Conectar

Ver Versão Completa : Jeep Grand Cherokee Laredo V8 5.2 1995 - Recuperação

Páginas : 1 [2] 3 4

Fabiano Klug
22/03/2013, 15:30
Não iria chamar o topico mas ja que temos novidades boas, peguei ontem a Cherokee e as novidades não era boas mas nada demais também ja que estamos recuperando ela.

Novamente luz de Check Engine acessa, acusou agora codigo 32 e 52 tudo ligado ao sistema EGR/Canister, provavelmente devido a lavagem, a se averiguar.

Não sei onde fica o sistema, e olhando no manual da 1996 meparece que fica d olado do motorista e alguma das partes ficam debaixo do farol esquerdo, como vou trocar os farois ja vou dar uma olhada se não é apenas mal contato pela lavavem também, desta vez ja vou levar meu multimetro junto.

Interesante que isso não afetou o comportamento do carro, mas no geral da pra sentir que não esta redondo, e hoje ao engatar o Overdrive dela assim que se requisita força par auma ultrapassagem ela começa dando uns leve trancos, até que o cambio reduz para a 3ª marcha e para de dar trancos leves e volta a funcionar redondo.

Algumas opiniões?
VGraf se voce não fotografou sua empreitada dos cabos, vou ficar tristinho....

VGraf
22/03/2013, 15:58
Pode ser que tenha ficado umidade em alguma parte, um pouco de agua em algum conector? O certo era dar uma geral mesmo pra ver se da pra perceber algo de errado no "zoiometro" (algo solto) mesmo e talvez mandar um limpa contato ou Wd40. A minha peguei com Xenon, alguns fios a mais, e as vezes olho ali na frente e vejo muitos conectores soltos, nao faço a minima ideia do que sejam, mas tambem nao acho nenhum local que poderiam ser encaixados. Sei que ha alguns conectores embaixo do carro, no cambio, sera que nao estao com mal contato tambem?

Entao, nao tirei foto, estou sem a maquina aki em casa, mulher abduziu para a loja, e tava na correria que nem lembrei... heheh
Tiro foto depois com os cabos novos e das peças usadas para ver se estavam tao ruins assim. Em relaçao a bobina, acabei por confirmar que peguei a do modelo 94(ou 93)-97 ($76,00) quando na verdade deveria ter comprado a do modelo que vai do ano 98 ao 2002 ($208,00). Vendedor gente boa, me disse que as características são as mesmas, apenas o encaixe é diferente. Vou ver se consigo amanha trocar o encaixe do conector por outro que sirva no modelo da que veio.

A parte mais dificil foi tirar as velas. Nao saiam nem a pau, e o espaço nao é akele dos maiores..

Preciso agora, caso fique boa, tratar do Piloto Auto, ele acende mas não "set". Ja virei de ponta cabeça e nao acho vazamento, inclusive embaixo do suporte da bateria. To acreditando nos botoes da esquerda ( On-OFF / SET), que estejam de arte. o do lado esquerdo.

Aos poucos vai ficando em ordem, o que mata é esses quebra-cabeças eletricos. A gente nao ve

VGraf
22/03/2013, 15:59
Os cabos nao consegui organizar certinho, pois os suportes sao para os cabos originais, esses sao 8,8mm e nao passam nem com reza

Rustão
22/03/2013, 16:05
Os cabos nao consegui organizar certinho, pois os suportes sao para os cabos originais, esses sao 8,8mm e nao passam nem com reza

VGraf, não sei direito como ta fazendo, mais esses suportes de cabo eles abrem para poder acomodar os cabos, se for passar por dentro sem abrir não da mesmo.
Tenta soltar aquele suporte que segura o cabo da bobina que fica preso no ultimo parafuso da tampa de valvula, quase perto da bobina, se puxar pra cima ele sai, com ele na mão veja como funciona o esquema de abrir e fechar esses suportes, os outros são maiores pq passam mais cabos, mais o sistema é o mesmo
abraço

VGraf
22/03/2013, 16:17
SIm sim, ja tinha arrancado eles no domingo, arranquei todos os cabos antigos e os suportes, e organizei dentro desses " suportes passadores", claro, abrindo eles. A curvinha do encaixe dentro do suportinho é pequena perto dos cabos novos. Os novos nao chegam a encaixar dentro deste suporte. O orginal é 7mm?

Rustão
22/03/2013, 16:22
SIm sim, ja tinha arrancado eles no domingo, arranquei todos os cabos antigos e os suportes, e organizei dentro desses " suportes passadores", claro, abrindo eles. A curvinha do encaixe dentro do suportinho é pequena perto dos cabos novos. Os novos nao chegam a encaixar dentro deste suporte. O orginal é 7mm?

Original é 7mm, como coloquei de 8mm não senti essa dificuldade, não pensei que fosse tão apertado.
Ve se não da pra prender com abraçadeiras de plasticos

VGraf
22/03/2013, 16:27
Boa, assim que tiver um tempo, vou fazer isso. Tambem achei que nao fosse dar tanta diferença

Fabiano Klug
22/03/2013, 18:16
E ja deiudiferença nos sintomas das falhas?

VGraf
22/03/2013, 18:54
Daki a poco vou rodar e testar o servico, hehehe

VGraf
22/03/2013, 19:32
Andei, e nao gostei, desanimei, continua falhando ainda quando liga e ja sai, pelo menos quando fica muito tempo parada, apos rodar um poco ela nao falaha mais, ae normaliza.
Agora o desempenho, tbm socando a bota para ver a aceleração, mesma coisa, parece que estou arrastando uma carreta atras.
Minha esperança é na bobina, que nao esteja a todo vapor, é possivel?

VGraf
22/03/2013, 20:10
o que me preocupa tbm é saber que minha zj esta com filtro de combustível externo. Vai saber o que foi feito, se estiverem dois filtros ao mesmo tempo, acredito que iria amarrar msm o carro. Precisaria descer o tanque e ver oque esta ali.

VGraf
23/03/2013, 16:25
Galera, problema encontrado, bomba de combustível com 2,2bar de pressão apenas. Sabem me dizer a pressão e vazao da 5.2 v8, e qual seria compatível para troca?

Acho que no mais ja foi tudo trocado, so restava isso mesmo.

VGraf
23/03/2013, 16:28
Ja ouvi dizer da Blazer 4.3 (4.2 bar e 100l/h)

Lucas88
23/03/2013, 16:35
Ja ouvi dizer da Blazer 4.3 (4.2 bar e 100l/h)

VGraf, pelo que já li aqui no fórum essa bomba da blazer 4.3 serve sim, alguns amigos já colocaram e relataram que ficou 100%.
abraço

VGraf
23/03/2013, 17:06
Segunda vou ver se acho por aqui e ja mandar trocar na terça sem falta
Valeu

IgorHp
23/03/2013, 19:02
Na minha opinião o que ocorre na queda pressão na linha do combustivel é o pré filtro sujo(stanter)primeiramente fazer a limpeza ou mesmo a troca e depois partir para o regulador de pressão(original Mopar). E também aproveitar para fazer a limpeza do tanque. Essas viaturas não devem rodar abaixo de um terço de gasolina no tanque. Andar na reserva jamais, pois é um motor V8. Se possivel evitar gambiarra.

VGraf
23/03/2013, 21:52
Então, vou ver como vai estar na terça se tudo der certo para trocar o refil da bomba e dar uma limpada no filtro. Oque achei interessante é que ela segura bastante tempo a pressão, pois ja fiquei 1 semana sem rodar com ela, e ao dar a partida, pegou de primeira. o que ocorre é que depois fica ratiando

VGraf
23/03/2013, 21:57
a propria bomba/refil da blazer v6, ja vem os straines dela pelo que vi

Rustão
24/03/2013, 20:52
Então, vou ver como vai estar na terça se tudo der certo para trocar o refil da bomba e dar uma limpada no filtro. Oque achei interessante é que ela segura bastante tempo a pressão, pois ja fiquei 1 semana sem rodar com ela, e ao dar a partida, pegou de primeira. o que ocorre é que depois fica ratiando

É são 2 coisas diferentes, como voce falou, o sistema deve ta selado e não perde a pressão, que para ligar o carro é suficiente, mais na hora que precisa de mais combustivel fica rateando pq não tem a pressão suficiente em alta.

Fabiano Klug
25/03/2013, 09:12
Era uma alternativa plausivel ser a bomba de combustivel, trocamos da Cherokee aqui ano passado e fizemo limpeza do tanque e troca do filtro de combustivel.

Logo mais posto as novidades da Cherokee deste final de semana.

VGraf
25/03/2013, 10:24
É, na verdade nao desconfiava, pelo fato de a partida pegar bem, pois em outro carro que tive problema de bomba, a partida era terrivel.

VGraf
27/03/2013, 19:15
Agora sim, peguei hoje a maquina e percebi que em baixa não mudou muito da bomba ruim para a boa, mas é so tacar o pé, que acelera forte ae a diferença é bruta. Nao foi preciso muitas adaptaçoes para a bomba da blazer, pois a que estava era igual a que comprei. Pelo menos na arrancada ate os 100, caiu bastante...

Rustão
27/03/2013, 20:05
Agora sim, peguei hoje a maquina e percebi que em baixa não mudou muito da bomba ruim para a boa, mas é so tacar o pé, que acelera forte ae a diferença é bruta. Nao foi preciso muitas adaptaçoes para a bomba da blazer, pois a que estava era igual a que comprei. Pelo menos na arrancada ate os 100, caiu bastante...

Aeeeee, nada melhor do que acelerar um V8
Já até sei o que vai acontecer, voce vai se empolgar e daqui alguns dias vai postar...
Depois que troquei a bomba meu carro ta muito gastão...KKKKK

VGraf
27/03/2013, 22:56
É nada, de boa, as aceleraçoes foram para fins de teste apenas. Amanha vou viajar, e vou ver a media que fara. Acho que sera bem melhor do que estava. Pois com a bomba ruim e antes de dar um troca nos cabos e demais, estava meio puxado o consumo. Nao cheguei a medir, mas percebi que rodava menos do que 5.9 na mesma quantidade de gasola no tanque.

Fabiano Klug
28/03/2013, 09:12
Pra ver, é uma coisa tão simples de resolver, o problema é que isso deveria ter uma forma de acusar no Check Control, assim evitariamos muito transtorno, perda de tempo e dinheiro, mas de qualquer forma essas experiencias nos fazem cada vez mais experts nessas maquinas.

Fiquei de postar o resumo da remontagem da Cherokee, mas como este final de semana vou mecher nela denovo, vou deixar para postar o resumo na semana que vem, segunda feira ela vai para instalar as lonas de freio de mão e dar uma inspecionada nos rolamentos pois o dono usou ela semana retrasada e achou que pode ter rolamentos ruins, e creio também que possa haver rolamento ruim.

VGraf
28/03/2013, 10:09
Acabei por deixar ainda, o filtro externo que havia sido colocado pelo dono anterior. Questionei o meca se alteraria a pressao do combustivel ou o funcionamento do veiculo, ja que aquilo nao seria original, ele disse que nao, pois o filtro era novo, apenas se estivesse sujo, entupido. Se mais a pra frente eu crer que nao vale a pena deixar ele ali, peço para colocar a mangueira direta ate a frente, como na original.
Como voce mesmo disse Fabiano, estranho que durante todas essas falhas nao acendeu nenhuma vez qualquer luz do painel acusando anomalia

Fabiano Klug
28/03/2013, 10:13
A Cherokee estamos resolvendo os problemas eletricos desta forma, acende luz no painel, gira a chave 3 vezes até ignição e na 3ª vez aguarda ele dar as piscadas com o codigo e vamos atras do problema, até agora tem sido 100% de acerto onde tivemos de intervir.

VGraf
28/03/2013, 10:31
Ja tentei fazer testes de chave, mas ate hoje nao tive sucesso

Rustão
28/03/2013, 12:37
esses testes de chave não da pra fazer nas nossas ZJs 98, a do Fabiano aceita teste de chave
não sei direito, mais acho que apartir de 96 só no scanner, me corrijam se estiver errado

VGraf
28/03/2013, 12:45
Creio que esteja certo mesmo, na outra que era tbm 1998, nao funcionava este teste

Fabiano Klug
28/03/2013, 13:34
Isso é bem possivel, baixei não sei da onde um alista com todos codigos de erros, e ali especifica como devesse fazer o teste, mas não fala nada de alguma restição de modelo, bem possivel que o procedimento tenha sido emitido antes de 1996.

Rique_sp
30/03/2013, 21:35
Fabiano

Acabei de ler as 24 páginas do tópico.
PARABENS pela coragem e dedicação no restauro da sua Cheroka!!!!

Seu tópico me motivou a continuar a reconstruir a minha cheroka zj 5.2 97!

Também estou passando pela mesma "situação" de reconstrução, só que a minha teve um princípio de incendio em 24/12/12 e a umas 2 semanas consegui fazê-la funcionar e trazê-la para casa....
Foram quase 3 meses de tormento para mim, busca de chicote completo(só achei em desmanche) entre outras peças.
Comprei a Zj em 11/12 e só pude começar a usá-la em 1/12/12, em virtude dos documentos, transferência, e em 24/12/12 ela se incendiou....

Um abraço!

Fabiano Klug
30/03/2013, 21:47
Puxa, que dramtico, pior ainda que 95 deste topico, se por ventura precisar de auxilio, como infomações de manutenção manuais ou compra de peças no exterior, podemos te ajudar de alguma forma sempre.

Abra um topico especifico da sua para podermos acompanhar o progresso e ajudar outros em situações semelhantes, preferencialmente bem documentado e fotografado.

VGraf
31/03/2013, 18:17
Fala galera,
depois de rodar um pouco no final de semana, gostei do resultado do consumo dela. Medindo pelo CB, na ida deu 8,4 km/l e na volta uns 7,5 km/l, pois pegamos algum transito e tbm alguns trechos com um poco de pressa. Percebi que se andar a uns 110 km/h, é a velocidade que achei mais ela mais econômica Porem como estava acompanhando outros dois carros, as velocidades variavam um pouco, o que atrapalhou a medição.

A unica coisa que me encheu o saco, foi o escape direto, que estrala muito, parece uma locomotiva dependendo a rotaçao.
Ae a duvida , o silencioso da cheroka, seria o do landau, ou de algum outro carro serve?. Pois se ficar muito dificil para achar um destes, vou ter que por um do tipo esses flowmasters, drawmaster, etc.. cansei do barulho, e acho que ate um desses esportivos ja ficria bem queto perto do que ta..
Valeu

AlexPalma
31/03/2013, 20:57
O silencioso do Landau não serve...é muito grande. Pode usar um FlowMaster que fica legal (tinha instalado um na minha 5.9).

VGraf
31/03/2013, 22:17
Entao, mas para um "ronco original", teria algum que serve no lugar?
Esse flowmaster fica muito alto o ronco?

Fabiano Klug
01/04/2013, 09:15
Manda fazer um silencioso em inox, caso a idea for ficar com ela bastante tempo.

Sobre consumo, nos trajetos curtos que faço na casa dos 30-40km de tiro direto, da pra notar que a media do carro fica acima de 8, e muitas vezes passa de 10km/l.

Desmontei o Check Control dela este feriado e não encontrei nada de anormal, verifiquei todos fusiveis e tudo OK, ele utiliza algum tipo de relé ou pode ser algum componente queimado na placa do mesmo, alguem ja teve tla problema?

Ahhh, vou precisa de um Radio novo muito provavelmente, se alguem tiver um num canto pegando poeira e quizer fazer uma gentileza eu agradeço.

Acabo de voltar apé da oficina pra mais uma etapa de revisão, agora será resolvido definitivamente a questão das lonas de freio de mão, vamos ver para trocar os rolamentos traseiros e fazer a inspessão no Canister/EGR que aponta falha no painel.

Depois disso tudo tenho muita coisa pra relatar para voces e mostrar com fotos.

VGraf
01/04/2013, 09:25
Entao, acho que vou ter que comprar mesmo, um desses tipo flowmaster, tem um cara que vende uns bacanas no Rio Grande do Sul.

Eu tenho um radio original, ainda nao pegou poeira, mas que veio com a minha quando comprei, mas nunca nem liguei, pq ja veio fora e instalado veio um dvd. Dps te mando uma foto dele a noite

Fabiano Klug
01/04/2013, 09:27
Legal, ja pensa num valor de Pais pra filho hehehehe, pois o que tem na cherokee aqui tem um parafuso no topo e direto e outro parafuso no fundo esquedo que prende ele no painel.

Eu curto muito o ronco do V8, mas em silencio.

VGraf
01/04/2013, 10:11
Ronco do V8 é demais, gosto tbm do som original, porem o pior do escape direto, é dentro da cidade, que anda de boa, principalmente em algumas rotaçoes que nao ficam legais, estrala e as vezes como ja disse parece uma locomotiva. Tinha tirado o silencioso dela , mais pelo motivo de que estava entupido, ae mais pra frente iria colocar outro no lugar, e é isso que sera o proximo a fazer nela. E qualquer aceleraçao mais forte que voce da, da impressao que a cidade inteira ouve, ainda mais aqui que é pequena a cidade, heheh..
Mas vou pender mais pro esportivo mesmo;

Quanto ao radio, pode deixar que a gente ve um preço camarada sim

Rique_sp
01/04/2013, 10:52
Fabiano

Sim, irei criar nos próximos dias um tópico sobre a minha Cherokee!!!!

E também precisarei da ajuda dos confrades para a minha viatura ficar 100%!!!

Fabiano Klug
01/04/2013, 15:58
Foi contatado que os rolamentos traseiros não estão ruins, o problema é as pontas de eixo gastas que criam a folga e ruido similar a rolamento, terei de fazer uma busca destas peças pra colocar isso em ordem.

Se alguem souber destas peças em bom estado....Avisem.

