PDA

Ver Versão Completa : Toyota Bandeirante CD 88 - "Lenda"

Páginas : [1] 2 3

titanium
01/03/2013, 09:54
Olá Pessoal!

Estou abrindo este tópico na intenção de relatar a 1ª reforma que estou fazendo na minha Toyota Bandeirante Cabine Dupla, ano 88.
Quando comprei ela, em Julho de 2012, ela vinha com uma proposta original: bancos originais, direção mecânica, motor om314 "maçarico" (sem turbo), pneus de carga (7.00x16), etc.

Foto de quando a comprei:
397929397930397931

No final do ano passado, por questões logísticas e financeiras, considerei a possibilidade de vendê-la.
Mas aos poucos ela foi ficando e acabei (ainda bem) conseguindo me organizar de tal forma a tentar mantê-la como membro da família, como carro para o dia-a-dia e expedições! :fight:

MASS (tudo tem um Mas!) a dona Patroa disse que teria que ficar à ponto de ela poder dirigir com Facilidade! :roll:

Missão dada, desafio aceito.... vamos lá! :karate:

titanium
01/03/2013, 09:58
Antes de efetivamente começar a reforma, foi necessário trocar alguns itens dela (ainda ano passado):

Embreagem (LUK Chapéu Chinês - maciaaaaa)
Pneus Dunlop AT3 - 265/75r16
Snorkel de Diferencial

397932397934

Ficou assim:
397933

titanium
01/03/2013, 10:17
Bom, o desafio lançado pela dona do Lar foi deixar o carro mais "Dirigível", Confortável, menos Lerdo na estrada, Confiável e pronta para acomodar o Futuro Herdeiro!! :putz:

Daí surgiu a seguinte lista:

[CONFORTO e CONDUÇÃO]

Direção Hidráulica
Troca dos bancos originais por bancos reclináveis
Troca dos amortecedores originais por uns Turbogás (talvez)
Instalação de ar-condicionado (talvez)
Instalação de portas traseiras, tornando a viatura 4 portas; em função dos atuais e futuro (+1) herdeiro.

[CONFIABILIDADE]

Revisão geral de eixos

revisão de munhões
rolamentos
coroa & pinhão

Revisão geral de câmbio
Revisão do motor (motor aparenta estar Muito bom. antigo proprietário mostrou notas de revisões feitas na BI, etc. Estado de conservação do motor foi verificado por mecênico competente e de muita confiança - menor prioridade no momento)
Revisão de itens de Suspensão

[SEGURANÇA]

Instalação de Barra de Torção na dianteira (e eventualmente no eixo traseiro - ainda não decidi)
Instalação de Camadas de Segurança Anti-furto (ainda analisando as possibilidades)
Instalação de freios à disco nas 4 rodas.

[PERFORMANCE]
Dentro das limitações do projeto e do que é Razoável para o carro, pretendo melhorar seu desempenho on-road.

Alongando relações (provavelmente 11x35)
Turbo + Intercooler

PS: a maior parte da reforma será feita por mim! Serviços de eixos (coroa & pinhão), câmbio e motor serão feitos por profissionais.

:?
:news-coffee:
:parede:

Como não adianta chorar, Vamos lá!!!!
:cavalo:

titanium
01/03/2013, 10:26
Para falar bem a verdade, estou abrindo o tópico agora, mas parte da "reforma" já começou há dois meses.

Fui aos poucos estudando sobre o assunto.
Tentando compilar materiais de apoio (manuais de manutenção e vídeos de exemplo) e pedindo opiniões de amigos Jipeiros!

O que já foi feito!? não muita coisa...

Parti para a revisão dos munhões, troca de rolamentos dos munhões e cubos, retentores, roda-livre, etc.
Tive alguns (vários) contratempos nessa primeira fase!
Cheguei ao ponto de ter que tirar minha roda-livre na talhadeira, pois a bendita não queria sair (maldito trava-rosca que funciona tão bem! kkkkk)

Mas vamos por partes!

Primeiro ponto que tive que ajustar, foi uma quebra do tubo de alimentação do Diesel, que partiu-se na última viagem que fiz com a viatura:
397942

No meio da estrada, a solução de contorno foi:
397939

close:
397940397941

Solução aplicada!
397943397944

titanium
01/03/2013, 10:28
Aproveitei para tentar tirar o cheiro de diesel que tanto incomoda, jogando o respiro do tanque de combustível para Fora da carroceria.

397946397947397948

titanium
01/03/2013, 10:40
Esqueci de mencionar, que meses atrás eu havia trocado a Bomba Dágua da Lenda.
Serviço feito com o enorme apoio de um Amigão!

MASSSSS acabou ficando um vazamento na tubulação que acompanha o bloco do motor.

O jeito foi desmontar tudo para tentar tirar o vazamento (e outros que possivelmente poderiam surgir).
Este passo foi feito agora no fim de janeiro/inicio de fevereiro.

Fotos de quando desmontei....
397949397951397953397952397954397956397955

Limpei as rebarbas/sujeiras e iniciei a montagem
397960397957397962397959397958397961397950397963

Até agora, Aparentemente, sem vazamentos...
Mas não da para falar muito, pois o carro está parado desde então! hehehehe
:D

titanium
01/03/2013, 10:46
Só testando a posição dos bancos... não estão fixos...
(foi mesmo só para mostrar a Patroa o andamento de coisas que ela consegue entender/ver)
:angel:

397964

Estão sujos!!!! mas depois ganharão (provavelmente) capas novas!
397965397966397967397968

Tenho fé que com esses bancos, em minha vida reinará a Paz!!! kkkkk
Chega de ouvir sermão por conta dos "terríveis bancos extremamente feios e desconfortáveis"!

:cool:

BernardoAndré
01/03/2013, 10:54
esses bancos são de que carro?Vendo teu empenho até me animei ai atras de outra band,porem para poder ter a aprovação da dona do lar tenho que já chegar com ela toda impecavel.Se compro uma e falo que vou começar a reforma la terei que me mudar para dentro dela.

titanium
01/03/2013, 11:09
Ok ok...

Depois de algum tempo pesquisando, cotando, meditando, decidi instalar freios à disco nas 4 rodas.
Comprei eles pela internet e tive que aguardar.... (como é ruim aguardar! ehehhehe)

Mas uma hora chega!!! :D
397970397971397972397973

Daí ataquei o desafio de

reparar um vazamento do cubo/munhão/rodalivre do lado dianteiro-esquerdo (lado motorista)
lubrificar novamente o munhão
trocar os reparos do munhão (retentores) que foram pro espaço
instalar freios à disco

Trabalhando o lado Dianteiro-Direito:
397969397980
397981397979
397982397983 (não ter ferramenta é uma Mer*$$!!!)
397984397985
397986397987

(tava o zé ruela aqui todo feliz, achando que estava fazendo certo!!! kkkkkkkkk)

titanium
01/03/2013, 11:17
Depois de montar errado, o jeito foi resolver! rsrsrs...

397989397990

Resultado final, olhando "por dentro".
397993

PARTINDO PARA O LADO ESQUERDO!!
397997
(o que estava com vazamento)
397996397998

Bom aqui a coisa foi mais delicada... a roda livre avm que havia sido trocada há menos de 1 mês!!!!!!! não queria mais sair...
2 parafusos encasquetaram e não houve WD40, Batidinha, Batidona, Furadeira (3 brocas destruidas) que desse jeito!!!
:freaking:

397994397995

Ai o jeito foi partir pra Brutalidade!!!!!!! :karate::boxing::parede:
E TOME TALHADEEEEIIRAAAAAAA!!!!!
397991397992

titanium
01/03/2013, 11:23
esses bancos são de que carro?Vendo teu empenho até me animei ai atras de outra band,porem para poder ter a aprovação da dona do lar tenho que já chegar com ela toda impecavel.Se compro uma e falo que vou começar a reforma la terei que me mudar para dentro dela.

Amigo Bernardo André.......

(pausa para um longo e profundo suspiro.....)
Tinha uma Hilux SW4 95 que arrumei e ficou "ChuchuBeleza"!! A patroa adorava!! Dirigia na estrada e tudo o mais..

Mas aí a paixão antiga pela Bandeirantes tomou conta e resolvi, depois de muitas e muitassssss brigas, trocar a confortável e confiável SW4 na minha atual Band. Cabine Dupla TODA Original....

Rapaz.... o bicho pegou lá em casa!!! :fight: :tomate: :lutabox: :esgrima:

Mas o pior foi: DECIDIR REFORMAR!!
kkkkkkkk
Não tem emoticon que ilustre o "quebra-pau"!!!
:mrgreen:

Tem que ser corajoso!!
hehehe

Abraços

titanium
01/03/2013, 11:27

Ahh!! os bancos "novos" são os Bancos Traseiros da Renault Scenic.
Decidi por eles, pois eles são baixos e reclinam Muitooo beeemmm!! até instalar as portas traseiras, isso facilitará Muito a vida de quem anda lá atrás!
:)

PS: o do motorista também será substituído pelo terceiro banco do conjunto.

elmestizo
01/03/2013, 15:31
Assinado...

hercilio.neto
01/03/2013, 18:11
Beleza Titanium.

Estamos aqui acompanhando a reforma e torcendo. Será uma longa jornada até ficar do jeito que você quer.
Eu já desisti de convencer a patroa a usar o Bandeirante. Então temos que ter um patroamóvel para ela usar.
O problema é que patroamóvel é trocado de 3 em 3 anos e isso consome uma boa grana, daí não sobra muito para o Toyota. Os upgrades são feitos a conta gotas.
Cara, achei ótimo os bancos do Scenic colocados na frente (já vi vários Band usando na traseira). Talvez seja a solução para se obter os 6 lugares que constam no documento. Ficam confortáveis?

Sorte aí!

Loras
01/03/2013, 22:54
Boa! Faça você mesmo é uma excelente escolha!

Estamos por aqui se precisar de algo.

Abração,

titanium
01/03/2013, 23:07
Beleza Titanium.

Estamos aqui acompanhando a reforma e torcendo. Será uma longa jornada até ficar do jeito que você quer.
Eu já desisti de convencer a patroa a usar o Bandeirante. Então temos que ter um patroamóvel para ela usar.
O problema é que patroamóvel é trocado de 3 em 3 anos e isso consome uma boa grana, daí não sobra muito para o Toyota. Os upgrades são feitos a conta gotas.
Cara, achei ótimo os bancos do Scenic colocados na frente (já vi vários Band usando na traseira). Talvez seja a solução para se obter os 6 lugares que constam no documento. Ficam confortáveis?

Sorte aí!

Pois é Hercílio.
Eu vou e volto a pé para o meu trabalho.
E minha esposa acaba utilizando o transporte público para ir ao trabalho dela.
Acabamos que desta forma não usamos muito o carro. a partir disso decidimos tentar manter apenas 1.

Mas compreendo que nem todos conseguem se organizar desta maneira.

Em relação aos bancos dianteiros, eu ainda não os fixei.
estou aguardando chegar umas ferramentas na semana que vem... aí, depois de atacar outras prioridades, partirei para os suportes dos bancos dianteiros e traseiros (também pretendo retrabalhar o conforto dos bancos traseiros, inclinação, revestimento, etc.)

Mas já consegui perceber que ficarei um pouco desalinhado em relação ao volante.
O que Já acontece quando eu levo a 3ª pessoa no banco da frente (normalmente meu filho mais velho).
Se ficar muito ruim, eu elimino um pouco da espumas que seguram as pernas, do banco do meio. acho que resolve pois a diferença é de uns 5 centímetros.

Bom... tenho um longo caminho pela frente e pretendo relatar tudo detalhadamente.

Dicas e sugestões, são bem-vindas!

Abraços

titanium
03/03/2013, 13:32
O que foi feito
Instalação do freio à disco na roda dianteira-esquerda
Recuperação e instalação da roda-livre antiga no lugar da que foi partida, na roda dianteira-esquerda
Início da instalação do freio à disco na roda traseira-direita

Freio instalado.
398388398391398387

Tentando desgastar a ponta do parafuso (de fixação da pinça) para que não encostasse no DISCO do freio
398386

Veja como está perto de encostar...
398392398390398389

Como tive que partir a roda livre AVM NOVA que foi intalada....... acabei instalando uma antiga (que ainda funciona)
Estava pintada de preta... então tirei a tinta para ficar parecida com a nova, que está na roda direita.
398395398394398393

Iniciando a instalação do freio na roda traseira esquerda.
398396

Tive problemas em retirar os parafusos que fixam a tampa do cubo.
Como não tenho a ferramenta apropriada, apliquei uma técnica que vi num vídeo do youtube.
O que não deu muito certo, pois acabou destruindo (moendo o miolo) as porcas..
Gravei um video relatando.

http://www.youtube.com/watch?v=xyy8-X5d0JQ&feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=vgo-VIDtk7c

PS: troquei algumas vezes a palavra Porca por parafuso! rsrs... desculpem a confusão.. mas o que Moeu foi a PORCA

titanium
04/03/2013, 08:43
Boa! Faça você mesmo é uma excelente escolha!

Estamos por aqui se precisar de algo.

Abração,

Opa Ricardo!

Só vi agora que você respondeu! rsrsrs..

pois é rapaz.. até considerei comprar Outra toyota só para servir de doadora de um conjunto mecânico mais moderno... mas acho que encontrar uma de leilão a um preço BÃO ta difícil.

E aí o que eu souber/conseguir fazer, vou fazendo... errando... refazendo... aprendendo...

Abraços

titanium
07/03/2013, 12:01
Essa semana comprei uns prisioneiros semelhantes aos da Band, com porcas e arruelas de pressão novas... já que descobri que o prisioneiro se perde a cada troca.

Pois bem...
O jeito será tirar no alicate de pressão!
Vai estragar.. ok... comprei 38 conjuntos de reserva! kkkkkkk

E comprei também a ferramenta para Apertar o Prisioneiro (ui!). rsrs
me custou R$ 28,00 pratas

399079399080399081399082399083399084399085

fim de semana promete!
:bananadança:

Sergioporto
07/03/2013, 13:47
Vamos às perguntas,sou curioso!
Neste kit que voce comprou nao veio os espelhos ??Espelho ajuda e muito para nao acumular sujeira nas pastilhas evitando o desgaste prematuro!
Nas fotos das pinças a impressao que o parafuso de sangria está para baixo ?Se estiver nao consegue sangrar o sistema!
Prisioneiros do semi eixo traseiro uso duas porcas para aperta-los ,sem o semi eixo,óbvio.Aperto uma contra a outra e ai sim aperto os prisioneiros usando trava rosca alto torque.
Vou dando meus pitacos por aqui heheh

aguinel martins
07/03/2013, 19:25
Bom, o desafio lançado pela dona do Lar foi deixar o carro mais "Dirigível", Confortável, menos Lerdo na estrada, Confiável e pronta para acomodar o Futuro Herdeiro!! :putz:

Daí surgiu a seguinte lista:

[CONFORTO e CONDUÇÃO]

Direção Hidráulica
Troca dos bancos originais por bancos reclináveis
Troca dos amortecedores originais por uns Turbogás (talvez)
Instalação de ar-condicionado (talvez)
Instalação de portas traseiras, tornando a viatura 4 portas; em função dos atuais e futuro (+1) herdeiro.
[CONFIABILIDADE]

Revisão geral de eixos

revisão de munhões
rolamentos
coroa & pinhão

Revisão geral de câmbio
Revisão do motor (motor aparenta estar Muito bom. antigo proprietário mostrou notas de revisões feitas na BI, etc. Estado de conservação do motor foi verificado por mecênico competente e de muita confiança - menor prioridade no momento)
Revisão de itens de Suspensão
[SEGURANÇA]

Instalação de Barra de Torção na dianteira (e eventualmente no eixo traseiro - ainda não decidi)
Instalação de Camadas de Segurança Anti-furto (ainda analisando as possibilidades)
Instalação de freios à disco nas 4 rodas.
[PERFORMANCE]
Dentro das limitações do projeto e do que é Razoável para o carro, pretendo melhorar seu desempenho on-road.

Alongando relações (provavelmente 11x35)
Turbo + Intercooler

PS: a maior parte da reforma será feita por mim! Serviços de eixos (coroa & pinhão), câmbio e motor serão feitos por profissionais.

:parede:

Como não adianta chorar, Vamos lá!!!!
:cavalo:
Patrão vou começar em breve a mesma empreitada estou com uma 85 idêntica a sua estou resolvendo a mecânica pesada primeiro mas em breve vou passar pr lataria e esse lance de colocar as portas traseira me assanhou as lombrigas, vc já viu aonde comprar as peças e como vai ficar o doc.? pensei em ate colocar mais uma só do lado do passageiro

titanium
08/03/2013, 07:26
Vamos às perguntas,sou curioso!
Neste kit que voce comprou nao veio os espelhos ??Espelho ajuda e muito para nao acumular sujeira nas pastilhas evitando o desgaste prematuro!
Nas fotos das pinças a impressao que o parafuso de sangria está para baixo ?Se estiver nao consegue sangrar o sistema!
Prisioneiros do semi eixo traseiro uso duas porcas para aperta-los ,sem o semi eixo,óbvio.Aperto uma contra a outra e ai sim aperto os prisioneiros usando trava rosca alto torque.
Vou dando meus pitacos por aqui heheh

Grande Sergio!
No kit que comprei não tinha os espelhos...
Mas vou observar bem a questão da durabilidade... se chegar a reduzir muito a vida útil, eu compro os espelhos.

Acho que o parafuso da sangria esta sim voltada pra baixo... mas me diz ae: por que não dá para sangrar?
hehehehe.. errando e aprendendo!

Tentei fazer isso, como relatei no vídeo... só que para tirar os parafusos... o problema é que as Porcas moeram todas!
por isso resolvi comprar prisioneiros excedentes e ferramenta de aperto

Manda Bala nas Opiniões, dicas, criticas, sugestões... !!! heheh

Abraços

titanium
08/03/2013, 07:28
Patrão vou começar em breve a mesma empreitada estou com uma 85 idêntica a sua estou resolvendo a mecânica pesada primeiro mas em breve vou passar pr lataria e esse lance de colocar as portas traseira me assanhou as lombrigas, vc já viu aonde comprar as peças e como vai ficar o doc.? pensei em ate colocar mais uma só do lado do passageiro

Olá Aguinel!

Rapaz, não sei como fica a documentação não... mas não deve seer complicado.
Quando tiver próximo desta etapa, vou procurar um despachante e verificar com cuidado os passos necessários.

é isso ae, qualquer coisa, estamos por aqui! hehe..

Sorte na sua reforma!

Abraços

Sergioporto
08/03/2013, 12:31
Com sangria para o lado de baixo nao consegue tirar todo ar de dentro da pinça ! nao acredito que vá encontrar os espelhos à parte.É sacanagem de quem te vendeu o kit,espelho TEM que vir junto!!Vai encima de quem te vendeu.

Edintruder
08/03/2013, 21:11
Quando tirei a RL da F1000 na última vez, ocorreu o mesmo problema. Eu cortei com um disco de corte bem no lado dos parafusos, e depois passei massa plástica pra tapar os cortes na tampa de alumínio. Agora tenho que manter a RL pintada. O saco é que os parafusos comuns vivem afrouxando.

titanium
09/03/2013, 07:40
Com sangria para o lado de baixo nao consegue tirar todo ar de dentro da pinça ! nao acredito que vá encontrar os espelhos à parte.É sacanagem de quem te vendeu o kit,espelho TEM que vir junto!!Vai encima de quem te vendeu.

Poxa Sérgio, faz TODO Sentido, meu caro!
Obrigado por me alertar! rsrs.. vou virar hoje mesmo as pinças que já instalei!

Quanto ao espelho, já vi vender separadamente.
Como o preço estava bem abaixo do praticado, resolvi arriscar.

Uso mais o carro para viagens. muito pouco em trilha.
Será que mesmo assim fica ruim??

Abração

titanium
09/03/2013, 07:45
Quando tirei a RL da F1000 na última vez, ocorreu o mesmo problema. Eu cortei com um disco de corte bem no lado dos parafusos, e depois passei massa plástica pra tapar os cortes na tampa de alumínio. Agora tenho que manter a RL pintada. O saco é que os parafusos comuns vivem afrouxando.

Opa!
Olá Edintruder!

Bom vê-lo aqui pelo tópico!
Rapaz, eu to atrás de uma roda livre que já vi negociada nos EUA, que é presa com porcas. e não é da AVM...

Lembro que vi dessas RL há um tempo... mas não estou encontrando novamente..

Pretendo futuramente trocar as RLs novamente, mas por essas que são presas com Parafusos e Porcas.

