PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Chevette no Jeep

Páginas : 1 [2] 3 4 5 6

Carlos ZN
19/02/2007, 13:20
Olá Amigos,

Concordo com o Peleje, gambiarras quebra, ou colocar um cambio de chevete comprado em desmanche e não revisar é furada, a maioria vende a base de troca dai aquele quebrado que os caras dão o que os desmanches fazem???
Agora furar um pneu quebrar um diferencial ou vazar oleo do motor acho que não é problema do cambio do Chevette.

felipemendes
21/02/2007, 20:41
Sei que o título do tópico é "Caixa de Chevette", mas como o motor AP tá em pauta, eu gostaria de perguntar: Como saber se o motor AP é 1.6, 1.8 ou 2.0? E tem como saber se é a álcool ou gasolina? Apareceu uma boa proposta de um motor destes, mas tá solto e sem carburador.

Grato de antemão,
Felipe

proença
21/02/2007, 22:55
salve peleje

vc que milita no ap x clarkette x kit deep tec me tira uma dúvida
vi uns pneus mistos na medida 265x75x16, que dá uns 32,5
tô pensando um usar no cj5 que tô reformando
será que fica bom?
não vai ficar muito amarrado?
não corre o risco de quebrar alguma coisa?
melhor medida menor?

[ ]´s

p.peleje
22/02/2007, 12:16
salve peleje

vc que milita no ap x clarkette x kit deep tec me tira uma dúvida
vi uns pneus mistos na medida 265x75x16, que dá uns 32,5
tô pensando um usar no cj5 que tô reformando
será que fica bom?
não vai ficar muito amarrado?
não corre o risco de quebrar alguma coisa?
melhor medida menor?

[ ]´s

Fala mestre!!! vc tá querendo saber se o jeep vai ficar fraco em "saída"?
Se for esta sua dúvida, pode ir na boa. A primeira do clarkette é 3.75:1 contra 3,57:1 do seu atual 4 marchas willys.

Quebrar algo? Acho que não, o câmbio aguenta tranquilo.

Eu vou colocar uns pneus do Marisco que vai dar uns 33,5" e tô tranquilo que vai tocar na boa. Mais pra frente pretendo reduzir a relação ou do diferencial ou da tcase em Low.

POr falar nisso conseguiu ver aquele lance da 53x9 pra mim com seu amigo?

[]s e boa sorte

Peleje

p.peleje
22/02/2007, 12:20
Sei que o título do tópico é "Caixa de Chevette", mas como o motor AP tá em pauta, eu gostaria de perguntar: Como saber se o motor AP é 1.6, 1.8 ou 2.0? E tem como saber se é a álcool ou gasolina? Apareceu uma boa proposta de um motor destes, mas tá solto e sem carburador.

Grato de antemão,
Felipe

A maneira mais simples é comparar o distribuidor, o do 2.0 é maior.

Se fosse injetado, bastava ver o código dos bicos.

Alguns 2.0 saíram com 3E.

Ou ainda pegar a numeração do motor e fazer uma consulta.

[]s

Peleje

proença
22/02/2007, 16:28
salve peleje

valew pelos serviços de "assessoria" jipeira
como vc sabe, eu quebrei meu pé e só agora tô voltando a circular :dance:
ainda não encontrei o camarada que tem as relações 9x53
mas assim que achar o fulano eu falo do seu interesse

[ ]´s

joão k. chikui
22/02/2007, 17:38
Felipe
Os AP têm no bloco,perto do motor de arranque 1.6 ; 1.8 ou 2.0 em alto relevo.Mais a frente vem impresso o ano.
Os 2000 além de tudo têm bem na parte baixo do Bloco, quase onde vai o carter, 4 leves resssaltos bojudinhos por onde as manivelas do virabrequim maior dão o giro.
Mas, como reconhecer se é alcool ou gasolina, não sei se tem algo nos cabeçotes ou algo assim. Deixo para os experts.

Marcelo
22/02/2007, 17:39

Grato de antemão,
Felipe
Felipe,

Até onde sei está impresso no bloco dos motores AP a sua cilindrada. Fica bem embaixo do coletor de escape eu de admissão (não me lembro agora) - lembro de ter visto isso num motor que trocamos num carro que tínhamos. Mas mesmo assim não garante que o cabeçote é o mesmo para o motor, pois eles são idênticos, aparentemente, mas pode dar dor-de-cabeça posteriormente, como queima de juntas, super-aquecimento etc.

[s]

pointcar
02/03/2007, 13:12
E ai galera meu nome e sandro e sou novo aqui no forum mas velho amante dos willis, coloquei o cambio de chevette no meu jeep com motor ap 1.6 flex + turbina pequena t2, pneus bf31 e ficou show de bola. Como varios companheiros já disseram não é o cambio que não presta e sim à má adptaçao, comprei o kit deep tec e instalei somente com o auxilio de um mecânico comun que arruma os carros aqui da minha loja e já encarei uma viajem de cara para bueno brandão MG, fiz de trilhas medias às mais pesadas e geralmente com 5 pessoas à bordo já que só eu possuia jeep e o mesmo se comportou até melhor do que esperava, media de 5km por litro na trilha e 9km na estrada obs: alcool. Tenho so que trocar à minha relaçao que é 44x9 por uma 43x8, pois minha 5 marcha ficou meio longa, no entanto nao quero ter que ficar andando direto à 120km para poder usar à quinta sem alavancar, espero que possa ajudar os companheiros que estão na duvida quanto à performance do câmbio, um abraço à todos!

felipemendes
04/03/2007, 20:23
Valeu a ajuda de todos, realmente encontrei no bloco um glorioso "1.8" gravado. O motorzinho já veio até com bomba da DH :dance: e polias de ar condicionado (se no futuro eu não souber o que fazer com meu dinheiro).
Como não tem carburador, estou pensando em comprar um a álcool e, se o motor for a gasolina, trocar os gigles por menores. O que vcs acham disso?
Grato!

JP CJ-5
18/03/2007, 20:31
Após ler e reler este e outros topicos, gostaria de perguntar aos que ja usam o clarkette nos Cj's, tanto com GM151, tanto com AP's :

* são realmente mais resistentes que os cambios originais 3 e 4m ?
* Alguem já fez trilha do nivel do pinheirinho ( aqui em sampa ) pra cima ?, qual o desempenho ?

* aproveitando p/ utilizar o forum, qual os problemas de adaptação do proprio cambio do opala com gm151 nos jeeps ?

Valeu galera,

abraço !

p.peleje
19/03/2007, 10:40
Após ler e reler este e outros topicos, gostaria de perguntar aos que ja usam o clarkette nos Cj's, tanto com GM151, tanto com AP's :

* são realmente mais resistentes que os cambios originais 3 e 4m ?
* Alguem já fez trilha do nivel do pinheirinho ( aqui em sampa ) pra cima ?, qual o desempenho ?

Valeu galera,

abraço !

Mais resistente que o câmbio original é de longe mais resistente, sem sombra de dúvida.

Trilha nível pinheirinho ainda não fiz com este câmbio, fiz apenas alguns testes em alguns lamaçais pesados, e foi na boa, até pq é mais reduzido que o original. TRilha de verdade, só mês que vem.
Estou rodando com ele mais de 3 meses e até agora na boa.

[]s

Peleje

ploesch
19/03/2007, 10:53
Tenho esse câmbio há mais de 1 ano, fui um dos pioneiros nessa empreitada e não me arrependo não....nunca tive problema e eu não conheço a trilha do pinheirinho, mas no Japi já fui várias vezes sem problema nenhum.

Primeiro andei com um câmbio de 4m e faz uns dois meses coloquei um de 5m. Na verdade mesmo eu até me arrependi, mas os dois são bons.

Abraços e boa sorte !!!

Paulo Loesch

p.peleje
19/03/2007, 10:54
Só pra ilustrar

Alexandre Vaz Ferreira
19/03/2007, 11:41
Primeiro andei com um câmbio de 4m e faz uns dois meses coloquei um de 5m. Na verdade mesmo eu até me arrependi, mas os dois são bons.

Paulo
Se arrependeu do que? explica melhor aí:concordo:

[]s curiosos

ploesch
19/03/2007, 12:06
Só acho q o de 4m é melhor pro conjunto......No meu caso. CJ3-B, motor de opala 4cil.
Grato,
Paulo Loesch

p.peleje
19/03/2007, 13:47
Só acho q o de 4m é melhor pro conjunto......No meu caso. CJ3-B, motor de opala 4cil.
Grato,
Paulo Loesch

PQ? Qual o motivo?

Resistência não é!

Escalonamento de marcha tb não pode ser!

ploesch
19/03/2007, 14:40
Peleje, não tenho todo esse conhecimento técnico não....hehehehe
Qto à resistência, não é mesmo, pq isso é igual, mas o conjunto mesmo, eu achei q fica melhor com 4m.... Acho q é pessoal mesmo, só isso....
Kra, é a minha opinião, não q seja o melhor....
Abraços,

p.peleje
19/03/2007, 14:42
Peleje, não tenho todo esse conhecimento técnico não....hehehehe
Qto à resistência, não é mesmo, pq isso é igual, mas o conjunto mesmo, eu achei q fica melhor com 4m.... Acho q é pessoal mesmo, só isso....
Kra, é a minha opinião, não q seja o melhor....
Abraços,

é que achei que vc tinha percebido algo que eu ainda não tinha notado

JP CJ-5
19/03/2007, 21:55
Galera valeu pelas dicas ... bom se for mais resistente que os 3 e 4m original, entaum guenta essas trilhas pinheirinhos etc aki da região de alpha na boa ....
Peleje, vc está usando o seu com qual motor ? gm151 ou ap ?
qual a sua flange p/ tcase ? do Dias ou da Deep tec ?
abraços ...

p.peleje
19/03/2007, 22:44
Galera valeu pelas dicas ... bom se for mais resistente que os 3 e 4m original, entaum guenta essas trilhas pinheirinhos etc aki da região de alpha na boa ....
Peleje, vc está usando o seu com qual motor ? gm151 ou ap ?
qual a sua flange p/ tcase ? do Dias ou da Deep tec ?
abraços ...

AP. Flange deeptec.

felipemendes
20/03/2007, 00:16
AP. Flange deeptec.

Caramba, estou ficando preocupado. Ninguém usa o flange da Donatti? Já peguei umas dicas (valeu, Álvaro!) de colocar um tirante na parte de cima, ligando os parafusos de cima à tampa da caixa de marcha. Ainda não montei, depois coloco fotos.

p.peleje
20/03/2007, 09:33
Caramba, estou ficando preocupado. Ninguém usa o flange da Donatti? Já peguei umas dicas (valeu, Álvaro!) de colocar um tirante na parte de cima, ligando os parafusos de cima à tampa da caixa de marcha. Ainda não montei, depois coloco fotos.

Eu já tinha te falado em MP que era deep tec.

felipemendes
20/03/2007, 12:36
Eu já tinha te falado em MP que era deep tec.

Sim, e eu concordei. Meu bolso é que não concordou :(. Ainda assim, pesquisei antes de comprar, liguei pra algumas oficinas de SP, disseram-me que não tiveram problemas até agora com o flange Donatti. Por isso arrisquei gastar quase 300 lt$ a menos... Mas o cara da oficina não tem problema com isso, quem tem é o dono do carro... E ainda não encontrei ninguém que dissesse "coloquei do Donatti no meu, já tá há um ano e ainda funciona beleza!". Por outro lado, também não encontrei quem dissesse que é uma bomba. No pior dos casos, dá pra "transformar" em um flange do Dias, aprovado pelo forum, por mais uns 50 reais.
Pesou também o fato de que pretendo usar o jeep no dia a dia, não pretendo fazer trilha pesada. Se fosse o caso, teria sido deeptec com certeza.

Enfim, daqui a um ano eu dou o veredito...

melchior nones
14/05/2007, 08:58
Devido o comprimento maior q a caixa de chevette tem em relaçao a uma de jeep original a tomada de força vai ficar bem lah tras do jeep .......
Alguem ja tem essa caixa com guincho mecanico ??? tenho um e nao quero abrir mao dele ....
Por favor quem poder ajudar ... preciso tomar uma desisao
Ate mais galera

Luiz Marcos
15/05/2007, 14:23
Bem vindo ao forum Mechior, tenho certeza que você vai tirar aqui as suas dúvidas. O pessoal aqui é muito bom, Eu tenho a caixa de chevette no meu jipe mais entendo pouco de mecânica, em poucos meses aki já aprendi mais sobre mecanica do que em toda minha vida.

Andre Scarazzato
26/05/2007, 14:31
Que jóia Carlos, vou colocar o motor do Opala 4cc também. Deixa eu resumir as modificações:
1 - Usarei o motor 151 gasolina, por causa do comando de válvulas ser mais esperto que o do álcool e fica mais barato transformar o gasolina em álcool trocando os pistões do que colocar o comando do gasolina no álcool. Só aí já vai para uns 102Hp. Gasto= $100 (Pistões) + $100(Mão-de-obra)
2- Rebaixarei o cabeçote 1,5mm, pois o combustível atual permite uma taxa de compressão mais elevada, vai para uns 13:1. Além disso colocarei o carburador 3E 34 SEIE (Duplo estágio do álcool) que anda bem, é econômico, barato e encontra tudo facinho. Com isso vai para uns 130Hp. Gasto= $100(Carb.) + $150 (Rebaixar cabeç.)
3- Colocarei ignição eletrônica, que melhorará o rendimento e mais um pouquinho a potência. Gasto= $250 (Pode-se não trocar, considero questão de confiabilidade)
4- Não colocarei, mas se quiser colacar escap. dimensionado a potência sobe mais um tanto, igualando ou chegando perto do 6cc do Opala.

Resumindo, fazendo as duas primeiras modificações, vamos ter a mesma vazão de combustível do motor a álcool comum e com uma potência considerável. Acho que o Lucema disse que o dele a álcool faz 5,5 km/l na cidade e 7 na estrada, além de ganhar mais 400rpm no giro máximo. Com isso tudo aliado ao câmbio 5m, aí vc imagina o canhão, justificando seu 2.5 mal aproveitado. Comparando com os 108Hp AP de $800 (que dizem ser mais econômico) e $250 para adaptá-lo ao câmbio do chevette, fica a critério do "Louco" igual a nós. Tem também os que optam por fazer o motor 6cc Willis por uns $1100 e só uma abridinha no câmbio por $150, ficando com 3m, 90Hp e 5 km/l a gasolina, mas o dele é original!

Amigo, meu conhecimento a respeito de 4x4 eh bem pequeno.. porém no ramo de preparaçao de motores tenho um conhecimento razoável.... queria te dizer para nao esperar 130 hp apenas com uma taxa no cabeçote pistoes a alcool e carburaçao 3e.... porém com mais preparaçao como um trabalho em dutos de admissao e escape .. angulo de valvula e alivio em volante para priorizar o torque em baixa voce poderá atingir esta potencia se bem executado o serviço... porém para este motor nao sei nenhuma receita pronta para te dizer... abçs e sorte na preparaçao!!!

Alvaro Pereira
26/05/2007, 20:22
Devido o comprimento maior q a caixa de chevette tem em relaçao a uma de jeep original a tomada de força vai ficar bem lah tras do jeep .......
Alguem ja tem essa caixa com guincho mecanico ??? tenho um e nao quero abrir mao dele ....
Ate mais galera

Filho a única coisa, e que o eixo também fica mais comprido uns 150 milímetros, pois eu também tenho um guincho mecânico comprado com a x4 (consorcio) e foi feita a adaptação num motor bf com a cx do chevett e ficou 1000

proença
26/05/2007, 20:42
Filho a única coisa, e que o eixo também fica mais comprido uns 150 milímetros, pois eu também tenho um guincho mecânico comprado com a x4 (consorcio) e foi feita a adaptação num motor bf com a cx do chevett e ficou 1000

opa!!!
fotos???

tio
26/05/2007, 22:39
Ate mais galera
Estou colocando esta caixa no meu CJ , com flange Deeptec......teve que ser feita uma adaptação no eixo , pra conseguir colocar o guincho mecanico .....vou ver como ele fez e posto fotos aqui.....mas o guincho funciona.:concordo:

Sidnei Diogo
26/05/2007, 23:07
Postado originalmente por melchior nones http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=394732#post394732)
Ate mais galera

Estou colocando esta caixa no meu CJ , com flange Deeptec......teve que ser feita uma adaptação no eixo , pra conseguir colocar o guincho mecanico .....vou ver como ele fez e posto fotos aqui.....mas o guincho funciona.:concordo:

Melchior, Galera, Utilizo o kit Deeptec há quase um ano com motor GM151 e, de fato, para usar a tomada de força é necessário fazer uma adaptação no eixo que liga na engrenagem da reduzida (igual ao da flange do Dias). Fizemos esta adaptação em dois CJs utilizando a própria luva entalhada do chevette e um eixo usado do Willys. Ficou 10.
Quanto à resistência da flange Donatti, o Peleje tem razão Felipe. Mas se vc fizer o reforço que falou e colocar duas pequenas "mão-francesas" entre a luva que vai no rabicho e a parede vertical da flange, não tem erro.
[ ]'s

Alvaro Pereira
26/05/2007, 23:58
opa!!!
fotos???

Proença eu já as coloquei neste mesmo tópico, mas vamos lá sobre a adaptação do guincho eu desmontei, pois comprei outra viatura e estou colocando na nova viatura

Alvaro Pereira
27/05/2007, 00:05
Proença eu já as coloquei neste mesmo tópico, mas vamos lá sobre a adaptação do guincho eu desmontei, pois comprei outra viatura e estou colocando na nova viatura

veja como ficou no bf

Alvaro Pereira
27/05/2007, 00:11
veja como ficou no bf

Vejam o detalhe do suporte para que não aconteça a quebra da tampa da cx do chevett

Diego Ricardo Laranjeira
29/05/2007, 12:30
Gente,

Finalmente estou montando meu clarckette+AP, porém tive um problema que está me tirando o juízo: o mecânico colocou a flange do Dias com o câmbio do Chevette 5m na caixa reduzida, até aí tuco correu bem a pesar do mecânico ser iniciante nessa adaptação (aqui quase não tem mecânico especializado em Jeep). Acontece que quando ele foi colocar a urna (caixa seca/capa seca) do Chevette, a borda da urna bate na caixa de direção o que impede de encaixar na cahxa de câmbio, não dá pra parafusar a urna na caixa.
Vou utilizar uma flange de adaptação do motor AP no câmbio do Chevette. A solução que o mecânico sugeriu (meu Deiu, não agüento mais tanta coisa) foi adaptar uma caixa de direção do Passat como um amigo nosso que tem Jeep fez. De fato isso resolveria o problema, mas daria mais uma novela pra fazer mais essa adaptação, parece que não acaba nunca.

Peço ajuda aos mais experientes que colocaram esse conjunto Clarckette+AP no Jeep.