Enrico SP
01/04/2013, 17:12
Fala Vgraf, a minha 5.9 estava com esportivo, parecia aqueles camburões da rota, enchia o saco, instalei o silencioso da S-10 V6, deu certinho e ficou com o som igual ao original

VGraf
01/04/2013, 17:32
Entao, to pendendo para aqueles flowmaster, mas fico meio assim de o barulho ser muito alto, pq o diretao que ta, ja deu no saco.. Se fizesse bem menos barulho que o direto ja estava bom, o meu medo é ficar parecido com o que tá. Na sua, voce sentiu alguma diferença no desempenho ou nao mudou nada com esse escape da s10?

Enrico SP
01/04/2013, 17:46
Entao, to pendendo para aqueles flowmaster, mas fico meio assim de o barulho ser muito alto, pq o diretao que ta, ja deu no saco.. Se fizesse bem menos barulho que o direto ja estava bom, o meu medo é ficar parecido com o que tá. Na sua, voce sentiu alguma diferença no desempenho ou nao mudou nada com esse escape da s10?
Não mudou nada no desempenho e arrisco dizer que ganhou alguns centilitros de gasolina no consumo, mas esse aspecto pode ser só impressão,ahh, gastei R$250 para instalar o silencioso da S-10 V6, o carro ficou ótimo

VGraf
01/04/2013, 18:16
vou dar uma estudada no que eu faço viu, queria um ronco, mas nao quero barulho igual ta, vizinhaça ja ta de olho, principalmente quando se precisa ligar o carro bem cedo ou muito tarde... Eu vi essa sua Cherokee a venda, é uma verde né? Desistiu da Zj pra ficar com XJ?

Enrico SP
01/04/2013, 18:20
Não, simplesmente não consigo mudar a foto do perfil, dá erro direto, já desisti, essa XJ vendi há uns 3 anos! Estou na minha quarta Cherokee (2 sport e 2 GC) mas agora preciso de um carro mais econômico para rodar no dia a dia, a 5.9 dá uma machucada no bolso!

Fabiano Klug
01/04/2013, 18:55
Olá Enrico, ja até fiz proposta na sua Cherokee no ML com meu Camry, mas por hora penso em ficar com meu Toyota.

Acabo de receber a Cherokee da oficina, freio de mão ficou perfeito, foi adaptado com sucesso as lonas de freio do Gol, agora ela freia apenas no primeiro clique da alavanca.

Sobre o EGR/Canister era paenas uma mangueira solta, a descepção foi mesmo as pontas de eixo que vão comer mais um pouco da mesma mão de obra de hoje, esta revisão completa deu 250 reais.

Achei um vendedor no ML do RJ que tem as duas pontas de eixo de uma Laredo 1995 V8, o anuncio diz 450 reais, ja perguntei se é apenas uma ou as duas, é frustrante, mas mais de 450 reais nas duas é ridiculo de se pagar por tal peça.

VGraf
01/04/2013, 18:55
Pra mudar dei uma enroscada tbm dessa 2º vez, é la em avatar (no painel de controle), e nao foto do perfil se nao me engano.
Qlqr V8 da uma pesada mesmo, e a gasola aki pra ajudar é cara e de pessima qualidade.

VGraf
01/04/2013, 19:59
Fabiano, ainda nao consegui tirar as fotos do Radio, amanha posto pra voce.

Essas lonas de freio, de qual Gol seriam??

Enrico SP
01/04/2013, 21:18
Pra mudar dei uma enroscada tbm dessa 2º vez, é la em avatar (no painel de controle), e nao foto do perfil se nao me engano.
Qlqr V8 da uma pesada mesmo, e a gasola aki pra ajudar é cara e de pessima qualidade.
Já fiz de tudo mas não vai, o jeito é ficar com essa foto mesmo...quanto ao consumo enquanto usava a Cheroka só para viajar e muito de vez em quando na cidade ok mas fica proibitivo (pelo menos para meu bolso) rodar de 50 a 100 km por dia!

Enrico SP
01/04/2013, 21:20
Olá Enrico, ja até fiz proposta na sua Cherokee no ML com meu Camry, mas por hora penso em ficar com meu Toyota.

Acabo de receber a Cherokee da oficina, freio de mão ficou perfeito, foi adaptado com sucesso as lonas de freio do Gol, agora ela freia apenas no primeiro clique da alavanca.

Sobre o EGR/Canister era paenas uma mangueira solta, a descepção foi mesmo as pontas de eixo que vão comer mais um pouco da mesma mão de obra de hoje, esta revisão completa deu 250 reais.

Achei um vendedor no ML do RJ que tem as duas pontas de eixo de uma Laredo 1995 V8, o anuncio diz 450 reais, ja perguntei se é apenas uma ou as duas, é frustrante, mas mais de 450 reais nas duas é ridiculo de se pagar por tal peça.
troca por Camry? não estou lembrado...lona de freio na Grand Cherokee?? pensei que todas fossem disco nas 4!

VGraf
01/04/2013, 21:58
troca por Camry? não estou lembrado...lona de freio na Grand Cherokee?? pensei que todas fossem disco nas 4!

Acho que a lona é apenas do freio de mao

Fabiano Klug
02/04/2013, 09:05
Sim, as lonas de freio são apenas para fazer o trabalho do freio de mão, ela tem disco nas 4 rodas, ficou perfeito.
Recebi retorno do vendedor dos semi-eixos traseiros, 450 reais cada uma e ele só tem uma ainda, que naba, acho absurdo pagar mais de 500 reais para um jogo deste tipo de peças usadas.

Sobre minha proposta ao Enrico, havia feito uma oferta de troca na chave na sua 5.9 com meu Camry XLE V6 1995, que atualmente esta na revisão pra resolver o sumiço de agua no motor, mas creio que iremos ficar com o Camry pois ele ainda é mais economico que a 5.2 deste topico, estamos rodando em media 100 reais por semana com ela e talvez ela esteja fazendo uns 200km com 100 reais pois andamos muito dentro da cidade, ja com o Camry mesmo tendo quase 190cv ele me faz media de 8 na cidade, o que num final de mes da uma diferença boa.

VGraf
02/04/2013, 09:49
Fabiano, sabe me dizer que modelo de Gol é esse que serviu as lonas do freio de mao?

Fabiano Klug
02/04/2013, 10:15
Bom pessoal, devolta aos relatorios, chamo essa etapa de 8º Passo - Remontar e melhoramentos.

Como ja havia recebido os amortecedores da tampa traseira, antes de recomeçar a remontar todos plasticos do interior, instalei os liftgate support para evitar possiveis acidentes que quase causaram algo grave na minha filha menor como se pode ver o cabo de vassoura na foto abaixo:

http://i.imgur.com/8Q1DR6V.jpg

Comecei a desmontar um lado dos suportes e ja me deparei com os primeiros problemas de não possuir uma linha vasta de ferramentaria, o parafuso que vai parafusado na tampa é estranhamente estranha, como da para ver na foto abaixo:

http://i.imgur.com/y8FFFGs.jpg

Como somos brasileiros nada de desespero, basta achar alguma coisa pra fazer a vez do parafuso e achei um adaptador de chave Allen justamente sobre uma chave Allen para conseguir fazer a remoção do parafuso:

http://i.imgur.com/dFk7MPF.jpg

Depois deste grande pequeno problema, comecei a soltar o suporte pela parte de baixo, onde vai o Ball Join no carro, precisa remover uma presilha que é facilmente feito com os dedos mesmo, mas depois é preciso de uma chave de bico preferencialmente para puxar ela para cima, mas tome cuidado, no meu caso um laod se soltou sozinho e o outro lado tive de fazer força:

http://i.imgur.com/PulGPf7.jpg

http://i.imgur.com/WBokYzw.jpg

Depois de removido, para efeitos de comparação, um suporte novo e outro velho, me impressiona que o velho fora do seu lugar tem ainda tanta força que é quase impossivel de com as mãos tentar pressionar a aste para dentro:

http://i.imgur.com/kGSKve6.jpg

Uma foto do primeiro suporte preso e pronto, as instruções na caixa avisam que sempre se deve trocar essa peça aos pares nunca apenas uma, foi o que fizemos também, porem achei incrivel que um apenas ja tem força suficiente para levantar a tampa sozinha:

http://i.imgur.com/sdwytiX.jpg

Depois dos dois instalados(que me consumiu algo por volta de 3 horas para trocar os dois, mas que, se tivesse a pratica e as ferramentas seria 30 minutos para executar tal serviço) comecei a reinstalar as peças plasticas no carro:

http://i.imgur.com/qY3m1fJ.jpg

http://i.imgur.com/yjRUrMz.jpg

Essa parte do carpete na lateral esquerda esta praticamente uns 50% descolada, recorri ao famoso SuperBond, nunca usei tal cola de uma forma tão depravada, literalmente escorria pelo plastico a cola, mas depois de alguns minutos ficou bem fixo e com este resultado:

http://i.imgur.com/Td3v46o.jpg

Na fase final do remonte o que mais me aparvorava era o console do teto, pois precisava remontar todo ele, ja que eu desmontei praticamente tudo, e como usa muito plastico, muita pedaceira de plastico quebrado, salve SuperBond porem na parte traseira do console onde existe um par de lampadas de leitura, não teve jeito, tive de furar plastico fora a fora e atravessar parafusos com porquinhas, nas fotos eu utilizei o que tinha no momento, mas domingo passado na casa do meu cunhado troquei eles por parafusos mais curtos e mais bonitos:

http://i.imgur.com/sUZOvyN.jpg

http://i.imgur.com/bBwj5tO.jpg

http://i.imgur.com/vZC270B.jpg

http://i.imgur.com/guAbDMR.jpg

http://i.imgur.com/GAvqqfq.jpg

http://i.imgur.com/m8rHgGe.jpg

http://i.imgur.com/kxDoG5a.jpg

http://i.imgur.com/Xusiiff.jpg

Fabiano Klug
02/04/2013, 10:15
Agora a parte que mais me deu medo de executar e mais anciedade, os farois, creio que era para ser feito naquele dia pois ao tocar na lente ela lieramente caiu no chão, descolou toda massa de vedação, resecada mas assutador mesmo foi ver o espelho por dentro, os dois lados estavam iguais:

http://i.imgur.com/in8UR4V.jpg

http://i.imgur.com/jfnbDqJ.jpg

Depois do faro removido, que é literalmente puxar ele para fora, ou melhor arrancar ele do local, ele tem 3 pontos em que fica preso, dois regulaveis e um fixo, o farol estava completamente sem regulagem para nenhum lado, isso para ambos os lados, tudo travado, então notei que é bem facil remover os pinos de regulagem e fazer uma lubrificação:

Com um alicate voce gira a precilha branca para um dos lados:

http://i.imgur.com/HXq6vBF.jpg

Puxa com a mão que ele sai bem facil, e começa a seção lubrificação que neste caso eu usei graxa branca em spay, compravel em auto-peças:

http://i.imgur.com/9LqDUjH.jpg

Com uma Chave Allen voce gira levemente para os lados e vai tocando lubrificante até começar a se soltar:

http://i.imgur.com/ZkMMe2V.jpg

http://i.imgur.com/23j7uvc.jpg

Depois de certeza que ficou bem solto e giravel, é só recolocar novamente com bastente graxa de qualquer natureza devolta ao lugar e refixar denovo com o alicate da foto inicial:

http://i.imgur.com/erYAnp6.jpg

Como estavamos com anomalia no EGR/Canister olhei no manual que tal equipamento esta debaixo do farol esquerdo, lado do motorista, tirei umas fotos para notarem onde ele fica, na revisão de ontem foi resolvido a questão onde era apenas uma mangueira solta, devolta ao local e luz apagada:

http://i.imgur.com/mYA4Lnd.jpg

http://i.imgur.com/ZijwAGl.jpg

Com os dois farois instalados depois uma pequena interveção de SuperBond nas presilhas que vieram junto com o farol para não criar nenhum tipo de folga e trepidação, ficou razoavelmente alinhado, era uma das minhas preocupações, que o alinhamento não ficasse como o original, deu para regular e ficou aceitavel:

http://i.imgur.com/TBMGo3S.jpg

Lembrando que não teria conseguido efetuar o serviço se ajuda da minha equipe:

http://i.imgur.com/2fYHLHU.jpg

Depois de tudo remontado:

http://i.imgur.com/Dd7z7FC.jpg

http://i.imgur.com/U9AEqUB.jpg

A se notar que, que for fazer tal melhoria, aconselho trocar os piscas igualmente, pois deu pequena diferença de cor, denunciando que o farol é novo e o resto é velho.

Depois disto, havia de resolver a questão do espelho, em manobra na minha casa em Pomerode, o espelho encostou no portão de leve e estourou uma das molas que prende o retrovisor a carroceria, visivelmente enferrujado, na hora fiquei profundamente chateado, mas uma hora isso iria acontecer e poderia perder o retrovisor.

Primeiramente temos de sacar o espelho, que é bem facil, basta puxar ele para fora, com cuidado pra não causar mais dor de cabeça, e teremos o sistema de controle a mostra:

http://i.imgur.com/7EOJuF9.jpg

Aqui a mola quebrada na ponta que prende ao carro:

http://i.imgur.com/M52NW9a.jpg

A mola original e uma mola similar que achei para trocar:

http://i.imgur.com/sh701z8.jpg

Cortei um pedaço:

http://i.imgur.com/xwEbACt.jpg

Mais uns pedaços:

http://i.imgur.com/aMUvxWN.jpg

Ajsutes:

http://i.imgur.com/KBNqOGv.jpg

Depois de colocar ess amola no lugar descobri que a mola não tinha a força necessaria para manter o espelho firme, fiquei tão irritado que peguei a mola velha e entortei a ponta dela nas unhas e acabei usando a mola original apenas reajustada:

http://i.imgur.com/zBYxOZY.jpg

Ela acaba não ficando mais em modo de repouso, fica tencionada o tempo todo, mas ficou otimo, espelho ficou bem firme:

http://i.imgur.com/xS7snit.jpg

Não esqueçam de tacar graxa nessas molas, elas pegam agua e podem enferrujar facilmente.

Coloquei os tapetes novos:

http://i.imgur.com/C9CjCld.jpg

Desmontei o console central na tentativa de achar alguma coisa que tenha feito o VIC(Vehicle Information Center) ou na nossa lingua, Check Control parado de funcionar, achei alguns topicos bem antigos por aqui com pessoas que tinha tido o mesmo problema, e em comum notei que todos tinha deixados suas viaturas paradas um tempo bem consideravel, não encontrei vestigio do que possa ter ocorrido, mas descofio que serja questão de umidade e oxidação emalgum ponto, verifiquei todos fusiveis e não encontrei nada que estivesse fora dos conformes:

http://i.imgur.com/FzJlcdl.jpg

Desmontei o radio na tentativa de encontrar alguma coisa que me dissesse porque são funciona um dos lados dos falantes e colocando a orelha nos falantes que não funcionam deu para notar que existe zunido neles, deve serr alguma coisa no aparelho mesmo ou então no modulo amplificador.

Depois da revisão de ontem o carro ficou redondo denovo sem a luz do canister acessa, não parecia que isso influenciava tanto, mas agora da pra ver que sim, sobre as lonas de freio que foram usadas do Gol, eles usaram apenas as lonas sobre os patins originais, usaram as lonas estreitas, segundo o mecanico existe dois tipos um maislargo e outro mais estreito.

Agora resta ver onde vou achar dois semi-eixos para a cherokee precisa ter 27 dentes nos EUA custa por volta de 150 dolares cada um, o que vai matar é o freio, mas segundo o mecanico pode valer apena pois srão peças novas, zero bala, vamos analizar, assim que tiver novidades postaremos novamente.

VGraf
02/04/2013, 12:07
Isso ae, de poucos em poucos chega-se lá

Fabiano Klug
02/04/2013, 12:13
Achei um fornecedor dos semi-eixos nos EUA e vai custar com frete 900 reais as duas peças, agora é lutar com o vendedor para que declare valor para não incidir muito imposto.

VGraf
02/04/2013, 12:21
Apresentou algum sintoma essa troca dos semi-eixos??

Fabiano Klug
02/04/2013, 13:14
Faz um ronco como se fosse de rolamento, abrimos pra justamente verificar os rolamentos e as sedes onde o rolamento vai emcima estavam comidos, causando desgaste no semi-eixo, não fica mais firme os rolamentos sobre o local, perguntei sobre concerto da peça e o mecanico afirmou que pode quebrar a peça por destemperar o caço naquele local.

Possivelmente será o mais correto trazer de fora o jogo novo pois é item de segurança e pegar usado pode estar problemas igualmente.

VGraf
02/04/2013, 16:47
Fabiano, o radio que tenho é esse modelo aqui, veja se é esse que procura. Detalhe no botao de ajuste (Som para frente ou lados), nao sei se é assim ou se tinha uma capa;
404009404011404012

Fabiano Klug
02/04/2013, 16:54
Andei olhando esses modelos no ebay, pelos encaixes traseiros deve servir, mas meu receio é como prender ele no painel que os locais são diferentes, e esse modelo ai ligado fica na luz amarelada, e a cherokee é verde, o que também não da nada, basta trocar a lampada.

Vou dar uma olhada como fazer pra prender ele no painel.

VGraf
02/04/2013, 17:20
Se precisar tamos ae, quanto a cor nao sei dizer, nao liguei ele ainda, mas acredito que seja verde mesmo, igual ao painel, pois da outra que tive era verde tbm.

Fabiano Klug
02/04/2013, 17:27
Se for verde vamos conversar mais de perto mesmo, mas antes vou averiguar se não é nada demais com o radio instalado original...

VGraf
02/04/2013, 17:40
As ordens, tentarei testa-lo para te confirmar assim que possivel

VGraf
03/04/2013, 20:08
Algumas fotos da 5.9 que vendi..404229404230404231404232

VGraf
03/04/2013, 20:10
E algumas da 5.2 (um pouco sujinha):
404233404234404235404236

Prometo fotos melhores quando der, ultimamente apenas essas tiradas a noite

VGraf
03/04/2013, 20:12
A 5.2 esta com a grade cromada, as vezes acho legal, principalmente a noite, fica bem espelhada, mas quando esta de dia, parece que nao curto, vai entender. hhhehe

Fabiano Klug
04/04/2013, 08:54
Doi saber que uma 5.9 foi vendida, pra mim ja é um Classico, vou ter uma um dia, sobre a grade cromada, geralmente as laredo vinham com ela, não sei dizer se a grade era opcional de epoca ou trocava depois.

