x
Convex Datacenter
  • Meu 4x4

    CADASTRE SEU VEÍCULO AQUI
  • Lançamento: Ford Ranger 2020

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger_2020-4x4brasil.jpg

    Convidado pela Ford para a prévia de lançamento da picape Ranger 2020, além da apresentação técnica pelos profissionais da Ford que trabalharam no novo modelo, tive a oportunidade de fazer um teste drive completo, incluindo off road, é claro!

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-1-.jpg

    Parece que agora as marcas estão começando a dar um pouco mais de atenção ao mercado de off road e eu explico o porque. O Brasil deve graças ao mercado do agro negocio, pois é ele quem vem alimentando de forma mais contundente o PIB Brasil. Sem o agro negócio, estaríamos falidos, provavelmente.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-2-.jpg

    O que o agro negocio tem a ver com o mercado de automóveis? Simples. Sem transporte de pessoas, insumos e ferramentas, além de tantas outras, o agro não aconteceria. Mas o que tem a ver o agro + automóveis + off road? Simples também, a maior parte das estradas por onde existem plantações estão precárias e com acessos difíceis. Para conseguir chegar onde tem que chegar, na maioria das vezes é necessário um veiculo preparado para encarar situações de off road.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-3-.jpg

    Prova disso, a cada feira agro que passa, aumenta a participação das marcas de automóveis oferecendo seus produtos para o produtores que estão investindo para que suas colheitas sejam cada vez mais produtivas e para que isso aconteça é necessário uma picape, caminhão, trator, colheitadeiras e etc...

    Numa das ultimas coletivas que participei na Anfavea, foi dito que nossa safra de algodão e soja já estavam vendidas antes mesmo de serem plantadas. Ou seja, o produtor precisa se preparar mais que nunca para aproveitar esta oportunidade e não vai ser a falta de uma picape que vai atrapalhar seu sucesso.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-4-.jpg

    Acontece que com tanta tecnologia nos campos, com colheitadeiras semi e autônomas, acompanhamento por drones e tablets, os caras da terra que não viam com bons olhos a tecnologia, mudaram de ponto de vista. Estão viciando em tecnologia e a Ford como sempre antenada, colocou muita tecnologia na picape Ranger 2020 e por algum tempo será a picape com mais tecnologia do mercado nacional. Quem poderia desbancar isso? A Mercedes com a sua picape Classe X, mas ainda não trouxe e nem sei se vão trazer para o mercado brasileiro.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-5-.jpg

    Com esta enorme vantagem sobre as outras, a bruta ameaça acelerar e ganhar algumas posições no ranking das mais vendidas, principalmente pelo motivo de não terem ajustado em nenhum real o valor da nova Ranger 2020. (comparado com a que esta sendo vendida até o momento), aliás, as novas já estão em linha de produção na Argentina e deverão invadir as concessionárias de todo o País até o final do próximo mês ou inicio de Agosto.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-6-.jpg

    Há 42 anos a Ford lidera o mercado de picapes no mundo, isso mesmo, no mundo. Foram mais de 1 milhão de picapes vendidas em 2018 em 190 países. A única a oferecer 5 anos de garantia no Brasil. Com estes números da para você, que esta lendo este artigo, dimensionar o que é o mercado de picapes para a Ford.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-7-.jpg

    Diante desta realidade, podemos dizer que talvez tenha chegado a hora da maior vendedora de picapes no mundo, nos oferecer opções comparadas com as usadas pelos americanos, já que todo o processo de desenvolvimento deste modelo 2020 foi feito por Brasileiros nos Estados Unidos. Todos focados na mesma tecnologia, cada qual adaptado para seu país de destino.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-8-.jpg

    A nova Ranger 2020 agora tem dois modelos de suspensão, sendo uma calibrada para o trabalho, disponível nas versões XL e XLS e outra com foco em conforto para os modelos XLT e Limited. A razão desta adequação é o peso bruto ser diferente entre os modelos. XL e XLS são equipadas com o motor 2.2 e a XLT e Limited são equipadas com o motor 3.2, todos movidos a diesel, já que a Ford não possui mais em seu line up de picapes médias, motor movido a outro tipo combustível.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-9-.jpg

    Com a maior capacidade de imersão declarada da categoria, a Ford Ranger 2020 atravessa até 800mm e ainda conta com um novo sistema inédito (para mim) em picape. O Advance Trac® que faz o gerenciamento de todo o sistema de tração evitando capotamento e o controle adaptativo de carga. Vou explicar como ele funciona: Se for carregar um gado de 300kg na caçamba e ele for de um lado para o outro enquanto em movimento, este sistema compensa a movimentação do peso na caçamba equilibrando a tração e mantendo o carro em linha reta.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-10-.jpg

    As novas tecnologias incluem piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, reconhecimento de sinais de transito, como placas de velocidades da via e monitoramento individual dos pneus.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-11-.jpg

    Continua com controle de oscilação de reboque, direção elétrica, diferencial traseiro blocante eletrônico, 7 airbags, Sync 3 com navegação e comandos de voz, além de ar condicionado digital de duas zonas.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-12-.jpg

    Na versão topo de linha Limited, a entrada sem chave chegou e a trava vale também para a tampa da caçamba. Quando estiver com a chave no bolso poderá travar e destravar as portas, incluindo a tampa da caçamba e acionar o motor através de botão start/stop e partir. Aproveitando, vale lembrar que a mola da tampa da caçamba foi reprojetada e agora é mais suave a descida e mais leve a subida. A força equivalente que era de 12kg, passou para apenas 3 kgs, tornando muito fácil o manejo.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-13-.jpg

    Com o visual levemente renovado, o conjunto ótico ganhou Xenon e Led. Uma nova roda e cor de carroceria chamada de Azul Belize que são bonitas, mas não impressionam. De resto é a velha e bruta Ford Ranger, só que bombada de tecnologia de ponta, mas que ainda custa 188.990 Limited 3.2 AT, 176.420 XLT 3.2 AT, 154.610 XLS 2.2 AT, 147.520 XLS 2.2 MT e por ultimo a XLS 128.250 XLS 2.2 4x2 AT.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil-14-.jpg

    Além do preço da linha 2019 ser mantido no modelo 2020, o seguro Ford em parceria com a Mafre, está com ótima taxa de 4,05%. O custo fixo para as 3 primeiras revisões ficam 2.397 para picapes com motor 2.2 e 2.641 para equipadas com o motor 3.2.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-ranger-2020_4x4brasil.jpg

    Para esvaziar o estoque do ano, os concessionários deverão oferecer condições especiais para quem se interessar pela a versão 2019, que também é uma baita caminhonete e deverá ser uma ótima oportunidade.

    Duvidas? Me mande um direct que esclareço para você: Insta: Flaviostm.

    Flávio Verna _ Insta: 4x4brasil e flaviostm
  • Jipe Clube

    Parceiros de estrada