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Ver Versão Completa : Óleo da Caixa de Transferência



Rubens Viajante
19/07/2012, 17:22
Boa tarde pessoal.

Gostaria de saber dos amigos do fórum qual o óleo (tipo/marca) que usam na caixa de transferência de suas Defender.

Um abraço a todos.

Rubens

CGAUER
19/07/2012, 18:44
Se seu Defender foi fabricado entre 89 e 2006:

Câmbio: Honda MTF 06 (disponível nas concessionárias)
Caixa de transferência: Lubrax Gold 75W90 GL5
Eixos: Qualquer EP 90 GL5.

Abraços

Clemente



Boa tarde pessoal.

Gostaria de saber dos amigos do fórum qual o óleo (tipo/marca) que usam na caixa de transferência de suas Defender.

Um abraço a todos.

Rubens

Rubens Viajante
19/07/2012, 19:44
Valeu Clrmente.

Obrigado

Rubens

fchain
22/07/2012, 00:13
Saudações!
Sem querer abusar, quantos litros em câmbio, caixa de transferência e eixos? Tenho que encomendar pois em minha city não tem o Honda nem o Lubrax, obrigado.
Abraço.

vwinit
22/07/2012, 01:01
Óleo de motor (a partir de seco):
- Motores Td5 7,2 l
- Motores Tdi 5,8 l

Capacidade adicional depois de montar um filtro de óleo novo:
- Motores Td5 1,00 l
- Motores Tdi 0,85 l

Caixa de velocidades 2,38 l

Caixa de transferência 2,30 l

Diferencial dianteiro 1,70 l

Diferencial traseiro:
- Modelos 110 & 130 2,26 l
- Versões 90 1,70 l

Sistema de arrefecimento:
- Motores Td5 13,0 l
- Motores Tdi 11,10 l

fchain
22/07/2012, 21:23
Mão na roda, obrigado colegas!
Abraço.

rodrigoboscardin
24/07/2012, 12:26
Pessoal, preciso trocar os oleos da caixa de marchas, transferencia e diferenciais de minha Defender PUMA.

Os oleos indicados no manual não é possivel encontrar no mercado...

Caixa de velocidades - Castrol BOT 130M 2,4 litros
Caixa de transferencia - Castrol Syntrax 75W/90 ou Texaco Multigear 75W/90R 2,3 litros
Diferenciais - Castrol EPX 80W/90 ou Texaco Geartex EP85W/90 3,20 litros

Minha pergunta:
Alguem sabe qual seria o oleo correto para usar, que seja encontrado no mercado?
Diferenciais são os mesmos da defender 300tdi, certo? então poderia usar o mesmo óleo que o Clemente comentou? "Eixos: Qualquer EP 90 GL5."

Um abraço

Rodrigo

CGAUER
24/07/2012, 14:16
Rodrigo,

aí vai:

Câmbio:

GL4 75W90 100% sintético. Procure qualquer um similar. Vai encontrar da Motul, etc... Este Castrol é o mesmo óleo de todas as caixas de marchas manuais da Ford desde 2000 (B5 iB5), presentes no Ka, Fiesta, Eco, Focus, etc... Passe numa concessionára Ford e compre o original deles (caixa B5 ou IB5).

Veja info do PDF da Castrol:

Castrol BOT 130 M is a full synthetic SAE 75W-90 transmission fluid
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_south_africa/STAGING/local_assets/downloads/t/BOT_130M_TDS.pdf


Caixa de transferência:

Coloque o Lubrax Gold 75W90 GL5 ou EP 90 GL5.



Eixos:

Qualquer EP 90 ou 75W90 EP que seja GL5.


Abraços

Clemente Gauer



Pessoal, preciso trocar os oleos da caixa de marchas, transferencia e diferenciais de minha Defender PUMA.

Os oleos indicados no manual não é possivel encontrar no mercado...

Caixa de velocidades - Castrol BOT 130M 2,4 litros
Caixa de transferencia - Castrol Syntrax 75W/90 ou Texaco Multigear 75W/90R 2,3 litros
Diferenciais - Castrol EPX 80W/90 ou Texaco Geartex EP85W/90 3,20 litros

Minha pergunta:
Alguem sabe qual seria o oleo correto para usar, que seja encontrado no mercado?
Diferenciais são os mesmos da defender 300tdi, certo? então poderia usar o mesmo óleo que o Clemente comentou? "Eixos: Qualquer EP 90 GL5."

Um abraço

Rodrigo

rodrigoboscardin
24/07/2012, 14:19
Obrigado Clemente!

Vou fazer isso!

Abraço

rodrigoboscardin
24/07/2012, 14:33
Qual será a frequencia de troca correta?

CGAUER
24/07/2012, 18:46
Rodrigo, consulte o manual do carro.

Transmissão geralmente é de 40 em 40mil Km.

Porém pode ser que o óleo do seu câmbio possua intervalo maior, por ser 100 sintético. Nos carros da Ford é perene; para sempre.

