Ver Versão Completa : Caixa de Chevette no Jeep
carlos andreto
30/08/2005, 18:01
gostaria de saber se alguem ja viu jeep 6cc com caixa de chevette me disserão que da certo se alguem puder me ajudar fico grato
Carlos
carlos andreto
30/08/2005, 18:08
OBS acixa do chevette e de 5m
Fala Carlos, blz ?? Estamos montando com AP e o Paulo de Valinhos está montando com o 6cc de opala. . . . semana q vem já terá a resposta . . .mas mesmo assim, dá uma olhada. . .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12129 e
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9195&postdays=0&postorder=asc&start=0
Outra coisa, não adianta vc ficar criando uma porção de tópicos com o mesmo título, é melhor vc responder ao mesmo, daí ele fica em cima. . .
[ ]´s
Dias
carlos andreto
31/08/2005, 21:35
e ai
nao entendi sua resposta
vcs estao montando um jeep com motor ap e caixa de chevette e outro com motor original do jeep 6cc com a caixa do chevette e isto
obrigado
Não Carlos, eu estou montando o meu CJ3 com caixa de chevette 5m e AP 2.0 e o Paulo (PLoesch) está montando o CJ dele com caixa de chevette e opala 6cc . . . .
O que eu disse é que vc já havia criado um tópico com a mesma pergunta. . . . e depois criou esse, por isso que eu estava te falando isso. . . . mas blz. . .
O cj do Paulo já está no meca . . . acredito que, até dia 10 de setembro, ele já esteja rodando com o danado. . .
[ ]´s
Dias
carlos andreto
01/09/2005, 11:29
e ai
sobre o topico era falta de experiencia no site pesso desculpas
mais uma pergunta se possivel
esta caixa de chevette 5m posso coloca-la no meu motor BF 6cc fico grato se poder me dar algumas dicas tipo o que tenho que comprar para adaptar
OBRIGADO
Fala Carlos, eu acredito que consiga sem problema algum, já que muita gente coloca caixa de chevette e motor de opala 6cc . .´. que é mais forte que o BF. . . o que vc vai precisar é, madar fazer uma flange com a furação da capa seca para o motor BF e cortar o eixo piloto do seu câmbio original (willys) e soldar a ponta no eixo piloto da caixa de chevette. . . e, de resto, fazer a flange da caixa do chevette para a tcase willys . . .
[ ]´s
Dias
carlos andreto
01/09/2005, 21:24
e ai dias
desculpa aminha falta de experiencia mais com motor BF vc ja viu esta caixa adaptada
ela aguenta o tranco
omeu jeep vai rodar diariamente e algumas trilhas em fins de semanas as vezes
carlos andreto
01/09/2005, 21:38
fala dias
cara sem quere ser chato sou novo na questao jeep e quero melhor seu desempenho porem gosto do motor bf mais a caixa willys tanto a 3m ou 4m so me derao dor de cabeca
manda ai seu tel eu ligo talvez vc possa me clarear as ideias
valeu.
Ok Carlos, até hoje não vi nenhum jeep com BF + caixa de chevette.. . . .mas blz, estou te passando meu tel por MP. . . qquer coisa, vc me liga, ok ??
[ ]´s
Dias
Carlos ZN
03/10/2005, 19:13
Olá Mestre Dias,
Estou inrritado com meu câmbio original 4M e estou com motor de Opala.
E notei que parrou o topico do câmbio do Chevette e estou interessado.
E ai é forte????
E ai Carlos tudo bem?,
Fala Dias, como vai?.
Carlos,
Vamos conversar a respeito desta adaptação, tem o Valmor que tambem está interessado e ele tem como fazer a flange, pois o Dias até ficou de passar o desenho, certo Dias?, ai como estasmos em São Paulo poderíamos nos reunir e trocar algumas idéias para colocar em prática o que acham?.
Abraços.
Furlan
E ai Carlos tudo bem?,
Fala Dias, como vai?.
Carlos,
Vamos conversar a respeito desta adaptação, tem o Valmor que tambem está interessado e ele tem como fazer a flange, pois o Dias até ficou de passar o desenho, certo Dias?, ai como estasmos em São Paulo poderíamos nos reunir e trocar algumas idéias para colocar em prática o que acham?.
Abraços.
Furlan
Estou nessa !
de preferencia na cervejaria do Luiz ...aqui na ZN !!! :dance:
Fala Furlan e Carlos, blz ?? Como te falei, eu estou meio q na correria, pois caso em novembro. . . heheeh. . . apesar de já estar "casado" há 12 anos. . . heheeheh. . .
Então, quero ver se consigo, nesse fds, um tempo pra poder colocar o chassi do meu cj no lugar e fazer o desenho da flange. Daí eu levo no Valmor pra ele fazer o corte pra mim e já pegar o molde, daí vcs fazem as de vcs. . . . . como falei, caso vcs queiram descer aqui num sábado, basta me avisar, daí já vêem o resto dela pronta. . . .
[ ]´s
Dias
estou a disposição !
E quando for pra PG vou te fazer aquela visita.
Bom casamento !
[]´s
Valmor
Carlos ZN
04/10/2005, 18:18
Grande amigos,
O Valmor tem o material, Furlan o grande pique, o Dias tem a receita, eu conheço um bom torneiro, não falta nada.
Carlos ZN
04/10/2005, 18:20
Oi Dias,
Estava esquecendo:
Não vai chegar de Jeep na igreja vc. ou a noiva ???????
Fala Carlos, eu estava pensando . . . até falei com o Paulo (Ploesch). . . só q ele tem um CJ3 tb. . . e o meu ainda está desmontado. . . mas estava pensando em uma Rural ou F75 pra minha esposa e um CJ mesmo pra mim. . . vou ver se o Paulo vier, eu vou com ele . . . agora minha esposa é que é o problema. . . hehehe
[ ]´s
Dias
Falou Dias, parabéns pelo casamento, está proximo!!!!!!.
Pessoal, vamos marcar um final de semana ai descemos até PG, fazemos uma visita ao Dias e então vemos de perto o trabalho dele.
Aqui em SP podemos nos reunir qualquer noite da semana e bater um papo, há bons locais aqui na Engenheiro.
Abraços a todos.
Carlos ZN
04/10/2005, 20:16
Grande Dias,
Pena que o meu está na oficina, se não abaixava a capota enxia de flores e colocava a noiva no banco do Zequinha e levava até a igreja.
Fala visinho Furlan,
Eu moro e trabalho em Santana, minha sogra mora no Lauzane conheço bem a região, o Valmor só está enbaçando para vir tomar um café aqui na livraria espero que vc. não faça o mesmo.
Blz Carlos . . . mas acredito q o CJ já consegui arrumar. . . só q vai ter q ficar c a capota, senão o cabelo dela vai pro saco. . . heheheeh. . . .
[ ]´s
Dias
Caro Carlos,
Me diz de novo onde fica a livraria que você trabalha, dia destes estive ai em santana e fui até a livraria que tem ai na Dr Cesar próximo a Pernambucanas e perguntei se havia alguem com o nome de Carlos, mas ninguem conhecia, me psse novamente o endereço.
Abraços.
Carlos ZN
05/10/2005, 18:50
Olá Furlan,
Fica na Dr. Cesar, 373 em frente da Arpége e China in Box fone 6976-8001 estou bem atrá da Uniban.
Ok.
Passo ai então para tomar um café.
Abraços
Carlos ZN
13/10/2005, 21:46
Olá Amigos,
Agora vou colocar o Câmbio do chevette mas tenho duvidas ainda :pensativo: :pensativo: :pensativo:
4 ou 5 marchas???
como faço a flange da T-case???
preciso mexer nos cardãs????
uso motor de Opala 4cc e o eixo piloto????
A caixa seca???
è só para começar.
E ai Carlos blz?
4 ou 5 marchas???
5 marchas
como faço a flange da T-case???
Já foi dito no outro topico
preciso mexer nos cardãs????
No Cj5 não.(com motor AP)
uso motor de Opala 4cc e o eixo piloto????
Eu acho que é igual.
A caixa seca???
Da para adaptar sem muita dor de cabeça.
Abraço.
Carlos ZN
14/10/2005, 10:22
Olá Amigo Kbrito,
Obrigado!!!!
Você usa este câmbio?
Se sim o que acha, seja sincero nos pós e contras ????
Vou colocar e tem mais companheiros aqui no tópico que vai colocar, estou na 1º fase Pesquisa.
Carlos ZN
15/10/2005, 15:49
Olá grandes Amigos,
Estou na 2ª Fase:
Achei o câmbio na dica do mestre Furlan vou colocar um 5 m se alguem discordar pode meter a boca estou aberto para criticas, o 4 ou 5 é o mesmo preço L$ 200,00.
Ofereceram um Chevette completo por L$ 500,00 eu tiro o câmbio e não tenho que fazer com o resto do carro.
O Dias está fazendo a flange com o Valmor.
Alô Valmor não joga fora o molde pois vou querer uma tambem.
Vou dando noticias, e vou ver se coloco fotos.
Fotos para ajudar na montagem de vcs.
Espero ter ajudado na adaptação de vcs com essas fotos.
E aí pessoal, tem alguem que faça e/ou coneheça alguem que faça esta adaptação aqui em Curitiba ???? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Esta caixa é bem mais barata que as outras (......) se funcionar, garanto que terá muita gente interessada por aqui !!!!!!!!! :shock: :shock: :shock:
Carlos ZN
15/10/2005, 20:23
Olá Amigos Lucena e Alcione.
Lucena
Muito obrigado, pelas fotos vai ajudar muito, está tambem será minha intenção depois de pronto.
Agora abusando um pouco dos seu conhecimentos, eu já fiz várias impressões daqui do site e estou montando um manual para meu mecanico fazer a adapitação, gostaria se possivel voce descrever as fotos para ficar bem didatico para o mecanico.
Alcione
Acho que vc. entendeu o que estou fazendo, se vc. tiver um mecanico de confiança monte um manual para esta adapitação tem bastante informação aqui no site e terá muito mais se o mecanico não entender como fazer, acho melhor fechar a oficina e ir vender coco.
tem bastante informação aqui no site e terá muito mais se o mecanico não entender como fazer, acho melhor fechar a oficina e ir vender coco.
O piiiiiiooooor é que eu sou obrigado a concordar !!!!!!!!!! :parede: :parede: :parede:
carlos andreto
15/10/2005, 21:59
e ai pessoal to perdido nao sei oq faço
motor ap caixa de chevette 5m
ou motor 4cc opala com caixa de 5m alguem pode me falar qual fica mais economico pois o jeep vai andar mais na cidade.
obrigado
Carlos se o objetivo é economia, use o Ap, o meu jeep esta como motor de Opala 4cc (alcool) e cambio de chevete 5m , 5,5 km/l cidade.O jeep de um amigo meu, está com motor Ap 1.8 (alcool) cambio original jeep 4m, por hora, (as fotos que mandei, são do cambio de chevete 5m que será instalado no jeep dele, assim que a flange do motor estiver pronta) o consumo do Ap é de +/- 7,0km/l de alcool (cidade).Com certeza, outras pessoas devem ter outros valores de consumo, pois isso vai de acordo com a regulagem do carburador, pé do motorista, entre outras variaveis.
E ai Carlos,
Boa iniciativa parabéns acredito vai ficar uma teteiazinha, vejo que já tam outros interessados nessa adaptação, vamos nos falando.
Carlos ZN
16/10/2005, 20:56
Grande amigo Furlan,
O Dias vem para SP para fazer a flange com o Valmor eu já encomedei uma, o amigo Lucena está sendo um irmão com informações não tem como dar errado.
Morro na Zona Norte de SP o Jeep está na Zona Oeste na Cerro Corá, 391 quem quiser acompanhar a adapitação é só passar por lá.
Mas vou ficar narrado o andamento, sei que você será o próximo.
Amigo Carlos,
Com certeza, quero acompanhar de perto, e se possível já adquirir uma flange para a futura adaptação.
Isso vai dar samba. he, he
Furlan
Olá grandes Amigos,
O Dias está fazendo a flange com o Valmor.
Alô Valmor não joga fora o molde pois vou querer uma tambem.
Vou dando noticias, e vou ver se coloco fotos.
Ainda não recebi a flange ( entendo ....o Dias deve estar maluco com os preparativos pra casamento...)
Mas continuo a disposição. :concordo:
Carlos ZN
17/10/2005, 14:28
Olá Amigos,
Amanhã vou buscar o câmbio.
Problemas:
Ligar o câmbio na t-case fazer a flange e luva :parede: :parede: :parede:
Preciso do molde da flange.
E da luva.
SOCORRO!!!!!!
otavioemblumenau
17/10/2005, 17:56
Vamos continuar. Este assunto esta ficando interessante.
Para quem já fez esta flange para adaptar o cambio do Chevette da T-case, qual o custo?
carlos andreto
17/10/2005, 20:52
oi lucena valeu pela dica
pretendo tbem fazer trilhas vc ja viu ou sabe se o jeep de seu amigo ficou bom da pra encarar
como faço a adaptação pode me dar alguma dica como quais peças tenho que comprar ou fabricar
Carlos ZN
18/10/2005, 16:07
Olá Amigos,
O câmbio 5 marchas já está na mão, a caixa seca do Opala que tenho não serve no câmbio do Chevette vou ver se a caixa do Opala 5 m serve.
Pegue a capa seca do cambio do opala 5m, que ela serve no cambio do chevete, sendo que para isso, vc tera de trocar o rolamento do eixo piloto colocando o rolamento do opala (tera que fazer um pequeno desbaste para que o rolamento sirva no eixo piloto do cambio do chevete, coisa simples) .
Carlos ZN
19/10/2005, 08:59
Obrigado Lucena,
Estou :parede: :parede: :parede: :parede: com a luva do Chevette e a estria grossa :?: :?: :?: :?:
Na pesquisa peguei duas fotos uma do Lucena (foto 02) outra do Sebastião Resende (foto 01).
Notei que a estria grossa é uma peça separada da luva, sei que tem o trabalho de torneiro, mas que peça é esta que tenho que unir com a luva do Chevette????
Gostaria de explicação bem didática para qualquer loira entender.
Obrigado.
Otávio Luiz
19/10/2005, 12:00
Fala Alcione,
Coincidentemente estive conversando ontem com o Fabiano, mecânico/veterinário oficial do São Bernardo, sobre esta adaptação.
Ele também achou uma boa, principalmente porque o preço da caixa do Chevette é super baixo... ele esteve em um ferro velho vendo uma caixa de fusca e o cara falou " é tanto, e leva de graça essa do Chevette...".
O que precisa fazer é a flange, mas um bom mecânico e um bom torneiro conseguem resolver. Se o motor for de Opala melhor ainda, não precisa da flange entre motor e caixa, só entre caixa e reduzida, se for motor original presisa mais uma flange.
