Ver Versão Completa : Óleo da Caixa de Transferência
Rubens Viajante
19/07/2012, 17:22
Boa tarde pessoal.
Gostaria de saber dos amigos do fórum qual o óleo (tipo/marca) que usam na caixa de transferência de suas Defender.
Um abraço a todos.
Rubens
Se seu Defender foi fabricado entre 89 e 2006:
Câmbio: Honda MTF 06 (disponível nas concessionárias)
Caixa de transferência: Lubrax Gold 75W90 GL5
Eixos: Qualquer EP 90 GL5.
Abraços
Clemente
Boa tarde pessoal.
Gostaria de saber dos amigos do fórum qual o óleo (tipo/marca) que usam na caixa de transferência de suas Defender.
Um abraço a todos.
Rubens
Rubens Viajante
19/07/2012, 19:44
Valeu Clrmente.
Obrigado
Rubens
Saudações!
Sem querer abusar, quantos litros em câmbio, caixa de transferência e eixos? Tenho que encomendar pois em minha city não tem o Honda nem o Lubrax, obrigado.
Abraço.
Óleo de motor (a partir de seco):
- Motores Td5 7,2 l
- Motores Tdi 5,8 l
Capacidade adicional depois de montar um filtro de óleo novo:
- Motores Td5 1,00 l
- Motores Tdi 0,85 l
Caixa de velocidades 2,38 l
Caixa de transferência 2,30 l
Diferencial dianteiro 1,70 l
Diferencial traseiro:
- Modelos 110 & 130 2,26 l
- Versões 90 1,70 l
Sistema de arrefecimento:
- Motores Td5 13,0 l
- Motores Tdi 11,10 l
Mão na roda, obrigado colegas!
Abraço.
rodrigoboscardin
24/07/2012, 12:26
Pessoal, preciso trocar os oleos da caixa de marchas, transferencia e diferenciais de minha Defender PUMA.
Os oleos indicados no manual não é possivel encontrar no mercado...
Caixa de velocidades - Castrol BOT 130M 2,4 litros
Caixa de transferencia - Castrol Syntrax 75W/90 ou Texaco Multigear 75W/90R 2,3 litros
Diferenciais - Castrol EPX 80W/90 ou Texaco Geartex EP85W/90 3,20 litros
Minha pergunta:
Alguem sabe qual seria o oleo correto para usar, que seja encontrado no mercado?
Diferenciais são os mesmos da defender 300tdi, certo? então poderia usar o mesmo óleo que o Clemente comentou? "Eixos: Qualquer EP 90 GL5."
Um abraço
Rodrigo
Rodrigo,
aí vai:
Câmbio:
GL4 75W90 100% sintético. Procure qualquer um similar. Vai encontrar da Motul, etc... Este Castrol é o mesmo óleo de todas as caixas de marchas manuais da Ford desde 2000 (B5 iB5), presentes no Ka, Fiesta, Eco, Focus, etc... Passe numa concessionára Ford e compre o original deles (caixa B5 ou IB5).
Veja info do PDF da Castrol:
Castrol BOT 130 M is a full synthetic SAE 75W-90 transmission fluid
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_south_africa/STAGING/local_assets/downloads/t/BOT_130M_TDS.pdf
Caixa de transferência:
Coloque o Lubrax Gold 75W90 GL5 ou EP 90 GL5.
Eixos:
Qualquer EP 90 ou 75W90 EP que seja GL5.
Abraços
Clemente Gauer
Pessoal, preciso trocar os oleos da caixa de marchas, transferencia e diferenciais de minha Defender PUMA.
Os oleos indicados no manual não é possivel encontrar no mercado...
Caixa de velocidades - Castrol BOT 130M 2,4 litros
Caixa de transferencia - Castrol Syntrax 75W/90 ou Texaco Multigear 75W/90R 2,3 litros
Diferenciais - Castrol EPX 80W/90 ou Texaco Geartex EP85W/90 3,20 litros
Minha pergunta:
Alguem sabe qual seria o oleo correto para usar, que seja encontrado no mercado?
Diferenciais são os mesmos da defender 300tdi, certo? então poderia usar o mesmo óleo que o Clemente comentou? "Eixos: Qualquer EP 90 GL5."
Um abraço
Rodrigo
rodrigoboscardin
24/07/2012, 14:19
Obrigado Clemente!
Vou fazer isso!
Abraço
rodrigoboscardin
24/07/2012, 14:33
Qual será a frequencia de troca correta?
Rodrigo, consulte o manual do carro.
Transmissão geralmente é de 40 em 40mil Km.