VGraf
04/04/2013, 08:59
Acho que essa minha, ja deram uma encostada em alguem e trocaram, ou deveria estar meio acabada a original e colocaram a cromada, pois acho que é isso mesmo, as cromadas sao da laredo.
De um modo geral, todas essas ZJs ao meu ver ja sao um classico, apesar da quantidade que se acha na net ainda, pelas ruas é bem dificil, pelo menos que eu veja.

Fabiano Klug
04/04/2013, 09:07
Meu sonho de classico era ter um Ford Landau novamente, meu primeiro carro, mas devido a idade e complexidade de achar peças mesmo nos EUA, eu ja ficaria muito satisfeito com uma ZJ qualquer, preferencia uma 5.9 hehehehehe....

VGraf
04/04/2013, 09:48
Tudo bem que a grana é limitada para comprar uma nova, mas curto esses modelos abaixo de +-2004 para baixo, seja cherokee, ou outra Suv, parece que aquela epoca, cada marca tinha sua caracteristica, as novas estao todas iguais.
Quanto ao motor, nao senti tantas diferenças assim de uma para outra. Acho que seria mais a força em baixa rotação que seria um pouco maior.

Lucas88
04/04/2013, 19:25
alguém sabe se o computador de bordo acusa defeito na sonda lambida da ZJ limited ou só com o scaner mesmo? e alguem sabe onde consigo o sensor/boia que vai dentro do reservatorio de expansão da 5.2? o meu está com contato, hora ele indica erro hora le normal..

Fabiano Klug
05/04/2013, 09:10
Não deve ser dificil de importar isso ai, eu no seu caso iria desmontar o reservatorio de dar uma de Mcgiver e tentar consertar se não der liga dai buscar uma peça nova.

VGraf
05/04/2013, 15:49
Alguem sabe o nome "portugueizado" do Brake Light Switch, aquele que fica junto ao pedal de freio. Meu piloto aut, apesar de acender a luz, nao ta dando o "set", ja olhei o cofre do motor inteiro e a linha de vacuum parece estar em ordem. Ate desmontei esse sensor para ver, e aparenta estar meio feio, dps posto foto dele. Acredito que seja ele, apesar que nao senti que na conexao da mangueira do vacuum na entrada daquela caixa de reserva embaixo da bateria a mangueira nao estava tao justa como penso que deveria..

VGraf
05/04/2013, 15:54
Outro detalhe referente ao nao funcionamento do Piloto aut, nao sei se tem a ver, mas o cabo do piloto auto ta passando por debaixo de outras mangueira e ate fazendo uma curva mais acentuada do que em outras cherokees que vejo foto do motor. É facil para soltar o cabo do piloto e o suporte dele do acelerador, para que eu possa reajusta-lo?

Fabiano Klug
05/04/2013, 16:13
O nome aportuguesado seria "Interruptor de freio"

Rique_sp
05/04/2013, 16:42
Vgraf
Belíssima a sua ex-5.9!!!!!

Algumas fotos da 5.9 que vendi..404229404230404231404232

VGraf
05/04/2013, 16:56
Rique, valeu, agora é tentar deixar a atual desse jeito tambem, mas iremos devagar..

Fabiano, acho que esse interruptor ae, só nos ROCKAUTO da vida mesmo. pela net nao achei nada, pelo menos para saber "quantos que ta" por aqui

Fabiano Klug
05/04/2013, 17:48
Pegou o codigo da peça? Ja vou dar uma olhada aqui quanto custa na rockauto sem o codigo.

Fabiano Klug
05/04/2013, 17:51
Achei a 47 dolares na Rockauto com frete via Fedidox.

VGraf
05/04/2013, 18:19
47 dolares ja com o frete, o problema é se pegar o imposto ae "droba"

A peça ta feia, da impressao que ta bem mais curta que as novas, só pode ser aqui a zica
404524

Fabiano Klug
05/04/2013, 18:41
Realmente se olharmos a peça nova que tem ilustrado na Rockauto é grande diferença:

404529

VGraf
05/04/2013, 20:23
Essa vai para a lista dos proximos a fazer

VGraf
08/04/2013, 12:25
Amigos, que acham do visual da Zj com farol de neblina como este, ou os originais dao um visual mais legal??
404854
Acabei quebrando a lente de um dos neblinas este final de semana e to cogitando em assim que der colocar algo como este da foto..

Fabiano Klug
08/04/2013, 13:08
Tenho essa foto grande nos meus papeis de parede, e confesso que quando ela aparece me da muita estranheza os farois redondos.

VGraf
08/04/2013, 13:34
E o que dizer do neblina em amarelo, como alguns antigamente, e que muitos estão utilizando
404855404856404857

Lucas88
08/04/2013, 13:41
se fosse minha colocaria original novamente.

VGraf
08/04/2013, 14:13
É, acho que vou seguir o desenho original e colocar um igual mesmo.

Fabiano Klug
08/04/2013, 14:16
Deixa eu passar uma posição sobre como os farois devem ser usados.

Farois quando perdem suas caracteristicas do espelo ou lente perdem em torno de 40% da sua eficiencia.
Farois principais jamais deveriam ser permitidos lampadas ou lentes filtrantes que fizessem a temperatura da luz passar de 5000K, acima desta coloração voce começa a perder referencias de contraste, o que é péssimo para calculos noturnos de distancia/aproximação, acima de 8000K dirigir sob chuva é tão desgastante para os olhos que se torna mais perigoso que uma lampada queimada de um farol comum.

Lampadas de 3000K ou amareladas, são utilizadas para uso sob neblina, pois assim como os oculos de lentes amarelas para uso noturno ampliam muito a sensão de velocidade, dando mais segurança na velocidade que todos objetos se movem.

Portanto, farois amarelos só devem ser utilizados como farois de neblina nunca como farois de milha, para farois principais sempre tente utilizar lampadas que emitam luz entre 4000-5000K de preferencia as de 4300K que são consideradas o branco absoluto, farois de milha devem estar alem de 90cm um do outro, lampadas só devem acender com o facho alto do farol principal automaticamente e com a mesma cor de lampadas dos principais.
Farois de neblina devem estar o mais baixo possivel em relação ao solo, e preferencialmente nas estremidades, e devem conter botão especifico para ligar e desligar, lanterna de neblina traseira só deve ser utilizado unicamente sob neblina e chuva e mesmo nestas condições deve ser desligada quando houver carro a tras em transito.

Portanto eu sou favoravel a neblinas amarelas, existem lampadas que ja tem o bulbo nesta cor, sendo desnecessario a troca do vidro do farol.

VGraf
08/04/2013, 14:42
Esses que tinha visto, sao com a propria lente amarela mesmo. Ja ouvi bastante gente dizer sobre serem melhores mesmos para o uso ao que sao feitos. Farois do tipo Xenon na chuva media/a pesada, é um caco mesmo. Essa que estou ja veio com o Xenon, mas se dependesse de mim, acho que nao colocaria. Só fica mais bonito, quanto a real iluminaçao, acho que original é melhor.

Fabiano Klug
08/04/2013, 15:08
O Grande problema do Xenon é o tipo de farol, nenhum farol parabolico tem capacidade de direcionar o facho sem ofuscar, mesmo se o cara colocar uma lampada de 100W, mais luz mais ofuscamento, e para utilizar Xenon é necessario ter farol Eliptico, veja exemplo abaixo:

Farol para usar Halogenas normais:
404876

Farol para usar Xenon:
404875

Os dois tipos de farois são para uma Grand Cherokee WJ 1999-2004, porem só a escura pode usar Xenon com eficiencia maxima.

Fabiano Klug
11/04/2013, 18:57
Até o momento a Cherokee esta andando bem, media geral dos tanques caiu de 34 litros por 100km para 28 litros por 100km depois da ultima revisão em que foi recolocado o sistema de admissão de ar e filtro originais isso é numeros sem eu ter resetado as medias do CB anteriores, minha esposa tem andado com ela ultimamente bastante e ela tem relatado que ela parece solta, tem que ficar corrigindo constantemente a direção.

Confesso que sinto o mesmo, porem me acostumei e ja vimos a caixa de direção e nada tem de folga, tanto que foi revisada na penultima revisão, o mecanico comenta que pode haver necessidade de fazer troca de alguma buchas do braços de suspensão dianteiros que pode fazer o jogo lateral, assim como uma geral nos pivos que ainda não foi feito, vamos fazer isso depois do GNV instalado que ja se encontra a disposição para fazer o mesmo.

Alguem ja teve uma situação assim de direção com suas Cherokees pra averiguar se não é um comportamento padrão?

Tenho também sentido umas falhas leves e muito sutis em momentos que a marcha esta engatada e parado, principalemnte em momentos de manobra, é como se o motor tivesse um comportamento assim(-------------------x----------x----x--xx----------------x----------xx-----x--x-----x--------)....
Os risquinhos são de rotação linear e suave e o 'x' é um momento de falha, não chega a comprometer nada na dirigibilidade, mas não tem um padrão e é algo que se nota somente nessas horas, assim que coloca em N ou P tudo desaparece, será que seria alguma coisa ligada ao cambio?

De resto surpresa, o Alarme voltou a funcionar do nada, menos mal, se alguem souber de algo similar vamos discutir sobre o assunto.

Sobre os Rear Axle(semi-eixos) achamos no ebay por volta de 200 dolares ja com rolamentos e outros pequenos apendices, iremos importar mais pra frente mesmo pagando imposto, pois sairá mais barato que comprar usado e em estado duvidoso.

VGraf
11/04/2013, 20:48
FAbiano, esse seu consumo é cidade só ou é media? Se for cidade, essa de 28 litros ainda creio que seja por ae mesmo, dependendo da cidade, se for igual a minha, fica nesse consumo +-, e dependendo do pé tbm

Fabiano Klug
11/04/2013, 21:33
Eu resetei o contador para ver como fica o consumo apontado ali, pois antes ficava em 33-34 e agora foi para 28, isso quer dizer que pode ter caido ainda mais para dar media geral de 28 e seria em 600km usados, não acostumei ainda resetar ele.

Acabo de voltar do mercado e acendeu finalmente a luz do Check Engine, e o codigo de erro apontado foi novamente o codigo 52, leitura da mistura de combustivel muito rica pela sonda lambda.

Semana que vem vou voltar na oficina e discutir a situação.

VGraf
12/04/2013, 08:35
pode estar ligado ao consumo. Uma vez tive problema de sonda lambda em uma blazer v6 que tive, e o cheiro de gasolina atras do escape era tao forte, que inclusive ate ardia os olhos se voce ficasse ali proximo, e o consumo que marquei quando estava assim era de +- 2km/l na cidade, porem nao havia falhas no motor ou aceleração. Nao deu outra tive que trocar de imediato.

Fabiano Klug
12/04/2013, 09:48
Acabei de voltar da oficina e ele me falou que tudo que foi revisto do canister esta em ordem, e sendo mistura muito rica, e não esta acusando a sonda lambda, ele sugeriu o sensor de ar e o sensor de agua, era pra começar pelo sensor de ar que ele acredita estar mais proximo do problema.

Consultando no manual de erros diz o seguinte quando a lenta esta ocilante:

Marcha-lenta irregular

1 – Sistema de Ignição
2 – Sistema de Combustível
3 – Sensor de Temperatura da Água
4 – Potenciômetro da Borboleta
5 – Sensor MAP
6 – Sonda Lambda.
7 – Compressão/Vácuo
8 – Válvula de controle de marcha lenta.
9 – Posição do interruptor da Transmissão Automática
10 – Unidade Central.
11 – Válvula de Canister.
12 – Sensor de Temperatura do AR.

VGraf
12/04/2013, 11:04
Esses dias, a luz do check engine acendeu tambem, ficando umas duas vezes que eu a usei ligada e depois veio a apagar sozinha, porem nao falhava e nem senti diferença alguma no carro, acredito que era o combustivel um pouco pior do que o normal. Depois abasteci novamente e coloquei um vidrinho bardhal e ate agora nada, graças a deus. Aqui o combustivel ta dificil de achar um +-

VGraf
12/04/2013, 11:09
FAbiano, essa cherokee sua, é dos modelos que possuem auto lamp né? Vi que modelos parecidos com a minha, nas versoes americanas tambem possuem, acho que é exigencia por lá, sei la. Sera que nas demais versoes como as europeias, que nao tem, é facil instalar? Acredito que a fiaçao deva ser igaul, e que apenas o controlador dos farois que sejam diferentes ou sera que nao?

Fabiano Klug
12/04/2013, 11:17
Sim, ele tem o sistema automatico, para isso ele tem um sensor no espelho retorvisor apontado para fora e levemente para cima, e quando ele é utilizado um relé é ativado no porta-luvas, eu creio que precisa verificar se ele possui todas essas fiações e sensores para isso.

Da uma verificada.

Fabiano Klug
13/04/2013, 15:36
Parece me que a bruxa apareceu, codigos 22 e 23 sendo apontados, sensor de arrefecimento e sensor de temperatura do ar.

Agora descobrir qual é a peça e importar

Fabiano Klug
13/04/2013, 18:39
Sensores testados e realmente parecem ruins, quase 180 mil km e ainda originais, na Rockauto vai custar 24 dolares mais 39 de frete mais imposto, totlaizando algopor volta dos 200 reais os dois sensores, semana que vem vamos mandar vir os sensores para mais essa etapa de aredondamento da Cherokee.

Interesante queo Alarme voltou a funcionar perfeitamente, até achama que era problemas do corte do combustivel que o modulo faz, mas pelo visto era bem outra coisa.

Meu Camry esta na revisão tivemos de trocar o radiador para inicio de conversa, ja tinha 4 soldas e muito surrado, neste momento estou praticamente sem os dois carros.

Assim que tiver mais noticias posto a voces....

VGraf
14/04/2013, 16:55
Internar a viatura novamente, agora por que esta fazendo o famoso "Death Wobble", deu ate impressão que ia desmanchar a frente do carro por duas vezes e que as rodas iam pro espaço... Isso porque no começo do ano foi trocado uma pancada em peças ali da suspensão dianteira. Tem hora que falar pra você viu.. desanima..
Pelo que falei com o meca, nao o meca que tinha trocado as peças,e sim esse de confiança, acredita que seja o amortecedor de direçao ou alguma folga ali na frente.

Exemplo :
Ford F-250 "Death Wobble" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8EuQ6f8rgT4)

Fabiano Klug
14/04/2013, 18:22
:shock: Holly Shit!!!!!

Isso é coisa do diabo, acontece em alguma velocidade especifica?

VGraf
14/04/2013, 18:50
Apos uns 80+-, mas tem que passar em algum desnível ou buraco, para acontecer. Viajei quase 600km ida e volta, e nao aconteceu isso, mas foram estradas boas, ae perto da minha cidade ja na data de ontem, uma estradinha ruim, passou a acontecer. Ja tinha acontecido quando comprei ela, mas depois nao tinha feito mais ate entao. Amanha ja vou deixar no meca pra tentar dar o o veredito. É $foda$ viu, nao tava podendo gastar por enquanto...

Fabiano Klug
14/04/2013, 19:07
Pede pra ele não esquecer de anotar o codigo de alguma peça que precise ser trocada, pra gente fazer uma busca por preços mais baixos possiveis.

AlexPalma
15/04/2013, 00:57
Há um tópico aqui no fórum que fala sobre o assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/95833-como-resolvo-problema-de-death-wobble-treme-treme.html

VGraf
15/04/2013, 08:38
É, eu vi, pelo que comentam deva ser o amortecedor de direçao mesmo, ou alguma folga..

Fabiano Klug
15/04/2013, 09:07
Hoje a Cherokee funcionou normal, começamos o dia com 10 graus e nenhum problema, mesmo assim como o painel esta apontando estes sensores, teremos de providenciar os mesmo para que tudo volte a ficar zerado denovo, o cheiro da queima da gasolina não esta boma, as vezes tem cheiro de repolho podre, as vezes a queima é perfeita com cheiro de catalizador mas no inicio ao ligar ela não esta queimando bem.

Fabiano Klug
15/04/2013, 09:13
Outra coisa, vamos aproveitar e trocar a valvula termostatica, alguem sabe dizer a que temperatura ela deve abrir em °F? Achei valvuylas que abrem a 180ºF e 192°F qual seria a temperatura correta de abertura?

VGraf
15/04/2013, 09:26
E o catalisador como esta? sera que nao esta meio entupido??

Quanto ao termostato o original, salvo engano seria o de 195ºF, conforme vi em alguns sites

Fabiano Klug
15/04/2013, 09:35
O Catalizador foi trocado a uns 3 anos, ele funciona bem, mas da uma anomalia nos sensores e se nota no cheior da queima rapidinho, vou mandar vir o termostato de 195ºF mesmo.

VGraf
15/04/2013, 10:55
3 a 5 dolares o preço na rockauto, vai vendo quanto que deve ser por aqui...

Fabiano Klug
15/04/2013, 10:59
Aqui é mais de 100 reais, mas como vai vir os sensores novos ja vai no mesmo frete o termostato que vai custar 1,47 dolares o modelo OEM especification a 195°F.

VGraf
15/04/2013, 11:08
Muita diferença né. O problema para importar sao as peças grandes, que pelo frete acabam ficando caras.

Fabiano Klug
15/04/2013, 15:39
Bom gente, depois de muita judiaria e mais de 10x com o carro na rua só nestes ultimos 3 dias, hoje pedi para meu vizinho fazer uma tranferencia de carga aqui na frente da empresa e nessa tentativa depois dele pegar umas 3x e morrer de 5-10 minutos depois, notei um tec-tec-tec muito sutil dentro do carro.

Pensei commeus botões, não pode ser isso que estou pensando, e olhei debaixo do volante do carro onde havia a central do alarme que ja estava sem todos os fusiveis por suspeitar dela, fazendo o tal do tec-tec-tec, onde para minha surpresa ao desconectar a central o carro pegou de primeira e ficou ligado por muito tempo.

