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Ver Versão Completa : Problemas de perda de potência com a Frontier 190cv



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enricof18
20/08/2019, 20:53
Olá
Tenho uma lê 10 entrando em modo de segurança
Já revisei válvula de vácuo, limpei turbina, sensor maf e nada
Alguém poderia me ajudar
Quase me acidentei porque duas vezes foi ultrapassado
No scaner não aparece nada e não liga a luz da injeção

Entre em contato comigo no enricof18@hotmail.com.

Vamos fazer o autodiagnóstico, ver se tem algum código de falha.

carmnossol
25/08/2019, 18:41
A minha 12/13 começou a perder força quando chego a 120 km/h alguém teve este problema é qual foi a solução?

enricof18
26/08/2019, 07:59
A minha 12/13 começou a perder força quando chego a 120 km/h alguém teve este problema é qual foi a solução?

Entre em contato comigo no email enricof18@hotmail.com, talvez posso te ajudar.

Clebson81
07/09/2019, 22:22
Tenho uma Frontier SL ano 2015 automática. Até a velocidade de 110km/h está normal,.ao chegar a 120km/h percebo que o pedal do acelerador deixasse de funcionar.... aciono até topar e não aumenta a velocidade e nem rpm. Não acende nenhuma luz no painel. Em aclive também percebo essa falta de potência. O que poderia ser?

enricof18
09/09/2019, 11:08
Tenho uma Frontier SL ano 2015 automática. Até a velocidade de 110km/h está normal,.ao chegar a 120km/h percebo que o pedal do acelerador deixasse de funcionar.... aciono até topar e não aumenta a velocidade e nem rpm. Não acende nenhuma luz no painel. Em aclive também percebo essa falta de potência. O que poderia ser?

Entre em contato comigo no enricof18@hotmail.com.

Vamos fazer o autodiagnóstico, ver se tem algum código de falha.

JFink
12/09/2019, 19:35
Prezados
Tenho uma Frontier 2014 S, 190cv. Gosto da caminhoneta, mas desde que comprei penso que ela poderia levantar melhor de 0 a 80km h. Apartar de 80, ela voa...parece q há 3 estágios de desenvolvimento: 0-60; 60 a 80; e 80 para mais. Isso é um problema ou é o normal das Frontier?

enricof18
12/09/2019, 20:43
Prezados
Tenho uma Frontier 2014 S, 190cv. Gosto da caminhoneta, mas desde que comprei penso que ela poderia levantar melhor de 0 a 80km h. Apartar de 80, ela voa...parece q há 3 estágios de desenvolvimento: 0-60; 60 a 80; e 80 para mais. Isso é um problema ou é o normal das Frontier?

Nunca vi isso, todas tem aceleração linear, arrancam muito bem, chegam a 80 rápido...

JFink
13/09/2019, 08:18
Obrigado. Vou averiguar...

Antero Jobson
25/09/2019, 17:32
Estou com um problema parecido , a camionete não tem força e muita fumaça preta saindo pelo escape. A princípio era a válvula selenoide da turbina, daí ela estava desligada e mesmo assim dava pra andar de boa com a camionete, porém eu liguei a parte elétrica da válvula e ela ficou pior , sem força e muita fumaça com cheiro de diesel crú , aí desliguei a válvula novamente, mais o carro não voltou mais o que era , ficou sem força e com muita fumaça , será que prejudicou alguma outra coisa?

Antero Jobson
25/09/2019, 17:33
A minha e uma 2011 SE manual

enricof18
26/09/2019, 22:10
Estou com um problema parecido , a camionete não tem força e muita fumaça preta saindo pelo escape. A princípio era a válvula selenoide da turbina, daí ela estava desligada e mesmo assim dava pra andar de boa com a camionete, porém eu liguei a parte elétrica da válvula e ela ficou pior , sem força e muita fumaça com cheiro de diesel crú , aí desliguei a válvula novamente, mais o carro não voltou mais o que era , ficou sem força e com muita fumaça , será que prejudicou alguma outra coisa?


Da uma olhada nesse link amigo: https://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/173786-nissan-frontier-2008-2012-valvula-moduladora-da-turbina-como-diagnosticar.html

Veja se as dicas lá podem te ajudar.

Rodrigo71
29/09/2019, 21:54
Boa noite pessoal. Eu tenho uma Pathfinder 2006 motor yd25 e Vinha sofrendo com problema de corte de giro. O carro ia bem em baixa até 2000 rpm mas se exigisse mais ele cortava e morria como estivesse faltando diesel na linha. Após ler os tópicos aqui do grupo resolvi por conta própria fazer a limpeza do tanque (e tinha sujeira principalmente na gaiola do pescador) e Substituir os filtros de diesel. Por falta de opção na troca anterior tive que colocar os benditos tecfil que não chegaram a durar nem 5000 km. E eu não abasteço em qualquer posto procuro sempre aqueles que tem boa rotatividade de de combustível. O problema foi resolvido. Agora coloquei filtros da Fram. Apenas para constar filtro de oleo do motor ela não aceita Tecfil de jeito nenhum. Não estou querendo fazer propaganda de tal ou Qual marca mas apenas alertando sobre uma constatação pessoal.

enricof18
30/09/2019, 07:52
Boa noite pessoal. Eu tenho uma Pathfinder 2006 motor yd25 e Vinha sofrendo com problema de corte de giro. O carro ia bem em baixa até 2000 rpm mas se exigisse mais ele cortava e morria como estivesse faltando diesel na linha. Após ler os tópicos aqui do grupo resolvi por conta própria fazer a limpeza do tanque (e tinha sujeira principalmente na gaiola do pescador) e Substituir os filtros de diesel. Por falta de opção na troca anterior tive que colocar os benditos tecfil que não chegaram a durar nem 5000 km. E eu não abasteço em qualquer posto procuro sempre aqueles que tem boa rotatividade de de combustível. O problema foi resolvido. Agora coloquei filtros da Fram. Apenas para constar filtro de oleo do motor ela não aceita Tecfil de jeito nenhum. Não estou querendo fazer propaganda de tal ou Qual marca mas apenas alertando sobre uma constatação pessoal.

Rodrigo, mas é isso mesmo. Tecfil, Japanparts e Vox é dinheito jogado fora. Wega só se não achar Metal Leve, Fram e Mann.

enricof18
30/09/2019, 07:54
Já fiz testes de pressão de óleo em uma Frontier com filtro Tecfil, roubou praticamente 1 kg de pressão de óleo com o motor frio, comparado com o filtro Metal Leve. Os filtros de ar são outro problema sério, pois fecham totalmente o alojamento deles na caixa do filtro de ar, deixando fretas por onde o ar pode passar sem ser filtrado.

Cid394
12/10/2019, 12:07
Boa tarde! Gostaria primeiramente de agradecer ao enricof18 pelos seus posts, são muito instrutivos, a humildade como apresenta seus conhecimentos é muito louvável e a sua disposição de ajudar á todos!