Porém pode ser que o óleo do seu câmbio possua intervalo maior, por ser 100 sintético. Nos carros da Ford é perene; para sempre.
Abraços
Clemente
Qual será a frequencia de troca correta?
Saudações! Após "perder" a embreagem tivemos que baixar câmbio e transferência: garfo furado e embreagem/disco quase nos rebites 158mkm, não sei se o dono anterior já havia trocado alguma vez, parece ter durado desde zero, e, lendo orientaçãoes do CLemente/vwinit/Nelson Defender 110 entre outros, achei em Jaú/SP o óleo Honda MTF 06 para Câmbio R$24,00, o Petrobras Gold 75w90 nem com vela acesa se acha por aqui, então comprei o Total Syn FE GL5 75W90 a R$64,00.*
Valeu
Fchain, se vai trocar o disco de embreagem, coloca o da Def130... É mais reforçado. Esta é uma melhoria que estou implantando no meu 90tinha seguindo conselhos do Clemente e outros aqui deste fórum. Lá fora também fazem isso para dar uma "reforçada" e aumentar a durabilidade do conjunto.
Abraço!
Pois é, este problema do garfo é conhecido.
Dá uma olhada no meu.
Land Rover porn (http://www.flickr.com/photos/cgauer/sets/72157629364850569/)
Fotos de antes e depois...
Abs
Clemente
Saudações! Após "perder" a embreagem tivemos que baixar câmbio e transferência: garfo furado e embreagem/disco quase nos rebites 158mkm, não sei se o dono anterior já havia trocado alguma vez, parece ter durado desde zero, e, lendo orientaçãoes do CLemente/vwinit/Nelson Defender 110 entre outros, achei em Jaú/SP o óleo Honda MTF 06 para Câmbio R$24,00, o Petrobras Gold 75w90 nem com vela acesa se acha por aqui, então comprei o Total Syn FE GL5 75W90 a R$64,00.*
Valeu
Legal, só mais uma dúvida, posso comprar o disco da 130, ele se encaixa/cabe no platô da 110? Há necessidade de algum outro componente diferente que os da 110 para essa adaptação? O vendedor disse que desconheçe esta informação.
Abraço, Fernando.*
Clemente vi seu flickr, o caninho de cobre para lubrificar é genial!!!
Sim,
o platô é o mesmo para todos, 90, 110 e 130. Só muda o disco. Verifiquei o estado do volante, se for necessário dê um passe.
Abraços
Clemente
Legal, só mais uma dúvida, posso comprar o disco da 130, ele se encaixa/cabe no platô da 110? Há necessidade de algum outro componente diferente que os da 110 para essa adaptação? O vendedor disse que desconheçe esta informação.
Abraço, Fernando.*
Clemente, conforme o seu paquímetro nas fotos do link acima, o disco da 130 tem um milímetro a mais de espessura, como moro em cidade pequena e longe de oficinas especializadas, apesar de meu mecânico ser dez, ele acha que não "vai dar embreagem", que o curso do pedal é curto e não daria margem para regulagem e como sou novatinho no Defender(comprei dia 10pp), não sei o que argumentar com ele, já veio o valeo da 110, mas a bearmach me trocaria pelo da 130, porém tenho que aguardar resposta de quando viria, mas se der zica na instalação vai ter uma bicaria na minha cabeça rsrsrs Perdoe-me pela insistência na minha dúvida.
Abraço, Fernando.
Fernando,
a utilização do disco da 130 não é uma adaptação e tampouco gambiarra. A diferença entre o powertrain da 130 e o 110 é apenas o disco e nada mais. Todo acionamento é igual, assim como volante e platô, pedal, cilindros, garfo e ajuste do sistema.
Quanto ao curso, não se preocupe, o sistema é hidráulico e ajusta-se constantemente conforme o gasto.
IMPORTANTE, o Disco da 110 possuía já 40mil Km nas costas. O da 130 estava zero... Daí a diferença de 1mm.
SIM, troque o disco e coloque o da 130 e faça o reforço no garfo.
O 300TDI é meio raquítico em baixa rotação e e para piorar a primeira marcha um tanto longa. Estes fatores podem sobrecarregar todo disco numa saída mais forte.
Aproveite e:
1) verifique o aperto dos parafusos da tampa frontal do câmbio, podem afrouxar, o que termina por deixar óleo vazar para dentro da caixa seca. Se necessário refaça a junta da tampa com silicone loctite cinza e trave os parafusos com veda rosca loctite 567.
2) Separe o câmbio da caixa seca (coisa simples) e aplique silicone loctite preta e remonte tudo. Pronto, você terá um sistema 100% selado contra água, conforme previsto pela LR, não fosse a imprecisão da face externa do câmbio.