A única dúvida que tenho, e peço aos colegas aqui do forum que me ajudem, é qual é melhor, 4 ou 5 marchas.
A 5 marchas aguenta o tranco? Ela não é mais fraca que a 4 marchas?
Carlos ZN
19/10/2005, 16:20
Grande Otávio,
O 5 marchas poucos mm a mais do que o 4 m.
Carlos ZN
20/10/2005, 09:22
Olá Amigos,
Depois de :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
Para fazer plug & play a ligação do Cambio + T-case vai ser feito um encherto de peça.
Luva do Chevette + entalhado falando com torneiro é o melhor caminho.
Vinicius_4x4
20/10/2005, 10:10
Ae gurizada! Na buenas? 8)
Tô assistindo este tópico e to achando muito legal! Porém eu tenho uma dúvida: no início do tópico foi falado que iriam colocar a caixa do chevette 5 marcha em conjunto com o motor opala 6 cilindros. Esta adaptação já foi feita e testada? Fico curioso em saber, pois se foi uma adaptação com sucesso é um bom caminho para quem quizer ter mais de 3 marcha com este motor e o preço abaixo das clarck 4 ou 5 marcha.
Tenho uma outra dúvida: estas caixas utilizadas são do chevette conhecidos como "tubarão"? Pois estas parecem que são mais fortes que as outras caixas que acompanham este carro. :pensativo:
Valeu!! Tô torcendo para que dê certo esta adaptação hein!! :concordo: :concordo:
Carlos ZN
20/10/2005, 12:19
Olá Vinicios,
Sobre o 6cc visite o site http://www.chevetteiroscuritiba.com.br/chepala.htm agora que já está usando não reclama fala muito bem, o legal é fazer pug & play para não esquentar a cabeça joga fora um e coloca outro, o meu está na adapitação.
Sobre o "tubarão" não sei te informar.
Continue acompanhando pois vou ficar narrando o passo a passo.
b_gomes2001
22/10/2005, 16:41
Olá pessoal, acabei de adquirir um câmbio 5m do chevete. Gostei da adaptação apresentada e gostaria de saber o valor de uma flange dessas (somente a flange), pois devo soldar o eixo entalhado estria grossa que existe para vender. Mas se possível me passar o que foi gasto por completo, tavez compense fazer tudo por aí.....
Carlos ZN
22/10/2005, 16:56
Olá B Gomes,
Até agora gastei L$ 106,00
L$ 50,00 entalhado usado "vai ser cortado e a ponta que vou usar está otima"
L$ 56,00 no aço para flange.
A mão de obra do torneiro vou ficar sabendo na segunda - feira, vai tirar as medidas e diser quanto vai ficar.
Vou tirar fotos das peças brutas e coloco no site.
b_gomes2001
24/10/2005, 13:49
Brigadão Carlos.
Assim que terminar, seria muito pedir para descrever passo a passo como foi realizado o trabalho, ilustrando com fotos. Acho que seria uma base para todas essas nossas pesquisas e tornaria o tópico a principal referência para tal.
Só mais uma perguntinha. Pelo que percebi o amigo Lucema possui motor de opala acoplado a esse câmbio. Com sua adaptação, foi preciso mexer nos cardãs? Minha modificação vai ser igualzinha, mas vou dar uma fuçadinha no motor, pois com o mesmo consumo a potência sobe para uns 130hp.
Obrigado!!
Carlos ZN
24/10/2005, 16:26
Olá B Gomes,
Já estou fazendo passo a passo com fotos, não tenho camera digital e está sendo feita no filme, revela scaneia e ai vai.
No meu caso estou com motor de Opala 4 cc e o radiador original do 6cc. tenho espaço e vou puxar o motor para frente e não mexer nos cardãs sei que funciona no CJ 5 agora se for o 6cc acho que tem que trocar o radiador.
b_gomes2001
24/10/2005, 19:37
Que jóia Carlos, vou colocar o motor do Opala 4cc também. Deixa eu resumir as modificações:
1 - Usarei o motor 151 gasolina, por causa do comando de válvulas ser mais esperto que o do álcool e fica mais barato transformar o gasolina em álcool trocando os pistões do que colocar o comando do gasolina no álcool. Só aí já vai para uns 102Hp. Gasto= $100 (Pistões) + $100(Mão-de-obra)
2- Rebaixarei o cabeçote 1,5mm, pois o combustível atual permite uma taxa de compressão mais elevada, vai para uns 13:1. Além disso colocarei o carburador 3E 34 SEIE (Duplo estágio do álcool) que anda bem, é econômico, barato e encontra tudo facinho. Com isso vai para uns 130Hp. Gasto= $100(Carb.) + $150 (Rebaixar cabeç.)
3- Colocarei ignição eletrônica, que melhorará o rendimento e mais um pouquinho a potência. Gasto= $250 (Pode-se não trocar, considero questão de confiabilidade)
4- Não colocarei, mas se quiser colacar escap. dimensionado a potência sobe mais um tanto, igualando ou chegando perto do 6cc do Opala.
Resumindo, fazendo as duas primeiras modificações, vamos ter a mesma vazão de combustível do motor a álcool comum e com uma potência considerável. Acho que o Lucema disse que o dele a álcool faz 5,5 km/l na cidade e 7 na estrada, além de ganhar mais 400rpm no giro máximo. Com isso tudo aliado ao câmbio 5m, aí vc imagina o canhão, justificando seu 2.5 mal aproveitado. Comparando com os 108Hp AP de $800 (que dizem ser mais econômico) e $250 para adaptá-lo ao câmbio do chevette, fica a critério do "Louco" igual a nós. Tem também os que optam por fazer o motor 6cc Willis por uns $1100 e só uma abridinha no câmbio por $150, ficando com 3m, 90Hp e 5 km/l a gasolina, mas o dele é original!
b_gomes2001
24/10/2005, 19:41
E voltando ao assunto da adaptação, aguardo muitititisssimo essas fotos. Preciso comparar com minhas míseras idéias e colocar para funcionar logo essa coisa!!!
:idea: Esperando e sempre imaginando :?:
Bruno Gomes
B Gomes,
Olá, desculpe a intromissão, você disse que vai colocar o carburador 3E no 4 Cil, veja bem as medidas da tubagem para não micar na adaptação, alem do mais aqui em SP não encontramos este carburador por menos de R$ 300,00, se achar por ai terá sorte. tbem uso motor Opala a Alcool e estou acompanhando esta adaptação do cambio para depois resolver se coloco pois meu cambio ainda está mandando bem.
Se precisar tenho um carburador Weber 40 corpo duplo a alcool para Opala 4 cil, com coletor de adimissão.
Furlan
Carlos ZN
24/10/2005, 21:15
Olá amigos,
Como prometi este é o começo as primeiras fotos da receita:
Ingredientes:
1 câmbio de Chevette 5 marchas
1 Luva do cardã do Chevete
1 eixo entalhado, pode ser usado.
1 Peça de aço de 240 mm x 200 mm x 25 mm
esta medida é por ser a peça piloto é preferivel sobra do que faltar pode ficar menor.
b_gomes2001
24/10/2005, 22:15
:palmas: Muito boa Carlos :concordo: , tá mandando muito bem.....
Enquanto ao Furlan, esse carburador é aquele que saiu no opala e mesmo o chevette álcool, plug&play.
Detalhe, não consigo ficar sem entrar neste tópico, fico vendo se tem novidade o dia inteiro. Já tô ficando louco...
Carlos ZN
25/10/2005, 17:55
Olá Turma,
Em uma reunião com mecanico + torneiro + eu é claro jogamos tudo em cima da bancada e com o paquimetro saiu as medidas que não vou colocar agora porque é as peças pilotos mas na receita, acrecente dois retentores de luva do Chevete.
Em breve mais noticias e estou no MSN.
Fala Carlos !
Parabens pela tua iniciativa !
Aguardamos suas fotos e informaçoes .
Abraço pro ce .
Valmor
Gome,
Olha eu não sei se este carburador saiu no chevette tbem, pois acredito que o corpo até deve ser parecido porém a tubagem é diferente, agora qto ao Opala ele veio equipando os Opalas 4 Cil sim.
Carlos vai mandando as footos que vamos acompanhando, pelo jeito vai ficar muito bom.
Furlan
Boa tarde a todos,
Já estou com meu CJ3-B rodando com motor de opala 4cc a álcool e câmbio de chevette, digamos "Clarkette" igual meu amigo Dias, e está td bem sim....Vou bater umas fotos esse final de semana e posto aqui, ok ?? só não tenho passo a passo....a Flange pra encaixar na T-case foi o Dias q fez pra mim. Eu levei meu câmbio até a PG e ele me devolveu tudo pronto. Só precisamos fazer a furação. A cx seca foi mantida do opala 4cc e encaixou perfeitamente, somente arrumando a furação.
Final de semana vou tentar testá-lo numa trilha leve, só não sei se vai dar tempo.....Continuarei de olho nesse forum para acompanhar os outros amigos q estão nessa tbém.....boa sorte a todos....
abraços,
Carlos ZN
26/10/2005, 15:50
Grandes amigos,
Ploesch é a lenda viva, o dele está pronto!!!!!
E com as fotos vai ajudar muito.
E o Dias fica escondendo o jogo.
Valeu Carlos,
Como sua dúvida deve ser de mais alguém como o próprio Bruno, fiquei sabendo agora q a mão-de-obra da troca do motor e câmbio ficou em R$ 1.200,00, porém foi feita uma revisão no meu câmbio pq o mesmo deu problema depois de montado. Então se não fosse isso ficaria em R$ 1.000,00.
Só não sei como pagarei, mas o importante é q o jeep está comigo e o mecânico não sabe onde eu moro......
Abraços....
qq dúvida podem me cadastrar no msn: paulo_loesch@hotmail.com
Valeu Paulão, você é supimpa, obrigado pelas fotos que vc mandou por e-mail, quando eu trouxer meu Jeep para SP. vamos marcar um passeio.
Abraços.
Furlan
b_gomes2001
26/10/2005, 19:12
:shock: Put.... Mer....!!! Deve ser muito boa msm a adaptação, pois não dá pra ver nem o cabo da faca, enterrou tudo. O pior é que aqui no fórum o Sebastião tava vendendo uma adaptação completíssima para o 4 marchas por R$650,00, com retentor e tudo. E que flange que nada, a caixa é fundida, plug$play. Agora se comprou o motor e câmbio tb, me desculpa que tá barato...
B_Gomes, não sei o q vc chama de barato, mas apesar de eu não achar barato, pra nossa região aqui até ficou sim. Se por aí é bem menos, aproveita, pq esse mecânico que fez pra mim é dos mais baratos que encontrei....E tem mais, a troca do motor e câmbio foi feito em 10 dias.
CORREÇÃO: A CX SECA UTILIZADA FOI A DO OPALA 6CC PARA CÂMBIO NÃO VARETADO.
Furlan, assim q possível, é só dar um alô q vamos sim, com certeza.....
E se preferir, faço parte de um Jeep Clube: www.jeepclubedevinhedo.com.br
Dentro de alguns dias o serviço de newsletter estará disponível daí é só entrar e deixar o e-mail cadastrado para ficarem sabendo das trilhas....
Abraços,
Fala All, blz ??
Fala Carlos_ZN, vc sabe que não estou escondendo o jogo. . .hehehehe . . até te passei as fotos da flange, das que eu tenho do Lucena . . . heheeh
B_Gomes, o Paulo está contente com o conjunto dele. . . ele gastou 1200 no meca, esse preço foi de montar o motor, adaptação, revisão no mesmo, revisão no câmbio, pedaleira suspensa. . . encurtar/alongar os cardãs. . etc. . etc . . e não o preço da flange. . . a flange não saiu pra ele nem R$ 450,00 (já com a mão de obra do meu amigo que é quem monta e alinha pra mim). . . a do Sebastião é show de bola, só que só serve pro câmbio 4m curto (que é o caso do Paulo). . . é de um determinado ano, não sei qual, pois eu tinha um câmbio 4m de chevette e ele é igual ao 5m do chevette (em comprimento). . quando o Paulo chegou com o dele, vimos que o câmbio dele, 4m de chevette, é um pouco mais curto (+ ou - 4 cm) que o 4 m e 5 m que vi. . . então tivemos de encurtar os tirantes pra adaptar certinho no câmbio dele. . .
Bom pessoal, como o Furlan disse, eu estou na correria pro meu casório, mas se alguém quiser dar uma olhada na flange, no sábado estarei mexendo no jeep e já vou fazer o molde (desenho) certo pro Valmor poder cortar da chapa pra mim. . . daí toda idéia é bem vinda. . . basta me avisar, e descer até a PG. . . .
[ ]´s
Dias
b_gomes2001
27/10/2005, 13:05
Valeu por explicar Dias. Não goge do preço não, foram feitas várias coisas...
Carlos ZN
27/10/2005, 21:24
Olá Grandes Amigos,
Dias:
Foi uma provocação para vc. aparecer no Forum vc. estava sumido, vou fazer outra, SEBASTIÃO VC. ESTÁ ESCONDENDO O JOGO!!!!!!!!
Deu certo heheheeee!!
B Gomes:
Vc. não apareceu na segunda aula!!!!
Nelson:
Seja bem vindo a turma dos Checlarks eu sou o segundo que manja da adapitação o primeiro é toda esta turma bacana!!!!!
E para finalizar, falei com um mecanico especialista em Jeep sobre o cambio e ele me falou que o Checlark aguenta bem!!!!
Fala Carlos, o nome de batismo do câmbio é CLARKETTE. . . e não checlark . . . heheeh
Cara, só eu sei a correria que tá pra mim hoje. . . heheeh . . .casório e ainda estou acabando de construir a casa onde vai ser a festa. . . heheeheh. . .
Mas blz. . . com relação à idéia. . . o projeto foi desenvolvido pelo MarcosET de Tocantins, do Laerte Matias aqui de SP, do kbrito tb, minha e de um amigo que é quem me ajuda a montar a minha. . . só que já é de domínio público aqui. . . heeheh. . .
Como falei com vc, sábado estarei mexendo na minha flange. . . quem quiser aparecer, basta descer até PG e já conhece pessoalmente a flange. . . heehh
[ ]´s
Dias
b_gomes2001
27/10/2005, 22:17
Fala Carlos, tô enrolado aqui até o cocão! Tenho que terminar um Artigo aqui....
Precisamos marcar essa segunda aula hein....... A primeira abriu muito a minha cabeça.....
Até mais amigos....
E ai grande Dias.
Como esta sua viatura?...................
Tô mandando as ultimas fotos pro pessoal dar uma olhada.
Fala Kbrito, blz ?? Cara, ainda estou com ela desmontada. . . . daqui há 13 dias eu caso, daí tô na maior correria. . . . heheehehe. . . . ainda falta comprar o motor. . . mas estou sem $$$$$ então tô quase comprando um 4cc de opala ao invés do AP. . . . .