Agora vou ficar atento para confirmar mesmo se o fato dela morrer não era o sistema de proteção do alarme cortando a bomba de combustivel, pois ela não engasgava nada, simplesmente morria do nada em qualquer rotação e situação.

Lembrando que o alarme parou de funcionar faz uns 2 meses, do nada, e faz uma semana que voltou a funcionar, justamente coincidindo com o inicio dos problemas apontados anteriormente.

Vou ficar de olho nos sensores apontados pela central, e ver se elas realmente são culpadas ou não, dentro de uma semana ja vai dar para ter uma posição mais concreta.

VGraf
15/04/2013, 15:55
Menos mal que possa ser o alarme o causador dos aborrecimentos. Pois se quiser deixar um alarme nela, pode colocar um bem melhor destes atuais

Fabiano Klug
15/04/2013, 16:04
Não é a central do alarme, começou denovo a fazer os mesmo piripaques....Devolta a estaca zero....

VGraf
15/04/2013, 18:45
De acordo com o meca, o problema esta na folga da caixa de direção. Amanha vou conversar certo pra ver e ver quem da o reparo nesta caixa.

VOu ver se coloco um silencioso tbm no lugar do canao. O barulho de fora, quando o carro passa ta legal, mas dentro ta embassado. Ele disse que o silencioso d-20/d-40, serve e ja ate arrumou um pra mim. Acho que nao tem perigo de restringir né? Pois o motor é grande tambem da d-20

Fabiano Klug
15/04/2013, 18:50
Não vais ter problemas de restrição, não te esquenta com isso.....

Acabo de vir da auto-eletrica pra trocar a bateria da Cherokee, colocamos uma Moura de 75Ah, a anterior ja estava totalmente condenada, 370 reais.

Porem o problema persiste, fiquei duas vezes come la na rua, ela simplesmente morre do nada, o giro cai pra zero e tem de esperar que não se esteja sobre uma ponte, pela primeira vez digo que estou assustado, abrimos a central eletronica e ela esta se deteriorando o silicone que envolve ela, 300 dolares uma nova na Rockauto.

Me indicaram uma oficina chamada CIA da Injeção em Blumenau, e vou testemunhar a todos que plea primeira vez estou assustado com a Cherokee.

VGraf
15/04/2013, 19:07
O que mais desanima nisso é que a gente acaba perdendo a confiança no veiculo. Se voce precisar ir em tal lugar, voce ja fica meio com um pé atras..

Alem da ECU que esta malz, nao tem nenhum fusivel queimado ou algo do tipo??

Fabiano Klug
15/04/2013, 21:26
Tudo em ordem quanto a fusiveis, estamos averiguando o Sensor Hall, andei pesquisando e parece que a Cherokee V8 não tem o sensor de rotação, apenas o Sensor Hall que envia a informação de rotação para a central.

Por favor a aqueles que tem noção certa, detalhada e verdadeira, isso procede mesmo, a Grand Cherokee V8 não tem sensor de rotação na enrada da caixa de cambio? apenas o Hall mesmo, se alguem souber, por favor eu preciso de umas fotos que consiga me mostrar com nitidez onde que fica este sensor ou se realmente não tem, pois dai posso ir atras de informações a respeito do Hall para substituição.

No aguardo pessoal.

VGraf
16/04/2013, 10:52
Fabiano, entra em contato com o DR. Chrysler no topico Oficina Online, talvez ele possa te ajudar.

Fabiano Klug
16/04/2013, 11:26
Ja marquei com a oficina agora de tarde para levantarmos ela e olharmos debaixo e ver se achamos esse sensor de uma vez e verificamos se é falha dele, regulagem ou o que quer que seja, mas eu estou intrigado com a dificuldade de encontrar ele, o mecanico da injeção mesmo falou que ele esta bem escondido.

Aguardem fotos, pois vou fotografar tudo pra ajudar quem tiver o mesmo problema no futuro.

VGraf
16/04/2013, 15:16
Esperar agora, pra ver se fica pronto ate o final de semana... Meca ia desmontar aqui e mandar pra cidade vizinha em um conhecido dele, para dar o reparo.

Fabiano Klug
16/04/2013, 15:30
Tomara que seja somente isso, aqui levei antes mesmo pra oficina averiguar o local do sensor de rotação, o sensor que comprei é o da foto abaixo:

406266

e segundo o mecanico na posição que me informaram não tem nada, que seria, de frente para o motor, do lado esquerdo, na parte de baixo do coletor de escapamento junto ao cambio, e nessa parte foi olhado e nada foi achado, e segundo ele inspecionou, achou algo similar na parte de cima, ainda do lado esquerdo mas proximo do distribuidor, amanha ela vai ficar lá para eles olharem isso e verificarem bem certinho qual é o sensor correto, se ela tem o mesmo e senão é o modelo que é usado na 4.0 como na foto abaixo:

406267

Como esse carro ja foi muito mal mexido para instalação do GNV não duvido que ali deva ter havido alguma adaptação, no aguardo.

VGraf
16/04/2013, 15:45
Veja se o local nao é o mesmo que esse aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/112701-cherokee-sport-1993-6-cilindros-de-repente-o-carro-apaga.html

VGraf
16/04/2013, 15:45
Crank Shaft Position Sensor or the camshaft sensor (http://mallcrawlin.com/forum/showthread.php?9377-Crank-Shaft-Position-Sensor-or-the-camshaft-sensor)

Fabiano Klug
16/04/2013, 16:07
Hahahahahha, o cara do topico amricano tava puto ja pra trocar o sensor quase igual a mim....

Mas não é no mesmo local não, de qualquer forma eu salvei a foto e vou levar para mostrar para o mecanico amanha, e pelo visto o Sensor Hall(Camshaft sensor) efetua leitura igual ao Sensor de Rotação(Crankshaft sensor), se não for somente sujeira no sensor de rotação e ele estiver em ordem ou trocarmos ele e continuar a dar as mesmas baiucas, teremos de serguir para Sensor Hall.

Cara muito obrigado pela ajuda, essas fotos sempre ajudam a localizar essas obras primas de esconde-esconde...

Fabiano Klug
17/04/2013, 17:27
Bom gente, hoje deixamos a Cherokee pra fazer a troca do sensor de rotação, depois que o mecanico me falou que pretendia baixar o motor pra chegar ao local quase surtei, fique uma hora procurando praticamente assunto sobre a troca deste tão famoso sensor que gera tanta dor de cabeça, e achei o video abaixo e fui correndo, apé mesmo até na oficina pra mostrar pra ele onde ele se encontra e como remover ele, segue o video:

http://www.youtube.com/watch?v=g4v1CYA6t20

Segue fotos do processo abaixo que mostra que o sensor esta atras do cabeçote esquerdo olhando de frente, precisa deslocar algumas coisinhas basicas, que ja foram uteis para descobrir algumas coisas fora do seu lugar:

http://i.imgur.com/PYdJpm7.jpg

Observe onde esta o braço do mecanico, ali esta o sensor, pode ir firme ali que não tem erro isos nas 5.2 e 5.9:
http://i.imgur.com/BPbNbnC.jpg

Mecanico retirando o atuador do ERG que mais abaixo voces verão que esta com problemas ainda:
http://i.imgur.com/YzKVRm5.jpg

O Atuador da valvula:
http://i.imgur.com/hsjKaTg.jpg

http://i.imgur.com/T1AR6Ka.jpg

O grande problema, um dos caninhos derretidos o que causa problemas de suavidade ainda:
http://i.imgur.com/OT2MrDx.jpg

Agora Valvula junto do atuador ERG:
http://i.imgur.com/bEQVwKW.jpg

Abrindo caminho:
http://i.imgur.com/0sIt2iC.jpg

http://i.imgur.com/BdXWCzv.jpg

http://i.imgur.com/FM8L1Ar.jpg

Ali é onde a Valvula ERG é parafusada:
http://i.imgur.com/7xKQXt8.jpg

O conector do sensor fica proximo da vareta de conferencia do fluido do cambio AT:
http://i.imgur.com/trCFRSY.jpg

Como nada sempre pode ser 100% perfeito, depois de remover notamos que o sensor ainda é o original, e estava visivelmente feio, porem os conectores são um pouco diferente como se nota na bateria de fotos abaixo:

http://i.imgur.com/zvzX77J.jpg

Diferença do novo e do velho:
http://i.imgur.com/NF4MKMX.jpg

Mesmo tamanho e encaixe:
http://i.imgur.com/d0RPOAj.jpg

Conectores do novo e do velho:
http://i.imgur.com/nUaLVRb.jpg

Sendo assim levamos numa auto-eletrica pra usar o conector original no sensor novo, eles farão uma solda e emcaparão com uma capa termica para não utilizar fita isolante e causar problemas de interferencia.

Infelizmente só para amanha saberemos do resultado, eu claro, muito aprenssivo se vai resolver a situação, se não der certo teremos de partir para o distribuidor, custa 40 dolares um Sensor Hall na Rockauto e ja vou olhar quanto custa o atuador do ERG.

Aguardem noticias.

VGraf
17/04/2013, 17:45
QUe lugarzinho ruim mesmo em, no zoiometro nao da pra achar nem a pau.

Fabiano Klug
17/04/2013, 17:50
QUe lugarzinho ruim mesmo em, no zoiometro nao da pra achar nem a pau.

Não da mesmo, ele colocou um espelho e utilizou outro menor pra achar o sensor, espero que isso ajude muita gente a resolver seus casos de Sensor de Rotação.

VGraf
17/04/2013, 20:15
Fabiano, como é o funcionamento da troca de marchas da cherokee ae na apos ligar? Voce percebe que ela troca um pouco mais alta na primeira passada de marchas, ou vai normal? Na primeira vez que passa a marcha muda meio alto, mas se parar em um semaforo por exemplo e sair novamente de 1 para 2 , ela troca bem mais baixo as marchas e mais suave.. Se nao for normal, vou tentar ajustar o cabo ou ate mesmo mais pra frente dar uma olhada o que seja.Apesar que acho que seja dela mesmo isso, pois tanto a 5.9 como essa é o mesmo jeito.

Fabiano Klug
18/04/2013, 08:49
As trocas são suaves e em rotação baixa desde a primeira ligada, por isso estranhei os relatos do Rique, as unicas estranhezas do cambio aqui são por exemplo nas manobras, em que, voce sai do D e coloca no R, parece que as solenoides demoram alguns segundos para engrenar coisa de 3-5 segundos as vezes.

Ao ligar, e passar do P par ao D é a mesma coisa, depois para o R sempre leva uns 3-5 segundo para fazer esse engate, eu com o pouco que ja andei lendo por ai pode ser oleo precisando ser trocado, ja é diferente ao sair do D para o N ele desengata rapido, se voltar para o D ele novament eengata rapido, mesmo coisa acontece entre o R e o N.

Alguns mecanicos ja me falaram que esse "delay" pode ser normal, ja que o sistema precisa rearmar um circuito de pressuiração totalmente diferente quando se muda do D para o R de uma vez, tem logica, mas no meu Camry essa mudança é super rapida, passou do D par ao R é imediato o engate, por isso estranho esse comportamento, de resto o cambio é suavidade total.

VGraf
18/04/2013, 09:43
Entao na 5.9 demorava um pouco tbm quando trocava de P para D ou para R e vice versa..ja na 5.2 o engate é imediato, pode ser que seja oleo mesmo. Ja vi alguma coisa tbm dizendo que poderia ser a respeito dessa pressurizaçao que estaria baixa, sei la.. VOu ver se final de semana dou uma ajustada no cabo para ver se melhora essa primeira troca de 1 para 2..
QUanto a caixa de direção, o cara em que levei a caixa, disse que ela esta boa, que tinha uma pequena folguinha, e que iria trocar os reparos. Num modo geral, é bom que a caixa esteja em ordem, apesar de gastar um pouco para trocar os reparos ja que ela foi aberta e talz, e tbm a mao de obra do outro meca que tirou, mas creio que nao sera a soluçao para o meu problema do "Death Wobble". To achando que o verdadeiro causador possa ser o pivo esquerdo, que quando dei uma revisada na frente, foi uma das unicas peças que nao foram trocadas pois estava em aparente bom estado. No mais é colocar a caixa no lugar e pegar uma estrada meio ruim para ver se vai mudar alguma coisa.

Fabiano Klug
18/04/2013, 14:36
Eu prefiro que voce precisasse trocar o amortecedor da direção que mecher numa caixa de direção.

Encomendamos o atuador do EGR, ela anda do jeito que esta, mas não é assim que deve funcionar, então custou 80 reais mais IOF a valvula e vai levar uns 20-30 dias para chegar.

Liguei na oficina e depois de remontar tudo o carro não pegou, ele vai dar uma conferida na fiação do sensor, pois como foi trocado o plug pode ter sido mudado alguma coisa de lugar, a se verificar, assim como vão olhar outras coisas se não encontram o problema disso de uma vez por todas.

Essa parte era o que mais me assutava.

VGraf
18/04/2013, 14:41
Essa hora ta instalando a caixa de direção novamente. Acho que nao vai ter mudado muita coisa, vou dar uma rodada no final de semana. Problemas chatos viu.

Fabiano Klug
18/04/2013, 18:11
Péssima noticia, como o carro não ligava, ele desmontou o sensor denovo e notamos que o sensor velho esta mesmo ruim, porem o novo nem da sinal, testaram ele no multiteste e é como se estivesse morto.

Estou sentindo meus primeiros momentos de desanimo, não pelo carro, mas pelo fato de ficar testando, investindo e nada dando certo, achamos um sensor na cidade vizinha de Blumenau, a 150 reais, estoque antigo, vou ver se eles tem ainda mesmo o item e ver se da para instalar na cherokee.

:cry:

VGraf
19/04/2013, 09:11
Procura no mercado livre, as vezes tem por um preço legal e se der problemas, esta aqui perto para trocar, por mais que saia um pouco mais caro do que comprar fora do pais..

Fabiano Klug
19/04/2013, 09:51
Este sensor foi comprado no Mercado Livre, depois da esperança de trocarmos o plug e termos o sensor pronto para ser utilizado, o produto esta com falhas, mandei email para a empresa fazer a troca mesmo com o plug original cortado, pois me garantiram que serve na Cherokee e no fim das contas não serve.

Caso eles não aceitarem eu publico aqui o nome da empresa para que voces também não caiam nessa, se não servir o sensor que tem em Blumenau que também é pra ser novo, vamos importar dos EUA, como disse a proprietaria, pra quem ja esperou tanto vamos esperar mais um pouco e comprar a peça correta.

Fabiano Klug
19/04/2013, 10:30
Bom pessoal, a empresa queme vendeu o sensor de rotação não irá fazer nada para amenizar a situação do sensor mesmo que eu tenha mudado o plug, foi me informado que serve nas Grand Cherokee 5.2 V8 de 1992-1998, pra mim essa informação basta.

Sendo assim, iremos importar a peça pessoalmente, e tomem cuidado com essas compatibilidades que falam por ai, o sensor comprado não serve na Grand Cherokee que temos aqui, e se não servir troquem a mesmo para não passar pelo ocorrido.

Aguardem novidades.

M3 IMPORTADOS
19/04/2013, 11:14
Bom pessoal, a empresa queme vendeu o sensor de rotação não irá fazer nada para amenizar a situação do sensor mesmo que eu tenha mudado o plug, foi me informado que serve nas Grand Cherokee 5.2 V8 de 1992-1998, pra mim essa informação basta, o vendedor é do Rio de Janeiro, da cidade de Araruama.

Sendo assim, iremos importar a peça pessoalmente, e tomem cuidado com essas compatibilidades que falam por ai, o sensor comprado não serve na Grand Cherokee que temos aqui, e se não servir troquem a mesmo para não passar pelo ocorrido.

Aguardem novidades.

Fabiano, Engraçado a situação que me foi apresentada hoje pela manha.

Sou membro ativo do fórum, Antigooooooo ate. Desde 2005-2006. Enfim, não precisa nem dizer quem eu sou os usuários mais antigos sabem.

Fiz uma conta em noma da empresa pois achei que assim fica melhor para falar deste assunto.

Pessoalmente, tenho acompanhado este tópico a meses, sem a minima ideá que você poderia ser cliente nosso. Enfim, hoje uma funcionaria(você sabe quem) me passou um E-mail seu sobre a situação e problemas que estava tendo com o Sensor de Rotação comprado conosco em Dezembro de 2012.

Achei interessante, e já lhe respondi com uma solução que acredito ser justa(não precisa colocar aqui, e so ler seu E-mail)

Apesar da compaixão pelo amigo forista fico muito insatisfeito em ler o seu post. Pois ambos sabemos que a situação não e bem essa.

Talvez não concorde mais vamos deixar claro alguns pontos.

- A peça comprada foi a 56027870.....a peça que o Sr. recebeu foi.......a 56027870.
- A peça foi recebida dias apos a compra.
- Menos de 5 dias apos a compra, o você informou que não estava achando a peça no veiculo, eu pessoalmente lhe dei instruções em como achar. Informamos que caso tivesse algum problema que estávamos a disposição para ajudar a resolver, incluindo TROCAR a peça.
- Hoje, quase 4 meses depois o Sr. enviou um E-mail dizendo que quer a devolução, que a peça esta errada. Informou também que cortou o chicote do sensor, trocando o conector(sendo que deixei claro que se houvesse incompatibilidade que faríamos troca..........a 4 meses atras)

Enfim, me apresento como propietario da empresa, mais também como amigo do fórum Pois achei BASTANTE injusta seu relato. O único motivo que teve problemas por 4 meses com este sensor e porque "sumiu" por 4 meses sem ao menos nos informar do ocorrido, Como posso resolver algo se não estou a par da situação?

Somos uma empresa seria, com bastante carga nas costas, com bastante conhecimento(meu pai, foi Chefe de Oficina da Autorizada da Daimler Chrysler/Dodge/Jeep na Florida de 1996-2003. Sou membro ativo local, amo trilha, amo 4x4, amo meu negocio e prezo muito a satisfação dos nossos clientes. Infelizmente, em MUITO difícil agradar a todos. Principalmente se o cliente nem sequer nos deixa a par da situação.