Grato,

felipemendes
31/05/2007, 12:51
Quanto à resistência da flange Donatti, o Peleje tem razão Felipe. Mas se vc fizer o reforço que falou e colocar duas pequenas "mão-francesas" entre a luva que vai no rabicho e a parede vertical da flange, não tem erro.
[ ]'s

Ainda não tenho fotos, mas os reforços ficaram ok. Essas mãos-francesas seriam isso aí pintado de azul (usei a foto do Donatti)?

Alvaro Pereira
31/05/2007, 22:30
Grande Felipe o reforço que foi feito na sua flange não vai dar resultado no que eu te informei, pois o reforço que tu tens que fazer e colocar uma áster que prenda na cx e não na própria flange e só vc ter como exemplo se ligar na flange do prof pardaldias essa sim e bem reforçada

felipemendes
01/06/2007, 12:58
Foi o que eu fiz, Álvaro. Botei umas hastes ligando aqueles parafusos de cima da foto anterior à tampa do câmbio do chevette. O que perguntei foi se precisava colocar mão francesa, além das hastes.

Abraço!

Milton Quindim
06/06/2007, 11:45
Blz pesoal jah tenho na cabeça e vou colocar uma cx clarckette + bf161...soh quero saber quem consegue contactar o dias pois quero a flange dele pois acho sacanagem dar dindin pras empresas que estaum vendendo baseados em quebras de cabeça de foristas...entaum se alguem puder que me arrume...valeu.

ploesch
15/06/2007, 16:20
anibal-dias@uol.com.br

Pode falar q foi o Paulo de Valinhos q te passou.....

abraços e boa sorte.....

GH
17/06/2007, 18:19
Pessoal,

Vocês poderiam dar uma idéia de valores desse conjunto (câmbio chevette 5m + flange p/AP + flange p/reduzida willys + reduzida willys)?

felipemendes
18/06/2007, 10:51
Câmbio Chevette=200 (média. Pechinche a alavanca junto, normalmente não vem)
Flange AP=300 (Fôlego, não é tão bom quanto o Deeptec)
Flange p/reduzida=600 (Donatti) ou 800 (Deeptec, melhor)
Reduzida=500 (se encontrar por esse preço, compre na hora)

Preço da brincadeira toda=~2500, incluindo as coisinhas mais baratas que tem que comprar (calços, rolamentos, juntas, óleo...) e a MO. Estou fazendo uma pá de coisa, inclusive isto (mas meu motor é GM 151), está saindo por 1400 reais só de MO. A grande vantagem por enquanto é que o câmbio é barato.

Diego Ricardo Laranjeira
22/06/2007, 15:07
Câmbio Chevette=200 (média. Pechinche a alavanca junto, normalmente não vem)
Flange AP=300 (Fôlego, não é tão bom quanto o Deeptec)
Flange p/reduzida=600 (Donatti) ou 800 (Deeptec, melhor)
Reduzida=500 (se encontrar por esse preço, compre na hora)

Preço da brincadeira toda=~2500, incluindo as coisinhas mais baratas que tem que comprar (calços, rolamentos, juntas, óleo...) e a MO. Estou fazendo uma pá de coisa, inclusive isto (mas meu motor é GM 151), está saindo por 1400 reais só de MO. A grande vantagem por enquanto é que o câmbio é barato.

Gente,

Comprei uma flange na Folego, paguei frete para trazer e tudo e a furação veio errada e não tinha o espaço de colocar o motor de partida original do AP. Devolvi e cancelei a compra.
Encomendei uma flange a uma pessoa de Goiás (Jorge, fones: 62-3288-4828 e 62-9203-0972) por indicação de um amigo que tem Suzuki Samurai, ele deu show, excelente peça, inclui a parte de baixo em alumínio que faz a proteção da embreagem, tem a parte de suporte do motor de partida original AP, todos os parafusos inclusos e me cobrou R$ 250 + frete. Economia de R$ 50 e grande satisfação.

Dêem uma ligadinha pra ele e pode dizer que foi Diego de Recfe quem indicou, se quiserem fotos da flange posso disponibilizar, pois meu motor ainda não está no lugar.

anderson_wzorek
14/07/2007, 12:57
Fala rapaziada td certo?
ja vi que tem bastante gente rodando co a caixa de chevette no jeep,e ate agora não ouvi queixa alguma.
Segunda feira vou fechar negocio em uma 5 marchas de chevette aqui em Curitiba,e gostaria de saber dos amigos se realmente correspondeu as expectavivas esperadas?
O serviço de adaptação,flage,cardãs e montagem sera feito por mim e um meca amigo meu, sou tecnico em mecanica industrial e trabalho com tono ,fresadora,solgagem,e mais as informaçoes aki do forum acho que da para fazer um trabalho de primeira.
É loucura?ou fica bom
O meu jeep não pega trilha pesada,so coisa light...

abraços aos amigos

Anderson

Sidnei Diogo
14/07/2007, 15:15
Fala rapaziada td certo?
ja vi que tem bastante gente rodando co a caixa de chevette no jeep,e ate agora não ouvi queixa alguma.
Segunda feira vou fechar negocio em uma 5 marchas de chevette aqui em Curitiba,e gostaria de saber dos amigos se realmente correspondeu as expectavivas esperadas?
O serviço de adaptação,flage,cardãs e montagem sera feito por mim e um meca amigo meu, sou tecnico em mecanica industrial e trabalho com tono ,fresadora,solgagem,e mais as informaçoes aki do forum acho que da para fazer um trabalho de primeira.
É loucura?ou fica bom
O meu jeep não pega trilha pesada,so coisa light...

abraços aos amigos

Anderson

Fala Anderson.
Cara, se depender da minha opinião, pode colocar sem medo. Ainda mais Vc que, como eu, tem condição de executar a flange e o eixo. Gastei 250L$ no câmbio + 90L$ na Cx seca do Opala moderno (vai atrás disso porque por aqui já tá meio difícil) + umas 100 L$ entre material e usinagem. mesmo que Vc pague a remoção e instalação do conj. (120L$), ficará em tono de 440L$ (gastei mais 80L$ porque comprei um eixo secundário do Willys para não detonar o meu). Ou seja, L$ 520 para um conjunto fera. A 1 e 2 marchas do chev são mais reduzidas que a do willys e a 5 é over-drive (80%). Quanto à resistência, meu Jeep é um CJ5 militar, pesado pra burro, com relação 8x43 e pneus tork 31" em roda 8x16 off-set negativo em 50mm e faço trilha pesada mesmo há mais de ano e meio e expedições em terreno mixto asfalto/terra. até agora, só elogios. Qquer coisa q puder ajudar, é só falar.
[ ]'s:concordo:

Lucas Nassif
14/07/2007, 16:48
Olá!!

Como fica uma caixa de Cheva (5m) num motor GM 6cc?? Ela aguenta?? Se sim, como adaptar ela no motor?? Existe capa seca pronta ou tem que mandar fazer? E a embreagem, qual utilizar?

Abrass :concordo:

anderson_wzorek
14/07/2007, 17:53
Valeu Sidnei.

eu postei mesmo só para por segurança ,pois foi como disse,ate hj tds que colocaram esse cambio não reclamam,e a adaptação não é um bicho de 7 cabeças não.
segunda feira feira fecho negocio e trago o cambio para casa.e na medida que vor trabalhando nele vou postando aki.
Alias alguma dica em especial na adaptação,algum detalhe pra tomar um cuidado maior?
Quero fazer uma adaptação de primeira hehehe
Teria algumas fotos?

saudações
Anderson

Santoro
14/07/2007, 18:52
Uma pergunta , como ficaria essa caixa instalada no ohc 2.3 original do cj ? pergunto isso por curiosidade .. n acho o ohc um motor ruim .. mas sinto falta de uma quinta marcha nele ... quem sabe , eh uma ideia ... alguem teria algum relato ?

Sidnei Diogo
15/07/2007, 13:15
...Como fica uma caixa de Cheva (5m) num motor GM 6cc?? Ela aguenta?? Se sim, como adaptar ela no motor?? Existe capa seca pronta ou tem que mandar fazer? E a embreagem, qual utilizar?

Tenho dois colegas que utilizam esse cambio nos 250S e, segundo eles, o que não aguenta é o diferencial do Opala. Nos Jeeps, acho que vira.

Para adaptar, o 6cc é exatamente igual o 4cc na parte de trás, ou seja, a mesma cx seca do opala moderno e etc. A embreagem é praticamente a mesma (uso a do 6cc no meu). Só o disco, mandei fazer um de lona trançada pois o over-drive (5 marcha) judia dele um pouco mais.
PS. O pessoal que usa o câmbio da A-20 utiliza a embreagem e cx seca do D-60 (bem maior) mas no clarckette acho q não cabe.
[ ]'s

Sidnei Diogo
15/07/2007, 13:26
Uma pergunta , como ficaria essa caixa instalada no ohc 2.3 original do cj ? pergunto isso por curiosidade .. n acho o ohc um motor ruim .. mas sinto falta de uma quinta marcha nele ... quem sabe , eh uma ideia ... alguem teria algum relato ?

É praticamente a mesma coisa mas acho que precisa uma flangezinha entre o ohc e o câmbio. Vou conferir com um amigo que usa desse jeito e depois posto aqui. valeu?

Olimpio de Melo Viana
15/07/2007, 13:50
gostaria de saber se alguem ja viu jeep 6cc com caixa de chevette me disserão que da certo se alguem puder me ajudar fico grato
Carlos
Caro amigo eu coloquei caixa de chevete no jeep mas mudei para motor de opala e te aconselho fazer a mesma coisa pois o motor de jeep de 6 cilindros não chega aos pés do mesmo e fique sabendo que o motor do opala tanto de 4 como de seis cilindros são faceis de adaptar no jeep e fica um dez. Coloque o motor do opala e a caixa de cinco marchas do chevete e ainda coloca a caixa de reduçao do jeep, é só vc comprar um adaptaador para a caixa de chevete na deptek. Eu não me arrependi e quase todo mundo esta colocando esta caixa e trocando o motor ou por opala ou por AP da volks. lenbre-se que o cardã do jeep para casar bem com a caixa de chevete é o 9X44, fica com bastante força e desenvolve muito bem na estrada o meu por exemplo vai ate os 110 Km sem apertar o pé.

Sidnei Diogo
15/07/2007, 13:54
...Alias alguma dica em especial na adaptação,algum detalhe pra tomar um cuidado maior?
Teria algumas fotos?

Somente o eixo que eu usinei com ressalto porque quero utilizar a tomada de força da T-case.
Vai algumas fotos...
87865 87866 87867 87868 87869

Sidnei Diogo
15/07/2007, 14:06
Aê, PessoALL:
O Kit da Deeptec é 10. Somente aconselho, pra quem pretende utilizar guincho mecânico ou outro dispositivo na tomada de força, usinar o eixo com ressalto conforme figura postada (ou igual o eixo da Donatti) porque o da Deep não permite acoplamento na tomada de força.
Mais algumas fotos (tô começando a gostar da brincadeira, hehe)
87872 87873 87874

Sidnei Diogo
15/07/2007, 14:09
... mudei para motor de opala e te aconselho fazer a mesma coisa pois o motor de jeep de 6 cilindros não chega aos pés do mesmo...

X2; Concordo plenamente.

A relação 9x44 desenvolve melhor na final; a 8x43 fica imbatível na lama.
[ ]'s

anderson_wzorek
15/07/2007, 14:37
Fala Sidnei td certo?

Valeu mesmo pelas informaões, assim que pegar a caixa vou começar a trabalhar na adaptação cambio/t-case,alias a flange da foto anexada foi comprada ou confeccionada?esta muito bacana,ja achei qual copiar hehe,logico se me permitir né.
E a respeito do sistema de embreagem/eixo piloto como ficou?oque teve quer feito/adaptado?
As medidas da luva para usar sem tomada de força,são aquelas mesmas?
desculpa o tanto de perguntas,mas quero etsar bem informado para fazer algo bem feito.

Pode ter certeza que vou lhe incomodar mais ainda.
No que eu puder ajudar estou as ordens

abraços
Anderson

Sidnei Diogo
15/07/2007, 14:57
...Valeu mesmo pelas informações...

Tamo aí.

a flange da foto anexada foi comprada ou confeccionada?esta muito bacana,ja achei qual copiar hehe,logico se me permitir né.

Foi confeccionada aqui em casa. Pode copiar, depois te mando o boleto:mrgreen: Observe que utilizei o suporte do próprio coxim do chevette logo abaixo da luva. Depois, coloquei mais uma espécie de mão-francêsa para dar mais resistência (chapa preta de 5/16").

E a respeito do sistema de embreagem/eixo piloto como ficou?oque teve quer feito/adaptado?

A embreagem é a do opala (P&P), porém, o rolamento que vai na moringa (eu usei a moringa do chevette) te deixa duas opções:
1- Utilizar o eixo-piloto do chevette e rolamento do chevette com uma bucha compensando a dif. de diâmetro (o do Opala é maior) na cx seca. (usei esta)

2- Substituir o eixo-piloto e a moringa do chevette pelo do Opala (mas tem de ser do moderno - 5m) e utilizar o rolamento do Opala. Fica muito bom mas tem de desmontar o câmbio inteiro pra trocar o eixo piloto.

As medidas da luva para usar sem tomada de força,são aquelas mesmas?

Aquelas quais?:pensativo: Vou rever minhas anotações e passo as medidas.
vc se refere às medidas da luva da flange ou a que vai adaptar a engrenagem da T-Case no entalhado do câmbio?
[ ]'s

anderson_wzorek
15/07/2007, 15:14
opa...
as medidas as quais me refiro são essas da foto em anexo.
pergunto se posso utilizar elas,pois não vou precisar tomada de força.
Das adaptaçoes de embreagem/piloto a primeira opção que me deixou fica bom? visto que é mais facil de fazer,vou utilizar essa
valeu....

Sidnei Diogo
15/07/2007, 15:25
opa...
as medidas as quais me refiro são essas da foto em anexo.
pergunto se posso utilizar elas,pois não vou precisar tomada de força.
Das adaptaçoes de embreagem/piloto a primeira opção que me deixou fica bom? visto que é mais facil de fazer,vou utilizar essa
valeu....

OK. Essas medidas (a foto é do pessoal aqui do fórum; as medidas estão em cm) deram certo e, se Vc utilizar esta opção poderá utilizar a tomada de força no futuro. A porca que vai neste eixo é a original que fixa a engrenagem
da redz no rabicho do câmbio. (observe se a engrenagem de sua RDZ é de entalhado grosso (3m), ou fino (4m))

Quanto ao eixo-piloto do chevette, fica bom; mas se o rolamento correr, poderá escapar marchas quando Vc desacelerar engrenado. uma boa opção é fazer a luva com rebaixo. vou ver se consigo uma foto ou um desenhinho marreta;-)

anderson_wzorek
15/07/2007, 16:03
opa,se conseguir uma foto ou desenho da tal bucha eu agradeço,eu mais ou menos entendi como é.
quero ter uma ideia real doq ue vai de material e usinagem para começar a fazer.
mais uma vez valeu

Sidnei Diogo
15/07/2007, 17:02
Aí vão as fotos (digitalizadas). Não sei se vai dar prá ler, mas...
87891
Só foi uma; depois dou um jeito...abs.

anderson_wzorek
16/07/2007, 21:02
Fala Sidnei

desculpa incomodar de volta

o terceiro desenho seria a luva?
e a bucha que vai soldada na flange,precisa do rebaixo na ponta ou pode ser reta?

Desculpa pelo tanto de perguntas,é quero fazer algo bem legal
abraços...e valeu mais uma vez

Sidnei Diogo
16/07/2007, 21:21
...o terceiro desenho seria a luva?
e a bucha que vai soldada na flange,precisa do rebaixo na ponta ou pode ser reta?

O terceiro é a luva que vai no entalhado do câmbio e na engrenagem da reduzida. Eu costumo utilizar uma luva do cardan do chevette soldada num eixo usado do câmbio do Willys. Cuidado com a profundidade. Se ficar curta, talvez seja preciso cortar um pedaço da ponta do entalhado.

Quanto à bucha, vc pode fazer reta mas não pode ficar desalinhada em relação à face da flange porque senão o câmbio vai roncar chegando até mesmo a travar na 5 marcha (o over-drive dá muito giro).

Tentei postar um desenho do contorno da flange (recorto ela com maçarico) mas deu errado. vou ver c dou um jeito.

Não esquenta de perguntar não. Sempre sou auxiliado e, quando posso ajudar, é o maior prazer.:concordo:

anderson_wzorek
16/07/2007, 21:38
Valeu mesmo por tds as dicas,se vc diz que é melhor fazer a bucha escalonada eu vou fazer,eu quis facilitar,mas se for deixar a peça com menos qualidade esquece hehe,ainda mais eu que sou bem detalhista.
entre a bucha flange e o eixo feito com a luva vai um rolamento certo?ele esta montado só com retentor?

Sidnei Diogo
16/07/2007, 21:55
...entre a bucha flange e o eixo feito com a luva vai um rolamento certo?ele esta montado só com retentor?

O rolamento fica embutido entre a carcaça da T-Case e a flange (por isso o rebaixo maior na flange. Aquela medida de 5mm é importante) e não possui retentor. Eu mantive o retentor do rabicho do câmbio do chevette e, se quiser fazer melhor, troque o rolamento original por um ZZ (2Z) blindado dos dois lados. Prefira a blindagem de borracha porque o objetivo é evitar que o óleo do câmbio escoe para a T-Case.

Sidnei Diogo
16/07/2007, 22:04
...se vc diz que é melhor fazer a bucha escalonada eu vou fazer...

ANDERSON: Estive observando o desenho da flange e fiquei em dúvida com uma coisa - Existe um rebaixo de 5mm de profundidade por 70 de diâmetro nela. Agora não lembro se é realmente 70 ou 80. Para se certificar, verifique o diâmetro do rolamento da reduzida, pois é ele que fica encaixado na parede da T-Case e encaixa tbm nesse rebaixo.

[ ]'s

anderson_wzorek
16/07/2007, 22:20
posso estar enganado,mas o rolamento não encaixaria no diametro de 58 mm dentro da bucha da flange?pois o diametro de 70 mm na flange é exatamente a medida da bucha,não sei se entendi certo.
me corrige ai se estiver errado

anderson_wzorek
16/07/2007, 22:35
Opa Sidnei,agora parei para analizar o desenho com mais calma e entendi como é....esquece a postagem ai de cima,viajei bonito.
Vou tentar fazer um desenho da forma que entendi e posto aki,ai se vc puder dar uma olhada eu agradeço,mas agora não tem erro,é relativamente facil....
mais uma pergunta,oque é akele desenho que esta entre a luva e o reforço da flange?
saudaçoes cheias de duvidas ainda hehe

Sidnei Diogo
16/07/2007, 22:43
Opa Sidnei,agora parei para analizar o desenho com mais calma e entendi como é....esquece a postagem ai de cima,viajei bonito.

Pois é. do lado que está desenhado, confundi. o rebaixo maior da flange é para receber o rolamento; a bucha vai do outo lado. Acho que é 80 mesmo.

