Ver Versão Completa : Caroço, A Saga
matrakaum
14/12/2015, 20:45
Tuna,
Esta diferença de uma roda em relação a outra, a do lado direito está 2cm (+/-) deslocada em relação a esquerda. Isto já seria o suficiente?
Pq. se a manga estiver torta não chega a interferir na roda. Chega?
matrakaum
15/12/2015, 20:21
Tuna vou tirar as fotos... na terça ou quarta eu faço isto (tenho que entregar o imóvel da loja até segunda então tô trabalhando que nem gente grande)...
kiko ribeiro
17/12/2015, 11:45
Matraca você já montou suas rodas traseiras ? com as ferragens para freio de mão , não va gastar dinheiro com esses kits prontos ta caro pra burro ,compre aos poucos na gama e la na agromotor se compare os preços nas lojas 4x4 os cabos são baratos , fiz o bumerangue e ficou perfeito tudo parafusado em baixo do suporte de cambio pra mim so falta o puxador também vou pegar da f1000 dus pecinhas importantes são baratas é justamente o suporte onde instala a ponta dos cabos
thumukumake
27/12/2015, 15:56
matrakaum , ta conseguindo entrar no forum ? , ou não esta conseguindo postar respostas ? , fui obrigado a fazer um novo logim como thumukumake mas sou o velho kiko ribeiro , troquei tambem minha caixa de e-mail tambem
matrakaum
28/12/2015, 17:38
Kiko acessou normal. Será que não bloquearam vc? As coisas por aqui andam um tanto quanto ditatoriais. Isto aconteceu comigo tb. e não tive ao menos chance de me defender.
Criei um novo login e bloquearam este tb.
Acho que é por isto que as pessoas estão sumindo daqui.
vavarusso
30/12/2015, 15:23
Opa! Só pra lembrar que eu ainda estou por aqui.
matrakaum
30/12/2015, 20:29
Seguem as fotos do Eixo Diferencial Dianteiro... Realmente está torto e bem torto
519323 519324
matrakaum
30/12/2015, 20:30
Opa! Só pra lembrar que eu ainda estou por aqui.
Ainda bem que o Sr não sumiu...kkkkk
thumukumake
31/12/2015, 00:33
pois é , tudo neste país esta se estragando da pior forma possível agora em 2016 a coisa vai piorar e muito , não me preocupo por que temos Argentina e Paraguai é só fazer as malas e se mandar , bem voltando a que interessa que chato esse seu problema , tem que pesquisar pra ver uma forma certa pra consertar , boa sorte ai
matrakaum
31/12/2015, 17:22
pois é , tudo neste país esta se estragando da pior forma possível agora em 2016 a coisa vai piorar e muito , não me preocupo por que temos Argentina e Paraguai é só fazer as malas e se mandar , bem voltando a que interessa que chato esse seu problema , tem que pesquisar pra ver uma forma certa pra consertar , boa sorte ai
Vou juntar grana para comprar outra carcaça do diferencial...
antonio umino
31/12/2015, 18:16
Matraka..
Vc diz que o seu eixo está torto.....
Olhando a carcaça, está torto onde???.. na Tubeira. de que lado... Para frente, para traz ou para cima..????
Final de ano... Ultimo dia..
Feliz ano Novo...
Grande abraço.
matrakaum
01/01/2016, 11:36
FELIZ 2016 À TODOS OS MEUS AMIGOS - Desejo que a graça de Deus se manifeste em cada segundo de vossas vidas....
Matraka..
Vc diz que o seu eixo está torto.....
Olhando a carcaça, está torto onde???.. na Tubeira. de que lado... Para frente, para traz ou para cima..????
Final de ano... Ultimo dia..
Feliz ano Novo...
Grande abraço.
Antônio olhando de cima na tubeira, está torta para trás...
Embora agora me ocorreu algo. Se está torta para trás o eixo deveria grudar no sentido oposto. Não é? O eixo está colando exatamente no mesmo sentido da deformação (falei bonito agora...)
antonio umino
01/01/2016, 17:36
Endireitei o eixo dianteiro da Rural... mas estava para cima.....
519367 nesta foto.. usei calço um pedaço de barra de ferro de 1x2 polegadas por acho 25 cm.. mais uma meia lua de uma engrenagem do cambio do Caminhão MB.....e os grampos e a chapa da mola.... e com o grampo do lado da bola fui apertando e esquentando com o lança chamas. ( o ideal é um maçarico de solda_.....e assim chegou no lugar.
519368lança chama esquentando o lugar torto...
519369Usei esta ferramenta do fusca para ver o grau do facão traseiro ....
Se está torto para traz. acho que vai ter que desmontar o eixo e deixar na carcaça e levar a uma prensa para endireitar...
Tal qual faz em eixos de caminhão....tanto dianteiro como o traseiro...
abraços.
thumukumake
01/01/2016, 19:48
se o Matraka estivesse mais perto ajudava ele , tenho maçarico oxi-glp quebra um galhão , não acredito que não tenha algum bom ferreiro mecanico ai na região dele oficina de caminhão molero pai de santo sei lá
matrakaum
02/01/2016, 13:48
uma empresa da Anhaia Melo me cobrou 280 para endireitar - tenho que levar a carcaça toda desmontada lá pra eles.
O kra disse que tb. pode ser possível que tenha que trocar o munhão...
antonio umino
02/01/2016, 13:55
Depois de desmontado tira fotos...
Quanto ao endireitamento. deve ficar ótimo.....
Se vc conseguiu montar o munhão e não viu defeito acho que não precisa trocar o munhão...
Começando o ano... 2016... e vamos que vamos.... tenho também vários projetos em andamento..
Rural 66... no cavalete..... Pickup do Spin. pronto para documentar.. e assim vai.
Grande abraço.
matrakaum
02/01/2016, 14:22
Esta semana eu vou desmontar tudo.
Como faço para medir se aquele calço que ficar em cima do feixe de molas não está posicionado errado?
antonio umino
02/01/2016, 18:52
O calço que vc refere é a meia lua que é soldado no eixo,....
Este calço conforme a posição faz o ajuste do caster.... ( a inclinação do eixo)... o que faz o volante retornar à posição de reta.
No fórum . tem um tópico referente à este assunto....
em que fazem a mudança do feixe de molas , originalmente por baixo do eixo para cima... e daí implica no alinhamento da direção....
abçs
matrakaum
03/01/2016, 22:05
Este calço mesmo Antônio... não sabia que era soldado.
Uma coisa está me intrigando... a tubeira da carcaça tá torta mesmo, mas se ela está torta no sentido das rodas traseiras seria mais racional que o eixo encostasse na posição contrária e não no mesmo sentido. Isto está me intrigando demais....
antonio umino
03/01/2016, 22:40
ao desmontar.dá uma olhada no eixo. (manga de eixo). o que atravessa o semi eixo....se ele não está empenado...
Pode ser que corrigiram na manga o torto do eixo....
abraços.
Arildo MT
04/01/2016, 17:07
Este calço mesmo Antônio... não sabia que era soldado.
Uma coisa está me intrigando... a tubeira da carcaça tá torta mesmo, mas se ela está torta no sentido das rodas traseiras seria mais racional que o eixo encostasse na posição contrária e não no mesmo sentido. Isto está me intrigando demais....
Palpiteiro chegando, para mim faz sentido, pois existe uma cruzeta ali (salvo lapso de memoria), então o eixo força pra um lado passando pela cruzeta invertera para o lado oposto, + ou - assim ), desculpem se digitei besteira.
matrakaum
11/01/2016, 16:54
É possível que o meu problema seja no munhão ao invés da carcaça do diferencial?
Retirei a manga de eixo do lado do motorista (este lado não deu problema) e pus no lugar da outra, eu achei que a manga poderia estar torta, mas o problema persistiu do lado do passageiro.
Vou postar umas fotos que demonstram que a manga entra empenada no munhão. E o problema só passa a existir depois que encaixa a manga no munhão.
Realmente mesmo que a carcaça esteja torta (algo que está) teria que ser uma coisa absurda para chegar a prender o eixo. Retirando a manga o eixo fica livre sem problemas, ou seja, a empeno da carcaça não está influenciando.
matrakaum
11/01/2016, 17:05
520069 520070 520071
vavarusso
11/01/2016, 17:45
Matraca1 tem essa diferença toda no assentamento da flange da manga? Se assentar o eixo nao gira? Leva a manga num torneiro pra ver empeno, e se for nela é dos fgrandes.
matrakaum
11/01/2016, 19:33
Então Vavá passei esta manga para o outro lado e deu tudo certo. Deduzo que o B.O seja no munhão.
antonio umino
12/01/2016, 12:43
Será que o munhão não está montado errado??
No toquinho tem o encaixe do rolamento. e no munhão o alojamento da capa.....
