionete! Sério, tá bonita mesmo! Baita serviço!
Quanto a medição da temperatura do ar, meus parabéns! Nada melhor que colocar dados de uma medição para tirar as dúvidas! Como vc tem esses instrumentos? Com o que vc trabalha?
QUando vejo aquela palanca do ZF, bá rapaz, que vontade de ter na minha!
Abração
ricarvalhal
16/04/2015, 21:35
estou acompanhando seu 229/6 tambem !!!! obrigado
Serviço de engenharia ehm Ricarvalhal parabéns!
ricarvalhal
16/04/2015, 21:40
kkk parede não sujou não... algumas vezes joguei agua para todo lado para deixar tudo molhado e diminuir o pó...
mas o pior foi quando pintei o parachoque traseiro no lugar e pintei o chao tambem.... tive que lavar uns 20 pisos com buchinha e thinner !!
mas eh complicado fazer isso em casa... acho que não que nao faria de novo... enche o saco da familia e dos vizinhos... alguns ate gostam... meu vizinho vinha me trazer cerveja quando eu ia comecar a pintar .....
Parabens pela pintura Ricarvalhal.
Da até vontade de fazer aqui também. Não sei se já contou isso no post, mas quando tava pintando não fez muita fumaça envolta, tipo pintando chão ou parede?
ricarvalhal
16/04/2015, 21:48
Fabio, concordo contigo.... mas colocar uma pecinha de metal na tubulacao de entrada da turbina não é nada seguro... pode dar uma zica de soltar e pegar nas pas do rotor ... ai a merda ta feita......
naum tenho coragem de fazer isso naum !!!
mas só para comentar (todos já sabem), andando de leve sem acionar a turbina ( a minha aciona em giro acima de 1500 rpm) a temperatura do ar não modifica nada... fica a mesma temperatura do cofre do motor em torno de 35 graus...
amanha farei uma viajem de 40 km na dutra e ai posto mais informacoes...
Ricardo, eu não sei sobre essa medição mas eu acho que se você colocasse um dentro do filtro (mangueira apos o filtro)e outro dentro da admissão sem silicone em cima daria para verificar a real temperatura do ar, usa o silicone apenas para grudar ele dentro da mangueira e passa o fio pela abraçadeira pois o silicone também isola o calor, assim creio que modificaria a temperatura.
Digo solta esse pedaço de mangueira entre a turbina e a admissão e coloca o sensor la dentro e fecha!
O IC eu sei que ele esfriaria mais esse ar condensando mas pra isso seria legal saber a temperatura dentro das tubulações de ar, seria legal você fazer esse teste pra todos nós sabermos e andar um pouco pro motor esquentar bem.
bbmoro, obrigado pelos elogios !
esses termometros são chineses (ebay) .... 4 por R$ 17..... mas tem que esperar 2 meses....
bom, sou engenheiro mecânico, trabalho na Alstom, com desenvolvimento de geradores de usinas hidroeletricas, trabalhei nos projetos de Foz do Chapeco (SC), Changuinola (Panama), Santo Antonio e Jirau (Rio Madeira), Belo Monte... e algumas PCH's tambem. Nesses geradores é feitos cálculos dos mancais, sistema de ventilacao, analise estrutural do estator e tambem do rotor....
Vc ja comprou o ZF ?
Abraco
Que show cara! Muito legal a área que tu atua! Somo colegas então, tb sou eng. mecânico! Trabalho na engenharia do produto de colheitadeiras da John Deere com testes funcionais.
Diz ai depois o que encontrou na medição. Se precisar, tenho uns contatos ai que conhecem bastante de instrumentação e podem nos ajudar com a coleta desses dados.
O ZF que tinha negociado da dando pra trás. O cara mandou num torneiro pra cortar o piloto e soldar o da f1000 e o torneiro perdeu a peça. Dai o cara que to negociando não ta mais achando vantagem em me vender, pois um piloto custo R$1800,00, então vale mais a pena pra ele vender o câmbio em peças.....Cara, um de F250 tá custando R$6000,00! Esse da D-20 tinha feito por R$4500. Difícil assim, to até revendo aqui, quem sabe trocar o diferencil e por o Braseixos 406 com relação 2,53 e pneus 265/75R16....acho que pode ficar bom tb....
Abração
FabioMedeiros78
17/04/2015, 10:06
Que show cara! Muito legal a área que tu atua! Somo colegas então, tb sou eng. mecânico! Trabalho na engenharia do produto de colheitadeiras da John Deere com testes funcionais.
Diz ai depois o que encontrou na medição. Se precisar, tenho uns contatos ai que conhecem bastante de instrumentação e podem nos ajudar com a coleta desses dados.
O ZF que tinha negociado da dando pra trás. O cara mandou num torneiro pra cortar o piloto e soldar o da f1000 e o torneiro perdeu a peça. Dai o cara que to negociando não ta mais achando vantagem em me vender, pois um piloto custo R$1800,00, então vale mais a pena pra ele vender o câmbio em peças.....Cara, um de F250 tá custando R$6000,00! Esse da D-20 tinha feito por R$4500. Difícil assim, to até revendo aqui, quem sabe trocar o diferencil e por o Braseixos 406 com relação 2,53 e pneus 265/75R16....acho que pode ficar bom tb....
Abração
Bbmoro precisa fazer isso com o eixo piloto? :shock:
pensei que precisava da embreagem da 250...
Bbmoro precisa fazer isso com o eixo piloto? :shock:
pensei que precisava da embreagem da 250...
Fala Fabio!!!
Existem duas opções: comprar um câmbio de F250, adaptar a embreagem e cabo de velocímetro ou comprar o câmbio da D-20 e cortar a piloto mantendo a embreagem original da F1000. Optei pela segunda pelo cambio ser mais barato e no final ter menos adaptações. Quando se fala em cortar piloto também fico com medo, mas temos que lembrar que o torque, ali, não tão alto. É simplesmente o torque do motor. Se fosse na saída da caixa seria bem pior, pois teríamos o torque multiplicado. O cara me deu garantia, então iria por essa opção.
Abraço
FabioMedeiros78
17/04/2015, 11:21
Fala Fabio!!!
Existem duas opções: comprar um câmbio de F250, adaptar a embreagem e cabo de velocímetro ou comprar o câmbio da D-20 e cortar a piloto mantendo a embreagem original da F1000. Optei pela segunda pelo cambio ser mais barato e no final ter menos adaptações. Quando se fala em cortar piloto também fico com medo, mas temos que lembrar que o torque, ali, não tão alto. É simplesmente o torque do motor. Se fosse na saída da caixa seria bem pior, pois teríamos o torque multiplicado. O cara me deu garantia, então iria por essa opção.
Abraço
fala bbmoro, tudo bom?
poisé, dá um certo medo mesmo kkkk
nao deu uma olhada no fs2405F?
FabioMedeiros78
17/04/2015, 11:27
Tira uma duvida, qual é o cambio da D20 st4plus?
FabioMedeiros78
17/04/2015, 11:32
to em duvida pois tem gente que fala que o Zf é melhor que o Eaton outros falam muito bem do Eaton...
Edintruder
17/04/2015, 12:56
Fala Fabio!!!
(...) Quando se fala em cortar piloto também fico com medo, mas temos que lembrar que o torque, ali, não tão alto. É simplesmente o torque do motor. Se fosse na saída da caixa seria bem pior, pois teríamos o torque multiplicado. O cara me deu garantia, então iria por essa opção.
Abraço
Só para lembrar, o eixo de saída da minha F1000 está cortado e soldado. O torque nesse eixo é o torque do motor multiplicado por 5 vezes e meia. Uso pneus 35' e o eixo está 100%. Se o torneiro for bom, o serviço fica tão forte quanto original. No meu caso fui em um torneiro especializado em eixos em outra cidade.
Só para lembrar, o eixo de saída da minha F1000 está cortado e soldado. O torque nesse eixo é o torque do motor multiplicado por 5 vezes e meia. Uso pneus 35' e o eixo está 100%. Se o torneiro for bom, o serviço fica tão forte quanto original. No meu caso fui em um torneiro especializado em eixos em outra cidade.
Exatamente Edin!!!! Sei disso porque tu já tinha relatado em outro tópico esse fato, só não quiz comentar aqui pra não falar coisas em teu nome......mas está aí teu relato novamente! muito obrigado!
Se ocorrer de eu ter que cortar o eixo, vou entrar em contato contigo pra saber desse cara, que se não me engano, é de pelotas.....
Abração!
fala bbmoro, tudo bom?
poisé, dá um certo medo mesmo kkkk
nao deu uma olhada no fs2405F?
Tudo certo! Não conhecia esse câmbio....mas é uma ideia cara, pelo que tu pesquisou, aguentaria bem a fmil ne? E a questão do velocímetro como faz? TO vendo que no zap zap a conversa ta bombando, mas to sem tempo de acompanhar la...abração!
Tira uma duvida, qual é o cambio da D20 st4plus?
É o ZF S5-420. Mesma coisa que a F250, so muda piloto e a vantagem de já ter saída pra velocímetro por cabo. A relação é a mesma.
Abraço!
FabioMedeiros78
17/04/2015, 13:52
No caso eu acho que se o torneiro fizer uma soldagem bem feita com solda MIG ou eletrodo de cromoníquel e 7018 soldado desde o miolo do eixo até as bordas fica muiiiito bem soldado!
FabioMedeiros78
17/04/2015, 13:54
Tudo certo! Não conhecia esse câmbio....mas é uma ideia cara, pelo que tu pesquisou, aguentaria bem a fmil ne? E a questão do velocímetro como faz? TO vendo que no zap zap a conversa ta bombando, mas to sem tempo de acompanhar la...abração!
É o ZF S5-420. Mesma coisa que a F250, so muda piloto e a vantagem de já ter saída pra velocímetro por cabo. A relação é a mesma.
Abraço!
Pelo que eu pesquisei ele segura a F com folga.. com resistencia para 10kgf a mais que o original da F1000, só queria tirar a duvida do velocimetro dele e da capa seca pois embreagem certeza que tem que comprar outra.
bbmoro Esse cambio não é caro não, média de 4000-4500 reais o Zf é na base de 6mil
ricarvalhal
17/04/2015, 19:02
Bacana hein !! a John Deere eh grande ai no RS ??
bbmoro, um ponto negativo do ZF na fmil eh que a alavanca do cambio fica uns 10 cm para tras.....ah...isso ajuda na ergonomia das trocas, mas diminui a distancia no banco... em 5 marcha a alavanca fica pra frente....
na minha humilde opiniao, entre trocar de cambio (vc vai ter que aumentar a marcha lenta) e trocar relacao de diferencial ...eu iria no diferencial....
Mas isto é razão... temos estas camionetes por emocão !!!
:cool:
Abração
ricarvalhal
17/04/2015, 19:12
Bom segue alguns resultados da viagem de hoje....
andando com pressão de 0.2 bar o incremento de temperatura devido a compressâo na turbina é de 15 K (simplismente 15 ºC)
andando com pressão de 0.3 bar o incremento de temperatura devido a compressâo na turbina é de 25 K (simplismente 25 ºC)
e esta diferenca de temperatura cai rapido ao aliviar o pe .....
depois posto mais resultados com pressão maior....
Abracos
:cavalo:
só um comentário, na estrada plana (Dutra) a 100 km/h no GPS em 5º marcha a rotação esta em 2100-2200 rpm e pressão do turbo a 0.3 bar.
micheltakashima
17/04/2015, 19:15
Bom segue alguns resultados da viagem de hoje....
andando com pressão de 0.2 bar o incremento de temperatura devido a compressâo na turbina é de 15 K (simplismente 15 ºC)
andando com pressão de 0.3 bar o incremento de temperatura devido a compressâo na turbina é de 25 K (simplismente 25 ºC)
e esta diferenca de temperatura cai rapido ao aliviar o pe .....
depois posto mais resultados com pressão maior....
Abracos
:cavalo:
Ricarvalhal Nosso engenheiro! depois preciso tirar umas duvidas com você quanto ao suporte que fiz para o motor!
ricarvalhal
17/04/2015, 19:32
Michel, no que eu puder ajudar, estou a disposiçao !!!
insulfilm G5 no vidro traseiro e G20 nas laterais !!!!
499266
Ricarvalhal Nosso engenheiro! depois preciso tirar umas duvidas com você quanto ao suporte que fiz para o motor!
ricarvalhal
18/04/2015, 08:51
Pcnicolau, vc poderia postar algumas fotos do suporte do compressor do ar condicionado, o meu eh um pouco diferente, mas esta na mesma posicao, estou com duvidas qual a posicao da correia e onde o suporte eh preso no motor.
499279499280499281
Obrigado
[
QUOT498070QUOTE]
pcnicolau
18/04/2015, 09:34
Ricarvalhal o suporte do meu ar é o original que saiu nas f1000 com ar, pois como o motor é o mesmo não teve problemas, ele e parafusado direto no bloco do motor.499282 como queroinstalar intercooler ele tá me atrapalhando um pouco como vc pode ver to usando uma hélice de 10 pás e ela pega no compressor de ar condicionado aí tive que jogar o radiador para frente e aumentar o calço da hélice para livrar do compressor agora terei que fazer tudo ao contrário, trocar novamente a hélice por uma menor que não raspe no compressor e diminuir o calço e trazer o radiador para trás e instalar um eletro ventilador na frente do condensador do ar condicionado não sei se dara certo outra alternatica seria mudar de posição o compressor de ar, colocando na mesma posiçaõ das f1000 que saem com ar de fabrica não sei se daria certo. Se precisar de outra foto me fala pois esta tá meio dificil de vc visualizar, abraços
ricarvalhal
18/04/2015, 20:37
Pcnicolau, a polia no virabrequim é tripla ou dupla ?
Obrigado
Ricarvalhal o suporte do meu ar é o original que saiu nas f1000 com ar, pois como o motor é o mesmo não teve problemas, ele e parafusado direto no bloco do motor.499282 como queroinstalar intercooler ele tá me atrapalhando um pouco como vc pode ver to usando uma hélice de 10 pás e ela pega no compressor de ar condicionado aí tive que jogar o radiador para frente e aumentar o calço da hélice para livrar do compressor agora terei que fazer tudo ao contrário, trocar novamente a hélice por uma menor que não raspe no compressor e diminuir o calço e trazer o radiador para trás e instalar um eletro ventilador na frente do condensador do ar condicionado não sei se dara certo outra alternatica seria mudar de posição o compressor de ar, colocando na mesma posiçaõ das f1000 que saem com ar de fabrica não sei se daria certo. Se precisar de outra foto me fala pois esta tá meio dificil de vc visualizar, abraços
drosssor51
19/04/2015, 11:58
Segue algumas fotos apos pintura... nao poli a pintura...
499137499138499139499140499141499142499143
esqueci de pinta o santo antonio... depois vou pintar e colocar....
e colocar insulfilm...
É isso ai pessoal, como desmontei as portas para pintar, instalei alarme e trava eletrica !!!
Valeu amigos pelas dicas !!!
Ricardo... agora que eu vi as fotos....
Ficou muito bom... parabéns pelo trabalho.
Agora é só polir mesmo....
ricarvalhal
19/04/2015, 14:36
Valeu drosssor, vou esperar mais algumas semanas,... se precisar polir.... vou mandar a maquina !!!!!
Ricardo... agora que eu vi as fotos....
Ficou muito bom... parabéns pelo trabalho.
Agora é só polir mesmo....
pcnicolau
20/04/2015, 15:20
Beleza ricarvalhal a polia é tripla uma para o alternador, outra para a hélice e a outra para o compressor de ar condicionado. Se puder ajudar em algo mais tamos a disposição.
ricarvalhal
22/04/2015, 09:44
Pcnicolau,
obrigado pela resposta, caso puder tirar umas fotos do seu sistema de ar condicionado (instalacao do compressor, das mangueiras filtros, dreno dentro da cabine, para eu copiar a instalação eu agradeço muito... não tem pressa, vou ver isso com calma...
Beleza ricarvalhal a polia é tripla uma para o alternador, outra para a hélice e a outra para o compressor de ar condicionado. Se puder ajudar em algo mais tamos a disposição.
ricarvalhal
22/04/2015, 09:45
Alguém sabe me dizer se as polias do virabrequim que tocam (bomba da água, alternador, A/C) são as mesmas no X10 e 229 ? obrigado
FabioMedeiros78
22/04/2015, 13:17
Alguém sabe me dizer se as polias do virabrequim que tocam (bomba da água, alternador, A/C) são as mesmas no X10 e 229 ? obrigado
Acho que não ricarvalhal pois as correias do x10 é poli V o 229 é só um
ricarvalhal
22/04/2015, 14:33
Valeu Fabio, isso mesmo.
Acho que não ricarvalhal pois as correias do x10 é poli V o 229 é só um
Bacana hein !! a John Deere eh grande ai no RS ??
bbmoro, um ponto negativo do ZF na fmil eh que a alavanca do cambio fica uns 10 cm para tras.....ah...isso ajuda na ergonomia das trocas, mas diminui a distancia no banco... em 5 marcha a alavanca fica pra frente....
na minha humilde opiniao, entre trocar de cambio (vc vai ter que aumentar a marcha lenta) e trocar relacao de diferencial ...eu iria no diferencial....
Mas isto é razão... temos estas camionetes por emocão !!!