Vê se aparece mais por aqui. . . heheeheh
[ ]´s
Dias
Venho acompanhando a algum tempo este projeto, e ja deu pra ter uma ideia de como acoplar a reduzida willys no cambio do chevette, mas e para colocar este cambio no motor AP, esta minha maior duvida, abracos.........
Fala Vfserra. . . pra acoplar o clarkette no AP, basta vc comprar uma flange de alumínio, igual a essa da foto em anexo. Se vc quiser, tem um cara que comprei e ele vende por R$ 250,00 a flange em alumínio. . . basta vc entrar em contato com ele variant72@terra.com.br.
[ ]´s
Dias
Carlos ZN
08/11/2005, 08:34
Olá Amigos,
Como prometi deixar registrado o passo a passo com fotos ai vai mais.
Tive que parar um pouco o Projeto Clarkette por falta de grana mas vou retomar logo.
marcelomfc
10/11/2005, 09:30
gostaria de saber se alguem ja viu jeep 6cc com caixa de chevette me disserão que da certo se alguem puder me ajudar fico grato
Carlos
Você fala do motor BF ou de opala, aqui em Juiz de Fora tem um camarada que faz isso, eu estou colocando no meu jeep um caixa de chevette 4m é muito fácil e não fica tão cara, qq coisa entre em contato
marceloferreira1975@hotmail.com
carlos andreto
10/11/2005, 10:23
Carlos
Você fala do motor BF ou de opala, aqui em Juiz de Fora tem um camarada que faz isso, eu estou colocando no meu jeep um caixa de chevette 4m é muito fácil e não fica tão cara, qq coisa entre em contato
marceloferreira1975@hotmail.come ai marcelo o motor e bf sou de barbacena vou sempre ai poderia me mostrar a adaptacão
Olá Amigos,
Como prometi deixar registrado o passo a passo com fotos ai vai mais.
Tive que parar um pouco o Projeto Clarkette por falta de grana mas vou retomar logo.
Fala Carlão !
Peça muito bem feita . A cara parece conhecer o oficio !
Uma dúvida ?
Como esta flange vai ser fixada no cambio ???
Abraço !
Qualquer coisa , estamos ai !
Valmor
Carlos ZN
10/11/2005, 17:15
Olá Amigos
Noticias boas:
A caixa do Chevette é a mesma da F 1000 prova disto veja a tabela:
http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm#2
Valmor
Vc. conhece a peça bruta e viu como ficou, mas ele queria furar meu olho mas o cara é muito bom.
Marcelo
O cambio do Chevette serve para o motor 6cc prova disto e como fazer:
http://www.chevetteiroscuritiba.com.br/chepala.htm
O projeto Clarkette é bem documentado para tirar esta lenda que é fraco a Eaton é antiga Clark, dúvidas dê um alô.
otavioemblumenau
12/11/2005, 19:55
Oi, Pessoal
Alguem tem uma flage caixa chevette para T-case willys para venda?
Carlos ZN
13/11/2005, 10:12
Olá Amigo Otávio,
Pronta acho que vc. não sai encontrar, ai na sua região não tem um bom torneiro ai vc. manda fazer.
A minha ficou caro, por não insistir de ter o preço antes de fazer, que tem um bom preço é o torneiro do Dias, só que ele agora está em lua de Mel "PARABÉNS DIAS, DALE GAROTO!!!"
Fala All, não estou de luma de mel ainda. . . . heehehehe. . . só em dezembro ou janeiro, qdo terminarem as aulas das minhas filhas. . . . heheeh
Otávio, se vc quiser, posso falar com meu amigo e ele faz uma pra vc. . . . entre em contato pelo msn anibaldiasjr@hotmail.com
[ ]´s
Dias
Eduardo Coelho
20/11/2005, 02:34
oi pessoal
Aproveitando! a caixa do opala e a mesma do chevete :?: se for ou não posso usar o mesmo tipo de frange :?:
vou usar o motor de opala, e se poder usar motor e caixa acho vai ficar legal!
um abraço!
Fala Eduardo, blz ?? Cara, o câmbio do opala é bem maior que o clarkette . . . portanto, fica bem difícil de usar no CJ, ficaria muito comprido o powertrain.
[ ]´s
Dias
Eduardo Coelho
20/11/2005, 12:51
valeu irmão!
mas a caixa do opala é maior que a da c20 ou f1000 :?: pq já ouvie falar que o pessoal estão usando porai!
Eduardo Coelho
20/11/2005, 13:07
Ei, Dias !
pela referência que o irmão deu lá em cima é a mesma caixa! mas me diz, a cx da f1000 4m da pra colocar legal com o motor de opala:?: tem frange ou tenho que fazer um :?:
Fala Eduardo. pelo que sei, a caixa da F1000 4m não é igual a do chevette 4m, mas sim a caixa da F100 é bem parecida.. . o q ocorre é que a saída (pro cardã traseiro) é mais comprida, daí vc terá que deslocar a tcase bem pra trás. . . a do chevette 4 ou 5 m (famosa clarkette) é aconselhável. . . . o Paulo de Valinhos (ploesch no fórum), colocou um clarkette 4m com motor opala 4cc e não precisou de nenhuma flange pra ligar os 2, apenas fazer uma luva pro rolamento do câmbio do opala . . . agora, pra ligar a clarkette ou outro câmbio na tcase, daí sim vc precisará de uma flange pra isso. . . .e é isso que se trata o tópico. . . nisso posso te ajudar, caso vc não consiga entender o q está no tópico.
[ ]´s
Dias
Eduardo Coelho
20/11/2005, 13:51
Vc acha que a cx do chevette aguenta correr indoor :?: :pensativo: pq estou montando o meu cj pra trilha e indoor :!:
esposito63
23/11/2005, 18:49
Oi Pessoal,
Preciso revisar a caixa de câmbio de um CJ3A 1951 com motor Opala 4CC e câmbio 3m (1a. seca).
acompanhei essa discussão sobre o Clarkette e achei genial!! queria saber se a adaptação do CJ5 vale para o meu caso.
Tô com o câmbio desmontado no meca e tenho que decidir logo o que fazer. Por enquanto preciso trocar os retentores e os sincronizados,
Qquer sugestão é bem vinda!!!
Fala esposito63 blz???
Sem duvida que da para ser feita a adaptação!!!
Só que como já deve saber, toda adaptação exige muita paciência e trabalho, no seu caso como se trata de um CJ3 , acredito que terá que mudar o suporte do cambio e t-case para traz para conseguir espaço, conseqüentemente terá que mudar comprimentos de eixo cardan, alongar o dianteiro e encurtar traseiro.
Se o problema do seu cambio é só retentor e sincronizado, arrume ele que da menos dor de cabeça.
Abraço.
Fala Esposito, blz ?? Cara, o seu é o mesmo caso que o meu. O meu é um CJ3A 51 tb, e estou colocando o clarkette 5m, agora estou com dúvida $$$$$ entre o opala 4cc e o AP 1.8. Mas, se vc quiser ter maiores detalhes, o Paulo de Valinhos (Ploesch), colocou um motor de opala 4cc no cj3b(54), que é do mesmo tamanho do nosoo, com um clarkette 4m e só teve de alterar o comprimento dos cardãs. E está contente com o cjto todo.
Entre em contato com ele e ele pode te passar maiores detalhes do desempenho do cjto.
[ ]´s
Dias
Esqueci de mencionar que a travessa do câmbio tem de ser deslocada pouca coisa pra trás, devido ao tamanho do motor do opala. Como estou querendo colocar o AP, pelo cálculos, terei de deslocar no máximo 3 cm a travessa pra trás, daí não precisarei mexer nos cardãs. Apenas compensar um pelo outro.
[ ]´s
Dias
AllanVictor
25/11/2005, 11:15
Pessoal,
Andei vendo sobre a caixa de chevete no jeep e me enteressei... tenho um jeep 74 6cc original, nao entendo muito nao (to aprendendo entusiasmadamente), mas no motor tem escrito HURRICANE, como ele é 3m ainda e nao uso para trilhas pesadas so para levissimas, gostaria de colocar a caixa de chevete 5m, mas o meu mecanico disse que precisaria comprar a flange, pois o mesmo nao o faz, so que nao encontro quem faça essa flange aqui em Recife-PE...Se alguem de vcs souber quem o faça e venda ficaria muito grato.
Abração a todos e obrigado.
esposito63
25/11/2005, 14:00
Caro Dias e KBrito, obrigado pelas dicas! Realmente a situação do meu câmbio está um pouco pior :putz:. Terei que trocar o eixo entalhado que está f.... :putz: :putz: ,
O Motor de Opala cai bem, mas acho que se vc puder partir para o AP compensa a longo prazo pois é bem mais econômico!!
Sobre meu Jeep, realmente terei que modificar os cardãs mas acho que não é ago complicado.
Queria saber se o desenho da flange entre a caixa e a reduzida está disponível. Eu tenho um torneiro para fazer a peça.
Na sequência de fotos que o Lucena postou aparece uma flange ( é essa que preciso fazer?) a luva é a original do chevette?
Achei câmbios em São josé por 450,00 Bem acima do que vc está pagando aí. acho que vou dar um pulo em Sampa. Se alguem tiver uma dica de desmanche eu agradeço
Grande abraço,
Enio Esposito
Fala Enio, blz ?? Cara, o desenho tem nos tópicos do clarkette. . . não tem muito o q fugir. . . a luva é a do cardãzinho do clarkette sim, onde eu compro a ponteira e levo no torneiro pra ele poder centralizar, escarear a luva e soldar . . . mas vc deve prestar atenção se o entalhado do seu câmbio é estria fina ou grossa. . . .
Com relação aos cÂmbios, os preços por aqui na PG estão entre 200 a 250. . . . esse q vc tem por aí é bem salgado !!!
Qquer coisa, entre em contato.
[ ]´s
Dias
esposito63
25/11/2005, 21:28
Grande Dias!!
Rodei hoje 'a tarde em busca de um cambio Chevette 5m. Tá dificil... Só achei um por 400,00. Achei muitos de 4m que pediram $100,00. Pelo que pude ver os chevetteiros daqui andam trocando o de 4 pelo 5 marchas por economia$$, mas a relação da ultima é sempre a mesma certo? (1:1)
Vc vê algum problema em usar o de 4 marchas?
Vi que vc fez o molde da flange para a T-Case por conta própria ( primeiro em papelão e depois em MDF) para a confeção da peça vc usou chapa de 1" ? Que parâmetros vc usou pra tirar as medidas do furo e do rebaixo?
Desculpe tantas perguntas :oops: :oops:
grande abraço.
Olá pessoal meio caido de paraquedas no tópico .... eu tenho uma Rural com motor 4cc de opala a alcool .... será que teria o mesmo resultado se colocar o cambio do cevette 4 ou 5 marchas, minha Rural é 4x4 ... fico aguardando uma dica, pois não entendo quase nada .
Abraços
Dado
Fala Enio, vc pode utilizar um clarkette 4m sim, mas te aconselho a pegar um 5m, visto q a 1ª é bem reduzida, ótima pro torque em baixa.
O molde eu fiz com base na parte de trás do câmbio willys, com o rebaixo de 5 mm e distâncias iguais a parte de trás do meu willys 3m. Eu utilizei uma chapa primeiramente de 10 mm e agora estou usando uma chapa de 17 mm, pois preferei colocar um retentor na flange tb, já que na capa de alumínio do clarkette tem um, pra prevenir possíveis vazamentos de óleo; sendo que até agora, nenhuma das flanges q estão rodando sem o retentor (estão somente com a junta de papel), apresentou algum vazamento.
Dado, vc pode colocar um clarkette sim, sem problema . . . vc verá q o câmbio é bem mais macio q o willys, o Paulo disse q as marchas são bem mais fáceis de engatar e, o melhor de tudo, é que caso vc tenha que fazer uma manutenção no seu cÂmbio original, o custo é alto e, no caso do clarkette, é sai mais barato vc comprar outro câmbio e trocar. No máximo R$ 200,00 pelo 5m e R$ 80 pelo 4m.
Caso vc queira dar uma descida até PG, pode dar uma olhada na flange e tirar suas próprias impressões.
[ ]´s
Dias
esposito63
26/11/2005, 18:16
Caro Dias,
Hoje encontrei um meca aqui em S José que está fazendo essa adaptação. O serviço dele parece ser OK. Ele está fazendo a flange a partir de uma chapa de alumínio (20cm x25 cm x 20mm de espessura) Faz a furação e o rebaixo para o rolamento e fixa ela soldando na carcaça do câmbio chevette 5 m (eu vi a peça nessa fase). Depois ele manda para o torneiro recortar o alumínio no shape da T-Case.
Perguntei os custos e ele falou que ele faz todo o serviço com material e mão de obra (câmbio+ alteração cardans) pra não ter dor de cabeça por R$ ~ 1300,00. Como eu tô com meu jeep desmontado em outro meca tenho que ver como fazer essa operação sem ter que pagar mais.
Acho que vale a pena fazer por conta pois ele faz a flange por uns 260,00 (80 do alumínio, 180 de MO)
Se alguem quiser falar com o cara o nome é "Mi" telefone (12) 3913 7388
Acho que vou fazer negócio com o Beto, Já mandei uma msg pra ele.
E aí saiu o casório??
Daqui ha um mês completo 20 anos ( acho que é bodas de Clarkette)
Uma abraço,
Enio
Eduardo Coelho
26/11/2005, 20:03
Ei, Enio tem como mostrar uma foto frange que o cara lá faz :?: :pensativo:
Um abraço!
Eduardo
Fala Enio blz?
Só dando uma sugestão, se tem conhecimento em mecânica e equipamentos faça você, do contrario pague pro Meca que é mais negocio, é lógico que tem que ser um bom mecânico.
Quanto ao cambio no meu paguei 250 o do Beto ta com preço bom, mas 400 que neguinho ta pedindo, compensa por o 4 marchas que todo ferro velho tem de dúzias.
Já tão inflacionando o cambio 5 marchas do Chevette também............
Abraço.
Fala Ênio, como o kbrito disse, se vc naum quer gastar muito, vc mesmo faz. . agora, se não quiser ter dor de cabeça, parte pro meca. . . o Paulo gastou 1200 só pro meca tirar o cjto dele e instalar o clarkette + motor 4cc opala (antes era um Go Devil) . . . e entregou tudo rodando. . . .
