Ver Versão Completa : F1000 TD229-4 - A minha peça rara!
Pessoal, já faz alguns meses que entrei no fórum em busca de informações gerais sobre as Fmil para iniciar as alterações que pretendo para a minha.
Fui dando alguns pitacos em alguma discussões até que resolvi abrir esse tópico para discutir melhor sobre o que planejo. Apesar dela não ser uma 4x4, se trata de uma Fmil, o que mais pesa na hora das discussões, não interessando o modelo, ano ou estado, então está valendo aqui no fórum, e conto com a colaboração de todos :)
Minha história com as dita F começou quando o velho comprou uma 82, carroceria de madeira, para a lida mesmo....ali que comecei pegar gosto e me interessar. Ficamos uns 15 anos com ela, e então foi trocada por uma HSD....Passou o tempo e comecei a trabalhar e juntar uma grana, pesquisando sempre sobre as quatro farol, a F idealizada. Foi então que encontrei uma em Serrana/SP. Vi algumas fotos, conversei com o vendedor e me larguei, só com a passagem de ida! Cheguei lá ao meio dia e às 17:30 já estava na estrada de volta pro RS, no dia 27/set/2012! Aventura pura e sozinho! Seguem duas fotos, uma do anúncio e uma atual.
446381446382
Sempre achei que sabia bastante sobre as F, até entrar no fórum e ver o nível de discussão e conhecimento que o pessoal tem. Estão de parabéns!!
As alterações que fiz até agora foram:
- 4 pneus novos, troquei primeiro os traseiros e usei 255/70/R16 para ficar igual ao que já tinha na frente. Depois troquei os dianteiros, porém usei 265/70/R16, pois casaram melhor com a F e é uma medida mais comum por sair de fábrica em várias camionetes como Hilux, L200, Frontier, então tem bem mais opões de modelos....quando gastar os traseiros deixo tudo igual
- Ponteiras de direção novas
- Correias novas
- Baterias novas
- Válvula termostática nova
- Motor de arranque reformado
- Revisão dos freios
- Escapamento em 3 e 4 pol, sem silenciador, mas com abafador, ta bem bonito o ronco e sem fazer muita zueira
- Capota marítima
- Todos filtros novos e óleo do motor.
- 1 volta completa no débito da BI
Gostaria de dar uma bela mexida no motor, começando com intercooler, bomba e bicos. Também quero trocar a turbina pro uma valvulada, para ter um torque bom desde rotações mais baixas... gostaria de pelo menos 160cv nesse motor, mas o sonho seria perto dos 200cv, porém o buraco dai é bem mais em baixo. Estive conversando com o Mauricio da Rasch e segundo ele, devido a junta do cabeçote do 229 não ser metálica, o limite de potência para rodar tranquilo seria em torno do 160cv, acima disso seria dor de cabeça a qualquer momento. Na transmissão, a ideia seria o ZF 5S-420, pois apesar de ter relaçao de diferencial 2,72, ainda é um pouco curta para estrada. Diferencial é uma incógnita....dependo do nível de potência, tenho medo dele não suportar.
Além disso, ar condicionado é essencial, então estou pesquisando tudo, pode levar um bom tempo ainda, e quero começar a mexer quando estiver tudo definido para conseguir casar tudo nas alterações....
Forte abraço! Toda opinião é sempre bem vinda!
Ontem aconteceu um probleminha. Numa dessas agitadas de costume, estiquei 2ª até as 3500 rpm e meti terceira com o pé no bucho. Deu aquela cantada de sempre, mas com um tiro misturado barulho. Resultado: se foram as planetárias
446394446395
Isso me colocou em dúvida quanto a resistência do Dana 46. Porém na 4X4 se não me engano é o Dana 44 e suporta bem. Será que o aumento no débito do diesel e pneus maiores foram os causadores?? Claro que desde que comprei tenho judiado, e sempre no asfalto. Ou então dias de chuva, nos paralelepípedos para dar mais emoção, então tudo vai somando.....
Alguém sabe qual o torque admissível nesse diferencial?
Outro fato intrigante. Como podem ver, o sistema não tem tração positiva!!!!!!!!!! No parabrisa ainda tem o adesivo falando sobre cuidados com o eixo auto blocante!!! Como pode isso??? Até onde sabia, ele devia ser positiva!!! O que me veio em mente é que a caixa satélite pode ter rompido no passado e então colocaram uma sem tração positiva pelo custo, porém, outra dúvida, a caixa satélite auto blocante é intercambiável com a não blocante???
Abraços!
Daniel.Shimomoto
10/01/2014, 09:21
BBmoro;
Bela aquisição! Deu para ver mesmo que ela é super original e até as rodas dela são do modelo que só sairam nessa série de 91/92 mesmo!
Quanto ao diferencial, realmente tem que tomar cuidado mesmo! O MWM tem torque demais (neste caso, o torque é altamente relevante) e acaba forçando mesmo o diferencial. Na minha, se você está acelerando e tira o pé abruptamente do acelerador, dá para escutar o tranco e o derrapar das rodas traseiras! Em matéria de F-, tem que tomar cuidado mesmo para não sair dando tranco no diferencial.
O diferencial da F- turbo é o 46 mesmo. Nas 4x4, o Dana 44 é colocado na dianteira e na traseira, ou Dana 46 ou o Braseixos 406. Quanto a caixa de satélites, fica dificil saber. Seja como for, uma lição você já teve, com essas picapes, não se abusa da boa vontade do diferencial. Eles trabalham bem no limite.
Quanto a transmissão, você pode pensar ou na ZF ou na FSO2305 da Silverado que tem Overdrive também. PODE SER que a FSO seja mais facil de colocar pela similaridade com o Clark 2615.
Outro ponto, o TD229 original tem no máximo 122cv. Com intercooler, pelo menos em teoria, você chega a uns 140cv (15% a mais). 160cv é um numero bom. Mas lembrando que o TD-229 não é muito fã de grandes repotenciamentos. Fica com isso na cabeça que você não terá dor de cabeça!
[]s
Ramon Pires
10/01/2014, 10:23
Parabéns Bruno, essa F1000 cor vermelha parece ser a que mais caracteriza a série!
E com o visual limpo fica melhor ainda, mas quanto as alterações, o que vc pode mudar
nela é o turbo com valvula, outra sugestão seria a bomba injetora, poderia por a Bosch Rotativa,
nao q a sua nao seja boa, mas a rotativa nao deixa dar o tranco em uma rotação mais
baixa, outra modificação sugerida é o intercooler, que pode aumentar bastante o rendimento
do motor...
Mas, se vc fizer tudo isso, e nao cuidar, vai quebra um diferencial por dia, por que a força
que o motor manda p tras é uma ignorancia, concerteza vai estourar alguma coisa, como
diz um conhecido meu, o problema nao é acelerar, o que estraga é o golpe!!!
A receita tem tudo p da errado, motor forte, e a traseira relativamente pesada, da p ter
uma idéia do tamanho do soco q da nas peças da caixa satelite...
Quanto ao fato de estar sem o bloqueio de diferencial, provavelmente foi retirado por que
quebrou e é mais barato por um simples, o que poderia fazer é por um da Eaton, elétrico,
é um pouco caro mas fica muito bom, lembrando que é acionado apenas quando precisa...
Daniel.Shimomoto
10/01/2014, 10:41
Aproveitando a deixa do Ramon Pires...trocar o sistema de alavancas e varões do acelerador por cabo. Tambeem ajuda a eliminar o tranco.
[]s
André Aporé
10/01/2014, 13:33
show de bola essa F
como diz meu pai
OLHA O PÉ NA EMBRENHAGEM!!
os moto de Tratores de carretas tem que ser muito cautelosos
se escapar o pé, entorta tudo pra trás do motor
Troller-a-vista
10/01/2014, 13:49
Lionda essa femil.... sao amarelas pretas brancas vermelhas sao lindissimas, da ate gosto de ver! essa eh sem duvida a femil que eu teria na garagem, sao lindas... depois a xlt ultimo modelo.. e nenhuma mais hehehehe
DieselPower
10/01/2014, 14:35
Será que o aumento no débito do diesel e pneus maiores foram os causadores?? Claro que desde que comprei tenho judiado, e sempre no asfalto. Ou então dias de chuva, nos paralelepípedos para dar mais emoção, então tudo vai somando.....
Não!
Este foram apenas fatores agravantes.
O que provoca a quebra de diferencial, na maioria das vezes é a forma de condução. Pelo que você relata, mesmo com tudo original o diferencial logo abriria o bico...
O que manda na durabilidade de toda a transmissão, é a ausência de "trancos".
Então, se quer manter a "saúde" de caixa, diferencial e semi eixos, é importante que você realize a mudança de marcha e acelere progressivamente... Sem tentar cantar pneu...
Mas a emoção também é menor....
Waldir Carlos
10/01/2014, 14:40
Inicialmente, uma pausa [para olhar novamente]:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/446382d1389313927-f1000-td229-4-minha-peca-rara-031020131253.jpg
Muito bom, ver uma F-1000 desse naipe. Parabéns! Linda picape. Bruno, me somo às ponderações dos colegas que me antecederam; principalmente no no tocante à "força" desse conjunto. Se for manter a originalidade do TD229-4, ouso opinar, assim:
* Se decidir "repotenciar" um pouco, contente-se com algo do tipo 140cv.
* O mais IMPORTANTE: com esse power train, opere com a EMBREAGEM, moderadamente!
[]s
Estamos todos falando de potência, em um sentido amplo da palavra. Indago: você tem freio e estrutura para tanto? Agora uma sugestão, porque apesar de ser pouca coisa mais velho, já passei por esta fase. Se quer pickup para moer/dar pau, melhor optar por uma a gasolina ou até mesmo uma caranga pequena. E conservar esta bela máquina! Abraço
Troller-a-vista
10/01/2014, 19:50
concordo, o pessoal esquece q estao usando maquinas usadas, BEM usadas e soh o simples fato da idade, tremedeira, solavancos e buracos, td esta com folga, molejo etc... fora que a idade deixa td mais fragil, mesmo nao aparentando.
essas pickups devem ser tratadas com parcimonia, ate mesmopara continuarem durando e sem dores de cabeca...
qr pisar e dar uns relaxos? vai de saveiro zero ou dodge ram nova ehhehe
eu com uma dessas na mao, mandava descer motor, cambio td, trocava td q poderia, zerava suspensao, tirava os grilinhos, mandava uma vitrificacao de qualidade e só andava desfilando...
estrutura pra dar regaco a pickuptem, resta saber se esta como zero e se compensa dar o regaco... agora freios... hehehe nem sonhando. nem d20, nem fmil, tiveram freio a altura. Principalmente comparando com os carros novos e ou usando com o pé baixo.
BrunoDallanora2013
10/01/2014, 21:02
Mas freios para camionetas não tem como comparar com carros que são super leves a f1000 98 4x2 tinha um freio muito forte e não arrastava a roda abs e o pedal ficava bem em cima eraso encostar um pouco e freiava muito forte, era melhor que uma f250 eletronica 4x2 que meu pai tem hoje claro o peso dela é maior também
os freios de f1000 94 para cima são os melhores cilindro duplo e não bate as pastilhas igual as antiga tenho uma 85 e cansei de arrumar e ta sempre batendo queria saber se tem como botar kit de freio das 98
a 4x2 freia melhor que a 4x4 tem algum motivo ? seria o diferencia que não é autoblocante ?
BBmoro ta bonita tua f1000 este diferencial é 46 ? na 85 é um braseixos 406 ! a minha é 4x4 com essas rodas e esses pneus e o diferencial é dana 406 e pode pisar fundo , isto pode ser do tempo já de uso te ter quebrado são coisas que acontece ,mas se voltar a quebrar ou teu pé ta pesado ou o diferencial é meio fraco mesmo !
Edintruder
10/01/2014, 22:09
Eu quebrei a caixa de marchas da minha F1000 num tranco desses... Depois disso só aperto o pé com vontade na areia, pois sei que as rodas destracionam fácil, sem gerar pico de torque a ponto de quebrar algo.
BBmoro;
Quanto a transmissão, você pode pensar ou na ZF ou na FSO2305 da Silverado que tem Overdrive também. PODE SER que a FSO seja mais facil de colocar pela similaridade com o Clark 2615.
[]s
Boa sugestão, Daniel. Não tinha pensado nesse ponto, provavelmente a adaptação do eaton seja mais fácil. Por outro lado, a Silverado sofreu repotenciamento em função de problemas com o câmbio (168cv e 43kg.m para 150cv e 37kg.m). Originalmente a Fmil tem 37kg de torque, então com a nova configuração do motor o torque máximo desse câmbio provavelmente será até ultrapassado.....vou pesquisar esse e outros modelos de câmbio da eaton....se alguém souber de alguma apadtação desse tipo, por favor, me conte!
Aproveitando a deixa do Ramon Pires...trocar o sistema de alavancas e varões do acelerador por cabo. Tambeem ajuda a eliminar o tranco.
[]s
Esse tal de tranco é muiiiiiito chato. Ela já está com o acionamento por cabo, e ainda assim é bem forte! Se andar na lenta a bixa galopa!!! Pra dar uma banda na manha tem que constantemente queimar embreagem (não que chegue a cheirar....)
Parabéns Bruno, essa F1000 cor vermelha parece ser a que mais caracteriza a série!
E com o visual limpo fica melhor ainda, mas quanto as alterações, o que vc pode mudar
nela é o turbo com valvula, outra sugestão seria a bomba injetora, poderia por a Bosch Rotativa,
nao q a sua nao seja boa, mas a rotativa nao deixa dar o tranco em uma rotação mais
baixa, outra modificação sugerida é o intercooler, que pode aumentar bastante o rendimento
do motor...
Mas, se vc fizer tudo isso, e nao cuidar, vai quebra um diferencial por dia, por que a força
que o motor manda p tras é uma ignorancia, concerteza vai estourar alguma coisa, como
diz um conhecido meu, o problema nao é acelerar, o que estraga é o golpe!!!
A receita tem tudo p da errado, motor forte, e a traseira relativamente pesada, da p ter
uma idéia do tamanho do soco q da nas peças da caixa satelite...
Quanto ao fato de estar sem o bloqueio de diferencial, provavelmente foi retirado por que
quebrou e é mais barato por um simples, o que poderia fazer é por um da Eaton, elétrico,
é um pouco caro mas fica muito bom, lembrando que é acionado apenas quando precisa...
Interessantíssimo essa de um bloqueio elétrico, nunca tinha ouvido falar!!! Resolvi manter a satélite atual porque raramente utilizo em piso solto......as peças estão a caminho, procurei aqui na região onde moro (Horizontina), Santa Maria e POA. Melhor preço foi na Eletropeças de SM, R$526,00 as quatro engrenagens, pino e arruelas. Kit original Spicer.
Estamos todos falando de potência, em um sentido amplo da palavra. Indago: você tem freio e estrutura para tanto? Agora uma sugestão, porque apesar de ser pouca coisa mais velho, já passei por esta fase. Se quer pickup para moer/dar pau, melhor optar por uma a gasolina ou até mesmo uma caranga pequena. E conservar esta bela máquina! Abraço
concordo, o pessoal esquece q estao usando maquinas usadas, BEM usadas e soh o simples fato da idade, tremedeira, solavancos e buracos, td esta com folga, molejo etc... fora que a idade deixa td mais fragil, mesmo nao aparentando.
essas pickups devem ser tratadas com parcimonia, ate mesmopara continuarem durando e sem dores de cabeca...
qr pisar e dar uns relaxos? vai de saveiro zero ou dodge ram nova ehhehe
eu com uma dessas na mao, mandava descer motor, cambio td, trocava td q poderia, zerava suspensao, tirava os grilinhos, mandava uma vitrificacao de qualidade e só andava desfilando...
estrutura pra dar regaco a pickuptem, resta saber se esta como zero e se compensa dar o regaco... agora freios... hehehe nem sonhando. nem d20, nem fmil, tiveram freio a altura. Principalmente comparando com os carros novos e ou usando com o pé baixo.
Rafael e Troller! Realmente entendo e considero seus posts! A ideia é ter uma camionete de uso diário e que possa fazer viagens tranquilas. Por isso gostaria de um novo câmbio para rodar numa velocidade de cruzeiro em uma rotação mais baixa e silenciosa. Além disso, mais potência/torque para auxiliar em ultrapassagens e ter uma pegada mais forte. A ideia é ter a Fmil pro resto da vida, então aos poucos deixar ela zerada. Cuido demais dela, mas umas puxadinhas fazem parte. Faço uma analogia com o pessoal que tem belíssimas e também raríssimas fmil 4X4 97 ou 98 aqui no fórum.....apesar da excelente condição das pickups, eventualmente elas pegam um barro forte e forçam o que elas tem.....e mais ou menos a mesma coisa hehehehhe
Abração!!!
Mas freios para camionetas não tem como comparar com carros que são super leves a f1000 98 4x2 tinha um freio muito forte e não arrastava a roda abs e o pedal ficava bem em cima eraso encostar um pouco e freiava muito forte, era melhor que uma f250 eletronica 4x2 que meu pai tem hoje claro o peso dela é maior também
os freios de f1000 94 para cima são os melhores cilindro duplo e não bate as pastilhas igual as antiga tenho uma 85 e cansei de arrumar e ta sempre batendo queria saber se tem como botar kit de freio das 98
a 4x2 freia melhor que a 4x4 tem algum motivo ? seria o diferencia que não é autoblocante ?
BBmoro ta bonita tua f1000 este diferencial é 46 ? na 85 é um braseixos 406 ! a minha é 4x4 com essas rodas e esses pneus e o diferencial é dana 406 e pode pisar fundo , isto pode ser do tempo já de uso te ter quebrado são coisas que acontece ,mas se voltar a quebrar ou teu pé ta pesado ou o diferencial é meio fraco mesmo !
Concordo com seu comentário sobre os freio das 4x2 97/98, Bruno! A HSD do velho freia bem forte com um leve toque no pedal. A minha precisa dar uma pedalada.....tenho que revisar os cilindro mestre, o resto está ok...
O diferencial é Dana 46 mesmo, com relações 2,72 (49x18)!
Abraço
Daniel.Shimomoto
11/01/2014, 22:51
Boa sugestão, Daniel. Não tinha pensado nesse ponto, provavelmente a adaptação do eaton seja mais fácil. Por outro lado, a Silverado sofreu repotenciamento em função de problemas com o câmbio (168cv e 43kg.m para 150cv e 37kg.m). Originalmente a Fmil tem 37kg de torque, então com a nova configuração do motor o torque máximo desse câmbio provavelmente será até ultrapassado.....vou pesquisar esse e outros modelos de câmbio da eaton....se alguém souber de alguma apadtação desse tipo, por favor, me conte!
Esse tal de tranco é muiiiiiito chato. Ela já está com o acionamento por cabo, e ainda assim é bem forte! Se andar na lenta a bixa galopa!!! Pra dar uma banda na manha tem que constantemente queimar embreagem (não que chegue a cheirar....)
Bbmoro;
Uma pequena confusão: O repotenciamento da Silverado foi em decorrência de problemas no diferencial. O cambio das Silverados de 168cv eram o ZF5-420, o mesmo da F-250 MWM, F-250 Cummins (4BTAA e MaxPower de 203cv) e da F-4000. Esse Eaton que citei aguenta mais torque de entrada que o Clarkão das nossas Efes. Certeza. Esse cambio equipa alguns microonibus Volare, as Silverados Maxion S4 e a 4.1L gasolina.
O que muda é que a primeira do FSO situa-se entre a primeira e a segunda dos nossos Clark e a quinta é overdrive.
Quanto aos trancos da F-1000. Não tenho certeza da bomba que veio nas primeiras F- turbo mas se for a Bosch em linha, ai não tem remédio, exceto a troca da bomba pela rotativa.
Essas F- de bomba Bosch em linha tem exatamente essa caracteristica. Quando acelera, ela responde muito rapidamente e ai dá o tranco. Só mesmo as bombas rotativas eliminam essa caracteristica.
Se te servir de consolo, tive um F-11000 MWM D-229/6 que tinha exatamente essa caracteristica.
[]s
Edintruder
12/01/2014, 01:47
O repotenciamento das silverados foi por conta do diferencial? Eu achava que teve o rpm reduzido por conta das quebras do virabrequim.
Dei uma pesquisada rápida e o que se comenta no fórum picapesgm é que o eaton quebra bem mais que o ZF.....quanto ao diferencial, pelo que entendi todas MWM eram Dana 60.
Edin, essa do virabrequim não sabia, mas pode fazer sentido, pois o sprint da silverado chegou a 168cv sem intercooler, sendo que a F250 tinha 180cv (com intercooler)....
Na real, sei pouco das GM....
A propósito, Dana 60 e Braseixos 406 são equivalentes, correto? Qual o Braseixos equivalente ao Dana 46?
abraço!
BrunoDallanora2013
12/01/2014, 03:53
Dei uma pesquisada rápida e o que se comenta no fórum picapesgm é que o eaton quebra bem mais que o ZF.....quanto ao diferencial, pelo que entendi todas MWM eram Dana 60.
Edin, essa do virabrequim não sabia, mas pode fazer sentido, pois o sprint da silverado chegou a 168cv sem intercooler, sendo que a F250 tinha 180cv (com intercooler)....
Na real, sei pouco das GM....
A propósito, Dana 60 e Braseixos 406 são equivalentes, correto? Qual o Braseixos equivalente ao Dana 46?
abraço!
A primeira f250 que meu Avô comprou uma 99 quebrou o virabrequim bem nova e na ford nos deram um motor novo e ela ta andando até hoje não com meu avô pois ele vendeu e comprou um 2004 mas eu vejo ela aqui na cidade e ainda ta como nova ! não me lembro o que foi mas saiu umas nesses anos que dava isto no motor acho que chegou a sair um recall !
BBmoro na firma do meu pai temos um 85 que era a alcool e ta com motor perkins o cambio é o 4 marchas tambem claro ela não anda muita coisa mas é economica e anda para lá e pra cá e é bem judiada é nunca quebrou nada de diferencial somente troca de rolamentos e retentor e para ter ideia ela ja virou 2 volta no odometro fechando 2.000.000 d km e ainda mais um pouco que não me lembro quanto
quanto dar as esticadas coloca outra caixa pq esta a 1 é longa e fraca seria bom uma marcha curta na primeira ai pode arrancar patinando sem problemas pois tendo força para patinar melhor para caixa e para o diferencial ja se é longa acaba o motor não tocando tanto e as rodas se firmar no chão e a caixa leva o golpe !
tem um cara que conheço tem uma que colocou o 229 6 cilindro e usa a caixa 4 marchas !
Troller-a-vista
12/01/2014, 16:45
ate onde eu sei, o repotenciamento foi uma medida da gm pra baratear a silverado q nao vendi bem, trocaram cambio, interior, frente etc, foi uma forma depenada de tentar sobreviver o modelo, infeliz diga-se
O problema do vira foi no primeiro lote de silverado, estouravam o vira com menos de 30 mil km a maioria estourava com poucos km, nem chegava a dar 2 meses de vida. Foi um problema de material que foi prontamente resolvido mas que marcou aquela que deveria ser a sucessora do mito d20.
O que a desvaloriza em relacao a d20, o que é uma tremenda besteira afinal, tudo era melhor e a propria gm trocava o MOTOR INTEIRO da gm. Nao existe a menor possibilidade de alguma silverado com vira defeituoso ainda existir.
Na minha opiniao a silverado ficou com um design aquem do tempo, nao na epoca q era espetacular mas olhando hoje, em relacao a d20 e silverado acho ela mais velha.
Daniel.Shimomoto
12/01/2014, 16:50
O repotenciamento das silverados foi por conta do diferencial? Eu achava que teve o rpm reduzido por conta das quebras do virabrequim.
O diferencial das Silverados D-20 são os Dana 60HD (pelo que li tem 35 estrias no semieixo) enquanto na Silverado comum é o Dana 60 com 30 estrias.
O motor também foi fonte de problemas e acredito que tenha sido por isso que tiraram os 18cv dele. Quanto ao virabrequim, como disse o Bruno, era um problema de fabricação da peça.
Abs!!
Chegou o kit de reparo para o diferencial. Resolvi manter o sistema sem bloqueio, pois o custo de conversão seria imenso e não é algo de importância para o meu uso.....obrigado pelos comentários sobre os cuidados com o diferencial, a lição acho que foi aprendida com um custo de R$526,00 só de peças. Amanhã entrego para o mecânico montar e ver o custo final.