:cool:
Sim Ricarvalhas, bem forte. De Horizontina, onde trabalho, saem todas as colheitadeiras e plantadeiras para toda américa do sul. Em Montenegro, se fabrica todos os tratores para américa do sul. Abraço
ricarvalhal
24/04/2015, 13:54
Amigos,
pergunta básica: o que significa o vazamento de água no "furo" da bomba de água ?
Trocar bomba inteira ? trocar rolamento ? alguma dica ?
499876
Obrigado
SFeitosa
24/04/2015, 17:39
Quer dizer que o retentor do rolamento estourou, assim passa agua onde deveria ter apenas a libricicação original.
Existem kits de reparo no mercado com rotor retentor rolamento etc.
Eu porem, trocaria a bomba completa, pois o reparo depende da condição também da carcaça e do serviço correto.
A nova é só instalar e sussego por milhares de km. (bom de primeira linha SKF, URBA... OU ORIGINAL MWM).
Abraço
ricarvalhal
24/04/2015, 17:50
Sfeitosa, Obrigado pelas dicas !!
o que eu chamei de "furo" é um dreno :-|!!
Quer dizer que o retentor do rolamento estourou, assim passa agua onde deveria ter apenas a libricicação original.
Existem kits de reparo no mercado com rotor retentor rolamento etc.
Eu porem, trocaria a bomba completa, pois o reparo depende da condição também da carcaça e do serviço correto.
A nova é só instalar e sussego por milhares de km. (bom de primeira linha SKF, URBA... OU ORIGINAL MWM).
Abraço
ricarvalhal
24/04/2015, 21:00
Pessoal,
preciso de mais uma ajuda, travou o motor do limpador do parabrisa....o limpador nao esta na posicao de fim de curso... assim a alimentacao do motor do limpador esta ativa e ele esta esquentando bastante... encontrei um plug e desliguei ....
Alguem sabe se tem que retirar o painel para retirar o motor do limpador ?
Obrigado
Ricarvalhal, passei por muito estresse com o tal motor do limpador, sendo que o último andou perto de prender fogo. O certo é isto mesmo, desconectar o plug. O motor está em curto. O melhor é comprares outro novo e não fazer experiencias como eu fiz com usados de ferro velho. Quanto ao painel, sim é necessário retirar o quadro de instrumento para que possa remove-lo do local. Com o painel fora verifique a folga dos braços que ficam atrás do painel, suas buchas e possíveis folgas nos pivos. Eu troquei na Bala de Prata tudo por peças novas originais que garimpei e montei tudo devidamente lubrificado com graxa branca. Ford abraço, qualquer dúvida estou por aqui.
ricarvalhal
25/04/2015, 19:27
Z'eV8 tirei o suporte completo com motor, ao abrir o motor vi que as escovas estavam no fim de vida..... dei uma mexida e liguei de novo e funcionou.... mas no minimo trocarei as escovas se eu encontrar novas ou farei outras manualmente a partir de escovas maiores....
por enquanto estou sem limpador de parabrisas. Tem no minimo 2 motivos para a pane:
1 - a antena do rastreador (eu instalei proximo ao motor do limpador) enroscou no braco girante ai deu merda... enrolou ate quebrar o fio e ficou enroscada no eixo do motor....
2 - troquei os bracos dos limpadores (mais pressao da palheta sobre o vidro) e apos pintar a camionete limpei os vidros com thinner.. e ficaram muito limpo... aumentando o atrito da palheta.....
ai junta mais 28 anos de uso.... hehehe
Obrigado pelas dicas !!!
Se alguem tiver uma polia tripla de virabrequim para 229, podemos negociar !!!!
Ricarvalhal, passei por muito estresse com o tal motor do limpador, sendo que o último andou perto de prender fogo. O certo é isto mesmo, desconectar o plug. O motor está em curto. O melhor é comprares outro novo e não fazer experiencias como eu fiz com usados de ferro velho. Quanto ao painel, sim é necessário retirar o quadro de instrumento para que possa remove-lo do local. Com o painel fora verifique a folga dos braços que ficam atrás do painel, suas buchas e possíveis folgas nos pivos. Eu troquei na Bala de Prata tudo por peças novas originais que garimpei e montei tudo devidamente lubrificado com graxa branca. Ford abraço, qualquer dúvida estou por aqui.
FabioMedeiros78
26/04/2015, 09:43
Z'eV8 tirei o suporte completo com motor, ao abrir o motor vi que as escovas estavam no fim de vida..... dei uma mexida e liguei de novo e funcionou.... mas no minimo trocarei as escovas se eu encontrar novas ou farei outras manualmente a partir de escovas maiores....
por enquanto estou sem limpador de parabrisas. Tem no minimo 2 motivos para a pane:
1 - a antena do rastreador (eu instalei proximo ao motor do limpador) enroscou no braco girante ai deu merda... enrolou ate quebrar o fio e ficou enroscada no eixo do motor....
2 - troquei os bracos dos limpadores (mais pressao da palheta sobre o vidro) e apos pintar a camionete limpei os vidros com thinner.. e ficaram muito limpo... aumentando o atrito da palheta.....
ai junta mais 28 anos de uso.... hehehe
Obrigado pelas dicas !!!
Se alguem tiver uma polia tripla de virabrequim para 229, podemos negociar !!!!
Ricardo, tenho um problema com o limpador também mas é no temporizador, o relé está funcionando como foi visto na auto elétrica fica meio chato em dias de pouca chuva.
pergunta, porque você quer a polia tripla? Eu não tenho certeza mas acho que a minha é dupla tenho que olhar.
BBMoro, vais à Gramado?
Claro que sim Zé!!! Já estou com a fmila em Vacaria e com algumas histórias pra contar! Te vejo lá parceiro! E veja se você consegue levar as duas F pra gramado hein! Nem que coloque uma numa carretinha e vai puxando com a outra kkkkk Abração!
ricarvalhal
26/04/2015, 18:51
Fabio, preciso de uma polia tripla para rodar o compressor do ar condicionado que estou instalando !!
a minha é dupla tambem (uma pista para bomba de agua e alternador e outra pista para a direcao hidraulica) falta a pista para o A/C.
em relacao aos limpadores, acho que vc pode ver as seguintes opcoes, encontrar borracha de limpadores melhores (mais macias) ou tentar passar um cristalizador de vidros (custa barato, pode passar em casa mesmo.... mas naum sei se dura muito tempo)....
Ricardo, tenho um problema com o limpador também mas é no temporizador, o relé está funcionando como foi visto na auto elétrica fica meio chato em dias de pouca chuva.
pergunta, porque você quer a polia tripla? Eu não tenho certeza mas acho que a minha é dupla tenho que olhar.
Claro que sim Zé!!! Já estou com a fmila em Vacaria e com algumas histórias pra contar! Te vejo lá parceiro! E veja se você consegue levar as duas F pra gramado hein! Nem que coloque uma numa carretinha e vai puxando com a outra kkkkk Abração!
kkkkkkkk, isto é meu grande sonho, poder sair com as duas F ao mesmo tempo. Mas estarei lá no dia 2 pro almoço em São Chico. Dia 1 tenho um compromisso e dia 3 é meu aniversário e a família não me libera. Talvez eu vá com a F preta. Ford abraço.
kkkkkkkk, isto é meu grande sonho, poder sair com as duas F ao mesmo tempo. Mas estarei lá no dia 2 pro almoço em São Chico. Dia 1 tenho um compromisso e dia 3 é meu aniversário e a família não me libera. Talvez eu vá com a F preta. Ford abraço.
Vem de pretona Zé!!! não despresando a Bala de Prata, mas queria muito conhecer tua F originalzinha!
ricarvalhal
27/04/2015, 22:19
Comecei a instalacao do A/C .... suporte e compressor instalado !!!
500184 500185
Ainda nao encontrei a polia com 3 pistas !!! alias encontrei nova por R$ 400 dilmas !!
FabioMedeiros78
28/04/2015, 13:40
Comecei a instalacao do A/C .... suporte e compressor instalado !!!
500184 500185
Ainda nao encontrei a polia com 3 pistas !!! alias encontrei nova por R$ 400 dilmas !!
Ricarvalhal nao pensa em fazer uma adaptacao?
ja que e dificil achar essa polia, porque nao recuas a direcao hidraulica e coloca uma correia para alternador DH e bomba dagua todas juntas e a outra para o compressor de ar? gastarias menos
ricarvalhal
28/04/2015, 14:42
Fabio, estou pensando se é possível soldar mais uma pista na polia dupla que tenho. Mas preciso saber de qual material é feita a polia, se aceita solda....
Edintruder
28/04/2015, 17:20
Essas polias são de aço comum. Pegam solda na boa.
ricarvalhal
29/04/2015, 23:57
Obrigado, comprei uma polia de pista simples para ver se da para adaptar.
Sera que é necessario um saca polia para tirar a polia instalada atualmente no virabrequim ?
abraco
Edintruder
30/04/2015, 07:34
Provavelmente não. Normalmente polias de virabrequim saem fáceis. Basta tirar o parafuso central e puxar com a mão.
ricarvalhal
30/04/2015, 08:23
Valeu Edin, vou tentar então ....:smile:
Provavelmente não. Normalmente polias de virabrequim saem fáceis. Basta tirar o parafuso central e puxar com a mão.
ricarvalhal
30/04/2015, 09:20
Pessoal,
vou resumir aqui os resultados da medição do aumento de temperatura em função da pressão do turbo. O objetivo foi (me) esclarecer a respeito de colocar ou não um intercooler.
Coloquei um termômetro antes e um após a caixa fria da turbina, os resultados que mostro abaixo é a diferença entre os dois sensores, assim fica excluída a influencia da temperatura ambiente nos resultados.
500465 500466
Estou medindo a temperatura do ar indiretamente, pois os sensores estão colados na tubulação metálica, nesta condição tenho que rodar alguns minutos na mesma condição (pressão do turbo) para as temperaturas estabilizarem.
Observações: o ar aquece na caixa fria devido a principalmente dois fatores, atrito do ar no rotor e aumento de pressão. Não é tão simples isolar cada efeito, mas rodei sem acionar o turbo (0 bar) e o aumento de temperatura foi de 4 a 5 (K).
Posteriormente, rodei mantendo 0,2 bar, 0,3 bar, 0,4 bar e 0,5 bar. E os incrementos de temperatura estão no gráfico abaixo:
500454
Na minha opinião, julgo mais importante o uso do intercooler numa situação em regime permanente (algo mais parecido com o rodar em estrada) e para eu manter 100 km/h a pressão do turbo indica 0,3 bar e medi um aumento de temperatura de 25 K, destes 25 K uma parcela é devido ao atrito do ar no rotor, estimo 5 K (isso não muda com ou sem intercooler); a outra parcela devido a pressurização do ar, estimo 20 K (neste ponto o intercooler pode reduzir a temperatura do ar).
Supondo que a eficiência de um intercooler seja de 60%, a redução de temperatura do intercooler (temperatura do ar ambiente = 30 ºC) será de 15 K.
Resumindo, falando em temperatura em ºC:
Temperatura do ar ambiente = 30
Temperatura do ar entrada caixa fria = 30
Temperatura do ar saida caixa fria = 55
Se tivesse intercooler:
Temperatura de entrada no intercooler = 55
Temperatura de saida do intercooler = 40
Por outro lado, há o aumento da perda de carga na tubulação adicional do intercooler, nem vou comentar.
Concluindo, para meu caso particular, não instalarei o intercooler pois ando sempre com camionete vazia, pressão muito baixa do turbo (0,3 bar).
Se alguém quiser comentar alguma coisa, fique a vontade !
Edintruder
30/04/2015, 10:12
Nunca tinha pensado nisso.
Taí algo que nunca pensei em fazer. rsrsrs
pcnicolau
30/04/2015, 13:33
Muito interessante está sua análise ricarvalhal, também estou a ponto de desistir de instalar o intercooler pelos mesmos motivos, e na questão do tamanho e peso de hélice, a minha está com uma de dez pás faz muito vento, só que na questão de peso ela é bem mais pesada que a original de 4 pás, então tó pensando em trocar de novo, estava olhando uma de 5 pás da marca wind só que também me assustou pelo peso 1Kg, o fabricante garante que é para f1000 e seu desenho e muito melhor na questão da refrigeração puxa mais vento que as normais, então na quetão de peso e perca de potência tô na duvida se troco ou não.
Caraca , que bacana o estudo que vc fez !
Simples , mas vem pensado e o melhor , vc se adéqua a sua necessidade !
Sempre tive a curiosidade de o qto o intercooler baixa a temp do Ar , e o qto se perde nessa temperatura simplismente pela atrito , distância e curvas do sistema !!!
Realmente é de se pensar se vale a pena pelo ganho !!!
No entanto , ainda tenho idéia de melhorar o rendimento do meu !!!
ricarvalhal
30/04/2015, 14:16
Pcnicolau,
deixa eu tentar te ajudar um pouco, passando o conceito do dimensionamento de uma hélice de ventilação. Na verdade nunca dimensionei uma hélice, somente ventiladores para geradores de usina hidroelétrica (algo em torno de 6 metros de diâmetro). Mas o número de pás não é um parâmetro "muito" importante, o que conta mesmo é o diâmetro externo das pás. Uma hélice de diâmetro de 550 mm a uma rotação de 4000 rpm (lembrar que a rotação do virabrequim é menor do que a hélice devido a diferença nas polias) deve consumir algo em torno de 0,7 CV ....
para variar este é um assunto bem complexo.... fico a disposição para tentar ajudar...
Abraco
Muito interessante está sua análise ricarvalhal, também estou a ponto de desistir de instalar o intercooler pelos mesmos motivos, e na questão do tamanho e peso de hélice, a minha está com uma de dez pás faz muito vento, só que na questão de peso ela é bem mais pesada que a original de 4 pás, então tó pensando em trocar de novo, estava olhando uma de 5 pás da marca wind só que também me assustou pelo peso 1Kg, o fabricante garante que é para f1000 e seu desenho e muito melhor na questão da refrigeração puxa mais vento que as normais, então na quetão de peso e perca de potência tô na duvida se troco ou não.
Achei interessantíssimo a exposição acima. Sempre tive receio da temperatura do caracol quente em relação a sua proximidade com o sistema de freio, a ponto de pensar em colocar um defletor sobre a parte quente da turbina. De outra banda eu fiz um intercooler de "pobre"kkkkk. Puxei a tomada de ar do filtro de ar para junto da grade dianteira me utilizando daquele recorte quadrado que há no painel frontal entre a bateria do lado direito e o radiador da Bala de Prata. O ar é bem mais frio e durante viagens noturnas, chega a mudar até o barulho do motor que mais parece não ter fim. Acho que devido as perdas com curvas e atritos o intercooler não compensa o investimento. Estou satisfeito com meu "tubocooler", Ford abraço. Ps. quanto a hélice, acredito não ser necessária uma maior que a original, o velho 229 não esquenta. Tenho em mente que uma hélice de acoplamento viscoso seria sim muito interessante.
Edintruder
30/04/2015, 22:34
O porém de tudo isso é que o ganho com o intercooler é real e inquestionável. Sei que em motores estacionários a temperatura chega a reduzir de 120 para menos de 60°C. O caracol quente fica incandescente.
ricarvalhal
30/04/2015, 22:45
ZeV8, eu lembro que na instalacao do turbo tinha uma chapa metalica entre a turbina e sistema de freio, mas acho que a chapa trincou e meu pai acabou tirando... hoje esta sem. Eu to com vontade de colocar a capa termica http://www.ebay.com/itm/171771793455?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
estou enrolando para comprar, pois quero colocar uma gravatinha no escape para piar, na verdade eu mesmo arrebitei uma gravatinha na curva do escape, mas não piou ainda... vou mexer de novo...
Outro ponto é o TUBOCOOLER, eu vou mudar a posicao dos termometros para ver se consigo medir a diferenca de temperatura na grade e dentro do cofre do motor, mas nao sei se o comprimento dos fios do termometro é suficiente. Ainda te dou um retorno !!!!
Achei interessantíssimo a exposição acima. Sempre tive receio da temperatura do caracol quente em relação a sua proximidade com o sistema de freio, a ponto de pensar em colocar um defletor sobre a parte quente da turbina. De outra banda eu fiz um intercooler de "pobre"kkkkk. Puxei a tomada de ar do filtro de ar para junto da grade dianteira me utilizando daquele recorte quadrado que há no painel frontal entre a bateria do lado direito e o radiador da Bala de Prata. O ar é bem mais frio e durante viagens noturnas, chega a mudar até o barulho do motor que mais parece não ter fim. Acho que devido as perdas com curvas e atritos o intercooler não compensa o investimento. Estou satisfeito com meu "tubocooler", Ford abraço. Ps. quanto a hélice, acredito não ser necessária uma maior que a original, o velho 229 não esquenta. Tenho em mente que uma hélice de acoplamento viscoso seria sim muito interessante.
ricarvalhal
30/04/2015, 22:48
Concordo contigo Edin, quando o motor é bem exigido o intercooler faz muito mais diferenca sim !!!