Abraços

Clemente


Qual será a frequencia de troca correta?

fchain
25/07/2012, 22:34
Saudações! Após "perder" a embreagem tivemos que baixar câmbio e transferência: garfo furado e embreagem/disco quase nos rebites 158mkm, não sei se o dono anterior já havia trocado alguma vez, parece ter durado desde zero, e, lendo orientaçãoes do CLemente/vwinit/Nelson Defender 110 entre outros, achei em Jaú/SP o óleo Honda MTF 06 para Câmbio R$24,00, o Petrobras Gold 75w90 nem com vela acesa se acha por aqui, então comprei o Total Syn FE GL5 75W90 a R$64,00.*
Valeu

vwinit
25/07/2012, 23:45
Fchain, se vai trocar o disco de embreagem, coloca o da Def130... É mais reforçado. Esta é uma melhoria que estou implantando no meu 90tinha seguindo conselhos do Clemente e outros aqui deste fórum. Lá fora também fazem isso para dar uma "reforçada" e aumentar a durabilidade do conjunto.

Abraço!

CGAUER
26/07/2012, 12:24
Pois é, este problema do garfo é conhecido.

Dá uma olhada no meu.

Land Rover porn (http://www.flickr.com/photos/cgauer/sets/72157629364850569/)

Fotos de antes e depois...


Abs

Clemente


Saudações! Após "perder" a embreagem tivemos que baixar câmbio e transferência: garfo furado e embreagem/disco quase nos rebites 158mkm, não sei se o dono anterior já havia trocado alguma vez, parece ter durado desde zero, e, lendo orientaçãoes do CLemente/vwinit/Nelson Defender 110 entre outros, achei em Jaú/SP o óleo Honda MTF 06 para Câmbio R$24,00, o Petrobras Gold 75w90 nem com vela acesa se acha por aqui, então comprei o Total Syn FE GL5 75W90 a R$64,00.*
Valeu

fchain
26/07/2012, 12:50
Legal, só mais uma dúvida, posso comprar o disco da 130, ele se encaixa/cabe no platô da 110? Há necessidade de algum outro componente diferente que os da 110 para essa adaptação? O vendedor disse que desconheçe esta informação.
Abraço, Fernando.*

Clemente vi seu flickr, o caninho de cobre para lubrificar é genial!!!

CGAUER
26/07/2012, 13:03
Sim,

o platô é o mesmo para todos, 90, 110 e 130. Só muda o disco. Verifiquei o estado do volante, se for necessário dê um passe.

Abraços

Clemente




Legal, só mais uma dúvida, posso comprar o disco da 130, ele se encaixa/cabe no platô da 110? Há necessidade de algum outro componente diferente que os da 110 para essa adaptação? O vendedor disse que desconheçe esta informação.
Abraço, Fernando.*

fchain
27/07/2012, 13:01
Clemente, conforme o seu paquímetro nas fotos do link acima, o disco da 130 tem um milímetro a mais de espessura, como moro em cidade pequena e longe de oficinas especializadas, apesar de meu mecânico ser dez, ele acha que não "vai dar embreagem", que o curso do pedal é curto e não daria margem para regulagem e como sou novatinho no Defender(comprei dia 10pp), não sei o que argumentar com ele, já veio o valeo da 110, mas a bearmach me trocaria pelo da 130, porém tenho que aguardar resposta de quando viria, mas se der zica na instalação vai ter uma bicaria na minha cabeça rsrsrs Perdoe-me pela insistência na minha dúvida.
Abraço, Fernando.

CGAUER
27/07/2012, 13:59
Fernando,

a utilização do disco da 130 não é uma adaptação e tampouco gambiarra. A diferença entre o powertrain da 130 e o 110 é apenas o disco e nada mais. Todo acionamento é igual, assim como volante e platô, pedal, cilindros, garfo e ajuste do sistema.

Quanto ao curso, não se preocupe, o sistema é hidráulico e ajusta-se constantemente conforme o gasto.

IMPORTANTE, o Disco da 110 possuía já 40mil Km nas costas. O da 130 estava zero... Daí a diferença de 1mm.

SIM, troque o disco e coloque o da 130 e faça o reforço no garfo.

O 300TDI é meio raquítico em baixa rotação e e para piorar a primeira marcha um tanto longa. Estes fatores podem sobrecarregar todo disco numa saída mais forte.

Aproveite e:

1) verifique o aperto dos parafusos da tampa frontal do câmbio, podem afrouxar, o que termina por deixar óleo vazar para dentro da caixa seca. Se necessário refaça a junta da tampa com silicone loctite cinza e trave os parafusos com veda rosca loctite 567.

2) Separe o câmbio da caixa seca (coisa simples) e aplique silicone loctite preta e remonte tudo. Pronto, você terá um sistema 100% selado contra água, conforme previsto pela LR, não fosse a imprecisão da face externa do câmbio.

