Conectar

Ver Versão Completa : Caixa de Chevette no Jeep

Páginas : 1 2 3 [4] 5 6

bajeiro do sul
22/10/2010, 09:07
Galera,

Tbm gostaria de saber como vcs fizeram com as alavancas da tracao/red. Pq ficaram meio pra tras, muito perto do banco do carona... gostaria de ver fotos (se possivel) do local das alavancas....

E tbm sobre a alavanca principal do cambio, a minha ficou muito boba, pq o viado do mecanico me soldou uma de toyota na q estava lah original do chevete pra alongar, dai ficou muito chocha... gostaria de ajuda pra finalizar os por menores q ficaram pra tras... acabamento eh a alma da adaptacao... n basta funcionar, tem q ficar bunitu! hehehe

abraco,
R
Renato
estava acontecendo a mesma coisa na istalação da minha caixa, o cara colocou uma alavanca do niva que ele tinha em casa emcima da original do chevas que é curta. estava meio solta, e como se diz por aqui, estava "reboleando" muito para os lados. Ai ele fez um furo na lateral da alavanca e colocou um prisioneiro apertando contra a outra alavanca que fica em baixo, depois cortou fora o parafuso que sobrou. A alavanca ficou bem fixada e troco as marchas sem nenhum problema, ficou ótimo. somente um trabalho de torneiro para furar a alavanca de cima e fazer a rosca para entrar o parafuso de aperto. depois um toque de spray preto por cima e o parafuso ficou imperceptível. alé, de funcionar ficou bonito. Depois com a coifa do proprio chevette deu acabamento contra a lataria

abraços

bajeiro do sul
22/10/2010, 09:14
Ótimo saber que os colegas todos que estão optando pela caixa de Chevette no velho BF-161 estão ficando satisfeitos. A melhora no consumo, a economia de rpm do motor... vida mais longa, as opções de marchas para as diversas situações. Legal...

E a posição da alavanca de marchas no Jeep CJ-5 ? Como está ficando ?

Abraços a todos...

No meu caso tenho uma rural, a alavanca de marchas veio um pouco para tras, mas ficou ótima, bem mais a mão que a original da rural 4 marchas, que as vezes batia a mão no painel para engatar primeira ou terceira.
quanto a alavanca de redução fica bem proximo do banco quando engatada, mas nada que comprometa o sistema. se for ocaso ainda se pode esquentar e entortar esta alavanca para a frente. Tive de entortar a alavanda da 4x4, pois ela pegava na alavanca das marchas quando era engatada a ré. mas puxando um pouco para o lado ficou ótima. tendo espaço, tudo se resolve

abraços

akio nishikawa
22/10/2010, 10:13
Galera, pra quem ainda nao viu, seguem as fotos da adaptacao do cambio do opala 4 marchas (TREK TREK) na reduzida original do Willys. Meu amigo Aguinaldo, jipeiro da Tornearia Santa Edwirges aqui de Varginha foi o autor da obra! Ainda nao sei como sera o desempenho, mas a adaptacao ficou muito boa e segura. Esse cambio sera colocado num outro jeep de um amigo. Em breve saberemos os resultados.

renatosapulha
22/10/2010, 13:53
Bajero,

Tem como vc postar fotos pra eu entender melhor? Ficou boa a alavanca de marchas mesmo?
E as alavanquinhas de tracao/red.? Ficaram muito pra tras?

obrigado pela ajuda.

abraco,
R

bajeiro do sul
22/10/2010, 15:31
Bajero,

Tem como vc postar fotos pra eu entender melhor? Ficou boa a alavanca de marchas mesmo?
E as alavanquinhas de tracao/red.? Ficaram muito pra tras?

obrigado pela ajuda.

abraco,
R

Renato

na verdade tentei colocar as fotos aqui , mas a peçinha aqui, mesmo seguindo os passo digamos, corretos, não conseguiu anexar
A alavanca de marcha ficou cerca de 20 cm do banco, muito boa e bem mais a mão que a original do willys, as alavancas de red/tração ficaram um pouquinho mas para tras, mas como a tração é para frente não causou problemas. A alavanca da reduzida ficou mais proxima do banco quando acionada, mas como ela é mais curta, ainda ficou uns 4 cm do banco. ao meu ver ficou muito bom, claro dependendo do flange que vai ser usado, o meu conjunto foi todo ele para tras uns 8 centimetros

eduardo

renatosapulha
22/10/2010, 17:00
Eduardo,

Vc poderia, por gentileza, me enviar fotos (por email)?

Eu utilizo o flange da deeptec... dai ele foi um opuquinho para tras... n sei quanto exatamente, mas foi bastantinho...

Vou postar fotos na 2a...

em todo caso agradeco se vc puder me enviar algumas fotos por email. Meu contato eh carlos.renato.souza@gmail.com

Abraco a todos!
Otimo fds!

Renato

lucciano amaral
26/12/2010, 19:11
Amigos li esse topico todo, hum quase uma hora de estudos, mas ainda persiste uma duvida cruel. sei que alguns colegas colocaram o cambio de chevete 5 marchas com o motor 6cc do opala. Quero saber se deu certo em termos de durabilidade. No meu caso vou usar o cambio de chevete 5 marchas motor de opala 6cc reduzida e diferenciais da cherokee com relaçao 41/11.
quero uma opiniao concreta de amigos que usam esse cambio e motor 6cc opala, valeuwwwww

Charles Jeep 54
26/12/2010, 21:21
Amigos li esse topico todo, hum quase uma hora de estudos, mas ainda persiste uma duvida cruel. sei que alguns colegas colocaram o cambio de chevete 5 marchas com o motor 6cc do opala. Quero saber se deu certo em termos de durabilidade. No meu caso vou usar o cambio de chevete 5 marchas motor de opala 6cc reduzida e diferenciais da cherokee com relaçao 41/11.
quero uma opiniao concreta de amigos que usam esse cambio e motor 6cc opala, valeuwwwww

Amigo o Cambio do Chevette e do Opala Internamente são os mesmo, CL 2205, o que muda entre eles é so o comprimento do Eixo Principal, e a saida do cardã, como no seu caso vc ira usar no jeep isto não faz diferença e até a relaçao de marchas é muito proxima uma da outra.

Agora a relação de diferencial que vc ira usar se for para fazer Trilha ira ficar longo por demais, 41/11 = 3,73,

{4x4}'s

Jambu
26/12/2010, 22:39
Gente, tenho colocado uma questão que até agora não vi ninguém que tentou uma resposta: Alguém conhece quem já tenha feito a adaptação da caixa de chevette com motor AP com a reduzida original dos troller RF (borg warner)?

lucciano amaral
27/12/2010, 09:02
Charles, valeuwwww, mas gostaria de saber se o cambio do chevete 5 marchas aguenta bem o torque do motor de opala 6cc, abraços

Fabio Cortez
27/12/2010, 10:56
Gente, tenho colocado uma questão que até agora não vi ninguém que tentou uma resposta: Alguém conhece quem já tenha feito a adaptação da caixa de chevette com motor AP com a reduzida original dos troller RF (borg warner)?

Deve ser pouco usada pq não existe adaptação pronta. Se for colocar, coloca logo a caixa e a redução do troller, que vc não precisa de flange alguma.
Ouvi dizer que a manutenção dessa caixa é bem cara e pouco durável, por isso a pouca utilização.

Charles Jeep 54
27/12/2010, 12:38
Charles, valeuwwww, mas gostaria de saber se o cambio do chevete 5 marchas aguenta bem o torque do motor de opala 6cc, abraços

Luciano Vou reforcar é a mesma Caixa Chevette e Opala, então ela aguenta sim.. pode colocar..
alem do mais não ira precisar de flage pro motor pois é mesma capa seca.

{4x4}'s

lucciano amaral
27/12/2010, 12:55
Charles, vc acredita que a relação 41/11 ficara muito longa? terei problemas com falta de força/torque? pois se nao me engano nas cherokes o motor tem 180 cv. O que vc acha? abraços

victor dircksem
27/12/2010, 16:04
estou acompanhando o topico
tambem quero fazer esta adaptação

Charles Jeep 54
27/12/2010, 19:50
Charles, vc acredita que a relação 41/11 ficara muito longa? terei problemas com falta de força/torque? pois se nao me engano nas cherokes o motor tem 180 cv. O que vc acha? abraços

Amigo pra mim isto muuuiiittoo longo para Trilhas, relação mais comum dos jeeps de Trilha é 44/9 = 4,88:1 e 43/8 = 5,38:1

tem que ver tambem o fator da reduzida da cherokee quanto reduz???
o Jeep e o Troller a reduzida é de 2,48:1 na land é de 3,6:1 na cherokee não sei??
alem da relação de caixa??

{4x4}'s

Denis Takashi
27/12/2010, 22:09
Amigo pra mim isto muuuiiittoo longo para Trilhas, relação mais comum dos jeeps de Trilha é 44/9 = 4,88:1 e 43/8 = 5,38:1

tem que ver tambem o fator da reduzida da cherokee quanto reduz???
o Jeep e o Troller a reduzida é de 2,48:1 na land é de 3,6:1 na cherokee não sei??
alem da relação de caixa??

{4x4}'s

Bom,

Tem que ver que tamanho de pneu o será usado, se for algo até umas 31 " acredito que não fique muito longo.... o grande problema é que a velocidade final desse carro vai ser na casa do 160 km/h facilmente.....

Particularmente prefiro uma relação na casa do 4,0:1 para motores 6 cil de opala, tenho no meu CJ5 44x9 com essa motorização e o carro é extremamente reduzido...

Na verdade o cambio do chevette e dos opalas difere principalmente nas carcaças e no eixo piloto e 1 engrenagem do carretel inferior, salvo isso são bem parecidos.... agora de aguenta um GM 4.1 são outros 500....

()´s

lucciano amaral
27/12/2010, 22:24
Charles e Denis, falo em usar as relaçoes 41/11 por ser a original dos eixos da cherokee que eu comprei, sendo o dianteiro dana 30 e traseiro dana 35 logo inviavel a troca da coroa e pinhao. agora nao sei se compensa eu usar esses eixos principalmente pela possivel velocidade final de 160 km/h. Minha preocupaçao tambem é de ficar muito frouxo. andei pesquisando e parece que a reduçao da np 242 é de 2.72 x 1. Qual é a relaçao de reduçao do willys?

Denis Takashi
27/12/2010, 22:37
Charles e Denis, falo em usar as relaçoes 41/11 por ser a original dos eixos da cherokee que eu comprei, sendo o dianteiro dana 30 e traseiro dana 35 logo inviavel a troca da coroa e pinhao. agora nao sei se compensa eu usar esses eixos principalmente pela possivel velocidade final de 160 km/h. Minha preocupaçao tambem é de ficar muito frouxo. andei pesquisando e parece que a reduçao da np 242 é de 2.72 x 1. Qual é a relaçao de reduçao do willys?

Lucciano,

Já pensou que usar esses eixos pode ser uma fria ?? Agora mesmo uma troca de relação que é algo simples nos D44 covencionais já se tornou um problema, isso sem contar a manutenção de rotina como freios, retentores e etc....

A redução dos CJs é 2,56 :1 se não estou enganado......

Charles Jeep 54
27/12/2010, 23:24
Lucciano,

Já pensou que usar esses eixos pode ser uma fria ?? Agora mesmo uma troca de relação que é algo simples nos D44 covencionais já se tornou um problema, isso sem contar a manutenção de rotina como freios, retentores e etc....

A redução dos CJs é 2,56 :1 se não estou enganado......

da uma Lida no que postei antes.. la fala a redução do Jeep que é 2,48:1

{4x4}'s

peiper
31/12/2010, 00:20
amigos cuidem bem a relação q vão usar nos eixos usando cambio de chevete, eu eusava relação 44x9 pneus TORK 265/75 motor ap aspirado aprox. 150Cv fuel tech jeep com 1.100Kg cansei de quebrar os rolamentos da caixa, acredito que não quebrei mais por estar usando ração 43x8...
Vai ai a dica!
boa sorte

nino-ed
31/12/2010, 10:59
amigos cuidem bem a relação q vão usar nos eixos usando cambio de chevete, eu eusava relação 44x9 pneus TORK 265/75 motor ap aspirado aprox. 150Cv fuel tech jeep com 1.100Kg cansei de quebrar os rolamentos da caixa, acredito que não quebrei mais por estar usando ração 43x8...
Vai ai a dica!
boa sorte
Com esse conjunto antigo, o jipe ficou bom na trilha?

Na estrada deveria andar mais que golf, astra............rsrsrs

Boaventura
17/01/2011, 15:48
Amigos,

Ainda tenho dúvida com relação a esta adaptação. Li todo o tópico, uns dizem que gm 151 e chevette 5 marchas e plug&play, porém fazendo uma análise na adaptação do Denis fiquei com dúvidas..

... "1- Achar a capa seca do opala moderno : Aqui em sampa pelo menos as que ainda tem são vendidas a preço de ouro, isso muitas vezes trincadas e com o alojamento do rolamento de agulhas danificado

2- Rolamento do Piloto do opala : parte fácil de achar

3: Eixo Piloto do opala : Tem um modelo de cambio que é P&P no do Chevette , mas é meio loteria, pois a maioria dos cambios sempre está fora do carro, então nunca se sabe se é do 4 ou 6 cil, ano e etc.. Sem contar que precisa desmontar o cambio inteiro para retirar o piloto, coisa que o pessoal dos ferros velhos "adora"

4- "Funil" (moringa) do Opala - Essa é a parte fácil também.

Depois dessa epopéia atrás de peças é só desmontar o clarkette por inteiro e trocar o eixo piloto ... Não se esqueça dos parafusos mais longos na capa seca.

A embreagem é a original do Opala ( Platô disco e Rolamento)..."

As minhas dúvidas são estas, e ficou a dúvida com relação a adaptação vendida no mercadolivre pelo Coelho de curitiba. Quem comprou, ficou bom? Aguenta trilhas pesadas? o kit é comprar e instalar ou precisa de alguma modificação?

Estou a procura de um GM151.

Abraço... logo logo mais um 51 com esta configuração.:dance:

asla
17/01/2011, 16:12
boa tarde.

Srs. estou fazendo essa adap do opala 4cc + cambio 4m chevette + reduzida willys + flange do coelho de curitiba.. agora a duvida.. qual é o rolamento que devo usar na reduzida? alquem poderia me dizer.. me passaram um numero 6307 sem blindagem ..

At.
Alex.

fugger
17/01/2011, 17:28
...Estou a procura de um GM151.

Abraço... logo logo mais um 51 com esta configuração.:dance:

Cara, vc não vai mexer naquele teu jeep original, vai??? :pensativo:

[]´s

lucciano amaral
17/01/2011, 17:49
Amigos ainda tenho duvidas se o cambio do chevete 5 marchas 1.0 aguenta o motor 6cc do opala. Queria uma opiniao dos amigos que fizeram essa adpatção, valeuwwww

Boaventura
17/01/2011, 18:43
fugger...

Cara... vou sim... o Rodrigo Barati também está chocado, mas vamos lá, quero fazer um jipinho bacana... o meu está só guardado, é igual aos proprieários de harley, tem o bem pra bonito na garagem... quase não uso, ta 100%.

Porém quero começar a fazer umas trilhas de leve e vou bota o bicho para trabalhar...

fugger, me ajuda e responde minha dúvida ali de cima...

Forte abraço.

M-Beltrame
17/01/2011, 18:56
O meu jeep esta com essa configuração (gm 151X cambio de chevetteX dana 18) nisso eu não tenho duvida nem uma a minha duvida é no oleo que eu devo usar no cambio e na reduzida.

T+:concordo:

fugger
17/01/2011, 20:37
fugger...

Cara... vou sim... o Rodrigo Barati também está chocado, mas vamos lá, quero fazer um jipinho bacana... o meu está só guardado, é igual aos proprieários de harley, tem o bem pra bonito na garagem... quase não uso, ta 100%.

Porém quero começar a fazer umas trilhas de leve e vou bota o bicho para trabalhar...

fugger, me ajuda e responde minha dúvida ali de cima...

Forte abraço.

Na boa, sei que o jeep é seu e ninguém tem nada a ver com isso, mas na MINHA HUMILDE OPINIÃO se quer um jeep pra trilha faça outro. Se o problema é $$$ ponha o seu a venda, e com calma vá comprando o que precisa para o outro, por que no final das contas vc só irá aproveitar deste 51 o chassi e a carroceria. Dependendo da configuração que instalar, nem isso pois terá que emendar, soldar, cortar, etc... Sobrará muita coisa e no seu caso as peças separadas valem menos que o todo.

EU se tivesse a oportunidade que vc teve de encontrar um jeep apto a ser restaurado assim, não o mudaria nunca, mas esse sou EU.