O porém de tudo isso é que o ganho com o intercooler é real e inquestionável. Sei que em motores estacionários a temperatura chega a reduzir de 120 para menos de 60°C. O caracol quente fica incandescente.
ricarvalhal
30/04/2015, 23:03
Randal, com esses monstrinho que vcs tem (X-10) eu tambem intercoolaria, ainda mais sabendo que teve esses mesmos motores com intercooler de fabrica !!!! uma coisa que ajuda muito é a waste gate, pode pisar o quanto quiser sem se preocupar com excesso de pressão, no meu caso que o 229 foi turbinado tenho que tomar cuidado que chega facil a mais de 1 bar....
Show de bola sua F1000 !!!!!!
Sempre tive a curiosidade de o qto o intercooler baixa a temp do Ar , e o qto se perde nessa temperatura simplismente pela atrito , distância e curvas do sistema !!!
Randal, com esses monstrinho que vcs tem (X-10) eu tambem intercoolaria, ainda mais sabendo que teve esses mesmos motores com intercooler de fabrica !!!! uma coisa que ajuda muito é a waste gate, pode pisar o quanto quiser sem se preocupar com excesso de pressão, no meu caso que o 229 foi turbinado tenho que tomar cuidado que chega facil a mais de 1 bar....
Show de bola sua F1000 !!!!!!
Valeu Ricardo ... E vamos tentando acertar e melhorar sempre !!!
ricarvalhal
05/05/2015, 15:24
Pessoal,
eu estou pensando em colocar as faixas laterais na camionete, somente encontrei vendendo no mercado livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651597168-adesivo-faixas-decorativa-laterais-f1000-1989-todas-cores-_JM
Alguém já usou estas faixa genéricas, pois originais não encontrei, será que vai durar ?
Achei umas fotos de camionete azul com faixa cinza:
501009501010 501011
sera que vai prestar ?
501012
Opiniões são bem vindas !!!
Coophamat
05/05/2015, 16:12
Minha opinião, sua f1000 esta linda, colocar faixas nela vai estragar, pois, eu não gosto de faixas laterais.
ricarvalhal
05/05/2015, 16:17
Esta é uma opção também !!! :pensativo: ......
Edintruder
05/05/2015, 17:09
X3! Lisa é mais legal.
micheltakashima
05/05/2015, 17:18
X4! Lisa é mais legal.
Edintruder
05/05/2015, 17:22
Eu acho que em vez de comprar faixas, deverias pintá-la de preto.
Preto de noite fica bem sinistra! kkk
SFeitosa
05/05/2015, 19:32
Está perfeita. Nada de faixas.
Gosto de rodas grafite ou pretas... Mais nada.
Abraço.
drosssor51
05/05/2015, 22:13
X 5 ........ sem faixas
ricarvalhal
06/05/2015, 07:56
Valeu pessoal pelas opiniões, Edin, espero mexer com tinta daqui bastante tempo !!! ai a cor preta é uma forte candidata !
micheltakashima
06/05/2015, 09:59
Falando em aparência, tenho que trocar a grade da minha, estava pensando em colocar a original com farol redondo já que a minha é 84. Mas tenho medo da iluminação ficar ruim, pois os 4 faróis iluminam muito.
Ainda em tempo sobre as medições do ricarvalhal...
Cara, primeiro parabéns! Como é bom quando temos fatos e dados para decidir e tirar conclusões! Isso enriquece muito e a discussão fica muito mais profissional!
Considerando nossas turbinas sem wastegate, realmente é de se pensar sobre a instalação de um IC. Porém, em turbinas com wastegate, onde a pressão permanece no pico por muito mais tempo, o IC realmente faz seu trabalho. Se pensarmos, por exemplo em 1bar de pressão, a temperatura de saída seria 100°C, sendo essa uma pressão bem usual, então já teríamos uma boa ação do IC, sendo que quando se acelera uma turbina com WG, ela logo bate essa pressão.
Fiquei pensando aqui, um exemplo do Edin, quando ele comentou que tinha a bomba aberta e 2 bar de pressão.....ele baixou a pressão para 1,5 bar, se não engano, com o mesmo ganho......faz sentido se pensarmos, o ar está com 1,5 bar, uma temperatura x e uma quantidade de oxigênio y. Com a pressão de 2,0 bar, a temperatura será x+++, e a quantidade de oxigênio ainda deve ser y, porque o volume do ar aumentou com a temperatura.....claro que estamos falando de uma pressão relativamente alta, onde as variações são maiores e mais significativas.
Então, minha conclusão é essa......tem a fmil, originalzinha, com turbina sem WG, deixa quieta. Se for dopar um pouco o motor, colocar uma turbina com WG e abrir bomba, coloca IC sim.
No meu caso, vou rodar com 1,2 bar, sendo que na saída da turbina dará uns 1,5 bar, então vou instalar o IC sem sombra de dúvida.
Se concordarem, discordare, ou não entenderam, diga lá :) :)
Abração galera, e muito obrigado ricarvalhal
ricarvalhal
06/05/2015, 11:48
Michel, na minha 4 faróis, tenho luz baixa e alta em cada farol !!! vc usa este esquema também ?
Se tiver a fim de usar os faróis redondos da pra complementar com os milhas (se for necessário), muito tempo atras meu pai tinha a F100 de farol redondo, mas naum lembro como era a iluminação....
abraço
Falando em aparência, tenho que trocar a grade da minha, estava pensando em colocar a original com farol redondo já que a minha é 84. Mas tenho medo da iluminação ficar ruim, pois os 4 faróis iluminam muito.
micheltakashima
06/05/2015, 13:07
Michel, na minha 4 faróis, tenho luz baixa e alta em cada farol !!! vc usa este esquema também ?
Se tiver a fim de usar os faróis redondos da pra complementar com os milhas (se for necessário), muito tempo atras meu pai tinha a F100 de farol redondo, mas naum lembro como era a iluminação....
abraço
Sim a minha funciona os 4 juntos tanto na alta quanto na baixa, ilumina muito bem gosto deles, acho que os redondos não serão tão bons.
Boa noite Michel. A minha Bala de Prata é 84 e também tinha a grade de aluminio com farol redondo, a qual também estou a procura. Meu falecido Pai em sua 83 tinha a grade original com faróis redondos, à época com lampadas biodo. Clareava muitíssimo bem. Os faróis quadrados iluminam menos devido ao seu tamanho e formato. Imagina com as lampadas modernas de hoje e com relés auxiliares. Certamente se eu encontrar uma grade inteira e com preço justo colocarei na Bala de Prata. Ford abraço.
ricarvalhal
07/05/2015, 08:15
bbmoro, concordo com sua linha de pensamento !!!
Falamos aqui dos benefícios que o IC traz na redução de temperatura, ficou um pouco de lado a perda de carga que a tubulação adicional traz ao sistema, assim, se o ganho de temperatura for pequeno ele será anulado pelo aumento da perda de carga (redução na pressão disponível para o motor) do IC.
Um caso extremo, seria a instalação de IC num carro sem turbo... só teria efeitos negativos....
Abraço
Ainda em tempo sobre as medições do ricarvalhal...
Cara, primeiro parabéns! Como é bom quando temos fatos e dados para decidir e tirar conclusões! Isso enriquece muito e a discussão fica muito mais profissional!
Considerando nossas turbinas sem wastegate, realmente é de se pensar sobre a instalação de um IC. Porém, em turbinas com wastegate, onde a pressão permanece no pico por muito mais tempo, o IC realmente faz seu trabalho. Se pensarmos, por exemplo em 1bar de pressão, a temperatura de saída seria 100°C, sendo essa uma pressão bem usual, então já teríamos uma boa ação do IC, sendo que quando se acelera uma turbina com WG, ela logo bate essa pressão.
Fiquei pensando aqui, um exemplo do Edin, quando ele comentou que tinha a bomba aberta e 2 bar de pressão.....ele baixou a pressão para 1,5 bar, se não engano, com o mesmo ganho......faz sentido se pensarmos, o ar está com 1,5 bar, uma temperatura x e uma quantidade de oxigênio y. Com a pressão de 2,0 bar, a temperatura será x+++, e a quantidade de oxigênio ainda deve ser y, porque o volume do ar aumentou com a temperatura.....claro que estamos falando de uma pressão relativamente alta, onde as variações são maiores e mais significativas.
Então, minha conclusão é essa......tem a fmil, originalzinha, com turbina sem WG, deixa quieta. Se for dopar um pouco o motor, colocar uma turbina com WG e abrir bomba, coloca IC sim.
No meu caso, vou rodar com 1,2 bar, sendo que na saída da turbina dará uns 1,5 bar, então vou instalar o IC sem sombra de dúvida.
Se concordarem, discordare, ou não entenderam, diga lá :) :)
Abração galera, e muito obrigado ricarvalhal
micheltakashima
07/05/2015, 14:27
Boa noite Michel. A minha Bala de Prata é 84 e também tinha a grade de aluminio com farol redondo, a qual também estou a procura. Meu falecido Pai em sua 83 tinha a grade original com faróis redondos, à época com lampadas biodo. Clareava muitíssimo bem. Os faróis quadrados iluminam menos devido ao seu tamanho e formato. Imagina com as lampadas modernas de hoje e com relés auxiliares. Certamente se eu encontrar uma grade inteira e com preço justo colocarei na Bala de Prata. Ford abraço.
Fala zé eu vou trazer uma dos USA, achei por 200 dollares no ebay, vou importar via paraguay para fugir dos impostos e a alfandega demorada, se te interessar trazemos duas.
pcnicolau
08/05/2015, 08:49
Fala Michel também acho linda estas grades de aluminio com faróis redondos, este preço de 200 dolares que vc encontrou já incluem os faróis. Se tu for importar via paraguai também tenho muito interesse, tinha uns amigos aqui perto de onde moro que moravam no paraguai só que foram embora para assuncion, aí fiquei na mão mas se vc puder importar duas sou candidato a te ajudar e ficar com uma grade acho fantástica, esta grade clássica. Abraços
micheltakashima
08/05/2015, 09:30
Fala Michel também acho linda estas grades de aluminio com faróis redondos, este preço de 200 dolares que vc encontrou já incluem os faróis. Se tu for importar via paraguai também tenho muito interesse, tinha uns amigos aqui perto de onde moro que moravam no paraguai só que foram embora para assuncion, aí fiquei na mão mas se vc puder importar duas sou candidato a te ajudar e ficar com uma grade acho fantástica, esta grade clássica. Abraços
Claro, pesquisa uma ai no ebay e fala comigo que eu te passo o endereço que tem que enviar lá nos estados unidos para eles enviarem para mim, eu vou ver com a transportadora se desse tamanho ainda vem de avião, pois as coisas que mandam de navio demora muito!
ricarvalhal
09/05/2015, 20:15
ZeV8,
vou compartilhar aqui os resultados medidos com 2 termometros, 1 na entrada do filtro de ar na posicao original, e 1 atras da bateria dentro de uma magueira de 2-3 polegadas que pega o ar em frente a bateria.
Na estrada, os dois marcam a mesma coisa, para ser mais exato da uma diferenca de 0.1 ºC.
Na cidade, se ficar parado num semaforo ou esquina, da uma diferenca de 7 ºC, mas andando normal a diferenca cai para 1 ou 2 ºC.
Assim, eu concluo que a helice + a vazao de ar que entra na grade(radiador) + a vazao de ar que entra por baixo do motor... se o carro estiver em movimento a temperatura externa eh igual a temperatura do cofre do motor, se o carro estiver em baixa velocidade ou parado a temperatura no cofre do motor aumenta ....
Ate mais
ZeV8, eu lembro que na instalacao do turbo tinha uma chapa metalica entre a turbina e sistema de freio, mas acho que a chapa trincou e meu pai acabou tirando... hoje esta sem. Eu to com vontade de colocar a capa termica http://www.ebay.com/itm/171771793455?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
estou enrolando para comprar, pois quero colocar uma gravatinha no escape para piar, na verdade eu mesmo arrebitei uma gravatinha na curva do escape, mas não piou ainda... vou mexer de novo...
Outro ponto é o TUBOCOOLER, eu vou mudar a posicao dos termometros para ver se consigo medir a diferenca de temperatura na grade e dentro do cofre do motor, mas nao sei se o comprimento dos fios do termometro é suficiente. Ainda te dou um retorno !!!!
FabioMedeiros78
11/05/2015, 13:14
Muito interessante os dados sobre o Ic
eu mesmo penso que ele é indispensável para um carro turbo
ricarvalhal
11/05/2015, 13:44
Estou instalando o A/C, mas aqui na minha região não encontro gente (com vontade) para sacar a polia do virabrequim, um fala que tem que tirar toda a frente... outro só daqui a um tempo quando acaber a colheita do arroz...
Assim tenho duas opções:
1) adaptar uma pista na polia original da bomba de água (tenho uma polia sobrando de bomba da água)
2) vi tem tem alguns caminhões MWM229/6 F12000 que tem um compressor de ar na posição que estou instalando o compressor do A/C e tem as F 1000 de 92/96 com 229/4 que acho que é para o ar condicionado mesmo, estes dois exemplos usam um esticador de correia, nesta caso estou pensando em usar a mesma pista da direção hidráulica + o esticador de correia + compressor do ar condicionado.
Acho esta segunda ideia melhor, mas não sei se o esticador de correia daria certo, alguém tem F1000 92/96 com 229 que tem este esticador de correia? Quantas pistas tem na polia do virabrequim neste caso (só duas) ?
501550501551
Valeu
Ricarvalhal, não pendure nada na polia da bomba de água, o eixo dela não suportaria o peso correndo o risco até de arrancar a carcaça do bloco quebrando as orelhas da tampa da frente do motor. Vi a poucos dias em uma F 229 o cara acoplar uma polia na polia da bomba da direção hidráulica para rodar o ar condicionado. Ford abraço.
ricarvalhal
11/05/2015, 22:28
Valeu ZeV8 !!! vou tentar o sistema original mesmo !!
Ramon Pires
12/05/2015, 01:37
Estou instalando o A/C, mas aqui na minha região não encontro gente (com vontade) para sacar a polia do virabrequim, um fala que tem que tirar toda a frente... outro só daqui a um tempo quando acaber a colheita do arroz...
Assim tenho duas opções:
1) adaptar uma pista na polia original da bomba de água (tenho uma polia sobrando de bomba da água)
2) vi tem tem alguns caminhões MWM229/6 F12000 que tem um compressor de ar na posição que estou instalando o compressor do A/C e tem as F 1000 de 92/96 com 229/4 que acho que é para o ar condicionado mesmo, estes dois exemplos usam um esticador de correia, nesta caso estou pensando em usar a mesma pista da direção hidráulica + o esticador de correia + compressor do ar condicionado.
Acho esta segunda ideia melhor, mas não sei se o esticador de correia daria certo, alguém tem F1000 92/96 com 229 que tem este esticador de correia? Quantas pistas tem na polia do virabrequim neste caso (só duas) ?
501550501551
Valeu
Opa, são tres pistas, uma para a bomba de agua, outra para a da direção e outra para o ar, procura no ML que tem essa polia, é uns 300 pila, precisa desse esticador e mais uma polia, pois o compressor vai bem em baixo, ao lado da bomba de vacuo, e a correia passa por cima e por baixo dessa bomba, por isso vai o esticador e mais uma polia pequena, ao menos na minha é assim.
ricarvalhal
12/05/2015, 07:52
Valeu Ramon !!
cada hora descubro que falta uma coisa :putz:
Polia virabrequim 3 pistas, esticador, mais uma polia !!!
Opa, são tres pistas, uma para a bomba de agua, outra para a da direção e outra para o ar, procura no ML que tem essa polia, é uns 300 pila, precisa desse esticador e mais uma polia, pois o compressor vai bem em baixo, ao lado da bomba de vacuo, e a correia passa por cima e por baixo dessa bomba, por isso vai o esticador e mais uma polia pequena, ao menos na minha é assim.
FabioMedeiros78
12/05/2015, 11:17
Valeu Ramon !!
cada hora descubro que falta uma coisa :putz:
Polia virabrequim 3 pistas, esticador, mais uma polia !!!
Ricarvalhal nao sei se vistes as fotos no WS mas mando aqui!
ja tentou pensar no que disse? colocar BH Bomba d´agua tudo em uma correia e usar a outra pista pro compressor?
501609501610501611501612
Esse sistema é para as 93 em diante, nas antigas não cabe pois a saia do para lamas avança mais para dentro em direção ao motor.
ricarvalhal
12/05/2015, 21:05
Valeu Fabio !!!
Ricarvalhal nao sei se vistes as fotos no WS mas mando aqui!
ja tentou pensar no que disse? colocar BH Bomba d´agua tudo em uma correia e usar a outra pista pro compressor?
501609501610501611501612
ricarvalhal
12/05/2015, 21:21
ZeV8, obrigado por adiantar o imprevisto que eu iria descobrir na hora da montagem. Entao usando os suportes originais ficaria uma montagem boa no motor mas teria interferencia na saia do paralama. Eu tenho um suporte diferente do original, ele fica mais alto, em frente a turbina... e pelo que vi a correia passaria direto sem nenhum esticador...
501655501656501657
bom, pelo jeito a duvida vai ser: ou cortar a saida do paralama ou usar esse suporte que tenho..... e pelo que vi este suporte que instalei é certinho para o 229, pois o alinhamento da polia do compressor bate com a terceira pista que ira no virabrequim....
se alguem tiver alguma dica, eu agradeco !!
