Ver Versão Completa : Imortal - Band Curta 93
Marcelo Oyarzábal
08/02/2016, 21:40
Ficou muito bom, que marca é o Snorkel? To procurando um pro def e não acho, vou fabricar um se não conseguir.
hercilio.neto
09/02/2016, 21:29
Olá Marcelo,
Comprei da CLA.
http://www.metalurgicacla.com.br/app/sc/gui/Produto.aspx?cnt=321_1_351_1&html=produto&prod=107256&tit=Snorkel+para+Bandeirante+Lado+Esquerdo+(Ref.+C LA+-+VE.19)+-+Loja+-+S%C3%A3o+Paulo
Marcelo Oyarzábal
09/02/2016, 21:40
Legal, mas não tem pro Defender. Amanha vou ver se acho em alguma sucata aqui uma curva de 2 polegadas e vou fazer esse aqui: O que acha? Original o tubo sai da lateral do paralama, e não de cima, gostei por que é diferente.
522154
hercilio.neto
09/02/2016, 21:42
Marcelo,
Quem faz snorkel para DEF é a Tração Off Road.
Já fui na fábrica, o preço é um pouco salgado mas os prudutos são de primeira
http://www.tracaooffroad.com.br/project/snorkel-land-rover-defender-ledf-snk1/
Olá Marcelo, li bastante sobre os acessórios feitos com muito critério pelo Fabrico só para as Defender, tem snorkel,
tanque auxiliar, para-choque com guincho embutido, etc é alta costura!
da uma olhada lá, porque eu pintei um snorkel desses para um amigo e me pareceu que a tubulação que ele usa tem
mais que 2 pol... ele tambem faz essa opção de entrada pelo alto do para-lama. esse é o caminho do bom senso, por
não aumentar a largura do carro feito para desbravar o caminho no peito.
Sua idéia de fazer um é ótima e com as muitas opções de mangote no mercado, será moleza. se vc estiver próximo
a um desmanche de inox então... aí vira festa hehehe
https://lh3.googleusercontent.com/XO8h6mrvB5csjyAkKBMuHOBhoSnxAQAbM2rwtnJuVFQxSLg81m T8HEq8WD5v0Kpt8etiJod5aLxJ3LGbi8gEWodaNBUQJ5Dch6QI IUvk125RXepDIrpHjFFYLTsfDlTa5FquYpg_R3n4_7UCTdNyb1 klLiXM-FB1R5KV9V1p2jfAoxNrl9wJwu_2hoNjfhQ52p4Fn7acntvyvjo X5tuJAAf7EcVFlKu5ehf_1PZYKNk5_AyLTsQWLIfX2L-1aVWJ6hWXpNJPu3AgyX46vUeBXAY4rAzULY9luWW-0W-5-7X93u2Ckz6SI1y1YIMaBCPKbEmX1qcdV844hNOX5Y-Lrm0_8rFVq411Yst5JR10htbGhYKmJDF32FMsUIL7NIEUMJ4lS hV9xQx4baW-6RjysHp_U9Y4KO9rABo16vOoThLxLnSm5puLhYti0ED6bRXXJA HL9FPC4-Sqa-hOMM4mqdWhwacnfk8eNn-C26owlAbG4JmFCP7MK4NNFt9VOGNsDzzthkCUnoavVh64cP2A4 yI5vtHPJ_Xzpj9aeefajNgr5pRU2EvyL0j4C4W8LjxYoLgO=w8 6-h44-no
Lauro Paiva
10/02/2016, 14:46
Esteticamente ficou bacana e não atrapalha em nada a visão pois fica praticamente todo escondido atras da coluna.
522066 522068
Grande Hercilio,
Uma sugestão eh colocar abraçadeiras, sempre duas e em oposição eh assim que fazemos em veleiros para evitar aquela parte estrangulada e uma possível entrada de ar, outra pequena dica eh usar pasta de silicone, que ajuda bastante na vedação.
No mais eu procuraria o maior filtro que coubesse na bandeirantes.
forte abraco!!!!
hercilio.neto
10/02/2016, 23:41
Grande Hercilio,
Uma sugestão eh colocar abraçadeiras, sempre duas e em oposição eh assim que fazemos em veleiros para evitar aquela parte estrangulada e uma possível entrada de ar, outra pequena dica eh usar pasta de silicone, que ajuda bastante na vedação.
No mais eu procuraria o maior filtro que coubesse na bandeirantes.
forte abraco!!!!
Valeu Lauro,
Dicas anotadas.
Estou procurando um filtro que seja mais comprido, não pode ser muito largo para não ocupar o espaço do duto do futuro intercooler.
Parabéns Hercílio... Muito legal a história da Imortal... Em breve vou aproveitar na minha... Boa noite.
hercilio.neto
20/02/2016, 23:20
Parabéns Hercílio... Muito legal a história da Imortal... Em breve vou aproveitar na minha... Boa noite.
Valeu Cenora,
Toyota Bandeirante é carro apaixonante.
Antes de comprar o meu primeiro jipe Band, eu já adorava. Comprava revistas e pesquisava na internet (discada), ficava fascinado quando via uma Band na rua. Mas a gente só consegue compreender essa lenda quando se tem uma.
Uma cabeçada aqui, outra errada ali e vai aprendendo as manhas... e ainda tenho muito a aprender.
O fórum me ajudou muito. Algumas vezes, relendo tópicos, me deparo com minhas dúvidas nos posts antigos. Coisas primárias ou mais complicadas, que foram prontamente esclarecidas pelos amigos aqui.
Tem uma galera ponta firme que manja muito de Band, mas que anda meio sumida aqui do fórum. Aí chegam novos toyoteiros e a coisa se renova.
Hercílio, cadê as fotos da imortal, faz tempo que não tem atualização aqui...
[]´s
Lauro Paiva
23/02/2016, 17:26
O Tuna tem razao e vou engrossar o coro dos pedintes de fotos!!!!!
posta ai as fotos do snorkel tambem!!!!
forte abraco!!!!!
hercilio.neto
23/02/2016, 20:11
Grande Tuna, Grande Lauro,
Não tenho colocado fotos porque a coisa não tem avançado muito.
Prendi o snorkel no lugar mas ainda não conectei ao filtro. Terei que trocar a caixa do filtro e vou aproveitar para colocar uma maior. Mas sabe como é, falta tempo até para ir atras disso.
Em breve terei novidades.
AVIZBATISTA
07/03/2016, 17:45
Uma ideia interessante que copiei do amigo Avizbatista, foi mudar o botão do estrangulador para junto à chave da partida.
Além de ficar prático, ainda libera o local no painel.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/522070-imortal-band-curta-93-a-20160206_194333.jpg
Além dessa mudança, Hercílio, a poucos dias resolvi inserir um botão de start/ignição ao sistema por recomendação de eletricistas. Como não queria sobrecarregar o painel com mais coisas, apliquei junto a capa da coluna de direção... ficou discreto e funcional.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524273&stc=1
hercilio.neto
07/03/2016, 23:04
Felipe,
Certa vez pensei em colocar um botão na capa da coluna (no lateral esquerda) para acionar a buzina.
Depois, quando precisei remover a capa para tirar o velocímetro, percebi que ela ficaria presa pelos fios e desisti da ideia.
Quanto ao estrangulador, não sei porque a Toyota não colocou ali de fábrica. Fica muito mais ergonômico.
Além do mais, libera espaço no painel e facilita a mexer nos relógios do painel central.
Pretendo utilizar os espaços para colocar os botões do ar-condicionado e dos faróis de milha.
Vou trocar o botão do farol pelo botão do Monza, que é igual ao do 14B.
Outra coisa que comprei foi uma tomada USB para instalar na parede lateral no interior do porta luvas.
Lauro Paiva
08/03/2016, 20:29
Felipe,
Certa vez pensei em colocar um botão na capa da coluna (no lateral esquerda) para acionar a buzina.
Depois, quando precisei remover a capa para tirar o velocímetro, percebi que ela ficaria presa pelos fios e desisti da ideia.
Quanto ao estrangulador, não sei porque a Toyota não colocou ali de fábrica. Fica muito mais ergonômico.
Além do mais, libera espaço no painel e facilita a mexer nos relógios do painel central.
Pretendo utilizar os espaços para colocar os botões do ar-condicionado e dos faróis de milha.
Vou trocar o botão do farol pelo botão do Monza, que é igual ao do 14B.
Outra coisa que comprei foi uma tomada USB para instalar na parede lateral no interior do porta luvas.
Grande Hercilio,
Ta ficando muito bom o seu painel, o simples não eh fácil de alcançar, kkkk então parabéns pela IMORTAL!!!
Eu fiquei curioso sobre essa tomada usb, você conecta ela direto nos 12 V ou tem algum circuito antes:?:
Quero colocar no painel do meu java 2 tomadas usb, aonde você comprou essas tomadas.
Forte abraco!!!!
hercilio.neto
09/03/2016, 20:49
Grande Hercilio,
Ta ficando muito bom o seu painel, o simples não eh fácil de alcançar, kkkk então parabéns pela IMORTAL!!!
Eu fiquei curioso sobre essa tomada usb, você conecta ela direto nos 12 V ou tem algum circuito antes:?:
Quero colocar no painel do meu java 2 tomadas usb, aonde você comprou essas tomadas.
Forte abraco!!!!
Oba Lauro,
A tomada é daquela que é vendida para barco.
Comprei nos EUA ano passado. No site da amazon pra entregar no hotel.
A finalidade é carregar celular. Vou colocar dentro do porta luvas para otimizar o espaço.
Vai permanecer a tomada do acendedor no painel para outros usos (GPS por ex)
o modelo é esse aqui.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524457&stc=1
Lauro Paiva
11/03/2016, 08:55
Oba Lauro,
A tomada é daquela que é vendida para barco.
Comprei nos EUA ano passado. No site da amazon pra entregar no hotel.
A finalidade é carregar celular. Vou colocar dentro do porta luvas para otimizar o espaço.
Vai permanecer a tomada do acendedor no painel para outros usos (GPS por ex)
o modelo é esse aqui.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/524457-imortal-band-curta-93-a-tomada-12v.png
Muito top essa tomada, e a ideia de colocar dentro do porta luvas eh simples e genial!!!!!!!!!!!!!!
Vou atrás de uma dessas!!!!!!
E colocar uma dentro do porta luvas!!!!
hercilio.neto
07/04/2016, 23:09
Comprei o filtro da Puroar do Mercedes 710.
Mesmo sendo maior que o filtro original no diâmetro e no comprimento, coube sem pegar no capô.
Só que devido ao comprimento (cerca de 10 cm maior) a saída do ar ficou muito próxima da entrada da turbina e é isso que está dando um trabalho danado para colocar as curvas que liguem o filtro à turbina.
Como sabem, uso o kit Italy, que é bem compacto e fica posicionado colado ao cilindro mestre do freio - inclusive já tive problema de encostar e furar o duto de alumínio.
A solução que pensamos foi cortar parte da peça que coleta o ar e que é ligada ao caracol frio, pra desviar e não pegar no cilindro mestre e conectar a peça ao filtro através de 2 mangueiras originais do 14B ligadas em sequencia.
Quero evitar confeccionar mangueiras e curvas, por isso preferi a do 14B. Assim quando precisar reparar é fácil de encontrar.
Isso foi pensado na teoria. Vamos ver se dará certo na prática.
Amanhã vou no mecânico e tiro fotos.
fabiano r
08/04/2016, 08:04
:pipoca: Só conferindo!
hercilio.neto
08/04/2016, 10:25
:pipoca: Só conferindo!
Pois é Fabiano, como eu disse, foi pensado na teoria, mas na prática as curvas não passam e definitivamente não tem espaço para encaixar.
Esse kit otimiza o espaço, mas aquilo que simplifica, não é necessariamente simples. Sinceramente, eu não escolheria esse kit, mas é o que eu tenho.
Aquela peça do kit que mencionei, faz uma curva (bem espremida) saindo do caracol frio e passando por cima da turbina. Pra passar entre o coletor e o cilindro mestre ela muda o formato da seção ao longo da peça.
Mas com a retirada da peça, vislumbramos uma nova possibilidade. Inverter a posição da peça passando ao lado da turbina e chegando ao filtro por baixo do cilindro mestre.
Teremos que mexer nos canos do freio, pois estão posicionados nesse lugar. Nada impossível.
Vamos às fotos:
Essa é a posição original da peça, que não estava pintada à época da foto.
Notem que ela é presa por um parafuso, que no caso não será usado mais.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526408-imortal-band-curta-93-a-450858d1392256366-imortal-band-curta-93-2014-02-12-08.58.28.jpg
A opção é mudar para sair ao lado da turbina e não acima, como é originalmente o kit.
Também será cortado o final da peça próximo ao parafuso (a peça agora é verde)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526409-imortal-band-curta-93-a-20160408_092539.jpg
O filtro é maior, mas como se pode ver, coube no lugar original.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526410-imortal-band-curta-93-a-20160408_092556.jpg
fabiano r
09/04/2016, 09:27
Hercílio é complicado o cofre da band parece que vai encolhendo com o tempo! :shock: Mas tudo se ajeita o cara perde um tempão quando vê tem um monte de peça que não serve mais para nada guardadas mas depois vem a satisfação do problema resolvido e a gente esquece tudo e já começa a ter ideias kkkkkkkkkkkkkkkk
Grande abraço!
Fabiano r
hercilio.neto
11/04/2016, 10:34
Hercílio é complicado o cofre da band parece que vai encolhendo com o tempo! :shock: Mas tudo se ajeita o cara perde um tempão quando vê tem um monte de peça que não serve mais para nada guardadas mas depois vem a satisfação do problema resolvido e a gente esquece tudo e já começa a ter ideias kkkkkkkkkkkkkkkk
Grande abraço!
Fabiano r
Fabiano, é isso mesmo.
A gente quebra a cabeça e é uma satisfação quando conseguimos resolver de forma satisfatória.
Mas os duendes (lembrando aqui do Kim) já começam a infernizar.
Já penso em mexer no radiador, acho que terei que trocar, mas antes veremos se é viável recuperar.
hercilio.neto
11/04/2016, 10:52
A mudança de posição da peça do kit Italy - aquela ligada à entrada do caracol frio - foi uma grande sacada. O mecânico Tonho matou a pau.
Fica aí a opção para quem quiser usar um filtro maior, independentemente de ter snorkel. Principalmente se o filtro tiver saída reta.
Agora só falta ligar o filtro ao snorkel. Precisará de algumas curvas, mas não há problema de espaço.
Acho que o Imortal fica pronto ainda hoje.
Nessa foto dá pra ver bem o circuito que o ar percorre desde o filtro até o coletor, passando pela turbina.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526577&stc=1
Ficou bem clean.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526576&stc=1
Putz Hercílio, não acredito que não achei/li seu tópico antes!
Falar que a sua Imortal é linda e que a reforma foi muito bem feita é chover no molhado! Parabéns, realmente dá um ânimo e ajuda para quem está fazendo ou quer fazer uma restauração desse tipo.
hercilio.neto
12/04/2016, 11:01
Putz Hercílio, não acredito que não achei/li seu tópico antes!