Pior é que fui eu quem desenhou. Mole?:parede::parede:

anderson_wzorek
16/07/2007, 22:55
Qual a espessura da chapa da flange???
e agora só por curiosidade qual sua profissão heheh???mecanica industrial???
valeu ate mais....

Sidnei Diogo
16/07/2007, 23:19
Qual a espessura da chapa da flange???
e agora só por curiosidade qual sua profissão heheh???mecanica industrial???
valeu ate mais....

Kara, utilizei, nas 4 que fizemos, uma chapa de 5/8" e demos uma faceada nela (pura frescura):roll: se quiser fazer com 1/2" dá (ui) tranquilo.

Trabalhei no SENAI por mais de 20 anos, fui de instrutor a diretor mas só fiquei bom mesmo em mecânica de uns 8 anos prá cá, depois que comprei o Falcão :mrgreen:
olha ele aí:88041

Sidnei Diogo
16/07/2007, 23:30
...mais uma pergunta,oque é akele desenho que esta entre a luva e o reforço da flange?

"Aquilo" (obrigado por chamar de desenho, hehe) é a bucha de compensação do diâmetro do rolamento do chevette para o do opala (no eixo-piloto). Explico: no eixo-piloto vai um rolamento (dentro da moringa). Como vc irá utilizar o câmbio do chevette e a cx seca do Opala, se vc optar por manter o rolamento do chevette, será necessário utilizar essa bucha porque o encaixe do rolamento do Opala é maior. Mas vc pode optar por colocar o rolamento do Opala. Aí é só dar um jeito de travar ele no eixo piloto. Blz?
:pensativo::rolleyes:

anderson_wzorek
17/07/2007, 21:48
fala Sidnei td bom?

Vou usar chapa de 5/8" acho que fica mais firme hehe,eu tenho mania de super-dimensionar td hehe.

anderson_wzorek
17/07/2007, 21:54
cara 20 anos de senai é bastante tempo hein,eu estou nessa area a 8 anos,4 de curso tecnico e 4 de industria.Seu jeep ta nota 10 parabens...parece ser o bicho na trilha!
Vou usar o rolamento do cheva mesmo com a bucha de com pensação,com o rebaixo para não escapar,deve ficar legal.
Sabado vou comprar o aço da flange,a luva do cheva e um entalhado velho do jeep em bom estado, hj na minha hora de almoço ja confeccionei a bucha que vai soldada na flange,ficou muito boa mesmo,extamente com akelas medidas,logo começo a postar os resultados por aki,acho que vai ficar maneiro,graças a sua ajuda.
Sabado vou passar os desenhos no cad,se quiser te mando uma copia do arquivo.
Mais uma vez valeu pelas dicas,anota ai ja estou lhe devendo umas cervejas hehehehe
Abraço
Anderson

Sidnei Diogo
17/07/2007, 22:31
cara 20 anos de senai é bastante tempo hein,eu estou nessa area a 8 anos,4 de curso tecnico e 4 de industria.Seu jeep ta nota 10 parabens...parece ser o bicho na trilha!

20 anos é bastante. antes; depois, vc percebe que foi muito rápido:(

Vou usar o rolamento do cheva mesmo com a bucha de com pensação,com o rebaixo para não escapar,deve ficar legal.

Estou confeccionando um conj. desses para um amigo mas preferi usar o rolamento do Opala e fazer um canal no eixo-piloto com um disco de corte de 2mm com a lixadeira no torno e colocar um anel-trava.

Sabado vou comprar o aço da flange,a luva do cheva e um entalhado velho do jeep em bom estado, hj na minha hora de almoço ja confeccionei a bucha que vai soldada na flange,ficou muito boa mesmo,extamente com akelas medidas,logo começo a postar os resultados por aki,acho que vai ficar maneiro,graças a sua ajuda.

Legal; Há e antes que eu esqueça, o diâmetro do rebaixo na flange é de 80 mm mesmo. corrige aí.:concordo:

Sabado vou passar os desenhos no cad,se quiser te mando uma copia do arquivo.

Quero sim. Utilizo o CAD só pra leitura e dimensionamentos complicados. Sou muito bração com ele (tbm, sou do tempo da prancheta e do tecnígrafo:evil:), mas meu filho é Fera. :putz: P.S. Véinho o K7:mrgreen:

anderson_wzorek
17/07/2007, 23:01
Relmete,eu estou a 8 anos e parece que foi ontem que começei nesse ramo hehe.
Usando o rolamento do opala com o anel trava de qualquer maneira vai ter uma bucha para compensar a diferença de diametro certo?
mas não vou me preocupar com isso ainda,vou fazer a flange e depois vou pro piloto/embreagem.mas se vc pider colocar fotos desse sistema que esta fazendo com anel trava eu agradeço...
assim que tiver um arquivo com os denhos em cad te mando blz
Ahhh vou corrigir a medida para 80 mm valeu pela dica.
ate eu terminar essa adaptação eu te deixei louco com minhas perguntas hahahahaha
saudaçoes...ate mais

Sidnei Diogo
17/07/2007, 23:16
Usando o rolamento do opala com o anel trava de qualquer maneira vai ter uma bucha para compensar a diferença de diametro certo?

Negativo. O Rolamento do Opala tem o mesmo diâmetro interno, mas o diâmetro externo dele é maior (= o diâmetro da Cx Seca). Porém, ele é mais espesso o que implica na necessidade de um novo canal. Pensei em procurar, por catálogo, um rolamento nas dimensões necessárias, mas ainda não tive tempo. Vou pegar no meu CAD (Caderno de Anotações Desorganizadas) o desenho (daquele jeito que Vc já sabe) e posto amanhã.
[ ]'s

anderson_wzorek
18/07/2007, 22:00
Agora eu entendi como funciona a bucha no caso do rolamento do chevette,é um esquema simples.
E quanto ao esquema do rolamento do opala com anel trava td é um sistema legal.Ele cabe na moringa do chevette?
Para ser feito o novo canal com precisão é necessario desmontar a caixa para tirar o piloto para o tornear?Se isso for necessario não daria certo a troca por um piloto de opala,se bem quando mais $$$$$ economizar melhor,nesse caso precisaria compara um piloto de opala hehe.
Hj peguei a caixa que comprei,ela veio com a capa seca original em aluminio,por um acaso ela serve no motor de opala?Se não servir dou ela e mais uma grana em uma capa seca do opala moderno.
Ate o final de semana devo etsra postando fotos da caixa e do começo do trabalho na flange.
Ahhh hj começei um caderno CAD tbm hehehehe,é muito util
Abraço

Dimmy
18/07/2007, 22:05
O pessoal desculpa ta entrometendo na conversa,,mais ainda to com duvidas sobre cambios.

o cambio do chevete 5 marchas,,vcs naun estão tendo problemas com ele quanto a quebras??
estão usando ele em trilhas pesadas??

abraços

Sidnei Diogo
18/07/2007, 22:10
Bom, fiz uma gambi pra naum desmontar o câmbio: coloquei uma polia de alumínio que tinha aqui em casa (acho que era de um compressor velho) no rabicho do cambio e liguei num motor de bx com correia. depois apoiei a lixadeira no proprio cambio e foi no manual hehe. mas não vou mandar foto disso, é claro rsrs

anderson_wzorek
18/07/2007, 22:39
cara solução muito criativa e vc vem dizer que é gambi?Vou tentar dar jeito de não desmonta o meu cambio tbm hehe.Bota fotos ai dessa arte pra mim ver.Quanto quer por sua ideia ?hahahahaha.brincadeira,eu dou um jeito por aki,as vezes faço coisas que nem eu mesmo acredito
Vamos ver no que vai dar essa adaptação,mas tenho certeza que vai ficar boa
.....

Sidnei Diogo
18/07/2007, 23:09
É qui desmonta cambio, é só pra neguinho aposentado, hehe
demora muito e a ansiedade não deixa...
Mas tenho certeza que vc vai gostar do resultado. Melhor que isso, só eu mesmo fazendo (KKKKKK)
[ ]'s

Sidnei Diogo
21/07/2007, 11:20
O pessoal desculpa ta entrometendo na conversa,,mais ainda to com duvidas sobre cambios.

O Dimmy: Isto aqui não é particular não, é que só sobraram 2 malucos (3?)
Pode manda bala que o tópico fica muito melhor; qto mais gente, mais idéias e soluções.

o cambio do chevete 5 marchas,,vcs naun estão tendo problemas com ele quanto a quebras?? estão usando ele em trilhas pesadas?

Como disse, faço trilhas trasch e, de x em quando, um passeio ou expedição. Pode confiar, fica bom mesmo. além disso, a resistência física dos clark é a mesma; O do chevette, o do Opala 4cc e do 6cc são iguais e os outros, são praticamente a mesma coisa. É claro que os grandes, A-20 e cia, por serem maiores, são mais fortes. mas C já viu o preço deles? Outra coisa, o da A-20 dá problema na 5 louca, a relação das marchas não é interessante (1 forte demais ñ dá pra usar rdz; 2 xoxa; 5 1:1), e é muito mais frágil que o do Chevette.

anderson_wzorek
21/07/2007, 17:47
Fala Sidnei,emprestei uma flange de um amigo meu aqui,é akela feita pelo dias,bem bacana a flange,vi que existem algumas diferenças da sua,mas a unica que gerou uma duvida foi que a sua tem a bucha soldada na flange a do dias não,existe algum porque da bucha?
Com td respeito a flange do dias,mas eu acho que vou copiar a sua mesmo achei mais elaborada.
Vou levar o maiort tempão´pra fazer a flange to meio quebrado,mas vai ficar boa
E nesse tempo vou te enchendo de perguntas e postando os resultados
abraços....

Dimmy
21/07/2007, 18:17
Como disse, faço trilhas trasch e, de x em quando, um passeio ou expedição. Pode confiar, fica bom mesmo. além disso, a resistência física dos clark é a mesma; O do chevette, o do Opala 4cc e do 6cc são iguais e os outros, são praticamente a mesma coisa. É claro que os grandes, A-20 e cia, por serem maiores, são mais fortes. mas C já viu o preço deles? Outra coisa, o da A-20 dá problema na 5 louca, a relação das marchas não é interessante (1 forte demais ñ dá pra usar rdz; 2 xoxa; 5 1:1), e é muito mais frágil que o do Chevette.

[ ]'s:concordo:[/QUOTE]

Obrigado..
Eu sei que esses cambios da A20 é muito caro ,pois tenho um 4 marchas em minha F75 ,com frange da deep tec.
O cambio do chevete é realmente muito mais barato e sem duvidas mais resistentes do que os originais do JEEP..??
Acho que vo mesmo colocar o cambio do Chevette 5 marchas com o motor AP turbinado. Espero que fica muito bom,,e bem agil meu jeep.

obrigado..
abração.

ferraz
22/07/2007, 22:47
Dimmy.
Com esta logica o cambio chevette, poderia ser usado em A20??
No jeep então é instalar deixe de se preoculpar?

Sidnei Diogo
23/07/2007, 13:11
...emprestei uma flange de um amigo meu aqui,é akela feita pelo dias,bem bacana a flange,vi que existem algumas diferenças da sua,mas a unica que gerou uma duvida foi que a sua tem a bucha soldada na flange a do dias não,existe algum porque da bucha?
Com td respeito a flange do dias,mas eu acho que vou copiar a sua mesmo achei mais elaborada...

E aí Anderson? Só fiz a bucha para melhorar a resistência da face da flange com relação ao eixo do câmbio porquê somente a espessura da chapa achei pouco. Não conheço a do Dias, mas, se analisarmos bem, veremos que só ficaria bom sem o cubo, se a flange fosse de alumínio de 1" ou mais e soldada no rabicho do câmbio. Mesmo assim, seria alumínio. Prefiro aço; portanto...

Dimmy
23/07/2007, 16:13
Dimmy.

Ferraz

Não endendi o q quiz dizer;

vlws.

ualaite
23/07/2007, 17:21
Fala pessoal, sou novo no forum e também com Jeep, mas esse papo do câmbio do chevette me interessou muito! Li todas as mensagens deste tópico e percebi que este câmbio tem dividido um pouco as opiniôes, mas confesso q estou com muita vontade de tentar. Mas tenho uma pergunta: Quanto será o recuo da alavanca do câmbio para trás? Tenho medo q fique um pouco estranho. E a outra pergunta é: Existe uma alma caridosa que poderia me mandar os desenho para confecção da flange para adptar na reduzida? Valeu!

Santoro
23/07/2007, 18:42
Tenho tb acompanhado na encolha o topico , mas tenho uma duvida, tenho o ohc no meu cj, irei abrir meu cambio ao fim da minha reformar para dar uma olhada .. ai penso .. se tiver q gastar mt vou botar um de chevete no lugar .. o pessoal usa o do chevete 1.0 certo ? alguem usa com o ohc ? Ate pretendo botar num futuro um ap ou um opala , mto provavel q seja um ap ..
meu motor esta bom , n prentendo trocar ele agora ...Mas como ficaria o ohc com cambio de chevas?

felipemendes
23/07/2007, 18:56

Da mesma maneira que, existindo chevette com motor de opala, dá pra botar no opala o motor de chevette... :rolleyes: Vai ficar uma m****, mas que dá pra fazer, dá...
Não é deixar de se preocupar. Tem que continuar fazendo manutenção (troca de óleo, inspeção visual, etc.) como qualquer outra adaptação. A vantagem é que, em caso de quebra (sim, quebra bem pouco), gasta-se 200 reais pra comprar uma nova.

Mas tenho uma pergunta: Quanto será o recuo da alavanca do câmbio para trás?

Depende de qual motor que vc vai usar, qual flange e como vai ficar a adaptação. Com motor AP colado lá na frente e flange deeptec (mais curto), a posição fica quase a mesma. Usando o flange do Dias (o meu é parecido, mas comprei no Donatti), com motor de opala, fica uns 10 a 15 cm pra trás. Tive que refazer a caixa de ferramentas pra caber tudo.

Sidnei Diogo
23/07/2007, 19:07
...Mas tenho uma pergunta: Quanto será o recuo da alavanca do câmbio para trás?

Se fizer como nós, a alavanca da rdz recuará ~80mm.
Qto aos desenhos, primeiro vc precisa decidir qual flange usar.

Sidnei Diogo
23/07/2007, 19:32
...tenho o ohc no meu cj... o pessoal usa o do chevete 1.0 certo ? alguem usa com o ohc ? Ate pretendo botar num futuro um ap ou um opala , mto provavel q seja um ap ..
meu motor esta bom , n prentendo trocar ele agora ...Mas como ficaria o ohc com cambio de chevas?

O do chevette 1.0 é muito reduzido na 1 marcha e a 5 é 1:1, ou seja, se for para ganhar desempenho em alta, fica pior que o 1.6, mas se o objetivo for aumentar a redução da 1, então blz.

O OHC com clarkette fica bom tbm e é relativamente fácil de adaptar mas, se vc pretende colocar outro motor, é melhor decidir antes senão vai gastar 2x. A flange da RDZ é a mesma mas muda o local das alavancas, tarvessa, cardãns e cia.

Quanto ao AP ou GM, é briga véia e vai de cada um. Só adianto que o AP tem torque em alta rotação (precisa esguelar, tipo gaiola) e o GM 151 tem mais torque em baixa (melhor pra trilha mas pior na estrada).
[ ]'s

ferraz
23/07/2007, 21:01
Dimmy
A questão que levantei é que o cambio do chevette seria taõ bom e duravel para o jeep quanto os originários das "A/ C-20".
Felipemendes
Quanto a manutenção seria como o do cambio das pick up's que são tam bem falados?

ualaite
24/07/2007, 09:02
è isso q eu não queria, ter que mexer na caixa de ferramentas. Ainda que eu coloque ventoinha elétrica no opala, tire a orginal e cole o motor o máximo possível no radiador, use a flange da deeptec, será q consigo não mexer na caixa de ferramentas?

Dimmy
24/07/2007, 18:49
Dimmy
A questão que levantei é que o cambio do chevette seria taõ bom e duravel para o jeep quanto os originários das "A/ C-20".
Felipemendes
Quanto a manutenção seria como o do cambio das que são tam bem falados?

Pelo que o pessoal que usa esse cambio estão satisfeito.
A manutenção concerteza seria bem mais barato, pois os das "A/ C-20".sao muito caro a manutenção,,eu que o diga,,

Sidnei Diogo
24/07/2007, 18:58
è isso q eu não queria, ter que mexer na caixa de ferramentas. Ainda que eu coloque ventoinha elétrica no opala, tire a orginal e cole o motor o máximo possível no radiador, use a flange da deeptec, será q consigo não mexer na caixa de ferramentas?

O meu não é Deeptec e eu não mexi na cx de ferramentas, Ualaite.
Como disse, ficou apenas 80mm para trás (só mudei a furação na tampa do assoalho).:concordo:

anderson_wzorek
24/07/2007, 19:34
Fala galera...
Dae Sidnei,agora vou te dar um pouco de paz,com tds as informaçoes que vc me passou vo u começar a flange....
Logo apareço com mais perguntas
abraços e valeu pelas dicas ate agora

Sidnei Diogo
24/07/2007, 19:42
Fala galera...
Dae Sidnei,agora vou te dar um pouco de paz,com tds as informaçoes que vc me passou vo u começar a flange....
Logo apareço com mais perguntas
abraços e valeu pelas dicas ate agora

Fala Anderson.
Aê: Estou montando mais uma flange e hj fiz uma modificação na bucha de calço do rolamento (no eixo-piloto) e ficou muito boa. Dá (ui) uma cobrada (ui de novo) amanhã que te mando o desenho. Falow?:concordo:

ualaite
25/07/2007, 11:26
O meu não é Deeptec e eu não mexi na cx de ferramentas, Ualaite.
Como disse, ficou apenas 80mm para trás (só mudei a furação na tampa do assoalho).:concordo:

Entendi, Sidnei. Então vou fazer como vc. Por onde começo? A sua flange pode ser comprada ou só fazendo? A partir de agora vou ficar de olho em câmbios de chevete... Mais uma pergunta: Como saber se a capa seca que está no meu motor (opala 4cc) é a compatível com o câmbio do chevette?

Sidnei Diogo
25/07/2007, 20:53
Aí Anderson: Conforme prometido, segue desenho (CADê) da nova bucha. Não esqueça de fazer o rebaixo correspondente na parte de dentro da moringa.
88855

Sidnei Diogo
25/07/2007, 21:22
...vou fazer como vc. Por onde começo?

Compre um câmbio de chevette 1.6 com moringa e alavanca, uma cx seca do Opala moderno (5m) com o garfo de embreagem, e, caso queira preservar seu câmbio, um eixo secundário do câmbio Willys compatível com o seu (tem estria grossa (4m) e estria fina (3m).

A sua flange pode ser comprada ou só fazendo?

Se Vc quiser fazer, te passo o esquema sem problemas, mas se quiser que eu faça, podemos combinar... estou pertinho de Vc, só que costumo fazer completo (Vc compra o câmbio e a cx seca, o resto eu entrego rodando)
Vc pode comprar a flange da Donatti tbm, mas sai + caro e precisa reforço.

