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Ver Versão Completa : Caixa de Chevette no Jeep



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edusao
11/01/2015, 00:58
Usado sempre para trilhas leves e passeios de 300 km. 9x44 - andava 100/110 bem tranquilo. Pneus fate agarre. Se tiver facebook tem fotos dele lá. Meu nome é Rafael Boaventura. Abraços

Rafael, que rodas são essas?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/444940d1379189476-caixa-de-chevette-no-jeep-img_20130914_155115.jpg

tuna
11/01/2015, 09:59
Rodas de f-1000 com o offset alterado :concordo:

[]'s

edusao
11/01/2015, 22:11
Rodas de f-1000 com o offset alterado :concordo:

[]'s

Valeu Tuna! Mas existe para comprar assim ou só mandando fazer?

tuna
12/01/2015, 08:46
Nesse modelo tem que mandar fazer...

mas existem similares da mangels e rodabrás

[]'s

Pilatti
13/01/2015, 22:08
Olá pessoal,

Tudo bem? Estou começando esta adaptação, Opala 4CC x Cambio Chevette 5M x Reduzida Willys

Estou com a capa seca do opala moderno, pretendo comprar o rolamento original do Opala mesmo e terei de refazer o local para a trava no eixo piloto, achei essa solução melhor que embuchar o rolamento do Chevette. Já comprei a flange da AdapBrasil para a reduzida.

Tenho 2 dúvidas, li as 105 páginas e não achei referencia..

1 - Qual a medida para fazer a nova fenda no eixo piloto para a trava (alguém tem foto?)
2 - Qual suporte vocês usam para fixar o motor do Opala 4CC no chassi do Jeep?

abs

Ian Jeep
13/01/2015, 23:56
Olá pessoal,

Tudo bem? Estou começando esta adaptação, Opala 4CC x Cambio Chevette 5M x Reduzida Willys

Estou com a capa seca do opala moderno, pretendo comprar o rolamento original do Opala mesmo e terei de refazer o local para a trava no eixo piloto, achei essa solução melhor que embuchar o rolamento do Chevette. Já comprei a flange da AdapBrasil para a reduzida.

Tenho 2 dúvidas, li as 105 páginas e não achei referencia..

1 - Qual a medida para fazer a nova fenda no eixo piloto para a trava (alguém tem foto?)
2 - Qual suporte vocês usam para fixar o motor do Opala 4CC no chassi do Jeep?

abs


Boa noite Pilatti, tranquilo?

Da uma olhada nesse fórum aki, caso não consiga visualizar as imagens, faça o cadastro.

http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/70655-post326.html

http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/79414-post340.html

Tópico completo.

http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/jeep-cj/128-cambio-de-chevette-nos-willys-9.html

E esse link aki tmb pode ajudar

http://chevetteiroscuritiba.com.br/mitosopala4.htm

Já o suporte do motor, vc vai ter q fabricar sob medida, tem tópicos aki falando sobre isso.


Abraços

Pilatti
14/01/2015, 18:31
Obrigado Iam!

edusao
27/01/2015, 17:12
Amigos,

não sei se o tópico aqui é adequado mas tenho uma questão sobre cambio para pedir auxilio.

Meu jeep é ano 82, 4 cilindros ohc original e cambio e redução todo original também.

Fiz uma viagem agora com ele, mais asfalto, que totalizou uns 900 km.

Preciso/quero dar uma revisada na caixa por razões de barulho e chiadeira, principalmente depois de quente.

Primeiro na marcha lenta já faz um chiado e quando piso na embreagem para. Depois andando chia quase em todas as marchas, mas parece que a terceira é a pior. Em quarta quase não escuto pois daí já está embalado e parece que fica tudo liso....

Enfim, minha dúvida é se vale a pena revisar e se o custo disso vale a pena. Existem peças boas para este câmbio?

Quero manter o jeep o mais original possível na parte mecânica, pois gosto do jeito e da caminhada dele. Tenho andado diariamente e feito pequenas viagens de asfalto entre 80 e 300 km ida e volta e cada dia curto mais.

O motor é muito liso e adequado ao jipe, na minha opinião. Então, para ficar perfeito falta apenas o câmbio ajudar um pouco e trabalhar quietinho....

Tenho quase certeza que o cambio é bem originalzinho ainda, mas, só abrindo mesmo para ver.

Conto com a ajuda e a experiência dos jipeiros de plantão!

Valeu!

Pilatti
27/01/2015, 19:49
Pessoal,

Vejam o meu conjunto:

GM151 + Cambio Clarck CL2505D + Flange AdapBrasil + T-Case original Willys

491020

Leonardo Raffi
27/01/2015, 21:43
creio que seja o rolamento de embreagem


Amigos,

não sei se o tópico aqui é adequado mas tenho uma questão sobre cambio para pedir auxilio.

Meu jeep é ano 82, 4 cilindros ohc original e cambio e redução todo original também.

Fiz uma viagem agora com ele, mais asfalto, que totalizou uns 900 km.

Preciso/quero dar uma revisada na caixa por razões de barulho e chiadeira, principalmente depois de quente.

Primeiro na marcha lenta já faz um chiado e quando piso na embreagem para. Depois andando chia quase em todas as marchas, mas parece que a terceira é a pior. Em quarta quase não escuto pois daí já está embalado e parece que fica tudo liso....

Enfim, minha dúvida é se vale a pena revisar e se o custo disso vale a pena. Existem peças boas para este câmbio?

Quero manter o jeep o mais original possível na parte mecânica, pois gosto do jeito e da caminhada dele. Tenho andado diariamente e feito pequenas viagens de asfalto entre 80 e 300 km ida e volta e cada dia curto mais.

O motor é muito liso e adequado ao jipe, na minha opinião. Então, para ficar perfeito falta apenas o câmbio ajudar um pouco e trabalhar quietinho....

Tenho quase certeza que o cambio é bem originalzinho ainda, mas, só abrindo mesmo para ver.

Conto com a ajuda e a experiência dos jipeiros de plantão!

Valeu!

antonio umino
27/01/2015, 21:52
Rolamento do piloto....

a caixa está com o nivel de óleo baixo...

abçs

edusao
27/01/2015, 22:02
Obrigado pelas respostas. Também achei que era o rolamento da embreagem, mas em algumas marchas chia mais que em outras. Óleo troquei agora antes de viajar e deixei bem no nível, acho que não pode ser isso. Rolamento do piloto já me falaram mesmo. O duro é mandar abrir e não achar peças de qualidade para substituir!

Leonardo Raffi
28/01/2015, 09:40
Eu não sei mas pensaria no uso então do chevete que anda aguentando bem... as de 4 marchas p trilhas e a de 5 para passeios(ela tem a 5 drive) vale a pena pesquisar mais... as de opala não aguentam no jeep por isso ninguem usa....
abraço

squinzani
28/01/2015, 18:17
olha da certo sim...

amigos meus na antiga tinha motor de opala 4cc e 6cc nos chevettes... então no jeep tb da!

kaiser64
12/03/2015, 11:47
Pessoal estou terminando a adaptação do cambio do chevette com o motor AP, estou tendo problemas com a embreagem, conforme manual da Deeptec o parafuso que segura o garfo da embreagem deve ficar no mínimo, tendo somente rosca necessaria para a porca, até ai beleza, ai quando aciono a embreagem ( motor desligado) a mesma parece que fica travada na posição embreada, tenho que fazer força com uma ferramenta ali no garfo para ela voltar a posição original, o que pode ser? e outra, o cabo de embreagem do chevette tá meio longo, é esse mesmo para usar? existe diferentes cabos de embreagem de chevette ou são iguais?

Abraços

monge
12/03/2015, 12:23
Se eu não estiver enganado ou muito esquecido, o cabo da embreagem que eu uso é o do gol, deu certinho na minha adaptação... mas eu uso motor ap e caixa do jeep

kaiser64
12/03/2015, 13:53
Pois é monge, o cabo eu posso procurar outro.. meu maior problema é a duvida nessa parte que falei q ta travando embreado..

vavarusso
12/03/2015, 14:08
Pois é monge, o cabo eu posso procurar outro.. meu maior problema é a duvida nessa parte que falei q ta travando embreado..
Entra embaixo e minuciosamente olhe onde estar engripando. O cabo tem mais a ver com a embreagem do que com a cx.

kaiser64
12/03/2015, 14:26
Entra embaixo e minuciosamente olhe onde estar engripando. O cabo tem mais a ver com a embreagem do que com a cx.


tentei olhar ontem a noite pelo buraco do garfo da embreagem.. mas não consegui identificar onde esta travando.. vou olhar de novo final de semana... o parafuso do garfo tem que ficar assim mesmo, sobrando o minimo de rosca possivel?

Doutor Gory
12/03/2015, 15:52
O meu ficou assim, motor ap, caixa do chevette. O Parafuso fucou com rosca apenas pra porca e eu usei o cabo da embreagem do chevette ficou perfeito acho que o problema não é do cabo !

kaiser64
15/03/2015, 23:33
Pessoal só para registrar a solução do meu problema de embreagem travando: a mola do garfo que faz o parafuso de regulagem do mesmo ficar no seu devido lugar estava meio cansada e o parafuso "escorregou" para o lado, comprei um garfo novo e tudo certo.. o fo** foi ter que tirar o motor que estava certinho no lugar novamente.. quase 3 horas de serviço por causa de uma peça de 60 reais.. pacaba.. se alguem tiver algum problema parecido verifica se não é o garfo.


Abs

kaiser64
17/03/2015, 09:25
Bom dia pessoal, que óleo estão usando no cambio do chevette?

Viniciusaol
17/06/2015, 16:27
Pessoal q tem cambio chevette 5 marchas com motor bf 161... não tiveram problemas com o cardã ficando muito curto não??? comprei um cambio chevette ja veio com adaptaçao na capa seca original e outra pra reduzida que ficou muito comprido o conjunto... o cardã vai ficar com uns 30cm ou menos... é isso mesmo? se eu comprar a adapraçao da deeptec ou adapbrasil ganho uns 8 cm

Marcelo
17/06/2015, 22:11
Grande Vinicius,

Não tenho esse powertrain no meu jeep, porém posso dizer que o cardan do meu jipe é bem menor que esses 30cm mencionados por você e não tive problemas por conta disso.

Para informação, meu powertrain é um Vortec V6 + câmbio auto 4L60E.

504906

[s]

Viniciusaol
18/06/2015, 06:45
Valeu, Marcelo... um belo powertrain heim?? me esclareceu bem pela foto... vou trocar a flange da reduzida que ficou muito grande, por uma da Adapbrasil que fica uns 10 cm menor, assim nao tenho que mexer muito por dentro tbm, por conta da posição das alavancas e vai melhorar a inclinaçao do cardã.... depois posto fotos aqui... valeu...

squinzani
19/06/2015, 09:10
sobre essas caixa de chevette que o povo tem colocado em jeep...

ai vem um motor mais forte e falam.. "não vai aguentar, vai quebrar.. vai destruir... e tudo mais..."

alguém já pensou em forjar uma caixa de chevette 1.6 (clark 2205D) ?

tendo em vista que o custo dela é baixo, e acha flanges prontas.. será que não valeria a pena forjar?

existem chevettes turbo por ai.. rodando com muitos CVs e alguns com caixa forjada... outros trocam caixa..


o que acham?

squinzani
25/06/2015, 01:00
sobre essas caixa de chevette que o povo tem colocado em jeep...

ai vem um motor mais forte e falam.. "não vai aguentar, vai quebrar.. vai destruir... e tudo mais..."

alguém já pensou em forjar uma caixa de chevette 1.6 (clark 2205D) ?

tendo em vista que o custo dela é baixo, e acha flanges prontas.. será que não valeria a pena forjar?

existem chevettes turbo por ai.. rodando com muitos CVs e alguns com caixa forjada... outros trocam caixa..


o que acham?

ninguém ai pra dar retorno?

luiztomazi
08/07/2015, 20:21
na verdade eh 43/8... =)
Boa noite, vendo e lendo sobre adapitações,gostaria de saber se tem como adapitar caixa chevete,reduzida da cheroke4x4 e motor da cheroke 6cc. não encontro nada a respeito.
Agradeço se puder me responder.

luiztomazi
08/07/2015, 20:40
Bom dia pessoal .... Alguem já fez adaptação da caixa do opala na ford explorer ?
Estou querendo tirar cambio automático e colocar manual ..... utilizando caixa do opala ...
Então, meu amigo tem uma cheroke ano 1998 6cc automatica, a caixa ja era e o modulo foi roubado, ele quer uma configuração, ou seja uma caixa que com adapitação ,reduzida 4x4 da cheroke mesmo, e motro da cheroke o mesmo.A cheroke do cara esta impecavel.Mas ta difício de achar alguem que saiba. rsrs

matrakaum
09/07/2015, 08:59
VC precisa da CX desta cherokee? Manda uma MSG no reservado q eu arrumo pra VC.