446711
Abraço e boa semana!
Edintruder
13/01/2014, 08:41
Os virabrequins do Sprint na Silverado quebravam na ponta da frente. Na época o pessoal falava em desbalanceamento no volante dianteiro com polias. A potência foi reduzida em cima da redução de rpm de corte.
Nas F250 o rpm de corte é o mesmo nas Silverados D20 com 150cv.
As L200 sport também quebram o virabrequim na frente pois tem muitos acessórios num motor que foi projetado sem esse tantos acessórios. A peça acaba sendo subdimensionada para o esforço na frente.
As Hilux SR5 2.8 quebram também quando são turbinadas, mas quebra atrás, preto do volante do motor.
Pelo menos os 229 e X-10 não quebram tão fácil.
sallespickup
13/01/2014, 10:46
se for trocar o cambio é pra um ZF pois eaton nas silvs SEMPRE quebravam e normalmente a 5, agora vai ser carinho, mais procura o ZF da F1000 mesmo, pra não ficar adaptando embreagem garfo ou refurando a caixa seca, ah tem a opção ainda de trocar a relação por uma engrecom 2.60 como a sua ja é 2.72, melhoraia alguma coisinha... rsrrs
se for trocar o cambio é pra um ZF pois eaton nas silvs SEMPRE quebravam e normalmente a 5, agora vai ser carinho, mais procura o ZF da F1000 mesmo, pra não ficar adaptando embreagem garfo ou refurando a caixa seca, ah tem a opção ainda de trocar a relação por uma engrecom 2.60 como a sua ja é 2.72, melhoraia alguma coisinha... rsrrs
Obrigado pela dica Salles! Porém desconheço F1000 que tenha saído com câmbio ZF.......
Chegou o kit de reparo para o diferencial. Resolvi manter o sistema sem bloqueio, pois o custo de conversão seria imenso e não é algo de importância para o meu uso.....obrigado pelos comentários sobre os cuidados com o diferencial, a lição acho que foi aprendida com um custo de R$526,00 só de peças. Amanhã entrego para o mecânico montar e ver o custo final.
446711
Abraço e boa semana!
Bom, o tópico não poderia ser melhor, parabéns pela linda F1000. Só tenho um humilde pitaco para te dar quanto a questão do bloqueio no diferencial. Sem ele a tendendência do "quicar" da traseira em saliências na pista aumenta e muito, além do que devido a já existente potência desgarra que é uma loucura. Logo, fique atento, pois a traseira fica muito solta ainda mais se fores repotenciar o motor aí sim sentirás de verdade o que falo. Minha receita de repotenciamento:
- leve grau na bomba injetora;
- troque os elementos da bomba injetora por outros de maior diâmetro;
- recalibre e ou troque os bicos injetores pelos do 229 de 6 cilindros;
- mantenha a volta de abertura da bomba;
- se der mais rpm na bomba injetora NUNCA permita que o motor ultrapasse 3500 RPM sob pena de quebra da ponta do virabrequim;
- faça a tomada de ar do filtro de ar coletar o ar frio junto à grade dianteira.
Se desejares um extra adicione a isto tudo um intercooler e já era.
Além disto tudo acho excesso de carga para o maravilhoso TD229 que inegavelmente tem sua concepção antiga e não projetado para desenvolver altas velocidades. Ademais, nossas F deste modelo não possuem uma aerodinamica muito boa em velocidades elevadas, haja visto o ruído de arrasto que fazem. De outra banda, suspensão e freios não estão aptos também a brincadeiras mais fortes. Te digo isto por experiencia, minha F84 foi reponteciada com a receita acima exceto o intercooler e teve a relação alongada para 3.07 está andando muito bem, mas as rodas dianteiras estão sempre pretas da fuligem das pastilhas. Um tempo atrás, devido uma folga na tranca do capô combinado com o excesso de velocidade tive o capô arrancado enquanto uma sportage tentava me ultrapassar mas não conseguia.
Obrigado pela dica Salles! Porém desconheço F1000 que tenha saído com câmbio ZF.......
BBMoro, câmbio pra mim é Clark ou ZF. Não sou fã de Eaton. Já diferencial respeito muito a robustez do eixo Braseixos como um todo, rolamentos mais fortes, ponta de eixo chavetada, carcaça mais reforçada, mas em compensação suas engrenagens parecem de vidro. Já o Dana 44 que equipa nossas F são bons de engrenagem mas assustam pelas pontas de eixo serem presas pelos rolamentos, a carcaça é bem mais frágil tanto que já várias empenadas, as pontas de eixo entortam com facilidade principalmente no hábito que também tenho de fazer patinar no asfalto. Quando minha F84 tinha o diferencial curto, 3.54 eu fazia "burn out" com ela de fechar a rua de fumaça dos pneus e aí entortei uma ponta de eixo. Hoje com a relação longa quem sofre mais é a embreagem que em um ano já começou a dar sinais de fadiga. Ford abraço meu camarada.
BBMoro, quanto a minha F89 preta minha desde 0km, esta fica guardada na garagem coberta por cobertores, não anda na chuva e nem estrada esburacada e não vai ao litoral. Também não carrega peso. Consegui para ela os coletores originais da MWM do motor 229 TD, consegui a mangueira original de ar que liga o filtro à turbina. Falta agora o tubo primário do escapamento, o turbo que pretendo colocar valvulado, provavelmente um Biaggio, o flexivel de lubrificação do turbo e o tubo de retorno. Mas não estou com pressa até por que rodo 300 a 400 km em um ano. Alguns anos atrás consegui para ela as rodas originais iguais a da tua, levantei a traseira e coloquei a tampa do diferencial cromada. Botei capota marítima também. Devagar vou juntando as peças para montar o kit turbo igual o original. Obs. Cuide da água do radiador pois o calcanhar de aquiles são as camisas de cilindro do MWM.
Pessoal, já faz alguns meses que entrei no fórum em busca de informações gerais sobre as Fmil para iniciar as alterações que pretendo para a minha.
Fui dando alguns pitacos em alguma discussões até que resolvi abrir esse tópico para discutir melhor sobre o que planejo. Apesar dela não ser uma 4x4, se trata de uma Fmil, o que mais pesa na hora das discussões, não interessando o modelo, ano ou estado, então está valendo aqui no fórum, e conto com a colaboração de todos :)
Minha história com as dita F começou quando o velho comprou uma 82, carroceria de madeira, para a lida mesmo....ali que comecei pegar gosto e me interessar. Ficamos uns 15 anos com ela, e então foi trocada por uma HSD....Passou o tempo e comecei a trabalhar e juntar uma grana, pesquisando sempre sobre as quatro farol, a F idealizada. Foi então que encontrei uma em Serrana/SP. Vi algumas fotos, conversei com o vendedor e me larguei, só com a passagem de ida! Cheguei lá ao meio dia e às 17:30 já estava na estrada de volta pro RS, no dia 27/set/2012! Aventura pura e sozinho! Seguem duas fotos, uma do anúncio e uma atual.
446381446382
Sempre achei que sabia bastante sobre as F, até entrar no fórum e ver o nível de discussão e conhecimento que o pessoal tem. Estão de parabéns!!
As alterações que fiz até agora foram:
- 4 pneus novos, troquei primeiro os traseiros e usei 255/70/R16 para ficar igual ao que já tinha na frente. Depois troquei os dianteiros, porém usei 265/70/R16, pois casaram melhor com a F e é uma medida mais comum por sair de fábrica em várias camionetes como Hilux, L200, Frontier, então tem bem mais opões de modelos....quando gastar os traseiros deixo tudo igual
- Ponteiras de direção novas
- Correias novas
- Baterias novas
- Válvula termostática nova
- Motor de arranque reformado
- Revisão dos freios
- Escapamento em 3 e 4 pol, sem silenciador, mas com abafador, ta bem bonito o ronco e sem fazer muita zueira
- Capota marítima
- Todos filtros novos e óleo do motor.
- 1 volta completa no débito da BI
Gostaria de dar uma bela mexida no motor, começando com intercooler, bomba e bicos. Também quero trocar a turbina pro uma valvulada, para ter um torque bom desde rotações mais baixas... gostaria de pelo menos 160cv nesse motor, mas o sonho seria perto dos 200cv, porém o buraco dai é bem mais em baixo. Estive conversando com o Mauricio da Rasch e segundo ele, devido a junta do cabeçote do 229 não ser metálica, o limite de potência para rodar tranquilo seria em torno do 160cv, acima disso seria dor de cabeça a qualquer momento. Na transmissão, a ideia seria o ZF 5S-420, pois apesar de ter relaçao de diferencial 2,72, ainda é um pouco curta para estrada. Diferencial é uma incógnita....dependo do nível de potência, tenho medo dele não suportar.
Além disso, ar condicionado é essencial, então estou pesquisando tudo, pode levar um bom tempo ainda, e quero começar a mexer quando estiver tudo definido para conseguir casar tudo nas alterações....
Forte abraço! Toda opinião é sempre bem vinda!
BBMoro, tire-me uma dúvida. Estes pneus mais largos na dianteira, considerando-se o off set desta roda, não raspam na suspensão quando totalmente esteçada a direção?
Zé, sinceramente, muito obrigado pelas contribuições!!!!
Respondendo......sim, os pneus raspam nos tirantes da suspensão, principalmente quando se manobra dando ré. Tomo bastante cuidado, mas mesmo assim, tem um ponto do tirante que está sempre brillhando em função do atrito com o pneu.....
Poste umas fotos de sua F89 e da outra que tem! Estou curioso para vê-las! Devem ser inspiradoras!
Quanto a tua receita, já via algo parecido dizendo sobre os bicos do TD229-6. Pelo que vi as configurações de bicos para nossos motores são bem restritas e ninguém se interessa em fazer bicos com maior vazão....
Além disso, poderia da a receita completa com detalhes do trabalho na bomba? Quanto a pressão de injeção, manteve os 220bar ou fez alguma alteração nos bicos e bomba?
Abração!
Daniel.Shimomoto
13/01/2014, 22:54
Respondendo......sim, os pneus raspam nos tirantes da suspensão, principalmente quando se manobra dando ré. Tomo bastante cuidado, mas mesmo assim, tem um ponto do tirante que está sempre brillhando em função do atrito com o pneu.....
Poste umas fotos de sua F89 e da outra que tem! Estou curioso para vê-las! Devem ser inspiradoras!
Quanto a tua receita, já via algo parecido dizendo sobre os bicos do TD229-6. Pelo que vi as configurações de bicos para nossos motores são bem restritas e ninguém se interessa em fazer bicos com maior vazão....
Além disso, poderia da a receita completa com detalhes do trabalho na bomba? Quanto a pressão de injeção, manteve os 220bar ou fez alguma alteração nos bicos e bomba?
Abração!
BBmoro, fica frio que a minha também raspa no tirante...tá brilhante!
No final das contas, acho que todos chegamos a uma receita única para o seu TD229: Aumento do debito da BI, a sugestão do Zé V8 de colocar bicos de maior vazão e um intercooler bem dimensionado. A única coisa que eu não faria seria abrir o giro para 3500 rpms. Vai encurtar a vida útil do motor.
Supondo 115cv, se fizer tudo isso você passa dos 130cvs brincando.
Quanto ao cambio, pensa num EATON FSO2305 da Silverado. Tem torque de entrada superior ao Clarkão e tem tudo para aguentar o tranco.
[]s
Mudando de assunto, afinal fiquei sem saber, a sua F- tem bomba em linha ou rotativa?
Waldir Carlos
14/01/2014, 13:32
Exatamente, amigo Shimo. No caso da EFE, eis o "rastro":
https://lh4.googleusercontent.com/-pkDixL5M4Fc/UtVXhLyVH_I/AAAAAAAAGzk/rsECZ-Bm2gQ/w913-h685-no/Pneu+33_fim+esterc_interf.jpg
Evito atingir o final do esterçamento, mas manobrando na garagem do AP é quando ocorre. Em outras circunstâncias, manobrando "normal", não tem interferência.
[]s
Ramon Pires
14/01/2014, 15:32
Mas ali tem o parafuso limitador, é só regular ele q nao pega nada!!
Apesa q na minha ta pegando e eu nao regulei de preguiça...
446933
Edintruder
14/01/2014, 18:08
Tem um problema de regular o batente, o setor de direção não chega no seu limite e acaba forçando muito. Tem que ter cuidado de não botar o setor no final do curso de batente. Dentro do setor de direção tem uma válvula mecânica que é ativada pelo final do curso do pistão na carcaça da direção, e assim abre a by-pass e alivia a pressão no lado oposto do pistão. Se não chegar a abrir esse by-pass acaba forçando muito o setor. Descobri isso com o setor da F250, que chega no final de curso do sistema da F1000 e não chega no limite do setor da F250. Para corrigir seria necessário encurtar o pitmann, deixando assim a direção mais leve ainda e menos "direta" com o volante.
Waldir Carlos
14/01/2014, 21:28
Dos males, o menor. Optei por não [mandar] mexer nesse ajuste e preservar o sistema de direção. Pesou nessa minha decisão o fato de somente ocorrer a interferência em situações pontuais; manobrando em locais com limitação de espaço.
[]s
Ramon Pires
15/01/2014, 11:16
Tem um problema de regular o batente, o setor de direção não chega no seu limite e acaba forçando muito. Tem que ter cuidado de não botar o setor no final do curso de batente. Dentro do setor de direção tem uma válvula mecânica que é ativada pelo final do curso do pistão na carcaça da direção, e assim abre a by-pass e alivia a pressão no lado oposto do pistão. Se não chegar a abrir esse by-pass acaba forçando muito o setor. Descobri isso com o setor da F250, que chega no final de curso do sistema da F1000 e não chega no limite do setor da F250. Para corrigir seria necessário encurtar o pitmann, deixando assim a direção mais leve ainda e menos "direta" com o volante.
Mas é só tomar o cuidado de nao ficar forçando a direção quando
chega no fim do curso, tem gente que acha que se ficar forçando
vai virar mais as rodas... ai ele paga a reforma do setor e da bomba umas 2 vezes ai aprende!!!
No final das contas, acho que todos chegamos a uma receita única para o seu TD229: Aumento do debito da BI, a sugestão do Zé V8 de colocar bicos de maior vazão e um intercooler bem dimensionado. A única coisa que eu não faria seria abrir o giro para 3500 rpms. Vai encurtar a vida útil do motor.
Supondo 115cv, se fizer tudo isso você passa dos 130cvs brincando.
Quanto ao cambio, pensa num EATON FSO2305 da Silverado. Tem torque de entrada superior ao Clarkão e tem tudo para aguentar o tranco.
[]s
Mudando de assunto, afinal fiquei sem saber, a sua F- tem bomba em linha ou rotativa?
Daniel, a minha tem bomba em linha. Para informação, todas Fmil 4 farol são bomba em linha, sendo turbo de fábrica ou não. Quando entrou o novo modelo em 92, a bomba passou a ser rotativa e a potência passou de 119cv para 122cv. Eu só não sei se esses 3 cv são apenas por causa da bomba ou se tem alguma coisa a mais....
Abraço
Daniel, a minha tem bomba em linha. Para informação, todas Fmil 4 farol são bomba em linha, sendo turbo de fábrica ou não. Quando entrou o novo modelo em 92, a bomba passou a ser rotativa e a potência passou de 119cv para 122cv. Eu só não sei se esses 3 cv são apenas por causa da bomba ou se tem alguma coisa a mais....
Abraço
Boa tarde BBMoro. A bomba rotativa por si só é mais "nervosa" que a bomba em linha dado ao fato que sua injeção é mais uniforme, ao contrário da bomba em linha que praticamente é um "mini motor" dotada de virabrequim e os seus elementos fazem as vezes de pistões o que torna a injeção não tão precisa quanto a rotativa que distribui melhor. Os MWM 226 já utilizavam a bomba rotativa Lucas CAV e para os ouvidos mais afinados nota-se perfeitamente o ruído do motor com bomba em linha e o com rotativa. Quanto ao motor, o MWM TD mesmo os primeiros como é o teu caso, possuem o bloco usinado para os pistões omega, sendo que os MWM aspirados a partir de 1993 também passaram a usar o mesmo bloco com pistões omega. Ainda há diferença do comando de válvulas do TD que é mais "brabo". Já os cabeçotes são os mesmos tanta para o turbo como para o aspirado, mas a taxa de compressão do TD é menor que o aspirado. Na minha F84 havia dado um passe nos cabeçotes e coloquei juntas novas. Baixei o pau e começou a botar água pela descarga. Diagnóstico, cabeçotes trincados provavelmente devido ao aumento da taxa de compressão. Na hora de comprar os novos me ocorreu de comprar os do TD e para minha surpresa não havia diferença. Só ressalto que temos de respeitar os velhos 229, eles são rusticos e resistentes mas não projetados para excessos de rotação e repotenciamento, sua concepção é antiga e o TD é sua evolução máxima. Temos que respeitar os limites sob pena de quebras. Ford abraço.
Abração!
BBMoro, vou ter de perguntar ao meu "preparador" bombista para quanto foi a calibragem da pressão da bomba, sei que houve alteração por conta das modificações. Assim que eu tiver a informação te digo. Ford abraço.
Finalmente consegui o cebolão sensor de óleo da minha F84. Estoque antigo de uma oficina ao custo de R$70,00. É o mesmo do Del Rey Ghia com motor CHT só que tá dificil de achar. Coloquei no lugar tomando o cuidado de passar a fita veda rosca, liguei o terminal e "acendi" o 229. Fiquei feliz igual a porco na lavagem, o ponteirinho da pressão subiu de imediato. Não tem preço a felicidade do xiru kkkkkkkk.
447384BBMoro, eis a foto da minha F89, minha desde 0km, podes ver que o dia tá ensolaradokkkkkk
447385Nesta foto a minha F84, a "Bala de Prata" iniciando um "burn out" ao lado de uma GM Marta Rocha. Isto quando eu ainda tinha nela o diferencial curtokkkkkkk. Ela é cabine dupla.
447386Esta marrom era do meu falecido Pai, também adquirida 0km em fevereiro de 1983. Aí nesta foto retornando de férias no verão de 1984 rebocando um treiler Turiscar Diamante Vila Rica.
447387Passeio à capital Porto Alegre para um encontro na revenda Ford Copagra. A foto tirada por um amigo de dentro do seu Landau. A azul da frente é uma F100 1979 adquirida 0km pelo avô de seu atual proprietário e meu cumpadre. Também em um dia ensolaradokkkkkkkkkk.
447388Aqui outra de minhas paixões, o motor ainda estava quentekkkkkkkk
447389Eis a foto de fábrica do lançamento da linha 1989 primeira série. Note que os retrovisores ainda são do estilo "western" iguais ao da minha F 1000 preta. Na segunda série de 1989 foram introduzidos os novos retrovisores, janela traseira corrediça, nova manopla do câmbio que poderia ser de 5 marchas e o volante ligeiramente mais grosso no seu aro. Poderia ter vidros elétricos também.
Waldir Carlos
18/01/2014, 14:44
Parabéns, Zé. Exemplares magníficos. :palmas::palmas::palmas:
[]s
Parabéns, Zé. Exemplares magníficos. :palmas::palmas::palmas:
[]s
Valeu Waldir, eu me esforço. Ford abraço!
Daniel.Shimomoto
19/01/2014, 09:40
Boa tarde BBMoro. A bomba rotativa por si só é mais "nervosa" que a bomba em linha dado ao fato que sua injeção é mais uniforme, ao contrário da bomba em linha que praticamente é um "mini motor" dotada de virabrequim e os seus elementos fazem as vezes de pistões o que torna a injeção não tão precisa quanto a rotativa que distribui melhor. Os MWM 226 já utilizavam a bomba rotativa Lucas CAV e para os ouvidos mais afinados nota-se perfeitamente o ruído do motor com bomba em linha e o com rotativa. Quanto ao motor, o MWM TD mesmo os primeiros como é o teu caso, possuem o bloco usinado para os pistões omega, sendo que os MWM aspirados a partir de 1993 também passaram a usar o mesmo bloco com pistões omega. Ainda há diferença do comando de válvulas do TD que é mais "brabo". Já os cabeçotes são os mesmos tanta para o turbo como para o aspirado, mas a taxa de compressão do TD é menor que o aspirado. Na minha F84 havia dado um passe nos cabeçotes e coloquei juntas novas. Baixei o pau e começou a botar água pela descarga. Diagnóstico, cabeçotes trincados provavelmente devido ao aumento da taxa de compressão. Na hora de comprar os novos me ocorreu de comprar os do TD e para minha surpresa não havia diferença. Só ressalto que temos de respeitar os velhos 229, eles são rusticos e resistentes mas não projetados para excessos de rotação e repotenciamento, sua concepção é antiga e o TD é sua evolução máxima. Temos que respeitar os limites sob pena de quebras. Ford abraço.
Zé;
Primeiramente parabéns pela F-! Ou melhor pelas Fs-!!!!!
Voltando ao TD...
Uma coisa destroe um D-229: Turbinar por cima e facear bloco! Retifica tem mania de facear bloco e depois acertar a altura do pistão cortando-o (e por consequencia, tirando volume da camara de compressão dentro do pistão). Vi um cara fundir um D-229/6 turbinado com apenas 20 mil km de uso depois de sandices como essas.
Uma coisa que eu sei que muda no TD é o pistão: A camara dele acho que é maior e a taxa dele é bem baixa. Atualmente pelo que sei é de 15,6:1 (em comparação com o 17:1 do D-229 naturalmente aspirado).
Com 15,6:1 dá para aprontar bastante arte. A unica coisa que eu fico pensando é relativo ao diesel S-10/S-50. Em teoria, sendo ele um diesel de maior valor de cetanos, implica velocidade de queima maior e por consequencia, se mantivermos o atual ponto de injeção dos nosos motores mecanicos, estariamos perdendo uma parte do potencial de maior velocidade de queima do S-10 - em tese poderiamos atrasar o ponto de injeção de diesel.
Já perguntei para engenheiros e bombistas e ambos falaram que em teoria, meu pensamento está correto. Agora falta fazer a experiencia. QUando o S-500 deixar de existir nas bombas, eu vou fazer o teste.
[]s
PS: Agora com o S-50, as bombas Bosch em linha tem mais vantagens que as rotativas: Como elas usam lubrificação independente do diesel, não precisamos nos preocupar com o menor poder de lubrificidade do diesel novo.
Edintruder
19/01/2014, 13:10
A minha cumadre acabou com a Bi da Frontier dela em menos de 10.000km usando o S-10. Quando o S-500 deixar de existir, teremos que adicionar óleo lubrificante no diesel para proteger a BI, porém não sei como essa adição modifica o valor do cetano do óleo diesel.
A minha cumadre acabou com a Bi da Frontier dela em menos de 10.000km usando o S-10. Quando o S-500 deixar de existir, teremos que adicionar óleo lubrificante no diesel para proteger a BI, porém não sei como essa adição modifica o valor do cetano do óleo diesel.
Boa tarde Edintruder, tudo bem aí no sul do Estado? Espero que sim. Bom agora caiu-me uma ficha. Tô usando diesel S10 direto nas minhas Fs e analisando os comentários acima fiquei deveras preocupado, considerando o fato de que uso ponto de ignição adiantado nelas, o conhecido "grau na bomba". Pelo que entendi para o rendimento total do S10 eu deveria usar o ponto atrasado para o melhor proveito. Sei que a bomba em linha é lubrificada por óleo lubrificante diferentemente da rotativa, mas a minha preocupação é lá no bico injetor que pode estar o problema. Se já possuo alteração de bicos de maior vazão em um motor projetado para o S500 e com o ponto adiantado talvez esteja pondo em risco o motor uma vez que pode haver derretimento de pistão devido talvez a própria composição do S10 sob estas condições de funcionamento, tipo densidade, valor de cetanos tal como explicou o Daniel Shimomoto. O que tu achas Edin?
Edintruder
19/01/2014, 13:44
Derreter esses pistões acho muito difícil! Como a tua BI tem lubrificação separada, creio que não deva ter complicações, pois justamente o S-10 tem pior lubrificação em comparação com os demais. O restante dos fatores, o S-10 não tem poder para causar danos ao motor. Vale lembrar que em tempos mais remotos, como 20 anos atrás, muita gente usava querosene quase que puro no tanque. No sul da Argentina esse costume ainda perdura por causa do frio, e mesmo o querosene não prejudica em nada o motor a diesel.
Eu quero colocar um jogo de bicos de maior vazão na Femil, mas o valor do combustível não está me agradando...