Espero que entenda este post como uma forma de amenizar seu transtorno. Vamos colocar esse carro pra funcionar!

EDIT - Buscando tambem ajudar futuros usuarios, deixo claro mais uma informação.

Entre 1996-1997 houve uma grande mudança no sistema eletrico da Chrysler/Dodge/Jeep. Principalmente devido a inclusão do Sistema OBD2.

Para os membros que possuem Cherokee & Grand Cherokee fica a dica...

Jeep Grand Cherokee 1997-1998 PN 56027870
Jeep Grand Cherokee 1992-1996 PN 56027272

(Carros produzidos no final de 1996, como modelo 1997 possuem o conector para PRE-1996) 56027272

A diferença entre uma e o outro e APENAS o conector, pois muda de um conector com Formato OVAL com 3 pinos redondos para um conector quadrado com 3 pinos achatados.

Outro detalhe, e para a Cherokee Sport 4.0 & Grand Cherokee Laredo 4.0. Pois apesar de usarem o mesmo Motor, O sensor de rotação das duas sao diferentes.

A Cherokee SPORT 4.0 1997-2001 usa o Sensor 56027866
A Cherokee SPORT 4.0 1992-1997 usa o Sensor 56027882

A GRAND CHEROKEE LAREDO 4.0 1997-1998 usa o 56027868
A GRAND CHEROKEE LAREDO 4.0 1992-1996 usa o 56026884

E importante lembrar que o Sensor das Cherokee & Grand Cherokee com CAMBIO MANUAL tambem sao diferentes.

Abraços a todos.

Fabiano Klug
19/04/2013, 11:15
Recebi retorno do proprietario da empresa que me forneceu a peça, e vão solucionar o caso.

Agora, fico pensando, porque a Chrysler não achou um local melhor para colocar este sensor, creio que a mão de obra pra troca deste sensor vai ser nada barato, digo a mesma coisa com o distribuidor, um local muito ruim para acessar e acaba despendendo muito dinheiro com mão de obra.

Fabiano Klug
19/04/2013, 11:26
Considero o caso resolvido do sensor, por este motivo editei meu post anterior.

Como descrito, o sensor só foi trocado agora porque outro sensor foram trocados antes, foi feito muitas outras coisas que não possibilitavam parar ela para fazer tal serviço e como agora o problema parece ter reaparecido, aproveitamos para fazer a troca.

Segue a dica, sensor de rotação possui engates diferentes entre os anos e mesmo que tenha sido usado em outros carros, confirmem sempre o produto, com fotos de preferencia, segue a foto abaixo da diferença dos conectores:

406729

M3 IMPORTADOS
19/04/2013, 11:44
Considero o caso resolvido do sensor, por este motivo editei meu post anterior.

Como descrito, o sensor só foi trocado agora porque outro sensor foram trocados antes, foi feito muitas outras coisas que não possibilitavam parar ela para fazer tal serviço e como agora o problema parece ter reaparecido, aproveitamos para fazer a troca.

Segue a dica, sensor de rotação possui engates diferentes entre os anos e mesmo que tenha sido usado em outros carros, confirmem sempre o produto, com fotos de preferencia, segue a foto abaixo da diferença dos conectores:

406729

Isso mesmo. So para esclarecer também, Os conectores pretos são para Automáticas Carros manual seguem o mesmo padrão mais com conector brancos, e OUTRA numeração.

Fabiano, Acabei de responder seu Email.

VGraf
19/04/2013, 12:02
Informaçao util, pois eu mesmo ja comprei uma bobina tempos atras, e tomei na fuça, pois o conector é diferente. Esperando achar um conector igual pra adaptar e trocar a que esta, que por enquanto esta fazendo o trabalho dela.

Quanto as buscas pelo problema, achamos que o cardã esteja desbalanceado e tambem vi que o coxim do cambio precisa de trocas, no mais aparenta estar tudo em ordem.

VGraf
19/04/2013, 12:15
Coloquei o escape hoje tambem, ficou muito silenciosa, voce pode meter o pe no acelerador e o som é bem baixo. Ficou bom, perto do tropé que estava antes. heheh

VGraf
22/04/2013, 09:56
Alguem tem uma foto ae de como as buchas da suspensao devem estar, para eu saber se elas sao as vilas do Death Wobble por aki.. Pois segundo os lugares que levei, elas estariam em ordem. To começando a achar que o carro possa estar meio desalinhado, nao é possivel.

VGraf
22/04/2013, 09:56
Foi cogitado de o cardan estar desbalanceado, mas acho que nao tem nada a ver nao com o problema

Fabiano Klug
22/04/2013, 10:21
Siceramente, de todos sisntomas, o amortecedor de direção é o que mais me parece plausivel, até porque o comportamento do fato é muito parecido com o comportamento de uma suspensão onde o amortecedor esta estourado.

VGraf
22/04/2013, 10:30
Entao, acho que vou tentar levar no meca denovo para dar mais uma olhada, queria deixar em ordem ate meados de maio ia fazxer uma viagem, apesar de ter rodado este final de semana umns 50km de pista e sem novidade, apesar que nas crateras, reduzia bem a velocidade, preciso trocar o calço do cambio tbm sem falta, antes que comece a aparecer problemas.

PaULINHO Cabelo
22/04/2013, 10:35
tALVEZ SEJA TARDE PRA contribuir, mas quando troquei o sensor da minha XJ, o meca usou um canhaozinho com articulação e um extensor beeeem conprido. Resultado? levou 5 minutos pra trocar. No caso das Grand (nao sei se todas), sei que puxando o carpete proximo ao tunel, na regiao atras do acelerador, existe uma espia que vc abre e dá bem em cima do dito cujo. espero que ainda seja util, na época me ralei todo ate descobrir esses detalhes sordidos...

Fabiano Klug
22/04/2013, 10:47
Comentei com o mecanico sobre a facilidade que seria ter um acesso por dentro pela parede corta-fogo, nem me dei conta que poderia haver um local especifico para isso, ainda que deva precisar de ajustes, o que seria primordial um acesso facilitado, quando tiver ela em mãos novamente vou da ruma olhada e fotografar se houver o local para fazer isso nas ZJs.

PaULINHO Cabelo
22/04/2013, 11:57
Achei isso com ofotos e tudo num forum americano, mas faz tempo, nem tenho como achar pra vc.
mas pode ter certeza que se pesquisar as palavras chave vc acaba achando. Boa sorte!!

Fabiano Klug
22/04/2013, 13:15
Fazendo uma procura relampago, achei o link abaixo, vou dar uma inspecionada na ZJ quando ela voltar, se achar algo que ande nessa direção, farei um How-To pra da uma ajuda ao pessoal:

How To: Replace Crankshaft Position Sensor - Jeep Garage - Jeep Forum (http://www.jeepgarage.org/f204/how-to-replace-crankshaft-position-sensor-51503.html)

VGraf
22/04/2013, 14:38
Alguem sabe dizer quantos coxim do cambio sao?

Fabiano Klug
03/05/2013, 10:51
Até o momento o sensor novo não chegou, carro ja esta parado quase 3 semanas, talvez chegue hoje, estou na espectativa se isso vai resolver os espamos dela.

Um testemunho para o pessoal, como alguns aqui sabem tenho também um Toyota Camry V6 1995, e estamos atras de sensor de temperatura para o motor que vem interferindo no funcionamento do cambio, alem do carro possuir 4 sensores de temperatura, no mesmo tempo em que voce busca o sensor para a Cherokee aparecem inumeras paginas no ebay, para o Camry é 1/5 da oferta.

Gosto muito do Camry, mas cada vez me convenço mais de que não existe motivo para as pessoas terem medo de uma Cherokee, notem o acidente que o Risque teve com incendio na dele e o carro ja esta em funcionamento, ainda que existam pessoas que não saibam quase nada de oficina e apenas deixam o carro e buscam pronto nos seus mecanicos, o mito que existe em volta deste carro caiu por terra pra mim.

VGraf
03/05/2013, 12:33
Com exceçao de sensores, e lataria, os demais componentes e peças, sao ate que faceis de se achar, e muitos deles dividem uso com outros veiculos..

Fabiano Klug
03/05/2013, 13:28
Fiquei sabendo semanas atras que os primeiros Troller usavam diferencial da Cherokee, e segundo o mecanico da Cherokee encomodava muito, não perguntei onde/como/e porque mas não vejo muitos relatos de problemas com difrenciais da Cherokee, exeto pelos de manutenção dubia e acabam desligando o diferencial dianteiro por não se interesar em reparar novamente.

Acaba de passar o correio e alegrias e descepções, alegria pois chegou novidades:

http://i.imgur.com/yWGjSEn.jpg
http://i.imgur.com/gFI4Ejc.jpg
http://i.imgur.com/OqhIU8A.jpg

Atuador do EGR chegou, e achei que veio bem rapido, 3 semanas praticamente, marca Dormain, Made in China, porem não deve ser pior que deixar do jeito que estava.
Agora descepção porque ja passou de 1 semana pra chegar o sensor de rotação e nada até agora, vai fechar 3 semanas ela parada na semana que vem.

Por estes motivos eu digo, tenham um segundo carro que ajuda muito a manter a Cherokee em dia com peça nova, nem que tenha de ficar parada um tempo.

PaULINHO Cabelo
03/05/2013, 13:38
e outra: ccomprei um sensor desses paralelo aki no ML. Resultado? Deu pra esperar chegar o original, mas o carro dava cada falhada, meu querido... ainda guardo, pra qualquer eventualidade. O que até hj não consegui resolver foi a acelerada VIOLENTA que ela dá quando liga... um saco no pé...

Fabiano Klug
03/05/2013, 13:50
Eu espero que o sensor que esta vindo funcione, pois o pessoal do GNV ja esta esperando a 2 meses com o kit pra fazer a instalação, senão teremos de importar um outro pra resolver isso.

Rique_sp
03/05/2013, 17:24
Fabiano
Coincidência de marcas, meu pai possui um Corolla LE 96 1.8 com quase 200.000 e não vende, empresta, etc....kkk
Sobre as peças do Camry, já tentou no Castro auto peças?

Não sei se comentei aqui, mas antes de começar a mexer na cherokee, pensei e refleti muito para ver se compensava ou não arruma-la.
Se não arrumasse, ia desmanchar o carro!
Decisão de arrumar tomada, início das buscas atrás das peças, me surgiu outro problema!
Encontrar a mão de obra honesta para executar o serviço de reconstrução da cherokee!

Etapas superadas, hoje posso dizer que o conserto ficou bom, ainda faltam alguns ajustes, mas faz parte!

Até o momento o sensor novo não chegou, carro ja esta parado quase 3 semanas, talvez chegue hoje, estou na espectativa se isso vai resolver os espamos dela.

Um testemunho para o pessoal, como alguns aqui sabem tenho também um Toyota Camry V6 1995, e estamos atras de sensor de temperatura para o motor que vem interferindo no funcionamento do cambio, alem do carro possuir 4 sensores de temperatura, no mesmo tempo em que voce busca o sensor para a Cherokee aparecem inumeras paginas no ebay, para o Camry é 1/5 da oferta.

Gosto muito do Camry, mas cada vez me convenço mais de que não existe motivo para as pessoas terem medo de uma Cherokee, notem o acidente que o Risque teve com incendio na dele e o carro ja esta em funcionamento, ainda que existam pessoas que não saibam quase nada de oficina e apenas deixam o carro e buscam pronto nos seus mecanicos, o mito que existe em volta deste carro caiu por terra pra mim.

Fabiano Klug
03/05/2013, 17:37
Sobre a Cherokee, realmente não veio o sensor hoje, aqui eles entregam nos sabados também, então, esperança pra que te quero!!!!

Fui ver a cherokee e é dolorido ver ela tão empoeirada, ainda que eles colocaram ela debaixo de telhado, faz falta andar com ela, mas deve ser resolvido semana que vem.

Sobre o Camry, ele recebeu um radiador novo, precisa trocar as juntas de cabeçote(que ja tenho todas) que esta sumindo agua(não pra dentro do motor), estamos na busca deste sensor justamente porque o tal diz pro cambio que agora o motor ja esta quente e pode engatar a 4ª marcha e Over Drive, antes da temperatura chegar onde deve ele só engata até a 3ª, uma chatice, precisamos também do Kit de correias, esticadores, bomba dagua e ja tenho o fornecedor do conjunto nos EUA, só estou aguardando o momento $eguro de mandar vir o Kit.

Creio que irei ficar também muito tempo com este Toyota, ele só deveria ser mais alto, raspa muito em paralelepipidos soltos ou com alguma elevação, nada que não se acostume, mas quem dirige um Jeep chega a ficar horas no computador procurando alguem que tenha interese em trocar uma Cherokee num Camry.

VGraf
04/05/2013, 11:26
Eu achando que tinha dado um sumiço no DEATH WOBBLE, porem o maledito ainda esta lá, e é sempre em um mesmo trecho de uma estrada pessima aki e desde que passe a mais de 100km/h. Rodei uns 300km na quarta de boa entre 110-120km/h entre estrada "normal" e "boa". Nao sei mais aonde atacar.. so me resta o amortecedor de direção msm. Nao sei se a barra estabilizadora traseira tem algo a ver ou influencia, pois ela faz um som de bater, e eu ate tinha encomendado as buchas para aproveitar e trocar assim que fosse mezxer nas pastilhas traseira, mas quando chegou, vi que tinha pedido umas menores que na verdade sao de outra barra na traseira, que tambem precisava trocar. Acho que vou procurar evitar akele trecho ate conseguir identificar o que seja e retomar um $ para tentar novas opçoes.. Alem do que ja tem, agora to encanado que um lado do carro esta mais baixo que o outro, pelo menos na traseira; Visualmente nao aparenta, mas medindo parece que ta dando uma diferença

Fabiano Klug
04/05/2013, 12:00
O comportamento deste efeito na direção dianteira como ja disse, é praticamente equivalente a uma suspensão com amortecedore sem ação, fica pulando descontroladamente, eu partiria diretamente para este amortecedor pra matar essa charada.

VGraf
04/05/2013, 14:07
Acho que vou partir mesmo pro amortecedor de direção... Pq na parte de tras, o barulho incomoda, mas nao queria ter de fuçar no momento e tambm acho que nao influenciaria dessa maneira. Tem hora que é fogo viu..

Fabiano Klug
08/05/2013, 14:05
E nada do sensor de rotação novo, 3 semanas parado e se eu precisasse do carro estaria xingando a marca e por ser um carro importado, creio eu que esteja havendo problemas nos correios, de qualquer forma, estou encomendando um novos na Rockauto.

georgevalle
10/05/2013, 08:17
Ja vi em um programa de tv que para tentar reduzir o death woble o pessoal coloca dois amortecedores de direção montados invertidos.

VGraf
10/05/2013, 08:33
Entao tava vendo uns amortecedores de direção a venda e tem uns modelos diferentes, tais como aqueles rancho e um outro que vi aki e nao me lembro o nome. Sera que compensa por um "Rancho" ao inves de um comum padrao da cherokee? Porem tambem vou pedir assim que encostar ela denovo, para dar um checada novamente na buchas da parte dianteira.

Fabiano Klug
10/05/2013, 08:50
Eu iria de original mesmo, mas se existir um mais potente para que isso possa ser reduzido, também cogitaria....

Fabiano Klug
24/05/2013, 12:17
Finalmente chegou o sensor do RJ, estou enviando hoje para a instalação e ver se terei carro para este final de semana.

http://i.imgur.com/r7zokih.jpg

http://i.imgur.com/qskAZOT.jpg

Lembrando a todos que o codigo deste sensor de rotação para as Cherokee de 1995 para baixo é: 56027272

Obtive autorização da proprietaria para a instalação do GNV agora inicio de Junho.

brunoramos
24/05/2013, 13:19
Este é o sensor de rotação de onde?

Fabiano Klug
24/05/2013, 13:41
Sensor de Rotação da roda fonica, existe ainda outro sensor dentro do Distribuidor que chamam de Sensor Hall.

PaULINHO Cabelo
24/05/2013, 14:02
Boa tarde VGraf

Um comentario sobre isso:
A minha XJ sempre cantou pneu em curvas fechadas, mesmo em baixissima velocidade.
Ja tinha alinhado, balanceado, esquadrinhado, batizado e crismado.... e nada.
Qdo eu comprei 1 par de pneus pra colocar na dianteira e ganhei um alinhamento a laser na montagem, qual nao foi minha surpresa: sumiu a cantadinha de pneus e em velocidades mais altas eu nem tinha percebido a trepidação, mas agora que nao tem eu percebo que tinha - a partir de uns 120. Pode parecer besteira, mas por melhor que seja seu meca de confiança, leve para outro conferir alinha/ balnc./ cambagem - nossos carros sao curtos, largos e altos, as vezes tem um gato pequenininho na tuba rsrsrs

PaULINHO Cabelo
24/05/2013, 14:07
uma dica boba aqui;
CONFIRA O COMPRIMENTO desse cchicote. Quando troquei o meu, comprei um que veio uns 5 cm mais comprido que o original. Nao dei importancia, mas logo o carro estava pipocando e apagando de novo. quando desmontei, vi que a diferen;ca de tamanho foi suficiente pra ele fazer uma barriga e encostar no coletor, o que derreteu parcialmente a capa e um dos fios. qdo chegou o novo dos USA, troquei e acabou o problema

Fabiano Klug
24/05/2013, 14:35
Levei lá o Sensor, de bike porque te dois carros e os dois esperando peça é dose pra cavalo, mas enfim, vão fazer o possivel para colocar ele pra rodar até de noite, espero que nada de novo apareça pra acabar com minha alegria desta peça ter chego.