O problema do meu parafuso, é que o camarada que montou colocou travarosca. e o bendito travarosca FUNCIONA!! hehehe
Então mesmo cortando só a pontinha, acho que daria muito trabalho para tentar tira-lo de lá.
E como já estava nessa pendenga há mais de 3 finais de semana tentando, achei melhor passar a talhadeira nela! kkkkkkkk

Abraços

Edintruder
09/03/2013, 21:43
Fala grande,

Os parafusos que vem no kit da AVM são chanfrados e grudam na tampa de alumínio por si só. Na minha dos 6 furei 3, 1 soltou e 2 cortei com disco para inox (bem fininho). Sem dizer que quebrei 3 chaves dos dois lados.

Um amigo meu tem uma Band curta que tem rodas livres manuais, porém não sei qual é a marca. Acho que é AVM, mas algum modelo mais antigo preso por parafusos 13mm sextavados, exatamente como falas.

Ezahn
09/03/2013, 22:10
Daniel, to acompanhando seu curso de especialização em mecânica de Band!!! Mete bronca!!!

PP5GAS
10/03/2013, 11:16
kkkkkkkk
:boxing:KKKKKKKKKK
Realmente é muita coragem. Não tive tanta ousadia, não. Deixei o carrinho de plástico para a patroa e o moleque. Bem que andaram matutanto em botar a mão na Band. Mas tudo tem limite, deixo não! Hehehe.

titanium
10/03/2013, 22:08
Fala grande,

Os parafusos que vem no kit da AVM são chanfrados e grudam na tampa de alumínio por si só. Na minha dos 6 furei 3, 1 soltou e 2 cortei com disco para inox (bem fininho). Sem dizer que quebrei 3 chaves dos dois lados.

Um amigo meu tem uma Band curta que tem rodas livres manuais, porém não sei qual é a marca. Acho que é AVM, mas algum modelo mais antigo preso por parafusos 13mm sextavados, exatamente como falas.

Pois é Edintruder, a AVM não fabrica mais dessas...
Mas um dia encontro dessas! Nem que tenha que importar pelo eBay!

titanium
10/03/2013, 22:10
Daniel, to acompanhando seu curso de especialização em mecânica de Band!!! Mete bronca!!!

:concordo:
Estou errando e aprendendo bastante, meu caro!
E essa é a parte boa! rsrs.

Apesar do pouco conhecimento, tenho prazer em ir aprendendo a fazer!

O que importa é que hoje já sei mais que ontem, e a vida segue! ehhehehe

abração

titanium
10/03/2013, 22:13
kkkkkkkk
:boxing:KKKKKKKKKK
Realmente é muita coragem. Não tive tanta ousadia, não. Deixei o carrinho de plástico para a patroa e o moleque. Bem que andaram matutanto em botar a mão na Band. Mas tudo tem limite, deixo não! Hehehe.

rsrrs.. pois é PP5GAS!
Nós estávamos com 2 carros.

Um classic novinho novinho e a Band...
Mas entre vender um ou outro, o outro se foi..
hehehe..

E "resolvemos" (põe aspas nisso) reformar a Band para tê-la como carro do dia-a-dia e viagens.

Detalhe é que não usamos muito o carro na semana. Por isso tem dado certo

titanium
10/03/2013, 22:15
Bom e esse vídeo vai em agradecimento especial ao Fellipe, que deu uma ótima dica para tirar o semi-eixo sem precisar estragar os prisioneiros!

Prisioneiros do Cubo da Roda Traseira da Toyota Bandeirante - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vFLZk9L6IiM)

Valeu meu caro!!

tesuk
11/03/2013, 09:35
É titanium
Tenho acompanhado sua odisséia, e isso está me dando ainda mais animo de fazer o mesmo, a melhor parte disso tudo são as historias a contar.
te desejo boa sorte

titanium
11/03/2013, 10:08
É titanium
Tenho acompanhado sua odisséia, e isso está me dando ainda mais animo de fazer o mesmo, a melhor parte disso tudo são as historias a contar.
te desejo boa sorte

Valeu Tesuk!
Com paciência, insistência, teimosia e persistência, um dia chego no fim dessa primeira reforma!

Rapaz, desde o início vi que você Gostou da Band!
Agora só falta analisar a conta bancária, consultar a dona da casa e, com o alvará em mãos, partir pro abraço!

Qualquer coisa, estamos aí!
Forte abraço!

tesuk
11/03/2013, 10:17
O "problema" é a conta bancaria só, a sr. Dona patroa já deu o ok, ela até gosta desse tipo de viatura!
quero só ver se o gosto vai continuar o mesmo depois que leva-lá pra conhecer os mangues..rs

titanium
11/03/2013, 10:21
O "problema" é a conta bancaria só, a sr. Dona patroa já deu o ok, ela até gosta desse tipo de viatura!
quero só ver se o gosto vai continuar o mesmo depois que leva-lá pra conhecer os mangues..rs

kkkkkkkkkkk
te entendo! rsrsrs
Depois dê seu relato para nós!

Abraços

titanium
18/03/2013, 09:27
Finalmente chegaram as tão aguardadas ferramentas!!
401132401136401137401139401140401141

Fiz uma importante mudança no "local de trabalho"!
Com a chegada das ferramentas, a garagem vira uma oficina e o carro fica no pátio do prédio.
Assim terei mais espaço para alojar os equipamentos e, ainda, para trabalhar; já que o pátio é bem amplo!
401142401143

....

Concluí a instalação dos freios!
Agora só falta virar as pinças de freio da dianteira, conforme orientações do amigo Sérgio Porto!
;)

Ah! e depois levar no mecânico para regular!

marcelbs007
18/03/2013, 09:40

Ae!!! agora começa o show!!!!
Parabéns pelas aquisições!!!Logo vamos compartilhar os beneficios de tudo isso!!!!

Com a chegada das ferramentas, a garagem vira uma oficina e o carro fica no pátio do prédio.
Assim terei mais espaço para alojar os equipamentos e, ainda, para trabalhar; já que o pátio é bem amplo!
401142401143

....

Agora só falta virar as pinças de freio da dianteira, conforme orientações do amigo Sérgio Porto!
;)

Parabéns pelas aquisições!!!Logo vamos compartilhar os beneficios de tudo isso!!!!

titanium
18/03/2013, 12:42

Com certeza, meu amigo Marcel!!!!!

Quem sabe até o final do ano a viatura fica pronta pros desafios!
:safari-rig:

Abração

rfdex
18/03/2013, 13:41

401142401143

....

;)

A primeira foto mostra uma máquina de corte plasma ao fundo. Você comprou aqui no Brasil ou importou? Por quanto saiu? Só uma sugestão. Eu também tenho compressor semlhante ao que você comprou. Meu melhor investimento neste ano foi comprar um jogo de ferramenta pneumática (pistola e catraca) com soquetes no Mercado Livre. Paguei 259 reais. Hoje uso para tudo. Qualquer serviço fica mais fácil. Soltar um cardã, por exemplo, é coisa de 5 minutos. Saudações

titanium
18/03/2013, 15:22
A primeira foto mostra uma máquina de corte plasma ao fundo. Você comprou aqui no Brasil ou importou? Por quanto saiu? Só uma sugestão. Eu também tenho compressor semlhante ao que você comprou. Meu melhor investimento neste ano foi comprar um jogo de ferramenta pneumática (pistola e catraca) com soquetes no Mercado Livre. Paguei 259 reais. Hoje uso para tudo. Qualquer serviço fica mais fácil. Soltar um cardã, por exemplo, é coisa de 5 minutos. Saudações

Rafael, respondi via MP!
;)

Abração

tuna
18/03/2013, 15:58

titanium, essa informação também me interessa...

Parabéns pelo serviço, keep the good job

[]´s

Edintruder
18/03/2013, 18:45
Depois dá uma olhada nesse link...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/86941-minha-sua-nossa-oficina-8.html

hercilio.neto
18/03/2013, 21:46
Esse é o verdadeiro espirito do toyoteiro.
Pôr a mão na massa é parte do hobby.
Parabéns!

titanium
19/03/2013, 10:09
Esse é o verdadeiro espirito do toyoteiro.
Pôr a mão na massa é parte do hobby.
Parabéns!

Opa Hercílio!
É isso mesmo. Espírito não só Toyoteiro, mas jipeiro de um modo geral, né!?

Levo como Hobby essa empreitada de reformar a minha Band.
Apesar de não saber nada sobre mecânica, acho que estou caminhando bem (pra quem não sabe nada!?).. rsrsrs

E como diz os ditados: "vivendo e aprendendo!" ... "devagar e sempre".. eu sigo na empreitada

Abraços

titanium
19/03/2013, 10:11
Depois dá uma olhada nesse link...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/86941-minha-sua-nossa-oficina-8.html

Edintruder, já está lá!! hehehe

Valeu a dica!

Abraços

titanium
23/03/2013, 21:26
Depois de quebrar muito a cabeça e de algum tempo empenhado nesta missão, consegui CONCLUIR a instalação dos freios à disco nas 4 rodas!!!

:pular:
:euforico:
:dance:
:torcendo:

agora seguindo para as próximas fases do projeto.
;)

faggella
24/03/2013, 19:08
Boa noite Titanium!

Me tira uma duvida você instalou freio a disco na dianteira. você colocou o freio com hidrovacuo ou so o kit
Porque estou querendo pegar bande 1978 toda original e depois ir colocando freio ,dh

Abs Faggella

Edintruder
24/03/2013, 19:18
Ontem fui dar uma força para um amigo meu que tem uma Band 62 que estava estralando a tração dianteira. Eu pensei que fosse cruzeta estourada, mas quando abrimos os munhões, para a minha surpresa ela usa um sistema de esfera e semi-eixos com encaixe estilo garfos. Nunca tinha visto isso, porém o bom é que não tem cruzetas para trocar...

O problema estava na cruzeta do cardam.

hercilio.neto
24/03/2013, 20:30
Boa noite Titanium!

Me tira uma duvida você instalou freio a disco na dianteira. você colocou o freio com hidrovacuo ou so o kit
Porque estou querendo pegar bande 1978 toda original e depois ir colocando freio ,dh

Abs Faggella

No jipe Band 64 coloquei freio a disco primeiramente sem hidrovácuo. Fica muito mais seguro porque o freio a tambor trava as rodas muito fácil e os freios a disco não. Vale a pena.
Mas sem hidrovácuo tem que pisar com vontade. Depois quando troquei o motor por um que tinha a bomba de vácuo, coloquei o servofreio. Ficou show de bola.

titanium
24/03/2013, 20:40
Boa noite Titanium!

Abs Faggella

Faggella,

Como o Hercilio mencionou lá em baixo, dá pra colocar freio à disco SEM o servofreio (que pra funcionar precisa do hidrovacuo - correto hercilio???).
E o hidrovacuo OU é feito pelo motor OU por alguns alternadores que contam com esse sistema (hidrovacuo).

Bom, o servofreio, como o nome indica, auxilia na frenagem.... mas funciona sem (como já foi dito).

Eu instalei 2 kits à disco com pinças VARGAS (conforme fotos nas páginas anteriores).
A minha Band TEM servofreio, pois já é 89.

Mas FIQUE ATENTO!!!!
Já vi muita Band antiga que JÁ teve esse upgrade feito, MESMO que tivesse com os velhos freios à tambor!!
O cara instalava o servofreio por questões de "conforto" e segurança!
;)

Sorte na empreitada! qualquer coisa, estamos por aqui!

Abraços

titanium
24/03/2013, 20:47
Ontem fui dar uma força para um amigo meu que tem uma Band 62 que estava estralando a tração dianteira. Eu pensei que fosse cruzeta estourada, mas quando abrimos os munhões, para a minha surpresa ela usa um sistema de esfera e semi-eixos com encaixe estilo garfos. Nunca tinha visto isso, porém o bom é que não tem cruzetas para trocar...

O problema estava na cruzeta do cardam.

Olá Edintruder!

acho a minha parecida com essa da foto:
402433

Essa do seu amigo também era assim?

Certa vez, surgiu na minha Band um barulho (na reta e em velocidade constante).... uma vibração...
essa vibração desaparecia quando eu acelerava OU reduzia a velocidade... mas em velocidade constante (qualquer que fosse), tremia..
rsrsrs

Quando fui ver, eram os parafusos do cardã que estavam soltos!
troquei eles por uns parafusos de aço novos + porcas parlock!!
Ficou show! nunca mais deu problema!

Bom que o do seu amigo vocês também conseguiram arrumar facilmente!
E taí uma coisa que não sei fazer: trocar cruzeta!
rsrsrs

Abração

dudu83
24/03/2013, 22:04
Titanium com vc fez na ligaçao do flexivel de freio com os dutos? deixou pendurado ?

Edintruder
24/03/2013, 22:14
A tua já é com homocinética. A dele soltou os dois cardans, e também solucionou com porcas parlock.

faggella
25/03/2013, 08:37
Faggella,

Como o Hercilio mencionou lá em baixo, dá pra colocar freio à disco SEM o servofreio (que pra funcionar precisa do hidrovacuo - correto hercilio???).
E o hidrovacuo OU é feito pelo motor OU por alguns alternadores que contam com esse sistema (hidrovacuo).

Bom, o servofreio, como o nome indica, auxilia na frenagem.... mas funciona sem (como já foi dito).

Eu instalei 2 kits à disco com pinças VARGAS (conforme fotos nas páginas anteriores).
A minha Band TEM servofreio, pois já é 89.

Mas FIQUE ATENTO!!!!
Já vi muita Band antiga que JÁ teve esse upgrade feito, MESMO que tivesse com os velhos freios à tambor!!
O cara instalava o servofreio por questões de "conforto" e segurança!
;)

Sorte na empreitada! qualquer coisa, estamos por aqui!

Abraços

Valeu Titanium !
Vou continuar a caçada da bandeirante longa pra ver se acho um rolo na minha sw4 1995

Abs Faggella

faggella
25/03/2013, 08:40
No jipe Band 64 coloquei freio a disco primeiramente sem hidrovácuo. Fica muito mais seguro porque o freio a tambor trava as rodas muito fácil e os freios a disco não. Vale a pena.
Mas sem hidrovácuo tem que pisar com vontade. Depois quando troquei o motor por um que tinha a bomba de vácuo, coloquei o servofreio. Ficou show de bola.
Valeu Hercílio!
Vamos continuando a caçada da bande longa para troca com a sw4 1995

Abs : Fageela

Marcus Brandão
25/03/2013, 10:53
Olá Edintruder!

acho a minha parecida com essa da foto:
402433

Essa do seu amigo também era assim?

Certa vez, surgiu na minha Band um barulho (na reta e em velocidade constante).... uma vibração...
essa vibração desaparecia quando eu acelerava OU reduzia a velocidade... mas em velocidade constante (qualquer que fosse), tremia..
rsrsrs

Quando fui ver, eram os parafusos do cardã que estavam soltos!
troquei eles por uns parafusos de aço novos + porcas parlock!!
Ficou show! nunca mais deu problema!

Bom que o do seu amigo vocês também conseguiram arrumar facilmente!
E taí uma coisa que não sei fazer: trocar cruzeta!
rsrsrs

Abração

Titanium, passei pra visitar.
Cara, Não tenha receio da troca de cruzetas. É auto-explicativo. rsss
Retirou as travas, bateu pra um lado, bateu pro outro ela sai.
Pra colocar use um torno de bancada e dê umas pancadinhas. Os roletes ficam montados nas capinhas e presos pela graxa. Não tem segredo, tente.

Sergioporto
25/03/2013, 11:24
Correto!!Primeiro tire a cruzeta velha.Antes de tirar verifique bem em que posiçao ficava a engraxadeira !!Senao vai ser um saco lubrificar.
Colque a cruzeta nova no lugar,leve a cruzeta toda para um lado e coloque um dos copos,feito isso leve no torno e vá prensando devagar,quando morsa encostar no alojamento da cruzeta coloque um calço para que copo vá todo para um lado,assim voce consegue colocar o outro copo para fazer prensagem,neste modo os roletes nao caem e nao danificam copos ou cruzeta com pancadas.
nao sei se consegui me explicar mas qualquer coisa estamo ai !
Abs
Nota: O cara nao convida para ajudar ,morando em Bhte !!deve se muito esnobe rsrsrsrss

titanium
25/03/2013, 12:26
Eita!! deu uma movimentada por aqui de ontem pra hoje! kkkkkkkkk

Vamos por partes, como meu amigo Jack!

DUDU, isso mesmo que você está pensando! rsrs
Não sei se era o mais apropriado, mas conectei os flexíveis que acompanham o "kit" à tubulação original, e ficou meio Pendurado mesmo. rsrs
Vou utilizar aquelas abraçadeiras de Nylon para fixar melhor a ponta da tubulação de aço ao eixo.
Bom... mas isso foi o que eu pensei... O QUE SERIA MAIS APROPRIADO??? mandar refazer a tubulação com tubos flexíveis de borracha (alta pressão)??
PS: depois tirarei fotos para ilustrar melhor o que estou falando!
A Band. foi hoje para um mecânico conferir se está tudo 100%! senti o pedal do freio macio... e o freio não está agarrando 100%... outra coisa que senti é que quando pressiono o pedal com força ele baixa até um limite, mas depois de alguns segundos dá uma descidinha de leve e pára...
Isso é normal??? ou estou exagerando nas preocupações??? kkkkkkk

EDINTRUDER, isso mesmo! a minha já é com homocinética!
Ahhh e ficou show com as parlock! confesso que fiquei preocupado depois que fiz o serviço e verifiquei diariamente o aperto das porcas por mais de 3 semanas!
Mas até agora, 100%!!

FAGGELLA, se você gostar mesmo de pôr a mão na massa E gostar mesmo de Bandeirante, eu recomendo a troca!
E quando trocar, nos avise! hehe.. Sorte na empreitada

MARCUS BRANDÃO, sua explicação foi muito boa!
Mas consegui visualizar melhor o que você disse com o complemento do amigo SÉRGIO!
Acho que agora eu conseguiria arriscar a troca de uma cruzeta! :D
Ainda bem que as minhas atuais não estão apresentando folgas!
;)
Mas valeu pela força!

E Sérgio não fale um negócio desses, meu camarada!!
hehehehehe
Não me leve a mal, mas é que anda tudo muito corrido ultimamente... só consigo mexer na Band meio que de supetão!
não estou conseguindo me planejar COMO eu gostaria.
isso atrapalha as convocações! :chorandoderir:
Mas fique tranquilo que sua hora chegaráaa!! kkkkkk
ainda tem muita coisa por vir: DH, Bancos novos (dianteiros e traseiros), Turbo + intercooler...................
Depois lembre-se de me passar seu telefone por MP, heim?!

Abração a todoss!!

Marcus Brandão
25/03/2013, 14:50
Muuuutio boa a dica de Sergio. Além de manter a posição das graxeiras, mantenha a posição original das diversas peças do cardan pois esse pedaço de ferro aparentemente sem nenhuma importância senão transmissão de torque, quando desbalanceado causa uma vibração muito grande e vc vai acabar morrendo em uma grana para balancea-lo.
Ainda assim volto a dizer que não tenha receio pois é uma das coisas mais fáceis de se fazer.
Ah! Pra tirar a cruzeta velha a melhor técnica é a boa e velha pancada. Pra colocar a nova, se precisar batr coloque o copinho velho na frente pra evitar pancada direta.
Se roda pouco no mato, duas vezes pos ano é suficiente passar em uma oficina de cardans pra lubrificar as cruzetas com graxa de qualodade. Nessa hora o cara vai te dizer se existe folga e está na hora de trocar.

faggella
25/03/2013, 15:35
Titanium !

Eu tinha oficina mecânica e até hoje eu que faço todas as manutenções dos carros daqui de casa quando eu conseguir trocar a sw4 em uma bande eu mesmo vou instalar os acessórios de segurança não vejo a hora de achar uma bande e dar tudo certo
Pode deixar quando der certo e eu tiver com a bande na mão eu posto as fotos

Abs : Faggella
Eita!! deu uma movimentada por aqui de ontem pra hoje! kkkkkkkkk

Vamos por partes, como meu amigo Jack!

DUDU, isso mesmo que você está pensando! rsrs
Não sei se era o mais apropriado, mas conectei os flexíveis que acompanham o "kit" à tubulação original, e ficou meio Pendurado mesmo. rsrs
Vou utilizar aquelas abraçadeiras de Nylon para fixar melhor a ponta da tubulação de aço ao eixo.
Bom... mas isso foi o que eu pensei... O QUE SERIA MAIS APROPRIADO??? mandar refazer a tubulação com tubos flexíveis de borracha (alta pressão)??
PS: depois tirarei fotos para ilustrar melhor o que estou falando!
A Band. foi hoje para um mecânico conferir se está tudo 100%! senti o pedal do freio macio... e o freio não está agarrando 100%... outra coisa que senti é que quando pressiono o pedal com força ele baixa até um limite, mas depois de alguns segundos dá uma descidinha de leve e pára...

EDINTRUDER, isso mesmo! a minha já é com homocinética!
Ahhh e ficou show com as parlock! confesso que fiquei preocupado depois que fiz o serviço e verifiquei diariamente o aperto das porcas por mais de 3 semanas!
Mas até agora, 100%!!