A grande verdade é que o diesel com o passar dos anos se tornou corrosivo às peças mecânicas da injeção e até os filtros. O que notei de diferença com o uso do S10 foi justamente a diminuição destes problemas, notório nos filtros que se mantém limpos sendo que sempre os troco a cada 10.000km. De outra banda notei a sensível diminuição da densidade da fumaça no escapamento, lembrando sempre a minha apimentada na questão de injeção da minha F84. A minha F89 dado ao fato de ficar hibernando por longos períodos já chegou aos extremos de trancar os elementos da BI. Abrimos ela e estava tudo corroído e em igual forma os bicos injetores. Troquei o tanque por um de plástico e adicionei um produto que meu bombista me vendeu, cuja o nome mantém em sigilo, produto este oriundo da europa utilizado como mistura ao óleo diesel onde se adiciona 1 litro no tanque a cada seis meses. Sei que tal produto é muito utilizado em colheitadeiras no sul e sudoeste do RS. Enfim o tal produto seria para evitar a corrosão. Coloquei no tanque da F89 e devido ao pouco uso os filtros se entupiram e o tanque criou uma espécie de piche no fundo. Outros já me disseram para por óleo de direção hidráulica no tanque para se misturar ao diesel. O certo é que estamos a "mercê" de combustíveis de qualidade duvidosa e quando falo isto me refiro não às companhias pretolíferas, mas sim aos postos de combustíveis e seus "milagres", tanques contaminados, misturas de outros produtos e por aí vai.
Derreter esses pistões acho muito difícil! Como a tua BI tem lubrificação separada, creio que não deva ter complicações, pois justamente o S-10 tem pior lubrificação em comparação com os demais. O restante dos fatores, o S-10 não tem poder para causar danos ao motor. Vale lembrar que em tempos mais remotos, como 20 anos atrás, muita gente usava querosene quase que puro no tanque. No sul da Argentina esse costume ainda perdura por causa do frio, e mesmo o querosene não prejudica em nada o motor a diesel.
Eu quero colocar um jogo de bicos de maior vazão na Femil, mas o valor do combustível não está me agradando...
kkkkkk. Edin, com bicos de maior vazão e um pouco de emoção sai mais barato andar de V8 a gasolina o dia todo. Me lembro da época do diesel que tinha de receber querosene, principalmente no inverno. Meu avô tinha um F600 e era obrigado ao abastecer adicionar querosene. Até pouco tempo aqui em minha cidade havia postos com bomba específica para querosene. Quando era muito frio tínhamos de acender uma estopa embebida em gasolina e colocar em frente a tomada de ar do filtro. Conheci alguns loucos que colocavam éter na admissão para dar a partida e diz a lenda que uma vez feito isto o motor vicia, se é que isto é possível. Uma vez cometi o absurdo de colocar alguns mls de gasolina na admissão de um diesel. O motor pegou de imediato numa rotação que me fez sair de perto.
BrunoDallanora2013
19/01/2014, 13:56
Meu Avô conta que colocava um pouco de querosene no diesel e bastante naftalina para subir melhor a serra , quando ele tinha caminhão isso a muito tempo com Mercedes 1111
sera que prejudica ? queria testar um dia para ver a diferença na potencia !
Daniel.Shimomoto
19/01/2014, 16:26
Galera, é assim;
O diesel S10 tem inumeras vantagens especialmente para motores eletronicos: Fumaceia menos, tem melhor desempenho, o tempo de resposta é melhor e por experiência própria, na Ranger 30, diminuiu o consumo em mais de 5%!
Só que tem o outro lado: O poder de lubrificação do S-10 é inferior ao do S-500 o que é critico para nossas bombas injetoras rotativas. Particularmente como PONTO DE VISTA PESSOAL, acho que nem tanto para nossos motores diesel não emissionados ou simplesmente Euro I. Acho que é critico para motores Euro III com bomba injetora mecanica (ex. Cummins EuroMec III, EuroMec C, MWM 4-10 e 6-10 TCA Euro III, todos motores que precisam de elevada pressão de injeção e acabam desgastando a propria carcaça da bomba).
O diesel S-10 também é mais sujeito ao envelhecimento, absorção de água, o que no seu caso, Zé V8, fica critico no caso da sua F- 1989 que fica bastante tempo parada.
[]s
marcoswiedemann
19/01/2014, 16:41
Algum tempo tive problema no tanque devido a diesel ruim.
Recomendação de mecânico, a cada 3 tanques por meio litro de oleo de motor.
e a segunda recomendação, devido a nosso diesel ser S10 ou S50 não lubificar a bomba a cada tanque colocar 300 ml de querosene para lubrificar e descarbonizar os bicos.
No inicio fiquei com medo de por a querosene, mas depois de conversar com meu pai ja trabalhou com caminhão e contou que antigamente usava querosene no inverno. Muito receoso resolvi colocar os 300 ml ao abastecer, resultado parece que aumentou a media, e ficou facil de dar a partida.
quanto ao oleo de motor no tanque noto quando coloco aumenta a fumaça, é so da uma acelerada em ultrapassagem que fica aquela nuvem preta de fumaça.
Meu Avô conta que colocava um pouco de querosene no diesel e bastante naftalina para subir melhor a serra , quando ele tinha caminhão isso a muito tempo com Mercedes 1111
sera que prejudica ? queria testar um dia para ver a diferença na potencia !
Galera, é assim;
O diesel S10 tem inumeras vantagens especialmente para motores eletronicos: Fumaceia menos, tem melhor desempenho, o tempo de resposta é melhor e por experiência própria, na Ranger 30, diminuiu o consumo em mais de 5%!
Só que tem o outro lado: O poder de lubrificação do S-10 é inferior ao do S-500 o que é critico para nossas bombas injetoras rotativas. Particularmente como PONTO DE VISTA PESSOAL, acho que nem tanto para nossos motores diesel não emissionados ou simplesmente Euro I. Acho que é critico para motores Euro III com bomba injetora mecanica (ex. Cummins EuroMec III, EuroMec C, MWM 4-10 e 6-10 TCA Euro III, todos motores que precisam de elevada pressão de injeção e acabam desgastando a propria carcaça da bomba).
O diesel S-10 também é mais sujeito ao envelhecimento, absorção de água, o que no seu caso, Zé V8, fica critico no caso da sua F- 1989 que fica bastante tempo parada.
[]s
Valeu pela explicação Daniel, gostaria de sua opinião a cerca do que fazer para evitar os problemas de envelhecimento do diesel da F-1989 já que fica muito tempo parada.
447491Olha aí o sonho de todo fmilzeiro, em primeiro plano uma marrom castanho metálico 1986 a tal Super Série Special emais duas super série saia e blusa com reverencias ao F850 que traciona,
447495447495Olha aí as cabinagens em série. Tem até F1000 0km no corte. A minha F84 passou por este processo cirúrgico na ARB em São Marcos no RS. Impressiona a qualidade do serviço que em uma inspeção nas partes internas de sua estrutura verifiquei estarem intactas e sem qualquer indício de corrosão. Apresentou apenas algumas pequenas bolhas em detrimento de alguns pontos serem carregados de massa plástica. Mas apenas problemas externos na pintura, por dentro é tudo pintado com fundo óxido e aproveitando que abri as forrações passei uma mistura de óleo próprio para isto vendido nos postos Ipiranga. Procurei por tudo pelo tal anti ruste da Texaco e não mais encontrei.
DieselPower
19/01/2014, 21:38
PessoALL,
O querosene é utilizado em climas muito frios, onde o diesel fica muito espesso e tem dificuldade de escoar na tubulação... Coisa que não ocorre com o querosene...
Porém o querosene NÃO lubrifica bicos e BI como o diesel... Tanto que por vezes é utilizado como "flushing", porém sempre por curtos períodos.
Daniel.Shimomoto
19/01/2014, 22:33
447491Olha aí o sonho de todo fmilzeiro, em primeiro plano uma marrom castanho metálico 1986 a tal Super Série Special emais duas super série saia e blusa com reverencias ao F850 que traciona,
Zé V8
Essa foto tem uma particularidade: O F-8500. O filtro de ar externo denuncia tudo: Motor Detroit Diesel 6.53V!!!!
Quanto ao envelhecimento do diesel, eu já não sei como evitar. Acho que o melhor mesmo é manter o tanque sempre cheio diminuindo a quantidade de ar em contato com o diesel. Assim o diesel fica "vedado". E usar algum aditivo. Pelo menos essa é a recomendação padrão dos fabricantes de carros
Abraços
Daniel.Shimomoto
19/01/2014, 22:36
PessoALL,
O querosene é utilizado em climas muito frios, onde o diesel fica muito espesso e tem dificuldade de escoar na tubulação... Coisa que não ocorre com o querosene...
Porém o querosene NÃO lubrifica bicos e BI como o diesel... Tanto que por vezes é utilizado como "flushing", porém sempre por curtos períodos.
DieselPower...X2 em tudo!!!!!!!
Querosene diminui a viscosidade do diesel em climas frios. E só. E o poder lubrificante dele é baixissimo. E como o diesel S-50 se aproxima muito da fração querosene então...
[]s
DieselPower...X2 em tudo!!!!!!!
Querosene diminui a viscosidade do diesel em climas frios. E só. E o poder lubrificante dele é baixissimo. E como o diesel S-50 se aproxima muito da fração querosene então...
[]s
boa noite,
desde pequeno mesmo via meu pai e muitos outros usarem o querosene, tanto nos caminhões, como no saudoso F600 "toquinho e queixudo" que aprendi a dirigir, como nas F1000, D10, D20, tratores, ( até carros a alcool) e mais recentemente, mesmo na nossa região que sempre foi quente, existe bombas de querosene a granel, e eu tive 2 S10, uma 1996 maxion 2.5 e uma 2000 MWM 2.8, que sempre coloquei querosene, pelo menos 2 lts a cada tanque de 76lts, nunca tive problemas, consumo excelente, funcionamento em cima, vendi a S10 em 2010, ainda esta com segundo dono e com mais de 380mil kms, ainda não mexeu nada no motor, bomba e bicos, tudo tranquilo,
pergunto, será que dá para confiar neste diesel s10?
estou muito preocupado com isto, acho que no final é só para aumentar o preço deste combustível, pode ser que diminua o material particulado, enxofre, poluição e tudo mais, mas ainda tenho receios.....
será que pelo menos o uso do querosene não ajudaria a limpar esta "meleca"?? a maioria dos postos que mudam para s10 nem limpam o tanque, só colocam o s10 lá e pronto,
o querosene é usado em aviação pela sua viscosidade e tbém por não congelar, estou certo??
acho tbém que o querosene queima limpo, não tem resíduos de enxofre, tem???
sds,
joao.
DieselPower
19/01/2014, 23:27
A unica coisa que eu fico pensando é relativo ao diesel S-10/S-50. Em teoria, sendo ele um diesel de maior valor de cetanos, implica velocidade de queima maior e por consequencia, se mantivermos o atual ponto de injeção dos nosos motores mecanicos, estariamos perdendo uma parte do potencial de maior velocidade de queima do S-10 - em tese poderiamos atrasar o ponto de injeção de diesel.
Já perguntei para engenheiros e bombistas e ambos falaram que em teoria, meu pensamento está correto. Agora falta fazer a experiencia.
Shampoo (em homenagem ao Pequeno Jr, que não tem mais aparecido),
Na teoria, teríamos que atrasar o ponto para manter a queima "nos moldes originais" mantendo o potência original, ou pequeno ganho devido ao número de cetanos maior.
Agora, se realmente o S10 queima um pouco antes, é como se adiantássemos o ponto com o diesel normal, o que traria um ganho de potência ainda maior. O difícil é saber o quanto antes o novo diesel queima...
No Sprint 6.07 TCA, se adiantamos 0,10 grau, temos um ganho bem expressivo no desempenho... Porém se adiantar mais, o risco de "cuspir a junta" é grande.
Abraço.
Edintruder
20/01/2014, 10:17
Conheci alguns loucos que colocavam éter na admissão para dar a partida e diz a lenda que uma vez feito isto o motor vicia, se é que isto é possível.
Na verdade para chegar no ponto de ter que colocar fogo na admissão ou qualquer produto bem volátil para auxiliar a partida, o motor está evidentemente sem compressão. Então o eter não vicia o motor, mas o mesmo já passou do ponto de retífica há dezenas de milhares de kilômetros! Isso ocorre com proprietários que esperam o motor bater ou agarrar para fazer uma retífica completa. Daí o prejuízo é muito maior.
A minha Femil faz 6,5km/l no dia-a-dia. Sai o mesmo valor que usar o meu Monza bala 2.0 93 que faz 9km/l na gasolina!
Troller-a-vista
20/01/2014, 10:32
sobre a querosene :
1- qrosene de aviao é bem diferente de querosene normal, suas caracteristicas sao bem particulares pois vao de 60 graus em solo para -60 em segundos, alem de terem toda uma especificacao propria detonante e centenas de outras coisas.
2- querosene afina o diesel, isso aliado a capacidade adstringente da mesma, faz limpar o sistema, limpa muito. Querosene ainda é vendido em alguns postos, que é bem diferente da querosene vendida em supermercado. Basicamente os STP e Bardhal da vida sao querosene com perfuminho e outras coisas em proporcoes tao minimas que dificilmente ira fazer algo no motor. E vc paga 4x mais que o mesmo numa bomba.
3- no frio o querosene deixa o diesel mais liquido, ou seja, mais facil pra ser injetado. Seu poder detonante é MAIOR e mais PROLONGADO que o do diesel (e tb da gasolina, por isso, usamos pouca querosene em motores a gasolina, particulamrnete gosto de usar entre 1 litro e 1.5 litro num tanque cheio de gasolina e levar pra viajar, o carro consome bem menos e fica bem mais potente, porem tem os porens que sao descritos a frente).
4-O tal efeito mais longo e maior = maior potencia. Sim, aumenta um tiquinho a potencia, mas é basicamente efeito placebo, pois como a queima fica mais prolongada, ela da a impressao de maior potencia (até tem mas é bem pouca), ou seja, vc tira o pe e o motor continua empurrando... É bem interessante. E bem destruidor pros motores tb. Explico: essa queima prolongada aquece em demasia os pitoes, camisas, etc etc em uma temperatura bem maior que a original do diesel ou gasolina e ainda fica ali por mais alguns isntantes... ou seja, se vc fizer isso sempre ou ficar andando em cidade onde tem sobe e desce de rpm e a aspiracao de frio é bem menor, vai causar um desastre no motor. Por isso, qdo uso, levo pra estrada ate esgotar o tanque. Lembrando que a querosene é bem seca e fina, portanto, espere contaminacao maior no oleo lubrificante tb! Logo, trocar filtros de oleo e combustivel, trocar o oleo é essencial . Enfim, quer limpar o sistema por um todo? Melhorar um pouco o desempenho e ainda deixar td perfeitinho? use querosene de vez em qdo (em motores a gasolina, 1x ou 2x por ano, em diesel, se abastecido em lugares estranhos ou muito usados ou com diesel sujo, de 3 a 4x por ano, ou menos de preferencia).
5- fara teu motor ficar limpo, porem por um bom tempo vai faze-lo soltar gases bem mais nocivos e poluentes. A querosene tem uma queima muito poluidora e ate cancerigena em altas doses, por isso é pouco usada. Pense bem nisso!
6- se eu lembrar de mais posto aqui...
Daniel.Shimomoto
20/01/2014, 21:01
Shampoo (em homenagem ao Pequeno Jr, que não tem mais aparecido),
Na teoria, teríamos que atrasar o ponto para manter a queima "nos moldes originais" mantendo o potência original, ou pequeno ganho devido ao número de cetanos maior.
Agora, se realmente o S10 queima um pouco antes, é como se adiantássemos o ponto com o diesel normal, o que traria um ganho de potência ainda maior. O difícil é saber o quanto antes o novo diesel queima...
No Sprint 6.07 TCA, se adiantamos 0,10 grau, temos um ganho bem expressivo no desempenho... Porém se adiantar mais, o risco de "cuspir a junta" é grande.
Abraço.
Fala Diesel!!!! Essa historia do Shampoo tem uns 7 anos e é engraçada! E o Pequeno está sumidao mesmo daqui!
A idéia que eu tenho é essa mesma! Você chegou a experimentar o S-50/10 no seu MWM Sprint? Se sim, o que achou?
Na F-, coloquei uma tanqueada de S-10 e nitidamene a fumaca diminuiu, o motor ficou meio asperão e o consumo eu observei piora. Daqui que me veio essa coisa da cetanagem na cabeça. O NGD da Ranger eu acredito que a diferença seja bem percepível (como eu observei) em decorrência do NGD ter 3 injeções de diesel. E ai acaba aproveitando melhor o potencial do S-10.
Aliás, vale o comentário: O diesel S-50 adiivado (51 cetanos) na Ranger tem desempenho inferior ao S-50 de 48 cetanos. Acho que ai chegamos na mesma questão do S-500 x S-50/10 em nossos motores mecanicos.
[]s
DieselPower
21/01/2014, 01:08
A idéia que eu tenho é essa mesma! Você chegou a experimentar o S-50/10 no seu MWM Sprint? Se sim, o que achou?
Fala Shimo,
Experimentei sim, aqui está meu relato:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/109126-perda-de-potencia-x-diesel-s50.html
Depois disso, conversei com mais 3 proprietários de "Bosch Truck Service" e todos relataram os mesmos problemas...
Abraço!
drosssor51
21/01/2014, 01:38
Bom dia povo ... passo primeiramente para assinar o tópico e dizer quão belas são as efes quadradas.
BBmoro, já havia dito isso para vc lá no tópico de manutenção, mas como você abriu um tópico da vermelhona vou repetir aqui.
Você tem umas das F1000 mais belas que já fabricaram..... cuida bem deste exemplar.
Quanto as produtivas discussões sobre diesel S500, S10 e querosene, nunca usei querosene na minha F, mas meu pai em épocas de frio usava, segundo ele para limpeza e melhoria na partida.
Ousei uma vez abastecer com o temido S10 e o consumo do fordão se manteve inalterado, com um custo maior do combustível. Não percebi o motor mais ríspido, mas percebi claramente a redução de fumaça.
Segundo amigo que trabalha na Petrobrás, a redução do índice de lubrificação do diesel S10/S50 devido a redução do enxofre foi compensada na composição do diesel.
A uma consulta a um bombista da região... as picapes novas, acima de 2012 não podem usar em hipótese alguma o diesel velho, porém as picapes antigas podem utilizar o diesel novo.
Com o pé atrás.. no meu fordão só entra S500 (exceto pelo tanque de S10 que experimentei)... não sei até quando.....
Abç a todos
MaurícioBsb
21/01/2014, 11:42
Bem uso o Diesel S10 e anteriormente o S50 a dois anos na minha Frontier MWM no inicio tive uma manutenção na bomba pois acho que o diesel mais limpo varreu toda sujeira pra dentro dela, mas depois da manutenção ficou show, fumaça zero, funcionamento mais estavel e silencioso, e pega mesmo nos dias frios so de olhar, não volto mais pro diesel antigo!
Edintruder
21/01/2014, 12:51
Maurício, essa tua Frontier é eletrônica, correto?
447386447384447491
Zé, coisa linda essa F89! Uma relíquia, gostaria que a minha fosse de minha propriedade desde nova tb. Com relação a F83, como se diz aqui no sul, mas que legenda hein!!!!!que bala a camionete!!!! e com tala larga ainda!!!
Sobre o comentário do Shimo a respeito do F850, segue um vídeo para quem gosta ou para os curiosos do Detroit Diesel 6V53!!! Sugestão: escute com fones de ouvido!
Acelerando um Motor Detroit Diesel 6V53 - Aumente o som! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BbDY3GwjrO0)
Bom dia povo ... passo primeiramente para assinar o tópico e dizer quão belas são as efes quadradas.
BBmoro, já havia dito isso para vc lá no tópico de manutenção, mas como você abriu um tópico da vermelhona vou repetir aqui.
Você tem umas das F1000 mais belas que já fabricaram..... cuida bem deste exemplar.
Drossor, sem dúvida lembro do teu comentário e agradeço por reforçar!!!! Pode deixar, esse exemplar merece todo cuidado!!!
Acompanhando e aprendendo sobre querosene e diesel!!!! Obrigado por fazerem do tópico um meio de aprendizagem e discussões diversas!!
Abraços
Troller-a-vista
21/01/2014, 21:37
o detrout nao eh GM?
espere que aquelas latas de oleo estejam com agua refrigerando esse motor... pq falam tanto dele? impressao minha ou e h um motor velho , concepcao antiga e bla bla bla?
Tio Eddie
21/01/2014, 22:16
Poxa, o cabra (eu) sai de férias com a família, aparece um tópico desses com F´s lindas e bomba!
Bem, estamos na área!
[]s
FelipeThomaz
21/01/2014, 22:37
Alguem ai sabe como adaptar traçao 4x4 nessas F1000? to querendo fazer na minha. Sera q tem kit pronto, tipo aqueles engesa q punha nas d20?
BrunoDallanora2013
21/01/2014, 23:26
Algum tempo tive problema no tanque devido a diesel ruim.
Recomendação de mecânico, a cada 3 tanques por meio litro de oleo de motor.
e a segunda recomendação, devido a nosso diesel ser S10 ou S50 não lubificar a bomba a cada tanque colocar 300 ml de querosene para lubrificar e descarbonizar os bicos.
No inicio fiquei com medo de por a querosene, mas depois de conversar com meu pai ja trabalhou com caminhão e contou que antigamente usava querosene no inverno. Muito receoso resolvi colocar os 300 ml ao abastecer, resultado parece que aumentou a media, e ficou facil de dar a partida.
quanto ao oleo de motor no tanque noto quando coloco aumenta a fumaça, é so da uma acelerada em ultrapassagem que fica aquela nuvem preta de fumaça.
mas e quanto as barras de naftaliina alguem sabe dizer o efeito ? eram usadas junto a querosene ! diz que aumenta a explosão do diesel ! mas não sei se é isto mesmo ou só perda de tempo !
BrunoDallanora2013
21/01/2014, 23:32
Na verdade para chegar no ponto de ter que colocar fogo na admissão ou qualquer produto bem volátil para auxiliar a partida, o motor está evidentemente sem compressão. Então o eter não vicia o motor, mas o mesmo já passou do ponto de retífica há dezenas de milhares de kilômetros! Isso ocorre com proprietários que esperam o motor bater ou agarrar para fazer uma retífica completa. Daí o prejuízo é muito maior.
A minha Femil faz 6,5km/l no dia-a-dia. Sai o mesmo valor que usar o meu Monza bala 2.0 93 que faz 9km/l na gasolina!
o pessoal aqui usa spray de óleo , eu uso só água um pouco morna pro cima da bomba e dos bicos , quanto ao consumo teu Monza ta bom de media na cidade com um focus 1,6 que tinha fazia 8km/l o que não esta compensando é o preço do diesel !
Daniel.Shimomoto
21/01/2014, 23:43
Alguem ai sabe como adaptar traçao 4x4 nessas F1000? to querendo fazer na minha. Sera q tem kit pronto, tipo aqueles engesa q punha nas d20?
Existiu um kit engesa mas é praticamente impossivel de achar um pois foram produzidos muito pouco. O melhor mesmo é tentar fazer alguma coisa usando os proprios eixos da F-.
Abs1!!!
Daniel.Shimomoto
21/01/2014, 23:47
Edin;
Eu nunca vi fazer isso com motor de injeção direta mas fazer Perkins A3.152 (Massey 235) e mesmo nos Chevrolets D-60 e Ford F-600 engolir fogo, isso era extremamente comum no inverno por aqui, quando a sensação termica chegava proximo a 0 graus. Isso mesmo em motores bons de compressão!
Quanto aos numeros de consumo da sua F-, você está com a bomba aberta? A minha senti que no misto cidade estrada melhorou, mas mandei fechar um pouco o óleo da bomba.
Abs!!!
BrunoDallanora2013
22/01/2014, 00:51
minha contribuição
a velha (JOCASTA) apelido dado a f1000a com motor perkins aqui da firma
o apelido veio de uma novela onde tinha uma coroa que era veia mas é boa ! kkkk
447888447889447890447891
BBmoro você por acaso não estava em Santa Maria hoje a tarde numa loja ? pq pelas fotos da sua camioneta e rodas e faroletes não teve como não reparar eu vi uma igualzinho a sua numa loja que passei pela frente igualzinha mesmo até a posição dos faroletes ! a sua ta super bonita !
