Postado originalmente por
amonluna
Pessoal, o Marcelo quem teve um Troller chamado Kindim aqui do forum me passou uma dica sobre uma falha de projeto do bugão, no começo não entendi bem oq ele queria dizer, o meu tinha o pedal meio pesado mas eu ja tava acostumado, porém os engates não eram bons.
Nessa época tive que trocar de cambio devido à um problema nos sincronizadores da 5ª e ré, depois da troca andei um tempo achando que o mecânico tinha me vendido um câmbio tão ruim quanto o antigo, ou seja tava me sentindo roubado, dai troquei o fluido da embreagem (botei DOT4, mas dizem q o DOT 5.1 é bem melhor) e já melhorou bastante, só q com o fluido novo logo o cilindro auxiliar começou a merejar, não sei se foi coincidência ou se foi o fluido novo fazendo mais pressão, dai troquei os 2 cilindros (auxiliar e mestre).
Parecia outro carro, a embreagem saiu da oficina leve e as marchas melhoraram muito o engate, mas após menos de 100 km a embreagem ficou pior q nunca e ainda começou a ranger como uma porta velha, voltei ao mecânico e ele disse q era falta de lubrificação do pedal, fui pra casa e mandei lubrificante, não mudou nada, dai lembrei do Marcelo e da dica dele, vejam o post #39 desse link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...o-unico-4.html (Troller 2003/04 Filho Único)
Não posso afirmar que todos os Troller tem essa falha de projeto, até porque a "falha" é a altura do furo onde fica preso o cilindro mestre da embreagem, só sei que no meu (ano 2003/modelo 2004) e no do Marcelo (ano 2001 senão me engano) esse furo foi feito alguns milimetros acima da posição ideal, isso causa um desalinhamento entre o ponto onde a haste é fixada no pedal e o corpo do cilindro, assim a haste entra forçando pra baixo, no caso do meu cilindro velho ele já devia ter sido tão usado que criou um novo caminho na entrada do cilindro e não estava mais forçando tanto quando eu comprei o jipe, o que aconteceu logo que foi trocado e ficou bom eu não tenho explicações, mas logo ele começou a forçar pra baixo, dava pra ver nitidamente.
No caso do Marcelo foi feito um angulo na haste pra que esta ficasse alinhada com o cilindro como devia ser de fabrica, no meu caso como estava na véspera de uma longa viagem e sem tempo de levar o carro no mecânico fiz uma gambiarra que tá funcionando até hoje, mas que logo logo vou resolver em definitivo: eu tirei o parafuso que prende a ponta da haste ao pedal e ví que o espaço entre estas partes é bem pequeno, a haste quase não tem movimento lateral, nem como cair ou sair por cima do pedal. Resultado, passei um arame grosso pelos furos do pedal onde antes ficava o parafuso, dobrei o arame por baixo pra ele não cair e deixei a haste "solta" apoiada sobre o arame, isso foi suficiente pra ela ficar alinhada com o cilindro e instantaneamente o rangido sumiu, ficou leve e os engates melhoraram bastante.
Resumindo, apenas elevar um pouco a haste (o diâmetro de um arame grosso, acho q 1,5 ou 2 mm) já deu um alinhamento suficiente com o cilindro e isso fez toda a diferença!
Espero que isso ajude mais pessoas, e aqui faço um agradecimento ao Marcelo por essa dica valiosa.
Abraços