Num tópico, disse sobre isto.. vc verificou?
abçs
thumukumake
12/01/2016, 13:18
matraca , essa foto a 3ª mostra o tanto que a flange da manga esta convexa ? , estranho, como pode deformar dessa forma? , como estava antes de desmontar? , que novela em amigo
Puxa o semi eixo fora e tenta encaixar ele na manga, depois tenta colocar a manga no munhão, sem o semi eixo estar no lugar, só de curiosidade.
Ah, tire fotos do semi eixo no lugar, sem a manga, só de curiosidade tbem.
Abraço.
520069 520070 520071
vavarusso
12/01/2016, 15:14
Matrakaum acho improvável esse empeno todo, tanto na manga e principalmente no munhão.
matrakaum
12/01/2016, 21:37
Será que o munhão não está montado errado??
No toquinho tem o encaixe do rolamento. e no munhão o alojamento da capa.....
Num tópico, disse sobre isto.. vc verificou?
abçs
Eu segui a montagem que vi aqui no tópico. Coloquei o alojamento na bolota, depois pus o rolamento e por último o munhão. Em cima deste o toquinho.
Montei igualzinho a este video
http://www.kaiserwillys.com/product/856/willys-jeep-steering-tie-rods-steering-knuckle-parts-accessories
matraca , essa foto a 3ª mostra o tanto que a flange da manga esta convexa ? , estranho, como pode deformar dessa forma? , como estava antes de desmontar? , que novela em amigo
O pior é que coloquei esta manga do outro lado e aí encaixou certinho.
O Batata (meca aqui de Osasco do Jeep Club daqui) disse que tem certeza que é culpa da carcaça do diferencial. Disse que se cortar com a esmerilhadeira do lado que está torto, dá umas marretadas pra voltar, alinha com nível e solda resolve o problema.
Sei lá.... Este negócio de cortar e soldar....
Puxa o semi eixo fora e tenta encaixar ele na manga, depois tenta colocar a manga no munhão, sem o semi eixo estar no lugar, só de curiosidade.
Ah, tire fotos do semi eixo no lugar, sem a manga, só de curiosidade tbem.
Abraço.
Puxei o Semi-eixo e encaixo na manga e centraliza mas qdo vai colocar a manga no munhão aí o bicho pega.. pq. a manga tem que se deslocar para esquerda (sentido à roda traseira) aí já trava o semi eixo.
Vou tentar fazer um vídeo....
Matrakaum acho improvável esse empeno todo, tanto na manga e principalmente no munhão.
Vavá, foi o que o Batata falou... acho impossível o empeno estar no munhão. Como na manga não é pq. está na outra roda agora e está normal.... ele disse que aposta que é culpa da carcaça mesmo.
Beleza, puxou o semi e encaixou ele na manga sem problema, até dar batente na bucha? Beleza, tira o semi eixo do diferencial e encaixa a manga lá no munhão, sem o semi eixo estar no lugar, sacou? encaixou beleza? Ótimo.
O meu chute é o seguinte: - o semi pode não estar entrando todo no eixo, as vezes por não ter conseguido encaixar direito mesmo, ou a caixa de satélite estar com o batente que existe na caixa de satélite do eixo traseiro, por exemplo, e por último o semi eixo pode ser maior. Abra a tampa do diferencial, encaixe o semi de volta e tente visualizar se tem algum problema.
Puxei o Semi-eixo e encaixo na manga e centraliza mas qdo vai colocar a manga no munhão aí o bicho pega.. pq. a manga tem que se deslocar para esquerda (sentido à roda traseira) aí já trava o semi eixo.
Vou tentar fazer um vídeo....
matrakaum
13/01/2016, 21:14
Beleza, puxou o semi e encaixou ele na manga sem problema, até dar batente na bucha? Beleza, tira o semi eixo do diferencial e encaixa a manga lá no munhão, sem o semi eixo estar no lugar, sacou? encaixou beleza? Ótimo.
O meu chute é o seguinte: - o semi pode não estar entrando todo no eixo, as vezes por não ter conseguido encaixar direito mesmo, ou a caixa de satélite estar com o batente que existe na caixa de satélite do eixo traseiro, por exemplo, e por último o semi eixo pode ser maior. Abra a tampa do diferencial, encaixe o semi de volta e tente visualizar se tem algum problema.
Vou retirar o semi eixo na sexta e fazer este teste da manga direto no munhão. Agora me explica melhor sobre este batente dentro da caixa satélite.
Caixa de satelite do diferencial traseiro tem uma peça onde o semi eixo da encosto, se o seu eixo nao esta empenado a ponto de afetar isso, se manga e munhao estao ok, se o próprio semi esta sem empeno, sobra essa possibilidade, dele nao esta indo até o final, nao estar entrando todo no eixo e qdo força a manga ele tranca e tende a atravessar mesmo. Abra a tampa do diferencial e tira uma foto pra vermos como ta la e tals. Desculpa os erro aí, no cel isso aqui é uma bosta.
Abraço.
Vou retirar o semi eixo na sexta e fazer este teste da manga direto no munhão. Agora me explica melhor sobre este batente dentro da caixa satélite.
vavarusso
14/01/2016, 09:09
Reslima matou a charada. Pronto tá aí a verificação.
Boa sorte.
Caixa de satelite do diferencial traseiro tem uma peça onde o semi eixo da encosto, se o seu eixo nao esta empenado a ponto de afetar isso, se manga e munhao estao ok, se o próprio semi esta sem empeno, sobra essa possibilidade, dele nao esta indo até o final, nao estar entrando todo no eixo e qdo força a manga ele tranca e tende a atravessar mesmo. Abra a tampa do diferencial e tira uma foto pra vermos como ta la e tals. Desculpa os erro aí, no cel isso aqui é uma bosta.
Abraço.
Já disse lá atrás que a carcaça tem que estar muito, mas MUITO empenada, pra cruzeta do semi eixo não compensar a diferença, agora o Renato matou a charada, com certeza a manga está esfregando na cruzeta, verifique o alojamento do semi na caixa satélite.
[]´s
matrakaum
16/01/2016, 20:21
OPA!!! Consegui consertar a minha novela.
Realmente era a carcaça - desempenamos a carcaça e pronto! o eixo alinhou, a manga entrou... tudo no jeito.
Cortamos aonde estava empenado, trouxemos a bolota para o alinhamento e depois de medir tudo soldamos....
Acho que posso passar para a fase do freio....
vavarusso
17/01/2016, 08:42
OPA!!! Consegui consertar a minha novela.
Realmente era a carcaça - desempenamos a carcaça e pronto! o eixo alinhou, a manga entrou... tudo no jeito.
Cortamos aonde estava empenado, trouxemos a bolota para o alinhamento e depois de medir tudo soldamos....
Acho que posso passar para a fase do freio....
Matrak1 era a tubeira? Fotos. E como esta rodando antes?
matrakaum
18/01/2016, 09:17
Bom Dia Amigos,
Vavá era a tubeira sim. O que acontecia, algo que eu não conseguia imaginar, a tubeira torta e consequentemente a bolota também deslocava todo o sistema junto. No meu pensamento como o munhão roda em cima da bolota eu compensaria este deslocamento no munhão mas ele roda sobre um eixo fixo na bolota, ou seja, continua com seu deslocamento horizontal mas este também estará desalinhado do resto da carcaça por conta do ponto fixo... aí como o semi-eixo está alinha com a carcaça e não acompanha o desalinhamento ele trava quando encaixa a manga que é o ponto de junção dos dois, semi eixo e munhão.
Eu acho que o antigo dono forçou muito o semi-eixo para entrar na roda livre e foi por isto que comeu aquele anel de bronze que vai na manga de eixo e estraçalhou a roda livre.
É aquelas... quando vc. não conhece se lasca. Eu quando fui comprar o jeep encontrei dois deles que cabiam no meu orçamente, este e um outro.
O outro o rapaz tinha acabado de reformar e estava vendendo pq. a noiva obrigou... não comprei pq. ele não tinha roda livre e como sempre ouvi meu pai falar que a roda livre era bom..... peguei o caroço que hj percebo que foi a escolha errada.
Vou tirar fotos de como ficou e posto aqui...
Mas ainda sigo na busca de uma carcaça pq. esta solda não me agrada apesar de ter sido bem feita.
thumukumake
20/01/2016, 21:54
é bom saber que você resolveu o problema , que coisa ehh .
matrakaum
23/01/2016, 10:48
Foto de como ficou o munhão
520899
matrakaum
23/01/2016, 10:51
Se a parte da frente está, teoricamente, pronta então vamos para a parte de trás.
Como nunca havia desmontado eu fiz isto hoje. Percebi que retirar o semi eixo dali vai requerer engenharia... de fundo de quintal é claro.
Vamos lá... qual o método mais inadequado para fazer isto?
520900 520901
matrakaum
01/02/2016, 20:10
Pensei em colocar freio a disco na traseira mas depois do preço vou adiar.