E me apresentar, sou proprietário de uma Frontier Attack 2014 desde 0 km, gosto muito do carro é forte e econômica. De uns tempos pra cá, enquanto fria não dá problema, mas após uns 15 minutos de funcionamento, perde potencia em necessidade de força, não consegue passar dos 80 km/h.

Como o filtro de ar estava bem sujo, já fiz a troca do mesmo, e agora vou fazer a troca dos dois filtros de combustível, a pergunta é: O primeiro é fácil de encontrar, está logo acima dentro do cofre do motor, do lado esquerdo, mas e o segundo? Já revirei o carro inteiro e ainda não encontrei, desculpem a minha ignorância. Ou será que só existe mesmo um?

Desde já agradeço a colaboração!

enricof18
14/10/2019, 08:02
Boa tarde! Gostaria primeiramente de agradecer ao enricof18 pelos seus posts, são muito instrutivos, a humildade como apresenta seus conhecimentos é muito louvável e a sua disposição de ajudar á todos!

E me apresentar, sou proprietário de uma Frontier Attack 2014 desde 0 km, gosto muito do carro é forte e econômica. De uns tempos pra cá, enquanto fria não dá problema, mas após uns 15 minutos de funcionamento, perde potencia em necessidade de força, não consegue passar dos 80 km/h.

Como o filtro de ar estava bem sujo, já fiz a troca do mesmo, e agora vou fazer a troca dos dois filtros de combustível, a pergunta é: O primeiro é fácil de encontrar, está logo acima dentro do cofre do motor, do lado esquerdo, mas e o segundo? Já revirei o carro inteiro e ainda não encontrei, desculpem a minha ignorância. Ou será que só existe mesmo um?

Desde já agradeço a colaboração!

A sua tem apenas um filtro de combustível.

Cid394
14/10/2019, 08:37
OK!

Obrigado, então um vendedor do ML, está vendendo um pack com 2 filtros de forma enganadora, vou reclamar com ele já.

Aproveitando, posso escrever pro seu email para pegar as instruções para aprender a fazer o auto diagnóstico?

Você sabe dizer se há alguma forma de se programar o carro para automáticamente travar as portas ao alcançar uma certa velocidade, tipo uns 20 km/h?

No passado eu tive um Vectra e que não travava as portas desse jeito, então bolei um circuito eletrônico que á partir de uma informação do sensor de velocidade, gerava um pulso de travamento para as portas e ao desligar o carro, mandava um pulso de destravamento. Já li que o nosso motor de 190 cv é o D 40, é isso mesmo?

Desde já agradeço a colaboração.

enricof18
14/10/2019, 11:55
OK!

Obrigado, então um vendedor do ML, está vendendo um pack com 2 filtros de forma enganadora, vou reclamar com ele já.

Aproveitando, posso escrever pro seu email para pegar as instruções para aprender a fazer o auto diagnóstico?

Você sabe dizer se há alguma forma de se programar o carro para automáticamente travar as portas ao alcançar uma certa velocidade, tipo uns 20 km/h?

No passado eu tive um Vectra e que não travava as portas desse jeito, então bolei um circuito eletrônico que á partir de uma informação do sensor de velocidade, gerava um pulso de travamento para as portas e ao desligar o carro, mandava um pulso de destravamento. Já li que o nosso motor de 190 cv é o D 40, é isso mesmo?

Desde já agradeço a colaboração.

Talvez o vendedor não está agindo de má fé, apenas não verificou a aplicação do ano corretamente. Todas as 2012/13 em diante, as versões D40, (a nova é a NP300), usam apenas um filtro de combustível. Recomendo o KL440/4 da Metal Leve.

A Frontier não tranca as portas com velocidade.

O motor da Frontier de 2008 a 2016 é o YD25. Temos o costume de chamar os das 2008 a 2012/12 de K2 e os das 2012/13 até 2016 de K3.

Cid394
14/10/2019, 15:33
Já escrevi pra ele, vou devolver parcialmente. Se não aceitar, entro com a reclamação no ML. Eu posso fazer a frontier travar as portas sozinha, desde eu consiga pegar a informação de velocidade do carro, você sabe onde fica o sensor de velocidade dela? Aliás, você sabe onde encontro o manual de serviço da Frontier?

Grato!

Cid394
18/10/2019, 11:42
Olá! Alguém sabe ou tem o esquema elétrico da frontier 2014?
Grato!

Deegsantos
27/10/2019, 18:18
Frontier 2017/2018 perca de pontecia, alguém sabe o que pode ser?

Ciro Alencar
28/10/2019, 19:39
Frontier 2017/2018 perca de pontecia, alguém sabe o que pode ser?

Meu querido Deegsantos

Imagino que você queira uma opinião séria sobre esse assunto que deve lhe ser bastante sério também. Você não iria perder tempo para se cadastrar nesse fórum, confirmar o seu endereço de e-mail e escrever essa mensagem para receber respostas com ironia ou sarcasmo.

Meu querido, qual o km da sua caminhonete? Como surgiu esse problema? Acendeu alguma luz no painel?
Eu tenho uma 2017 que certa vez apresentou problema de perda sensível de potência. Eu tinha abastecido ela na estrada uns 20km atrás. Liguei para a concessionária e disseram que isso não era comum acontecer, que poderia ser combustível. Pediram para eu continuar a viagem até esvaziar o tanque pela metade e depois completar com um diesel de um posto confiável.
Não quis esperar, e levei a caminhonete para uma concessionária na Região de Três Lagoas, Caioba, se não me engano quanto ao nome. Pedi para esvaziarem o tanque e depois abasteci em um posto recomendado por eles. Na verdade eles abasteceram para mim. O problema sumiu. Hoje sou muito mais cuidadoso para escolher os postos onde abastecer.

E aquela dica que o pessoal dá sobre o melhor posto ser aquele cheio de caminhões, um amigo que trabalha no ramo me disse que isso é balela. Primeiro porque a maioria dos caminhões da nossa frota são velhos e abastecem com diesel comum, e nós usamos o S10. E segundo porque a maioria dos caminhoneiros procuram preço, não estão muito aí com qualidade, e o motor destes caminhões aceitam melhor diesel ruim.

Então, meu caro, fique esperto.

Se pudermos te ajudar, conte conosco. Você também pode participar do Clube da Frontier (clubedanissanfrontier.com.br) ou de nosso grupo de whatsapp. Nem todos aqui, e ninguém lá vai servir-se de chacota apenas por você ser dono de uma Frontier. Aliás, parabéns pela escolha.

Abraços meu querido, e nos mantenha informados sobre o ocorrido com a sua caminhonete.

Bigsd
29/10/2019, 18:24
Olá Deegsantos, bem vindo ao fórum,

Pode contar com a gente. Estamos aqui para ajudar.

Estamos centralizando as discussões da nova Frontier (2017 em diante) neste outro tópico: https://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/161239-nova-nissan-frontier-vem-com-tudo-agora-em-2017-a-109.html

Tem também o Clube da Frontier: Clube da Nissan Frontier - Indice (http://clubedanissanfrontier.com.br)

Aqui tem um grupo de whatsapp bacana sobre a Frontier antiga e a nova igual a sua: WhatsApp Group Invite (https://chat.whatsapp.com/8jScq4l45YVGD8XxMP6rDG)
E se interessar, tem outro grupo bem bacana da Frontier 2.8 (primeira geração e derivadas): Convite de Grupo do WhatsApp (https://chat.whatsapp.com/ldtf6H4BL2J32D8JVBvBvH)
Esse grupo é novo mas já está cheio de novos colegas e não tem pornografia e outras confusões que costumamos ver em outros grupo.

