Conectar

Ver Versão Completa : Caroço, A Saga

Páginas : 1 [2] 3

Ian Jeep
29/10/2014, 19:38
Então como na foto não tem o motor nem os periféricos, não da pra saber onde a barra vai bater.

Mas no meu caso eu não coloquei nenhum mancal não, coloquei um cardã telescópico do caminhão vw, saindo da coluna e indo direto pra caixa, num angulo bom sem forçar as cruzetas.

482110

Ficou assim, a foto ta meio ruim.

482115

Foto de outro jeep pra vc ter uma ideia.

482116

A barra telescópica é interessante por questão de segurança mesmo, alem das vibrações.

Sabe Vavá... quando montei meu sistema nunca me preocupei com o que vc reza que é o articulador fresado para absorver o movimento da torsão carroceria - chassis.

Acho q vc errou de personagem. kkkk

Abraços

Pablo.pinto2007
29/10/2014, 20:51
Então como na foto não tem o motor nem os periféricos, não da pra saber onde a barra vai bater.

Mas no meu caso eu não coloquei nenhum mancal não, coloquei um cardã telescópico do caminhão vw, saindo da coluna e indo direto pra caixa, num angulo bom sem forçar as cruzetas.

482110

Ficou assim, a foto ta meio ruim.

482115

Foto de outro jeep pra vc ter uma ideia.

482116

A barra telescópica é interessante por questão de segurança mesmo, alem das vibrações.

Acho q vc errou de personagem. kkkk

Abraços

Ok!

Todos entendemos a necessidade de se colocar um mancal... quando o caminho está obstruído... felizmente não é nosso caso!

A citação era pro Matraka, mas comentei o que o Vavá falou da telescópica...

Abraços!!!

Pablo

Ian Jeep
30/10/2014, 00:39
Ok!

Todos entendemos a necessidade de se colocar um mancal... quando o caminho está obstruído... felizmente não é nosso caso!

A citação era pro Matraka, mas comentei o que o Vavá falou da telescópica...

Abraços!!!

Pablo

É ai não tem boca, quando tem algo no meio ai tem q fazer o malabarismo e usar o mancal.

Mas assim, pela foto do matraka não dava de ver, ai deduzi q ele tava fazendo a barra da coluna sem antes colocar o motor pra saber saca. Provavelmente ele já deve ter feito esse teste.

Abraços

matrakaum
30/10/2014, 17:37
Eu medi com o motor sim. É que este motor já tah parecendo cueca, todo dia tira e todo dia põe...kkkkkkkk
Mandei fresar a barra que vem da caixa e se acopla na telescópica. Foi uma paulada$$$ mas só achei um kra que faz, então não teve mto o que chorar.
O meu problema é que não quero passar uma barra direto até lá embaixo, quero secciona-la bem na parede corta-fogo para qdo fazer manutenção ficar mais fácil.

matrakaum
05/11/2014, 16:07
Amigos,
Estou com dúvidas na montagem do garfo da embreagem. Faz mto tempo que desmontei este câmbio e não lembro como estava. Se puderem me dar um passo-a-passo e peças que vão... Aqui nas fotos abaixo coloquei o que eu consegui montar, não sei se está certo. Peguei o garfo, coloquei o rolamento e travei naquele parafuso de regulagem. Até aqui eu acho que está certo, embora o rolamento está sambando no eixo. Será que vai alguma coisa aí para ele ficar fixo?
Na questão do acionamento eu não faço ideia de como estava, me parece que tem de ir uma mola sei lá... o trem tá completamente bambo.
Fico no aguardo.
482847 482848

vavarusso
06/11/2014, 08:49
Amigos,
Estou com dúvidas na montagem do garfo da embreagem. Faz mto tempo que desmontei este câmbio e não lembro como estava. Se puderem me dar um passo-a-passo e peças que vão... Aqui nas fotos abaixo coloquei o que eu consegui montar, não sei se está certo. Peguei o garfo, coloquei o rolamento e travei naquele parafuso de regulagem. Até aqui eu acho que está certo, embora o rolamento está sambando no eixo. Será que vai alguma coisa aí para ele ficar fixo?
Na questão do acionamento eu não faço ideia de como estava, me parece que tem de ir uma mola sei lá... o trem tá completamente bambo.
Fico no aguardo.
482847 482848
Até aí me parece certo. Quem vai dá pressao axial nele é a embreagem, o cabo puxa o braço que puxa o rolamento que pressiona o chapéu chinês(mola da embreagem) afastando, desligando o cambio do motor.

vavarusso
06/11/2014, 08:53
Meu caro matraka1 dá uma olhadinha.
Opala 4cil Aspirado - visão da embreagem - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=U_tQ8vYvKrQ)

antonio umino
06/11/2014, 09:24
Matraca.

Neste garfo da embreagem tem uma mol(chapa de aço) que segura o rolamento da embreagem.
Tem um tipo de garfo na ponta onde encaixa no parafuso de regulagem e uma outra que segura o rolamento.

abçs

matrakaum
07/11/2014, 10:05
Bom Dia Amigos,
Antonio Umino - No garfo está esta mola. Então até aí acho que está certo. Minha preocupação é como por o cabo da embreagem. Se precisa de algum malabarismo ou é só fazer como no Opala mesmo. Vi um opala agora de manhã e é algo super simples. Vai uma mola na parte externa do garfo e por trás, para que puxe o garfo em direção ao diferencial traseiro, e, na parte da frente do garfo, entra o cabo de embreagem sem nenhuma firula. Vi alguns modelos aqui no fórum que me parece que usaram artifícios mirabolantes e eu não entendi aquilo. Um sistema com um eixo parecido com o do Willys mesmo. Um outro sistema com cabos e apoios..... Aí eu fiquei perdido.
Como vcs fizeram no de vcs?

antonio umino
07/11/2014, 17:42
Se vc está colocando o motor do opala...

O sistema de cabo da embreagem é o mesmo...
Se a sua pedaleira, olhando por dentro. tem a parte do pedal o eixo do pedal e tem onde colocar o cabo por cima, o pedal está puxando o cabo.................... daí acho que no bloco do opala ou na caixa seca tem um furo por onde passa o cabo e encaixa no garfo da embreagem......
Estes que usam um balancim ou um eixo intermediário é o sistema com o conjunto de motor e embreagem orginal..........
onde o movimento do cabo da embreagem no garfo é ao contrário da do opala. puxa para a frente e no motor willys original o garfo é puxado para traz).

abçs

matrakaum
08/11/2014, 09:11
Bom Dia Antonio,
É isto mesmo motor Opala e cambio do cheva. Vou comprar então um cabo do opala pq. o velho não faço ideia de onde coloquei.
Hj vou colocar o coletor de escape, carburador e furar a parede corta-fogo para passar o eixo da coluna de direção. Vamo q vamo!

matrakaum
20/11/2014, 12:28
Acho que consegui solucionar o problema da coluna de Direção. Seguem as fotos
484362 Esta foto é da Coluna de Direção e sua junção, por cardan, ao resto da barra.
484363 Aqui é a saída de barra e sua junção ao resto do sistema. Reparem que por eqto tem um bode expiatório ali no cardan. Vou explicar na proxima foto.
484364 Pus esta abraçadeira para travar este cardan. Com ele solto a barra fica jogando para todos os lados. Penso em fazer uma luva de metal com parafusos.
484365 Aqui o resto da barra retrátil já com o mancal. A fresa da ponta desta barra, a que vem da cx de direção, foi uma punhalada no peito. Oh trem caro.
484366 Aqui o recorte na grade. Antes era redondo agora precisei aumentar mas creio que ficou bom. Qdo for fazer funilaria vou fazer um acabamento mais decente. Tipo algum com umas borrachas.

Ian Jeep
20/11/2014, 13:41
484363

A barra vai ficar apoiada na carroceria?

484364

Pq não elimina esse jogo de cruzetas q ta com a abraçadeira, e poem a barra retrátil direto na q vem da coluna?

antonio umino
20/11/2014, 22:42
484363

A barra vai ficar apoiada na carroceria?

484364

Pq não elimina esse jogo de cruzetas q ta com a abraçadeira, e poem a barra retrátil direto na q vem da coluna?

X2.
Este que está com abraçadeira, pode ser eliminado..
Pega direto do está dentro (a coluna em si). com a que vem da caixa e tem o rolamento....
Deixando este com abraçadeira ela fica pulando...

abçs

matrakaum
21/11/2014, 09:17
Bom Dia Amigos,
Ian a barra não fica apoiada na carroceria, embora na foto dê esta impressão. Eu só percebi que aquela cruzeta ia me atrapalhar qdo ela já estava me atrapalhando (rs). O duro é que como cortei um pedação da barra acima dela, se eu a retirar, vai faltar pedaço. vou dar um jeito de travar ela.

Agora, estou com uma dúvida em relação ao escapamento. Ele vai por cima do suporte do câmbio ou vai por baixo. Vcs. teriam alguma foto para eu ver?

abços.

Pablo.pinto2007
21/11/2014, 19:09
Você vai ficar com uma dor de cabeça a mais... faz um esforço e elimina isso.. é mais um ponto de quebra e no futuro vc vai olhar e dizer assim: "nossa! quem foi esse porco?"...
Me desculpe a franqueza... mas seria isso que eu diria se pegasse um assim pra reparar... e aí vc ouvir isso de um mecânico, das duas uma, ou você coloca a culpa noutro (geralmente no inimigo) ou fica calado (se faz de surdo)!!

Abraços!

Pablo

matraka
11/12/2014, 10:13
Bom Dia Amigos,
Estou acessando com este login pq. bloquearam o outro (fiz um pedido de ajuda desesperador, invadiram minha loja duas vezes em menos de 06 dias, para compra de um alarme aí me bloquearam) mas não vou falar disto aqui.
O que estou com problemas é o seguinte.... o meu motor ficou um pouco desalinhado, coisa de 01 cm a mais para esquerda. Aí me disseram que isto pode comprometer o cardan. Até faz sentido. O que quero saber é qual a melhor forma de alinhar com exatidão, digo, qual ponto do chassi devo pegar como base para medir?
abços,

Pablo.pinto2007
12/12/2014, 11:00
Bom Dia Amigos,
Estou acessando com este login pq. bloquearam o outro (fiz um pedido de ajuda desesperador, invadiram minha loja duas vezes em menos de 06 dias, para compra de um alarme aí me bloquearam) mas não vou falar disto aqui.
O que estou com problemas é o seguinte.... o meu motor ficou um pouco desalinhado, coisa de 01 cm a mais para esquerda. Aí me disseram que isto pode comprometer o cardan. Até faz sentido. O que quero saber é qual a melhor forma de alinhar com exatidão, digo, qual ponto do chassi devo pegar como base para medir?
abços,

O motor ficou desalinhado como? Não ficou no centro do chassis ou ficou enviesado, na diagonal? de qualquer forma não vejo problema nenhum em nenhum dos dois casos, ah não ser pelo equilíbrio de esforços no chassis... em relação ao cardã não vejo problema nisso não, até porque existe carros que tem saída pela direita (reduzida willys) e eixo traseiro com bola central, se não me engano saiu até de fábrica assim, então caso seja só 1 cm não mexeria se fosse vc!

Abraços!

Pablo

matraka
13/12/2014, 09:22
Bom Dia Pablo,
Exatamente um cm virado para o lado do motorista, na diagonal. É uma coisinha de nada. Medimos o vão entre as duas travessas do chassi e pegamos o meio, daí um cm, de quem olha de frente, ficou para à direita, ou seja, do lado do motorista.

Pablo.pinto2007
13/12/2014, 09:38
Bom Dia Pablo,
Exatamente um cm virado para o lado do motorista, na diagonal. É uma coisinha de nada. Medimos o vão entre as duas travessas do chassi e pegamos o meio, daí um cm, de quem olha de frente, ficou para à direita, ou seja, do lado do motorista.

No meu ponto de vista, só tem uma coisa a condenar a posição do motor... o equilíbrio deste no chassis... mas vc não pretende voar no jeep (saltar alto)... porque se fosse poderia dar desequilíbrio e o pulo sair pela culatra e vc virar o jeep, lógico que tem infinitas outras variáveis...

Mas se eu fosse vc não se preocupava com isso não... ah não ser que vc esteja achando feio demais e isso te incomode... porque as vezes mudamos algo no nosso jeep simplesmente porque não ficou ao agrado dos olhos, ou ficou realmente desarmônico, ou desproporcional...

Forte abraço!

Pablo

matraka
18/12/2014, 09:20
Bom Dia Amigos,
Surgiu uma dúvida. Eu tinha um máquina Bambozzi 250 - ela foi roubada há umas três semanas. Agora tenho que comprar outra. Mas surgiu um Mig ( Mig 120Amp - Modelo 130 Smarter) por 120,00 há mais do que uma nova bambozzi. Esta Mig tb. é nova.
O que eu quero saber se é vantagem comprar a MIg ou continuo com a elétrica?

randomico
18/12/2014, 22:04
Se servir a opinião de um serralheiro com mais de 25 anos de experiência, aí vai: Só deixe de usar solda com eletrodo revestido ( arco submerso) se for para usar MiG que usa gás CO2 ou mistura C25, essas migs de baixa amperagem (abaixo de 180Amperes), costumam usar um arame que contém uma pasta embutida e que teoricamente substituiria o gás, mas na verdade esse arame MiG especial, deixa casca igual ou pior que o eletrodo tradicional. Antes de comprar, veja em alguma serralheria ou funilaria que tenha essa máquina.

Viniciusaol
19/12/2014, 07:14
Se servir a opinião de um serralheiro com mais de 25 anos de experiência, aí vai: Só deixe de usar solda com eletrodo revestido ( arco submerso) se for para usar MiG que usa gás CO2 ou mistura C25, essas migs de baixa amperagem (abaixo de 180Amperes), costumam usar um arame que contém uma pasta embutida e que teoricamente substituiria o gás, mas na verdade esse arame MiG especial, deixa casca igual ou pior que o eletrodo tradicional. Antes de comprar, veja em alguma serralheria ou funilaria que tenha essa máquina.
e aí conterraneo??? tudo bao? vou aproveitar a oportunidade entao pra te perguntar uma coisa... dá pra soldar chapa da lataria do jeep com eletrodo? se possível como seria? eletrodo fino e baixa amperagem? tenho uma maquina de 300 amperes em casa e uso pra reparos em aparelhos de uma academia que tenho, e meu pai a usa em reparos em uma carregadeira. Valeu... Randomico e Matraka, abraços

antonio umino
19/12/2014, 07:55
Tenho a mig...Uma Balmer 180 com gás.
e também uma Bambozzi. 250.
Já usei solda eletrica para soldar as chapas da pickup.
O bom da eletrica é que não precisa estar muito limpo o local da solda, o que não acontece com a mig, pois tem que estar bem limpo para soldar na mig...
Se vc usar eletrodos revestido 6013. de 2,5 mm. ou menos com pouco amperagem solda muito bem.
Tenho usado uns eletrodos de 2mm. para soldar as entre chapas.
abraços.