Encontre um chassi barato e com doc de outro jeep, monte um tópico dele e te garanto que eu e mais um mundo de gente te ajudará a fazer um bom jeep de trilha, sem vc destruir o outro :concordo:.

[]´s querendo tirar essa idéia maluca da sua cabeça

PS. se quiser trocar seu 51 inteiro por um monte de peças que praticamente dá pra montar um bom cj5, me avise :mrgreen:.

Boaventura
17/01/2011, 20:43
Grande fugger...

Gostei das palavras e da preocupação do amigo. Chegou a balançar essa minha idéia... vamos amadurecendo essa idéia...

Sabe que vender um jeep original não é fácil, estou neste ano com projeto de comprar imóvel e mecher num jeep...

Só que a galera quer comprar jeep como o meu por 10, 15mil...

fugger
17/01/2011, 20:54
...Sabe que vender um jeep original não é fácil, estou neste ano com projeto de comprar imóvel e mecher num jeep...

Vender jeep sem perder $$ nunca é fácil, até acontece, mas é raro. Eu pessoalmente nunca vi, mas...

...Só que a galera quer comprar jeep como o meu por 10, 15mil...

Ok, mas vc já fez os calculos de quanto $$$ gastará na sua transformação? Já ponderou que o que for retirado de seu jeep original perderá praticamente todo o valor? Na realidade é quase que como se vc pegasse esses 25 que tá pedindo e injetando mais $$$, ou seja, teu custo final vai beirar os 40, talvez 50...:shock:

O preto véio, aqui do fórum, foi vendido por menos que isso... Pense bem...

[]´s dando pitacos na vida alheia :parede:

Rodrigo Baratti
17/01/2011, 21:17

Já tinha te alertado sobre isso!!!:wink:

No meu comprei um eixo piloto de opala moderno com o rolamento em um desmanche.
A muringa acho que ficou do chevette. :pensativo:
A capa seca era do opala moderno e já veio junto com o cambio que comprei aqui no forum.

A flange para a T-case comprei diretamente na deeptec é cara e vale cada centavo, mas não sei se usaria ela novamente (gastaria em outra coisa, sei lá).

[]'s sem acreditar

Rodrigo Baratti
17/01/2011, 21:19
Grande fugger...

Gostei das palavras e da preocupação do amigo. Chegou a balançar essa minha idéia... vamos amadurecendo essa idéia...

Sabe que vender um jeep original não é fácil, estou neste ano com projeto de comprar imóvel e mecher num jeep...

Só que a galera quer comprar jeep como o meu por 10, 15mil... to pedindo 25. Se souber de algo me da um toque.

E concordo com tudo que o Fugger falou.....só não coloquei o Fernandão a venda por que sabia que não ia achar quem pagasse e com calma estou montando a Mula.

Se vc vai comprar motor e cambio, só falta o chassi, eixos e alguns detalhes simples :mrgreen: que vc vai comprando aos poucos aproveitando as oportunidades que aparecem, vai levar um tempo, mas vale mais a pena.

[]'s encerrando esse assunto para não tumultuar mais o tópico

Boaventura
17/01/2011, 21:26
Perfeito,

Porém Rodrigão, você e o fugger não me responderam as perguntas com relação a esta adaptação.

1- Achar a capa seca do opala moderno : Aqui em sampa pelo menos as que ainda tem são vendidas a preço de ouro, isso muitas vezes trincadas e com o alojamento do rolamento de agulhas danificado

2- Rolamento do Piloto do opala : parte fácil de achar

3: Eixo Piloto do opala : Tem um modelo de cambio que é P&P no do Chevette , mas é meio loteria, pois a maioria dos cambios sempre está fora do carro, então nunca se sabe se é do 4 ou 6 cil, ano e etc.. Sem contar que precisa desmontar o cambio inteiro para retirar o piloto, coisa que o pessoal dos ferros velhos "adora"

4- "Funil" (moringa) do Opala - Essa é a parte fácil também.

Depois dessa epopéia atrás de peças é só desmontar o clarkette por inteiro e trocar o eixo piloto ... Não se esqueça dos parafusos mais longos na capa seca.

A embreagem é a original do Opala ( Platô disco e Rolamento)

Me respondam se está correto este check list ou tem etapas que não precisam ser cumpridas?

Abraço

Rodrigo Baratti
18/01/2011, 21:36
É isso mesmo.

Só discordo ser dificil achar algumas peças, encontrei tudo com facilidade.
Porque já não compra um conjunto já montado, tem alguns anunciados no Forum?

[]'s

M-Beltrame
26/01/2011, 23:08
Eu ñ sei se vcs repararam mas recentemente eu abri um tópico com o intuito de saber qual era a combinação mais usada envolvendo o cambio de chevette 5m. Mas o tópico foi fechado pelo Ronaldo B e ele indicou que eu fizesse as minhas perguntas aqui então:
Qual é o maior motor q conseguiram encaixar nesse cambio sem ultrapassar a resistência dele?
E para os colegas q tenham a caixa no jeep peço q coloquem a configuração e exponham a opinião de vcs aqui:concordo:
A configuração do meu jeep é opala 4ccX chevette 1.0 5M X 43/8 X 7.50-16
Ainda ñ tenho a minha opinião pois o jeep ainda ñ rodou:parede::parede::mrgreen:

Amigo só por curiosidade : qual a relação você está usando ? E qual cambio 5M do chevette você usa, e do 1.0 ou 1.6 ? :pensativo:
Abraço.

Danilorocsta a resposta esta ai em cima:concordo::concordo::concordo:

T+:concordo:

GBarros
27/01/2011, 11:06
Beltrame, o meu está quase igual ao seu: motor gm 151 + 44/9 + 7.50 R16 + caixa chevette 1.6. Ao meu ver, o jeep anda bem, mas acho que falta um pouco mais de força nas retomadas. Acredito que seja por causa da relação que não casa direito, e dos pneus grandes tb. A quinta marcha praticamente nem usa, mas é bom ela estar lá. Se trocar a relação, talvez eu use ela um dia. Em relação ao escalonamento das marchas, a 1ª marcha desse cambio é bem reduzida, otima pra jeep. Já houve casos de eu sair de 2ª. Amarrado, mas sai, rs.. Otimo custo x beneficio, facil adaptação (no motor do opala) e resistencia atendendo aos nossos pré requisitos. Quem tem duvida, ao meu ver, pode colocar sem medo. Não é nenhum clark de D20 ou F1000, mas aguenta o tranco.

Denis Takashi
10/02/2011, 23:07
Pessoal,

Muitos se perguntavam se a adaptação do cambio do Chevette no BF 161 fica boa. Recentemente adaptamos em um CJ5 e o resultado foi satisfatório. Hoje saí testar o carro e aproveitei para fazer um video... não está dos melhores, mas prometo que assim que possivel gravo um melhorzinho:mrgreen:

O Cj em questão está com as relações de diferencial um pouco longas para o BF (47x11), então acho que com umas 43x8 ficaria muito melhor. Mas por via das dúvidas vou abrir o diferencial, pois a plaquetas dos 2 eixos marcam realções diferentes :parede:

A unica coisa que fica um pouco ruim é o cardã traseiro que fica bem curto, a saída foi baixar um pouco a travessa do cambio para que a angulação fique melhor, como o carro não é para trilahs pesadas, o vão livre central não é tão importante, além do mais, como a travessa está mais próxima da montanheira do feixe traseiro, essa perda diminui bem.

Link com o video :

http://rataooffroad.wordpress.com/2011/02/11/chevette-bf-161/

Abraços,

dinyursopanda
10/02/2011, 23:52
Na minha Rural esta com o motor Bf-161, cambio do chevett 5 marchas 4x4 com redusida e relaçao 11x47, esta muito boa, mas vou testar a relaçao se ficar muito longa vou colocar uma 9x44.

erv4832
25/04/2011, 20:40
Fala dias blz, Anibal boa noite
Sou eduardo de Praia Grande SP

Tenho um Jeep CJ5 com motor de Opala 4cc, quero adaptar o cambio de chevette 5 marchas.
Você tem a flange do cmbio pra adaptar a reduzida do jeep.

jipeirodesdepequeno
25/04/2011, 22:20
Fala dias blz, Anibal boa noite
Sou eduardo de Praia Grande SP

Tenho um Jeep CJ5 com motor de Opala 4cc, quero adaptar o cambio de chevette 5 marchas.
Você tem a flange do cmbio pra adaptar a reduzida do jeep.

Estou fazendo exatamente isso, vc tem que usar a capa seca do opala moderno + a flange da reduzida x cambio chevette, pode ser da deeptec (boa mas $$) ou do coelho (vou usar esta), que muita gente ta usando e ta dando certo

FLANGE REDUZIDA WILLYS X CAIXA CHEVETTE - R$ 360.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179036072-flange-reduzida-willys-x-caixa-chevette-_JM)

contato dele: 41-3328 8858
email: coelhopereira@gmail.com OU coelhosfiltros@ibest.com.br

[]'s

Boaventura
27/04/2011, 17:44
Senhores,

Estou fazendo a mesma adaptação no meu jeep 1951, porém ainda estou atras do eixo piloto do opala. A Flange vou comprar no ZEZO4x4 por R$ 797,00.

Att,

vpaguiar
27/04/2011, 20:46
Senhores,

Estou fazendo a mesma adaptação no meu jeep 1951, porém ainda estou atras do eixo piloto do opala. A Flange vou comprar no ZEZO4x4 por R$ 797,00.

Att,

Pessoal,

Desculpe-me pelo off-topic, mas realmente preciso comunicar uma oportunidade a vocês! Vou vender o meu CJ5, não tem nada pra fazer a não ser perfumaria se quiser tirar uns risquinhos ou mesmo amassadinhos!

Apareceu uma oportunidade de négocio pra mim para pegar um "TROLHETINHA" se alguém tiver interesse em adquirir um willys filezão, o "XICO" É UMA BOA OPORTUNIDADE!!!!

O alex e o Ivan (mecanico) podem dar mais referencias sobre o carro, comprei do Alex e só melhorei a sua configuração, com hidraulica dae santana, 04 freios a discos, cubos de rodas... mais uma porrada de coisa, tudo novinho para ficar filezão e rodar tranquilo!!!

O Xico tá aposentado de trilha, desde que eu comprei ele o coitado se aposentou e agora está só no suquinho pescando na roça, portanto quem quiser vê-lo terá que ir em estrela do indaiá, hehehe ou então eu trago ele aqui de volta, mas são 240Km, fiz com ele em 4,5 horas, a autonomia dele na estrada foi de 6,7 Km/L, daí vocês podem concluir do seus estado de perfeição e ajuste!

Bom, mas eu queria o relato do Ex-dono dele também só para classificá-lo melhor o que ele tem de tudo , por que é muita coisa mesmo!!!

Abraço e contatos por MP, por favor ou mesmo @mail: vpaguiar@gmail.com

Obrigado!

Detalhe: Oferta relâmpago, preço especial para fechar negócio, e essa oferta é só enquanto o outro ainda estiver em pauta!

alecj3b
06/06/2011, 09:54
alguem ja adptou uma caixa do chevete no motor opala 4cc, fica forte, aguenta trilha pesada

Meu irmão tem um cj5 com motor de opala alcool e caixa de chevete e depois que ele colocou a bobina do gol mi ficou eo bicho anda muito :parede:

vavarusso
08/06/2011, 11:14
Valeu Carlos,

Como sua dúvida deve ser de mais alguém como o próprio Bruno, fiquei sabendo agora q a mão-de-obra da troca do motor e câmbio ficou em R$ 1.200,00, porém foi feita uma revisão no meu câmbio pq o mesmo deu problema depois de montado. Então se não fosse isso ficaria em R$ 1.000,00.

Só não sei como pagarei, mas o importante é q o jeep está comigo e o mecânico não sabe onde eu moro......

Abraços....

qq dúvida podem me cadastrar no msn: paulo_loesch@hotmail.com

Paulo por favor me mande essas fotos, ou quem aqui no fórum as tiver. e-mail: vava_russo@hotmail.com ficarei muito agradecido por tb vou fazer uso dessa configuração. Esse tópico é um dos melhores daqui.

vavarusso
10/06/2011, 08:25
Carlos boa noite, fio eu também fiz uma adaptação com o flange do dias e ate agora não encontrei dificudade, pois eu resouvi montar uma viatura pra muier, pois foi eu leva-la para uma trilha na serra do vulcão que a muier quer pilotar todas as vezes que saio pra uma trilha... Bem vamos a o que interessa Carlos eu não precisei cortar o eixo primário da minha cx de chevet, pois eu arrumei uma cx seca do opala de 5 que caiu como uma luva coloquei o rolamento do opala que por sinal também caiu como uma luva moral da estória ate a embreagem ficou original a do opala
Caros amigos sou um iniciante e vejo que aqui tem muita gente experiente e aproveitando-me dessa enciclopédia virtual pergunto: Quero montar um cj5 com motor de opala 4 ou 6 cil. com a caixa tb do opala. Preciso fazer adaptaçoes outras???? Ou com a caixa de 5m do chevett? Nos dois casos sem redução. Tb preciso de adaptações???
E na configuração motor de opala 4cil. com caixa 5m do chevett preservando a reduzida original para que serve o flange? ou seja que peça o substituia na montagem original. Mesmo com o forum muito claro ainda tenho essas interrogações de ignorante. Obrigado pessoal

vavarusso
10/06/2011, 09:09
[prisioneiros do coxim do willys. . . eu preferi pecar por excesso do que por falta. . . então, no meu caso, eu fico sossegado, pois o cjto pode sofrer qquer torção q ele não solta de jeito maneira. . .
Agora, mais uma vez, eu só conheço a flange de alumínio de fotos, portanto, não posso dar uma opinião 100% de certeza. . . Seguem as fotos da flange de alumínio (soldada) e a minha de ferro.
Dias nesse furo que passa o eixo tem o que para fazer a vedação? ou do outro lado nao tem óleo??

[ ]´s
Dias[/QUOTE]

Dic3
10/06/2011, 09:15
Caros amigos sou um iniciante e vejo que aqui tem muita gente experiente e aproveitando-me dessa enciclopédia virtual pergunto: Quero montar um cj5 com motor de opala 4 ou 6 cil. com a caixa tb do opala. Preciso fazer adaptaçoes outras???? Ou com a caixa de 5m do chevett? Nos dois casos sem redução. Tb preciso de adaptações???
E na configuração motor de opala 4cil. com caixa 5m do chevett preservando a reduzida original para que serve o flange? ou seja que peça o substituia na montagem original. Mesmo com o forum muito claro ainda tenho essas interrogações de ignorante. Obrigado pessoal

Russo,

Se sua ideia for ter um jeep 4x2 voce pode colocar a caixa do opala mesmo com um carda direto pro eixo traseiro.
Se sua ideia for ter um jeep 4x4, ai voce precisa da flange (que nada mais é do que uma peca que vai acoplar o cambio do chevette na caixa 4x4 do jeep).
Porem para ter um jeep 4x4 voce vai ter que usar a caixa do chevette, porque ja existem varios modelos de flange no mercado. Ja para caixa do opala nao existe flagne pronta, voce precisara arrumar um bom torneiro para criar uma flange para voce, e outra como a caixa do opala é mais comprida que a do chevette o carda ficara muito curto o que pode ate inviabilizar o projeto.

vavarusso
10/06/2011, 11:16
Dic3 voce foi didático nas suas respostas e eu fui um bom aluno, entendi tudo e já posso até ensinar. Muito obrigado.

vavarusso
13/06/2011, 10:25
Pessoal aprendi muita coisa aqui sobre essa adaptação, mas ainda tenho umas dúvidas que gostaria que os senhores catedráticos no assunto me tirassem: Por exemplo quero fazer a adaptação 4x4 com motor de opala 4cil e cambio do chevete 5m. Entao vai aqui a minha dúvida: Em relação a capa seca o que é preciso fazer? Ou seja a adaptação cambio x t-case eu aprendi, mas, a adaptação embreagem como deve se proceder????
Grato, Vavá Russo:euforico:

vavarusso
13/06/2011, 10:28
Pessoal aprendi muita coisa aqui sobre essa adaptação, mas ainda tenho umas dúvidas que gostaria que os senhores catedráticos no assunto me tirassem: Por exemplo quero fazer a adaptação 4x4 com motor de opala 4cil e cambio do chevete 5m. Entao vai aqui a minha dúvida: Em relação a capa seca o que é preciso fazer? Ou seja a adaptação cambio x t-case eu aprendi, mas, a adaptação embreagem como deve se proceder????
Grato, Vavá Russo:euforico:

O que eu vou precisar nessa adaptação além do motor de opala 4cil. da flange e do cambio de 5m chevete????

jipeirodesdepequeno
13/06/2011, 12:21
O que eu vou precisar nessa adaptação além do motor de opala 4cil. da flange e do cambio de 5m chevete????

a embreagem é a mesma, alias é tudo plug & use, a capa seca você pega do opala moderno (encaixa certinho no cambio chevette) só vai precisar da flange da reduzida X cambio, de resto é só fazer a fixação na travessa e botar o suporte do motor no chassis.

antonio umino
13/06/2011, 12:44
Jipeirodesdepequeno opala moderno de que ano é esta caixa seca? pode ser do 4 cilindros ou 6 cilindros.
Motor de 4 cilindros e o de 6 tem a mesma caixa seca desde quando nos opalas. Ok.. abraços.