Esteja certo que nestes locais você será bem recebido e encontrará colegas sérios dispostos a ajudar.

Abraço

Bigsd
29/10/2019, 18:26
Se alguém tiver dificuldade para entrar nestes locais escreva aqui que ajudamos a facilitar o ingresso.

sdbasso
12/11/2019, 21:54
Boa noite....Sempre leio os tópicos, os quais sempre me ajudaram....Noto que os filtros de combustíveis muitas vezes são um vilão, enfim, venho mais uma vez pedir uma ideia/ajuda....

Tenho a Frontier SEL 2008, e tenho ela a 2 anos, e já me acostumei com o fato dela ser fraca (xôxa) na arrancada, de sofrer em arrancar com ela em uma subida, o qual vejo que muitos falam que é normal, onde só fica boa após os 2.000rpm quando aciona a turbina.....Mas além disso, não sei se é normal ou não, mas ela depois que aciona o turbo, fica muito forte, MAS quando chega em 3.500rpm, parece que algo segura ela, trava, impede de subir o rpm....Semana passada em uma ultrapassagem ela me deixou na mão, tive que voltar....Não é o corte de potência, ela simplesmente não passa de 3.500rpm..... Já troquei os bicos por originais a algum tempo..... A bomba revisei e está ok....Tenho a EGR isolada.....Só que uso os dois filtros de combustível WEGA e o do Ar tbm WEGA.....Leio muito sobre isso, que tem muito a ver com isso......Ela já veio com filtros WEGA, aí fiz uma revisão e substitui novamente por WEGA, até que mês passado ela chegava entrar em proteção, onde não passava de 2.500rpm, tinha que parar, esperar um pouco, ligava e ia.....Seguidamente quando ia passar por um quebra molas, ela apagava do nada (nunca apagou na primeira partida, fria).....aí troquei novamente os filtros e dessa vez mudei de posto, nunca mais apagou e não entrou mais em proteção, só a maldita falta de força em alta rotação.....O que vcs me dizem??? Os filtros estão fazendo isso??? Já estou vendo na net outra marca, metal leve, fram, etc....Agradeço a atenção

Águia Frontier SEL 2008
13/11/2019, 16:50
Boa tarde! Minha Nissan Frontier SEL 2008 esta sem força em subidas e ao pisar um pouco mais para compensar sai bastante fumaça preta, levei em um mecanico de confiança e ao passar o scanner deu o codigo P1272 ¨VALVULA DE ALIVIO DE PRESSÃO DO COMBUSTIVEL¨ alguém sabe me informar algo a respeito?

enricof18
13/11/2019, 17:09
Boa tarde! Minha Nissan Frontier SEL 2008 esta sem força em subidas e ao pisar um pouco mais para compensar sai bastante fumaça preta, levei em um mecanico de confiança e ao passar o scanner deu o codigo P1272 ¨VALVULA DE ALIVIO DE PRESSÃO DO COMBUSTIVEL¨ alguém sabe me informar algo a respeito?

Esse código quase sempre está ligado a sujeira na flauta, onde essa sujeira atrapalha leitura do sensor de pressão e o funcionamento da válvula de alívio de pressão, essas duas peças presentes na flauta.

Retire as duas e execute uma limpeza, pode ser que resolva.

Mas lembrando isso é apenas uma dica, o P1272 pode estar relacionado a qualquer coisa referente a injeção de combustível, o correto é avaliar o caso com o scanner, analisando os dados de injeção. Mas a maioria esmagadora dos casos é sujeira na flauta.

enricof18
13/11/2019, 22:39
Boa noite....Sempre leio os tópicos, os quais sempre me ajudaram....Noto que os filtros de combustíveis muitas vezes são um vilão, enfim, venho mais uma vez pedir uma ideia/ajuda....

Tenho a Frontier SEL 2008, e tenho ela a 2 anos, e já me acostumei com o fato dela ser fraca (xôxa) na arrancada, de sofrer em arrancar com ela em uma subida, o qual vejo que muitos falam que é normal, onde só fica boa após os 2.000rpm quando aciona a turbina.....Mas além disso, não sei se é normal ou não, mas ela depois que aciona o turbo, fica muito forte, MAS quando chega em 3.500rpm, parece que algo segura ela, trava, impede de subir o rpm....Semana passada em uma ultrapassagem ela me deixou na mão, tive que voltar....Não é o corte de potência, ela simplesmente não passa de 3.500rpm..... Já troquei os bicos por originais a algum tempo..... A bomba revisei e está ok....Tenho a EGR isolada.....Só que uso os dois filtros de combustível WEGA e o do Ar tbm WEGA.....Leio muito sobre isso, que tem muito a ver com isso......Ela já veio com filtros WEGA, aí fiz uma revisão e substitui novamente por WEGA, até que mês passado ela chegava entrar em proteção, onde não passava de 2.500rpm, tinha que parar, esperar um pouco, ligava e ia.....Seguidamente quando ia passar por um quebra molas, ela apagava do nada (nunca apagou na primeira partida, fria).....aí troquei novamente os filtros e dessa vez mudei de posto, nunca mais apagou e não entrou mais em proteção, só a maldita falta de força em alta rotação.....O que vcs me dizem??? Os filtros estão fazendo isso??? Já estou vendo na net outra marca, metal leve, fram, etc....Agradeço a atenção

Amigo, tem que levar essa Frontier em um bom mecânico, com um bom scanner, que consiga de fato verificar os dados de injeção dela para ver se tem algo de errado e fazer um bom diagnóstico. Frontier não é fraca assim. Aqui no fórum eu criei um tópico sobre como verificar o funcionamento da geometria da turbina, segue o link: https://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/173786-nissan-frontier-2008-2012-valvula-moduladora-da-turbina-como-diagnosticar.html

Da uma olhada se o funcionamento da sua geometria está correta, em muitos casos de falta de potência em baixa rpm e motor amarrado em alta rpm, a culpa é do controle da geometria de turbina.

Att.

thyagovieira
14/11/2019, 10:24
Boa noite....Sempre leio os tópicos, os quais sempre me ajudaram....Noto que os filtros de combustíveis muitas vezes são um vilão, enfim, venho mais uma vez pedir uma ideia/ajuda....