Falar que a sua Imortal é linda e que a reforma foi muito bem feita é chover no molhado! Parabéns, realmente dá um ânimo e ajuda para quem está fazendo ou quer fazer uma restauração desse tipo.
Obrigado pela visita aqui no tópico do Imortal.
A sua reforma está sendo bem feita e você verá que Band é um Lego infinito. Vai se acostumando, hehe.
hercilio.neto
12/04/2016, 11:03
Pessoal, pode ser que seja psicológico (ou não), mas senti a Band com outro gás. Ficou um canhão.
Acho que o filtro original acaba um pouco subdimensionado para motores com turbo.
hercilio.neto
12/04/2016, 11:05
Nem deu tempo de saciar os Duendes e já vou ter que trocar a bateria.
iquemonteiro
12/04/2016, 11:14
Pessoal, pode ser que seja psicológico (ou não), mas senti a Band com outro gás. Ficou um canhão. Acho que o filtro original acaba um pouco subdimensionado para motores com turbo. Na minha (OM 314S, que ainda é aspirada) percebi uma melhora enorme, parece que ganhei uns 20cv fácil (como falei anteriormente no whatsapp, é mais provável que eu tenha deixado de perder esses pocotós kkkk). Nas subidas de serra ela está desenvolvendo muito melhor, não ganha velocidade mas também não perde como antes... A saída do filtro de ar do 710 é de 3 polegadas, contra 2 1/2 polegadas do filtro original (no meu caso, era o banhado a óleo, covardia a comparação...). Tive que adaptar uma mangueira do filtro de ar do 1113 (80x300mm) com uma redução (daquelas usadas em escapamento) para caber na tomada original do motor, mas foi bem tranquilo (o cofre do meu motor ainda está com bastante folga - não tenho turbina, intercooler, A/C, etc). Um abraço!
fabiano r
12/04/2016, 14:05
Pessoal, pode ser que seja psicológico (ou não), mas senti a Band com outro gás. Ficou um canhão.
Acho que o filtro original acaba um pouco subdimensionado para motores com turbo.
Hercílio isso eu falo aqui e ali mas sempre tem um que fala que não faz diferença dai nem digo mais nada rsrsrs. (qualquer curva já faz diferença, a tubulação quando maior melhor) Na minha a boca do casco tem 4" e reduz só na conexão com a turbina.
Já usei 5 sistemas de filtro diferentes até chegar em um que ficou bom.
Parabéns pelo acerto com o filtro!
Abs, Fabiano
hercilio.neto
12/04/2016, 23:39
Na minha (OM 314S, que ainda é aspirada) percebi uma melhora enorme, parece que ganhei uns 20cv fácil (como falei anteriormente no whatsapp, é mais provável que eu tenha deixado de perder esses pocotós kkkk). Nas subidas de serra ela está desenvolvendo muito melhor, não ganha velocidade mas também não perde como antes... A saída do filtro de ar do 710 é de 3 polegadas, contra 2 1/2 polegadas do filtro original (no meu caso, era o banhado a óleo, covardia a comparação...). Tive que adaptar uma mangueira do filtro de ar do 1113 (80x300mm) com uma redução (daquelas usadas em escapamento) para caber na tomada original do motor, mas foi bem tranquilo (o cofre do meu motor ainda está com bastante folga - não tenho turbina, intercooler, A/C, etc). Um abraço!
Hercílio isso eu falo aqui e ali mas sempre tem um que fala que não faz diferença dai nem digo mais nada rsrsrs. (qualquer curva já faz diferença, a tubulação quando maior melhor) Na minha a boca do casco tem 4" e reduz só na conexão com a turbina.
Já usei 5 sistemas de filtro diferentes até chegar em um que ficou bom.
Parabéns pelo acerto com o filtro!
Abs, Fabiano
Acredito que a maior restrição à passagem do ar está no próprio elemento filtrante.
Com adoção de um filtro maior, se consegue um fluxo de ar maior.
Recomendo com certeza.
O filtro da Puroar (carcaça e elemento) custou R$ 192,00 com o frete.
O snorkel CLA custou R$ 280,00 (peguei na promoção)
A mão de obra incluindo a adaptação do kit, o material e a instalação do snorkel, ficou em R$ 380,00.
hercilio.neto
13/04/2016, 08:56
A bateria que está no Imortal é uma Delco Freedon estacionária de 100Ah. O jipe veio com essa bateria e já está comigo há cinco anos e meio. Uso a Band diariamente e só agora deu sinais de fadiga.
Segundo o eletricista, as baterias estacionárias não são apropriadas para uso veicular por conta da exigência na partida.
A proprietária anterior da Band é uma empresa importadora de guinchos elétricos, talvez tenham a escolhido para essa utilização. O fato é que a bateria durou muito, mais de 6 anos, pelo menos.
Até pensei em voltar ao esquema original com 2 baterias, mas analisando o custo x benefício, vou optar pela bateria Moura de 100Ah.
Assim também fico com espaço no suporte da bateria para um futuro vaso expansor (igual ao 14B)
Então Hercílio, essa é a impressão que tenho em relação a´´ventilação´´na Defender, vai ver é um problema cronico de
motor diesel turbinado.
Ainda penso em fazer uma entrada seca dentro do cofre, próximo da caixa de ar, olha a diferença é graaaande e só
da pena quando estamos numa estrada de terra e o filtro terá que trabalhar mais por conta do ar mais ´´sujinho´´
do que quando captado no alto da chaminé do snorkel. não podemos ganhar todas!
https://lh3.googleusercontent.com/J01foONX7n1Tu4s8D2zG81XAgaNGes_1NWZN98-tHXHUKN1XMXSNKpkfAoLNxLUGH20h_a7eVy5G03Twc7GCSoWQO 5ZU9t03NSpVUwGLsMOokIXIyDSD3WQnxMMsOhoJEXWq3O0n1dM VWG7tCIk7pcoxc-JNYMDv9Dp0mi0sqLVyHIpKpeOVkMF9UwjKVM4mUYGICOsEUkOT keA6AmKJbfmSdn0N9n1IX1wSriAZgzjc1RqTLCX98btdBa7MgP ZHWusoR4fp9n_n4_blyXIrj0pL5y4rjSm1XTUO0uy6KrL5hVJe 1PvLDHK-cJ7TKvmUcI6hCpgTihAufui2-ZQXRubL38R9t0aG_1y4YLBx6RcYmZdhH2o7W7Ca6FgYLoCmRsa 6ZhfxvQ9isjO8YCc0tg6UxXta6OcpJjS_pktVAscxvHB4pPQKI lj-X8riwdKdLamKs2-0ZrmT-ToPpXjw0pJ7Vunh-H_ePsmZqZcoAaHxJQ9gNtF1d3lv0E-THtxr0oxOmqkFPcwZc-mt-r74srINtR_SGJDLLsIwHyNBDNsgGKL1fQ-PPeglw9UlCvIGWJDH=w86-h44-no
grande abraço!
hercilio.neto
13/04/2016, 16:19
Então Hercílio, essa é a impressão que tenho em relação a´´ventilação´´na Defender, vai ver é um problema cronico de
motor diesel turbinado.
Ainda penso em fazer uma entrada seca dentro do cofre, próximo da caixa de ar, olha a diferença é graaaande e só
da pena quando estamos numa estrada de terra e o filtro terá que trabalhar mais por conta do ar mais ´´sujinho´´
do que quando captado no alto da chaminé do snorkel. não podemos ganhar todas!
https://lh3.googleusercontent.com/J01foONX7n1Tu4s8D2zG81XAgaNGes_1NWZN98-tHXHUKN1XMXSNKpkfAoLNxLUGH20h_a7eVy5G03Twc7GCSoWQO 5ZU9t03NSpVUwGLsMOokIXIyDSD3WQnxMMsOhoJEXWq3O0n1dM VWG7tCIk7pcoxc-JNYMDv9Dp0mi0sqLVyHIpKpeOVkMF9UwjKVM4mUYGICOsEUkOT keA6AmKJbfmSdn0N9n1IX1wSriAZgzjc1RqTLCX98btdBa7MgP ZHWusoR4fp9n_n4_blyXIrj0pL5y4rjSm1XTUO0uy6KrL5hVJe 1PvLDHK-cJ7TKvmUcI6hCpgTihAufui2-ZQXRubL38R9t0aG_1y4YLBx6RcYmZdhH2o7W7Ca6FgYLoCmRsa 6ZhfxvQ9isjO8YCc0tg6UxXta6OcpJjS_pktVAscxvHB4pPQKI lj-X8riwdKdLamKs2-0ZrmT-ToPpXjw0pJ7Vunh-H_ePsmZqZcoAaHxJQ9gNtF1d3lv0E-THtxr0oxOmqkFPcwZc-mt-r74srINtR_SGJDLLsIwHyNBDNsgGKL1fQ-PPeglw9UlCvIGWJDH=w86-h44-no
grande abraço!
Meccano,
Um teste que pode ser feito, é dar uma volta sem a tampa do filtro, só pra perceber a diferença. E depois partir pra um filtro maior se for o caso.
hercilio.neto
14/04/2016, 10:37
Bateria trocada.
Moura 100Ah. R$ 620,00
Marcelo Oyarzábal
14/04/2016, 20:59
Bateria trocada.
Moura 100Ah. R$ 620,00
Sr. Hercilio, a bateria Moura acredito que seja a melhor entre todas que conheço. Mas a durabilidade depende muito da elétrica, como a sua anterior durou bastante tempo, a Moura deve durar a mesma coisa, agora se a elétrica tem gambiarra, a bateria vai pro saco rapidinho. No Troller usei uma Moura 75 amperes, e passou 3 anos e nunca deu problema.
Um abraço
hercilio.neto
14/04/2016, 23:52
Sr. Hercilio, a bateria Moura acredito que seja a melhor entre todas que conheço. Mas a durabilidade depende muito da elétrica, como a sua anterior durou bastante tempo, a Moura deve durar a mesma coisa, agora se a elétrica tem gambiarra, a bateria vai pro saco rapidinho. No Troller usei uma Moura 75 amperes, e passou 3 anos e nunca deu problema.
Um abraço
Na verdade não tenho muito equipamento elétrico. Não tenho guincho e apenas 2 faróis de milha.
Mas uso a Band direto, então dou partida várias vezes por dia.
Um detalhe é que meu jipe sempre foi bom de pegar. Virou um pouquinho, o motor já pega, mesmo no inverno.
hercilio.neto
03/06/2016, 10:13
Estive na Fenajeep deste ano.
Fui de jipe, 1400 km no total (ida e volta) e o Imortal se comportou muito bem.
Muito trânsito por causa do feriado e muita chuva no caminho. Com tudo isso, a média de consumo foi boa, ficou em 11,48 km/l.
Algumas fotos da viagem:
Preparando o jipe
529822
Serra do Cafezal
529823
No camping
529824
Festa linda
529825
529826
Confraternizando com a galera Land Rover
529828
Olha a galera toyoteira aí
Sony, Drago, Diogo, Felippe e eu.
529827
titanium
03/06/2016, 12:08
Muito bacana, Hercílio!!!
Tenho muita vontade de ir a Fenajeep!
:D
Bacana demais a foto com os toyoteiros!
Diogo_Vargas
03/06/2016, 13:26
Mazah... Grande Hercílio, foi um prazer te conhecer, uma pena não ter conhecido o Imortal.
Tava muito boa a Fenajeep e da turma toyoteira da foto os únicos que foram de Band foi eu e você...
Um abraço e se encontramos uma outra hora.
Parabéns pela viagem Hercílio, show de bola :concordo:
[]´s
hercilio.neto
03/06/2016, 21:32
Mazah... Grande Hercílio, foi um prazer te conhecer, uma pena não ter conhecido o Imortal.
Tava muito boa a Fenajeep e da turma toyoteira da foto os únicos que foram de Band foi eu e você...
Um abraço e se encontramos uma outra hora.
Amigo Diogo,
Tenho certeza que ainda nos encontraremos muitas vezes.
O prazer foi meu conhecê-lo.
Grande abraço.
hercilio.neto
03/06/2016, 21:39
Muito bacana, Hercílio!!!
Tenho muita vontade de ir a Fenajeep!
:D
Bacana demais a foto com os toyoteiros!
Daniel,
Faz anos que tinha essa vontade e esse ano deu certo.
Foi bem cansativo, mas voltei com a alma lavada.
hercilio.neto
03/06/2016, 22:42
Parabéns pela viagem Hercílio, show de bola :concordo:
[]´s
É, Tuna...
Foi tudo muito bom.
A festa é muito grande. Realizei um sonho.
Fiquei no camping do evento em uma barraca iglu.
Um esquema bem simples, mas com bastante integração. Eu gosto disso.
Pretendo voltar numa próxima com a patroa, com mais tempo e num esquema mais turístico.
Daí ficarei em hotel e com tempo para aproveitarmos as belezas da região.
Só pra dar um exemplo da grandiosidade do evento, as reservas nos melhores hotéis precisam ser feitas com 1 ano de antecedência.
iquemonteiro
03/06/2016, 23:27
É, Tuna...
Foi tudo muito bom.
A festa é muito grande. Realizei um sonho.
Fiquei no camping do evento em uma barraca iglu.
Um esquema bem simples, mas com bastante integração. Eu gosto disso.
Pretendo voltar numa próxima com a patroa, com mais tempo e num esquema mais turístico.
Daí ficarei em hotel e com tempo para aproveitarmos as belezas da região.
Só pra dar um exemplo da grandiosidade do evento, as reservas nos melhores hotéis precisam ser feitas com 1 ano de antecedência.
Uma pena não ter encontrado vocês no evento. Estive lá no Sábado, mas acabei voltando cedo, pois o dia começou muito corrido para deixar a gralha azul pronta para a viagem (e no fim das contas, ficou pronta mesma aos 49 do segundo tempo da prorrogação kkk. A vontade de ir lá de jipe fez com que meu enteado ficasse internado na oficina até as 4 da tarde pra conseguir, aos trancos e barrancos, por ela pra rodar... eu acabei indo antes com o carro de plástico, não sem ter ficado muito contrariado com isso...).
No ano que vem, recomendo uma passada por Nova Trento, fica pertinho de Brusque (20km) e tem ótimos queijos, salames e vinhos coloniais. A região tem vários atrativos (blumenau e pomerode, pra quem gosta de um bom chopp e comida alemã; Luiz Alves para quem é chegado numa cachacinha; Gaspar, onde tem um restaurante, distante uns 15km do centro da cidade, no final de uma estrada de chão, que serve uma truta deliciosa) tudo num raio de 50-60km de Brusque...