Agora, essa flange em alumínio, se for igual a do Lucena, eu acho meio frágil, tudo bem que eu só vi pelas fotos, pois ela é soldada na capa de alumínio, e não tem um reforço pra prender no câmbio, somente 2 tirantes pra prender na travessa do câmbio. . . agora, a minha é de ferro, tem uma chapa perpendicular, é presa pelo próprio suporte do clarkette no centro e por mais 4 tirantes (2 em cima e 2 embaixo), direto no corpo do câmbio. . . eu acho bem mais firme. . . e a chapa que tem embaixo, vc faz 2 furos pra passar os prisioneiros do coxim do willys. . . eu preferi pecar por excesso do que por falta. . . então, no meu caso, eu fico sossegado, pois o cjto pode sofrer qquer torção q ele não solta de jeito maneira. . .
Agora, mais uma vez, eu só conheço a flange de alumínio de fotos, portanto, não posso dar uma opinião 100% de certeza. . . Seguem as fotos da flange de alumínio (soldada) e a minha de ferro.
Com relação ao meu casamento, eu já vivo com minha esposa há 12 anos. . . agora é que oficializamos mesmo. . . . hehehe
[ ]´s
Dias
esposito63
28/11/2005, 17:25
Oi Dias,
Marquei com meu meca para dar um pulo na oficina do cara que está montando o Clarkette. Vou com uma câmara e pedir pra ele fotografar a peça que está fazendo, assim posso mostrar a todos. Vamos ver se ele deixa...
Eu puz na ponta do lapis a recuperação do meu câmbio e pegando o eixo entalhado e o carretel secundário no desmanche da regis bittencourt (Lincora) e as demais peças aqui vou gastar aprox 600,00 fora MO.
Estou numa grande dúvida se recupero o meu e depois com calma faço o clarkette ou se parto direto para essa solução. Não sei por quanto consigo vender meu câmbio revisado. :pensativo: :pensativo:
Já estou com a chapa de alumínio de 1 pol na mão e estou em ctt com o beto pra comprar o câmbio 5m no início da semana que vem.
Uma dúvida. O Mi (mecânico) falou que preciso colocar a caixa seca do motor opala moderno porque senão a adaptação fica mais trabalhosa. Alguém tem pode confirmar essa informação??
Carlos ZN
28/11/2005, 17:47
Olá Enio,
Não precisa ser do Opala moderno leia com atenção o site abaixo:
http://www.chevetteiroscuritiba.com.br/chepala.htm
felipeaviz
29/11/2005, 11:37
opa!! eu tenho um 59 com o motor 3 mil queria saber se a caixa do chevete guenta mesmo o tranco??
abraco :pensativo:
esposito63
18/02/2006, 13:42
[quote="Carlos ZN"]Olá Enio,
Não precisa ser do Opala moderno leia com atenção o site abaixo:
Caros Carlos, Dias e Beto
Fiquei fora do forum por uns tempos mas consegui adaptar o clarkette no meu Jeep. Tive alguns problemas com a minha t-case (vazamento pelo pino) e troca de carretel e tive que trocar 3 rolamentos do câmbio que estavam enferrujados. mas parece que agora está tudo OK. O mecânico e o torneiro que preparou as peças fizeram um bom trabalho. fiquei um pouco assustado com o tamanho que ficou o cardã traseiro pois o CJ3 é bem mais curto que os demais. seguem fotos para vcs verem o serviço.
PS a caixa seca do opala moderno foi necessária pois ela tem o mesmo desenho do câmbio (ver foto)
abraços,
Fala Espósito, blz ?? Cara, ficou muito boa a flange. . . posta umas fotos da posição das alavancas pra ver o quanto elas foram recuadas, a posição do motor, de como ficou, pois o meu é um CJ3A tb, e estou querendo, já que vou mexer em tudo, colocar o motor de opala 4cc o mais pra frente possível, pra não perder muito em relação as alavancas e cardã. . .
[ ]´s
Dias
esposito63
18/02/2006, 18:29
Fala Dias,
a alavanca do Câmbio recuou 20 cm e eu não alterei a posição do motor (ele está na posição adequada para a alavanca do cambio original). Eu poderia levar o motor uns 10 cm para frente sem problemas. segue a foto do câmbio. Na foto anterior (clarckette 1) dá pra notar a posição em que estava a alavanca do cambio antigo (visto por baixo).
sds,
Ok Espósito, eu queria era recuar só os 10 cm mesmo. . . daí vou avançar os 10 do motor.. . .
Vc tem MSN ?? senaum, me passa seu e-mail, quero te enviar as fotos da flange . . . meu e-mail.. . anibal-dias@uol.com.br
[ ]´s
Dias
esposito63
18/02/2006, 18:37
Oi Dias,
O meu e-mail é esce63@yahoo.com.br
sds,
Carlos ZN
19/02/2006, 08:09
Olá Esposito,
No caso da caixa seca o do 5 m do Opala é uma luva mas é mosca branca, e quando acha é uma fortuna, o 4 m serve só mexer na furação de fixação caixa e cambio, e seu custo é bem inferior.
esposito63,
E ai Enio blz.
Parabens pelo trampo!
Você já rodou com a viatura?
Como ficou a relação de marchas?
Ficou contente com o clarket?
[] curioso.
esposito63
20/02/2006, 20:48
Oi K Brito,
Ainda é cedo pra dizer alguma coisa, andei muito pouco com a viatura depois da instalação do câmbio.
A primeira marcha ficou mais forte, sem dúvida, tanto que uma encosta que sempre subo com 4X4 + reduzida não precisei usar a reduzida.
O meu carretel da T-Case ( recém trocado) ainda está se ajustando ao resto das engrenagens e faz um barulho bem chato quando passo dos 50km/h (já diminuiu um pouco ) por isso ainda não usei a quinta marcha em rodovia para ver como se comporta.
Por enquanto estou contente com a mudança, o câmbio está bem macio, fácil de se engatar e trocar as marchas,
é isso, qdo tiver mais impressões te passo,
[]´s
Ok Enio.
Que legal, eu é que não vejo a hora de rodar com a minha viatura, mas fico contente que tenha gostado do novo cambio.
Grande abraço e boa sorte.
Carlos ZN
20/09/2006, 19:27
Olá Amigos,
Coloquei o cambio no meu jeep, e o eixo que é a fusão da luva do Chevete + ponteira vive quebrando na solda qual é o segredo?
Alvaro Pereira
20/09/2006, 21:57
Olá Amigos,
Coloquei o cambio no meu jeep, e o eixo que é a fusão da luva do Chevete + ponteira vive quebrando na solda qual é o segredo?
Carlos boa noite, fio eu também fiz uma adaptação com o flange do dias e ate agora não encontrei dificudade, pois eu resouvi montar uma viatura pra muier, pois foi eu leva-la para uma trilha na serra do vulcão que a muier quer pilotar todas as vezes que saio pra uma trilha... Bem vamos a o que interessa Carlos eu não precisei cortar o eixo primário da minha cx de chevet, pois eu arrumei uma cx seca do opala de 5 que caiu como uma luva coloquei o rolamento do opala que por sinal também caiu como uma luva moral da estória ate a embreagem ficou original a do opala
Carlos ZN
21/09/2006, 07:27
Grande Alvaro,
Meu problema não é no eixo piloto, pois uso cx seca e eixo piloto do Opala.
O problema está na solda deste eixo da foto.
Fala Carlão, td certo ?? Nem preciso dizer q uso câmbio de chevette 4m com motor de opala 4cc faz mais de um ano e nunca tive problema algum, certo ?? Nunca tive problema com nada, foi colocar e sair rodando, e até hj nunca parou....hehehehe....e só pra conhecimento da galera q estiver lendo, eu levei o câmbio pro Dias e ele já me devolveu, montado, com flange e pintado....hehehehe.....o cara é uma mãe !!! hehehehe.....qq dúvida estamos aqui !!! abraços....
Carlos ZN
22/09/2006, 16:19
Olá Amigos,
Descobri o problema:
1º solda feita porcamente.
2º eixo desalinhado.
A foto não foi na 1º mensagem.
Marco Costa
24/09/2006, 19:46
E dai pessoal..blz..
Então consegui comprar o cambio 5marchas mas a capa seca do opala moderno chorei até o ultimo tirei por R$300,00..falta a alavanca do cambio que custa uns R$47,00
Bom eu tenho um torneiro mecanico que faz manutenção em carroças, tratores e equipamentos agricolas..já coloquei a minha dh,freio a disco, e os feixes da toyota ahah..agora esta lá para colocar o cambio, ele mesmo faz a flange e ainda vai mexer no suporte do meu motor e alinhar ele direito...tudo por um custo muito baixo..
Bom o jeep deixei ontem ..faltou a luva, a alavanca do cambio e os coxins do motor que vou colocar da scania ..ele tem um desses no jeep dele..
Quando acabar digo como ficou..
abraços..
Pessoal,
Eu também estou interessado em colocar um câmbio de 5m no meu cj61 e acompanhando todos os detalhes deste tópico, acredito que o clarkette de 5m é o mais recomendado, mas gostaria de saber os resultados de quem fez esta adaptação, já que este tópico tem mais de 1 ano, acredito que os primeiros que fizeram esta adaptação já tem bastante kms rodados com este conjunto....
Minhas dúvidas são:
1) O Clarckette ficou bom nas trilhas? não quebra?
2) Quem fez esta adaptação com o motor original bf161? as alavancas tiveram que ser recuadas? a tcase continua a mesma?
3) A viatura ficou mais econômica ou não mudou muito (com relação ao cambio original 3m)?
3) O conjunto para adapatação no bf161 é câmbio 5m do chevette, capa seca do opala 5m e fazer duas flanges em um bom torneiro?
... despulpem-me pela quantidade de perguntas, mas acredito que seria um bom resumo para todos que ainda estão pensando em fazer esta adaptação....
[]´s
Fala Sidnei, blz ?? Bom, pra te ajudar, vamos as respostas. . heheeh. .
1 - Nem preciso dizer q uso câmbio de chevette 4m com motor de opala 4cc faz mais de um ano e nunca tive problema algum, certo ?? Nunca tive problema com nada, foi colocar e sair rodando, e até hj nunca parou . .
entre em contato com o Paulão pelo MSN (paulo_loesch@hotmail.com)
2 - a tcase é a mesma e as alavancas são recuadas as da tcase juntamente com a do câmbio, pois o cãmbio é mais comprido q o willys (algo em torno de 10 cm)
3 - fica bem mais econômica, tem o Adriano (aí de Campinas), q colocou no BF dele e roda só no GNV e na estrada ele fazia com o câmbio 4m original 10 km/m3 e no GNV faz 14 km/m3
4 - Pra vc utilizar com o BF, vc precisa do clarkette com a capa seca dele mesmo, a flange pra tcase e mandar fazer uma flange que vai entre a capa seca do BF e o clarkette. O Adriano mandou fazer aí em Campinas ela. . .
Caso vc tenha mais dúvidas, entre em contato que eu te passo o email do Adriano, ok ?? e daí vc fala com ele. . .
[ ]´s
Dias
Ronaldo Rolim
07/10/2006, 22:42
Já botei numa 4x2 faz três meses e tá rodando tranquila, agora botei numa 4x4 faz uma semana, pneu 31, essa picape é de paulera, vamô vê quanto durá...
Fala Dias!
Obrigado pelas respostas.... Acho que vou partir para esta adaptação mesmo....
Vou dar uma pesquisada nos FVs por aqui para ver se acho um clarckette barato e em bom estado.
Assim que eu achar um, com certeza procuro voces novamente para mais umas dicas...
[]'s
Marco Costa
08/10/2006, 18:43
Então pessoal...
Fui sabado pegar o meu jeep...estava instalando a cx do chevete 5marchas..
Então o jeep acabou ficando no mencanico ...me ajudem..a caixa quando comecei a andar começou a roncar muito...em ponto morto o barulho aumenta bastante...na reduzida continua.. o mecanico disse que é a caixa, bom pedi pra ele tirar e vou levar onde comprei...
Bom acho que é pra não fazer nenhum barulho heim..
Obrigado
Marco Costa
Fala MArco, blz ?? Jà falei com vc pelo MSN. . . manda fazer uma revisão na caixa. . . trocar os rolamentos e verificar as engrenagens. . . mesmo assim, veja a adaptação que foi feita e como foi feita. . .
[ ]´s
Dias
p.peleje
10/10/2006, 11:20
Então pessoal...
Fui sabado pegar o meu jeep...estava instalando a cx do chevete 5marchas..
Então o jeep acabou ficando no mencanico ...me ajudem..a caixa quando comecei a andar começou a roncar muito...em ponto morto o barulho aumenta bastante...na reduzida continua.. o mecanico disse que é a caixa, bom pedi pra ele tirar e vou levar onde comprei...
Bom acho que é pra não fazer nenhum barulho heim..
Obrigado
Marco Costa
O que vc chama de ponto morto é o carro desengatado certo? Se for isso mesmo, como o câmbio ñ estará engatado pode ser que não seja apenas o câmbio, rolamento da embreagem por exemplo, cruzetas, cardãs.....
Vale lembrar que a tcase original ronca mesmo estando em bom estado.
[]s
Peleje
Ronaldo Rolim
10/10/2006, 12:55
Daí, Sidnei, taí o flange, 250 latinhas...
Marco Costa
11/10/2006, 12:27
O que vc chama de ponto morto é o carro desengatado certo? Se for isso mesmo, como o câmbio ñ estará engatado pode ser que não seja apenas o câmbio, rolamento da embreagem por exemplo, cruzetas, cardãs.....
Vale lembrar que a tcase original ronca mesmo estando em bom estado.
[]s
Peleje
Então..que saco né...só vai grana..e agora pra achar onde esta...bom já mandei o cara que me vendeu revisar outra cx...vamos ver .no que vai dar..
Obrigado
marcosmoscz
17/10/2006, 18:01
Essa flage que vc ta vendendo é a que acopla a t case?
Marco Costa
17/10/2006, 21:23
Então meus caros amigosssss:oops:
Lembra que eu disse que estava roncando a cx...fui hoje levar a outra caixa (que peguei em garantia)no mecanico e dai:parede: :parede: ...ele perguntou sê eu era calmo ou nervoso.....claro que disse que sou calmo:twisted: ..então ~quando ele tirou a cx ele viu um pedaço de ferro saindo da flange ahaha..ele foi pesquisar..no fim era a trava do trambulador novo que eu havia comprado a trava que não deixa a ré entrar direto que sê soltou e entrou dentro da cx..dai que vinha o barulho...
Bom amanhã ele vai montar e quero ver sê pego ele a noite ..fora isso acabei tirando fora aquele suporte redondo que fica em baixo da grade dianteira..pois ele já estava quebrado nos dois lados...dai coloquei uma travessa U...não ficou tão bonito mais resistente..dai consegui colocar um radiador maior..coloquei o da rural..com 4 vias .
Abraços..
Ah..sem contar que tenho raid no sabado e acabei descendo para 2º lugar ..estou 2 pontos atras do primeiro...no raid passado a minha caixa não engatava a 4 e tava dificil entrar a 3...foii a gota d'agua pra eu troca pelo do chevete..
