Conectar

Ver Versão Completa : Caroço, A Saga

Páginas : [1] 2 3

matrakaum
05/10/2013, 14:52
Boa Tarde Amigos,
Após um longo tempo sem mexer no Caroço (CJ5 1973) enfim, há duas semanas consegui colocar ele no estaleiro. Já havia arrumado o local para ele mas aí o meu Polinho deu pau e tive que usar o "Box".
Mas, enfim, ele está aqui na minha frente.
Vou fazer um breve relato na nossa história.
Sou apaixonado por jipes desde criança. Escutando as histórias do meu velho Pai (79 anos) sobre suas viagens para a Bahia com um 53 do meu Tio. Sobre como o usavam para fazer entregas, meu tio possuía um armazém na Vl. Califórnia/SP. Alia-se isto a robustez do "bicho", sua fama, e, não pode deixar passar, sua simpatia natural, temos mais um ser (eu) apaixonado por esta "caixa de sapato".
Adquiri o meu há uns 04 anos. Foi amor a primeira vista...
Andei com ele algumas vezes, fiquei parado algumas vezes e atolei uma única e infeliz vez. Mas não desanimei.
Há questão de dois anos o velho Bfão deu seu último suspiro...como não encontrava mecânico fui pegando um aqui, outra ali...comprei um Kit de Ignição Eletrônica novinha, está na caixa até hoje...mas não teve jeito..era motor.
Pesquisei e decidi que não valia a pena investir mais em um motor antigo. Não que o motor não seja bom, é, mas já não é tarefa fácil encontrar peças e quem dirá os valores.
Como alguns sabem possuo uma loja de Auto Peças Novas e Usadas (famigerado desmanche).
Comprei um Opala 4cc que doará seu coração para o Caroço.
Hoje consegui com um primo um câmbio 5 marchas do Chevette (estas coisas estão desaparecendo).
Agora começa a Saga...
Vou tentar fazer tudo o que eu conseguir. Gosto do "Do It Yourself" - Faça vc mesmo.
O VavaRusso está me ajudando, aliás, preciso aqui publicamente agradecer à ele a paciência e prontidão com que tem me ajudado. Muito Obrigado meu Amigo!
Ontem já desmontei a frente do Caroço. Tirei Capô, Paralamas e Grade. Já estava sem motor e tal....
Segunda-Feira quero começar a mexer no câmbio mas aí já começam as dúvidas.
Vou colocá-las em outro post.
Abços,
Matraka

vavarusso
05/10/2013, 16:49
Seja bem vindo e boa sorte e paciencia.Estou aqui para ajudar sempre que for preciso e possível pois também passo por isso.
Valeu

matrakaum
08/10/2013, 10:34
Fotos do Cambio
Pelo que entendi:
Retiro a capa seca do cambio do chevette, tiro a moringa (não sei se é este o nome, rolamento). Pego a capa seca do Opala (é esta que está solta nas fotos) uso a moringa do Opala (embora eu coloquei lado a lado e são bem parecidas com detalhe que o "pescoço" da peça do chevette é mais comprida que a do Opala) c/ rolamento do próprio Opala.
Terei que fazer uma cava no eixo piloto do Chevete, pois, ao que entendi, o rolamento do Opala vem mais pra frente.
Estou com dúvidas se preciso tirar o eixo piloto para fazer esta cava.

matrakaum
08/10/2013, 15:01
Mais fotos. A caixa que peguei está com a Coroa (não sei se é o nome) com um dente quebrada. Vou trocar a caixa mas, até quinta, vou desmontar esta para ir aprendendo.
Estou me matando tentando tirar o eixo primário.
Ah! Tb. estava me esfolando tentando tirar o rolamento do eixo primário do Opala...o trem tá travado...mas quero tirar para fazer medições.
P.S - Os rolamentos da parte traseira do câmbio tem umas travas que desafiam a física. Não sei como entraram ali e não consigo imaginar como eles vão sair....kkkkk

matrakaum
08/10/2013, 16:36
Agora desmontado dá para ter idéia do serviço a ser feito. Principalmente no que tange a flange de ligação com a reduzida do Willys.
O ruim é que para tirar o eixo primário tem que desmontar a caixa inteira. Peguei a "Manja", como diz meu filho. Daquele eixo que fica atrás do eixo primário, aonde tem os anéis sincronizadores, aquilo tem que tomar cuidado pq voa tudo assim que retira da caixa...aí tem uma travinhas que é um inferno para colocar....são 4 travas, parecem uns balancins bem pequenos, 4 anéis sincronizadores...montei mas não sei se fiz certo.
Aliás se alguém tiver um manual da sequência de montagem vai ajudar bastante.

Ian Jeep
08/10/2013, 19:29
Agora desmontado dá para ter idéia do serviço a ser feito. Principalmente no que tange a flange de ligação com a reduzida do Willys.
O ruim é que para tirar o eixo primário tem que desmontar a caixa inteira. Peguei a "Manja", como diz meu filho. Daquele eixo que fica atrás do eixo primário, aonde tem os anéis sincronizadores, aquilo tem que tomar cuidado pq voa tudo assim que retira da caixa...aí tem uma travinhas que é um inferno para colocar....são 4 travas, parecem uns balancins bem pequenos, 4 anéis sincronizadores...montei mas não sei se fiz certo.

Fala Matrakaum, blz?

Tenho esse manual aki, foi bem útil pra mim ja não sei se vai servir pra vc. ai vai!

Acompanhando :concordo:

matrakaum
08/10/2013, 20:09
Ian Jeep,
Valeu! Tenho certeza de que será útil. Vai depender da minha capacidade de entendimento e destreza....rs
Vc. montou uma caixa de cheva no motor do Opala?

Ian Jeep
08/10/2013, 21:32
Ian Jeep,
Valeu! Tenho certeza de que será útil. Vai depender da minha capacidade de entendimento e destreza....rs
Vc. montou uma caixa de cheva no motor do Opala?

Matrakaum, no meu caso foi Câmbio do chevette 5m no Bf!

Pq vc nao usa o piloto do próprio opala tmb? assim nao iria precisar fazer a cava?! ou nao?

Abraços :concordo:

vavarusso
08/10/2013, 22:37
Matraka1 vc está desmontando para revisar? Montar nao é nada fácil. Eu conseguir com um colega de um FV um eixo primário para fazer os experimentos

matrakaum
09/10/2013, 11:18
Ian,
O Eixo primário do Opala Serve? Será que as engrenagens casam? Se servir será bem mais fácil. Pq. eu tb. tenho o eixo primário do Opala aqui.

Vava,
Desmontei pq. o câmbio já estava quebrado. Fui tirar o óleo e só saiu água..e pedaço de metal. Como vou pegar outro decidi desmontar para aprender.... Vi que realmente montar não é fácil, até pq., pelo que me informaram, preciso de um gabarito, pois, o sistema de sincronização tem um jeito certo para montar.

De qualquer forma o eixo primário do chevette já está fora. Estou tentando, até agora sem sucesso, retirar o rolamento do eixo primário do Opala para fazer medições. Agora, se o eixo primário do Opala servir aí vai ficar chique.
Já aproveitando o gancho... Será que tem jeito de retirar o eixo primário sem ter de desmontar o câmbio inteiro?

abços,

Ian Jeep
09/10/2013, 13:45
Ian,
O Eixo primário do Opala Serve? Será que as engrenagens casam? Se servir será bem mais fácil. Pq. eu tb. tenho o eixo primário do Opala aqui.

Vava,
Desmontei pq. o câmbio já estava quebrado. Fui tirar o óleo e só saiu água..e pedaço de metal. Como vou pegar outro decidi desmontar para aprender.... Vi que realmente montar não é fácil, até pq., pelo que me informaram, preciso de um gabarito, pois, o sistema de sincronização tem um jeito certo para montar.

De qualquer forma o eixo primário do chevette já está fora. Estou tentando, até agora sem sucesso, retirar o rolamento do eixo primário do Opala para fazer medições. Agora, se o eixo primário do Opala servir aí vai ficar chique.
Já aproveitando o gancho... Será que tem jeito de retirar o eixo primário sem ter de desmontar o câmbio inteiro?

abços,

Então, até onde eu sei os eixos são muito semelhantes, so muda mesmo o rolamento e talvez o estriado. Isso do piloto do opala 5m moderno. Não digo com certeza, mas pelo q eu ja li nesse fórum serve sim.

Inclusive tem um relato no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/11259-caixa-de-chevette-no-jeep-15.html#post465646 , onde um usuário relata a seguinte experiencia;

No caso da capa seca do Opala não precisa ajustar o rolamento do Chevette, use o conjunto eixo piloto, moringa e rolamento do Opala 5 marchas, cabe como uma luva e sem nenhuma adapitação.
Obs. a capa seca tem que ser do Opala 5 marchas!!!

Sou um dinossauro nesta adapitação.
No caso de colocar o cambio no motor do Opala não quebre cabeça!!!
E abra o cambio coloque capa seca, eixo piloto e rolamento do Opala 5 marchas que cabe como uma luva e de tabela já respondi a embreagem.

Deve ter alguma maneira de tirar esse piloto sem ter q desmontar a caixa toda. No meu caso tive q retirar o piloto duas vezes ou seja desmontar a caixa duas vezes ou seja 2 vezes mais $ :parede:

O Rodrigo Baratti montou o cambio dele com o eixo do opala. Quem sabe ele nao aparece por aki pra dizer o caminho das pedras.
434350

Abraços

matrakaum
09/10/2013, 16:17
Pelo que vi não tem jeito pois aquela engrenagem mais final, a última do eixo primário, pega na engrenagem de baixo...mas ainda não desisti.
Já desci o câmbio antigo do Jeep agora estou tentando retirar a reduzida....tem algum segredo? Já retirei todos os parafusos que fixaçavam junto a caixa de marchas, abriu até um certo ponto, saiu todo óleo mas ela não solta dali..parece que tem alguma coisa prendendo em algum eixo....

matrakaum
09/10/2013, 17:19
Toh com uma dúvida...o eixo primário do chevette é uma miguela menor que do Opala. Eu acho até mais viável manter o eixo primário do chevette usando o rolamento do próprio chevette, assim não teria que abrir a cava da trava e nem desmontar o câmbio, e, consequentemente, mandar fazer a bucha, pois, o encaixe do rolamento na capa do opala é maior que o rolamento do chevette ( o diâmetro do rolamento do opala é maior que o do chevette).
Mas aí fiquei encucado com aquela buchinha que vai no volante do motor...será que por ser menor, o eixo primário do chevette, consegue ficar bem fixo ali?
Se eu conseguir não mexer no câmbio do Opala aí eu posso vender o mesmo...tá zerado.

matrakaum
09/10/2013, 17:24
Eortiga, existe uma bucha de bronze no centro do volante (aquele que possui a cremalheira da partida e onde o disco de embreagem encosta) que recebe a ponta do eixo-pilôto. 99% dos meca que fazem adaptação não se lembram de cuidar desse detalhe. Pelo que vc relata, o problema é aí. Basta vc checkar o diâmetro interno da bucha e o externo do eixo-pilôto (aproveite e verifique o comprimento que este encaixa na bucha). O ideal é mandar tornear outra de acôrdo com sua adaptação (o material ideal é bronze sinterizado auto-lubrificante).

Quando a bucha não está adequada, e o câmbio não está tracionando (ponto-morto), a ponta do eixo vibra e raspa na bucha originando este ruído a que vc se referiu.

[ ]'s
Acho que encontrei a explicação

matrakaum
09/10/2013, 17:28
Check List do que tenho de fazer:
1 - Capa Seca do Opala Moderno - OK
2 - Câmbio Chevette 5m - Trocar o que eu peguei
3 - Rolamentos novos do Câmbio do Chevette - Falta
4 - Bucha de Assentamento Rolamento Primário Chevette/Capa Seca do Opala (não sei de que material fazer) - Falta
5 - Bucha de Assentamento Eixo Primário Chevette/Volante do Motor do Opala - Falta
6 - Flange de Adaptação Reduzida Willys/Câmbio Chevette - Falta

Bom esta é a primeira parte.

Ian Jeep
09/10/2013, 19:54
Check List do que tenho de fazer:
1 - Capa Seca do Opala Moderno - OK
2 - Câmbio Chevette 5m - Trocar o que eu peguei
3 - Rolamentos novos do Câmbio do Chevette - Falta
4 - Bucha de Assentamento Rolamento Primário Chevette/Capa Seca do Opala (não sei de que material fazer) - Falta
5 - Bucha de Assentamento Eixo Primário Chevette/Volante do Motor do Opala - Falta
6 - Flange de Adaptação Reduzida Willys/Câmbio Chevette - Falta

Bom esta é a primeira parte.

Ok, a decisão é sua!

Coloquei um rolamento no lugar da bucha de latão!

434388434389

Abraços

matrakaum
10/10/2013, 14:05
Ok, a decisão é sua!

434388434389

Abraços

Ficou mto bom..ao menos de aparência....
Na verdade aquela bucha serve apenas como guia, não é? Qual rolamento vc. usou?

Como vc desacoplou a Reduzida do cambio willys?

georgevalle
10/10/2013, 15:54
Na reduzida tem uma tampa redonda tira ela e vai ver a engrenagem que está prendendo o conjunto tem uma porca grande que fixa o eixo da caixa nesta engrenagem (na verdade este deveria ser o 1º passo).

matrakaum
10/10/2013, 17:29
Na reduzida tem uma tampa redonda tira ela e vai ver a engrenagem que está prendendo o conjunto tem uma porca grande que fixa o eixo da caixa nesta engrenagem (na verdade este deveria ser o 1º passo).

Pois é...Lei do Muppy (rs)...mas consegui tirar.
Lavei a caixa de redução....vou incluir um item lá no check list que é o rolamento que vai na entrada da caixa de redução, serve para não deixar o eixo da caixa de cambio vibrar.... eu acho!

georgevalle
11/10/2013, 08:22
Tem muita gente que usa o rolamento no lugar da bucha, particularmente prefiro a bucha de bronze grafitado, pois o rolamento pode secar e prender deixando difícil a troca de marchas, esta bucha trabalha toda vez que a embreagem é acionada que é quando o disco trabalha em rotação diferente do motor, ou seja quanto menos atrito mais a caixa irá durar (os sincronizados).

Ficou mto bom..ao menos de aparência....
Na verdade aquela bucha serve apenas como guia, não é? Qual rolamento vc. usou?