Abraços!
hercilio.neto
05/06/2016, 21:34
Uma pena não ter encontrado vocês no evento. Estive lá no Sábado, mas acabei voltando cedo, pois o dia começou muito corrido para deixar a gralha azul pronta para a viagem (e no fim das contas, ficou pronta mesma aos 49 do segundo tempo da prorrogação kkk. A vontade de ir lá de jipe fez com que meu enteado ficasse internado na oficina até as 4 da tarde pra conseguir, aos trancos e barrancos, por ela pra rodar... eu acabei indo antes com o carro de plástico, não sem ter ficado muito contrariado com isso...).
No ano que vem, recomendo uma passada por Nova Trento, fica pertinho de Brusque (20km) e tem ótimos queijos, salames e vinhos coloniais. A região tem vários atrativos (blumenau e pomerode, pra quem gosta de um bom chopp e comida alemã; Luiz Alves para quem é chegado numa cachacinha; Gaspar, onde tem um restaurante, distante uns 15km do centro da cidade, no final de uma estrada de chão, que serve uma truta deliciosa) tudo num raio de 50-60km de Brusque...
Abraços!
Pô ique, pena que não nos encontramos. Muitos amigos me disseram que estiveram lá, ramas o evento é muito grande difícil encontrar sem combinar antes.
Valeu pelas dicas ds cidades aí da região. Vamos com certeza.
Lauro Paiva
07/06/2016, 00:56
Grande Hercílio,
Ano que vem a fenajeep não me escapa!!!!!
acho que a gente podia combinar um encontro da galera por aqui mesmo, abrir um post e combinar alguma coisa, jantar, trilha, beber, e principalmente encontrar cara a cara com o pessoal que partilha da mesma paixão e agruras, kkkkk.
Forte abraco!!!!
Marcelo Oyarzábal
07/06/2016, 09:27
Grande Hercílio,
acho que a gente podia combinar um encontro da galera por aqui mesmo, abrir um post e combinar alguma coisa, jantar, trilha, beber, e principalmente encontrar cara a cara com o pessoal que partilha da mesma paixão e agruras, kkkkk.
Forte abraco!!!!
Isso seria interessante, se acontecer to dentro!
hercilio.neto
07/06/2016, 22:49
Grande Hercílio,
Forte abraco!!!!
Isso seria interessante, se acontecer to dentro!
Com certeza.
O pessoal toyoteiro fez o encontro anual no feriado anterior e eu lamentei muito por não poder ir - o encontro foi no sul de Minas.
Temos que aproveitar esses eventos para encontrar a galera.
eliasFerreira
10/06/2016, 09:56
Com certeza.
O pessoal toyoteiro fez o encontro anual no feriado anterior e eu lamentei muito por não poder ir - o encontro foi no sul de Minas.
Temos que aproveitar esses eventos para encontrar a galera.
Foi aqui na minha cidade, Hercílio.
hercilio.neto
10/06/2016, 22:44
Foi aqui na minha cidade, Hercílio.
Exatamente, Elias. Paraisópolis.
Paraisópolis não é muito longe de Campinas (190 km). Foi uma pena que eu não pude ir. Foi lá uma galera muito bacana.
Grande Hercílio,
Forte abraco!!!!
Maravilha, estou dentro também.
hercilio.neto
20/06/2016, 10:29
Fiquei devendo uma foto da tomada USB no porta-luvas.
É uma bobaginha, mas quebra um galho.
Para quem for instalar, deve ficar atento ao curso da mola do porta-luvas e desviar de uma travessa de chapa que é soldada por dentro do painel perpendicularmente à lateral do porta-luvas.
531081
Opa Hercilio, será que você poderia colocar uma foto legal dos bumperettes? Se desse para mostrar mais ou menos as dimensões eu agradeceria.
Muito difícil de comprar então vou mandar fazer mesmo, desisti de procurar :grin:
hercilio.neto
21/06/2016, 22:56
Opa Hercilio, será que você poderia colocar uma foto legal dos bumperettes? Se desse para mostrar mais ou menos as dimensões eu agradeceria.
Muito difícil de comprar então vou mandar fazer mesmo, desisti de procurar :grin:
Talvez não seja difícil de fazer.
Esse modelo que eu tenho é das Band mais antigas. Eu gosto mais porque tem uma aparência mais encorpada.
Segue algumas fotos e um desenho com as medidas.
531260 531261 531262 531263
531264
A parte que vai presa ao chassi tem 10 cm de altura e a parte mais larga tem 13 cm.
A travessa do chassi já contém a furação para o bumperete. Assim, os furos do bumperete deverão casar com os furos do chassi.
Espero ter ajudado.
JRoberto
22/06/2016, 08:13
Bom dia, Hercílio!
Qual é a finalidade do bumperete? Desculpe se a pergunta é óbvia, mas nunca tive uma resposta coerente.
Bom dia, Hercílio!
Qual é a finalidade do bumperete? Desculpe se a pergunta é óbvia, mas nunca tive uma resposta coerente.
Me intromentendo aqui, é um pequeno parachoque, como o próprio nome diz, tem a função de proteger...
[]´s
Paulo André BR
22/06/2016, 09:34
Me metendo tb....
Deve ser a "Zona de Deformação Programada" dos nossos delicados brinquedos.:roll:
:violao:
T+
hercilio.neto
22/06/2016, 10:00
Como o Tuna descreveu, é um pequeno parachoque. (Bumper, em inglês)
Existem carros esportivos com bumperetes de borracha, cromados ou tubulares.
Nos de jipes, são assim, em chapas. Tem origem militar.
JRoberto
22/06/2016, 17:07
Me intromentendo aqui, é um pequeno parachoque, como o próprio nome diz, tem a função de proteger...
[]´s
Como o Tuna descreveu, é um pequeno parachoque. (Bumper, em inglês)
Existem carros esportivos com bumperetes de borracha, cromados ou tubulares.
Nos de jipes, são assim, em chapas. Tem origem militar.
É o que imaginava mesmo, tem muito dono de toy que não faz a mínima ideia pra que serve. Certa vez um camarada amarrou a cinta pra tirar uma F-1000 atolada, adivinhem o que aconteceu com a cinta e o bumperete :parede:
Me metendo tb....
Deve ser a "Zona de Deformação Programada" dos nossos delicados brinquedos.:roll:
:violao:
T+
Essa foi boa! Rindo muito aqui.
Abraços!
bruninmohzin
22/06/2016, 17:16
olá sou Bruno Lopes....
meu amigo Leiom, será que vc pode me ajudar eu moro no maracanaú preciso adquirir o lift pra minha grand vitara 2001 qual seu whats?
o meu é 8588349069
Talvez não seja difícil de fazer.
Esse modelo que eu tenho é das Band mais antigas. Eu gosto mais porque tem uma aparência mais encorpada.
Segue algumas fotos e um desenho com as medidas.
531260 531261 531262 531263
531264
A parte que vai presa ao chassi tem 10 cm de altura e a parte mais larga tem 13 cm.
A travessa do chassi já contém a furação para o bumperete. Assim, os furos do bumperete deverão casar com os furos do chassi.
Espero ter ajudado.
Muito obrigado Hercilio!
Depois que eu conseguir fabricá-los posto aqui o resultado, já deu para perceber que esses bumperettes causam muita dúvida e confusão, hahahah.
Pra mim é aquele jeito singelo da Band falar, por gentileza, não encoste na minha traseira...
O Imortal ganhou sapatinhos.
509333 509334
Mas acho que só terá tempo para calçá-los no final de semana.
Hercílio
Como anda o desgaste dos pneus do Imortal?
Os sapatos dianteiros da Voluntária, lixaram outra vez.
Suspeitando de algo errado fui inspecionar por baixo e encontrei o chassi trincado.
Será que é a causa?
Ou também consequência de algo mais complexo?
hercilio.neto
04/12/2016, 16:57
Hercílio
Como anda o desgaste dos pneus do Imortal?
Os sapatos dianteiros da Voluntária, lixaram outra vez.
Suspeitando de algo errado fui inspecionar por baixo e encontrei o chassi trincado.
Será que é a causa?
Ou também consequência de algo mais complexo?
O desgaste foi desigual? Notou alguma alteração na dirigibilidade?
Não creio que o problema seja o chassi. Pode ser que seja alinhamento ou cambagem.
O Imortal não não apresentou desgastes anormais nos pneus. Estão praticamente novos após 6 mil km.
O desgaste foi desigual? Notou alguma alteração na dirigibilidade?
Não creio que o problema seja o chassi. Pode ser que seja alinhamento ou cambagem.
O Imortal não não apresentou desgastes anormais nos pneus. Estão praticamente novos após 6 mil km.
Os traseiros estão como novos, após 10 mil km.
Os dianteiros passaram da metade já. Desgaste por igual.
Nenhuma alteração na dirigibilidade.
Postei o assunto no tópico da Voluntária. Para não bagunçar o do Imortal vou dar continuidade por lá.
hercilio.neto
28/01/2017, 18:03
Dando uma atualizada no tópico.
Eu tinha instalado o snorkel, mas não tinha interligado com o filtro de ar.
Precisei estudar bem pois substituí a carcaça do filtro por uma maior (a original fica subdimensionada para o turbo) e com isso, as posições de entrada e saída foram alteradas. Além disso, a boca da carcaça é um tantinho maior do que 3 polegadas.
Eu queria que o caminho percorrido pelo ar fosse o mais curto possível para não esquentar dentro do cofre, e queria mangueiras resistentes, afinal ficam um pouco escondidas e se furar pode passar despercebido.
A receita foi essa:
Curva 45º silicone de 3 polegadas na boca do snorkel + cruva de 90º silicone de 3 polegadas + curva de 90º borracha lonada (essa é que tinha a medida da entrada do filtro).
E ficou assim, somente 3 curvas ligadas entre si e ao filtro e ao snorkel. Sem mangueiras e nem dutos retos.
542665
542666
hercilio.neto
28/01/2017, 18:42
Aproveitei a parada no mecânico para instalar suporte e o compressor do ar condicionado.
O compressor que eu tenho é um Nippodenso de 6 orelhas que ganhei do antigo dono do jipe (veio junto), mas nunca testei, só saberemos quando ligar.
O suporte é fabricado pelo Beto e é bem robusto, aparenta ser resistente.
É preso pelo parafuso do coxim e por dois parafusos na haste do suporte do motor (tem que fazer 2 furos de 10 mm).
542675
542676
542677
Embora o suporte deixe o compressor na posição original, o compressor ficou pegando no suporte da bateria..
A solução foi levantar o suporte um pouquinho com um calço.
542678
hercilio.neto
28/01/2017, 18:48
Agora estou aguardando chegar a polia de 3 vias para prosseguir a instalação.
eliasFerreira
28/01/2017, 21:06
Muito bom, Hercílio!
Acompanhando.
Hercilio, o bico de pato ( dreno ) da carcaça do filtro, pode puxar agua no caso de travessia profunda, ainda mais com turbina. O ideal é instalar um bloqueio que possa ser fechado no caso de ter que passar em agua que possa atingir o nível dele
hercilio.neto
29/01/2017, 21:12
Hercilio, o bico de pato ( dreno ) da carcaça do filtro, pode puxar agua no caso de travessia profunda, ainda mais com turbina. O ideal é instalar um bloqueio que possa ser fechado no caso de ter que passar em agua que possa atingir o nível dele
Fabiano, eu bem desconfiava disso. Valeu o aviso.
Vou pensar em algo. Talvez algo que cubra o bico de pato.
hercilio.neto
29/01/2017, 21:17
Meus amigos, o snorkel canaliza o som e bota o ronco do motor na cara da gente. Tem que acostumar.
valmirjunior
30/01/2017, 06:58
Hercílio, no meu eu fiz a pouco e não senti muita diferença no ruído.
Estou usando no 14B os dois filtros originais, talvez tenha abafado.
fabiano r
30/01/2017, 09:17
Hercílio a empreitada nunca acaba não é? hahaha.
Viatura cada vez mais top!
Abs,
Fabiano Raffo
hercilio.neto
30/01/2017, 21:28
Hercílio, no meu eu fiz a pouco e não senti muita diferença no ruído.
Estou usando no 14B os dois filtros originais, talvez tenha abafado.
É um ronco estridente, tipo um tamborim. Mas já estou acostumando.
Quando estou com a janela fechada não se ouve. Mais um motivo pra apressar o ar condicionado. kkkk
Hercílio a empreitada nunca acaba não é? hahaha.
Viatura cada vez mais top!
Abs,
Fabiano Raffo
É assim mesmo Fabiano,
bem sabemos que a saga não termina nunca.
542665
542666
Caramba Hercilio! ótimo trabalho com as mangueiras e cotovelos num espaço tão justo,imagine que as
vezes acho o cofre da Defender apertado de mexer...
https://lh3.googleusercontent.com/mxopNjepN3Fy6_D7HU11tK9qSr_CE4tTlVB06BPwour0pDs3r5 NJqKcySafgI3fwk6N2psbA5amKD9NAPu3cMZjvvHzSrAngnRsk 0Oa3fhOoJTXu1VF8hj7FTy7y7EhsK5vvxxEoqo2U2Y9b2VeTuF s99INo-WRFYcwe-Xu7SbUjh5N4MSgmyOb2yil-6F__RnXg4-UCRwtGK24ShcQ5jgWnhbqJc0iwqSGfp8F6h1uv6Y4cAssgwyGH 37IkY_une4urTc_ruyAeCyHqsxG4zwMEAR-pqW5y8IDWIXqyaeWB06jXToHDeKTsScyXuCrcAMYZB7xSu04K8 c-0GevpgQIwKhUPRIB5FNoJGpQ3jNfjArUjOtmeOJjTmobW9RnCo ueWnL75Ucoq8uzR5g0fbPUpOtqYgJB32ojvcQVgq4VQxLh5swt FazuoSgCjArbirqz5ZkBsdbjWISP-OE-0WbzHDEZehCRqEABoqyXJLzzfL1c3NW0u-DCY1OLaV4PU9FGZGYuBgTP7nN6C37AeLoIoAYDqrGhwTK7T1v0 f6LoDVOs1OXP0XBgH3tfFY-XwXK3f28mKp32eqq9lDFSfiEfNj8qTkh5HeQY4fkd6hiQnwW_J 51ma=w86-h44-no
hercilio.neto
31/01/2017, 09:04
Caramba Hercilio! ótimo trabalho com as mangueiras e cotovelos num espaço tão justo,imagine que as
vezes acho o cofre da Defender apertado de mexer...
https://lh3.googleusercontent.com/mxopNjepN3Fy6_D7HU11tK9qSr_CE4tTlVB06BPwour0pDs3r5 NJqKcySafgI3fwk6N2psbA5amKD9NAPu3cMZjvvHzSrAngnRsk 0Oa3fhOoJTXu1VF8hj7FTy7y7EhsK5vvxxEoqo2U2Y9b2VeTuF s99INo-WRFYcwe-Xu7SbUjh5N4MSgmyOb2yil-6F__RnXg4-UCRwtGK24ShcQ5jgWnhbqJc0iwqSGfp8F6h1uv6Y4cAssgwyGH 37IkY_une4urTc_ruyAeCyHqsxG4zwMEAR-pqW5y8IDWIXqyaeWB06jXToHDeKTsScyXuCrcAMYZB7xSu04K8 c-0GevpgQIwKhUPRIB5FNoJGpQ3jNfjArUjOtmeOJjTmobW9RnCo ueWnL75Ucoq8uzR5g0fbPUpOtqYgJB32ojvcQVgq4VQxLh5swt FazuoSgCjArbirqz5ZkBsdbjWISP-OE-0WbzHDEZehCRqEABoqyXJLzzfL1c3NW0u-DCY1OLaV4PU9FGZGYuBgTP7nN6C37AeLoIoAYDqrGhwTK7T1v0 f6LoDVOs1OXP0XBgH3tfFY-XwXK3f28mKp32eqq9lDFSfiEfNj8qTkh5HeQY4fkd6hiQnwW_J 51ma=w86-h44-no
O cofre do Defender é bem preenchido, mas tem uma vantagem porque a configuração original já é bem completa.