Fabiano Klug
27/05/2013, 15:56
Sensor montado e não funcionou, ligava, funcionava alguns segundos e morria e essa falha era intermitente, como quando acontecia quando andavamos com ela na rua.
Foi trocado a bobina e nada de melhorias, agora iremos abrir o Distribuidor que nunca foi revisado para vermos como esta a parte interna e diagnosticar.

georgevalle
28/05/2013, 09:09
Antes de mexer no distribuidor mede a pressão na linha de combustível, tá certo que era outro carro mas mesmo defeito, era problema na bomba (na verdade era o pescador do tanque entupido, na rural tinha bomba externa, quando ligava a chave a bomba já liga e não tem consumo dos bicos a linha ficava com pressão ao fazer funcionar o motor a bomba apesar de estar boa não consegue fazer pressão para os bicos trabalharem).

Fabiano Klug
29/05/2013, 08:48
Essa parte da bomba sempre vem em mente, porem isso foi totalmente revisado em agosto do ano passado, toda linha foi aberta e revisada, bomba trocada, filtro trocado, ao tentar dar partida varias vezes seguidas vem o inconfundível cheiro de gasolina, nos fazendo lembrar que esta quase afogado.

Creio que hoje eles devam ter um parecer ao menos, para que possamos encomendar alguma peça necessária, meu Camry quebrou o suporte do alternador que por sinal foi feito uma adaptação muito ruim de um alternador VW pelo antigo dono, e estou sem os dois carros.

Dose pra cavalo.

Fabiano Klug
04/06/2013, 17:11
Distribuidor aberto e notasse que o sensor Hall esta com cara não muito boa, encomendamos na Rockauto:

Um rotor Original;
Um sensor Hall(Distributor ignition pickup)
Uma bobina Delphi nova
Um jogo de cabos de vela original

Total de 150 dolares com frete, Fedex Priority deve estar chegando essa semana e remontamos pra ver o que se sucede, estamos torcendo para que resolva, pois estão rogando praga sobre a ECU.

Pablo.pinto2007
04/06/2013, 20:52
Amigo Fabiano... tudo bem?

Embora eu não tenha uma XJ ou ZJ ou WJ... sou amarradão numa (numas)... então hoje quando fui comprar umas peças pro meu jeep, me deparei com uma parada numa oficina de esquina, e com adesivo a venda... outo dia havia passado e notado o carro, mas não tinha o adesivo da venda, hoje resolvi parar e dar uma espiada no carro, era o mínimo que eu poderia fazer... parei e logo o dono da oficina me abordou... eu perguntei de quanto se tratava o carro... 12 mil e por estar numa oficina perguntei se estava funcionando... o cara me falou que havia queimado o módulo... quando abri o capô... do lado direito estava sem alguma peça, não sei se é lá que fica o módulo... enfim... quando olhei para o capô por dentro havia uma marca de fuligem... e fiquei imaginando se o carro não havia tido uma pane elétrica e incendiado... detalhe, não havia forro no capô...

Agora depois dessa reza toda vem a pergunta... você que está numa peleja com uma 95 (igual a que vi)... vale a pena encarar um problema desses? ou é melhor eu correr a léguas? quanto vale realmente um carro que está com esse tipo de problema? na verdade quanto vale ele nesse estado? quanto faleria realmente em bom estado?

Ah e o carro tem GNV... e a placa é de Cascavel (no Paraná, pois também temos um Cascavel no Ceará)...
O cara da oficina não quis se pronunciar muito e eu não quis nem anotar o telefone do dono!!!

Espero não estar desvirtuando o tópico do amigo!!!

Pablo

georgevalle
05/06/2013, 07:57
Pablo, aconselho a fugir, fiz o caminho inverso praticamente (geograficamente falando) sou do Paraná, e vi pelo ml uma GC 94 (provavelmente igual a essa) o vendedor estava pedindo pelo ml se não me engano estava em 9k, algum tempo depois fui a Fortaleza a passeio e acabei entrando em contato com o dono e ainda tinha a GC fui ver estava em uma oficina chechelenta perguntei ao mecânico como ela estava e ele relatou que estava com a central pifada (isso ja sabia) mas queria saber sobre motor e caixa ele falou que estava andando, mas não acertamos um valor aceitável nela, um tempo depois entrei em contato novamente o cara ainda não tinha vendido e estava pensando em desmanchar e acabamos fechando em R$ 3000,00 mais R$ 900,00 de documentos e gastei mais R$ 1.500,00 para trazer para cá, depois disso consertei a central que voltou a pifar e tive que comprar uma nova varios sensores e por último a caixa, enfim achei que estava fazendo um bom negócio mas se revelou um mau negócio ontem atualizando a planilha dos gastos com ela já foram investidos nela em torno de 17k (com tudo inclusive a compra de outra GC para aproveitar tampa traseira que quebrou o vidro, caixa e diferenciais melhores Dana 44 e D35 contra os D35 e D30 dela, suspensão, etc.) pelo menos fica a esperança de o carro ficar como novo, então como estou pelejando com esta não aconselho a entrar numa furada destas.

Fabiano Klug
05/06/2013, 10:58
É bem relativo....

Mas faço das palavras do George as minhas, sem sombra de duvidas se voce procura fazer um bom negocio é a pior ideia do mundo, e não aconselho fazer isso pra ninguem, pois penso que cada um sabe de como esta sua situação relativo a isso e parte financeira e propriamente a necessidade do carro.

Sou enfatico, uma Grand Cherokee com modulo queimado pra mim não vale mais de 3 mil reais, ainda que voce ganhe mais vendendo em partes, mas digo que o George fez uma compra com preço ainda coerente, só o tempo e correria para ir atras das peças que digo não ser dificil de conseguir mas voce precisa ter tempo pra isso, ja é algo altamente custoso.

Olhem minha situação, eu, neste momento, estou com dois importados e os dois na oficina, eu moro a 300 metros da minha empresa, mercado é do outro lado da minha casa, o posto de gasolina é do lado do mercado, minha filha estuda a 150 metros da empresa e meu filho vai em CEI que fica mais longe, 500 metros da empresa, os bancos ficam a 200 metros daqui, resumindo, eu não estou precisando de carro no meu dia-dia.

Mesmo se eu tivesse um carro para o dia-dia sem problemas, ele ficaria mais parado que andando.

Mas se atendo a situação do amigo, EU, e isso vale para minha percepção, amo, adoro, gosto profundamente de mecanica, eu só compraria sim uma Cherokee com modulo queimado porque eu não precisaria do carro o mais rapido possivel para andar com ela, seria meu hobby, levaria o tempo que fosse pra arrumar ela pois tenho como ficar sem carro e teria outro para meu uso, jamais faça isso pra colocar o carro pra rodar em 5 dias, ou voce tem o tempo habil e gosto pela coisa como os recursos para importar peças ou simplesmente fuja disso.

Não sei quanto ao George, mas sinceramente a Cherokee aqui apesar da coceira pra voltar a rodar com ela, cada vez que um problema acontece com ela, mais eu aprendo, de mecanica e sobre o carro em si, ando olhando muitos carros sem mecanica, sem cambio para justamente juntar as partes denovo, e um modulo seria razoavelmente facil de se resolver se comparado a procurar um motor ou cambio.

Minha dica é igual a do George, o incomodo só vale apena se voce fará disso um passa tempo, eu assumi essa Grand Cherokee porque justamente sabia que seria um desafio e me engrandeceria no conhecimento, e claro, a proprietaria aceitou o desafio igualmente, emocional e financeiramente.

Sinuhe
05/06/2013, 12:53
Amigos, só vale a pena se for pelo desafio mesmo, por hobby ou coisa assim, a minha eu comprei pra deixar zero, mais é um passatempo, tenho os meus outros carros de uso, e tenho também os já resgatados...rsrsrsr E digo por mim, é muito prazeroso, eu estou sempre com muito o que fazer, e no final qdo tudo esta zerado, pode ser até lucrativo, depende da proposta, já ouvi belas propostas nos meus, só que a intenção é de nunca vender. Dai digo mais vc fica com um senhor carro para usar e abusar, visto que não compraria nem um Uno mille com esse dinheiro (nada contra o Uno). Então vai da pretensão de cada um, eu gosto muito.
Agora essas VTRs são delicadas, não tem muita gente que conheça e arrume qdo quebra, e se for parte de eletrônica embarcada ainda e mais delicado, se cair na mão de mexanico, ai que a coisa pega mesmo. Eu penso que se esta procurando uma GC, deve comprar uma com bons antecedentes de manutenção, tem muitas no mercado, não adianta querer comprar coisa boa por 3 mil e querer depois que seja fácil a restauração, o próprio nome já diz tudo, restauração. ABS.

Pablo.pinto2007
06/06/2013, 04:35
Amigos, só vale a pena se for pelo desafio mesmo, por hobby ou coisa assim, a minha eu comprei pra deixar zero, mais é um passatempo, tenho os meus outros carros de uso, e tenho também os já resgatados...rsrsrsr E digo por mim, é muito prazeroso, eu estou sempre com muito o que fazer, e no final qdo tudo esta zerado, pode ser até lucrativo, depende da proposta, já ouvi belas propostas nos meus, só que a intenção é de nunca vender. Dai digo mais vc fica com um senhor carro para usar e abusar, visto que não compraria nem um Uno mille com esse dinheiro (nada contra o Uno). Então vai da pretensão de cada um, eu gosto muito.
Agora essas VTRs são delicadas, não tem muita gente que conheça e arrume qdo quebra, e se for parte de eletrônica embarcada ainda e mais delicado, se cair na mão de mexanico, ai que a coisa pega mesmo. Eu penso que se esta procurando uma GC, deve comprar uma com bons antecedentes de manutenção, tem muitas no mercado, não adianta querer comprar coisa boa por 3 mil e querer depois que seja fácil a restauração, o próprio nome já diz tudo, restauração. ABS.

Eu vou falar... essa doença que alguns de nós temos... não tem jeito!!!

Eu tenho um CJ-3A e o mesmo precisava de uns reparos no chassis... já fazia tempo... então aproveitei que o câmbio havia quebrado (e lógico estava parado) e com um pneu estourado... e resolvi desmontar o danado em casa mesmo, já tinha habilidade com mecânica além de noção técnica, só que minha intensão era, desmontar, consertar o chassis e montar novamente, nem pintar estava nos planos (a carroceria), enfim... já vai fazer um ano que estou na reforma, e está saindo por completa... só não vou revisar o motor (por dentro)... é o velho jaque!!!

Então... eu bilei (olhei) a Cheroka exatamente pra isso, dei uma curiada no interior, que está em boas condições, o que mostra um pouco do zelo do dono... porém dentro havia um manual técnico sobre injeções eletrônicas (provavelmente é da oficina)... eu não entendo com todas as letras de injeção, assim como muita gente que abre oficina e também não sabe, só sabe trocar peças, e ler diagnóstico por MAPA... então a minha pergunta sobre quanto vale uma cheroka nesse estado era exatamente pra isso mesmo... pra sentir o tamanho que seria a loucura... eu estava em mente que 5 mil era um preço razoável, mas 3 mil é melhor ainda, porém cada proposta é uma proposta...
Eu não pretendo pegar essa cheokee, até porque tenho uma reforma pra terminar (jeep) e se eu chegar em casa com mais um trambolho, ainda mais um que não anda, a mulher me dá as contas, enfim...

Agora que dá vontade dá... só que gastar 17 conto num carro e ainda não ter o prazer de andar nele é demais... e ainda não parou... aí eu me pergunto... sei que nada substitui um carro original, mas não teria como instalar um módulo programável para esses motores, para fazê-los andarem? ou é algo mais integrado, módulos de injeção com módulos da instrumentação embarcada, sensores ademais ao motor!!!

Sei que essas camionetes japonesas novas o motor só funciona com o painel... ou seja, quer ter um motor desses no seu carro, tem que levar o painel junto... aqui no fórum tem um colega que fez isso não foi? colocou o motor da hilux num wrangler... enfim... depois de tanto dinheiro que ele gastou, não sei se realmente valeu a pena... pelo custo do motor mais intalação e adaptações... se colocar na ponta do lápis em relação ao combustível.

É isso, boa sorte aí para os amigos na empreitada!!!

Pablo

georgevalle
06/06/2013, 09:27
Pablo o módulo controla tambem a caixa se bem que neste ainda é uma interferência pequena as trocas de marcha ainda são por pressão hidraulica mas o módulo manda nela e tambem na instrumentação do painel, computador de bordo etc., então para este carro poder funcionar legal vai precisar do módulo original, a não ser que vá fazer um monstrinho com painel sem funcionar colocar um monte de relóginhos para monitorar óleo, água, etc, pelo que percebi de você, você tem um bom conhecimento de eletrônica se proponha a tentar arrumar a central, na minha o primeiro defeito foi a fonte interna dela que foi pro espaço tinha pifado o 8v que alimentava não lembro mais o que coloquei um regulador 7808 e o módulo voltou a funcionar depois fiz funcionar os bicos que não estavam funcionando até que um dia ao colocar o alternador de novo no carro acabei fazendo um p*** curto (tinha desligado a bateria mas não vi que o cabo voltou a encostar no terminal da bateria) e como tinha desligado a bateria não estava me preocupando com os fios e acabou fechando o curto e a central morreu definitivamente, veja esta possibilidade e se conseguir fazer a central funcionar vai poder testar o carro coisa que no meu não pude fazer e mesmo que fizesse ainda não teria adiantado a não ser pagar mais pois o motor esta funcionando bem (pelo menos isso) e a caixa estava trocando de marchas aparentemente normal até provavelmente terminar de arrancar a fibra da cinta e o cambio parar.

Fabiano Klug
06/06/2013, 14:23
Pablo....

Se voce olhar algumas paginas par atras vai ter um alista do que ja foi feito na ZJ deste topico, teria de olhar mas deve estar em torno dos 6 mil reais, o carro estava num estado que o proprio tempo sacaneou ela....

Andei pensando na sua duvida e creio que para quem queira arriscar algo assim uma conta a ser feita seria algo como por exemplo, comprar ela mais barato do que se poderia conseguir nela em peças, se vender, bancos, rodas, painel, portas, parachoques, diferenciais, eletronica geral, farois, deveria gerar uns 5 mil reias.

Deve servir para outras pessoas, mas ao fazer essa aventura maravilhosa, analise ela como se fosse para vender ela em peças, se as peças dela estaria boas para vender caso o projeto se mostrasse inviavel.

Mas minha ideia é de que uma cherokee com modulo queimado não tem valor acima de 5 mil reais, como disse, ainda que se consiga vender ela em peças e se consiga mais que isso, mas isso é demorado e vai te ocupar espaço para desmantelar o carro.

Pode apostar, se voce conseguir fazer ela rodar, vai querer deixar ela cada vez melhor e vais ter mais despesas com outros detalhes.

Ja pensei nessa possibilidade de instalar um modulo para carros turbo injetados nessa cherokee se o modulo estiver mesmo com problemas, porem depois que vi que um modulo recuperado na Rockauto custa 260 dolares olu então 160 dolares se voce enviar o seu para eles, creio que não vai valer apena fazer toda essa adaptação.

Fabiano Klug
06/06/2013, 15:25
É a segunda vez que compro na Rockauto, e desta vez optamos por Fedex Priority, é muito bacana acompanhar pelo site, onte foi recolhido na Rockauto o pacote e agora pouco ja pousou em Campinas, amanha é o prazo para receber, impressionante a rapidez, agora é aguardar a paulada da Fedex para o Imposto.

Rique_sp
06/06/2013, 15:37
Pablo

Boa tarde

Percebo que alguns colegas aqui tem a doença da ferrugem na veia.....hehe....
Eu sou um portador dessa doença incurável!!!!

Referente a esta cherokee, na minha opinião é um projeto de restauração até que interessante porém perigoso. mas vai depender muito do estado de conservação do carro, como está a mecanica. A pessoa irá ter que disponibilizar de tempo, muita paciência e mão de obra capacitada que entenda do carro.

Em Cotia apareceu uma numa oficina de cor azul, 96-97, blindada, aparentemente "abandonada".
Nesse final de semana irei pesquisar sobre ela.

E no webmotors tinha uma 96 blindada que era vendida por R$ 9.900,00.
Essa teve princípio de incêndio, pois constava no anuncio.
O anuncio sumiu.

Ps.
Quando vc comentou da fuligem e sem o forro do capo, suspeitando de incêndio, me lembrou da minha cherokee, que pegou fogo em 24/12/12.
Depois do susto e conversando com a esposa, foi difícil decidirmos se venderíamos em peças ou se arrumasse.
Optei pela 2ª opção, tendo em vista que só a parte do cofre que queimou. A parte externa não sofreu nenhum dano.
Foram uns 2-3 meses atrás de peças(chicote, sensores, cabos, etc) até que consegui encontrar um desmanche que tinha 75% das peças que precisava. Foram gastos aproximadamente R$ 6.500,00 e o carro ainda não está 100% do jeito que eu desejo, mas aos poucos eu chego lá!

Amigo Fabiano... tudo bem?

Embora eu não tenha uma XJ ou ZJ ou WJ... sou amarradão numa (numas)... então hoje quando fui comprar umas peças pro meu jeep, me deparei com uma parada numa oficina de esquina, e com adesivo a venda... outo dia havia passado e notado o carro, mas não tinha o adesivo da venda, hoje resolvi parar e dar uma espiada no carro, era o mínimo que eu poderia fazer... parei e logo o dono da oficina me abordou... eu perguntei de quanto se tratava o carro... 12 mil e por estar numa oficina perguntei se estava funcionando... o cara me falou que havia queimado o módulo... quando abri o capô... do lado direito estava sem alguma peça, não sei se é lá que fica o módulo... enfim... quando olhei para o capô por dentro havia uma marca de fuligem... e fiquei imaginando se o carro não havia tido uma pane elétrica e incendiado... detalhe, não havia forro no capô...

Agora depois dessa reza toda vem a pergunta... você que está numa peleja com uma 95 (igual a que vi)... vale a pena encarar um problema desses? ou é melhor eu correr a léguas? quanto vale realmente um carro que está com esse tipo de problema? na verdade quanto vale ele nesse estado? quanto faleria realmente em bom estado?

Ah e o carro tem GNV... e a placa é de Cascavel (no Paraná, pois também temos um Cascavel no Ceará)...
O cara da oficina não quis se pronunciar muito e eu não quis nem anotar o telefone do dono!!!

