Conectar

Ver Versão Completa : Jeep Grand Cherokee Laredo V8 5.2 1995 - Recuperação

Páginas : 1 2 3 [4]

Fabiano Klug
22/10/2014, 14:15
Recebemos hoje o orçamento da Cherokee, e como já suspeitávamos fica bem alto, pra modulo, chicote e bateria nova, mais 2.200 de mão de obra a conta chegaria a 17.360,00 reais, fica fora de questão, iremos muito provavelmente seguir com o plano B de instalar uma nova injeção eletrônica programável....

VGraf
22/10/2014, 15:12
18mil é mais facil comprar outra e desmanchar essa. Sem noção os preços

Sinuhe
22/10/2014, 18:52
Amigo se é o chicote e o modulo tá fácil....

Fabiano Klug
23/10/2014, 08:50
Exatamente, isso ajuda mais agora, mas não iremos mais insistir no original, já deu.

Sinuhe
23/10/2014, 09:08
Amigo eu insistiria, esses carros são terríveis, se mantendo original, imagine mudando!!! O novo tem que ter feito isso já em um carro igual o seu, caso contrario, é zica brava....e depois não tem volta. Boa sorte!!!

Fabiano Klug
23/10/2014, 10:07
Acabo de confirmar com a proprietária, e realmente iremos adotar o modulo de injeção programável, mas antes deles realmente arrancarem o original vamos ter uma demorada conversa a respeito, quem sabe eles tenham uma ideia da onde olhar antes de seguir com o plano B.

Sinuhe
23/10/2014, 14:15
Amigo, isso é aconselhável saber sempre, porque não tem volta!!!
O modulo da Cherokee interfere na CA diretamente e vc sabe que é enjoado...
Da uma ligada no Dr, quem sabe vc traz ela pra ele resolver...boa sorte.

georgevalle
24/10/2014, 07:49
Conversando com um novo colega (estou comprando uma rural dele) este comentou que tem uma grand cherokee V8 não perguntei o ano, ele me falou que esta com um módulo fuel tech e que está muito satisfeito, perguntei sobre o funcionamento do painel e caixa ele me falou que está tudo ok e que para funcionar tudo certo manteve o módulo original o novo "apenas" gerencia o motor e original "faz de conta que gerencia o motor", esta semana provavelmente irei ver a nave daí entro em maiores detalhes.

Fabiano Klug
24/10/2014, 09:32
Isso soa muito animador, se ele permitir, poderia fazer algumas fotos pra arquivar no tópico?

O Fuel Tech tem um valor mais alto, este que mencionei é um modelo mais equivalente, porem de "grife" ainda em formação.

Sinuhe
24/10/2014, 14:20
Amigo isso é muito bom saber, quem sabe não de uma melhorada na minha VTR tb...rs

Fabiano Klug
24/10/2014, 17:26
Acabo de voltar da oficina que instala a injeção programável, já deram um aligada na fabrica que faz o Hardware Car, e pode ser que seja necessário mesmo a instalação de um FuelTech, eles vão olhar ela, olhar pra ver se não resolve o problema no chicote, senão já instalar o sistema correto para isso.

Fabiano Klug
24/10/2014, 22:11
Estou fazendo uma pesquisa, e andei vendo que o cambio da Grand Cherokee até 1995 não é controlada eletronicamente, ainda preciso ter certeza absoluta, se isso realmente for verdade, podemos eliminar o sistema original de injeção completamente e utilizar o da FuelTech ou Hardware Car sem medo de ser feliz, se alguém souber precisar essa informação eu vou agradecer profundamente.

Fabiano Klug
25/10/2014, 09:28
Consegui confirmar, o cambio das nossas 5.2 V8 até 1995 usam cambio 46RH, que seria o H para hidráulico e quando possuir o E como as 44RE ele é controlado por modulo eletrônico.

Grande chances de conseguirmos fazer ela funcionar sem a parafernália original que já esta comprometida....

Rubens Linhalis
31/10/2014, 15:46
Consegui confirmar, o cambio das nossas 5.2 V8 até 1995 usam cambio 46RH, que seria o H para hidráulico e quando possuir o E como as 44RE ele é controlado por modulo eletrônico.

Grande chances de conseguirmos fazer ela funcionar sem a parafernália original que já esta comprometida....