Ricardo MG
19/12/2014, 10:55

... só uma pequena correção, processo de soldagem por eletrodo revestido é diferente do processo de arco submerso.

abs

antonio umino
19/12/2014, 11:28
Se fosse comprar um aparelho de soldagem por eletrodo revestido.
com certeza iria de uma Inversora.
É uma pequena mas muito cara.... mas faz uma solda muito boa.

Ricardo MG
19/12/2014, 13:27
Se fosse comprar um aparelho de soldagem por eletrodo revestido.
com certeza iria de uma Inversora.
É uma pequena mas muito cara.... mas faz uma solda muito boa.

... desde que a inversora não seja essas eletrônicas, tive 2 que queimaram, hoje tenho uma Lincoln Eletric V300 Pro, que solda nos processos SMAW, MIG e TIG(tocha seca), o "porem" que ela é trifásica.

abs.

matrakaum
02/03/2015, 14:29
Voltando ao fórum...
Estou fazendo uma ligação elétrica para teste do motor. E me deparei com um problema.... eu não lembro mais como fazer as ligações do Motor de Arranque, da Bobina, do Alternador, do Módulo de Ignição e do Distribuidor. Alguém aí tem um esqueminha simples que é para eu ver o funcionamento do motor e como os coxins se comportarão?
P.S - Do alternador, fotos em anexo, eu sei que o B+ vai direto na Bateria mas, tem um outro borne D+ que não sei aonde vai....494175

matrakaum
03/03/2015, 11:54
Algumas fotos do motor, em fase final de preparação para testes.
Foto 01 - Vista lateral, instalação elétrica experimental, só para teste do motor e ignição
494260
Foto 02 - Uma das partes mais difíceis foi instalar este alternador aí. Pq. os furos dos parafusos do alternador eram muito diferentes, em diâmetro, do que os do suporte que, por sua vez, são diferentes entre si.... Virgi, aqui foi osso. E ainda tive que fabricar o esticador.
494261
Foto 03 - Este é o Esticador. Não sei de que carro tirei isto, eu, qdo desmonto os carros vou pegando as peças que eu acho que possa servir no Jeep, aí vou separando, na hora de usar eu escolho a que fica melhor mas lembrar de onde vieram já é uma outra história.
494262

matrakaum
05/03/2015, 12:27
Qual cabo de acelerador e embreagem usar?
Comprei o cabo de acelerador do Opala mas está me dando dor de cabeça. Inicialmente tinha fica menor, por causa da proteção de arame em volta do cabo, aí cortei um elos e ficou bom mas, agora, tenho que por a mola do carburador (aquela que faz o retorno da aceleração) bem comprimida para voltar a aceleração toda...aí o pedal fica duro "virado no Jiraya"....
O da embreagem ainda não comprei nenhum...Qual usar?

vavarusso
11/03/2015, 11:35
Qual cabo de acelerador e embreagem usar?
Comprei o cabo de acelerador do Opala mas está me dando dor de cabeça. Inicialmente tinha fica menor, por causa da proteção de arame em volta do cabo, aí cortei um elos e ficou bom mas, agora, tenho que por a mola do carburador (aquela que faz o retorno da aceleração) bem comprimida para voltar a aceleração toda...aí o pedal fica duro "virado no Jiraya"....
O da embreagem ainda não comprei nenhum...Qual usar?
Meu caro eu usei os cabos tipo originais, o de acelerar tive que fazer uma pequena modificação onde tem aquela ros pra regular, cortei um pouco. Já o da embreagem apenas coloquei uma especie de tubo, come se fosse uma arruela, onde ele sai da parede corta fogo para poder dar regulagem.
Valeu meu caro, bota esse bixo pra rodar.

matrakaum
11/03/2015, 15:02
Vavá,
O que tá faltando agora é $$$$$. A coisa tá feia por aqui. O comércio tá parado demais... preciso comprar uma bateria e não sobra $$$ pra isto. Tá osso.
Na embreagem um mecânico daqui de osasco, o pessoal daqui deve conhecer ele (Batata), me deu um ideião. Colocar um sistema de embreagem hidraulica da Bandeirante ou L200. Confesso que não conhecia este sistema que ele me mostrou. Para mim toda embreagem hidráulica era com atuador, algo que eu havia desistido de fazer, mas este sistema não mexe em nada na capa seca, consiste em um cilindro que empurra o garfo da embreagem e pronto! Coisa filé de fazer, já até vi no ML tem por 250,00 - MASssssssss vai ter de esperar....kkkk.
Eqto isto estou tentando arrumar uma bateria para fazer os testes iniciais....

vavarusso
12/03/2015, 08:18
Vavá,
O que tá faltando agora é $$$$$. A coisa tá feia por aqui. O comércio tá parado demais... preciso comprar uma bateria e não sobra $$$ pra isto. Tá osso.
Na embreagem um mecânico daqui de osasco, o pessoal daqui deve conhecer ele (Batata), me deu um ideião. Colocar um sistema de embreagem hidraulica da Bandeirante ou L200. Confesso que não conhecia este sistema que ele me mostrou. Para mim toda embreagem hidráulica era com atuador, algo que eu havia desistido de fazer, mas este sistema não mexe em nada na capa seca, consiste em um cilindro que empurra o garfo da embreagem e pronto! Coisa filé de fazer, já até vi no ML tem por 250,00 - MASssssssss vai ter de esperar....kkkk.
Eqto isto estou tentando arrumar uma bateria para fazer os testes iniciais....
Blz! Mas o cabo nao custa nem 20 conto, e a embreagem de meu jeep é mais macia que a da minha L200. (?)

matrakaum
12/03/2015, 11:10
O problema é a bateria mais de 200,00.
Em relação a embreagem então vc. acha que não vale a pena?

vavarusso
12/03/2015, 13:09
O problema é a bateria mais de 200,00.
Em relação a embreagem então vc. acha que não vale a pena?
"Tudo vale a pena quando a alma nao é pequena" principalmente para dizer: --Meu jeep tem embreagem hidráulica. Em termo de custoXbeneficio, acredito que nao valha a pena. Valeu meu caro.

matrakaum
17/03/2015, 10:43
Vavá,
Vc. tem uma foto de como ficou o cilindro mestre desta embreagem? Digo isto pois acredito que o Hidrovácuo pode me causar dor de cabeça com a instalação deste cilindro, digamos que serão concorrentes em espaço...kkkk

vavarusso
17/03/2015, 15:49
Nao tenho fotos Matraka.

matrakaum
22/03/2015, 18:15
Alguém usou Radiador Original do jeep c/ o motor do Opala? Estou com dúvida como fazer a ligação das mangueiras pois as saídas são invertidas. Na parte superior (saída da válvula entrada no radiador) mais ou menos resolvi o problema. Agora na parte de baixo, saída do radiador entrada na bomba, tá osso. A mangueira da bomba é de um diâmetro mto grande e a saída do radiador é quase a metade.
Alguém pode me ajudar com isto?

abços,

reslima
23/03/2015, 09:03
Você pode levar o radiador em uma casa especializada e pedir para trocar a boca inferior, por uma de diâmetro maior e já mudar para o lado direito, mesmo lado de saída da bomba do motor. Ou, se não tiver como fazer isso e/ou não for a sua intenção, a zica do diâmetro diferente você você resolve colocando um pedaço da mangueira do diametro correto na boca do radiador, no exato tamanho, e vem com a mangueira de diametro maior e coloca por cima dessa, use duas braçadeiras ou uma apenas se de boa qualidade, é uma gambi, mas resolve pra quem não quer mexer nas bocas do radiador.
Abs.

vavarusso
23/03/2015, 14:36
[QUOTE=matrakaum;2256018]Alguém usou Radiador Original do jeep c/ o motor do Opala?

Mais fácil é você colocar um de opala 6 cilindros, eu fiz assim e ficou ótimo.

matrakaum
24/03/2015, 10:02
Eu tenho o do Opala aqui mas achei que os pontos de fixação são diferentes. Vou retirar o original do Jeep e testar com o do Opala.
Reslima este trabalho da troca das bocas fica decente? Não dá problemas no futuro?

reslima
24/03/2015, 13:42
Se levar em alguém que faça um trabalho decente, pode acreditar que fica bom e não dá problemas no futuro. Quanto ao radiador do opala, se colocar o do 4 cilindros no Jeep, vai ficar esquentando, se for o do 6 cilindros como o Vava sugeriu, a história é outra, mas o preço de um radiador de opala 6 também é bem diferente. Da pra pegar o radiador do willys, trocar as bocas de lugar e ainda trocar a colmeia por nova e com capacidade maior.
Abs.

Eu tenho o do Opala aqui mas achei que os pontos de fixação são diferentes. Vou retirar o original do Jeep e testar com o do Opala.
Reslima este trabalho da troca das bocas fica decente? Não dá problemas no futuro?

matrakaum
25/03/2015, 13:32
O Radiador que tenho aqui é do 4cc, então não vai ficar bom não é?

reslima
26/03/2015, 08:19
Radiador do Jeep 4cc ou do Opala 4cc?

O Radiador que tenho aqui é do 4cc, então não vai ficar bom não é?

tuna
26/03/2015, 09:46
Eu entendi que era do Opala...

[]'s

matrakaum
26/03/2015, 10:25
Radiador do Opala 4cc.

reslima
26/03/2015, 11:25
A minha dúvida se deve a essa frase tua "Alguém usou Radiador Original do jeep c/ o motor do Opala?" no seu Post #288.
Com radiador original do motor, vai ficar esquentando, ele é dimensionado para o motor 4 cilindros, mas em um veículo bem mais leve. Usa o do jeep mesmo. É a minha opinião.
Abs.

vavarusso
26/03/2015, 11:42
Meu caro adapta o jeep mesmo pois o de opala de 4 cilindros fica sub dimensionado. Eu uso o de opala de 6 cilindros, esse fica bom. Tanto o original como o de opala acho que vc terá que fazer uma adaptação para ele ficar mais perto da helice do motor.

reslima
26/03/2015, 12:50
Ah, mais uma opinião, se optar por ventoinha mecânica (hélice), jogue fora a porcaria original do opala 4 cilindros e coloque uma de 6 pás...
Abraço.

matrakaum
26/03/2015, 14:03
Por eqto tá a hélice original do 4cc. Mas, para o projeto futuro vai ser elétrica, pois com a injeção (futuramente) vou precisa de um espaço entre a polia do vira e a hélice para poder adaptar a roda fônica.

matrakaum
01/04/2015, 14:04
he#$#%#%#% (leia este som como se fosse o Smeagol do Sr. dos Anéis rosnando). Isto quer dizer que depois de quase dois anos sem ver um motor funcionando o velho guerreiro viu o seu coração, de um falecido opala, bater em seu peito de novo!!!!!! AHAHAHAHAHA estou me sentindo uma criança na noite de Natal. Oh ALEGRIA doida....
Agora temos que homenagear a qualidade do motor GM. Este motor faz mais de um ano que tirei ele do finado e desde então está parado. O meca veio aqui colocou no ponto, regulou válvulas e puff!!! Eita que funcionou bonito.

reslima
01/04/2015, 14:50
Parabens Matrakaum!!!! Acredito que a maioria aqui sabe como você está se sentindo!

Quanto aos motores GM opala, te digo, virei fã deles, são completamente sem frescura! Tbem reavivei um esse fds, mas não tinha tanto tempo parado, o meu estava só a 3 meses e meio fora do carro pra uma troca de embreagem e só agora tive coragem de colocar ele de volta.

Parabéns de novo! Tem vídeo dele funcionando?

Abraço.

Renato

matrakaum
01/04/2015, 20:45
Não consegui filmar nem tirar fotos. Estava com alguns clientes na loja então tive que me virar nos 30. Mas vou resolver o problema do cabo de aceleração e do afogador. Vcs. sabiam que os carburadores ainda são fabricados!? Um vizinho meu trabalha na antiga Brosol, me arrumou umas peças novinhas do meu H40 que estava com uns defeitos.
Tô vendo se consigo com ele uma bomba d'agua zerada.... Mas ele disse que tanto faz a Urba como outras duas que tem no mercado, segundo ele, são todas iguais, peças da China.
Vamo que vamo.... Amanhã se eu conseguir terminar meus afazeres mais cedo vou ficar mexendo no bichinho... Tah ficando lindão....

matrakaum
02/04/2015, 10:12
Amigos alguém instalou a DH do Omega? Estou em dúvidas como é o esquema de ligação das mangueiras da cx para a bomba e para o reservatório.

matrakaum
04/04/2015, 10:54
Ninguém pode me ajudar com este impasse das mangueiras da Caixa de Direção?

matrakaum
05/04/2015, 11:27
Consegui o esquema de ligação das mangueiras. Agora me falta descobrir aonde se fazem estas mangueiras sob medida aqui na região de Osasco. Se alguém souber me avisa por favor.

antonio umino
05/04/2015, 12:04
Matraka... bom dia.

Procura por oficinas, que mechem com carregadeiras, ou oficinas de tratores de empilhadeira.....

Fazem mangueira ou melhor constroem a mangueira na medida que vc quer......

abçs

Ian Jeep
05/04/2015, 17:00
Amigos alguém instalou a DH do Omega? Estou em dúvidas como é o esquema de ligação das mangueiras da cx para a bomba e para o reservatório.

É meio tarde, mas ta valendo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85-a/85092-esquema-da-direcao-da-f75-rural-2.html

498080

matrakaum
09/04/2015, 15:55
Valeu Ian. Agora toh lutando na medida das mangueiras mas isto, creio, q com um pouco mais de calma eu consiga fazer sem mta dificuldade. Vejo que sua caixa de DH está um pouco inclinada. Pq. vc. fez assim? A minha coloquei em nível, tem problema?

