Ver Versão Completa : F1000 TD229-4 - A minha peça rara!
Edintruder
27/02/2014, 20:27
O diferencial do Waldir é igual aos nossos. Tudo aberto...
BrunoDallanora2013
27/02/2014, 20:49
e o que quer dize std ?
Edintruder
27/02/2014, 21:10
Standard. Padrão
Hoje estava conversando sobre troca o diferencial pelo dana 46 e o mecanico de sp q mexeu na minha f1000 e ele me indico colocar o diferencial da f250 e me indicou Alumini Rodas | Serviços: Furação e Refuração de Rodas (http://www.aluminirodas.com.br/servicos-furacao-refuracao.php) essa empresa q faz o servico de refuracao nas rodas, alguem se habilita a me da uma informacao se tem como manter a roda da f1000 com diferencial da f250 eles fazem outra sistema tbm falou o mecanico mais sou totalmente leigo no assunto essa empresa ate coloca roda de caminhao em camioneta....
BrunoDallanora2013
28/02/2014, 20:55
Standard. Padrão
Acho que só o Bruntins conseguiu o bloqueio para o dana 406 !
Edintruder
01/03/2014, 09:23
Tgabiru, nao tem relação longa para a f250. Ela vai ficar mais reduzida ainda. Exceto se colocares a caixa da f250, d20 ou silverado.
Edin então o meu pensamento e caixa zf e o diferencial da f250 igual eu iria coloca o zf se for no dana 46, pq e mais fácil eu consegui um diferencial da f250 do q o dana 46, inclusive o mecânico falo pra vê o diferencial das motor cummis q eu mais reduzido q os 6cc q ela vai fica andando bem de final e vai fica com uma saída melhor e eu me interessei pelo fato q pro dana 60 a muitas opção de melhoramento dos EUA, só q como eu sou leigo queria me informa antes de compra um diferencial. Qualquer ajuda e informação fico agradecido...
Ramon Pires
01/03/2014, 10:37
Edin então o meu pensamento e caixa zf e o diferencial da f250 igual eu iria coloca o zf se for no dana 46, pq e mais fácil eu consegui um diferencial da f250 do q o dana 46, inclusive o mecânico falo pra vê o diferencial das motor cummis q eu mais reduzido q os 6cc q ela vai fica andando bem de final e vai fica com uma saída melhor e eu me interessei pelo fato q pro dana 60 a muitas opção de melhoramento dos EUA, só q como eu sou leigo queria me informa antes de compra um diferencial. Qualquer ajuda e informação fico agradecido...
A relação das 4cc é mais longa que das 6cc, pois o Cummins tem menos giro que o Sprint...
E quanto ao diferencial Dana 46 ou 406, acho quo o pessoal ta fazendo confusão, essa 406 só tem o formato da tampa diferente, ate a disposição dos furos é a mesma, e o Braseixos que veio nas 94 e 95 a tampa é redonda, bem diferente...
Ramon Pires
01/03/2014, 11:20
Braseixos
453216
Dana 46
453217
O 406, supostamente diferente
453218
Edintruder
02/03/2014, 00:03
O 406 e o 46 são muito deferentes. O 406 tem chavetas com rolamentos de roda cilindrico e o 46 é rolamento de roda cônico com flange. A bola também é maior.
O braseixos de tampa redonda é o 405, comum de D-20 e F1000.
Edin quanto mais longa eu coloca relação menos arrancancada ela fica?? Pq a minha foi toda mexida no motor não sei dize com quantos cavalo fico q quero termina tudo pra coloca no dinamômetro. E gostaria se saber se colocar o Zf mais diferencial da f250 se não corro risco de ela fica meio broxa de saída?? Pq estou pensando em por o diferencial da f250 em vez do dana 46 isso se eu consegui mante a roda da f1000. Pq o câmbio já consegui só esta faltando resolve a parte de diferencial..
Waldir Carlos
03/03/2014, 21:05
Exatamente, Edin. OT.
[]s
Daniel.Shimomoto
03/03/2014, 22:20
Edin quanto mais longa eu coloca relação menos arrancancada ela fica?? Pq a minha foi toda mexida no motor não sei dize com quantos cavalo fico q quero termina tudo pra coloca no dinamômetro. E gostaria se saber se colocar o Zf mais diferencial da f250 se não corro risco de ela fica meio broxa de saída?? Pq estou pensando em por o diferencial da f250 em vez do dana 46 isso se eu consegui mante a roda da f1000. Pq o câmbio já consegui só esta faltando resolve a parte de diferencial..
Quanto mais longo o diferencial, menos agilidade em arrancada você terá caso não compense aumentando a potência do motor. Por isso que é importante você saber exatamente o que está fazendo antes de mexer na transmissão.
Um amigo meu colocou o diferencial 3,07:1 na F-1000 Supercab dele, MWM aspirado. Ficou econômica pra caramba na estrada mas só saia em primeira marcha.
A melhor forma que você tem para analisar é fazendo conta. Procure manter a relação final (relação de marcha multiplicado pela do diferencial) da primeira marcha proxima a da condição original de uma F-1000 turbo. Somente assim você terá como saber se ficará manca ou não.
Abs!!!
Braseixos
453216
Dana 46
453217
O 406, supostamente diferente
453218
Na verdade o da primeira foto sim é um Braseixos e o da última foto também é Braseixos de nascença mas atualmente conhecido como Rockwell, pode olhar na plaqueta do 406. Minha pequena contribuição, Ford abraço.
drosssor51
05/03/2014, 12:54
Quanto mais longo o diferencial, menos agilidade em arrancada você terá caso não compense aumentando a potência do motor. Por isso que é importante você saber exatamente o que está fazendo antes de mexer na transmissão.
Um amigo meu colocou o diferencial 3,07:1 na F-1000 Supercab dele, MWM aspirado. Ficou econômica pra caramba na estrada mas só saia em primeira marcha.
A melhor forma que você tem para analisar é fazendo conta. Procure manter a relação final (relação de marcha multiplicado pela do diferencial) da primeira marcha proxima a da condição original de uma F-1000 turbo. Somente assim você terá como saber se ficará manca ou não.
Abs!!!
Daniel... algumas supercab saiam com câmbio cl 2205 com overdrive e diferencial 3.5alguma coisa...
se foi colocado 3.07, teoricamente alongou bem a transmissão....
Me falaram uma vez q tem como alongar a 5 marcha do zf troca uma engrenagem e ela fica mais longa alguém tem conhecimento? Q dai teria como deixa uma relação não tão longa e a quinta ficaria mais longa ???
Daniel.Shimomoto
06/03/2014, 08:38
Daniel... algumas supercab saiam com câmbio cl 2205 com overdrive e diferencial 3.5alguma coisa...
se foi colocado 3.07, teoricamente alongou bem a transmissão....
Drossor,
A do meu amigo tinha CL2615 (Clarkão) com primeira para baixo. Adaptado, claro, mas era esse cambio. O Clarkinho das aspiradas não aguentavam muito.
Abs!!!
Edintruder
06/03/2014, 08:55
Trocar engrenagem de caixa não é algo simples, pois tem que trocar o par, e nem sempre consegues a relação que procuras para a caixa que tens. Então tens que pesquisar o modelo da caixa e ver as relações dessa caixa que saíram em diversos modelos de veículos. E mesmo assim tem que ver se casa no eixo secundário fixo.
F1000 91 91 anunciada no shopcar
Putz, linda! Será que esse site é confiável? Afinal não é todo dia que vemos uma pickup assim...
Edintruder
09/03/2014, 20:14
É site de anúncios da região de Campo Grande/MS. O que tem que desconfiar é do anunciante, porém a maioria são lojistas revendedores de carros.
Troller-a-vista
09/03/2014, 21:41
e qto ta???
Ta anunciada por 60 mil o site e de confiança...
duardobruno
10/03/2014, 09:26
Precinho salgado. Mas tá zero bala!!! Linda!!!
leo_squin
03/05/2014, 21:12
que f-1000 linda essa ali de cima, é o aro original da 92 porém diamantado ? eu estou procurando um aro pra minha que estou restaurando, só ainda não decidi qual que coloco
amigos, acompanho este tópico, e este forum ja fazem alguns anos, mas ainda não havia criado um cadastro
ainda em relação à roda e pneu, qual o limite máximo para pneu com o maquinário standart da f1000 ? meu mecânico afirma que se eu colocar um mais largo pode quebrar alguma coisa, forçar transmissão e ponta de eixo
uso os linguição 215/80 R16, rodas originais
segunda vai pra elétrica trocar fiação que precisa, e mais pro final de semana pro estofador pra fazer toda ela por dentro
vai uma fotinha ai por enquanto
Dai Leo! Tá show tua F cara! Qual o ano dela?
Quanto ao pneus, uso 265/70R16 na dianteira e raspa nos tirantes, mas é so cuidar quando manobrar, principalmente dando ré, que a roda força para dentro. Mas bem tranquilo, pode usar sem galho! É importante tb cuidar para nao girar os pneus como ela parada, pois as F tem problema de trinca no chassis na região do setor.
Moro em Horizontina cara! Qualquer dia juntamos as F para uma foto!
Abraço
leo_squin
04/05/2014, 23:16
é uma 90 turbo, mas adaptada, sim, ja mandei soldar e reforçar o chassis nessa parte, claro, moro em santa rosa, mas vou todo dia a hz, to terminando eng. mecanica ali na fahor
a respeito do pneu, vo ve se pego essa semana ainda um jogo de rodas 15"
meu maior problema é minha garagem, com os 215 80 R16, ja fica quase no limite pra entrar, e como é no subsolo, tem uma rampa, dai entra inclinado, se eu aumentar na altura já era, só deixando na rua
como os pneus são pouco largos, penso em colocar o 255 75 R15 que fica na mesma altura, q é de 750mm
ou fico com os 245 70 R16 . .. isto que tenho que decidir ... . .
com perfil 255 será que vai pegar nos tirantes ? eu vi as fotos algumas páginas atrás, que o tirante fica polido hehe
Beleza Léo, linda tua F1000 e parabéns ao restaurador, pois se ela foi repintada o cara é bom porque parece original. Possuo duas F1000, uma 89 preta com faixas amarelas minha desde 0km que sequer anda na chuva, estando praticamente no mesmo estado em que busquei ela nova. Nela apenas levantei um pouco a traseira, coloquei uma tampa cromada no diferencial e coloquei as rodas de liga aro 16 da F1000 turbo, mantendo os pneus originais. Na minha opinião são as rodas que mais combinam com este modelo. A minha outra F1000 é uma 1984 prata a qual sou o terceiro dono, cabinada, com ar condicionado, turbina Biaggio piadeira sem pente e algumas modificações na bomba injetora, ponto de injeção e bicos injetores. Coloquei ainda um captador de ar para o filtro junto a grade dianteira onde ela pega o ar frio e adicionei um diferencial longo na relação 3.07 e de quebra a batizei de Bala de Prata, A mesma também está calçada com as rodas aro 16 de liga da F1000 turbo. Algum tempo atrás andei ali pra colocar nela 4 rodas de ferro pretas Mangels de 15x10 com 4 pneus 31. Tinha praticamente fechado o negócio e aí coloquei na balança custo benefício, considerando ser o meu carro do dia a dia. Em outra ocasião usei experimentalmente tal configuração durante um final de semana e achei a camionete mais dura, mais lenta ao arrancar e mais pesada ao andar. Além do mais com a configuração original tudo sofre menos, suspensão, direção, chassis, pontas de eixo, freios, etc. Bem, fica aí minha pequena e humilde contribuição, um Ford abraço.
leo_squin
06/05/2014, 09:03
Beleza Léo, linda tua F1000 e parabéns ao restaurador, pois se ela foi repintada o cara é bom porque parece original. Possuo duas F1000, uma 89 preta com faixas amarelas minha desde 0km que sequer anda na chuva, estando praticamente no mesmo estado em que busquei ela nova. Nela apenas levantei um pouco a traseira, coloquei uma tampa cromada no diferencial e coloquei as rodas de liga aro 16 da F1000 turbo, mantendo os pneus originais. Na minha opinião são as rodas que mais combinam com este modelo. A minha outra F1000 é uma 1984 prata a qual sou o terceiro dono, cabinada, com ar condicionado, turbina Biaggio piadeira sem pente e algumas modificações na bomba injetora, ponto de injeção e bicos injetores. Coloquei ainda um captador de ar para o filtro junto a grade dianteira onde ela pega o ar frio e adicionei um diferencial longo na relação 3.07 e de quebra a batizei de Bala de Prata, A mesma também está calçada com as rodas aro 16 de liga da F1000 turbo. Algum tempo atrás andei ali pra colocar nela 4 rodas de ferro pretas Mangels de 15x10 com 4 pneus 31. Tinha praticamente fechado o negócio e aí coloquei na balança custo benefício, considerando ser o meu carro do dia a dia. Em outra ocasião usei experimentalmente tal configuração durante um final de semana e achei a camionete mais dura, mais lenta ao arrancar e mais pesada ao andar. Além do mais com a configuração original tudo sofre menos, suspensão, direção, chassis, pontas de eixo, freios, etc. Bem, fica aí minha pequena e humilde contribuição, um Ford abraço.
Bom dia "seu" V8 !
Poisé, também estou pesando na balança colocar um pneu mais largo ( 255 75 R 15 com as rodas 15" da 98 turbo ) ou se deixo as original e continuo a caçada nas 16" da 92 turbo, perdi um negócio por algumas horas por 1200 o jogo aqui perto da minha região, era só ir la buscar, mas quando liguei ele ja tinha negociado, por 2 horas de diferença hehe. . .. .
eu sempre utilizei as 215/80, em relação custo-benefício elas são imbatíveis, os scorpion ATR tão saindo a 450 aqui na minha região e duram muito !
Ainda estou pensando ! Gosto muito de cuidar a "efemil", principal quesito a durabilidade...
Tem algumas peças que não estou conseguindo encontrar, o retrovisor direito não conseguir encontrar da Metagal, somente alguns paralelos muito mal feitos e diferentes do original, outra coisa, o tapetão da carroceria, achei por 550, muito caro ! o tapete da frente vou usar o que eu tenho que ta feinho, pois também não encontrei .. .faróis até se acha, tinha os rossi, ficaram opacos, optei por botar da NINO por ser metade do preço, mas também ja infiltrou agua e estão feios, vou voltar pro Rossi... daqui alguns dias quero ir pro Paragua e quero ver se encontro os Xenon 3000k, os outros descaracterizam as femil, a luz dela é e sempre foi horrivel, mesmo quando coloquei 2 pares quadrados de auxiliares na grade e tudo com lampadas de 100w com relé.
outra coisa, as faixas laterais ? não achei original de jeito nenhum, tive que colocar uma paralela, mas que produtinho ruim ! não vai durar muito, se alguem souber indicar alguma marca melhorzinha eu agradeço.
Zé, essa relação do diferencial, a minha é a original, creio que a 2,72, já andei lendo por aí que seria trocar o pinhão e coroa pra alcançar a 3,07, mesmo ela estando turbinada, será que iria perder rendimento pra subir de velocidade ? do jeito que tá ela é um canhão até 100, mas depois morre, e pra viajar a 90-100 o consumo fica meio alto .. . 9-10. . . andando a 80 consigo chegar a 11km/L.
Desculpe pelo texto ! vou ver se abro um tópico com algumas fotos da reforma e as dúvidas, pra não poluir o tópico do bbmoro !
BBmoro, assim que ficar pronto, vou um final de semana pra Hz e tirar algumas fotos ! abraço !
Grande Léo! Vou fazer mais algumas considerações a cerca do nosso belo assunto chamado F1000. Ando nelas há mais de 30 anos desde a primeira que meu falecido Pai comprou, então posso dizer que é um vício irremediável. Bueno, quanto as faixas procure aquela feita de adesivo 3M. Em Rio do Sul SC tem o Odelli que é uma loja de auto peças especializada em camionetes e claro em F1000. Lá tu consegues faixas, retrovisores, faróis e lanternas e muitos outros itens de acabamento. O site dele é odelli.com.br., dá uma olhada. Já comprei deles via internet e é garantido, pessoal muito gente boa. Quanto as rodas realmente aquelas 16 de liga da turbo 90 até 92 tinha no bom negócio rs um jogo usado e um jogo 0km por R$2.500,00. Não consigo me adaptar a pneu largo, mas para não pegar nos tirantes e andar com pneus 31 somente se colocares rodas com off set negativo. As 15 originais das F mais modernas tanto as de ferro quanto as de liga tem off set positivo fazendo os pneus ficarem projetados para dentro.
Com respeito a relação de diferencial o 2.72 é exclusivo originalmente da F1000 turbo de fábrica desde a primeira até a última com motor MWM nas versões 4x2. No caso da tua F1000 que é do ano 1990, conforme a data de fabricação ele pode ser um 3.31 ou um 3.15. Para tirar a dúvida olhe a plaqueta que é aparafusada junto a tampa do diferencial e lá estará a resposta. O 2.72 seria o mais longo e no caso da tua F1000 ser quatro marchas teria de "queimar" embreagem para arrancar em primeira marcha de tão longo que fica. Na minha F1000 84 tenho a caixa de 4 marchas original dela e originalmente tinha uma relação de diferencial 3.54 que era curtíssima o que me permitiu fazer vários "burn outs" com ela. Em viagens longas era um problema devido a alata rotação que tinha de andar. Então consegui um 3.07 original do Landau automático o que a fez melhorar o desempenho com menos rotação melhorando o consumo que andando a 120 km/h fazia 8,6 passou a fazer 10,2 por litro.
Desculpe pelo texto ! vou ver se abro um tópico com algumas fotos da reforma e as dúvidas, pra não poluir o tópico do bbmoro !
BBmoro, assim que ficar pronto, vou um final de semana pra Hz e tirar algumas fotos ! abraço !
Mas bem capaz, leo! O negócio aqui é falar de F, não importa de quem seja heheehhe
Show de bola então, vamos marcar! Abraço
leo_squin
06/05/2014, 23:14
Grande Léo! Vou fazer mais algumas considerações a cerca do nosso belo assunto chamado F1000. Ando nelas há mais de 30 anos desde a primeira que meu falecido Pai comprou, então posso dizer que é um vício irremediável. Bueno, quanto as faixas procure aquela feita de adesivo 3M. Em Rio do Sul SC tem o Odelli que é uma loja de auto peças especializada em camionetes e claro em F1000. Lá tu consegues faixas, retrovisores, faróis e lanternas e muitos outros itens de acabamento. O site dele é odelli.com.br., dá uma olhada. Já comprei deles via internet e é garantido, pessoal muito gente boa. Quanto as rodas realmente aquelas 16 de liga da turbo 90 até 92 tinha no bom negócio rs um jogo usado e um jogo 0km por R$2.500,00. Não consigo me adaptar a pneu largo, mas para não pegar nos tirantes e andar com pneus 31 somente se colocares rodas com off set negativo. As 15 originais das F mais modernas tanto as de ferro quanto as de liga tem off set positivo fazendo os pneus ficarem projetados para dentro.
Com respeito a relação de diferencial o 2.72 é exclusivo originalmente da F1000 turbo de fábrica desde a primeira até a última com motor MWM nas versões 4x2. No caso da tua F1000 que é do ano 1990, conforme a data de fabricação ele pode ser um 3.31 ou um 3.15. Para tirar a dúvida olhe a plaqueta que é aparafusada junto a tampa do diferencial e lá estará a resposta. O 2.72 seria o mais longo e no caso da tua F1000 ser quatro marchas teria de "queimar" embreagem para arrancar em primeira marcha de tão longo que fica. Na minha F1000 84 tenho a caixa de 4 marchas original dela e originalmente tinha uma relação de diferencial 3.54 que era curtíssima o que me permitiu fazer vários "burn outs" com ela. Em viagens longas era um problema devido a alata rotação que tinha de andar. Então consegui um 3.07 original do Landau automático o que a fez melhorar o desempenho com menos rotação melhorando o consumo que andando a 120 km/h fazia 8,6 passou a fazer 10,2 por litro.
zé, é 4 Marchas, eu sei que é original, nunca foi alterado, fabricação foi outubro de 90 . .. vou ver se consigo dar um pulo amanhã ou quinta na autoelétrica, deixei la pro pessoal dar uma geral na fiação, tinha muito fio quebrado e dando curto. . .
obrigado pela dica da Odelli, vou dar uma boa olhada. Em relação as faixas, peguei uma com cola 3M, é o que tinha na embalagem, mas diz o chapeador que não achou grande coisa .. . eu tenho um jogo lateral completo, mas alguns pedaços as traças pegaram e não sobrou muita coisa .. . tavam guardadas desde 98 numa caixa na garagem . .. .
vou acabar optando por um 245/70 R16 mesmo. . e deixar a roda original . . .. na hora que aparecer a da 92 eu pego
sim, eu vi os 2 brik dessas rodas no bom negócio. . . uma que tava 1200 eu perdi por 2 horas hehehe, a de 2500 que estão novas, vou deixar de lado, por enquanto não disponho desse valor, vamos ver daqui alguns meses, vou gastar o dinheiro em outras prioridades
leo_squin
06/05/2014, 23:20
Mas bem capaz, leo! O negócio aqui é falar de F, não importa de quem seja heheehhe
Show de bola então, vamos marcar! Abraço
show !, vou continuar usando teu tópico então !
etapas que faltam pra minha
- Reforma da Parte Elétrica
- Estofamento e encarpetamento interno
- Recolocar o console que fica acoplado no teto que contém 2 sub de 8" e 2 par de 6", módulo nano, rádio e o valente PX "cobra"
- Rodas e pneus ou só pneus e manter rodas originais
- Algumas alterações na luz, que é o eterno problema desses faróis quadrados
essas são as prioridades por enquanto .. .
valeu galera, devagarzinho vai indo, mais uma ou 2 semanas até poder andar denovo com ela, ta parada desde janeiro para essa reforma .. ..
to só por pretia a avenida com uma volta hahaha
drosssor51
07/05/2014, 00:13
Leo..... sua efe ta linda.... parabéns.. como o Zé comentou.. parece original a lata..!
Se me permite um pitaco...deixa as rodas originais... (só substitua se for as de liga leve da turbo 92).
quanto aos pneus....não aumenta muito a largura não.... judia de toda picape..
245.. acho que não terás problema.... mas é o limite... (ao meu ver)..
abç
leo_squin
07/05/2014, 07:37
Leo..... sua efe ta linda.... parabéns.. como o Zé comentou.. parece original a lata..!