Rodrigotche
13/06/2011, 13:02
Eu queria saber se alguem adaptou a caixa do opala 5 marchas que a parte da frente é igual a do chevette e soh muda o funil na parte de trás, ouo se trocar o eixo principal fica igual a do chevette

vavarusso
13/06/2011, 19:36
a embreagem é a mesma, alias é tudo plug & use, a capa seca você pega do opala moderno (encaixa certinho no cambio chevette) só vai precisar da flange da reduzida X cambio, de resto é só fazer a fixação na travessa e botar o suporte do motor no chassis.

Jipeiro muito obrigado, agora acho que já serei capaz de eu mesmo fazer as adaptações, e com isso irei ecionomizar dinheiro e nao vou me estressar com meca que de repente pode entender menos do que eu. Até pq eu frequento uma escola. Esse Fórum.

vavarusso
13/06/2011, 19:37
Jipeiro ainda falta uma coisa quando vcs mencionam opala moderno, quer dizer de que ano(s)??

GBarros
13/06/2011, 20:41
Cara, opala moderno são os ultimos anos: 90 a 92. Procure pela capa seca do cambio 5 marchas.

vavarusso
14/06/2011, 09:48
Caros amigos surgiu mais uma dúvida, no flange é preciso colocar um retentor ou posso fazer esse furo com diametro maior que o do eixo? Se sim. Porque?
Valeu!!!

Boaventura
14/06/2011, 12:45
Não vamos esquecer de trocar o eixo piloto do chevette pelo do opala.
Montei o meu conjunto neste final de semana, chegou a flange do Deeptec, coisa mais linda desse mundo. Sai um pouco mais caro, porém é qualidade na certa.

Usei a capa seca do opala 5 marchar + Eixo piloto do Opala + rolamento da embreagem do opala + rolamento do eixo piloto do Opala + caixa de chevette 5 marchas + Flange (carcaça da Deeptec).

O pior de todo o processo é tirar o eixo piloto do chevette e trocar pelo do opala, para isso é necessário desmontar toda a caixa e precisa de uma alicate especial para abrir as travas, senão tiver a alicate certa você não consegue abrir as travas.

Levei o conjunto para pintar, caso esteja pronto penso em tirar fotos.

Abraço para galera!!

reslima
14/06/2011, 13:01
Não é minha praia, então, apenas por curiosidade, alguem ja adaptou o cambio de chevette 4 ou 5 marchas no OHC??? Já existe flange pronta no mercado??

GBarros
14/06/2011, 14:16
Não vamos esquecer de trocar o eixo piloto do chevette pelo do opala.
Montei o meu conjunto neste final de semana, chegou a flange do Deeptec, coisa mais linda desse mundo. Sai um pouco mais caro, porém é qualidade na certa.

Usei a capa seca do opala 5 marchar + Eixo piloto do Opala + rolamento da embreagem do opala + rolamento do eixo piloto do Opala + caixa de chevette 5 marchas + Flange (carcaça da Deeptec).

O pior de todo o processo é tirar o eixo piloto do chevette e trocar pelo do opala, para isso é necessário desmontar toda a caixa e precisa de uma alicate especial para abrir as travas, senão tiver a alicate certa você não consegue abrir as travas.

Levei o conjunto para pintar, caso esteja pronto penso em tirar fotos.

Abraço para galera!!

Boaventura, só por curiosidade: Porque vc trocou o eixo piloto do cambio do chevette, se ele entra perfeitamente na embreagem do opala? As estrias são identicas. Falo isso porque não troquei o eixo piloto do meu cambio, e ele se encaixou perfeitamente na embreagem. Os tamanhos do eixo piloto eu não me lembro se são iguais, mas acredito que sejam, pois a estria do eixo piloto do cambio do chevette alcança normalmente a embreagem. Coloca fotos aí pra gente ver ok.

Rodrigo Baratti
14/06/2011, 16:03
Se deixar o eixo piloto do chevete na capa seca do opala moderno tem que cortar e emendar o eixo piloto, pois os tamanhos são diferentes.
Se não me engano tem que fazer tb uma pequena adaptação para calçar o rolamento do chevete.

[]'s

4X4GARAGE
14/06/2011, 16:12
eu montei um e só fiz um canal no piloto do chevette para pegar o rolamento do opala e mais nada!!
[]s

vavarusso
14/06/2011, 17:04
Boaventura, só por curiosidade: Porque vc trocou o eixo piloto do cambio do chevette, se ele entra perfeitamente na embreagem do opala? As estrias são identicas. Falo isso porque não troquei o eixo piloto do meu cambio, e ele se encaixou perfeitamente na embreagem. Os tamanhos do eixo piloto eu não me lembro se são iguais, mas acredito que sejam, pois a estria do eixo piloto do cambio do chevette alcança normalmente a embreagem. Coloca fotos aí pra gente ver ok.

Pessoal! Precisa ou nao precisa trocar ou emendar o eixo piloto???? Todo fala aqui que plug and play....

4X4GARAGE
14/06/2011, 17:20
no que eu montei nao emendei nada

vavarusso
14/06/2011, 17:27
Na abertura do flange onde passa o eixo piloto tem um rolamento, um retentor ou pode nao ter nada? Sendo que tenha um diametro maior??

GBarros
14/06/2011, 20:39
no que eu montei nao emendei nada

Eu também, não emendei nada, só mudei o rolamento, pois é evidente a diferença de tamanho entre o do chevette e o do opala. O do chevette não encaixa no eixo piloto do opala. Por isso que é bom a gente montar e ver que as coisas encaixam ou não encaixam. Afirmo também, é plug and play. Aconselho aqueles que tenham duvidas, vejam as fotos no inicio do topico, para não deixar nada no escuro.

4X4GARAGE
15/06/2011, 07:55
e alem do rolamento,fiz o canal da trava mais pra frente no eixo piloto

Boaventura
15/06/2011, 13:06
Galera,

Comparei peça por peça e afirmo, o eixo piloto do chevette é menor, pouca coisa, porém é menor, não trocando o eixo piloto e botando o rolamento do opala para encaixar na cabeça de porco do opala 5 marchas é necessário fazer um canal para travar este rolamento.

Resumindo, gastei pouca coisa a mais, porém terei a certeza de estar fazendo um trabalho limpo não me preocupando com o que pode acontecer mais para frente, hoje o conjunto está redondo.

Abraço.

Dic3
15/06/2011, 15:07
e alem do rolamento,fiz o canal da trava mais pra frente no eixo piloto

Tem que fazer, senao as marchas nao reduzem, pois o eixo se desloca pra frente. O meu tive que desmontar tudo pra fazer a cava e colocar no anel trava

Denis Takashi
15/06/2011, 20:41
Tem que fazer, senao as marchas nao reduzem, pois o eixo se desloca pra frente. O meu tive que desmontar tudo pra fazer a cava e colocar no anel trava

Dic,

O eixo não corre pra frente não, esse deslocamento é impedido pelo funil do cambio, que serve de apoio pra capa externa do rolamento .... para a capa interna o proprio corpo do piloto já serve de apoio...

Aliás, o funil do cambio tem de ser trocado também, pois possui alojamento para o rolamento do chevette, que é menor do que o do opala.

()´s

4X4GARAGE
16/06/2011, 08:19
Dic,

O eixo não corre pra frente não, esse deslocamento é impedido pelo funil do cambio, que serve de apoio pra capa externa do rolamento .... para a capa interna o proprio corpo do piloto já serve de apoio...

Aliás, o funil do cambio tem de ser trocado também, pois possui alojamento para o rolamento do chevette, que é menor do que o do opala.

()´s

''funil'''?que funil?

Denis Takashi
16/06/2011, 13:03
''funil'''?que funil?

Funil, muringa, aquele negocio que vaza oleo no cambio do Jeep

FLANGE FUNIL DO CAMBIO CHEVROLET C10,D10 4 MARCHAS CAMBIO PESADO - Cod: 755161 - Eletrocar SP - Tray Shopping (http://shopping.tray.com.br/oferta/flange-funil-do-cambio-chevrolet-c10-d10-4-marchas-cambio-pesado/id:755161)

()´s

4X4GARAGE
16/06/2011, 13:37
nunca pensei que o nome da moringa era funil!!!
muito obrigado

Boaventura
17/06/2011, 18:56
Até porque o rolamento do opala não cabe dentro do funil do chevette. É necessário trocar.

Quero ver se este final de semana vai estar pronto.

4X4GARAGE
17/06/2011, 22:06
voce pode tornear a moringa

Boaventura
16/07/2011, 16:39
Galera,

Ainda não ficou pronta minha caixa, a quinta não está engatando. Parece que vamos ter que desgastar a flange para dar mais curso para a direito, onde encaixará a quinta marcha.

Assim que pronto posto fotos.

O moto já está pintado e zeradinho.

‪Motor opala funcionando - Jeep 1951 CJ-3A Boaventura‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=eOhV0VLX_XM)

Abraço

Bidu
22/07/2011, 08:22
Eu não mudei nada, mesmo quando tinha o motor BF, quando coloquei o motor de opala só mandei o torneiro fazer uma especie de arruela para o assentamento do rolamento porque o furo da capa seca do opala era maior.No piloto não mexi em nada. Abraço.

ricardodimer
23/07/2011, 20:53
Boa Noite a Todos....

voltei a dar umas lidas nos posts dos meus amigos aqui, e vi q muita gente esta comentando do cambio do chevete no jeep, tenho o cambio de 4 mrchas em casa, e resolvi entrar na onda....

sei q isto já foi respondido, mas!!!

alguem faz, ou tem o contato de alguem q faz, e possa me informar se estes kits q estão a venda na net, vem completo para a instalação, ou ainda vou ter soldar, cortar, furar, amarrar, enrolar algum arame??????

tem gente q diz q SIM, e tem q diz q Não!!!

Desde já agradeço a todos,e um forte abraço....

Motor 4Cc Opala
Cambio Chevette 4 marchas
Reduzida Willys.

Boaventura
23/07/2011, 21:25
Senhores,

Ficou pronta a minha caixa 5 marchas de chevette com flange deep tec.

O mecânico irá fazer a mudança do motor e caixa não neste semana, mas na outra.303579303580303581

Segue fotos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

vavarusso
01/08/2011, 17:42
Fiz uma releitura do tópico e com a experiencia do fórum, tenho agora uma nova visão desta adaptação. Muito bom.

juleymar73
04/08/2011, 01:35
Amigos to prescisando de uma luz aqui , a caixa de chevete 5m encaixa no motor de opala sem adaptaçao? qual capa seca uso do opala ou chevete? um motor desses em um jeep comessa caixa chega em que autonomia em consumo com gasolina ?

4X4GARAGE
04/08/2011, 08:27
Amigos to prescisando de uma luz aqui , a caixa de chevete 5m encaixa no motor de opala sem adaptaçao? qual capa seca uso do opala ou chevete? um motor desses em um jeep comessa caixa chega em que autonomia em consumo com gasolina ?

pq voce nao le o tópico todo?

Boaventura
04/08/2011, 12:19
Verdade.... 4x4GARAGE

PS: O mecânico ainda não pegou para fazer o serviço.

Abraço

juleymar73
06/08/2011, 01:18
pq voce nao le o tópico todo?
valew mesmo!!!!!!!!!

Vaniel
07/08/2011, 21:03
Boa noite. Tenho visitado esta página com certa frequência ultimamente, não possuo nenhum Jipe e a única experiência que tive com este tipo de veículo foi um Munga, que aqui no Brasil foi produzido com o nome de candango. Fiquei com êle pouco tempo, mas foi o suficiente para me deixar saudades. Atualmente possuo um Ford Maverick ano 1974, que me acompanha já faz 31 anos. O carro está em ótimo estado e o seu motor que é um 6cil 3000 ainda funciona muito bem, levando-se em conta que já está com 530 mil Km rodados e nunca sofreu retífica, apenas troca de anéis e bronzinas, o que foi feito por mim mesmo. Este motor é uma evolução do BF161 que equipa o Jeep e sua mecânica e bem semelhante. Ocorre que o câmbio do meu carro infelizmente quebrou, um pedaço da aranha que prende as esferas do rolamento do primário soltou-se e foi justamente parar nos dentes da engrenagem da primeira marcha. O resultado foi a destruição de tre dentes do carretel e um adente na engrenagem de primeira marcha. Tais peças são um tanto difíceis de encontrar e quando são encontradas são a preços absurdos. É fato que o valor de alguma coisa se relaciona com a necessidade do objeto e a disponibilidade de pagar. Ora, eu não sou colecionador de automóveis antigos, não sou rico e talvez não me enquadre atualmente nem na classe média baixa, porém este carro é o meu único bem e me desgosta vê-lo estragando-se. Então lendo alguns tópicos sobre a adaptação do câmbio do Chevette no Jeep fiquei animado com a possibilidade de ver o meu possante andar outra vez. E Nesta semana adquiri um câmbio de Chevette 4 marchas, talvez até o de 5 marchas fosse melhor mas vou colocar o meu chapéu aonde eu possa pega-lo. Este câmbio é os Chevettes antigos talvez 1974 ou 1975 e está perfeito, eu o consegui por apenas 100 Reais com capa seca, alavanca e calço/travessa. Já vi por aí flanges para adaptar a caixa-seca do Chevette no BF161, mas por questão de custos vou tentar usar um flange para unir a caixa Do Chevette na capa seca do BF161. Pelas minhas medidas mesmo com o flange, o posicionamento do calço da caixa nova vai ficar uns 2 c avançado em relação a caixa antiga e isso é fácil de contornar. Como a caixa é mais curta o cardã do Maverick não servira mais e eu estou pensando eu utilizar o de um outro carro e juntá-lo na ponta estriada do Chevette, não sei se o do Opala serviria pois preciso de um cardã cerca de 20cm maior. Até aqui tudo bem, mas vem agora o que eu considero pior, o eixo primário do Chevette não sevirá pois é mais curto e com o flange ficará mais curto ainda. Uma solução seria soldar o primário do Maverick no do Chevette na medida certa do comprimento, mas queria arranjar outro jeito pois uma solda é sempre um ponto mais frágil. Vou começar a fazer com calma e conto com a colaboração dos colegas e os manterei informado dos progressos do projeto, pois talvez eles possam ser úteis a um outro colega.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.

pedro bonadio
17/08/2011, 19:33
Galera que usa câmbio do chevette e motor de opala 4 cilindros e pneus agressivos ou algum outro mais forte e usa em trilhas médias/pesadas, usa muito, abusa, e acelera sem dó... Alguém dessa turma citada acima, já quebrou o câmbio dos chevette 1.6, de 5 marchas.

Estou para fazer essa adaptação, mas tenho um pé atrás em relação à resistência desse câmbio...

Ele aguenta mais ou menos que os originais do jeep?

Alguém tem o limite de torque que essas caixas aguentam?

Aí pessoal, obrigado desde já!!

Abraços.

jipeirodesdepequeno
17/08/2011, 20:07
Cara, acho que aguenta sim, coloquei no meu jeep há pouco tempo e não me arrependo!! muito macio o cambio, além de ter a over
por aqui tem muita gente usando, tem ap 2.0 do golf bloqueado nos dois eixos e andando sem dó... e a caixa tá intacta
sobre a resistencia desse cambio com original do willys, o do chevette é muito mais forte!

A - C20/A20
B - Opala 6cil.
C - Opala 4cil.
D - Chevette 1.6
E - Chevette 1.0

Torque máximo suportado:

CL2205-A -> 30,4 Kgf
CL2205-B -> 30.4 Kgf
CL2205-C -> 19,4 Kgf
CL2205-D -> 12,85 Kgf
CL2205-E -> 30,4 Kgf
CL2205-F -> 11 Kgf

[]'s

Galera que usa câmbio do chevette e motor de opala 4 cilindros e pneus agressivos ou algum outro mais forte e usa em trilhas médias/pesadas, usa muito, abusa, e acelera sem dó... Alguém dessa turma citada acima, já quebrou o câmbio dos chevette 1.6, de 5 marchas.

Estou para fazer essa adaptação, mas tenho um pé atrás em relação à resistência desse câmbio...

Ele aguenta mais ou menos que os originais do jeep?