Pablo.pinto2007
09/07/2015, 09:18
Então, meu amigo tem uma cheroke ano 1998 6cc automatica, a caixa ja era e o modulo foi roubado, ele quer uma configuração, ou seja uma caixa que com adapitação ,reduzida 4x4 da cheroke mesmo, e motro da cheroke o mesmo.A cheroke do cara esta impecavel.Mas ta difício de achar alguem que saiba. rsrs

Já vi completo... motor AP câmbio chevette, no caso o cara tirou a tração, deixou 4x2...

O problema é q o módulo da caixa conversa com a ECU do motor (acho até que é tudo junto)... no caso pra ele deixar o motor original teria que partir pra fulltech (ou é fueltech?)... mas aí vem outro problema, o painel também é integrado ao ECU do motor... enfim... é mais fácil ligar pro Matrakaum e conseguir o câmbio de origem dela...
Outra opção, já que tá merda se lambuza logo, é partir pra mecânica toda original à diesel, como boa sugestão o 2.8 MWM à bomba que descomplica a eletrônica... o painel vc faz funcionar de outro carro ou um bom especialista em painel ele consegue fazer funcionar.

Pablo

risso f-75
09/07/2015, 15:41
Boa tarde !
Câmbio do chevetinho fica show...
Na estrada anda bem.

https://www.youtube.com/watch?v=0cNMA5BAYR8

E no BARRO tem aguentado até agora. No vídeo abaixo no link, duas mandadinhas de leve em 2° reduzida.

https://www.facebook.com/renato.risso.7/videos/vb.100001679689753/1014582425274404/?type=3&theater

Leandro Finger
13/07/2015, 20:08
boa noite a todos, sou novato o meu veiculo e 4x4 cj5 uso motor ap1.8 com caixa do chevete 4m gosto do conjunto,muito bom de encontrar peças,ate agora ele ta aguentando o tranco..

douglasfrener
23/07/2015, 21:10
Boa noite ai pessoal, preciso de uma ajuda de vocês aqui do grupo, estou com minha caixa de 4m original indo pro brégio (aranhando, ré pulando e fazendo barulho nas 3 primeiras marchas, estou prestes a colocar uma cx de cheva 5 marchas, porém estou com receio de as alavancas ficarem muito perto dos bancos ficando ruim para mexer, e ainda tem o freio de mão entre os bancos, eu gostaria se possível vcs postarem fotos de como ficou o posicionamento das alavancas isso sem mexer no motor claro.

Abraço a todos...

matrakaum
24/07/2015, 14:56
Boa noite ai pessoal, preciso de uma ajuda de vocês aqui do grupo, estou com minha caixa de 4m original indo pro brégio (aranhando, ré pulando e fazendo barulho nas 3 primeiras marchas, estou prestes a colocar uma cx de cheva 5 marchas, porém estou com receio de as alavancas ficarem muito perto dos bancos ficando ruim para mexer, e ainda tem o freio de mão entre os bancos, eu gostaria se possível vcs postarem fotos de como ficou o posicionamento das alavancas isso sem mexer no motor claro.

Abraço a todos...

No meu caso tive que entortar as alavancas da reduzida, pois, como meus bancos são largos pegavam na base deles. Joguei elas pra frente. Não sei se ficou bom, quero dizer, prático, pq ainda não andei com o Jeep mas, ao menos, em teste parado não pega mais.

Viniciusaol
25/07/2015, 07:48
ainda não tá finalizado, mas ta aí umas fotos de como ficaram as alavancas, porém com motor original. Meu assoalho já era modificado (uma chapa reta) e a caixa de ferramentas não é a original, pois se fosse acho que teria um problema maior... ainda não finalizei, pois quero entortar as alavancas da reduzida e tração para frente, e fazer uma tampa de acabamento. assim que finalizar posto fotos. Como já to rodando assim mesmo, posso garantir que a dirigibilidade melhora MUITO com a alavanca de marchas nessa posiçao. outra coisa que to rindo à toa, é o consumo: fiz um percurso de 15km em asfalto mais a volta por estrada de terra c muita subida e deu média de 6km/litro... antes com a caixa de 3marchas era 4km/l em trilha ainda nao testei.

Marcelo Godoy
25/07/2015, 13:15
ainda não tá finalizado, mas ta aí umas fotos de como ficaram as alavancas, porém com motor original. Meu assoalho já era modificado (uma chapa reta) e a caixa de ferramentas não é a original, pois se fosse acho que teria um problema maior... ainda não finalizei, pois quero entortar as alavancas da reduzida e tração para frente, e fazer uma tampa de acabamento. assim que finalizar posto fotos. Como já to rodando assim mesmo, posso garantir que a dirigibilidade melhora MUITO com a alavanca de marchas nessa posiçao. outra coisa que to rindo à toa, é o consumo: fiz um percurso de 15km em asfalto mais a volta por estrada de terra c muita subida e deu média de 6km/litro... antes com a caixa de 3marchas era 4km/l em trilha ainda nao testei.

Vinicius,

Seu motor é o BF-161? Este "6 km/l" é um ótimo valor. Parabéns!!

Estou me preparando ($$) para colocar um GM-151 e o câmbio Chevette 5m e fiquei feliz em ver as fotos da sua viatura.

Grande abraço.

Sds,
M.Godoy

douglasfrener
26/07/2015, 12:12
ainda não tá finalizado, mas ta aí umas fotos de como ficaram as alavancas, porém com motor original. Meu assoalho já era modificado (uma chapa reta) e a caixa de ferramentas não é a original, pois se fosse acho que teria um problema maior... ainda não finalizei, pois quero entortar as alavancas da reduzida e tração para frente, e fazer uma tampa de acabamento. assim que finalizar posto fotos. Como já to rodando assim mesmo, posso garantir que a dirigibilidade melhora MUITO com a alavanca de marchas nessa posiçao. outra coisa que to rindo à toa, é o consumo: fiz um percurso de 15km em asfalto mais a volta por estrada de terra c muita subida e deu média de 6km/litro... antes com a caixa de 3marchas era 4km/l em trilha ainda nao testei.


Realmente ficou muito bom, e com as alavancas para frente irá ficar da hora, já me decidi, vou de cambio de cheva 5m mesmo
A hora que eu começar a mexer irei postando as fotos

fquintana
28/07/2015, 14:16
Pessoal
Uma duvida pois para mim não ficou claro, sei que cada um tem sua opinião e respeito todas.

Para colocar a caixa do Chevette 5m com o BF 161 6cc original e com pneu 33" roda 15, quais a reais adaptações que tenha que fazer?

Caixa seca, flange, luva...

abs

squinzani
28/07/2015, 14:40
Pessoal
Uma duvida pois para mim não ficou claro, sei que cada um tem sua opinião e respeito todas.

Para colocar a caixa do Chevette 5m com o BF 161 6cc original e com pneu 33" roda 15, quais a reais adaptações que tenha que fazer?

Caixa seca, flange, luva...

abs


2 flanges:

- na capa seca
- na reduzida willys

terá que verificar conjunto de embreagem e eixo piloto usará

e também terá que mudar a posição da travessa de suporte da caixa de cambio e verificar como ficará os cardans (talvez terá que encurtar ou aumentar...)

fquintana
28/07/2015, 14:46
Muito grato squinzani (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/66689-squinzani/)

Viniciusaol
28/07/2015, 14:50
Usei a capa seca do jeep mesmo, porém ja comprei a caixa preparada com o eixo piloto da caixa de jeep, usando assim a embreagem original do jeep 6cc. Foi feita uma flange (uma chapa grossa) que recebeu a furaçao da caixa de um lado e afuração da capa seca do outro. A moringa foi a original do jeep, refurada pra caixa do chevette. O pino do garfo foi aumentado em 1cm para compensar a espessura da flange (chapa grossa) e dar o curso necessário para acionamento da embreagem. OBS; se nao for comprar flange pronta, tem q ficar muito atento quanto ao alinhamento e nivelamento das peças com relação ao motor e caixa, senao a caixa fica inclinada pra algum lado e reflete na travessa de apoio da caixa no chassi.
Usei a flange da Adapbrasil para a reduzida (perfeita). Daí pra frente é por no lugar, no meu caso, como a pedaleira é original, aumentar o cabo de embreagem, tirante de acionamento do cabo, fazer um furo no chassi pra montar o eixo de acionamento do cabo da embreagem, refurar o chassi pra fixar a travessa de apoio da caixa, encurtar o cardã traseiro, aumentar o dianteiro, fora as modificações no interior do jeep
Tem opção de comprar flange da caixa pro motor pronta, que usa a caixa original do chevette, com eixo piloto original e disco de embreagem do chevette ou omega2.2 se nao me engano, mas aí já muda o sistema de acionamento da embreagem porque troca o colar, garfo etc. (nao sei bem pois nunca vi instalado assim).
Uma dica: Leia esse tópico de cabo a rabo, que facilita muito na hora de adaptar as coisas se for vc mesmo q for fazer. o pessoal da adapbrasil tbm informa muito bem.

tuna
28/07/2015, 16:16
Com 33 vai ter que usar relação reduzida pelo menos 5,37 (8,43)

[]'s

squinzani
29/07/2015, 11:28
Uma dúvida sobre essas caixas 2205

então, ja que todas são 2205 (chevette, c20...), ja aviso que nunca vi uma aberta, queria saber se tem como eu pegar uma caixa de chevette (CL-2205D) e trocar engrenagens.. coloca por exemplo a 1ª, 2ª e 3ª da CL-2205A que equipa os veículos A/C20

alguém sabe se existe essa possibilidade ? pois pelo que tava verificando na tabela tem diferenças de relação, ficará um pouco mais curta a primeira por exemplo...

qual o objetivo, deixar a caixa mais reforçada com engrenagens melhores e mais curta nas primeiras do que originalmente é no chevette... o que me dizem? pode falar que falei porcaria, não tem problema :D

antonio raicik
29/07/2015, 13:54
Dai pessoal a adaptação esta quase pronta jas esta acoplado a caixa na Redizida e a flange para a capa seca tambem ja esta pronta.
acho que semana que vem ja rodamos com o Troller de caixa nova.
Segue uma fotos do projeto

{4x4}´s
olá, como posso ter contato com voces? tenho uma troller com caixa tremec e quero adaptar caixa de chevette no motor AP e com a reduzida. como posso conseguir essas flanges? preciso de ajuda . grato!profraicik@yahoo.com.br

squinzani
31/07/2015, 13:43
Uma dúvida sobre essas caixas 2205

então, ja que todas são 2205 (chevette, c20...), ja aviso que nunca vi uma aberta, queria saber se tem como eu pegar uma caixa de chevette (CL-2205D) e trocar engrenagens.. coloca por exemplo a 1ª, 2ª e 3ª da CL-2205A que equipa os veículos A/C20

alguém sabe se existe essa possibilidade ? pois pelo que tava verificando na tabela tem diferenças de relação, ficará um pouco mais curta a primeira por exemplo...

qual o objetivo, deixar a caixa mais reforçada com engrenagens melhores e mais curta nas primeiras do que originalmente é no chevette... o que me dizem? pode falar que falei porcaria, não tem problema :D

alguém pode ajudar? de preferencia quem ja viu essas caixas abertas e sabe se da ou não pra troca umas peças...

a idéia seria tipo.. fazer a caixa 2205D fazer aguentar uns 200.. 250cv (já tava de bom tamanho).

ou então alguem sabe informar como que é o procedimento para forjar uma caixa? sabe se da para fazer isso na do chevette ? ja viram alguma feito isso ?

pois o que acontece é o seguinte, atualmente o meu é original 3M.. quero fazer um up mais pra frente, porém não queria gastar em caixas caras.. sei que uma C20.. 4 ou 5M seria boa, mas a do chevette aqui na região é entre 200 a 300 dilmas... + revisão ai se for ver outra é um absurdo de caro, queria uma caixa para off road e on road (a do chev.. como tem a 5ª seria uma boa), a propósito não é para o BF161 não, a idéia é colocar outro motor.. da linha GM ou VW.

a diesel tb queria.. mas é muitos dilmas pra isso (isso que o jeep ja é documentado a diesel :P vo deixa assim pra qdo puder coloco diesel)

monge
31/07/2015, 18:43
Sei que está fora do contexto, mas como o assunto é caixa vai aqui mesmo.
Hoje encontrei com um mecânico amigo meu e perguntei sobre a caixa clark da silverado a gasolina de 5 marchas.