Se me permite um pitaco...deixa as rodas originais... (só substitua se for as de liga leve da turbo 92).
quanto aos pneus....não aumenta muito a largura não.... judia de toda picape..
245.. acho que não terás problema.... mas é o limite... (ao meu ver)..
abç
muito obrigado amigo ! a lata dela tava boa... somente um paralamaque meu pai andou enroscando num galpao e tinha um podre nos pés do carona bem no canto, fruto de um vazamento do ar condicionado que nunca arrumamos.... e na porta bem embaixo que acho que eh normal pois a umidadefica toda lá... rla foi pintada estava original e nunca foi muito cuidada... era a pickup que o pai tinha pra entrar no meio do mato e da lvoura... epra carregar peso principalmente.... agora ele deu uma abandonada nas terras dele e deixou só o gado.... agora deixa q ele vai com a s10 dele pra lahehehe
em relaçao aos pneus... vou fazer exatamente o que voce falou... vou esperar umas 16 bonitos da92 e n vou mecher por enquanto
abraço
Léo, faço coro ao Drossor, não coloque pneus acima de 245 ainda mais com rodas originais pois certamente pegarão nos tirantes limitando ainda mais o pouco esterçamento de rodas que nossas F possuem. Ford abraço, tá devendo as fotos.
Léo, faço coro ao Drossor, não coloque pneus acima de 245 ainda mais com rodas originais pois certamente pegarão nos tirantes limitando ainda mais o pouco esterçamento de rodas que nossas F possuem. Ford abraço, tá devendo as fotos.
Dai amigo Zé! Te deixei uma MP! Consegue me ajudar?
Abraço!
Dai amigo Zé! Te deixei uma MP! Consegue me ajudar?
Abraço!
BBMoro, tá sumido hein, temos que movimentar o tópico né guri. Bom se não te importares te respondo a pergunta aqui mesmo. Procure no site da Master Power os revendedores do RS, sei que tem um na minha região na cidade de Canoas. Conheci os caras em um arrancadão de caminhão no Velopark, mas infelizmente não fiquei com o contato deles, apenas perguntei onde era tendo em vista as prévias que estava fazendo para turbinar minha F84 e acabei optando pela Biaggio. Já que pretende colocar intercooler veja as opções de turbina valvulada. Qualquer coisa estamos aí e um Ford abraço.
leo_squin
08/05/2014, 21:46
a principio ta negociado as 245/70 R16 e vou deixar as rodas originais, QUANDO aparecer um negócio bom pras liga da 92 eu compro, por enquanto deixa assim
depois da facada da auto elétrica mao de obra mais peças, travas elétricas, alarme e vidro elétrico estão zerados, mais toda a fiação pra lanternas traseiras e lampadas ( instalado relés novos etc. ). . .. . agora está no estofador, provavelmente segunda ele vai começar a fazer, os bancos estão zerados o forro pelo menos, sempre foi usado capas no banco, unica coisa que será trocado do banco é as espumas e aquele corvim na lateral, onde tem os engates pra abrir o banco pra frente e a regulagem do banco de motorista.. .. encostos de cabeça, forro das portas e do teto, mais toda forração da parte de baixo com dupla camada daqueles feltros, pra diminuir o ruido externo . .. depois disso é só detalhes ..
obrigado pelas dicas galera !
leo_squin
21/05/2014, 20:01
http://img.gforum.tv/img/9f118d879ae8c93a43b303b66f05d16786c4ba8d.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=9f118d879ae8c93a43b303b66f05d16786c4ba8d .jpg)
ta quase pronto, foi pra instalar o interface e trocar o insufilme, mas acredita que deu um pancadão de chuva e entrou agua pelo teto solar e molhou tudo dentro
alguem sabe como resolver isso ? antes da reforma eu passei silicone em cima da tampa pra nem entrar agua, só que não usa também o teto
se alguém puder me ajudar eu agradeço !
http://img.gforum.tv/img/9f118d879ae8c93a43b303b66f05d16786c4ba8d.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=9f118d879ae8c93a43b303b66f05d16786c4ba8d .jpg)
ta quase pronto, foi pra instalar o interface e trocar o insufilme, mas acredita que deu um pancadão de chuva e entrou agua pelo teto solar e molhou tudo dentro
alguem sabe como resolver isso ? antes da reforma eu passei silicone em cima da tampa pra nem entrar agua, só que não usa também o teto
se alguém puder me ajudar eu agradeço !
Boa noite Leosquin. Negócio é o seguinte, a melhor maneira de resolver isto é trocar as borrachas do teto solar, composta de uma externa e uma interna separadas pela calha coletora de água. Outra coisa é verificar os orifício desta calha que estão nos quatro cantos dela se os mesmos não estão entupidos. Estes orifícios estão ligados cada um a uma mangueira que desce pelas quatro coluna da cabine. Verifique então se tais mangueiras não estão desengatadas permitindo que os orifícios vazem agua diretamente sobre o forro do teto. As borrachas o Odelli lá de Rio do Sul tem pra venda. Cara, coisa linda que ficou a tua F, quando der coloca fotos do interior, motor, caçamba, chassi, eixo traseiro, etc. Ford abraço.
leo_squin
21/05/2014, 21:34
Zé, assim que ela for pra casa vou tirar as fotos, não se preocupe. .. .
vamos la:
Os orificios o chapeador limpou tudo, limpou também as mangueiras, que estão super fixadas nas saidas, eu mesmo olhei isso ai e tentei tirar, parece que foram esquentadas pra colocar, que não deu jeito de sair, até aí ok, em relação as borrachas, elas são originais, e estão em bom estado, sempre deu problema esse teto solar, até o chapeador falou que dava pra soldar uma chapa e terminar com o teto solar . . .. mas aí perde a originalidade .. .
na odelli achei as borrachas, mas desconfiei dos preços, será que vale a pena ? achei muito barato
trocando isso será que vai terminar as dores de cabeça ? se o sr. acha que sim ja vou comprar hoje mesmo isso !
Muito Obrigado zé !
Troller-a-vista
22/05/2014, 08:44
no site dfa tropicalcabines tem uma f assim pra vender, adesivo da turbo mas nao lembro se eh original ou nao... parece bonita
Zé, assim que ela for pra casa vou tirar as fotos, não se preocupe. .. .
vamos la:
Os orificios o chapeador limpou tudo, limpou também as mangueiras, que estão super fixadas nas saidas, eu mesmo olhei isso ai e tentei tirar, parece que foram esquentadas pra colocar, que não deu jeito de sair, até aí ok, em relação as borrachas, elas são originais, e estão em bom estado, sempre deu problema esse teto solar, até o chapeador falou que dava pra soldar uma chapa e terminar com o teto solar . . .. mas aí perde a originalidade .. .
na odelli achei as borrachas, mas desconfiei dos preços, será que vale a pena ? achei muito barato
trocando isso será que vai terminar as dores de cabeça ? se o sr. acha que sim ja vou comprar hoje mesmo isso !
Muito Obrigado zé !
Boa noite Leo Squin! Eu faria o seguinte: Já que o valor das borrachas é baixo eu mandaria vir e trocaria, mas tendo o cuidado de retirar cuidadosamente as originais para não danificá-las e poder reutilizá-las em caso de as novas não serem satisfatórias. Outro teste que eu faria antes de mexer seria entrar na camionete e alguem pelo lado de fora jogar água com uma mangueira de alta pressão e verificar o ponto de entrada exato. Como são duas borrachas, de repente somente uma delas poderá estar com problemas e deixando passar água. Tenho mais uma sugestão para te dar, procure em lojas de auto peças um silicone gel chamado Propeq, que é uma pasta branca com um cheiro perfumado. Tire o tampão do teto solar e com uma esponja hidrate as borrachas de forma abundante. O tal silicone tem por objeto amaciar a borracha fazendo ela voltar a sua maciez. Aplique e tire o excesso, fazendo isto periodicamente até notares a diferença na borracha. Use também nas borrachas de porta e das ventarolas. Taí minha humilde contribuição, Ford abraço, espero que consigas resolver. Mantenha-me informado.
Leo, jamais caia na tentação de soldar uma chapa e eliminar o teto solar. Te garanto que o resultado será horrível mesmo. Além de ser aquecido, mesmo que seja mig, a solda faz uma queima muito grande da chapa modificando-a molecularmente. Ademais a quantidade de massa plástica para corrigir as deformações será muito elevada. Se a tua pick-up fosse para serviço pura e simplesmente até daria para ser feito, mas uma relíquia como está a tua, evite e descarte esta possibilidade. Tem solução este problema, fique sossegado.
rapaziada, a minha, dependendo da chuva e de como está estacionada (um pouco a subir ou a descer) entra água pela rosca de abertura do teto e fica armazenada no local onde se coloca a mão para abrir o teto....dai tu faz uma curva, aquela água sai e te da um banho! que raiva! kkkkk
já tiveram esse problema?
drosssor51
23/05/2014, 00:51
As quadradas que meu pai teve.... entravam pouca água pelo teto..... mas entravam.... na época nunca nos preocupamos em arrumar
Leo.... nunca mais fale em soldar o teto.. hein..!!!! kkkk :karate:
Brincadeiras a parte..!!!
abç
Leo e a quem mais interessar! Vejam o post do Walterley Pinaffi, pelo que vi ele vende apenas a rodas com!!
(https://www.facebook.com/walter.pinaffi?fref=nf)
https://www.facebook.com/groups/181708125289964/
Ivan Luiz
23/05/2014, 13:17
rapaziada, a minha, dependendo da chuva e de como está estacionada (um pouco a subir ou a descer) entra água pela rosca de abertura do teto e fica armazenada no local onde se coloca a mão para abrir o teto....dai tu faz uma curva, aquela água sai e te da um banho! que raiva! kkkkk
já tiveram esse problema?
Eu tinha uma 89 que entrava água! Vedei tudo com muito silicone e coloquei um tampão com alto-falantes, pra nunca mais abrir o infeliz do teto solar.
BrunoDallanora2013
23/05/2014, 16:25
Eu tinha uma 89 que entrava água! Vedei tudo com muito silicone e coloquei um tampão com alto-falantes, pra nunca mais abrir o infeliz do teto solar.
eu vi umas com climatizador de caminhão ! hhaha ! ou umas com tampa de abrir igual do Ford Cargo !
robson010203
23/05/2014, 17:09
um pouco OFF! mas não resisti!
464114
Issaê! Disse tudo em poucas palavras...só sugiro substituir o "velha" por "antiga"! Hahaha
BrunoDallanora2013
23/05/2014, 20:35
464114
Eu sai dum Focus bem novinho 2008 para uma f1000 97 ! e to bem mais feliz ! só tive um arrependimento , não ter comprado ela antes ! :parede:
robson010203
23/05/2014, 23:14
eu sai de uma strada 2003 para uma f1000 1997, isso em 2007.
leo_squin
24/05/2014, 00:11
eu fiz o melhor brik do mundo, troquei de mano um clio 2012 completo que peguei 0 pela f1000 do pai ( dei o carro pra minha mãe )
o pai pegou ela em 91 com 6 mil Km, comprou de um dono de concessionaria ford que tinha pego a F pra ele e nem usava. . .6 mil km em 1 ano, ta bom até hehe, e até hoje está em nossa familia .. .
podem me oferece 50 conto que não vendo .. valor sentimental vale muito mais que isso .. . .
leo_squin
24/05/2014, 21:42
segue umas imagens galera, Zé ! ainda n consegui tirar do eixo !
galera, procurando a borracha do teto solar, vi uma Fmil estacionada na frente da loja, mas n achei o dono, é uma mesmo modelo da minha, mas com a caçamba estendida, ja viram algo do tipo ? tava bem bonita até. . . vo posta uma imagem ai junto
http://img.gforum.tv/img/b64b1fe061ad222763fd0cb56a64b7331d138539.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=b64b1fe061ad222763fd0cb56a64b7331d138539 .jpg)
http://img.gforum.tv/img/257181d42fa9210a2f9a4c69f8a361bfdf14e2db.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=257181d42fa9210a2f9a4c69f8a361bfdf14e2db .jpg)
http://img.gforum.tv/img/fb366e1aaaeb18e91701f3c701e476366479451d.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=fb366e1aaaeb18e91701f3c701e476366479451d .jpg)
http://img.gforum.tv/img/8edce272f4a59600d5468140859b608e7dcbfbb7.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=8edce272f4a59600d5468140859b608e7dcbfbb7 .jpg)
http://img.gforum.tv/img/14c8b8347f14cfe9cba8d90c46def245cb588386.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=14c8b8347f14cfe9cba8d90c46def245cb588386 .jpg)
http://img.gforum.tv/img/2a11c039c6c025b4acc20a85eafd3206a565eb38.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=2a11c039c6c025b4acc20a85eafd3206a565eb38 .jpg)
essa aqui é a F que vi estacionada na frente da loja . ..
http://img.gforum.tv/img/9d3e13cd3508f3cfa185580aa8171d335d1c785b.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=9d3e13cd3508f3cfa185580aa8171d335d1c785b .jpg)http://img.gforum.tv/img/28931cd742b1127430c8f316c675171665fd4a9e.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=28931cd742b1127430c8f316c675171665fd4a9e .jpg)
BrunoDallanora2013
25/05/2014, 11:35
galera, procurando a borracha do teto solar, vi uma Fmil estacionada na frente da loja, mas n achei o dono, é uma mesmo modelo da minha, mas com a caçamba estendida, ja viram algo do tipo ? tava bem bonita até. . . vo posta uma imagem ai junto
http://img.gforum.tv/img/b64b1fe061ad222763fd0cb56a64b7331d138539.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=b64b1fe061ad222763fd0cb56a64b7331d138539 .jpg)
http://img.gforum.tv/img/257181d42fa9210a2f9a4c69f8a361bfdf14e2db.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=257181d42fa9210a2f9a4c69f8a361bfdf14e2db .jpg)
http://img.gforum.tv/img/fb366e1aaaeb18e91701f3c701e476366479451d.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=fb366e1aaaeb18e91701f3c701e476366479451d .jpg)
http://img.gforum.tv/img/8edce272f4a59600d5468140859b608e7dcbfbb7.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=8edce272f4a59600d5468140859b608e7dcbfbb7 .jpg)
http://img.gforum.tv/img/14c8b8347f14cfe9cba8d90c46def245cb588386.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=14c8b8347f14cfe9cba8d90c46def245cb588386 .jpg)
http://img.gforum.tv/img/2a11c039c6c025b4acc20a85eafd3206a565eb38.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=2a11c039c6c025b4acc20a85eafd3206a565eb38 .jpg)
http://img.gforum.tv/img/9d3e13cd3508f3cfa185580aa8171d335d1c785b.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=9d3e13cd3508f3cfa185580aa8171d335d1c785b .jpg)http://img.gforum.tv/img/28931cd742b1127430c8f316c675171665fd4a9e.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=28931cd742b1127430c8f316c675171665fd4a9e .jpg)
saiu original esta f1000 deste ano com caçamba longa ? nunca vi uma ! se for é bem rara !
Daniel.Shimomoto
25/05/2014, 20:49
Eu sai dum Focus bem novinho 2008 para uma f1000 97 ! e to bem mais feliz ! só tive um arrependimento , não ter comprado ela antes ! :parede:
kkkkkk
Eu sai de uma Ford Ranger que eu tirei 0km sem nada para mexer para uma F-1000 4x4 1998 com alguns varios detalhes para arrumar.
E como você disse Bruno, meu arrependimento foi não ter comprado alguns anos antes!
Abraços
Edintruder
25/05/2014, 21:50
Pior é que eu fiz algo parecido com o Daniel, saí de uma Ranger que eu peguei semi-nova e parti para uma F1000 4x4 castrada, de trabalho e com muita coisa pra fazer. Hoje sou mais feliz de F1000
robson010203
26/05/2014, 12:57
esse não é o local correto para esse post, mas como aconteceu na minha f1000, vou deixar o meu relato por aqui mesmo:
no sábado fui em um sítio de um cliente, estrada molhada porém boa, chegando no local, não tive uma certa dificuldade para virar a direção para a esquerda, virei o volante para a direita e para a esquerda em movimentos curtos e rápidos e tudo voltou ao normal, hoje, chegando em casa, a mesma situação, então eu pensei, lá se vai uma caixa de direção, quando desci da f1000 resolvi dar uma olhada por baixo, vejam só o que eu encontrei
464482464483 agora fiquei preocupado, uma pedrinha dessas pode nos mandar para o buraco.
duardobruno
26/05/2014, 13:14
Eu saí de uma Ranger 2001 4x4, me passou várias raivas entre 2007 e 2012. Peguei uma Montana zero, mas não apagou o fogo por diesel 4x4. Comprei então uma F1000 4x4 1994.
Leo, na terceira foto de cima para baixo, aparece algo tipo corrosão na calha do teto solar, junto a borracha interna. Em outra foto na sequencia aparece uma massa junto à emenda da borracha interna. Veja bem, não estou aqui botando defeito, longe disto, mas estou sim tentando te ajudar a sanar a infiltração. Outra coisa importante, deverás identificar o ponto exato da entrada de água que pode ser também pela torre de elevação do teto solar. Trata-se de um mecanismo de plástico que pode sofre folga e excepcionalmente diante de uma quantidade excessiva de água vir a despejar para dentro. Tua F tá muito linda e agora vendo os detalhes nota-se uma boa dose de capricho no trato com ela. Quanto a F longa, trata-se de um alongamento muito bem feito, sendo que este modelo nunca veio de fábrica com chassi longo, nem sob encomenda, seria o mesmo que alguém dizer que conhece um Landau 84.
Troller-a-vista
26/05/2014, 22:43
existiu sim, tem algo aqui no foruim, acho q f2000
leo_squin
26/05/2014, 22:46
zé, aquelas manchas não sao corrosão ! o estofador puxou tudo pra cima o forro, ali a cola grudou com o forro e na hora de tirar fora ele ficou grudado, passei uma querosene ontem e saiu tudo aqueles detalhes
a respeito da "massa" foi colocado silicone na emenda da borracha, já acertei com um vizinho meu que tem uma mecânica , vou lá sábado colocar a PU 44 ( poliuretano ) que é aquela cola de vidro, pra colocar na emenda e passar entre a lata da canaleta e da borracha pra nao entrar mais agua por ali .. .. acho que vai resolver, só se encher a canaleta e entrar agua por cima !
vamos ver o que acontece. . . ..
e obrigado pelos toques zé, aquelas manchas foi a primeira coisa que botei os olhos quando olhei lá hehe
Esta borracha que coloquei lá em cima, vou testar e ver se aprova ou não .. ..
http://img.gforum.tv/img/430ae7c79cc19033a40d5f34c50df87a081511f2.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=430ae7c79cc19033a40d5f34c50df87a081511f2 .jpg)
BrunoDallanora2013
26/05/2014, 23:02
Leo, na terceira foto de cima para baixo, aparece algo tipo corrosão na calha do teto solar, junto a borracha interna. Em outra foto na sequencia aparece uma massa junto à emenda da borracha interna. Veja bem, não estou aqui botando defeito, longe disto, mas estou sim tentando te ajudar a sanar a infiltração. Outra coisa importante, deverás identificar o ponto exato da entrada de água que pode ser também pela torre de elevação do teto solar. Trata-se de um mecanismo de plástico que pode sofre folga e excepcionalmente diante de uma quantidade excessiva de água vir a despejar para dentro. Tua F tá muito linda e agora vendo os detalhes nota-se uma boa dose de capricho no trato com ela. Quanto a F longa, trata-se de um alongamento muito bem feito, sendo que este modelo nunca veio de fábrica com chassi longo, nem sob encomenda, seria o mesmo que alguém dizer que conhece um Landau 84.
bom saber , ela mais comprida deve ficar mais macia ainda a suspensão , achei que tivesse de fabrica bem feito essas modificação as americanas sairam com caçamba longa por isto perguntei ! e nas f1000 de 93 para diante saiu original com caçamba longa bem raras a principio ! vi outra igual esta só que preta caçamba longa fica bem legal !
Rodrigo Baratti
27/05/2014, 12:01
Vendo as fotos do teto me veio a cabeça colocar um teto nas "F" mais modernas.
Semanas atras fui em uma loja que só instala tetos, um camarada quer instalar em um Passat Pointer e queria um "de época".
O cara mostrou um teto exatamente igual a esse, inclusive comentou que era do mesmo fabricante.
O maior problema é o preço....R$ 1.400,00 com garantia de 1 ano.
[]'s
Edintruder
27/05/2014, 14:22
Rodrigo, também partilho dessa vontade de colocar um teto solar na F.
existiu sim, tem algo aqui no foruim, acho q f2000
Bem lembrado da F2000, só que a dita tinha configuração de caminhão e rodas com oito parafusos, inclusive se alguém quiser dar uma estilizada numa F2000 é só adquirir um jogo de rodas da F250 e claro se alongar uma caçamba de F1000 fica identica as F250 da década de 70 nos EUA. Mas F1000 longa aqui no Brasil só de 1993 até 1995 de origem Argentina.
bom saber , ela mais comprida deve ficar mais macia ainda a suspensão , achei que tivesse de fabrica bem feito essas modificação as americanas sairam com caçamba longa por isto perguntei ! e nas f1000 de 93 para diante saiu original com caçamba longa bem raras a principio ! vi outra igual esta só que preta caçamba longa fica bem legal !
Bruno, as F por natureza já são macias imagina com este chassi comprido, deve ser um Landau, mas quanto maior o chassi mais lenta fica a resposta do volante em uma manobra rápida. Mas esta da foto está perfeita que parece original de fábrica.
Na Argentina a regra é essa F1000 (que lá é F100) com carroceria longa. Inclusive boa parte da frota dos Correios lá é composta desse modelo!
drosssor51
27/05/2014, 22:56
...... eu gostaria de uma curtinha mesmo... com cabine estendida....
já postaram uma foto de uma assim... marrom.... ficou 10..!!!
Meu irmão teve uma estendida.... muito show....
leva 6 em períodos curtos de tempo....ou muita bagagem.. na cabine..
Falei de uma curtinha estendida.. pq em casa.. não usamos muito a caçamba...
uma menor daria conta do recado.
leo_squin
28/05/2014, 21:54
seguindo algumas recomendações, mantive o perfil 215/80 . . .. . consegui a R$430 aqui em minha cidade em 4x, ótimo custo benefício, é o Pirelli Scorpion MTR
http://img.gforum.tv/img/ba664e67ed9fa3c90fba704527792723dd914d70.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=ba664e67ed9fa3c90fba704527792723dd914d70 .jpg)
seguindo algumas recomendações, mantive o perfil 215/80 . . .. . consegui a R$430 aqui em minha cidade em 4x, ótimo custo benefício, é o Pirelli Scorpion MTR
http://img.gforum.tv/img/ba664e67ed9fa3c90fba704527792723dd914d70.jpg (http://img.gforum.tv/ver.php?i=ba664e67ed9fa3c90fba704527792723dd914d70 .jpg)
Que pneu bonito, bem borrachudo. Será que há opção desta medida com as letras brancas? Sou meio fissurado nas tais letras brancas, coisa de gurikkkkkk.