E quando falta alguma coisa, tal como ar condicionado por exemplo, existem peças OEM e similares, ainda que muita coisa seja importada e cara.
O Bandeirante sempre foi mais rústico e nunca teve disponível de fábrica equipamentos como snorkel, turbina e intercooler. Mesmo o ar condicionado era um opcional raro para o qual não se encontra peças de reposição.
Sobre modificações, há um ditado entre os toyoteiros que diz que "Band não tem adaptação, tem atualização", mas para aquilo que nunca foi disponibilizado de fábrica, a gente tem que se virar.
hercilio.neto
05/03/2017, 14:36
A polia está na mão.
Se não chover, deixo no mecânico na próxima semana.
544316
hercilio.neto
05/03/2017, 16:41
Como já escrevi aqui, pensava em aproveitar o ventilador original do jipe e adaptar na boca de saida de ar a caixa evaporadora, e a partir daí, direcionar o ar refrigerado através de dutos até a caixa original e mais dois difusores no painel.
Para dar certo os canotes do gás, a caixa teria que ser montada invertida (de ponta cabeça).
Assim, retirei a parte traseira da caixa evaporadora universal e fechei com placa de EVA com um recorte que casou certinho com a abertura do ventilador.
Mas observando agora, as aletas vão manter a passagem do ar somente em uma parte da serpentina. Como a abertura ficou bem no cantinho da caixa, acho que não terei um bom aproveitamento da refrigeração.
544319 544320
Estou revendo o projeto.
Talvez opte por apenas colocar uma caixa universal no centro do painel, no lugar da ventilação forçada.
hercilio.neto
08/03/2017, 10:12
Ontem fiquei sem partida no jipe. Peguei no tranco pra levar pra casa.
Estranhei pois troquei a bateria há menos de um ano.
Só deu pra levar no eletricista hoje e o resultado foi inusitado.
O eletricista testou a bateria nos polos e estava carregada. Testou nos conectores e não tinha carga.
Não aparentava nenhuma oxidação, mas criou-se uma espécie de película entre o conector e o polo da bateria que isolava a carga.
Precisou apenas raspar e voltou tudo ao normal.
Amostardeiro
08/03/2017, 10:28
O eletricista testou a bateria nos polos e estava carregada. Testou nos conectores e não tinha carga.
Não aparentava nenhuma oxidação, mas criou-se uma espécie de película entre o conector e o polo da bateria que isolava a carga.
Hercilio
Já vi acontecer.
Abs
Pois é Hercilio, o impossivel não acontece só na política... em mecânica tambem as vezes com FREQUÊNCIA hehehee!
São os "tar de osmar contato"
Fiquei estacionando a Band nos "morrinhos" por um bom tempo, até descobrir que estava sem aterramento.
:parede:
hercilio.neto
08/04/2017, 22:20
Abandonei temporariamente o projeto inicial da instalação do ar condicionado que aproveitaria o ar forçado.
Retirei a caixa do ar forçado para instalar a caixa evaporadora no mesmo lugar, no centro abaixo do painel.
Já comprei a evaporadora, mas ainda não chegou, será desse modelo aqui:
546205
Quando tiver tempo, vou bolar algo utilizando a caixa de ar forçado e a serpentina da evaporadora que tenho guardada.
A ventilação forçada será ligada nos dutos dos defletores do parabrisa.
A polia de 3 vias já foi colocada. Falta agora o condensador com o eletro-ventilador. Quando tiver com tudo na mão, vou levar no instalador. Me indicaram um aqui em Campinas. Veremos.
tiagobrito
06/06/2017, 13:13
hercilio dizem que ali na av. imperatriz tem o Nissei que mexe com isso
hercilio.neto
06/06/2017, 15:04
hercilio dizem que ali na av. imperatriz tem o Nissei que mexe com isso
Tiago,
AC do Bandeirante (e de outros carros que requer alguma adaptação) é preciso um pouco de cuidado na escolha da oficina. Algumas oficinas são especializadas em equipamentos originais e fazem manutenção e instalação de kits em carros de linha.
No caso do Bandeirante, o suporte do compressor é a parte mais complicada, porque precisa ficar bem firme preso ao motor e em um local com menor vibração possível. Esse lugar é o suporte do motor junto ao coxim.
Em uma oficina comum de AC podem fazer alguma adaptação, em outro local, que não garanta essa boa fixação do compressor.
Por isso preferi comprar o suporte separadamente e instalei no mecânico, sobretudo, porque há necessidade de mexer no mangote do radiador para desviar da correia.
Seguindo a indicação de um amigo, conversei com o Cesar que tem oficina no Jardim do Trevo para concluir a instalação. É um cara acostumado a com adaptações e o serviço dele foi muito bem recomendado. Mas ele vai aproveitar o período de baixo movimento para fazer umas reformas na oficina e ficará fechado por um tempo, então combinamos o serviço para o mês de agosto.
Preciso estar com o AC pronto em setembro pois tem o Encontro Nacional de Toyoteiros e eu vou com a patroa. Ela merece esse conforto, hehe.
Marcus DT
07/06/2017, 08:43
Olá Hercilio, bom dia. Desculpe poluir o tópico, mas como sou novato nesse mundo de Band, estou por fora dos sites especializados, grupos de whatsapp, etc. Pode me dizer onde consigo mais informações sobre o Encontro Nacional de Toyoteiros? Há alguma lista/site/grupo que o pessoal utilize mais frequentemente? Gostaria de poder fazer parte, se possível for!
Abs,
Marcus DT
hercilio.neto
07/06/2017, 10:00
Olá Hercilio, bom dia. Desculpe poluir o tópico, mas como sou novato nesse mundo de Band, estou por fora dos sites especializados, grupos de whatsapp, etc. Pode me dizer onde consigo mais informações sobre o Encontro Nacional de Toyoteiros? Há alguma lista/site/grupo que o pessoal utilize mais frequentemente? Gostaria de poder fazer parte, se possível for!
Abs,
Marcus DT
Oi Marcus,
O ENT acontece anualmente (acho que desde 2007) e esse ano será na cidade de Antonina/PR no feriado de 7 de setembro.
É organizado pela galera do grupo Toyoteiros (grupos google).
Faz tempo que quero ir e será o primeiro que eu vou. Primeiro de muitos, hehe.
Marcus DT
07/06/2017, 12:31
Hercilio, obrigado pela dica, já tinha ouvido falar do grupo, mas pensava que ainda estava no Yahoo (talvez por isso nunca tenha conseguido entrar, kkk). Fiz a solicitação pelo Grupos Google, muito obrigado! Você indica algum grupo de whatsapp? Eu tinha um Jimny antes, havia vários grupos de whatsapp para troca de informações, ajudava demais. Não sei se tem algum bacana sobre manutenção de Band.
hercilio.neto
07/06/2017, 16:57
Você indica algum grupo de whatsapp? Eu tinha um Jimny antes, havia vários grupos de whatsapp para troca de informações, ajudava demais. Não sei se tem algum bacana sobre manutenção de Band.
Eu participo desses dois, são bem organizados e tem muita informação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/154941-solucoes-via-wattsapp.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/156970-grupo-de-toyoteiros-no-zap-zap.html
fabiano r
07/06/2017, 16:58
Abandonei temporariamente o projeto inicial da instalação do ar condicionado que aproveitaria o ar forçado.
Retirei a caixa do ar forçado para instalar a caixa evaporadora no mesmo lugar, no centro abaixo do painel.
Já comprei a evaporadora, mas ainda não chegou, será desse modelo aqui:
546205
Quando tiver tempo, vou bolar algo utilizando a caixa de ar forçado e a serpentina da evaporadora que tenho guardada.
A ventilação forçada será ligada nos dutos dos defletores do parabrisa.
A polia de 3 vias já foi colocada. Falta agora o condensador com o eletro-ventilador. Quando tiver com tudo na mão, vou levar no instalador. Me indicaram um aqui em Campinas. Veremos.
Hercilio essa é a caixa que uso na minha band! A sua band tem insulfilm nos vidros?? Se tiver pelicula ajuda bastante no rendimento do ac, sobre a caixa funciona bem mas naquelas viagens muito longas no calor faz falta alguns BTUs a mais. Quando instalei tive problemas para acertar a quantidade de gás no inicio não ficou bom dai fomos diminuindo o gás e dai sim ficou bom, não lembro quando foi colocado mas é uma dica, se ficar gelando pouco tenta ir diminuindo!
Um grande abraço!
hercilio.neto
08/06/2017, 22:19
Hercilio essa é a caixa que uso na minha band! A sua band tem insulfilm nos vidros?? Se tiver pelicula ajuda bastante no rendimento do ac, sobre a caixa funciona bem mas naquelas viagens muito longas no calor faz falta alguns BTUs a mais. Quando instalei tive problemas para acertar a quantidade de gás no inicio não ficou bom dai fomos diminuindo o gás e dai sim ficou bom, não lembro quando foi colocado mas é uma dica, se ficar gelando pouco tenta ir diminuindo!
Um grande abraço!
Oi Fabiano
Eu não tenho Insulfim no jipe, na verdade não curto vidros escuros, mas vou pesquisar se existe alguma película clara que filtre o sol sem escurecer os vidros.
O cara que vai instalar o AC me alertou sobre a baixa performance da caixa evaporadora universal. Segundo ele, não tem a mesma eficiência das caixas dos carros de linha. Estudei a viabilidade de utilizar a evaporadora de algum outro carro, mas esbarra sempre na falta de espaço em baixo do painel .
Valeu pela dica do gás.
abraço.
fabiano r
09/06/2017, 09:40
Oi Fabiano
Eu não tenho Insulfim no jipe, na verdade não curto vidros escuros, mas vou pesquisar se existe alguma película clara que filtre o sol sem escurecer os vidros.
O cara que vai instalar o AC me alertou sobre a baixa performance da caixa evaporadora universal. Segundo ele, não tem a mesma eficiência das caixas dos carros de linha. Estudei a viabilidade de utilizar a evaporadora de algum outro carro, mas esbarra sempre na falta de espaço em baixo do painel .
Valeu pela dica do gás.
abraço.
No verão se você deixar o carro no sol vai demorar muito para gelar dentro dele mas para viagens fica muito bom essa caixa, negocio é deixar na sombra hahahah, o problema é que tem muita lata exposta e dai esquenta, quando pego a band da frente da empresa no verão até minha casa tem cerca de 2,5 a 3KM não gela até lá quando chego que começa a querer ficar bom kkkkkkkk mas tudo dentro da band está quente por exemplo eu entro na band até a alavanca das marchas está muito quente, no verão a band esquenta muito e no inverno é uma geladeira! Mas tu vai curtir o ac tu vai ver, te liga no condensador pq se ele não tiver ventilação perde o rendimento.
Abraço!
Denise Ávila
10/06/2017, 08:32
Um grande abraço!
Fabiano, o volume do refrigerante (gás), não é medido pelo olhômetro. Cada sistema tem um volume correto de acordo com as especificações de fábrica (o mesmo pra geladeira e etc). O excesso aumenta a pressão e podem surgir vazamentos e até danificar o compressor.
No caso do 14B a carga de refrigerante é 700+-50g (24,96+-1,76 onças), não sei se o mesmo vale pro MB.
hercilio.neto
11/06/2017, 22:32
Em uma pesquisa rápida, encontrei a película transparente CR Crystalline da 3M que promete bloquear o calor do sol e pode ser aplicado inclusive no parabrisa.
Mas não é nada barato. Para todos os vidros, é coisa de mais de mil reais.
fabiano r
12/06/2017, 09:05
Fabiano, o volume do refrigerante (gás), não é medido pelo olhômetro. Cada sistema tem um volume correto de acordo com as especificações de fábrica (o mesmo pra geladeira e etc). O excesso aumenta a pressão e podem surgir vazamentos e até danificar o compressor.
No caso do 14B a carga de refrigerante é 700+-50g (24,96+-1,76 onças), não sei se o mesmo vale pro MB.
Denise tem indicação sim mas no sistema que usamos é uma adaptação uma mangueira maior munda tudo!
Então minha recomendação foi embasada na minha instalação onde usamos a medida recomendada mas não funcionou, sendo assim foi necessário testes onde aumentando a carga ficou pior então fomos reduzindo até chegar no ponto ideal!
Entenda que não estamos usando um sistema original, como uma geladeira por exemplo que vem de fábrica tudo certinho dentro das especificações! Usamos uma caixa evaporadora universal (dentro desse universal tem um universo de opções e configurações) o condensador depende do que for comprado, o local de instalação o compressor a tubulação etc.. não existe especificação de fábrica!
E por fim não depende do tipo de motor e sim do conjunto instalado!
Reforço que tenho muita consideração por você e admiro seu conhecimento, mas na sua concepção está um carro todo original sempre e é raro quem tenha tudo original!
Abraço!
Fabiano r
hercilio.neto
23/06/2017, 10:39
Olá amigos,
Fiz uma pequena modificação nos batente das portas, especificamente no curvão.
Se vocês notarem em suas Bands, o batente tem mais ou menos 1 cm de chapa que fica rente à dobra da porta quando essa se fecha.
Nunca tinha me atentado ao perigo que esse encaixe representa, uma vez que quando se fecha a porta, cria-se a possibilidade de cisalhamento no caso ficar algo entre o batente e a porta. Tal qual uma guilhotina.
No final de março, aconteceu esse acidente comigo, e ao fechar a porta segurando-a pela coluna, tive a ponta do dedo anelar esquerdo decepada.
Bom, já recuperado, resolvi fazer essa alteração no batente para evitar o risco de acontecer o mesmo com outros na minha Band.
Inicialmente pensei em simplesmente recortar essa parte plana, mas depois, achamos melhor somente dobrar, livrando a parte que passava rente à porta.
Talvez precise de alguns ajustes, como substituição da borracha por outro modelo, ou completar a parte que foi dobrada com uma borracha.
Não ficou esteticamente perfeito e vou fazer testes ainda, mas se não entrar água, vou deixar assim mesmo.
549143 549144
hercilio.neto
23/06/2017, 10:44
Só completando.
Depois do acidente, fiz um teste com o cabo de uma escova de dentes (daqueles emborrachados), e cortou com uma facilidade impressionante.