Fabiano,

Vi esse anuncio e lembrei de vc. Talvez um contato com o cara e pode ter mais informação. É uma V8 com injeçao full tech

Jeep Grand Cherokee V8 cambio Manual 4x4, 1996 - Carros - Irati, Paraná | bomnegócio.com (http://pr.bomnegocio.com/regiao-de-ponta-grossa-e-guarapuava/veiculos/carros/jeep-grand-cherokee-v8-cambio-manual-4x4-49224570)

Fabiano Klug
31/10/2014, 17:47
Boa dica Rubens, mandei mensagem para ele, caso ele não responder vou tentar ligar para ele e trocar umas ideias a respeito.

Ja fizemos o pagamento da entrada do equipamento, deve estar chegando na segunda feira e no decorrer da semana que vem, teremos uma posição quanto ao funcionamento perfeito ou não.

Vão fazer um chicote temporário, se funcionar, vão instalar o sistema definitivamente, e ja pedi para que nada tenha emendas, que seja tudo utilizado com conectores para futuros diagnósticos.

Fabiano Klug
31/10/2014, 17:54
Ahhh esqueci de mencionar, as mangueiras do radiador dela estão ressecadas e vazando, foram encomendadas a superior e a inferior para trocarmos as duas ao mesmo tempo, chegam até segunda feira pra aproveitar o embalo.

lebolaserrana
04/11/2014, 21:32
Amigo boa noite sou novo no fórum comprei um cheroka igual a sua mas a minha pegou fogo e eu recuperei ela, preciso se vc puder tirar umas fotos das mangueira de vacuo, válvula egr, aquelas mangueiras finas para mim saber as posições será q tem como agradeço meu email letecmac@hotmail.com

Fabiano Klug
05/11/2014, 10:31
Olá, vou dar uma olhada nas fotos que tenho nos arquivos e lhe envio por e-mail, mas nunca demos atenção a essa parte especificamente, mesmo que tenhamos somente trocado o EGR, mas vejo pra ti isso.

Juliano Nitsch
06/11/2014, 18:30

Ola Fabiano

Não querendo te desanimar mas, tenho uma Laredo V8 93 e quando tive problema com o engate do Overdrive do cambio, o problema estava no modulo de injeção do motor. Portanto apesar do cambio ser hidraulico, os solenoides do Overdrive e Lock-up dentro do cambio dependem do modulo para atuarem.

Acredito que se vc funcionar somente com o modulo "genérico", não vai ter a quarta marcha (Overdrive) e o Lock-up.

O modulo monitora os sinais do sensor de temperatura do motor, velocidade e mais algum que não lembro agora.

Se precisar alguma coisa estou a disposição. Se demorar para responder, mande uma MP.

Ate mais.

Chispe
06/11/2014, 20:00
Só tenho que agradecer este tópico li o todo agora mesmo. Eu tenho um grand cherokee 2.5 td mas aqui em Portugal

boa continuação

Fabiano Klug
07/11/2014, 12:32
Bem lembrado Juliano, meu Camry teve um problema com O/D e descobrimos que quem comandava isso era também o modulo do motor, no Toyota foi fácil de resolver, eram dois capacitores estragados, trocamos e "Voi lá".....

Mas ontem, conversando com os instaladores, eles fizeram uns testes e viram que existe um problema estranho no atuador da marcha lenta que apesar de ter 4 fios, um dos 4 não responde, acharam estranho e isso poderia ser um indicio de problemas no modulo, mas nada certo, e esta sendo fabricado um sistema manual de ajuste de marcha lenta, dispensando o atuador elétrico para o novo sistema de injeção, e me perguntaram se eu preferiria manter o sistema original caso o problema fosse apenas isso, comentei que seria ótimo, mas estou tão calejado com esse sistema elétrico mal projetado deste modelo que acredito que seja mais útil instalar um novo pra eliminar futuros problemas.

Quarta feira chegou as duas mangueiras do radiador que vamos trocar já que uma esta ruim e iremos trocar ambas pra garantir, 260 reais com frete no Mercado Livre.

Obrigado por acompanhar esta saga caro Chispe.

Fabiano Klug
27/11/2014, 18:28
Boa tarde....