A partir de agora vou ficar de olho em câmbios de chevete

Veja se o Marin (jaguariúna) não tem. Fala que foi o pessoal do Guaçu que indicou. (sei de um de uma Marajó só que sai L$ 450)

Mais uma pergunta: Como saber se a capa seca que está no meu motor (opala 4cc) é a compatível com o câmbio do chevette?

A cx seca tem de ser do opala de 5m. O câmbio 5m vai em pé na cx seca. O do 4m vai deitado. Se seu motor for até 89, provavelmente não serve, mas a embreagem, disco, garfo, platô... é td igual.

A gente vai se falando... Não deixe de perguntar o que quiser.
Há: Se quiser, bate um papo com o Augusto da Planeta Vidros aí em Campinas. Ele é um grande amigo e é sócio da CIA DO JEEP tbm.

Sidnei Diogo
25/07/2007, 22:04
Aí PessoALL: Umas fotin
88866 88867 88868 88869 88870

[ ]'s

Diego Ricardo Laranjeira
26/07/2007, 14:58
Sidney,

Gostaria de sua ajuda, pois inventei de fazer adaptações no meu Jeep e agora estou um pouco atrapalhado pq mecânico desenrolado em Jeep aqui é raridade.
Decidi colocar motor AP e câmbio de chevette 5 marchas, comprei a flange para o câmbio do Dias e uma flange pra adaptar o motor AP na urna do chevette, eis que a urna do chevette ficou batendo na caixa de direção original do Jeep, o mecânico disse q só tinha jeito trocando a caixa de direção original por uma de chevette como um amigo nosso tem. Comprei a caixa de direção de passat e uma série de coisas para a adaptação. Não mexi na posição da caixa de redução pq segundo o mecânico teria que cortar eixo cardã traseiro, alongar eixo cardã dianteiro e balancear ambos, meu Jeep não tem caixa de ferramentas. Mas pelo espaço que ficou, acho q as polias do motor vão tirar fino no ventilador elétrico. Então, é possível mexer na posição da reduzida, trazendo o conjunto mais para trás sem ter q cortar e emendar os eixos cardãs?
Parece q essa peleja não acaba nunca, desde março o Jeep está lá fazendo essa adaptação.

Agradeço desde já a colaboração e a paciência!

Sidnei Diogo
26/07/2007, 19:14
...Decidi colocar motor AP e câmbio de chevette 5 marchas, comprei a flange para o câmbio do Dias e uma flange pra adaptar o motor AP na urna do chevette, eis que a urna do chevette ficou batendo na caixa de direção original do Jeep. o mecânico disse q só tinha jeito trocando a caixa de direção original por uma de chevette como um amigo nosso tem. Comprei a caixa de direção de passat e uma série de coisas para a adaptação.

Até aí td bem, apenas que a cx do passat, por ser cremalheira, é mais fraca que as de coroa e sem-fim (Maverick, Opala...) para o 51 blz mas para os CJ-5 são meio fracas.

Não mexi na posição da caixa de redução pq segundo o mecânico teria que cortar eixo cardã traseiro, alongar eixo cardã dianteiro e balancear ambos, meu Jeep não tem caixa de ferramentas. Mas pelo espaço que ficou, acho q as polias do motor vão tirar fino no ventilador elétrico. Então, é possível mexer na posição da reduzida, trazendo o conjunto mais para trás sem ter q cortar e emendar os eixos cardãs?

Teria sido possível recuar a TCASE sem mexer no cambio, alterando o comprimento da flange. Agora, nessa altura do campeonato, sugiro recuar todo o conjunto mudando os suportes do coxim do motor e recuando a travessa que suporta o câmbio e a T-Case. De qualquer forma Vc terá de mexer no comprimento dos cardans, mas não se preocupe que é serviço fácil. Para isso, siga:

1- Medir e anotar a distância a ser compensada.
2- Cortar o cardan trazeiro bem próximo à solda do lado fixo, com disco de lixadeira, penetrando suavemente em toda a volta até o tubo externo se soltar da luva.
3- Cortar com policorte (a medida anotada) no tubo externo observando o esquadro.
4- Soldar novamente o tubo já encurtado em toda a volta.
5- Conseguir um tubo de diâmetro interno igual ao externo do cardan dianteiro e cortar um pedaço de 3 a 4x mais comprido que a medida anotada.
6- Medir o comprimento total do cardan dianteiro.
7- Cortar o cardan dianteiro uns 40mm depois da parte fixa.
8- Inserir as duas extremidades do cardan no novo tubo e calibrar a medida total do cardan + a medida anotada.
9- Soldar em toda a volta das duas extremidades.

Utilizar eletrodo macio (inox ou similar) nas soldagens.
Parece complicado mas não é. Se for bem feito, provavelmente não precisa balancear porque o trazeiro fica mais curto e o dianteiro só será utilizado em velocidades baixas e na terra onde não se percebe pqnas variações de alinhamento.
Atenção: Observe que a luva retrátil do cardan dianteiro deve estar perto do câmbio e a do cardan trazeiro, perto do diferencial, pois caso os cardans escapem não cravam no chão (questão de segurança).
[ ]'s e à disposição.

anderson_wzorek
26/07/2007, 19:32
Fala sidnei td certo?
To meio sem tempo de acessar a net e começar a flange pra valer,estou reunindo os detalhes que faltam para começar td ela mesmo,as fotos que vc postou são bem interessantes,vao ajudar e m,uito
Mais uma vez valeu pelas dicas e precisando de algo me procura
abraços.....
logo posto de volta

ualaite
27/07/2007, 16:26
[quote=Sidnei Diogo;432252]Compre um câmbio de chevette 1.6 com moringa e alavanca, uma cx seca do Opala moderno (5m) com o garfo de embreagem, e, caso queira preservar seu câmbio, um eixo secundário do câmbio Willys compatível com o seu (tem estria grossa (4m) e estria fina (3m).

Ok, o câmbio me parece bem fácil a capa seca que não é tão simples de achar...

Se Vc quiser fazer, te passo o esquema sem problemas, mas se quiser que eu faça, podemos combinar... estou pertinho de Vc, só que costumo fazer completo (Vc compra o câmbio e a cx seca, o resto eu entrego rodando)
Vc pode comprar a flange da Donatti tbm, mas sai + caro e precisa reforço.

Eu gostaria sim do esquema, mas gostaria também de um e-mail pra vc me passar uma cotação se for fazer o serviço.

A cx seca tem de ser do opala de 5m. O câmbio 5m vai em pé na cx seca. O do 4m vai deitado. Se seu motor for até 89, provavelmente não serve, mas a embreagem, disco, garfo, platô... é td igual.

Legal vou ver como é a minha...

A gente vai se falando... Não deixe de perguntar o que quiser.
Há: Se quiser, bate um papo com o Augusto da Planeta Vidros aí em Campinas. Ele é um grande amigo e é sócio da CIA DO JEEP tbm.

[ ]'s

Sidnei Diogo
27/07/2007, 21:19
Ualaite: Te enviei por M.P.
[ ]'s

ualaite
30/07/2007, 09:42
Recebi, valeu Sidnei!

Mas as alegrias continuam nesta segunda-feira gelada. Na sexta o Tião(meu jeep) começou com uma choradeira na reduzida não queria mais engatar tração normal e perdi a paciência e comecei a desmontar a reduzida, mas me deparei com o seguinte problema:

O cardan dianteiro foi fácil de tirar, soltei a cruzeta e a ponteira correu pra dentro da luva, mas o trazeiro não...Não há espaço suficiente no mardito e não consigo afastar o suficiente pra soltar o cardan.

Outra dúvida: Eu consigo tirar a reduzida, somente descendo ela ou tem q retirar as alavancas para leva-la para trás primeiro?
Me ajudem, pois minha ansiedade vai me matar....
Valeu!

pepelokolok
30/07/2007, 20:02
Pessoal eu estou comprando um jeep ,e quando fiz um texte notei que o engate é muito dificil ,senti dificuldade no engate das marchas, esse cambio de chevette é mais macio e facil de trocar ou tem que fazer alguma mudança para instalar, o Sidney que já é expert niisso pode me informar se é mais facil o seu engate com essa mudança.Obrigado
abços.

ualaite
31/07/2007, 18:45
Consegui tirar a reduzida, mas e agora? Como analiso onde está a choradeira?

Sidnei Diogo
31/07/2007, 23:42
Pessoal eu estou comprando um jeep ,e quando fiz um texte notei que o engate é muito dificil ,senti dificuldade no engate das marchas, esse cambio de chevette é mais macio e facil de trocar ou tem que fazer alguma mudança para instalar, o Sidney que já é expert niisso pode me informar se é mais facil o seu engate com essa mudança.Obrigado
abços.

O câmbio de chevette tem sincronizado em todas as marchas e, portanto, é mais fácil o seu engate (hehe). O do Willys é mais duro mas, no tempo certo, tbm engata.
Zueiras a parte, não precisa modificar nada no câmbio do cheva; é só adaptar. e, sim, fica mais macio.:concordo:

[ ]'s

Sidnei Diogo
31/07/2007, 23:47
Consegui tirar a reduzida, mas e agora? Como analiso onde está a choradeira?

Existe um pino intermediário na T-Case chamado, veja só, "PINO-CHORÃO"; Vc pode começar por ele, mas examine o óleo retirado a procura de limalhas, cavacos e outros vestígios metálicos que indicariam desgaste das engrenagens...
Só um detalhe: A T-Case do Willys ronca um pouco mesmo por causa das buchas do pino-chorão.

[ ]'s

pepelokolok
01/08/2007, 09:31
O câmbio de chevette tem sincronizado em todas as marchas e, portanto, é mais fácil o seu engate (hehe). O do Willys é mais duro mas, no tempo certo, tbm engata.
Zueiras a parte, não precisa modificar nada no câmbio do cheva; é só adaptar. e, sim, fica mais macio.:concordo:

Sidnei,em pesquisa nos tópicos, chamam esse cambio de clakette,você usa esse cambio no seu jeep ou acha ele muito fragil.
Estou te perguntando porque não sei nada de jeep,estou aprendendo aqui no 4x4 Brasil com todos.
Não,pode brincar,já o considero muito próximo, apenas um dedo nos separa:concordo:

felipemendes
01/08/2007, 09:50
Sidnei,em pesquisa nos tópicos, chamam esse cambio de clakette,você usa esse cambio no seu jeep ou acha ele muito fragil.
Estou te perguntando porque não sei nada de jeep,estou aprendendo aqui no 4x4 Brasil com todos.
Não,pode brincar,já o considero muito próximo, apenas um dedo nos separa:concordo:

Olha aí, ó o respeito, isso aqui é um fórum de família! :mrgreen::twisted:
Já fiz a mesma pergunta lá atrás. Parece que é durável, sim. Ainda não andei no meu :parede:, mas tem um bando de gente que usa há anos e não se queixa: pode ser porque é bom mesmo ou porque o pessoal fica com vergonha de falar que é ruim. Estou apostando na primeira opção!

pepelokolok
02/08/2007, 15:36
Olha aí, ó o respeito, isso aqui é um fórum de família! :mrgreen::twisted:
Já fiz a mesma pergunta lá atrás. Parece que é durável, sim. Ainda não andei no meu :parede:, mas tem um bando de gente que usa há anos e não se queixa: pode ser porque é bom mesmo ou porque o pessoal fica com vergonha de falar que é ruim. Estou apostando na primeira opção!

Obrigado Felipe pela a atenção dispertada ,hj estive em uma cidadezinha proximo daqui a procura de um cambio de chevette , encontrei uma oficina misturado com peças vehas sabe e perguntei se eles tinham cambio de chevette, ele me disse que isso ele arruma facil e ficou de na próxima vez ele me mandar .Não sei se é aqui o tópico apropriado para perguntar,ele me ofereceu toda a mecãnica de uma caminhonete velha que estava lá parecia ser uma f1000 ,direção hid,freio disco e o cambio .ele falou que fica melhor a adapt no jeep.
abços

felipemendes
03/08/2007, 09:34
Se puder optar por tudo da F-1000, fica maneiro!:concordo:
Dá um trabalho pra adaptar, mas nada que os experts daqui do fórum já não tenham feito. Se estiver com disposição e sem pressa, pode ir na boa!

Sidnei Diogo
19/08/2007, 22:11
FALA UALAITE, gALLera.

Como te disse, aí vão as perguntas e as respostas para serem discutidas.

Só não consegui ainda o eixo secundário do câmbio 3M willys, será q vc tem um por ai?
OK; Quando precisar é só pedir que te arrumo.

Cara, desmontei o jipe todo, tá no chassi, vou reforçar o chassi com chapa 6 mm só na parte superior(???), pintar e talvez bater pedra(???),
Muitos fazem isso só que com ferro chato 1 1/4" x 3/16". particularmente acho desnecessário porque o chassi é projetado para resistir a torções em função da elasticidade das vigas "U". mas se for fazer, faça com eletrodo macio e cordões de solda alternados nas laterais da chapa, deixando espaços sem solda para permitir flexibilidade. Bate-pedra no chassi não é uma boa; utilize fundo primer P.U. e tinta P.U. semi-fosco especial para chassi.

colocar + duas molas no feixe dianteiro, pois o meu só tem 8, o traseiro está com 9, vou tirar uma e passar pra frente, ficarei com 8 no traseiro e 10 no dianteiro, q q acha? Pois hoje ele tá bem macio mas balança muito na trilha. Ouvi dizer também que colocar fitas de chapas de Raio-X entre as molas ajuda a tirar o barulho, vale a pena? E depois pretendo arquea-las.

Igualar a quantidade de molas: OK. Fitas de raio X: Não acredito. Desmonte os feixes, escove, pinte e lubrifique e coloque pinos com engraxadeiras e buchas de bronze com canal de lubrificação (tipo da Toyota). Não arqueie as molas, é jogar dinheiro fora. Molas têm uma vida útil e, devido à fadiga, acabam deixando de ser molas e passam a ser apenas fitas de aço. O projeto do feixe de molas do Willys leva em consideração o atrito entre as lâminas provocando um efeito que chamamos de auto-amortecimento que ajuda na estabilidade. Uma boa sugestão é modificar os suportes das molas colocando-os ao lado do chassi (e não embaixo como é no original) aumentando a bitola entre molas e, consequentemente, a estabilidade em curvas e erosões.

Podemos desmembrar estas perguntas e postar fotos e desenhos caso a caso.

Colocarei pedaleiras suspensas do opala com hidrovácuo
Muito bom.

estou refazendo toda a parte elétrica, com caixa de fusíveis e tudo.
Acabei de fazer isso no Falcão e estou muito satisfeito.

Minha outra vontade seria fazer com que banco do motorista fosse um pouco mais para trás, mas para isso eu teria que cortar um pedaço lata do pára-lamas, não estudei isso ainda pra ver se é possível, mas q q acha?
Acho bom. tbm pretendo fazer isso. Cuidado com o tanque de combustível.

A lata tem umas ferrugem e está cedendo no lado do motorista, então vou jatea-la e soldar e desamassar o q for necessário e depois pintar de preto fosco. Alguma dica para reforça-la também?
Não gosto de jatear porque a chapa fica mais fina. prefiro escovar e, se necessário, aquecer com maçarico, e lixar bem, aplicar fundo epóxi, passar (aí sim) bate-pedras a base de água, e pintar com P.U. ou Duco (no interno que não precisa polir, é 10). Qto ao reforço, só se vc trocar as travessas inferiores por mais grossas. Alguns assoalhos vendidos por aí são mesmo muito finos mas, se comprar um de boa procedência, não tem erro.

queria saber se vc me arrumava aqueles desenhos da flange
Arrumo sim. Vai pedindo e eu vou postando.

Outra coisa quero pintar o câmbio e a reduzida de amarelo como o motor, dá pra fazer isso sem desmontar?? E o motor dá pra pintar também? Tem tinta especial pra isso, né?
Dá pra fazer sem desmontar, mas dá mais trabalho. Tem tinta especial sim, mas se vc usar Duco e envernizar, fica muito resistente. Eu costumo utilizar tinta para alta temperatura. Usei até no escapamento e gostei.

Como disse, vou tentar ir postando fotos e desenhos aos poucos.

Sidnei Diogo
19/08/2007, 22:16
Aê pessoALL, me empolguei:oops: e... acho que fugi do tópico:mrgreen:
Se for o caso, criamos um outro para isso ou aproveitamos tópicos já existentes. OK?

Se puderem ajudar indicando os links para cada caso, é uma boa.:concordo:

achoefel
20/08/2007, 15:40
O meu cj3 tem motor opala 4 cc mais caixa de opala 5 marchas com kit da deeptec para reduzida. Alguem já viu isso?

Sidnei Diogo
20/08/2007, 22:22
O meu cj3 tem motor opala 4 cc mais caixa de opala 5 marchas com kit da deeptec para reduzida. Alguem já viu isso?

Os opalas 89, 90 e 91 saíram de fábrica com o câmbio clark CL-2205 do chevette. É exatamente o mesmo câmbio.:concordo:
[ ]'s

Sidnei Diogo
20/08/2007, 23:24
Aí pessoALL:

Como disse, irei postando algumas fotins...
prá começar, vai umas do esqueleto do FALCÃO (com kit DEEPTEC) e outras fabricação caseira. Ualaite: repare nos suportes de mola ao lado das vigas do chassi. Essas são de Toy, mas um amigo fez com as originais do Willys e ficou 10.
91698 91699 91700 91701 91702

[ ]'s

ualaite
21/08/2007, 16:27
Sidney, vc se refere aos 6 suporte ao longo da longarina do chassis? Serão suportes para molas? Acho q não entendi bem....

Sidnei Diogo
21/08/2007, 21:39
Sidney, vc se refere aos 6 suporte ao longo da longarina do chassis? Serão suportes para molas? Acho q não entendi bem....
Se vc reparar na foto, verá que os suportes das molas trazeiras estão soldados ao lado do chassi. assim, o Jeep fica muito mais estável sem comprometer o funcionamento da suspensão.
[ ]'s

Sidnei Diogo
21/08/2007, 21:43
desculpe.:oops: esqueci da foto. (repare a seta vermelha)91747
[ ]'s

M A Z Z I . . .
22/08/2007, 00:26
Saudações 4x4 a todos que estão acompanhando o tópico...

Estive lendo todo esse tópico (levei 2 dias) e enfim terminei (ufffaaaa)!!!

Mas me surgiu algumas duvidas:

1 - Estando diante de um cambio de chevette (clarkette), e ele não esta mais no carro (é lógico) e o dono do Ferro Velho não sabe do onde ele foi tirado (qual carro), como fazer para identificalo? (saber se é 4 ou 5 marchas é facil) mas e o resto??? Se veio de um 1.0, 1.4 ou 1.6????