Como vc desacoplou a Reduzida do cambio willys?

matrakaum
19/10/2013, 14:26
Refurei o chassi para a o novo local da travessa do câmbio. Usei um sistema que um amigo aqui do fórum ensinou. Utiliza o último furo do local original, no primeiro furo da travessa, aí faz o último furo. Acho que em mais de um caso deu certo....
Tomara que seja isto mesmo, pois, deu um trabalhão....

vavarusso
19/10/2013, 16:03
Toh com uma dúvida...o eixo primário do chevette é uma miguela menor que do Opala. Eu acho até mais viável manter o eixo primário do chevette usando o rolamento do próprio chevette, assim não teria que abrir a cava da trava e nem desmontar o câmbio, e, consequentemente, mandar fazer a bucha, pois, o encaixe do rolamento na capa do opala é maior que o rolamento do chevette ( o diâmetro do rolamento do opala é maior que o do chevette).
Mas aí fiquei encucado com aquela buchinha que vai no volante do motor...será que por ser menor, o eixo primário do chevette, consegue ficar bem fixo ali?
Se eu conseguir não mexer no câmbio do Opala aí eu posso vender o mesmo...tá zerado.

Evandro eu peguei os dois rolamentos e mandei um torneiro "vestir" a capa do de opala no de chevete

matrakaum
21/10/2013, 13:48
Toh me matando para tirar o rolamento do eixo primário do Opala. Vou fazer que nem vc vavarusso...vou pegar a parte externa e usar como bucha....mas não toh conseguindo retirar esta tranqueira nem a cassetada....tem alguma esquema?
Já retirei aquela trava elástica, peguei o jeito, agora toh chique nesta trava

vavarusso
21/10/2013, 15:28
Posta uma foto pois nao lembro de ter tido dificuldade. O anel sim deu trabalho.

matrakaum
22/10/2013, 11:20
Posta uma foto pois nao lembro de ter tido dificuldade. O anel sim deu trabalho.

Veja que já tirei o anel trava...apanhei neste primeiro mas agora peguei o grau...
O infeliz do rolamento não vem pra frente nem com reza braba!!!!

vavarusso
22/10/2013, 15:48
O meu nao deu trabalho, deu uma pancadinhas com uma marreta de borracha... usou White Lub?

matrakaum
22/10/2013, 16:59
O meu nao deu trabalho, deu uma pancadinhas com uma marreta de borracha... usou White Lub?

Não usei não....
MAS PRECISO COMEMORAR...peguei um rolamento velho para teste.. e consegui remover a capa externa s/ danificar.. Usei a micro-retífica e cortei a capa interna....Deu trabalho pq. os discos de corte que comprei são mto finos e quebram à toa.
Vou ver se retiro este rolamento do Opala e retiro a capa externa para fazer de bucha como vc. fez.

matrakaum
26/10/2013, 12:47
Dúvida Cruel!!!
Pra que é que serve esta flange de adaptação? Seria apenas para travar o câmbio do chevete junto à reduzida? Eu poderia não usar esta flange?
O que é que não deixa vazar o óleo da reduzida é o rolamento? No cambio do Jeep original há uma junta que faz a estanqueidade deste óleo, uma vez que, o câmbio vai direto na reduzida... e na flange aonde o câmbio do chevette não fica nela?

matrakaum
01/11/2013, 11:06
Comprei a placa de aço 1020, a 1045 não encontrei.
Peguei tb. as luvas do cardan do chevette. O Vavá usou ela soldada na ponta do eixo entalhado, aquele da saída do cambio, do jeep. Agora só preciso deste eixo. Acho que não vai ser fácil achar....mas vamos lá.

vavarusso
01/11/2013, 14:18
Matraka qual a espessura dessa chapa? Manda fazer o eixo no bom torneiro. Eu acho que o eixo que fiz nao ficou 100% alinhado por culpa do torneiro. A flange serve tanto para que se possa colocar um retentor como tb para unir a caixa de cÂmbio a caixa de transferência . Deixa o eixo para depois da flange feita. Primeiro faça o alinhamento do furo central já com o eixo para depois fazer a furação dos parafusos que a fixarão à T-Case.

matrakaum
01/11/2013, 14:48
Matraka qual a espessura dessa chapa? Manda fazer o eixo no bom torneiro. Eu acho que o eixo que fiz nao ficou 100% alinhado por culpa do torneiro. A flange serve tanto para que se possa colocar um retentor como tb para unir a caixa de cÂmbio a caixa de transferência . Deixa o eixo para depois da flange feita. Primeiro faça o alinhamento do furo central já com o eixo para depois fazer a furação dos parafusos que a fixarão à T-Case.

23mm.
Não entendi alinha o furo central já com o eixo... Eu deixo o eixo pra fazer depois da flange ou faço em conjunto?
Em relação ao furo meu irmão falou exatamente isto... que o primordial é aquele furo central. Este sim deve estar 100% alinha. Inclusive vou fazer ele primeiro e depois cortar a peça e, por último, furar as fixações.
Vc. viu naquele pdf que coloquei aqui que o rapaz fez um rebaixo neste furo central? Vc acha que tem a necessidade daquilo?
Tem a questão tb. do tamanho desta luva dos eixos, não tem? Pois, vai variar de acordo com a espessura da chapa e com aquele tubo que vai o retentor, não vai?
Por falar nisto, foi por causa daquele retentor que vc. fez aquele ressalto na sua luva de eixos?

matrakaum
01/11/2013, 15:08
Vava vc. não acha que alinhar a ponteira do eixo estriado c/ a luva do cardan do chevette é uma coisa muito, muito difícil?
Tava pensando nisto agora...como é que o kra vai fazer isto?

vavarusso
01/11/2013, 17:05
Me atrapalhei nas ideias... mas quis dizer que primeiro faça o furo central com a sede do rolamento e sede do retentor, lembre-se que o rolamento fica parte dentro da carcaça da reduzida e parte dentro da chapa da flange. Olha o tamanho do eixo pode variar já que o eixo da cx chevete é estriado, logo que o eixo (luva) passe pelo retentor da caixa ta bom. Alinhamento é fácil no torno.
Eu nao entendi para que serve o resalto do desenho.

matrakaum
01/11/2013, 17:27
Me atrapalhei nas ideias... mas quis dizer que primeiro faça o furo central com a sede do rolamento e sede do retentor, lembre-se que o rolamento fica parte dentro da carcaça da reduzida e parte dentro da chapa da flange. Olha o tamanho do eixo pode variar já que o eixo da cx chevete é estriado, logo que o eixo (luva) passe pelo retentor da caixa ta bom. Alinhamento é fácil no torno.
Eu nao entendi para que serve o resalto do desenho.

Esta sede do retentor não existe na configuração original, não é? Toh pensando em usar aquele anel (em anexo) que fica vedando a caixa do Willys na flange. Faria a cava certinha do anel na flange e a questão da junção com a reduzida estaria morta, ao menos, não parte Flange-Reduzida.
Aí faltaria resolver a parte cambio-flange.
O que vc. acha?
Em relação a luva c/ entalhado vou comprar uma do Coelho no ML. Acho que por 160,00 vale mais a pena. Não preciso, neste caso, canibalizar o cambio do willys. Aí eu faria a parte do tubo aonde vai o retentor sob medida qdo esta luva entalhada chegasse.
O que vc. acha disto?

vavarusso
01/11/2013, 18:39
É mais fácil abri essa cava na flange do que colar esse anel lá. ???? Me baseie nesse anel para fazer a sede do rolamento na flange. No sistema original o óleo da cx passa para a reduzida, por isso nao tem retentor. Vc ainda pretende usar o sistema original?? Isso, tem que está com o eixo na mao. Tem olhar mais de 300 vezes para nao errar. 23mm é de mais, ou é bom pois deve caber a sede do rolamento por um lado e a sede do retentor pelo outro. Veja isso.
Outra dica, tem que depois de tudo pronto facear (plainar) a flange pra nao vazar.
Vavá Russo

matrakaum
04/11/2013, 09:30
É mais fácil abri essa cava na flange do que colar esse anel lá. ???? Me baseie nesse anel para fazer a sede do rolamento na flange. No sistema original o óleo da cx passa para a reduzida, por isso nao tem retentor. Vc ainda pretende usar o sistema original?? Isso, tem que está com o eixo na mao. Tem olhar mais de 300 vezes para nao errar. 23mm é de mais, ou é bom pois deve caber a sede do rolamento por um lado e a sede do retentor pelo outro. Veja isso.
Outra dica, tem que depois de tudo pronto facear (plainar) a flange pra nao vazar.
Vavá Russo

Bom dia,
Realmente o Sr. tem razão. É melhor fazer a sede direto na flange. A questão dos 23mm toh quebrando a cabeça mas só vou ter 100% de certeza qdo estiver com o eixo, rolamento e o retentor em mãos.
O eixo vou comprar do Coelho 4x4. Rolamento vou comprar novo, não vou usar o que eu tenho. Ele está bom mas já é usado e como já tá fora vou trocar.
O Retentor tenho que comprar um que dê na medida do eixo, então, somente depois que o eixo chegar.
Em tempo o Coelho me fez a 150,00. Achei que pelo trabalho que ia dar, a perca do meu câmbio do willys, ficou em conta os 150,00.

vavarusso
04/11/2013, 09:41
Depois que o eixo que comprara do Coelho chegar, que me mande as medidas pois se tiver as medidas do meu vou comprar um, pois o meu ficou com um leve empeno. Matraka1 o rolamento salvo engano comprei o da C10, é o mesmo, de onde é que nao sei, acho que ainda tenho a caixa, procurei para jeep e nao encontrei

matrakaum
04/11/2013, 11:28
Depois que o eixo que comprara do Coelho chegar, que me mande as medidas pois se tiver as medidas do meu vou comprar um, pois o meu ficou com um leve empeno. Matraka1 o rolamento salvo engano comprei o da C10, é o mesmo, de onde é que nao sei, acho que ainda tenho a caixa, procurei para jeep e nao encontrei

Blza! Acho que até o final desta semana vou fazer a compra. Só vou esperar entrar um $$$$$ (anda escasso...kkk)

matrakaum
06/01/2014, 12:48
Bom Ano à Todos...
Ano Novo, Vamú tudo de novo!
Seguinte, enqto não desenrolo o esquema da flange do cambio chevette, estou vendo um pronto da AutoCar, decidi ir preparando o cofre do motor para receber o bicho do opala.
Nas fotos que estão anexadas mostram como estão as coisas.... e, como não poderia ser diferente, dúvidas e mais dúvidas.
Não sei se lixo ou raspo. Parece que tem algumas camadas de tinta. Se lixar, uso qual lixa? Tem que usar algum produto? Lixo até que ponto?
Após o lixamento o que devo usar no processo de pintura? Fundo? Tinta?
Entendo nada e, pelo menos aqui no cofre, eu penso em DYI. Até pq. tirar o jeep daqui é inviável agora.

tuna
07/01/2014, 00:33
MAtraka, eu fiz assim, meti removedor pastoso e tirei a tinta até a lata, depois apliquei primer, tinta e depois a manta aluminizada e ficou muito bom....

agora na reforma não tou mexendo no cofre...

[]'s

vavarusso
07/01/2014, 08:29
Matraka eu usei o removedor pastoso da Wanda no jeep todo gastei umas cinco latas dá muito trabalho e tem que usar EPI, depois ainda tive que lixar, limpar bem limpo com desengraxante, depois apliquei wash primer, depois primer PU, massa nas imperfeiçoes, primer de novo, muita lixa, e a tinta.... Ufaaaa!!!!!

matrakaum
07/01/2014, 12:17
Vcs mesmo fizeram? Com compressor...como funciona, manhas e coisa e tal...nunca fiz isto.
Ia esquecendo... que tipo de lixa usar?

vavarusso
07/01/2014, 14:54
Dá uma olhada nos meus videos na assinatura logo abaixo de cada mensagem. Eu tomei como base os vídeos do Marcelo Tonella. Sei que tópico tá muito grande, mais lá tem muita coisa. Lixa de 40 a 600 usei todas e ainda falta usar as de 1200 para polir.
Dá tb uma olhada no topico do trupy. Pag 8,9, 15, 16,17.....

matrakaum
11/01/2014, 11:58
Vava que animal este removedor....não tinha noção deste negócio....

matrakaum
17/02/2014, 12:13
Comecei a lixar a parede corta-fogo. Usei lixa de ferro 36 e agora vou para a 80. Vou passar bate-pedra.
Não é uma funilaria completa....é só para montar o motor e por pra rodar. Projeto para o futuro desmontar tudo e aí sim reforma completa.

matrakaum
06/03/2014, 13:01
Acabei de pulverizar Bate-Pedra no Caroço... apesar de ter constatado que sou um desastre como pintor o aspecto é bem legal. Vou ver como fica depois de seco mas, ao que tudo indica, era exatamente o que estava procurando para a pintura completa dele. Eu quero que a tinta fique opaca/fosca e com o mesmo aspecto do envelopamento.
Talvez eu até opte por esta cor de cinza... gostei muito...o problema é que a Dna Coisa lá de casa não quer que eu mude a cor do Caroço.... vamos ver.
Como isto é provisório, penso em fazer uma reforma completa com pinturas depois de construir a casa, não dá para reformar e construir ao mesmo tempo, estou pensando em não dar a segunda demão.... O que acham?
Segue as primeiras fotos
453741453742

tuna
07/03/2014, 10:32
Matraka, ficou bom, aproveita e soca uma manta aluminizada em cima, melhora pra k7 a questão do calor e da barulheira lá dentro, em casa de borracha tem e se não me engano paguei 7 reais o metro da ultima vez que comprei, vale a pena, eu até "estiquei" a aplicação dda minha, incluindo assoalhos dianteiros e tampa do assoalho do câmbio...

[]'s

matrakaum
07/03/2014, 17:22
Matraka, ficou bom, aproveita e soca uma manta aluminizada em cima, melhora pra k7 a questão do calor e da barulheira lá dentro, em casa de borracha tem e se não me engano paguei 7 reais o metro da ultima vez que comprei, vale a pena, eu até "estiquei" a aplicação dda minha, incluindo assoalhos dianteiros e tampa do assoalho do câmbio...