Tenho a Frontier SEL 2008, e tenho ela a 2 anos, e já me acostumei com o fato dela ser fraca (xôxa) na arrancada, de sofrer em arrancar com ela em uma subida, o qual vejo que muitos falam que é normal, onde só fica boa após os 2.000rpm quando aciona a turbina.....Mas além disso, não sei se é normal ou não, mas ela depois que aciona o turbo, fica muito forte, MAS quando chega em 3.500rpm, parece que algo segura ela, trava, impede de subir o rpm....Semana passada em uma ultrapassagem ela me deixou na mão, tive que voltar....Não é o corte de potência, ela simplesmente não passa de 3.500rpm..... Já troquei os bicos por originais a algum tempo..... A bomba revisei e está ok....Tenho a EGR isolada.....Só que uso os dois filtros de combustível WEGA e o do Ar tbm WEGA.....Leio muito sobre isso, que tem muito a ver com isso......Ela já veio com filtros WEGA, aí fiz uma revisão e substitui novamente por WEGA, até que mês passado ela chegava entrar em proteção, onde não passava de 2.500rpm, tinha que parar, esperar um pouco, ligava e ia.....Seguidamente quando ia passar por um quebra molas, ela apagava do nada (nunca apagou na primeira partida, fria).....aí troquei novamente os filtros e dessa vez mudei de posto, nunca mais apagou e não entrou mais em proteção, só a maldita falta de força em alta rotação.....O que vcs me dizem??? Os filtros estão fazendo isso??? Já estou vendo na net outra marca, metal leve, fram, etc....Agradeço a atenção

Quando eu tive Frontier os mecânicos me falavam pra não colocar filtro WEGA, diziam que ele dobrava e acabava puxando ar sujo, só um comentário, não quer dizer que tenha relação com a falta de força. Essa mesma Frontier era muito fraca em baixa, muito mesmo, tinha dificuldade de subir rampa de garagem e quando chegava nos 140km/h cortava. Troquei a westgate parou de cortar e depois de um tempo fiz a turbina, aí sim fui vê oq era uma Frontier forte, virou outro carro...

sdbasso
15/11/2019, 10:26
Amigo, tem que levar essa Frontier em um bom mecânico, com um bom scanner, que consiga de fato verificar os dados de injeção dela para ver se tem algo de errado e fazer um bom diagnóstico. Frontier não é fraca assim. Aqui no fórum eu criei um tópico sobre como verificar o funcionamento da geometria da turbina, segue o link: https://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/173786-nissan-frontier-2008-2012-valvula-moduladora-da-turbina-como-diagnosticar.html

Da uma olhada se o funcionamento da sua geometria está correta, em muitos casos de falta de potência em baixa rpm e motor amarrado em alta rpm, a culpa é do controle da geometria de turbina.

Att.

Obrigado amigo....
Eis o grande problema do interior, uma oficina que trabalhe bem, ou só mesmo que trabalhe com motor a diesel.
Vou ver em outra cidade, pois não acho normal a minha.
Ando com uma 2013, sei que muda o sistema, mas é totalmente diferente.
Sobre seu tópico, já tinha visto, é de grande ajuda.

Vou ver isso semana que vem.
De qualquer forma vou trocar os filtros por metal leve, os quais devem chegar semana que vem.

Depois posto o resultado.

Obrigado

sdbasso
15/11/2019, 10:29
Quando eu tive Frontier os mecânicos me falavam pra não colocar filtro WEGA, diziam que ele dobrava e acabava puxando ar sujo, só um comentário, não quer dizer que tenha relação com a falta de força. Essa mesma Frontier era muito fraca em baixa, muito mesmo, tinha dificuldade de subir rampa de garagem e quando chegava nos 140km/h cortava. Troquei a westgate parou de cortar e depois de um tempo fiz a turbina, aí sim fui vê oq era uma Frontier forte, virou outro carro...

Pois é amigo, vou substituir os filtros semana que vem.
E interessante sobre a turbina, vou ver isso tbm.

Obrigado

PelicanoSP
15/11/2019, 16:14
Boa Tarde pessoal!! Hj minha frontier 2.5 2010 acendeu a Luz indicadora de falha nomotor (MIL), porém ela está normal, não perdeu potência, ta tudo normal. Foi trocado a kit corrente, será que tem haver com essa falha? O que eu faço? Alguém conhece um mecanico de confiança aqui em SP/SP? Obrigado.

enricof18
16/11/2019, 19:16
Boa Tarde pessoal!! Hj minha frontier 2.5 2010 acendeu a Luz indicadora de falha nomotor (MIL), porém ela está normal, não perdeu potência, ta tudo normal. Foi trocado a kit corrente, será que tem haver com essa falha? O que eu faço? Alguém conhece um mecanico de confiança aqui em SP/SP? Obrigado.

Só te resta passar o scanner ou fazer o autodiagnóstico para ver qual ou quais códigos de falha estão presentes para fazer a luz de injeção acender.

PelicanoSP
17/11/2019, 00:04
Boa noite pessoal!! Bom esses dias, postei um relato, da minha Frontier 2.5 SE 2010 acendeu a luz de falha do motor (motorzinho), porém continuo normal, andando como se nada tivesse acontecido. No dia seguinte, resolvi ligar pra ver se ainda estava com a luz no painel acessa, e ela tinha sumido. Dei umas voltas com ela, e estava tudo normal. Depois de uns 20 minutos rodando com ela, após pegar uma subida e elevar a rotação, além de acender a acendeu a luz do painel (motorzinho) novamente, ela perdeu potencia, não passava dos 70km/h. Porém, não solta fumaça preta, o motor no ponto morto funciona normalmente, e verifiquei se tinha vacuo na magueirinha que vai no turbo e tinha vácuo normal. Alguem tem idéia do que pode ser? Vou levar no mecanico segunda para ver o que acontece. Obrigado.

PelicanoSP
17/11/2019, 00:06
Só te resta passar o scanner ou fazer o autodiagnóstico para ver qual ou quais códigos de falha estão presentes para fazer a luz de injeção acender.
Vou fazer isso na segunda, Obrigado!! Depois eu posto aqui os defeitos apresentados no scaner... só espero que não seja nada grave!!! Só um resfriado eu espero hehehe.

PelicanoSP
19/11/2019, 16:19
Boa tarde pessoal... Enricof18, eu levei no mecanico para passar o scanner, e deu o defeito P0093: vazamento de combustivel. Mas fizeram o percurso das linhas de combustivel e não tem vazamento nenhum... Me sugeriram trocar o filtro de combustivel, que é da marca que da problema, por uma da metal leve ou a original, para ver se pode ser isso. Falaram pra começar pelo básico, pra depois mexer em bomba e essas coisas e vao fazer um teste de pressao. O que será que pode ser? Alguem tem alguma ideia ou ja tiveram problema com isso? Obrigado!! Depois eu posto se a troca do filtro deu certo.

enricof18
19/11/2019, 19:59
Boa tarde pessoal... Enricof18, eu levei no mecanico para passar o scanner, e deu o defeito P0093: vazamento de combustivel. Mas fizeram o percurso das linhas de combustivel e não tem vazamento nenhum... Me sugeriram trocar o filtro de combustivel, que é da marca que da problema, por uma da metal leve ou a original, para ver se pode ser isso. Falaram pra começar pelo básico, pra depois mexer em bomba e essas coisas e vao fazer um teste de pressao. O que será que pode ser? Alguem tem alguma ideia ou ja tiveram problema com isso? Obrigado!! Depois eu posto se a troca do filtro deu certo.