FAGGELLA, se você gostar mesmo de pôr a mão na massa E gostar mesmo de Bandeirante, eu recomendo a troca!
E quando trocar, nos avise! hehe.. Sorte na empreitada

MARCUS BRANDÃO, sua explicação foi muito boa!
Mas consegui visualizar melhor o que você disse com o complemento do amigo SÉRGIO!
Acho que agora eu conseguiria arriscar a troca de uma cruzeta! :D
Ainda bem que as minhas atuais não estão apresentando folgas!
;)
Mas valeu pela força!

E Sérgio não fale um negócio desses, meu camarada!!
hehehehehe
Não me leve a mal, mas é que anda tudo muito corrido ultimamente... só consigo mexer na Band meio que de supetão!
não estou conseguindo me planejar COMO eu gostaria.
isso atrapalha as convocações! :chorandoderir:
Mas fique tranquilo que sua hora chegaráaa!! kkkkkk
ainda tem muita coisa por vir: DH, Bancos novos (dianteiros e traseiros), Turbo + intercooler...................
Depois lembre-se de me passar seu telefone por MP, heim?!

Abração a todoss!!

Sergioporto
25/03/2013, 15:50
Muuuutio boa a dica de Sergio. Além de manter a posição das graxeiras, mantenha a posição original das diversas peças do cardan pois esse pedaço de ferro aparentemente sem nenhuma importância senão transmissão de torque, quando desbalanceado causa uma vibração muito grande e vc vai acabar morrendo em uma grana para balancea-lo.
Ainda assim volto a dizer que não tenha receio pois é uma das coisas mais fáceis de se fazer.
Ah! Pra tirar a cruzeta velha a melhor técnica é a boa e velha pancada. Pra colocar a nova, se precisar batr coloque o copinho velho na frente pra evitar pancada direta.
Se roda pouco no mato, duas vezes pos ano é suficiente passar em uma oficina de cardans pra lubrificar as cruzetas com graxa de qualodade. Nessa hora o cara vai te dizer se existe folga e está na hora de trocar.
Antes de desfazer a uniao entre a parte fixa e móvel do cardan (onde sao as estrias) porque se montar uma estria fora da posiçao marcada vai ver o que é vibraçao !!!!Isto serve para cardan dianteiro e traseiro.
Abs

Ezahn
26/03/2013, 11:12

Abração a todoss!!

Daniel, muito boa sua caminhada! Uma coisa, o freio deve ter ficado com ar. O correto é o pedal descer macio até ficar duro onde a freada é total, e depois disto permanecer no mesmo local, duro como pedra.

Ezahn
26/03/2013, 11:16
Titanium !

Eu tinha oficina mecânica e até hoje eu que faço todas as manutenções dos carros daqui de casa quando eu conseguir trocar a sw4 em uma bande eu mesmo vou instalar os acessórios de segurança não vejo a hora de achar uma bande e dar tudo certo
Pode deixar quando der certo e eu tiver com a bande na mão eu posto as fotos

Abs : Faggella

Se fosse eu ficava com a SW4 e fazia dela um trator. Se o negócio é preparar e equipar para trilha, as SW4 ficam boas tb.
Mas!!!!!!!!!!!!! Tem louco pra tudo, né Daniel Titanium!!!!!:screwy::concordo:

titanium
26/03/2013, 11:21
Daniel, muito boa sua caminhada! Uma coisa, o freio deve ter ficado com ar. O correto é o pedal descer macio até ficar duro onde a freada é total, e depois disto permanecer no mesmo local, duro como pedra.

Grande Eduardo Zahn!!

Comandante, acabei de tirar a "Lenda" do mecânico e ele deu uma conferida no sistema de freios...
Diz ele que ficou bão.

Há que se considerar que eu sou meio neurótico com segurança e as vezes fico caçando pelo em casca de ovo! rsrsrs

Mas segundo ele, está tudo beleza!

Agora.... o inacreditável aconteceu!!
ELE fez funcionar meu Freio de MÃO!!!!!
:shock: :shock:

Fiquei impressionado!
Vamos ver até quando vai segurar a bruta! hehehehe

Mas ainda vou observar bastante o comportamento dela!
E caso encontre algo meio inesperado, eu sangro ela novamente!
E se ainda assim não ficar "bão", troco o cilindro meste! hehehehe

pois com freio não se brinca, correto!?

Abração

titanium
26/03/2013, 11:22
Se fosse eu ficava com a SW4 e fazia dela um trator. Se o negócio é preparar e equipar para trilha, as SW4 ficam boas tb.
Mas!!!!!!!!!!!!! Tem louco pra tudo, né Daniel Titanium!!!!!:screwy::concordo:

Faggella, o Eduardo tem razão!
Dá pra transformar a SW4 num verdadeiro trator!!

Mas como foi dito: existem doidos pra tudo! kkkkkkkk.. eu que o diga!

Marcus Brandão
26/03/2013, 11:41
Titanium, como você está sem servo e sei que vai trocar o sistema, rsssss, quando for faze-lo nem perca tempo. Opte pelo sistema de hidrobuster que é definitivo. Não quebre a cabeça.
E que venham as pedradas.

titanium
26/03/2013, 11:57
Marcus, você fala de Servofreio?!

Bom, até onde eu sei (acho que sei - kkkkkkk) a Band tem servofreio!

Mas aproveitando o gancho, me diz aí como é que funciona esse Hidrobooster?
Acho que a F250 vem com isso aí, não é?!

Marcus Brandão
26/03/2013, 13:46
Ops, desculpe.
Voltei lá atrás e li que sua Bandida tem servo.
O hidrobooster (usado sim na f-250) tem a mesma função, só que ao invés de trabalhar com vácuo o que auxilia na frenagem é uma bomba hidráulica.

http://usinepefreios.com/media/catalog/product/cache/1/image/265x265/4b044e0d54143d8dd10557f11ebafbf5/h/i/hidrobuster.jpg (http://usinepefreios.com/media/catalog/product/cache/1/image/500x500/4b044e0d54143d8dd10557f11ebafbf5/h/i/hidrobuster.jpg)

titanium
26/03/2013, 14:06
Ops, desculpe.
Voltei lá atrás e li que sua Bandida tem servo.
O hidrobooster (usado sim na f-250) tem a mesma função, só que ao invés de trabalhar com vácuo o que auxilia na frenagem é uma bomba hidráulica.

http://usinepefreios.com/media/catalog/product/cache/1/image/265x265/4b044e0d54143d8dd10557f11ebafbf5/h/i/hidrobuster.jpg (http://usinepefreios.com/media/catalog/product/cache/1/image/500x500/4b044e0d54143d8dd10557f11ebafbf5/h/i/hidrobuster.jpg)

Opa!
Ta explicado, Marcus!

Mas qual a vantagem desta sobre o sistema de vácuo?
(pergunta de leigo) rsrs

Abraços

Marcus Brandão
26/03/2013, 14:31
Ramulá:
Na prática são sistemas semelhantes. Deveriam ter a mesma eficiência mas não têm.
Possuo uma Grand Blazer. Esse carro era muito ruim de freio na seguinte situação. Quando precisava de uma freada longa como quando estamos em uma estrada e avistamos um quebra molas. Daí quando chega perto você pisa mais forte pra corrigir a freada e o freio tá duro. Acabou a açõa do hidrovácuo.
bomba de vácuo estragada? não
hidrovácuo estragado? não
cilindro estragado? não
bomba sub-dimencionado? pode ser, mas é original.
Tudo testado, tudo trocado, inclusive estou com um cilindro de freio com compressor ns caixa, comprado na concessionária por 1000 dilmetas, parado pois quando ele chegou eu já havia colocado o hidrobooster. Agora freia bagarái

titanium
26/03/2013, 14:44
Ramulá:
Na prática são sistemas semelhantes. Deveriam ter a mesma eficiência mas não têm.
Possuo uma Grand Blazer. Esse carro era muito ruim de freio na seguinte situação. Quando precisava de uma freada longa como quando estamos em uma estrada e avistamos um quebra molas. Daí quando chega perto você pisa mais forte pra corrigir a freada e o freio tá duro. Acabou a açõa do hidrovácuo.
bomba de vácuo estragada? não
hidrovácuo estragado? não
cilindro estragado? não
bomba sub-dimencionado? pode ser, mas é original.
Tudo testado, tudo trocado, inclusive estou com um cilindro de freio com compressor ns caixa, comprado na concessionária por 1000 dilmetas, parado pois quando ele chegou eu já havia colocado o hidrobooster. Agora freia bagarái

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Agooorraaaa Entendii!!

O freio da minha não está 10000% eficiente, acredito que pelo fato de ser tudo novo: discos e pastilhas (dianteiras e traseiras)..
Não rodei nem 1 km com elas, pois só dei MEIA volta no quarteirão! kkkkkk

Dizem que leva um tempo pro Trem começar a Garrar forte!

E como a minha tem peso na caçamba, acho até que não será necessário incluir os Redutores de pressão para o freio traseiro!

MMAAAAASSSSSSSS se o trem ficar xôxo, eu acho que vou investir nesse Hidrobooster aí!
Quanto custa uma adaptação dessas?
o que seria necessário?

Precisa de algum mecanico "faixa preta" pra fazer o serviço, ou eu mesmo consigo fazer??? hehehe
(estou numa fase Muito murrinha)

Abração

Marcus Brandão
26/03/2013, 15:24
Cara, tente começar a conhecer um bom mecânico diesel. Trem difícil. É pra casar (rssss, tem quem goste). O maior problema ao meu ver vai ser "de onde" puxar as mangueiras de óleo que vão tocar o Hidro. Não conheço o motor do seu carro. Fale com um mecânico.
Seu freio com 1 km não está ruim, tá péssimo, cuidado! daqui a alguns quilometros (poucos) ele vai melhorar demais. Até lá, cuidado.
Não ande com o pé no freio pra acentar rápido as peças pois você vai espelhar tudo. Use normalmente que em breve você vai adiquirir confiança.
Esqueça as valvulas de alívio por enquanto e esqueça o hidrobooster. Ande até que o sistema esteja funcionando e depois faça as adaptações necessárias. vai ficar bom, tenha fé, rssss
Aqui onde trabalha Dilma, nossa governanta, um hidrobooster usado custa umas 1000 dilmetas (tem uns 5 anos que comprei). Por aí e nos dias de hoje deve estar mais barato.

titanium
26/03/2013, 16:58
Cara, tente começar a conhecer um bom mecânico diesel. Trem difícil. É pra casar (rssss, tem quem goste). O maior problema ao meu ver vai ser "de onde" puxar as mangueiras de óleo que vão tocar o Hidro. Não conheço o motor do seu carro. Fale com um mecânico.
Seu freio com 1 km não está ruim, tá péssimo, cuidado! daqui a alguns quilometros (poucos) ele vai melhorar demais. Até lá, cuidado.
Não ande com o pé no freio pra acentar rápido as peças pois você vai espelhar tudo. Use normalmente que em breve você vai adiquirir confiança.
Esqueça as valvulas de alívio por enquanto e esqueça o hidrobooster. Ande até que o sistema esteja funcionando e depois faça as adaptações necessárias. vai ficar bom, tenha fé, rssss
Aqui onde trabalha Dilma, nossa governanta, um hidrobooster usado custa umas 1000 dilmetas (tem uns 5 anos que comprei). Por aí e nos dias de hoje deve estar mais barato.

Marcus, caro amigo calango do cerrado, conheço bem essas terras!

Me criei em Brasília! rsrs..

As coisas por aí são realmente muito caras!

Mas concordo com sua sugestão: deixar rolar... é o que farei!

Se mais adiante for necessário trocar o sistema, assim o farei.. MAS SÓOO lááá na frente!
kkkkk

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas Marcus!

Forte abraço

dudu83
26/03/2013, 22:21
no jipe curto com freio a disco nas 4 rodas fica o bixo daqui 1 mes devo começar a fazer alguns ajustes na minha cd pra ir pro alaska, o freio a disco traseiro ja foi comprado a muito tempo...

o seu problema provavelmente é ar no sistema...

Edintruder
27/03/2013, 10:42
Eu não encontro o hydrobooster para vender fora do mercado livre a um valor de 1600,00!

Marcus Brandão
27/03/2013, 13:26
Edin, amanhã preciso ir ao Meca que instalou o meu. Vou pedir informação e se tiver alguma boa te aviso. A a gatinha? Resistiu?
[]s

Marcus Brandão
27/03/2013, 13:27
Edin, amanhã preciso ir ao Meca que instalou o meu. Vou pedir informação e se tiver alguma boa te aviso. A a gatinha? Resistiu?
[]s

Edintruder
27/03/2013, 13:39
Grande MArcus! Valeu!

Infelizmente tivemos que fazer a eutanásia no mês seguinte. Começou com uma hemorragia que não teve mais controle, mas fiquei com ela até o momento que ela parou de interagir e começou a sofrer e não se levantar e nem reagir mais...

Sobre o hydro, o Dalmo Cruz vendeu o dele por 400,00 aqui no fórum e quando achei o tópico já tinha vendido. Por sorte está em outra F-1000 de outro forista amigo nosso! Eu estou sempre de olho procurando outra barbada dessas.

Marcus Brandão
27/03/2013, 14:11
Era questão de tempo, irmão.
Felizmente ela tinha alguém como você.
Vou procurar o hidro e te aviso.

Rodrigo Branchini
30/03/2013, 20:24
Acompanhandoo!! :bananadança:

titanium
31/03/2013, 09:54
Acompanhandoo!! :bananadança:

Beleza Rodrigo!!

Esse final de semana foi meio parado... mas nos próximos, a Saga continua!

titanium
08/04/2013, 10:32
tudo pronto para a grande inauguração da Maristela (apelido da máquina de solda! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
404824

Henrique de Aguiar
08/04/2013, 21:26
Meu Irmão camarada (Titanium), fico impressionado com a sua versatilidade em ser autodidata em tudo, navegas em todos os ramos!
To acompanhando!! e vamos que vamos,,, logo logo serei mais um pai de um 4x4...

abs,

titanium
08/04/2013, 21:44
Meu Irmão camarada (Titanium), fico impressionado com a sua versatilidade em ser autodidata em tudo, navegas em todos os ramos!
To acompanhando!! e vamos que vamos,,, logo logo serei mais um pai de um 4x4...

abs,

HHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!
Faaalaaaa Henricão!!

É isso ae meu camarada, a falta de grana nos força a correr atrás das coisas! heheheh

Mas claro que o prazer em "por a mão na massa" dá um incentivo maior!

E vamo que vamo!!

dudu83
10/04/2013, 02:13
HHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!
Faaalaaaa Henricão!!

É isso ae meu camarada, a falta de grana nos força a correr atrás das coisas! heheheh

Mas claro que o prazer em "por a mão na massa" dá um incentivo maior!

E vamo que vamo!!

mig? ta de parabens pra um serviço de primeira as feramentas proprias sao indispensaveis, pra mim so falta a mig pistolas profissionais e um elevador, cheguei a conclusao que pra ficar perfeito nos mesmos temos que fazer, o jipinho branco em no maximo 2 anos vai ter que ser todo desmontado, solda de oxigenio em pouquissimo tempo voltam os problemas as toyotas mais antigas recebiam camadas de proteçao melhores as ultimas a toyota nao caprichou muito...

titanium
10/04/2013, 12:21
mig? ta de parabens pra um serviço de primeira as feramentas proprias sao indispensaveis, pra mim so falta a mig pistolas profissionais e um elevador, cheguei a conclusao que pra ficar perfeito nos mesmos temos que fazer, o jipinho branco em no maximo 2 anos vai ter que ser todo desmontado, solda de oxigenio em pouquissimo tempo voltam os problemas as toyotas mais antigas recebiam camadas de proteçao melhores as ultimas a toyota nao caprichou muito...

É isso ae Dudu!
Se tivermos ferramentas apropriadas, algum conhecimento e muita disposição o serviço fica sim Muito melhor do que o feito por (algumas varias) empresas.

A solda é MIG sim.
Apesar de não ser a melhor solda (marca do equipamento), estou utilizando o melhor Arame e Gás possível, para que o serviço fique bom.

afinal de contas, além de parachoques novos, suportes para banco e guincho, terei que dar uma ajustada no Chassi também.
Ai o bicho pega.

A idéia do elevador é uma ótima! Quando eu mudar para uma casa, certamente farei este investimento (ou de um fosso)!

Abracos

Ezahn
10/04/2013, 23:33
O que esta solda MIG faz de diferente?? Foi mal minha ignorância!!!

titanium
11/04/2013, 09:13
Eduardo,

De modo geral, a solda MIG oferece uma produtividade elevada, uma solda com maior penetração e melhor aparência que as demais soldas (se for pensar apenas em aparência, a TIG ganha)
O fato é que você, usando uma solda MIG, consegue alterar os parâmetros de soldagem (tipo de gás, arame, material base, etc.) e atingir uma boa flexibilidade de solda, no que diz respeito a penetração (estreita e profunda, larga e rasa e um meio termo entre penetração e largura do cordão). Com essas variações nos parâmetros você consegue uma solda com mais ou com menos respingos, com mais ou menos porosidade...

Mas o que me chamou mais atenção nesse sistema de soldagem, é que ele (dependendo da potência e do tipo da maquina) permite soldar aço comum, aço de baixa liga, aco inox e alumínio, mudando apenas os parâmetros e materiais de consumo.
enfim, na minha opinião um excelente custo x beneficio.

beleza?
hehehe
Qualquer coisa, pode perguntar! Se eu souber responder, eu te ajudo sem problemas.

Abracao

dudu83
11/04/2013, 13:23
complementando .. na maior parte das oficinas pelo brasil as soldas de chapas finas sao feitas com oxigenio, mais ou menos como um maçarico e com uma vareta, o problema é que esse calor todo acaba destemperando a chapa com isso ela rapidamente volta a oxidar... com a mig vc vai fazendo "pontinhos" entre as chapas isso gera muito menos calor não afetando a tempera da chapa...

Titanium qual a maquina que vc tem, as unicas opçoes que encontrei é uma baratinha que não utiliza gas ou as esab ja na faixa de R$5k pra cima...

titanium
11/04/2013, 15:06
Dudu,

Não tem muito pra onde correr.
Hoje o mercado nacional está dominado por máquinas chinesas.
Algumas são de boa qualidade, outras não.

A ESAB vende alguns de seus equipamentos com plataformas importadas da china.

Mas esse não é o problema, desde que se tenha uma rede de assistência técnica boa.

Mandei uma MP para você com detalhes do equipamento.

Abraços

Edintruder
11/04/2013, 19:16
Dudu, essas máquinas MIG portáteis sem gás só serve para serviços leves. Se for soldar uma chapa mais grossa que 1/8 ela não solda legal. Chassis? Nem pensar! Só para soldar chapinhas fininhas ou pontear lataria de carro.
Essa máquina que o Titanium comprou é excelente! Solda desde chapas bem fininhas até chapas de polegada, bastando para isso regular a indutância, amperagem e velocidade do fio. A carga de C25 se bem me lembro custa cerca de 70,00 e dura cerca de 3 rolos de arame. Para soldar inox basta colocar arame de inox, para soldar aço basta usar arame de aço, e tem diferentes bitolas para soldar ou preencher com maior ou menor produtividade.
É um sonho de consumo em qualquer oficina (depois de um elevacar!!!kkk).

Henrique de Aguiar
11/04/2013, 21:31
Quando começa as aulas e videos de soldagem? Ontem li sobre um companheiro aqui do 4x4brasil que fez parte a mao e o resto na oficina do amigo... era uma tracker que ele fez os protetores de carter e afins com aluminio (optou por aluminio porque nao quer trilhas medias e pesadas...), nas fotos ficou bom.
Titanium, agora precisa encarar um autocad e tbm fazer alguns moldes em papelao... é trabalho de montao (eu dando palpite sem nem ter uma "Lenda" para brincar)
Rapaz imagino que deves estar doido para começar a usar esses apetrechos todos!!!

Paz irmão, abs,

Ezahn
11/04/2013, 21:46
Valeu Titaniun. Vou estudar mais!!

paulosergio
11/04/2013, 22:01
Dudu,

Não tem muito pra onde correr.
Hoje o mercado nacional está dominado por máquinas chinesas.
Algumas são de boa qualidade, outras não.

A ESAB vende alguns de seus equipamentos com plataformas importadas da china.

Mas esse não é o problema, desde que se tenha uma rede de assistência técnica boa.

Mandei uma MP para você com detalhes do equipamento.