Edintruder
22/01/2014, 08:17
Procura na internet por F1000 4x4 em desmanches. Sempre encontra caixa eixo dianteiro da F1000 4x4.
O melhor é fazer com peças originais, salvo se a tua F1000 for HSD ou à gasolina, que pelo peso aceita outros modelos de eixos dianteiros. Se for MWM só eixo original para aguentar.
Edintruder
22/01/2014, 08:24
Edin;
Eu nunca vi fazer isso com motor de injeção direta mas fazer Perkins A3.152 (Massey 235) e mesmo nos Chevrolets D-60 e Ford F-600 engolir fogo, isso era extremamente comum no inverno por aqui, quando a sensação termica chegava proximo a 0 graus. Isso mesmo em motores bons de compressão!
Quanto aos numeros de consumo da sua F-, você está com a bomba aberta? A minha senti que no misto cidade estrada melhorou, mas mandei fechar um pouco o óleo da bomba.
Abs!!!
Daniel, no inverno eu abafo a boca da turbina com a mão para auxiliar na partida quando eu tinha uma bateria apenas. Coloquei 2 e não precisei fazer isso por um bom tempo.
Eu ando com a BI aberta no limite, mas acho que vou reduzir a regulagem para ver o consumo como ficará, mas desde que abri, o consumo pouco alterou, pois normalmente eu não piso fundo. Com a BI aberta eu ganho mais torque quando eu preciso apenas.
Poxa, o cabra (eu) sai de férias com a família, aparece um tópico desses com F´s lindas e bomba!
Bem, estamos na área!
[]s
Bem vindo de volta Eddie, desejo sinceramente que voltes a ter uma F também o mais rápido possível. Forte abraço 3x.
BBMoro, realmente a minha F89 é o meu xodó, quanto a F83 do meu falecido Pai, estava equipada com acessórios de época, quebra mato, rodas Mangels cromadas de 10 pol, pneus Maggion. Comprada 0km na mesma concessionária Ford em que alguns anos mais tarde adquirimos a F89 0km. Interessante que no dia em que fui buscar a F89 fomos com a F83. Bonito era olhar as duas lado a lado em casa. Coincidencias á parte o Galaxie LTD do meu falecido Pai era exatamente da mesma cor das faixas laterais da F83 dele. Quanto ao Detroit é inexplicável o tal motor 2 tempos com compressor volumétrico.
Tio Eddie
22/01/2014, 09:56
Bem vindo de volta Eddie, desejo sinceramente que voltes a ter uma F também o mais rápido possível. Forte abraço 3x.
Tks mano Zé!
É bom estar de volta.
Agora meus planos de 4x4, estão ainda mais focados num SUV - SW4 ou quem sabe algo maior um pouco!
abraço
Waldir Carlos
22/01/2014, 15:34
Bem, estamos na área!
[]s
Merecidas férias, "Tio". Mas, fez falta nos tópicos das F. [Essas do Zé são verdadeiras belezuras]. Rs.
[]s
o detrout nao eh GM?
espere que aquelas latas de oleo estejam com agua refrigerando esse motor... pq falam tanto dele? impressao minha ou e h um motor velho , concepcao antiga e bla bla bla?
esse do vídeo é bem velho, iniciou por volta de 1960 e, com certeza, tem uma concepçao antiga, apesar de existirem motores detroit diesel em produção até hoje, mas acredito que não mais sendo 2T. O que me atrai neles é o nível de potência, sendo que esse motor podia variar de 200cv ate 400 cv e também a forma como acelera.....ele explode!!! é instantâneo, diferente nos nossos diesel 4T
abraço
minha contribuição
a velha (JOCASTA) apelido dado a f1000a com motor perkins aqui da firma
o apelido veio de uma novela onde tinha uma coroa que era veia mas é boa ! kkkk
447888447889447890447891
BBmoro você por acaso não estava em Santa Maria hoje a tarde numa loja ? pq pelas fotos da sua camioneta e rodas e faroletes não teve como não reparar eu vi uma igualzinho a sua numa loja que passei pela frente igualzinha mesmo até a posição dos faroletes ! a sua ta super bonita !
Belo exemplar, Bruno!Chamou atenção que marca 160 km/h, pensei que só as turbo tivessem a escala maior!!! e o rádio, originalzito?
Não era eu, Bruno! eu sei que tem uma rodando em SM mesmo, já vi duas vezes, é muita inteira!!!
BrunoDallanora2013
22/01/2014, 19:24
Belo exemplar, Bruno!Chamou atenção que marca 160 km/h, pensei que só as turbo tivessem a escala maior!!! e o rádio, originalzito?
Não era eu, Bruno! eu sei que tem uma rodando em SM mesmo, já vi duas vezes, é muita inteira!!!
é que ela era alcool ! diz meu pai que andava muito ! mas não tinha muita durabilidade o motor ! ela ja tem uns 2.000.000 de km rodados o radio ainda funciona tudo direitinho tenho um igual no cargo só falta um botão do volume , pois é achei parecida mesmo com a sua a de santa maria , elas vinham assim de fabrica ? inclusive com os faroletes no para-choque ?
Parabéns pela aquisição dessa bela máquina. 1991/2, vidros elétricos, turbo, rodas liga leve, teto solar,tudo original.
dos carros que tive essa é a que mais me afeiçoei, apesar de suas limitações. desfruto dela há 16 anos para viagens, lazer e trabalho. o motor dela para vida longa útil não deve ultrapassar 2500 giros, o conjunto todo é de muita força, evite trancos.
usando dessa forma somente agora em dez de 2013 precisei abrir o cambio, constatamos a sua originalidade, troquei apenas 02 engrenagens, a do eixo piloto e outra da 4ª marcha. diferencial já tem 02 anos que reparei, o motor só precisei reparar depois de exagerar no acelerador e colocar o ponteiro da velocidade na posição sul.
estou precisando de orientação, nossas camionetes têm as mesmas características, preciso que ela ande mais de final, desejo andar a 140km/h a 2500 rotações. espero contar com a experiência dos membros desse forum, obrigado desde já.
é que ela era alcool ! diz meu pai que andava muito ! mas não tinha muita durabilidade o motor ! ela ja tem uns 2.000.000 de km rodados o radio ainda funciona tudo direitinho tenho um igual no cargo só falta um botão do volume , pois é achei parecida mesmo com a sua a de santa maria , elas vinham assim de fabrica ? inclusive com os faroletes no para-choque ?
Sim Bruno, os faroletes são originais de fábrica nas turbo. Tem uma chave liga/desliga entre o estrangulador e o acendedor de cigarros específica para eles. É preciso que as luzes ou pelo menos a sinaleira estejam acesas para que os faroletes liguem. Atualmente, estou sem eles. Fui pra POA esses tempos, e com a vibração quebrou a suporte de um, dai arranquei o outro pq eles não são os originais (o antigo proprietário deve ter trocado). Estou de olho pra ver se consigo os originais, mas muito difícil mesmo de achar. Além disso, ainda não tenho uma opinião formada se acho legal os faroletes no parachoques....as vezes acho legal, as vezes acho feio....
448029
Parabéns pela aquisição dessa bela máquina. 1991/2, vidros elétricos, turbo, rodas liga leve, teto solar,tudo original.
dos carros que tive essa é a que mais me afeiçoei, apesar de suas limitações. desfruto dela há 16 anos para viagens, lazer e trabalho. o motor dela para vida longa útil não deve ultrapassar 2500 giros, o conjunto todo é de muita força, evite trancos.
usando dessa forma somente agora em dez de 2013 precisei abrir o cambio, constatamos a sua originalidade, troquei apenas 02 engrenagens, a do eixo piloto e outra da 4ª marcha. diferencial já tem 02 anos que reparei, o motor só precisei reparar depois de exagerar no acelerador e colocar o ponteiro da velocidade na posição sul.
estou precisando de orientação, nossas camionetes têm as mesmas características, preciso que ela ande mais de final, desejo andar a 140km/h a 2500 rotações. espero contar com a experiência dos membros desse forum, obrigado desde já.
Bem vindo , Fonte! Sem dúvida aqui tu encontrará muita coisa e experiências sobre nossas Fs.
Por favor, coloque algumas fotos da tua F92!
Quanto a relação de transmissão, ficamos limitados no diferencial por não termos quinta marcha overdrive. O nosso diferencial 2.72 já é beeeem longo e conheço apenas duas opções mais longas, o das F97/98 MWM 4x2, que tem relação 2.53, e da Engrecon, que fornece relação 2,6. Sem dúvida alongaria um pouco, mas pra ficar bom mesmo, sugiro colocar o câmbio da F250 (quinta marcha com relação 0.83), que é o que vou acabar fazendo com o tempo. Dai, ficarei com a relação do diferencial muitíssimo longa, mas é algo que quero experimentar e ver o que acontece, já que meu uso será apenas para cidade e estrada.
E o motor da tua F, o que precisou fazer? Está com as características originais?
Abraço
marcoswiedemann
22/01/2014, 23:27
Zé tambem sou de são leopoldo.
essas suas maquinas são muito bonitas, onde posso dar uma olhada nelas
abraço.
BBMoro, realmente a minha F89 é o meu xodó, quanto a F83 do meu falecido Pai, estava equipada com acessórios de época, quebra mato, rodas Mangels cromadas de 10 pol, pneus Maggion. Comprada 0km na mesma concessionária Ford em que alguns anos mais tarde adquirimos a F89 0km. Interessante que no dia em que fui buscar a F89 fomos com a F83. Bonito era olhar as duas lado a lado em casa. Coincidencias á parte o Galaxie LTD do meu falecido Pai era exatamente da mesma cor das faixas laterais da F83 dele. Quanto ao Detroit é inexplicável o tal motor 2 tempos com compressor volumétrico.
drosssor51
22/01/2014, 23:57
BBmoro..... não sei se ajuda a decidir ...masss.. eu gosto dos faróis de milha.
Os motores detroit se modernizaram e chegaram a equipar as dodges dakota 99/2000... por ai... Era um detroit 2.5l diesel (claro) fabricado no Parana. Tinha cabeçote de alumínio individual.
Antes de pegar o fordão cogitei a possibilidade de uma dakota diesel, (onde o $$$ chega mais perto de um dodge) mas desisti pois encontrei vários relatos do pessoal trocando o motor por mwm sprint, pelo custo de reparo do detroit.
Ainda bem que achei meu fordão... kkkk
BrunoDallanora2013
23/01/2014, 00:56
fica legal sim os faroletes nesse modelo combina com os outros farois ! tenta achar da cibiê que deve ser o original se não for deve ser Rossi ou arteb !
bbmoro,
Está de parabéns com a F, esse modelo é o que eu gostaria muito de ter... Em outro tópico, havia colocado que um amigo meu havia pegado uma dessas "semi-nova", preta, mas a dele era, na época, lá pelos idos de 93, estava com bomba rotativa, que, como você disse e eu pesquisei, não era original... Mas como aquele trem andava....
Sempre quis pegar uma dessas, ma$$$$$ nunca tive oportunidade... Na época, era doido para pegar uma destas e, como não gosto de faixas, recortar as faixas deixando só a parte escrito "F1000 TURBO". Hoje eu deixaria o mais original possivel, inclusive com os faróis de neblina sobre o parachoques, com uma tolerância para uns "up's" no td229 e relação.
BrunoDallanora2013
Só sei que se você colocar naftalina no tanque, não vai mais ter baratas lá, kkkkk. Desculpe, não pude perder a piada, me lembrando imediatamente de um amigo meu, preparador de motos, que falava isso para as naftalinas que o povo adorava colocar no tanque. Mas eu não sei se adiantaria alguma coisa para diesel (o que, por "achômetro", duvido muito...)
Zé tambem sou de são leopoldo.
essas suas maquinas são muito bonitas, onde posso dar uma olhada nelas
abraço.
Bom dia Marcos! Este mundo é pequeno mesmo kkkk. Quando quiseres ver as "jóias da coroa" rsrs, é só aparecer lá no Museu do Trem no último sábado de cada mês à tarde, obviamente com tempo bom, onde realizamos nosso encontro de carros antigos. Uma delas sempre tá lá e as vezes as duas. Serás muito bem vindo em nosso evento. Fico feliz que tenha gostado dos meus brinquedos. Ford abraço.
Merecidas férias, "Tio". Mas, fez falta nos tópicos das F. [Essas do Zé são verdadeiras belezuras]. Rs.
[]s
Bom dia Waldir! Obrigado pelo elogio. Ford abraço. A tua também é tri como dizemos aqui no Sul para o que achamos bonito.
Bom dia Fonte! Só vejo uma saída para o teu caso: Caixa com 5ª drive. Se alongar mais o diferencial vais ter de repotenciar teu motor, pois a milona ficará molenga, não terá pulmão para encher. Ademais, com tal caixa drive ainda sobrará oportunidade para repotenciamentos futuros. Eis minha humilde opinião. Ford abraço.
Sim Bruno, os faroletes são originais de fábrica nas turbo. Tem uma chave liga/desliga entre o estrangulador e o acendedor de cigarros específica para eles. É preciso que as luzes ou pelo menos a sinaleira estejam acesas para que os faroletes liguem. Atualmente, estou sem eles. Fui pra POA esses tempos, e com a vibração quebrou a suporte de um, dai arranquei o outro pq eles não são os originais (o antigo proprietário deve ter trocado). Estou de olho pra ver se consigo os originais, mas muito difícil mesmo de achar. Além disso, ainda não tenho uma opinião formada se acho legal os faroletes no parachoques....as vezes acho legal, as vezes acho feio....
448029
Bom dia BBMoro! Os faroletes originais são Arteb, o suporte é muito semelhante ao do Maverick GT. Te faço um pedido encarecido, POR FAVOR MANTENHA os faroletes no lugar originalkkkkkkk. Nossas Fs já são veículos raros, raríssimos o que por si só nos obriga a mantê-los dentro de suas características. Na minha F89 como alteração apenas coloquei as rodas iguais as da tua, mas são originais Ford e da mesma safra. Jamais colocaria as rodas de qualquer versão das 93 para cima ou outras rodas. A F84, bom, sem comentários kkkkk, já foi até cabinada e já que tá lá que lá teje rsrsrsrs. Ford abraço.
Acho muito linda a tal F1000-A. Se tivesse coragem$$$$$$$ até me atreveria a pintar minha F84 toda de prata e fazer estas faixas azuis, colocar o aplique na tampa traseira e talvez radicalizar colocando a grade de alumínio. Como diria o Tio Eddie, os duendes começam a trabalhar kkkkkkkkk.
Bom dia Felipe! Se a tua F1000 for das antigas, sim existiu como disse o Daniel um kit da engesa fabricado lá por 1984/85 inclusive nos moldes twin I beam que é plug and play, mas precisa colocar a caixa Clark de 5 marchas caso ainda não tenha. Se fores optar por colocar o eixo dianteiro tracionado da F moderna, vai ser uma adaptação do caralho. Terás de reposicionar o setor de direção para frente do trem dianteiro, trocar os suportes dos tirantes da suspensão, adequar as molas dianteiras, angulos de geometria, angulos de esterçamento e por aí vai dadas as diferenças de chassis de uma para a outra. Espero ter contribuído, Ford abraço.
BrunoDallanora2013
23/01/2014, 13:14
Acho muito linda a tal F1000-A. Se tivesse coragem$$$$$$$ até me atreveria a pintar minha F84 toda de prata e fazer estas faixas azuis, colocar o aplique na tampa traseira e talvez radicalizar colocando a grade de alumínio. Como diria o Tio Eddie, os duendes começam a trabalhar kkkkkkkkk.
eu só não sei se se consegue esta faixa original azul ! acho bem bonita esta faixa mas nunca vi a venda ! ela tinha ums aros de aluminio na volta da sinaleira mas agora ta sem ! ta boa para pintura tem poucos amaçados
marcoswiedemann
23/01/2014, 13:15
obrigado pelo convite
vai ser dia 25 agora que horas começa e ate que horas vcs ficam la no museu
pergunto por que vou trabalha sábado mas vou dar uma fugida do serviço pra ver as relíquias.
abraço.
Bom dia Marcos! Este mundo é pequeno mesmo kkkk. Quando quiseres ver as "jóias da coroa" rsrs, é só aparecer lá no Museu do Trem no último sábado de cada mês à tarde, obviamente com tempo bom, onde realizamos nosso encontro de carros antigos. Uma delas sempre tá lá e as vezes as duas. Serás muito bem vindo em nosso evento. Fico feliz que tenha gostado dos meus brinquedos. Ford abraço.
obrigado pelo convite
vai ser dia 25 agora que horas começa e ate que horas vcs ficam la no museu
pergunto por que vou trabalha sábado mas vou dar uma fugida do serviço pra ver as relíquias.
abraço.
Marcos, ficamos por lá das 14 até às 18 horas, mas somente com tempo bom, apareça que a casa é tua também. Ford abraço.
eu só não sei se se consegue esta faixa original azul ! acho bem bonita esta faixa mas nunca vi a venda ! ela tinha ums aros de aluminio na volta da sinaleira mas agora ta sem ! ta boa para pintura tem poucos amaçados
Bruno, certamente é praticamente impossível de se encontrar tais faixas originais de reposição, mas o pessoal que trabalha com plotagem faz verdadeiros milagres e em último caso um pintor com boa vontade e que goste de fazer tais coisas isole uma por uma e pinte. Agora aquela relíquea se um dia restaurarem tomara que a façam igual o original. Ela ainda tem aquela moldura preta com letras azuis na tampa traseira? Os aros ao redor da sinaleira não são do ano dela e sim das F100 mais antigas.
BrunoDallanora2013
23/01/2014, 22:52
Bruno, certamente é praticamente impossível de se encontrar tais faixas originais de reposição, mas o pessoal que trabalha com plotagem faz verdadeiros milagres e em último caso um pintor com boa vontade e que goste de fazer tais coisas isole uma por uma e pinte. Agora aquela relíquea se um dia restaurarem tomara que a façam igual o original. Ela ainda tem aquela moldura preta com letras azuis na tampa traseira? Os aros ao redor da sinaleira não são do ano dela e sim das F100 mais antigas.
infelizmente não tem só tem as letras em alto relevo na tampa mas daria para pintar ! tampa é a primeira coisa que se estraga em camioneta onde se carrega bastante coisa !
se um dia restaurar quero deixar a lataria original com faixas azuis e farois vai ser sempre os redondos que acho bem legal
também foraria os bancos como era antes com as listas vermelhas e ele todo preto ! achava show mas rasgou e tivemos que refazer de outro tecido o pessoal tava falando de bancos da f1000 98 esses da f1000 a são muito macio e bem firme só não tem escora de cabeça mas é muito bom !
infelizmente não tem só tem as letras em alto relevo na tampa mas daria para pintar ! tampa é a primeira coisa que se estraga em camioneta onde se carrega bastante coisa !
se um dia restaurar quero deixar a lataria original com faixas azuis e farois vai ser sempre os redondos que acho bem legal
também foraria os bancos como era antes com as listas vermelhas e ele todo preto ! achava show mas rasgou e tivemos que refazer de outro tecido o pessoal tava falando de bancos da f1000 98 esses da f1000 a são muito macio e bem firme só não tem escora de cabeça mas é muito bom !
Caro Bruno, o aplique da tampa traseira é fácil de resolver, basta achar um da f100 e pintar de preto fosco e depois pintar o friso de contorno e as letras de azul. Na F1000-A o tecido original dos bancos é preto com listas azuis combinando com as faixas. Aqui na minha cidade um amigo meu tem uma F1000-A desde 0km impecável mas já 1986 portanto com a frente de 04 faróis. Ela continua à álcool e está sem as calotas e com as rodas pretas. As calotas estão devidamente guardadas por precaução para não estragarem. Tem outra 86 também só que já sem as faixas mas de único dono e com um Perkins Q20. O dono era tão doente por Perkins e por camionete Ford que preferiu comprar a álcool e instalar o Q20 0km. Cada louco com sua mania e atualmente ela deve ter meio milhão de kms.
BrunoDallanora2013
24/01/2014, 00:48
Caro Bruno, o aplique da tampa traseira é fácil de resolver, basta achar um da f100 e pintar de preto fosco e depois pintar o friso de contorno e as letras de azul. Na F1000-A o tecido original dos bancos é preto com listas azuis combinando com as faixas. Aqui na minha cidade um amigo meu tem uma F1000-A desde 0km impecável mas já 1986 portanto com a frente de 04 faróis. Ela continua à álcool e está sem as calotas e com as rodas pretas. As calotas estão devidamente guardadas por precaução para não estragarem. Tem outra 86 também só que já sem as faixas mas de único dono e com um Perkins Q20. O dono era tão doente por Perkins e por camionete Ford que preferiu comprar a álcool e instalar o Q20 0km. Cada louco com sua mania e atualmente ela deve ter meio milhão de kms.
foi colocado a diesel pela economia e pq o a alcool fundiu quando compraram ela na viagem trazendo para casa a caixa ainda é a de 4 marchas chega a fazer 11 km/l na cidade nunca andamos na estrda pq ta ruim de direção e temos outra melhor
mas é bem gostosa de dirigir o que encomoda é os freios batendo e não sei o que fazer arruma da uma semana bate de novo ! sabe uma dica ? as roda é mangels 16 os pneus que sobra das f250 vai para ela !
(foi comprada usada mas bem novinha acho que não tinha um ano de uso !)
foi colocado a diesel pela economia e pq o a alcool fundiu quando compraram ela na viagem trazendo para casa a caixa ainda é a de 4 marchas chega a fazer 11 km/l na cidade nunca andamos na estrda pq ta ruim de direção e temos outra melhor
mas é bem gostosa de dirigir o que encomoda é os freios batendo e não sei o que fazer arruma da uma semana bate de novo ! sabe uma dica ? as roda é mangels 16 os pneus que sobra das f250 vai para ela !
(foi comprada usada mas bem novinha acho que não tinha um ano de uso !)
Bruno, para resolver o problema do freio dianteiro batendo existem alguns macetes que podem resolver dependendo do desgaste já existente entre a pinça e o cavalete, mas aí vai:
- para prender a pastilha nas pinças utilize aquele silicone laranja;
- troque o kit de fixação da pinça, se consegue novo com relativa facilidade (é aquela trava em forma de T que vai parafusada);
- na parte da frente da pinça com ela montada no lugar verifique a folga entre ela e o cavalete. Diante disto recorte um pequeno pedaço de chapa daquelas para fazer calhas de chuva em casa e force a pinça para cima introduzindo este pedaço de chapa sob pressão etre a pinça e o cavalete. Fiz isto na minha F84 e é um silêncio absoluto;
-verifique também se o espelho de proteção não está solto ou trincado.
BrunoDallanora2013
24/01/2014, 11:02
Bruno, para resolver o problema do freio dianteiro batendo existem alguns macetes que podem resolver dependendo do desgaste já existente entre a pinça e o cavalete, mas aí vai:
- para prender a pastilha nas pinças utilize aquele silicone laranja;
- troque o kit de fixação da pinça, se consegue novo com relativa facilidade (é aquela trava em forma de T que vai parafusada);
- na parte da frente da pinça com ela montada no lugar verifique a folga entre ela e o cavalete. Diante disto recorte um pequeno pedaço de chapa daquelas para fazer calhas de chuva em casa e force a pinça para cima introduzindo este pedaço de chapa sob pressão etre a pinça e o cavalete. Fiz isto na minha F84 e é um silêncio absoluto;
-verifique também se o espelho de proteção não está solto ou trincado.
valeu pelas dicas vou tentar quando tiver tempo ! mas e sera que daria para adApatar s freios das 98 ? esses são muito bons e não bate em hipótese alguma !
as peças em alumínio sabe como restaurar ? tirar encardido soldar desamaçar ? como ela ta a diesel costuma trincar bastante a grade ! consegui uma moldura nova do lado esquerdo mas o direito é dificil achar !
acho que vou fazer um tópico dela para não atrapalhar o dos outros !
valeu pelas dicas vou tentar quando tiver tempo ! mas e sera que daria para adApatar s freios das 98 ? esses são muito bons e não bate em hipótese alguma !
as peças em alumínio sabe como restaurar ? tirar encardido soldar desamaçar ? como ela ta a diesel costuma trincar bastante a grade ! consegui uma moldura nova do lado esquerdo mas o direito é dificil achar !
acho que vou fazer um tópico dela para não atrapalhar o dos outros !