Esse sistema é para as 93 em diante, nas antigas não cabe pois a saia do para lamas avança mais para dentro em direção ao motor.
Ricarvalhal, eu sem dúvida instalaria o suporte que já tens, com a correia direta na terceira pista da polia. A regulagem da tensão da correia é no próprio suporte. O meu é assim e não dá nenhum problema. Ford abraço amigo.
FabioMedeiros78
13/05/2015, 11:16
E isso mesmo que o Zév8 comentou Ricarvalhal, a regulagem é feita subindo e baixando o compressor pode instalar sem erro que tá tudo certinho, e aqueles suportes que você mandou do esticador e tudo mais é para as 93 em diante mesmo nao vi as fotos antes nem me toquei!
FabioMedeiros78
13/05/2015, 11:18
Ricarvalhal, eu sem dúvida instalaria o suporte que já tens, com a correia direta na terceira pista da polia. A regulagem da tensão da correia é no próprio suporte. O meu é assim e não dá nenhum problema. Ford abraço amigo.
Zé, estávamos discutindo no Ws sobre pressão de turbo e tudo mais quanto você usa na sua bala de prata? e o que aconteceu com o virabrequim? quebrou mesmo :shock:
Edintruder
13/05/2015, 15:41
Fabio, o pessoal tava falando bobagem sobre o 229 quebrar pelo turbo. No caso dos 229 turbinados por fora tem que trocar os cabeçotes para reduzir a taxa de compressão. Mas nem assim quebra se mantiver os cabeçotes originais e meter pressão.
FabioMedeiros78
13/05/2015, 17:12
Fabio, o pessoal tava falando bobagem sobre o 229 quebrar pelo turbo. No caso dos 229 turbinados por fora tem que trocar os cabeçotes para reduzir a taxa de compressão. Mas nem assim quebra se mantiver os cabeçotes originais e meter pressão.
Edin, no caso de trocar os cabeçotes melhora ainda mais a eficiência do turbo pois a regulação será do original turbo?!
ricarvalhal
13/05/2015, 17:30
Ainda assim faltaria trocar a bomba injetora ?
Edin, no caso de trocar os cabeçotes melhora ainda mais a eficiência do turbo pois a regulação será do original turbo?!
Edintruder
13/05/2015, 18:01
A BI basta instalar a LDA, não sendo um item obrigatório. O 229 aspirado tem uma taxa de compressão mais elevada que o 229TD. Ao turbinar o 229 aspirado, a pressão máxima no cilindro é bem maior que o 229TD. Ele vai soprar sim justamente por esse fator, mas não quer dizer que o motor esteja abrindo o bico. Basta colocar os cabeçotes do 229TD que resolve. Nesse ponto, pode trabalhar com 2bar na turbina que não tem problema nenhum.
A BI basta instalar a LDA, não sendo um item obrigatório. O 229 aspirado tem uma taxa de compressão mais elevada que o 229TD. Ao turbinar o 229 aspirado, a pressão máxima no cilindro é bem maior que o 229TD. Ele vai soprar sim justamente por esse fator, mas não quer dizer que o motor esteja abrindo o bico. Basta colocar os cabeçotes do 229TD que resolve. Nesse ponto, pode trabalhar com 2bar na turbina que não tem problema nenhum.
O 229 aspirado trabalha com uma taxa nominal de compressão de 22, maior que a do TD. Até o virabreca do TD é diferente, andei pesquisando por causa de um "probleminha". E aí se vai inclusive comando, os pistões ômega, bielas, pinos de pistão, emfim o TD é bem diferente. É um motor bem mais reforçado. O problema de dar muita pressão em um 229 turbinado por fora, além da fumacinha no suspiro, é que as juntas de cabeçote não aguentam muito tempo e começam a vazar. Ao montar o meu 229 novamente, vou ver se coloco as juntas do x12 que são de metal. Ford abraço.
ricarvalhal
13/05/2015, 21:10
Edin, tem LDA para bomba em linha ?
obrigado
O 229 aspirado trabalha com uma taxa nominal de compressão de 22, maior que a do TD. Até o virabreca do TD é diferente, andei pesquisando por causa de um "probleminha". E aí se vai inclusive comando, os pistões ômega, bielas, pinos de pistão, emfim o TD é bem diferente. É um motor bem mais reforçado. O problema de dar muita pressão em um 229 turbinado por fora, além da fumacinha no suspiro, é que as juntas de cabeçote não aguentam muito tempo e começam a vazar. Ao montar o meu 229 novamente, vou ver se coloco as juntas do x12 que são de metal. Ford abraço.
Zé, muito me interessa a possibilidade da junta do X12 no 229! Por favor me informe!
Eu sabia que no TD229, o que mudava era virabrequin mais reforçado, pinos do pistão mais fortes, jet coolers e resfriador de óleo. Muda também o cabeçote e o pistão? Qual a diferença no pistão?
Abraço
BBMoro, os cabeçotes são os mesmos, a diferença está na altura do pistão que no TD é mais baixo. Sendo mais baixo diminui a taxa de compressão mas aumenta a camara de combustão, admitindo mais volume de ar que está sob pressão pela turbina.
É o que decidimos hoje fazer no motor da Bala de Prata, vamos rebaixar o pistão diminuindo a taxa e aumentando o volume de ar. Combinado com isto vamos aumentar a alimentação na BI e consequente a pressão da turbina. Hoje a pressão está na casa de 1,4kg, taxa de 22. Calculo que chegaremos a quase 2kg de pressão no turbo o que deixará meu velho 229 com folego de jovem.
Vou responder a próxima pergunta, que ainda não foi feita de por que eu não coloco os pistões do TD?
Bem, o TD usa os pistões série ômega específico para o bloco desenvolvido para o TD. O kit ômega não é compatível com o bloco dos 229 aspirados até 1992.
Nos modelos de 1993 em diante, o bloco do TD foi utilizado também nos aspirados possibilitando o uso dos pistões série ômega só que mais altos para gerar mais taxa ante a falta do turbo. Espero ter sido claro na minha humilde explicação. Ford abraço amigo. Ps. Tirando o impacto financeiro que esta inesperada quebra me trouxe, estou na expectativa de montar um novo motor tirando um pouco mais de potencia dele. Acrescente-se ainda o fato de que estarei com um motor novo sabendo o que tenho sob o capô e não uma caixa de pandora. Vou estar presente em todos os passos da montagem. Fico imaginando com uma caixa com 5 drive. Aí vou ter que amarrar o capo e os para lamas dianteiros pra não arrancar fora e cuidar para não incendiar com o atrito com arkkkkkk. Quanto a junta do x12 vamos ver a possibilidade e informo.
Edintruder
15/05/2015, 11:03
Zé explicasses muito, pois quando o io Eddie fez um serviço semelhante na F1000 dele, ele havia relatado que a diferença seria apenas os cabeçotes e jetcoolers. Por´m a F1000 dele era 94.
FabioMedeiros78
15/05/2015, 13:11
Zé Então nos motores 229 de 93 em diante são diferentes, tendo apenas que modificar o cabeçote e instalar um radiador de óleo? assim a taxa de compressão ficaria igual ao do TD? é isso mesmo produção?
Então ficaria mais fácil para mim trocar apenas os cabeçotes e já teria um motor turbinado por dentro, já que o Zé falou que os pistões do TD são usados no 229 de 93 em diante então preciso rebaixar meus pistões? como faço isso?
ricarvalhal
15/05/2015, 15:20
Fico muito contente destas conversas aqui !!!!:dance:
Edintruder
15/05/2015, 18:05
Eu também, pois sempre aprendemos muitas coisas novas quase todos os dias por aqui.
Gurizada, o lance é o seguinte, quando precisei trocar os quatro cabeçotes da Bala de Prata eu achava que poderia trocar os mesmos pelo do TD. Qual minha surpresa quando me disseram que eram iguais. Questionei o fato da diferença de taxa de compressão e o que me foi dito é que a diferença se dava na altura dos pistões. Parece impossível isto, mas aliado ao fato do comando de válvulas do TD ser mais angulado ele corrige a necessidade de válvulas maiores para admissão porque mantém as valvulas abertas por mais tempo.
Bom, quanto a questão bloco de motor, as 93 em diante possuem a mesma cavidade cilindrica do TD, recebendo assim o kit de pistões série ômega iguais ao TD só que mais altos para os aspirados. Evidente que o resfriador de óleo é apenas no bloco do TD. Mas se pegar uma F 93 em diante equipada originalmente com um 229 aspirado e quiser turbinar por dentro o passo inicial é colocar os pistões do TD. Lógico que não se transformará num TD mas aumentará a câmara de combustão admitindo mais ar e assim entrando na explanação que fiz anteriormente. Teremos basicamente um pré-TD porque faltará o comando além do que o virabreca também é diferente, o do TD é mais reforçado. Particularmente sou doente pelo TD por ser um motor preparado de fábrica, ou seja, tudo é compatível com a potência extra, onde até os bicos injetores são diferentes. To ansioso pra ver como vai ficar o da Bala de Prata depois desta modificada nos pistões. Os do meu 229 serão torneados, não cabe nem a pau os ômega. Ford abraço pessoal.
ricarvalhal
18/05/2015, 00:24
Ola pessoal,
preciso de uma ajuda, irei trocar a polia do virabrequim: é mais facil travar o motor tirando o motor de arranque ou tem alguma capa que tampa o volante na parte de baixo que da pra tirar e travar o volante tambem ?
Obrigado
Ramon Pires
18/05/2015, 00:33
Ola pessoal,
preciso de uma ajuda, irei trocar a polia do virabrequim: é mais facil travar o motor tirando o motor de arranque ou tem alguma capa que tampa o volante na parte de baixo que da pra tirar e travar o volante tambem ?
Obrigado
Engata uma primeira e pede p alguem freia p vc.
FabioMedeiros78
18/05/2015, 10:29
Gurizada, o lance é o seguinte, quando precisei trocar os quatro cabeçotes da Bala de Prata eu achava que poderia trocar os mesmos pelo do TD. Qual minha surpresa quando me disseram que eram iguais. Questionei o fato da diferença de taxa de compressão e o que me foi dito é que a diferença se dava na altura dos pistões. Parece impossível isto, mas aliado ao fato do comando de válvulas do TD ser mais angulado ele corrige a necessidade de válvulas maiores para admissão porque mantém as valvulas abertas por mais tempo.
Bom, quanto a questão bloco de motor, as 93 em diante possuem a mesma cavidade cilindrica do TD, recebendo assim o kit de pistões série ômega iguais ao TD só que mais altos para os aspirados. Evidente que o resfriador de óleo é apenas no bloco do TD. Mas se pegar uma F 93 em diante equipada originalmente com um 229 aspirado e quiser turbinar por dentro o passo inicial é colocar os pistões do TD. Lógico que não se transformará num TD mas aumentará a câmara de combustão admitindo mais ar e assim entrando na explanação que fiz anteriormente. Teremos basicamente um pré-TD porque faltará o comando além do que o virabreca também é diferente, o do TD é mais reforçado. Particularmente sou doente pelo TD por ser um motor preparado de fábrica, ou seja, tudo é compatível com a potência extra, onde até os bicos injetores são diferentes. To ansioso pra ver como vai ficar o da Bala de Prata depois desta modificada nos pistões. Os do meu 229 serão torneados, não cabe nem a pau os ômega. Ford abraço pessoal.
Zé, quanto mais informação melhor, futuramente quero turbinar o meu 229 e trocaria varias coisas que fariam grande diferença pra deixar o motor mais correto e resistente possível, até agora já ví que da de por os pistões e os cabeçotes tudo do TD no caso dos pistões como deixaria eles mais baixos?
Fábio, no caso do motor da tua F poderá colocar os pistões série omega do TD que são mais baixos. No caso do velho 229 que é o que equipa a Bala de Prata, os pistões serão usinados para ficarem na mesma altura dos do TD. Ford abraço.
ricarvalhal
19/05/2015, 07:57
Ramon, eu tentei isso da primeira vez, mas não consegui, pois um pouquinho que ela anda, já não da para por força na chave pois não firma..... e tambem o esta sem vacuo....
:parede:
valeu !!!
Engata uma primeira e pede p alguem freia p vc.
Edintruder
19/05/2015, 09:29
O vácuo não fará falta nenhuma nessa situação. Tens chave de cachimbo/soquete para mexer nisso? Chave de boca combinada nem te arrisca que irás te machucar.
ricarvalhal
19/05/2015, 09:33
Ok Edin, vou tentar novamente, tenho chaves sim, kit Belzer de soquetes e um chave de uns 40 cm !! Isso mesmo... chave de boca/estrela nem entra dentro da polia......
Obrigado
FabioMedeiros78
19/05/2015, 12:17
Fábio, no caso do motor da tua F poderá colocar os pistões série omega do TD que são mais baixos. No caso do velho 229 que é o que equipa a Bala de Prata, os pistões serão usinados para ficarem na mesma altura dos do e TD. Ford abraço.
E trocaria os cabeçotes também né zé? dai era TD ''original'' kkkkk
FabioMedeiros78
19/05/2015, 12:20
Ok Edin, vou tentar novamente, tenho chaves sim, kit Belzer de soquetes e um chave de uns 40 cm !! Isso mesmo... chave de boca/estrela nem entra dentro da polia......
Obrigado
Ricarvalhal, vai com calma! já arrombei a mão uma vez por falta desses malditos soquetes (foi bem feio 4 dedos sem couro) kkkkkkkkkkkkkkk
ricarvalhal
19/05/2015, 13:56
Todo cuidado é pouco !!senão ....:putz:
Ricarvalhal, vai com calma! já arrombei a mão uma vez por falta desses malditos soquetes (foi bem feio 4 dedos sem couro) kkkkkkkkkkkkkkk
ricarvalhal
19/05/2015, 14:01
Pessoal, preciso de outra ajuda !!!
qual as roscas da conexão da tubulação que vai do servofreio e entra na bomba de vácuo ? Segue uma fotinha ....
502304
A rosca fêmea é M16 (mas qual o tipo) ?
A rosca macho é ?? e tipo ??
Obrigado
Se alguem tiver uma peca dessa e quiser vender eu compro também.....
ricarvalhal
20/05/2015, 13:24
Se alguém tiver a informação das roscas, vou pedir para um torneiro fazer !! pois não encontro isso não !!
Pessoal, preciso de outra ajuda !!!
qual as roscas da conexão da tubulação que vai do servofreio e entra na bomba de vácuo ? Segue uma fotinha ....
502304
A rosca fêmea é M16 (mas qual o tipo) ?
A rosca macho é ?? e tipo ??
Obrigado
Se alguem tiver uma peca dessa e quiser vender eu compro também.....
FabioMedeiros78
21/05/2015, 09:51
Se alguém tiver a informação das roscas, vou pedir para um torneiro fazer !! pois não encontro isso não !!
Ricarcalhal isso eu não tenho a minima noção brother! não sei lhe ajudar.
ricarvalhal
23/05/2015, 20:24
Enfim, polia do virabequim trocada (em casa mesmo) e suporte do compressor certinho para MWM 229 F1000 até 92, kit completo ( espacador da helice, suporte do compressor, e todos parafusos) comprei em londrina, se algum quiser posso passar o contato da loja.... segue foto da instalacao !!!502594 502595
Ricarvalhal, que beleza, nada como um serviço limpo e bem feito, parabéns. Perdoe-me a indiscrição, mas a quanto anda em valores um kit destes? Ford abraço.
ricarvalhal
23/05/2015, 21:07
Ze, saiu 430 + 50 de frete.
Agora estou pensando da instalacao do condensador..... to pensando em instalar entre radiador e helice.... pensando ainda... pois seria facil instalar ali sem mexem em nada.... mas depois nao daria para tirar a helice ... pois a distancia da helice ao condensador ficaria 2 cm.....
bom vou quebando a cabeca com essas adaptacoes.....
Ricarvalhal, que beleza, nada como um serviço limpo e bem feito, parabéns. Perdoe-me a indiscrição, mas a quanto anda em valores um kit destes? Ford abraço.
Este valor é a polia e o suporte?
ricarvalhal
24/05/2015, 20:43
sim, polia 3 pistas, suporte, espacador de helice e parafusos.
comprei pois achei somente a polia por 400....
Este valor é a polia e o suporte?
ricarvalhal
25/05/2015, 08:50
Bbmoro, vc acha que meia volta faz diferença ? Mes que vem vou trocar oleo do motor e já troco o oleo da bomba...
valeu
Quer abrir a bomba, Ricardo?
489516
Atrás da bomba tem 4 parafusos. Tira eles e tu vai ver igual a foto. Ali tem um parafuso fenda com contra-porca. Gira no sentido horário pra aumentar o débito. Mumu na teta!
Abraço
Bbmoro, vc acha que meia volta faz diferença ? Mes que vem vou trocar oleo do motor e já troco o oleo da bomba...
valeu
Ricardo, sim, meia volta já da uma diferencinha, mas pouca. Com uma volta vc já sente o motor empurrando mais. Recomendo uma volta, fica bem melhor para ultrapassagens.
Abraço
FabioMedeiros78
25/05/2015, 13:20
Serviço muito bom, ricarvalhal! ficou bom e original!
ricarvalhal
25/05/2015, 13:32
Valeu !!! vou fazer isso e ver como fica !!