Alguém tem o limite de torque que essas caixas aguentam?

Aí pessoal, obrigado desde já!!

Abraços.

pedro bonadio
18/08/2011, 10:40
Essa caixa suporta só 12kgfm de torque?

Claudio Almeida Machado
18/08/2011, 13:54
Caros amigos, estou para fazer um flange para adptar na caixa de chevette na t-case do willys, estava vendo no forum e gostaria de saber qual são as dimensões e/ou o numero do retentor que trabalha atrás do rolamento no flange de união?

Outra coisa alguém ja fez o flange para adptar no motor willys e tenha fotos e/ou o desenho deste flange?

Me falaram que as engrenagem da caixa de chevette 4 e 5 marchas são iguais até a 4ª é verdade?

Abraço a todos

Guille
24/08/2011, 16:02
Olá pessoal,

Peguei um CJ5 com motor original 6 cilindros e 3m.

possuo uma gaiola pra brincar no barro, quero esse jeep pra rodar na Cidade mesmo, a única estrada de chão que ele pegaria são 18 km até o sítio, mas que é sempre bem tranquilo, hoje faço de carro pequeno mesmo.

Estou pensando em comprar na donatti4X4 um kit de adaptação para 5m do chevete:
::.Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road.:: (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=638375&idcategoria=8588&Nivell=&Categorias=)

A pergunta é:
É o mais indicado para mim? já que irei rodar basicamente na cidade?
Melhora consideravelmente o consumo?
Comprando este kit o que mais precisarei comprar?

jipeirodesdepequeno
24/08/2011, 20:58
Essa caixa suporta só 12kgfm de torque?

na teoria sim, mas na pratica como muitos ja comprovaram aguenta mais....

jipeirodesdepequeno
24/08/2011, 21:02
Tem flange pronta pra isso, da uma olhada: Flange Willys Capa Seca X Caixa Do Chevette - R$ 350,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194472555-flange-willys-capa-seca-x-caixa-do-chevette-_JM)
Esse vendedor (coelho) é aqui do forum, da uma falada com ele aqui ou mercadolivre, sobre o retentor ele pode te ajudar, pois ele fabrica esse outro flange que você quer tambem
Sobre as engrenagens do cambio 4 e 5m ja ouvi falar isso, me parece que a fraca é a "ré" e a "5ª" só...
[]'s

Caros amigos, estou para fazer um flange para adptar na caixa de chevette na t-case do willys, estava vendo no forum e gostaria de saber qual são as dimensões e/ou o numero do retentor que trabalha atrás do rolamento no flange de união?

Outra coisa alguém ja fez o flange para adptar no motor willys e tenha fotos e/ou o desenho deste flange?

Me falaram que as engrenagem da caixa de chevette 4 e 5 marchas são iguais até a 4ª é verdade?

Abraço a todos

jipeirodesdepequeno
24/08/2011, 21:08
Na minha opinião, se a sua caixa está boa não tem porque trocar....massss o cambio do chevette não é nada mau, além de ter um encaixe de marcha bem suave, as marchas serão bem melhores escalonadas, conseqüentemente maior economia de combustivel
Esse flange que vc indicou é excelente!, além desse kit você vai precisar do flange para motor Willys x cambio do chevette: Flange Willys Capa Seca X Caixa Do Chevette - R$ 350,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194472555-flange-willys-capa-seca-x-caixa-do-chevette-_JM)
depois tera que ser feito um leve trabalho no comprimento dos cardans, pq o comprimento é diferente do original, depois disso é só aproveitar :concordo:
[]'s

Olá pessoal,

Peguei um CJ5 com motor original 6 cilindros e 3m.

possuo uma gaiola pra brincar no barro, quero esse jeep pra rodar na Cidade mesmo, a única estrada de chão que ele pegaria são 18 km até o sítio, mas que é sempre bem tranquilo, hoje faço de carro pequeno mesmo.

Estou pensando em comprar na donatti4X4 um kit de adaptação para 5m do chevete:
::.Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road.:: (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=638375&idcategoria=8588&Nivell=&Categorias=)

A pergunta é:
É o mais indicado para mim? já que irei rodar basicamente na cidade?
Melhora consideravelmente o consumo?
Comprando este kit o que mais precisarei comprar?

Guille
25/08/2011, 10:20
Valeu Jipeirodesdepequeno pela ajuda...

a Caixa está boa sim, sem problema algum, a única questão é que realmente não vou fazer trilhas reais, só umas estradinhas de chão e nada mais, então pensei numa melhor desenvoltura na cidade e melhor economia.

Mas acho que vou esperar pra quaaaaaaando der algum problema na caixa original....rs

vavarusso
25/08/2011, 10:53
O que realmente se ganha na colocação do cambio do chevete com motor e reduzida willys, além do conforto nas trocas?

jfwebber
25/08/2011, 11:28
Vi que vc é de Canoas.

Em qual oficina vc colocou o cambio de Chevette?

SDS

Tem flange pronta pra isso, da uma olhada: Flange Willys Capa Seca X Caixa Do Chevette - R$ 350,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194472555-flange-willys-capa-seca-x-caixa-do-chevette-_JM)
Esse vendedor (coelho) é aqui do forum, da uma falada com ele aqui ou mercadolivre, sobre o retentor ele pode te ajudar, pois ele fabrica esse outro flange que você quer tambem
Sobre as engrenagens do cambio 4 e 5m ja ouvi falar isso, me parece que a fraca é a "ré" e a "5ª" só...
[]'s

pedro bonadio
25/08/2011, 14:30
E ai, galera, essa caixa aguenta mais ou menos que a original? E quando quebra que engrenagem é a mais comum? Ouvi falar que é a da 5ª.?

jipeirodesdepequeno
25/08/2011, 19:07
Conheço varias oficinas boas aqui em canoas, ultimamente tenho feito numa mecânica que o dono faz trilha com agente...
Mecânica Baltazar Rua Latino Coelho 250, Bairro Estancia Velha, se quiser mais detalhes manda MP...
[]'s

Vi que vc é de Canoas.

Em qual oficina vc colocou o cambio de Chevette?

SDS

jipeirodesdepequeno
25/08/2011, 19:08
E ai, galera, essa caixa aguenta mais ou menos que a original? E quando quebra que engrenagem é a mais comum? Ouvi falar que é a da 5ª.?

Sim aguenta mais que a original, é mais forte mas não é uma caixa de bandeirante ou clarck de pickup (c10, c20 etc)
A mão de obra é bem mais barata, vale a pena
[]'s

lucciano amaral
26/08/2011, 09:17
Amigos essa caixa do chevete aguenta um motor de opala 6cc?

marquinho
26/08/2011, 10:17
Maravilhosa a caixa de chevette, ja tive a de 5 e agora optei pela a caixa de 4 marchas, Maravilhosa na cidade e na trilha pesada é perfeita. Indico a todoos jipeiros, Eu uso no motor de opala 4cc, um amigo usa no motor original 6cc. Nunca tive problemas.

Claudio Almeida Machado
30/08/2011, 15:47
Boa tarde
Pq vc trocou de 5 M para a de 4 M? Pessoal comenta que a caixa de 4 e mais resistente do que a 5, verdade? Por isso vc trocou?
Abraço

fonsek
14/09/2011, 21:31
boa noite estou adaptando caixa do chevete eu vi q o lucena furo o entalhado do cambio alguem sabe com q broca concigo fura lembrado e cementado ow com tira essa cementaçao
valew

fonsek

bajeiro do sul
16/09/2011, 22:20
Maravilhosa a caixa de chevette, ja tive a de 5 e agora optei pela a caixa de 4 marchas, Maravilhosa na cidade e na trilha pesada é perfeita. Indico a todoos jipeiros, Eu uso no motor de opala 4cc, um amigo usa no motor original 6cc. Nunca tive problemas.

Amigos, gostaria de deixar aqui meu comentário a respeito da caixa do chevette, troquei a willys pela do chevette, porque a willys sempre estragava e era carisimo o conserto, pelo conserto de uma willys, compro 4 de chevette 5 marchas. Possuo motor original willys 6 cilindros, pneus frontiera 265 x 75 x 15, posso dizer que para mim foi ótimo, ja fiz varias trilhas bem pesadas e a caixa esta perfeita, para andar na cidade é uma delicia, e na trilha não deixa a desejar, os engates são muito suaves e precisos, parece um chevette, porque será. Dizem que a caixa de 4 marchas é um pouco mais forte, mas a de 5 marchas possui a ré montada junto no grupo principal, isto deixa o conjunto (principalmente a ré) mais resistente. a quantidade de marchas para escolher com a caixa 5 marchas é absurdamente boa, a primeira é mais curta que a da willys 4 marchas, e o escalonamento é muito bom, sempre tem uma marcha para cada velocidade. para motores 6 cc original e motor de opala 4 marchas é otima, para motores maiores tenho dúvidas

abraço a todos

jecaov8
18/09/2011, 21:48
[QUOTE=fonsek;1525868]boa noite estou adaptando caixa do chevete eu vi q o lucena furo o entalhado do cambio alguem sabe com q broca concigo fura lembrado e cementado ow com tira essa cementaçao
valew
o centro do eixo é mole fure com broca comum 10,5 mm no torno e passe um macho 3 etapas de 12x1,50 mm profundidade 30 mm de rosca use um parafuso de duresa 8.8 e torneie uma arruela pra caber no centro da engrenagem , aqui nós fazemos o encherto da luva do cardam do chevete no centro da engrenagem willis prensada a 10 ton e soldada na tig num veio aberto na engrenagem em volta da luva feito no torno , com o kit deeptec tudo isso é dispensado .

Alemao4x4
15/12/2011, 13:49
Meu irmão tem um cj5 com motor de opala alcool e caixa de chevete e depois que ele colocou a bobina do gol mi ficou eo bicho anda muito :parede:
Amigo eu comprei uma bobina desta e tentei instalar, mas do jeito que eu achei que era não funciona, você ou alguém aqui do forum, tem o esquema elétrico de como ligá-la?

Charles Jeep 54
15/12/2011, 14:20
Amigo eu comprei uma bobina desta e tentei instalar, mas do jeito que eu achei que era não funciona, você ou alguém aqui do forum, tem o esquema elétrico de como ligá-la?
so levar num eletricista que ele instala facim facim... so cuidar pra ver se a bobina que vc comprou é de 3 puinos ou de 2 a correta é de 2 pinos..

{4x4}'s

Luan de Brito
17/12/2011, 12:27
bajeiro, como é a velocidade final dela na estrada? quanto chega?quanto pega um ladeira ela abre o bico?

Alexandre Jeep Vermelho
19/12/2011, 16:00
Olá Luan, a velocidade final depende do diferencial e também do pneu utilizado, mas você realmente utiliza a velocidade final? rssss
Exemplo - Willys com BF161 + 3m original - Final de 124 km/h@4000 RPM (calculado claro... rssss)
BF161 + 4m Chevette - 124 km/h@4000 RPM mesma final... pois a caixa é mais reduzida, neste caso responde a segunda pergunta, na ladeira ela é "mais forte" que a original... com a vantagem de ter as marchas com distribuição melhor, primeira mais curta, segunda..., etc.
Espero ter ajudado

gustavo seixas
20/12/2011, 00:30
qual é melhor a de 4 ou 5m?
qual a melhor configuração, bf, ap, 6cc opala ou ohc?
o que é preciso para fazer a adaptação e onde encontro ?
estou perguntando pois estou com um ohc com cx de 3m e tô querendo mudar tudo, mtr e cx, se alguém puder ajudar fico muito grato!!!

Alexandre Jeep Vermelho
20/12/2011, 06:27
Oi Gustavo, sua pergunta vai criar tanta polêmica que é melhor nem responder rsssss. Só vou dar um pitaco na caixa... vai de 4M, além de custar 1/3 da outra, vai usar a 5a onde???? ou quantas vezes?? rssss
Abraço

M-Beltrame
20/12/2011, 09:40
Eu tenho a de 5m, o escalonamento não é bom e a quinta não da pra usar(meu jeep tem opala 4 e relação 43/8), mas eu já li aqui no fórum na seção gaiolas q o de 4m tem a ré frágil.
Alias alguém tem a relação de marchas dos câmbios?

Alexandre Jeep Vermelho a pergunta só vai dar polemica se aparecer algum mané q acha q oq é dele é melhor e o resto não presta...

T+

Dic3
20/12/2011, 09:53
Realmente, colocar 5 marchas é só pra quem pega estrada como no meu caso. Nao uso a quinta dentro da cidade nunca.

jipeirodesdepequeno
20/12/2011, 11:53
Coloquei o cambio 5m do chevette e ficou muito bom, pra passeios a 5m fica excelente!! motor não fica esguelado, tem marcha pra toda situação, motor de opala 4cil, vai depender pra que vc vai usar o jeep

Realmente, colocar 5 marchas é só pra quem pega estrada como no meu caso. Nao uso a quinta dentro da cidade nunca.

mali9ski
20/12/2011, 19:08
Eu tenho a de 5m, o escalonamento não é bom e a quinta não da pra usar(meu jeep tem opala 4 e relação 43/8), mas eu já li aqui no fórum na seção gaiolas q o de 4m tem a ré frágil.
Alias alguém tem a relação de marchas dos câmbios?

Alexandre Jeep Vermelho a pergunta só vai dar polemica se aparecer algum mané q acha q oq é dele é melhor e o resto não presta...T+

Amigo não é exatamente a ré que é fragil, seria apenas a trava da engrenagem, uns pingo de solda na trava não incomoda mais...

dai se o cara fala, e se for mexe.....ela desmonta mesmo com essa trava soldada...

eu prefiro a 4m, a 5marchas a 5ª loca, é meio de plastico, e pode te deixar na mão,

a engrenagem do lado direito da foto é a dá que eu soldei....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=271864&d=1300661526

valew....

M-Beltrame
20/12/2011, 19:25
Se a quinta quebrar o cambio inteiro quebra?
Uq quebra a engrenagem mesmo ou outra coisa? se a 5º quebrar ainda da para usar as outras marchas certo?

T+

Alexandre Jeep Vermelho
21/12/2011, 14:10
Olá M-Beltrame, a relação de marchas é a seguinte (para o 1.6).
Chevette 4M - 1a 3,746:1; 2a 2,157:1; 3a 1,38:1; 4a 1,00:1.
Chevette 5M - igual, mais 5a 0,84:1
A caixa do 1.0 (bastante difícil de encontrar) é um pouco mais reduzida:
1a 4,28:1; 2a 2,31:1; 3a; 4a e 5a iguais.
Abraços

mali9ski
21/12/2011, 15:42
Se a quinta quebrar o cambio inteiro quebra?
Uq quebra a engrenagem mesmo ou outra coisa? se a 5º quebrar ainda da para usar as outras marchas certo?

T+

Eu não me lembro exatamente o que quebra, faz muito tempo que não mexemos mais com os cambios de chevette, e para os nossos hobies, só usamos a 4 marchas, mas que eu lembre não trancava,mas dependendo do que quebrar pode trancar...

valew.....

gustavo seixas
21/12/2011, 22:19
bl, pelo q pude ver o de 4m é melhor(só tem q soldar a trava da ré como disse o nosso amigo), "desde q num pegue estrada"
e o mtr? tô querendo um ap 2.0 injetado, o q os amigos acham? a cx aguenta bem ele?

gustavo seixas
21/12/2011, 22:23

qual o seu mtr?

fm_fowi
21/12/2011, 23:43
boa noite pessoal,

estou pensando em colocar a seguinte configuração no meu 51, motor ap 1.8 carburado, cambio chevette 5m(1.0), e reduzida do willys original do jeep.
Gostaria da dica de vc´s sobre oque devo correr atrás já q pretendo comprar td antes montar o sistema e para depois monta-lo no jeep e não deixa-lo muito tempo de molho?
quais flanges vc´s me indicão pois prentendo tentar fazer o maximo possivel em casa e so leva-lo para oficina para mudar as posição dos coxins e montar o conjunto. Lembrando que meu jeep ainda está com o motor original(continental 4cc).

agradeço a ajuda desde já.

abraços

Alexandre Jeep Vermelho
22/12/2011, 09:01
Olá fm_fowi,
Há bastante oferta de "kits" prontos para AP x cambio chevette, veja na Recuperg e até mesmo no ML. O que sai caro é a flange cambio x T-Case, mas também tem achar no ML.
Vai fazer o que com o Continental? Tem interesse de vender?
Abraço

M-Beltrame
22/12/2011, 09:47
Fm_fowi compra coisa de marca conhecida, o meu amigo foi montar gm 4cc + cambio de chevette+ flange desconhecida + reduzida original. A flange quebrou, e quem levou a fama de ruim??? o meca e o cambio q não presta pra colocar em jeep.