2 - Se alguem souber, por favor, poderia postar a relação de marchas (1a. marcha) dos cambios clarkette 4 e 5 marchas para comparar o poder de redução de ambas? Eu gostaria de ver o quanto a 5a. marchas é mais reduzida que a de 4 marchas...

3 - Sabe-se que os cambio de chevette tem a numeração CL 2205, mas que essa numeração acompanha mais um digito, ou seja CL 2205 A ou B ou C ou D ou E ou F e isso implica no torque suportado(não sei explicar direito)... Mas então a duvida é saber identificar isso sendo que o cambio não esta mais no carro de sua origem!!!

Oh Vida, Oh Céus, Oh azar!!!

Alguem por caridade pode me ajudar???

ualaite
22/08/2007, 11:18
desculpe.:oops: esqueci da foto. (repare a seta vermelha)91747
[ ]'s
Uhhhh! Entendi... Mas só na traseira, né?

M A Z Z I . . .
22/08/2007, 19:19
Saudações 4x4 a todos que estão acompanhando o tópico...

Estive lendo todo esse tópico (levei 2 dias) e enfim terminei (ufffaaaa)!!!

Mas me surgiu algumas duvidas:

1 - Estando diante de um cambio de chevette (clarkette), e ele não esta mais no carro (é lógico) e o dono do Ferro Velho não sabe do onde ele foi tirado (qual carro), como fazer para identificalo? (saber se é 4 ou 5 marchas é facil) mas e o resto??? Se veio de um 1.0, 1.4 ou 1.6????

2 - Se alguem souber, por favor, poderia postar a relação de marchas (1a. marcha) dos cambios clarkette 4 e 5 marchas para comparar o poder de redução de ambas? Eu gostaria de ver o quanto a 5a. marchas é mais reduzida que a de 4 marchas...

3 - Sabe-se que os cambio de chevette tem a numeração CL 2205, mas que essa numeração acompanha mais um digito, ou seja CL 2205 A ou B ou C ou D ou E ou F e isso implica no torque suportado(não sei explicar direito)... Mas então a duvida é saber identificar isso sendo que o cambio não esta mais no carro de sua origem!!!

Oh Vida, Oh Céus, Oh azar!!!

Alguem por caridade pode me ajudar???

Ninguem se abilita????

To precisando da informação pra comprar uma... :(

cmte_carvalho
22/08/2007, 20:56
...alguém saberia me informar se o câmbio da foto abaixo é do Chevette ou do Opala?

http://img.photobucket.com/albums/v364/cmte_carvalho/Thunderbolt/DSCF5558.jpg

Trata-se de um câmbio de 4 marchas para frente com a ré posicionada ao lado da primeira.

Obrigado e até!

Lucas Nassif
22/08/2007, 21:02
Acho meio difícil ser a de Cheva, pois dizem que ela não aguenta o motor 4100!

Sidnei Diogo
22/08/2007, 22:23
Ninguem se abilita????

To precisando da informação pra comprar uma... :(

MAZZI, é o seguinte, estou no escritório e sem as tabelas mas adianto a Vc que os câmbios do chevete (ou dos Opalas 89-91), é o CL 2205 D ou E e só existem duas versões de 5 marchas, a do 1.6 e a do 1.0 (chevete Júnior) sendo que esta última (porque o chevette 1.0 precisava de maior força para partir) tem a 1 marcha bem mais reduzida. A do 1.6, mais barata e fácil de encontrar,tem a 1 marcha mais reduzida que os Willys e a 2m quase igual. A diferença, pra mim muito significativa, é que a 5 marcha do 1.6 é "Over-drive" (o cardan gira ~20% mais que o motor) deixando o Jeep mais solto na estrada. Desta linha Clarck, vc só encontrará outro over-drive no câmbio da A-20 mas adianto que esse é um dos piores em matéria de resistência e custos.

Prá saber qual câmbio de chevette vc tem na mão, faça o seguinte:
Marque uma posição no eixo secundário e uma no eixo primário com giz ou similar. Então engate a quinta marcha e gire o eixo secundário uma volta completa. Se for 1.0, é 1:1 (1 volta num eixo equivale a uma volta no outro); se for 1.6, o eixo secundário irá girar ~20% mais que o eixo primário.

P.S. No 1.0, a 1marcha é mais reduzida que no 1.6 mas a 5 marcha é 1:1.

Depois posto as tabelas técnicas. OK?
[ ]'s

Sidnei Diogo
22/08/2007, 22:26
...alguém saberia me informar se o câmbio da foto abaixo é do Chevette ou do Opala?
Trata-se de um câmbio de 4 marchas para frente com a ré posicionada ao lado da primeira.

Deve ser um 4 marchas de chevete. Os Opala 4 marchas possuem a cx do câmbio na posição horizontal.
[ ]'s

Sidnei Diogo
22/08/2007, 22:28
Uhhhh! Entendi... Mas só na traseira, né?

Sim, porque na dianteira iria atrapalhar o esterçamento.
Mas fica muito bom.
Melhor que isso, só eu fazendo:mrgreen::mrgreen:

M A Z Z I . . .
23/08/2007, 03:36

Obrigado e até!

Carvalho

Essa é uma caixa de câmbio de chevette (clarkette) 4 marchas. Pois olhando pra ela vejo que é igual a que eu ja tenho. E também segundo o que vc diz sobre a posição das marchas isso se confirma.

A capa seca (ou caixa seca ou ainda fucinho de porque como muitos a conhecem) pelo que vejo é de opala, assim sendo um motor de opala também e olhando para o carter deve ser um 6 canecos... Será que vai guentar quantas pegadas??? hehehe...

Até...

M A Z Z I . . .
23/08/2007, 03:38

Obrigado e até!

LEMBREI

Detalhe, a 1a. é precionando em encaichando em cima da 1a. certo??? Ou ao lado mesmo???

M A Z Z I . . .
23/08/2007, 04:02
...os câmbios do chevete (ou Opalas 89-91), é o CL 2205 D ou E e só existem duas versões de 5 marchas, 1.6 e 1.0 (chevete Júnior) sendo que esta última tem a 1 marcha bem mais reduzida. A do 1.6, tem a 1 marcha mais reduzida que os Willys e a 2m quase igual. A diferença, é que a 5 marcha do 1.6 é "Over-drive".
[ ]'s

A 1a. marcha tanto do 1.0 quanto do 1.6 nos câmbios 5 marchas são mais reduzidas que o câmbio de Willys, mas a do 1.0 ainda é mais reduzida que a 1.6. Entendi certo???

Prá saber qual câmbio de chevette vc tem na mão, faça o seguinte:
Marque uma posição no eixo secundário e uma no eixo primário com giz ou similar. Então engate a quinta marcha e gire o eixo secundário uma volta completa. Se for 1.0, é 1:1 (1 volta num eixo equivale a uma volta no outro); se for 1.6, o eixo secundário irá girar ~20% mais que o eixo primário.

P.S. No 1.0, a 1marcha é mais reduzida que no 1.6 mas a 5 marcha é 1:1.
[ ]'s

Pra fazer essa identificação na minha caixa Clarkette que é 4 marchas sigo a mesma regra Sidnei??? (Logicamente colocando na 4a. marcha!!!) Vou ter o resultado correto???

Depois posto as tabelas técnicas. OK?
[ ]'s

Fico no aguardo lavando a caixa no diesel hehehe... Te conto que to tão ancioso que to quase desmontando a caixa pra contar os dentes das engrenagens e "paquimetrar" tudo!!!

Sidnei Diogo
23/08/2007, 08:15
A 1a. marcha tanto do 1.0 quanto do 1.6 nos câmbios 5 marchas são mais reduzidas que o câmbio de Willys, mas a do 1.0 ainda é mais reduzida que a 1.6. Entendi certo???

Certíssimo!

Pra fazer essa identificação na minha caixa Clarkette que é 4 marchas sigo a mesma regra Sidnei??? (Logicamente colocando na 4a. marcha!!!) Vou ter o resultado correto???

A cx de 4 marchas eu não lembro as relações, mas deve ser 1:1 na quarta. e esse câmbio de 4m é forte pra K7. Os dois, de 5 e de 4 (ui) aguentam os 6 canecos tranquilo. Tenho vários colegas com GM6 e clarkette, tanto em Opalas tunados quanto em Jeeps. O que não costuma aguentar são os diferencias do Opala.

Fico no aguardo lavando a caixa no diesel hehehe... Te conto que to tão ancioso que to quase desmontando a caixa pra contar os dentes das engrenagens e "paquimetrar" tudo!!!

OK; Vou procurar as tabelas.
[ ]'s

cmte_carvalho
23/08/2007, 11:28
Detalhe, a 1a. é precionando em encaichando em cima da 1a. certo??? Ou ao lado mesmo???

Olá MAZZI!

Obrigado pela ajuda! Trata-se então de um exemplar do famoso câmbio Clark? A ordem das marchas no câmbio que tenho é igual à que consta na seguinte imagem:

http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/10230-1G.jpg

Não precisa pressionar nem puxar nada, basta jogar a alavanca para a esquerda e depois para a frente que a ré engata na hora. Quanto à resistência até agora o câmbio aguentou, e olha que meu pé é "pesadinho"... 8)

Até mais!

M A Z Z I . . .
23/08/2007, 14:24
Certíssimo!

A cx de 4 marchas eu não lembro as relações, mas deve ser 1:1 na quarta. e esse câmbio de 4m é forte pra K7. Os dois, de 5 e de 4 (ui) aguentam os 6 canecos tranquilo. Tenho vários colegas com GM6 e clarkette, tanto em Opalas tunados quanto em Jeeps. O que não costuma aguentar são os diferencias do Opala.

OK; Vou procurar as tabelas.
[ ]'s

Só em saber que a Clarkette 4 marchas guenta eu ja fico feliz, no meu caso vou colocar essa caixa no motor de Opala 4cc.

Agora só me falta descobrir que capa seca (caixa seca ou focinho de porco como muitos dizem) vou ter que utilizar pra não usar flange entre o 4cc e a Clarkette 4 marchas.

Mas ainda segue a dúvida entre a relação da 1a. marcha dos Clarkette 4 marchas!!!
Será muita a diferença para os de 5 marchas? Será que a Clarkette de 4 marchas ainda é mais reduzida que a caixa de câmbio Willys?

M A Z Z I . . .
23/08/2007, 14:30
Olá MAZZI!

Obrigado pela ajuda! Trata-se então de um exemplar do famoso câmbio Clark? A ordem das marchas no câmbio que tenho é igual à que consta na seguinte imagem:

http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/10230-1G.jpg

Não precisa pressionar nem puxar nada, basta jogar a alavanca para a esquerda e depois para a frente que a ré engata na hora. Quanto à resistência até agora o câmbio aguentou, e olha que meu pé é "pesadinho"... 8)

Até mais!

Sabe que eu to na duvida agora, porque tenho uma de chevette mas não ta instalada, mas mechendo na alavanca noto que tenho que precionar para baicho e jogar em cima da 1a. para entrar no local da ré...
Pois bem, hoje vou dar uma olhada na minha caixa por baicho e comparar com a foto postada pra ver se difere em algo...

ualaite
24/08/2007, 08:49
Caros amigo, alguém teria um eixo secundário do câmbio willys 3M para vender?
Sidney, por acaso não tem uma foto do entalhe q deve ser feito na moringa do câmbio do chevette? Eu gostaria de entender como é feita. Outra coisa: O que é a bucha de compensação do rolamento do eixo piloto? Tem fotinho dela também?
Muito obrigado!

Sidnei Diogo
24/08/2007, 21:36
Caros amigo, alguém teria um eixo secundário do câmbio willys 3M para vender?
Sidney, por acaso não tem uma foto do entalhe q deve ser feito na moringa do câmbio do chevette? Eu gostaria de entender como é feita. Outra coisa: O que é a bucha de compensação do rolamento do eixo piloto? Tem fotinho dela também?
Muito obrigado!

Ualaite: Estão postadas nesse tópico na pág. 5. Tem a foto do rebaixo na moringa e a Bucha de compensação (bunitu nomi, né) é um anel que fiz para manter o eixo piloto e o rolamento do cheva. Como o rol do cheva é menor que o do Opala, fiz esta bucha. Tbm está nas fotos. dê uma olhada e se quiser, te mando os desenhos de noovo.
[ ]'s

M A Z Z I . . .
24/08/2007, 22:09
Mas ainda segue a dúvida entre a relação da 1a. marcha dos Clarkette 4 marchas!!!
Será muita a diferença para os de 5 marchas? Será que a Clarkette de 4 marchas ainda é mais reduzida que a caixa de câmbio Willys?

Sidnei Diogo
31/08/2007, 14:37
Mais um CJ com clarckette e motor GM 151
93045 93046

Proprietário - Márcio São João da Boa Vista.
[ ]'s

M A Z Z I . . .
02/09/2007, 02:57
Mais um CJ com clarckette e motor GM 151
93045 93046

Proprietário - Márcio São João da Boa Vista.
[ ]'s

Ja estou com o Motor GM 4cc de Opala e uma Clarkete 4 marchas.
Agora estou a procura de uma Capa Seca (focinho de porco para alguns)

Alguem tem uma dica?

Carlos Cruz
02/09/2007, 18:18
Ola amigo !
Meu nome é Carlos , tenho um cj3b com motor opala 4cc e pretendo colocar nele um cambio de 5m do chevette , para isso ja tenho , o câmbio , o kit da Recuperg para adapta-lo , mas lendo o forum , vi que é necessário tambem uma bucha caso eu opte pela luva e eixo piloto do chevette . Será que o amigo poderia me ajudar tirando essa dúvida .
Obrigado e um bom dia .
Carlos Cruz
cariocanota1000@yahoo.com.br

anderson_wzorek
02/09/2007, 21:20
Fala carlos
É isso mesmo,pois vc tera que colocar a capa seca do opala moderno,e o diametro externo no rolamento do opala é maior que o do chevette,ai para compensar essa folga entre a capa seca do opala e o rolamento do piloto do chevette se faz necessario o uso da bucha,existe outra opção na qual vc usa o rolamento do piloto do opala,ai ele encaixa certo na capa seca,só é preciso vc fazer um nvo encaixe para a trava que segura o rolamento,mas é preciso desmontar a caixa e tirar o piloto para se executar o serviço no torno,ambas opçoes são legais.
Eu to adaptando a minha caixa num cj5 e vou utilizar a segunda opção.
espero ter te ajudado,sou iniciante nessa adaptação,mas aprendi muito aki
precisando manda mp ou posta ai que sempre alguem vai responder
abraços

M A Z Z I . . .
03/09/2007, 03:37
Ola amigo !
Meu nome é Carlos , tenho um cj3b com motor opala 4cc e pretendo colocar nele um cambio de 5m do chevette , para isso ja tenho , o câmbio , o kit da Recuperg para adapta-lo , mas lendo o forum , vi que é necessário tambem uma bucha caso eu opte pela luva e eixo piloto do chevette . Será que o amigo poderia me ajudar tirando essa dúvida .
Obrigado e um bom dia .
Carlos Cruz
cariocanota1000@yahoo.com.br

Aproveita que vai fazer a adaptação e ja tira umas fotos paço a paço e posta aqui no forum, assim enriquecendo o acervo e colaborando com todo o povo offroader...

Assim também relatando as eventuais duvidas e detalhes...

Abraço

Sidnei Diogo
03/09/2007, 19:19
Aí tem as fotos da flange
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=432280&postcount=363
[ ]'s

M A Z Z I . . .
05/09/2007, 01:41
Aí tem as fotos da flange
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=432280&postcount=363
[ ]'s

Ixxx...
Algo errado!!!
Não achei as fotos...
Será que é algo errado comigo??? :(

anderson_wzorek
05/09/2007, 21:26
Fala Sidnei beleza?

então,depois de algum tempo afastado do meu projeto crarkette,estou retornando as atividades,a flange que liga o cabio a redução esta quase pronto,faltam algumas soldas,mas ta ficando muito legal,assim que der coloco fotos,a luva ainda não mexi,mas to correndo atras das peças.
me surgiu a opurtunidade de uma capa seca do opala moderno por 80 reais,preço bom aki em curitiba,mas ai me surgiu a duivida:
**Essa capa seca é inteira em aluminio,sem lugar para colocar o carter seco,aquele que proteje a embreagem,mas meu motor é dos opalas antigos,os que usam essa capa seca.
E ai oque eu faço??? essa capa seca da certo?ou eu preciso de uma do opala moderno,mas que tenha esse capa da embreagem?
Será que endendeu ou ficou confuso?
Eu acho que da certo,o unico porem que a embreagem fica desprotegida ali abaixo do bloco e perto do arranque certo?
Alguem pode me ajudar???
Valeu
abraços

Sidnei Diogo
05/09/2007, 22:04
Ixxx...
Algo errado!!!
Não achei as fotos...
Será que é algo errado comigo??? :(

Não é não Mazzi; O Fórum estava com problemas porque os Admins estavam trocando de servidor. Clika agora que vai.
[ ]'s

Sidnei Diogo
05/09/2007, 22:15
...Essa capa seca é inteira em aluminio,sem lugar para colocar o carter seco,aquele que proteje a embreagem,mas meu motor é dos opalas antigos,os que usam essa capa seca...
...essa capa seca da certo?ou eu preciso de uma do opala moderno,mas que tenha esse capa da embreagem?
Eu acho que da certo,o unico porem que a embreagem fica desprotegida ali abaixo do bloco e perto do arranque certo?

Fala Anderson. Que eu saiba, a capa seca é igual tanto no GM moderno quanto no antigo. O Motor de partida do 6 caneco (que é o que eu uso) é um pouco maior no "focinho", mas se for esse o caso, é só recortar um pouco o canto do cartinho. de resto é igual. Vê se essa capa seca aí não é do D-40 (= da C-20 e A-20) que o pessoal utiliza no câmbio de C-20 esse não dá certo sem adaptação.
[ ]'s

anderson_wzorek
06/09/2007, 19:47
então sidnei,eu acho que é do opala mesmo,a unica coisa que me deixa na duvida que ela não tem cartinho,ela é em aluminio tbm,bem parececida com o do chevette mas nas dimensões do opala,estive falando com uns mecanicos e eles me disseram que dar certo,o meu motor de arrranque é do 6 caneco tbm,
Vou pegar a capa seca,acho que não vai ter erro,pelo fato de ela ser de aluminio que eu acho que é de opala,c-10 e d-40 pra mim é de ferro fundido(ui)
abraços
valeu pela dica

anderson_wzorek
09/09/2007, 19:23
A duvida da capa seca esta sanada,essa capa seca que eu questionei é dos ultimos opalas 6 caneco,mas da certo no meu motor 151,ate quarta feira to com ela na mão,ai ja quero fazer a bucha para compensar a diferença de diametros entre rolamento do cheva x capa seca do opala,a proposito,ela pode ser feita de latão?Ja quero deixar essa parte da frente pronta pra instalar.
devo dar continuidade na flange tbm,ate o momento ela se encontra assim:
chapa de aço de 16 mm com a bucha soldada com tig,rebaixo pro rolamento com um ajuste bem bacana,face onde encosta a t-case fresada,agora com 14mm para ficar bem plana e para deixar 5 mm pro rolamento e ecessos cortados no plasma.
Assim que deixar a parte da capa seca pronta volto pra flange e em paralelo o eixo-luva.
Mais uma duvida.Vc acha melhor eu fazer a furação de fixação da t-case na flange com o entalhado no lugar para garantir que fique bem centrada???e o angulo da t-case tem algum problema de mudar um pouco,ou melhor seguiri o angulo original mesmo,na teoria o o problema seria no nivel do oleo se eu mudar certo????
desde ja agradeço a compreensão
e valeu pelas dicas
abraços

caj
10/09/2007, 21:28
olá amigos
o jipe cj-5 com câmbio 5m do chevette a ré fica para trás igual no chevette?
grato

Sidnei Diogo
10/09/2007, 21:55
...ai ja quero fazer a bucha para compensar a diferença de diametros entre rolamento do cheva x capa seca do opala,a proposito,ela pode ser feita de latão?

