Postado originalmente por
RcPM
Fernando,
Não posso opinar sobre o 2.8, pois estou no primeiro bugão, mas depois de 1 ano a bordo do meu (uso apenas o Troller) e mais tempo lendo quase diariamente este forum em conjunto com muitos anos trabalhando com manutenção mecanica industrial tenho alguns comentários a fazer em favor do bugão.
Na minha opinião o Troller não é um carro pra frescos nem para "papudos" de buteco que se acham os experts e na hora do vamo-vê..... quebram o carro e vem pra net reclamar de problemas ou simplesmente querer reclamar sei-lá-de-que....
A net (neste caso) é uma ferramenta fantastica para a adquirir conhecimento, encontrar soluções e expor problemas, mas é preciso separar o que é real do que é papo de folclore ou lenda o que as vezes é complicado devido a forma de apresentação dos "problemas", mas enfim, cada um pensa de um jeito.
Antes de começar, volto a afirmar que não posso opinar sobre os modelos anteriores a 2009, mas aqui vão minhas considerações sobre o meu:
1- Bancos - Li tanto sobre a falta de conforto dos bancos que quase desisti de comprar o meu.
Resposta: Tenho 1.86m e 100kg e depois de 20.000km (incluindo uma viagem de 6300km pro Atacama - 83 horas dirigindo) penso o seguinte: Coisa de fresco, agroboy, etc... Os bancos do Troller cansam menos que muito carro de passeio medio.
2- Instabilidade Direcional - Outro item que me fez pensar antes de comprar o carro.
Resposta: Ou tem coisa errada ou é frescura de quem não quer dirigir.
Se o carro não anda em linha reta tem 2 possibilidades:
a) Absoluta falta de manutenção e/ou alinhamento;
b) "Papudos de Buteco" - O sujeito mete calço até quase falta curso no cardã, pneu 35, 37 em cima de aro 15 e acha que o conjunto deve se comportar como antes... além disso muitas vezes andam com menos de 20psi nesses pneus, aí é obivo que o carro vai pra onde ele bem entender.
Tenho pneus BF 32" no meu e nada a reclamar da dirigibilidade.
3 - Ar Condicionado - Não tem regulagem.
Resposta: Verdade, não tem mesmo. Chega a incomodar? Na minha opinião poderia evoluir, mas convivo bem com o meu, principalmente porque gosto de andar com a janela aberta. Mas achei excelente o AC do meu na semana passada ao atravessar o chaco argentino com uma lua de 46 graus. Falando em ar e comparando carros similares, alguém já andou num Defender? Aquilo de congela os joelhos e não refrigera o resto do carro e isso num carro que custa R$40k a mais que o bugão.
4 - Considerações Gerais -
Acho que o Troller ainda tem um longo caminho a percorrer, mas até aonde ele deve ir?
Se tornar um carro pra patricinha ir desfilar no shopping como o que aconteceu com a inspiração dele (Wrangler)? Pense, você comprar um Troller enfeitadinho e confortável como um carro alemão e ter que gastar um rio de $$$$ pra poder levá-lo pra trilha.
Nesse ano li muita coisa, vi muita coisa sobre problemas, defeitos etc., mas o mais importante pra mim.... foi só alegria pra mim até agora e hoje consigo separar palpites dos "sabe-tudo" da realidade e pra terminar a opinião sobre os reclamadores de plantão sobre os problemas do Troller que vivem falando do sistema de engate da tração.... Será que eles já pensaram se ele tivesse o problema de aterramento das Defender e te deixasse na mão no meio de uma travessia de rio??? (isso de um carro que está a no mercado a mais de 60 anos).
Como é um equipamento, todos estão sujeitos a falhas, portanto ocorrem defeitos de fabricação e problemas reais podem acontecer e pelo fato da fabricação do Troller ser quase artesanal, aumentam as chances, portanto não se sintam ofendidos os que tem problemas reais de fabricação, pois este post é apenas a minha opinião sobre o meu carro.
PS.: Pelos motivos acima, considero que a compra de um 0km é a melhor opção, pois vc nunca vai saber que tipo de dono ele teve.