Sugiro que façam o mesmo teste em suas viaturas.
Caramba Hercílio.
Espero que esteja 100% recuperado.
Esses dias meu filho quase quebrou o dedo no nosso carro de plástico..
Foi querer segurar a porta p não bater com muita força e quase ficou pior.
hercilio.neto
06/07/2017, 20:34
Caramba Hercílio.
Espero que esteja 100% recuperado.
Esses dias meu filho quase quebrou o dedo no nosso carro de plástico..
Foi querer segurar a porta p não bater com muita força e quase ficou pior.
Salve Maggion
Já estou recuperado e liberado para as minhas atividades. Não 100%, uma vez que o dedo ficou 1 cm menor e ainda está um tanto sensível.
O desenho do batente da Band é realmente perigoso porque não somente prende, como nos carros modernos, e sim, torna-se uma faca.
Fiz essa modificação no batente porque me apavorou a ideia da porta fechar na mão de alguém. Principalmente de alguma criança.
csadelson
06/07/2017, 21:55
Parabéns Hercílio! Top seu Jipe Bandeirantes!!
Trabalhei em uma empresa há 10 anos que tinham 3 pick ups bandeirantes...anos 94, 95 e ano 2000 que se não me engano foi o último ano fabricado.
hercilio.neto
07/07/2017, 08:36
Parabéns Hercílio! Top seu Jipe Bandeirantes!!
Trabalhei em uma empresa há 10 anos que tinham 3 pick ups bandeirantes...anos 94, 95 e ano 2000 que se não me engano foi o último ano fabricado.
Olá csadelson,
Devagar e sempre. Assim é que se "monta" um Bandeirante.
Mês que vem termino o ar condicionado.
O último ano de fabricação foi 2001.
Foram os últimos Série J4 do mundo. Os gringos piram pelos 2001.
altairemiliano
07/07/2017, 10:49
A polia está na mão.
Se não chover, deixo no mecânico na próxima semana.
544316
Oi Hercílio,
tudo bem ?
Onde conseguiu a polia ... é do virabrequim né ?
Pode dizer quanto pagou ?
hercilio.neto
07/07/2017, 22:23
Oi Hercílio,
tudo bem ?
Onde conseguiu a polia ... é do virabrequim né ?
Pode dizer quanto pagou ?
Sim. É a polia do vira.
Comprei pela internet na Suporte Rei.
Suporte Rei | Produto | Toyota | R-3293P | R3293P | | (http://www.suporterei.com.br/produtos/antivibrador/toyota/r-3293p/)
Na época paguei R$ 358,00 com o frete.
O meu motor é um OM364, que usa 2 correias que passam simultaneamente pelas polias da bomba d'água, alternador e virabrequim.
A bomba da direção hidráulica usa uma correia ligada à bomba d'água e a correia do compressor é ligada a polia do virabrequim. Por isso são necessárias polias de 3 canaletas no virabrequim e na bomba d'água.
altairemiliano
09/07/2017, 17:52
Sim. É a polia do vira.
Comprei pela internet na Suporte Rei.
Suporte Rei | Produto | Toyota | R-3293P | R3293P | | (http://www.suporterei.com.br/produtos/antivibrador/toyota/r-3293p/)
Na época paguei R$ 358,00 com o frete.
O meu motor é um OM364, que usa 2 correias que passam simultaneamente pelas polias da bomba d'água, alternador e virabrequim.
A bomba da direção hidráulica usa uma correia ligada à bomba d'água e a correia do compressor é ligada a polia do virabrequim. Por isso são necessárias polias de 3 canaletas no virabrequim e na bomba d'água.
Suporte Rei fica aqui perto de Cravinhos, senão me engano em cajuru, pena que não fabricam mais para om314 ... achei uma no mecânico, só que um via é 200 e a outra 120 mm ... para tocar o compressor a 120 mm dará conta do recado. Essa polia com 2 vias é difícil. Aqui em Ribeirão andar sem A/C não dá ainda mais que o jeep esquenta muito. Valeu pela informação, obrigado.
Marcus DT
11/07/2017, 15:32
522070
Hercilio, esse conta-giros é 80 ou 85mm? Estou perguntando pois achei apenas Cronomac 85mm, mas como o da Band diz ser 80mm, poderia informar se foi feita alguma adaptação no painel?
hercilio.neto
11/07/2017, 21:06
Hercilio, esse conta-giros é 80 ou 85mm? Estou perguntando pois achei apenas Cronomac 85mm, mas como o da Band diz ser 80mm, poderia informar se foi feita alguma adaptação no painel?
Sim.
Foi alargada a furação.
No lugar do relógio também foi alargada para caber o medidor mecânico de temperatura.
Dá pra tirar na lima.
Marcus DT
12/07/2017, 08:29
Recomenda esse Cronomac (precisão e confiabilidade)? A ligação é feita pelo alternador ou bomba?
Já que está praticamente impossível encontrar o VDO, Horasa ou Turotest para o 14b, to procurando uma alternativa confiável.
hercilio.neto
12/07/2017, 22:41
Recomenda esse Cronomac (precisão e confiabilidade)? A ligação é feita pelo alternador ou bomba?
Já que está praticamente impossível encontrar o VDO, Horasa ou Turotest para o 14b, to procurando uma alternativa confiável.
Eu acho bem confiável e com bom custo benefício.
Uso o conta-giro, pressão do turbo e termômetro mecânico.
hercilio.neto
17/10/2017, 12:30
Depois de muito tempo saiu o suporte de estepe.
Eu já tinha o pivô e mandei confeccionar o suporte.
Estou com um pneu 7.50R16 no estepe, mas foi feito para suportar a medida 33x10,5x15.
Cogitei fazer algum sistema que basculasse a roda para facilitar a retirada, mas considerando o custo x benefício, a simplicidade do acessório e o fato que é muito raro furar o pneu da Band, optei pelo modelo mais simples e já consagrado pelos colegas.
Essa foi a simulação das medidas e recolocação da placa
552940
A confecção do suporte ficou a cardo da Dobrac, uma empresa aqui de Campinas especializada em estruturas para indústria e caminhões.
552941 552942 552943 552944 552945
Ainda não concluí. Está faltando finalizar a trava e o batente, pintar e mudar a placa.
552946
Quando finalizar, posto aqui.
Abraços
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:
Show Hercilio
hercilio.neto
17/10/2017, 14:21
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:
Show Hercilio
Valeu Maggion,
O resultado parcial é esse aqui:
552956
Valeu Maggion,
552956
:drool::drool::drool:
Sergioporto
17/10/2017, 16:27
Estou com um pneu 7.50R16 no estepe, mas foi feito para suportar a medida 33x10,5x15.
Cogitei fazer algum sistema que basculasse a roda para facilitar a retirada, mas considerando o custo x benefício, a simplicidade do acessório e o fato que é muito raro furar o pneu da Band, optei pelo modelo mais simples e já consagrado pelos colegas.
552940
A confecção do suporte ficou a cardo da Dobrac, uma empresa aqui de Campinas especializada em estruturas para indústria e caminhões.
Ainda não concluí. Está faltando finalizar a trava e o batente, pintar e mudar a placa.
552946
Abraços
Hercilio ,não entendi a fixação no chassis.Na foto parece que foi preso onde vai a lanterna e depois parece que foi fixado mais acima.
Tem foto mais detalhada da fixação ?
Abs
hercilio.neto
17/10/2017, 22:28
Hercilio ,não entendi a fixação no chassis.Na foto parece que foi preso onde vai a lanterna e depois parece que foi fixado mais acima.
Tem foto mais detalhada da fixação ?
Abs
Sergio,
O pivô é roletado em um cilindro de aço maciço (pino) de 30 mm de diâmetro.
Então fizemos a base em uma viga "U" onde seria soldado esse pino nos dois lados da peça.
Inicialmente esse segmento de viga seria de 100 mm de largura (a mesma medida da travessa), mas para acomodar melhor a lanterna, pedi que fizesse com 120 mm de largura. Com isso, o comprimento do pino não atravessou a peça e o serralheiro preferiu soldar um tubo onde encaixou e soldou o pino.
552959 552960 552961 552962 552963
Essa peça foi presa à travessa do chassi com 6 parafusos. Ficou bem estável porque essa parte da travessa é reforçada pela mão francesa do chassi.
jacildo santana
17/10/2017, 23:39
552956
Hercílio parabéns ,tá ficando Bão ,show.
Há ,não esquece de remanejar o adesivo também,rsrsrs.
Abraçss e PAZ.
Marcus DT
18/10/2017, 15:19
Ficou chique o suporte hein, padrão original.
O peso fica bem distribuído entre os dois pontos de apoio? Sempre me incomodou - inclusive no original - a maior parte do peso ficar mais concentrado para as extremidades (parte móvel) do que para o centro (abre/fecha). No original, outro dia vi uma Band que na parte do centro (onde abre/fecha para mover) o dono colocou uma bucha de tecnil, de modo que o suporte ficasse "apoiado" sobre a bucha. Apesar do maior esforço para abrir (fica duro), achei excelente a "gambiarra".
Valeu,
Marcus DT
Sergioporto
18/10/2017, 16:30
Agora entendi. A lanterna fica bem afastada da travessa do chassis ,já na minha fica encostada apesar não usar este sistema de suporte mas o suporte que uso é problemático pois é aquele preso na lata e suporta sobressalente mais galão de combustível que não fica vazio nunca pois não se pode confiar no marcador de combustível.
Obrigado pela explicação.
Abs
hercilio.neto
19/10/2017, 00:43
Ficou chique o suporte hein, padrão original.
O peso fica bem distribuído entre os dois pontos de apoio? Sempre me incomodou - inclusive no original - a maior parte do peso ficar mais concentrado para as extremidades (parte móvel) do que para o centro (abre/fecha). No original, outro dia vi uma Band que na parte do centro (onde abre/fecha para mover) o dono colocou uma bucha de tecnil, de modo que o suporte ficasse "apoiado" sobre a bucha. Apesar do maior esforço para abrir (fica duro), achei excelente a "gambiarra".
Valeu,
Marcus DT
Na verdade o peso (força cortante) fica toda sobre o pivô. O outro lado fica em balanço.
Por esse motivo o pivô sofre torções com alavanca (momento fletor) em dois sentidos: Do peso do pneu para baixo e para trás.
O soldador me garantiu que a solda aguenta com sobras, mas já me ocorreu de colocar um apoio na trava, ao menos para travar a torção para baixo.
hercilio.neto
19/10/2017, 00:54
Agora entendi. A lanterna fica bem afastada da travessa do chassis ,já na minha fica encostada apesar não usar este sistema de suporte mas o suporte que uso é problemático pois é aquele preso na lata e suporta sobressalente mais galão de combustível que não fica vazio nunca pois não se pode confiar no marcador de combustível.
Obrigado pela explicação.
Abs
Esse foi o dilema, porque a base que fica presa na travessa do chassi ocupa exatamente o lugar onde fica a lanterna, e o pino do pivô atravessa esse espaço. Até estudei usar alguma lanterna de led para desviar do pino, mas queria algo simples para quando precisar de manutenção.
Sendo assim, optei em manter a lanterna original presa na própria base do suporte e afastei a outra para que ficasse simétrica.
Vou confeccionar uma capa protetora em aço que servirá como acabamento, até porque a lanterna é frágil e fica numa posição muito vulnerável.
hercilio.neto
30/10/2017, 21:03
Antes da viagem para o ENT em setembro, tive problemas no limpador de parabrisa. O motor queimou e estragou a chave de seta (pode não ter sido nessa ordem), onde fica a alavanca do limpador.
O meu limpador é do moderno, com temporizador, mas devido à urgência por causa da viagem, instalamos uma chave antiga, sem temporizador.
Agora comprei o conjunto correto. Mas seguindo a dica do amigo Guilherme Adolf, resolvi colocar a alavanca de seta do Del Rey que contem o botão de buzina. Dessa forma resolvo dois problemas.
Guilherme demonstra como é feita essa adaptação nesse vídeo:
Adaptando chave de seta com buzina do corcel na Toyota Bandeirante - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=wS8nlTbtYNA)
O conjunto da Band (que é similar ao da Brasilia) é composto por duas partes, uma com a seta, farol alto, lampejo e alerta, e uma outra com os comandos do limpador e esguicho. Essas peças são unidas por 4 parafusos.
A chave de seta do Del Rey tem o botão de buzina, e de resto, com exceção do conector do chicote, é exatamente igual à chave de seta da Band, inclusive com a mesma furação dos parafusos.
553279
Substituída uma pela outra, o trabalho seguinte é trocar os conectores. Trabalho simples, basta seguir os fios de uma e de outra.
553280
Amanhã vou sacar o volante e fazer a instalação.
jacildo santana
30/10/2017, 22:07
Hercílio .....
Fica legal com essa chave do corcel,e como voçê falou já resolve o problema da buzina.
Agora mim fale,voçê já instalou aquelas fechaduras no trinco do capu?
Como ficou?
O resultado foi o q esperava?
Abraçss e PAZ
Denise Ávila
31/10/2017, 07:21
552940
552946
Abraços
Muito show Hercílio!
Parece bem reforçado e bem estruturado. Gostei que o apoio é pivotante e é na travessa do "para choque".
Parabéns
Denise Ávila
31/10/2017, 07:37
Denise tem indicação sim mas no sistema que usamos é uma adaptação uma mangueira maior munda tudo!
Então minha recomendação foi embasada na minha instalação onde usamos a medida recomendada mas não funcionou, sendo assim foi necessário testes onde aumentando a carga ficou pior então fomos reduzindo até chegar no ponto ideal!
Entenda que não estamos usando um sistema original, como uma geladeira por exemplo que vem de fábrica tudo certinho dentro das especificações! Usamos uma caixa evaporadora universal (dentro desse universal tem um universo de opções e configurações) o condensador depende do que for comprado, o local de instalação o compressor a tubulação etc.. não existe especificação de fábrica!
E por fim não depende do tipo de motor e sim do conjunto instalado!
Reforço que tenho muita consideração por você e admiro seu conhecimento, mas na sua concepção está um carro todo original sempre e é raro quem tenha tudo original!
Abraço!
Fabiano r
Oi querido, agora que vi sua resposta pra mim.
Sei que o Ar que vc e outros tantos colegas põem é adaptado mas, mesmo o original já é uma adaptação kkkkk.
Os parâmetros de volume de gás que mencionei estão no Manual de Serviço do 14B e serviram certinho para qdo o Guilherme Adolf fez a reforma no Ar da Band 14B dele.
Achei que o mesmo pudesse se repetir para os MB, mesmo sendo adaptação. Pensei que as peças e a instalação seguissem o modelo de fábrica.
Abraços
Hercílio
Depois informa aqui como ficou a instalação da chave do Del Rey, também estou enrolado com a buzina.
hercilio.neto
03/11/2017, 10:59
Hercílio
Depois informa aqui como ficou a instalação da chave do Del Rey, também estou enrolado com a buzina.