Troquei rolamento e o anel trava do lado esquerdo... Vou montar e no fds tiro o do lado direito. Aí vou ver se consigo alguém para chanfrar os canos de freio pra mim
thumukumake
01/02/2016, 20:34
meu caro , pra tirar esses eixos eu sofri um bocado os de trás , o meu é com as tais chavetas , chegou a quebrar as 2 campanas de tanta porrada , o pessoal aqui desenvolveu uma ferramenta própria pra esse fim , já tinha pensado em trocar esses eixos por fresados mas também din din ta curto , e vamos que vamos , pelas fotos os seus eixos são diferentes dos meus a minha campana fica por dentro
matrakaum
02/02/2016, 22:33
meu caro , pra tirar esses eixos eu sofri um bocado os de trás , o meu é com as tais chavetas , chegou a quebrar as 2 campanas de tanta porrada , o pessoal aqui desenvolveu uma ferramenta própria pra esse fim , já tinha pensado em trocar esses eixos por fresados mas também din din ta curto , e vamos que vamos , pelas fotos os seus eixos são diferentes dos meus a minha campana fica por dentro
Thumukumake tirei o do lado esquerdo e foi suave. Dei umas três pancadinhas e o bicho pulou fora.
Agora vou montar o sistema de freio, o eixo já está no lugar com rolamento e anel trava novos, para depois retirar o do outro lado. Eu preciso manobrar o jeep pois toh sem espaço...
Arildo MT
03/02/2016, 01:18
Se a parte da frente está, teoricamente, pronta então vamos para a parte de trás.
Como nunca havia desmontado eu fiz isto hoje. Percebi que retirar o semi eixo dali vai requerer engenharia... de fundo de quintal é claro.
Vamos lá... qual o método mais inadequado para fazer isto?
520900 520901
Esse sistema é muito facil de desmontar, mais dificil tirar a campana/tambor quando emperra, no mais o semi eixo sempre saiu apenas puxando com as mãos.
matrakaum
19/02/2016, 08:47
Pessoal toh conseguindo... Os eixos traseiros já estão com rolamento e anel trava novos.
Voltei ao sistema de freio. Comprei tubulação nova mas me bateu uma dúvida.
Eu estou usando um cilindro mestre de 4 saídas, acho que é do Tempra. Nas saídas que vão para as rodas traseiras há a necessidade de se colocar aqueles redutores de pressão? Se houver de carro devo usar? Eu coloque do gol mas não acho que vá ficar bom....
vavarusso
20/02/2016, 12:43
Pessoal toh conseguindo... Os eixos traseiros já estão com rolamento e anel trava novos.
Voltei ao sistema de freio. Comprei tubulação nova mas me bateu uma dúvida.
Eu estou usando um cilindro mestre de 4 saídas, acho que é do Tempra. Nas saídas que vão para as rodas traseiras há a necessidade de se colocar aqueles redutores de pressão? Se houver de carro devo usar? Eu coloque do gol mas não acho que vá ficar bom....
Meu caro acredito que o que importa é a rosca dá certo.
antonio umino
20/02/2016, 14:23
O sistema de tubulação do freio do jeep é o sistema americano.....
Se for usar a tubulação de aço existente no mercado para Fusca, Kombi é o sistema europeu, onde tem as porcas com encaixe no cano diferente .... neste caso vai ter que colocar um niple de adaptação para fazer as roscas baterem com os flexiveis de freio do Jeep, isto é se vc vai usar o sistema de freios originais do jeep.
abçs
vavarusso
20/02/2016, 14:32
O sistema de tubulação do freio do jeep é o sistema americano.....
Se for usar a tubulação de aço existente no mercado para Fusca, Kombi é o sistema europeu, onde tem as porcas com encaixe no cano diferente .... neste caso vai ter que colocar um niple de adaptação para fazer as roscas baterem com os flexiveis de freio do Jeep, isto é se vc vai usar o sistema de freios originais do jeep.
abçs
Antonio eu usei o de aço da Kombi ou do Fusca (FV). Comprei um flangeador e fiz as flanges no padrão jeep.
antonio umino
20/02/2016, 21:10
Tentei, com o flangeador no padrão do jeep.....
o tubo de aço acaba em rebarba... é muito duro... não sei como vc conseguiu...
Acabei colocando um adaptador.
abçs
matrakaum
20/02/2016, 22:47
Flangear eu fiz caca... Todos vazaram.
Aí comprei os canos prontos mas parece que não são muito bem feitos tb. e estão vazando um pouco, vazam pelo meio da porquinha.
Mas e a válvula equalizadora... qual vcs usaram?
antonio umino
21/02/2016, 12:52
Estes tubos de aço existentente no mercado, até que não são Ruins andei comprando alguns. Nas lojas de 4x4 tem a venda
como também em todas as Autopeças.
Estes Tubos tem os dos tipos o sistema americano (linha Ford, corcel, f 100) e os da linha européia, (fusca , kombi )...
Olhando os dois tem diferença nas porcas (roscas) são diferentes..
abçs
eliasFerreira
21/02/2016, 13:04
Por aqui, só encontro do Fusca.
Aí fica difícil.
Corcel e etc., nem por encomenda, pq os vendedores são de uma má vontade olímpica!
antonio umino
21/02/2016, 13:46
Os vendedores de auto peças, dizem que não vendem os tubos de corcel, pois é possível faze-los de cobre com flangeador na medida que precisa (tamanho)... é só colocar as porcas novas.
abçs
andrebarbosa1971
27/02/2016, 17:06
Amigos, um Help!.. Tenho um CJ5 82/82 que foi totalmente reformado!.. O cara que fez a reforma até entendia de alguma coisa de desmonte e funilaria, mas na hora de montar o jeep!.. Deus do Céu!.. para evitar passar mais nervoso que o necessário, resolvi tirar o jeep de lá no guincho mesmo!... coloquei na capa e esta feliz da vida repousando aqui na garagem!;;
Hoje com um pouco de calma e tempo!.. resolvi tirar da capa e dar uma olhada nos trabalhos que teremos pela frente, e a primeira porcaria que vi foi a tentativa do "mechanico" de instalar a direção hidráulica, um conjunto da S10 (caixa da direção, bomba da direção, coluna escamoteável e o cardã que liga o setor).. o que já vi é que o cara cortou a parede corta fogo mais do que devia,.. algum dos colegas aqui tem fotos para postar sobre o assunto? se for com o motor OHC seria melhor. Se no grupo tiver alguém de Brasília que já tenha feito este tipo de adaptação seria legal dar uma olhada!...
Temos bastante trabalho:
- Instalação elétrica completa;
- Instalação e revisão dos freios (D/T) (servo freio);
- Instalação da direção hidraulica;
- Revisão/limpeza dos munhões/rolamentos;
- Instalação dos Bancos;
e por ai vai! (risos)!;;
abraço a todos!
matrakaum
27/02/2016, 20:01
André vc. tem fotos do local aonde o coitado do jeep foi destroçado? A instalação da caixa da S10 tem um rapaz que já faz por aqui e tem fotos lá. Ao que parece é mais simples que a do Opala/Omega/Maverick pq. ela cabe dentro do cofre do motor e não precisa cortar a grade frontal.
No meu caso o furo eu por onde passa a coluna de direção fiz com serra copo... acho que ficou bom. Só vou mandar refazer as soldas de onde tinha um cardan no eixo. Eu soldei provisoriamente e me esqueci de levar em alguém com experiência. Vi esta semana que preciso fazer isto... vou fazer.
matrakaum
27/02/2016, 20:12
O freio consegui solucionar em partes - Não ficou como eu gostaria mas como preciso tirar o carro daqui vai ficar assim por eqto.
Agora apareceram dois problemas.
1 - Um barulho esquisito na roda DT LD - algo batendo (está no video abaixo)
2 - O carburador H40 eis está horrível. Vou ter que comprar outro pois o meu está faltando peças e é por isso que ele não injeta direito.