Ele disse que a de 4 marchas é melhor, que a de 5 marchas quebra fácil. Procede isso? Já ouvi comentários de quem usa e nunca ouvi falar que quebra e a 5 fica tipo um overdrive. Tem alguém aqui rodando com esta caixa? Clark 5 marchas.

Rafaelopaleiro
31/07/2015, 19:30
A meu ver a resistência entre eles e igual. td depende do motor que se vai utilizar.

Penso em colocar uma cx 5 marchas em minha F 75 pois eu utilizo a cx de marchas original 3 marchas e posso dizer que ela e uma caixa otima de relação mais os engates dela fica devendo e muito.

Como minha F 75 utiliza o motor BF-161 e não vou utilizar pneus com medidas enorme e nem vou enfrentar trilhas pesadas o cambio 5 marchas vai ir bem.

Sem contar o preço desses cambio aqui na minha região gira em torno de 300 reais.

monge
01/08/2015, 01:15
O problema é este, não para... eu já cheguei no limite do AP, pneus 35" embreagem de cerâmica. A caixa clark de 5 marchas de inicio vai rodar no AP, futuramente ela receberá o motor 4.1 mpfi, 4.3 v6 ou ainda se eu achar um v8. Ela será o primeiro passo pra mudar tudo no meu jeep de novo.

monge
04/08/2015, 13:08
Voltando ao dilema da caixa do chevette.
Já li este tópico inteiro, já li outro e ainda assim estou boiando aqui.
Na minha adaptação, motor ap + caixa original, uso uma flange que liga a caixa do jeep, na caixa do gol, que no caso ficou como uma caixa seca e finalmente o motor ap.

Na adaptação da caixa do chevette não utiliza a caixa do gol? A flange é direta do motor para a caixa do chevette?

Segue duas fotos da minha atual adaptação. O Problema maior que estou pensando é no quanto eu vou ter que mexer no posicionamento da caixa e alteração dos cardãns.

Agora baseado no tamanho que fica a adaptação do chevette, e no meu caso eliminando a "caixa seca" do gol ficaria mais ou menos do mesmo tamanho?

Na questão durabilidade, vai aguentar mais que a caixa original? Lembrando que uso embreagem de cerâmica, pneus 35" e bloqueio?

[]'s pensando se troco a caixa ou se arrumo ela pela 13ª vez

Ian Jeep
04/08/2015, 23:13
Voltando ao dilema da caixa do chevette.
Já li este tópico inteiro, já li outro e ainda assim estou boiando aqui.
Na minha adaptação, motor ap + caixa original, uso uma flange que liga a caixa do jeep, na caixa do gol, que no caso ficou como uma caixa seca e finalmente o motor ap.

Na adaptação da caixa do chevette não utiliza a caixa do gol? A flange é direta do motor para a caixa do chevette?

Segue duas fotos da minha atual adaptação. O Problema maior que estou pensando é no quanto eu vou ter que mexer no posicionamento da caixa e alteração dos cardãns.

Agora baseado no tamanho que fica a adaptação do chevette, e no meu caso eliminando a "caixa seca" do gol ficaria mais ou menos do mesmo tamanho?

Na questão durabilidade, vai aguentar mais que a caixa original? Lembrando que uso embreagem de cerâmica, pneus 35" e bloqueio?

[]'s pensando se troco a caixa ou se arrumo ela pela 13ª vez

Boa noite Monge,

Então, essa capa seca do gol é bem comprida. Substituindo ela pela flange ap x cambio chevett, o conjunto fica um pouco menor, porem mais a flange da reduzida, acho q empataria no comprimento final do conjunto.

508874 508875

Abraços

Rafaelopaleiro
11/08/2015, 21:53
Pessoal Surgiu uma caixa 5 marchas do chevette por 150,00 reais esta em otimo estado, vou comprar pra colocar em minha F-75, pois a 3 Marchas ta complicada.

Vai ficar assim Cx do Chevette x Motor Bf-161


Tenho um amigo Torneiro que vai me ajudar a fazer as flanges ai não posso peder essa.

Abraços.

marciorank@gmail.com
11/08/2015, 22:38
Voltando ao dilema da caixa do chevette.
Já li este tópico inteiro, já li outro e ainda assim estou boiando aqui.
Na minha adaptação, motor ap + caixa original, uso uma flange que liga a caixa do jeep, na caixa do gol, que no caso ficou como uma caixa seca e finalmente o motor ap.

Na adaptação da caixa do chevette não utiliza a caixa do gol? A flange é direta do motor para a caixa do chevette?

Segue duas fotos da minha atual adaptação. O Problema maior que estou pensando é no quanto eu vou ter que mexer no posicionamento da caixa e alteração dos cardãns.

Agora baseado no tamanho que fica a adaptação do chevette, e no meu caso eliminando a "caixa seca" do gol ficaria mais ou menos do mesmo tamanho?

Na questão durabilidade, vai aguentar mais que a caixa original? Lembrando que uso embreagem de cerâmica, pneus 35" e bloqueio?

[]'s pensando se troco a caixa ou se arrumo ela pela 13ª vez

minha opinião; com pneus 35 e bloqueio, abandona caixa original e de chevette. vai com uma de C 20

monge
11/08/2015, 23:00
Dando o feedback, resolvi ir de caixa de chevette, já comprei os kits da deeptec, mas vou continuar usando a minha embreagem de cerâmica e ver o que vai quebrar agora.

Na questão do tamanho das caixas, o meu conjunto mede 80cm, do clarkette 81cm

Acho que semana que vem já está tudo ok... eu volto para finalizar esta novela minha.

Dig@sFisio
13/08/2015, 00:42
Boa noite Rafaelopaleiro!!! tem como compartilhar os croquis das flanges, acabei de adquirir um CX chevette 5M, quero coloca-la no meu jeep... edgar_fisio@hotmail.com zap zap (77)99943004

Desde ja muito obrigado!!

monge
17/08/2015, 19:34
Chegou o meu kit da deeptec e já começaram a montar. A questão agora é esta: A turma que já está rodando com o clarkette + AP há este tempo todo, o que têm a dizer? Gostaram, já mudaram pra outro cambio mais robusto ou ainda estão no clarkette?

turbino
18/08/2015, 08:52
Chegou o meu kit da deeptec e já começaram a montar. A questão agora é esta: A turma que já está rodando com o clarkette + AP há este tempo todo, o que têm a dizer? Gostaram, já mudaram pra outro cambio mais robusto ou ainda estão no clarkette?

Ola monge bom dia!!!
Eu tenho um jeep atualmente com bf161 x cambio 4m original, e estou mudando para motor ap 2.0 x clarkette, daqui umas semanas deve ficar pronto. Optei por este conjunto depois de andar em um jeep de um amigo, o jeep dele ficou muito bom tanto na trilha como na estrada, é claro que vai faltar um pouco de torque em baixa mas creio que no geral vai melhorar muito. No quesito resistencia do cambio, segundo relatos ele aguenta bem o motor ap, mas so na pratica vamos saber disto.

monge
18/08/2015, 10:38
Pois é Turbino, estas são minhas dúvidas.
Já rodo com AP há mais de 8 anos e nunca tive problema na questão torque, ou em trilha.

Eu já tenho pneus 35" bloqueios e embreagem de cerâmica, só que já quebrei a caixa de marchas do meu jeep 13 vezes... então deu já... e isso eu troquei a caixa inteira 3 vezes.

Meu medo é da embreagem de cerâmica, pois antigamente a embreagem era o fusível do jeep, quando ele não dava conta ela patinava e nada quebrava... depois da embreagem de cerâmica eu ainda não achei onde está o fusível... já explodi roda livre, quebrei ponta de eixo, quebrei caixa, quebrei cruzeta de cardãn, e por ai vai...

Então por isso que estou procurado onde vai ser o ponto mais fraco nesta configuração.

Acredito que eu já rodo com o meu neste final de semana.

turbino
18/08/2015, 11:03
Assim que tiver rodando com ele, voce diz pra gente o que voce achou ok!!! O meu vai demorar um pouco a mais pra rodar pois vou ter que adaptar o motor tambem e vou aproveitar e fazer a funilaria.

abraço


Pois é Turbino, estas são minhas dúvidas.
Já rodo com AP há mais de 8 anos e nunca tive problema na questão torque, ou em trilha.

Eu já tenho pneus 35" bloqueios e embreagem de cerâmica, só que já quebrei a caixa de marchas do meu jeep 13 vezes... então deu já... e isso eu troquei a caixa inteira 3 vezes.

Meu medo é da embreagem de cerâmica, pois antigamente a embreagem era o fusível do jeep, quando ele não dava conta ela patinava e nada quebrava... depois da embreagem de cerâmica eu ainda não achei onde está o fusível... já explodi roda livre, quebrei ponta de eixo, quebrei caixa, quebrei cruzeta de cardãn, e por ai vai...

Então por isso que estou procurado onde vai ser o ponto mais fraco nesta configuração.

Acredito que eu já rodo com o meu neste final de semana.

Dig@sFisio
27/08/2015, 23:20
Vava poderia me passar as medidas da flange que acopla na T-case?? edgar_fisio@hotmail.com

Desde ja obrigado!!

monge
27/08/2015, 23:37
Só para dar o feedback da minha adaptação. Hoje eu rodei pela primeira vez com o jeep assim. O câmbio é extremamente macio, nas arrancadas ficou bom, não cheguei a colocar 4ª e nem 5ª, rodei só na cidade mesmo em volta do quarteirão da oficina.

Tive alguns problemas com o cabo da embreagem e com a alavanca do câmbio.

O cabo da embreagem não achei nenhum que desse certo, a solução foi fazer um cabo mesmo.

O câmbio embora tenha ficado na mesma posição que a original do jeep, a alavanca veio um pouco para trás, e no meu caso aconteceu duas coisas. Quando engatava segunda, a alavanca ficava debaixo do banco do motorista, e quando engatava primeira ou terceira, o cambio ia pra debaixo do painel do jeep.

A solução foi fazer uma especie de M na alavanca. Ficou meio no estilo "subaqueira", mas ficou numa posição boa, e bem centralizado. Amanhã eu tiro as fotos e posto aqui.

[]'s

Eugênio

Dig@sFisio
27/08/2015, 23:43
Matrakaum, obrigado pelo elogio quanto ao desenho. Fiz este desenho em 2008 quando fui adaptar o câmbio de chevette no meu willys. Este rebaixo na bucha preta serve para acoplar em um ressalto existente no cambio do chevette. Uso esta flange desde 2008 e não tenho problemas com vazamentos ou com o próprio câmbio.

Ao dispor.
Francisco Maciel seu desenho é perfeito, só uma duvida e um detalhe que la não tem, são as medidas da peça principal, quais são??510525

vavarusso
28/08/2015, 13:21
Vava poderia me passar as medidas da flange que acopla na T-case?? edgar_fisio@hotmail.com

Desde ja obrigado!!
Meu caro eu fiz foi desenhando/contornando a TC, fiz vários moldes, ate em placas de gesso, mas as medidas nao tenho. Tenho do eixo que tá aqui no tópico do meu jeep TRUPY ZUPY.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/106379-projeto-trupy-zupy-cj-5-1965-a.html?highlight=TRUPY

monge
29/08/2015, 13:43
Fala galera!

Adaptação finalizada, jeep rodando.