T+

fm_fowi
22/12/2011, 11:53
Boa tarde Alexandre,

Já dei uma pesquisada sobre flanges, mas oque eu fiquei na duvida era sobre qual flange usar já que tem kit´s q vêm com carter, embreagem e varias coisas e têm kit´s só vem a flange e parafusos.
Qual dos dois kit´s é usado para faze a adaptação do ap + caixa chevette?
Da flange da reduzida todas que eu achei eram composta pelos mesmos componente.

Abraços

Paulo

Alexandre Jeep Vermelho
22/12/2011, 18:07
Olá Paulo,
Quanto a flange cambio x T-Case, recomendo as do modelo que tem para vender na Donatti ou na Zezo (apenas como ilustração, tem outros que vendem as mesmas), na faixa de R$ 850,00. Há outro modelo, bem mais barata, mas bem diferente destas acima, falei com um amigo que instalou e não gostou... Vou comprar a mais cara :( melhor gastar agora preparado do que ter surpresas depois... rssss
Abraço

Marcelo
22/12/2011, 19:18
fm_fowi,

Não sou fã de motor AP em Jeep, mas já que você acha uma boa opção opte pelo 2.0 Injetado! Pode até ser um 1.8 injetado, mas não um carburado. Esqueça o carburador.

[s]

fm_fowi
22/12/2011, 20:09
Marcelo,

Porque que vc acha que o ap 1.8 carburado não ficaria uma boa adaptação para 1 CJ3A?
Estou dando uma estudada e pra te falar verdade ainda não tenho 100% de certeza se vou ficar com o AP 1.8 ou o GM 151.
Dei uma pesquisada e pelos preços que estão cobrando no AP 2.0 injetado para mim ainda não dá...

joao jose galvao
22/12/2011, 20:21
coloquei no meu cj5 1978 motor ohc o kit da adap-brasil caixa chevette 5m estou gostando nao teve nada de gambiarra.

Alexandre Jeep Vermelho
22/12/2011, 22:40
Paulo,
Como eu já disse antes, escolha entre AP x BF x GM dá muita discussão. Mas vou dar minha opinião, espero que os "críticos de plantão" não levem para o lado pessoal rsss.
Sinceramente? é para fazer trilhas? vai de GM! já vi várias adaptações e acho que na relação custo benefício, torque x rotação, o GM dá e sobra... Gostei tanto que estou fazendo a troca do meu BF pelo GM 4 cilindros. Mas como eu já disse é questão de gosto. Experimente bastante antes de fazer a conversão.
Abraço

fugger
23/12/2011, 08:44
coloquei no meu cj5 1978 motor ohc o kit da adap-brasil caixa chevette 5m estou gostando nao teve nada de gambiarra.

Fotos

[]´s

bajeiro do sul
23/12/2011, 09:17
Amigo
comprei meu flande da reduzida willys para a caixa do chevette 5m, na internet, acho que mercadolivre, de uma cara de curitiba. ja veio com um novo suporte de caixa, pequeno cardan para adaptar na sobrecaixa e rolamento de embreagem, so tive de dizer qual embreagem usaria, a gm ou willys, nomeu caso usei a willys mesmo. paguei R$350,00 e ainda fiz em tres vezes no cartão. ficou ótima e foi so chegar e montar. o flange caixa chevette no motor willys eu fiz em casa com ajuda de um mecanico, de um lado a furação do chevette, do outro a willys,sem misterios, se quiser tenho fotos mas não consigo postar aqui

abraços

boa noite pessoal,

estou pensando em colocar a seguinte configuração no meu 51, motor ap 1.8 carburado, cambio chevette 5m(1.0), e reduzida do willys original do jeep.
Gostaria da dica de vc´s sobre oque devo correr atrás já q pretendo comprar td antes montar o sistema e para depois monta-lo no jeep e não deixa-lo muito tempo de molho?
quais flanges vc´s me indicão pois prentendo tentar fazer o maximo possivel em casa e so leva-lo para oficina para mudar as posição dos coxins e montar o conjunto. Lembrando que meu jeep ainda está com o motor original(continental 4cc).

agradeço a ajuda desde já.

abraços

M-Beltrame
23/12/2011, 10:42
Marcelo,

Porque que vc acha que o ap 1.8 carburado não ficaria uma boa adaptação para 1 CJ3A?
Estou dando uma estudada e pra te falar verdade ainda não tenho 100% de certeza se vou ficar com o AP 1.8 ou o GM 151.
Dei uma pesquisada e pelos preços que estão cobrando no AP 2.0 injetado para mim ainda não dá...
Se o motor injetado esta fora de cogitação eu iria de GM, ele é tem mais torque em baixa e não precisa de flange para o cambio do chevette(é só colocar a capa seca do opala moderno) e nisso vc já economiza o dindim q vai na adaptação.
EU só colocaria ap se fosse injetado, ai não tem comparação pq depois q acertou o motor não mexe nunca mais.

T+

Marcelo
25/12/2011, 17:24
fm_fomi,

Indico o injetado pelo mesmo motivo citado pelo Beltrame. O injetado você não precisar dar muita manutenção, uma vez regulado é só alegria. Se for para optar por um motor carburado, prefira um motor com mais torque que o AP, como é o caso do Opala 4 cilindros. Mas isso tudo é uma questão de uso + gosto.

[s],

Alemao4x4
26/12/2011, 20:55
uma opção bem mais facil é colocar o carburador do bf 161 (d-228)com o difusor e gicleur na medida do orginal, o motor go-devil tem a cilndrada de 2200 por incrivel que pareça e a carburação de fusca, o simples, é para no maximo 1600 cc e num motor completamente diferente, tende a render menos e de consequência gastar muito mais, fica bom ali um motor AP-2.0, com ou até mesmo sem injeção.

gustavo seixas
23/02/2012, 11:04
em matéria de alimentação deve-se manter o mais perto do original

ortiz
25/02/2012, 21:43
Ola pessoal, sou mais feliz proprietario de um cj com motor bf e cambio chevette 5 marchas............ simplesmente um SHOWWWWWWW ficou a adaptação.

valeu

juleymar73
26/02/2012, 01:24
Ola pessoal, sou mais feliz proprietario de um cj com motor bf e cambio chevette 5 marchas............ simplesmente um SHOWWWWWWW ficou a adaptação.

valeu
Ola amigo vc usa a caixa do chevete no bf , pois ja pensei por varias vezes em por no meu jeep mais sempre desanimo por um motivo , as alavancas do cambio e da T-Case ficam + ou - 17 cm pra tras isso me desanimou , como vc resolvel esse problema , vc poderia posta umas fotos pra eu ter uma noçao de como ficou a posiçao das alavancas.

ortiz
26/02/2012, 10:22
O jeep esta em Minas e eu atualmente mora em sao paulo. Devo ir daqui a 15 dias pro sitio, dai tiro as fotos e posto aqui
incluisive a referencia vai ficar boa pois a antiga parte do assoalho com os furos por onde saiam as alavancas esta no lugar. No cambio do chevete eu soldei a alavanca da kombi e ficou otimo, altura e facilidade de achar a peça em qq loja de peças.

juleymar73
26/02/2012, 15:50
O jeep esta em Minas e eu atualmente mora em sao paulo. Devo ir daqui a 15 dias pro sitio, dai tiro as fotos e posto aqui
incluisive a referencia vai ficar boa pois a antiga parte do assoalho com os furos por onde saiam as alavancas esta no lugar. No cambio do chevete eu soldei a alavanca da kombi e ficou otimo, altura e facilidade de achar a peça em qq loja de peças.

Ok Amigao vou ficar no aguardo pois me interesso muinto por essa adaptaçao nao achei ninguem por aqui que me esclarecesse com clareza com fotos e ate mesmo um jeep pra eu ver pessoalmente a adaptaçao , valew abraço.

ortiz
26/02/2012, 19:35
Pode ficar esperando, e pena que estamos longe senao vc podia ir ate campanha ou tres coraçoes ver pessoalmente ou mesmo levar no meu mecanico pra adaptar pra vc.........
ha braços

vavarusso
25/03/2012, 12:14
Chegou meu GM 151 moderno, ganhei uma moringa do 5m chevete para ajudar no projeto de construção da flange.337984337985

vavarusso
26/03/2012, 14:33
Pessoal boa tarde, como devo fechar esses dutos da T-case, que antes se comunicavam com a caixa. Que material devo usar?

vavarusso
27/03/2012, 13:43
Boa tarde!
Bem ja li esse topico mais de uma vez, mais agora que estou com T-case na bancada, a moringa 5m e o eixo entalhado do cambio chevete 5m, tive uma surpresa, pois pelo que li esse eixo era p&p na reduzida, e nao passa nem perto, já que tem um diametro muito menor do diametro da engrenagem da reduzida... Será que tem ser soldado o eixo da caixa original no eixo entalhado do chevete????????
Alguém poderia me deixar menos ignorante? SOS!!!!
Logo posto foto da situação.

Dic3
27/03/2012, 13:57
Vava vamos por partes.

A moringa que voce tem é a do chevette 5m entendi certo?
Se for entao ta errado, voce precisa da moringa (ou capa seca) do opala 5m ou opala moderno.

Em relacao a ligacao entre a caixa de chevette e a T-case voce precisa ocnfeccionar um eixo que ira fazer esse casamento. Esse eixo consiste em um pedaco de luva de chevette (que originalmente no chevette é a ponta do cardã) e na outra ponta um estriado para encaixar na engrenagem da t-case (um pedaco de eixo entalhado). Voce vai mandar fazer a emenda desses dois itens com algum torneiro bom, mas tem que ser bom pois se a emenda quebrar voce fica sem tracao nenhuma.

Se voce vai fazer a flange com uma chapa de aço de 10mm (como fiz a minha) essa propria chapa se encarrega de fechar os furos de vao da t-case pra caixa de chevette.

Cara, se tiver mais alguma duvida me da um grito

M-Beltrame
27/03/2012, 14:54
Só para enriquecer o tópico vim colocar "a quantas anda" o meu cambio de chevette 5m... e infelizmente ele anda mal... A primeira ( engata meio justo mas engata) a segunda (quase sempre raspando, antes q alguem fale q é o piloto, não é:mrgreen:) e a ré ( quase sempre tem q engatar a quinta pra depois engatar ela se não, não vai), o resto ta normal, só to esperando termina de mue tudo pra colocar uma clarck 4m da f1000 ai qro ver qbra.
O meu motor é o gm 151 (opala 4cil).

T+

vavarusso
27/03/2012, 15:41
Chegou meu GM 151 moderno, ganhei uma moringa do 5m chevete para ajudar no projeto de construção da flange.337984337985
Dic muito obrigado!
Em relação a moringa que eu chamo é esta peça ai em liga de aluminio.
Nao entendi direito como faz a junção entre caixa e a T-case. Eu achava que era P&P, depois analisando que era preciso cortar o eixo entalhado do chevete e soldar a ponta do eixo da caixa willys. Gostaria de mais detalhe. MUito obrigado

vavarusso
27/03/2012, 15:46
Vava vamos por partes.

A moringa que voce tem é a do chevette 5m entendi certo?
Se for entao ta errado, voce precisa da moringa (ou capa seca) do opala 5m ou opala moderno.

Em relacao a ligacao entre a caixa de chevette e a T-case voce precisa ocnfeccionar um eixo que ira fazer esse casamento. Esse eixo consiste em um pedaco de luva de chevette (que originalmente no chevette é a ponta do cardã) e na outra ponta um estriado para encaixar na engrenagem da t-case (um pedaco de eixo entalhado). Voce vai mandar fazer a emenda desses dois itens com algum torneiro bom, mas tem que ser bom pois se a emenda quebrar voce fica sem tracao nenhuma.

Se voce vai fazer a flange com uma chapa de aço de 10mm (como fiz a minha) essa propria chapa se encarrega de fechar os furos de vao da t-case pra caixa de chevette.

Cara, se tiver mais alguma duvida me da um grito

DIC, um pedaço do eixo entalhado do Jeep??? O pedaço da luva do chevete vai soldado onde? Nao é só soldar um pedaço do eixo willys no eixo da caixa do chevete????
Moringa que me referir nao é capa seca e sim parte do cambio onde fica a alavanca. Obrigado DIC!!!

Dic3
27/03/2012, 15:58
Dic muito obrigado!
Em relação a moringa que eu chamo é esta peça ai em liga de aluminio.
Nao entendi direito como faz a junção entre caixa e a T-case. Eu achava que era P&P, depois analisando que era preciso cortar o eixo entalhado do chevete e soldar a ponta do eixo da caixa willys. Gostaria de mais detalhe. MUito obrigado

Ah ok, isso nada mais é do que a tampa da caixa de cambio do chevette.

Para fazer a juncao da caixa com a t-case voce precisa de uma flange. Essa flange pode ser construida por voce mesmo (com o auxilio de um torneiro) ou voce pode comprar pronta. Ha diversos fabricantes que podem te vender a flange ja com o eixo pronto ou apenas a flange e voce corre atras do eixo.
Eu recomendo voce comprar a flange pois tentar fabricar vai demandar de conhecimento e experiencia fora mao de obra e gasto com material e tempo que no final das contas ficara elas por elas.
Aqui em Curitiba tem um cara que vende a flange pronta com o eixo usinado (nao é emendado) talvez possa ser uma solucao interessante e barata pra voce, pois se colocar na ponta do lapis o valor acabara ficando igual senao superior a construir ums flange. O fabricante é o coelho e vende os produtos no mercado livre.
Eu comprei um kit de flange desse com ele que vou usar na minha proxima montagem.

Mas se a ideia é meter a cara e fazer voce mesmo a flange, voce vai precisar comprar uma luva do cardã do chevette cortar e emendar numa ponta de eixo entalhado willys.
Para fazer a flange voce vai precisar comprar uma chapa quadrada de aco 1020 de 10-12mm de espessura e 30cm de largura e altura, levar ao torneiro e abrir um furo no meio para passagem desse eixo feito com luva de chevette. Irá mandar abrir um rebaixo para o encaixe do rolamento original willys de um lado e rebaixo para um retentor igual a da saida da caixa do chevette do outro. Essa chapa ou flange ficara presa na caixa do chevette atravas da fixacao que tem na saida da caixa (voce fara uma orelha em angulo reto para fixar na parte de baxo da caixa). Sera preciso fazer tambem dois bracos da chapa até os parafusos de fixacao da tampa da caixa para aumentar a resistencia. Na chapa tambem voce fara os furos para fixacao na t-case.
Vai demandar um bom torneiro para fazer essa peça, por isso pense na possibilidade de pegar um kit de flange ja pronto, que é só montar.

Dic3
27/03/2012, 16:03
DIC, um pedaço do eixo entalhado do Jeep??? O pedaço da luva do chevete vai soldado onde? Nao é só soldar um pedaço do eixo willys no eixo da caixa do chevete????
Moringa que me referir nao é capa seca e sim parte do cambio onde fica a alavanca. Obrigado DIC!!!

Sim, afinal voce nao pode emendar o eixo da saida da caixa diretamente a uma ponta de eixo entalhado de willys. Aquecer aquele material é matar a peca na hora!
O que voce vai fazer é um adaptador (vamos chamar assim) onde de um lado ele é um tubo estriado para encaixar na saida da da caixa de chavette e do outro um estriado externo para encaixar dentro da engrenagem da t-case.

4X4GARAGE
27/03/2012, 16:11

esse motor é do antigo omi!!!tira o volante do motor e ve se tem retentor!?!?!

vavarusso
27/03/2012, 17:59
Sim, afinal voce nao pode emendar o eixo da saida da caixa diretamente a uma ponta de eixo entalhado de willys. Aquecer aquele material é matar a peca na hora!
O que voce vai fazer é um adaptador (vamos chamar assim) onde de um lado ele é um tubo estriado para encaixar na saida da da caixa de chavette e do outro um estriado externo para encaixar dentro da engrenagem da t-case.
Vê se estou entendendo, Vou cortar uma luva do cardan do chevete, assim obtenho um tubo estriado o qual vou soldá-lo no eixo da cx chev. do outro lado vou soldá-lo num pedaço do eixo entalhado da caixa willys. Certo??? Porém o eixo entalhado willys entra na luva, pois a luva (acho) deve ter um diametro menor, já que ela é para o eixo do chevete que é muito mais fino que o do willys.
Dic muito obrigado.

vavarusso
27/03/2012, 18:01
esse motor é do antigo omi!!!tira o volante do motor e ve se tem retentor!?!?! Ele, o vendedor dono de FV, me garantio que é com retentor. Eu esperei foi tempo pra ele con seguir esse GM pra mim. Vou rerificá-lo
Obrigtadao pelo apoio! Vou ligar!!!

vavarusso
27/03/2012, 18:06
Ah ok, isso nada mais é do que a tampa da caixa de cambio do chevette.