Poder até pode mas, como o objetivo é calçar o rolamento, ou seja, não haverá atrito entre partes, acho que de aço fica melhor.

...Mais uma duvida.Vc acha melhor eu fazer a furação de fixação da t-case na flange com o entalhado no lugar para garantir que fique bem centrada???

O importante é o esquadro entre a face da flange e o eixo de centro do câmbio.

...e o angulo da t-case tem algum problema de mudar um pouco,ou melhor seguir o angulo original mesmo, na teoria o problema seria no nivel do oleo se eu mudar certo????

Correto. Agora, como a lubrificação acontece por aspersão, provocada pelo giro das engrenagens, se não houver exagero, td bem. Mas preste atenção no ângulo resultante para os cardans. Evite girar os eixos. Pode ser que o ângulo do cardan dianteiro fique um pouco "brabo" mas, como ele só é utilizado em baixas rotações e por pouco tempo, não será problema.

Sidnei Diogo
10/09/2007, 21:58
olá amigos
o jipe cj-5 com câmbio 5m do chevette a ré fica para trás igual no chevette?
grato

Exatamente; Para baixo, para a direita e para trás, no lugar da "6 marcha"

:concordo:

cmte_carvalho
11/09/2007, 17:26
Pessoal, estive observando a lateral esquerda do câmbio instalado no Thunderbolt e percebi alguns caracteres inscritos (no próprio metal) em alto relevo. São eles:

29BC
GM-1
7316430

Será que isso ajuda a identificar o câmbio de uma vez por todas? :pensativo:

Até!

Sidnei Diogo
11/09/2007, 21:46
Aê pessoALL: Para quem quiser fazer umas contas, segue a relação dos câmbios clarck CL 2205-D e CL 2205-F (chevette 1.6 e 1.0 (Júnior), respectivamente).

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6)
1ª) 3,746:1;
2ª) 2,157:1;
3ª) 1,378:1;
4ª) 1,000:1;
5ª) 0,840:1;
Ré) 3,815:1;
Diferencial) 4,110:1 para o Chevy 500 e 3,900:1 para o restante da linha.

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.0) Chevette Júnior
1ª) 4,280:1;
2ª) 2,310:1;
3ª) 1,480:1;
4ª) 1,000:1;
5ª) 0,900:1;
Ré) 3,815:1;
Diferencial) 4,880:1.

:concordo:

Carlos Cruz
15/09/2007, 14:40
Ok meu amigo , obrigado pela dica , porém me surgiu uma nova dúvida depois de continuar as pesquisas , é q o rolamento do opala se além do diâmetro externo ser maior , tambem não seria mais expesso . Caso isso seja verdadeiro a melhor opção seira fazer uma bucha , pois o sentido dela seria somente calçar o rolamente e dessa forma o custo continuaria controlado .

Fala carlos
É isso mesmo,pois vc tera que colocar a capa seca do opala moderno,e o diametro externo no rolamento do opala é maior que o do chevette,ai para compensar essa folga entre a capa seca do opala e o rolamento do piloto do chevette se faz necessario o uso da bucha,existe outra opção na qual vc usa o rolamento do piloto do opala,ai ele encaixa certo na capa seca,só é preciso vc fazer um nvo encaixe para a trava que segura o rolamento,mas é preciso desmontar a caixa e tirar o piloto para se executar o serviço no torno,ambas opçoes são legais.
Eu to adaptando a minha caixa num cj5 e vou utilizar a segunda opção.
espero ter te ajudado,sou iniciante nessa adaptação,mas aprendi muito aki
precisando manda mp ou posta ai que sempre alguem vai responder
abraços

M A Z Z I . . .
15/09/2007, 15:22
Pessoal, estive observando a lateral esquerda do câmbio instalado no Thunderbolt e percebi alguns caracteres inscritos (no próprio metal) em alto relevo. São eles:

29BC
GM-1
7316430

Será que isso ajuda a identificar o câmbio de uma vez por todas? :pensativo:

Até!

Que estranho!!!
Na minha Clarkette 4 marchas não achei inscrições!!!

anderson_wzorek
15/09/2007, 16:16
Fala carlos...
é isso mesmo o rolamento do opala é mais espesso sim,ai se optar por tal rolamento tera que fazer um novo canal no eixo piloto para travar o rolamento com anel elastico.Eu vou fazer a bucha e usar o rolamento do chevete,sai mais em conta,vai gastar um pouco com aço e m.o com torneiro,só isso,pois provavelmente vc tem o rolamento do chevette já.
Da uma olhada nesse comparativo que fiz,acho que ajuda:
Rolamento chevette :necessario a confecção de uma bucha para compensar a diferença de diametro entre capa seca do opala e rolamento do chevette,tal bucha pode ser feita em aço,essa opação não é necessaria desmontar o cambio
Rolamento Opala: o rolamento casa certinho na capa seca,pois tbm é do opala,o diametro interno dele é igual ao eixo piloto do chevette,mas a espessura é diferente,tera que fazer um novo canal para travamento do rolamento,ou colocar o piloto do opala.Essa opção deve ser feita a desmontagem do cambio,embora seja possivel fazer com ele montado,mais isso fica com os mais experientes..

Eu particularmente usaria a primeira opação,pois em questões de funcionamento,se for uma bucha bem feita vai ficar joia,e o custo vai ser mais baixo...

Espero ter ajudado,
abraços,precisando posta ai

Carlos Cruz
17/09/2007, 18:39
Valeu Anderson , mais uma vez obrigado .
O fato é q estou aqui por Santa Catarina à trabalho e não vejo à hora de por as mãos na massa . É claro que contando com a ajuda do meu irmâo ( o prof . pardal la de casa ) , o interessante seria saber se existe algum rolamento que substitua o rolamento do opala no diâmeto externo e o do chevette com as demais caracteristicas . mas para isso eu deveria pesquisar um pouco mais numa casa que trabalhe só com rolamentos . porém caso isso não seja possível , a opção da bucha casará muito bem , mas acho que não seja necessário ser de aço , uma vez que a sua função é só apoiar .
Assim que chegar por lá irei começar a tirar as fotos e colher os dados , inclusive se existe o tal rolamento caso positivo mandarei uma mensagem para vcs .
Um abraço e um bom dia .

m0r473n53
17/09/2007, 21:20
ola pessoal boa noite, me deparei com o tópico e estou me atrevendo a instalar o cambio num bf161, quanto o flange para acoplar na reduzida, qual o mais em conta atualmente, alguém poderia me informar onde posso conseguir?...

anderson_wzorek
17/09/2007, 21:37
Fala amigo...
então tenta no site abaixo:
http://www.jet.com.br/donatti4x4/busca.asp?PalavraChave=flange
vc deve achar algo...
qualquer duvida posta ai no topico blz,sempre vai ter alguem pra te ajudar...
abraços,ate mais...

m0r473n53
17/09/2007, 21:45
esta eu vi + esta com um preço salgado de +... estava pensando em algo em torno de 250 300 latinhas no máximo... valeu... pode deixar q na dúvida eu posto sim

anderson_wzorek
17/09/2007, 22:16
nesse preço ai vai ser meio dificil vc achar algo pronto ,mente a mão na massa e faz um flange,que com certeza vai ficar bom,se tiver vontade,gente dando pitacos e ideis por aki não vai faltar ,eu sou um deles.
Essa semana terei fotos do andamento da adaptação do meu crarkett
abraços,ate mais

m0r473n53
18/09/2007, 10:27
meu grande problema seria com soldas, solda eletrica eu acredito que nao aguente e eu somente disponho dela, vou pensar no q faço, dependendo... posto fotos aki...

M A Z Z I . . .
18/09/2007, 10:52
meu grande problema seria com soldas, solda eletrica eu acredito que nao aguente e eu somente disponho dela, vou pensar no q faço, dependendo... posto fotos aki...

Tem alguns aqui do forum, e que estão dando dicas aqui neste tópico que ja fiseram suas proprias flanges, eu lembro que lí no inicio deste tópico mas não lembro mais quem foi...
Se tiver tempo da uma lida no inicio que vc acha... Creio até que ele por encomenda fabrique e venda...

Até mais...

m0r473n53
18/09/2007, 17:44
Daí, Sidnei, taí o flange, 250 latinhas...

achei este flange aqui mesmo no forum, porém... não entendi quem fabrica. e se o preço é este mesmo. gostei do preço (ele cabe no meu orçamento :mrgreen:).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259&page=15

Carlos Cruz
18/09/2007, 20:10
Eae anderson tudo certo .
É so para lembrar , existe tb uma empresa em gaspar (www.recuperg.com.br (http://www.recuperg.com.br) ) que também produz a flage que adapta o cambio 5m do chevette com a reduzida (t-case) e o preço é bom também . Mas quanto a bucha para ajustar o rolamento do chevette na capa seca do opala , na minha opinião ele deverá ter um rebaixo como se fosse um anel , fixando ele de dentro da capa seca para fora , e não somente um anel colocado , semelhante ao que fica no rolamento na parte externa , ai dessa forma o serviço ficará muito bom , espero que vc tenha entendido .
Um bom dia .

Sidnei Diogo
18/09/2007, 22:30
Posso até te fazer uma, mas para a flange + eixo para o secundário + bucha de compensação + usinagem interna da moringa + suporte para o coxim do Willys e serviço de prima, Vc vai gastar umas L$ 450, incluídos o eixo secundário de Willys + luva do entalhado do cheva.
94814 94815 94816 94817 94818

m0r473n53
19/09/2007, 09:15
Posso até te fazer uma, mas para a flange + eixo para o secundário + bucha de compensação + usinagem interna da moringa + suporte para o coxim do Willys e serviço de prima, Vc vai gastar umas L$ 450, incluídos o eixo secundário de Willys + luva do entalhado do cheva.

quanto a mais com um flange para ligar tudo isso na capa seca do bf161?

isso seria plug and play?

anderson_wzorek
22/09/2007, 18:25
Sidnei.
Aquela bucha que vai soldada na flange da t-case, a ckarkettentra nela,tipo akela rabetinha da caixa fica td dentro da bucha?
pelo que entendi sim,é que fiz minha bucha e soldei na flange mas a caixa não entra,se realmete tiver que entrar vou fazer um torneamento interno na bucha,mas antes de fazer o serviço gostaria de sua dica.
ficou meio confuso,mas da pra entender

e mais uma duvida,vc acha muita loucura eu colocar um h-34 no motor de opala com os dois estagios abrindo juntos?

se puder me ajudar eu agradeço
abraço

Sidnei Diogo
24/09/2007, 08:05
quanto a mais com um flange para ligar tudo isso na capa seca do bf161?

isso seria plug and play?

Acho que tenho uma flange pronta para o BF; vou ver e depois te passo.

e sim, seria P&P, apenas com alguns ajustes de montagem.
[ ]'s

Sidnei Diogo
24/09/2007, 08:11
Sidnei.
Aquela bucha que vai soldada na flange da t-case, a ckarkettentra nela,tipo akela rabetinha da caixa fica td dentro da bucha?
pelo que entendi sim,é que fiz minha bucha e soldei na flange mas a caixa não entra,se realmete tiver que entrar vou fazer um torneamento interno na bucha,mas antes de fazer o serviço gostaria de sua dica.
ficou meio confuso,mas da pra entender

e mais uma duvida,vc acha muita loucura eu colocar um h-34 no motor de opala com os dois estagios abrindo juntos?

se puder me ajudar eu agradeço
abraço

Fala, Anderson.

Seguinte: A "rabeta" entra na bucha sim mas é preciso lixar as rebarbas e o ressalto de fundição dela (aquele patoquinho na parte de baixo). Fiz isso com uma turbina elétrica. Ajuste o rabicho para entrar sem folga na bucha e, depois de montado, vede com silicone de alta. Se quiser, pode colocar uma gaxeta grafitada em volta.

Quanto ao H-34, não sei te dizer de bate-pronto mas vou verificar. Eu utilizo um 3E de opala a álcool e é fera.
[ ]'s

m0r473n53
24/09/2007, 12:40

[ ]'s

Ta Okay, fico No Aguardo :-D

anderson_wzorek
24/09/2007, 22:11
Sidnei.
Mais uma vez valeu pela dica,era exatamente isso que ia fazer,tirar as rebarbas e ajustar a parte de baixo pra bucha encaixar,só queria realmente ter certeza se era esse mesmo o procedimento,para não estragar a carcaça da caixa a toa,a parte de cima ja ta ajustada,amanha a noite começo a parte de baixo,essa é mais demorada,mas a esmerilhadeira,uma boa lima e meu braço dão conta do recado.
Vc usa gaxeta ou o silicone mesmo?
valeu pelas dicas
abraços

Carlos Cruz
28/09/2007, 21:59
E ai meu caro , tudo bom !
Posso ti falar que ja mandei preparar a bucha da capa seca do opala para ajustar o rolamento do eixo piloto do chevette , e por as maos na massa .
Muita saude ,
Carlos Cruz

anderson_wzorek
28/09/2007, 22:28
E ai...
bacana meu...,vai postando aki sua adaptação para gente ver como ta ficando,eu essa semama vou retomare meu projeto clarkett.estava sem tempo,devo fazer minha bucha ainda essa semana,assim que der vou colocar fotos do que tenho e do que estou fazendo,ja estou devendo faz tempo hehehe
No que precisar de ajuda por favor posta aki que nos damos um jeito blz
abraços e bom final de semana a vc

anderson_wzorek
28/09/2007, 22:30
A carlos,e se prepara,se for vc que for fazer a adaptação,vai ter bastante trabalho,mas com certeza vai ser muito praseroso

Carlos ZN
29/09/2007, 10:06
Olá Chará,

No caso da capa seca do Opala não precisa ajustar o rolamento do Chevette, use o conjunto eixo piloto, moringa e rolamento do Opala 5 marchas, cabe como uma luva e sem nenhuma adapitação.
Obs. a capa seca tem que ser do Opala 5 marchas!!!

Carlos Cruz
29/09/2007, 11:40
Ola amigo ,
Também estou fazendo a daptação de um clarkette no meu cj3b , que por sinal já possui um motor opala 4cc . Eu acabei optando por fazer a bucha e manter o resto do cambio do chevette , porém não posso deixar de concordar que a sua sugestão também é muito boa . Pra nossa sorte , ainda bem que o brasileiro é apaixonado por carros e a cada dia pela categoria dos 4x4 . Porém entre tantas ainda tenho uma dúvida , qual seria a melhor relação de conjunto entre diferencial x cambio clarkette , para colocar nesse jeep .

Sidnei Diogo
29/09/2007, 22:10
Olá Chará,

No caso da capa seca do Opala não precisa ajustar o rolamento do Chevette, use o conjunto eixo piloto, moringa e rolamento do Opala 5 marchas, cabe como uma luva e sem nenhuma adapitação.
Obs. a capa seca tem que ser do Opala 5 marchas!!!

:roll::pensativo: Só tem 1 porém: Para trocar o eixo-piloto do cheva pelo do Opala é necessário desmontar o câmbio, inclusive o trambulador (que é chato prá K7 de mexer) e afastar os carretéis de engrenagens para, só depois, efetuar a troca. No meu caso, não quiz abrir o câmbio porque ele estava zerado. Daí a bucha.:concordo:
[ ]'s

Sidnei Diogo
04/10/2007, 19:32
... Porém entre tantas ainda tenho uma dúvida , qual seria a melhor relação de conjunto entre diferencial x cambio clarkette , para colocar nesse jeep .

1) Se Vc quiser + força para trilha, câmbio do chevette júnior (1.0) e relação 8x43;
2) Se Vc quiser maior desempenho em asfalto, câmbio chevette 1.6 e relação 9x44;

Eu utilizo câmbio chevette 1.6 e relação 8x43 (boa redução na trilha e bom desempenho no asfalto devido à 5 marcha "over-drive").

Ainda restaria a opção câmbio chevette 1.0 com relação 9x44 mas ficaria meio "sem-sentido" aumentar a redução no câmbio e diminuí-la no diferencial.
[ ]'s

fabiano carraro
09/10/2007, 20:29
DAE POVO,seguinte to querendo montar um clarkette aq na oficina pra uso meu mesmo!!!!!!só falta a flange que comprarei da DEEPTEC,FAREI (a titulo de experiencia)pra depois repassar aos meus clientes,+ pergunto o seguinte ,1°)como fica esta bucha do eixo piloto ç eu nao quiser abrir o cambio???? 2°)nos manuais que tenho o cambio aparece com a denominaçao de (CL 2505-D),para o 1.6 e nao (cl2205) só voltando a aparecer novamente para o 1.0 ai sim ,(CL 2205-F),alguem teria uma tabela + atualizada??????,3°)como fica o sistema de embreagem,vai tudo opala mesmo,ou mistura com o do chevette pois os rolamentos sao diferentes em espessura????4°)vou montar em um GM 2.5 aberto pro 3.0(marinizado) preparado em 145cvs,ai ç quentar neste motor, sera garantido que aguente o 4.1,pois meu motor é mais leve e mais potente que um original,+pergunto?o rolamento trazeiro do chevette é muito pequeno e com certeza abriria o bico em pouco tempo,+ como nao vi ainda, nada adaptado acredito que ç use o rolamento do willis na reduzida certo???????.t+

bacana00
09/10/2007, 20:34
Pessoal,

Tenho um CJ3a com câmbio 4 marchas Jeep e Reduzida originais, colocando o cãmbio do chevette melhora o engate das marchas, e dá uma soltada no conjunto... O Jeep parece que anda meio preso e não é freio nem rolamentos...
Bacana

Sidnei Diogo
09/10/2007, 22:26
... 1°)como fica esta bucha do eixo piloto ç eu nao quiser abrir o cambio

Na minha opinião fica muito bom. Aproveite e observe a bucha de bronze que vai dentro do volante para receber a ponta do eixo-piloto - se ela estiver com muita folga, substitua ou faça outra e, se a fizer, deixe-a 5mm mais comprida (o eixo-piloto do chevette é 5mm mais curto que o do Opala)

2°)nos manuais que tenho o cambio aparece com a denominaçao de (CL 2505-D),para o 1.6 e nao (cl2205) só voltando a aparecer novamente para o 1.0 ai sim ,(CL 2205-F),alguem teria uma tabela + atualizada

Acho que sua tabela está furada.97167

3°)como fica o sistema de embreagem,vai tudo opala mesmo,ou mistura com o do chevette pois os rolamentos sao diferentes em espessura

Vai tudo do Opala - garfo, rolamento, coifa e cabo. Para o platô e disco, dê preferência para os do 6 CC (são mais fortes); Eu estou utilizando um disco de lona trançada pois o torque ficou muito alto e, se o disco não for bom, vai pro saco rapidinho.