Até agora gostei muito de como ficou. Cambio preciso e sem folgas. Por enquanto andei somente na cidade, ainda não usei em trilha ou traçado e reduzido.

Mas ficou excelente! Agora é ver até quando o cambio vai aguentar.

[]'s

Eugênio

Marcelo Godoy
29/08/2015, 22:52
Fala galera!

Adaptação finalizada, jeep rodando.

Até agora gostei muito de como ficou. Cambio preciso e sem folgas. Por enquanto andei somente na cidade, ainda não usei em trilha ou traçado e reduzido.

Mas ficou excelente! Agora é ver até quando o cambio vai aguentar.

[]'s

Eugênio

Eugênio, boa noite!

Por favor, poderia colocar fotos da viatura? Internas e externas se possível.

Pretendo fazer a mesma adaptação na minha criatura. Ainda não o fiz por problemas que assombram a maioria do povo brasileiro ($$), mas espero conseguir até o começo do próximo ano.

Obrigado.

Grande abraço!

Sds,
Marcelo

monge
30/08/2015, 00:08
Segue as fotos ai, as primeiras comparando a minha adaptação antiga, com o tamanho da caixa do chevette.

Depois a caixa montada.

Não precisei mexer em nada para caber, ficou exatamente na mesma medida que eu usava antes, que era motor ap com caixa do jeep.

Somente a tampa do assoalho que vou ter que fazer um retrabalho nela, mas nada complicado.

Doutor Gory
31/08/2015, 10:12
Monge

Que coifa é essa que você usou na alavanca ? Eu já troquei aquela borracha original umas 10 vezes ela sempre resseca e rasga !

[]´s

Wagner

Marcelo Godoy
31/08/2015, 10:53
Segue as fotos ai, as primeiras comparando a minha adaptação antiga, com o tamanho da caixa do chevette.

Depois a caixa montada.

Não precisei mexer em nada para caber, ficou exatamente na mesma medida que eu usava antes, que era motor ap com caixa do jeep.

Somente a tampa do assoalho que vou ter que fazer um retrabalho nela, mas nada complicado.

Eugênio, bom dia.

Ótimo ver o trabalho.

Por favor, na medida do possível nos envie fotos de como está ficando a sua viatura.

Obrigado.

grande abraço.

Sds,
Godoy

vavarusso
31/08/2015, 11:41
Meu caro Monge que coifa é essa que vc usou? Eu fiz uma de couro aproveitando uma luva ...

monge
31/08/2015, 13:20
Fala Galera!

Doutor Gory e Vavarusso, esta coifa é da caixa de direção do uno.

Parece que foi feita para o chevette de tão certo que deu... ehheehehe

[]'s

Eugênio

monge
01/09/2015, 11:18
O recorte da tampa do assoalho do meu jeep, falta dar acabamento e tampar o recorte antigo.

Dig@sFisio
02/09/2015, 20:11
Meu caro eu fiz foi desenhando/contornando a TC, fiz vários moldes, ate em placas de gesso, mas as medidas nao tenho. Tenho do eixo que tá aqui no tópico do meu jeep TRUPY ZUPY.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/106379-projeto-trupy-zupy-cj-5-1965-a.html?highlight=TRUPY

:safari-rig::palmas:Muito obrigado!!!

jmquiroga
02/09/2015, 23:42
Vai colocar mais alguma coifa por cima do assoalho ??

monge
03/09/2015, 07:18
A ideia é fazer uma tampa de lata mesmo, cobrindo o buraco e ficando ajustada na nova coifa

placona
04/09/2015, 15:49
Preciso aumentar os cardans do CJ, alguem sabe informar se existe alguem aqui na zona sul de sp que faz este servico ???

Denis Takashi
04/09/2015, 22:12
Preciso aumentar os cardans do CJ, alguem sabe informar se existe alguem aqui na zona sul de sp que faz este servico ???

Amigo,

Me manda um e mail : den.takashi@gmail.com

()´s

marciorank@gmail.com
12/10/2015, 21:19
boa noite

estou pensando em colocar uma caixa do chevette 4marchas no meu jeep, porem estou em duvida quanto ao ano do chevette, pois apareceu uma pra min porem me parece que o chevette é um dos modelos mais antigos, me parece ser 79 ou 80, alguem sabe dizer se as 4 marchas são todas iguais?

marciorank@gmail.com
14/10/2015, 18:58
alguem pra dar uma luz?

matrakaum
14/10/2015, 19:07
Kra não sei dizer na questão das engrenagens, talvez seja esta informação mais importante para vc., mas no visual são iguais.

marciorank@gmail.com
14/10/2015, 21:54
Kra não sei dizer na questão das engrenagens, talvez seja esta informação mais importante para vc., mas no visual são iguais.
opa, sendo na parte externa iguais ja é uma mao na roda, assim se tiver uma diferença em relação posso tirar esta e colocar outra.
obrigado pela informação.

abraço.

Willian Del Piero Rocha
14/10/2015, 23:07
Pelo preço da cx de chevette ,entorno de 200 reais ,não vejo vantagens em colocar uma de 4 marchas ,colocaria logo a de 5 marchas ,a 5ª e bem longa e dará uma folga ao motor nos deslocamentos e um pouco de economia ,,, não lembro onde eu ví ,mas ví uma tabela de torque suportado pelas cx de chevette ,é a 4 marchas é mais fraca que a 5 marchas. A 4 marchas erá usada nos chevette 1.4 , ,os primeiros. Já a 5 marchas saiu nos 1.6.

lucciano amaral
15/10/2015, 07:33
Amigos qual a melhor coifa para colcoar na alavanca do chevete e tampar o furo do assoalho do jeep? comprei um jeep que esta com esse cambio 5 marchas e sem a coifa, grato

monge
15/10/2015, 07:57
No meu, eu usei a coifa da caixa de direção do uno / palio, porém ela cobre a alavanca apenas.

Estas fotos estão antigas, foi quando fiz a minha adaptação, na lata da tampa, levei um a funileiro e ele fez o acabamento do que tive que cortar para encaixar a nova alavanca. Quando eu tirar novas fotos eu posto para vc ver.

matrakaum
15/10/2015, 09:31
Pelo preço da cx de chevette ,entorno de 200 reais ,não vejo vantagens em colocar uma de 4 marchas ,colocaria logo a de 5 marchas ,a 5ª e bem longa e dará uma folga ao motor nos deslocamentos e um pouco de economia ,,, não lembro onde eu ví ,mas ví uma tabela de torque suportado pelas cx de chevette ,é a 4 marchas é mais fraca que a 5 marchas. A 4 marchas erá usada nos chevette 1.4 , ,os primeiros. Já a 5 marchas saiu nos 1.6.
Aqui em SP uma caixa destas 5 marchas não sai por menos de 350 com a troca nem em sonho. Digo em lojas legalmente constituídas. Chevette desapareceu, encontrar um em leilão em condições de se retirar peças é quase acertar na loteria.

Dic3
15/10/2015, 09:58
Coloca a coifa do cambio da band, ela é bem grande, fiz isso nos meus dois

squinzani
15/10/2015, 16:42
Coloca a coifa do cambio da band, ela é bem grande, fiz isso nos meus dois


pode postar uma foto pra nós? :)

assim ja sabemos como ficou.....

lucciano amaral
15/10/2015, 18:17
valeuw amigos

marciorank@gmail.com
15/10/2015, 22:11
pensei em colocar a de quatro marchas devido ao seu tamanho ser mais proximo do comprimento da caixa do willys, a 5 marchas me falaram que é bem mais comprida, ai no meu jeep vai ficar sem o cardã traseiro, hehheh....
com a caixa original que esta nele so tem 30 cm de tubo no cardã

Viniciusaol
16/10/2015, 07:00
pensei em colocar a de quatro marchas devido ao seu tamanho ser mais proximo do comprimento da caixa do willys, a 5 marchas me falaram que é bem mais comprida, ai no meu jeep vai ficar sem o cardã traseiro, hehheh....
com a caixa original que esta nele so tem 30 cm de tubo no cardã

Marcio, qual motor vc tem?? eu coloquei a caixa 5 marchas com o bf161. O carda traseiro ficou com uns 20e poucos cm mas funcionou que é uma beleza.

Humberto cicero de Abreu
01/11/2015, 16:05
Estou instalando caixa chevette 5 m no cj5 motor bf161, gostaria de fotos após a instalação é saber se melhora o rendimento na estrada!?

Zangado BH
09/12/2015, 14:27
Caramba... :( ganhei uma caixa do chevette 79. Pensei que fosse mais simples essa adaptação. O meu é um cj5 75, 6cc beberrão. não sei se vale a pena.

antonio umino
10/12/2015, 00:28
esta caixa de cambio do 79 é de 4 marchas.....não de 5 marchas..

abçs

monge
10/12/2015, 07:12
Quanto a ser 4 ou 5 marchas não vi diferença rodando. No meu é de 5 marchas e raramente, muito raro mesmo eu coloco a 5a marcha. A diferença entre a 4 e a 5 é quase que imperceptível.

Uma vantagem que a de 4 marchas tem sobre a de 5 é a posição da marcha que ré que é pra frente, em cima da primeira, enquanto na de 5 marchas ela fica do outro lado e pra trás. No nosso caso que quando estamos atolados, usamos muito a primeira e a ré em trocas rápidas, ela estando na mesma direção é mais fácil e rápido para alternar entre elas.

[]'s
Eugênio

Boaventura
10/12/2015, 21:35
518327

Aí está como uso 8x43 ele anda no máximo 80 km/h e fica um cambio muito bom de andar.


Estou instalando caixa chevette 5 m no cj5 motor bf161, gostaria de fotos após a instalação é saber se melhora o rendimento na estrada!?

FAlexandre001
18/12/2015, 15:32
Rodrigo Baratti n pude entender como vc fez nesse cambio, vc poderia me explicar melhor? Vc adptou o cambio do opala a um 4x4 foi isso? Se vc puder me explicar agadeço pois é dessa forma q eu queria fazer no jeep q vou montar.

Paulo Leit
26/12/2015, 20:57
E aí galera,

Esta semana fui trocar o cabo do velocímetro do meu jipe (motor OHC + câmbio chevt 5m) e percebi que tinha muito óleo na cx de transferência,fui ver o óleo do câmbio tava muito baixo + ou - uns 700 ml ,o óleo passou para cx transf , faz 1 ano que montei , será que é falta de respiro , pois o câmbio não tem, por excesso de capricho coloquei uma coifa na alavanca que ficou talvez totalmente vedada ,quem tem esse câmbio dá uma olhada no nível do óleo e se alguém já teve no seu jipe esse problema dá uma ideia o que pode ser.

Bom ano para todos nós, valeu...

Claudio Almeida Machado
28/12/2015, 18:07
prezados,
uso cambio de 5 marchas do chevette 1.6 a uns 3 anos...nunca me deu problemas. meu motor é um ap 2.0 MI mexidinho. motor top.
Agora surgiu um cambio de 5 marchas do Chevette junior 1.0, ouvi dizer que este cambio é um pouco mais frágil do que os 1.6, é verdade? algum pode me ajudar?

turbino
28/12/2015, 18:24
prezados,
uso cambio de 5 marchas do chevette 1.6 a uns 3 anos...nunca me deu problemas. meu motor é um ap 2.0 MI mexidinho. motor top.
Agora surgiu um cambio de 5 marchas do Chevette junior 1.0, ouvi dizer que este cambio é um pouco mais frágil do que os 1.6, é verdade? algum pode me ajudar?

Pelo que andei lendo aqui no forum, o cambio do chevette jr nao é mais fragil nao. A vantagem dele é ter a 1ª marcha um pouco mais reduzida.

abraço

Rodrigo Baratti
29/12/2015, 22:50
Rodrigo Baratti n pude entender como vc fez nesse cambio, vc poderia me explicar melhor? Vc adptou o cambio do opala a um 4x4 foi isso? Se vc puder me explicar agadeço pois é dessa forma q eu queria fazer no jeep q vou montar.

Negativo amigo, meu câmbio é de chevette.