90% dos casos que eu pego que apresentam esse código, é apenas sujeira. O que eu faria aqui é tirar a válvula dosadora da bomba, sensor de pressão da flauta e válvula de alívio de pressão da flauta, pegar essas 3 peças, limpar elas muito bem com descarbonizante e após isso, deixar elas de molho no utrassom, com a válvula dosadora da bomba ligada no chicote da máquina para pulsar, por 30 minutos. Depois secaria bem e montaria com cuidado.

Pode trocar os filtros, mas esse código em específico não vai ser neles o problema. Se for trocar, busque por filtros da Mann e da Fram, os melhores para o sua Frontier.

PelicanoSP
03/12/2019, 17:38
90% dos casos que eu pego que apresentam esse código, é apenas sujeira. O que eu faria aqui é tirar a válvula dosadora da bomba, sensor de pressão da flauta e válvula de alívio de pressão da flauta, pegar essas 3 peças, limpar elas muito bem com descarbonizante e após isso, deixar elas de molho no utrassom, com a válvula dosadora da bomba ligada no chicote da máquina para pulsar, por 30 minutos. Depois secaria bem e montaria com cuidado.

Pode trocar os filtros, mas esse código em específico não vai ser neles o problema. Se for trocar, busque por filtros da Mann e da Fram, os melhores para o sua Frontier.


Boa tarde pessoal... Mais uma vez nosso colega Enricof18 estava certo, o problema da perda de potencia da minha barca foi resolvido, teve que ser substituído a válvula dosadora de pressão. Agora ficou o bicho de novo!!! Obrigado mais uma vez pela dica!! Agora o barro nos espera hehehe.

mauricio22z
11/01/2020, 19:16
Boa noite! Alguem aqui já sofreu de perca de potência na frontier ? Tenho uma 2009 LE e já troquei a valvula moduladora, já isolei egr, já troquei a turbina por uma usada de outra frontier e troquei o conjunto rotativo da minha, mesmo assim não resolveu o problema. Parece que a turbina não aciona de jeito nenhum

enricof18
12/01/2020, 13:26
Boa noite! Alguem aqui já sofreu de perca de potência na frontier ? Tenho uma 2009 LE e já troquei a valvula moduladora, já isolei egr, já troquei a turbina por uma usada de outra frontier e troquei o conjunto rotativo da minha, mesmo assim não resolveu o problema. Parece que a turbina não aciona de jeito nenhum

Sua geometria de turbina está funcionando como descrito nesse post? https://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/173786-nissan-frontier-2008-2012-valvula-moduladora-da-turbina-como-diagnosticar.html

Cid394
22/01/2020, 18:48
Boa noite! Algu'em j'a teve de trocar os rolamentos do alternador? A minha e' uma ATTACK 2014 mecanica, e parece que os rolamentos do alternador estao roncando.

Grato!

enricof18
22/01/2020, 21:47
Boa noite! Algu'em j'a teve de trocar os rolamentos do alternador? A minha e' uma ATTACK 2014 mecanica, e parece que os rolamentos do alternador estao roncando.

Grato!

Se for no alternador mesmo, é um serviço que qualquer boa autoelétrica irá resolver sem grandes dificuldades.

Cid394
23/01/2020, 08:00
Obrigado pela resposta!

Estou precisando dos codigos dos rolamentos para efetuar a troca, pelo catalogo existem mais de um modelo de alternador e de rolamentos, nao sei qual e' o meu.

enricof18
23/01/2020, 21:54
Obrigado pela resposta!

Estou precisando dos codigos dos rolamentos para efetuar a troca, pelo catalogo existem mais de um modelo de alternador e de rolamentos, nao sei qual e' o meu.

Vai ter que desmontar para saber...

Marqui1
30/01/2020, 17:07
FlavioRic estou com problema identico ao seu com minha Frontier 2016, você conseguiu resolver?

Marqui1
01/02/2020, 19:27
Minha Frontier 2016 com 110.000km acendeu a luz da regeneração do filtro de particula (aquela que parece um chuveirinho), fiz os procedimentos do manual que é andar numa velocidade constante de 80km por 30 minutos, a luz apagou mas ficou com um problema grave, inclusive quase colidi de frente por duas vezes ao tentar ultrapassar. O problema é o seguinte: quando chega a 2000 rpms aproximadamente ela corta, no plaino chega a 120 km/h mais ao chegar num tope onde exige mais potência ela corta e tenho que tirar o pé, inclusive na serra precisei subir a 40 km/h.
Ao sair quando parado até atingir 2000rpm a potência é normal, outro detalhe, com ela fria não apresenta defeito.
O defeito foi solucionado após eu levar em uma oficina mecânica de um amigo meu que colocou o rastre e fez o reset e limpeza do filtro de particulas (catalizador). Lembrando que pra fazer a limpeza tem que ter no minimo meio tanque de combustível pois ela fica em uma rotação alta por 4500 segundos (entorno de uma hora e 30 minutos). Fiz este post para tentar ajudar, pois sofri muito até achar o defeito

Sergio c
01/02/2020, 21:55
Ótimo relato Mariqi e obrigado por contribuir com o Fórum.
Minha Frontier 2016 com 110.000km acendeu a luz da regeneração do filtro de particula (aquela que parece um chuveirinho), fiz os procedimentos do manual que é andar numa velocidade constante de 80km por 30 minutos, a luz apagou mas ficou com um problema grave, inclusive quase colidi de frente por duas vezes ao tentar ultrapassar. O problema é o seguinte: quando chega a 2000 rpms aproximadamente ela corta, no plaino chega a 120 km/h mais ao chegar num tope onde exige mais potência ela corta e tenho que tirar o pé, inclusive na serra precisei subir a 40 km/h.
Ao sair quando parado até atingir 2000rpm a potência é normal, outro detalhe, com ela fria não apresenta defeito.
O defeito foi solucionado após eu levar em uma oficina mecânica de um amigo meu que colocou o rastre e fez o reset e limpeza do filtro de particulas (catalizador). Lembrando que pra fazer a limpeza tem que ter no minimo meio tanque de combustível pois ela fica em uma rotação alta por 4500 segundos (entorno de uma hora e 30 minutos). Fiz este post para tentar ajudar, pois sofri muito até achar o defeito

Cid394
05/05/2020, 14:11
Desmontei e resolvi...

Cid394
05/05/2020, 14:14
Vai ter que desmontar para saber... Gostaria de saber o que você acha da nocensando em vender a minha 2014 e comprar uma 2020 automática.

Cid394
05/05/2020, 17:28
Estou Pensando.