BrunoDallanora2013
30/05/2014, 09:27
Que pneu bonito, bem borrachudo. Será que há opção desta medida com as letras brancas? Sou meio fissurado nas tais letras brancas, coisa de gurikkkkkk.
tem uma caneta no Mercado livre que da para pintar qualquer pneu com letras branca , bem legal !
Edintruder
30/05/2014, 16:02
Pode usar marcador industrial que é a mesma tinta.
Troller-a-vista
30/05/2014, 16:15
e onde achamos isso? ql custo? como compra? qual qtidade?
pq a canetinha custa 10 pila + frete e serve pra 1 pneu, ou seja, sujou, ralou etc? vai ter que morrer com 40 pila mais frete... nao compensa!
Pode usar marcador industrial que é a mesma tinta.
Grande Edin, como vai guri? Valeu a dica do marcador industrial vou procurar e testar, assim que tiver tempo. Meu trabalho tá uma doideira e minhas escalas de trabalho são com horários irregulares. Ford abraço Tche.
BrunoDallanora2013
30/05/2014, 22:29
e onde achamos isso? ql custo? como compra? qual qtidade?
pq a canetinha custa 10 pila + frete e serve pra 1 pneu, ou seja, sujou, ralou etc? vai ter que morrer com 40 pila mais frete... nao compensa!
compra uma tinta branca comum de pintar parede ! pode ser que funcione ! aplica com um rolinho que tem especial bem pequeno , se não gostar ou não der certo pode passar tiner que sai ou mete na areia a camioneta patinando que limpa ligeirinho os pneus !
como é em alto relevo as letras pode funcionar o rolo sem manchar , mas quanto a tinta não sei se aquenta mas é baratinha !
leo_squin
31/05/2014, 02:51
o melhor ainda eh a tinta pra couro.... essa fixa muito melhor na borracha
Tinta para parede comum, EU não utilizaria não. ACHO que os solventes da tinta podem atacar a borracha, e a tinta a base de água acho que não iria pegar na borracha...
Agora, Zé V8, não sei porque quando você colocou o "Sou meio fissurado nas tais letras brancas, coisa de gurikkkkkk" me veio na cabeça, na hora, aqueles pneus MAGGION com as rodas MANGELS brancas/cromadas usadas na década de 80, kkkk
Aquelas que o pessoal adorava colocar também no estepe naqueles suportes que quebravam toda a caçamba....
Rodrigo Baratti
31/05/2014, 21:47
Primeiro mes com a Ranger e as marcas brancas dos pneus foram pro saco.
BrunoDallanora2013
02/06/2014, 11:48
448993Bom, compartilho com vocês uma imagem que me é por demais especial, tanto que uso ela como protetor de tela do computador e do celular. Trata-se de uma F100 V8 que o lendário Jota Cardoso com o patrocínio da Ford fazia apresentações pelo Brasil afora. Sua equipe utilizava os veículos Ford Corcel, Maverick e as gloriosas F100. Então, para ilustrar um pouco o nosso tópico lancei esta imagem histórica, afinal não é sempre que se ve um caminhão em pleno voo. Notem que tem um maluco deitado no vão entre as rampas e um mais louco ainda na cadeira elétrica.
tem a imagem em tamanho grande ? legal mesmo olha a suspensão ! se tivesse video !
Tinta para parede comum, EU não utilizaria não. ACHO que os solventes da tinta podem atacar a borracha, e a tinta a base de água acho que não iria pegar na borracha...
Agora, Zé V8, não sei porque quando você colocou o "Sou meio fissurado nas tais letras brancas, coisa de gurikkkkkk" me veio na cabeça, na hora, aqueles pneus MAGGION com as rodas MANGELS brancas/cromadas usadas na década de 80, kkkk
Aquelas que o pessoal adorava colocar também no estepe naqueles suportes que quebravam toda a caçamba....
Bah Bgtn, agora me bateu uma nostalgia daquela época, em fevereiro de 1983 meu falecido e saudoso Pai, comprou uma F1000 0km marrom lontra e bege champagne. A tal F saiu de dentro da revenda Ford com os Maggion Fox Desert e rodas Mangels de ferro cromadas 15x10. Detalhe, ele estava a ponto de colocar o estepe pendurado na tampa da caçamba, mas após a minha "encheção de saco" argumentando que aquilo iria detonar a caçamba ele desistiu de colocar o dito suporte. Cara que saudade, viajei no tempo agora lembrando de tantos detalhes que eu precisaria horas para escrever. Valeu Bgtn me fez lembrar de uma fase muito boa de minha vida.
Bom pessoal, quanto a tal tinta PVA de parede andei fazendo um teste com o estepe da Bala de Prata. Estávamos na praia e haviamos pintado a casa da praia do meu sogro. Sobrou tinta e eu resolvi pintar cuidadosamente as letras de um Firestone ATX. Isso faz mais de dois anos e o pneu estepe nunca rodou após ser pintado e sequer desceu da caçamba ficando abrigado de sol e chuva. Dia desses fui calibrar o bicho que fica deitado na caçamba que é fechada e ainda com uma capa de proteção e vejam só, o vagabundo tá descascando, imagina rodando.
tem a imagem em tamanho grande ? legal mesmo olha a suspensão ! se tivesse video !
Oi Bruno, dá uma procurada no blog imagens do passado e seleciona volantes voadores ou pode ser no google também. Do kralho a imagem né?
BrunoDallanora2013
04/06/2014, 20:32
Oi Bruno, dá uma procurada no blog imagens do passado e seleciona volantes voadores ou pode ser no google também. Do kralho a imagem né?
vo dar uma olhada!
BrunoDallanora2013
04/06/2014, 21:17
vo dar uma olhada!
nossa tem muita imagen bem legal as f100 corcel e maverick saltando !
nossa tem muita imagen bem legal as f100 corcel e maverick saltando !
KKKKKKKK, te falei guri os tais volantes voadores, mais precisamente na pessoa so Sr. Jota Cardoso eram incríveis mesmo e tudo isto era feito em família onde a sua esposa também realizava acrobacias. Época de ouro.
duardobruno
05/06/2014, 13:53
Sem ver, vc não acreditar????
leo_squin
17/06/2014, 14:05
Morreu o topico ? Hahaha
Galera... Outra chuva outro banho na gabina da efemil.... Vedei tudo em cima com o pu-25.... Infelizmente ficou lacrado...as foi o unico jeito de solucinar.... Agora ja posso ir montando o console dela com o som e o px que ctza que nao vai molhar!
BrunoDallanora2013
17/06/2014, 20:53
Morreu o topico ? Hahaha
Galera... Outra chuva outro banho na gabina da efemil.... Vedei tudo em cima com o pu-25.... Infelizmente ficou lacrado...as foi o unico jeito de solucinar.... Agora ja posso ir montando o console dela com o som e o px que ctza que nao vai molhar!
passei uma trabalheira hoje com os pneus ! montei desmontei .... sai da loja faceiro com os 33 em linha reta dobrei e para ir embora e pegou no parachoque os 33 ai queria tirar o parachoque fora mas como ia ir sem tinha que passar o posto da policia rodoviária ai montei de volta uma roda + o estepe que deixei pronto e vim com 2 33 atras e os 265/75 16 na frente parecia um trator as rodas da frente ficaram minusculas , e de largura parecia uma roda de moto perto dos 33
vim bem devagar jogava bastante pros lados
não veio com as letras brancas :oops:
alguém sabe a melhor formula de pintar as letras ? já foi discutido em um tópico ! que não achei mais
Edintruder
18/06/2014, 09:48
Com os aros de off set negativo os 33 pegam bastante nas pontas dos parachoques. Eu cortei por dentro as pontas nos dois lados, pois mesmo com lift os pneus acabam pegando.
BrunoDallanora2013
18/06/2014, 20:02
Com os aros de off set negativo os 33 pegam bastante nas pontas dos parachoques. Eu cortei por dentro as pontas nos dois lados, pois mesmo com lift os pneus acabam pegando.
eu vou mandar fazer num chapeador e já aproveito para pintar o parachoque ! resolvi temporariamente com um enchimento no suporte do parachoque ai ele ficou bem para frente , na minha vai precisar de um lift ta muito bicada a frente !
o off set é -19 mm fica reto a roda na parte de dentro como espelho dos freios e na por fora fica reto com a roda livre !
to botando fotos lá no meu tópico !
leo_squin
23/06/2014, 22:28
galera, nisso não entendo nada, mas aquelas grelhas no painel das fmil antigas, até as 92 eu sem que tem, tem umas grelhas entre o painel e o vidro, seria de uma ventilação ali correto ? uma epoca foi adaptado um ar quente na nossa, mas saia só um tubo com ar quente nos pés do motorista, tem alguma mandeira de adaptar pra sair ali no painel para desembaçar ??? tem algum canal proprio pra isso ? eu nunca vi um painel desmontado, não sei qual o procedimento ou aqueles grelhas são mortas e não servem pra nada ??? o ar quente foi tirado porque o radiador furou e tava sempre vazando e não foi consertado, só arrancado fora do sistema, o ar vinha ali daquela "cebola" que acho que é uma valvula da saída do radiador, agora está com um tarugo trancando aquela válvula .. .
alguem tem uma luz pra isso ?
abraço
galera, nisso não entendo nada, mas aquelas grelhas no painel das fmil antigas, até as 92 eu sem que tem, tem umas grelhas entre o painel e o vidro, seria de uma ventilação ali correto ? uma epoca foi adaptado um ar quente na nossa, mas saia só um tubo com ar quente nos pés do motorista, tem alguma mandeira de adaptar pra sair ali no painel para desembaçar ??? tem algum canal proprio pra isso ? eu nunca vi um painel desmontado, não sei qual o procedimento ou aqueles grelhas são mortas e não servem pra nada ??? o ar quente foi tirado porque o radiador furou e tava sempre vazando e não foi consertado, só arrancado fora do sistema, o ar vinha ali daquela "cebola" que acho que é uma valvula da saída do radiador, agora está com um tarugo trancando aquela válvula .. .
abraço
Bom dia Leo, sim aquelas grelhas junto ao para brisa são para o ventilador desembaçar o vidro. O ventilador originalmente vem instalado atrás e sob o porta luvas, facil visualização sem desmontar nada tendo em vista que parte dele aparece abaixo do painel. Normalmente se instalava o radiador do ar quente embaixo dele. Se inclinares a cabeça junto ao ventilador verás que existe uma saída de ar com conexão para duas mangueiras que se conectam as tais grelhas. Presumo que se o ar está direcionado para os pés do motorista é dado ao fato que a mangueira caiu da grelha e está dependurada atrás do painel. Ali atrás é tudo muito simples, basta uma simples inspeção visual e logo decifrará o esquema. Para reativar o ar quente deverás comprar o radiador interno e reinstalar as mangueiras de água até a dita conexão no motor. São duas mangueiras, uma que alimenta e outra de retorno. Espero ter ajudado, Ford abraço. Qualquer dúvida estamos aí, dá uma olhada lá e depois me diz.
É isso mesmo! Bem como o Zé falou. a minha tem o ar quente adaptado tb....posso tirar algumas fotos se precisar
abraço
bbmoro, por onde andavas? Tava preocupado com o regente do tópicokkkkkk. Posta umas coisas aí pra gente debater. Ford abraço amigo
BrunoDallanora2013
24/06/2014, 21:12
abraço
tem tres os dois da pontas são do desembaçador o do meio é do altofalante (já deve saber claro ) este motor puxa só o ar de dentro da cabina e joga para o parabrisa o que realmente não funciona não desembaça nada a não ser que tenha ar condicionado adaptado ou ar quente !
original mesmo ele puxa o vento da propiá cabine e joga para o parabrisa mais engraçado é o botão de ligar em baixo do painel do radio ! não tem de filtro nem nada quando ligo sai pó para tudo que é lado ! haha
o máximo de luxo da época era isto ! hehhe mas com a tecnologia de hoje tudo é capaz
eu olhando na nossa aqui , pensei que pode fazer com umas mangas por tras do painel e uma chapa disfarçadas em baixo do painel colocar difusores onde quer esses são bons seira só fazer uma furo com a serra copo boa !
umas dicas :Difusor Fiesta Ecosport - R$ 30,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559851011-difusor-fiesta-ecosport-_JM)
Fiesta 95 - Difusor De Ar Direito Original Sem Uso Grade - R$ 75,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565169122-fiesta-95-difusor-de-ar-direito-original-sem-uso-grade-_JM)
Difusor De Ar Painel Fiesta 08-12 Original - R$ 50,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563267248-difusor-de-ar-painel-fiesta-08-12-original-_JM)
tem que ver o mais viável !e bonito e se puder usar o motor original do desembaçador melhor ainda e colocar um botão perto do seu alcance com regulador de velocidade !
tipo assim :Botão Interruptor De Ventilador Monza, Kadett, Ipanema S\ Ar - R$ 69,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566737636-boto-interruptor-de-ventilador-monza-kadett-ipanema-s-ar-_JM)
tem uns universal que tem nas carregadeira muito bom !
bbmoro, por onde andavas? Tava preocupado com o regente do tópicokkkkkk. Posta umas coisas aí pra gente debater. Ford abraço amigo
Fala ammigão! como que ta tchê? Cara, to sempre de butuca por aqui, volta e meia dou uns pitaco hehehe....A F faz tempo que não mexo em nada, mas tem várias coisas vindo que em breve vou compartilhar e precisar de ajuda de todos......to sem tempo, inclusive para escrever detalhadamente por aqui. Logo logo vou postar novidades! A turbina nova jpa está na mão e os bicos estão no correio a caminho!
Forte abraço Zé!
Rogerio G
24/06/2014, 22:50
Ola pessoal.. boa noite! acabei de me registrar no forum, porem venho acompanhando a um certo tempo. Desculpa se esse NAO é o lugar certo, mas qria saber se essa serie TURBO 91/92 sairam mtas? Adquiri recentemente uma. Contudo é incrivelmente rara achar uma destas.
bbmoro.. parabens pela sua! nunca vi uma vermelha pessoalmente.. ta linda a milona
dai Rogerio! Seja bem vindo meu caro! E sem dúvida, esse é sim o lugar certo para falarmos dessas máquinas hehehehe. Fique a vontade para compartilhar esse mesmo tópico ou então criar um específico seu. Olha, não sei dizer em números, mas sim, são poucas unidades. As Turbo de fábrica do modelo 4 faróis foram produzidas entre 1990 e 1992. A minha é 90/91.
Cara, não deixe de colocar fotos da tua aqui! A tua é preta? Modelo 92?
Abraço
Rogério, de minha parte também seja bem vindo. Como disse o BBMoro as turbo 4 faróis foram fabricadas de 1990 até 1992, portanto, em número menor que as naturalmente aspiradas. Eu estou em busca da "fatal number" de 1992, ou seja, o ultimo numero de chassi da modelo 4 faróis que fora produzida em 26 de junho de 1992. A partir daí entraram as "ram cab" argentinas. Assim, se tiveres conhecimento de alguma 1992/1992 e puder informar a data de fabricação inserida na plaqueta e os ultimos numeros do chassi ficarei grato. Poste foto da tua. Ford abraço.
Fala ammigão! como que ta tchê? Cara, to sempre de butuca por aqui, volta e meia dou uns pitaco hehehe....A F faz tempo que não mexo em nada, mas tem várias coisas vindo que em breve vou compartilhar e precisar de ajuda de todos......to sem tempo, inclusive para escrever detalhadamente por aqui. Logo logo vou postar novidades! A turbina nova jpa está na mão e os bicos estão no correio a caminho!
Forte abraço Zé!
Conseguiu a turbina Master Power? É pressurizada? Eu tava sem tempo por conta de um curso especializado em operações especiais que durou 3 meses envolvendo as mais modernas técnicas em segurança pública. Agora to voltando a normalidade e vou poder me dedicar um pouco mais aos brinquedos. Me de noticias, Ford abraço.
o amigo Zé me instigou a alimetar um pouco o tópico. Vamos lá então. Quando abri o tópico comentei que queria dar um up no motor. A ideia é girar em torno dos 170cv. Então, como uma ajuda tremenda do Sérgio Augusto, a quem devo muito agradecimento e reconhecimento tanto que conhece do assunto, buscamos algumas melhorias.
Ideias iniciais:
Intercooler da F250
Turbina Master Power R474, com carcaça quente 0.36.
Bicos com 42% mais vazão para chegar nos 170cv.
Wastegate externa
Quanto ao intercooler, o da F250 não vai rolar. Ele é muito largo, então teria que colocar entre a grade e aquela chapona frontal. Como tenho que colocar um condensador pro ar li tb, então vou fazer sob medida para caber na mesma largura atual do radiador, mas mantendo a área da F250. A colméia terá 500 mm de altura, 580 mm de largura e 50 de profundidade. Além disso, minha ideia é jogar o radiador mais pra perto da ventoinha, e até tirar a ventoinha e por uma elétrica.
Turbina R474: O Sérgio tem uma planilha de cálculo que resulta em pontos no mapa de atuação da turbina. Em cima disso, escolhe-se a turbina que mais se adequa a esses pontos. Quem tem interesse em calcular, eu achei um material no site da Garret que explica detalhadamente como fazer! Legal mesmo! E bateu certinho com as contas do Sérgio.
https://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/choosing_turbo
Essa turbina é 0.50 na parte fria e veio com carcaça quente 0.48. A parte fria é gigante! Não pensava que seria de tal proporção. Ela tem refluxo, que dizem que melhora algumas coisas que nao sei explicar e refrigeração a água, que na teoria que pesquisei serve para resfriar a parte central dela quando se desliga o motor por efeito sifão. A ideia é rodar com 1,2 bar de pressão. Terá turbina de sobra. Preço da turbina R$1200,00 em POA
Wastegate externa: como a carcaça quente será 0.36, é difícil encontrar com wastegate interna. Essa carcaça irá resultar numa faixa de torque desde rotações bem pequenas (o que me gusta muito) e em alta, a wastegate não deixará ela restringir. Em função de espaço, a ideia é usar uma de 38mm, marca SPA. O Sérgio sugeriu a de 50mm, mas não ter espaço para colocar uma flange para tal dimensão....a diferença na real é pouca, vamos ver no andar da carruagem.
Bicos injetores: eis a novela dos DLLB e DLLA. Originalmente o MWM TD229 usa bicos da família DLLB, a qual é bem restrita na diversidade de tamanhos. Então tive que catar porta injetores que casassem no bloco do 229 e montassem os DLLA. COnsegui com o Junior Scatollini de Pirassununga-SP (muito gente boa tb). O Sérgio tinha falado para buscar pelos porta injetores do 226 que tinha sistema de injeção CAV e bicos DLLA. O Junior não tinha isso la, mas conseguiu quatro porta injetores, que segundo ele são do F11000, e são do sistema bosch e que monta no 229. São usados e mandei vir. Lá mesmo ele conseguiu os bicos com mais vazão. São do Scania 110, que tem 5 furos de 0,32 mm de diâmtro contra 4 furos de 0,30 mm de diâmtro do original do TD229. Pelas contas de vazão, resulta nos 42% a mais. Não foi fácil achar esses bicos por serem de aplicação antiga. Pressão de injeção de 220 bar. Custo: R$80,00 cada bico e R$350,00 os 4 porta injetores. Isso está na correio a caminho daqui.
Por enquanto é isso. Parece pouca coisa, mas já quebrei bastante a cabeça até o momento heheeh
Pessoal, lancem suas críticas, dúvidas, sugestões e tudo mais! Abraço
468117468118468119468120468121
drosssor51
25/06/2014, 21:46
.36 de caixa quente..em um motor de quase 4 litros......vixi.... vai girar como nunca..kkkkkk
Muito legal o projeto Bruno...
Eis minha duvida...
O que é aquela primeira imagem modelada..????
O que ela faz?
Parabéns pela turbina.
leo_squin
26/06/2014, 09:17
Bbmoro... Sera q ele tem mais um kit dessas peças ? Hehe que fiquei com vontade tb ! Sera que serve no meu 229 tb ? Temo q combina de eu da uma olhada na tua femil... Hehehe... Abraço
Rogerio G
26/06/2014, 09:55
Entao... a minha é 91/92.. 92/92 so vi uma ate hj. E pra falar a verdade, fique mais de ano procurando uma com as caracteristicas originais, independente ser 90,91,92. Pesquisando na net, percebi que grande parte dos anuncios esta (va) no RS. Aqui em SP, raramente se ve. Inclusive a minha era da grande SP..
468153
.36 de caixa quente..em um motor de quase 4 litros......vixi.... vai girar como nunca..kkkkkk
Muito legal o projeto Bruno...
Eis minha duvida...
O que é aquela primeira imagem modelada..????
O que ela faz?
Parabéns pela turbina.
Fala Diego! Cara, aquilo é uma flange que irá entre a saída do coletor de escape a nova turbina. Desenhei ela para ter uma ideia das proporções que terá. Naquela saída em curva, irá montada a wastegate externa, que por sua vez, é ligada na continuidade do escapamento. A questão é, como fazer uma peça dessa? Será que é fácil achar um tubo quadrado com aquele formato? Uma usinagem dessas não deve ser barato.....
Bbmoro... Sera q ele tem mais um kit dessas peças ? Hehe que fiquei com vontade tb ! Sera que serve no meu 229 tb ? Temo q combina de eu da uma olhada na tua femil... Hehehe... Abraço
Dai Leo! Cara, dá uma ligada pro Junior, 19 9 9790 7551. Mas lembre-se, diesel a mais sem ar na mesma proporção, é só fumaça. Se a tua é turbo, abra a bomba um pouco que vai ficar legal. A minha está com uma volta completa. Mas sim cara, temos que combinar de tirar uma foto das duas F juntas!
Entao... a minha é 91/92.. 92/92 so vi uma ate hj. E pra falar a verdade, fique mais de ano procurando uma com as caracteristicas originais, independente ser 90,91,92. Pesquisando na net, percebi que grande parte dos anuncios esta (va) no RS. Aqui em SP, raramente se ve. Inclusive a minha era da grande SP..