Agora um pregunta para o Vavá.
Seu Vává, vc. usa uma flange na reduzida mto parecida com a minha. O seu câmbio trepida mto com este tipo de flange?
Minha pergunta se dá pq. me disseram, ontem, que vai virar uma trepidação danada com o tipo de flange que usei.

vavarusso
11/04/2015, 13:14
Agora um pregunta para o Vavá.
Seu Vává, vc. usa uma flange na reduzida mto parecida com a minha. O seu câmbio trepida mto com este tipo de flange?
Minha pergunta se dá pq. me disseram, ontem, que vai virar uma trepidação danada com o tipo de flange que usei.
Parabéns meu querido. Olha a minha nao tem trepidação fora do normal. Quamdo em 4x4 percebo que trepida um pouco, mas acho que é devido é eixo nao ter ficado 100% alinhado, intuição minha sobre o eixo nao está 100%.

Ian Jeep
13/04/2015, 01:34
Valeu Ian. Agora toh lutando na medida das mangueiras mas isto, creio, q com um pouco mais de calma eu consiga fazer sem mta dificuldade. Vejo que sua caixa de DH está um pouco inclinada. Pq. vc. fez assim? A minha coloquei em nível, tem problema?

Essa foto é do link q te mandei, seria melhor falar diretamente com ele.
Acredito q não tenha problemas não, até pq o óleo entra sobre pressão e mesmo com a inclinação, todas as engrenagens serão lubrificadas, mas nas S10 a caixa tem uma certa inclinação. Da uma olhada em algum omega pra tirar a duvida.

http://images.quebarato.com.br/T440x/vendo+caixa+de+direcao+hidraulica+setor+s10+itauna +mg+brasil__2B4942_1.jpg

Abraços

matrakaum
20/04/2015, 11:43
Bom dia Amigos,
Estou com uma dúvida referente ao um reforço, que o pessoal daqui indica, na parede corta-fogo do jeep. Seria para compensar o esforço do pedal suspenso naquela lata que é fina.
Mas, em alguns testes que fiz o simples fato de se colocar a chapa, no meu caso usei uma de 8mm, não adianta mto pq. a chapa grossa está fixa na fina que é quem dá a sustentação, ou seja, qdo piso no pedal suspenso (embreagem ou freio) empurra a chapa grossa que empurra a fina e fica na mesma.
Estava pensando ao invés de usar esta chapa fazer uns braços, dois na verdade, e fixar na pedaleira do opala e deste para aquela chapa que aonde fica a coluna de direção.
O que acham?

kaiser64
20/04/2015, 13:18
A minha fiz um reforço com chapa e adiantou, antes de colocar o reforço a chapa torcia toda, appós soldar o reforço resolveu meu problema, usei uma chapa de uns 2 ~ 3mm

matrakaum
20/04/2015, 15:07
Vc. tem uma foto Kaiser? Eu cheguei colocar a chapa mas não adiantou não.

kaiser64
20/04/2015, 17:42
Amigo a foto fico te devendo, não tenho na mão agora, mas não pode fazer uma chapa "pequena" tem que cobrir uma boa area para ela ficar firme, a minha deve ter uns 20cm x 20cm mais ou menos.

matrakaum
20/04/2015, 21:05
Então deve ser este o defeito do meu teste. Vc. soldou ela direto na parede corta-fogo? Por dentro ou por fora?

Ian Jeep
21/04/2015, 18:03
Então deve ser este o defeito do meu teste. Vc. soldou ela direto na parede corta-fogo? Por dentro ou por fora?

Fica bacana assim
parafusada mesmo por fora.
Quanto maior a área de conta da chapa sobre a parede corta fogo, mais rígido vai ficar.
499589
499593

Ou tmb com os suportes por dentro com vc falou

499590499592

Se continuar mole, mete essa chapa aki :shock:

499591

Fotos retiras aki mesmo do fórum.

matrakaum
22/04/2015, 10:12
Ian,
Valeu pelas fotos. Eu acredito que o esquema da foto 3 é melhor. Pq. realmente fixa em um ponto que não se movimenta. No que percebi nos meus testes que, apesar da chapa grossa que usei, o ponto de fixação continua sendo maleável, ou seja, o conjunto todo irá se movimentar.

matrakaum
27/04/2015, 10:28
Amigos,
Um problema apareceu. Aliás, deixa eu fazer um aparte aqui, vale ressaltar que embora o projeto seja maravilhoso no papel não se pode relegar sob nenhuma hipótese os testes e a prática. Eu fixei a caixa de DH do Omega, fixada apenas de um lado, nos meus testes de sábado toda vez que ia virar o volante a caixa torci para o lado contrário ao da fixação...olhando bem percebi que a caixa do Omega tem tb. do outro lado um pode de fixação que eu não havia notado...então fica a dica para testes e mais testes antes de sair rodando.
Voltando ao problema....
Sábado fiz mais um teste, desta vez, com a DH instalada e ligada (consegui fazer as mangueiras, ficaram ótimas). Mas a direção ficou muito, muito dura. Será que é a Caixa que tá com pau ou a bomba (que é do Tempra) que não está dando conta?

reslima
27/04/2015, 10:43
Ficou só dura a direção ou deu algum coice? Ligou as mangueiras corretamente?

Saiu todo o ar do sistema? Coloca fluído, esterça tudo para um dos lados e segura um pouco o volante, o mesmo para o outro lado. Repete isso umas 2 ou 3 vezes que sai todo o ar do sistema.

Verifica isso primeiro, depois parte pra ver se bomba ou caixa estão zuadas, é minha opinião.

Abs.

Renato S. Lima

Amigos,
Um problema apareceu. Aliás, deixa eu fazer um aparte aqui, vale ressaltar que embora o projeto seja maravilhoso no papel não se pode relegar sob nenhuma hipótese os testes e a prática. Eu fixei a caixa de DH do Omega, fixada apenas de um lado, nos meus testes de sábado toda vez que ia virar o volante a caixa torci para o lado contrário ao da fixação...olhando bem percebi que a caixa do Omega tem tb. do outro lado um pode de fixação que eu não havia notado...então fica a dica para testes e mais testes antes de sair rodando.
Voltando ao problema....
Sábado fiz mais um teste, desta vez, com a DH instalada e ligada (consegui fazer as mangueiras, ficaram ótimas). Mas a direção ficou muito, muito dura. Será que é a Caixa que tá com pau ou a bomba (que é do Tempra) que não está dando conta?

matrakaum
27/04/2015, 11:59
Reslima não fiz isto não. Eu faço este procedimento com a tampa do reservatório aberta? Na primeira vez vai ficar bem dura mesmo, correto?
Não deu coice só ficou dura como se fosse caixa mecânica de carro comum.

kaiser64
27/04/2015, 13:23
Só se tiver com pau em alguma mesmo, visto que uso setor da s-10 e bomba da linha fiat, por fora é igual a bomba do ap, e ta tocando beleza, inclusive é leve demais, então a bomba se estiver em boas condições deve empurrar sim.. pode ser que o setor ficou muito tempo parado e tá sujo, o meu estava sujo, tive que abrir para limpar, agora tá tudo beleza.

matrakaum
27/04/2015, 14:05
Vou fazer isto Kaiser64... vou fazer uma limpeza depois o esquema do Renato... se não funcionar vou por outra caixa pra ver.

reslima
27/04/2015, 14:18
Não tem necessidade de deixar a tampa do reservatório aberta. Normalmente não estaria tão duro assim, independente de ter ar. Por isso perguntei se ligou as mangueiras corretamente e se o volante não estava dando coice ou algo assim. Mas, vai pelo mais simples para ir eliminando.
Abs.

Reslima não fiz isto não. Eu faço este procedimento com a tampa do reservatório aberta? Na primeira vez vai ficar bem dura mesmo, correto?
Não deu coice só ficou dura como se fosse caixa mecânica de carro comum.

matrakaum
27/04/2015, 15:41
Veja se eu liguei certo. Na primeira foto a mangueira que sai de onde está "B" (a primeira conexão olhando de frente para o jeep) vai para a bomba. A segunda vai para o reservatório. Será que eu inverti?
500155 500156

matrakaum
29/04/2015, 10:46
Amigos toh com uma dúvida e um problema com o braço Pitman.
Com a caixa de direção do Maverick usa este curvo da foto. Ele é maior um pouco, parece do Opala(toh com uma caixa mecanica do Opala aqui e o braço é igual, salvo pelas ranhuras internas). A caixa q peguei do Omega veio com o Pitman dela que é reta e menor. Qual usar?
E tem um outro problema este do Omega não encaixa no Pivo que estava instalado, o conico é menor no Pitman, o do Opala tb. não encaixou.
Já o Pitman que estava na caixa do Maverick não encaixa na caixa do Omega. Na caixa do Omega e do Opala há algumas ranhuras que são mais largas e correspondem a locais específicos nos pitmans que não existem ranhuras, são tipo um ressalto. Já no Pitman que estava na caixa do Maverick não há estes ressaltos somente ranhuras....
O que mais me intriga é que o Pitman que estava no Maverick está gravado como GM.
500368

matrakaum
29/04/2015, 14:51
Fiz mais uns testes hj. E realmente o sistema de girar pra lá, girar pra cá... já deu alguns resultados. Ficou mas leve, não como deve ser mas já dá para virar sem fazer uma força descomunal. Acho que qdo acertar tudo vai ficar beleza.
Mas, percebi dois problemas, vazamentos na verdade.
Um no olhal que sai da caixa para o reservatório. Embora aquelas arruelas de vedação sejam novas tá vazando.
E um no reservatório. Este foi que mais me intrigou. O reservatório que estou usando é do Tempra, tem válvula na tampa. Aquela valvula fica abrindo e fechando toda hora e vazando óleo por ali....

reslima
29/04/2015, 15:25
Matraka, agora que vi sua pergunta a respeito da posição das mangueiras. Não conheço a caixa do omega, portanto não sei te dizer qual é a entrada e qual saída, infelizmente não poderei te ajudar nisso.

matrakaum
29/04/2015, 16:09
Renato não esquenta. Acho que está certo. Eu achei umas fotos no google eram assim.
Agora estou perdido na questão do reservatório ficar vazando pela válvula

matrakaum
01/05/2015, 21:54
Estava devendo um vídeo do Caroço com seu novo coração... eis que gravamos um ontem... Não é lá estas coisas mas dá para ver o bicho funcionando....
abços,
https://www.youtube.com/watch?v=rRDTKRx6biQ

matrakaum
05/05/2015, 12:12
Bom dia Amigos,
Estou com um problema. Ao chegar hj pela manhã vi uma poça de óleo bem embaixo do câmbio (eu funcionei o jeep ontem de novo). O óleo é óleo do câmbio mesmo e pelo que pude conferir vazou pela parte de trás do câmbio, aonde sai o estriado para a reduzida. O que pode ser isto?

reslima
05/05/2015, 13:57
A reduzida está no lugar? Retentor zuado ou luva gasta no local da pista do retentor.

Bom dia Amigos,
Estou com um problema. Ao chegar hj pela manhã vi uma poça de óleo bem embaixo do câmbio (eu funcionei o jeep ontem de novo). O óleo é óleo do câmbio mesmo e pelo que pude conferir vazou pela parte de trás do câmbio, aonde sai o estriado para a reduzida. O que pode ser isto?

matrakaum
05/05/2015, 17:11
Sim tava tudo no lugar. Não havia vazado até agora...aí do nada amanheceu todo o óleo no chão.
Este retentor é aquele na saída do eixo traseiro, correto? Qual luva é esta que vc se refere?

reslima
06/05/2015, 08:39
Falei errado, me referia a flange do cardan. Aquela peça onde se prende as cruzetas do cardan.

matrakaum
06/05/2015, 09:46
Por ali não é não reslima. Está vazando é pelo fundo do câmbio mesmo. De onde sai aquele eixo que entra na reduzida....De qualquer maneira vou mexer no câmbio. Este câmbio está meio ruim de engatar, comprei um chevetinho aqui (89) e o câmbio dele tá uma manteiga. Então vou tirar ele e mandar colocar o eixo piloto do Opala. Neste que está no jeep tinha feito uma luva nos rolamentos (chevette/opala) e usei o próprio eixo do chevette, o problema é que qdo for fazer manutenção vai ser osso....

matrakaum
06/05/2015, 09:48
Estou resolvendo agora dois problemas: 1) Braços Pitman - o que veio na caixa do Omega não encaixa no Pivô, falta uma merrequinha para encaixar tudo, vou comprar um pivô novo e ver se vai funcionar.
2) Estudando um esquema da embreagem hidráulica. Não está sendo fácil encontrar os cilindros do MB710 e do 609.

matrakaum
06/05/2015, 09:49
Outra Pergunta - Qto maior o Cilindro Mestre de Freio maior é a capacidade de Frenagem? Coloquei o hidrovácuo do Monza, ele é bem maior que o do Tempra, e o Cilindro do Kadett

kaiser64
06/05/2015, 11:10
Pelo que sei tem que ver o diâmetro interno do cilindro mestre, por exemplo, eu uso cilindro mestre da f1000 antiga que freia muito bem, mas outro dia estava verificando esses dados mais tecnicos e o cilindro mestre da f1000 moderna (92-98) tem diâmetro interno um pouco maior, então consegue "empurrar" mais fluido com menos deslocamento do pedal.

Felipe Corpus
06/05/2015, 11:17
MEUS AMIGOS, PRECISO DE UMA AJUDA DE VCS... E A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO AQUI NO FORUM 4X4...
PRECISO SABER SOBRE UMA ADAPTAÇÃO QUE FIZ NO MEU JEEP WILLYS COLOCANDO CAIXA DE CHEVETHE NO MOTOR DE OPALA 4cc... MAS AGORA PRECISO SABER QUAL O PLATO E DISCO DE EMBREAGEM QUE VOU USAR... UNS DIZEM PLATO DE OPALA E DISCO DE CHEVETHE E OUTROS DIZEM PLATO E DISCO DO OPALA....
ALGUEM AI PODE ME AJUDAR????
OBRIGADO.

antonio umino
06/05/2015, 11:30
Pelo que sei tem que ver o diâmetro interno do cilindro mestre, por exemplo, eu uso cilindro mestre da f1000 antiga que freia muito bem, mas outro dia estava verificando esses dados mais tecnicos e o cilindro mestre da f1000 moderna (92-98) tem diâmetro interno um pouco maior, então consegue "empurrar" mais fluido com menos deslocamento do pedal.