Bruno, primeiramente quanto aos freios das F 93 a 98, a adaptação não seria tão simples assim. Se reparares as F até 92 possuem suas pinças de freio à frente da ponta de eixo e nas modernas a posição é atrás. Mas isto não é assim por acaso, nas antigas os terminais de direção são pela parte de trás do trem dianteiro acompanhando a posição posterior também do setor de direção. Nas modernas ocorre justamente o contrário já que seu sistema de direção é anterior ao trem dianteiro. Uma vez instalamos em uma F100 57 freios a disco da F até 92 e por causa do braço pitmann horizontal daquele modelo tivemos de inverter a posição das pinças que passaram a trabalhar de cabeça para baixo, portanto atrás do trem dianteiro. Certeza da tua adaptação somente desmontando tudo e comparando as peças da antiga com a moderna para ver se é possível tal adaptação. No mercado livre existe a moldura que procuras para a grade, assim como produtos específicos para polir metal. Existem polidores à venda em supermercados chamados Brasso ou Silvo que são muito bons também e com efeito satisfatório. Quanto à solda somente um profissional muito bom seria capaz de fazer tal cirurgia. Os amassados utilize tacos de madeira arredondados em suas pontas e com muita calma e paciência vá trabalhando os amassados em seu lado contrário. Para um efeito melhor pode-se aquecer a superfície com um soprador térmico para amolecer a superfície e não correr o risco de vincá-la. Com estas dicas caseiras tenho certeza que a tal grade ficará parecendo uma jóia e com um custo quase zero além de ser um ótimo passatempo para as horas vagas, o que eu chamo de "terapia". Espero ter sido útil, Ford abraço.
Divido com vocês o prazer de hoje. Desentoquei a F89 que já estava guardada desde outubro do ano passado e dei um rolé com ela. Não tem preço a sensação de voltar no tempo andando com um carro já antigo igual a 0km. Como diria uma marca de catões de crédito "não tem preço". Meus vizinhos do prédio onde moro enlouquecem com as Fs na garagem do prédio. Uso dois boxes cada um em um canto mas as manobras são apertadas. É lindo quando tiro um tempo para apreciá-las na garagem. Hoje aqui calor de 40 graus à sombra. Graças aos céus agora a noite tivemos uma boa chuva depois de uma tórrida semana.
Divido com vocês o prazer de hoje. Desentoquei a F89 que já estava guardada desde outubro do ano passado e dei um rolé com ela. Não tem preço a sensação de voltar no tempo andando com um carro já antigo igual a 0km. Como diria uma marca de catões de crédito "não tem preço". Meus vizinhos do prédio onde moro enlouquecem com as Fs na garagem do prédio. Uso dois boxes cada um em um canto mas as manobras são apertadas. É lindo quando tiro um tempo para apreciá-las na garagem. Hoje aqui calor de 40 graus à sombra. Graças aos céus agora a noite tivemos uma boa chuva depois de uma tórrida semana.
Mas que show em Zé!!! eu entendo como é isso!!! No meu trabalho atual viajo muito, muito mesmo, e a ânsioa de chegar em casa e pegar a F é sempre a mesma.....pior que é geralmente quando fico tempo sem dirigir ela que acabo abusando (trancos, aceleradas e tal...). Realmente, é muito bom!
Quanto ao calor, estou em Cruz Alta por uns dias,,,,,40 graus também!!! tá feia a coisa!
BrunoDallanora2013
25/01/2014, 00:28
Bruno, primeiramente quanto aos freios das F 93 a 98, a adaptação não seria tão simples assim. Se reparares as F até 92 possuem suas pinças de freio à frente da ponta de eixo e nas modernas a posição é atrás. Mas isto não é assim por acaso, nas antigas os terminais de direção são pela parte de trás do trem dianteiro acompanhando a posição posterior também do setor de direção. Nas modernas ocorre justamente o contrário já que seu sistema de direção é anterior ao trem dianteiro. Uma vez instalamos em uma F100 57 freios a disco da F até 92 e por causa do braço pitmann horizontal daquele modelo tivemos de inverter a posição das pinças que passaram a trabalhar de cabeça para baixo, portanto atrás do trem dianteiro. Certeza da tua adaptação somente desmontando tudo e comparando as peças da antiga com a moderna para ver se é possível tal adaptação. No mercado livre existe a moldura que procuras para a grade, assim como produtos específicos para polir metal. Existem polidores à venda em supermercados chamados Brasso ou Silvo que são muito bons também e com efeito satisfatório. Quanto à solda somente um profissional muito bom seria capaz de fazer tal cirurgia. Os amassados utilize tacos de madeira arredondados em suas pontas e com muita calma e paciência vá trabalhando os amassados em seu lado contrário. Para um efeito melhor pode-se aquecer a superfície com um soprador térmico para amolecer a superfície e não correr o risco de vincá-la. Com estas dicas caseiras tenho certeza que a tal grade ficará parecendo uma jóia e com um custo quase zero além de ser um ótimo passatempo para as horas vagas, o que eu chamo de "terapia". Espero ter sido útil, Ford abraço.
claro ! muito obrigado !
Mas que show em Zé!!! eu entendo como é isso!!! No meu trabalho atual viajo muito, muito mesmo, e a ânsioa de chegar em casa e pegar a F é sempre a mesma.....pior que é geralmente quando fico tempo sem dirigir ela que acabo abusando (trancos, aceleradas e tal...). Realmente, é muito bom!
Quanto ao calor, estou em Cruz Alta por uns dias,,,,,40 graus também!!! tá feia a coisa!
Rsrsrsrs, eu também passo muito tempo sem andar com minha F89, ando mais mesmo é com a F84 e ainda assim muito pouco durante a semana pois resido perto do meu trabalho e posso ir a pé. Durante o trabalho sempre que preciso sair a trabalho ando com uma viatura discreta sem luminoso e distintivos. Então quando saio com a F89 às vezes também dou uma abusadinhakkkkkkkk. Graças a Deus agora 21 graus aqui em São Leopoldo em virtude da boa chuva que caiu durante a noite. Esta semana que antecede minhas férias estou fazendo algumas manutenções e revisões na F84 para pegar a estrada rumo ao litoral catarinense, estando em contagem regressiva.
Por onde anda todo mundo, tá escuro aquikkkkkk. BBMoro te pronuncia que o filho é teu rsrsrs. Mas enquanto o BBMoro está usando do seu direito de ficar em silêncio, o tagarela aqui tras à baila o assunto pneus. Hoje estive em algumas lojas aqui em minha cidade primeiramente para ver uns BFs aro 16. Me mostraram o 245/75/16 ao montante de R$ 2.333,33. Em outra o tal Maxxis 235/70/16 por R$ 2.000,00. Atualmente uso a medida de Firestone 215/80/16. Acho que as medidas dos que estou vendo poderão encurtar a relação da minha F e aumentar o arrasto. Ademais me disseram que os BFs com um tempo prematuro escamam e ficam duros. Os Maxxis me disseram que além de macios rodam até 120 mil km. Uma coisa é lógica, se é macio gasta logo. Solicito opinião dos amigos. Ford abraço gurizada.
Edintruder
29/01/2014, 08:20
Os Maxis Mudzilla gastaram muito rápido, porém a carcaça é muito boa. Recapei e já estou usando há 2 anos.
Numa empresa que trabalhei em 2010, uma Kombi usava pneus Maxis, e aguentavam legal. EU peguei um buraco que amassou o aro e esvaziou. O pneu não teve em uma bolha sequer. Na Kombi durou no eixo traseiro quase 50.000km, mas em carro de firma tu imaginas...
Ramon Pires
29/01/2014, 08:26
Por onde anda todo mundo, tá escuro aquikkkkkk. BBMoro te pronuncia que o filho é teu rsrsrs. Mas enquanto o BBMoro está usando do seu direito de ficar em silêncio, o tagarela aqui tras à baila o assunto pneus. Hoje estive em algumas lojas aqui em minha cidade primeiramente para ver uns BFs aro 16. Me mostraram o 245/75/16 ao montante de R$ 2.333,33. Em outra o tal Maxxis 235/70/16 por R$ 2.000,00. Atualmente uso a medida de Firestone 215/80/16. Acho que as medidas dos que estou vendo poderão encurtar a relação da minha F e aumentar o arrasto. Ademais me disseram que os BFs com um tempo prematuro escamam e ficam duros. Os Maxxis me disseram que além de macios rodam até 120 mil km. Uma coisa é lógica, se é macio gasta logo. Solicito opinião dos amigos. Ford abraço gurizada.
Eu to usando Maxxis, e pelo visto vai dura bastante, da uns 12 mm
de borracha, mas se fosse usar AT ficava com os Maxis 771, vem a
ser equivalente a um Pirelli ATR, mas só q mais barato um pouco,
mas eu acho que o certo pra F1000 é roda 15, tem mais opçao de pneus, de rodas e são mais baratos tambem.
drosssor51
29/01/2014, 11:16
Zé... o que sempre escuto falar é que rodam muito (tipo 80mil km) com os BF At, porém outros não querem ver o bf nem pintado em ouro, eu nunca usei.
Maxxis acredito não ser um pneu dentre os tops ..... mas esta ali por perto.... por 333,33 reais de diferença eu iria de BF com certeza, fora que se comprar em uma loja Michelin ganhará alinhamento, balanceamento, montagem.... que diminuirá essa diferença.
Eu comprei a pouco pneus Goodyear Wrangler adventure 255/75 R15, estou muito satisfeito até o momento, mas rodei apenas uns 3/4 mil km...
A para escolha da medida dos pneus é uma possibilidade de refinar o ajuste da relação de transmissão... aquele ajuste fino que só o dono sabe...
Não viu outras marcas de pneus Zé???
Pirelli.... Goodyear.... tem um monte de pneus importados com um preço melhor..
Abç
Tio Eddie
29/01/2014, 11:41
Bem, vou dar pitaco.
BFG, pra mim, nem de graça!
Maxxis são uma boa opção. Honestos, duráveis, sem suspresas.
Michelin são os top.
Porém há uma gama enorme de boas opções, precisa definir se vai ser pneu on road, AT ou mud, dai se parte para a escolha.
My 2 cents
Bem, em primeiro lugar muito agradecido pela atenção imediata de todos voces. Os Maxxis que olhei ontem são os 771, dado ao fato de que rodo muito pouco em estrada de terra. O que realmente tá pegando é a altura dos pneus, pois, com a altura 80 e meu diferencial 3.07 o negócio é bom de andar, em velocidade passeio o giro fica lá embaixo e o tanque lá em cima. Outra coisa é a largura onde pode vir a raspar nos tirantes e ou lataria, lembrando que uso as rodas 16 de liga da F Turbo.
Zé, espondo minha opinião....
Se tu roda bastante com a camionete, investe em pneus bons, diria Michelin! Se vai rodar pouco, pode ser qquer coisa.....quando se fala em pneus, tenho em mente como uma das coisas com menor custo no carro! O investimento e grande, sim, mas dividindo isso pelos quilometros e tempo vemos que sai barato......tem outras coisas bem mais pesadas, como combustível, manutenção, IPVA, seguro, etc, que a gente paga caro e aceita como natural.....
Quanto aos BF, nunca usei, mas os comentários é que duram, porém são barulhentos no asfalto.....
Eu estou usando Good Year Fortera na frete, comprados em Rivera, e na traseira tenho desde que comprei a F, andava meio apertado, então coloquei Marshall (derivado da Kumho).....fiquei bem satisfeito com os dois....
255/70R16 raspa nos tirantes. Na lataria nem o 265/70R16 raspa...mas não vejo problema na interferência com os tirantes...
OBS: fique a vontade para postagens e ajudar na manutenção ativa do tópico!!! hehehehehe
abração, Zé!
Zé, espondo minha opinião....
Se tu roda bastante com a camionete, investe em pneus bons, diria Michelin! Se vai rodar pouco, pode ser qquer coisa.....quando se fala em pneus, tenho em mente como uma das coisas com menor custo no carro! O investimento e grande, sim, mas dividindo isso pelos quilometros e tempo vemos que sai barato......tem outras coisas bem mais pesadas, como combustível, manutenção, IPVA, seguro, etc, que a gente paga caro e aceita como natural.....
Quanto aos BF, nunca usei, mas os comentários é que duram, porém são barulhentos no asfalto.....
Eu estou usando Good Year Fortera na frete, comprados em Rivera, e na traseira tenho desde que comprei a F, andava meio apertado, então coloquei Marshall (derivado da Kumho).....fiquei bem satisfeito com os dois....
255/70R16 raspa nos tirantes. Na lataria nem o 265/70R16 raspa...mas não vejo problema na interferência com os tirantes...
OBS: fique a vontade para postagens e ajudar na manutenção ativa do tópico!!! hehehehehe
abração, Zé!
BBMoro que bom que rompeste o silenciokkkkkk. Teu comentário faz sentido. Quanto ao tópico o tagarela aqui se encarrega de postar coisarada. Falar de F1000 pra mim é um grande prazer. Ford abraço.
Waldir Carlos
29/01/2014, 14:24
[Zé, muito bom, contar com você, aqui na "área"]. Com relação aos pneus, embora eu seja "antigo" usuário dos BFG, reconheço que o assunto possibilita uma larga margem para escolha. Ressalte-se, além da "marca", o mais importante na escolha é considerar o perfil do uso.
Para não ficar "sem sugestão", aqui vai meu pitaco:
http://www.tirerack.com/images/trans.gifhttp://www.tirerack.com/images/trans.gifhttp://www.tirerack.com/images/tires/michelin/mi_ltx_at2_1000.jpg
[]s
http://www.tirerack.com/images/trans.gif
Tio Eddie
29/01/2014, 16:24
Waldir,
Com certeza eu iria/irei exatamente com este pneu no SUV - Michelin LTX AT2!
Mano Zé, é um pneuzão! mas de novo - qual vai ser o uso?
[]s
Waldir obrigado pelas considerações, lindo pneu e acredito ser a melhor marca do mundo. Coisa engraçada e até infantil de minha parte, mas desde muito tempo venho querendo ter nas minhas Fs pneus com letras brancas e sempre sonhava com os BFs AT. Nunca comprei dado ao fato que sempre compro meus pneus junto a um distribuidor Firestone aqui da minha cidade, loja esta onde meu avo comprava, meu Pai comprava e fatalmente eu ainda compro. É daquelas coisas de chegar lá calçar os pneus e dias depois ir ver quanto deu e como quero pagar. Assim, ainda não realizei esta vontade de guri. Atualmente temos tantas opções mas que fico com o pé atrás e por isso esta importante ajuda dos amigos. Ford abraço Waldir.
Mano Eddie, o uso será quase que 99% asfalto. Uma vez experimentei um jogo de 31 da Yokohama versão Mud numas rodas 15. Rodei no asfalto e depois fui para estradas de terra visitar um templo Budista próximo a Gramado. No asfalto muita vibração, camionete pesada para arrancar, um arrasto maior. Na terra a história era outra, a camionete ficou gostosa de andar. Rodei um final de semana e devolvi tudo. TFA mano Eddie, estou sempre aqui de pé e a ordem.
448993Bom, compartilho com vocês uma imagem que me é por demais especial, tanto que uso ela como protetor de tela do computador e do celular. Trata-se de uma F100 V8 que o lendário Jota Cardoso com o patrocínio da Ford fazia apresentações pelo Brasil afora. Sua equipe utilizava os veículos Ford Corcel, Maverick e as gloriosas F100. Então, para ilustrar um pouco o nosso tópico lancei esta imagem histórica, afinal não é sempre que se ve um caminhão em pleno voo. Notem que tem um maluco deitado no vão entre as rampas e um mais louco ainda na cadeira elétrica.
Lembrei de uma coisa pra falar pro BBMoro. Se algum dia tua F apresentar algum problema de contato nos vidros, retrovisores ou travas elétricas lembre-se de uma coisa:
- Na coluna dianteira direita da cabine, atrás do painel, existe uma caixa de fusíveis auxiliar, então antes que qualquer desentupidor de fio resolva fazer uma gambiarra verifique a tal caixa. Sobre detalhes por enquanto é o que me lembro. Ford abraço a todos.
Lembrei de uma coisa pra falar pro BBMoro. Se algum dia tua F apresentar algum problema de contato nos vidros, retrovisores ou travas elétricas lembre-se de uma coisa:
- Na coluna dianteira direita da cabine, atrás do painel, existe uma caixa de fusíveis auxiliar, então antes que qualquer desentupidor de fio resolva fazer uma gambiarra verifique a tal caixa. Sobre detalhes por enquanto é o que me lembro. Ford abraço a todos.
Ótima dica, Zé!!! seria entre o ventilador e a lateral?
Ótima dica, Zé!!! seria entre o ventilador e a lateral?
Exatamente, fica ao aldo do ventilador, preso na lateral. Se colocares a mão na lateral atrás do painel sentirás a caixinha. Quase ninguém sabe da existência dela e quando os problemas aparecem os desentupidor de fio vão logo inventando novas modalidades, tirando a originalidade e ainda te dando prejuízo.
Waldir Carlos
30/01/2014, 10:17
[
Waldir obrigado pelas considerações, lindo pneu e acredito ser a melhor marca do mundo. Coisa engraçada e até infantil de minha parte, mas desde muito tempo venho querendo ter nas minhas Fs pneus com letras brancas e sempre sonhava com os BFs AT. Nunca comprei dado ao fato que sempre compro meus pneus junto a um distribuidor Firestone aqui da minha cidade, loja esta onde meu avo comprava, meu Pai comprava e fatalmente eu ainda compro. É daquelas coisas de chegar lá calçar os pneus e dias depois ir ver quanto deu e como quero pagar. Assim, ainda não realizei esta vontade de guri. Atualmente temos tantas opções mas que fico com o pé atrás e por isso esta importante ajuda dos amigos. Ford abraço Waldir.
Prezado, Zé! Eis a questão. Sabemos que "beleza não se põe à mesa", mas realmente, o design dos BFG, na minha opinião, é imbatível. [Tomei a liberdade de destacar parte do texto da tua mensagem, justamente por considerar que as tais "letras brancas" deixam um visual bem bonito]. http://mlb-s1-p.mlstatic.com/pneu-novo-24575r16-bf-goodrich-all-terrain--7307-MLB5193351867_102013-F.jpg
Além disso, mesmo reconhecendo os problemas relatados pelo "Tio" e por outros usuários, dando conta de avarias, tive cinco jogos [4 AT e 1 MUD] e nenhum descontentamento. Portanto, é uma questão de escolher o pneu que melhor atenda o teu uso. Nisso, acredito que os Michelin LTX AT2, te serviriam muito bem.
Com relação à foto da F "voando", sem dúvidas, uma linda imagem. Obrigado e um abraço.
[]s
Grande Waldir, realmente os BFs em termos de visual são do kralho, exatamente este modelo da foto, mas não posso me deixar levar só pela beleza, tenho que ser racional. Meus pneus ainda rodam mais um pouco mas vou começar minha pesquisa e comparações com calma e achar o que melhor se aplica a minha situação. Sei também que para aro 16 a coisa é mais restrita, mas não gostaria de trocar minhas rodas. Sempre grato pelos conselhos e um Ford abraço Waldir.
Achei a caixa de fusíveis na direita....dei uma olhada no manual, ela consta lá....ela contem apenas os fusíveis das coisas que foram incluídas depois, ou como opcional, são eles: vidro elétrico, retrovisor elétrico, trava elétrica e faróis de neblina.....vai entender ne, fizeram uma nova caixa de fusíveis e posicionaram em outro lugar.....mas fica ai o registro, valeu Zé!
Abraço
Achei a caixa de fusíveis na direita....dei uma olhada no manual, ela consta lá....ela contem apenas os fusíveis das coisas que foram incluídas depois, ou como opcional, são eles: vidro elétrico, retrovisor elétrico, trava elétrica e faróis de neblina.....vai entender ne, fizeram uma nova caixa de fusíveis e posicionaram em outro lugar.....mas fica ai o registro, valeu Zé!
Abraço
BBMoro, em 31 anos de F1000 em minha vida procurei sempre saber dos detalhes mais íntimos destes simples mas maravilhosos veículos em especial as até 1992. Além dos folders de lançamento que coleciono desde 1983 com todos os modelos, versões especiais, revistas com testes comparativos, além do catálogo de peças original com ilustrações explodidas e part numbers. Acrescentando o fato que desde 1983 com 13 anos de idade me tornei frequentador assíduo da antiga concessionária Ford aqui de São Leopoldo. Imagina que naquela época eu levava a F1000 marrom do meu Pai para as revisões e eventuais reparos. Um tio meu era o chefe da seção de peças da revenda e vi muitas raridades em termos de peças originais. As vezes até manobrava outras F1000 de clientes dentro da oficina e até as Fs recém chegadas da cegonha trazia do pátio para dentro da oficina. Então como não ser fissurado em tal brinquedo. As F1000 me fazem reviver uma das melhores épocas de minha vida, desde a compra da primeira F em fevereiro de 1983 e passando pela compra da F89 em setembro de 1988. Não se trata simplesmente de um carro, mas sim uma parte da minha própria vida quando o meu amado Pai ainda estava aqui neste mundo e me presenteou com a F89 0km. Talvez este apreço pelas camionetes F1000 seja uma das maneiras de manter meu Pai vivo pois era um carro que ele também gostava muito apesar de também andar de Galaxie a grande paixão sempre foi F1000. Um dia ainda escrevo a história inteira com as Fs.
Daniel.Shimomoto
30/01/2014, 23:45
BBMoro, em 31 anos de F1000 em minha vida procurei sempre saber dos detalhes mais íntimos destes simples mas maravilhosos veículos em especial as até 1992. Além dos folders de lançamento que coleciono desde 1983 com todos os modelos, versões especiais, revistas com testes comparativos, além do catálogo de peças original com ilustrações explodidas e part numbers. Acrescentando o fato que desde 1983 com 13 anos de idade me tornei frequentador assíduo da antiga concessionária Ford aqui de São Leopoldo. Imagina que naquela época eu levava a F1000 marrom do meu Pai para as revisões e eventuais reparos. Um tio meu era o chefe da seção de peças da revenda e vi muitas raridades em termos de peças originais. As vezes até manobrava outras F1000 de clientes dentro da oficina e até as Fs recém chegadas da cegonha trazia do pátio para dentro da oficina. Então como não ser fissurado em tal brinquedo. As F1000 me fazem reviver uma das melhores épocas de minha vida, desde a compra da primeira F em fevereiro de 1983 e passando pela compra da F89 em setembro de 1988. Não se trata simplesmente de um carro, mas sim uma parte da minha própria vida quando o meu amado Pai ainda estava aqui neste mundo e me presenteou com a F89 0km. Talvez este apreço pelas camionetes F1000 seja uma das maneiras de manter meu Pai vivo pois era um carro que ele também gostava muito apesar de também andar de Galaxie a grande paixão sempre foi F1000. Um dia ainda escrevo a história inteira com as Fs.
Adorei o seu relato! Muito bacana mesmo! Isso é que é paixão!
Eu quando era pequeno, nunca fui um grande amigo das F-1000. A coisa que eu achava mais estranho eram os caminhonetão como eu chamava, que meu pai utilizava na empresa dele (eram os caminhões Ford F-11000/14000). Até o dia que eu vi, com meus 14 anos, o anuncio de uma F-1000 1994 com tração 4x4. Ai foi arrebatador! O narrador dizendo "Nova Ford F-1000. Agora com tração 4x4..." e na cena aparecia um dedo teclando o botão da tração...Aquelas faixas...a imponencia. Era lindissimo! Queria um carro daqueles mas ao mesmo tempo era muito longe de mim. Quando lançou a frente 1997/1998 ai que fiquei louco! Queria uma de qualquer jeito. Mas era cara demais, parecia algo muito distante de mim.
O tempo passou, tive duas Saveiros, 1 Gol, 1 Golf, 1 Ranger (comprada zero km) até o dia que resolvi seguir o exemplo do meu amigo Waldir Carlos e mandar as favas a logica, a coerência, a racionalidade. Troquei a Ranger 2006 em uma F-1000 4x4 1998 (e ainda voltei dinheiro!) e hoje desfilo com meu Efão por ai. Seja em São Paulo, seja no interior, ela abre caminho. Chama atenção ser ser berrante, é discreta mas diferente. É do jeito que eu gosto!
F-1000 me trouxe um novo alento para dirigir. E hoje sou o maior fã dos caminhonetões (os Ford 11000 e 14000!!!!)
Grande Abraço
drosssor51
31/01/2014, 00:00
Daniel.... gostei desta parte "mandar as favas a lógica, a coerência, a racionalidade".