Ricardo, sim, meia volta já da uma diferencinha, mas pouca. Com uma volta vc já sente o motor empurrando mais. Recomendo uma volta, fica bem melhor para ultrapassagens.
Abraço
ricarvalhal
25/05/2015, 13:37
isso é importante Fabio, deixar bem feito.... para não ter problemas depois !!!
Agora tem que arrumar espaço, pro filtro secador e pressostato....
Serviço muito bom, ricarvalhal! ficou bom e original!
Waldir Carlos
25/05/2015, 19:23
É sempre bom, vermos os proprietários cuidando - bem - das camionetas. Vida longa às nossas valorosas "velhotas".
[]s
Ricarvalhal, um amigo meu comprou uma F 84 pick-up de único dono, motor turbinado mas não rendia nada, bomba com regulagem original. Foi então aberta uma volta e um quarto e retirado o abafador da descarga. O troço além de ficar mais esperta passou até a piar a turbina nas trocas de marchas. Ford abraço galera.
micheltakashima
27/05/2015, 11:53
Ricarvalhal qual a loja na qual comprou o suporte do compressor estou precisando de um destes também?
ricarvalhal
27/05/2015, 20:26
Michel,
segue o site: http://www.belloar.com.br/
abraco
Ricarvalhal qual a loja na qual comprou o suporte do compressor estou precisando de um destes também?
micheltakashima
28/05/2015, 11:28
Opa obrigado.
Michel,
segue o site: http://www.belloar.com.br/
abraco
ricarvalhal
07/06/2015, 16:40
Instalei um pirometro ou um EGT ou um simples termopar..... para medir a temperatura dos gases de exaustao, o melhor ponto seria no coletor do escapemento antes da turbina, mas nao deu coragem de furar o coletor neste ponto, assim instalei na curva de saida do escapamento.... deixei os relogio no painel mesmo pois foi facil prender ali, mas a noite a luz incomoda um pouco... o local apropriado seria embaixo do radio.....
depois posto um resultados.... 503757 503758
Edintruder
07/06/2015, 17:49
O meu relógio de pressão da turbina é parecido com esses que colocasses. Com a luz apagada mal se enxerga, mas ao ligar as luzes, a iluminação de LED salta aos olhos.
FabioMedeiros78
09/06/2015, 15:23
Nao há colo colocar pra regular a luz junto com a do painel? alguns leds isso é possivel.
Se nao troca as lampadas led pelas que pode regular.
ricarvalhal
10/06/2015, 07:37
Edin, isso mesmo, apagado fica quase preto... mas ligado fica massa !!
O meu relógio de pressão da turbina é parecido com esses que colocasses. Com a luz apagada mal se enxerga, mas ao ligar as luzes, a iluminação de LED salta aos olhos.
ricarvalhal
10/06/2015, 07:50
Fabio, a minha não tem regulagem no painel não !! No manômetro do turbo tinha LED, mas destoou muito do restante do painel e coloquei uma luz comum... ai ficou em harmonia....
Eu achei que o relógio do Pirômetro não estava funcionando e desmontei-o, mas na verdade ele estava OK, eh que a temperatura em marcha lenta ou andando de boa, não sobe acima dos 200 ºC ... mas o que eu queria dizer é que o led dentro é tipo um (ou uns) quadradinho colado numa placa e não uma lampada....
Nao há colo colocar pra regular a luz junto com a do painel? alguns leds isso é possivel.
Se nao troca as lampadas led pelas que pode regular.
ricarvalhal
10/06/2015, 07:53
Achei este gráfico que mostra que a temperatura após a turbina (ponto 4) é sempre menor que a temperatura no coletor do escape (ponto 3) ...
504029 (fonte: wikipedia)
Instalei um pirometro ou um EGT ou um simples termopar..... para medir a temperatura dos gases de exaustao, o melhor ponto seria no coletor do escapemento antes da turbina, mas nao deu coragem de furar o coletor neste ponto, assim instalei na curva de saida do escapamento.... deixei os relogio no painel mesmo pois foi facil prender ali, mas a noite a luz incomoda um pouco... o local apropriado seria embaixo do radio.....
depois posto um resultados.... 503757 503758
ricarvalhal
10/06/2015, 07:58
Segue foto da condensadora instalada... é grande pra kct....
tentei centraliza-la ao máximo.... vamos ver quando o verão chegar... vem verão...vem verão....
504032
504033
Enfim, polia do virabequim trocada (em casa mesmo) e suporte do compressor certinho para MWM 229 F1000 até 92, kit completo ( espacador da helice, suporte do compressor, e todos parafusos) comprei em londrina, se algum quiser posso passar o contato da loja.... segue foto da instalacao !!!
FabioMedeiros78
10/06/2015, 10:39
CAraca... agora que olhei que esse termômetro é de 200 pra cima kkkkkkkkkk
é coisa pra porra
Ricarvalhal, se quiseres melhorar o desempenho do ar condicionado podes ainda colocar um eletro ventilador entre a grade e o radiador do ar. Fiz isto na Bala de Prata e faz uma baita diferença considerando ser ela cabine dupla. Ford abraço.
ricarvalhal
11/06/2015, 08:00
Isso mesmo ZéV8, eu tenho o eletro ventilador guardado e vou deixar a fiação puxada, se precisar instalo.
Ricarvalhal, se quiseres melhorar o desempenho do ar condicionado podes ainda colocar um eletro ventilador entre a grade e o radiador do ar. Fiz isto na Bala de Prata e faz uma baita diferença considerando ser ela cabine dupla. Ford abraço.
pcnicolau
11/06/2015, 08:34
Ficou linda a tua F de Azul Ricarvalhal, a minha também tá precisando de cuidados só que trabalho muito com ela aí e Freud, mas vou ver se este mes ainda faço alguma coisa nela, tô com vontade de abrir a bomba injetora em uma volta e um quarto pois tô achando ela lerda, como o Zé falou, só que tô com medo dela ficar muito beberona pois encho o tanque no final do mês e ela vai até o outro final do mês ou seja em tanque por mês, que daria aqui na minha cidade o valor de 250 reais pois o tanque da minha é de 88 litros, daí terei que colocar outro manometro de turbo pois o que tá nela e de 1kgf vai passar de 1 kilo, vou instalar um da ODG.
ricarvalhal
11/06/2015, 20:01
Obrigado pelo elogio !!
eu tava querendo aumentar o debito, mas ta redondinho o motor... e como nunca dirigi uma turbo de fabrica ou X10, nao sei o quanto a minha é mais fraca... e tambem quando piso com gosto no acelerador... o manometro passa do 1 bar...o ponteiro fica apontando para baixo !! mas nao gosto de fazer isso... alias gosto... mas nao devo !!!
Assim fico na duvida se a bomba ja nao esta no limite pois se pisar bastante a fumaca fica preta e a pressao do turbo passa bem de 1 bar....
sei la... ta boa d+... nao vou mecher agora nao....
posso te pedir uma ajuda ? eu preciso de uma foto do lado direito do motor pra eu ver onde vc passou as mangueiras do ar condicionado e instalou o filtro, pois semana que vem irei na loja para instalar... mas ou vc fala como quer ou sai de qualquer jeito !!!
Se alguem puder disponibilizar uma foto eu agradeco !!!!
Ficou linda a tua F de Azul Ricarvalhal, a minha também tá precisando de cuidados só que trabalho muito com ela aí e Freud, mas vou ver se este mes ainda faço alguma coisa nela, tô com vontade de abrir a bomba injetora em uma volta e um quarto pois tô achando ela lerda, como o Zé falou, só que tô com medo dela ficar muito beberona pois encho o tanque no final do mês e ela vai até o outro final do mês ou seja em tanque por mês, que daria aqui na minha cidade o valor de 250 reais pois o tanque da minha é de 88 litros, daí terei que colocar outro manometro de turbo pois o que tá nela e de 1kgf vai passar de 1 kilo, vou instalar um da ODG.
Pcnicolau, se aumentares o débito mas tiver disciplina no pé direito, o consumo não muda, mas nos primeiros dias não tem como evitar. Na minha Bala de Prata a coisa tá violenta, eu gastava 50 reais por semana de diesel, mas agora com o motorzão to gastando o dobro, mas claro, a emoção toma conta e o pé direito faz despejar a potencia no cano e a fumaça preta "fecha o tempo"kkkkk. Vai passar e aí andando de boa o troço volta ao normal, até porque para andar como gente civilizada mal preciso acelerar, o motor vai quieto e suave, nem ouço ele no interior da cabine. Ford abraço amigão.
ricarvalhal
12/06/2015, 14:13
Hoje, fiz rodizio, balanceamento e alinhamento.... depois de 5.000 Km, ai os pneus dianteiros estavam com desgastes nas bordas externas.... ai pensei... deve ser cambagem fora, uma deu 0.1º e a outra deu -0.1º.... menos mal !! mas o que tava fora era o alinhamento ...nem lembro bem o numero que o cara falou 6º....
É muito fácil trabalhar em baixo da F numa valeta... nem compara em ficar arrastado no chão... aproveitei e tirei umas fotos...
quase nem tem oleo embaixo do carter (vaza naum sei por onde, mas é entre a lateral do motor e bomba injetora)
504316
Vazamento da caixa de direção (aumentou !! pois troquei a polia do virabrequim que é maior, o volante ficou mais leve....)
504317
Vazamento no cambio ...
504318
504319
Sem vazamento no diferencial !!!! Sempre ponho graxa na cruzeta e mela tudo ....
504320
Sem vazamento no filtro sedimentador
504321
pcnicolau
12/06/2015, 16:56
Ricarvalhal passei as mangueiras do ar um pouco abaixo do copo do reservatório da direção hidraulica a direita de quem olha de frente para o motor e o filtro secador instalei para fusado no suporte da bateria do lado do passageiro quase de frente com o reservatorio da direção hidraulica, vou ver se coloco as fotos para vc.
pcnicolau
16/06/2015, 14:18
Ricarvalhal olha as fotos da instalação das mangueiras do ar condicionado.504655504656
ricarvalhal
16/06/2015, 14:42
pcnicolau, muito obrigado !! vou fazer igual mesmo !!!
ricarvalhal
17/06/2015, 11:36
É normal o óleo da BI ficar preto (MWM 229 bomba em linha) ? pergunto pois fui completar o óleo dela e abri o bujão traseiro e completei até derramar e derramou um óleo bem escuro !!!
valeu !!!!!!!
FabioMedeiros78
17/06/2015, 14:32
É normal o óleo da BI ficar preto (MWM 229 bomba em linha) ? pergunto pois fui completar o óleo dela e abri o bujão traseiro e completei até derramar e derramou um óleo bem escuro !!!
valeu !!!!!!!
Trocou o óleo dela a pouco tempo?
ricarvalhal
17/06/2015, 15:39
Sim, troquei há alguns meses, pois não era trocado a muitos anos, quando troquei saiu óleo preto.... e agora fui completar o óleo dela e abri o bujão traseiro e completei até derramar e derramou um óleo bem escuro !!!
Trocou o óleo dela a pouco tempo?
Edintruder
17/06/2015, 15:48
Pode ser contaminação proveniente de desgaste dos reparos.
ricarvalhal
18/06/2015, 08:59
Acho que deve ser isso mesmo...
Pode ser contaminação proveniente de desgaste dos reparos.
ricarvalhal
18/06/2015, 14:05
Amigos,
preciso de uma ajuda, alguém sabe onde encontro a peça circulada em azul ?? É só o conector do cano na bomba de vácuo. O cano eu tenho. Se alguém tiver o conector, eu compro !
504952
Obrigado
Edintruder
18/06/2015, 17:05
Torneiro...
Ou em casas de conexões hidráulicas.
ricarvalhal
22/06/2015, 10:38
Edin, há uma 3 semanas eu fui numa casa de conexões, mas o cara quis "resolver" fazendo gambiarra... corta o cano... coloca outra ponta.... ai deixei pra lá....
... mas o esquema vai ser ir num torneiro mesmo... valeu !!!
Torneiro...
ricarvalhal
22/06/2015, 11:07
Segue o consumo durante 1 ano... é o tempo que tenho a F....
505280
ricarvalhal
29/06/2015, 08:49
Mesmo no frio (15-16 ºC) pega que é uma beleza... mas até esquentar solta fumaça branca....
https://youtu.be/zsDJBKPSeX4
micheltakashima
29/06/2015, 09:21
Eh bão demais esse 229 né? Meu pai com o carro dele 2015 com partida a frio sem tanquinho de gasolina com uma sonda que aquece o combustivel antes da partida não pega bem igual o mwm 229 no frio kkk
Mesmo no frio (15-16 ºC) pega que é uma beleza... mas até esquentar solta fumaça branca....
https://youtu.be/zsDJBKPSeX4
ricarvalhal
30/06/2015, 07:57
Quem resolveu foi o torneiro !!
506001
Torneiro...
ricarvalhal
30/06/2015, 07:58
Isso é verdade Michel, tenho um carro conforme vc falou tb... e sempre rateia pra pegar.....
Eh bão demais esse 229 né? Meu pai com o carro dele 2015 com partida a frio sem tanquinho de gasolina com uma sonda que aquece o combustivel antes da partida não pega bem igual o mwm 229 no frio kkk
Edintruder
30/06/2015, 08:44
15, 16° nã é frio. Aqui nessa temperatura o cara anda de bermuda e camiseta. Frio é abaixo dos 5°C, e e aí que o bicho pega para ligar o motor a diesel.
A Bandeirante do meu amigo também dá uma apanhada nesse frio. Para não judiar do arranque, ele bota um spray de WD40 na bcca da admissão. Daí pega de primeira.
Aqui no inverno eu botei duas baterias por isso. O meu migo colocou uma bateria de 150Ah na Band dele.
drosssor51
01/07/2015, 11:59
Ricardo... bela partida...
O 229 pega que é uma "lindeza" mesmo...kk
A fumaça branca é normal.... até a câmara de combustão ficar aquecida... (pronta)
ricarvalhal
01/07/2015, 14:04
Edin, é que aqui o MWM já acostumou com 25 ºC de média.... ai quando bate 15 ºC é frio ...:pensativo:
Mas quero "um dia" ir para o sul de F1000 ver neve !!
até mais
15, 16° nã é frio. Aqui nessa temperatura o cara anda de bermuda e camiseta. Frio é abaixo dos 5°C, e e aí que o bicho pega para ligar o motor a diesel.
A Bandeirante do meu amigo também dá uma apanhada nesse frio. Para não judiar do arranque, ele bota um spray de WD40 na bcca da admissão. Daí pega de primeira.
Aqui no inverno eu botei duas baterias por isso. O meu migo colocou uma bateria de 150Ah na Band dele.
FabioMedeiros78
01/07/2015, 14:07
A fumaça branca é normal.... até a câmara de combustão ficar aquecida... (pronta)
Fala drossor!!
estás sumido.. Vendeu a F? :(
ricarvalhal
01/07/2015, 14:23
drossssssor, pega bem sim, mas.... ainda vou tirar as folgas do sistema entre acelerador e Bomba injetora....pois com motor frio a lenta fica 700 rpm(ou menos) e quando quente fica 900 rpm... ai se levantar o acelerador com o pé cai para 800 rpm....
acho que este comportamento é pelas folgas entre furos e pinos, como na foto abaixo:
506097
o problema é tirar o sistema completo sem tirar a bomba injetora..... não sei se sai.....
micheltakashima
01/07/2015, 17:01
o sistema sai sem tirar a bomba injetora sim Ricarvalhal, tanto é que eu eu tirei o meu e coloquei outro sem ter que mecher na bomba, só desconectei as hastes
ricarvalhal
02/07/2015, 09:03
Michel, que bom saber disto, pois eu já tinha olhado e fiquei na dúvida.... mas agora é só encontrar tempo para deixar a F parada para dar manutenção nisto...
Cara, sua F ta muito show !!!! vai ter que trocar o velocimetro !!!
o sistema sai sem tirar a bomba injetora sim Ricarvalhal, tanto é que eu eu tirei o meu e coloquei outro sem ter que mecher na bomba, só desconectei as hastes
FabioMedeiros78
02/07/2015, 11:09
Michel, que bom saber disto, pois eu já tinha olhado e fiquei na dúvida.... mas agora é só encontrar tempo para deixar a F parada para dar manutenção nisto...
Ricarvalhal, coloque uma mola de pressão moderada na haste da bomba para retornar apenas a bomba!
a bomba em linha tem uma mola interna mas com o uso e desgaste ela fica fraca e não retorna tudo!
ricarvalhal
22/07/2015, 20:51
Consegui tirar e substituir uma arruela gasta... o sistema do acelerador melhorou...... agora é só regular melhor a lenta...
507855
ricarvalhal
22/07/2015, 20:55
Ford Preto !!!!
o duro é papelar toda a traseira, mas ficou legal !!!!!
507856
Ford Preto !!!!
o duro é papelar toda a traseira, mas ficou legal !!!!!