Grand Cherokee V8 1995 Laredo FUNCIONANDO, e o melhor de tudo, sem o sistema de injeção adicional, ela esta operando perfeitamente, fui dar uma volta com ela de uns 3 quilômetros para abastecer e tudo perfeito, melhor que antes pois não falha mais.
O problema: chicote do sensor TPS com problema, e possivelmente o sensor que trocamos avariado, foi refeito o fio rompido e instalado num novo TPS e "voi lá", ela funciona macia.

Sairá mais barato e como a bataria que foi comprada ano passado novamente estava "ferrada", pedi uma bateria de 90 ou 100 amperes, alguém sabe dizer qual a capacidade de carregamento do alternador da 5.2 V8?

De mais a mais, ela vai agora devolta para finalizar a instalação do GNV.

Juliano Nitsch
27/11/2014, 21:10
Que noticia boa Fabiano. Parabéns !!

Esta funcionando com o modulo original então ? Não instalou outro gerenciamento de injeção ?

Ate mais.

Fabiano Klug
27/11/2014, 21:59
Que noticia boa Fabiano. Parabéns !!

Esta funcionando com o modulo original então ? Não instalou outro gerenciamento de injeção ?

Ate mais.
Exatamente, funcionando com injeção original, vou dormir exorcizado, hehehhheheheheh.

Glaicon
28/11/2014, 07:37
Boa tarde....

Grand Cherokee V8 1995 Laredo FUNCIONANDO, e o melhor de tudo, sem o sistema de injeção adicional, ela esta operando perfeitamente, fui dar uma volta com ela de uns 3 quilômetros para abastecer e tudo perfeito, melhor que antes pois não falha mais.
O problema: chicote do sensor TPS com problema, e possivelmente o sensor que trocamos avariado, foi refeito o fio rompido e instalado num novo TPS e "voi lá", ela funciona macia.

Sairá mais barato e como a bataria que foi comprada ano passado novamente estava "ferrada", pedi uma bateria de 90 ou 100 amperes, alguém sabe dizer qual a capacidade de carregamento do alternador da 5.2 V8?

Finalmente!:palmas:
Cara, não terão nem o gosto de rodar, pelo menos, um tanque só na gasolina?
Ela mal funcionou e já vão pará-la?
Curte um pouco a viatura.:concordo:

VGraf
28/11/2014, 09:13
o certo era rodar um tempo com ela assim na gasola, "pra dar uma respirada", até porque ficou um bom tempo parada em

Rubens Linhalis
28/11/2014, 09:15
Ufa... problema resolvido e carro de volta a vida, e o vc tambem...rs

Parabéns pela perseverança e resiliência. Acredito que muita GC foram abandonadas ao relento por problemas como esse que vc enfrentou.

Fabiano Klug
28/11/2014, 09:27
Andar com ela agora é meio problemático devido a documentação não poder mais ser renovada sem a apresentação do selo do GNV, como isso ainda esta tudo pendente, é capaz dela ser parada numa blitz e recolhida, dai só o dono anterior poderá retirar ela, e eles já não estão gostando muito que ela ainda não foi transferida, agora que for reinstalado o GNV, e toda burocracia resolvida, dai poderemos andar de boa com ela e ir revisando o que falta como os semi-eixos e rolamentos, se trocamos ou não fluido do cambio AT, trocar as buchas de suspensão que estão bem ressecadas.

Dona Silvia, esta precisando neste momento muito do carro dela, então estamos agora correndo contra o relógio.

Sinuhe
01/12/2014, 09:46
Boa tarde....

Marca 90A, mais precisa ver se esta carregando...estou com o mesmo problema....

Fabiano Klug
01/12/2014, 10:24
Ótimo, a Grand Cherokee já esta pronta para voltar para o GNV, vai de guincho devido aos documentos não puderam mais ser renovados.

Mas nossa não esta dando problemas no carregamento, o único problema mesmo é a matança das baterias devido a sucessivas tentativas de partida.

Sinuhe
01/12/2014, 15:09
Amigo, ela marca no painel que esta carregando ou vc já testou a carga real??

Fabiano Klug
01/12/2014, 16:55
Ja testamos, fica entre 13-14 volts o tempo todo.

Acabo de voltar da corrida com ela para o GNV, ficou bom o serviço, lisa de rotação, mas precisa mais uns ajustes na lenta que ela ocasionalmente morre, vamos terminar de instalar o GNV, transferir e depois fazer os ajustes finais.

pliniodemarco
16/02/2015, 23:18
Já concluiu o GNV e a documentação?