Segue o link do Video
https://youtu.be/5q9whsDCdDo
andrebarbosa1971
27/02/2016, 20:47
Caríssimo Matrakaum!.. Amanhã posto algumas fotos, minha ideia é resolver um problema de cada vez. Minha caixa de direção esta posicionada de forma que não houve necessidade de cortar a grade, apenas rebaxei um pouquinho a travessa que fica abaixo do radiador! . O pouco que pude perceber é que a barra que liga o setor, além de ser bem curta, esta passando muito próximo do coletor de admissão!.. (lembrando que meu motor é OHC)..Coloco as fotos amanhã.. abraços..
andrebarbosa1971
01/03/2016, 07:14
Bom dia senhores!... abaixo seguem as fotos tentativa da instalação do dh da S10 no CJ5;
523843523844523845523846523847523848
Na primeira foto é possível verificar que não houve necessidade de cortar a caveira;
Na segunda/terceira, foi feito uma cavidade na travessa para que a junta elástica não fique raspando;
Na quarta foto, o mechanico tentou aumentar a barra/eixo da direção da S10 para que fosse ligada a coluna da direção;
Na quinta foto,temos a ponta da coluna da direção que esta solta pois o mechanico acha q tinha que cortar mais para baixo e aumentar ainda mais a barra/eixo/
Na sexta foto, temos a barra "quase lá", mas o problema é que fica encostando no coletor de admissão de forma que acho que não esta correto!;
se os colegas tem um cj5/ohc e quiserem ajudar disponibilizando das fotos da instalação vou perceber o que estamos fazendo de errado aqui!;;;
abraço a todos!;;;
calhiandro
01/03/2016, 09:13
Bom dia senhores!... abaixo seguem as fotos tentativa da instalação do dh da S10 no CJ5;
523843523844523845523846523847523848
Na primeira foto é possível verificar que não houve necessidade de cortar a caveira;
Na segunda/terceira, foi feito uma cavidade na travessa para que a junta elástica não fique raspando;
Na quarta foto, o mechanico tentou aumentar a barra/eixo da direção da S10 para que fosse ligada a coluna da direção;
Na quinta foto,temos a ponta da coluna da direção que esta solta pois o mechanico acha q tinha que cortar mais para baixo e aumentar ainda mais a barra/eixo/
Na sexta foto, temos a barra "quase lá", mas o problema é que fica encostando no coletor de admissão de forma que acho que não esta correto!;
se os colegas tem um cj5/ohc e quiserem ajudar disponibilizando das fotos da instalação vou perceber o que estamos fazendo de errado aqui!;;;
abraço a todos!;;;
André te mandei um whatszap
matrakaum
01/03/2016, 09:43
Era só colocar um cardan ali no meio que resolveria o problema. Veja as minhas fotos. Eu coloquei um cardan ali e coloquei dois mancais para não ficar batendo. Não que seja necessário os dois mancais, talvez, apenas um na parede corta fogo já alivia mas eu não queria que a haste tivesse jogo então carquei dois. Paguei 40 cada um com o frete.
Mas, com certeza um cardan resolveria.
matrakaum
01/03/2016, 09:43
Continuo com o problema na roda direita conforme o video. Alguém para me ajudar?
Macaqueie e verifique se está com alguma folga no cubo, movimentando o pneu pra cima e pra baixo... Normalmente quando faz isso é rolamento zuado ou é o ajuste dos rolamentos ali no cubo...
Continuo com o problema na roda direita conforme o video. Alguém para me ajudar?
Percebi que quando faz o barulho a roda está esterçada, sem estar esterçada também faz?
Eu acho que é a cruzeta do semi eixo pegando na carcaça, não tem parafuso mais comprido ali nos toquinhos dos rolamentos de munhão?
[]´s
De fato, se o movimento que ele faz ali estiver sendo feito com a roda livre em 4x4, pode ser mesmo...
Eu acho que é a cruzeta do semi eixo
[]´s
De fato, se o movimento que ele faz ali estiver sendo feito com a roda livre em 4x4, pode ser mesmo...
:concordo: se estiver desligada aí tem que se no rolamento, confere?
[]´s
matrakaum
02/03/2016, 08:25
Macaqueie e verifique se está com alguma folga no cubo, movimentando o pneu pra cima e pra baixo... Normalmente quando faz isso é rolamento zuado ou é o ajuste dos rolamentos ali no cubo...
Vou fazer isto. Não testei assim. Os rolamentos são novos nem foram usados ainda.
Percebi que quando faz o barulho a roda está esterçada, sem estar esterçada também faz?
Eu acho que é a cruzeta do semi eixo pegando na carcaça, não tem parafuso mais comprido ali nos toquinhos dos rolamentos de munhão?
[]´s
Faz barulho com a roda reta tb. Agora a questão da cruzeta me deixou preocupado pq. na carcaça foi feito aquele serviço de endireitamento. No toquinho superior os parafusos são maiores mas não eram para passarem para dentro do munhão mais do que os originais... eu comprei com a medida certinha do HS que coloquei. Vou verificar isto tb.
vavarusso
02/03/2016, 17:22
Boa tarde, Matraca1 a RL é automática? Está acionada a tração? Parece diferencial. Nao estou entendendo.
matrakaum
12/03/2016, 21:18
Caroço com o Novo Pulmão - YouTube (https://youtu.be/oaHiXEH2tcM)
matrakaum
27/03/2016, 11:00
Bom Dia!
Na quinta trouxe o Caroço para a nova casa. Ele já anda embora tenha vindo de guincho. Notei nos meus testes que a embreagem está muito alta (E MUITO MACIA TB...UHUUU!!!). Pregunta: Como faço para regular isto?
Em tempo o carburador novo ficou ótimo!!!
Agora vai faltar dar uma melhor trabalhada no cilindro inferior da embreagem, reparar um retentor da caixa de direção, dar uma trabalhada nos freios (estão freando mas acho que está muito sem vergonha) e partir para a suspensão....
Creio que o grosso estou acabando.
Matraka, resolveu o barulho no eixo?
[]´s
matrakaum
28/03/2016, 13:07
Ainda não Tuna. O jeep estava em barueri e eu aqui em Araçariguama. Na quinta trouxe ele pra cá mas parte das ferramentas ainda estão lá.
Sem falar que não sei aonde foi parar as alavancas de tração e reduzida.
matrakaum
12/04/2016, 17:58
Boa Noite Amigos,
Ainda estou me adaptando a nova casa. Ainda não terminei a mudança... Ainda não fiz um monte de coisas mas vamos lá.
O Jeep já está aqui, já andei com ele aqui na garagem, mas algumas coisas não me agradaram.
1º Ele não está esterçando muito, esterça menos do que antes. Antes tinha uma caixa do maverick agora hidraulica do omega. O que pode ser?
2º O freio estava beleza mas a semana retrasada qdo pisei o pedal não voltou. Ele volta bem devagarinho e o freio ficou muito, muito baixo. O que será?
matrakaum
15/04/2016, 09:24
Ninguém pra me ajudar?
antonio umino
15/04/2016, 13:01
Boa Noite Amigos,
Ainda estou me adaptando a nova casa. Ainda não terminei a mudança... Ainda não fiz um monte de coisas mas vamos lá.
O Jeep já está aqui, já andei com ele aqui na garagem, mas algumas coisas não me agradaram.
1º Ele não está esterçando muito, esterça menos do que antes. Antes tinha uma caixa do maverick agora hidraulica do omega. O que pode ser?
O esteçamento da direção acontece nos dois lados . ou somente para um lado??????
2º O freio estava beleza mas a semana retrasada qdo pisei o pedal não voltou. Ele volta bem devagarinho e o freio ficou muito, muito baixo. O que será?
Quando vc montou o freio (pedal).. tinha o curso morto. (mais ou menos 1 cm)...e como estava a regulagem do freio???
Acontece do freio ficar baixo (pedal) tem um regulador no hidrovácuo para a distancia do pedal até o acionamento do hidro...
Se não tiver curso morto. o cilindro mestre vai estar acionado (fica preso)..... e o contrario o pedal fica baixo..
dá uma olhada começando pela regulagem dos patins do freio....veja se não tem ar no sistema....
abçs
matrakaum
16/04/2016, 12:19
Antônio aonde é esta regulagem no hidrovácuo?
antonio umino
16/04/2016, 13:57
Não sei qual hidro voce colocou..
Mas geralmente pelo lado do pedal (a ponta que aciona o hidro)......... tem uma rosca que faz regulagem do pedal. (altura do pedal).
veja se tem rosca...... Mesmo sendo pedal suspenso. tem que ter o curso morto... ( 1cm, mais ou menos).
Ok.
matrakaum
30/06/2016, 14:35
Boa Tarde,
Antônio consegui arrumar o freio. Como eu fiz uma adaptação, na fixação entre o eixo do hidrovácuo com o pedal, originalmente vai um tarugo ali (não sei o nome daquilo) com uma trava na ponta que faz com o pedal tenha um deslocamento nesta fixação. Como o meu é adaptação eu carquei um parafuso e apertei demais aí o pedal travava lá embaixo. Foi só soltar a porca um pouco para funcionar normal.
Agora estou com um outro problema e é elétrico. Vou começar a elétrica para daí partir para teste de rua. O problema é que como estou morando em um bairro bem afastado da cidade, já quase no interior, aqui não tem ninguém para fazer a elétrica pra mim então vou ter que me virar mesmo.
Baixei alguns esquemas elétricos, algumas coisas entendi, outras não. Por exemplo não sei o que quer dizer STI no esquema que eu baixei aqui do fórum.
Vou usar uma caixa de fusível do Palio - ela é pequena e creio que tem muitos recursos. Na verdade eu tinha um monte de caixas e fui procurando a que melhor se enquadrava no meu projeto, digo na parte estética, vai ficar dentro do painel virada para baixo de tal maneira que é no esticar a mão que já tem acesso aos fusíveis.
Esta caixa tem 22 fusíveis e alguns relés. Mas aí começa a pendenga.
Eu não sei quando uso relé. Já entendi que devo usar fusível sempre, agora os relés e quem dirá quais usar.
Então gostaria de pedir ajuda aos amigos para me auxiliarem. Fiz uma lista do que vou usar por enquanto, se aumentar algum componente elétrico será coisas simples. Creio que consegui juntar nesta lista tudo.