Pô ficou show !!!!!
paulo adriano
23/07/2015, 14:14
Olá a todos eu preciso de uma ajuda sobre a bomba injetora 8.150 ser da pra colocar na f1000 229-4
pcnicolau
23/07/2015, 16:49
Beleza Ricarvalhal notei que tua f1000 tá com o cambio ZF 5S-420 da f250, tava comprando um cambio destes para colocar na minha f1000 90, só que o mecanico disse que não fica bom pois terei que cortar o assoalho pois o cambio é muito grande aí ele falou que vai ficar uma mercadoria, e também terei problema com meu diferencial pois a relação do meu é 43x14 dana 44, aí terei que mexer nele também. A tua F ficou boa com este cambio?
ricarvalhal
23/07/2015, 21:31
Pcnicolau, tudo bem !! vamos aos pontos que vc levantou: tem que abrir um furo "deslocado do original" na tampa que fica acima do cambio, pois a alavanca do ZF fica uns 5-10 cm mais para tras. Mas no assoalho nao teve modificacao.
507933
Meu diferencial eh o 11x39 --> 3.55 .... a primeira eh bem curta .... se quiser da pra ficar saindo tambem de segunda.... a quinta ta bem ajustada pois a 2100 rpm anda a 100 kmh no GPS e a 2500 rpm anda a 120 kmh no GPS....
eu gosto bem do comportamento das marchas na cidade....
Qualquer coisa entre em contato !!!
Ah, como vc tem um diferencial longo, com este cambio vc ganharia a 5 overdrive de verdade !!!!
de uma olhada no link:
http://www.picapesgm.com.br/dicas/calculoMarchas.php
507938
507939
Beleza Ricarvalhal notei que tua f1000 tá com o cambio ZF 5S-420 da f250, tava comprando um cambio destes para colocar na minha f1000 90, só que o mecanico disse que não fica bom pois terei que cortar o assoalho pois o cambio é muito grande aí ele falou que vai ficar uma mercadoria, e também terei problema com meu diferencial pois a relação do meu é 43x14 dana 44, aí terei que mexer nele também. A tua F ficou boa com este cambio?
pcnicolau
24/07/2015, 13:37
Beleza Ricarvalhal, e como vc fez com o cardão teve que balancear ou só mandou no torneiro. Tô no impasse agora se coloco o ZF da 250 ou o 2615 clark, vou explicar a situação me pediram 4.500 dilmas no ZF só que encontrei uma picape f1000 deve ser 98 tá completa menos o motor, caçamba, gabina, rodas, bancos , diferencial e cambio acredito que deve ser o clark 2615 e o diferencial o dana 46 o cara dá tudo por 4.000 dilmas. O que vcs acham, é mais barato e terei muita coisa na mão para negociar, pegarei o diferencial completo com carcaça e rodas mais o cambio e colocarei na minha, o resto venderei.
ricarvalhal
25/07/2015, 19:34
Esse detalhe do cardan eu nao sei, pois foi meu pai que fez a adaptacao, mas com certeza o cardan foi cortado.
esse kit da f1000 98 .... vai sair muito mais barato pra vc !!!! e se vc quiser mais velocidade eh muito mais barato mudar o diferencial e nao o cambio.
Beleza Ricarvalhal, e como vc fez com o cardão teve que balancear ou só mandou no torneiro. Tô no impasse agora se coloco o ZF da 250 ou o 2615 clark, vou explicar a situação me pediram 4.500 dilmas no ZF só que encontrei uma picape f1000 deve ser 98 tá completa menos o motor, caçamba, gabina, rodas, bancos , diferencial e cambio acredito que deve ser o clark 2615 e o diferencial o dana 46 o cara dá tudo por 4.000 dilmas. O que vcs acham, é mais barato e terei muita coisa na mão para negociar, pegarei o diferencial completo com carcaça e rodas mais o cambio e colocarei na minha, o resto venderei.
ricarvalhal
28/07/2015, 22:06
Troquei as porcas das rodas... mais ou menos.....
508313 508314 508315
ricarvalhal
11/08/2015, 10:17
Olá Pessoal,
alguém sabe qual hélice do motor (MWM 229) maior que a original de 4 pás que da para por aproveitando a furação original ?
Pois não colocarei eletroventilador para o A/C, irei colocar uma helice maior e se não der conta colocarei um defletor de ar.
Valeu !!!
FabioMedeiros78
11/08/2015, 15:29
Olá Pessoal,
alguém sabe qual hélice do motor (MWM 229) maior que a original de 4 pás que da para por aproveitando a furação original ?
Pois não colocarei eletroventilador para o A/C, irei colocar uma helice maior e se não der conta colocarei um defletor de ar.
Valeu !!!
Olá ricarvalhal, a minha usava a original de 4 pás e como coloquei o A/C e futuramente colocarei o IC preferi trocar a ventoinha dela por uma de mais pás e me surpreendi com a que achei faz uma ventania louca :twisted:
A que coloquei foi a pá da F4000 motor cummins 92/98 é difícil achar essa hélice então já procurei pra você ver, Super recomendo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680377163-helice-do-radiador-f1000-f4000-96-a-98-mwm-e-cummins-_JM
FabioMedeiros78
11/08/2015, 15:32
PCNICOLAU
SE VC NAO COMPRAR ESSA CARCAÇA DE F1000 pra vender as peças sinceramente você ficou na merda ein....
super oportunidade de pegar um dana 46 eixo muito forte das F e vender a carcaça dela ou mesmo montar uma depois
se eu tivesse essa oportunidade compraria na mesma hora sem duvidas! trocaria o eixo da que esta agora e guardaria para um projeto futuro de uma mecânica toda de 250 ou v8
drosssor51
12/08/2015, 11:58
bonita as porcas Ricardo.
de que carro elas são?
ricarvalhal
12/08/2015, 14:01
Drosssor... no anuncio fala que é para ford (F-100 F1000 maverick)...
encaixou bem (mas o angulo de assentamento parece ser um pouco diferente das que estavam)... mas as antigas estavam ruins.... ainda mais quando o "borracheiro" não apertou direito TODAS as porcas....
saiu barato R$63 as 20 porcas...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686374506-porca-roda-cromada-f100-f1000-dodge-1800-maverick-_JM#redirectedFromParent
bonita as porcas Ricardo.
de que carro elas são?
ricarvalhal
17/08/2015, 21:23
Depois de meses e fazendo aos pouco o A/C funciona !!!!!
509883 509884 509885
Comprei um kit quase completo por R$ 600 (compressor, suporte do compressor, condensadora, evaporadora, eletroventilador) mas usei somente o compressor e a condensadora.
reparo do compressor R$ 350
kit com suporte do compressor e polia 3 pistas R$ 480
Evaporadora nova R$ 270
Instalacao eletrica, mangueiras, filtro e pressostato + MO R$ 900
Total = R$ 2600
Vendi um suporte do compressor por R$ 100
Entao saiu por R$ 2500.
ainda tenho uma polia do virabrequim 2 pistas, evaporadora usada para vender.
E esperar o verao chegar !!!!!
Enfim, polia do virabequim trocada (em casa mesmo) e suporte do compressor certinho para MWM 229 F1000 até 92, kit completo ( espacador da helice, suporte do compressor, e todos parafusos) comprei em londrina, se algum quiser posso passar o contato da loja.... segue foto da instalacao !!!502594 502595
FabioMedeiros78
18/08/2015, 09:55
Depois de meses e fazendo aos pouco o A/C funciona !!!!!
509883 509884 509885
Comprei um kit quase completo por R$ 600 (compressor, suporte do compressor, condensadora, evaporadora, eletroventilador) mas usei somente o compressor e a condensadora.
reparo do compressor R$ 350
kit com suporte do compressor e polia 3 pistas R$ 480
Evaporadora nova R$ 270
Instalacao eletrica, mangueiras, filtro e pressostato + MO R$ 900
Total = R$ 2600
Vendi um suporte do compressor por R$ 100
Entao saiu por R$ 2500.
ainda tenho uma polia do virabrequim 2 pistas, evaporadora usada para vender.
E esperar o verao chegar !!!!!
Muito Bom Ricarvalhal!
agora sim andar no calor never more!!
gastei 3800 pra colocar na F tudo zero valeu muito a pena
ricarvalhal
08/09/2015, 11:34
Há um tempo fiz uma adaptação nas entradas de ar de cabine, eu lembro que entrava água quando chovia ou quando lavava e também com chuva na estrada...
511303 511304
um lado estava como original, mas o outro é como se só tivesse a grade da frente, ai refiz o retângulo e fechei a parte de cima...
fiz uma citação errada de muito tempo atrás , ignore
Sou novo nisso de F-1000 , e vi que alguns de Vocês alongaram o diferencial , como que se faz isso ?
ricarvalhal
21/10/2015, 08:31
bjordan,
normalmente quanto mais fraco o motor mais curto é o diferencial, mas o que foge a regra é quando vc tem cambio com overdrive. Tem F1000 que saiu com diferencial 3.91 ou 3.55 isso é diferencial curto, depois tem os 3.30 e 3.07 esses já são mais ou menos, e por fim tem os 2.72 e 2.6 esses são longos.
Alongar diferencial é simples deve escolher uma relacao mais longa (coroa e pinhao) que sirva na diferencial que vc já tem, ai fica bem barato.
Eu particularmente não mexi no diferencial, mas é a forma mais barata de ganhar força ou velocidade..
abraço
Sou novo nisso de F-1000 , e vi que alguns de Vocês alongaram o diferencial , como que se faz isso ?
Endrigo Capobianco
21/10/2015, 16:50
Olá Ricarvalhal (afinal qual o seu nome?).
Você postou algumas fotos da sua "F" e tá linnda! Tenho acompanhado sua página e sempre dou uma olhada da irmã da "FÊNIX".
Desculpe se a opinião chega muito atrasada, mas só agora é que o meu funileiro desenrolou e só agora volto a postar.
Quanto a uma opinião minha que acredito ficaria show na sua azulona seria fazer essas faixas brancas e até mesmo pintar o teto de branco.
Por exemplo:
514788514789514790514791
ou
514792514793514794514795514796
ricarvalhal
22/10/2015, 08:03
Olá Endrigo, meu nome é Ricardo !!
Coisa linda essas fotos que vc mandou !! Gostei de mais dessa aqui:
514881
os detalhes dão o toque final, as rodas o parachoque a grade de aluminio, o FORD no capo !!
tenho acompanhado o seu tópico também, ta ficando show !!
denadaisicari
16/11/2015, 10:03
Olá Pessoal,
Sou Ricardo e estou com uma F1000 87 que era de meu pai por 10 anos... Segue algumas fotos da azulona...469769
469770
primeiro, gostaria de agradecer as experiências relatadas por todos neste fórum, são de grande valor para pessoas que estão estão iniciando e não conhecem tão a fundo os detalhes de camionetes.
Após adquirir a camionete:brinde:, adquiri um manual dela... muito informação detalhada que passa despercebido...
Atualmente ela esta com o 215/80r16 mas tenho um jogo de rodas ovais da F1000 aro 15, estou escolhendo os pneus entre as duas opções 30/9.5r15 ou 255/75r15, mas a minha dúvida é se vai aumentar o raio de curvatura (mais dificuldade em fazer retornos na cidade) se eu usar o 255/75 caso ele pegue na suspensão, poderiam me dizer se terei algum problema usando o 255/75 ?
Na cidade ela faz 7,5 km/l, e na estrada 10 km/l andando bem 110 km/h ... com um cambio da F250 diesel... assim pretendo manter o diâmetro externo do pneu próximo dos 750 mm (30/9.5r15) mas passar para 763 mm (255/75r15) não mudaria quase nada...
Abri este tópico, pois tenho outras e terei mas dúvidas para compartilhar com vcs e assim podemos manter uma conversa !! Mas pode deixar que usarei o campo buscar do fórum !!
Abraço
Ricardo
Ricardo, estou em um projeto de reforma de uma F1000 84 e tenho duvidas de como fixar a carroceria. Voce tem alguma dica ou foto do ponto de fixacao da sua? Especificamente se tem apenas parafusos ou utiliza coxim?
Obrigado e sucesso!!
ricarvalhal
16/11/2015, 13:29
denadaisicari,
posta fotos da sua F para gente conhece-la !! A fixação da carroceria da é feita por 8 ou 10 parafusos, que atravessam a carroceria e prende no chassis, tem que tirar o tanque de combustivel para soltar os 4 últimos parafusos, desligar os fios das lanternas. E em 3 pessoas tira a carroceria fácil. Atualmente não uso coxim entre caçamba e chassis, mas antes tinha tipo uma lona de pneu... fica a gosto !!
O pessoal quando faz BL (body lift) coloca calços ... e fica assim:
516596
Ricardo, estou em um projeto de reforma de uma F1000 84 e tenho duvidas de como fixar a carroceria. Voce tem alguma dica ou foto do ponto de fixacao da sua? Especificamente se tem apenas parafusos ou utiliza coxim?
Obrigado e sucesso!!
ricarvalhal
03/12/2015, 07:58
Olá Pessoal,
assim como muitos recomendam os coxim de cabine da marca REI, qual marca deve ser usada para os 4 coxins do motor ?
Poderiam me aconselhar em como trocar ?
Obrigado
ricarvalhal
07/12/2015, 14:29
Trocado reparo do cilindro mestre !! é um pouco diferente o reparo que comprei, saiu muita sujeira e gastei uns 700 ml de fluido no total...518074
ricarvalhal
28/01/2016, 07:41
Pessoal, vou compartilha com vcs o que aconteceu ontem. Deixei a F para consertar o compressor do ar condicionado e no fim do dia a loja me liga e fala que ta pronto. Sai de la e andei 5 km e cheguei no meu destino. Fiquei uma hora e estava indo pra casa andei uns 4 km... e meu celular toca.. era o mecânico dizendo que precisou retirar o radiador por causa de um vazamento no condesador e NÃO COLOCOU AGUA NO RADIADOR. Deu 10 segundo a temperatura no painel subiu... (mas não tinha agua no motor).... desliguei esperei um pouco... estava já na rua de casa...dei partida embalei desliguei e cheguei..... completei com agua.... deixei ligada ...andei... hoje de manha andei uns 10 km e parece tudo normal ....
Com o que devo me preocupar agora ? Alguma dica ?
Pessoal, vou compartilha com vcs o que aconteceu ontem. Deixei a F para consertar o compressor do ar condicionado e no fim do dia a loja me liga e fala que ta pronto. Sai de la e andei 5 km e cheguei no meu destino. Fiquei uma hora e estava indo pra casa andei uns 4 km... e meu celular toca.. era o mecânico dizendo que precisou retirar o radiador por causa de um vazamento no condesador e NÃO COLOCOU AGUA NO RADIADOR. Deu 10 segundo a temperatura no painel subiu... (mas não tinha agua no motor).... desliguei esperei um pouco... estava já na rua de casa...dei partida embalei desliguei e cheguei..... completei com agua.... deixei ligada ...andei... hoje de manha andei uns 10 km e parece tudo normal ....
Com o que devo me preocupar agora ? Alguma dica ?
Verifica o nivel do oleo do motor, se nao queimou, ou alterou sua textura, o 229 e um espetaculo de motor, se fosse um outro "modernino qualquer" era preju na certa. Mas se a temp esta normal, maravilha. Veja se nao esta baixando a agua, pode ter danificado alguma mangueira, se tiver tudo certo, e so dar uma bronca fuderosa no meca e ta tudo certo kkkk
Edintruder
29/01/2016, 22:43
Pelo menos o cara se lembrou que esqueceu da água! kkkk
Fica tranquilo que chance de ter estragado algo é muito pequena.
ricarvalhal
23/02/2016, 15:56
Bom, vou deixar uma dica para quem quer acertar a velocidade e o hodômetro do painel.
Primeiro, com um GPS ligado, de uma boa volta com a viatura, algo em torno de 20 km. E anote quantos km marcou no painel e quantos marcou no GPS. Vou colocar exemplos do cálculo que fiz:
Andei 15,1 km no hodômetro e 18 no GPS, assim meu marcador marca 16% a menos que o real. Comprei um adaptador de velocímetro 1:1.1555 http://www.rochester.com.br/auto-peca-diesel.asp?Cod=1621009
Achei que daria certo, mas andei novamente 18 km no GPS e meu painel marcou 17,5 km, ista ta dando uma diferença de 3%. Em termos de velocidade até esta bom, pois o painel marca um pouquinho a mais, em torno de 5%.
Assim estou trocando o adaptador de velocímetro para o modelo 1:1,1875 http://www.rochester.com.br/auto-peca-diesel.asp?Cod=1621041.
Assim acho que vai marcar a kilometragem certa.
Encontrei estes adaptadores que vão no cambio por R$ 70.
Edintruder
24/02/2016, 08:42
Muito legal isso! Acho que vale para acertar o meu velocímetro também.
BrunoAraujoo
16/03/2016, 05:04
Sera que afeta algo em conforto ou segurança retirar os coxim originais e por apenas os de calço de tecnil ?
quero fazer na minha f1000 ano 87 isso !
ricarvalhal
16/03/2016, 08:12
Eu acho isso perigoso, pois sabe-se que o chassis torçe, a cabine torçe também. E se vc travar tudo, algum lugar vai trincar, e a cabine é presa somente por 4 parafusos. E também acho que passara mais vibração para a cabine... ficando muito barulhenta.... e também dificulta vc alinhar os paralamas/cabine/caçamba sem coxins de borracha !!
Sera que afeta algo em conforto ou segurança retirar os coxim originais e por apenas os de calço de tecnil ?
quero fazer na minha f1000 ano 87 isso !
Juliano_SBO
16/03/2016, 08:23
Ricarvalhal, eu acho que a melhor forma de aferir o velocímetro é pelos marcos de km na rodovia.
