Postado originalmente por
Castelan
Periodontista, meu Troller, aqui no Rio, está com rodas de 10", pneus Savero GT Mud, quebra mato, guincho, faróis de milha e outros acessórios, como você pode ver na foto que está no 4º tópico do meu blog.
Na preparação da viagem, li muitos relatos que, principalmente em algumas regiões da Argentina (Entre Rios) os Policiais usam qualquer motivo para tentar te achacar e, por isso, resolvi retirar o quebra-mato, o guincho e recolocar as rodas originais (pneus 33 x 12,5) para evitar qualquer problema.
Segundo as pesquisas que fiz antes da viagem, o carro não pode ter nada que ultrapasse seus limites originais. Logo, rodas para fora do pára-lamas, pino bola para reboque, quebra mato e até mesmo o guincho acabam avançando à frente dos para-choques e, para reduzir ao máximo o risco de aborrecimento com as autoridades locais, decidi retirá-los antes de partir.
Quanto aos pneus 33, tive um completamente dilacerado quando trafegava em uma estrada de rípio. Coloquei o estepe, que era igual aos demais, e achei que na primeira "gomeria" (borracheiro) compraria outro, do mesmo tamanho, para repor o estepe. Acontece que pneus 31 ou maiores são quase impossíveis de achar na Patagônia.
Para não ficar sem estepe, acabei comprando um pneu menor e, por muita sorte, no Chile, encontrei um jogo de pneus 33 bem desgastados e fiz uma troca com o dono da borracharia.
Fica a minha dica então, se o seu pneu for 31 ou maior e tiver condição de levar mais de um estepe faça isso, porque vale a pena se precaver.