[]'s

josé carlucci
22/02/2016, 12:10
Olá galera, estava lendo esse tópico do cambio do chevette no jeep e gostaria que alguem que já fez esse tipo de modificação me falasse de o cambio do chevette 5 marchas aguenta bem no CJ nas trilhas. Eu acabei de montar meu motor com o virabrequim do opala 3.0 americano maritimo e meu motor de 94 hp foi para 140 hp, talvez um pouco mais, por isso minha duvida sobre se o cambio do chevette aguenta.

josé carlucci
22/02/2016, 12:17
Outra coisa, para quem tem dúvida em qual motor colocar no jeep CJ pode apostar no opala 3.0, é outra pegada, o motor foi desenvolvido pela propria GM nos estados unidos para alguns carrões lá na decada de 1980 com a crise do petroleo, é igual ao nosso 2.5, por isso é fácil a modificação, o torque sobr muito e fica tão economico quanto o 2.5, mesmo com de 46 HP, por ter mais torque e não precisar exigir muito do acelerador, e se pisar o bicho anda mesm, asqueçam motores 6 cilindros e AP o jeep vira outro carro.

Mário RED JEEP
09/04/2016, 08:49
Bom dia pessoal!
Estou finalmente colocando a caixa de chevette no meu OHC, mas estou com algumas dúvidas.
1-como resolver a posição das alavancas da redução, porque ficam bem próximas da cx de ferramentas.
2- Tem uma diferença na altura entre o diferencial e o eixo de transmissão traseiro da caixa. Parece que vai ficar desalinhado.
Como vcs resolveram isso?

Paulo Leit
09/04/2016, 17:28
O Mario no meu OHC + cx chevette ,eu levantei 2 cm o coxim do câmbio em relação a travessa ,ficou bem alinhado.

vai a dica.

Willian Del Piero Rocha
09/04/2016, 17:33
Se eu fosse vc, já tirava essa cx de ferramentas,,só serve para enferrujar por dentro e quando percebe já está enferrujando o fundo todo. Quanto a esse desnivel/diferença de altura entre a saida da cx e a entrada do diferencial traseiro(é isso mesmo??),não tem problema,,a suspensão trabalha mesmo.

vavarusso
10/04/2016, 18:17
O Mario no meu OHC + cx chevette ,eu levantei 2 cm o coxim do câmbio em relação a travessa ,ficou bem alinhado.

vai a dica.
Paulo se o Mrio fizer assim, levantar mais o coxim da cx, é que vai desalinhar mais ainda. Mario é assim mesmo como o William falou, por isso as cruzetas.

Paulo Leit
11/04/2016, 20:43
Olá pessoal , tirei algumas fotos da travessa com o calço que falei,vejam que vocês acham.

Blz.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526591&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526592&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526593&stc=1

Marcio-Bsb
24/04/2016, 00:35
pensei em colocar a de quatro marchas devido ao seu tamanho ser mais proximo do comprimento da caixa do willys, a 5 marchas me falaram que é bem mais comprida, ai no meu jeep vai ficar sem o cardã traseiro, hehheh....
com a caixa original que esta nele so tem 30 cm de tubo no cardã

Alguem confirma se o 4 marchas é mesmo menor que o 5 marchas!

Pridi
24/04/2016, 06:02
Outra coisa, para quem tem dúvida em qual motor colocar no jeep CJ pode apostar no opala 3.0, é outra pegada, o motor foi desenvolvido pela propria GM nos estados unidos para alguns carrões lá na decada de 1980 com a crise do petroleo, é igual ao nosso 2.5, por isso é fácil a modificação, o torque sobr muito e fica tão economico quanto o 2.5, mesmo com de 46 HP, por ter mais torque e não precisar exigir muito do acelerador, e se pisar o bicho anda mesm, asqueçam motores 6 cilindros e AP o jeep vira outro carro.


Desculpe o off-topic,
José,
Podes passar a receita do motor? Onde conseguistes esse vira? O que mais foi alterado?
Agradeço

squinzani
25/04/2016, 16:09
Desculpe o off-topic,
José,
Podes passar a receita do motor? Onde conseguistes esse vira? O que mais foi alterado?
Agradeço

ja aproveitando.. passae a receita mesmo, aqui no topico mesmo... pra todos terem!

outra coisa.. com esse 3.0 a caixa de chevette suporta ? (lembrando utilizando pneus 35" que é uma medida já grande que varios aqui utilizam)

rmateus
03/10/2016, 18:06
536948536949

rmateus
03/10/2016, 18:09
Bom o meu é samurai e sempre entrava lama e estragava o rolamento da embreagem então agora montamos com silicone a capa seca e fizemos esta chapinha para proteger a coifa do garfo da embreagem que rasga fácil.O cabo pode ser trocado sem tirar a caixa pois a cabeça tá travada.

Mário RED JEEP
23/10/2016, 21:01
Qual cabo de velocímetro vcs colocaram na cx do chevette x motor OHC? Coloquei o Kit da ADAPBRASIL, mas o cabo original está curto, meio a conta! Vcs tiveram alguma dificuldade?

calhiandro
24/10/2016, 17:11
Qual cabo de velocímetro vcs colocaram na cx do chevette x motor OHC? Coloquei o Kit da ADAPBRASIL, mas o cabo original está curto, meio a conta! Vcs tiveram alguma dificuldade?

deve ter ficado muito bom. Conta ai suas impressões do ohc com caixa de chevette.

turbino
12/12/2016, 12:07
Ola pessoal bom dia!!!!

Meu jeep esta usando motor ap com cambio de chevette 5m, o cambio esta funcionando perfeitamente, porem este fim de semana depois de rodar uns 50km com o jeep eu nao consegui mais engatar a marcha re, as outras marchas engatavam normalmente, desliguei o jeep e passados ums 10 min voltou a funcionar perfeitamente. Alguem ja passou por este problema ou sabe o que pode ter acontecido?

Mazaropi-RJ
14/12/2016, 18:12
Olha... tava acontecendo isso comigo também... logo que esquentava, a ré não entrava... Tinha que desligar a viatura, engatar e religar... No meu caso, era a embreagem... Era o disco. Aproveitei e coloquei um de cerâmica... Ficou show. Na oportunidade instalei uma alavanca de engate rápido da AdapBrasil Ficou muito melhor para engatar as marchas...

turbino
14/12/2016, 18:58
Olha... tava acontecendo isso comigo também... logo que esquentava, a ré não entrava... Tinha que desligar a viatura, engatar e religar... No meu caso, era a embreagem... Era o disco. Aproveitei e coloquei um de cerâmica... Ficou show. Na oportunidade instalei uma alavanca de engate rápido da AdapBrasil Ficou muito melhor para engatar as marchas...

Ola Mazzaropi, boa tarde!!! Vou dar uma conferida na embreagem mas acho que nao é o meu caso. No meu jeep quando ele esquenta um pouco eu nao consigo abaixar a alavanca pra engatar a marcha re. To achando que é um probblema do trambulador ou algo esta dilatando e nao deixa eu abaixar a alavanca. As outras marchas como nao precisa abaixar a alavanca engatam normalmente.
A minha flange que liga o cambio na reduzida é da deeptech, sera que esta alavanca de engate rapido da adapbrasil serve nela?

desde ja muito obrigado.

Mazaropi-RJ
14/12/2016, 20:17
Fala Turbinho...
A Minha tb é Deep Tech. Minha Alavanca de cambio tinha um movimento bem amplo e o Trambulador sempre dava problema...
A Alavanca que te falei resolveu meu problema... A troca de marcha ficou bem melhor, bem mais preciso... Faça o serviço num bom mecânico...
Abc

turbino
15/12/2016, 10:08
Fala Turbinho...
A Minha tb é Deep Tech. Minha Alavanca de cambio tinha um movimento bem amplo e o Trambulador sempre dava problema...
A Alavanca que te falei resolveu meu problema... A troca de marcha ficou bem melhor, bem mais preciso... Faça o serviço num bom mecânico...
Abc

Blz Mazaropi!!! bom dia!!!!!

Ja tava com vontade de comprar esta alavanca por causa da distancia entre as marchas, e se ela tambem resolver este problema da ré, vai unir o util ao agradavel. Vou dar uma pesquisada nos preços e em breve ja devo estar comprando esta alavanca!!!

muito obrigado

DiasTD
15/12/2016, 12:16
Blz Mazaropi!!! bom dia!!!!!

Ja tava com vontade de comprar esta alavanca por causa da distancia entre as marchas, e se ela tambem resolver este problema da ré, vai unir o util ao agradavel. Vou dar uma pesquisada nos preços e em breve ja devo estar comprando esta alavanca!!!

muito obrigado


Turbino, caso tu encontre a alavanca por menos de R$269,00 (que é o preço mais barato no Mercado Livre), deixa aqui a dica de onde encontrar ela mais barata.

Abraço

Doutor Gory
15/12/2016, 14:18
Eu tb quase comprei uma alavanca mas achei muito caro, fiz um calço entre a caixa e a base da alavanca e aumentei a alavanca entre a bolota e a ponta na mesma distancia do calço e resolveu, bem mais barato !

lucciano amaral
15/12/2016, 14:50
amigos qual a numeração da caixa do chevete junior mesmo?

Mazaropi-RJ
15/12/2016, 17:20
Na minha eu paguei R%170 mas faz um tempinho... Acaba compensando por nao ter mais que ficar trocando o reparo do trambulador e engates bem mais precisos... Mas como a realidade é outra, turbino, avalie as ideias postadas aqui...

Systema
21/12/2016, 17:45
eu comprei um destes adaptador da reduzida willys no cambio do chevette 5 marchas da deep tec faz algum tempo, agora quando fui preparar para montar foi que vi que aonde parafusa a alavanca é quatro parafusos e o chevette é 3 será que esta certa esta caixa para o meu caso?
As alavancas de engate rapido da Adap Brasil são todas de 3 parafusos e pesquisando na deep tec parece que só consta para adaptação de cambio de C-20, a pergunta é ? como devo, ou que devo fazer, tenho também um cambio clarck de opala 5 marchas, e
Em resumo pelo que entendi esta caixa que tenho é adequada ao cambio CL-2205A e eu eu tenho um CL-2205-C e um CL-2205-E, como faço? alguem esteve nesta situação e pode me ajudar por favor?

Rodrigo Baratti
22/12/2016, 12:58
Liga na Deep Tech e expõe o problema a eles.
Se estiver errada a flange tem que tentar a troca.

[]'s

Systema
05/01/2017, 15:06
Liga na Deep Tech e expõe o problema a eles.
Se estiver errada a flange tem que tentar a troca.

[]'s
realmente a peça que tenho é do cambio clarck-2205-A ou B ou 2215 da C-20 e não serve para o chevette, estou tentando a troca na deep tec ate agora nao me responderam,deve ser por causa do final de ano,se não der vou comprar o da AAP Brasil

Systema
13/01/2017, 16:22
A DEEp TEC já me confirmou que fará a troca, empresa séria e de muito bom atendimento, recomendo a todos

inaciocm
15/01/2017, 18:58
Salve...
Rodei desde outubro com o OHC + CL2503D 5 marchas sem problemas algum. Desenvolve bem na cidade no barro. Mas estou tendo um problema...
Certo dia, na volta de um trajeto meio longo de rodovia, notei que o cambio escapa a quarta marcha quando uso o freio motor, e que ele encavala na quinta marcha. Não saia por nada. Forcei tanto que quebrou até a alavanca. Arrumei no outro dia e rodei, mas notei que quando engatava a quinta a mesma ficara querendo encavalar, e a quarta escapando no freio motor.
Enfim. Essa semana o disco de embreagem simplesmente quebrou, soltando uma das molas. Agora, com o cambio ja fora, notei que aquela tampinha que segura a esfera e a mola do eixo seletor estava meio solta, rebati e a alavanca ficou mais justa.
Será que isso resolveu o problema?
Ou seria o caso de abrir a caixa?

541960 541961

Tampinha, que antes estava bem alta.

541962

inaciocm
18/01/2017, 13:35
Salve...
Rodei desde outubro com o OHC + CL2503D 5 marchas ...

Opa.. CL2205D

rmateus
20/01/2017, 20:22
Junior é CL 2205F

bahteles
21/03/2017, 14:19
Boa tarde pessoal, estou com meu primeiro CJ5 e está me dando trabalho o danado kkkk

eu fiz 1 trilha e em seguida gastei mais de 2k em distribuidor, carburador, caixa de ignição, velas, cabos, enfim... mta coisa pra deixar ele redondinho e realmente ficou redondinho nessa parte, poréééém 2 trilhas depois o cambio me encavala na 2 marcha e não sai por nadaaaa :parede: - o jeep anda normal sem ruídos mas não troca de marcha.