Pega a Dutra e anda ao menos 50km, então compara com o velocímetro.
Eu sou muito chato para contas, gosto de tudo zerado. Rodo muito de bike, tiros de 80km. O gps marca 1km a menos que o ciclocomputador a cada 30km, pois os pequenos desvios de trajeto não são computados pelo gps, ele calcula uma linha reta.
ricarvalhal
16/03/2016, 14:03
Juliano, acredito que a melhor forma deve ser esta mesmo, marco de rodovia... logo logo vou ir pra jundiai e aproveito e faço esta medição.
Vc é da turma da speed então.... eu faço downhill.... alias este ano ainda não fiz nenhuma trilha....
Valeu pela dica !
Ricarvalhal, eu acho que a melhor forma de aferir o velocímetro é pelos marcos de km na rodovia.
Eu sou muito chato para contas, gosto de tudo zerado. Rodo muito de bike, tiros de 80km. O gps marca 1km a menos que o ciclocomputador a cada 30km, pois os pequenos desvios de trajeto não são computados pelo gps, ele calcula uma linha reta.
Sobre a questão dos coxins, alguém sabe se posso colocar coxins em todos os pontos de fixação da F, pois ela é cabinada, e onde não é original ela tem só uma borrachinha e o parafuso, acho pouco, e também sofro com barulhos de carroceria, sou muito chato e gosto de carro silencioso (de batida de carroceria é claro, mas o roncão do MWM tranquilo kkk) e acho que se eu colocasse coxim em todos os pontos de fixação melhoraria muito em termos de conforto também, alguém já fez?
Onde já existe coxim, posso colocar outro? altera alguma coisa além da altura da cabine?
Desde já agradeço muito! :-)
Juliano_SBO
19/03/2016, 08:25
Juliano, acredito que a melhor forma deve ser esta mesmo, marco de rodovia... logo logo vou ir pra jundiai e aproveito e faço esta medição.
Vc é da turma da speed então.... eu faço downhill.... alias este ano ainda não fiz nenhuma trilha....
Valeu pela dica !
Não é speed não, é MTB mesmo! De 50 a 80km de terra! Estava muito sedentário, desde nov/15 peguei firme na alimentação, corrida, academia e bike, dos 106kg de antes, agora só me restam 90! 16kg a menos em 4 meses.
ricarvalhal
29/03/2016, 08:27
É isso ai Juliano !! Esta num ritmo excelente tanto no pedal quanto no peso !!! abraço
Não é speed não, é MTB mesmo! De 50 a 80km de terra! Estava muito sedentário, desde nov/15 peguei firme na alimentação, corrida, academia e bike, dos 106kg de antes, agora só me restam 90! 16kg a menos em 4 meses.
ricarvalhal
29/03/2016, 08:33
Pessoal, segue modificações no escape....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525809&stc=1
Original de 2,5" e novo de 3,5"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525810&stc=1
Ele termina um pouco antes do diferencial e bem na direção dele... assim coloquei uma ponteira:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525811&stc=1
E ficou assim:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525812&stc=1
O som ficou grosso e bruto quando o pé ta embaixo, mas silenciosa sem acelerar...
ricarvalhal
29/03/2016, 08:46
Segue um video andando devagar...
https://youtu.be/T3IV6h9OiQo
ricarvalhal
29/03/2016, 08:51
Agora acelerando
https://youtu.be/PHWLyXVfAGc
Mas estava sem a ponteira ainda
Depois coloco outro com a ponteira... ficou melhor !
Edintruder
29/03/2016, 13:57
Sobre a questão dos coxins, alguém sabe se posso colocar coxins em todos os pontos de fixação da F, pois ela é cabinada, e onde não é original ela tem só uma borrachinha e o parafuso, acho pouco, e também sofro com barulhos de carroceria, sou muito chato e gosto de carro silencioso (de batida de carroceria é claro, mas o roncão do MWM tranquilo kkk) e acho que se eu colocasse coxim em todos os pontos de fixação melhoraria muito em termos de conforto também, alguém já fez?
Onde já existe coxim, posso colocar outro? altera alguma coisa além da altura da cabine?
Desde já agradeço muito! :-)
O ZéV8 colocou coxins na Bala de Prata por esse motivo que relatas. Mas tem que calçar também os coxins dianteiros para compensar a altura nova dos traseiros.
O ZéV8 colocou coxins na Bala de Prata por esse motivo que relatas. Mas tem que calçar também os coxins dianteiros para compensar a altura nova dos traseiros.
Valeu Edin!
Ja tinha visto por aqui e nao lembrava onde, realmente o Ze V8 fez mesmo, por falar nele, onde anda?
Entao, modifica alguma coisa de mecanica, pedais de acelerador, embreagem, freio? Acho que melhora bastante, pois coxim e beeem mais macio kkk
ricarvalhal
31/03/2016, 17:28
Pagel, com a mudança de altura entre cabine e chassis devido ao coxins, talvez vc precise regular somente a embreagem. Se o acelerador for cabo, não precisa.
Abraço
Valeu Edin!
Ja tinha visto por aqui e nao lembrava onde, realmente o Ze V8 fez mesmo, por falar nele, onde anda?
Entao, modifica alguma coisa de mecanica, pedais de acelerador, embreagem, freio? Acho que melhora bastante, pois coxim e beeem mais macio kkk
ricarvalhal
06/04/2016, 11:48
Juliano,
é comprovei na prática o que vc havia dito. Comparando GPS com o Marco de rodovia o GPS marca menos. Fiz um trajeto de 28 Km (marco de rodovia) e o GPS deu 26 Km, talvez deu mais diferença ainda pois foi subindo de taubaté para campos do Jordão, diferença de mais de 1000 m de altitude. E o hodômetro marcou 27 Km.
Assim eu achava que o hodômetro estava marcando a mais (4%) mas na verdade tá marcando menos (4%). Isto eu consigo verificar tb comparando a velocidade entre o velocímetro e o GPS, marcam a mesma coisa.
O que é normal é a velocidade do painel ser um pouco maior que o real.
Assim, fica a dica..... melhor usar marco de rodovia para aferir velocímetro/hodômetro !!
Pra variar vou substituir o adaptador de velocímetro que uso 1:1.1555 para 1:1875 isso já corrige 3%.
Obrigado
ricarvalhal
13/04/2016, 10:57
Como é comum comprar peças com defeito, eu fui um sortudo...
o adaptador que estava escrito 1:1.15555, na verdade fui conferir contando as voltas na entrada e saida ..tcha tcha tcha... ele é 1:1.0875.....
vivendo e aprendendo !!! devia ter conferido quando comprei ...
Juliano,
é comprovei na prática o que vc havia dito. Comparando GPS com o Marco de rodovia o GPS marca menos. Fiz um trajeto de 28 Km (marco de rodovia) e o GPS deu 26 Km, talvez deu mais diferença ainda pois foi subindo de taubaté para campos do Jordão, diferença de mais de 1000 m de altitude. E o hodômetro marcou 27 Km.
Assim eu achava que o hodômetro estava marcando a mais (4%) mas na verdade tá marcando menos (4%). Isto eu consigo verificar tb comparando a velocidade entre o velocímetro e o GPS, marcam a mesma coisa.
O que é normal é a velocidade do painel ser um pouco maior que o real.
Assim, fica a dica..... melhor usar marco de rodovia para aferir velocímetro/hodômetro !!
Pra variar vou substituir o adaptador de velocímetro que uso 1:1.1555 para 1:1875 isso já corrige 3%.
Obrigado
ricarvalhal
19/04/2016, 08:05
Tirei os cabeçotes do MWM 229 pois desconfiei que havia alguma coisa errada....boas e más noticias:
Boas: Camisas boas !!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526936&stc=1
Todas juntas boas !
cabeçote 1 bom:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526937&stc=1
Cabeçote 2,3,4 molhados de diesel:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526938&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526939&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526940&stc=1
Duas válvulas com desgaste:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526941&stc=1
2 balancins com desgaste/marcas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526942&stc=1
Vou a retifica ver o que não vi !!
LUIZ170686
19/04/2016, 11:14
Mas teu motor chegou a apresentar problemas, ou tá fazendo pra finalizar a camionete e deixar tudo zerado?
ricarvalhal
19/04/2016, 13:44
Luiz, segunda passada, estacionando em casa, começou a fumacear muito.. muito mesmo e também a falhar.
O bombista veio tentar levar a camionete para fazer a bomba, mas não conseguiu levar.... O bom dele ter vindo foi ele falar que a fumaca era de diesel... assim a suspeita ficou em BI, bicos e valvulas.
A fumaceira era porque 3 cilindros não queimavam direito devido a falta de regulagem das valvulas...
Troquei os bicos, e vou fazer a Bomba, em relação aos cabeçotes trocar o q for necessário.
Abraço
Mas teu motor chegou a apresentar problemas, ou tá fazendo pra finalizar a camionete e deixar tudo zerado?
LUIZ170686
19/04/2016, 16:44
A sim, tá certo. vc nunca tinha feito a bomba dela? se não vc vai sentir uma baita diferença hehehe. abraços.
ricarvalhal
20/04/2016, 07:29
... este motor foi turbinado no ano 2000 e a bomba foi somente analisada naquele ano, e estava boa (não foi feito nada nela... somente aumento de débito).... e rodou ate hoje assim...
ano passado troquei o oleo da bomba e saiu bastante limalha...um tipo de pó cinza .... acho que isso tb era outro sinal que bomba estava avisando que precisava de ajuda.....
LUIZ170686
20/04/2016, 10:33
pode ser, cara vou relatar um acontecido comigo, nada a ver com o seu caso mas só pra vc ter uma ideia do que eu passei com "bomba", não tinha muita experiência em veículo a diesel. eu tenho até pavor em ouvir falar de bomba injetora, de 2012 pra cá fiz a minha 3 vezes...uma por ano 2012/2013/2014. vai ser meio longo mas talvez sirva como experiência pros demais aqui o que ocorreu comigo.
2012 fiz porque tava tipo a sua, muito tempo sem fazer e ela pediu arrego. ficou muito boa...aqui que eu digo que vc vai sentir diferença, ai foi aberto o óleo ficou com 1,3 kg de pressão uma maravilha pra andar, ok beleza...
2013 bom essa é de deixar o cara loco...cheguei no posto pra abastecer, o glorioso frentista me pergunta quanto vai, eu falo completa...tinha 1/4 de tanque nela já de óleo. bom acontece que na hora que vou assinar a nota no posto vejo lá 72 litros de álcool????????? nem tirei a camionete da bomba voltei lá e perguntei cara vc colocou álcool ai??? pra minha alegria ele tinha colocado...bom resultado é que não consegui tirar a porca embaixo do tanque pra esgotá-lo, ninguém tinha a chave pra tirá-la, e era um sábado a tarde e o único jeito foi tirar pelo bocal através de mangueira e fazendo sucção. bom ai vc já sabe né. deve ter ficado algum restinho de álcool lá e foram uns 30 dias a bomba começou a falhar, ficar ruim de partida e morrer a camionete. quando retirada a bomba foi constatado que deteriorou os elementos, chegaram a corroer, foi retirado o tanque e lavado com óleo e montado com óleo diesel novo. e o pior com muita briga o posto pagou metade do custo da bomba. eu queria que pagassem completa seria o correto. bom feito a bomba certinho passei a utilizar um aditivo que dizia limpar bicos e evitar acumulo de umidade no tanque e tals vai vendo...
2014 a camionete começou a perder marcha lenta e ficar sem força, a turbina não enchia mais que 300 gramas, inicialmente o diagnóstico preferido dos bombistas, diesel de má qualidade!!! (porém há uns tempos é que fui descobrir o motivo real, explico: foi feita a bomba certinho em 2013, e depois de montada e eu ter experimentado a camionete pedi pro bombista abrir o óleo da mesma pois achei fraca, antes ela enchia 1,3 kg e nessa vez ela chegava a 0,8 kg... ele disse que tinha deixado a regulagem original sem turbo, ai te pergunto a porra da camionete é turbo e ele deixa na regulagem original sem turbo??? bom pedi pra aumentar o débito. porém só depois através do fórum aqui que fui saber que para abrir o óleo da bomba bosch em linha tem que retirar uma tampa atrás da mesma, e que retirando esta tampa o óleo que lubrifica a mesma é esgotado, bom que eu me lembre ele abriu o débito sim, mas eu NÃO me lembro dele completando o óleo da bomba novamente)...bom o resultado foi uns 5 mil km depois tava eu lá pra fazer a bomba novamente. foi retirada a bomba e constatado que estava tudo limado por dentro e o tanque retirado e verificado que existia uma gosma no fundo do mesmo (que ao meu ver só pode ser devido ao tal "aditivo").
bom e todas as vezes disseram que era diesel ruim, mas eu sempre ficava pensando: meu pai tem uma f350 2008 que abastece no mesmo posto e não acontece nada, porque só na minha, será que é porque ando pouco??? ai depois eu vi que as duas últimas vezes foram agadas que deterioraram a bomba antes da hora. nada a ver com diesel ruim.
bom de lá pra cá nada mais de problema, exceto agora que ela está pegando ar não sei onde, chega a secar toda a linha de combustível e só volta a puxar óleo se abrir aquele sangrador que fica embaixo do filtro decantador, a hora que abre ele chega a fazer barulho de sucção e o diesel vem na hora. ai a hora que liga sai um tufo de fumaça preta... porém vc roda um tanto e ela pega ar novamente..da última vez andei 60 km e ela parou 4 vezes com ar no sistema....troquei todos os filtros e continuou o problema. levei no bombista e ele disse que não tem nenhuma mangueira rachada nem pescador estragado, disse apenas que tinha sujeira na linha de diesel, mas que meteu ar comprimido e saiu essa sujeira. sujeira de onde??? cara como eu disse meu pai abastece no mesmo posto que eu a camionete dele nunca parou por problema em bomba nem sujeira nem nada...sempre deixo o tanque cheio pra ficar o mínimo de ar lá dentro...troco os filtros por tempo pois não atinjo a km de troca, sempre saem relativamente limpos, só o primeiro que é o decantador que sai mais sujo...sei lá viu, mas confesso que to com medo de sair na estrada pois fiquei na mão duas vezes e é foda...e o pior é que a fia da mãe só pega ar na estrada, na cidade anda que é uma beleza. tô em fase de teste agora.
desculpe o texto longo. abraços.
Coophamat
20/04/2016, 13:33
Luiz, você continua levando no mesmo mecânico desde a primeira vez que deu problema?
ricarvalhal
20/04/2016, 14:01
Luiz, obrigado por compartilhar sua sago a BI !!!
Bom, eu aposto que sua F ta pegando ar no filtro decantador... mais precisamente na conexões da tubulação com o cabeçote do filtro. Eu tive este problema... troquei as arruelas de alumínio e apertei... tinha pegado ar uma vez... depois não pegou mais....
O bombista deve ter ido em casa hoje tirar a BI, e perguntei se ele deixaria a bomba aberta. Ele disse que pode deixar 10% aberta em relação a abertura original. Até antes desse problema sempre limitei no pé o máximo de 0.7 bar, mas quando eu pisava dava também mais de 1 bar... mas nunca andei assim....
mas é isso, se depois de feita ficar mais frouxa... vou abrir até no mínimo ficar como antes !!
como seus exemplos mostram como podemos nos decepcionar em acreditar num serviço bem feito pelos funcionários.... primeiro o cara poe alcool (primeiro erro) e não tira tudo na hora (segundo erro)...
Essa do aditivo é foda... pois nos falam que vai melhorar/prevenir... mas na verdade ... ferrou !!
Essa de deixar a bomba na regulagem original (motor turbinado), abrir... deixar seca... foda....
Pelo jeito agora ta boa !!!
pode ser, cara vou relatar um acontecido comigo, nada a ver com o seu caso mas só pra vc ter uma ideia do que eu passei com "bomba", não tinha muita experiência em veículo a diesel. eu tenho até pavor em ouvir falar de bomba injetora, de 2012 pra cá fiz a minha 3 vezes...uma por ano 2012/2013/2014. vai ser meio longo mas talvez sirva como experiência pros demais aqui o que ocorreu comigo.
2012 fiz porque tava tipo a sua, muito tempo sem fazer e ela pediu arrego. ficou muito boa...aqui que eu digo que vc vai sentir diferença, ai foi aberto o óleo ficou com 1,3 kg de pressão uma maravilha pra andar, ok beleza...
2013 bom essa é de deixar o cara loco...cheguei no posto pra abastecer, o glorioso frentista me pergunta quanto vai, eu falo completa...tinha 1/4 de tanque nela já de óleo. bom acontece que na hora que vou assinar a nota no posto vejo lá 72 litros de álcool????????? nem tirei a camionete da bomba voltei lá e perguntei cara vc colocou álcool ai??? pra minha alegria ele tinha colocado...bom resultado é que não consegui tirar a porca embaixo do tanque pra esgotá-lo, ninguém tinha a chave pra tirá-la, e era um sábado a tarde e o único jeito foi tirar pelo bocal através de mangueira e fazendo sucção. bom ai vc já sabe né. deve ter ficado algum restinho de álcool lá e foram uns 30 dias a bomba começou a falhar, ficar ruim de partida e morrer a camionete. quando retirada a bomba foi constatado que deteriorou os elementos, chegaram a corroer, foi retirado o tanque e lavado com óleo e montado com óleo diesel novo. e o pior com muita briga o posto pagou metade do custo da bomba. eu queria que pagassem completa seria o correto. bom feito a bomba certinho passei a utilizar um aditivo que dizia limpar bicos e evitar acumulo de umidade no tanque e tals vai vendo...