Também me sinto assim...kkk.
comecei com um Tempra, depois fiesta, palio, ford ka zero km.... antes de dois anos de uso peguei o fordão e ainda dei mais dinheiro ..
tenho amigo que não se conformam....kkkkk ou não entendem...
Hj o fordão é só alegria....
Não volto para carro normal...
Edintruder
31/01/2014, 08:16
Quando eu tinha 14 anos eu dirigi pela primeira vez uma F1000 de uma amiga da minha tia. 86 aspirada, 4 marchas. Depois daquela experiência nunca mais consegui tirar o sonho de ter uma F1000! Tentei negociar em várias ocasiões, mas nunca dava em função do valor delas. Hoje tenho a Femil e tão cedo não me desfarei dela. Deixo atirada na garagem mas não vendo.
Troller-a-vista
31/01/2014, 08:37
Se me permite, nao use BF na f...
Nao combina visualmente em nenhuma que ja vi.
Fora que eh um pneu pesado, duro, barulhento, enfim, tudo que a essa f tua nao precisa.
Vai de michelin que é mais interessante mesmo pro teu uso.
Eu quando era pequeno, nunca fui um grande amigo das F-1000. A coisa que eu achava mais estranho eram os caminhonetão como eu chamava, que meu pai utilizava na empresa dele (eram os caminhões Ford F-11000/14000). Até o dia que eu vi, com meus 14 anos, o anuncio de uma F-1000 1994 com tração 4x4. Ai foi arrebatador! O narrador dizendo "Nova Ford F-1000. Agora com tração 4x4..." e na cena aparecia um dedo teclando o botão da tração...Aquelas faixas...a imponencia. Era lindissimo! Queria um carro daqueles mas ao mesmo tempo era muito longe de mim. Quando lançou a frente 1997/1998 ai que fiquei louco! Queria uma de qualquer jeito. Mas era cara demais, parecia algo muito distante de mim.
O tempo passou, tive duas Saveiros, 1 Gol, 1 Golf, 1 Ranger (comprada zero km) até o dia que resolvi seguir o exemplo do meu amigo Waldir Carlos e mandar as favas a logica, a coerência, a racionalidade. Troquei a Ranger 2006 em uma F-1000 4x4 1998 (e ainda voltei dinheiro!) e hoje desfilo com meu Efão por ai. Seja em São Paulo, seja no interior, ela abre caminho. Chama atenção ser ser berrante, é discreta mas diferente. É do jeito que eu gosto!
F-1000 me trouxe um novo alento para dirigir. E hoje sou o maior fã dos caminhonetões (os Ford 11000 e 14000!!!!)
Grande Abraço
É Daniel, todos sabem que gostamos das F1000 e agora estamos expondo os motivos da paixão. Só quem comunga do nosso gosto pra nos entender. É o lado humano do material. Ford abraço.
Daniel.... gostei desta parte "mandar as favas a lógica, a coerência, a racionalidade".
Também me sinto assim...kkk.
comecei com um Tempra, depois fiesta, palio, ford ka zero km.... antes de dois anos de uso peguei o fordão e ainda dei mais dinheiro ..
tenho amigo que não se conformam....kkkkk ou não entendem...
Hj o fordão é só alegria....
Não volto para carro normal...
Drossor, para mim é impossível voltar para carro normal. Se vou viajar então o foco principal não é o destino mas o trajeto realizado dentro de uma F1000. Ford abraço.
Quando eu tinha 14 anos eu dirigi pela primeira vez uma F1000 de uma amiga da minha tia. 86 aspirada, 4 marchas. Depois daquela experiência nunca mais consegui tirar o sonho de ter uma F1000! Tentei negociar em várias ocasiões, mas nunca dava em função do valor delas. Hoje tenho a Femil e tão cedo não me desfarei dela. Deixo atirada na garagem mas não vendo.
Edin meu caro, a "doença" é contagiosa e quando tu menos espera tá tão "contaminado" que não tem mais volta. Só o martelar do MWM 229 em marcha lenta já é uma sinfonia. Possuir uma F1000 é um dicisor de águas, o cara não consegue mais esquecer e vai sempre comparar com outros carros. Não tenho nenhuma pretensão de me desfazer de nenhuma delas. Quando alguem me questiona se vendo logo respondo que se quiser arrumo uma bem boa pro cara comprar. Ford abraço.
Fora que eh um pneu pesado, duro, barulhento, enfim, tudo que a essa f tua nao precisa.
Troller, obrigado pelo conselho, realmente não és o primeiro a me falar sobre tais características dos BFs e como só visual não resolve não vou sacrificar o conforto da F1000. Obrigado pela tua atenção e um Ford abraço.
Waldir Carlos
31/01/2014, 15:22
Zé and ALL, organizando meu arquivo pessoal, encontrei fotos de uma F 1989 229-4. Pertence a um comerciante, aqui da região.
https://lh6.googleusercontent.com/-b-CG5CoB2gc/UuvZf9mXkeI/AAAAAAAAG3Y/bB7qJlLgPsQ/s720/F-1000_229_4_1989%2520%25283%2529.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-iPqMS3HWB7c/UuvZhSbFiCI/AAAAAAAAG3g/VftFieU9BaY/s720/F-1000_229_4_1989%2520%252844%2529.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-6IkIOQ87RbA/UuvZagIslaI/AAAAAAAAG3A/bSAhGcSpX-8/s720/F-1000_229_4_1989%2520%252810%2529.JPG
Nessa foto, eu "aprovando" a fera.
https://lh6.googleusercontent.com/-nZft9bNhy4I/UuvZcL9ip3I/AAAAAAAAG3I/laSj7qL64W4/s720/F-1000_229_4_1989%2520%252823%2529.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-84IddvyM6yo/UuvZdjA_CdI/AAAAAAAAG3Q/rbeYoax1MvM/s720/F-1000_229_4_1989%2520%252825%2529.JPG
[]s
Troller-a-vista
31/01/2014, 19:50
nunca vi vermelha com essas faixas amarelas... nao eh original né?
É isso mesmo pessoal, quem tem não vende!!! A minha história está brevemente descrita no primeiro post!!!! A vontade sempre foi grande!!! Eu andei muito em uma F82 carroceria de madeira até comprar uma F97 HSD.....mas a minha vontade sempre foi alguma TD até 92, mesmo sem nunca ter andado em uma, apenas imaginava!!! A primeira vez que andei e única TD foi a minha!!!! Fui buscar ela sozinho, sem a aprovação de ninguém da família, apenas a namorada disse "vai".....trouxe de SP até Horizontina-RS, e aqui se vive com ela, sendo ela hj meu único carro...tive um Polo juntamente com a F, mas por um motivo chato que o Edin sabe heheheheh, não fazia mais sentido ter dois carros......quem se foi? claro que o Polo....
Zé, se tu tem alguma coisa dos teus materiais digitalizados, teria imenso prazer em ler!!!!!
Abraço
drosssor51
31/01/2014, 20:23
Waldir... muito inteira essa vermelha.....
Aparentemente esse motor nunca foi aberto....tem cara de tinta original... junto com a B.I.
Prova que a coisa quenta bagarai...kkkk
Show.
Waldir Carlos
31/01/2014, 20:36
nunca vi vermelha com essas faixas amarelas... nao eh original né?
Ôpa! Não sei "precisar", sobre esse detalhe das faixas.
Waldir... muito inteira essa vermelha.....
Aparentemente esse motor nunca foi aberto....tem cara de tinta original... junto com a B.I.
Prova que a coisa quenta bagarai...kkkk
Show.
O dono tem um ciúme "daqueles", dessa F. Rs. Detalhe: AC instalado!
[]s
drosssor51
31/01/2014, 20:41
opa... um A/C muda tudo....
Waldir Carlos
31/01/2014, 21:01
opa... um A/C muda tudo....
Não entendi como, mas o cara mandou instalar esse AC.
[]s
Edintruder
31/01/2014, 22:59
Waldir, esse tipo de AC é o mais fácil de instalar. O evaporador fica dentro dessa caixa (caixa evaporadora) que tem um ventilador atrás. Ele circula o ar interno do veículo através da caixa evaporadora. É muito eficiente, e é o mesmo sistema que o Kim instalou no Fuzileiro.
Dá para montar um sistema de AC todo com peças genéricas por menos de 1000,00 usando esse tipo de caixa evaporadora. Orcei para colocar na bandeirante de um amigo meu e o custo ficou na casa dos 900,00 usando compressor, evaporador, mangueiras e filtro de gás do Tipo. Precisaria fazer poucas adaptações no sistema.
Daniel.Shimomoto
01/02/2014, 00:20
Voltando ao assunto....
Troller;
Vou discordar um pouco de você. E explico!
Usei BFG na Ranger, medida original da picape e achei um pneu inadequado para meu uso. Patinava demais no seco, no molhado, cantava a toa e a freagem dele era péssima. As unicas coisas positivas eram que eles não aquaplanava de forma alguma e a durabilidade. Tanto não gostei que na Ranger coloquei depois os Goodyear RT/S
Na F-1000 eu tive que mudar de opinião. Uma picape mais pesada, os pneus tem boa aderencia, não cantam. Em piso molhado eles até são mais escorregadios mas longe de serem perigosos e a grande segurança em termos de aquaplanagem. Na F- não só recomendo como usaria novamente.
Acredito que o BF varie de caso a caso. Numa picape leve e desequilibrada como a Ranger ele fica ruim. Já num veiculo mais pesado, ele calce melhor.
[]s
Troller-a-vista
01/02/2014, 10:11
Daniel, concordo com cada virgula sua.
Mas lembre-se que:
1- a F em questao é mais antiga que a sua e também bem mais leve, se nao me engano mais curta e mais estreita tambem. Isso resulta que uma pressao menor é imposta sobre os pneus e o carro fica mais arisco. Portanto, vai lembrar mais a ranger que a tua F, embora mecanicamente sejam parecidas, em termos de peso e dimensoes nao sao.
2- o uso do amigo em questao é bem esporadico, pra passeios, sem peso, quase um carro de exposicao, entao pra q todas as vantagens e desvantagens do bf se o que ele mais quer é algo proximo do original com conforto?
Daniel.Shimomoto
01/02/2014, 12:30
Daniel, concordo com cada virgula sua.
Mas lembre-se que:
1- a F em questao é mais antiga que a sua e também bem mais leve, se nao me engano mais curta e mais estreita tambem. Isso resulta que uma pressao menor é imposta sobre os pneus e o carro fica mais arisco. Portanto, vai lembrar mais a ranger que a tua F, embora mecanicamente sejam parecidas, em termos de peso e dimensoes nao sao.
2- o uso do amigo em questao é bem esporadico, pra passeios, sem peso, quase um carro de exposicao, entao pra q todas as vantagens e desvantagens do bf se o que ele mais quer é algo proximo do original com conforto?
Troller;
1-) As dimensões das F- são as mesmas. O tamanho dos chassis idem. O peso eu acho que é proximo em virtude da grossura de lata (nas mais antigas) compensada pelo fato da minha ter a pesada tração dianteira (O Dana 44IFS é pesado pra encrenca)
2-) Plenamente de acordo com você. Para um uso quase que como exposição, um bom radial onroad cumpre bem o seu papel. Melhor até que o BFG que combina mais esteticamente falando com veiculos 4x4 (pessoalmente acho estranhissimo ver as vezes, Silverado com pneu All Terrain)
[]s
É isso mesmo pessoal, quem tem não vende!!! A minha história está brevemente descrita no primeiro post!!!! A vontade sempre foi grande!!! Eu andei muito em uma F82 carroceria de madeira até comprar uma F97 HSD.....mas a minha vontade sempre foi alguma TD até 92, mesmo sem nunca ter andado em uma, apenas imaginava!!! A primeira vez que andei e única TD foi a minha!!!! Fui buscar ela sozinho, sem a aprovação de ninguém da família, apenas a namorada disse "vai".....trouxe de SP até Horizontina-RS, e aqui se vive com ela, sendo ela hj meu único carro...tive um Polo juntamente com a F, mas por um motivo chato que o Edin sabe heheheheh, não fazia mais sentido ter dois carros......quem se foi? claro que o Polo....
Zé, se tu tem alguma coisa dos teus materiais digitalizados, teria imenso prazer em ler!!!!!
Abraço
BBMoro, bom dia, eu ainda não digitalizei os meus folders e assim que receber um vídeo que um amigo meu fez da minha F89 rodando na estrada, diga-se de passagem que ficou muito legal, vou postar sim. Ford abraço.
Waldir, trata-se de uma 89/89 dado ao fato de estar com os retrovisores bojudos, a faixa amarela é original sim da vermelha e também era aplicada nas pretas, amarelas, beges e as raríssimas azuis de 1992. Já as TD eram produzidas exclusivamente nas cores preto Dakar e vermelho Sunburst e apenas com faixas pratas e o exclusivo painel cinza . O vermelho Sunburst era aplicado na linha Ford Escort XR3 de 84 até 86. Certa ocasião, mais precisamente em viajem de férias em fevereiro de 1993 parei em uma revenda Ford, a Someval de Tubarão SC e no pavilhão da oficina havia uma 92 0km azul com as faixas amarelas coberta de pó, praticamente escondida. Me aproximei como metal do imã e então quase tive um troço. Era sim uma SS mas com o painel CINZA exclusivo das TD. De uma coisa tenho certeza, o painel fora pintado na fábrica e já estávamos em 1993 com as Ram Cab nas ruas. Então penso eu, que até hoje não consegui desvendar o mistério, que algum funcionário da linha de montagem resolveu "criar" uma versão de despedida. Seria aquela a última F92 produzida? Será que ainda existe? Certo ou não seria imprescindível sabermos qual o último "serial number" de chassis produzido no modelo 92. Alguem sabe como obter tais informações? Tenho a pretensão de escrever algo sobre as Fs de 1979 até 1992 e para isso também gostaria de imagens da fábrica da época. Quem sabe vira um livro. As informações pipocam em minha cabeça quando começo a relatar os detalhes. Não me considero o dono da verdade, mas me realizaria escrevendo sobre este assunto. Existem livros sobre tudo que é carro, por que não um sobre nossas Fs. Quem sabe até lançar tal livro num dos Encontros dos Picapeiros. Perdoem-me o meu desvaneio literário mas não consigo resistir. São detalhes de uma vida inteira a bordo destas maravilhas,
Edintruder
01/02/2014, 16:01
Zé, se precisares de ajuda nas pesquisas, será um prazer ajudar! Com certeza um livro contando a história das Fs será um best seller!
Zé, se precisares de ajuda nas pesquisas, será um prazer ajudar! Com certeza um livro contando a história das Fs será um best seller!
Edin, me dá uma idéia onde posso conseguir a informação sobre o último numeral de chassis produzido das F1000 92. À partir daí eu consigo descobrir onde ela está e se existe ainda. Daí em diante dá pra fazer a história de trás pra frente. Sei que nos EUA as montadoras divulgam estas informações, mas em se tratando de Brasil acho meio difícil, só com um contato forte dentro da fábrica se é que ainda guardam estes registros.
henriquemachado
01/02/2014, 19:33
Boa tarde colegas.
Vou aproveitar este tópico para tirar uma dúvida.
Há alguns meses eu comprei, depois de muito procurar, uma F1000 90 completinha. Prata, com vidros elétricos, teto solar, turbinada de fábrica (não sei se naquele esquema da revenda turbinar antes de vender), vidro corrediço atrás, enfim linda.
Ela está mais próxima da perfeição do que do uso abusivo.
Tenho inicialmente duas dúvidas.
A primeira é que o antigo dono não colocou nenhum silenciados no escape, de modo que ela marca presença onde passa. Entretanto tenho que optar entre passar calor e conversar ou abrir e não escutar nada dentro. Qual a forma de amenizar este problema, deixando o som mais ameno?
A segunda questão é quanto aos faróis, quando ela veio todos estavam escuros por infiltração de água, como achei que enfeiava eu comprei outros no ML e troquei, só que eles infiltram água, inclusive já queimou uma lâmpada e já escureceram. Como resolver este problema? comprar outros e vedar antes de instalar? originais já procurei e não achei e nem sei se estes não infiltram também.
Se você tiver material digital e quiser pode me mandar ZéV8.
Abraços.449296
Troller-a-vista
01/02/2014, 19:51
bom, a sua nao eh turbo original, pelo menos as faixas nao sao delas, e nao lembro da turbo original com essas rodas e em prata... duvido muito q alguem iria trocar as rodas da turbo (q sao bonitas ate hj) pra por a roda da normalzinha...
Sobre o barulho , ou vc instala um escapa normal ou instala um ar condicionado. De qqr jeito, vai continuar barulhento. As F1000 todas eram péssimas de isolamento acustico.
Aconselho a procurar meus posts sobre isolamento acustico e termico. Mas resumindo, recobre todo o interior ocm manta asfaltica, capo internamente, coloca uma manta de eva no assoalho, uma espuma depois do eva, carpete de primeira, e pronto, ja tera um carro totalmente diferente. Nas portas, faca por dentro da mesma e na folha externa dela (procure exemplos em instalacao de som de qualidade).
Com isso tera algo muito proximo de um sedan atual.
PS: a manta eh em todo oi interior, assim como a espuma, ou seja, portas, teto, laterais, chao, por baixo do painel, colunas etc...
Edintruder
02/02/2014, 00:02
Henrique, na minha F1000 eu colei manta asfáltica em toda a cabine, por baixo, atrás e na parede corta fogo.
Colei manta de borracha prensada por baixo da cabine e no capo. O toque final foi colocar capas de veludo espesso nos bancos. O resultado foi muito bom. Ainda uso escape direto saindo atrás da F1000. Quando saía pela lateral o ruído era alto. Somente agora arrumei o ar condicionado pelo calor, pois a redução do ruído ficou muito boa.
drosssor51
02/02/2014, 12:43
Boa tarde colegas.
Há alguns meses eu comprei, depois de muito procurar, uma F1000 90 completinha. Prata, com vidros elétricos, teto solar, turbinada de fábrica (não sei se naquele esquema da revenda turbinar antes de vender), vidro corrediço atrás, enfim linda.
A primeira é que o antigo dono não colocou nenhum silenciados no escape, de modo que ela marca presença onde passa. Entretanto tenho que optar entre passar calor e conversar ou abrir e não escutar nada dentro. Qual a forma de amenizar este problema, deixando o som mais ameno?
A segunda questão é quanto aos faróis, quando ela veio todos estavam escuros por infiltração de água, como achei que enfeiava eu comprei outros no ML e troquei, só que eles infiltram água, inclusive já queimou uma lâmpada e já escureceram. Como resolver este problema? comprar outros e vedar antes de instalar? originais já procurei e não achei e nem sei se estes não infiltram também.
Abraços.449296
Henrique
parabéns pela F...
Verifique se ela esta com o escapamento original (abafador).
Normalmente quando se turbina, mexe ali na curva do escape, as vezes o pessoal aproveita para deixar diretão.
Se estiver original, ai isola cabine, como recomendado pelos amigos...
abç
casquinha
02/02/2014, 15:43
Olá Henrique, na minha ex F1000 tbem tive este problema com os farois que vc mencionou, comprei farois novos tbem e continuou a msm coisa até que achei farois originais marca ROSSI, custou cerca de 300 dilmas os 4, achei em uma Auto Elétrica, com pessoal mais da antiga e me disseram que são faceis de encontrar, principalmente no interior onde fui mexem com tratores essas coisas, daí com esses acabaram-se os problemas só o farol que continuou não iluminando nada, ou na sua é diferente? Abraços Casquinha.
motor da tua f1000 tem o turbo na lateral ou fica na frente junto do radiador. com certeza originalmente ela nao Td. pode. que tenha sido colocado um TD posteriormente. QUanto aos farois os melhores sao os Arteb mas acha los e quase impossivel Os Rossi sao tambem linha de montagem mas nao possuem brilho ate pela caracteristica de sua lente. Ademais farol quadrado nunca vai iluminar igual a um redondo. Na minha F84 uso uns identicos aos arteb mas sao praticamente descartaveis. Entram agua pelo alojamento da lampada. Tenho um jogo de Rossi guardado semi novos mas sao muito opacos. Pra melhorar coloque reles auxiliares e lampadas 90/100. melhora muito. Lembre se nas Fs um rele para cada lado pois elas tem chicotes independentes para cada lado. Ford abraco.
Edintruder
04/02/2014, 14:50
Tenho um colega na faculdade que trabalha num CRVA. Quando recomeçar as aulas falo com ele.
Sobre água nos faróis, a minha F1000 97 ainda tem os faróis originais e no esquerdo sempre entra água. Até lavando de mangueira entra água. Tirei eles para lavar e não tem nada de errado neles. Troquei a lâmpada por causa da borracha de vedação e continua a entrar água, mas agora entra menos. Detalhe, a lâmpada Silvânia de 65,00, a que estava nela foi colocada em 1998 e troquei antes de queimar por causa da vedação apenas. Compensa pagar 65,00 numa lâmpada dessas.
Edin, me dá uma idéia onde posso conseguir a informação sobre o último numeral de chassis produzido das F1000 92. À partir daí eu consigo descobrir onde ela está e se existe ainda. Daí em diante dá pra fazer a história de trás pra frente. Sei que nos EUA as montadoras divulgam estas informações, mas em se tratando de Brasil acho meio difícil, só com um contato forte dentro da fábrica se é que ainda guardam estes registros.
Boa tarde colegas.
Abraços.449296
Parabéns pela compra Henrique! É sem dúvida um belo exemplar e ela parece estar muito bonita mesmo!
Ela provavelmente não é turbinada de fábrica....as faixas e as rodas são diferentes, além de as cores da turbinada de fábrica serem exclusivamente preta e vermelha.
Quanto ao barulho, se quiser ter um som bonito mas sem exageros, coloca um abafador com entrada e saída de 3pol e depois 4 pol até a lateral....tenho assim na minha e é bem tranquilo. o ronco do motor fica bem show!!!
Fárois, veja esse link: Farol F1000 F4000 85 86 87 88 89 90 91 92 Original Rossi - R$ 139,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534012109-farol-f1000-f4000-85-86-87-88-89-90-91-92-original-rossi-_JM)
Tenho na minha Arteb, mas tem um trincado e outro que está com o refletor opaco. mesmo trincado não entra água :)
Além disso, o antigo dono fez um esquema que a lâmpada da luz baixa é a mesma nas quatro posições. Dessa forma, quando liga a luz baixa, as 4 ficam baixas e quando liga a alta, as 4 ficam altas....a luz não é lá essas coisas, mas com faróis novos devem ficar bons.
Daniel.Shimomoto
06/02/2014, 20:14
Parabéns pela compra Henrique! É sem dúvida um belo exemplar e ela parece estar muito bonita mesmo!
Ela provavelmente não é turbinada de fábrica....as faixas e as rodas são diferentes, além de as cores da turbinada de fábrica serem exclusivamente preta e vermelha.
Quanto ao barulho, se quiser ter um som bonito mas sem exageros, coloca um abafador com entrada e saída de 3pol e depois 4 pol até a lateral....tenho assim na minha e é bem tranquilo. o ronco do motor fica bem show!!!
Fárois, veja esse link: Farol F1000 F4000 85 86 87 88 89 90 91 92 Original Rossi - R$ 139,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534012109-farol-f1000-f4000-85-86-87-88-89-90-91-92-original-rossi-_JM)
Tenho na minha Arteb, mas tem um trincado e outro que está com o refletor opaco. mesmo trincado não entra água :)
Além disso, o antigo dono fez um esquema que a lâmpada da luz baixa é a mesma nas quatro posições. Dessa forma, quando liga a luz baixa, as 4 ficam baixas e quando liga a alta, as 4 ficam altas....a luz não é lá essas coisas, mas com faróis novos devem ficar bons.
Bom ouvir esses comentários sobre os farois! Achava que o problema eram dos farois da minha F-
Todos os carros que tive tinham farois potentes ou pelo menos satisfatórios. Andar de F-1000 a noite por outro lado foi um baque: Os farois são péssimos (e olha que a minha tá com lampada de 80W). Preciso inventar alguma coisa para melhorar a iluminação sem ter que colocar farois auxiliares (que eu não gosto)
[]s
Troller-a-vista
06/02/2014, 20:53
heeehh compra outro carro entao ehehhe
BrunoDallanora2013
06/02/2014, 22:05
No silenciador o na minha esta semi direto por exemplo tem o silenciador no lugar mas ele é não tem nada dentro o gas passa por ele e sai normal , mas mesmo assim abafa bastante e quando aperta faz barulho , mas na cabine não faz nada de barulho , eu tenho um funcionando todo fechado não faz barulho nenhum , coloquei na minha mas devido ao peso ser terrivel perto do outro ele acabava quebrando os suportes dos canos baraçadeiras emenda.. ai deixei o semi aberto !
se o barulho sai do lado da porta coloca um cano até a traseira assim não vai barulho na cabine !