Abraços

Daniel, mandando bem heim, essa tal de mig parece util na expedicao. Tem tamanho portatil? Ontem o pessoal da sasazaki vieram na minha casa fazer uma manutencao nas minhas venezianas e usaram uma mig com uma garrafa de gas pequena, mas a maquina era meio grande....

titanium
12/04/2013, 18:26
Dudu, essas máquinas MIG portáteis sem gás só serve para serviços leves. Se for soldar uma chapa mais grossa que 1/8 ela não solda legal. Chassis? Nem pensar! Só para soldar chapinhas fininhas ou pontear lataria de carro.
Essa máquina que o Titanium comprou é excelente! Solda desde chapas bem fininhas até chapas de polegada, bastando para isso regular a indutância, amperagem e velocidade do fio. A carga de C25 se bem me lembro custa cerca de 70,00 e dura cerca de 3 rolos de arame. Para soldar inox basta colocar arame de inox, para soldar aço basta usar arame de aço, e tem diferentes bitolas para soldar ou preencher com maior ou menor produtividade.
É um sonho de consumo em qualquer oficina (depois de um elevacar!!!kkk).

Pois Edintruder!
Falou tudo!
É como se essas MIG sem gás fossem soldas com eletrodo. Rsrsrsrs.. Pois respinga bagarai, gera escoria e depois da um trabalhinho para limpar a peça.
kkkkkkk

Mas Ed, minha maquina não é lá essas coisas não! Hehehehehehe...
mas daqui uns anos, quem sabe, né!?

abracos

titanium
12/04/2013, 18:29
Quando começa as aulas e videos de soldagem? Ontem li sobre um companheiro aqui do 4x4brasil que fez parte a mao e o resto na oficina do amigo... era uma tracker que ele fez os protetores de carter e afins com aluminio (optou por aluminio porque nao quer trilhas medias e pesadas...), nas fotos ficou bom.
Titanium, agora precisa encarar um autocad e tbm fazer alguns moldes em papelao... é trabalho de montao (eu dando palpite sem nem ter uma "Lenda" para brincar)
Rapaz imagino que deves estar doido para começar a usar esses apetrechos todos!!!

Paz irmão, abs,

Oooopaaaa
Estou muito corrido nas ultimas semanas... Em especial nesses dois últimos dias

Estivem aprontando algumas!!!
jaja conto as novidades!
hehehehe

mas espero iniciar os testes no domingo.
vamos ver se consigo.

abracao

titanium
12/04/2013, 18:31
Valeu Titaniun. Vou estudar mais!!

Ezahn,
Acho que vou abrir um tópico que fale sobre solda
sei que tem vários abertos....
mas para quem ta começando, nenhum deles responde precisamente quais as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas de solda.

Quando tiver com mais tempo, eu abro.

abracao

titanium
12/04/2013, 18:33
Daniel, mandando bem heim, essa tal de mig parece util na expedicao. Tem tamanho portatil? Ontem o pessoal da sasazaki vieram na minha casa fazer uma manutencao nas minhas venezianas e usaram uma mig com uma garrafa de gas pequena, mas a maquina era meio grande....

Grande Paulo!

meu caro, a maquina é um trambolho!
pesa uns 48kg e meu cilindro tem 1,5m de altura.
kkkkkkkkk

entao eu acho que pra nossa transamazonica, teremos que pensar em outra solução.
tipo solda com baterias.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

abracos

paulosergio
12/04/2013, 20:34
Grande Paulo!

meu caro, a maquina é um trambolho!
pesa uns 48kg e meu cilindro tem 1,5m de altura.
kkkkkkkkk

entao eu acho que pra nossa transamazonica, teremos que pensar em outra solução.
tipo solda com baterias.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

abracos

logo imaginei, kkkkk

titanium
13/04/2013, 08:05
Adeus cambio "velho", feliz cambio "novo".....
rsrsrs

4m dando espaço a um 5m.
espero que assim fique um pouco mais fácil para a dona patroa conduzir a viatura!

Edintruder
13/04/2013, 20:46
Cambio 5 marchas é sempre bem vindo! Uma 5a drive vale cada centavo investido, principalmente quando tem um veículo com diferencial bem curto, como a band picape com eixo flutuante e no meu caso uma f1000 4x4...

Ezahn
14/04/2013, 10:16
logo imaginei, kkkkk

Muito bom. Só para chegar na amazônia já vai ganhar umas 6 horas!!!

titanium
14/04/2013, 10:16
Cambio 5 marchas é sempre bem vindo! Uma 5a drive vale cada centavo investido, principalmente quando tem um veículo com diferencial bem curto, como a band picape com eixo flutuante e no meu caso uma f1000 4x4...

Pois é Edintrider.. Pra falar a verdade eu nunca dirigi uma Band com 5 marchas então nao sei bem se muda Mesmo da água pro vinho.
mas confiei nas recomendações de amigos Toyoteiros que já procederam com a mudança.

E além de melhorar a dirigibilidade, ainda consigo alongar um pouco a relação.
hehehehe..

estou na expectativas!!!!

titanium
17/04/2013, 18:54
Câmbio 4m desceu hoje e espero que até sexta-feira, eu consiga colocar no lugar o 5m!!!!

Eita ansiedadeee!!

Dimasi
17/04/2013, 20:47
Câmbio 5m é muito bom para viagens, com um turbo então... :twisted:

titanium
17/04/2013, 23:46
Opaaaa Dimasi!

Me conta melhor como esta a configuração na sua nova aquisição, em termos de turbina!?
ta bacana? Acho que você mencionou que a configuração é 50x48 né!? E o eixo e o rotor? Sabe as medidas?

Eu Ja estou providenciando a turbina, preparada conforme Consultoria do nosso preparador Fe_Jipeiro!
kkkkkkkkk
pretendo instalar um Intercooler para ter melhor rendimento em estradas com dia quente! O que achas?

Agora estou querendo colocar pneus maiores para alongar um pouco mais a relação! Aí conseguirei viajar com baixa rotação, sem forçar o possante, economizando combustível e ainda tendo segurança para ultrapassagens!
Kkkkkkkkkkk

so nao sei onde arrumarei o din din..... :chorandoderir:

Abracao

titanium
19/04/2013, 19:37
Ta andando.......

titanium
19/04/2013, 19:44
Mais algumas do processo de instalação do novo cambio.

titanium
19/04/2013, 19:45
Ihhhh... Ficaram de cabeça para baixo! Hehehehe
só virar o monitor! Kkkkkkk

marcelbs007
19/04/2013, 20:12
opa!! algum parecer do mecanico ? tá ficando bao hein!!!

Ihhhh... Ficaram de cabeça para baixo! Hehehehe
só virar o monitor! Kkkkkkk

titanium
19/04/2013, 20:29
opa!! algum parecer do mecanico ? tá ficando bao hein!!!

Opa comandante!
Ta ficando file!
mas certeza so teremos quando fizermos uns testes!
kkkkkkk

vou relatando a evolução

forte abraçoabraço

Leandrox_pinto
23/04/2013, 00:51
Opa comandante!
Ta ficando file!
mas certeza so teremos quando fizermos uns testes!
kkkkkkk

vou relatando a evolução

forte abraçoabraço

Cara parabens pela sua coragem..Estou em busca de uma band para comprar e qdo minha mulher viu o preço ja me chamou de maluco hahaha Imagino o que sua esposa deve achar da sua pessoa kkkkk
:screwy::screwy:
Parabens pela disposição.
abraços...

:news-coffee: Acompanhando!!! :news-coffee:

titanium
23/04/2013, 21:25
Cara parabens pela sua coragem..Estou em busca de uma band para comprar e qdo minha mulher viu o preço ja me chamou de maluco hahaha Imagino o que sua esposa deve achar da sua pessoa kkkkk
abraços...

Opaaa!! Obrigado Leandro.

Mas entenda que existe sim uma enorme parcela de loucura, mas também há muito calculo matemático que me indica que estou no caminho certo! No sentido de investir em um carro confiável, robusto, simples e que me oferece um baixo custo de manutenção..
hehehehe
:smile:

Vi você comentando dos preços....
Bom, a princípio assusta mesmo! Ainda mais que tem gente que não cuida do carro e acha que ainda assim ele vale bastante so porque é um bandeirante..
tem que ter paciência e procurar bastante.

Se sua idéia for pegar uma pra arrumar, prepare beeeeeeeeemmmmmmm o seu bolso!

Agora, se ja quiser pegar uma pronta, para não ter dor de cabeça, aconselho pegar uma de algumamigo TOYOTEIRO!!!

ahhhhhh.... E esqueça o Ano dos carros! Band bem cuidada não tem idade! Kkkkkkkkkkk

sorte na busca, Leandro!
se quiser sei de algumas ótimas opções à venda!

abraços

Leandrox_pinto
24/04/2013, 00:36
abraços...

Opaaa!! Obrigado Leandro.

Mas entenda que existe sim uma enorme parcela de loucura, mas também há muito calculo matemático que me indica que estou no caminho certo! No sentido de investir em um carro confiável, robusto, simples e que me oferece um baixo custo de manutenção..
hehehehe
:smile:

Vi você comentando dos preços....
Bom, a princípio assusta mesmo! Ainda mais que tem gente que não cuida do carro e acha que ainda assim ele vale bastante so porque é um bandeirante..
tem que ter paciência e procurar bastante.

Se sua idéia for pegar uma pra arrumar, prepare beeeeeeeeemmmmmmm o seu bolso!

Agora, se ja quiser pegar uma pronta, para não ter dor de cabeça, aconselho pegar uma de algumamigo TOYOTEIRO!!!

ahhhhhh.... E esqueça o Ano dos carros! Band bem cuidada não tem idade! Kkkkkkkkkkk

sorte na busca, Leandro!
se quiser sei de algumas ótimas opções à venda!

abraços

Titanium se souber de alguma Band em bom estado e puder me passar algumas dicas, agradeceria muito...
Se não quiser publicar aqui meu e-mail é
Lendrox_pinto@hotmail.com

Obrigado e boa sorte!!!!

Acompanhando

Dimasi
24/04/2013, 18:22
Titanium
Abri a BI esse fds e agora a turbina tá batendo 1,5k. Ficou muito forte. Cuidado com a preparação do Felippe. Ele vai querer montar um foguete hahahahaha. A sua com um turbina bem dimensionada, 5m e pneus maiores ( 315/75 ? ) vai ficar uma Band estradeira de 1a. dá para manter 120Km/h em cruzeiro, segurar a velocidade na subida e ultrapassar com mais segurança.

Leandro,
As esposas não podem imaginar quanto gastamos com a viatura. As notas tem que ficar num local seguro huahuahua.
A minha 1a Band comprei por um bom preço, mas não tinha nem freio a disco. Gastei uma grana com freio, turbo, ar etc... aí apareceu uma oportunidade e peguei outra. Tenho consciência que não vou recuperar o que gastei vendendo a 1a, mas não me arrependo. Com ela fui ao Jalapão, Lençóis, Chapada Diamantina e dezenas de passeios legais, fora as amizades.
Abs

victorverardo
24/04/2013, 19:04
Titanium se souber de alguma Band em bom estado e puder me passar algumas dicas, agradeceria muito...

Obrigado e boa sorte!!!!

Acompanhando

Olá Titanium,

Também estou em busca da minha primeira Band. Poderia me passar se souber alguma Band interessante para vender?

victorverardo@gmail.com

Obrigado!
Abs

titanium
25/04/2013, 08:24
Titanium
Abri a BI esse fds e agora a turbina tá batendo 1,5k. Ficou muito forte. Cuidado com a preparação do Felippe. Ele vai querer montar um foguete hahahahaha. A sua com um turbina bem dimensionada, 5m e pneus maiores ( 315/75 ? ) vai ficar uma Band estradeira de 1a. dá para manter 120Km/h em cruzeiro, segurar a velocidade na subida e ultrapassar com mais segurança.

Leandro,
As esposas não podem imaginar quanto gastamos com a viatura. As notas tem que ficar num local seguro huahuahua.
A minha 1a Band comprei por um bom preço, mas não tinha nem freio a disco. Gastei uma grana com freio, turbo, ar etc... aí apareceu uma oportunidade e peguei outra. Tenho consciência que não vou recuperar o que gastei vendendo a 1a, mas não me arrependo. Com ela fui ao Jalapão, Lençóis, Chapada Diamantina e dezenas de passeios legais, fora as amizades.
Abs

Huahuahuahuahua
que beleza heim, Dimasi!
eu tinha visto seu relato da BI no mailgroup.
estou doido para instalar minha turbina...
E concordo contigo... Preparação byFelippe é digna de foguete NASA! Hahahahaha..

O duro é que esse cambio 5m me quebrou as pernas e os bolsos!
To achando que so vai rolar um turbo por enquanto... Intercooler vira depois! Quem sabe até o final do ano....

o resto da reforma farei eu mesmo, aos pouquinhos, na minha garagem: bancos novos, DH, parachoques, etc...

a idéia dos pneus é sensacional... Mas ainda nem terminei de pagar os atuais 265/75! Kkkkkkk
fui cantar essa pedra pra patroa, ela ja olhou com cara feia! Kkkkkkkk

abracao!

Dimasi
25/04/2013, 19:02
KKKKK !
Tem que conter mesmo a emplogação, senão vamos a falência. A sua já vai ficar muito boa. O resto vem aos poucos e eternamente...
Abs

Ezahn
26/04/2013, 17:28

Obrigado e boa sorte!!!!

Acompanhando
Tem uma cabine dupla 95 por 40k aqui em Registro em uma loja, igual a do titaniun. Olhando da rua tá bonita, se quiserem posso olhar mais de perto.

Ezahn
27/04/2013, 11:45
Olha o anuncio (http://www.ntveiculos.com.br/toyota_bandeirante.php)

hercilio.neto
28/04/2013, 21:15
Olha o anuncio (http://www.ntveiculos.com.br/toyota_bandeirante.php)

Tá bonita mesmo.
93 é minha configuração preferida (e de muitos toyoteiros), 5 marchas com motor OM364.

titanium
29/04/2013, 09:35
Opa Ezahn, a Band ta bonita mesmo!
E o preço ta bão também!

Olha ae... essa é uma boa oportunidade!

titanium
05/05/2013, 13:43
Bom, o cambio 5m foi instalado há uma semana e nos últimos 7dias venho testando quase que diariamente a Band para conferir o resultado e o que o Meca ainda tem que melhorar.

alguns detalhes estao me incomodando: alguns ruídos de lata esfregando com lata (adaptação feita no assoalho), rolamento chiando quando o pé esta fora da embreagem ( quando ela nao esta pressionada ) e vibração quando entra a 4 marcha... Mas so na quarta marcha pelo que senti até agora... Nao sei dizer se na quinta esta fazendo por que ainda nao consegui esticar a quinta marcha...

...

chegou também a minha hélice de alumínio, que comprei de um amigo TOYOTEIRO! Ainda nao instalei! Mas parece ser de primeira qualidade! Espero que com ela, a cuca da Lendinha fique mais fresquinha! Hehehehehehe... Principalmente nos sabidões em serras! Rsrsrsrsrs..

DeMelo
05/05/2013, 14:15
Bom, o cambio 5m foi instalado há uma semana e nos últimos 7dias venho testando quase que diariamente a Band para conferir o resultado e o que o Meca ainda tem que melhorar.

alguns detalhes estao me incomodando: alguns ruídos de lata esfregando com lata (adaptação feita no assoalho), rolamento chiando quando o pé esta fora da embreagem ( quando ela nao esta pressionada ) e vibração quando entra a 4 marcha... Mas so na quarta marcha pelo que senti até agora... Nao sei dizer se na quinta esta fazendo por que ainda nao consegui esticar a quinta marcha...

...

chegou também a minha hélice de alumínio, que comprei de um amigo TOYOTEIRO! Ainda nao instalei! Mas parece ser de primeira qualidade! Espero que com ela, a cuca da Lendinha fique mais fresquinha! Hehehehehehe... Principalmente nos sabidões em serras! Rsrsrsrsrs..

Titanium,
Poderia me passar o contato desse amigo seu. Ele vende essa hélice para outros estados?
Abçs

titanium
05/05/2013, 19:00
Opa DeMelo! Te mandei uma MP com o contato do parceiro TOYOTEIRO!
ele manda para outros estados sim! Abracos!

Ezahn
06/05/2013, 21:09
Daniel, to gostando de ver!!! Caprichado e negocio ai!!! Mas ta rodando a uma semana e não esticou a 5ª ??? Pô cara, eu não ia aguentar a ansiedade!! Vai até Contagem e volta, !!!! Hahahaha

Agora quanto ao barulho de rolamento chiando, isto não é normal. O colar (peça que tem o rolamento) deve desencostar do plato ao tirar o pé embreagem. Pelo jeito não está desencostando, ai fica chiando. Pode ser um ajuste ou regulagem no garfo.

Abraços

Amadeus_band
06/05/2013, 21:38
Show de bola Daniel!
Parabéns pela empreitada, nada comparado a fazer nós mesmos a manutenção da Band! Fazem uns 3 anos que só eu coloco a mão na minha, o capricho do dono é impagável, hehehe

Abraço!

titanium
11/05/2013, 19:21
Opaaa!!

desculpem a demora em responder, turma! Essas últimas semanas foram meio conturbadas... RsRsrsrsrs

Mas estou retomando aos poucos!
agora resolvi instalar os bancos e devo concordar com o Amigo Amadeus que REALMENTE é muito bom fazer eu mesmo o serviço!
O capricho é outro! Sem contar que a economia é enorme! Hehehehehe..

Meu camarada Ezahn!
voce tem toda razão! Nao é normal esse barulho nao! Mas como falei, meu amigo, as coisas andam meio corridas por aqui! Espero conseguir levar ela na segunda-feira pra fazer esses ajustes finais.

eu tenho o pé bem pesado, então preciso de espaço pra testar bem a viatura!
kkkkkkkkkkkkkk
Alem do mais, estou preferindo segurar a ansiedade até ficar tudo 100%!!! Hehehehehe..

Abração a todos!

titanium
12/05/2013, 18:43
Falando em adaptação dos Bancos dianteiros.........

Primeira etapa foi retirar os suportes originais na força bruta

Vídeo 1 -
http://youtu.be/Hem2tNZa-wk

Vídeo 2 -
http://youtu.be/TiN9LoKj36Q

Ezahn
12/05/2013, 21:36
Coitadinho, que ignorância!!! Era só um parafuso torks!!!!! Hahahahaha

titanium
13/05/2013, 07:00
Poxa Edu! Confesse que tentei tirar com a torks que eu tenho.... Mas o danado do parafuso não quis sair..... Aí como estava ansioso para fazer mais um teste na maquininha, passei a tocha nele!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

como diria o caipira, "aqui o sistema é bruto!"
heheheheheheh

abraços

hercilio.neto
13/05/2013, 08:53
Muito legal. Dá para ver que é totalmente amador... rarará... pegou o parafuso quente.
Titanium, sua determinação é inspiradora.
Todo toyoteiro gosta de DIY, e voce tá provando que com disposição, mesmo quem não dispõe de muito espaço e tempo, consegue fazer coisas que muitos nem se atreveriam.
Parabéns. A Band merece.

titanium
13/05/2013, 13:34
Muito legal. Dá para ver que é totalmente amador... rarará... pegou o parafuso quente.
Titanium, sua determinação é inspiradora.
Todo toyoteiro gosta de DIY, e voce tá provando que com disposição, mesmo quem não dispõe de muito espaço e tempo, consegue fazer coisas que muitos nem se atreveriam.
Parabéns. A Band merece.

Grande Hercílio!

Pois é, meu caro, a coisa é bem amadora mesmo!
Estou aprendendo devagarzinho a trabalhar com as ferramentas... mas certo de que um dia darei conta de fazer grandes coisas na minha Band. (não só na Band, mas as ferramentas servirão bem para minha futura casa)

Como você bem sabe, não é sempre que arrumamos tempo (e até disposição) para trabalhar no Hobbie... mas hoje sigo a filosofia do "devagar e sempre"!

Comecei pelo bancos para ir adquirindo experiência.. mais tarde, coisas maiores virão! hehehe

Mas falando dos Bancos, percebi que o banco do motorista ficará mais à Esquerda do volante, ou seja, ficarei mais "torto" (em relação ao volante) do que hoje já é...
À princípio, vi que isso poderia ser um inconveniente na hora de manobrar... O QUE ACHAM???

Abraços

hercilio.neto
13/05/2013, 18:06
(...) Mas falando dos Bancos, percebi que o banco do motorista ficará mais à Esquerda do volante, ou seja, ficarei mais "torto" (em relação ao volante) do que hoje já é...
À princípio, vi que isso poderia ser um inconveniente na hora de manobrar... O QUE ACHAM???

Abraços
No meu jipe não fui eu quem instalou os bancos. Quem instalou colocou-o muito junto da porta, deslocado do volante portanto.
Provavelmente quiseram privilegiar o vão entre os bancos, que hoje serve como passagem para o banco traseiro porque os bancos dianteiros não basculam.
Posso dizer que fico um pouco incomodado com a posição de dirigir e quero mudar esse posicionamento. No meu jipe é até fácil, porque o trilho do banco fica preso diretamente na lata (usa um calço de PU).

titanium
13/05/2013, 21:04
No meu jipe não fui eu quem instalou os bancos. Quem instalou colocou-o muito junto da porta, deslocado do volante portanto.
Provavelmente quiseram privilegiar o vão entre os bancos, que hoje serve como passagem para o banco traseiro porque os bancos dianteiros não basculam.
Posso dizer que fico um pouco incomodado com a posição de dirigir e quero mudar esse posicionamento. No meu jipe é até fácil, porque o trilho do banco fica preso diretamente na lata (usa um calço de PU).