Moraesma
16/06/2020, 11:17
Bom dia amigos !
minha frontier SL 2015 acontece perda de potencia e desligo e ligo volta ao normal, troquei o sensor da turbina original nissan ultima versao , filtros etc porem defeito continua, algum colega resolveu defeito como este ? tambem alguem tem manual da injecao eletronica deste caminhonete

Tadeu Cardoso Nobrega
16/08/2020, 17:39
Prezado enricof18;

Sem querer abusar da sua boa vontade, mas como vi aqui no fórum que você possui muito conhecimento em Frontier, gostaria de saber se você poderia me ajudar com probleminha no meu carro.
Tenho uma Frontier 2011/2012 XE 144cv. Ela apresentou um problema na válvula solenoide da turbina (muita fumaça preta e perca de potencia). O mecânico fez a troca por uma genuína e também constatou que a EGR estava parada (sem funcionar) e também fez o isolamento da válvula até que eu conserte-a ou que eu troque a referida válvula.
O carro até que se comportou bem nos primeiros 200km, porém após esse intervalo que rodei com ele, apresentou uma perca de força em baixa rotação. Exemplo: quando paro no semáforo e rotomo em 1° marcha o carro fica sem força, principalmente com o motor frio. Ao desligar e ligar ele volta ao normal e assim sucessivamente. Já percebi que ao segurar a aceleração em 1000rpm ele não apresenta esse defeito, só abaixo disso que surge essa falha. DETALHE: jà fiz a troca de todos os filtros e não tem nenhuma luz aviso no painel. Seria o isolamento da EGR um possível fator para esse problema surgir?

Dudek37
16/08/2020, 21:48
Boa Noite Pessoal!
Anteriormente relatei que esta com problemas com falta de potência na nissan frontier 14/15 190cv, então levei a mesma na concessionária a onde foi feita uma revisão e constataram que não havia nenhuma irregularidade, me deram 90% do problema era o filtro de combustível que estava bastante sujo, a concessionaria mais perto da onde moro fica entorno de 400 km, então peguei o veiculo apos as verificações e estava no meio do caminho quando apresentou o mesmo problema o motor perdeu potência novamente, estou tentando postar um video no youtube do velocímetro e RPM, pois no scaner da nissan não apareceu nenhuma falha e nenhum registro de ter ocorrido a falha, o amigo comentou do sensor do EGR mas também não foi identificado, será que pode ser a válvula EGR ?

Perda de potencia Nissan Frontier 190cv 14/15 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=F_rjQF5QBpQ)


Oi Pessoal, tudo certo !
Recentemente adquirimos o nosso sonho, uma caminhonete, Frontier 2014, AT, impecável porém, tem um problema de potência, exatamente como relatado pelo colega Matheus, do post citado.
O problema ocorre quando o motor tem ''carga'' em subidas principalmente, a rotação aumenta e não passa de 100 km/h ou as vezes não passa dos 60 km/h, mas o RPM vai nas alturas, exatamente como no vídeo (Perda de potencia Nissan Frontier 190cv 14/15 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=F_rjQF5QBpQ)). Não tem fumaça, não tem dificuldade de partida, não 'engasga', e se a aceleração é contínua ela vai até 150 km/h em dois toques.... muito estranho mesmo.
O complicado é que estamos fora da garantia e na concessionária aqui da região é tudo meio ''na incerteza''. Levamos na concessionária e no sccaner não tem nada, trocamos filtro de ar e combustível, mas o problema continua.
Vi em outros posts que pode ser um sensor, mas é meio no ''achismo'' pois seria mais provável se tivesse constado no scanner da concessionária... Alguma ideia do que poderia ser? A troca dos sensores (seriam 2 , como alternativa de solução) sairia quase 2 mil e meio.
Obrigada pela atenção pessoal !!!

rossetto
17/08/2020, 08:50
A minha quando deu isso era um sensor da turbina, não lembra se era pressão ou temperatura, trocada a peça nunca mais deu problema.

rdmello76
18/08/2020, 10:35
Oi Pessoal, tudo certo !
Recentemente adquirimos o nosso sonho, uma caminhonete, Frontier 2014, AT, impecável porém, tem um problema de potência, exatamente como relatado pelo colega Matheus, do post citado.
O problema ocorre quando o motor tem ''carga'' em subidas principalmente, a rotação aumenta e não passa de 100 km/h ou as vezes não passa dos 60 km/h, mas o RPM vai nas alturas, exatamente como no vídeo (Perda de potencia Nissan Frontier 190cv 14/15 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=F_rjQF5QBpQ)). Não tem fumaça, não tem dificuldade de partida, não 'engasga', e se a aceleração é contínua ela vai até 150 km/h em dois toques.... muito estranho mesmo.
O complicado é que estamos fora da garantia e na concessionária aqui da região é tudo meio ''na incerteza''. Levamos na concessionária e no sccaner não tem nada, trocamos filtro de ar e combustível, mas o problema continua.
Vi em outros posts que pode ser um sensor, mas é meio no ''achismo'' pois seria mais provável se tivesse constado no scanner da concessionária... Alguma ideia do que poderia ser? A troca dos sensores (seriam 2 , como alternativa de solução) sairia quase 2 mil e meio.
Obrigada pela atenção pessoal !!!

Bom dia.

Posso relatar o que aconteceu com a Frontier 2015 do meu sogro. Ocorreu um dia que a mangueira da turbina se soltou. Nada demais. Foi recolocada e não ficou nenhum aviso no painel sobre o assunto. Passando o scanner também não deu nada.

O carro simplesmente não passava de 60 a 80km/h em aclives e muitas vezes morria ou penava muito para subir. Em linha reta também conseguia chegar velocidades maiores, mas era mais lento que o normal. Ele levou no mecânico de confiança dele e realmente não acusou nada de novo no scanner, mas pediu para que mesmo assim zerasse os avisos. Voltou a funcionar normalmente e faz uns 6 meses ou mais isso, tanto que até pedi ajuda aqui nesse fórum. Já fez várias viagens subindo e descendo a serra catarinense, que exige bastante da máquina.

Bom, ocorre que, segundo a própria concessionária, quando ocorre algum evento anormal no sensor ele registra e fica num suposto modo de segurança, limitando o funcionamento do motor para que não ocorram maiores danos. É uma das possíveis causa para os sintomas descritos.

Falta de pressão na turbina, mangueiras com vazamento, sensores... Têm outros fatores que podem ser a causa do defeito, infelizmente é meio difícil identificar o culpado.

Dudek37
23/08/2020, 21:08
Interessante rdmello76 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/members/161929-rdmello76.html)
Vou trocar uma ideia com o concessionária, pois a nossa Frontier, já ''veio'' com uma mangueira da turbina feita de inox... (já vi essa modificação em outras, pois a mangueira original é quase 1000). Obrigada pela dica!

Lucaspg
20/09/2020, 19:01
Oi Pessoal, tudo certo !
Recentemente adquirimos o nosso sonho, uma caminhonete, Frontier 2014, AT, impecável porém, tem um problema de potência, exatamente como relatado pelo colega Matheus, do post citado.
O problema ocorre quando o motor tem ''carga'' em subidas principalmente, a rotação aumenta e não passa de 100 km/h ou as vezes não passa dos 60 km/h, mas o RPM vai nas alturas, exatamente como no vídeo (Perda de potencia Nissan Frontier 190cv 14/15 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=F_rjQF5QBpQ)). Não tem fumaça, não tem dificuldade de partida, não 'engasga', e se a aceleração é contínua ela vai até 150 km/h em dois toques.... muito estranho mesmo.
O complicado é que estamos fora da garantia e na concessionária aqui da região é tudo meio ''na incerteza''. Levamos na concessionária e no sccaner não tem nada, trocamos filtro de ar e combustível, mas o problema continua.
Vi em outros posts que pode ser um sensor, mas é meio no ''achismo'' pois seria mais provável se tivesse constado no scanner da concessionária... Alguma ideia do que poderia ser? A troca dos sensores (seriam 2 , como alternativa de solução) sairia quase 2 mil e meio.
Obrigada pela atenção pessoal !!!