Muito boa noite meus amigos. Retornei hoje após uma semana de férias no paraíso chamado praia da Pinheira no litoral catarinense. Quanto ao meio de transporte a F84 a bala de prata, andou bonito. Ainda não fiz a média de consumo, mas acredito ter feito mais de 9 km/l andando na faixa de rotação entre 2500 e 2800 rpm. No tocante a velocidade não posso ser preciso, pois ainda não aferi o velocímetro após a troca do diferencial, mas nesta faixa de rotação calculo entre 100 a 110 km/h. Foi e voltou magnificamente, ar bombando e em algumas ultrapassagens surpreendendo muitos carros modernos. Voltei mais focado ainda em descobrir qual o último numero de chassis do modelo de f1000 até 1992. Pelo que sei, informação extra oficial, elas foram produzidas até 26 de junho de 1992. Conto com a ajuda dos amigos, uma vez que cada vez mais estou motivado em escrever algo sobre as Fs de 1979 até a derradeira 1992. Aqui em minha cidade tem uma 1979 original de segundo dono, o que já é uma das pontas. Sabendo a data de sua fabricação, conforme a plaqueta da porta, já tenho um Norte para o início. Ford abraço a todos.
Como diz o mano Eddie, é só ficar sem ter o que fazer que os Duendes começam a trabalhar nas idéias e começo a pensar em uma caixa com a 5 drive, mas longe da Eaton, para colocar na minha F84. Por aqui uma FSO em torno de 4 a 5 mil Dilmas sendo que a minha Clark 4 marchas deve valer em torno de uns 2 a 3 mil Dilmas. O problema maior fica por conta da enjambração para coloca-la o que me dá um pouco de receio quanto a esta modificação. O que acham os amigos?
Daniel.Shimomoto
11/02/2014, 21:32
Zé
Acho que no seu caso especificamente é facil! O duro são as nossas 4x4 que tem a caixa de transferencia.
Eu estudaria com bastante carinho a adaptação e procederia sim!
Grande Abraço
robson010203
11/02/2014, 22:49
o maior problema dessas caixas de cambio é o velocímetro pois todas elas saem com sensor para velocímetro elétrico, e não existe peças para transformar elas para velocímetro mecânico (tenho uma dessas aqui, "fso4405c") fiz um orçamento em uma fábrica de engrenagens, e os caras me pediram R$650,00 para fazer uma coroa para acionamento do velocímetro, ou seja, mais de 15% do valor do cambio, achei muito caro, também saiu uma leva de f4000 com cambio fso4305 e acionamento mecânico, porém essa coroa custa proximo de R$800,00 (orçamento da CARED em SP) e é difícil de encontrar
Como diz o mano Eddie, é só ficar sem ter o que fazer que os Duendes começam a trabalhar nas idéias e começo a pensar em uma caixa com a 5 drive, mas longe da Eaton, para colocar na minha F84. Por aqui uma FSO em torno de 4 a 5 mil Dilmas sendo que a minha Clark 4 marchas deve valer em torno de uns 2 a 3 mil Dilmas. O problema maior fica por conta da enjambração para coloca-la o que me dá um pouco de receio quanto a esta modificação. O que acham os amigos?
Zé, dá uma olhada no que esse cara fez
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/41721-adaptaco-cambio-zf-5s-420-de-f250-na-f1000.html
uma pena ele não estar comparecendo mais no fórum.....então, é bem possível e é onde quero chegar!!!
Quanto ao livro das Fs, tomara que dê certo!!!! Boa sorte! Inspiração não falta!
Abração
Zé, dá uma olhada no que esse cara fez
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/41721-adaptaco-cambio-zf-5s-420-de-f250-na-f1000.html
uma pena ele não estar comparecendo mais no fórum.....então, é bem possível e é onde quero chegar!!!
Quanto ao livro das Fs, tomara que dê certo!!!! Boa sorte! Inspiração não falta!
Abração
BBMoro, boa noite, entrei no tópico e ali tem realmente a receita, vou cotar o valor do câmbio dando o meu na troca. A minha tá com um torque muito bom mesmo mas chega muito rápido no fim do motor mesmo com o 3.07 no diferencial. Dia desses fiz uma brincadeira com ela, ao fazer o retorno em uma alça sob um viaduto entrei quente e puxei uma segunda e do meio pra fora da curva acelerei no fundo. O troço fez um gritedo de pneu e não parava mais, andou mais de 50 metros assim. Um amigo meu que estava atrás com a F 4x4 dele tava de olho arregalado, incrédulo no que viukkkkkkkk. Um detalhe que fiz e não lembro se comentei, coloquei a tomada de ar do filtro coletando ar na grade ao lado dos faróis direitos onde tem um recorte no painel dianteiro no formato quadrado. A diferença é perceptível quando acelera fundo a turbina assobia bonito e o motor sobe o giro freneticamente. Quanto ao livro inspiração não falta mas estou em busca do elo perdido a ultima f92 produzida em sua data fatal, 26 de junho de 1992. Vou achar ela, tenho certeza disso e todos os passos serão contados no livro. Ford abraço.
BBMoro, boa noite, entrei no tópico e ali tem realmente a receita, vou cotar o valor do câmbio dando o meu na troca. A minha tá com um torque muito bom mesmo mas chega muito rápido no fim do motor mesmo com o 3.07 no diferencial. Dia desses fiz uma brincadeira com ela, ao fazer o retorno em uma alça sob um viaduto entrei quente e puxei uma segunda e do meio pra fora da curva acelerei no fundo. O troço fez um gritedo de pneu e não parava mais, andou mais de 50 metros assim. Um amigo meu que estava atrás com a F 4x4 dele tava de olho arregalado, incrédulo no que viukkkkkkkk. Um detalhe que fiz e não lembro se comentei, coloquei a tomada de ar do filtro coletando ar na grade ao lado dos faróis direitos onde tem um recorte no painel dianteiro no formato quadrado. A diferença é perceptível quando acelera fundo a turbina assobia bonito e o motor sobe o giro freneticamente. Quanto ao livro inspiração não falta mas estou em busca do elo perdido a ultima f92 produzida em sua data fatal, 26 de junho de 1992. Vou achar ela, tenho certeza disso e todos os passos serão contados no livro. Ford abraço.
Show hein Zé! Nunca fui muito a fundo nos valores do ZF 5S 420, pois minha prioridade é o up no motor, mas giram em torno dos R$5500,00. Se encontrar mais de um, me avisa! Também daria o meu na troca.
A minha com diferencial 2,72 e 255/70R16, em segunda não segura tanto assim. A primeira não da pra contar, pois é muito reduzida, mas em curva ela grita, ainda mais pq não tem bloqueio, então larga so na roda de dentro. Em linha reta deve dar no máximo uns 2 metros so cantando e ela agarra. Mas se for num piso mais solto, dai sim, o giro fica no vermelho e não baixa até atingir a velocidade final. Mas é assim mesmo, tração traseira não foi feita para patinar.
Claro que vai achar a última F92, do jeito que está querendo, vai dar certo! No que estiver no alcance, estamos ai!
Abração
Fotinha que ficou bonitaça!!!
451421
Ramon Pires
17/02/2014, 00:11
o maior problema dessas caixas de cambio é o velocímetro pois todas elas saem com sensor para velocímetro elétrico, e não existe peças para transformar elas para velocímetro mecânico (tenho uma dessas aqui, "fso4405c") fiz um orçamento em uma fábrica de engrenagens, e os caras me pediram R$650,00 para fazer uma coroa para acionamento do velocímetro, ou seja, mais de 15% do valor do cambio, achei muito caro, também saiu uma leva de f4000 com cambio fso4305 e acionamento mecânico, porém essa coroa custa proximo de R$800,00 (orçamento da CARED em SP) e é difícil de encontrar
Boenas, tem p vender no ML esse sensor,
Sensor De Velocidade Ford F1000 Motor 4.9 E3af9e731ab Orig.! - R$ 79,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533986771-sensor-de-velocidade-ford-f1000-motor-49-e3af9e731ab-orig-_JM)
451422 Que por sinal é bem barato e provavelmente daria pra adaptar nessa caixa... mas se por o sensor teria q mudar o velocimetro tambem... por um eletronico.
Edintruder
17/02/2014, 08:34
O velocímetro das F1000 4.9i são eletrônicos???
EDINTRUDER, eles são mistos. Existe saída mecânica e saída elétrica na mesma peça. Mas na F-1000 4.9 a saída elétrica fica sem uso. Note na imagem postada no post acima que a saída maior (de cima) é onde se encaixa o cabo mecânico. A saída inferior (menor) é onde se encaixa o chicote elétrico. Tanto é que quanto se troca o cabo, troca-se o chicote inteiro e com isso a peça mista (que tem o sensor e a saída de engrenagem) passa a não ser mais usado. Esses dias mesmo joguei fora esta peça que havia trocado da finada F-1000 há uns 2-3 anos atrás. A parte mecânica estava desgastada (onde se encaixa o cabo de aço que vai até o velocímetro), porém acredito que a saída elétrica devia estar boa! Saudações
robson010203
17/02/2014, 11:27
O velocímetro das F1000 4.9i são eletrônicos???
o velocimetro é mecânico, essa saída elétrica e para parâmetros do modulo de injeção e corte do motor na velocidade máxima, que no caso da f1000 4.9 é 165km/h
robson010203
17/02/2014, 11:31
Boenas, tem p vender no ML esse sensor,
Sensor De Velocidade Ford F1000 Motor 4.9 E3af9e731ab Orig.! - R$ 79,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533986771-sensor-de-velocidade-ford-f1000-motor-49-e3af9e731ab-orig-_JM)
451422 Que por sinal é bem barato e provavelmente daria pra adaptar nessa caixa... mas se por o sensor teria q mudar o velocimetro tambem... por um eletronico.
o problema está na engrenagem para acionar o pinhão do velocímetro, já que todos os veículos que originalmente usam esses câmbios tem velocímetros elétricos, que nesse caso usam apenas uma roda dentada, tipo uma engrenagem de dentes retos, para dar pulsos no sensor do velocímetro
robson010203
17/02/2014, 11:34
Eu tentei usar um velocimetro eletrico ( do ford Versailles) porém esse não funcionou, acho que ele tem alguma ligação com o módulo do veículo também, a solução foi adaptar o cambio original do motor 4.9i
Ahh voce esta usando o cambio Mazda? Fez flange? Eu usei este cambio num motor MWM 229, com flange que comprei no Mercado livre. Saudacoes
drosssor51
17/02/2014, 12:27
Tem algumas F1000 que sairam com Clarck CL2205 com overdrive.
O clark "inho" é muito bom para quem não carrega muito e quer overdrive.
O velocímetro é mecânico.
robson010203
17/02/2014, 18:01
Ahh voce esta usando o cambio Mazda? Fez flange? Eu usei este cambio num motor MWM 229, com flange que comprei no Mercado livre. Saudacoes
não fiz flange, cortei a capa seca do cambio e soldei uma placa de alumínio com a furação da capa seca do motor mwm sprint
(a mesma furação do cambio eaton fso 4505)
não fiz flange, cortei a capa seca do cambio e soldei uma placa de alumínio com a furação da capa seca do motor mwm sprint
(a mesma furação do cambio eaton fso 4505)
Uau! Tira uma foto depois, se possivel. Abraco
robson010203
17/02/2014, 20:10
tá uma chuva fina por aqui esses dias mas assim que der faço umas fotos e posto por aqui
robson010203
17/02/2014, 20:24
encontrei umas fotos na minha câmera
451584451586451587
Bem legal mesmo e muito simples! Como o câmbio está se comportando? Tem usado fluído Dexron III neste câmbio? Saudações
robson010203
17/02/2014, 20:43
ainda preciso fazer algumas alterações, vou trocar o volante do motor por um com diâmetro menor (vou por o da s10) com o volante grande, o motor demora a cair rotação dificultando um pouco as trocas de marchas de 1ª para 2ª e de 2ª para 3ª, no mais o comportamento está ótimo, o bom é que o escalonamento das marchas para o motor a gasolina deixa a f1000 um pouco mais "esperta".
edit: o óleo é esse mesmo, porém tenho que trocar o retentor traseiro, pois está com um pequeno vazamento, não chega a pingar no chão mas fica uma "meleca" de óleo e poeira que incomoda um pouco.
ainda preciso fazer algumas alterações, vou trocar o volante do motor por um com diâmetro menor (vou por o da s10) com o volante grande, o motor demora a cair rotação dificultando um pouco as trocas de marchas de 1ª para 2ª e de 2ª para 3ª, no mais o comportamento está ótimo, o bom é que o escalonamento das marchas para o motor a gasolina deixa a f1000 um pouco mais "esperta".
edit: o óleo é esse mesmo, porém tenho que trocar o retentor traseiro, pois está com um pequeno vazamento, não chega a pingar no chão mas fica uma "meleca" de óleo e poeira que incomoda um pouco.
Mas que baita trabalho hein Robson! Parabéns pela coragem em fazer esse serviço de solda no câmbio, nunca tinha visto! Aposto que eram poucos que acreditavam que daria certo!
Abraço
robson010203
18/02/2014, 20:02
esse tipo de serviço tem que ter coragem e um bom torneiro e com boa vontade, tem um senhor aqui na cidade e ele faz serviços de fresa, então desmontei o cambio e ele cortou na fresa e fez a placa dianteira que soldei na carcaça do cambio
Essa é pra ti BBMoro. Como tá o estado do carpete do assoalho da tua F? Tenho um original, moldado da F até 92, na cor cinza claro e com a abertura da alavanca para o cambio de 5 marchas, portanto mais a frente. Não tem nada rasgado e nem gasto, apenas esta um pouco sujo. Vou lavar e ver se posto fotos. Veio junto com o interior que comprei de uma cabinada acidentada. Também tem dois bancos dianteiros tipo concha com encosto de cabeça muito bons forrados com tecido do XR3, não possuem rasgos só precisam ser lavados. São de uma Cioato 90 que capotou. Se alguém tiver interesse tamo na área, Ford abraço.
Essa é pra ti BBMoro. Como tá o estado do carpete do assoalho da tua F? Tenho um original, moldado da F até 92, na cor cinza claro e com a abertura da alavanca para o cambio de 5 marchas, portanto mais a frente. Não tem nada rasgado e nem gasto, apenas esta um pouco sujo. Vou lavar e ver se posto fotos. Veio junto com o interior que comprei de uma cabinada acidentada. Também tem dois bancos dianteiros tipo concha com encosto de cabeça muito bons forrados com tecido do XR3, não possuem rasgos só precisam ser lavados. São de uma Cioato 90 que capotou. Se alguém tiver interesse tamo na área, Ford abraço.
Mas olha Zé, o meu carpete da pra dizer que ta bom, tem alguma que outra coisinha, tipo um chiclete grupado logo atrás da alavanca do cambio hehehe......ta vendendo o carpete? quanto vale?
Abraço
E aí tranquilo? estou mexendo na minha f1000 ela e uma 98 xlt 4x4 só q foi capada, o motor dela taça fraco e eu queria já melhora ela e resolvi manda ela pra sp pra arruma e deixa ela mais potente mandei ela pra Serviteste e segundo o Luciano de lá ele colocou os kit e tudo do motor x12 eletrônico fiz tudo no motor dela completo foi trocado tudo que poderia troca agora estou um problema em questão a relação dela como ela era 4x4 provavelmente ele deve se o braseixo 406 e a relação e curta, se eu colocar o Zf nela mesmo assim tenho q mecher na relação q eu já procurei o diferencial das 4x2, gostaria de saber se tem como eu manda faze uma relação mais longa pro braseixo??? E ele me recomendou por um elocker nela q segundo ele fica mais resistente pra pode da uns pega mais forte nas saída alguém pode dar uma opniao sobre isso se eu verdade??? Vou posta as fotos do serviços q foram feito nelas só q como ta no tablet vai de uma a uma, toda a ajuda e informação fico agradecido.
Seguem as fotos dela452008
Seguem as fotos dela 452010
Seguem as foto : 452013 452014 452016
Foi mudado turbina, bicos de maior vazão bomba feita tudo nova, em questão de motor foi feito tudo que se podia ser feito, estou colocando uns disco de freio ventilado e pastilha de ceramica os flexível eu troquei por aeroquipe, estou colocando uns amortecedor Off shox nela e só falta essa parte relação e câmbio pra pode mexer que preciso de umas dicas e uma ajuda
Dai Tgabiru! Bem vindo de volta!
Cara, quanto ao conjunto de transmissão, se ela era 4x4, a relação do dif é 3,07. Então, se tu colocar um câmbio ZF como mencionou, provavelmente o 5S-420, não precisa trocar a relação do dif. Se mantiver teu câmbio, a relação mais longa que encontrará é a 2,53, que vinha original nas 4x2.
Me responde umas dúvidas:
- Na foto da turbina, na parte fria, o a/r é 0.60? qual o a/r da parte quente? Essa turbina é original do X12?
- O escapamento é quantas pol? 3?
- Quais as dimensões do intercooler?
Outra coisa cara, sei que tu teve um TD229 com intercooler e turbina modificada. Poderia enviar fotos e detalhes do trablho que fez? Muito me interessa isso!! heheheheh
Abração!
BrunoDallanora2013
19/02/2014, 23:16
Seguem as foto : 452013 452014 452016
onde conseguiu estes canos ?
BrunoDallanora2013
19/02/2014, 23:19
Foi mudado turbina, bicos de maior vazão bomba feita tudo nova, em questão de motor foi feito tudo que se podia ser feito, estou colocando uns disco de freio ventilado e pastilha de ceramica os flexível eu troquei por aeroquipe, estou colocando uns amortecedor Off shox nela e só falta essa parte relação e câmbio pra pode mexer que preciso de umas dicas e uma ajuda
coloca foto dela inteira , e faz video com o motor ! ficou bom melhorou bastante ? tenho uma 4x4 97 mesmo x10 , achei interessante o coletor de entrada de ar que modificou ficou poucos canos e menas curvas bem pensado !
Boa noite Tgabiru. Quanto a relação de transmissão da tua F tenho algumas humildes considerações:
Primeiramente, com toda esta potencia do teu motor, o que não é coisa pouca, arranca fora o Braseixos antes que ele saia por conta. A primeira apertada que deres nele vai alisar os dentes, não sobra nada, a caixa de satélite simplesmente explode e moe tudo que tem dentro. Parta direto para um eixo traseiro Dana completo com relação 2.72 e o cambio coloca um ZF Over, mas ZF e não o Eaton. Se o dana não aguentar aí só resta uma alternativa, o Dana da F250 com pontas de eixo flutuantes. Já falei outras vezes em outro tópico sobre o Braseixos que por fora a gente olha e o troço é muito reforçado, as campanas de freio são super dimensionadas, as pontas de eixo são chavetadas e não presas nos rolamentos, mas as engrenagens parecem de vidro. O trem traseiro ideal seria a carcaça do Braseixos com o miolo Dana, seria indestrutível. Mas é a minha humilde opinião salvo melhor juízo, um Ford abraço.
Boa noite BBMoro, hoje à tarde, aproveitando a ultima semana de férias, lavei o tal carpete e me impressionei pelo seu excelente estado de conservação, mas ainda não vou botar preço, primeiro vou dar um jeito de postar fotos e se a mercadoria te agradar chegaremos num entendimento. Ford abraço meu amigo.
Bbmoro, sobre a turbina nao sei te responder e sobre dimensao do intercoler tbm nao entendo muitas das partes tecnicas sobre o escapamento eh um de 3 polegadas o da outra f1000 229 td tbm foi 3 polegasda eu nao sei o porque mais nos 2 lugares q levei falaram q o d 3 da mais rendimento q os outros. Sobre a Td depois de quase 2 anos desde funalaria ate mecanico ela ficou muito boa na verdade a minha era uma 89 turbinada mais como moro na fronteira apareceu a oportunidade de compra um motor cambio e o diferencial das td mais moderna um poco mandei pra faze o servico de preparacao em cascavel no pr foi colocado intercoler colocado bicos preparado bomba refeita e mexido nos caracol das turbina q era a original garret q tinha comprado nova ela testada no dinanimetro da emresa Hc veiculos em cascavel ela dava em torno de 173 cv ficou andando de mais inclusive ate coloquei ums freio a disco na traseira, so q dai tinha comprado a x10 98 e tinha um amigo q nao parava fe encomoda e mandava e por preco nela tinha feito tudo pintei de branco coloquei as faixa e roda da td banco de couro dvd e ar condicionDo, e vou te fala o velocimetro dela nao ficava muito certo mais cheguei a coloca 169 no gps so q a estrada era ruim , mais vou atras do meu amigo essa semaana e pedir pra bate foto dela e da instalacao no motor. Mais se tive paciencia e condicao tenta melhora q as bixa fica o demonio Abs
Bruno Dalla foi o luciano da serve teste que fez a instalação do intercooler e as mangueiras, e q na verdade agora ela está em sp ainda estou aproveitando e fazendo tapeçaria dela mais embreve postarei fotos e um vídeo dela pode deixa se precisa passo o contato da Serviteste em sp pra tirar algumas dúvidas com luciano sobres os coletores e mangueiras pro intercooler. Abs
Zé V8, então o certo seria colocar o diferencial da f250 junto com o câmbio mais com todas as pessoas q me informei me falaram que eu tenho q usar as rodas da f250 não q eu axo ela feia mais axo q não combina com a f1000 mais se tiver jeito de manter a mesma roda me interessaria pela história outra curiosidade vc axa q daria pra monta um dana dentro um braseixo, e sobre o elocker será q realmente ajuda em alguma coisa q o Luciano da servtest falou se eu gosto muito de patina isso vai ajuda e na verdade a força q ela ficou e de mais ela ta com uns mud 32 e ela frita pneu parada só q não posso abusa queria vê uma boa solução, até me falaram em colocar o zf e tem como deixa a 5 dele mais longa q o original. Estou escutando qualquer conselho q motor parece q tem muito agora falta ajeita ela pra trás pra não fica na mão brigado Abs
duardobruno
20/02/2014, 08:53
Grande Abraço
Caras, desculpe só postar isso agora. Mas só agora li os depoimentos sobre o amor as F1000. Então posto aqui o meu tb:
Cresci em meio as F's. Meu pai teve várias, simples, duplas, conservadas ou detonadas. Teve de vários anos, 81 a 91. Aprendi a dirigir em uma F1000 1989, cab dupla, impecável, vinda do Piauí, onde pertencia a um padre do interior que ganhou de um fazendeiro rico. Assim a F1000 rodava apenas nas regiões da paróquia do velho padre. A F era impecável com seus 50.000 quilômetros rodados.
Ainda assim, curtia as F, mas não pensava em ter uma. Tive fusca, prêmio, chevette, kadett, gol bola, vectra.... aíiiiiii pronto, aos 24 anos (13 anos atrás, to ficando velho), comecei a tocar uma chacrinha, perto de casa, mas precisava de uma pickup. Como tudo que faço não enfiei o pé de primeira. Comprei uma S10 Cab Dupla 2.2 gasolina 1997. Era uma banheira! Mas achei legal. 3 anos depois, parti pra Ranger Cab Dupla 2.5 Diesel 4x4. Apaixonei por Pickup 4x4. Como as manutenções da Ranger estavam me rachando.... fiz uma loucura, vendi e comprei uma "NOVA MONTANA" 2012 completa. Carrinho de deixar muito moleque babannnndoo. Computador de bordo, airbag, abs.... fora o visual moderno. Mas tudo isso não me satisfazia. Queria um monstrão, barulhento, diesel e 4x4. No custo X benefício, escolhi F1000. Dei sorte, encontrei o Caveirão, como eu queria, Cab dupla, 4x4 manual e motor MWM 229. Como disse meu amigo Edintruder: Se não andar mais nele, deixo largado na garagem, mas acho que não vou mais me desfazer desse carro. Abco.