Esse incomodo se apresenta por meio de alguma dor física, ou dificuldade de dirigir? Maior dificuldade ao manobrar ou em longas distancias?
Vi que a coluna de direção pode ser levemente (coisa de 1 centímetro) levado à esquerda... Mas nao resolveria o problema...
pra fazer uma alteração grande na coluna de direção, eu precisaria mudar o volante por um menor, mas ainda assim a coluna encostaria no pedal do freio.....
emfim... Uma coisa puxa outra e não sei se essa solução (mudar a coluna de direção) resolveria.... Nem mesmo sei se é de fato possível!

HELP!!!!!

hercilio.neto
13/05/2013, 21:40
Esse incomodo se apresenta por meio de alguma dor física, ou dificuldade de dirigir? Maior dificuldade ao manobrar ou em longas distancias?
Vi que a coluna de direção pode ser levemente (coisa de 1 centímetro) levado à esquerda... Mas nao resolveria o problema...
pra fazer uma alteração grande na coluna de direção, eu precisaria mudar o volante por um menor, mas ainda assim a coluna encostaria no pedal do freio.....
emfim... Uma coisa puxa outra e não sei se essa solução (mudar a coluna de direção) resolveria.... Nem mesmo sei se é de fato possível!

HELP!!!!!

Não é uma coisa torturante, mas principalmente quando se faz curva para a direita (quando o corpo é forçado para a esquerda), fica aquela impressão de coisa desalinhada. Além disso fica-se mais próximo da porta, e a porta já é angulada afunilando para o painel. Vou colocar um porta objeto do Uno (com auto-falante), e vai ficar saliente, encostando na perna.
Se voce alterar a posição do volante, esse vai ficar torto (tipo: o seu braço esquerdo vai ficar mais esticado), e isso é motivo de reclamação dos donos de Defender. Procure deixar o banco alinhado com o volante.

tuna
14/05/2013, 10:05
titaniun o correto é ter três pontos de alinhamento o meio do banco deve estar alinhado com o centro do volante e com o pedal do freio, no meu jeep eu fiz assim e fica melhor que muito carro zero, acho que o caminho melhor e mais fácil é trabalhar o suporte do banco, um tanto de material e cola de metal (solda) resolve isso em dois minutos...

[]´s

Edintruder
14/05/2013, 10:11
A Band do meu amigo também tem o vão central para acessar o banco traseiro, porém o deslocamento lateral do volante foi compensado com o uso de um volante esportivo menor que o original.

titanium
14/05/2013, 17:17
Pois é turma, diante do que foi dito, estou repensando a instalação dos 3bancos.
não desisti! Mas acho que, por hora, farei um "frigobar" entre os bancos dianteiros.... E depois vou estudando uma forma de reduzir o banco central, que no caso, só precisa diminuir 8 centímetros.

mas uma coisa é fato: originalmente, o banco das bandeirantes não são alinhados ao volante! Kkkkkkkkkkk

sigo refletindo!
Vamos acompanhando a evolução da instalação! Hehehehe

abraços a todos!!!

Ezahn
14/05/2013, 20:11
Cara, se tiver no jeito para colocar os 3 bancos assim mesmo, eu colocaria e via se ficava bom, se acostumava. Depois, pensava em diminuir o banco central se fosse o caso.

titanium
16/05/2013, 16:09
Olá pessoal!

Pois é Edu, ontem estive trabalhando nos suportes e idealizei um mecanismo de deslizamento lateral.

Nome difícil, mas a ideia é simples!!
Já vou deixar o suporte do banco do motorista "no jeito" para que o banco fique deslocado à esquerda do volante, mas com a possibilidade de deslizar para a direita, apenas afrouxando os parafusos!

Tentarei adiantar o serviço hoje e, quem sabe, tiro umas fotos!

Desta forma, eu coloco os 3 bancos e se não me adaptar, retiro o banco do meio e desloco o banco do motorista para o centro do volante!
hehehe

Abraços

titanium
21/05/2013, 12:50
Aeeee!!
Sigamos em frente, que atrás vem gente! (ops!)

Calços que irei utilizar sob os bancos para tentar proporcionar maior conforto às Nádegas! kkkkkkk..
Os calços pequenos na frente do banco e os maiores apoiando a parte traseira, que é mais pesada.
412718

Óia a cara do Suspeito, prestes a cometer o "crime da solda"!
412726

Preparando pra fazer besteira
412725412724412721

Aí a bobagem começou a ser feita!! Sem direito a "CTRL + Z"!
412723412722412720

Segundo tiro!
412719412727

:putz:ficou feio pacas!
Mas colou as peças! kkkkkkkkkkkkk
Com o tempo, vamos melhorando! hehehe

PRECISO URGENTE DE UMA ESMERILHADEIRAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! só assim para dar um bom acabamento às margens cortadas pelo corte plasma!!
Vídeos em breve!!

Abraços

titanium
21/05/2013, 13:27
Bora lá!! Seguem aí alguns que consegui gravar durante a empreitada! rsrsrs

1 -
https://www.youtube.com/watch?v=5HMohCr9BFs
2 -
https://www.youtube.com/watch?v=5HMohCr9BFs
3 -
https://www.youtube.com/watch?v=AOuBdj0rJTU
4 -
https://www.youtube.com/watch?v=53cwuvxxnrY
5 -
https://www.youtube.com/watch?v=4ieigI8sci8

titanium
21/05/2013, 13:29
6 -
https://www.youtube.com/watch?v=OS9NJLV0G4w

marcelbs007
21/05/2013, 13:39
opa!!!

tá ficando bao o negocio hein!!! assim só aumenta a vontade de ter uma band. Esse fds estece conosco uma band curta.. com a turbina puxando forte!!!

Aeeee!!

Calços que irei utilizar sob os bancos para tentar proporcionar maior conforto às Nádegas! kkkkkkk..
Os calços pequenos na frente do banco e os maiores apoiando a parte traseira, que é mais pesada.
412718

412726

412725412724412721

412723412722412720

Segundo tiro!
412719412727

PRECISO URGENTE DE UMA ESMERILHADEIRAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! só assim para dar um bom acabamento às margens cortadas pelo corte plasma!!
Vídeos em breve!!

Abraços

titanium
21/05/2013, 13:42
Opa Marcelzão! Por acaso era a Band bege do Felippe Tounda? ou será que era uma "branquinha" do Sergio ?

É como dizem... Band. é um LEGO infinito! kkkkkkkkkkkkkk

E vambora! Você tem cara e jeito de Toyoteiro: maluco! kkkkkkkkkk

Abração

DeMelo
21/05/2013, 13:45
Aeeee!!

412718

412726

412725412724412721

412723412722412720

Segundo tiro!
412719412727

Vídeos em breve!!

Abraços

É..... "mermão" melhor vc ir com calma aí nessa solda, especilamente nos suportes dos bancos, pois isso envolve segurança dos passageiros. Melhor vc ir treinando suas habilidades com a solda em áreas menos críticas, pois essas aí precisam ser perfeitas!!!!
Boa sorte na empreitada!!
obs: depois vou precisar de uns serviços de solda na minha band.... hehehehe
abçs

titanium
21/05/2013, 14:58
É..... "mermão" melhor vc ir com calma aí nessa solda, especilamente nos suportes dos bancos, pois isso envolve segurança dos passageiros. Melhor vc ir treinando suas habilidades com a solda em áreas menos críticas, pois essas aí precisam ser perfeitas!!!!
Boa sorte na empreitada!!
obs: depois vou precisar de uns serviços de solda na minha band.... hehehehe
abçs

Olá DeMelo!

Parceiro, estou indo com calma nas soldas sim! :concordo:
Apesar da péssima aparência, a solda teve boa penetração!
O gás que utilizo e o material de reposição são de primeira qualidade! Inclusive o "perfil" da combinação que estou utilizando já foi pensada para ter penetração e pouca largura no cordão de solda. Mas por consequência de uma velocidade de saída do arame muito elevada, o cordão ficou alto. Preciso ajustar melhor estes parâmetros. Outro detalhe que influenciou o aspecto do cordão, foi a posição de solda e a diferença na espessura dos metais.. um tinha 5mm e o outro tinha 2mm.
Mas enfim, são pontos a melhorar Com Certeza! :lol:

Só por curiosidade, Fiz uns testes antes em um outro pedaço de chapa (que não mostra no vídeo, mas que tem também 5mm - com a mesma velocidade do arame e potência da máquina) e acredite: um mero pontinho de solda SEGURA MUIITOOOOO!!! Sobre este ponto de solda que estou falando, "sentei" várias Marretadas e o ponto mal mexeu! :lutabox:
amassou como qualquer aço submetido a tais pancadas amassaria, mas não trincou e nem "caiu"/"soldou" o ponto de solda.
:grin:

Mas discordando um pouco da sua nobre opinião (numa boa), eu acho que o acento não é tão crítico assim não! hehehehe
O Cinto, sim, esse é um componente de segurança fundamental que nem tão cedo eu vou me arriscar a mexer nisso! rsrsrs

É só você olhar pro suportezinho original que segura os "pés" do banco (suporte)...
:chorandoderir:

é isso ae, Abração!

DeMelo
21/05/2013, 16:06
Olá DeMelo!

Parceiro, estou indo com calma nas soldas sim! :concordo:
Apesar da péssima aparência, a solda teve boa penetração!
O gás que utilizo e o material de reposição são de primeira qualidade! Inclusive o "perfil" da combinação que estou utilizando já foi pensada para ter penetração e pouca largura no cordão de solda. Mas por consequência de uma velocidade de saída do arame muito elevada, o cordão ficou alto. Preciso ajustar melhor estes parâmetros. Outro detalhe que influenciou o aspecto do cordão, foi a posição de solda e a diferença na espessura dos metais.. um tinha 5mm e o outro tinha 2mm.
Mas enfim, são pontos a melhorar Com Certeza! :lol:

Só por curiosidade, Fiz uns testes antes em um outro pedaço de chapa (que não mostra no vídeo, mas que tem também 5mm - com a mesma velocidade do arame e potência da máquina) e acredite: um mero pontinho de solda SEGURA MUIITOOOOO!!! Sobre este ponto de solda que estou falando, "sentei" várias Marretadas e o ponto mal mexeu! :lutabox:
amassou como qualquer aço submetido a tais pancadas amassaria, mas não trincou e nem "caiu"/"soldou" o ponto de solda.
:grin:

Mas discordando um pouco da sua nobre opinião (numa boa), eu acho que o acento não é tão crítico assim não! hehehehe
O Cinto, sim, esse é um componente de segurança fundamental que nem tão cedo eu vou me arriscar a mexer nisso! rsrsrs

É só você olhar pro suportezinho original que segura os "pés" do banco (suporte)...

é isso ae, Abração!

rapaz, entendo pouco de solda e o que vc disse soou grego para mim!!!!! hehe, mas tudo indica que vc tá no caminho certo, pois já dominou a teoria, falta só prática mesmo e isso a band oferece aos quilos!!!! uahuahuaha!!!
Quanto à segurança, se em uma batida o banco se soltar, devido ao suporte fraco, vc será enforcado pelo cinto ou o cinto quebrará alguns ossos seus, pois está firme, enquanto o banco estará indo contra ele e vc no meio disso tudo!! pense nisso!
abçs

rfdex
21/05/2013, 16:35
Aeeee!!

412718

412726

412725412724412721

412723412722412720

Segundo tiro!
412719412727

Vídeos em breve!!

Abraços

Aparentemente a solda ficou boa. Com o tempo irá aprender a fazer a solda "escamada". A barra soldada aparenta ser um pouco exagerada. Parece lâmina de feixe de mola de caminhão! Quanto à esmerilhadeira, eu prefiro nem usar quando consigo fazer uma solda bonita. Acho que fica mais original/bruto! Mas deixo uma sugestão: se quer uma esmerilhadeira, compre a pequena e não precisa ser bosch ou dewalt. Acredito que o uso que você dará à ferramenta é como o meu: apenas hobby. Ou seja, por mais que a máquina trabelhe pesado em um dia, ela não irá trabalhar pesado diariamente. E nesse raciocínio uma 2ª ou 3ª linha supre tranquilamente a necessidade. Eu mesmo tenho uma chinesa que comprei em 2003. Nunca me deixou na mão. Ano passado ela estava muito barulhenta, ao abri-la vi que estava sem graxa. Limpei e lubrifiquei, está zerada novamente! Saudações

titanium
21/05/2013, 17:27
rapaz, entendo pouco de solda e o que vc disse soou grego para mim!!!!! hehe, mas tudo indica que vc tá no caminho certo, pois já dominou a teoria, falta só prática mesmo e isso a band oferece aos quilos!!!! uahuahuaha!!!
Quanto à segurança, se em uma batida o banco se soltar, devido ao suporte fraco, vc será enforcado pelo cinto ou o cinto quebrará alguns ossos seus, pois está firme, enquanto o banco estará indo contra ele e vc no meio disso tudo!! pense nisso!
abçs

Opa!
entendi sua observação companheiro DeMelo!
e tentei te explicar que o risco nesse caso nao será a solda... Mas um risco ja existente em nossas bandeirantes, que é o pé esquerdo do suporte do motorista, que é muito frágil! RsrsrsrsRsrsrsrs

E vou lhe falar um negocio curioso...
antes de dar o primeiro ponto de solda (que aconteceu há poucas semanas), EU mesmo não tinha a REAL noção da resistência de um ponto de solda!
É impressionante como se pode afirmar que é uma verdadeira fusão de materiais! E o resultado é um aço tão resistente quanto, OU Mais que o próprio metal base!
hehehehe...

não estou dizendo que os pontinhos horrorosos que fiz estão resistentes a esse ponto!
mas os breves testes que fiz nesse suporte me dão alguma tranqüilidade.. Hehehehe

De toda forma, valeu pelo alerta! Vou acompanhando de perto a resistência dos pontos de solda, como habitualmente faço nas coisas feitas na Band!
afinal, são vidas envolvidas! Nao so a minha, mas de toda a minha família e a família dos outros!

PÕE sigamos rumo ao aprendizado! Hehehehe

abração

titanium
21/05/2013, 17:38
Aparentemente a solda ficou boa. Com o tempo irá aprender a fazer a solda "escamada". A barra soldada aparenta ser um pouco exagerada. Parece lâmina de feixe de mola de caminhão! Quanto à esmerilhadeira, eu prefiro nem usar quando consigo fazer uma solda bonita. Acho que fica mais original/bruto! Mas deixo uma sugestão: se quer uma esmerilhadeira, compre a pequena e não precisa ser bosch ou dewalt. Acredito que o uso que você dará à ferramenta é como o meu: apenas hobby. Ou seja, por mais que a máquina trabelhe pesado em um dia, ela não irá trabalhar pesado diariamente. E nesse raciocínio uma 2ª ou 3ª linha supre tranquilamente a necessidade. Eu mesmo tenho uma chinesa que comprei em 2003. Nunca me deixou na mão. Ano passado ela estava muito barulhenta, ao abri-la vi que estava sem graxa. Limpei e lubrifiquei, está zerada novamente! Saudações

Pois é Rafael! Tenho um longo caminho até conseguir soldas perfeitas! Hehehehe..
O importante é que já comecei a trilhar! HeHehe

E relação a esmerilhadeira, a intenção é de dar acabamento ao CORTE feito pela maquina de corte .... O trem fica com rebarba..
sei lá.. Pensei até naquelas retificadeiras elétricas para dar acabamento dentro dos furos, etc. Rrsrs

passa aí as dicas da solda escamada, parceiro!

abracos!

rfdex
21/05/2013, 19:52
Pois é Rafael! Tenho um longo caminho até conseguir soldas perfeitas! Hehehehe..
O importante é que já comecei a trilhar! HeHehe

E relação a esmerilhadeira, a intenção é de dar acabamento ao CORTE feito pela maquina de corte .... O trem fica com rebarba..
sei lá.. Pensei até naquelas retificadeiras elétricas para dar acabamento dentro dos furos, etc. Rrsrs

passa aí as dicas da solda escamada, parceiro!

abracos!

Vamos por partes! Cheguei em casa e vi o vídeo da sua solda. A MIG é bem diferente mesmo. Até o acabamento, sem contar a qualidade. Não gera a borra! Acho que vou comprar uma máquina dessa pra mim!!! Eu nunca soldei com MIG. Minha experiência é com solda elétrica com eletrodo revestido. Para fazer a solda escamada com ela, faço basicamente o seguinte: regulo a potência da máquina de jeito que não fique fraca, de modo que não derreta bem, e também não aumento demais, de modo que derreta ao extremo. No momento da solda, a inclinação do eletrodo conta bastante, assim como a distância dele para o metal. Trabalho com ele como se estivesse escrevendo com uma caneta tinteiro. E vou fazendo o cordão de solda, na velocidade que a máquina determinar (com o tempo você pega isso!). Ou seja, a idéia é nunca deixar acumular solda e também nunca faltar. Vou caminhando com o eletrodo de jeito um passo a frente e meio atrás, um a frente e meio atrás, e assim sucessivamente. Sempre que faço esse "meio passo atrás" eu coloco um pouquinho mais de pressão no eletrodo contra o metal que está sendo soldado. E ao final fica a chamada solda escamada. É até bonito de ver! Quanto à esmerilhadeira, compre logo uma convencional. Ela servirá tanto para cortar metais, quanto para polir, lixar, etc. E aconselho, quando for usá-la para cortar chapas, sempre usar o disco para corte de aço inox. É um disco fininho. Ele corta aço (feixe de mola, por exemplo) como faca quente na manteiga. E o metal ainda não aquece tanto como quando cortado com o disco convencional (que é um pouquinho mais espesso). A diferença de preço entre esses discos é coisa de 1 real aqui no entorno de Brasília. O disco de aço inox pago 4 reais, o comum 3. Qualquer coisa, estou à disposição. Saudações

titanium
22/05/2013, 15:06
Vamos por partes! Cheguei em casa e vi o vídeo da sua solda. A MIG é bem diferente mesmo. Até o acabamento, sem contar a qualidade. Não gera a borra! Acho que vou comprar uma máquina dessa pra mim!!! Eu nunca soldei com MIG. Minha experiência é com solda elétrica com eletrodo revestido. Para fazer a solda escamada com ela, faço basicamente o seguinte: regulo a potência da máquina de jeito que não fique fraca, de modo que não derreta bem, e também não aumento demais, de modo que derreta ao extremo. No momento da solda, a inclinação do eletrodo conta bastante, assim como a distância dele para o metal. Trabalho com ele como se estivesse escrevendo com uma caneta tinteiro. E vou fazendo o cordão de solda, na velocidade que a máquina determinar (com o tempo você pega isso!). Ou seja, a idéia é nunca deixar acumular solda e também nunca faltar. Vou caminhando com o eletrodo de jeito um passo a frente e meio atrás, um a frente e meio atrás, e assim sucessivamente. Sempre que faço esse "meio passo atrás" eu coloco um pouquinho mais de pressão no eletrodo contra o metal que está sendo soldado. E ao final fica a chamada solda escamada. É até bonito de ver! Quanto à esmerilhadeira, compre logo uma convencional. Ela servirá tanto para cortar metais, quanto para polir, lixar, etc. E aconselho, quando for usá-la para cortar chapas, sempre usar o disco para corte de aço inox. É um disco fininho. Ele corta aço (feixe de mola, por exemplo) como faca quente na manteiga. E o metal ainda não aquece tanto como quando cortado com o disco convencional (que é um pouquinho mais espesso). A diferença de preço entre esses discos é coisa de 1 real aqui no entorno de Brasília. O disco de aço inox pago 4 reais, o comum 3. Qualquer coisa, estou à disposição. Saudações

opa Rafael!
Acho que entendi sua dica! Era mais ou menos o que eu imaginava... Preciso praticar mais para pegar o jeito..
Mas também tem o lance de pegar o jeito do equipamento.. Pois preciso ajustar a velocidade do arame à velocidade da mão, considerando a espessura do metal e a potência utilizada.
Mas gostei da dica e vou treinar mais, com certeza! Hehehehe..

se depois voce quiser compartilhar mais dicas, fique à vontade! Hehehehe.. Su todo ouvidos!

em relação a maquina esmerilhadeira, eu pretendo fazer isso que voce sugeriu! Comprar uma que me atenda em outros quesitos, como polir e cortar chapaS!
inclusive se voce puder indicar alguma, seria ótimo! Que tipo de potência voce recomenda para esse equipamento?
a dica do disco fino foi show! E o corte com a esmerilhadeira é bem mais preciso, principalmente para metais com até 3mm! Fica rápido e pratico, e ja sai com um bom acabamento (além de sair retinho) kkkkkkkk

abração!

rfdex
22/05/2013, 18:50
opa Rafael!
Acho que entendi sua dica! Era mais ou menos o que eu imaginava... Preciso praticar mais para pegar o jeito..
Mas também tem o lance de pegar o jeito do equipamento.. Pois preciso ajustar a velocidade do arame à velocidade da mão, considerando a espessura do metal e a potência utilizada.
Mas gostei da dica e vou treinar mais, com certeza! Hehehehe..

se depois voce quiser compartilhar mais dicas, fique à vontade! Hehehehe.. Su todo ouvidos!

em relação a maquina esmerilhadeira, eu pretendo fazer isso que voce sugeriu! Comprar uma que me atenda em outros quesitos, como polir e cortar chapaS!
inclusive se voce puder indicar alguma, seria ótimo! Que tipo de potência voce recomenda para esse equipamento?
a dica do disco fino foi show! E o corte com a esmerilhadeira é bem mais preciso, principalmente para metais com até 3mm! Fica rápido e pratico, e ja sai com um bom acabamento (além de sair retinho) kkkkkkkk

abração!