Carlos ZN
19/10/2006, 07:26
Olá Amigos,
Uma dica é refoçar toda a base da alavanca do cambio, pois ninguem é um gorila e temos que alongar a alavanca, com o novo peso e a solda ponto muito fraca acaba soltando,fraca pois é projetada para aquele cotoquinho de alavanca, eu fiquei com a alavanca e o copinho onde vai os nylons e molinhas da base na mão.
opa
finalmente saiu a flange da deep tec para adaptar o clarkette na caixa reduzida willys
http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos5a.asp
o preço (de acordo com o site) é R$769
Marco Costa
22/10/2006, 19:04
Então...no fim revisei a reduzida mas o ronco ..ou a cantoria continuou..
fiz o raid..no meio da prova soltou o trambulador ..continuei o resto em 2º marcha ..a que entrou..sorte que coloquei o radiador da rural...andei a50km..em vario trechos..e nas trilhas pesadas parava e ligava a reduzida.(bom estou chegando a conclusão que 5 marchas é muito usei só a 2..normal e reduzida).gostei muito da caixa..a 1 ficou bem mais forte..
Bom agora vou levar no cara que me fez a flange...acredito que ela esta torta..por isso que fica forçando a cx e reduzida..
Alguém usa (em jeeep que faz trilhas) este cambio com motor GM 6 cil?
[]´s
Alguém usa (em jeeep que faz trilhas) este cambio com motor GM 6 cil?
[]´s
Dei uma pesquisada na net e encontrei umas informações interessantes sobre este cambio...
Tipo... aplicação por modelo, relações de marcha e torque máximo suportado...
Pra usar em 4.1 só o cambio de C-20 mesmo... Mas pro 4 cil pode ser uma boa :)
[]´s
Pessoal,
Esse câmbio de Chevette num BF-161, alguém já adaptou ou viu adaptado?
Quais as diferenças, eixo-piloto e furação da capa-seca?
[s] curiosos,
Carlos ZN
09/11/2006, 17:32
Olá Amigos,
Para matar a curiosidade do Kit da Deep Tec completo olhe as fotos.
Carlos ZN
09/11/2006, 17:34
mais fotos.
Pedro Freitas
09/11/2006, 19:09
é plug-n-play?
quanto custa?
[]'s
p.peleje
09/11/2006, 21:55
é plug-n-play?
quanto custa?
[]'s
coisa de profissional, não existe gambiarras, custa mais de R$700,00.
www.deeptec4x4.com.br
[]s
Peleje
Carlos ZN
13/11/2006, 16:42
Olá Amigos,
Preciso de ajuda dos universitários, heheeee
Um amigo quer colocar o cambio do chevette no BF, sei que tem uns rodando por ai, mas a pegunta é:
Como fez a adapitação do motor no cambio????
p.peleje
15/11/2006, 01:08
Pessoal, em relação ao kit deep tec, muito cuidado na instalação.
Use a porca travante e trava química para segurar o eixo que é apoiado na tampa traseira da tcase.
[]s
Peleje
Diego Ricardo Laranjeira
15/11/2006, 10:47
[QUOTE=fugger;308097]Dei uma pesquisada na net e encontrei umas informações interessantes sobre este cambio...
Amigo,
Gostaria de saber em qual site vc fez essa pesquisa, pois tenho um câmbio de uma Marajó 4 marchas e não consegui encontrar a referência dessa caixa (7316430) na lista que vc colocou como imagem.
Grato!
Paulo Sabra
15/11/2006, 16:17
Prezados amigos do Fórum, o Carlos Andreoli assinou uma matéria no site do Rolo 4x4, sobre a instalação do câmbio do Chevette nos CJ´s, "Economize com Rolo 4x4" a 1º tem como título Cambio de Chevette no Jeep Willys, a 2ª
Ventoinha Elétrica e a 3ª Molas de Toyota no CJ.
Na materia "Cambio de Chevette no Jeep Willys", tem a dica de um site que vocês encontram a aplicabilidade das caixas de marchas e diversas marcas de veículos.
[QUOTE=fugger;308097]Dei uma pesquisada na net e encontrei umas informações interessantes sobre este cambio...
Amigo,
Gostaria de saber em qual site vc fez essa pesquisa, pois tenho um câmbio de uma Marajó 4 marchas e não consegui encontrar a referência dessa caixa (7316430) na lista que vc colocou como imagem.
Grato!
Achei num fórum de picapes GM... Mas não creio que vá ter informações sobre este cambio... :concordo:
[]´s
Carlos ZN
16/11/2006, 09:46
Olá Amigos,
O site è:
Olá Amigos,
O site è:
Esse site é interessante, mas cuidado pois não está completo... Se der uma olhada, o cambio das F-1000, C-20, Bonanza e etc está tudo como CL2205, que é o mesmo código do cambio do chevete... :(
Falta a letra (A,B,C,D,E) depois do numero que dá os detalhes do cambio (relação de marcha, por exemplo) e sem ela o código não diz muita coisa... :concordo:
[]´s intrometidos
Aqui está a tabela completa dos CL2205. . . espero que ajude . . .
[ ]´s
Dias
Pedro Bachir
26/11/2006, 16:05
Dei uma pesquisada na net e encontrei umas informações interessantes sobre este cambio...
Pra usar em 4.1 só o cambio de C-20 mesmo... Mas pro 4 cil pode ser uma boa :)
[]´s
ospra!
nessas especificações q vc passou fala q o torque maximo q a cx do chevette 1.6 guenta eh 126 N/m q eh +- 12,9 kgmf, eh meio poko pros jeeps né não?
flw! []
eh meio poko pros jeeps né não
É...
[]´s
Alvaro Pereira
27/11/2006, 13:08
FILHO ATE O MOMENTO EU ESTOPU EM FASE DE ADAPITAÇÕES NO MEU BF E ONFORME A CARROAGEM FOR PASSANDO EU LHE INFORMO, POIS A QUE EU FIS NA AUTRA VIATURA TA CHOU QUE E NO MOTOR DE OPALA A DO BF AINDA TA NA FASE DE ADAPITAÇÕES?
Pessoal,
Esse câmbio de Chevette num BF-161, alguém já adaptou ou viu adaptado?
Quais as diferenças, eixo-piloto e furação da capa-seca?
[s] curiosos,
Alvaro Pereira
27/11/2006, 13:20
OUTRA COISA O EIXO VAI TER QUE ALMENTAR 15 MILIMETROS OU SEJA, ELE FAI FICAR DEPOIS DE PRONTO 190 MILIMETROS OU SEJA, COM DEZENOVE CENTIMETROS DE COMPRIMENTO OUTRA COISA QUE EU ACABEI ME DANDO MAL FOI QUE NÃO COLOQUEI UM REFORSO PARA SEGURAR A CX SECA DO BF E ACABOU QUEBRANDO E EU JÁ ESTOU PROVIDENCIANDO UMA OUTRA CX SECA DO CUEVETT PARA CORTAR A CUBA E DESTA VEIS VC PODE APOSTAR A SUA VIDA QUE EU VOU COLOCAR UM REFORSO PARA QUE NÃO ACONTESA O QUE ACONTESEU. AINDA TA FALTANDO TIRAR UMAS FOTOS E ASSIM QUE EU TIRAR EU MANDO PRA TI
FILHO ATE O MOMENTO EU ESTOPU EM FASE DE ADAPITAÇÕES NO MEU BF E ONFORME A CARROAGEM FOR PASSANDO EU LHE INFORMO, POIS A QUE EU FIS NA AUTRA VIATURA TA CHOU QUE E NO MOTOR DE OPALA A DO BF AINDA TA NA FASE DE ADAPITAÇÕES?
GustavoRisso
27/11/2006, 13:35
Teve um amigo meu que falou que o melhor é do chevette júnior...
FernandoRisso
27/11/2006, 13:46
Teve um amigo meu que falou que o melhor é do chevette júnior...
Isso mesmo, e tb já ouvi que esse câmbio aguenta até 6 cil de opala !!!! Será ??? :pensativo:
Agora, o esquema é botar num AP 1.8 turbo !!!! :mrgreen: :mrgreen:
[]'s sem usar peças de carros normais na mecânica de um JEEP !!! :parede:
p.peleje
27/11/2006, 14:19
Isso mesmo, e tb já ouvi que esse câmbio aguenta até 6 cil de opala !!!! Será ??? :pensativo:
Agora, o esquema é botar num AP 1.8 turbo !!!! :mrgreen: :mrgreen:
[]'s sem usar peças de carros normais na mecânica de um JEEP !!! :parede:
Sim, tem gente que usa em opalão de arrancada.
Só precisam prestar atenção no seguinte: existe 5 marchas de chevette 1.4, 1.6 e o 1.0 do júnior. Chevette 1.4 e 1.6 as relações são iguais, no junior mudam para compensar o menor torque, porém eu sugiro o do 1.6 ou o da CHevy que a primeira tb é mais reduzida.
Curioso para ter relatos de alguém que já esteja rodando com kit deep tec para esse câmbio com a tcase willys. Conheço gente que já instalou mas ainda não rodou.
[]s
Peleje
Pessoal,
Quando falamos de Opalão (que na verdade é Chepala porque Opala usa outra caixa) de arrancada estamos nos baseando num asfalto lisinho e pneus slick, ou no máximo, pneus de rua.
Será que agüenta em pneus com 33" ou 35" de alavanca, cravudos, tracionando na terra?
[s] esperando relatos,
Para todos,
Torque máximo dos motores:
OHC: 158 Nm
BF 161: 183 Nm
GM 2,5: 190 Nm
GM 4,1: 264 Nm
Pela tabela de torque as caixas 2205 F do Chevette 1,0 (108 Nm) e a 2205 D do Chevette 1,6 (126 Nm) não são adequadas para os motores acima listados, deveríamos utilizar a 2205 C (190 Nm) do Opala 4 cilindros para os três primeiros e para o último a 2205 A/B/E (298 Nm).
p.peleje
28/11/2006, 11:22
Para todos,
Torque máximo dos motores:
OHC: 158 Nm
BF 161: 183 Nm
GM 2,5: 190 Nm
GM 4,1: 264 Nm
Pela tabela de torque as caixas 2205 F do Chevette 1,0 (108 Nm) e a 2205 D do Chevette 1,6 (126 Nm) não são adequadas para os motores acima listados, deveríamos utilizar a 2205 C (190 Nm) do Opala 4 cilindros para os três primeiros e para o último a 2205 A/B/E (298 Nm).
Sim, pela teoria sim. Na prática ....
GustavoRisso
28/11/2006, 13:00
... não sabemos por quanto tempo aguentará!!!
Alguém aí tem como medir o comprimento (cm) do conjunto BF + cambio original + t-case e do GM151+clakette+t-case? (deste a tampa da t-case até a helice do radiador)
Pergunto pq tem um amigo meu querendo trocar o conjunto e acho que nem precisa mudar a posição do suporte do cambio. ; concordo:
[]´s
[]´s
p.peleje
28/11/2006, 14:42
... não sabemos por quanto tempo aguentará!!!
Verdade. Eu tb não montaria em 4.1. Pro meu motor aguenta fácil.
William_NATAL
28/11/2006, 15:59
Eu utilizo esta caixa a + de 2 anos, caixa de chevete 4 marchas , posso afirmar que não dura no cj (meu motor é opala 2.8).
ja vou na terceira caixa.
é uma boa caixa, barata e a relação é otima, mas no jeep fica muito fragil.
qualquer esforço extra a ré fica "neutra" tem que abrir e soldar uma arruela no eixo, ou a marcha começa a pular e vc tem que obrigatoriamente abrir a infeliz e ai ja vai a M.Obra p/ o mecanico etc.... no minimo 150,00 .
Resumo da ópera , se o cj for bem leve , a caixa é show e compensa tipo (cj3+ap,roda 15"), mas se o cj for do tipo pesadão com rodas grandes (31 ou superior) vai pesar muuito e a caixa não aguenta o tranco.
Estou trocando a minha por uma de C10 3m.
é a minha opinião.
Abraços,
William
p.peleje
28/11/2006, 16:57
Eu utilizo esta caixa a + de 2 anos, caixa de chevete 4 marchas , posso afirmar que não dura no cj (meu motor é opala 2.8).
ja vou na terceira caixa.
William
Vale ressaltar que 4 marcha só saiu no 1.4, ou seja um pouco mais fraca.
[]s
Peleje
Amigos, achei esses dois kits para acoplar o câmbio do Chevett à reduzida (T-case) do Willys. Gostaria de saber se alguém já comprou esses kits e o que achou? Qual a diferença entre eles?
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=638375
http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos5.asp
Obrigado.
Não conheço esse kit vendido pela Donatti, mas parece com o desenvolvido aqui no Fórum. Pelo menos pe mais barato que o da Deep-tec.
Que se pronunciem os entendidos....
Bom galera, aqui vai só um comentário de alguém q usa câmbio de chevette em motor de opala 4cc, num CJ3-B.
Até 2 meses atrás fiquei mais de um ano com câmbio de chevette 4m. Utilizo o jeep diariamente e finais de semana faço trilhas, de leves a pesadas e, confesso q nunca tive problema com nada nessa parte de câmbio, reduzida, etc....Sempre foi muito tranquilo.
Há dois meses atrás resolvi colocar um câmbio de 5m, pois, sempre pego uma estradinha com o jeep, mas mantive o câmbio de chevette mesmo e até agora tá tranquilo. Com esse de 5m ainda não fui pra trilha, mas pretendo ir em breve e caso queiram maiores informações é só avisar.
Sobre a flange, quem fez as duas pra mim, tanto a do câmbio de 4m quanto a do câmbio de 5m, foi o Dias, da Praia Grande.
Abraços e desculpa o tamanho.....
Que é isso Ploesch,
Pode comentar tudo sobre o cãmbio de 5 marchas, assim como eu tem muita gente querendo o máximo de informação sobre o assunto.
Carlos ZN
28/12/2006, 15:26
Olá Amigos,
Eu uso o cambio de 5 m com a flange da Deep tec " fotos a baixo" com o motor de Opala 4 cc e estou contente.
Sobre a durabilidade é relativo, cambio de desmanche não revisado por um bom meca quebra mesmo, exite amigos alucinados que consegue destruir cambio de D 20, isto mesmo cambio diesel.
Não vou falar mau do cambio da C 10 forte mas ultrapassado e falta peça, por estar fora de linha a muito tempo, meu sonho é o da C20 mas não tenho os R$ 2.500,00 para compra - lo.
Voltando au cambio do Chevette revisei o meu e achei peças novas originais da Eaton facil facil e barato, no sincronizados a especificação é Chevette e Opala 5 m.