Para fazer a juncao da caixa com a t-case voce precisa de uma flange. Essa flange pode ser construida por voce mesmo (com o auxilio de um torneiro) ou voce pode comprar pronta. Ha diversos fabricantes que podem te vender a flange ja com o eixo pronto ou apenas a flange e voce corre atras do eixo.
Eu recomendo voce comprar a flange pois tentar fabricar vai demandar de conhecimento e experiencia fora mao de obra e gasto com material e tempo que no final das contas ficara elas por elas.
Aqui em Curitiba tem um cara que vende a flange pronta com o eixo usinado (nao é emendado) talvez possa ser uma solucao interessante e barata pra voce, pois se colocar na ponta do lapis o valor acabara ficando igual senao superior a construir ums flange. O fabricante é o coelho e vende os produtos no mercado livre.
Eu comprei um kit de flange desse com ele que vou usar na minha proxima montagem.

Mas se a ideia é meter a cara e fazer voce mesmo a flange, voce vai precisar comprar uma luva do cardã do chevette cortar e emendar numa ponta de eixo entalhado willys.
Para fazer a flange voce vai precisar comprar uma chapa quadrada de aco 1020 de 10-12mm de espessura e 30cm de largura e altura, levar ao torneiro e abrir um furo no meio para passagem desse eixo feito com luva de chevette. Irá mandar abrir um rebaixo para o encaixe do rolamento original willys de um lado e rebaixo para um retentor igual a da saida da caixa do chevette do outro. Essa chapa ou flange ficara presa na caixa do chevette atravas da fixacao que tem na saida da caixa (voce fara uma orelha em angulo reto para fixar na parte de baxo da caixa). Sera preciso fazer tambem dois bracos da chapa até os parafusos de fixacao da tampa da caixa para aumentar a resistencia. Na chapa tambem voce fara os furos para fixacao na t-case.
Vai demandar um bom torneiro para fazer essa peça, por isso pense na possibilidade de pegar um kit de flange ja pronto, que é só montar.
Parece que so precisa soldar no eixo willys, pois a outra extremidade tem o fresado interno da luva que se encaixará no externo do eixo.... Nao é isso?
Em relação a flange Dic acho que muito fácil.

vavarusso
27/03/2012, 18:31
338463338464338465Fotos do eixo e engrenagem

Dic3
27/03/2012, 20:35
Vê se estou entendendo, Vou cortar uma luva do cardan do chevete, assim obtenho um tubo estriado o qual vou soldá-lo no eixo da cx chev. do outro lado vou soldá-lo num pedaço do eixo entalhado da caixa willys. Certo??? Porém o eixo entalhado willys entra na luva, pois a luva (acho) deve ter um diametro menor, já que ela é para o eixo do chevete que é muito mais fino que o do willys.
Dic muito obrigado.
Nao cara, voce nao vai soldar na caixa do chevette, como disse se aquecer aquele eixo voce mata a caixa de cambio. Voce vai soldar é esse pedaco de luva de chevette num pedaco de estriado de willys, apenas isso.
Em relacao ao diametro eles sao bem parecidos para nao dizer iguais. Fazendo uma boa solda e depois passando no torno para alisar fica muito bom. Mas lembro leve em alguem que saiba fazer essa emenda.

Dic3
27/03/2012, 20:37
338463338464338465Fotos do eixo e engrenagem

Pode remontar a caixa, o maximo que voce vai fazer nessa caixa é uma pequena cava la no eixo piloto para travar no rolamento e nao deixar o eixo piloto vindo pra frente e pra tras. NADA MAIS

Dic3
27/03/2012, 20:39
Parece que so precisa soldar no eixo willys, pois a outra extremidade tem o fresado interno da luva que se encaixará no externo do eixo.... Nao é isso?
Em relação a flange Dic acho que muito fácil.

exatamente, de um lado ficara um estriado interno (feito de uma luva de chevette para encaixar na caixa de chevette) e do outro lado estriado externo (feito de um eixo entalhado de willys para encaixar na engrenagem da t-case)

Dic3
27/03/2012, 20:44
Vavarusso, esse topico de ciaxa de chevette nao é tao completo quando outro que foi aberto la por 2004 se nao me engano, ele tem mais de 100 paginas e é bem mais completo, se for o caso da uma pequisada la tem fotos das flanges inclusive, principalmente da flange do Dias, o pai dessa adaptacao caixa de chevette/t-case willys

vavarusso
27/03/2012, 21:12
Pode remontar a caixa, o maximo que voce vai fazer nessa caixa é uma pequena cava la no eixo piloto para travar no rolamento e nao deixar o eixo piloto vindo pra frente e pra tras. NADA MAIS

Boa noite DIC. Ainda nao tenho a cx. esse eixo foi um amigo que me deu para eu fazer os estudos. Agora já entendi. Esse fórum agora estar mais completo... vc sabe o nome do outro tópico?
Obrigado

gustavo seixas
27/03/2012, 21:40
acabei de ler o tópico pela 2ª vez
tá tudo intendido, como fazer, onde achar as peças, q peças usar, mas só uma pergunta ( q até já foi feita mais de uma vez mas sem respostas):
e no motor OHC???? alguém sabe de alguma feita com esse mtr???? fica bom???????
meu jipe tá com esse mtr, q pra mim é muuuuiiito bom, fiz ele todo, rebaixei o cabeçote e puz comando e balancins da ranger 2.5, q ficou ainda melhor.
minha cx é original 4m, desde q comprei o jipe ela faz um barulho q já notei q aumentou um pouco, quando for pro saco quero por a do chevete, mas não tem nunhum relato desse mtr com essa cx
por favor se alguém souber de algum rodando e puder postar aqui agradeço!!!!!!

Adilson Biason
27/03/2012, 22:05
Olá amigos jipeiros, estou postando pela primeira vez aqui no fórum esta adaptação, acredito que é uma das melhores soluções, principalmente em relação ao custo-beneficio, no mercado existem Kits prontos para os motores OHC, a unica coisa é que se deve fazer é um pequeno entalhe capa seca do chevette por causa do motor de arranque do seu motor, os fornecedores dos kits são a Deep-tec e Adap-Brasil, a loja Gama 4x4 fornece o câmbio pronto, já com a flange da frente para seu motor, a traseira para a reduzida willis, (voçê deve informar se tua engrenagem de ligação é estria fina ou grossa), o Câmbio já é revisado e com garantia(pra valer) vem com o disco de embreagem, garfo e coifa.
Tome cuidado, prefira o kit em aluminio, pois é mais robusto e o conjunto câmbio-reduzida fica mais compacto e sem soldas,

gustavo seixas
27/03/2012, 22:17
vlw Adilson, ajudou muito.
vc sabe de algum rodando???????(como ficou)

Adilson Biason
27/03/2012, 23:48
Bom, andei com um, com motor original, o câmbio se torna um pouco mais reduzido em primeira marcha o restante até a quarta
marcha, é quase igual o original, porém com a quinta, na estrada melhora um pouco a rotação do motor(fui ate 110Km/hora) pneu 750x16, relação 44x9, e ainda tinha pé, uma vantagem deste motor é que tem um ótimo torque e saúde, acima de 2500rpm, os pontos a serem observados; a travessa do câmbio vai vir para traz, você terá que encurtar o cardã traseiro e alongar o dianteiro, se teu carro estiver com pedaleira de opala o acionamento da embreagem fica muito fácil, se não tem que mudar os bracinhos, tem que mudar o assoalho, porque as alavancas vão mudar de posição a alavanca principal fica macia e de fácil engate porem com um curso meio longo(acredito que logo vão lançar um trambulador redimencionado para esta finalidade) embora muitos digam que o câmbio do chevette é fraco é porque não sabem que é praticamente o mesmo que do opala, porém com o eixo entalhado mais curto, que melhora na redução do tamanho câmbio-reduzida, o que mais estraga este câmbio é a falta de óleo e ou utilizar ouro óleo que não é o recomendado(utilize 80W90) pela GM neste caso pode se ''fundir'' a engrenagem da 5ª pelo fato de usar um óleo mais viscoso.
não se esqueça a parte da reduzida usa outro óleo(SAE 90), valeu...

Dic3
28/03/2012, 09:21
O problema do curso da alavanca longo eu resolvi. Criei um shortshift pra ele e ficou excelente. Como vou montar outro kit desses pro outro jeep que estou montando aproveito e faço fotos.

gustavo seixas
28/03/2012, 21:04
Olá amigos jipeiros, estou postando pela primeira vez aqui no fórum, tenho grande facilidade com esta adaptação, acredito que é uma das melhores soluções, principalmente em relação ao custo-beneficio, no mercado existem Kits prontos para os motores OHC, a unica coisa é que se deve fazer é um pequeno entalhe capa seca do chevette por causa do motor de arranque do seu motor, os fornecedores dos kits são a Deep-tec e Adap-Brasil, a loja Gama 4x4 fornece o câmbio pronto, já com a flange da frente para seu motor, a traseira para a reduzida willis, (voçê deve informar se tua engrenagem de ligação é estria fina ou grossa), o Câmbio já é revisado e com garantia(pra valer) vem com o disco de embreagem, garfo e coifa.
Tome cuidado, prefira o kit em aluminio, pois é mais robusto e o conjunto câmbio-reduzida fica mais compacto e sem soldas,

alguém tem fotos????qualquer coisa sobre essa configuração!!!!!!!

vavarusso
29/03/2012, 13:40
Meus caros companheiros de fórum, quem saberia me instruir a cortar os eixos dessa adaptação? Ou seja quantos cm tiro de cada eixo? E a luva do cardan, qual tamanho vou utilizar?

jecaov8
29/03/2012, 19:06
aqui fizemos assim : furo no eixo chevete de 10,5x30mm de profundidade ,abre-se uma rosca de 12x1,5mm de passo ,tornear centro engrenagem willis para que a luva chevete entre prensada com 3ton , abrir uma cova entre engrenagem e luva no torno pra encher de solda em ambos os lados sendo que no lado de dentro que faceia o rolamento faça um cordão de solda mais largo , use parafuso 12.9 de duresa com arruela grossa torneada pra ficar imbutida dentro da engrenagem e assim poder usar tomada de guincho , ponha loctite no parafuso , use solda mig , ja gastei os dentes das luva mas ela não soltou .

Systema
30/03/2012, 12:43
Bom, andei com um, com motor original, o câmbio se torna um pouco mais reduzido em primeira marcha o restante até a quarta
marcha, é quase igual o original, porém com a quinta, na estrada melhora um pouco a rotação do motor(fui ate 110Km/hora) pneu 750x16, relação 44x9, e ainda tinha pé, uma vantagem deste motor é que tem um ótimo torque e saúde, acima de 2500rpm, os pontos a serem observados; a travessa do câmbio vai vir para traz, você terá que encurtar o cardã traseiro e alongar o dianteiro, se teu carro estiver com pedaleira de opala o acionamento da embreagem fica muito fácil, se não tem que mudar os bracinhos, tem que mudar o assoalho, porque as alavancas vão mudar de posição a alavanca principal fica macia e de fácil engate porem com um curso meio longo(acredito que logo vão lançar um trambulador redimencionado para esta finalidade) embora muitos digam que o câmbio do chevette é fraco é porque não sabem que é praticamente o mesmo que do opala, porém com o eixo entalhado mais curto, que melhora na redução do tamanho câmbio-reduzida, o que mais estraga este câmbio é a falta de óleo e ou utilizar ouro óleo que não é o recomendado(utilize 80W90) pela GM neste caso pode se ''fundir'' a engrenagem da 5ª pelo fato de usar um óleo mais viscoso.
não se esqueça a parte da reduzida usa outro óleo(SAE 90), valeu...

Interessante, a Tcase não passa o oleo para o cambio e vice versa, como colocar 2 tipos de oleos, não vão misturar?

vavarusso
30/03/2012, 14:11
Interessante, a Tcase não passa o oleo para o cambio e vice versa, como colocar 2 tipos de oleos, não vão misturar?
Nessa adaptação nao passa óleo da cx para a t-case. Isso acontece no sistema original.

vavarusso
30/03/2012, 17:14
Boa tarde pessoal!
Caros companheiro, como todos já devem ter percebido estou na empreitada de construir uma flange para caixa chevete/reduzida willys, mais pelo gosto de fazer. Se nao der certo compro uma feita. Queria saber se alguem nao tem um desenho tecnico dessa flange mais simples? Tipo essa. Qual seria a profundidade da sede do retentor? O que separa o rolamento do retentor? Ou sao encostados um no outro? Ou o retentor é do outro lado?339008

juleymar73
30/03/2012, 21:18
O problema do curso da alavanca longo eu resolvi. Criei um shortshift pra ele e ficou excelente. Como vou montar outro kit desses pro outro jeep que estou montando aproveito e faço fotos.

Ola DIC , eu pretendo adaptar uma caixa de chevete , e eu interesei por esse seu sistema shortshift, e vc que faz , quanto fica pra fazer , quando tiver fotos posta pra nois ai , valew abraço.

4X4GARAGE
31/03/2012, 09:46
Boa tarde pessoal!
Caros companheiro, como todos já devem ter percebido estou na empreitada de construir uma flange para caixa chevete/reduzida willys, mais pelo gosto de fazer. Se nao der certo compro uma feita. Queria saber se alguem nao tem um desenho tecnico dessa flange mais simples? Tipo essa. Qual seria a profundidade da sede do retentor? O que separa o rolamento do retentor? Ou sao encostados um no outro? Ou o retentor é do outro lado?339008
mas tu acha de tudo heim!!!
manda mais fotos dessa flange pro meu email raimundo!
dependendo vou fazer aki no rn
[]s

antonio umino
31/03/2012, 10:43
Vavarusso. aonde vc arrumou esta foto????
não tem mais fotos desta mesma frange??
até mais.

vavarusso
31/03/2012, 11:21
Peguei com a NET!! Só tenho essa, e queria encontrar o desenho tecnico, dela ou de outra simples assim. Pessoal olha o que estou pensando... pegar uma carcaça de cx willys retirar a parte que acopla à t-case, facear e abrir a sede do retentor pelo lado de fora!!!! Será que dar certo.....???? 4X4GARAGE, quem procura acha. Por que vc nao fabrica flange ai em sua fábrica? Já tinha um comprador, se a minha nao der certo. hahaha

vavarusso
31/03/2012, 11:28
339080Essa tb parece ser bem simples, pena que as pessoas guardam seus projetos em suas gavetas. Se o meu der certo (mesmo que nao dê) vou colocar cada detalhe, socializarei todo o conhecimento adquirido......

tuna
31/03/2012, 16:41
339080Essa tb parece ser bem simples, pena que as pessoas guardam seus projetos em suas gavetas. Se o meu der certo (mesmo que nao dê) vou colocar cada detalhe, socializarei todo o conhecimento adquirido......

vavarusso,

essa aí parece igual a outra, ou seja, eu acho que é a mesma flange...

chris_scub
01/04/2012, 17:23
Po, que bacana pessoal. Tb procuro algum desenho ou projeto para montar esta flange na minha oficina. Quero colocar o cambio 5m no Scub (Willys 49).

vavarusso
01/04/2012, 17:42
Po, que bacana pessoal. Tb procuro algum desenho ou projeto para montar esta flange na minha oficina. Quero colocar o cambio 5m no Scub (Willys 49).
Cris, boa tarde, to tentando construir essa flange. Se quiser acompanhar segue esse link, queremos sugestoes e críticas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/102602-reforma-na-garagem-do-cj5-65-trupy-zuppy.html

m0r473n53
01/04/2012, 22:15
Boa noite.
Estou disponibilizando o desenho da flange em cad (DXF) e uma em PDF esta no arquivo zip em anexo.
Me ajudou quando fiz minha flange.
abraço a todos t+ :concordo:

339341

vavarusso
02/04/2012, 13:59
Boa noite.
Estou disponibilizando o desenho da flange em cad (DXF) e uma em PDF esta no arquivo zip em anexo.
Me ajudou quando fiz minha flange.
abraço a todos t+ :concordo:

339341
Meu caro, só conseguir abrir o PDF de apenas uma página co desenho da chapa..... O arquvo em DXF nao abre. Vc tem em outro formato?

m0r473n53
02/04/2012, 20:37
Meu caro, só conseguir abrir o PDF de apenas uma página co desenho da chapa..... O arquvo em DXF nao abre. Vc tem em outro formato?

é somente o desenho da chapa mesmo, depois é só soldar um tubo com um diâmetro um pouco maior que a saida do câmbio do chevete, o eixo eu fiz da seguinte maneira: Peguei um eixo piloto do jeep, cortei a ponta com estria e pedi pra um torneiro soldar na luva do cardã do chevette e tornear em volta da solda para que não ultrapassasse o rolamento da reduzida (como se fosse um encosto), não tirei fotos do eixo, apenas do câmbio ja montado na flange.