Opa amigo! Vamos compartilhando o conhecimento né. Acho que esta é a idéia do fórum. Só um lance que esqueci sobre a solda. Quando for fazer uma solda muito comprida, por exemplo duas chapas paralelas, dê um pingo de solda no início e outro no final do local onde você imagina que terminará o cordão de solda. Para que isso? Para firmar a peça, pois se as peças não estiverem bem firmes e travadas, a tendência é elas irem se distanciando à medida em que você vai fazendo o cordão de solda. Ou seja, vai abrindo, deixando de ficar paralelas. Entendeu? Tente entender a imagem anexa. Quanto às máquinas, acredito que, para o seu uso esporádico, este modelo sirva: Esmerilhadeira Angular 4.1/2 G720 800w 220v Black E Decker - R$ 119,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-471442217-esmerilhadeira-angular-412-g720-800w-220v-black-e-decker-_JM) . Mas caso queira uma versão profissional, recomendo este: Esmerilhadeira 115mm (4.1/2 ) Profissional 800w 220 V Dewalt - R$ 221,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483909624-esmerilhadeira-115mm-412-profissional-800w-220-v-dewalt-_JM) . Sinceramente, se você cuidar e respeitar a máquina, o primeiro modelo servirá perfeitamente. A minha é de qualidade semelhante a esta Black e Decker e tenho desde 2003. Lubrifiquei-a ano passado. Está perfeita! Saudações

413078

titanium
22/05/2013, 19:04
Opa amigo! Vamos compartilhando o conhecimento né. Acho que esta é a idéia do fórum. Só um lance que esqueci sobre a solda. Quando for fazer uma solda muito comprida, por exemplo duas chapas paralelas, dê um pingo de solda no início e outro no final do local onde você imagina que terminará o cordão de solda. Para que isso? Para firmar a peça, pois se as peças não estiverem bem firmes e travadas, a tendência é elas irem se distanciando à medida em que você vai fazendo o cordão de solda. Ou seja, vai abrindo, deixando de ficar paralelas. Entendeu? Tente entender a imagem anexa. Quanto às máquinas, acredito que, para o seu uso esporádico, este modelo sirva: Esmerilhadeira Angular 4.1/2 G720 800w 220v Black E Decker - R$ 119,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-471442217-esmerilhadeira-angular-412-g720-800w-220v-black-e-decker-_JM) . Mas caso queira uma versão profissional, recomendo este: Esmerilhadeira 115mm (4.1/2 ) Profissional 800w 220 V Dewalt - R$ 221,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483909624-esmerilhadeira-115mm-412-profissional-800w-220-v-dewalt-_JM) . Sinceramente, se você cuidar e respeitar a máquina, o primeiro modelo servirá perfeitamente. A minha é de qualidade semelhante a esta Black e Decker e tenho desde 2003. Lubrifiquei-a ano passado. Está perfeita! Saudações

413078

opa! Concordo plenamente! Estamos por aqui para trocar conhecimentos! Eu mesmo aprendo diariamente por aqui!

Sua explicação dos pontos de solda antes de fazer o cordão me remeteram a alguns vídeos que vi, mas que so agora entendi o real motivo dos pontos de solda! Hehehehehe
valeu Rafael!

em relação ao equipamento, estou achando que vou de DeWalt!
Comprei uma furadeira black n deker em menos de um ano ela esta com um barulho feio! Rsrsr. Pela sua descrição terei de abrir para verificar buchas e lubrificação, né!? Mas esperava que isso fosse acontecer mais adiante!
acho que tenho explorado bastante ela rsrsrsrs
tenho receio de fazer a mesma coisa com a esmerilhadeira e ter dor de cabeça antes da hora! Ikkkkkkkkkkkk

e o preço nao esta tão alto! Acho que a diferença compensa!

mais uma vez, valeu!
forte abraço

titanium
24/05/2013, 20:20
Instalação dos bancos interrompida, por conta de uma pequena visita ao Meca.
Objetivo: fazer uns ajustes que estavam faltando na instalação do Câmbio 5m!

Espero que segunda-feira esteja tudo pronto e 100%!
aí para o mês que vem, o alvo será o Turbo + (quem sabe) Intercooler! Hehehehe

titanium
24/05/2013, 20:24
Só para registrar, troquei o setor hidráulico de Opala por um de Dodge Charger (troca de kits completos...)
isso permitirá instalar o setor dentro do cofre!

Ezahn
25/05/2013, 14:50
Daniel, se entendi sei porjeto de banco, vc pensa em usar coxins embaixo. Certo? Não faça isto!! O banco deve ficar preso direto no assoalho, com parafusos grossos, de preferência de aço, nos pontos do assoalho feiros para isto, que são reforçasos, ou se for mudar o local, deve fazer reforços no assoalho. Em caso de acidente ( que deus nos livre deles) o banco não pode sair do lugar. Caso coloque coxins, eles rasgam com facilidade!!!
Abraços
Edu

dudu83
26/05/2013, 15:34
minhas ferramentas eletricas sao todas Bosch mas a esmerilhadeira e muito pesada (grande) acabei comprando uma pequeña da dewalt igual essa do link recomendo... agora to comecando a comprar as ferramentas pneumaticas a duvida ta na mig ainda to vendo uma merkle baumer de 20 amp ...

titanium
28/05/2013, 08:45
Daniel, se entendi sei porjeto de banco, vc pensa em usar coxins embaixo. Certo? Não faça isto!! O banco deve ficar preso direto no assoalho, com parafusos grossos, de preferência de aço, nos pontos do assoalho feiros para isto, que são reforçasos, ou se for mudar o local, deve fazer reforços no assoalho. Em caso de acidente ( que deus nos livre deles) o banco não pode sair do lugar. Caso coloque coxins, eles rasgam com facilidade!!!
Abraços
Edu

Olá Edu!
Então terei que estudar outra maneira de fazer isso...

E vamo que vamo!

titanium
28/05/2013, 08:54
minhas ferramentas eletricas sao todas Bosch mas a esmerilhadeira e muito pesada (grande) acabei comprando uma pequeña da dewalt igual essa do link recomendo... agora to comecando a comprar as ferramentas pneumaticas a duvida ta na mig ainda to vendo uma merkle baumer de 20 amp ...

Dudu, sugiro comprar logo uma boa!
Pois rapidinho você pega o jeito da solda e vai querer evoluir na utilização do equipamento!

Cuidado com os arames chineses! nem todos são de boa qualidade.

O gás, procure uma mistura que se adeque ao perfil de largura e profundidade (do cordão) que você espera nas suas soldas.

Qualquer coisa, só perguntar! (limpa sua INBOX, pq as MPs estão voltando!)

Marcoscj5
28/05/2013, 10:30
Como vai Titanium, cara me tira uma divida quanto a esta mig da v8brasil 205 ela e boa, a solda fica de boa qualidade, a maquina atende as expectativas, quero comprar uma maquina destas para reformar meu jeep a fazer adaptações, ela solda bem chapas tanto finas como grossas, o que vc me fala desta maquina, já olhei ela por diversas vezes para comprar mas fico naquela será que presta ou eu espero mais um pouco e compro uma bambozi monofásica 250, ou ate mesmo a 250 da v8, o que vc me diz meu velho.

titanium
28/05/2013, 11:08
Como vai Titanium, cara me tira uma divida quanto a esta mig da v8brasil 205 ela e boa, a solda fica de boa qualidade, a maquina atende as expectativas, quero comprar uma maquina destas para reformar meu jeep a fazer adaptações, ela solda bem chapas tanto finas como grossas, o que vc me fala desta maquina, já olhei ela por diversas vezes para comprar mas fico naquela será que presta ou eu espero mais um pouco e compro uma bambozi monofásica 250, ou ate mesmo a 250 da v8, o que vc me diz meu velho.

Olá MarcosCJ5!!
Meu camarada, dá uma olhada no meu "canal" no youtube.
Não tem muita coisa, mas mostra os primeiros testes na máquina.

Eu não tenho conhecimento de solda.
Nada além do teórico que venho "estudando" há alguns bons meses...

Mas a coisa na teoria é uma.... na prática, muda um pouco.

Sugiro comprar uma máquina que lhe atenda.
Essa V8Brasil, assim como LeeTools, Einhel, BX e algumas da Bambozzi, são CHINESAS.
O que não significa grandes problemas, se você tiver uma boa garantia por trás.

A V8Brasil revende uma máquina chinesa (que eu estou usando) e dá garantia de 1 ano!
Vi a assistência técnica dela e tem aqui no meu estado.
Mas sei que se ela der problema, ficarei uns 20 dias sem utilizar ela pois demora à beça para mandar buscar a peça e repor.
Mas como não é minha atividade fim, fico tranquilo com isso.
Agora... sei que daqui uns anos vou trocar de máquina! aí comprarei uma LINCOHN 250 MIG.

Outras coisas que influenciam FORTEMENTE a qualidade da solda (além da própria máquina) são os materiais de consumo: Gás (escolha Bem a sua mistura!!), Arame (cuidado! muitos são chineses de péssima qualidade) e Bicos (a ponta da tocha influencia na distância do arame da peça e a qualidade do arco de proteção feito pelo gás).
A qualidade da solda também é influenciada pela sua prática.

Eu acredito piamente que a minha máquina é de boa qualidade, mas ainda não consegui ver isso plenamente, pois tenho pouca prática ainda.

Em suma: não posso recomendar a máquina. Mas foi a que eu escolhi pra mim, sabendo que daqui uns anos vou trocar por uma melhor.

Funcionar ela funciona. só não sei até quando...

Dá uma olhada nos vídeos que tenho feito.
9a8s9a87d77dddd - YouTube (http://www.youtube.com/user/9a8s9a87d77dddd/videos)

Em termos de potência, ela tem o suficiente para soldar metais finos e mais espessos.
Tem um bom custo x benefício pois ela consegue soldar alumínio e metais de baixa liga ou de ligas especiais.

Considere que além do valor da máquina, você irá gastar de 800 a 1200 reais com os materiais de consumo.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Abraços

titanium
05/06/2013, 14:05
Atualizando o tópico...

Semana passada levei a viatura para o mecânico dar uma conferida no balanceamento dos Cardãns, que não ficou bom, e mais alguns barulhinhos.

Resultado
- barulho no colar da embreagem: coisa boba. era a presilha que prende o colar no garfo que havia quebrado e, com isso, parte do colar/rolamento ficava levemente encostado no chapéu chinês da embreagem.. e isso gerava o ruído. Como não achei para vender individualmente a presilha, adotamos um recurso técnico (gatinho) e fizemos com um arame de aço grosso uma presilha novinha em folha.

- vibração intensa percebida na 4ª marcha: após discutir o "sexo dos anjos" com o mecânico para mostrar que a culpa do serviço mal-feito foi dele, ele acabou aceitando e levando para consertar o alinhamento dos cardãns. Levou e aparentemente ficou bacana! não está mais vibrando (pelo menos que eu esteja percebendo).

- ruídos diversos no tampão do assoalho que fica sobre o câmbio: a tampa de assoalho original do 4m foi cortada no formato de um pequeno retângulo (que "cresce" rumo a traseira do carro) de tal forma a permitir que as alavancas ficassem em sua nova posição (uns 20 cm deslocadas para trás). Sobre essa tampa original do 4m, o mecânico adaptou a tampa de assoalho original do 5m, para cobrir os rasgos da tampa inferior. Acredito que um dos ruídos é uma lata "roçando" na outra E o outro ruído deve ser a alavanca que está encostando na "boca" da tampa de assoalho do 5m. Isso não foi resolvido, mas eu mesmo darei um jeito. AINDA POR FAZER!

- quebra do freio de mão: num serviço anterior que fiz com o mecânico, ele deu um jeito de arrumar o freio de mão original à tambor e ficou bacana! no entanto, agora depois do último serviço, na pressa de entregar o carro ele regulou errado e o freio de mão ficou Semi-Acionado... sem perceber isso, fui testar e acho que algo dentro do tambor deve ter quebrado, pois volta e meia escuto um barulhinho de metal (aparentemente) solto. e estou achando que é dentro do tambor. AINDA POR FAZER!

- troca de todos os parafusos e porcas do cardã: como todo bom "perfeccionista", resolvi que vou trocar todos os parafusos e pocas dos cardãns dianteiro e traseiro. O motivo de fazer isso é manter a confiabilidade do sistema e evitar surpresas! Já tive, há poucos meses, uma desagradável percepção de vibração no cardã e quando fui ver era um grupo de parafusos/porcas do cardã traseiro que estava querendo soltar. lembro-me que na ocasião, estava na marginal pinheiros/SP em pleno horário de rush sem a mínima condição de encostar (até por que no trecho que eu estava, não havia mesmo onde parar). Dito isso, vale apenas observar que os parafusos serão de aço e as porcas Parlock. AINDA POR FAZER!

DeMelo
05/06/2013, 22:09
Atualizando o tópico...

Semana passada levei a viatura para o mecânico dar uma conferida no balanceamento dos Cardãns, que não ficou bom, e mais alguns barulhinhos.

Resultado
- barulho no colar da embreagem: coisa boba. era a presilha que prende o colar no garfo que havia quebrado e, com isso, parte do colar/rolamento ficava levemente encostado no chapéu chinês da embreagem.. e isso gerava o ruído. Como não achei para vender individualmente a presilha, adotamos um recurso técnico (gatinho) e fizemos com um arame de aço grosso uma presilha novinha em folha.

- vibração intensa percebida na 4ª marcha: após discutir o "sexo dos anjos" com o mecânico para mostrar que a culpa do serviço mal-feito foi dele, ele acabou aceitando e levando para consertar o alinhamento dos cardãns. Levou e aparentemente ficou bacana! não está mais vibrando (pelo menos que eu esteja percebendo).

- ruídos diversos no tampão do assoalho que fica sobre o câmbio: a tampa de assoalho original do 4m foi cortada no formato de um pequeno retângulo (que "cresce" rumo a traseira do carro) de tal forma a permitir que as alavancas ficassem em sua nova posição (uns 20 cm deslocadas para trás). Sobre essa tampa original do 4m, o mecânico adaptou a tampa de assoalho original do 5m, para cobrir os rasgos da tampa inferior. Acredito que um dos ruídos é uma lata "roçando" na outra E o outro ruído deve ser a alavanca que está encostando na "boca" da tampa de assoalho do 5m. Isso não foi resolvido, mas eu mesmo darei um jeito. AINDA POR FAZER!

- quebra do freio de mão: num serviço anterior que fiz com o mecânico, ele deu um jeito de arrumar o freio de mão original à tambor e ficou bacana! no entanto, agora depois do último serviço, na pressa de entregar o carro ele regulou errado e o freio de mão ficou Semi-Acionado... sem perceber isso, fui testar e acho que algo dentro do tambor deve ter quebrado, pois volta e meia escuto um barulhinho de metal (aparentemente) solto. e estou achando que é dentro do tambor. AINDA POR FAZER!

- troca de todos os parafusos e porcas do cardã: como todo bom "perfeccionista", resolvi que vou trocar todos os parafusos e pocas dos cardãns dianteiro e traseiro. O motivo de fazer isso é manter a confiabilidade do sistema e evitar surpresas! Já tive, há poucos meses, uma desagradável percepção de vibração no cardã e quando fui ver era um grupo de parafusos/porcas do cardã traseiro que estava querendo soltar. lembro-me que na ocasião, estava na marginal pinheiros/SP em pleno horário de rush sem a mínima condição de encostar (até por que no trecho que eu estava, não havia mesmo onde parar). Dito isso, vale apenas observar que os parafusos serão de aço e as porcas Parlock. AINDA POR FAZER!

Band.... um lego infinito!!! hheheh:pipoca:

titanium
06/06/2013, 17:42
Pois é DeMelo! E põe infinito nisso! Hehehehehe..

Abraços

dudu83
10/06/2013, 02:50
ola to namorando uma mig portátil da esab mas custa R$4500,00 meu uso para mig vai ser somente para chapas finas ja que tenho maquinas grandes de solda normal para servicos maiores.... ja vi todos os videos possiveis do YouTube mina maior duvida e a diferencia entre o argonio e o co2 quando e por que usar um ou outro?... tambem to estudando a compra de uma maquina de corte plasma, essa vai ser xing ling mesmo, pq as de marca boa custao mais de 7k.... uma das primeiras coisas que aprendi no make yourself e que nao adianta fazer quqlquer tipo de servico sem a feramennta certa isso sempra da merda...

titanium
10/06/2013, 07:00
ola to namorando uma mig portátil da esab mas custa R$4500,00 meu uso para mig vai ser somente para chapas finas ja que tenho maquinas grandes de solda normal para servicos maiores.... ja vi todos os videos possiveis do YouTube mina maior duvida e a diferencia entre o argonio e o co2 quando e por que usar um ou outro?... tambem to estudando a compra de uma maquina de corte plasma, essa vai ser xing ling mesmo, pq as de marca boa custao mais de 7k.... uma das primeiras coisas que aprendi no make yourself e que nao adianta fazer quqlquer tipo de servico sem a feramennta certa isso sempra da merda...

EXCELENTE Notícia, Dudu!!!!

tomou uma decisão acertada em relação ao maquinario!

em relação aos gases, você deve procurar um que esteja dentro das suas necessidades e perfil de uso.
tem esse material da esab que é FANTÁSTICO!
estou usando uma mistura que se adequa a aço preto, aço de baixa liga e alumínio, com alta penetração e cordão fino.

http://www.esab.com.br/br/por/Instrucao/biblioteca/upload/1901104rev0_ApostilaSoldagemMIGMAG.pdf
na pagina 29 tem tudo sobre mistura de gases de solda!

Sorte na empreitada, Dudu!

abraços

F. Oliveira
10/06/2013, 11:50
quando leio esse tópico já vou logo me acostumando com a ideia de ter sempre o que fazer no carro...kkkkkkkkkkkkk
sempre buscamos o mais próximo do perfeito possível....mas...eh assim mesmo...e vamo que vamo!

titanium
24/06/2013, 18:06
E VAMO QUE VAMOOO!!!
hehehehehe...

Como relatei aqui, tive problemas com a instalação do câmbio 5m da minha Toy.
Vários detalheszinhos... cardãns cortados no tamanho errado e desbalanceado, alguns barulhinhos nas tampas do assoalho e outros mais...

Semana passada (depois de levar várias vezes de volta ao mecânico que adaptou a caixa) resolvi criar vergonha levar em OUTRO mecânico que, de pronto, mostrou maior habilidade no mundo 4x4! É de BH e foi muito bem recomendado!!!!

Ele de cara constatou e me provou um problema que eu já tinha em mente: folga no eixo "piloto" (não acho que seja esse o nome) da reduzida, ou seja, que leva a força para a árvore de transmissão traseira.
Estava com uma boa folga e, apesar de eu já saber o que era, ele fez vários testes e me mostrou o defeito.
Gostei! Passou muita confiança e habilidade!

Deixei o carro na quinta e na sexta já estava pronto.
Com um porém: o cardã estava desbalanceado... na verdade ele até me mostrou que poderia estar Descentralizado!

Tive que viajar no final de semana com o carro (com menos vibração que estava antes) e deu tudo certo!
Rodei quase 1.000 km!
Ainda vibrou bastante na faixa de 80 km/h até 100 km/h... aí o jeito foi andar acima disso!! :mrgreen:

Média de 90 km/h, velocidade de cruzeiro de uns 110 km/h e máxima de 122 km/h!
Sinto a rotação alta, assim como o consumo de diesel que ficou por volta dos 8.7 km/l
Ainda não está onde quero!!

Mas com o tempo farei ajustes na viatura para poder rodar com maior velocidade, MAIOR Segurança e conforto!
Para isso:
Turbo + Intercooler
Amortecedores melhores (talvez os Rancho... mas se a grana não der, vou de Turbogas cofap)
Barra Estabilizadora na dianteira
Revisão completa da suspensão (troca de alguns feixes, leve arqueamento, troca de buchas e jumelos, etc)

Abraços a todos!

titanium
10/10/2013, 18:07
E segue o bonde... depois de muito tempo sem relatar as novidades, vamos lá!