468153
Que coisa linda Rogerio! Posta mais fotos de toda ela! Eu tb procurei por muito tempo e encontrei em Serrana-SP. Qual vai ser a aplicação da tua efe? Cuida bem!
BBmoro tu realizou uma tarefa de gincana. O troço vai ficar bom mesmokkkkkk. Depois de pronto quero é ver no mínimo um vídeo com a tua F arrancando, isto vai fritar pneu brincando. Só uma coisa importante meu amigo, depois de tudo instalado sinta oa freios e a suspensão. Talvez seja necessário modificações no freio do tipo disco na traseira. Na suspensão talvez a adição de amortecedores pressurizados a gás. A minha F 84 com as modificações que fiz e o motor com potencia girando em torno de 140cv já tenho de ficar esperto quanto a paradas repentinas em velocidade alta, bem como em curvas com a oscilação da suspensão. As F tem uma forte tendencia de sair de frente quando exigidas em seu limite. Ford abraço amigo.
468153
Linda F1000 Rogério, poste mais fotos dos detalhes dela, hoje em dia quanto mais conseguirmos mante-las originais melhor já que são peças raras. Ford abraço e conte com a gente.
drosssor51
26/06/2014, 12:48
Bruno... Existe sim perfil retangular para vender, em várias dimensões diferentes, já aquele tubo dobrado, vai dar mais trabalho para quem for fabrica-lo.
Hoje, em SP.... (claro)....kkk tem um pessoal que faz esse tipo de peça, sob encomenda, para turbos especiais, carros adaptados, etc.
A Wastegate vai no tubo dobrado? O acionamento é por pressão também???
Rogerio G
26/06/2014, 19:41
opa... obrigado pessoal. entao... nao e pra serviço pesado nao... assim como o bbmoro, sempre foi uma paixao.
O pai de amigo tinha uma idem a minha, fato q me fez me apaixonar por esse modelo, mas qdo ele vendeu eu nao tinha condicoes de compra-la. resultado: foi pra Ariquemes-Ro, ate hj procuro sobre ela.
BBmoro tu realizou uma tarefa de gincana. O troço vai ficar bom mesmokkkkkk. Depois de pronto quero é ver no mínimo um vídeo com a tua F arrancando, isto vai fritar pneu brincando. Só uma coisa importante meu amigo, depois de tudo instalado sinta oa freios e a suspensão. Talvez seja necessário modificações no freio do tipo disco na traseira. Na suspensão talvez a adição de amortecedores pressurizados a gás. A minha F 84 com as modificações que fiz e o motor com potencia girando em torno de 140cv já tenho de ficar esperto quanto a paradas repentinas em velocidade alta, bem como em curvas com a oscilação da suspensão. As F tem uma forte tendencia de sair de frente quando exigidas em seu limite. Ford abraço amigo.
Pois é Zé, vai ficar legal sim! Quanto a freios e suspensão, provalvelmete vou fazer alguma coisinha....o que tenho vontade e de colocar uma barra estabilizadora na traseira. Tirei duas molas para deixar mais macia, e talvez tire mais.....não provei ela em curvas depois disso, mas acredito que influenciará, então a barra estabilizadora compensaria....o que acha?
Quanto aos freios, um hidroboost, assim como o Edin, seria uma boa ideia...
Abração
Bruno... Existe sim perfil retangular para vender, em várias dimensões diferentes, já aquele tubo dobrado, vai dar mais trabalho para quem for fabrica-lo.
Hoje, em SP.... (claro)....kkk tem um pessoal que faz esse tipo de peça, sob encomenda, para turbos especiais, carros adaptados, etc.
A Wastegate vai no tubo dobrado? O acionamento é por pressão também???
Sim Diego, já anúncio dessas peças na net....o que não gostei foi da saída que é perpedicular ao fluxo. Como pode ver, a minha ideia é a saída a 45°, para não influenciar tanto no fluxo....pode ser pouca coisa, mas quero fazer um negócio de prima.
A wastegate vai no tubo dobrado sim....ele tem aquela forma porque o escapamento tem a continuidade naquela direção do final da curva, então a saída da wastegate seria ligada praticamente direto no escapaemento...não sei se ficou claro. Da uma olhada na foto que mostra o a saida do escape da turbina como é hj....
Na wastegate tem um parafuso que regula a pressão de uma mola.....terá uma mangueira ligada da admissão até a wastegate, então quando a pressão exceder a pressão da mola, ela abra a válvula parte dos gases passam por ela....
Abração
opa... obrigado pessoal. entao... nao e pra serviço pesado nao... assim como o bbmoro, sempre foi uma paixao.
O pai de amigo tinha uma idem a minha, fato q me fez me apaixonar por esse modelo, mas qdo ele vendeu eu nao tinha condicoes de compra-la. resultado: foi pra Ariquemes-Ro, ate hj procuro sobre ela.
Que legal Rogerio! Que bom que tu conquistou a tua! Não esqueça de mandar mais fotos!
abraço
Rogerio G
26/06/2014, 20:12
bbmoro te axei no face pelo grupo das milona. es tu mesmo? se possivel acc qdo puder. se postar umas fotos da sua.
Pois é Zé, vai ficar legal sim! Quanto a freios e suspensão, provalvelmete vou fazer alguma coisinha....o que tenho vontade e de colocar uma barra estabilizadora na traseira. Tirei duas molas para deixar mais macia, e talvez tire mais.....não provei ela em curvas depois disso, mas acredito que influenciará, então a barra estabilizadora compensaria....o que acha?
Quanto aos freios, um hidroboost, assim como o Edin, seria uma boa ideia...
Abração
A barra estabilizadora traseira sem dúvida seria ótimo, mas de qual veículo adaptar? Em caso de não ser possível colocar alguma existente aí sugiro a tal barra panhard. Solda na carcaça do diferencial um pino com rosca na ponta e faz o mesmo no chassi de forma transversal. Aí faz uma barra com um olhal em cada ponta e coloca buchas em ambos. Os GM Opala e Chevette usam este sistema. Os Landau de 1981 pra cima possuem barra estabilizadora traseira que é compatível com o diferencial da F. Feito tudo isto ainda assim voto pela adição de amortecedores pressurizados a gás. Em camionetes estamos sempre acostumados com a saida de traseira onde até podemos brincar com elas. Mas a F é traiçoeira, quando usada no limite quem sai é a dianteira, te falo por experiência pois já me aconteceu e ainda bem que eu tinha espaço pra ela se acomodar e retomar a trajetória. Só uma outra opinião, com toda esta pressão de turbina e injeção não esquece das juntas de cabeçote. Verifica a possibilidade de colocar junta metálica do MWM x12. Fica aí a dica meu amigo.
drosssor51
26/06/2014, 22:49
Bruno..... tive a impressão que essa peça vai levar a turbina vem para frente....... será necessário adaptar o escapamento???
Outra coisa.. será que esse tubo não poderia sair para baixo??? já na direção dos gases???
Zé... a panhard tem uma função específica... no chevetes .. opalas e afins....... que é não deixar o eixo sair par os lados do carro...
Na efe.. o próprio feixe de molas faz essa função...
Talvez uma estabilizadora seja mias conveniente.... tem vários modelos de estabilizadora...só olhar as picapes novas...
Bruno... se você está tirando molas do feixe... também precisará de um ladder bar .. para evitar o "tar" Axle Wrap....
abç
bbmoro te axei no face pelo grupo das milona. es tu mesmo? se possivel acc qdo puder. se postar umas fotos da sua.
Dai Rogerio, sim participo do grupo, mas não recebi convite teu........me add la cara, procura por Bruno Bertoldo Moro....Abraço
A barra estabilizadora traseira sem dúvida seria ótimo, mas de qual veículo adaptar? Em caso de não ser possível colocar alguma existente aí sugiro a tal barra panhard. Solda na carcaça do diferencial um pino com rosca na ponta e faz o mesmo no chassi de forma transversal. Aí faz uma barra com um olhal em cada ponta e coloca buchas em ambos. Os GM Opala e Chevette usam este sistema. Os Landau de 1981 pra cima possuem barra estabilizadora traseira que é compatível com o diferencial da F. Feito tudo isto ainda assim voto pela adição de amortecedores pressurizados a gás. Em camionetes estamos sempre acostumados com a saida de traseira onde até podemos brincar com elas. Mas a F é traiçoeira, quando usada no limite quem sai é a dianteira, te falo por experiência pois já me aconteceu e ainda bem que eu tinha espaço pra ela se acomodar e retomar a trajetória. Só uma outra opinião, com toda esta pressão de turbina e injeção não esquece das juntas de cabeçote. Verifica a possibilidade de colocar junta metálica do MWM x12. Fica aí a dica meu amigo.
Cara, eu já vi barra estabilizadora traseira na F350.....bom saber essa do Landau, é mais uma opção! Quanto as juntas, sim quero por a do X12...a única questão é, dá certo? Só testando.....
Agradecido Zé!
Bruno..... tive a impressão que essa peça vai levar a turbina vem para frente....... será necessário adaptar o escapamento???
Outra coisa.. será que esse tubo não poderia sair para baixo??? já na direção dos gases???
Zé... a panhard tem uma função específica... no chevetes .. opalas e afins....... que é não deixar o eixo sair par os lados do carro...
Na efe.. o próprio feixe de molas faz essa função...
Talvez uma estabilizadora seja mias conveniente.... tem vários modelos de estabilizadora...só olhar as picapes novas...
Bruno... se você está tirando molas do feixe... também precisará de um ladder bar .. para evitar o "tar" Axle Wrap....
abç
SIm Diego, vai jogar a turbina pra frente, e eu quero que o radiador venha para trás para entrar o intercooler.....tem grande chance de se baterem.....o escapamento de qualquer forma vou fazer ele saindo em 3', então seria só cortar uma pouquinho mais longo que o original.....
O tubo em curva daquela forma é justamente por causa do fluxo dos gases naquele local específico. Se interpretei certo o que vc falou, teríamos os gases indo em direção a turbina e a saída da wastegate contra, dai imagino que seria uma mudança de trajetória deles muito brusca.....dde qualquer forma, muito obrigado!
Nunca tinha pensado ou visto o tal do axle wrap, muito interessante.......eu não sei qual a intensidade que está atualmente, mas vou verificar, quem sabe fazer um vídeo .....pior que as molas que tirei foram a segunda e a quarta de cima para baixo.....bem a região que trabalha para evitar o axle wrap.....vou avaliar, pois se precisar fazer um ladder bar, acho que retorno as molas......sei lá, acho que ficaria muita parafernália no eixo ne????
Muito obrigado ! Abração
Amigo Zé, e demais...
Tenho algumas manutenções que preciso fazer, são elas:
1. Varão da embreagem: vejam na foto o pino e contra-pino. Ele está quase degolado. Penso em preencher com solda e pronto, porém gostaria de saber (talvez o Zé consiga uma foto da F89 que é originalzinha) se existe algo que evite esse contato direto de metal com metal, quem sabe um anel plástico ou algo do tipo. Exitem três pinos assim no acionamento, um dentro da cabine e dois no cofre do motor. O pino no interior da cabine, abaixo do painel, pelo jeito já foi soldado....
468365468368
2. A chapa da lateral esquerda do cofre do motor tem um rasgo. A foto foi tirada pela caixa da roda dianteira. Essa chapa faz todo o desenho do cofre do motor, tem umas das bateria apoiadas em cima e um monte de fio. É uma chapa fina, então não sei como poderia ser soldada. Não estava afim de desmontar toda ela. Alguma sujestão para arrumar ela ali mesmo?
468369
Muito obrigado!
Abraço
drosssor51
28/06/2014, 18:44
Fala Brunão...!!!
Esse varão de embreagem, vale apena comprar novo.... custa baratinho e é uma peça que sofre muitos esforços... e acaba quebrando por fadiga...
dá uma olhada...
Tirante Acionamento Embreagem: F1000, F4000 (443,5mm) - R$ 49,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562089368-tirante-acionamento-embreagem-f1000-f4000-4435mm-_JM)
Já para esse varão não trabalhar direto ... ferro com ferro..... existe um kit de buchas de plastico.... mas não dura nada... o bom mesmo é sempre engraxar...
A minha vai isso..:
468371
.... O varão da minha é um pouco diferente..
abç
Amigo Zé, e demais...
Tenho algumas manutenções que preciso fazer, são elas:
1. Varão da embreagem: vejam na foto o pino e contra-pino. Ele está quase degolado. Penso em preencher com solda e pronto, porém gostaria de saber (talvez o Zé consiga uma foto da F89 que é originalzinha) se existe algo que evite esse contato direto de metal com metal, quem sabe um anel plástico ou algo do tipo. Exitem três pinos assim no acionamento, um dentro da cabine e dois no cofre do motor. O pino no interior da cabine, abaixo do painel, pelo jeito já foi soldado....
468365468368
2. A chapa da lateral esquerda do cofre do motor tem um rasgo. A foto foi tirada pela caixa da roda dianteira. Essa chapa faz todo o desenho do cofre do motor, tem umas das bateria apoiadas em cima e um monte de fio. É uma chapa fina, então não sei como poderia ser soldada. Não estava afim de desmontar toda ela. Alguma sujestão para arrumar ela ali mesmo?
468369
Muito obrigado!
Abraço
Bruno, ali no suporte embaixo do painel onde o varão é encaixado vai uma bucha plástica que não deixa haver contato de ferro com ferro. O varão da tua já sofreu solda então eu te recomendo comprares um novo e substituir, as buchas o drossor anexou imagens delas. Quando montares o varão e as buchas aproveite para fazê-lo com graxa e lubrifique as articulações dos pedais. No cofre do motor existe aquele mecanismo de acionamento da embreagem preso ao chassi montado transversalmente. Ali tambem existem uma buchas plásticas que se desgastam com o tempo criando uma baita folga. Aproveitando que o francês " Ja que" vem te visitar e ja que vais ter de desmontar o varão compra um kit de novas buchas para aquele movimentador ou podes fazer melhor, mande em um torneiro e faça de tecnil montando com graxa. Outro detalhe, o varão passa por dentro de um tapa pó de borracha para sair pelo assoalho, aproveita e examina o estado do mesmo pois quando passa dentro de água se ele estiver em mau estado entra água na cabine. Quanto a soldar o para lamas no lugar ali naquele local não vejo nenhum problema pois ali não passa fiação, então faça o seguinte: afrouxe todos os parafusos periféricos daquela região procurando afastar o máximo possível o local da solda do painel dianteiro e depois calçe com algo no meio para manter afastado; após pegue uma escova de aço e limpe bem a superfície para melhor adesão da solda e alinhe o melhor possível o local a ser soldado. Use solda Mig que não gera tanto calor e NÃO esqueça de DESLIGAR os cabos da bateria, vai ficar jóia.
Valeu Diego e Zé! Muito obrigado mesmo
Vou comprar esse varão e avaliar a questão das buchas plásticas. O guarda pó da cabine ta em fiapo! Achei o da empreagem e do capa seca na Odelli que vc tinha comentado Zé. Esse da capa seca nem sabia que tinha, vi na do Diego heheheheh, tava olhando a tua transformação da embreagem Diego!. Vou aproveitar e examinar os buchas daquele movimetador intermedipario Zé! Na antiga F82 que tínhamos, ali existia uma graxeira. Na minha não tem, ou então está quebrada.....
Zé, vi um post seu sobre a turbina e saída do escapamento. A turbina, penso em vender sim, pois não tem sentido estocá-la. Quanto a curva de 90 da saida, pretendo utilizar ela mesma na nova turbina, pois não é simples conseguir esse tipo de peça. Aquela primeira parte do escamento, que é ligada a curva e desce até assoalho, onde é então ligada a um S, tb pretendo mater apesar de fazer uma nova 3'. Motivo: meu escamento é semi diretao, tem so um abafador e sai na frente do pneu traseiro. Se os home da lei me pegarem, ficaria fácil reverter o sistema e apresentá-lo. O "S" tb ta guadadito. Mas Zé, obviamente que posso te emprestar todas essa peças para tirar xerox heheheh, tranquilamente, será um prazer! Aliás, ontem procurando os guarda po, encontrei isso!!!!
Curva Coletor Para Ford F1000 Turbo - 922909310264 - GL Autopeças (http://www.glautopecas.com.br/produto/curva-coletor-ford-f1000-turbo-mwm-922909310264.html)
É meio caro, mas é a peça!!!!
Abraçao
Rogerio G
30/06/2014, 13:27
Rapaz.. por falar em embreagem, a minha faz aquele classico "nhec" quando acionada. Ja tentei passar anti desingripante, mas ainda continua o tal barulho. Sera que é falta dessas buchas?
Rapaz.. por falar em embreagem, a minha faz aquele classico "nhec" quando acionada. Ja tentei passar anti desingripante, mas ainda continua o tal barulho. Sera que é falta dessas buchas?
Rogério, experimente lubrificar o balanceiro do acionamento da embreagem que fica entre o setor de direção e o motor, onde o varão termina. Aproveita e verifica o estado ds buchas.
BBMoro, ficamos assim então, quando desmontares a tua me avise para combinarmos o envio do tubo primário para eu fazer a cópia. Desta maneira não tem como errar medidas e não dá enjambração, afinal a minha preta merece todo o capricho. Tá sujeito eu fazer tal tubo em inox. Fico no aguardo. Ford abraço.
drosssor51
30/06/2014, 18:50
...Uma boa engraxada nos acoplamento dos varões de embreagem é para resolver o tal nhec nhec...
Mas se o barulho for na esfera que acopla o garfo de embreagem na caixa seca... tem que desmontar...ai da mais trabalho.
Rogerio G
30/06/2014, 21:07
ze v8, entendi.. assim q fazer, posto o resultado. hehe. pelo q entendi, vc esta tentando turbinar a sua igual as originais? ''turbina frente'
ze v8, entendi.. assim q fazer, posto o resultado. hehe. pelo q entendi, vc esta tentando turbinar a sua igual as originais? ''turbina frente'
Sim Rogério, a intenção é esta mas estou com grandes dificuldades em encontrar o tubo primário do escapamento, aquele que fica no cofre do motor na saída da turbina. Muitos me dizem que eu poderia mandar fazer em um surdineiro mas não quero nada enjambrado. Posso até mandar fazer um novo desde que seja cópia fiel do original. Se encontrares o tal tubo aí em São Paulo, aliás creio que haja muitas opções, ficaria muito grato. Ford abraço.
Blz Zé, pode deixar que aviso. Escapamento todo em inox ficaria show, mas pra falar a verdade nunca vi um....que benefícios tem além de não ter ferrugem?
Galera, chegaram os bicos injetores com os porta injetores que calçam os DLLA 150 S 549, aplicação no Scania 110. Tudo prontinho pra instalar. Nem tirei do plástico, eles estão lubrificados.
468619468620
Abraço
Troller-a-vista
01/07/2014, 13:31
escape em inox nao tem beneficios... escapamento TEM QUE ENFERRUJAR, pois ele funciona como anodo de sacrificio pro carro, se ele nao enferrujar, automaticamente outras partes irao no lugar dele, ou seja, lataria, chassi, motor etc...
Blz Zé, pode deixar que aviso. Escapamento todo em inox ficaria show, mas pra falar a verdade nunca vi um....que benefícios tem além de não ter ferrugem?
Galera, chegaram os bicos injetores com os porta injetores que calçam os DLLA 150 S 549, aplicação no Scania 110. Tudo prontinho pra instalar. Nem tirei do plástico, eles estão lubrificados.
468619468620
Abraço
Coisa linda de se ver, dá vontade de deixar na embalagem e colocar na estante da sala, louco mesmokkkkk. O escapamento em inox tem mesmo função estética e nunca mais enferruja. Imagina abrir o capô e o motor todo bonito sem o escapamento enferrujado?
escape em inox nao tem beneficios... escapamento TEM QUE ENFERRUJAR, pois ele funciona como anodo de sacrificio pro carro, se ele nao enferrujar, automaticamente outras partes irao no lugar dele, ou seja, lataria, chassi, motor etc...
Troller, esta eu nunca tinha ouvido falar mas sempre fiquei intrigado por que carros novos e caros saem de fábrica com escapamento já enferrujando. Teoria interessante.
Troller-a-vista
01/07/2014, 15:52
o escape de inox é mais uma modinha dos tuneiros de plantao.pegaram isso dos hiper carros. Mas esses sao um caso a parte, hiper carros sao pouco usados, alguns guardados em salas climatizadas e bla bla bla, nao andam diariamente nas ruas, nao pegam chuva por qualquer besteira, nao raspam em lombadas, nao andam em terras, nao vao pra praia, nao sao lavados com solupan, nao um monte de coisas. Alem de muitos serem feitos de aluminio ou ligas especiais que por si só garantem uma baixissima oxidacao ou quase nula. Quando utilizam aços normais, sao super bem tratados e protegidos, logo, a oxidacao como um todo é bem diferente, sem contar a tinta que normalmente é muuuuuiiiitooo melhor.
Um rolls royce demora dias e dias para terminar a pintura, uma ferrari idem. Um carro nacional demora em média 2 horas.
Nos hiper carros, o escape de inox tem duas vantagens importantes:
1- é mais leve,
2- faz um barulho diferente
Ainda podemos citar:
3- nao enferruja
4- se polido fica bonitinho
5 garante um belo marketing.
6- agrega valor.
Enfim, muito diferente de tudo que precisamos, e 2 ou 3 kilos nao vao fazer a MENOR diferenca num carro 1.0.... Imagina numa femil heheheh
Sobre anodo de sacrificio, googleia ai, aqui no forum eu ja falei a respeito algumas vezes,mas o google explica com detalhes. Simples.
Qto a sair de css enferrujando aí já é desleixo mesmo hehehe
Ramon Pires
01/07/2014, 16:49
Muito interessante esse dispositivo!!
Mas mo caso de veiculos nao sei se funciona, pois
o que degrada o material do sistema de exaustão
é o aquecimento, a agua, esfriamento... e isso faz
com q essa peça se deteriore antes das demais...
Na verdade o que ferra o sistema seria o aquecimento
e a umidade mesmo, pois se preservar o veiculo longe destas
a vida util das partes metalicas aumenta.