Quanto maior o diâmetro do mestre.. fica mais pesado o pedal..... como usa hidrovácuo acaba minimizando.
como também o curso do pedal...
Tem uma solução para o pedal duro.......
No eixo do pedal. o que empurra o embolo está colocado, geralmente a mais ou menos 6,5 a 7cm.. de distancia do eixo.

Mudando o furo para mais perto do eixo fica mais leve o pedal. como também aumenta o curso ...

abçs

kaiser64
06/05/2015, 11:48
Exatamente amigo Antonio, fica mais pesado o pedal, um cilindro com maior diametro interno (embolo) com o mesmo curso empurra mais fluido que um com menor diametro, nisso aumenta a capacidade de frenagem, porem como o amigo mesmo disse, fica mais duro, então não adianta colocar um cilindro enorme e não colocar hidrovacuo ou então colocar um não proporcional, que não vai conseguir tirar todo o proveito do cilindro maior.

matrakaum
06/05/2015, 13:54
Captei vossa mensagem. Logo o Hidrovácuo deve ser proporcional ao tamanho do cilindro. Qto maior o diâmetro interno do cilindro maior a capacidade de frenagem. Beleza.
Agora existe um cálculo para saber a proporção ideal Hidrovácuo e Cilindro?

matrakaum
06/05/2015, 13:55
MEUS AMIGOS, PRECISO DE UMA AJUDA DE VCS... E A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO AQUI NO FORUM 4X4...
PRECISO SABER SOBRE UMA ADAPTAÇÃO QUE FIZ NO MEU JEEP WILLYS COLOCANDO CAIXA DE CHEVETHE NO MOTOR DE OPALA 4cc... MAS AGORA PRECISO SABER QUAL O PLATO E DISCO DE EMBREAGEM QUE VOU USAR... UNS DIZEM PLATO DE OPALA E DISCO DE CHEVETHE E OUTROS DIZEM PLATO E DISCO DO OPALA....
ALGUEM AI PODE ME AJUDAR????
OBRIGADO.

Seja bem vindo Felipe. Pelo que pesquisei usa-se a mesma embreagem do Opala mesmo pq. a capa seca, volante do motor e o próprio motor são do Opala.

antonio umino
06/05/2015, 19:26
Ao adaptar cilindro mestre.
O ideal. é adaptar um conjunto de cilindro mestre e hidrovácuo de uma viatura semelhante ou maior em peso para adequar o sistema de freio.. Por exemplo... o da Kombi... F 1000...
O bom mesmo é usar um conjunto de viaturas em fabricação ou que ainda tenham muitas rodando...
Hoje não colocaria o sistema opala. pois existem poucos rodando... e é muito caro....

abçs

matrakaum
23/05/2015, 17:50
Boa Tarde,
Estou com uma dúvida em relação ao câmbio, mais precisamente a um suporte aonde se apoia o câmbio e a reduzida. E outra dúvida referente ao rolamento da embreagem... vamos pelo mais simples (eu acho!).
Vejam que na foto abaixo o rolamento está grudado no platô da embreagem, eu realmente não sei se isto é normal, quero dizer, se é assim mesmo que trabalha. Caso não seja, como devo fazer para solucionar isto.
502589 502590

Segunda dúvida. Eu devo travar o câmbio em cima do suporte e a reduzida na sua lateral? Eu estou com medo de travar o câmbio em cima deste suporte e qdo o conjunto se movimentar arrebentar o câmbio. O mesmo receio com a reduzida.
502591 502592 502593

São estas as dúvidas....

vavarusso
24/05/2015, 20:25
https://www.youtube.com/watch?v=U_tQ8vYvKrQ
Olha aí Evandro, será que era isso que querias? veja que o colar fica preso no garfo.

Sergioporto
24/05/2015, 20:49
https://www.youtube.com/watch?v=U_tQ8vYvKrQ
Olha aí Evandro, será que era isso que querias? veja que o colar fica preso no garfo.Rolamento deve ter uma pequena folga e não ficar forçando ou arrastando no platô senão a durabilidade será pouca.

antonio umino
24/05/2015, 22:05
Para fazer esta regulagem (distancia do rolamento do plato).... tem um birro com rosca no lado oposto ao do cabo...

Tem uma contra porca, solta e faz a regulagem desta distancia.....

abçs

matrakaum
25/05/2015, 20:08
Vavá,
Qdo vc no vídeo demonstra o funcionamento, vc. está puxando o garfo com a mão? Estou perguntando pq. com a mão eu não consigo nem a pau, o trem é duro virado no jiraia.... e o seu parece que é macio.

Ian Jeep
26/05/2015, 00:04
Vavá,
Qdo vc no vídeo demonstra o funcionamento, vc. está puxando o garfo com a mão? Estou perguntando pq. com a mão eu não consigo nem a pau, o trem é duro virado no jiraia.... e o seu parece que é macio.

Matraka, a pressão do platô é muito forte, não da de acionar com a mão, no vídeo foi acionado com o pé!!
O ideal é q o rolamento não fique tocando no platô, e sim como uma distancia de 1mm. Se não ele fica girando o tempo todo e desgasta mais rápido.

vavarusso
26/05/2015, 07:53
Bom dia, Meu caro Matraka, esse vídeo nao é meu, eu o pesquisei pra vc. Mas adianto que é impossível acionar o platô com a mao. O vídeo mostra que o garfo fica "conectado" ao rolamento, coisa que me parece nao em suas fotos nao estar. (ou estou enganado????) Ou seja o garfo nao só empurra o rolamento mas, tb o puxa.

matrakaum
26/05/2015, 09:54
Vavá eu acho que o garfo não tá grudado no rolamento não. Vou dar uma olhada pra ver isto.
Ainda bem que não dá para mexer com a mão...já tava achando que o meu tinha problemas....

reslima
26/05/2015, 10:19
Matraka, não consegue acionar com a mão diretamente no garfo. Consegue acionar com a mão no pedal, mas diretamente no garfo é muita força que tem que aplicar pra conseguir movimentar...
O Umino já explicou como faz para ajustar a altura do garfo, mexendo no birro, faz como ele recomendou e veja como fica...
ABs.

matrakaum
07/06/2015, 17:46
Boa Tarde Amigos,
Comprei ontem o Cilindro Escravo de embreagem do 608 e o Mestre da F12000. Minha pergunta é este da F12000 será que ficará bom? Eu fui para comprar do 709 mas na loja não tinha mais e o rapaz me garantiu que este é quase idêntico diferindo apenas pelo ponto de fixação e por já vir com reservatório.

matrakaum
16/06/2015, 15:57
Boa Tarde Amigos,
Troquei o cilindro superior por um do 709 (esta semana já tinha) e o curso dele é bem maior que da F12000. Desvantagem é que tive de comprar o reservatório a parte mas vai ficar melhor a colocação do mesmo.
Acabei de instalar o cilindro inferior do 608... Trabalhão para fazer o suporte mas foi legal! Seguem algumas fotos.
504668 504669 504670

deividmonnerat
17/06/2015, 07:34
Boa Tarde Amigos,
Troquei o cilindro superior por um do 709 (esta semana já tinha) e o curso dele é bem maior que da F12000. Desvantagem é que tive de comprar o reservatório a parte mas vai ficar melhor a colocação do mesmo.
Acabei de instalar o cilindro inferior do 608... Trabalhão para fazer o suporte mas foi legal! Seguem algumas fotos.
504668 504669 504670

Meu amigo, qual tipo de pedaleira voce está usando? Depois posta umas fotos da instalação do cilindro mestre da embreagem.

Abs

matrakaum
17/06/2015, 09:24
Deivid,
Estou usando a pedaleira do Opala. Hj, se tudo correr bem, vou instalar o cilindro superior. Assim que terminar eu tiro fotos e coloco aqui.
Em relação a pedaleira estive dando uma olhada em umas que tenho ali na prateleira e vi que a do corsa tb. deve ser uma boa. Não teste mas, ao menos visualmente, deve ser de fácil instalação.
O pedal do Acelerador usei do Tempra 96 acima mas tive que fazer uma curva na ponta dele, nada de excepcional.
O Cabo do acelerador estou fazendo um adaptação mas ainda não testei.... depois se precisar eu posto umas fotos.

matrakaum
17/06/2015, 14:42
Vi uma coisa q pode ser problemática...
O pedal de embreagem do Opala é um S, vc. tem de colocar o acionador na parte de baixo do pedal, pq. o é um "S" ao contrário, a parte de cima puxa ao passo que vc. precisa que empurre. Só que a barriga do "S" não faz um movimento linear e sim ascendente o que, se não for tomado as devidas precauções no momento de posicionar o acionador do cilindro de embreagem pode ficar forçando, pois, o mesmo vai sofrer um deslocamento junto com o pedal. Eu acho que que deve furar o pedal um pouco abaixo de onde seria a linha horizontal, formando uma descendente para compensar o movimento inverso no momento de acionamento.
Alguém aí confirma isto?

matrakaum
17/06/2015, 16:50
As fotos do cilindro Mestre instalado.
Acho que ficou bom... não consegui testar pq. falta a mangueira.
504836504838 504841 504843

ORELUZ
22/06/2015, 08:17
bom dia, minha primeira viatura f75 vou colocar dh do omega a que esta original tem uma folga enorme eu mesmo vou colocar e gostaria de algumas dicas suportes , bomaba , mangueiras , etc... como o que vou precisar mudar e comprar da original , se puderes postar fotos ou video,
agradeciria muito... valeu mesmo[

QUOTE=Ian Jeep;2264395]Essa foto é do link q te mandei, seria melhor falar diretamente com ele.
Acredito q não tenha problemas não, até pq o óleo entra sobre pressão e mesmo com a inclinação, todas as engrenagens serão lubrificadas, mas nas S10 a caixa tem uma certa inclinação. Da uma olhada em algum omega pra tirar a duvida.

http://images.quebarato.com.br/T440x/vendo+caixa+de+direcao+hidraulica+setor+s10+itauna +mg+brasil__2B4942_1.jpg

Abraços[/QUOTE]

antonio umino
22/06/2015, 09:51
As fotos do cilindro Mestre instalado.
Acho que ficou bom... não consegui testar pq. falta a mangueira.
504836504838 504841 504843
Matraka. bom dia.

Vc. não colocou uma chapa de reforço no painel de fogo..... com os pedais suspensos, é nececessário reforçar esta parte. ou vc colocou a chapa pelo lado de dentro???
com o movimento da pedaleira vai acabar rachando esta parte do painel de fogo...

abraços.

matrakaum
22/06/2015, 09:52
Bom Dia Oreluz,
A minha DH é do Omega tb.
A começar eu usei dois furos que já estavam com a Direção do Maverick. Se a sua é original aí acho que vai ter de fazer os furos mas creio que será mais fácil do que no meu caso. A do Maverick os furos não coincidiram todos com a do Omega então tive que refazer um deles.
Vou tirar fotos, aproveitando que está desmontada e vou postando e explicando pra vc. Não prometo para hj pq. está correria aqui mas pode deixar que eu faço.

matrakaum
22/06/2015, 15:19
Segue o primeiro video da Direção
https://www.youtube.com/watch?v=vGJKlTCU-nE&feature=youtu.be

matrakaum
04/07/2015, 12:13
Continuando....
Criei coragem e desmontei (parcialmente ainda) o sistema de roda Dianteiro Lado Direito do Caroço.
Estou fazendo um passo-a-passo no papel para não me perder.
Já retirei até a manga de eixo falta agora o munhão. Me bateu umas dúvidas que venho compartilhar e espero ajuda.
1) No cubo de roda há dois rolamentos um externo cônico e um interno. Ambos vão ser trocados. O cônico saiu moleza mas a capa dele ficou presa no cubo embora rode solta. A minha pergunta referente é se ambos os rolamentos saem pela parte da frente? (coloquei a peça no diesel/gasolina para dar uma limpada e depois eu posto fotos)
2) Na manga de eixo há uma bucha de bronze (conforme a foto anexa) que está gasta. É normal esta bucha ou foi colocada como gambiarra?
3) A graxa estava diria 98% boa. Havia um resíduo, bem pouco, que lembra óleo na verdade parece mais qdo vc deixa a graxa muito tempo parada e ela derrete. De qualquer forma vou abrir o diferencial pq. quero trocar uns retentores que dizem ter por ali. Alguém sabe como fazer isto?
Fotos da Pergunta 2
506432 506433

antonio umino
04/07/2015, 13:23
Continuando....
Criei coragem e desmontei (parcialmente ainda) o sistema de roda Dianteiro Lado Direito do Caroço.
Estou fazendo um passo-a-passo no papel para não me perder.
Já retirei até a manga de eixo falta agora o munhão. Me bateu umas dúvidas que venho compartilhar e espero ajuda.
1) No cubo de roda há dois rolamentos um externo cônico e um interno. Ambos vão ser trocados. O cônico saiu moleza mas a capa dele ficou presa no cubo embora rode solta. A minha pergunta referente é se ambos os rolamentos saem pela parte da frente? (coloquei a peça no diesel/gasolina para dar uma limpada e depois eu posto fotos)
2) Na manga de eixo há uma bucha de bronze (conforme a foto anexa) que está gasta. É normal esta bucha ou foi colocada como gambiarra?
3) A graxa estava diria 98% boa. Havia um resíduo, bem pouco, que lembra óleo na verdade parece mais qdo vc deixa a graxa muito tempo parada e ela derrete. De qualquer forma vou abrir o diferencial pq. quero trocar uns retentores que dizem ter por ali. Alguém sabe como fazer isto?
Fotos da Pergunta 2
506432 506433
No cubo da roda. tem dois rolamentos. um pelo lado de fora (externo) e um outro rolamento do mesmo tamanho, que vai por dentro (interno) junto com o retentor da roda.....Ambos tem um alojamento no meio do cubo.

Esta bucha de bronze. quando desgastada tem que ser trocada..aliás ela tem uma borda(aba) que está faltando na bucha instalada....
tem em lojas de 4x4....
abçs

matrakaum
04/07/2015, 15:36
Antonio,
Achei o outro pedação. Eu já tinha visto ele perdido no meio de tanta graxa mas não tinha entendido o que era.
Pintou outra dúvida referente agora sobre a bolota. Ela saí da canela do diferencial? Eu queria limpar aquilo tudo mas não sei como fazer.
506435
Outra pergunta:
Este cubo de roda tem algumas marcas nele. Um tiozinho aqui do lado, trabalhou em concessionária da Ford no tempo dos Jeeps, disse que as marcas que tem são dos apertos ao pé da talhadeira mas o importante, segundo ele, é que aonde a capa do rolamento assenta não tem marcas. Ali ele falou que se tiver marcado já era... e realmente parece que forma uma pista aonde esta capa pega. Será q o cubo que estava no Caroço tá bom?
506436 506437 506438

antonio umino
04/07/2015, 19:33
A capa do rolamento tem que entrar justo. se entrar e virar tem folga..
O correto é fazer uma nova usinagem no local.....enche com solda e torneia na medida.