Semana que vem as relações 11x35 estão chegando!!

Adquiridas de um amigo toyoteiro, já virá com os rolamentos, parafusos, etc.
Mas só irei instalar depois do Turbo...

Pensando em instalar uma K16.... mas o preço ta salgado...
:sad:
Talvez opte por uma outra receita feita pelo amigo Tounda.

Ainda este mês, Bomba Injetora será revisada, Bicos Injetores serão trocados por uns de maior vazão, DH instalada e sistema de direção revisado.

Alguém sabe se posso trocar os Bicos por uns de maior vazão ANTES de instalar o Turbo?
Ou prejudicaria o motor OM-314?

rfdex
11/10/2013, 07:17
Amanhã vou pegar as coordenadas da oficina e te passo, ok! Não esqueci. Ontem não tive como ir ao autódromo, havia esquecido do aniversário da tia de minha esposa... Abraço!

titanium
13/10/2013, 22:07
Opa Rapha, beleza!
Sem estress! Estou muito corrido esses dias também!

valeu!
abraços

rfdex
17/10/2013, 19:04
TITANIUM, desculpe pela demora. Não consegui as coordenadas (problema do meu aparelho), mas envio o mapa pelo Google Maps (onde você poderá exportar para o seu aparelho, etc). Segue http://goo.gl/maps/WFHPG . Saudações

titanium
18/10/2013, 13:11
Opa! Muito obrigado, Raphael!!!
Vou levar semana que vem para uma primeira empreitada: instalar a DH, trocar terminais, trocar óleo e revisar BI.

E se ficar BÃO mesmo, depois levo para instalar o Turbo e as Relações 11x35!

Guiga Tostes
23/10/2013, 23:11
Boas!!!

Ando meio sumido do forum mas quero saber noticias da Lenda!!!....e fotos tb!!!

Sucesso na empreitada e se precisar de algo é só chamar!!

Abração

titanium
24/10/2013, 09:06
Boas!!!

Ando meio sumido do forum mas quero saber noticias da Lenda!!!....e fotos tb!!!

Sucesso na empreitada e se precisar de algo é só chamar!!

Abração

Opa Guiga! Um prazer tê-lo por aqui!
As coisas no tópico andam meio paradas em função da correria... mas aos poucos vou dando um "Talento" na Lenda, pra deixá-la do jeito que quero: Pronta pra Longas Expedições!
:eek:

falta "pouco"! rsrs..

Vamo que vamo!
Abraços

titanium
12/11/2013, 17:36
Vamos lá..

Lenda está parada há 2 semanas para os últimos Upgrades / Revisões...
Depois dessa leva de UPs, passará um loooongooooo tempo sem mexer em nada (assim espero/rezo/oro) hehehe

Fazer o MOTOR OM-314 com comando do OM-364. Fazendo parte de cima e de baixo, trocando pistões, tudo! Vai ficar Zero!
Turbinar: turbina SPA .50 x .36 com refluxo
Instalação de MANTA Aluminizada no cofre do motor e na tampa do câmbio, para ajudar no tratamento TÉRMICO / ACÚSTICO
Revisar Bomba Injetora
Bicos Injetores de maior vazão
Escapamento dimensionado (estou querendo o de 3" + silenciador "Turbão")
EIXOS totalmente revisados com tudo primeira linha!
Alongar EIXOS com Relações 11x35 novas!
Revisar nos Cardãns
Instalar Direção Hidráulica na Posição original
Trocar todos os Terminais de Direção
Instalar de Amortecedores RANCHO 999113 com 9 regulagens
Trocar todas as buchas por buchas de PU (poliuretano)
Ajustar Arqueamento dos Feixes de Mola, transformando-as em feixes Progressivos + espaçadores entre os feixes
Troca dos BANCOS dianteiros por uns de Hilux ou similar
Passar os bancos traseiros de Scenic (que estavam na dianteira) para Trás (substituir o sofá da band por eles - não gostei do conforto deles)
Refazer forração interna da Band para isolamento Térmico e Acustico

Em breve fotos do serviço...

titanium
12/11/2013, 17:41
ah... fora as miudezas: trocar Filtro de Ar, Hélice de Aluminio 6 pás, Snorkel com pré-filtro, Válvula termostática, etc...

F. Oliveira
12/11/2013, 17:49
meu amigo!!! agora botei fé...hhehehhehehe
isso é revisão para fazer a cada 100 anos!
parabéns pela empreitada! no aguardo das fotos.

titanium
12/11/2013, 18:03
Maldito JÁQUÊ!!!!!!!!!!
:putz:

:lol:

hercilio.neto
12/11/2013, 19:30
Você está certo Titanium.
Se vai tirar o motor, então já faz a bomba e o revestimento do cofre, se vai turbinar, já faz o escapamento, se vai colocar DH, já troca os terminais, se vai trocar a relação, já revisa o eixo e o cardã, se vai mexer na suspensão, já troca as buchas e os amortecedores, e no que vai mexer no interior já faz a tapeçaria e os revestimentos termo-acústicos.
O duro é fazer tudo de uma vez, né.
Ainda mais que são todos up-grades caros.

No mês que vem o meu jipe vai para o funileiro. Recentemente fiz as manutenções de praxe, calços, buchas, rolamentos do diferencial, etc.
Aqui tenho que fazer um pouquinho de cada vez... senão quebra a firma.

titanium
12/11/2013, 19:43
Opa Hercilio!

Aqui a firma já quebrou tem tempo! hehehe

Estou mudando a prioridade no momento, e a Band não pode mais ser uma "preocupação"... preocupação mesmo ela nunca foi, mas o que quero dizer é que tenho que focar toda minha atenção agora em outros projetos..
Por isso a pressa em terminar logo essa reforma.

Não quero pensar em manutenção / upgrade da Lenda por pelo menos 2 anos... que é quando vou encostar ela para trabalhar Funilaria.

Do resto, ela já estava / está muito boa!! muito mesmo!! O senhorzinho que cuidava dela antes, apesar das limitações financeiras de um aposentado, se esforçou ao máximo para mantê-la em dia.

Ela já tinha forrações internas... mas sinto que essa forração no cofre do motor será Muito Melhor no sentido de bloquear Calor e Barulho do motor.
E não podia deixar de cumprir a promessa que motivou a reforma: Transformar a Lenda num utilitário Confortável e Confiável para longas expedições!

Estou na expectativa para ver o resultado final.
:pipoca:

titanium
12/11/2013, 19:46
No mês que vem o meu jipe vai para o funileiro. Recentemente fiz as manutenções de praxe, calços, buchas, rolamentos do diferencial, etc.
Aqui tenho que fazer um pouquinho de cada vez... senão quebra a firma.

Encontrou um bom profissional na sua região???

Vai aproveitar para alterar os calços da carroceria?

Estou pensando nos coxins do radiador do caminhão mercedes 1113.
Segundo o amigo Cristiano (toyoteiro) ficam menores (acho que tem 1" e meia) que os de opala...

Abraços

Amadeus_band
12/11/2013, 22:51
Muito bacana os serviços que estão sendo feitos na Lenda, parabéns!

Não esquece de ilustrar o tópico com fotos das modificações e atualizações, rsrsrsr

Abraço!

hercilio.neto
13/11/2013, 09:06
Encontrou um bom profissional na sua região???

Vai aproveitar para alterar os calços da carroceria?

Estou pensando nos coxins do radiador do caminhão mercedes 1113.
Segundo o amigo Cristiano (toyoteiro) ficam menores (acho que tem 1" e meia) que os de opala...

Abraços

O serviço de funilaria ficará a cargo do Israel de Valinhos. Ele é especialista em carros com chassi, mormente em caminhões, picapes e utilitários.
Fui lá e tinha 3 band reformando. Gostei do que vi.

Os calços eu troquei recentemente numa situação de jaque.
Preferi manter a mesma configuração: Calços de PU sobrepostos por calços de borrachas da Band Pickup, somados ficam com 2 pol.

titanium
13/11/2013, 23:41
Peças do motor chegaram ontem e já foram levadas p/ o mecânico

4 Buchas de Biela BIG medida 0,17 do OM-314

1 Jogo de Bronzinas de Biela do OM-314 - medida 0,25

1 Jogo de Bronzinas de Mancal do OM-314 - medida 0,25

1 Jogo de Anéis do Compressor de Ar do OM-314 - "76.93"

8 Válvulas do Cabeçote do OM-314 - medida STD

8 Guias de Válvulas do OM-314 - medida STD

8 Calços de Mola de Válvula do OM-314 - medida STD

1 Kit de Camisas, Pistões e Anéis de 3 canaletas do OM-364-LA

1 Comando de Válvulas do OM-364-LA

1 Jogo de Bucha de Comando OM-364-LA (dúvida, tem que ser do 314 ou do 364?)

1 Jogo de Bronzinas do Comando do OM-364-LA (dúvida, tem que ser do 314 ou do 364?)

1 Válvula da Bomba de Óleo

1 Cebolão (da bomba de óleo)

1 Silicone 598 Loctite

1 "Cola 3M"

1 Jogo de Filtros de Combustível

1 Filtro de Óleo

1 Válvula Termostática

1 Jogo de Juntas de Motor - OM-314

Peças que chegaram hoje:

Cilindro mestre freio a disco toyota

Cilindro auxiliar embreagem 2173.1

Cilindro mestre embreagem toyota 87/94

Jogo terminais barra dir toyota (driveway) =

Bucha mola dianteira poliuretano =

Bucha mola traseira poliuretano =

Filtro 1/2 litro diesel [par] =

Elemento Filtro de Óleo lubrificante 709

Reparo completo munhao freio a disco =

Retentor cubo moderno =

Retentor bengala dianteira =

Retentor bengala traseira =

Retentor pinhao/dianteiro (sabo) =

titanium
13/11/2013, 23:45
Mais algumas...

PS: Suporte da DH está sendo todo refeito..

titanium
14/11/2013, 10:37
passeio em Julho, São João Del Rey - MG.

Lugar maravilhoso!

titanium
14/11/2013, 10:43
Antes de ir finalizar a reforma....

F. Oliveira
14/11/2013, 18:00
showzaço!!!

jipeirodesdepequeno
14/11/2013, 20:09
Show a band

Cara aqueles eixos ja peguei com os cubo estrias, ja vi 5 band com esse sistema, geralmente pessoal poe nas band pikcup de trabalho que força muito, alguns caminhoes usam assim tambem ai copiaram.
O esquema dos guias é trocar eles por rolete de rolamento, assim ajudaria a reforçar pq os material que é feito o rolete é tratato e é muito forte, diferente dessas guias originais
Esse problema nos cubos encomoda mesmo, tenho um amigo que vive espanando os pneus, usa pneu godlokos 35" + 314 preparado

PP5GAS
14/11/2013, 21:07
Beleza de Band.
A patroa viu aquele monte caixas? Vixe... kkk

titanium
14/11/2013, 23:43
showzaço!!!

Opa! valeu!
:curtir:

titanium
14/11/2013, 23:47
Show a band

Cara aqueles eixos ja peguei com os cubo estrias, ja vi 5 band com esse sistema, geralmente pessoal poe nas band pikcup de trabalho que força muito, alguns caminhoes usam assim tambem ai copiaram.
O esquema dos guias é trocar eles por rolete de rolamento, assim ajudaria a reforçar pq os material que é feito o rolete é tratato e é muito forte, diferente dessas guias originais
Esse problema nos cubos encomoda mesmo, tenho um amigo que vive espanando os pneus, usa pneu godlokos 35" + 314 preparado

Pois é meu xará... dificil a decisão de QUAL solução adotar...
Se eu tentar novamente os prisioneiros, a chance de quebrar novamente é a mesma.. a menos que eu siga sua instrução de adicionar rolete de rolamento, que AGORA que acho que entendi! rsrsrs.
Rolete é o miolo do rolamento, correto?

Quantos coloco?
Uns 5 por cubo? Tenho medo de fragilizar o conjunto!

E o pior é que só um lado acontece isso... o outro não acontece isso..

Outra solução seria frezar o cubo... mas o custo já sobe bastante (torneiro cobra caro d+, credo!)

Abraços

titanium
14/11/2013, 23:49
Beleza de Band.
A patroa viu aquele monte caixas? Vixe... kkk

...

kkkkkk!!
Viu, mas ta tão cansada de brigar, coitada, que nem tentou iniciar o fight! :boxing:
:esgrima:

titanium
14/11/2013, 23:51
Ahh e hoje ainda fui resgatar mais uma caixinha que se perdeu!! kkkkk
A transportadora deixou uma outra caixa que era Pra mim na casa de um outro cara que comprou na mesma loja que comprei e que também mora em Brasília!

Quando fui descobrir quem era o Cara, era amigo Toyoteiro!!
kkkkkkkkkkk

Quanta coincidência, heim!?

titanium
14/11/2013, 23:57
PS: era o Servofreio Vargas!

Espero que semana que vem ela fique pronta! Motor saiu da retífica hoje.
Motor Zero KM e Preparado!
Bomba Injetora Zero, com bicos de maior vazão!
Turbo dimensionado pra Band
Escapamento 3"
Suspensão revisada + amortecedores Rancho 9regulagens!
Sistema de freios TODO novo!
Sistema de embreagem novo!
Eixos completamente revisados + Alongados 11x35
Cardãns revisados
Sistema de direção todo revisado + DH instalada!

E que Deus abençoe esta reforma e que Lenda só nos leve por Bons Caminhos!

Obrigado turma!

Vamo que vamo!

rfdex
15/11/2013, 10:29
PS: era o Servofreio Vargas!

Espero que semana que vem ela fique pronta! Motor saiu da retífica hoje.
Motor Zero KM e Preparado!
Bomba Injetora Zero, com bicos de maior vazão!
Turbo dimensionado pra Band
Escapamento 3"
Suspensão revisada + amortecedores Rancho 9regulagens!
Sistema de freios TODO novo!
Sistema de embreagem novo!
Eixos completamente revisados + Alongados 11x35
Cardãns revisados
Sistema de direção todo revisado + DH instalada!

E que Deus abençoe esta reforma e que Lenda só nos leve por Bons Caminhos!

Obrigado turma!

Vamo que vamo!

Fala Titanium! Onde está ajeitando a viatura? Abraço!

titanium
15/11/2013, 20:18
Fala Titanium! Onde está ajeitando a viatura? Abraço!

Fala ae RFDEX!!
Lá no Saulo, onde você indicou!
Até agora, tudo caminhando muito bem!!!

Deixa tudo acabar e eu testar direitinho.. por que se ficar bom, vou recomendar ele fortemente pros outros Toyoteiros de Brasília! rsrs..

Até já levei um lá! O Cristiano.. conhece ele?

Segunda-feira pela manhã darei um pulo lá para deixar peças... se der, aparece lá pra trocarmos umas idéias! rsrs

Abração e valeu pela dica!

rfdex
17/11/2013, 08:53
Fala TITANIUM!!! Poxa, que bacana. O Saulo e seu irmão são bem competentes mesmo. Espero que goste dos seus serviços. Eu nunca ouvi ninguém reclamar! E em matéria de motor a diesel, câmbio e diferencial os caras entendem pra valer. Se você gostar, indica mesmo. Porque ninguém merece ficar à mercê de estelionatários e oportunistas denominados mecânicos aqui em Brasília. Principalmente os que dizem ser "especializados" em Toyota ou 4x4. Não conheço o Cristiano... Quanto a dar um pulo lá na oficina, pela manhã é praticamente impossível. Mas depois das 16h eu consigo baixar lá. Passarei esta semana para conhecer sua viatura. Um abraço!!!

titanium
18/11/2013, 13:30
Opa RFDEX eu sou MUITO Grato a ti por tê-lo indicado!
O cara tem se mostrado Honesto, de Palavra.
Gosto disso!

Sem contar o preço justo!

Hoje fui lá pela manhã para deixar umas peças.
Aí tive que fechar serviço com o torneiro que fica ao lado.
Cara, que decepção!! É uma mistura de raiva com tristeza ver um cara que mete a faca num serviço que eu mesmo teria (TENHO) condições de fazer: remodelar o suporte da DH que está sendo adaptada.

O cara me cobrou 300,00 MANGOOSSSS pra cortar e soldar a peça.........
:freaking:

Falta de tempo é uma ME&$A..
Desculpem o desabafo, mas não gosto de pagar caro por serviço bobo.

..

Bom, mas o fato é que ACHO que a Band fica pronta essa semana.. é o que espero!

Abraços

rfdex
18/11/2013, 20:05
Poxa cara, se você tivesse falado...eu conheço o João (torneiro) há uns 15 anos. Eu teria falado com ele que um amigo ia procurá-lo. Comenta com ele que é meu amigo e que na próxima vez quer um preço melhor! Vou tentar passar lá e tirar um desconto pra você. Ele perdeu um funcionário antigo há pouco tempo (o cara quis voltar para a terra de origem) e com isso diminuiu o volume de trabalho. Talvez seja isso. Sabe-se lá. Abraço

titanium
19/11/2013, 10:52
É dureza, RFDEX.... mas deixa quieto.

titanium
19/11/2013, 13:25
Kit para Turbinar o motor OM 314 !!!

:bananadança:

titanium
19/11/2013, 13:28
Eixos dianteiro e traseiro completamente revisados e alongados com Coroa e Pinhão (C&P) 11x35 da Coniflex.
Rolamentos Tinken e Koyo!! Todos novos!!
Retentores também novos!

Rubens Linhalis
19/11/2013, 13:34
Vai dar a volta ao mundo?

O carro ta pronto já..rs

Parabens pelo capricho!

titanium
19/11/2013, 13:38
Motor OM 314 completamente feito!
Camisas, Pistões e Anéis Novos! São do 352 (turbinado)
Bronzinas de biela, mancal, comando e bomba de ar novas!
Cabeçote todo retificado, com peças de primeira linha novas!
Comando de Válvulas NOVO do OM 364 LA

Virabrequim trabalhado. Estava Standart. Agora está primeira troca. (acho que +1)

Vai ganhar sua primeira Turbina! Uma SPA .50 (com refluxo e rotor de 47mm) e caixa quente .36 (com eixo 49,5mm) (receita byTounda !!!)
:cool::bananadança::torcendo:

Eita ansiedade de rodar na Lendinha! hehehehe

titanium
19/11/2013, 13:48
Gostaria de compartilhar com os amigos que possuem motores Mercedes o contato de um camarada que deu muito apoio na reforma do motor.
Chama-se Adelício ROCHA da Delta Motores, de Goiânia / GO.

Comprei todas as peças do meu motor com ele!
ALÉM de ter o preço MAIS Barato dos que eu pesquisei, o ROCHA é um camarada Extremamente Profissional e Atencioso!
Agregou MUITO nessa fase de reforma do Motor!

Fica aí meu agradecimento e Recomendação

titanium
19/11/2013, 14:01
Vai dar a volta ao mundo?

O carro ta pronto já..rs

Parabens pelo capricho!

Opa Rubens!!!
hehehehe

Espero MESMO que fique bom!!
Estou torcendo pra isso! :torcendo:

Fazer tudo de uma vez era questão de Oportunidade... o mecânico indicado pelo amigo RFDEX cobrou um preço muito justo e apresenta ser um ÓTIMO Profissional !!!

Se tivesse deixado para fazer aos poucos, no final teria gasto uns 30 ou 40% a mais!!! Com certeza!! rsrsrs

Abração!

titanium
19/11/2013, 14:03
Ahh... se alguém tiver alguma dica de como AMACIAR o bruto (motor), sou todo ouvidos!!

titanium
19/11/2013, 15:04
Manta aluminizada para isolar o calor e o som
Servofreio
Diferencial montado no eixo
Terminais novos (driveway - não consegui comprar os Dellarosa)

rfdex
19/11/2013, 20:39
Estive hoje na oficina por volta das 14:30. Vi a Toyota e as peças por lá, conversei com o Saulo. Bacana que você gostou do serviço dele. Eu nunca tive o que reclamar e nunca vi ninguém reclamar também. Quanto ao amaciamento, pode perguntar pra ele, saberá dizer bem. Abraço!!!

PP5GAS
19/11/2013, 21:37
Belo presente de Natal. O kit turbo é a foto mais bonita. Sonho com um desses, hehehe.