[]'s

Sabe que um amigo aqui do Comando Oeste de Osasco me falou isto... Aí o Batata, meca de Jeeps aqui de Osasco tb, já falou que não fica bom.
Nos carros que eu desmonto que tem isto dá para perceber que com o tempo ela vai estragando.
O que eu toh começando a pensar seriamente em fazer é já arrancar a carroceria lavar por baixa e carcá Bate-Pedra... mesmo que não faça a funilaria em cima pelo menos embaixo ficar pronto.
O problema é que @#$$% da Wap quebrou.... acho que se jatear com a Wap e depois da uma pulverizada de diesel, deixar uns dois dias já dá pra por o Bate-Pedra.... então gastando uns 4 dias já estaria tudo pronto e ainda poderia já trocar os calços da carroceria.
O que vc. acha?

tuna
07/03/2014, 22:53
Só veja qual é o produto aplicado, não confurdir com aquelas de ëstopa"que parecem cobertores, é uma manta auto adesiva e, meu amigo, vou te contar, aquilo não sai por nada deste mundo, a que tá no tsunami tá até hoje só reapliquei onde o motor roçou na parede corta fogo e onde soldei o assoalho que aí não teve jeito derreteu mesmo...

olhaí:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/41257-cj-5-1966-tsunami-2.html

post #15

[]'s

juleymar73
07/03/2014, 23:44
Só veja qual é o produto aplicado, não confurdir com aquelas de ëstopa"que parecem cobertores, é uma manta auto adesiva e, meu amigo, vou te contar, aquilo não sai por nada deste mundo, a que tá no tsunami tá até hoje só reapliquei onde o motor roçou na parede corta fogo e onde soldei o assoalho que aí não teve jeito derreteu mesmo...

olhaí:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/41257-cj-5-1966-tsunami-2.html

post #15

[]'s
Ola amigo Tuna, eu estou querendo por essa manta termica no jeep , a que voce usou ela e so aluminio e cola ou tem aquela manta mesmo?‏
pois procurie por aqui mais so achei aquele que e so cola adesiva preta e aluminio , em que tipo de loja eu encontro essa que vc usou ?‏
abraço.

tuna
08/03/2014, 00:21
Ola amigo Tuna, eu estou querendo por essa manta termica no jeep , a que voce usou ela e so aluminio e cola ou tem aquela manta mesmo?‏
pois procurie por aqui mais so achei aquele que e so cola adesiva preta e aluminio , em que tipo de loja eu encontro essa que vc usou ?‏
abraço.

Juleymar, a que usei é igual esta aqui:

Manta Asfáltica Auto Adesiva Aluminizada 15 Cm X 10m - R$ 27,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534669855-manta-asfaltica-auto-adesiva-aluminizada-15-cm-x-10m-_JM)

é do Baraio, acho que é igual a essa que vc. achou, ela tem uns 5mm de espessura?

funciona muito bem...

[]'s

matrakaum
08/03/2014, 10:24
Tuna,
Vc. tem razão não era desta que eu estava falando. É daquelas tipo estopa mesmo...aquilo chega dar nojo...
Esta que vc. se referiu eles usam para telhado, minha mãe colocou na casa dela. Acho que ainda tem um rolo lá.
Mas na questão do aspecto deve ficar horrível, não fica não?
Em tempo já estou tirando o resto dos parafusos....vou socar bate-pedra embaixo tb.

tuna
08/03/2014, 10:49
Caro Matraka. eu acho que até fica bacana, depois com os paralamas, grade e capô, pouco se vê, mas a questão é o quanto melhora o já pouco conforto do jeep...

matrakaum
10/03/2014, 08:58
Realmente quase não dá pra ver.... é de se pensar...

chinelao4x4
10/03/2014, 09:06
Juleymar, a que usei é igual esta aqui:

Manta Asfáltica Auto Adesiva Aluminizada 15 Cm X 10m - R$ 27,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534669855-manta-asfaltica-auto-adesiva-aluminizada-15-cm-x-10m-_JM)

é do Baraio, acho que é igual a essa que vc. achou, ela tem uns 5mm de espessura?

funciona muito bem...

[]'s
Eu ia usar essa manta , porem na hora de colocar , me veio a idéia de ver se ela pega fogo, rapaz , isso é super inflamado , apenas com o isqueiro fiz um estrago na manta , desisti de por.
Fica ai a dica.

reslima
10/03/2014, 09:40
Exatamente, pelo mesmo motivo eu tbem desisti de colocar isso em dois carros que montei (F75 e Cj5) e no final, apenas pintei a parede corta fogo com tinta prata colorgin alta temperatura e nunca me incomodei com calor dentro do veículo.

Eu ia usar essa manta , porem na hora de colocar , me veio a idéia de ver se ela pega fogo, rapaz , isso é super inflamado , apenas com o isqueiro fiz um estrago na manta , desisti de por.
Fica ai a dica.

tuna
10/03/2014, 10:41
Senhores, no meu carro, só consegui incendiar a manta quando meti o arame da mig no assoalho do outro lado da carroceria, não pega fogo fácil assim não :discordo: só se for mal aplicado, o que pega fogo é a cola dela, quando bem aplicada a cola não fica exposta :discordo:

[]'s

reslima
10/03/2014, 10:46
Tudo bem, tudo bem, mas como diria o Chavez, "mas não se irrite!!" :lol:
Abraço!

Senhores, no meu carro só co segui incendiar a manta, quando meti o arame da mig no assoalho do outro lado da carroceria, não pega fogo fácil assim não :discordo:, só se for mal aplicado, o que pega fogo é a cola dela, quando bem aplicada a cola não fica exposta :discordo:

[]'s

tuna
10/03/2014, 14:07
Tudo bem, tudo bem, mas como diria o Chavez, "mas não se irrite!!" :lol:
Abraço!

kkkkkkkk, sussa :concordo:

[]'s

matrakaum
10/03/2014, 15:16
Mais fotos da desmontagem...apareceu um probleminha.
Embaixo do Tanque enferrujou... acho que vou ter que fazer um enxerto...
.454263454264454265

matrakaum
10/03/2014, 15:20
454267454268454269454270

P.S 1 - O Bate-Pedra com o calor derrete? Igual asfalto ou não tem nada a ver????
P.S 2 - A caixa de Ferramentas, embaixo do banco do Passageiro, dá para ser removida? Alguém vê vantagem em continuar usando aquela caixa? Acho tão atrapalhada....

georgevalle
11/03/2014, 08:35
Bate pedra não derrete, e quanto a caixa de ferramentas deixava ela lá, no meu pretendo fazer outra embaixo do banco do motorista, a grande vantagem da caixa é das tranqueiras ficarem guardadas e não pulando dentro do jeep.

matrakaum
11/03/2014, 09:00
A zica que acho desta caixa é na hora de abrir...tem que bascular o banco e ainda assim não garante uma grande abertura.
Sem falar na bacia de água que aquilo vira.... Mas realmente eu acho que ela tem um "charme" kkkkk

tuna
11/03/2014, 10:09
A zica que acho desta caixa é na hora de abrir...tem que bascular o banco e ainda assim não garante uma grande abertura.
Sem falar na bacia de água que aquilo vira.... Mas realmente eu acho que ela tem um "charme" kkkkk

Eu mantive também, com relação à água é simples, furos de 1'' para escoamento, com tampão de borracha que em qualquer loja de borracha tem e custa 0,30 centavos cada um :concordo:

Mas que é desajeitada, é...

A minha tenho que bascular o banco pra frente enquanto vou abaixando o assento reclinável até eu consegui abrir a tampa da caixa, e daí fica toda a engronha do banco no meio do caminho para acessar as coisas dentro da caixa, mas ainda assim é bem melhor do que tudo solto dentro do jeep...

[]'s

matrakaum
12/03/2014, 17:34
Qual chapa devo usar para tapar o furo que se fez embaixo do banco do motorista. Havia ali um rombo para a passagem do cano da gasolina e, creio, como ficou muito tempo parado, abriu-se outro buraco mto proximo ao primeiro. Estou pensando em cortar uma chapa e soldar ali antes de passar o bate-pedra.
P.S - É necessário aplicar primer antes do Bate-Pedra?

matrakaum
27/03/2014, 13:20
Continuando a Saga...
Cada parafuso uma surpresa! Mas vamos em frente.
Já lixei o assoalho todo...apareceu um podres embaixo do tanque que eu mesmo consertei. Comprei uma chapa grossa e soldei..ficou ótimo...eu pelo menos gostei
Agora tive que fazer outra intervenção cirurgica aonde iam os furos dos pedais. Como os pedais serão suspensos tive que tampar mas a coisa engrossou. A chapa ali é mais fina e a solda não ficou boa...solução - comprei aquelas placas usadas em piso de ônibus e o remendo vai ficar melhor que a encomenda!
Tive uma idéia que talvez seja boa para a pintura. Como eu quero uma pintura rústica com o aspecto grosseiro do Bate-pedras (aliás, adorei o produto que passei na parede corta-fogo), pensei em lixar toda a carroceria, passar massa aonde terei que passar, aplicar fundo (Aqui uma dúvida que tipo de fundo usar?), aplicar bate-pedra em toda carroceria e pintar de verde fosco por cima.
Já até comprei uma pistola de pintura... vamos ver no que dá.
Opiniões sobre o fundo e o esquema de pintar por cima do bate-pedra serão mto bem vindas.
abço,

chinelao4x4
28/03/2014, 11:56
Nao sei seria uma boa pintar por cina do bate pedra , se a intenção for deixar com aspecto ondulado, aspero ou cheio de ondulações , teria q pintar com uma pinta diferente das pu , poliester , pois o bate pedra é mole , tipo borracha , e a tinta seca por cima ira descascar , teria q ser tinta meio flexível,
Mais claro q vc podia fazer um teste antes pra ver como fica em alguma chapa .
Abr

matrakaum
28/03/2014, 15:12
Eu quero que fique áspero, tipo qdo o carro é envelopado... A textura do bate-pedra achei mto legal.
Agora realmente o bate-pedra fica parecendo uma borracha....

matrakaum
31/03/2014, 13:00
Minha caixa de Ferramentas vai ter que morrer para acomodar o banco. Estou instalando ou melhor lutando para dar certo, os bancos da BMW 325 coupe, são lindos, tipo concha, estrutura de plástico rígido, couro, elétricos e com aquecedor de fiofó... ui!!!
Só que eles são altos e largos, ou seja, em cima da estrutura original, aquelas peças tipo "aranha" de ferro não vai dar....
O do passageiro fica bom direto na caixa mas, neste caso, não terei mais como abrir a mesma... a não ser que invente uma tampa frontal.
Agora o do Motorista vou ter que me virar nos "30"
457177 457178 457179

chinelao4x4
31/03/2014, 13:22
Existe uma tecnica de pintura , que se faz um efeito tipo molhado , gotas , uma coisa simples de se fazer e deixa personalizado , ja fiz o efeito molhado e ficou muito legal, , da pra fazer o efeito de aspero da mesma forma , da uma pesquisada no youtube , tinpura efeito molhado,. Quem sabe vc se interesse por algo

matrakaum
09/04/2014, 11:57
Bancos Instalados e Funcionando. Impressionante a qualidade destes carros alemães. Esta BM é uma 92 - só comigo jogada está há uns 4 anos e meio... Limpei os bancos, passei shampoo johnson pra hidratar e o couro brilhou.... Liguei na bateria e o banco funcionou.... Animal.
Agora é só esperar a flange comprada no Coelho pra começar alinha a parte mecânica e depois, hidrovácuo, coluna de direção e pedaleiras...

matrakaum
09/04/2014, 14:42
CHEGOU!!! A flange que comprei no Coelho 4x4 - Agora só falta alguém me ensinar como instalar isto... Vavá Kd Vc. meu filho458650 458651 458652 458653 458654 458655

Vou ter que usar um rolamento, não vou? Qual seria?

matrakaum
09/04/2014, 16:23
Primeiras Impressões:
O acabamento não é lá estas coisas mas comparando-se o preço com as demais opções do mercado...tá valendo - PONTO POSITIVO.
Aquela conexão de Nylon se ela for para encaixar na saída do câmbio do chevette, vejam que há um ressalto na saída, na parte de baixo, do câmbio do chevette, e na luva de Nylon há ali uma cava só que é menor do que o ressalto - então PONTO NEGATIVO.
As furações da flange não são exatamente 100% nada que o desabone até agora. Mas há na flange um furo que é rebaixado para que se possa por um parafuso (vem junto) de aperto allen cabeça lisa e o suporte fique por cima dele faceando a flange - mas o comprimento do parafuso não é o suficiente, ou seja, vc não conseguirá por o suporte - PONTO NEGATIVO.
O eixo que fará a ligação da saída do câmbio chevette c/ a reduzida é bem acabado mas, como mostram as fotos, me parece fora de comprimento, pois, a porca que fica por dentro da reduzida pega apenas 4 voltas de aperto. Não me parece o suficiente - PONTO NEGATIVO.
Enviei um pedido ao Sr. Coelho de um manual. Pode ser que eu esteja fazendo tudo errado ..... pode ser. Vou aguardar até amanhã para um veredicto final.
Até agora foram mais pontos negativos...agora se funcionar não interessa a beleza....
458701 458702 458703 458704

antonio umino
09/04/2014, 21:44
Matrakaum.
A porca que vc diz que pega coisa de 4 fios....
Observando a foto. o rolamento tem que ir até o encosto, com isto a engrenagem vai mais para dentro, e assim pega toda a rosca do eixo na porca, que por fim fica travado....
Olhando o suporte, tem que ter mais um rolamento sobre a luva e o eixo, na parte da frente.. ou será que é apoiado sòmente em um rolamento junto à engrenagem de saida do cambio ????

abçs

georgevalle
10/04/2014, 08:03
Posso estar errado afinal não vi o kit, mas pelas fotos entendo que o eixo tem que ser emendado ou na luva do cardã ou diretamente no eixo da caixa, sendo assim quem projetou o kit imaginou que não precisa de outro rolamento pois o apoio se dá pelo rolamento da caixa, mas o certo é esperar a orientação do idealizador do kit.