Troller-a-vista
01/07/2014, 17:54
ramom o esquenta, esfria, umidade do combustivel, agua , raspadas etc, tudo isso faz parte da vida util da peça. e por essas e outras razoes (se degradar mais rapido) é justamente isso que faz do escapamento ser a peca ideal do carro para ser sacrificada.
impedir 100% essas intempéries é impossivel, logo, se vai ocorrer oxidação essa oxidação vai primeiro para o metal "mais fraco" (nao é esse o termo correto mas pra assimilar fica mais facil) em termos de oxidacao. Se vc tem um escape de inox que oxida (sim inox e aluminio tambem oxidam, só que de forma mais lenta, portanto pra ALGUM lugar a oxidacao vai ser "puxada") é importante que a peça a ser sacrificada seja facil de ser trocada, barata e que nao altere as caracteristicas originais do projeto.
O que vc prefere? trocar o escapamento ou a sua porta? O escapamento ou o bloco do motor?
A idéia é exatamente isso, vamos sacrificar aquilo que nao tem problema, antes um escpamento destruido que um eixo em frangalhos. Se teu escapamento cair a 110km/h vc vai ficar puto... Se teu eixo ou roda cair a 110 vc vai ficar se nao morto, pelo menos com serios problemas ou se tiver sorte puto e com uma cueca melada.
Ja que vai ser riscado, estar com umidade, quente e esfria, etc.... Entao que seja ele, certo?
Vamos rever um pouco esse conceito?
Nos anos 80 e inicio de 90, ja tinhamos os escapamentos amplamente utiliazdos de ligas galvanizadas, latao, e outros metais, as carrocerias dos carros eram do mesmo aço que continuamos a usar hoje, porém com o dobro ou triplo de espessura, sem contar que utilizavam tintas mais grossas e espessas (a base de solvente).
Por que hoje usamos tinta a base de agua , mais leve, finas e os mesmos aços e metais pro escapamento e hoje temos carro que quase nunca enferrujam?
Antigamente era NORMAL umc arro ter pontos de ferrugem com 2 ou tres anos de usos, quando nao problemas cronicos com a ferrugem, por exemplo FEMIL tem problema com ferrugem no assoalho e nao sei onde, a d20 na soleira da porta, os fuscas no teto, e por ai vai... Lembra dos porta malas de gol e scort enferrujados?
Me diz ai algum carro nacional dos anos 95 em diante que ainda tenha problemas com ferrugem? Só me lembro do stilo da fiat mas foram poucos.
Isso se deve aos tratamentos anti ferrugem que os carros hoje sao submetidos, muito mais profundos e potentes, mesmo com metade do aço e com a tinta mais fina, nossos carros duram muito mais.
A evolucao foi grande em muitos aspectos, antigamente era comum o carro ferver, estourar radiador, cair motor, etc, tudo por que essas pecas perdiam resistencia, aliadas a ferrugem, agua parada, esquenta esfria etc, essas pecas normalmente eram o sacrificio do carro.
Hoje alem de protegidas com os tratamentos , temos o entendimento melhor da corrosão. Logo o teu escapamento serve como sacrificio.
Ainda que os escapes de hoje durem MUITO mais que os antigos (em parte por que o carro como um todo tambem dura muito mais).
Algumas pecas ainda sofrem de alta oxidacao, por exemplo o coletor, por isso é tao pesado e grosso, para diminuir o peso do conjunto, muitas fabricas ja o substituiram por aluminio ou plastico, pra isso, o escape vai ser mais exigido.
Se eu nao consegui me fazer entender, avisa... estou vendo o jogo e talvez alguma coisa ou outra ficou sem nexo ehehhe
Ramon Pires
01/07/2014, 20:07
Pois é, essa questão de oxidação te dou a razão, mas nao vejo os carros atuais mais resistentes que os mais novos, pois na questão de lata, aguenta até começar a enferrujar, por que na onda de diminuir peso, aumentar consumo e downzing, (nao sei se acertei o nome), diminuiram a espessura da chapa, e ai ja viu, depois que passou o primeiro boi ja era!! E ao respeito do uso de plastico tambem ajudou a diminuir o peso mas isso nao vai garantir uma maior vida util pois plastico tambem degrada, resseca e tal, e tem tambem a tal de obsolescencia programada, tanto na vida util de componentes quanto na questão de aspecto, vc compra um carro hoje, amanha é lançado outro um pouco mais bonito e vc tem a vontade de vender o que vc acabou de comprar e comprar o mais recente!
Mas ai vc pode dizer: Ta mas vc nao vai ficar 20 anos com o mesmo carro?
É, 20 pode até nao ser mas tem gente que troca a cada 2 ou 3 e só fica dando $$ pro governo na forma de IPVA, IPI, Itctera..... pagando esse absurdo que é cobrado por ai e o pior q bem feliz...Na minha opinião o que teria q ser feito, é tentar fugir desse modelo, como q poderia ser chamado isso? Escravo! Por que se o camarada nao for escravo do banco vai ser do parasitismo do governo, ou das montadoras... Enfim, parece que o que tem falor aqui é a industria apenas... E o consumidor nao é levado em conta.
Veja os americanos, olha os veiculos que tem la! A qualidade... o preço, o imposto deles, eu tenho uma F1000 94 que a cotação dela é 32 conto, e la tem a F250 eixo rigido, motor 7.3 diesel, completa, automatica, e vale 3 mil dólar, essa acho que foi a maior frustração da minha vida descobrir quanto q vale a minha viatura la...
Parece que o $$ da gente nao vale nada...
Bah, e a respeito do Stilo, dai sim que é ruim de lata? Não sabia desse detalhe...
Esse negócio de corrosão é algo muito interessante, lembro-me bem dos carros da década de 70 e vou citar aqui os que fizeram parte da minha vida em minha tenra idade. Passaram pelas mãos de minha família inúmeros Dodges sendo eles Darts, Chargers e Magnums. Alguns deles adquiridos 0km, outros com pouco tempo de uso. Em 1979 meu avô comprou um Magnum 0km que digamos já veio enferrujado de fábrica sob frisos e pé do retrovisor enquanto meu Pai tinha um Dart 1974 que em suas partes baixas estava virado em peneira e olha que o carro era bem cuidado. Aí em meados da década de 1980, mais precisamente em fins de 1983 com o lançamento do Ford Escort a Ford oferecia garantia de 3 anos contra corrosão através do implemento da eletro fosfatização por banho de imersão. Notei a diferença nas F1000 onde meu Pai adquiriu em 1983 uma 0km e passados os anos adquiriu a minha F1000 1989. Aí comecei a comparar os cuidados dispensados nos cantos e partes inferiores das mesmas. A 83 era pintada com fundo oxido, portanto, trabalho feito manualmente e por isso limitando o acesso de tinta em cantos ocos propiciando o aparecimento de ferrugem, já a 89 possui uma tinta cinza muito áspera em seus cantos ocos e de maneira uniforme e com varios pontos cobertos por uma espécie de cera grossa, cabine e caçamba totalmente emborrachados por baixo, enfim um tratamento bem mais criterioso. Mas em minha família adquirimos um costume após a era Dodge, passamos a desmontar o carro inteiro por dentro e aplicar óleo com graxa derretida ainda quente, tratamento que foi feito na F83. Na F89 além do tratamento de fábrica comprei várias latas de anti ruste, aquele da Texaco, e apliquei em vários cantos e dobras da lataria. Isto faz anos e até hoje quando fica no sol brota uma gordura nas emendas de chapa. Na minha F84 como não encontrei mais o tal anti ruste fiz a mistura óleo e graxa e apliquei em abundancia principalmente na parte da cabinagem e também brota nas emendas. E assim fizemos até nas cabines de nossos caminhões que invariavelmente estavam sempre expostos às intempéries e no máximo a pintura ficava desbotada.
BrunoDallanora2013
01/07/2014, 21:01
Me metendo na conversa ! tem um parente meu que tem uma belina da ultimas tipo corcel 2 e vivia furando a descarga ai ele pegou um dia e comprou um monte de cano de inox e fez todo escapamento de inox desde a saida d motor silenciador até a saida , nunca mais incomodou
ta certo que ele ja é velinha mas ele nunca mexeu em nada no motor e funciona perfeita sem nada nada de fumaça não queima oleo nem nada , mas e não tem ferrugem na lataria em ponto algum e ele usa ela sem dó , mas tem umas a partes onde foi repintada o capo e alia já desbotou e ta quase sem tinta enquanto a pintura original ta boa ,
isto se da pela falta de tratamento ma qualidade da tinta ou serviço feito ?
na gasolina tem algo mais que corroê alem da água que forma na descarga ?
no diesel as descargas duram bem mais !
BrunoDallanora2013
01/07/2014, 21:04
Pois é, essa questão de oxidação te dou a razão, mas nao vejo os carros atuais mais resistentes que os mais novos, pois na questão de lata, aguenta até começar a enferrujar, por que na onda de diminuir peso, aumentar consumo e downzing, (nao sei se acertei o nome), diminuiram a espessura da chapa, e ai ja viu, depois que passou o primeiro boi ja era!! E ao respeito do uso de plastico tambem ajudou a diminuir o peso mas isso nao vai garantir uma maior vida util pois plastico tambem degrada, resseca e tal, e tem tambem a tal de obsolescencia programada, tanto na vida util de componentes quanto na questão de aspecto, vc compra um carro hoje, amanha é lançado outro um pouco mais bonito e vc tem a vontade de vender o que vc acabou de comprar e comprar o mais recente!
Mas ai vc pode dizer: Ta mas vc nao vai ficar 20 anos com o mesmo carro?
É, 20 pode até nao ser mas tem gente que troca a cada 2 ou 3 e só fica dando $$ pro governo na forma de IPVA, IPI, Itctera..... pagando esse absurdo que é cobrado por ai e o pior q bem feliz...Na minha opinião o que teria q ser feito, é tentar fugir desse modelo, como q poderia ser chamado isso? Escravo! Por que se o camarada nao for escravo do banco vai ser do parasitismo do governo, ou das montadoras... Enfim, parece que o que tem falor aqui é a industria apenas... E o consumidor nao é levado em conta.
Veja os americanos, olha os veiculos que tem la! A qualidade... o preço, o imposto deles, eu tenho uma F1000 94 que a cotação dela é 32 conto, e la tem a F250 eixo rigido, motor 7.3 diesel, completa, automatica, e vale 3 mil dólar, essa acho que foi a maior frustração da minha vida descobrir quanto q vale a minha viatura la...
Parece que o $$ da gente nao vale nada...
Bah, e a respeito do Stilo, dai sim que é ruim de lata? Não sabia desse detalhe...
pois é o que a gente paga aqui em cambio motor pneus ! da para comprar uma zero lá ! ou a usada igual f1000 e deixar como quiser e sobra um dinheiro para comprar um tanque de diesel para andar o resto da vida ! heheheh
Me metendo na conversa ! tem um parente meu que tem uma belina da ultimas tipo corcel 2 e vivia furando a descarga ai ele pegou um dia e comprou um monte de cano de inox e fez todo escapamento de inox desde a saida d motor silenciador até a saida , nunca mais incomodou
ta certo que ele ja é velinha mas ele nunca mexeu em nada no motor e funciona perfeita sem nada nada de fumaça não queima oleo nem nada , mas e não tem ferrugem na lataria em ponto algum e ele usa ela sem dó , mas tem umas a partes onde foi repintada o capo e alia já desbotou e ta quase sem tinta enquanto a pintura original ta boa ,
Quanto a primeira pergunta, o desbotamento pode se dar por uma vasta opção de possibilidades, má qualidade da tinta, má preparação, pintura realizada fora de estufa e com umidade.
Na segunda, não quero falar bobagem, a gasolina com seus componentes quimicos misturados ao vapor de água após a combustão transforma-se em ácido e por suposto iniciando a corrosão.
Na terceira, como a queima do diesel é livre de água e a sua própria composição é oleosa não há corrosão interna ante a uma espécie de proteção por acumulação de particulas.
É o parecer, SMJ.kkkkkkk
Bruno, me fez lembrar de uma coisa, alguns bons anos passados meu Pai comprou uma Belina Del Rey Ghia oriunda lá de Uruguaiana da revenda Ford Gavel Gattiboni. A dita era usada mas muito bem conservada. Era 1985 e foi então comprada em 1991 e então resolvemos desmontar por dentro para lavar carpete, bancos e afins. Não havia ferrugem nenhuma, mas em compensação tinha uma casca de terra grudada no assoalho que parecia um emborrachado. Tive de escovar e lavar o assoalho dela por dentro pra ver a cor prata dela. O carro era muito inteiro e acredito que seu estado também se deveu ao fato de estar longe do litoral.
drosssor51
01/07/2014, 23:59
Troller ...
Já ouvi falar de anodo de sacrifício... mas não em carros...!
Somente em barcos.... que a água salgada se torna um eletrólito.. e o atrito com a água gera pequenas corrente elétricas.
Praticamente uma galvanoplastia.
Em carros.. é novidade para mim.
Troller-a-vista
02/07/2014, 07:46
drossor, vc nao ouviu por que esse nao é o termo correto. o anodo de sacrificio realmente funciona quase como mencionou, é uma peça a parte e tem essa unica funcao.
Tem uma açao rapida e focada nisso. o escape nao é um anodo completo, mas de certa forma, trabalha dessa forma. Se fosse anodo mesmo, sua vida seria muito curta ou teria uma corrosao muito mais rapida. Carros nao andam em agua como barcos, logo, nao precisa de um anodo na mais pura forma. Mas o escape nao deixa de ser um anodo de sacrificio.
Ja colocou engate no carro? Mesmo cromado, rapidamente ele se oxida, mesmo sem uso.
Se tivesse um anodo mesmo num carro, NENHUMA outra pecas sofreria oxidacao em toda vida util do carro. Nao é bem assim que ocorre, mesmo com escape normal, sempre ha oxidacoes, lentas ou nao. é um cabo terra, um pedaco riscado, aste do limpador do parabrisa enfim... tem muita coisa no carro que tb sofre oxidacao.
por isso nao podemos chamar o escape de anodo puro e simplesmente. Mas de fato ele sim, faz esse papel de forma involuntária. Quando vc tira o escape e poe inox, alguma outra peca ou local vai sobrecarregar.
Ivan Luiz
02/07/2014, 08:15
Eu tive um Uno Fire 2001/2002 tirado zero a gasolina, o último silencioso do escapamento durou 2 anos (original), depois deste todo ano tinha que trocar, não importava a marca. Troquei ele por um Siena Fire Flex 2007/2008 zero também, foi usado pelo menos 95% do tempo no etanol, vendi ele agora no inicio de 2014 com o escapamento totalmente original.
Conclusão que cheguei: no etanol os postos só adicionam água, na gasolina devem colocar até soda caustica! hehehe
Edintruder
02/07/2014, 08:48
Esse lance de ânodo é complicado, pois para barcos e navios tem fundamento, porém para carros o pessoal explica, explica e não convence. Quanto melhor o tratamento do metal, menos chance tem de oxidar o metal e m contato com o ar. Aqui no litoral é pior ainda, pois moro a 10 quadras da praia e os meus carros estão sempre cobertos por maresia. Qualquer chapa enferruja independente de ânodos de sacrifício se estiver sob a ação da umidade do ar. Na preparação da pintura, aqui tem que lixar e deixar a chapa muito bem limpa para iniciar a pintura. Qualquer falha na preparação a peça irá corroer com ou sem ânodo.
Outro detalhe é que o escapamento quase não tem contato metálico direto com a carroceria. Ele é isolado pelos coxins e juntas com o motor. Se colocar um multi-teste no escapamento, na maioria dos casos não se tem terra no escapamento.
Vejo muito esse papo, mas os carros que usam escapamento de inox não saem enferrujando do nada. Assim como se isso fosse válido para carros, seria igual para motos, bicicletas, refrigeradores e qualquer outro objeto de metal. E sabemos que isso não ocorre. Qualquer carro novo moderno que recebe o processo de galvanoplastia, se não sofrer arranhões profundos que expõem a chapa, não irão enferrujar com escapamento de inox. Um bom exemplo é o Clio.
Em relação à peças cromadas, um cromo original é muito superior ao cromo comum e barato, e mesmo assim depende do que é exposto. Aqui aonde moro o grande vilão não é a maresia, porém o adubo. Adubo é basicamente ácidos e bases, e afetam qualquer metal do carro, afetam a pintura e até plásticos e borrachas.
O escapamento servir de anodo ao meu ver é a desculpa perfeita para manter peças de baixa qualidade e manter sempre a reposição de peças. E vale apontar que um escapamento original enferruja de dentro para fora, principalmente pela ação do álcool. Não existe galvanoplastia que resista.
Um carro que não estraga não dá lucro para ninguém. O mercado de peças de reposição é algo milionário, e sabendo que a maioria dos políticos são empresários, não há o interesse de melhorar as vias urbanas, combustível ou qualquer coisa que possa melhorar de fato a qualidade dos produtos uma vez que os fornecedores de peças de reposição ou assemelhados irão perder muito.
Desnickadu
02/07/2014, 20:22
eu só não entendi do porque o escape ser um anodo e ter ferro :neutral:
Isso só não faz sentido pra mim?
BrunoDallanora2013
03/07/2014, 12:07
Bruno, me fez lembrar de uma coisa, alguns bons anos passados meu Pai comprou uma Belina Del Rey Ghia oriunda lá de Uruguaiana da revenda Ford Gavel Gattiboni. A dita era usada mas muito bem conservada. Era 1985 e foi então comprada em 1991 e então resolvemos desmontar por dentro para lavar carpete, bancos e afins. Não havia ferrugem nenhuma, mas em compensação tinha uma casca de terra grudada no assoalho que parecia um emborrachado. Tive de escovar e lavar o assoalho dela por dentro pra ver a cor prata dela. O carro era muito inteiro e acredito que seu estado também se deveu ao fato de estar longe do litoral.
depois que ele fez o escape todo de inox , o silenciador de um fiesta que ele tem tambem um 2001 furou e ele fez todo de inox ! fica bem bonito o serviço ja se tem grandes vantagens não sei, porque o inox é caro ! mas fica bom
nos motores diesel o que mais incomoda e a vibração nas ligações dos canos de descarga começam a quebrar ou trincar ainda mais onde sai do motor !
BrunoDallanora2013
03/07/2014, 12:39
Esse lance de ânodo é complicado, pois para barcos e navios tem fundamento, porém para carros o pessoal explica, explica e não convence. Quanto melhor o tratamento do metal, menos chance tem de oxidar o metal e m contato com o ar. Aqui no litoral é pior ainda, pois moro a 10 quadras da praia e os meus carros estão sempre cobertos por maresia. Qualquer chapa enferruja independente de ânodos de sacrifício se estiver sob a ação da umidade do ar. Na preparação da pintura, aqui tem que lixar e deixar a chapa muito bem limpa para iniciar a pintura. Qualquer falha na preparação a peça irá corroer com ou sem ânodo.
Outro detalhe é que o escapamento quase não tem contato metálico direto com a carroceria. Ele é isolado pelos coxins e juntas com o motor. Se colocar um multi-teste no escapamento, na maioria dos casos não se tem terra no escapamento.
Vejo muito esse papo, mas os carros que usam escapamento de inox não saem enferrujando do nada. Assim como se isso fosse válido para carros, seria igual para motos, bicicletas, refrigeradores e qualquer outro objeto de metal. E sabemos que isso não ocorre. Qualquer carro novo moderno que recebe o processo de galvanoplastia, se não sofrer arranhões profundos que expõem a chapa, não irão enferrujar com escapamento de inox. Um bom exemplo é o Clio.
Em relação à peças cromadas, um cromo original é muito superior ao cromo comum e barato, e mesmo assim depende do que é exposto. Aqui aonde moro o grande vilão não é a maresia, porém o adubo. Adubo é basicamente ácidos e bases, e afetam qualquer metal do carro, afetam a pintura e até plásticos e borrachas.
O escapamento servir de anodo ao meu ver é a desculpa perfeita para manter peças de baixa qualidade e manter sempre a reposição de peças. E vale apontar que um escapamento original enferruja de dentro para fora, principalmente pela ação do álcool. Não existe galvanoplastia que resista.
Um carro que não estraga não dá lucro para ninguém. O mercado de peças de reposição é algo milionário, e sabendo que a maioria dos políticos são empresários, não há o interesse de melhorar as vias urbanas, combustível ou qualquer coisa que possa melhorar de fato a qualidade dos produtos uma vez que os fornecedores de peças de reposição ou assemelhados irão perder muito.
sobre o adubo ! basta ver caminhões e camionetas que carregavam sacos de adubo para lavoura muitas apodrece a caamba e no caminhão mesmo não tendo muito contato começa a bater a ferrugem na cabine .
outra coisa que ajuda é o suor ! na portas de caminhões mais os antigo onde tem um furinho ou coisa assim vai começando a enferrujar do suor dos braços que geralmente se deixa escorado na janela da porta !
O escapamento funciona como "boi-de-piranha"?
Na boa, li, mas não concordo com isso, não. A ferrugem não é um organismo vivo que é atraído por certos tipo de metal, não, se o metal tiver menos tratamento ou estiver mais exposto vai ser mais atacado pela ferrugem, e só! Senão era só jogar um paralamas velho de dojão na caçamba da camionete que ela nunca mais ia ter problema de corrosão.
É diferente de um ataque de cupim em certo móvel ou porta de uma casa.
Edintruder
04/07/2014, 23:11
O escapamento funciona como "boi-de-piranha"?
Na boa, li, mas não concordo com isso, não. A ferrugem não é um organismo vivo que é atraído por certos tipo de metal, não, se o metal tiver menos tratamento ou estiver mais exposto vai ser mais atacado pela ferrugem, e só! Senão era só jogar um paralamas velho de dojão na caçamba da camionete que ela nunca mais ia ter problema de corrosão.
É diferente de um ataque de cupim em certo móvel ou porta de uma casa.
X2! É por aí mesmo. O pessoal gosta de usar exemplos de embarcações opara carros, mas o meio em que eles estão é muito diferente. Um está sempre em contato com o mar e com os ânodos expostos. O outro anda isolado inclusive do solo pelos pneus.
Daniel.Shimomoto
07/07/2014, 14:21
Galera,
Essa historia de apodrecimento de escapamento ee mais simples do que parece, não tem anodo (até porque a maioria dos carros tem coxins de borracha...
Antigamente os carros tnham escapamento de lata vagabunda e não apodreciam porque eles tinham apenas um silencioso e a queima da gasolina incompleta e a temperatura dos gases era alta, de fora que o pouco vapor de agua da combustão saia na forma gasosa. Tanto isso ee fato que carros de escapamento curtissimo ( = linha VW a ar de motor traseiro) dificilmente fura escapamento. Geralmente o que estraga escapamento de Fusca e Kombi são as pancadas no chão e o procedimento de retirada do motor. E ainda é possivel encontrar Variant II usando escapamento original, 35 anos depois.