AVIZBATISTA
19/11/2013, 23:39
Motor OM 314 completamente feito!
Camisas, Pistões e Anéis Novos! São do 352 (turbinado)
Bronzinas de biela, mancal, comando e bomba de ar novas!
Cabeçote todo retificado, com peças de primeira linha novas!
Comando de Válvulas NOVO do OM 364 LA

Virabrequim trabalhado. Estava Standart. Agora está primeira troca. (acho que +1)

Vai ganhar sua primeira Turbina! Uma SPA .50 (com refluxo e rotor de 47mm) e caixa quente .36 (com eixo 49,5mm) (receita byTounda !!!)
:cool::bananadança::torcendo:

Eita ansiedade de rodar na Lendinha! hehehehe

Caros Toyoteiros,
No caso de uma Band estradeira - como essa maravilha do Titanium (Lenda) em fase de upgrade - sabemos o quanto é viável investir num turbo bem como na troca de coroa e pinhão, mas, no caso de uma Band OM-314 com uso de pneus de 35" - e, aplicação 85% trilha e 15% passeio no asfalto - é viável tamanho investimento considerando o custo-benefício e a performance da viatura na lama? Lanço tal questão, pois fui convidado a abandonar essa pretensão por recomendação dos usuários de Willys, que diziam ser desnecessário e altamente danoso ao motor de Band (608) de trilha, apesar da performance no asfalto. Como não confiei 100% neles (3) resolvi compartilhar essa dúvida aqui. Desde já, valeu pela ajuda.

Dimasi
20/11/2013, 02:51
Para uso em trilhas, o turbo não faz falta.

Edintruder
20/11/2013, 08:04
Turbo danoso para o OM-614??? Não sei aonde. A turbina nas trilhas vai te auxiliar em situações de subidas, transposição de terrenos pesados ou em situação de reboque. Para teres uma ideia, um amigo meu de Band não conseguia passar de 60km/h num areião aonde eu estava andando a 80km/h em 5a marcha na minha F1000, na praia entre Chuí e Cassino. Nesses momentos fazem muita falta o fôlego da turbina sim. Só não tem diferença em locais de baixa velocidade ou que não exija muito esforço do motor.
A Turbina traz sim muito mais benefícios que problemas.

Ezahn
20/11/2013, 09:10
Caros Toyoteiros,
No caso de uma Band estradeira - como essa maravilha do Titanium (Lenda) em fase de upgrade - sabemos o quanto é viável investir num turbo bem como na troca de coroa e pinhão, mas, no caso de uma Band OM-314 com uso de pneus de 35" - e, aplicação 85% trilha e 15% passeio no asfalto - é viável tamanho investimento considerando o custo-benefício e a performance da viatura na lama? Lanço tal questão, pois fui convidado a abandonar essa pretensão por recomendação dos usuários de Willys, que diziam ser desnecessário e altamente danoso ao motor de Band (608) de trilha, apesar da performance no asfalto. Como não confiei 100% neles (3) resolvi compartilhar essa dúvida aqui. Desde já, valeu pela ajuda.

Amigo, para este seu uso, considerando trilha pesada de baixa velocidade e várias passagens de força e baixa velocidade, o turbo vai ajudar na força do motor, mas não é essencial. Este motor já tem muita força em baixa rotação (torque) e o turbo só vai atuar em alta rotação (2000 a 2500 rpm). O que é realmente desaconselhável é alongar o diferencial, mesmo porque vc já usa pneu 35", ou seja, já tem uma relação alongada em relação à original. Cada vez que alongamos a relação fazemos as peças do conjunto todo (motor e transmissão) fazerem mais força individualmente, elas sofrerem maior esforço, e isto em trilha pesada pode levar a quebra de peças ou desgaste prematuro.

guilhermeabreu
20/11/2013, 10:05
Amigo, para este seu uso, considerando trilha pesada de baixa velocidade e várias passagens de força e baixa velocidade, o turbo vai ajudar na força do motor, mas não é essencial. Este motor já tem muita força em baixa rotação (torque) e o turbo só vai atuar em alta rotação (2000 a 2500 rpm). O que é realmente desaconselhável é alongar o diferencial, mesmo porque vc já usa pneu 35", ou seja, já tem uma relação alongada em relação à original. Cada vez que alongamos a relação fazemos as peças do conjunto todo (motor e transmissão) fazerem mais força individualmente, elas sofrerem maior esforço, e isto em trilha pesada pode levar a quebra de peças ou desgaste prematuro.

GRANDE EZAHN

X2 as suas palavras .

titanium
20/11/2013, 10:32
Caros Toyoteiros,

Felipe, beleza meu caro!?
Ótima pergunta a sua!

Uma receita fantástica para quem faz trilha é utilizar a Turbina K16 Borgwarner, com rotor de titânio.
Ref: 53169887147 - Borgwarner K16 do Ford Cargo 815 com motor Cummins 4BTAA

Ela enche MUITO bem em Baixa Rotação.
Segundo informações de amigos que estão usando, principalmente do Fê_Tounda daqui do fórum, essa turbina vai muito bem desde a baixa até uma boa rotação.

Pra quem Não Passa de 100... 110 km/h, é uma excelente opção!

Fala com o amigo Toyoteiro Marco Negrão (negrao ARROBA gmail com) que ele vende essa turbina a um preço muito bom!!

..

E como os amigos aqui já mencionaram...
Se colocar uma turbina pequena APL .42/.63 aí realmente só irá encher em alta rotação e não fará diferença alguma na trilha.
Mas essa k16 é show!
Custa mais caro, sim, mas pro Seu Uso compensa!

Abração

hercilio.neto
20/11/2013, 13:07
O motor Mercedes de baixa rotação tem muito torque, porém não é muito potente.
Então quando se está em rotações mais altas e é exigido mais do motor (subidas, por exemplo), o que se vê são os ponteiros do velocímetro e do contagiro baixarem até o giro em que o motor é sustentado pelo torque.
A solução é a turbina que aumenta a compressão do motor e consequentemente a potência.
Nas trilhas travadas o que se precisa é de torque, então a turbina não é necessária.
Nas trilhas mistas, com trechos de areia e longos deslocamentos, a turbina vai bem - mas não é assim tão essencial
Mas na estrada meu amigo, a diferença é gritante. Esse aumento na potência proporciona segurança nas ultrapassagens, subidas com o pé embaixo e agilidade nas retomadas (mesmo no transito).
Chega de ficar subindo serra na fila dos caminhões...
Quanto a alongar, é pra se pensar... para trilhas não é bom. Porque, como sabemos, na trilha o bom é ter força (torque), e relações alongadas imprimem maior velocidade às rodas em detrimento da força. Mas na estrada, com turbina, deixa a VTR mais veloz.

PP5GAS
20/11/2013, 21:27
Na minha região o que mais tem é montanha. Band sem turbina é martírio. A minha não tem. Mas vai ter, hehehe.

titanium
22/11/2013, 21:31
Finalmente chegou a Menina .50/.36 !!!

Eita, mas to contente, rapaz! "Alegre que só pinto no lixo"!
hehehehe

titanium
22/11/2013, 21:39
Isso foi ontem...
Estava montando o cilindro do compressor de ar!

Engraçado... não sabia que o om-314 já tinha um compressor de ar..

Mecânico falou que se colocasse um cilindro, ele encheria tranquilamente!
Show!
Quem sabe mais pra frente!?!?

...

Hj o mecânico ligou falando que já pintou o motor!!
hahahahaha!!
Maravilhaaa!!!

Abraços rindo à toa!!

Henrique de Aguiar
22/11/2013, 22:35
Eita que esse final de semana vais dormir abraçado com a turbina!!
E aí, semana que vem o Calango vai ser a primeira viagem? Conversei com a turma de lá e disseram que para ir assistir ao show não tem nenhum obstaculo ou coisa parecida (terão varias turmas de trilha diversas pela regiao...quem quiser, vai), se quiseres amaciar ela nos cento e poucos KM de estrada..... e vamos de comboio!
Ta uma coisa de louco esse seu UP !

titanium
25/11/2013, 06:52
Eita que esse final de semana vais dormir abraçado com a turbina!!
E aí, semana que vem o Calango vai ser a primeira viagem? Conversei com a turma de lá e disseram que para ir assistir ao show não tem nenhum obstaculo ou coisa parecida (terão varias turmas de trilha diversas pela regiao...quem quiser, vai), se quiseres amaciar ela nos cento e poucos KM de estrada..... e vamos de comboio!
Ta uma coisa de louco esse seu UP !

Rapaz.. acho que de tanta ansiedade até fiquei doente! kkkkkkkkkkkkkk
:screwy:

Mas é isso ae, hj é dia de levar a Turbina lá pro meca e bater mais fotos de como está ficando!
Lá pra sexta-feita acho que fica pronta!

Vamo que vamo!:concordo:

Edintruder
25/11/2013, 08:55
Titanium, essa turbina vem junto com algum kit ou os kits tem que comprar a turbina separada? Pergunto pois um amigo meu tem uma Band e quer turbinar, pois no barro não consegue usar uma marcha mais longa para sustentar o rpm nas rodas. Atola demais.
Ele pediu para eu fazer o SPOA na band dele para tirar os feixes do chão também. Ele reclama que os feixes trancam muito, e como a bola é bem redondinha desliza melhor no barro.

Testei a transmissão com um hi-lift e descobri que na dianteira a cruzeta que sai da CT fica enforcada. Ele vai ver um cara para girar os munhões dianteiros, pois sem um gabarito pode ficar ruim. O pior é que para fazer o SPOA precisa apenas disco de corte e eletrodo. No SPOA sobe 11cm.

titanium
25/11/2013, 20:31
Olá Edintruder!

Meu camarada, uma turbina "Boa de Trilha" é a K16 pois pega MUITO BEM em baixa rotação!
Tem rotor de titânio, que garante uma durabilidade maior (DESDE QUE USADA CORRETAMENTE, Claro! rsrsrs)

Na página anterior postei a Referência dela e o contato de um amigo que vende num preço muito bom!

...

Quanto ao SPOA, pra Band de Trilha é uma boa!
Jumelos Revolvers podem ir bem com na Receita, juntamente com Amortecedores de maior curso. Se for daqueles jumelos que prendem (por um pino) na posição de repouso, melhor para fazer os deslocamentos!!

E como você falou, fazer o SPOA (ao pé da letra) é facil mesmo! rsrsrs.. é só passar os feixes pra cima do eixo.
Mas precisa, como você mesmo já descobriu, colocar os distânciadores nos cardãns para não enforcar as cruzetas.
E sei que já existem kits prontos para o munhão de Band SPOAda!!

Bom, como não sou entendedor desse tipo de adaptação, aqui vai alguns tópicos que encontrei que podem ajudar. Inclusive um que abri um ano atrás! rsrsrsrs...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/108763-spoa-em-band-estradeira.html

E bom tomar cuidados pra não rolar esse tipo de coisa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/61317-problemas-com-spoa-na-bandeirante.html

Abraços e sorte na empreitada!

titanium
25/11/2013, 20:36
Edintruder,

Sobre o Kit................................... não é nada complicado.
Tendo o coletor em mãos e com as informações disponíveis na internet, você monta um tranquilo.
Basta ter tempo pra pesquisar, cotar e comprar.

Existem prontos.
Comprei um assim.
Mas (tenho que ser sincero) não recomendo!

Abraços

Edintruder
25/11/2013, 23:12
Valeu Titanium!

A galera por aqui estão botando areia no SPOA do meu amigo. Ele vai fazer Body Lift de 12cm. Dessa forma pelo menos os pneus não irão raspar mais nos paralamas, mas os feixes continuarão empurrando barro...

Todos dizem que a Band fica muito bandoleira e tal, e estão tirando da cabeça dele. Para o SPOA basta girar o focinho do diferencial traseiro de forma que fique com o cardam bem alinhadinho, e na dianteira tem que deixar o focinho levemente para cima do alinhamento do cardam e alinhar os munhões. Eu acho mais simples e fácil fazer o SPOA do que colocar BL. Mas obrigatoriamente com o SPOA terá que instalar as barras estabilizadoras para evitar a rolagem em excesso da Band.

Os jumelos revolveres é uma boa pedida também.

Ele está olhando o kit turbo completo por ser mais fácil do que pesquisar e calcular tudo...

Sobre a obra do teu motor, o lance da bomba de vácuo na lateral, sabes para onde o ar é expulso? Tem mesmo como fazer o ar ir para um cilindro de ar?

titanium
25/11/2013, 23:57
Valeu Titanium!

A galera por aqui estão botando areia no SPOA do meu amigo. Ele vai fazer Body Lift de 12cm. Dessa forma pelo menos os pneus não irão raspar mais nos paralamas, mas os feixes continuarão empurrando barro...

Todos dizem que a Band fica muito bandoleira e tal, e estão tirando da cabeça dele. Para o SPOA basta girar o focinho do diferencial traseiro de forma que fique com o cardam bem alinhadinho, e na dianteira tem que deixar o focinho levemente para cima do alinhamento do cardam e alinhar os munhões. Eu acho mais simples e fácil fazer o SPOA do que colocar BL. Mas obrigatoriamente com o SPOA terá que instalar as barras estabilizadoras para evitar a rolagem em excesso da Band.

Os jumelos revolveres é uma boa pedida também.

Ele está olhando o kit turbo completo por ser mais fácil do que pesquisar e calcular tudo...

Sobre a obra do teu motor, o lance da bomba de vácuo na lateral, sabes para onde o ar é expulso? Tem mesmo como fazer o ar ir para um cilindro de ar?

Edintruder,

Fala com seu amigo pra ir com calma na decisão.
Uma Band boa de trilha não será boa de estrada.. é uma escolha que ele tem que fazer.
Uma Band mista é possível, mas aí não precisa de SPOA Não!

Agora se o lance for optar por Não fazer SPOA....
Com pneus 35" ele não precisa de 12cm de body lift também não!!!
Jumelos maiores na traseira + calços de carroceria de 2 polegadas dão conta do recado!!!
Ainda mais se usar pneus 315/75r16, que são mais finos que os 35", mas têm diâmetro semelhante!

O AMADEUS daqui do fórum usa 35 com calços originais e jumelos Médios (se não me engano) e faz trilhas pra caramba com a band dele!

O Fê_Jipeiro tb do fórum usa 35"MUD e cortou os paralamas, mas ficou um serviço muito bom!
O que permite ele usar calços de carroceria pequenos e jumelos pequenos (jumelos pequenos = mais conforto)..

Enfim, lá vai mais literatura de quem Já fez ou criticou esse up
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/74408-pneu-35-na-band.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/114864-band-com-pneu-33-ou-35-a.html

...

O compressor de ar do motor, segundo o mecânico, pode empurrar tranquilamente o ar pra um cilindro.
Hoje, ele alimenta o servofreio.

Um UP futuro.. rsrsrsr.

...

A Turbo Anhanguera vende o Kit e a Turbina!
Vai agilizar o tempo de montagem com certeza! ainda mais se for fazer uma preparação com turbina padrão... algo como a .42/.48 da Turbo Anhanguera.

Abraços

PP5GAS
26/11/2013, 20:51
O compressor de ar do motor, segundo o mecânico, pode empurrar tranquilamente o ar pra um cilindro.
Hoje, ele alimenta o servofreio.

Um UP futuro.. rsrsrsr.

Abraços

Parece que vem freio a ar por aí, com "manequinho" de estacionamento. Aquele que faz um barulho característico, kkkk.

Edintruder
27/11/2013, 10:18
EU não consegui identificar para onde vai o ar que ele puxa do servo freio. Nada mais é que uma bamba de vácuo, porém como todo compressor, pode ser aproveitado o vácuo e a pressão, que nesse caso é desperdiçada...

O meu amigo ontem optou pelo BL de 10cm. Eu pessoalmente optaria pelo SPOA e barras estabilizadoras nos 2 eixos.

titanium
27/11/2013, 12:13
Parece que vem freio a ar por aí, com "manequinho" de estacionamento. Aquele que faz um barulho característico, kkkk.

"Pfutsiiiii"

Seria bacana, heim!?

Mas agora que troquei cilindro mestre e servo freio, o freio a ar vai demoraarrrr.. hehehehe..

titanium
27/11/2013, 12:17
EU não consegui identificar para onde vai o ar que ele puxa do servo freio. Nada mais é que uma bamba de vácuo, porém como todo compressor, pode ser aproveitado o vácuo e a pressão, que nesse caso é desperdiçada...

O meu amigo ontem optou pelo BL de 10cm. Eu pessoalmente optaria pelo SPOA e barras estabilizadoras nos 2 eixos.

Ééééé...... se EU tivesse montando uma Band pra Trilha, cortaria um pouco da lata, colocaria pneus 37", jumelos baixos e barra estabilizadora na dianteira.
Fica show pra estrada e pra trilhas!
;)

Inclusive essa é a preparação do Toyoteiros Guiga Tostes!
Fica show!

Pois pneus maiores é que permitem o carro fazer travessias sem encostar os eixos.. ne!?

Mas tem que ver o orçamento disponível, por que essa é uma preparação puxada!
hehehehe

Abraços,

titanium
27/11/2013, 20:46
comparando...

titanium
27/11/2013, 21:10
Bom, analisando como encaixar as coisas com o motor fora do cofre: Bomba de DH, Alternador, Turbina, Escapamento de 3", etc.

Complicação: "achei" que a Bomba de DH e o suporte que vieram no Kit já estivessem prontos para instalação em uma Bandeirante....... é... me enganei.... Inclusive tive que refazer o suporte do setor..
Resultado: tendo que comprar TUDO Novo..
#verytriste

Seguindo a batalha, passamos para o bendito Escapamento.
Pai Eterno! Por onde passa esse meliante??
Pra dificultar: aqui em Brasília as donzelas donas de lojas de escapamento botam a maior banca pra fazer um escape dimensionado. Parece que ninguém tem dobra tubos nessa cidade! Aff... E os que tem, cobram uma fortuna pra fazer...
Resultado: Faço eu Mesmo!

Fotos do protótipo da Primeira Curva do Escapamento.. comprei a curva pronta e cortei uma chapa quadrada para fazer os testes da flange da turbina.
Problema: a boca da curva (de 3") é maior que a boca da turbina e está, por ser tão grande, encobrindo os buracos de fixação da flange na caixa quente da turbina...
Solução: alterações na flange estão por vir!

Tive, também, que verificar o espaço disponível para descer com um escapamento 3"... vai ser complicado descer o menino por entre o motor e o chassi.
Praticamente impossível.
Terei que fazer sair do cofre pelo para lamas.
E dá-lhe criatividade!

Vamo que vamo!
Aos poucos, chego lá!

rfdex
27/11/2013, 21:22
Oi TITANIUM! Passei lá na oficina semana passada e vi a caranga por lá. Agora estou acompanhando as fotos. Correria no trabalho neste final de ano... já funcionou o motor? Quanto ao escapamento, realmente é complicado aqui em Brasília. O Saulo não sugeriu nada? E ai, está gostando do serviço dele? Abraço!

titanium
27/11/2013, 21:40
Oi TITANIUM! Passei lá na oficina semana passada e vi a caranga por lá. Agora estou acompanhando as fotos. Correria no trabalho neste final de ano... já funcionou o motor? Quanto ao escapamento, realmente é complicado aqui em Brasília. O Saulo não sugeriu nada? E ai, está gostando do serviço dele? Abraço!

Opaa Rfdex, eu só tenho a agradecer pela indicação do Saulo!
Ponta firme o cara! Serviço de primeira! Até agora, tudo caminhando bem!

:palmas::concordo:

titanium
27/11/2013, 21:52
Olhar uma paisagem também ajuda a aliviar as tensões! rsrsrs

eliasFerreira
27/11/2013, 22:37
Sinais da abstinência!

titanium
28/11/2013, 17:06
Sinais da abstinência!

Tens TODA Razão!!

eliasFerreira
28/11/2013, 23:50
Tens TODA Razão!!

É como diz minha assinatura. kkkkkkkkk

titanium
29/11/2013, 00:26
É como diz minha assinatura. kkkkkkkkk

Hehehehe.. pois é Elias, gostei da frase!
:lol:

... bom o que me deixa mais tranquilo hoje é saber que amanhã (hoje) ela pode ficar pronta! rsrsrs..
Tudo depende de como o mecânico ralou hoje e de como vai ralar amanhã... há que levar em consideração também se nada dará errado! rsrs

Mas como diria o ditado: "a esperança e a sogra são as últimas que morrem!"

Abração

PP5GAS
29/11/2013, 21:35
Mais uma então.

441384

Aplacando abstinência, hehehe.

73

titanium
29/11/2013, 22:17
Eita rapaz!!! Essa aí ta uma "tétéia"!!!
Que belezura essa Cab. Dupla!! A curta também ta muito bonita com os acessórios!

Todas em seu habitat natural: mato!
hehehehe

Valeu pela ajuda, parceiro PP5GAS!

....

E pra não deixar e postar o progresso da "reforma", aí estão fotos de hoje:
- ajustando posição das mangueiras do Turbo; e
- foto das peças NOVAS da Direção Hidráulica: Suporte do motor, Suporte da Bomba Hidráulica, Tensionador da Correia da Bomba, Polia da Bomba Hidráulica, Bomba hidráulica do 1113, Polia da Bomba dágua com 4 (quatro) vias, Correias e Mangueiras.
- foto dos amortecedores RANCHO instalados (não lembro se já havia postado antes..)

Tudo novo!
E vamo que vamo! Está ficando bão!