Sofiati,
A instalação é realmente simples. Você segue a fiação, que no meu caso nem todos os fios bateram a cor, e troca o conector. A única diferença é que na chave do Del Rey saem 2 fios da buzina, e no da Band sai apenas 1. O outro sai do volante.
Já instalei a chave mas como eu não tinha buzina, vou deixar essa parte para o eletricista, porque tem que puxar o fio lá no cofre e colocar o relê
hercilio.neto
03/11/2017, 16:09
Hercílio .....
Fica legal com essa chave do corcel,e como voçê falou já resolve o problema da buzina.
Agora mim fale,voçê já instalou aquelas fechaduras no trinco do capu?
Como ficou?
O resultado foi o q esperava?
Abraçss e PAZ
Opa Jacildo,
Cara, eu ainda não concluí.
Pura falta de tempo e por causa de outras prioridades.
Achei que aposentado eu teria mais tempo pra Band, só que não. Hehehe
Infelizmente eu não tenho uma máquina de solda pra ir testando as medidas. Não tenho sequer uma morsa pra serrar as peças.
Então só vou terminar no dia que eu puder ficar lá no serralheiro o dia inteiro tirando medida, serrando e soldando até o cara me xingar.
Por uns dias, estou só com a Band (o patroamóvel está na oficina), então não estou podendo parar a Band. No momento o mais urgente é o ar condicionado.
jacildo santana
03/11/2017, 22:56
Opa Jacildo,
Cara, eu ainda não concluí.
Pura falta de tempo e por causa de outras prioridades.
Achei que aposentado eu teria mais tempo pra Band, só que não. Hehehe
Infelizmente eu não tenho uma máquina de solda pra ir testando as medidas. Não tenho sequer uma morsa pra serrar as peças.
Então só vou terminar no dia que eu puder ficar lá no serralheiro o dia inteiro tirando medida, serrando e soldando até o cara me xingar.
Por uns dias, estou só com a Band (o patroamóvel está na oficina), então não estou podendo parar a Band. No momento o mais urgente é o ar condicionado.
Tranquilo Hercílio.... ainda não cheguei nessa parte da tranca(em definitivo),o q mais preocupa é aquele jogo q tem o capu, a tempo já fizemos um suporte (aquele q segura a grade dos faróis no chassi) mais largo,na intenção de diminuir o jg do capu,também tô pensando em eliminar a asa do paralama ,e prendelo na parte de trás,criar um suporte parafusado ao chassi, prá ficar 02 paraf. no suporte, junto aqueles 02 paraf. q ficam na parte de tras do paral. .Vamo ver no q dá.
Mais por enquanto são só idéias,ainda falta concluir a grade dos faróis ,paralamas ,estribos,etc. E o meu colega lá do Brejo( q vai ver isso prá mim)andou meio adoentado e eu por aqui vou cuidando noutras coisas ,dái não tive como ver essa parte ainda.
Rapaz, ainda bem q deu tempo aposentar antes das reformas,rsrsrs.
E se voçê conseguir resolver num dia ,vai ser um herói.Aliás dois ,voçê e o serralheiro.
Abraçss e PAZ
hercilio.neto
04/11/2017, 18:56
o q mais preocupa é aquele jogo q tem o capu, a tempo já fizemos um suporte (aquele q segura a grade dos faróis no chassi) mais largo,na intenção de diminuir o jg do capu,também tô pensando em eliminar a asa do paralama ,e prendelo na parte de trás,criar um suporte parafusado ao chassi, prá ficar 02 paraf. no suporte, junto aqueles 02 paraf. q ficam na parte de tras do paral.
A frente do Bandeirante tem esse jogo mesmo. É para movimentar junto com a torção do chassi.
A trava do capô foi projetada para permitir essa movimentação, se prender de uma forma rígida, pode trincar a lata. Por isso eu quis aproveitar a trava original, apenas achando um jeito de trancar com segurança.
Existem travas como essas originais da Band (e outras originais de trator) com chave. Mas como eu disse, não me agrada a ideia de abrir duas fechaduras com chave em um caso de emergência ou urgência.
hercilio.neto
19/01/2018, 11:41
Há exato 1 ano atrás eu instalei o suporte do ar condicionado, que eu tinha comprado há mais de 3 anos.
Como vocês podem ver, as coisas aqui caminham beeeem devagar... Mas caminham.
Gosto de planejar bem pra fazer a coisa definitiva, assim uma instalação não inviabiliza outras.
E como "o bom" e "o barato" não são a mesma pessoa, prefiro me adequar às minhas disponibilidades de grana e de tempo e fazer a coisa devagar, mas bem feita.
Como havia relatado anteriormente, abandonei a ideia de instalar o ar condicionado ligado à caixa de ar forçado.
Então retirei a a caixa do ar forçado para colocar ali, no centro do painel, a caixa evaporadora.
O jipe está na oficina fazendo essa instalação.
O compressor foi retirado para revisão. Foram trocados os rolamentos e os o-rings, além de uma limpeza geral.
Nessa foto dá pra ver o mangote (com desvio) do radiador. Foi adquirido junto com o suporte.
555178
555179
555180
A alavanca do freio de mão fica bem próxima da caixa evaporadora, mas dá pra acionar sem problemas.
555181
Hoje fica pronto. Vamos ver se gela.
Bacana Hercílio, com certeza vai gelar, dado o capricho na aquisição dos componentes e instalação.
Eu estou estudando um adaptação no tsuna tb, gosto de ar condicionado um tanto
[]´s
jacildo santana
20/01/2018, 00:07
Ficou beleza, e nesse caso nem precisou mexer nas alavancas.
abraçss.
hercilio.neto
20/01/2018, 14:11
Bacana Hercílio, com certeza vai gelar, dado o capricho na aquisição dos componentes e instalação.
Eu estou estudando um adaptação no tsuna tb, gosto de ar condicionado um tanto
[]´s
Oi Tuna, acho que vi o Tsunami ontem, próximo ao Taquaral.
O ar está gelando muito bem. Gela rápido e dá pra direcionar o vento tanto para o motorista quanto para o carona.
Creio que dá pra colocar o ar no Willys sim, e olha, vale muito a pena.
Quando eu tinha o Bandeirante 64 de lona, pensava em colocar ar condicionado nele. Com as cortinas fechadas se consegue manter o ar gelado. Principalmente no trânsito.
Ficou beleza, e nesse caso nem precisou mexer nas alavancas.
abraçss.
Olá Jacildo,
As alavancas do cambio de 5 marchas ficam um pouco mais afastadas do painel. Se fosse o câmbio de 4 marchas, seria necessário entortar a alavanca. Mas mesmo se precisar entortar, vale a pena colocar a caixa no centro, a distribuição do ar frio fica muito melhor.
O freio de mão ficou próximo, mas dá pra acionar o botão normalmente.
hercilio.neto
20/01/2018, 14:36
Para mim, está aprovado.
O ar sai da caixa evaporadora muito gelado. Comparando com o patroamóvel, não deixa nada a desejar.
Agora vamos ver como está o isolamento térmico. Caçar os pontos que possam deixar entrar calor no habitáculo e colocar filme anti UV nos vidros. (Essa parte ainda estou resolvendo se vou usar vidros inteiriços).
Recomendo a oficina. Muito profissionalismo e capricho.
Seguem algumas fotos:
555190
555191
555192
Oi Tuna, acho que vi o Tsunami ontem, próximo ao Taquaral.
O ar está gelando muito bem. Gela rápido e dá pra direcionar o vento tanto para o motorista quanto para o carona.
Creio que dá pra colocar o ar no Willys sim, e olha, vale muito a pena.
Quando eu tinha o Bandeirante 64 de lona, pensava em colocar ar condicionado nele. Com as cortinas fechadas se consegue manter o ar gelado. Principalmente no trânsito.
Eu estava usando o tsuna como daily drive, porque o civic estava trocando justamente o compressor do ar condicionado kkk, eu tive um samurai 97 capota de lona com ar de fábrica, andava com o ar ligado sem capota com os vidros fechados e refrescava (na estrada parace que forma uma bolha de ar frio na cabine), acho que a capota atlantida do tsuna veda mais que as outros, acredito que fique de razoável pra bom, vamo que vamo!
[]´s
altairemiliano
22/01/2018, 11:42
Parabéns Hercílio :palmas:... não sei sua região, mas aqui é um item extremamente necessário ... não dá para ficar sem.
hercilio.neto
02/02/2018, 09:41
Parabéns Hercílio :palmas:... não sei sua região, mas aqui é um item extremamente necessário ... não dá para ficar sem.
Aqui em Campinas não é tão quente como na região noroeste do estado, mas já é comum os congestionamentos de trânsito. Então no verão é um sufoco ficar parado no sol. Além do que, pretendo viajar bastante com a esposa e isso inclui lugares bem mais quentes.
hercilio.neto
22/02/2018, 21:56
Hoje chegaram os retrovisores originais de FJ40, que comprei no "limpa garagem" do amigo Elmer.
A peça é de ótima qualidade, o espelho é convexo e aparenta ser de policarbonato porque é muito leve.
A fixação usa a mesma furação da porta, deu pra aproveitar inclusive o plástico que intercala a peça na porta.
556183
556184]
556185
Denise Ávila
23/02/2018, 07:55
Show Hercílio!
Tô a fim de comprar um par deste tbm. A Loba ainda tinha o original convexo (lado carona) e era muito bom, faz uma baita diferença.
Mas caiu um galho bem em cima e o destruiu e aqui no Brasil não se acha do convexo pra Band.
Parabéns
hercilio.neto
25/02/2018, 00:53
Show Hercílio!
Tô a fim de comprar um par deste tbm. A Loba ainda tinha o original convexo (lado carona) e era muito bom, faz uma baita diferença.
Mas caiu um galho bem em cima e o destruiu e aqui no Brasil não se acha do convexo pra Band.
Parabéns
É muito bom, Denise. Eu recomendo.
hercilio.neto
12/04/2018, 23:22
Adotei jumelos confort nos quatro feixes.
O comportamento do jipe em estrada de terra melhorou muito. Isto porque esse tipo de jumelo minimiza a trepidação causada pela irregularidade do terreno.
557404 557405
A falta de conforto é um dos pontos negativos da Band.
Pra melhorar esse quesito, já coloquei calços topkit, troquei os bancos e agora adotei os jumelos confort. A próxima etapa será colocar calços "sabãozinho" entre as lâminas dos feixes.
eliasFerreira
13/04/2018, 07:49
Então funciona mesmo, Hercílio?
Vc é a primeira pessoa que vejo usando esse jumelo.
O comportamento do jipe em estrada de terra melhorou muito. Isto porque esse tipo de jumelo minimiza a trepidação causada pela irregularidade do terreno.
557404 557405
Pra melhorar esse quesito, já coloquei calços topkit, troquei os bancos e agora adotei os jumelos confort. A próxima etapa será colocar calços "sabãozinho" entre as lâminas dos feixes.
Interessante Hercílio.
Em relação ao curso deles, é maior que os Originais?
hercilio.neto
13/04/2018, 09:55
Então funciona mesmo, Hercílio?
Vc é a primeira pessoa que vejo usando esse jumelo.
Elias, o jumelo não confere maior flexibilidade às molas, então em buracos maiores que dependem do molejo, não se percebe melhora.
Mas naqueles terrenos que fazem trepidar, tipo costela de vaca ou estradas de terra com pedras. o sistema de dupla articulação absorve quase 100% da trepidação. Nem parece uma Band.
hercilio.neto
13/04/2018, 10:04
Interessante Hercílio.
Em relação ao curso deles, é maior que os Originais?
Onde eu comprei havia opção de jumelos de 9 cm e de 13 cm.
Como eu já usava jumelos de 9 cm, então optei por manter essa medida.
A parte externa do jumelo, aquela que forma um "J", é maior que as algemas dos jumelos comuns, para dar espaço para o movimento do miolo articulado, mas a distância entre o olhal da mola e o suporte do chassi, permanece a mesma.
Devido "J" ser maior, esse jumelo reduz os ângulos de ataque e de saída. Nada que comprometa, pelo menos para o meu uso.
Entendi Hercílio.
Depois de perguntar que fui uma postagem do Juliano Sutilli sobre eles.
eliasFerreira
13/04/2018, 12:56
Obrigado pelo esclarecimento, Hercílio.
A Band tá show!!!
hercilio.neto
18/04/2018, 22:23
Hoje prendi o hi-lift na traseira do jipe.
O suporte é uma chapa com 3 parafusos (2 com porcas e 1 que serve como guia).
Para não pegar na lanterna, foram retiradas as cabeças dos parafusos e soldados na chapa.
557627
Para prender na lata usei um coxim de borracha. Foi preso abaixo do vidro curvo.
Marco Lopes
14/06/2018, 17:34
Hercílio,
Sou iniciante aqui no fórum e pretendo comprar minha primeira Band. Tem conhecimento de alguma boa 93 com dh, 5 marchas, ar condicionado que pudesse indicar. Minha pretensão é o uso nas cidades e trechos de terra no lazer da família. Não usarei em trilhas. Obrigado
hercilio.neto
15/06/2018, 01:50
Hercílio,
Sou iniciante aqui no fórum e pretendo comprar minha primeira Band. Tem conhecimento de alguma boa 93 com dh, 5 marchas, ar condicionado que pudesse indicar. Minha pretensão é o uso nas cidades e trechos de terra no lazer da família. Não usarei em trilhas. Obrigado
Olá Marco,
Esse ano é icônico porque representa o que muitos consideram o melhor conjunto de câmbio e motor. Não é sempre que tem algum exemplar a venda, então considere outras opções. Não é tão difícil de encontrar Band com boas configurações e bons up grades, tais como relação alongada, câmbio de 5 marchas ou então partir para as 14B, tem um ótimo motor e já vem com todas as atualizações de fábrica.
Olá Marco,
Esse ano é icônico porque representa o que muitos consideram o melhor conjunto de câmbio e motor. Não é sempre que tem algum exemplar a venda, então considere outras opções. Não é tão difícil de encontrar Band com boas configurações e bons up grades, tais como relação alongada, câmbio de 5 marchas ou então partir para as 14B, tem um ótimo motor e já vem com todas as atualizações de fábrica.
Tem uma a venda nos classificados.
É do Elmezito ta muito bonita.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/167124-toyota-bandeirante-1993-om-364-709-5-marchas.html
hercilio.neto
16/06/2018, 00:13
Tem uma a venda nos classificados.
É do Elmezito ta muito bonita.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/167124-toyota-bandeirante-1993-om-364-709-5-marchas.html
Bem lembrado Maggion.
Essa do L.M. está muito bonita mesmo.
Marco Lopes
16/06/2018, 18:41
Muito obrigado, Hercílio. Acompanho todas suas considerações.
hercilio.neto
03/08/2018, 23:54
O Imortal está na oficina. Fazendo 2 upgrades muito importantes em termos de segurança:
- Instalação de hi steer e colocação de terminal rotular no braço pitman.
- Eixo flutuante.