Vamos lá (estou usando o motor de Opala 4cc):
02 Faróis (Baixo e Alto) Originais - São aqueles selados
02 Faroletes (Lanterna e Piscas) - Vou ter dois piscas adicionais tb. nos retrovisores.
Sist. Ignição eletrônica do Opala 4cc
01 Sensor de Temperatura que vai próximo ao Radiador (é do Tempra)
01 Sensor de Temperatura Original Opala (no cabeçote)
Motor de Arranque
01 Sensor de Óleo Original Opala
Alternador de 140A
Sensor Fluido de Freio (é aqueles que ficam na própria tampa do Reservatório)
Sensor do Fluido de Embreagem (idem ao de Freio)
Sonda Lambda 4 fios
Sensor de Ré (Caixa do Chevette)
Botão de Partida
02 Bancos Elétricos
02 Limpadores de Párabrisa (ainda não sei qual usar mas já sei que não vou usar aquele original manual do jeep)
02 Lanternas Traseiras (Lanterna e Pisca)
01 Farolete Traseiro para ser usado como Ré
02 Faróis de Milha
01 Tomada de 12 v (aquelas que parecem acendedor de cigarros)
01 Luz Interna de Cortesia
01 Marcador de Combustível/Boia do Tanque
Se puderem me ajudar como o que ligar com o que, e se tenho que usar relé. Eu já sei como calcular que amperagem de fusível usar.
Abraço,
Mataka
antonio umino
30/06/2016, 22:21
Jeito fácil de fazer eletrica e usar o chicote de uma viatura quase semelhante ao do jeep.
Por exemplo o chicote do corcel 1.... e com alguma pequena adaptação faz a ligação dos fios.
Na pickup do Spin. usei o chicote do corcel 2 pois a coluna de direção é de um Corcel 2...
Modifiquei a fiação do corcel que tem a bobina e distribuidor pelo lado esquerdo. desemcapando os fios desta parte e levando para o lado direito (motor Bf 184).... e assim usei toda a fiação.
veja aí qual o melhor para ti..
abçs
matrakaum
02/07/2016, 17:08
Valeu Antônio!
Mas ainda vou ficar com o problema de saber aonde uso relé.
E hj me apareceu mais uma dúvida. Devo usar fusível antes ou depois dos interruptores? Por exemplo, antes ou depois do botão de ligar a o farol?
Abç
Matraka
Valeu Antônio!
E hj me apareceu mais uma dúvida. Devo usar fusível antes ou depois dos interruptores? Por exemplo, antes ou depois do botão de ligar a o farol?
Abç
Matraka
A função do relé é evita a necessidade de se passar fio grosso em todo o sistema, para equipamentos de alto consumo de carga. Vai um fio grosso direto da bateria ou do pós-chave para o relé, relé (positivo) para o equip. e equip./terra. Para acionar o relé, fio fino que sai do acionador (positivo), relé/terra, espero que tenhas entendido...
No meu, vou utilizar relé, nos faróis, um para o baixo e outro para o alto, buzina, ventoinha do motor, um para farolete dianteiros e mais um para o farolete traseiro.
Fusível sempre antes dos interruptores. Vem da bateria ou pós-chave, passa pela caixa de fusíveis, vai para o acionador e depois para o equip.
Boa sorte por aí!
Valeu Antônio!
Abç
Matraka
Ah, esqueci de falar no posto anterior.
No meu também vou fazer a ignição separado do pós chave. Dois botões tipo caça no painel, um que aciona a ignição com um botão para o motor de arranque e outra chave tipo caça que vai ser o pós chave. Desta maneira todos os acionadores dos relés (menos o da ventoinha do radiador), vão passar por esse pós-chave. A vantagem é que quando vc desliga esse botão do pós-chave, desliga tudo e evita de esquecer alguma coisa (farol ou farolete) ligado.
Não precisa ser um botão no painel, pode ser também na chave de partida.
Se precisar farol ou outra coisa funcionando, liga esse botão ou a chave e evita acionar a ignição e bobina junto.
matrakaum
03/07/2016, 18:41
Valeu Pridi. Entendi sua ideia e me parece muito boa.
Mto obrigado a vc e ao Antônio...
Um forte abraço.
matrakaum
08/07/2016, 15:07
Alguém conhece um programa, free de preferência, que eu possa fazer o esquema elétrico? Isto é muito complexo, quando acho que entendi percebo que estou mais perdido do que quando comecei
abraços
matrakaum
11/07/2016, 20:00
Progredindo com a elétrica mas resolvi acabar de vez como vazamento da Caixa de Direção. Ontem no domingo subi uma rampinha aqui em casa, digamos que ela é íngreme e tive que carcar a reduzida pq. no "simplesmente" não subiu. Isto fez com que as lumbrigas se excitassem e quisessem dar um rolé de caroço mas devido ao vazamento do caixa não foi possível.
Bom, vou comprar um kit de reparo da caixa. Haviam me pedido 400 para dar um geral na minha, um outro me pediu 280,00 para me dar uma caixa com a minha na troca, o problema é que não sei como está a dele, então vou eu fazer o serviço.
Como tenho duas caixas desmontei uma hoje e fiz uns videos que vou postar aqui. Peço que se alguém tem conhecimento nisto e puder me ajudar ... NÓS AGRADECEMOS.
Desmontando Cx DH Omega 1aParte - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=LjJG9y5BSCk)
matrakaum
11/07/2016, 20:02
Segundo Video
Desmontagem Cx DH Omega 2aParte - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=akQERaB9jHU)
matrakaum
11/07/2016, 20:42
Desmontagem Cx DH Omega 3ªParte - YouTube (https://youtu.be/11lURsFDgNA)
matrakaum
12/07/2016, 17:56
Desmontagem Cx DH Montagem - YouTube (https://youtu.be/05aPW6xO4-Y)
matrakaum
15/07/2016, 08:54
Bom Dia Amigos,
Desmontei a caixa, troquei o retentor e está funcionando beleza.
Agora vou para dois coxins que tive que inventar, uma para o cilindro escravo da embreagem e outro para a caixa de redução.
P.S - Faz tanto tempo que andei com o Caroço no motor BF e na caixa de marcha original que não lembro da força. Mas estou achando que a caixa de marchas do chevette é fraca. Aqui em casa tem uma rampinha (não é bem uma rampinha é uma rampa considerável) ele não sobe, chega no meio pede arrego. Aí eu carco a reduzida aí ele sobe. Será que era assim tb. com a mecânica antiga?
matraka, qual a relação de diferencial e o tamanho dos pneus?
o motor tá reguladinho?
Se não me engano a primeira do chevette (dependendo do modelo do câmbio) é mais curta que a primeira willys, agora torque igual ao do bf em motor 4 cilindros não tem mesmo.
[]´s
Bom, dependendo dos pneus, relação de diferencial que está usando e da rampinha em questão, pode pesar mesmo, mas verifica o ponto do motor, pode estar atrasado....
Abs...
matrakaum
16/07/2016, 12:10
Pneus estou usando Candango 7.16 se não me engano. A relação eu vi faz algum tempo acho que era 44 por alguma coisa, acho que 19.
Em relação ao ponto do motor complica... eu ainda não entendi muito bem este negócio.
matrakaum
16/07/2016, 16:45
Estudando aqui a parte elétrica me deparei com uma dúvida, é em relação ao miolo de contato com 3 posições (Acessórios, Off, Ignição). Vou colocar o esquema meia boca que montei e explico a minha dúvida.
A minha ideia era poder ligar a lanterna tanto no modo Acessórios quanto com a ignição. Então, no meu pensamento de leigo, puxo um fio da posição acessórios, passo pelo fusível e então ligo na entrada da chave de farol. Até aí beleza.
Aí, pego o fio do pós ignição, passo pelo fusível e faço uma junção com o outro fio que veio do modo Acessórios para ligar tudo junto na chave de Farol.
Mas, agora bateu a dúvida. Caso eu queira usar somente o modo Acessórios, se os fios estão unidos no final, logo eu poderei dar partida no carro de qualquer maneira. Correto? Pq. a energia que vem do modo Acessórios vai energizar também o fio que seria do pós ignição. Este é o meu pensamento.
Caso, realmente isto aconteça, como posso resolver este impasse?
Abraços,
Matraka
matrakaum
19/07/2016, 15:35
Ninguém para me ajudar com esta parte de elétrica?
matrakaum
23/07/2016, 12:35
O Velho Caroço saiu para um volta hj. Na verdade precisei de um carro com força e teve que ser ele mesmo. Mas foi bom pq. já fui vendo o que precisa ser feito e melhorado. Uma coisa é o estaleiro outra coisa é o mar.
Bom as impressões entre alguns dúvidas foram boas. Ao menos ele foi e voltou sem quebrar ou parar. Tá certo que o trajeto não é longo, coisa de 1km entre ida e volta, mas envolveu subidas em terra e pedras, arrastando uma carretinha que, na rampa lá de casa, estava carregada e a rampa é ingreme e ainda está na terra e tem muitas pedras.