Muitos falam mau, mas não conhece o cambio do Chevette, até falam que o motor BF é o melhor motor para o Jeep, ou quer colocar placa preta ou manja de mecanica muuuuuuuuuuito.
Estou contente com a economia de combustivel e desempenho do Jeep.
Vários amigos estão rodando a muito tempo e não reclamaram ainda pq. fizeram tudo certinho.
Carlos ZN
28/12/2006, 15:29
Mais Fotos.
Denis Takashi
28/12/2006, 20:33
All,
Recentemente instalamos um cambio de chevette 5 marchas no CJ3 A do meu irmão, juntamente do motor 4 cil. de Opala. Particularmente, acho que este cambio possui uma relação de marchas muito boa, sendo até melhor do que o 260 F ( Minha opinião particular). Quanto à durabilidade, ainda é um pouco cedo para falar algo, mas até agora não apresentou problemas, porém ainda não foi testado em trilhas.
Mais informações no link da minha assinatura.
Abraços
Marco Costa
28/12/2006, 21:02
Então coloquei no meu CJ3 motor 4cc opala o cambio 5marchas..antes era o de 4..
A 1º normal ficou bem mais reduzido, ficou animal..e quando liga a reduzida mesmo...humm..:evil: fica muito mas muito reduzido mesmo..acho que ando em 5 no maximo sei la uns 40km por hora..
Eu uso para fazer trilhas e participo do campeonato aqui em Ctba..nos raids acabo nem usando quase a reduzida, ficou bem legal.
O pessoal que era contra:discordo: :parede: coloquei eles pra andarem no meu jeep..ficaram impressionado com o desempenho e com os engates precisos.
Bom a minha relação é..humm8:33 é isso..é aquela mais reduzida..
Abraços..
Pedro Bachir
28/12/2006, 23:11
na verdade eh 43/8... =)
p.peleje
02/01/2007, 09:50
Aproveitei este final de ano e instalei o clarkette 5 marchas com kits da deep tec, ficou perfeito para o AP, engates macios e precisos, relação muito boa pro AP.
[]s e feliz ano novo para todos
Peleje
Carlos
Mas pelas fotod, guincho mecanico nesse cambio nem pensar, né? :pensativo:
[]´s
p.peleje
03/01/2007, 14:08
Carlos
Mas pelas fotod, guincho mecanico nesse cambio nem pensar, né? :pensativo:
[]´s
PQ?:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
PQ?:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
aquela tampa traseira com rolamento não substitui a tampa da Tcase? nesse caso vc não pode tira-la e instalar a tomada de força.
[]´s
p.peleje
04/01/2007, 09:55
aquela tampa traseira com rolamento não substitui a tampa da Tcase? nesse caso vc não pode tira-la e instalar a tomada de força.
[]´s
:putz: :putz: :putz: :( não tinha pensado nisto!!! verdade!!!
Alvaro Pereira
04/01/2007, 22:28
EU ASSINO EM BAIXO, POIS O QUE EU FIS COM MINHA CX DE CHEVET A DO JEEP NEM CHEGA AUS PES DA DO CHEVET DIGO QUE FUI FAZER UMA TRILHA DA MEIA NOITE E TESTAR A CX O DESEMPENHO FOI FABULOSO TODO MUNDO TAVA USANDO O 4X4 E EU NEM PENSEI EM USALO SÓ USEI PRA TESTAR O 4X4 GUANDO ELES TAVAM USANDO A REDUZIDA E EU BRINQUEI SEM REDUZIDA COMO JÁ FALEI A CX DEU UM CHABU OU SEJA, FOI PRO BREJO, POIS A VIBRAÇÃO SOUTOU OS PARAFUSOS DA TAMPA E O OLEO FICARAM NO BREJO E EU ALEM DE COMPLETAR A TRILHA SEM OLEO NA CX RETORNEI PARA CASA ANDANDO UMS 115 KMS SEM OLEO NA BENDITA DETALHE AINDA ESTA PASSANDO AS MARCHAS NORMAUMENTE SO QUE ESTA ENTRANDO COM UM POUCO DE DIFICUDADE, POIS ESTA SEM OLEO MESMO TUDO BEM QUE ESTA RONCANDO GRITANDO GEMENDO TUDO E COM SERTESA EU COM A CX DO JEEP EU NÃO ANDARIA NEM A METADE (A MINHA ADAPTAÇÃO E NO MOTOR BF COM A FLANGE DO DIAS)
Então coloquei no meu CJ3 motor 4cc opala o cambio 5marchas..antes era o de 4..
A 1º normal ficou bem mais reduzido, ficou animal..e quando liga a reduzida mesmo...humm..:evil: fica muito mas muito reduzido mesmo..acho que ando em 5 no maximo sei la uns 40km por hora..
Eu uso para fazer trilhas e participo do campeonato aqui em Ctba..nos raids acabo nem usando quase a reduzida, ficou bem legal.
O pessoal que era contra:discordo: :parede: coloquei eles pra andarem no meu jeep..ficaram impressionado com o desempenho e com os engates precisos.
Abraços..
p.peleje
05/01/2007, 09:52
EU ASSINO EM BAIXO, POIS O QUE EU FIS COM MINHA CX DE CHEVET A DO JEEP NEM CHEGA AUS PES DA DO CHEVET DIGO QUE FUI FAZER UMA TRILHA DA MEIA NOITE E TESTAR A CX O DESEMPENHO FOI FABULOSO TODO MUNDO TAVA USANDO O 4X4 E EU NEM PENSEI EM USALO SÓ USEI PRA TESTAR O 4X4 GUANDO ELES TAVAM USANDO A REDUZIDA E EU BRINQUEI SEM REDUZIDA COMO JÁ FALEI A CX DEU UM CHABU OU SEJA, FOI PRO BREJO, POIS A VIBRAÇÃO SOUTOU OS PARAFUSOS DA TAMPA E O OLEO FICARAM NO BREJO E EU ALEM DE COMPLETAR A TRILHA SEM OLEO NA CX RETORNEI PARA CASA ANDANDO UMS 115 KMS SEM OLEO NA BENDITA DETALHE AINDA ESTA PASSANDO AS MARCHAS NORMAUMENTE SO QUE ESTA ENTRANDO COM UM POUCO DE DIFICUDADE, POIS ESTA SEM OLEO MESMO TUDO BEM QUE ESTA RONCANDO GRITANDO GEMENDO TUDO E COM SERTESA EU COM A CX DO JEEP EU NÃO ANDARIA NEM A METADE (A MINHA ADAPTAÇÃO E NO MOTOR BF COM A FLANGE DO DIAS)
Não usar a reduzida onde seria necessário é um erro! Ela está lá para não forçar o restante do seu conjunto mecânico.
[]s reduzido e com óleo no câmbio até o limite
Peleje
Milton Quindim
05/01/2007, 16:48
Pois eh...meu motor eh um original de 73 naum sei se willis ou naum mas acho que eh um 2600...naum sei a diferença de ohc ou bf que o pessoal fala aqui no forum mas gostaria muito de saber se a csaixa do chevette com a flange do Dias serve em qquer motor 6cilindros pois quero mudar miunha 3 marchas original que me faz sofrer tanto...fui ao litoral aqui do Paraná com minha esposa e duas filhas com meu Jeep e sofri muito em ver ele pedindo mais marcha e naum passando dos 80 alem do gasto exessivo de gasosa...entaum se puderem me desanuviar a mente agradecido ficarei...valeu.
[]´s
mas a t-case não vai atrás do câmbio?
a tomada de força não é acoplada na t-case?
Marco Costa
06/01/2007, 17:39
na verdade eh 43/8... =)
Isso mesmo meu caro amigo....obrigado pela correção..:razz:
Alvaro Pereira
06/01/2007, 21:17
esta flange do disa e pra adaptar a cx do chevett na reduzida e como deu serto eu ja to montando uma outra viatura com motor de opala com a cx do chevett
Pois eh...meu motor eh um original de 73 naum sei se willis ou naum mas acho que eh um 2600...naum sei a diferença de ohc ou bf que o pessoal fala aqui no forum mas gostaria muito de saber se a csaixa do chevette com a flange do Dias serve em qquer motor 6cilindros pois quero mudar miunha 3 marchas original que me faz sofrer tanto...fui ao litoral aqui do Paraná com minha esposa e duas filhas com meu Jeep e sofri muito em ver ele pedindo mais marcha e naum passando dos 80 alem do gasto exessivo de gasosa...entaum se puderem me desanuviar a mente agradecido ficarei...valeu.
Alvaro Pereira
06/01/2007, 21:42
FILHO CONCORDO COM VC E QUE EU ESTAVA EM TESTE, POIS FOI A 1º TRILHA COM A CX DO CHEVETT E COMO ELA ESTAVA EM TESTE EU PROCUREI O ESFORSO TOTAL PRA VER ATE ONDE IRIA A CAPACIDADE DA MESMA PENA QUE A VIBRAÇÃO DO MOTOR AFROUCHOU OS PARAFUSOS DA TAMPA E VASOU TODO O OLEO DA CX E DIGO MAIS ESTOU MONTANDO UM OUTRO JEEP E POR SER MAIS FASIL A ADAPTAÇÃO TROQUEI O MOTOR BF POR UM DE OPALA QUE JÁ ESTA FEITA A ADAPTAÇÃO
Não usar a reduzida onde seria necessário é um erro! Ela está lá para não forçar o restante do seu conjunto mecânico.
[]s reduzido e com óleo no câmbio até o limite
Peleje
Fala Proença :)
sim, mas pelo que entendi no lugar onde seria acoplada atomada de força vai esta tampa aqui.. :pensativo:
[]´s
p.peleje
08/01/2007, 09:17
O Fugger tem razão, a tampa do kit da deep tec impossibilita o uso de guincho mecânico, pois substitui a tampa traseira da tcase, por uma outra tampa, onde entrar um rolamento que apoia o rolamento do eixo que vem do câmbio do chevette.
Agora referente ao câmbio do chevette, testei ele na estrada e num trecho de travessia de rio com pedras grandes e um lamaçal. Na estrada, com 55km/h vc já pode colocar 5ª marcha pois o AP empurra, ficou um pouco mais confortável na estrada. Neste pequeno trecho de trilha foi tranquilo.
[]s
Peleje
mas que coisa hein !!!
e eu pensando que dava pra usar o meu guincho "made in registro" no cj5 com tô reformando e que vou colocar AP, kit deep tec e clarkette
o estranho disso é que um colega tem cj5 59, com AP, kit deep tec, clark da C-20 com guincho mecânico ensimec com tomada de força "made in registro"
ces´t la vie...
mas que coisa hein !!!
e eu pensando que dava pra usar o meu guincho "made in registro" no cj5 com tô reformando e que vou colocar AP, kit deep tec e clarkette
o estranho disso é que um colega tem cj5 59, com AP, kit deep tec, clark da C-20 com guincho mecânico ensimec com tomada de força "made in registro"
ces´t la vie...
Mas o cambio da C-20 não usa essa tampa com rolamento, só o clarkette : concordo:
[]´s
Pessoal,
O aquela flange Made by Dias e Made by Donatti44x, também impossibilita o uso do guincho mecânico? Alguém sabe?
[s] flangeados,
Giuliano MO
11/01/2007, 10:42
Essa flange aqui fico boa pra caixa chevette 5marchas com T-case wilis ou é melhor pagar mais um pouco e partir pra da Deeptec??
p.peleje
11/01/2007, 15:28
Essa flange aqui fico boa pra caixa chevette 5marchas com T-case wilis ou é melhor pagar mais um pouco e partir pra da Deeptec??
cara...sei lá....nunca vi pessoalmente..nem sei de algum jeep rodando com esta flange. Essa do Dias tem gente rodando com ela e essa da Donatti não é muito diferente da que o Dias faz.
Acho que ambas funcionam, a da deep tec fica mais próximo do original. Depois que eu rodar bastante te digo se a da deep tec realmente é boa.
[]s
Peleje
p.peleje
11/01/2007, 15:34
Pessoal,
O aquela flange Made by Dias e Made by Donatti44x, também impossibilita o uso do guincho mecânico? Alguém sabe?
[s] flangeados,
a do Dias não impossibilita!!!
O lance da deep tec é que eles colocaram aquele rolamento pra reforçar, para ñ ter problemas futuros com o eixo que vem do câmbio, daria para fazer sem este rolamento, mantendo a porca original da tcase willys, porém teria que emendar o eixo que vem do chevette com a estria willys que entra pra tcase. E ai já viu, solda aqui, solda ali, destempera aqui....
[]s
Peleje
Pessoal,
Uma curiosidade: a DeepTech em algum momento menciona em algum lugar que a instalação dessa flange impossibilita a instalação de guincho mecânico? Se não, seria legal entrar em contato com eles e alertá-los. É para o bem de todos.
[s] alertados,
Jimmy Offroad
11/01/2007, 22:25
Não tenho certeza mas a flange que a Donatti está vendendo é fabricada aqui em são carlos. http://www.adapbrasil.com.br/
Quando começamos montar a F-75 achei um cambio de chevette no motor de opala ia ficar bem e o mecânico que bolou a flange e pediu pro pessoal fazer.
A F-75 ainda não tá pronta deve demorar um pouco, tô procurando um kit de injeção EFI para adapatar no motor do Opala.
Como ferrei a parte de baixo do motor do CJ (OHC), resolvi trocar o motor por um AP 2.0i e o cambio do Chevette 5m.
Hoje o CJ foi para o eletricista ligar a injeção. Semana que vem deve tar andando com o Jeep.
Espero que a flange e o cambio dê certo.
[]s Jimmy
p.peleje
12/01/2007, 09:27
Pessoal,
Uma curiosidade: a DeepTech em algum momento menciona em algum lugar que a instalação dessa flange impossibilita a instalação de guincho mecânico? Se não, seria legal entrar em contato com eles e alertá-los. É para o bem de todos.
[s] alertados,
então, pelo menos eu não fui alertado. EU até tinha idéia de algum dia na vida de meu CJ5 presentea-lo com um guincho mecânico, porém não me importei muito, pq sinceramente prefiro o kit da deep tec mesmo não podendo usar guincho mecânico, no lugar basta comprar um elétrico.
[]s
Peleje
Carlos ZN
12/01/2007, 12:56
Olá Amigos,
Como funciona o guincho mecanico????
O que eu conheço é aquele com uma catraca manual!!!
p.peleje
12/01/2007, 13:00
Olá Amigos,
Como funciona o guincho mecanico????
O que eu conheço é aquele com uma catraca manual!!!
É acoplado a tcase atrvés de uma tomada de força. Utiliza a força gerada pelo powertrain do seu jeep. Utiliza a alavanca na posição N de sua tcase.
[]s
Peleje
Carlos,
Esse de catraca é manual. Mecânico, como o Peleje escreveu, utiliza a força do motor + câmbio para tracioná-lo.