A minha também estava assim. Troquei filtro de óleo e filtro de combustível e resolveu.
Alguns dias depois começou a aparecer outro problema. Quando eu piso fundo e o giro sobe, imediatamente ela perde a potência e limita o giro em +/-1200 rpm e acende a luz de injeção. Se eu desligar o carro e ligar novamente, normaliza, mas a luz continua acesa. Os erros que aparecem no scanner são P0193, P0237, P0093. Já limpei o tanque de combustivel e verifiquei vazamentos e entradas de ar mas não foi identificado nada de anormal. Porém, é só pisar fundo novamente que o problema volta. Vou seguir a orientaçãodo do @enricof18 num post anterior e levar num mecânico pra limpar a válvula dosadora da bomba, o sensor de pressão da flauta e a válvula de alívio de pressão da flauta. Depois posto aqui o resultado.

britoneto25
16/10/2020, 18:01
Tenho uma frontier 2009/2010 XE, Já fiz a maioria das coisas que vi na internet e não resolveu meu problema. Isolei a EGR, Limpei o sensor MAF, troquei a solenoide da turbina mas nada adiantou. O carro depois dos 2000 rpm fica normal, tenho que sair sempre em meia embreagem ou em altas rotações

taaomp
14/06/2021, 16:48
Vendo os posts, fiquei bastante receoso. Adquiri uma 2013/2014 S, e até então estou tendo problemas com PDF. Mas só de observar estes posto, parece que a FRONTIER é uma bomba relógio. O que acham?

enricof18
14/06/2021, 19:00
Vendo os posts, fiquei bastante receoso. Adquiri uma 2013/2014 S, e até então estou tendo problemas com PDF. Mas só de observar estes posto, parece que a FRONTIER é uma bomba relógio. O que acham?

Não tem nada de bomba relógio. Trabalho diariamente com elas na oficina e são caminhonetes excelentes, ainda mais as versões mais novas da D40 como a sua. Com relação ao DPF, 90% dos casos em que pego se resumem a donos que economizam na hora das manutenções aplicando óleo lubrificante fora da especificação, filtros de qualidade ruim e combustível sem qualidade também, além de terem mecânicos que definitivamente não fazem ideia de como diagnosticar um DPF.

DPF é uma peça extremamente simples de manter, se fizer tudo correto é algo que simplesmente não vai dar nem sinal de existência. Alguns dos meus clientes regulares estão comigo a mais de 200 mil km e nunca viram a luz do DPF acender.

taaomp
15/06/2021, 15:53
enricof18, consegue me passar seu telefone. Gostaria de conversar com você a respeito do PDF. Meu telefone é 31 998371718 e meu e-mail é taaomp@gmail.com

enricof18
16/06/2021, 20:15
enricof18, consegue me passar seu telefone. Gostaria de conversar com você a respeito do PDF. Meu telefone é 31 998371718 e meu e-mail é taaomp@gmail.com

Meu e-mail é enricof18@hotmail.com

ale123
11/08/2021, 12:13
Olá.

Pessoal a CCS e nissan, junto ao corpo juridico da mesma me bloquearam whats e email, fiz de tudo para resolver amistosamente o problema mas eles fazem questão em não resolver, negar tudo e colocar a culpa em mim, sendo que é notorio que a frontier 190cv tem problemas cronicos, vi postagens e afins aqui e gostaria de saber se existe um meio mais barato de arrumar isso, a CCS quer 6600,00 para reparar, pois nao confio, eles ja repararam durante a garantia e nunca ficou bom, nao vai ser agora que eles vao conseguir resolver em definitivo certo?

infelizmente vou ter que cobrar eles na justiça, pois eu fiz todas revisoes com eles, nunca fiz nada de mecanica fora da nissan, sempre tive esse cuidado, mesmo fora da garantia de fabrica ainda faço as revisões de acordo.

Voces gastaram quanto para resolver esse problema? sabem me dizer qual peça geralmente é colocaram que é uma valvula...

enricof18
10/09/2021, 21:31
Olá.

Pessoal a CCS e nissan, junto ao corpo juridico da mesma me bloquearam whats e email, fiz de tudo para resolver amistosamente o problema mas eles fazem questão em não resolver, negar tudo e colocar a culpa em mim, sendo que é notorio que a frontier 190cv tem problemas cronicos, vi postagens e afins aqui e gostaria de saber se existe um meio mais barato de arrumar isso, a CCS quer 6600,00 para reparar, pois nao confio, eles ja repararam durante a garantia e nunca ficou bom, nao vai ser agora que eles vao conseguir resolver em definitivo certo?

infelizmente vou ter que cobrar eles na justiça, pois eu fiz todas revisoes com eles, nunca fiz nada de mecanica fora da nissan, sempre tive esse cuidado, mesmo fora da garantia de fabrica ainda faço as revisões de acordo.

Voces gastaram quanto para resolver esse problema? sabem me dizer qual peça geralmente é colocaram que é uma valvula...

Sobre a Frontier 190cv ter problemas crônicos, isso não procede. É um veículo com muito boa confiabilidade.

Dê mais relatos sobre seu problema, talvez eu possa ajudar.

rgarcia
29/10/2021, 13:36
Comprei uma frontier usada 15/15 com esse problema de falta de potência. Após trocar uma válvula quebrada o problema continuava e em novos testes o mecânico identificou que o sensor de pressão da turbina estava gerando o problema. Atualmente na CSS o sensor é vendido a um preço absurdo de 4 mil reais. No paralelo encontra por menos de mil reais. Entretanto o mecânico sugeriu apenas isolar esse sensor. Fiz isso e até agora não tive mais o problema.

rgarcia
29/10/2021, 13:51
a minha é uma 15/15 AT e estava co problema bem semelhante. Além de uma válvula da EGR quebrada o mecânico identificou que o sensor de pressão da turbina não estava passando parâmetros corretos. Como a CSS está pedindo 4K atualmente por esse sensor, o mecânico sugeriu apenas isolar o sensor. Até o momento não tive problemas.

Felipe Henrique
27/02/2023, 12:42
Bom dia amigos !
minha frontier SL 2015 acontece perda de potencia e desligo e ligo volta ao normal, troquei o sensor da turbina original nissan ultima versao , filtros etc porem defeito continua, algum colega resolveu defeito como este ? tambem alguem tem manual da injecao eletronica deste caminhonete

Passando pelo mesmo problema e não consegui resolver, troquei bastante coisa.

enricof18
28/02/2023, 06:19
Passando pelo mesmo problema e não consegui resolver, troquei bastante coisa.