Espero não estar desvirtuando o tópico do amigo!!!

Pablo

AlexPalma
06/06/2013, 19:05
Fabiano: aqui em SP também aparece mosca-branca de olhos-azuis - Gran Cherokee Laredo Aceito Moto Na Troca - Ano 1993 - 146850 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-488641284-gran-cherokee-laredo-aceito-moto-na-troca-_JM)

brunoramos
06/06/2013, 21:46
Muito embora no anúncio diga que é uma Limited 5.2, pelas fotos, parece ser uma Laredo 4.0, ou estou errado?

Fabiano Klug
06/06/2013, 22:20
Essa é uma Laredo V8 5.2 como a que temos aqui em casa, realmente dificil de achar, e noto que no geral as peças para a linha 1995 para baixo parece ser mais barato nos EUA, as de 1996-1998 tem preço um pouco mais alto, mas posso estar enganado.

Preço dela esta muito bom, essa se estiver andando será moleza zerar ela, o unico lance que ficaria ligado seria o cambio que pode ser retificado por uns 4-7 mil reais em media, uma pena não trer esse valor tão acessivel para uma tão proxima de ficar zerada.

Pablo.pinto2007
07/06/2013, 00:57
Pablo....

Se voce olhar algumas paginas par atras vai ter um alista do que ja foi feito na ZJ deste topico, teria de olhar mas deve estar em torno dos 6 mil reais, o carro estava num estado que o proprio tempo sacaneou ela....

Andei pensando na sua duvida e creio que para quem queira arriscar algo assim uma conta a ser feita seria algo como por exemplo, comprar ela mais barato do que se poderia conseguir nela em peças, se vender, bancos, rodas, painel, portas, parachoques, diferenciais, eletronica geral, farois, deveria gerar uns 5 mil reias.

Deve servir para outras pessoas, mas ao fazer essa aventura maravilhosa, analise ela como se fosse para vender ela em peças, se as peças dela estaria boas para vender caso o projeto se mostrasse inviavel.

Mas minha ideia é de que uma cherokee com modulo queimado não tem valor acima de 5 mil reais, como disse, ainda que se consiga vender ela em peças e se consiga mais que isso, mas isso é demorado e vai te ocupar espaço para desmantelar o carro.

Pode apostar, se voce conseguir fazer ela rodar, vai querer deixar ela cada vez melhor e vais ter mais despesas com outros detalhes.

Ja pensei nessa possibilidade de instalar um modulo para carros turbo injetados nessa cherokee se o modulo estiver mesmo com problemas, porem depois que vi que um modulo recuperado na Rockauto custa 260 dolares olu então 160 dolares se voce enviar o seu para eles, creio que não vai valer apena fazer toda essa adaptação.

Como diz um ditado popular.... "boneco pequeno é da playmobil" então assim não valeria a pena trocar toda a mecânica dela? eu sei que é um crime fazer isso... eu até recriminei uma que vi na oficina que consertava meu jeep... o cara simplesmente tirou o motor 4.0 e colocou um de opala 6 cil, com câmbio do chevette, é claro que ele tirou a tração do carro, enfim trucidou o carro... é claro que isso é uma opção, o preço do carro não será mais o do original... e pra se usar no dia a dia ou fazer algo melhor, tipo um V8 carburado (ou até mesmo o dela carburado - não sei se tem como) com uma fulltech, colocaria um câmbio manual moderno, podia até ser da própria linha (cherokee sport saiu com câmbio manual), com reduzida original... ficaria um monstrinho também... enfim... são muitas opções... é claro que em se falando de cherokee o cara tem que ter dinheiro muito, e no meu caso é: "dinheiro pouco nós temos muito, agora dinheiro muito, nós temos pouco!!!"

Olhemos um exemplo... como essa viatura...
Grand Cherokee Limited-2.8 Power Strok Manual - Ano 1997 - 190000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-488967123-grand-cherokee-limited-28-power-strok-manual-_JM)

Abraços e boa sorte nas viaturas!!!
(Espero um dia fazer parte deste seleto grupo)

Pablo

Fabiano Klug
07/06/2013, 11:20
Não tenho nenhum problema em retirar um motor V8 e coloca rum Diesel, mas somente se manter todo o resto intocado, tem uma a venda no ML a 39 mil em que foi adaptado o motor diesel e todo resto ficou original.

Andei acompanhado algumas modificações por ai e notei que por mais que o carro fique mais economico, colocar um V8 e seu trem de força original devolta a ativa custa mais barato e fica menos propicio a problemas, creio que esse tipo de gosto vai de cada um e suas preferencias, mas eu sou fão de V8 e gasolina, manteria ela original o maximo possivel.

Por este motivo não gosto muito do GNV, mas estou curioso como esse kit de 5ª geração e com bicos individuais vai se comportar na Cherokee que estamos recuperando.

Hoje devo estar recebendo as peças da Cherokee, esta em transito para cá neste momento, porem não devo conseguir colocar ela pra rodar este final de semana, que agonia....

Fabiano Klug
07/06/2013, 15:55
Chegaram as peças, também ja levei pra eles instalares as novas.

Agora meu dia se acabou pois veio a cobrança de imposto junto, 330 reais das peças, 20 reais de IOF e mais 327 de imposto, PQP, é nojento tudo isso, deu vontade de socar alguem quando me ligaram da Fedex.

Porem tenho de tirar o chapeu pra Fedex, atendimento impecavel, informação que consta que a Fedex adquiriu a Rapidão Cometa e será Fedex Brasil, espero que não perca a qualidade....

Fabiano Klug
11/06/2013, 16:49
Peças novas instaladas.

Motor ligou na hora, pegou sem nenhum esforço e ficou ligada um bocado de tempo, como ela estava 2 meses parada, levaram ela pra lavação.

Ficou tinindo, infelizmente da lavação ela voltou no guincho, não pegou mais de forma alguma, retestaram toda eletrica e ficou tudo perfeito com todos sensores operando perfeitamente.

Desmontaram a central eletronica e notaram que ela esta muito comprometida, o silicone vermelho que envolve ela esta esfarelando e tem peças que estão soltas dentro assim como o dissipador de calor quebrado na placa, tem furos no silicone e possivel oxidação.

Numero da peça 56026974, 333 dolares na Rockauto, mas descobri que precisa fazer uma reprogramação achei no ML um pessoal que faz o serviço e achei algumas centrais usadas a 1200 reais, vou verificar se fazem via mercado pago.

georgevalle
12/06/2013, 08:18
Essa história de reprogramação para este ano acho que é balela, a minha comprei e fora que veio com defeito (funcionava bem e depois de um tempo parava aparentemente era mau contato) funcionou bem (depois que refiz praticamente todas as soldas da placa), outro detalhe as centrais vem com uma espécie de emborrachado (ja falaram em gelatina balistica) para proteger os componentes da central se a tua não tem é porque já foi restaurada e na minha opinião se está funcionando dá um trato na placa e fecha ela bem com silicone (na minha vou colocar um dissipador externo e lacrar ela com silicone assim se precisar de manutenção basta abrir a tampa de aluminio que servirá como dissipador de calor) e põe a viatura para andar.

Fabiano Klug
12/06/2013, 08:49
A Reprogramação foi apenas algo que andei lendo por ai, também me obtive certeza, e um anunciante do ML me falou que no 4x4Brasil tem como destravar ou desbloquear o modulo sozinho e de gratis, não entendi corretamente isso.

O Modulo da ZJ aqui esta com essa gelatina ainda, porem esta se desmanchando não sei que faria esse concerto hoje no Brasil, conheço sim uma pessoa que faz isso em modulos de ABS/AirBag para linha Audi, vou dar uma conversada com ele a respeito.

Mas a principio iremos descartar todas possibilidades antes, e o modulo remanufaturado na Rockauto se mostra o mais seguro, pois temos 12 meses de garantia.

Se ouvesse alguma forma ideal para concerto eu mandaria fazer.

Pablo.pinto2007
12/06/2013, 11:38
A Reprogramação foi apenas algo que andei lendo por ai, também me obtive certeza, e um anunciante do ML me falou que no 4x4Brasil tem como destravar ou desbloquear o modulo sozinho e de gratis, não entendi corretamente isso.

O Modulo da ZJ aqui esta com essa gelatina ainda, porem esta se desmanchando não sei que faria esse concerto hoje no Brasil, conheço sim uma pessoa que faz isso em modulos de ABS/AirBag para linha Audi, vou dar uma conversada com ele a respeito.

Mas a principio iremos descartar todas possibilidades antes, e o modulo remanufaturado na Rockauto se mostra o mais seguro, pois temos 12 meses de garantia.

Se ouvesse alguma forma ideal para concerto eu mandaria fazer.

E a luta continua...

Não sei se existe no seu Estado... mas num dá vontade do cara se especializar só nisso? viajar periodicamente aos EUA só pra comprar peças encomendadas? é claro que o fisco seria um problema, mas eu ainda acho que seria vantagem... e outra se o cara tiver residência nos EUA (locar, sei lá... ou um parente que já more lá) fica mais fácil despachar sem ser tachado, pois seria de pessoa física a pessoa física... eu é porque tenho meu emprego concursado, mas senão, entraria nessa... caçador de peças importadas.

Abraços e boa sorte!

Pablo

Fabiano Klug
12/06/2013, 11:57
Nem fale, eu adoraria fazer isso....

Achamos essa empresa que faria conserto de modulos:

Wix.com casadosmodulos created by johnnyself based on car-com | Wix.com (http://casadosmodulos.wix.com/ecu#!__page-1)

Por baixo uns 500 reais e teria 6 meses de garantia.
Estamos inclinados a fazer o reparo no modulo, quero ver se vão conseguir mesmo retirar o silicone e fazer o negocio realmente funcionar.

Eu poderia mesmo transformar isso num negocio, pois por mais que tenha passado por varias coisas, nada mais me assusta nesse carro, sei que peça tem, e podesse ter um assim tranquilamente.

Fabiano Klug
12/06/2013, 14:27
Fotos da encrenca do ECU/ECM:

http://i.imgur.com/hXmQkHa.jpg

http://i.imgur.com/ghJqjIU.jpg

http://i.imgur.com/B37SLsZ.jpg

http://i.imgur.com/7e4P6oD.jpg

http://i.imgur.com/Geqm3w0.jpg

http://i.imgur.com/dyuQTSA.jpg

A empresa acima irá dar garantia do serviço executado, espero que ali esteja o problema.

georgevalle
13/06/2013, 10:59
Essa encrenca mesmo, levei horas tirando esse "troço" da placa...

Fabiano Klug
13/06/2013, 11:13
Consegui uma pessoa especializada em recuperação de modulos aqui em SC, cidade de São Francisco do Sul, ja esta empacotada e vai hoje mesmo.

Como nunca passei por algo assim, estou curioso para ver se realmente vai resolver a questão que eu espero que realmente seja isso, o reparador falou que essa gelatina não precisa ser reposta, o que me intriga é se ela vai encaixar na caixa de plastico denovo, pois ela tem o formato nitido dessa gelatina, bem ele sabe o que faz deve ter um jeito de resolver isso.

Vamos fazer torcida ai pessoal....

Pablo.pinto2007
14/06/2013, 16:43
Consegui uma pessoa especializada em recuperação de modulos aqui em SC, cidade de São Francisco do Sul, ja esta empacotada e vai hoje mesmo.

Como nunca passei por algo assim, estou curioso para ver se realmente vai resolver a questão que eu espero que realmente seja isso, o reparador falou que essa gelatina não precisa ser reposta, o que me intriga é se ela vai encaixar na caixa de plastico denovo, pois ela tem o formato nitido dessa gelatina, bem ele sabe o que faz deve ter um jeito de resolver isso.

Já estou torcendo!!!

Esse tipo de problema serve de feed back pro futuro... esse tipo de experiência não se paga... e infelizmente esta sendo com o amigo!!!

Abração! e torcendo junto!

Pablo.

Glaicon
16/06/2013, 09:14

Esse cara de São Francisco do Sul acho que é um engenheiro eletrônico.
Eu fiz contato com ele por conta de um módulo do meu antigo jet ski, que estava parado há mais de um mês por conta das falhas.
Off topic: o mecânico queria me vender um módulo novo. Um dia liguei para ele e disse para sacar o módulo fora, que eu iria mandar para conserto nesse tal engenheiro. Em meia hora o mecânico me ligou de volta e disse "que o problema era só mal contato dos conectores".
Resolvido!:mrgreen:

Fabiano Klug
16/06/2013, 10:10
É possivel que seja a mesma pessoa, o nome dele é Fernando Sampaio, ele també trabalha embarcado na Petrobras, ele, mais um amigo e eu fundamos o AudiForum, ele sempre trocava displays queimados da linha Audi, consertava os modulos pro pessoal da Audi.

Ele vai olhar e segundo ele, se não der jeito de achar o problema ele manda devolta somente com o custo do frete de retorno.

Fica a dica para todos que precisarem deste serviço um dia.

leandro oliveira
18/07/2013, 14:36
Fabiano, o radio que tenho é esse modelo aqui, veja se é esse que procura. Detalhe no botao de ajuste (Som para frente ou lados), nao sei se é assim ou se tinha uma capa;
404009404011404012
olá amigo como vai voce tem ainda o radio

Sinuhe
01/08/2013, 08:27
e ai amigo, nada de novidades......

Fabiano Klug
01/08/2013, 10:24
Nada mesmo, o modulo foi para o conserto mas o amigo Fernando teve varios impasses e pretendemos recolocar ela para rodar semana que vem, se o modulo estiver em ordem até lá.

clmpaim
01/08/2013, 14:38
Nada mesmo, o modulo foi para o conserto mas o amigo Fernando teve varios impasses e pretendemos recolocar ela para rodar semana que vem, se o modulo estiver em ordem até lá.

Olá! O proprietário de Grand Cherokee está fadado a ficar ou esperando por peças, ou mão de obra, quando não acontecem sequência de quebras!

Fabiano Klug
01/08/2013, 15:14
É verdade, Muita gente faz cara feia quando vê uma Grand Cherokee, mas eu vejo que é puro mito, nossa região é bem diversificada com importados, mas mesmo assim tem modelos que se vê menos.

Neste caso especifico aqui, eu estou dando uma de Tutor para acompanhar cada passo.

pliniodemarco
12/08/2013, 09:50
Pelo visto ainda na luta Fabiano, estou acompanhando.
Também estou com minha Pajero Full parada há dias, nem os Japoneses escapam.

Fabiano Klug
12/08/2013, 09:56
É verdade Plinio, O modulo esta no conserto ainda, e pior é que o Camry depois da retifica do motor também deu pau, provavelmente correia dentada arrebentou....somado a isso nos mudamos no sabado passado para uma casa a 5km da empresa....

pliniodemarco
12/08/2013, 10:53
Aí ferrou geral, espero que daqui uns dias sobre um tempo para deixas as conversas em dia, estou atrás de uma peça aqui pra deixar a Pajero funcionando, por enquanto estou com o carro do meu pai emprestado, quando disponível.

Fabiano Klug
12/08/2013, 11:02
Meu pai bem que poderia empresar a EcoSport dele pra mim ou a BMW dele por uns dias ja que ele vai todo dia com a SW4 pra empresa, mas ele sempre olha torto, ja me acostumei a não pedir mais nada emprestado....

Sinuhe
13/08/2013, 08:28
Putz, Ar condicionado funcionando, era a valvula reguladora de pressão(presostato), alternador parou, fui ver fusível queimado troquei e não aguentou...60A, coloquei um de 80A, dai tá aguentando, o duro é que tem pw1 e pw2 de 60A na tampa da caixa de fusível....que pw2 tava sem nada, na duvida coloquei um de 60A....

Fabiano Klug
13/08/2013, 09:15
Havia contatos no pw2? sabe dizer o esse fazia?

Sinuhe
13/08/2013, 09:21
Havia contatos no pw2? sabe dizer o esse fazia?
Não sei te dizer....vc diz se existia corrente???

Fabiano Klug
13/08/2013, 09:32
Se existe contato ali possivelmente alguma coisa era utilizada, quem sabe era preciso dois fusiveis de 60 ali pra dar conta.

Sinuhe
14/08/2013, 08:35
Se existe contato ali possivelmente alguma coisa era utilizada, quem sabe era preciso dois fusiveis de 60 ali pra dar conta.
Foi o que eu presumi também, ou seja vai ficar lá até segunda ordem...rsrsrs.

Lucas88
15/08/2013, 02:38
ainda está sem o modulo fabiano? que demora pra devolverem né..

Fabiano Klug
15/08/2013, 09:34
Quero pensar que isso seja necessario para que problema seja completamente eliminado.

andreilopes
15/08/2013, 12:48
Boa Tarde Amigos;

Fabiano Klug, acompanho teu post a um bom tempo e acho muito legal tua persistência em arrumar este grande carro, estou sofrendo um problema bem grave na minha Grand Cherokee V8 1997 - onde estragou a caixa, mandei fazer só que o mecânico não consegue acertar a regulagem e além disse estragou o SENSOR DA PRESSÃO DE ÓLEO - o mecânico na comprou 2 peças onde falarão que seria original e serviria, mas n deu certo.

Bom resumindo gostaria de pedir tua ajuda para me indicar lugares e pessoas que posso falar sobre esta peça para comprar, acompanhando tua trajetória percebo que tem bom conhecimento em compras e pode ter feito amigos com estas compras.

Poderia por favor me ajudar a encontrar esta peça ou me indicar alguém com quem já comprou para eu pesquisar.

Obrigado

Att

Andrei Lopes

Fabiano Klug
15/08/2013, 13:06
Olá Andrei....

Muitas das peças trouxemos de fora, algumas pegamos no Mercado Livre mesmo, inicialmente pode dizer quais serias estas peças?

Temos de partir sempre do numero original da peça que deveria constar nela, ou se ja foi trocado no passado por outros proprietarios, tirar uma foto do local onde a peça esta e propriamente da peça para confrontar com o que temos disponivel no mercado a venda.

Sobre alguem que vai lhe conseguir colocar ela em ordem só posso te indicar pessoa daqui da região, pois fora isso as indicações de minha parte podem acabar decepcionando.