Depois vieram os carros a álcool e a melhor queima do álcool e a menor temperatura dos gases de escape e a emissão de água e a sua diluição com aldeidos e o próprio álcool não queimado resultantes da combustão incompleta deu inicio a febre do apodrecimento de escapamentos. Assim, os fabricantes de escapamento passaram a vender peças galvanizadas aptas a resistirem melhor ao apodrecimento incorrido pelo álcool.
Nesse meio tempo surgiram os catalisadores e os tubos de escape passaram a ter mais silenciosos visando a atender as novas normas de ruido e emissões e os carros a gasolina passaram a emitir gases de escape a uma temperatura mais baixa e a melhor queima do combustivel aliado a conversão catálitica fez com que a queima da gasolina fosse mais perfeita e os gases emitidos se transformassem em vapor de água e gás carbonico. Acontece que como a gasolina nacional tem altissimo teor de enxofre, essa mistura oxidos de enxofre + vapor de água forma ácido sulfurico e ácido sulfuroso, altamente corrosivo. Em carros que andam muito, isso não é problema pois o sistema de exaustão esquenta o suficiente para não restar agua em forma liquida no escapamento, mas em carros que rodam muito pouco, simplesmente destroi o escapamento.
Menos de um ano atrás, troquei o silencioso traseiro do Corsa da minha sogra e ainda mandei colocar uma ponteira cromada. Como minha sogra anda no máximo 200km por mês (se tanto), depois de seis meses simplemente a ponteira cromada apodreceu inteira e o silencioso furou. Enquanto isso o Peugeot da minha mulher que roda a maior parte do tempo no álcool. Meu Fusca usava escapamento original da VW, 30 anos depois de ter saido da concessionária e eu só tive que trocar porque bati a ponta do escape saindo aqui do prédio e entortou tudo.
Agora com a gasolina tendo reduzido teor de enxofre, a tendência é que esse desgaste nos escapamentos acabem se reduzindo.
A guisa de curiosidade, o diesel de baixo teor de enxofre, entre outras cosias serve justamente para viabilizar os sistemas de EGR refrigerados. Como uma parte dos gases é recirculada para dentro do motor, imagine o resfriamento de gases de escape no EGR Cooler (uma colmeia onde circula agua do sistema de arrefecimento), o vapor de água se condensando e diluido com oxidos de enxofre....o resultado é um só: Furo do sistema, perda de água do arrefecimento para a admissão (e posterior escape) e se o mootista não estiver antento, um motor fundido, coisa que aconteceu em algumas carretas VW 19-370 motor NGD9.3 e mesmo em algumas Amaroks da primeira leva que embora os postos ja estivessem com diesel S500, muitos donos abasteciam com diesel agricola S1800!
Abraços
Desnickadu
08/07/2014, 20:05
ta explicado pq não tinha sentido pra mim, é pq realmente não tem sentido!! :putz:
vlw pela aula Daniel! :concordo:
BBMoro, entra no site fordification.com, lá existe muito material sobre as f100, mas seleciona de 67 até 72 que é o mesmo modelo das nossas de 72 até 92. Lá tu vai pirar com tanta coisa e no ebay também tem muita coisa delas pra vender, sendo capaz de encontrar o sistema de ventilação completo com saída até embaixo da coluna de direção e os comandos no painel abaixo do rádio inclusive com ar quente. Divirta-se e Ford abraço amigão. P.S. Sim a Bala de Prata tá de volta a ativa riscando o asfalto e abrindo caminhokkkkkkk.
Que show Zé! Muito obrigado pela informação! Tche, vai ser essa a minha solução! Achei um site que gostei do produto: 1967 - 1972 Ford Pickup Truck Air Conditioning System | 67 - 72 Ford Pickup Truck AC (http://www.classicautoair.com/67_72_Ford_Pickup_Truck_Air_Conditioning_Ford_AC.h tml)
Vou gastar um pouco mais, quem sabe bastante, mas vai ficar bom...vou ver por aqui um jeito de trazer, se coubesse numa mala seria ótimo!! heheh. O compressor e condensador eu compro aqui no brasil mesmo
Abração
ricarvalhal
03/10/2014, 12:27
Muito boa a referencia do Zé V8..... já perdi umas 2 horas ontem ....:computador: obrigado
Ricarvalhal e BBMoro, é muito gratificante compartilhar com os amigos que tem o mesmo gosto. Todo conhecimento que adquiro procuro sempre compartilhar porque deste compartilhamento pode surgir uma nova idéia para aperfeiçoar uma antiga. Diga-se ainda que as vezes uma simples dica ajuda alguem a resolver uma questão sem ter que passar pelo desgaste de uma empreitada mal sucedida. Amigos é com muita humildade que estou sempre às ordens, Ford abraço e divirtam-sekkkkkkk
leo_squin
09/10/2014, 13:56
Que show Zé! Muito obrigado pela informação! Tche, vai ser essa a minha solução! Achei um site que gostei do produto: 1967 - 1972 Ford Pickup Truck Air Conditioning System | 67 - 72 Ford Pickup Truck AC (http://www.classicautoair.com/67_72_Ford_Pickup_Truck_Air_Conditioning_Ford_AC.h tml)
Vou gastar um pouco mais, quem sabe bastante, mas vai ficar bom...vou ver por aqui um jeito de trazer, se coubesse numa mala seria ótimo!! heheh. O compressor e condensador eu compro aqui no brasil mesmo
Abração
to vivo ainda galera !!!!
com os mesmos problemas haha, entra agua no copinho do teto solar, e o que mais ta me deixando brabo é que vedei tudo em cima ja com a PU 44 !
mas fora isso ta tudo tranquilo
A respeito do AC, tenho um kit que só vem as mangueiras do compressor la na frente, ele fica emcima dos pés do caroneiro .. . é radiador e tudo o mais ali. .
gostei daquele kit bbmoro, se tu for comprar, ja vamo combinar e comprar 2 pra rachar o frete ! ahhaha
vamos ver só o essencial pra comprar de fora e tentar comprar o resto das peças aqui mesmo . .. o compressor eu ja tenho !
ultimas atualizações:
console com 2 par de 6x9 pioneer e um kit 2 vias da bravox. . . . dai tem um modulo soundigital tocando tudo .. . só não consegui ainda fazer um engate rapido pra colocar o cabo do engate do PX !
479952
479953
Troller-a-vista
09/10/2014, 15:26
se tirar os 6x9 vai ter um aumento de qualidade absurdo... esse 6x9 ai soh ta prejudicando o som, muito! sem contar que onde estao instalados eh um dos piores lugares pra isso mas aí é outra historia.
Leo squin, há pouco tempo, na minha F1000 89 tive de desmontar o mecanismo do teto solar mais precisamente a roda com a rosca e sua torre. Retirei a tampa soltando as travas com o telescópio todo aberto. Feito isto existe quatro parafusos que fixam a torre na lata e embaixo da torre tem uma fina junta de borracha. Quando recoloquei passei bastante silicone onde é colocada a junta e também passei silicone na base da torre parafusando tudo junto. No topo da torre que é o local que prente a tampa existe também quatro parafusos que prende aquela pequena tampinha, retirei também ecoloquei silicone na sua borda novamente a parafusando no local. Aproveitei e limpei bem a canaleta verificando os drenos. Depois de dias lavei a F com jato de água bem forte e não entrou nenhuma gota. O segredo está ali, é só fazer isto que te garanto que não mais entrará água. Eu desmontei porque o mecanismo havia travado, senão jamais tocaria nele. Ford abraço.
leo_squin
09/10/2014, 18:10
se tirar os 6x9 vai ter um aumento de qualidade absurdo... esse 6x9 ai soh ta prejudicando o som, muito! sem contar que onde estao instalados eh um dos piores lugares pra isso mas aí é outra historia.
valeu pela dica cara !, meu console velho eu tinha 2 woofer de 8" da hinor. . . .. e sinceramente, com os pioneer o som ficou melhor, é o que eu achei pelo menos, regulei ele só pra voz e um pouco de grave . . e o kit 2 vias só voz e os agudos. ..
Troller-a-vista
09/10/2014, 18:19
leo se o som te interessar um tiquinho, da uma olhada nesse topico o que eu postei la: http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/143270-auto-falantes-originais-nissan-frontier-2013-a.html
leo_squin
09/10/2014, 18:19
Leo squin, há pouco tempo, na minha F1000 89 tive de desmontar o mecanismo do teto solar mais precisamente a roda com a rosca e sua torre. Retirei a tampa soltando as travas com o telescópio todo aberto. Feito isto existe quatro parafusos que fixam a torre na lata e embaixo da torre tem uma fina junta de borracha. Quando recoloquei passei bastante silicone onde é colocada a junta e também passei silicone na base da torre parafusando tudo junto. No topo da torre que é o local que prente a tampa existe também quatro parafusos que prende aquela pequena tampinha, retirei também ecoloquei silicone na sua borda novamente a parafusando no local. Aproveitei e limpei bem a canaleta verificando os drenos. Depois de dias lavei a F com jato de água bem forte e não entrou nenhuma gota. O segredo está ali, é só fazer isto que te garanto que não mais entrará água. Eu desmontei porque o mecanismo havia travado, senão jamais tocaria nele. Ford abraço.
valeu , vou dar uma olhada mesmo se eu conseguir tirar a PU 44 !
leo_squin
09/10/2014, 18:34
leo se o som te interessar um tiquinho, da uma olhada nesse topico o que eu postei la: http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/143270-auto-falantes-originais-nissan-frontier-2013-a.html
To ligado e concordo contigo !
Mas como a efemil é uma coisa bruta, o que eu quero é andar com os vidro aberto, pitando um cigarro e escutando uma gauchesca, dai vamos concordar né ? não preciso ter uma coisa tooop.
já no carro que eu tenho pra viajar, aaaaí é outro papo, tenho um rockford fosgate de 300rms numa caixa de fibra lateral 12" pra grave interno junto com um kit 2 vias de 6" tb da fosgate. . .. e inclusive um par de 6x9 pioneer ( 2 way apenas, dos antigos que não troco por nenhum novo ). .. de módulo tenho um soudigital nano que é só pro grave, então não importa mto por ser barato, já pros 6x9 e kit 2 vias, tenho um alpine que faz uns 8 anos que tenho, de 360 rms .. são 4 saidas de 90 rms a 4ohms . .. . . e o player tenho um pioneer golfinho dos antigos, um dos primeiros que saiu com USB .. ..
som HI Fidelity é outro papo, mas a intenção na efemir é outra, não precisa tanto !
Obrigado pelas dicas !
BrunoDallanora2013
09/10/2014, 21:58
To ligado e concordo contigo !
Mas como a efemil é uma coisa bruta, o que eu quero é andar com os vidro aberto, pitando um cigarro e escutando uma gauchesca, dai vamos concordar né ? não preciso ter uma coisa tooop.
já no carro que eu tenho pra viajar, aaaaí é outro papo, tenho um rockford fosgate de 300rms numa caixa de fibra lateral 12" pra grave interno junto com um kit 2 vias de 6" tb da fosgate. . .. e inclusive um par de 6x9 pioneer ( 2 way apenas, dos antigos que não troco por nenhum novo ). .. de módulo tenho um soudigital nano que é só pro grave, então não importa mto por ser barato, já pros 6x9 e kit 2 vias, tenho um alpine que faz uns 8 anos que tenho, de 360 rms .. são 4 saidas de 90 rms a 4ohms . .. . . e o player tenho um pioneer golfinho dos antigos, um dos primeiros que saiu com USB .. ..
som HI Fidelity é outro papo, mas a intenção na efemir é outra, não precisa tanto !
Obrigado pelas dicas !
eu troquei os altofalantes originais da minha os originias redondos se não me engano são de 4 pol e tem um aro convertendo para 6 e eu comprei por engano um kit 2 vias da bravox de 8pol e como já tinha em mãos recortei com a tico tico onde vai eles mas o resultado ficou bom mesmo com o radio original das 94 o som é perfeito e ainda tem 2 twiter bem pequeno que vem no kit to bolando para por dois subwofer bravox de 8 pol atras do banco eu tinha um que era de 8 pol mas tocava mais forte que muito 12 pol
esse kit aqui :
Kit 2 Vias Bravox 6 Pol 130w Cs60b Falante Tweeter Crossover - R$ 173,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-580361664-kit-2-vias-bravox-6-pol-130w-cs60b-falante-tweeter-crossover-_JM)
Edintruder
09/10/2014, 23:07
Eu tenho nas portas dois pares de 6" e 2 6x9"para os graves. Ficou muito bom com o sony xplod.
Dai leo!
Manda uma foto do ar condicionado que tu tem. Vamos comprar dois então, só a parte interna, o resto pegamos no brasil mesmo. Só vai demorar um pouco porque minhas reformas estão andando muito devagar hehhehe
O som vai demorar ainda mais pra eu mexer, vai ser quando reformar o interior, que será a última coisa. Minha ideia é por 2 6X9 atrás do banco, um em cada canto da cabine e um sub, acho que 10 pol. em algum lugar atrás do banco, tudo bem forradinho e com caixas bem feitas. 2 6x9 e um sub acho a receita ideial pra um som de boa qualidade e volume suficiente.
E tem que furar o painel, pq na minha não tem lugar pra rádio. Como pode isso? Como um veículo em 1990 não tinha lugar pra rádio?
Troller-a-vista
10/10/2014, 10:14
reforço o que já disse: 6x9 é um tiro na qualidade do som, tem tudo que não deve ter, na realidade um kit 2 vias é 100x superior em tudo, infelizmente é um kit pouco conhecido e os que são vendidos nas lojas são muito ruins (bomber, bravox, hbuster, etc) a precos exorbitantes.
qualidade e 6x9 são duas coisas totalmente opostas.
o 6x9 dá a sensacao de volume e soh, perde em definicao, perde em qualidade, perde em sensibilidade, perde em rapidez, perde em eficiencia sonora, enfim...
jamais colocaria um 6x9 no meu carro, mas se alguem quiser, tenho 2 6x9 hexaxial da arlen fechados na caixa para quem quiser, vendo a preco de banana, tb tenho 2 6 polegadas do mesmo conjunto. NUNCA usei, ganhei e estao la parados com as caixas se desmanchando... nao sei nem se funciona...
troco ate por adesivo FORA DILMA, tralha de pesca, liquidificador (o meu quebrei o copo ontem..), fraldas pra bebe, enfim.. o que quiserem.
leo_squin
10/10/2014, 10:29
Dai leo!
Manda uma foto do ar condicionado que tu tem. Vamos comprar dois então, só a parte interna, o resto pegamos no brasil mesmo. Só vai demorar um pouco porque minhas reformas estão andando muito devagar hehhehe
O som vai demorar ainda mais pra eu mexer, vai ser quando reformar o interior, que será a última coisa. Minha ideia é por 2 6X9 atrás do banco, um em cada canto da cabine e um sub, acho que 10 pol. em algum lugar atrás do banco, tudo bem forradinho e com caixas bem feitas. 2 6x9 e um sub acho a receita ideial pra um som de boa qualidade e volume suficiente.
E tem que furar o painel, pq na minha não tem lugar pra rádio. Como pode isso? Como um veículo em 1990 não tinha lugar pra rádio?
que estranho. . a minha tem o recorte pro radio no painel . .. só que ta vazio e não tenho nada pra colocar de acabamento. .. . e nao parece que foi "cortado" porque eh perfeito o corte. . . veio um bosh antigado quando foi comprado, eu acho que ainda tenho ele guardado .. . naquela época logo que foi comprado meu irmão mando coloca o c onsole em cima com um radio novo, 2 5" e 2 de 8". . . .som mto bom naquela epoca . . aah, tinha um equalizador tojo até !
leo_squin
10/10/2014, 10:49
reforço o que já disse: 6x9 é um tiro na qualidade do som, tem tudo que não deve ter, na realidade um kit 2 vias é 100x superior em tudo, infelizmente é um kit pouco conhecido e os que são vendidos nas lojas são muito ruins (bomber, bravox, hbuster, etc) a precos exorbitantes.
qualidade e 6x9 são duas coisas totalmente opostas.
o 6x9 dá a sensacao de volume e soh, perde em definicao, perde em qualidade, perde em sensibilidade, perde em rapidez, perde em eficiencia sonora, enfim...
jamais colocaria um 6x9 no meu carro, mas se alguem quiser, tenho 2 6x9 hexaxial da arlen fechados na caixa para quem quiser, vendo a preco de banana, tb tenho 2 6 polegadas do mesmo conjunto. NUNCA usei, ganhei e estao la parados com as caixas se desmanchando... nao sei nem se funciona...
troco ate por adesivo FORA DILMA, tralha de pesca, liquidificador (o meu quebrei o copo ontem..), fraldas pra bebe, enfim.. o que quiserem.
tenho 10kg de adesivo aqui ! hahahaha
vamo negocia numas trabalha de pesca então !
se te interessa tenho uma carretilha Master EX 30HIL da Marine Sports. . . olha no google e ve se te serve ou se é muito grande
abraço
Troller-a-vista
10/10/2014, 11:09
opa, tiro foto dos falantes e te envio a tarde ok? ai vc decide se quer...
gostei da carretilha, quero sim! como ta o funcionamento dela?
Troller-a-vista
10/10/2014, 11:15
os falantes sao da serie FENIX da arlen hexaxial, poe no google que vc ve td... heheh tiro fotos das caixas e dos falantes, estao na casa dos meus pais, devem funcionar, nao garanto mas devem, nunca usei, lembro que qdo comprei eu testei e funcionaram... como nunca usei..
leo_squin
10/10/2014, 13:30
Usei uma X só faz uns 2 meses, pescando em ituzaingo na argentina . .. achei mto grande pra pescar apoitado, ela é boa pra corricar, pq é extra pesada, unico problema ( que pra mim foi a solução ), é que ela é ESquerda ( normalmente todo mundo usa a direita pra recolher a linha ), eu sou canhoto, acho que por causa disso tu n vai querer. . se ainda tiver interesse, manda email pro leo_squin@terra.com.br . . . mme passa o modelo certinho etc. que eu vou dar uma analisada. . abraço !
BrunoDallanora2013
10/10/2014, 14:18
que estranho. . a minha tem o recorte pro radio no painel . .. só que ta vazio e não tenho nada pra colocar de acabamento. .. . e nao parece que foi "cortado" porque eh perfeito o corte. . . veio um bosh antigado quando foi comprado, eu acho que ainda tenho ele guardado .. . naquela época logo que foi comprado meu irmão mando coloca o c onsole em cima com um radio novo, 2 5" e 2 de 8". . . .som mto bom naquela epoca . . aah, tinha um equalizador tojo até !
tu quer dizer que o buraco do radio da sua é maior ? eu vi um f4000 dos primeiros farol redondo assim também e pelo que vi era de fabrica todos que vi sempre foi 1 din e este tinha um espaço acho que quase apara radios 2 din , tem um moldura que se coloca para tapar e original !
na 85 que temos aqui ainda é o original ford philco e alto falantes original e não é que o ainda funciona e nunca deu defeito ! não é um som daqueles mas é legal ver o radio velho funcionando e pegando a FM que é um beleza !
leo_squin
10/10/2014, 19:15
tu quer dizer que o buraco do radio da sua é maior ? eu vi um f4000 dos primeiros farol redondo assim também e pelo que vi era de fabrica todos que vi sempre foi 1 din e este tinha um espaço acho que quase apara radios 2 din , tem um moldura que se coloca para tapar e original !
na 85 que temos aqui ainda é o original ford philco e alto falantes original e não é que o ainda funciona e nunca deu defeito ! não é um som daqueles mas é legal ver o radio velho funcionando e pegando a FM que é um beleza !
o buraco que tem é 1din. . . não é o grande 2 din !
BrunoDallanora2013
11/10/2014, 00:04
o buraco que tem é 1din. . . não é o grande 2 din !
então é normal mas te juro que vi um radio desses original da f1000 mas que era mais que 1 din como se fosse 1 din e meio !
e era original mesmo a moldura que era maior , sei porque na 85 daqui tem um original ford philco e é 1 din !
Leo squin, para saber se o buraco do rádio no painel é original olhe se o rádio está preso em uma moldura plástica que o deixa na posição reta compensando a inclinação do painel. Se estiver sem rádio é só olhar junto as bordas verticais do buraco, por dentro do painel, e verás duas orelhas com um furo no meio, uma de cada lado. Tais orelhas servem para ser fixada a tampa plástica do painel que vinha originalmente nos veículos sem rádio. As cabines Ford até 1980 vinham com a tampa para o rádio e abaixo uma outra tampa que nos EUA era utilizado para alocar os comandos de ventilação e A/C, lembrando que tal modelo foi produzido lá de 1967 até 1972. Se não me engano de 1990 em diante nossas F não vinham sequer com o buraco do rádio e muitas pessoas cortavam e fixavam o rádio ali onde deveria ser. Estéticamente não ficava bonito porque o rádio ficava inclinado. Eu jamais cortaria o painel e sim colocaria o rádio abaixo do painel na região abaixo do botão do estrangulador e acendedor de cigarros, o rádio envolvido em uma caixa forrada de courvim.
Pessoal, tudo certo? Alguém tem ideia pra que serve essa solenoide na BI? Acredito que ja questionei isso em algum lugar do fórum, mas continuo curioso. Todo mundo diz que eh pra desligar na chave, mas fiz funcionar a solenoide e ela nao faz nada. Tb nao faz sentido ter opcao de desligar no estrangulador e supostamente ma chave. Desde que comprei a camionete ela está desligada, mas o fio vai ate a região do motor de arranque. Será que eh pra auxiliar de alguma forma na partida?
480328
Amigo, possivelmente esta bomba não seja original do seu motor. Os mais antigos possuem estrangulador, os mais novos possui solenóide. Pode ser que a solenóide esteja queimada e por isso não funciona. Mas se ela existe, eu no seu lugar tentaria fazê-la funcionar. E deixaria o estrangulador como segunda opção!
Obrigado pela resposta Raphael!
Vou detalhar um pouco mais para facilitar para todo mundo. Isso é o legal do fórum, de comentário em comentário vamos enriquecendo.
Quanto a originalidade eu não tenho dúvida. Essa é a primeira geração dos MWM TD229, então a bomba é em linha, com LDA, estrangulador. A partir de 92, os MWM TD229 vieram com bomba rotativa, LDA e entrou o desligamento por solenoide ao invés de estrangulador.