4°)vou montar em um GM 2.5 aberto pro 3.0(marinizado) preparado em 145cvs,ai ç quentar neste motor, sera garantido que aguente o 4.1,pois meu motor é mais leve e mais potente que um original

Meu motor é um GM 151- Álcool, mas está turbinado e preparado para torque em baixa (passa de 200 CV tranquilo). Se você observar na tabela que te enviei, vai notar que o mesmo câmbio é o original dos últimos Diplomatas 6 CC. Já colocamos em dois 6 canecos.

+pergunto?o rolamento trazeiro do chevette é muito pequeno e com certeza abriria o bico em pouco tempo,+ como nao vi ainda, nada adaptado acredito que ç use o rolamento do willis na reduzida certo

Certo. Com o Kit da DEEPTEC, além do rolamento Willys, Vc utilizará um rolamento cônico de encosto que vem junto. mas atenção: nesse caso é aconselhável substituir o rolamento original do Willys por um ZZ ou 2Z (na verdade, não é um ZZ e sim um outro, que não lembro a especificação, que é vedado para líquidos) a fim de impedir que o óleo do câmbio "vaze" para a T-CASE.

[ ]'s :concordo:

Sidnei Diogo
09/10/2007, 22:34
Pessoal,

Tenho um CJ3a com câmbio 4 marchas Jeep e Reduzida originais, colocando o cãmbio do chevette melhora o engate das marchas, e dá uma soltada no conjunto... O Jeep parece que anda meio preso e não é freio nem rolamentos...
Bacana

O meu é um CJ-5 mas, além de ser 69 (último Willys), é um Bernardini (era do exército) e a relação da T-CASE é igual a do CJ-3 (só que era 3 marchas); pode colocar que vc não vai se arrepender.

A propósito: Vc é de SJBV? Estou lá quase todo FDS (no sítio do meu irmão -o Pedrão - no bairro do Pedregulho). Acho que vc já deve ter visto meu Jeep por lá; se não, é só falar que a gente dá um jeito.

[ ]'s

Carlos ZN
10/10/2007, 17:25
Olá Sidnei,

Sou um dinossauro nesta adapitação.
No caso de colocar o cambio no motor do Opala não quebre cabeça!!!
E abra o cambio coloque capa seca, eixo piloto e rolamento do Opala 5 marchas que cabe como uma luva e de tabela já respondi a embreagem.
A flange o deep tec.

fabiano carraro
11/10/2007, 00:55
opa valeu mesmo sidney,semana que vem arrumo tempo pra fazer o meu jeep(mecanica) e ai posto umas fotinhas de como ta ficando ,T+ amigo.

m0r473n53
11/10/2007, 09:04

[ ]'s

Opa Blz Sidney? e ai alguma novidade sobre o flange pro bf? abraço t+ :concordo:

Carlos Cruz
16/10/2007, 23:01
Pois é meu amigo !
Eu acho até que essa bucha não necessita ser confeccionada em aço , pois a propria flange (capa seca) , se não me engano é em ferro fundido ou coisa assim e o rolamento é encaixado diretamente nela , outra coisa , é importante que o rolamento e a bucha fique faceando a parte que esta em contato com o cambio , para que a trava do rolamento encaixe perfeitamente na cava do primário . Olhe que além dessa bucha , é interessante fazer um rebaixona borda do lado interno da capa seca , para a borda da bucha fique embutida na capa seca , é claro que essa bucha não é simplesmente um anel com diâmetro externo igual ao rolamento do opala e diâmetro interno igual ao do chevete , pois alem disso essa bucha tem que ter uma borda e que deverá ser colocada no sentido de dentro da capa seca , para fora (parte que encosta no cambio ), olhe se vc não fizer dessa forma vc não irá conseguir facear o rolamento na parte externa da capa seca , sem contar que corre o risco de encostar na luva do primário .
O lance é simples , mas se a gente não prestar atenção só irá perceber na hora de montar .
Espero ter contribuído com alguma coisa .
Bom divertimento ,
Carlos Cruz

Carlos Cruz
16/10/2007, 23:13
Obrigado pela dica ,
A colocação do câmbio desse meu jeep , tá parecendo até novela de rádio , tem data e hora pra começar e só Deus sabe quando terminar . Mas o bom e tudo é que eu estou aprontado ela fora , sem ter que deixar o carro parado , e no momento certo é só parar , retirar a original e colocar a substituta , é claro que contando tabém com alguns ajustes de lanterneiro (funileiro) e torneiro , para hora de alterar as medidas do cardan , pois o meu é um cj3b . Estou tambem retirando algumas fotos , e a sequência irei posta-las aqui no forum .
Bom divertimento e boas graxas ,
Carlos Cruz

fabiano carraro
16/10/2007, 23:52
dae povo perguntinhas: "NA CLARKETTE DA PRA COLOCAR O EKRON (guincho mecanico)DE BOA?????? COMO FICA O EIXO (chevette/willis)QUE SAI DA CAIXA E RECEBE A ENGRENAGEM DA REDUZIDA,OQUE IMPEDE QUE ELE VENHA PRA TRAZ E DESENCAIXE DA LUVA DO CHEVETTE????????.t+

Diego Ricardo Laranjeira
21/10/2007, 16:52
Caro Sidnei,

Permita-me lhe fazer uma consulta: adaptei no meu Jeep uma caixa de chevette 5 marchas com motor AP, para isso comprei um flange de 30 mm para casar o motor AP na urna do Chevette. Usei disco e colar do Chevette, e plator do AP, não alonguei a primária da caixa de marchas. Mas mesmo avançando o braço da embreagem que empurra o colar ao máximo, percebi que o carro não debrea.

Qual a solução de embreagem vc usa nas suas adaptações?
Espero que vc ou alguém do forum possa me ajudar.

Grato pela atenção!

marcosmoscz
24/10/2007, 10:57
Estou com uma duvida sobre a embreagem! O disco de embreagem do opala entra no eixo piloto do cambio do chevette ou precisa fazer alguma adptação, o rolamento não fica com folga no eixo?

Abraços

Marcos

anderson_wzorek
24/10/2007, 23:01
Então Marcos vamos por partes...hehehhe

1.O disco de embreagem do opala da certo sim no eixo piloto do chevette.
2.o diametro interno do rolamento do opala é o mesmo do extreno do eixo do chevette,portanto,não existe folga.
3.porem o rolamento do opala é um pouco mais espesso,e se faz necessario a confecção de um novo canal no eixo do chevette,para se colocar o anel elastico que trava o rolamento.(nesse caso se for colocar o rolamento do opala,sera necessario desmontar o cambio para fazer o canal no eixo,pois deve ser no torno,eu aconselho a troca por o piloto do opala que da certinho)
4.se for usar o eixo plito do chevette,com rolamento do chevette e obrigatoriamente capa seca do opala,deve ser feito uma bucha entre o rolamento e a capa seca,pois existe uma diferença de diametros.Nas paginas anteriores tem praticamente um guia dessas trocas e adaptação de rolamentos/piloto blz.
Mas se precisar de algo ou mais alguma duvida...posta ai que a gente tenta resolver ou confunde mais ainda a cabeça hehehhehe
abraço ate mais

Sidnei Diogo
24/10/2007, 23:02
dae povo perguntinhas: "NA CLARKETTE DA PRA COLOCAR O EKRON (guincho mecanico)DE BOA?????? COMO FICA O EIXO (chevette/willis)QUE SAI DA CAIXA E RECEBE A ENGRENAGEM DA REDUZIDA,OQUE IMPEDE QUE ELE VENHA PRA TRAZ E DESENCAIXE DA LUVA DO CHEVETTE????????.t+

Aê Fabiano: Se for o kit da Deeptec não dá prá colocar tomada de força, a menos que vc faça um eixo como o que já foi mencionado aqui neste tópico (tem até desenho) lá na pag. 5 + ou -. Este eixo fica preso pela propria T-Case.

Sidnei Diogo
24/10/2007, 23:12
Caro Sidnei,

Permita-me lhe fazer uma consulta: adaptei no meu Jeep uma caixa de chevette 5 marchas com motor AP, para isso comprei um flange de 30 mm para casar o motor AP na urna do Chevette. Usei disco e colar do Chevette, e plator do AP, não alonguei a primária da caixa de marchas. Mas mesmo avançando o braço da embreagem que empurra o colar ao máximo, percebi que o carro não debrea.

Qual a solução de embreagem vc usa nas suas adaptações?
Espero que vc ou alguém do forum possa me ajudar.

Grato pela atenção!
Fala Diego; A solução de embreagem que utilizo no clarkette é a do Opala moderno (de preferência do 6 cil.). É tudo do Opala: disco, platô, rolamento e garfo. No seu caso, se a flange não estiver errada (pode ser específica para câmbio Willys) experimente mandar regular o curso do garfo, isto é feito em um parafuso/porca que fica no garfo, do lado oposto de onde se fixa o cabo de embreagem. às vezes os mecânicos 1/2 boca desconhecem essa regulagem (outros regulam a altura do pedal por aí, o que não é correto). A regulagem do pedal deve ser feita na arruela de trava que fica no próprio cabo próximo do painel corta-fogo.
[ ]'s

Sidnei Diogo
24/10/2007, 23:16
Opa Blz Sidney? e ai alguma novidade sobre o flange pro bf? abraço t+ :concordo:

m0r473n53, desculpe pela demora Kara, mas é que se eu tiver uma flange dessas ela estará lá em S. João no sítio e eu não consegui ir até lá ainda :oops::oops:(muito trampo). Vou ver se dou um jeito.
[ ]'s

marcosmoscz
24/10/2007, 23:24
Então Marcos vamos por partes...hehehhe

1.O disco de embreagem do opala da certo sim no eixo piloto do chevette.
2.o diametro interno do rolamento do opala é o mesmo do extreno do eixo do chevette,portanto,não existe folga.
3.porem o rolamento do opala é um pouco mais espesso,e se faz necessario a confecção de um novo canal no eixo do chevette,para se colocar o anel elastico que trava o rolamento.(nesse caso se for colocar o rolamento do opala,sera necessario desmontar o cambio para fazer o canal no eixo,pois deve ser no torno,eu aconselho a troca por o piloto do opala que da certinho)
4.se for usar o eixo plito do chevette,com rolamento do chevette e obrigatoriamente capa seca do opala,deve ser feito uma bucha entre o rolamento e a capa seca,pois existe uma diferença de diametros.Nas paginas anteriores tem praticamente um guia dessas trocas e adaptação de rolamentos/piloto blz.
Mas se precisar de algo ou mais alguma duvida...posta ai que a gente tenta resolver ou confunde mais ainda a cabeça hehehhehe
abraço ate mais

Obrigado pelas dicas!

Hoje mesmo passei em um desmanche para ver se conseguia o eixo piloto do cambio 5 marchas do opala!

Ele tinha lá, queria 50 reais nele! Vcs acham caro ou barato?

Abraços

anderson_wzorek
25/10/2007, 22:47
Marcos.

Se fosse aqui em Curitiba 50,00 reais por um eixo piloto de opala 5 marchas em bom estado,o preço esta justo,nem barato nem caro,e pelo que ando vendo os preços em desmanches aqui e ai em sp se equiparam.Acredito que vc ache ate mais barato,mas o tempo que vc tera que disprender,a gasolona para ir a procura,não vai conpensar a diferença que vai ser pouco.
Em fim na minha opinião vc deve pegar o eixo sim,se estiver bom.da uma chorado no preço hehehhe
abraço,ate mais

marcosmoscz
25/10/2007, 23:33
Vou passar lá amanha e pegar ele!

marcosmoscz
31/10/2007, 10:54
Não entendi a coisa da bucha! Onde vai essa bucha, ela fica na capa seca ou no volante? qualquer torneiro faz essa bucha? Preciso tirar para levar no torneiro?

Ta foda não entendi nada!

Abraços

Marcos

felipemendes
31/10/2007, 17:27
Se vc vai trocar o primário, não precisa de bucha. Ela serve para adaptar o rolamento do chevette na capa seca do opala. O único problema disso é que, como o Sidnei já disse, tem que desmontar a caixa de marchas toda.

Carlos Cruz
06/11/2007, 19:14
Eae, Marcos compreendeu .
A bucha não é nada mais que um anel com o diâmetro externo igual ao do opala e o diâmetro interno igual al do chevette , com um pequeno filete na borda .
Um abraço , Carlos Cruz

Carlos Cruz
06/11/2007, 19:17
Eae marcos ,
Não precisa ficar bolado com essa tal bucha :putz:, o q acontece quando comparamos o rolamento do opala com o do chevette , é que a unica medida q bate , é o diâmetro interno , pois o resto é diferente mesmo , o rolamento do opala é maior e mais largo (expesso) que o do chevette , por isso não basta substituir um pelo outro que esta resolvido o problema . No meu caso eu fiz o seguinte :
1º) comprei uma capa seca do opala moderno .
2º) peguei o rolamento do eixo piloto do chevette mais a capaseca do opala moderno e levei ao torneiro .
3º) pedi ao torneiro que fizesse uma bucha com a medida externa igual ao rolamento do opala e a medida interna igual a medida externa do chevette , ( como se fosse um anel )
4º) esse anel , ou melhor , bucha . Deveria ter uma pequena rebarba ou filete , para que na hora de encaixar na capa seca , não houvesse o risco de correr para a parte interna da caixa .
5º) na parte interna da capa seca o torneiro faria um pequeno rebaixo para encaixar o anel (bucha) , para uqe no momento em que fosse colocado o rolamento do proprio chevette , ficasse faceando a capa sêca e assim sendo seria mantido a s caracteristicas do cambio do chevette , sem a necessidade de mexer em mais .
Olha pelo que vi , alguns gostam de fazer um rebaixo na luva do eixo piloto , porque o rolamento vem mais para fora , pelo fato do rolamento não esta faceando o lado que encosta no câmbio .
veja bem , dessa forma é mais pratica , pois se por à caso aconteça algo com o câmbio , é só trocar por outro ,sem se incomodar com mais nada .
Espero ter ajudado , e boa sorte .
Carlos Cruz

ROAD TECH
08/11/2007, 02:04
Olá Pessoal,

Tenho umas duvidas sobre o kit da Deep Tec para cambio do Chevette em T case willys, que talvez já tenham sido respondidas em algum tópico, mas eu não consegui achar. Lá vai:

O kit da Deep Tec é de 140 mm que a montagem original. O cardã traseiro fica com o comprimento de aproximadamente um palmo. Isso funciona normal? Fiquei meio desconfiado pois o ângulo de trabalho do cardã traseiro também aumenta muito.

A posição da alavanca do câmbio e das de seleção da tração e reduzida ficam recuada uns 160 mm em relação à posição original. Isso não vai acarretar interferência com o suporte dos bancos dianteiros?

Alguém já montou o tal kit?

Gostaria de receber comentários e/ou fotos à respeito

Desde já agradeço a colaboração dos colegas.

Sds,

Octávio

felipemendes
16/11/2007, 03:28
Pois é, o cardã fica com um comprimento miserável, mas funciona bem, desde que vc não mexa em nenhum outro ângulo. O que importa é que o ângulo de saída da t-case deve ser o mesmo da entrada do diferencial. O ângulo em si não diz muita coisa.
No caso do meu jeep, o flange foi Donatti. O meca teve que diminuir a caixa de ferramentas, mas não teve que mexer na furação do banco do passageiro. Infelizmente não tenho fotos, pois ainda estou muito chateado com a demora da reforma (Já se vão 8 meses só pra trocar de motor, caixa e direção!).

Espero ter ajudado.

Sidnei Diogo
27/11/2007, 00:40
Fala gALLera.
Tenho uma flange Deeptec no Falcão há uns dois anos e fizemos, montamos e testamos (ainda estão em uso) + 5 flanges conforme os desenhos postados neste tópico. A flange Deep é muito bonita e fica com aspecto de original de fábrica e tbm é muito resistente mas estou enfrentando problemas com o rolamento de encosto que vai na tampa da T-case (além de não poder usar a tomada de força). Já espanou uma vêz e, conforme vc vai usando, ela vai ficando folgada e isso faz com que haja um "jogo" no carretel do câmbio chegando até a escapar marchas (principalmente a 3 e 5). Estou desmontando esta semana para substituir o adaptador Deeptec pelo eixo do desenho aqui do tópico (parecido com o Donatti) na intenção de resolver o problema e tbm poder utilizar a tomada de força para uns acessórios na parte trazeira do Jeep.
[ ]'s

marquinho
11/12/2007, 01:39
Amigos...
Preciso d apinioes d kem intende d cambio de chevette no jeep
Tenho um cj- 5.. Motor 4 cc Opala , com relaçao 44:9.. Com SPOA

Estou adptando um cambio d chevette com o kit da Donatti(t-case)
Vii q o cambio de 5 marchas é maiór q o d 4 marchas 4 dedos !

O FATO É : Meu jeep está com Spoa(chassis Muito alto)

Meu medo é botar o Cambio de 5 marchas(maiór q o d 4) é dar um Nóó No angulo do cardã.

Pq o Cambio d chevette Fka bem lá atras... I Com o JEEP Muito alto Dexa o Cardã praticamente trabalhando em Pé
Iai ?
Uq vcs me ACONSELHÃO?
o de 4? Ou o d 5?
Lembrando q eu ja tenho um d 5 Comprado...

Roodoo Muuuuito com o jeep na cidade.É meu carro d trabalhoo . .

Mas faço 2 trilhas por mes d dificuldade Média

Aguardo respostas em Breve

AbÇs a Toodos

= = = > Mil-HAuse Cj-5 MArron SPOA < = = =

marquinho
11/12/2007, 01:46
Galera Estou botando fotos da Autura Do meu jeep,Para vcs terem uma noçÃo d kual caixa usar,a d 4 marchas ou a d 5 marchas...