matrakaum
10/04/2014, 09:28
Mandei e-mail para o Coelho ontem.
A resposta foi o seguinte "O rolamento tem que ir até o fundo e pode acontecer de marcas diferentes ter medidas diferentes (O rolamento é o que estava no câmbio, eu estava usando ele). Leve o rolamento em um torneiro e peça para ele tirar alguns mm".
Bom, na foto dá para perceber que há um outro ressalto na estria, exatamente aonde o rolamento não passa, ou seja, a estria tem dois diâmetros diferentes. Estou achando que a peça está com defeito. Na ponta do estriado do Câmbio do Jeep não há este ressalto.
Entendo o ressalto na parte mais de trás do eixo, pois, é ali que o rolamento fará o encosto e consequentemente a engrenagem encostará no rolamento.
Em relação a bucha de Nylon tb. estou achando que há algo errado. A final do câmbio do chevette deveria acoplar por dentro dela mas o ressalto inferior do cambio é mais largo que a cava da bucha. Se encaixar direito, creio, que não precisará de rolamento, pois, o eixo estriado (adaptador) apoiará no eixo estriado do cambio, e no rolamento da entrada da reduzida.
Em tempo ele não me enviou o manual de montagem.... Como paguei pelo Mercado Pago vou segurar o dinheiro até resolver estas pendências ou devolver o produto.

matrakaum
10/04/2014, 11:17
458814 458815
Não sei se dá para perceber mas a peça à esquerda foi a que recebi, vejam que no meio da estria há um ressalto. A peça amarela é a anunciada pelo vendedor, não há ressaltos na estria.

antonio umino
10/04/2014, 11:29
Então .. na foto da esquerda...
O rolamento vai até encostar no ressalto... depois entra a engrenagem e por fim uma arruela e a porca para o aperto final..
Olhando bem,, o local do rolamento é um pouco mais grosso, e a parte onde vai a engrenagem um pouco mais fina...Se o rolamento original da caixa 6307.... não entra, eu não tiraria no rolamento e sim no eixo. é muito mais fácil...
Este kit, de alguma maneira vai preso na caixa de cambio do chevete...
Se for assim, este eixo é colocado no lugar da luva do cardan do chevete.
Colocado o eixo, vai esta digamos capa do conjunto do eixo....
O rolamento 6307... no cambio do jeep vai colocado por fora e no eixo entalhado...e depois a engrenagem.
neste kit qual seria a montagem......
"manual de montagem " daria a indicação.

abçs.

matrakaum
11/04/2014, 09:14
Ele vai trocar o eixo pra mim.
Eu só não aonde coloquei a arruela que vai ali entre a engrenagem e a Porca.
Vou aguardar até quarta/quinta para ver se este eixo vai realmente chegar.

Dic3
11/04/2014, 12:02
Minha flange tambem veio com erros de producao. Foram feitos rebaixos onde deveria existir rosca. Meu primo chegou a levar a flange de volta pro coelho (pois ja havia comprado uma la com ele tambem) e a resposta do coelho foi: "Nao ta errado nao, traga o conjunto aqui e voce vai ver que esta certo".
Eu nao ia levar as duas caixas até la pois elas pesam pra caralho, alem do que ia chegar la e iam perceber que estava errado mesmo (afinal nao sou taao burro assim) entao preferi modificar e pricipalmente reforcar a flange do meu jeito. Agora garanto que quebra nem a pau!

A ideia da flange dele é bacana, mas falta atencao por parte de quem a produz, porque muita gente reclama de errinhos bobos de producao, a gente percebe que nao se segue um padrao, basta a pessoa que faz a furacao, desbaste, acabamento prestar mais a atencao no que esta fazendo e ir comparando com um a ja pronta que com certeza o produto saira 100%

vavarusso
11/04/2014, 22:14
Olha nóis aqui. Olha umas fotos do eixo que projetei para lhe servir de dados.

vavarusso
11/04/2014, 22:35
Matraka esse eixo tem realmente um defeito, que pode ser resolvido no torneiro, para que o rolamento encoste no ressalto.

vavarusso
11/04/2014, 22:54
Mais umas...

antonio umino
12/04/2014, 09:26
Olhando o que o Vavá, que fez o acoplamento da caixa chevete na reduzida willys..
Como o Rolamento trazeiro do cambio, encaixa na caixa de reduzida, que no cambio original, faz a junção dos dois...e de uma maneira que o rolamento fica pelo lado de fora da caixa de reduzida, o eixo é preso através do rolamento, e a engrenagem da saida do cambio para a reduzida.
Então esta digamos caixa de acoplamento é que faz através dos parafusos de junção o aperto do rolamento.
Também deve ter um retentor para segurar o óleo da caixa de reduzida, pois esta caixa vai ficar indenpendente da caixa de cambio do chevette..
O eixo em si é um misto de ponta de entalhado original, com a luva do chevete que fica alinhado no entalhado do cambio do chevete..

Parabens ao Vavarusso. pela montagem do acoplamento...
Pelas fotos ficou bem explicado..

abçs

459054459057

matrakaum
12/04/2014, 09:27
Vava fora estes furos que tem flange, na reduzida há uns furos mais ao centro, próximos da cava do rolamento, e eles vazam para dentro da caixa.... Estes furos não são um problema para o vazamento de óleo?

vavarusso
12/04/2014, 13:53
Nao entendi direito o que vc quis dizer. No original o oleo da T. case se mistura o da caixa. No sistema que uso é cada qual no seu quadrado. Os furos da T.case sem estancados pela junta que eu mesmo fiz.

vavarusso
12/04/2014, 14:12
Olha a face retificada. Fiz uma juanta só com o furo da sede do rolamento. (da C10)

matrakaum
14/04/2014, 14:48
Pra avisar, o Coelho me enviou outro eixo estriado, agora sim tudo OK.
Vavá - eu estava pensando em usar aquelas colas de vedação que se usam nos carros modernos. Pelo jeito o negócio é comprar uma papel-junta e fazer uma, não é?
acho que amanhã já vou começar a montar...ao menos esta parte...agora vou ter que trabalhar na parte da capa-seca.

Dic3
14/04/2014, 14:58
no sistema de caixa de chevette e t-case willys é obrigatorio fechar os furos de passagem de oleo, pois os oleos nao podem se misturar. O tipo de oleo usado na caixa de chevette vai danificar a t-case willys.

matrakaum
14/04/2014, 16:44
no sistema de caixa de chevette e t-case willys é obrigatorio fechar os furos de passagem de oleo, pois os oleos nao podem se misturar. O tipo de oleo usado na caixa de chevette vai danificar a t-case willys.

Dic vc. fechou com o que? Com a junta?
Em tempo me diz qual óleo se usa na T-case willys

Dic3
14/04/2014, 17:03
Uni com uma junta de velumoide com junta liquida (aquela branca) dos dois lados da junta, cuidando pra recortar apenas as passagens dos parafusos e do rolamento, deixando as passagens de oleo fechadas.

Em relacao ao oleo depois de muita discussao chegou-se a conclusao que o correto é usar o de classificacao API GL4 ou inferior na t-case (que nao possui aditivos que irao afetar as pecas internas fabricadas em bronze e que danificariam a t-case a medio prazo).
Na caixa de chevette pode-se usar API GL5 (que embora possua esses aditivos que danificarao a t-case, nao causa nenhum problema na caixa de chevette).
Em ambos uso com viscosidade 90 ou 85w90

vavarusso
14/04/2014, 17:26
A própria flange com a junta fecha, nao vejo a possibilidade dos oleos se misturarem. Agora em relação aos furos da T-case eu nao fiz furos na junta, pois nao vejo mais finalidades neles agora com a cx de chevete.

vavarusso
14/04/2014, 17:32
Olha a face retificada. Fiz uma juanta só com o furo da sede do rolamento. (da C10)
Para que teria furos aqui, a nao ser o do rolamento e os dos parafusos. Claro!

antonio umino
14/04/2014, 22:29
Nesta parte da frange... onde vai o eixo com a estria da engrenagem da reduzida, com a luva que vai no entalhado do cambio do chevete, não usa retentor????
Como a caixa de reduzida fica separada da caixa do chevete, tem que ter um retentor para protejer o rolamento e não sair óleo da caixa de reduzida não é isto???

abçs

vavarusso
14/04/2014, 23:13
Nesta parte da frange... onde vai o eixo com a estria da engrenagem da reduzida, com a luva que vai no entalhado do cambio do chevete, não usa retentor????
Como a caixa de reduzida fica separada da caixa do chevete, tem que ter um retentor para protejer o rolamento e não sair óleo da caixa de reduzida não é isto???

abçs
É isso mesmo meu caro, usa-se um retentor igual da tampa da cx do chevete, já que no meu caso o eixo é feito com uma luva de cardan do chevete mais parte do eixo entalhado do jeep

matrakaum
19/04/2014, 11:14
Vavá toh com dificuldades em montar o esquema da Capa Seca.
Primeiro - não estou conseguindo visualizar um esquema decente para um bucha que servirá entre o rolamento do chevette e a capa seca do Opala. O seu esquema de retirar o rolamento do Opala usando apenas a pista externa é legal...mas não entendo como ficarão os anéis-trava. Na pista externa tem um lugar para uma trava, aí o rolamento não entra na caixa, mas deveria ter um que não o deixa correr pra fora da caixa, ou seja, no caso bater na moringa. Ou será que a trava externa do rolamento do chevette faz o papel da trava interna do Opala...entendeu? Seria assim a trava externa da bucha(pista externa do rolamento do opala) serviria para não deixar a mesma correr pra dentro. E a trava externa do rolamento do chevette, por sua vez, teria dupla função. Não deixar a bucha se deslocar em sentido da moringa e não deixar o rolamento do chevette se deslocar em sentido da caixa. E a trava que vai no piloto não deixaria o rolamento do chevette se deslocar em direção da moringa. É isto??? Diga que sim, por favor....
Segundo - Preciso trocar aquele retentor da Moringa, ali vai cola? Tem alguma manha para retirar aquilo dali?

Ian Jeep
20/04/2014, 17:01
Vavá toh com dificuldades em montar o esquema da Capa Seca.
Primeiro - não estou conseguindo visualizar um esquema decente para um bucha que servirá entre o rolamento do chevette e a capa seca do Opala. O seu esquema de retirar o rolamento do Opala usando apenas a pista externa é legal...mas não entendo como ficarão os anéis-trava. Na pista externa tem um lugar para uma trava, aí o rolamento não entra na caixa, mas deveria ter um que não o deixa correr pra fora da caixa, ou seja, no caso bater na moringa. Ou será que a trava externa do rolamento do chevette faz o papel da trava interna do Opala...entendeu? Seria assim a trava externa da bucha(pista externa do rolamento do opala) serviria para não deixar a mesma correr pra dentro. E a trava externa do rolamento do chevette, por sua vez, teria dupla função. Não deixar a bucha se deslocar em sentido da moringa e não deixar o rolamento do chevette se deslocar em sentido da caixa. E a trava que vai no piloto não deixaria o rolamento do chevette se deslocar em direção da moringa. É isto??? Diga que sim, por favor....
Segundo - Preciso trocar aquele retentor da Moringa, ali vai cola? Tem alguma manha para retirar aquilo dali?

É basicamente isso Matrakaum, O eixo nao se desloca pra frente pq a moringa impede q isso aconteça e o anel trava impede q a o mesmo se desloque para trás, e a trava que vai no piloto é justamente paro o rolamento não correr.

Pra tirar o retentor usei uma chave de fenda, batendo nas beiradas com cuidado, nao tem mistério. Para colocar usei um pedaço de madeira e fui batendo com uma martelo de borracha até ele assentar completamente no no alojamento.
Se não me engano eu passei uma cola de junta, mas ele entre bem justo, dispensando cola.
Mesma coisa o retentor traseiro.

Tem umas fotos aki, nao sei se vc ja viu elas aki no fórum.
459870459864459865459866459867459869

Abraços

vavarusso
21/04/2014, 13:11
Olha essas duas fotos da mesa vermelha, sao minhas, é que eu fiz, peguei o rolamento do opala tirei a capa e coloquei sobre o rolamento do chevete. O anel elástico do continua o mesmo (cheveete)

matrakaum
21/04/2014, 18:25
Olha essas duas fotos da mesa vermelha, sao minhas, é que eu fiz, peguei o rolamento do opala tirei a capa e coloquei sobre o rolamento do chevete. O anel elástico do continua o mesmo (cheveete)

Então Vavá, não ir para frente OK! A moringa segura...agora o que impede esta capa do rolamento do Opala não correr para dentro do câmbio?

vavarusso
22/04/2014, 07:57
A capa é preparada no torno e "vestida" no rolamento do chevete sob pressão na prensa, e veja na capa da foto um rasgo onde tb vai ali um anel elástico. Entao são dois aneis: um no eixo e outro no própio rolamento. Entendido?

matrakaum
22/04/2014, 09:34
Entendi...então a capa é vestida no rolamento sob pressão....agora matou minha dúvida...

matrakaum
04/05/2014, 19:31
Vavá vc. tem como ver qto ficar aí esta capa...aqui tá osso. Um torneiro me cobrou 250,00 pra fazer.

vavarusso
04/05/2014, 23:16
Olha eu nao paguei nada até pq foi muito simples fazer, levei o novo e o velho. Só nao lembro foi retirado a capa do rolamento velho. Vou ver por quanto ele faz.

matrakaum
05/05/2014, 13:33
Olha eu nao paguei nada até pq foi muito simples fazer, levei o novo e o velho. Só nao lembro foi retirado a capa do rolamento velho. Vou ver por quanto ele faz.

Eu agradeço Vava...aqui teve um que me disse que precisaria desmontar o câmbio o outro que os rolamentos só sairiam com fogo....

matrakaum
05/05/2014, 13:34
Caixa de Direção Hidraulica Do Omega comprada.... Mas vou deixa-la parada por enquanto pra não atropelar.... Meu foco é subir motor e câmbio....

vavarusso
05/05/2014, 15:14
Eu agradeço Vava...aqui teve um que me disse que precisaria desmontar o câmbio o outro que os rolamentos só sairiam com fogo....
Com fogo?? Desmontar o cambio??É só retirar o anel elastico que o rolamento sai. Com os dois rolamentos em maos verás que nao tao dificil com o uso de um torno e uma prensa fazer isso.

matrakaum
06/05/2014, 09:15
Veja Vavá a má intenção das pessoas daqui. O problema que os rolamentos de ambos os cambios já estão sem o anel trava mas continuam travados lá. Hj vou tentar algo com uma prensa aqui...talvez consiga com um pouco de esforço simular um saca-rolamento. O problema é que o saca rolamentos de câmbio tem que ter as garras bem grandes.

vavarusso
06/05/2014, 11:21
Sou muito esquecido e como nao estou nessa labuta termino esquecendo, mas acho que no momento que se tira o anel do eixo piloto e solta a capa seca do cambio o rolamento vem na capa(???) Nao????

matrakaum
06/05/2014, 12:43
Em nenhum dos 3 cambio que desmontei (2 de chevette e 01 do opala) o rolamento saiu com a capa. O 1º do chevette ( o q estava quebrado) o rolamento saiu só no puxar com a mão, depois de retirado o anel trava...agora os outros dois não sai nem com reza braba...Creio que c/ o saca saíria mas não encontro ninguém que tenha um c/ as garras longas o suficiente para retirar. Acredito que o kra do cambio técnico tinha mas não quis fazer o serviço....