Eu testei a solenoide e ela está funcionando, porém não está ligada em nenhum lugar e eu não onde ligar. Desmontei a solenoide e acessei um o pino que puxado pela solenoide. Puxei, segurei puxado, e nada aconteceu. Fiz o mesmo usando a solenoide e nada.
Eu já vi em fotos outras Fmil igual a minha, com a mesma bomba, e elas também tem esse solenoide.
O que acham?
BBMoro, o tal solenóide que aparece ali junto da bomba me parece ser de algum antigo anti furto. Somente as F1000 "ram cab", ou seja, as modelo 1993 que passaram a ter o desligamento por solenóide ligado a ignição equipadas também com a BI rotativa. Tenho quase certeza que se procurares sob o painel é possivel que encontres a central de comando desativada, muitas vezes até roubando corrente da bateria. Faz também sentido porque o anti furto deve cortar o óleo após o filtro para não puxar ar para a bomba. Assim, NÃO existe F1000 turbo até 1992 com BI rotativa original de fábrica e todas desligam no estrangulador coisa que eu acho um charme especial das F. Ford abraço.
Eduardo Ferreira
19/10/2014, 12:07
bbmoro estou fazendo umas pesquisas para encontrar o problema da minha f1000 que está marcando no velocímetro a menos do que ela esta andando (20km a menos) e encontrei uma foto em um de seus post e por sinal acho que seu cambio pela foto e o mesmo do que meu, com o pinhão do cabo de velocímetro de ferro com 16 dentes, e achei esse redutor e acho que ele resolveria meu problema, como que eu faço para encontrar ele, e com sabe qual a relação devo usar?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/446646-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam-sem-titulo.jpg
Eduardo, a minha também marca a menos, cerca 10 km/h mesmo usando essa peça da foto. Pensei em retirar ele, mas conclui que ele aumenta a velocidade ao invés de reduzir, então melhor deixar como está. O que pretendo fazer, após trocar a caixa de câmbio é levar em algum especialista em velocímetro, pois eles conseguem alterar o próprio velocìmetro. Se encontrar algoque corrija sua velocidade, por favor me informe.
480898
Esse sábado resolvi "estudar" o teto solar porque entar água quando chove bastante pelo sistema de abertura. Desmontei tudo e acredito que uma das vedações não estava muito boa. O sistema não parece ser o original e ele não segura o teto aberto muitas vezes. Se abrir, com a vibração ele acaba caindo de volta.
Acredito que o problema da entrada de água ocorre porque ao fechar o teto, ele puxa para baixo a vedação mais externa. Vejam na foto abaixo.
480930480931
Parece que ao puxar a vedação para baixo, acaba criando um canal que conduz a água direto para o sistema de abertura.
Fiz uma nova vedação com câmara de moto, pois era a única borracha que tinha em casa. A ideia é cobrir e pressionar uma área maior para aumetar a eficiência da vedação. A vedação da esquerda é a nova. Também uma foto com a nova vedação montada.
480932480933
No domingo choveu, mas não foi aquela chuva. De qualquer não entou água. Vou ficar de olho e retorno a comentar caso tenha sucesso com o "enjambre".
Abraço
BBMoro, na minha F89 andei tendo problemas com o teto solar, trancou o mecanismo de subir e descer, aquela rosca interna. Então fui desmanchando até tirar os tarugos rosqueados que após limpos e lubrificados foram inseridos novamente na carcaça. Feito isto montei tudo com silicone, na base do mecanismo com a chapa da calha tem uma fina junta de borracha a qual foi completamente envolvida pelo silicone. No topo do mecanismo a mesma coisa com silicone. Fiz o teste de água e beleza. Se não usou silicone corre o risco de entrar água, então se entrar é só soltar os parafusos e mandar silicone. Depois de seco é só tirar as rebarbas e já era. Ford abraço.
Em tempo, o sistema é original sim.
Troller-a-vista
20/10/2014, 16:38
tb acredito q o sistema seja original, e com o passar do tempo as borrachas ressecam, todos os mecanismos vao dando folgas etc. principalmente com um 229 ...
a ideia da borracha foi boa, mas procure pelos drenos, provavelmente estao entupidos, vai precisar de um arame ou passa fio , basta inserir nos orificios , cutucar bem, com jeitinho vc abre o orificio numa boa (uaheuahe), esses drenos percorrem normalmente ate o chassi ou algum lugar de drenagem atras do carro ou atras do parabrisa, entao tem que ir cutucando ate nao dar mais mesmo ... depois eh soh jogar agua e boa,.
Obrigado pessoal! Tomara que funcione com o que fiz. Apesar de acreditar que as calhas não estejam entupidas, vou verificar, pois não fiz isso. Aproveitando o assunto das mangueiras, aonde elas devem sair? tem duas que descem pelas colinas frontais, que vejo passarem pela dobradiça da porta. Outras duas descem pelas laterais traseiras da cabine, porem essas estão soltas ali. Elas deixam a parte interna das laterais umidas. Zé, se vc conseguir fotos do seu sitema original da F89 seria ótimo.
Me expressei mal quanto a originalidade do sistema de abertura do teto. O sistema sim é como um original, porem as peças não parecem ser. Não tem nenhuma inscrição FORD e parecem deformadas, além de não segurar mais o teto aberto.
ricarvalhal
20/10/2014, 23:19
As quatro mangueiras saem embaixo da cabine, tem um furo redondo e elas passam direto, ficam 2-3 cm abaixo da cabine... assim a agua deve pingar no chao e nao dentro da cabine...
att.
Obrigado pessoal! Tomara que funcione com o que fiz. Apesar de acreditar que as calhas não estejam entupidas, vou verificar, pois não fiz isso. Aproveitando o assunto das mangueiras, aonde elas devem sair? tem duas que descem pelas colinas frontais, que vejo passarem pela dobradiça da porta. Outras duas descem pelas laterais traseiras da cabine, porem essas estão soltas ali. Elas deixam a parte interna das laterais umidas. Zé, se vc conseguir fotos do seu sitema original da F89 seria ótimo.
Me expressei mal quanto a originalidade do sistema de abertura do teto. O sistema sim é como um original, porem as peças não parecem ser. Não tem nenhuma inscrição FORD e parecem deformadas, além de não segurar mais o teto aberto.
boa noite ! aproveitando as duvidas do fórum, tenho uma silverado 2001 6cc mwm é uma hd 3500 com diferencial dana 60 rolamentos duplo da pra tocar o pau para dar mais potencia , troco a turbina ou instalo intercooler, ela e já vem original 150 cv481053481054
BBMoro, as peças não possuem nenhuma inscrição Ford pois eram fornecidas pela Webasto, sendo o mesmo sistema dos tetos Karmanghia utilizados nos saudosos Passat Pointer. Bom, quanto as mangueiras dos drenos, dificilmente entopem, mas não custa verificar. No que se refere as saídas das mangueiras é como disse o Ricarvalhal, saem nos quatro cantos da cabine em uns furos. Originalmente as mangueiras vem com uma espécie de abraçadeira em suas extremidades que impedem delas subirem e ficarem alojadas dentro da lataria. Caso tenha ocorrido isto na tua F basta ir ajeitando as mangueiras para que elas desçam pelo orifício e depois é só fazer um limitador até mesmo com um arame grosso dando apenas um nó. Vou ver se tiro uma foto de como é na minha F89. Ford abraço.
Edintruder
21/10/2014, 09:19
boa noite ! aproveitando as duvidas do fórum, tenho uma silverado 2001 6cc mwm é uma hd 3500 com diferencial dana 60 rolamentos duplo da pra tocar o pau para dar mais potencia , troco a turbina ou instalo intercooler, ela e já vem original 150 cv481053481054
Bem vindo ao Fórum Cris. Experimenta trocar os bicos pelos de maior vazão. Só essa mudança vai dar muita diferença nesse motor. Outra coisa, cuida sempre a temperatura desse motor, pois se aquecer o ajuste desse cabeçote não é qualquer mecânico que consegue fazer.
Pessoal, tudo certo? Alguém tem ideia pra que serve essa solenoide na BI? Acredito que ja questionei isso em algum lugar do fórum, mas continuo curioso. Todo mundo diz que eh pra desligar na chave, mas fiz funcionar a solenoide e ela nao faz nada. Tb nao faz sentido ter opcao de desligar no estrangulador e supostamente ma chave. Desde que comprei a camionete ela está desligada, mas o fio vai ate a região do motor de arranque. Será que eh pra auxiliar de alguma forma na partida?
480328
bbmoro,
salvo engano, você disse que a sua o acelerador é por cabo e não varões. Não sei se no modelo do seu já seria assim, pois a única turbo 4 faróis que tive contato, estou QUASE certo, tinha bomba rotativa, que conclui que era adaptada.
Mas, nas F 1000 com bomba injetora com pistões, originalmente era travado o "acelerador" até o talo e o fluxo de combustivel era controlado pelo estrangulador, assim aceleração máxima era bi totalmente "desetrangulada", e para desligar o motor, era baixado a marcha lenta, tanto é que nas F com acelerador com varão basta colocar o pé por baixo dele e levantar para desligar o motor.
Esse solenóide aí não controlava o batente de marcha lenta?
sallespickup
23/10/2014, 17:37
bomba em linha com solenoide EU nunca tinha visto, e reparem que tem estrangulador, ai vem a pergunta teria algo haver com o lda, outra coisa que vi bem pouco nas em linha, mais era original dos turbo de fabrica
micheltakashima
06/11/2014, 17:19
464114
Eu sai de uma strada 2010 para um f1000 84 isso em 2011 kkkk
duardobruno
07/11/2014, 11:30
Interessante isso mesmo. Eu tenho uma F1000 94 e uma montana 2012. Qdo ando na montana, só sorrisos... comentários do tipo: Tá bemmmm heinnnnn!!! Queria ter seu emprego pra ter uma pickup dessas!!! Qdo ando no Caveirão (F1000 94), já me perguntaram até se não estou passando por necessidade financeira. Pq ando em um carro velho e feio desses? A grande maioria nem sabe que caveirão é muito mais caro que a montana. A minha mulher mesmo achava que o Caveirão não conseguiria chegar às praias do nordeste. Depois de 1 ano de uso, sem problemas mecânicos, levei o Caveirão pra uma revisão na oficina. Minha sogra mandou essa: - Carro velho tá sempre na oficina né. Putz! Geralmente eu dou risada dessas coisas, mas tem hora que me irrita. A que mais me irritou foi a uma que me perguntaram qto tinha gasto nos novos pneus do Caveira. Qdo disse o valor, veio a pérola: - Nossa! Caro, pra um carro velho assim!! Não dá vontade de dar porrada as vezes??
Abco.
Eu já solto a resposta pronta: decidi andar em carro velho para não pagar imposto para sustentar desvios de políticos corruptos. Prefiro gastar o dinheiro com mecânico, ao menos este irá fazer a economia girar com seu trabalho honesto.
Edintruder
08/11/2014, 00:24
Os meus carros são todos da década de 90... kkkk
Escort 93, Monza 93 e a F1000 97! Ela é a mais novinha! kkk
Rubens Linhalis
08/11/2014, 09:37
Meu primeiro carro foi um palio 2008 (em 2011), depois a Tracker 2007 (em 2012) e agora a Sw4 1997 (em 2014). Daqui um tempo vai ser um Ford T... que mais fica doida com essas trocas de carro são meus sogro e sogra..kkkkk
Meu primeiro carro foi um palio 2008 (em 2011), depois a Tracker 2007 (em 2012) e agora a Sw4 1997 (em 2014). Daqui um tempo vai ser um Ford T... que mais fica doida com essas trocas de carro são meus sogro e sogra..kkkkk
mania de brasileiro jullgar a condição econômica da pessoa pelo carro. Hoje estou sendo execrado por ter comprado uma silverado 2001(que vive em oficina), alem de ter um ford versailles 96(este não da problema), vivem falando: vende estes dois carros velhos e compra um novo rss.
Waldir Carlos
08/11/2014, 15:15
Minhas honestas [e respeitosas] opiniões:
Me somo aos que entendem que "medir padrão e qualidade de vida", pelos veículos que se usa, é bobagem e puro preconceito. Em alguns casos, não há maldade; apenas desinformação e ignorância.
Meu caso:
Primeiro carro, em 1978. Um Ford Corcel II. Novo. Em seguida, pela ordem: Em 1982, um GM Chevrolet Opala Comodoro. Novo. Em 1985, um GM Chevrolet Monza SL/E. Novo. [Usei esse carro, durante onze anos]. Em 1996, um VW Logus 1.8L. Novo. Em 2007, comprei uma Toyota Hilux SRV AT. Nova.
Os "velhos": [entrando no mundo 4x4]: 2000, uma Mitsubishi L200 GLS 4x4. Comprada seminova; com apenas 5000 quilômetros. 2008, um Pajero GLS-B 1998. Um "jipinho" valente e que me deu muitas alegrias. Em 2010, um Pajero Full HPE 3.2L, ano 2008 [comprei "seminovo"; com pouco mais de treze mil quilômetros]. Em 2011, comprei a EFE. Ano: 1998. Sim, meu "principal" carro atualmente.
A propósito, a "velhota" [A Femil, claro!] está prestes a retornar às estradas, Brasil afora. Dessa vez, algo em torno de 7.500 quilômetros.
Em 2012, comprei [para a minha esposa] um Celtinha Spirit 2010.
Planejando comprar um novo 4x4 [desde 2013, "de olho" na NR, mas os relatos me desanimaram], mas isso não significa que estou menos feliz; nem que serei [mais feliz], quando Deus me possibilitar retornar aos novos.
[]s
Tio Eddie
09/11/2014, 21:45
É isso ai Waldir,
Me somo a turma dos carros mais antigos....
willys 69 por 6 anos, duas forino pick-up 94 álcool caçamba estentendida - primeira série das injetadas, D-10 84, Milona (F-1000 4x4 93/94) por 7 anos.
Estou a pouco mais de um ano com um siena 09/10, mas contando os minutos para voltar para um bom e "velho" guerreiro 4x4 da década de 90.
A satisfação de andar no que se gosta vale mais que qualquer economia de combustivel, de manutenção, de "status".
my 2 cents
[]s
Edintruder
10/11/2014, 09:11
Na boa, poderia vender a Femil para comprar um zero km, mas compraria o quê???
Me respondam o que dá para comprar até 50.000,00 e que não se desmanche fácil hoje em dia???
Eu acabaria comprando um Opala 73 2 portas, um fusca, um chevette com motor de opala ou uma Veraneio. Mas carro novo não tem nada que de fato me agrade e me faça aguentar por mais de 2 anos.
O valor que se perde trocando de carro é algo absurdo. Compra hoje por 40k e vende amanhã por 20k!!!
A minha Femil entrou por 38k e hj não vendo por menos de 45k 5 anos depois.
Só para comparar, a minha ranger paguei 43k em 2004 e troquei por 38k em 2010. O meu primo pagou 35 num polo em 2005 e em 2000 valia 18k! A perda de vlor num carro é medonha. Simplesmente não compensa.
BrunoDallanora2013
10/11/2014, 13:22
mania de brasileiro jullgar a condição econômica da pessoa pelo carro. Hoje estou sendo execrado por ter comprado uma silverado 2001(que vive em oficina), alem de ter um ford versailles 96(este não da problema), vivem falando: vende estes dois carros velhos e compra um novo rss.
tudo bem que um carro novo é novo , mas o pessoal não entende que o cara anda no que ele gosta e pronto se o cara for milhonario e gosta te um fusca deixa o cara ! eu tinha um focus 2008 seminovo mas bem bom , passei 2 anos e voltei ao meu sonho da f1000 4x4 quando comprei era só gente falando: a vendeu o carro novo pela camioneta veia eu não fazia isso .. a que nojo ,e quem mais fala isso é gente mais pobre que não tem carro que acha que o cara que tem dinheiro deve andar no carrão ! alem de que o carro só me servia para passear , a f1000 me serve para tudo alem de seus anos de idade não vive na oficina e me trás muita alegria. ainda mais quando ligo o 4x4 ! por mim tinha comprado a muito tempo e se eu quiser ficar 30 anos com ela eu fico ! os outros que se dane ! eles não me sustentam e não pagam meu IPVA !
duardobruno
10/11/2014, 13:27
Impressionante como realmente não compensa comprar carro novo. Mas é impressionante o poder do "Status" referente ao ano. Pode ser um Uno, ou qualquer outro popular dos mais baratos, tirou zero ou semi-novo.... o status é outro. Mas vai do estilo de vida que vc leva. Se eu fosse ainda solteirão, com certeza arriscaria uma Pickup bem mais nova, até mesmo a gasolina, pra manter a aparência e atrair a "pererecas burras" que nem mesmo sabem a diferença entre o som do diesel e da gasolina. Iriam dizer: - OLHA, ELE TEM A NOVA RANGER! A gasolina, 4x2, mas elas nem sabem nada disso. Hoje, já conquistei a mulher que eu queria, então mesmo ela torcendo o bico pro Caveirão. Faço esta, minha opção de carro. E me divirto mostrando pra minha noiva, a grande diferença do diesel 4x4. Como há alguns dias atrás, qdo atravessando um ribeirão, arrastei uma S10 4x2 a gasolina, que descia as corredeiras em um rafting não programado pelo seu idoso proprietário. Uma pena ela não ter filmado o ato heróico do Caveirão, por ter deixado o cartão de memória da máquina muito cheio. Em um outro atoleiro, pelos sertões goianos, pude olhar pra ela com aquela cara de convencido, onde após atravessar o trecho, até então intransponível pelos demais carros, pudemos ouvir os comentários dos nativos que diziam: -AÍ É CARRO! AÍ É F1000 TRAÇADA! ESSA NÃO FICA NÃO! ISSO É UM TRATOR!!! Então, pelo menos por enquanto, vou me satisfazendo aqui com meu carro velho, caro e de custo x benefício excelente. Abco.
BrunoDallanora2013
10/11/2014, 13:42
Na boa, poderia vender a Femil para comprar um zero km, mas compraria o quê???
Me respondam o que dá para comprar até 50.000,00 e que não se desmanche fácil hoje em dia???
Eu acabaria comprando um Opala 73 2 portas, um fusca, um chevette com motor de opala ou uma Veraneio. Mas carro novo não tem nada que de fato me agrade e me faça aguentar por mais de 2 anos.
O valor que se perde trocando de carro é algo absurdo. Compra hoje por 40k e vende amanhã por 20k!!!
A minha Femil entrou por 38k e hj não vendo por menos de 45k 5 anos depois.
Só para comparar, a minha ranger paguei 43k em 2004 e troquei por 38k em 2010. O meu primo pagou 35 num polo em 2005 e em 2000 valia 18k! A perda de vlor num carro é medonha. Simplesmente não compensa.
Edin no focus 2008 paguei 31,000 depois de 2 anos vende para pegar a F1000 e ele valia 21.000 a F1000 custava 48,500 e o cara inda queria 50,000 antes mas deu uma chorada . podia te comprado a F e nem ter pego o carro teria me sobrado uns 10 mil para encher de coisa !
realmente o que se compra com 50 mil ? uma ranger gasolina S10 ! hilux custam quanto a gasolina ? mas são pequena para mim ! se não voltar a f250 no futuro compro um f350 e boto caçamba !
Achei que era só eu que pensava assimkkkkkk, mesmo que eu pudesse comprar um carro novo, o que eu compraria que tivesse uma solidez e não desvalorizasse absurdamente. Não consigo me imaginar andando de carro de plástico. A Dodge Ram que meu tio comprou em fevereiro já está virada numa gaita velha, tá certo que o homi é relaxado pra cacete, mas o troço teria que aguentar mais dado até o preço. Aí pifa um rolamento, original está em torno de 7 mil. Sem contar o fato de tudo ser eletronico e se parar não temos o que fazer. Já nas F um alicate e arame resolve praticamente tudo. Meu próximo passo será rumo a uma F250 2000 ou 2001.
Edintruder
11/11/2014, 08:26
A minha opção futura será uma F250 4x4, porém está a cerca de 35.000,00 de distância de mim ainda. Mas o futuro vem chegando e até lá as coisas podem melhorar.
Pessoal, tudo certo?
Seguinte...para eu acomodar radiador, intercooler e condensador, o plano é mover o radiador para trás para liberar espaço. Em função disso, precisarei e quero tirar a ventoinha de lata mecânica e substituir por um eletroventilador. Quanto ao eletroventilador, vou procurar em uma sucata algum de um tamanho suficiente. Minha maior dúvida é quanto ao acionamento dele. Estive procurando no forum dos jeeps mas não achei nenhuma explicação completa. Se tratando de motor a diesel, qual a temperatura que o sensor deve acionar o eletroventilador. Além disso, o sensor como padrão fica na parte inferior para garantir que sempre estará em contato com a água. Alguém sabe outro lugar que possa ser instaldo? estive pesquisando e encontrei informação que em motores a gasolina o eletroventilador é acionado por volta dos 96°C, sendo que temperatura de trabalho é por volta dos 90°C. Se o sensor é instalado na parte inferior, a água entra o radiador a sei lá quantos graus, o que pra mim não faz muito sentido. Encontrei um sensor da MTE-Thomson modelo 705 que tem várias aplicação e faixas de temperatura, sendo monza, kadett, opala a seguinte 92 / 87°C. O que vcs acham disso tudo?
Abraço
alvaro_classmann
15/12/2014, 19:57
Achei que era só eu que pensava assimkkkkkk, mesmo que eu pudesse comprar um carro novo, o que eu compraria que tivesse uma solidez e não desvalorizasse absurdamente. Não consigo me imaginar andando de carro de plástico. A Dodge Ram que meu tio comprou em fevereiro já está virada numa gaita velha, tá certo que o homi é relaxado pra cacete, mas o troço teria que aguentar mais dado até o preço. Aí pifa um rolamento, original está em torno de 7 mil. Sem contar o fato de tudo ser eletronico e se parar não temos o que fazer. Já nas F um alicate e arame resolve praticamente tudo. Meu próximo passo será rumo a uma F250 2000 ou 2001.
Eu preciso ler mais comentários desses, pra não acabar comprando a S10 executive 2.8 4x4 2007...
Tenho certeza que vou me arrepender....
Ja gastei pra caramba na minha F250... E ainda tenho coisas pra fazer.
Mas é meu caminhãozinho... Não ta macia, não ta economia... Mas eu gosto dela, sofro com ela, mas no fundo não quero me desfazer nunca dela!!!
robson010203
15/12/2014, 20:06
Meu irmão tava com a s10 dele na oficina hoje, fazendo a suspenção dianteira, agora ele vai colocar as bucha de PU, os pivôs aguentaram 12 mil km, eram TRW, na minha f1000 já estão com 50 mil, acho que aguentam outros 50. Mas como dizem, "cada um sabe onde o sapato aperta", eu não trocaria a minha f1000 por uma s10, ranger, hilux ou outra qualquer dessas médias, nada contra elas, é uma questão de gosto.