Relembrando q Meu maiór Problema é o algulo do cardã...
Meu medo é ele trabalhar em Pé..Já q o Chassis Do meu jeep estar Muito auto E a caixa q vai fikar bem lá atras

ABçS

Julinot
23/12/2007, 22:19
Desculpem colegas... a minha questão pode estar um tanto fora de época. Mas vamos lá: Sou novo no pedaço, e comecei a ler os posts desse fórum desde o começo, pois o assunto tinha a ver com a adaptação do câmbio de 5M do Chevette em Jeep com tor BF-161 (que é o quero saber se alguém já conseguiu fazer... com sucesso). Ao longo do tempo parece que essa questão, ou se perdeu, ou já foi superada. Resolvi vir direto para os posts mais recentes e não estou achando nada sobre a questão que me interessa. Afinal.... rola ou não rola câmbio de Chevette 5M com motor BF-161 ? E por favor... não me aconselhem a trocar de motor pois o meu encontra-se em excepcional condição. Grato...

felipemendes
24/12/2007, 01:08
Desculpem colegas... a minha questão pode estar um tanto fora de época. Mas vamos lá: Sou novo no pedaço, e comecei a ler os posts desse fórum desde o começo, pois o assunto tinha a ver com a adaptação do câmbio de 5M do Chevette em Jeep com tor BF-161 (que é o quero saber se alguém já conseguiu fazer... com sucesso). Ao longo do tempo parece que essa questão, ou se perdeu, ou já foi superada. Resolvi vir direto para os posts mais recentes e não estou achando nada sobre a questão que me interessa. Afinal.... rola ou não rola câmbio de Chevette 5M com motor BF-161 ? E por favor... não me aconselhem a trocar de motor pois o meu encontra-se em excepcional condição. Grato...

Conselho: leia todo o tópico... Segue link deste mesmo tópico...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=315972&postcount=173

marquinho
28/01/2008, 02:58
ee Ngm me respondeu a tempos,Tive q arriscar..
Botei a caixa d chevette No jeep Com spoa
Olhaa e Muuuito + Trabalhos e dificil d adptar a caixa d chevette No jeep com spoa
Pq o chassis fica Muuito alto,a caixa vem la para tras..
rexsumindo: a caixa fica Muuito altaa i bem la atras.O Cardã trabalha Qse em Pé
:S
Oq fzer?
Dar Um Angulo No diferencial,Levantar o diferencial,Para aliviar o Cardã

i Em relaçao a q Kit usar,Eu usei o Kit da adaptaBrasil,q é o msm da donatti
resumindo: Uma merdaa
Nao presta essa Kit
o parafuso q Fixa a base do Flange com a caixa d chevette afroxa d 2 em 2 dias
oi Melhor e da deepetec...

Abçs a toodos

aa i a caixa ficou Show No motor opala 4cc

m0r473n53
28/01/2008, 11:35
Galera to com um problemão, Meu câmbio Foi pro espaço (Cambio 3 Marchas Horiginal, A caixa Trincou e Vazou o óleo todo, fora o barulho que esta fazendo):putz: , tenho um câmbio de 4 marchas do cheva em casa, mas não sei como colocar ele no BF, Alguém tem alguma idéia, ou sabe quem pode fazer essa Adaptação?

Sidnei Diogo
29/01/2008, 00:21
ee Ngm me respondeu a tempos,Tive q arriscar... a caixa fica Muuito altaa i bem la atras.O Cardã trabalha Qse em Pé...Oq fzer?

Aí, Marquinho: 3 opções:

1- Cortar com lixadeira o suporte dos pinos de centro do eixo trazeiro e soldá-los novamente, dando um giro no diferencial para alinhar com o cardã;
2- Girar a T-Case no sentido horário refazendo a furação (vai depender da flange utilizada) e diminuir a altura do coxim da reduzida.
3- (melhor) Colocar uma cruzeta dupla (chamada de homocinética e utilizada no wrangler) e colocar dois cardãs no lugar de um (alguns caminhões possuem uma peça dessas), mas é 1/2 $$$algado.

O eixo trazeiro admite giro do diferencial, mas no dianteiro, se fizer isso, estará comprometendo a segurança nas curvas pois o Cáster/cambagem fica alterado e a roda irá inclinar a favor do lado externo da curva aumentando o risco de capotagem. Na dianteira resta apenas a opção de girar apenas a bola do diferencial sem girar o eixo, mas dá um trabalho do K7 e tem de ser feito por profissional.

[ ]'s

Sidnei Diogo
29/01/2008, 00:30
Galera to com um problemão, Meu câmbio Foi pro espaço (Cambio 3 Marchas Horiginal, A caixa Trincou e Vazou o óleo todo, fora o barulho que esta fazendo):putz: , tenho um câmbio de 4 marchas do cheva em casa, mas não sei como colocar ele no BF, Alguém tem alguma idéia, ou sabe quem pode fazer essa Adaptação?

Aê m0r473n53 (ô nominho difícil...) O Felipe acabou de passar o link aí em baixo da adaptação no BF:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=315972&postcount=173

É só seguir o mesmo esquema utilizando parte da caixa seca do cheva. Fiz isso a semana passada para adaptar o câmbio do chevette 5m no motor Q20B (D-10). Cuidado somente com a solda/comprimento do eixo-piloto.

[ ]'s

fugger
29/01/2008, 08:16
É só seguir o mesmo esquema utilizando parte da caixa seca do cheva. Fiz isso a semana passada para adaptar o câmbio do chevette 5m no motor Q20B (D-10).

Depois conta aí quanto tempo o cambio durou...

[]´s

felipemendes
30/01/2008, 01:15
1- Cortar com lixadeira o suporte dos pinos de centro do eixo trazeiro e soldá-los novamente, dando um giro no diferencial para alinhar com o cardã;
2- Girar a T-Case no sentido horário refazendo a furação (vai depender da flange utilizada) e diminuir a altura do coxim da reduzida.

:discordo:. O ângulo entre o eixo da T-case e o cardan deve ser o mesmo que entre cardan e diferencial. Caso contrário, a rotação transmitida aos diferenciais será pulsante e, vai acelerar a quebra da t-case, diferencial ou semi-eixos.

diogosp
30/01/2008, 09:51
Pessoal,

estou com uma duvida......Eu dei uma lida rapida aqui no topico e nao vi nada a respeito......Se comi bola me avisem hehehehehe

Seguinte.....

Estou querendo colocar o Cambio do chevette, mas me bateu uma preocupação...Qual a posição exata deste cambio com relação à reduzida???
Pergunto isso por preocupação para a recolocação do cardã do meu guincho mecânico....

Como fica isso?

Valeu

Abraços

Carlos Cruz
30/01/2008, 19:25
eae colega , acho que sua dúvida acabou sendo caso de preoculpação pra min, pois tenho um cj3b e coloquei um kit semelhante da recuperg e o que ocorreu é que quando desloco com o jeep nada acontece , porém quando reduzo , percebo que a transmissão faz um barulho , espero que eu possa solucionar esse problema , mas no meu caso diferente do seu ele não está tao alto assim . Bom eu já havia lido sua mensagem , porém só consegui colocar ele pra andar no dia 15 desse mês mas tive que tirar porque a quarta estava escapando e o rolamento do primáro estava cantando .
Boas trilhas ,
Carlos Cruz

Olhaa e Muuuito + Trabalhos e dificil d adptar a caixa d chevette No jeep com spoa
Oq fzer?

Nao presta essa Kit

Abçs a toodos

Sidnei Diogo
31/01/2008, 13:43
:discordo:. O ângulo entre o eixo da T-case e o cardan deve ser o mesmo que entre cardan e diferencial. Caso contrário, a rotação transmitida aos diferenciais será pulsante e, vai acelerar a quebra da t-case, diferencial ou semi-eixos.

Sem querer causar polêmica, mas já causando (hehe):

Se fosse necessário um perfeito alinhamento entre as partes, não seria necessário o uso de cruzetas que são projetadas justamente para permitir a trasmissão de movimentos entre eixos não alinhados. Existe sim um limite angular de trabalho e que deve ser respeitada; Mas, como disse, a solução técnicamente adequada é a utilização de um mancal intermediário como ocorre em maquinas de terraplanagem e alguns caminhões.

[ ]'s

Sidnei Diogo
31/01/2008, 13:45
Depois conta aí quanto tempo o cambio durou...

[]´s

Eu avisei o colega de que este câmbio não era o mais adequado para o propulsor escolhido mas... tbm tô na expectativa (vai que dura, hehe):mrgreen:

Abs...

Sidnei Diogo
31/01/2008, 13:50
Pessoal,

estou com uma duvida......Eu dei uma lida rapida aqui no topico e nao vi nada a respeito......Se comi bola me avisem hehehehehe

Seguinte.....

Estou querendo colocar o Cambio do chevette, mas me bateu uma preocupação...Qual a posição exata deste cambio com relação à reduzida???
Pergunto isso por preocupação para a recolocação do cardã do meu guincho mecânico....

Como fica isso?

Valeu

Abraços

Diogo, o câmbio do Cheva ficara deslocado cerca de 80mm para trás em relação ao original (no motor de opala). sem dúvida vc terá de mexer nos cardãs, agora para utilizar a tomada de força o kit da Deep não serve. tem de ser do tipo da do Dias, assunto que tbm já foi bastante discutido.
Não sei se ajudei....

diogosp
31/01/2008, 14:24
Fala Sidnei,

ajudou sim, pena que as noticias nao foram boas heheehhe..

Voce sabe em que tópico está isso??

Valeu

Diogo, o câmbio do Cheva ficara deslocado cerca de 80mm para trás em relação ao original (no motor de opala). sem dúvida vc terá de mexer nos cardãs, agora para utilizar a tomada de força o kit da Deep não serve. tem de ser do tipo da do Dias, assunto que tbm já foi bastante discutido.
Não sei se ajudei....

Junior Crempe
31/01/2008, 16:44
Oq fzer?

Nao presta essa Kit

Abçs a toodos

caro amigo é falta de etica criticar produtos que não é de seu conhecimento total, o problema da flange soltar os parafusos é porque seu cambio esta com a rosca espanada, ja tentou ver isso, experimenta colocar uma porca no parafuso, seu problema vai ser solucionado.

Julinot
31/01/2008, 18:49
ROSCA ESPANADA é mesmo um caso muito sério.

Julinot
31/01/2008, 19:11
Mas agora falando sério... alguém de um desses overdrives Saturno aqui no Brasil :
Vejam o texto abaixo...

Nov 1, 2005By:Terry L. Howe (http://jeep.off-road.com/jeep/author/authorInfo.jsp?id=26807)Jeep at Off-Road.com

The Saturn Overdrive (originally produced by Warn) is a bolt on 0.75:1 overdrive for Jeeps equipped with the Dana 18 transfer case. It bolts on the PTO port on the Dana 18 and it works in all forward and reverse gears. There is a PTO adapter available for the Warn Overdrive that will allow you to bolt a PTO output to the back of the overdrive. Advanced Adapters lists the part, but has never produced it. It can be found used.
Talking with Paul Weitlauf, I realized there were more differences between the overdrives than I originally thought. I have a small hole Warn Overdrive on my CJ-2A and Paul has a big hole Warn Overdrive on his CJ-5. On his overdirve, the shift rail comes out the back of the case and on mine the shift rail comes out the front of the case.
http://jeep.off-road.com/jeep/data/articlestandard/jeep/512005/261503/latewarn_.jpg (http://www.off-road.com/jeep/tech/convxfer/latewarn.jpg) I double checked the Advanced Adapters catalog and they show an overdrive with the shift rail coming out the back of the case. I'm not sure if all the new Saturn Overdrives have the shift rail out the back or only the big hole untis. A picture of Paul's overdrive is on the right.
Probably the most frequently asked question about the Warn/Saturn overdrive is, "How do I remove the overdrive?"

Rodrigo Baratti
31/01/2008, 20:14
Já vi uma dessas (rarissima no Brasil) em um Jeep restaurado na exposição de carros antigos de Águas de Lindóia.
Como o nome já diz é uma overdrive e alongava as marchas do Jeep, geralmente se utilizava apenas em estradas e em terceira, com isso o Jeep chegava perto dos 95 km/h com o velho motor "go devil".
Em um site de restauração, infelizmente fora do ar (http://www.cj-3a.com/) tinha a história completa e tb a instalação passo a passo.
Segue umas fotos (do finado site) de uma overdive com uma PTO dupla para guincho dianteiro e polia traseira, tudo original!!! O cara comprou tudo no e-bay!!
Reparem que além da overdrive ainda tem uma flange para acoplar a PTO.

Rodrigo Baratti
31/01/2008, 20:19
A terceira foto do post anterior é da overdrive ainda sem a PTO.
Segue mais uma da over sem a tampa e depois com a flange.

Rodrigo Baratti
31/01/2008, 20:35
Para voltar ao assunto do tópico, foi mal a fugida.
Se vc tiver um cambio de chevete 4 marchas e for arqueólogo para achar uma overdrive e instalar, teoricamente ao acionar a over em 4ª vai ficar similar (tem que calcular) a 5ª do cambio 5 marchas.
É mais fácil botar logo o cambio 5 marchas como vou fazer no Mula, uma overdrive iria direto (P&P) para o Fernandão!! hehehe

Julinot
01/02/2008, 07:05
Eu até colocaria um câmbio de Chevette - 5 marchas -, mas o problema é que eu quero manter o motor BF-161 que está muito bom e atende as minhas necessidades. Pelo que entendi, uma overdrive no meu caso seria quase plug&play.

felipemendes
03/02/2008, 23:05
Pode ser que depois eu tome na cabeça. Mas o fato é que o eixo piloto original do chevette serviu perfeitamente no motor de opala. Sei que o de opala tem a estria mais comprida, mas o de chevette encaixou bem. Além disso, a ranhura do rolamento do eixo piloto tinha bastante folga, então o rolamento mais largo do opala coube sem problemas. Já engatei todas as marchas, e aparentemente todas estão entrando. Não sei se estão na pontinha das estrias, mas por enquanto vai ficar assim mesmo.
Abraço a todos.

Julinot
04/02/2008, 13:59
Como ficam, afinal, as relações, com essecâmbio 5 marchas do Chevette ? A quinta é uma overdrive ?

Rodrigo Baratti
04/02/2008, 14:59
Eu até colocaria um câmbio de Chevette - 5 marchas -, mas o problema é que eu quero manter o motor BF-161 que está muito bom e atende as minhas necessidades. Pelo que entendi, uma overdrive no meu caso seria quase plug&play.

Não sei qual a configuração do seu Jeep, mas pelo que entendi está original.
A overdrive foi feita para o conjunto cambio (Dana T-90) X T-case (Dana/Spicer Model 18) original da Willis, se vc tiver esse conjunto é plug&play, necessitando apenas adaptar a alavanca.
Voltou a funcionar o site: http://www.cj-3a.com/Tech%20Tips.htm

[]s

titimoser
07/02/2008, 03:46
a final dele fica boa até!!! a relação da 5 é 0,8..overdrive é a 4

Julinot
07/02/2008, 09:37
Overdrive é a 4a ?
Então a 5a é uma over-overdrive ?
Qual é a relação da 5a ?

titimoser
07/02/2008, 13:48
a 5mch tem relação 0.8 e a 4 tem relação de 1 pra 1

Julinot
08/02/2008, 18:28
Alguém sabe dizer se é possível tomar um câmbio 4 marchas original e alterar as relações para colocar uma 4a 0,75:1 por exemplo, e 1a, 2a e 3a com a mesma relação da caixa de 3 marchas ? Seria como se fosse um câmbio original de 3 marchas + uma 4a overdrive, não ?!

ferraz
08/02/2008, 20:20
Como fivcaria o cambio bo chevette com o 6cc opala, será que dá conta?
Alguem já viu ou usou o kit da recuperg
http://www.recuperg.com.br/prod01.htm

Marcelo
10/02/2008, 05:17
a 5mch tem relação 0.8 e a 4 tem relação de 1 pra 1
Se a 4ª é 1:1 então não é overdrive. Para ser overdrive tem que ser 1 para qualquer coisa menor que 1.

[s]

joão k. chikui
10/02/2008, 11:52
Julinot
Chevete 1.6 , CL2205 D , 4ª 1:1 , 5ª 0,837 :1
Chevete jr 1.0 , CL 2205 F , 4ª 1:1 , 5ª 0,895:1
Ambos com a 5ª over , mas, no 1.0 , bem menos longa, pelo motor bem fraquinho.

Overdrive é a 4a ?
Então a 5a é uma over-overdrive ?
Qual é a relação da 5a ?

hpnardino
10/02/2008, 12:55
Eu avisei o colega de que este câmbio não era o mais adequado para o propulsor escolhido mas... tbm tô na expectativa (vai que dura, hehe):mrgreen:

Abs...
Quando mudei de idéia e abandonei o projeto do motor AP, pensei em utilizar o cambio do cheva, que já estava na garagem, mais pesquisei um pouco e achei que não aguentaria o motor a diesel 4-203 (perkinho) pelo torque em baixa rotação, dai optei pelo 240F.
Também quero ver quanto tempo ira durar, pois na época fiquei com muita vontade de testar.

felipemendes
10/02/2008, 13:40
Sem querer causar polêmica, mas já causando (hehe):

Se fosse necessário um perfeito alinhamento entre as partes, não seria necessário o uso de cruzetas que são projetadas justamente para permitir a trasmissão de movimentos entre eixos não alinhados. Existe sim um limite angular de trabalho e que deve ser respeitada; Mas, como disse, a solução técnicamente adequada é a utilização de um mancal intermediário como ocorre em maquinas de terraplanagem e alguns caminhões.

Nada, que polêmica! Quando há o debate civilizado é que aprendemos mais.

Eu fui um pouco restrito na minha colocação, mas é quase aquilo: vc realmente pode usar os eixos desalinhados, porém, neste caso, vc terá que mudar os ângulos entre as cruzetas da t-case e do diferencial, para compensar o desalinhamento. É exatamente como a coluna de direção: os eixos são desalinhados entre si, mas os ângulos entre as cruzetas também são. O problema é saber o ângulo correto pra desalinhas as cruzetas; um dia, há muito tempo, eu soube calcular este ângulo, mas não trabalho com isso há mais tempo que gosto de contar. Só lembro que, para eixos paralelos, este ângulo é de 90º.

E, no pior dos casos, o cardan pode ser montado errado, sim. Neste caso, o motor vai absorver parte da vibração transmitida pelos diferenciais, t-case e câmbio. Só que, como eu falei, um dia quebra alguma coisa...

Julinot
10/02/2008, 18:33
obrigado, joao k. chikui.
e sobre transformar a caixa 4 marchas do jeep numa caixa de 3 marchas com uma 4a overdrive ? você sabe dizer algo ?

Chevi
12/02/2008, 00:38
Alguem sabe me dizer se o cambio do chevette 5M aguenta bem o motor do opala 6cc? Tanto o 1.6 como o 1.0?

Sidnei Diogo
17/02/2008, 23:22
Alguem sabe me dizer se o cambio do chevette 5M aguenta bem o motor do opala 6cc? Tanto o 1.6 como o 1.0?

Se for bem feito, aguenta. Tem dois rodando por aqui desde julho de 2007.

[ ]'s

Systema
25/02/2008, 13:03
vi que as caixas da C-20 e a do chevete tem semelhanças a CL2205A é da C-20 e as outras parecem ser do chevete? quais as diferenças? é na relação, as 3 são overdrive ou é no tamanho e resistencia?, se alguem souber e puder me ajudar agradeço.
Obrigado
Systema