Tem como colocar o rolamento do cubo do 4x4 da ford f 1000.....que é um pouco maior (pouca coisa) e o rolamento mais largo, e usa o mesmo retentor original do cubo......no eixo a medida é igual...
Comprei estes rolamentos para colocar em dois cubos que estão com o lugar da capa gasto....
Vou ver o numero do rolamento e te passo...

abçs

vavarusso
04/07/2015, 19:52
Boa noite. Matraka1 o Antonio é super entendido, e já te respondeu. A bolota nao sai do eixo. Acompanhando
Isso me ajudou muito.
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm

antonio umino
04/07/2015, 20:11
506463
Esta é a bucha do semi eixo dianteiro.. (Jipebras).

O rolamento do cubo dianteiro da Ford F 1000 4x4... é o de numero 501314/349.......
O original do Jeep 4x4. é o de numero 18520/590.....

Ok.

abraços

matrakaum
06/07/2015, 11:02
E como faz para limpar aquela tubeira?
Vou recolocar a capa do rolamento mas acho que tinha folga...

antonio umino
06/07/2015, 14:19
Usa oleo diesel. estopa. se estiver sem a caixa satélite. e sem o retentor da caixa .
Enrola saco de estopa, Antigamente em sacos de café,.... ou estopa mesmo. embebido no diesel. e cabo de vassoura, passa por dentro para tirar o grosso. e com esguicho, ou estas bombas de pressão.

Se o local da capa do rolamento estiver com folga. vai ter que encher com solda e tornear...

abraços..

matrakaum
07/07/2015, 08:57
vou comprar uma chave daquelas de se colocar capa de rolamento. O duro é achar do tamanho desta capa de rolamento.

matrakaum
06/08/2015, 10:22
Posso fazer uma reclamação aqui? Referente ao prazo de entrega de uns retentores em uma loja muito conhecida no nosso meio.
Estou perguntando para não ser bloqueado.

matrakaum
07/08/2015, 10:37
Bom! Tenho que fazer a crítica até que para outros amigos pensem na hora de adquirir seus produtos.
Na sexta-feira passada, dia 31Jul15, adquiri na Gama 4x4, através da loja on-line, dois retentores do cubo diant. do Jeep. Ao comprar perguntei a marca pelo chat e me foi dito que eram Eureka (não sei se são melhores ou piores que os Vedalone). Fiz o pgto por transferência e frete por Sedex, tudo por que queria as peças o mais rápido possível. Vejam bem, foi transferência Bradesco-Bradesco, feito às 10:00hs, ou seja, caiu na hora. Aí começou a ladainha.
Foram conferir o pagamento, embora eu tenha enviado o comprovante pelo email informado na mesma hora do pgto, apenas na segunda-feira, aí mandaram para a separação, isto foi feito na terça, na quarta às 16 horas e alguma coisa postaram nos Correios, e recebi na quinta, ontem. Ou seja, quase uma semana depois... para quem queria rápido, esquece.
Como se não bastasse comprei Eureka e veio Vedalone. De novo, não sei qual é o melhor e, também não interessa, o fato é que comprei gato e levei lebre... e para eles isto é normal.
Ontem liguei reclamando do prazo, a encomenda ainda não havia chegado qdo liguei, e a moça, Jenifer, atenciosa diga-se, disse que estava normal e a demora era devido as altas vendas.... Ulálá...ao menos alguém no Brasil está ganhando dinheiro.
Para efeito de comparação, ontem por volta das 20:30hs comprei na Loja do Mecânico uma engraxadeira manual (eu tinha uma da SKF sem usa mas entraram na loja e roubaram - Brasil neh!), paguei por Boleto e solicitei o frete mais barato, consequentemente o mais demorado.... Se foi por boleto, pago às 20 e tantas horas, o que vc espera? Que vão confirmar na segunda, não é? Nada, hj já recebi email informando que o pagamento foi confirmado e aceito. Dois minutos depois que o produto já havia sido conferido e seguiu para despacho. Tudo em menos de ...... 13horas.
E vejam que a Loja do Mecânico é a maior loja de ferramentas virtual do Brasil. O Volume destes kras é absurdo.
Vou aguardar o recebimento da mercadoria e vou postar aqui o tempo que levou.
Demais, infelizmente, não sei se voltarei a comprar nada na Gama.... pensando seriamente em devolver o produto com base no CDC.

kaiser64
07/08/2015, 13:23
É isso mesmo Matrakaum, não compro mais na gama, além da demora, de vender muitos produtos de qualidade duvidosa igual comprei os relogios da Willtec e são uma tremenda bosta, simplesmente queimaram quase sem uso, demorou uma eternidade pra chegar, coisa para uma semana levou um mes e meio, e o frete eles cobram um absurdo, cotei esses dias só por curiosidade um conjunto de pneus, cada pneu custava cerca de 1000 reais, o frete dos quatro pneus saiu 1100, isso que eu moro no PR que é ao lado de SP onde fica a loja, imagina para um estado mais longe, eles estão nos esfaqueando nas compras, não recomendo para ninguem.

matrakaum
08/08/2015, 10:02
Referente ao frete tem mais...
A Gama fica aqui na Grande SP, ou seja, o frete por Sedex de dois retentores não sai por mais de 15... eu cotei nos Correios. Me cobraram 22, se não me falha a memória.
A Loja do Mecânico fica em Marília, acho que uns 400km daqui, a engraxadeira deve pesar por uns 20 retentores, o frete ficou em 9,80.............................................. ........
Precisa dizer mais alguma coisa?

matrakaum
10/08/2015, 19:35
Hj recebi a engraxadeira...Na verdade os Correios foram no sábado mas, segundo o carteiro, o rapaz não achou...então tah...
Agora vou fazer uma chave para aquela porta sextavada do cubo de roda...me recuso a usar a talhadeira.
Falta a chave e a graxa que vou ter que esperar entrar $$$$$... a AES Eletropaulo virou minha sócia...está fazendo retiradas mensais que sobem 100% em 3 meses....
Me preparando para voltar a luz de velas...

matrakaum
14/08/2015, 10:54
Fotos da chave para soltar a porca sextavada da manga de eixo Diant. do CJ5... produto Tabajara mas espero que funcione.
Foi feita a partir de um pedaço de amortecedor traseiro do Fiat Tipo. É aquele copo que cobre a haste do amortecedor.
509605

antonio umino
14/08/2015, 23:45
Parabéns..... também fiz um. não sei onde anda...

Mas fica muito bom..

abçs

matrakaum
15/08/2015, 10:09
Pessoal qual é o disco de freio que se usa na frente do Jeep. Eu tenho os meus aqui mas não sei de que carro são.
E os traseiros usam-se de qual (estes quero adaptar ainda).
509679

antonio umino
15/08/2015, 12:37
509688509689
Estas fotos é da pinça do opala.... (fotos postados no fórum)...
É feito um alargador de aluminio. para poder caber o disco ventilado da ford f 1000 após 1994 (acho)...

Pessoal qual é o disco de freio que se usa na frente do Jeep. Eu tenho os meus aqui mas não sei de que carro são.
E os traseiros usam-se de qual (estes quero adaptar ainda).
509679

Se este disco for a da Ford f 1000... vc vai ter que tornear o cubo para caber.......
Geralmente usam a pinça da S10...... ou a do opala com um alargador de pinça....

matrakaum
15/08/2015, 13:46
Antonio este disco estava no Caroço com pinça de Kombi. O kra da Gama disse que é de Jeep mesmo... agora o preço é um absurdo... 100,00 cada disco.
Os traseiros eu vou ver se consigo por os do Tempra que o freio de estacionamento é no disco tb. Mas isto vai ficar pra depois pq. a grana secou geral.
Vou fazer apenas a revisão no eixo traseiro e vou deixar como está mesmo, com panela.
A brincadeira já está mais do que o dobro da meta... isto pq. eu não tinha meta...kkkkk

antonio umino
15/08/2015, 16:23
Com este disco e pinça.... é do da SBD... Super Brake Disc.
Estou usando este sistema de Disco na Dianteira da Rural...

Tem também os da MDS..... D 26 é o Dianteiro..
D 26 A O traseiro com pinça do Kadetti......
Abraços.

eliasFerreira
17/08/2015, 13:37
Fotos da chave para soltar a porca sextavada da manga de eixo Diant. do CJ5... produto Tabajara mas espero que funcione.
Foi feita a partir de um pedaço de amortecedor traseiro do Fiat Tipo. É aquele copo que cobre a haste do amortecedor.
509605

Qual o diâmetro interno desse tubo, matrakaum?
Valeu!

matrakaum
17/08/2015, 17:10
Não sei não ... Mas amanhã eu meço pra VC...
Se eu não postar me cobra pq às vezes na correria eu esqueço

matrakaum
18/08/2015, 16:11
Medida feita
57,7 mélimetros.... medido no paquimetro

eliasFerreira
19/08/2015, 07:46
Medida feita
57,7 mélimetros.... medido no paquimetro

Opa!
Valeu!
Vou tentar fazer uma ferramenta dessa pra mim.

matrakaum
16/09/2015, 08:47
Bom Dia Amigos!
Eu posso colocar a tampa da diferencial sem junta de papel e usar apenas Junta de Silicone? Ou será melhor usar a de papel mesmo?
Desculpa mas achei a resposta... o velho e bom google
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/102089-junta-diferencial-duvida-urgente.html

matrakaum
19/09/2015, 14:37
Problema na Caixa de Direção Hidraulica do Omega. Eu viro para a esquerda, ela faz barulho e joga para o lado contrário.
https://www.youtube.com/watch?v=aMiD6lSF2HE&feature=youtu.be

reslima
21/09/2015, 08:45
Verificou a posição das mangueiras? Bem provável que estejam invertidas.

Abs.

Renato

Problema na Caixa de Direção Hidraulica do Omega. Eu viro para a esquerda, ela faz barulho e joga para o lado contrário.
https://www.youtube.com/watch?v=aMiD6lSF2HE&feature=youtu.be

matrakaum
21/09/2015, 09:05
Vou ver isto...

matrakaum
21/09/2015, 16:57
Reslima... Vc. acertou em cheio, realmente as mangueiras estavam invertidas... Agora ficou beleza.
Mas, sempre tem um mas, tem um problema. Aquele pivô que fica na ponta da barra que sai da caixa de direção e vai até o munhão - aquele que fica fixo no outro pivô.... então qdo esterço para à esquerda este infeliz está pegando no feixe de mola... o interessante é que no antigo não pegava. E agora?

reslima
22/09/2015, 08:32
Posta fotos aí pra darmos uma olhada, você ligou à barra que sai da caixa de direção no lado esquerdo ou direito? O correto é ligar no munhão mais longe da caixa, pra deixar a barra o mais horizontal possível. Se já fez isso e ainda assim ta com problema, provavelmente tenha que fazer um high steer pra resolver a zica. Mas pra ter certeza, só olhando as fotos primeiro pra visualizar direito a zica.
Abraço.
Renato

matrakaum
22/09/2015, 13:00
reslima ainda não tirei as fotos mas andei vendo umas fotos na net e percebi que as molas do pessoal são bem mais arqueadas que as minhas. Será que o fato delas já não estarem em perfeitas condições, ou seja, ficando quase retas, foi o gerador do problema?
Vou ver se providencio as fotos ainda hj

matrakaum
22/09/2015, 13:18
As fotos...
512536 512537 512538

reslima
22/09/2015, 13:50
Matraka, vc vai ter que colocar um high steer aí mesmo. Eu não mexeria em molas, pois de um jeito ou de outro, no futuro vai haver interferência de novo.
Procura por braço SOS munhão nessas lojas de 4x4, é meio caro, mas vale a pena. Ou manda fazer um (apenas se tiver facilidade para isso).
Abraço!
Renato.

vavarusso
22/09/2015, 16:53
As fotos...
512536 512537 512538Boa tarde meu caro Matraka1. Bem, isso aconteceu comigo, e ao meu entender nao é culpa das molas. Como o Reslima falou, terá que comprar um HS fazê-lo. Eu fiz um, veja lá e qualquer dúvida estaremos aqui.

matrakaum
23/09/2015, 09:37
E se eu fizer um negócio destes colocando o olhal do pivo por cima da barra?
512605
Vavá lá no seu post tem fotos deste HS?

reslima
23/09/2015, 12:58
A barra que liga roda a roda vai continuar pegando. HS nele.
Abs.
Renato

matrakaum
23/09/2015, 15:26
A barra que liga roda a roda vai continuar pegando. HS nele.
Abs.
Renato
C tah brincando? Não pode ser... é mta falta de sorte isto.
Veja como a Zica é braba....
Em todo lugar que vai junta eu usei silicone em um só lugar eu não usei pq. eu tinha um junta novinha aqui... adivinha aonde está vazando óleo da reduzida??? Adivinha.... Justamente no único lugar aonde eu não usei o infeliz do silicone.
Agora tem esta aí da barra pegar tb....
Este HS são aqueles trecos que vão em cima do munhão e invertem a posição do pivô... correto?

reslima
23/09/2015, 15:36
Kkkkkkkkkk... to brincando não... só dar uma bisoiada nessa primeira foto tua ali, da pra ver a marca da braçadeira da barra que liga a roda a roda, no feixe de mola... ela vai continuar perto, ou pegando...
Mas é assim mesmo... E mesmo revisando tudo, deixando tudo legalzinho, sempre alguma coisinha vai te incomodar por um tempo... kkkkkkk
Esse é um High Steer... Abraço...http://www.adapbrasil.com.br/imagens/produtos/26_imagem_parceiro.jpg

C tah brincando? Não pode ser... é mta falta de sorte isto.
Veja como a Zica é braba....
Em todo lugar que vai junta eu usei silicone em um só lugar eu não usei pq. eu tinha um junta novinha aqui... adivinha aonde está vazando óleo da reduzida??? Adivinha.... Justamente no único lugar aonde eu não usei o infeliz do silicone.
Agora tem esta aí da barra pegar tb....
Este HS são aqueles trecos que vão em cima do munhão e invertem a posição do pivô... correto?