2014 a camionete começou a perder marcha lenta e ficar sem força, a turbina não enchia mais que 300 gramas, inicialmente o diagnóstico preferido dos bombistas, diesel de má qualidade!!! (porém há uns tempos é que fui descobrir o motivo real, explico: foi feita a bomba certinho em 2013, e depois de montada e eu ter experimentado a camionete pedi pro bombista abrir o óleo da mesma pois achei fraca, antes ela enchia 1,3 kg e nessa vez ela chegava a 0,8 kg... ele disse que tinha deixado a regulagem original sem turbo, ai te pergunto a porra da camionete é turbo e ele deixa na regulagem original sem turbo??? bom pedi pra aumentar o débito. porém só depois através do fórum aqui que fui saber que para abrir o óleo da bomba bosch em linha tem que retirar uma tampa atrás da mesma, e que retirando esta tampa o óleo que lubrifica a mesma é esgotado, bom que eu me lembre ele abriu o débito sim, mas eu NÃO me lembro dele completando o óleo da bomba novamente)...bom o resultado foi uns 5 mil km depois tava eu lá pra fazer a bomba novamente. foi retirada a bomba e constatado que estava tudo limado por dentro e o tanque retirado e verificado que existia uma gosma no fundo do mesmo (que ao meu ver só pode ser devido ao tal "aditivo").
bom e todas as vezes disseram que era diesel ruim, mas eu sempre ficava pensando: meu pai tem uma f350 2008 que abastece no mesmo posto e não acontece nada, porque só na minha, será que é porque ando pouco??? ai depois eu vi que as duas últimas vezes foram agadas que deterioraram a bomba antes da hora. nada a ver com diesel ruim.
bom de lá pra cá nada mais de problema, exceto agora que ela está pegando ar não sei onde, chega a secar toda a linha de combustível e só volta a puxar óleo se abrir aquele sangrador que fica embaixo do filtro decantador, a hora que abre ele chega a fazer barulho de sucção e o diesel vem na hora. ai a hora que liga sai um tufo de fumaça preta... porém vc roda um tanto e ela pega ar novamente..da última vez andei 60 km e ela parou 4 vezes com ar no sistema....troquei todos os filtros e continuou o problema. levei no bombista e ele disse que não tem nenhuma mangueira rachada nem pescador estragado, disse apenas que tinha sujeira na linha de diesel, mas que meteu ar comprimido e saiu essa sujeira. sujeira de onde??? cara como eu disse meu pai abastece no mesmo posto que eu a camionete dele nunca parou por problema em bomba nem sujeira nem nada...sempre deixo o tanque cheio pra ficar o mínimo de ar lá dentro...troco os filtros por tempo pois não atinjo a km de troca, sempre saem relativamente limpos, só o primeiro que é o decantador que sai mais sujo...sei lá viu, mas confesso que to com medo de sair na estrada pois fiquei na mão duas vezes e é foda...e o pior é que a fia da mãe só pega ar na estrada, na cidade anda que é uma beleza. tô em fase de teste agora.
desculpe o texto longo. abraços.
Edintruder
20/04/2016, 16:34
Troca a bombinha auxiliar manual. Ela detona o reparo de borracha e bota ar na linha quando a BI aspira. Essa bombinha é pá e bola! Só fode o peão!
Só bota diesel comum e eventualmente algum óleo lubrificante no posto. Nada mais. O resto foi azar. Sendo óleo comum não te preocupa em deixar o tanque cheio, pois o diesel fica velho e deteriora, sendo assim, deixa o mínimo de diesel possível no tanque. Aqui que a umidade relativa é sempre acima de 60%, não me preocupo com isso. A minha F sempre anda abaixo de 1/2 tanque, e nunca mexi em BI nas minhas caminhonetes.
LUIZ170686
20/04/2016, 16:51
Coophamat esse é o menos pior da cidade, tem piores que ele. hoje em dia tá foda, não se acha mais mecânico que preste pra nada, nem pra gasolina nem diesel. os que tem bons são os mais velhos, porém os caras não põe a mão, só ficam na supervisão e ai junta com uma molecada desinteressada de tudo...fica difícil. a gente até procura se informar pra saber uma coisa ou outra mas não tenho tempo de acompanhar o serviço de perto pra saber como está sendo feito. cara hoje só querem levar seu dinheiro fácil e nada mais. há um ano tive que fazer o motor do meu gol g4 com aquele bendito motor EA111 aos 90 mil KM (pesquisa na net ai se não souberem que vão ver a fama do motor) quebrou-se uma válvula quando fui dar a primeira partida do dia nele e a mesma caiu em cima do pistão marcando o mesmo. nunca tinha visto isso na vida mas pra encurtar, o carro depois de 5 mil reais gastos no motor completo voltou com um grilo que me parece ser rolamento de embreagem ou algo do tipo pois quando se encosta o pé na embreagem para. meu o carro foi 3 vezes pra resolver esse grilo e voltou fazendo mesmo barulho depois de uns 4 dias. resultado, desencanei e to rodando assim mesmo, para...volta o barulho. vi o câmbio no chão tá tudo em ordem rolamento também...meu os caras não resolvem nada. aaahhh e esqueceram uma chave de boca em cima da caixa seca do câmbio rodei com ela lá uns 6 dias depois de feito o motor...e oficina renomada aqui viu...mas é aquela coisa que falei antes, o dono fez nome...ai começou a vir muito serviço e ai começa a colocar os aprendizes cabeças de bagre pra fazer no lugar dele...dureza. eu sinceramente quando um carro tem que ir pra oficina eu até desanimo já...
O Ricarvalhal vc teve que trocar aqueles anéis das mangueiras de entrada e saída do filtro decantador?? mas na minha tá estranho porque a bomba puxa tudo pois seca o filtro e todos os encanamentos que levam o diesel, se essas arruelas estivessem dando entrada de ar o filtro decantador não estaria fazendo sucção quando abro aquela porquinha que fica embaixo dele que serve pra sair a água do diesel de dentro do filtro.
Ocorre o seguinte quando ela pega ar eu abro a porca do cano que leva o diesel na bomba injetora em cima da bomba e começo a bombar a punheteira, não vem óleo, ai eu mando alguém ficar na punheteira (sem sacanagem rsrsrs) acionando ela, e vou lá e abro essa válvula do filtro, ela faz o barulho semelhante a de uma coca cola abrindo só que com efeito contrário, na coca está expelindo a pressão, nela está puxando a pressão pra dentro do filtro. ai vem o óleo diesel, porém tem vezes que ao fechar novamente essa válvula do filtro decantador já interrompe novamente o diesel, não vem mais. ai tenho que repetir novamente o processo até que venha diesel de modo que o motor funcione. tem vez que faço tudo isso o motor funciona anda 5 km e para, outras anda 30 km e outras mal acabo de apertar as porcas e fechar o capô e o motor morre por falta de diesel.....cara to ficando loco com isso já. não confiei nesse diagnóstico de que tinha sujeira na linha de combustível. ela nunca pegou ar comigo em 8 anos que ando nela. tá foda andar em um veículo que vc não tem confiança se vai até São Paulo ou se mal chega na esquina. mas ainda resolvo isso.
Abraços
Arildo MT
22/04/2016, 13:11
Coophamat esse é o menos pior da cidade, tem piores que ele. hoje em dia tá foda, não se acha mais mecânico que preste pra nada, nem pra gasolina nem diesel. os que tem bons são os mais velhos, porém os caras não põe a mão, só ficam na supervisão e ai junta com uma molecada desinteressada de tudo...fica difícil. a gente até procura se informar pra saber uma coisa ou outra mas não tenho tempo de acompanhar o serviço de perto pra saber como está sendo feito. cara hoje só querem levar seu dinheiro fácil e nada mais. há um ano tive que fazer o motor do meu gol g4 com aquele bendito motor EA111 aos 90 mil KM (pesquisa na net ai se não souberem que vão ver a fama do motor) quebrou-se uma válvula quando fui dar a primeira partida do dia nele e a mesma caiu em cima do pistão marcando o mesmo. nunca tinha visto isso na vida mas pra encurtar, o carro depois de 5 mil reais gastos no motor completo voltou com um grilo que me parece ser rolamento de embreagem ou algo do tipo pois quando se encosta o pé na embreagem para. meu o carro foi 3 vezes pra resolver esse grilo e voltou fazendo mesmo barulho depois de uns 4 dias. resultado, desencanei e to rodando assim mesmo, para...volta o barulho. vi o câmbio no chão tá tudo em ordem rolamento também...meu os caras não resolvem nada. aaahhh e esqueceram uma chave de boca em cima da caixa seca do câmbio rodei com ela lá uns 6 dias depois de feito o motor...e oficina renomada aqui viu...mas é aquela coisa que falei antes, o dono fez nome...ai começou a vir muito serviço e ai começa a colocar os aprendizes cabeças de bagre pra fazer no lugar dele...dureza. eu sinceramente quando um carro tem que ir pra oficina eu até desanimo já...
O Ricarvalhal vc teve que trocar aqueles anéis das mangueiras de entrada e saída do filtro decantador?? mas na minha tá estranho porque a bomba puxa tudo pois seca o filtro e todos os encanamentos que levam o diesel, se essas arruelas estivessem dando entrada de ar o filtro decantador não estaria fazendo sucção quando abro aquela porquinha que fica embaixo dele que serve pra sair a água do diesel de dentro do filtro.
Ocorre o seguinte quando ela pega ar eu abro a porca do cano que leva o diesel na bomba injetora em cima da bomba e começo a bombar a punheteira, não vem óleo, ai eu mando alguém ficar na punheteira (sem sacanagem rsrsrs) acionando ela, e vou lá e abro essa válvula do filtro, ela faz o barulho semelhante a de uma coca cola abrindo só que com efeito contrário, na coca está expelindo a pressão, nela está puxando a pressão pra dentro do filtro. ai vem o óleo diesel, porém tem vezes que ao fechar novamente essa válvula do filtro decantador já interrompe novamente o diesel, não vem mais. ai tenho que repetir novamente o processo até que venha diesel de modo que o motor funcione. tem vez que faço tudo isso o motor funciona anda 5 km e para, outras anda 30 km e outras mal acabo de apertar as porcas e fechar o capô e o motor morre por falta de diesel.....cara to ficando loco com isso já. não confiei nesse diagnóstico de que tinha sujeira na linha de combustível. ela nunca pegou ar comigo em 8 anos que ando nela. tá foda andar em um veículo que vc não tem confiança se vai até São Paulo ou se mal chega na esquina. mas ainda resolvo isso.
Abraços
Já verificou o suspiro do tanque? quando ocorre isso, já verificou se faz este mesmo vácuo abrindo a tampa do tanque? não sei como é neste modelo, alguns tem mangueira e válvula, outros é na tampa do tanque.
LUIZ170686
22/04/2016, 14:34
Edintruder vou verificar essa bombinha manual sim, e Arildo já foi verificado, ela tem respiro com mangueira, e estão limpos, e quando ela pega ar já experimentei abrir a tampa do tanque, pois uma vez em um caminhão nosso estava fazendo isso que vc mencionou, pegava ar e quando abria a tampa do tanque ele fazia o barulho de vácuo....
ricarvalhal
25/04/2016, 09:08
Semana passada as válvulas foram trocadas...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527183&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527184&stc=1
cabeçotes instalados:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527185&stc=1
Furo no coletor para instalação do sensor EGT:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527186&stc=1
vai indo... talvez a BI chega amanha !!:)
ricarvalhal
26/04/2016, 07:38
Quase lá:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527325&stc=1
só falta essas peças e BI !!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527326&stc=1
:euforico:
Edintruder
26/04/2016, 14:36
Ficando zero Ricardo!
ricarvalhal
27/04/2016, 07:29
Na segunda o bombista ia montar na terça.....na terça ele disse que ia na Quarta.....
Isto é Taubaté !!!!
LUIZ170686
27/04/2016, 10:38
kkkkk normal...ultimamente temos que dar-se por satisfeito se o serviço ficar bem feito!!! que já está de "enorme" tamanho.
sallespickup
28/04/2016, 00:04
a valvula que vc vai colocar seria um pirometro???
ricarvalhal
28/04/2016, 08:07
Isso Salles, um pirometro, antes estava instalado após a caixa quente da turbina, agora vou colocar no coletor de escape (antes da turbina) pois é o ponto de maior temperatura.
a valvula que vc vai colocar seria um pirometro???
ricarvalhal
28/04/2016, 08:11
Eu sabia que a bombinha auxiliar manual não funcionava antes, ai comprei uma nova e tb não funcionou, ontem o bombista instalou a BI, e no final da tarde disse que a bombinha não funcionava e ficou pra terminar o serviço hoje de manha....
que bombinha chata.... na mão ela funciona (da pressão)... mas instalada não...
Troca a bombinha auxiliar manual. Ela detona o reparo de borracha e bota ar na linha quando a BI aspira. Essa bombinha é pá e bola! Só fode o peão!
Só bota diesel comum e eventualmente algum óleo lubrificante no posto. Nada mais. O resto foi azar. Sendo óleo comum não te preocupa em deixar o tanque cheio, pois o diesel fica velho e deteriora, sendo assim, deixa o mínimo de diesel possível no tanque. Aqui que a umidade relativa é sempre acima de 60%, não me preocupo com isso. A minha F sempre anda abaixo de 1/2 tanque, e nunca mexi em BI nas minhas caminhonetes.
ricarvalhal
28/04/2016, 08:16
Luiz,
é isso mesmo, questão de qualidade, ontem a noite fui verificar o serviço.... a flauta tava sem o parafuso que fixa ela no suporte, ainda bem que ele não tinha colocado agua, tirei a flauta e coloquei o parafuso !
Bomba de vacuo estava sem um parafuso. Na bomba de agua ele colocou um parafuso curto e quase espanou a rosca do deste parafuso. Este parafuso curto era da bomba de vacuo. E ai coloquei o parafuso certo na bomba dagua.
Mas isso é coisa que da pra ver e consertar...
kkkkk normal...ultimamente temos que dar-se por satisfeito se o serviço ficar bem feito!!! que já está de "enorme" tamanho.
LUIZ170686
28/04/2016, 09:02
Eu sabia que a bombinha auxiliar manual não funcionava antes, ai comprei uma nova e tb não funcionou, ontem o bombista instalou a BI, e no final da tarde disse que a bombinha não funcionava e ficou pra terminar o serviço hoje de manha....
que bombinha chata.... na mão ela funciona (da pressão)... mas instalada não...
Ricarvalhal a sua camionete ficou pegando ar é também por causa dessa bombinha manual ???
LUIZ170686
28/04/2016, 09:05
Edintruder nessas bombas rotativas como a da F1000 sua, como que é feito quando pega ar, digo pra puxar o diesel novamente, solta o parafuso do cano que traz o óleo até a bomba e da partida até puxar novamente??? fiquei curioso poderia me explicar quanto a isso?
Edintruder
28/04/2016, 15:29
Isso mesmo Luiz, pois as bombas rotativas conseguem drenar sozinhas o ar, sendo assim basta encher o filtro de diesel até a entrada da BI, abrir os bicos e virar a chave. Quando cuspir diesel nos bicos é só apertar que está sangrado. Muito simples, mas puxa bastante da bateria.
sallespickup
28/04/2016, 21:06
Edin, retira a angueira que entra na admissão e no processo de sangria tampa a boca do coletor de admissão com a mão o motor gira rapido e leve e sangra mais facil sem cansar a bateria...
ricarvalhal
29/04/2016, 10:42
Não Luiz, só pegou ar uma vez... e acho que foi porque vazava diesel numa arruela do filtro separador de água....
ai descobri que a bombinha não funcionava... troquei a bombinha mas ficou com o mesmo comportamento (bombava mas não dava pressão)...
ai esta semana a Bomba injetora foi feita e o bombista trocou a bombinha de novo... pois falou que não funcionava...
ai ele colocou a da antiga (metalica) e não a preta de plastico....
Ricarvalhal a sua camionete ficou pegando ar é também por causa dessa bombinha manual ???
LUIZ170686
02/05/2016, 09:47
A sim ok...já montou sua bomba injetora?? a minha até agora to andando e não pegou ar novamente...espero que tenha sido somente sujeira na linha de combústivel mesmo. tomara que tenha se resolvido. porque ficar pegando ar em motor diesel é um saco.
ricarvalhal
02/05/2016, 20:31
Sim Luiz, ta andando já... meio devagar mas ta... o bombista deixou ela com regulagem original com se não fosse turbo... ai ela ta amarrada de mais, hoje deixei ela la na loja para eles aumentarem o debito... ta limitado a 0.3 bar a pressão da turbina... e tb não ta fazendo nada de fumaça....
A sim ok...já montou sua bomba injetora?? a minha até agora to andando e não pegou ar novamente...espero que tenha sido somente sujeira na linha de combústivel mesmo. tomara que tenha se resolvido. porque ficar pegando ar em motor diesel é um saco.