Estou pensando em já trocar para o cambio de chevette 5 marchas pra ficar mais gostoso de dirigir, vcs podem me recomendar algum lugar que já tenha o kit completo? e quanto eu gastaria +ou- nessa brincadeira?

Jeep CJ5 1966
Motor: Opala 4cc
Cambio: Original 3 marchas
Reduzida: Original Willys
Obrigado :safari-rig:

monge
21/03/2017, 17:12
Bem vindo ao sofrimento Bahteles. Provavelmente o macaquinho do cambio original pulou pra fora e está calçando a engrenagem na segunda marcha.
O meu kit comprei da DeepTec. Encaixe perfeito não precisei mexer em cardans, nem na posição original da travessa do cambio.

[]'s
Eugênio

Systema
27/06/2017, 16:01
tem a DEEP TECH e a ADAP Brasil, as duas sao otimas

DEEPWEB (http://www.deeptec4x4.com.br/crbst_33.html)

Loja AdapBrasil tudo para seu Jipe 4x4 aproveite as Ofertas! (http://www.adapbrasil.com.br/?gclid=Cj0KEQjwhMjKBRDjxb31j-aesI4BEiQA7ivN-IRsZqdZCsxJtQFM1gc6uNTrSkYmvLIkNB7_ylRuKb4aAifv8P8 HAQ)

bahteles
05/07/2017, 15:35
Eai pessoal, só atualizando vcs eu finalmente eu coloquei o cambio no meu jeep e vou postar o processo pra quem estiver pensando em fazer a adaptação. Meu Jeep é um 1966 com motor de Opala 4cc.

Data: 05/07/2017

- Kit flanges + engate rápido da ADAPBRASIL - ~R$1500
- Cambio Chevette 5m (comprei usado por R$200)
- Redução e aumento dos Cardãs R$380
- Mão de obra do mecânico R$1200
- Peças extras (parafusos, porcas, retentor, junta, disco de embreagem, óleo do cambio, etc) R$300

Total: R$3.580

Ainda não testei na trilha, mas andando no asfalto não tem nem comparação com o cambio de 3 marchas e 1 seca, o cambio do chevette 5 marchas é 10x melhor, foi uma adaptação bem carinha mas eu gostei bastante do resultado, recomendo até o momento.

Viniciusaol
05/07/2017, 16:07
Depois faz média pra ver com relaçao ao consumo, se melhorou alguma coisa e conta pra nós

bahteles
05/07/2017, 21:17
Depois faz média pra ver com relaçao ao consumo, se melhorou alguma coisa e conta pra nós

cara.. não faço a menor ideia do consumo nem antes e nem agora kkkkk eu só uso ele pra trilhas e geralmente levo no towbar

Viniciusaol
06/07/2017, 07:33
cara.. não faço a menor ideia do consumo nem antes e nem agora kkkkk eu só uso ele pra trilhas e geralmente levo no towbar
:curtir: então depois fala como foi na trilha então hehehe. No meu coloquei a cx 5m e melhorou o consumo na estrada um pouco mas depois coloquei uns gigles maiores, pneus maiores motor cansado e foi-se a idéia de consumo. mas uso muito em estrada e trilha de vez em quando

arantes
06/07/2017, 09:09
Bom dia Monge ,
você instalou o cambio do chevette sem mexer nos cardans e na travessa (manteve a posição original da reduzida?) , como fez a instalação e qual é o motor do seu jeep ? Quero fazer a instalação no meu jeep dessa forma .

Arantes

Marcelo Godoy
06/07/2017, 09:28
Eai pessoal, só atualizando vcs eu finalmente eu coloquei o cambio no meu jeep e vou postar o processo pra quem estiver pensando em fazer a adaptação. Meu Jeep é um 1966 com motor de Opala 4cc.

Data: 05/07/2017

- Kit flanges + engate rápido da ADAPBRASIL - ~R$1500
- Cambio Chevette 5m (comprei usado por R$200)
- Redução e aumento dos Cardãs R$380
- Mão de obra do mecânico R$1200
- Peças extras (parafusos, porcas, retentor, junta, disco de embreagem, óleo do cambio, etc) R$300

Total: R$3.580

Ainda não testei na trilha, mas andando no asfalto não tem nem comparação com o cambio de 3 marchas e 1 seca, o cambio do chevette 5 marchas é 10x melhor, foi uma adaptação bem carinha mas eu gostei bastante do resultado, recomendo até o momento.

Bom dia

Estou para fazer essa troca. Já tenho o motor e a caixa. Por favor, poderia disponibilizar fotos internas e externas?

Obrigado, abs!!

monge
06/07/2017, 17:47
Arantes, quando passei o meu para o AP eu optei em deixar a caixa no lugar original e reposicionar o motor. Usava a caixa original 4 marchas com a flange para o AP que utilizava a caixa do gol como caixa seca. Quando cansei de quebrar o cambio original fui colocar o do chevette. Foi tirar uma caixa e subir a outra, não mexi em travessa, cardãns nem motor.

arantes
06/07/2017, 19:17
O motor não ficou muito para a frente ? O meu jeep é motor OHC e apresentou problema , estou cogitando trocar motor e caixa (no RJ está complicado regularizar as mudanças) . Pesquisei aqui no forum e li que não tem espaço para o radiador original e nem o eletroventilador , eu medi o motor ap e caixa chevette 78 cm e o motor e caixa original 75 cm , fiquei na dúvida .

Arantes

monge
07/07/2017, 07:18
Arantes, o meu ficou até com folga, uso o radiador do AP também, ficou bem longe e espaçoso. Vou tirar uma foto e postar aqui pra vc ver.

monge
08/07/2017, 13:38
Arantes, tirei a foto meio na correria, não sei se vai dar pra ver alguma coisa, mas eu tentei mostrar o espaço no cofre do motor, se quiser mais específica é só falar. Não repara a sujeira do jeep nem da garagem...

Rafael Cape
08/07/2017, 17:49
O motor não ficou muito para a frente ? O meu jeep é motor OHC e apresentou problema , estou cogitando trocar motor e caixa (no RJ está complicado regularizar as mudanças) . Pesquisei aqui no forum e li que não tem espaço para o radiador original e nem o eletroventilador , eu medi o motor ap e caixa chevette 78 cm e o motor e caixa original 75 cm , fiquei na dúvida .

Arantes

Boa noite Arantes, rapaz eu montei o meu meu de traz pra frente, deixei a reduzida no lugar original, instalei a flange cambio do chevette flange e motor so refiz o suporte do coxim do motor e sobrou muitooo espaço, utilizo radiador original com eletro ventilador da HR e coube tudo la no cofre do motor e com folga, a única coisa que fiz foi elevar o conjunto em 6 cm porque se não o radiador ficava colado na travessa e ao decorrer do tempo corria o risco de furar e também ganhar altura em relação ao solo, ate hoje não tive problemas.

Da parede corta fogo da carroceria ate o cabeçote ainda restou + ou - uns 10 cm.

Obrigado

arantes
08/07/2017, 18:03
Obrigado Monge ,
se usar a coifa da alavanca original , nem se nota a adaptação . Você é o primeiro que realmente mostra que é possível a adaptação sem mexer na reduzida , confeccionar novos cardans etc. ´E bem mais fácil e barato desse jeito , além da alavanca não ficar deslocada e próximo do banco . Não tem essas informações nos outros quatro tópicos sobre cambio de chevette no jeep , eu os li , mais uma vez obrigado .

Arantes

monge
09/07/2017, 14:02
Arantes, precisando de mais detalhes é só falar.

Ian Jeep
10/07/2017, 14:39
Bom dia pessoal,

Uso a caixa de chevett já alguns anos, e ela já passou por algumas manutenções. Porem todas as vezes q a caixa era aberta e remontada, os engates das marchas ficavam diferentes. No inicio quando montei ela, os engates eram normais sem dificuldades, apenas a marcha ré q tinha q apertar levemente para baixo alavanca (como é a original!). Então, depois das manutenções, a alavanca tinha os engates diferentes, por ex, a primeira e a segunda marchas eu tenho q pressionar a alavanca para baixo e em seguida leva las até a sua posição, e a ré não necessita mais pressionar para baixo.

Eu queria resolver esse "problema", pois agora fiz uma alavanca de engate rápido e queria q os engates fossem mais práticos.
Aguem ai já passou por esse problema ou sabe solucionar??

Desde já agradeço.

Gustavo bulle
17/07/2017, 15:21
550001

Pessoal, fim de semana andei com o jeep e ao parar no portão de casa vi uma poçinha de oleo, vindo do cambio(uso do chevette 5m) ai toquei até a garagem e virou uma poça gigante de oleo em baixo do jeep, esvaziou todo o óleo do cambio a principio me parece só uma tampa porem não tenho conhecimento algum de cambio kk, alguém sabe se é preciso retirar o cambio para arrumar isso? ou só tampar esse buraco e colocar oleo?

se alguém puder ajudar agradeço kkk, acabei de instalar o kit flutuante no cj e me vem mais essa :parede:

Dic3
17/07/2017, 17:18
parece que o rolamento de agulhas de dentro da capa seca desintegrou-se, tem que tirar o cambio sim pois com certeza ha pedacos de agulha de rolamento la dentro, recomendo nem andar com o jeep senao pode moer engrenagens pelo pedacos das agulhas

monge
17/07/2017, 21:00
E outro detalhe pela cor do óleo aí ele estava contaminado com água, então é quase certeza de ter mais problemas vindo... pode preparar as latinhas.

Gustavo bulle
18/07/2017, 08:21
E outro detalhe pela cor do óleo aí ele estava contaminado com água, então é quase certeza de ter mais problemas vindo... pode preparar as latinhas.

Pois é, não sei como contaminou o oleo nem trilha faço kkk, ainda bem que pelo menos a cx de cambio é barata...

Gustavo bulle
18/07/2017, 08:24
parece que o rolamento de agulhas de dentro da capa seca desintegrou-se, tem que tirar o cambio sim pois com certeza ha pedacos de agulha de rolamento la dentro, recomendo nem andar com o jeep senao pode moer engrenagens pelo pedacos das agulhas

Obrigado Dic3!!, jeep ja esta parado, vou descer o cambio em casa msm pelo jeito kkk, vou dar uma pesquisada de como fazer isso :parede:

Willys51or
22/01/2018, 14:02
Aproveitando o tópico, no meu cj5 tenho cambio de chevette 5 marchas + flange adapbrasil para a reduzida willys. Posso usar tomada de força para guincho mecânico com esta configuração ? Alguém já montou?

Rodrigo Baratti
22/01/2018, 16:22
Positivo.
O meu tem a mesma configuração e funciona com um guincho mecanico Ekron.
Se não me engano foi necessario um pequeno ajuste no acoplamento para dar certo, faz tempo que foi feito.

[]'s

Rodrigo Baratti
22/01/2018, 18:54
Aproveitando o tópico, no meu cj5 tenho cambio de chevette 5 marchas + flange adapbrasil para a reduzida willys. Posso usar tomada de força para guincho mecânico com esta configuração ? Alguém já montou?

Dá uma olhada:

555253 555254

Dimmy
10/02/2018, 10:32
Bom dia pessoal.

Segue jeep quase pronto.

MODELO MB 42
Motor AP 2.0 MI, cambio chevete 5 marchas, chassis laminado , suspensao toyota com SPOA, amortecedor S10 Pressurizado, Bloqueio diferencial,
Freio a disco, pedal suspenso, coluna escamoteável do opala, cx direção santana, banco concha san marino, gaiola sob medida, tanque inox, guincho 9000, parabrisa bi-partido, etc..

Fabio Jose da Silva
15/02/2018, 12:12
Bela máquina!


Bom dia pessoal.

Segue jeep quase pronto.

MODELO MB 42
Motor AP 2.0 MI, cambio chevete 5 marchas, chassis laminado , suspensao toyota com SPOA, amortecedor S10 Pressurizado, Bloqueio diferencial,
Freio a disco, pedal suspenso, coluna escamoteável do opala, cx direção santana, banco concha san marino, gaiola sob medida, tanque inox, guincho 9000, parabrisa bi-partido, etc..