reslima
23/09/2015, 15:51
E só pra complementar, sei que muitas vezes desembolsar uma boa grana como dessa peça de uma vez não é fácil, ainda mais na situação em que o país se encontra, portanto, se for partir para alguma solução temporária, faça com cuidado e tals, pois direção e freio são duas coisas que acho que tem que ter uma atenção maior.
Foda, esse é o ônus pelas mudanças que fazemos... Uma coisa vai puxando outra...
Abraço...

matrakaum
23/09/2015, 16:26
eu vou ter que dar uma segurada nisto por enquanto, mesmo pq. ainda falta um bom caminho para sair andando..
Ainda preciso de um tanque de combustível, Rodas Livres (as minhas estavam só o bagaço), Feixe de mola (os traseiros já mandei arquear - Nunca faça isto que é jogar dinheiro fora), calços de carroceria, elétrica e freios...
O próximo passo são os freios (ia colocar a disco atrás tb. mas vai ter que esperar - vou fazer qdo colocar o kit flutuante).
Falta capota e funilaria.
Ufa!!!
Mas já vou pensando em um jeito para este HS

vavarusso
23/09/2015, 16:34
eu vou ter que dar uma segurada nisto por enquanto, mesmo pq. ainda falta um bom caminho para sair andando..
Ainda preciso de um tanque de combustível, Rodas Livres (as minhas estavam só o bagaço), Feixe de mola (os traseiros já mandei arquear - Nunca faça isto que é jogar dinheiro fora), calços de carroceria, elétrica e freios...
O próximo passo são os freios (ia colocar a disco atrás tb. mas vai ter que esperar - vou fazer qdo colocar o kit flutuante).
Falta capota e funilaria.
Ufa!!!
Mas já vou pensando em um jeito para este HS
Meu caro começe pelo alicerce. Entao HS nele. Nao adianta vc ter elétrica e tanque cheio, se nao vai poder andar.

matrakaum
23/09/2015, 19:52
Vavá,
Vc. mesmo fez os seus? Pelas fotos parece que a barra de Roda a Roda continua presa nos munhões e do pitman foi para o HS. Correto?
Me diga como vc fez a fixação deste esquema. Foi por cima do toquinho do shimmy? Vc. só usou ali como fixação? Se sim não é perigoso?
Desculpa a qtde de perguntas....
Eu vi aqueles para vender mas pensei que com as pinças de freio da kombi aquilo não ia dar certo.

vavarusso
23/09/2015, 22:00
Sim, eu mesmo o fiz.
Barra roda/roda sai de um munhao a munhão e o pitmam sai para o HS.
Fixação por cima do "touquinho" com parafusos de aço.
Hs também fixado no braço do munhão.

matrakaum
24/09/2015, 11:28
Vavá como vc. fez esta fixação no braço do munhão? Então vc. só usa um de um lado. Não é?
Acho que esta sua solução é a mais prática...Mas li em algum lugar que usar assim poderia dar bumpsteer... Será?

tuna
24/09/2015, 12:16
Meu caro começe pelo alicerce. Entao HS nele. Nao adianta vc ter elétrica e tanque cheio, se nao vai poder andar.

Vavá, do jeito que está feito esse hs, tem um risco aí, só nos quatro parafusos do "toquinho" não aguenta, eles vão soltar e cisalhar, o que fiz no meu foi um furo para passar o toquinho torneado dentro, assim o hs fica em volta do toquinho entendeu?, o meu é assim e nunca encheu o saco nem com pneu grande, vou por um desenho pra explicar, e uma foto do meu hs.

[]'s

vavarusso
24/09/2015, 17:08
Vavá, do jeito que está feito esse hs, tem um risco aí, só nos quatro parafusos do "toquinho" não aguenta, eles vão soltar e cisalhar, o que fiz no meu foi um furo para passar o toquinho torneado dentro, assim o hs fica em volta do toquinho entendeu?, o meu é assim e nunca encheu o saco nem com pneu grande, vou por um desenho pra explicar, e uma foto do meu hs.

[]'s
Muito bom Tuna. Eu procurei um torneiro aqui para fazer o HS já com o toquinho e nao o encontrei, então fiz assim, mas tem um reforço segurando no braço do munhao. Matraca a barra de rada a roda é de lei, continua.

matrakaum
25/09/2015, 09:56

[]'s
Tuna, no seu desenho-esquema parece que o toquinho assentou em cima do HS. É isto?

tuna
25/09/2015, 10:39
Tuna, no seu desenho-esquema parece que o toquinho assentou em cima do HS. É isto?

Na verdade, é ao contrário, o Hs que assentou em cima do toquinho kkkk

[]'s

Ian Jeep
25/09/2015, 13:24

[]'s

Só ilustrar um pouco mais.

512753512754512755

As fotos eram de algum tópico sobre HS.

tuna
25/09/2015, 14:47
Só ilustrar um pouco mais.

512753512754512755

As fotos eram de algum tópico sobre HS.

Isso!!! No meu, não sobrou nada do pino mestre, o assentamento é feito pela própria chapa do hs, não sei se expliquei direito.

[]'s

matrakaum
25/09/2015, 18:22
Explicou perfeitamente. Qual material VC usou? Este ângulo no braço do HS é para deixar a barra do pitman mais horizontal possível?

vavarusso
29/09/2015, 08:06
Vavá como vc. fez esta fixação no braço do munhão? Então vc. só usa um de um lado. Não é?
Acho que esta sua solução é a mais prática...Mas li em algum lugar que usar assim poderia dar bumpsteer... Será?
Bom dia meu caro Matraca, olha essa fixação me fortaleceu alguns neurônios, fiz primeiro o "bracinho" coloquei no lugar e fui moldando uma chapa até ..... entao deu uns pingos de soldas e retirei e levei para o vizinho caldereiro. Sim, uso apenas um e nao tem bumpster nem na velocidade máxima que é de 70Km/h.
OBS.: o bracinho tem que ter um recorte para nao pegar no amortecedor quando esterçar para esquerda.
O desenho do Ian é muito bem feito, mas mesmo assim o efeito torre ainda acontece, claro que menor que no meu caso.

matrakaum
29/09/2015, 09:07
Bom dia!
Vavá e qual material vc me recomenda a usar? Não entendo nada disto mas sei que deve ser um material resistente para aguentar o tranco.

vavarusso
29/09/2015, 13:13
Bom dia!
Vavá e qual material vc me recomenda a usar? Não entendo nada disto mas sei que deve ser um material resistente para aguentar o tranco.

Rapaz eu usei uma chapa salvo engano de 13mm, acho que acho carbono. Pensando como você, cortei com o maior trabalho do mundo uma lâmina de patrol e levei ao torneiro mas ele nao consegui furá-la, nao saí do lugar.....

matrakaum
30/09/2015, 09:01
Vou usar um 1045. Só não defini a espessura ainda. Meu irmão disse que 20mm já é um absurdo... O que vcs acham?

eliasFerreira
30/09/2015, 10:11
Eu faria com 5/8".

tuna
30/09/2015, 11:06
Eu realmente não sei o material do meu hs, mas tem quase 1" de espessura

[]'s

matrakaum
30/09/2015, 12:26
Vai ser 5/8" mesmo
Fiz um molde de papelão. Veja se dá para entender.
Agora tô com dúvida no toquinho. Pensei em comprar um para usar ele mas não estou encontrando.
513115

antonio umino
30/09/2015, 12:38
513117
Este é uma foto de um video em que o amigo colocou na F 75....
Me parece que vem esta peça no kit.... mas não dificil de fazer....

abçs

tuna
30/09/2015, 13:02
Matraka, eu tenho, mande por MP os dados para envio
[ ]'s

matrakaum
30/09/2015, 13:34
Enviado Tuna...

matrakaum
22/10/2015, 12:39
Bom Dia!
Fiz o HS do Lado Direito (Passageiro). Aparentemente ficou bom. O cônico, que era o que estava me dando trabalho, um torneiro aqui de Os fez - disse que a maioria não faz no torno pq. não sabe fazer. Ficou bom.
Hj já manobrei o Caroço aqui na loja, posicionei ele embaixo de uma viga, vou colocar a talha para tirar a carroceria (vou colocar o tanque atrás e aproveitar para fazer algumas manutenções tb.).
Alguns problema apareceram:
1- Vou ter que averiguar a bomba da Direção hidraulica - tava fazendo barulho, acho que por ser de Tempra não tem a devida pressão.
2- Vazou fluido da embreagem hidraulica
3- Caixa de DH vou ter que trocar os reparos - tá vazando muito.
4- Trocar embreagem... pensei em adiar isto mas como já vou retirar o caixote fica mais fácil de trocar.
5- Arrumar alguém para regular o carburador.. ele tá me dando trabalho.
Ufa! Acho que é só por eqto.

reslima
22/10/2015, 15:04
Pode ser ar no sistema.
Abs.

Vou ter que averiguar a bomba da Direção hidraulica - tava fazendo barulho, acho que por ser de Tempra não tem a devida pressão.

matrakaum
27/10/2015, 21:43
Tanque de combustível instalado provisoriamente. Comprei aquele de plástico...
Digo provisoriamente pq. vou fazer uma proteção para ele. Vou usar um protetor de carter de Tempra que estava jogado na loja.
A cinta deu trabalho, usei a cinta de cilindro de Gnv mas dobrar aquilo no jeito não é fácil embora o material seja mole... no fim não consegui o que eu queria mas ficou bem preso. Com o protetor acho que vai melhorar muito.
O bocal ia usar aquele original do Jeep mas achei que ia ficar mto esquisito então vou usar o do Uno.
Amanhã eu tiro fotos e posto aqui.

reslima
28/10/2015, 10:48
Qual de plástico? Nos moldes do original? e o resto das zicas, resolveu?
Abs.

Tanque de combustível instalado provisoriamente. Comprei aquele de plástico...
Digo provisoriamente pq. vou fazer uma proteção para ele. Vou usar um protetor de carter de Tempra que estava jogado na loja.
A cinta deu trabalho, usei a cinta de cilindro de Gnv mas dobrar aquilo no jeito não é fácil embora o material seja mole... no fim não consegui o que eu queria mas ficou bem preso. Com o protetor acho que vai melhorar muito.
O bocal ia usar aquele original do Jeep mas achei que ia ficar mto esquisito então vou usar o do Uno.
Amanhã eu tiro fotos e posto aqui.

matrakaum
28/10/2015, 11:12
Arrumei nada Reslima. Achei por bem me concentrar no tanque uma vez que o caixote já está fora. Coloquei aquele que vai na parte de trás. Hoje vou trabalhar no bocal. Ontem quase consegui terminar mas a minha serra copo de 60mm foi pro beleléu... aí tive que me virar nos 30.
Terminando o tanque vou mexer nos conduítes de freio... muito mais fácil de fazer sem o caixote.
A embreagem vou deixar assim por eqto... a grana tá muito curta e os 460 serão mais essenciais em outros segmentos...como a troca dos reparos da caixa de DH.
Segue umas fotos do tanque instalado provisoriamente (eu vou colocar um protetor então as cintas de fixação serão soldadas no protetor.
515254 515255 515256 515257

matrakaum
28/10/2015, 11:21
Umas Fotos do meu High Steer que eu estava devendo
515258 515259 515260
Ainda falta fazer a junção entre o braço e aquela chapa que vai na lateral. Pensei em soldar mas creio que ao fazer isto, qdo precisar de manutenção, terei grandes problemas.... a distância entre as peças não foi de propósito não... errei nos cálculos mesmo....

reslima
28/10/2015, 13:50
Pretende subir a barra que liga roda a roda também?
Abs.

Umas Fotos do meu High Steer que eu estava devendo
515258 515259 515260
Ainda falta fazer a junção entre o braço e aquela chapa que vai na lateral. Pensei em soldar mas creio que ao fazer isto, qdo precisar de manutenção, terei grandes problemas.... a distância entre as peças não foi de propósito não... errei nos cálculos mesmo....

reslima
28/10/2015, 13:54
Curti a fixação do tanque, ficou legal. O protetor que vai por, encaixa sem muito trampo ali?

Esses pneus são os candango 7.50x16? Acho eles muito bacanas, tenho vontade de montar um CJ3B e colocar desses aí.

Acelera aí tocar o bicho rodar logo!

Abraço!

Renato S. Lima

Arrumei nada Reslima. Achei por bem me concentrar no tanque uma vez que o caixote já está fora. Coloquei aquele que vai na parte de trás. Hoje vou trabalhar no bocal. Ontem quase consegui terminar mas a minha serra copo de 60mm foi pro beleléu... aí tive que me virar nos 30.
Terminando o tanque vou mexer nos conduítes de freio... muito mais fácil de fazer sem o caixote.
A embreagem vou deixar assim por eqto... a grana tá muito curta e os 460 serão mais essenciais em outros segmentos...como a troca dos reparos da caixa de DH.
Segue umas fotos do tanque instalado provisoriamente (eu vou colocar um protetor então as cintas de fixação serão soldadas no protetor.
515254 515255 515256 515257

tuna
28/10/2015, 15:12
Curti a fixação do tanque, ficou legal. O protetor que vai por, encaixa sem muito trampo ali?

Esses pneus são os candango 7.50x16? Acho eles muito bacanas, tenho vontade de montar um CJ3B e colocar desses aí.

Abraço!

Renato S. Lima

Pirelli MT 85 :mrgreen:

[]'s

vavarusso
28/10/2015, 23:25
Bom dia meu caro Matraca, olha essa fixação me fortaleceu alguns neurônios, fiz primeiro o "bracinho" coloquei no lugar e fui moldando uma chapa até ..... entao deu uns pingos de soldas e retirei e levei para o vizinho caldereiro. Sim, uso apenas um e nao tem bumpster nem na velocidade máxima que é de 70Km/h.
OBS.: o bracinho tem que ter um recorte para nao pegar no amortecedor quando esterçar para esquerda.
O desenho do Ian é muito bem feito, mas mesmo assim o efeito torre ainda acontece, claro que menor que no meu caso.
boa noite Matraka1. Rapaz quando esterçar nao vai pegar no amortecedor?

matrakaum
29/10/2015, 09:13
Pretende subir a barra que liga roda a roda também?
Abs.
Bom Dia Amigos,
Reslima não pretendo subir não. Ao menos por eqto vou deixar assim.