Rodrigo Baratti
16/12/2014, 06:42
Pessoal, tudo certo?
Seguinte...para eu acomodar radiador, intercooler e condensador, o plano é mover o radiador para trás para liberar espaço. Em função disso, precisarei e quero tirar a ventoinha de lata mecânica e substituir por um eletroventilador. Quanto ao eletroventilador, vou procurar em uma sucata algum de um tamanho suficiente. Minha maior dúvida é quanto ao acionamento dele. Estive procurando no forum dos jeeps mas não achei nenhuma explicação completa. Se tratando de motor a diesel, qual a temperatura que o sensor deve acionar o eletroventilador. Além disso, o sensor como padrão fica na parte inferior para garantir que sempre estará em contato com a água. Alguém sabe outro lugar que possa ser instaldo? estive pesquisando e encontrei informação que em motores a gasolina o eletroventilador é acionado por volta dos 96°C, sendo que temperatura de trabalho é por volta dos 90°C. Se o sensor é instalado na parte inferior, a água entra o radiador a sei lá quantos graus, o que pra mim não faz muito sentido. Encontrei um sensor da MTE-Thomson modelo 705 que tem várias aplicação e faixas de temperatura, sendo monza, kadett, opala a seguinte 92 / 87°C. O que vcs acham disso tudo?
Abraço
Isso me interessa, tb penso em substituir a mecânica pela elétrica.
Tem alguns conjuntos de ventoinha que são duplos, um ao lado do outro, acredito que se acomode bem na largura do radiador da F.
Qto a posição do termostato ele tem que ficar na entrada do radiador, assim pega a temperatura mais alta (saída do motor).
Vc pode instalá-lo no próprio radiador, o pessoal que faz manutenção instala, ou simplesmente colocar um cano na mangueira. Isso fica em função do espaço na mangueira.
Qto a temperatura, tb tenho dúvidas, mas nas auto peças vamos achar cebolinha pra todas as temperaturas.
No Jeep além do termostato eu coloquei um botão no painel, acionava qdo eu queria.
[]'s
Dai galera!
Depois de muito tempo, volto aqui para relatar mais algumas modificações, as quais, na verdade, nunca param né.
Coloquei uns espaçadores de alumínio nas rodas de 30 mm de largura. Não gosto do estilo antigo onde o pneu fica muito para dentro dos paralamas. Fornecedor foi SG Metais, R$650,00 os quatro com frete.
Além disso, novos pneus Michelin ATX AT2 265/75R16 foram colocados (em torno de R$3200,00). Por causa dos espaçadores, eles não raspam nos tirantes e barra estabilizadora, porém se a suspensão trabalhar até final de curso com a roda esteçada, raspa levemente no para-lama. Diria que essa é a medida máxima para usar em Fmil até 92 com suspenção original.
Encontrei também, depois de muito tempo e procura, através da página das fmil do facebook, o emblema original que vai na tampa traseira. R$85,00. Colocarei só depois que mexer na lataria, serviço que deve demorar.
Seguem fotos:
513488513489513490513491513492513493
513494
Abraço!
Troller-a-vista
05/10/2015, 16:33
servi;co parece bem feito, mas vc sabe que alterou significativamente os parametros da suspensao, eixos, ponta de eixo etc, etc, etc, etc?
sao 6 cm a mais de "bitola" em cada eixo, é uma senhora alteracao, ainda mais com esses pneuzao ai, é bom ficar atento.
provavelmente melhorou em curvas, frenagens de emergencia mas pode sofrer ao carregar peso, transferencias de peso repentinos (mudancas de direcao) entre outras coisas.... vamos ver o que falam outros usuarios..
Por ter que recuar o radiador para colocar IC e condensador, preciso tirar a ventoinha original. Também, o sistema de ventoinha é antigo, consome potência constante e o sistema de arrefeciemnto da fmil é grande o suficiente para andar sem ventoinha de boa. Rodei muito kms de cidade e asfalto em dia quente sem ventoinha. A única vez que aqueceu além da metade sem ventoinha foi quando atolei. Medi a temperatura com o ponteiro um pouco antes da metade usando termômetro de aproximação (infravermelho) e indicou 85°C.
Fiz então o desenho de um suporte em CAD e foi cortado a laser. Ventoinha elétrica do FOrd Ka de uma sucata. Sensor de temperatura MTE 705 92/87°C, porque segundo manual do 229 a temperatura nominal é 80-95°C. Furei o radiador próximo a entrada de água, pois ali é o ponto onde a água estará chegando nessa temperatura. Coloquei tb um chave seletora de duas posições: uma posição liga pelo sensor e a outra fica sempre ligada. Aquela corrente é para garantir que a ventoinha nao toque o radiador com a vibração da estrada. Meio estranha ideia, mas 100% funcional. Até agora, a ventoinha nunca ligou por conta de temperatura excessiva. Acho que preciso atolar a fmil novamente :)
480328
Relembrando esse assunto, essa solenoide vai ligada no motor de arranque. A motor fica com melhor partida e mais suave ao desligar. O que ela faz dentro da bomba não sei, mas realmente melhora esses dois quesitos.
Abraço
A adaptação foi feita em uma F1000 1991 TD229-EC4. O câmbio utilizado foi o ZF S5-420 que estava montado em uma Ford F-350, motor Cummins. O câmbio é o mesmo utilizado nas F-250/350 MWM e Cummins. Esse câmbio também tem aplicação na Chevrolet D-20. Recorri a essa adaptação porque queria que a minha Milosa mantivesse uma velocidade de cruzeiro na faixa de 110-120 km/h abaixo das 2000 rpm em função de ruído e rodar mais suave. Originalmente a relação do diferencial é de 2,72:1. É uma relação longa, na qual utilizando pneus 265/75R16, alcançava 103 km/h a 2000 rpm e 130 km/h a 2500 rpm. Tentei procurar o diferencial Braseixos 406 que equipou a Ford F-1000 97/98 MWM e Chevrolet D20 Turbo Plus, pois esse diferencial possui opção de relação 2,53:1, o mais longo que conheço, e eu estaria satisfeito com o resultado. Porém é um diferencial muito raro de encontrar, bem como as peças caso precisasse modificar a relação. Então a saída foi o câmbio ZF.
Após a instalação do câmbio e considerando a relação do diferencial 2,72:1, a milosa ficou bastante longa. Como a primeira tem relação reduzida, não tive problemas com arrancadas. Ela ficou gostosa de acelerar, as marchas são longas e as reduções de marcha casam bem para ajudar no freio motor. Em muitos casos tenho que baixar terceira para ultrapassar, pois a quinta de antes agora é quarta. No fim das contas ganhei uma marcha, porém a quinta marcha ficou pesada, mesmo com uma volta aberta no débito de combustível. Em quinta marcha ela tem uma aceleração aceitável e é capaz de manter a velocidade mesmo em aclives, porém o ideal de andar nessa marcha é acima dos 110 km/h. Como referência, a velocidade a 2000 rpm é 130 km/h. Em breve, irei repotenciar o motor para em torno de 170cv, então vou aguardar para ver como será o comportamento após isso. A nova posição da alavanca de marchas e excelente. Segue o passo-a-passo para a realização da troca.
Capa seca:
Esse é um dos pontos chave da adaptação e que gerou surpresa. A capa seca da F-1000 a partir de 1992 é mais larga que a dos modelos anteriores, então tivemos problemas com a capa seca da minha F-1000, pois não havia espaço físico para adaptar os furos nela. Foi então necessário buscar uma capa seca das F-1000 a partir de 1992 as pressas. Consegui, depois de procurar em todo Rio Grande do Sul, em Santa Maria por R$300,00. A foto abaixo mostra a impossibilidade de adaptação:
514252
· As fotos abaixo mostram a diferença na dimensão das capas seca, onde a da esquerda é após 92 e a da direita é anterior a 92. Na foto da esquerda, a capa seca já possui as fixações prontas para receber o novo câmbio.
514253514254514261
· Com a capa seca correta em mãos, parte-se para a adaptação dos furos. Originalmente, a fixação inferior do câmbio ZF é com parafusos que são rosqueados no flange do câmbio, ou seja, é parafusado por dentro da capa seca. Os dois furos inferiores tem a mesma posição do câmbio ZF, porém é fortemente recomendável que a fixação do câmbio na capa seca seja feita totalmente pela parte de fora, pois é difícil montar a capa seca no motor se o câmbio estiver instalado por questões de espaço.
· Fixações inferiores:
o Direita: Nessa posição da capa seca já existe rosca grossa (12 fios) 9/16”. Utilizamos um prisioneiro com essa rosca em uma extremidade e usinamos no torno, na outra extremidade, rosca fina ½”, pois um diâmetro acima disso comprometeria o espaço para porca no flange do câmbio.
o Esquerda: por restrições de espaço no flange do câmbio, abrimos um furo com broca 3/8” na capa seca e fizemos rosca grossa (14 fios) 7/16”. Utilizamos um prisioneiro que possuía rosca grossa 7/16” em uma extremidade e usinamos no torno rosca fina 7/16” na outra. A posição desse furo é de acordo com o que será feito no flange do câmbio.
· Fixações superiores: são as mesmas para direita e esquerda. O que se faz é abrir dois novos furos se baseando pelo flange do câmbio com broca 31/64” e rosca grossa (12 fios) 9/16”. Utilizamos os mesmo prisioneiros que estavam na capa seca.
Câmbio: as alterações no câmbio para fixação se fazem da seguinte forma:
· Furos superiores: são reabertos com broca 15 mm.
· Furos inferiores:
o Direito: reabrir o furo com broca 13 mm desfazendo a rosca original.
o Esquerdo: fazer um novo furo com broca 11,5 mm e utilizar essa posição para fazer o novo furo da capa seca.
514255
Além da fixação, é preciso adaptar a saída para cabo do velocímetro no câmbio. Se o doador do câmbio for uma Chevrolet D20, isso já está pronto. A adaptação fica apenas no cabo. Como o doador do meu câmbio foi uma Ford F-350, na qual o velocímetro é eletrônico, é preciso furar o câmbio e adaptar coroa e pinhão para velocímetro. Esse trabalho foi feito pela pessoa que me vendeu o câmbio. O mecânico adaptou a coroa e pinhão de plástico, utilizadas nas próprias Ford F-1000. É possível, e talvez mais recomendável, utilizar coroa e pinhão da Chevrolet D20 com câmbio ZF. Também já ouvi relato de colocar sensor de rotação e adaptar o sistema de velocímetro eletrônico do VW Santana no velocímetro original da F-1000.
Volante do motor: no volante do motor existe uma bucha de bronze onde a ponta do eixo piloto é apoiada. É necessário fazer um rebaixo de 4 mm e aproximadamente 33 mm de diâmetro para que a bucha deslize mais para o interior do volante. Isso é necessário porque o eixo piloto do câmbio ZF é 4mm mais longo que o original.
514257514258514259514260
Cardan: o câmbio ZF é 70 mm mais comprido que o Clark 240V, então é esse comprimento que o cardan precisa ser encurtado. Cortamos o cardan no torno, retiramos a ponteira e soldamos novamente no torno. Não fizemos balanceamento e mesmo assim o cardan não apresentou vibração. Dependendo do modelo de F-1000, a cruzeta não é condizente com a saída do câmbio ZF, então se torna preciso comprar uma luva e ponteira (espiga) do cardan da F-250. Me impressionou a minha F-1000 1991 utilizar uma luva para cruzeta com mesma dimensão da F-250.
514262
Continuação...
Embreagem: as estrias do eixo piloto do câmbio ZF são levemente diferentes do câmbio Clark, então se torna necessário utilizar o disco da Ford F-250, porém mantendo o platô original da F-1000. Para isso, é necessário usinar o disco da F-250, diminuindo seu diâmetro externo em 3 mm no torno. Esse foi o método utilizado na minha adaptação, o qual considero bastante simples e funciona, porém a membrana do platô ficou com restrição de curso porque quando ela se desloca em direção ao disco, acaba tocando o centro dele, o qual é maior que o do disco original. A outra opção seria cortar o eixo piloto e soldar o do câmbio Clark, pois assim se mantem todo sistema de embreagem original da F-1000. Pode parecer loucura cortar um eixo piloto, mas é algo que hoje faria sem medo. Conheço vários relatos de pessoas que fizeram e fazem isso sem registro de falha. Obviamente, requer um torneiro experiente no assunto.
Tampa da cabine sobre o câmbio: como o câmbio ZF tem a alavanca de marchas posiciona 65 mm deslocada para trás quando comparado com o Clark, é preciso refazer o furo da tampa sobre o câmbio. Deslocamos o furo redondo 65 mm para trás, porém na hora da montagem, percebemos que o câmbio ZF é mais alto, então o furo teve que ser refeito com geometria quadrado para acomodar a torre do câmbio. Além disso, a parte traseira do câmbio acaba tocando a tampa, que também requer um retrabalho nessa região.
514263
Restaram alguns retrabalhos nessa adaptação:
Como o furo da tampa sobre o câmbio passou a ser quadrado, a coifa original não serviu mais. Preciso adaptar uma nova coifa. Vou tentar a das F-1000 acima de 92 que é quadrada. A da F-250 não deu porque é muito curta;
Amassamos a tampa sobre o câmbio na parte traseira dele para evitar o contato, porém ele ainda acaba tocando quando o trem de força vibra. Preciso aumentar esse espaço para não haver contato;
Como a capa seca que montamos é mais larga, o espaço livre entre ela e o fundo da cabine diminuiu bastante. Preciso investigar se está havendo contato e talvez amassar o fundo da cabine nessa região;
O velocímetro está marcando muito menos que o real. Preciso ir em uma loja especializada para corrigir.
É recomendável instalar uma travessa na traseira do câmbio presa ao chassi em função do peso do câmbio. Comprei juntamente com o câmbio ZF o coxim traseiro dele e a travessa que é usada nas F-250/350. Preciso adaptar a travessa, porém como vai ser necessário alterar o tubo de descarga, vou fazer posteriormente.
Seguem as fotos da instalação final e da equipe que trabalhou na adaptação.
Muito obrigado e parabéns para a Mecânica Dala Nora de Nova Palma/RS:
514264514265514266514267514268
Abraço!
ricarvalhal
15/10/2015, 08:59
Show hein Bruno !!!
talvez quando vc colocar a travessa traseira do cambio, ele não tocará mais a tampa.
a 2000 RPM --> 130 km/h
a 3000 RPM --> 195 km/h ..... cuidado hein !!!
Ricardo,
Pois é, tenho que instalar logo essa travessa e ver o que ainda será preciso.
Ela ficou realmente longa.....o problema e chegar nas 3000 rpm em quinta hehehe
Mas é loucura demais mesmo dai.
Abraço!
Edintruder
15/10/2015, 17:56
Até que velocidade consegues embalar na 4a marcha?
Até que velocidade consegues embalar na 4a marcha?
E ai Edin! Em quarta, que era a quinta de antes, ela dá 160 km/h passando um pouco das 3000 rpm.
Abraço!
pcnicolau
17/10/2015, 10:32
Beleza de F1000 bbmoro, quanto pede pelo seu antigo cambio 240v.
Beleza de F1000 bbmoro, quanto pede pelo seu antigo cambio 240v.
E ai pcnicolau!
Cara, to pedindo R$3000,00, valor de mercado dele.
Abraço!
Bruno
Muito bom ! O ZF acho ele excelente , engates justos , resistente , e gosto da relação das marchas , a instalação de um câmbio desses só agrega valor à sua Éfe ... Agora seguinte ,não sei se a travessa da 4.9i serve em seu chassi , no meu caso só levei a travessa um pouco pra frente e a o suporte do coxim do câmbio já estava instalado , usei o coxim original da F250 e coloquei um calço pra ajustar a altura , ficou resistente e funcional ! Procure por uma travessa da 4.9 e teste na sua . Qto ao velocímetro vc acha que o ajuste deve ser feito no painel ou na coroa e pinhão ? O meu com aquele referência de coroa e pinhão que te passei mede a velocidade muito bem . E agora com os 33" está com uma diferença bem pequena em relação ao GPS onde no painel 110 = 105 no GPS !! Então o sistema funciona , é só calibrar , tente descobrir com o camarada que te vendeu e fez a adp quais foram a coroa e pinhão utilizados por ele !
Agora , ficou muito bacana seu registro ,gostei !!
Parabéns pelo serviço !!
Randal,
Também estou gostando bastante do câmbio! Está prazeroso andar na milosa!
Quanto a travessa, eu comprei junto com o câmbio o coxim e a travessa da F250. Porém vou ter que cortar a travessa pq ela é muito larga. Não fiz a instalação pq vai impactar na descarga e como vou mexer em breve nela, vou fazer tudo junto.
O velocímetro foi adaptado coroa e pinhão da própria F1000, daquelas que usam de plástico. Não gosto desse sistema por ser frágil, mas o cara fez de graça no brique. Aliás, eu nem sabia que era possível adaptar esse sistema no ZF. Mas enfim, a coroa e pinhão tem cores características para cada número de dentes. Se não me engano, já está a mais longa, então teria que alterar no velocímetro. Preciso investigar melhor.
Abraço!
Muito bom !!!
Agora qto a coifa do câmbio , na minha coloque-os coifa da F250 , na sua não deu certo ??
Muito bom !!!
Agora qto a coifa do câmbio , na minha coloque-os coifa da F250 , na sua não deu certo ??
Não deu Randal, ele fica curto. Na minha milosa, o câmbio ficou bem alto, tanto que ficou tocando um pouco a tampa sobre o câmbio. Talvez no teu modelo fica diferente. Ainda estou pesquisando quanto a coifa.
A propósito, tu sabe as dimensões da coifa que tu tinha no câmbio anterior (mazda)? altura, largura e comprimento?
Abraço!
Tweet
Muito bom !!!
Não deu Randal, ele fica curto. Na minha milosa, o câmbio ficou bem alto, tanto que ficou tocando um pouco a tampa sobre o câmbio. Talvez no teu modelo fica diferente. Ainda estou pesquisando quanto a coifa.
A propósito, tu sabe as dimensões da coifa que tu tinha no câmbio anterior (mazda)? altura, largura e comprimento?
Abraço!
Puts .... Cara C num acredita que ela estava guardada até 10 dias atrás , fiz uma limpeza na garagem e joguei ela fora !! Rs
Mas ela é bem semelhante ao da 250 mesmo , digo isso em relação ao tamanho , por isso troquei , a minha rasgou , aí coloquei nova da 250!!
Hahahahahaha, que nada Randal, obrigado de qquer forma!
Abraço!
Tweet
Abraço!
Bruno ... Hehehe, por via das duvidas fui procurar e por sorte não joguei fora não , segue a foto , 18cmx18cm , porém está rasgada é não deu pra saber altura mas te garanto que não era mais alta do que a coifa da F250 não !!
Abc
Baaaa, Randal! Mas que capricho de informação rapaz, muito obrigado mesmo!
Cara, vou ter que pensar um pouco então em como fazer com a coifa. De qualquer forma, essa moldura de plástico quadrada tem potencial de dar certo.
Abraço!
Baaaa, Randal! Mas que capricho de informação rapaz, muito obrigado mesmo!
Cara, vou ter que pensar um pouco então em como fazer com a coifa. De qualquer forma, essa moldura de plástico quadrada tem potencial de dar certo.
Abraço!
Bruno ve certinho e se te servir te mando a moldura e ela não é plástico é de metal !!!
Bruno ve certinho e se te servir te mando a moldura e ela não é plástico é de metal !!!
Ohhh Randal, obrigado mesmo pela força!!! Assim que der vou avaliar melhor isso e voltamos a conversar. Mais uma vez, obrigado!
Abraço!
xxxtripod
18/11/2015, 23:03
Assinando o Tópico!!!
Edintruder
19/11/2015, 12:38
O os bicos Moro? Conseguisses sacar para colocar os novos?
e ai galera!!! vamos lá sobreviventes!!!!! heheheh
Não Edin, vou ter que atrasar o serviço, que saco!!! Vou ir pra POA amanhã buscar a mudança da namorada! A partir de agora, sou mais no mundo dos "ajuntados" hehehhehe
Abração e muito obrigado pelas dicas.....vou soldar uma argola em uma porca e puxar!
Edintruder
20/11/2015, 10:55
Parabéns pelo "ajuntamento"! Aproveita essa nova fase e desejo muitas felicidades!
pelo menos a viagem até POA será por um extraordinário motivo.
e ai galera!!! vamos lá sobreviventes!!!!! heheheh
Não Edin, vou ter que atrasar o serviço, que saco!!! Vou ir pra POA amanhã buscar a mudança da namorada! A partir de agora, sou mais no mundo dos "ajuntados" hehehhehe
Abração e muito obrigado pelas dicas.....vou soldar uma argola em uma porca e puxar!
Parabéns cara!!!!
Hoje estou junto com a F1000 somente, kkkkkk.
Muito obrigado pessoal!
A milosa se comportou muito bem! Fiz 500km em 6 horas e 9km/l de média. Está legal de andar com o câmbio ZF, apenas sinto um pouco de dificuldade em retomadas.
Quase uma semana morando junto já!!! Está sendo legal!!!! Tomara que assim continue!!! heheh
Abração!
Bruno.
Ô Moro, manda fotos dela!!!!
Edintruder
03/12/2015, 12:41
Da F! Explica direito, Netão!
hahahahhahahahah pois é Netão, fiquei me perguntando de quem seriam as fotos hahahahah, brincadeira. Cara, não tenho tirado fotos da Milosa, só das peças mesmo hehehehe mas realmente, tenho que registrar mais o "conjunto".
Abraço.
Bruno
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Fotos da F1000 claro.
E aí Pessoal, BBmoro, como ficou os bicos?
Manoel Malinski
29/11/2017, 13:54
E aí pessoal nos conte das experiências!
Muito obrigado pessoal!
A milosa se comportou muito bem! Fiz 500km em 6 horas e 9km/l de média. Está legal de andar com o câmbio ZF, apenas sinto um pouco de dificuldade em retomadas.
Quase uma semana morando junto já!!! Está sendo legal!!!! Tomara que assim continue!!! heheh
Abração!
Bruno.
Acho que a esposa do BBMoro bloqueou ele, nunca mais respondeu nada aqui, deserdou o filho 🙃🙃🙃🙃🙃