Vamos lá.
1-) Realmente ele está fraco. Pode ser o ponto, mas acredito que o grande vilão está sendo a embreagem que está patinando muito. De qualquer forma a princípio não gostei muito do cambio do chevette.
2-) Ele está esterçando muito pouco. Embora a semana passada, qdo mexi na cx de DH, eu arrumei um pouco, ainda acho que está muito pouco. Não consigo fazer curvas um pouco mais fechadas. Manobrar então não é fácil, suavizado apenas pela direção que ficou bem levinha.
3-) Vou ter que dar uma olhada na fixação da coluna de direção que está batendo um pouco. Creio que o meu suporte não ficou muito bom.
4-) Isto eu já tinha planejado. Levar o Caroço, qdo ele estiver quase pronto, para um cara que mexe só com freio. O freio não está do jeito que eu gostaria. Eu acredito que não fiz corretamente os canos de freio.
5-) A reduzida e a tração estão muito bem. Obrigado! Na rampa lá da casa, algo em torno de 4 mts, com terra e muita pedra, carro pequeno não sobe, eu subi na reduzida e com a carreta carregada. Tive aí a certeza que a embreagem está patinando pq. ele dá rotação e daqui a pouco pega força e vai embora.
6-) Senti que em linha reta ele fica meio instável. Talvez, seja o que chamam de "passarinhar". Fica indo pra lá e pra cá, balançando. Realmente não sei o que pode ser.
7-) ESTOU MUITO CONTENTE! Pq. saí e voltei sem quebrar no meio do caminho.
P.S - Ainda estou esperando alguém me ajudar com a elétrica.
Abços,
Matraka
Arildo MT
23/07/2016, 16:44
Atuo em outro setor, mas acho que sua logica esta correta, mas por qual carga d'água precisa ligar nas duas posições, pois via de regra a alimentação dos acessórios permanece alimentada após a ignição.
matrakaum
23/07/2016, 17:36
Então Arildo esta ligação foi o que me pareceu mais óbvio (para quem não entende nada é claro). Na verdade não sei como ligar e só consegui perceber que ia dar errado depois que pus no "diagrama" e fiquei pensando a respeito.
Arildo MT
23/07/2016, 17:53
O que precisar ficar ligado ''direto'' com a chave no contato em acessório pega o sinal passa por fusível/rele/comando e ira continuar funcionando após a ignição e o que precisar usar somente após ignição pega o sinal pós ignição que será desligado quando em acessórios.
Verifica o parafuso de batente nos munhões e se for o caso, ajusta eles para que consiga mais curso. De qqer forma, é Jeep, não vai conseguir que fique com tanto esterço.
Quanto a estar passarinhando, é sintoma de caster negativo, verifique, o original é de 3 graus. Se abaixo disso, você vai ter que corrigir pra que esse efeito suma. Pode corrigir com cunha nas molas ou soltando as soldas dos munhões, reposicionando-os no angulo correto e soldando novamente.
Vou te dar uma sugestão sobre o ponto do motor, se achar que lhe serve, você usa. Coloca a marca da polia do motor apontando para o "C" da chapinha de graduação e confere se o rotor está apontando para o cabo do cilindro 1. Está? Beleza. Estando o 1 cilindro em PMS e a marca na aba do distribuidor não coincidir pra onde o rotor está apontando, faça uma marca na aba do corpo do distribuidor, exatamente no ponto onde o rotor aponta. Feita a marca, roda o motor na mão, avançando até o "A" 10 graus (pode ajustar entre 8 e 12 graus), ok? O rotor girou no sentido horário, solta o parafuso do distribuidor e gire até a marcação na aba do corpo alinhar para onde o rotor está apontado. Pra quem não tem pistola de ponto, essa é uma maneira tosca de ajustar o estático em ignição eletrônica, mas funciona. Aperta tudo, recoloca a tampa, de partida, coloca a pistola e confere, veja como ficou.
Abs.
Renato
O Velho Caroço saiu para um volta hj. Na verdade precisei de um carro com força e teve que ser ele mesmo. Mas foi bom pq. já fui vendo o que precisa ser feito e melhorado. Uma coisa é o estaleiro outra coisa é o mar.
Bom as impressões entre alguns dúvidas foram boas. Ao menos ele foi e voltou sem quebrar ou parar. Tá certo que o trajeto não é longo, coisa de 1km entre ida e volta, mas envolveu subidas em terra e pedras, arrastando uma carretinha que, na rampa lá de casa, estava carregada e a rampa é ingreme e ainda está na terra e tem muitas pedras.
Vamos lá.
1-) Realmente ele está fraco. Pode ser o ponto, mas acredito que o grande vilão está sendo a embreagem que está patinando muito. De qualquer forma a princípio não gostei muito do cambio do chevette.
2-) Ele está esterçando muito pouco. Embora a semana passada, qdo mexi na cx de DH, eu arrumei um pouco, ainda acho que está muito pouco. Não consigo fazer curvas um pouco mais fechadas. Manobrar então não é fácil, suavizado apenas pela direção que ficou bem levinha.
3-) Vou ter que dar uma olhada na fixação da coluna de direção que está batendo um pouco. Creio que o meu suporte não ficou muito bom.
4-) Isto eu já tinha planejado. Levar o Caroço, qdo ele estiver quase pronto, para um cara que mexe só com freio. O freio não está do jeito que eu gostaria. Eu acredito que não fiz corretamente os canos de freio.
5-) A reduzida e a tração estão muito bem. Obrigado! Na rampa lá da casa, algo em torno de 4 mts, com terra e muita pedra, carro pequeno não sobe, eu subi na reduzida e com a carreta carregada. Tive aí a certeza que a embreagem está patinando pq. ele dá rotação e daqui a pouco pega força e vai embora.
6-) Senti que em linha reta ele fica meio instável. Talvez, seja o que chamam de "passarinhar". Fica indo pra lá e pra cá, balançando. Realmente não sei o que pode ser.
7-) ESTOU MUITO CONTENTE! Pq. saí e voltei sem quebrar no meio do caminho.
P.S - Ainda estou esperando alguém me ajudar com a elétrica.
Abços,
Matraka
Verifica o parafuso de batente nos munhões e se for o caso, ajusta eles para que consiga mais curso. De qqer forma, é Jeep, não vai conseguir que fique com tanto esterço.
Quanto a estar passarinhando, é sintoma de caster negativo, verifique, o original é de 3 graus. Se abaixo disso, você vai ter que corrigir pra que esse efeito suma. Pode corrigir com cunha nas molas ou soltando as soldas dos munhões, reposicionando-os no angulo correto e soldando novamente.
Vou te dar uma sugestão sobre o ponto do motor, se achar que lhe serve, você usa. Coloca a marca da polia do motor apontando para o "C" da chapinha de graduação e confere se o rotor está apontando para o cabo do cilindro 1. Está? Beleza. Estando o 1 cilindro em PMS e a marca na aba do distribuidor não coincidir pra onde o rotor está apontando, faça uma marca na aba do corpo do distribuidor, exatamente no ponto onde o rotor aponta. Feita a marca, roda o motor na mão, avançando até o "A" 10 graus (pode ajustar entre 8 e 12 graus), ok? O rotor girou no sentido horário, solta o parafuso do distribuidor e gire até a marcação na aba do corpo alinhar para onde o rotor está apontado. Pra quem não tem pistola de ponto, essa é uma maneira tosca de ajustar o estático em ignição eletrônica, mas funciona. Aperta tudo, recoloca a tampa, de partida, coloca a pistola e confere, veja como ficou.
Abs.
Renato
:palmas: :palmas::palmas:
X2, em tudo que o Renato disse. :concordo:
[]´s
matrakaum
25/07/2016, 19:48
Sobre o esterçamento - Eu mexi naqueles parafusos, mas não mudou nada. O que alterou foi qdo mexi no pivo que fixa ao braço pitman. Quer dizer, aumentou um pouco o ângulo das rodas. Mas, talvez, dever ser o que o vc disse Renato, jipe não esterça muito mesmo. Como faz muito tempo que não ando não me lembro como era.
Passarinhando - Será que se eu levar ele nestes caras que fazem cambagem eles sabem ajeitar com calços?
Ponto do Motor - Eu fiz assim Renato. Consegui um catalogo de especificações da Bosch, virei o motor até o ponto que estava dizendo lá.. Não era perto do "C", acho que é mais perto do "A". Fui no distribuidor e vi que o rotor ficava faltando um tantinho para coincidir com a marca do 1 cilindro (já tinha conferido que estava em PMS).. aí dei mais uma ajustada e fechei. Fui com a pistola e conferiu.
Ele tá bom para pegar, dou umas pedaladas e bato na chave ele pega.
Para atrasar o ponto eu tenho que virar o distribuidor para aonde? Talvez eu tenha tirado do ponto atrasando ou adiantando.