Ele é acoplado numa saída da reduzida chamada "tomada de força" do jeep.
Com uma alavanca você engata o guincho e ele começa a tracionar de acordo com as marchas do câmbio: se quiser mais força utilize a 1ª, mais rápido a 4ª, acelerando ou não, conforme a necessidade.
Para utilizá-lo com o jeep parado é necessário que a reduzida esteja na posição neutra, porém é possível tracionar o jeep e utilizar o guincho ao mesmo tempo, bastando estar a alavanca estar na posição direta ou reduzida.
[s] mecanicamente-guinchados,
Giuliano MO
12/01/2007, 14:49
Eu tenho dúvida nisto tb, mas eu já sabia que era ligado na tomada de força da reduzida, porém como é feito a ligação até o guincho que está lá no parachoque dianteiro?
Tem um cardã?
Desculpa mas estou iniciando no ramo, então dúvidas mil!!
Giuliano MO
Mas o cambio da C-20 não usa essa tampa com rolamento, só o clarkette : concordo:
[]´s
salve
estive conversando com meu colega que tem o kit deep tec com câmbio clark da C-20 sobre a impossibilidade de instalar guincho mecânico no kit clarkette
ele me comentou que talvez seja possível pq a função da tampa poderá ser realizada pela tomada de força
agora só montando e vendo se dá certo mesmo :pensativo:
[ ]´s
Denis Takashi
13/01/2007, 22:14
Proença,
A tomada de força feita em Registro " apóia" a engrenagem do entalhado ?? A função da tampa traseira é igual daqueles " prolong" , que impedem o eixo de balançar. Jeito de usar tem , o problema é que exige mais adaptações, que não compensariam.
()´s
Eu tenho dúvida nisto tb, mas eu já sabia que era ligado na tomada de força da reduzida, porém como é feito a ligação até o guincho que está lá no parachoque dianteiro?
Tem um cardã?
Desculpa mas estou iniciando no ramo, então dúvidas mil!!
Giuliano MO
Giuliano,
Sim! Tem um cardan que liga a tomada de força ao guincho lá na frente.
[s]
felipemendes
29/01/2007, 12:23
Pessoal (especialmente CarlosZN, Lucena, Kbrito),
Desculpem ficar voltando a este tópico, mas como ficaram as adaptações de clarkette depois de algum tempo rodando? Todo mundo continua feliz e sem reclamação?
Estou pensando em adaptar no Smurf (que na verdade, já comprei com caixa de chevette, mas não tem t-case. Se alguém tiver uma baratinha, estou comprando), a adaptação do Lucena me pareceu a mais "elegante", mas alguém pode dizer na prática qual funciona melhor? Sei que já vende este flange por aí, mas estou economizando ao máximo, por isso vou fazer...
Pra refrescar a memória:
A - caixa do chevette cortada e soldada
B - caixa do chevette torneada e soldada
C - Flange de aço
Qual sugerem? Não entendi bem a C, onde o flange prende na caixa?
Abraço a todos,
Felipe
Carlos ZN
31/01/2007, 13:09
Olá Felipe,
Hoje no mercado existe 3 tipos de flange:
Deep Tec. Fig. A
Donatti.
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=638375&idcategoria=8588&Nivell=&Categorias=
e a 1º do Dias tec que é a mais barata, até tenho uma aqui por R$ 300,00. Fig. B
Sobre a C é só feita com uma Chapa + fina.
Carlos esta flange é pronta entrega, tem segredo par instalar?
p.peleje
31/01/2007, 18:02
Pessoal (especialmente CarlosZN, Lucena, Kbrito),
Desculpem ficar voltando a este tópico, mas como ficaram as adaptações de clarkette depois de algum tempo rodando? Todo mundo continua feliz e sem reclamação?
Abraço a todos,
Felipe
Felipe,
No meu jeep estou usando clarkette 5 marchas com AP MI com kit deep tec entre o motor e a capa seca, e outro kit deep tec entre o clarkette e a tcase willys. Faz 1 mês que estou rodando, na cidade, na estrada e por enqto apenas trilhas leves.
Pra mim, por enqto tá sendo só alegria. Não tenho do que reclamar. Não tive problemas.
[]s
Peleje
felipemendes
31/01/2007, 22:11
No meu jeep estou usando clarkette 5 marchas com AP MI com kit deep tec entre o motor e a capa seca, e outro kit deep tec entre o clarkette e a tcase willys. Faz 1 mês que estou rodando, na cidade, na estrada e por enqto apenas trilhas leves.
Pra mim, por enqto tá sendo só alegria. Não tenho do que reclamar. Não tive problemas.
Peleje,
Obrigado :concordo: pelo depoimento, mas queria saber do pessoal que instalou a mais tempo, pelo menos um ano... Se em um mês quebrasse, eu não ia querer ver nem de longe... :mrgreen:
Mas diz uma coisa: além do flange, precisa mudar mais alguma coisa pra montar no motor AP? Me pareceu que este flange é de chapa recortada, existe algo além disso que possa dificultar a fabricação deste flange?
Abraço!!!
Felipe
p.peleje
01/02/2007, 08:53
Peleje,
Obrigado :concordo: pelo depoimento, mas queria saber do pessoal que instalou a mais tempo, pelo menos um ano... Se em um mês quebrasse, eu não ia querer ver nem de longe... :mrgreen:
Mas diz uma coisa: além do flange, precisa mudar mais alguma coisa pra montar no motor AP? Me pareceu que este flange é de chapa recortada, existe algo além disso que possa dificultar a fabricação deste flange?
Abraço!!!
Felipe
Qual flange vc tá falando?
A minha é deep tec....dê uma olhada: www.deeptec4x4.com.br (peça em aluminio, fundida nas medidas e desenho próprio para a adaptação, sem ter que cortar, soldar ou emendar mais nada)
Tem a que o Dias faz e tem a que vende no www.donatti.com.br.
Só mais um lembrete a vc: o que quebra não é a flange e sim o câmbio ou tcase.
[]s
Peleje
felipemendes
01/02/2007, 09:41
Qual flange vc tá falando?
A minha é deep tec....dê uma olhada: www.deeptec4x4.com.br (peça em aluminio, fundida nas medidas e desenho próprio para a adaptação, sem ter que cortar, soldar ou emendar mais nada)
Tem a que o Dias faz e tem a que vende no www.donatti.com.br.
Só mais um lembrete a vc: o que quebra não é a flange e sim o câmbio ou tcase.
[]s
Peleje
Se estou certo, este flange é fabricado pela Fôlego (http://www.folegoturbo.com.br/produtosV.asp?linha=36&produto=42), e lá tem um preço mais camarada. Mas como ainda não consegui ver uma boa foto deste flange, não sei se consigo fazer eu mesmo.
Segundo alguns relatos, a caixa de chevette fica subdimensionada quando se usa um motor forte como o AP (o meu é de chevette :oops:) e pneus grandes. Por isso eu queria saber da durabilidade, não estou pensando em trocar a caixa de marcha a cada 6 meses. Mas a pergunta era: além do flange, tudo se encaixa: embreagem, ponta estriada, etc?
Abraço,
Felipe
p.peleje
01/02/2007, 10:44
Se estou certo, este flange é fabricado pela Fôlego (http://www.folegoturbo.com.br/produtosV.asp?linha=36&produto=42), e lá tem um preço mais camarada. Mas como ainda não consegui ver uma boa foto deste flange, não sei se consigo fazer eu mesmo.
Segundo alguns relatos, a caixa de chevette fica subdimensionada quando se usa um motor forte como o AP (o meu é de chevette :oops:) e pneus grandes. Por isso eu queria saber da durabilidade, não estou pensando em trocar a caixa de marcha a cada 6 meses. Mas a pergunta era: além do flange, tudo se encaixa: embreagem, ponta estriada, etc?
Abraço,
Felipe
:shock: :pensativo: :? :?: :???:
Acho que não entendi nada do que vc disse.
Mas vamos por parte!
1 - AP não é motor forte para estourar caixa alguma, só se for de chevette 1.0 e mesmo assim acho pouco provável.
2 - Qual seu motor? Chevete?
3 - AP até 33" empurra fácil, acima disso recomendo mudar sua relação, embora a primeira marcha do chevette é mais reduzida que a de 3 e 4 marchas willys, mesmo assim mudaria relação de diferencial e ainda colocaria um kit mais reduzido na tcase em low.
4 - Nesta flange que vc citou não sei se tudo se encaixa, só posso afirmar que na da deeptec vc não altera nada no cambio, não solda, não emenda, não corta e muito menos usa peças não originais no conjunto.
5 - Nem td que é mais barato realmente é mais barato :idea: :pensativo: :parede: :lol: :mrgreen: Explicando melhor, sendo mais didático: as vezes vc economiza na flange, mas tem que pagar torneiro para soldar, para usinar, para desbastar fora outras peças (não originais do conjunto) que acaba tendo que comprar (eixo de um soldado com ponteira de outro)
Como regra, na maioria dessas adaptações que vc não compra em forma de kit completo, calcule que seu custo vai ser 3x maior do esperado)
[]s
Peleje
felipemendes
01/02/2007, 12:11
1 - AP não é motor forte para estourar caixa alguma, só se for de chevette 1.0 e mesmo assim acho pouco provável.
Era mais ou menos isso que eu queria saber, mas vc falou que está usando a um mês. Conhece alguém que esteja usando a mais tempo e a caixa continua boa?
2 - Qual seu motor? Chevete?
Infelizmente, sim. 1.4. :parede: Pra subir a garagem lá de casa já é ruim.
3 - AP até 33" empurra fácil, acima disso recomendo mudar sua relação, embora a primeira marcha do chevette é mais reduzida que a de 3 e 4 marchas willys, mesmo assim mudaria relação de diferencial e ainda colocaria um kit mais reduzido na tcase em low.
Beleza, meus pneus são 31" e não tenho planos de mudar por enquanto. Mas a consideração não era do motor. No chevette, o peso é menor e o tamanho da roda também. Por isso, se o torque subir muito, o carro vai patinar. Já no jeep, o torque antes da roda patinar é bem maior. E, pelo que ouvi, o elemento mais frágil do motor até a roda era justamente a caixa do chevette...
4 - Nesta flange que vc citou não sei se tudo se encaixa, só posso afirmar que na da deeptec vc não altera nada no cambio, não solda, não emenda, não corta e muito menos usa peças não originais no conjunto.
Era outra coisa que eu queria saber. Basta encaixar.
5 - Nem td que é mais barato realmente é mais barato :idea: :pensativo: :parede: :lol: :mrgreen: Explicando melhor, sendo mais didático: as vezes vc economiza na flange, mas tem que pagar torneiro para soldar, para usinar, para desbastar fora outras peças (não originais do conjunto) que acaba tendo que comprar (eixo de um soldado com ponteira de outro)
Se tiverem peças usinadas, recozidas, temperadas, retificadas, etc., complica. No início, pensei que fosse uma chapa (fácil de fazer), mas depois vi que não é tão simples, mas ainda assim consigo fazer o flange fundido.
Por isso perguntei o que vem no kit. Se for só a peça de alumínio fundido e parafusos, posso fazer eu mesmo, enquanto estou juntando $$ pra comprar o AP (vai demorar :mrgreen:).
Como regra, na maioria dessas adaptações que vc não compra em forma de kit completo, calcule que seu custo vai ser 3x maior do esperado)
Sei bem o que é isso, mas, por sorte, ainda não gastei muito além do razoável.
[]s,
Felipe
p.peleje
01/02/2007, 13:20
Se tiverem peças usinadas, recozidas, temperadas, retificadas, etc., complica. No início, pensei que fosse uma chapa (fácil de fazer), mas depois vi que não é tão simples, mas ainda assim consigo fazer o flange fundido.
Por isso perguntei o que vem no kit. Se for só a peça de alumínio fundido e parafusos, posso fazer eu mesmo,
[]s,
Felipe
VC acha que compensa vc gastar uma grana para desenvolver uma flange fundida para fazer apenas uma?:pensativo: Não me leve a mal, até é legal saber que nossa comunidade está crescendo a ponto de desenvolver suas próprias peças, ferramentas sem depender de M.O de outros e muito menos de peças importadas, mas.....
Se fosse eu faria diferente, mas cada um sabe o que é melhor pro seu bolso, pro seu jeep e pra seu estilo de vida.
Boa sorte na impreitada. Se precisar de ajuda, tamos ae!
[]s
Peleje
felipemendes
01/02/2007, 15:00
VC acha que compensa vc gastar uma grana para desenvolver uma flange fundida para fazer apenas uma?:pensativo: Não me leve a mal, até é legal saber que nossa comunidade está crescendo a ponto de desenvolver suas próprias peças, ferramentas sem depender de M.O de outros e muito menos de peças importadas, mas.....
Se fosse eu faria diferente, mas cada um sabe o que é melhor pro seu bolso, pro seu jeep e pra seu estilo de vida.
Obrigado pelas respostas!
Esclarecendo minha insistência: Esse é um daqueles casos em que a gente vê uma boa ocasião: tenho um tio que tem uma fundição de alumínio (rodas de liga leve) e, nas parcas horas de folga, fabrico coisas em madeira, inclusive modelos de fundição. Além disso, tenho solta em casa uma capa seca do chevette. O problema agora é arrumar um bloco AP solto pra usar como referência. Tendo isso, pretendo gastar o combustível pra levar o modelo e algumas latinhas (de verdade, pra derreter).
[]s,
Felipe
Milton Quindim
01/02/2007, 20:28
Ai, alguem sabe me dizer se dah para usar esta caixa de chevette no bf 161?
p.peleje
02/02/2007, 09:01
Ai, alguem sabe me dizer se dah para usar esta caixa de chevette no bf 161?
Pesquisa no fórum pq tem gente usando!!!
hugobmonteiro
02/02/2007, 22:01
olá amigos , sou novo aqui no forum , tenho um jeep Willys 82 fechado com motor AP diesel do Golf Argentino muito parecido com aqueles que usamos nas saveiros a diesel.
Gostaria de saber se haveria possibilidade de adaptação desta caixa .. sei que vcs citaram lá em cima que estão efetuando tal adaptação no mesmo , desculpa minha ignorância pois sou leigo no assunto , mas me enteresso nesta adaptação ....
Hoje estou com Motor AP 1.9 com Caixa de F1000 e reduzida original do willys ... mais o que mais me encomoda é um barulho que faz ao tirar o pé da embreagem quando o carro está parado ... ao aumentar a rotação do carro ele para.
Queria saber também se acontece com o mesmo "Caixa de Chevete"?
Ah se esta caixa é melhor em relação a da F1000?