Ambos envolvem peças e adaptações que precisam critério na escolha para que o serviço fique bem feito.
560445
Essas são as peças do hi steer.
Tem o mesmo comprimento dos braços do munhão que serão substituídos. Foram confeccionados pelo amigo L.M., aqui no Forum conhecido como Elmestizo.
Em um dos braços são fixados os terminais das duas barras, eliminando o terminal intermediário que liga a barra curta à barra longa.
Como o hi steer é reto e os braços originais são abertos, a barra longa é retrabalhada para ficar menor.
560446
560447
A carcaça do munhão do lado direito estava com roscas espanadas, como os furos ficam muito próximos da parede da peça, descartamos a opção de refurar com rosca maior.
A solução foi trocar a peça.
Além dos retentores, foram trocados os discos de freio. Já estavam bem gastos.
560448
O braço pitman foi retrabalhado.
Retiramos o pino que acopla na castanha (esse pino é um dos pontos fracos da direção), no seu lugar foi feito um furo cônico para colocação de um terminal rotular. A barra que liga o pitman ao bumerang foi substituída por uma barra maior.
560449
hercilio.neto
04/08/2018, 00:12
O outro upgrade é o eixo flutuante.
Usamos a própria carcaça do eixo. Foi retirada e levada ao torneiro para ser faceada.
O kit é composto pelos semi-eixos flutuantes da Band picape, cubo da Band picape e manga de eixo. O cubo também precisa ser usinado para casar com o comprimento dos semi-eixos. Também foi retrabalhado para receber prisioneiros de 10 no lugar dos originais de 8 mm que são frágeis.
560450
560451
Parabens!! É um sonho ter uma .... ainda chego la....
Diogo_Vargas
06/08/2018, 14:42
Boa tarde
Que legal as atualizações que o Imortal está recebendo.
Depois que estiver rodando, deixe aqui seu relato se sentiu diferença no sistema de direção ao eliminar o pino e o uso dos novos hi-steer. E se possível uma foto de frente mostrando como ficou o esquema das barras de direção novas no lugar.
Abração.
Show de bola Hercílio, serviço de qualidade e feito com muito critério, parabéns :palmas:
[]´s
hercilio.neto
14/08/2018, 17:54
O flutuante já está no lugar
560804
Aristides Jr
14/08/2018, 19:20
Parabéns Hercílio!
Gosto muito de ver um trabalho bem feito como este!
Estou acompanhando!
Sobre o retrabalho no braço Pitman, tentei ver pela foto e não consegui entender se foi necessário:- reforço com solda ou só furação?
Inclusive isto é uma dúvida que tenho até para os Jeep Willys, podemos modificar o a ponta do braço pitman e fazer o mesmo no bumerange ou chifre convertendo para furo cônico?
Seria ótimo melhorar aquela barra que liga a caixa!
jacildo santana
14/08/2018, 22:24
O flutuante já está no lugar
560804
Muito bom Hercílio, parabéns....
Agora vai andar com mais segurança e menos medo.
hercilio.neto
16/08/2018, 08:08
Parabéns Hercílio!
Gosto muito de ver um trabalho bem feito como este!
Estou acompanhando!
Sobre o retrabalho no braço Pitman, tentei ver pela foto e não consegui entender se foi necessário:- reforço com solda ou só furação?
Inclusive isto é uma dúvida que tenho até para os Jeep Willys, podemos modificar o a ponta do braço pitman e fazer o mesmo no bumerange ou chifre convertendo para furo cônico?
Seria ótimo melhorar aquela barra que liga a caixa!
Olá Aristides,
Para usar um terminal da Band não é necessário nenhum reforço, a área do pitman é suficiente para se fazer a furação com segurança. A barra que vai do pitman ao bumerangue teve que ser substituída por uma mais longa.
No braço bumerangue não analisei essa possibilidade.
João Eduardo
17/08/2018, 05:02
Bom dia Hercilio, também estou com o projeto de instalar o hi steer com terminais do MB 608 e o setor da Hilux antiga, eliminando o bumerang. Tenho as peças, pergunto: Esses prisioneiros da carcaça do munhão tiveram que ser trocados, sabe a medida deles? Vc eliminou as chapas laterais do hi steer? É que o meu tem, é da Ensimec. Estou pensando em fazer essa transformação em casa.
560447
hercilio.neto
21/08/2018, 08:50
Bom dia Hercilio, também estou com o projeto de instalar o hi steer com terminais do MB 608 e o setor da Hilux antiga, eliminando o bumerang. Olá João.
No meu caso eu mantive os terminais da Band, apenas troquei por novos. Na minha avaliação eles são suficientes. Lembre-se que para utilização do terminal do 608 ou da F1000 será necessário trocar também as barras.
Entendi que nesse caso, você pretende adaptar o setor na frente. Essa é uma adaptação comum, porem utilizando a caixa da S10, onde o pitman já é ligado à barra curta, eliminando o braço bumerangue.
Tenho as peças, pergunto: Esses prisioneiros da carcaça do munhão tiveram que ser trocados, sabe a medida deles?Quanto aos prisioneiros do munhão o problema que me aconteceu foi com as roscas que estavam espanadas. Algum dono anterior tinha utilizado prisioneiros com rosca diferente e danificou a carcaça do munhão. Não dá pra refurar porque fica muito próximo da face da carcaça.
Vc eliminou as chapas laterais do hi steer? É que o meu tem, é da Ensimec. Estou pensando em fazer essa transformação em casa.
560447
Existem vários modelos com ou sem o reforço, inclusive modelos que vem com a carcaça com furações e encaixes exclusivos. Os meus hi steer não têm o reforço lateral, apenas o encaixe idêntico ao braço original.
Não é um serviço complicado, é possível fazer em casa, mas você terá que reduzir o comprimento da barra longa, ou seja, serviço de torneiro. Também precisa ter a ferramenta "saca terminal"
hercilio.neto
21/08/2018, 09:01
Estava devendo fotos do hi steer e do terminal do pitman.
560931 560932
560933 560934
Diogo_Vargas
21/08/2018, 13:39
560931 560932
560933 560934
Boa tarde
Obrigado pelas fotos.
Mas explica uma coisa, teve que refurar o braço do lado esquerdo (motorista)????
Abraço.
hercilio.neto
22/08/2018, 00:41
Boa tarde
Obrigado pelas fotos.
Mas explica uma coisa, teve que refurar o braço do lado esquerdo (motorista)????
Abraço.
Sim. Na verdade foi trocada a peça por outra com 2 furos. Foi a forma encontrada para que a geometria ficasse simétrica, uma vez que ambos os braços tem a mesma medida.
Colocando o terminal mais próximo do eixo o esforço fica maior, mas segundo os cálculos do engenheiro, o acréscimo é de apenas 0,2 N e não sobrecarregará os terminais.
hercilio.neto
21/05/2019, 22:04
Com relação aos Hi Steer, já estou com eles a quase um ano. Os terminais estão intactos e a direção ficou mais precisa.
Eu recomendo. Não sei se o amigo LM já está fabricando a peça em quantidade para venda. O material é muito (mas muuuuito) mais robusto que o braço original e isso me transmite segurança quanto a direção.
Penso que poderia ser desenvolvido um bumerangue com o mesmo material, assim eliminaria completamente os pontos frágeis da direção. Vamos aguardar.
CAPT GOTTLIEB
22/05/2019, 23:59
560931 560932
560933 560934
Hercílio, seu JIPÃO, o IMORTAL está sensacional. Parabéns.
Meu ONÇA está nos "finalmentes".
Gostaria de saber quanto o Imortal tem de CASTER.
Abraços
:safari-rig::curtir:
hercilio.neto
21/08/2019, 23:30
Gostaria de saber quanto o Imortal tem de CASTER.
Abraços
:safari-rig::curtir:
Capt Gotlieb,
Não foi mexido, está com o caster original de um grau e meio.
hercilio.neto
22/08/2019, 00:31
Há cerca de dois meses a bola do munhão do lado do passageiro quebrou.
Coincidiu com a troca de 2 pneus que estavam na dianteira e que tinha escamado, por isso quando a direção ficou estranha, no primeiro momento imaginei que fosse algo com os pneus, mas era a bola que tinha rachado. Foi para o mecânico numa plataforma.
A retirada da peça danificada e a solda da peça nova é um serviço de muita precisão. Tem que ser feito em um torneiro especializado em eixo.
Não é barato. Só o serviço do torneiro ficou em R$ 800,00, fora as peças e o serviço do mecânico.
Com a quebra, a roda inclinou-se e forçou o terminal da barra longa que também estragou.
Aproveitamos para fazer o reforço na bola do munhão, uma providência que poderia vir de fábrica.
Como não faço trilhas pesadas, acreditava que não havia risco de quebra da bola.
Infelizmente eu estava equivocado, mas tudo foi resolvido.
568295 568296
Essa foto ficou de cabeça para baixo, mas dá pra ver a trinca.
568297
Foram feitos os reforços na parte de baixo do eixo e na parte de cima.
568298 568299
CAPT GOTTLIEB
08/09/2019, 16:05
Capt Gotlieb,
Não foi mexido, está com o caster original de um grau e meio.
O meu ONÇA teve feixes de molas (dianteiros) trocados, total ou parcialmente. Os rolamentos das rodas dianteiras estavam muito desgastados. Depois de trocados medi o caster com o goniômetro e deu 2,5 graus. Segundo uma pesquisa que fiz o caster original está em torno de 1,5 graus, porém pode ir até 3 graus sem problemas. Sendo assim deixei como estava e está rodando bem.
Soube que a bola do munhão do Imortal quebrou. Sempre um aborrecimento. Mas o conserto deve ter sido feito com muito capricho e certamente está melhor do que antes.
Bons passeios.
568596
hercilio.neto
11/09/2019, 13:24
Comprei o guincho mecânico Biselli.
Começamos a instalação.
568668
Sergioporto
11/09/2019, 15:11
Comprei o guincho mecânico Biselli.
Começamos a instalação.
568668
Cuide na hora que acoplar a tomada de força no cambio para engrenagens não ficarem enforcadas (folga entre dentes).
Na minha uso vários calços com diferentes espessuras.
Bom guincho
hercilio.neto
21/09/2019, 01:02
Cuide na hora que acoplar a tomada de força no cambio para engrenagens não ficarem enforcadas (folga entre dentes).
Na minha uso vários calços com diferentes espessuras.
Bom guincho
Sergio, levei essa sua dica para que o mecânico tivesse essa atenção. Obrigado.
O guincho já está instalado. O mecânico desenvolveu um suporte e uma alavanca nova, já que a PTO veio de um câmbio de 4 marchas.
Ainda não coloquei o ultimo cardã, pois vou ter que mudar a posição do escapamento. Farei isso na próxima semana.
O quebra mato também não encaixou, vou precisar serrar e soldar umas partes.
Sergioporto
21/09/2019, 10:19
Minha PTo também era da 4 marchas .Quando coloquei a caixa de 5 , a única coisa que fiz foi aumentar o tirante que vai da PTO até o suporte .Passagem da alavanca no assoalho ficou na mesma posição pois quando comprei a toy já veio com guincho.
Quebra mato também tive que modificar.
hercilio.neto
21/09/2019, 19:58
Minha PTo também era da 4 marchas .Quando coloquei a caixa de 5 , a única coisa que fiz foi aumentar o tirante que vai da PTO até o suporte.
Seria esse o meu caso também, mas na Band 93 o tanque é embaixo do banco do motorista então a haste que vai na PTO pegou no tanque, tivemos que modificar a haste e também o suporte da alavanca, pois o torpedo da Band 93 é diferente.
hercilio.neto
11/10/2019, 21:46
Após 4 anos de uso, a bateria deu sinais de cansaço. Usava uma Moura de 100 ah.
Troquei por uma Heliar Frota de 100 ah. O custo foi de R$ 600,00 (pago em 6x).
569072 569073
Amostardeiro
12/10/2019, 12:06
Após 4 anos de uso, a bateria deu sinais de cansaço. Usava uma Moura de 100 ah.
Troquei por uma Heliar Frota de 100 ah. O custo foi de R$ 600,00 (pago em 6x).
569072 569073
Hercilio
Tenho uma boa experiência com a Heliar, troquei semana passada da minha Cherokee depois de 4 anos e meio.
Abs
hercilio.neto
23/11/2019, 15:14
Para colocar a alavanca do guincho foi feita uma abertura no torpedo. Cobrimos com o tapete mas entrava muito ar quente vindo do motor e câmbio.
Procurei por uma coifa de borracha que suportasse e isolasse o calor, mas não encontrei nenhuma que adaptasse ao formato do corte.
Então improvisei com uma luva de cozinha feita de silicone e ficou perfeito. O correto seria fazer um acabamento em chapa, mas por falta de ferramentas, prendi com parafusos e arruelas. Caso solucionado.
569841
569843
Aristides Jr
23/11/2019, 16:51
Olá Hercílio!
Gostei de ver!
Este improviso ficou melhor que um produto próprio!
Muito bom!
Abraço Aristides Júnior
CAPT GOTTLIEB
24/11/2019, 12:00
Para quem gosta e precisa de guincho para trilhas eu penso que o guincho mecânico é muito superior ao elétrico. Todavia a instalação do primeiro envolve várias adaptações mecânicas enquanto o segundo é quase plug-and-play.
Hercílio, você é muito caprichoso e este seu Imortal é um show. Parabéns!
CAPT GOTTLIEB
24/11/2019, 12:57
557404 557405
Prezado Hercílio
Estou interessado nestes jumelos confort para meu ONÇA. Quando vou na Serra da Canastra ficou muito aborrecido com as conhecidas "costelas de vaca", pois fazem o ONÇA pular mais que um burro chucro. Você já disse que estes jumelos não irão ajudar muito em buracos grandes, pois neste caso as molas terão que atuar pra valer. Mas no caso de "costelas de vaca" e outras irregularidades rasas estes jumelos realmente fazem a diferença? Podem ter algum efeito negativo na estabilidade e na dirigibilidade do JIPÃO?
Abs
hercilio.neto
25/11/2019, 23:40
Capitão,
Para quem anda bastante em estrada de terra, os jumelos conforto ajudam muito. Alivia bem a trepidação.
Como tenho calços maiores na carroceria, prefiro o jumelo de 9 cm, mas tem também o de 13 cm.
Esses jumelos comprei do Juliano Sutilli, é ele quem fabrica e são muito bons.
Tem uma linha de solda na algema mais envolvente, o que o torna mais resistente que os concorrentes.
Ele é membro aqui do forum.
Prezado Hercílio
Estou interessado nestes jumelos confort para meu ONÇA. Quando vou na Serra da Canastra ficou muito aborrecido com as conhecidas "costelas de vaca", pois fazem o ONÇA pular mais que um burro chucro. Você já disse que estes jumelos não irão ajudar muito em buracos grandes, pois neste caso as molas terão que atuar pra valer. Mas no caso de "costelas de vaca" e outras irregularidades rasas estes jumelos realmente fazem a diferença? Podem ter algum efeito negativo na estabilidade e na dirigibilidade do JIPÃO?