Luis Bastos
02/04/2012, 23:36
Dic 3 aguandando fotos kit boa ideia de acabar com com o curso longo da alavanca
um abraço luis bastos

juleymar73
03/04/2012, 00:49
Dic 3 aguandando fotos kit boa ideia de acabar com com o curso longo da alavanca
um abraço luis bastos

Pode crer Dic3 , tambem to na espectativa e curioso, valew.

georgevalle
03/04/2012, 07:59
Passando para dar um pitaco, ainda não fiz adaptação dessas, mas na questão do curso da alavanca é relativamente facil de solucionar, basta alongar um pouco (pouco mesmo no max. 1 cm) a alavanca em baixo da tampa do trambulador pelo que lembro quando tira a tampa do trambulador a alavanca tem um "V" que encaixa numa outra alavanca que vem da caixa então corta a alavanca entre o "V" e a rótula do trambulador e solda novamente com um alongador faz um calço (pode ser de nylon) para a tampa da mesma altura que alongou a alavanca, na teoria é isso agora na pratica é que vai aparecer os ajustes necessários (qual o comprimento ideal para o alongador a altura da tampa muito cuidado com a rótula que se não me engano é de nylon e vai complicar um pouco na hora de soldar a alavanca, etc.) mas isso faz parte da diversão.

gustavo seixas
06/04/2012, 15:25
Passando para dar um pitaco, ainda não fiz adaptação dessas, mas na questão do curso da alavanca é relativamente facil de solucionar, basta alongar um pouco (pouco mesmo no max. 1 cm) a alavanca em baixo da tampa do trambulador pelo que lembro quando tira a tampa do trambulador a alavanca tem um "V" que encaixa numa outra alavanca que vem da caixa então corta a alavanca entre o "V" e a rótula do trambulador e solda novamente com um alongador faz um calço (pode ser de nylon) para a tampa da mesma altura que alongou a alavanca, na teoria é isso agora na pratica é que vai aparecer os ajustes necessários (qual o comprimento ideal para o alongador a altura da tampa muito cuidado com a rótula que se não me engano é de nylon e vai complicar um pouco na hora de soldar a alavanca, etc.) mas isso faz parte da diversão.

fotos???? ajudaria muito.

juleymar73
06/04/2012, 17:35
Entao George, nao teria fotaos uo desenhos ilustrativos pra gente nao amigão , valew.

quintino
11/04/2012, 14:10
Amigos, estou montando um motor AP com caixa de chevette. Ja comprei as flanges (duas) R$ 509,00 achei o preço muito bom. Agora estou montando a mecanica, estou revisando tudo, radiador, rodas, freio, colocando pedaleiras suspensas... Qdo finalizar, posso te dizer como ficou!!

bajeiro do sul
11/04/2012, 16:04
Amigos, estou montando um motor AP com caixa de chevette. Ja comprei as flanges (duas) R$ 509,00 achei o preço muito bom. Agora estou montando a mecanica, estou revisando tudo, radiador, rodas, freio, colocando pedaleiras suspensas... Qdo finalizar, posso te dizer como ficou!!

amigo, comprei as flanges de um cara de curitiba que tava no mercado livre e paguei 350 ja com o rolamento de embreagem e o cardan. ainda fiz em tres vezes no cartao. ao chegar foi plug and play, da uma olhada ai

abracos

juleymar73
12/04/2012, 00:46

Ola amigo voce comprou essa frange onde.

georgevalle
12/04/2012, 08:05
Hiii gente esta semana está bem corrida mesmo, como falei nunca fiz esta adaptação (reduzir o curso da alavanca de marchas) mas acredito que seja fácil, assim que der vou tirar a tampa do trambulador do opala 75 (que tem a caixa do opala 6 caneco 4 marchas do 88 que é igual a do chevete) e tiro algumas fotos e tento explicar o que acredito que vocês devam fazer, a lógica é simples pois até o nome ja diz tudo ALAVANCA de marchas se vocês estudarem o funcionamento do trambulador verão que a bola que fica na tampa do trambulador é o ponto de apoio da alavanca e para que possamos mover mais o "V" com menor movimento das marchas devemos mudar o ponto de apoio mais para o meio da alavanca, na bola que tem na alavanca de marchas (aquela que tem no tubo do trambulador) devemos deslocar ela para cima na alavanca e a mesma distância que deslocarmos levantar tambem a tampa do trambulador (acredito que uns 10mm ja seja o suficiente).

quintino
14/04/2012, 17:06
Ola amigo voce comprou essa frange onde.

Amigo,

Segue abaixo o link onde comprei a flange.

Flange Ap X Caixa Chevette Kit De Parafusos - R$ 169,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230555362-flange-ap-x-caixa-chevette-kit-de-parafusos-_JM)

ortiz
14/04/2012, 18:37
Foi usado um pedaço de viga "U" para fazer o suporte do coxim do cambio (fiz um furo em rasgo ou canaleta seu al como chamar para poder permitir a melhor localização do parafuso). O coxim usado foi o do motor de opala. Mais facil impossivel. Faltou as fotos do suporte do cabo da embreagem. Fiz usando uma cantoneira "L", na qual fiz dois furos e prendi com uns "calços" (leia-se arruelas e porcas gdes) nos parafusos que prendem a capa seca. Este suporte foi fixado do lado do motor (e nao do lado da capa seca). Neste "L" soldei uma porca gde onde prendi o cabo. Fico devendo as fotos disto.341283341284341285341286341287

juleymar73
15/04/2012, 03:30
Foi usado um pedaço de viga "U" para fazer o suporte do coxim do cambio (fiz um furo em rasgo ou canaleta seu al como chamar para poder permitir a melhor localização do parafuso). O coxim usado foi o do motor de opala. Mais facil impossivel. Faltou as fotos do suporte do cabo da embreagem. Fiz usando uma cantoneira "L", na qual fiz dois furos e prendi com uns "calços" (leia-se arruelas e porcas gdes) nos parafusos que prendem a capa seca. Este suporte foi fixado do lado do motor (e nao do lado da capa seca). Neste "L" soldei uma porca gde onde prendi o cabo. Fico devendo as fotos disto.341283341284341285341286341287

bom , não ficou muinto pra tras como imaginei, ficou bom, vai fazer outro console pras coifas das alavancas.

gustavo seixas
15/04/2012, 20:53
tô colocando mtr de opala e cx de chevete no jipe de um colega e ele comprou esse mesmo kit, num sei se todos vem assim ou eu fui premiado, mas as furações não batiam direito, aquela chapa que vai embaixo tipo mão francesa tá curta, resumindo uma b......, e agora vendo essas fotos vi q ainda tenho q "fazer" o calço. esse troço tinha q ser mais plug in play, ou tô errado????
vc pode postar fotos do tamanho q ficou o cardã traseiro por favor?????

ortiz
16/04/2012, 00:27
Bom, eu nao sei... mas plug in ply em jeep acho meio hipotetico.... sei la as minhas coisas nunca bateram, sempre tem um chassi maior, um calço trocado, uma peça paralela centimetros maior ou menor..... etc.... e ate gosto disto. VC comprou do coelho no paraná? o meu veio "perfeito" (um unico furo que tive que alargar para caber... logico que tive que bater cabeça um pouco para que somente um ficasse fora.... dependendo do inicio da montagem ate quatro parafuso ficaram forçados.....). A mao francesa ficar curta? acho estranho, sera que o seu cambio "entrou" (uiiiiiiiii) direito na flange? ele fica bem pra dentro...... o meu inclusive foi mal apertado no primeiro teste e ai sim aconteceu de ficar curta.... na verdade quase caiu. Da uma verificada nistoo afinal entra quase uma polegada dentro do tecnil (inclusive na foto tenho que força-lo novamente pra dentro e reapertar os parfusos)pois no final da trilha notei uma certa trepidação e como o assoalho ainda tva aberto deu pra ver que tinha deslocado um pouco pra tras.........
qto ao cardan so poderei tirar fotos no feriado do dia 1 maio..... mas o meu jeep nao serve muito de base pois foi todo alongado com os diferencias em molas diferentes o que pode atrapalhar um pouco sua referencia, mas tiro as fotos assim mesmo.
valeu

gustavo seixas
16/04/2012, 13:10
Bom, eu nao sei... mas plug in ply em jeep acho meio hipotetico.... sei la as minhas coisas nunca bateram, sempre tem um chassi maior, um calço trocado, uma peça paralela centimetros maior ou menor..... etc.... e ate gosto disto. VC comprou do coelho no paraná? o meu veio "perfeito" (um unico furo que tive que alargar para caber... logico que tive que bater cabeça um pouco para que somente um ficasse fora.... dependendo do inicio da montagem ate quatro parafuso ficaram forçados.....). A mao francesa ficar curta? acho estranho, sera que o seu cambio "entrou" (uiiiiiiiii) direito na flange? ele fica bem pra dentro...... o meu inclusive foi mal apertado no primeiro teste e ai sim aconteceu de ficar curta.... na verdade quase caiu. Da uma verificada nistoo afinal entra quase uma polegada dentro do tecnil (inclusive na foto tenho que força-lo novamente pra dentro e reapertar os parfusos)pois no final da trilha notei uma certa trepidação e como o assoalho ainda tva aberto deu pra ver que tinha deslocado um pouco pra tras.........
qto ao cardan so poderei tirar fotos no feriado do dia 1 maio..... mas o meu jeep nao serve muito de base pois foi todo alongado com os diferencias em molas diferentes o que pode atrapalhar um pouco sua referencia, mas tiro as fotos assim mesmo.
valeu

no meu caso ficaram todos praticamente fora, fiz de tudo p/ alinhá-los mas tive q refurar.
eu vi mesmo q o sua cx ficou bem pra fora, isso me incucou mais ainda, a minha encaixou bem
realmente as fotos não vão ajudar se vc alongou o seu, e o q eu estou montando ainda é um 48 bem mais curto, mas de qualquer forma agradeço!!!!!!!

abrçs!!!

juleymar73
17/04/2012, 00:32
valeu
Fala Ortiz, vendo esse seu post me veio uma duvida , vc comprou seu kit do Coelho ne , pois eu contactei eles via email eles me disseram que nao mexe nos cardãns , ou seja não encurta e nem alonga nenhum, tira minha duvida vc diminuiu um e alongou o outro , ou nao precisou como o pessoal do coelho me disse , pois pelas suas fotos acho que sim ne .

ortiz
17/04/2012, 20:22
tem que encurtar o traseiro e alongar o dianteiro............ no meu caso foi otimo..... o traseiro era muito longo e dianteiro tava muito em pé........... o traseiro ficou gde ainda e o dianteiro melhorou a angulação sem precisar mexer no diferencial (rotacionar por causa da spoa). so aque as minhas medidas nao servem de referencia pois ele usa molas da pickup currier na frente e strada atras.

vavarusso
17/04/2012, 20:29
tem que encurtar o traseiro e alongar o dianteiro............ no meu caso foi otimo..... o traseiro era muito longo e dianteiro tava muito em pé........... o traseiro ficou gde ainda e o dianteiro melhorou a angulação sem precisar mexer no diferencial (rotacionar por causa da spoa). so aque as minhas medidas nao servem de referencia pois ele usa molas da pickup currier na frente e strada atras.

Ortiz boa noite, converse ai um pouquinho sobre as molas do seu jeep.

ortiz
17/04/2012, 21:13
ola amigos desculpem o off topic, mas o colega acima pediu:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/30653-cj-76-azul-7.html

aqui fala um pouco. em resumo usei mola da currier na frente (é mais curta quase dez cm) e da strada atras. so com as molas e devido ao peso do jeppao ficou muito mole... dava ate medo de tanto que balançava. dai colocamos mais um pedado de mola de caminhao embaixo das outras molas (ficou show, apesar do serviço meia boca do moleiro) se fosse para fazer daquele jeito e com aquelas soldas eu mesmo fazia. o resultado é show sw bola posso garantir, so um cuidado porque nao serve para jeep normais pois os suportes acho que iam passar um por cima do outro. No meu coloquei a parte fixa sempre no meio e as algemas nas pontas. tive um problema com a mola da frente, qdo o jeep caiu em um tremendo buraco de frente acabou entortando a mola...acho que devido o pancada na algema que repercutiu na parte fixa atras.... isto vou discutir este resulatdo pratico no topico especifico sobre o tema (e qudo lembrar de tirar as fotos).

bom tem mais este topico tb:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/104225-cj-alongado.html
da pra ver a altura da criança e aproveito e vendo meu peixe.... ou melhor o jeep

vavarusso
16/05/2012, 21:01
Pessoal com base no fórum do 4x4Brasil construir o eixo e a flange para CT willys + cx chevete 5m, mas, nao consigo postar mais fotos aqui no fórum... estou no face raimundo borges sobrinho

vavarusso
17/05/2012, 15:00
347908Conseguir!!!

vavarusso
17/05/2012, 15:08
347910Conseguir outra. Só posto uma de cada vez.

vavarusso
18/05/2012, 20:51
348320 Mais uma foto de como vai ficar a adaptação

ortiz
22/05/2012, 08:38
parabens ........... parece que ficou bem firme...... evitando o deslocamento que a minha teve.

EduardoLang
23/05/2012, 00:30
Pessoal

Qual e o cambio do chevette mais indicado para colocar no,jegue ?.? Do chevette
Junior ou do,1.6 ??. De qual ano??? Grande abraço a todos !!,

Edu

Bidu
23/05/2012, 08:05
Eu acho que o do chevette jr é melhor porque é mais reduzido.

Chevette 1.6, 5 marchas
1a --- 3,746
2a --- 2,157
3a --- 1,387
4a --- 1,000
5a --- 0,840

A caixa do Chevette Junior (1.0) foi muito criticada na época por ter um enorme espaço entre 1a e 2a (um verdadeiro abismo).

Chevette Junior 1.0, 5 marchas
1a --- 4,280
2a --- 2,310
3a --- 1,480
4a --- 1,000
5a --- 0,900

georgevalle
23/05/2012, 08:19
Vavarusso não esqueça de fazer uma bucha (de nylon mesmo) ou uma capa para proteger o retentor da caixa, vi que ele está muito exposto assim garantirá uma durabilidade bem maior para o conjunto.

vavarusso
23/05/2012, 13:24
Vavarusso não esqueça de fazer uma bucha (de nylon mesmo) ou uma capa para proteger o retentor da caixa, vi que ele está muito exposto assim garantirá uma durabilidade bem maior para o conjunto.
Isso mesmo, vou projetar uma coisa pra protegê-lo. Obrigadao!
Vavá Russo

juleymar73
23/05/2012, 23:19
Eu acho que o do chevette jr é melhor porque é mais reduzido.

Chevette 1.6, 5 marchas
1a --- 3,746
2a --- 2,157
3a --- 1,387
4a --- 1,000
5a --- 0,840

A caixa do Chevette Junior (1.0) foi muito criticada na época por ter um enorme espaço entre 1a e 2a (um verdadeiro abismo).

Chevette Junior 1.0, 5 marchas
1a --- 4,280
2a --- 2,310
3a --- 1,480
4a --- 1,000
5a --- 0,900
E a aixa de CHEVI , e mais forte, pois encontrei uma mais o dono quer os olhos da cara 600,00 , ta dificil achar uma caixa dessas por aqui , e ainda achei uma de 4 m por 150,00 to quase adaptando essa de 4m mesmo por aqui falm que ela e mais forte que a de 5m, o que acham.

gustavo seixas
25/05/2012, 08:56
a alguns tópicos atrás alguém falou de um esquema para ajustar a alavanca do chevete(deixar as marchas mais perto).
por favor será q poderiam colocar como é feito?(foto se possível) o espaço q a alavanca ocupa para engatar as marchas é grande e coisa q eu não disponho no jipe.

vavarusso
25/05/2012, 13:24
a alguns tópicos atrás alguém falou de um esquema para ajustar a alavanca do chevete(deixar as marchas mais perto).
por favor será q poderiam colocar como é feito?(foto se possível) o espaço q a alavanca ocupa para engatar as marchas é grande e coisa q eu não disponho no jipe.

Salvo engano o DIC3 tava defendendo essa possibilidade.

vavarusso
25/05/2012, 17:38
Pessoal essa ideia do Carlos Cruz realmente foi testada e aprovada, ou é melhor fazer um rasgo para colocar um anel elástico? Para isso precisa-se abrir a caixa? Como fazer sem abri-la?