Você pulou uma etapa, mas não tem problema se tem certeza que estava em PMS... Colocar em C e conferir onde apontava o rotor era so pra ter certeza que estava em PMS... O "C" é o 0 grau... o A é 10 graus... Conferiu na pistola e bateu certo, não precisa mexer mais... De qualquer forma, para atrasar é girando o corpo do distribuidor sentido horário e adiantar sentido anti horário...
Abraço...
Renato S. Lima
Sobre o esterçamento - Eu mexi naqueles parafusos, mas não mudou nada. O que alterou foi qdo mexi no pivo que fixa ao braço pitman. Quer dizer, aumentou um pouco o ângulo das rodas. Mas, talvez, dever ser o que o vc disse Renato, jipe não esterça muito mesmo. Como faz muito tempo que não ando não me lembro como era.
Passarinhando - Será que se eu levar ele nestes caras que fazem cambagem eles sabem ajeitar com calços?
Ponto do Motor - Eu fiz assim Renato. Consegui um catalogo de especificações da Bosch, virei o motor até o ponto que estava dizendo lá.. Não era perto do "C", acho que é mais perto do "A". Fui no distribuidor e vi que o rotor ficava faltando um tantinho para coincidir com a marca do 1 cilindro (já tinha conferido que estava em PMS).. aí dei mais uma ajustada e fechei. Fui com a pistola e conferiu.
Ele tá bom para pegar, dou umas pedaladas e bato na chave ele pega.
Para atrasar o ponto eu tenho que virar o distribuidor para aonde? Talvez eu tenha tirado do ponto atrasando ou adiantando.
matrakaum
27/07/2016, 10:09
Bom dia,
Renato vc. me deixou com a "pulga atrás da orelha". Qdo supostamente coloquei no ponto eu não sabia que o C = 0 e A = 10. Este fds vou refazer seguindo seu esquema. eu acho que deixei abaixo do A. Acho não, tenho certeza que ficou abaixo do A.
matrakaum
01/08/2016, 17:02
Amigos,
pintou uma dúvida. Estava fazendo o esquema elétrico do Caroço e na parte do motor de arranque, fuçando na internê, vi um esquema de liga-lo que está mais incrementando, vamos por assim dizer, do que o meu.
A maneira que está ligado no Caroço é o seguinte: 01 fio grosso direto da bateria no pólo superior e um fio mais fino, tendo o pólo superior (olhando de frente para ele) ao centro, ligado ao pólo à sua direita e nada mais.
Já o esquema que peguei na net fica assim: De novo olhando de frente aos bornes de conexão do motor de arranque temos - 01 - Um fio que vai do + da bobina;
02 - Borne mais grosso - Fio direto da Bateria e uma ramificação para o alternador;
03 - Fio que vem do pós-chave (passando por um relé)
Agora fiquei em dúvida se isto está correto e se é assim mesmo que devo ligar.
abços,
Matraka
vavarusso
02/08/2016, 08:39
Bom dia Evandro. Também passei por isso, mas nao me lembro bem como é, sei que o meu está como a 2ª citação sua. Boa sorte aí.
matrakaum
02/08/2016, 10:54
Vavá eu só tô com receio deste fio que sai do arranque e vai para a bobina. Não sei para que ele serve.
Agora o fio vindo um da bateria e outro do alternador eu sei que é para dar uma ajuda na hora de pegar. A Linha quadrada da VW quase todos eram assim.
O relé do pós chave eu vou colocar. Li muitos posts que, principalmente na linha GM, há um problema de dar a partida quando o carro está quente. É um relê auxiliar. Se não fizer bem, mal não faz.
Agora este fio para a bobina....
matrakaum
24/09/2016, 17:59
Hoje (ATÉ QUE ENFIM) pude mexer no Caroço de novo.
Comecei pelo esquema de acerto de ponto gentilmente ensinado pelo Reslima. Ficou muito bom. Melhorou e muito, até a lenta ficou melhor e sumiu os buracos de aceleração.
Mas, como nem tudo são flores, vou realmente ter que trocar a embreagem. Patina muito e acredito que seja por isto que não consigo subir subidinhas chuletas sem carcar a reduzida.
Neste quesito estou com dois impasses, o primeiro é referente a embreagem mesmo. Não sei se compro nova (600,00) ou remanufaturada (aprox. 200,00). Alguém pode me auxiliar neste quesito?
O segundo ponto se refere no momento da troca. Não sei se é mais fácil descer o câmbio ou afastar o motor. Alguém aí sabe qual a melhor opção? Se fosse no Opala, com certeza tiraria o câmbio mas, no nosso caso, temos a reduzida que vai aplicar um trabalho considerável para descer todo o sistema. E aí?
Abços,
Hoje (ATÉ QUE ENFIM) pude mexer no Caroço de novo.
Comecei pelo esquema de acerto de ponto gentilmente ensinado pelo Reslima. Ficou muito bom. Melhorou e muito, até a lenta ficou melhor e sumiu os buracos de aceleração.
Mas, como nem tudo são flores, vou realmente ter que trocar a embreagem. Patina muito e acredito que seja por isto que não consigo subir subidinhas chuletas sem carcar a reduzida.
Neste quesito estou com dois impasses, o primeiro é referente a embreagem mesmo. Não sei se compro nova (600,00) ou remanufaturada (aprox. 200,00). Alguém pode me auxiliar neste quesito?
O segundo ponto se refere no momento da troca. Não sei se é mais fácil descer o câmbio ou afastar o motor. Alguém aí sabe qual a melhor opção? Se fosse no Opala, com certeza tiraria o câmbio mas, no nosso caso, temos a reduzida que vai aplicar um trabalho considerável para descer todo o sistema. E aí?
Abços,
Matraka, uma dica pra facilitar o trampo da embreagem, fazer uma peça para macaco hidráulico com a furação da travessa do cambio, voce encaixa o macaco na travessa, solta a travessa e a volta da capa seca, fica muito facil de descer o cambio e acoplar de novo depois, não sei se me fiz entender, qq dúvida tamo aí... :concordo:
[]´s
matrakaum
26/09/2016, 13:27
Bom dia,
referente a peça eu imagino o que vc. falou. Parece aqueles macacos especiais para tirar câmbio. Não é?
Só não entendi o esquema da capa seca.
P.S - Referente a embreagem o que vc acha. Remanu ou Nova?
abço,
Bom dia,
referente a peça eu imagino o que vc. falou. Parece aqueles macacos especiais para tirar câmbio. Não é?
Só não entendi o esquema da capa seca.
P.S - Referente a embreagem o que vc acha. Remanu ou Nova?
abço,
Da capa seca, é soltar os parafusos no motor, vai sair tudo e deixar a embreagem a mostra, outra dica é ter um eixo piloto fora pra centralizar o disco na hora de montar. use um macaco jacaré.
Qto a embreagem é complicado dizer tem umas remanufaturadas boas, mas se tiver o caixa, vai de nova e esquece disso.
[]´s
matrakaum
27/09/2016, 10:00
Entendi. Vou tentar descer o câmbio mesmo...
Agora a embreagem é que estou em dúvida. Eu não gostaria de gastar 600. Vai fazer falta em outro canto. Acho que vou comprar platô e disco remanu e um rolamento novo. O que vc acha?
Tem alguma marca remanu que vc. conheça e possa indicar?
abço,
Entendi. Vou tentar descer o câmbio mesmo...
Agora a embreagem é que estou em dúvida. Eu não gostaria de gastar 600. Vai fazer falta em outro canto. Acho que vou comprar platô e disco remanu e um rolamento novo. O que vc acha?
Tem alguma marca remanu que vc. conheça e possa indicar?
abço,
Cara, num tenho indicação não, dependo do uso da viatura até vai remanufaturada, ai em sampa deve ter muita gente séria fazendo isso. rolamento novo, na minha opinião, é de lei, seria economia boba...
[]´s
matrakaum
03/11/2016, 13:31
Amigos,
Vou trocar a embreagem do Caroço, inclusive já comprei novinha. A minha pergunta é: Preciso dar um passe no volante do motor? A superfície não está lisa, tem vários pontos com pequenos buracos, parecendo que batiam com prego....
Sergioporto
03/11/2016, 14:19
É interessante para tirar o espelhamento mas tem que ser em máquina especifica para isso ,não pode ser em torno comum ,tem que ser Tipo máquina de plainar cabeçote em retificadoras de motores.
Naercio Cedraz Carneiro
04/11/2016, 00:17
Fotos do Cambio
Pelo que entendi:
Retiro a capa seca do cambio do chevette, tiro a moringa (não sei se é este o nome, rolamento). Pego a capa seca do Opala (é esta que está solta nas fotos) uso a moringa do Opala (embora eu coloquei lado a lado e são bem parecidas com detalhe que o "pescoço" da peça do chevette é mais comprida que a do Opala) c/ rolamento do próprio Opala.
Terei que fazer uma cava no eixo piloto do Chevete, pois, ao que entendi, o rolamento do Opala vem mais pra frente.