Abraço!
Renato S. Lima

Kra ontem passei o dia quase todo fazendo este protetor e ainda não ficou pronto. O trampo que dá para medir as cintas de fixação é coisa animal para fazer sozinho. Mas ontem tive uma ideia embaixo do chuveiro, aliás chuveiro e vaso sanitário são fábricas de ideias (kkkk), como já fiz a fixação da parte traseira a outra, que fica perto do diferencial, vou por de regulagem aí vai ficar bem mais simples, igual a que usam na VW. Agora para tirar e colocar vai ter trampo pq. vc tem que subir tanque e protetor tudo de uma vez... mas é assim tb. no esquema que vc. compra. O protetor ficou bem bacana...
Referente ao Pneu é o Candango mesmo 7.50x16.

boa noite Matraka1. Rapaz quando esterçar nao vai pegar no amortecedor?
Vavá, eu testei e não pegou não ficou um bom espaço ainda para pegar. Agora não sei se em uma inclinação mais violenta isto torce. Se torcer tenho que torcer para não pegar....

Pregunta:
Preciso trabalhas nos freios. Estava colocando canos que eu havia guardado aqui mas achei muito porco pq. aquilo depois de dobrado nunca mais fica normal. Então vou trocar tudo e por tudo novo. Percebi que aqueles canos tem de diversos diâmetros a minha dúvida é qual usar?

reslima
29/10/2015, 10:06
Eu usei e uso quando preciso, tubulação da linha vw, fusca e kombi, são de aço. Quando preciso, vou em um autopeças aqui de um amigo e eu mesmo entro lá e escolho.
Abs.

Preciso trabalhas nos freios. Estava colocando canos que eu havia guardado aqui mas achei muito porco pq. aquilo depois de dobrado nunca mais fica normal. Então vou trocar tudo e por tudo novo. Percebi que aqueles canos tem de diversos diâmetros a minha dúvida é qual usar?

matrakaum
30/10/2015, 09:39
Ontem terminei a instalação do tanque de combustível... Deu trabalho, muito trabalho. Não ficou lindo mas ficou bom.
Ao menos economizei 260 mangos... foi o que me pediram no protetor do tanque. Devo ter gasto uns 60 no total. O protetor do carter do Tempra eu vendo aqui por 40 e mais as duas alças para fixação que eu arranquei de um cilindro gnv (estas não sei qto custam).
Bom agora vou mexer no escapamento. Ontem já cortei o pedaço do escape do Tipo, ele usa sonda lambda, e vou emendar no escape do Opala. Medi aproximadamente aonde se situava o do tipo e vou tentar fazer igual no Jeep.
Estou pensando em jogar a saída pelo lado direito traseiro do Jeep. Acho que por ali fica melhor para acomodar o Silencioso embaixo da última travessa. Sei lá... vou pensar nisto hoje.

P.S - Os canos de freio ainda não cheguei a uma solução. O que eu vi da linha VW era bem mais fino do que os que eu tenho aqui. E, também, não encontrei os canos para comprar por metro. Achei de cobre mas o preço é uma facada nos rins.

vavarusso
30/10/2015, 20:01
Vavá, eu testei e não pegou não ficou um bom espaço ainda para pegar. Agora não sei se em uma inclinação mais violenta isto torce. Se torcer tenho que torcer para não pegar....

Teste levantando uma roda de cada vez e esterçando, silulando uma curva com uma roda numa depressao. O meu pegou assim e se nao percebo logo teria danificado o amortecedor.

matrakaum
30/10/2015, 22:10
Boa Vavá, vou fazer isto...

matrakaum
31/10/2015, 14:16
Umas fotos do escapamento com a sonda...
515478 515479 515480 515481

kiko ribeiro
31/10/2015, 18:00
amigo matrakaum , o meu tambem esta todo desmontado , tambem com o tanque de plastico pra instalar ,uso motor de opala , o cambio original 3 m 1ª sincro , deu tabalho pra reformar e nem sei se de fato vai funcionar , bem , vou instalar a direção hidraulica do opala , mas estou com muito trabalho de adaptar a bomba hidro do santana que da a mesma vazão 60 bar , esta é mais moderna e mais barata , a minha direção mandei refazer os furos conicos do munhão e a barra que liga roda a roda ficou quase alinhada com a barra que liga o pitmam a roda , o resto , não veja a hora de pelo menos ver o danado com a carroceria que é tudo em fibra , to pensando e fazer os para choques e tubulação pra economizar dim dim , é isso ai vamos que vamos , boa sorte ai

matrakaum
31/10/2015, 20:09
Kiko, a instalação da bomba DH e do alternador realmente me deram muito, mas muito trabalho mesmo.

matrakaum
11/11/2015, 16:04
PROBLEMAS...
Estava aqui sem fazer nada (acabou a eletricidade) e fui resolver o problema do freio de mão (quero colocar o sistema de acionamento da S10/Ranger - Ganhei um destes).
Mas me deparei com um problema, como desloquei o câmbio para trás consequentemente o bumerangue de acionamento original veio junto com a travessa... eis que o cabo ficou muito grande.
Qual a solução para isto?

reslima
12/11/2015, 08:48
Você tem o hallmeter pra instalar junto da sonda? Quem vai fazer a ligação dele?

Umas fotos do escapamento com a sonda...
515478 515479 515480 515481

reslima
12/11/2015, 08:51
Correr auto peças em busca de um cabo compatível é o mais fácil... :mrgreen:

PROBLEMAS...
Estava aqui sem fazer nada (acabou a eletricidade) e fui resolver o problema do freio de mão (quero colocar o sistema de acionamento da S10/Ranger - Ganhei um destes).
Mas me deparei com um problema, como desloquei o câmbio para trás consequentemente o bumerangue de acionamento original veio junto com a travessa... eis que o cabo ficou muito grande.
Qual a solução para isto?

antonio umino
12/11/2015, 12:41
Com o recuo da travessa do cambio. que deve ser mais ou menos 10 cm.....
Faria o seguinte..... com uma cantoneira fazia o prolongamento do suporte do cabo (capa) e no cabo fazer um aumento para chegar a alavanca que está na travessa.... deixaria o cabo original.....

abçs

matrakaum
12/11/2015, 16:42
Antônio não entendi sua proposta.
Medi agora e precisaria de um cabo uns 10 cm menor. O ideal seria uns 15cm.

antonio umino
12/11/2015, 20:14
É o cabo secundário. o que vai para as rodas.
pensei ser o primário....
Tem que encurtar 10cm.......
Em catalogos de cabo de freio tem medidas destes cabo. Procura um que dê certo para o tamanho que vc. quer..
No encontro dos cabos tem um encaixe para o parafuso regulador do freio de mão.... não tem como encurtar este parafuso??
ou usar aqueles grampos de cabo de aço e diminuir o cabo??

abçs

matrakaum
12/11/2015, 21:35
Então aquele engate do parafuso de regulagem já está além da posição, ou seja, posso arrancar o parafuso que mesmo assim o cabo está maior.
Esta ideia dos grampos confesso que não havia pensado. Mas será que não dá problemas?
Pensei em pedir para o meu irmão fazer um pra mim mas se ele sair da empresa aonde arrumo outro? Queria algo que tenha no comércio. Já estou cabrero com o cabo do acelerador que foi feito sob medida... Vou mudar isto rapidinho pq. se quebrar não encontro em lugar algum.

antonio umino
12/11/2015, 23:34
Tem vários tipos de cabo de aço.... aqueles usados em varal de roupa.... que tem os grampos deve dar certo.

516324516325

tem várias medidas de cabo. e o grampo de acordo com a grossura do cabo
http://www.cabofercabosdeaco.com.br/clips-para-cabos-de-aco_16

abçs516326

matrakaum
13/11/2015, 20:51
Antonio vou ver este esquema dos grampos de cabo de aço.
Hj, ainda bem que estava sem fazer nada, olhando pro Caroço percebi que eu tinha que instalar a caixa de fusível agora. Pq. é bem mais fácil fazer com a caixote suspenso (ele está em uma talha) do que ficar me contorcendo para fazer. Poxa 1,80 de altura e 90kg não são fáceis de se administrar em locais pequenos.
Escolhi um caixa de fusível que eu tinha jogada lá (acho que é do Fiat Prêmio). Ela é pequenininha e tem bastante fusível e relês.
Agora vai a pergunta...
Vou ter faróis originais, lanternas diant. originais (aquelas pequenas) c/ pisca, buzina, lanternas traseiras, luz de ré, uma luz interna... Bom para encurtar queria saber qtos relês eu tenho que usar?
Quero desenvolver um esquema tb. do limpador de párabrisas... Vou usar o comando de chave do corsa (são os mesmos do monza, vectra...)
Pelas minhas contas
1- Para o pisca (acho que o Pisca Alerta é tb. no mesmo)
2- Farol Alto eu não sei se usa relê
3- Para o limpador de Párabrisa (estou assumindo que o temporizador é o relê quem faz - na verdade não faço a menor ideia se é isto)
Acho que é isto.

matrakaum
13/11/2015, 21:58
Achei um Post muito bom sobre elétrica
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/2561-eletrica-jeep-caixa-de-fusiveis-4.html

matrakaum
18/11/2015, 20:55
Estava colocando o caixote e me deparei com um problema. Coloquei calços de 1 1/2" mas a frente do jeep ficou mais baixa que a traseira... Uma pergunta pode parecer coisa idiota mas está me encucando....
Há calços na travessa traseira que deveriam ser de medida diferente das demais. Não é? Pq. a travessa traseira é mais alta... eu na ânsia coloquei todos iguais mas deu uma diferença legal.... Toh perdido com isto.

matrakaum
19/11/2015, 09:56
Para o caixote ficar nivelado ficou assim.
Nos calços da travessa traseira, aquela que fica bem em cima do eixo diferencial, ficaram calços de 1 1/2", na frente pegou 2 1/2".
Não tem algo errado aí?

matrakaum
19/11/2015, 09:57
O pior é que se eu baixar na travessa traseira terei que baixar muito o tanque de combustível para caber o bocal de entrada...

vavarusso
20/11/2015, 18:20
Os calço0s sao todos da mesma altura Matrak

kiko ribeiro
20/11/2015, 23:14
matrakaum , também estou em duvida nesses cabos do freio , ai veio uma ideia de usar a alavanca de mão do lado do banco desta forma economizo nas ferragens bumerang e mais o cabo de puxar , será que funciona?, uma alavanca completa da Kombi moderna custa 95 contos , agora vendo suas fotos vi a embreagem hidráulica que você instalou ,de que modelo de veiculo é ? , a parte elétrica que vou instalar é a caixa de fusíveis tipo lamina do fiat já com suporte pra relés etc..., não gosto daquele esquema de fusível de vidro aquilo enferruja tudo , tive que trocar os tubos da linha de freio justamente por que enferrujaram , instalei novos mas pintei tudo com antiferrugem , infelizmente vou ter que ficar de molho meus joelhos estão abrindo o bico.

matrakaum
21/11/2015, 10:20
Os calço0s sao todos da mesma altura Matrak
Vavá eu acho que o caixote tá torto. Ficou 1" na travessa em cima do diferencial traseiro e 2 ¹/²" no resto. De qualquer forma vou levar ele no alinhamento técnico pq. quero não ter dúvidas qto ao chassi tb. Já percebi que há uma diferença entre as rodas dianteiras. A esquerda está mais afastada da roda traseira esquerda do que a dianteira direita está da traseira direita, algo próximo de 2cm.
Já levo no cara e vejo o que tem de fazer.

matrakaum , também estou em duvida nesses cabos do freio , ai veio uma ideia de usar a alavanca de mão do lado do banco desta forma economizo nas ferragens bumerang e mais o cabo de puxar , será que funciona?, uma alavanca completa da Kombi moderna custa 95 contos , agora vendo suas fotos vi a embreagem hidráulica que você instalou ,de que modelo de veiculo é ? , a parte elétrica que vou instalar é a caixa de fusíveis tipo lamina do fiat já com suporte pra relés etc..., não gosto daquele esquema de fusível de vidro aquilo enferruja tudo , tive que trocar os tubos da linha de freio justamente por que enferrujaram , instalei novos mas pintei tudo com antiferrugem , infelizmente vou ter que ficar de molho meus joelhos estão abrindo o bico.
Kiko,
O cabo de freio ainda não mexi. Estou pensando em usar o esquema de presilhas para tirar as medidas e então comprar uns... vou comprar mais de um pq. se a Dna Zika passar por aqui já estou previnido.
Vou usar (ainda em projeto o sistema da Ranger/S10 de pedal), já vi o sistema de alavanca no meio e não gostei... Primeiro que aquilo é super frágil (vendo muito destas alavancas aqui - todas quebram) e outra pq. fica bem no meio. Jeep já não tem espaço se colocar ali ferrô.
A caixa de fusível vou usar a do Palio que eu tinha aqui. Só não encontrei uma caixinha para colocar ela dentro, vou ter que dar um jeito.

eliasFerreira
21/11/2015, 14:32
Matrakaum, é bem certo que o chassis esteja empenado.
O meu está.
Se vc tem onde mandar alinhar, não perca tempo.
Não tem coisa mais bonita que um jeep alinhado.

matrakaum
21/11/2015, 17:05
Matrakaum, é bem certo que o chassis esteja empenado.
O meu está.
Se vc tem onde mandar alinhar, não perca tempo.
Não tem coisa mais bonita que um jeep alinhado.
Dá para fazer este alinhamento com o carro montado ou tem que levar somente o chassi? É caro isto?

vavarusso
22/11/2015, 12:06
Bom dia. Isso de dos eixos nao estarem paralelos geralmente é parafuso, pino de centro. Aquele que passa no centro do feixe de molas e a cabeça dele cai numa sede na sapata do eixo. Veja esse casamento.

eliasFerreira
23/11/2015, 12:14
Dá para fazer este alinhamento com o carro montado ou tem que levar somente o chassi? É caro isto?

Pode até ser possível, mas é melhor só o chassi.

matrakaum
24/11/2015, 20:20
Falei com um pessoal de alinhamento técnico hj, eles me disseram que pode levar o carro andando mesmo todo montado que faz do mesmo jeito. Vou ver se consigo levar já na semana que vem... isto se tudo der certo e o Caroço sair do estaleiro até a segunda-feira...

calhiandro
24/11/2015, 21:44
Matrakaum, depois faz um vídeo com ele funcionando. Parabéns pela empreitada.

matrakaum
25/11/2015, 09:05
Matrakaum, depois faz um vídeo com ele funcionando. Parabéns pela empreitada.

