Pousada 5 Amigos: já fiquei lá duas vezes, em 1997 e em 2006, é simples, porém muito acolhedora. Sua proprietária é Anna, uma simpática suíça;
Pousada do Capão: apenas visitei, mas me pareceu muito boa. É maior do que a 5 Amigos, tem mais estrutura, mas também é bem acolhedora. Os proprietários são Márcia e Peter
Em Diamantina também há muito assunto, além, é claro, da própria cidade, em sua parte histórica. O vilarejo de Biribiri é imperdível, bem como um passeio a Conselheiro Mata, onde há algumas belas cachoeiras. També há cachoeiras mais próximas a Diamantina, valem uma visita. Cuidado ao visitar a Cachoeira dos Cristais, quando estive lá, em 2006, havia notícias de assaltos a turistas, no local.
Em Diamantina, me hospedei na Pousada dos Cristais, tanto em 1997 como em 2006. É simples, porém muito bem localizada, próxima ao centro histórico, porém longe do barulho. Posso recomendar dois restaurantes:
Trattoria La Dolce Vita: da também suíça "abrasileirada" Hildegard, com deliciosas invenções culinárias;
Cantina Marinho: restaurante tradicional da cidade (estive lá em 1997 e em 2006), serve ótima comida mineira, com um serviço muito atencioso e preços honestos
Todos os lugares que indiquei podem ser encontrados na Internet, recomendo uma pesquisa. Se quiser ver algumas fotos da viagem de 2006, acesse o link abaixo:
http://girti.multiply.com/photos/alb...-_Estrada_Real
Boa viagem!