Obrigado pela atenção.
desculpas por muitas perguntas.
felipemendes
04/02/2007, 00:52
Hoje estou com Motor AP 1.9 com Caixa de F1000 e reduzida original do willys ... mais o que mais me encomoda é um barulho que faz ao tirar o pé da embreagem quando o carro está parado ... ao aumentar a rotação do carro ele para.
Queria saber também se acontece com o mesmo "Caixa de Chevete"?
Ah se esta caixa é melhor em relação a da F1000?
Hugo,
Primeiramente, seja benvindo. Se é só o barulho que te incomoda, sinta-se abençoado!!! A caixa da F-1000 é mais robusta que a do chevette. O negócio da caixa do chevette é que é barata (~200 mangos) e confortável. Mas, se a sua está boa, meu conselho é manter como está. Respondendo sua pergunta, dá pra adaptar, mas não vale a pena.
[]s,
Felipe
Fala gente!!!
Resurgi novamente.....
Ainda não mexi no bacate, mas estou quase começando minha reforma. Andei afastado daqui justamente por não estar mexendo nele. Mas a idéia é voltar, então vamos lá.
Deixa eu ver se entendi tudo direitinho:
Se eu colocar a caixa do chevete 5 marchas com a caixa seca do opala 6 canecos, num motor de opala 4 canecos não vou gastar flange nesta adaptação? Os furos vão estar coincidindo todos?
No caso sou ter que cortar o eixo piloto do chevete pra adaptar o eixo piloto do opala.
Lá na T-case, vou ter que trocar a estria do entalhado do chevete para a estria do entalhado do jeep.
A ideia é montar motor 4c do opala + caixa do chevete 5m + pneus 31".
A questão é a caixa do chevete vai aguentar?
No meu conjunto anterior que era motor 3.000 do maverick mais caixa do jeep, eu comi com angu 5 vezes a caixa do jeep. Então dá pra ver que o pé e a delicadeza é meio brutal comigo. hehehehehehe. Tenho medo desta caixa não aguentar muito.
Bom é isso, amanhã já saio a procura de um motor e uma caixa de chevete...
[]'s
Eugênio
Denis Takashi
04/02/2007, 18:58
Monge, até onde eu sei é assim :
1- A capa seca pode ser do 4 cil. , basta apenas q seja do cambio de 5 marchas ou do 4 " moderno"
2- Troca - se apenas o rolamento do eixo piloto, o restante é P&P
3- A adaptação da T case varia do Kit, deeptec, Dias etc..
4- A caixa é resistente, essa semana aconteceu algo que eu Nunca iria imaginar:
O 260 F do meu CJ 5 quebrou, advinha quem q veio no socorro ?? O CJ 3 do meu irmão, que esté equipado com Clarkette, acabou que o "jipinho" rebocou um carro mais pesado numa serra aqui da cidade, admito que até eu que estava na viatura rebocada fiquei com medo, 2ª marcha em quase todo o morro!!! Agora me resta aturar a gozação aqui em casa :-( :-(
Abraços
Alvaro Pereira
04/02/2007, 20:36
Monge, beleza o meu clarkett esta montada num motor BF com o flange do dias que por sinal e shol claro que a adaptação e mais complicada que com o motor do opala no teu caso e só vc arrumar uma cx seca da caravam ou de um diplomata de 5M e trocar a cx seca do chevett pela cx seca do diplomata que e só substituir uma pela outra guandu ao eixo primário não tem necessidade de trocar, pois na ponta do eixo e a mesma medida a única coisa que e diferente são as buchas pois a do opala e a bucha seca de bronze e a do chevett e rolete digo isto por que eu estou montando uma outra viatura com a clarkett no motor do opala digo mais o eixo e original do chevett com a embreagem do opala
Fala gente!!!
Resurgi novamente.....
Ainda não mexi no bacate, mas estou quase começando minha reforma. Andei afastado daqui justamente por não estar mexendo nele. Mas a idéia é voltar, então vamos lá.
Deixa eu ver se entendi tudo direitinho:
Se eu colocar a caixa do chevete 5 marchas com a caixa seca do opala 6 canecos, num motor de opala 4 canecos não vou gastar flange nesta adaptação? Os furos vão estar coincidindo todos?
No caso sou ter que cortar o eixo piloto do chevete pra adaptar o eixo piloto do opala.
Lá na T-case, vou ter que trocar a estria do entalhado do chevete para a estria do entalhado do jeep.
A ideia é montar motor 4c do opala + caixa do chevete 5m + pneus 31".
A questão é a caixa do chevete vai aguentar?
No meu conjunto anterior que era motor 3.000 do maverick mais caixa do jeep, eu comi com angu 5 vezes a caixa do jeep. Então dá pra ver que o pé e a delicadeza é meio brutal comigo. hehehehehehe. Tenho medo desta caixa não aguentar muito.
Bom é isso, amanhã já saio a procura de um motor e uma caixa de chevete...
[]'s
Eugênio
Alvaro,
Dá mais detalhes dessa adaptação. Como você fez para colocar o BF com a caixa do Chevette?
[s] adaptados,
opa...
então, to vendo que a caixa aguenta... ainda eu aqui que vou andar mais no dia a dia...
já que falei dia a dia...
alguém já vez a média deste conjunto?
Opala 4cc + Clarkette + pneus 31" + relação 8/43????
Fala gente...
então achei a caixa aqui!
O cara do ferro velho disse que tirou ela de um chevette moderno, 83! (?)
Ela é de 4 marchas, e ele disse que é alongada... é 4 marchas alongada...
e ele tem uma outra caixa de chevette não moderno, que é diferente dela mesmo. Ela parece ser maior um pouco... eu vi de longe, não tinha como aproximar das caixas, eu disse pra ele colocar pra fora que eu ia voltar lá pra ver.
Pode comprar? Ou é melhor procurar pela caixa de 5 marchas?
[]'s
Monge
Se vai trocar, põe logo uma 5 marchas...
[]´s ainda de 260T
p.peleje
05/02/2007, 16:00
Fala gente...
Ela é de 4 marchas, e ele disse que é alongada... é 4 marchas alongada...
Pode comprar? Ou é melhor procurar pela caixa de 5 marchas?
[]'s
4 marchas alongada, isso é novidade!
existe 4 marchas que saiu no chevette 1.4 e no 1.6.
5 marchas saiu no 1.0 e no 1.6. Na chevy a primeira é mais reduzida.
Ou seja 4 marchas alongada, ou o cara não sabe o que tá falando, ou mexeram no câmbio (pouco provável) ou foi apenas alguns exemplares que a GM soltou no mercado.
Pra que vc quer uma "caixa alongada"? qto mais reduzida melhor. Compra logo a 5 marchas que a primeira (3,75:1) é mais reduzida e a quinta (0,8:1) é overdrive.
[]s
Peleje
o cara do ferro velho não entende...
ele sabe do que falam pra ele.
Ele quis dizer que a de 4 marchas alongada seria praticamente igual a de 5 marchas.
Papo de vendedor, querendo me empurar a de 4 marchas mesmo.
Vou procurar a de 5 se não encontrar eu pego a de 4 mesmo.
[]'s
Carlos ZN
06/02/2007, 19:56
Olá Ferraz,
Desculpa a demora, e facíl de montar e a pronta entrega.
Olá Turma,
Para indentificar o cambio de 5 ou 4 marchas é o seguinte:
O 5 m a cebolinha de ré é perto da alavanca na parte de aluminio.
O 4 m a cebolinha de ré é na carcaça do cambio na parte do ferro fundido.
Marco Costa
09/02/2007, 20:15
Então pessoal:parede: economia a base da porcaria....bom vou relatar um pouco..blzz tenham paciencia.
Sabe aquela historia de não ter grana e ir fazendo as coisas aos poucos e querer economizar ou melhor fazer o mais barato pois não tem $$$$ para fazer o melhor então...
Um torneiro amigo que instalou meu freio a disco,minha dh, os feixes de toyota e arrumou a posição do motor até ai blz...tudo bem feito e barato.
Dai claro vamos colocar a cx do chevete..vou resumir, ele fez a flange me cobrou 350 instalado, peguei o jeep era uma quarta feira e sabado tinha raid, a caixa tinha um zumbido e ele não sabia o que era. Levei num mecânico bom de jeep, ele desmontou tudo revisou a reduzida levou umas peças para outro torneiro ..bom resumindo gastei mais 700,00 pilas e não resolveu...fiz o raid com o zumbido.
Levei novamente no torneio dai ele viu que a flange esta desalinhada.
Arrumou, mas não colocou as juntas na flange e nem na capa seca. Agora vaza oleo não dura 3 dias oleo na caixa. Fora isso comprei nova a alavanca completa, mas já saiu 3 vezes...agora acho que vou ter que comprar outra..
Ah pra tirar o vazamento estão me cobrando por baixo 250pilas pra tirar e ajustar....brincadeira eim..
Me ajudem
por baixo já gastei uns 1500 poderia ter colocar uma caixa clark 5m de f-100
felipemendes
10/02/2007, 00:33
Então pessoal:parede: economia a base da porcaria....bom vou relatar um pouco..blzz tenham paciencia.
História triste... Passei por algo parecido: deixei 800 pratas no mecânico e o jeep voltou andando (antes tava parado), mas cheio de gambiarra. Quando parou de novo, fui começar a fuçar e vi o tanto de besteira que o cara fez.:mad: Resultado: agora demoro mais, mas faço tudo eu mesmo (menos desempenar chassi)...
Mas não me parece que a caixa de chevette em si seja o problema, parece coisa de trabalho porco mesmo.
[]s ainda sem dinheiro pra colocar em um meca que entenda de verdade...
Marco Costa
10/02/2007, 09:33
Então estou meio sem grana no momento...e tenho o campeonato que começa em março....
Pensei em eu mesmo tirar em casa mas....acho que vai dar muito trabalho...e sozinho...
Vou atras de alguns patrocinadores...dai levo semana que vem arruamar...ah..fora isso tem o meu motor de opala que esta vazando gaxeta...é um saco..mas...jeep..e assim
felipemendes
12/02/2007, 17:24
Alguém sabe qual o melhor kit? Já vi o da deeptec, me pareceu bom, mas um pouco caro. Já o da Donatti tá um pouco mais barato, mas a T-case fica mais pra trás...
Abraço a todos!
p.peleje
13/02/2007, 09:24
Sabe aquela historia de não ter grana e ir fazendo as coisas aos poucos e querer economizar ou melhor fazer o mais barato pois não tem $$$$ para fazer o melhor então...
Um torneiro amigo que instalou meu freio a disco,minha dh, os feixes de toyota e arrumou a posição do motor até ai blz...tudo bem feito e barato.
Dai claro vamos colocar a cx do chevete..vou resumir, ele fez a flange me cobrou 350 instalado, peguei o jeep era uma quarta feira e sabado tinha raid, a caixa tinha um zumbido e ele não sabia o que era. Levei num mecânico bom de jeep, ele desmontou tudo revisou a reduzida levou umas peças para outro torneiro ..bom resumindo gastei mais 700,00 pilas e não resolveu...fiz o raid com o zumbido.
Levei novamente no torneio dai ele viu que a flange esta desalinhada.
Arrumou, mas não colocou as juntas na flange e nem na capa seca. Agora vaza oleo não dura 3 dias oleo na caixa. Fora isso comprei nova a alavanca completa, mas já saiu 3 vezes...agora acho que vou ter que comprar outra..
Ah pra tirar o vazamento estão me cobrando por baixo 250pilas pra tirar e ajustar....brincadeira eim..
Me ajudem
por baixo já gastei uns 1500 poderia ter colocar uma caixa clark 5m de f-100
POr isso que tô sempre falando: é mais barato, porém, solda aqui, solda ali, emenda, serviço de torno, qdo vê já gastou mais que os kits prontos, com qualidade infinitamente superior e vc mesmo instla em casa, pois não existe gambiarras, praticamente nem é adaptação.
Não adianta querer colocar cambio de F1000 e fazer a mesma coisa pra istalar, o problema não é o câmbio e sim a cabeçada que fizeram pra instalar.
Vai instalar câmbio de 1113 e vai estourar, pq? Pq c@garam na instalação!!!!!!!!!!! M.O de quem não sabe o que faz é isso mesmo, infelizmente ainda pagamos por isso.
Se vc estourar um desses kits feitos por empresas idoneas, com certeza será reembolsado. Agora pergunto: vc foi reembolsado?
POrtanto pense bem qdo for refazer a cagada que fizeram no seu jeep!!!
[]s
Peleje
:palmas::palmas::palmas:
Peleje
é o famoso barato que sai caro...
[]´s
Pessoal,
Abri um tópico para decidi qual seria uma boa solução para minha relação motor-cambio-t-case, e com a ajuda do pessoal do forum ele me indicaram para continuar com o meu motor que é um Geórgia OHC, colocar o cambio de chevette e colocar a propria t-case do willys.
Assim, vim no tópico principal que fala sobre o cambio de chevette!!
Mas reparei que poucas paginas que consegui ler(porque o tópico ja esta gigante!!!) o pessoal esta fazendo a flange para motores de Opala.
Em algum momento do tópico, alguem já adaptou o cambio de chevette neste motor OHC, e para o barato não sair caro(como conselhos fugger, p.pelege, etc), tem algum kit para venda desta solução?
Sei que para o cambio chevette e t-case willys tem, mas para o motor OHC Georgia e cambio chevette ainda não encontrei!!
Obrigado!
p.peleje
13/02/2007, 16:12
Pessoal,
Abri um tópico para decidi qual seria uma boa solução para minha relação motor-cambio-t-case, e com a ajuda do pessoal do forum ele me indicaram para continuar com o meu motor que é um Geórgia OHC, colocar o cambio de chevette e colocar a propria t-case do willys.
Assim, vim no tópico principal que fala sobre o cambio de chevette!!
Mas reparei que poucas paginas que consegui ler(porque o tópico ja esta gigante!!!) o pessoal esta fazendo a flange para motores de Opala.
Em algum momento do tópico, alguem já adaptou o cambio de chevette neste motor OHC, e para o barato não sair caro(como conselhos fugger, p.pelege, etc), tem algum kit para venda desta solução?
Sei que para o cambio chevette e t-case willys tem, mas para o motor OHC Georgia e cambio chevette ainda não encontrei!!
Obrigado!
Kits para o OHC se existe eu não conheço. Porém com critério dá pra fazer.
Pergunta pra galera que instalou no BF161 como fizeram, só pra vc ter uma base.
[]s
Peleje
Obrigado Pelege,
Estou correndo atras de fazer uma flange com o meu mecanico, vamos ver no que vai dar!
Parece que tem tudo para dar certo...rs
Abraço
joão k. chikui
19/02/2007, 08:42
Scrat
Venda esse OHC,coloque um opala 4 cil,que , em desempenho é bem parecido, mas tem durabilidade e economia de combustível muito maior.
Ou então um AP 1.8 i ou 2.0 i , até talvez um flex .