Fabio Jose da Silva
15/02/2018, 12:13
No meu jeep estou com motor de opala, que capa seca seria melhor pra instalar o câmbio cheva 5m?

calhiandro
15/02/2018, 13:51
No meu jeep estou com motor de opala, que capa seca seria melhor pra instalar o câmbio cheva 5m?
Capa seca do opala moderno. Parece que a partir 1982 ele saiu saiu. São os que saíram 5 marchas.

arlindots
17/02/2018, 11:25
Cambio de chevete é ótimo no chevete, no jeep é Cambio 260F 4 marchas, usado na F1000, C10. Não conta para ninguém que eu já caí nesse conto de mecânicos picaretas de usar um cambinho de carrinho de passeio num 4x4 Espartano!

arlindots
17/02/2018, 11:30
Câmbio de chevete é muito bom no Chevete, no Jeep não aguenta, tem que ser o 260F 4 marchas usado na F1000, C10.
Já cai nesse conto de mecãnicos picaretas.

monge
18/02/2018, 09:07
Câmbio de chevete é muito bom no Chevete, no Jeep não aguenta, tem que ser o 260F 4 marchas usado na F1000, C10.
Já cai nesse conto de mecãnicos picaretas.

Vou ter que descordar de vc. Tinha esta mesma dúvida quanto ao câmbio do chevette no jeep. Antes de colocar ele eu quebrei a caixa de marchas 12 vezes. Isso mesmo, insisti 12 vezes para ter certeza que a caixa do jeep não aguentava. Resolvi colocar a do chevette para testar. Já estou com ela há 4 anos e nunca mais tive problemas. Nem vazamento tem. E olha que faço trilhas pesadas, pneus 35" bloqueios e ando sem dó. Pra você ter ideia do que falo, na ultima trilha que fiz quebrei o cardãn traseiro, o semi eixo dianteiro e terminal de direção. A caixa está lá inteirinha.

calhiandro
18/02/2018, 13:18
Vou ter que descordar de vc. Tinha esta mesma dúvida quanto ao câmbio do chevette no jeep. Antes de colocar ele eu quebrei a caixa de marchas 12 vezes. Isso mesmo, insisti 12 vezes para ter certeza que a caixa do jeep não aguentava. Resolvi colocar a do chevette para testar. Já estou com ela há 4 anos e nunca mais tive problemas. Nem vazamento tem. E olha que faço trilhas pesadas, pneus 35" bloqueios e ando sem dó. Pra você ter ideia do que falo, na ultima trilha que fiz quebrei o cardãn traseiro, o semi eixo dianteiro e terminal de direção. A caixa está lá inteirinha.
Boa também concordo com você a caixa de chevette é ótima e praticamente de graça. Quando dê problema é só jogar fora e por outra pelo preço de 100.00 reais.

Dimmy
19/02/2018, 09:57
Vou ter que descordar de vc. Tinha esta mesma dúvida quanto ao câmbio do chevette no jeep. Antes de colocar ele eu quebrei a caixa de marchas 12 vezes. Isso mesmo, insisti 12 vezes para ter certeza que a caixa do jeep não aguentava. Resolvi colocar a do chevette para testar. Já estou com ela há 4 anos e nunca mais tive problemas. Nem vazamento tem. E olha que faço trilhas pesadas, pneus 35" bloqueios e ando sem dó. Pra você ter ideia do que falo, na ultima trilha que fiz quebrei o cardãn traseiro, o semi eixo dianteiro e terminal de direção. A caixa está lá inteirinha.


Bom dia

achei q ficou com muita potencia o meu MB42 com AP 2.0 MI e cambio 5 marchas, não fiz trilhas ainda, mas na cidade percebi q esta muito forte é só dar uma pisada mais forte no acelerador q ele já começa a patinar no asfalto.
estava com duvidas se o cambio ia aguentar ou não, mas pelo q falou acima me tranquilizou. pois tambem uso pneu 750/16.

já usei em jeeps motor opala e clack 4 marchas. mas agora no MB42 parti para um mecânica mais leve e moderna.

acho que muita coisa que envolve quebras é a qualidade da adaptação e montagem principalmente.
segui todas as folgas e apertos corretos e montei tudo com kits DEEP TEC que já usei varias vezes e na minha opinião é umas das melhores em flanges para adaptação.

ATUAL: Amarok 4x4 2012 , JEEP MB42 4X4 A.P 2000 MI PREPARADO, RANGER CS 4X4 V6 2000 e GAIOLA A AR 1.6
EX: JEEP CJ5 1958 4X4 BF184 , F75 4X4 OPALA 4C 1975 , GAIOLA BY COLELLA AP 1.8 e GAIOLA A AR 1.5.

17 - 99748-4232 VITOR

Dudu_faria
28/05/2018, 07:41
Pessoal, vou colocar câmbio de Chevette 5 marchas no meu cj5 58 motor opala 4cc e pneus 33. Mas me surgiu uma dúvida, qual o melhor câmbio pra esse conjunto, o do Chevette 1.6 ou 1.0 Junior?

KitiU.
26/06/2018, 09:35
Dae pessoALL....

Hoje tenho o motor opala 4 no conjunto original, sendo que como foi o motor adaptado, a caixa de marcha e tração estão no lugar original, não precisei mexer em carda....

Minha caixa não esta muito boa, ai pense em trocar ao invés de reformar... no entanto gostaria de continuar com a travessa e caixa de tração no lugar original... é possível usar a caixa de chevette no motor opala 4 e a caixa de tração ficar no lugar original??

Alguém usa assim? o motor vai muito pra frente?? a alavanca de marcha ficaria muito para frente tbm?

Alguém teria fotos??

monge
26/06/2018, 15:18
Dae pessoALL....

Hoje tenho o motor opala 4 no conjunto original, sendo que como foi o motor adaptado, a caixa de marcha e tração estão no lugar original, não precisei mexer em carda....

Minha caixa não esta muito boa, ai pense em trocar ao invés de reformar... no entanto gostaria de continuar com a travessa e caixa de tração no lugar original... é possível usar a caixa de chevette no motor opala 4 e a caixa de tração ficar no lugar original??


Quando coloquei o AP, eu não mexi na posição das travessas originais, então minha caixa ficou no lugar original. Quando troquei para o cambio do chevette, achei que ia ter que mexer em cardãns, assoalho e etc... Para a minha surpresa, não precisou mexer em nada, tudo ficou exatamente como era. Uso o kit de flanges da deep tec com o cambio de 5 marchas.

Como seu caso está parecido com o meu acredito que não terá que mexer também.

Moacir saraiva
27/06/2018, 18:38
Estou colocando motor ap com caixa do chevette e adaptação da redução, gostaria de saber quantos centímetros tenho que afastar a travessa

Marrafa
18/07/2018, 22:49
Pessoal, aproveitando o topico, meu cj5 tá com caixa de chevette e reduzida original willys. Eu não consigo localizar o respiro do câmbio... algiém sabe onde fica? será q com a adaptação fica só o respiro da reduzida? Esse eu achei...vlw!

Viniciusaol
19/07/2018, 08:35
Respiro do cambio acho que fica pela alavanca mesmo.

Rodrigo Baratti
19/07/2018, 15:01
Respiro do cambio acho que fica pela alavanca mesmo.

Exatamente isso!!
Veda bem a junção do trambulador com o cambio e a coifa da direção do Uno entre o trambulador e a alavanca.

[]'s

Gabriel Roberto Rodrigues
08/09/2018, 20:14
Boa noite pessoal !
Fui colocar a coifa de garfo da embreagem e ao instalar o cabo e acionar a embreagem não conseguia engatar as marchas. Ao analisar, vi que a moringa está quebrada. Estou no quinto câmbio de chevette em 3 anos. Tá complicado. O que faço ???😱

monge
09/09/2018, 14:23
Eu acho que é instalação errada. Motor desalinhado com a caixa... sei lá...

tenho quase a mesma configuração sua, diferença só no pneu 35" e nunca tive problema com o cambio do chevette desde que instalei ele. Antes, eu havia quebrado a caixa do jeep 12 vezes.

Gabriel Roberto Rodrigues
09/09/2018, 18:39
Mestre Monge, boa noite !
vi que o Meca fez um recorte na capa seca para dar mais espaço de acionamento do garfo pois estou com embreagem de cerâmica de 980 lbs. É realmente necessário este recorte ?

Diego Ricardo Laranjeira
29/04/2019, 22:56
Boa noite pessoal !
Fui colocar a coifa de garfo da embreagem e ao instalar o cabo e acionar a embreagem não conseguia engatar as marchas. Ao analisar, vi que a moringa está quebrada. Estou no quinto câmbio de chevette em 3 anos. Tá complicado. O que faço ???😱

Eu uso a caixa de Chevette 5 marchas faz 12 anos, estou na segunda agora porque rodei no asfalto com a 4x4 engatada e destruiu minha primeira caixa.

rogerio f costa
07/05/2019, 10:41
Bom dia
Tenho um jeep com motor opala 4cc e cambio willys 4m.Qual cambio vcs sugerem?vou colocar rodas aro 17 pneu 37".

Marcos ET
25/04/2020, 12:21
Positivo.
O meu tem a mesma configuração e funciona com um guincho mecanico Ekron.
Se não me engano foi necessario um pequeno ajuste no acoplamento para dar certo, faz tempo que foi feito.

[]'s

Rodrigo, boa tarde amigo!!! Rapaz, depois de muitos anos vou aderir ao câmbio do chevas 5m... instalamos um desse num CJ3A com AP de um amigo, e agora chegou minha vez.

Só que na época que colocamos no jeep dele, eu percebi que no kit da ADAPBRASIL a porca castelo que segura a engrenagem do câmbio para a T-Case é muito maior do que a original do jeep, por isso imaginei que a luva de engate da tomada de força original do Jeep (aquela cônica para trás) não serviria...

PessoALL, preciso de ajuda com isso... meu jeep CJ3A tem tomada de força original para mover aquele implemento agrícola (polia) lá atrás, e eu não queria remover o aparato de maneira alguma. Alguém sabe o qual a melhor alternativa para que a luva de engate alcance funcione nesse kit?

Rodrigo Baratti
26/04/2020, 06:46
Não
Rodrigo, boa tarde amigo!!! Rapaz, depois de muitos anos vou aderir ao câmbio do chevas 5m... instalamos um desse num CJ3A com AP de um amigo, e agora chegou minha vez.

Só que na época que colocamos no jeep dele, eu percebi que no kit da ADAPBRASIL a porca castelo que segura a engrenagem do câmbio para a T-Case é muito maior do que a original do jeep, por isso imaginei que a luva de engate da tomada de força original do Jeep (aquela cônica para trás) não serviria...

PessoALL, preciso de ajuda com isso... meu jeep CJ3A tem tomada de força original para mover aquele implemento agrícola (polia) lá atrás, e eu não queria remover o aparato de maneira alguma. Alguém sabe o qual a melhor alternativa para que a luva de engate alcance funcione nesse kit?


Fala Marcos,
Vc vai gostar da caixa de chevette, outra vida em relação à cx do jeep, só ter cuidado com a quinta, ela é muito pequena e não pode rodar em baixas velocidade, se não mói com o torque X pneus grand. No meu só engato a quinta qdo chega nos 80. Só pra descidas e terrenos planos.

No meu tb teve interferência da porca com o cônico, e o torneiro que montou meu conjunto precisou trabalhar a porca para que coubesse, acho que ele tb torneou o cônico.
Confesso que qdo desmontei não reparei em como ele fez casar os dois.
Mas eles realmente não se encaixam de primeira.

[]’s

Rodrigo Baratti
26/04/2020, 13:38
Não


Fala Marcos,
Vc vai gostar da caixa de chevette, outra vida em relação à cx do jeep, só ter cuidado com a quinta, ela é muito pequena e não pode rodar em baixas velocidade, se não mói com o torque X pneus grand. No meu só engato a quinta qdo chega nos 80. Só pra descidas e terrenos planos.

No meu tb teve interferência da porca com o cônico, e o torneiro que montou meu conjunto precisou trabalhar a porca para que coubesse, acho que ele tb torneou o cônico.
Confesso que qdo desmontei não reparei em como ele fez casar os dois.
Mas eles realmente não se encaixam de primeira.