Ian Jeep
06/05/2014, 16:54
Em nenhum dos 3 cambio que desmontei (2 de chevette e 01 do opala) o rolamento saiu com a capa. O 1º do chevette ( o q estava quebrado) o rolamento saiu só no puxar com a mão, depois de retirado o anel trava...agora os outros dois não sai nem com reza braba...Creio que c/ o saca saíria mas não encontro ninguém que tenha um c/ as garras longas o suficiente para retirar. Acredito que o kra do cambio técnico tinha mas não quis fazer o serviço....

Matraka, o seu cambio encontra-se montado?
Fiquei curioso com esse fato e fui aki no deposito fazer uns teste, mas no meu caso eu tenho so o eixo piloto com o rolamento e bastou eu prender na morsa e da umas batidinhas com o martelo q ele saiu.

461808461809461810461811

Vc quer retirar o rolamento com o cambio montado, apenas retirando a capa seca? é isso?

vavarusso
07/05/2014, 07:49
Isso Ian Jeep. Matrakaum, o rolamento fica na capa seca, entao tirando-se o anel elastico do eixo e desacoplando a capa seca do cambio o rolamento sai nela e aí fica fácil retirá-lo.
Valeu e estamos a disposição. Posta umas fotos do caso.
dá uma olhadinha aqui.
cambio autom�tico - CAMBIO FRANKSTEIN é hora da fusao!!!TUTORIAL - Página 2 (http://www.opaleirosdoparana.com/t23227p50-cambio-frankstein-e-hora-da-fusaotutorial?highlight=cambio+autom%EF%BF%BDtico)

matrakaum
07/05/2014, 14:25
Seguem as fotos
461940 461941 461942 461943

vavarusso
07/05/2014, 15:24
Agora entendi. no meu caso eu nao retirei esse anel que fica em cima do rolamento (salvo engano) e quando metir uma alavanca para separar o cambio da urna o rolamento saiu.

matrakaum
07/05/2014, 17:38
Agora entendi. no meu caso eu nao retirei esse anel que fica em cima do rolamento (salvo engano) e quando metir uma alavanca para separar o cambio da urna o rolamento saiu.

@#$%$¨% Vavá vc. me deu uma idéia NINJA.... Vou recolocar o anel trava superior junto c/ a capa seca e puxar tudo junto....

georgevalle
08/05/2014, 07:44
Deixa eu me intrometer na encrenca aí.
Vai tirar o rolamento por quê?
Não vai apenas (como se fosse assim tão fácil) colocar a capa do rolamento do opala por cima deste, se for assim não precisa tirar este, a não ser que vá colocar o rolamento certo (acredito que o do opala tenha a medida interna igual a este da caixa do chevete - isso realmente não sei tenho aqui uma caixa de chevete com a capa seca do opala mas já peguei montada e não mexi nela ainda é peça para futuras montagens...) ou se vai recolocar a capa seca do chevete para sacar o rolamento toma cuidado de não forçar os engates do piloto que são eles que estão prendendo o piloto no conjunto de engrenagens de baixo, sugiro recolocar a capa seca colocar a trava da capa do rolamento (exatamente como você já vai fazer) mas apoiar a caixa pela capa seca e bater na ponta do piloto para desencaixar o rolamento e lógico com mais alguém segurando a caixa para não forçar muito exatamente o entalhado que está prendendo tudo e lembrando que é este entalhado que faz o "engate" da 4ª ou seja se o rolamento estiver muito preso no piloto você corre o risco de estragar este entalhado daí já era, isso claro vendo por uma perspectiva pessimista, ou vai no sistema bruto mesmo mete a marreta e depois vê no que dá...

matrakaum
08/05/2014, 17:46
C.O.N.S.E.G.U.IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIII
Inventei uma prensa com rodas de carro e uma boa marreta....nem precisou descer a pancada foi dar umas batidinhas e o bicho saiu....Agora trampo é estourar ele...mas tb. já fiz...
Vou comprar um rolamento novo do chevette e já mandar montar no novo....

vavarusso
08/05/2014, 17:49
Aqui torcendo para dar certo

matrakaum
12/05/2014, 09:13
Como já retirei o rolamento, no sábado já deixei com o meu irmão para, na empresa em que ele trabalha, o torneiro fazer o trampo de encaixe dos rolamentos...testamos manualmente, havia uma pequena parte do rolamento do chevette que se conseguia entrar um nadinha no rolamento do opala, foi o suficiente para travar e percebemos que vai ficar chique...Ansioso pelo resultado!!!

matrakaum
12/05/2014, 09:16
Toh com uma dúvida que apareceu qdo montei um paralama e a frente para tirar medidas de onde fixar o motor do Opala. Na grande dianteira tem um furo embaixo que coincide com um furo na travessa dianteira do Jeep. Como faz mais de 02 que desmontei não lembro o que ia ali... Alguém pode me dar umas dicas de como remontar? Não lembro mais.
Segue umas fotos462455 O furo é este que dá para ver na parte inferior no meio da grade....

matrakaum
12/05/2014, 09:19
462456 462457 462458 462459

matrakaum
13/05/2014, 15:42
Outro problema..não estou entendendo como posicionar o bloco do motor. Sei que tenho que levar em consideração altura (para o cardan e o diferencial não pegar nele), inclinação lateral e longitudinal (acho que tem a ver com o carburador - mas tb. não sei ao certo em que ponto devo tirar o nível), tem a questão do posicionamento no cofre se mais pra frente ou inverso. Enfim...agora ferrouuuu

matrakaum
15/05/2014, 09:10
Alguém pode me dizer em relação a inclinação lateral como deixar este motor?

vavarusso
15/05/2014, 10:03
Eu a fiz também pelo nivel da base do carburador. Nível perpendicular ao motor.

matrakaum
15/05/2014, 11:14
Vavá desculpa a ignorância.. mas não entendi.

vavarusso
15/05/2014, 11:49
Vavá desculpa a ignorância.. mas não entendi.
Te enviei uma MP. Tamo aí.

Dic3
15/05/2014, 16:08
Outro problema..não estou entendendo como posicionar o bloco do motor. Sei que tenho que levar em consideração altura (para o cardan e o diferencial não pegar nele), inclinação lateral e longitudinal (acho que tem a ver com o carburador - mas tb. não sei ao certo em que ponto devo tirar o nível), tem a questão do posicionamento no cofre se mais pra frente ou inverso. Enfim...agora ferrouuuu

Se estiver usando caixa de chevette o Anderson me ensinou um macete:

- retire a travessa do cambio (ela é presa por 4 parafusos nas longarinas sendo 2 pra frente e 2 pra tras)

- reposicione a travessa pra frente fazendo com que os 2 furos da longarina que estavam pra tras nao sejam mais usados. Ou seja a travessa sera fixada usando os 2 furos que estao mais atras nos 2 furos que estao mais a frente na longarina. Se nao entender faco um desenho simples.

- faca dois novos furos nas longarinas usando a propria travessa como gabarito (serao novos furos que ficarao ainda mais pra frente

- com isso a travessa ficara uns 10cm mais pra frente. Pode fixar a t-case na trvessa e dali pra frente o conjunto ficara numa distancia boa e as alavancas ficarao pouca coisa mais pra tras, papo de uns 10cm no maximo.

Dessa forma o conjunto vai ficar o "mais pra frente possivel" sem que a ventoinha do motor raspe no radiador.

Foi assim que ja fiz em 3 Jeeps e deu tudo certo.

Em relacao a altura voce pode usar a propria carroceria como gabarito colocando o capo e marcando na parede corta fogo o maximo que a tampa do carburador pode chegar sem encostar em nada, dando uma tolerancia de uns 5 a 10cm.

Quanto a inclinacao o conjunto pode ficar um pouco inclinado sim, mas nao muito para nao ter problemas com a cuba do carburador a falha do motor em subidas. Lembre-se voce nao vai conseguir alinhar as flanges do diferencial traseiro com a flange da tcase, vai haver uma diferenca ali fazendo com que o carda fique um pouco inclinado.
Porem uma coisa é fato, assim que voce definir a maxima altura do motor a inclinacao se dara naturalmene pois a travessa do cambio é fixa.

Por fim esse motor precisa trabalhar reto, nada de inclinacao lateral ok?

matrakaum
15/05/2014, 16:29
Dic3,
Só confirmando, eu utilizo apenas os dois furos originais que estavam mais próximos ao cofre do motor. É isto?
Eu já havia lido em algum lugar aqui que era exatamente o inverso, inclusive já havia furado. Ou seja, eu utilizaria os dois furos mais próximo do diferencial traseiro. Mas, agora que subi motor com câmbio vejo que o que vc. está falando faz mas lógica, pois, utilizando os furos novos que fiz o trambulador estava pegando na lata do Jeep. E, pelo que havia visto vc fura aquela tampa que é móvel e que recobre o câmbio original e não é necessário cortar a lata do jeep...correto?

Dic3
15/05/2014, 16:48
Matrakaum desculpe nossa falha, é pra tras mesmo e agora nao consigo editar o post mais (belezura esse forum). Mas uma foto ja explica bem o que precisa ser feito, olha como eu fiz.

462934

matrakaum
15/05/2014, 20:45
Dic,
Posicionei, agora no final da tarde, a travessa junto com a reduzida e realmente, ao menos visualmente falando, pq. ainda não subi a travessa, nas medições que vc. falou, ficarão certas.
Amanhã, se Deus quiser, posiciono a travessa e vamo ver no que dá

vavarusso
15/05/2014, 22:42
Coloque a base do carburador no nível que tudo estará acertado.

matrakaum
16/05/2014, 15:14
Vamos lá....
Acho que o melhor posicionamento se dará subindo todo o conjunto. Embora aparentemente o esquema da furação da travessa do câmbio, discutido acima, fique no jeito é melhor subir tudo junto.
Referente a flange do Sr. Coelho 4x4
Retirando o eixo que fará a junção da saída do câmbio do chevette c/ a reduzida willys, peça de boa aparência, bem feita.
O resto é tudo fora de padrão. As furações não são 100% - A bucha de PU vem com a cava (na saída do câmbio do chevette, embaixo, tem um ressalto) fora de padrão, foi necessário limar o ressalto do câmbio do chevette.
O parafuso de cabeça chata que ele enviou era uns 3cm mais curto do que o necessário.
Os 2 parafusos que serviriam para fixar o suporte do câmbio do chevette na reduzida são mais longos, aliás.. bem mais longos que o necessário.
O orelhudo aqui na ânsia não se atentou e enfiei a reduzida no @##$%
Rezado para aquela parte de baixo da reduzida, aonde vão os dois parafusos inferiores pegar solda..senão eu vou ter que CHORAR....

vavarusso
16/05/2014, 17:25
Quem nao valoriza o que faz pra vender termina nao vendendo nada.

Dic3
16/05/2014, 17:42
Mas o que aconteceu, quebrou?

Se quebrou a orelha de baixo é ´so mandar soldar onde fazem solda de ferro fundido. O chato é ter que desmontar a tcase inteira.

matrakaum
17/05/2014, 09:56
Mas o que aconteceu, quebrou?

Se quebrou a orelha de baixo é ´so mandar soldar onde fazem solda de ferro fundido. O chato é ter que desmontar a tcase inteira.
Quebrou...saiu aquela parte dos dois parafusos inferiores partiu.... Vou ter que mandar soldar e plainar, correto?
Será que se eu desmontar consigo montar de novo?

reslima
17/05/2014, 12:48
Eu trocaria a carcaça da reduzida, pra não correr risco de ter casco abrindo ao meio, quando mais precisa dela, como já vi acontecendo.

matrakaum
19/05/2014, 10:26
Eu trocaria a carcaça da reduzida, pra não correr risco de ter casco abrindo ao meio, quando mais precisa dela, como já vi acontecendo.

O problema é o custo de uma carcaça destas, não acha?

reslima
19/05/2014, 10:29
Se der sorte, acha por 200, 300 conto.

tuna
20/05/2014, 02:02
Também acho! já mandei soldar duas carcaças nos nego mais fod@o bambam megablaster das soldas aqui em Campinas e não ficou bom, exatamente no mesmo lugar que a do matraka quebrou, fica uma bosta, quase impossível de aplainar (vaza óleo) e na primeira carcada abre o bico solda e ferro fundido é uma merda!
Coomprei uma do Rodrigo Tomitão aqui do fórum, não lembro quanto paguei, mas foi muito mais barato do que as soldas e ela tava zerada, é só campear que acha uma carcaça boa...
[]'s

matrakaum
20/05/2014, 16:16
Comprei outra carcaça...fui na oficina de um amigo aqui em Osasco e ele tinha uma sem uso....preço bão, comprei.

matrakaum
21/05/2014, 16:04
DÚVIDA!!! mais uma...kkk
A reduzida trabalha inclinada para trás, ou seja, a saída do cardan traseiro fica mais baixa que a saída do cardan dianteiro ou elas são alinhadas?

tuna
21/05/2014, 16:18
no original é muito pouca coisa inclinada, a minha trabalha mais inclinada um ppouco e nunca tive problemas, pelo menos por conta disso :putz:

[]'s

matrakaum
21/05/2014, 17:27
no original é muito pouca coisa inclinada, a minha trabalha mais inclinada um ppouco e nunca tive problemas, pelo menos por conta disso :putz:

[]'s
Esta informação fará grande diferença na posição do motor. Estava quebrando a cabeça qdo percebi que a reduzida estava mto inclinada para trás. Coloquei ela +/- no nível e as alavancas já foram bastante para frente....acho que amanhã consigo posicionar definitivamente a travessa da reduzida.

tuna
22/05/2014, 12:49
Esta informação fará grande diferença na posição do motor. Estava quebrando a cabeça qdo percebi que a reduzida estava mto inclinada para trás. Coloquei ela +/- no nível e as alavancas já foram bastante para frente....acho que amanhã consigo posicionar definitivamente a travessa da reduzida.