Estou com dúvidas se preciso tirar o eixo piloto para fazer esta cava.
Boa noite amigo sei bem o que está empleitada que vc está fazendo estou reformando um cj 5 também eu fiz a mesma coisa que vc coloquei uma caixa de chevet 5 marchas como meu jeep esta com uma caixa de opala e o motor esta atravessado e não tinha como utilizar a tração 4x4 dele eu fiz o seguinte abrir as duas caixas tirei o eixo piloto da caixa de opala e coloquei na de chevete sendo que as duas São de 5 marchas peguei a capa seca e o rolamento e a muringa da caixa de opala e feixei a caixa deu tudo certo e não precisei corta ponta de eixo para fazer nenhuma emenda depois comprei a flange e acoplei a caixa de tração no lugar agora o carda ele fica menor e a furacão do asoalho também.
matrakaum
19/12/2016, 13:13
Troquei a embreagem e melhorou 80% no quesito força. Realmente patinava demais... o que resta agora é acertar o carburador.
Mas a rampa aqui de casa ele já sobe, coisa que só fazia se estivesse com a reduzida.
Creio que a parte mecânica eu finalmente posso dar por acabada!!!!
Agora estou pensando na elétrica (inclusive estou entre um dilema - Arrumou o meu velocímetro ou compro um Koso?).
Vou juntar grana tb. para suspensão. Vou trocar os 4 amortecedores e todo o sistema de molas.
matrakaum
19/12/2016, 13:14
Se eu postar o esquema elétrico que criei, alguém pode auditar o bicho para ver se não fiz nenhuma porcaria?
vavarusso
21/12/2016, 22:52
Boa noite meu Evandro, quanto tempo. E o Caroço em 2017 fica prontao? Feliz ano Novo.
matrakaum
26/12/2016, 20:49
Opa Vavá!!!
Se Deus quiser em 2017 ele já roda em testes... Na verdade creio que a parte mecânica, tirando um pequeno contra tempo que começou a ocorrer esta semana (Carburador H40/44 EIS encharcando), coisa que não faço ideia de como resolver, já esteja em ponto de testes mais avançados.
Agora vou partir para a parte elétrica e isto inclui o Velocímetro que o meu não está legal (em dúvida se coloco um deste Kosovo) e também a suspensão que quero colocar tudo novo.
Já troquei a embreagem e melhorou muiiiiitooo - a rampa aqui da garagem ele já subiu sem precisar reduzir. Creio que quando resolver o problema do carburador vai ficar muito bom!
Inclusive estava pesquisando agorinha se vale a pena injetar (Vale lembrar que guardei um kit de injeção do Tempra e um do Monza EFI).
Mas a parte elétrica eu tenho muitas dúvidas - por exemplo, não sei se o fusível vai antes ou depois dos relés...kkkkkkkkk
Devagar eu chego lá...
matrakaum
26/12/2016, 20:49
Esqueci
FELIZ ANO NOVO para vc e sua família.
Aliás, para todos os amigos aqui do fórum.
matrakaum
16/01/2017, 18:34
Continuando o que nunca parou...
Estou tentando fazer o Caroço ficar estável. Como disse, o carburador (de novo ele!) está me fritando o cérebro. Consegui descobrir o problema do carro só funcionar jogando gasolina na boca do bura... a bomba está com pau.... acho que sem força.
Bom, vou instalar uma elétrica. Já comprei o dosador (HP pequeno) e peguei uma bomba de testes que eu tenho aqui e resolvi o problema.
Mas agora o carro ficou sem lenta e pipocando.... Só funciona se eu ficar bombando o acelerador, mesmo que eu acelere e segure o pedal ele começa a falhar e morre.
Descobri que o fato de estar encharcando é que o caninho comprido, que vem da base do carburador e vai na boca dele (este cano injeta gasolina qdo se bomba o acelerador - deve estar ligado a alta rotação), estava com sua base rachada, aí quando bombava o acelerador era gasolina por todo o lado, como a base deste cano fica entre a base do carburador e a tampa deste, encharcava a junta e vazava.
Peguei um outro caninho do outro carburador velho e troquei... resolvi este problema...
Mas agora estou com este outro... Creio que arrumando isto eu já possa andar com ele sem problemas... ao menos para testes.
Vou postar um vídeo para entenderem o que estou falando e se alguém souber como ajudar, eu agradeço.
https://youtu.be/3a7jZw_d8O4
Matraka, tranquilo?
É um solex h40, certo? Tem um gicle de lenta na lateral dele, é uma chave 8mm pra soltar, tira ele e limpa pra ver se resolve, aproveita e da uma olhada pra dentro de onde ele fica, ver se não tem nada obstruindo. Confere também qual é a calibragem dele, é um 70 que vai ali em opala 4 gasolina.
Abraço.
Renato S. Lima
matrakaum
17/01/2017, 15:08
Opa Renato,
Kra não entendi o esquema da calibragem... O gicle da lenta já achei qual é... Já tinha olhado para aquilo mas não fazia ideia do que se tratava kkkkk
Veja o numero que está gravado nele... Original é pra ser 70...
Opa Renato,
Kra não entendi o esquema da calibragem... O gicle da lenta já achei qual é... Já tinha olhado para aquilo mas não fazia ideia do que se tratava kkkkk
matrakaum
19/01/2017, 09:24
Renato,
Estou começando a desconfiar que é o distribuidor... A tampa dele fica sambando... deve ter algum problema... Vou testar hj para ver se saiu do ponto...
Testei a lenta ontem, o esquema que vc me ensinou, e está tudo normal, até bati um ar ali.... montei de novo, dei partida e o mesmo problema... se ficar bombando o acelerador normal. Se bomba e segurar ele vai pipocando até morrer..
Verifica se o rotor está encaixado até o final e não está pegando na tampa...
Renato,
Estou começando a desconfiar que é o distribuidor... A tampa dele fica sambando... deve ter algum problema... Vou testar hj para ver se saiu do ponto...
Testei a lenta ontem, o esquema que vc me ensinou, e está tudo normal, até bati um ar ali.... montei de novo, dei partida e o mesmo problema... se ficar bombando o acelerador normal. Se bomba e segurar ele vai pipocando até morrer..
vavarusso
29/10/2023, 14:55
Meu caro, quanto tempo. Nos conte como está o caroço?
matrakaum
09/03/2024, 16:24
Meu caro, quanto tempo. Nos conte como está o caroço?
Vavá, o Caroço está parado, mas se Deus quiser este ano ele bate coração de novo! Recomecei o projeto e vou compartilhar o link do vídeo que fiz do bicho, é um resume histórico.
Vou precisar de ajuda... #ficaadica
Retomada do Projeto Caroco - Marco24 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=QUa-VDBI1Bw)
matrakaum
09/03/2024, 20:11
Vai um vídeo de pedido de ajuda.
VID 20240309 181952 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=BbzXFHn0srI)
matrakaum
11/03/2024, 09:42
Consegui entender a roda fônica, ou melhor, consegui entender que não preciso saber os dentes que devo usar no caso do motor que tenho. Se eu usar a injeção programável é só acertar na própria injeção qual dente está sendo usado e ela já faz o acerto do ponto a partir daquele dente. Acho que resolve este problema que era pra mim o maior... tomara que seja...rs.
Quer dizer, o maior problema será comprar a injeção programável né...
matrakaum
31/03/2024, 11:40
Novo vídeo - para surpresa o motorzão do Opala funcionou após 08 anos parado.
Opala 4cc Ligação 08 anos parado - YouTube (https://youtu.be/WRHQsbbWdMs)
vavarusso
04/02/2025, 15:37
Matrakaum como vai o projeto? Depois de tempos voltando por aqui. Rsrsrs
calhiandro
18/02/2025, 15:26
Novo vídeo - para surpresa o motorzão do Opala funcionou após 08 anos parado.
Opala 4cc Ligação 08 anos parado - YouTube (https://youtu.be/WRHQsbbWdMs)
Parabéns, continue, nesses dias vocês estarão se divertindo nele.
matrakaum
23/02/2025, 22:36
Matrakaum como vai o projeto? Depois de tempos voltando por aqui. Rsrsrs
Puxa Vavá... toda vez que vou retomar acontece alguma coisa....
Hj fiz umas ofertas em umas Bandeirantes, mas agora há pouco pensei que talvez fosse melhor gastar a grana no Caroço.
Estou na dúvida entre comprar uma fulltech ou pandoo... De qq forma nunca usei nenhuma das duas, ia ter que perder horas e dias aprendendo, mas ia ser bem legal ...
Sei lá... ando meio confuso com isto. Preciso de um carro para estrada de terra, estou acabando com o meu corsinha indo buscar leito no sítio.
O Caroço ou a Bandeirante ia me ajudar bastante... e tem mais, o fds que chove... tem que ir no mercado comprar leite tipo água pq não dá para chegar no sítio...
Sem falar nos passeios né... Fui para Passa Quatro/MG aí tem umas cachoeiras que não dá para por o carro pra chegar lá...
Um dilema...kkkk