RoyasV8
04/03/2015, 12:34
Caro Fábio, primeiramente meus parabéns, você é um verdadeiro guerreiro. Meu nome é Royas, sou de Santos, acompanhei de longe toda essa sua trajetória, porém, no momento, estou precisando muito de sua ajuda, se não velamos: Sou advogado, adoro e tenho há 2 anos, uma Grand cherokke 96/97, preta com interior caramelo; Ela está linda e nova, gastei um dinheiro, mas não entendo nada de mecânica. Ocorre, de uns tempos para cá, ela vinha pegando na 3°, depois 4°, 5° tentativa para pegar. Pois bem, para evitar de queimar o motor de partida, logo encostei numa mecânica, achando que era coisa boba. Isso faz 2 meses e já estou numa segunda mecânica especializada em SUV aqui e Santos, chamada "MUNDO OFF ROAD" e ninguêm descobre o problema. Assim, se possível, gostaria do seu e-mail pessoal, para que o mecânico, diante da sua experiência, mandasse para você tudo que ele já tentou, para que assim, você desse a sua opinião, pois o mesmo já está desistindo e mandando eu retirar o carro de guincho. Obrigado e Abraço.

RoyasV8
04/03/2015, 12:37
Caro Fábio, vai o meu e-mail pessoal, sannyag@terra.com.br

Glaicon
05/03/2015, 07:02
Caro Fábio, primeiramente meus parabéns, você é um verdadeiro guerreiro. Meu nome é Royas, sou de Santos, acompanhei de longe toda essa sua trajetória, porém, no momento, estou precisando muito de sua ajuda, se não velamos: Sou advogado, adoro e tenho há 2 anos, uma Grand cherokke 96/97, preta com interior caramelo; Ela está linda e nova, gastei um dinheiro, mas não entendo nada de mecânica. Ocorre, de uns tempos para cá, ela vinha pegando na 3°, depois 4°, 5° tentativa para pegar. Pois bem, para evitar de queimar o motor de partida, logo encostei numa mecânica, achando que era coisa boba. Isso faz 2 meses e já estou numa segunda mecânica especializada em SUV aqui e Santos, chamada "MUNDO OFF ROAD" e ninguêm descobre o problema. Assim, se possível, gostaria do seu e-mail pessoal, para que o mecânico, diante da sua experiência, mandasse para você tudo que ele já tentou, para que assim, você desse a sua opinião, pois o mesmo já está desistindo e mandando eu retirar o carro de guincho. Obrigado e Abraço.
Aparece no painel, durante as tentativas de ligar a viatura, a luz de uma chave com um traço?
A viatura roda com gás?
Já verificaram a bomba de combustível?
Já verificaram o módulo?:pipoca:

VGraf
05/03/2015, 09:00
Nao pode ser regulador de pressao tbm?

RoyasV8
05/03/2015, 13:26
Caros amigos, na época tirei o gás e fiz toda a manutenção e revisão, ficou tudo Ok, um verdadeiro "puro sangue", inclusive no documento. Segundo mecânico, no momento, já fora verificado bomba, pressão da bomba, alternador entre outros, mas vou me informar melhor para passar para vocês, para tentarem me ajudar com vossas opiniões e experiências. Ele acha que é alguns dos módulos, mas não está localizando. Volto com mais informações.
Abraços

voadorpx
15/03/2015, 01:30
Caros amigos, na época tirei o gás e fiz toda a manutenção e revisão, ficou tudo Ok, um verdadeiro "puro sangue", inclusive no documento. Segundo mecânico, no momento, já fora verificado bomba, pressão da bomba, alternador entre outros, mas vou me informar melhor para passar para vocês, para tentarem me ajudar com vossas opiniões e experiências. Ele acha que é alguns dos módulos, mas não está localizando. Volto com mais informações.
Abraços
Bom dia amigo, a minha é mesmo ano e modelo porem limited. estava com o mesmo problema e realmente após troca do módulo ficou redondinha. Sem problema.

RoyasV8
19/03/2015, 17:52
Boa tarde VOADORPX, obrigado pela dica, mais no caso, quais dos módulos você trocou, pois acho que tem mais de um.