Na torcida aqui e no aguardo de fotos!

[]'s

vavarusso
22/05/2014, 13:05
Pequenas inclinações serão compensadas pelas cruzetas....

matrakaum
22/05/2014, 16:22
Acho que tá Nascendo... Achei que a Posição da Ventuinha ficou meio estranha, não acham?
463941 463942 463943 463944 463945

Pablo.pinto2007
22/05/2014, 17:50
Homi arranque isso... coloque uma elétrica, esse troço vai acabar comendo seu radiador na trilha!!!!

Pablo

georgevalle
23/05/2014, 07:51
Homi arranque isso... coloque uma elétrica, esse troço vai acabar comendo seu radiador na trilha!!!!

Pablo

X2........

matrakaum
23/05/2014, 09:20
Então, de qualquer forma, o motor deve ir mais para trás? Eu tenho ventuinhas aqui... mas acho que em todos os casos terei que deslocar mais o motor, correto?

matrakaum
26/05/2014, 15:48
Na adaptação do cambio do cheva a gente mantém o coxim original do câmbio do Willys? E o coxim original do câmbio do Cheva?

maciel_diego
26/05/2014, 17:05
Estou terminando a montagem do meu, eu utilizei o AP 2.0, Cambio chevette 5m e redução do willys.
A adaptação que comprei, para acoplar a redução no cambio, já veio pronta para utilizar o coxim próprio do willys, plug and play...

Abs

matrakaum
28/05/2014, 09:37
Estou terminando a montagem do meu, eu utilizei o AP 2.0, Cambio chevette 5m e redução do willys.
A adaptação que comprei, para acoplar a redução no cambio, já veio pronta para utilizar o coxim próprio do willys, plug and play...

Abs
Vc. pode postar fotos de como ficou?

matrakaum
02/06/2014, 09:43
Sábado fizemos grandes avanços. Com a ajuda do meu irmão, acho, que conseguimos um bom lugar para o motor. Inclusive já iniciamos os suportes do mesmo. Mais tarde, se der tempo posto algumas fotos.
Embora o suporte eu não tenha gostado, penso em refaze-lo, mas já é um grande avanço.

matrakaum
04/06/2014, 15:27
Suporte dos Coxins de Motor instalados. Agora vamos penar no suporte do cambio.

matrakaum
05/06/2014, 12:23
Será que ficou bom?
465974 465975465976465977

matrakaum
05/06/2014, 15:36
Alternador de 140A da BMW
Falta achar uma correia, embora, esta que usei para teste, eu não faço idéia de onde é.
466056466057466062

tuna
06/06/2014, 10:45
Matraka, tá parecendo beeem melhor agora, tira umas fotos melhores dos suportes, quase não dá pra ver...

[]'s

matrakaum
06/06/2014, 12:08
Matraka, tá parecendo beeem melhor agora, tira umas fotos melhores dos suportes, quase não dá pra ver...

[]'s
Vou pegar a máquina do meu irmão no sábado e tiro mais fotos. Estas tirei de celular.
O suportes não ficaram como eu gostaria, vou fazer uns "Ls" embaixo, como cantoneiras para pegar o esforço de cima para baixo. Não vai ficar bonito mas creio que fica funcional.
Agora preciso saber como medir os cardans.

vavarusso
06/06/2014, 15:50
Matraka, no meu caso a base do cambio, onde originalmente tinha um coxim, ficou sentada sem coxim na base da flange que fiz. Dá uma olhada nas fotos. Tá ficando bom!

matrakaum
06/06/2014, 15:59
Eu fiquei receoso de colocar sem o coxim.. pq. imaginei que aquilo serviria para fazer o "jogo" de ir e voltar de todo o sistema.
Outra dúvida Vavá...vc soldou seus suportes com Mig ou será que Eletrodo aguenta?
Em relação aos cardans como vc fez as medidas?

maciel_diego
06/06/2014, 21:19
matrakaum, (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/19034.html)
Só hoje eu vi sua mensagem amigo, desculpe...

Estou enviando fotos para vc ver, qualquer coisa, tiro outras... a solda dos suportes eu fiz com eletrodo...

Abraço...

466225

466224

466226

466227

vavarusso
06/06/2014, 21:42
Foram soldados com eletrodos por um colega caldeireiro. Os cardans com o jeep com as rodas no chao medir as distancia e e com os cardans no chao fui medindo... tem foto lá no tópico. Mas o cardan dianteiro merecia ter ficado maior um pouquinho. Tem que se tomar cuidado pois se ficar grande sepa no fundo da luva quando a suspensão for contraída e pode sair da luva quando ele for estendida.

vavarusso
06/06/2014, 23:05
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/106379-projeto-trupy-zupy-cj-5-1965-a-66.html

juleymar
06/06/2014, 23:20
matrakaum, (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/19034.html)
Só hoje eu vi sua mensagem amigo, desculpe...

Estou enviando fotos para vc ver, qualquer coisa, tiro outras... a solda dos suportes eu fiz com eletrodo...

Abraço...

466225

466224

466226

466227
Fala amigo Maciel , essa mecanica e Ap com cambio Chevette ? as alavancas ficaram na posição original consequentemente os cardans nao presisariam mexer, vendo as fotos aqui achei que ficou bom me animou no meu futuro projeto com Ap e cambio Chevette , so que um Ap diesel turbinado na medida original, se essa ideia nao me agradar so trocar por um Alccol rapido , facil e nao gastarei com frange pra caixa rsrsrsr ,
abraço.

vavarusso
07/06/2014, 09:01
Seu caso pode ser esse das fotos. E sobre os cardans nao tao simples como falei ai em cima. Tem-se suspender o jeep pelo0 chassi para ver o quanto abre a suspensão e daí poder chegar as medidas dos cardans, principalmente o dianteiro por ser mais longo retrai e distrai mais.

matrakaum
07/06/2014, 10:09
Suspendo até as rodas saírem do chão?

vavarusso
07/06/2014, 10:45
Suspendo até as rodas saírem do chão?
Eu fiz assim. Em casos extremo isso pode acontecer em uso "anormal".

maciel_diego
07/06/2014, 11:54
Isso mesmo amigo... é um Ap 2.0 com cambio de chevete 5 marchas... nao alterou nada em relaçao aos cardans por conta da caixa de reducao ter permanecido na mesma posiçao. A unica coisa q nao me agradou foi a altura da alavanca.... vou tirar e alongar... estou em fase de conclusao do meu jeep... abs

Pablo.pinto2007
08/06/2014, 08:18
Normalmente, quando se coloca o câmbio do chevette... pelo menos por aqui... os mecânicos fazem um trabalho no trambulador, para que a alavanca não fique tão longa... eles fazem uma extensão na base do trambulador para que as marchas fiquem curtas, na alavanca (se é que me entendem)... se não ficaria igual aqueles caminhões e ônibus da década de 80... o cara pra passar da segunda pra terceira, dava a volta ao mundo com a alavanca na mão!!!

A minha pergunta é... a reduzida ficou no mesmo lugar... e com isso o motor deve ir pra frente... sobrou lugar para o radiador?

O lance da suspensão abrir toda para testar os cardãs é bem pertinente... digo isso porque na última trilha que fiz precisei de toda a suspensão que tinha e mais um pouco... e com isso o cardã encostou na proteção da reduzida (é claro que só deu pra ver quando cheguei em casa, e porque arranhou)... nada que uns ajustes na proteção não resolva...

Pablo

Pablo.pinto2007
08/06/2014, 09:25
Alternador de 140A da BMW
Falta achar uma correia, embora, esta que usei para teste, eu não faço idéia de onde é.
466056466057466062

Correia industrial do tipo A ou B, é só levar numa casa de correias e comprar logo umas 3 ou então pegar o código e ir comprando periodicamente (que é para seu estoque não ressecar)... mas é sempre bom ter uma reserva!!!

Pablo

vavarusso
08/06/2014, 13:11
Isso mesmo Pablo, demoro uns 5 minutos com a alavanca na mao parfa ir de uma marcha a outra. KKK . Depois vou estudar essa mudança no trambulador pra ver se dá pra mim.

Pablo.pinto2007
09/06/2014, 09:20
Isso mesmo Pablo, demoro uns 5 minutos com a alavanca na mao parfa ir de uma marcha a outra. KKK . Depois vou estudar essa mudança no trambulador pra ver se dá pra mim.

Rapaz, pelo que te conheço... isso não é coisa de sete cabeça não... é porque eu nunca vi um em detahes senão te daria os detalhes... mas não deve ter segredo, é uma extensão da base onde a alavanca faz a "alavanca" propriamente dita!!!
Fiz um desenho esquemático fajuto!!!

Pablo

vavarusso
09/06/2014, 13:57
Isso mesmo. É só alterar o ponto de apoio da alavanca. Acho que algo como cortar alavanca logo abaixo da "bola" e alongar a alavanca ali, e aumentar tb a profundidade do "copo". Valeu

juleymar
09/06/2014, 23:36
Vava e Pablo , o Dic postou uns desenho assim la no topico do jeep dele se nao me engano .

matrakaum
10/06/2014, 09:25
A minha pergunta é... a reduzida ficou no mesmo lugar... e com isso o motor deve ir pra frente... sobrou lugar para o radiador?

Pablo o motor foi bem para trás. Inclusive vou ter que cortar uma rebarbinha de onde se fixa aquela tampa de câmbio, no assoalho.

Correia industrial do tipo A ou B, é só levar numa casa de correias e comprar logo umas 3 ou então pegar o código e ir comprando periodicamente (que é para seu estoque não ressecar)... mas é sempre bom ter uma reserva!!!

Este correia da foto até deu mas acho que ela não "casa" bem nas polias aí dá uma patinada. Assim que terminar a instalação da Bomba da DH e do Compressor do Ar vou procurar correias e comprar pelo menos duas de cada.

Rapaz, pelo que te conheço... isso não é coisa de sete cabeça não... é porque eu nunca vi um em detahes senão te daria os detalhes... mas não deve ter segredo, é uma extensão da base onde a alavanca faz a "alavanca" propriamente dita!!!
Fiz um desenho esquemático fajuto!!!
Pablo
Eu acho que este negócio não deve ser tão simples assim não.... tem que ver tb. se a questão do peso extra desta alavanca não interfere no sistema.... Alongar a base? Alongar o copinho? Acho que tem de ser mais bem pensado isto aí.

matrakaum
10/06/2014, 09:27
1 - Agora estou no desenvolvimento de um suporte para a Bomba da DH, uma vez que, eu inverti, por questão de tamanho, a posição de alternador. Original ele é em cima, no meu vai ficar embaixo para não pegar no coletor de Admissão.
2 - Provavelmente não conseguirei colocar o Hidrovácuo da BM - ele é mto grande e tá pegando no coletor e no carburador. Aliás, uma dúvida: No questão do Hidrovácuo quanto maior é melhor?

Ian Jeep
10/06/2014, 13:53
Eu acho que este negócio não deve ser tão simples assim não.... tem que ver tb. se a questão do peso extra desta alavanca não interfere no sistema.... Alongar a base? Alongar o copinho? Acho que tem de ser mais bem pensado isto aí.

Achei bem simples esse sistema no cambio do opala, no cheva é o mesmo procedimento.

466577466578

matrakaum
10/06/2014, 15:14
Achei bem simples esse sistema no cambio do opala, no cheva é o mesmo procedimento.

466577466578

Acho que agora entendi como é este sistema. Se for só isto ajuda até na diminuição do peso da extensão da alavanca, pois, a mesma tb. será diminuída na mesma proporção do aumento da base. Correto?

vavarusso
10/06/2014, 17:35
Sim, apesar de isso ser insignificante ao meu ver.

antonio umino
10/06/2014, 18:20
Ian Jeep.
Esta tampa do cambio do opala.
É 5 ou 4 marchas.
obrigado

abçs

Ian Jeep
10/06/2014, 19:16
Ian Jeep.
Esta tampa do cambio do opala.
É 5 ou 4 marchas.
obrigado

abçs

4 Marchas + Ré pra pra "frente".

Abraços

antonio umino
11/06/2014, 07:48
Ian Jeep.
Obrigado pela informação
Tenho um cambio do opala. mas não sabia se é 4 ou 5 marchas. veio sem a alavanca.
Mas pela sua foto. a tampa está colocada da mesma maneira. (com o tubo de engate para a frente)..
Na caixa de cambio tem um estampado com GM2....
Esta caixa deve ser do motor de 6 cilindros..
Mas valeu...
abçs.

matrakaum
18/06/2014, 15:46
Seguindo no problema da equação Pedaleira Suspensa vs. Coluna de Direção.
Alguém aí sabe se os cardans das colunas de direção podem ser desmontados?

matrakaum
23/06/2014, 12:30
1-Pedaleira do Opala instalada. Tive que "fabricar" uma coluna de direção, usei a do Monza escamoteável. Agora falta soldar os suportes desta coluna por traz do painel de instrumentos.... ali o bicho vai pegar pq. a posição é inóspita... Vou ver se consigo fazer isto ainda hj...
2- Comprei a Polia dupla do Vira do Opala; Falta a da bomba d'agua. Esta estou em dúvida, pois, pelo que pesquisei, caso eu opte por usar ventuinha elétrica, a bomba e, consequentemente, a polia são diferentes. Estou pensando em já usar a elétrica de uma vez.

juleymar
24/06/2014, 21:25
1-Pedaleira do Opala instalada. Tive que "fabricar" uma coluna de direção, usei a do Monza escamoteável. Agora falta soldar os suportes desta coluna por traz do painel de instrumentos.... ali o bicho vai pegar pq. a posição é inóspita... Vou ver se consigo fazer isto ainda hj...
2- Comprei a Polia dupla do Vira do Opala; Falta a da bomba d'agua. Esta estou em dúvida, pois, pelo que pesquisei, caso eu opte por usar ventuinha elétrica, a bomba e, consequentemente, a polia são diferentes. Estou pensando em já usar a elétrica de uma vez.
E sa fotos pra nois ver ? rsrsrsr
parabens amigo , desde que começou eu estou acompanhado seu trabalho, dor de cabeça com aquele cambio de chevette aff, mais ta saindo, logo ta rodando na viatura pelo geito , eu estou mechendo no meu aos poucos devagar quase parando , atualmente na eletrica que paguei e ficou uma bosta agora to fazendo eu mesmo bem feito ,
valew .