Sobre o Cambio AT, o que foi feito e como esta o comportamento da mesma, quais os sintomas?
Faça um alista das peças que podemos dar uma olhada onde fica mais facil comprar.

andreilopes
15/08/2013, 14:08
Fabiano;

Primeiramente obrigado por responder rapidamente.

Pois bem, inicialmente estou precisando somente do sensor da pressao do oleo ou bulbo da pressao do oleo, foi isso que o mecanico me falou.

Sobre problemas do cambio, tudo começou quando estava em viagem, ela parou de fazer as marchas, fazia algumas e n subia, parava o carro, ai acelerava saia trocando tudo normal, do nada parava novamente. Bom inicialmente se pensou que poderia ser nivel do oleo, foi completado e ficou um pouco melhor.
Em outra viagem ai ferro de vez, n sai a de primeira marcha.. cheguei a andar 40 km em 1.. bom cheguei ao destino e logo procurei uma mecanica especializada em caixas e tal... o mecanico ficou com ela uma semana, me passou orçamento de 5400 para fazer a caixa, autorizei ... um mes depois me falou que estava pronta, fui buscar... em baixa rotaçao, trocava todas as marchas normal etc... quando coloquei ela na estrada as ultimas marchas .. entravam e siam, tudo entrava a 5 marcha e voltava para 4, aumentava a aceleração ... trocava para 5 e voltava para 4...

Voltei para o mecanico que ficou com ela.. me dizendo que poderia ser um problema eletrico, fala ele que fez varios testes, trocou lampadas etc.. dada resolveu, trocou ate o cano de descarga, dizendo que poderia ser, e nada... agora a 2 semanas atras fez algumas regulagens e quando foi sair com ela estourou esta peça que te comentei que ele chama de BULBO da pressao de oleo, quando liga, sai oleo do motor, entao agora ele estra atras desta peça, dizendo que ja comprou 2 peças e não serviu.

Estive na mecanica semana passada olhando a tal peça, é algo que parece igual as que tem no mercado livre etc.. mas a diferença que ela tem um tipo de "bronze" na parte que tem rosca e as que olhei no mercado livre tem cor prateada.

bom espero ter conseguido explicar ...

obrigado novamente pela atenção

att

Andrei Lopes

Fabiano Klug
15/08/2013, 15:01
Achei na Rockauto essa peça?

426313

Daria 60 dolares com frete e chegaria em 3 dias para mim, mas voce pode contar pelo dolar de 2,30 em media, daria 138 reais, mais uns 140 de imposto, isso seria a opção para voce receber a peça o masi rapido possivel.

Se voce puder esperar da pra tentar conseguir por uns 60 dolares no ebay e pedir se podem enviar via USPS com valor declarado mais baixo para ajudar.

Sinuhe
15/08/2013, 15:29
Achei na Rockauto essa peça?

426313

Daria 60 dolares com frete e chegaria em 3 dias para mim, mas voce pode contar pelo dolar de 2,30 em media, daria 138 reais, mais uns 140 de imposto, isso seria a opção para voce receber a peça o masi rapido possivel.

Se voce puder esperar da pra tentar conseguir por uns 60 dolares no ebay e pedir se podem enviar via USPS com valor declarado mais baixo para ajudar.
Estourou é sério em....
muita pressão véio......

pode comprar por aqui mesmo que acha facil....

agora ve se é um polo ou dois....

Fabiano Klug
15/08/2013, 15:37
Antes de bater o martelo em qualquer lugar leve a peça junto ou fotos dos conectores para confrontar, ja tive problemas com isso.

Vejo que essa é exatamente a mesma que encontrei nos EUA, e a vantagem é que podes parcelar ela aqui no Brasil:

Sensor Pressão Óleo Cherokee Dakota Wrangler 96-97 Ps284t - R$ 135,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496107280-sensor-presso-oleo-cherokee-dakota-wrangler-96-97-ps284t-_JM)

andreilopes
15/08/2013, 17:07
Obrigado amigos pela ajuda, foi muito útil, vou passar as informações para o mecânico e providenciar esta peça.

Sinuhe (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/73056.html), o estranho que esta peça estragou com o caro parado na oficina para conserto da caixa, claro que acredito que o mecânico ´poderia dar alguma volta para testar a caixa etc.... me comentou que estava apresentando um vazamento de óleo e tal, e logo depois me comentou que este vazamento estava ficando cada vez maior.
ele arrumou uma peça n "original" e colocou e ao relato dele me disse que esta peça mesmo sendo nova n aguentou a pressão e estourou tb. Por isso minha procura pela peça certo.

Mais uma vez agradeço a atenção de todos e desculpa colocar minhas perguntas aqui no teu post Fabiano.

OBS: aproveitando... é muito complicado fazer estas importações da Rockauto ou ebay??

grato

Att

Andrei Lopes

Fabiano Klug
15/08/2013, 17:48
Pra isso servem os topicos Andei, não te esquenta com isso...

Sobre importar peças, se voce tem um cartão de credito internacional é facilimo comprar na Rockauto, agora se quiser comprar no ebay, voce terá por segurança ter uma conta no Paypal, cadastrar seu cartão lá, e usar sua senha e login do Paypal para fazer os pagamentos, com essa conta no Paypal voce faz pagamentos em qualquer lugar que aceite o sistema.

Depois voce abre uma conta no ebay, exatamente como se faz no mercado livre, porem no ebay voce tem a opção de "linkar" conectar sua conta do ebay com do Paypal, assim suas comprar ficam mais seguras, não infaliveis, mas bem mais seguras.

É preciso dominar um pouco do ingles, e antes de comprar, pesquisar bastante, leia bastante sobre a peça ou item pois existe como devolver e trocar, mas custa caro também.

Sugiro começar com coisas baratas, minha primeira compra no ebay foi um chaveiro da Audi hehehehe, 4 dolares com frete, depois disso fui aumentando os valores comprados....

andreilopes
15/08/2013, 18:04
Andei me arriscando a navegar pelo ebay ...kkk PRIMEIRA VEZ.. nossa como tem coisa.. hehehehe
achei esta peça SMP PS 317T Oil Pressure Switch Jeep Grand Cherokee Liberty Wrangler 4 7 4 0 | eBay (http://www.ebay.com/itm/SMP-PS-317T-OIL-PRESSURE-SWITCH-JEEP-GRAND-CHEROKEE-LIBERTY-WRANGLER-4-7-4-0-/200935443599?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item2ec8af8c8f&vxp=mtr)

pelo o que eu me lembro a cor é a mesma...so tem que ver o conector e ver se tem aqui no brasil esta...

to pesquisando.. klkkkk

Fabiano Klug
15/08/2013, 18:17
Fique a vontade no ebay, é assim que voce adquiri mais informação, sobre o sensor acima, a cor não vai influenciar, em grande parte dos casos essas peças ja não são mais feitas pela fabrica, e sim por empresas que assumem a produção, e pode variar cor de conector e cor do metal.

Esse link que voce enviou é para os motores 4.0, voce deve sempre ficar atento a questão da abrangencia de motores que a peça atinge, todos sensores de pressão de oleo para seu carro achei apenas com o metal prata.

andreilopes
15/08/2013, 19:03
Entendi... bom to esperando o mecanico me passar fotos da peça que ele tirou do carro para poder fazer uma comparação, principalmente do conector e posto aqui para vc dar uma olhada.

sem palavras para agradecer teu empenho em me ajudar.

forte abraço

att
Andrei

Fabiano Klug
16/08/2013, 18:51
Modulo pronto....

Depois de técnico passar mal retirando toda aquela resina, haviam soldas quebradas e frias, e algumas estavam envelhecidas, ele deu uma revisada em todas soldas.

Até quarta feira ele deve chegar e faremos o teste pra ver se da jeito.

Fabiano Klug
22/08/2013, 14:05
Chegou o modulo, previsão para entregar a ZJ, amanha de tarde, vamos fazer nossas orações para que o problema tenha sido eliminado totalmente.

Estou mais do que com saudades de dar uma volta nela.....

andreilopes
26/08/2013, 12:19
Caro amigo Fabiano;

e a novela da minha camionete continua.. pois bem acabei comprando no mercado livre a peça do sensor de oleo, a mesma que tu tinha me indicado... cara, passei trabalho, o vendedor indicava ter uma peça ainda, comprei, paguei com mercado pago (minha sorte) e tu acredita que o cara de pau tava em falta da peça.;... resumindo fiquei esperando uma semana pela peça e hj ta pra chegar, n vi a cara da peça ainda.. torcendo que de certo...

bom por enquanto é isso.. esperando esta peça servir para continuar no problema da caixa... obrigado pela força e um abraço

OBS: Empresa que comprei a peça Atlanticparts, dizia ter e n tinha, me atrasando ainda mais.

Fabiano Klug
26/08/2013, 12:55
São coisas muito irritantes mesmo, ja passei por bocados com o sensor de rotação da Cherokee, a vantagem de pagar via MP é que ele só recebe se voce recebe a peça, se der pau, voce exige o fim do negocio e o valor é creditado na sua conta novamente.

Daqui a pouco vou la ver o que deu na Laredo pra ver podemos trazer ela devolta pra casa......

Fabiano Klug
26/08/2013, 16:45
Não deu liga, o modulo não responde direito, verei o que faremos junto da proprietaria.

Fabiano Klug
27/08/2013, 13:19
Encomendamos modulo usado hoje dos EUA, a 118 dolares mais 46 de frete, 6-10 dias para entregar.

Link do produto comprado:

94 95 Jeep Grand Cherokee 5 2L ECU ECM Engine Control Unit Computer 56026974 FED | eBay (http://www.ebay.com/itm/321184989140?item=321184989140&viewitem=&sspagename=ADME:X:RTQ:MOTORS:1123&vxp=mtr)

Sinuhe
27/08/2013, 19:52
blz, estamos na torcida aqui, vc esta fazendo um belo trabalho, é assim mesmo...a minha válvula também comprei errado, não vi que tinha diferença da expansão para a de pressão...hehe...são parecidas na foto, só fui ver isso depois, mais de funções diferentes e o tamanho então esta é bem menor, mais vou ficar com éla assim mesmo, esta nova e é mopar, se precisar dela já sabe que eu tenho aqui...nunca é demais...

andreilopes
02/09/2013, 12:59
Boa Tarde amigo Fabiano;

Bom, a novela da minha continua, o problema do vazamento de oleo foi solucionado com a peça que chegou.
Mas o problema do cambio ainda persiste.

Vou expor o problema aqui e vc me da uma ideias por favor, acho que o mecanico ja esta perdido, hj em contato telefonico o cara chegou ate a me falar que se eu quiser tirar o carro de la e levar para outra pessoa eu posso, porque ele relata que a caixa esta boa, e que n é problema nela.

Bom tudo começou a 3 meses atras, eu em viagem comecei a notar que a camionete n trocava de marcha, ou quando trocava no nada baixava marcha sem tirar o pe do acelerador, bom falando com um e com outro ate mesmo em um topico que criei, achei que ela problema de nivel de oleo ate mesmo pq estava baixo, bom resolveu por alguns dias, e em outra viagem fiquei na mao, n trocava de marcha... as vezes trocava todas e tudo mais... ai do nada apresentava o problema. n trocava novamente, as vezes n saia de 1 as vezes trocava todas e as vezes so em 2.

Bom, achei o tal mecanico com procedencia, ofocina lotada de carro novos etc.. etc..

o cara arrumou a caixa, falando que a caixa estava zerada, bom peguei a camionete e trocava todas as marchas.. normal e tal... quando peguei estrada com ela apresentou outro defeito... somente na 4 e 5 marcha... quando chegava na 5... sozinha baixava para 4 e em seguida subia para 5.. sozinha do nada sem fazer nada, sem tirar o pe...
bom voltei no mecanico e estou ate agora sem carro... o cara testou toda a eletrica, trocou lampadas ( falando que uma lampada pode causar defeito na caixa) troquei ate cano de descarga dizendo o mecanico que tb poderia causar isso... fala ele que trocou alguns componentes etc... que limpou placas e tal...

minha duvida e perguntas sao o seguinte..... antes de estragar a caixa estava normal.. trocava todas as marchas sem problema algum.. sem nenhum tipo de anomalia... entao acho eu que o resto estava bom e o problema foi so na caixa( fala o mecanica que ela esta com algum problema que causou o problema da caixa e isso ele n ta conseguindo achar )
n entendo NADA de mecanica.. entao fico perdido.. ja li tantas coisas que as vezes nem é bom ler para n ter ideias erradas.

amigos que lerem este relato.. se algum souber de algo que eu possa fazer.. ou ate mesmo falar com o grande mecanico e tal....

li a poucos de um tal de reset da caixa... isso existe?? para que fim é usado..???

bom ja agradeço quem ler e agradeço muito mais quem poder ajudar de alguma forma.. muito obrigado a todos...

Att

Andrei Lopes

Fabiano Klug
02/09/2013, 13:27
Reset na caixa de Grand Cherokee até 1998 não teria como pois a central do motor gerencia do cambio também, então para dar reset no modulo é só deixar um dia desligado da bateria.

Existe na maioria do carros automaticos um tipo de leitor/sensor junto a alavanca de cambio que faz a leitura pra PRND12 esse negocio sei que incomoda muito quando esta apresentando problemas.

Meu Camry depois das duas idas pra Oficina eles deixaram ele desligado da bateria por mais de dois dias, isso reseta toda cental, ou todas elas, pois toda central tem um certo nivel de aprendizado de como o carro é conduzido.
Nas duas vezes o cambio AT do Camry levou 3-4 dias para funcionar corretamente, no inicio só engrenava até a 3ª marcha depois de 3-4 dias entrava a 4ª marcha , chegou a andar quanto tempo com ela depois de tirar ela do conserto?

Olha Andrei, é uma lastima isso estar acontecendo com voce, e voce não puder estar tão perto dagente, pois aqui voce teria oficinas especializadas em cambio AT e importados de valores muito altos que tem capacidade de lidar com isso.

A oficina que foi retificado o motor do meu Camry é a Lopes Car Service, por coincidencia mesmo sobrenome seu, não sei qual sua vontade e disponibilidade de trazer seu carro até aqui para eles ou alguma outra de renome fazer um diagnostico no seu carro.

A Grand Cherokee deste topico esta esperando um outro modulo usado igual para ser trocado, e assim que ela funcionar denovo, estaremos levando ela lá para que eles façam as devidas checagens para que tudo esteja redondo com ela definitivamente.

A bruxa aqui é cortar ignição sem aviso e sem padrão, e obtive certa confiança neles e iremos levar para que eles achem o problema.

A proposito o telefone da oficina Lopes aqui de Blumenau é: 47 3323-2400 falar com Nilson que é o cabeça la dentro ou Jociel que é o financeiro, tenha uma longa conversa com ele pra ver o que podem te dizer, mas se não fosse tão longe seria uma otima pedida para tentar resolver a questão do seu carro.

andreilopes
02/09/2013, 13:40
Nem me fala Fabiano...

sabe quando começa a perder gosto pela coisa... pois é.. to assim, eu amo minha camionete.. adoro rodar com ela.. n importa que ela faça 5 x 1... gosto tudo nela.. a força a beleza.. o conforto nem se fala.. mas aparece estas coisas ainda mais quando ficamos impotentes.. ao total ja gastei 7 mil nela.. caixa.. troca de óleo, revisão da elétrica, sensor de presao.. e serviços e nada... sei la.. ainda estou com paciência.. ainda estou esperando.. mas as vezes da uma vontade de dar uns tapas naquele mecânico a se da....

tirei ela da oficina em um sabado... rodei com ela sabado o dia todo.. mas dentro da cidade.. rotação baixa... no domingo quando peguei estrada apresentou o defeito de subir ate a 5.. volta para 4.. sobre para 5.. volta para 4 e assim vai..

fala o tal mecanico que faz testes com ela ... que liga.. roda etc...

obrigado por estender tua mao... realmente se fosse mais perto n pensaria 2 vezes.. e se n tivesse gastado a metade do que ja gastei tb iria...

obrigadao pela atenção

Fabiano Klug
02/09/2013, 14:01
Atualmente voce esta com ela em mãos? Qual é o ano dela mesmo?

andreilopes
02/09/2013, 15:06
não.. ela esta no mecanico... em outra cidade a 300 km de mim... n tenho nem como ir ver se o cara ta mexendo nela....

Grand Cherokee 1997 V8

VGraf
02/09/2013, 15:31
Amigo, este modelo eram apenas 4 marchas, sendo uma overdrive

Fabiano Klug
02/09/2013, 17:02
O que eu poderia fazer por ti Andrei seria, por exemplo, enviar meu Scanner pelo correio pra voce fazer uma leitura do sistema eletronico ela, mas eu preferiria que apenas voce manuseasse o aparelho neste caso, depois caso der certo e voce conseguir um relatorio do que esta sendo apontado pelo Scanner voce me envia devolta ele....

andreilopes
03/09/2013, 09:41
Fabiano;

Nossa sem palavras por esta tua ajuda, mas o complicado é eu ir fazer isso no carro, como a camionete esta a 300 km teria que me agendar para fazer isso... mas se n tiver nenhuma noticia boa esta semana, vou te pedir esta ajuda.

Mas antes de fazer isso, vou pegar o modelo do scaner do mecanico e te passar para ver se é o mesmo q o teu, o que me lembro é que ele me disse que o scaner dele so pegava leitura do ano 2000 para cima, isso confere??

O teu scaner é para o ano da minha camionete, desculpa estas perguntas que para quem entende pode ser bobas, mas eu n sei nada de mecanica... mas to aprendendo com todos vcs aqui..kkkk

Vou pegar o modelo com ele e ja posto aqui.

e sem palavras por toda tua ajuda meu amigo

andreilopes
03/09/2013, 09:57
liguei para ele agora ele me passou que o scaner dele é um launch x431, fala ele que é um dos melhores.. e que ele atualizou o scaner para pegar minha camionete, comentou ainda que as vezes pega e as vezes não pega..

o que vc acha??