Chegou a passar scanner nela e verificar se existe algum código de falha?

Se sim, qual ou quais códigos apresentou?

asfonseca
12/04/2023, 12:07
Bom dia a todos.

Tenho uma Frontier XE 2013 190cv
Voltando de São João Del Rey para São Paulo, uns 60km da minha partida, o carro perdeu potência.
Parei em um posto, tomei um café e depois de uns minutos continuei viagem, porém ao ligar novamente, percebi uma coisa estranha.
Ela estava trepidando / chacoalhando / tremendo além do normal mas como era de madrugada, resolvi seguir assim mesmo.
Na condução, percebi que em baixas rotações ela não tinha força, melhora um pouco entre uns 2000 e 2500 RPM e acima disso sem a força devida novamente. Atinge uns 90km/h nessa rotação, porém não forcei mais que isso.
Obs.: Estava tracionando uma carretinha Baú, mas sem exagero no peso, e algumas bagagens na caçamba.

Sintomas:
- Sem potência;
- Não sai fumaça alguma pelo escape;
- Wastegate sobe quando liga, mas não oscila; (tenho video)
- Quando desliga, turbina (aparentemente é dela) faz um tec tec tec meio lento (umas seis vezes) e desarma (desce) a wastegate fazendo outro tec (dessa vez é do retorno da WG). (tenho video)
- Com o carro desligado, consigo movimentar a wastegate com o dedo. Se empurrar até o fim, ela fica travada em cima e não volta, tendo que puxar novamente.
- Uma das mangueiras, está com Óleo excessivo na parte externa. É no segundo segmento da mangueira diretamente ligada no intercooler, que vem de um primeiro segmento que sai de perto da turbina. (tenho video)
- Percebi que a turbina faz aquele barulho caracteristico, como se estivesse funcionando.
- Filtro de ar muito limpo.

O que mecanico diz ?
- 3a. vela com defeito. (Achei estranho, pois para mim essa vela só tem função até o aquecimento do motor, mas sou leigo).
- Diesel muito sujo, precisa de limpeza no tanque. (não sei dizer por onde ele viu isso).

Alguém pode dar uma opinião ?
Minha dúvida é que ela não fumaça.
Estou pensando fazer troca do Óleo (atual é o brutus 5w30) e todos os filtros, pois já está no momento da troca, antes de enviar ao mecânico para procurar o "problema".

Minha preocupação é ficar gastando dinheiro trocando peças sem saber do que se trata.

enricof18
13/04/2023, 07:59
Bom dia a todos.

Tenho uma Frontier XE 2013 190cv
Voltando de São João Del Rey para São Paulo, uns 60km da minha partida, o carro perdeu potência.
Parei em um posto, tomei um café e depois de uns minutos continuei viagem, porém ao ligar novamente, percebi uma coisa estranha.
Ela estava trepidando / chacoalhando / tremendo além do normal mas como era de madrugada, resolvi seguir assim mesmo.
Na condução, percebi que em baixas rotações ela não tinha força, melhora um pouco entre uns 2000 e 2500 RPM e acima disso sem a força devida novamente. Atinge uns 90km/h nessa rotação, porém não forcei mais que isso.
Obs.: Estava tracionando uma carretinha Baú, mas sem exagero no peso, e algumas bagagens na caçamba.

Sintomas:
- Sem potência;
- Não sai fumaça alguma pelo escape;
- Wastegate sobe quando liga, mas não oscila; (tenho video)
- Quando desliga, turbina (aparentemente é dela) faz um tec tec tec meio lento (umas seis vezes) e desarma (desce) a wastegate fazendo outro tec (dessa vez é do retorno da WG). (tenho video)
- Com o carro desligado, consigo movimentar a wastegate com o dedo. Se empurrar até o fim, ela fica travada em cima e não volta, tendo que puxar novamente.
- Uma das mangueiras, está com Óleo excessivo na parte externa. É no segundo segmento da mangueira diretamente ligada no intercooler, que vem de um primeiro segmento que sai de perto da turbina. (tenho video)
- Percebi que a turbina faz aquele barulho caracteristico, como se estivesse funcionando.
- Filtro de ar muito limpo.

O que mecanico diz ?
- 3a. vela com defeito. (Achei estranho, pois para mim essa vela só tem função até o aquecimento do motor, mas sou leigo).
- Diesel muito sujo, precisa de limpeza no tanque. (não sei dizer por onde ele viu isso).

Alguém pode dar uma opinião ?
Minha dúvida é que ela não fumaça.
Estou pensando fazer troca do Óleo (atual é o brutus 5w30) e todos os filtros, pois já está no momento da troca, antes de enviar ao mecânico para procurar o "problema".

Minha preocupação é ficar gastando dinheiro trocando peças sem saber do que se trata.


Bom, vamos por partes...

1) Você está com perda de potência e vibração no motor. Se as duas coisas estiverem relacionadas, o mais provável é você tenha um um defeito em bicos injetores ou no controle de pressão de combustível, ou até problema mecânico no motor, na parte de pressão de cilindros. Turbina não faz motor trepidar, sensores de pressão de admissão, de fluxo de ar, não fazem o motor trepidar, velas aquecedoras não fazem motor trepidar, e por ai vai.

2) A sua é uma 2013 190cv, ela não tem wastegate. Ela tem um atuador elétrico que aciona a geometria de turbina e ele não fica oscilando durante o funcionamento em marcha lenta.

3) O tec tec tec que você ouve vindo da turbina acontece mesmo quando desliga o motor, o atuador da geometria aciona algumas vezes e fica na posição de repouso. Se houver qualquer defeito nessa peça, haverá código de falha referente a ela.

4) Não entendi a parte em que você consegue "movimentar a wastegate com o dedo" pois esse motor tem atuador elétrico na geometria de turbina e pra você movimentar a geometria com o dedo, tem que tirar a haste que liga esse atuador no eixo de atuação da geometria.

5) Mangueiras de intercooler sujas com óleo é NORMAL. Esse óleo vem do sistema de ventilação do cárter que sai da tampa de válvulas e entra na mangueira do filtro de ar, bem na entrada da turbina. Não pode ser em excesso, pois se for indica problema de pressão de cilindros do motor ou até falha na vedação de óleo da turbina.

6) O barulho característico de turbina que você diz ouvir, se for tipo um zunido, pode ser desgaste nas pás do rotor do compressão da turbina.

7) Se for possível, informe todos os códigos de falha apresentados nela com scanner, os códigos mesmo, não a descrição deles.

Samuel Dias
13/04/2023, 13:32
Estou pensando fazer troca do Óleo (atual é o brutus 5w30) e todos os filtros, pois já está no momento da troca, antes de enviar ao mecânico para procurar o "problema".

Se os filtros já estão vencendo, e dependendo do uso que você faz, eu começaria por aí.

Guilhemar
06/05/2023, 12:58
enricof18, em 2016 qd fui comprar minha frontier SL 2014 li muito aqui antes de decidir, lembro dos seus posts...rsss. Bacana esse apoio aos donos de frontier. Parabéns!