Abraços

Clemente





Clemente, conforme o seu paquímetro nas fotos do link acima, o disco da 130 tem um milímetro a mais de espessura, como moro em cidade pequena e longe de oficinas especializadas, apesar de meu mecânico ser dez, ele acha que não "vai dar embreagem", que o curso do pedal é curto e não daria margem para regulagem e como sou novatinho no Defender(comprei dia 10pp), não sei o que argumentar com ele, já veio o valeo da 110, mas a bearmach me trocaria pelo da 130, porém tenho que aguardar resposta de quando viria, mas se der zica na instalação vai ter uma bicaria na minha cabeça rsrsrs Perdoe-me pela insistência na minha dúvida.
Abraço, Fernando.

fchain
05/08/2012, 02:13
Obrigado, seguido à risca as dicas ficou muito bom. Valeu!!!

SergioMedeiros
12/03/2013, 22:14
Ressuscitando o tópico...

Alguns fornecedores recomendam o ATF 402 para a caixa de transferencia da Defender... alguém sabe se isso procede? Algum problema no seu uso?

Obrigado.

vwinit
13/03/2013, 14:11
Ressuscitando o tópico...

Alguns fornecedores recomendam o ATF 402 para a caixa de transferencia da Defender... alguém sabe se isso procede? Algum problema no seu uso?

Obrigado.

Sérgio, para caixa de transferência, utilize óleo 75w/90R API-GL5... de qualquer marca.

Para caixa de marchas ou caixa de velocidades, MTF94. Como este você não encontra, utilizamos o Honda MTF que é a mesma especificação. Não encontrei outro...

Abraço!

Lairto
12/04/2013, 05:32
Olá Pessoal. Ontem troquei o oleo caixa de transferência da minha 110. Sempre acreditei que quando o óleo transborda é quando o reservatório esta cheio. Coloquei 4 litros de óleo e ainda não transbordou. O manual diz que e 2,3 lts.

Hugo4x4
12/04/2013, 18:04
Olá Pessoal. Ontem troquei o oleo caixa de transferência da minha 110. Sempre acreditei que quando o óleo transborda é quando o reservatório esta cheio. Coloquei 4 litros de óleo e ainda não transbordou. O manual diz que e 2,3 lts.

Errou o buraco!!!!!!!!

vwinit
12/04/2013, 19:37
Olá Pessoal. Ontem troquei o oleo caixa de transferência da minha 110. Sempre acreditei que quando o óleo transborda é quando o reservatório esta cheio. Coloquei 4 litros de óleo e ainda não transbordou. O manual diz que e 2,3 lts.


Quanto de óleo cabe na bomba que você utilizou?? ... :pensativo:

CGAUER
13/04/2013, 00:51
Pois é,

o nível do óleo é através do bujão de enchimento localizado próximo a panela do freio de mão, bujão cuja face fica voltada para traseira do carro.


Errou o buraco!!!!!!!!

Hugo4x4
13/04/2013, 09:42
Este tema já foi tratado em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/46700-caixa-de-transferencia.html

Will.pc
28/08/2013, 09:31
Ola amigos, descobri esta semana um orificio na minha caixa de marcha e não sei o que vai alí para tapar nem mesmo o resultado dessa falta. Gostaria de ajuda. Segue a foto do tal do orificio.428461

vwinit
28/08/2013, 11:12
Will, tbm não sei ...
Será que era um sensor de pressão ou temperatura extra?? :pensativo:

Will.pc
28/08/2013, 12:06
Hailton Jr,

To preocupado de ter entrado sujeira na caixa ou então o oleo ter ido embora. Mas estou na esperança de algum colega ter uma resposta para mim.
Valeu

CGAUER
28/08/2013, 15:23
É a saída para o respiro do câmbio. Aí vai um parafuso tipo banjo com a saída para o tubo de respiro.

Abs

Clemente


Ola amigos, descobri esta semana um orificio na minha caixa de marcha e não sei o que vai alí para tapar nem mesmo o resultado dessa falta. Gostaria de ajuda. Segue a foto do tal do orificio.428461

Will.pc
29/08/2013, 08:35
Não to querendo puxar saco não, mas você é o cara Clemente. Além de saber tudo ainda é um sujeito atencioso. Valeu mesmo.
Detalhe: Eu não sou Gay...kakakakak

Will.pc
29/08/2013, 08:36
Clemente, será que o óleo foi embora por ali. Considerando que não sei há quanto tempo a coisa está daquele jeito, o que você me aconselha a fazer antes mesmo de recolocar o tal parafuso.
Weliton

CGAUER
29/08/2013, 11:54
Hahahaha!

Então, retire o óleo velho, coloque o respiro e parafuso banjo com as duas arruelas de cobre. Feito isso comprete a caixa com óleo Honda MTF06, você encontra nas concessionárias Honda.

Pronto

Abs

Clemente



Não to querendo puxar saco não, mas você é o cara Clemente. Além de saber tudo ainda é um sujeito atencioso. Valeu mesmo.
Detalhe: Eu não sou Gay...kakakakak

Marado
29/08/2013, 18:30
Quantos litros pega a caixa?