Glaicon
29/03/2015, 09:35
Fabiano, tua última aparição por aqui foi em 01/12/2014.
O que houve?:pipoca:

Fabiano Klug
20/07/2015, 17:40
Salve, Salve galera....

Realmente Glaicon, faz tempo, e não morri não.....

Apesar das mudanças de direção de nossa família(Estamos indo embora do Brasil), a Cherokee teve final feliz também.

Então, em Janeiro começamos a recolocação dos semi-eixos, que depois vimos que era preciso dos rolamentos e uns negócios que até agora não entendi, mas que enfim foi providenciado, e ao instalar o GNV neste mesmo período, as malditas falhas ainda sobreviviam nela, trocmos velas de novo, regula aqui, regula ali e nada de muito melhor, levamos para instalar uma central de injeção esportiva programável sobre o original que deve estar descrito nos post anteriores, mas o problema apareceu, TPS, que já havia sido trocado, melhorou, mas nada útil.

Enfim, ela andava e deu se prosseguimento da instalação do GNV, e depois regulagem, com isso pronto, fomos instalar os semi-eixos com os rolamentos, vedadores e um tipo de suporte de 4 parafusos, e viram que estava errado as medidas, mandamos de volta com os originais e viram na empresa que nada de errado havia e que estavam corretos, devolta para a oficina, viram que não prestaram atenção nas diferenças de lado, que no final serviu perfeitamente.

Isso resolvido, mesmo ela rodando a uns 80%, a oficina foi atras da documentação, e toda palhaçada do numero divergente do chassi com o documento reapareceu, fico me perguntando se os despachantes são todos assim, pendencia de documentos resolvido, foram gastos as ultimas duas semanas para recolocar ela na melhor forma possível, fora para lá e para cá em oficinas, e concluíram que a Sonda-Lambda esta com problemas, trocaram ela, e o carro parou de trepidar, ficou otimo, mas ela ainda morria, e mais correria, e concluíram que o TPS trocado por ultimo era o vilão, recolocamos o TPS que veio dos EUA e Voi lá, não morreu mais, e a lenta dela ficou perfeita a 700 rpm.

Depois disto devolta, segundo o rapaz que correu atras de tudo, ela esta quase lá, digamos que 95%, e voltaram ao GNV para reprogramar, passaram uma tarde inteira até tarde da noite, e concluíram que havia um bico injeto com entrada falsa de ar, que se resolveu com a devida vedação do mesmo, com isso ela ficou 100% com mais uma reprogramação e nisso, ela não morreu mais, não trepidava mais, pega de primeira, suave e lisa, como se nunca tivesse GNV, que a principio, rodei com ela nos dois combustíveis e é incrível como a perda de potencia é imperceptível, pra não dizer nula.

Bom, sábado passado agora dia 18/07/2015 ela veio me visitar para dar o adeus e seguir para a proprietária que mora em João Pessoa, que estão ansiosa para poder utilizar o carro no seu dia-dia, e foi rodando até SP sem nenhum problema mecânico ou outro qualquer, igualmente lisa e precisa, de SP ela segue em cegonha pela questão de segurança e valores ficarem o mesmo que seguir rodando.

Abaixo a ultima foto dela, com o porta-malas socado de bagagem do colaborador da dona do carro e todo equipamento de GNV instalado:

http://i.imgur.com/v4gzEhP.jpg

Na foto ela esta bem suja, chove a mais de 30 dias aqui e ela rodou direto, e no sábado que saiu o sol, ela partiu.

cadgcao00
20/07/2015, 19:02
Acabou que não foi tua , espero que o novo dono cuide dela direito

Glaicon
21/07/2015, 07:14
Caramba, toda essa história e dificuldade, para ela ir embora assim, tão rápido?:shock:
És um herói, Fabiano.
Parabéns pela persistência e paciência.
Coisas que eu não aguentaria por muito tempo.
Que bom que deu tudo certo.
Só fica aquela sensação de vazio, ao ver a viatura ir embora.
Bora partir pra outra aventura?:mrgreen:

Fabiano Klug
21/07/2015, 16:16
Vou dizer, vai sim ficar um vazio, mas coo estou de mudança para Alemanha em setembro, todo aprendizado será útil por lá, e novas carangas interessantes vão aparecer por lá, pode apostar....