matrakaum
25/06/2014, 09:16
E sa fotos pra nois ver ? rsrsrsr
parabens amigo , desde que começou eu estou acompanhado seu trabalho, dor de cabeça com aquele cambio de chevette aff, mais ta saindo, logo ta rodando na viatura pelo geito , eu estou mechendo no meu aos poucos devagar quase parando , atualmente na eletrica que paguei e ficou uma bosta agora to fazendo eu mesmo bem feito ,
valew .
Estou devendo mesmo... é pq. estou sem máquina e de celular fica horrível. Mas assim que meu irmão voltar de viagem vou "roubar" a máquina dele e vou fazer as fotos.
O câmbio realmente foi um parto... foi tenso, quase desisti mas graças à Deus e ajuda que recebi do pessoal daqui eu consegui.
Hoje vou ver se consigo terminar a fixação da coluna de direção. Aí depois Hidrovácuo, Instalação da Caixa de Direção do Omega (esta tb. vai dar trabalho, pois, os furos da fixação são mais espaçados do que da caixa do Maverick) e encontrar a polia dupla da Bomba D'agua.
Devagarinho a gente chega lá.
P.S = Ontem estava assistindo um vídeo que postaram aqui em outro tópico, sobre troca de rolamentos de munhão e do eixo traseiro, me parece que aquilo não é um bicho de 7 cabeção, ao menos, não se for igual ao do vídeo. Alguém viu o vídeo?
este é o tópico do vídeo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/140487-eixo-dianteiro-ajuda.html

abço,

matrakaum
25/06/2014, 17:08
Dúvida referenten a Pedaleira do Opala. É necessário se colocar uma chapa ali na parede corta-fogo para dar um reforço tendo em vista que a lata é mole?
Se sim... então como se faz com os prisioneiros da pedaleira do Opala? Eles são curtos.

vavarusso
25/06/2014, 17:24
Dúvida referenten a Pedaleira do Opala. É necessário se colocar uma chapa ali na parede corta-fogo para dar um reforço tendo em vista que a lata é mole?
Se sim... então como se faz com os prisioneiros da pedaleira do Opala? Eles são curtos.
Sim meu caro Matraca, eu desenhei um molde da furação em papelão e depois feitos os ajustes de altura e direita/esquerda fiz a furação ai entao soldei a chapa

juleymar
25/06/2014, 21:20
Pois sim amigo , tem que fazer um reforço ai no topico da pedaleira suspensa fala sobre isso , esses pedais de opala nao são assim como dizen so chegar e por falam como se fosse original mais da uma dor de cabeça acertar que eufucei dia inteiro e acabei abandonando os pedaços dela por aqui no quintal , deu foi e raiva desse treco , vou procurar ate achar uma que seja mais simples , e ja e bom adaptar ja com hidro da propria pedaleira pois senão la vem mais gambiarra,
abraço.

matrakaum
25/06/2014, 22:27
Pois sim amigo , tem que fazer um reforço ai no topico da pedaleira suspensa fala sobre isso , esses pedais de opala nao são assim como dizen so chegar e por falam como se fosse original mais da uma dor de cabeça acertar que eufucei dia inteiro e acabei abandonando os pedaços dela por aqui no quintal , deu foi e raiva desse treco , vou procurar ate achar uma que seja mais simples , e ja e bom adaptar ja com hidro da propria pedaleira pois senão la vem mais gambiarra,
abraço.

A do monza quadrado é legal... é tudo em partes. Acelerador, Freio e Embreagem são separados. Não instalei no meu pq. o meu banco é alto então tive que posicionar a coluna de direção mto em cima aí o ângulo ficava batendo no pedal....
Agora que dá trabalho dá...este negócio de plug'n play é balela...

matrakaum
25/06/2014, 22:29
Sim meu caro Matraca, eu desenhei um molde da furação em papelão e depois feitos os ajustes de altura e direita/esquerda fiz a furação ai entao soldei a chapa
O molde em papelão fiz como o Mestre mandou. Mas vou serrar os prisioneiros, pois, com a chapa não vão atravessar para o outro lado, eles são mto curtos.
Eu não vou soldar a chapa tb. - vou parafusar. Será que tem problemas?

Pablo.pinto2007
26/06/2014, 01:22
A minha é parafusada, até porque meu jeep é de fibra... sem problemas... inclusive fica prensado uma coisa na outra... e até onde me lembro minha pedaleira não é prisioneiro e sim a porca é soldada na pedaleira (agora não sei se foi o mecânico que fez isso ou se já veio assim).

Pablo

matrakaum
26/06/2014, 10:10
Estou com uma dúvida em relação ao Hidrovácuo/Cilindro Mestre. Tenho duas opções:
1 - Cjto Hidrovácuo/Cilindro Mestre da BMW 325 - O Hidrovácuo é bastante grande e o cilindro e reservatório tb. Mas no cilindro tem apenas duas saídas que iam para o ABS (freio a disco nas 4). No Hidrovácuo há um sensor que não sei o que é.
2 - Cjto do Tempra HLX 16v - O Hidrovácuo é menor e o cilindro e reservatório tb. No cilindro há 04 saídas mas tb. era freio a disco nas 4.
Creio que consigo adaptar qualquer um dos dois... mas realmente não sei qual será melhor.

vavarusso
26/06/2014, 10:48
Eu iria de opala, mas, fui de strada, e tive que modificar a haste de acionamento...

reslima
26/06/2014, 10:55
Eu não iria de nenhum desses conjuntos por dois motivos, por ser conjunto dimensionado para carros bem mais leves que os willys e por conta da dificuldade de reposição, no caso da quebra de alguma dessas peças.

matrakaum
26/06/2014, 21:07
Fui de Tempra...Tenho pelo menos uns 6 destes hidrovácuos, então, peça não faltará.
Referente a serem bem mais leves... hmmm, sei não - Tanto o Tempra qto a BMW são carros bem pesados. Aliás, a BMW é um chumbo. Eu realmente não sei ao certo o peso deles mas não acredito que sejam mto mais leves.
O motor da BMW é, com certeza, mais pesado que o 6cc do Jeep. O BFão nós conseguimos arrastar em dois... já o da BMW, meu amigo, é brincadeira o que aquilo pesa.

matrakaum
28/06/2014, 09:57
Algumas fotos da empreitada!
468325468326
Usei a Pedaleira do Opala. Na segunda foto dá para ver um esboço de extensor para o acionamento do Hidrovácuo do Tempra. Não é definitivo, ainda quero ver se consigo algo melhor.
Vou providenciar para segunda ou terça-feira uma chapa de uns 2mm para pôr aí na parede corta-fogo. Vou posicionar pelo lado de dentro por questão de aspecto mesmo... Depois desta chapa vou puxar um braço travando no Painel do Jeep. Aí o Painel vai ficar sem o jogo de chapa mole.... É um pensamento ainda não maturado mas pretendo fazer.

matrakaum
28/06/2014, 10:02
Mais fotos...
468327468328
Na primeira foto - Hidrovácuo do Tempra. Estou um pouco receoso com o tamanho do cilindro. Vamos ver no que dá!
Segunda Foto: Alternador de 140A da BMW. Vejam que coloquei ele no lugar aonde iria a bomba da DH. Fiz isto, pois, o bicho é grande e no lugar original ele não entraria. Então, a bomba vai para cima. Aqui já está com a Polia Dupla nova (paguei 130,00) - Estou pensando em comprar uma correia maior que esta e acionar a Bomba D'Agua, Bomba da DH, Alternador e a Polia do Vira com uma correia só. Aí eu vou comprar a Polia Dupla da Bomba D'Agua e com a cava restante acionar um compressor de Ar que vou instalar do outro lado.
Vi um motor de D10 ontem que a correia é assim, grande e passar pelo alternado, bomba de DH, Vira e mais um trem que não me lembro... Acho que pode dar certo assim.

matrakaum
28/06/2014, 10:09
Outras fotos...
468329468330468331468332
Foto 01 - Coluna de Direção Escamoteável do Monza - Já instalada (pensa em algo que deu trabalho)
Foto 02 - Coluna de Direção de outro ângulo
Foto 03 - Fiz dois Suportes Paralelos para fixar a Coluna de tal modo que ela não se movimente na Horizontal nem na Vertical. São duas chapas de uns 4mm com um furo aonde passa um parafuso. Na coluna (depois eu tiro mais fotos dela fora do lugar) eu tirei as duas abas originais, elas eram na horizontal, e soldei duas chapas tb. de 4mm na vertical, então o parafuso passa pelas chapas e trava elas. Com isto se eu quiser mudar o ângulo da coluna, além do escamoteável, tenho a possibilidade de reposicionar a própria coluna no furo do Painel e nos suportes.
Foto 04 - São os suportes visto de baixo.
P.S - A coluna eu serrei pq. ia ficar batendo na pedaleira. Devido ao banco que estou utilizando ser largo e alto foi difícil achar uma posição que se adequasse mas, creio eu, que agora tudo se encaminhou.

juleymar
28/06/2014, 21:47
Parabens meu amigo , ta ficando otimo , mais uma vez nao animei mecher no meu jeep , resta so ver a animaçao de vcs ,
abraço.

vavarusso
29/06/2014, 13:32
Algumas fotos da empreitada!
468326
.

Matraka pq a haste do servo freio nao está alinhada com o ponto de fixação do pedal???

matrakaum
30/06/2014, 09:18
Matraka pq a haste do servo freio nao está alinhada com o ponto de fixação do pedal???

Pq. eu fiquei com receio de abrir o buraco da pedaleira. Pensei que talvez isto tirasse a resistência da estrutura dela. É algo que ainda não solucionei.
Como vc. fez?

vavarusso
30/06/2014, 14:22
O furo nao vai tirar resistencia , o que vai acontecer é o aumento da alavanca do pedal deixando seu freio mais "fácil",Porém isso poderá diminuir o curso da haste do servo freio. Faça tudo para testar para depois definitivo, muitas peças adquiri duas para se um jeito nao desse certo testaria a outra. Parabéns pelo serviço.

matrakaum
01/07/2014, 11:47
A chapa de reforço na parede corta-fogo vcs colocaram por dentro ou por fora?
Eu estou imaginando que caso coloque por dentro a pedaleira virá mais para frente e isto pode ser ruim, desconfortável, na utilização. O que acham?
P.S - Adquiri uma chapa de 8mm

vavarusso
01/07/2014, 19:27
Coloquei por fora soldada na parede. 8mm nao e demais?

matrakaum
01/07/2014, 21:25
Coloquei por fora soldada na parede. 8mm nao e demais?

Foi a que eu encontrei. Ele tinha umas bem fininhas e esta de 8mm. Vc. acha que é melhor não colocar esta?

kaiser64
02/07/2014, 15:55
Tá ficando bacana amigo

antonio umino
02/07/2014, 21:33
Foi a que eu encontrei. Ele tinha umas bem fininhas e esta de 8mm. Vc. acha que é melhor não colocar esta?

Matrakaum....
é uma chapa só para reforçar a pedaleira..
Como vc está colocando a pedaleira do opala tem que ser pelo lado do motor...
Se vc quizer distanciar o hidrovácuo do painel de fogo, use as viga "u " usadas em estruturas metálicas. deve ter 1,5 de espessura...tem as de 2 polegadas de 3 e 4 polegadas..... coloque os pedaços de viga "u " na vertical. por uma lado parafusado na pedaleira e a outra no hidrovácuo.
Na Rural usei, pedaleira do opala. e hidrováuco e cilindro mestre de ford f 1000. com viga "u" de 3 polegadas....

acho que uma chapa de 25x30. mais ou menos, e de espessura de 1 a 2 mm, é o suficiente.... digamos em calderaria chapa de 16 ou 14, diminuindo fica mais grossa....
abçs

matrakaum
02/07/2014, 22:03
Antoni Umino,
Vou procurar uma chapa mais fina. Realmente a que peguei é mto grossa.
Amanhã mesmo vou no ferro velho ver se acho algo.

antonio umino
02/07/2014, 23:14
Em vez de ferro velho.
Vai onde tem dobradeira de chapas...
deve ter alguma com a medida que vc precisa..

abçs

matrakaum
01/08/2014, 09:12
Só atualizando. Dei uma parada pq. estava com dois problemas aqui.
1 - Entrega do TCC, isto estava consumindo meus dias.
2 - Chegou alguns carros aqui e eu fiz um cag@##$ monstro. Travei a girafa hidraulica entre um carro e outro e como estou sem espaço não estou conseguindo tirar ela. Preciso retirar o motor para fazer o encaixe certinho de motor e cambio, já vou mandar fazer a bucha de bronze que fica na cremalheira, assentar embreagem... pq. vou começar a trabalhar no cardan. Estou com medo disto....

abço,

antonio umino
01/08/2014, 12:51
Medo.... que nada...
Vai com pensamento positivo que tudo dá certo..