Faço sim... não pus para funcionar ainda pq. estou enrolado de serviço aqui na loja... Mas domingo vou vir para cá só para fazer isto

eliasFerreira
25/11/2015, 10:03
Acompanha o serviço e conta pra gente como eles fazem.

matrakaum
25/11/2015, 20:08
Pessoal achei um esquema elétrico muito interessante. Será que posso compartilhar aqui?

kiko ribeiro
25/11/2015, 21:56
cabo emborrachado pra ligar motores trifásicos com terra vem 4 fios de 2,5 a 4 mm cada fio creio ser suficiente pra montar todo o esquema pelo menos na traseira sem remendos cada fio com cor diferente tudo com terminais macho femea e soldados , o mundo acaba mas a parte elétrica fica intacta , na frente precisa de bitolas mais largas pros faróis e milhas tudo com rele´, etc... , bateria e motor de arranque um cabo suficiente pra aguentar o motor de arranque , liguei o alternador com um cabo 25mm o mesmo é do moderno com relé interno 75 amperes da e sobra pro meu velhão , chato mesmo é os suportes , to quase optando pela direção mecânica do opala ao invez da hidráulica

matrakaum
26/11/2015, 10:45
Kiko carca a DH que depois dos neurônios fritos é só alegria...
Vc. pode usar tb. os suportes do próprio Opala - O problema é que o reservatório do Opala é um pescoçudo e atrapalha bem...
Eu comecei a elétrica em passos de tartaruga... hj à tarde vou tirar fotos do suporte que fiz para a caixa de fusível do Palio.

kiko ribeiro
26/11/2015, 12:31
essa caixa pescoçuda é do modelo antigo ,dizem que da vazamentos o pessoal do clube do opala preferem a bomba mais cara infelizmente o modelo moderno que + - igual a do Santana inclusive 60 bar , acabei agora as duas chapinhas pra prender o cabo de freio de mão das rodas so falta o tal bumerangue to achando caro também , vou la no ferro velho e mando cortar uma peça com o mesmo desenho , o pior e que a semana ta terminando e eu ainda não coloquei a carroceria

vavarusso
26/11/2015, 12:31
[QUOTE=
Vc. pode usar tb. os suportes do próprio Opala - O problema é que o reservatório do Opala é um pescoçudo e atrapalha bem...
.[/QUOTE]
Bom dia. Matrak1 o pescoçudo é o da DH do opala mais antigo, uso bb do opala com reservat´rio de gol.

kiko ribeiro
26/11/2015, 12:36
vavarusso ,eu estou usando a bomba do Santana por isso estou com dificuldades de fazer o suporte que fique bem firme , uso o motor de opala mas pelo jeito vou ter que instalar a polia dupla no eixo de manivelas pra tocar a bomba hidráulica já tentei usas a polia dupla na bomba de água mas não deu certo , o bom de usar a bomba "cara" mas original do opala é que a polia é dupla ,

matrakaum
26/11/2015, 20:02
Acho que o Vavá tem razão o mais antigo é pescoçudo..
Agora a polia dupla da bomba, eu mesmo fabriquei a minha.
Uso a bomba do Tempra, arranquei a polia de uma outra bomba do tempra encaixei as duas parafusei e já era... elas se uniram que visualmente vc não consegue saber que são duas.

vavarusso
27/11/2015, 00:35
vavarusso ,eu estou usando a bomba do Santana por isso estou com dificuldades de fazer o suporte que fique bem firme , uso o motor de opala mas pelo jeito vou ter que instalar a polia dupla no eixo de manivelas pra tocar a bomba hidráulica já tentei usas a polia dupla na bomba de água mas não deu certo , o bom de usar a bomba "cara" mas original do opala é que a polia é dupla ,
Kiko eu uso tambem o motor de opala, e paguei vaxame tentando outras bombas sem sucesso com suporte e alinhamento até resolver colocar a original. Te recomendo adquiri a original desse motor com polia e suporte.
Valeu.

matrakaum
30/11/2015, 19:34
Kra q trampo a parte elétrica...
Domingo inteiro para conseguir fazer 20% do trabalho....
C tah loko

eliasFerreira
01/12/2015, 07:19
Tá estanhando os terminais, matraka?

matrakaum
01/12/2015, 09:29
Tá estanhando os terminais, matraka?
Toh não... até tentei mas não consigo fazer o estanho grudar... inacreditável.. gastei um monte de estanho e o bicho escorre feito água....kkkkkk - desisti.
Toh em dúvida aonde usar relê...
Nos carros usam em seta, acho que farol, buzina, limpador de párabrisa.... Toh em dúvida se devo usar tb. na parte de ignição, nos faroletes de ré

Pablo.pinto2007
03/12/2015, 04:48
Farol de ré é interessante, principalmente se pretende colocar um farol de milha.
Na ignição não vejo necessidade, desde que sua chave seja robusta, se for fazer mais simples, tipo botão (start), ainda acho que aguenta, pois o próprio solenóide do motor de partida como o nome já diz, é um relé!!!

PAblo

Toh não... até tentei mas não consigo fazer o estanho grudar... inacreditável.. gastei um monte de estanho e o bicho escorre feito água....kkkkkk - desisti.
Toh em dúvida aonde usar relê...
Nos carros usam em seta, acho que farol, buzina, limpador de párabrisa.... Toh em dúvida se devo usar tb. na parte de ignição, nos faroletes de ré

kiko ribeiro
03/12/2015, 19:49
qual estanho você esta usando além da pastinha ? , uso estanho best com 70% estanho é pra eletrônica solda que é uma maravilha , pode usar 60% também use fio de solda não use barras de solda , tudo tem que estar limpo costumo dar uma lixadinha e use um ferro de solda bom de 100w, uai , esses fios ai são de cobre?

matrakaum
03/12/2015, 20:03
qual estanho você esta usando além da pastinha ? , uso estanho best com 70% estanho é pra eletrônica solda que é uma maravilha , pode usar 60% também use fio de solda não use barras de solda , tudo tem que estar limpo costumo dar uma lixadinha e use um ferro de solda bom de 100w, uai , esses fios ai são de cobre?
Kra não sei... entendo nada disto e tenho muita vontade de aprender...
O que devo usar? Até hj não sei pra que serve esta pastinha?

kiko ribeiro
03/12/2015, 20:12
relés vão no auxilio de : faróis , tem que pesquisar qual você vai usar o tipo partindo dos 12 V tem que ver seus contatos se é possível usar 1 rele pra farol baixo e alto ao mesmo tempo digamos 2 faróis de 55/60 W x 2 = 240W aplique a lei de HOLM I= W/V 240/12 = 20 A confira a tabela AWG a bitola do fio usado pra 20 amperes e pronto se considerar 10% a mais tudo bem nunca a menos , o interessante é usar um bom cabo terra instale nos 4 cantos entre chassis e "lataria" o meu é de fibra então usa chapas de alumínio junto a fibra pra facilitar nos pontos de aterramento

kiko ribeiro
03/12/2015, 20:18
a caixinha de fusíveis já ajuda bastante em seus gráficos o que é instalado la entre relés e fusíveis , eu costumo fazer uma planta esquema pra não se perder e é bom ter esse esquema caso venha a mexer futuramente , qual quer problema é só pedir socorro

matrakaum
07/12/2015, 11:51
PROBLEMASSSS
Fui instalar ao Roda Livre agora há pouco e do lado Direito (carona) o eixo não está centralizado no cubo o que está impedindo a Roda Livre entrar no cubo.
O que pode ser isto?
Seguem fotos
518067 518068 518069

reslima
07/12/2015, 13:31
Matrakaum, ta com 2 porcas sextavadas aí no cubo? Lado de fora é a porca de engenharia que vai... Aquela redonda com parafuso allen... Desse jeito aí provavelmente terá problema de cubo soltando...
A ponta de eixo normalmente tem uma folguinha aí... Tentou encaixar a RL, mexendo a ponta, ou viu que estava assim e nem mexeu? Cade o restante da RL?

PROBLEMASSSS
Fui instalar ao Roda Livre agora há pouco e do lado Direito (carona) o eixo não está centralizado no cubo o que está impedindo a Roda Livre entrar no cubo.
O que pode ser isto?
Seguem fotos
518067 518068 518069

kiko ribeiro
07/12/2015, 15:19
pois é tem alguma coisa errada ai , ou seu rolamento a capa deslocou ? eixo torto ? creio que não , retire tudo e monte direito confira a capa do rolamento é chato pois esta coberto de graxa percebi nas fotos as diferenças encaixou direito as 2 arruelas uma interna e a externa as duas tem que encaixar no ressalto do eixo , aqui meu problema é que a pinça esta pegando no lado interno da roda

matrakaum
07/12/2015, 19:50
Matrakaum, ta com 2 porcas sextavadas aí no cubo? Lado de fora é a porca de engenharia que vai... Aquela redonda com parafuso allen... Desse jeito aí provavelmente terá problema de cubo soltando...
A ponta de eixo normalmente tem uma folguinha aí... Tentou encaixar a RL, mexendo a ponta, ou viu que estava assim e nem mexeu? Cade o restante da RL?
Boa Noite,
Reslima - Tá com duas porcas mas esta do parafuso allen eu não achei. O que eu fiz foi usar aquelas arruelas que se dobram por cima para travar.
Esta ponta não tem folga tá bem dura e ela já esta assim quando desmontei. Antes de colocar a manga ela ficava alinhada, ela só desloca depois de colocada a manga. A do outro lado está normal.
O resto da RL está no saco ainda.. eu tirei esta parte só para testar pq. tentei colocar e não entrou. A RL é novinha.

pois é tem alguma coisa errada ai , ou seu rolamento a capa deslocou ? eixo torto ? creio que não , retire tudo e monte direito confira a capa do rolamento é chato pois esta coberto de graxa percebi nas fotos as diferenças encaixou direito as 2 arruelas uma interna e a externa as duas tem que encaixar no ressalto do eixo , aqui meu problema é que a pinça esta pegando no lado interno da roda
Fiz tudo certinho, inclusive do outro lado está normal. Será que a manga está torta?

matrakaum
08/12/2015, 09:49
Um camarada que mexe com jeep disse que provavelmente a tubeira do diferencial está torta. O que fazer agora?

matrakaum
08/12/2015, 20:40
Coloquei a RL antiga, desmiolei ela e usei só a capa, para não deixar aberto.
Agora isto está mexendo comigo... não faço ideia de como voltar isto para o lugar. Me passaram uma solução que achei estranha (para dizer o mínimo) - cortar a bolota e soldar de novo alinhada!!!!!????? Sinceramente não quero fazer isto.

kiko ribeiro
08/12/2015, 21:14
1ª tem que desmontar pra ver de fato se esta empenado ,

matrakaum
09/12/2015, 09:13
Tem como ver somente olhando?
Eu medi tem uma diferença de 2cm em relação ao outro lado.

reslima
09/12/2015, 10:01
Se não me engano o Umino desempenou um eixo de F75 uma vez e postou aqui no fórum. Não sei como faz e nem se compensa fazer, invés de comprar uma outra carcaça, se realmente estiver empenado.

reslima
09/12/2015, 10:38
Achei...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85-a/77058-dica-de-como-endireitar-eixo-dianteiro-rural-e-pickup.html

kiko ribeiro
09/12/2015, 12:12
a, intendi o problema é a capa que empena, ai complica na hora do conserto de fato tem também o ângulo do caster envolvido no problema , o jeito que o amigo fez me parece ser o jeito certo , calor e indo aos poucos pondo a coisa toda no lugar com grampos , poderia também usar uma barra de aço da espessura do tubo aquecer e usar a barra pra por a coisa no lugar , por outro lado acredito que em alguma boa oficina poderia fazer a coisa certa retirar o tudo torto e soldar um novo , isso me parece acontecer quando os grampos estão frouxos

matrakaum
09/12/2015, 20:36
Aonde fazer isto com segurança?
O Antônio é ninja e tinha ferramentas... eu não tenho.
Qto custa uma carcaça destas?

kiko ribeiro
09/12/2015, 21:12
não teria algum jeep clube pela sua região , aqui em são Vicente tínhamos um mas os caras sumiram era de 3ª feiras na praia , ai no caso você precisa de um bom ferreiro

antonio umino
09/12/2015, 23:51
Matraka.....
já que me citaram....
No seu caso, me parece que o munhão está montado errado........
aqueles tocos retangulares que faz o ajuste do munhão. deve estar com o rolamento fora do lugar.

Depois de montado. o semi eixo não fica certo, dando a impressão de estar torto....
Dá uma olhada na fixação do munhão........
a bola do eixo junto com o munhão deve estar aberto. ou na parte superior ou inferior.

abçs

matrakaum
10/12/2015, 21:28
Matraka.....
já que me citaram....
No seu caso, me parece que o munhão está montado errado........
aqueles tocos retangulares que faz o ajuste do munhão. deve estar com o rolamento fora do lugar.

Depois de montado. o semi eixo não fica certo, dando a impressão de estar torto....
Dá uma olhada na fixação do munhão........
a bola do eixo junto com o munhão deve estar aberto. ou na parte superior ou inferior.

abçs

Antonio,
Os rolamentos do shimmy eu acredito que estejam certo pq., se não me engano, o eixo já ficou torto antes mesmo de montar o munhão.
Me explica melhor esta parte "a bola do eixo junto com o munhão deve estar aberto. ou na parte superior ou inferior."

antonio umino
10/12/2015, 21:59
Antonio,
Os rolamentos do shimmy eu acredito que estejam certo pq., se não me engano, o eixo já ficou torto antes mesmo de montar o munhão.
Me explica melhor esta parte "a bola do eixo junto com o munhão deve estar aberto. ou na parte superior ou inferior."

Onde vai o retentor da bola.. não ficou com alguma folga..?

matrakaum
11/12/2015, 09:42
Não. Será que pode ser que o chassi esteja torto? Como posso tirar esta dúvida?

tuna
11/12/2015, 10:46
Pessoal, depois da manga, o eixo tem que estar muito, mas muito torto pra interferir na posição do semi eixo, uma vez que a cruzeta compensa qualquer variação, aposto mais na manga torta do que no eixo, outra coisa, o semi eixo não fica sempre alinhado, ele tem uma bela folga axial talvez seja questão só de verificar se ele não chega com "jeitinho".

[]'s