[]’s

Hj as 11:00 estourei a quinta novamente, não adianta a 5 do chevette só nas descida, nem no plano em 2800 rpm ela aguenta.

Gm 2.4, chevette, Dana 18, 8x43, 33’

[]’s

Marcos ET
26/04/2020, 17:16
Hj as 11:00 estourei a quinta novamente, não adianta a 5 do chevette só nas descida, nem no plano em 2800 rpm ela aguenta.

Gm 2.4, chevette, Dana 18, 8x43, 33’

[]’s

Caramba! Agora me botou medo... rs minha configuração e um pouco mais “mansa” hoje em dia... motor GM151 álcool (carburador SEIE H34), futuro câmbio do Chevas, um par de DANA44 com relação 8x43 e pneus 30”...

depois de muitos anos e muita quebradeira, as trilhas “brabas” se acabaram, agora só passeio no Shopping e umas estradinhas de terra pra relaxar. (Assim que terminar o Jeep, vou montar uma gaiola pra voltar para a quebradeira. Kkk)

Eu já estou imaginando como fazer. Quando comprar a flange vou estudar isso com mais calma. O pessoal da ADAPBRASIL sugeriu apenas “usinar até deixar a porca bem fininha”, mas acho que vou mesmo pelo meio termo (usinar a porca e a luva do engate)

[]’s!

Rodrigo Baratti
26/04/2020, 18:44
Caramba! Agora me botou medo... rs minha configuração e um pouco mais “mansa” hoje em dia... motor GM151 álcool (carburador SEIE H34), futuro câmbio do Chevas, um par de DANA44 com relação 8x43 e pneus 30”...

Vai sem medo, só respeitar o lance da quinta, se for pra dar umas voltas vc não usa a quinta.


Eu já estou imaginando como fazer. Quando comprar a flange vou estudar isso com mais calma. O pessoal da ADAPBRASIL sugeriu apenas “usinar até deixar a porca bem fininha”, mas acho que vou mesmo pelo meio termo (usinar a porca e a luva do engate)

Isso mesmo, na hora vc faz o ajuste como achar melhor.

[]’ atracado!:(

Marcos ET
06/08/2021, 12:43
Vai sem medo, só respeitar o lance da quinta, se for pra dar umas voltas vc não usa a quinta [...] na hora vc faz o ajuste como achar melhor.

[]’ atracado!:(

Rodrigo e ALL, boa tarde! Então... depois de um pouco de esforço, algumas surpresas e um pouco de trabalho, o cambio CL2205F do Chevette Júnior está no lugar... ainda não testei, falta instalar os TRÊS eixos cardãns... kkk

O trabalho de retirar o cambio velho foi moleza... meu conjunto de cambio + t-case era deslocado para frente, pois não usava flange entre a capa seca do opala e o cambio de três marchas do Jeep, então, para o motor não bater na parede corta-fogo, tudo foi para frente....

Agora, com um cambio que é 19cm maior que o original, foi tudo muito para trás! (mais do que eu esperava...). A alavanca de câmbio (que eu tinha esperança de ficar perto do lugar original) "viajou" tanto para trás que eu tive que cortar o assoalho entre os bancos para ela!

A mesma coisa aconteceu com as alavancas da tração e da reduzida, que ficaram tão para trás que bateram na caixa de ferramentas... então eu tive que coloca-las na prensa para dar um angulo negativo em cada uma... enquanto as originais tem aquela "dobrada" para trás, agora as minhas são dobradas para frente (como se estivessem instaladas ao contrário).

A alavanca da tomada de força também andou bastante para trás... ainda nem furei a lata do assoalho para recolocar... esse será o trabalho de amanha (junto com a instalação dos cardãns).

Por falar em eixos cardãn... se eu tivesse que tirar mais 1cm do eixo traseiro, acho que ele ia virar chaveiro... caraca...

Bom, seguem as fotos da brincadeira (não sei por qual motivo as fotos não estão indo, vou tentar enviar aos poucos)

Marcos ET
06/08/2021, 12:45
Pessoal, realmente não sei o que está havendo... o site não está subindo anexos. Vou tentar mais tarde. Enquanto isso, fiz um arquivo em PDF com as fotos e algumas legendas.

(Editado posteriormente... rsrsrs)

Pessoal, parece que foi... vou deixar o PDF, e adicionar mais fotos.

marciorank@gmail.com
10/08/2021, 18:56
aos que ja trocaram o cambio original 4 marchas, a troca foi pelo custo do cambio original que é uma manutençao muito cara ou o 4 marchas do chevette aguenta mais

GBarros
12/08/2021, 18:20
aos que ja trocaram o cambio original 4 marchas, a troca foi pelo custo do cambio original que é uma manutençao muito cara ou o 4 marchas do chevette aguenta mais

Acredito que pelos dois motivos. O cambio original do jeep, além de ser um cambio que apresenta certa limitação na sua robustez, as peças são caras e sua aplicação é limitada em outros motores por exemplo. Já o cambio do chevette é um cambio acessivel (apesar que estar ficando inflacionado no mercado), e possui uma certa robustez, e casa na maioria dos motores aplicados ao jeep (AP, GM 151, o proprio BF161, GM astra, etc) favorecendo a sua aplicabilidade a estes, devido a grande quantidade de flanges que o mercado oferece para a montagem deste cambio nestes motores. Além disso, é um cambio que, se quebrar, vc tira e substitui por outro, por um valor bem menor do que o valor de arrumar um cambio original.
Fica a dica.

Rodrigo Baratti
13/08/2021, 23:00
Rodrigo e ALL, boa tarde! Então... depois de um pouco de esforço, algumas surpresas e um pouco de trabalho, o cambio CL2205F do Chevette Júnior está no lugar... ainda não testei, falta instalar os TRÊS eixos cardãns... kkk

O trabalho de retirar o cambio velho foi moleza... meu conjunto de cambio + t-case era deslocado para frente, pois não usava flange entre a capa seca do opala e o cambio de três marchas do Jeep, então, para o motor não bater na parede corta-fogo, tudo foi para frente....

Agora, com um cambio que é 19cm maior que o original, foi tudo muito para trás! (mais do que eu esperava...). A alavanca de câmbio (que eu tinha esperança de ficar perto do lugar original) "viajou" tanto para trás que eu tive que cortar o assoalho entre os bancos para ela!

A mesma coisa aconteceu com as alavancas da tração e da reduzida, que ficaram tão para trás que bateram na caixa de ferramentas... então eu tive que coloca-las na prensa para dar um angulo negativo em cada uma... enquanto as originais tem aquela "dobrada" para trás, agora as minhas são dobradas para frente (como se estivessem instaladas ao contrário).

A alavanca da tomada de força também andou bastante para trás... ainda nem furei a lata do assoalho para recolocar... esse será o trabalho de amanha (junto com a instalação dos cardãns).

Por falar em eixos cardãn... se eu tivesse que tirar mais 1cm do eixo traseiro, acho que ele ia virar chaveiro... caraca...

Bom, seguem as fotos da brincadeira (não sei por qual motivo as fotos não estão indo, vou tentar enviar aos poucos)

Fala Marcos,
Qdo usava o motor do opala na mesma configuração que vc tem, as alavancas ficavam no limite do corte original do assoalho, não foi necessário cortar nada doa assoalho, só a posição do furo na tampa do assoalho.
Vc pensou em levar o motor pra frente? Eu tirei a hélice do opala e coloquei ventoinha elétrica.

[]’s

Marcos ET
17/08/2021, 17:12
Vc pensou em levar o motor pra frente? Eu tirei a hélice do opala e coloquei ventoinha elétrica. []’s

Fala Rodrigo!! quanto tempo!

Rapaz, eu até cogitei isso, mas quando fui olhar lá na frente, mesmo tirando a hélice, mal tem espaço entre o radiador e os parafusos que seguram a polia da bomba de água... eu vi que ia conseguir poucos centímetros para compensar o esforço! Valeria a pena se eu fizesse aquele lance de cortar toda a caixa do radiador e colocasse ele "colado" na grade dianteira, mas isso ia exigir outras coisas (como reposicionar a travessa do chassis, sistema de direção, etc... rsrsrsrs)

Um amigo que usa o mesmo cambio (mas com motor AP) não teve esse problema que eu tive.. no caso dele as alavancas ficaram praticamente no lugar original...

Fabiano-SL
26/09/2021, 21:25
Estou com um projeto de colocar cambio de Chevette 5 marchas no meu Willys, mas essa história da 5ª quebrar facilmente me deixou com a pulga na orelha... Qual o motivo dessas quebras? Pneus grandes? Motor com mais torque? No caso de um Willys original (motor e pneus) seria um problema também?

monge
27/09/2021, 08:26
Estou com um projeto de colocar cambio de Chevette 5 marchas no meu Willys, mas essa história da 5ª quebrar facilmente me deixou com a pulga na orelha... Qual o motivo dessas quebras? Pneus grandes? Motor com mais torque? No caso de um Willys original (motor e pneus) seria um problema também?

Não sei o que o pessoal arruma. Mas tenho o cambio do chevette 5 marchas há quase 10 anos, nunca quebrou nada nele. Viajo no jeep na média de 90, 95 km/h as vezes aperto o pé chego a 110, 115 km/h e nada. Uso pneus 35" e motor AP. Ando no jeep no dia a dia, viagens, trilhas médias a pesadas e está tudo lá... eu tinha receio da caixa não aguentar as trilhas... mas me surpreendi.

Fabiano-SL
27/09/2021, 11:31
Não sei o que o pessoal arruma. Mas tenho o cambio do chevette 5 marchas há quase 10 anos, nunca quebrou nada nele. Viajo no jeep na média de 90, 95 km/h as vezes aperto o pé chego a 110, 115 km/h e nada. Uso pneus 35" e motor AP. Ando no jeep no dia a dia, viagens, trilhas médias a pesadas e está tudo lá... eu tinha receio da caixa não aguentar as trilhas... mas me surpreendi.

Monge, Colega de velha guarda do forum!

Valeu pelo retorno!

Quando começar e empreitada vou postar algumas coisas aqui

[]´s

Corolina
29/09/2021, 19:12
Olá pessoal, preciso de uma força...

Eu tenho um Willys 52, motor continental 4cc que finalmente está recebendo toda a minha atenção.
O virabrequim está com a medida muito alta, vai durar nada.

Estou com dificuldade para encontrar o virabrequim std pra ele.

Eu não quero perder esse motor, é um espetáculo... Estou em contato com algumas lojas, mas sem muito sucesso, alguma recomendação?

Vou tentar também em outro tópico... Abs!

Rodrigo Baratti
30/09/2021, 22:33
Não sei o que o pessoal arruma. Mas tenho o cambio do chevette 5 marchas há quase 10 anos, nunca quebrou nada nele. Viajo no jeep na média de 90, 95 km/h as vezes aperto o pé chego a 110, 115 km/h e nada. Uso pneus 35" e motor AP. Ando no jeep no dia a dia, viagens, trilhas médias a pesadas e está tudo lá... eu tinha receio da caixa não aguentar as trilhas... mas me surpreendi.
Não tive a mesma felicidade, no meu já foram 3 quebras, só a quinta foram 2! Motor de S10 2.4 e pneus 33 e ando de leve
Nem engato mais 5 na estrada, sigo em 4 mesmo.

[]’s

Rodrigo Baratti
30/09/2021, 22:39
Olá pessoal, preciso de uma força...

Eu tenho um Willys 52, motor continental 4cc que finalmente está recebendo toda a minha atenção.
O virabrequim está com a medida muito alta, vai durar nada.

Estou com dificuldade para encontrar o virabrequim std pra ele.

Eu não quero perder esse motor, é um espetáculo... Estou em contato com algumas lojas, mas sem muito sucesso, alguma recomendação?

Vou tentar também em outro tópico... Abs!

Standard vai ser muito difícil, o negócio é tentar em lojas de peças de jeep que tenham oficina, como Josewal, Gama,...talvez vc tenha mais sucesso.
No ML sempre tem gente oferendo peças desse motor ou o motor inteiro. Meu Mecanico tem 2 viras desse, mas estão com medidas mais alta tb.

[]