Pessimismo não leva a lugar nenhum.....
e vamos que vamos....
grande abraço.

matrakaum
04/08/2014, 14:23
Sem nada pra fazer, vamos mexer no jeep!
Me matando para tirar a caixa de ferramentas. O antigo dono havia soldado a bicha.
Preciso tirar ela para fazer um vindo por causa da alavanca pequena da reduzida e configurar uma tampa frontal, pois, no meu caso o banco não vai mais escamotear.

matrakaum
19/08/2014, 17:24
Pq. não adaptar as pinças de freio do Opala ao invés das da Kombi. Desmontei o agregado de um Opala agora há pouco e as pinças são bem robustas com dois pistões... Será que não é mais viável usar estas do que as da kombi?

vavarusso
19/08/2014, 17:34
Muitos usam Matraka com disco de F1000 mas precisa de ums espaçadores pois o disco é mais robusto.

antonio umino
19/08/2014, 21:16
O espaçador que o Vavá. diz. é na pinça entre as duas abas dela..
Geralmente fazem de aluminio.... para poder caber o disco da F 1000. mas tem que tornear o cubo na aba dos parafusos de roda.
Fica muito bom..

abçs

matrakaum
20/08/2014, 09:54
Compensa tirar os meus, creio que são da Kombi, para colocar estes?

antonio umino
20/08/2014, 12:47
Se está dando freio bom....
Só vai dar trabalho para mudar...
Mas dois pistões freia muito melhor do que um da Kombi..

abraços.

matrakaum
25/08/2014, 09:26
Bom Dia Amigos,
Vejam uma coisa. Na sexta foi no Batata, conhecido mecânico de Jeeps aqui de Osasco. Fui lá pq. estou com dúvidas na retrabalho do cardan. O Marcelo, funcionário do Batata, me disse que tem umas medidas que devem ser tomadas e que seguindo elas não tem falha. Era alguma coisa em relação a luva e o batente..não entendi direito. Ele disse que vinha aqui na minha loja no sábado mas tb. não apareceu.
Será que alguém já ouviu falar disto?

vavarusso
25/08/2014, 09:36
Diga aí meu, veja só Matraka, eu nao sou a pessoa certa mas voce tem que observar o seguinte: que os cardãs vao funcionar como uma antena telecópia, retrátil. Que quando o eixo abre em relação ao chassi o cardã cresce e quando o eixo fecha em relação ao chassi o cardã diminui. Partindo desse principio deixe uma folga intermediária para nem beter no fundo da luva quando o eixo subir e nem sair da luva quando o contrário acontecer. Lembrando que o traseiro por mais mais curto a folga de 1" é o bastante. A dianteira eu tomei a medida testando a abertura com um macaco.
Valeu!
Veja esse tópico. http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/11815-aumentando-ou-diminuindo-o-eixo-cardan.html

Pablo.pinto2007
26/08/2014, 12:45
Diga aí meu, veja só Matraka, eu nao sou a pessoa certa mas voce tem que observar o seguinte: que os cardãs vao funcionar como uma antena telecópia, retrátil. Que quando o eixo abre em relação ao chassi o cardã cresce e quando o eixo fecha em relação ao chassi o cardã diminui. Partindo desse principio deixe uma folga intermediária para nem beter no fundo da luva quando o eixo subir e nem sair da luva quando o contrário acontecer. Lembrando que o traseiro por mais mais curto a folga de 1" é o bastante. A dianteira eu tomei a medida testando a abertura com um macaco.
Valeu!
Veja esse tópico. http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/11815-aumentando-ou-diminuindo-o-eixo-cardan.html

Já vi neguinho no prego porque acha que cardá é só um pedaço de cano que está ali só pra transmitir a força pro eixo...

Se sacar fora, fica sem tração, se tiver em velocidade destroi carroceria, carcaças de câmbio e reduzida, sem falar no risco de acidente com outros veículos ou uma capotada!!!!

Portanto respeite o movimento do fresado, e qualquer alteração nos envolvidos, como motor, câmbio, eixos, suspensão, deve ser revisto o tamanho do cardã... pois tem gente aí trocando de motor achando que é só trocar as bases do motor e pronto... tem tanta coisa envolvida... e não se pode deixar de lado os cardãs...

Abraços! e coloca umas fotos atuais da máquina!!!

Pablo

georgevalle
27/08/2014, 08:42
Por experiência própria (algumas vezes já) na minha cidade não tem empresa especializada em cardã, e por isso já aumentei e diminui cardã em tornearia daqui, NUNCA FICA BOM, até funciona, mas serviço de especialista é serviço de especialista, agora até para trocar o rolamento do cardã (da grand blazer carro que uso diariamente e para viajar) vou levar na especializada (que aliás até já sou de casa praticamente na ultima competição que participei https://www.youtube.com/watch?v=WG8JO2-Is_s&feature=share veio um meca da oficina me perguntando se não estava lembrando dele da oficina de cardã... pior que não deve ser coisa da idade), já fiz SPOA na rural e precisei aumentar o cardã dianteiro e traseiro, o dianteiro batia o entalhado quando freava e caiu outra vez, após levar na oficina foi colocado outro conjunto de entalhado mais longo e robusto que utilizava a mesma cruzeta se não me engano era da C-10, ou seja em se tratando de cardã o barato sai caro, vale a pena ir na oficina especializada mesmo que tenha que levar a viatura até outra cidade com foi o meu caso.

Pablo.pinto2007
28/08/2014, 07:28
Por experiência própria (algumas vezes já) na minha cidade não tem empresa especializada em cardã, e por isso já aumentei e diminui cardã em tornearia daqui, NUNCA FICA BOM, até funciona, mas serviço de especialista é serviço de especialista, agora até para trocar o rolamento do cardã (da grand blazer carro que uso diariamente e para viajar) vou levar na especializada (que aliás até já sou de casa praticamente na ultima competição que participei https://www.youtube.com/watch?v=WG8JO2-Is_s&feature=share veio um meca da oficina me perguntando se não estava lembrando dele da oficina de cardã... pior que não deve ser coisa da idade), já fiz SPOA na rural e precisei aumentar o cardã dianteiro e traseiro, o dianteiro batia o entalhado quando freava e caiu outra vez, após levar na oficina foi colocado outro conjunto de entalhado mais longo e robusto que utilizava a mesma cruzeta se não me engano era da C-10, ou seja em se tratando de cardã o barato sai caro, vale a pena ir na oficina especializada mesmo que tenha que levar a viatura até outra cidade com foi o meu caso.

George cê tá competindo com isso aí agora? Eu não te vi heim!!!

Centa-lhe o pau Marco Véi!!!

Pablo

georgevalle
28/08/2014, 08:25
Sou o que fez 1080º (360 x 3) um dos últimos a descer estava com camiseta laranja.
Putz fui ontem para Curitiba para trocar o rolamento, cruzetas e balancear mas não deu tempo, vai sobrar para o velho sistema em casa, mas vou marcar a posição exata do estriado para tentar manter o balanceamento.

Pablo.pinto2007
29/08/2014, 13:33
Sou o que fez 1080º (360 x 3) um dos últimos a descer estava com camiseta laranja.
Putz fui ontem para Curitiba para trocar o rolamento, cruzetas e balancear mas não deu tempo, vai sobrar para o velho sistema em casa, mas vou marcar a posição exata do estriado para tentar manter o balanceamento.

GEorge... seu "carrinho" é show!!! parabens pela manobra!!!

Pablo

matrakaum
01/09/2014, 09:36
Pessoal mandei meus cardans para um especialista. O rapaz veio aqui no sábado e mediu. Hj vai para o cara que só mexe com isto alongar, diminuir, soldar e balancear os danados.
Consegui os suportes da Alternador e do Compressor do Ar do Opala. Hj vou instalar a bomba do Hidraulico, vou colocar ela no lugar original do Alternador (como meu alternador é mto grande tive que colocar ele embaixo, no lugar da bomba do hidraulico, para não pegar no coletor).

georgevalle
01/09/2014, 11:00
No teu lugar, prefiro fazer outro suporte para o alternador e deixar ele em cima, assim ficará mais protegido da água.

matrakaum
15/09/2014, 16:43
Uma dúvida. O cidadão me cobrou 150,00 por cardan. Este preço tá bom ou tão me furando o zóio?

tuna
15/09/2014, 17:02
Matraka eu perdi o que foi feito nos cardans?

matrakaum
15/09/2014, 17:09
O corte, a solda e o balanceamento.

Pablo.pinto2007
15/09/2014, 18:57
Tá bom demais... aqui eu paguei isso só pra balancear... no da cherokee e eles não trocavam as cruzetas porque tem a junta CV, que são duas cruzetas e uma peça entre elas, é complicado de trocar mesmo, mas acho absurdo uma loja especializada em cardãs não trocar esse tipo de cruzeta, era pra ser especialista... eu troquei em casa e levei o cardã montado, foi só pra balancear mesmo!

Pablo

georgevalle
16/09/2014, 08:00
Está na média, em Curitiba paguei R$ 120,00 por cardã (na grand blazer tem 2) também foi trocado todas as cruzetas, a ponteira do diferencial (para nós é flange),o entalhado e o rolamento, total da brincadeira quase 700 latinhas, acompanhei eles alinhando o cardã, sistema bem artesanal, no torno com um giz marca onde está torto e esquenta a parede do cardã e esfria rapidamente, agora o balanceamento não pude acompanhar, vão fazer hoje e só vou voltar amanhã quando estiver pronta.

Uma dúvida. O cidadão me cobrou 150,00 por cardan. Este preço tá bom ou tão me furando o zóio?

matrakaum
16/09/2014, 09:41
Estou querendo comprar as cruzetas do cardan novas. Existe tipos diferentes? Pq. no site do Josewal tem, pelo que entendi, dois modelos, um está "Tamanho Spicer" e outra "Tipo SKF"

zé dedão
16/09/2014, 09:54
Matraka. Pelo que andei vendo, u amigo meu fez uma revisão nos cardans (um teve que alongar e o outro, encurtar + balancear) e o preço ficou por volta de 150 cada mesmo. Não sei o valor certo pq ele me falou que fez outras coisas, mas posso perguntar. Mas aqui no RJ está por isso mesmo.

tuna
16/09/2014, 11:00
Matraka, tá no preço... é isso mesmo, mas é algo que se bem feito nunca mais te incomoda! :concordo:

[]'s

Pablo.pinto2007
17/09/2014, 01:09
Estou querendo comprar as cruzetas do cardan novas. Existe tipos diferentes? Pq. no site do Josewal tem, pelo que entendi, dois modelos, um está "Tamanho Spicer" e outra "Tipo SKF"

É só a marca mesmo... se a referência, ou a aplicação for a mesma (estiver correto)... Normalmente a SKF não passa de R$ 28,00 já as spicer devem ser mais caras, na casa dos R$ 50,00 por aí!!! eu sempre coloco a mais barata porque vamos moer mesmo, tanto faz a boa ou a melhor... por falar nisso faz mais de ano que não olho as minhas, devem estar só o pó... pois os rolamentos de roda traseiros tive que trocar 2 essa semana, e olhe que era só uma preventiva... a graxa que usei não me ajudou nesse sentido!!

PAblo

matrakaum
18/09/2014, 09:23
Pessoal estou pensando em colocar este mancal Ucp no eixo que sai da caixa de direção. O que vcs acham?477752

Ian Jeep
18/09/2014, 13:28
Pessoal estou pensando em colocar este mancal Ucp no eixo que sai da caixa de direção. O que vcs acham?

Não vejo necessidade disso não, já q a caixa ta presa no chassis. Eu optaria por colocar um na saída do eixo da coluna.

ha casos q precisa colocar entre os cardãs, quando se utiliza mais de uma cruzeta.
477779

Abraços

vavarusso
19/09/2014, 08:02
Meu caro Matraka como vc mediu o tamanho dos cardans? Eu artesanalmente assim. Estou postando um vídeo no YT também.

matrakaum
19/09/2014, 13:55
Vavá,
Eu não medi. Foi um rapaz que trabalha com o Batata aqui de Osasco, bastante conhecido do meio, que mediu. Eles tem uma relação de distancia. No dia eu estava na correria e não consegui ficar toda hora para ver. Amanhã, se Deus quiser, ele vem aqui aí eu vou perguntar. Funciona mais ou menos assim. Mede a distância de olhal-olhal, ou seja, nas saídas do diferencial e da reduzida, aí aplica-se esta relação que é a distância da espiga e daquela ponta deslizante. Fez rapidinho.

antonio umino
22/09/2014, 17:33
Não vejo necessidade disso não, já q a caixa ta presa no chassis. Eu optaria por colocar um na saída do eixo da coluna.

ha casos q precisa colocar entre os cardãs, quando se utiliza mais de uma cruzeta.
477779

Abraços

Então fui ver em um autopeças agricola....
o menor deles é o de numero 204......

o centro do rolamento mede 20mm..... e o suporte diferente da foto é muito grande.....
Ucfl 204.......

abçs

matrakaum
11/10/2014, 12:58
Mancal da Barra de direção instalado!

480166 480167 480168

matrakaum
11/10/2014, 13:08
Agora preciso de um cardan que possa receber conexões dos dois lados. alguém sabe aonde encontro?

vavarusso
11/10/2014, 17:10
Como assim? Matraka é bom usar entre a carroceria e o chassi uma retrátil, para absorver o molejo.

matrakaum
13/10/2014, 12:16
ah sim, vou usar que retirei de um Audi.
480382 480383
Mas o q eu quis dizer é que preciso destes olhais que aponto na foto a seguir
480384

matrakaum
17/10/2014, 12:58

477779

Abraços
Ian este mancal q vc. comprou já veio com esta inclinação?

Ian Jeep
17/10/2014, 13:57
ah sim, vou usar que retirei de um Audi.
480382 480383
Mas o q eu quis dizer é que preciso destes olhais que aponto na foto a seguir
480384

Pq não usa as própria cruzetas do Audi? ou elas não casam as estrias?
Ou vê se a do uno encaixa no estriado da sua caixa e no estriado da coluna.

Esse jeep da foto não é meu, pequei no meu arquivo.
Como ele é esférico por dentro ele tem essa mobilidade de inclinar pra qualquer direção .

Abraços

matrakaum
23/10/2014, 10:15
Alguém sabe o nome e aonde encontro esta peça marcada abaixo? Na verdade preciso apenas de um rolamento q sumiu
481287

matrakaum
28/10/2014, 10:39
Ok, a decisão é sua!

434388434389

Abraços
Ian vc. sabe as medidas deste rolamento? Ou aonde posso encontrá-lo?

Ian Jeep
28/10/2014, 13:46
Ian vc. sabe as medidas deste rolamento? Ou aonde posso encontrá-lo?

Interno 15mm, externo 32mm. Em casas de rolamento.

O rolamento da capa seca deve ser esse aki, não tenho certeza.

Rolamento Do Cambio(eixo Carretel)opala Chevette Ina Bk4020 - R$ 42,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596495034-rolamento-do-cambioeixo-carretelopala-chevette-ina-bk4020-_JM)

Pablo.pinto2007
29/10/2014, 18:14
Mancal da Barra de direção instalado!

480166 480167 480168

Não estamos vendo os demais compositores do cofre do motor (como o próprio motor e demais objetos)... mas porque vc não fez inclinado para "matar" os ângulos grandes e assim melhorar o trabalho das cruzetas...

Sabe Vavá... quando montei meu sistema nunca me preocupei com o que vc reza que é o articulador fresado para absorver o movimento da torsão carroceria - chassis... mas quem faz esse trabalho no meu é apenas a mola e consequentemente folga entre o volante propriamente dito e o rolamento... do sistema original mesmo do jeep, então com volante original (quase impossível hoje dia encontrar um jeep que tenha volante original)... mas via de regra esse sistema é importante... só é mais um ponto de folga...

Eixos cardãs... fora os que tem o molejo (movimento horizontal)... gosto de utilizar as cruzetas da barra do FIAT uno que são baratas e bem pequenas e resistentes diga-se de passagem... mas não tem o molejo...

Pablo