Sobre ela não ficar comigo, isso sempre ficou claro desde o inicio, então, não me prendi muito emocionalmente a ela, foi um desafio que com certeza eu repetiria novamente.

Felipewerner
27/07/2016, 18:38
Boa noite pessoal , estou com um problema na minha limited 5.2 v8 96/97 , eles não acertam a peça (sensor de posição da borboleta), alguem sabe me dizer o codigo correto do sensor TPS deste ano e modelo, e se achar algum link no ML ou qualquer lugar que possa comprar, OBRIGADO

Fabiano Klug
30/07/2016, 15:39
Boa noite pessoal , estou com um problema na minha limited 5.2 v8 96/97 , eles não acertam a peça (sensor de posição da borboleta), alguem sabe me dizer o codigo correto do sensor TPS deste ano e modelo, e se achar algum link no ML ou qualquer lugar que possa comprar, OBRIGADO

Segue link com sensores TPS na Rockauto:

1996 JEEP GRAND CHEROKEE 5.2L V8 Throttle Position Sensor (TPS) | RockAuto (http://www.rockauto.com/en/catalog/jeep,1996,grand+cherokee,5.2l+v8,1182192,fuel/air,throttle+position+sensor+(tps),5136)

Amazon.com: Mopar 4874371AC Throttle Position Sensor: Automotive (https://www.amazon.com/Mopar-4874371AC-Throttle-Position-Sensor/dp/B0049EJZA4)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749195214-sensor-posico-borboleta-tps-jeep-grand-cherokee-52-97-98-_JM

Glaicon
31/07/2016, 06:55
Segue link com sensores TPS na Rockauto:

1996 JEEP GRAND CHEROKEE 5.2L V8 Throttle Position Sensor (TPS) | RockAuto (http://www.rockauto.com/en/catalog/jeep,1996,grand+cherokee,5.2l+v8,1182192,fuel/air,throttle+position+sensor+(tps),5136)

Amazon.com: Mopar 4874371AC Throttle Position Sensor: Automotive (https://www.amazon.com/Mopar-4874371AC-Throttle-Position-Sensor/dp/B0049EJZA4)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749195214-sensor-posico-borboleta-tps-jeep-grand-cherokee-52-97-98-_JM
E daí, Fabiano?
Um ano sem aparecer por aqui!
Tem notícias da viatura?
Tudo certo com ela?:pipoca:

Fabiano Klug
31/07/2016, 10:04
Um ano morando na Alemanha, o ritmo me impede de participar mais, mas sim, a viatura roda 100%, praticamente só no GNV, porem a dona reclama que mesmo no GNV, não é nada acessível o consumo dela.

Experiência fantástica essa recuperação, e imaginar que eu já achava que sabia bastante sobre carros, cada dia é uma nova escola....

tonatto
03/02/2017, 17:19
Da hora o trabalho, como você fez para remover os braços dos limpadores ?Queria pintar os da minha,mas não consegui remover,parece que não tem porca,ou como faz para ter acesso a elas,obrigado.

Olá a todos.....

Depois do final de semana remontando a Laredo, fiz um video e algumas fotos extras, porem não deu tempo de fazer uma bateria de fotos como gostaria, apenas de alguns processo da remontagem e como foi cançativo porem muito gratificante, aprendesse muito com isso.
....

Fabiano Klug
04/02/2017, 17:06
Olá...
Estes braços não tem parafusos mesmo, apenas uma trava bem por baixo, destrave eles, a fixação deles é apenas por pressão sobre um pino cheio de estrias, basta pegar uma boa e grande chave de fenda, encontrar uma boa posição e ir fazendo pressão de vários lados para ir subindo e saindo.
Segue um vídeo com uma boa explicação:

https://www.youtube.com/watch?v=QaJjgh7sGRU

tonatto
04/02/2017, 20:02
Ah entendi bem que eu vi uma orelinhas ali,mas é muito menor que estas do video irei, tentar obrigado amigo ajudou mesmo!

Olá...
Estes braços não tem parafusos mesmo, apenas uma trava bem por baixo, destrave eles, a fixação deles é apenas por pressão sobre um pino cheio de estrias, basta pegar uma boa e grande chave de fenda, encontrar uma boa posição e ir fazendo pressão de vários lados para ir subindo e saindo.
Segue um vídeo com uma boa explicação:

https://www.youtube.com/watch?v=QaJjgh7sGRU