Bbmoro outra coisa q esqueci de fala sobre a 229 td q tinha sobre o intercooler tinha mandado faze um em sp mais quando foi pro Parana o mecanico na hota de instala falou q ele ficou muito grande e demorava pra enche e nao dava muito resultado ai ele usou o mesmo so q mando preenche as colmeia pra ele pode responde mais rapido, e falei q dei 169 no gps mais axo q uns 180 ela tinha q anda so q o negocio era a resposta dela fika muito boa a hora q acelera ja sente a difefenca em subida ultrapassagem e outra coisa a munha tava com o cambio 5 matcha da f1000 das td 94 e a relacao era 15x39 mais eu sentia q ela pedia um zf, so q ela ficou com muita forca e arrancada vc sente quando intercooler e turbina comeca trabalha, hj o problema dessas brincadeira e mao de obra, antes de manda pro parana mandei aki na minha cidade mais ele conseguiu deixa um td quase igual ao um masarico, mais quando axa a pessoa certa e bom so q o certo sempre e mais caro um poco, q na teoria todos sabem q eh mexe bico trabalhado, bomba turbina com mais pressao e um intercoller mais na pratica e faze tudo isso funciona como deve se feito nao eh facil...
BrunoDallanora2013
20/02/2014, 13:47
mas a sua é 4x2 ? não ta com a caixa de marcha eaton ? se estiver não precisa mexer só no diferencial se estiver curta , mas me lembro bem a f1000 98 4x2 são longa levantando ela o final do motor passa os 180 kmh ! ela original numa que mau pai tinha com pneu firestone de fabrica que era menor meu avô colocou 175 kmh na reta ! qual é seu diferencial ?
O meu diferencial da 98 e o braseixo e ele eh reduzido por q era uma 4x4 e foi capada ai ela fica estrangulada, e a relacao pro braseixo eu nao axei ainda pra q possa fica mais longa me falaram q a tal da engrecon fabrica mais nao sei se e verdade e me falaram q se colocar o zf ele fica mais longo mais e mais fragil o certo e eu troca diferencial e cambio entao
Daniel.Shimomoto
20/02/2014, 19:55
O meu diferencial da 98 e o braseixo e ele eh reduzido por q era uma 4x4 e foi capada ai ela fica estrangulada, e a relacao pro braseixo eu nao axei ainda pra q possa fica mais longa me falaram q a tal da engrecon fabrica mais nao sei se e verdade e me falaram q se colocar o zf ele fica mais longo mais e mais fragil o certo e eu troca diferencial e cambio entao
Cambio ZF é mais forte que qualquer Clark! Ele aguenta até 58kgf.m de torque de entrada.
Abs!!!
Boa noite Tgabiru, colocar um dana dentro de um braseixos, taí uma coisa que dá o que pensar. Pelo tamanho do miolo do dana comparado ao braseixos acredito que cabe, mas aí entra a questão das pontas de eixos e suas estrias casarem na caixa de satélites e tudo o mais. Acredito que seria inviável economicamente e não aposto em um bom resultado final. O melhor é trocar o eixo mesmo, afinal a tua F é para ser uasada no dia a dia e não um dragster de final de semana não é mesmokkkkkk. Já patinar com pneus grandes é um risco iminente de quebra. Imagina o torque do motor entrando na caixa e diferencial e no final chega a pneus de grande aderência e maior contato com o solo. As minhas também gosto de uma patinadinha de vez em quando, mas elas tem pneus 215 e aí com torque do motor, principalmente minha F84 repotenciada e quando tinha o diferencial 3.54 o troço fritava parado, bastava uma seguradinha no freio e o cheiro de borracha se espalhava pelo ar no melhor estilo V8.
Edintruder
23/02/2014, 17:19
Quebrei a caixa de marchas no natal de 2012 justamente quando fui queimar pneus e passei a marcha com motor cheio para rabear no calçamento de unistein com pneus 13,5 x 33". O braseixo 406 não sentiu nada.
Eu comprei a minha F1000 capada também, mas coloquei a tração pra funcionar de novo. Se tivesse ficado em 4x2, com certeza teria colocado o eixo traseiro longo também.
Edin o q vc me aconselha axa uma relação mais longa pra esse braseixo ou parti logo pra compra um dana ??? Pq o Zf eu vou colocar mesmo mais já queria colocar uma coisa q aguente, pq já mexi em todo o motor e ela ficou com muita força e o mecânico falou em truetac da eaton q deixa mais resistente o diferencial q aguenta mais as fritadas não q vá fica só patinado a camioneta mais de vez em quando a gente não resiste, só q o truetac não sei se vai te pro braseixo???? Será q o truetac melhora alguma coisa realmente???
Edin o q vc me aconselha axa uma relação mais longa pra esse braseixo ou parti logo pra compra um dana ??? Pq o Zf eu vou colocar mesmo mais já queria colocar uma coisa q aguente, pq já mexi em todo o motor e ela ficou com muita força e o mecânico falou em truetac da eaton q deixa mais resistente o diferencial q aguenta mais as fritadas não q vá fica só patinado a camioneta mais de vez em quando a gente não resiste, só q o truetac não sei se vai te pro braseixo????
Tgabiru, volto a falar, saca fora o braseixos, ele é ultrapassado e limitado, bota um dana. Se fores mantê-la 4x2 usa o dana 2.72 mas se fores instalar o 4x4 terás de ficar com 3.07 atrás pois o dianteiro é 3.07 e uma relação dianteira mais longa que esta carece de uma pesquisa pente fino nos EUA ou então partir para uma confecção de CP artesanal sob encomenda. Não se esqueça que não é possível instalar uma CP que roda na traseira para rodar na dianteira da F 4x4.
Edintruder
23/02/2014, 22:05
O Braseixos é muito mais forte que o Dana, mas como o Zé falou, não tem muitas opções para ele. LSD para ele é mosca branca. Não tem nenhum outro bloqueio disponível para ele. A vantagem é que não existe como perder os semi-eixos pelo caminho.
Como vais colocar a ZF com 5a drive, então fica com essa relação por enquanto. Porém se alongares o diferencial não irás colocar a caixa ZF tão cedo.
Aproveitando as discussões a respeito dos diferenciais.....
Alguém tem algum material com os torques admissíveis de entrada para diferenciais????
Depois do meu Dana 46 ter quebrado, fiquei com um pé atrás pq vou repotenciar o TD229 e colocar um ZF, então o diferencial será meu ponto fraco. A minha ideia era por o Braseixos 406 das F97-98, pois até onde sei, ele se equivale a um Dana 60 e a furação de roda seria a mesma. Se não for isso, as F250 tem Dana 60, certo? Só que dai, o que se faz com a furação? E bitola??!!!
Quanto o Truetrac que o Tgabiru menciona (nunca tinha ouvido falar), o objetivo dele é limitar deslizamento (bloquear), mas analisando a construção desse sistema, eu julgaria ser bem mais resistente que nossas velhas planetárias, pois no truetrack são 3 pontos de contato entre a engrenagem da ponta de eixo e as planetárias....já nos nossos sistemas convencionais são 2
Quanto ta custando o truetrack, Tgabiru?
Na Armazém4x4 tem anunciado por 2.200, até fala q en disponível em 2, 3 ou 4 engrenagem satélite mais lá só fala q eu pro dana. Pq eu to pensando em coloca se realmente vai ajuda em alguma coisa pra fica mais resistente um pouco.
Edin e Ze brigado pelas dicas agora vou na luta de axar um diferencial das 4x2 q não e fácil assim, agora se caso desse pra coloca o diferencial da f250 e ter o jeito de manter a roda da f1000 seria bom alguém tem conhecimento se isso foi feito?
E abusando da minha curiosidade e ignorância, pesquisando aki no fórum e vi antes se trocava os eixo das f1000 pelos das D20 e mandavam tapa os furo e refura na medida certa será isso q isso daria certo e ficaria seguro???? Ou informação o diferencial da silverado e o mesmo da F250?
Desnickadu
24/02/2014, 07:24
kit 4x4 da 250 entra sem grandes adaptações na 1000. Na traseira snme é tirar um e por o outro.
Waldir Carlos
24/02/2014, 08:20
:offtopic:
[Bruno, hoje no Globo Rural, vi um moço - cultivo de arrozal - chamado Valdecir Moro, de Santa Maria-RS. Parentesco]?
Com relação aos diferenciais: Vivendo e aprendendo. Até hoje, no meu limitado conhecimento, tinha os Braseixos 406 como parrudos e que se equivaleria aos Dana 60!
[]s
Aproveitando as discussões a respeito dos diferenciais.....
Alguém tem algum material com os torques admissíveis de entrada para diferenciais????
Depois do meu Dana 46 ter quebrado, fiquei com um pé atrás pq vou repotenciar o TD229 e colocar um ZF, então o diferencial será meu ponto fraco. A minha ideia era por o Braseixos 406 das F97-98, pois até onde sei, ele se equivale a um Dana 60 e a furação de roda seria a mesma. Se não for isso, as F250 tem Dana 60, certo? Só que dai, o que se faz com a furação? E bitola??!!!
Quanto o Truetrac que o Tgabiru menciona (nunca tinha ouvido falar), o objetivo dele é limitar deslizamento (bloquear), mas analisando a construção desse sistema, eu julgaria ser bem mais resistente que nossas velhas planetárias, pois no truetrack são 3 pontos de contato entre a engrenagem da ponta de eixo e as planetárias....já nos nossos sistemas convencionais são 2
Quanto ta custando o truetrack, Tgabiru?
Bom dia BBMoro, desculpe minha intervenção, mas se a carcaça do diferencial da tua F ainda é original trata-se de um Dana 44. Se fores colocar um Dana 60 da F250, não há como modificar a furação e reaproveitar tuas rodas, pois como se trata de um eixo com pontas flutuantes o diâmetro delas é muito maior que o miolo das tuas rodas. Tenho certeza que substituindo o teu Dana 44 por um 46 estará resolvida a questão de fragilidade. O 46 possui as pontas de eixo mais reforçadas e a carcaça é mais robusta também.
Complementando meu comentário, o Dana 46 na verdade é uma evolução do Dana 44, onde foram então corrigidas as deficiencias de fragilidade tais como as pontas de eixo e o reforço da carcaça que no 44 com os anos poderia empenar. O único problema crônico são o fato das pontas de eixo serem presas pelo rolamento que se estourar solta a ponta com roda e tudo o mais. No Braseixos a ponta de eixo é chavetada junto à caixa de satélites, tanto que para trocar o rolamento é necessário abrir-se a tampa e soltar a ponta de eixo por dentro. É um eixo robusto no tocante a sua concepção, carcaça, pontas de eixo, mas deixa a desejar nas engrenagens que são mais frageis. Diante disso ainda opino pelo Dana 46 com muito mais recursos de bloqueios e relações. Ford abraço a todos.
Edintruder
24/02/2014, 09:55
MAs a diferença entre dana 46 e dana 60 é muito pouca.
Já vi uma tabela de torques de diferenciais há alguns anos atrás. Foi postada pelo Walter Casitta quando ele tinha uma Ranger 2001 com motor 2.8 e câmbio AT da Blazer.
:offtopic:
Ba Waldir, esse não é parente, pelo menos nao que eu saiba heheheheh...tem bastante Moro espalhado pela região
[]s
Bom dia BBMoro, desculpe minha intervenção, mas se a carcaça do diferencial da tua F ainda é original trata-se de um Dana 44. Se fores colocar um Dana 60 da F250, não há como modificar a furação e reaproveitar tuas rodas, pois como se trata de um eixo com pontas flutuantes o diâmetro delas é muito maior que o miolo das tuas rodas. Tenho certeza que substituindo o teu Dana 44 por um 46 estará resolvida a questão de fragilidade. O 46 possui as pontas de eixo mais reforçadas e a carcaça é mais robusta também.
Fala Zé! Quanto ao modelo do Dana, com certeza vc tem uma fonte confiável e tenho interesse em saber qual é porque tudo indica que meu Dana é 46. 3 motivos: Ele não tem plaqueta de identificação, mas está escrito em alto relevo na carcaça 46, também, quando quebrou minha satélite, comprei o kit de reposição conforme catálogo Dana, e esse kit é exclusivo para Dana 46. Além disso, no catálogo Dana, o único diferencial com relação 2,72 é o 46, o que me leva a crer que ele é original...
Abração rapaz!
MAs a diferença entre dana 46 e dana 60 é muito pouca.
Já vi uma tabela de torques de diferenciais há alguns anos atrás. Foi postada pelo Walter Casitta quando ele tinha uma Ranger 2001 com motor 2.8 e câmbio AT da Blazer.
Vou procurar essa tabela Edin! Tenho muito interesse, porque a olho nu hehehe, o Dana 60 me parece bem mais parrudão...
Abração
BBMoro, para elucidar este mistério, quando puderes tira umas fotos do eixo e também dos numeros, mas vendo a carcaça já consigo identificar, as diferenças já começam na própria tampa onde o bujão de abastecimento é de borracha e não rosqueado, a tampa é menos vincada, a altura do miolo é mais alta e sua largura também, possui mais parafusos na tampa. Ford abraço. Quanto ao parrudão na verdade é o Dana 70 da Dodge Ram.
BBMoro, para elucidar este mistério, quando puderes tira umas fotos do eixo e também dos numeros, mas vendo a carcaça já consigo identificar, as diferenças já começam na própria tampa onde o bujão de abastecimento é de borracha e não rosqueado, a tampa é menos vincada, a altura do miolo é mais alta e sua largura também, possui mais parafusos na tampa. Ford abraço. Quanto ao parrudão na verdade é o Dana 70 da Dodge Ram.
Amigo Zé, seguem as fotos:
452645452648452649
Na primeira foto, tem-se a direita o número 46, em cima 061 que não sei o que significa, e na esquerda deve ser algo relacionado ao lote. Na segunda foto, na parte inferior está 020390, que subentendo ser a data. Na parte traseira, não existem números...
Abração!
drosssor51
24/02/2014, 22:41
452664452665452668
Bbmoro...... tem cara de 46, é igual ao meu...
Só que o meu é 3.07
abç
Amigo Zé, seguem as fotos:
452645452648452649
Na primeira foto, tem-se a direita o número 46, em cima 061 que não sei o que significa, e na esquerda deve ser algo relacionado ao lote. Na segunda foto, na parte inferior está 020390, que subentendo ser a data. Na parte traseira, não existem números...
Abração!
BBMoro, a dúvida está elucidada, definitivamente o diferencial da tua F é realmente um Dana 46. Na última foto, a tampa tem o bujão de borracha, mas o tira teima está ao lado na tampa, nas orelhas do miolo, elas possuem um rebaixo que aí sim identificam o Dana 46. É da safra antes de usarem a plaqueta de identificação, época em que gravavam o serial na própria carcaça. Te garanto uma coisa, se estiveres usando peças originais muito dificilmente irás quebrá-lo. Opino que invista e coloque o bloqueio de volta nele, isto também ajuda pois faz a distribuição de força em pisos firmes por igual nas rodas traseiras o que evita o esforço só de um lado. Por óbvio que fica mais dificil patinar em piso firme mas terás mais segurança em curvas e pisos molhados. Seria inconcebível repotenciar a tua F e ficar sem blocante, em uma arrancada violenta ela facilmente escorregará a traseira de forma abrupta podendo até causar um acidente. Te falo por experiencia, muitos anos de V8 e a maioria "repotenciado" que sem blocante tornavam a brincadeira bem mais arriscada. Ford abraço.
Anotado Zé! Com o andar das modificaçãoes vou chegar no diferencial. Gostei daquele Truetrack que o Tgabiru mencionou. No cado de colocar um blocante, o custo deve ficar muito parecido, e o Truetrack me pareceu ser mais resistente pela construção.
Drossor, que linda a parte de baixo da tua F, credoooo.....pintura novinha!!
Um dia a minha fica parecida! Abraço
BBMoro, o Truetrack por acaso é o bloqueio elétrico? Hoje vi pela primeira vez o tal bloqueio elétrico, estava sendo instalado em um Troller. Fiquei maravilhado com a simplicidade e robustez do troço, mas também o preço é salgado, na faixa dos R$ 3.000,00.
Matando a tua curiosidade sobre minhas fontes, lá pelos meus 10 anos de idade já abria diferencial e os mais fáceis de mexer eram os Dana, já os Braseixos um pouco mais complicados em virtude das chavetas. Um Dana em poucos minutos já ficava desmanchado em cima da banca.
drosssor51
25/02/2014, 16:15
Drossor, que linda a parte de baixo da tua F, credoooo.....pintura novinha!!
Um dia a minha fica parecida! Abraço
Bbmoro.... obrigado pelo elogio, mas só esta bem lavada... e com pulverização de vaselina líquida, conforme amigo Waldir recomendou.
E se me permitem um pitaco, picape que roda no asfalto (maior parte do tempo) deve usar no máximo um LSD, fora isso, um qualquer SELECIONÁVEL.
Existem uns bloqueios bem legais.. e robustos, mas se atuar no asfalto não é legal.
o Truetrac não é elétrico, é todo mecanico mesmo. SInceramente, não entendi como ele se bloqueia, mas segue um vídeo do sistema:
Exploded View - Inside the Eaton TrueTrac Differential - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=lZmsY2YvVsc)
O que gostei mesmo desse sistema foi que ele me parece bem mais forte por ter 3 pontos de contado entre as planetarias e as engranagens do semi-eixos. Massssss, não existe para Dana 46;;;
o Truetrac não é elétrico, é todo mecanico mesmo. SInceramente, não entendi como ele se bloqueia, mas segue um vídeo do sistema:
Exploded View - Inside the Eaton TrueTrac Differential - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=lZmsY2YvVsc)
O que gostei mesmo desse sistema foi que ele me parece bem mais forte por ter 3 pontos de contado entre as planetarias e as engranagens do semi-eixos. Massssss, não existe para Dana 46;;;
BBMoro, gostei do produto, existe para o Dana 44? Quais outros que seriam compatíveis?
Waldir Carlos
25/02/2014, 21:27
O diferencial traseiro, da EFE:
https://lh4.googleusercontent.com/-lKO4xeJFU2w/UDoRkE-sqhI/AAAAAAAAGXs/OhPAwXVD2Lk/w913-h685-no/EFE-1000_dif+tras_406STD.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-E_5NzsMlI1g/UD4NfSYdYdI/AAAAAAAADLU/AzAMw4_VtPE/w913-h685-no/Dif+tras_406STD.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-ONK2CDoF1wg/UDoRQ4pBVeI/AAAAAAAADIY/oJOpXx3OAR4/w913-h685-no/Dif+tras_Braseixos+406STD.JPG
[]s
Legal ne Zé! Pena não ter pro Dana 46.
Pelo que vi, tem pro Dana 35, 44, 60 e 70
Veja no site: DETROIT TRUETRAC (http://www.eaton.com.br/EatonBR/ProductsSolutions/Vehicle/ProductsServices/BloqueiosdeDiferenciais/PCT_488183#tabs-3)
Abração
O nosso dana 46 não teria semelhança com algum carro dos EUA tipo ford bronco ou alguma coisa parecida?? Pq por mora aki na fronteira e fácil pedir o bloqueio de diferencial de la ou alguma coisa melhor q tenha lá pro dana 46?
Dana 46 ou Dana 44 - Diferenças, como identificar?? (http://camper.forumeiros.com/t61-dana-46-ou-dana-44-diferencas-como-identificar) . Estava lendo esse tópico desse fórum teria alguma coisa com o dana da F1000???
Edintruder
26/02/2014, 08:04
Bruno, só se conseguires um eixo traseiro completo Ford Visteon das F150. Daí terias as opções dos americanos do norte.
Edintruder
26/02/2014, 16:42
Está difícil encontrar...
Nos sites gringos encontrei uma tabela de carga sobre o eixo:
Axle - GAWR (Max) - Manufacturer - Carga sobre eixo em Kg
Dana 30 - 2,770 lbs - Dana Corp. - 1256 kg
Dana 35 - 2,770 lbs - Dana Corp. - 1256 kg
Dana 44 - 3,500 lbs - Dana Corp. - 1587 kg
Dana 50 - 5,000 lbs - Dana Corp. - 2267 kg
Dana 60 - 6,500 lbs - Dana Corp. - 2948 kg
Dana 70 - 10,000 lbs - Dana Corp. - 4535 kg
Dana 80 - 11,000 lbs - Dana Corp. - 4989 kg
Dana S110 - 14,706 lbs - Dana Corp. - 6670 kg
Ford 9.0" axle - 3,600 lbs - Ford Motor Company - 1632 kg
Ford 8.8" axle - 3,800 lbs - Visteon - 1723 kg (eixo das Rangers até 2001)
Outra coisa que encontrei foi a resistência do Dana 44. Dados de sites norte americanos aonde não tem referência ao dana 46.
Low pinion Dana 44 30 spline............3460 ft/lbs - 478 kgfm
High pinion Dana 44 30 spline...........4170 ft/lbs - 576 kgfm
Low pinion rear 8.9" Dana 44 32 spline..5340 ft/lbs - 738 kgfm (seria o nosso dana 46?)
Nossa e complicado axa alguma coisa parecida são muitos modelos vc entra no fórum deles até eles se confundem com os dele.....
Gurizada, mudando um pouco o rumo da proza, hoje apareceu pra mim um jogo de rodas Mangels Daytona 15x10 pintadas de preto montadas em pneus Yokohama 31 com menos de meia vida. Estavam na F83 de um amigo meu que a vendeu e comprou uma Hilux SW e agora está com uma Cheroka. Tá completamente arrependido de ter vendido a F, mas as rodas balançaram minha mente confesso. Fiquei de passar na casa dele final de semana para ver principalmente os pneus e aí meter uma proposta. O meu amigo quer fazer uma limpeza da garagem. Lá tem também um setor hidráulico de Opala para Jeep.
Daniel.Shimomoto
27/02/2014, 15:08
Está difícil encontrar...
Nos sites gringos encontrei uma tabela de carga sobre o eixo:
Axle - GAWR (Max) - Manufacturer - Carga sobre eixo em Kg
Dana 30 - 2,770 lbs - Dana Corp. - 1256 kg
Dana 35 - 2,770 lbs - Dana Corp. - 1256 kg
Dana 44 - 3,500 lbs - Dana Corp. - 1587 kg
Dana 50 - 5,000 lbs - Dana Corp. - 2267 kg
Dana 60 - 6,500 lbs - Dana Corp. - 2948 kg
Dana 70 - 10,000 lbs - Dana Corp. - 4535 kg
Dana 80 - 11,000 lbs - Dana Corp. - 4989 kg
Dana S110 - 14,706 lbs - Dana Corp. - 6670 kg
Ford 9.0" axle - 3,600 lbs - Ford Motor Company - 1632 kg
Ford 8.8" axle - 3,800 lbs - Visteon - 1723 kg (eixo das Rangers até 2001)
Outra coisa que encontrei foi a resistência do Dana 44. Dados de sites norte americanos aonde não tem referência ao dana 46.
Low pinion Dana 44 30 spline............3460 ft/lbs - 478 kgfm
High pinion Dana 44 30 spline...........4170 ft/lbs - 576 kgfm
Low pinion rear 8.9" Dana 44 32 spline..5340 ft/lbs - 738 kgfm (seria o nosso dana 46?)
Edin;
Posso estar falando uma grande asneira mas Dana 46 acho que é uma criação brasileira...não existe nos EUA. Não tem nem coroa e pinhão a venda nem referencia de uso em picapes americanas.
Abs!!!
Ramon Pires
27/02/2014, 16:30
Edin;
Posso estar falando uma grande asneira mas Dana 46 acho que é uma criação brasileira...não existe nos EUA. Não tem nem coroa e pinhão a venda nem referencia de uso em picapes americanas.
Abs!!!
Deve ser equivalente ao Dana 50 em referencia ao peso...
drosssor51
27/02/2014, 18:41
E estaria muito feliz com um eixo flutuante...
BrunoDallanora2013
27/02/2014, 20:14
O diferencial traseiro, da EFE:
https://lh4.googleusercontent.com/-lKO4xeJFU2w/UDoRkE-sqhI/AAAAAAAAGXs/OhPAwXVD2Lk/w913-h685-no/EFE-1000_dif+tras_406STD.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-E_5NzsMlI1g/UD4NfSYdYdI/AAAAAAAADLU/AzAMw4_VtPE/w913-h685-no/Dif+tras_406STD.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-ONK2CDoF1wg/UDoRQ4pBVeI/AAAAAAAADIY/oJOpXx3OAR4/w913-h685-no/Dif+tras_Braseixos+406STD.JPG
[]s
teu diferencial é autoblocante de fabrica ? tenho o mesmo mas não é blocante no lugar onde diz 406std dia só 406 ! tentei colocar um bloqueio mas não teve jeito !