Abs
CAPT GOTTLIEB
27/11/2019, 14:37
Hercílio, obrigado pela dica. Acabei de comprar 4 jumelos confort do Juliano Suttili. Vou aproveitar o embalo e trocar das buchas restantes por PU também. Acredito que as "costelas de vaca" ainda serão um incômodo, porém bem menor.
Meu ONÇA lhe agradece.
Capitão,
Para quem anda bastante em estrada de terra, os jumelos conforto ajudam muito. Alivia bem a trepidação.
Como tenho calços maiores na carroceria, prefiro o jumelo de 9 cm, mas tem também o de 13 cm.
Esses jumelos comprei do Juliano Sutilli, é ele quem fabrica e são muito bons.
Tem uma linha de solda na algema mais envolvente, o que o torna mais resistente que os concorrentes.
Ele é membro aqui do forum.
Paulo André BR
05/02/2020, 11:20
O Imortal está na oficina. Fazendo 2 upgrades muito importantes em termos de segurança:
- Instalação de hi steer e colocação de terminal rotular no braço pitman.
- Eixo flutuante.
Ambos envolvem peças e adaptações que precisam critério na escolha para que o serviço fique bem feito.
560445
Essas são as peças do hi steer.
Tem o mesmo comprimento dos braços do munhão que serão substituídos. Foram confeccionados pelo amigo L.M., aqui no Forum conhecido como Elmestizo.
Em um dos braços são fixados os terminais das duas barras, eliminando o terminal intermediário que liga a barra curta à barra longa.
Como o hi steer é reto e os braços originais são abertos, a barra longa é retrabalhada para ficar menor.
560446
560447
Oi Hercílio, o Elmestizo que fabricou o High Steer?!, por que optou pelo modelo dele?
Existem alguns pela internet, não sei em qual mirar...
Adap Brasil, Casa da Transmissão...
Só necessito passar os pivôs pelo lado de cima... pensei até em refazer os cônicos (fazendo um furo reto e colocar com bucha cônica e arruelas - nada de solda), mas não gosto dessa possibilidade, pois tira material. Apesar de ter feito isso nos meus antigos munhões do Willys e nunca tive problema (os braços do Willys, no perímetro do furo, parecem ter mais material que os da Toyota).
Valeu!
T+
hercilio.neto
14/02/2020, 12:58
Paulo, no caso, estou ajudando ele a desenvolver o produto. O que achei interessante é que o hi Steer tem o mesmo comprimento do braço do munhão. Dessa forma o esterçamento fica igual.
Agora vou trocar tambem o braço bumerangue por um forjado fabricado pela Adap Brasil, mas vi que para isso terei que mudar os terminais da barra longa para a parte de baixo do hi steer. Creio que isso deva mudar no projeto original do LM.
Paulo André BR
18/02/2020, 09:28
Paulo, no caso, estou ajudando ele a desenvolver o produto. O que achei interessante é que o hi Steer tem o mesmo comprimento do braço do munhão. Dessa forma o esterçamento fica igual.
Agora vou trocar tambem o braço bumerangue por um forjado fabricado pela Adap Brasil, mas vi que para isso terei que mudar os terminais da barra longa para a parte de baixo do hi steer. Creio que isso deva mudar no projeto original do LM.
Obrigado! Vou entrar em contato com ele.
T+
Aristides Jr
24/02/2020, 18:10
Grande Hercílio!
Muito bacana ver de perto a Imortal!
Parabéns! O Jeepão está um fera!
Abraço Aristides Júnior
hercilio.neto
27/04/2020, 23:37
Grande Hercílio!
Muito bacana ver de perto a Imortal!
Parabéns! O Jeepão está um fera!
Abraço Aristides Júnior
Grande Aristides.
Quando acabar a quarentena vamos nos ver mais lá no encontro de Paulinia
hercilio.neto
28/04/2020, 00:20
O isolamento térmico e acústico do Imortal consiste nas mantas colocadas no cofre do motor na época da reforma da lata, mais uma manta do tipo cobertor de mendigo colocada sobre o assoalho dianteiro e o torpedo e coberto com o tapete confeccionado pelo Aluísio Tapeceiro (de Pernambuco).
Mas eu não estava satisfeito, porque ainda aquecia um pouco o interior do jipe.
Aproveitando a quarentena, resolvi retirar os bancos e tentar melhorar o isolamento.
572191
Inicialmente pensei em revestir com manta asfáltica aluminizada, mas fui fortemente desaconselhado pelos amigos que já tinham tentado essa opção.
Cheguei a comprar via ML, mas desisti de usar. Vai ficar guardado, provavelmente use em casa.
Entre todas as opções que me sugeriram, vou tentar a sugestão do amigo Rodrigo Toledo, dono da Band Marechal, que é o revestimento do piso com placas de EVA.
Para não inviabilizar o tapete, vou fazer as planos horizontais com placa de 20 mm, as laterais do torpedo e parte da parede corta fogo com placa de 10 mm e sob os bancos dianteiros com placa de 5 mm.
Ainda estou na lida, mas está praticamente terminada a parte da frente.
Fui fazendo assim. Molde em papel, depois recorta a placa de EVA e vai montando. Do lado do motorista colei as placas, mas depois vi que do lado do passageiro ia ficar mais complicado de desencaixar o conjunto debaixo do banco, então deixei as placas encaixadas sem colar umas nas outras.
572192 572193 572194
Na parte traseira estou estudando ainda. Quero fazer dois porta objetos embaixo dos bancos, então por enquanto só vou cutucar uns pontos de ferrugem e dar um grau.
hercilio.neto
28/04/2020, 00:35
Eu não tinha postado aqui ainda, mas no final do ano passado ganhei em um sorteio do Rolo 4x4 um par de bancos da Rallye Design.
Esse era um sonho de consumo que eu vinha adiando por ser um pouco caro, mas foi antecipado graças a um bocado de sorte.
Como era final de ano e os bancos são customizados, eu fui até lá na loja em Santo André, para tirar as medidas, escolher o modelo e a padronagem, combinamos a instalação para o início de fevereiro deste ano. Aproveitei que tinha ganhado os bancos e comprei o console central.
Os bancos da Rallye Design são excelentes. Muito ergonômicos, confortáveis e lindos. O interior do jipe ficou com outra cara.
572195
hercilio.neto
28/04/2020, 00:58
Outro sonho de consumo, foi um presente surpresa da minha esposa no Natal.
Uma geladeira Resfriar de 31 litros.
Gostamos de viajar com o Imortal e pretendemos fazer muitas viagens longas. A geladeira será muito útil.
572196
Já usamos em um passeio em março, promovido pelo Jipe Clube de Sumaré, ligada na tomada do painel. Funcionou muito bem.
Mas pretendo fazer uma instalação exclusiva para a geladeira.
Consiste na adição de mais uma bateria (no caso vou usar uma de 70 Ah) que será acomodada no suporte junto com a bateria de 100 Ah do jipe, um divisor de carga e as tomadas que ficarão na parte de trás. Também farei um pequeno suporte para a geladeira que, quando for usada, ocupará o lugar de um dos bancos traseiros. Aliás, quando viajamos, é comum retirar os três bancos traseiros. Essa base da geladeira, que na verdade são somente 2 argolas para fixar as alças por cintas, eu farei junto com os porta trecos que ficarão sob as bases dos bancos traseiros.
hercilio.neto
28/04/2020, 01:17
Além de mexer no isolamento termo acústico, aproveitei esses dias de quarentena para dar uma melhorada no painel que está com a moldura meio judiada, reposicionar o rádio comunicador que estava muito para dentro do painel e prejudicava o acesso ao botões do rádio, pintar o suporte da caixa evaporadora, ajeitar o lugar para a nova bateria no suporte no cofre, colocar os falantes traseiros em novas caixas plásticas (estavam em caixas de MDF que umedeceram e se desfizeram), trocar o miolo do contato da partida (já chegou mas ainda não fiz) e outras coisinhas que só dá pra mexer com a Band parada.
eliasFerreira
28/04/2020, 11:38
Essa Band está fantástica!!
Parabéns!
Aristides Jr
28/04/2020, 15:04
Grande Aristides.
Quando acabar a quarentena vamos nos ver mais lá no encontro de Paulinia
Valeu! Hercilio!
Já sinto a falta daqueles encontros! É muito bom ver aquela gente que também gosta dos antigos!
O Imortal está cada vez melhor!
Tô gostando de ver!
-> Bancos, console, revestimento e geladeira...
Quem diz que o que era bom não fica melhor.
Abraço Aristides Júnior
CAPT GOTTLIEB
06/05/2020, 17:49
Hercílio, teu JIPÃO tem até geladeira! Maravilha! Parabéns!
572298
alexpazolini
08/05/2020, 14:14
Boa tarde Seu Hercilio e a todos,
Lindo carro e o seu cuidado com o veiculo é um exemplo para todos nós!
Quero seguir seus passos e ter esse carinho e atenção com a minha nova Bandeirante.
Adquiri recentemente uma 98 Curta Teto Rígido e estou aos poucos melhorando esse tanque de guerra.
Minha proporção de uso do carro fica em 80% cidade/estrada e 20% trilhas leves/praia.
Gostaria de ouvir do senhor em alguns pontos e ler um pouco mais das suas experiencias com a Bandeirante.
Já instalei uma turbina k16, intercooler e bicos injediesel. Agora estou caminhando para conforto e dirigibilidade do carro.
Após ler muito nesse fórum e me inspirar também no seu post, me veio a duvida quanto a dois pontos...
Primeiro: pneus, suspençao e altura do solo
Acredito que o uso do carro pede um pneu próximo do original, ate então estou considerando um 235 AT mas tenho minhas duvidas quanto ao 265. Quanto aos jumelos e topkits achei interessante como agregaram conforto ! Um sútil lift no carro seria recomendável ou utilizo os jumelos de 9 cm e calços menores ? Há alguma melhoria valida em termos de suspensão e amortecedores ?
Segundo: manta acústica automotiva
Já utilizei em um carro da marca Dynamat e o isolamento na cabine foi espetacular. Poderia comentar mais sobre essa parte ?
Desde já agradeço, um abraço
hercilio.neto
23/05/2020, 22:21
Hercílio, teu JIPÃO tem até geladeira! Maravilha! Parabéns!
572298
Pois é, Capitão.
É um equipamento caro, na faixa de R$ 2.500,00 mas faz toda diferença.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre as diferenças entre geladeira, cooler e cooler termo elétrico, fica como sugestão o vídeo do canal Serial Trippers.
COOLER DE GELO VS GELADEIRA DE COMPRESSOR VS COOLER TERMOELETRICO - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=vM7fcqsbZhM)
hercilio.neto
23/05/2020, 23:11
Boa tarde Seu Hercilio e a todos,
Lindo carro e o seu cuidado com o veiculo é um exemplo para todos nós!
Quero seguir seus passos e ter esse carinho e atenção com a minha nova Bandeirante.
Adquiri recentemente uma 98 Curta Teto Rígido e estou aos poucos melhorando esse tanque de guerra.
Minha proporção de uso do carro fica em 80% cidade/estrada e 20% trilhas leves/praia.
Gostaria de ouvir do senhor em alguns pontos e ler um pouco mais das suas experiencias com a Bandeirante.
Já instalei uma turbina k16, intercooler e bicos injediesel. Agora estou caminhando para conforto e dirigibilidade do carro.
Após ler muito nesse fórum e me inspirar também no seu post, me veio a duvida quanto a dois pontos...
Primeiro: pneus, suspençao e altura do solo
Acredito que o uso do carro pede um pneu próximo do original, ate então estou considerando um 235 AT mas tenho minhas duvidas quanto ao 265. Quanto aos jumelos e topkits achei interessante como agregaram conforto ! Um sútil lift no carro seria recomendável ou utilizo os jumelos de 9 cm e calços menores ? Há alguma melhoria valida em termos de suspensão e amortecedores ?
Segundo: manta acústica automotiva
Já utilizei em um carro da marca Dynamat e o isolamento na cabine foi espetacular. Poderia comentar mais sobre essa parte ?
Desde já agradeço, um abraço
Olá Alex.
Você está com uma excelente configuração de motor e cambio. A turbina K16 casa muito bem com o motor 14B que já é mais elástico e já vem com 5 marchas.
Na minha opinião, o tamanho ideal de pneu para a Band é 33 polegadas ou 285/75x16. Mas esse tamanho exige um lift de 2 polegadas que implica em levantar a caixa de direção e o suporte da bateria.
Poderia optar por 31 polegadas ou 265/75x16 que são mais baratos e dá com um lift de 1 polegada, que não precisa subir o suporte de bateria nem a caixa de direção, apenas um ajuste na inclinação.
Saiba que nessa configuração a velocidade, para a mesma rotação, será 6% menor, o que na estrada é um fator que pode significar economia de combustível e menos desgaste ao motor, então, avalie o custo x benefício.
Para o seu uso vai melhor o pneu A/T.
Eu não gosto de jumelos altos, já usei, mas não uso mais. Tendem a forçar o suporte no chassi e ficam ligeiramente mais verticais tornando o molejo mais duro.
Os jumelos conforto são ideais, principalmente, para quem anda em estrada de terra, ruas de paralelepípedo e/ou asfalto remendado. Para esses pisos, a melhora no conforto é muito grande.
No asfalto liso não apresenta ganho de conforto e nem prejuízo à estabilidade.
Na trilha, limita os ângulos de ataque e de saída.
Quanto aos amortecedores, existem modelos que são top, como os Off Shox e os Ranchos, mas são muito caros. Quem tem gosta.
Dentre os amortecedores disponíveis, o Cofap GL12343 é o que se adapta melhor e minimiza o efeito rebote que o amortecedor original não atua.
Nos carros modernos o tratamento da lata garante que não se criará ferrugem por baixo da manta, mas no caso da Band é muito provável que, com o tempo, haverá corrosão na lata e ficará completamente escondida pela manta. E quando for reparar a lataria, se depara com uma enorme dificuldade para remoção da manta.
Amigos experientes me recomendaram não usar manta asfáltica na Band, por isso desisti.
Como eu fiz o isolamento com EVA, mas não fiquei totalmente satisfeito com o resultado, talvez eu cole a manta no EVA (não na lata).
hercilio.neto
22/11/2020, 10:29
Atualizando.
No assoalho, principalmente na parte de trás, fiz uma caça à ferrugem.
Eram pequenos pontos de oxidação que tratei com uma escova de aço na furadeira e convertedor de ferrugem.
Usei Duco, pois não tenho compressor e pintei com rolinho e pincel.
Colei a manta asfáltica no EVA que reveste o torpedo, o ganho no isolamento térmico foi grande.
hercilio.neto
09/01/2021, 21:50
Amigos,
Estou construindo um mini trailer off road para ser rebocado pelo Imortal.
Criei um tópico na seção "Veiculos e Preparação"
Mini Trailer Off Road (https://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/178760-mini-trailer-off-road.html)