Abraços
Clemente
Clemente, conforme o seu paquímetro nas fotos do link acima, o disco da 130 tem um milímetro a mais de espessura, como moro em cidade pequena e longe de oficinas especializadas, apesar de meu mecânico ser dez, ele acha que não "vai dar embreagem", que o curso do pedal é curto e não daria margem para regulagem e como sou novatinho no Defender(comprei dia 10pp), não sei o que argumentar com ele, já veio o valeo da 110, mas a bearmach me trocaria pelo da 130, porém tenho que aguardar resposta de quando viria, mas se der zica na instalação vai ter uma bicaria na minha cabeça rsrsrs Perdoe-me pela insistência na minha dúvida.
Abraço, Fernando.
Obrigado, seguido à risca as dicas ficou muito bom. Valeu!!!
SergioMedeiros
12/03/2013, 22:14
Ressuscitando o tópico...
Alguns fornecedores recomendam o ATF 402 para a caixa de transferencia da Defender... alguém sabe se isso procede? Algum problema no seu uso?
Obrigado.
Ressuscitando o tópico...
Alguns fornecedores recomendam o ATF 402 para a caixa de transferencia da Defender... alguém sabe se isso procede? Algum problema no seu uso?
Obrigado.
Sérgio, para caixa de transferência, utilize óleo 75w/90R API-GL5... de qualquer marca.
Para caixa de marchas ou caixa de velocidades, MTF94. Como este você não encontra, utilizamos o Honda MTF que é a mesma especificação. Não encontrei outro...
Abraço!
Olá Pessoal. Ontem troquei o oleo caixa de transferência da minha 110. Sempre acreditei que quando o óleo transborda é quando o reservatório esta cheio. Coloquei 4 litros de óleo e ainda não transbordou. O manual diz que e 2,3 lts.
Olá Pessoal. Ontem troquei o oleo caixa de transferência da minha 110. Sempre acreditei que quando o óleo transborda é quando o reservatório esta cheio. Coloquei 4 litros de óleo e ainda não transbordou. O manual diz que e 2,3 lts.
Errou o buraco!!!!!!!!
Olá Pessoal. Ontem troquei o oleo caixa de transferência da minha 110. Sempre acreditei que quando o óleo transborda é quando o reservatório esta cheio. Coloquei 4 litros de óleo e ainda não transbordou. O manual diz que e 2,3 lts.
Quanto de óleo cabe na bomba que você utilizou?? ... :pensativo:
Pois é,
o nível do óleo é através do bujão de enchimento localizado próximo a panela do freio de mão, bujão cuja face fica voltada para traseira do carro.
Errou o buraco!!!!!!!!
Este tema já foi tratado em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/46700-caixa-de-transferencia.html
Ola amigos, descobri esta semana um orificio na minha caixa de marcha e não sei o que vai alí para tapar nem mesmo o resultado dessa falta. Gostaria de ajuda. Segue a foto do tal do orificio.428461
Will, tbm não sei ...
Será que era um sensor de pressão ou temperatura extra?? :pensativo:
Hailton Jr,
To preocupado de ter entrado sujeira na caixa ou então o oleo ter ido embora. Mas estou na esperança de algum colega ter uma resposta para mim.
Valeu
É a saída para o respiro do câmbio. Aí vai um parafuso tipo banjo com a saída para o tubo de respiro.
Abs
Clemente
Ola amigos, descobri esta semana um orificio na minha caixa de marcha e não sei o que vai alí para tapar nem mesmo o resultado dessa falta. Gostaria de ajuda. Segue a foto do tal do orificio.428461
Não to querendo puxar saco não, mas você é o cara Clemente. Além de saber tudo ainda é um sujeito atencioso. Valeu mesmo.
Detalhe: Eu não sou Gay...kakakakak
Clemente, será que o óleo foi embora por ali. Considerando que não sei há quanto tempo a coisa está daquele jeito, o que você me aconselha a fazer antes mesmo de recolocar o tal parafuso.
Weliton
Hahahaha!
Então, retire o óleo velho, coloque o respiro e parafuso banjo com as duas arruelas de cobre. Feito isso comprete a caixa com óleo Honda MTF06, você encontra nas concessionárias Honda.
Pronto
Abs
Clemente
Não to querendo puxar saco não, mas você é o cara Clemente. Além de saber tudo ainda é um sujeito atencioso. Valeu mesmo.
Detalhe: Eu não sou Gay...kakakakak
Quantos litros pega a caixa?
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