Não precisa ficar bolado com essa tal bucha , o q acontece quando comparamos o rolamento do opala com o do chevette , é que a unica medida q bate , é o diâmetro interno , pois o resto é diferente mesmo , o rolamento do opala é maior e mais largo (expesso) que o do chevette , por isso não basta substituir um pelo outro que esta resolvido o problema . No meu caso eu fiz o seguinte :
1º) comprei uma capa seca do opala moderno .
2º) peguei o rolamento do eixo piloto do chevette mais a capaseca do opala moderno e levei ao torneiro .
3º) pedi ao torneiro que fizesse uma bucha com a medida externa igual ao rolamento do opala e a medida interna igual a medida externa do chevette , ( como se fosse um anel )
4º) esse anel , ou melhor , bucha . Deveria ter uma pequena rebarba ou filete , para que na hora de encaixar na capa seca , não houvesse o risco de correr para a parte interna da caixa .
5º) na parte interna da capa seca o torneiro faria um pequeno rebaixo para encaixar o anel (bucha) , para uqe no momento em que fosse colocado o rolamento do proprio chevette , ficasse faceando a capa sêca e assim sendo seria mantido a s caracteristicas do cambio do chevette , sem a necessidade de mexer em mais .
Olha pelo que vi , alguns gostam de fazer um rebaixo na luva do eixo piloto , porque o rolamento vem mais para fora , pelo fato do rolamento não esta faceando o lado que encosta no câmbio .
veja bem , dessa forma é mais pratica , pois se por à caso aconteça algo com o câmbio , é só trocar por outro ,sem se incomodar com mais nada .
Espero ter ajudado , e boa sorte .
Carlos Cruz

vavarusso
26/05/2012, 17:15
Bem pessoal fui ao torneiro levei um rolamento da urna do chevete mais o da urna do opala, orientei ao torneiro que retirasse do rolamento do opala a parte móvel central e a parte externa desse um passe (na pista) até que coubesse o rolamento chevete, deixando faceando em um determinado lado. Assim acho que vou ter menos trabalho, pois para fazer outro rasgo no eixo teria que desmontar a caixa. O que acham? Alguém poderia dizer algo..???

gustavo seixas
27/05/2012, 12:27
no meu caso pus a capa seca, o rolamento do piloto e a moringa do opala, a única coisa q tive q fazer foi uma nova canaleta no piloto para travar o rolamento,( se quiser pode colocar o piloto do opala, e nem precisa fazer, ele só é mais comprido o q não atrpalha em nada já q é tudo do opala mesmo) uma vez q o do opala é mais largo. é só juntar tudo e pronto, sem bucha, trabalho de torno, medição, nada.
na minha opinião muito mais fácil.
quanto a ter q abrir a cx, de boa porque aproveita e dá uma olhada como tá por dentro, até porque é coisa atoa de desmontar e montar, já troca as juntas, põe óleo novo,solda a trava da engrenagem da ré, fica zero.

vavarusso
27/05/2012, 21:37
no meu caso pus a capa seca, o rolamento do piloto e a moringa do opala, a única coisa q tive q fazer foi uma nova canaleta no piloto para travar o rolamento,( se quiser pode colocar o piloto do opala, e nem precisa fazer, ele só é mais comprido o q não atrpalha em nada já q é tudo do opala mesmo) uma vez q o do opala é mais largo. é só juntar tudo e pronto, sem bucha, trabalho de torno, medição, nada.
na minha opinião muito mais fácil.
quanto a ter q abrir a cx, de boa porque aproveita e dá uma olhada como tá por dentro, até porque é coisa atoa de desmontar e montar, já troca as juntas, põe óleo novo,solda a trava da engrenagem da ré, fica zero.

Obrigado Gustavo.Voce usou a cx do opala? Mas, nao fica muito comprido?

vavarusso
28/05/2012, 18:49
O final do meu conjunto vai ficar (final da TC) emparelhado com os jumelos traseiros, num comp. de aprox. 1,5 m. Acho que estar muito comprido. O que vcs acham????

gustavo seixas
29/05/2012, 20:08
a cx é do chevete.....capa seca,rolamento do piloto,moringa,garfo,rol. de embr. e embr. do opala.
como eu disse é só juntar tudo e por no lugar.

vavarusso
29/05/2012, 21:47
Olhem ai! Peguei o rolamento do piloto do chevete e coloquei dentro da parte externa do rolamento do piloto do opala

vavarusso
29/05/2012, 21:51
350284350285Olhem ai! Peguei o rolamento do piloto do chevete e coloquei dentro da parte externa do rolamento do piloto do opala. Ja reg. a patente. kkkkk

Lopes
29/05/2012, 22:13
350284350285Olhem ai! Peguei o rolamento do piloto do chevete e coloquei dentro da parte externa do rolamento do piloto do opala. Ja reg. a patente. kkkkk
Amigão suas fotos não estão abrindo por aqui,abraço.

vavarusso
29/05/2012, 22:23
Amigão suas fotos não estão abrindo por aqui,abraço.
Click em cima do anexo

vavarusso
30/05/2012, 17:34
voce pode tornear a moringa

Isso, isso, isso... é o que vou fazer, pois tenho uma novinha do chevete.

Mário RED JEEP
30/05/2012, 20:04
Qual a caixa melhor para adaptar num motor OHC? A do chevette 1.6 5 marchas? Ou a da Chevy 1.6?

miltão
30/05/2012, 22:46
ola amigos vcs sabe qual a diferença entre caixa de chevette e caixa da chevy500??

sikart
30/05/2012, 23:01
Qual o melhor cambio de Chevette para colocar em um jeep com motor ap 1.8? 3m, 4m ou 5m? Me falaram que o 4 e 5 M da muito problema, procede a informação?

Lopes
30/05/2012, 23:27
ola amigos vcs sabe qual a diferença entre caixa de chevette e caixa da chevy500??
Miltão dúvida tirada.
Ficha Técnica

Câmbio mecânico de 4 marchas
1ª) 3,746:1; 2ª) 2,157:1; 3ª) 1,378:1; 4ª) 1,000:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,100:1.

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6)
1ª) 3,746:1; 2ª) 2,157:1; 3ª) 1,378:1; 4ª) 1,000:1; 5ª) 0,840:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,110:1 (Chevy 500), 3,900:1 (restante da linha).

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.0)
1ª) 4,280:1; 2ª) 2,310:1; 3ª) 1,480:1; 4ª) 1,000:1; 5ª) 0,900:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,880:1.

Câmbio automático de 3 marchas
1ª) 2,400:1 ; 2ª) 1,480:1 ; 3ª) 1,000:1 ; Ré) 1,920:1 ; Diferencial) 3,900:1 (Chevy 500), 3,540:1 (restante da linha).

Fonte: http://www.chevettemaniac.com/ficha.html

Lopes
30/05/2012, 23:39
Dicas para comprar cambio do chevette....

Acho que a maioria aqui ja passou por problemas de comprar uma peça em determinadas lojas do ramo 4x4 e depois encontrar uma similar ou até a mesma em lojas (autopeças comum) pela metade do preço, eu já encontrei até por 20% do valor. Isso pode e até já está acontecendo com cambio do chevette, hoje conversando com um amigo ele me disse que na cidade dele encontra até por 150,00 aqui na minha não consigo por menos de 400,00, o do JR. um maluco pediu 1.000,00, então temos que tomar cuidado para não demonstrar tanto interesse assim nesses cambios e aceitar esses absurdos, eu vou comprar só que não pago mais que 300,00 e tera de ser o do JR. Lógico essa é a minha opinião, abraço à todos:concordo:

vavarusso
31/05/2012, 16:12
Para quem já tem essa adaptação (gm151+cx chevete+flange+red willys) um cardan tras. com uns 35 cm pode ser muito curto???
Quem puder ajudar compartilhando suas experiencias e impressões eu agradeço muito, pois estou nesse impasse e nao sei como diminuir. E a distancia dos suportes do motor nao coincidem com a distancia que alguns colegas aqui afirmam em relação a travessa do radiador....
Obrigado.

gustavo seixas
03/06/2012, 10:39
amigo estou colocando exatamente essa conf. no jipe de um colega nosso aqui, o cardã tras. está exatamente com esse tamanho, espremi o máximo possivel o conj. para caber e não encurtar demais o cardã, ainda não fizemos nenhum teste na viatura , mas ñão demora, assim q tiver algum resultado posto aqui.

gustavo seixas
03/06/2012, 10:41
gostaria de saber dos experts de plantão como diferencio uma cx do chevete junior das outras na hora da compra ou mesmo desmontada.
to com uma aqui e o cara q vendeu garantiu q é do junior mas não sei deferenciá-las, tem algum nº ou coisa parecida????
se alguém puder ajudar!!!!

Lopes
03/06/2012, 15:36
gostaria de saber dos experts de plantão como diferencio uma cx do chevete junior das outras na hora da compra ou mesmo desmontada.
to com uma aqui e o cara q vendeu garantiu q é do junior mas não sei deferenciá-las, tem algum nº ou coisa parecida????
Estou com o mesmo problema, as que encontrei tem gravado Gm-3 94614841 e outra Gm-2 7316430 nehuma tem etiqueta da clark, quem tem a do junior poderia ajudar por favor,abraço

juleymar73
04/06/2012, 22:57
Miltão dúvida tirada.
Ficha Técnica

Câmbio mecânico de 4 marchas
1ª) 3,746:1; 2ª) 2,157:1; 3ª) 1,378:1; 4ª) 1,000:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,100:1.

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6)
1ª) 3,746:1; 2ª) 2,157:1; 3ª) 1,378:1; 4ª) 1,000:1; 5ª) 0,840:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,110:1 (Chevy 500), 3,900:1 (restante da linha).

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.0)
1ª) 4,280:1; 2ª) 2,310:1; 3ª) 1,480:1; 4ª) 1,000:1; 5ª) 0,900:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,880:1.

Câmbio automático de 3 marchas
1ª) 2,400:1 ; 2ª) 1,480:1 ; 3ª) 1,000:1 ; Ré) 1,920:1 ; Diferencial) 3,900:1 (Chevy 500), 3,540:1 (restante da linha).

Fonte: http://www.chevettemaniac.com/ficha.html

Ola Amigo, nao consegui entender essa tabela bem , me diga qual a vantagen do cambio da CHEVY 500 , esse cambio e igual a do chevette 1.6 ou do junior, por ser um veiculo pra carga e possivel que o cambio esteje mais surrado , me ajudem ai pessoal pois achei um de Chevy e vantagen compralo .

Lopes
05/06/2012, 20:07
Ola Amigo, nao consegui entender essa tabela bem , me diga qual a vantagen do cambio da CHEVY 500 , esse cambio e igual a do chevette 1.6 ou do junior, por ser um veiculo pra carga e possivel que o cambio esteje mais surrado , me ajudem ai pessoal pois achei um de Chevy e vantagen compralo .
Amigo todos chevettes 1.6,chevy 500, marajó são iguais, o unico diferente é o do Junior e esse é que é o indicado para as nossas adapitações, mas tem muitos colocando os do chevette 1.6 mesmo porque o do Junior está dificil de encontrar, quanto a durabilidade segundo os que já estão utilizando essa adapitação, é mesma independente se um ser curto e o outro mais longo.
Portanto se você colocar o do Junior você terá um cambio mais curto, mas com a mesma durabilidade desse da Chevy 500, não acredito que o fato do carro ser um utilitario o cambio devera estar surrado isso vai depender de como o carro era utilizado, eu já vi chevette comum sem bancos na traseira carregando basante peso e com frequencia, é relativo, o que te aconselho é levar em um mecânico para fazer uma revisão simples, abraço :concordo:

Lopes
05/06/2012, 20:12
E ai ninguém vai me ajudar com o número do código GM do cambio do chevette Junior, não é o da Clark ok :pensativo:

juleymar73
07/06/2012, 16:30
DUVIDA DE MATAR !!!!

Ola amigos aqui na minha região ta dificil a caixa de chevete e as que achei estao ruin faltando peças e caras R$600,00 e R$700,00, as peças como rolamentos e aneis são baratas para essas caixas, pois to numa duvida to com uma oferta aqui numa caixa da 4 marchas por R$ 150,00 , ja achei ate frange para a T-case Willys vejam >>>>>> Autocar (http://www.autocar4x4.com.br/novo/produtos/detalhes/221)<<<<<< , alguen aqui usa essa caixa ela tem uma relação boa pra um cj 1973, e o mais importante a adaptação da capa seca e a mesma da 5 Marchas PRECISO URGENTE DE AJUDA PRA ESSA DECISÃO OBRIGADO .

gustavo seixas
08/06/2012, 17:59

alguém pode ajudar????????

gustavo seixas
08/06/2012, 18:09
outra pergunta:
qual seria o $$ justo para o seguinte serviço?
retirar um mtr ohc, cx 3 marchas colocar mtr de opala, cx de chevete[fazer a troca de capa seca, moringa e rolamento do piloto, revizar mtr e cx ( a cx foi toda desmontada)], adaptar pedaleiras susp.(refazer todo o encanamento de freio), fazer suporte para a cx, modificar os cardans, reposicionar os suportes do mtr, inverter a boca de cima do radiador ????
acho q é só isso!!!!!(willys 48)

marcelo nunes de castro
12/06/2012, 01:02
vcs nunca ouvirão falar no kit da deepteec quando instalado parece original de fabrica.

juleymar73
19/06/2012, 00:40
Como identifico o cambio do Chevette Jr dos demais se ja nao estiver no carro e o vendedor nao souber de que carro foi tirado .

Julinot
22/06/2012, 13:48
Putz... fica muito para trás.

juliocb
24/06/2012, 17:33
Alguém pode comentar como foi a experiencia do jeep om o cambio do chevete jr?
a velocidade final aumentou em quanto? A dirigibilidade do jeep melhora?

juliocb
25/06/2012, 12:47
Pessoal,
o cambio original do meu jeep está com problemas na segunda e ré. Segundo o mecanico, devo gastar R$ 1.000,00 para arruma-lo.
A quem ja fez a mudança para o cambio 5m do chevete tenho algumas duvidas:
1) A velocidade final do jeep aumentou ?
2) quanto custa essa adaptação ?
3) a durabilidade é boa ?

Help, preciso tomar a decisão logo.

Agradeço muito a ajuda.

Julinot
25/06/2012, 21:07
Dizem que fica ótimo.
Não gosto ds posição das alavanca.
Gestar 1.000 num cambioboriginal... melhor comprar outro original.
O objetivo não é ganhar final... mas
trafegar a rotações mais baixas nas mesmas velocidades, e ter escoamento

escoamento de marchas melhor.

juleymar73
26/06/2012, 00:04
finalmente comprei a caixa de chevete, mais foi o 1.6 , mais pra isso tive que comprar o chevete inteiro, o cara pediu 800 ai eu ofereci 300 so na caixa , ai ele falou leva a caixa por 300 e tira essa lata velha daqui por favor kkkkkkkkkkkkkkkkkk, ai eu ja vendi o resto por 400, ganhei a caixa e a grana do reboque, agora e so encomendar as frange, fiquei sabendo que o Coelho ta fazendo a frange da reduzida de aluminio , ta bem parecida com a da DEEP TECH vejam >>>> Flange Reduzida Willys X Caixa Do Chevette - R$ 560,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428457217-flange-reduzida-willys-x-caixa-do-chevette-_JM) alguen ja comprou dessa com o coelho, o que acham.

monge
26/06/2012, 08:17
Agora uma pergunta que não quer calar... pra quem já está usando a caixa do chevete com as flanges e tudo mais... pararam os vazamentos da caixa?

juliocb
26/06/2012, 12:31
Dizem que fica ótimo.
Não gosto ds posição das alavanca.
Gestar 1.000 num cambioboriginal... melhor comprar outro original.
O objetivo não é ganhar final... mas
trafegar a rotações mais baixas nas mesmas velocidades, e ter escoamento

escoamento de marchas melhor.

Amigão,
desculpe-me se a pergunta é idiota, mas sabe onde consigo comprar um cambio novo de jeep willys ?

juleymar73
26/06/2012, 23:13
Bem , a caixa do Chvette não vaza mais a reduzida vai continuar babano com certeza ne , pois cada um mexanico mexe a se gaba "" troco as juntas ai num vaza mais nunca "" pura cvonversa .

Systema
27/06/2012, 12:24
Amigão,
desculpe-me se a pergunta é idiota, mas sabe onde consigo comprar um cambio novo de jeep willys ?

aqui, com os impostos, melhor comprar o jeep de uma vez
Jeep Parts, Jeep Accessories, Jeep Soft Tops at Morris 4x4 Center (http://www.jeep4x4center.com/)

juliocb
27/06/2012, 18:17
aqui, com os impostos, melhor comprar o jeep de uma vez
Jeep Parts, Jeep Accessories, Jeep Soft Tops at Morris 4x4 Center (http://www.jeep4x4center.com/)

Desculpa amigo, nao entendi. Tenho um jeep e quero trocar o cambio, melhor comprar o jeep ? nao entendi, desculpa.